A Evasão na Universidade Federal de Alfenas Comparada a Pesquisas em outras Instituições de Ensino Superior / Evasion at the Universidade Federal de Alfenas Compared to Research at other Higher Education Institutions
Resumo
De acordo com o Censo da Educação Superior - 2021, a taxa de desistência acumulada de estudantes no curso de ingresso, entre os anos de 2012-2021, saltou de 13% para 59%, com um aumento progressivo. O tema evasão no ensino superior é complexo, pois reflete na vida do aluno, na instituição e na economia do país, por isso é fonte de discussão tanto em âmbito nacional quanto internacional. Assim sendo, o objetivo geral deste estudo consiste em verificar se há correlação de algumas variáveis previamente selecionadas sobre evasão discente nos cursos de graduação da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG Sede e Unidade Educacional Santa Clara. Para isso, foi utilizada a metodologia de pesquisa quantitativa com a correlação de Person e aplicação de regressão logística binária, realizada no Software GRETL (Gnu Regression, Econometrics and Time-series Library). Os resultados apontam que não se pode adotar determinada variável como padrão para justificar a evasão, pois uma mesma variável pode estar associada e explicar a evasão do aluno, assim como possuir uma correlação totalmente oposta, insignificante, a depender da instituição em análise. Além disso, não há uma solução geral para o problema, ainda que algumas variáveis possam ser mais evidenciadas do que outras.
Palavras-chave: Evasão. Regressão. Logística Binária. Universidade.
ABSTRACT
According to the latest Higher Education Census - 2021, the accumulated dropout rate of students in the entry course between the years 2012 – 2021 jumped from 13% to 59%, with a progressive increase. The issue of dropout in higher education is complex, as it affects the student's life, the institution and the economy of a country, which is why it is a source of discussion both nationally and internationally. Therefore, the general objective of this study is to verify whether there is a correlation between some previously selected variables on evasion, based on previous studies, with the withdrawal of students from undergraduate courses at the Federal University of Alfenas – UNIFAL-MG. For this purpose, quantitative research methodology was used with the application of binary logistic regression carried out in the GRETL Software (Gnu Regression, Econometrics and Time-series Library). The results indicate that a certain variable cannot be adopted as a standard to justify evasion, as the same variable can be associated, influence and explain student evasion, as well as having a completely opposite, insignificant correlation, depending on the institution under analysis. Furthermore, there is no general solution to the problem, although some variables may be more evident than others.
Keywords: Evasion; Binary. Logistic. Regression. University.
Referências
ARCANJO, Jéssica Arruda. Fatores associados à permanência de estudantes no ensino superior no Distrito Federal. 2022. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/34269. Acesso em: 10 set. 2023.
SILVA, Fernanda Cristina da; CABRAL, Thiago Luiz de Oliveira; PACHECO, Andressa Sasaki Vasques. Evasão ou permanência? Modelos preditivos para a gestão do ensino superior. Arquivos de Análise de Políticas Educacionais, v. 28, p. 149-149, 2020. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/5387. Acesso em: 03 ago. 2023.
SILVA, Luciana Guedes da et al. Dinâmicas de evasão na educação superior brasileira. Examen: Política, Gestão e Avaliação da Educação, v. 2, n. 2, p. 100-127, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/proaf-p042513/Downloads/67-Texto%20do%20artigo-37-111-10-20181201%20(2).pdf. Acesso em: 02 set. 2023.
ESTITE, Mônica Barreto de Sá. Evasão de uma universidade particular: um estudo de caso utilizando o método de regressão logística. 2005. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6765. Acesso em: 28 jul. 2023.
FARIA, Ana Amália Gomes de Barros Torres. Estudantes do Ensino Superior: variáveis pessoais e contextuais relacionadas ao insucesso acadêmico e evasão escolar. 2023. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/84961. Acesso em: 13 jun. 2023.
GILIOLI, Renato de Sousa Porto. Evasão em instituições federais de ensino superior no Brasil: expansão da rede, SISU e desafios. Brasília: Câmara dos Deputados, v. 49, p. 1-55, 2016. Disponível em: https://nupe.blumenau.ufsc.br/files/2017/05/evasao_institui%C3%A7%C3%B5es.pdf. Acesso em: 10 ago. 2023.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Censo de Educação Superior 2021. Diretoria de Estatísticas Educacionais Brasília, 04 nov. 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2021/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2021.pdf. Acesso em: 14 jun. 2023.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP, 2017. Metodologia de Cálculo dos Indicadores de Fluxo da Educação. Brasília: Inep. Disponível em: https://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/20 17/metodologia_indicadores_trajetoria_curso.pdf. Acesso em: 24 ago. 2023.
LOPES, Ramon et al. Fatores associados à evasão de calouros no ensino superior: um estudo com dados da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Revista Brasileira de Educação, v. 28, p. e280042, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/mXS7XQzDQ5S3H9TXCvNWLJj/. Acesso em: 20 jul. 2023.
MACIEL, Carina Elisabeth; VALDES, Danilo Elias da Silva; LUSTOSA, Beatriz Maria Machado. Evasão na Educação Superior. Interação-Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 22, n. 1, p. 131-145, 2020. Disponível em: https://periodicos.unis.edu.br/index.php/interacao/article/view/343. Acesso em: 9 set. 2023.
MEDINA, Gabriela Fabrini. Evasão de alunos de estatística da UNESP de Presidente Prudente: aplicação de análise discriminante e regressão logística. 2023. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/242278. Acesso em: 20 jul. 2023.
MUKAKA, M. M. Statistics corner: A guide to appropriate use of correlation coefficient in medical research. Malawi Med J. 2012 Sep;24(3):69-71. PMID: 23638278; PMCID: PMC3576830. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3576830/#R4. Acesso em: 10 set. 2023.
PEREIRA, Natalia. Cursos menos concorridos: conheça 20 opções fáceis de entrar no Sisu. Vai de bolsa, 2023. Disponível em: https://vaidebolsa.com.br/blog/graduacao/cursos-menos-concorridos/. Acesso em: 27 ago. 2023.
SILVA, Jailma Januário da. Uma comparação de técnicas de Aprendizado de Máquina para predição de evasão de estudantes no ensino público superior. 2022. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100131/tde-23052022-092609/publico/Dissertacao_Corrigida_Jailma_Januario_da_Silva.pdf. Acesso em: 24 ago. 2023.
SACCARO, Alice; FRANÇA, Marco Túlio Aniceto; JACINTO, Paulo de Andrade. Fatores Associados à Evasão no Ensino Superior Brasileiro: um estudo de análise de sobrevivência para os cursos das áreas de Ciência, Matemática e Computação e de Engenharia, Produção e Construção em instituições públicas e privadas. Estudos Econômicos (São Paulo), v. 49, p. 337-373, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ee/a/9YxHxWkk6Dzy35CpgmxXbPt/. Acesso em: 2 set. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS – UNIFAL-MG. 2023. Página da UNIFAL-MG na internet. Disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/. Acesso em: 1º jun. 2023.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.5.1
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)