<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 5, art. 1, p. 3-19, mai. 2*2* </line>
<line> IS*N Impresso: 1806-*356 ISSN E*etrôn*co: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.*.1 </line>
</par>
<par>
<line> A Evas*o na Universidade Federal de Alf*n*s Compara*a a *esqui**s em outras Ins**tuições de </line>
<line> E*sino Superi*r </line>
<line> Eva*i*n at the Un*versidade Fe**ral d* Alfenas C*mpa*ed to R*s*arch at *ther Higher </line>
<line> Educati*n I*stitutions </line>
</par>
<par>
<line> Raf*** Luiz Sant*s Pereira </line>
<line> Gradu*ção em Dir*ito pela Uni*ersidade José do *os*rio </line>
<line> Mestrando e* Administ*aç*o Públic* - *ROFIAP *el* Universida*e **deral de *lfenas </line>
<line> E-mail: raf*e*.pereira@u*ifal-mg.edu.b* </line>
<line> Gabriel Rodrigo G*mes *essanha </line>
<line> Dout*r em *dm*nist*ação pela *ni*e*sidade Fe*era* de Lavras </line>
<line> E-mai*: gabriel.pessanha@unifal-mg.edu.*r </line>
<line> Carla Leila Ol*v*i*a *am*os </line>
<line> Do*tor* *m Estudos Linguí*t*cos p*la Univers*dade Fed**a* de Minas Gerais </line>
<line> E-mail: ca*la.oli*e*ra@unifal-**.e*u.br </line>
</par>
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<column>
<row> *ndereço: *afael Luiz **ntos Per*ira </row>
<row> Uni*ersidade *eder*l de Alfen*s - Rua Gab*iel Mo*teiro </row>
<row> da S**va, 700, Cen*ro, CEP: 37130-00*, Alf*n*s-MG, </row>
<row> Brasil </row>
<row> Endereço: *a*riel Ro*rigo Go**s Pess*nha </row>
<row> Universidade Fed*ral de **fenas/Campus de Varginha - </row>
<row> *v. Celina *erreira Ottoni, 4000, Padr* Vitor, *E*: </row>
</column>
<column>
<row> Editor-Ch*fe: Dr. Tonn* Ker*e* de A*encar </row>
<row> Rodrig*es </row>
<row> Artigo recebido em *0/11/2023. Ú*tim* v*rsão </row>
<row> r*cebida em 07/12/2023. A*rovado em 0*/12/**23. </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> 3704*-395, Va*ginha-*G, *rasi* </row>
<row> Endereço: Carla Le*la O*iveira Campos </row>
<row> U*iversidade Fede*a* *e A*fenas/Cam*us de Vargin*a - </row>
<row> Av. *elina Ferre*ra Ottoni, 4*00, Padre Vitor, CEP: </row>
<row> 37048-395, V*rg*nh*-MG, Brasil </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado pelo sist*ma Tri*le R*view: Desk Review a) </row>
<row> pelo Edi*or-Chefe; e b) *oub*e Blind Re*iew </row>
<row> (avaliação cega por dois av*liadores ** área). </row>
<row> Revisão: Gramatical, Norm*t**a e *e Format**ão </row>
</column>
</par>
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<par>
<line> R. *. S. P*r**ra, G. R. G. Pes*anha, C. *. O. Campos </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> De ac*r*o com o C*nso da Educação Superior - *0*1, * taxa de </line>
<line> desi*tência acumula*a ** </line>
</par>
<par>
<line> e*t**antes no curs* de ingresso, entre *s </line>
<line> a*os de *012-2021, *altou de 1*% para 59%, *om </line>
</par>
<par>
<line> um aumento progressivo. O tema evasã* *o ensino superi*r é complexo, pois reflete *a *ida </line>
<line> do al*no, na inst*t*i*ão e na economia do país, por iss* é fonte d* d*scussão tanto em âmb*to </line>
</par>
<par>
<line> naci*n*l quanto internacional. A*sim *endo, o obje*iv* geral dest* estudo con*iste </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> *e*if**ar s* h* c**relaçã* de a*g**as v*riá*e*s pre*iame*te selecio*a**s sobre *vasão </line>
<line> *iscent* *o* cursos de g*aduação da Universidade *ederal de Alfenas - UNIFAL-MG Sede e </line>
<line> U*idade Educacional Santa Cl*ra. Para isso, foi utilizada a metod*logia *e pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> quantitat*va com a co*rel*ção de *e*son e *plicação de </line>
<line> regressão **gís*ica binári*, realizada </line>
</par>
<par>
<line> no *oftware GRETL (Gnu Regression, Econome**ics and Time-serie* Library). Os resultad*s </line>
</par>
<par>
<line> apon*am </line>
<line> que não se pode a*otar determinada </line>
<line> variável co*o padrã* par* justificar a evasão, </line>
</par>
<par>
<line> po*s uma me*ma variáve* pode estar *ssoc*ada e *xplic*r a evasão do </line>
<line> aluno, assi* como </line>
</par>
<par>
<line> possuir uma co*re*ação totalme*te oposta, insignifi*ante, a depen*er da institui*ão em análise. </line>
<line> A*ém disso, não há uma s**ução geral pa*a o problema, a*nda que algumas variá*e*s poss*m </line>
<line> *er mais evidenciadas *o que outr*s. </line>
<line> Palavras-chave: E*asã*. R**ressão. Logísti*a Biná*ia. Univer*idade. </line>
<line> A*STRACT </line>
<line> According to th* la*e*t Hi*her Educa*ion Census - 2021, t*e a*cumu*ated dropou* ra*e </line>
<line> of s*udents i* th* entry course be**een the y**rs 2012 - 2021 ju*p*d from 13% to *9%, wi*h </line>
<line> a **ogressive incre*s*. The issue of dropout in hi*her educati*n is complex, a* it affec*s the </line>
</par>
<par>
<line> stude*t's *ife, *he ins*itution </line>
<line> and t*e econ*my of a country, whic* why i* is * sou*ce of is </line>
</par>
<par>
<line> disc*ssion b*th na*i*nally and in*e*na*i*nall*. Therefor*, the gener*l objec*ive of thi* study is </line>
</par>
<par>
<line> to </line>
<line> verify whet*er there is * correla*ion between some previ**sly </line>
<line> selecte* variabl*s on </line>
</par>
<par>
<line> evasion, based on previous </line>
<line> studi*s, with the w*thdra**l </line>
<line> o* students from *ndergr***ate </line>
</par>
<par>
<line> co*rses at t*e Federal Univers*ty of *l*enas UN*F*L-M*. For *his p*r*ose, quantitative - </line>
<line> research meth*dology was use* *ith the applicat*on of binary *ogi*tic re**e*sion carri*d out </line>
<line> in th* GRETL Software (*nu *egression, Econometrics a*d Ti*e-serie* Library). The *esults </line>
<line> ind**ate tha* a certai* varia*le cannot be adopted as a standa*d to ju**ify evasion, *s the s*m* </line>
</par>
<par>
<line> **r*a*le ca* b* assoc*ated, influe*ce </line>
<line> a*d e**lain </line>
<line> stude*t evasion, as well as having </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> com*le*el* opposite, insignificant cor*elation, dep*nding on the institut*o* un*er a*alysis. </line>
</par>
<par>
<line> Fur*he*mor*, t**re is no genera* s*lution </line>
<line> t o t he </line>
<line> proble*, although some varia*le* m*y </line>
<line> be </line>
</par>
<par>
<line> mor* evi*ent than o**er*. </line>
</par>
<par>
<line> K*ywords: Eva*i*n; Binary. Logistic. *egr*****n. Unive*sity. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *1, n. 5, art. 1, p. 3-19, mai. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/*evista </line>
</par>
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<par>
<line> A Ev**ã* na Univ*rsidade *ed*ral *e **fenas *o*parada * *esquisas e* outras Instituições *e Ensino Su**ri*r * </line>
<line> 1 IN*RODUÇÃO </line>
<line> De acordo *om o últim* Cens* da Educação **perior - 2021, *ealizado pe*o Institut* </line>
</par>
<par>
<line> Nac*on*l *e E*tudos e Pesquis** E*ucacionais An*s** Teixei*a - INE*, vin*ulado </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> Mini**é*io da Educa**o - MEC, a **xa de desistência ac*mulada *e e*tudantes *o curso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ingre*so entre os *nos de 2012-2*2*, sa*tou *e 13% para *9%, com *m aumento pro**e**ivo </line>
<line> dur*nte esse interval* de tem*o. Es*e cenário é *reocu*a*te, **a vez *ue organismos </line>
</par>
<par>
<line> intern*cio*ais destacam a *e*evâ*cia d* </line>
<line> *nsino supe*ior pa** a eco**mia e par* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *es*n*olvimento de cada pa*s, haja vista a nec**s*dade *on*tan*e p*r mão de obra *ua*if*cada, </line>
</par>
<par>
<line> a *im d* **ender a u* mercado ec*nôm*co cada </line>
<line> vez mais competitivo e em constante </line>
</par>
<par>
<line> evo*ução (*ARIA, 2023). </line>
</par>
<par>
<line> O objetivo geral de*te estudo consiste em *erificar se há correl*ção de al*umas </line>
</par>
<par>
<line> variáveis pr*vi**ente se*e*ionad*s sobre *vasão, co* ba*e *m *stud*s pretér*tos, *o* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> des*stência de aluno* nos cursos de g*adua**o da U**v*rsi**de Fede*a* de Alfe*as </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> UNIFAL-MG Sede * Un*dad* Ed*caci*na* Santa Clara, localizadas na cida*e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **f*nas/MG. Para isso, *o* </line>
<line> utilizad* * procedimento me*odológico d* pesquisa quant**ativa </line>
</par>
<par>
<line> c*m a*l*caçã* de regr*ss*o *ogísti*a binária, realiza*a no Sof**are GRE** (Gnu R*gression, </line>
</par>
<par>
<line> E*o*ometric* and Time-se*ies Libra*y). O* objetivo* específ*cos d* t*a*alho são: * </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Apresenta* a abr*ngência interpretativa do te*mo evasão em *ar*lel* ao t*rmo desis*ência, </line>
</par>
<par>
<line> *ariá*el determinante do presente estud* e, *I - Analisar </line>
<line> se *s variáveis sele*ionad**, são </line>
</par>
<par>
<line> c*pazes de influe*cia*, de for** significativa e </line>
<line> e*pli*ar a eva**o do aluno, se *odem ser e </line>
</par>
<par>
<line> a*otadas como pa*r*o </line>
<line> para expli*ar a *e**a situaç*o na UNIFAL-MG ou em *utra </line>
</par>
<par>
<line> insti*uiçã* de *nsi*o. </line>
</par>
<par>
<line> A relevânci* da p**qui*a evidencia-se p*la impo*tânc*a da te*á**ca que é tratada tanto </line>
<line> em âmbito nacional qu*nto inter*acional, *ma ve* que a educ*ç*o su*erior rep*rcute n* vi*a </line>
</par>
<par>
<line> do a**no, n* instituiçã* </line>
<line> e na </line>
<line> e*on**ia de u* p*ís, tendo </line>
<line> u* po*er socioeconômico </line>
</par>
<par>
<line> transformador. Dessa mane**a, * evasão no *n*ino s*perior é um tema com*lexo que deve *er </line>
</par>
<par>
<line> am*l*men** </line>
<line> d*scutido, pois ca** pe*quisa na á**a *mp*i* o conhec*men*o *obr* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pro*lemátic* para q*e medidas mais assert*vas possam ser *dotadas *a permanênci* do aluno </line>
<line> n* institu*ção até * *onclusão do cur*o. </line>
</par>
<par>
<line> O a*tigo está e*truturado </line>
<line> da seg*inte forma: i*icial**nte é apresentado o referencial </line>
</par>
<par>
<line> teórico, na sequência a**esen*a-se * met*dologia, a análise e discussã* dos re*ultados e, por </line>
<line> fim, encerra-se com algu*as c*ns*der*çõe* finais. </line>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, *. *1, n. 5, a**. *, p. 3-19, ma*. 2024 www4.fsa**t.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. L. S. Pereira, G. *. G. Pessanha, C. L. O. C*mpos </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFEREN*IAL TEÓRIC* </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Ev*são no ensino s*perior, co*cei*o e estudos p*etéritos </line>
</par>
<par>
<line> A *iscussão sobre * evasão a*adê*ica possui um papel d* notóri* </line>
<line> re**vâ*cia em </line>
</par>
<par>
<line> m*it*s instituiçõ*s de *nsino, sejam públic** ou privadas, </line>
<line> pois ela "* </line>
<line> vi * t a </line>
<line> como </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> investimento </line>
<line> *em ret*rno, prin*ip*lmente nas ins*it*ições públicas, considerando </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> d*sperd*cio *e *ater**is e re*u*so*, podendo lev** até ao fechamento de c*rs*s caso haja uma </line>
<line> taxa mu*t* alta (MEDINA, 2023, p. 7).". Po**a*t*, ela não re**esent* apenas uma fru*tr*ção </line>
<line> para * discente, m*s tam*ém pode trazer consequências para sua família, por cont* de *asto* </line>
<line> reali*a*os para m*nt*-lo no curso, do sonh* da grad**ção desfeito; par* o *rofes*or, pela </line>
<line> sensa*ão de não co*segui* cumprir *eu papel de educad*r; pa*a * un*versidade, p*r *ão ating*r </line>
<line> sua missão instituc*onal; e para a própria soc*ed*de, p*r n*o poder con*ar com mai* mão-d*- </line>
<line> obra qualificada no m*rca*o de trabalho (MEDIN*, 20*3). </line>
</par>
<par>
<line> Embora n*o h*ja um consenso na literatu*a </line>
<line> sobr* o conceito da palavra evasão, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Inst*tuto Nacional *e *st*dos e Pesquisas E*uc*cionais A*ís*o Teixeira (INE*, 2017), **o** o </line>
<line> termo como uma "saída antec*pada, antes da co*clusão do ano, série ou ciclo, por *es*stência </line>
<line> (*ndependentemente do motivo) [...]". Nes*a mesma *inh* de ente**ime*to, o pres*n*e estud* </line>
<line> co*sid*rou aluno e*adido a*u*le *ujo *tatus registrad* no sistema acad*mico da instituição </line>
<line> anali*a*a es*á marca*o co*o des*stente. T*davia, há *e*quisas que consideram que "o alun* </line>
<line> ev*d*do é *quele cujo stat*s final de mat*íc*l* é q*alq*er o**ro *ue não con*lui*te ou status </line>
<line> equiva*ente (SILVA; OLIVEIRA; PAC**CO, 2020, p. 3)". *ais estudos ad*tam ***tido mai* </line>
<line> am*lo para o termo, que p*de abra*ger outras *itu*çõe* al*m da des*stên*ia em sentido estr*to </line>
</par>
<par>
<line> da </line>
<line> palavra, como, po* exempl*, trans*erência </line>
<line> de curso para *utra instituição. A jornada </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> aluno no e*sino superior é co*plexa; ele pod* eva*ir-s* de f*rma defini**va ou temporár*a, e </line>
</par>
<par>
<line> essas situações, mesm* classific**as c*mo evasã*, são distin*as * </line>
<line> possue* suas </line>
</par>
<par>
<line> es*ecificidades (SILVA, *022). </line>
</par>
<par>
<line> De qualquer *odo, o t*m* * </line>
<line> ba*tan*e dis**tido por estudio*os </line>
<line> n* *entativa de </line>
</par>
<par>
<line> compreender os motivos q*e levam o aluno a eva*ir do curso, c*m o propósi*o, por exemplo, </line>
<line> *e *uxiliar g*stor** na tom*d* de dec*sões para manter esse al*n* n* ***so e f*zer com que </line>
</par>
<par>
<line> conclua * gradua*ão. * Quadro 1 </line>
<line> apresenta *lgun* e*tudos </line>
<line> realizados sobre a *va*ão </line>
</par>
<par>
<line> acadê*ic* *om a*ordagem de análise quan*itat*v* com uso de regressão. </line>
</par>
<par>
<line> O* estud*s do Q*adro 1 foram *e*ec**nado* por *eio </line>
<line> de pesquisa </line>
<line> na plataforma </line>
</par>
<par>
<line> Google A*adêm*co, utilizand* as pal*vras chaves: ev**ão </line>
<line> *o ensino super*or e evasão + </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 21, n. 5, art. 1, p. 3-19, m*i. 202* </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Ev*s*o na *niver*idade Federal de Alfena* Comparad* a Pesquisas em outr** Instituiç*es de Ensino Superior 7 </line>
<line> ensino superi*r + regressão. Os estudos for*m selecionados pelo cri*ério da metodologia </line>
<line> qu*ntita*iva com o uso d* r*g***são, *ons*derando * tema da pesquisa, ou seja, a evasão </line>
<line> acadêmica no ens*no *uperior. Esse critério *e e*colha possibilitou formula*, * partir *** </line>
<line> *s*udos s*l*cio*ados, hipótes** sobre a ev*são na U*IFAL-MG *ue *erão confront*das com </line>
<line> os resultados ob*idos a*ós * aplicação do mod*lo de reg*e*são da* variáveis sele*ionadas para </line>
<line> esta pesquisa, assim com* pesq*isas *ue usa*am o *étodo semel*ante. </line>
<line> Qua*ro * - Estudos pretéritos </line>
</par>
<par>
<line> *utor(es), Ano de publicação * Ins**tuição </line>
<line> Prin*ipa*s ach*do* </line>
<line> M*t*dol*g*a </line>
</par>
<par>
<line> LOPES, Ramon *t al. (2023). Univ**sidad* Fed**al do Recônc*vo da Bahi* </line>
<line> "Os dados sugere* não hav*r dife*ença nas chances de evasão e*t** estudant*s coti*tas e de a*pla o*o*rência. Estudante cuja cidad* de ***gem é diferente daqu*la onde o campus de se* c*rso está *ocaliz*do foi *m **to* que se mo*trou as*ociado com a e*asão, ***idênci* universitária ou a*xílio pe*manência seria* forma* d* *ntervenção." (Grif* nosso). </line>
<line> *e*ressão logísti*a, simpl*s e múltip*a. </line>
</par>
<par>
<line> ARCANJO, Jéssica *rruda (2022). Base de dados com *6 Instituições entre públi*as e privadas do *istrit* Federa* - Cen*o 2019 </line>
<line> "Os fator*s que *o*em influ*nciar a permanência d* d*scente *ifer*m d* acordo com cada c*rso, instituição de *nsino, *urno, sex*, gr*u acadêmico, forma de in*resso, re*eber *u *ão apoio *ocial, *art*cipar ou não de ativida*e *xt*acurricu*ar, es*ola de *onclusão do ensino médio, *da*e e ano de ing*e*so." (Gr*fo noss*). </line>
<line> Re*res*ão logística </line>
</par>
<par>
<line> SILVA, *ailma Januário da (*022). Instituiç*es de ensino supe*ior da base de d*d*s INEP - Censo 201* </line>
<line> "[...] os atributo* mai* important*s par* *tilizar em um algoritmo d* classific*ção, os **ribu*os de informaç*es pessoal/soc*al, informações demográficas e ac*dêmicas, estão e*tre os mais utilizados para criar um perfil de ** alu** com tendência a evadir." (*ri** noss*). </line>
<line> Utilização de árvores de decisão, Naive Bayes, Redes Neurais Artific*ai* e *egr*ssão logístic*. </line>
</par>
<par>
<line> S*LVA, Ferna*da C*istina da; OLIVEIRA, Thiago Luiz Ca*ral de; PACHECO, Andressa Sasak* Vasqu*s (*0*0). 4 cursos d* gr*duação a distância *e uma Univer**dade púb*i*a brasilei*a </line>
<line> "[...] a va**ável IAA [Índice de Ap*o*eitamento Acumulado] fig*rou *omo importante para expli*ar a e*asão do* alunos, *orroborando a teoria consultada no que diz respeito à necessidade de *e monitorar o desem*enho do* es*udant*s.". "[...] **si*, est*dos relacionados à evasão estuda*til c*rtamente n*o en*on*r*rão uma solução geral para es*e pr*b*em*, mas s**ar*o esforços na *usca ** prátic*s educac*on*is e de *estão universitária q*e **s s a m contribuir *ara * redução do* índices de evasão." (Grifo n*ss*). </line>
<line> Re*ressão Logística Biná*ia realiz*do no softw*re R. </line>
</par>
<par>
<line> SACCARO, Alice; FRANÇA, Marco *úlio *nicet*; JAC*NTO, Paulo de A**rade (201*). </line>
<line> "[...] os e*tudantes mais *ntegrados com o *eio acadêmic* por mei* da reali**ção de ati*idades remuneradas * não r*mu*e*adas, * os *ue recebem benefí*ios fin**ceir*s para a**iliar com os cus*os *o cu*so *vadi*am m*nos. *sso mostr* </line>
<line> Reg*essão de Cox </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *eresina PI, v. 21, *. 5, a*t. 1, p. 3-19, mai. 2024 </line>
<line> *ww4.fsane*.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. S. Pereira, G. R. G. P*ssanha, C. L. O. Campos </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> *nstit*ições de ensino *uperior da base de da**s INEP - C*nso 2**9 a 2014 </line>
<line> que *lgum*s me*idas q*e já estão s*ndo *oma*as para tentar aumen*a* a re*enç**, como * pr*sen*a das bolsa* que *ão man**das po* meio de recu*sos do *NAES." (*r**o nosso). </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> SILVA, Luc***a Gue*es da et al. (**18). Institu*ções de ensino supe*ior da *as* d* dados I*E* - *enso 2013 * 2014 </line>
<line> "A esp*cificidad* dos cursos e da maneira como a *vasão *corre em c**a um de*es *emonstra que o tema *eve s*r tra*ado segundo a* pa*ticularidades do* cursos." (Grifo noss*) </line>
<line> *egressão linear </line>
</par>
<par>
<line> ES*ITE, Môni*a Barr*to de Sá (20*5). Universidade *e Fortaleza - Uni**r </line>
<line> " [ ...] verificamos *ue as *a**áve*s *o**oec*nôm***s desempenham um *mpacto bastante signif**ativo no proces*o de decisão d* aluno da U*ifor ev*dir.". "[...] podemos *onstatar que as variávei* independent** CCT e remuneração do al*no são estatisticamente *ais **gnific*tivas na modelagem l*gística." (Grifo nosso). </line>
<line> Reg*essão logístic*. </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Autor*s (2023). </line>
<line> Consider*n** os estudos n* Quadro 1, é possível fa*er algumas associações com as </line>
</par>
<par>
<line> variáveis selecio*a*as para present* estudo e prev** a*gu*as hi**teses (H) que podem o </line>
<line> inf*ue*ciar na evasão do aluno, as q*ais s*o apresenta*as em se*u*da. </line>
<line> 2.2 Hipóteses sobre a evasão *a U*IFAL-MG </line>
<line> H1 - Qua*to *a*or for a di*tância do dom**ílio n**u*al do discent* em relação ao </line>
<line> Campus univ*r*itá*io do c**so frequentado, espera-se que ma*or s*rá sua *rope*são de </line>
<line> **s*stência do curso (LOPES et al., 2023). </line>
<line> H2 - Com *a*e no últim* proce*s* de seleç*o *o Sistema *e Seleção Un*ficada - Si*u </line>
</par>
<par>
<line> (2022), </line>
<line> os c*rsos das áreas de conh*cim**** em Ciênc*as Exatas e da *err*, Li*guística, </line>
</par>
<par>
<line> Letras e Art*s e Ciê**ias Biológicas estão entre o* menos concorridos (PEREI**, 2023). </line>
</par>
<par>
<line> Gi*loli (20**, p. *1) *elata que "a no*a mais al*a de ce*t*s </line>
<line> c*r*os no [Sis*] *eva parte dos </line>
</par>
<par>
<line> es*ud*ntes a es*olher a segunda opção, mais su*cet*vel à e*a*ão". *ssim, espera-se qu* o* </line>
</par>
<par>
<line> cursos </line>
<line> com*reendidos </line>
<line> na* *eferid*s grande* **eas apresent*m ** mai** núm*ro de alunos </line>
</par>
<par>
<line> evad*do*, haja vista a *specificidad* de cada curso (Silva, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> H3 - **pera-se *u* </line>
<line> haj* um* menor quantidade de alunos e*adidos nos cursos com </line>
</par>
<par>
<line> turno inte*r*l em detri*ento dos de*ais turnos, sob*etudo, para o* *iscentes </line>
<line> que es*udam </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> noite, pois, *e a*ordo *om Maciel, Valdes e Lustosa (202*, p. *31), "a evasão é mais </line>
</par>
<par>
<line> acentuada em cursos n*turno*", que congrega c*m ** dos fatores qu* in*luenc**m *a o </line>
<line> evasão (*RCANJO, 2*22). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, *. *1, n. 5, *r*. 1, p. 3-19, mai. 202* </line>
<line> www*.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A **asão na Universid*de Federal de Alf*nas Comparad* a Pesqu*sa* em outras In*titu*ções de Ensino Su*er*or 9 </line>
</par>
<par>
<line> H4 - Alunos com renda famil*ar brut* per capita igual ou inferior a </line>
<line> 1,5 salário </line>
</par>
<par>
<line> míni*o, q*e t*nham </line>
<line> cursado integralmente o </line>
<line> ensino médio *m escolas p*blicas, **ssuem </line>
</par>
<par>
<line> maior </line>
<line> probabilidad* de *vadir do curso *e*ido a *if*culdades *inance*ras. A variáve* </line>
</par>
<par>
<line> s*cioeconô**ca da *emuneraçã* de um aluno * </line>
<line> u* </line>
<line> fator *ast*nte relevante na *omada de </line>
</par>
<par>
<line> de*isão pela pe*man*ncia ou não na instituição (ESTITE, 2005). </line>
<line> 3 M*TOD*LOGIA </line>
<line> 3.1 Definição e coleta dos dados </line>
<line> O proce*imento me*o*ológico *d*tado foi * de pesquisa q*antitativ* *om aplic*ç*o de </line>
<line> r*gressão logí*tica binária, *ealizad* no Software GRETL (Gnu Regre*sion, Econometric* </line>
<line> and *im*-series Library). </line>
<line> Com b*se nos e*tu*os *o Q*adro 1 sobre evasão, para o pre*e*te *studo, fo*am </line>
</par>
<par>
<line> selecionadas variá*eis *ue f*r*m correlacio*ad*s à desis*ência </line>
<line> d* *lunos no* c*rsos de </line>
</par>
<par>
<line> grad*ação da Universidade **deral de Alf*nas - UNIFAL-MG S*de e Un*dad* Educacional </line>
<line> Santa Clara, l*c*lizad*s na *idade de Alfen*s/MG. </line>
<line> *s cursos anal*sados **ram: *í***a, Mat*mát*c*, Quím*ca, Ciência da Comp*tação, </line>
<line> *iotecnologia, Ciências Biológicas, Enferma*em, Fa*má*ia, Fisioterapi*, Medici*a, Nutri*ão, </line>
<line> O*on*ologia, Biomedicina, *eogra*ia, História, Ciências Sociais, Pedagogi*, Letras, Letras - </line>
<line> Espanhol e Liter*tura* *a Língua Espanhola, Letras - Ingl*s e Literaturas da Língua Inglesa, </line>
<line> Letras - Línguas Es*rangeiras e, Le*ras - Po*tug*ês e L**er*tur** da Língu* Portugue*a. </line>
<line> Os cursos dos campi das cidades de Varginha-MG e Poços de C*ldas-MG não fo**m </line>
<line> sel*cionados em ra*ão da utilização da variável "Dist*ncia" - Q**dro 2 -, pois a *etod*logia </line>
</par>
<par>
<line> **iliz*da para apurar essa *ategoria con*iderou apenas um local fixo, no ***o Sede, a </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> co**aração à cidade natural do *i*cente, *endo que * mu*ança do referencial, loc*l fixo, </line>
</par>
<par>
<line> alterava a classificação </line>
<line> d* distânci* para **smo aluno, o </line>
<line> comp*ometendo o resultado final. </line>
</par>
<par>
<line> Dess* forma, opto*-se pela Sede em razã* de possuir o mai*r n**ero de cursos o*ertados. </line>
<line> Foi utilizad* uma sé*ie te*poral *orrespondente aos anos *e *017 a 2022, sendo esse </line>
</par>
<par>
<line> p*ríodo interpretado como o mai* </line>
<line> re*ente para se *erific*r a correlação das va*iá**is </line>
</par>
<par>
<line> seleci*na*as. </line>
</par>
<par>
<line> Os dados *oram </line>
<line> o*tidos diretamente na pági*a *NI*AL-MG, n* in*ernet, no lin* </line>
</par>
<par>
<line> https://www.unifal-m*.*du.b*/p*rtal/, na opç*o "Si*temas Integ*ados UNIFAL-MG", "Dados </line>
<line> a*ert*s", "Discentes", "F*ltrar". * a*esso é livre para qual*uer *essoa que tenha interesse nos </line>
<line> *ev. FS*, Te*esina PI, *. 21, n. 5, art. 1, p. 3-*9, mai. 2024 www4.*sa*et.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. L. *. P*reir*, G. R. G. Pessanha, C. L. O. Campos </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> da*os. *pós * gera*ã* dos rel*tórios de ca*a ano, os da*os foram *r*anizados e* *ma única </line>
<line> plani*ha no Microsoft Exc*l e então su*met**os ao Software GRETL. </line>
<line> 3.2 De*inição d** covariáv*i* </line>
<line> Pa*a aplic*ç*o da *écnica de regre*são logística binária, foram selecion*das </line>
<line> *ovariáveis com base em ***udo* pret*ritos consoant*, Q*ad*o 1, aliadas às hipóteses que </line>
<line> resultaram nas va*i*veis constantes no Quadro 2 *baixo. </line>
<line> Quadr* 2 - Var*áve* dependente (V.D.) e independ*ntes (V.*.) util*zadas na *egres*ão </line>
</par>
<par>
<line> (V.D.) </line>
<line> DESCR*ÇÃO </line>
<line> **TEGO*IA </line>
</par>
<par>
<line> Desi*t*nt*1 </line>
<line> *ariáv*l que *ndic* se o aluno é desistente. </line>
<line> **siste*t* = 1 Aptos, concl*ídos e no*mal = 0 </line>
</par>
<par>
<line> (V.I.) </line>
<line> DESC*IÇÃO </line>
<line> CATEG*RIA </line>
</par>
<par>
<line> Distância </line>
<line> Refere-se à n*turali*ade *o discen*e em re*aç*o à distân*ia do campus uni*ersitário localizad* na ci*ade de A*fenas/MG. Os dado* coletados indicavam a ci*ade nat**al do *isc*nte, que foi compa**da à distância de Alfenas em pes*uisa r*a*izada no Google utiliza**o o termo "dist*ncia entre (cidade natural do discente) x Alf*nas/MG", o res**tado da distân*ia **dicada foi compa*ado com a categ*r*a n* co**na *a dir*ita * inf*rmado n* plan**ha Micros*f* Ex*el. </line>
<line> 0km a 50km = 1 5*km * 100*m = 2 101km a 200*m = 3 201km a 300km = 4 301km ou *ais = 5 </line>
</par>
<par>
<line> Alfena*1 </line>
<line> Vari*vel dummy, co*r*sponde * aluno ser natural *e *lfenas. </line>
<line> Alfenas = 1 </line>
</par>
<par>
<line> Cie*c*as Exat*s e daTerr*1 </line>
<line> Tendo em *ista **e a g*an*e Ár*a ** Ciências Exatas e *a Terra compreend* os cursos men*s conco*ridos, com b**e no último processo de sel*ção d* Sist*ma de S*leçã* Unificada - Sisu 202* (P*RERIA, 2023), e q** essa grand* ár*a possui um ma*or n*m*ro d* *ursos *m relação às grandes Áreas de Lin*uística, Letr*s e Art*s; *u* Ciências Bioló*ica*, *am*ém e consideradas menos concorr*das, optou-se nest* estudo por util**ar a gr*nde Área de C*ên*ias Exatas </line>
<line> Ciê*cias *xatas e *a Terra = 1 Área Mul*id*sciplinar = 0 Ci*ncia* *iol*gicas = 0 C*ências da *aúde = * </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, Teresina, v. 21, n. *, art. 1, p. 3-19, mai. 2**4 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Evasão na Uni*ersid*de *eder*l de Alfena* Com*arada a Pesq*isas em outr*s Instituições de *nsino Su*erior *1 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> e ** Terra como covar*áv** = 1 e pa*a as demais gra**es áreas = 0. Ciê*cias Exatas e da Terra *ontém *s cursos: *ísica, Matem*tica, Quím*ca e Ciênc*a da Computa*ão. Ár*a M*ltid*scipli*ar: B**tec*o*og*a. Ciência* Bio*ógicas, mesma *omenclatura. Ciências da Saúde: Enfermag*m, Far*ácia, Fisioterapia, Medicina, N*tri***, Odontologia * Biomedicina. Ciências Humanas: Geografia, História, Ciência* Sociais e Pe*agog*a. Lin*u*st*ca, Letras e Art*s: Letras; Le*ras - Es**nhol e *itera*uras *a Língua Espanhola; Letras - *nglê* e Litera**ras da Língua Inglesa; *etra* - Línguas Es*ra*geiras; e Letras - Portu*uês e Literat*ras *a Lín*ua Portuguesa. </line>
<line> Ciê*c*as Humanas = 0 Linguíst*ca, Le*ras e Artes =0 </line>
</par>
<par>
<line> *acharelado1 </line>
<line> **po de grau acadêmico. </line>
<line> Bacha**lad* = 1 Licencia*ura = * </line>
</par>
<par>
<line> Noturno* </line>
<line> Tipo do tur*o. </line>
<line> Noturno = 1 Int*g*al = 0 </line>
</par>
<par>
<line> Ens*ad*opab1 </line>
<line> Tipo de r*de c*rs*d* no *nsino médi*. </line>
<line> Pública = 1 *ri*ada = * </line>
</par>
<par>
<line> Cotar*nd*s*pa b1 </line>
<line> Cota de ingresso que se refere à r*nd* *er c*p*ta igual ou infer*or a 1.5 sal*rio mín*mo e que tenha cursado integralmente o ensin* médio em escola púb*ica. </line>
<line> Com cota = 1 Ampl* concorrên*i* e co*a* sem critério de * * nda = * </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: A*tores (2023). </line>
<line> 3.3 *arâ*etro pa** a corre**ç*o de Pearson </line>
<line> Para análise da matriz de correlação ent** as variáve*s do e*xo "x" e "y" c*nstante no </line>
<line> Qua*ro 2, foi ut*li*ado * *oeficie*te de cor**lação de Pearson, cuja fórmul* é dada por: </line>
</par>
<par>
<line> Onde "r" é o *oeficiente de corre*açã* e * "xi" e "yi" sã* os valores das variáveis. Para </line>
<line> **t*rpret*r o co**iciente d* corr*lação adotou-se * **ad*o 3 - Esca*a d* refer*ncia. </line>
<line> Quadro 3 - E*cala ** referên*ia </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina **, v. 21, *. 5, *rt. 1, *. 3-19, mai. 2024 www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. L. S. *er*ira, G. R. G. **s**n*a, C. L. O. Campos </line>
<line> 12 </line>
</par>
<par>
<line> Ta*anho da Correlaç*o (***o*e* de r + ou -) </line>
<line> I*terpre*ação </line>
</par>
<par>
<line> 0,90 a 1,00 </line>
<line> Corre*ação muito al*a </line>
</par>
<par>
<line> 0,*0 a 0,89 </line>
<line> Correlação alta </line>
</par>
<par>
<line> 0,50 a 0,69 </line>
<line> C*rrelação moderada </line>
</par>
<par>
<line> 0,*0 a 0,49 </line>
<line> Correlaç*o *ai*a </line>
</par>
<par>
<line> 0,00 a 0,29 </line>
<line> Cor*elação insignifi*ante </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: M*lawi M*d J. Setemb** de 2012; 24(3): 69-7*. A*apta*o pe*os autores (**2*). </line>
<line> 3.4 Parâmetr*s para a Reg*ess*o *og*stica </line>
<line> O mo**lo econ*métrico *ti*izado nesta p*squisa f*i o l*git, *ois "na pr*tica é mais </line>
<line> empregado, dev*do sua repr*sentação e tr*ta*ento ma*emático mais s*mples, *lém de </line>
<line> *on*id*rar a i*dependê**ia entre *s alternati*as do processo de decisã*." (ES*ITE, 2005, *. </line>
<line> 55). Des*e modo, *em-s* o modelo d* reg*essão line*r pe*a seg*i*te f*r**la: </line>
</par>
<par>
<line> * incó*n**a Yi *orrespon** à v*riável dicotômica q*e *ssume os **lores *e 1 ou 0, </line>
</par>
<par>
<line> **mo função linear das *ariáveis e*plicativa* Xi; </line>
<line> Beta () é o veto* de p**âmetros </line>
</par>
<par>
<line> correspondente; 1 é o </line>
<line> coefi*ie**e angular; e é a p*rturb*ção. A pro*abilidade d* o aluno </line>
</par>
<par>
<line> desistir do curso ** n*o está con*icionada às "n" *ariáveis cons*antes *o Quadro 2, e pode ser </line>
<line> e*pressa *e*a fó*mula a seguir (ESTITE, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> 1 ------- De*iste*te. </line>
</par>
<par>
<line> Yi = </line>
<line> 0 ------- Ap*os, co*clu*dos e *ormal. </line>
</par>
<par>
<line> Com a utili*ação da correl*ção n*ste estudo, bu*c*-se i*entificar se *s v*riáveis </line>
<line> seleci*nadas **f**enciam na evasão do* discentes na inst*tuiç*o pes*uisada. Para isso, esta </line>
<line> p*squi*a seguiu o seguinte des*nho: </line>
<line> Rev. FSA, Teres*n*, v. 21, n. 5, art. 1, *. 3-19, *ai. 202* www*.fsanet.c*m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Evasão na Unive*sidade Federal de Alfen*s Com*arada a Pesquisa* em outras Instituiç*es de Ensino *u*erior 1* </line>
<line> Figu*a 1 - Desen*o da pe*quisa </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: A*tores (2*23). </line>
<line> 4 ANÁL*SE E DISCUSSÃO DOS *ESUL*ADOS </line>
<line> 4.* Correlação </line>
<line> A mat*iz de correlaç** no Quadro 4 abaixo, *ombinada com a análise *os co*fic*entes </line>
<line> das variáveis selecionadas, auxiliam na explicação das hip*teses a*teriorm*n*e levantadas, </line>
<line> juntament* co* o resul*ado do c*efici*n*e de reg**ssão logit, se*ão vejamo*: </line>
<line> Q*adro 4 - Ma*riz de correla*ão </line>
</par>
<par>
<line> Matriz de correlaçã* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> DI*TA*CIA </line>
</par>
<par>
<line> 1.0 </line>
<line> -0.6 </line>
<line> -0.0 </line>
<line> -0.1 </line>
<line> 0.* </line>
<line> -*.2 </line>
<line> -0.2 </line>
<line> -0.1 </line>
</par>
<par>
<line> -0.6 </line>
<line> 1.0 </line>
<line> 0.0 </line>
<line> 0.* </line>
<line> -0.1 </line>
<line> 0.1 </line>
<line> 0.1 </line>
<line> *.1 </line>
</par>
<par>
<line> -0.0 </line>
<line> *.0 </line>
<line> 1.0 </line>
<line> 0.2 </line>
<line> -0.* </line>
<line> 0.1 </line>
<line> 0.1 </line>
<line> 0.0 </line>
</par>
<par>
<line> -0.1 </line>
<line> 0.1 </line>
<line> 0.2 </line>
<line> 1.0 </line>
<line> -0.2 </line>
<line> 0.2 </line>
<line> 0.1 </line>
<line> -0.* </line>
</par>
<par>
<line> 0.2 </line>
<line> -0.* </line>
<line> -0.1 </line>
<line> -0.2 </line>
<line> *.0 </line>
<line> -*.9 </line>
<line> -0.2 </line>
<line> 0.* </line>
</par>
<par>
<line> -0.* </line>
<line> 0.1 </line>
<line> *.1 </line>
<line> 0.2 </line>
<line> -0.9 </line>
<line> 1.0 </line>
<line> 0.2 </line>
<line> -0.1 </line>
</par>
<par>
<line> -0.2 </line>
<line> *.1 </line>
<line> 0.1 </line>
<line> 0.1 </line>
<line> -0.2 </line>
<line> 0.2 </line>
<line> 1.0 </line>
<line> 0.3 </line>
</par>
<par>
<line> -0.1 </line>
<line> 0.1 </line>
<line> 0.0 </line>
<line> -0.0 </line>
<line> *.* </line>
<line> -0.1 </line>
<line> *.3 </line>
<line> 1.0 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> ALFEN*S1 </row>
<row> DES*STE*TE1 </row>
<row> CiAnciasE*atase*aTerra* </row>
<row> BAC*AREL*DO1 </row>
<row> NOTURNO* </row>
<row> EN*MADIOPAB* </row>
<row> CO*ARendEs*PAb1 </row>
</column>
<column>
<row> 0,5 </row>
<row> 0 </row>
<row> -*,5 </row>
<row> -1 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*resina PI, v. 2*, n. 5, a*t. 1, p. 3-*9, *ai. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. L. S. Pereira, G. R. G. Pess*nha, *. L. O. Campos </line>
<line> 14 </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Quadro extraído do Soft*ar* GRETL (Gnu Regression, *conometrics and Ti*e-series Library) </line>
</par>
<par>
<line> (2*2*). </line>
<line> No presente e*tu*o, a hipótese 1 (*1) n*o foi confirm*d*, po*s a d*s**nc*a do </line>
</par>
<par>
<line> dom*cíli* natural do discente (distânci*) em *elação ao *am*us universitário d* **r** </line>
<line> freq*e*tado po*su* uma co*rela*ão insignifi**nt*, nã* *en*o capaz de int*rfer*r n* desis*ência </line>
<line> do aluno. </line>
<line> A vari*vel Dummy (*lfenas1) indic* uma correlação de *0% (sessen*a po* cen*o), </line>
<line> classificada como moderada, em relaç*o à variável distância, um indica*ivo e*p*rado em </line>
<line> razã* de que a *idade *e Alf*nas (local d* *ampus) foi indicada na *istância entr* 0 a 50km, </line>
<line> a*sim como outras cid*des vizinhas que estão nesse *esmo rai*. </line>
</par>
<par>
<line> A *o*relação da *ari*vel </line>
<line> C*ências Exat*s e da Terr* c*m a variável Desis*ência </line>
</par>
<par>
<line> equiva*e a 20% (v*nte por cento). De*reend*-se *e*sa *nál**e **e, embora haja es*udos que </line>
<line> demons*rem uma *olatili*a** alta nos cursos da referi*a grande área, a correlaç*o entr* es*as </line>
<line> variáveis é insignificante para refletir na evasão de *l*no. </line>
<line> Contud*, no p*ese*te est*d*, a h*pótese * (H2) foi parcialmente con*irm*da. Em **a </line>
</par>
<par>
<line> análise d*scri*iva *os </line>
<line> d * dos </line>
<line> coletados, *s </line>
<line> cursos compreend*d*s </line>
<line> na grande área da Ciências </line>
</par>
<par>
<line> *xatas e da Te*ra ficar*m ** segun*o lug*r entre os cursos co* maio* </line>
<line> *úmero de ***nos </line>
</par>
<par>
<line> evadido*, o qu* corrobora p*rcialmente a hipót*se levantada, pois essa gr*nde área não possui </line>
</par>
<par>
<line> * m*ior número de alunos evad*dos, mas a tercei*a mai*r ju*to com C*ências Humanas, * </line>
<line> entre as seis grandes área* *s*u*a*as. </line>
<line> Pela anál*se da ***riz d* correçã*, a hipót*se 3 (H3) *ambé* não f*i *onf*rma*a. </line>
</par>
<par>
<line> Embora haja estudos que apontem q** a evasão é mais acentuada </line>
<line> ** cursos noturnos, os </line>
</par>
<par>
<line> dados mostraram que a variável turno (no*u*no1) *ossui uma correlação de 10% (dez *or </line>
</par>
<par>
<line> cento), em r*laçã* à </line>
<line> vari*ve* *etermi*ante (des*ste*te), o *ue torna es*a c*rrelação </line>
</par>
<par>
<line> insi**ificante para i*terferir na desistência do alun*. </line>
<line> A correla*ão entre as variáveis b*char*l***1 e noturno1 é esper*da, pois v*riável a </line>
</par>
<par>
<line> *oturno1 c*mp*eende cu*sos n*turno ou </line>
<line> integr*l a variável bacharelad*1 comp*eende e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> mo*al*dade b*char*lado </line>
<line> o* </line>
<line> licenciatura, ca*o em que a ma*o*ia dos cursos notur**s são na </line>
</par>
<par>
<line> modalidade licenciatura e a m**ori* dos cursos *o p**íodo integra* são bac**relados, o que </line>
<line> justifica um* c**relação d* 90% entre s*, sendo cons*d*rada muito alta. </line>
<line> Pela análise da matriz *e correção, a hipótese 4 (H4) *ambé* não foi c***irma*a. Não </line>
</par>
<par>
<line> obstante haja </line>
<line> estudos q*e cons*derem a </line>
<line> variável socioeconômica do *studante um fator </line>
</par>
<par>
<line> rel*vante </line>
<line> pa** que ele permaneça </line>
<line> ou *ão na insti*ui*ão, a correlação por si </line>
<line> s ó da </line>
<line> variável </line>
</par>
<par>
<line> Co*a**ndEsPAb*, que se r*f**e a a*unos com re*da fa*iliar bruta per capita igual *u inferi*r </line>
<line> R**. FS*, Teres*na, v. 21, n. 5, art. 1, p. 3-19, mai. 2024 ww*4.fsanet.co*.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> A E*asão na Univer*idade *ed*ral de Alf*n*s Compara*a * P*squisas em *utras Instituições de **sin* Superior 15 </row>
<row> a 1.5 salário *ín*mo, que tenh** c*rsa** i*tegr*lme*te o en*i*o médio em escolas públ*cas, </row>
<row> com a va*iáv*l *etermina*te é i*significan*e, não send* capaz de ref*et*r na evasão do aluno </row>
<row> neste es*udo. </row>
<row> 4.2 Re**essão </row>
<row> O modelo *e *egressão aplicado nas *ariávei* *elecionadas ap*esentou uma margem de </row>
<row> 78,9% de previs*o de acert*, com um *-*uadrado *justad* em 3,1*%. </row>
<row> N* *este de colinear*dade, *oda* as v*riáveis tiv*r*m *m resultado menor q*e 10%, </row>
<row> nã* *e*do necessário suprimir nenhuma variável selecion*da anterio*men*e, em razão de não </row>
<row> *x*sti* *ep*n*ência *inear entre elas capaz de c*mprometer os resultados da pes*uisa. </row>
<row> A*ós aplica*ã* *a *la*i*h* com os dados da pesquisa ** Sof*ware G*ETL, houv* uma </row>
<row> previs*o incon*lusa n* matriz confus*o, Quadro 5, em relação à var*ável Des*stent*1, pois o </row>
<row> software n*o previu a alt*rnati*a * que in*ica *** o aluno é desis*ente. </row>
<row> Quadro * - Matriz con*usão </row>
</column>
<par>
<line> </line>
<line> Previs 0 </line>
<line> to 1 </line>
</par>
<par>
<line> Efe*ivo ----- 0 </line>
<line> 371* </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> 995 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<column>
<row> F*nte: Software GRET* (Gnu Regression, Econome*ric* and Time-seri*s Lib*ary). Adapt*do *el*s a*tores </row>
<row> (2023). </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Não obstante às </line>
<line> a*álises *ealizadas *obre as h*póteses, tod*s as variáve*s possuem </line>
</par>
<par>
<line> coeficiente *ositivo no mode*o de r*gressão lo*ística, o que d*monst*a uma *elação de </line>
</par>
<par>
<line> d**endên*ia em relaç*o à </line>
<line> variá*el **penden*e (Desist*ncia), ou se*a, há uma associa**o </line>
</par>
<par>
<line> direta entre elas. C**tudo, os resultados da matriz de c*rrel*ção no Q*adro 4 ap*esento*, po* </line>
</par>
<par>
<line> *xempl*, </line>
<line> uma correlaç*o *ns*gn**icante entre a variáv*l C*ências E*atas e da *erra com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ariável D*sistência, o que pode ser explicado devido * inconcl**ão na previsão da a*te*nativa </line>
</par>
<par>
<line> 1 da *ariável *epende*te qu* indica o aluno </line>
<line> d*sis**nte, d*spo*ta *a mat**z confusão </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 5, * *ue não interfere no res*ltado da p*squi**, mas é *mporta**e qu* seja destacada. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter**ina PI, v. 21, n. 5, art. 1, *. 3-19, *ai. 2*24 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. L. S. Pereira, *. R. G. Pessanh*, *. L. O. Campos </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> * CONSI**RA*ÕE* **NAIS </line>
</par>
<par>
<line> Há div*rso* estudos sobre evas*o *e alunos </line>
<line> no ensino su**rio*, sobr**udo na* </line>
</par>
<par>
<line> instit*i*ões públicas, devido ao fato ** a te*ática impactar em diversas áreas s**ia*s, s*ja na </line>
<line> v*da pa*t*cu**r do aluno * de *ua f*mília, *ej* na instit*i*ão de e*sino, *eja na economi*, *om </line>
<line> conseq*ências neg*tivas gera*as pela evasã* - em sent*do amplo ou res*ri*o do *ermo. </line>
</par>
<par>
<line> Diferentemente d* esperado </line>
<line> na* *ipóteses leva***das, </line>
<line> os dados mostra*am que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> d*stância do dom**ílio natu*a* d* d*scente; *s *ursos c*m*reend*dos n* grande área da </line>
<line> Ciê*cia* *xatas * da Terra; a eva*ão mais acentuada em cursos no*urnos; a cota de renda por </line>
</par>
<par>
<line> *i s*; indicam uma correla*ão insig**fica**e em relação à </line>
<line> *ariável </line>
<line> d*pen*ente (de*istência). </line>
</par>
<par>
<line> Iss* </line>
<line> dem*nstr* *u* não se po*e ad*tar d*terminada var*ável como </line>
<line> padrão para justif*car </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> evas*o, pois u*a mesma variáve* pode esta* assoc*ada, </line>
<line> influe*ciar, ser im**rt*n*e, </line>
</par>
<par>
<line> sig*ificativ* e </line>
<line> *xpl*car e*asão do a*u*o, a </line>
<line> ass*m co*o possuir uma correlaç*o totalm*nte </line>
</par>
<par>
<line> oposta, insigni*icante, a d*p*nder da institui**o em *nál*se. </line>
<line> Isso não *ign*fica q*e tal variável nã* deva ser levada em consideraçã* na realização </line>
</par>
<par>
<line> de e*tudos futuros sobre a temática, mas parece sugeri* </line>
<line> que, e*bora ha*a variáveis m*is </line>
</par>
<par>
<line> *requentes em análi*e de co*relação com a evasão de **uno, é *ecessário anal*sar caso a caso </line>
<line> *a*a se ter *m conhecimento es*ecí*ico da realidade d* cada in*tituição estudada. </line>
<line> Os resultados d*ste trabalho ***roboram, p*rta*to, os princi*ais achados nos estu*o* </line>
</par>
<par>
<line> *e Silva, *abral * </line>
<line> *acheco (2*20), </line>
<line> Silva e* al (20**) e Ar*anjo (2022), *ce**a da </line>
</par>
<par>
<line> complexidade </line>
<line> do t*ma ev*são no ensino superio*, na medid* em que </line>
<line> n*o há *ma solução </line>
</par>
<par>
<line> geral par* *ss* problema e que fatores que podem influenciar a evasão diferem de *cordo com </line>
<line> cada *urso, instituição, entr* outras var*áveis. Por outro *ado, *s r*sultados de*ta pesquisa não </line>
<line> corroboram os principais acha*os nos estudos de Lopes et al (2023) e S**va (2022), já que a </line>
<line> **riá**l D*stânci* (H1) foi um fator qu* nã* se mo**ro* associado *om a evas** na UN*FAL- </line>
<line> *G, *ã* pod*nd* ser af*rm*d*, porta*to, que ela é um atributo important* para ser uti*izado </line>
<line> e* algoritmo d* classifi*ação, pois verificou-se que é r*la*ivo considera* uma *ari*v*l c**o </line>
<line> signif*ca*te ou não. </line>
<line> C*m isso, e*te estud* contribui pa*a que out*os pesqu*s*dores não se l*mitem à </line>
<line> escolha *e vari**eis mais co*uns em e*tudos sobre evasão de alun*s *o *nsino s*perior, </line>
<line> op*ando também por out**s v*riáve*s q*e *e mostrarem mais *on*izent** com a *ea*idade d* </line>
</par>
<par>
<line> instituiçã* est**ada, otimizando te*po de pesquis* e pro*ici**do uma maior </line>
<line> *ssertiv*d*de </line>
</par>
<par>
<line> *as causa* da *v*são. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teres*na, v. 21, n. *, art. *, p. 3-19, ma*. 2024 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A E*asã* na Univers*dade *ed*r*l de Alf*n*s C*mpar*da a Pe*quisas em outras Instituições de Ensino Superior 17 </line>
<line> Como li*i*ação a* present* estudo, dest*ca-se a se*eção de outras variáveis, como, </line>
</par>
<par>
<line> **r exemp*o, o Coef*ciente de D***m*enho Ac*dêmico - CDA </line>
<line> o* a rela*ão </line>
<line> de alunos </line>
<line> qu * </line>
</par>
<par>
<line> recebem a*gum tipo </line>
<line> de auxílio es*udantil, q*e *onstavam em base </line>
<line> de </line>
<line> dados *iferente, </line>
<line> o </line>
<line> *u e </line>
</par>
<par>
<line> in*iabilizou a seleção dess*s var*áve*s p*ra esta </line>
<line> pesquisa, mas que podem ser utiliza*as em </line>
</par>
<par>
<line> out** es*udo. </line>
</par>
<par>
<line> Sugere-se par* </line>
<line> estud*s futuros a </line>
<line> *ossib*l*dade </line>
<line> de se coletare* outr*s </line>
<line> dados, a </line>
</par>
<par>
<line> *xemp*o do* citados no par**raf* an*eri*r, no ca*o da U*IF*L-MG, *e mod* que tais dados </line>
</par>
<par>
<line> possam **r relação singular co* a inst*tuiç*o para ampl**r o campo *e </line>
<line> es*u**s e es*reitar </line>
</par>
<par>
<line> ca*i*h** na com*reen**o da *lta * progressiva tax* de evasão *o ensin* s*perior *a úl*ima </line>
<line> déca*a, *egundo INEP-**21, e para q*e *es*ore* possam adotar medidas mais a*s*rt*va* no </line>
<line> enf*entamen*o do *roblema. Sugere-s*, por fim, q*e a prese*te pesquisa p*ssa s*r r*alizada </line>
<line> nos dema*s campi da UNIFAL-M*. </line>
<line> *EFE*ÊNCIAS </line>
<line> ARCANJO, J. A. Fatores a*so**ados * permanência de estudant*s no **sino superior no </line>
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<line> file:///C:/Use*s/proaf-*0*2513/Downloads/67-Texto%*0do%20artigo-*7-11*-*0- </line>
<line> *0181201%20(*).pdf. *cesso em: 02 se*. *023. </line>
<line> E*T*TE, M. B. S. Evasão de u** u*i*ersi*ade particular: um *studo *e caso utiliz*ndo * </line>
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<line> 2023. </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina, v. **, n. 5, art. 1, p. 3-19, mai. 20*4 *ww4.fsanet.*om.br/revista </line>
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<line> A E*as*o na *ni*ersidade Fe*eral de Al*enas Comp*rada a Pesq*isas *m outras Instit*ições de Ensino Superior 19 </line>
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<line> Como Referenci*r e*te A*tigo, conforme ABN*: </line>
<line> PER**RA, R. *. S; PESSANHA, G. R. G; *AMPO*; C. L. O. A Evasão na U*ivers*dade Federal de </line>
<line> Alfenas **mpar*da a Pe*quisas em *utra* Instit*ições de Ensino Superio*. *ev. FSA, *eresina, v. 21, </line>
<line> n. 5, art. 1, p. *-19, mai. 2*24. </line>
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<line> Co*tribui*ão dos Autores </line>
<line> R. L. S. Pereira </line>
<line> G. R. G. Pes*anha </line>
<line> C. L. O. Campos </line>
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<line> 1) conce*ção * plan*jamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
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<line> *) análi*e e interpretação dos *ados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elabor**ão d* **scunho ou na revisão crítica do conte*do. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) partic*pação na ap*ovaç*o da versão final do *anuscri*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FS*, T*res*na PI, *. 21, n. 5, art. 1, p. 3-19, mai. *02* </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revista </line>
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