<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 2, art. 10, p. 189-204, *e*. 20*4 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.2.10 </line>
</par>
<par>
<line> *niquidade no Acesso de Pessoas I*o*as aos Ser*iç*s de Sa**e: Reflexões e D**afios </line>
<line> Inequ*lities in Ol*er Pe*p*e's Access *o Health Serv**es: Re*lections *nd C*allen*e* </line>
<line> Thais d* Silva-Ferreira </line>
<line> Mest*ad* em Ciências do E***lhecimen*o pela Universi*ade São Ju*as Tadeu </line>
<line> Gra*uação em Psicolo*ia *ela Universida*e São Juda* Ta*eu </line>
<line> E-mail: **ais.sil.*e@h*tmail.com </line>
<line> Da*t* *gassava*a </line>
<line> Mestre em Ciênc*a* do Envelh*cimento pel* Universidade São *uda* Tadeu </line>
<line> e-mail: o*ass*va*a.d@gm*il.com </line>
<line> Jen*ff*r *erreira-C*sta </line>
<line> *estrado em Ciê*cias do Envelhecimento pela Un*versidade São J*d*s *a*eu </line>
<line> *radu*ção ** Psicologia pela *n*vers*dade São Ju*as Tadeu </line>
<line> *-*a*l: cjf.jeniffer@gmail.com </line>
<line> *ariss* F*rnandes C**a*go </line>
<line> E*onomist* pela Unive**idade Cr*zeiro d* Sul </line>
<line> e-mail: *aris*afcamarg*6@gmail.c*m </line>
<line> José *aria Mont**l </line>
<line> Doutor e* Psicologia pe*a Un*v*rsidade São Francis*o </line>
<line> *ocente *o Progr**a de Pó*-graduação Stricto Se*su em C**ncias do Envelhecimento *a Univer*idade São Judas Tadeu </line>
<line> E-ma*l: mont*e*jm@hotmai*.com </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: T*a*s da *ilva-Ferreir* </line>
</par>
<par>
<line> Rua </line>
<line> Taquari, </line>
<line> 546, </line>
<line> Mooca, </line>
<line> *3166000 </line>
<line>-</line>
<line> S*o </line>
<line> Pa*l*, </line>
<line> SP </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Bra*il. </line>
<line> Editor-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> To*ny </line>
<line> Kerley </line>
<line> d* </line>
<line> Al**car </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: </line>
<line> D*nte Og*s*avar* </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Rua </line>
<line> Taq*ari, </line>
<line> *46, </line>
<line> Mooca, </line>
<line> 031660*0 </line>
<line>-</line>
<line> São </line>
<line> Paulo, </line>
<line> SP </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Bra*i*. </line>
<line> *rt*go recebi*o em 29/11/202*. Últ*ma </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: </line>
<line> Jeni*fer Ferreira-Costa </line>
<line> recebida *m 1*/12/*023. Aprovado em 13/12/2023. </line>
</par>
<par>
<line> Rua </line>
<line> *aquar*, </line>
<line> 546, </line>
<line> *ooca, </line>
<line> 03166000 </line>
<line>-</line>
<line> São </line>
<line> Paulo, </line>
<line> SP </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> *rasil. </line>
<line> Aval*ado *elo siste*a Triple Review: a) Desk Review </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: </line>
<line> La**ssa Fernandes Camargo </line>
<line> pelo Ed*t**-Ch*fe; e b) Dou**e Bl*nd </line>
<line> *e**ew </line>
</par>
<par>
<line> Rua </line>
<line> Taq*ari, </line>
<line> 54*, </line>
<line> Mooca, </line>
<line> 03*66000 </line>
<line>-</line>
<line> São </line>
<line> Pa*l*, </line>
<line> SP </line>
<line>-</line>
<line> (aval*ação cega por dois avalia*o*e* da área). </line>
</par>
<par>
<line> Bras*l. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> José *a**a *o**iel </line>
<line> Revisão: G*amatical, Normati*a e *e For*atação </line>
</par>
<par>
<line> R*a Taquari, *46, Mooc*, 03166000 - São Paulo, SP - </line>
<line> Brasil. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. S. Ferrei**, D. Ogassavara, J. F. *osta, L. F. Camargo, J. M. Montie* </line>
<line> 1*0 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> * envelhec*m*n*o populacional caracteriza-s* </line>
<line> como um f*n*meno que implica nov*s </line>
</par>
<par>
<line> deman*a* e desafios, especialment* no â*bito dos cu*da*os com a saú*e, tornando *vident* </line>
<line> u*a c**sce*t* n**essida*e de *t**ção * saú*e. *esse *onte*to, este est*d* *bjetiv*u anal*sar </line>
</par>
<par>
<line> a in**u*dade prese*te no acesso na e </line>
<line> utilizaç*o de serviços </line>
<line> de saúde pela populaç*o idosa </line>
</par>
<par>
<line> brasileira. A pesqui*a, de natureza qualitativa e descr*tiva, f*i conduzida por meio d* uma </line>
</par>
<par>
<line> revis*o de *itera*u*a nar*ativa entre julho e </line>
<line> nov**bro *e 2023, util*zando as plat*formas de </line>
</par>
<par>
<line> busca SciELO, ERIC e PePSIC. Ut**izou-se os termos "a*esso aos serviços de *aúde", "i*oso" </line>
<line> e "envelhecime*to", em português e inglês, foram *mprega*os t*nto de forma conjunta </line>
</par>
<par>
<line> q*anto se*arada, resu*tando na an*lise *e </line>
<line> 28 e*tudos. *s resultados indicam q*e, devido às </line>
</par>
<par>
<line> alteraç*es *ecorrentes d* envelhecimento, há u*a demanda cr*scente por cui*ados de saúde </line>
<line> v*ltados para os indi**duos idosos. E*tretanto, des*aca-se a escassez de pr*f*ssion*i* geriatras </line>
<line> em diferen*es serviç*s especializados *ara *s** grupo. Além diss*, são me*cionados *specto* </line>
</par>
<par>
<line> socioeconômicos indi*id*a*s e d*sparidad*s geográficas qu* in*luen*iam o acesso </line>
<line> *os </line>
</par>
<par>
<line> *ervi*os de saú*e, t*nto públicos qu**to priva**s, trazendo à to*a *otenciali*ade* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p**blemáticas pert*n*ntes da iniquidade no ace*so e utiliza*ão dos serviç*s de saúd*. Conclui- </line>
</par>
<par>
<line> se, *or*ant*, que a p*pulação idos* apres*nta particularida*es </line>
<line> qu* re*uer*m atenção </line>
</par>
<par>
<line> es*ecífic* nos c*i*ados propor*i*na*o* pelo* serviços *e saúde </line>
<line> e p*los pro*issionai* </line>
</par>
<par>
<line> envolvidos nesse proc*sso. Por fim, *essalta-*e que os aspectos relac**nados à cond*ção soci*l </line>
<line> e econômica podem impactar signif*cativamen*e no ac**so *os serviços de *aúde po* **rte da* </line>
<line> pessoas *dosas. </line>
<line> Palavras-ch*ve: Ac*s*o aos Se*v*ço* de S*úde. E*v*lhecimento. Saúde. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Popu*ation aging is **aracterized as a *henomenon t*at i*plies **w *emands and *hallenge*, </line>
<line> especially in t*e r*alm of healthcare, making e*ide*t a grow*ng need for h*alth atten**on. In </line>
<line> th*s contex*, this s*udy aimed to analyze the inequi*y pres**t in the acce*s and u*i***a*i*n of </line>
</par>
<par>
<line> h*a*th </line>
<line> ser*ices by the </line>
<line> e*der*y </line>
<line> p**ulation in *razil. The research, of a qualita*iv* an* </line>
</par>
<par>
<line> descriptive nature, was cond*cted throug* a </line>
<line> narrative literatu*e *ev*ew b*tween July *nd </line>
</par>
<par>
<line> *ove*b** 2023, using the *c*ELO, ERIC, </line>
<line> and PePSIC s*arch platforms. The t*rm* "a*cess </line>
</par>
<par>
<line> to *eal*h service*," "*ld*r*y," and "aging," </line>
<line> *n *ortuguese and Eng*ish, **** *mploye* both </line>
</par>
<par>
<line> jointly and separ*tely, resulting in the analysis of 28 st**ies. The res**t* indica*e that, du* to </line>
</par>
<par>
<line> *gin*-r**ated c*a*ges, the** is a growin* </line>
<line> demand for healthcar* focused on **de*l* </line>
</par>
<par>
<line> ind*viduals. However, t*e shortag* of </line>
<line> ge*iatric prof**sionals in v*rious speci*lized serv*ces </line>
</par>
<par>
<line> *or *h*s g*oup is emphasiz**. A*ditionally, </line>
<line> in*i**dual so*ioec*nom*c aspec*s and </line>
</par>
<par>
<line> **o*raphical d**parit**s that influence acc*ss to he*lt* services, *oth public and p*ivate, are </line>
</par>
<par>
<line> m*ntioned, bri*g*ng *o li*ht poten*ial a*d pertinent i**u** </line>
<line> of ineq*ity in the </line>
<line> access a*d </line>
</par>
<par>
<line> util*zat*on of healt* servi*e*. It ** conc*uded, therefore, that t*e el*erly populati*n *res*nts </line>
</par>
<par>
<line> p**ticularit*es tha* *equi** specifi* </line>
<line> a*te*t*on in the </line>
<line> care provid*d by health servi**s *nd th* </line>
</par>
<par>
<line> pr*fes*io*als involve* in *hi* proce*s. Fi***ly, it is e*phasized t*at a*pects related to social </line>
<line> and economic conditio*s can *ignificantly impact the acc*ss to health services *y the elderly. </line>
<line> Keyword*: Health S*rvices Accessibi*it*. *ging. He*l*h. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teres*na, v. 21, n. 2, *rt. *0, *. 1*9-204, *ev. 2024 </line>
<line> w*w4.f*a*et.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sai Ve*ho, Deixa o Novo *ntra*": * Luto ** A*ose**ar, Enve*h*cer, da F*nitude e da Sexua*id*de </line>
<line> 1*1 </line>
</par>
<par>
<line> 1 *NTRO*UÇ*O </line>
</par>
<par>
<line> O envelhecimento </line>
<line> populaciona* é um **n*meno observado *m *ível mund**l. No </line>
</par>
<par>
<line> contexto bra*ileiro, o Ins*ituto Brasilei** </line>
<line> de Geog*af*a *stat*stica (I*GE, *0*3) apres*nta e </line>
</par>
<par>
<line> estimativas *cerca d* *udança ** pirâ*ide demogr*f*ca por me*o do índice </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> envelhe*im*nto. O IBGE (*023) expõ* que e* 2*2*, para cad* 100 crianç*s com *dades entre </line>
<line> 0 e 14 anos, havia 55,* idosos. Isso *nd*ca u*a ex*ressiva m*dança *rogr*ssiva na pirâmide </line>
</par>
<par>
<line> populacional, qu*, a*ém de represe*tar um avanço em r*lação * *xpec*ativa de vida </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *opu*ação, t**bém traz consigo n*vos *esafio* * serem enfre*tados. </line>
</par>
<par>
<line> A Org*nização Pan-Am*r*cana da Saúd* (OPA*), p** meio do O*servatório de Saú*e </line>
<line> e Envelhe*imen*o p*ra a* Américas, est*mou **e na *egião das Améri*as, na úl*ima d*cada e </line>
</par>
<par>
<line> *e** até o ano de 2019, houve um aumento de aproxim*damente 7*% no númer* de </line>
<line> an*s </line>
</par>
<par>
<line> vi vi dos </line>
<line> *e*a po*ulação co* 80 anos </line>
<line> *u m*is, co* * pre*ença de algu*a inc*pa**dade. </line>
</par>
<par>
<line> C*a*a-se a aten*ão *ara uma das demandas trazidas com o envelheci**n*o populac*o*al: o </line>
<line> a*orte em saúde e as de*andas multid*mens*o*ais ** p*ssoa idosa. </line>
<line> A OPA* *in*a remete e* *e*aç*o *o Envelh*cim*n*o Sa*dáve* algumas *inhas *erais </line>
</par>
<par>
<line> a serem alcança*as para a promo*ão da saú*e física, </line>
<line> ment*l, qualida*e de vida </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> indepe**ência </line>
<line> dessa pop*laç*o, visando </line>
<line> e*itar que o envelh*cimento pop*lacio**l produza, </line>
</par>
<par>
<line> em última instância, uma crise na estrutura de **úde e *e as*ist*ncia social das Américas. As </line>
</par>
<par>
<line> l*nhas g*rais são: promoção de alianças e </line>
<line> polí*ica* pú*lic*s </line>
<line> vo*tadas </line>
<line> ao *nvelhecimento </line>
</par>
<par>
<line> s**dáve*; **oio ao d*senvolvimen** de *mbientes am*gáveis e ada*tados à populaç*o idosa; </line>
</par>
<par>
<line> alinham*nto dos ser*iços *e saúde com as </line>
<line> e*pecifici*ade* </line>
<line> desse grupo *tário; </line>
</par>
<par>
<line> dese*volvimento </line>
<line> de s*stemas s*ste*táveis e equitativo*; melhor*a d* *en*uração, </line>
</par>
<par>
<line> *on*toramento e p*squ*sas voltadas ao env**hecimento. Vale dest*ca* o terceiro item sobre a </line>
</par>
<par>
<line> s*ntoni* dos serv*ço* de saúde com as *ec*ssidades da pessoa idosa. Essa ab*rdage* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> re*o*çada ** docum*n*o d* 2020, da Asse**leia Geral das Nações *ni*as, que proclamou a </line>
</par>
<par>
<line> déc*d* de 2021-2030 como a "Déc**a </line>
<line> *o *nvelheci**nto Sa*dável". Nessa </line>
<line> pe*sp*ctiva, </line>
</par>
<par>
<line> de*tacam-se in*ciat*vas para cuidados integrados nos serviços de saúde pri*ár*os, at*ndend* </line>
</par>
<par>
<line> à* demanda* </line>
<line> es*ecíficas da pesso* idosa </line>
<line> e </line>
<line> **fatiza-se a impor*â*cia do *cesso aos cui*ados </line>
</par>
<par>
<line> de lon*a dura*ão para e*se grupo etário. </line>
<line> O e*vel*e*im*nto frequen*e*ente tra* consigo condições cr*nicas incapacitantes, </line>
<line> e*pe*ial*en*e em países *mergente* como * Brasil, onde as políti*as p*blicas para atende* às </line>
<line> *ecessida*es *a população idosa muitas v*zes sã* insuficientes (TRINTINAGLIA; </line>
</par>
<par>
<line> BONA*IGO; AZAMBUJA, </line>
<line> 2*2*). Ne*se cenário, é rele*an*e recorda* o c*nceito </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Ter**i** PI, v. 21, n. 2, art. 10, p. 189-204, fev. 2*24 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. S. Ferreira, D. Ogass*va*a, J. F. Cost*, L. F. Camargo, J. M. Montiel </line>
<line> 192 </line>
</par>
<par>
<line> "transi*ão epid*mio*ógica" p**pos*o por Omr*n *m 1971, q*e d*scr*ve a comple*a mudan*a </line>
</par>
<par>
<line> *os *adr*es de saúde relac*onados aos seus *eterminantes. Essa transi*ã* env*lve </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> di*inu*ção d* risco de *oenças i*f*cciosas e o </line>
<line> aumento de doenças cr*ni*a* não- </line>
</par>
<par>
<line> *ransmissíveis. *ebrão (2009) de*ta*a *ue * tra*siç** </line>
<line> de*ográfica, *mbo*a não </line>
<line> esteja </line>
</par>
<par>
<line> direta*ente ligada à transição **idemioló*ica, contribui *ara * **mento da *em*nda por </line>
<line> cuidados re*aciona*os a doença* com*ns n* ve*hice. Is*o oco*re devido à reduçã* da taxa de </line>
</par>
<par>
<line> natalidad* e ao aum*nto da *xpectativa de vida, re*ultando em uma maior prevalê*cia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> doe*ças crônicas e não-*ransmissíve*s. </line>
</par>
<par>
<line> É r*lev*nte, *ortanto, co**eituar a carac*erística do que é consid*rado "acess* *o </line>
</par>
<par>
<line> se*viço de s*úde", difere*ci*ndo de m*neira </line>
<line> b*eve o que se refere à "u*ilização" do ser*iço. </line>
</par>
<par>
<line> Tr*v**so* e Ma*tins (**04) explicitam </line>
<line> qu* o "ac**so" diz respeito ao desempenho </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> sis*emas de saúde em </line>
<line> rel*ção à oferta *o serviço, o* seja, está rel*c*onado com * qual**ade </line>
</par>
<par>
<line> co* q*e um si*tema oferece os serviço* à *o****ção. J* a "utilização" do ser*iço de s*úd* diz </line>
<line> respeito à gara*tia d* a*endimento de determinad* pa*cela da p*pu**ção *ue buscou o serviço </line>
</par>
<par>
<line> e obt*ve êx*t*. O acesso, então, está ma*s rela*iona*o à oferta, </line>
<line> e a *t*li**ção </line>
<line> a* </line>
<line> us o </line>
</par>
<par>
<line> *ropriamente </line>
<line> dito desses serviços. Por *xemp*o, em uma zona r*ral, po*e haver um ótim* </line>
</par>
<par>
<line> *ce*so a serviços d* saúde pautados *a diminuição de riscos pulm*nare* *ara idosos </line>
</par>
<par>
<line> relacionados a al*a* tax*s de po*uição; no entanto, a utili*ação </line>
<line> dess* serviço </line>
<line> pode ser </line>
</par>
<par>
<line> re**tivamente </line>
<line> *aixa. Os </line>
<line> autores </line>
<line> consideram que uma me*ida de acesso pode ser o uso *o </line>
</par>
<par>
<line> serviço, porém não é exp*icitada apenas por est*. </line>
<line> Diant* de tais resso*â*c***, not*-se q*e o envel*ecimento populacional demanda dos </line>
</par>
<par>
<line> serviços de s*úd* uma maior acurácia tan*o n* disponibilidade </line>
<line> da oferta q**nto </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> a****i*ento d*s *spe*ificidades m**tidimens*onais d* pessoa *do*a nos sistemas </line>
<line> *e saúde. </line>
</par>
<par>
<line> Surgindo de tal, e*te est*do *uscou responder: *omo ocor*e *nserç*o e quais a </line>
<line> são </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *rincipais </line>
<line> desafios enfrentados pel*s ido*os br*silei*os n* acesso aos </line>
<line> s*rviços d* sa*de?. </line>
</par>
<par>
<line> Objetivando, assi*, analisar iniquidade pre*ent* *o acesso e na *til*zaçã* de *e*v*ços * </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> saúde pela po*ulação idosa **asile*ra. </line>
</par>
<par>
<line> 2 **TODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> O *elineame*to de pesquisa c*nsisti* em um </line>
<line> e*tudo de caráter qualitativ* (Y**, </line>
</par>
<par>
<line> 2016). A ado*ão des*a aborda*em pe*m*te que os achados sejam coere*te* **ente à realidade </line>
</par>
<par>
<line> e do* elementos discutid*s, </line>
<line> *em como t*mbém po*sibil*t* * bu*ca por ve*ossimi*hança </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> estu*o e de ***idade e*terna (CAMPBELL; MAC*ADO, </line>
<line> 2013). *aracterizou-se </line>
<line> *nquan*o </line>
</par>
<par>
<line> **v. FSA, Teresina, v. 2*, n. 2, art. *0, *. 189-204, fev. 2024 </line>
<line> *ww4.fsa*et.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sai Velho, De*xa o Novo Entrar": O Luto do Apo*entar, Envelhecer, da Finitu*e e da Sexualida*e </line>
<line> 193 </line>
</par>
<par>
<line> um *studo d* abo*dagem descrit*va, vi*a*do ident*ficar e interpretar o* o*jetos d* estu*o s*m </line>
<line> realizar manip*lação das variávei*, com de*ineamen*o d* pesquisa transversal, * que impl*cou </line>
</par>
<par>
<line> e* </line>
<line> d*limitar * colet* de d*dos a um momento especí*i*o n* tempo (CAM*OS, 20*9). Os </line>
</par>
<par>
<line> pr*cedimentos </line>
<line> empregados s* en*uadram na ca*e*oria *e pesqu*sa *ibl*ográfica, já </line>
<line> que s e </line>
</par>
<par>
<line> b*seiam em materiai* e conheciment*s disponíveis em *ontes bibliog*á*icas para </line>
<line> propo* </line>
</par>
<par>
<line> explicaçõe* sob*e o problem* de pe**uisa declarado (KÖCHE, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> Em virtude *o seu c**áter *ualitativo, a r*visão de liter*tura foi conduzida de forma </line>
<line> narra*iva, sem a adoção *e um procedimento sistematizado para a inves**gaç** (casarin et al., </line>
<line> 2020). Send* qu*, *al ab*rdagem revela-se oportuna ao possibilitar a aquisição e atualizaçã* </line>
<line> de *o*hec*mento de forma *o*cisa, comp*rad* a outras modalidades de revisão d* literatura. </line>
<line> Nesse sentido, des*aca-se *u* u*ilidade pa*a p*ofissionais em atu*ção prática, **oporcio*a*do </line>
<line> uma econ*mia d* *empo na busca por con*e*imentos relevantes (ROTH*R, 20*7). </line>
<line> A captação de materiais f*i rea*izada e*tre os m*ses de julho e outubro de 2023 por </line>
<line> meio de plataformas de busca, como Sci*LO, ERIC e PePSIC. Par* parâme*ro *e busc*s, **i </line>
<line> c*nsu*tado o DeCS/MeSh (Descritores em Ci*ncia* da Saúde/Me*ica* Su*j*ct Headings), </line>
<line> estabelecendo o* ter*o* "ac*sso a** se*viços de saúd*", "idos*" * "envelh*cimento" *m s*as </line>
</par>
<par>
<line> ver*ões </line>
<line> em português inglê*, j**tos e separados, a *im d* identific*r publicações sobre e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> te*át*ca *m questão, no formato de *ivros e ar*igos publi*ados em periódicos científico*. </line>
<line> Como *ritér*o de *nclusão fora* *dotados *s se*uintes requis*tos: disponibil*dade integra* do </line>
<line> estu*o; aborda* * acesso de *dosos da comunidade; *bran*er *s *ervi*os *e saúde. Não foi </line>
</par>
<par>
<line> ado*ado um c**téri* </line>
<line> de excl**ão em razão da da*a d* pub*ic*ção </line>
<line> d*s ma*eri*is, fim de a </line>
</par>
<par>
<line> *ons*derar trabalh*s cl*ssicos na elab*ra*ão da presente </line>
<line> i*vestigaç*o. Por fim, fora* </line>
</par>
<par>
<line> i*cluídos 28 est*dos que atenderam a*s crit*rios supracita*os. </line>
</par>
<par>
<line> 3 RESULTADOS E DIS**SSÃO </line>
</par>
<par>
<line> Co* base **s consider*ções *e Tr*vasso * Castro (201*), o pr*ncí*io da equidade no </line>
<line> ace*s* aos *erv**os de *aú*e é c*mpreendid* com* uma di**triz s*guida por di*ersos *aíse*, </line>
<line> e**ecialmente na Eu***a. No c*ntexto br**ileiro, ess* característica ga*ha esp*ci*l *elevân*i* </line>
</par>
<par>
<line> *evido </line>
<line> ao S*stema Úni*o </line>
<line> de Saúde (S*S). Conforme a definição const*tucio*al, a saúde </line>
</par>
<par>
<line> **nstit*i u* dever do Estado, gar*ntin*o ace*so </line>
<line> universal *gu*litário a todos os *idadãos e </line>
</par>
<par>
<line> brasile**os (BRASIL, 1988). Esse *ompromi*so con*titucion*l reflete a impo*tância atribuí** </line>
<line> à saúde como um *irei*o **nda*e*t**, des*aca*** a busca por um sis*ema que assegure que </line>
<line> tod**, independentem*nte de sua con*ição soci*l ou eco*ômica, possa* usufruir de serviços </line>
<line> Rev. *SA, Teresina P*, *. 21, n. 2, art. 10, p. 189-204, fev. *024 www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. Ferrei*a, D. Ogassavara, J. F. Cos*a, L. F. Camargo, J. M. Montiel </line>
<line> 1*4 </line>
</par>
<par>
<line> de saúde de qua*ida*e. Nesse *ontexto, compre*n**r a interseç*o entre os princípios </line>
</par>
<par>
<line> *conômicos e as políticas de saúde torna-se crucia* p*ra o desenvolvi*ento de </line>
<line> estra**g*as </line>
</par>
<par>
<line> *fica**s que visem aperfeiço*r a *quidade no acesso e na util*zaçã* dos serviço* de saúd* n* </line>
<line> contexto da sociedade brasil*ir*. </line>
<line> Ainda confor*e a* a*álises de *ravasso e Cas**o (2012), ** e*fatizarem os *studos de </line>
</par>
<par>
<line> Amartya Sen, que *e*ter* a </line>
<line> impo**ância da doença e da saúde como t*mas *estac*dos n*s </line>
</par>
<par>
<line> disc**s*es sobre equidade e justiça social, res*a*ta-se a cru*ial de *i*erencia* a *quidade n*s </line>
<line> condições *e saúde da *quidade n* acesso e na utilizaçã* de s****ços de sa*de. Essa disti*ção </line>
</par>
<par>
<line> * fu*damental, pois os dete*minan**s da equidade nas condições </line>
<line> d* saúde diferem dos </line>
</par>
<par>
<line> determ**antes d* equida** n* a*esso e na util*zação de *erviç*s *e </line>
<line> s*ú*e. Essa </line>
</par>
<par>
<line> fu**amentação base*a-s* na compr*ensão de que tais </line>
<line> fatores </line>
<line> var*am e* sua na*u*ez* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> impacto, eviden*i*ndo a compl*xidade envol**da na pr*moção da ***idade no seto* d* *aúd*. </line>
</par>
<par>
<line> *ão o*stante, os concei*os *e igualdade *requentement* se configuram pragmatica**nte </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> d*t*ime*to *a Constituição Federal, dest*cando desafios associados à </line>
<line> imp*e*entação </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> políticas *úblicas que vi*em atingir o **nceito de equid*de na distribuiç*o e *a opo*tunidade </line>
<line> de acesso aos recurs*s * serviços de saúde. </line>
<line> O envelhecimento po*ulaci*nal represent* u** das principai* tr*nsfor**ç*es </line>
<line> demogr*ficas, tr*zendo muda*ças bio**ico*s*ciais signif*cat*va*. Essas alterações a**entam </line>
</par>
<par>
<line> a suscetibi*idade a </line>
<line> doenças e *emandam maio* cuidad* em *aúde </line>
<line> para po*ulaç*o idosa. a </line>
</par>
<par>
<line> Denota-s* a i*portância da adaptação dos s*rviços *e saúde às necessidades específicas dos </line>
<line> idos*s e * ca*acitação profissionais para proporciona* cuidados e *tenção **equados. Reflete- </line>
</par>
<par>
<line> se sobre a *us*entação de tal *e*ário *or *eio de </line>
<line> pol*ticas p*blicas volta*a* ao </line>
</par>
<par>
<line> envelh**imen*o saudável, *revenção d* </line>
<line> d*enças * inc*usão social. Assi*, uma </line>
<line> aborda*em </line>
</par>
<par>
<line> integrad* e </line>
<line> re*peitosa é crucial para garantir o bem-est*r, di*nidade e qualidade de vida dos </line>
</par>
<par>
<line> idosos (OLIVEI*A, 2019; TAV*R*S et al., 20*1). </line>
<line> * desigua*dade econômi*a permeia a **ciedade, *m*acta*do as abrange*tes variávei*, </line>
</par>
<par>
<line> que comp*em </line>
<line> a idade, sexo ou gênero, dis*ondo diretamente </line>
<line> *o ac*ss* </line>
<line> aos </line>
<line> recursos </line>
</par>
<par>
<line> socioe*onômic*s. E*tr*ta*to, ao redirecionar o olhar à p*p*la*ão idosa, *ssa disparidade </line>
<line> econô*ica *ssu*e *specificida*es *ue exige* uma abo**agem cui*a*osa. Nessa fa*e de </line>
<line> maior vulnerabil**ade, nas quai* as demandas de *aúde s* int*nsificam e o acesso ao merc*d* </line>
</par>
<par>
<line> de tra*alh* é reduzido, a de*igu*ldade econôm*ca com**ome*e ***nifi*ati*a*ente </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> capacidade dessa *arcel* da sociedade em alcançar os serviços de saúd* nece*sá*ios. O acesso </line>
<line> pod* ser con*eituad* com* a m*dida em que os indiví*uos tê* disponibilidade aos serviços </line>
<line> essenci*is ou às oportunidades necessá*ias p**a utilizar determinados servi*os, exemplificado </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 2, art. 10, p. 189-*04, fev. 2024 www*.fsane*.com.*r/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "*ai V**ho, Deixa * Novo Entr*r": O Luto do Aposentar, Envelhecer, da Finitude e da Sexualid*de </line>
<line> 195 </line>
</par>
<par>
<line> pela fa**lida*e ou dificulda*e de acesso aos serviços fornecid*s pelo **stema Únic* de Sa*de </line>
<line> (SUS). ** a uti*ização do serviço d* saúde, por sua *ez, caracteriza-se como a garan*** de </line>
</par>
<par>
<line> atendime**o (TRAVASSOS; MARTINS, 2004). E*i*encia-*e, ainda, a </line>
<line> *ro*lemática </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> hospitaliz*ção da pessoa idosa, resultando na *iminuiçã* da ca**cidade funcion*l, denotando </line>
<line> a necessidade de ser*iços espec*alizados e condize*tes com as neces*id**es desse grupo </line>
<line> *tário (TAVARES, NUNES; G*ÁCIO, 2*21). </line>
</par>
<par>
<line> A e*casse* de profissionais geria*r*s evidente no acesso a *erviços especializados é </line>
<line> par* a p*pulação ido*a. Em 202*, o país contava apena* co* *erca de 2.1*3 m*dicos geri*tras </line>
</par>
<par>
<line> (S*HEFFER, 2020), quantidade si*n*fi*ativa*en*e abaixo do </line>
<line> r*comendado </line>
<line> pela OM*, *ue </line>
</par>
<par>
<line> e*t*belece a ne*ess*dade de </line>
<line> um mé*ico geriatra para cad* mil *abitantes. Is*o </line>
<line> sign*f*ca que </line>
</par>
<par>
<line> aproximadamen*e 21*.000 médicos </line>
<line> especializados </line>
<line> e* geri*tr*a seriam *ecessários *aquele </line>
</par>
<par>
<line> ano. Ess* di*par*dade entre * of*r*a atu*l e a demanda real destaca a ur*ên*ia d* </line>
</par>
<par>
<line> inve*t*mentos * políticas p*ra amplia* o acesso *o* serviços d* *aúde voltados *ara </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> população ido*a. </line>
</par>
<par>
<line> No Brasil, *á a p**sibilidade de atendimen*o via uni**des públi*a* de *aúde po* m*io </line>
</par>
<par>
<line> d* SUS </line>
<line> e, dependend* das condições socioeconômicas do ind*víd*o, também são </line>
</par>
<par>
<line> disponibi***ado* aten*imentos </line>
<line> na rede *r*va*a de saúde. Estudos (VIEIRA Jr.; MARTINS, </line>
</par>
<par>
<line> 2015; ALME*D* et al., 2020) apontam tanto ben*fícios quan*o dif*ren*es problemáticas em </line>
<line> ambo* os set*res. A*bas as po*sibil*dades de ut*liz**ão e t*mbém do *c*ss* a*s serv*ços d* </line>
</par>
<par>
<line> saúd* necessitam de uma maio* *ntegr*ç*o entre difer*ntes nív*is de atençã*, visando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i*tegralidade nos cuidados *m saúde </line>
<line> (*IMA *t al., 2018; *UTZ et *l., 2*22). </line>
</par>
<par>
<line> Especi*icamente acerc* da atenção primária, o* auto*es, Mart*ns </line>
<line> et al. (2014) dis*utem </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> seus achados o dis*anciam**to en*re o* direitos consti**cionalmente garantidos para a* </line>
</par>
<par>
<line> pesso*s *dosas no que tange à saúd* * a prática. Ind*cou-se que apenas parte dos participantes </line>
</par>
<par>
<line> d* estudo pos**ía fácil acess* à s**de de modo geral, m*smo havendo pr*o*id*de </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> at*ndim*nto. </line>
</par>
<par>
<line> *e ac*rdo com *ouvi**n et al. (200*), é *mp*escindível co*si*era* a </line>
<line> desigualda*e </line>
</par>
<par>
<line> social presente no cont*xto brasile*ro, </line>
<line> res*ltando em re*t*ições a* acesso aos serviç*s *e </line>
</par>
<par>
<line> saúde, afetando tan*o * popula*ão idosa q*anto os de*ais g**pos *tá*ios. * p**se de meios </line>
<line> privad*s de atenção à saúd* em contraste *om a uti*ização exc**siva de serviços públicos *stá </line>
<line> a*soci*da tan*o ao a*esso como à disponi*i*idade de cuid**os. Esses fa*or*s socioeconô*ico*, </line>
</par>
<par>
<line> c*mo r**da, esc*laridade e sexo, estão intrinsec*mente ligado* à morb*d*d* e refletem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> dem*nda **lo *so dos serviços de saúde, ao mesmo *empo, em que revel*m a falta de aces** </line>
<line> aos me*mos. </line>
<line> Rev. FSA, T*re*ina PI, v. 21, n. 2, ar*. 10, p. 1*9-204, fe*. 2024 www4.fsanet.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. S. Fe*reir*, *. Oga*savara, J. *. Costa, L. F. C*marg*, *. M. Mo*tiel </line>
<line> 196 </line>
</par>
<par>
<line> As cond*ções socioeco**micas são a*ordadas por Lima-Costa et al. (20*3) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> dem*ns*ram q*e </line>
<line> pessoas i*osa* com renda in*erior apres*ntam piores condi*ões </line>
<line> de </line>
<line> sa*de, </line>
</par>
<par>
<line> enc*nt**m mais dificulda*es **s cap*cidades funci**ais e fazem me*or uso dos serviços de </line>
</par>
<par>
<line> *aúde. A*ém do fat*r renda, o est*do de Hern*ndes et al. (*012) aponta q*e esc*la*idad* a </line>
</par>
<par>
<line> també* int**fer* n* </line>
<line> ac*sso aos se*viç*s de </line>
<line> saúde </line>
<line> pri*ados. Destaca-se ainda </line>
<line> que as piores </line>
</par>
<par>
<line> condi*ões d* saúde prejudicam o desenvolv*men** *as atividade* rotineiras, afetando assim o </line>
<line> cotidiano das pessoas idosas. A*icionalmen*e, é ne*essá*i* am*liar as formas *e </line>
<line> disponib*lizaç** de saú*e de ac*rdo c*m as necessidades e peculi*rida*es de uma **pulação </line>
</par>
<par>
<line> específica, </line>
<line> c*nfor*e </line>
<line> abordado *or *ervieri et al. (2019). Ao r*alizar uma pe*qui*a com </line>
</par>
<par>
<line> *essoas em situaçã* d* rua de idades distint*s, </line>
<line> os a*tores obser*aram que os pr**tos- </line>
</par>
<par>
<line> atendimentos são uma f**ma m*is adequad* de g*rantir o *cesso à saú*e para este gru*o. </line>
</par>
<par>
<line> * estudo *e A*meida et al. (202*) inv*st*g*u o *cesso aos s*rviços de </line>
<line> *aú*e, </line>
</par>
<par>
<line> es*ecifi*am*n*e em relação aos serviços de internaç*o, </line>
<line> p**nto-*o*orro e consulta m*dica, </line>
</par>
<par>
<line> entr* difere*tes modalidades de financiamento, a saber: SU*, Plano Médico parti*ular </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> reembolso d*reto, em 6.62* i*oso* b*asileiros. Os re**lta*os *ndi*am que o SUS at*nde* </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> maior** dos qua**o* apresentados entre os participantes, demonstrando * </line>
<line> *ua importâ*cia n* </line>
</par>
<par>
<line> promoç*o e cuidados em *aúde. Enqu*nt* iss*, * setor pr*vado se d**tacou pelo baixo tempo </line>
<line> de esp*ra para utilizar o* serviços de saúde. Qu*nto *o *empo de e*pera, o estudo de Cesário </line>
<line> et al. (2**1) *omple*enta, **ontando a *scas*ez de médicos no ***or *úblico *e s*úde. Po* </line>
</par>
<par>
<line> outro lado, no s*tor p**vado, emb*ra haja profis*ion**s di*p*nív*is, o estudo de Vieira Jr. </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Martins (2*15) r*ve*a a *ificul**d* *a *obertura </line>
<line> por par*e da maioria </line>
<line> dos p*a*** d* s*úde </line>
</par>
<par>
<line> par*icular*s em especialidade* frequenteme*te *rocuradas pelas pessoas idosas, * que se torna </line>
<line> uma difi*uldade para ess* g*up* etário, por re*uerer autorizaçõ*s adicionai* junto * operador* </line>
</par>
<par>
<line> *o convênio méd*c* em </line>
<line> qu*stã*. Nesse sent**o, *o contexto d* saúde priv*da, q*e </line>
</par>
<par>
<line> *eo*icamente **veria r*present*r u*a </line>
<line> garantia de *cesso, re*ela-*e </line>
<line> c o* o </line>
<line> um prob*ema </line>
</par>
<par>
<line> evidente quando conf*ontado com * realidade, qu*st*onando * efetividade d*sses s*rviço* pa*a </line>
<line> a*ender *s necess**ades esp*cíficas da p*pulação idosa. </line>
</par>
<par>
<line> Diante de*se *ontexto, *e acor*o </line>
<line> com o *stu*o Longitu*ina* da Saúde do* Ido*os </line>
</par>
<par>
<line> Br*s*lei*o*, *iv*lgad* p**a FI*CRUZ </line>
<line> em 20**, ma*s de 75% da população i*o*a no </line>
<line> Bras** </line>
</par>
<par>
<line> utili*a os se**iços de saúde públic*. Os dados de*tacam que, e* grande medida, e*sa p**cela </line>
</par>
<par>
<line> da sociedade busca atendiment* </line>
<line> no* *erviços públic*s de sa*de, ao con*rário </line>
<line> dos pr*vados, </line>
</par>
<par>
<line> conforme a disponi**l*dade ao </line>
<line> ac*sso (PENIDO, 20*8). Levantament*s do Pa*nel </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Precificação *os Plan*s *e Sa*de da ANS, divulgados em d*zem*ro de *022, indi*am qu* os </line>
<line> R*v. FSA, *eresina, v. 21, n. 2, ar*. 10, p. 189-204, fev. *024 w*w4.fsanet.com.*r/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sai Velho, D*ix* o Novo Entrar": O L*to do A**s**tar, Envelhecer, da F*nitude e da Sexual*dade </line>
<line> *97 </line>
</par>
<par>
<line> Va*ores Comerciais de Men*alid*de (VCM) para beneficiár*os </line>
<line> idosos alcanç*m, *m média, </line>
</par>
<par>
<line> R $ 1 .7 * 7 . </line>
</par>
<par>
<line> Es*a real*dad* estabel*ce uma con*xão direta entre d*sigualdade econômica e *cess*, </line>
<line> especialmente c*nsiderando que o pis* previdenci*r*o brasi*eiro, *ixado em *.320 ap*s o mês </line>
</par>
<par>
<line> de maio *e 2023 (M*NISTÉRI* DA PREVIDÊNCIA SO*IAL, </line>
<line> 2*23). Ess* disparidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> v*lores ressalt* *s desafios enfren*ados pela população </line>
<line> id*sa ao *usc*r serviços de saúde </line>
</par>
<par>
<line> privada, evidenciando a necessidade </line>
<line> de se abor*ar e ref*etir cri*é*ios da acessibilidade </line>
</par>
<par>
<line> e*on*mica ne*se cont*xto. Sa*i*nta-se, a**da, a relevânc*a do Siste*a *nico de S*úde (SUS), </line>
<line> confor*e evidenciado pelo dad* *ue *ai* de 70% da popula**o com idade sup*rior a 5* ano* </line>
<line> tem sua* demandas voltadas ao SUS. </line>
<line> *s di*crep*n*ias g*o*rá*icas no acesso a*s serviços de saúde, por ex**pl*, têm um </line>
</par>
<par>
<line> imp*cto si*nif*cativo na qual*dade d* vida de *opu*açõe* específica*. No *ue tange </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *op*lação id*sa, desta*a-se qu* os r*sidentes em *ona* rura*s *esfrutam de uma melhor </line>
<line> qualida*e de vida em comparaçã* com *s idosos que vi*em em áreas urbanas. Um dos f*to*es </line>
<line> que contribuem par* esse indicador pos*tivo é a disponibi*i*ade e a proxim*da*e dos serviço* </line>
<line> de *tenção primá*i* na* áre*s **ra*s têm de*onst*ado ser um fator determinante *a p*omoção </line>
</par>
<par>
<line> da *aú*e e na prevenção de d***ç** entr* </line>
<line> o* idosos. *ss* maior *cess*bilidade aos </line>
<line> **rv*ço* </line>
</par>
<par>
<line> *éd*cos permite u* diag*ós*ico pr*coce e um tratamento *ais oport*no, reduzindo a*sim a </line>
</par>
<par>
<line> progressão d* </line>
<line> doenças *rôn*cas * melhorando a qualidade de vida geral (R*BEIRO; </line>
</par>
<par>
<line> FIGUEIREDO; SÁ, 2017). </line>
<line> O estud* de Pa*m*ira et al. (202*) contri*ui com * anál*se dos dado* *oletados na </line>
</par>
<par>
<line> Pesquisa *acional </line>
<line> de Saú*e (PNS) de 2*19, </line>
<line> que abrangeu 293.*25 indivíduos </line>
<line> de diferentes </line>
</par>
<par>
<line> *egiões d* p*í*. Denotam-se *lgu*as di*erenças ent*e as regiõ*s *o país. Por exemplo, *ouve </line>
<line> uma meno* propo*ção de pessoas i*osas d* re*i*o N*rte **e **viam consultad* médicos ou </line>
<line> dent*stas no* últimos *2 **ses, enquanto a população *a região Sudeste aprese*tou o m*io* </line>
<line> índice. Dentre as regiões, a população do Nordeste apresen*o* maior suc*sso *m co*segui* </line>
<line> a*en*imento *a primeira tentativa, e a *opu*ação ** região Sul *pres*nto* men*r sucesso para </line>
</par>
<par>
<line> *al. Em relação a outr*s </line>
<line> *aracterísticas sociodemo*ráficas, obs*rvou-se q*e **ior </line>
</par>
<par>
<line> es*olar*dade esteve relaci*nada * *ais cons***as médicas, o*ont*lógicas e à </line>
<line> o*tenção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> medicame*tos receitados. Palmeira *t al. (2020) também com*a*aram os dados da PNS </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 201* com </line>
<line> os dados de 2*19 e i*ent*ficara* um retrocesso q*anto ao sucesso em consegu** </line>
</par>
<par>
<line> a*e*d*mento na pri*eira ***tati*a, passan*o de 95,3% *m </line>
<line> 2013 *ara 6*,9% em 2*1*. </line>
</par>
<par>
<line> Ind*víd*os idosos foram </line>
<line> os </line>
<line> que mais buscara* *tendimento e obtiveram m**os acesso </line>
</par>
<par>
<line> imediato. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 2, art. 10, p. 189-204, *e*. 202* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. S. F*rreira, D. Oga*sava*a, J. F. Co*ta, *. *. Camarg*, J. M. Monti*l </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> O es*udo de Fran*is*o et al. (2019) tam**m analisou os da*os </line>
<line> da PNS de 2019 </line>
</par>
<par>
<line> visando </line>
<line> examina* uso de ser*iços de saúde por 6.098 i*osos *o***vos ( 80 anos) o </line>
<line> e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> rel*ção com m*ltimorb*dade. Em co*co*dância c*m out*as pesquisas, os *utores também </line>
<line> identifi*aram q*e carac*er*st*cas so*iode*ográf*cas estavam rela*ionadas ao *c*sso a serviços </line>
<line> de sa**e e à presença de múltiplas morbidade*. *eno*aram que a p*ss* *e planos priv*dos de </line>
</par>
<par>
<line> s**de refletiu no </line>
<line> uso de servi*o* *édicos </line>
<line> pa*a além da r*lação com m*l*imorbidades. A </line>
</par>
<par>
<line> presença de multimorbi*ade esteve associada à ma*or bu*ca e util***ção d*s serviços. </line>
</par>
<par>
<line> Discutem ainda </line>
<line> qu* o mode*o de atenção às doenças individuais *ão </line>
<line> oferece cuidado o </line>
</par>
<par>
<line> i*tegral d**andado pela populaç*o idosa. As a*ál*ses de Malta et al. (2021) sobre adultos e </line>
</par>
<par>
<line> i *o* *s </line>
<line> com e se* </line>
<line> doença* c**nic*s </line>
<line> dos dados *a PNS *019 </line>
<line> também corroboram com </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *studos s*pr**it*dos. Id*sos com doenças crônicas uti*izaram mai* *re*uenteme*te </line>
<line> serviços </line>
</par>
<par>
<line> de *aúde. </line>
</par>
<par>
<line> Q*an*o é aborda*a * </line>
<line> utilizaç*o *o* serviços, d*versos fatores e uma am**a ga*a de </line>
</par>
<par>
<line> variáveis entram em *is*ussão. O est**o *e Bi**a*o et a*. (201*) anali*o* a problemática do </line>
</par>
<par>
<line> uso d*s serviços </line>
<line> *e sa*d* por homen* idos*s, por meio de </line>
<line> *ma revisã* de literatu*a, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *onstatou que estão envolvi*os fator** individuais, c*m* local de residência, id*de, histó**co </line>
<line> familiar, háb*tos de vida, escolaridade e estado c*vil. Além d*sso, as**ctos rel*cionad*s ao </line>
</par>
<par>
<line> a*e**o, como a posse de s*rviç*s pr*vad*s de saúde, e n*c*s*idades objetivas s*bjeti**s, * </line>
</par>
<par>
<line> incluindo a </line>
<line> percepção da própria saúde, o estresse, o *istórico m*dic*, as comorbidade* </line>
<line> e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> sta**s </line>
<line> f*n*ional, *ambém influenciam na util*zação desses serviços. Complem*ntarm*nte, </line>
</par>
<par>
<line> Malta *t **. (2*21) *d*n*ificaram que o sexo masc**ino *prese*ta menor </line>
<line> *companham*nto </line>
</par>
<par>
<line> méd*co lon*itudinal, o que *s torna mais vulneráveis * quadros *ais gr*ves e deficitário*. </line>
<line> As disparida*es soc*a*s, surg*das ** *iferenciação *ntre os indi*íduos, têm s*as raízes </line>
<line> em estrutu*as socia*s estrat*ficadas, nas quais *queles em diversas posi*ões *ociais se dep*ram </line>
<line> c*m oportun*da*es *is*intas na busca por seus obje*ivos ma*eriais. Ess*s dispar*dades muita* </line>
</par>
<par>
<line> vezes </line>
<line> tradu*em-se em injustiça soci*l, caracterizad* pelo *avorecime*to de </line>
<line> alguns </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> detri*ento *e outros, re**rçand* assim as de*igualda*es * *erpetu*ndo cicl*s de vanta*ens e </line>
</par>
<par>
<line> desvantag**s socioeconômicas (M**HADO, 2015). Os grupos minoritário*, </line>
<line> ness* sentid*, </line>
</par>
<par>
<line> estão fr*quente*en** assoc*ados aos male*í*io* co**equenciais dessa dis*ar*dade, </line>
<line> est*ndo </line>
</par>
<par>
<line> muit*s vezes ma*ginaliza*os e submetidos a um tratamento </line>
<line> injusto de*ido prec**ceitos a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> estereó*ip*s arraigad*s na soci*dade. </line>
</par>
<par>
<line> O e*fren*amento dos desa*ios **laci*nad*s a* aces** à saúde para a populaç** idosa é </line>
</par>
<par>
<line> uma manifestaç*o concret* das d**pari*ades so**ais, </line>
<line> *nde fatores como </line>
<line> idade, con**ções </line>
</par>
<par>
<line> socioeconô*ica* e o e*tig*a associado ao envelhecimento pode* impor barr**ras </line>
<line> Rev. FSA, T*resin*, *. 21, *. 2, a**. *0, p. 189-204, f*v. 20*4 www4.fsanet.com.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sai Velho, Deixa * *ovo *ntra*": * Luto d* Aposen*a*, Envelhecer, da Finitude e da **xua*idade </line>
<line> 199 </line>
</par>
<par>
<line> significativas ao cuida** mé*ic* adequ*do. Es*a *ef**xão ressa*ta * ida*e como *m c*nstruto </line>
</par>
<par>
<line> s*c*al, </line>
<line> con*orme *nfatizado </line>
<line> por **iveira (20*9). Nessa per*pectiva, De*ert (1998) cont*ibui </line>
</par>
<par>
<line> ao *estacar </line>
<line> que o e*ve*hec*mento é uma categoria s*cialmente p**duzida, </line>
<line> transc***endo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> dimensão cro*ológica *u as transform**ões físic*s *o *o*po. A ida*e *ão se co*f*gura c*mo </line>
<line> um *ado natural ou pri*cíp** const*tutivo inere*te a grupos sociais, mas como um* </line>
</par>
<par>
<line> construção </line>
<line> cultural qu* in*luencia </line>
<line> as relações *ntre ger**ões e **stribuição d* poder a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*ivi*égios. A *lassificaçã* em g*upos **á*ios, abra*gen*o cri*nças, adolesce*tes, adultos, </line>
<line> idosos e anciãos, *epr*sent*, portan*o, uma forma orga*izaciona* intrí*seca às soc*edades. </line>
<line> Com * *es*n*olvi*ento das s*c*eda*es ca*italist*s, *ue cla*sif*ca a utilidade do ser </line>
<line> hu*ano com b*se em sua produtivi*ade mater*a*, houve uma mudanç* *m qu*sit*s de valor, </line>
</par>
<par>
<line> p*ssa*do da s*bedoria </line>
<line> dos mais *elhos </line>
<line> para a capacidade de dese*volvimento dos ma*s </line>
</par>
<par>
<line> jovens, conforme disposto por Beauvoir (1978). A co*soli*ação da *ociedade ind*st*ial </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> tecnológica t*ouxe u*a focalização nos mais **vens, *ssociando o env*lhecimento a a*p*ctos </line>
<line> de *ecadência física, *ent*l e social, com a pes*oa idos* passando a ser considerada </line>
</par>
<par>
<line> inadeq*ada </line>
<line> para os </line>
<line> pr***sitos des*a so*iedade, leva*do ao seu </line>
<line> confinamen*o * *bandon* </line>
</par>
<par>
<line> socia*. *ada soci*dade util*za re**as q*e melhor s* </line>
<line> ad**uam aos seus interess*s e va*ores </line>
</par>
<par>
<line> culturais. </line>
</par>
<par>
<line> Nota-s* então qu* o envel*eci*ento é um processo co* *ar*cterísticas </line>
</par>
<par>
<line> predominantemente </line>
<line> de ordem multidimensional e, as*im, considera-s* a demanda </line>
</par>
<par>
<line> interdiscip*inar para s*u entendimento * int*rv*nção (SILVA-F*RREIRA et o </line>
<line> al., 2023). O </line>
</par>
<par>
<line> envelhecimento </line>
<line> é um proces*o biológico e cultural que varia em **da sociedade </line>
<line> e **men** </line>
</par>
<par>
<line> hi*tórico. *egligenciar ess* pr*cess* * a f*lta de comp*eensão s**re o q*e é a *e*h*ce r*fo*ça </line>
</par>
<par>
<line> a re*ei*ã* incor*orada </line>
<line> ao envelhecimento, levando * tratamento* difere*ciados para *s </line>
</par>
<par>
<line> pessoas *dosas em cuidados com saúde, f*na*ceiro, entre ou*ros *spe*t*s s**iocultu*ai*. No </line>
<line> contex*o brasi*eiro, a cl*ssificação p*edomina*te funda*e*ta-se, sobretu*o, na idade </line>
<line> crono*ógica. **ntudo, como *estaca*o anteriormente, essa não r*p*e*enta a ú*ica abord*gem </line>
<line> de categorizaç** (DE*ERT, 19*8). </line>
</par>
<par>
<line> A* p*squisas converg*m a* const**ar qu* in*ivíduo* com </line>
<line> um maior *íve* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> escolaridade, um* renda mais el*vada * a po**e de plano pa*ticular *e *aú*e </line>
<line> aprese*ta* </line>
</par>
<par>
<line> c*ndiçõe* de saúde *ais fav*ráv*is, além *e usufruírem de um maior acesso e u*ili*ação dos </line>
<line> se*viço* mé*i*os (MALT* e* al., *021; P*LMEIR* et al., 2020; FRANCISCO et al., 2019; </line>
</par>
<par>
<line> LIMA-COSTA et al., 2003; HERNANDE* </line>
<line> e* al., 201*; LOUVISO* </line>
<line> et al., 2008;). Es*a </line>
</par>
<par>
<line> associ*ção positiva entre esses fato**s socio*conômi*os e os indi***o*es de sa*de aponta pa*a </line>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. *1, n. 2, art. 10, *. 189-204, fev. 2024 www4.f*anet.com.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. S. Ferreira, D. Ogass*vara, J. F. Cos*a, L. F. C*margo, J. M. Montiel </line>
<line> 200 </line>
</par>
<par>
<line> a inf*uênc*a si*ni*icativa do contexto social na determinaç*o do bem-e**ar * da qualidade de </line>
<line> v*da das *essoas, esp*cialm*n*e no que se refere ao *nvel*eciment* popu*aci*nal. </line>
<line> 4 CONSIDER**ÕES *IN*IS </line>
<line> P*r meio *o mét*do *dot*do, fo* possível investigar * *iteratura científic* produ*ida </line>
<line> s*bre a temát**a aborda*a e, a*s**, alca*çar o obje*i*o ** anali*ar a i**qui*ade *ue envolve </line>
<line> os pro*essos de u*ilizaç*o * acesso *os s*rviços d* s*úde pelas pe**oas idosa* n* Br*sil. *lém </line>
</par>
<par>
<line> disso, foi possível respo*d*r c*mo *corre * inserçã* e qu*is são </line>
<line> os princip*is desaf*os </line>
</par>
<par>
<line> enfre*tados pela po*ulaç*o i*osa ao acessar os *erviços de saúde, e**lic*tando um cenário no </line>
</par>
<par>
<line> qual o </line>
<line> ac*ss* * a uti*ização desses serviços s*o a r**erberação de um co*texto </line>
</par>
<par>
<line> socioecon*mico da popula*ão brasile*ra e da *apaci**ção e aten*ão às demandas e*pec*ficas </line>
<line> des*e gr**o. </line>
</par>
<par>
<line> De**do às mudanças bio*sicoss*cia*s decorr*ntes d* e*velhec****to, por vezes, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> i*perativ* dedi*a* uma ate**ão mai* intensi*a à saúde, seja em razão de patologias </line>
<line> espec*ficas q*e po*em **r*ir em indivíduos id*s*s, seja simplesmente devido à necessidade </line>
<line> de acompanhamento constant* no âm*i*o *a saúde. **a*te disso, *ot*-se * i*p*rtância de *s </line>
<line> serviços voltados à saúde se adequarem às deman*as dest* g*upo, permitindo que os de*idos </line>
<line> cuidado* sej** p*estados ao* ido*os com qualid**e e po* p*ofissionais qua**f*c*dos a *eceber </line>
</par>
<par>
<line> esse públi*o. No en*anto, tal cená*io s* evidenc*ou como </line>
<line> *eficitári* insufi*iente e </line>
<line> p*ra </line>
</par>
<par>
<line> atender às necessidades da *tual *opulação ido*a. * *ercep*ível que tanto os *erviços públ*cos </line>
<line> quanto os privados ap*ese*tam problemátic*s qu* de*andam an*lises mais apro*undadas. </line>
<line> A *ti*iza*ão dos ser*iç*s d* saúde foi complementa* e re*ativ* ao aces*o *e diferentes </line>
</par>
<par>
<line> grupos, </line>
<line> evide*ciando a *xi*tênc*a *e outros macrop*oblemas, c*mo a desiguald*de </line>
</par>
<par>
<line> so*ioeconômica e a loca*ização geográ*ica, que faze* com </line>
<line> que </line>
<line> *s pessoas idosas *enham </line>
</par>
<par>
<line> a*esso * serviço* co* qual*dades distin***. Cita-se, por e*emplo, * concor*ância enco*trada </line>
</par>
<par>
<line> em </line>
<line> relação à be*efic*ncia </line>
<line> ** uma maior *scol*ridade, maior renda e a po*se d* planos de </line>
</par>
<par>
<line> *a*de par*icu*a*es. *sse ce*ário pode ser con*i*erado preocupant* em um </line>
<line> p*ís continental </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desigu*l co*o o Brasil, *ma </line>
<line> vez *ue, a par*ir da refle*ão crític* pautada n*s estimativa* do </line>
</par>
<par>
<line> envelhecimento populac*onal bra*il*iro, esse cont*xto se apresen*a ainda mais alarmante. </line>
<line> Porém, tal prognóstico su*ere também que, por meio de m*danças estruturais e obj*tivas na </line>
</par>
<par>
<line> oferta de serviç*s públicos </line>
<line> e </line>
<line> pr*v*dos de saúde, *o**a haver uma reversão d*ste quad*o no </line>
</par>
<par>
<line> futuro. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*res**a, v. 21, n. 2, a*t. 10, *. 189-204, f*v. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "S*i V*lho, **ixa * N*v* E***ar": O Luto do Ap**entar, *n*elhecer, da Fin*tude e d* Sexu*lidade </line>
<line> 201 </line>
</par>
<par>
<line> *i*da **s*e sentido, *estacam-s* a* d*spar*dade* so*iais c*mo fato*es pr**und*mente </line>
<line> enraizados ** t*ss**ura social b*as*lei**, to**ando-se ainda ma*s evidentes n* c*nt*xto d* </line>
<line> en*elh*cimento popula*iona*. Tais f*r*a* de *esigualdad*s não apenas refletem as cond*çõe* </line>
<line> socioeconômi*as pr*existentes, mas também contribu*m para * ampliaç*o d*ssas disparidades </line>
<line> dur*nt* a fase crítica de cui*ado que perme*a o declínio associado * idade. E*s* contexto </line>
</par>
<par>
<line> ressalta </line>
<line> n*o </line>
<line> apenas nece*s*dade *e uma análise a*rofund**a, mas *am*ém a urgên*ia * </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> in*e*ven*õe* sociais que abo*d*m a* *aízes es**utu**is das desigua*dades na *re**ação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *uidad*s à pop*lação idosa. </line>
</par>
<par>
<line> Deste modo, conclui-se pela importância de inici*ti*as d* **lític*s públicas </line>
<line> fundame*t**as em *n*e*tigaçõ*s qu* evidenc*am uma demanda atual e cre*c*n*e p*ra a saúde </line>
<line> d* uma população em asce**ênc*a, *vita*do qu*dro de a*nda ma*or desgaste nos serviços d* </line>
<line> s*úde. Dia*te de*se imperat*vo, i*cen*iva-*e pesquisas f*tu*as a*erca das i*iquida*es *ue </line>
</par>
<par>
<line> permeiam o a*esso e </line>
<line> a utiliza*ão dos serviç** de saúde pela *opulação idosa, destacando as </line>
</par>
<par>
<line> disparidades que per**iam a sociedade, refletidas *o con*ex*o do envel*ecimento. </line>
<line> Reite*a-se, ainda, a i*portância do* inquéritos nacionais reali*ados em â*bito </line>
</par>
<par>
<line> *acional </line>
<line> como instrume*tos fundament**s para com*ree**er as reais **mandas e situações </line>
</par>
<par>
<line> *nfrentadas *or </line>
<line> di*erso* grup*s populacion*i*, e*pec*alm*nte </line>
<line> a </line>
<line> populaçã* idosa. *sses </line>
</par>
<par>
<line> levan*amentos não </line>
<line> a*enas pr*porcionam uma v*são ab**ngente das necessidades r**is * dos </line>
</par>
<par>
<line> con*ex*os viv*nciados pela </line>
<line> populaç*o idosa, mas também se rev*lam *omo </line>
<line> f*rramen*as </line>
</par>
<par>
<line> cruciais na identific*çã* d* d*sigualdades sistêmicas. Nesse cont*xto, d*s*aca-se qu* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> con*ecimento aprofunda*o dessa* </line>
<line> disparidades é essen*i*l p**a embasa* políticas pú*licas </line>
</par>
<par>
<line> mais efica**s e direcionadas. T**n*-se necessário, portanto, que tais polít*cas objeti*em </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> otimizaçã* do sistema naci*na* de saúde, as*egurand* o aten*imento i*t**ral *as demandas </line>
</par>
<par>
<line> com cu*dad*s de saúde, </line>
<line> abran**ndo todas as faixas etária* e co***deran*o *s demandas </line>
</par>
<par>
<line> inerent*s a dif*rente* grupos sociais. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
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<line> *omo R*fer**ciar este A*t*go, conforme ABNT: </line>
<line> FERREI*A, T. S; OGASSAVA**, D; COSTA, J. F; *AMARGO, L. F; M*NT*EL. J. M. Iniquida*e </line>
<line> *o Ace*so d* Pessoas Idosa* aos Serviç*s *e Saúd*: Ref**xõe* e Desafios Rev. FSA, Teresin*, *. 21, n. </line>
<line> 2, art. 1*, p. *89-*04, fev. 2024. </line>
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<line> C*ntribuição *os *u**res </line>
<line> T. S. *erre*ra </line>
<line> D. Ogassavar* </line>
<line> J . F. Costa </line>
<line> L. F. Camargo </line>
<line> J. M . Monti*l </line>
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<line> 1) conce*ção e planejamento. </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e i*ter*retação dos dados. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) e**bor**ão do rascunho ou na revisão cr*tica *o conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) part*c*pação na ap*ovaç*o d* versão f*n*l do manusc*it*. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> Rev. *SA, Te*e**na, v. 21, *. *, art. 10, p. 189-204, fev. 20*4 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/r*vista </line>
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