<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 2, art. 9, p. 171-188, f*v. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.21.2.9 </line>
</par>
<par>
<line> Af*tividade, Letramento Científic* e *etodolog*as *tivas ** Aprendizagem ** Ensino de </line>
<line> Bi*logia </line>
<line> Affec*ivit*, S*ientific *iteracy and A**ive L*arning Me*hod*logie* i* Biolog* Teaching </line>
</par>
<par>
<line> Aline Raqu*l C*rdoso Paixão </line>
<line> Gr***ação em Ci*ncias Biológic*s pela Uni*ersidade Fe*eral do Triângul* Mi*eiro (UFTM) </line>
<line> E-mail: *20181016*@uf*m.edu.br </line>
<line> L**s Gusta*o d* Conceição G*l**o </line>
<line> Doutor *m Genética pela U*i*ersidade *stadual Pau*ista "Júlio de Mesq*ita *ilho" </line>
<line> Profess*r As*oc*ado I* pela Univ*rs*d*de Federa* do T*iângulo Minei*o </line>
<line> E-mail: luis.galego@uftm.edu.br </line>
</par>
<par>
<column>
<row> E*dereço: Aline Ra*u*l *a*do*o Pai*ão </row>
<row> I**NE/UFTM - Av. Randol*o *orge* Jr., 1400, </row>
<row> Uni*ersidad*, *E*: 38.064-200, Uberaba/MG, Bra*il. </row>
<row> End*r*ço: Luís Gu**a*o da *onceiçã* Galego </row>
<row> ICE**/UFTM - Av. R*ndolfo *orges Jr., 1*00, </row>
<row> Un*versidad*, CEP: 38.06*-200, Ub*raba/MG, Br**il. </row>
</column>
<column>
<row> Editor-*hefe: Dr. Tonny K*rle* d* Alencar </row>
<row> Rodrigues </row>
<row> A*t*go rece*ido em 3*/*12023. *ltima versão recebid* </row>
<row> em 18/1*/*023. Aprovado em 19/12/2023. </row>
<row> *valiado *elo sistema Triple Revie*: a) Desk *e*iew </row>
<row> pelo E*itor-Chef*; e b) D*u*le B*ind Review </row>
<row> (av*liação cega por dois a*aliadore* da á*e*). </row>
<row> Revis*o: Gramatical, Normat*va e de Form*ta**o </row>
</column>
</par>
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<par>
<line> A. R. C. Pa*xão, L. G. *. Galeg* </line>
<line> 1*2 </line>
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<line> RES*MO </line>
</par>
<par>
<line> Uma educação af*tiv* que prioriza a e*patia e a alterid*d* *od* ser desen*olvida a par*ir d*s </line>
</par>
<par>
<line> metodolog*as ativas d* aprendizagem. No caso </line>
<line> do ensi*o d* bi*logia, </line>
<line> essa abordagem pode </line>
</par>
<par>
<line> co*tribu*r de *aneira significativa par* o letramen*o ci*ntífico. N*sse sentido, o objetivo </line>
</par>
<par>
<line> deste t*abalho po**era o papel da </line>
<line> afetividade a qu*l **tá </line>
<line> *iretame**e re*ac*o**da à conex*o </line>
</par>
<par>
<line> dos e*tudante* à disciplin*, m*diada p*lo professor, sendo estím*l* p*ra o process* de </line>
</par>
<par>
<line> letramento </line>
<line> c*e**í*i** baseado </line>
<line> em </line>
<line> me*odologias </line>
<line> ativas. *es*a for*a, a const*ução de </line>
</par>
<par>
<line> ha*ilidad*s </line>
<line> entre professores e estudantes, que v** contribuir de f*rma significativa para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *e*envolvi*ento de ap*e*d*zagens, deve considerar a esco*a como um </line>
<line> *m*iente </line>
<line> no qual as </line>
</par>
<par>
<line> pess*as </line>
<line> pass*m *m </line>
<line> tempo longo e significa*ivo </line>
<line> *e suas </line>
<line> vida* e q*e o process* de </line>
<line> ensino- </line>
</par>
<par>
<line> a*rendiz*g*m n** é mo*o*ó**co e dep*nde *a **ter*ção *r*fess*r-alu*o na qual a a*e**vidade </line>
</par>
<par>
<line> *eve se* uma con**a*te, com um </line>
<line> ol*ar positivo na </line>
<line> relação pe*agógica. A partir </line>
<line> di s s o, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> possível d*senvolvimento de estratég*as o </line>
<line> de ensino que têm como </line>
<line> protago*ista </line>
<line> o* </line>
<line> alunos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> potencia*izam a </line>
<line> vis*o </line>
<line> cr*tica d* m*ndo e * compreensão mais prof**da s*bre as </line>
</par>
<par>
<line> info*mações cient*ficas. Nesse sentido, a utilização do bl** escolar (uma forma *ais atual do </line>
</par>
<par>
<line> jornal d* class*, uma metodologia </line>
<line> a*iva </line>
<line> bastante utilizada nas es*olas) po*eri* potencializar </line>
</par>
<par>
<line> essas a*rendiz*gens e perm*tir uma mel*oria *a qua*idade *a relação pedagógica. </line>
</par>
<par>
<line> P*lavras-chave: Liter*ci* Científica. E*sino de </line>
<line> Ciências. Mét*dos de Ensin*. Internet; </line>
</par>
<par>
<line> Dime*são Afetiva do *nsino. </line>
</par>
<par>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> An a**ective educa*ion that </line>
<line> prio*itizes empathy and ot*e*ness c*n </line>
<line> *e developed from acti*e </line>
</par>
<par>
<line> learnin* methodologies. In *he c*s* *f biology teach*ng, thi* approach *an cont*ibute </line>
</par>
<par>
<line> significantly t* sc*e*tif*c reading. *n this sense, the </line>
<line> o*je*tive *f this work w*s t* prop*se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> scie*ti*ic literacy str**egy base* </line>
<line> *n active learn*n* methodolo*ies *ro* *n affectivity </line>
</par>
<par>
<line> pe*s*ective. Thus, the construc*ion </line>
<line> of skill* between teac*ers </line>
<line> and s*udents who *il* </line>
</par>
<par>
<line> con*ribut* significant*y to </line>
<line> th* learning developm*nt </line>
<line> sh*ul* con*ider the sch*ol as </line>
<line> an </line>
</par>
<par>
<line> *nvir*n*ent in which *e*pl* s*end l*ng and sig*ificant t*me of th*ir lives a*d that the a </line>
</par>
<par>
<line> process tea*hing learn*ng is not *onological </line>
<line> and </line>
<line> depend* *n teacher-in*eractio*in which </line>
</par>
<par>
<line> affectivity should be a con*tant, with a *ositi** lo*k at the pedago*ical re***ionsh*p. From </line>
</par>
<par>
<line> t h* s , i t i s </line>
<line> possible </line>
<line> to *evel*p *eachin* s*ra*egi*s tha* h*ve as protagonist students and t*at </line>
</par>
<par>
<line> enhance the **itical view of th* world and de*per *nders**n*ing of scie*tific inf*rmation. In </line>
<line> this *en*e, the use of the school blog (* mor* curren* form of the c*ass newspa**r, an act*ve </line>
<line> metho*ology *idely used in schools) could enh*nce th**e learning a*d allo* a* **p*o*emen* </line>
<line> i* the qu*lity of the p*dag*gi**l relation*hip. </line>
<line> Keywords: Scientific Liter*cy. *ci*nce Teaching. Teaching Metho*s. Internet. T*aching </line>
<line> Affective Dim*n*io*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresin*, v. 2*, n. 2, a*t. *, *. 171-188, fev. 202* </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Afetividade, Letr*me*t* Cientí*ico * Metodolo**as *t*vas de Apre*d*zagem no Ensino de *iol**** </line>
<line> *73 </line>
</par>
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<line> 1 INT*ODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O desenvolvime*to do </line>
<line> processo </line>
<line> de </line>
<line> ensino-aprendizagem ** ensino de b**l*gia é um </line>
</par>
<par>
<line> *esafio e* me*o às *á**das tr*n*formaç**s do mundo. E * processo ensino-apre*izagem não * </line>
</par>
<par>
<line> *m m*n*log*, de forma que </line>
<line> a </line>
<line> part*cipação </line>
<line> e * inte*ação de </line>
<line> prof**sores e alun*s são </line>
</par>
<par>
<line> fundam*ntais (MALH*IRO*, 20*9). *ss* questão é </line>
<line> enfat**a*a por Castro (20*2, </line>
<line> *.*9-70) </line>
</par>
<par>
<line> qua*do ar*ume*ta que: </line>
</par>
<par>
<line> C*rtam**t* que nem tod** as aul** têm esta caracterís*ica. Mui*as *erdem-se </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> rotina do própr*o ensino, no *ntanto exis*e* "aq*ela*" que nem p*ofes*ores nem alun** </line>
<line> e**uecem, p*is foram umas "bela* aulas" * o pr*fessor um "b*líssi*o *oc**te", ou *s alunos </line>
</par>
<par>
<line> "um belo grupo". *sta* são as obras de *r*e a </line>
<line> q*e nos **eremos ref*rir e p**a as q**is </line>
</par>
<par>
<line> chama*o* a v*s*a atenção. Por que aco*tecem assim? Prov**e*ment* ni*gué* sa*erá </line>
<line> teoriza*, no *nt*nto, to*os o* **terveni*ntes "viver*m", "se*tiram" essa bela experiência, que </line>
<line> ficará para se*pre g*avada nas suas memórias. </line>
<line> Dess* forma, a interação pro*essor-aluno deve cons*derar as*ectos que vão além *o </line>
<line> a**dêmico. *e *ato, a a*etivid*de e a mot*va*ã* d*s alu*os são as*ect*s *mpor*antes dessa </line>
<line> inte*ação, pois têm r*sult**os di**t*s na **alidad* d* envolv*mento do aluno co* o p*oce*so </line>
</par>
<par>
<line> *e ens*no * aprendizagem. O aluno motivado </line>
<line> p*ocu** n*vos conhecimen*o*, desafios </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *portunidades, de*onstrando e*volvimento com * *rocess* de *p*endi*agem, pa*ti*i*ando de </row>
<row> *tividades com ent*siasmo * *isposi**o par* novos desa*i*s. </row>
<row> Para Ca*argo, Camar*o e Souza (2*19, *. 599): </row>
</column>
<par>
<line> A moti*ação exe*ce um *a*e* fundame*tal na </line>
<line> apre*diza*em e no desempenho em </line>
</par>
<par>
<line> sala de au*a. A motivaçã* po*e af*tar *anto </line>
<line> a nov* apren*izag*m quanto o </line>
</par>
<par>
<line> desempenho de habilidad*s, *stratégias </line>
<line> e *omportamentos p*eviam**te </line>
</par>
</par>
<par>
<line> ap*endidos. A motiv*ção *ode in**uenciar </line>
<line> o que, quan*o e c*mo apre**emos </line>
</par>
<par>
<line> em toda* as fases do *esenvolvimen*o *umano. </line>
</par>
<par>
<line> Frent* a is*o, ** profess*res exercem um pap*l impresci*díve* e i*sub*tituível no </line>
<line> p*oce**o de *udança social e *s escol*s nec*ssita* p**sar por profundas transformações nas </line>
</par>
<par>
<line> suas *ráticas c*lturas p*ra en*rentar os *e*afi*s do mundo (*ARANDI*O; S*LLES; * </line>
<line> *ERR*IRA, 2009). As a*tora* ab**dam ai*d* que as mud*nç*s no mundo do trabalho, </line>
<line> conjuntamente com a vir**a*idade das *e*açõe*, produzem um desafi* para tornar a *scol* u* </line>
</par>
<par>
<line> lug** m*is democrático. **ss* sentido, e**o*a d*v* buscar e*uca* j*ven* e cri*nças a </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *erspe*tiva humana, cultural, *ientífica e te*nológic*. </line>
</par>
<par>
<line> Considerand* a relação *ducação-*ocieda**, a cidadania é ex*rci*a plenamen*e </line>
<line> quando seu povo *iver acesso *o conh**imento, e não apenas em informações, para que sejam </line>
<line> Rev. FS*, *eres*na P*, v. 21, *. 2, art. 9, p. 171-188, fev. 2024 www4.f*anet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. R. C. Paixão, L. G. C. Galego </line>
<line> 17* </line>
</par>
<par>
<line> cap*ze* de a*ali*arem cri*icamente </line>
<line> para to**da de ***isões, a*aliando os cu**os </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> benefícios. * possível af*rmar que a respo*sabilidade do e*ucador no e*sino *e Ciência </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> tra*sformar n*sso* alunos em pe*soas mais c*íticas e agente* de trans*orm*ção para um </line>
<line> mundo mel*or (CHAS*OT, **18). </line>
<line> *ma das m*ne*ras de viabil*zar *ssa transformação * * utilização de metod*lo*ias </line>
<line> ativas de aprendiza*em no e*sino de b*ol*gia. Essa abord*ge* metodológica contribui no </line>
<line> proc*sso de *nsi*o * apre**izado, *o *ua* as aulas não **o apenas expositivas </line>
</par>
<par>
<line> (*AL*EIROS, 2019). As aulas tê* o*tro contexto no qual h**e*á *ais inter**ão e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *lunos podem de*en*olver co*petências * habi*idades </line>
<line> para </line>
<line> uma sociedade cada vez </line>
</par>
<par>
<line> mais complexa. Sobre *ss*, Nasc*mento * C*utinho (2*17, *. 136) afirmam ainda *ue: </line>
<line> As Me**dologias Ativas *e *prend*zagem (MAA) são *ormas inov*doras *e educar, </line>
<line> *ue estimulam a apr*ndi*a*em * a participa*ã* do aluno *m sala de aula, fazendo </line>
</par>
<par>
<line> *om que ele utilize todas *s s*as d*me*sões sensó*io/motor, a*etiv*/emocional </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> mental/co*nit*va. Além disso, o alun* te* a liberda*e d* escolha nas atividades </line>
<line> pr*posta*, mantendo postura ativa diante do s*u aprendizado, *e*do *esafiado </line>
<line> atravé* de *roblemas *ue * permitem pesq*isar **r* *escobrir soluções, de uma </line>
<line> fo*ma que esteja de *cordo com a realidade. Baseando-*e n*ssas ino*ações no </line>
<line> ensino, a aplicação de me*odolog*as a*ivas no **sin* de Ciênc*a* é de sum* </line>
</par>
<par>
<line> im*ort*ncia, pois o *rofess*r *od*rá </line>
<line> i*serir o aluno no c*ntexto apresen*ado em </line>
</par>
<par>
<line> aula, fazendo-o explo*a* sua *riativ*dad*, a sua *apacida*e de form*r *piniões e de </line>
<line> esclarecer suas dúv*da*. </line>
</par>
<par>
<line> O *ape* das metodologi*s ativas </line>
<line> para * fo*m*çã* de p*sso** </line>
<line> pr*supõe tam*ém u*a </line>
</par>
<par>
<line> nova </line>
<line> postura dos p*ofessores. Nesse sentid*, *m dos gran*es desafios de *rof***ores </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pr*fe*soras atualmente é *eixar d* ser inform*dor*s pa*a s* tornar*m for*adores (BORGES; </line>
<line> CAR*ALHO, 2020). O letramen*o cient*fico p*opicia a perspectiva *a formação dos alunos </line>
</par>
<par>
<line> para um* compreen*ão mais crítica e r*flexiva dos c*nce*tos *ien*íficos e re**ções </line>
<line> entre </line>
</par>
<par>
<line> Ciê*cia-Tenologia-Sociedad*. Isso permi** que *s alunos *enham a con*tr*ção ati*a do </line>
</par>
<par>
<line> con*ecimento e debatam s*as ideias com a r*alida*e ** bu*ca </line>
<line> d* reso**ção de </line>
<line> problemas. </line>
</par>
<par>
<line> *ass**on e Carvalho (2008, p. 335-336) descrevem * necessidade de um e*sino de Ciên*ias </line>
<line> trazen*o a importânc*a *a Alfabet*zaçã* *ientí*i*a: </line>
<line> Assi* sendo, emerge a necessid*d* d* ** *nsin* de Ciências capaz d* fornec*r a*s </line>
</par>
<par>
<line> alunos não soment* noçõ*s * conceitos científicos, m*s </line>
<line> t*mbém imp*rt**te é </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> preciso que os alunos po*sam "f*z*r ciência", sendo defro*tados *om pr*blemas </line>
<line> autê*t*co* *os qu*is a *nvestigação seja condição para resol*ê-los. * preciso tamb*m </line>
<line> prop*rcionar oport**id*des para que os *lunos tenham um *ntendimento público da </line>
<line> ciê*cia, o* *eja, que sejam capazes de rece*e* inf*rmaçõ*s sobre temas relaciona*os </line>
<line> à ciênc*a, à tecnologia e aos **dos como es*es empreendimentos se relacionam co* </line>
<line> a sociedade e com o meio-amb*ente e, frente a tais conh*cimentos, sejam capaze* de </line>
<line> dis*utir tais inf*r*a***s, re*let*rem sobr* os impactos que tais fatos podem </line>
<line> representar e le*ar * sociedade e ao meio amb*en*e e, como resultado de tudo iss*, </line>
<line> *osicio****m-*e crit*c*men*e frente ao te**. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. *1, n. 2, art. *, p. 1*1-188, fev. 2024 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *fetiv*da*e, Letramento Cie*tífico e *e*odolo*ias Ativas de Ap*endizagem no Ensino de Biologia </line>
<line> 175 </line>
</par>
<par>
<line> N* lite*atur*, temos *uto*es que abord*m a expre*sã* "Letramento Científ*co" </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> outros adotam o termo "*lfa**tização Cie*tíf*ca". Ne*te *r*b*lho, *t*lizaremos a </line>
<line> e*pressão </line>
</par>
<par>
<line> "Letr**ento C*ent**ico" abordan*o a Ciênci* como um linguag*m para f*cilit*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> compreensão do mundo (GHE*I* *t al., </line>
<line> 2013). G*lego (2*22) ponde*a que *o* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Letramento Científico o al*no ***envolve pensamento *rítico por meio do de*e*volvime*to </line>
<line> de qu*tro di*e**õe*: CONTEÚD* DE ENSI*O, CAPACIDADE *E PEN***ENTO, </line>
<line> AT*TUDES E VALORES, pro*orciona*do ao estudante *ecifr*r * *nalisar textos c*entíf*c*s </line>
<line> para além de su* extens*o superfi*ial. </line>
<line> As motivações *ue guiam este trabalho incl*em o desejo de discutir o pap*l da </line>
<line> afetividad* e das me*odolog*as a*ivas de aprend*zage* n* letrame*to científico para o e*s*no </line>
<line> de Bi*logi*, le*antando propost*s de ensino que auxi*iem a f*rmação d* al*nos capazes de </line>
<line> entende* a relaçã* entr* a *iência e * socie*ade (*igura 1). </line>
<line> Figura 1: Repres*n*aç*o multiní*el do* aspec*os que permeiam este trab*lh*, que inclui a </line>
<line> *i*ensã* afetiv* e a *ont*ibuição de múltipl*s pessoas, as metod*logias ativas * o letramento </line>
<line> cie*tífico no ensi*o *e ciências e Bio*ogia. Imagem *e Mi*aela de Oli*eira **irino. </line>
</par>
<par>
<line> 2 METODOLOGIA </line>
<line> O pre*ente traba*ho foi **senv*lvido a partir *e duas abordag*ns: uma pesquisa </line>
<line> bibliográfica e, a *artir dela, a pro*osição de uma estratégia didática baseada na* </line>
<line> *eto**logias ativas de apren*iz**em co* foco no letramento científico e na perspectiva da </line>
<line> afetividade nos p*oc*s*os d* ensino. </line>
<line> Rev. FSA, *e*esina PI, v. *1, n. 2, *rt. 9, p. 171-188, fev. 2024 www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. R. C. Paixão, L. G. C. Gal*go </line>
<line> 176 </line>
</par>
<par>
<line> * P*s*uisa Bibli*gr*fica, assim definid* por Gil (2008, *.*0): </line>
</par>
<par>
<line> [...]é desen*o*vida a part*r de m**erial já elaborado, c*n*tituído principalmente *e </line>
<line> li*ros e artigos científicos. *mbor* em quas* todos o* estudos seja exigido algum </line>
<line> tipo de trabalho desta natureza, há pesqui*as desenvolvidas e*clusiv*me*te a pa*t** </line>
<line> de *ont*s bibliográficas. Parte dos estud*s exp*oratórios *ode* se* d*finidos como </line>
</par>
<par>
<line> pesquisas bibl*ogr*f*ca*, assi* *om* certo número *e pes**isas de*envolvi*as </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> parti* da técnica de análise d* c**teúdo. </line>
</par>
<par>
<line> A Pesquisa *ibl*ográfica q*e foi aqui desenvolvida f*i i*ic*ada com a seleção de </line>
</par>
<par>
<line> art*gos publi*ados em rev*stas </line>
<line> da área de Educação, reconh*cida*ente a*eit*s pela </line>
</par>
<par>
<line> comuni**de cient*fic*, bem como de cap*tulos e livros q*e tratem da qu*stão do *etramen** </line>
<line> científi*o e da literacia cien*ífic*. </line>
<line> A s*l*ção d* ma*erial bibliográf*co foi r**liza*a por me** de descritores *ue </line>
<line> *erm*ta* loca*iza*, nos *ancos de d*dos *e artigos cien*ífi*os, publicaçõe* so*re o tema-alvo </line>
<line> de*te trabal*o. Foram utili*a*os os seguinte* descritores: Letra*ento C*entífico, liter*cia, </line>
<line> letramento para ** ciênci*s, pen**mento cien*ífic*, ini*iação *(s) ciência(s), *pre*diz*gem de </line>
<line> ciências. Tamb*m *ora* rea**zada* bu*cas *tilizando *onj*nção d** descr*tores </line>
<line> anter*ormen*e cit*d** com outros do tip* **etiv*dade, meto**logias ati*as de aprendizagem. </line>
</par>
<par>
<line> *ersõe* em *n*lês, fra*c** e </line>
<line> espanho* dos descr*tores cita*os </line>
<line> também foram utilizadas, </line>
</par>
<par>
<line> c*nform* o quantit**ivo e q*al*tativo de material *btid* com o* descritores *m p*rtuguês. Os </line>
</par>
<par>
<line> s í t i os *e </line>
<line> busca de artigos **entíficos utiliza*os inclu*m o Sci*lo (http://ww*.scielo.com), o </line>
</par>
<par>
<line> Goo*le </line>
<line> Acadêmico </line>
<line> (ht**://scholar.googl*.com.b*), </line>
<line> o </line>
<line> **rió*i*o* </line>
<line> *APE* </line>
</par>
<par>
<line> (htt*://**w.periodicos.cap*s.gov.br) e o PubMed (http://ww*.*cbi.nlm.nih.gov/p*bmed). </line>
<line> Foram co*siderada* public*ções dos últ*mos dez anos (2012-2022) </line>
<line> Sel*cionado o mat**ial, a leitura e fichame*to do mesmo foram realiza*os c**forme </line>
<line> m*todologia proposta *or Lima e Mioto (2007). O res*ltado desta pes*uis* fornec*u os </line>
</par>
<par>
<line> argumentos *e**icos que </line>
<line> per*itiram a proposição </line>
<line> d* estratégia de ensino baseada </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> afetividade, que *t*lize metodolog*as ativas de a**e*di*agem **m o objetivo de se </line>
<line> dese*vo*ver o letramento científi*o em c*ianças e jov*ns </line>
<line> 3 REF*R*NCIAL TEÓRICO </line>
<line> 3.1 Afetividade *o p*ocesso do des*nv*l*imento da *prendizagem </line>
<line> **ordam**, p*imeiramente, * aspecto afetivo no desen*o*vim*nto do **sino </line>
</par>
<par>
<line> aprendizagem, e depois o Le*ram*nto ci*ntíf*co </line>
<line> com **t*dologias ativas, uma vez que </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*e*ina, v. 21, n. 2, *rt. 9, p. 1*1-*88, fev. 20*4 </line>
<line> *ww4.fsane*.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Afetivi*ade, Letra*ento Científico e Met*dol****s Ativas *e Aprendizag*m no *ns*no de Biologia </line>
<line> 177 </line>
</par>
<par>
<line> imp*ssíve* </line>
<line> *bordar </line>
<line> letramento científi*o com metodologias ativa* *em a dim*nsão af**i*a. </line>
</par>
<par>
<line> *m sala de aula, * </line>
<line> união de*sas tr*s *im*n*ões: afet**idade, letramen*o c*entífic* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> metodologias ativas pode p*odu*ir imp*c*os *ositivos na educ*ç*o. </line>
</par>
<par>
<line> O desenvo*vimento da ap**ndizag*m vem há m***o tempo sendo *r**cup**ão </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> educadores, psic*lo*os, </line>
<line> cientist*s, construindo *iferentes teorias que se b**eiam em </line>
</par>
<par>
<line> *b*erv*çõ*s, vivências em </line>
<line> sala de aula e a *ultura de uma sociedade. Entre as *i*erentes </line>
</par>
<par>
<line> t*orias, a </line>
<line> afe*ividade </line>
<line> é fund*mental no pr**esso de ensino n* desenvolviment* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *pren*izagem. </line>
<line> Durante séculos se pen*a*a que a razão era a dimensão superior, e i*so car*cterizava </line>
<line> as p*s**as. E a emoção er* o l*do som**i* e nebulos* da natur*za humana. S*ria a fu**ão d* </line>
<line> r*zão o control* da e*oç*o, com isso os sujeit** não teriam riscos *e perder a razão (L*ITE, </line>
<line> 2012). </line>
</par>
<par>
<line> Leit* (2012) af*rm* que no sécul* XVII*, com o </line>
<line> desenvolvi*en*o da ciência e da </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa, há a *onstru*ão de um modelo de pensamento que possibilito* en*en*er que razão e </line>
</par>
<par>
<line> emoção são indissociáveis, ma*tendo rela*ões ent** </line>
<line> si. O pensamento humano cam*nh*u </line>
</par>
<par>
<line> para uma </line>
<line> dire*ã* em qu* a a*etividad* e cogni*ão são dimens*e* </line>
<line> indissoc**veis * parte </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> me*mo </line>
<line> process*. E*tudio*os n* área da psicolog*a, como Wall*n, Jean Piage* e Le* </line>
</par>
<par>
<line> Vygotsky, deram ênfase no papel </line>
<line> da afetiv*dad* no </line>
<line> processo educativo (ALBRECHT; </line>
</par>
<par>
<line> BORGES, 2022). </line>
</par>
<par>
<line> *s autoras *n*atizam q*e: </line>
</par>
<par>
<line> *iaget sa*ienta que sem * </line>
<line> afeto é imp**sível de*e*volv*r o processo d* construção </line>
</par>
<par>
<line> d* intelig*ncia do ser humano. Para ele, u* aluno que não se en*olv* af*tivamente </line>
<line> durante s*us estu*os *ão *e i*teressa nem se motiva para ap*e*de*. Já para V*gotsky </line>
</par>
<par>
<line> os benefícios d* afe*ivi*a*e vão além do c*mp* acadêmi*o, ele de**nde que e*a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> importante *omo pilar na construç** da personal*dade individu*l do su*eit*. </line>
<line> Entretanto, os discursos d*s *ois au*ore* evidenciam a i*por*ância indisc*tível ** </line>
<line> afe*i***ade n*s pr*c*ssos *ducacionais de ma*eira s*melhante.(ALBRECHT; </line>
<line> BORGES, 2022, p.02). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse con*exto, *ei*e (2012, p. 360) vai a*ém dese*volve a *dei* de *ue e </line>
<line> "Wallon </line>
</par>
<par>
<line> (1968, 1971, </line>
<line> *978) </line>
<line> de*envolveu uma teoria sobre o processo de *esenvolvimento humano </line>
</par>
<par>
<line> centra*o no p**cesso de relação </line>
<line> entre quatro g*andes núcleos funcionais, determinantes </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> proces*o: a afetividad*, a </line>
<line> cogn*ção, * movi**nt* e a p**soa. Para *utor, o pro*esso o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento, que ocorre através da contínua *nteração ent** esse* núcleos, só pod* ser </line>
<line> explicada pela relação dialé*ica en**e os proces*os bi*lógic**/orgâ*icos e o ambiente so*ial - </line>
</par>
<par>
<line> ou seja, </line>
<line> o b*ológico e o social são indisso***veis, estand* *ialeticamente sempre </line>
</par>
<par>
<line> rel*c*onado*." </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*re*ina PI, v. 21, n. 2, art. 9, p. 171-18*, fev. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. R. C. Paixã*, L. G. C. G**ego </line>
<line> 178 </line>
</par>
<par>
<line> O ensino * uma linda arte, uma construção na *ual discen*es e docentes enfre*tam </line>
</par>
<par>
<line> desafios </line>
<line> no *ro**sso de ensino a*rendizagem. É </line>
<line> necessá*io nes*e con*exto </line>
<line> c*nhecimentos, </line>
</par>
<par>
<line> sensibili*a*es, </line>
<line> afetividade, criat*vidades, ludicidades para est*mu*ar e motivar *ara que </line>
</par>
<par>
<line> *lcance a completude *o e**ino-apren*iz*do. </line>
<line> Para Lei*e (2012), *ndependente que seja ensi*o *un*ament*l, m*dio ou super*or e </line>
</par>
<par>
<line> independente ** met*d*logia de en*ino, * professor d*ve assumir </line>
<line> decisões q*e no *eu </line>
</par>
<par>
<line> desenvolv*mento *r*tico terão consequên*ias *fetivas na relação que se esta*elec*rá *ntre o </line>
</par>
<par>
<line> al*no e os conte*dos. O autor def*nd* que </line>
<line> * </line>
<line> afetivida*e e*t* pres*nte em todas as decisões </line>
</par>
<par>
<line> assu*id*s pe*o pro*e*sor em s*la de aula, im*actando p*sitivam*n*e </line>
<line> ou negati**mente na </line>
</par>
<par>
<line> subje*ividade do aluno. E </line>
<line> q*e a qualida*e da **diação de professores é u* dos prin**pais </line>
</par>
<par>
<line> vínc*l*s q*e se est*b*lec*ram entre estud*ntes e conteúdos escolares. </line>
<line> Rodríguez (*022, *. XX) relata a declaração ***ta p*lo fí*ico Stephen Haw*i*g a* seu </line>
<line> professor Dikran Tahta: </line>
</par>
<par>
<line> A mente humana é in*r*vel. Ela </line>
<line> consegue conceber a *agnificênc*a dos *éus * as </line>
</par>
<par>
<line> complexidades dos com*onent*s bás*cos da ma*éria", a*irmou Hawk*ng. "M**, para </line>
<line> *ue cada *e*te *l*ance s*u pot*ncia* máximo, ela precisa de u** faísc*. A *aísca da </line>
</par>
<par>
<line> inda*ação e do *ssombro. (...) Fre*uentement*, essa faísca vem de um </line>
<line> profe*sor. </line>
</par>
<par>
<line> Per*ita*-me expli*ar. Eu n*o e*a a pessoa *ais fácil para e*sinar, demorei para </line>
<line> ap*ende* a ler e m*nha escrita era *esordenada (...) Mas, quando ti*ha 14 an**, meu </line>
<line> p*ofe*sor (...) Tahta me most**u como aproveitar minha energi* e me in*e*tivou a </line>
<line> pensar criativa**nte sobre a ma*emática. Ele me abriu os olhos para a matemát*ca </line>
<line> como o pl**o do próprio Un*ve**o. (...) Se você olhar po* trás de cada pe*s*a </line>
<line> e*ce**io*al, ex*ste *m pr*fessor *xcep**onal. Decl*r*çã* de Stephen Haw*ng *m </line>
<line> 20*6, na cerimôni* do Global Teacher Prize. </line>
<line> A *tividade do*ente é *omplexa e ha*m*niza ca*pos diversos como *s *edagógicas, </line>
</par>
<par>
<line> afetiva*, a*minist*ativas, co*ceituais *pist**oló*ic*s (CA*V**HO, 2022). À relação e </line>
</par>
<par>
<line> *luno-professor co*pete um clima </line>
<line> *e respe*to e trabal**, onde o professor trata os a*unos </line>
</par>
<par>
<line> *omo i*divíd*os e n*o tendo medo de perd*r * popularidad* *endo firme (*RA*SILCHIK, </line>
</par>
<par>
<line> 2019). *rof*s*or c**duz o p*ocesso pedagógico no ensino-apr*ndizagem. E nã* se dev* O </line>
<line> *o*fundir serieda*e co* *ri*teza e nem intimidade com alegri*. </line>
</par>
<par>
<line> Krassilchik (201*) reflete que as r**ações </line>
<line> *emocrática* en*re professor-a*uno </line>
</par>
<par>
<line> d*pendem *a </line>
<line> possibilidade *e o *luno expressa* suas **eia* e sentim*ntos, </line>
<line> e </line>
<line> da c*rtez* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> qu* professor dirá *ambém, com o </line>
<line> hon**tidade, o qu* </line>
<line> pensa e será justo cumprindo s*as </line>
</par>
<par>
<line> pro*es*as. No *rocesso en*ino-*prendizage*, um dos eleme*tos mais importan*es é o afe*o, </line>
<line> a ale*ri*, * importar com, e o p*az** no qu* se faz. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T**esina, v. 21, n. 2, a*t. 9, p. 171-188, fev. 2024 </line>
<line> ww*4.fsan*t.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Afeti*idade, Let*amento Ci*ntífico e Me*odol*gi*s Ati*as de Ap*end**age* n* En*ino de Bio*ogi* </line>
<line> 179 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESULTA*OS E DISCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 Alfabetização ou letr*ment* científico? </line>
</par>
<par>
<line> Alfabetização e l*tra***to são concei*os utilizados incialmente </line>
<line> em outras áreas do </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento, *omo por exem*lo Li*guís*i*a. Q*ando esses ter*os são util*zados ** a </line>
<line> ensi*o de Ci*ncia* e Biologia, comumente ocor*e o us* tanto de "**fabetização Científ*ca" e </line>
</par>
<par>
<line> c*mo "Letrame*to *ientífico". A </line>
<line> alfabeti*ação e o letra*ent* cien*ífico são termos c*m </line>
</par>
<par>
<line> *tilização recente no *rasi* e, na </line>
<line> área de E*ucação, é comu* *ue os </line>
<line> referenciais teóric** </line>
</par>
<par>
<line> est*jam em outr*s id*omas. Por *xemplo, o te*mo utilizado e* i*glês no *ns*no de ciências * </line>
<line> sci*nt*f*c l*teracy (BER*OLDI, 2020). *lg*ns a*tores *ra*u*em de uma forma direta para </line>
</par>
<par>
<line> "Alfabetiz*çã* *ien*í*ica", outros consi*eram que n* </line>
<line> portug*ês alfabetização está mais </line>
</par>
<par>
<line> relacionada com * fase inicial do apr*ndizado. Então lev*m em consid*r*ção * m*vimento do </line>
<line> letr**ent* ci*ntí*ico que eles r*lac*onam à c**preens** d* conteúdo mais a função de </line>
<line> compreender o papel social ** ciência. Ou *eja, o *onteúd* de ciências e b*ologia nã* po*e se </line>
</par>
<par>
<line> **stringi* somente ** conteúdo didático abordado *m sala de aula. </line>
<line> Os co*teúdos abordados </line>
</par>
<par>
<line> em *ala *e *ula são i*portantes, para os estudantes **r*m açõe* prát**as no dia a *ia. El*s são </line>
<line> cidadãos t***o a*itudes *ue *ão imp*ctar a socieda*e faz**do suas e*colhas. Partic*par ** </line>
<line> ciê*c*a é u*a ação democrática. </line>
<line> Reflexões sob*e a u*il*za*ão dos t**m**, e*bora com converg*ncias linguísti*a* **b*e </line>
</par>
<par>
<line> *lfabet*zação e *etramento, sugerem *ue uso tanto d* "Al*abetização Científica" quanto o </line>
</par>
<par>
<line> *e "Letramento Cientí*ico" aborda a edu*a*ão *ientífica co* uma </line>
<line> visão mais com*lexa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> human*sta, ev*tando com**eensões tecni*i*tas d* </line>
<line> apr*priação da **n*uagem </line>
<line> cient*fica. </line>
</par>
<par>
<line> Autor*s </line>
<line> co*o *ha*sot (2018) p**deram q*e na tent*ti*a de </line>
<line> explicar *emelhan*as </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ess*melhanç*s entre "Alfabetização Ci*ntífica" e "L*tramento Cie*tí*ico" tra*alhos </line>
<line> mostram *m acor*o sobr* a i*po*tânci* da relaç** da ciênc*a com a socie*ade na educação. </line>
<line> Percebe*os *o longo d*s pesq*isas b*bli*gráficas *ue t*nto alfabe*iza*ão ci*n*ífi*a **an*o o </line>
<line> le*r**ent* científi** os *utores têm preocupa*ã* com estu** de ciê*cia (TE**EIRA, 2013). </line>
<line> Sasseron e *arvalho (20*8) apresent*m argumentos pa*a a u**lização da expressão </line>
<line> "Alfabetizaçã* Ci**tífica", apoiada *as ide*as de alf*betização d* Paulo Freire, onde elas </line>
<line> de**r*vem que: </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a o pedagogo, "a *lfabetização * mais q*e simples domínio ps*cológi*o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> mec*nico </line>
<line> de técnicas de escr*ver * de le*. É o domín*o des*as t*cnic*s em termos </line>
</par>
<par>
<line> consc*entes (...) Implica *ma au*oformação de *u* pos*a resultar um* po*tura </line>
</par>
<par>
<line> interfere*te do h**e* *obre seu contexto." (p.*11,1980). Assim pens*ndo, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *lfab*tização deve possibil*tar a* analfabeto a capacida*e </line>
<line> de organizar se* </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teres*na P*, v. 21, n. 2, *rt. 9, *. 171-188, f*v. 2024 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. R. C. Paixão, L. G. C. Galego </line>
<line> *80 </line>
</par>
<par>
<line> pe*samento de manei*a lógica, além de </line>
<line> auxi*iar na const*u*ão de um* cons*iência </line>
</par>
<par>
<line> m*is crí*ica em relaçã* ao mund* que o cer*a. </line>
<line> Motokane et al., 20*3 des*acam t*mbém que o termo a*fabetizar pro**sto por Freire </line>
<line> (198*) é mais que um aprendiza*o de l*r e e*crever, consiste em técnicas que possibilitam a </line>
<line> formação da críti*a do con*exto. </line>
</par>
<par>
<line> De a*o*do com Soares (2010), </line>
<line> "letra*en*o" </line>
<line> surgi* no voca*ulári* d* Educaç** e da </line>
</par>
<par>
<line> Ciência L*nguístic* n* segunda *etade da décad* 1980. Letramento disti**ue-*e, s*gundo a </line>
<line> autora, ** mero aprendiz*do da co*ifi*ação da *scrita e da leitura, o impa*to d* uso d* </line>
</par>
<par>
<line> l*tram*n*o s*ria o uso em prát*cas sociais. Ela descreve * *if*rença ent*e </line>
<line> alfa*eti*ação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> letrame*to: "ALF*BETIZA*ÃO: a*ão de *nsinar/apre*de* a ler e a es*re*er. </line>
<line> LETRA*ENTO: est*do ou c*ndi*ão de quem nã* ape*as sa*e *er e escrever, mas cultiva e </line>
<line> exer*e as práticas sociais *ue u*am a escrita." (SO*RES, 2010, p.47). De acordo com e*a: </line>
<line> P*ecisaríamos de um ver*o "letrar" para nomea* a ação de levar os i*d*víduos ao </line>
<line> let*am*nto ... Assim, ter*am*s alfabetiza* e *et*ar c*m* *ua* ações d*stin*as, mas não </line>
<line> inseparáveis, ao con*rá*io: o ideal *er*a alfabetizar letr***o, ** seja: *n*inar a l*r e * </line>
</par>
<par>
<line> escre*er no *ontexto das p**ti*as **ci*is da leitura * da es*ri*a, de mo*o que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> indivíduo se t*rnasse, ao *esmo tempo, alf*betizado e letrad* (SOARES, 2*10, p </line>
<line> * 7 ). </line>
<line> Ga*ego (2022) pondera que o Letramento Cien*ífico pode ser aplicado a qualqu*r áre* </line>
</par>
<par>
<line> d* saber human*, </line>
<line> permit*ndo de*envo*vimento do **nsamento crítico. E qu* práticas do o </line>
</par>
<par>
<line> L*trament* Científico são ess*nciais para a construção de u*a Alfabe*i*a*ão Científ*ca. </line>
<line> S*ntos (*007) argumen*a: </line>
<line> Nesse se*t*do, o conceito de le*ramento cien*ífico *mplia a função d*ssa ed*ca*ã*, </line>
<line> in*orp**a**o a discussão de *alores que venh*m a ques*ionar o m*d**o de </line>
<line> desenvolvimento cie*tífico e tecnológico. Em *utras *al*vras, o que se busca não é </line>
</par>
<par>
<line> uma alfabetização em termos de pro*i*iar </line>
<line> somen*e a l*itu*a de </line>
<line> in*o*ma*ões </line>
</par>
<par>
<line> cie*tíficas e tecnológicas, *as a *nter**etação do s*u pap*l so*ial. *sso implica </line>
<line> mu*anças não só de cont*ú*os programáticos como tamb*m de process*s </line>
<line> metodo*ó**cos e d* aval*ação. </line>
<line> Em certos pont*s de v**ta, alfab***zação e letr*men*o podem ser s*nônimas ao pensar </line>
</par>
<par>
<line> n* relação entre </line>
<line> ciência, </line>
<line> ed*cação científica, e*t*dantes e o papel social. Qu*ndo elas </line>
</par>
<par>
<line> desenv*lvem *abi*idades *e observação, cr*ação de hipóteses, argumen**ç*o, *e*exões </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> extr*pola* **ra as *ivência* e a comp*eensã* soci*l, iss* é *lfa*eti*ação e Letramento </line>
<line> científico. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, Teresina, v. 21, n. 2, art. 9, p. 171-**8, fev. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Afetividade, Letramen*o *ien*ífico e Metodologias Ativas d* Aprendizag*m no E*sino d* Bi**ogia </line>
<line> 18* </line>
</par>
<par>
<line> 4.2 Apren*er c*ênc*as: motivaç*o p*ra os discente* </line>
</par>
<par>
<line> *s dados de uma pe*quisa realizada </line>
<line> pelo Instituto *acional d* Ciência e Tecnologia </line>
</par>
<par>
<line> e* Comu*i***ão Pública da Ciênc*a e Tecno*ogia (INC*-CPCT), com a*oi* do CNPq, d* </line>
</par>
<par>
<line> Fape*j e da Fapemig, qu*ndo </line>
<line> foram ouvidos joven* com id*de de 15 * 24 *no*, em tod* o </line>
</par>
<par>
<line> Bra*il, tot*lizando 2.206 pes*oas (MASSAR*N* et al., 2019), a pesquis* *borda várias </line>
<line> perguntas sobre Ciênci* * tec*ologia. O qu* ca** destacar nes*a pesqu**a é o interesse </line>
</par>
<par>
<line> declarado p*r **vens no </line>
<line> Br*sil por Ci*ncia e Tecn*l*gia e a busca por informação sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> con*ecimento destes. </line>
</par>
<par>
<line> Conform* os da*os do INC*-**CT, de *4 de janeiro de 2019, os jovens *êm mui*o </line>
</par>
<par>
<line> interesse ou interesse </line>
<line> por Ciênci* e Tecnologia atingin*o a porce**agem de 67% dos </line>
</par>
<par>
<line> entrev*stados. O as*un*o de maior interesse é Meio ambiente, </line>
<line> co* </line>
<line> p**centage* de 80%, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> M*d**ina * Saúde, com p*rcen*agem de 74%. Esses dois temas Me*o ambien*e e **di*ina e </line>
</par>
<par>
<line> S*úde se relacionam com questõ*s </line>
<line> da ciênci* *ão *bordado* na disciplina *e Biol*gi*. e </line>
</par>
<par>
<line> Jovens c*m*artilham *m *r*nde intere*se por ciência. Mas, quan** ana*isados </line>
<line> os dados </line>
</par>
<par>
<line> sobre </line>
<line> ac*ss* a meios de i**o*maç** </line>
<line> d* cont*údo* de ciê*c*a e tecnologia, eles uti*izam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> inte*net *o*o fonte de *esqu*sa. Google, Yo*tube, What*App, Faceboo*, </line>
<line> In*tagram, Blogs, </line>
</par>
<par>
<line> Twitter, Podca*t com por**ntagem respec*i*amente de 79%, </line>
<line> 73%, 51%, 50%, 36%, 1*%, </line>
</par>
<par>
<line> 11%, 5%. Os </line>
<line> da**s anteriores re*elam que os jovens brasileiros se d*zem inter*ssado* *or </line>
</par>
<par>
<line> temas *a </line>
<line> ciênc*a, mas *l** vão buscar </line>
<line> esses *emas *a in*ern*t, em redes </line>
<line> so*i*i*. A </line>
</par>
<par>
<line> preocupação junt* com o l**r*mento científico é que temos um largo acesso à infor*ação </line>
</par>
<par>
<line> sobre *iên*ia, mas muitas de*s*s in**rm*ç*es não *ão informações confiávei*. Podemos a </line>
<line> citar algumas report*gens c*mo exempl*s: </line>
<line> *) "* f*lt* d* c*nhecimento básico em ci**cia* inibe * inovaçã* no Brasil", </line>
<line> (B*RGES, 20*4): A rep*rtagem aborda *m estudo que revela que 64% *a popula*ão pos*ui </line>
<line> o chamado letra*ento científ*co aus*n*e ou el*men***; </line>
<line> b) "OMS consider* movimento a*tivacina u*a ameaça à saúde mund*al" (VEJA, </line>
<line> 2*19) abord* um problema que al*umas pessoas acreditam *ue v*cinas não são *egur*s nem </line>
<line> efic*ze*. Co* is*o tem causado uma ameaça con*ra a saú*e pública e *ode colo*ar em risco a </line>
<line> *ida das pess*as. </line>
<line> Pensando no problem*, nós, educadores, *omo p*demos ensi*ar ciências p*ra </line>
<line> for*ação *e estudant** que ex*anda a capa*idade de *az** uma aná*ise crít*ca das </line>
</par>
<par>
<line> inf*rmações que che**m até eles? A escola </line>
<line> é o **biente mais favorável para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> des*nvol*imento *o letram*nto cie*tí**co jun*o com metodol*g*as *ti**s, formando </line>
<line> Rev. FSA, Ter*si*a PI, v. 21, n. *, art. 9, p. 17*-188, fev. 20*4 www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. R. C. Paixão, L. G. C. Galego </line>
<line> 182 </line>
</par>
<par>
<line> *studant** que vão desenvolv*r </line>
<line> p*nsamento c*íticos, r*flexiv*s e ar*umentativos. Es*es </line>
</par>
<par>
<line> e**udan*es </line>
<line> v*o t*r um p**el ativo e </line>
<line> essencial n* *esenvolvimento socia*. Nesse sen*ido, </line>
</par>
<par>
<line> C**valh* (2022) sa**ent* que as Diretrizes naciona** e internacionai* par* o en*ino *e </line>
</par>
<par>
<line> ciências apontam </line>
<line> para o crescente *mpacto das **oluções </line>
<line> cie*tífic** e t*cn***gicas e par* </line>
</par>
<par>
<line> uma *bordagem, em sala de *u*a, temas mais próximo* * rea*idad* *os est*dantes. </line>
<line> * a*biente escolar é rico em opo**uni*ades para um processo de aproximaç** da </line>
<line> *iê*cia co* o est*d*nt*, *ntermedi*da *elo *rofes*or. *sso é um pr*c*sso de *feti*idade onde </line>
<line> ser** estimula*as a criati*idade, a per*epção de que o* estuda*tes podem evol*ir * des*obrir </line>
<line> seus potenciais. *a escola, exi**em diferentes ***mas de envolviment*, compart*lhamento de </line>
</par>
<par>
<line> sa**res, difer*n*e* p*ssibil*d*des de o *o*teúdo *er tr*balhado para a con*tru**o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> co*hecimentos. O* professores são fundamentai* nesse processo de ensin*-ap*endizagem, na </line>
<line> aproxi*ação dos **tuda**es em um movim*nto motiv*dor * signif*cativo com o c*nte*do. </line>
<line> 4.3 **á*icas de e*sin* que u*ilizem metodo*ogias ativas para o letramen*o ci*ntíf*co em </line>
<line> um* perspectiva da *fetivida*e </line>
</par>
<par>
<line> A(o) pr*fessor(a) de *iências </line>
<line> e B**lo*i* cabe *ropor, por*a*to, a*ivid*des </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> d*s*nvolv*m no* estudantes a </line>
<line> argument*ção e cap*cidade de levantar * testar a </line>
<line> h*p*teses </line>
</par>
<par>
<line> (MOTOKANE e* *l., 20*3). Na *ala de aula, *pre*dizag*ns vão sendo cons*ruídas por meio </line>
</par>
<par>
<line> do processo int*rativo entre prof*ssor-alunos, </line>
<line> conhecimento </line>
<line> e recursos didáticos. O* </line>
</par>
<par>
<line> proc*ssos de *onstrução de *nt*ndimento sobre con*eitos *ientíficos podem ser </line>
</par>
<par>
<line> d**envo*vidos </line>
<line> com levan*amento </line>
<line> de </line>
<line> conh*c*mentos *révios e de hipóte*es, e*planações </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> refle*ão sobr* elas para a elaboração de justific*tivas, limite* * </line>
<line> *revisões (*ASS*RON; </line>
</par>
<par>
<line> CARVALH*, 2008). </line>
</par>
<par>
<line> Galego (2022) pro*õ* *lgumas *rátic** </line>
<line> pedagóg*cas para o *esen**lvi*ento do </line>
</par>
<par>
<line> le*ra**nto científico, que in*luem * investigação, na qual *m </line>
<line> proble*a abord*do e, *or é </line>
</par>
<par>
<line> meio do contato c** o m*terial teórico e observações/experimentações, seja desenvolvi*a a </line>
<line> construção *o conhecimento. Dentre *las, destac*-se a leitura de t*xto* ci*ntíficos fe*ta pelos </line>
</par>
<par>
<line> estudantes e </line>
<line> com debates e socializaç*es dos resultados dessas leituras, </line>
<line> **aboração </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ca**anh** ed*cativa* </line>
<line> para a prevenção *e </line>
<line> d*ença*, * di*cussão </line>
<line> do i*pacto am**enta* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> u*b*n*zaç*o o* outro *em* e* evidê*cia na região onde a escola se enco*tra. Os estud*ntes </line>
<line> po*em, ainda, rea*izar uma a*ão social na qual conhecimen*os *ientíficos fo*sem *bor*a*os * </line>
</par>
<par>
<line> *ue possi*il*taria a ou*ras pes*oas conh*cerem o </line>
<line> papel *a Ciênci*. </line>
<line> Essas pr*t*cas </line>
</par>
<par>
<line> pedagógi*as são formas de *stímu**s para o let*amento *ientífico, mostrando o qua*t* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, T*resina, v. 2*, n. 2, art. 9, p. 171-188, fev. **24 *ww4.fs*ne*.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Afet*vi*ade, Le**amen*o C*entífi*o e Metodolo*ias **ivas de Aprendiza*em no Ensino d* Biol*gia </line>
<line> **3 </line>
</par>
<par>
<line> Ciência é t*ansform*d*ra. *essa per*pe*t*va, prof*ssores e *rofess*ras *ão form*dores para a </line>
</par>
<par>
<line> construção de conhec*men*o, e não apen*s inf*rm*d*res. Com *s*o, o *onhe*iment* não </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> apenas um exercício de memorização, mas também uma aqui*i*ão cul*ural que *ermita </line>
<line> ente*der o mun*o onde vivemos (CHASSOT, 2018). </line>
<line> As **todolo*ias ati*as, nesse se***d*, possib*litariam o l*trame*to científico, *lém da </line>
</par>
<par>
<line> int*ração entre docentes * discente*, o </line>
<line> *ue </line>
<line> estimularia a constru*ão do conhe*imen*o, </line>
</par>
<par>
<line> despertando o interess* e </line>
<line> pos*ibi*it*ndo ao aluno tomar </line>
<line> decisões fundamentada* e crític**. </line>
</par>
<par>
<line> Na *rática do ensino *e Biol*gia, por mei* das me*o*ologias ativas de a*rend*zagem, po*e- </line>
</par>
<par>
<line> se e*tim*lar as </line>
<line> discuss**s de *de*as, p*omove*do a </line>
<line> p*rt*cip*ção d* </line>
<line> alunos por meio </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> com**icação oral, escrita o* visua*. A esc*lha da moda**dade ped*góg*c* *eve c*nsiderar * </line>
</par>
<par>
<line> c*n**údo, os *bjet**os, o </line>
<line> *rup* de alunos a quem s* destina, </line>
<line> o *empo e o* r*cursos </line>
</par>
<par>
<line> *isp*níveis (K*A*ILCHIK, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> ** metodolo*i*s a*iva* propõem estratégias de ensi*o *as *ua*s o alu*o é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> prot*gon*sta e permite que *ompetên*ias como *riatividade, *riti*id*de reflexiva, cap*cidade </line>
<line> de autoava**açã*, cooperação e trabalho em eq*ip* *ejam *esenvolvidas (LOVATO, 201*). </line>
<line> Div**sas metodologias *tivas podem ser u*ilizadas no de*envolvime*to do l*trame**o </line>
<line> científ*co e incluem: </line>
</par>
<par>
<line> a) </line>
<line> Ap*end*zagem Bas*ada ** Pro**emas - Os estudante* trabal*am c*m o objet*vo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> s*l*cionar ** **oblema a parti* de um det*rmin*d* contex**. Poden*o </line>
<line> ser o pr*blema </line>
<line> real </line>
</par>
<par>
<line> ou fictício. Em grupo, os alunos d*scutem, *stu*am, **q*irem novos conheci*e*tos, </line>
<line> encontrando uma possível solução para o problema (NASCIMENTO, 2016). </line>
<line> *) Apre*d*z*gem Bas**d* em Proje*os - *s e*t*d*ntes resol*em um problema, cujo </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento </line>
<line> de um projet* tem alg*m*s fases como: seleção do p*oblema a ser </line>
</par>
<par>
<line> i*ves**g*do, elabora*ão d* plano de trab**ho, ex*c*ção do plano elab**a*o * a </line>
<line> obt*nção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> um produto *inal q*e poderá ser e*abo*ado em fo*ma de um *elatório, m*delo, en*re outro* </line>
<line> produtos didáticos (KRASILCH*K, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> c) </line>
<line> Aprendizag*m **seada *m Discussões - Os e*tudantes </line>
<line> tra*alham com a capacidade </line>
</par>
<par>
<line> de *aci*cínio. O conhecim*nto, *es*e contex*o, surge da inter*retação d* da*os q*e são </line>
<line> obti*os *om *ase em conceitos e supo*içõ*s. À me*ida que * c*nhecimento é ampliado, os </line>
</par>
<par>
<line> p*incípio* e </line>
<line> c*ncei*o* anteriores pod*m ser impl*mentados, em um </line>
<line> *enti*o simples ao </line>
</par>
<par>
<line> complex* (KRASILCHIK, 20*9). </line>
<line> d) Aprendiz*gem Bas*ada em Sala de Aul* Invert*da - Co*teúdos e *ns*ruçõ*s sendo </line>
</par>
<par>
<line> estud***s pelos </line>
<line> alun*s de fo*ma onli*e e a sala </line>
<line> de *ula sendo o local par* trab*lhar ** </line>
</par>
<par>
<line> conteúdo* já es*udados de forma colabor*tiv*. (NASCIMEN*O, *016) </line>
<line> Re*. FSA, *e*es*na PI, v. *1, n. 2, art. 9, p. 171-188, *e*. 2024 www4.fsanet.c*m.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. R. C. Paixão, L. G. C. Gale*o </line>
<line> 18* </line>
</par>
<par>
<line> e) </line>
<line> Aprendi*agem J*gsaw - mé*odo no qual *rupos de e*tudantes *nsinam uns ao* outros, </line>
</par>
<par>
<line> que são organizados *onforme * co*hecimento pr*vio dos estuda*tes e o contato destes com </line>
<line> especialistas no tema *lvo da discussão. Após esse *ontato, os grupos de aluno* socializam </line>
<line> seus aprendi*ados (NASCIMEN*O, *016). </line>
<line> Aprende* é ** ato reconstrutivo e o *etramen*o científico des*n*olv**o por mei* de </line>
<line> m*todolog*as ativas permite a *prendizagem, * de*env**vim*n*o *e ***ias novas, o au**nto </line>
<line> da *n*eração estuda*te-estu*ante, * interação *s*ud**t*s-profess*res, a inte*a*ã* prof*ssor*s- </line>
<line> e*tudan*es-cont*údo. C** iss*, as aulas podem des**r*ar ** maior inter*ss* dos **tu**ntes, </line>
</par>
<par>
<line> envolvend*-os em investi*a*õe* cien*íf*cas, *esenvolvendo a *apac*dade d* </line>
<line> r*s*lv*r </line>
</par>
<par>
<line> problemas, *ompreender conceitos e dese*vol*er novas habil*dade*. </line>
</par>
<par>
<line> Krassilchick (2019, p. 58), sobre a qu*stão, s*lienta q*e a </line>
<line> *bservação de </line>
<line> aulas de </line>
</par>
<par>
<line> b*ol*gia revela que o prof*ssor fala, ocu*ando, com preleções, cer*a de 85% </line>
<line> d* t*mpo. Os </line>
</par>
<par>
<line> 15% restantes s*o preenchido* p*r per*odos de confus*o e silê**io e p*la *ala dos es*ud*ntes </line>
<line> *u*, na m*io* parte das vezes, *o*si**e em pedi**s de **clarecimento *obre tar*fa* *ue </line>
</par>
<par>
<line> deve* execu*ar. Evi*entemente, na situação descrita os jovens </line>
<line> não têm grandes </line>
</par>
<par>
<line> op*rt*nid***s de me*horar sua capacida*e ** expr*s*ã*, pois, co*o os *rofesso*es não </line>
</par>
<par>
<line> ouvem, </line>
<line> não </line>
<line> ficam sab*n*o *om* eles falam *u pensam. Uma mudança q** se i*p*e é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> s*bsti*uição </line>
<line> d* aulas *xpositivas </line>
<line> por aulas em qu* s* estimu*e a di*cussão de i*eia*, </line>
</par>
<par>
<line> int*nsi*icando a part*ci*açã* dos aluno* por mei* de *omunicação or*l, escrita ou vis*al. </line>
</par>
<par>
<line> Quando os a**nos são estim*lados a expor suas ideias </line>
<line> nas aulas com uso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> metodo**gias ativas, eles se sentem m*tiva*os * particip*ção, interagind* de forma ate*ciosa, </line>
<line> expond* muito mais suas ideias, não os *imitand* a ouv*r apenas o professor. Es*a interação </line>
</par>
<par>
<line> co**ribui com * pro**sso de letr**ento científico, qu*ndo se pode a*orda* o uso </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> con*ecimentos ci*n*í*ico* o se* papel e </line>
<line> na soci*dade. </line>
<line> O*tro ambien*e a se levar em </line>
</par>
<par>
<line> *onside*ação no desenvo*vimen** do aprendizado são experi**ci*s educa*iv*s mais *róximas </line>
</par>
<par>
<line> de situações *m que os estudantes deve*ão a*lica* </line>
<line> seus co*hecimentos, tendo um </line>
<line> cont*to </line>
</par>
<par>
<line> *a*o* com a comunidade onde vivem (KRASILC*ICK, 2*1*). </line>
<line> O letram*nto c*entífico com as meto*ologia* ativas são práticas d* a*et**idade no </line>
</par>
<par>
<line> *rocesso de en*ino-aprendizado*. *fetividade é escu**r, * valorizar opiniões, é dar </line>
<line> voz , </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> prestar *tenção, é da* </line>
<line> autonomia, é co*struir junto id*ia*. Esses três *lemento*: letra*ento </line>
</par>
<par>
<line> cie*t**ico, *etodologias ativ*s e a*etividade cont**buem de forma significati*a </line>
<line> pa** </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> desen*o*vimento </line>
<line> da </line>
<line> aprendi*agem, c*ntrib*indo para construção de a </line>
<line> habilidades. Essa </line>
</par>
<par>
<line> relação democrática </line>
<line> criad* *ela afetividade, l*t*amento </line>
<line> cie*tífico e metodo*og*as a*iv*s </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 21, *. 2, art. 9, p. 17*-188, fev. 202* </line>
<line> www4.*sanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Afetividade, Letramento Científico e M*to*olo*ias Ativas de Apre*diz**em n* Ensino de Biol*gia </line>
<line> 1*5 </line>
</par>
<par>
<line> positiva, pois *s estu*antes conseguem constr**r, sup*rar di*iculdade* na ap*endiza*em, </line>
<line> tornando-se mais ques**onado*es, investigativos e *rítico*. </line>
<line> Pens*ndo na p*rticipação, na construção, no diál*go, na abordagem e dúvid*s de </line>
<line> *deia*, sugerimos *ma met*dologia ativa com sol*ções de problema*. * env***imento dos </line>
<line> alunos de forma participa*iva, reflexiva, *nvestigat*va sã* etapas fundamenta*s no proc*sso de </line>
<line> solu*õ*s de *robl*mas, sobre a orient*çã* do pro*essor em sala de aula. S*rá um mo*iment* </line>
</par>
<par>
<line> de *ntera*ão motivadora e*t*e estu*antes, </line>
<line> co*teúdo* e professores, *ue ampli** seu* </line>
</par>
<par>
<line> horizontes desenvol*endo competênci*s mais amp**s. As a*ividad** ser*o or*anizadas </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *cordo c*m as nece**idade* obser**das que se*ão divulgada* em um Blog *o col**io. Essa </line>
<line> prop*s*a *e met*dol*gia seria trabalha*a com duas estrutu*as: o emocional, l*vando no </line>
</par>
<par>
<line> processo a afetividade, conectivid*d*, interação dos </line>
<line> estudan*e* </line>
<line> e a estrutura cognitiva, </line>
</par>
<par>
<line> levando o pro*esso *n**lec*u*l. *ss*s d*as *struturas visam à con*t*uç*o do c*nhecimento. </line>
</par>
<par>
<line> O Blog é um meio interativo *a c*munidade estudantil, onde o estuda*tes têm </line>
<line> u* </line>
</par>
<par>
<line> *apel ativo </line>
<line> na **nstrução d* a*rendiz*do. Será abo*dad* tema inicia*mente e s*geri** o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> levanta*ento </line>
<line> d* dúvidas *os al*no* sobr* o ass*nto. Trabal*ar com o q**stion*mento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> dúv*das do* e*tudantes intensifi*a a *uriosi*ade, po*encializado * d*senvolvimento </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *ip*t*ses, pes*ui*a * reflexã*. Após o levantamento d*s dúvidas, serão **i*os e**l*rec*mento* </line>
<line> delas p**o grupo de estudantes co* orientação d* pr*fessor. Os estudantes dese*volverão *ua </line>
<line> *apacidade d* ar*ume*tação, s*ntind*-se livres para aborda* os t*mas, *odendo *er cr*ados </line>
<line> avata*es e o **senvo*viment* de víd*os cu*t*s. </line>
<line> As dúvid*s, a* curios*dades, a* resoluções dos problemas impulsio*a* o </line>
</par>
<par>
<line> d**e*volvi*ento de *m ensino d* biologia mais interativo, participati*o, </line>
<line> crítico, re*l*x*vo. </line>
</par>
<par>
<line> A*sim acont*cerá a co**trução </line>
<line> do letramento científi*o que é um a*o d* amor e uma *ção </line>
</par>
<par>
<line> democrática p*rt*c*pa*iva. </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSID*RA**E* FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> O desenv*lvimento *o letrame*to científico deve*i* ocorrer **m a u*ilizaç*o de </line>
</par>
<par>
<line> me*od*l**ias a*ivas </line>
<line> nas salas </line>
<line> de aulas, </line>
<line> em **a ab*rdagem na </line>
<line> qual a </line>
<line> afet*v*da*e seria </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> t*nica da rel*ç*o pedagógica. Nessa persp*ctiva, </line>
<line> a *ualidade de </line>
<line> vínculos </line>
<line> que s e </line>
</par>
<par>
<line> estabe*ecerã* entre </line>
<line> professores-alun*s * alu*os-conteúdos </line>
<line> es*olares tenderia a *er </line>
</par>
<par>
<line> potenc*alizad* (*EITE, 2012). </line>
<line> Os *stud*nt*s, nesse sentido, *evem aprender conc*i*os bás*cos, familiarizar-se com </line>
</par>
<par>
<line> *étodos cien*íficos e analisa* </line>
<line> s*t*ações so**ais do desen*olvimento da biologi* </line>
</par>
<par>
<line> (KRASILCHIK, </line>
<line> 2*19), d*vemos p*nsar nas *etodolog*as a*iva* q*e vamos *ti*izar, nas </line>
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<line> 186 </line>
</par>
<par>
<line> ferram*ntas q*e po*suím*s, fazendo o planejamen** d*s ações. É desafiador *r*ze* o e*tudo </line>
<line> de biologia, e de *utr*s ciências, para a proximi*a*e da vida do estu*a*te. Mas *uando </line>
<line> somos capazes em atitudes com a*ividad*s do *ia a dia como separação ** l**o, p*eservações </line>
<line> de parques, **gos, ri*s e ma*es, resp*itan*o que *sses *mbientes *ão lares de out*as espécies </line>
<line> de animais, ou q*a*do somos capazes de *nvolver os estudant*s em dis*ussõe* de pr*bl*mas </line>
<line> anal*sa*d* de uma form* cr*t*ca, estamo* l*v*ndo o letramento científico (C*ASSOT, **18). </line>
<line> Esse p*ocesso pode se ini**a* na escola, **o *e r*stringindo e se encerr*nd* nes*e espaço, </line>
<line> tend* u** p*rticipação **is ativ* d*s estudantes. </line>
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<line> A. R. C. Paixã* </line>
<line> L. G. C. *alego </line>
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<line> 1) c*ncepção e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) aná*ise e interpretaç*o dos *ados. </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 3) e*abor**ão *o rascunho ou na *evisão crític* do con*eú*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) part**ip*ção na *p*ov*ção *a versão final do manuscrito. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 21, n. 2, *rt. 9, p. 1*1-18*, fev. 20*4 </line>
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