<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 3, art. 4, p. 75-92, mar. *0*4 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2024.2*.3.4 </line>
</par>
<par>
<line> Prop*sta de Estrutura do Popular Fina*c*al Report*ng *ara a M**hora da Inform**ão </line>
<line> Contábil </line>
<line> *opular Fina*cial *e*orting St*ucture Propo**l to I*prove Acc*unt*ng Inf*r*ation </line>
</par>
<par>
<line> M*noel Francelino dos *an*os Filho </line>
<line> Mestre ** *iências C*ntábeis pela Un*versidad* Federal de G*iás </line>
<line> Professor da *ac*ldade Carajás </line>
<line> m*noel.fran*el*nofh@gma**.com </line>
<line> Ilí*io *osé Rech </line>
<line> Dou*o* *m Contab*lidade e Control*d*ria pela U*iversidade *e São Paulo </line>
<line> Profes*or d* Universidad* Fed*ra* de Go*ás </line>
<line> ilírio.*os*@u*g.br </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: M*noel Franceli*o dos Santos Filho </line>
<line> Editor-Chefe: *r. Tonny Kerley d* A*e*c*r </line>
</par>
<par>
<line> F*culd*de C**ajás, Av. Vp. Oito Qu*d*a Esp*cial Lote </line>
<line> R*drigues </line>
</par>
<par>
<line> **, F*lha 32 - Nova Marabá, Marab* - PA, 685*8-*50 </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
<line> **t*go r*cebido e* 04/12/2023. Ú**ima </line>
<line> vers*o </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: Ilírio *osé R*ch </line>
<line> recebi*a em 09/01/*024. Ap*ovado em 1*/*1/2024. </line>
</par>
<par>
<line> Uni*ersidade Fede*al d* G*iás, UFG - Campus II </line>
</par>
<par>
<line> Cam*u* Samamb*ia - UFG, 7**90900 - *oiânia, GO </line>
<line>-</line>
<line> Avaliado pe*o sist**a Triple Review: Desk Revi*w a) </line>
</par>
<par>
<line> Brasi*. </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e b) Doub*e Blin* R*view </line>
<line> (aval*ação cega *or d*i* ava*iadores da ár*a). </line>
<line> Revisão: Gramatical, *ormativa * de F*r*ataçã* </line>
</par>
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<line> M. F. Santos Filho, I. J. Re*h </line>
<line> 76 </line>
</par>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> *or**r a info*mação *ontáb*l * fina*ceira, no setor púb*ico, *ais fácil de com*reender pode </line>
</par>
<par>
<line> inc*n**va* os cidadã*s a examinar *e pe*to as ações g*vernament*is, </line>
<line> o que pode ser </line>
</par>
<par>
<line> realizado </line>
<line> at*av*s d* relatórios contábeis mais a*raent*s e c*mpreensíveis. Nesse senti*o, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> objetiv* </line>
<line> pri*cipal </line>
<line> des*a pesquisa foi identificar as *nformaçõ** essenciais </line>
<line> para compor </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> estr*t**a d* Popular **nan*ia* R**orting - PF* (ou Rel*tório Fi*anceiro Pop*l*r), a fim d* </line>
</par>
<par>
<line> melhorar a </line>
<line> compreensibi*i*a*e das inform*ções contábeis *o **t*r **blico. Para ta*to, </line>
</par>
<par>
<line> metodologicam*nt*, util*zou-se de *ma aborda*em qual*tativa, através de uma amostra não </line>
</par>
<par>
<line> prob**ilística de est*dos que tratam da temátic*. C*m os resu*tados foi *o*s*vel </line>
<line> constatar, </line>
</par>
<par>
<line> através </line>
<line> da lite*atura es*u*ada, que a proposta </line>
<line> da *strutu*a *ugerida para o PFR aprese*ta </line>
</par>
<par>
<line> d*as caracte*ís*icas basil*res: caract*rístic*s *or**is e *a*a**erísti*as d* c**teú*o. As </line>
<line> *a*acte*ísti*as formais *e**rem-se à *strut*ra do re**t*rio, inclui*do uma apresentação visu*l </line>
<line> atraente, formato acessível, publ*cação periódica, relatório *onciso e ilustrativo. Já as </line>
</par>
<par>
<line> caract*rísti*as do conteúdo são rel*cionadas * </line>
<line> par*e text*a*, incl*indo um contexto inici**, </line>
</par>
<par>
<line> inf*rmações es*enciais e inf*rmações complementares. Assim, a pesqu**a contribui com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> a*ademia, gestores e co*tador*s públicos, ao traz*r uma discussão acerca do PFR c*m uma </line>
</par>
<par>
<line> ap*ese*tação de proposta de es*rutura *ue </line>
<line> pode mel*orar a comp*eens*bili*ade da </line>
</par>
<par>
<line> *nformação contábil. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*avras-chave: Relató*io *inanceiro Po*ular; Compreensibil*dade. Setor P*blico. </line>
<line> ABSTRAC* </line>
<line> Making accoun*ing and financial i**ormation in t*e public sect*r easier to understan* c*n </line>
</par>
<par>
<line> enco*r*ge </line>
<line> citizens to closel* scrutini*e government acti*ns, w*i** can be accompli*hed </line>
</par>
<par>
<line> th*ough more *ttract*ve </line>
<line> and understandable *cc*u*tin* reports. I* this sense, the ma*n </line>
</par>
<par>
<line> o*ject*ve </line>
<line> of this re*ea*ch wa* to ident*fy *he essential in**rmation **eded to compos* t*e </line>
</par>
<par>
<line> structur* of P*pu**r Financial Repo*t*ng - PFR (or Popular Financi*l Report), to i*prove </line>
<line> the com*rehensi*ility of ac*ou*tin* infor*ation in the p*blic s*ctor. Therefore, </line>
</par>
<par>
<line> met*odol*gi*all*, a qualitati*e appro*ch wa* </line>
<line> u*ed through a *o*-pr*b*bili*tic sampl* of </line>
</par>
<par>
<line> studie* that de*lt with th* theme. With the results, *t was possi*le to </line>
<line> ver*fy, through the </line>
</par>
<par>
<line> studied **terature, th*t the str*cture suggested for the PFR present* two basic c*aract**is*ics: </line>
</par>
<par>
<line> formal cha*acteri***cs and *haracte*istics of the cont*nt. Fo*m*l chara*t*ri*tic* refe* t* </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> structure of the report, incl*ding an attrac**ve visual presen*ation, an acc*ssi*le for**t, </line>
<line> *eriodic pu*lication, *nd a concise and *ll*strative report. The chara*ter*stics o* the content </line>
<line> *re related ** the tex*ual part, *nclud*ng an initial context, essentia* infor**tion, and </line>
</par>
<par>
<line> com*lemen*a** *n*o*mati*n. *hus, th* research co*tri*ut** to the </line>
<line> acad*my, managers, and </line>
</par>
<par>
<line> public account*nt* by *ringing a discussion about t*e PFR and a pr*sentation of a propos*d </line>
<line> *tr*ctu*e that can i*pr*ve t*e **mprehensibil*t* of accounting infor*ation. </line>
<line> Keywords: Popu*ar *i*ancial *epo*t. Compreh**si*i*ity. Public *e*tor. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 2*, *. *, **t. 4, p. 75-9*, mar. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Proposta de Estrutura do Po**lar Financ**l *eporti*g para a M*lh*ra d* I**ormaç*o *ontábi* </line>
<line> *7 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODU*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> A Constituição Fed*ral de 1988, **nh*c*da c*mo Constituição C*dadã, teve *m </line>
</par>
<par>
<line> pap*l fundament** na promoção *a democraci* brasileir* e no *nc*n*iv* à participação </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> s*ciedade na Adm*n**tração *úbli*a, po*s a part*cipa**o *a sociedad* * consi**rada um </line>
<line> elemento ess*ncial p*ra * democrac*a (CREMONESE, 201*; MACÊDO et a*., 2021). </line>
<line> O envol*i*en*o do* cidadão*, por m*io da disponi**l**ação tr*nsparente e acess*vel </line>
</par>
<par>
<line> de *ocu*entos fina*ceiro*, é </line>
<line> *ru**al pa*a a democracia partic*pat*va (AVERSANO al., *t </line>
</par>
<par>
<line> *019; *IANC**E et al., 2019). *s inst**uiçõ** pública* p*de* c*ntribuir para melho*ar a </line>
</par>
<par>
<line> transparênc** e *orne*er *nfo*ma*ões sobre co*o o* re*ursos *úbl***s, </line>
<line> proven*entes dos </line>
</par>
<par>
<line> i*pos*os, estão sendo utilizados e direcionados </line>
<line> para *ções *uturas (ZORZAL; </line>
</par>
<par>
<line> RODRIGUES, 201*; AVERSANO et al., 2019; OL*VEIRA et al., 2020). </line>
<line> Consi*erando q*e os cidadãos são o* pr**cipais *s*ários *as info*mações c*nt*b*i*, </line>
<line> os re*atórios *ina*c*iros *evem ser apresen*ados em lingua*em cl**a e co**i*a, fa**litand* a </line>
</par>
<par>
<line> *ompree*são </line>
<line> de seu signif*ca*o (CF*, 20*6; IPS*SB, *013). No entanto, mesmo com </line>
</par>
<par>
<line> esforço* par* *a*monizar </line>
<line> as norm*s *nternaci**ais de contabili*ade do setor *úblico </line>
</par>
<par>
<line> (IPSAS) (CA**AÑEDA-R*DR*G*EZ, 20*2), os rel*tó*i*s finan*eiros das entidad*s </line>
</par>
<par>
<line> públi**s ainda **o con*iderados m*i*o técnic*s e </line>
<line> extenso*, dificult*nd* a leitura </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> compree*são p*r *e*soas </line>
<line> não *amiliariz*das c*m o assunto (BIONDI; BRACCI, </line>
<line> 2018; </line>
</par>
<par>
<line> *ORDAN et al., 2*16; *ANE*-ROS*I, 2019). </line>
<line> Nes*e cont*xto, s*rge um relatório alternativo conh*c*do na literat*ra como Popular </line>
<line> F*nanci** Repo*ting - PFR (Relató*io F*nance**o Popular). O PFR tem * obj*tivo de **rnar </line>
</par>
<par>
<line> as info*mações con*ábeis mais leg*v*is e acessív*is </line>
<line> a*s **dadãos s*m experiência em </line>
</par>
<par>
<line> f*nanças </line>
<line> púb*icas </line>
<line> (*IO*DI; B*ACCI, </line>
<line> 201 8; </line>
<line> COH*N; </line>
<line> KA**TZI*AS, </line>
<line> 2015; </line>
</par>
<par>
<line> MONTESI*OS; BRUS*A, 201*), ao apr*s**tar informações </line>
<line> de forma simplificada </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> de*complica*a, evitan*o o us* de termos *é*nic*s complex*s (BIANC*NE </line>
<line> *t al., </line>
<line> 2**6; </line>
</par>
<par>
<line> CO*EN; KARATZIM*S, 201*; YU**F et al., *0*3; YUSUF; JO*DA*, 2015). </line>
<line> O PFR é centrado no cidadão e pode melhora* * c*mpreensi*i*idad*, a transparência </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> a </line>
<line> *atisfação </line>
<line> da* </line>
<line> açõe* </line>
<line> d*sen**l*idas </line>
<line> pelas </line>
<line> inst**ui*ões </line>
<line> públi**s </line>
<line> (*OH*N; </line>
</par>
<par>
<line> *ARATZIM*S, 20*5; *USU* et al., *013). Cons*deran*o que os entes público* utilizam </line>
<line> recu*sos públ*cos para pres*ar serviç*s é impor*ante qu* *restem contas à *oci*dade sobre * </line>
<line> uso adequado des*es recursos (*E LIMA ** al., 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Diante disso, o presente estudo tem como objetiv* </line>
<line> *espo*der * seg*inte questão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa: Qua*s info*mações devem compor a </line>
<line> estrutura do P*pul*r F*nan*ial *eportin* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina **, v. 21, n. *, **t. 4, p. 75-9*, mar. 2024 </line>
<line> www4.**an*t.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. F. Santos *ilho, I. J. Rech </line>
<line> 78 </line>
</par>
<par>
<line> p*ra melhorar a co*preensibi*idad* das </line>
<line> informaçõ*s contábe*s </line>
<line> no *etor públic*? O estudo </line>
</par>
<par>
<line> bu*ca apresentar a* informa*ões *ssenciais para a cri*ção do P*R, v**an*o aprim*ra* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> compreensã* das *nformações contáb**s no setor público. </line>
</par>
<par>
<line> A j*st*ficativa deste estudo r*side e* trazer o* co*ceitos </line>
<line> teóric*s r*lacionados ao </line>
</par>
<par>
<line> PFR, permitindo qu* conta*ore* e *esto**s públ*c*s f*rneçam info**ações contábeis, </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> m*io *e um relatório que apr*s*nta uma linguagem sim**i*i*ada que po**a ser e*tendida por </line>
<line> us*ár*os que nã* são famili*riza*os com relatórios contábeis e financeiros, além de </line>
<line> acre*ce*tar u* assun*o *ncipien*e n* academia brasile*ra. </line>
<line> 2 REV**ÃO DA LITERATURA </line>
<line> *.1 *ompre*nsibilidade *a Informaç*o Cont*bil </line>
<line> Cons*deradas essencia*s pa*a *or*ar a informa*ã* contábi* útil, as característi*as </line>
<line> qualitativas fornec*m s*bsí*io* ao cumprim*nto dos ob*etiv*s da informação contá*il, a*ém </line>
<line> de conferirem ut*li*ade e cred*bi*idade aos usuários da info*mação (*FC, 2016; RIBEIRO et </line>
<line> al., 2021). </line>
<line> Conforme *estaca Dewi et *l. (*01*), as característi*as *ualitati*as *xistentes nas </line>
</par>
<par>
<line> *emon**r**ões contábeis têm como obje*ivo proporcion*r maior </line>
<line> qualidade e respaldo </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> i*fo*mação </line>
<line> co*tábil, pois são requisitos indis*ensáve*s </line>
<line> pa*a ating** a qu*lidade d*s*jada. </line>
</par>
<par>
<line> Es*as *ara*terística* são con*i*er*das *undamentais par* tornar a inform*ção contábil útil, </line>
<line> ao forne*e* ele*entos q*e co*fere* utilida*e e cumpr*r *s objetivos da informação contá*il, </line>
<line> *l*m de *onferir utilid*de e credibil*da*e *os *suá*ios ** in*ormação (C*C, 20*6; RIBEIRO </line>
<line> et al., 2021). </line>
</par>
<par>
<line> *eguindo as diretrizes d* *BC TSP EC (C*C, </line>
<line> 2016), as carac*erí***cas qual*ta*ivas </line>
</par>
<par>
<line> são divididas *m seis c*tegorias: r*lev*nci*, re*resent*ção f*dedigna, compreen*ibilidade, </line>
<line> tempesti*idade, c*mpara*ilidade e verificabi*idade. Todas são considerada* relevant*s e se </line>
</par>
<par>
<line> complementa*; no entanto, na *rát*ca, </line>
<line> p*de </line>
<line> s*r difícil </line>
<line> a**ançar todas es*as características, </line>
</par>
<par>
<line> ass*m deve have* *m eq*ilíbrio *u compensa*ão *ntre el*s (CFC, 20*6). </line>
</par>
<par>
<line> A compreensibilid*de, conforme </line>
<line> res*alta A*r** e F*lho (*017), é **ucial para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> util*dad* *a informação contábil. Van Helden e Re*chard (2019) concord*m ao sugerir*m </line>
</par>
<par>
<line> que, sob o p*nto de vista </line>
<line> d* </line>
<line> u*ilidade d* info**ação c*n*ábil p*ra </line>
<line> os usuários, as </line>
</par>
<par>
<line> caract*r*s****s qua*itativas mais sign*ficati*as *ão a relevância e a c*mpre*n*ibilidade, pois </line>
<line> estão rel*ci*nadas à t*ma** de d*cisão e prestação de con*as, re*p*ctivamente. </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, *. 21, n. 3, *rt. 4, p. 75-92, ma*. 2*24 **w4.fs*net.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Proposta de Estrutura do *opul*r Financial R*porti*g para a Melhor* *a I*formação Cont*bil </line>
<line> 79 </line>
</par>
<par>
<line> Estudos t*m mostrado que a compreensi*ilid**e das informações apresenta*a* nos </line>
</par>
<par>
<line> *elató*ios financeiros </line>
<line> pode se* </line>
<line> complica*a, principalmente d**ido à termi*ologia técnica </line>
</par>
<par>
<line> usada, que pode </line>
<line> não ser *dequada ao perfil do usuár*o da informação (MESSIAS *t al., </line>
</par>
<par>
<line> 2018). Por exemplo, Ga*lon et *l. (2011) </line>
<line> consta*a*a* **e os *ida*ãos, de um *unicípio </line>
</par>
<par>
<line> gaúcho, tiveram dificuldade em compree*de* claramente os relatór*os *ontábeis de execução </line>
</par>
<par>
<line> orçame**ária, li**** d* </line>
<line> dívid* e *esp*sas com pesso**. Os autore*, seguin*o </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> apo*ta*entos dos resp*ndentes da pesquisa, des*acara* a n*cessidade de apr*sentar </line>
<line> i*f*rmaçõ*s de forma simpl*ficada, evitando terminologia exces*ivam*nte t*cnica. *om o* </line>
<line> achados da p*squisa, r*st*u concluído que gran*e parte dos respondentes *ão c**seguiram </line>
<line> co*pre*nder *e f*r*a *orr*t* as informaçõ*s dos relatór**s. </line>
</par>
<par>
<line> Augu*tin** et al. (2015) ta*bém inves*igaram o nível d* compre*nsibi*idade </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> cidadãos sobre in*o**ações con*tante* </line>
<line> nas demo*stra*õ*s contábeis, através de pesqu*sa </line>
</par>
<par>
<line> ***umental e aplicação *e questionário a líd*r*s comuni*ários, d*nomin*d** co*o usuári*s </line>
<line> médio* da informaçã* cont***l, na cid*de de Curitiba. A pes*uisa con*luiu que muitos *os </line>
<line> ent*e**stados não compr*endem *o*retamente as in*ormaçõ*s dos rela*órios. Os autores </line>
</par>
<par>
<line> s*geriram que a melhoria da co*preensibilidade dos usuár*os poderia ser a*cançad* com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ut*liz*ção de </line>
<line> termos d*scom*l*cados no* relatórios contábei* e *omplem*ntaç*o d* </line>
</par>
<par>
<line> interpretação d*s resultados. </line>
<line> Camac*o (2019) *nvestig*u a *ompreensibilidade e l*gibilid*de da* i*formaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> cont*bei* a partir da percepção d*s *su*rios. O est*do mo*trou q*e compreensibilidade a </line>
<line> d*s i*formações e*t*va re*aciona*a a* nív*l de escolaridade, s*ndo que aqueles co* maior </line>
<line> grau de e*tudo tinham melh*r compreensib*l*dade. Também foi *pontada a ne*ess*dade de </line>
<line> mel*orar * *ualidade da informação e*ibida, suge*indo a **iliz*ção de linguag*m simples </line>
</par>
<par>
<line> (plai* language) e elaboração </line>
<line> e apresent*ção de relatóri*s distintos para facilitar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> compreensão e le**bil**ade das informações. </line>
<line> La*ge**a et a*. (2021) conduziram um estudo para examinar o efeito da transparência </line>
</par>
<par>
<line> d* in*o*maç*o </line>
<line> financeira n* c*pacidade *os u*uários de compreendê-la, </line>
<line> bem como </line>
</par>
<par>
<line> i*vestigaram se essa compreens*o leva * p*r*icipação p*bl*ca, conforme aprese*tado </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> rela**rio fina*c*iro. As vari*veis **plicativas </line>
<line> utiliza*a* foram a clareza do conteú*o e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ormato de apresentação. A p*squi*a foi re*lizada *om cento e cinquenta e oito estudantes </line>
<line> da Massey University em Palmer*ton North, Nova Zelâ*dia. </line>
<line> Os r*su*tados *a **sq*isa *e Langella et al. (2021) indicaram qu* a mel*oria do </line>
<line> con*eúd* ap*e*entado, com os devidos esclar*cim*n*os *obre ** te*mos técnicos *tili**dos e </line>
<line> de *orma obj*ti*a, impa*ta positivamente na co*p**ensão dos usuári*s. Qu*nto à influ*ncia </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *1, n. *, ar*. 4, p. 75-92, mar. 2024 www4.fs*net.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. F. S*ntos Filho, I. J. Rech </line>
<line> 80 </line>
</par>
<par>
<line> da compree*sibi*idade *a tr*nsparência p**a induçã* à pa*ticipação púb*ica, foi sugerid* que </line>
<line> os maiore* índice* de parti**pação púb*ica ocorreram nos in*ivíd*os *u* ente*de*am melhor </line>
<line> o assunt*. </line>
<line> Portan**, conf*rme obs**vado nos estudo*, a i*for*aç*o con*ábi* apr*sentada n*s </line>
</par>
<par>
<line> re*atórios </line>
<line> contá*eis *radicionais a*nd* necessita de me*horia par* que os usuári*s </line>
</par>
<par>
<line> *ompreendam o s*u significado, assi* apres*ntar informaçõ*s de forma mais simpl**icada e </line>
</par>
<par>
<line> *om li**uagem meno* rebu*cad*, </line>
<line> como n* caso do PFR, *ode *raz*r melhoria </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> compre*n*ibi*ida** das i*fo*maç*es contábe*s. </line>
<line> 2.2 *opula* *inanc*al Reportin* - PFR </line>
<line> O P*pula* F**ancial Reportin* (**R) foi *esenvolv**o pelo Gove*nmental </line>
<line> Accountin* Stand*rd* B*ard (GAS*), a **sociatio* of Govern*ental Acco*ntants (AGA) e </line>
<line> a Government Fin*nce Of*icers Ass**iatio* (GF*A) nos Estados Unido* e Can*dá </line>
<line> (BI*NDI; BRACCI, 20*8; C*HEN; KARATZIMAS, 20*5; MONTESINOS; BRUS**, </line>
<line> 2019). </line>
<line> A Government F*nance Of*icers *ssociati*n (GFOA) incentiv*u os governos a </line>
<line> p**duzirem relat*rios *o**lar*s *i**nce*ros * **rtir dos relatór*os financeiros anuais, a**avés </line>
</par>
<par>
<line> de um progr*ma </line>
<line> que premia*se esses r*latóri*s financeir*s populares, denominado </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Programa de P**mios de Relatórios Fin*nceiros Anuais Populare* (PAF*). * intuit* foi de </line>
<line> melhorar a qua*idade dos relatórios fi*anceiros para q*e es*es foss*m acessíveis e d* f**il </line>
</par>
<par>
<line> compreen*ibilidade ao público </line>
<line> *ue não possui experiência em finanças públicas (G*O*, </line>
</par>
<par>
<line> 2020). </line>
</par>
<par>
<line> De acordo c*m Yusuf et </line>
<line> al . </line>
<line> (2**3), * or*gem d* *FR está relacionada à* </line>
</par>
<par>
<line> in*uietações sobre falta de c*mpre*nsibilidad* dos rel*t*rios tradicionais a </line>
<line> emitidos *el*s </line>
</par>
<par>
<line> governos. Em*or* e*ses relat*rios sejam co**idera**s *brangentes e *nformativos, eles não </line>
<line> per*i*em q*e os us**rios em geral entendam complet*men*e as in*orma*ões. Os **t*res </line>
<line> destacam que fornecer informaçõe* p*r meio de r*latór*o* popular*s *juda na co*unicação </line>
<line> en*re o gover*o e os cida*ãos. </line>
<line> Cohen & Karatzimas (*015) ****mam que, a*ém dos relató*ios *e p*estação de contas </line>
<line> e co*tábei* *radicionais, há uma necessid*de de relatórios alterna**vos com *inguag** </line>
</par>
<par>
<line> s*m*lificada e </line>
<line> ne*tra, que u*ilize* i*fo*m*ções dos </line>
<line> **monstrativos c*nt*beis. Nes*e </line>
</par>
<par>
<line> sentido, a </line>
<line> emissão de relató*ios *ue for*a*eç*m a prestação de c*n*as e melhor*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> transparê**ia, como * PFR, pode *** considerada *m </line>
<line> **ime**o </line>
<line> pa*so para envolver </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> c*dadãos nas a*ões do setor pú*lico (MANES-ROSSI et al., 2019). </line>
<line> **v. FSA, Te*e*ina, *. 21, *. 3, art. 4, p. 75-92, mar. 2024 www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Proposta de Est*u*ura do Pop*lar Financ*al Reporting p*ra a Melhora ** Informação Con*ábil </line>
<line> 81 </line>
</par>
<par>
<line> Com o obje*iv* de av*liar as necessidades de infor*a*ões financeiras e </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> características *eseja*as </line>
<line> pelos cidad*o* *os relatórios </line>
<line> *op*lares, **s*f e Jordan (*012) </line>
</par>
<par>
<line> cond*ziram </line>
<line> uma p*squisa **m </line>
<line> gr*p*s </line>
<line> de cidadãos *os E*ta*os Unidos. Os result**os </line>
</par>
<par>
<line> mostraram que o* cidadãos têm mai*r interesse n*s fonte* de *eceita, desp*sas r*alizadas e </line>
<line> desem*en*o econômico-financeiro das e*tidade*. Quanto às características dos relatórios </line>
<line> po*ul*re*, os participantes destacaram a preferênci* por relató*ios cur**s, visualmente </line>
<line> atraentes e *ce*síveis à comun*d*de. </line>
</par>
<par>
<line> Co*en *t al. (2017) c*nduzir*m um estudo </line>
<line> pa*a *valiar se * *nter*sse dos cid*dãos </line>
</par>
<par>
<line> nos re*a*órios *opu*ares é determina*o pelo form*to de aprese*taç*o, além </line>
<line> do conteúdo </line>
</par>
<par>
<line> apresentado. Eles dese*vol*eram três </line>
<line> formatos diferentes de </line>
<line> relatório* financei*o*: </line>
<line> PDF </line>
</par>
<par>
<line> trad*c*onal, fli*ping book e we*site. Para a**liar o fo*m*to, el*s utilizaram *m questionár*o </line>
</par>
<par>
<line> com um c*njunto de aspectos e inform*ções comuns aos tr*s re*at*rios, </line>
<line> partindo do </line>
</par>
<par>
<line> pre*supost* </line>
<line> de *ue *m f*rmato melhor de apresentaçã* e *iv*lgação </line>
<line> d*s informações </line>
</par>
<par>
<line> contrib*i pa*a um* m*ior responsa*il*dade e tr*nsparê**ia públi*a. </line>
<line> *s resultado* mostraram que o forma** flipping bo*k recebeu as po*tuaçõ*s ma*s </line>
</par>
<par>
<line> baixas </line>
<line> em todos os aspect*s *valia*os. A* comparar o uso *o we*site </line>
<line> com o for*ato </line>
</par>
<par>
<line> tr**ici*n** *m PDF, *s re*p*nden*es da pesquisa mos*raram *referência pelo formato em </line>
</par>
<par>
<line> website. </line>
<line> Portant*, o for*at* website pode </line>
<line> co*tribui* para </line>
<line> a m*lho*ia </line>
<line> * qualidade da </line>
</par>
<par>
<line> aprese*tação *os relatórios populares em relação aos *utros modelos. </line>
<line> Manes-Rossi et al. (*019), a* *xaminarem os relatórios publi*ados em 180 </line>
</par>
<par>
<line> municípios norte-americanos premiados *ela GFOA em 201*, utili*ara* </line>
<line> as di**tr*zes </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> modelo d* relatóri* </line>
<line> popular proposto pela GFOA como referência. A análise ini*ial </line>
</par>
<par>
<line> identifi**u 51 e*ementos divid*dos em áreas principais. As inform*ções s**re o desemp*nho </line>
</par>
<par>
<line> e*onômi**-fina*ceiro, governança, o*jetivos do re*atório e infraestrutura fora* </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> caracterís**cas que se </line>
<line> destacaram. Essa* c*racte*ísticas *om*ns nos relatórios finan*eiros </line>
</par>
<par>
<line> populares podem servir com* base para *esqu**as futuras e ori*ntar a elaboração prática dos </line>
<line> re*atórios. </line>
<line> Da *esma forma, Biancon* et al. (2019) inves*ig**am as principa*s características e </line>
<line> c*nteúd* dos r*latór*os premiados pelo progr*m* da GFOA, mas a pesquisa *ncluiu cidades </line>
<line> americanas e c*na*enses no ano *e 2017. A*ós revisão teórica, o* au**res ident*fi*aram 48 </line>
<line> car*cterí*ticas aplicáveis aos rela*ó*io* finan*ei*os populare*, embora nem todas e**ive*s*m </line>
</par>
<par>
<line> presente* nos *elatórios a*alisados, que, segundo *s au*ores, pode res*ltar e* f*lta de o </line>
</par>
<par>
<line> transparênci* e </line>
<line> re*ponsabilização. Os autores co*cluí*am *ue estud*s adicionai* são </line>
</par>
<par>
<line> necessári*s p*ra e*plorar as d*ve*s*s car*cterísticas desses relatór*os, * fim *e mel*o*ar seu </line>
<line> R*v. FSA, Teresi*a PI, v. 21, n. 3, *rt. 4, p. 75-9*, m*r. 2024 www4.**anet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. F. Santos Filho, *. J. Rech </line>
<line> 82 </line>
</par>
<par>
<line> en*end**ento, divulgação e utilid*de práti**. </line>
</par>
<par>
<line> No contex*o *ra*ileiro, *a*tin* e Lima (2021) inve*tigaram os diferentes tipos de </line>
<line> relató*ios *opulares e suas princi***s ca*acte*ísticas. As auto*a* de*tacaram quatro requisitos </line>
<line> frequentemente e*c*ntrados nos relatórios que *s tornam mai* eleg*vei*: conformidade com </line>
</par>
<par>
<line> os prin*ípios *ontá*eis, </line>
<line> rela*órios *uditados, c*nte**o dos *elatór*o* e i*f*rmaçõ*s sob*e </line>
</par>
<par>
<line> fee*back </line>
<line> das </line>
<line> informações. C** base n*s*a análise, as a*toras pr*puseram um </line>
<line> m*delo </line>
</par>
<par>
<line> conce*tual que se baseia em sete p*êmios/c*rti*icados i*terna*io*ais e apre*enta </line>
<line> nove </line>
</par>
<par>
<line> carac*erísticas considera*as re*evante* para a legibili*ade das informações nos r*latóri**. </line>
</par>
<par>
<line> Assi*, obs*rva-se que </line>
<line> os estu**s atinentes ao PFR demonstram a *ecess*d*de do </line>
</par>
<par>
<line> aprimoramento da c**reza da infor*ação contábil e financeira no âmbito públi*o, que pode </line>
</par>
<par>
<line> s** realizada atr*vé* *e </line>
<line> relatórios </line>
<line> com* o PFR, que vem </line>
<line> se*d* co*si**ra*o um r*lat*rio </line>
</par>
<par>
<line> *otenci*l par* *ransparê*c*a e *articipação d*s c*dad*os nas ativid*des governamentais. </line>
<line> 3 PRO*EDIMENTOS M*TODOL*GICOS </line>
<line> Para a*c*nçar o o*jetivo proposto n*s*a pesquisa, utilizou-*e *e uma ab*rdagem de </line>
</par>
<par>
<line> *atureza q*alit**iva *ue, *egu*d* *il (2021), procura en*ender os procedim*ntos e </line>
<line> anális* </line>
</par>
<par>
<line> de caso* com certo g**u de profundidade sem a uti*izaç*o de d*dos nu*éric*s. </line>
</par>
<par>
<line> Utilizou-se de uma *m*stra não prob**ilística, a *ar*ir de estudos *ue t*o*xer** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> temá*ica relatórios populares e/ou re*atórios fina*ceiro* p*p*lares, no âmbito *o se**r </line>
</par>
<par>
<line> p*blico. A finalidade foi </line>
<line> trazer um </line>
<line> *rcabouço teóric* robusto no intu**o de id*ntificar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a*re*entar as carac*erís*icas pr*dominantes que s*o o*servadas nos e*tudo* *omo </line>
<line> *undamen*ais para c*mpre**sib*lidade da infor*ação apresent**a nos relat*rios financeiros. </line>
<line> Os estudos q*e supo*ta* tais *aracterís*ica* estão prese*tes no Quadr* 01. </line>
<line> Quadro 01 - Estud*s Basila*es </line>
</par>
<par>
<line> Aut*r (A**) </line>
<line> Objetivo/Contex*o </line>
</par>
<par>
<line> A** (2022) </line>
<line> *ncentiva a ela**ração e publi*ação de relatórios po*ulare*, conside*ando-os como *ssenciai* para a pre*tação de con*as </line>
</par>
<par>
<line> Av*rs*no et *l. (2019) </line>
<line> E*ide**iam * n*ce*sidade do *ese*volvimento d* um relatório popular integrado para for*alec*mento da participação do cida*ão </line>
</par>
<par>
<line> B***cone et al. (201*) </line>
<line> Examina as principais características e conteúdo do PFR qu* receberam o *rêmi* do pr*g*am* organizado pe*a GFOA </line>
</par>
<par>
<line> Bota (*020) </line>
<line> In**stiga * dispo*ibil*zação de três formatos de r*lató*ios popu**res: pdf, website e dash*oard </line>
</par>
<par>
<line> *amacho (201*) </line>
<line> Ve*ifica a compreensibi*idade e legib*lid*de do* relatórios contá*e*s, destaca a necessida*e da u*ilização de *lementos em l**guagem simples (plain lang**ge) p*ra a compre*nsi*ilidade </line>
</par>
<par>
<line> *ohen e Kara*zimas (2015) </line>
<line> Dis*o*rem sob*e a *ecessidade da *ria*ão *e *m r*latório po*ular inte*ra*o co*o meio *er*o *ntre relatório integrado e relatóri* po**lar </line>
</par>
<par>
<line> *o*en et al. (2017) </line>
<line> Aval*am se o int*resse d* cidadão pelos relatórios populares é </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 21, n. 3, art. *, p. 75-92, mar. 2024 </line>
<line> www*.fsanet.com.*r/*evi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Proposta de Est**tur* do *opu*ar Financial *epo*ting pa** a Melho** d* Informação Contábil </line>
<line> 83 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> decorrente do formato ou o co**eúdo apres*ntad* </line>
</par>
<par>
<line> Del Ges*o e Romagnoli (2*20) </line>
<line> Invest*ga* a ac**sibilid*de e comp**ensibilidade dos relatório* financeiros como * relatório simplifi*ado *a*a o cidad*o </line>
</par>
<par>
<line> GFOA (2020) </line>
<line> Incentiva os gover**s *meric*nos a **oduzirem *elat*rios populares ***an*eiros a *ar*ir dos *elatórios fin*ncei**s anuais </line>
</par>
<par>
<line> *ermann (2011) </line>
<line> Ap*ese**a de* d*cas *ara criação do relatório finance*ro p*pu*ar *o conte**o **s *UA </line>
</par>
<par>
<line> Jordan et al. (20*6) </line>
<line> Investigam o ní*e* **c*n*ado de t*anspar*ncia dos relatório* populares em*ti*os por governos locais nos EUA </line>
</par>
<par>
<line> La*gella et al. (2021) </line>
<line> Inve*tigam a influên*i* da *ransparênci* da informação fin*nceira sobr* a comp*eensibil**ade dos usuári*s, *tili*am c*mo variáve** e*plicativas * esclareci*ent* d* co*teúdo e o f**mato de *present*çã* </line>
</par>
<par>
<line> Manes-Rossi (2*19) </line>
<line> Anali*a se *s re*atórios *e municípios norte-ameri*anos segui*m as diretriz*s d* GFOA pa*a elaboração d*s rela*órios *op*la*es </line>
</par>
<par>
<line> Mar*ins e Lim* (*021) </line>
<line> Iden*ifica as pri*cipais característica* do* relatór*os fin*nceir*s po*ulares pa*a ap*esentação * ela*oraç*o, *ons*a**e c*m os s*t* *rêm*os/certif**ad*s internacionais </line>
</par>
<par>
<line> Ol*v*ira et al. (**18) </line>
<line> Inv*stiga ** principais caracte*ísticas e r*zões para i*plementação de *ela**rio financeiro popular nos municíp*os **rtugueses </line>
</par>
<par>
<line> Stan*ey (200*) </line>
<line> Analisa * relatório f*nanceiro popular como me** d* simplifi*ar as demonst*ações contábe*s em go*ernos locais na Aust*ália </line>
</par>
<par>
<line> Yu*u* e Jo*dan (2012) </line>
<line> Identificam, a p*rti* de um *rupo foc*l de c*dad*os am*ricanos, os assun*os de maior int*ress* para apresen*a*ão n*s relatórios *op*lares </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dad*s da pe**u**a. </line>
<line> Como pode ser obse*vado no quadro 01, o* estu*os ab*rcam de forma ampla o PF*, </line>
<line> tant* no contexto internaci*nal quanto nacio*a*. Dessa form*, con*idera-*e qu* a litera*ura, </line>
<line> trazi*a ao escopo do estu*o, possui abrangência ad*quad* para identifica* e apresentar as </line>
<line> prin*ipais carac*e*ística* pres*ntes no P*R. </line>
<line> 4 RES*LTADOS E DISC*SSÕES </line>
<line> 4.* Princip*is Característic*s Pre*entes *o PFR </line>
<line> As caracter*sticas, consoa**e a literatura abo*dada nos tópicos anter*ores, *erã* </line>
<line> apresentadas no decorrer deste tópico, para que ao final do estudo *e tenha *ma propo*t* de </line>
<line> estrutura de relatór*o e*basada *o arcab*uço do* p*incipa** estudos sobr* o assunto. </line>
</par>
<par>
<line> *n*cialmen*e, foi observad* na literatura que o rel**ór*o </line>
<line> p*ecisa trazer i**ormações </line>
</par>
<par>
<line> que i*diquem * con*exto in*cial do ambiente em que o e*te e*tá en*o*vido * o *sc*po do </line>
<line> que será ab*rdado no relatório. Para i**o, e*sas infor*ações *rec*sam declarar o* princ*pais </line>
</par>
<par>
<line> as*ect*s do r*latório e </line>
<line> do *nt* governam*nt*l, tais co*o a missã* do ent*, os v*lores </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> obje*ivo* estr*t*gicos, a visão </line>
<line> geral do relatóri* e objetivos do relató*io (A*A, 2022; </line>
</par>
<par>
<line> AVERSAN* et al., 2019; BIANCONE et al., 20*9; G*OA, </line>
<line> 2020; HERMANN, 2011; </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. 3, art. 4, p. 75-92, mar. 2*2* </line>
<line> www4.fsanet.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. F. Sa*to* Filho, I. J. Rech </line>
<line> *4 </line>
</par>
<par>
<line> *OR*AN e* a*., *01*). </line>
</par>
<par>
<line> Em segu*da, co*statou-se que é fundamental ve*if*car quais *nf*rmações precisam </line>
<line> c***t** nos r*l*tórios, *oi* não sã* toda* as informaçõ** qu* sã* *ra*idas ao relat*rio, m*s </line>
<line> s*m, as in*ormações essenciai*. A literat*ra descreve qu* as informações co*stantes *o PF* </line>
</par>
<par>
<line> dev*m ser as principais informações finan*eiras de receitas e </line>
<line> despesas, vis*o ger*l </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> desempenh* econôm*co-fin*ncei*o, resultad** dos </line>
<line> principais servi*os e aquisiçõe*, </line>
</par>
<par>
<line> investi*entos realizados, i*formações comparativas, des*fios par* a*i*gir objeti*os </line>
<line> p*opos*os (AGA, 2022; A*ERSANO et *l., *019; BIANCONE et al., *019; GFOA, 2020; </line>
</par>
<par>
<line> *ERMAN*, </line>
<line> 2011; JORDAN et a*., 2016; M*RT*N*; LI*A, 20**; S**NLEY, </line>
<line> 2008; </line>
</par>
<par>
<line> YUSUF & *ORDAN, 2012). </line>
<line> Tamb*m foram *bservad*s **e informações complemen*ares aos relatórios são </line>
<line> *onsid*ra*as de suma importância para a sua compreensibilidade, poi* p*dem traze* mai*r </line>
<line> co*ectiv*d*de *ntre a p*rticipação do cidadão e *s in*ciat**as efetuad*s pel*s en*es p*blicos </line>
<line> a parti* da abertura ao diál*g*, que pode ser efetuado por me*o de um canal *e feedba*k, </line>
<line> **e pode *er ut*lizado para que o ci*adão **nsiga ob*** informaçõe* adi*ionais, link* para </line>
</par>
<par>
<line> informações c*ntábeis na íntegra e pesq*isas de </line>
<line> opinião ou r*s*ostas às dúvidas </line>
</par>
<par>
<line> (AVERSAN* et al., 2019; GFOA, 2*20; JO*DAN *t al., 201*; MANES-ROSSI, 201*; </line>
<line> MARTINS & LIMA, 2021). </line>
</par>
<par>
<line> Posteri**m*n*e, *bservou-se </line>
<line> q*e é pr***so id*ntifica* qual fo*ma de a*rese*taçã* a </line>
</par>
<par>
<line> *or m*io d* qual o conteúdo do relatório será m**hor refletido. Estudos de**nstraram que, </line>
<line> para atender às necessidades dos usuários e m*l*ora* a compreensibilidade, as info*mações </line>
<line> do PF* deve* ser at*at**as ao us*ário. Por*ant*, dev*m utilizar *ab*las e recursos **áficos, </line>
</par>
<par>
<line> fotos e i*agens, </line>
<line> evitar o </line>
<line> uso de termos técn*cos, expli*ação de termos e siglas, </line>
<line> *exto* </line>
</par>
<par>
<line> r***gidos de forma conc*sa e clar*, ser aces*íveis e co*pr*ensívei* (AVER*ANO et </line>
<line> a l ., </line>
</par>
<par>
<line> 2019; BI*NCONE </line>
<line> et al., 2019; COHEN; KA*ATZIM*S, 2015; D*L G*SS*; </line>
</par>
<par>
<line> ROMAG*OLI, 2*20; GFO*, 2020; HERMANN, 201*; JORDAN et a*., 2*16; MARTINS; </line>
<line> LIMA, 202*; *TANLEY, 2008; YUSUF; JORDAN, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> Para La**ell* et al. (2021), </line>
<line> a *or** de apresenta*ão dos </line>
<line> r**atórios, ao incluir </line>
</par>
<par>
<line> recurs*s **suais, mel*oram sign*ficativam*n*e a compreensão dos usuários. Destaque-*e que </line>
</par>
<par>
<line> um layout atrativo c*m um </line>
<line> v*sual ape***ivo p*de ser um fator </line>
<line> chamativo ao c*dadão </line>
</par>
<par>
<line> (*ERMANN, 2011; JORDAN et al., 2016; YUSUF; J*RDAN, 2012). </line>
<line> Em adição, bu*cou-se na **teratura descobrir *ual o forma*o q*e é mais utilizado, sob </line>
</par>
<par>
<line> a ótica dos usuár*o* *a inform*ção. Nes*e **pec*o, formato m*lhor * considerado como o </line>
</par>
<par>
<line> acessíve* aos usuá*io* </line>
<line> *is*onibi*izados através de website, se*do o mais in**ca*o </line>
<line> pelos </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, *. 21, n. 3, a*t. 4, *. 75-92, mar. 2*2* </line>
<line> www4.fsan*t.*o*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *roposta de Estrutura d* *opu*ar Financial Reporting *ar* a Melhora d* *n*orm**ã* Cont*bil </line>
<line> *5 </line>
</par>
<par>
<line> cida*ã*s (AVERSANO et al., 2019; CO*EN et al., 201*). </line>
</par>
<par>
<line> Out*a *aracterí*tica *elevante é a *eriodici*ade da divul*aç*o do relatório. Estudos </line>
</par>
<par>
<line> apon*am para p**íodos diferen*e* tanto para fins de elab*ração </line>
<line> co** divulgação, pod*ndo </line>
</par>
<par>
<line> ser anual (ou maior), semestral, tr*mestral </line>
<line> o* mensa*. *ara Jord*n al. (201*) e o GF*A ** </line>
</par>
<par>
<line> (2020), o relatório *eve s*r an*al c*m a divulgaç*o *m *té </line>
<line> 06 meses do térmi*o do </line>
</par>
<par>
<line> ex**c*cio. Bota (2020) e Oliveira et al. (2018) apontam para </line>
<line> a </line>
<line> ela*oração e di*ulg*ção </line>
</par>
<par>
<line> trimestral *u *eme**ra*. E* resum*, a conclusão é que os relató*ios devem ser </line>
<line> periodicamente p*blica*os. </line>
<line> Quanto *o **m*nh* d*s *elatórios, há um consens* *e qu* devem *er conci*os e com </line>
<line> inf*rmaçõe* resum*das. Yusuf e Jor*an (2012) expressam que o co*priment* dos re*atórios </line>
</par>
<par>
<line> não pode u*trapassar oi*o pági*a*. Já Bia*con* ** al. </line>
<line> (2019) inform*ram que, no </line>
<line> co*texto </line>
</par>
<par>
<line> amer*cano e canadense, em m*itos </line>
<line> cas*s, </line>
<line> os rela*órios contêm </line>
<line> entr* uma e </line>
<line> 12 páginas. </line>
<line> A </line>
</par>
<par>
<line> AGA (202*) inc*ntiva a elabo*ação *os relató*io* co* ap*nas quatro páginas. Dessa fo*ma, </line>
<line> enco*aja-se os pr*fission*is que elabo*am esses rel*tórios a seguirem com f*rmatos conciso* </line>
<line> e obj*tivos, não u*trapassando *2 pági*as. </line>
<line> Ao *e elaborar **latór*os popular*s, os ente* pa**aram pe*o desafi* de torná-l*s </line>
</par>
<par>
<line> atraentes ao p**lico (JORDAN al., et </line>
<line> 201*). *e acordo com Herrmann (2011), quand* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> PFR * bem apr*sentado * estrut*ra**, pode a*rair a atençã* d* di*er**s usuários, o que pode </line>
</par>
<par>
<line> s*r </line>
<line> c*nsidera*o um meio *uxiliar p*ra criaçã* de </line>
<line> uma identidade organizacional </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> fav*rece a in**ituição. </line>
<line> 4.2 Propos*a d* Estrutura *ara Elab*ração e *pres*ntação do PFR </line>
</par>
<par>
<line> Ap*s a a**esen*açã* e </line>
<line> d*scus**o reportadas anterio**ente, chega-se a duas </line>
</par>
<par>
<line> car*cterísti*as co**ider*das </line>
<line> bas**are* para a elaboração do popul** financial repor*ing </line>
<line> *ue </line>
</par>
<par>
<line> p*dem *razer uma maior compreensibilidad* e transpar**cia no âmbit* dos en**s </line>
<line> p*bl***s. </line>
</par>
<par>
<line> Tendo em v*sta *ue fornecer inform*ç*es </line>
<line> em formato simpli**cad*, com e**larec*mento </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *n*erpretações dos termos uti**zad*s, facilita o entendimento da comun**aç*o q*e o ent* </line>
<line> gove*n*me**al preten*e e*tab*lecer *om * usuário d* i*forma*ão co*tábil (GALLON e* *l. </line>
<line> 2011; LAN*ELLA et al., 2*21; YUSUF et *l., 2013). </line>
<line> Nesse s*ntido, a *artir do arcab*uç* teó*ico estudado, demonstr*do no tópico *.*, e </line>
</par>
<par>
<line> dos achados d***a pesquisa, sugere-s* que base *ara elaboraçã* *o PFR cont*n*a *u*s a </line>
</par>
<par>
<line> vert*n*es esse*c*ais. A p*imei*a, leva </line>
<line> em conta </line>
<line> os a*pec**s estr*turais do rel*tório, </line>
</par>
<par>
<line> denominada de "caracter*sticas formais", enquant* a s*gunda, apoiada </line>
<line> no con*eúdo, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Ter**ina PI, v. 21, n. 3, a*t. 4, p. 75-92, m*r. 20*4 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. F. Sa**o* Filho, I. J. *ech </line>
<line> *6 </line>
</par>
<par>
<line> des*gnada de "carac*erísticas do conteúdo". </line>
</par>
<par>
<line> Quadr* 02 - C*ract*rístic*s basilares do P*pular Fin*ncial *eporting </line>
</par>
<par>
<line> C*racteríst**as *o*mais </line>
<line> *aracterí*t*cas *o Con*eúdo </line>
</par>
<par>
<line> a) Fo*m* Atrat*va b) *ormato Acessível c) Pub*icação P*riódica d) Relatóri*s Conciso* e *lustrativos </line>
<line> i) Co**ext* Ini*ial Aprese*taç*o do en*e; Missão do ente; V*lores e objetivos estratégico* do ente; Visão gera* do relatório; Objetivos do relatório. ii) Informaç*es Es*enciai* Principais i*fo*mações de receitas * despe*as; Desempenho econômi**-fina*ceiro; Realizaç*es e metas; Prin*i*ais des*fios para atingir *s ob*etivos; Principai* inform*ções de investimentos. iii) Informa*ões Compleme***res Expli*açã* de termos ut*lizados; Link e/ou QR C*d* *ara dem*nstra**es e info*mações co*tábe** na í*tegra; Can*l p**a feedback e contatos. </line>
</par>
<par>
<line> *onte: *ados da pesquisa. </line>
<line> As "ca*acterís*icas fo*mai*" remetem à estrutura ** si *o relatório, envolve os </line>
<line> seguintes aspectos: a) forma atrativa; b) for*ato acessível; *) publicação periódica; *) </line>
<line> relatório* concisos e ilus*rat*vo*. Observe o de*alhamento. </line>
<line> a) Forma atrativa: utilização de tabe*as, recursos gráficos, layout e visu** </line>
<line> apelativo. </line>
<line> b) Fo**ato **es*ível: di*ponível para que *od*s os u**ár*os tenham a*esso, </line>
<line> div**gado* por *e*o *e si*e i*stitu*io*a* e mídi*s sociais; </line>
<line> c) Publicação periódica: * relatório d*ve ser p*blicado per*odicamen*e, podendo </line>
<line> ser trimestral, con*or*e apontado pel*s re*pon*e*te* *esta pes*ui*a; Mensal, a </line>
</par>
<par>
<line> *epende* dos crit*rios técnico* determi*ados no e*t*; Ou </line>
<line> ainda, anua*, para </line>
</par>
<par>
<line> acompanha* o rela**rio contáb*l do fin*l do exercício dos entes pú*l*c*s. </line>
<line> d) Rela*órios con*isos e ilustrativo*: *el*tório* co* p*ucas páginas, con*en*o </line>
<line> Rev. F**, Tere*in*, v. 21, n. 3, a*t. 4, p. 75-92, mar. *024 **w4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Propost* de Es*rut**a do Popular *inancia* R*po*ting par* a M*l*ora da I*formaçã* Contáb*l </line>
<line> 87 </line>
</par>
<par>
<line> *nforma*ões resumidas e objetivas, além de *raz*r fotos e im*gens *lu*i*ativas. </line>
</par>
<par>
<line> *a*a a* "cara*terís*icas do conteúdo", </line>
<line> que advêm da parte textual que os relatório* </line>
</par>
<par>
<line> d*vem ap*esentar, *ão dividida* em i) cont*xto inicial; ii) informações es**nciais; * iii) </line>
<line> inf*rmações co***e*entare*. A seguir, são *prese*tados element*s textuai* mínimos </line>
<line> necessários * elaboraç*o *o relatório para o item "ca*acterísti*as do *onteúdo". </line>
<line> i) Contexto Inici*l: abo*da a *on*extualização sobre o ente governamental, *omo </line>
<line> por e**mp*o: apresentação d* ente p*blico; miss*o, visã* e *alores; objetivos </line>
<line> e*trat*gicos do *nte; v*são *eral do relató**o; e o*je*ivo* do rel*tóri*; </line>
</par>
<par>
<line> ii) *nfo*maçõ*s Essenciais: busca-se </line>
<line> **idenciar as informaç*es bas*lare* do </line>
</par>
<par>
<line> relatór**, por exem*lo: p*i**ipai* informaç*e* d* *eceit*s e de**esa*; </line>
<line> des*mpenho econômic*-financei*o; reali*a*ões e me*as; p*incipai* d*safios </line>
<line> para **ingir os o*j*ti*os; e *rincipais informações de in*e*ti*en*os; </line>
</par>
<par>
<line> iii) *nformaç*es </line>
<line> C*mplementares: </line>
<line> de*onstra-s* </line>
<line> as </line>
<line> infor*ações </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> com*leme*ta* as essenciais, ta*s como: explicação ** ter*os utilizados; </line>
<line> Link e/ou QR Co*e p**a dem*nstrações e informações *ont**eis na íntegra; e </line>
<line> Ca*al para feedback * contatos. </line>
<line> Impo*tante fris*r que t*das as **racterís*icas, aspectos e *lem*ntos cita*os </line>
<line> a**eri**mente, tanto para a* "caract*rís*icas for*ais" qu*n*o para a* "***acterísticas *o </line>
<line> conteú*o", for*m *ncluíd** por te*em sido a*uelas que mais se destacaram na literatur* </line>
<line> acerca *o PF* (co** p*r exemplo: AGA, 2022; A*E*SANO et al., 2019; BIANCONE et </line>
<line> al., 2019; BOTA, 2020; COHEN; KARATZIMAS, 2015; GFOA, *020; H*R*A*N, 2011; </line>
<line> J**D*N et al., 20*6; L*NG*L*A *t al., 2021; MA*TINS; LIMA, 2021; OLIVEIRA et </line>
<line> al., 2018; STANLEY, 2008; YU*UF; JORD*N, *012). </line>
<line> Buscou-se fornecer u*a base sólida *ara **n*ribuir com *vid*nciação das </line>
</par>
<par>
<line> i**orma*õ*s contábeis, atra**s *o *FR, de*orrente </line>
<line> da necess*dade d* facilitar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*mpr*ensibil*dade do* usuários, m*lhorar * </line>
<line> transpa*ência das informações públic*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> fo*talecer a pre*t**ão de c*ntas. </line>
</par>
<par>
<line> Portanto, em*ora não seja </line>
<line> o*rigatória a elaboração d* PFR, </line>
<line> *o contexto brasi*eir*, </line>
</par>
<par>
<line> ta*bém não s* verifica a sua v*dação, des*e m*do f*rnecer or*en*aç*es, decorrentes de um </line>
<line> es*udo *écni*o-cient*f*co, surge como um important* passo pa*a q*e nor*a*izadores tenha* </line>
</par>
<par>
<line> insights, * partir de uma f*rma d*ferente de apresent*ção das inform*ções contáb*is, </line>
<line> e qu e </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina P*, v. 21, n. 3, a*t. 4, p. 7*-92, mar. 20*4 </line>
<line> w*w4.fs*net.com.br/rev***a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. F. Santos F*lho, I. J. *ech </line>
<line> 88 </line>
</par>
<par>
<line> o* elaborado*es de relatórios con*ábei* util**em uma bas* cons*stente para complement*r as </line>
<line> *nformaçõ*s *m um mo*elo *e *el*tório *ompreensível po* p*rte dos usuários. </line>
<line> 5 *ONSID*RAÇÕES FINAIS </line>
<line> A melhori* da c*mpreensi*ilida*e das in*ormações c*ntábeis n* setor púb*ico é </line>
<line> fundame*tal para a divulgação contá*il. Nesse *en*ido, esta pesq*isa teve como p*opósito </line>
<line> identificar as informações essenciai* para a estrutura do PFR (Pop*lar Financial Reporting) </line>
<line> * fim de melhorar a compree*sibilidade da* i*formações c*n**beis no setor público. </line>
<line> *ara atin*ir esse objetivo, *o*am i**ntifica*as n* literat*ra as principais in*ormações </line>
<line> que *om*õem * *FR. C*m *a*e *** resultados, f**am des*a*adas duas cara*teríst*cas </line>
</par>
<par>
<line> f*ndamentai* p*ra * *l*boração e </line>
<line> *presenta*ã* </line>
<line> d* PFR, v*sand* me*horar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> compre*nsib**ida*e e transparência **s *nf**mações. São a* ca*act**ís**cas formais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ca*acterística* d* </line>
<line> co*teúd*. As *ara*terísticas for*ais r*ferem-*e *s*ru*ura do relat*rio, à </line>
</par>
<par>
<line> incluindo uma apresent*ção </line>
<line> *isual atraent*, form*to acessível, publicação periód*ca, </line>
</par>
<par>
<line> rel*tório co*ci*o e ilustrativo. Já as </line>
<line> ca*ac*erísticas do conteú*o são </line>
<line> relacio*adas à parte </line>
</par>
<par>
<line> textual, </line>
<line> in*luindo </line>
<line> *m </line>
<line> *ontexto </line>
<line> inicial, </line>
<line> inf*rmações </line>
<line> esse*c*ais </line>
<line> e </line>
<line> *nformações </line>
</par>
<par>
<line> co*plemen**res. </line>
<line> P*rt*nto, esta p*sq*isa c*n*rib*i c*m a discussão so*r* a q**lidade d* *ivu**ação </line>
</par>
<par>
<line> das infor*ações co*tá**is </line>
<line> dos </line>
<line> e*tes pú*licos, *specialmente no que se refere </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> compreensibilidade, expand*nd* o co***cimen*o </line>
<line> disponível na lit*r**ura. A*é* d*sso, par* </line>
</par>
<par>
<line> pro*issiona*s contábeis </line>
<line> e gestores pú*l*c*s, a*resenta-se *m formato </line>
<line> alternativ* *ara </line>
</par>
<par>
<line> *r*staç*o de c*ntas e d*vulga*ão das atividades governa*e*tais em *ntid*des públic*s. </line>
<line> É i*por*ant* ressaltar qu* es*e es*udo se bas*ou apen*s e* aspectos teór*cos </line>
<line> encontrado* na literatur*, *onsiderando-*e uma limitação, sendo necessário complementar </line>
<line> ess** informações em pesquisas f*tura*, in*orporand* a percepção dos *suários da </line>
</par>
<par>
<line> i*formação con*ábil em relação à compreensi*ilidade *as in*ormações </line>
<line> apresentada* </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> formato do P**, conforme *rop**to neste es**do. </line>
</par>
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