<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 3, art. 4, p. 75-92, mar. *0*4
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2024.2*.3.4
</line>
</par><par>
<line>
Prop*sta de Estrutura do Popular Fina*c*al Report*ng *ara a M**hora da Inform**ão
</line>
<line>
Contábil
</line>
<line>
*opular Fina*cial *e*orting St*ucture Propo**l to I*prove Acc*unt*ng Inf*r*ation
</line>
</par><par>
<line>
M*noel Francelino dos *an*os Filho
</line>
<line>
Mestre ** *iências C*ntábeis pela Un*versidad* Federal de G*iás
</line>
<line>
Professor da *ac*ldade Carajás
</line>
<line>
m*noel.fran*el*nofh@gma**.com
</line>
<line>
Ilí*io *osé Rech
</line>
<line>
Dou*o* *m Contab*lidade e Control*d*ria pela U*iversidade *e São Paulo
</line>
<line>
Profes*or d* Universidad* Fed*ra* de Go*ás
</line>
<line>
ilírio.*os*@u*g.br
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: M*noel Franceli*o dos Santos Filho
</line>
<line>
Editor-Chefe: *r. Tonny Kerley d* A*e*c*r
</line>
</par><par>
<line>
F*culd*de C**ajás, Av. Vp. Oito Qu*d*a Esp*cial Lote
</line>
<line>
R*drigues
</line>
</par><par>
<line>
**, F*lha 32 - Nova Marabá, Marab* - PA, 685*8-*50
</line>
</par><par>
<line>
Brasil.
</line>
<line>
**t*go r*cebido e* 04/12/2023. Ú**ima
</line>
<line>
vers*o
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: Ilírio *osé R*ch
</line>
<line>
recebi*a em 09/01/*024. Ap*ovado em 1*/*1/2024.
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ersidade Fede*al d* G*iás, UFG - Campus II
</line>
</par><par>
<line>
Cam*u* Samamb*ia - UFG, 7**90900 - *oiânia, GO
</line>
<line>-</line>
<line>
Avaliado pe*o sist**a Triple Review: Desk Revi*w a)
</line>
</par><par>
</page><line>
Brasi*.
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e b) Doub*e Blin* R*view
</line>
<line>
(aval*ação cega *or d*i* ava*iadores da ár*a).
</line>
<line>
Revisão: Gramatical, *ormativa * de F*r*ataçã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. Santos Filho, I. J. Re*h
</line>
<line>
76
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
*or**r a info*mação *ontáb*l * fina*ceira, no setor púb*ico, *ais fácil de com*reender pode
</line>
</par><par>
<line>
inc*n**va* os cidadã*s a examinar *e pe*to as ações g*vernament*is,
</line>
<line>
o que pode ser
</line>
</par><par>
<line>
realizado
</line>
<line>
at*av*s d* relatórios contábeis mais a*raent*s e c*mpreensíveis. Nesse senti*o,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
objetiv*
</line>
<line>
pri*cipal
</line>
<line>
des*a pesquisa foi identificar as *nformaçõ** essenciais
</line>
<line>
para compor
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
estr*t**a d* Popular **nan*ia* R**orting - PF* (ou Rel*tório Fi*anceiro Pop*l*r), a fim d*
</line>
</par><par>
<line>
melhorar a
</line>
<line>
compreensibi*i*a*e das inform*ções contábeis *o **t*r **blico. Para ta*to,
</line>
</par><par>
<line>
metodologicam*nt*, util*zou-se de *ma aborda*em qual*tativa, através de uma amostra não
</line>
</par><par>
<line>
prob**ilística de est*dos que tratam da temátic*. C*m os resu*tados foi *o*s*vel
</line>
<line>
constatar,
</line>
</par><par>
<line>
através
</line>
<line>
da lite*atura es*u*ada, que a proposta
</line>
<line>
da *strutu*a *ugerida para o PFR aprese*ta
</line>
</par><par>
<line>
d*as caracte*ís*icas basil*res: caract*rístic*s *or**is e *a*a**erísti*as d* c**teú*o. As
</line>
<line>
*a*acte*ísti*as formais *e**rem-se à *strut*ra do re**t*rio, inclui*do uma apresentação visu*l
</line>
<line>
atraente, formato acessível, publ*cação periódica, relatório *onciso e ilustrativo. Já as
</line>
</par><par>
<line>
caract*rísti*as do conteúdo são rel*cionadas *
</line>
<line>
par*e text*a*, incl*indo um contexto inici**,
</line>
</par><par>
<line>
inf*rmações es*enciais e inf*rmações complementares. Assim, a pesqu**a contribui com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
a*ademia, gestores e co*tador*s públicos, ao traz*r uma discussão acerca do PFR c*m uma
</line>
</par><par>
<line>
ap*ese*tação de proposta de es*rutura *ue
</line>
<line>
pode mel*orar a comp*eens*bili*ade da
</line>
</par><par>
<line>
*nformação contábil.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*avras-chave: Relató*io *inanceiro Po*ular; Compreensibil*dade. Setor P*blico.
</line>
<line>
ABSTRAC*
</line>
<line>
Making accoun*ing and financial i**ormation in t*e public sect*r easier to understan* c*n
</line>
</par><par>
<line>
enco*r*ge
</line>
<line>
citizens to closel* scrutini*e government acti*ns, w*i** can be accompli*hed
</line>
</par><par>
<line>
th*ough more *ttract*ve
</line>
<line>
and understandable *cc*u*tin* reports. I* this sense, the ma*n
</line>
</par><par>
<line>
o*ject*ve
</line>
<line>
of this re*ea*ch wa* to ident*fy *he essential in**rmation **eded to compos* t*e
</line>
</par><par>
<line>
structur* of P*pu**r Financial Repo*t*ng - PFR (or Popular Financi*l Report), to i*prove
</line>
<line>
the com*rehensi*ility of ac*ou*tin* infor*ation in the p*blic s*ctor. Therefore,
</line>
</par><par>
<line>
met*odol*gi*all*, a qualitati*e appro*ch wa*
</line>
<line>
u*ed through a *o*-pr*b*bili*tic sampl* of
</line>
</par><par>
<line>
studie* that de*lt with th* theme. With the results, *t was possi*le to
</line>
<line>
ver*fy, through the
</line>
</par><par>
<line>
studied **terature, th*t the str*cture suggested for the PFR present* two basic c*aract**is*ics:
</line>
</par><par>
<line>
formal cha*acteri***cs and *haracte*istics of the cont*nt. Fo*m*l chara*t*ri*tic* refe* t*
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
structure of the report, incl*ding an attrac**ve visual presen*ation, an acc*ssi*le for**t,
</line>
<line>
*eriodic pu*lication, *nd a concise and *ll*strative report. The chara*ter*stics o* the content
</line>
<line>
*re related ** the tex*ual part, *nclud*ng an initial context, essentia* infor**tion, and
</line>
</par><par>
<line>
com*lemen*a** *n*o*mati*n. *hus, th* research co*tri*ut** to the
</line>
<line>
acad*my, managers, and
</line>
</par><par>
<line>
public account*nt* by *ringing a discussion about t*e PFR and a pr*sentation of a propos*d
</line>
<line>
*tr*ctu*e that can i*pr*ve t*e **mprehensibil*t* of accounting infor*ation.
</line>
<line>
Keywords: Popu*ar *i*ancial *epo*t. Compreh**si*i*ity. Public *e*tor.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 2*, *. *, **t. 4, p. 75-9*, mar. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Proposta de Estrutura do Po**lar Financ**l *eporti*g para a M*lh*ra d* I**ormaç*o *ontábi*
</line>
<line>
*7
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
A Constituição Fed*ral de 1988, **nh*c*da c*mo Constituição C*dadã, teve *m
</line>
</par><par>
<line>
pap*l fundament** na promoção *a democraci* brasileir* e no *nc*n*iv* à participação
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
s*ciedade na Adm*n**tração *úbli*a, po*s a part*cipa**o *a sociedad* * consi**rada um
</line>
<line>
elemento ess*ncial p*ra * democrac*a (CREMONESE, 201*; MACÊDO et a*., 2021).
</line>
<line>
O envol*i*en*o do* cidadão*, por m*io da disponi**l**ação tr*nsparente e acess*vel
</line>
</par><par>
<line>
de *ocu*entos fina*ceiro*, é
</line>
<line>
*ru**al pa*a a democracia partic*pat*va (AVERSANO al., *t
</line>
</par><par>
<line>
*019; *IANC**E et al., 2019). *s inst**uiçõ** pública* p*de* c*ntribuir para melho*ar a
</line>
</par><par>
<line>
transparênc** e *orne*er *nfo*ma*ões sobre co*o o* re*ursos *úbl***s,
</line>
<line>
proven*entes dos
</line>
</par><par>
<line>
i*pos*os, estão sendo utilizados e direcionados
</line>
<line>
para *ções *uturas (ZORZAL;
</line>
</par><par>
<line>
RODRIGUES, 201*; AVERSANO et al., 2019; OL*VEIRA et al., 2020).
</line>
<line>
Consi*erando q*e os cidadãos são o* pr**cipais *s*ários *as info*mações c*nt*b*i*,
</line>
<line>
os re*atórios *ina*c*iros *evem ser apresen*ados em lingua*em cl**a e co**i*a, fa**litand* a
</line>
</par><par>
<line>
*ompree*são
</line>
<line>
de seu signif*ca*o (CF*, 20*6; IPS*SB, *013). No entanto, mesmo com
</line>
</par><par>
<line>
esforço* par* *a*monizar
</line>
<line>
as norm*s *nternaci**ais de contabili*ade do setor *úblico
</line>
</par><par>
<line>
(IPSAS) (CA**AÑEDA-R*DR*G*EZ, 20*2), os rel*tó*i*s finan*eiros das entidad*s
</line>
</par><par>
<line>
públi**s ainda **o con*iderados m*i*o técnic*s e
</line>
<line>
extenso*, dificult*nd* a leitura
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
compree*são p*r *e*soas
</line>
<line>
não *amiliariz*das c*m o assunto (BIONDI; BRACCI,
</line>
<line>
2018;
</line>
</par><par>
<line>
*ORDAN et al., 2*16; *ANE*-ROS*I, 2019).
</line>
<line>
Nes*e cont*xto, s*rge um relatório alternativo conh*c*do na literat*ra como Popular
</line>
<line>
F*nanci** Repo*ting - PFR (Relató*io F*nance**o Popular). O PFR tem * obj*tivo de **rnar
</line>
</par><par>
<line>
as info*mações con*ábeis mais leg*v*is e acessív*is
</line>
<line>
a*s **dadãos s*m experiência em
</line>
</par><par>
<line>
f*nanças
</line>
<line>
púb*icas
</line>
<line>
(*IO*DI; B*ACCI,
</line>
<line>
201 8;
</line>
<line>
COH*N;
</line>
<line>
KA**TZI*AS,
</line>
<line>
2015;
</line>
</par><par>
<line>
MONTESI*OS; BRUS*A, 201*), ao apr*s**tar informações
</line>
<line>
de forma simplificada
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
de*complica*a, evitan*o o us* de termos *é*nic*s complex*s (BIANC*NE
</line>
<line>
*t al.,
</line>
<line>
2**6;
</line>
</par><par>
<line>
CO*EN; KARATZIM*S, 201*; YU**F et al., *0*3; YUSUF; JO*DA*, 2015).
</line>
<line>
O PFR é centrado no cidadão e pode melhora* * c*mpreensi*i*idad*, a transparência
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
a
</line>
<line>
*atisfação
</line>
<line>
da*
</line>
<line>
açõe*
</line>
<line>
d*sen**l*idas
</line>
<line>
pelas
</line>
<line>
inst**ui*ões
</line>
<line>
públi**s
</line>
<line>
(*OH*N;
</line>
</par><par>
<line>
*ARATZIM*S, 20*5; *USU* et al., *013). Cons*deran*o que os entes público* utilizam
</line>
<line>
recu*sos públ*cos para pres*ar serviç*s é impor*ante qu* *restem contas à *oci*dade sobre *
</line>
<line>
uso adequado des*es recursos (*E LIMA ** al., 2020).
</line>
</par><par>
<line>
Diante disso, o presente estudo tem como objetiv*
</line>
<line>
*espo*der * seg*inte questão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa: Qua*s info*mações devem compor a
</line>
<line>
estrutura do P*pul*r F*nan*ial *eportin*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina **, v. 21, n. *, **t. 4, p. 75-9*, mar. 2024
</line>
<line>
www4.**an*t.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. Santos *ilho, I. J. Rech
</line>
<line>
78
</line>
</par><par>
<line>
p*ra melhorar a co*preensibi*idad* das
</line>
<line>
informaçõ*s contábe*s
</line>
<line>
no *etor públic*? O estudo
</line>
</par><par>
<line>
bu*ca apresentar a* informa*ões *ssenciais para a cri*ção do P*R, v**an*o aprim*ra*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
compreensã* das *nformações contáb**s no setor público.
</line>
</par><par>
<line>
A j*st*ficativa deste estudo r*side e* trazer o* co*ceitos
</line>
<line>
teóric*s r*lacionados ao
</line>
</par><par>
<line>
PFR, permitindo qu* conta*ore* e *esto**s públ*c*s f*rneçam info**ações contábeis,
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
m*io *e um relatório que apr*s*nta uma linguagem sim**i*i*ada que po**a ser e*tendida por
</line>
<line>
us*ár*os que nã* são famili*riza*os com relatórios contábeis e financeiros, além de
</line>
<line>
acre*ce*tar u* assun*o *ncipien*e n* academia brasile*ra.
</line>
<line>
2 REV**ÃO DA LITERATURA
</line>
<line>
*.1 *ompre*nsibilidade *a Informaç*o Cont*bil
</line>
<line>
Cons*deradas essencia*s pa*a *or*ar a informa*ã* contábi* útil, as característi*as
</line>
<line>
qualitativas fornec*m s*bsí*io* ao cumprim*nto dos ob*etiv*s da informação contá*il, a*ém
</line>
<line>
de conferirem ut*li*ade e cred*bi*idade aos usuários da info*mação (*FC, 2016; RIBEIRO et
</line>
<line>
al., 2021).
</line>
<line>
Conforme *estaca Dewi et *l. (*01*), as característi*as *ualitati*as *xistentes nas
</line>
</par><par>
<line>
*emon**r**ões contábeis têm como obje*ivo proporcion*r maior
</line>
<line>
qualidade e respaldo
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
i*fo*mação
</line>
<line>
co*tábil, pois são requisitos indis*ensáve*s
</line>
<line>
pa*a ating** a qu*lidade d*s*jada.
</line>
</par><par>
<line>
Es*as *ara*terística* são con*i*er*das *undamentais par* tornar a inform*ção contábil útil,
</line>
<line>
ao forne*e* ele*entos q*e co*fere* utilida*e e cumpr*r *s objetivos da informação contá*il,
</line>
<line>
*l*m de *onferir utilid*de e credibil*da*e *os *suá*ios ** in*ormação (C*C, 20*6; RIBEIRO
</line>
<line>
et al., 2021).
</line>
</par><par>
<line>
*eguindo as diretrizes d* *BC TSP EC (C*C,
</line>
<line>
2016), as carac*erí***cas qual*ta*ivas
</line>
</par><par>
<line>
são divididas *m seis c*tegorias: r*lev*nci*, re*resent*ção f*dedigna, compreen*ibilidade,
</line>
<line>
tempesti*idade, c*mpara*ilidade e verificabi*idade. Todas são considerada* relevant*s e se
</line>
</par><par>
<line>
complementa*; no entanto, na *rát*ca,
</line>
<line>
p*de
</line>
<line>
s*r difícil
</line>
<line>
a**ançar todas es*as características,
</line>
</par><par>
<line>
ass*m deve have* *m eq*ilíbrio *u compensa*ão *ntre el*s (CFC, 20*6).
</line>
</par><par>
<line>
A compreensibilid*de, conforme
</line>
<line>
res*alta A*r** e F*lho (*017), é **ucial para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
util*dad* *a informação contábil. Van Helden e Re*chard (2019) concord*m ao sugerir*m
</line>
</par><par>
<line>
que, sob o p*nto de vista
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
u*ilidade d* info**ação c*n*ábil p*ra
</line>
<line>
os usuários, as
</line>
</par><par>
</page><line>
caract*r*s****s qua*itativas mais sign*ficati*as *ão a relevância e a c*mpre*n*ibilidade, pois
</line>
<line>
estão rel*ci*nadas à t*ma** de d*cisão e prestação de con*as, re*p*ctivamente.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, *. 21, n. 3, *rt. 4, p. 75-92, ma*. 2*24 **w4.fs*net.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Proposta de Estrutura do *opul*r Financial R*porti*g para a Melhor* *a I*formação Cont*bil
</line>
<line>
79
</line>
</par><par>
<line>
Estudos t*m mostrado que a compreensi*ilid**e das informações apresenta*a* nos
</line>
</par><par>
<line>
*elató*ios financeiros
</line>
<line>
pode se*
</line>
<line>
complica*a, principalmente d**ido à termi*ologia técnica
</line>
</par><par>
<line>
usada, que pode
</line>
<line>
não ser *dequada ao perfil do usuár*o da informação (MESSIAS *t al.,
</line>
</par><par>
<line>
2018). Por exemplo, Ga*lon et *l. (2011)
</line>
<line>
consta*a*a* **e os *ida*ãos, de um *unicípio
</line>
</par><par>
<line>
gaúcho, tiveram dificuldade em compree*de* claramente os relatór*os *ontábeis de execução
</line>
</par><par>
<line>
orçame**ária, li**** d*
</line>
<line>
dívid* e *esp*sas com pesso**. Os autore*, seguin*o
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
apo*ta*entos dos resp*ndentes da pesquisa, des*acara* a n*cessidade de apr*sentar
</line>
<line>
i*f*rmaçõ*s de forma simpl*ficada, evitando terminologia exces*ivam*nte t*cnica. *om o*
</line>
<line>
achados da p*squisa, r*st*u concluído que gran*e parte dos respondentes *ão c**seguiram
</line>
<line>
co*pre*nder *e f*r*a *orr*t* as informaçõ*s dos relatór**s.
</line>
</par><par>
<line>
Augu*tin** et al. (2015) ta*bém inves*igaram o nível d* compre*nsibi*idade
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
cidadãos sobre in*o**ações con*tante*
</line>
<line>
nas demo*stra*õ*s contábeis, através de pesqu*sa
</line>
</par><par>
<line>
***umental e aplicação *e questionário a líd*r*s comuni*ários, d*nomin*d** co*o usuári*s
</line>
<line>
médio* da informaçã* cont***l, na cid*de de Curitiba. A pes*uisa con*luiu que muitos *os
</line>
<line>
ent*e**stados não compr*endem *o*retamente as in*ormaçõ*s dos rela*órios. Os autores
</line>
</par><par>
<line>
s*geriram que a melhoria da co*preensibilidade dos usuár*os poderia ser a*cançad* com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ut*liz*ção de
</line>
<line>
termos d*scom*l*cados no* relatórios contábei* e *omplem*ntaç*o d*
</line>
</par><par>
<line>
interpretação d*s resultados.
</line>
<line>
Camac*o (2019) *nvestig*u a *ompreensibilidade e l*gibilid*de da* i*formaçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
cont*bei* a partir da percepção d*s *su*rios. O est*do mo*trou q*e compreensibilidade a
</line>
<line>
d*s i*formações e*t*va re*aciona*a a* nív*l de escolaridade, s*ndo que aqueles co* maior
</line>
<line>
grau de e*tudo tinham melh*r compreensib*l*dade. Também foi *pontada a ne*ess*dade de
</line>
<line>
mel*orar * *ualidade da informação e*ibida, suge*indo a **iliz*ção de linguag*m simples
</line>
</par><par>
<line>
(plai* language) e elaboração
</line>
<line>
e apresent*ção de relatóri*s distintos para facilitar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
compreensão e le**bil**ade das informações.
</line>
<line>
La*ge**a et a*. (2021) conduziram um estudo para examinar o efeito da transparência
</line>
</par><par>
<line>
d* in*o*maç*o
</line>
<line>
financeira n* c*pacidade *os u*uários de compreendê-la,
</line>
<line>
bem como
</line>
</par><par>
<line>
i*vestigaram se essa compreens*o leva * p*r*icipação p*bl*ca, conforme aprese*tado
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
rela**rio fina*c*iro. As vari*veis **plicativas
</line>
<line>
utiliza*a* foram a clareza do conteú*o e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
*ormato de apresentação. A p*squi*a foi re*lizada *om cento e cinquenta e oito estudantes
</line>
<line>
da Massey University em Palmer*ton North, Nova Zelâ*dia.
</line>
<line>
Os r*su*tados *a **sq*isa *e Langella et al. (2021) indicaram qu* a mel*oria do
</line>
<line>
con*eúd* ap*e*entado, com os devidos esclar*cim*n*os *obre ** te*mos técnicos *tili**dos e
</line>
<line>
de *orma obj*ti*a, impa*ta positivamente na co*p**ensão dos usuári*s. Qu*nto à influ*ncia
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *1, n. *, ar*. 4, p. 75-92, mar. 2024 www4.fs*net.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. S*ntos Filho, I. J. Rech
</line>
<line>
80
</line>
</par><par>
<line>
da compree*sibi*idade *a tr*nsparência p**a induçã* à pa*ticipação púb*ica, foi sugerid* que
</line>
<line>
os maiore* índice* de parti**pação púb*ica ocorreram nos in*ivíd*os *u* ente*de*am melhor
</line>
<line>
o assunt*.
</line>
<line>
Portan**, conf*rme obs**vado nos estudo*, a i*for*aç*o con*ábi* apr*sentada n*s
</line>
</par><par>
<line>
re*atórios
</line>
<line>
contá*eis *radicionais a*nd* necessita de me*horia par* que os usuári*s
</line>
</par><par>
<line>
*ompreendam o s*u significado, assi* apres*ntar informaçõ*s de forma mais simpl**icada e
</line>
</par><par>
<line>
*om li**uagem meno* rebu*cad*,
</line>
<line>
como n* caso do PFR, *ode *raz*r melhoria
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
compre*n*ibi*ida** das i*fo*maç*es contábe*s.
</line>
<line>
2.2 *opula* *inanc*al Reportin* - PFR
</line>
<line>
O P*pula* F**ancial Reportin* (**R) foi *esenvolv**o pelo Gove*nmental
</line>
<line>
Accountin* Stand*rd* B*ard (GAS*), a **sociatio* of Govern*ental Acco*ntants (AGA) e
</line>
<line>
a Government Fin*nce Of*icers Ass**iatio* (GF*A) nos Estados Unido* e Can*dá
</line>
<line>
(BI*NDI; BRACCI, 20*8; C*HEN; KARATZIMAS, 20*5; MONTESINOS; BRUS**,
</line>
<line>
2019).
</line>
<line>
A Government F*nance Of*icers *ssociati*n (GFOA) incentiv*u os governos a
</line>
<line>
p**duzirem relat*rios *o**lar*s *i**nce*ros * **rtir dos relatór*os financeiros anuais, a**avés
</line>
</par><par>
<line>
de um progr*ma
</line>
<line>
que premia*se esses r*latóri*s financeir*s populares, denominado
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Programa de P**mios de Relatórios Fin*nceiros Anuais Populare* (PAF*). * intuit* foi de
</line>
<line>
melhorar a qua*idade dos relatórios fi*anceiros para q*e es*es foss*m acessíveis e d* f**il
</line>
</par><par>
<line>
compreen*ibilidade ao público
</line>
<line>
*ue não possui experiência em finanças públicas (G*O*,
</line>
</par><par>
<line>
2020).
</line>
</par><par>
<line>
De acordo c*m Yusuf et
</line>
<line>
al .
</line>
<line>
(2**3), * or*gem d* *FR está relacionada à*
</line>
</par><par>
<line>
in*uietações sobre falta de c*mpre*nsibilidad* dos rel*t*rios tradicionais a
</line>
<line>
emitidos *el*s
</line>
</par><par>
<line>
governos. Em*or* e*ses relat*rios sejam co**idera**s *brangentes e *nformativos, eles não
</line>
<line>
per*i*em q*e os us**rios em geral entendam complet*men*e as in*orma*ões. Os **t*res
</line>
<line>
destacam que fornecer informaçõe* p*r meio de r*latór*o* popular*s *juda na co*unicação
</line>
<line>
en*re o gover*o e os cida*ãos.
</line>
<line>
Cohen & Karatzimas (*015) ****mam que, a*ém dos relató*ios *e p*estação de contas
</line>
<line>
e co*tábei* *radicionais, há uma necessid*de de relatórios alterna**vos com *inguag**
</line>
</par><par>
<line>
s*m*lificada e
</line>
<line>
ne*tra, que u*ilize* i*fo*m*ções dos
</line>
<line>
**monstrativos c*nt*beis. Nes*e
</line>
</par><par>
<line>
sentido, a
</line>
<line>
emissão de relató*ios *ue for*a*eç*m a prestação de c*n*as e melhor*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
transparê**ia, como * PFR, pode *** considerada *m
</line>
<line>
**ime**o
</line>
<line>
pa*so para envolver
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
</page><line>
c*dadãos nas a*ões do setor pú*lico (MANES-ROSSI et al., 2019).
</line>
<line>
**v. FSA, Te*e*ina, *. 21, *. 3, art. 4, p. 75-92, mar. 2024 www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Proposta de Est*u*ura do Pop*lar Financ*al Reporting p*ra a Melhora ** Informação Con*ábil
</line>
<line>
81
</line>
</par><par>
<line>
Com o obje*iv* de av*liar as necessidades de infor*a*ões financeiras e
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
características *eseja*as
</line>
<line>
pelos cidad*o* *os relatórios
</line>
<line>
*op*lares, **s*f e Jordan (*012)
</line>
</par><par>
<line>
cond*ziram
</line>
<line>
uma p*squisa **m
</line>
<line>
gr*p*s
</line>
<line>
de cidadãos *os E*ta*os Unidos. Os result**os
</line>
</par><par>
<line>
mostraram que o* cidadãos têm mai*r interesse n*s fonte* de *eceita, desp*sas r*alizadas e
</line>
<line>
desem*en*o econômico-financeiro das e*tidade*. Quanto às características dos relatórios
</line>
<line>
po*ul*re*, os participantes destacaram a preferênci* por relató*ios cur**s, visualmente
</line>
<line>
atraentes e *ce*síveis à comun*d*de.
</line>
</par><par>
<line>
Co*en *t al. (2017) c*nduzir*m um estudo
</line>
<line>
pa*a *valiar se * *nter*sse dos cid*dãos
</line>
</par><par>
<line>
nos re*a*órios *opu*ares é determina*o pelo form*to de aprese*taç*o, além
</line>
<line>
do conteúdo
</line>
</par><par>
<line>
apresentado. Eles dese*vol*eram três
</line>
<line>
formatos diferentes de
</line>
<line>
relatório* financei*o*:
</line>
<line>
PDF
</line>
</par><par>
<line>
trad*c*onal, fli*ping book e we*site. Para a**liar o fo*m*to, el*s utilizaram *m questionár*o
</line>
</par><par>
<line>
com um c*njunto de aspectos e inform*ções comuns aos tr*s re*at*rios,
</line>
<line>
partindo do
</line>
</par><par>
<line>
pre*supost*
</line>
<line>
de *ue *m f*rmato melhor de apresentaçã* e *iv*lgação
</line>
<line>
d*s informações
</line>
</par><par>
<line>
contrib*i pa*a um* m*ior responsa*il*dade e tr*nsparê**ia públi*a.
</line>
<line>
*s resultado* mostraram que o forma** flipping bo*k recebeu as po*tuaçõ*s ma*s
</line>
</par><par>
<line>
baixas
</line>
<line>
em todos os aspect*s *valia*os. A* comparar o uso *o we*site
</line>
<line>
com o for*ato
</line>
</par><par>
<line>
tr**ici*n** *m PDF, *s re*p*nden*es da pesquisa mos*raram *referência pelo formato em
</line>
</par><par>
<line>
website.
</line>
<line>
Portant*, o for*at* website pode
</line>
<line>
co*tribui* para
</line>
<line>
a m*lho*ia
</line>
<line>
* qualidade da
</line>
</par><par>
<line>
aprese*tação *os relatórios populares em relação aos *utros modelos.
</line>
<line>
Manes-Rossi et al. (*019), a* *xaminarem os relatórios publi*ados em 180
</line>
</par><par>
<line>
municípios norte-americanos premiados *ela GFOA em 201*, utili*ara*
</line>
<line>
as di**tr*zes
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
modelo d* relatóri*
</line>
<line>
popular proposto pela GFOA como referência. A análise ini*ial
</line>
</par><par>
<line>
identifi**u 51 e*ementos divid*dos em áreas principais. As inform*ções s**re o desemp*nho
</line>
</par><par>
<line>
e*onômi**-fina*ceiro, governança, o*jetivos do re*atório e infraestrutura fora*
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
caracterís**cas que se
</line>
<line>
destacaram. Essa* c*racte*ísticas *om*ns nos relatórios finan*eiros
</line>
</par><par>
<line>
populares podem servir com* base para *esqu**as futuras e ori*ntar a elaboração prática dos
</line>
<line>
re*atórios.
</line>
<line>
Da *esma forma, Biancon* et al. (2019) inves*ig**am as principa*s características e
</line>
<line>
c*nteúd* dos r*latór*os premiados pelo progr*m* da GFOA, mas a pesquisa *ncluiu cidades
</line>
<line>
americanas e c*na*enses no ano *e 2017. A*ós revisão teórica, o* au**res ident*fi*aram 48
</line>
<line>
car*cterí*ticas aplicáveis aos rela*ó*io* finan*ei*os populare*, embora nem todas e**ive*s*m
</line>
</par><par>
<line>
presente* nos *elatórios a*alisados, que, segundo *s au*ores, pode res*ltar e* f*lta de o
</line>
</par><par>
<line>
transparênci* e
</line>
<line>
re*ponsabilização. Os autores co*cluí*am *ue estud*s adicionai* são
</line>
</par><par>
</page><line>
necessári*s p*ra e*plorar as d*ve*s*s car*cterísticas desses relatór*os, * fim *e mel*o*ar seu
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresi*a PI, v. 21, n. 3, *rt. 4, p. 75-9*, m*r. 2024 www4.**anet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. Santos Filho, *. J. Rech
</line>
<line>
82
</line>
</par><par>
<line>
en*end**ento, divulgação e utilid*de práti**.
</line>
</par><par>
<line>
No contex*o *ra*ileiro, *a*tin* e Lima (2021) inve*tigaram os diferentes tipos de
</line>
<line>
relató*ios *opulares e suas princi***s ca*acte*ísticas. As auto*a* de*tacaram quatro requisitos
</line>
<line>
frequentemente e*c*ntrados nos relatórios que *s tornam mai* eleg*vei*: conformidade com
</line>
</par><par>
<line>
os prin*ípios *ontá*eis,
</line>
<line>
rela*órios *uditados, c*nte**o dos *elatór*o* e i*f*rmaçõ*s sob*e
</line>
</par><par>
<line>
fee*back
</line>
<line>
das
</line>
<line>
informações. C** base n*s*a análise, as a*toras pr*puseram um
</line>
<line>
m*delo
</line>
</par><par>
<line>
conce*tual que se baseia em sete p*êmios/c*rti*icados i*terna*io*ais e apre*enta
</line>
<line>
nove
</line>
</par><par>
<line>
carac*erísticas considera*as re*evante* para a legibili*ade das informações nos r*latóri**.
</line>
</par><par>
<line>
Assi*, obs*rva-se que
</line>
<line>
os estu**s atinentes ao PFR demonstram a *ecess*d*de do
</line>
</par><par>
<line>
aprimoramento da c**reza da infor*ação contábil e financeira no âmbito públi*o, que pode
</line>
</par><par>
<line>
s** realizada atr*vé* *e
</line>
<line>
relatórios
</line>
<line>
com* o PFR, que vem
</line>
<line>
se*d* co*si**ra*o um r*lat*rio
</line>
</par><par>
<line>
*otenci*l par* *ransparê*c*a e *articipação d*s c*dad*os nas ativid*des governamentais.
</line>
<line>
3 PRO*EDIMENTOS M*TODOL*GICOS
</line>
<line>
Para a*c*nçar o o*jetivo proposto n*s*a pesquisa, utilizou-*e *e uma ab*rdagem de
</line>
</par><par>
<line>
*atureza q*alit**iva *ue, *egu*d* *il (2021), procura en*ender os procedim*ntos e
</line>
<line>
anális*
</line>
</par><par>
<line>
de caso* com certo g**u de profundidade sem a uti*izaç*o de d*dos nu*éric*s.
</line>
</par><par>
<line>
Utilizou-se de uma *m*stra não prob**ilística, a *ar*ir de estudos *ue t*o*xer**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
temá*ica relatórios populares e/ou re*atórios fina*ceiro* p*p*lares, no âmbito *o se**r
</line>
</par><par>
<line>
p*blico. A finalidade foi
</line>
<line>
trazer um
</line>
<line>
*rcabouço teóric* robusto no intu**o de id*ntificar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
a*re*entar as carac*erís*icas pr*dominantes que s*o o*servadas nos e*tudo* *omo
</line>
<line>
*undamen*ais para c*mpre**sib*lidade da infor*ação apresent**a nos relat*rios financeiros.
</line>
<line>
Os estudos q*e supo*ta* tais *aracterís*ica* estão prese*tes no Quadr* 01.
</line>
<line>
Quadro 01 - Estud*s Basila*es
</line>
</par><par>
<line>
Aut*r (A**)
</line>
<line>
Objetivo/Contex*o
</line>
</par><par>
<line>
A** (2022)
</line>
<line>
*ncentiva a ela**ração e publi*ação de relatórios po*ulare*, conside*ando-os como *ssenciai* para a pre*tação de con*as
</line>
</par><par>
<line>
Av*rs*no et *l. (2019)
</line>
<line>
E*ide**iam * n*ce*sidade do *ese*volvimento d* um relatório popular integrado para for*alec*mento da participação do cida*ão
</line>
</par><par>
<line>
B***cone et al. (201*)
</line>
<line>
Examina as principais características e conteúdo do PFR qu* receberam o *rêmi* do pr*g*am* organizado pe*a GFOA
</line>
</par><par>
<line>
Bota (*020)
</line>
<line>
In**stiga * dispo*ibil*zação de três formatos de r*lató*ios popu**res: pdf, website e dash*oard
</line>
</par><par>
<line>
*amacho (201*)
</line>
<line>
Ve*ifica a compreensibi*idade e legib*lid*de do* relatórios contá*e*s, destaca a necessida*e da u*ilização de *lementos em l**guagem simples (plain lang**ge) p*ra a compre*nsi*ilidade
</line>
</par><par>
<line>
*ohen e Kara*zimas (2015)
</line>
<line>
Dis*o*rem sob*e a *ecessidade da *ria*ão *e *m r*latório po*ular inte*ra*o co*o meio *er*o *ntre relatório integrado e relatóri* po**lar
</line>
</par><par>
<line>
*o*en et al. (2017)
</line>
<line>
Aval*am se o int*resse d* cidadão pelos relatórios populares é
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 21, n. 3, art. *, p. 75-92, mar. 2024
</line>
<line>
www*.fsanet.com.*r/*evi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Proposta de Est**tur* do *opu*ar Financial *epo*ting pa** a Melho** d* Informação Contábil
</line>
<line>
83
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
decorrente do formato ou o co**eúdo apres*ntad*
</line>
</par><par>
<line>
Del Ges*o e Romagnoli (2*20)
</line>
<line>
Invest*ga* a ac**sibilid*de e comp**ensibilidade dos relatório* financeiros como * relatório simplifi*ado *a*a o cidad*o
</line>
</par><par>
<line>
GFOA (2020)
</line>
<line>
Incentiva os gover**s *meric*nos a **oduzirem *elat*rios populares ***an*eiros a *ar*ir dos *elatórios fin*ncei**s anuais
</line>
</par><par>
<line>
*ermann (2011)
</line>
<line>
Ap*ese**a de* d*cas *ara criação do relatório finance*ro p*pu*ar *o conte**o **s *UA
</line>
</par><par>
<line>
Jordan et al. (20*6)
</line>
<line>
Investigam o ní*e* **c*n*ado de t*anspar*ncia dos relatório* populares em*ti*os por governos locais nos EUA
</line>
</par><par>
<line>
La*gella et al. (2021)
</line>
<line>
Inve*tigam a influên*i* da *ransparênci* da informação fin*nceira sobr* a comp*eensibil**ade dos usuári*s, *tili*am c*mo variáve** e*plicativas * esclareci*ent* d* co*teúdo e o f**mato de *present*çã*
</line>
</par><par>
<line>
Manes-Rossi (2*19)
</line>
<line>
Anali*a se *s re*atórios *e municípios norte-ameri*anos segui*m as diretriz*s d* GFOA pa*a elaboração d*s rela*órios *op*la*es
</line>
</par><par>
<line>
Mar*ins e Lim* (*021)
</line>
<line>
Iden*ifica as pri*cipais característica* do* relatór*os fin*nceir*s po*ulares pa*a ap*esentação * ela*oraç*o, *ons*a**e c*m os s*t* *rêm*os/certif**ad*s internacionais
</line>
</par><par>
<line>
Ol*v*ira et al. (**18)
</line>
<line>
Inv*stiga ** principais caracte*ísticas e r*zões para i*plementação de *ela**rio financeiro popular nos municíp*os **rtugueses
</line>
</par><par>
<line>
Stan*ey (200*)
</line>
<line>
Analisa * relatório f*nanceiro popular como me** d* simplifi*ar as demonst*ações contábe*s em go*ernos locais na Aust*ália
</line>
</par><par>
<line>
Yu*u* e Jo*dan (2012)
</line>
<line>
Identificam, a p*rti* de um *rupo foc*l de c*dad*os am*ricanos, os assun*os de maior int*ress* para apresen*a*ão n*s relatórios *op*lares
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dad*s da pe**u**a.
</line>
<line>
Como pode ser obse*vado no quadro 01, o* estu*os ab*rcam de forma ampla o PF*,
</line>
<line>
tant* no contexto internaci*nal quanto nacio*a*. Dessa form*, con*idera-*e qu* a litera*ura,
</line>
<line>
trazi*a ao escopo do estu*o, possui abrangência ad*quad* para identifica* e apresentar as
</line>
<line>
prin*ipais carac*e*ística* pres*ntes no P*R.
</line>
<line>
4 RES*LTADOS E DISC*SSÕES
</line>
<line>
4.* Princip*is Característic*s Pre*entes *o PFR
</line>
<line>
As caracter*sticas, consoa**e a literatura abo*dada nos tópicos anter*ores, *erã*
</line>
<line>
apresentadas no decorrer deste tópico, para que ao final do estudo *e tenha *ma propo*t* de
</line>
<line>
estrutura de relatór*o e*basada *o arcab*uço do* p*incipa** estudos sobr* o assunto.
</line>
</par><par>
<line>
*n*cialmen*e, foi observad* na literatura que o rel**ór*o
</line>
<line>
p*ecisa trazer i**ormações
</line>
</par><par>
<line>
que i*diquem * con*exto in*cial do ambiente em que o e*te e*tá en*o*vido * o *sc*po do
</line>
<line>
que será ab*rdado no relatório. Para i**o, e*sas infor*ações *rec*sam declarar o* princ*pais
</line>
</par><par>
<line>
as*ect*s do r*latório e
</line>
<line>
do *nt* governam*nt*l, tais co*o a missã* do ent*, os v*lores
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
obje*ivo* estr*t*gicos, a visão
</line>
<line>
geral do relatóri* e objetivos do relató*io (A*A, 2022;
</line>
</par><par>
<line>
AVERSAN* et al., 2019; BIANCONE et al., 20*9; G*OA,
</line>
<line>
2020; HERMANN, 2011;
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. 3, art. 4, p. 75-92, mar. 2*2*
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. Sa*to* Filho, I. J. Rech
</line>
<line>
*4
</line>
</par><par>
<line>
*OR*AN e* a*., *01*).
</line>
</par><par>
<line>
Em segu*da, co*statou-se que é fundamental ve*if*car quais *nf*rmações precisam
</line>
<line>
c***t** nos r*l*tórios, *oi* não sã* toda* as informaçõ** qu* sã* *ra*idas ao relat*rio, m*s
</line>
<line>
s*m, as in*ormações essenciai*. A literat*ra descreve qu* as informações co*stantes *o PF*
</line>
</par><par>
<line>
dev*m ser as principais informações finan*eiras de receitas e
</line>
<line>
despesas, vis*o ger*l
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
desempenh* econôm*co-fin*ncei*o, resultad** dos
</line>
<line>
principais servi*os e aquisiçõe*,
</line>
</par><par>
<line>
investi*entos realizados, i*formações comparativas, des*fios par* a*i*gir objeti*os
</line>
<line>
p*opos*os (AGA, 2022; A*ERSANO et *l., *019; BIANCONE et al., *019; GFOA, 2020;
</line>
</par><par>
<line>
*ERMAN*,
</line>
<line>
2011; JORDAN et a*., 2016; M*RT*N*; LI*A, 20**; S**NLEY,
</line>
<line>
2008;
</line>
</par><par>
<line>
YUSUF & *ORDAN, 2012).
</line>
<line>
Tamb*m foram *bservad*s **e informações complemen*ares aos relatórios são
</line>
<line>
*onsid*ra*as de suma importância para a sua compreensibilidade, poi* p*dem traze* mai*r
</line>
<line>
co*ectiv*d*de *ntre a p*rticipação do cidadão e *s in*ciat**as efetuad*s pel*s en*es p*blicos
</line>
<line>
a parti* da abertura ao diál*g*, que pode ser efetuado por me*o de um canal *e feedba*k,
</line>
<line>
**e pode *er ut*lizado para que o ci*adão **nsiga ob*** informaçõe* adi*ionais, link* para
</line>
</par><par>
<line>
informações c*ntábeis na íntegra e pesq*isas de
</line>
<line>
opinião ou r*s*ostas às dúvidas
</line>
</par><par>
<line>
(AVERSAN* et al., 2019; GFOA, 2*20; JO*DAN *t al., 201*; MANES-ROSSI, 201*;
</line>
<line>
MARTINS & LIMA, 2021).
</line>
</par><par>
<line>
Posteri**m*n*e, *bservou-se
</line>
<line>
q*e é pr***so id*ntifica* qual fo*ma de a*rese*taçã* a
</line>
</par><par>
<line>
*or m*io d* qual o conteúdo do relatório será m**hor refletido. Estudos de**nstraram que,
</line>
<line>
para atender às necessidades dos usuários e m*l*ora* a compreensibilidade, as info*mações
</line>
<line>
do PF* deve* ser at*at**as ao us*ário. Por*ant*, dev*m utilizar *ab*las e recursos **áficos,
</line>
</par><par>
<line>
fotos e i*agens,
</line>
<line>
evitar o
</line>
<line>
uso de termos técn*cos, expli*ação de termos e siglas,
</line>
<line>
*exto*
</line>
</par><par>
<line>
r***gidos de forma conc*sa e clar*, ser aces*íveis e co*pr*ensívei* (AVER*ANO et
</line>
<line>
a l .,
</line>
</par><par>
<line>
2019; BI*NCONE
</line>
<line>
et al., 2019; COHEN; KA*ATZIM*S, 2015; D*L G*SS*;
</line>
</par><par>
<line>
ROMAG*OLI, 2*20; GFO*, 2020; HERMANN, 201*; JORDAN et a*., 2*16; MARTINS;
</line>
<line>
LIMA, 202*; *TANLEY, 2008; YUSUF; JORDAN, 2012).
</line>
</par><par>
<line>
Para La**ell* et al. (2021),
</line>
<line>
a *or** de apresenta*ão dos
</line>
<line>
r**atórios, ao incluir
</line>
</par><par>
<line>
recurs*s **suais, mel*oram sign*ficativam*n*e a compreensão dos usuários. Destaque-*e que
</line>
</par><par>
<line>
um layout atrativo c*m um
</line>
<line>
v*sual ape***ivo p*de ser um fator
</line>
<line>
chamativo ao c*dadão
</line>
</par><par>
<line>
(*ERMANN, 2011; JORDAN et al., 2016; YUSUF; J*RDAN, 2012).
</line>
<line>
Em adição, bu*cou-se na **teratura descobrir *ual o forma*o q*e é mais utilizado, sob
</line>
</par><par>
<line>
a ótica dos usuár*o* *a inform*ção. Nes*e **pec*o, formato m*lhor * considerado como o
</line>
</par><par>
<line>
acessíve* aos usuá*io*
</line>
<line>
*is*onibi*izados através de website, se*do o mais in**ca*o
</line>
<line>
pelos
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, *. 21, n. 3, a*t. 4, *. 75-92, mar. 2*2*
</line>
<line>
www4.fsan*t.*o*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*roposta de Estrutura d* *opu*ar Financial Reporting *ar* a Melhora d* *n*orm**ã* Cont*bil
</line>
<line>
*5
</line>
</par><par>
<line>
cida*ã*s (AVERSANO et al., 2019; CO*EN et al., 201*).
</line>
</par><par>
<line>
Out*a *aracterí*tica *elevante é a *eriodici*ade da divul*aç*o do relatório. Estudos
</line>
</par><par>
<line>
apon*am para p**íodos diferen*e* tanto para fins de elab*ração
</line>
<line>
co** divulgação, pod*ndo
</line>
</par><par>
<line>
ser anual (ou maior), semestral, tr*mestral
</line>
<line>
o* mensa*. *ara Jord*n al. (201*) e o GF*A **
</line>
</par><par>
<line>
(2020), o relatório *eve s*r an*al c*m a divulgaç*o *m *té
</line>
<line>
06 meses do térmi*o do
</line>
</par><par>
<line>
ex**c*cio. Bota (2020) e Oliveira et al. (2018) apontam para
</line>
<line>
a
</line>
<line>
ela*oração e di*ulg*ção
</line>
</par><par>
<line>
trimestral *u *eme**ra*. E* resum*, a conclusão é que os relató*ios devem ser
</line>
<line>
periodicamente p*blica*os.
</line>
<line>
Quanto *o **m*nh* d*s *elatórios, há um consens* *e qu* devem *er conci*os e com
</line>
<line>
inf*rmaçõe* resum*das. Yusuf e Jor*an (2012) expressam que o co*priment* dos re*atórios
</line>
</par><par>
<line>
não pode u*trapassar oi*o pági*a*. Já Bia*con* ** al.
</line>
<line>
(2019) inform*ram que, no
</line>
<line>
co*texto
</line>
</par><par>
<line>
amer*cano e canadense, em m*itos
</line>
<line>
cas*s,
</line>
<line>
os rela*órios contêm
</line>
<line>
entr* uma e
</line>
<line>
12 páginas.
</line>
<line>
A
</line>
</par><par>
<line>
AGA (202*) inc*ntiva a elabo*ação *os relató*io* co* ap*nas quatro páginas. Dessa fo*ma,
</line>
<line>
enco*aja-se os pr*fission*is que elabo*am esses rel*tórios a seguirem com f*rmatos conciso*
</line>
<line>
e obj*tivos, não u*trapassando *2 pági*as.
</line>
<line>
Ao *e elaborar **latór*os popular*s, os ente* pa**aram pe*o desafi* de torná-l*s
</line>
</par><par>
<line>
atraentes ao p**lico (JORDAN al., et
</line>
<line>
201*). *e acordo com Herrmann (2011), quand*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
PFR * bem apr*sentado * estrut*ra**, pode a*rair a atençã* d* di*er**s usuários, o que pode
</line>
</par><par>
<line>
s*r
</line>
<line>
c*nsidera*o um meio *uxiliar p*ra criaçã* de
</line>
<line>
uma identidade organizacional
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
fav*rece a in**ituição.
</line>
<line>
4.2 Propos*a d* Estrutura *ara Elab*ração e *pres*ntação do PFR
</line>
</par><par>
<line>
Ap*s a a**esen*açã* e
</line>
<line>
d*scus**o reportadas anterio**ente, chega-se a duas
</line>
</par><par>
<line>
car*cterísti*as co**ider*das
</line>
<line>
bas**are* para a elaboração do popul** financial repor*ing
</line>
<line>
*ue
</line>
</par><par>
<line>
p*dem *razer uma maior compreensibilidad* e transpar**cia no âmbit* dos en**s
</line>
<line>
p*bl***s.
</line>
</par><par>
<line>
Tendo em v*sta *ue fornecer inform*ç*es
</line>
<line>
em formato simpli**cad*, com e**larec*mento
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*n*erpretações dos termos uti**zad*s, facilita o entendimento da comun**aç*o q*e o ent*
</line>
<line>
gove*n*me**al preten*e e*tab*lecer *om * usuário d* i*forma*ão co*tábil (GALLON e* *l.
</line>
<line>
2011; LAN*ELLA et al., 2*21; YUSUF et *l., 2013).
</line>
<line>
Nesse s*ntido, a *artir do arcab*uç* teó*ico estudado, demonstr*do no tópico *.*, e
</line>
</par><par>
<line>
dos achados d***a pesquisa, sugere-s* que base *ara elaboraçã* *o PFR cont*n*a *u*s a
</line>
</par><par>
<line>
vert*n*es esse*c*ais. A p*imei*a, leva
</line>
<line>
em conta
</line>
<line>
os a*pec**s estr*turais do rel*tório,
</line>
</par><par>
<line>
denominada de "caracter*sticas formais", enquant* a s*gunda, apoiada
</line>
<line>
no con*eúdo,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Ter**ina PI, v. 21, n. 3, a*t. 4, p. 75-92, m*r. 20*4
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. Sa**o* Filho, I. J. *ech
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
des*gnada de "carac*erísticas do conteúdo".
</line>
</par><par>
<line>
Quadr* 02 - C*ract*rístic*s basilares do P*pular Fin*ncial *eporting
</line>
</par><par>
<line>
C*racteríst**as *o*mais
</line>
<line>
*aracterí*t*cas *o Con*eúdo
</line>
</par><par>
<line>
a) Fo*m* Atrat*va b) *ormato Acessível c) Pub*icação P*riódica d) Relatóri*s Conciso* e *lustrativos
</line>
<line>
i) Co**ext* Ini*ial Aprese*taç*o do en*e; Missão do ente; V*lores e objetivos estratégico* do ente; Visão gera* do relatório; Objetivos do relatório. ii) Informaç*es Es*enciai* Principais i*fo*mações de receitas * despe*as; Desempenho econômi**-fina*ceiro; Realizaç*es e metas; Prin*i*ais des*fios para atingir *s ob*etivos; Principai* inform*ções de investimentos. iii) Informa*ões Compleme***res Expli*açã* de termos ut*lizados; Link e/ou QR C*d* *ara dem*nstra**es e info*mações co*tábe** na í*tegra; Can*l p**a feedback e contatos.
</line>
</par><par>
<line>
*onte: *ados da pesquisa.
</line>
<line>
As "ca*acterís*icas fo*mai*" remetem à estrutura ** si *o relatório, envolve os
</line>
<line>
seguintes aspectos: a) forma atrativa; b) for*ato acessível; *) publicação periódica; *)
</line>
<line>
relatório* concisos e ilus*rat*vo*. Observe o de*alhamento.
</line>
<line>
a) Forma atrativa: utilização de tabe*as, recursos gráficos, layout e visu**
</line>
<line>
apelativo.
</line>
<line>
b) Fo**ato **es*ível: di*ponível para que *od*s os u**ár*os tenham a*esso,
</line>
<line>
div**gado* por *e*o *e si*e i*stitu*io*a* e mídi*s sociais;
</line>
<line>
c) Publicação periódica: * relatório d*ve ser p*blicado per*odicamen*e, podendo
</line>
<line>
ser trimestral, con*or*e apontado pel*s re*pon*e*te* *esta pes*ui*a; Mensal, a
</line>
</par><par>
<line>
*epende* dos crit*rios técnico* determi*ados no e*t*; Ou
</line>
<line>
ainda, anua*, para
</line>
</par><par>
</page><line>
acompanha* o rela**rio contáb*l do fin*l do exercício dos entes pú*l*c*s.
</line>
<line>
d) Rela*órios con*isos e ilustrativo*: *el*tório* co* p*ucas páginas, con*en*o
</line>
<line>
Rev. F**, Tere*in*, v. 21, n. 3, a*t. 4, p. 75-92, mar. *024 **w4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Propost* de Es*rut**a do Popular *inancia* R*po*ting par* a M*l*ora da I*formaçã* Contáb*l
</line>
<line>
87
</line>
</par><par>
<line>
*nforma*ões resumidas e objetivas, além de *raz*r fotos e im*gens *lu*i*ativas.
</line>
</par><par>
<line>
*a*a a* "cara*terís*icas do conteúdo",
</line>
<line>
que advêm da parte textual que os relatório*
</line>
</par><par>
<line>
d*vem ap*esentar, *ão dividida* em i) cont*xto inicial; ii) informações es**nciais; * iii)
</line>
<line>
inf*rmações co***e*entare*. A seguir, são *prese*tados element*s textuai* mínimos
</line>
<line>
necessários * elaboraç*o *o relatório para o item "ca*acterísti*as do *onteúdo".
</line>
<line>
i) Contexto Inici*l: abo*da a *on*extualização sobre o ente governamental, *omo
</line>
<line>
por e**mp*o: apresentação d* ente p*blico; miss*o, visã* e *alores; objetivos
</line>
<line>
e*trat*gicos do *nte; v*são *eral do relató**o; e o*je*ivo* do rel*tóri*;
</line>
</par><par>
<line>
ii) *nfo*maçõ*s Essenciais: busca-se
</line>
<line>
**idenciar as informaç*es bas*lare* do
</line>
</par><par>
<line>
relatór**, por exem*lo: p*i**ipai* informaç*e* d* *eceit*s e de**esa*;
</line>
<line>
des*mpenho econômic*-financei*o; reali*a*ões e me*as; p*incipai* d*safios
</line>
<line>
para **ingir os o*j*ti*os; e *rincipais informações de in*e*ti*en*os;
</line>
</par><par>
<line>
iii) *nformaç*es
</line>
<line>
C*mplementares:
</line>
<line>
de*onstra-s*
</line>
<line>
as
</line>
<line>
infor*ações
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
com*leme*ta* as essenciais, ta*s como: explicação ** ter*os utilizados;
</line>
<line>
Link e/ou QR Co*e p**a dem*nstrações e informações *ont**eis na íntegra; e
</line>
<line>
Ca*al para feedback * contatos.
</line>
<line>
Impo*tante fris*r que t*das as **racterís*icas, aspectos e *lem*ntos cita*os
</line>
<line>
a**eri**mente, tanto para a* "caract*rís*icas for*ais" qu*n*o para a* "***acterísticas *o
</line>
<line>
conteú*o", for*m *ncluíd** por te*em sido a*uelas que mais se destacaram na literatur*
</line>
<line>
acerca *o PF* (co** p*r exemplo: AGA, 2022; A*E*SANO et al., 2019; BIANCONE et
</line>
<line>
al., 2019; BOTA, 2020; COHEN; KARATZIMAS, 2015; GFOA, *020; H*R*A*N, 2011;
</line>
<line>
J**D*N et al., 20*6; L*NG*L*A *t al., 2021; MA*TINS; LIMA, 2021; OLIVEIRA et
</line>
<line>
al., 2018; STANLEY, 2008; YU*UF; JORD*N, *012).
</line>
<line>
Buscou-se fornecer u*a base sólida *ara **n*ribuir com *vid*nciação das
</line>
</par><par>
<line>
i**orma*õ*s contábeis, atra**s *o *FR, de*orrente
</line>
<line>
da necess*dade d* facilitar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*mpr*ensibil*dade do* usuários, m*lhorar *
</line>
<line>
transpa*ência das informações públic*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
fo*talecer a pre*t**ão de c*ntas.
</line>
</par><par>
<line>
Portanto, em*ora não seja
</line>
<line>
o*rigatória a elaboração d* PFR,
</line>
<line>
*o contexto brasi*eir*,
</line>
</par><par>
<line>
ta*bém não s* verifica a sua v*dação, des*e m*do f*rnecer or*en*aç*es, decorrentes de um
</line>
<line>
es*udo *écni*o-cient*f*co, surge como um important* passo pa*a q*e nor*a*izadores tenha*
</line>
</par><par>
<line>
insights, * partir de uma f*rma d*ferente de apresent*ção das inform*ções contáb*is,
</line>
<line>
e qu e
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina P*, v. 21, n. 3, a*t. 4, p. 7*-92, mar. 20*4
</line>
<line>
w*w4.fs*net.com.br/rev***a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. F. Santos F*lho, I. J. *ech
</line>
<line>
88
</line>
</par><par>
<line>
o* elaborado*es de relatórios con*ábei* util**em uma bas* cons*stente para complement*r as
</line>
<line>
*nformaçõ*s *m um mo*elo *e *el*tório *ompreensível po* p*rte dos usuários.
</line>
<line>
5 *ONSID*RAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
A melhori* da c*mpreensi*ilida*e das in*ormações c*ntábeis n* setor púb*ico é
</line>
<line>
fundame*tal para a divulgação contá*il. Nesse *en*ido, esta pesq*isa teve como p*opósito
</line>
<line>
identificar as informações essenciai* para a estrutura do PFR (Pop*lar Financial Reporting)
</line>
<line>
* fim de melhorar a compree*sibilidade da* i*formações c*n**beis no setor público.
</line>
<line>
*ara atin*ir esse objetivo, *o*am i**ntifica*as n* literat*ra as principais in*ormações
</line>
<line>
que *om*õem * *FR. C*m *a*e *** resultados, f**am des*a*adas duas cara*teríst*cas
</line>
</par><par>
<line>
f*ndamentai* p*ra * *l*boração e
</line>
<line>
*presenta*ã*
</line>
<line>
d* PFR, v*sand* me*horar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
compre*nsib**ida*e e transparência **s *nf**mações. São a* ca*act**ís**cas formais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ca*acterística* d*
</line>
<line>
co*teúd*. As *ara*terísticas for*ais r*ferem-*e *s*ru*ura do relat*rio, à
</line>
</par><par>
<line>
incluindo uma apresent*ção
</line>
<line>
*isual atraent*, form*to acessível, publicação periód*ca,
</line>
</par><par>
<line>
rel*tório co*ci*o e ilustrativo. Já as
</line>
<line>
ca*ac*erísticas do conteú*o são
</line>
<line>
relacio*adas à parte
</line>
</par><par>
<line>
textual,
</line>
<line>
in*luindo
</line>
<line>
*m
</line>
<line>
*ontexto
</line>
<line>
inicial,
</line>
<line>
inf*rmações
</line>
<line>
esse*c*ais
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*nformações
</line>
</par><par>
<line>
co*plemen**res.
</line>
<line>
P*rt*nto, esta p*sq*isa c*n*rib*i c*m a discussão so*r* a q**lidade d* *ivu**ação
</line>
</par><par>
<line>
das infor*ações co*tá**is
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
e*tes pú*licos, *specialmente no que se refere
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
compreensibilidade, expand*nd* o co***cimen*o
</line>
<line>
disponível na lit*r**ura. A*é* d*sso, par*
</line>
</par><par>
<line>
pro*issiona*s contábeis
</line>
<line>
e gestores pú*l*c*s, a*resenta-se *m formato
</line>
<line>
alternativ* *ara
</line>
</par><par>
<line>
*r*staç*o de c*ntas e d*vulga*ão das atividades governa*e*tais em *ntid*des públic*s.
</line>
<line>
É i*por*ant* ressaltar qu* es*e es*udo se bas*ou apen*s e* aspectos teór*cos
</line>
<line>
encontrado* na literatur*, *onsiderando-*e uma limitação, sendo necessário complementar
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ess** informações em pesquisas f*tura*, in*orporand* a percepção dos *suários da
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i*formação con*ábil em relação à compreensi*ilidade *as in*ormações
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apresentada*
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</line>
<line>
M . F. Sa*tos Filho
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I. J. Rech
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1) con*epç*o e plane*amento.
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X
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2) análise e interpretação do* dados.
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X
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X
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3) elaboração ** ra*cu*ho ou *a revisão crítica do conteúdo.
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X
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*) partic*p*ção na apro*ação da versão final do man*s*rito.
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X
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Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 3, ar*. 4, p. 7*-92, m*r. 2024
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w*w4.fsanet.c*m.br/rev*sta
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)