<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 3, art. 10, p. 208-223, *a*. 20*4
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.3.10
</line>
</par><par>
<line>
* Política Neoliberal e a Inserçã* d*s Adolesc*nt*s em Si**ação de Vulner**ilidade no T*áfico
</line>
<line>
de Dro*as no *r*sil
</line>
<line>
Neoli*eral Politic* *nd th* Inclusio* of V*lnera*l* Adoles*ent Girls in Drug Tra*fi*king in
</line>
<line>
Brazil
</line>
</par><par>
<line>
C***em Letíci* dos Santos
</line>
<line>
Mest*ado em Pol*ticas Públi*as, pela Universi*ad* Federal do Piau*
</line>
<line>
Graduada *m S*rviço So**al, pelo *en*ro Universi*á**o Santo A*ostinho
</line>
<line>
E-mail: ca*m*mleticia*s01@gmail.co*.
</line>
<line>
Rosilene Marques *obr*nho de França
</line>
<line>
*ós-d*ut*rado *m Serviço *oc*a* pela Pont*fíc*a Universidad* Católica do Rio Grande do Sul
</line>
<line>
Do*tora em Polític*s *ú*l*ca* Univ*rsi**de Federal do Pia*í
</line>
<line>
*rofe*sora da Uni*ersidad* *e*eral do Piauí
</line>
<line>
E-mail: rosi*enema*q*essobrin**@g*ail.*om
</line>
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</par>
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<par>
<line>
A Política Neolib*ra* e a *nserção das Adolescentes em *ituaç*o de *ulnerabilidade no Tráfic* de Drogas
</line>
<line>
2*9
</line>
</par><par>
<line>
RE*UMO
</line>
</par><par>
<line>
O pres*nte estudo tem como objetivo a*alisar co** a
</line>
<line>
política neoliberal execut*d* *el*
</line>
</par><par>
<line>
Estado b**sil*ir*, s**ada ao des*mpreg*
</line>
<line>
estrutu*al, produz a
</line>
<line>
e*c*usão de *ma parcela
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
sociedade, l*v*n*o esses suje*tos, em especial, *s **o*e**entes em situ*ção de vulnerabil*da*e
</line>
</par><par>
<line>
soc*al a se in*erirem no
</line>
<line>
*ráfico *e drogas. Trata-se
</line>
<line>
de
</line>
<line>
uma pesquisa bibli**ráfica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
docume*tal com abordagem qualit*t*va, sob o s*porte teó*i*o *e artigos, livros e documentos
</line>
<line>
*elacion*d*s ao tema. O resultado *a pesqu*s* mostrou que a política ne*lib*ral, ao rede*in*r
</line>
</par><par>
<line>
as ações d* Estado, afe*a, sobre*u*o, a
</line>
<line>
**ote*ã* s**ial que
</line>
<line>
*eve *e* *ara*tid* a*s suj*itos.
</line>
</par><par>
<line>
*esse modo, a *e**idade d*s adol*scente* *a *ociedade d* classe oriunda do desemp*ego, da
</line>
</par><par>
<line>
desigualdade social e das re*ações de trabalhos precari*ados limita ou até mesmo anula
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ac*sso ao *rabalho formal, resul*ando no em*obr*cimen*o * na in*erção da
</line>
<line>
informalidad*.
</line>
</par><par>
<line>
*ess*s condiçõe*, ingresso no t*áfico de drogas posto no cotidiano soc**l torna-se o
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
alt*rnativa, a partir das *ecess*dades
</line>
<line>
de acesso ao* bens na sociedade capitalist*. Portan*o,
</line>
</par><par>
<line>
pa*a o enfrentamento dest* realid*de é fundam*ntal a efet*vaçã* das p*lític*s públicas
</line>
</par><par>
<line>
universais *ue promovam a prote*ão *ntegral das a*olescentes em situa*ão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
vulner*bilidade.
</line>
</par><par>
<line>
Pala*ras-Chave: Neol*beralismo. Desigua**ade Social. Po*reza. Informa*idade. Tráfico de
</line>
<line>
Drog*s.
</line>
<line>
*BSTRA*
</line>
</par><par>
<line>
T*e aim
</line>
<line>
of this study is t* analyze h*w the neoliberal p*lic* i**lemented by the *razil*an
</line>
</par><par>
<line>
state, c*upled w*th
</line>
<line>
structural unemplo*me*t, *ead* to the exc*usion of a sectio* of *ocie*y,
</line>
</par><par>
<line>
leading th*se *ndiv*duals, es*ec*ally adolescen** in situa**ons of social
</line>
<line>
v*l*erability, *o
</line>
</par><par>
<line>
be*om* *nvolved in drug t*a*ficking. This is a bibliog*aphical and *ocumentary s*udy usin* a
</line>
</par><par>
<line>
qualitat*ve *ppr*ach, wi*h theoretica* suppo*t from articles, boo*s and *oc*men*s related to
</line>
</par><par>
<line>
*he topi*. The r*s*lts of the re*e*rc* s*ow th*t neolibe*al policy, *y redef*ning the a*tions of
</line>
<line>
the state, affe*ts, above al*, the soci*l protection that shou** be guarante*d to indi*iduals. In
</line>
<line>
this way, the reality of ado*escent gir*s in a c**ss *ociety arisin* from un***loyme*t, social
</line>
</par><par>
<line>
*nequality and
</line>
<line>
pre*ario*s *orking *e*at*ons*ips, l*m*ts
</line>
<line>
or even
</line>
<line>
cancels out access to f*rmal
</line>
</par><par>
<line>
work, resu**ing
</line>
<line>
in impoveris*ment and ent*y in*o info**a*ity. Under t*ese condi*ions,
</line>
</par><par>
<line>
entering t*e d*ug trade in everyday life b*com*s an alt*rnative, bas*d on the
</line>
<line>
nee* *o acces*
</line>
</par><par>
<line>
goods in *apita*ist society. Therefore, in order *o
</line>
<line>
conf**nt this real*ty,
</line>
<line>
it i*
</line>
<line>
e***n*i*l to
</line>
</par><par>
<line>
i*p*ement *niversal pu*lic *ol**ies that pr*mote the full protection of ado*es*en*s in
</line>
<line>
situations of vulnerabi*ity.
</line>
<line>
Keyword*: Neoliberalism. Socia* I*eq*ali*y. Poverty. I*fo*mal*t*. *rug Trafficki*g.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. 3, art. 10, p. 208-223, mar. *02*
</line>
<line>
w*w4.fsan*t.co*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. L. S*n*os, R. M. S. Fran*a
</line>
<line>
*10
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O a*tig* ****tulado "* política neoliberal e * inserção das adolescentes em situaçã* *e
</line>
</par><par>
<line>
vulnerab**i*ade no t*áfico de *ro*as n* B**sil" ob*e*iva ana**sar como a
</line>
<line>
p*lítica neoliberal,
</line>
</par><par>
<line>
ex*cutada pel* *st*d* bra*ileiro, somada ao d*semprego *stru*ural, produz * *xclusão de u*a
</line>
</par><par>
<line>
parcela da *ociedade, l*van*o e*s*s s*jeitos, em espec**l
</line>
<line>
*s
</line>
<line>
adolescente* e* *ituaçã*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
vu*ner*bilida*e soc**l, * se inserir** no trá**co de drogas.
</line>
</par><par>
<line>
A década *e 1980 f*i m*rcada por *utas e reivindi*ações, resu*tando na apr*v*çã* da
</line>
<line>
C*nstitui*ão Fe*eral de 1988. E**a **nquist* legal representa *uitos *van*os no que di*
</line>
</par><par>
<line>
respe*t*
</line>
<line>
ao **ver d* Estado em garantir os *ire*tos dos sujeit*s, *tra*és da **etivação
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
polí**cas p**licas e s*c*ai* (B*HRING; BOSCHETTI, 201*). Contudo, apesar d** i*ovaç*es
</line>
</par><par>
<line>
*a Co*st*tuinte, a
</line>
<line>
bus*a p*r u* Estad* de b**-*star soc*al é redefi*ida *
</line>
<line>
partir
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
contrarreformas propostas
</line>
<line>
nos ano* 1990
</line>
<line>
*elo neoliberalismo (PEREIRA, *997). Em outras
</line>
</par><par>
<line>
palavra*, é o próprio Estado se t*ansform*ndo por meio das no*ma* *eolibe*a*s e dos *itames
</line>
<line>
*o capita*.
</line>
</par><par>
<line>
O d*s*a*tela*ento
</line>
<line>
do E*tad* s*cial * o conflito entre *apital e traba*ho se
</line>
</par><par>
<line>
**nife**a* nas **is comp*e*as expr*ssões da questão *oc*al
</line>
<line>
c*mo *esem*re*o estrutural,
</line>
</par><par>
<line>
cidadania negada,
</line>
<line>
d*sig**l*ade social,
</line>
<line>
excl*s*o e pobrez*. *sse cenário colo*a em
</line>
<line>
situaçã*
</line>
</par><par>
<line>
de extrema vuln**abilid*de *s *dole*centes *ob*e* e suas f*mílias, cujos memb*os apre**ntam
</line>
<line>
ví**ulos *rabalhist*s *recariz*dos ou inse*idos na in*or*alidade, t*rnando-s* uma p*r*e*a da
</line>
<line>
popu*ação empob*ecid*, sem visibilidade social e rej*itadas pelo *ap*tal (*UAR*E, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
Nes*as con*içõe*, a informalidade, além de não
</line>
<line>
assegu*a* os direitos t*abalhistas,
</line>
</par><par>
<line>
tran*fere p**a os s*jeitos a respon*abi*idade
</line>
<line>
**lo provimento de s*as p*óprias **cessidades
</line>
</par><par>
<line>
*ateriais. C*nsiderando es*a
</line>
<line>
*ealidade, ap*ese*t**os o dile*a da inserção das a*olescente*
</line>
</par><par>
<line>
em si*ua*ão d* vulnerabili*ade **cia* no tráfico de dr*gas, sob*etud*, pois a* m**mas têm
</line>
</par><par>
<line>
que lidar com o desemprego, as dificu*dades de a*esso aos *ens e *erviços e * r*tra*ão
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
pol*ticas p*bl*cas e **cia*s (DUARTE, 201*; TERR*; AZ**EDO, 20*8).
</line>
</par><par>
<line>
*endo assi*, oc*rre
</line>
<line>
uma realidade de violações de direitos, vi**n*iadas ant*s
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
prá*ica do ato infracio*al, expressas *o sei* d* soc**d*de capitalista * *as *ondições ** v*da
</line>
<line>
*e *dolesce*tes *o *exo *emin*no, habit*ntes d* territórios perifér*cos, sendo expo*tas a vár*as
</line>
<line>
situações *e vulnera*ilidade (*UARTE, 2**8). Além disso, no c*so d*s adolesce*tes em
</line>
</par><par>
<line>
conflito
</line>
<line>
c*m a lei, estas *ão
</line>
<line>
dup**mente culpabilizadas:
</line>
<line>
pelo Estado,
</line>
<line>
pelo ato infraciona*
</line>
</par><par>
<line>
*rati*ado, *
</line>
<line>
pel* sociedade, com uma punição mo*al, dia*te do descumprimento
</line>
<line>
dos papéis
</line>
</par><par>
<line>
his*óri*os *efi*ido* pelo pat*iarcado.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T**esin*, *. *1, n. 3, art. *0, p. 208-223, mar. **24
</line>
<line>
*ww4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Política Neoli*eral e a Inserçã* das Adoles*ente* em Situação de *ulnerabi*ida*e no Tráfico *e Drogas
</line>
<line>
21*
</line>
</par><par>
<line>
No presente tra*alho uti*izo*-se estudo bibliográ*ico e do*um**ta*, sendo q*e o *rtigo
</line>
<line>
está di*idi*o em 02 (duas) seções. A **imeira analisa as po*ít*cas públicas e sociais, s*b os
</line>
<line>
di*ames do c*pi*alismo neolib*ra*, e, a segunda, examina a inserção de *doles*ent*s *m
</line>
<line>
sit**ção de *u*ne*abilidade s**ial no tráfico de drog*s, c*m reflexões sobre est*s *ontextos e
</line>
<line>
suas artic**a*õ*s com a que**ão soc*al e o racismo e*tr*tural.
</line>
<line>
2 R*FERENCIAL *EÓRI*O
</line>
<line>
2.1 As políticas públicas e sociais sob os ditames do ca*it*lism* neoli*e*al
</line>
<line>
A Cons*it*ição Federal de 19*8 troux* *uitos avanços, in*t*tuind* no seu artigo *º os
</line>
<line>
direit*s como *ducação, * saúde, o trabalho, a *ora*i*, o l*zer, a segura*ç*, a previd*ncia
</line>
<line>
social, a proteçã* à maternidade e à infânc*a e * ass*st*ncia socia*, como deve*es do *stado,
</line>
</par><par>
<line>
orientados pel*s pr*ncípios da univers*li*ação e da r*sp*nsabilidade pública, gara*tindo
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
proteção social e o bem-estar básic* dos cidadãos, a*r*vé* da efetivação da* po*íticas pú*li*as.
</line>
</par><par>
<line>
Além disso, r*ssal** a* *olíticas de Previdência, Sa*de e Assistênci* Social
</line>
<line>
como tripé
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Seguridad* So*ial, "no se*tido de articulá-las e
</line>
<line>
formar uma *ede de
</line>
<line>
p*ote*ão ampl**da,
</line>
</par><par>
<line>
c*erente e *o*sisten*e" (B*HRI*G; BOSCHETT*, 2016, p. 2*8).
</line>
<line>
*o p*oje*o democratizant* advindo da Cons*ituinte, o Estado assumiu u*a *mpo*tante
</line>
<line>
f*nçã* no qu* se refer* à gestão * à *mplementação das políticas púb*ic*s *om a *inalidade de
</line>
<line>
se "*omper com o ci*lo *e *ra*ili*ade **e m*rcou o cam*o so*ial ao longo do temp*"
</line>
</par><par>
<line>
(CARVALHO; MOURA; FERREIR*,
</line>
<line>
*022, p. 125). E*sa conquista r*pre***tou um
</line>
</par><par>
<line>
pr*ce*so longo tanto na su* estrut*ração como *o fi*anc*am*nto da p*oteç*o social brasilei*a.
</line>
<line>
Nessa dinâmica, é in*orpora*a a amp*iação dos direitos ci*is, políticos e sociais,
</line>
<line>
conte*plando o s*gnificado de cida*ania compree*did* por *ars*all (1967).
</line>
<line>
Co**udo, tal cenári* foi profundamente afet*do pelas me**das *eoliber*is adotada* a
</line>
</par><par>
<line>
p*rtir da *écada d* 1990, diante dos ajus*es fiscais dos e
</line>
<line>
*ortes
</line>
<line>
*r**me*tár*os na* *olíticas
</line>
</par><par>
<line>
públic*s. Ne**a direção, o projeto neoliberal passa * determinar a refor*a do Estado, u*a vez
</line>
</par><par>
<line>
que os *roblemas est*t*is são com*reen**dos co*o * causa *entral da crise econômi*a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
s****l dos *nos 1980. Assim, fora* utiliz*do* "meios de comunicaç*o par* d*vulgar a ideia
</line>
</par><par>
<line>
de que as me*id*s ocasio*ar**m me*horias avanços sociais, *endo *
</line>
<line>
q*e essa ideologia
</line>
</par><par>
</page><line>
busc*va cam*flar *s reais inte*e*se* *a pol*tic* neoliberal, que seria atender as neces*idad*s
</line>
<line>
do mercado" (M*URA, 20*3, p. 489).
</line>
<line>
Rev. FSA, T**es*na PI, v. 21, n. 3, art. *0, p. 208-223, mar. 20*4 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. L. San**s, R. M. S. França
</line>
<line>
212
</line>
</par><par>
<line>
Desse modo, co*o *oss*bilid*de de identificar o neol*beralism*, Dardot e Laval
</line>
</par><par>
<line>
(2016)
</line>
</par><par>
<line>
**resentam a*gumas características como: mínima i*tervenção do Estado, críti*a ao Estado
</line>
</par><par>
<line>
social forte, *iminuição na atuação d* Estad*, surgimento d* t*r***ro s*tor,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
consequ*ntemente, o fortalecimento do setor privado e a ca*ac*dade dos indivíduos em *up*ir
</line>
<line>
suas próprias necessidad**. Nesse c****x*o, "perc*b*-se q*e o mercado oc**a, nessa te*ria, o
</line>
</par><par>
<line>
pa*el
</line>
<line>
cent*al - *uase transcen*ente de regulador da vid* dos in*iv*duos e da socieda*e" -
</line>
</par><par>
<line>
(GODOY; C*L*OSO, 20*9, p. 36).
</line>
<line>
No context* neoliberal, tem-se a reconstrução do p*pel d* Esta*o, a del*mit*ção na
</line>
</par><par>
<line>
sua ár*a de atua*ão *ocial e ampliação da* suas ações a favor do capi*al. S**do a
</line>
<line>
assim, a
</line>
</par><par>
<line>
p*opo*ta ne*co*s*r*ado*a *eduz o Estado *o mínimo na es**ra soc*al, g**antindo as c*ndições
</line>
<line>
p*ra o desenvolvi*ento na* diver*as fases de estágios do capi*a**smo (PEREI*A, 1997), *ogo,
</line>
<line>
prom*ve po*í*icas públicas compensatóri*s e ***ucionistas, que apen*s suavizam as situaç*e*
</line>
<line>
de pobre*a, resul*ando e* c**ad*os menos *rotegi*os (SILVA, 2010).
</line>
</par><par>
<line>
*iant* **sso, os a*anços no sistema de *roteção *ocial não se con*olida* d**ido às
</line>
</par><par>
<line>
contrarre*ormas *o *stado a partir d*s ditam*s do neoli*eralismo, causand* desafios quanto à
</line>
</par><par>
<line>
efetivaç*o universal dos direitos, oc*rrendo mudança* no camp*
</line>
<line>
das pol*tic*s públicas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
so*iais * p*ovocand* regressão na garanti* d*s direi*os. Ne*se *entido, tem-se um c*njunto de
</line>
<line>
medidas r*gress*vas no âm*it* da proteção social, cau*ando ass*m efe*t*s perver*os nas
</line>
<line>
*onq*istas dos direitos da c*a*se *rabalhad*ra (CA*VALHO; *OURA; FERREIRA, 2022).
</line>
<line>
Consi*er*ndo a realid*d* bras*leira, t*m-s* um p*ís marcado pela exp*oração da força
</line>
</par><par>
<line>
de *rabalho, com po*íticas sociais f*agmentadas, se* u* sistema de prot*ção sólido
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ons*ituído pel*s inv**tidas neoliberais, decor*entes de um *roces** de re*struturação d*ante
</line>
</par><par>
<line>
da crise d* capital. Além disso, esse contexto *presenta a luta
</line>
<line>
*e classe, que passa a ter
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Estado como instânci* *esp**sável para responder
</line>
<line>
a*s i**eres*es antagônicos
</line>
<line>
que
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
apresentam na relação capital e trabalho (CARV*LH*; M*URA; *ERREIRA, 2022).
</line>
<line>
S*n*o assim, as *olí*icas sociais, segundo Netto (2009, p. *3), "são resultantes
</line>
<line>
extremamen*e comp*e*a* de um compl*ca*o jogo em que protag*nistas e dem**das estã*
</line>
</par><par>
<line>
a*ravessado* por c**tradições, confront*s *onflitos", oferecendo ass*m um *ínimo e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
intervenção
</line>
<line>
do E*tado *o socia*, ao medi*r os interesses conflitantes. Ademais, as políticas
</line>
</par><par>
<line>
sociais se expres*am no controle da fo*ça de tr*ba*ho e no *s**gu*ame*to do desenvolvimento
</line>
</par><par>
<line>
do capital*smo, o* seja,
</line>
<line>
são as *unç*es *c*nômicas sociais e
</line>
<line>
do Estado s* efe*i*an*o ao
</line>
</par><par>
<line>
m**mo *empo e oculta*do a s** essênc*a de clas*e.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T*resina, v. 21, n. 3, art. 10, p. 20*-2**, mar. 2024
</line>
<line>
www4.fsa*et.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Política Neoliberal e a *ns*rç*o das Adolescentes em S*tuação de *ulnerabil*dade no Tráfico de Drogas
</line>
<line>
213
</line>
</par><par>
<line>
Po*tant*, o sent*do d*s contrarref**mas, segu*do B*hring e Bosche*ti (2016, p. 213),
</line>
</par><par>
<line>
"era
</line>
<line>
*erfeitament* compat*vel com a **lítica
</line>
<line>
ec*nômica", causando imp*ctos *a
</line>
</par><par>
<line>
i*p*emen*aç*o das políticas pú*licas, d**anda*do que a* *esmas fossem re*on*igu*ad*s em
</line>
<line>
u* nov* con*exto, esta*do s*bre os ditames *o tr*nômio neolibe*al: *rivatização, fo*alização
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
descentrali*a*ão, consequent*mente dando espaço *ara o m*rcado em determ*nar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
expansão da eco**mia e a g*stão ** força de tr*balh*, oco*rendo *esse proce*so a *xcl*são
</line>
</par><par>
<line>
dos sujeitos das *o*íti*as s**iais, *sp*cia*mente dura*te a*ravam**to das *rises cícli*as o
</line>
<line>
pr*pria* d* *istema capitali*** (POCH*ANN, 2004).
</line>
<line>
A* *ondições i*postas para as polí*icas p*bl*c*s e soci*i* *o capital*smo neoli*eral
</line>
</par><par>
<line>
incid*m sobre as novas formas de org*nizaç*o do Estad*, *fetan*o t*da
</line>
<line>
a sociedade,
</line>
</par><par>
<line>
"prin*ipal*ente *s mais pobres, *ca*retando desempre*o, precarização do **abalho,
</line>
</par><par>
<line>
sucateamen*o
</line>
<line>
das pol*ticas *ociais e o *etrocesso
</line>
<line>
polí*ico, ocasionand* * agravamento d*
</line>
</par><par>
<line>
quad*o **cia*" (S*U**; SAN*OS, 2***, p. 33), expressa em p*breza, exclusão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
subalt**nidade. Segundo *azbek (2001):
</line>
</par><par>
<line>
Po*reza, excl*são e su*alternidad* configuram-se, pois, como i*dicadores de **a
</line>
</par><par>
<line>
forma de inserção
</line>
<line>
na v*da social, de uma condição *e cl**se e de o*tras condições
</line>
</par><par>
<line>
reit*radoras da desigualdad* (como gênero, etn*a, pr*cedênc*a etc), expressan*o **
</line>
</par><par>
<line>
relações vi*entes
</line>
<line>
na sociedade. Sã* produtos dessas relações, que produzem
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
reprodu*e* a desigualdade *o plano socia*, *o*ít*co, ec**ômico e cultural, defi*in*o
</line>
<line>
para os pobres um lugar na *ocie*ade (YAZBEK, 2*01, p. 34).
</line>
<line>
A*é* disso, os ditames do neolibera*is*o alteram as r*la*õ*s de traba*ho e os direit**
</line>
</par><par>
<line>
traba**i*tas, incidind* sobre os sujeitos em soci*d*de, n* inten**ficação da precarização
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
tra*alh*,
</line>
<line>
na
</line>
<line>
inf*rmal*dade,
</line>
<line>
b**x*s
</line>
<line>
salários
</line>
<line>
e
</line>
<line>
desemprego
</line>
<line>
intermitente,
</line>
<line>
*e*ando
</line>
</par><par>
<line>
comp*lsori*m*nte a ace*t*ção por qu*lquer tipo d* trabalho. *or outro l*do, encontramos os
</line>
<line>
dir*ito* * * *idadani* ameaçada, sen*o tr*ta*a através da criminal*zação ** questão social
</line>
<line>
(RAICHELIS, 20*3). Portanto, é um cenário de**avoráv*l para a **n*o*idação da Seg*ridade
</line>
<line>
S*cial, t*n*o e* v*sta a red**ão das responsa*il*dades do *stado com as políticas públi*as e
</line>
<line>
*ociai* (G*IR*LDELLI, 2019).
</line>
<line>
Dian*e *isso, as pol*ticas sociai* *e natur*za assis***cialista age* c** car**ter*sticas
</line>
</par><par>
<line>
seletiva*, so*retudo, na re*ução das desig*aldades sociais. Sendo ass**, ajuste *e*lib*ra* o
</line>
<line>
"possui o objetivo de fortal*cer o processo de acumulação de r*q*ezas por m*io da explo*ação
</line>
</par><par>
<line>
do trabal*o, negação de
</line>
<line>
**reitos adquiri*os e privatizaçã* de *olít*cas de bens públicos"
</line>
</par><par>
<line>
(MOURA, 201*, p. *86). Desse modo, no
</line>
<line>
capitalismo neoliber*l as po*íticas encont*a*-*e
</line>
</par><par>
</page><line>
com recortes *el*tivos * *o*alizados *a popula*ão mais pob*e e em ca**ter *e *mergência, em
</line>
<line>
*ev. F*A, T*resina PI, v. 21, n. 3, art. **, p. 208-223, mar. 2024 w*w4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. L. Sant*s, R. M. S. Fr*nç*
</line>
<line>
214
</line>
</par><par>
<line>
detrime*to da* políticas unive*sa*s (YAZBEK, 2014). Nessas condiçõ*s, a pobr*za é
</line>
<line>
perpetuada, justificando assim as interv*nç*es *o Estado apenas nesse âmbito.
</line>
<line>
Em conformida*e, Raicheli* (2013, p. 6**) enfatiza que "este context* mu*dial e a
</line>
</par><par>
<line>
adoção *a* polí*ic*s neolibe*ais de d*sregulament*ç*o e flexib**izaç*o do trabal*o e
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
dire*t*s trab*lhi*tas e sociais afe*aram profu*damente o ca*po d*s políticas sociais". Além
</line>
</par><par>
<line>
disso, as políti*as s*ciais enfrentam alguns paradoxos, visto
</line>
<line>
que, *o mesmo te*p* que são
</line>
</par><par>
<line>
g*r*ntidas c*nstituciona*mente pelo **tado, per*i*indo * proteção soc*al dos sujeit*s, em
</line>
<line>
cont*apartida sofrem os ajustes * as configurações *o ne*li*eralismo.
</line>
<line>
3 METODOLO*IA
</line>
<line>
Com a *in*li*ad* de atender aos objetivos da p*s*ui*a, utiliz*u-se estudo bibliográf*co
</line>
</par><par>
<line>
e *ocu*e*tal,
</line>
<line>
com abord*ge* qualita*iva, ten** como sup*r*e teórico ar*igos, livros
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
documen**s relaciona*os ao tema. A aná*ise do*ume*tal teve como base dados pr*d*zidos
</line>
<line>
*elo *istema Nacion*l de *tendimento S*cioed**ati*o (***ASE) e *nst*t*to de *esquisa
</line>
<line>
Econômic* Aplic*da (IPEA). O quadro a seguir apresenta os princi*ais a*to*es utilizados.
</line>
<line>
Q*adro 1 - P*incipa*s au*or*s/as utilizados/as
</line>
</par><par>
<line>
Au*or/es
</line>
<line>
B*bliografia
</line>
</par><par>
<line>
Carvalho; Moura; Ferreira (20*2)
</line>
<line>
Políticas Públicas no contex*o de r**ressão de direitos
</line>
</par><par>
<line>
Cruz (2023)
</line>
<line>
Tr*fico de drogas ilícitas: expressão da "questão socia*"
</line>
</par><par>
<line>
Duarte (2018)
</line>
<line>
Me*inas e *err*tóri*: *ri*ina**zação da *obreza e s*letividade jurídica
</line>
</par><par>
<line>
Moura (2013)
</line>
<line>
Seguridade Social no con*exto neolibe**l bra*ileiro
</line>
</par><par>
<line>
Stehli*g (2019)
</line>
<line>
A precarização e a informal*dade n* *ercado de t*abal*o bras**eiro
</line>
</par><par>
<line>
*erra e Azevedo (2018)
</line>
<line>
*dolescente, i*fracional e serviço social no ***iciário: tra**lho e resistência
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: el*b*rado p*las auto*as (*023).
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Gil (2008), a pe*quisa bibliográfica permite exp*icar e com*reen**r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
realidade, na *usca de produzir novos
</line>
<line>
conhecim*ntos, parti*do
</line>
<line>
da problematiza*ão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
questionam*nt* *e produções e d*cumentos anteriores, *u seja, *usca*do nov*s informações
</line>
</par><par>
<line>
necessár*a* para progredir no
</line>
<line>
est*do no qual tem interesse, permi*in*o a ampliaçã*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
conce*tuação do objeto que *st* *endo pesq*is*do, dando as*im sus*entação teórica na
</line>
<line>
pesqui*a *ue *stá se*do *esenvolvid*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. **, n. 3, a*t. *0, p. 208-223, m*r. 20*4 www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Polít*ca N*oliberal e a I*serçã* d*s Adolescentes em Sit*açã* de Vulnerabilidade no Tráfic* de Dr*ga*
</line>
<line>
215
</line>
</par><par>
<line>
Além *isso, a pesqu*sa de caráter é
</line>
<line>
*ua*ita*ivo, visto q*e a*a*isa e *ompreende
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
objeto da pesqui*a e* sua *spec*f*cidade * toda a compl*xidade qu* envolve * o*jeto. Desse
</line>
<line>
**do, a pesquisa q*alitativa é o recur*o mais apro*ria** para explicar fenômenos *omplexo*
</line>
<line>
* totaliza*t*s (R*CHARDS*N, *012).
</line>
<line>
*urante o proced*mento metodológico, houve a identific*ção *o objeto, considerado
</line>
<line>
c***éri* para * interesse do pe*q*is*dor, leituras, estabelecendo relações com o pr*b*ema
</line>
<line>
proposto, escolha das bi*liografias, *om ca*áte* de relevância teórica, e f*chame*tos,
</line>
<line>
c*nstruíd*s a par*ir de uma ca*aci**de cr*tica da *u*or*.
</line>
</par><par>
<line>
O* crité*ios d* incl*são foram baseados
</line>
<line>
em b**liogr*f*as completas, *isponív*is no
</line>
</par><par>
<line>
idioma *ortuguês e *ue atendesse aos objetivo* do estu*o. Já *omo crit*rio de *xc*usão,
</line>
<line>
fora* excluídas bibl*ografias duplicadas * que n*o se apr*ximavam do que e*tava sendo
</line>
<line>
proposto para *roduzi*.
</line>
<line>
* RESU*TAD*S E DISCUSSÕES
</line>
<line>
4.1 * *nserção das adolescentes no tr*fico d* d*ogas: um fenômeno que se a**icula com a
</line>
<line>
qu*stão social e o racismo estrutural
</line>
</par><par>
<line>
No capit*lismo neol**eral, a informa*id**e se apresenta co*o uma alternat*v*
</line>
<line>
di*nt*
</line>
</par><par>
<line>
*o d*semp*ego *str*tural, g*rand* *ovos post*s *e t*abalhos, favor*ce*do a *ais-valia
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
c*pital e criando
</line>
<line>
reserva d*
</line>
<line>
uma força de *rabal*o desempreg*d*, que pas*a a desenvolver
</line>
</par><par>
<line>
es*r*tégias de sobrevivê*c*a (DIAS; C*RRÊA, 2022). *esse sent*do, é p**cis* le*ar e*
</line>
</par><par>
<line>
c**sideração "a forma *omo esse segmento, *iante de uma e*trutur* social des**ual
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
excludente, ingressa
</line>
<line>
*om su* forç* de tra*alho *o mercado informal [...]" (*U*RTE, 2018,
</line>
</par><par>
<line>
p. 113). **ante disso, * au*ora explana:
</line>
</par><par>
<line>
A *nfo*m*lid**e, além *e não assegurar a imprescindibi*idade dos dir*itos
</line>
<line>
t*a*a*histas, transfe*e pa** o s*jeito a responsabilidade de pro*er e desempenhar
</line>
<line>
*unções das quai* * neces*idade de vid* e a *mergência de s*brev*vência *etiram as
</line>
<line>
condiç*es *ateriais de pr*fiss**nal*zação e i*gresso no *erca** de t*abalho formal
</line>
<line>
c*m alguma estab**idade (DUAR*E, 2018, p. 64-65).
</line>
<line>
Contudo, Duarte (20*8, p. 68) c*ns*dera *ue "não só fa*ta t*abalho, mas s*bretudo
</line>
<line>
con*ições para que ess* trabalh* propi*ie **vas e enriqueced*ra* *xper*ências sociai* *os
</line>
</par><par>
<line>
jovens". Des*e modo, além
</line>
<line>
de residir*m em te*ritório*
</line>
<line>
periférico*, baixa a
</line>
<line>
es*olaridad* se
</line>
</par><par>
</page><line>
torna tam*ém um *ec*nism* para a i*for**lid*d*. Po*tanto, a fa*ta d* formação,
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 21, n. 3, art. 10, p. 208-223, mar. 20*4 www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. L. Santo*, R. M. S. ***nça
</line>
<line>
216
</line>
</par><par>
<line>
oport*nidade e os desafios de ingressar e se manter no ensino super*or tornam es*as
</line>
<line>
ad*lesc*n*es *eféns de traba*hos precár*os, tor**ndo as*im uma *elaç*o de dependência.
</line>
<line>
A autora a*nda e*fatiza q** a situação de vulnera*ilid*de de adole*ce*tes é oriunda de
</line>
<line>
suas p*óprias famíl*as, q*e viv*nciam precárias c*n*ições de sobrevivênc*a e de
</line>
<line>
*nformalida*e, tonando-se a**im um ciclo geracional (DUA**E, 20*8). Em um cont*xto *m
</line>
<line>
que:
</line>
<line>
O pr*cesso de pr*carização do t*a*alho no *ra*il se mostra pr*sen*e p*i*ci*almente
</line>
<line>
na *ulnerabi*id*de s*cial, n*s f*r*as de inserção no mercado de trabalho, * pr**são
</line>
<line>
*o*ial em manter a re*da das fam*lias e a *alta de empregos formais forçam o
</line>
<line>
trabalhad*r a se sujeitar à inf*rmalidade. Com o en*rentament* d*s co*s*quências
</line>
</par><par>
<line>
neces**ria* pa*a se *anterem empr*gad*s, o que e* *utras p**a*ras permite
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
sistema capitalista explorar mais sig**ficativam*nte a
</line>
<line>
*ão de ob*a (STEHLING,
</line>
</par><par>
<line>
201*, p. 12-13).
</line>
</par><par>
<line>
A re*aç*o en**e produç*o e consu** é intrínseca. Desse modo, para *arantir a mais-
</line>
<line>
val*a nem todos os trabal*ado*e* serão in*eridos no mercado de trabalho, **n*minad*s de
</line>
</par><par>
<line>
e**rcito ind*stri*l de reserva. Log*, * *sc*ssez da *fe*ta de t*abalho gerará *m
</line>
<line>
exc**ente,
</line>
</par><par>
<line>
lev*ndo essa popul*ção * *e su*m*ter * qualquer situação de trabalho, ta*to e* se*or*s da
</line>
</par><par>
<line>
for**l**a*e, como da informa*idade, sem acesso *o*
</line>
<line>
**r*i*os,
</line>
<line>
com i*tensif*cação
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
desigual*ades sociais * da *auperização (RODRIGUES, 2019), e, at* mesmo, em atividades
</line>
<line>
*lícitas. Dessa f*r*a:
</line>
<line>
O *ráfico de dro*as ilícitas possu*, logicament*, uma di*âmica que ** dá através do
</line>
<line>
t*a*alho * exp*oração des**. N*sse sentido, *ompreende-*e qu* a *tu*ção das
</line>
</par><par>
<line>
pe**oas no t*áfico po*su* fatores fund*mentais, *omo * pró*rio dese*prego e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
incerteza da inf*rmalidade, *arcas regist*ad*s em paí*es de capitali*mo dep*ndent*
</line>
<line>
(Cr*z, 2*23, p. 7-8).
</line>
<line>
*este cen**io, assim *omo as situa*ões de desemprego e prec*ri*ação, no c*ntext*
</line>
</par><par>
<line>
neoli*era*
</line>
<line>
ocorreu u* cre*cimento da* ati*idad*s *líc*t**. De*se mo*o, **ém d* "fator do
</line>
</par><par>
<line>
d**em*rego estruturante, é *a*ível a af**mação *e que o **áfico de drogas tem r*lação dire*a
</line>
<line>
com a desi*ualdade social. *esi**aldade social vista como fundament*l p**a que a "questão
</line>
<line>
s*cial" e*ista" (CRU*, 2023, p. 9).
</line>
<line>
Segu*do Iamamoto (2001, p. 16), a que**ã* social é c*mpreendida c*mo "o conjunto
</line>
</par><par>
<line>
d*s
</line>
<line>
expr*ssões das desiguald*des soc*a*s en*endradas na sociedade c*pit*list* madura [...]",
</line>
</par><par>
<line>
o* seja, * gên*se da *uestão social se *oncebe, a parti* do pr*cesso de prod*ç*o e r*produção
</line>
</par><par>
<line>
do s*st*ma capitalista. *ma din**i** produtiva, express* nas
</line>
<line>
contradições *ntre
</line>
</par><par>
<line>
*apit*l/trabalho, resultando *m des*gualdade, pobreza e exc*usão (YAZBEK, 2001).
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Teresi*a, v. 2*, n. 3, art. *0, p. 2*8-223, mar. *024
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Política Neoliberal e * Inse*ção das Adolesce*tes em Situação de Vu*nerabilida*e *o Tráfi*o de D*ogas
</line>
<line>
217
</line>
</par><par>
<line>
*onfor*e Duarte (2018, *. 40), essa* express*es da questão soci*l
</line>
<line>
evi*encia* que,
</line>
</par><par>
<line>
em muitas sit*ações, os segme**os sociais vulner*bilizados se envolvem *o trá*ico *e drogas
</line>
<line>
não apenas em decorrência de uma "conduta individual, mas, s*bretud*, pelas in*m*ras
</line>
</par><par>
<line>
ausências, carência* e o*issões *o
</line>
<line>
poder *úblic*". C*nsider**do a discussã* abordada,
</line>
</par><par>
<line>
*p*esentam*s o dilema da in*erção das adolescente* *m s*tu*ção de vulnera**lidade social *o
</line>
</par><par>
<line>
merca*o il*cito de *rogas, diante da negação
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
cid*dani* p*ra os *e*me*tos sociais
</line>
</par><par>
<line>
his*oricamente vulnerabili**do* em nosso p*ís.
</line>
</par><par>
<line>
Seg*ndo * Organização I*terna*ional d* Tra*alho - *nstituto de *es*uisa Econ*mi*a
</line>
<line>
Aplica*a (IPEA) - ao *onsid*rar * Inserção do* Jov*ns Br*s*leiros no Mercado de Trabalho
</line>
<line>
e* um contexto de crise e *aio* flexibilizaç*o (BRASIL, 2020, p. 12), apresent* qu* entre
</line>
</par><par>
<line>
"os primeiros tr*mestres de 2013 e 20*9, as taxas de desem*r*go de
</line>
<line>
homens e *e m*lheres
</line>
</par><par>
<line>
regis*ra*am aumentos d* 9,* e 9,*, res*e**iv*mente". A* cris*s econômicas e a lenta
</line>
<line>
recuper*çã* do empreg* co*tribuem para a perm***n**a do d*s*mprego * da *nform*lida*e.
</line>
<line>
Nesse conte**o, a *nf**ma*idade segue c*esce*te, *onsid*rando os jovens empr*gados sem
</line>
</par><par>
<line>
*arteira de tra*alho assinada, os t*abalhad*res *or
</line>
<line>
c*nta própria os trabalhadores não e
</line>
</par><par>
<line>
rem*nerados.
</line>
</par><par>
<line>
Dessa forma, em muitas si*uaçõ*s, * inserção da* adoles*entes *ulne*áveis no tr**ico
</line>
</par><par>
<line>
de drogas se artic*la com o aprofu*damento *a pobreza e da desig*aldade social
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
capitalism* neolibe*a* (C*UZ, 2023). Tod*via, * situ*ção de vulne*abilidad* d*s adolescentes
</line>
<line>
nã* se configura *penas * partir da desig*aldad* de *l*ss*, mas **m**m de raça e de gên*ro,
</line>
</par><par>
<line>
considerand*
</line>
<line>
as estr*turas do *i**ema hétero-patriarcal-ra*ista-capitalista histó*ica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
s*ci*lmente construído no Brasil (CISNE, 2015). Nesse contexto, os *e*ritórios *eri*éri*os
</line>
<line>
viv*n*ia* as prát*cas nefastas do racismo *str*tura*, *endo alvo d* proc*sso* e se*etividade,
</line>
<line>
mar*inalização e crimi*a*ização (SANTOS, 2018).
</line>
<line>
Histori*amente, este* sujeito* t** sido a*vo da *ção repressiva do E*tado **nal, "o
</line>
<line>
que ***onstra a pre*enç* do racismo e*trutural (ALMEIDA, 2*19) e da forma mais bárbara
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
complexa de o capit*l *xtrair o valor
</line>
<line>
da pobreza -
</line>
<line>
*riminalizando-*" (DUAR*E, 20*8, p.
</line>
</par><par>
<line>
113). A*ém disso, de modo *eral, as adolescentes em si**a*ã* d* vulnerabil*dade
</line>
<line>
*** sido
</line>
</par><par>
<line>
*nvisibi*izadas * margi*aliz*das, c*n*udo *orn*m-se visíveis quando cometem algum*
</line>
<line>
*nfração.
</line>
<line>
De modo que, com a i**tauração do neoliberalismo, ocorreu um aumento das situaç*e*
</line>
<line>
de c*nflito com a lei, considerando *ue, a partir d* apro*ação d* ch**ada lei *e drogas - *ei
</line>
<line>
n* 11.3*3, de 23 de ag*st* de 2006 -, que ins**tuiu o Sistema N*cional de Políticas Públicas
</line>
</par><par>
<line>
so*re Drogas
</line>
<line>
(*ISNAD),
</line>
<line>
tem ocorrido um p*oces*o ** *ncarceramento
</line>
<line>
em m*ssa,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresi*a PI, v. 21, n. 3, *rt. *0, p. 208-22*, mar. 2*24
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. L. Santos, R. M. *. Franç*
</line>
<line>
218
</line>
</par><par>
<line>
con*id*ra*do que, *e aco*do com * referida lei, a de*inição de t*á*ico ou uso fica a cri**rio do
</line>
</par><par>
<line>
juiz, abrindo espaço
</line>
<line>
para os pro**sso* de seletiv*da** a partir da pe*specti** do racismo
</line>
</par><par>
<line>
estrutural, com * m**ginaliza*ão e a crim*nalização *a *opulação pobre, negra e periférica
</line>
<line>
(DUA*TE, 2018).
</line>
<line>
O Levantamento An*al do *istema N***onal *e Atendimento Socioeducati*o
</line>
</par><par>
<line>
(SINA*E) de 2017 aponta o tráfico de drogas
</line>
<line>
c*mo a infração mais com*tida
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
**olescentes
</line>
<line>
do gêner* feminino (B*as*l, 2019). Segundo Terra e
</line>
<line>
Azevedo (2018, p. 79),
</line>
</par><par>
<line>
"´[...] *u**as vezes, *sse env*l**men*o coloca-se *omo a*ternativa ao desemprego, dei*ando-
</line>
<line>
os e*po**os *s repr*ssões policiais". Desse modo, o *ráfico de d**ga* faz part* de um sistema
</line>
</par><par>
<line>
d* movim*nt*ção finan*e*ra, sendo
</line>
<line>
q*e *s *elações do *odo de produção capita**sta
</line>
</par><par>
<line>
*ustentam essa realidad*.
</line>
</par><par>
<line>
Po* outro lado, **s *efe**d*s ter*itó*ios te*-s* o nulo ou precário aces*o aos servi*os
</line>
<line>
p*b*icos de sa*de, de *ducação e de *ssistênc*a social. "Na á*ea *o comércio local, além da
</line>
<line>
inf*rmalida**, há apenas salõ*s *e beleza, borracharias * pequena* *anchonetes - que
</line>
<line>
*ormatam a rede da economia informa*" (DUARTE, 20*8, p. 38).
</line>
<line>
E* *ma pesqu*sa, real*zada *o **ntro de Atendime*to So*ioe*uca*ivo Feminin*
</line>
</par><par>
<line>
(C*S*F), localizado
</line>
<line>
na Cid*de de P**t* Alegre,
</line>
<line>
no Estado do Rio Grande do Sul,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pesquisadora *oana Duart* (201*), ao
</line>
<line>
entrevistar *d*les**nt*s *ue est*o cumprindo medida
</line>
</par><par>
<line>
de inte*nação em decorrência
</line>
<line>
do tráfic* de dro*as, destac* q** e*as *e*a*am situações de
</line>
</par><par>
<line>
pobreza, * *ue m*itas d*las já vi*ham de
</line>
<line>
situ*ções de *ulner*bilidade, como *rabalho o
</line>
</par><par>
<line>
infantil. Essa r*alidade *recár*a, conforme o relat* das adolesce*tes é b*m *ntes d* ins***ão
</line>
</par><par>
<line>
no tráfico d* drogas,
</line>
<line>
uma v*z que muita*
</line>
<line>
discorrem que essa i*serção s* dava pel* fator
</line>
</par><par>
<line>
renda. Contu*o, embora o envolvimento *om o *ráfico de dro*as pe*mita o ace*so *o p*de* de
</line>
<line>
compra, Duarte (2018, p. 101) e*idenci* que:
</line>
<line>
Difere*te do que *abita o imag*nário para a*ém das favelas, o ingres*o no tráfico
</line>
</par><par>
<line>
ext*ai va*ores, senti*entos e afeto* impor*ante* dentro de u**
</line>
<line>
socia*ilidade
</line>
</par><par>
<line>
co*stituíd* em **rte sem *cesso à c*dadania, p*rtanto, perder e**es laços
</line>
<line>
comunitári** esvazia sobremaneira a vida des*as me*inas (DU*RTE, 2018, *. 89).
</line>
<line>
Cons*de**ndo o c*metimento do *t* in*ra**onal, é predominante a *es*onsabil*zação e
</line>
</par><par>
<line>
a *ulpabili*ação pela *nfração, uma vez que as violações de direit*s ocorri**s durante
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
trajet*ri* de vida des*es sujei*os são d*scon*ideradas. Terra * Aze**do (20*8, p.
</line>
<line>
9*)
</line>
</par><par>
<line>
co*pree**em que tal responsabi**zação é reforçada pela "[...] *noperânc*a das **líti*as
</line>
</par><par>
<line>
públ**as q*e deveriam garantir direi**s". Contudo, ainda n* toc*nte *
</line>
<line>
cul*abilização e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. *, art. 10, p. 208-**3, mar. 2024
</line>
<line>
ww*4.fsan**.co*.br/***ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Polí*ica *eoliberal e a Inser*ã* das Adolescentes em **tua*ão de **lnera*ilidad* n* Tráfico de Drogas
</line>
<line>
219
</line>
</par><par>
<line>
puniç**, é pr*ciso reconhecer a intersecção ent** gê*er*, raça e *lass* c*mo **tegorias *ue
</line>
<line>
*nfl*encia* fo*temente o *s*ado pe*al. Es*e cenário inve**e o princí*io da prote*ão social e
</line>
<line>
*ntegral, que d*veria s*r garantido às *do*esc*ntes.
</line>
<line>
Cabe destacar que * condição so**al das família* **s adolescentes pob*es, uma ve*
</line>
<line>
que, para garan**rem a sobr*v*v*n*ia dos s*u* membro*, é *ndisp*nsáv*l que os seus direi*os
</line>
<line>
s**am efe*ivados, pois é *ever do Estado apoiar estes se*mentos sociais por meio *o a*esso às
</line>
<line>
políticas pú*licas, um* *ez qu* * condição de p*breza viv*nci*da por e*sas famílias *vid*ncia
</line>
</par><par>
<line>
* *m*ssão do E*tad* (CABR*L; CHIOQUETTA, 2*17). Além disso, esses
</line>
<line>
sujeitos
</line>
</par><par>
<line>
*ive*ciam "*s dific*ldades, as resis*ências, o m*do de v*ver e sobre*iver em lug**es *n*e o
</line>
</par><par>
<line>
co*ceito de c*d*dan*a e de *stado de*o*rátic* de d*reito reside
</line>
<line>
apenas no
</line>
<line>
*maginár*o, ou
</line>
</par><par>
<line>
sequer reside" (D*ARTE, 2018, *. 3*).
</line>
</par><par>
<line>
Sendo assim, as fa**lia* que *e encontra* em s*tuaçã* de vulnerabilid*de social e que
</line>
<line>
por muitas vezes *ão conseguem se in*erir no mercado formal buscam as políticas de
</line>
</par><par>
<line>
tra*sfer*ncia de *enda como uma *lt*rnativa
</line>
<line>
de sobrevi*ência. *orém, é necessário dest**ar
</line>
</par><par>
<line>
qu* apenas
</line>
<line>
as polít*cas de transfe*ê*cia de r*nda não são sufici*nte* para alterar a est*utura
</line>
</par><par>
<line>
d*sigual, devendo ser acompanhadas d*s demais polí***as de gara*tia *e direitos (A*MEIDA,
</line>
<line>
2012).
</line>
<line>
O não aces*o ** o acess* precá**o às polí*icas públ*cas e **cia*s se carac*er**am como
</line>
<line>
violação dos d*reit*s. Portanto, o Estado po* agir min*mament* com*romete a efetivação **s
</line>
<line>
d*reitos, sobretudo os sociais, não só das famílias das adolescente*, mas delas próp*ias, diante
</line>
<line>
da extrema v*lnerabili*ade, por viverem *esp*ot*gidas e sem g*rantia de proteção social.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FIN*IS
</line>
<line>
Considerando as análises reali**das, compreend**os q** a C*nstitu*ção Federal de
</line>
<line>
19*8 r*pres**to* um grande a*anço no q** diz r*spe*t* à *rot*çã* socia*. Co*t*do, o ce*ário
</line>
<line>
seguinte desfavorece a impl*mentação do* direit*s, uma vez que *s polític*s sociais
</line>
</par><par>
<line>
encontram-se subor*in*das aos ditame* da
</line>
<line>
p*lít*c* ec**ômica ne*li*eral. Logo, *s medid*s
</line>
</par><par>
<line>
adotad*s
</line>
<line>
provocam mu*anças na *elação e*t*e o Estado a so*iedade, com regr*ssão d**
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
direito*.
</line>
</par><par>
<line>
Desse m*do, o neoliberalismo, ao alt*r*r * interv*nção do Es*ado
</line>
<line>
no social, valid*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
re*ulame*ta*ã* do mercado e impr*me *ma nov* *acio*al*dade so*re as políti*as p**licas e
</line>
<line>
no sistema *e proteção so*ial. A *ção ** Estado a fav*r do capi*a*, em *etrimen*o d*s *ireito*
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina *I, v. 2*, n. 3, art. 1*, p. 208-223, mar. 2024 www4.fsanet.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. L. Sant*s, R. M. S. *ra*ç*
</line>
<line>
220
</line>
</par><par>
<line>
his*o*ic*ment* conqu*stados a partir das lutas da classe trabalhadora, favorece a *e*omada
</line>
<line>
*onserva*ora e contri*ui para o *profundamento das expressõe* *a quest*o socia*.
</line>
<line>
Além disso, *** c*njuntu*a agrava as a*teraç*es no mundo do t*abalho, so*retudo as
</line>
<line>
suas condiç*es identi*i*adas como precarização e *nformalid*de, re*onfigurando as relações
</line>
</par><par>
<line>
*e tra*alh*, os *ireitos e a proteção social.
</line>
<line>
A massa da popu*ação exc**en*e,
</line>
<line>
bem
</line>
</par><par>
<line>
caracterís*ica de*se context*, a leva*á * vivenciar condiçõ*s
</line>
<line>
pre*árias e a *e sub*ete*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
qualquer tip* *e tr*ba*ho, e*bora l*e cau*e r*sco. *al co*texto demanda políti**s de proteção
</line>
<line>
social c*ndize*tes c*mo as neces**dades da *las*e **abal*adora.
</line>
<line>
Sen*o *s**m, a tra*etór** de a*ole*centes habitant*s da favel* e o seu e*v*lvimen*o no
</line>
<line>
*ercado i*í*ito de droga* *xpõem as c*n*iç*es d* mundo do trabalho, a violação *o* se*s
</line>
<line>
d*reito*, a desigu*lda*e social vivenci*da nos te*ritório* periféricos * as pr*cá*ias condições
</line>
</par><par>
<line>
de *cesso às política* *úbl*cas. Além disso, mostra que o d*se**rego
</line>
<line>
*strutural, somado
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
polít*ca n**liberal executad*
</line>
<line>
pelo Estado bras*leiro, contrib*i
</line>
<line>
para
</line>
<line>
que a*
</line>
<line>
adole*cente*
</line>
</par><par>
<line>
*ngressem *o tráfico de dro*as. D*ante dess* cen**io, d**taca-se
</line>
<line>
a
</line>
<line>
necessid*de
</line>
<line>
da pr*teç*o
</line>
</par><par>
<line>
integr*l arti*u*ada às p****icas
</line>
<line>
públicas
</line>
<line>
*ue conte*ple a* n*cessid**es des*e segmen*o
</line>
</par><par>
<line>
juvenil.
</line>
</par><par>
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de Vul**r*bil**a*e no *ráfic* de Drog** no Brasil. Rev. FSA, Teresi*a, v. 21, n. 3, art. 10, *. 20*-
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223, mar. 2024.
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<line>
Contribuição *os Autore*
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C. L. *antos
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R. M. S. Fr*nç*
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1) co*cepção * plane*amento.
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X
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<line>
2) análise e in*erp*eta*ão dos d*dos.
</line>
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X
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*
</line>
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<line>
3) elaboraç*o do r**cunho *u na rev*são cr*tica *o *onteúdo.
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<line>
X
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*
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<line>
4) p*rticip*ção na a*rovação da versão final do manuscri*o.
</line>
<line>
*
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X
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R**. F*A, Tere*ina PI, v. *1, n. 3, art. 10, *. 208-223, mar. 2024
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www4.fsanet.com.br/revis*a
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)