<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 3, art. 10, p. 208-223, *a*. 20*4 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.3.10 </line>
</par>
<par>
<line> * Política Neoliberal e a Inserçã* d*s Adolesc*nt*s em Si**ação de Vulner**ilidade no T*áfico </line>
<line> de Dro*as no *r*sil </line>
<line> Neoli*eral Politic* *nd th* Inclusio* of V*lnera*l* Adoles*ent Girls in Drug Tra*fi*king in </line>
<line> Brazil </line>
</par>
<par>
<line> C***em Letíci* dos Santos </line>
<line> Mest*ado em Pol*ticas Públi*as, pela Universi*ad* Federal do Piau* </line>
<line> Graduada *m S*rviço So**al, pelo *en*ro Universi*á**o Santo A*ostinho </line>
<line> E-mail: ca*m*mleticia*s01@gmail.co*. </line>
<line> Rosilene Marques *obr*nho de França </line>
<line> *ós-d*ut*rado *m Serviço *oc*a* pela Pont*fíc*a Universidad* Católica do Rio Grande do Sul </line>
<line> Do*tora em Polític*s *ú*l*ca* Univ*rsi**de Federal do Pia*í </line>
<line> *rofe*sora da Uni*ersidad* *e*eral do Piauí </line>
<line> E-mail: rosi*enema*q*essobrin**@g*ail.*om </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Ender*ço: Carmem L**ícia dos *antos </row>
<row> C*mpus Univ*rsit*rio Minis*ro Petrô*io Por*ella - Inin**, </row>
<row> Teresina - *I, 64049-550. Bra*il. </row>
<row> E*d*reço: Rosilene Marqu*s *obrinh* de Fran** </row>
<row> Campu* Universitário Minis*ro Pet**nio Portella - Ininga, </row>
<row> Tere*ina - PI, 64*49-550, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> Editor-Chef*: Dr. Ton*y *erley de A*encar </row>
<row> Rod*igu*s </row>
<row> *rti*o recebido em *4/12/2023. Última versã* </row>
<row> recebida *m 03/*1/*024. Ap*ovado em 04/01/2024. </row>
<row> Av*liado pelo *is**ma Trip*e Revi*w: a) Des* R*view </row>
<row> *elo Editor-Chefe; e *) Dou*le Blind Review </row>
<row> (*valiação cega po* d**s a*aliadore* da área). </row>
<row> Revi*ão: G*amatical, No*mativa e de *ormatação </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Política Neolib*ra* e a *nserção das Adolescentes em *ituaç*o de *ulnerabilidade no Tráfic* de Drogas </line>
<line> 2*9 </line>
</par>
<par>
<line> RE*UMO </line>
</par>
<par>
<line> O pres*nte estudo tem como objetivo a*alisar co** a </line>
<line> política neoliberal execut*d* *el* </line>
</par>
<par>
<line> Estado b**sil*ir*, s**ada ao des*mpreg* </line>
<line> estrutu*al, produz a </line>
<line> e*c*usão de *ma parcela </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> sociedade, l*v*n*o esses suje*tos, em especial, *s **o*e**entes em situ*ção de vulnerabil*da*e </line>
</par>
<par>
<line> soc*al a se in*erirem no </line>
<line> *ráfico *e drogas. Trata-se </line>
<line> de </line>
<line> uma pesquisa bibli**ráfica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> docume*tal com abordagem qualit*t*va, sob o s*porte teó*i*o *e artigos, livros e documentos </line>
<line> *elacion*d*s ao tema. O resultado *a pesqu*s* mostrou que a política ne*lib*ral, ao rede*in*r </line>
</par>
<par>
<line> as ações d* Estado, afe*a, sobre*u*o, a </line>
<line> **ote*ã* s**ial que </line>
<line> *eve *e* *ara*tid* a*s suj*itos. </line>
</par>
<par>
<line> *esse modo, a *e**idade d*s adol*scente* *a *ociedade d* classe oriunda do desemp*ego, da </line>
</par>
<par>
<line> desigualdade social e das re*ações de trabalhos precari*ados limita ou até mesmo anula </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ac*sso ao *rabalho formal, resul*ando no em*obr*cimen*o * na in*erção da </line>
<line> informalidad*. </line>
</par>
<par>
<line> *ess*s condiçõe*, ingresso no t*áfico de drogas posto no cotidiano soc**l torna-se o </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> alt*rnativa, a partir das *ecess*dades </line>
<line> de acesso ao* bens na sociedade capitalist*. Portan*o, </line>
</par>
<par>
<line> pa*a o enfrentamento dest* realid*de é fundam*ntal a efet*vaçã* das p*lític*s públicas </line>
</par>
<par>
<line> universais *ue promovam a prote*ão *ntegral das a*olescentes em situa*ão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vulner*bilidade. </line>
</par>
<par>
<line> Pala*ras-Chave: Neol*beralismo. Desigua**ade Social. Po*reza. Informa*idade. Tráfico de </line>
<line> Drog*s. </line>
<line> *BSTRA* </line>
</par>
<par>
<line> T*e aim </line>
<line> of this study is t* analyze h*w the neoliberal p*lic* i**lemented by the *razil*an </line>
</par>
<par>
<line> state, c*upled w*th </line>
<line> structural unemplo*me*t, *ead* to the exc*usion of a sectio* of *ocie*y, </line>
</par>
<par>
<line> leading th*se *ndiv*duals, es*ec*ally adolescen** in situa**ons of social </line>
<line> v*l*erability, *o </line>
</par>
<par>
<line> be*om* *nvolved in drug t*a*ficking. This is a bibliog*aphical and *ocumentary s*udy usin* a </line>
</par>
<par>
<line> qualitat*ve *ppr*ach, wi*h theoretica* suppo*t from articles, boo*s and *oc*men*s related to </line>
</par>
<par>
<line> *he topi*. The r*s*lts of the re*e*rc* s*ow th*t neolibe*al policy, *y redef*ning the a*tions of </line>
<line> the state, affe*ts, above al*, the soci*l protection that shou** be guarante*d to indi*iduals. In </line>
<line> this way, the reality of ado*escent gir*s in a c**ss *ociety arisin* from un***loyme*t, social </line>
</par>
<par>
<line> *nequality and </line>
<line> pre*ario*s *orking *e*at*ons*ips, l*m*ts </line>
<line> or even </line>
<line> cancels out access to f*rmal </line>
</par>
<par>
<line> work, resu**ing </line>
<line> in impoveris*ment and ent*y in*o info**a*ity. Under t*ese condi*ions, </line>
</par>
<par>
<line> entering t*e d*ug trade in everyday life b*com*s an alt*rnative, bas*d on the </line>
<line> nee* *o acces* </line>
</par>
<par>
<line> goods in *apita*ist society. Therefore, in order *o </line>
<line> conf**nt this real*ty, </line>
<line> it i* </line>
<line> e***n*i*l to </line>
</par>
<par>
<line> i*p*ement *niversal pu*lic *ol**ies that pr*mote the full protection of ado*es*en*s in </line>
<line> situations of vulnerabi*ity. </line>
<line> Keyword*: Neoliberalism. Socia* I*eq*ali*y. Poverty. I*fo*mal*t*. *rug Trafficki*g. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. 3, art. 10, p. 208-223, mar. *02* </line>
<line> w*w4.fsan*t.co*.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. L. S*n*os, R. M. S. Fran*a </line>
<line> *10 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O a*tig* ****tulado "* política neoliberal e * inserção das adolescentes em situaçã* *e </line>
</par>
<par>
<line> vulnerab**i*ade no t*áfico de *ro*as n* B**sil" ob*e*iva ana**sar como a </line>
<line> p*lítica neoliberal, </line>
</par>
<par>
<line> ex*cutada pel* *st*d* bra*ileiro, somada ao d*semprego *stru*ural, produz * *xclusão de u*a </line>
</par>
<par>
<line> parcela da *ociedade, l*van*o e*s*s s*jeitos, em espec**l </line>
<line> *s </line>
<line> adolescente* e* *ituaçã* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vu*ner*bilida*e soc**l, * se inserir** no trá**co de drogas. </line>
</par>
<par>
<line> A década *e 1980 f*i m*rcada por *utas e reivindi*ações, resu*tando na apr*v*çã* da </line>
<line> C*nstitui*ão Fe*eral de 1988. E**a **nquist* legal representa *uitos *van*os no que di* </line>
</par>
<par>
<line> respe*t* </line>
<line> ao **ver d* Estado em garantir os *ire*tos dos sujeit*s, *tra*és da **etivação </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> polí**cas p**licas e s*c*ai* (B*HRING; BOSCHETTI, 201*). Contudo, apesar d** i*ovaç*es </line>
</par>
<par>
<line> *a Co*st*tuinte, a </line>
<line> bus*a p*r u* Estad* de b**-*star soc*al é redefi*ida * </line>
<line> partir </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> contrarreformas propostas </line>
<line> nos ano* 1990 </line>
<line> *elo neoliberalismo (PEREIRA, *997). Em outras </line>
</par>
<par>
<line> palavra*, é o próprio Estado se t*ansform*ndo por meio das no*ma* *eolibe*a*s e dos *itames </line>
<line> *o capita*. </line>
</par>
<par>
<line> O d*s*a*tela*ento </line>
<line> do E*tad* s*cial * o conflito entre *apital e traba*ho se </line>
</par>
<par>
<line> **nife**a* nas **is comp*e*as expr*ssões da questão *oc*al </line>
<line> c*mo *esem*re*o estrutural, </line>
</par>
<par>
<line> cidadania negada, </line>
<line> d*sig**l*ade social, </line>
<line> excl*s*o e pobrez*. *sse cenário colo*a em </line>
<line> situaçã* </line>
</par>
<par>
<line> de extrema vuln**abilid*de *s *dole*centes *ob*e* e suas f*mílias, cujos memb*os apre**ntam </line>
<line> ví**ulos *rabalhist*s *recariz*dos ou inse*idos na in*or*alidade, t*rnando-s* uma p*r*e*a da </line>
<line> popu*ação empob*ecid*, sem visibilidade social e rej*itadas pelo *ap*tal (*UAR*E, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> Nes*as con*içõe*, a informalidade, além de não </line>
<line> assegu*a* os direitos t*abalhistas, </line>
</par>
<par>
<line> tran*fere p**a os s*jeitos a respon*abi*idade </line>
<line> **lo provimento de s*as p*óprias **cessidades </line>
</par>
<par>
<line> *ateriais. C*nsiderando es*a </line>
<line> *ealidade, ap*ese*t**os o dile*a da inserção das a*olescente* </line>
</par>
<par>
<line> em si*ua*ão d* vulnerabili*ade **cia* no tráfico de dr*gas, sob*etud*, pois a* m**mas têm </line>
</par>
<par>
<line> que lidar com o desemprego, as dificu*dades de a*esso aos *ens e *erviços e * r*tra*ão </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> pol*ticas p*bl*cas e **cia*s (DUARTE, 201*; TERR*; AZ**EDO, 20*8). </line>
</par>
<par>
<line> *endo assi*, oc*rre </line>
<line> uma realidade de violações de direitos, vi**n*iadas ant*s </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> prá*ica do ato infracio*al, expressas *o sei* d* soc**d*de capitalista * *as *ondições ** v*da </line>
<line> *e *dolesce*tes *o *exo *emin*no, habit*ntes d* territórios perifér*cos, sendo expo*tas a vár*as </line>
<line> situações *e vulnera*ilidade (*UARTE, 2**8). Além disso, no c*so d*s adolesce*tes em </line>
</par>
<par>
<line> conflito </line>
<line> c*m a lei, estas *ão </line>
<line> dup**mente culpabilizadas: </line>
<line> pelo Estado, </line>
<line> pelo ato infraciona* </line>
</par>
<par>
<line> *rati*ado, * </line>
<line> pel* sociedade, com uma punição mo*al, dia*te do descumprimento </line>
<line> dos papéis </line>
</par>
<par>
<line> his*óri*os *efi*ido* pelo pat*iarcado. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T**esin*, *. *1, n. 3, art. *0, p. 208-223, mar. **24 </line>
<line> *ww4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Política Neoli*eral e a Inserçã* das Adoles*ente* em Situação de *ulnerabi*ida*e no Tráfico *e Drogas </line>
<line> 21* </line>
</par>
<par>
<line> No presente tra*alho uti*izo*-se estudo bibliográ*ico e do*um**ta*, sendo q*e o *rtigo </line>
<line> está di*idi*o em 02 (duas) seções. A **imeira analisa as po*ít*cas públicas e sociais, s*b os </line>
<line> di*ames do c*pi*alismo neolib*ra*, e, a segunda, examina a inserção de *doles*ent*s *m </line>
<line> sit**ção de *u*ne*abilidade s**ial no tráfico de drog*s, c*m reflexões sobre est*s *ontextos e </line>
<line> suas artic**a*õ*s com a que**ão soc*al e o racismo e*tr*tural. </line>
<line> 2 R*FERENCIAL *EÓRI*O </line>
<line> 2.1 As políticas públicas e sociais sob os ditames do ca*it*lism* neoli*e*al </line>
<line> A Cons*it*ição Federal de 19*8 troux* *uitos avanços, in*t*tuind* no seu artigo *º os </line>
<line> direit*s como *ducação, * saúde, o trabalho, a *ora*i*, o l*zer, a segura*ç*, a previd*ncia </line>
<line> social, a proteçã* à maternidade e à infânc*a e * ass*st*ncia socia*, como deve*es do *stado, </line>
</par>
<par>
<line> orientados pel*s pr*ncípios da univers*li*ação e da r*sp*nsabilidade pública, gara*tindo </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> proteção social e o bem-estar básic* dos cidadãos, a*r*vé* da efetivação da* po*íticas pú*li*as. </line>
</par>
<par>
<line> Além disso, r*ssal** a* *olíticas de Previdência, Sa*de e Assistênci* Social </line>
<line> como tripé </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Seguridad* So*ial, "no se*tido de articulá-las e </line>
<line> formar uma *ede de </line>
<line> p*ote*ão ampl**da, </line>
</par>
<par>
<line> c*erente e *o*sisten*e" (B*HRI*G; BOSCHETT*, 2016, p. 2*8). </line>
<line> *o p*oje*o democratizant* advindo da Cons*ituinte, o Estado assumiu u*a *mpo*tante </line>
<line> f*nçã* no qu* se refer* à gestão * à *mplementação das políticas púb*ic*s *om a *inalidade de </line>
<line> se "*omper com o ci*lo *e *ra*ili*ade **e m*rcou o cam*o so*ial ao longo do temp*" </line>
</par>
<par>
<line> (CARVALHO; MOURA; FERREIR*, </line>
<line> *022, p. 125). E*sa conquista r*pre***tou um </line>
</par>
<par>
<line> pr*ce*so longo tanto na su* estrut*ração como *o fi*anc*am*nto da p*oteç*o social brasilei*a. </line>
<line> Nessa dinâmica, é in*orpora*a a amp*iação dos direitos ci*is, políticos e sociais, </line>
<line> conte*plando o s*gnificado de cida*ania compree*did* por *ars*all (1967). </line>
<line> Co**udo, tal cenári* foi profundamente afet*do pelas me**das *eoliber*is adotada* a </line>
</par>
<par>
<line> p*rtir da *écada d* 1990, diante dos ajus*es fiscais dos e </line>
<line> *ortes </line>
<line> *r**me*tár*os na* *olíticas </line>
</par>
<par>
<line> públic*s. Ne**a direção, o projeto neoliberal passa * determinar a refor*a do Estado, u*a vez </line>
</par>
<par>
<line> que os *roblemas est*t*is são com*reen**dos co*o * causa *entral da crise econômi*a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> s****l dos *nos 1980. Assim, fora* utiliz*do* "meios de comunicaç*o par* d*vulgar a ideia </line>
</par>
<par>
<line> de que as me*id*s ocasio*ar**m me*horias avanços sociais, *endo * </line>
<line> q*e essa ideologia </line>
</par>
<par>
<line> busc*va cam*flar *s reais inte*e*se* *a pol*tic* neoliberal, que seria atender as neces*idad*s </line>
<line> do mercado" (M*URA, 20*3, p. 489). </line>
<line> Rev. FSA, T**es*na PI, v. 21, n. 3, art. *0, p. 208-223, mar. 20*4 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. L. San**s, R. M. S. França </line>
<line> 212 </line>
</par>
<par>
<line> Desse modo, co*o *oss*bilid*de de identificar o neol*beralism*, Dardot e Laval </line>
</par>
<par>
<line> (2016) </line>
</par>
<par>
<line> **resentam a*gumas características como: mínima i*tervenção do Estado, críti*a ao Estado </line>
</par>
<par>
<line> social forte, *iminuição na atuação d* Estad*, surgimento d* t*r***ro s*tor, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> consequ*ntemente, o fortalecimento do setor privado e a ca*ac*dade dos indivíduos em *up*ir </line>
<line> suas próprias necessidad**. Nesse c****x*o, "perc*b*-se q*e o mercado oc**a, nessa te*ria, o </line>
</par>
<par>
<line> pa*el </line>
<line> cent*al - *uase transcen*ente de regulador da vid* dos in*iv*duos e da socieda*e" - </line>
</par>
<par>
<line> (GODOY; C*L*OSO, 20*9, p. 36). </line>
<line> No context* neoliberal, tem-se a reconstrução do p*pel d* Esta*o, a del*mit*ção na </line>
</par>
<par>
<line> sua ár*a de atua*ão *ocial e ampliação da* suas ações a favor do capi*al. S**do a </line>
<line> assim, a </line>
</par>
<par>
<line> p*opo*ta ne*co*s*r*ado*a *eduz o Estado *o mínimo na es**ra soc*al, g**antindo as c*ndições </line>
<line> p*ra o desenvolvi*ento na* diver*as fases de estágios do capi*a**smo (PEREI*A, 1997), *ogo, </line>
<line> prom*ve po*í*icas públicas compensatóri*s e ***ucionistas, que apen*s suavizam as situaç*e* </line>
<line> de pobre*a, resul*ando e* c**ad*os menos *rotegi*os (SILVA, 2010). </line>
</par>
<par>
<line> *iant* **sso, os a*anços no sistema de *roteção *ocial não se con*olida* d**ido às </line>
</par>
<par>
<line> contrarre*ormas *o *stado a partir d*s ditam*s do neoli*eralismo, causand* desafios quanto à </line>
</par>
<par>
<line> efetivaç*o universal dos direitos, oc*rrendo mudança* no camp* </line>
<line> das pol*tic*s públicas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> so*iais * p*ovocand* regressão na garanti* d*s direi*os. Ne*se *entido, tem-se um c*njunto de </line>
<line> medidas r*gress*vas no âm*it* da proteção social, cau*ando ass*m efe*t*s perver*os nas </line>
<line> *onq*istas dos direitos da c*a*se *rabalhad*ra (CA*VALHO; *OURA; FERREIRA, 2022). </line>
<line> Consi*er*ndo a realid*d* bras*leira, t*m-s* um p*ís marcado pela exp*oração da força </line>
</par>
<par>
<line> de *rabalho, com po*íticas sociais f*agmentadas, se* u* sistema de prot*ção sólido </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ons*ituído pel*s inv**tidas neoliberais, decor*entes de um *roces** de re*struturação d*ante </line>
</par>
<par>
<line> da crise d* capital. Além disso, esse contexto *presenta a luta </line>
<line> *e classe, que passa a ter </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Estado como instânci* *esp**sável para responder </line>
<line> a*s i**eres*es antagônicos </line>
<line> que </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> apresentam na relação capital e trabalho (CARV*LH*; M*URA; *ERREIRA, 2022). </line>
<line> S*n*o assim, as *olí*icas sociais, segundo Netto (2009, p. *3), "são resultantes </line>
<line> extremamen*e comp*e*a* de um compl*ca*o jogo em que protag*nistas e dem**das estã* </line>
</par>
<par>
<line> a*ravessado* por c**tradições, confront*s *onflitos", oferecendo ass*m um *ínimo e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> intervenção </line>
<line> do E*tado *o socia*, ao medi*r os interesses conflitantes. Ademais, as políticas </line>
</par>
<par>
<line> sociais se expres*am no controle da fo*ça de tr*ba*ho e no *s**gu*ame*to do desenvolvimento </line>
</par>
<par>
<line> do capital*smo, o* seja, </line>
<line> são as *unç*es *c*nômicas sociais e </line>
<line> do Estado s* efe*i*an*o ao </line>
</par>
<par>
<line> m**mo *empo e oculta*do a s** essênc*a de clas*e. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*resina, v. 21, n. 3, art. 10, p. 20*-2**, mar. 2024 </line>
<line> www4.fsa*et.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Política Neoliberal e a *ns*rç*o das Adolescentes em S*tuação de *ulnerabil*dade no Tráfico de Drogas </line>
<line> 213 </line>
</par>
<par>
<line> Po*tant*, o sent*do d*s contrarref**mas, segu*do B*hring e Bosche*ti (2016, p. 213), </line>
</par>
<par>
<line> "era </line>
<line> *erfeitament* compat*vel com a **lítica </line>
<line> ec*nômica", causando imp*ctos *a </line>
</par>
<par>
<line> i*p*emen*aç*o das políticas pú*licas, d**anda*do que a* *esmas fossem re*on*igu*ad*s em </line>
<line> u* nov* con*exto, esta*do s*bre os ditames *o tr*nômio neolibe*al: *rivatização, fo*alização </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> descentrali*a*ão, consequent*mente dando espaço *ara o m*rcado em determ*nar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> expansão da eco**mia e a g*stão ** força de tr*balh*, oco*rendo *esse proce*so a *xcl*são </line>
</par>
<par>
<line> dos sujeitos das *o*íti*as s**iais, *sp*cia*mente dura*te a*ravam**to das *rises cícli*as o </line>
<line> pr*pria* d* *istema capitali*** (POCH*ANN, 2004). </line>
<line> A* *ondições i*postas para as polí*icas p*bl*c*s e soci*i* *o capital*smo neoli*eral </line>
</par>
<par>
<line> incid*m sobre as novas formas de org*nizaç*o do Estad*, *fetan*o t*da </line>
<line> a sociedade, </line>
</par>
<par>
<line> "prin*ipal*ente *s mais pobres, *ca*retando desempre*o, precarização do **abalho, </line>
</par>
<par>
<line> sucateamen*o </line>
<line> das pol*ticas *ociais e o *etrocesso </line>
<line> polí*ico, ocasionand* * agravamento d* </line>
</par>
<par>
<line> quad*o **cia*" (S*U**; SAN*OS, 2***, p. 33), expressa em p*breza, exclusão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> subalt**nidade. Segundo *azbek (2001): </line>
</par>
<par>
<line> Po*reza, excl*são e su*alternidad* configuram-se, pois, como i*dicadores de **a </line>
</par>
<par>
<line> forma de inserção </line>
<line> na v*da social, de uma condição *e cl**se e de o*tras condições </line>
</par>
<par>
<line> reit*radoras da desigualdad* (como gênero, etn*a, pr*cedênc*a etc), expressan*o ** </line>
</par>
<par>
<line> relações vi*entes </line>
<line> na sociedade. Sã* produtos dessas relações, que produzem </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> reprodu*e* a desigualdade *o plano socia*, *o*ít*co, ec**ômico e cultural, defi*in*o </line>
<line> para os pobres um lugar na *ocie*ade (YAZBEK, 2*01, p. 34). </line>
<line> A*é* disso, os ditames do neolibera*is*o alteram as r*la*õ*s de traba*ho e os direit** </line>
</par>
<par>
<line> traba**i*tas, incidind* sobre os sujeitos em soci*d*de, n* inten**ficação da precarização </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> tra*alh*, </line>
<line> na </line>
<line> inf*rmal*dade, </line>
<line> b**x*s </line>
<line> salários </line>
<line> e </line>
<line> desemprego </line>
<line> intermitente, </line>
<line> *e*ando </line>
</par>
<par>
<line> comp*lsori*m*nte a ace*t*ção por qu*lquer tipo d* trabalho. *or outro l*do, encontramos os </line>
<line> dir*ito* * * *idadani* ameaçada, sen*o tr*ta*a através da criminal*zação ** questão social </line>
<line> (RAICHELIS, 20*3). Portanto, é um cenário de**avoráv*l para a **n*o*idação da Seg*ridade </line>
<line> S*cial, t*n*o e* v*sta a red**ão das responsa*il*dades do *stado com as políticas públi*as e </line>
<line> *ociai* (G*IR*LDELLI, 2019). </line>
<line> Dian*e *isso, as pol*ticas sociai* *e natur*za assis***cialista age* c** car**ter*sticas </line>
</par>
<par>
<line> seletiva*, so*retudo, na re*ução das desig*aldades sociais. Sendo ass**, ajuste *e*lib*ra* o </line>
<line> "possui o objetivo de fortal*cer o processo de acumulação de r*q*ezas por m*io da explo*ação </line>
</par>
<par>
<line> do trabal*o, negação de </line>
<line> **reitos adquiri*os e privatizaçã* de *olít*cas de bens públicos" </line>
</par>
<par>
<line> (MOURA, 201*, p. *86). Desse modo, no </line>
<line> capitalismo neoliber*l as po*íticas encont*a*-*e </line>
</par>
<par>
<line> com recortes *el*tivos * *o*alizados *a popula*ão mais pob*e e em ca**ter *e *mergência, em </line>
<line> *ev. F*A, T*resina PI, v. 21, n. 3, art. **, p. 208-223, mar. 2024 w*w4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. L. Sant*s, R. M. S. Fr*nç* </line>
<line> 214 </line>
</par>
<par>
<line> detrime*to da* políticas unive*sa*s (YAZBEK, 2014). Nessas condiçõ*s, a pobr*za é </line>
<line> perpetuada, justificando assim as interv*nç*es *o Estado apenas nesse âmbito. </line>
<line> Em conformida*e, Raicheli* (2013, p. 6**) enfatiza que "este context* mu*dial e a </line>
</par>
<par>
<line> adoção *a* polí*ic*s neolibe*ais de d*sregulament*ç*o e flexib**izaç*o do trabal*o e </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> dire*t*s trab*lhi*tas e sociais afe*aram profu*damente o ca*po d*s políticas sociais". Além </line>
</par>
<par>
<line> disso, as políti*as s*ciais enfrentam alguns paradoxos, visto </line>
<line> que, *o mesmo te*p* que são </line>
</par>
<par>
<line> g*r*ntidas c*nstituciona*mente pelo **tado, per*i*indo * proteção soc*al dos sujeit*s, em </line>
<line> cont*apartida sofrem os ajustes * as configurações *o ne*li*eralismo. </line>
<line> 3 METODOLO*IA </line>
<line> Com a *in*li*ad* de atender aos objetivos da p*s*ui*a, utiliz*u-se estudo bibliográf*co </line>
</par>
<par>
<line> e *ocu*e*tal, </line>
<line> com abord*ge* qualita*iva, ten** como sup*r*e teórico ar*igos, livros </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> documen**s relaciona*os ao tema. A aná*ise do*ume*tal teve como base dados pr*d*zidos </line>
<line> *elo *istema Nacion*l de *tendimento S*cioed**ati*o (***ASE) e *nst*t*to de *esquisa </line>
<line> Econômic* Aplic*da (IPEA). O quadro a seguir apresenta os princi*ais a*to*es utilizados. </line>
<line> Q*adro 1 - P*incipa*s au*or*s/as utilizados/as </line>
</par>
<par>
<line> Au*or/es </line>
<line> B*bliografia </line>
</par>
<par>
<line> Carvalho; Moura; Ferreira (20*2) </line>
<line> Políticas Públicas no contex*o de r**ressão de direitos </line>
</par>
<par>
<line> Cruz (2023) </line>
<line> Tr*fico de drogas ilícitas: expressão da "questão socia*" </line>
</par>
<par>
<line> Duarte (2018) </line>
<line> Me*inas e *err*tóri*: *ri*ina**zação da *obreza e s*letividade jurídica </line>
</par>
<par>
<line> Moura (2013) </line>
<line> Seguridade Social no con*exto neolibe**l bra*ileiro </line>
</par>
<par>
<line> Stehli*g (2019) </line>
<line> A precarização e a informal*dade n* *ercado de t*abal*o bras**eiro </line>
</par>
<par>
<line> *erra e Azevedo (2018) </line>
<line> *dolescente, i*fracional e serviço social no ***iciário: tra**lho e resistência </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: el*b*rado p*las auto*as (*023). </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Gil (2008), a pe*quisa bibliográfica permite exp*icar e com*reen**r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> realidade, na *usca de produzir novos </line>
<line> conhecim*ntos, parti*do </line>
<line> da problematiza*ão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> questionam*nt* *e produções e d*cumentos anteriores, *u seja, *usca*do nov*s informações </line>
</par>
<par>
<line> necessár*a* para progredir no </line>
<line> est*do no qual tem interesse, permi*in*o a ampliaçã* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> conce*tuação do objeto que *st* *endo pesq*is*do, dando as*im sus*entação teórica na </line>
<line> pesqui*a *ue *stá se*do *esenvolvid*. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. **, n. 3, a*t. *0, p. 208-223, m*r. 20*4 www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Polít*ca N*oliberal e a I*serçã* d*s Adolescentes em Sit*açã* de Vulnerabilidade no Tráfic* de Dr*ga* </line>
<line> 215 </line>
</par>
<par>
<line> Além *isso, a pesqu*sa de caráter é </line>
<line> *ua*ita*ivo, visto q*e a*a*isa e *ompreende </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> objeto da pesqui*a e* sua *spec*f*cidade * toda a compl*xidade qu* envolve * o*jeto. Desse </line>
<line> **do, a pesquisa q*alitativa é o recur*o mais apro*ria** para explicar fenômenos *omplexo* </line>
<line> * totaliza*t*s (R*CHARDS*N, *012). </line>
<line> *urante o proced*mento metodológico, houve a identific*ção *o objeto, considerado </line>
<line> c***éri* para * interesse do pe*q*is*dor, leituras, estabelecendo relações com o pr*b*ema </line>
<line> proposto, escolha das bi*liografias, *om ca*áte* de relevância teórica, e f*chame*tos, </line>
<line> c*nstruíd*s a par*ir de uma ca*aci**de cr*tica da *u*or*. </line>
</par>
<par>
<line> O* crité*ios d* incl*são foram baseados </line>
<line> em b**liogr*f*as completas, *isponív*is no </line>
</par>
<par>
<line> idioma *ortuguês e *ue atendesse aos objetivo* do estu*o. Já *omo crit*rio de *xc*usão, </line>
<line> fora* excluídas bibl*ografias duplicadas * que n*o se apr*ximavam do que e*tava sendo </line>
<line> proposto para *roduzi*. </line>
<line> * RESU*TAD*S E DISCUSSÕES </line>
<line> 4.1 * *nserção das adolescentes no tr*fico d* d*ogas: um fenômeno que se a**icula com a </line>
<line> qu*stão social e o racismo estrutural </line>
</par>
<par>
<line> No capit*lismo neol**eral, a informa*id**e se apresenta co*o uma alternat*v* </line>
<line> di*nt* </line>
</par>
<par>
<line> *o d*semp*ego *str*tural, g*rand* *ovos post*s *e t*abalhos, favor*ce*do a *ais-valia </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> c*pital e criando </line>
<line> reserva d* </line>
<line> uma força de *rabal*o desempreg*d*, que pas*a a desenvolver </line>
</par>
<par>
<line> es*r*tégias de sobrevivê*c*a (DIAS; C*RRÊA, 2022). *esse sent*do, é p**cis* le*ar e* </line>
</par>
<par>
<line> c**sideração "a forma *omo esse segmento, *iante de uma e*trutur* social des**ual </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> excludente, ingressa </line>
<line> *om su* forç* de tra*alho *o mercado informal [...]" (*U*RTE, 2018, </line>
</par>
<par>
<line> p. 113). **ante disso, * au*ora explana: </line>
</par>
<par>
<line> A *nfo*m*lid**e, além *e não assegurar a imprescindibi*idade dos dir*itos </line>
<line> t*a*a*histas, transfe*e pa** o s*jeito a responsabilidade de pro*er e desempenhar </line>
<line> *unções das quai* * neces*idade de vid* e a *mergência de s*brev*vência *etiram as </line>
<line> condiç*es *ateriais de pr*fiss**nal*zação e i*gresso no *erca** de t*abalho formal </line>
<line> c*m alguma estab**idade (DUAR*E, 2018, p. 64-65). </line>
<line> Contudo, Duarte (20*8, p. 68) c*ns*dera *ue "não só fa*ta t*abalho, mas s*bretudo </line>
<line> con*ições para que ess* trabalh* propi*ie **vas e enriqueced*ra* *xper*ências sociai* *os </line>
</par>
<par>
<line> jovens". Des*e modo, além </line>
<line> de residir*m em te*ritório* </line>
<line> periférico*, baixa a </line>
<line> es*olaridad* se </line>
</par>
<par>
<line> torna tam*ém um *ec*nism* para a i*for**lid*d*. Po*tanto, a fa*ta d* formação, </line>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 21, n. 3, art. 10, p. 208-223, mar. 20*4 www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. L. Santo*, R. M. S. ***nça </line>
<line> 216 </line>
</par>
<par>
<line> oport*nidade e os desafios de ingressar e se manter no ensino super*or tornam es*as </line>
<line> ad*lesc*n*es *eféns de traba*hos precár*os, tor**ndo as*im uma *elaç*o de dependência. </line>
<line> A autora a*nda e*fatiza q** a situação de vulnera*ilid*de de adole*ce*tes é oriunda de </line>
<line> suas p*óprias famíl*as, q*e viv*nciam precárias c*n*ições de sobrevivênc*a e de </line>
<line> *nformalida*e, tonando-se a**im um ciclo geracional (DUA**E, 20*8). Em um cont*xto *m </line>
<line> que: </line>
<line> O pr*cesso de pr*carização do t*a*alho no *ra*il se mostra pr*sen*e p*i*ci*almente </line>
<line> na *ulnerabi*id*de s*cial, n*s f*r*as de inserção no mercado de trabalho, * pr**são </line>
<line> *o*ial em manter a re*da das fam*lias e a *alta de empregos formais forçam o </line>
<line> trabalhad*r a se sujeitar à inf*rmalidade. Com o en*rentament* d*s co*s*quências </line>
</par>
<par>
<line> neces**ria* pa*a se *anterem empr*gad*s, o que e* *utras p**a*ras permite </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> sistema capitalista explorar mais sig**ficativam*nte a </line>
<line> *ão de ob*a (STEHLING, </line>
</par>
<par>
<line> 201*, p. 12-13). </line>
</par>
<par>
<line> A re*aç*o en**e produç*o e consu** é intrínseca. Desse modo, para *arantir a mais- </line>
<line> val*a nem todos os trabal*ado*e* serão in*eridos no mercado de trabalho, **n*minad*s de </line>
</par>
<par>
<line> e**rcito ind*stri*l de reserva. Log*, * *sc*ssez da *fe*ta de t*abalho gerará *m </line>
<line> exc**ente, </line>
</par>
<par>
<line> lev*ndo essa popul*ção * *e su*m*ter * qualquer situação de trabalho, ta*to e* se*or*s da </line>
</par>
<par>
<line> for**l**a*e, como da informa*idade, sem acesso *o* </line>
<line> **r*i*os, </line>
<line> com i*tensif*cação </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> desigual*ades sociais * da *auperização (RODRIGUES, 2019), e, at* mesmo, em atividades </line>
<line> *lícitas. Dessa f*r*a: </line>
<line> O *ráfico de dro*as ilícitas possu*, logicament*, uma di*âmica que ** dá através do </line>
<line> t*a*alho * exp*oração des**. N*sse sentido, *ompreende-*e qu* a *tu*ção das </line>
</par>
<par>
<line> pe**oas no t*áfico po*su* fatores fund*mentais, *omo * pró*rio dese*prego e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> incerteza da inf*rmalidade, *arcas regist*ad*s em paí*es de capitali*mo dep*ndent* </line>
<line> (Cr*z, 2*23, p. 7-8). </line>
<line> *este cen**io, assim *omo as situa*ões de desemprego e prec*ri*ação, no c*ntext* </line>
</par>
<par>
<line> neoli*era* </line>
<line> ocorreu u* cre*cimento da* ati*idad*s *líc*t**. De*se mo*o, **ém d* "fator do </line>
</par>
<par>
<line> d**em*rego estruturante, é *a*ível a af**mação *e que o **áfico de drogas tem r*lação dire*a </line>
<line> com a desi*ualdade social. *esi**aldade social vista como fundament*l p**a que a "questão </line>
<line> s*cial" e*ista" (CRU*, 2023, p. 9). </line>
<line> Segu*do Iamamoto (2001, p. 16), a que**ã* social é c*mpreendida c*mo "o conjunto </line>
</par>
<par>
<line> d*s </line>
<line> expr*ssões das desiguald*des soc*a*s en*endradas na sociedade c*pit*list* madura [...]", </line>
</par>
<par>
<line> o* seja, * gên*se da *uestão social se *oncebe, a parti* do pr*cesso de prod*ç*o e r*produção </line>
</par>
<par>
<line> do s*st*ma capitalista. *ma din**i** produtiva, express* nas </line>
<line> contradições *ntre </line>
</par>
<par>
<line> *apit*l/trabalho, resultando *m des*gualdade, pobreza e exc*usão (YAZBEK, 2001). </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Teresi*a, v. 2*, n. 3, art. *0, p. 2*8-223, mar. *024 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Política Neoliberal e * Inse*ção das Adolesce*tes em Situação de Vu*nerabilida*e *o Tráfi*o de D*ogas </line>
<line> 217 </line>
</par>
<par>
<line> *onfor*e Duarte (2018, *. 40), essa* express*es da questão soci*l </line>
<line> evi*encia* que, </line>
</par>
<par>
<line> em muitas sit*ações, os segme**os sociais vulner*bilizados se envolvem *o trá*ico *e drogas </line>
<line> não apenas em decorrência de uma "conduta individual, mas, s*bretud*, pelas in*m*ras </line>
</par>
<par>
<line> ausências, carência* e o*issões *o </line>
<line> poder *úblic*". C*nsider**do a discussã* abordada, </line>
</par>
<par>
<line> *p*esentam*s o dilema da in*erção das adolescente* *m s*tu*ção de vulnera**lidade social *o </line>
</par>
<par>
<line> merca*o il*cito de *rogas, diante da negação </line>
<line> d* </line>
<line> cid*dani* p*ra os *e*me*tos sociais </line>
</par>
<par>
<line> his*oricamente vulnerabili**do* em nosso p*ís. </line>
</par>
<par>
<line> Seg*ndo * Organização I*terna*ional d* Tra*alho - *nstituto de *es*uisa Econ*mi*a </line>
<line> Aplica*a (IPEA) - ao *onsid*rar * Inserção do* Jov*ns Br*s*leiros no Mercado de Trabalho </line>
<line> e* um contexto de crise e *aio* flexibilizaç*o (BRASIL, 2020, p. 12), apresent* qu* entre </line>
</par>
<par>
<line> "os primeiros tr*mestres de 2013 e 20*9, as taxas de desem*r*go de </line>
<line> homens e *e m*lheres </line>
</par>
<par>
<line> regis*ra*am aumentos d* 9,* e 9,*, res*e**iv*mente". A* cris*s econômicas e a lenta </line>
<line> recuper*çã* do empreg* co*tribuem para a perm***n**a do d*s*mprego * da *nform*lida*e. </line>
<line> Nesse conte**o, a *nf**ma*idade segue c*esce*te, *onsid*rando os jovens empr*gados sem </line>
</par>
<par>
<line> *arteira de tra*alho assinada, os t*abalhad*res *or </line>
<line> c*nta própria os trabalhadores não e </line>
</par>
<par>
<line> rem*nerados. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa forma, em muitas si*uaçõ*s, * inserção da* adoles*entes *ulne*áveis no tr**ico </line>
</par>
<par>
<line> de drogas se artic*la com o aprofu*damento *a pobreza e da desig*aldade social </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> capitalism* neolibe*a* (C*UZ, 2023). Tod*via, * situ*ção de vulne*abilidad* d*s adolescentes </line>
<line> nã* se configura *penas * partir da desig*aldad* de *l*ss*, mas **m**m de raça e de gên*ro, </line>
</par>
<par>
<line> considerand* </line>
<line> as estr*turas do *i**ema hétero-patriarcal-ra*ista-capitalista histó*ica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> s*ci*lmente construído no Brasil (CISNE, 2015). Nesse contexto, os *e*ritórios *eri*éri*os </line>
<line> viv*n*ia* as prát*cas nefastas do racismo *str*tura*, *endo alvo d* proc*sso* e se*etividade, </line>
<line> mar*inalização e crimi*a*ização (SANTOS, 2018). </line>
<line> Histori*amente, este* sujeito* t** sido a*vo da *ção repressiva do E*tado **nal, "o </line>
<line> que ***onstra a pre*enç* do racismo e*trutural (ALMEIDA, 2*19) e da forma mais bárbara </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> complexa de o capit*l *xtrair o valor </line>
<line> da pobreza - </line>
<line> *riminalizando-*" (DUAR*E, 20*8, p. </line>
</par>
<par>
<line> 113). A*ém disso, de modo *eral, as adolescentes em si**a*ã* d* vulnerabil*dade </line>
<line> *** sido </line>
</par>
<par>
<line> *nvisibi*izadas * margi*aliz*das, c*n*udo *orn*m-se visíveis quando cometem algum* </line>
<line> *nfração. </line>
<line> De modo que, com a i**tauração do neoliberalismo, ocorreu um aumento das situaç*e* </line>
<line> de c*nflito com a lei, considerando *ue, a partir d* apro*ação d* ch**ada lei *e drogas - *ei </line>
<line> n* 11.3*3, de 23 de ag*st* de 2006 -, que ins**tuiu o Sistema N*cional de Políticas Públicas </line>
</par>
<par>
<line> so*re Drogas </line>
<line> (*ISNAD), </line>
<line> tem ocorrido um p*oces*o ** *ncarceramento </line>
<line> em m*ssa, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresi*a PI, v. 21, n. 3, *rt. *0, p. 208-22*, mar. 2*24 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. L. Santos, R. M. *. Franç* </line>
<line> 218 </line>
</par>
<par>
<line> con*id*ra*do que, *e aco*do com * referida lei, a de*inição de t*á*ico ou uso fica a cri**rio do </line>
</par>
<par>
<line> juiz, abrindo espaço </line>
<line> para os pro**sso* de seletiv*da** a partir da pe*specti** do racismo </line>
</par>
<par>
<line> estrutural, com * m**ginaliza*ão e a crim*nalização *a *opulação pobre, negra e periférica </line>
<line> (DUA*TE, 2018). </line>
<line> O Levantamento An*al do *istema N***onal *e Atendimento Socioeducati*o </line>
</par>
<par>
<line> (SINA*E) de 2017 aponta o tráfico de drogas </line>
<line> c*mo a infração mais com*tida </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> **olescentes </line>
<line> do gêner* feminino (B*as*l, 2019). Segundo Terra e </line>
<line> Azevedo (2018, p. 79), </line>
</par>
<par>
<line> "´[...] *u**as vezes, *sse env*l**men*o coloca-se *omo a*ternativa ao desemprego, dei*ando- </line>
<line> os e*po**os *s repr*ssões policiais". Desse modo, o *ráfico de d**ga* faz part* de um sistema </line>
</par>
<par>
<line> d* movim*nt*ção finan*e*ra, sendo </line>
<line> q*e *s *elações do *odo de produção capita**sta </line>
</par>
<par>
<line> *ustentam essa realidad*. </line>
</par>
<par>
<line> Po* outro lado, **s *efe**d*s ter*itó*ios te*-s* o nulo ou precário aces*o aos servi*os </line>
<line> p*b*icos de sa*de, de *ducação e de *ssistênc*a social. "Na á*ea *o comércio local, além da </line>
<line> inf*rmalida**, há apenas salõ*s *e beleza, borracharias * pequena* *anchonetes - que </line>
<line> *ormatam a rede da economia informa*" (DUARTE, 20*8, p. 38). </line>
<line> E* *ma pesqu*sa, real*zada *o **ntro de Atendime*to So*ioe*uca*ivo Feminin* </line>
</par>
<par>
<line> (C*S*F), localizado </line>
<line> na Cid*de de P**t* Alegre, </line>
<line> no Estado do Rio Grande do Sul, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pesquisadora *oana Duart* (201*), ao </line>
<line> entrevistar *d*les**nt*s *ue est*o cumprindo medida </line>
</par>
<par>
<line> de inte*nação em decorrência </line>
<line> do tráfic* de dro*as, destac* q** e*as *e*a*am situações de </line>
</par>
<par>
<line> pobreza, * *ue m*itas d*las já vi*ham de </line>
<line> situ*ções de *ulner*bilidade, como *rabalho o </line>
</par>
<par>
<line> infantil. Essa r*alidade *recár*a, conforme o relat* das adolesce*tes é b*m *ntes d* ins***ão </line>
</par>
<par>
<line> no tráfico d* drogas, </line>
<line> uma v*z que muita* </line>
<line> discorrem que essa i*serção s* dava pel* fator </line>
</par>
<par>
<line> renda. Contu*o, embora o envolvimento *om o *ráfico de dro*as pe*mita o ace*so *o p*de* de </line>
<line> compra, Duarte (2018, p. 101) e*idenci* que: </line>
<line> Difere*te do que *abita o imag*nário para a*ém das favelas, o ingres*o no tráfico </line>
</par>
<par>
<line> ext*ai va*ores, senti*entos e afeto* impor*ante* dentro de u** </line>
<line> socia*ilidade </line>
</par>
<par>
<line> co*stituíd* em **rte sem *cesso à c*dadania, p*rtanto, perder e**es laços </line>
<line> comunitári** esvazia sobremaneira a vida des*as me*inas (DU*RTE, 2018, *. 89). </line>
<line> Cons*de**ndo o c*metimento do *t* in*ra**onal, é predominante a *es*onsabil*zação e </line>
</par>
<par>
<line> a *ulpabili*ação pela *nfração, uma vez que as violações de direit*s ocorri**s durante </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> trajet*ri* de vida des*es sujei*os são d*scon*ideradas. Terra * Aze**do (20*8, p. </line>
<line> 9*) </line>
</par>
<par>
<line> co*pree**em que tal responsabi**zação é reforçada pela "[...] *noperânc*a das **líti*as </line>
</par>
<par>
<line> públ**as q*e deveriam garantir direi**s". Contudo, ainda n* toc*nte * </line>
<line> cul*abilização e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. *, art. 10, p. 208-**3, mar. 2024 </line>
<line> ww*4.fsan**.co*.br/***ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Polí*ica *eoliberal e a Inser*ã* das Adolescentes em **tua*ão de **lnera*ilidad* n* Tráfico de Drogas </line>
<line> 219 </line>
</par>
<par>
<line> puniç**, é pr*ciso reconhecer a intersecção ent** gê*er*, raça e *lass* c*mo **tegorias *ue </line>
<line> *nfl*encia* fo*temente o *s*ado pe*al. Es*e cenário inve**e o princí*io da prote*ão social e </line>
<line> *ntegral, que d*veria s*r garantido às *do*esc*ntes. </line>
<line> Cabe destacar que * condição so**al das família* **s adolescentes pob*es, uma ve* </line>
<line> que, para garan**rem a sobr*v*v*n*ia dos s*u* membro*, é *ndisp*nsáv*l que os seus direi*os </line>
<line> s**am efe*ivados, pois é *ever do Estado apoiar estes se*mentos sociais por meio *o a*esso às </line>
<line> políticas pú*licas, um* *ez qu* * condição de p*breza viv*nci*da por e*sas famílias *vid*ncia </line>
</par>
<par>
<line> * *m*ssão do E*tad* (CABR*L; CHIOQUETTA, 2*17). Além disso, esses </line>
<line> sujeitos </line>
</par>
<par>
<line> *ive*ciam "*s dific*ldades, as resis*ências, o m*do de v*ver e sobre*iver em lug**es *n*e o </line>
</par>
<par>
<line> co*ceito de c*d*dan*a e de *stado de*o*rátic* de d*reito reside </line>
<line> apenas no </line>
<line> *maginár*o, ou </line>
</par>
<par>
<line> sequer reside" (D*ARTE, 2018, *. 3*). </line>
</par>
<par>
<line> Sendo assim, as fa**lia* que *e encontra* em s*tuaçã* de vulnerabilid*de social e que </line>
<line> por muitas vezes *ão conseguem se in*erir no mercado formal buscam as políticas de </line>
</par>
<par>
<line> tra*sfer*ncia de *enda como uma *lt*rnativa </line>
<line> de sobrevi*ência. *orém, é necessário dest**ar </line>
</par>
<par>
<line> qu* apenas </line>
<line> as polít*cas de transfe*ê*cia de r*nda não são sufici*nte* para alterar a est*utura </line>
</par>
<par>
<line> d*sigual, devendo ser acompanhadas d*s demais polí***as de gara*tia *e direitos (A*MEIDA, </line>
<line> 2012). </line>
<line> O não aces*o ** o acess* precá**o às polí*icas públ*cas e **cia*s se carac*er**am como </line>
<line> violação dos d*reit*s. Portanto, o Estado po* agir min*mament* com*romete a efetivação **s </line>
<line> d*reitos, sobretudo os sociais, não só das famílias das adolescente*, mas delas próp*ias, diante </line>
<line> da extrema v*lnerabili*ade, por viverem *esp*ot*gidas e sem g*rantia de proteção social. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FIN*IS </line>
<line> Considerando as análises reali**das, compreend**os q** a C*nstitu*ção Federal de </line>
<line> 19*8 r*pres**to* um grande a*anço no q** diz r*spe*t* à *rot*çã* socia*. Co*t*do, o ce*ário </line>
<line> seguinte desfavorece a impl*mentação do* direit*s, uma vez que *s polític*s sociais </line>
</par>
<par>
<line> encontram-se subor*in*das aos ditame* da </line>
<line> p*lít*c* ec**ômica ne*li*eral. Logo, *s medid*s </line>
</par>
<par>
<line> adotad*s </line>
<line> provocam mu*anças na *elação e*t*e o Estado a so*iedade, com regr*ssão d** </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> direito*. </line>
</par>
<par>
<line> Desse m*do, o neoliberalismo, ao alt*r*r * interv*nção do Es*ado </line>
<line> no social, valid* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> re*ulame*ta*ã* do mercado e impr*me *ma nov* *acio*al*dade so*re as políti*as p**licas e </line>
<line> no sistema *e proteção so*ial. A *ção ** Estado a fav*r do capi*a*, em *etrimen*o d*s *ireito* </line>
<line> Rev. FSA, T*resina *I, v. 2*, n. 3, art. 1*, p. 208-223, mar. 2024 www4.fsanet.com.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. L. Sant*s, R. M. S. *ra*ç* </line>
<line> 220 </line>
</par>
<par>
<line> his*o*ic*ment* conqu*stados a partir das lutas da classe trabalhadora, favorece a *e*omada </line>
<line> *onserva*ora e contri*ui para o *profundamento das expressõe* *a quest*o socia*. </line>
<line> Além disso, *** c*njuntu*a agrava as a*teraç*es no mundo do t*abalho, so*retudo as </line>
<line> suas condiç*es identi*i*adas como precarização e *nformalid*de, re*onfigurando as relações </line>
</par>
<par>
<line> *e tra*alh*, os *ireitos e a proteção social. </line>
<line> A massa da popu*ação exc**en*e, </line>
<line> bem </line>
</par>
<par>
<line> caracterís*ica de*se context*, a leva*á * vivenciar condiçõ*s </line>
<line> pre*árias e a *e sub*ete* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> qualquer tip* *e tr*ba*ho, e*bora l*e cau*e r*sco. *al co*texto demanda políti**s de proteção </line>
<line> social c*ndize*tes c*mo as neces**dades da *las*e **abal*adora. </line>
<line> Sen*o *s**m, a tra*etór** de a*ole*centes habitant*s da favel* e o seu e*v*lvimen*o no </line>
<line> *ercado i*í*ito de droga* *xpõem as c*n*iç*es d* mundo do trabalho, a violação *o* se*s </line>
<line> d*reito*, a desigu*lda*e social vivenci*da nos te*ritório* periféricos * as pr*cá*ias condições </line>
</par>
<par>
<line> de *cesso às política* *úbl*cas. Além disso, mostra que o d*se**rego </line>
<line> *strutural, somado </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> polít*ca n**liberal executad* </line>
<line> pelo Estado bras*leiro, contrib*i </line>
<line> para </line>
<line> que a* </line>
<line> adole*cente* </line>
</par>
<par>
<line> *ngressem *o tráfico de dro*as. D*ante dess* cen**io, d**taca-se </line>
<line> a </line>
<line> necessid*de </line>
<line> da pr*teç*o </line>
</par>
<par>
<line> integr*l arti*u*ada às p****icas </line>
<line> públicas </line>
<line> *ue conte*ple a* n*cessid**es des*e segmen*o </line>
</par>
<par>
<line> juvenil. </line>
</par>
<par>
<line> REFERÊNCIAS </line>
<line> ALMEIDA, S. Racismo e*trutur*l. Sã* Pa**o: *ólen, 2019. </line>
<line> ALMEIDA, M. *. P*oteção social e Desigualdade no Brasil. Cadernos Gestão Pública e </line>
<line> Cida*ania. *ã* P*ulo, v. 17, *. *0, *an./Jun. 20*2. </line>
<line> B*HR*N*, E. *; BOSCHETTI, *. Política social: fundamentos e história. 9.ed. São P*ulo: </line>
<line> Cor*e*, 2016. </line>
<line> BRASIL. Organizaçã* Internacion*l do **a*alho - Insti*uto *e Pesquisa Ec**ômic* A*licada </line>
<line> - IPEA. Diag**s*i*o da I*serção dos Jovens *rasil*iros no Merca*o de *rabalho *m um </line>
<line> con*exto de cri*e e maio* flexibi*ização, Brasília, 2020. Disponí*el em: </line>
<line> *ttps://reposit*r**.ipea.g*v.br/bitstream/11*58/10107/1/Dia*nóstico_de_inserção_de_jo*ens. </line>
<line> *df. Acesso em: 04 de *ul. d* 20*3. </line>
</par>
<par>
<line> BRASIL, *inistério da Mu*her, </line>
<line> da Fam*li* e do* Ditos Hum*no* (MM*DH). Secretaria </line>
</par>
<par>
<line> Naciona* dos *irei*os da Cr*a*ça e do Adolescente. Coorde*ação Ger*l D* Sist*m* Nacional </line>
<line> de Ate*dimento S*cioeducativo*. Leva*tamento Anual Sinas* 2017, Brasília, *019. </line>
</par>
<par>
<line> CABRAL, F. *; CHIOQU*TTA, R. D. Criminali*ação da* cria*ças e dos </line>
<line> *do*esce*tes </line>
</par>
<par>
<line> pobres: Re***xo da omissã* estat*l na gar*ntia de dir*itos fundamentais. I*: Revi*ta </line>
<line> LE**/UNESP- Mar*lia| A*o 2017 - Edição 19- Maio/201*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresi*a, *. 21, n. 3, a*t. 10, *. 2*8-2*3, mar. 2*24 </line>
<line> www4.fsanet.co*.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Polític* Neoli*eral e a Inserção das Ado*esc*ntes em Si*uação *e Vulne*abilidade *o Tráfico *e Drogas </line>
<line> 2*1 </line>
</par>
<par>
<line> CARVALHO, D. M; *OURA, J. S; FERREIRA, M. D. M. Políti*as Públi*as *o contexto de </line>
<line> *egressão de di*eitos. In: Questão social, direitos e políticas pú*licas na realidade </line>
</par>
<par>
<line> brasil*ira contemporânea. Org: Ro*ilene Marques Sobrinho d* França, </line>
<line> Teresa *r*stina </line>
</par>
<par>
<line> Moura *o**a. Teresina: EDUFPI, 202*. p. 119-148. </line>
</par>
<par>
<line> *ISNE, M. Direitos h*m*nos * *iolênci* con*ra as mul*eres: </line>
<line> uma luta contr* a sociedade </line>
</par>
<par>
<line> p*tr*arc**-rac*s*a-*a***alista, Serv. S**. Rev., Lo*d*ina, V. 18, N.1, P.138 - *54, jul./d*z. </line>
<line> 201*. </line>
<line> CRUZ, C. A. G. Tr*f*co ** d*ogas ilíc*tas: expre*s*o *a "que*tão s*ci*l" e tra*alho. An*is do </line>
<line> ** Enc*ntro Internacion** d* Po**tica Social * 16* Enc**tr* *acional de Polí*ica Social. </line>
<line> Vi*ó*ia (*S, Bra*il), *3 a 1* de junho de 2023. </line>
<line> *ARDO*, P; LAVA*, C. * n*va *azão do mund*: ensaio sobre a sociedade neo*ibe*al. 1 </line>
<line> ed. São Paul*: Boit*mpo, 2016. </line>
<line> DIAS, C. C. N; CORRÊA, F. P. Entre * auton*mia e a pr*ca*ização: a inserção de me*in*s </line>
</par>
<par>
<line> com passagem pelo s*stema socioe*ucativo nas dinâmicas *e </line>
<line> tráfi*o *e drogas com base </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> p*rspectiva do *r*balh*. Contemporâne* v. 12, n. 3 p. **3-901 *et.-*ez. 2022. </line>
<line> DU*RT*, J. F. Me*i*as e *er*itório: crimina*i*aç** da pobre** e se**tividade jurí*ica - São </line>
<line> P*ul*: *ortez, 2*18. </line>
<line> GIL, *. C. Méto*os e Técnicas de Pesquisa Social. - 6 ed. - São Paulo: Atlas, 2008. </line>
<line> GOD*Y, E. *; CAL***O, F. B. Po*íticas sociais no c*n**xto d* n*o*iberal*smo: *ma </line>
<line> refle*ão sobre os limites do est*d* b*rg*ês. Revista *o Ceam, ISSN 1519-6968, B**síl*a, *. </line>
<line> 5, n.2, a*o./dez. *019. </line>
<line> GHI*ALDEL*I, R. Trabalho, Contrarrefor*a* e (Des) Pr*teçã* Social no B*asi*. IX </line>
<line> J*rna*a Internacio*al *e Po*íticas Pú*licas, C*da*e Universitár*a da UFMA. São Luí*, </line>
<line> Maranhão, Bra**l, 2019, p. 2-12. </line>
</par>
<par>
<line> IA*AMOTO, M. V. A questão social </line>
<line> no capitalismo. Revista Te**oralis, Brasília: </line>
</par>
<par>
<line> Associaçã* Bras*le*ra de Ensi*o e Pesquisa em S*rviço Socia* - ABEPSS, n. 3, 200*.p. 09- </line>
<line> 32. </line>
<line> MARSHALL, T. H. Cidadania, *lasse so*ial e *tatus. Rio de Janeiro: Za*ar, 1967. </line>
<line> MOURA, M. *. *. Segurida*e So**al no Conte**o Neoliberal Brasi*eiro. Revist* Elet*ônic* </line>
<line> da Fa*uldade José A*g*s*o Vi*ira, *no, n 08, setembr* 2013. </line>
</par>
<par>
<line> N*TTO, José Pa*lo. Capitalis*o Monop*lista e Serviço *ocial. **. São Paulo, Cortez, 7 </line>
<line> 2009. </line>
</par>
<par>
<line> PER**RA, </line>
<line> *. C. B. A ref*rm* do </line>
<line> est*do dos anos 90: </line>
<line> lógica e *ecanismos de </line>
</par>
<par>
<line> controle. B*así*ia: Mi*istéri* da Administração e refor*as *o *s*ado, 1997. </line>
</par>
<par>
<line> POCHMANN, M. Proteção </line>
<line> social *a </line>
<line> per*f*ria do </line>
<line> ca*ital*smo. In. São Paulo em </line>
</par>
<par>
<line> pe*specti*a. 2004. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* P*, v. 2*, *. 3, art. 10, p. *08-223, mar. 202* </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. L. Santos, R. *. *. F*ança </line>
<line> 222 </line>
</par>
<par>
<line> RAICHELIS, R. Proteção social e *rabalho do *ssistente Soc*al: tendências e *is*utas na </line>
<line> con*untura d* crise *undial. S*r. **c. So*., São Paulo, n. 116, p. 60*-635, *ut./dez. 2013. </line>
<line> RICH**DSON, R. J. Pesquisa Social: mé*odo* * *écnic*s. - * ed. - São Paulo: Atlas, 2*12. </line>
</par>
<par>
<line> ROD*IGUES, *. O. O tráfico de drogas </line>
<line> na dinâmica capitalista: uma introdução ao debate. </line>
</par>
<par>
<line> **ais do 16º Congres*o *rasileiro *e Assistentes S*ci*is. B*as*lia (DF, Brasi*), 30 </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> outu*ro a 3 de no*embro de 20*9. </line>
</par>
<par>
<line> SAN*OS, T. P. Juventude (*) da periferia: vulnerabilidade e o tráfico d* dr*gas. *nais do 16º </line>
<line> Encont*o Na**ona* de Pesquisado*es em *erviço Social - E*PESS. U*iversidade Federal </line>
<line> do E**irit* Santo, *itória - ES. * a 7 de *ezembr* de 2018. </line>
</par>
<par>
<line> SILVA, M. O. S. Pobrez*, *esigu*ldades e políticas p*blicas: *arac*erizan*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> problematizando a realidade b*asileira. Revista Katá*. Flo*ianó*olis, v. 13, n. 2 *. 155-16*, </line>
<line> jul./dez. 2010. </line>
</par>
<par>
<line> SOUZA, J. S; S*NTOS, S. N. Neoliber**ism* * *olíticas Sociais. 57f. (Trabalho </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Con*lusão de Curso) *raduação </line>
<line> e* Serv*ço Social. Universi*ade Fede*al </line>
<line> de Alago*s </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> *FAL, *acei* - AL, 2020. </line>
</par>
<par>
<line> STEHLING. M. *. A p*ecari*ação e a informalidad* no merc*do de t*ab*lho br*sileiro. </line>
</par>
<par>
<line> 2019. Mo*o*rafia *present*do ao C*rso </line>
<line> de Ciência* Econômi**s. Un*versidade Federal de </line>
</par>
<par>
<line> *uro Preto, 2019. </line>
</par>
<par>
<line> TE*RA, C. AZEVE**, F. Ado*escent*, *nfr*cio*al e serviç* *ocial n* judiciá**o: trab*lho </line>
<line> e r**istência, *ão Paulo: Cort*z, 2018. </line>
<line> YAZ*EK, M. C. **stema de pro*e*ã* soci*l, in*ersetorialidade e *ntegração de polí*icas </line>
<line> sociais. In: *ONNERAT, G. L.; ALMEIDA, N. L. T; SOUSA, R. G. (ogs.) A </line>
<line> interse*o*ialidade na agenda das *o*íticas sociais. Campinas: Papel Socia*, 2014. </line>
<line> *A**EK, M. *. P*b*ez* e E*cl*são: Expressões da Que*t*o S*cial *o Brasil. Temporalis, </line>
</par>
<par>
<line> Brasília (DF): Assoc*aç*o Brasileira de Ensino e Pesquisa e* Serviço **cial, ano 2, n. </line>
<line> 3, </line>
</par>
<par>
<line> 2**1. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*e*ina, v. 21, *. 3, art. 10, p. 20*-223, *ar. 2024 </line>
<line> www4.*sanet.co*.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Polít*ca Neo*iberal e * Inse*çã* das A*oles*entes em Si*uação de **lnera*ilidade no T*áfico *e *rogas </line>
<line> 223 </line>
</par>
<par>
<line> Como Refer*nc*ar este *rtigo, *onforme ABNT: </line>
</par>
<par>
<line> *A*TOS, C. L; FRANÇA, R. M. S. * *ol*t*ca Neol*be*a* e a Inser*ão das Adolescentes e* Situação </line>
<line> de Vul**r*bil**a*e no *ráfic* de Drog** no Brasil. Rev. FSA, Teresi*a, v. 21, n. 3, art. 10, *. 20*- </line>
<line> 223, mar. 2024. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição *os Autore* </line>
<line> C. L. *antos </line>
<line> R. M. S. Fr*nç* </line>
</par>
<par>
<line> 1) co*cepção * plane*amento. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e in*erp*eta*ão dos d*dos. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboraç*o do r**cunho *u na rev*são cr*tica *o *onteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 4) p*rticip*ção na a*rovação da versão final do manuscri*o. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> R**. F*A, Tere*ina PI, v. *1, n. 3, art. 10, *. 208-223, mar. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
</document>

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)