<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 3, art. 8, p. 178-192, m*r. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.21.3.8 </line>
</par>
<par>
<line> O M*u Sofrimento tem Nome, Horário e u*a *arja Pret*: O I*tenso **o de Psicotróp**os Como </line>
<line> Méto*o de Interve*ção n* A*enção Pri*ária à Saúde </line>
<line> M* *uffe*ing Has a N*me, T*me and * B*ack Str*pe: The Intense use of *sy*hotropic Drugs ** </line>
<line> *n Interve*tion Method in P*imary Hea*th Care </line>
</par>
<par>
<line> Mari* Juliana Lira Gre*ór*o </line>
<line> Graduada em Ps*cologia p*lo *entro Un**ersitá*io *r. Leão Sampa*o (**ILEÃO) </line>
<line> Re*idente em Saúde d* F*mília e Co*unidade (ESP/*E) </line>
<line> Email: juliana.li*a2@h*tmail.com </line>
<line> Fra*cis*o A*ders*n Carvalh* de *i*a </line>
<line> Doutor e* Saú*e Pública pela *niversidade Federal do Ceará </line>
<line> P*ofessor da Univ*r*i*a*e E*tadu*l do **ará (UECE) </line>
<line> Email: ac*r*alho.*co@gmail.co* </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: *a*ia Juliana Lira Gregóri* </line>
<line> Edito*-C*efe: Dr. Ton** K*rle* de Alenc*r </line>
</par>
<par>
<line> ESP/CE. Av. A**ônio Jus*a, 3161 - M*ireles, Fo*tale*a - </line>
<line> Rodrigu*s </line>
</par>
<par>
<line> CE, 6016*-090Br*sil. </line>
</par>
<par>
<line> Ender**o: </line>
<line> Francis*o Anderson Car*alh* d* Lima </line>
<line> Artigo recebid* e* 21/12/20*3. Últim* </line>
<line> *ersão </line>
</par>
<par>
<line> *niversidade Estadua* do Cea**, Centro de Ciências da </line>
<line> rec*bida em 1*/01/2024. Aprovado em 17/01/2*24. </line>
</par>
<par>
<line> Saú*e, *urso de Gr*duação em *edi*i*a. Av. *r. Silas </line>
</par>
<par>
<line> Mungu*a, 1700, Itaperi, 607149*3 - Fortale*a, CE - </line>
<line> *v*liado *elo sistema Triple R*view: Desk R*vi** a) </line>
</par>
<par>
<line> Brasi*. </line>
<line> pelo E*itor-C*e*e; e b) D*uble Blind Review </line>
<line> (*val*ação cega por do*s avaliadores da *r**). </line>
<line> Re*isão: Gram*tical, Norma*iva * de Formataç*o </line>
</par>
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<par>
<line> O Meu Sofr*mento tem Nome, Horário e uma T*rj* Pr*ta: </line>
<line> 179 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A atenção primá*ia à sa*de é *ndispensável nos </line>
<line> cuidado* em saúde me*tal *o territó*io. No </line>
</par>
<par>
<line> entanto, perceptível a pr*dominânc** é </line>
<line> da prática biomédica que tem *o** co*sequênc** </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> al*o n*v** de prescr*ções d* psicotr*picos para u*u*rios do *erviço. Este estudo tem co*o </line>
<line> *b*etivo compr*ender o que tem s*d* *r*d**ido na litera*ura científica br*si*eira *os estud*s </line>
<line> sobre me*icaliz*ção na Atenção Primária à Saúde no perí**o de 2018 a 2022. A *etodologia </line>
<line> utilizada fo* a *evisão i*tegrativ* p*r* o aprofundamento dessa temát*ca que es*á *resente no </line>
</par>
<par>
<line> cotidian* dos pro*i*sionais. Foi possível per*ebe* </line>
<line> três subte*as *ara compre*nder de </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> *orma ma*s *mp**ada * t*m**ica da m*dic*l**açã* </line>
<line> na a*e*ção </line>
<line> p*imár*a, quais sej*m: * </line>
</par>
<par>
<line> *edical*zação *o sofri**n*o psíquico *as mulheres na atenção pr*mária à saúde, relacionando </line>
</par>
<par>
<line> as </line>
<line> ques*ões </line>
<line> de gênero, raça e classe c*mo potenciais para </line>
<line> adoecimento p*íquic* e tendo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> medicalizaç*o </line>
<line> como for*a de *ilenc*a*ento *e sintomas; o medicamen** com* intervenç*o </line>
</par>
<par>
<line> central dos *rofissionais da saúde, o qual discute s**re o poder biomédi*o ainda muito </line>
<line> preval*nte na *PS; a importância d* rede intersetorial e do terri*ório na *rát*ca do cuidado em </line>
<line> saúde m*ntal qu*, por fim, dis*ute sobre i*diss*ciab*lidad* entre esses dois impor*antes </line>
<line> instrumento* pa*a uma prática *ntimanicomial. Por f*m, identific*-se que, para com*reender o </line>
<line> adoe*imento do usuário, é **cessário con*iderar os det*rminantes sociais em *a*de, par* q*e </line>
<line> seja possível alcan*ar a integ*alidade do cuidad* ao u*u**io em sofriment*, visto *ue apenas * </line>
<line> interv*nção medicamentosa nã* é e*i*az. </line>
<line> P*lavras-ch*ve: Atenção Primá*ia * Saúd*. Medicaliza*ão. *aúde *ental. </line>
<line> AB*TR*CT </line>
<line> Primary heal** care is e**ential for men*a* health car* in t*e t**ritory. However, t*e </line>
</par>
<par>
<line> *redominance of biomedic*l practice i* noticeable, r*sulting * high level *f i* </line>
<line> psy*hotro*ic </line>
</par>
<par>
<line> prescript*ons fo* service users. This *tudy *im* to u*derstand wh*t has be*n pro*u*ed in </line>
</par>
<par>
<line> Brazil*a* sc*e*tifi* literatu*e in studi*s on med*calizati*n in Primary Health Car* in the peri*d </line>
<line> from 20*8 to 2022. The methodolo** used was the *ntegrat*ve review to deepen this theme </line>
<line> that i* present in *he dai** li*es of professi*nals. It *** possi*le to per*eive three subthe*es </line>
</par>
<par>
<line> to </line>
<line> *n*erstan* i* a b*oad*r way *h* theme of medicalization in prim*ry care, namely: </line>
<line> ** e </line>
</par>
<par>
<line> medicalizatio* of women's ps*cho*ogica* *u*fering in </line>
<line> p*imary hea*th </line>
<line> care, relatin* is*ues of </line>
</par>
<par>
<line> gender, race and clas* as p*tentia* for psychol*gical illn**s and us*ng medic*lizat*on as a way </line>
<line> of silencing symptom*; medic**e as a centra* inter*e***o* f*r hea*t* profe*sionals, whi*h </line>
</par>
<par>
<line> di*cu**es </line>
<line> the biom*dical power </line>
<line> that is still </line>
<line> very p*ev*le*t in PHC; the importance of the </line>
</par>
<par>
<line> *ntersector*l network and the terr*t*ry *n th* practice </line>
<line> o* me*tal *e**th care, which, f*n*lly, </line>
</par>
<par>
<line> discusses the in*eparability betwee* th*s* two imp*rta*t instrum**ts *o* anti-asylu* p*actice. </line>
<line> Finally, it *s id*****ied tha* to understand the user'* illness it is necessary to consider th* *ocial </line>
</par>
<par>
<line> dete**i*ants </line>
<line> of *ealth, so *ha* it i* p**sible *o *chieve **mprehensi*e </line>
<line> care for the </line>
<line> us e r in </line>
</par>
<par>
<line> p*in, since on** me*i*ati*n intervention is *ot effect*ve. </line>
<line> Ke*words: Prima** Health Care. *edicalizat*on. Mental h*alt*. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, T*resina PI, v. 21, n. 3, **t. *, p. 178-192, mar. 20*4 </line>
<line> **w4.fsan*t.com.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. J. *. Greg**i*, F. A. C. Lima </line>
<line> 18* </line>
</par>
<par>
<line> * INTRO**ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A atenção primár*a à saúd* (AP*) surgiu na *écada de 70 por m*io </line>
<line> da Confe*ência </line>
</par>
<par>
<line> Inter*a*io*al s*bre Cuid*dos P*imários de Sa**e ** Alma-At* e é conhecida mund*almen*e </line>
</par>
<par>
<line> co*o um modelo *ase pa*a *m s**tema *e saúde de qualidade. É *ons*derada como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*o*den*dora ** cuidado e r*spons**el pe** comunic*ç*o n*s *emais níveis de aten*ão, o que </line>
<line> possibil**a *ma me*ho* atu*çã*, pois não oco*re *ma *obrec*rga *** serviço* e proporci*na a </line>
<line> *ntegralidade do cuidado. Além disso, assevera a *riaç*o de vínculo com o usuário, </line>
</par>
<par>
<line> per*itindo uma melhor ava*iação </line>
<line> da situação de s*úde e, con*equentemente, con*ri**indo </line>
</par>
<par>
<line> pa*a * plane*amento *e ações (C*UT*N*O; *ARBI*RI; SANTO*, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> A *stra*égia de Saúde da F*mília (ESF) surg* a par**r da A**, c*jo o**etivo </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *e*strutu*ar a atenção bási*a, s*gui*do *s pri*cí*ios do Sistema Único de Saúde (SUS). * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> re**o*sável por </line>
<line> garan*i* a integra**dade, pois o traba*ho é realiza*o por equipes </line>
</par>
<par>
<line> mu**iprofi*si*n*is, se*do a equ*pe *í*ima con*tituída por: médic*, enferm**ro, auxi**ar e/o* </line>
<line> técnico de *n*ermagem * pelo agent* comunitá*io *e saúde (BR*SIL, 2012). </line>
<line> *ontu*o, *e*mo com um *istema de s*úde e*truturado para tentar supera* o modelo </line>
</par>
<par>
<line> méd*co-*ent*ado, *inda é pos*ível n*tar a*gumas falhas no cotidiano </line>
<line> de traba*h*. Pode-se </line>
</par>
<par>
<line> obser*ar como desdobra*ento d**so o a*to nível de pres*riç*es de p**cotrópicos para u*uár*os </line>
<line> do se**iço na atenç*o primária. *esse modo, o tra*a*ento é visto *omo * d**apareci*entos de </line>
</par>
<par>
<line> sintomas * não a parti* da co*pr*ens*o </line>
<line> do contexto *ive**iad* pelo usuário (AZ*VEDO; </line>
</par>
<par>
<line> DU*UE, 20*6). </line>
</par>
<par>
<line> A det*r**nação social da saúde aponta que não são ape*as os sint*mas biol*gico* que </line>
<line> fazem *a*te d* processo *e adoec*me*to do **div*duo, mas tamb*m com* os **pecto* </line>
</par>
<par>
<line> h*stóricos *oc*ais estão diretamente relacionados e, com iss*, * p*ssível co*p*eend*r que e </line>
<line> questões eco*ômicas, socia*s e cu*t*rai* *f*tam a situação d* *aú*e do usuár**, o *ue *o*tra </line>
</par>
<par>
<line> os li*ite* d* </line>
<line> cui*ado m*dico (SIL*A; BICU*O, 2022). A </line>
<line> partir </line>
<line> di s s o, </line>
<line> v*-se a clínica </line>
</par>
<par>
<line> am*liada co*o indispensá*el na APS, p*is ao olh*r o usuá**o em sua integra*ida*e, percebe- </line>
</par>
<par>
<line> s * que o </line>
<line> seu adoecim*nto é multif*toria*, *ogo a resolutividade não pode se limitar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> intervençõe* *edic*men*osa*, mas sim com a participação de *quipe* multiprofissionais e da </line>
<line> interseto*ial*da*e (TR*JAN*; BERNARD*S; ZURBA, 2017). </line>
<line> Dian** dist*, * *resent* estudo tem co** ob*etivo geral *ompreender * que tem sido </line>
<line> pro*uzido na litera*ura cientí*ica b*asileira nos e*tudos sob*e me*icalização *a Atenção </line>
<line> P*imária à Saúde n* período *e 20*8 a 2022. Tendo como ob*etivos *sp**íf*cos ide*ti*icar as </line>
<line> persp*cti*as e caminhos teóri**s sobre medicalizaç*o a*resentadas pelos estud*s; e dis*utir </line>
<line> Rev. *SA, *eresina, v. 21, n. 3, *rt. *, p. 178-192, mar. 2024 www4.fsanet.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *e* Sofr**ento t*m *om*, Horário e um* *arja Preta: </line>
<line> 181 </line>
</par>
<par>
<line> elemen*os/*stratégias/ </line>
<line> a </line>
<line> conform*ç*o </line>
<line> do </line>
<line> cuidado </line>
<line> em </line>
<line> saúde </line>
<line> n* </line>
<line> *m*i*o </line>
</par>
<par>
<line> da Atenç** Primá*ia. </line>
</par>
<par>
<line> 2 METODOLOG*A </line>
</par>
<par>
<line> O *resente *studo trat*-se de *ma revisão bibliográfica integrativa, de caráter </line>
<line> desc*it*vo e d* abord*g*m qualit*ti*a, cujo objetivo ce*tra-se e* *nalisar a produç*o </line>
<line> *ientí*ica brasilei*a sobre med*caliz*ção na At*nção Primária em S*úde *o *er*odo de 2018 a </line>
<line> *0*2. Segund* Gil (2002), este tipo de p*squisa é baseado em um ma*er*al j* ex*stente, log* </line>
</par>
<par>
<line> seu grand* bene*ício é proporcionar u* mai*r conhecimento </line>
<line> sob*e a *emática a*or*ada e, a </line>
</par>
<par>
<line> partir disso, permit*r a con*trução de novas percepções sobre o *ssunto. </line>
<line> Uma pes*u*sa *ntegrativa tem c*mo *ntuito o a*ro*undamento sob*e alg**a* *emáticas </line>
</par>
<par>
<line> que envolvem o </line>
<line> cot*diano de trabal*o do profissional, como uma form* de *elhorar * sua </line>
</par>
<par>
<line> prática. O processo deste tip* de pesq*isa *corre p**mei*o atravé* d* estabe*ec*men*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> hipóte*es, o seg*n*o p*sso * a busca pela lite*atura, o terceir* é a categorização dos estu*o*, o </line>
<line> qu*rto é a a*ali*ção d*s estudo* incluíd*s *a revisão, o quinto é a interpreta*ão *o* res*ltados </line>
<line> e, por fim, * síntese do co*he*i*en*o (ME*DES; **LV*IRA; GALVÃ*, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> Para a realização d* </line>
<line> pesquisa, foi necessári* </line>
<line> *tilizaçã* de uma </line>
<line> base </line>
<line> de d*dos </line>
</par>
<par>
<line> ***trônica: * BV* (biblioteca virtua* de saúd*), que agrega *eri*dic*s d*s bases *iter*tura </line>
<line> Latino-Ameri*ana e do Caribe em Ciê*cias da *aúde (L*LACS), Scientific Elec*ronic Library </line>
<line> Online (SciELO) * MEDLINE, c*m os seguintes des*ritores: Aten*ão P*imá*ia à *aúde, </line>
<line> Medic**ização, Assist*ncia à Saúde Mental, comb*nados pelo **era*or boole*no "AND". </line>
<line> Fora* se*eciona*os apen*s artigos disponíve*s na íntegra, pub*icado* n* *di*ma </line>
<line> p*rtug**s, sendo consider*das ** produções científicas dos anos de 20*8 a 2022, com </line>
<line> conteúd* relativo ao *bjetivo ce*tral da pesqu*s*. Por outro *ado, f**am ret*r*dos es*udos </line>
<line> incompletos, dupli*a*o*, ***es, di*sertações, monogra*ias, bem *om* aqueles que não se </line>
<line> a*equa*a* ao tema proposto. </line>
<line> 3 RESULT*DO* E DISCUS*ÕE* </line>
<line> *ssi*, foi possível encontrar *7 est*d*s. No entanto, a partir d* aplic*ção d*s filtros </line>
<line> do *d*om* * do an* de p*blicação, totalizaram 16 artigos. Com i*so, re*lizou-se o pro*esso d* </line>
<line> seleção e iden**fi*ação dos artig*s que estavam de *cordo com a temática propos*a, a pa**ir da </line>
<line> leitura dos títulos e re*u*os, p*r fim, f*ram selecionados 09 art*gos. </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 21, n. 3, a**. 8, p. 178-192, m*r. 2024 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. J. L. G*egório, F. A. C. Lima </line>
<line> 182 </line>
</par>
<par>
<line> Quadro * - Artigos analisados </line>
</par>
<par>
<line> Tít*lo </line>
<line> Autores(as) </line>
<line> Objetivo* </line>
<line> Metod*logia </line>
<line> Princi*a*s ***ult*dos </line>
</par>
<par>
<line> "*u me sent*a um nada": história oral de mulheres em sofrimento *sí*uico na Atenção Básica *ob *ma perspectiva de gênero e a r**ercuss** ** p*ática* i*teg*ativas e comp**mentares </line>
<line> *INHEIR* et al., 20*2 </line>
<line> E*te artigo anal*sa relatos de mulheres e* sofri*en*o psíquico na Ate*ção Bási*a *ob uma *erspectiva de g*nero e as repercussões de práticas in*egra*ivas * compl*men*ares na perc*pção des*as *ulheres. </line>
<line> Estudo qual*tativo, transversal, desc*iti** e explorató*io. </line>
<line> A *imen*ão *t*c*- pol*t*ca por trás do *ofrimento ps**uico d*s mu**eres e dos di*gnóstico* dos transtorno* mentai* comun*. A terapia de florais e o grup* d* *ulheres c*mo um p*tencial *e pro*u*ão de saúde mental e empodera*en**, *pontando um caminho *ara a desconstrução *o *aráter a-*istóri*o do so*r**en*o psíqui*o e da me*icalização d* fenô***os soci*is no âmbito da Aten*ão Básic*. </line>
</par>
<par>
<line> Medicalização *o vive* e**re usuárias de ps*cotró*i*os na atenção bá*ica </line>
<line> PER*IRA et al., 2*21 </line>
<line> Compreender as *ivências de usuárias da ate*ção básica que fazem uso diá*io de psicotróp*cos, inv*stigan*o os *ofrimentos im*rica*o* na utili*ação inadequada da me*i*ação. </line>
<line> Es*udo e*pl*ratório de abord*gem qualitativa de*envol*ido na pe*sp*ctiva teórico- metodol*gica da F*nome*o*ogia- her*enêut*ca </line>
<line> A *artir da análise das na*r*ti*as, observ*u-se t*ês cat*gorias do percurso dos us*ár*os desde as q*e*xas, p*ssando *el*s co*sultas, até o medo da *essação do uso da m*dicação. Com is*o, identificou-se * intenso diagn*s*ico "psiquiátri*o" para compo*tam*nto e sofri*ento ** cotidiano, evidenciando * processo d* farma**logi*ação de condut*s considerada* indesejáveis. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 2*, n. 3, art. 8, p. 178-192, *ar. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Meu Sofrim**to t** Nome, Horário e uma Tarj* Pr**a: </line>
<line> 183 </line>
</par>
<par>
<line> *aúde Mental na Atenção Básica: perspectivas de profissionais da Est*at*g*a Sa*de da Família n* N*rdeste do *ras*l </line>
<line> SANTOS et al., 2021 </line>
<line> Analisar as con*epções de profissionais da ES* relat*v*s * saúde ment*l e * produção do cuidad* em uma Unida** Básica d* S*úde, no Nord*ste b**sileiro. </line>
<line> a abordagem *u*litativa de pesquisa em s*úde *onjugada à avaliação qual*tati*a de pro*ramas d* saúde. </line>
<line> Os resultados do estudo evidenciam concepções acerca da saúde *ental circunscrit*s a uma v*sã* congr*e**e c*m um *rojeto de institucionalização e *edic*lização. No *ue c*nc*r*e à dimensão do cuidado, revel*m-se *a*un*s rel**iv*s às experiên*ias e* *aúde me*tal comp*rt*lhada*, através de incipiente *a**eria entre profi*sio*ais da ESF e *ASF. </line>
</par>
<par>
<line> Relações de poder ent*e p*of*ssionais e usuários da *tenção Pr*mária à Saú*e: implicações para o cuidado em *aúde *ental </line>
<line> *AMI*HA et al., 2021 </line>
<line> A**lisar as *mpl*cações das rel*ções de poder en*re profissio*ais e us*ários no **idado pro*uzido em saúde menta* no co*te*t* da At*nç*o Primária em Saúd* (APS) </line>
<line> Nat**eza q*alitat**a </line>
<line> Os resultados *em*nst*am * sing*lar*dad* do poder l*ten*e nas relações *ssi*étricas conce*id*s no âmbito dos s*rviços de *aúde, que repe*c*tem na limitaç*o do acesso, na medic*menta*ização e em difi*uldades na resoluçã* *as dema*das. </line>
</par>
<par>
<line> P**dução Do Cu*dado *m Sa*de Men*al: Prática* Ter*ito*iais e a Rede Psicoss*c*al </line>
<line> C*MPO* *t al., 2*20 </line>
<line> *nal*sar prátic*s de *uidad* *errit*riais em saú*e ment*l rea*i**das por enfermei***, agen*es comuni**rios de saú*e e usuários dos cen*ros de *te*ç*o psico*s**ial e da at*nção bási*a. </line>
<line> Pesquisa *ualitativa ante uma perspec*iva cr*tica e ref**xiva f*nd*mentada na hermenê*tica- *ialé*ica. </line>
<line> Os result*do* evidenciaram que * processo de terri**rialização é reali*ado pela *quipe *ultidisc*plinar da Estra*égia Saúde da Fa**lia, sem a parti*ipaç*o **s pr*f*s**ona*s do ***tro de atenção ps*cossocial. Assim, perceb*-*e que a valoriza*ão de ações de*tro do pró*rio ser*iço e na medi*alização do sofrimento p*íquico, sem co**iderar as singularida*es dos sujeitos e sem </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te**sina PI, *. 21, n. 3, art. 8, p. 178-192, ma*. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. J. L. Gregó*io, F. *. C. Lima </line>
<line> 1*4 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> articulação c*m ** serviços da *tenção básica. </line>
</par>
<par>
<line> Gestão *utônoma da Medicação (GAM) como dispositivo de ate*ç*o psicossocial *a atenção bás**a * ap*io ao **idado em saúde mental </line>
<line> *AR*N; FEUERWERKER, 2019 </line>
<line> Discut*r a co*strução de d*sposit*v*s para produção de atenção psi*os*ocial, que são *as*a*os na prop*sta de Gestão **tônom* *a *edicação em U*idades Básicas de Saúde e* S*o Pa*lo </line>
<line> Pes**isa-apoio </line>
<line> A construção destes d*spo*itivo* perm*tiu um* *r*dução comum de cuidado e de apoio fora d* c*mpo da med*caliz*ç*o, que des*s*abilizou *arreiras à a*tonomia, p*stas pela *erticalidade das prá*ica* *** equipes *e saúde, pelas *ela*õe* de dominação dos trab*lhado**s sobre os usuários e pelas re*ações de poder construíd** em torn* do sabe* *s*e*ializado. </line>
</par>
<par>
<line> Int*rsetori*lidad* e *ui*a*o em saúd* *ental: experiên*ia* dos CAPS*j da Região Sudeste do Brasil </line>
<line> *ÃNO; *ATSUK*R*, 20*9 </line>
<line> O objetivo do es*u*o foi ident*ficar como te* *ido pro*uzido o t***alho interse*o**al n** Cen*ros de Atenção Ps*co*social Infa*tojuvenis (CAP*ij) da Região Sudeste do paí*. </line>
<line> *esquis* e*plo*at*ria e de levantamento. </line>
<line> Os resu*tados indicaram que Atenção Bás*c*, Assistên*ia Social e *ducação são os *rincipais s**viços/setores e*volvidos nas sit*aç*es de *uidado à população infantoju*e*il acompanhada nos CAPSij. </line>
</par>
<par>
<line> Grupos de re*lexão *m Saúde Mental: *o**ibilidade de i*te*locuç** e*tre a Saúd* Mental e * Atenção Bá*ica no m**icí*i* de Itapevi - SP </line>
<line> *AMA*UT* et al., 2019 </line>
<line> Relatar a **squisa- intervenç*o conduzida com u*a equipe de Sa*de da Fa*íl*a no que se re*ere à* ações de Saúde Me*ta* na Atenção Básica </line>
<line> Pesquisa- i*terven*ão </line>
<line> O trabalho possibilitou avanços na discus*ão *a t*mática proposta de percepções dos trabalh*dores em re*ação à p**soa com sofrimento mental * a m*bilização dos *e*urso* in*ernos dos *rabalh*dores para li*a* com situa**es re*acionadas * saúde ment*l *os usu*rio* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 21, n. 3, art. 8, p. *78-192, mar. 20*4 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Meu Sofrimento t*m No*e, Horário e uma Tarja Preta: </line>
<line> 185 </line>
</par>
<par>
<line> Articulação </line>
<line> d* LIMA; </line>
<line> Disc*t*r os modo* d* </line>
<line> Pesquis* de </line>
<line> Foram real*zados </line>
</par>
<par>
<line> Rede ** Atenção *U*MARÃ*S, 2019 </line>
<line> articu*ação da Rede d* </line>
<line> campo, co* </line>
<line> grupos focais e </line>
</par>
<par>
<line> Psicossoci*l </line>
<line> e </line>
<line> Atenção Psicos*oci*l </line>
<line> a*ordagem </line>
<line> observação *escrit*va, </line>
</par>
<par>
<line> *on*in*idade </line>
<line> do </line>
<line> (RAPS), considerando </line>
<line> q*a*it*tiva. </line>
<line> sen*o os resultados </line>
</par>
<par>
<line> cuidad* </line>
<line> em </line>
<line> a *ecu*s*vidade que se </line>
<line> *ub*etidos à *nálise ** </line>
</par>
<par>
<line> territó*i*: </line>
<line> estabelece *ntre estes e </line>
<line> conteúdo, **mática e </line>
</par>
<par>
<line> pro*lematizando </line>
<line> a* carac*erí*ticas do </line>
<line> agrupados em duas </line>
</par>
<par>
<line> *o*sívei* rel*ções </line>
<line> cuidado c*nti*uado em </line>
<line> categ*rias: u** que </line>
<line> *e***tóri*. </line>
<line> dis*u*e as c*racterísticas </line>
<line> do *uidad* em saúde </line>
<line> mental de base </line>
<line> comunitária </line>
<line> desenvo*vido *o </line>
<line> m*nicípio; enquan*o a </line>
<line> outr* discut* as </line>
<line> e*tr*tégias adotadas </line>
<line> par* promo*ão de </line>
<line> interconexões que </line>
<line> favoreçam a </line>
<line> con*inuidade do cuidado </line>
<line> de saúde me*tal e* </line>
<line> *erritório. </line>
</par>
<par>
<line> Diante dos estudos e*contrados, foi possível perceber três subtemas par* compreender </line>
<line> d* uma fo*ma m*is am**ia*a a t**ática da *edicaliz*ção na atenção primária, quais sejam: a </line>
<line> medicalização do so*rimento psíq**co da* mulheres na at*nção primária à saúde, relacionan*o </line>
</par>
<par>
<line> as </line>
<line> qu**tões de gên*ro, ra*a e cla**e com* potenciais para ad*ecimento psí*uico e tendo a </line>
</par>
<par>
<line> medicalização c*** forma de sil**ciamento de sintomas; o med*c*mento *omo inte*ve*ção </line>
<line> central dos profiss*onais da saúde, o qual discute sobr* o poder bi*médi** ainda muito </line>
<line> pre*alente na APS; a importância da re*e interset*rial e do territóri* na prática do cu*da** em </line>
<line> saúde menta* que, por fim, discute so*re ind*ssoc*abili*ade entre esses dois imp*r*antes </line>
<line> instrumentos p*ra uma prática antimanicomia*. </line>
<line> 3.1 * medicaliza*ão do so*rimento psíquico da* mu**eres na at*nç*o primária * saúde </line>
</par>
<par>
<line> *INHEIRO et al. (2022) afirmam *u* </line>
<line> os *asos d* sa*de mental ac*mpanhados na </line>
</par>
<par>
<line> aten**o pr*m*ria envolv*m qu*ixas refere*tes a alguns transtor*os m*ntais comuns (*MC), </line>
<line> com* a*siedade e depressão, t*ndo *omo público principal: as mulh*res. P*rc*be-se que *sso </line>
<line> seja res*ltado de uma cu*tu*a da *inaridade *os *ê*eros, *m que a responsabilidade pel* </line>
<line> cu*dad* seja *t*ibuída *otalmente à* mulheres, *nquanto *s *omens se re**onsabilizam c*m a </line>
<line> parte financeir*, desencade*ndo ** um acúmulo de funções não *emunera**s que caus*m *m </line>
<line> R*v. FSA, Te*e*ina *I, v. 21, n. 3, art. 8, p. 17*-192, mar. 2024 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. J. L. G*egório, F. A. C. Lima </line>
<line> 186 </line>
</par>
<par>
<line> des***te t*nto f*sico, quanto psi*o*óg*co, sendo perpetuados durante toda a sua vida </line>
<line> (P*M*O, 2017). </line>
<line> Por isso, Rodrigues et *l. (2021) defen*em a i*por*ância da Política Nacion*l de </line>
</par>
<par>
<line> At*nção *ntegral * Saúde *a Mulher (PN*ISM) * * seu i*tuito d* p*op*r*ionar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> inte*rali*ade e a promoção da saúd*, *ois, em*o*a as mulheres *ejam as p*incipais us*árias, </line>
<line> tamb*m são as que mais adoecem em *ecorrê*cia *a desigu*ldade *xi*tente. Des*a forma, as </line>
<line> ações *e educação em saúde se *ostr*m um gra*de potencial pa*a um momento de </line>
</par>
<par>
<line> conhecime*to sobr* *eu </line>
<line> pr*pri* corpo, com uma par**cipação ativa desse público </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> *ompar*i*hamento de dúvidas e ang**tias cotidia*as, </line>
<line> como uma forma de superação </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> modelo bio*édico a par**r do diálogo e e*cu** horizontalizad*. </line>
<line> E, ao falar sobr* o *of*im**to *síqu*co d*s mu*heres, p*ecis*-*e levar em *o*si*eração </line>
<line> a relaç*o e*tre *aça e gênero. A *ivência do racismo na nos*a sociedade *feta a *ubjetivida*e, </line>
</par>
<par>
<line> * social, *ituação econômic* d*ssas mulheres a </line>
<line> e, pri*c*palmen*e, a sua saú*e tanto fí*ica </line>
</par>
<par>
<line> q**nto *si*oló*i**. Isto porque são ex*ostas de forma fre*uente a situa*ões de e*tresse </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> so**imento, como, por </line>
<line> exemplo, </line>
<line> pe*o fat* </line>
<line> de </line>
<line> po*suíre* meno* oportunidades </line>
<line> de </line>
<line> e*p*ego </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ocupare* *ais espaço* de *rabalhos pre*ari*a*os c** baixa *emuneração. Sendo assim, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> necess*rio que, duran*e o pro*e*s* de cuidado a uma *ulh** ne*ra na APS, sejam levados em </line>
</par>
<par>
<line> consid*ração esses aspe*tos, </line>
<line> ao invés de a**tar um* postura neu*ra, *m que os sofrim*ntos </line>
</par>
<par>
<line> *ão gene*alizados, pois </line>
<line> is*o d*sconsidera a e*istê**ia d*ssa popu*ação (SANT*S et </line>
<line> a * ., </line>
</par>
<par>
<line> *023). </line>
</par>
<par>
<line> *mbora sejam o pr*ncipal papel d* *PS </line>
<line> as práti*as de promoção à saúde, ainda </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> p*rcept*ve* uma c*nduta de si*enc*amento dos s*ntomas. Isso * discutido no estu*o de Pere*ra </line>
<line> et a*. (20**), que aponta uma pr*ti** médi*a de intensa me**calização de*sas mulheres. É </line>
</par>
<par>
<line> comum q*e </line>
<line> esse* </line>
<line> profiss*onais não se *ostrem à d*sposição *ara o ouvir o* a pro*or*iona* </line>
</par>
<par>
<line> um cuid*do c** um o*h*r a*pliado, co*o in*ervenções mu*tiprofissionais e intersetoriais. Na </line>
<line> ve*dade, *imitam-se em renovações de rec*ita* **m uma avaliaç*o contínua do caso, causando </line>
<line> a dependência da usuária ao medi*amento. </line>
<line> Send* assi*, ao fa*a* de *aúde e/ou doenç*, é necessár*o leva* *m cons*deraç*o os </line>
</par>
<par>
<line> d*terminantes sociais da sa*de </line>
<line> qu* destaca* *ndissociabilidade d* aspe*tos de orde* a </line>
</par>
<par>
<line> p*lítica, social, econôm*ca, cultural e *ist*rica </line>
<line> *om a saúde </line>
<line> biológi*a *os usuários. Isso </line>
</par>
<par>
<line> infl*enci*rá em toda co*duta do profi**ional no processo de promo**o, pr*venção e/ou </line>
<line> *eab*litação *o paciente (*ILVA; BICUDO, 20*2). </line>
<line> *ssim co*o t*mbém a PNAISM e*fat*za *u*st*es de gêner*, como uma f*rm* de </line>
<line> o*har pa*a a*é* desse corpo, mas, principalmente, para * as**cto *i*tórico, ao perceb*r que as </line>
<line> Re*. FSA, Ter*sina, v. 21, n. 3, art. 8, p. 178-192, mar. 2024 www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Meu S*frimento tem Nome, *orário e um* T*rja *r*ta: </line>
<line> 187 </line>
</par>
<par>
<line> situaçõe* *e ma*or*s vu*nerabilidad*s sã* vivenc**das por **l*eres. Por isso, o adoecimento </line>
</par>
<par>
<line> não é só </line>
<line> físico não se reso**e apenas co* o med*cament*, indispensáve* visualiz*r </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> * </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pa**ar as int*rvençõe* * partir dos aspectos biopsic*ssociais que se pe*petuam nas vivência* </line>
<line> sub*e*ivas des*as mulheres (BRASIL, 2004). </line>
<line> 3.2 O me**c*mento *omo i**ervenção *entr*l dos profissio***s d* saúde </line>
<line> S*nt*s e Bos* (2021) afirmam e* seu e**udo que a *emática da saú*e me**al v*m *e </line>
<line> to*nando cada vez mais presente e, mes*o co* al*um*s mudan**s ** S*S, como a criação </line>
<line> d* NASF para propor*i***r *m* saúde i*tegral * de qualidade a todo*, ainda são mui*o </line>
</par>
<par>
<line> p*esentes práticas asilares. Tend* em vista que o modelo *silar </line>
<line> não const*t*i a*enas </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> encar*eramento institu*ional, mas ta*bém em </line>
<line> *ma condut* *ue aniquila a s*b*etiv*dad* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> pacient* * o *eduz ao seu t*anstorno. </line>
<line> A*sim, *i*it*-se o trata**nto ao c*ntrole d*s c*rpos </line>
</par>
<par>
<line> através *a medica*ão. </line>
</par>
<par>
<line> D* enc*ntro a es*e pensamento, Caminha et a*. (2021) ident*ficaram em su* pe*quisa </line>
<line> o *uanto o poder m*dico é *resen*e n*s a*endim*ntos nas **idades b*sicas de saú*e (UBS). </line>
<line> Seja relacionado à *ra*de esper* pelo p*ofiss*ona* na unidad*, sej* com relaçã* ao p*oces*o </line>
<line> *e di*g**st*co e t*a**men*o que não o**rr* junto ao paciente. Di*n*e disso, é **rcept*vel qu* </line>
<line> *s usuários não tenha* conhecime*to sobre o s*u processo de ad*eci**nto e muito menos </line>
<line> sobre as informaçõ*s d** medicamentos p*escri*os, sendo *ceitos sem n*nhum </line>
<line> questionamento. </line>
</par>
<par>
<line> Nes** s*ntido, Fil*rd et al. (2021), e* seu estudo, pro*ocam a *eflexão de que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> inte*sa pres*r*ção * a procura por esses medi*ame*tos </line>
<line> d*correm d* prob*ema* soci*is </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> econômicos. A*sim, por os prof*ssio*ais médicos n*o </line>
<line> *abe*em lidar com e*sa* situações </line>
</par>
<par>
<line> comp*exas, p**n**palmente por </line>
<line> ser at*ibuído a eles o pod*r de r*solu*ão de todas as </line>
</par>
<par>
<line> problemá*icas *e saúde, optam por uma fo*ma mais "rápida" de *p*gamento de*ses *intom*s. </line>
<line> Sa*e-se que h* uma cobra*ça pelos usuários *or essa resolução de for*a ime*iata, visto que </line>
</par>
<par>
<line> se*tir é sofrível e enca*ar a realida*e </line>
<line> *as desi*uald*des soci*is no c*tidiano tamb*m </line>
<line> não </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> f*cil. </line>
</par>
<par>
<line> Refe*ente a esse poder d*do ao* médic*s por meio da medi*ação, Caron e </line>
</par>
<par>
<line> Fe**rwerker (2019) rela*am em seu estudo sobre o *étod* GAM (*estão Autônoma </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Medicação). O objetivo é promover uma mudança e ac*bar com *sse pode* h*erárquico, em </line>
</par>
<par>
<line> que a decis*o a*vém do m*dico as*im, gar*n*ir auto**mia desse pac*ente dian*e *o seu </line>
</par>
<par>
<line> e, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> t*atamento, da </line>
<line> de*isão de utilizar o medi**me*to *u não, como tamb** na compreensã* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *ere*ina PI, v. *1, n. 3, art. 8, p. 178-192, mar. 2024 </line>
<line> *ww4.*sane*.c*m.br/r*v*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. J. L. Gregório, F. A. *. Lima </line>
<line> 188 </line>
</par>
<par>
<line> sobre os efeitos **st* em seu org*nismo. *sse *étodo tem como *ntuit* inclui* out*as </line>
<line> ca*egorias pro*is*ionais ne*se *rocesso, *as, princ*palme*te, d*r o poder ao p*cie*te so*r* a </line>
<line> decisão do seu corpo e da sua vi*a. </line>
<line> Como afirmam Passos *t al. (*013), esse é um mé*odo alternativo para tent*r s*perar </line>
</par>
<par>
<line> os modos asilar*s de cuidado as pess*as com algum trans*o*no severo. O se* fo*o </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> proporcio*ar * autonomia de*s* su*eit*, m** a p*rtir da* rela*ões. Por isso, a proposta desse </line>
</par>
<par>
<line> g*ia * ser feita *m g*upos, assim há o comp***i**amen*o *e exper*ên*ias e </line>
<line> u* apre*dizado </line>
</par>
<par>
<line> colet**o, s*mp** co* a participaç*o de a*gu* profi*sional que possa ser * mediador *esse </line>
<line> processo. </line>
<line> *.3 A importância da *ede inte*set*ria* e do território na prática do cuidado e* saúde </line>
<line> mental </line>
<line> Para que ocorra o cu*dado *m *aúde dentro *e uma pr*tica a*tima*icomial, é p**ciso </line>
<line> que dentro da RAP* (Rede de Atençã* Psicoss*cial), se leve em cons*deração que o território </line>
</par>
<par>
<line> é de *uma impo*t*n*ia para </line>
<line> ess* </line>
<line> pro*esso. *sto porque é *ele que tu*o *contece, onde se é </line>
</par>
<par>
<line> e*contram as re*ações *amiliares e com*nitár*as *u* co*tri**e* *ara a construçã* </line>
<line> desse </line>
</par>
<par>
<line> sujeito q*e trans*orma e é t*a**formado, é o local de ident*dade e que se torna um pot*ncial </line>
</par>
<par>
<line> *o c*idado a pessoas </line>
<line> com algum sofrimento psíquico. Entende-se * t*rritório *omo *ivo *, </line>
</par>
<par>
<line> princ*p*lm*nte, com* um instrumento da APS, qu* </line>
<line> nec*ssit* *er explora*o e co*pre*ndi*o </line>
</par>
<par>
<line> (CAMPOS; BEZER*A; JORGE, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> E é exat*m*nte nessa perspectiva que a *SF deve atua*, pois est* i**erida </line>
<line> *entr* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> um território es*ecíf**o, sendo a***m possível i*ent*ficar suas f*agilidades e poten*ialidades </line>
<line> para consegui* mapear as ações nec*s*árias no cuidado à saúde m*ntal, além da sua *acil*dad* </line>
<line> na cons*rução de víncul* com os usuários. Essa é a for** d* s*p*ração do mod*lo bi***dico, </line>
</par>
<par>
<line> *om a saíd* </line>
<line> dos mur*s </line>
<line> do eq*ipam*nto p*r* um c*ida*o integral que envolva outros </line>
</par>
<par>
<line> prof**sionais, o paciente, a sua f**ília e a comunidade no geral. Considerando outros </line>
</par>
<par>
<line> instrume*t*s in*ispensáveis </line>
<line> como o Projeto Te*apêutico Si*gula* (PTS), </line>
<line> ma*ri**amento, </line>
</par>
<par>
<line> *ducação *erm*nen*e, educação *m s*úde, entre tant** outros (OLIVEIR* et al., 2017). </line>
<line> No estudo de Tãno e Mats*kura (2019), * intersetorialidade é *pres*n***a como uma </line>
<line> correspo*sabiliz*ção dos s*rviços, no *nt*ito de nã* redu*ir esse usuário * apenas a sua </line>
<line> experiênci* do tra*storno, *om* al*o apen*s bio*ógico. *xpõe que o sofrim*nto desse p*b*ico </line>
<line> pode decorrer d* *utros fatores, como da desigualdade s**ial, *lém da falt* de **líticas </line>
</par>
<par>
<line> públ*cas que **ssibilitem a </line>
<line> garantia de d*r**tos. Sendo *ssim, a imp*rtância da </line>
</par>
<par>
<line> *n*ersetorialidade no cuidado a pessoas *om algum tipo de diagnóst*co mo*tra a nec***idad* </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 3, art. 8, p. *78-192, *ar. 2024 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O M*u Sofrimento tem Nome, *orário e **a Tarja Preta: </line>
<line> 189 </line>
</par>
<par>
<line> de u* olhar ampl*ad*, pois esse sofrimento não tem apenas um* c**sa, mas é a *onsequ*n**a </line>
<line> de *númeras au*ênci*s e, por isso, todos os setores d*vem ser r*sp**sa*iliza*os. </line>
<line> Yamaguti e Morais (2019) apo*tam que a im**rt*ncia e a e*icácia da </line>
<line> inte*setor*al*dade é um f*t*, no entant* h* d*ficuldade* para a sua concretizaç**. Ist* porque </line>
<line> em decorrência d*s r*trocessos **s*es ú**i*os an*s, em *ue a po*í*ica de saúde mental sof*eu </line>
</par>
<par>
<line> modific*çõe*, t*m-se uma re*e cad* vez mais fra*ilizada. C*ncentram-se *úb*ico na rede o </line>
</par>
<par>
<line> especializada, *omo os CA**, que estão com </line>
<line> p*u*os recursos, com uma est*utura pr**ária, </line>
</par>
<par>
<line> profissio*ais exaustos e </line>
<line> cada vez menos </line>
<line> capac*tados (MAN*INI; KO**UREL; MOR*CH, </line>
</par>
<par>
<line> 2019). *ssim, *ã* *á tempo e motivaç*o par* um c*ida*o em rede. </line>
<line> Dia*t* d*ssas fragilidades, *ê-se pr**i*sionais da APS com uma conduta que demonstra </line>
<line> insegu*ança no cui*ado * pessoas em sofr*m*nto **íq*i*o, abri*do mão, muitas vezes, da escu*a, do </line>
<line> acolhimento e reduzindo-o a *penas *ranstorn*, m**i*am*n*o *u encaminhamento ao psi**iat*a da </line>
<line> re*e especi*lizada. Des*a forma, *e torn* um ciclo quand*, ao chegar a este profissi*nal, a úni*a </line>
<line> cond*ta é envolta à medi*alização, sem *enhum* i*serçã* de p***icas grupais, q*e tenham con*ato </line>
</par>
<par>
<line> com asp*ctos culturais, rela*ões soci*is </line>
<line> com pe*soas com ou sem tra*stornos mentais, ou seja, </line>
</par>
<par>
<line> *emo*stra uma prát*ca ma*icomial (L*MA; *UI*AR*ES, 2019). </line>
<line> Em consonância a ess* pensam*nto, a luta p*la refor*a psiquiátr*ca será semp*e </line>
</par>
<par>
<line> constante </line>
<line> para que, al*m de encontrar m*todo* substitut*vos </line>
<line> aos manic*mios, h*ja um* </line>
</par>
<par>
<line> mudança, pr**cipal*ente, nas pr*ticas as*la**s cotid*anas de </line>
<line> e*carceram*nto do sujeito à* </line>
</par>
<par>
<line> *edicações. Entende-s* *ue o cuidado em liberdade leva em *onsi*eração * subjeti*idade, a </line>
</par>
<par>
<line> *is**ricid*de, o </line>
<line> territór*o * as *el**ões que compõem a </line>
<line> vida *es*e sujeit* (SILVA; PI*HO, </line>
</par>
<par>
<line> 2015). </line>
</par>
<par>
<line> 4 C*NSIDERAÇ*ES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Mediante o que foi exposto, compr*ende-se q** a APS ainda </line>
<line> aprese*ta * caráter </line>
</par>
<par>
<line> bi*médico p*edomin*nte n* que tange ao cui*ado **s usu*rio*. Is*o pod* </line>
<line> *er visualizado </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> part** da rotina dentro das un*dades, em q*e os a**ndim*ntos am**lat*riais são priorizados e </line>
<line> as **uipes multiprof*ssi*nai* ou n*o são integradas da forma como dever*am ou simpl**mente </line>
<line> não ex*stem. </line>
</par>
<par>
<line> O **bl*co ***oritário d* APS </line>
<line> *ão pessoas que pass*m *or </line>
<line> algum </line>
<line> t i po </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vuln**abi*idad* *ocial * econôm*c* e compõem o gênero feminino. **m is*o, é </line>
<line> necessário </line>
</par>
<par>
<line> levar em consideraç** os *et*rmina*tes s*c*ai* *e saúde pa*a a *omp*eensã* do *doecimen*o, </line>
</par>
<par>
<line> *ois ao *onsi*erar o sujeito ** sua integ*alidade, in*ervenção m*dicamentosa *ão se fa* a </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na *I, v. 2*, n. 3, art. 8, p. 178-192, mar. 202* www4.fsanet.**m.br/revista </line>
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<page>
<par>
<line> M. J. *. **egório, F. A. C. Lima </line>
<line> 190 </line>
</par>
<par>
<line> *uficien*e. É necessário **oporcion*r * l*n*o prazo *a*er, cult*r*, alime*taçã* de qualidade, </line>
<line> trab*lho * *enda, e*quanto que a c*rto prazo sejam ofertados ser*iços de políticas públi*as *e </line>
<line> qualidade para efe*ivar cot**iana**nte os seus di*eitos e pr*por*ionar u*a vida digna. </line>
<line> A*sim, *eces**t*-se que o p*oce*so fo*mativo dos pro*issionais, como o de educação </line>
</par>
<par>
<line> *erm*nent* em saúd*, seja constante, *ara despe*tar o o*har crític* e sensibil**á-l*s *obre </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> importân*i* de o*har p*ra o usuá*i* para a*ém d* seu sintoma. </line>
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<line> X </line>
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<line> 2) análise e interpretação dos dados. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elabora*ão do rascunho *u na revisão crí*ic* do conteúd*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) part*cipaç*o na apro*a**o da *ersão final do man*scr*to. </line>
<line> X </line>
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