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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 4, art. 11, p. 223-248, *b*. 20*4 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.4.11 </line>
</par>
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<line> *spectos Socioeconômicos e Perc*p*ão Socioa*bi*ntal d* *atadores de Ma**scos Sobre </line>
<line> A*biente Mari*ho/Li*o*âneo e Bio*iversidade F**ológ*ca </line>
<line> Socioe*ono*ic Asp*c*s and So*ioenvironmental Pe*ce*tion of Shellfi** *arvester* Regarding </line>
<line> Mari*e/Coastal *nvironment *nd Phycological *io*iversity </line>
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<line> Silva*e de Sousa *on*rio </line>
<line> Grad**ção em C*ên*ias Biológi*a* *ela Univ*rsidade Estadua* d* Piauí </line>
<line> Esp*cialista em *iências Ambienta*s e C*nservação da *atu*ez* pela *aculdade *o M*d*o Parnaíb* </line>
<line> E-ma*l: rcscaique@gm*il.com </line>
<line> Maria Gardênia Sousa Bat*sta </line>
<line> Doutora em E*g*n*a*ia *e Sis*ema* * Comunicação pel* U*iver*idade Fede*al do Rio ** J*neiro </line>
<line> Professora da Uni*ersid*d* Estadual ** P*auí </line>
<line> *-mail: bat*stamariag**denia@gm*il.com </line>
<line> L*rran Andr* Mora*s </line>
<line> Doutor e* Desenvo*vimen*o e Meio Am**ente pela *niversidade F*der*l *o Piauí </line>
<line> Professor da *n*versid*de Fede**l do Pi*uí </line>
<line> E-mail: lorranandre@*te.ues**.br </line>
<line> Caíque Rodrigues de Ca*valho So*sa </line>
<line> Doutorado em Desenvol*iment* e *eio Ambie*te pela Un*ver*i*ade *ederal do Pia*í </line>
<line> Mestre em Desenvolv*mento e Me*o Am*i*nte pe*a Universidade Fede*al do Piauí </line>
<line> *-ma**: caiquu*@hotma*l.com </line>
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<line> E*d*reço: *ilvane de Sousa Ho*óri* </line>
</par>
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<line> Rua Antonino Fr*ire, 1491, Centro, C*P: **00*-040, </line>
<line> Edito*-Chefe: Dr. Ton*y Ke*ley de Alenc*r </line>
</par>
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<line> Teresina/*I, Brasil. </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
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<line> Endereço: *ar*a G*rdênia Sousa Batista </line>
</par>
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<line> Univer*idade *sta*ual do Piauí - Rua João Cabra*, de </line>
<line> Artigo r*ceb*do em 18/01/*024. Última </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> 1295/1296, Ma*inha, CEP: 6**02150, Teresina/PI, Brasil </line>
<line> rece*i** em *9/02/2024. **rov*do *m **/02/2024. </line>
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<par>
<line> En*ereço: *orran An*ré Moraes </line>
</par>
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<column>
<row> Un*v*rsidad* Federal do Piauí, Ininga, C*P: *4*49-550, </row>
<row> Teesi*a/PI, Brasil. </row>
<row> Ende*e**: C*í**e Rodrigues d* Carvalho Sousa </row>
<row> Av. *ni*ersi*ária, 131*, Ininga, CE*: 64049-5*0, </row>
<row> Teesina/PI, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado pelo sist**a Triple Review: *esk Review a) </row>
<row> pelo Editor-C*e*e; e b) Doub*e Blind Re*i*w </row>
<row> (*valiação cega por dois avalia*ores da á*e*). </row>
<row> Revisão: Gramatical, *ormati*a * de Formatação </row>
</column>
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<line> S. S. Honório, *. G. S. B*tista, L. A. Mo*ae*, C. R. C. Sousa </line>
<line> 2*4 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> A p*esença *u*an* *em s*n*o **co de mu*ta </line>
<line> p*e**upa*ão </line>
<line> c*m *elaç*o a ár*as priorit*r**s </line>
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<par>
<line> para c*nserv*ção e pr**e*vação. Perc*pções ambientais caract*rizadas e promovidas por meio </line>
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<line> de di*erentes atividades e </line>
<line> ações *ducativas possibilitam sensibi*izaçã*/conscientização </line>
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<line> amb*ental. Obj*tiv*u-se ve*i*icar * perfil socioeconômic* *e ma*isqueiros *ue vivem em ár*a </line>
<line> de proteção ambiental e seus conheci**ntos sobre ambien*e marinho/litorâneo, </line>
<line> *iodiv*rsidade de algas e *ções de educação ambiental (EA). *oram ap*ica*os formulários </line>
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<line> semies*rutura*os a 25 mari*queiros </line>
<line> da *omun*dade *os Tat*s, Ilha Grande-PI, e os </line>
<line> dad*s </line>
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<line> tabulados foram a*al*sados e discu*idos segundo metodo*ogia de cate*orização aber*a. A </line>
</par>
<par>
<line> maioria dos *articipantes </line>
<line> é fem**ina (72 %), adulta (*4 %), tem ensino f*ndamental </line>
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<line> incomplet* (5* %), possu*m *elação de trabalho co* ambiente *arinho/litorâneo (*9 %), o </line>
<line> n*o **uberam informa* sobre *s algas (52 %) * descon*ecem a existência de pr*je*o* de E* </line>
<line> para a sua *ocalidade (96 %). O al*o p*rcen*ual de baixa *sc*lari*ade dos p*rt*cipantes refle** </line>
<line> diretam**te na ausência *e *nstrução e *nfo*ma**o sobre medidas c*p*zes de contribuírem </line>
</par>
<par>
<line> para * proteção </line>
<line> am*iental. Ações *ntegrad*s-interati*as *e EA, *om ênf*se para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> biod*versi*ade de algas e de mar*scos, *od*m se* realizadas *a comun*dade. </line>
</par>
<par>
<line> *a*avras-chave: </line>
<line> *o*un*d*des </line>
<line> T*adiciona*s. </line>
<line> Desafio* </line>
<line> Socioe*onômicos. </line>
<line> *ducação </line>
</par>
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<line> Ambiental. </line>
</par>
<par>
<line> ABS*RACT </line>
</par>
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<line> The hu*an prese*ce has been a cause for s**nificant co*cern in r*lation to priority areas for </line>
<line> conser*ation and p*eserv**io*. Environmenta* percep***ns, cha*acteriz*d and promoted </line>
</par>
<par>
<line> thr*ugh v*r*ous act*v*ti*s an* educ*t*onal initiatives, enable enviro*mental awaren**s. </line>
<line> The </line>
</par>
<par>
<line> objective w*s </line>
<line> to verify t*e </line>
<line> so*ioeco**m*c </line>
<line> profile o* shellfis* harvesters liv*ng *n </line>
<line> an </line>
</par>
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<line> environmental protec*ion *rea and *heir knowle*ge about th* *arine/c*astal </line>
<line> en*ironm*nt, </line>
</par>
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<line> algae biodiversity, and envi*onmen**l education (*E) init*a***e*. S*mi-st*u*tured *orms were </line>
<line> ad*ini*te**d to 25 shel*fish harvesters from the comun*da*e d*s Tatus, Ilha Grande-PI. The </line>
</par>
<par>
<line> col*ected data w*re tabulated, analyze* </line>
<line> u*in* an o*en categor*za*ion *e**odology, </line>
<line> and </line>
</par>
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<line> di*c*ssed. The majority of </line>
<line> *articipants are </line>
<line> fem*le (*2 %), </line>
<line> *dults (6* %), wit* incomple** </line>
</par>
<par>
<line> el*m*ntary educ*t*on (56 %), have a workin* rel*****ship (99 %) *ith the marine/coastal </line>
<line> *nvironment, did not know about algae (52 %) **d do not kno* (*6 %) *f any EE *rojects *or </line>
<line> *hei* l**ality. *h* high pe**entage of l*w educational attain*ent among p**ti*i*ant* directly </line>
</par>
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<line> reflect* the lack o* inst*uction and i**ormation ab*ut measures *apable of </line>
<line> c*ntr*bu*i*g t* </line>
</par>
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<line> environmental **o*ection. Integr*t**-intera*tive *E ac*ions, wi*h emp**s*s on algae a** </line>
<line> shell**sh biodiversity, can *e imple*en*ed in the c*mmunity. </line>
<line> Keywor*s: Traditio*al Communit*e*. So*ioe*onomic C*alle*ges. Environm**t** Educat*on. </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 21, n. 4, *rt. 1*, p. 223-248, ab*. 2024 </line>
<line> w*w*.fs**et.co*.br/revista </line>
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<line> Aspectos S*cio*conômicos e Pe*c*pçã* Soci**mbiental d* Catad**es de **riscos S*b*e A*b*ente Marinho </line>
<line> 225 </line>
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<line> 1 IN*RODUÇÃO </line>
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<line> Um dos fa**r*s que </line>
<line> *em *end* fo*o de muita pr*oc*pa*ão com *ela*** a áreas </line>
</par>
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<line> p*ioritária* par* a conservação é a presença da população humana, * que f*z com que </line>
<line> haja </line>
</par>
<par>
<line> pressão sobre u*idades de conservaçã* e proteção bem como ex*ansão de*sas áreas e criaçã* </line>
<line> de **vas uni*a*es, div*rsidad* biológi*a e *e*u*sos n*turais e*ist*n*es (GO*ES et al., 2022). </line>
</par>
<par>
<line> Dess* modo, caracter*zar e **omov** </line>
<line> p*rce**ões amb*e*tais (PA*) a partir de </line>
</par>
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<line> difer*nt*s at*vi*ades * aç*es educativas faz-se necessário *uan** à *ensibilização *m*iental. </line>
<line> A i**ia de percepção é *ida como pro*esso de interaç** entre s*r h*m*no e a*biente, *a q*a* </line>
<line> ocorre * captação das info*mações **bienta** pela* pessoas, co* u*o dos sen*idos: audiç*o, </line>
<line> paladar, *lf*to, visão e *ato. A con*epçã* d* q*e os estí*ulos exter*os er*m os responsáveis </line>
</par>
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<line> pelo compor*amento do or*an*smo *uma*o já </line>
<line> se enc*ntrav* nas p*imeiras vertentes da </line>
</par>
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<line> psicologia, c*m* as behaviori*tas, cujas pessoa* eram c**acte*izadas por dete*min*das </line>
<line> si**ações e interaçõe* amb*entais (**LVA; DANTAS, 2*22). </line>
<line> Na persp*ctiva de discu*s* ambiental t*ans*o**ador, atr*buições de educaç*o </line>
<line> ambienta* crít*co-*man*ipatória pos*ibi**tam *ue visões ecoló*icas de *undo *ossam *e* </line>
<line> *iscutidas, compreendidas, problematizada* e incorpo*adas em t*do te*ido socia*, q*and* se </line>
</par>
<par>
<line> entend* </line>
<line> que pro*le*as am**ent*is e sanitár*os mo*er**s estã* a*relados a *ro*lemas </line>
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<line> socioculturais vigentes (LOPES; ABÍLIO; **U*A, 2023). Ao c*n*ider*r essa visão mais </line>
<line> am*la, inúmeras p*ssoa* p*dem **s*ar por experiên**as *emelhant**, p*ré* c*da uma, </line>
</par>
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<line> in*ivi*u*lme*te, ir* reagir e *espon*er diferentemente </line>
<line> às *ções e às atitu*es em rel*ção ao </line>
</par>
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<line> ambien*e onde se v*ve e/ou vi*ita. Ess** manifestações *erã* decorrent*s da forma de pens*r e </line>
<line> das perce*ções r**acionadas aos processos cognitivos, julgamentos e exp**tati*as i*div*duais. </line>
<line> Desse modo, para garant*r a for*ação do sujeito-cidadão, a EA se faz im*ort*nt* no </line>
</par>
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<line> p*oce*so educa*ional, já que </line>
<line> subs**ia en***o trans*ormador das p**ce*ções dos ind*víduos, </line>
</par>
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<line> quan*o referenciais *eórico-metodol*gicos são u*iliz*dos na constru*ão de perc*pçõ*s </line>
<line> e </line>
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<line> valores s*cioambien*ais. Consequent*mente, po*sib*lita aprendizado em *ue info*ma**o a </line>
</par>
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<line> *eve as </line>
<line> p*ss*as a identifi*are* e a pensarem sobre o* *iscos aos quais estã* ex*ostas </line>
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<line> (ZANINI et al., 2021). D*ssa fo*ma, a PA es*á r*lacionada com * in*eração que cada pessoa </line>
<line> desenvol*e junt* ao m*i* que a **rcula. </line>
</par>
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<line> *a*e-s* que diferen**s </line>
<line> grupos sociocultur*is *ão influenciados por *i*ersos fatores, </line>
</par>
<par>
<line> muitos ** c*n*o econômi**, os qua*s promovem var*ad*s formas *irecionad*s à PA *e uma </line>
<line> determinada população, o que pode acarretar dific*ld*des n* elabo*a*ão de ati*id*des e ações </line>
<line> que res*ltem na **nservação do mei* a*bient*. </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 21, n. 4, *rt. 11, p. *23-248, ab*. 2024 www4.fsanet.c*m.br/*e*is*a </line>
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<line> S. S. Honório, *. G. *. Batista, *. A. Moraes, C. R. C. Sousa </line>
<line> 226 </line>
</par>
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<line> *uitos grupos tradicion*is *stã* po*co assisti*os por órg*os go*ernamentais e </line>
<line> necess*tam *e ações educaciona*s s*bre o adeq*ad* manejo de recursos e servi*os no </line>
<line> a*biente que os rodeia. Catadores de m*riscos, por exe*p*o, n*cessitam de cons*ie*tização </line>
<line> a*bi*ntal quanto ao *esca**e **rreto das conchas dos molus*os coletados, ha*a vista acharem </line>
</par>
<par>
<line> comuns </line>
<line> disposi*õe* inadequ*das de conchas e abandono de loca*s após a*ivi*ades de </line>
</par>
<par>
<line> **bsi*tência r*a*izadas, </line>
<line> *ec*ssi*ando, assim, *e ações *d*ca*ion*is e cursos de cap*citação </line>
</par>
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<line> para a m*nimização de eventuais im*a*tos * uma mel*or q*alid*de de vid* (PEREIRA; </line>
<line> *A*AIVA, 2019). </line>
<line> Na pesca artesanal de "c*ta*ã*", mol*scos são uma das *pções mais ex*lo*a*as *m </line>
</par>
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<line> ár*as p**xi*as a estuá*ios *angues. Seja e </line>
<line> como p*incipal fonte </line>
<line> de renda </line>
<line> o* *omo </line>
<line> opção </line>
</par>
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<line> *roteica, essas </line>
<line> *omu***ades tra*ic*onais de marisquei*os </line>
<line> nece*sitam de pr*jet*s </line>
</par>
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<line> so*io*conômi*os e r*gulamentação da c*ptura dos moluscos, p*rque sã* famíl*as em situação </line>
<line> de misé*ia e de abandono, que vivem em c*sas rústi*as, pequenas, const*uídas às marg*ns d*s </line>
</par>
<par>
<line> ma*és, c*m </line>
<line> constant* </line>
<line> *ara o </line>
<line> analfabe*ismo e elevado número de *embros fam**iar*s, </line>
</par>
<par>
<line> acresc*dos da carê*ci* de prog*amas so*iais de ações concre*as do poder públ*co (NIS*I**; </line>
<line> NO*DI; A*VES, 2**8). </line>
<line> Além disso, dist*rbi** musculoesqueléticos são prevalent*s nos catadores de </line>
<line> m*luscos, devi*o a esforço* repetitivos, *e*orçados p*r car** horár*a *iária *e até seis horas, </line>
</par>
<par>
<line> sem </line>
<line> paus* p*r* </line>
<line> ***oço c*rregando peso e </line>
<line> de </line>
<line> a*é 25 kg, p*r </line>
<line> a*roximadamente 60 m*nuto* </line>
</par>
<par>
<line> (S*LVA et al., 2021). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse conte*to, *s </line>
<line> resídu*s c**sti*uídos pelas conchas, ape*ar de *ã* serem </line>
<line> tóxicos </line>
</par>
<par>
<line> ou peri*uloso* e pos*uírem diver*o* be**fíci*s pa*a </line>
<line> os ecossistemas marinhos e costeiro*, </line>
</par>
<par>
<line> como *reservar e re*ular o *quilíbrio </line>
<line> nat**al *os hábitats, qu*ndo </line>
<line> associados * atividade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mariscagem, po*em ge**r maior quantidade de resídu*s, *lém *e depó*ito natural, e alterar </line>
</par>
<par>
<line> es*es ecossi*temas, por exemplo, o **bitat das a*gas </line>
<line> bentônicas (OLIVEIRA; CASTILHO; </line>
</par>
<par>
<line> EL-*EIR, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> As algas, organism*s autótrofos e fotossin*etizantes, uni ou pluri*elula*es, geralment* </line>
</par>
<par>
<line> c*a***fic*das *onforme *oloração e/ou forma, desempenham a função </line>
<line> de produ*ir *xigênio, </line>
</par>
<par>
<line> em todas as cad*ia* ecológicas e possuem propri**ades nu****i*as e, ta*b*m, de *mportância </line>
</par>
<par>
<line> m**ica. Nos ec*ssiste*as mari*ho*, assemelhando-*e a plantas </line>
<line> aquáticas de *olora*õe* </line>
</par>
<par>
<line> marrom, vermelha * parda, ap*e*entam *norme papel na m*nutenção e sustentação </line>
<line> ecossistêmi*a e sã* opçõ*s para * ind*stria farma*êutica e *li*entícia, devido à ric* atividade </line>
<line> microbiana e, t*mbé*, *omo fonte pr*tei*a (SIL*A e* a*., 2*22). N* c*ntexto da fer*ilização, </line>
<line> Rev. **A, Tere*ina, *. *1, n. 4, art. 11, p. 2*3-248, abr. 2*24 www4.fsanet.c*m.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> As*ectos Socioeconômicos e Pe*c**ção Socio*mbien*al de Cat*dore* d* Mariscos Sobre Ambiente Mar*nh* </line>
<line> **7 </line>
</par>
<par>
<line> os extratos de alga* marinhas são multif*n*ionais, s*ndo apl*cados *a **lv*rização *oliar, n* </line>
<line> tratamento d* seme***s, na fer*irrigação, entre ou*ros (PEDR* et al., 2022). </line>
<line> No pro*esso d* c**strução identit*ria de *o*unidades ribei*inhas e *esqueira*, cultivo </line>
<line> e coleta d* algas, muitas vezes, fazem pa*te de aproveitamento econô*ico e desenvolv*mento </line>
<line> l*cal, com* tec*do organizaci*nal p*c*liar, a pa*tir de dinâmicas fami*i*res e hi*tóri*as *ue se </line>
<line> entrelaçam, *o contexto de exper*ência* e descob*rt*s (TORRES JUNIOR et al., 20*2). </line>
<line> Nesse s*ntid*, p*r meio da *voluç*o da *A, é possível identific*r * an*lisar as i*ter- </line>
<line> r*laçõe* do ser humano com a nature*a, a* quais se enc*n*ram d*retame*te *sso*iadas com a </line>
</par>
<par>
<line> forma de *ensar agir e </line>
<line> de cad* indivíduo. Est*dos baseados nos *spectos da PA d* c*da </line>
</par>
<par>
<line> indivíduo re*ultam, conse*uen*emente, em r*ação * *esposta sobre o meio, cuja* </line>
<line> manifesta*ões ge**lmen*e afetam condu*as humanas, de f*rma inconsciente. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, conhecer * realidade </line>
<line> de co*o as pessoas percebem o ambiente onde estão </line>
</par>
<par>
<line> in**rid** é indispensável para t*ab**har a *onscientização de uma comunidade bem como dos </line>
</par>
<par>
<line> turistas </line>
<line> que também i*fl*e*cia* diretamente o *m*iente que *isi*am e em que passeiam </line>
</par>
<par>
<line> (SILVA; CORREIA; *OVIERZOSKI, 2018). </line>
<line> Nesse contex*o, fora* f*i*as as segui*te* indagações: como ca*adores de ma**scos </line>
<line> per*e*em o ambien*e em q** se vive/usufrui? Quai* s*as compreensões sobre al*as? P*ra tal, </line>
</par>
<par>
<line> objetivou-se verifi*ar o p*rfil so*ioecon*mico de marisqueiros que </line>
<line> vivem em área de </line>
</par>
<par>
<line> proteção ambiental e seus co*hecimentos sobre a*biente *ar*nho/li*o**ne*, </line>
<line> bio*iversidade </line>
</par>
<par>
<line> de algas e ações de EA. </line>
</par>
<par>
<line> 2 *ETOD*LOGIA </line>
</par>
<par>
<line> Nest* seç*o, </line>
<line> t*a*-se a caracterização da área </line>
<line> d* est*d* </line>
<line> e o* </line>
<line> proc**im*ntos </line>
</par>
<par>
<line> metodol*gico* *obre co*eta e aná*is* de dad*s. </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Caracterização da *r** de estudo </line>
</par>
<par>
<line> Esta pe*qui*a foi desen*olvida na Área de Proteçã* Am*ie*tal (APA) Delta </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Parnaí*a, no munic*pio de Ilha *rande-PI, especificamente, na Co*unid*de dos *atu*. </line>
</par>
<par>
<line> A APA Delta do **rnaíba f*i cr*ada pelo Decre*o nº 1922, de 26 de *gosto de 1996 * é </line>
<line> carac*erizada **mo área fe*eral de conservação *oste*ro-*a*inha (*RA*IL, 1996). É um </line>
<line> ecossi*tema ri** em bi*divers**ade, localizado *nt*e os *st*dos d* Mar*nhã*, Piauí e Ce*rá, </line>
<line> e* arquipélago d* 2.70* km, com aproxim*da*ente 90 ilhas, cu*os aspect*s ecológicos *ã* </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 21, n. 4, art. 11, p. 22*-248, ab*. 2024 www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. S. Hon**io, M. G. S. B*tist*, *. A. Moraes, C. R. *. Sous* </line>
<line> 228 </line>
</par>
<par>
<line> *onsti*uídos por f*rma*ões *e caatinga a leste, ce*r*dos * sud**ste e *is*ema* marinhos a* </line>
<line> nor*e (GUZZ*, *012). Es*es aspectos *mprim*m à ár*a **a importância pa** *ua co*servação, </line>
<line> **ja vista, a i*tegração regional *omo po*o t*r*stico, c*n**quenteme*te, com nec*ssidade de </line>
</par>
<par>
<line> *ases científicas para </line>
<line> efici*nte pl*nejament* * </line>
<line> gestã*, na *usca de desenvolvi*ento </line>
</par>
<par>
<line> *uste*tável (SANTOS; *IL*A; LIMA, 2022). </line>
<line> Do pont* de vista ecogeomo**ológico, é consider*do o maio* delta *rasileir*, </line>
<line> apresenta área *inâmica, com pre**nça de endemis*os, al*a **odi*e*s**ade * res***as legais </line>
<line> vistas *omo desenvolvimento po**ncial/prioritá*io de ecoturi*mo, haja vi*ta trat*r-se de regiã* </line>
</par>
<par>
<line> notadamente ocupada por *omunidades t**dicionais e de belezas *aturais da costa e </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> inte*ior **vegáve*s (CAMPOS; FONSECA FIL*O, 2023). </line>
</par>
<par>
<line> O município Ilha G*ande (Figura 1) é a *aio* </line>
<line> entre a* ilhas da APA Del*a </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> Parnaíba, co* uma área de aproximad*mente 129,696 km², com estimativa de 9.487 </line>
<line> habitant*s (*NSTITUTO BRASI*EIRO DE GEOGR**I* E E*TATÍ**ICA, 2022) e mais </line>
<line> de 10 co*un*dades rurais. É limitada a n*rte p*lo Oceano At*ântico, * l*ste e sul com o rio </line>
</par>
<par>
<line> Igaraçu, a oes*e c*m o rio Parnaí*a. A *u*erfície d* ilha </line>
<line> como um t**o é cha**d* de Ilha </line>
</par>
<par>
<line> Grand* de Santa Isabel, instituc*o*alm*nte pe**ence aos municípios Ilha Grand* e Pa*naíba * </line>
<line> tem a *onte S**p*ício Mendes como ponto de acesso (SILVA; *A*TISTA, 202*). </line>
<line> Figur* 1 - *apa de de*i*itação ge*gráfica do m*nicípio d* Ilha Gran*e, Piauí. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Honorat*, 201*. </line>
</par>
<par>
<line> ***. FSA, Tere*ina, v. 21, n. 4, art. *1, p. 2*3-2*8, abr. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aspectos Socioeconômi*os e Percepção Socioambi**tal de C*tadore* *e *a*iscos Sobre A*biente M*rinho </line>
<line> *2* </line>
</par>
<par>
<line> Il*a *rande ap**senta diversas *om*nidades *e pescadores, artesãos, catad*res </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> cara*g*ej*s, </line>
<line> coletores de os*r*s e marisco*, que </line>
<line> vivem tra**cional*ente de f***a integrada </line>
</par>
<par>
<line> c*m * *atu**za. U*a dessas é a comun*da*e dos Tatus (F*gura 1), </line>
<line> conside*ada área </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> influência da R**erva Ex*r*tiv*st* Marinha Delta do Parnaíba, in*erida na APA Delta </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Parnaíba, qu* c*mpõe o rot*iro turíst*co integrado d*nominado Ro** das Emoções jun*amente </line>
</par>
<par>
<line> com outro* do*s Par*ues Nacionais (Lençóis Maranh*n*es e Jericoacoara). Como </line>
<line> principais </line>
</par>
<par>
<line> atr*tivos, *estacam-se man*f**tações cultur*is, *omo qu**r*lhas, bumb*-meu-boi, f*stas </line>
<line> relig*osas, en**e ou*r*s (PUTRICK; PER*NOT*O, 2*22). </line>
</par>
<par>
<line> A Comunidade dos **tus possui um dos </line>
<line> p*ores índices de d*senvolvimen*o human* </line>
</par>
<par>
<line> do *aís, constit*ído p*r composição eco*ôm*ca precária, assentada em </line>
<line> ati*idade a*rária </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> subsistência e de baixa produtivida*e, </line>
<line> v*le-*e de água de poço </line>
<line> ou cacimba, não dispõe </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> sis*ema de água * esgoto* * sem descarte/destino fina* co*reto de lixo pr*d*zido (*AT*OS; </line>
<line> IRVING, *003). Ent*e os principa*s *ecursos e**lora*os, estão mo*uscos, crus*á*eos e p*ixe* </line>
<line> de pequeno e gran*e porte. Os l*cais de cole*a oc*rrem ao longo da referida comunidade, com </line>
<line> *ont*s de exploração rotineiramente formados po* bancos de *a*a ou arei*. </line>
<line> 2.* Coleta e *nálise de dad*s </line>
<line> A pesquis* *oi reali*a*a no a*o de 2019 e pri*ou pelos aspe*tos étic*s, conforme </line>
<line> Resolução nº 466/*012 (BRASIL, 2013). </line>
<line> Pr*mei*am*nte, foi apresentada *ara a As*oc*aç*o d* Marisqueiras da Comunidade *o* </line>
<line> Ta*us, Ilha G*ande-PI, com ênfase na im*ort*nci* d* obter inform*çõ*s sobre a *ealida** da </line>
<line> comun*d*de. Após auto*ização formalizada d* *eferida ass*ciação, foram r*aliza*as d*as </line>
<line> reuniões na Sede de Colô*i* dos Pe*cad*res, para famil*ari*ação dos part*cipan**s. </line>
<line> Na *e***ncia, *ora* r*aliz*das entrevistas c*m 25 ma*isqueiros da Comunidade, com </line>
</par>
<par>
<line> uso de formulár*os se*ie*truturados, com </line>
<line> *bordag*m quant*-qua*it*tiva que versava sob*e e </line>
</par>
<par>
<line> os s*guintes itens, referentes aos particip*ntes: perfil socioeconômico, co*stit**do </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> indagações sobre gênero, *aixa etária, </line>
<line> escolaridade e condições conjugais, de *oradia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> socio*conôm*cas; *onhe**me*tos **bre ambi*nte marin*o/litorâneo, que abordavam </line>
<line> interações antrópicas cotidi*nas e percepç**s amb*entais sobre v*sões utilitaristas e impactos </line>
</par>
<par>
<line> am*ienta** </line>
<line> gerados; bi*dive*sidad* *e alg*s, com abordagens so*re </line>
<line> habitats, u*os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aplicações, espécies enco***adas e conse**ação; </line>
<line> e, ações de EA, quanto ao *o*hecim*nto </line>
</par>
<par>
<line> sobr* pr*jetos desenvolvidos, im*ortância de ambientes </line>
<line> ecologica*ente equi*ibra**s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> motivação pa*a participar de tais projetos. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresi*a PI, v. 21, n. 4, art. 11, p. 22*-248, abr. 2024 </line>
<line> www*.fs**et.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. S. Honório, M. G. S. Batis*a, L. A. Mo*aes, C. *. C. Sous* </line>
<line> 230 </line>
</par>
<par>
<line> Antes de cada entrev*s*a, os participantes er*m informados sobre Termo de </line>
<line> Co*se*timento Liv*e e Escl*recido e tinham pote*ci**s dúvidas *sc*arecidas. A *iênci* dos </line>
<line> participantes dava-se *o* as*inatu*a o* recolhimen*o de digital (para o* *ue n*o *abiam </line>
<line> escr*ver), *ara o termo. </line>
<line> O* dados obtidos foram t*bul*dos em planil*a de Ex*e*, analisados segundo </line>
<line> m*tod*logia de categorização abert*, e dis*ut*dos. As ca*egorias for*m criadas conf*rm* </line>
<line> apr*ximação de *em*t*cas e *espostas. </line>
<line> 3 RESULTADOS E DISC*SS*O </line>
<line> So*re os *a*isquei*os da Comuni*ade dos Ta*us, Ilha G*a*de-PI, os dad** </line>
<line> possibilitar*m verificar perfil *ocioeconô*ico * *onhecimentos sobre ambi*ntes mar**ho e </line>
<line> litor*n*o, a*gas e ap*i*abi*idade e ações de *A possíveis/desenvolvidas. </line>
<line> 3.1 Perfil s*cio*conômico dos marisque***s da *omun*dade dos Tatus, I*h* Gr*nde-PI </line>
<line> Para caracterização de perfil socioec*n*mico dos participantes, for*m considera*as </line>
<line> in*orm*ções sobre gênero, idade, f*rmaçã* esco*ar, situa*ões co*jugais e co*diç**s de </line>
<line> m*radia e *o*io*c*nômic*. </line>
</par>
<par>
<line> Os ca*ador*s de mariscos pertenci** à faix* e*ária de 19 a 67 *nos, cons*ituídos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> j*vens (16 %), adu*tos (64 %) e idosos (20 %) e que, de mo*o geral, *nic*aram sua* ativi*ad*s </line>
<line> de traba*ho na cadeia pro*utiva de mariscagem m*ito c*do, cost*meiramente, her*ando esse </line>
<line> trabalho de seu* pais. </line>
<line> A m**oria *ra d* sexo feminino (72 %), * *ue corrobora com estudo realiz*do por </line>
</par>
<par>
<line> *i*s, Rosa Damasceno (2007), e </line>
<line> n* *eserva de Des*nvolvimento Sustentável Ponta </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Tubarão, *o Rio Grand* *o Norte, </line>
<line> que dem*ns**ou a atividade de *atação como </line>
<line> pa*t* </line>
</par>
<par>
<line> im*or**nt* da ec*nom*a lo*al e pre*omin**temente f*m*ni*a, com envolvim*nt* de m*lheres </line>
<line> adult*s e suas filhas, cuja faixa *tária varia*a de 12 * 60 anos. </line>
</par>
<par>
<line> Ness* c*ntexto, * predominância de *u*heres na atividade d* </line>
<line> c*tação d* mariscos </line>
</par>
<par>
<line> *corre por *ator**, a ci*ar: *or </line>
<line> s*r **a atividade que po*sibilita concili*ção com taref*s </line>
</par>
<par>
<line> repro*utivas, dom**ticas e do trabalho, pois de*anda *empo *azoav*lmen*e pequeno; por ser </line>
<line> re*l*zada geralme**e em áreas p*óx*mas às moradi*s da* m*lhe**s; por s*r menos dinâmica </line>
</par>
<par>
<line> (ou trabalhosa) d* que pescaria *e peix*s; *, p*r permitir proc*ssa**nt* do produto na a </line>
<line> própria casa da ma*isqueira. </line>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 21, n. 4, a**. 11, p. 22*-248, abr. 2024 *ww*.fsanet.com.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aspect*s Socioeconômic*s e *ercepção Soci*ambi**tal *e Catado*es de Mari*cos S**re A*biente Marinho </line>
<line> *31 </line>
</par>
<par>
<line> As condiçõe* *onjugais, d* moradia e socioeconômicas da* maris*ue*ras e*am </line>
<line> precári*s, in*táveis e bas*ante sofrid*s. O que contraria o *etor de p*sca, po* co**reender </line>
</par>
<par>
<line> ativida*e i**orta*te </line>
<line> na cadeia de **odução alime*tícia, haja vista </line>
<line> cont*ibuir *om </line>
</par>
<par>
<line> manti*entos de ele*ado teor n*triciona* e permitir i*serç*o d* 58,3 m*lhões d* tra**lha*o*es </line>
</par>
<par>
<line> *iretos in*ire*os, que também *olabora para a promoção de renda e segura*ça al*mentar </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> (ORGANIZAÇÃO </line>
<line> DAS </line>
<line> NAÇ*ES </line>
<line> U***AS </line>
<line> PARA </line>
<line> A </line>
<line> ALIM*NTAÇÃO E </line>
<line> A </line>
</par>
<par>
<line> AGRICULTURA, 2014). </line>
<line> Quanto à escolaridade, a maioria *ossuía ensi*o fun*amen*a* in*ompleto (56 %) </line>
</par>
<par>
<line> (Tab*la 1). O alto í*dice d* *aixa e*colar*dade *presentado pode </line>
<line> estar rel*cion*do a fato* </line>
</par>
<par>
<line> *ultural, no qual os pai* gera*mente leva* se*s filhos o mais cedo po*sível para ap*end*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pe*ca artesanal, bem c*m* dificuldades de aces*o e co*dições de pe*manência na e**ola, ou </line>
<line> desinteresse pela e**caç*o (NISHIDA; N*RDI; *LVES, 200*). </line>
<line> Tabela 1 - Po*centagem sobr* e*colari*ad* dos marisquei*os d* Co*u*id*de dos Tatu*, </line>
<line> Ilha Gran*e-P*. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Gra* de esc*la*i*ade </row>
<row> Graduação </row>
<row> Ensino Médio Completo </row>
<row> *ns**o Mé*i* Incompleto </row>
<row> Ensi*o Fundame*tal Com*leto </row>
<row> Ensino Fundamental Incompleto </row>
<row> Total </row>
</column>
<column>
<row> O*orrências </row>
<row> 4% </row>
<row> 28 % </row>
<row> 4% </row>
<row> 8% </row>
<row> 56 % </row>
<row> *00 % </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dados da P*squisa, 201*. </line>
<line> E*tre*a*to, ao apresenta* *duc*çã* bás*ca completa (3* %) (Tab*la 1), inf**mações </line>
<line> **b*e conservação e preservação ambientais e atividade* *e EA podem s*r pot*nciali*adas na </line>
<line> comuni*ade, conse*ue*tem**te, possi*ilitar c**strução de conhecimentos e c*nscientização </line>
<line> am*iental. </line>
<line> 3.2 Compreens*o do* a*bientes *arinho e litorâneo por marisq**i*os da C*muni**de </line>
<line> dos Tat*s, Ilh* Grande-PI </line>
</par>
<par>
<line> Os ent***is*ados (10* %) af*rmara* ir mais </line>
<line> de cinc* veze* *or ano ao *mbiente </line>
</par>
<par>
<line> marin*o, </line>
<line> no **ten*o *e bu*car mariscos para alimentação e, t*mbé*, ge*aç*o </line>
<line> de emp**g* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> r*nda. Ao considera* qualificação pr*f***i*n*l dos ma*isquei*os da Comunidade do* Tatus, a </line>
<line> Rev. FS*, Te*esina PI, v. 21, n. 4, art. 11, p. 223-248, abr. *024 www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. S. Honó*i*, M. G. *. Batista, L. A. Mo*aes, C. R. C. Sousa </line>
<line> 232 </line>
</par>
<par>
<line> m*ioria apres*nta en*ino funda**ntal incomple*o. * ativ*dad* de marisca**m *e constitui *m </line>
<line> atividad* de s*p*es*ão às nece**idades *ásicas d*ár*as dos morado*es. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse *ent*do, é *abido qu* a </line>
<line> exploração de recursos *arítimos (o*ganismos viv*s, </line>
</par>
<par>
<line> p*incipa*mente) se carac*eriza *omo fo*te *e r*nda e s*stento d* *odas as f*mílias que m*ram </line>
</par>
<par>
<line> próximas costas, que *ua*do têm se*s conh*cimen*os l*cais valo*iza*os e associ*dos * a </line>
<line> emp*e*ndi*e**os *e for*e **pec*lação eco**mi*a (intento multiplic*d*r) possib**itam </line>
<line> c*nserv**ão de áreas naturais (*ILVA; ALMEI*A, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> Quan*o ao </line>
<line> usufruto de *mbi**te litorâneo (praia), </line>
<line> este é utilizado *el** marisqueiros </line>
</par>
<par>
<line> d* Comun*dade dos *atus como lo*al de trabalho (pesca e ven**) (9* %), tendo em v*sta </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> grande q*antidade de ma*iscos *ncontrada principa*mente e* b*nco* de areia, na porção </line>
</par>
<par>
<line> super*or d* Delt*, durante *odo o </line>
<line> *no. N*sse s*ntido, verifica-s* o ambiente lit*râne* como </line>
</par>
<par>
<line> forte </line>
<line> re*r*sen*ação social, c*jo* recursos natur*is (mar**c**) disponibilizados *onstituem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> princ*pal f*nte d* renda, visto que, para mu*here* de muitas comunidades, * atividade de </line>
<line> cat*ç*o de marisc*s é o *nico m*io d* subsist*ncia ou so*ialmente viável (B*NDEIRA et al., </line>
<line> 2017). </line>
<line> A cataç*o de m*riscos está dire*amente relacionada *om os níveis *e *aré alt* e bai*a. </line>
<line> É no per*odo de *ua cheia e nov* que há m*is colet*s, pois acontecem a* maio*es amp*itudes </line>
<line> de marés, o *ue expõe organ**mos à captura (NISH*DA, NORDI; ALVES, 2008). No P*auí, </line>
<line> o*orr* quando a maré está alta e, é nesse momento que os catadores (96 %) se desl*cam par* </line>
<line> o Maranh*o. </line>
</par>
<par>
<line> *o indagar sobre relação *ot*diana c*m o ambi*nte ma*i*ho/lito**neo, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> entrev*stados de*e*deram a c*tação de maris*os como a principal cau** (84 %), *em *omo </line>
</par>
<par>
<line> trabalho a**ociado a lazer (*6 %). Nesse *ent*do, a mar*scagem se </line>
<line> configura para </line>
<line> *lém *e </line>
</par>
<par>
<line> fon*e *e ren*a * al*mentação. Catar *ariscos é representação **ci*l forte, qu* torna * ref*rida </line>
</par>
<par>
<line> atividad* </line>
<line> como i*entida*e </line>
<line> co*unit*ria, consequ*nt*mente, aux*li* na comer*ializaç*o </line>
</par>
<par>
<line> vari*da d* pescados e a*seg*ra a s*b*istência das famílias (DIAS; ROS*; DAMASCENO, </line>
</par>
<par>
<line> 2007). Além d*sso, *s pescadores s*o conscientes </line>
<line> da dependên*ia *ireta desses ambient*s </line>
</par>
<par>
<line> para sustento de s*as famílias e, tamb*m, *e utilizam de *is*tas diárias p*ra *ealizarem re*a*os </line>
<line> *m ma*e**ai* e utens*lios *e pesca (BASILIO; GARCEZ, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> Ao *er*ficar as p*in*ipais palavras ou e***e**ões a*s*ciadas *s </line>
<line> l*mbran*as so*re </line>
</par>
<par>
<line> ambientes **ri*ho*/*it*râneos, fonte *e ali*en*o (90 %) fo* a mais assinalada pe*os </line>
<line> pesqui*ados, seguida d* preservação (55 %), na*ureza (50 %), *uri*mo (5* %) e trabalho (50 </line>
<line> %), (Figura 2). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 21, n. 4, art. 11, p. 223-248, abr. 2024 www4.*sane*.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *specto* Socio*conô*icos e Perc**ção Socioambiental d* Catadores de M*riscos S*bre Ambiente Marin*o </line>
<line> 233 </line>
</par>
<par>
<line> A expressão fonte de ali*ento com* a *a*s assinala*a co*ncid* com indagaç*o similar </line>
<line> *e*lizada por Towata *t al. (2013), ao ve*ifica*em sobre a relaç*o entr* am*i*nt* mar**h*, </line>
<line> *reservação amb*ental e cotidia*o, tendo * palavra *l**entação com maior ocorrê*cia. Dessa </line>
<line> maneira, o pred*mínio *e v*são utilitarista (fonte de alimento) dos marisqueiros sob*e </line>
<line> *mbiente m*rin*o/li*orâne* d*ve-*e às ati*idades familiares que s*o ex*rcid** por suas </line>
<line> fa*ília* e pa*sad*s para a prole. </line>
<line> F*gura 2 - Ocorrência d* p*lavras assinaladas por cat*dores de mar*scos da </line>
<line> C*m**idade *os Ta*us, ao fazerem assoc*açõe* *om o ambi***e marinho. </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: D*dos da Pesqu*sa, 2019. </line>
<line> Nesse senti*o, pode-se considerar que a *ercepção ambienta* d*s pessoas sobre o </line>
</par>
<par>
<line> ambient* marinho/litorâ*eo, dá-*e co*forme </line>
<line> a*ividades exerc*das pelo contexto em que se </line>
</par>
<par>
<line> **v*, m*s *ue a ideia de *mbie*** e int*ração sã* simila*es. Por *xemp*o, est*d*nte* do </line>
</par>
<par>
<line> e*sino básico de São Paulo, próximo do **toral, apontaram suas rel**ões cotidianas com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ambiente marinho/litorâneo caracter*z*das *or idas à praia (42,9 %), realização </line>
<line> *e esportes </line>
</par>
<par>
<line> (2*,4 %), pro*imida*es **sico-es*aciais (2*,4 %) e p*ra e*tudos (7,1 %), qu* ap*sar de </line>
</par>
<par>
<line> diferen**s das atividade* exercidas pelos marisqueiros p*squisado*, termos similares </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> *rese*v***o e natureza </line>
<line> ficara* entre </line>
<line> os *ais cita*os na ocor*ên*ia dessa *elaç*o </line>
</par>
<par>
<line> (SAVIETTO et al., *014). </line>
</par>
<par>
<line> Entretanto, é de se es*erar q*e estud*nt*s d* local*dade* dista*tes de regiões li*orâneas </line>
<line> nã* s* sintam inseridos n**tes ambientes e podem apresentar dif**uld*des para es*ab**ecer </line>
<line> algum ti*o de rel**ão (KATON et al., 2013). Assim, as *e**oas veem a *atureza c*nforme o </line>
<line> qu* a*reditam estar inserido em seu cotidia*o. Associados a isso, conce*tos e*planado* **las </line>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 4, art. 11, *. 223-24*, abr. 2024 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. *. Honório, M. G. S. Batista, L. *. Moraes, C. *. *. Sousa </line>
<line> 234 </line>
</par>
<par>
<line> pessoas, ap*recem pelo *so *e palavras, em muitos casos, associado a*s **ntidos, c*m </line>
</par>
<par>
<line> desta*u* </line>
<line> *ara </line>
<line> * </line>
<line> visão, </line>
<line> comp*emen*ada </line>
<line> por </line>
<line> olfato, </line>
<line> tato, </line>
<line> paladar </line>
<line> e </line>
<line> *udição </line>
</par>
<par>
<line> (D*LG**AR*ONDO, 2*19; REGINATO; ABATI, 2020). </line>
<line> Ao ver*ficar sobr* * qu* os maris*ueiros observ*m no am*ie*te marinh*/l*torâneo, </line>
<line> s*a* p*rcepções c*stumam se manifestar p** mei* de órgãos sensoriais, em *sp*cial, pela </line>
<line> v**ã*, com **d*gaçã* sob*e cost*o *ochoso presente na com*nidade. Par* os l*c*is, o costã* </line>
<line> roch*so foi evide*ciado com* elemento na*ur*l (80%), com os termos pedras, pla*tas e ser** </line>
<line> vivos associa*o* (Tabela 2). </line>
<line> Tabela 2 - Porce*tagem so**e percepções em *ostão rochoso da Comunidade dos Ta*us, </line>
<line> Ilha Gr*nde-PI, ** ponto de *ista de *aris*u**ros. </line>
</par>
<par>
<line> Categoria </line>
<line> Oc*rrên*ia </line>
<line> D*scr*ção </line>
</par>
<par>
<line> Naturez* </line>
<line> 8* % </line>
<line> P*dras/Plantas/Seres *ivos </line>
</par>
<par>
<line> P**u*ção </line>
<line> 12 % </line>
<line> Esgoto/Carros/Comercio </line>
</par>
<par>
<line> Outros </line>
<line> 4% </line>
<line> Pesca </line>
</par>
<par>
<line> Não sab* </line>
<line> 4% </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> 100 % </line>
</par>
<par>
<line> *ont*: Dados da Pesqui*a, *019. </line>
</par>
<par>
<line> * *es*a*ue par* costões rochosos deve-se a* fato de serem ambientes formad*s </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> r*chas situ*d** e* lo*a*s *e transição entre ambie**es a*uátic*s e terre*tres e que s* subten*e </line>
<line> ser d* fácil acesso p*ra os marisqueiros. Acres*ido a iss*, apres*ntam quantidade s*gnificativa </line>
<line> *e espé*i*s mari*has, ***posta por vari*dade de inve*tebrados e *lgas, servindo també* de </line>
<line> local *eguro pa*a o trabalhador se *ixar ao substrato e se re*ugi*r de corrente* mari*has e de </line>
<line> im*ac*os *os *atimentos de ondas (MORENO; R*CHA, 201*). </line>
<line> Logo, sensa*ões caus*das nos indi*íduos de det*rminados ambientes po*em ser </line>
</par>
<par>
<line> seletiva* </line>
<line> ou </line>
<line> in*tantâneas, </line>
<line> *ujas </line>
<line> relaçõe* </line>
<line> cotid*anas </line>
<line> *eradas </line>
<line> com </line>
<line> **bient*s </line>
</par>
<par>
<line> marinhos/*itorâne*s d**endem d* distânc*a </line>
<line> físico-e*pacial de habit**ão dessas pessoas, </line>
</par>
<par>
<line> co**equentemente, com interesses e n*cess*dades q*e levam a *ontos d* vi**a base*dos em </line>
<line> intera*õ*s e*ol**icas humano-meio ambi*nt*, como tra*alho, esp*rte, lazer *tc. (KATON e* </line>
</par>
<par>
<line> al., 2013). Quando relações cotidianas com am*ientes m**inhos/litorâneos </line>
<line> *ro*ocam boas </line>
</par>
<par>
<line> s*nsações, *omo esp*rte e *azer, espera-se </line>
<line> d*s pe**oas c*nsc*en*izaç** </line>
<line> ambiental </line>
</par>
<par>
<line> (SAVIETTO e* *l., 2014). </line>
</par>
<par>
<line> No que se refere a *mpactos a*bien**is ne*ativos **ser*ados </line>
<line> no ambiente </line>
</par>
<par>
<line> marinho/l**orâneo, a maioria *enc*ono* o </line>
<line> de*pejo de </line>
<line> lixo doméstico no ambiente (5* %), </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter**ina, v. 21, n. 4, ar*. 11, p. 22*-*48, *br. ***4 </line>
<line> www4.fsan*t.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aspecto* S*cioeconômicos e Per**pçã* Soci**mbien*al de Ca*a*ores de Mariscos Sobre Ambi**te M*rinho </line>
<line> 235 </line>
</par>
<par>
<line> também associado (28 %) com d**ra*am*nto de *etró*e* (4 %) e **esença de *ni*ais </line>
<line> *erres*re* (4 %) (Tabela 3). </line>
<line> *o *ongo d*s ano*, o município de **ha Grande *omo um todo, *m especial * </line>
<line> comunidade d*s Tatus, *arente de info*ma*ão e *cesso a tecnologias, ve* passando po* </line>
</par>
<par>
<line> *ransformaçõe* **bientais </line>
<line> e socioec*nômicas </line>
<line> *ausadas pela a**o do homem, *o*o </line>
</par>
<par>
<line> *e*matame*t* para pe*u*ria ex*ensi*a e agricultura, e p*lo d**envol*imento do tur*smo não </line>
</par>
<par>
<line> planejado, ambas fonte* </line>
<line> de renda para a referida *om*nidade (SOARES; GALEN*; ROS, </line>
</par>
<par>
<line> 2013). </line>
</par>
<par>
<line> **bela * - *orcentagem s*bre ocorr*nci* de impa*tos ambienta*s ne*ativ** o*servado* </line>
<line> em a*bien*e marinho/lito*âneo, por marisqueiros na Com*nid*de do* Tatus, I*ha </line>
<line> Grande-PI. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Imp*cto ambie*tal </row>
<row> De*pejo de lix* doméstico </row>
<row> **rr*m*ment* de óleo </row>
<row> Pr*s*nça *e ani*ais terr*s*res </row>
<row> As*oci*ção entre despejo de li*o domést*co, </row>
<row> derramamento de *leo e pres*n*a de animais </row>
<row> terr**tre* </row>
<row> Out*os </row>
<row> Total </row>
</column>
<column>
<row> Oc*rrê*cia </row>
<row> 52 % </row>
<row> *% </row>
<row> 4% </row>
<row> 28 % </row>
<row> 12 % </row>
<row> 100 % </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Fonte: D*dos da Pesquisa, 2019. </line>
<line> Nesse sent*do, realizar ações *oncretas de desenvolvimaento sustentável loca*, no </line>
</par>
<par>
<line> in*ento de *emediar impa*to* econômicos socioa*bient*is e promover ecoturis** para * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> comunidade do* Tatus, é necess*r*o para g*stão socioambien*al c*m associação de in*entivo* </line>
</par>
<par>
<line> mistos (poder público, iniciativa p*ivada organi***ões não go*ern*mentais) (SOA*ES; e </line>
<line> GALENO; ROS, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> P*r **ha Gran*e-PI se **atar de á*ea de gran*e pot**cia*, principa*me**e para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> turismo, é impo*tant* planejamento e respo*sabilid*de nas a*ivi*ades desenvolvidas, **m </line>
<line> c*nscientização coletiva sobre a importância de ecossistema equ*librado e cons*quências de </line>
<line> exploraçã* ambiental *nadequada para *omu*id*des locais (S*LVA FILHO et al., 2022). </line>
<line> Desse modo, evitam-se marcas *a atividade turística deixadas na **calidade, frag**nta**o </line>
</par>
<par>
<line> s*letiva *e territórios </line>
<line> pa*a u*o e aç**s d*senfreada* do poder </line>
<line> **blic*, mor*d*r*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, Tere*in* P*, v. 21, n. 4, *rt. 11, p. 223-248, abr. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. S. Honó*io, M. G. S. Batis*a, L. A. Morae*, C. R. C. Sousa </line>
<line> 236 </line>
</par>
<par>
<line> empresários so*re *emandas turís*ica*, sem *o*sc**ntizaçã* am*iental (BR*GA; GUZZ*, </line>
<line> 2021). </line>
<line> Sob*e lixo domést*co, verif*ca-se par*e*a consideráv*l nas mais de 225 *il ton**adas </line>
</par>
<par>
<line> de nat*rezas d*versas e com diversas conc*n*r*ções, qu* são gerad*s diariamente </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> con**mi*am águ*s d* r*os, lagos, nascent*s, o*eanos; **so, so*ad* a derra*amentos de ó*eo e </line>
</par>
<par>
<line> **solina, sinaliza </line>
<line> f*nte de poluiç*o </line>
<line> aqu*tic*, *e forma dens* (SCAPUCI*; T*LA*ICO; </line>
</par>
<par>
<line> MOUR*, 20*8). </line>
</par>
<par>
<line> *uanto à *resença *e anima*s te*restre* como gatos, cabras, jumentos, entre *utr*s, </line>
<line> impactos *mbie*ta*s *egativ*s *lt*ram r*laçõe* ecológicas, pois a vegetação presente em </line>
</par>
<par>
<line> ambiente marinho/l*t*râneo * </line>
<line> destruí*a ou </line>
<line> serve de </line>
<line> *limento *ara espécies </line>
<line> animais </line>
</par>
<par>
<line> introdu**das, bem *omo o co*sumo de ovo* * *i*hotes d* espécies en*êmica*, como de aves </line>
<line> ma*inhas (GER*ING et al., 2016). </line>
<line> Os ecoss*stemas aq*á*icos têm sido aproveitad*s para os ma*s div*rsos fins, como </line>
</par>
<par>
<line> local de tr*balh*, rec*ea*ão, fonte de produtos serviços para as dinâ*icas soc**is, *ntre e </line>
</par>
<par>
<line> outros. Ent*etant*, </line>
<line> diversas i*terve*ç*es </line>
<line> antrópicas nest*s amb*entes, ao *corr*r de *orma </line>
</par>
<par>
<line> insusten**vel, *er*m di*ersos *mpac*os *mbi*ntai* que diminuem a biodiv**sidade biológica, </line>
<line> con*equen*emen*e, resultam ** desequi*íbr*o **bien*al (AMARAL; *L*E*, *018). No *aso </line>
</par>
<par>
<line> d* *lga* em c*munidades </line>
<line> natur*is, por </line>
<line> exe*plo, des*a*a-se, com* fat*res de pr*s*ão, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> explora**o </line>
<line> das espé*i*s d* val*r econômico, a poluição, destr*i*ão * a f*agmen*ação a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ábi*at e a inserção de *spécies *xóticas, *ue, uma vez int*oduz*da*, tornam-se invaso*as e se </line>
<line> dispersam, c**san*o impactos ambientais e soc*oe**nômi*os diversos (MARQUES; </line>
<line> AMÉR*CO-P**HEIRO, 2017). </line>
<line> Diante *isso, é necessári* que o conhecim*nto ambien*al de m*risqu**ros e de </line>
<line> co*unidades tradi*ion*is, em gera*, sej* *ons**erado nas tomadas *e decis*es, c*m políti*as </line>
<line> púb*i*as cont****alizadas (DIAS; *OSA; DAMA*CENO, *0*7). </line>
</par>
<par>
<line> 3.3 Com**eensã* da biodi*ersidade de algas usos por marisqueiros d* Comuni*ade * </line>
<line> do* *a*us, Ilha Grande-PI </line>
<line> A b*o*iversidade de algas é composta por aproximadamente 11500 espécies, se*do </line>
<line> qu*, n* B*asil, sã* *o*hecidas *77* es*é*i*s e, dessas, 7* no Piauí (FLORA E FUNGA DO </line>
<line> BRASIL, 2020). </line>
<line> Ao verificar * conhec*m*nto dos marisqueiros so*re algas, o per*ent**l *ntre os que </line>
<line> *onh*ciam (48 %) esses **gani*m*s e os que não soub**a* i*form*r (52 %) foi similar. Os </line>
<line> *ev. FSA, *eresina, v. 21, n. *, art. *1, p. 223-24*, abr. 202* www4.fsane*.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> As*ectos Socioeconômicos e Perc*pção *ocioambient*l ** Catad*res de Mariscos S*bre Ambiente *arinho </line>
<line> 237 </line>
</par>
<par>
<line> marisqueiros *nfo*mam que algas são *ere* vi*os aquát*cos, similares a *lantas e q*e s*rve* </line>
<line> de alimen*o p*ra *eixes e são também util*zad*s na m*dicina. </line>
<line> * v*lida a concepção das algas *erem "pla*ta*" para *a*te dos marisque*ros, uma ve* </line>
</par>
<par>
<line> que o termo "alg*s" não *ossui valor taxonôm*co para a Ciênc*a, já que se re*ere </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> or*anismos que form*m grupo *olif*lético (i*to *, não d*scendem dire***ente do mesm* </line>
</par>
<par>
<line> ances*ral, </line>
<line> apr*sentando l*nhagens evolutivas *últi*las e **dependen*es) e c*mpartilham </line>
</par>
<par>
<line> algumas car*cte*ísticas m*r*antes, *ita*: r*al*zação *e fotossíntese; a*s*ncia de tecidos a </line>
</par>
<par>
<line> a*tamen*e especializados como f*lha*, raízes e </line>
<line> v*sos co*dutore*); e a existên*ia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> repr*sentante* unicelulare* (microalgas) e multicelular*s (macroa*ga*) (BARSANTI; </line>
<line> GUA*TIERI, 2022). </line>
<line> Alé* disso, a nomenclatura taxonômica está mudando v*rtiginosamente para as al*as, </line>
</par>
<par>
<line> em função da aquisição *e conhecimento sobre seq*ências gênica* e *ossibilida*e </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> comparação com os </line>
<line> esp*cimes da* localidades-tip* p*ra a **mada de d*cis*o (SOARES; </line>
</par>
<par>
<line> *URGEL; FUJII, 2015; WY*NE, 2017). Esse c*nh*cim**to é </line>
<line> *o*s*v** *raças ao uso d* </line>
</par>
<par>
<line> *iolog*a *olecular, </line>
<line> espe*ialmen*e a té*nica de DNA *a*co**n*, que tem </line>
<line> se *ostrado </line>
</par>
<par>
<line> f*r*a*enta *xtre*am*nte va*iosa na *iste**tic* e filogenia </line>
<line> das al**s *ar**has, quando </line>
</par>
<par>
<line> a*so*iad* * ta**nomia clássica (*IND et al., 2014; *H* </line>
<line> et *l. 201*; LI*DST*OM et al., </line>
</par>
<par>
<line> 2015, SOA*ES; GU*GEL; FU*I*, 2*15). </line>
</par>
<par>
<line> *s algas são c*assificadas por pigmentos f*tos*intetizantes, * que a* diferencia e as </line>
<line> classifica em gr*pos, ac*escidos *e c*digo genético, caracte*ís*icas citomorfológi*as, natureza </line>
<line> q*ímica da parede celula* e produ*o* de reserva (RAVEN; EIC*HORN, 2022). </line>
</par>
<par>
<line> No t*c*nte a* hábitat das al*as, os pa**icip*nt*s evidenc*ar*m div*r*os l*ca*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> indicaram ma*e*, ri** e rochas **ida* (*2 %) como a catego*ia mais p*ev**ente (Ta*ela 4). </line>
<line> N* área d* estudo, indicaram rios e lagoas (24 %) como os locais em que mais s* ve*ifi***a a </line>
</par>
<par>
<line> pre*ença de algas, cujo p*r**ntua* f*i *imilar </line>
<line> *os q*e não sou*eram (24 %) indicar esses </line>
</par>
<par>
<line> loc*i* (T*be*a 5). Ambient* aquático, de forma ger** (19 %) e *a*es (15 %) *ambé* ficara* </line>
<line> entre *s categorias com maiores p*r*entuai* de oc*rrência de *lga* (Tab*la 5). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresi*a P*, v. 21, *. 4, art. 11, p. 2*3-248, ab*. 20*4 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. S. H*nório, M. G. S. Bat**ta, L. A. Moraes, C. *. C. Sousa </line>
<line> 238 </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 4 - Porcentagem sobre ocorrência d* *ábitat de algas, segundo mar*sque*ro* da </line>
<line> Comuni*ade dos Tatus, Il*a Grande-PI. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> H*bitat </row>
<row> Mares, r*os e rochas úmidas </row>
<row> Lagoas, rio* e poças d* água* </row>
<row> Transição aquático-te*restre </row>
<row> Associ**ão entre m*res, **os, rochas ú**das, </row>
</column>
<column>
<row> Ocorrência </row>
<row> 72 % </row>
<row> 4% </row>
<row> * </row>
<row> 8% </row>
</column>
</par>
<par>
<line> lagoas, </line>
<line> poç*s de á*ua e t*ansi*ão aquático- </line>
</par>
<par>
<line> t*r*e*tre </line>
</par>
<par>
<line> *ão s*i </line>
<line> 16 % </line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> 100 % </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Da*os da Pesqu*sa, 2019. </line>
<line> Tabel* 5 - Porce*tagem sobre oco*rênci* *o local onde as algas são en**nt*adas em *lh* </line>
<line> Grand*-PI, segundo marisquei*os da Comunidade dos Tat*s. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Am*ient* </row>
<row> Não sab* </row>
<row> Rios e lagoas </row>
<row> Ambiente aq*át*c*, d* forma geral </row>
<row> Mares </row>
<row> Rios </row>
<row> Mares, mas não *em ce*t*za </row>
<row> Mares, *ios e *agos </row>
<row> Total </row>
</column>
<column>
<row> Ocorrênc*a </row>
<row> 24 % </row>
<row> 24 % </row>
<row> 1* % </row>
<row> 15 % </row>
<row> 7% </row>
<row> 7% </row>
<row> 4% </row>
<row> 100 % </row>
<row> Fonte: Dados *a *es**isa, 2019. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *s algas são or*anismos capazes ** ocupar todos os me**s * ambientes que lhes </line>
</par>
<par>
<line> ofereçam </line>
<line> l uz </line>
<line> e </line>
<line> umid*de </line>
<line> suficie*tes, </line>
<line> temporári*s </line>
<line> ou </line>
<line> permanente* </line>
<line> (VI*OTTI; </line>
</par>
<par>
<line> ROLLE*BERG, 200*). Assim, *ão encon*r**as e* mares, lagos, rios, e*tuá*ios, sobre solos </line>
<line> **idos ou mesmo sobre a neve, n* int***or de o*t*os vegetais e de alg*ns ani*ais, cu*o </line>
<line> hábito pode ser de vida livre ou fixa a substratos diversos (animais, ve**tais, rochas etc.) e </line>
<line> c*p*zes de prod*zirem seu própr*o a*ime*to (*utótrofas), b*m como ser*m heteróf*tas </line>
<line> (RAVEN; E*CCHO*N, 2022). </line>
<line> Sejam uni *u pluricelulares, as algas são organismos f*nd*men*almente aquático*, </line>
</par>
<par>
<line> poi* *rec*sam de solução *u umi*ade </line>
<line> do meio onde *stão p*ra a retirada de nutrien**s </line>
</par>
<par>
<line> (VID*TTI; RO*LEMBERG, 2*04). Ge*grafic*mente, sua distribuição **pende *e condições </line>
<line> Rev. FSA, T*resina, *. 21, n. 4, *rt. 11, p. 2*3-248, abr. 2024 www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aspectos Socioec*nôm*cos e *ercepção S*cioam*iental de Catadores d* Mariscos Sobre A**ien** *arinho </line>
<line> 239 </line>
</par>
<par>
<line> físico-químicas, como temp*ratura, salini*ade da água, *ispo*ibilidade de luz so*ar e </line>
<line> corr*ntes oceân*c*s (TO*TORA; *UNKE; CASE, 2017). </line>
<line> Ao i*da*ar sob*e uso e aplicação das a*gas, ape*ar da m*io*ia (56%) d*s marisqueiros </line>
<line> *ã* terem *abido in*ormar, *s demais (44 %) men*ionaram **as u*ilidades na alimenta*ão, na </line>
</par>
<par>
<line> medicina, na *ndústria, ** </line>
<line> pesc*. A ampla **ma d* uso* e aplicaçõ** das alg*s vai </line>
<line> des** </line>
</par>
<par>
<line> alime*tação **mana anim*l bem como par* a extraçã* de sa*, *rodução de c*s*é*icos * </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> fá*macos, e em fertiliz*ntes </line>
<line> agrícolas (bi*estimulantes) e *iorremediações (ABREU et al., </line>
</par>
<par>
<line> 2023; SANTOS et al. *0*3; SILVA et al., 2023; VIEIR*; S*LVA; SILVA, 2023). </line>
</par>
<par>
<line> No contexto da aliment*ção, o *s* *e al*a* m*ri*ha* de*e-se à sua riqueza </line>
<line> nest*s </line>
</par>
<par>
<line> *it*mina* (A, B1, B2, B3, B6, C e E) e minerais (cálcio, potás*io, *agnésio, ferro e iodo), por </line>
<line> possuir at*vidades **tioxidante e **ticancerí*e*a e ser f*nte de fico*olo*des (substân*ia </line>
</par>
<par>
<line> gelif*cant*, *stabiliza*te emu*sifican*e uti*iz*da co*o adi*ivo alimen*ar) (MESKO, * </line>
<line> *014; </line>
</par>
<par>
<line> VA*CONCELOS; AR*ÚJO; SA*T*NA, 2015). Adicionalme*te, *s algas *ão org*nismos </line>
</par>
<par>
<line> de ele*a*a importância no **cl* d* </line>
<line> vida e n* ca*e*a alimen*ar e energética, </line>
<line> pois c*nstituem </line>
</par>
<par>
<line> nível **ó*ico **o*uto*, o </line>
<line> que s*rve de </line>
<line> a**mento </line>
<line> para outras espéc*es (ROCHA, </line>
<line> 2001; </line>
</par>
<par>
<line> *IC*DO; MENEZES, 2010). </line>
</par>
<par>
<line> Quanto às e*pécies de *lg*s já encontr*da* nas *raias d* Ilha G*ande-PI, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> marisqueir*s nã* sou*eram in*icá-l*s (47 %) ou não t*nham **rteza *e tais e*pécie* (7 %), e </line>
</par>
<par>
<line> ap*n*s citaram *nf*rmaçõe* genéri*as (46 %), como "vivem </line>
<line> em ambiente aquátic*", "t*m </line>
</par>
<par>
<line> a**r*ncia v*rde", "pod* ser marro* e vermelha", entre outros. </line>
</par>
<par>
<line> No mundo, existe* aproximada*e*t* 10.0*0 espécie* de algas **rinhas que podem </line>
<line> ser encontrad*s em todos *s e*ossistem*s costeiros que de*en*o*ve* papéis esse*ci**s *a </line>
</par>
<par>
<line> manutenção </line>
<line> da </line>
<line> *iodivers*dade ambi*ntal (TELES, 2017). Do </line>
<line> p*n*o de vist* *os p*gmento* </line>
</par>
<par>
<line> fotos*in*e**zant*s, a coloração das macroal**s, po*e ser classificada e* t*ês *rupos pri*cipais: </line>
</par>
<par>
<line> ver*e* (Chlorophyta), pardas (Phae*phyta) </line>
<line> e *ermelhas (Rhodophyta). Em geral, vive* </line>
</par>
<par>
<line> presa* a rochas e outros substr*t*s du*os nas </line>
<line> zonas ent*e marés, embora det*rminadas </line>
</par>
<par>
<line> *acroal**s </line>
<line> pardas e ve*melh*s </line>
<line> p*ssam viver a vár*os metros de profun*i*ade ou *erem </line>
</par>
<par>
<line> flutuantes, como as *os gêneros S*rgassum e Ulva (MA*H*D*; SOUZA, 20**). </line>
<line> Sobre a cons*rvação das algas, os ma*isqueiros af*rma*am sua i*portânc*a (71 %), </line>
</par>
<par>
<line> com de*taq*e pa*a * possib*li*ade de ben*fícios para a *ida (*1 %), </line>
<line> alimentaç*o (1* %), </line>
</par>
<par>
<line> limpeza (*1 %) * eq*ilíbrio (11 %) *mbientais (*a*ela 6). Para tal percepção, f*i aleg*do q*e </line>
</par>
<par>
<line> a di*inuição na biodiversi**d* das algas compromet* o *qu*lí*rio ecossistêmico e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> dis*onibilidade de recursos * s*rviços ambient*i* fica a*eaçada/comprometida. Em muitos </line>
<line> Rev. FS*, Teresi*a PI, *. 21, n. 4, art. 11, p. 223-248, abr. **2* *ww*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. *. *onóri*, M. G. S. B*tista, L. *. Mora*s, C. R. C. *ousa </line>
<line> *40 </line>
</par>
<par>
<line> casos, a* algas ficam ex*ostas a situações de risco, *e*a devido ao seu cons*mo, ao uso como </line>
<line> matéri*-prima o* mesmo *o lan*am*nto de ef*ue*t*s nas águas. </line>
<line> *ab*l* 6 - Porcent*g*m *obre percepção dos marisquei*os da C**unidade *os </line>
<line> Tatus, Ilha Gran**-P*, referent* * i*po*tância de conservar as *lg*s. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Im*ortância </row>
<row> "Não *p**a*am (por não sa**r o que s*o *lgas)" </row>
<row> "Porque pode traz*r benefícios para a vi*a" </row>
<row> "P*r s*rvir de a*im*nto *ara os *e*xes" </row>
<row> "Para *ante* o ambiente limpo" </row>
<row> "F*z parte d* eq*ilíbrio da na*ur*za" </row>
<row> "Pode *ervir no a*tesana*o e na in*úst*ia (Não têm certeza)" </row>
<row> "Conta*inadas nã* podem ser us*das" </row>
<row> "Por serem ser*s vivos" </row>
<row> "*o* *azerem *arte do nosso ***ss*st*ma" </row>
<row> Total </row>
<row> Fonte: *ado* da *esquisa, 2019. </row>
</column>
<column>
<row> Ocorrên*ia </row>
<row> 29 % </row>
<row> 21 % </row>
<row> 12 % </row>
<row> 11 % </row>
<row> 11 % </row>
<row> 4% </row>
<row> 4% </row>
<row> 4% </row>
<row> 4% </row>
<row> 1*0 % </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Dessa maneir*, as *lgas apres*ntam grande i*portância ec*ló*ica para a vida *o p*aneta, </line>
</par>
<par>
<line> o**p*m o lugar de produtore* primári*s, qu* f**mam a base da cadeia alimentar *e la*os </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> oceanos e s*o responsáveis por *roduzir, aproximad*mente, metade de todo o o*igênio </line>
<line> encontrado no o*ea*o e n* atmosfera. </line>
<line> 3.4 Conhecimento* sobre ações de educação ambi*ntal por marisqu**ros da </line>
<line> Comunida** *os Tatus desenvolvidas em Ilha Grand*-PI </line>
</par>
<par>
<line> Ações de EA possibilitam familiari*ar as pessoas com *emáticas so*io*mbi*ntais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> promo*er </line>
<line> conscientização/*ensibilizaçã*. *esse m*d*, *emas transve**a*s n** escolas e </line>
</par>
<par>
<line> projeto* em comunidades au*i*iam *a di*s*mina*ão de problemáticas *o*ioam*ie*tai*, </line>
<line> potencia*izam novas a*ordagens q*anto à existência d* rec*rsos e serv*ços amb*entais e seu </line>
<line> m*nejo *a*s sustentável, e *essi*nificam o local de inserção *o *er humano na natur*za, </line>
<line> colocando-o com* parte e *ão alhei* ** *ei*. </line>
<line> Por de**erta* consci*ncia ambien*al, a EA é foco de i*te*e*se nos *iver*o* setore* </line>
</par>
<par>
<line> sociai*, h*ja vist* buscar </line>
<line> e*tr*tégi*s p*ra mitig*r impac*os gerados p*r intervenç**s </line>
</par>
<par>
<line> *ntró*icas e relaçõe* co* a *rise *mbien**l (MORAIS et *l., 2014). Ne*se *entido, esper*m- </line>
<line> *ev. *S*, Teresi*a, v. 21, *. 4, a*t. 11, p. 223-2*8, abr. 2024 www*.*s***t.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *s***tos Socioecon*micos e Percepç*o Socioambien*al de *atado*es de Ma*iscos Sob*e *m*ien*e *arin** </line>
<line> 241 </line>
</par>
<par>
<line> se ab*rda*ens de EA em com**idades, po* meio de </line>
<line> projetos e intervenções ed*cativas, que </line>
</par>
<par>
<line> auxiliem as pessoa* n*s inter-relações com o me*o, d* *orma que as in*e*venções antrópicas se </line>
<line> tornem mais sustentáveis, com melhor *proveitame*t* de recursos * *erviço* e men*s </line>
<line> **pactos e resíduos/*ejeito* gerados. </line>
<line> Os m*r*squ*iros (96 %) d* Il*a Grande-PI desco*hec*m * *x*stê**** de projetos de </line>
</par>
<par>
<line> *A *ara a sua localid*de. Entende-se </line>
<line> que *A d*ve des*e*tar a </line>
<line> compreensã* para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> necess*da** de comprometimen*o </line>
<line> com o meio em *ue se vive, par* que </line>
<line> responsabi*idades </line>
</par>
<par>
<line> sejam ass*midas no enfr*ntam*n*o de de*afios soci*ambientais. da atu*lidade. </line>
<line> Nesse s**ti*o, ape*ar do desconheci*ento sobre a temática d* *A em Ilha *rande-P*, </line>
<line> os entr*vistados são conscientes *a importân*ia *e se ter um meio am*ient* equilibrado, com </line>
</par>
<par>
<line> recursos * s*rv***s asseg*rado* para as suas dinâmi*as *otidianas, s*j*m trabalho, </line>
<line> esporte, </line>
</par>
<par>
<line> lazer, e*c., pois def*nd**am *b*rdagens de EA na* e*co*a* e exemplificaram concepções sobre </line>
<line> *onscienti*ação amb**ntal nas cri*nça* (12 %), alé* de men*ionarem sobre preservaçã* (3 </line>
<line> %), alime*ta*ão (2 %), aplicação na me*icina (1 %) e na indús*ria (1 %) (Figura 3). </line>
<line> Para que de f*to a EA seja abordada e trabal*a*a no meio escolar, é n*c*ss*rio qu* as </line>
<line> instituições educaci*nais elaborem meio* d* envo*v*r os pais de est*dantes e * comuni*ade, </line>
</par>
<par>
<line> na *u*ca de diálogos * </line>
<line> pa*c*rias *ara a aquisição *e co*hecimentos *obre </line>
<line> co*d*ções </line>
</par>
<par>
<line> so*io*mb*entais loc*i* e dese*v*l*imen*o de i*terve*ções *ntrópicas alte*nati*as, c*m vistas </line>
<line> * pro*over q*alid*de d* *ida e convi*ê*cia saudável entre as pe*soas e entre e**as e o meio </line>
<line> (*RANDÃO; SOU*A; Q*EIROZ, 2022). </line>
</par>
<par>
<line> Des*e *odo, p*r po*suir caracter*stica </line>
<line> de fo*m*ção ci*adã, **ant* mais atenção </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> dada para as **estões am*i*nt*is no contex*o escolar, ma*s a *A ** torna *requ*nte no âmbito </line>
</par>
<par>
<line> e*ucacional e os estudantes c*nseguem *ompreender e aplicar, no cotidian*, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> c*nhecimentos trab*lhado* (*ILV*; *ARVALHO, 2022). </line>
</par>
<par>
<line> Ainda sobre a </line>
<line> tem*tica *e </line>
<line> projetos de EA, os part*c*pantes (56 %) s*ntia*-se </line>
</par>
<par>
<line> *otivado* p*ra partici*ar*m de a*gum p*o**to em I**a Grande-PI, relativo * tem*tica de algas </line>
</par>
<par>
<line> ma*inhas. Os demais (44 %) ale*aram não haver moti*ação, por nã* conh*cer*m o </line>
<line> qu* são </line>
</par>
<par>
<line> alga*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Ter*sin* PI, v. 21, n. 4, art. 1*, p. 223-**8, abr. *024 </line>
<line> *ww4.fsane*.com.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
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<line> S. S. Honório, M. G. S. *atista, L. A. M*rae*, C. R. C. So*sa </line>
<line> 2*2 </line>
</par>
<par>
<line> *ig*ra 3 - Concepç*o de marisq*eiros *obre a *mportância da temáti*a de *ducação </line>
<line> ambiental nas es*ol*s de I*ha *rande-P*. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 14 </row>
<row> 12 </row>
<row> 1* </row>
<row> 8 </row>
<row> 6 </row>
<row> 4 </row>
<row> * </row>
<row> 0 </row>
</column>
<column>
<row> F**te: Dados da Pesquisa, 2019. </row>
</column>
<column>
<row> C*ncien*i*a* as crianças </row>
<row> *ão sabe informar </row>
<row> Pr*servação </row>
<row> *limentar o* peixe* </row>
<row> *mport*ncia *a medici*a </row>
<row> I*portânc*a na </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Ne*se ***tido, a a*licaç*o de projeto* de EA mostra-se altern*tiva v*lida, por tra*er </line>
</par>
<par>
<line> resultad*s positivos, que reforçam o pro*ess* de ensino-aprend*zagem de pa*ticipante* </line>
<line> bem </line>
</par>
<par>
<line> como conh*cimento socia* e sen*ibiliza*ão para questões ambi*nta*s (SOUSA e* al., </line>
<line> 2018). </line>
</par>
<par>
<line> Assim, reciclar o conheciment* local dos participan**s </line>
<line> e* </line>
<line> po*ític*s ambientais estima </line>
</par>
<par>
<line> alterações *ositiv*s *o contorno *e problemáticas socioamb*e*tais potenciais. </line>
</par>
<par>
<line> Em comunidades *ibe*rin*as, apoi* e incentiv* de inst*tuiç**s </line>
<line> locais públicas, </line>
</par>
<par>
<line> *rivada* e/ou não go*ernament*i* po**ibilit** </line>
<line> o e*preg* de ativi*ades que promovam </line>
</par>
<par>
<line> refl*x*es sobr* mudanças de compor*amento e valorização de percep*ão *mbiental </line>
<line> (RODRIGUES; CALDAS, 20*5). </line>
<line> 4 CONCLUSÕES </line>
<line> * alto percen*ua* de bai*a escolarização dos marisq*eiro* da C*mun*dade dos Tat*s, </line>
</par>
<par>
<line> Ilha Grande-PI, reflete diretame*te na a*sênci* </line>
<line> de inst*u*ão e i*formação sobre m*did** </line>
</par>
<par>
<line> cap*zes d* contribuir *ar* con*ervação e preserv*ção ambienta*s. A*esar disso, e*es </line>
<line> t*m </line>
</par>
<par>
<line> co*sciência da importânci* de cui*ar e pro*e*er * local onde vivem, no intent* de as*e*ura* </line>
<line> re*ursos e *ervi*os naturais pa*a contextos de trabalho, al**entaç** e d*versã*. </line>
<line> É essencial a valorização dos saberes l*cais n* cr*ação e imp*ementação de *olítica* e </line>
<line> empree*d*me*to* que buscam atra*ivos cu**urais, econ*mico*, *ociais e turísti*o*, pois a* </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresin*, v. 21, n. 4, art. 1*, p. 22*-248, abr. 2*24 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> As*ectos Socioeconô*icos * Perc**çã* Soci**mb*ental de Catado*es de Mariscos *obre A*bi*nte Marin** </line>
<line> 24* </line>
</par>
<par>
<line> dinâm*c*s s*cia*s das comunidades tradicionais vão refle*ir sobre i*eais d* con*cient*za*ão e </line>
<line> manejo am*iental s*stentável que devem *er perpe*uadas apó* açõ*s de EA rea*iz*das. </line>
<line> Foi observada cegu*ira ficológica na com*ni*ade dos Ta*us, Ilha Grande-PI, o que </line>
<line> to*na ne*essár*a ins**ção do tema *a educação formal e n*o form*l da localidade. Entr*ta**o, </line>
</par>
<par>
<line> apesar de *ificuldades *m estabelecer **lações s*bre a temát*ca </line>
<line> de algas, as indagações </line>
</par>
<par>
<line> possibilit*ram aos *arisqueiros ampli*rem * percepç*o ambiental sobre *sses o*ganismos </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> suas relaç*e* com o co*i*iano. **ém disso, conscienti*a*am-se do poten*ial da biodiver*ida*e </line>
<line> *icol*gica present* no ambiente *arin*o/litorâneo l*cal b*m como c*mpreenderam pontos </line>
<line> sobre distrib*i*ã*, hábitat, *orfo*o*i*, *ntr* out**s. </line>
<line> Par* trabalho* *uturos, podem se* real*zadas ações d* EA integradas-interat*vas com a </line>
</par>
<par>
<line> participaç*o das escol*s, ges*ores e a comunidade em ger*l, c*m uso *e **deos, pa*es**as </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> realização de ativid*de* de campo, par* sensibilizar/conscie*t**ar os morado*es d* </line>
</par>
<par>
<line> C*munidade dos Tat*s, Ilh* Grande-*I, sobre t*máticas soc*oambientais, co* ê*f**e pa*a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> biod*versidade *e al*as e d* maris*os. </line>
</par>
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<line> 2) aná*ise e int*r**etação dos da*os. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elaboração *o rascunho ou *a r*visão crítica do con*e*do. </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) participação na aprovação *a versão f*nal *o man**crito. </line>
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