O Contexto 5.0 Aplicado na Sociedade, na Educação e na Indústria: Reflexões e suas Perspectivas / Context 5.0 Applied to Society, Education and Industry: Reflections and Perspectives
Resumo
O presente ensaio tem como objetivo apresentar e explicar um conceito denominado cultura 5.0, resultado de uma sistematização a partir de estudos, pesquisas e reflexões. Com a evolução das revoluções industriais, educacionais e sociais cada vez mais frequentes, torna-se necessário fomentar a discussão sobre a temática e a criação de novas perspectivas de modelos organizacionais e intelectuais gerando valor e inovação nesses processos. Entender os elementos que circundam essa temática passa a ser de extrema relevância no contexto atual. As metodologias utilizadas são caracterizadas como um estudo descritivo que busca explorar os principais conceitos de um tema. A pesquisa ainda possui características de referenciais teóricos. Como resultado, cria-se uma sugestão de modelo denominado contexto da cultura 5.0, um ensaio teórico para reflexão e de interface entre elementos analisados e descritos no presente trabalho por meio do conteúdo abordado de forma sistêmica.
Palavras-chave: Sociedade 5.0. Indústria 5.0. Educação 5.0. Desemprego Tecnológico.
ABSTRACT
This essay aims to present and explain a concept called culture 5.0, the result of a systematization based on studies, research and reflections. With the evolution of industrial, educational and social revolutions becoming increasingly frequent, it is necessary to encourage discussion on the topic and the creation of new perspectives on organizational and intellectual models generating value and innovation in these processes. Understanding the elements surrounding this topic becomes extremely relevant in the current context. The methodologies used are characterized as a descriptive study that seeks to explore the main concepts of a topic and the research also has characteristics of theoretical references. As a result, a suggested model called the context of culture 5.0 is created, a theoretical essay for reflection and interface between elements analyzed and described in the present work through the content addressed in a systemic way.
Keywords: Society 5.0. Industry 5.0. Education 5.0. Technological Unemployment.
Referências
AHELEROFF, S.; ZHONG, R.; XU, X. A Digital Twin Reference for Mass Personalization in Industry 4.0. Procedia CIRP, 93, 228–233, 2020. doi: 10.1016/j.procir.2020.04.023.
ALMEIDA, DAIANA GOMES. O Trabalho ao Longo das Eras O Trabalho ao Longo das Eras.
ARACATY, Michele Lins et al. Teorias do desenvolvimento regional: o modelo zona franca de manaus e a 4ª revolução industrial/Theories of regional development: the Manaus free zone model and the 4th industrial revolution. Informe Gepec, v. 25, n. 2, p. 107-124, 2021.
ARKSEY, Hilary; O'MALLEY, Lisa. Scoping studies: towards a methodological framework. International journal of social research methodology, v. 8, n. 1, p. 19-32, 2005.
ASLAM, Farhan et al. Innovation in the era of IoT and industry 5.0: Absolute innovation management (AIM) framework. Information, v. 11, n. 2, p. 124, 2020.
CIENTÍFICA, Metodologia. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2009.
DE MEIRELLES JUNIOR, Julio Candido et al. Interatividade e tutoria na prática do ensino a distância. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 31580-31593, 2021.
DE SANTANA, Isis Terezinha Santos. O futuro da força de trabalho na Indústria 5.0: uma perspectiva dos trabalhadores. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, v. 21, n. 8, p. 10212-10233, 2023.
DEMIR, Kadir Alpaslan; DÖVEN, Gözde; SEZEN, Bülent. Industry 5.0 and human-robot co-working. Procedia computer science, v. 158, p. 688-695, 2019.
DI NARDO, Mario; YU, Haoxuan. Special issue “Industry 5.0: The prelude to the sixth industrial revolution”. Applied System Innovation, v. 4, n. 3, p. 45, 2021.
DOS SANTOS SIMÃO, Alessandra et al. A sociedade 5.0 e as transformações na educação Society 5.0 and transformations in education. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 6, p. 64111-64120, 2021.
EUROPEAN COMMISSION. Industry 5.0: Human-Centric, Sustainable and Resilient. European Commission, Directorate-General for Research and Innovation: Luxembourg, 2021.
FELCHER, Carla Denize Ott; FOLMER, Vanderlei. Educação 5.0: Reflexões e perspectivas para sua implementação. Revista Tecnologias Educacionais em Rede (ReTER), p. e5/01-15, 2021.
FERENHOF, H. A., & FERNANDES, R. F. Desmistificando a revisão de literatura como base para redação científica: método SFF
DEMYSTIFYING THE LITERATURE REVIEW AS BASIS FOR SCIENTIFIC WRITING: SSF METHOD. Revista ACB, 21(3), 550–563. 2016.
FONTANELA, Cristiani et al. A sociedade 5.0 como instrumento de promoção dos direitos sociais no Brasil. Revista Justiça Do Direito, v. 34, n. 1, p. 29-56, 2020.
FUKUDA, Kayano. Science, technology and innovation ecosystem transformation toward society 5.0. International journal of production economics, v. 220, p. 107460, 2020.
FUKUYAMA, Mayumi. Society 5.0: Aiming for a new human-centered society. Japan Spotlight, v. 27, n. 5, p. 47-50, 2018.
GIL, Antonio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GUIMARÃES, Daiane Costa et al. Produção científica sobre a Sociedade 5.0. In: 10th International Symposium on Technological Innovation. 10th International Symposium on Technological Innovation. https://doi. org/10.7198/S2318-3403201900010918. 2019.
HALEEM, Abid; JAVAID, Mohd. Industry 5.0 and its applications in orthopaedics. Journal of Clinical Orthopaedics & Trauma, v. 10, n. 4, p. 807-808, 2019.
HITACHI-UTOKYO LABORATORY (H-UTOKYO LAB). Society 5.0: A People‐Centric Super‐Smart Society. 2020.
JUNIOR, Guanis de Barros Vilela et al. VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA A EDUCAÇÃO 5.0?. Revista CPAQV–Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida| Vol, v. 12, n. 1, p. 2, 2020.
KEIDANREN. “Society 5.0 -Co-creating the Future”. In: Report in Policy & Action. www.keidanren.or.jp/en/policy/2018/095_outline.pdf 2018.
KOLADE, Oluwaseun; OWOSENI, Adebowale. Employment 5.0: The work of the future and the future of work. Technology in Society, p. 102086, 2022.
MAJID, Mahardhika Ishlah et al. Anticipating the entry of industry 5.0 in transportation sector. Advances in Transportation and Logistics Research, v. 2, p. 103-115, 2019.
MARTINS, José Luís Rodrigues et al. PROJETOS EXTENSIONISTAS COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOFT SKILLS NA EDUCAÇÃO 5.0: FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOFT SKILLS NA EDUCAÇÃO 5.0. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, v. 5, n. 1, 2023.
MELLO, Cleyson de Moraes; NETO, José Rogério Moura de Almeida; PETRILLO, Regina Pentagna. Educação 5.0: educação para o futuro. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2021.
MENEGHETTI, Francis Kanashiro. O que é um ensaio-teórico?. Revista de administração contemporânea, v. 15, p. 320-332, 2011.
MORAES, Eduardo Cardoso. Reflections on Soft Skills and their interfaces with BNCC in the context of Remote. 2020.
MORONI, Artemis Sanchezet al. Interatividade, Robótica e Arte, desde Altamira. Dat Journal, [S.L.], v. 7, n. 2, p. 20-30, 14 jun. 2022. Universidade Anhembi Morumbi.
NAHAVANDI, Saeid. Industry 5.0—A human-centric solution. Sustainability, v. 11, n. 16, p. 4371, 2019.
OZKESER, Banu. Lean innovation approach in Industry 5.0. The Eurasia Proceedings of Science Technology Engineering and Mathematics, n. 2, p. 422-428, 2018.
PASCHEK, Daniel et al. Industry 5.0—The expected impact of next industrial revolution. In: Thriving on future education, industry, business, and Society, Proceedings of the MakeLearn and TIIM International Conference, Piran, Slovenia. 2019. p. 15-17.
PEREIRA, Andreia G.; LIMA, Tânia M.; CHARRUA-SANTOS, Fernando. Society 5.0 as a result of the technological evolution: Historical approach. In: Human Interaction and Emerging Technologies: Proceedings of the 1st International Conference on Human Interaction and Emerging Technologies (IHIET 2019), August 22-24, 2019, Nice, France. Springer International Publishing, 2020. p. 700-705.
PEREIRA, Ricardo; SANTOS, N. Indústria 5.0: reflexões sobre uma nova abordagem paradigmática para a indústria. ANPAD. EnANPAD, p. 2177-2576, 2022.
ROCHA, José Claudio. Internacionalização da pesquisa, pós-graduação e redes digitais: um relato da experiência do centro de referência em desenvolvimento e humanidades da Universidade do Estado da Bahia. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 9, n. 1, p. 1-17, 2022.
TORN, I. A. R.; VANEKER, Thomas HJ. Mass Personalization with Industry 4.0 by SMEs: A concept for collaborative networks. Procedia manufacturing, v. 28, p. 135-141, 2019.
XU, Xun et al. Industry 4.0 and Industry 5.0—Inception, conception and perception. Journal of Manufacturing Systems, v. 61, p. 530-535, 2021.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.4.7
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)