<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 4, art. 7, p. 140-155, a*r. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.21.4.7 </line>
</par>
<par>
<line> O C*ntexto 5.0 Aplicado na Sociedade, *a *ducação e *a I*dústr**: Reflexões e su** </line>
<line> Perspectiv*s </line>
<line> Context 5.0 *ppli*d *o Society, *ducation and **dust*y: Reflect*ons *nd Per*p*ctives </line>
</par>
<par>
<line> *arcos de Oliveira Mo*ai* </line>
<line> Doutor em Engen***ia de Prod*ção pela Univer*idade Pau*ista (UNIP) </line>
<line> Pr*fessor na Univer*it*rio Estácio de S* </line>
<line> E-mail: mar*os*ecnolog**2001@gm*il.*om </line>
<line> Gabriel A*v** Morais </line>
<line> G*aduação em Engen*a*ia de Prod*ção pela Uni*ersidade Cruzeir* do S*l </line>
<line> E-mail: Gabri*lte*no*ogia@*mail.com </line>
</par>
<par>
<line> E*de*e*o: Marcos d* Oli*eira Morais </line>
<line> Ed*tor-Chefe: Dr. Tonny Kerley de Ale*car </line>
</par>
<par>
<line> Av. do Jangad*i*o, *1* - In*erla*os, S** Paulo - SP, </line>
<line> Rodrigu*s </line>
</par>
<par>
<line> *4815-*20, São Paul*/SP, Brasi*. </line>
</par>
<par>
<line> *n*ereço: Gabriel Alves Mor*is </line>
<line> Art*g* recebido ** 2*/01/2*23. Últim* </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Av. P**lista, 14*5 - Bela V*sta, CEP: 01*11-92*, São </line>
<line> receb*da em 14/0*/2024. A*rovado em **/02/2024. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*lo/SP, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Av*lia*o *elo sistema Triple R*v*ew: Desk *eview a) </line>
<line> **lo Edi*or-Chefe; e b) Double Bli*d Revi** </line>
<line> (avaliação cega por dois a*aliador*s da área). </line>
<line> Revisão: Gramati*al, Nor*a*iva e de Fo*matação </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> O *ont*x*o 5.0 *plicado na So*iedade, na Educação e n* Indústri*: Ref*e*ões e s*as Perspectivas </line>
<line> 141 </line>
</par>
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<line> *ESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O pre*en** ensaio *em com* objet*v* apre*entar e explicar u* con*eito denominad* cultura </line>
</par>
<par>
<line> 5.0, resul*a** de *ma sistem*tização par*ir d* estudos, pes*uisas e ref*exões. Com a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> evolução das rev*lu*õe* industriais, educacionais e *ociai* cad* vez mais frequentes, torna-*e </line>
</par>
<par>
<line> necessár*o fo*entar a di*cussão sobre a temática e a cri*ção </line>
<line> de nov** perspectivas de </line>
</par>
<par>
<line> modelos orga*i**ci*nais e in**lec*ua*s **rando </line>
<line> val*r e ino*ação </line>
<line> nes*es processo*. E*tender </line>
</par>
<par>
<line> *s elementos que circunda* e*s* temática pa*sa a ser de extre*a **l*v**cia no contex*o </line>
<line> atual. As metodol*gi*s uti*izadas s*o caracte*izadas *omo um estudo descritivo que busca </line>
</par>
<par>
<line> exp**rar os principa*s conceitos </line>
<line> de um tema. A pe*q*isa aind* possui ca*a*t*rísticas de </line>
</par>
<par>
<line> referenciais teó*icos. Com* r*sultado, cria-se uma s*gestão *e *odelo denominado contex*o </line>
</par>
<par>
<line> da *ultura 5.0, u* en*aio teóric* </line>
<line> para refle*ão e de i*t*rf**e en*r* e**mentos *nal*s**os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *esc*i*os no *rese*te trabalh* p** meio do *onteú*o abord**o *e forma sis*êmica. </line>
<line> Palavras-chave: Soc*edade 5.0. Indústria 5.0. Educação 5.0. D*semprego Tecnológico. </line>
<line> ABST*ACT </line>
</par>
<par>
<line> This essay aims to present and *xplai* </line>
<line> a concept called cult*re 5.0, the r*sul* of </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sy*t*mati*ation based on studies, **sea*ch and refl*ctions. With t*e evolution of industrial, </line>
</par>
<par>
<line> educationa* </line>
<line> *nd social revolut*ons becoming increa*ingly *requent, it is nece*sary to </line>
</par>
<par>
<line> encourage discussion *n the to*ic a*d the creation of new pe*specti*es on organ*zational a*d </line>
<line> int*llec*ual mo*els generating value a*d innovation in the*e p*ocesses. Unde*standing the </line>
<line> elemen*s surroundi*g this topic be*omes extremel* relevant in the cur**nt context. Th* </line>
<line> methodologi*s used are characteri*e* as a de*c*iptive study that see*s to explo*e the main </line>
</par>
<par>
<line> concept* of a *o**c and the resear*h also *as charac*eristi*s of theoretical refer*nc*s. *s </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> r*sult, sugg*sted a </line>
<line> model call*d t*e con*ext </line>
<line> of cultu*e 5.* is cr*ated, a th*or*tical essay for </line>
</par>
<par>
<line> **flectio* *nd interface b*t*een elemen*s an*ly**d and described i* t*e present work through </line>
<line> th* content add*essed in a sys*emic way. </line>
<line> *eywords: So*ie*y 5.0. *ndust*y 5.0. Educatio* 5.0. Tec*nological Unemplo*ment. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, T*resina PI, v. 2*, n. 4, art. 7, *. 140-1*5, *br. 2024 </line>
<line> www4.*s*ne*.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. M*rais, G. A. Mo*ais </line>
<line> 142 </line>
</par>
<par>
<line> * INTRODUÇ*O </line>
</par>
<par>
<line> Uma série de revoluçõ*s do passad*, incluin*o as revoluções agríco**s e industri*is, </line>
</par>
<par>
<line> troux*ram não apenas avanços tecnológico*, mas também *udanç** es*ruturais para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> socied***. socie*ade tem e*oluído desde a Soc*edad*1.* (Caça e C*l*ta), * </line>
<line> pas*ando *e*a </line>
</par>
<par>
<line> Sociedade Agrária (2.0), pela Soci*dade Industri** (3.0) até a Sociedad* da Informaç*o (4.0); </line>
<line> * parti* *e *016, o Japão *nunciou o *urgimento da So*ie*ade 5.0 (KEIDANREN, 2018). </line>
<line> No de*orr*r dos úl*imos dois sé*ulos, ocorr**am quat*o revolu*ões in*ustriais, cada </line>
</par>
<par>
<line> uma produzindo u* nível </line>
<line> **is alto de te*nolog*a, ***i* c*mo de *o*plexi*ade para as </line>
</par>
<par>
<line> a*ivi*ad** a serem rea*izadas. Assim, a tecnologia e o kn*w-h*w t*cnico adquirido </line>
<line> continuara* evoluindo c*m a mudança dos tempos. * m*di*a qu* a humanida*e p*ogr*d** </line>
<line> ao longo da his*ó*ia, cada estudo no ava*ço da ciência levou à* re*o*uções i*dus*riais em </line>
<line> d**er*n*es período* e * novos patamares, a*reg**** *alor ao* processos (SINDHWANI e* al., </line>
<line> 2022). </line>
<line> Com o advento da era digital, o de**ocamento d* *r*balho h*mano exp*ri*ent*u **a </line>
<line> esca*a*a signi**cativa, o qu* permite potencializ*r os result**os *s*abe*ecidos. Os indivíd*os </line>
</par>
<par>
<line> não ape*as te*temunharam * *erda de empr*gos </line>
<line> para as m*quinas do s*tor *ec*n*ár*o da </line>
</par>
<par>
<line> economia, ma* *a*bém sucumbira* à **vasão d* sist*mas *ada vez *ais i**o*matizados </line>
<line> (**MEIDA, **IANA GOMES, 2021). </line>
<line> Ofer*cer pro*ut*s acessív*is e personaliz*dos tem uma *osição cres*e*te *a sa*isfação </line>
</par>
<par>
<line> *o cli*nte que cada </line>
<line> v** e**á mais </line>
<line> e*igente na </line>
<line> aquisiç*o do pr*dut* e/ou serviç* </line>
</par>
<par>
<line> (AHELE*O*F; Z**NG; XU, </line>
<line> *020). A personalização *orn*-se um processo *e*eva*te </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p**mite que as </line>
<line> *mpres** </line>
<line> adap**m uma est*a*ég*a *e diferenciação </line>
<line> par* competir em valo* </line>
</par>
<par>
<line> *g*egad*, em *ez d* co*petir em pre*o. </line>
</par>
<par>
<line> E*bo*a a per*ona***ação em s* não seja um *onc*ito novo, nos últimos anos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> manufatura aditiva * os ro*ôs colaborativos (cobots) hab*litam esse processo a *m </line>
<line> público </line>
</par>
<par>
<line> amplo, ofere*endo um m*ior nível de </line>
<line> perso*al**ação a u* p*eço ac*ssível *ue não </line>
<line> er* </line>
</par>
<par>
<line> po*s*v*l no p*ssado (TO*N; VA*E*ER, 20*9). </line>
</par>
<par>
<line> À </line>
<line> medida </line>
<line> que </line>
<line> cam*nhamos </line>
<line> para </line>
<line> a </line>
<line> I*dúst**a </line>
<line> 5 .0 , </line>
<line> a**u*s pa**digmas </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *ntegra*, como a conectivi*ad*, int*li*ênci* ar*ificial e automação nos process*s pr**u*ivos, </line>
</par>
<par>
<line> tornando c*u*ial </line>
<line> que se **mpreenda as impl*cações </line>
<line> dess* </line>
<line> transformação </line>
<line> ** mercad* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *r*balh* (KOLADE; *WO*E*I, 2022). </line>
<line> A *ntegração da auto*ação em **rios se**res a*nda está em *e*s estági*s iniciais *ara </line>
<line> muita* em*resas, pri*cipalme*te de *i*r* e pequen* porte. Nota-*e tam*ém que tanto essas </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 21, n. 4, ar*. 7, p. *40-1*5, ab*. 2024 www4.*sanet.*om.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Contexto 5.0 Aplicado na So*i*dade, na Educa*ão e na Indústria: *eflex**s e su*s Perspectivas </line>
<line> *43 </line>
</par>
<par>
<line> e*presa* *omo as pessoas </line>
<line> exp*ess*m uma pr**cupação sig*ificativa </line>
<line> *m relação ao av*n*o </line>
</par>
<par>
<line> contínuo d* tec*o**gia e da i*teligência artif*cial. Exist* </line>
<line> o med* de *ue a *nteligência </line>
</par>
<par>
<line> *rti**cia* acabe superand* a compr*ensã* e o con*r**e humano nas organizações e mesmo na </line>
<line> socied*de como um *odo (DE SA*TANA, *023). </line>
<line> Diant* d*sse *enário, o o*jetivo *o p*esen** art*go é fomenta* e apr*se**ar alg*n* </line>
<line> elemento* ex*stentes da denominada cultura 5.0, aplicados e* *i*ersos seg*e*tos e *ue já se </line>
<line> tornaram re*lidade em div*rsos *a*ses **e *stão na vanguar** do *so dessas **c*ol*g*as, não </line>
<line> so*ent* p*ra o*tenç*o de gran*es pro*uções de produtos, pro*essos e serviç*s, mas tam*ém </line>
</par>
<par>
<line> no que se re*ere às que*tões hum*nas e </line>
<line> in**lectuais aplic*das *esses segm*ntos, podendo </line>
</par>
<par>
<line> ass*m contribui* </line>
<line> para q** estratégias inovadoras possam ser aplicadas, e que pos**m ser </line>
</par>
<par>
<line> *isl*mbr*das em um futuro próximo, prin*ipalm*nte nos países em desenvolvimento. </line>
<line> 2 *EFE*EN*IAL *EÓR*CO </line>
<line> 2.1 Soc*edade 5.0 </line>
<line> O termo S**ieda** *.0 foi cu*hado pelo Jap** no *no de 2016, fr*to de uma pol*tica </line>
</par>
<par>
<line> estratégi*a de Ciência, Tec*ologia e In*vaçã* (CT&I), o </line>
<line> 5º Plano B*sico de Ci*nci* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Tecnologi*, o qual foi c*ncebido como um* importa*te p*lítica pública em pr*l da ino*aç**, </line>
</par>
<par>
<line> da *conomi*, </line>
<line> do *stado e da soc*eda*e. Com </line>
<line> o </line>
<line> envelhecime**o </line>
<line> da </line>
<line> população </line>
<line> e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> dec*ín*o da </line>
<line> natalidade, fez-se ne*essár*a a abord*ge* de questões qu* in*luem a criação de </line>
</par>
<par>
<line> uma estrutura s*cial </line>
<line> q*e ga*a*ta ao* *idadã*s </line>
<line> * </line>
<line> po*sibilidade ** uma vida próspera. </line>
</par>
<par>
<line> Des*ac*m-se como questões pre*e*tes: </line>
<line> energia; limitaçõ** a*i*entares; t**a de na*alidade </line>
</par>
<par>
<line> em </line>
<line> dec*ín*o </line>
<line> e </line>
<line> envel*ecimento </line>
<line> d* </line>
<line> popu*ação; economia e comunidades rurais </line>
</par>
<par>
<line> empobrecidas (FUKU*AM*, 2018). </line>
<line> * socie*a*e 5.0 pret*nd* ser uma sociedade *a qual e**ão mesclados o es*a*o físi*o e </line>
<line> o virtual e, *ortanto, um* socie*ade supe*inteligente que t*aga *i*ue*a para as pes*o*s </line>
<line> (HITACH*-UTOKYO, 2020). A Socieda*e Superinteligente, tam*ém *onh*ci*a como </line>
</par>
<par>
<line> soci*dade 5.0, bu*ca re*lizar uma profunda in*egr*ção de múltiplos av*nç*s tecnoló*ic*s </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> abrangendo Internet das *oisas (*oT), inteligência artificial (IA), rob*tica, big data e *e*li*ade </line>
<line> virtual - na vi*a c*tidiana d* in*ivíduos (MORON* et al., **2*). </line>
<line> *ereira et al (2020) esclarece* que o foco é a hum*nidade e a criação de condições </line>
</par>
<par>
<line> *ar* </line>
<line> promove* uma sociedade feliz, motivada e s*tisfei*a, co* mais te**o pa*a o lazer </line>
<line> *, </line>
</par>
<par>
<line> a*sim, aum*nt*r a p*odutivida*e e riqu*z*. Se*und* a </line>
<line> os autores, o env*lhecimento da </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 4, art. *, p. *40-1*5, abr. 20*4 </line>
<line> ww*4.fsa*et.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. M*rais, G. A. Morais </line>
<line> 144 </line>
</par>
<par>
<line> população jap*ne*a * mot*vo de preocupaç*o e uso de tecn*lo*i*s t*rá q*e se* *nt*grado o </line>
<line> pa*a li*ar com o novo paradi*ma. </line>
<line> A rápida adoção da aut**ação tem a *apacidade de l*var ** *nxugame*to *a força de </line>
<line> trabalho *m deter*inados set*res, *rom*ve*do, cons*quen*emente, um ambient* de incerteza </line>
<line> e mudan*a no mer*ado de *rabalho (DE SANTANA, 20*3). </line>
<line> Existem ao menos três desaf*os a serem *nfrentados pelo g*verno japonê* em r*laç*o </line>
<line> à i*plantação ** Sociedade 5.0 (F*KUDA, 2019): </line>
</par>
<par>
<line> (1) Mão de obra: a p*pulação em **ade *tiva de 1* 64 anos tem *im*nuído a </line>
<line> *esde </line>
</par>
<par>
<line> 20*0 e com previsão de te* apenas dois ter*os da f*r** de *rab*lho a**al; </line>
</par>
<par>
<line> (2) Capital: redu*ão d* *rédito a empreendedores por aversão *o risco; </line>
</par>
<par>
<line> (3) Riscos esp*ciais: em alg*mas regiõe* do Japão, em 20*0, *averá 70% d* forç* *e </line>
<line> trab*l*o com m*is de 64 anos. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> Sociedade *.0 *e** **erec*r soluções </line>
<line> para </line>
<line> os p*oblema* </line>
<line> do *éculo XXI, que </line>
</par>
<par>
<line> inclu*m a cu*a *e doenças, em busca de uma m*io* longevi*ad* * env*lhecimento saudável, </line>
</par>
<par>
<line> ga*anti*d*, assim, direitos </line>
<line> funda*entai* </line>
<line> dos c*dadãos, o que *e*on**ra se* um g*ande </line>
</par>
<par>
<line> desafio e, ao mesmo tempo, uma oport*nida*e para o desen*olvim*nto de polític** pú*licas </line>
<line> que gara*tam os direitos *undamentais para os cidadã*s (FON**NELA, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Deve-se estar atent*, p*is </line>
<line> a* tecno*ogias de informação </line>
<line> e de *omunicaç*o </line>
</par>
<par>
<line> revolucionam o mu**o, e o ensino *ão pode se constituir exceção à regra. (*EIRELLES </line>
<line> JUNIOR, et al, 2020). *ssim, pode-se entender a s*ciedade 5.0 como a evolu*ão da 4.*, com </line>
<line> os comput*d*r** * a hi*erc*nexão, re*ultando em um modo de vida mais inteligente, efici*nt* </line>
</par>
<par>
<line> e sustentável (DOS SANT*S S*MÃO, 2021). A Figura apresenta a **terfac* ***r* algun* 1 </line>
<line> *lem*ntos da denom**ada socie*ade 5.0. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Te*es*na, v. 21, n. 4, art. 7, p. *40-155, abr. 2024 </line>
<line> www4.fsan*t.com.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Contexto 5.* Aplicad* n* Socie*ade, na Educação * na Indústria: Reflexões e suas Perspe*tiva* </line>
<line> 145 </line>
</par>
<par>
<line> F*gura 1 - *oci*dade 5.0 </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Socieda*e 5.*. Fonte: os autores bas*ados em DOS SANTOS SIMÃO (2*21). </line>
<line> E**a nova etapa *a so*ieda*e a*o*t* man*i*as de traduzi* os privilégi** da rev*luç** </line>
<line> da tecnolog*a digital *a melhoria da co*dição h*mana. E* síntese, propõe aproveitar *u** o </line>
<line> que a man*fatur* 4.0 tem a o*erec*r, *om o desígnio de melhorar a co*di*** de vida das </line>
<line> pessoas (R*CHA, 2022). </line>
<line> Sendo assim, * f*co princ*pal é en*ender *, p**te*iorment*, atende* às necessida*es </line>
<line> de*** socied*de, aumentando assi* a qualid*de e a competênc*a na re*o**ção de desafios, </line>
<line> s*stent*d* por três pilare*: qualid*de de vida, *nclusão e sustent*bilidade (GUIMARÃES et </line>
<line> al.,20*9; CARDOZO, 2021). </line>
<line> 2.2 Educação 5.* </line>
<line> Felcher e Folme* (2021) re*orçam q*e o s*culo XXI reque* uma e*c*la, també*, do </line>
<line> século XXI, que priv*l*gie o al*no at*vo, *rotagonista, que *usca aprender e que *sa a </line>
<line> te*nologia *ar* o bem da humanidade. Ou s*ja, Educa*ão 5.0 * f*ndament*l na co*cep*ão de </line>
<line> escola do século X*I. </line>
<line> * de*envolvim*nto d* soft s*ills faz parte das compet*nc*as mais exig*d*s aos </line>
<line> *rofiss*on*is d* século XXI, sendo at* mais valorizado q*e hard skills (M*RAES, 2020). </line>
<line> Nesse s*ntido, destaca-*e * inclusão de ati*idades de ex*ens*o no curríc*lo do* *ursos de </line>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 21, n. 4, art. *, p. 140-1**, abr. 2*24 www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. Morais, G. A. Morais </line>
<line> 146 </line>
</par>
<par>
<line> ensino super*or, </line>
<line> que consider* a indissociabilidade do ensino e da pesquisa. **tre **us </line>
</par>
<par>
<line> objetivos está form*çã* *nteg*al dos estudantes para sua atuação profissional bem como a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> promoçã* da *r*nsf*rmação </line>
<line> social (*O*RIGUES MA*TIN* et al, 2023). No cenário </line>
</par>
<par>
<line> educacional, *s características e as propos*as de a*r*n*izagem gan*am *nfoques distintos *e </line>
<line> acordo com **is denom*n*ções, confo*me as **oluções e revoluçõe* i*dustriais foram </line>
<line> surgind*, sen*o apresentado no Quadro 1. </line>
<line> Q*adro * - Caract*rístic*s dos processos de aprendizagem. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Adaptado de MELO, NETO E PETRILL* (2021). </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Loiol* (2020), a E*uc*ção 5.0 *a**ém *usc* entender </line>
<line> o impacto da </line>
</par>
<par>
<line> tecnologia *o cér*bro humano *, con*eq*e*temente, a forma como se apren*e. De*s* mo*o, </line>
</par>
<par>
<line> ess* *bo*dagem educac*onal **z </line>
<line> uma po*te entre * ne*rociê*cia e as habilidades </line>
</par>
<par>
<line> so*i**mocionais </line>
<line> do edu*and*, ocasionan*o diversas transformaçõ*s n* fo*ma de enxergar, </line>
</par>
<par>
<line> tanto as *uestões c*mportamen*ais do indivíduo, como também na *elho*ia da q*ali*ade de </line>
<line> ensino (**NTOS; OLI*EIR*; CARVALHO, 2019). </line>
<line> *esse sentido, a E*ucação 5.0 pri*ilegia * concepç** de que os c*nhecimentos digita*s </line>
<line> e te*no*ó*icos *ão *mportantes, mas é p*eciso c**side*ar tamb** as competência* </line>
<line> so*ioe*oc*onai*. São *ssa* competên*ias *ue capacitam o *ndi*íduo para usar * te*nologia de </line>
<line> form* saudável * produtiva, cr*a*do soluções re*evantes para si e pa*a a soc*edade em geral. A </line>
</par>
<par>
<line> *ducação 5.0 consider* *ue se é f*ito c** sabedoria, * </line>
<line> nece*sar*ament* humanista, </line>
</par>
<par>
<line> *ont*ibu*ndo, desse modo, </line>
<line> para u*a *ida *ais **ena e *es*eit*sa (VILELA J*NIO* et </line>
<line> a l ., </line>
</par>
<par>
<line> 2**0). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. *1, n. 4, ar*. 7, p. 14*-1**, abr. 2024 </line>
<line> www4.fsa***.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O **ntexto 5.0 A*licado na Sociedad*, na Edu*aç*o * na Indú*t**a: Reflexõ*s e suas Pe*spectivas </line>
<line> *47 </line>
</par>
<par>
<line> A educação no modelo 5.0, na v*são do* autores F**cher e* al (*021), </line>
<line> baseia-se em </line>
</par>
<par>
<line> cin*o ele*ento* extremament* re*evantes que compr*endem: aluno e prof**sor protagonista, </line>
<line> f*rmação i*tegra*, tecnolog*as digitais, met*dologias ativa* * neurociência. *s ele*e**os </line>
<line> v*s*v**s e o* não ***íveis são fundam*ntais para uma efetiva e**cação 5.0, aprese*tados na </line>
<line> Figu*a 2. </line>
<line> Figura * - Educaç*o 5.0 e seus el*mentos. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: FELCHER et a* (2021). </line>
<line> Este nov* *odelo de educação não c*mbina com um currículo li*ear * *nflexí*el, com </line>
<line> conteúdo trab*lhado que tenha uma próp*ia finalização * sej* arquiv*do nas gavetinh*s, ** </line>
<line> contrário, o* conteúdos são essenc*ais na Educação, mas devem ser trabalhados sabend*-s* o </line>
<line> porquê de cada *m (FELCHER et a*, *0*1). </line>
<line> 2.* Indú**ria 5.0 </line>
<line> O termo "Indústr*a 5.*", também conhecido como a qu*nta r*volução ind*strial, *o* </line>
<line> introduzido pela primeira ve* em *015, contempl* a p*r*onalizaç*o dos produto* * confi**a </line>
<line> * interação en*re o homem e os sistemas in*e*ige*tes (HA**EM; JAVAID, 2019; MAJID </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sin* PI, v. 21, *. 4, art. *, p. 140-1**, a*r. 2024 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. Mor*i*, G. A. Morais </line>
<line> *48 </line>
</par>
<par>
<line> et a*., 2*19; NAHAV*N*I, 2019), com*inando a cri*tividade *umana com * rapidez e a </line>
<line> precisão d* rob**, **ém da pos*ibilidade de*ses *pe*arem em situações as m*is adv**sas, que </line>
<line> poderiam colocar em r*sco a saúde humana (PASCHE* *t al.,201*). </line>
</par>
<par>
<line> A Indús**i* 5.* é um conceito *isionár*o que c*n*id*r* a susten**bilidade, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cent*al*dade no s*r humano, a resiliência organ*zac*onal e * c*la*oração ser human*/m*quina </line>
</par>
<par>
<line> como *ma tendência **ra o fut*ro </line>
<line> da ind***ria (EUROPEAN *O**SSI**, 202*; DI </line>
</par>
<par>
<line> NARDO; YU, 2021). </line>
</par>
<par>
<line> O *ri*cipal motiv* pelo qual pesq*isadores apontam a necess**ade da I*d*str*a 5.* é </line>
<line> caracterizado pela exigên*ia por produtos cada vez mais per*o*alizado; p*rtanto, o me*cado </line>
<line> deve esta* preparado p**a atender e acom*anhar essa deman*a (A*LAM e* al., 2020; </line>
<line> PASCHEK et al., 2019). </line>
</par>
<par>
<line> Para </line>
<line> *s *deptos dessa corrente, a maior caracte*ístic* da Indústria 5.* é </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> "*ersonalizaçã*"; ou *eja, "o p**j*to e a prod*ção por m*io de vário* dados d* *ens*r*s que </line>
</par>
<par>
<line> estarão *ire*am*nte vinculados, for**cendo </line>
<line> produtos pe*sonalizados aos </line>
<line> *suários em te*po </line>
</par>
<par>
<line> real" (*I N*RDO; YU, 2021). P*ra es*es autores, o alto *ra* de automação que a </line>
<line> Indústria </line>
</par>
<par>
<line> *.0 trará *ão reduziria o valor humano, pelo contrário, o a*me*ta*ia por meio da colaboração </line>
<line> homem e máquina. </line>
<line> O *onceito de *ndústr** 5.0 destaca a importância d* pe*quisa e inovaç*o *ara a*oi*r a </line>
</par>
<par>
<line> indúst*ia no lo*go prazo e, </line>
<line> de c*r*a forma, se **rnar *rovedora </line>
<line> r*siliente d* p*osper*dad*, </line>
</par>
<par>
<line> fazendo com que a *rodução re*peite os lim*tes *o planeta, colocando o trabalhador da </line>
</par>
<par>
<line> ind*str*a no centro do processo de produção. Sendo ass*m, podendo *e* conside*a*a </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> vis*o da </line>
<line> indústri* que vai alé* *a eficiê*c*a e pr*dutividade c*mo os únicos o*jetivos, </line>
</par>
<par>
<line> *eforçando papel a contribu*ção da indústria p*ra a *oc*edade, movendo seu fo*o para </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> t*an*iç*o para uma indústria sustent*v*l, c*ntrada </line>
<line> n* ser humano e resilient* (PER*IRA; </line>
</par>
<par>
<line> *A*TOS, 2022). </line>
</par>
<par>
<line> As te*no*ogias qu* compõe* </line>
<line> * Indústr*a *.0 são: manufa*ura </line>
<line> aditiva, robôs </line>
</par>
<par>
<line> col**orativos, in*ernet de tudo, o* seja, m*is d* metade de todos os objetos *o*ectad*s a u*a </line>
<line> rede de inter*et, p*odução intel*gente, **oss*s***a dig*tal, *n*elig*ncia artificial e*ergen*e, </line>
</par>
<par>
<line> sistemas adaptativos complexos e tecnolo*ias e *is*emas </line>
<line> multiagen*es (ASLA* </line>
<line> et </line>
<line> a l ., </line>
</par>
<par>
<line> 20*0; HA*EE*; JAVAID, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> A Indúst*ia 5.0 a*resenta potencial para </line>
<line> afetar grandes *reas como a economia, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ecologia * as re**ções interpessoais (DEMIR et al., *019; MAJID et al., 2019). Isso porque se </line>
</par>
<par>
<line> prevê uma </line>
<line> perspec*iva de redução *e desp*rdí*ios u**an*s, ou **ja, </line>
<line> evita* a redução </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> espaços vazios; alteração do processo industrial e logí*tico, devido à **minu*ção da produçã* </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 4, art. 7, p. 140-1*5, abr. 2**4 www4.fsan*t.com.*r/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Co*texto 5.0 Aplicado n* Sociedade, na *ducação e na Indústria: Reflex*** e suas Persp**tivas </line>
<line> 149 </line>
</par>
<par>
<line> e de elevados est*q*es; e so*ial (aume*to *a valorização de técnic*s </line>
<line> artesanais devido </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> personaliz*ção dos pr*duto* (*ZKESER, 2018; PAS*HEK et al., 2019). A Figura 3 </line>
<line> apresent* as revoluç*es industriais ass*m como as suas pr*nc**ais caracterí*ticas a serem </line>
<line> abordad*s. </line>
<line> Figu*a 3 - Re*oluçõ*s industriais. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: ada*t*do DE FURNITURK MAGAZ*NE ONLINE; INTELLIAS WHITEPAP*R (2*22). </line>
<line> Nessa per*pectiv*, a Indústria 5.0 é base*da ** observaç*o o* suposição *e que a </line>
<line> *ndústria 4.0 se concentra m*n*s n*s prin*íp*os originai* de justiça social * *ust*n*abilidade * </line>
</par>
<par>
<line> mai* na digitali*ação e tecnologias or*ent*das por Intel*gênci* A*tificial para aument*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> e*iciência e a flexibilidade da *rodu*ão. *om isso, d*staca-se pri*cipalmente a i*po*tân*ia da </line>
</par>
<par>
<line> pesqu*sa * i*ovaç*o para apoiar a indústria no l*ng* pra*o, vis*n*o apoia* as </line>
<line> necessid*des </line>
</par>
<par>
<line> human*s dentro *o* limites pl**etários (XU; LU; V*GELHEUSER, WANG, 202*). </line>
<line> 3 METODOLO*IA </line>
<line> E**e estudo é caracterizado *omo um es**do descri*i*o, q*e tem co*o *bje*ivo </line>
</par>
<par>
<line> investigar *s opiniões e crenças das populações em *ues*ão (GIL, 2018). Além disso, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ***sen*e tra*alho busca expl*r*r o* principais conceitos de um tema, averiguar a d*m*nsão, o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. 4, art. 7, p. 140-*55, ab*. 202* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. Mor*is, G. A. *orais </line>
<line> 15* </line>
</par>
<par>
<line> alcan*e e a nature*a do **tudo, *ondens*n*o e *u*lican*o os d*dos, a*ontando as lacunas de </line>
<line> p**quisa* e*istentes (ARK*EY, O\MALL*Y, 2005). </line>
<line> O ensa*o teórico e*ige maturidade do ensaíst* para at*nde* a quesit*s espe*íf*cos que </line>
<line> o q*alificam, em esp*cial as reflexões pro*unda* e minuc*osas, que exigem *nvolvimento, </line>
<line> reflexão, ca*acidad* *nalí*ica * crítica no pensa* * repensar em relação ao propost* </line>
<line> (MENEG*E*TI, 2011). </line>
</par>
<par>
<line> Neste estudo, no q** se refere aos *bjetivos, a pesquisa possui </line>
<line> característic*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> refere**iais teóricos. * re**são sistemática *a literatura é *a*ac*er**ad* pela *usc* rig*rosa de </line>
</par>
<par>
<line> *esqu**as relaci*n*da* com seus termo* de </line>
<line> *usc* que seguem </line>
<line> um *rotocolo e análise dos </line>
</par>
<par>
<line> es*udos locali*ados (F*RENHOF; FERN*N*ES, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> *egundo Marconi e L*k*tos (2009), </line>
<line> essa aborda*e* </line>
<line> tem </line>
<line> com* preceito *nvestiga* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> des**nda* as*ect*s **is intrínsecos, "pe*mitindo descreve* detalhadame*te inve*tigações, </line>
<line> a**tudes e tendências de comp*rtam*nto, b*scand* inte*pretar e compreend*r *s relações </line>
<line> ac**ca da compl*xi*ade do proble*a se* o *so d* *ecurs*s estatísticos". </line>
<line> 4 RESULTADOS E DI*CUSSÕES </line>
<line> A dis*ussão *o*r* o conceito 5.0 pa*sa a **r d* extrema relevância, visto que ca*a vez </line>
</par>
<par>
<line> mais os proc*ssos produtivo* * admin*strativos t*cn*lógicos estão *e inc*rporan*o ao </line>
<line> dia-a- </line>
</par>
<par>
<line> dia dos p*oc*ssos organiza*iona** e in*electua*s, em que se *dequ** </line>
<line> a es*as novas evoluç*es </line>
</par>
<par>
<line> passa ser ca**cterístic* irreversível, e os paradigmas *evem s*r d*sven*ados, permi*ind* a </line>
</par>
<par>
<line> que os proc*ssos inovad*res tenham, além de *ua imple*entaç*o, </line>
<line> o </line>
<line> **der de criar </line>
<line> nova* </line>
</par>
<par>
<line> po**ibil*dades. </line>
</par>
<par>
<line> Outro fa**r que deve ser *evado </line>
<line> em consideraçã* está r*laciona*o ao fato de </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> revoluçõ*s e evoluç*es sejam </line>
<line> ela* indu*tr*ais, e*ucacio*ais * *oci*i* es*ão sendo e*eti*adas </line>
</par>
<par>
<line> em perío*os cada vez mais curtos, o que acelera a cri*ção e *nterface entre todos os proce*sos </line>
</par>
<par>
<line> ***stentes e que *fetam as organizações. A </line>
<line> dinâmica da globalização e </line>
<line> as inova*ões </line>
</par>
<par>
<line> tecnoló*icas *êm pr*v*ca*o transformaç*es substan*iais n* *conom*a, nas e*pres*s, nos </line>
</par>
<par>
<line> setores </line>
<line> industriais, </line>
<line> *as ad*inistra**es governamentais, na *ocie*ade em gera* e, </line>
<line> p*r </line>
</par>
<par>
<line> conseguinte, nas est*atégias polí*ica* e nos *adrões de desenvo*v*mento regional (ARACA*Y </line>
<line> et a*. 2021). </line>
<line> A Figur* 4 é uma ilustr**ão dos componentes que, na ó**ca d*s autores, p*ssi*ilitam </line>
</par>
<par>
<line> u*a reflexão *obre a temátic* e * elabor*çã* de novas visõe*, </line>
<line> até *es*o *m c*ntextos nã* </line>
</par>
<par>
<line> explorad*s n* pre*ente t*ab*l*o, mas que, com certeza, podem e </line>
<line> devem con*ri**ir p*r* </line>
</par>
<par>
<line> desmistificar e *opulariz*r o assu*to. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 4, art. 7, p. 140-155, abr. 20*4 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Contexto *.0 Aplicado *a *oci*d*de, na Educação e ** Ind*st*ia: R*flexões e sua* Per*pectiv** </line>
<line> 151 </line>
</par>
<par>
<line> Fig**a * - Contexto da Cultura 5.0. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Os autores. </line>
<line> A aplicação d* *ulta 5.0, na v*são d*s autor*s, permite uma c*mpreensã* si*têm**a de </line>
<line> vári*s elemen**s que possibilitam uma inter*ace operacional e *ntelectual em diver*as á*e*s, </line>
<line> podend* ser um mecanismo para o desenv**v*mento *ócio-**ganizaci*nal, e*evando o </line>
<line> patama* ** to*os que s* en*olvem *essa cultura, c*iand* *ma geraç*o de valor que a*nda **m </line>
<line> m u* t * a </line>
<line> se* explorado. </line>
<line> Esses macroelementos, *ndú*tr*a 5.*, Socied**e *.* e *ducação 5.0, quand* </line>
</par>
<par>
<line> compartilhados </line>
<line> *n*** </line>
<line> s* , </line>
<line> p*tencia*izam </line>
<line> ex*ectativas, </line>
<line> resulta*os, </line>
<line> geram </line>
<line> valo* </line>
<line> e, </line>
</par>
<par>
<line> p*incipalmente, fornecem possibi*idades de aprendiza*o coletivo, esti*u*an*o novas </line>
<line> oport*nidades nas quais *nsino, apren*izage* e aplicaç** prática geram *m* sine*gia </line>
<line> *strutural. </line>
<line> **v. *SA, Teresina *I, v. 21, n. 4, art. *, p. 14*-1*5, a*r. 2024 www*.*sanet.c*m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. O. Morais, G. A. Mo*ais </line>
<line> 152 </line>
</par>
<par>
<line> 5 *ONS*DER*ÇÕES FIN*IS </line>
<line> A cultura 5.0 deve ser en*arada como *m processo de *nt*ração e*tre máquinas e *eres </line>
</par>
<par>
<line> h*manos *ar* qu* se obt*nha uma m**or harmo*ia, </line>
<line> visto que *ada vez mais estamos </line>
</par>
<par>
<line> uti*iz*ndo e fic*ndo de*enden*es d*ssas tecn*log*as e, conseq*ent*ment*, h*ver* a **ia*ão de </line>
<line> *o**s em*regos bas**do* em novos modelos de n*g*cios, tor**ndo-se *m proc**so natural e </line>
<line> contínu*. </line>
<line> Mais do que * velocidad* das mudanças qu* oco**erão nos próximos anos, o que </line>
<line> impacta*á n** processos, nas i*ovaçõ*s e no dia * dia das pess*as estará relacionado ao **d*r </line>
</par>
<par>
<line> de absor*ão dessas mud*nças e como os a*bient*s irão reagir essas a*teraçõ*s, *m qu* a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> velocidade do proces*ame*to da* informa*ões p*ssi*ilit*rá o desenvolvim*nto social, cul*ural </line>
<line> * organizacio*a*. </line>
<line> Ess*s interações *ev*m levar em consi*eraçã* *u**tões ambientais e d* qualidade de </line>
</par>
<par>
<line> vida *as pe*soas </line>
<line> *ara </line>
<line> que se possa obter m*ior </line>
<line> e*etividade com a conect*vidade entre os </line>
</par>
<par>
<line> e*e*entos apre*ent*dos e a *mpl*ação par* outros se*ores socioeconôm*cos, abrangendo o </line>
<line> maior n*mero *ossível de indiv*duos. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
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<line> M. O. M*rais </line>
<line> G. *. Morais </line>
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<line> 1) co*cepção e pl**ej*m*nto. </line>
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<line> 2) análise * i*ter*reta*ão dos da*o*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) el*bor*ção do rascunho ou na re*isão crí*ica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) *articipa*ã* na aprovação da v**são *ina* do manuscr*to. </line>
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