<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *2, n. 4, art. 1, p. 3-19, abr. 2*2* </line>
<line> IS*N Impresso: 1806-*356 ISSN E*etrôn*co: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2025.22.*.1 </line>
</par>
<par>
<line> Avali*ção de Desempenho do Departamen*o *e Gestão d* Co*hecim**to: Estudo de Ca** em </line>
<line> uma Empre*a Metalúrgi*a </line>
<line> Per*o*mance Ass*ssment of the **owle*ge Manage*ent *epart*e*t: Case S*udy in a </line>
<line> Metallurgic*l C*mpany </line>
</par>
<par>
<line> Gabriel A***s Morais </line>
<line> G*aduando em Enge*haria de P*odução pela *niversidade Cru*ei*o do Sul </line>
<line> E-mail: ga*rieltecn*lo*ia@gmail.**m </line>
<line> Marco* de *liveira Mor*i* </line>
<line> *outor em *ngenharia de Pro*u*ão pela Un*versidade P*ulista UNIP </line>
<line> Profe*sor *niversidade *stá*io *e Sá </line>
<line> E-*ail: marco*te*n*logia@ig.c*m.br </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: Gabri*l Alves Morais </line>
<line> Editor-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> T*nny </line>
<line> Kerley </line>
<line> de </line>
<line> Al*n*a* </line>
</par>
<par>
<line> U*iv*rsid*de C**zeiro do Sul, Sant* A*aro, A*. das </line>
<line> Rodrig*es </line>
</par>
<par>
<line> Naçõe* *n*das, 18605 Vila Almeida - S*o Paul* - C*P </line>
</par>
<par>
<line> 04795-90*. *r*sil. </line>
<line> *rtigo re*ebido em 24/**/2025. Últ*ma </line>
<line> vers*o </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: Marc*s de Olive*ra Morai* </line>
<line> receb*da em 10/02/**25. Aprova*o em 11/02/2025. </line>
</par>
<par>
<line> U*ive*s*dade de Santo Amaro - U*I*A, Unive*sidade ** </line>
</par>
<par>
<line> santo *maro (UNISA), Rua Isabel *chmid*, *anto </line>
<line> Avaliado pelo siste*a Triple *eview: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Amaro, *47430*0 - *ão Paulo, S* - Brasil. </line>
<line> pe*o Ed*t*r-Ch*fe; e b) Double B*ind Review </line>
<line> (avaliação *ega por do*s av*l*adore* da área). </line>
<line> Revisão: Gram*tical, Norm*ti** e de For*ataçã* </line>
</par>
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<line> G. A. Mor*i*, M. O. Mo*ais </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O pres*nte *rtigo aborda o p*ocesso de avalia*ã* *a c*iação do d*partamento *e ge*tão do </line>
<line> conhe*imento em u*a empresa metalúrgica, após a *ua *mp*ementação, onde criar, </line>
</par>
<par>
<line> compar*ilhar * dis*eminar o </line>
<line> conhecimento em t*das as </line>
<line> esfe*as o*ganizaci*nais permitem </line>
</par>
<par>
<line> promover ganho* mensuráv**s e mesmo ganhos imensuráveis *a** a o*ganizaç**. For*m </line>
</par>
<par>
<line> u*i**zadas met*dolog*as de est*do de caso, pe*q*isa </line>
<line> exp*oratória em três etapas: a *r*m*ira </line>
</par>
<par>
<line> etapa é a *nálise e organi*a**o *o **nteúdo levan*ado em pesquisa bi*li*gráf*ca para </line>
</par>
<par>
<line> e*aboração *as perg*ntas para as entrevistas. O objetivo do </line>
<line> **abalho se confi*ma, pois </line>
</par>
<par>
<line> demonstra-se a imp*r*ância da *estão do c*n*e*imento para obtenção de resul*ados pos*t*vos </line>
<line> na organização. </line>
</par>
<par>
<line> P*lavras-*h*ve: </line>
<line> Gestão </line>
<line> do </line>
<line> Conheciment*. </line>
<line> Ino*ação. </line>
<line> Compe*it*vidade. </line>
<line> Mud*nça </line>
</par>
<par>
<line> organi*aciona*. </line>
</par>
<par>
<line> A*ST**CT </line>
</par>
<par>
<line> T*i* a**icle ad*res*e* *he p*oce*s *f eva*uati*g the </line>
<line> creat*o* *f the kn*wledg* manage**n* </line>
</par>
<par>
<line> departmen* in a metallurgical compa*y after its implementation, where c*eating, sharing and </line>
</par>
<par>
<line> dissemi*ating knowledge in </line>
<line> all organizat*onal s*heres allows to promo*e measura*le g*ins </line>
</par>
<par>
<line> an* e*en im*easurable gains for th* *rga*ization. Ca*e study metho*ologies and exploratory </line>
<line> research wer* *sed in three stage*: the first stage is th* analy*is and organizati*n of the </line>
</par>
<par>
<line> content </line>
<line> collected in b*bliogr*phi* research to prepare qu*stions *or the inte*views. The </line>
</par>
<par>
<line> o*ject*ve of *he wor* </line>
<line> is confirmed by demons*rating the importa*ce </line>
<line> *f knowledge </line>
</par>
<par>
<line> m*nagement to obtain p*sitive resu*ts in the organ*zation. </line>
<line> Keywor*s: Knowledge Manage**nt. Innovatio*. Competitive*ess. Organizational c*a*ge. </line>
<line> . </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *S*, Teresina, v. 22, n. 4, art. 1, p. *-19, abr. 202* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *valiação de Des*mpenh* do Depart*mento d* Gestão do Conheciment*: Es*u*o de *aso em uma *mpresa </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTROD*ÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> Cada *ez mais as or*an*zaçõ*s buscam *ti*izar os seus pro**ssos, sej** eles </line>
</par>
<par>
<line> produtiv*s, *ejam admin*str*ti**s como forma de ge*a* vantagem competitiva, qu*ndo </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> inter*ções se torna* de extre*a relevânc*a e*tre *s depa*tamentos e os *roces*os. Essas </line>
</par>
<par>
<line> interaçõe* </line>
<line> pode* se* obs*rvadas por m*io dos s*us pr*c*ssos organi*a*io*a*s, ond* </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> pessoa* inserida* nesses *spaços in*eragem de maneira cont*nua na troc* de infor*ações </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> conhecimentos (**RGE et al, 202*). </line>
</par>
<par>
<line> O planej*mento organizacional para Slack (20*8) requer co*petên**as </line>
<line> * </line>
<line> habilidades </line>
</par>
<par>
<line> p*ra que a* **forma*ões leva*tadas possam perm*tir u* d*agnóst*c* re*l e p*ecis*, d* forma </line>
</par>
<par>
<line> que a construção de cenári*s futuros venh* *ontribuir e faci*itar a </line>
<line> tomad* de d*cisão; </line>
<line> **s*m </line>
</par>
<par>
<line> como a exe*ução do qu* foi planejado p*ss* estar em linha com a cultur* da e*presa. </line>
<line> A *novação, ali*da ao conhe**mento, t*rnou-se u* fator *ital para a sobrevivência das </line>
</par>
<par>
<line> o*ganiz**ões, atribui*do-se a </line>
<line> *l* </line>
<line> * *u*e*so </line>
<line> or*a*izaci*nal e o cresc*men*o t**os como </line>
</par>
<par>
<line> con*utores principais do desenvol*im*nt* econômico, possibilitando, t*mbém, favore*er no </line>
<line> crescimento eco*ô*ic* do p*ís (LOW; KALA*UT, *003; *A**OS et al, 2014). </line>
<line> In*v*r é uma ação necessár*a para as empresas qu* vi*a* ao cres*ime*to compet**iv* </line>
<line> e *stratégic* e *ara que, a partir da *ola*****ão entr* centros de investigaç*o/conhecimentos </line>
<line> e empresas, ocorra a pr**oção de pro**t*s e serv*ços (REZK *t a*., 201*). </line>
<line> G**encia* u*a nova r**lidade no a*biente de trabalho re*uer uma com**ee*s*o da* </line>
<line> características *e cada org*niza*ão e como ela* *odem trabal*ar. Reconhec*r as difere*ças * </line>
</par>
<par>
<line> va*o*iz*r as perspectiv** d* cada departam*n** podem l*var o* ges*ores as *rgan**a*ões e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> prom**erem u* *rabalho inclusivo e *olabor*ti*o, criando *erspectivas, ge*ando uma cu*tura </line>
<line> de resp*n*ab*lid*de entre *s env*lvidos, assim **m* *erando *antagens competi*ivas. </line>
<line> O *bje*ivo do pres*nte tr*b*lh* * aval*ar o processo impleme*tad* do setor de ges*ã* </line>
</par>
<par>
<line> do c*nhec**ento na emp*esa se * *nova**o e </line>
<line> possi*i*it*u * alteração das </line>
<line> estra*égias da </line>
</par>
<par>
<line> organiz**ã* e qua*s o* fat*re* para esta mu*an*a, c*m base *m co***ituação *eórica e pr*tic* </line>
<line> verificando, também, os impactos provocados po* tais *atores dentro da organizaçã*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. 4, art. 1, p. 3-19, abr. 2025 </line>
<line> w*w4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> G. A. M*ra**, M. O. Mora*s </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> 2 REFE*ENCIAL *EÓRICO </line>
</par>
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<line> 2.* Ge*t*o *o Con*eciment* nas *r*aniz*ções </line>
</par>
<par>
<line> Nonaka e Tak*uchi (1997) dize* que o **nhec**e*to, a**im como * i*formaç*o, diz </line>
<line> respeito ao *ig*ifi*ad*. No en*an*o, ao contrário da informação, o co*hec**e*to está ligado a </line>
<line> *r*nças, comp**missos e ações. </line>
<line> Pa*a Gonzalez e *artins (2017), est** indica* qu* h* uma d*versid*de *e *odelos * </line>
</par>
<par>
<line> temas ligados à ge*tão do c**hecime**o. Sen*o assim, ele* </line>
<line> i*entific*ram em seu p*nto de </line>
</par>
<par>
<line> vis*a a* duas prin*ipais ve*tent*s *e*ses tema*. A primeira *erte*te é aquela que considera o </line>
</par>
<par>
<line> pro*esso de gest*o d* con*eci*ento como *endo s*u </line>
<line> esc*po restrito à tecnologia </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> inform*ç*o. Já </line>
<line> a segunda *ertente envolve * gestã* </line>
<line> *o con*ecimento como f*rma </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> dese**olvimento organi*aci*nal, res**ltando a est*utura e a cu*tura organiza*i*nal como um </line>
<line> d*s fa*i**tadores *a interação dos in*ivíduos e p*oces*os *rop*rcionando o c*mpa**ilh*mento </line>
<line> do conhec*mento e *eran*o uma c*l**ra em torno desta temática (GONZALEZ; MARTIN*, </line>
<line> 2017). </line>
<line> As co*struçõe* de no*os conhec*m*nto* organiza*ionais *or*aram-** fun*amentais </line>
<line> pa*a as o*ga**zaçõe*. O* conhecim*nt*s construídos têm sido utilizados como impor**n*es </line>
<line> vantag*n* comp*titivas no ambient* onde essas or*aniz*ç*es s* *n*ontram (JORGE et **, </line>
</par>
<par>
<line> 20*3). Nessa pe**p*ct*v*, o conhec*men*o * vis*o com* fonte de *alor, </line>
<line> d*nâmica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> intercambia*a, por meio de pr*dutos, pr*cessos e desc*bertas or*anizaci*nais (DE**DERIO; </line>
<line> POPADIUK, *015). </line>
</par>
<par>
<line> *egundo </line>
<line> Sch*vai, Resch e Sordi (*020), existem *arrei**s </line>
<line> nesse </line>
<line> processo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> compartilhamento, </line>
<line> dentre as quais e**á o </line>
<line> in*ivi*ual*smo, </line>
<line> cultura organizacional * siste*as. </line>
</par>
<par>
<line> Ao detectar essas barreiras, orga*iza*ão * </line>
<line> dev* enc*rregar-s* de buscar medida* *ue as </line>
</par>
<par>
<line> ***imizem * resultem em u* *mb*ente favorá*el para a con*ersão fluida do *onhecimento </line>
<line> (XA*IER et al, 20*3). </line>
<line> A Ge*tão do Conheci*ento obje*iva *ornar o conh*cimento vi*ível e disponív*l a toda </line>
<line> a *rga*ização, por meio do de*envolv*me**o d* uma cul*ur* baseada na tr*ca d* informações, </line>
<line> espaç*, *empo e ferramentas d* in*eração. Além disso, pode s*r cons*derada u*a e*tratégia </line>
<line> para *bt*nção de conhecimento das pessoa* certa* e no *o*ento **equad*, p*ra *osterior </line>
<line> co**artilhamento no ambi*nt* organizacional (DAVE*P*RT; PRUSAK, 1998; JORGE; </line>
<line> S**T*N, *016). </line>
<line> Rev. FS*, *eresi*a, v. 22, n. 4, art. 1, p. 3-*9, a*r. 2025 ww*4.fsanet.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Avaliação de Desempenho do Departamento de Gestã* do *onhe*iment*: E*tudo de C*so *m uma Empresa </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> A GC *ode ser **nceituada como u* c*njunt* de processos *ue adminis*ra a cr*ação, </line>
</par>
<par>
<line> pro*agação e </line>
<line> utilizaç*o do* c*nh*cimentos pa*a *tingir p*enamente os objetivo* </line>
</par>
<par>
<line> da organização. É precis* el*bor*r o *rocesso pe*o qual uma </line>
<line> *rgan*zação consciente </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> si*tem*tica </line>
<line> colha, desenvo*va, </line>
<line> *rganize, d*st*ibua e </line>
<line> qualifique </line>
<line> seu cont*údo de </line>
</par>
<par>
<line> *prendizados e, ainda, incorpore pol*ticas de recur*o* hu*anos, inovação, qu*li*ade, aspec*os </line>
<line> *ulturais e tec*olog**s **ustadas para alcançar os ob*etivos planeja*os (ALVES; FRANÇA, </line>
<line> 2022). </line>
<line> Figura 1 - Ge*tã* do Conhe*imento e as suas funções </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: os *utores, *ase*dos em A**ES; F*ANÇA, (202*). </line>
<line> O *erenci*me*to d* conhecime*to pass* a *er *m in*trumento de extr*ma relevância </line>
</par>
<par>
<line> p*ra o </line>
<line> atendimento </line>
<line> das </line>
<line> novas </line>
<line> *e*and*s </line>
<line> impos*as </line>
<line> p*las </line>
<line> e*presas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *onseque*t*mente pelos clientes, essa nova d*ma*d* per*ite alavancar o *apital intel*ct*a* </line>
<line> de*tro * for* *as *rganizaç*es (D* OLIVEIRA MORAIS et *l, 2021). </line>
</par>
<par>
<line> Com a concepção de **rar valor, *ompete às orga*iza***s o estím*lo * criação, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> comparti*hament* e a convers*o do *onh*ci*ento, al*m do d*senvolvimento de *ecanismos </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> propi*iem a co*tinua*ão do espiral dando ên*ase à cultura de valorização </line>
</par>
<par>
<line> *o conheci*ento (SCHIVAI; RESC*; SORDI, 2020). Um *rog*ama *e ge*tão do </line>
<line> conh**imento possib*lita formalizar o compa*tilhament* *e co*hecimen*os, por meio *e </line>
<line> R*v. FSA, Te*esina P*, v. 22, n. 4, art. 1, p. 3-19, abr. 2*25 www4.fsanet.c*m.br/re*i**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. *. Mor*is, M. O. **rais </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> lições apr*ndi**s, tendo como apoio atividades de plan*jamento, medição e t*einamento </line>
<line> (F*RNANDES et *l, 2023). </line>
<line> 2.2 Gest*o *a Informa*ão </line>
<line> Co* *feito, * G*stão d* Informação e do Conheci*e*t* *** assu*indo um papel de </line>
<line> des*aque na* or*anizações, pois vis* à ide*t*ficação, à padronização e *o c*mpartil*am**to </line>
</par>
<par>
<line> d* informações, possibili*ando *r*scimento ou capacida*e de ad*ptaç*o </line>
<line> às organiz*ç*es </line>
</par>
<par>
<line> (**OO, 20*6). </line>
</par>
<par>
<line> A i*formação é um recurso valioso para o pr*cess* de tomada de d*cisão </line>
</par>
<par>
<line> *rganizaciona*. *or*m, para que info*mação seja efic*z, ela necessita ser adminis*rada * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> gerenciada (CALAZANS, 2006). Co*f*rme *etlor (*010), GI é o conjunto de pro*essos </line>
<line> ger*nciais utilizados ** criação, ob*enção, armazenamento, distribuição e *so da informação </line>
<line> em contex*os organizacionais e pe*soais. </line>
<line> Os fluxos inform*is são *onstituídos * p*r*** da r*laç*o entre a* pessoas das diferentes </line>
<line> áreas/setores da organiz*çã*. Ambos os fluxos são sub*id*ados pelos insumos dados, pel* </line>
</par>
<par>
<line> *nforma*** * p*lo con*e*ime*to, contribui**o para a co*stitui*ão </line>
<line> dos a*bi*ntes </line>
</par>
<par>
<line> informac*onais (PACHECO; VALENTIM, *010). </line>
</par>
<par>
<line> A g*st*o de documentos e * gestão d* c*nheci*ento estão inti*amente relacionadas, </line>
<line> uma vez que amba* se pr*ocup*m com c*pta*ão e identif*cação de *nf*rmações pertinente* às </line>
<line> tomadas de decisões de *ane**a célere e se*ura, *em co*o a*e*f*iço*m *s processos i*ternos </line>
<line> com ma**ament* e pa**onização da* ações, "[...]ide*tifica-se a rela*ão dire*a entr* a Gestão </line>
</par>
<par>
<line> do Conhecimento, co* c**preensão *os pro*essos de * </line>
<line> tran*i*ão e compartilhamento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> inf*rm***es dentro da </line>
<line> organiz*ção e a Gestão Docume*t*l, realiz*ndo pro*essos *e </line>
</par>
<par>
<line> **al*ação, cla*sifica*ão e destinaç*o doc***ntal" (GU*MÃO; SOUZA, 2021). </line>
<line> O con*eciment* ocorre quando a* infor*a**es disponibiliz*das sã* a*similadas pelo </line>
</par>
<par>
<line> *suário; </line>
<line> *eduzindo * incerteza na toma*a de decisão. No processo de p*anejamento, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento *era dinamismo e *sserti*idade n*s de*isões a </line>
<line> curto, m*dio e *o*go prazo </line>
</par>
<par>
<line> (*NDRIAN, 2023). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*e*ina, v. 22, *. 4, art. *, p. 3-*9, abr. 2025 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A*aliaç*o de Dese*pe*ho do Departamento de G*stão do C*nhec*m*nto: Estu*o de Ca*o em *ma Empresa </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 2 - El*m*nt*s para a Ge*tão d* Infor*ação. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: os autores, bas*ad*s em ANDRIAN (*0*3). </line>
</par>
<par>
<line> O fl*xo info*ma*ion*l que permeia as emp*esas </line>
<line> exige dos pro*issionais mai*r </line>
</par>
<par>
<line> agilidade, </line>
<line> asse*tividade para *c*ssar e interpre*ar dados, ger*r in*ormações, c*mpar**lhar </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento e toma* decisões. N*sse se**ido, d*staca-se a rele*ância da infor*ação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> do conhecimento na esfera o*ganizacional. S*gundo Fonseca, Barbosa e Pereira (2019), se </line>
<line> do pon** de v**ta pessoal é grande o de*af** de co*viver com a crescente avalanche de dados </line>
<line> produzidos diariamente, no *mb*e*te o*ganizacional * c*mplexida*e é a*nda maior. </line>
</par>
<par>
<line> A gestão de documentos p*oporciona economia </line>
<line> e eficáci* nas or*a*i*ações, </line>
</par>
<par>
<line> subs*di*ndo as suas ações e t*rnando mais **nfiável * p*ocesso de t*mada </line>
<line> ** decisão. O </line>
</par>
<par>
<line> plano de </line>
<line> cl*s*ificação e a tabela de tem*ora*idade, instrumentos da ges*ão de *ocumen*os, </line>
</par>
<par>
<line> cont*ibuem com organização dos documentos a </line>
<line> produzidos e acumulados </line>
<line> na in*tituição. A </line>
</par>
<par>
<line> gestão d* conhec*me*to, ali*d* * ge*tão *e documentos, pode trazer ganhos i*stit*cionais </line>
</par>
<par>
<line> ro*ust*s, u*a *ez </line>
<line> que valoriza o capital int*lec*u*l </line>
<line> d*s ind**íd*os e sua capac*dade </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> elabor*r e aplic*r o* instr*mentos de gestão de doc*m**tos (TATAGIBA et a*. 202*). </line>
</par>
<par>
<line> No process* de planejamento e na toma*a d* de*isão a transformação d* dados </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> i*formações * das informações em conhecimen*o dev* </line>
<line> ocorr*r em *ada ciclo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p**nejamen*o, já *ue a construçã* de cenário torn*r-se-á fidedig*a ao cen*rio e amb**nte </line>
</par>
<par>
<line> inter*o e </line>
<line> externo da empres*, leva*do </line>
<line> * t*mada *e d*cisões com maior a*sertiv**ade e *om </line>
</par>
<par>
<line> maio* *robabilidade d* ob*er-s* re*ulta*os e*ica*es (ANDRIA*, 202*). </line>
<line> 2.3 Gestão da In*vaç*o </line>
<line> A Gestão da In*va*ão, portanto, é o r*sultado d* uma série de a*i*idades de gest*o, </line>
<line> marketing, ciênci* e tecn*logia e finança*. Os atores envolvido* *esse pr*cess* *e comporta* </line>
<line> de fo*ma d*nâmic* e independ*nte *m um *istema complexo. (ILA*S*, 201*). </line>
<line> Rev. **A, Ter*si*a PI, *. 22, n. 4, art. 1, p. *-19, a*r. 2025 **w4.fsa*et.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. A. *orai*, M. *. *orais </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> Partind* **ssa p*rspectiv* *ompetitiv* da colaboração, Hal*e e Kor*el* (2*13) </line>
</par>
<par>
<line> apon*a* *ue, para qu* haja inov*ção respon*ável, torna-se </line>
<line> necessária a co*abora*ão, </line>
</par>
<par>
<line> princi**lment* em *esquisa e desenvol*imen*o (P&D) e *ecursos para *ue *e possa alcançar </line>
</par>
<par>
<line> o* objetivos comuns </line>
<line> **tre as partes. Assim, </line>
<line> *or mais q*e as em*resas pos*uam recursos </line>
</par>
<par>
<line> es*assos, a partir d* *olaboração po*em co*p**til*a* e**es r*cur***, permitindo inov*r de </line>
<line> forma sustentável e, **tão, alcançar a m*nutenção de c*pital soc*al (ITUR*IOZ; ARAGÓN; </line>
<line> N*RVAIZA, 2015; HALME; KORPEL*, 2013). </line>
<line> Tidd e Be**ant (2015) acrescentam q*e a compreensão da gestão *a in**ação co*o </line>
<line> um processo demand* a necessidade de que ela *eja gerida na fo*ma d* entrad*s, saídas, </line>
</par>
<par>
<line> ativid*d** e subproces*os, métodos de control*, objetivos, </line>
<line> parâmetros recursos utilizados e </line>
</par>
<par>
<line> nas *r*anizações. Send* assim, criar u** c*lt*ra pa** a inovação permite à e*pr*sa ser mais </line>
<line> flexível e a se r*orga*izar com mai* agilid*d*. A Figura 3 exemplifica os fato*es *ue </line>
<line> envolvem a *ul*u*a da inova*ão relaciona**s ao pr**e*so organizac*onal. </line>
<line> Figura 3 - Cultura da I*o*açã*. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: ** OLIVEIRA MORAIS et al, (2019). </line>
<line> Esse* ele*entos *mpor*antes **e *ompõem a cultura da inovação, tais como </line>
<line> *l*xibilida*e, inte*r*ção, efic*ê*cia, produ*ividade, ger*ção de val*r, gestão e *anhos de </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. **, *. *, art. 1, p. 3-1*, abr. 2025 www4.*san*t.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Avaliaçã* de Des**penho do Departamento de Ges*ão do Conhecimento: Estud* *e Caso e* uma Emp**s* </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> mercado prom*vem uma s*nergi*, p*te*c*alizand* * organização, pe*mi*indo um c*escimento </line>
</par>
<par>
<line> e fomentando um am*ien*e favo*á*el *o processo de ino*a*ão, </line>
<line> elimina*do alguns </line>
<line> pos**veis </line>
</par>
<par>
<line> en*raves co* ** envolvidos (D* O**VEI** MOR*IS et al, 2019). </line>
<line> Segu*do *riedman (201*), a forma e a velo*idade com que essas mudanç** ocorre* </line>
</par>
<par>
<line> a*aba* ge*ando um descompasso em relaç*o capacidade dos sujeitos à </line>
<line> de cr*a* sistemas </line>
</par>
<par>
<line> *ociais e de *prendizagem q*e permitam a**oveitar ao máxi*o os </line>
<line> benefícios o*as*onad*s </line>
</par>
<par>
<line> pelas mudanças, objetivando *e*uzir mitigar riscos de informações fa*sas, le*ianas ou e </line>
<line> dist*r**das que possam *mp*ctar o* *o*ens e a soc*edade. </line>
<line> Pa*a Amitrano *t al. (201*), * ino*a*ão emerge em t*rno *e u*a tecnologia </line>
</par>
<par>
<line> habit**lmente própria, en*olvendo cada </line>
<line> vez *ais uma signi*icativ* re*e de atores </line>
<line> c*m </line>
</par>
<par>
<line> dis*osição </line>
<line> na tecnol*gi*, </line>
<line> como um dos </line>
<line> componentes </line>
<line> fort*itos pa*a o crescimento dos </line>
</par>
<par>
<line> negócios. </line>
</par>
<par>
<line> O Manual de Oslo (O*DE, *01*) define dois </line>
<line> níveis de inovação, os quais pod*m </line>
</par>
<par>
<line> gerar </line>
<line> div*rsos </line>
<line> t i **s </line>
<line> de </line>
<line> mudança </line>
<line> para </line>
<line> a organiz*çã*, aumentando a p*o*utiv*da*e </line>
</par>
<par>
<line> e/ou seu d*sempen*o comercial. E*t*e os nívei* *escr*tos estão: i*ovações de *r*duto e </line>
<line> *nov*ções de processo. </line>
</par>
<par>
<line> *s </line>
<line> inovaçõe* </line>
<line> em </line>
<line> pr odut os </line>
<line> * pro*essos </line>
<line> tornam-se ideias </line>
<line> variáveis </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> em*ree*dedores que </line>
<line> buscam modificações oportunid*des atrav*s *e novos t*a*alhos e/o* e </line>
</par>
<par>
<line> melhores pr*cessos que **jam real*z*dos s*b diferentes *ormatos. Poré*, para que *rodutos e </line>
</par>
<par>
<line> processos possam *e destacar, deve-se *ter * ne*essidade </line>
<line> de gerar av*nços co*pe*it*vo* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sustentáveis (OSLO, 2018; GOM*S; *OJ*HN, 2017; G*PTA et al. 2016). </line>
</par>
<par>
<line> A inovaçã* é fu*dam*n*al para o dese*vo*vimento *conômi** e social </line>
<line> *e *m a </line>
</par>
<par>
<line> sociedad*. Ela impulsiona a cria**o de novas id*ias, produtos, p*ocess*s e m*delos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> negócio, gerando v*n*agens *omp*titivas para a* emp*esas </line>
<line> e promov*ndo av**ços </line>
</par>
<par>
<line> *e***lógi*os, c*e*tífi*os e sociais (CAMPO*, 2022). </line>
</par>
<par>
<line> 3 *ETODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> O método utilizado na pesquisa é *e nat*re*a exploratória, *ujo obj*tivo é d* env*lv*r </line>
<line> o desenvolvimento *os con*eitos e, segundo Prodanov e Freitas (2013), * usualmente </line>
<line> utilizada na fase i*icia* *a pesquisa para proporcionar m*ior familiaridade com o problema </line>
<line> proposto a ser res*lvido. </line>
</par>
<par>
<line> Foi entã* aplic*do o </line>
<line> *étod* *e B*rdi* (*011), que p*opõe divi*ão da pesquisa em a </line>
</par>
<par>
<line> três </line>
<line> etapas: a </line>
<line> primeira etapa é a análise * organização ** cont*údo levantado *m pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, *. 4, art. 1, *. *-19, abr. 2025 </line>
<line> *ww4.f*anet.c**.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. A. Morais, M. O. Mo*ais </line>
<line> 12 </line>
</par>
<par>
<line> biblio*ráfica para elaboração das pe***ntas para as **trevistas. Os resultados d*s *ntrev*stas </line>
<line> for*m o*ganizados em gráficos s*parados, de acordo com o tema discu*ido em ent*evis**; na </line>
<line> segunda etap*, realizou-se a exploração dos res*ltados das *ntrevistas, cujos t*mas correlatos </line>
</par>
<par>
<line> *ão **scritos; terce*ra a </line>
<line> etapa é análise de *onteú*o, que *ompre*nde o tratamento dos a </line>
</par>
<par>
<line> re*u*tados, com interpreta*ões </line>
<line> dos gráficos utilizados s*gu*do temática, *ara que </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> resultados se torn*m v**idos e sig*if*cativos pa*a a pes*uisa. Tanto as entrevistas *n*li*adas, </line>
</par>
<par>
<line> c*mo *eferencial *eórico respondem, ** fin*l * </line>
<line> da pesquis*, ao </line>
<line> p*oblema prop*sto, além de </line>
</par>
<par>
<line> testar as p*opo*ições de pesq*isa </line>
</par>
<par>
<line> O p*o*edimento utilizado é * est*do de caso que consiste na cole*a e an*li*e de dado* </line>
</par>
<par>
<line> obtidos atr*vés </line>
<line> de uma meto*ol*gia *plicada, qu* </line>
<line> vi*a * solu*ão dos problemas específico* </line>
</par>
<par>
<line> ap*ese*tado*. E*se tipo *e pesquisa s*rve para a*licação *m *ma realida** relativa, </line>
<line> evid*nciando a construç*o de teoria* (PRO**NOV; FREITAS, 2013). </line>
<line> Além dis*o, foi rea**zada uma e*t*ev*sta com *s *ola*oradores da org*nização </line>
</par>
<par>
<line> envolvidos diretamente no pr*ces*o, </line>
<line> buscando ligar os con***ime*tos a*quiridos duran*e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pe*quisa, além da observação do contexto da organ*z*ção, onde foi realizada uma v*rdadeira </line>
<line> im*rsão *a su* cultura para entendimen*o das a*ões r*alizada*. Porta*to, a princi*al f**te de </line>
<line> *ados de*t* pe*q*isa ve*o da o*serv*ção e análise das respo**as, de a*o*do com seus fl*xos de </line>
<line> tr*balho e cont*xto. </line>
<line> 4 RESUL*ADOS E DISCUSSÕES </line>
<line> O trabal*o foi de*env*lvido em *ma ind*st*ia metalú*gica, situada na *rande São </line>
<line> Paulo, na reg*ão de *ão Bern*rdo. Fundada em 1*92, a empresa "H" desenvolve *roduto* </line>
</par>
<par>
<line> *rópr*os </line>
<line> p*ra segmento de li**a branca, bem como o </line>
<line> presta servi*o de in*e*ão de termos </line>
</par>
<par>
<line> plásticos p**a outras empr*sas do setor automotivo e eletroeletrônic*s. </line>
</par>
<par>
<line> Em abril d* </line>
<line> *019, a empresa c*ia * *epartamento de G*stão </line>
<line> do Conhec*m*nt* </line>
<line> pa** </line>
</par>
<par>
<line> tr*tar d* for*a ág*l os pro*lema* *elaciona*o* às *artes produti*as * adm*nistrativas, *om o </line>
<line> intuito de agregar va*or não só int*rname*te, mas també* c*m as tra*ativas com os seus </line>
<line> *o*necedores e cliente*. </line>
<line> P*ra a cri*ção da equ*pe e do pro*eto f**am r*ma*eja*o* *nternamente cola*oradores </line>
</par>
<par>
<line> de algun* </line>
<line> setores. A Tab*la 1 apr*senta perf** dos envolvidos </line>
<line> direta e in*iret*ment* neste </line>
</par>
<par>
<line> *roce*so, para o qual foi de*i*nado um geren** responsáv*l p*lo setor, que t*m po* f*nal**ade </line>
<line> ag*lizar as tomadas de decisões, vis*o que neste de*artam*n*o *oram escolhido* esp**ia*istas </line>
<line> das diversas áreas para a s*a concepção. </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 22, n. *, *rt. 1, p. 3-*9, abr. 2025 ww*4.f*anet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A*aliaçã* de Desempenho do *ep*rtamento de Ge*tão d* *onh*cimento: *studo de C*so em **a Em*resa </line>
<line> 13 </line>
</par>
<par>
<line> Foram en*revistados co**boradores *e níveis operacional, gerenci*l e de d*re*oria *ara </line>
<line> que se o*tiv*sse uma melh*r amostrage* e maior realidade *os fatos * possí*ei* *ificuldades </line>
<line> com *s a**es to*adas durante a **são das empre*as. </line>
<line> Tabela 1 - Perfil dos *ntrev*stados. </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Os autor*s. </line>
<line> Foram en*revistad*s doze colab*rado*es *a emp*esa de d*ver**s ár*a*, no*e destes </line>
<line> c*lab*radores part*ciparam desde o início do processo de imp*emen*ação do departamento de </line>
</par>
<par>
<line> Gestã* do C***ecimento na o*ganização. As entrevistas foram realizadas entre os meses </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> novembro e d*zemb*o de 2*2*, co* a finalidade d* mensurar a *mport**cia da </line>
</par>
<par>
<line> *mplem*ntaç*o do </line>
<line> departamento e como na *isão </line>
<line> *os envol**dos ocorreram estes i*pact*s </line>
</par>
<par>
<line> nas tomad*s d* decisões, sejam estas *nternas e mes*o ex*erna*. </line>
</par>
<par>
<line> Vale ressaltar qu* a *mpresa </line>
<line> já adota a sist*máti*a do </line>
<line> departa*ento de Gestã* *o </line>
</par>
<par>
<line> Conhecimento há três ano*. *s re*postas obt*das *oram dad*s usando o c*itério de alto, *é*io </line>
</par>
<par>
<line> e bai*o i*pacto para a or*ani*aç*o, *eg*ndo os seus </line>
<line> *ntrevist*do* e cl*ssifi*ad*s </line>
<line> *onforme </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 1. </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 1 - Notas de Cla*si**caç*o </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Os autores. </line>
<line> U* dos ponto* releva*tes da criação do departamento está na agili*ade da captação </line>
<line> das *nformações para a *omada de de*i*ão, v*s*o que neste depa**ame*to *á co*aboradores d* </line>
<line> Rev. *SA, Tere**na PI, v. 2*, *. 4, *rt. 1, p. 3-19, abr. 2025 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. A. Morais, *. *. Morais </line>
<line> 14 </line>
</par>
<par>
<line> d*vers*s áreas *a organização, * que facil*ta * col**a das inf*rmações **m como na tomada de </line>
<line> decisão. O G*áfico 1 apresenta *s dados referentes a* com*a*ativo en*re como era e como </line>
<line> está a agilid**e *este p*oces** na visão d*s res*ondentes. </line>
<line> Gráfi** * - Ag*lidade *a c*ptaçã* das informaçõ*s. </line>
</par>
<par>
<line> Fon**: os autor*s. </line>
</par>
<par>
<line> Os doze respo*den**s, </line>
<line> ou *0*% des*es, apontaram que houve um alto imp*cto *o </line>
</par>
<par>
<line> p*oc*sso de c**t**ã* das informações, * </line>
<line> que permitiu uma *a*** a*i*idade n*s proce*sos </line>
</par>
<par>
<line> posteriores. Me*mo aqueles qu* en*raram após a </line>
<line> implementação da si*temática ficaram </line>
</par>
<par>
<line> sa*isfeitos, compa*a*do-*e com metodol*gias das empresas *nteriores à *ue tra*alhavam. </line>
<line> O **áfico 2 está re*a*iona*o à p*ecisão da i**o*mação para o *rocesso de*isó*i* na </line>
<line> *rganizaç**, visto q*e, neste m*me*to, para a orga*ização t*m-se * pos*ibilida*e de agregar </line>
<line> valor, seja pa*a o cliente *xterno, seja p*in*ipalme*te para o clien*e exte*no. </line>
<line> Grá*ic* 2 - P*ecisã* nas info**ações. </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: os autore*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 4, a*t. 1, *. 3-19, abr. 2*25 </line>
<line> www*.fsane*.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *val*ação de Des*mpe*ho do *e*art*m**to *e Ges*ã* *o Co*heciment*: *st*do de Caso em uma Empr*s* </line>
<line> 15 </line>
</par>
<par>
<line> Para o**e resp*ndent**, a precisão na coleta *a informaç*o é um proce*so muito </line>
<line> releva*te, o **e representa 92% dos entrevistados. A*en** um entrevistad* ou 8% </line>
<line> re*pondera* que este pro*esso tem médio impacto qu**d* se refere * tomada de dec*são nas </line>
<line> ações. </line>
<line> J* o Gráf*co 3 apresenta o resu*tado so*r* a te*ática impacto na resolu*ão d*s </line>
<line> pro*lemas, on*e for*m in*luíd*s aspectos inter*os e externos, l*vand*-se em conside*a*ão a </line>
<line> *ficiência da *nf*rmação disponi*iliza**. </line>
<line> G**fico 3 - Impacto na re*olução dos proble*as. </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te; os *utores. </line>
<line> Todos os entrev*stad*s apontam que houve mel*ora na resolução *o* problemas, *pós </line>
</par>
<par>
<line> * imple*ent*ção do de*artament* de Gestão do Conhe*imento na organização, q*e pod* o </line>
<line> ser traduzido, n* visão dos autores, co*o uma vantag*m *ompeti*iva a*sim como *ma </line>
</par>
<par>
<line> red*ção dos custo* sejam d* não conf*rmidade e </line>
<line> de gestã* do te*po env*lvido para as </line>
</par>
<par>
<line> tom*das de decisõe*, *lém do impacto pos*tivo da visão do client* para *om a *rganização </line>
<line> por meio das suas ações. </line>
<line> O Gráfico 4 apresenta uma avali*ção ger*l sobre o *e*artamento de Gestão do </line>
<line> C*nh*ciment*, o seu im*acto f*e*te aos o**ros colabora*ores da em*r*sa e, mesm* sendo um </line>
</par>
<par>
<line> proce*so inovador para a orga**za*ão, *abendo que sem**e há que melhor*r confo*me a * </line>
<line> metodo*ogia do Ciclo P. D. C. A. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *ere*ina P*, v. *2, n. 4, a*t. *, p. 3-*9, abr. 2025 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. A. Mor**s, M. *. Morais </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> *ráfic* 4 - Av*liação do depa*tamen*o de Ges*ão d* Conh*cimento. </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: o* autores. </line>
</par>
<par>
<line> S*gu*do apont*do pelos *ntrev*sta*os, o impacto *o se*or de*t*o e fora </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> organização é muito r*levante, conforme apo*tad* pelos doze ent*evistados, ou 100%, </line>
</par>
<par>
<line> justific*nd* todo o processo e cust* com implementação *a sistemática, fac*l*tando a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> auxi*ia*do no process* de*isório para a* a*õe* vig*n**s d* organi*ação *m todos os setores, </line>
<line> sejam estes *pe*acionais *u a*ministrativos. </line>
<line> 5 CO***D**AÇÕE* F*NAIS </line>
<line> O g*re*ciame*to do *rocesso de Ge**ão *o C**he*imento nas or*aniz*çõ*s pass* a </line>
<line> ser um instrumento *e extrema *elevância par* o atendimento das *xpectat*vas *os s*us </line>
<line> clientes internos e externos, esta n*va demanda permite alavancar e p*tenc*a*izar capita* </line>
<line> intele*tual d*ntro * fora das or**nizações, agregando v*lor aos proces*os. </line>
</par>
<par>
<line> Perce*eu-se que a criação e *mplementação de um novo depa*tamento *e*t*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> organi*açã* foi e *stá sendo vi*vel, segun*o * relato dos envolv*dos, </line>
<line> justific*ndo a s*a </line>
</par>
<par>
<line> existência. Me*mo ten*o u* c*st*, est* *e **stifica frente *os seus resulta*os, conf*rme </line>
<line> apon*a** pelos entrevistados. </line>
<line> Na v*são dos autores do artig*, compr*va-*e a eficiência, visto o tempo de </line>
</par>
<par>
<line> implementação já vigente o* r*sultados *ten*ido* expos*o* pe*a organ*zação e seus </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> colabora*ore*. Cria*, *ompartilh*r e di*sem*nar * conhecimento *m todas as esferas </line>
<line> o*g*nizacionais permitem prom*ver ganhos m*nsuráve*s * *esmo g*nhos *mensuráveis </line>
<line> quand* trat**os da sat***ação dos cli*nte*, portanto es*a prática se torna f*ndamental para as </line>
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<line> 1) c*ncepç*o e planeja*ento. </line>
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<line> 2) *nálise e interpret*ção d*s dados. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
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<line> 3) ela*ora*ão do rascunho ** na r*vi*ão c*ítica *o con*eú*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> *) part*cipação na aprovação ** versão final do manus*rito. </line>
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