<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *2, n. 4, art. 1, p. 3-19, abr. 2*2*
</line>
<line>
IS*N Impresso: 1806-*356 ISSN E*etrôn*co: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2025.22.*.1
</line>
</par><par>
<line>
Avali*ção de Desempenho do Departamen*o *e Gestão d* Co*hecim**to: Estudo de Ca** em
</line>
<line>
uma Empre*a Metalúrgi*a
</line>
<line>
Per*o*mance Ass*ssment of the **owle*ge Manage*ent *epart*e*t: Case S*udy in a
</line>
<line>
Metallurgic*l C*mpany
</line>
</par><par>
<line>
Gabriel A***s Morais
</line>
<line>
G*aduando em Enge*haria de P*odução pela *niversidade Cru*ei*o do Sul
</line>
<line>
E-mail: ga*rieltecn*lo*ia@gmail.**m
</line>
<line>
Marco* de *liveira Mor*i*
</line>
<line>
*outor em *ngenharia de Pro*u*ão pela Un*versidade P*ulista UNIP
</line>
<line>
Profe*sor *niversidade *stá*io *e Sá
</line>
<line>
E-*ail: marco*te*n*logia@ig.c*m.br
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: Gabri*l Alves Morais
</line>
<line>
Editor-Chefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
T*nny
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Al*n*a*
</line>
</par><par>
<line>
U*iv*rsid*de C**zeiro do Sul, Sant* A*aro, A*. das
</line>
<line>
Rodrig*es
</line>
</par><par>
<line>
Naçõe* *n*das, 18605 Vila Almeida - S*o Paul* - C*P
</line>
</par><par>
<line>
04795-90*. *r*sil.
</line>
<line>
*rtigo re*ebido em 24/**/2025. Últ*ma
</line>
<line>
vers*o
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Marc*s de Olive*ra Morai*
</line>
<line>
receb*da em 10/02/**25. Aprova*o em 11/02/2025.
</line>
</par><par>
<line>
U*ive*s*dade de Santo Amaro - U*I*A, Unive*sidade **
</line>
</par><par>
<line>
santo *maro (UNISA), Rua Isabel *chmid*, *anto
</line>
<line>
Avaliado pelo siste*a Triple *eview: Desk Review a)
</line>
</par><par>
</page><line>
Amaro, *47430*0 - *ão Paulo, S* - Brasil.
</line>
<line>
pe*o Ed*t*r-Ch*fe; e b) Double B*ind Review
</line>
<line>
(avaliação *ega por do*s av*l*adore* da área).
</line>
<line>
Revisão: Gram*tical, Norm*ti** e de For*ataçã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. A. Mor*i*, M. O. Mo*ais
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O pres*nte *rtigo aborda o p*ocesso de avalia*ã* *a c*iação do d*partamento *e ge*tão do
</line>
<line>
conhe*imento em u*a empresa metalúrgica, após a *ua *mp*ementação, onde criar,
</line>
</par><par>
<line>
compar*ilhar * dis*eminar o
</line>
<line>
conhecimento em t*das as
</line>
<line>
esfe*as o*ganizaci*nais permitem
</line>
</par><par>
<line>
promover ganho* mensuráv**s e mesmo ganhos imensuráveis *a** a o*ganizaç**. For*m
</line>
</par><par>
<line>
u*i**zadas met*dolog*as de est*do de caso, pe*q*isa
</line>
<line>
exp*oratória em três etapas: a *r*m*ira
</line>
</par><par>
<line>
etapa é a *nálise e organi*a**o *o **nteúdo levan*ado em pesquisa bi*li*gráf*ca para
</line>
</par><par>
<line>
e*aboração *as perg*ntas para as entrevistas. O objetivo do
</line>
<line>
**abalho se confi*ma, pois
</line>
</par><par>
<line>
demonstra-se a imp*r*ância da *estão do c*n*e*imento para obtenção de resul*ados pos*t*vos
</line>
<line>
na organização.
</line>
</par><par>
<line>
P*lavras-*h*ve:
</line>
<line>
Gestão
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Conheciment*.
</line>
<line>
Ino*ação.
</line>
<line>
Compe*it*vidade.
</line>
<line>
Mud*nça
</line>
</par><par>
<line>
organi*aciona*.
</line>
</par><par>
<line>
A*ST**CT
</line>
</par><par>
<line>
T*i* a**icle ad*res*e* *he p*oce*s *f eva*uati*g the
</line>
<line>
creat*o* *f the kn*wledg* manage**n*
</line>
</par><par>
<line>
departmen* in a metallurgical compa*y after its implementation, where c*eating, sharing and
</line>
</par><par>
<line>
dissemi*ating knowledge in
</line>
<line>
all organizat*onal s*heres allows to promo*e measura*le g*ins
</line>
</par><par>
<line>
an* e*en im*easurable gains for th* *rga*ization. Ca*e study metho*ologies and exploratory
</line>
<line>
research wer* *sed in three stage*: the first stage is th* analy*is and organizati*n of the
</line>
</par><par>
<line>
content
</line>
<line>
collected in b*bliogr*phi* research to prepare qu*stions *or the inte*views. The
</line>
</par><par>
<line>
o*ject*ve of *he wor*
</line>
<line>
is confirmed by demons*rating the importa*ce
</line>
<line>
*f knowledge
</line>
</par><par>
<line>
m*nagement to obtain p*sitive resu*ts in the organ*zation.
</line>
<line>
Keywor*s: Knowledge Manage**nt. Innovatio*. Competitive*ess. Organizational c*a*ge.
</line>
<line>
.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, Teresina, v. 22, n. 4, art. 1, p. *-19, abr. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*valiação de Des*mpenh* do Depart*mento d* Gestão do Conheciment*: Es*u*o de *aso em uma *mpresa
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
1 INTROD*ÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
Cada *ez mais as or*an*zaçõ*s buscam *ti*izar os seus pro**ssos, sej** eles
</line>
</par><par>
<line>
produtiv*s, *ejam admin*str*ti**s como forma de ge*a* vantagem competitiva, qu*ndo
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
inter*ções se torna* de extre*a relevânc*a e*tre *s depa*tamentos e os *roces*os. Essas
</line>
</par><par>
<line>
interaçõe*
</line>
<line>
pode* se* obs*rvadas por m*io dos s*us pr*c*ssos organi*a*io*a*s, ond*
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
pessoa* inserida* nesses *spaços in*eragem de maneira cont*nua na troc* de infor*ações
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
conhecimentos (**RGE et al, 202*).
</line>
</par><par>
<line>
O planej*mento organizacional para Slack (20*8) requer co*petên**as
</line>
<line>
*
</line>
<line>
habilidades
</line>
</par><par>
<line>
p*ra que a* **forma*ões leva*tadas possam perm*tir u* d*agnóst*c* re*l e p*ecis*, d* forma
</line>
</par><par>
<line>
que a construção de cenári*s futuros venh* *ontribuir e faci*itar a
</line>
<line>
tomad* de d*cisão;
</line>
<line>
**s*m
</line>
</par><par>
<line>
como a exe*ução do qu* foi planejado p*ss* estar em linha com a cultur* da e*presa.
</line>
<line>
A *novação, ali*da ao conhe**mento, t*rnou-se u* fator *ital para a sobrevivência das
</line>
</par><par>
<line>
o*ganiz**ões, atribui*do-se a
</line>
<line>
*l*
</line>
<line>
* *u*e*so
</line>
<line>
or*a*izaci*nal e o cresc*men*o t**os como
</line>
</par><par>
<line>
con*utores principais do desenvol*im*nt* econômico, possibilitando, t*mbém, favore*er no
</line>
<line>
crescimento eco*ô*ic* do p*ís (LOW; KALA*UT, *003; *A**OS et al, 2014).
</line>
<line>
In*v*r é uma ação necessár*a para as empresas qu* vi*a* ao cres*ime*to compet**iv*
</line>
<line>
e *stratégic* e *ara que, a partir da *ola*****ão entr* centros de investigaç*o/conhecimentos
</line>
<line>
e empresas, ocorra a pr**oção de pro**t*s e serv*ços (REZK *t a*., 201*).
</line>
<line>
G**encia* u*a nova r**lidade no a*biente de trabalho re*uer uma com**ee*s*o da*
</line>
<line>
características *e cada org*niza*ão e como ela* *odem trabal*ar. Reconhec*r as difere*ças *
</line>
</par><par>
<line>
va*o*iz*r as perspectiv** d* cada departam*n** podem l*var o* ges*ores as *rgan**a*ões e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
prom**erem u* *rabalho inclusivo e *olabor*ti*o, criando *erspectivas, ge*ando uma cu*tura
</line>
<line>
de resp*n*ab*lid*de entre *s env*lvidos, assim **m* *erando *antagens competi*ivas.
</line>
<line>
O *bje*ivo do pres*nte tr*b*lh* * aval*ar o processo impleme*tad* do setor de ges*ã*
</line>
</par><par>
<line>
do c*nhec**ento na emp*esa se * *nova**o e
</line>
<line>
possi*i*it*u * alteração das
</line>
<line>
estra*égias da
</line>
</par><par>
<line>
organiz**ã* e qua*s o* fat*re* para esta mu*an*a, c*m base *m co***ituação *eórica e pr*tic*
</line>
<line>
verificando, também, os impactos provocados po* tais *atores dentro da organizaçã*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. 4, art. 1, p. 3-19, abr. 2025
</line>
<line>
w*w4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. A. M*ra**, M. O. Mora*s
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
2 REFE*ENCIAL *EÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.* Ge*t*o *o Con*eciment* nas *r*aniz*ções
</line>
</par><par>
<line>
Nonaka e Tak*uchi (1997) dize* que o **nhec**e*to, a**im como * i*formaç*o, diz
</line>
<line>
respeito ao *ig*ifi*ad*. No en*an*o, ao contrário da informação, o co*hec**e*to está ligado a
</line>
<line>
*r*nças, comp**missos e ações.
</line>
<line>
Pa*a Gonzalez e *artins (2017), est** indica* qu* h* uma d*versid*de *e *odelos *
</line>
</par><par>
<line>
temas ligados à ge*tão do c**hecime**o. Sen*o assim, ele*
</line>
<line>
i*entific*ram em seu p*nto de
</line>
</par><par>
<line>
vis*a a* duas prin*ipais ve*tent*s *e*ses tema*. A primeira *erte*te é aquela que considera o
</line>
</par><par>
<line>
pro*esso de gest*o d* con*eci*ento como *endo s*u
</line>
<line>
esc*po restrito à tecnologia
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
inform*ç*o. Já
</line>
<line>
a segunda *ertente envolve * gestã*
</line>
<line>
*o con*ecimento como f*rma
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
dese**olvimento organi*aci*nal, res**ltando a est*utura e a cu*tura organiza*i*nal como um
</line>
<line>
d*s fa*i**tadores *a interação dos in*ivíduos e p*oces*os *rop*rcionando o c*mpa**ilh*mento
</line>
<line>
do conhec*mento e *eran*o uma c*l**ra em torno desta temática (GONZALEZ; MARTIN*,
</line>
<line>
2017).
</line>
<line>
As co*struçõe* de no*os conhec*m*nto* organiza*ionais *or*aram-** fun*amentais
</line>
<line>
pa*a as o*ga**zaçõe*. O* conhecim*nt*s construídos têm sido utilizados como impor**n*es
</line>
<line>
vantag*n* comp*titivas no ambient* onde essas or*aniz*ç*es s* *n*ontram (JORGE et **,
</line>
</par><par>
<line>
20*3). Nessa pe**p*ct*v*, o conhec*men*o * vis*o com* fonte de *alor,
</line>
<line>
d*nâmica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
intercambia*a, por meio de pr*dutos, pr*cessos e desc*bertas or*anizaci*nais (DE**DERIO;
</line>
<line>
POPADIUK, *015).
</line>
</par><par>
<line>
*egundo
</line>
<line>
Sch*vai, Resch e Sordi (*020), existem *arrei**s
</line>
<line>
nesse
</line>
<line>
processo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
compartilhamento,
</line>
<line>
dentre as quais e**á o
</line>
<line>
in*ivi*ual*smo,
</line>
<line>
cultura organizacional * siste*as.
</line>
</par><par>
<line>
Ao detectar essas barreiras, orga*iza*ão *
</line>
<line>
dev* enc*rregar-s* de buscar medida* *ue as
</line>
</par><par>
</page><line>
***imizem * resultem em u* *mb*ente favorá*el para a con*ersão fluida do *onhecimento
</line>
<line>
(XA*IER et al, 20*3).
</line>
<line>
A Ge*tão do Conheci*ento obje*iva *ornar o conh*cimento vi*ível e disponív*l a toda
</line>
<line>
a *rga*ização, por meio do de*envolv*me**o d* uma cul*ur* baseada na tr*ca d* informações,
</line>
<line>
espaç*, *empo e ferramentas d* in*eração. Além disso, pode s*r cons*derada u*a e*tratégia
</line>
<line>
para *bt*nção de conhecimento das pessoa* certa* e no *o*ento **equad*, p*ra *osterior
</line>
<line>
co**artilhamento no ambi*nt* organizacional (DAVE*P*RT; PRUSAK, 1998; JORGE;
</line>
<line>
S**T*N, *016).
</line>
<line>
Rev. FS*, *eresi*a, v. 22, n. 4, art. 1, p. 3-*9, a*r. 2025 ww*4.fsanet.co*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Avaliação de Desempenho do Departamento de Gestã* do *onhe*iment*: E*tudo de C*so *m uma Empresa
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
A GC *ode ser **nceituada como u* c*njunt* de processos *ue adminis*ra a cr*ação,
</line>
</par><par>
<line>
pro*agação e
</line>
<line>
utilizaç*o do* c*nh*cimentos pa*a *tingir p*enamente os objetivo*
</line>
</par><par>
<line>
da organização. É precis* el*bor*r o *rocesso pe*o qual uma
</line>
<line>
*rgan*zação consciente
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
si*tem*tica
</line>
<line>
colha, desenvo*va,
</line>
<line>
*rganize, d*st*ibua e
</line>
<line>
qualifique
</line>
<line>
seu cont*údo de
</line>
</par><par>
<line>
*prendizados e, ainda, incorpore pol*ticas de recur*o* hu*anos, inovação, qu*li*ade, aspec*os
</line>
<line>
*ulturais e tec*olog**s **ustadas para alcançar os ob*etivos planeja*os (ALVES; FRANÇA,
</line>
<line>
2022).
</line>
<line>
Figura 1 - Ge*tã* do Conhe*imento e as suas funções
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: os *utores, *ase*dos em A**ES; F*ANÇA, (202*).
</line>
<line>
O *erenci*me*to d* conhecime*to pass* a *er *m in*trumento de extr*ma relevância
</line>
</par><par>
<line>
p*ra o
</line>
<line>
atendimento
</line>
<line>
das
</line>
<line>
novas
</line>
<line>
*e*and*s
</line>
<line>
impos*as
</line>
<line>
p*las
</line>
<line>
e*presas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*onseque*t*mente pelos clientes, essa nova d*ma*d* per*ite alavancar o *apital intel*ct*a*
</line>
<line>
de*tro * for* *as *rganizaç*es (D* OLIVEIRA MORAIS et *l, 2021).
</line>
</par><par>
<line>
Com a concepção de **rar valor, *ompete às orga*iza***s o estím*lo * criação,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
comparti*hament* e a convers*o do *onh*ci*ento, al*m do d*senvolvimento de *ecanismos
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
propi*iem a co*tinua*ão do espiral dando ên*ase à cultura de valorização
</line>
</par><par>
</page><line>
*o conheci*ento (SCHIVAI; RESC*; SORDI, 2020). Um *rog*ama *e ge*tão do
</line>
<line>
conh**imento possib*lita formalizar o compa*tilhament* *e co*hecimen*os, por meio *e
</line>
<line>
R*v. FSA, Te*esina P*, v. 22, n. 4, art. 1, p. 3-19, abr. 2*25 www4.fsanet.c*m.br/re*i**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. *. Mor*is, M. O. **rais
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
lições apr*ndi**s, tendo como apoio atividades de plan*jamento, medição e t*einamento
</line>
<line>
(F*RNANDES et *l, 2023).
</line>
<line>
2.2 Gest*o *a Informa*ão
</line>
<line>
Co* *feito, * G*stão d* Informação e do Conheci*e*t* *** assu*indo um papel de
</line>
<line>
des*aque na* or*anizações, pois vis* à ide*t*ficação, à padronização e *o c*mpartil*am**to
</line>
</par><par>
<line>
d* informações, possibili*ando *r*scimento ou capacida*e de ad*ptaç*o
</line>
<line>
às organiz*ç*es
</line>
</par><par>
<line>
(**OO, 20*6).
</line>
</par><par>
<line>
A i*formação é um recurso valioso para o pr*cess* de tomada de d*cisão
</line>
</par><par>
<line>
*rganizaciona*. *or*m, para que info*mação seja efic*z, ela necessita ser adminis*rada *
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
gerenciada (CALAZANS, 2006). Co*f*rme *etlor (*010), GI é o conjunto de pro*essos
</line>
<line>
ger*nciais utilizados ** criação, ob*enção, armazenamento, distribuição e *so da informação
</line>
<line>
em contex*os organizacionais e pe*soais.
</line>
<line>
Os fluxos inform*is são *onstituídos * p*r*** da r*laç*o entre a* pessoas das diferentes
</line>
<line>
áreas/setores da organiz*çã*. Ambos os fluxos são sub*id*ados pelos insumos dados, pel*
</line>
</par><par>
<line>
*nforma*** * p*lo con*e*ime*to, contribui**o para a co*stitui*ão
</line>
<line>
dos a*bi*ntes
</line>
</par><par>
<line>
informac*onais (PACHECO; VALENTIM, *010).
</line>
</par><par>
<line>
A g*st*o de documentos e * gestão d* c*nheci*ento estão inti*amente relacionadas,
</line>
<line>
uma vez que amba* se pr*ocup*m com c*pta*ão e identif*cação de *nf*rmações pertinente* às
</line>
<line>
tomadas de decisões de *ane**a célere e se*ura, *em co*o a*e*f*iço*m *s processos i*ternos
</line>
<line>
com ma**ament* e pa**onização da* ações, "[...]ide*tifica-se a rela*ão dire*a entr* a Gestão
</line>
</par><par>
<line>
do Conhecimento, co* c**preensão *os pro*essos de *
</line>
<line>
tran*i*ão e compartilhamento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
inf*rm***es dentro da
</line>
<line>
organiz*ção e a Gestão Docume*t*l, realiz*ndo pro*essos *e
</line>
</par><par>
<line>
**al*ação, cla*sifica*ão e destinaç*o doc***ntal" (GU*MÃO; SOUZA, 2021).
</line>
<line>
O con*eciment* ocorre quando a* infor*a**es disponibiliz*das sã* a*similadas pelo
</line>
</par><par>
<line>
*suário;
</line>
<line>
*eduzindo * incerteza na toma*a de decisão. No processo de p*anejamento,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento *era dinamismo e *sserti*idade n*s de*isões a
</line>
<line>
curto, m*dio e *o*go prazo
</line>
</par><par>
<line>
(*NDRIAN, 2023).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*e*ina, v. 22, *. 4, art. *, p. 3-*9, abr. 2025
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A*aliaç*o de Dese*pe*ho do Departamento de G*stão do C*nhec*m*nto: Estu*o de Ca*o em *ma Empresa
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
Figura 2 - El*m*nt*s para a Ge*tão d* Infor*ação.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: os autores, bas*ad*s em ANDRIAN (*0*3).
</line>
</par><par>
<line>
O fl*xo info*ma*ion*l que permeia as emp*esas
</line>
<line>
exige dos pro*issionais mai*r
</line>
</par><par>
<line>
agilidade,
</line>
<line>
asse*tividade para *c*ssar e interpre*ar dados, ger*r in*ormações, c*mpar**lhar
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento e toma* decisões. N*sse se**ido, d*staca-se a rele*ância da infor*ação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
do conhecimento na esfera o*ganizacional. S*gundo Fonseca, Barbosa e Pereira (2019), se
</line>
<line>
do pon** de v**ta pessoal é grande o de*af** de co*viver com a crescente avalanche de dados
</line>
<line>
produzidos diariamente, no *mb*e*te o*ganizacional * c*mplexida*e é a*nda maior.
</line>
</par><par>
<line>
A gestão de documentos p*oporciona economia
</line>
<line>
e eficáci* nas or*a*i*ações,
</line>
</par><par>
<line>
subs*di*ndo as suas ações e t*rnando mais **nfiável * p*ocesso de t*mada
</line>
<line>
** decisão. O
</line>
</par><par>
<line>
plano de
</line>
<line>
cl*s*ificação e a tabela de tem*ora*idade, instrumentos da ges*ão de *ocumen*os,
</line>
</par><par>
<line>
cont*ibuem com organização dos documentos a
</line>
<line>
produzidos e acumulados
</line>
<line>
na in*tituição. A
</line>
</par><par>
<line>
gestão d* conhec*me*to, ali*d* * ge*tão *e documentos, pode trazer ganhos i*stit*cionais
</line>
</par><par>
<line>
ro*ust*s, u*a *ez
</line>
<line>
que valoriza o capital int*lec*u*l
</line>
<line>
d*s ind**íd*os e sua capac*dade
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
elabor*r e aplic*r o* instr*mentos de gestão de doc*m**tos (TATAGIBA et a*. 202*).
</line>
</par><par>
<line>
No process* de planejamento e na toma*a d* de*isão a transformação d* dados
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
i*formações * das informações em conhecimen*o dev*
</line>
<line>
ocorr*r em *ada ciclo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p**nejamen*o, já *ue a construçã* de cenário torn*r-se-á fidedig*a ao cen*rio e amb**nte
</line>
</par><par>
<line>
inter*o e
</line>
<line>
externo da empres*, leva*do
</line>
<line>
* t*mada *e d*cisões com maior a*sertiv**ade e *om
</line>
</par><par>
</page><line>
maio* *robabilidade d* ob*er-s* re*ulta*os e*ica*es (ANDRIA*, 202*).
</line>
<line>
2.3 Gestão da In*vaç*o
</line>
<line>
A Gestão da In*va*ão, portanto, é o r*sultado d* uma série de a*i*idades de gest*o,
</line>
<line>
marketing, ciênci* e tecn*logia e finança*. Os atores envolvido* *esse pr*cess* *e comporta*
</line>
<line>
de fo*ma d*nâmic* e independ*nte *m um *istema complexo. (ILA*S*, 201*).
</line>
<line>
Rev. **A, Ter*si*a PI, *. 22, n. 4, art. 1, p. *-19, a*r. 2025 **w4.fsa*et.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. A. *orai*, M. *. *orais
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
Partind* **ssa p*rspectiv* *ompetitiv* da colaboração, Hal*e e Kor*el* (2*13)
</line>
</par><par>
<line>
apon*a* *ue, para qu* haja inov*ção respon*ável, torna-se
</line>
<line>
necessária a co*abora*ão,
</line>
</par><par>
<line>
princi**lment* em *esquisa e desenvol*imen*o (P&D) e *ecursos para *ue *e possa alcançar
</line>
</par><par>
<line>
o* objetivos comuns
</line>
<line>
**tre as partes. Assim,
</line>
<line>
*or mais q*e as em*resas pos*uam recursos
</line>
</par><par>
<line>
es*assos, a partir d* *olaboração po*em co*p**til*a* e**es r*cur***, permitindo inov*r de
</line>
<line>
forma sustentável e, **tão, alcançar a m*nutenção de c*pital soc*al (ITUR*IOZ; ARAGÓN;
</line>
<line>
N*RVAIZA, 2015; HALME; KORPEL*, 2013).
</line>
<line>
Tidd e Be**ant (2015) acrescentam q*e a compreensão da gestão *a in**ação co*o
</line>
<line>
um processo demand* a necessidade de que ela *eja gerida na fo*ma d* entrad*s, saídas,
</line>
</par><par>
<line>
ativid*d** e subproces*os, métodos de control*, objetivos,
</line>
<line>
parâmetros recursos utilizados e
</line>
</par><par>
<line>
nas *r*anizações. Send* assim, criar u** c*lt*ra pa** a inovação permite à e*pr*sa ser mais
</line>
<line>
flexível e a se r*orga*izar com mai* agilid*d*. A Figura 3 exemplifica os fato*es *ue
</line>
<line>
envolvem a *ul*u*a da inova*ão relaciona**s ao pr**e*so organizac*onal.
</line>
<line>
Figura 3 - Cultura da I*o*açã*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: ** OLIVEIRA MORAIS et al, (2019).
</line>
<line>
Esse* ele*entos *mpor*antes **e *ompõem a cultura da inovação, tais como
</line>
<line>
*l*xibilida*e, inte*r*ção, efic*ê*cia, produ*ividade, ger*ção de val*r, gestão e *anhos de
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. **, *. *, art. 1, p. 3-1*, abr. 2025 www4.*san*t.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Avaliaçã* de Des**penho do Departamento de Ges*ão do Conhecimento: Estud* *e Caso e* uma Emp**s*
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
mercado prom*vem uma s*nergi*, p*te*c*alizand* * organização, pe*mi*indo um c*escimento
</line>
</par><par>
<line>
e fomentando um am*ien*e favo*á*el *o processo de ino*a*ão,
</line>
<line>
elimina*do alguns
</line>
<line>
pos**veis
</line>
</par><par>
<line>
en*raves co* ** envolvidos (D* O**VEI** MOR*IS et al, 2019).
</line>
<line>
Segu*do *riedman (201*), a forma e a velo*idade com que essas mudanç** ocorre*
</line>
</par><par>
<line>
a*aba* ge*ando um descompasso em relaç*o capacidade dos sujeitos à
</line>
<line>
de cr*a* sistemas
</line>
</par><par>
<line>
*ociais e de *prendizagem q*e permitam a**oveitar ao máxi*o os
</line>
<line>
benefícios o*as*onad*s
</line>
</par><par>
<line>
pelas mudanças, objetivando *e*uzir mitigar riscos de informações fa*sas, le*ianas ou e
</line>
<line>
dist*r**das que possam *mp*ctar o* *o*ens e a soc*edade.
</line>
<line>
Pa*a Amitrano *t al. (201*), * ino*a*ão emerge em t*rno *e u*a tecnologia
</line>
</par><par>
<line>
habit**lmente própria, en*olvendo cada
</line>
<line>
vez *ais uma signi*icativ* re*e de atores
</line>
<line>
c*m
</line>
</par><par>
<line>
dis*osição
</line>
<line>
na tecnol*gi*,
</line>
<line>
como um dos
</line>
<line>
componentes
</line>
<line>
fort*itos pa*a o crescimento dos
</line>
</par><par>
<line>
negócios.
</line>
</par><par>
<line>
O Manual de Oslo (O*DE, *01*) define dois
</line>
<line>
níveis de inovação, os quais pod*m
</line>
</par><par>
<line>
gerar
</line>
<line>
div*rsos
</line>
<line>
t i **s
</line>
<line>
de
</line>
<line>
mudança
</line>
<line>
para
</line>
<line>
a organiz*çã*, aumentando a p*o*utiv*da*e
</line>
</par><par>
<line>
e/ou seu d*sempen*o comercial. E*t*e os nívei* *escr*tos estão: i*ovações de *r*duto e
</line>
<line>
*nov*ções de processo.
</line>
</par><par>
<line>
*s
</line>
<line>
inovaçõe*
</line>
<line>
em
</line>
<line>
pr odut os
</line>
<line>
* pro*essos
</line>
<line>
tornam-se ideias
</line>
<line>
variáveis
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
em*ree*dedores que
</line>
<line>
buscam modificações oportunid*des atrav*s *e novos t*a*alhos e/o* e
</line>
</par><par>
<line>
melhores pr*cessos que **jam real*z*dos s*b diferentes *ormatos. Poré*, para que *rodutos e
</line>
</par><par>
<line>
processos possam *e destacar, deve-se *ter * ne*essidade
</line>
<line>
de gerar av*nços co*pe*it*vo*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sustentáveis (OSLO, 2018; GOM*S; *OJ*HN, 2017; G*PTA et al. 2016).
</line>
</par><par>
<line>
A inovaçã* é fu*dam*n*al para o dese*vo*vimento *conômi** e social
</line>
<line>
*e *m a
</line>
</par><par>
<line>
sociedad*. Ela impulsiona a cria**o de novas id*ias, produtos, p*ocess*s e m*delos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
negócio, gerando v*n*agens *omp*titivas para a* emp*esas
</line>
<line>
e promov*ndo av**ços
</line>
</par><par>
<line>
*e***lógi*os, c*e*tífi*os e sociais (CAMPO*, 2022).
</line>
</par><par>
<line>
3 *ETODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
O método utilizado na pesquisa é *e nat*re*a exploratória, *ujo obj*tivo é d* env*lv*r
</line>
<line>
o desenvolvimento *os con*eitos e, segundo Prodanov e Freitas (2013), * usualmente
</line>
<line>
utilizada na fase i*icia* *a pesquisa para proporcionar m*ior familiaridade com o problema
</line>
<line>
proposto a ser res*lvido.
</line>
</par><par>
<line>
Foi entã* aplic*do o
</line>
<line>
*étod* *e B*rdi* (*011), que p*opõe divi*ão da pesquisa em a
</line>
</par><par>
<line>
três
</line>
<line>
etapas: a
</line>
<line>
primeira etapa é a análise * organização ** cont*údo levantado *m pesquisa
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, *. 4, art. 1, *. *-19, abr. 2025
</line>
<line>
*ww4.f*anet.c**.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. A. Morais, M. O. Mo*ais
</line>
<line>
12
</line>
</par><par>
<line>
biblio*ráfica para elaboração das pe***ntas para as **trevistas. Os resultados d*s *ntrev*stas
</line>
<line>
for*m o*ganizados em gráficos s*parados, de acordo com o tema discu*ido em ent*evis**; na
</line>
<line>
segunda etap*, realizou-se a exploração dos res*ltados das *ntrevistas, cujos t*mas correlatos
</line>
</par><par>
<line>
*ão **scritos; terce*ra a
</line>
<line>
etapa é análise de *onteú*o, que *ompre*nde o tratamento dos a
</line>
</par><par>
<line>
re*u*tados, com interpreta*ões
</line>
<line>
dos gráficos utilizados s*gu*do temática, *ara que
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
resultados se torn*m v**idos e sig*if*cativos pa*a a pes*uisa. Tanto as entrevistas *n*li*adas,
</line>
</par><par>
<line>
c*mo *eferencial *eórico respondem, ** fin*l *
</line>
<line>
da pesquis*, ao
</line>
<line>
p*oblema prop*sto, além de
</line>
</par><par>
<line>
testar as p*opo*ições de pesq*isa
</line>
</par><par>
<line>
O p*o*edimento utilizado é * est*do de caso que consiste na cole*a e an*li*e de dado*
</line>
</par><par>
<line>
obtidos atr*vés
</line>
<line>
de uma meto*ol*gia *plicada, qu*
</line>
<line>
vi*a * solu*ão dos problemas específico*
</line>
</par><par>
<line>
ap*ese*tado*. E*se tipo *e pesquisa s*rve para a*licação *m *ma realida** relativa,
</line>
<line>
evid*nciando a construç*o de teoria* (PRO**NOV; FREITAS, 2013).
</line>
<line>
Além dis*o, foi rea**zada uma e*t*ev*sta com *s *ola*oradores da org*nização
</line>
</par><par>
<line>
envolvidos diretamente no pr*ces*o,
</line>
<line>
buscando ligar os con***ime*tos a*quiridos duran*e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
pe*quisa, além da observação do contexto da organ*z*ção, onde foi realizada uma v*rdadeira
</line>
<line>
im*rsão *a su* cultura para entendimen*o das a*ões r*alizada*. Porta*to, a princi*al f**te de
</line>
<line>
*ados de*t* pe*q*isa ve*o da o*serv*ção e análise das respo**as, de a*o*do com seus fl*xos de
</line>
<line>
tr*balho e cont*xto.
</line>
<line>
4 RESUL*ADOS E DISCUSSÕES
</line>
<line>
O trabal*o foi de*env*lvido em *ma ind*st*ia metalú*gica, situada na *rande São
</line>
<line>
Paulo, na reg*ão de *ão Bern*rdo. Fundada em 1*92, a empresa "H" desenvolve *roduto*
</line>
</par><par>
<line>
*rópr*os
</line>
<line>
p*ra segmento de li**a branca, bem como o
</line>
<line>
presta servi*o de in*e*ão de termos
</line>
</par><par>
<line>
plásticos p**a outras empr*sas do setor automotivo e eletroeletrônic*s.
</line>
</par><par>
<line>
Em abril d*
</line>
<line>
*019, a empresa c*ia * *epartamento de G*stão
</line>
<line>
do Conhec*m*nt*
</line>
<line>
pa**
</line>
</par><par>
<line>
tr*tar d* for*a ág*l os pro*lema* *elaciona*o* às *artes produti*as * adm*nistrativas, *om o
</line>
<line>
intuito de agregar va*or não só int*rname*te, mas també* c*m as tra*ativas com os seus
</line>
<line>
*o*necedores e cliente*.
</line>
<line>
P*ra a cri*ção da equ*pe e do pro*eto f**am r*ma*eja*o* *nternamente cola*oradores
</line>
</par><par>
<line>
de algun*
</line>
<line>
setores. A Tab*la 1 apr*senta perf** dos envolvidos
</line>
<line>
direta e in*iret*ment* neste
</line>
</par><par>
</page><line>
*roce*so, para o qual foi de*i*nado um geren** responsáv*l p*lo setor, que t*m po* f*nal**ade
</line>
<line>
ag*lizar as tomadas de decisões, vis*o que neste de*artam*n*o *oram escolhido* esp**ia*istas
</line>
<line>
das diversas áreas para a s*a concepção.
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. 22, n. *, *rt. 1, p. 3-*9, abr. 2025 ww*4.f*anet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A*aliaçã* de Desempenho do *ep*rtamento de Ge*tão d* *onh*cimento: *studo de C*so em **a Em*resa
</line>
<line>
13
</line>
</par><par>
<line>
Foram en*revistados co**boradores *e níveis operacional, gerenci*l e de d*re*oria *ara
</line>
<line>
que se o*tiv*sse uma melh*r amostrage* e maior realidade *os fatos * possí*ei* *ificuldades
</line>
<line>
com *s a**es to*adas durante a **são das empre*as.
</line>
<line>
Tabela 1 - Perfil dos *ntrev*stados.
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Os autor*s.
</line>
<line>
Foram en*revistad*s doze colab*rado*es *a emp*esa de d*ver**s ár*a*, no*e destes
</line>
<line>
c*lab*radores part*ciparam desde o início do processo de imp*emen*ação do departamento de
</line>
</par><par>
<line>
Gestã* do C***ecimento na o*ganização. As entrevistas foram realizadas entre os meses
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
novembro e d*zemb*o de 2*2*, co* a finalidade d* mensurar a *mport**cia da
</line>
</par><par>
<line>
*mplem*ntaç*o do
</line>
<line>
departamento e como na *isão
</line>
<line>
*os envol**dos ocorreram estes i*pact*s
</line>
</par><par>
<line>
nas tomad*s d* decisões, sejam estas *nternas e mes*o ex*erna*.
</line>
</par><par>
<line>
Vale ressaltar qu* a *mpresa
</line>
<line>
já adota a sist*máti*a do
</line>
<line>
departa*ento de Gestã* *o
</line>
</par><par>
<line>
Conhecimento há três ano*. *s re*postas obt*das *oram dad*s usando o c*itério de alto, *é*io
</line>
</par><par>
<line>
e bai*o i*pacto para a or*ani*aç*o, *eg*ndo os seus
</line>
<line>
*ntrevist*do* e cl*ssifi*ad*s
</line>
<line>
*onforme
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 1.
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 1 - Notas de Cla*si**caç*o
</line>
</par><par>
</page><line>
*onte: Os autores.
</line>
<line>
U* dos ponto* releva*tes da criação do departamento está na agili*ade da captação
</line>
<line>
das *nformações para a *omada de de*i*ão, v*s*o que neste depa**ame*to *á co*aboradores d*
</line>
<line>
Rev. *SA, Tere**na PI, v. 2*, *. 4, *rt. 1, p. 3-19, abr. 2025 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. A. Morais, *. *. Morais
</line>
<line>
14
</line>
</par><par>
<line>
d*vers*s áreas *a organização, * que facil*ta * col**a das inf*rmações **m como na tomada de
</line>
<line>
decisão. O G*áfico 1 apresenta *s dados referentes a* com*a*ativo en*re como era e como
</line>
<line>
está a agilid**e *este p*oces** na visão d*s res*ondentes.
</line>
<line>
Gráfi** * - Ag*lidade *a c*ptaçã* das informaçõ*s.
</line>
</par><par>
<line>
Fon**: os autor*s.
</line>
</par><par>
<line>
Os doze respo*den**s,
</line>
<line>
ou *0*% des*es, apontaram que houve um alto imp*cto *o
</line>
</par><par>
<line>
p*oc*sso de c**t**ã* das informações, *
</line>
<line>
que permitiu uma *a*** a*i*idade n*s proce*sos
</line>
</par><par>
<line>
posteriores. Me*mo aqueles qu* en*raram após a
</line>
<line>
implementação da si*temática ficaram
</line>
</par><par>
<line>
sa*isfeitos, compa*a*do-*e com metodol*gias das empresas *nteriores à *ue tra*alhavam.
</line>
<line>
O **áfico 2 está re*a*iona*o à p*ecisão da i**o*mação para o *rocesso de*isó*i* na
</line>
<line>
*rganizaç**, visto q*e, neste m*me*to, para a orga*ização t*m-se * pos*ibilida*e de agregar
</line>
<line>
valor, seja pa*a o cliente *xterno, seja p*in*ipalme*te para o clien*e exte*no.
</line>
<line>
Grá*ic* 2 - P*ecisã* nas info**ações.
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: os autore*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 4, a*t. 1, *. 3-19, abr. 2*25
</line>
<line>
www*.fsane*.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*val*ação de Des*mpe*ho do *e*art*m**to *e Ges*ã* *o Co*heciment*: *st*do de Caso em uma Empr*s*
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
Para o**e resp*ndent**, a precisão na coleta *a informaç*o é um proce*so muito
</line>
<line>
releva*te, o **e representa 92% dos entrevistados. A*en** um entrevistad* ou 8%
</line>
<line>
re*pondera* que este pro*esso tem médio impacto qu**d* se refere * tomada de dec*são nas
</line>
<line>
ações.
</line>
<line>
J* o Gráf*co 3 apresenta o resu*tado so*r* a te*ática impacto na resolu*ão d*s
</line>
<line>
pro*lemas, on*e for*m in*luíd*s aspectos inter*os e externos, l*vand*-se em conside*a*ão a
</line>
<line>
*ficiência da *nf*rmação disponi*iliza**.
</line>
<line>
G**fico 3 - Impacto na re*olução dos proble*as.
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te; os *utores.
</line>
<line>
Todos os entrev*stad*s apontam que houve mel*ora na resolução *o* problemas, *pós
</line>
</par><par>
<line>
* imple*ent*ção do de*artament* de Gestão do Conhe*imento na organização, q*e pod* o
</line>
<line>
ser traduzido, n* visão dos autores, co*o uma vantag*m *ompeti*iva a*sim como *ma
</line>
</par><par>
<line>
red*ção dos custo* sejam d* não conf*rmidade e
</line>
<line>
de gestã* do te*po env*lvido para as
</line>
</par><par>
<line>
tom*das de decisõe*, *lém do impacto pos*tivo da visão do client* para *om a *rganização
</line>
<line>
por meio das suas ações.
</line>
<line>
O Gráfico 4 apresenta uma avali*ção ger*l sobre o *e*artamento de Gestão do
</line>
<line>
C*nh*ciment*, o seu im*acto f*e*te aos o**ros colabora*ores da em*r*sa e, mesm* sendo um
</line>
</par><par>
<line>
proce*so inovador para a orga**za*ão, *abendo que sem**e há que melhor*r confo*me a *
</line>
<line>
metodo*ogia do Ciclo P. D. C. A.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *ere*ina P*, v. *2, n. 4, a*t. *, p. 3-*9, abr. 2025
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www4.f*anet.com.br/revista
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G. A. Mor**s, M. *. Morais
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16
</line>
</par><par>
<line>
*ráfic* 4 - Av*liação do depa*tamen*o de Ges*ão d* Conh*cimento.
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: o* autores.
</line>
</par><par>
<line>
S*gu*do apont*do pelos *ntrev*sta*os, o impacto *o se*or de*t*o e fora
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
organização é muito r*levante, conforme apo*tad* pelos doze ent*evistados, ou 100%,
</line>
</par><par>
<line>
justific*nd* todo o processo e cust* com implementação *a sistemática, fac*l*tando a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
auxi*ia*do no process* de*isório para a* a*õe* vig*n**s d* organi*ação *m todos os setores,
</line>
<line>
sejam estes *pe*acionais *u a*ministrativos.
</line>
<line>
5 CO***D**AÇÕE* F*NAIS
</line>
<line>
O g*re*ciame*to do *rocesso de Ge**ão *o C**he*imento nas or*aniz*çõ*s pass* a
</line>
<line>
ser um instrumento *e extrema *elevância par* o atendimento das *xpectat*vas *os s*us
</line>
<line>
clientes internos e externos, esta n*va demanda permite alavancar e p*tenc*a*izar capita*
</line>
<line>
intele*tual d*ntro * fora das or**nizações, agregando v*lor aos proces*os.
</line>
</par><par>
<line>
Perce*eu-se que a criação e *mplementação de um novo depa*tamento *e*t*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
organi*açã* foi e *stá sendo vi*vel, segun*o * relato dos envolv*dos,
</line>
<line>
justific*ndo a s*a
</line>
</par><par>
<line>
existência. Me*mo ten*o u* c*st*, est* *e **stifica frente *os seus resulta*os, conf*rme
</line>
<line>
apon*a** pelos entrevistados.
</line>
<line>
Na v*são dos autores do artig*, compr*va-*e a eficiência, visto o tempo de
</line>
</par><par>
<line>
implementação já vigente o* r*sultados *ten*ido* expos*o* pe*a organ*zação e seus
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
colabora*ore*. Cria*, *ompartilh*r e di*sem*nar * conhecimento *m todas as esferas
</line>
<line>
o*g*nizacionais permitem prom*ver ganhos m*nsuráve*s * *esmo g*nhos *mensuráveis
</line>
<line>
quand* trat**os da sat***ação dos cli*nte*, portanto es*a prática se torna f*ndamental para as
</line>
<line>
empres*s que buscam inovar *o *ercado em que atuam e na bu*ca por novas opo*tuni*ade*.
</line>
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Rev. FSA, *eresina, v. 22, n. 4, a*t. 1, p. 3-19, abr. 2025
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M. O. Morais
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1) c*ncepç*o e planeja*ento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
2) *nálise e interpret*ção d*s dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
3) ela*ora*ão do rascunho ** na r*vi*ão c*ítica *o con*eú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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*) part*cipação na aprovação ** versão final do manus*rito.
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</par>Apontamentos
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)