Comparação da Autoestima e da Autoeficácia em Diferentes Modalidades de Treinamento Físico / Evaluation of Self-Esteem and Self-Efficacy in Different Physical Training Modalities

Letícia Oliveira Batista, Thiago Iamada Porto, Camélia Santina Murgo, Jair Rodrigues Garcia Júnior

Resumen


As modalidades de treinamento físico, em princípio, são praticadas de acordo com objetivos de estética, saúde, lazer, integração social e outros. A escolha pode estar relacionada a aspectos psicológicos e emocionais. O objetivo deste estudo foi analisar o perfil de praticantes de treinamento quanto à autoestima e autoeficácia e verificar se há relação com a modalidade. Foi realizado um estudo transversal, descritivo e quantitativo do qual participaram indivíduos de ambos os sexos, de 20 a 45 anos, praticantes de corrida, musculação, treinamento funcional ou CrossFit. Foram respondidos questionários sobre perfil do praticante, Percepção Subjetiva do Esforço (PSE; Escala de Borg), Escala de Autoestima de Rosenberg e Escala de Autoeficácia Geral. O treinamento funcional e CrossFit apresentaram valores maiores para PSE (15,32±1,62 e 15,62±2,33) e autoeficácia (68,91±5,76 e 67,95±4,66). Para autoestima, os maiores valores foram do treinamento funcional (25,32±1,67) e musculação (25,29±2,43), porém não houve diferenças estatísticas significativas. Os resultados permitiram concluir que as pontuações de autoestima e autoeficácia foram consideradas elevadas em comparação a outras populações, porém sem diferenças entre as modalidades.

 

Palavras-Chave: Exercício Físico. Condicionamento Físico Humano. Autoimagem. Autoeficácia.

 

ABSTRACT

 

The modalities of physical training, in principle, are practiced according to objectives of aesthetics, health, leisure, social integration and others. The choice may be related to psychological and emotional aspects. The objective was to analyze the profile of training practitioners regarding self-esteem and self-efficacy, and to check if there is a relationship with the modality. It was carried out a cross-sectional, descriptive and quantitative study in which participated individuals of both genders between 20 and 45 years old, practitioners of running, weight training, functional training or CrossFit. Questionnaires about the practitioner's profile, Subjective Perception of Effort (SPE; Borg Scale), Rosenberg's Self-Esteem Scale and General Self-Efficiency Scale were answered. The functional training and CrossFit showed higher values for PSE (15.32±1.62 and 15.62±2.33) and self-efficacy (68.91±5.76 and 67.95±4.66). For self-esteem, the highest values were for functional training (25.32±1.67) and weight training (25.29±2.43), but there were no statistically significant differences. It was concluded that self-esteem and self-efficacy scores were considered high compared to other populations, but without differences between modalities.

 

Keywords: Physical Exercise. Human Physical Conditioning. Self-concept. Self-efficacy.

 


Referencias


BALBINOTTI, M. A. A. et al. Motivational profiles of road runners presenting different levels of practice. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 37, n. 1. p. 65-73, 2015. doi: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2013.08.001

BANDURA, A. et al. Role of affective self‐regulatory efficacy in diverse spheres of psychosocial functioning. Child Development, v. 74, n. 3, p. 769-782, 2003. doi: https://doi.org/10.1111/1467-8624.00567

BASTIANELLO, M. R.; PACICO, J. C.; HUTZ, C. S. Optimism, self-esteem and personality: adaptation and validation of the brazilian version of the revised Life Orientation Test (LOT-R). Psicologia-USF, v. 19, n. 3, p. 523-531, 2014. doi: https://dx.doi.org/10.1590/1413-827120140190030

CLEMENTE, F. M.; RABBANI, A.; ARAÚJO, J. P. Ratings of perceived recovery and exertion in elite youth soccer players: Interchangeability of 10-point and 100-point scales. Physiology & Behavior, v. 210, p. 112641, 2019. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.physbeh.2019.112641

DANTAS, M. A. et al. Relações entre autoeficácia acadêmica e estratégias de estudo e aprendizagem: mudanças ao longo do primeiro semestre do Ensino Médio. Psicologia Ensino & Formação, v. 6, n. 1, p. 33-51, 2015.

DECI, E.; RYAN, R. M. The "what" and "why" of goal pursuits: Human needs and the self-determination of behavior. Psychological Inquiry, v. 11, n. 4, p. 227-268, 2000. doi: https://doi.org/10.1207/S15327965PLI1104_01

DOMINSKI, F. H.; CASAGRANDE, P. O.; ANDRADE, A. O fenômeno Crossfit®: análise sobre o número de boxes no Brasil e no mundo e modelo de treinamento e competição. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v. 13, n. 82, p. 271-281, 2019.

EGITO, M.; MATSUDO, S. M.; MATSUDO, V. K. R. Auto-estima e satisfação com a vida de mulheres adultas praticantes de atividade física de acordo com a idade. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v.13, p. 59-66, 2006.

ENGBRETSON, B. et al. Can the Borg RPE scale be used to prescribe resistance exercise intensity? Medicine & Science in Sports & Exercise, v. 36, n. 5, p. S4, 2004. doi: https://doi.org/10.1249/00005768-200405001-00019

GOUVÊA, F. C. Análise da auto-eficácia em atletas de modalidades individuais e coletivas. Revista Mackenzie Educação Física e Esporte, v. 2, n. 2, p. 45-60, 2003.

GUERREIRO-CASANOVA, D. C.; DANTAS, M. A.; AZZI, R. G. Aspectos pessoais e escolares associados à autoeficácia acadêmica no Ensino Médio. Psicologia Ensino & Formação, v. 6, n. 1, p. 72-94, 2015.

HURST, R. et al. Exercise dependence, social physique anxiety, and social support in experienced and in experienced bodybuilders and weightlifters. British Journal of Sports Medicine, v. 34, p. 431-435, 2000. doi: http://dx.doi.org/10.1136/bjsm.34.6.431

HUTZ, C. et al. The relationship of hope, optimism, self-esteem, subjective well-being, and personality in Brazilians and americans. Psychology, v. 5, p. 514-522, 2014. doi: http://dx.doi.org/10.4236/psych.2014.56061

HUTZ, C. S.; ZANON, C. Revisão da adaptação, validação e normatização da Escala de Autoestima de Rosenberg. Avaliação Psicológica, v. 10, n. 1, p. 41-49, 2011.

LOPES, T. R.; PEREIRA, H. M.; SILVA, B. M. Perceived exertion: revisiting the history and updating the neurophysiology and the practical applications. International Journal Environmental Research and Public Health, v. 19, n. 21, p. 14439, 2022. doi: http://dx.doi.org/10.3390/ijerph192114439

MACHADO, T. A. et al. Autoeficácia esportiva: uma revisão integrativa dos instrumentos de medida. Revista de Educação Física/UEM, v. 25, n. 2, p. 323-333, 2014. doi: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v25i2.21685

MEURER, S. T. et al. Construct validity and reliability in Rosenberg’s self-steem scale for Brazilian older adults who practice physical activities. Motricidade, v. 8, n. 4, p. 5-15, 2012. doi: https://doi.org/10.6063/motricidade.8(4).1548

OLANDER, E. K. et al. What are the most effective techniques in changing obese individuals' physical activity self-efficacy and behaviour: a systematic review and meta-analysis. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, v. 10, p. 29, 2013. doi: http://dx.doi.org/10.1186/1479-5868-10-29

REED, J. L.; PIPE, A. L. Practical approaches to prescribing physical activity and monitoring exercise intensity. Canadian Journal of Cardiology, v. 32, n. 4, p. 514-522, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.cjca.2015.12.024

ROCHA, D.; BARTOLOMEU, R. F.; MONTEIRO, A. M. Influência de um programa de treino multicomponente no perfil de humor de indivíduos idosos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, n. #178, 2016. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/18137/3/AM.pdf

SBICIGO, J. B.; BANDEIRA, D. R.; DELL’AGLIO, D. D. Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR): validade fatorial e consistência interna. Psicologia-USF, v. 15, p. 395-403, 2010. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-82712010000300012

SIBLEY, B. A.; BERGMAN, S. M. What keeps athletes in the gym? goals, psychological needs, and motivation of CrossFit™ participants. International Journal of Sport Exercise Psychology, v. 16, n. 5, p. 555-574, 2018. doi: https://doi.org/10.1080/1612197X.2017.1280835

SMITH, P. J.; MERWIN, R. M. The role of exercise in management of mental health disorders: an integrative review. Annual Review of Medicine, v. 72, p. 45-62, 2021. doi: http://dx.doi.org/10.1146/annurev-med-060619-022943

SUFFOLK, M. T. Competitive bodybuilding: positive deviance, body image pathology, or modern day competitive sport? Journal of Clinical Sport Psychology, v. 8, n. 4, p. 339-356, 2014. doi: https://doi.org/10.1123/jcsp.2014-0044

TEIXEIRA, P. J. et al. Exercise, physical activity, and self-determination theory: a systematic review. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, v. 9, n. 1, p. 78, 2012. DOI: https://doi.org/10.1186/1479-5868-9-78

TIGGEMANN, C. A. Percepção de esforço no treinamento de força. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 16, p. 301-309, 2010. doi: https://doi.org/10.1590/S1517-86922010000400014

Truccolo, A. T.; Maduro, P. B. A.; Feijó, E. A motivational factors of adherence to running groups. Motriz: Journal of Physical Education, v. 14, n. 2, p. 108-114, 2008. doi: https://doi.org/10.5016/1162

VIEIRA, L. F. et al. Autoeficácia e nível de ansiedade em atletas jovens do atletismo paranaense. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v. 13, n. 3, p. 183-188, 2011. doi: https://doi.org/10.5007/1980-0037.2011v13n3p183

WHITEMAN-SANDLAND, J.; HAWKINS, J.; CLAYTON, D. The role of social capital and community belongingness for exercise adherence: an exploratory study of the CrossFit gym model. Journal Health Psychology, v. 23, n. 12, p. 1545-1556, 2016. doi: https://doi.org/10.1177/1359105316664132

WILSON, P. M. et al. The relationship between psychological needs, self‐determined motivation, exercise attitudes, and physical fitness. Journal of Applied Social Psychology, v. 33, n. 11, p. 2373-2392, 2003. doi: https://doi.org/10.1111/j.1559-1816.2003.tb01890.x




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.4.9

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)