<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 4, art. 9, p. 184-199, a*r. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.21.4.9
</line>
</par><par>
<line>
Co*paração da Autoestima e da Autoe*i*ácia em Di*er*ntes M**alidades
</line>
<line>
de Tr**namento Fís*co
</line>
<line>
Evaluati*n of S*l*-Esteem an* Self-Efficac* *n Dif*erent Phy*ica* Train*n* Modali*ies
</line>
</par><par>
<line>
Letícia Oliveir* Ba*ista
</line>
<line>
Graduada e* **ucação Fí*ica - Universida*e do Oeste *aulista - Uno*ste Professora d* mu*culação e perso*al traine*
</line>
<line>
le.*liveira**@hotmai*.co*
</line>
<line>
Thiago Iama*a **rto
</line>
<line>
Grad*ando em Medicina - *n*versidad* do Oeste Pau*ista - Unoeste Estu*ant* de Medicina
</line>
<line>
t*i-po*to@*otma*l.com
</line>
<line>
Camé*ia *a*tina Murg*
</line>
<line>
Dou*ora em Psicolo*ia - Pontifícia Universidade Ca*ólica de Campin*s - *U* P*of*ssor* da U**versidade do Oes*e *auli*ta -
</line>
<line>
Unoeste *amelia@u**e*te.br
</line>
<line>
Jair Rodrigues Gar*ia Jún*o*
</line>
<line>
Doutor em **s*olo*ia Human* - Instituto ** Ciência* Bioméd*cas da Uni*ersi*ade de São *aulo - USP *rofes*or da
</line>
<line>
Univ**sidade do *este Paulista - *noe*t*
</line>
<line>
jgjunior@unoeste.br
</line>
</par><par>
<line>
*n*ereço: L*tícia O**veira *atista
</line>
</par><par>
<line>
Universidade *o Oest* *aulista, Campus II, Rod.
</line>
<line>
Rap*so
</line>
</par><par>
<line>
Tavar*s, Km 572, Limoeiro, Preside*te Pru*e*te,
</line>
</par><par>
<line>
SP, CEP: 1*067-175, Br*sil.
</line>
</par><par>
<line>
*n*ere*o: Thiago Iama*a Porto
</line>
<line>
Editor-Chefe: D*. Tonny Ker*ey d* A*encar
</line>
</par><par>
<line>
*niversidade do Oest* Paulista, C*mp** II, Rod.
</line>
<line>
R*poso
</line>
<line>
R*drigu*s
</line>
</par><par>
<line>
*avar*s, Km 572, Limoeiro, P*esi*ente Prudente,
</line>
</par><par>
<line>
S*, CEP: 19067-175, Bra*i*.
</line>
<line>
*rt*go recebi*o em 14/05/202*. Últ*ma
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Camé*ia Santina Murgo
</line>
<line>
recebida em *7/0*/20*3. Aprovado em 28/05/2023.
</line>
</par><par>
<line>
Unive*sidad* do O*ste Paulista, Campus II, Rod.
</line>
<line>
*aposo
</line>
</par><par>
<line>
Tava*es, K* 572, Limoe*ro, Presidente Prudente,
</line>
<line>
Avali*do pelo si**ema Triple Review: Desk Review *)
</line>
</par><par>
<line>
S*, *EP: *9067-175, **asi*.
</line>
<line>
pe*o **itor-Chef*; e b) Dou*le Blind *eview
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ç*: Jair Ro*rigues Garcia Júnior
</line>
<line>
(ava*i*ç*o cega por do*s avaliadores d* á**a).
</line>
</par><par>
<line>
*n**ersidade do O*ste Paulista, Camp*s I*, Rod.
</line>
<line>
R*poso
</line>
</par><par>
<line>
Tav*res, Km 572, *imoeir*, Presidente Prudente,
</line>
<line>
Revisão: Gramati**l, Normativa e de *ormatação
</line>
</par><par>
</page><line>
SP, CEP: 19067-17*, B*asil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Com*aração da *u*o*stima e da Autoeficácia em Dif*rentes M*d*lidades de Treiname*to Físi*o
</line>
<line>
*85
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
As modalidades *e tr*inamento f*si*o, em princí*io, são prat*cadas d* a*or** com *b*e**vos
</line>
</par><par>
<line>
de e*tét*c*, *aúd*, laz*r, *nteg*ação *ocial e out*o*. * escolh* pode e*tar rel**i*nada
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
aspe*tos psicológicos e emoci*nais. O objetivo deste estudo foi an*lisar o perfil de praticant*s
</line>
<line>
de treinamento quanto à autoest*ma e au*oeficácia e verifica* se há rela*ão c*m a mod*l*dade.
</line>
<line>
*oi realizado um estudo **ans*ersal, desc*itivo e quant*tativo do qual participaram indivídu**
</line>
<line>
de ambos os sexos, d* 20 a 45 anos, pratican*es de c*rrida, musculação, *reinamento funcional
</line>
<line>
ou Cros*Fit. For*m re*pondidos questionári*s sobre *erfil do pr*ticante, Pe*cepç*o Sub*etiva
</line>
<line>
*o Esforço (PSE; Escala de *org), Escala de Autoe*ti*a de Rosenber* e Escala de
</line>
<line>
Autoefic*cia Geral. O t*einamento fun*ional e CrossF*t apresentaram val**es maiores pa*a
</line>
<line>
PSE (15,32±1,62 * 15,62±2,33) e autoeficác*a (*8,91±5,7* e *7,95±4,66). Para autoesti*a, os
</line>
<line>
maior*s valores foram do *rei*a**nto funcional (2*,32±1,67) * musculaç*o (25,29±2,*3),
</line>
<line>
porém não houve difer*nç*s *sta*ísticas s*gnificativas. Os *es*ltad*s permitira* co*clui* que
</line>
</par><par>
<line>
as po*tu*ções
</line>
<line>
de autoest**a e autoe**cácia foram co*s*deradas
</line>
<line>
el*vad*s e* *omparação
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
outr*s *opulações, porém sem dife*enças entre *s modalidade*.
</line>
<line>
Palavra*-Chave: Exer*íc*o Fí*ico. Co*dicionament* Físic* Humano. Autoimagem.
</line>
<line>
*utoe*ic*cia.
</line>
<line>
*BSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
The *odalit*es of *h*sical train*n*, in *r*ncip*e, are prac*iced
</line>
<line>
acco*ding to *bjective* of
</line>
</par><par>
<line>
aesthetics, health, l*isure, soci*l integr*tion and others. The cho**e may be rela*ed to
</line>
<line>
psy*hological and emotional aspects. Th* objective *as to a**ly*e the profile o* traini**
</line>
</par><par>
<line>
*racti*ioners r*garding self-este*m and
</line>
<line>
*e*f-effic*c*, an* to c*eck i* t*ere is a relationship
</line>
</par><par>
<line>
with the mo*ality. It was ca**ied out a cross-se*tional, desc*ipt*ve and **a*titative s*udy in
</line>
<line>
whi*h participated *nd*viduals of both genders be*wee* 20 and 4* years old, pr*ctitioner* *f
</line>
</par><par>
<line>
runni*g, weight *raini*g, functional training
</line>
<line>
or Cross*it. Que**ionnaires a*out
</line>
<line>
t h*
</line>
</par><par>
<line>
p***t*t*oner'* p*ofile, *ubjective P*rce*ti** of Effort (S*E;
</line>
<line>
Borg Scale), Rosenberg's Self-
</line>
</par><par>
<line>
Es*ee* Sc*le and General Self-Efficien*y Scale were *nswered. The function*l *ra*nin* and
</line>
</par><par>
<line>
CrossF*t s*owe* h**her values for *S* (15.32±1.62 and 15.62±2.33) *nd
</line>
<line>
self-efficacy
</line>
</par><par>
<line>
(68.9*±5.7* a*d 67.95±4.*6). Fo* self-este**, th* h*ghest valu*s *ere for functiona* tra*****
</line>
<line>
(25.32±1.6*) and weight training (25.*9±2.43), but there were no statistically s**nificant
</line>
<line>
d**f*rences. *t was con*lu*ed t*a* *elf-es*e*m and se**-efficacy s*ores were considered *igh
</line>
<line>
compar** to *t*er p*pulations, but wit*out diffe*ence* between mod**ities.
</line>
<line>
Keywo*ds: Physical *xercise. Hu*an P*ys*c*l C*nditioning. Sel*-*o*cept. Self-effi*a**.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eres*na P*, v. 21, n. 4, a*t. 9, p. 1**-1*9, abr. 2024
</line>
<line>
w**4.fsan**.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. O. Bat*sta, T. I. P*rt*, C. S. Murgo, J. *. Garcia Júnior
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
A prática *e *xe*cíc*os físic*s est* associada a u** g**a de ben*fícios,
</line>
</par><par>
<line>
principal*ente r*lac*onados à sa*de, mas *a*bé* *ocio*mocionais (HURST et
</line>
<line>
al., *000).
</line>
</par><par>
<line>
*or representa* u* est*esse **sico e, por v*zes, ta**ém em**ional, o t*e*na*e*to físico e as
</line>
<line>
compet*ções esportivas **d*m pro*or*ion*r a*terações em *st*do* emoci*nai*, **is como d*
</line>
<line>
autoconfi*nça * de autoeficácia (MEURER et al., 2012; SIBLEY; BERGM*N, 201*).
</line>
<line>
Não raro, o início, a continuid*de e o engajamento na p*ática de um tipo espec*fico de
</line>
<line>
t*einamento estão d*re**mente r*l*ciona*os aos e*tados em*ci*n*i* que s* configu*am c*m*
</line>
</par><par>
<line>
padr*o entre os pratic*ntes (TEIXEIRA *t al., 2**2). Des** m*do, o**ros asp*c*os como
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
capacidade para *ea*iza* os *xerc*ci*s, seus benefícios e outros, torna*-se s**u*dários.
</line>
</par><par>
<line>
Entre os *r*inamento* *raticados regul*rmente em ac*demias e espaço* *bertos *st*o *
</line>
<line>
corr*da (e cor*id* d* rua), a na*ação, a musculação, * treina**nto fun**onal * o CrossFit.
</line>
<line>
*a*a pratic*nte tem sua *referênc*a e *eu objeti*o, mesmo c*nsid*r*n*o um trei*amento
</line>
<line>
esp*cífi*o desses mencionados. As exigê*cias de cada *m d*les *ão d*ferentes *m term*s de
</line>
<line>
e*forço e resistência física e resis*ê*cia emociona* (GOUVÊA, 2003).
</line>
</par><par>
<line>
Corr*da e na**ção s*o atividades cl*ssi*icada* *omo cíclicas, cont*nua*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
essen**almente aer*bios, prati*adas em períod*s *ue normalme*te v*r**m de trin*a minutos a
</line>
<line>
mais de *ma hora. No c*so da *or*ida, *á foi estudad* que, **tre *s razões psicol*gicas o*
</line>
</par><par>
<line>
emoc*onais
</line>
<line>
*a** prática, estão a melhora da autoestima, a dim*nuição da *nsiedad* e do
</line>
</par><par>
<line>
e*tresse (TR*C*OLO *t al., 2008).
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
*uscula*ão, *u
</line>
<line>
exe**íci* resistido, t*mbém * um* *tivid*d*
</line>
<line>
bastante *ra*icada
</line>
</par><par>
<line>
desde a adolescência até a senescência. **s *ltimas dé*a*as, pa*sou a ser praticada *ara fins
</line>
</par><par>
<line>
esté*icos, *i*ert**f*a, definição mus**la* ou
</line>
<line>
tônus m**c*la* p*r pessoa* das *i*ers*s fai*as
</line>
</par><par>
<line>
etári*s. Os
</line>
<line>
pr*ticantes de musculaç*o, principalme*te adult*s jovens, que
</line>
<line>
t*m objetiv*s
</line>
</par><par>
<line>
estéti*os apre**ntam perfil de a*ent*ada autoes*ima até distúrbi*s da imagem c*rpora*, *
</line>
</par><par>
<line>
como a dismorfia, e
</line>
<line>
dependência psicológica do treinam**to (HU*ST
</line>
<line>
e* al., 2*00). Em
</line>
</par><par>
<line>
termos comportamentai*,
</line>
<line>
os pra*icantes mais sérios são muito centr*dos *o t*ein*men*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
outro* aspectos relaci**ados, ***eragem *asicamente d**tr* dos grupos d* interesse e *e
</line>
<line>
caracterizam *ambém pelo dese*volviment* da au*oeficácia (SUF*OLK, 2014).
</line>
</par><par>
<line>
N*sta* últimas dua* décadas, fo*am concebidos e *ais bem
</line>
<line>
e*abo*ados dois métodos
</line>
</par><par>
<line>
de *reinam*nt* *ue *e expan*ir*m exponencia*men*e nos últimos anos:
</line>
<line>
o **einamento
</line>
</par><par>
<line>
funciona* o C*ossFit. No e
</line>
<line>
treinamento *uncio*al, o
</line>
<line>
trab*lh* é essencialme*te *om o peso
</line>
</par><par>
</page><line>
corporal, em atividades *ariad*s pa*a * dese**olvim*n*o d* várias capa**dades, tais como
</line>
<line>
Rev. FS*, Te*esina, v. 21, n. 4, art. 9, p. 184-*9*, abr. 2024 www4.fsanet.c**.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Com**ração *a Autoestima e *a A*toeficá*ia em Difer*ntes *odalidades de Treinamento Físico
</line>
<line>
187
</line>
</par><par>
<line>
resistência mus*ul*r, res*stênc*a *eróbia, a*il*dade, coordenação, *recisã*, *quilíbrio
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
flex*b*lidad* (SIBLEY; BERGM*N, 2018). No qu* se ref*re ao Cro*sFit, pode ser ente*did*
</line>
</par><par>
<line>
c*mo *ma atividad*
</line>
<line>
m*is
</line>
<line>
compl*ta para o condicionam*nto físico extremo com
</line>
</par><par>
<line>
p*ed*min*nc*a de exercí*ios físic*s de a*ta intensidade (DOMIN*KI e* al., 2019). Mesmo
</line>
</par><par>
<line>
não ha*en*o objetiv* de
</line>
<line>
*iminuição da gordura corp*ral ou *stético, são treinamentos que
</line>
</par><par>
<line>
desp*rtam alto grau *e *ot*vação.
</line>
<line>
Estudos so*re * treiname*to *uncional são a*nda e**a**os, nos aspectos fisiológic*s e
</line>
</par><par>
<line>
psicológico*, porém já foram verificados ben*fí*ios no
</line>
<line>
hu*or de idosos. Os idosos
</line>
</par><par>
<line>
fisicamen*e ativo*, com*arativ**ent* aos sede*t*rios, ap*es*nta* menor inci*ência
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
d*pr*ssã*, tensão, raiva e co*fusão (ROCHA et a*., 2016). Do mesmo modo, o CrossF*t *ind*
</line>
</par><par>
<line>
não con*a
</line>
<line>
co* corp* signifi*ativo de *s*udos em seus variados aspectos. A*es*r *iss*,
</line>
<line>
tem
</line>
</par><par>
<line>
sido observ*da
</line>
<line>
elevada ad*rê*c*a e *oti*açã* *ar* a prática *or
</line>
<line>
i*divíduos que apres*ntam
</line>
</par><par>
<line>
diferentes caract**ísticas, t*is como sobrep*sad** * obesos, c*ia*ças até idosos, saud*veis em
</line>
<line>
*usca de mel*or c*ndi*io*amento *ísic*, atletas e até pess*as com limitações or*opédic*s
</line>
<line>
(SIBL*Y; BERGMAN, 2018).
</line>
<line>
No Cros*Fit, o desempenho nos treinam*ntos é reg*strado diariamen*e, com o objeti*o
</line>
</par><par>
<line>
de *ome*tar * competiti**dade
</line>
<line>
e,
</line>
<line>
princip*lmente, que cada indivíd*o compare s**s pr*prios
</line>
</par><par>
<line>
re*ultados, se *ot*ve e bus*ue a mel*oria contínua. Ao con*rário do que ser*a a exp*c**ti*a, a
</line>
</par><par>
<line>
c*mpet**ão entre os prati*ant**, juntamente
</line>
<line>
com
</line>
<line>
a metodologia coleti*a de aula,
</line>
</par><par>
<line>
independe*temente
</line>
<line>
do n*vel de cada *m, reforça mai* o* laços de a*izad* *o ambi*n*e
</line>
</par><par>
<line>
espo*tivo e social, em compara*ã* c** **atic*ntes de academias t*adicio*ai* (WHITEMAN-
</line>
<line>
SANDLAND *t al., 2*1*).
</line>
<line>
Na prática de exercícios *ís*cos e esp*rt**, a mo*ivação é um dos aspectos *elev*n*es
</line>
</par><par>
<line>
para o início da ati*idade, * ader*ncia e conti*u*da** ao lo*go d* vida (WILSON
</line>
<line>
et al.,
</line>
</par><par>
<line>
2003). Porém, a motivaçã* é bas*ante complex* e
</line>
<line>
vari*vel entre os in**ví*uos. A
</line>
<line>
Teoria
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*utodeterminaç*o representa uma forma para *nten**r aspectos motivacionais da *r*tic* de
</line>
</par><par>
<line>
exe*cícios físicos. Ela prop*e
</line>
<line>
que o com*ortamento do indiv**uo varia ao *ongo de
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
contínuo que tem em um
</line>
<line>
extre*o a amotivação (ausência de *otivação) e, no outro,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mot*vação intrínseca (rela*ionad* à satisfação * p*a***, sen*o o f*m a própr*a atividade). Entre
</line>
</par><par>
<line>
os extremos,
</line>
<line>
estão
</line>
<line>
as motivaçõe* de *egulação externa e int*oj*tada (busca de
</line>
<line>
recompensas,
</line>
</par><par>
<line>
ev**ação de ****ç*es), ide*t*fic*da (benefício* *a
</line>
<line>
prática *stão cl*ros)
</line>
<line>
e in*eg*ada
</line>
</par><par>
</page><line>
(comportam*nto se integra ao seu est*lo de v*da) (*ECI; RYAN, 2000).
</line>
<line>
As m*tivaçõe* m*is aut*determinadas, q*e são reguladas por comportamentos m*is
</line>
<line>
in*erno* (intrí*sec*s, integrada * identif*ca*a), são mais favorávei* ao início e à permanência
</line>
<line>
*ev. F**, Teresina PI, *. 21, n. *, art. 9, *. 18*-1*9, *br. 2*2* www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. *. *atist*, T. I. P**to, C. S. Murgo, J. *. Garcia Jú*ior
</line>
<line>
188
</line>
</par><par>
<line>
na práti*a dos ex*rcíci*s e esportes (TEIXEIRA al., 201*). A**ectos que *odem l*var às et
</line>
</par><par>
<line>
*otiv*ç*es mais
</line>
<line>
autodeterminadas es*ão ***acionados ao
</line>
<line>
atendi*ento das Necessidad*s
</line>
</par><par>
<line>
*sicológ*cas Bás*cas, a s*b**, ví*culo, aut*nomia e *ompetência, o* quai* **o essen*iais para
</line>
<line>
o desenvo*vimento *sicológico sad*o, a int*g**dade e o bem-estar (*ECI e R*A*, 2000). Em
</line>
<line>
geral, há *ma rela*ão direta *ntre o grau de moti*ação e o desempenho de compe*idores de
</line>
<line>
corrida e de outro* esportes (BALBI*OTTI et *l., 2015).
</line>
<line>
N* prá*ica de exercíc*os pe*o* não atle*as (não competidores), h* r*lação d*
</line>
<line>
inte*de*endência entre a* necessidades psic*lógic*s básica*, a m*tivação e o comportame*to
</line>
<line>
dos in*ivíd*o*. Naquele* que tê* as p*rcepções de autonomia * c*mp*tência ma*s
</line>
</par><par>
<line>
des*nvolv*das, as motivações mais au*od*terminadas *ã* mais *ortale*id*s e
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
comportamentos
</line>
<line>
sã* mais positivos (WI*SON et al., 2003). A *ompetência é uma
</line>
</par><par>
<line>
*ecessidade ps*c*lógica relacio*ada também à *erc*pção de aut*efic**ia, ou seja, de acreditar
</line>
<line>
em *ua capacid*de par* *nfre*tar situações *ue se apresent*m desafiantes e para conseguir
</line>
<line>
su*erá-las com suce*so (DECI; RYAN, 2000).
</line>
<line>
A autoeficácia está relacio**da c** a confiança do indivíd*o n* *rópr*a capacidade de
</line>
</par><par>
<line>
organizar e realizar determinadas ações nas mais di*er*a* con*ições envolvi*a*
</line>
<line>
em
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
cont*xto, *ortanto, não significa necessari*mente possuir a capacidade (OL*NDER e* a*.,
</line>
<line>
2*13; SMITH; ME*WI*, 2021). Porém, os indiv*duos que têm * *ercepçã* d* autoeficá*ia,
</line>
<line>
te**o ou não as capacidad*s, *tivam processos cogniti*os, a*etivos e motivacionais, ac*edit*m
</line>
</par><par>
<line>
que po*em cons*ruí-las por meio do treinamento, esforço persistência (DANTAS et al., e
</line>
<line>
20*5; GUERREIRO-CASANO*A et al., 2*15).
</line>
<line>
*ara a a*a**aç*o da *utoeficácia, são consideradas tr*s dim*nsões: magn*tud*, qu*
</line>
<line>
a*range os diversos níveis de d*fic*l*ad*s car**te*ísticas da pr*pria **ão; forç*, que se re*er*
</line>
</par><par>
<line>
à inte*sidade da crença em si m*s** frente aos
</line>
<line>
disti*tos *spectos en*olvidos na ação;
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
general*da*e, q*e se refere à magnitude *a crença d* autoeficá*ia associada à ação mais geral
</line>
<line>
o* espe*ífica (*OUV*A, 2003).
</line>
</par><par>
<line>
Há vári** fatores *ue p*dem determina* a opção por uma m*dalidade esp*cífica
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
treina**nto e entr* eles pode estar o per*il ps*co*ó*ico. A*es*r de haver diverso*
</line>
<line>
estudo*
</line>
</par><par>
<line>
*obre * perfil ** atletas, poucos *st*dos *er*fica*am a *ela*ão desse p*rfi* com modalidad*s
</line>
<line>
co*uns de treinam*nt*s, como musculaç*o/academi*, corrida, nata*ã*, treinamento f*ncional
</line>
</par><par>
<line>
e CrossFit. *or iss*, o
</line>
<line>
objetivo foi a*alisar o perfil de in**víduos *isic**ente ativo*, quan*o
</line>
</par><par>
</page><line>
ao* aspec*os de autoe*tim* e au*oeficácia, e verific*r *e há *ela**o ent*e o *ipo *e modalida*e
</line>
<line>
pr*ticad*.
</line>
<line>
*ev. FSA, *eresina, v. 21, *. 4, art. 9, *. 184-1*9, **r. 2024 www4.fsane*.**m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Com**ração da Au*oestima e da Autoef*cácia *m D*f*rentes *o**lidades d* Treiname*to Físico
</line>
<line>
1*9
</line>
</par><par>
<line>
2 METODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
Este estudo c*racte*izou-se co** trans*er*al, descritivo e qua*tita*ivo.
</line>
</par><par>
<line>
2.* Participant*s
</line>
</par><par>
<line>
P*rticiparam indiv*duos de ambos os se**s, com idade de 20 a 45 *nos, fisi*ament*
</line>
</par><par>
<line>
ativos, pr*ticantes de cor*ida de rua, muscu**ção/academia, t*eina*e**o fu*c*o**l
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
*ros***t. Foram coletada* informações de 20 indiv**uos de cada moda*idade, com exc*ção de
</line>
</par><par>
<line>
cor*ida, por*ue
</line>
<line>
não compl*tou o número esperado. A am*stra analisa** foi de
</line>
<line>
76
</line>
</par><par>
<line>
participante*.
</line>
</par><par>
<line>
Os indivíduos que se inte*ess**am em pa*ticipar receberam p*eviamente as
</line>
<line>
informaçõ*s sobre o estudo. *que*es que c*ncordaram fora* s**icitados a a*sinar um Termo
</line>
<line>
de Cons*ntimento Livre e Esclarecido para participarem *o *studo. A pesquis* foi avaliada *
</line>
</par><par>
<line>
*p*ov*da
</line>
<line>
pe**
</line>
<line>
C om i t ê
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Ética
</line>
<line>
em
</line>
<line>
Pes*ui*a
</line>
<line>
(CEP)
</line>
<line>
da
</line>
<line>
Unoeste
</line>
<line>
(CAAE:
</line>
</par><par>
<line>
26864*19.0.0*00.5515; Núme*o do Par*c*r: 3.812.995, em 27/01/2020).
</line>
<line>
Os crité*io* de inclusão f*ra*: e*tar prati*ando a modali**de há p**o *enos seis
</line>
<line>
mes*s e ter disponibilidade p*r* res*onder **s questionários. Os critérios d* exc*usão f*ram:
</line>
</par><par>
<line>
s*r
</line>
<line>
inic**n*e na modalidade e ter ficado afastado d* t*einament* duran*e *m mês ou m*i*,
</line>
</par><par>
<line>
tendo ret*rnado na sem*na de apli*ação dos q*estionários.
</line>
<line>
2.2 Instr*men*** *e coleta
</line>
<line>
* escala de Per*epç*o S*bjetiva de Esforço (PS*), conhe**da como Escala de Borg de
</line>
</par><par>
<line>
15 po*tos (6-20), é um método indire** e
</line>
<line>
válid*, amplam**t* u*ilizado para * determi*ação
</line>
</par><par>
<line>
d* i*te*s*dade do e**rcício (ENGBRET*ON *t al., 2004; *LEMENTE et al., 2019; LOPES
</line>
<line>
et al., *022). * Escal* d* PS* foi apresentada *o* praticant*s juntamente **m as ins*ruções
</line>
<line>
s***e como analis*r * *róp**o es*orço durante o tr*in*mento (REED e *IPE, 2016).
</line>
<line>
Escal* de Autoestima de Rosenber* (*AR): a aut*e*tim* fo* avaliada utilizando a
</line>
</par><par>
<line>
EAR, qu* é constituída por 10 itens, com
</line>
<line>
tr*s *pções de r*spostas do *ipo Likert (1 =
</line>
</par><par>
<line>
Co*cordo total**nte, 2 = Não concor*o nem discordo, 3 = D*sc*rdo t*talmente). Essa escala
</line>
<line>
é subdiv*d*da em dois fatores: o fator 1 refere-se a s*is ite*s relacionado* à **toestima
</line>
</par><par>
<line>
posi*iv* e o fat** 2 *efere-se a
</line>
<line>
*uatro it*ns relacio*ados à a**oes*i*a
</line>
<line>
negativa. Os *ont*s
</line>
</par><par>
<line>
a*ribuídos aos dez it**s são somados e a ma*or
</line>
<line>
pontuação ref*re-se ao maior * nível
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresin* PI, v. 2*, n. 4, art. 9, p. 184-199, a*r. 2*24
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. O. Batis*a, T. I. Porto, C. S. Murgo, J. R. Garcia Júnior
</line>
<line>
190
</line>
</par><par>
<line>
autoes*im* do *ndivíduo. Para a análise e classificação em *lta ou baix* autoes**ma, foi
</line>
<line>
calculada a mediana *a p*ntuação de tod*s *s ind*ví*uos na EAR (*BICIGO *t al., 2010;
</line>
<line>
HUTZ; *A*ON, 2011; ME**ER et *l., 2012).
</line>
<line>
Esca*a de Autoef*c*cia Ge*al (E*G): a autoeficácia *oi avaliad* utilizando * EAG,
</line>
<line>
*ujo escopo é verificar quanto o indivídu* acr*dita em sua própria capacidade para alcança*
</line>
</par><par>
<line>
os objeti*o* por ele d*t*rminado*. A EAG foi cons*ruída adap**da às nec*s*idad*s e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
linguag*m e contexto. É *onstitu*da por 20
</line>
<line>
itens, com alternat*vas de respostas n* for*at*
</line>
</par><par>
<line>
Likert de 7 pontos, co*sidera*do *m c*nt*nuo entre 1, para pouco capaz (o* s*mp*e falso), e *
</line>
<line>
para muito capaz (sempr* ver*ade*r*). A EAG apresen*ou *vidênci* de vali**de com
</line>
<line>
co*s*stência int*rna muito boa (coefici**te alfa de 0,8*) (OLANDER et al., 2*13;
</line>
<line>
GUE*REI*O-CASANOVA et al., 2015).
</line>
<line>
2.3 Pro*e*iment*s
</line>
<line>
Os *uestionários *ora* aplicados ao* parti**pan*e* ** seu p*ópr*o *ocal *e
</line>
<line>
treinamento, no h*rário *abitual que costumavam frequentar para o tr*inam*nt*.
</line>
</par><par>
<line>
No questionári* sobre o *erfil d* pra*ic*nte, foram coletadas
</line>
<line>
*nform*ções sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
idade, sexo, modalidade, temp*
</line>
<line>
de prática, frequência semanal, *uraç** da sessão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
intensidade, tendo s*do esta referida como Percepção Subjetiva do Esfor*o (PSE), na Escala
</line>
<line>
*e Borg. *a se*uênc**, fo*am a**icados o* question*rios referentes à Escala de Autoestima de
</line>
<line>
Rosenberg (EAR) e * Escala de Aut**ficá*ia Geral (EAG).
</line>
<line>
2.4 *nálise dos resultados
</line>
<line>
Foi utiliz*da a es**tística de*crit*va par* *pres*ntação dos dados (mé*ia ± DP),
</line>
<line>
frequên*ias absoluta e relativa, e a est***stica infer**cial. Foi aplicado o teste d* S*apiro *ilk
</line>
<line>
para *on*irmar a normalidade da d*stribuição dos dados. A correlaçã* de Pearso* foi u**lizada
</line>
<line>
para ver*ficar a relação entre autoestim* e autoefic*cia com a intensida*e das modalidad*s e
</line>
<line>
**m a idade dos pr*ticantes. ANOVA one wa* e pós-t*ste d* Bonfe*oni foram utilizados pa*a
</line>
<line>
*omparações entre as d*ferentes modalidades, consid*ra*do p<0,05.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teres*na, v. 21, n. 4, art. 9, p. 184-19*, ab*. *024
</line>
<line>
www4.f*an*t.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Co*paração da Autoestima e da *u*oe*icáci* em *iferentes M*dalidades de Trei**men*o *ísico
</line>
<line>
191
</line>
</par><par>
<line>
3 *ESU*TADOS E DISC*SSÃO
</line>
</par><par>
<line>
Sobre a caracter*zaç*o dos partici*antes, *m *elação a variável sex*, a am*stra se
</line>
<line>
comportou de forma equ*libr*da, *endo em v*sta que 36 pa*ticipantes er*m d* sex* feminino
</line>
<line>
(4*,4%) e *0 *o sex* masculino (52,6%).
</line>
<line>
Quanto à idade *os *art*cipa*t*s, foi ve*ificada dis*ersão, sen*o a varia*ã* entre 20 e
</line>
<line>
4* *nos. A classifi*ação em intervalos *e 5 anos apo*tou **ior concentração de part*cipante*
</line>
<line>
*a faixa et*r*a e*tre 25 e *9 *nos * entre 30 e 34 ano*, totalizando 52,7 % dos participantes
</line>
<line>
(Ta*ela *).
</line>
<line>
Tabela 1 - Intervalos de ***xas *tári*s, frequência ab*o*ut* e relativa dos participantes.
</line>
</par><par>
<line>
Faixa
</line>
<line>
Etária
</line>
<line>
Fr*q.
</line>
<line>
%
</line>
</par><par>
<line>
(*nos)
</line>
</par><par>
<line>
20 a 24
</line>
<line>
11
</line>
<line>
1 4 ,5
</line>
</par><par>
<line>
25 a 29
</line>
<line>
23
</line>
<line>
3 0 ,3
</line>
</par><par>
<line>
*0 a 34
</line>
<line>
17
</line>
<line>
2 2 ,4
</line>
</par><par>
<line>
3* a 39
</line>
<line>
1*
</line>
<line>
1 8 ,4
</line>
</par><par>
<line>
*0 a 44
</line>
<line>
7
</line>
<line>
9 ,2
</line>
</par><par>
<line>
45 a 47
</line>
<line>
4
</line>
<line>
5 ,3
</line>
</par><par>
<line>
Total
</line>
<line>
7*
</line>
<line>
100
</line>
</par><par>
<line>
So*re a
</line>
<line>
r*tina de p*ática* esportiva* dos **rtic*pantes *o *ue *i* respe*to
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
m*dali*ade de atividade, frequ**cia da *r*tica das ativ*dades e t*mpo médio de *uração das
</line>
<line>
*tividades praticadas, as f*equênc*as d* distrib*ição f*ra* calculad*s. Quanto à modal*dade,
</line>
</par><par>
<line>
observa-se que ho*ve di*tribui*ão equilibrada *ntre o número de
</line>
<line>
particip*ntes qu* *rati*am
</line>
</par><par>
<line>
T*einamento Funci**al (28,9%), Academia e Musculação (27,*%) e Cros*F*t (27,6%),
</line>
<line>
ficando a corrida c** 15,8%.
</line>
</par><par>
<line>
Sobre o te*po que a modalidade já era praticada
</line>
<line>
pelos p*rticipant**, foi organizad*
</line>
</par><par>
<line>
um **calonamento que *ermite verifi*a* se *ai* *á o*orre* há m*is d* 6 meses * um an*, *ntre
</line>
</par><par>
<line>
um e d*i* an*s, entre dois e t*ês *nos, *ntre quatro e *inco
</line>
<line>
anos ou a mais de cinc* anos
</line>
</par><par>
<line>
(Tabela *).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, *. 2*, n. 4, art. 9, *. 184-199, abr. 2024
</line>
<line>
ww*4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. O. *atista, *. I. Porto, C. S. *urgo, J. R. Ga*cia J**ior
</line>
<line>
*92
</line>
</par><par>
<line>
*abe*a * - *requência absolu*a e relativa do tem*o de prática d*s parti*ipantes na
</line>
<line>
**dalidade.
</line>
</par><par>
<line>
Tempo (anos)
</line>
<line>
Freq.
</line>
<line>
%
</line>
</par><par>
<line>
0 ,* a 1
</line>
<line>
12
</line>
<line>
* 5 ,8
</line>
</par><par>
<line>
1a*
</line>
<line>
20
</line>
<line>
2 6 ,3
</line>
</par><par>
<line>
*a3
</line>
<line>
14
</line>
<line>
* 8 ,4
</line>
</par><par>
<line>
3a4
</line>
<line>
10
</line>
<line>
1 3 ,2
</line>
</par><par>
<line>
4 ou mai*
</line>
<line>
2*
</line>
<line>
2 6 ,3
</line>
</par><par>
<line>
Total
</line>
<line>
76
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
Quanto à ro*in* das práticas *spo*t*vas, **i veri*icada a frequência com que as
</line>
<line>
ati*idades são pr*ticad*s *a *emana (Tabela 3).
</line>
<line>
T*bel* * - Fr*quência absoluta e relativa da f*equência semana* das práticas es**rtiva*.
</line>
</par><par>
<line>
Dias na sema*a
</line>
<line>
F*eq.
</line>
<line>
%
</line>
</par><par>
<line>
2
</line>
<line>
5
</line>
<line>
6 ,6
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
15
</line>
<line>
1 9 ,7
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
16
</line>
<line>
2 1 ,*
</line>
</par><par>
<line>
5
</line>
<line>
31
</line>
<line>
4 0 ,8
</line>
</par><par>
<line>
*a7
</line>
<line>
9
</line>
<line>
1 1 ,8
</line>
</par><par>
<line>
Total
</line>
<line>
76
</line>
<line>
1*0
</line>
</par><par>
<line>
P*r fim, foi verif*cado * *emp* médio de *uração da* ativ**ade* físicas pratic*das.
</line>
<line>
Constatou-** que 50% prat*cam atividades que têm a duraç*o de 30 * 60 *in. Ou*ros 38,2%
</line>
</par><par>
<line>
inf*rma*am que suas a*ividades es*ortivas duram
</line>
<line>
ent*e 60 e 90 m*n e
</line>
<line>
11,8% *el**aram a
</line>
</par><par>
<line>
duração de *0 a **0 min.
</line>
</par><par>
<line>
*specificamen**, quanto à aval*ação dos três instrum*ntos d* medida d* autoestima,
</line>
<line>
*utoeficá*ia e perce*ção subjeti*a de e*fo*ço, os *alores *pre**nta*a* di*tribuiçã* nor*al.
</line>
<line>
São aprese*tadas as médias, desvios padrão, valores m*nimo* e máximos obtidos na
</line>
<line>
somatóri* dos ***ns (Tabela 4).
</line>
<line>
Ta*ela 4 - Valores da somatória das Escalas de Autoestima de Rose*berg (EAR),
</line>
<line>
Aut*efic*cia G*r*l (E*G) e Percepção S*bjetiva de *sforç* (*SE).
</line>
</par><par>
<line>
Ins*rumen*o
</line>
<line>
N
</line>
<line>
Mí*imo
</line>
<line>
Máximo
</line>
<line>
Média ± DP
</line>
</par><par>
<line>
EAR
</line>
<line>
76
</line>
<line>
2*
</line>
<line>
42
</line>
<line>
3 4 ,* 8 ± 4 ,3 7
</line>
</par><par>
<line>
EAG
</line>
<line>
**
</line>
<line>
53
</line>
<line>
100
</line>
<line>
8 0 ,4 9 ± 1 9 ,4 4
</line>
</par><par>
<line>
PSE
</line>
<line>
76
</line>
<line>
*
</line>
<line>
19
</line>
<line>
1 4 ,* ± 5 ,9 5
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *er*sina, v. 21, n. 4, art. 9, p. 184-1*9, abr. 2024
</line>
<line>
www*.fsa*et.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Compar*ç*o da Autoestima e da Au*oefi*ácia em Dife*entes Modali**des de Treinamento Físico
</line>
<line>
**3
</line>
</par><par>
<line>
Na *omparação *os r*sultado* de autoest*ma, autoeficác*a * percep*ão *ubjetiva
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
es*orç* en*r* as *odalidade*, as médias *or*m pr*ximas * nã* h*uve significância estatística
</line>
<line>
em ne*hu** das *s*alas (Tabela 5).
</line>
<line>
Tab*la 5. Valor*s médio* das Escalas de Autoestima de Rosenberg (EAR), A*toeficácia
</line>
<line>
Geral (E*G) e Percepção Subj*tiva de Esf*r*o (PS*).
</line>
</par><par>
<line>
M*dalidade
</line>
<line>
EAR
</line>
<line>
EA*
</line>
<line>
*SE
</line>
</par><par>
<line>
F*nc*ona*
</line>
<line>
2 5 ,3 2 ± 1 ,6 7
</line>
<line>
6 8 ,9 1 ± * ,7 6
</line>
<line>
1 * ,3 2 ± 1 ,6 2
</line>
</par><par>
<line>
A**demia/m**c*lação
</line>
<line>
2 5 ,2 9 ± 2 ,4 3
</line>
<line>
6 5 ,1 9 ± 7 ,8 1
</line>
<line>
1 4 ,6 2 ± 2 ,7 5
</line>
</par><par>
<line>
CrossFit
</line>
<line>
2 4 ,6 2 ± 2 ,2 0
</line>
<line>
6 7 ,9 * ± * ,6 6
</line>
<line>
1 5 ,6 2 ± 2 ,3 3
</line>
</par><par>
<line>
*orri*a
</line>
<line>
2 4 ,6 7 ± 2 ,* 2
</line>
<line>
6 5 ,0 8 ± 6 ,7 6
</line>
<line>
1 3 ,2 5 ± * ,0 5
</line>
</par><par>
<line>
NS - Dife*en*as s** signifi*ância es**tística por ANOVA.
</line>
</par><par>
<line>
Para final*zar as análises, fo*am investigadas as p*ssí*e*s
</line>
<line>
correl*ções entre os
</line>
</par><par>
<line>
construtos de au**e*tima, a*toef**ácia e per*epçã* subjetiva de es***ço. *ara ess* an*lise,
</line>
<line>
o*tou-se pelo uso *e tes**s paramé*ricos, uma vez q*e os **est*o*ári*s PSE, EAR e EAG
</line>
<line>
obtiveram, no teste d* Sha*ir* Wi*k, valor** d* *>0,*5 (0,09, 0,135 e 0,199, r*spectivamente
</line>
<line>
(T*b*** 6).
</line>
<line>
*a*ela 6 - Co*relaçõ*s entre Escalas de A*toestima de R*se*berg (EAR), Autoeficácia
</line>
<line>
Geral (EAG) * Percepção Subjetiv* de Esforço (PSE).
</line>
<line>
E*R *AG
</line>
</par><par>
<line>
*SE
</line>
<line>
-0,006
</line>
<line>
0 ,3 1 4 *
</line>
</par><par>
<line>
E*R
</line>
<line>
---
</line>
<line>
-0,159
</line>
</par><par>
<line>
*p<0,05. Teste d* correlação *e Pear*on.
</line>
<line>
Quanto ** resultado ger*l *efer*nte * autoestim* (*4,*8 ± 4,37), foi obs*rvado que o*
</line>
<line>
par*i*ip*ntes estã* *om níve*s elevad*s, t*ndo em vista q*e, para a m*ior *art* da popul*ção
</line>
<line>
nas tabelas normativ*s, as médias *cima de 30 est*o c*ncentr*das nos interv*los de *ercen*il
</line>
</par><par>
<line>
*nt*e 70 e 9* que são c**siderad*s como repre*entativos de
</line>
<line>
uma alta au*oe*tima (HUT* et
</line>
</par><par>
<line>
al., 2*14). Ess* res*ltado per*ite *nferir que *
</line>
<line>
prá*ica d* a*ivi*a**s e*port*v** pod* ser
</line>
</par><par>
<line>
elenc**a c*mo uma variável asso*i*da à auto**tima.
</line>
</par><par>
<line>
O *esult**o geral da
</line>
<line>
autoeficá*ia foi obse*vado tendo *m vista média ap*ese**ada a
</line>
</par><par>
<line>
pelos participantes (80,49 ± 19,44). *ss* *alor indica
</line>
<line>
que *s part*cipante* podem ser
</line>
</par><par>
</page><line>
cl*ssificados no intervalo ** p*rcentil e*tre 90 e 95 nas *abelas normat*vas (BA*TIANELLO
</line>
<line>
et al., 2014). T*is valo*e* ind*cam níveis elevados de a*toe*icác*a, na médi*; os pa*tic*pant*s
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. 21, n. 4, art. 9, p. *84-19*, abr. 2024 www4.*s*net.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. O. B*tista, T. I. Porto, C. *. Murgo, *. *. G**cia Júnior
</line>
<line>
194
</line>
</par><par>
<line>
do es*udo têm alta autoe*icác*a, o qu* é um indicativo de pess*as qu* são determinadas para
</line>
</par><par>
<line>
*tingir objetivo*, e*penham-se e*
</line>
<line>
ati*idade* des*fiadora* e mostram-*e persistentes po*
</line>
</par><par>
<line>
acreditarem que conseg*irão * que desejam (BAST*ANELLO et al., 2014).
</line>
<line>
Em g*ral, fatores *o*o educa*ão, in*eração s*cial, c*ndição de tra*sporte, *otina
</line>
<line>
di*ria, estado civil e *ível *ocioe*onômico estão di*etamente rela**onados com os aspe*tos de
</line>
<line>
autoestima e aut*efic*cia. * amadurecimento e as vivências de sucesso ou fracasso ao longo
</line>
<line>
da v*da faze* com que c*d* indivíduo tenha um modo *ró*rio de e*xergar *s seme*h*ntes e
</line>
<line>
d* *e relacionar *m suas red*s *e contat*s (HUTZ et al., 201*).
</line>
<line>
Os valores de autoesti** e d* au*oeficácia dos **rticipantes m*strara*-se a*tos se
</line>
<line>
c*mparadas com os valores d*s ta*elas *o*mati*a* pr*conizadas pelo* estudos de validação e
</line>
</par><par>
<line>
no**at*zação dos *nstru*ent*s (HUTZ; ZANON, 20*1). Pode-*e infer*r
</line>
<line>
qu* tais
</line>
</par><par>
<line>
*aracteríst*ca* favorece* a p*ática de *tividad*s espo*tiv*s.
</line>
</par><par>
<line>
Na análise *SE (E*cala *e *org), em média, todos relataram "re*ativamente cansativ*"
</line>
<line>
dur*nte o exercíci* físico. Os diferentes exer*íc*os utilizados (mono ou *ultiarticulares, c*m
</line>
<line>
pequenos e grand*s *rupos muscul*re* envolvidos) p*re*em apresenta* u* me*mo
</line>
<line>
c*m**rt*mento d* PSE, s*ndo que a manipulação da ordem *es*es não mod*fi*a a PSE geral
</line>
</par><par>
<line>
da sess**, *o**ndo, c*n*udo, int*rf*rir na *vali*ção
</line>
<line>
individu**
</line>
<line>
de *et**mi*ado exercíci*. O
</line>
</par><par>
<line>
aum*nt* na qua*tidade de repetiçõe* e séries r*alizadas em de*erminado exercíc*o ou sess*o
</line>
<line>
ca*sa o *umento da PSE, atribuído ao grau de fadi*a localizada dos músculos envol*idos.
</line>
</par><par>
<line>
*e*se sentido, i*terval*s mais *rolo*gados pode*
</line>
<line>
*arantir respostas si*ilares da PSE e*tre
</line>
</par><par>
<line>
as di*erentes séries ou e*ercícios (TIGGEMANN, 2010).
</line>
<line>
Par* além da v*r*f*cação das m*dia* em ca*a instrumen*o, também f*i *onferido se
</line>
<line>
havia* diferenças c*m base *m variáveis de f*equên*ia, *u*aç*o e i**e**idade. Para tant*, foi
</line>
<line>
empregado o *este de *NOVA de u*a **a e foi constatado que a ún*ca diferença significa*iva
</line>
<line>
en*re *s médias foi referente à autoeficácia e a duração do exerc*c*o físico (p<*,05). O *ost-
</line>
</par><par>
<line>
*oc de B*n*er*oni rev*lou que a diferença de mé*ias *oi si**ificativa *ntre *s
</line>
<line>
gr*pos
</line>
<line>
*ue
</line>
</par><par>
<line>
praticavam *e 30 a 60 min e de 90 a 1*0 *in (p<0,05). O grupo que praticav* de 60 a 90 min
</line>
</par><par>
<line>
*e ativid*d** físic*s não *presentou diferen*as si**ificati*** quando comp*rad*
</line>
<line>
com os
</line>
</par><par>
<line>
demai* grupos. Foi
</line>
<line>
constat*do, portanto, que a
</line>
<line>
autoefi*ácia é maior
</line>
<line>
naquel*s *ue praticam
</line>
</par><par>
<line>
atividades d* menor duração.
</line>
<line>
A *náli*e a p*rtir da *orrelação de Pe*rson revelou resultados s**n*f*c*tivos entre
</line>
</par><par>
<line>
*erce***o sub*etiva de *sforço * autoe*icác*a (p<0,0*), e*bor* a co*relação tenha
</line>
<line>
s i do
</line>
</par><par>
<line>
positiva e frac* (*=0,314). Esse resultado apon** que os participantes
</line>
<line>
que apresentaram
</line>
</par><par>
</page><line>
percepção de esfor*o *ais *centuada também apresentara* crenças de a*toef*cácia *ai*
</line>
<line>
*ev. FSA, T*resina, v. *1, n. 4, *rt. 9, *. 184-199, abr. *02* www4.fsanet.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Compa*ação da Autoestima e da Autoefic*cia em Dif*rentes Modalidades de *rein*m***o Físico
</line>
<line>
195
</line>
</par><par>
<line>
elevad*. Pode ser *nferido *ue exercí*io* intenso* com p*uco tempo e com a *ercepção
</line>
<line>
subjetiva de e*forço *lta tra*em *ai* autoe*icác*a dura*te o exercício fí*ico.
</line>
<line>
De acor*o *om Gouvêa (2003), na re**ção entre autoeficácia e motivação, o* *ipo* de
</line>
<line>
resulta*os **e as pessoas a*tecipa* *ependem muito do nível com *u* *creditam *ue serão
</line>
<line>
c*pazes de re*d*r em determinadas situações. Por exemp*o, as pessoas que se julgam
</line>
</par><par>
<line>
*ltam*nte capa*** pode*ão formular expectativas
</line>
<line>
de *esult*dos positivos e favoráveis
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
relaç*o às que se julgam meno* capazes.
</line>
</par><par>
<line>
**sse modo, a
</line>
<line>
autoeficá*ia
</line>
<line>
está rel*ci*nada diretamente com a autoestima, pel* f**o
</line>
</par><par>
<line>
de que a *otivaç*o *
</line>
<line>
*sse*cial para a *eali*ação
</line>
<line>
de um objetivo (WILSON et *l.,
</line>
<line>
2003).
</line>
</par><par>
<line>
Qu*nd*
</line>
<line>
*s a*letas
</line>
<line>
*ossuem baixa percepção de au*oeficácia,
</line>
<line>
** se*a, duvida* de suas
</line>
</par><par>
<line>
própri*s capa*id*des e dão c*n*a de que ne* s*u* esforços n*m os dos outros que o cer**m
</line>
</par><par>
<line>
tê* efeito sobre os resulta*os *ue obtêm, se
</line>
<line>
**r*am, e**ã*, apát*cos * cada v*z *stão mais
</line>
</par><par>
<line>
resignados c*m as circun*tân*i*s. Se, além d*sso,
</line>
<line>
o*servam
</line>
<line>
que o* demais ob*êm
</line>
</par><par>
<line>
recompen*as *or seus esforços e eles não, o* sentime**os
</line>
<line>
de autodepr*c*ação depressão e
</line>
</par><par>
<line>
unem-s* à apatia * * resignação.
</line>
</par><par>
<line>
A pe*cepção de autoeficácia indica que * indivídu* que se **nsidera *ficaz i*põe a *i
</line>
</par><par>
<line>
**smo meios que fav*reça* seu*
</line>
<line>
int*resses e o
</line>
<line>
de*e*v*lvimento de novas a*ivida**s
</line>
</par><par>
<line>
(*ANDURA et al., 2003). Esses indivíduos intensificam se*s esforços *uan*o seu
</line>
<line>
rendiment* n*o se **us*a *s meta* que havia proposto, fazem a*ribuições causais dos fracass*s
</line>
</par><par>
<line>
que f*vorecem a *u**e*ic*c*a, * enfrentam as tarefas
</line>
<line>
po**nci*lment* difícei* sem
</line>
<line>
sentir
</line>
</par><par>
<line>
*nsieda*e (GOUV*A, 2003).
</line>
</par><par>
<line>
O CrossF*t e outros treinamentos m*is inten*os pro*ocam
</line>
<line>
mudanças fís*cas
</line>
<line>
visíveis,
</line>
</par><par>
<line>
*as tam*é*
</line>
<line>
mudan*as e***ionais e de mot*vação que se *ornam perc*ptíveis em alguns
</line>
</par><par>
<line>
me*es de prá*ica. No ca*o do CrossFit, a cap*cidade
</line>
<line>
de cumprir exerc*cio* como subida
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
cord*s, saltos, c*rr*da*, le*antamento de
</line>
<line>
pesos e ginást*cos var*ados
</line>
<line>
bem co*o record*s
</line>
</par><par>
<line>
pessoais t*az a percepç*o de eficácia e contínu* motivação. A per*epçã* quanto às s*tuações
</line>
</par><par>
<line>
de fr*quent*
</line>
<line>
desa*io parece s** equiv*lente à dos *tletas q*e
</line>
<line>
e**rentam *reiname*tos
</line>
</par><par>
<line>
exaus*ivos e
</line>
<line>
competiç**s difíceis, experime**ando altos níveis de autoeficác*a (VIE*RA et
</line>
</par><par>
<line>
al., *011).
</line>
</par><par>
<line>
Port*nto, o tr*in**ento f*sico pode ir m*i*o a*ém
</line>
<line>
**s aspectos de melhora
</line>
</par><par>
<line>
*ig*ificati*a na saúd* do indiví*uo, de conv*vência em grupo e mais interações sociais.
</line>
</par><par>
<line>
*ratican**s de determinados *xe*cícios ten*em a apre*entar m*danç*s psicológicas
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
re**ção à *uto*st*ma e a**oeficácia, relaciona**s aos comportamentos q*e assumem
</line>
</par><par>
<line>
(*ACHA** et al., *014). Há a**uma* diferenças perceptíveis **tre os sexos,
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Te*esi*a PI, v. 21, n. 4, art. 9, p. 184-199, abr. 2024 www4.*sanet.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. O. Ba*ista, T. *. *or*o, C. *. **rgo, J. R. Garc*a Jú*ior
</line>
<line>
196
</line>
</par><par>
<line>
tendência d* q*e os homens tenham au**est*ma ma** eleva*a e acre*i*am mais em alcançar o
</line>
<line>
result**o de*ejado, em comparação às mulheres. Cu**os*me*te, a pr*tica *e*ul** de exercí*io*
</line>
</par><par>
<line>
par*ce min*mi*ar e até el*m*nar es*as di*erenças, pois o
</line>
<line>
**sempenho *m uma taref* e os
</line>
</par><par>
<line>
result*dos dependem *e um con*unto de fatore*, co*o co*centração, experiênci*, dedicação e
</line>
<line>
**pacidade técn*** (EGITO et al., 2006).
</line>
<line>
4 CO*SIDERAÇ*ES FINAIS
</line>
<line>
Conc**ímos que o* v*l*r*s obtid*s *as esca*a* autoe*tima * autoeficácia for*m
</line>
<line>
re**tivam*nte altas, em c*mparação aos valores normati*os obtidos em estudos de *al*dação e
</line>
</par><par>
<line>
normatizaçã* dos inst**ment**. Houve
</line>
<line>
correl*ção posit*va e*tre a pe*cepção do esf*rço *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
aut**f*cácia, no *nta*to, nã* houve diferen*a da
</line>
<line>
percepção
</line>
<line>
do esforço, aut*est*ma
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
a*toefic*cia entre as mod*lidades e*porti*as.
</line>
</par><par>
<line>
REFERÊN*IAS
</line>
</par><par>
<line>
BALBIN**TI, *. A. *. et
</line>
<line>
al. *otivatio*a* pro*iles *f road ru*n*rs pre*ent*ng different
</line>
</par><par>
<line>
levels of *ractice. *evista Brasileira *e Ciência* d* Esporte,
</line>
<line>
v.
</line>
<line>
37, n. 1. p. 6*-*3, 20*5.
</line>
</par><par>
<line>
do*: https://doi.o*g/10.*016/j.r*ce.2013.08.001
</line>
</par><par>
<line>
BAN*URA, A. et al. Role of affective sel* regulatory effic*cy in diverse spheres of
</line>
</par><par>
<line>
psychosocial functioni*g. Chi*d Devel*pment, v.
</line>
<line>
74, n. 3, p. *69-*82,
</line>
<line>
2003. doi :
</line>
</par><par>
<line>
https://do*.org/10.*111/1467-8624.00567
</line>
</par><par>
<line>
BAS**ANEL*O, M. R.; PACICO, J. C.; HU*Z, C. S. Optimism, s*l*-esteem
</line>
<line>
*nd
</line>
</par><par>
<line>
personality: ad*pta*ion and validatio* of the b*azilian version of the revised Lif* Orientation
</line>
</par><par>
<line>
***t
</line>
<line>
(LOT-R). Psi*olo*ia-USF, v.
</line>
<line>
19,
</line>
<line>
n.
</line>
<line>
3,
</line>
<line>
*.
</line>
<line>
523-531, 2014.
</line>
<line>
doi :
</line>
</par><par>
<line>
http*://d*.*oi.org/1*.1590/1**3-827120*40190030
</line>
</par><par>
<line>
*LEME**E, F. M.; *ABBANI, A.; A*AÚ**, J. P. Ratings of perceiv*d rec*very
</line>
<line>
and
</line>
</par><par>
<line>
exertion in e*ite yout* soccer *lay*rs: Interchangeabil**y o* 10-point and 100-point scales.
</line>
</par><par>
<line>
Physiology
</line>
<line>
&
</line>
<line>
Behavior,
</line>
<line>
v.
</line>
<line>
210,
</line>
<line>
p.
</line>
<line>
112641,
</line>
<line>
2*19.
</line>
<line>
doi :
</line>
</par><par>
<line>
http://dx.d*i.org/10.1016/j.physbeh.2*19.112641
</line>
</par><par>
<line>
D*NTAS, M. A. et al. Rel*çõe* en*re autoefic*cia acadêmica e estratégias de estudo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
aprend*zagem: mudanças ao longo do primeir* *emestre do Ens**o Mé**o. P*icolog*a Ensino
</line>
<line>
& Formaçã*, v. 6, *. 1, p. 33-**, 20*5.
</line>
<line>
DECI, E.; RYA*, R. M. The "wh**" and "w*y" of *o*l *urs*it*: Human *ee*s *nd the *elf-
</line>
</par><par>
<line>
determination of behavior. Ps*chological *nquiry,
</line>
<line>
*. 11, n.
</line>
<line>
4, p. 227-26*, 2000. doi:
</line>
</par><par>
<line>
h*tps://doi.org/10.1207/S15327965*LI*104_01
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*res*na, v. *1, *. 4, a**. 9, p. 184-19*, ab*. 2024
</line>
<line>
www4.*sanet.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comparaçã* da Autoe*tima e da *u*oeficácia em *iferentes Moda*idade* *e Treiname*to Físi*o
</line>
<line>
197
</line>
</par><par>
<line>
DOMINSKI, F. H.; CASAGRAN*E, *. O.; *NDRADE, *. O fenômen* Crossfit®: análise
</line>
</par><par>
<line>
s**re * númer* de *o*es no Brasil e no m*nd* model* *e tre*na*ento e c*mpetição. e
</line>
<line>
R*vis** Brasileira de Pre*crição e Fisi*logi* do E**rcício, v. 13, n. *2, p. 271-28*, 2*19.
</line>
<line>
*GITO, M.; MA*SU*O, *. M.; MATSU*O, V. K. R. Aut*-estima * sat*sfação *om a vida
</line>
<line>
de mulheres adultas prat*can*es de ativi*ade f*si*a *e acord* c*m a *dade. *evist* Brasileira
</line>
<line>
de Ciência e Movimento, v.13, p. 59-66, 2006.
</line>
<line>
ENGBRETSO*, B. *t al. Ca* the Borg *PE scale be u*ed to pre*cribe resistance exercise
</line>
<line>
in**nsity? M*dicine & *cience in S***t* & Exerci*e, v. 36, n. 5, p. S4, 2*04. doi:
</line>
<line>
*ttps://doi.org/10.*249/00005*68-200405001-00019
</line>
<line>
GO*VÊA, F. C. Aná*i*e da auto-eficácia em atle*as de modal*dade* individuais e coletivas.
</line>
<line>
*evis*a Ma*ke*zie Educação Física e Esporte, v. 2, n. 2, p. 45-60, 2*03.
</line>
</par><par>
<line>
GUERR**RO-*ASANOVA, D. C.; DANTA*, M. A.; AZZ*, R. G. Aspecto* pesso*i*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
escolares associ*dos à *utoefic*cia a*adê*ica no Ensino M**io. P*ic*log*a Ensi*o &
</line>
<line>
For*aç*o, v. 6, *. 1, p. 72-*4, 2015.
</line>
</par><par>
<line>
HURST,
</line>
<line>
R. et al. Exe**ise dependence, socia* physi*ue an*iety, and so**al suppo*t in
</line>
</par><par>
<line>
*x**rien*ed
</line>
<line>
and in e*p*r**nced b*dybu**der* and *eightlifters. Br*tish Jour*al of Sp*r*s
</line>
</par><par>
<line>
Medic*ne, v. *4, p. 431-43*, 2*00. doi: http://d*.*oi.org/10.1*3*/bj*m.34.*.431
</line>
<line>
HUTZ, C. et al. The relations*i* of *op*, optim*sm, self-e*tee*, subjective well-*eing, and
</line>
</par><par>
<line>
*ersonal*ty in Brazili*ns an* am*ricans. Psycholo*y, v. 5, p. 514-522, 2014.
</line>
<line>
d** :
</line>
</par><par>
<line>
htt*://dx.doi.org/10.4236/psych.2014.*60**
</line>
</par><par>
<line>
HUTZ, *. S.; ZANON, C. Revisão da adapt*ção, **lidação e normati*ação da Escala de
</line>
<line>
*utoestima de R*senberg. Av*liaçã* Psico**gica, v. 10, n. *, p. 41-49, 2011.
</line>
<line>
LOPE*, T. R.; P*REIRA, H. M.; S*LVA, *. *. Per**ived exertion: rev*siting *he h*story an*
</line>
<line>
updat*n* the neu****ysiology and t*e practi*al ap*l*cation*. *ntern*tional J*urnal
</line>
</par><par>
<line>
Environmental Research and Public *ealth, v. *9, n. 2*, p. 1**3*, 2022.
</line>
<line>
doi :
</line>
</par><par>
<line>
http://dx.doi.*r*/10.3390/ijerph192114439
</line>
</par><par>
<line>
MACHADO, T. A. et al. Autoeficácia esportiva: uma r*visã* i*t*grativ* *o* instrum*nt*s d*
</line>
<line>
m*d*da. Revista *e Educação Física/UEM, v. 25, n. 2, p. 323-333, 2014. doi:
</line>
<line>
http*://doi.org/*0.*025/reveducfis.v25i2.21*85
</line>
<line>
MEURER, S. T. e* al. C**s*ruct valid*ty a*d reliabilit* *n Ros*n*erg\s self-steem s**l* f*r
</line>
<line>
Bra*ilian older adult* who pr*ctice physic*l ac*ivities. *otrici*ade, v. 8, n. 4, p. 5-*5, 2012.
</line>
<line>
d*i: https://d*i.org/10.6063/motricidade.8(4).15*8
</line>
<line>
OLA*DER, E. K. et al. Wh*t **e the m*st effective tec*niques in cha*ging obese individuals'
</line>
<line>
p*ysi*al activity self-*ffi*ac* and beha*iour: a systemat*c review a*d m*ta-a*alysis.
</line>
</par><par>
<line>
In*er*at*onal Journal of Behavi*ral *utri*ion and *h*sical Activity, v.
</line>
<line>
10, p.
</line>
<line>
29, 201*.
</line>
</par><par>
<line>
doi: http://*x.d*i.org/*0.*186/1479-5868-10-*9
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 21, n. *, art. 9, *. 184-199, abr. 2024
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. O. Bati*ta, T. I. Po*to, C. S. Murgo, J. R. Gar*ia Júni*r
</line>
<line>
198
</line>
</par><par>
<line>
*EED, J. L.; PI*E, A. *. Prac*ical approac*** to prescrib*ng phy*ical ac*ivity and m*nitoring
</line>
<line>
exercise i*tens*ty. Ca**dian Jour*al of *ardiology, v. 32, n. 4, p. 514-52*, 201*. doi:
</line>
<line>
http://d*.d*i.org/1*.101*/j.*jc*.2015.1*.024
</line>
</par><par>
<line>
ROCHA, D.; BARTO*O*EU, R. F.; MONTEIRO, A. M. I*fluên*ia de um
</line>
<line>
programa
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
trei*o mu*ticompon*nte
</line>
<line>
no *erfil d* humor de in*ivíduos i*osos. Revi*ta Portugues* de
</line>
</par><par>
<line>
Ciências
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Desporto,
</line>
<line>
n.
</line>
<line>
#17*,
</line>
<line>
2016.
</line>
<line>
Dis*on*vel
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
https://b*bliotecadigi*al.ipb.pt/bitstream/10198/18137/3/AM.pdf
</line>
</par><par>
<line>
SBICIGO, J. *.; BANDEIRA, D. R.; DELL\AGLIO, D. D. E*cala de Autoestima
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Ros*nberg (EAR): validade fator*al e consistên*i* interna. Psi*o**gia-USF, v. 15, p. 395-403,
</line>
<line>
20*0. doi: htt*s://doi.org/10.1590/S*4*3-82**2010000*000*2
</line>
</par><par>
<line>
SIBLEY, *. A.; BERGMAN, S. M. What
</line>
<line>
ke*ps athletes i* th* gym? **als, *s*c*o***ical
</line>
</par><par>
<line>
needs, an* *otiva*i*n of CrossFit p*rticip*nts. I*ternation*l *ou**a*
</line>
<line>
of Sport E*ercise
</line>
</par><par>
<line>
Ps*c*o*ogy,
</line>
<line>
v.
</line>
<line>
*6,
</line>
<line>
n.
</line>
<line>
5,
</line>
<line>
p.
</line>
<line>
*55-*74,
</line>
<line>
201*.
</line>
<line>
doi :
</line>
</par><par>
<line>
htt*s://doi.**g/10.*080/1612197X.2017.**8*83*
</line>
</par><par>
<line>
*MITH, P.
</line>
<line>
J.; MERW*N, R.
</line>
<line>
*. The **le ** exercise in man*gement of men*a* he*lth
</line>
</par><par>
<line>
d*so*der*: an integrative *evie*. Annua* R*v*ew *f Medicine,
</line>
<line>
v. *2, p. 45-62, 2021. doi:
</line>
</par><par>
<line>
http://dx.doi.or*/10.1*46/annurev-med-*6061*-022943
</line>
</par><par>
<line>
SUFFOLK, M. T. Competitive b*dybui*ding:
</line>
<line>
pos*ti*e deviance, body image p*th*logy, or
</line>
</par><par>
<line>
modern day co*petitive spo*t? Journal of Clinical S*ort Psy*h*logy, v. 8, n. 4, p. 339-356,
</line>
<line>
20*4. doi: https://do*.o*g/10.1*23/jcsp.2014-00*4
</line>
<line>
TEIXE**A, P. J. e* al. *xercise, p*ys*cal a*t*vit*, an* self-determina*i*n t**ory: a sys**mat**
</line>
<line>
review. Intern*tional J*ur**l of Beh*viora* Nutri*ion and Physical Activity, v. 9, n. 1, p.
</line>
<line>
78, 2012. DOI: https://doi.org/10.1*86/*479-***8-9-78
</line>
</par><par>
<line>
T*GGEMANN, C. A. Percepç*o
</line>
<line>
** esfo*ç* n* treina*ent*
</line>
<line>
de força. *evista Brasileira de
</line>
</par><par>
<line>
Med*c*n* do *sporte, v. 16, *. 301-309, 2010. doi:
</line>
<line>
https://**i.or*/1*.1590/*1517-
</line>
</par><par>
<line>
*692201*00040*014
</line>
</par><par>
<line>
Truccolo, A. T.; Maduro, P. B. A.; *e*jó, E. A mo*ivat*onal facto*s of *dhe*enc* to running
</line>
</par><par>
<line>
gr*up*. Mot*iz: Journa*
</line>
<line>
of Phys*ca* Education, v. 14, *. 2, p. 108-114, 2008.
</line>
<line>
d*i :
</line>
</par><par>
<line>
https://doi.or*/*0.5016/1162
</line>
</par><par>
<line>
VI*IRA, L. F. et al. Autoeficácia e nível
</line>
<line>
de ansiedade em atl**as jovens
</line>
<line>
do atletismo
</line>
</par><par>
<line>
para*aens*. Re*ista Bras*leira de Cinean*ropometria * Desempenho H*mano, v. 13, n. 3,
</line>
<line>
p. 183-188, 2011. doi: h*tps://doi.o*g/10.5*07/1980-0037.2011v13n3*183
</line>
<line>
WHITEMAN-S**DLAND, J.; HA*KIN*, *.; CLAYTON, D. T** role of social capi*al and
</line>
</par><par>
<line>
commu*ity b*long*ngne*s
</line>
<line>
for exercis* a*h*ren*e: an *xploratory st*dy of t*e CrossFit
</line>
<line>
*ym
</line>
</par><par>
<line>
model. Jour*al Heal*h Psychology, v.
</line>
<line>
2*, n. 12, p. 1**5-1556, 2016.
</line>
<line>
doi :
</line>
</par><par>
<line>
https://doi.or*/*0.1*77/1359*05*16664*32
</line>
</par><par>
<line>
WILSON, P. M. et al.
</line>
<line>
The r*lationship
</line>
<line>
between psy*hol*gica* needs, s*lf determined
</line>
</par><par>
</page><line>
motivatio*, ex*r*i*e attitudes, and physical fitness. Jo*rnal *f *pplied S*cial *sychology, v.
</line>
<line>
33, n. 11, p. 2*73-2392, *003. doi: https://doi.org/1*.1*11/*.*559-1816.*003.tb01890.x
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, v. **, n. 4, art. 9, p. 184-199, ab*. *0*4 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
Comparaçã* da Autoest*ma e da Autoefi*ácia em Diferen*es *odalidade* de Trein*mento *ísico
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
C**o Re*erenciar este Art*go, c*nforme ABNT:
</line>
<line>
BAT**TA, L. O; PORTO, T. I; MURGO, C. S; GARC*A JÚ***R, J. R. Co*p*ração da Autoestim*
</line>
<line>
e da Au*oefic*cia em Diferentes Modalidades de Treinamento Físico. Rev. FSA, Teresina, *. *1, n. 4,
</line>
<line>
art. 9, p. 184-199, a*r. *024.
</line>
</par><par>
<line>
Contri*uição dos Autor*s
</line>
<line>
L. *. Bat*st*
</line>
<line>
T. I. Porto
</line>
<line>
C. S. M*rgo
</line>
<line>
J. R. Gar*ia Júnior
</line>
</par><par>
<line>
*) concepção * plan*jamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) an*lise e interpretação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elabo*aç*o do *ascunho ou na revi*ão c**tic* do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) pa*ticipação na ap*ovaçã* da versão final do manus**ito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresi*a PI, v. *1, n. 4, art. *, p. 184-199, abr. 2024
</line>
<line>
www4.fs**et.com.*r/revista
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)