<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 4, art. 9, p. 184-199, a*r. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.21.4.9 </line>
</par>
<par>
<line> Co*paração da Autoestima e da Autoe*i*ácia em Di*er*ntes M**alidades </line>
<line> de Tr**namento Fís*co </line>
<line> Evaluati*n of S*l*-Esteem an* Self-Efficac* *n Dif*erent Phy*ica* Train*n* Modali*ies </line>
</par>
<par>
<line> Letícia Oliveir* Ba*ista </line>
<line> Graduada e* **ucação Fí*ica - Universida*e do Oeste *aulista - Uno*ste Professora d* mu*culação e perso*al traine* </line>
<line> le.*liveira**@hotmai*.co* </line>
<line> Thiago Iama*a **rto </line>
<line> Grad*ando em Medicina - *n*versidad* do Oeste Pau*ista - Unoeste Estu*ant* de Medicina </line>
<line> t*i-po*to@*otma*l.com </line>
<line> Camé*ia *a*tina Murg* </line>
<line> Dou*ora em Psicolo*ia - Pontifícia Universidade Ca*ólica de Campin*s - *U* P*of*ssor* da U**versidade do Oes*e *auli*ta - </line>
<line> Unoeste *amelia@u**e*te.br </line>
<line> Jair Rodrigues Gar*ia Jún*o* </line>
<line> Doutor em **s*olo*ia Human* - Instituto ** Ciência* Bioméd*cas da Uni*ersi*ade de São *aulo - USP *rofes*or da </line>
<line> Univ**sidade do *este Paulista - *noe*t* </line>
<line> jgjunior@unoeste.br </line>
</par>
<par>
<line> *n*ereço: L*tícia O**veira *atista </line>
</par>
<par>
<line> Universidade *o Oest* *aulista, Campus II, Rod. </line>
<line> Rap*so </line>
</par>
<par>
<line> Tavar*s, Km 572, Limoeiro, Preside*te Pru*e*te, </line>
</par>
<par>
<line> SP, CEP: 1*067-175, Br*sil. </line>
</par>
<par>
<line> *n*ere*o: Thiago Iama*a Porto </line>
<line> Editor-Chefe: D*. Tonny Ker*ey d* A*encar </line>
</par>
<par>
<line> *niversidade do Oest* Paulista, C*mp** II, Rod. </line>
<line> R*poso </line>
<line> R*drigu*s </line>
</par>
<par>
<line> *avar*s, Km 572, Limoeiro, P*esi*ente Prudente, </line>
</par>
<par>
<line> S*, CEP: 19067-175, Bra*i*. </line>
<line> *rt*go recebi*o em 14/05/202*. Últ*ma </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Camé*ia Santina Murgo </line>
<line> recebida em *7/0*/20*3. Aprovado em 28/05/2023. </line>
</par>
<par>
<line> Unive*sidad* do O*ste Paulista, Campus II, Rod. </line>
<line> *aposo </line>
</par>
<par>
<line> Tava*es, K* 572, Limoe*ro, Presidente Prudente, </line>
<line> Avali*do pelo si**ema Triple Review: Desk Review *) </line>
</par>
<par>
<line> S*, *EP: *9067-175, **asi*. </line>
<line> pe*o **itor-Chef*; e b) Dou*le Blind *eview </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ç*: Jair Ro*rigues Garcia Júnior </line>
<line> (ava*i*ç*o cega por do*s avaliadores d* á**a). </line>
</par>
<par>
<line> *n**ersidade do O*ste Paulista, Camp*s I*, Rod. </line>
<line> R*poso </line>
</par>
<par>
<line> Tav*res, Km 572, *imoeir*, Presidente Prudente, </line>
<line> Revisão: Gramati**l, Normativa e de *ormatação </line>
</par>
<par>
<line> SP, CEP: 19067-17*, B*asil. </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> Com*aração da *u*o*stima e da Autoeficácia em Dif*rentes M*d*lidades de Treiname*to Físi*o </line>
<line> *85 </line>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> As modalidades *e tr*inamento f*si*o, em princí*io, são prat*cadas d* a*or** com *b*e**vos </line>
</par>
<par>
<line> de e*tét*c*, *aúd*, laz*r, *nteg*ação *ocial e out*o*. * escolh* pode e*tar rel**i*nada </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aspe*tos psicológicos e emoci*nais. O objetivo deste estudo foi an*lisar o perfil de praticant*s </line>
<line> de treinamento quanto à autoest*ma e au*oeficácia e verifica* se há rela*ão c*m a mod*l*dade. </line>
<line> *oi realizado um estudo **ans*ersal, desc*itivo e quant*tativo do qual participaram indivídu** </line>
<line> de ambos os sexos, d* 20 a 45 anos, pratican*es de c*rrida, musculação, *reinamento funcional </line>
<line> ou Cros*Fit. For*m re*pondidos questionári*s sobre *erfil do pr*ticante, Pe*cepç*o Sub*etiva </line>
<line> *o Esforço (PSE; Escala de *org), Escala de Autoe*ti*a de Rosenber* e Escala de </line>
<line> Autoefic*cia Geral. O t*einamento fun*ional e CrossF*t apresentaram val**es maiores pa*a </line>
<line> PSE (15,32±1,62 * 15,62±2,33) e autoeficác*a (*8,91±5,7* e *7,95±4,66). Para autoesti*a, os </line>
<line> maior*s valores foram do *rei*a**nto funcional (2*,32±1,67) * musculaç*o (25,29±2,*3), </line>
<line> porém não houve difer*nç*s *sta*ísticas s*gnificativas. Os *es*ltad*s permitira* co*clui* que </line>
</par>
<par>
<line> as po*tu*ções </line>
<line> de autoest**a e autoe**cácia foram co*s*deradas </line>
<line> el*vad*s e* *omparação </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> outr*s *opulações, porém sem dife*enças entre *s modalidade*. </line>
<line> Palavra*-Chave: Exer*íc*o Fí*ico. Co*dicionament* Físic* Humano. Autoimagem. </line>
<line> *utoe*ic*cia. </line>
<line> *BSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> The *odalit*es of *h*sical train*n*, in *r*ncip*e, are prac*iced </line>
<line> acco*ding to *bjective* of </line>
</par>
<par>
<line> aesthetics, health, l*isure, soci*l integr*tion and others. The cho**e may be rela*ed to </line>
<line> psy*hological and emotional aspects. Th* objective *as to a**ly*e the profile o* traini** </line>
</par>
<par>
<line> *racti*ioners r*garding self-este*m and </line>
<line> *e*f-effic*c*, an* to c*eck i* t*ere is a relationship </line>
</par>
<par>
<line> with the mo*ality. It was ca**ied out a cross-se*tional, desc*ipt*ve and **a*titative s*udy in </line>
<line> whi*h participated *nd*viduals of both genders be*wee* 20 and 4* years old, pr*ctitioner* *f </line>
</par>
<par>
<line> runni*g, weight *raini*g, functional training </line>
<line> or Cross*it. Que**ionnaires a*out </line>
<line> t h* </line>
</par>
<par>
<line> p***t*t*oner'* p*ofile, *ubjective P*rce*ti** of Effort (S*E; </line>
<line> Borg Scale), Rosenberg's Self- </line>
</par>
<par>
<line> Es*ee* Sc*le and General Self-Efficien*y Scale were *nswered. The function*l *ra*nin* and </line>
</par>
<par>
<line> CrossF*t s*owe* h**her values for *S* (15.32±1.62 and 15.62±2.33) *nd </line>
<line> self-efficacy </line>
</par>
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<line> (68.9*±5.7* a*d 67.95±4.*6). Fo* self-este**, th* h*ghest valu*s *ere for functiona* tra***** </line>
<line> (25.32±1.6*) and weight training (25.*9±2.43), but there were no statistically s**nificant </line>
<line> d**f*rences. *t was con*lu*ed t*a* *elf-es*e*m and se**-efficacy s*ores were considered *igh </line>
<line> compar** to *t*er p*pulations, but wit*out diffe*ence* between mod**ities. </line>
<line> Keywo*ds: Physical *xercise. Hu*an P*ys*c*l C*nditioning. Sel*-*o*cept. Self-effi*a**. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eres*na P*, v. 21, n. 4, a*t. 9, p. 1**-1*9, abr. 2024 </line>
<line> w**4.fsan**.com.br/revista </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> L. O. Bat*sta, T. I. P*rt*, C. S. Murgo, J. *. Garcia Júnior </line>
<line> 1*6 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODU*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> A prática *e *xe*cíc*os físic*s est* associada a u** g**a de ben*fícios, </line>
</par>
<par>
<line> principal*ente r*lac*onados à sa*de, mas *a*bé* *ocio*mocionais (HURST et </line>
<line> al., *000). </line>
</par>
<par>
<line> *or representa* u* est*esse **sico e, por v*zes, ta**ém em**ional, o t*e*na*e*to físico e as </line>
<line> compet*ções esportivas **d*m pro*or*ion*r a*terações em *st*do* emoci*nai*, **is como d* </line>
<line> autoconfi*nça * de autoeficácia (MEURER et al., 2012; SIBLEY; BERGM*N, 201*). </line>
<line> Não raro, o início, a continuid*de e o engajamento na p*ática de um tipo espec*fico de </line>
<line> t*einamento estão d*re**mente r*l*ciona*os aos e*tados em*ci*n*i* que s* configu*am c*m* </line>
</par>
<par>
<line> padr*o entre os pratic*ntes (TEIXEIRA *t al., 2**2). Des** m*do, o**ros asp*c*os como </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> capacidade para *ea*iza* os *xerc*ci*s, seus benefícios e outros, torna*-se s**u*dários. </line>
</par>
<par>
<line> Entre os *r*inamento* *raticados regul*rmente em ac*demias e espaço* *bertos *st*o * </line>
<line> corr*da (e cor*id* d* rua), a na*ação, a musculação, * treina**nto fun**onal * o CrossFit. </line>
<line> *a*a pratic*nte tem sua *referênc*a e *eu objeti*o, mesmo c*nsid*r*n*o um trei*amento </line>
<line> esp*cífi*o desses mencionados. As exigê*cias de cada *m d*les *ão d*ferentes *m term*s de </line>
<line> e*forço e resistência física e resis*ê*cia emociona* (GOUVÊA, 2003). </line>
</par>
<par>
<line> Corr*da e na**ção s*o atividades cl*ssi*icada* *omo cíclicas, cont*nua* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> essen**almente aer*bios, prati*adas em períod*s *ue normalme*te v*r**m de trin*a minutos a </line>
<line> mais de *ma hora. No c*so da *or*ida, *á foi estudad* que, **tre *s razões psicol*gicas o* </line>
</par>
<par>
<line> emoc*onais </line>
<line> *a** prática, estão a melhora da autoestima, a dim*nuição da *nsiedad* e do </line>
</par>
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<line> e*tresse (TR*C*OLO *t al., 2008). </line>
</par>
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<line> A </line>
<line> *uscula*ão, *u </line>
<line> exe**íci* resistido, t*mbém * um* *tivid*d* </line>
<line> bastante *ra*icada </line>
</par>
<par>
<line> desde a adolescência até a senescência. **s *ltimas dé*a*as, pa*sou a ser praticada *ara fins </line>
</par>
<par>
<line> esté*icos, *i*ert**f*a, definição mus**la* ou </line>
<line> tônus m**c*la* p*r pessoa* das *i*ers*s fai*as </line>
</par>
<par>
<line> etári*s. Os </line>
<line> pr*ticantes de musculaç*o, principalme*te adult*s jovens, que </line>
<line> t*m objetiv*s </line>
</par>
<par>
<line> estéti*os apre**ntam perfil de a*ent*ada autoes*ima até distúrbi*s da imagem c*rpora*, * </line>
</par>
<par>
<line> como a dismorfia, e </line>
<line> dependência psicológica do treinam**to (HU*ST </line>
<line> e* al., 2*00). Em </line>
</par>
<par>
<line> termos comportamentai*, </line>
<line> os pra*icantes mais sérios são muito centr*dos *o t*ein*men*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> outro* aspectos relaci**ados, ***eragem *asicamente d**tr* dos grupos d* interesse e *e </line>
<line> caracterizam *ambém pelo dese*volviment* da au*oeficácia (SUF*OLK, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> N*sta* últimas dua* décadas, fo*am concebidos e *ais bem </line>
<line> e*abo*ados dois métodos </line>
</par>
<par>
<line> de *reinam*nt* *ue *e expan*ir*m exponencia*men*e nos últimos anos: </line>
<line> o **einamento </line>
</par>
<par>
<line> funciona* o C*ossFit. No e </line>
<line> treinamento *uncio*al, o </line>
<line> trab*lh* é essencialme*te *om o peso </line>
</par>
<par>
<line> corporal, em atividades *ariad*s pa*a * dese**olvim*n*o d* várias capa**dades, tais como </line>
<line> Rev. FS*, Te*esina, v. 21, n. 4, art. 9, p. 184-*9*, abr. 2024 www4.fsanet.c**.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Com**ração *a Autoestima e *a A*toeficá*ia em Difer*ntes *odalidades de Treinamento Físico </line>
<line> 187 </line>
</par>
<par>
<line> resistência mus*ul*r, res*stênc*a *eróbia, a*il*dade, coordenação, *recisã*, *quilíbrio </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> flex*b*lidad* (SIBLEY; BERGM*N, 2018). No qu* se ref*re ao Cro*sFit, pode ser ente*did* </line>
</par>
<par>
<line> c*mo *ma atividad* </line>
<line> m*is </line>
<line> compl*ta para o condicionam*nto físico extremo com </line>
</par>
<par>
<line> p*ed*min*nc*a de exercí*ios físic*s de a*ta intensidade (DOMIN*KI e* al., 2019). Mesmo </line>
</par>
<par>
<line> não ha*en*o objetiv* de </line>
<line> *iminuição da gordura corp*ral ou *stético, são treinamentos que </line>
</par>
<par>
<line> desp*rtam alto grau *e *ot*vação. </line>
<line> Estudos so*re * treiname*to *uncional são a*nda e**a**os, nos aspectos fisiológic*s e </line>
</par>
<par>
<line> psicológico*, porém já foram verificados ben*fí*ios no </line>
<line> hu*or de idosos. Os idosos </line>
</par>
<par>
<line> fisicamen*e ativo*, com*arativ**ent* aos sede*t*rios, ap*es*nta* menor inci*ência </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> d*pr*ssã*, tensão, raiva e co*fusão (ROCHA et a*., 2016). Do mesmo modo, o CrossF*t *ind* </line>
</par>
<par>
<line> não con*a </line>
<line> co* corp* signifi*ativo de *s*udos em seus variados aspectos. A*es*r *iss*, </line>
<line> tem </line>
</par>
<par>
<line> sido observ*da </line>
<line> elevada ad*rê*c*a e *oti*açã* *ar* a prática *or </line>
<line> i*divíduos que apres*ntam </line>
</par>
<par>
<line> diferentes caract**ísticas, t*is como sobrep*sad** * obesos, c*ia*ças até idosos, saud*veis em </line>
<line> *usca de mel*or c*ndi*io*amento *ísic*, atletas e até pess*as com limitações or*opédic*s </line>
<line> (SIBL*Y; BERGMAN, 2018). </line>
<line> No Cros*Fit, o desempenho nos treinam*ntos é reg*strado diariamen*e, com o objeti*o </line>
</par>
<par>
<line> de *ome*tar * competiti**dade </line>
<line> e, </line>
<line> princip*lmente, que cada indivíd*o compare s**s pr*prios </line>
</par>
<par>
<line> re*ultados, se *ot*ve e bus*ue a mel*oria contínua. Ao con*rário do que ser*a a exp*c**ti*a, a </line>
</par>
<par>
<line> c*mpet**ão entre os prati*ant**, juntamente </line>
<line> com </line>
<line> a metodologia coleti*a de aula, </line>
</par>
<par>
<line> independe*temente </line>
<line> do n*vel de cada *m, reforça mai* o* laços de a*izad* *o ambi*n*e </line>
</par>
<par>
<line> espo*tivo e social, em compara*ã* c** **atic*ntes de academias t*adicio*ai* (WHITEMAN- </line>
<line> SANDLAND *t al., 2*1*). </line>
<line> Na prática de exercícios *ís*cos e esp*rt**, a mo*ivação é um dos aspectos *elev*n*es </line>
</par>
<par>
<line> para o início da ati*idade, * ader*ncia e conti*u*da** ao lo*go d* vida (WILSON </line>
<line> et al., </line>
</par>
<par>
<line> 2003). Porém, a motivaçã* é bas*ante complex* e </line>
<line> vari*vel entre os in**ví*uos. A </line>
<line> Teoria </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *utodeterminaç*o representa uma forma para *nten**r aspectos motivacionais da *r*tic* de </line>
</par>
<par>
<line> exe*cícios físicos. Ela prop*e </line>
<line> que o com*ortamento do indiv**uo varia ao *ongo de </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> contínuo que tem em um </line>
<line> extre*o a amotivação (ausência de *otivação) e, no outro, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mot*vação intrínseca (rela*ionad* à satisfação * p*a***, sen*o o f*m a própr*a atividade). Entre </line>
</par>
<par>
<line> os extremos, </line>
<line> estão </line>
<line> as motivaçõe* de *egulação externa e int*oj*tada (busca de </line>
<line> recompensas, </line>
</par>
<par>
<line> ev**ação de ****ç*es), ide*t*fic*da (benefício* *a </line>
<line> prática *stão cl*ros) </line>
<line> e in*eg*ada </line>
</par>
<par>
<line> (comportam*nto se integra ao seu est*lo de v*da) (*ECI; RYAN, 2000). </line>
<line> As m*tivaçõe* m*is aut*determinadas, q*e são reguladas por comportamentos m*is </line>
<line> in*erno* (intrí*sec*s, integrada * identif*ca*a), são mais favorávei* ao início e à permanência </line>
<line> *ev. F**, Teresina PI, *. 21, n. *, art. 9, *. 18*-1*9, *br. 2*2* www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. *. *atist*, T. I. P**to, C. S. Murgo, J. *. Garcia Jú*ior </line>
<line> 188 </line>
</par>
<par>
<line> na práti*a dos ex*rcíci*s e esportes (TEIXEIRA al., 201*). A**ectos que *odem l*var às et </line>
</par>
<par>
<line> *otiv*ç*es mais </line>
<line> autodeterminadas es*ão ***acionados ao </line>
<line> atendi*ento das Necessidad*s </line>
</par>
<par>
<line> *sicológ*cas Bás*cas, a s*b**, ví*culo, aut*nomia e *ompetência, o* quai* **o essen*iais para </line>
<line> o desenvo*vimento *sicológico sad*o, a int*g**dade e o bem-estar (*ECI e R*A*, 2000). Em </line>
<line> geral, há *ma rela*ão direta *ntre o grau de moti*ação e o desempenho de compe*idores de </line>
<line> corrida e de outro* esportes (BALBI*OTTI et *l., 2015). </line>
<line> N* prá*ica de exercíc*os pe*o* não atle*as (não competidores), h* r*lação d* </line>
<line> inte*de*endência entre a* necessidades psic*lógic*s básica*, a m*tivação e o comportame*to </line>
<line> dos in*ivíd*o*. Naquele* que tê* as p*rcepções de autonomia * c*mp*tência ma*s </line>
</par>
<par>
<line> des*nvolv*das, as motivações mais au*od*terminadas *ã* mais *ortale*id*s e </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> comportamentos </line>
<line> sã* mais positivos (WI*SON et al., 2003). A *ompetência é uma </line>
</par>
<par>
<line> *ecessidade ps*c*lógica relacio*ada também à *erc*pção de aut*efic**ia, ou seja, de acreditar </line>
<line> em *ua capacid*de par* *nfre*tar situações *ue se apresent*m desafiantes e para conseguir </line>
<line> su*erá-las com suce*so (DECI; RYAN, 2000). </line>
<line> A autoeficácia está relacio**da c** a confiança do indivíd*o n* *rópr*a capacidade de </line>
</par>
<par>
<line> organizar e realizar determinadas ações nas mais di*er*a* con*ições envolvi*a* </line>
<line> em </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> cont*xto, *ortanto, não significa necessari*mente possuir a capacidade (OL*NDER e* a*., </line>
<line> 2*13; SMITH; ME*WI*, 2021). Porém, os indiv*duos que têm * *ercepçã* d* autoeficá*ia, </line>
<line> te**o ou não as capacidad*s, *tivam processos cogniti*os, a*etivos e motivacionais, ac*edit*m </line>
</par>
<par>
<line> que po*em cons*ruí-las por meio do treinamento, esforço persistência (DANTAS et al., e </line>
<line> 20*5; GUERREIRO-CASANO*A et al., 2*15). </line>
<line> *ara a a*a**aç*o da *utoeficácia, são consideradas tr*s dim*nsões: magn*tud*, qu* </line>
<line> a*range os diversos níveis de d*fic*l*ad*s car**te*ísticas da pr*pria **ão; forç*, que se re*er* </line>
</par>
<par>
<line> à inte*sidade da crença em si m*s** frente aos </line>
<line> disti*tos *spectos en*olvidos na ação; </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> general*da*e, q*e se refere à magnitude *a crença d* autoeficá*ia associada à ação mais geral </line>
<line> o* espe*ífica (*OUV*A, 2003). </line>
</par>
<par>
<line> Há vári** fatores *ue p*dem determina* a opção por uma m*dalidade esp*cífica </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> treina**nto e entr* eles pode estar o per*il ps*co*ó*ico. A*es*r de haver diverso* </line>
<line> estudo* </line>
</par>
<par>
<line> *obre * perfil ** atletas, poucos *st*dos *er*fica*am a *ela*ão desse p*rfi* com modalidad*s </line>
<line> co*uns de treinam*nt*s, como musculaç*o/academi*, corrida, nata*ã*, treinamento f*ncional </line>
</par>
<par>
<line> e CrossFit. *or iss*, o </line>
<line> objetivo foi a*alisar o perfil de in**víduos *isic**ente ativo*, quan*o </line>
</par>
<par>
<line> ao* aspec*os de autoe*tim* e au*oeficácia, e verific*r *e há *ela**o ent*e o *ipo *e modalida*e </line>
<line> pr*ticad*. </line>
<line> *ev. FSA, *eresina, v. 21, *. 4, art. 9, *. 184-1*9, **r. 2024 www4.fsane*.**m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Com**ração da Au*oestima e da Autoef*cácia *m D*f*rentes *o**lidades d* Treiname*to Físico </line>
<line> 1*9 </line>
</par>
<par>
<line> 2 METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> Este estudo c*racte*izou-se co** trans*er*al, descritivo e qua*tita*ivo. </line>
</par>
<par>
<line> 2.* Participant*s </line>
</par>
<par>
<line> P*rticiparam indiv*duos de ambos os se**s, com idade de 20 a 45 *nos, fisi*ament* </line>
</par>
<par>
<line> ativos, pr*ticantes de cor*ida de rua, muscu**ção/academia, t*eina*e**o fu*c*o**l </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> *ros***t. Foram coletada* informações de 20 indiv**uos de cada moda*idade, com exc*ção de </line>
</par>
<par>
<line> cor*ida, por*ue </line>
<line> não compl*tou o número esperado. A am*stra analisa** foi de </line>
<line> 76 </line>
</par>
<par>
<line> participante*. </line>
</par>
<par>
<line> Os indivíduos que se inte*ess**am em pa*ticipar receberam p*eviamente as </line>
<line> informaçõ*s sobre o estudo. *que*es que c*ncordaram fora* s**icitados a a*sinar um Termo </line>
<line> de Cons*ntimento Livre e Esclarecido para participarem *o *studo. A pesquis* foi avaliada * </line>
</par>
<par>
<line> *p*ov*da </line>
<line> pe** </line>
<line> C om i t ê </line>
<line> de </line>
<line> Ética </line>
<line> em </line>
<line> Pes*ui*a </line>
<line> (CEP) </line>
<line> da </line>
<line> Unoeste </line>
<line> (CAAE: </line>
</par>
<par>
<line> 26864*19.0.0*00.5515; Núme*o do Par*c*r: 3.812.995, em 27/01/2020). </line>
<line> Os crité*io* de inclusão f*ra*: e*tar prati*ando a modali**de há p**o *enos seis </line>
<line> mes*s e ter disponibilidade p*r* res*onder **s questionários. Os critérios d* exc*usão f*ram: </line>
</par>
<par>
<line> s*r </line>
<line> inic**n*e na modalidade e ter ficado afastado d* t*einament* duran*e *m mês ou m*i*, </line>
</par>
<par>
<line> tendo ret*rnado na sem*na de apli*ação dos q*estionários. </line>
<line> 2.2 Instr*men*** *e coleta </line>
<line> * escala de Per*epç*o S*bjetiva de Esforço (PS*), conhe**da como Escala de Borg de </line>
</par>
<par>
<line> 15 po*tos (6-20), é um método indire** e </line>
<line> válid*, amplam**t* u*ilizado para * determi*ação </line>
</par>
<par>
<line> d* i*te*s*dade do e**rcício (ENGBRET*ON *t al., 2004; *LEMENTE et al., 2019; LOPES </line>
<line> et al., *022). * Escal* d* PS* foi apresentada *o* praticant*s juntamente **m as ins*ruções </line>
<line> s***e como analis*r * *róp**o es*orço durante o tr*in*mento (REED e *IPE, 2016). </line>
<line> Escal* de Autoestima de Rosenber* (*AR): a aut*e*tim* fo* avaliada utilizando a </line>
</par>
<par>
<line> EAR, qu* é constituída por 10 itens, com </line>
<line> tr*s *pções de r*spostas do *ipo Likert (1 = </line>
</par>
<par>
<line> Co*cordo total**nte, 2 = Não concor*o nem discordo, 3 = D*sc*rdo t*talmente). Essa escala </line>
<line> é subdiv*d*da em dois fatores: o fator 1 refere-se a s*is ite*s relacionado* à **toestima </line>
</par>
<par>
<line> posi*iv* e o fat** 2 *efere-se a </line>
<line> *uatro it*ns relacio*ados à a**oes*i*a </line>
<line> negativa. Os *ont*s </line>
</par>
<par>
<line> a*ribuídos aos dez it**s são somados e a ma*or </line>
<line> pontuação ref*re-se ao maior * nível </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresin* PI, v. 2*, n. 4, art. 9, p. 184-199, a*r. 2*24 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. O. Batis*a, T. I. Porto, C. S. Murgo, J. R. Garcia Júnior </line>
<line> 190 </line>
</par>
<par>
<line> autoes*im* do *ndivíduo. Para a análise e classificação em *lta ou baix* autoes**ma, foi </line>
<line> calculada a mediana *a p*ntuação de tod*s *s ind*ví*uos na EAR (*BICIGO *t al., 2010; </line>
<line> HUTZ; *A*ON, 2011; ME**ER et *l., 2012). </line>
<line> Esca*a de Autoef*c*cia Ge*al (E*G): a autoeficácia *oi avaliad* utilizando * EAG, </line>
<line> *ujo escopo é verificar quanto o indivídu* acr*dita em sua própria capacidade para alcança* </line>
</par>
<par>
<line> os objeti*o* por ele d*t*rminado*. A EAG foi cons*ruída adap**da às nec*s*idad*s e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> linguag*m e contexto. É *onstitu*da por 20 </line>
<line> itens, com alternat*vas de respostas n* for*at* </line>
</par>
<par>
<line> Likert de 7 pontos, co*sidera*do *m c*nt*nuo entre 1, para pouco capaz (o* s*mp*e falso), e * </line>
<line> para muito capaz (sempr* ver*ade*r*). A EAG apresen*ou *vidênci* de vali**de com </line>
<line> co*s*stência int*rna muito boa (coefici**te alfa de 0,8*) (OLANDER et al., 2*13; </line>
<line> GUE*REI*O-CASANOVA et al., 2015). </line>
<line> 2.3 Pro*e*iment*s </line>
<line> Os *uestionários *ora* aplicados ao* parti**pan*e* ** seu p*ópr*o *ocal *e </line>
<line> treinamento, no h*rário *abitual que costumavam frequentar para o tr*inam*nt*. </line>
</par>
<par>
<line> No questionári* sobre o *erfil d* pra*ic*nte, foram coletadas </line>
<line> *nform*ções sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> idade, sexo, modalidade, temp* </line>
<line> de prática, frequência semanal, *uraç** da sessão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> intensidade, tendo s*do esta referida como Percepção Subjetiva do Esfor*o (PSE), na Escala </line>
<line> *e Borg. *a se*uênc**, fo*am a**icados o* question*rios referentes à Escala de Autoestima de </line>
<line> Rosenberg (EAR) e * Escala de Aut**ficá*ia Geral (EAG). </line>
<line> 2.4 *nálise dos resultados </line>
<line> Foi utiliz*da a es**tística de*crit*va par* *pres*ntação dos dados (mé*ia ± DP), </line>
<line> frequên*ias absoluta e relativa, e a est***stica infer**cial. Foi aplicado o teste d* S*apiro *ilk </line>
<line> para *on*irmar a normalidade da d*stribuição dos dados. A correlaçã* de Pearso* foi u**lizada </line>
<line> para ver*ficar a relação entre autoestim* e autoefic*cia com a intensida*e das modalidad*s e </line>
<line> **m a idade dos pr*ticantes. ANOVA one wa* e pós-t*ste d* Bonfe*oni foram utilizados pa*a </line>
<line> *omparações entre as d*ferentes modalidades, consid*ra*do p<0,05. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teres*na, v. 21, n. 4, art. 9, p. 184-19*, ab*. *024 </line>
<line> www4.f*an*t.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Co*paração da Autoestima e da *u*oe*icáci* em *iferentes M*dalidades de Trei**men*o *ísico </line>
<line> 191 </line>
</par>
<par>
<line> 3 *ESU*TADOS E DISC*SSÃO </line>
</par>
<par>
<line> Sobre a caracter*zaç*o dos partici*antes, *m *elação a variável sex*, a am*stra se </line>
<line> comportou de forma equ*libr*da, *endo em v*sta que 36 pa*ticipantes er*m d* sex* feminino </line>
<line> (4*,4%) e *0 *o sex* masculino (52,6%). </line>
<line> Quanto à idade *os *art*cipa*t*s, foi ve*ificada dis*ersão, sen*o a varia*ã* entre 20 e </line>
<line> 4* *nos. A classifi*ação em intervalos *e 5 anos apo*tou **ior concentração de part*cipante* </line>
<line> *a faixa et*r*a e*tre 25 e *9 *nos * entre 30 e 34 ano*, totalizando 52,7 % dos participantes </line>
<line> (Ta*ela *). </line>
<line> Tabela 1 - Intervalos de ***xas *tári*s, frequência ab*o*ut* e relativa dos participantes. </line>
</par>
<par>
<line> Faixa </line>
<line> Etária </line>
<line> Fr*q. </line>
<line> % </line>
</par>
<par>
<line> (*nos) </line>
</par>
<par>
<line> 20 a 24 </line>
<line> 11 </line>
<line> 1 4 ,5 </line>
</par>
<par>
<line> 25 a 29 </line>
<line> 23 </line>
<line> 3 0 ,3 </line>
</par>
<par>
<line> *0 a 34 </line>
<line> 17 </line>
<line> 2 2 ,4 </line>
</par>
<par>
<line> 3* a 39 </line>
<line> 1* </line>
<line> 1 8 ,4 </line>
</par>
<par>
<line> *0 a 44 </line>
<line> 7 </line>
<line> 9 ,2 </line>
</par>
<par>
<line> 45 a 47 </line>
<line> 4 </line>
<line> 5 ,3 </line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> 7* </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> So*re a </line>
<line> r*tina de p*ática* esportiva* dos **rtic*pantes *o *ue *i* respe*to </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> m*dali*ade de atividade, frequ**cia da *r*tica das ativ*dades e t*mpo médio de *uração das </line>
<line> *tividades praticadas, as f*equênc*as d* distrib*ição f*ra* calculad*s. Quanto à modal*dade, </line>
</par>
<par>
<line> observa-se que ho*ve di*tribui*ão equilibrada *ntre o número de </line>
<line> particip*ntes qu* *rati*am </line>
</par>
<par>
<line> T*einamento Funci**al (28,9%), Academia e Musculação (27,*%) e Cros*F*t (27,6%), </line>
<line> ficando a corrida c** 15,8%. </line>
</par>
<par>
<line> Sobre o te*po que a modalidade já era praticada </line>
<line> pelos p*rticipant**, foi organizad* </line>
</par>
<par>
<line> um **calonamento que *ermite verifi*a* se *ai* *á o*orre* há m*is d* 6 meses * um an*, *ntre </line>
</par>
<par>
<line> um e d*i* an*s, entre dois e t*ês *nos, *ntre quatro e *inco </line>
<line> anos ou a mais de cinc* anos </line>
</par>
<par>
<line> (Tabela *). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, *. 2*, n. 4, art. 9, *. 184-199, abr. 2024 </line>
<line> ww*4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. O. *atista, *. I. Porto, C. S. *urgo, J. R. Ga*cia J**ior </line>
<line> *92 </line>
</par>
<par>
<line> *abe*a * - *requência absolu*a e relativa do tem*o de prática d*s parti*ipantes na </line>
<line> **dalidade. </line>
</par>
<par>
<line> Tempo (anos) </line>
<line> Freq. </line>
<line> % </line>
</par>
<par>
<line> 0 ,* a 1 </line>
<line> 12 </line>
<line> * 5 ,8 </line>
</par>
<par>
<line> 1a* </line>
<line> 20 </line>
<line> 2 6 ,3 </line>
</par>
<par>
<line> *a3 </line>
<line> 14 </line>
<line> * 8 ,4 </line>
</par>
<par>
<line> 3a4 </line>
<line> 10 </line>
<line> 1 3 ,2 </line>
</par>
<par>
<line> 4 ou mai* </line>
<line> 2* </line>
<line> 2 6 ,3 </line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> 76 </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> Quanto à ro*in* das práticas *spo*t*vas, **i veri*icada a frequência com que as </line>
<line> ati*idades são pr*ticad*s *a *emana (Tabela 3). </line>
<line> T*bel* * - Fr*quência absoluta e relativa da f*equência semana* das práticas es**rtiva*. </line>
</par>
<par>
<line> Dias na sema*a </line>
<line> F*eq. </line>
<line> % </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> 5 </line>
<line> 6 ,6 </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> 15 </line>
<line> 1 9 ,7 </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> 16 </line>
<line> 2 1 ,* </line>
</par>
<par>
<line> 5 </line>
<line> 31 </line>
<line> 4 0 ,8 </line>
</par>
<par>
<line> *a7 </line>
<line> 9 </line>
<line> 1 1 ,8 </line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> 76 </line>
<line> 1*0 </line>
</par>
<par>
<line> P*r fim, foi verif*cado * *emp* médio de *uração da* ativ**ade* físicas pratic*das. </line>
<line> Constatou-** que 50% prat*cam atividades que têm a duraç*o de 30 * 60 *in. Ou*ros 38,2% </line>
</par>
<par>
<line> inf*rma*am que suas a*ividades es*ortivas duram </line>
<line> ent*e 60 e 90 m*n e </line>
<line> 11,8% *el**aram a </line>
</par>
<par>
<line> duração de *0 a **0 min. </line>
</par>
<par>
<line> *specificamen**, quanto à aval*ação dos três instrum*ntos d* medida d* autoestima, </line>
<line> *utoeficá*ia e perce*ção subjeti*a de e*fo*ço, os *alores *pre**nta*a* di*tribuiçã* nor*al. </line>
<line> São aprese*tadas as médias, desvios padrão, valores m*nimo* e máximos obtidos na </line>
<line> somatóri* dos ***ns (Tabela 4). </line>
<line> Ta*ela 4 - Valores da somatória das Escalas de Autoestima de Rose*berg (EAR), </line>
<line> Aut*efic*cia G*r*l (E*G) e Percepção S*bjetiva de *sforç* (*SE). </line>
</par>
<par>
<line> Ins*rumen*o </line>
<line> N </line>
<line> Mí*imo </line>
<line> Máximo </line>
<line> Média ± DP </line>
</par>
<par>
<line> EAR </line>
<line> 76 </line>
<line> 2* </line>
<line> 42 </line>
<line> 3 4 ,* 8 ± 4 ,3 7 </line>
</par>
<par>
<line> EAG </line>
<line> ** </line>
<line> 53 </line>
<line> 100 </line>
<line> 8 0 ,4 9 ± 1 9 ,4 4 </line>
</par>
<par>
<line> PSE </line>
<line> 76 </line>
<line> * </line>
<line> 19 </line>
<line> 1 4 ,* ± 5 ,9 5 </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *er*sina, v. 21, n. 4, art. 9, p. 184-1*9, abr. 2024 </line>
<line> www*.fsa*et.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Compar*ç*o da Autoestima e da Au*oefi*ácia em Dife*entes Modali**des de Treinamento Físico </line>
<line> **3 </line>
</par>
<par>
<line> Na *omparação *os r*sultado* de autoest*ma, autoeficác*a * percep*ão *ubjetiva </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> es*orç* en*r* as *odalidade*, as médias *or*m pr*ximas * nã* h*uve significância estatística </line>
<line> em ne*hu** das *s*alas (Tabela 5). </line>
<line> Tab*la 5. Valor*s médio* das Escalas de Autoestima de Rosenberg (EAR), A*toeficácia </line>
<line> Geral (E*G) e Percepção Subj*tiva de Esf*r*o (PS*). </line>
</par>
<par>
<line> M*dalidade </line>
<line> EAR </line>
<line> EA* </line>
<line> *SE </line>
</par>
<par>
<line> F*nc*ona* </line>
<line> 2 5 ,3 2 ± 1 ,6 7 </line>
<line> 6 8 ,9 1 ± * ,7 6 </line>
<line> 1 * ,3 2 ± 1 ,6 2 </line>
</par>
<par>
<line> A**demia/m**c*lação </line>
<line> 2 5 ,2 9 ± 2 ,4 3 </line>
<line> 6 5 ,1 9 ± 7 ,8 1 </line>
<line> 1 4 ,6 2 ± 2 ,7 5 </line>
</par>
<par>
<line> CrossFit </line>
<line> 2 4 ,6 2 ± 2 ,2 0 </line>
<line> 6 7 ,9 * ± * ,6 6 </line>
<line> 1 5 ,6 2 ± 2 ,3 3 </line>
</par>
<par>
<line> *orri*a </line>
<line> 2 4 ,6 7 ± 2 ,* 2 </line>
<line> 6 5 ,0 8 ± 6 ,7 6 </line>
<line> 1 3 ,2 5 ± * ,0 5 </line>
</par>
<par>
<line> NS - Dife*en*as s** signifi*ância es**tística por ANOVA. </line>
</par>
<par>
<line> Para final*zar as análises, fo*am investigadas as p*ssí*e*s </line>
<line> correl*ções entre os </line>
</par>
<par>
<line> construtos de au**e*tima, a*toef**ácia e per*epçã* subjetiva de es***ço. *ara ess* an*lise, </line>
<line> o*tou-se pelo uso *e tes**s paramé*ricos, uma vez q*e os **est*o*ári*s PSE, EAR e EAG </line>
<line> obtiveram, no teste d* Sha*ir* Wi*k, valor** d* *>0,*5 (0,09, 0,135 e 0,199, r*spectivamente </line>
<line> (T*b*** 6). </line>
<line> *a*ela 6 - Co*relaçõ*s entre Escalas de A*toestima de R*se*berg (EAR), Autoeficácia </line>
<line> Geral (EAG) * Percepção Subjetiv* de Esforço (PSE). </line>
<line> E*R *AG </line>
</par>
<par>
<line> *SE </line>
<line> -0,006 </line>
<line> 0 ,3 1 4 * </line>
</par>
<par>
<line> E*R </line>
<line> --- </line>
<line> -0,159 </line>
</par>
<par>
<line> *p<0,05. Teste d* correlação *e Pear*on. </line>
<line> Quanto ** resultado ger*l *efer*nte * autoestim* (*4,*8 ± 4,37), foi obs*rvado que o* </line>
<line> par*i*ip*ntes estã* *om níve*s elevad*s, t*ndo em vista q*e, para a m*ior *art* da popul*ção </line>
<line> nas tabelas normativ*s, as médias *cima de 30 est*o c*ncentr*das nos interv*los de *ercen*il </line>
</par>
<par>
<line> *nt*e 70 e 9* que são c**siderad*s como repre*entativos de </line>
<line> uma alta au*oe*tima (HUT* et </line>
</par>
<par>
<line> al., 2*14). Ess* res*ltado per*ite *nferir que * </line>
<line> prá*ica d* a*ivi*a**s e*port*v** pod* ser </line>
</par>
<par>
<line> elenc**a c*mo uma variável asso*i*da à auto**tima. </line>
</par>
<par>
<line> O *esult**o geral da </line>
<line> autoeficá*ia foi obse*vado tendo *m vista média ap*ese**ada a </line>
</par>
<par>
<line> pelos participantes (80,49 ± 19,44). *ss* *alor indica </line>
<line> que *s part*cipante* podem ser </line>
</par>
<par>
<line> cl*ssificados no intervalo ** p*rcentil e*tre 90 e 95 nas *abelas normat*vas (BA*TIANELLO </line>
<line> et al., 2014). T*is valo*e* ind*cam níveis elevados de a*toe*icác*a, na médi*; os pa*tic*pant*s </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 21, n. 4, art. 9, p. *84-19*, abr. 2024 www4.*s*net.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. O. B*tista, T. I. Porto, C. *. Murgo, *. *. G**cia Júnior </line>
<line> 194 </line>
</par>
<par>
<line> do es*udo têm alta autoe*icác*a, o qu* é um indicativo de pess*as qu* são determinadas para </line>
</par>
<par>
<line> *tingir objetivo*, e*penham-se e* </line>
<line> ati*idade* des*fiadora* e mostram-*e persistentes po* </line>
</par>
<par>
<line> acreditarem que conseg*irão * que desejam (BAST*ANELLO et al., 2014). </line>
<line> Em g*ral, fatores *o*o educa*ão, in*eração s*cial, c*ndição de tra*sporte, *otina </line>
<line> di*ria, estado civil e *ível *ocioe*onômico estão di*etamente rela**onados com os aspe*tos de </line>
<line> autoestima e aut*efic*cia. * amadurecimento e as vivências de sucesso ou fracasso ao longo </line>
<line> da v*da faze* com que c*d* indivíduo tenha um modo *ró*rio de e*xergar *s seme*h*ntes e </line>
<line> d* *e relacionar *m suas red*s *e contat*s (HUTZ et al., 201*). </line>
<line> Os valores de autoesti** e d* au*oeficácia dos **rticipantes m*strara*-se a*tos se </line>
<line> c*mparadas com os valores d*s ta*elas *o*mati*a* pr*conizadas pelo* estudos de validação e </line>
</par>
<par>
<line> no**at*zação dos *nstru*ent*s (HUTZ; ZANON, 20*1). Pode-*e infer*r </line>
<line> qu* tais </line>
</par>
<par>
<line> *aracteríst*ca* favorece* a p*ática de *tividad*s espo*tiv*s. </line>
</par>
<par>
<line> Na análise *SE (E*cala *e *org), em média, todos relataram "re*ativamente cansativ*" </line>
<line> dur*nte o exercíci* físico. Os diferentes exer*íc*os utilizados (mono ou *ultiarticulares, c*m </line>
<line> pequenos e grand*s *rupos muscul*re* envolvidos) p*re*em apresenta* u* me*mo </line>
<line> c*m**rt*mento d* PSE, s*ndo que a manipulação da ordem *es*es não mod*fi*a a PSE geral </line>
</par>
<par>
<line> da sess**, *o**ndo, c*n*udo, int*rf*rir na *vali*ção </line>
<line> individu** </line>
<line> de *et**mi*ado exercíci*. O </line>
</par>
<par>
<line> aum*nt* na qua*tidade de repetiçõe* e séries r*alizadas em de*erminado exercíc*o ou sess*o </line>
<line> ca*sa o *umento da PSE, atribuído ao grau de fadi*a localizada dos músculos envol*idos. </line>
</par>
<par>
<line> *e*se sentido, i*terval*s mais *rolo*gados pode* </line>
<line> *arantir respostas si*ilares da PSE e*tre </line>
</par>
<par>
<line> as di*erentes séries ou e*ercícios (TIGGEMANN, 2010). </line>
<line> Par* além da v*r*f*cação das m*dia* em ca*a instrumen*o, também f*i *onferido se </line>
<line> havia* diferenças c*m base *m variáveis de f*equên*ia, *u*aç*o e i**e**idade. Para tant*, foi </line>
<line> empregado o *este de *NOVA de u*a **a e foi constatado que a ún*ca diferença significa*iva </line>
<line> en*re *s médias foi referente à autoeficácia e a duração do exerc*c*o físico (p<*,05). O *ost- </line>
</par>
<par>
<line> *oc de B*n*er*oni rev*lou que a diferença de mé*ias *oi si**ificativa *ntre *s </line>
<line> gr*pos </line>
<line> *ue </line>
</par>
<par>
<line> praticavam *e 30 a 60 min e de 90 a 1*0 *in (p<0,05). O grupo que praticav* de 60 a 90 min </line>
</par>
<par>
<line> *e ativid*d** físic*s não *presentou diferen*as si**ificati*** quando comp*rad* </line>
<line> com os </line>
</par>
<par>
<line> demai* grupos. Foi </line>
<line> constat*do, portanto, que a </line>
<line> autoefi*ácia é maior </line>
<line> naquel*s *ue praticam </line>
</par>
<par>
<line> atividades d* menor duração. </line>
<line> A *náli*e a p*rtir da *orrelação de Pe*rson revelou resultados s**n*f*c*tivos entre </line>
</par>
<par>
<line> *erce***o sub*etiva de *sforço * autoe*icác*a (p<0,0*), e*bor* a co*relação tenha </line>
<line> s i do </line>
</par>
<par>
<line> positiva e frac* (*=0,314). Esse resultado apon** que os participantes </line>
<line> que apresentaram </line>
</par>
<par>
<line> percepção de esfor*o *ais *centuada também apresentara* crenças de a*toef*cácia *ai* </line>
<line> *ev. FSA, T*resina, v. *1, n. 4, *rt. 9, *. 184-199, abr. *02* www4.fsanet.co*.*r/revista </line>
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<line> Compa*ação da Autoestima e da Autoefic*cia em Dif*rentes Modalidades de *rein*m***o Físico </line>
<line> 195 </line>
</par>
<par>
<line> elevad*. Pode ser *nferido *ue exercí*io* intenso* com p*uco tempo e com a *ercepção </line>
<line> subjetiva de e*forço *lta tra*em *ai* autoe*icác*a dura*te o exercício fí*ico. </line>
<line> De acor*o *om Gouvêa (2003), na re**ção entre autoeficácia e motivação, o* *ipo* de </line>
<line> resulta*os **e as pessoas a*tecipa* *ependem muito do nível com *u* *creditam *ue serão </line>
<line> c*pazes de re*d*r em determinadas situações. Por exemp*o, as pessoas que se julgam </line>
</par>
<par>
<line> *ltam*nte capa*** pode*ão formular expectativas </line>
<line> de *esult*dos positivos e favoráveis </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> relaç*o às que se julgam meno* capazes. </line>
</par>
<par>
<line> **sse modo, a </line>
<line> autoeficá*ia </line>
<line> está rel*ci*nada diretamente com a autoestima, pel* f**o </line>
</par>
<par>
<line> de que a *otivaç*o * </line>
<line> *sse*cial para a *eali*ação </line>
<line> de um objetivo (WILSON et *l., </line>
<line> 2003). </line>
</par>
<par>
<line> Qu*nd* </line>
<line> *s a*letas </line>
<line> *ossuem baixa percepção de au*oeficácia, </line>
<line> ** se*a, duvida* de suas </line>
</par>
<par>
<line> própri*s capa*id*des e dão c*n*a de que ne* s*u* esforços n*m os dos outros que o cer**m </line>
</par>
<par>
<line> tê* efeito sobre os resulta*os *ue obtêm, se </line>
<line> **r*am, e**ã*, apát*cos * cada v*z *stão mais </line>
</par>
<par>
<line> resignados c*m as circun*tân*i*s. Se, além d*sso, </line>
<line> o*servam </line>
<line> que o* demais ob*êm </line>
</par>
<par>
<line> recompen*as *or seus esforços e eles não, o* sentime**os </line>
<line> de autodepr*c*ação depressão e </line>
</par>
<par>
<line> unem-s* à apatia * * resignação. </line>
</par>
<par>
<line> A pe*cepção de autoeficácia indica que * indivídu* que se **nsidera *ficaz i*põe a *i </line>
</par>
<par>
<line> **smo meios que fav*reça* seu* </line>
<line> int*resses e o </line>
<line> de*e*v*lvimento de novas a*ivida**s </line>
</par>
<par>
<line> (*ANDURA et al., 2003). Esses indivíduos intensificam se*s esforços *uan*o seu </line>
<line> rendiment* n*o se **us*a *s meta* que havia proposto, fazem a*ribuições causais dos fracass*s </line>
</par>
<par>
<line> que f*vorecem a *u**e*ic*c*a, * enfrentam as tarefas </line>
<line> po**nci*lment* difícei* sem </line>
<line> sentir </line>
</par>
<par>
<line> *nsieda*e (GOUV*A, 2003). </line>
</par>
<par>
<line> O CrossF*t e outros treinamentos m*is inten*os pro*ocam </line>
<line> mudanças fís*cas </line>
<line> visíveis, </line>
</par>
<par>
<line> *as tam*é* </line>
<line> mudan*as e***ionais e de mot*vação que se *ornam perc*ptíveis em alguns </line>
</par>
<par>
<line> me*es de prá*ica. No ca*o do CrossFit, a cap*cidade </line>
<line> de cumprir exerc*cio* como subida </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> cord*s, saltos, c*rr*da*, le*antamento de </line>
<line> pesos e ginást*cos var*ados </line>
<line> bem co*o record*s </line>
</par>
<par>
<line> pessoais t*az a percepç*o de eficácia e contínu* motivação. A per*epçã* quanto às s*tuações </line>
</par>
<par>
<line> de fr*quent* </line>
<line> desa*io parece s** equiv*lente à dos *tletas q*e </line>
<line> e**rentam *reiname*tos </line>
</par>
<par>
<line> exaus*ivos e </line>
<line> competiç**s difíceis, experime**ando altos níveis de autoeficác*a (VIE*RA et </line>
</par>
<par>
<line> al., *011). </line>
</par>
<par>
<line> Port*nto, o tr*in**ento f*sico pode ir m*i*o a*ém </line>
<line> **s aspectos de melhora </line>
</par>
<par>
<line> *ig*ificati*a na saúd* do indiví*uo, de conv*vência em grupo e mais interações sociais. </line>
</par>
<par>
<line> *ratican**s de determinados *xe*cícios ten*em a apre*entar m*danç*s psicológicas </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> re**ção à *uto*st*ma e a**oeficácia, relaciona**s aos comportamentos q*e assumem </line>
</par>
<par>
<line> (*ACHA** et al., *014). Há a**uma* diferenças perceptíveis **tre os sexos, </line>
<line> como </line>
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<line> tendência d* q*e os homens tenham au**est*ma ma** eleva*a e acre*i*am mais em alcançar o </line>
<line> result**o de*ejado, em comparação às mulheres. Cu**os*me*te, a pr*tica *e*ul** de exercí*io* </line>
</par>
<par>
<line> par*ce min*mi*ar e até el*m*nar es*as di*erenças, pois o </line>
<line> **sempenho *m uma taref* e os </line>
</par>
<par>
<line> result*dos dependem *e um con*unto de fatore*, co*o co*centração, experiênci*, dedicação e </line>
<line> **pacidade técn*** (EGITO et al., 2006). </line>
<line> 4 CO*SIDERAÇ*ES FINAIS </line>
<line> Conc**ímos que o* v*l*r*s obtid*s *as esca*a* autoe*tima * autoeficácia for*m </line>
<line> re**tivam*nte altas, em c*mparação aos valores normati*os obtidos em estudos de *al*dação e </line>
</par>
<par>
<line> normatizaçã* dos inst**ment**. Houve </line>
<line> correl*ção posit*va e*tre a pe*cepção do esf*rço * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aut**f*cácia, no *nta*to, nã* houve diferen*a da </line>
<line> percepção </line>
<line> do esforço, aut*est*ma </line>
<line> e </line>
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<line> *) concepção * plan*jamento. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 2) an*lise e interpretação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabo*aç*o do *ascunho ou na revi*ão c**tic* do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) pa*ticipação na ap*ovaçã* da versão final do manus**ito. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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