<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 4, art. 5, p. 94-131, ab*. 2*24
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2024.*1.4.5
</line>
</par><par>
<line>
Tec*ologias Assistivas: A Utilizaçã* d* Comunica*ão *ument**iva e Alternat**a em Context*s
</line>
<line>
Escolares *ara A*u*os do Espe*tro Autista
</line>
<line>
A**isti*e Technol*gie*: The us* o* Augmen*ative and Alternati*e C*mmunication in ***ool
</line>
<line>
Conte*ts for Students *n the Auti*m Spectrum
</line>
</par><par>
<line>
M*nica Moura Neves
</line>
<line>
*es*randa do Progra*a de Pós-Gr*du*ção em Hu**nidade*, Cu*turas e Arte* (P**HCA) da UN*GRANRIO
</line>
<line>
Graduaç*o *m Letras-I*glês-Formaç*o Pedagógica pela *sso*iação de Doce*tes *a U*iver*idade Est*ci* d* Sá
</line>
<line>
E-mail: k*ka.n*ves@yahoo.com.b*
</line>
<line>
Márcia Regina Castro Barroso
</line>
<line>
P*s-Doutorado e Do*t*r* e* So*iolo*ia p**a Universidade F*d*ral d* Rio de Jane*ro (PPGSA-**C*-UFRJ)
</line>
<line>
Professora do Prog*ama de *ó*-Graduaçã* *m *uma*idades, C*lturas e Ar**s (PPGHCA) *a UNIGR*NRIO
</line>
<line>
E-mai*: marc*abarroso*60@gmail.*om
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: Môni** Moura Nev*s
</line>
<line>
Editor-Chefe: *r. To*n* Kerley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
R P*o*essor J*sé de So**a Herd*, 1160 - Jardim Vinte e
</line>
<line>
Ro*rigue*
</line>
</par><par>
<line>
*inco
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Agosto,
</line>
<line>
Duque de
</line>
<line>
Ca*ias
</line>
<line>-</line>
<line>
RJ, 25*71-202,
</line>
</par><par>
<line>
Brasil.
</line>
<line>
Artigo rece*ido em *7/*2/2024. Últ*ma versão
</line>
</par><par>
<line>
*nde*e*o: Má*cia Regina Ca*tro Barroso
</line>
<line>
recebida *m 27/02/202*. Apr*v*do em 2*/02/2024.
</line>
</par><par>
<line>
R Professor J*sé de Souza *er**, 1160 - Ja*dim Vi*te e
</line>
</par><par>
<line>
Ci*c*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Ag*sto,
</line>
<line>
Duque de
</line>
<line>
Caxia*
</line>
<line>-</line>
<line>
RJ, 2*071-202,
</line>
<line>
Avaliad* pelo sistema Tri*l* *ev*ew: Desk Re*iew a)
</line>
</par><par>
</page><line>
Brasil.
</line>
<line>
*elo *ditor-Chefe; * b) Double Bl*nd Review
</line>
<line>
(avaliação cega por *oi* av*liadores da área).
</line>
<line>
Revisão: Gra*atica*, Nor*ativa e de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Tecn*logias Ass*sti*as: A Utili*ação da Comunicação Aumentat*va e Alter**tiva em Contextos Escolares
</line>
<line>
9*
</line>
</par><par>
<line>
R**UM*
</line>
</par><par>
<line>
Com o ava**o e a *op*l**ização da* tecno*ogias, um* nova perspe*t*va educ*cional também
</line>
<line>
se instaur*, p*i*cipalmente *uando nos refer*m** à *u**tão inclusiv*. Isto porque as
</line>
<line>
Tec*ol*gias *ssistiv*s surgira* para su*sidiar pessoas que apresentam qualqu** tipo de
</line>
<line>
limitaç*o, a fim de que possam super*r *s dificu*dades enc*n*r*das no cotidiano,
</line>
</par><par>
<line>
corresponde*do, porta*t*, a adequações que pod*m
</line>
<line>
varia* d*sde uma tesoura adaptada *té
</line>
</par><par>
<line>
d*spositivo* e e*uipamento* eletrônic*s espec*f*co*. *ons*d*r**do o fat* de q*e **ter*çõe* n*
</line>
<line>
comu*icaç*o se consti*u** como um* carac*erísti** e*contrada e* pessoas do Espectro
</line>
<line>
Auti*ta, o objetivo deste estudo é aprese*tar, a partir de um levantame*to bibliográfico, como
</line>
<line>
a Comunica*ão Aum*ntativa e Alternativ* (CAA) pode s*r ut*lizad* e* cont*xtos escolares
</line>
<line>
junto a **uno* com Transt*rno do Espect*o Autista (TEA). Diante de tal elucidação, ** longo
</line>
</par><par>
<line>
deste
</line>
<line>
corpu*,
</line>
<line>
empreendemos uma an*lise s*bre a importância *a formação adequada
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
profi*sionai* env*lvidos (principalment* quando *os referim*s ao ambien*e edu*acio*al) e a
</line>
</par><par>
<line>
n*cessidade
</line>
<line>
de política* públicas reais e ef*ti*as para a
</line>
<line>
incl*são, bem como ressalt*mos
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
utiliz*ção de ferrame*tas e recursos *propriados atravé* *a apresentaç*o de materiai*
</line>
</par><par>
<line>
acessíveis e
</line>
<line>
da indic*ç*o de Ap*s *oltados à estimulaçã* do proces*o comunicativo. Tu*o,
</line>
</par><par>
<line>
po* c**sequência, toma*do por
</line>
<line>
*ase o fato *e os que *azem parte do espectro *ev*m *er
</line>
</par><par>
<line>
a*segurado * direito à iguald*de *e opo*tunidades e *o e*ercí*io pleno *a c*dadania.
</line>
<line>
Palavr**-chave: Te**ologias Digit*i*. Transtorn* do E*pe**ro Autista. Comun*c*ção
</line>
<line>
Aumentativa e Altern*tiva.
</line>
<line>
Abstra*t
</line>
</par><par>
<line>
With the adv*ncement *nd popular*za*ion *f tech*ologies, a new
</line>
<line>
*ducat*onal perspective i*
</line>
</par><par>
<line>
also *st*bli*hed, especia*ly when *e ref*r *o the inclus*v* is*u*. This *s because *ssistive
</line>
<line>
*echnol*gies emer*ed to subsidize people *ho have any *ype of li*itation, so that they ca*
</line>
<line>
*vercome the *ifficul*ies encountered in daily life. Corre*ponding, th*refor*, *o a*aptations
</line>
</par><par>
<line>
tha* can var* **om
</line>
<line>
an a*apted pa*r of scissors to sp*cifi*
</line>
<line>
e*ectron*c *ev*ces
</line>
<line>
*nd
</line>
<line>
eq*i*ment,
</line>
</par><par>
<line>
and considering the fact th*t alterations ** communication a*e a characte*ist*c foun* *n *eople
</line>
</par><par>
<line>
on th* Autism Sp*ctrum,
</line>
<line>
the objec*iv* of this study is to present, *ase*
</line>
<line>
on a bib*iographic
</line>
</par><par>
<line>
s*rvey, how Au**entati*e
</line>
<line>
and Alt*rnati*e Communication (AAC) can be
</line>
<line>
used
</line>
<line>
*n scho**
</line>
</par><par>
<line>
contexts wi*h stud*n** *i*h *utis* S*ectru* Disorder (TE*). In t*e f**e of such el*cidation,
</line>
<line>
throughout this corp*s w* wi*l undertake an analysis of th* importance *f adequate training o*
</line>
<line>
t*e p*ofe*sionals in*ol*ed (e*p**ially when we r*f*r to the educational *nvironment) and the
</line>
</par><par>
<line>
n*ed *o* real an* eff*ctive pub**c p*l*cies for in*l*sion, as well as hig*lig***** the
</line>
<line>
us e *f
</line>
</par><par>
<line>
appropriate tools an* resources through the presentation o*
</line>
<line>
*ccessible **t*rials a*d
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
ind*ca*ion *f **ps aim*d *t stimu**ting the co*municative process. E*erything,
</line>
<line>
t**re*o*e,
</line>
</par><par>
<line>
ba*ed on the fact that *hose who a*e par* of the spect**m must have t*e right to eq*al
</line>
<line>
opportu*iti*s a*d *he *ull exercise of **t*zenship guara*t**d.
</line>
<line>
Keywo*ds: Di*ita* Techno*ogie*. *u*ism Spectr** Disor**r. Augmentative and A*ternat*ve
</line>
<line>
*ommunica*ion.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 21, n. *, art. 5, p. 94-131, *b*. 20*4
</line>
<line>
ww*4.fsanet.*om.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. M. Nev**, M. *. *. Barros*
</line>
<line>
96
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A l*nguag*m, fa*uldade esp*cífic* d* se* *uman*, é permeada por várias *orm*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
manifesta*ã*,
</line>
<line>
den*re el** a fala,
</line>
<line>
a lei*ura e a **crit*. *ontudo, p*r* se *e*envolver
</line>
</par><par>
<line>
adequadam*nte, ela necessit* *e *unçõ*s n*uro*io*ógicas saud*ve*s r*quer u* amb***te e
</line>
</par><par>
<line>
exte*no rico em e*tím*los. Assim,
</line>
<line>
podemos dizer
</line>
<line>
que Transtorno do Espe*tro A*tista o
</line>
</par><par>
<line>
(TEA) por se caracteriz*r como um transtorno d* neurodesenvolvimen*o e, por af*tar
</line>
</par><par>
<line>
determinadas *un**es psic*l*gicas, *casion*
</line>
<line>
dificul*ad*s *o
</line>
<line>
*roce*so comun*cat*v*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
s*cialização do su*eito com os
</line>
<line>
par*s. Ent**tant*, * p*rsp**tiva da *d*cação i*clusiva,
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
consi*er*r o a*un* com (T*A) c*mo alguém que possui habilidade*, pot**c*alidades, desej*s
</line>
</par><par>
<line>
* intençõe*, *rocura quebrar p*radigmas ao *ferecer várias **ssibil*da*e*
</line>
<line>
esco*ares qu*
</line>
</par><par>
<line>
fa*o*eçam a
</line>
<line>
o*ganização do pens*mento l**ico e ex**cite* habilidad*s *ognitiv*s,
</line>
</par><par>
<line>
percepti*as e psico*ot*ras, tão im*ortante* para
</line>
<line>
* d*s*nvolvim*nto da ling*agem, *a
</line>
</par><par>
<line>
alfabetização, do letrament* e da aprendi*ag*m fo*mal.
</line>
<line>
*o entanto, *ara qu* tudo *sso aconteça, a educação inclusiva *e* o desafio não *ó de
</line>
</par><par>
<line>
promover o ac*sso do **uno c*m TEA à escola, ma* tam*ém
</line>
<line>
de g**antir
</line>
<line>
condições d* sua
</line>
</par><par>
<line>
*ermanê**ia. E se no mun*o atual e da *nterconectiv*d*de há lugar p*ra t*d**, sem exce*ão, a
</line>
<line>
tecnologia se *onstitui c*mo fe*ra*ent* que auxilia n* sup**açã* das barreiras e*istent*s.
</line>
<line>
Em o*tras p*l**ras, a construção de uma escola e de uma socie*ade inclu*iva é um
</line>
<line>
p*oces*o fundame*t*l pa*a o acolhi*ento à d*ve*sida** hum*na, à aceitaç*o das *if**enças
</line>
<line>
*n*ividuais * à e*uiparação de oportunidades. E é justamente pa** r*tificar i*s* que o *resente
</line>
<line>
estudo se d*stina. Desta f*rma, a*ó* uma **p*anação acerca d** ca*acteríst**a*, do* c*nceitos
</line>
<line>
* da i*c*usã* de al*nos com T*A, apre*entamos o uso das tecn*logias enquan*o ferram*ntas
</line>
</par><par>
<line>
pedagóg*cas, aliad*s do proc*sso de e**imulação da com*nic*ção
</line>
<line>
e
</line>
<line>
da
</line>
<line>
apr*ndizagem do
</line>
</par><par>
<line>
educ*ndo que faz p*rte do **pectro.
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 TEA: conceitos e reflex**s
</line>
</par><par>
<line>
O Tr*nst*rno
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
Espectro Autista (TEA) é
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
c*ndiçã* neurológica que afeta
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
forma como u*a pe*so* se c*mun*ca, inter*ge socialmente e **oces** *s infor*ações. Porém,
</line>
<line>
é **po*tante lembr*r que o Autis*o se trata de um e*pectro, o que sig*ifica que o* sint*mas e
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 21, *. 4, ar*. 5, p. 94-131, abr. *024 www4.fs*net.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Tecnol*gia* Assistivas: A Utiliz*ção da C*mu**ca*ão Aume*ta*iva e Alterna*iva *m Contextos Escola**s
</line>
<line>
97
</line>
</par><par>
<line>
as característi*as *odem variar amplamente *e uma p*ssoa par* ou*ra. Logo, mesmo c*m
</line>
<line>
c*racterísticas semelhantes, os g*aus de *omp*o*etim**tos po*s*ve*s são difere**es.
</line>
</par><par>
<line>
Antes da atualizaç*o d*s manuais clínicos, o e*p*ctro autista teve div**s*s
</line>
<line>
*omes:
</line>
</par><par>
<line>
tran**orno a*tista, autismo *tí*ico, tran*torno glob*l de d*senvolvimento, dentre outros. Com
</line>
<line>
o Manual Diagnóstico * Es*atís*ico de *r*nstorno* Me*tais, houve melhor*as na es**utura
</line>
<line>
organizac*o*al e um* dessas melho*ias diz res*eito à *efiniçã* para o TEA:
</line>
</par><par>
<line>
Consoli*açã* d* tr*nstorno
</line>
<line>
aut*s*a, transt*rno de Asperger e tran*torno global do
</line>
</par><par>
<line>
desenvo*vi*ent* no *ranstorno *o espectr* auti*ta. Os sintomas
</line>
<line>
desses *ist*rbios
</line>
</par><par>
<line>
representam *m ú*ico conti*uu* de deficiências leves a gr*ves no* dois domínios
</line>
</par><par>
<line>
da
</line>
<line>
comunicação soci*l e comportame*t*s/i*teresses repeti*iv*s restrit*vo*, em vez
</line>
</par><par>
<line>
de serem *istú**i** distintos. Essa mudança foi *rojetada para m*lhorar a
</line>
</par><par>
<line>
sensibilidade a espec*fi*idade do* critérios para o diagnóstico do *ransto*no e *o
</line>
</par><par>
<line>
espec**o do *utismo e *a*a ident*fi*ar a*vos de trat*mento
</line>
<line>
m*i* fo*ado* para as
</line>
</par><par>
<line>
deficiên*ias específica* identificadas (DSM-5-TR, 202*, p.*4).
</line>
<line>
At*alment*, doi* docu*entos sã* utiliza*o* para fornecerem os parâmetros
</line>
</par><par>
<line>
d*ag*ó*tic*s nas áreas da Ps*quiatria da P*ic*l*gi*, são *les: **M5-*R e o CID-11. *
</line>
<line>
Vej*mos a seguir como o T*anstorno do Espectro Au**sta é apre*entado em cada *m de***.
</line>
<line>
DSM é a si*la *ara Diagnostic and *tatist*cal Manual *f Me*tal *is*rders o*, em
</line>
<line>
po*tuguês, Manual Dia*nóstico e Estatísti*o de Tra*storn*s Mentais. Elaborado p*la
</line>
</par><par>
<line>
Associação Americana de P*iquiatri* (APA),
</line>
<line>
constitui-se c*mo um documen*o mu*to
</line>
</par><par>
<line>
u*ili*ado por pro**ssionais da ár*a. Nele o Transtorno do Es*ectro Auti**a es*á classi*icado
</line>
<line>
como *m d*stúrbi* do neur*desenvolvimento, so* o código: F84.0. A a*aliaç*o **ag*óst*ca é
</line>
</par><par>
<line>
c**plexa e deve ser e*pre**dida por profissionais qualificado*. De toda
</line>
<line>
forma, os cri*érios
</line>
</par><par>
<line>
diagn*sticos tra*itam em torno *e *uestões r*laci**adas à *o*unica*ão social e aos padrões
</line>
<line>
d* c*m****amen*os restritos e repe*itivos.
</line>
<line>
* CI*-11, sigla do Código I*tern*c*onal de Doenças, teve sua ú*ti*a versão *m 2**2
</line>
<line>
e é *rganizado pela Organiz*ção M*n*ial da Saúde (OMS). Esse d*cumen*o tam*ém é uma
</line>
<line>
gran*e *er**ment* uti*izada por profissionais da área da saú*e e da *ducação para *denti*icar
</line>
<line>
estatíst**as * tendências de *aúde em todo o mu*do. Nele o Transtorno do Espe*tro A**ista é
</line>
</par><par>
<line>
representado pelo cód*g* 6A0* e dent*e suas
</line>
<line>
características *stão pres*ntes os déficits
</line>
</par><par>
<line>
pe**istentes n* capacidade de iniciar e manter a inte*ação social recíproca, bem *omo a
</line>
</par><par>
<line>
comunicação socia*,
</line>
<line>
além da existência dos *adrõe* repetitivos * i*f***íve*s de
</line>
</par><par>
<line>
*omporta*ento e interesses.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 4, art. 5, p. *4-1*1, abr. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. M. Neves, M. R. C. Barroso
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
Consid****d* o expo*t*, o Tr*nstorno do Es**ctro Auti*ta (TEA) é * nome da*o a *m
</line>
</par><par>
<line>
padrão de com*ortamento produzido de *orma
</line>
<line>
c*mp*exa,
</line>
<line>
como resulta*o de uma l*n*a
</line>
</par><par>
<line>
sequ*ncia de causas e *ão há como ser explicado em poucas pal*vras.
</line>
<line>
* desv*ndar d* aut*smo teve iní*io no séc*lo *X, pelo psiquiatra Au*tríaco Eugen
</line>
</par><par>
<line>
Beuller. Des*e en**o, a
</line>
<line>
história *o au*ismo
</line>
<line>
*as*o* p*r in*m*ras transfor*ações. O termo
</line>
</par><par>
<line>
**tismo, *ess* *poca, foi car*cterizad* pela perda de co*tato co* a
</line>
<line>
real*dade e,
</line>
</par><par>
<line>
consequentemente, di*i**ldade
</line>
<line>
ou i*possi*ilidade *e com*n*cação. Em 1943, Léo Kanner,
</line>
</par><par>
<line>
um ps*qu***ra infantil dos Esta*os Unidos, descreveu *1 *rianças *ue tinh*m em co*u* *m
</line>
</par><par>
<line>
p*drão pec*liar de
</line>
<line>
*omportament*: prof***a falta *e contato
</line>
<line>
emociona* com as ou*ras
</line>
</par><par>
<line>
pessoas; aus*ncia
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
f**a ou formas idios*incrá*i*as de falar que n*o parec*am
</line>
<line>
adequa*as
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
conversação; f*scinação
</line>
<line>
por objetos e dest*eza no manuseio deles; um ans*oso e obsessivo
</line>
</par><par>
<line>
*esejo d* preser*ar i*utabilidade d* ambi*n*e de roti*as familiares; feitos *e *emória *u e
</line>
<line>
ha*il*dade de realizar *arefas envolvendo *ontag*ns, tais c*mo *ogos de encaixe e quebr*-
</line>
<line>
cabeça, d*ntre *u*ros aspe*tos (EL*IS, 1*96).
</line>
<line>
Outro aspecto obser*a*o p*los pesqu*sado*es ref*re-se às questões sensori*is. *
</line>
<line>
bastante co*u* se ob*ervar e* cr*anç*s autistas respost*s sensoriais e per*eptuais priva*ivas,
</line>
</par><par>
<line>
incluindo h*per ou hiposse*s*bilidade a estí*ulos sonoro*,
</line>
<line>
vis*ais, táteis, *lfat**os e
</line>
</par><par>
<line>
gustativos, fora o alt* limiar par* a dor
</line>
<line>
f**ica e
</line>
<line>
*m
</line>
<line>
medo exagera*o de estímulos
</line>
</par><par>
<line>
*rdinariamente considerados ino*ensivos. Também * possível se observar crianças autistas
</line>
<line>
fasc**ada* *or certos estímulos co*o l**es pi*cando e reflexos de espelho, bem como tendo
</line>
<line>
certas aversões ou prefer*nc*a* por *ostos, cheiros * t*xturas es*ecí*icas (SILVA; MULICK,
</line>
<line>
2009).
</line>
<line>
De acordo c*m Klin (2006), quanto às interaçõ*s soci*i*, p*dem ser ide*ti*icados
</line>
<line>
prejuízos n* uso de forma* *ão verba*s *e comunica*ão, di**culdades para compa*t*lhar
</line>
</par><par>
<line>
experiências e falt*
</line>
<line>
de r*ciprocidade social ou
</line>
<line>
emo*iona*. Em rela*ão aos p*ejuízos na
</line>
</par><par>
<line>
comunicação, podemos observar atrasos no desenvolviment* da linguagem verba*, proble*as
</line>
</par><par>
<line>
*ara in*c**r
</line>
<line>
o* man*er uma conversação etc. Por fim,
</line>
<line>
os p*drõe* restritiv*s,
</line>
<line>
re*et*t*vos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
estereotipados inclue*
</line>
<line>
nec*s*id*de de **ti*as rígidas, de*envo**imento
</line>
<line>
*e rituai*
</line>
<line>
nã*
</line>
</par><par>
<line>
funci*nais, maneirismos ou in*e**sses fixos por de*erm*nadas ativ*dades.
</line>
<line>
Rotta (2016) também c*nc*it*a o TEA como um transtor*o do desen*olvimento, *om
</line>
<line>
início na infância e que corr*spon*e a sig*ifi*ativos probl**as na aqu*siç*o de linguagem *
</line>
</par><par>
<line>
na interação so*ial,
</line>
<line>
além
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
c*mporta*entos re**titivos e *stereotipados pres*ntes
</line>
<line>
*ue
</line>
</par><par>
</page><line>
*n*luem, *or *xemplo, abanar as m*os, esta**r os d*dos, enf**eirar objetos e *co*ali*.
</line>
<line>
Re*. FSA, T*res*na, v. *1, n. 4, art. 5, p. *4-13*, abr. 2024 www4.f*ane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ec*ologias Assist*vas: A Util*zação da Comu*i*ação Aumentat*va e Alternativa em *ontex*os Escolares
</line>
<line>
99
</line>
</par><par>
<line>
*ara Timbó (2021), com o a**dureci*ento, * *ndivíduo a*tist*, esp*cialm*nte o nível
</line>
<line>
*, apr*nde * desenvolve múltipl*s *abi*ida**s, mas *ão *em m*ito sofrim*nto, * claro. ** se
</line>
<line>
tor*arem adulto*, passa* a com*r**nder que é possív** *roce*sar as inf**mações sen*oriais e
</line>
</par><par>
<line>
sociais (em*ora de *or*a *iferen*e **
</line>
<line>
maioria
</line>
<line>
d*s pessoas) *em como ger*nciar a energia
</line>
</par><par>
<line>
social, e enco*trar u* senso de i**ntida*e.
</line>
<line>
E *omo queremos falar *obre * tecn*logia para a e*ti*ulação da comunic*ção e da
</line>
</par><par>
<line>
linguagem
</line>
<line>
** alunos com TEA, nada *ais apro*riado *erificar, *m tempos de mode*nidade
</line>
</par><par>
<line>
digital **da vez mais ace*erad*, o **e a I*t*l**ênc*a Ar***icial nos diz sob*e o tema:
</line>
<line>
Cada pessoa auti**a é única e pode t*r habilidade* e desafio* difere*tes. Algumas
</line>
<line>
*essoas autistas podem te* habilidades **cepcionais em áreas es*ecíficas, como
</line>
<line>
matemátic*, mús**a ou art*, enquanto outras pod*m ter dificuldades sign*ficativas
</line>
<line>
em vá*ias *reas da *ida. É fundament*l **speitar e va*orizar a individuali*ade de
</line>
<line>
cada pessoa autista e oferecer apoio e comp*e*nsão adequados *s suas necess**a*es
</line>
<line>
*spec**icas (ChatBoxIA, acess* em *2/11/2023).
</line>
</par><par>
<line>
No tópico seguint* anal*samos a ques*ão da in*l*são
</line>
<line>
dos alunos com Transtorno *o
</line>
</par><par>
<line>
E*pectro Autis*a, a *a*tir da leg*slação perti**nte ao **m*.
</line>
</par><par>
<line>
2.2 A inclusão *e alunos com TEA
</line>
</par><par>
<line>
O Brasil o*t*u pe*a cons**ução de um sistema educacional *ncl*sivo a* conc*rdar c**
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
"*eclaração Mundial de Educação para To*o*", firmada
</line>
<line>
e* Jomti*n, *a Tailân*i*, em
</line>
</par><par>
<line>
1990,
</line>
<line>
be* como
</line>
<line>
ao most*ar conson*ncia com
</line>
<line>
o* postulados produzid*s em ****manca,
</line>
</par><par>
<line>
Es*anha. (MEC, 2001).
</line>
<line>
* Res*lu*ão do Conselho Nacion*l de Ed**ação, CNE/CEB nº 2, de 11 de setem*ro
</line>
<line>
de 2001, que instituiu a* *iretri*es Naci**a*s *ara a Educaçã* Especia* na Edu*a*ão *á*ica,
</line>
</par><par>
<line>
esta**leceu em artigo
</line>
<line>
*9, p*rágrafo *,
</line>
<line>
que os sistemas de ensino dev*rão *ssegu*a* ao*
</line>
</par><par>
<line>
educandos com ne*e*sidades es*eciais currí**los, mét*dos, técn***s, recursos ed*c**ivo*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
org*nização específ*co*, para atende* as suas necess*dades.
</line>
</par><par>
<line>
Em 2008, foi lançada a "**lítica *a*ion*l d* Educação Especial na Perspe*tiva da
</line>
</par><par>
<line>
Educação Inclusiva"1 com * o*jetivo de *stabelece* uma política p*blica volta** aos
</line>
<line>
alunos
</line>
</par><par>
<line>
com d*ficiência, trans*or*os gl*bais do desenvolvimento e
</line>
<line>
alt*s *abilidades superdotação. /
</line>
</par><par>
<line>
No
</line>
<line>
document* apres*ntado pelo Gru*o ** Trabalho da Po*ít*ca Nac**n*l de Educa*ão
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
18-12-2023.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina *I, v. 21, n. 4, *rt. *, p. 94-131, abr. 2*24
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. M. Neves, M. R. C. Barroso
</line>
<line>
100
</line>
</par><par>
<line>
Esp*cial2, c*nsideram-se alunos com deficiência aqueles q*e t*m i*pedimentos de longo
</line>
</par><par>
<line>
prazo, de natureza físi*a, mental, in*electu** ou sensorial,
</line>
<line>
que em intera*ão *om
</line>
<line>
diversas
</line>
</par><par>
<line>
ba*r*iras *od*m ter rest*ingida *ua participa*ã* plena e ef**iva n* escola e na *ociedade.
</line>
<line>
N*s*e docu*ent*, são assegurados *s seguinte* direitos: tr*nsv*rsalidade da educação
</line>
</par><par>
<line>
especial,
</line>
<line>
desde a e*uca*ão infantil até a educação superior; atendim*nto educa*i*nal
</line>
</par><par>
<line>
espe*i*lizado; f*rmação de pro*essores pa** o atendi*e*to ed*cacional esp*cializado, be*
</line>
<line>
como par* os demais profissionais da *ducação; particip*ção *a f*mília e da comunidad*,
</line>
<line>
como, po* ex*mp*o, d*rante a estruturação do proj*t* po*ítico-pe*agógico; acessibilida*e
</line>
<line>
ur*aní*t*ca, arquitetô*ic* e nos mob*liário*, *quipame*t*s, transport*s e comunicação, dentr*
</line>
<line>
*utros. De aco*do ainda com es*e docu*ent*, o Atendimento Educaciona* E*pecia*iza*o tem
</line>
</par><par>
<line>
como funç*o id*ntificar,
</line>
<line>
ela*orar e **gan*z** *ecur*os p*d*gógi*os e de acessibili*ade pa*a
</line>
</par><par>
<line>
ajudar aluno incluído a ter acesso ao mesmo *urrí*ul* dos demais alun*s consi*erados *
</line>
</par><par>
<line>
reg*la*es, de modo adaptado à*
</line>
<line>
suas n*cessidades individuais, levando à prom*ção da
</line>
</par><par>
<line>
autonomia da independên*ia si**ulares. Isto significa dizer qu* esse tipo de atendimento e
</line>
</par><par>
<line>
tem início logo
</line>
<line>
na educaç*o infantil com * lúdic*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
co* riqu**a d* est**ulos cog*itivos, a
</line>
</par><par>
<line>
p*rceptivos, sensoriais, emocionais e psicomotores, que fav*recem o proce**o de s*cialização
</line>
<line>
e a *alorização da própria criança co*o um su**ito em pote*cial.
</line>
<line>
* decre** nº 6.5*1, de 17 de setembro d* 20083, sancio*ado pelo então presidente
</line>
<line>
Lui* **ácio Lula da **lva, dispôs sobre o apoio té*n*co e fi*anceiro *os *istemas públicos de
</line>
<line>
ens*no dos Estados, do Distrito Federa* e dos Muni*ípio*, * fim de ampliar a *ferta do
</line>
<line>
Atendimento Educacion*l Especial*zado junto aos alun*s com deficiênc*a, t**nstornos glob*is
</line>
<line>
do desenvolviment* e alta* habi*idade* ou superdotação, devida*e*te matriculados na re*e
</line>
<line>
pública de ensino regular. Es*e d*creto estab*lece: a i*plantação de Salas d* Re**rsos
</line>
</par><par>
<line>
Mult*fu*cionais (am*iente* dotados de
</line>
<line>
equipamentos, m*b*li*rios e *at*riais didát*cos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pedagógicos); * *orm*ç*o continua*a do* professore*, gestores e demais pro*iss*onais que
</line>
<line>
atu*m junt* a* aluno incluído; a adeq*açã* arquitetônica dos espaços es*olar*s; a *istribu*ção
</line>
<line>
de recur*os educaciona*s q*e in*luem livro* di*á*icos * paradidáticos em Braille e e* Li*ras,
</line>
<line>
*inte*i*adores *e voz e softw*res.
</line>
<line>
Outra *egislaç*o *mportante **e gostaríamos *e citar se refere ao *ecreto nº 7.*11, d*
</line>
</par><par>
<line>
*7 de novembro
</line>
<line>
de 20114, san*ionado p**a preside*t* Di*ma Rous*e*f, e q*e estabelece
</line>
</par><par>
</page><line>
di*etrizes para o Atendimento Educacion*l Es*ecializado. Logo em seu ***mei*o art*go
</line>
<line>
2 Idem.
</line>
<line>
3V e r : ht*p*://ww*2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2008/decreto-6*7*-17-setembro-2008-580775-
</line>
<line>
pub*icacaoorig*nal-1*364*-pe.html Acesso: 18-12-2023.
</line>
<line>
4 *er: htt*s://www.*lanalto.*ov.br/c*ivil_03/_ato*011-**14/20*1/decre*o/*76*1.*tm Ace*so: 16-*2-202*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 4, **t. 5, p. 94-*3*, abr. 2024 www4.*sanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T*cnologias *ssistivas: A Utilização da *omunic*ção *umentat*va e Al*er*ativa em C*ntextos Escola*es
</line>
<line>
101
</line>
</par><par>
<line>
determina o dev*r do E*tado
</line>
<line>
em *arantir um sist*ma educacional inclusiv* em todo* *s
</line>
</par><par>
<line>
nív*is, s*m discriminação * *om base na igualdade
</line>
<line>
de oportun*dades, *l*m da
</line>
<line>
oferta
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
educação e**ecial prefer*ncialmente na rede regular de ensino. O arti*o 2º provê q**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
educação esp*ci** deve garantir, po* sua vez, os serv*ç*s d* ap**o e*peci*liz*do v*ltado a
</line>
<line>
*limi**r as barre*r*s q*e possam obstr*ir * esc*larização do* alunos com deficiência,
</line>
</par><par>
<line>
t*anstornos g*obais *o desenvolv*m*nto alt*s habilidades. Par* f*ns desse Decreto, tai* e
</line>
<line>
*erviço* se consti*uem como o *tend**ent* ed*cac*o**l especializado, c*mpreendido como o
</line>
<line>
*onjunto de at*vidade*, recursos d* *cessibilidade e pedagógi*os, co*o men*ionad*
</line>
<line>
ante*iormente (BRASIL, 20*0).
</line>
</par><par>
<line>
*á a Resolução **4/20095, do M*ni*tério da Educ*ção, *o *rti** 5º, apo*ta que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Atendimento Educaciona* Especializa*o (AEE) é *e*l*zado prioritar*ame**e n* sala de
</line>
</par><par>
<line>
recursos multifunciona*s
</line>
<line>
da própria esco*a ou em outra esc**a de en*ino regular, *ão *endo
</line>
</par><par>
<line>
substitu*ivo à* classe* comuns, podendo t*mb*m ser realizad* em ce**ros *a rede pú*lica ou
</line>
<line>
de *nsti**içõ*s comunitárias, *onfessionais ** filantróp*cas sem fins lucrativos. Trata-*e,
</line>
</par><par>
<line>
port*nt*, de
</line>
<line>
um *spaço para *e li*ar com as esp*cificidade* de cada aluno no to*ante ao
</line>
</par><par>
<line>
p*ocess* de **rendizagem.
</line>
<line>
Post* is**, pode*os salientar q** o atendiment* pedagógico na denomi*ada "Sa*a de
</line>
<line>
Recu*sos" é extrem*mente imp*rtante pa*a o acompanh*ment* do* alun*s inclu*dos **
</line>
</par><par>
<line>
tur*a* re*ulares, al*m de *e constituir
</line>
<line>
*omo um espaço que oferece a oportunidade
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
pot*ncializar o ensino dos alunos *om d***ciência ou su*erdotação, estando assim em sintonia
</line>
<line>
com os conteúdos curri*ulares.
</line>
<line>
3 MET*DOLO*IA
</line>
<line>
3.1 * u*o d*s tecnologias *elo aluno c*m TEA e**uanto *erram*nta p*dagógica
</line>
<line>
Atualmente, muit*s fer*amentas **dagógicas são destin*das a*s alunos in*lu*dos.
</line>
<line>
Temos, por exemplo, *s Tecnologia* Ass*stiv*s (TA), que podem ser c*m*reendidas como
</line>
<line>
uma sé*ie de *ecursos par* a pessoa com d**iciência que atendam suas **ces*idades pes*oai*
</line>
<line>
no exerc*cio das fun*ões do cotidia*o, *e modo m*is *utônomo. Na áre* da e*uc*ç*o,
</line>
<line>
i*seridas no *ampo das T*cn*log*as Ass*st*v*s, temos as adaptações curriculares, c*m o**rta
</line>
<line>
*e *ateriais igualm*nte adapt*dos.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. 21, n. 4, ar*. 5, *. 94-1*1, *br. 2024
</line>
<line>
www4.fsa**t.co*.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. M. Neves, M. R. *. Bar*oso
</line>
<line>
102
</line>
</par><par>
<line>
**scimen** e *hagas (2021) destacam como as Tecnologias Assistivas **dem se
</line>
<line>
apre*enta* de um mo*o geral, tanto n*s áreas da *du*açã* *uanto na *a Saúde:
</line>
<line>
R**ursos: Podem variar de uma sim*les bengala a um co*plexo sistema compu*ado*i*ado.
</line>
</par><par>
<line>
Estã* incluídos brinquedos
</line>
<line>
e roupa*
</line>
<line>
*d*ptada*, comp**adores,
</line>
<line>
so*twar*s e hardwares
</line>
</par><par>
<line>
es***ia*s, dispo*it*vos pa*a adequação da *ostu** sentada, *quipamentos d* com**ica*ã*
</line>
<line>
alt*rnativa, acionadores especiais, a*xíl*os *is*ais, mat**i**s *rotéticos e outr*s.
</line>
</par><par>
<line>
Serviços: São aq*e*** p*e*tados p*ofissi*nalmente, de maneir*
</line>
<line>
transdiscip*in*r, à pessoa
</line>
</par><par>
<line>
com deficiência, como a*aliações e treiname*to de novos equi*a*en*os.
</line>
</par><par>
<line>
A partir
</line>
<line>
do *xposto e ratifica*do o recorte *eito p*ra este es**do, queremos no* a*er
</line>
</par><par>
<line>
pr*nci*almente no
</line>
<line>
**m*o
</line>
<line>
da Comunic*ção Aument*tiv* e *lt*rnativa, t**nologi* que
</line>
</par><par>
<line>
perm*te *
</line>
<line>
construção d* novos ca*ais *e li*guagem c*mpreensiva e expressiva. *endo
</line>
</par><par>
<line>
assim, *m suma, a CAA
</line>
<line>
ut*li*a recur*os como
</line>
<line>
cartõe* ou pra*chas d* co*un*cação,
</line>
</par><par>
<line>
*ocaliza**res e com*utadores. Ne*sa vertente,
</line>
<line>
o material p*da*ógico ad*ptado *tuará
</line>
</par><par>
<line>
*omo *m facilit*dor, *ermitindo *o al*no ob*e*var, *a**r p*rgun*a*, *olu*ionar pro**em*s
</line>
<line>
e comunicar ideias.
</line>
<line>
*s *studos n* *rea da *AA com**aram no final da déca*a de 1950, qu*ndo surgiu *
</line>
</par><par>
<line>
necessidade
</line>
<line>
de *elh**ar a
</line>
<line>
eficiência do
</line>
<line>
atendimento junt* a
</line>
<line>
p**ientes que, mesm* com
</line>
</par><par>
<line>
su*orte da t*rapia fonoa*diológica, não conseguia* *e*envolver *uas habilida*es
</line>
<line>
comunicati*as (Lim*, 2008).
</line>
<line>
Ainda de acordo *om o aut*r, *ara *essoas com TEA, as Tecnol*gia* Assi*tivas
</line>
<line>
ge*alme*te s*o de c*tegoria 2, devido *s dificuldade* de co*unicação car*c*erí*ticas.
</line>
</par><par>
<line>
Existe *ma *iferença
</line>
<line>
básic* que nã* *o**mos deixar de sinal*zar: na
</line>
<line>
comunicaçã*
</line>
</par><par>
<line>
aume*tati*a, há a ampliação das
</line>
<line>
pos*ibil*dades
</line>
<line>
de comunicação i*dividuais; já na
</line>
</par><par>
<line>
c*m*nicação al*ern*tiva, d*vid* ao fato d* as formas *radicionais de co*unicação estarem
</line>
<line>
compr*meti*as, é necessário c*iar alternativas pa*a que a comun*c*ção pos*a aco*tecer.
</line>
</par><par>
<line>
Em *elaçã* às
</line>
<line>
pranchas d* comuni*ação alt*rnativa, dependen*o da p*ssibi*idade
</line>
</par><par>
<line>
financeir*, Avila destaca **e:
</line>
</par><par>
<line>
Como
</line>
<line>
exemplo de b*ixa tecnologia, têm-se o* sign*s gr*ficos que constituem as
</line>
</par><par>
<line>
pranchas de comunicação
</line>
<line>
em papel. Já os rec*rsos de *lta tecn*l*gia são aqueles
</line>
</par><par>
<line>
mediado* po* artefa*os tecn*lógic*s *omputa**rizados. A est*utura dep*n*erá da
</line>
<line>
po*sibilidade fi*anceira de cada indiví**o (A*IL*, 2011, p. 51).
</line>
</par><par>
<line>
Avila **mbém ressalta *ue:
</line>
</par><par>
<line>
O pro*ess* de comu*icação por meio de pranch*s co*sist* e* apon*a*
</line>
<line>
pa*a aquilo
</line>
</par><par>
</page><line>
que se d*seja expressar, comunica**o a*ravés das *magen*, pal*vras contidas *a
</line>
<line>
Rev. F*A, Teres*na, v. *1, n. 4, a*t. 5, p. 94-131, ab*. 20*4 www4.fsa*et.*om.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Tecn*logia* Ass*stivas: A Uti*iza*ão da *o*unicação Aumentativa e Altern*tiva em Contextos Esc*lar*s
</line>
<line>
103
</line>
</par><par>
<line>
prancha, o* até mesmo formando palavr*s a *artir do alfabeto, no c*so
</line>
<line>
de sujeitos
</line>
</par><par>
<line>
letr*dos ou em processo *e *etramento. O a*o d* apontar pode *ar*ar segundo o g*a*
</line>
<line>
de *omp*o**ti*ento mo*or do *suário da prancha. Em alguns ca*os *tiliza-se *AA
</line>
<line>
*liada a outras tecn***g**s ass*s*ivas, co*o a*ontad*res, v*calizadores **c. (A*IL*,
</line>
<line>
* 0 1 * , p . 5 3 ).
</line>
</par><par>
<line>
Em suma, o e*paço *es*inado *ão serve apenas para * execução *e
</line>
<line>
determinada*
</line>
</par><par>
<line>
técnicas, mas sim p*ra traba*har * con*trução de uma identidade, que é única (in *AVONE;
</line>
</par><par>
<line>
RAFAELI, orgs., 2005). Frente a *sses *l*mentos, tecn*logia d*ve ser *ista *omo uma a
</line>
<line>
fe**amenta que auxilia a r*solução de déf*cits exi*tentes no ensino, in*ependentemente de sua
</line>
<line>
causa (*IEDO, 202*).
</line>
</par><par>
<line>
S* a *hamada inf*rmá*ica a*essível é um*
</line>
<line>
denomina*ã* genérica para tod*s os
</line>
</par><par>
<line>
recursos *nform*ticos que possi*ilita* ou *r*po*cio**m **ndições
</line>
<line>
de aces*o a todas as
</line>
</par><par>
<line>
pess*as, depo*s das elu*i**ções citadas acima, podem*s considerar que a utili*ação
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
te*nologias como computadores, smartphones, tablets, dentre *u*ras, favor*cem
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
aut*exper*m*nt*ção, a at*nção, a interação e a comu*ica*ão. Po* *onseguint*, toda *ssa
</line>
<line>
*ecn*logia envolve * criança com TEA e co*a*ora para seu desenvolvimen*o cognitivo, *ocial
</line>
<line>
e e*o**onal. A*sim, j*gos, aplicativos e b*inca**iras pod** *uxiliá-la no *roc*sso de
</line>
<line>
apren*izagem enquanto se *iverte. Os materiais tecn*lógicos têm, pois, um *o*te estímulo
</line>
<line>
visual e envo*vem a criança au*ista, *rop*rciona*do seu desenvol*imento cognitivo, social e
</line>
<line>
**o*i*n*l, despertan*o nos ***udan*es o inte*esse pe*a apre*diza*em e t*r*and* os c*nteúdos
</line>
<line>
mais atrativos e signific**ivos.
</line>
<line>
4 RESULTADOS E DISCU**ÕES
</line>
<line>
4.1 Estratégias para estimulação da comunicação e da ap*e*diz*gem através do uso das
</line>
<line>
tecnolo*ias assisti*as pe*o alun* co* *EA
</line>
</par><par>
<line>
As Te*nologia* Ass*sti*as podem se* de*de uma
</line>
<line>
prótese **é um software
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*omputador. Um interessante docu*ento
</line>
<line>
que t*az reflexões sobre a ut*liza*ã*
</line>
<line>
**ssas
</line>
</par><par>
<line>
tecnologias e * autonom*a
</line>
<line>
dos suj*itos é o re*at*rio da UN*SCO/M*crosoft6, o qual,
</line>
</par><par>
<line>
*specificamente, recome*da que:
</line>
</par><par>
<line>
*s aluno* de*em *er inc*ntiv*dos a s* \autoacomodar\, ap*endendo as *e*ramentas
</line>
<line>
do comput**or que melhor se aplicam às suas neces**dad*s: a habilid*de **
</line>
<line>
personaliza* a tecno**gia, adaptando-a às preferê*c**s e necess*dades de u*a
</line>
<line>
pessoa, é u*a *abilidade para a vida toda, capaz de ben*ficiar os alunos à medida
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 4, *rt. 5, p. 94-131, abr. 2024
</line>
<line>
ww*4.fsanet.**m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. M. Neves, *. R. C. Barroso
</line>
<line>
*04
</line>
</par><par>
<line>
*ue progridem no sistema educacional (R*L**ÓRIO GLO*AL UNES*O, **14,
</line>
<line>
p.*5).
</line>
</par><par>
<line>
Ainda de a*ordo *om o relatório:
</line>
</par><par>
<line>
Informações e *onhecim*nt* *el*vante* são elementos fundamentais
</line>
<line>
*ara conseg**rm*s alcanç*r os objetivos *e Educ*çã* para Todo* c*m
</line>
</par><par>
<line>
seus
</line>
<line>
trê* p*l*res temáti*os: todas as crianças na **col*, qualidade
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
educação e *id*dania glob**" (...). O *onc**t* de ed*caç*o ao lo*g* da
</line>
<line>
vida é essencial (REL*TÓRIO GLOB*L UN*S*O, 2014, p.27-*8).
</line>
<line>
Par* complement*r, novamen*e prestemos *te*ção ao que a Inteligência Ar*ificial
</line>
<line>
**nsidera sobre * r*lação TEA e tecnologia:
</line>
<line>
*lém diss*, * tecnologia des*mpenha um papel significativo na v*da das pes*oas
</line>
<line>
co* *utismo. M*itos in*ivíd*o* *utistas encontr*m na t*cno*ogi* uma forma
</line>
<line>
al*e*n*tiva de se comunica*, já que **d*m ter dificuldades na comunicação verbal.
</line>
<line>
Disposit*vos de comu*ica*ão assistida po* m*io d* *ex*o, *plica*ivos de
</line>
<line>
comunicação por im*gens e sistemas de comunicação *ument*tiva e alt*r**t*va *ã*
</line>
<line>
a*gumas das tecnologias u**liz*das pa*a auxili*r na comuni*ação de *essoa* com
</line>
</par><par>
<line>
autismo. No *ntanto, vale ressaltar qu* cada ind*víduo *utista
</line>
<line>
é único, com
</line>
</par><par>
<line>
*aracterísti*as e ne*e*sidad*s di***entes, e nem tod*s os autista* têm proble*as de
</line>
<line>
comunicação ou *tilizam *ecnolog*as de assistência. * importante não general*zar *u
</line>
<line>
estigmatiz*r o au*ismo e com*re*nd*r a *iversidade dentro do espec*ro auti*ta
</line>
<line>
(NOVA, ace*so em 03/1*/2023).
</line>
<line>
Na mesm* linha de pen*amento, Rodrigues e Mac*do (2012) trazem o *iscu*so de
</line>
</par><par>
<line>
Almei*a (2009), quando *ste
</line>
<line>
el*cida *ue o termo T** (Tecno*ogias de In*ormação
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Co**nicaçã*) envolve * aquisiçã*, o armazenament*, * processamento a dis**ibuição da e
</line>
<line>
informação por meio* elet*ônicos * digitai* (rádio, t*le**são, te*efone, comput*d*re*, en**e
</line>
<line>
outros). As TICs resul*am, *ntão, da f*são das t*cnologia* de inform*ção (antes apresentadas
</line>
</par><par>
<line>
como informática), * as tecno**gias de comunicaç*o (r*lacionada* às telec*munica*ões e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
mídia eletrôni*a co** um to*o).
</line>
</par><par>
<line>
Mu*to* alun** podem apresentar dif**uldades na fala ou na es*rita, que i*terf**em na
</line>
<line>
*xpress** de s*as necessidades, seus sent**entos e seus níve*s de *onh*cim*nto.
</line>
<line>
A área que se destina especifica*ente à ampl**ção de habil*dades ** co*un***ção é
</line>
</par><par>
<line>
denom*nad* de Comunicação Aum*n*ativa Alternativa (C**). Rec*rsos **mo car*ões e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*o*unicação, pranchas de comun**açã*, pranchas alfabéticas e de palavra*, *oc*li*adore* ou
</line>
<line>
o p*ó*ri* *omputado* sã* alg*ns dos *ec*rsos disp*n*veis p*ra a e*timulação dos **pectos
</line>
</par><par>
<line>
qu*, porventur*, encontrem-*e em defasage*. Por ter *ma caracterís*ic* int*rdisciplinar,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
CAA aca*a sendo util**ada por profes***es, fonoaudiólogos, *erapeut*s ocupacionai*,
</line>
<line>
*sicólogo* e *i*i*terape*t*s (na esc*l*, são os *rofe*sores do Atendime*to E**cacio*al
</line>
<line>
Especiali*ado que geralmente mais a util*zam durante o suporte pe*ag*gico dado em Sala de
</line>
<line>
R*cursos).
</line>
<line>
R**. FSA, T**esina, v. 21, n. 4, a*t. 5, p. 94-131, *br. 2*24 www4.*sanet.com.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Tec**l*gias Ass*sti*as: A U*ilização da Co*unicação Aumentativa e Alte*nat*va em *ontext*s Escolares
</line>
<line>
105
</line>
</par><par>
<line>
*artorett* e Bers*h (2010) orie*tam os prof**so*e* quan*o à seleçã*, à *onf*cção * à
</line>
<line>
indica*ã* de rec*rso* pedagógicos acessíve*s que pos*ibilitem aos aluno* uma parti*i*ação
</line>
<line>
ativa duran** as a*ivi*ades escol*res. *esumi*amente, alguns de*ses recursos seriam:
</line>
<line>
I- PECS, sigl* que em português é *raduzida por símbolos de comunicação pictórica,
</line>
<line>
*ispo*ibiliz*ndo grande qu*nt*dade de símbolos di*ponív*is no formato colorido
</line>
<line>
** pret* e branco.
</line>
<line>
Figura - *
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: https://ww*.c*nalaut*smo.com.br/numero/0*4/pe*s/
</line>
<line>
II-Pranchas de co*unicaç*o: apresenta, de forma organizada, um *onjunto de sí***los que
</line>
<line>
in*ica* o assunto do *ual se pretende fala*.
</line>
<line>
F**ura - 2
</line>
</par><par>
</page><line>
Fo*te: htt**://images.a*p.goo.gl/b5*8DSo**J6w*vr97
</line>
<line>
III- C*rt**s de comunicação: são c*nfec*ionados com vocabulá*io varia*o.
</line>
<line>
Rev. FS*, Ter*sina PI, v. 21, n. 4, art. 5, p. 9*-*31, *br. 2024 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. M. Neves, M. R. C. Barroso
</line>
<line>
106
</line>
<line>
Figura - *
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: https://im*ges.app.goo.gl/b5i8DSoV*J6wNvr97
</line>
<line>
I*- Vocalizadores: *ecu*so* de comunica*ão que emitem voz gravada ou sintetizada que
</line>
<line>
pe*mitem ao aluno conversar com seus c**egas, fazer per**nta*, *um*riment*r, fazer
</line>
<line>
interpre*aç*es em **at*o, responde* pergunt** em um* ava*i*ç*o, fa*er *uas es*ol*a*, etc.
</line>
<line>
Fi*ura - 4
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: https://tecnologiaassi*tiva.civiam.*om.br/pr*duto/vocali*ador-gota*k-9-lite-touch/
</line>
<line>
V- Software espe*íf*co de comunica*ão a*ter*a*iv*: * possíve* co*struir pr*nchas d*
</line>
<line>
comunic*ção personal*zadas e i*terliga*a* entre si que p*dem ser utiliza*as no p**prio
</line>
<line>
compu*ador ou *m vocalizadores específi*o* q*e utili*am esses p*ogramas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter**in*, v. 21, n. 4, *rt. *, p. *4-131, abr. 2024
</line>
<line>
www*.fs*net.co*.*r/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Tecnol*gias Assist*vas: * *tilização da Comu*icação Aumen*ativ* e Al**rnativa em C*ntextos *s*ol*res
</line>
<line>
107
</line>
</par><par>
<line>
F*gu*a - *
</line>
</par><par>
<line>
Fonte:h*tps://www.l*jacivi*m.co*.br/tecn*logia-assistiva/softwares/softw*re-p*ra-comunic*cao-a*te*n*tiva-
</line>
<line>
bo*r*ma*er-7
</line>
<line>
N* reali*ade, não há respostas fechadas, apenas tentativas de caminho* a *erem
</line>
<line>
p*rcorrid*s.
</line>
<line>
Após a apre*entação *os principais pontos delinea**s para e*te estu*o, apontare***
</line>
<line>
a*ora doi* aplicativo* gratu*tos, que podem s*r utiliza*os tanto pela escola q*anto pela
</line>
<line>
*a*ília, a fim de que se estimu*em os proce*sos c*municativos e as habilid*des r*que*id*s
</line>
<line>
para o processo de aprendizagem dos alun*s com TEA.
</line>
<line>
**gu*a 6 - I-Expressia
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Exp*essia. Vers*o 1.9.7. E*p*essia - Express It Al*, 2020.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te*esin* PI, v. *1, n. 4, art. 5, p. 94-13*, *br. 2*24
</line>
<line>
*ww4.*sanet.*om.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. Nev*s, M. R. C. Barroso
</line>
<line>
108
</line>
</par><par>
<line>
O App **pressia7, criado pelo* funda*ores *a TiX Tecno**gia Assi*tiv*, f**ilit* a
</line>
</par><par>
<line>
comunic*ç*o ** pesso*s não **rba*s ou *om dificuldades *a fala, alé* de prop*r*ionar
</line>
<line>
a*s
</line>
</par><par>
<line>
pr*fission*i* de reabilit**ão e educa*ã* in*lus*va uma ferramenta para a cria*ã*,
</line>
<line>
pe*so*aliza*ão ou ada*taç*o de atividades p*ra pacie*tes e alu*os diagnosti*ados *om
</line>
<line>
*eficiências int*lectuais ou trans**rno* de aprendizagem.
</line>
<line>
Trata-se de *m A** de Co*unicação Aumentativa e A*ter**tiva com versão gr*tuita,
</line>
</par><par>
<line>
que dispon*biliza ativid*des
</line>
<line>
de asso*iação, *aream**to, ordena*ão ou contação d*
</line>
<line>
his*órias
</line>
</par><par>
<line>
com *mag**s, vo*, *exto ou áudio. Subd*vide-se *m:
</line>
<line>
I- P*anchote*a: uma c*l*ção on-l*** *om dezenas de p*anchas d* comu*i*ação al**rnati*a.
</line>
<line>
Para di*iculdades de fala, é possível: comunicar-se *or imag*ns e *ot** t*cando nos
</line>
<line>
cartões d* f*la, que representam palavras; usar fotos existentes no próprio disposi*ivo m*v*l
</line>
</par><par>
<line>
*u busca* *m*gens da i*te*ne* p*r *entro do pr*prio App;
</line>
<line>
organizar
</line>
<line>
os cartões em pranchas
</line>
</par><par>
<line>
por tem* e tocá-l*s *ara vocalizar frases.
</line>
</par><par>
<line>
II- *entral de Ati*ida**s *daptadas: u*a
</line>
<line>
co*eção on-line c** deze*a* de atividades
</line>
</par><par>
<line>
te**t*c*s, env*lvendo assuntos q*e vão d*sde a alfabet*zaç*o até AVD* (Ativid*des de Vida
</line>
<line>
*iária).
</line>
</par><par>
<line>
P*r fim, par*
</line>
<line>
dificuldades de aprendizage*, é ain*a possível ad*p**r e per*onalizar
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
ativ*dades, seja pa*a o ensino ou para a terapi*.
</line>
<line>
II-M*traquinha:
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. 21, n. 4, art. *, p. 94-*31, ab*. 2024
</line>
<line>
ww*4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Tecno*ogias As*is*ivas: * U*ilização da Com*nicação A*mentativa e Al*erna*iva em Contextos Esc*lares
</line>
<line>
109
</line>
</par><par>
<line>
Figu*a - 7
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Mat*aquinh*. Versão 8.8.3. Ymt4, 2*18.
</line>
<line>
Trat*-se de *m App par* qu* pess*as com TEA pos*** transmitir *esejo*, emoçõe* e
</line>
<line>
necessid*des. Foi criado por Wa*ner Y*muto * *ua esposa *razy*lle8, após perceberem qu*
</line>
<line>
os m*teriais p*r* Comun*caç*o *um*ntati*a e Alternativa a*r*sentados ao seu fi*ho com
</line>
<line>
*EA não atendiam às expec*ati*as da famí*ia.
</line>
<line>
O fu*cionam*nto é feito *través de *ais de 250 *artões que, ao *erem clicados, fazem
</line>
</par><par>
<line>
com
</line>
<line>
que *ma voz re*ro*uza o que dese*am transmitir. *s figuras estão organizadas em
</line>
</par><par>
<line>
diversas catego*ias: como necessidades, emo*ões, rotinas, comida, anima*s, lugares, diversão,
</line>
<line>
dor, re*postas rápida* e *audações, de*t** outras. Com um click, ge*a-se uma m*nsagem
</line>
<line>
sonora a p*r*ir d**uilo que * cri*nça dese*a manifestar, com fr*ses tais como: "*st*u co* *or
</line>
<line>
d* c*b*ç*", "** te amo", "não est** me sen*i*do bem", "quero be*er água" *tc.
</line>
<line>
Es*á disponív*l *ra**i*amente em *últiplos *d*o*as (po*tugu*s - B*asil, p*rtuguê* -
</line>
<line>
Port**al, i*glês, Espanhol, fra**ê* e i**liano).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
au*i*t*-a-s*-comunicar A*esso em 21-12-2023.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina *I, v. 21, n. 4, art. 5, p. 9*-131, a*r. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. Neve*, M. R. C. Barr*so
</line>
<line>
*10
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FIN*IS
</line>
</par><par>
<line>
*s estigmas e estereó*ipos que perm*iam a coletividade qua*do se fa*a *m termos de
</line>
<line>
TEA são eq*ívocos que pr*c*sam c*ir por terra, po*s as pes**as qu* fa*em parte d* es*ectr*
</line>
<line>
a*tis*a s*o sujeitos com c*p*ci**de de sim**lis** e de represent*tividad* so**al. Mesm* em
</line>
</par><par>
<line>
cas*s mais *everos, o sujeito expressa desejos e intenções
</line>
<line>
bem como se re*ac*ona ***
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
outr*, embora seja, por mui*a* *ezes, *e *o*ma dive*gen*e ao que é *ido como normalidade.
</line>
</par><par>
<line>
Qua*d* n*s r*ferimos ao* recursos de acessibi**dad* n* esco*a, est*mos tra*ando
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Tecnologia Assistiva apl*c*da à edu*ação, *ob a forma
</line>
<line>
d* Ate*dim*nto *ducacional
</line>
</par><par>
<line>
E*pe*ial*zado (AEE). À *uz dess* an*lise, é notória * necessidade do *so das tecnol**ias nas
</line>
<line>
escol*s, sejam elas públicas ou privadas. Isso porque o comp**ador e os dispositivos móve*s
</line>
</par><par>
<line>
se t*rn*ram instr*mentos de
</line>
<line>
apren*izagem, que p*oporcionam o *esenvolvimento de
</line>
</par><par>
<line>
habilida*es (cogni*ivas, *erceptivas, sociais e e*ocionais) bem c**o o desper*ar d*
</line>
<line>
*riativida** e da inventividade. *onsequente*ente, *o que *iz re*peito ao alun* c*m *EA, é
</line>
</par><par>
<line>
*neg*vel
</line>
<line>
também o fa*oreci*ento para s*a
</line>
<line>
interação
</line>
<line>
s*cial no *undo e seu prota*onism*
</line>
</par><par>
<line>
*nquanto cidadão crítico e **tô*omo.
</line>
<line>
Nes*e s*ntido, *imos que a organizaçã* de um espaço como o do Ate*dim*nto
</line>
<line>
E*ucacio*al Especializado pode fa*or*c*r *m olhar diferenciado que propicia, a* mesm*
</line>
</par><par>
<line>
t*mpo, uma i*uald*de de
</line>
<line>
direitos mais a*essíve*.
</line>
<line>
É importante lembrar
</line>
<line>
*u* as **las de
</line>
</par><par>
<line>
re*ursos não são *s
</line>
<line>
únicos espaços **sponsáveis pela
</line>
<line>
o**a*ização das estratégias
</line>
<line>
de ensino
</line>
</par><par>
<line>
para *
</line>
<line>
aluno com e*pecificidade*, visto que escol* é a
</line>
<line>
*ma entidad* social, o*de tod*s se
</line>
</par><par>
<line>
torn*m **spo*sáveis por todas a* med*das educaciona**.
</line>
</par><par>
<line>
Retomando ao objetivo pri*cip**
</line>
<line>
*o pres*n*e
</line>
<line>
estudo, podemos co*cluir *ue as
</line>
</par><par>
<line>
p*ssibilidades de uso de Tecnologias Assistivas, através da Comunicaçã* *umentativa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Alte*n*tiva, para e*timulação dos p*oc*sso* de *omunicação * de aprend*zagem do e*tudante
</line>
<line>
co* TEA, s*o significativ*s e importantes. Para isso, tanto os professo*es *as e*colas comuns
</line>
</par><par>
<line>
quan*o os ** Ate*dimento Educa*iona* Especializado *recis*m se conscientizar de
</line>
<line>
qu*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
tare*a de en*inar exig* conh*ciment*, competência e muito com**ometi*ento com o ensino.
</line>
</par><par>
<line>
Por *utro la*o, é pr*ciso qu* as políticas públicas sejam cump*idas,
</line>
<line>
que os professore*
</line>
</par><par>
<line>
ten*am di*eito a apri*orar c*nhecimentos e aperfe*çoar suas prátic** por ***o da formação
</line>
<line>
continuada, que as unida*es escolares d*sponham de *stru*ura física e financ*ira para *ferecer
</line>
<line>
ao* a*uno* um cu*rículo que contem*le * uso da* tecnologias.
</line>
</par><par>
<line>
Obviame*te, sem d*sejar
</line>
<line>
*om*ntiza* o transtorno, co*c*uímos *embrand* que os
</line>
</par><par>
<line>
*ujeitos com TE* possuem **ten*ialidades
</line>
<line>
e talentos: *ornando-se visív*is diante **
</line>
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Rev. F*A, Teres**a, v. 2*, n. 4, a*t. 5, p. 94-131, a**. 2024
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ww*4.fsanet.**m.br/re*ista
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T**nologias *ssistivas: A U*ilização *a Com**icação Aume*t*t*va e A*ter*ativa em Contextos *scolares
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111
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soci*dade por meio da *nclusão, terão o direito ao protagonismo em s*a* próprias histórias de
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Como Referenciar este Artigo, c*nforme ABNT:
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NEVES, M. M; BARROSO, M. R. *. T*cnologias Assistivas: A *ti**zação da Comu*i*ação
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<line>
Aumentativa e Alternativa em Contextos Escolares par* Alunos do Es*e*tro Autista. **v. FSA,
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Te*esin*, v. **, n. 4, art. 5, p. 94-131, abr. *024.
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</par><par>
<line>
Con*ribuição do* A*tor*s
</line>
<line>
M. M. Neve*
</line>
<line>
M. R. *. Barroso
</line>
</par><par>
<line>
1) concep*ão e *l**e*ame***.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e in*e*pretação dos dad*s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração *o r*scunh* o* na revisão críti*a do conteúdo.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) **rticipação na apr*vação da vers*o final do man*scrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
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Rev. FS*, Teresina PI, v. 21, n. *, art. 5, p. 94-131, a*r. 202*
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<line>
w*w4.fsa*et.com.br/re*ista
</line>
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