<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 4, art. 5, p. 94-131, ab*. 2*24 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2024.*1.4.5 </line>
</par>
<par>
<line> Tec*ologias Assistivas: A Utilizaçã* d* Comunica*ão *ument**iva e Alternat**a em Context*s </line>
<line> Escolares *ara A*u*os do Espe*tro Autista </line>
<line> A**isti*e Technol*gie*: The us* o* Augmen*ative and Alternati*e C*mmunication in ***ool </line>
<line> Conte*ts for Students *n the Auti*m Spectrum </line>
</par>
<par>
<line> M*nica Moura Neves </line>
<line> *es*randa do Progra*a de Pós-Gr*du*ção em Hu**nidade*, Cu*turas e Arte* (P**HCA) da UN*GRANRIO </line>
<line> Graduaç*o *m Letras-I*glês-Formaç*o Pedagógica pela *sso*iação de Doce*tes *a U*iver*idade Est*ci* d* Sá </line>
<line> E-mail: k*ka.n*ves@yahoo.com.b* </line>
<line> Márcia Regina Castro Barroso </line>
<line> P*s-Doutorado e Do*t*r* e* So*iolo*ia p**a Universidade F*d*ral d* Rio de Jane*ro (PPGSA-**C*-UFRJ) </line>
<line> Professora do Prog*ama de *ó*-Graduaçã* *m *uma*idades, C*lturas e Ar**s (PPGHCA) *a UNIGR*NRIO </line>
<line> E-mai*: marc*abarroso*60@gmail.*om </line>
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<line> End*reço: Môni** Moura Nev*s </line>
<line> Editor-Chefe: *r. To*n* Kerley de Alencar </line>
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<line> R P*o*essor J*sé de So**a Herd*, 1160 - Jardim Vinte e </line>
<line> Ro*rigue* </line>
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<line> *inco </line>
<line> de </line>
<line> Agosto, </line>
<line> Duque de </line>
<line> Ca*ias </line>
<line>-</line>
<line> RJ, 25*71-202, </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
<line> Artigo rece*ido em *7/*2/2024. Últ*ma versão </line>
</par>
<par>
<line> *nde*e*o: Má*cia Regina Ca*tro Barroso </line>
<line> recebida *m 27/02/202*. Apr*v*do em 2*/02/2024. </line>
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<par>
<line> R Professor J*sé de Souza *er**, 1160 - Ja*dim Vi*te e </line>
</par>
<par>
<line> Ci*c* </line>
<line> de </line>
<line> Ag*sto, </line>
<line> Duque de </line>
<line> Caxia* </line>
<line>-</line>
<line> RJ, 2*071-202, </line>
<line> Avaliad* pelo sistema Tri*l* *ev*ew: Desk Re*iew a) </line>
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<line> Brasil. </line>
<line> *elo *ditor-Chefe; * b) Double Bl*nd Review </line>
<line> (avaliação cega por *oi* av*liadores da área). </line>
<line> Revisão: Gra*atica*, Nor*ativa e de Formatação </line>
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<line> Tecn*logias Ass*sti*as: A Utili*ação da Comunicação Aumentat*va e Alter**tiva em Contextos Escolares </line>
<line> 9* </line>
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<line> R**UM* </line>
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<line> Com o ava**o e a *op*l**ização da* tecno*ogias, um* nova perspe*t*va educ*cional também </line>
<line> se instaur*, p*i*cipalmente *uando nos refer*m** à *u**tão inclusiv*. Isto porque as </line>
<line> Tec*ol*gias *ssistiv*s surgira* para su*sidiar pessoas que apresentam qualqu** tipo de </line>
<line> limitaç*o, a fim de que possam super*r *s dificu*dades enc*n*r*das no cotidiano, </line>
</par>
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<line> corresponde*do, porta*t*, a adequações que pod*m </line>
<line> varia* d*sde uma tesoura adaptada *té </line>
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<line> d*spositivo* e e*uipamento* eletrônic*s espec*f*co*. *ons*d*r**do o fat* de q*e **ter*çõe* n* </line>
<line> comu*icaç*o se consti*u** como um* carac*erísti** e*contrada e* pessoas do Espectro </line>
<line> Auti*ta, o objetivo deste estudo é aprese*tar, a partir de um levantame*to bibliográfico, como </line>
<line> a Comunica*ão Aum*ntativa e Alternativ* (CAA) pode s*r ut*lizad* e* cont*xtos escolares </line>
<line> junto a **uno* com Transt*rno do Espect*o Autista (TEA). Diante de tal elucidação, ** longo </line>
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<par>
<line> deste </line>
<line> corpu*, </line>
<line> empreendemos uma an*lise s*bre a importância *a formação adequada </line>
<line> dos </line>
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<line> profi*sionai* env*lvidos (principalment* quando *os referim*s ao ambien*e edu*acio*al) e a </line>
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<line> n*cessidade </line>
<line> de política* públicas reais e ef*ti*as para a </line>
<line> incl*são, bem como ressalt*mos </line>
<line> a </line>
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<line> utiliz*ção de ferrame*tas e recursos *propriados atravé* *a apresentaç*o de materiai* </line>
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<line> acessíveis e </line>
<line> da indic*ç*o de Ap*s *oltados à estimulaçã* do proces*o comunicativo. Tu*o, </line>
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<line> po* c**sequência, toma*do por </line>
<line> *ase o fato *e os que *azem parte do espectro *ev*m *er </line>
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<line> a*segurado * direito à iguald*de *e opo*tunidades e *o e*ercí*io pleno *a c*dadania. </line>
<line> Palavr**-chave: Te**ologias Digit*i*. Transtorn* do E*pe**ro Autista. Comun*c*ção </line>
<line> Aumentativa e Altern*tiva. </line>
<line> Abstra*t </line>
</par>
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<line> With the adv*ncement *nd popular*za*ion *f tech*ologies, a new </line>
<line> *ducat*onal perspective i* </line>
</par>
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<line> also *st*bli*hed, especia*ly when *e ref*r *o the inclus*v* is*u*. This *s because *ssistive </line>
<line> *echnol*gies emer*ed to subsidize people *ho have any *ype of li*itation, so that they ca* </line>
<line> *vercome the *ifficul*ies encountered in daily life. Corre*ponding, th*refor*, *o a*aptations </line>
</par>
<par>
<line> tha* can var* **om </line>
<line> an a*apted pa*r of scissors to sp*cifi* </line>
<line> e*ectron*c *ev*ces </line>
<line> *nd </line>
<line> eq*i*ment, </line>
</par>
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<line> and considering the fact th*t alterations ** communication a*e a characte*ist*c foun* *n *eople </line>
</par>
<par>
<line> on th* Autism Sp*ctrum, </line>
<line> the objec*iv* of this study is to present, *ase* </line>
<line> on a bib*iographic </line>
</par>
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<line> s*rvey, how Au**entati*e </line>
<line> and Alt*rnati*e Communication (AAC) can be </line>
<line> used </line>
<line> *n scho** </line>
</par>
<par>
<line> contexts wi*h stud*n** *i*h *utis* S*ectru* Disorder (TE*). In t*e f**e of such el*cidation, </line>
<line> throughout this corp*s w* wi*l undertake an analysis of th* importance *f adequate training o* </line>
<line> t*e p*ofe*sionals in*ol*ed (e*p**ially when we r*f*r to the educational *nvironment) and the </line>
</par>
<par>
<line> n*ed *o* real an* eff*ctive pub**c p*l*cies for in*l*sion, as well as hig*lig***** the </line>
<line> us e *f </line>
</par>
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<line> appropriate tools an* resources through the presentation o* </line>
<line> *ccessible **t*rials a*d </line>
<line> t he </line>
</par>
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<line> ind*ca*ion *f **ps aim*d *t stimu**ting the co*municative process. E*erything, </line>
<line> t**re*o*e, </line>
</par>
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<line> ba*ed on the fact that *hose who a*e par* of the spect**m must have t*e right to eq*al </line>
<line> opportu*iti*s a*d *he *ull exercise of **t*zenship guara*t**d. </line>
<line> Keywo*ds: Di*ita* Techno*ogie*. *u*ism Spectr** Disor**r. Augmentative and A*ternat*ve </line>
<line> *ommunica*ion. </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 21, n. *, art. 5, p. 94-131, *b*. 20*4 </line>
<line> ww*4.fsanet.*om.br/*evista </line>
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<line> M. M. Nev**, M. *. *. Barros* </line>
<line> 96 </line>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
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<line> A l*nguag*m, fa*uldade esp*cífic* d* se* *uman*, é permeada por várias *orm*s </line>
<line> de </line>
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<line> manifesta*ã*, </line>
<line> den*re el** a fala, </line>
<line> a lei*ura e a **crit*. *ontudo, p*r* se *e*envolver </line>
</par>
<par>
<line> adequadam*nte, ela necessit* *e *unçõ*s n*uro*io*ógicas saud*ve*s r*quer u* amb***te e </line>
</par>
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<line> exte*no rico em e*tím*los. Assim, </line>
<line> podemos dizer </line>
<line> que Transtorno do Espe*tro A*tista o </line>
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<line> (TEA) por se caracteriz*r como um transtorno d* neurodesenvolvimen*o e, por af*tar </line>
</par>
<par>
<line> determinadas *un**es psic*l*gicas, *casion* </line>
<line> dificul*ad*s *o </line>
<line> *roce*so comun*cat*v* </line>
<line> e </line>
<line> de </line>
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<line> s*cialização do su*eito com os </line>
<line> par*s. Ent**tant*, * p*rsp**tiva da *d*cação i*clusiva, </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> consi*er*r o a*un* com (T*A) c*mo alguém que possui habilidade*, pot**c*alidades, desej*s </line>
</par>
<par>
<line> * intençõe*, *rocura quebrar p*radigmas ao *ferecer várias **ssibil*da*e* </line>
<line> esco*ares qu* </line>
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<line> fa*o*eçam a </line>
<line> o*ganização do pens*mento l**ico e ex**cite* habilidad*s *ognitiv*s, </line>
</par>
<par>
<line> percepti*as e psico*ot*ras, tão im*ortante* para </line>
<line> * d*s*nvolvim*nto da ling*agem, *a </line>
</par>
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<line> alfabetização, do letrament* e da aprendi*ag*m fo*mal. </line>
<line> *o entanto, *ara qu* tudo *sso aconteça, a educação inclusiva *e* o desafio não *ó de </line>
</par>
<par>
<line> promover o ac*sso do **uno c*m TEA à escola, ma* tam*ém </line>
<line> de g**antir </line>
<line> condições d* sua </line>
</par>
<par>
<line> *ermanê**ia. E se no mun*o atual e da *nterconectiv*d*de há lugar p*ra t*d**, sem exce*ão, a </line>
<line> tecnologia se *onstitui c*mo fe*ra*ent* que auxilia n* sup**açã* das barreiras e*istent*s. </line>
<line> Em o*tras p*l**ras, a construção de uma escola e de uma socie*ade inclu*iva é um </line>
<line> p*oces*o fundame*t*l pa*a o acolhi*ento à d*ve*sida** hum*na, à aceitaç*o das *if**enças </line>
<line> *n*ividuais * à e*uiparação de oportunidades. E é justamente pa** r*tificar i*s* que o *resente </line>
<line> estudo se d*stina. Desta f*rma, a*ó* uma **p*anação acerca d** ca*acteríst**a*, do* c*nceitos </line>
<line> * da i*c*usã* de al*nos com T*A, apre*entamos o uso das tecn*logias enquan*o ferram*ntas </line>
</par>
<par>
<line> pedagóg*cas, aliad*s do proc*sso de e**imulação da com*nic*ção </line>
<line> e </line>
<line> da </line>
<line> apr*ndizagem do </line>
</par>
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<line> educ*ndo que faz p*rte do **pectro. </line>
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<line> 2 REFERENCIAL TEÓRICO </line>
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<line> 2.1 TEA: conceitos e reflex**s </line>
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<line> O Tr*nst*rno </line>
<line> *o </line>
<line> Espectro Autista (TEA) é </line>
<line> um a </line>
<line> c*ndiçã* neurológica que afeta </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> forma como u*a pe*so* se c*mun*ca, inter*ge socialmente e **oces** *s infor*ações. Porém, </line>
<line> é **po*tante lembr*r que o Autis*o se trata de um e*pectro, o que sig*ifica que o* sint*mas e </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 21, *. 4, ar*. 5, p. 94-131, abr. *024 www4.fs*net.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Tecnol*gia* Assistivas: A Utiliz*ção da C*mu**ca*ão Aume*ta*iva e Alterna*iva *m Contextos Escola**s </line>
<line> 97 </line>
</par>
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<line> as característi*as *odem variar amplamente *e uma p*ssoa par* ou*ra. Logo, mesmo c*m </line>
<line> c*racterísticas semelhantes, os g*aus de *omp*o*etim**tos po*s*ve*s são difere**es. </line>
</par>
<par>
<line> Antes da atualizaç*o d*s manuais clínicos, o e*p*ctro autista teve div**s*s </line>
<line> *omes: </line>
</par>
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<line> tran**orno a*tista, autismo *tí*ico, tran*torno glob*l de d*senvolvimento, dentre outros. Com </line>
<line> o Manual Diagnóstico * Es*atís*ico de *r*nstorno* Me*tais, houve melhor*as na es**utura </line>
<line> organizac*o*al e um* dessas melho*ias diz res*eito à *efiniçã* para o TEA: </line>
</par>
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<line> Consoli*açã* d* tr*nstorno </line>
<line> aut*s*a, transt*rno de Asperger e tran*torno global do </line>
</par>
<par>
<line> desenvo*vi*ent* no *ranstorno *o espectr* auti*ta. Os sintomas </line>
<line> desses *ist*rbios </line>
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<line> representam *m ú*ico conti*uu* de deficiências leves a gr*ves no* dois domínios </line>
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<line> da </line>
<line> comunicação soci*l e comportame*t*s/i*teresses repeti*iv*s restrit*vo*, em vez </line>
</par>
<par>
<line> de serem *istú**i** distintos. Essa mudança foi *rojetada para m*lhorar a </line>
</par>
<par>
<line> sensibilidade a espec*fi*idade do* critérios para o diagnóstico do *ransto*no e *o </line>
</par>
<par>
<line> espec**o do *utismo e *a*a ident*fi*ar a*vos de trat*mento </line>
<line> m*i* fo*ado* para as </line>
</par>
<par>
<line> deficiên*ias específica* identificadas (DSM-5-TR, 202*, p.*4). </line>
<line> At*alment*, doi* docu*entos sã* utiliza*o* para fornecerem os parâmetros </line>
</par>
<par>
<line> d*ag*ó*tic*s nas áreas da Ps*quiatria da P*ic*l*gi*, são *les: **M5-*R e o CID-11. * </line>
<line> Vej*mos a seguir como o T*anstorno do Espectro Au**sta é apre*entado em cada *m de***. </line>
<line> DSM é a si*la *ara Diagnostic and *tatist*cal Manual *f Me*tal *is*rders o*, em </line>
<line> po*tuguês, Manual Dia*nóstico e Estatísti*o de Tra*storn*s Mentais. Elaborado p*la </line>
</par>
<par>
<line> Associação Americana de P*iquiatri* (APA), </line>
<line> constitui-se c*mo um documen*o mu*to </line>
</par>
<par>
<line> u*ili*ado por pro**ssionais da ár*a. Nele o Transtorno do Es*ectro Auti**a es*á classi*icado </line>
<line> como *m d*stúrbi* do neur*desenvolvimento, so* o código: F84.0. A a*aliaç*o **ag*óst*ca é </line>
</par>
<par>
<line> c**plexa e deve ser e*pre**dida por profissionais qualificado*. De toda </line>
<line> forma, os cri*érios </line>
</par>
<par>
<line> diagn*sticos tra*itam em torno *e *uestões r*laci**adas à *o*unica*ão social e aos padrões </line>
<line> d* c*m****amen*os restritos e repe*itivos. </line>
<line> * CI*-11, sigla do Código I*tern*c*onal de Doenças, teve sua ú*ti*a versão *m 2**2 </line>
<line> e é *rganizado pela Organiz*ção M*n*ial da Saúde (OMS). Esse d*cumen*o tam*ém é uma </line>
<line> gran*e *er**ment* uti*izada por profissionais da área da saú*e e da *ducação para *denti*icar </line>
<line> estatíst**as * tendências de *aúde em todo o mu*do. Nele o Transtorno do Espe*tro A**ista é </line>
</par>
<par>
<line> representado pelo cód*g* 6A0* e dent*e suas </line>
<line> características *stão pres*ntes os déficits </line>
</par>
<par>
<line> pe**istentes n* capacidade de iniciar e manter a inte*ação social recíproca, bem *omo a </line>
</par>
<par>
<line> comunicação socia*, </line>
<line> além da existência dos *adrõe* repetitivos * i*f***íve*s de </line>
</par>
<par>
<line> *omporta*ento e interesses. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 4, art. 5, p. *4-1*1, abr. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. M. Neves, M. R. C. Barroso </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> Consid****d* o expo*t*, o Tr*nstorno do Es**ctro Auti*ta (TEA) é * nome da*o a *m </line>
</par>
<par>
<line> padrão de com*ortamento produzido de *orma </line>
<line> c*mp*exa, </line>
<line> como resulta*o de uma l*n*a </line>
</par>
<par>
<line> sequ*ncia de causas e *ão há como ser explicado em poucas pal*vras. </line>
<line> * desv*ndar d* aut*smo teve iní*io no séc*lo *X, pelo psiquiatra Au*tríaco Eugen </line>
</par>
<par>
<line> Beuller. Des*e en**o, a </line>
<line> história *o au*ismo </line>
<line> *as*o* p*r in*m*ras transfor*ações. O termo </line>
</par>
<par>
<line> **tismo, *ess* *poca, foi car*cterizad* pela perda de co*tato co* a </line>
<line> real*dade e, </line>
</par>
<par>
<line> consequentemente, di*i**ldade </line>
<line> ou i*possi*ilidade *e com*n*cação. Em 1943, Léo Kanner, </line>
</par>
<par>
<line> um ps*qu***ra infantil dos Esta*os Unidos, descreveu *1 *rianças *ue tinh*m em co*u* *m </line>
</par>
<par>
<line> p*drão pec*liar de </line>
<line> *omportament*: prof***a falta *e contato </line>
<line> emociona* com as ou*ras </line>
</par>
<par>
<line> pessoas; aus*ncia </line>
<line> d* </line>
<line> f**a ou formas idios*incrá*i*as de falar que n*o parec*am </line>
<line> adequa*as </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> conversação; f*scinação </line>
<line> por objetos e dest*eza no manuseio deles; um ans*oso e obsessivo </line>
</par>
<par>
<line> *esejo d* preser*ar i*utabilidade d* ambi*n*e de roti*as familiares; feitos *e *emória *u e </line>
<line> ha*il*dade de realizar *arefas envolvendo *ontag*ns, tais c*mo *ogos de encaixe e quebr*- </line>
<line> cabeça, d*ntre *u*ros aspe*tos (EL*IS, 1*96). </line>
<line> Outro aspecto obser*a*o p*los pesqu*sado*es ref*re-se às questões sensori*is. * </line>
<line> bastante co*u* se ob*ervar e* cr*anç*s autistas respost*s sensoriais e per*eptuais priva*ivas, </line>
</par>
<par>
<line> incluindo h*per ou hiposse*s*bilidade a estí*ulos sonoro*, </line>
<line> vis*ais, táteis, *lfat**os e </line>
</par>
<par>
<line> gustativos, fora o alt* limiar par* a dor </line>
<line> f**ica e </line>
<line> *m </line>
<line> medo exagera*o de estímulos </line>
</par>
<par>
<line> *rdinariamente considerados ino*ensivos. Também * possível se observar crianças autistas </line>
<line> fasc**ada* *or certos estímulos co*o l**es pi*cando e reflexos de espelho, bem como tendo </line>
<line> certas aversões ou prefer*nc*a* por *ostos, cheiros * t*xturas es*ecí*icas (SILVA; MULICK, </line>
<line> 2009). </line>
<line> De acordo c*m Klin (2006), quanto às interaçõ*s soci*i*, p*dem ser ide*ti*icados </line>
<line> prejuízos n* uso de forma* *ão verba*s *e comunica*ão, di**culdades para compa*t*lhar </line>
</par>
<par>
<line> experiências e falt* </line>
<line> de r*ciprocidade social ou </line>
<line> emo*iona*. Em rela*ão aos p*ejuízos na </line>
</par>
<par>
<line> comunicação, podemos observar atrasos no desenvolviment* da linguagem verba*, proble*as </line>
</par>
<par>
<line> *ara in*c**r </line>
<line> o* man*er uma conversação etc. Por fim, </line>
<line> os p*drõe* restritiv*s, </line>
<line> re*et*t*vos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> estereotipados inclue* </line>
<line> nec*s*id*de de **ti*as rígidas, de*envo**imento </line>
<line> *e rituai* </line>
<line> nã* </line>
</par>
<par>
<line> funci*nais, maneirismos ou in*e**sses fixos por de*erm*nadas ativ*dades. </line>
<line> Rotta (2016) também c*nc*it*a o TEA como um transtor*o do desen*olvimento, *om </line>
<line> início na infância e que corr*spon*e a sig*ifi*ativos probl**as na aqu*siç*o de linguagem * </line>
</par>
<par>
<line> na interação so*ial, </line>
<line> além </line>
<line> dos </line>
<line> c*mporta*entos re**titivos e *stereotipados pres*ntes </line>
<line> *ue </line>
</par>
<par>
<line> *n*luem, *or *xemplo, abanar as m*os, esta**r os d*dos, enf**eirar objetos e *co*ali*. </line>
<line> Re*. FSA, T*res*na, v. *1, n. 4, art. 5, p. *4-13*, abr. 2024 www4.f*ane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ec*ologias Assist*vas: A Util*zação da Comu*i*ação Aumentat*va e Alternativa em *ontex*os Escolares </line>
<line> 99 </line>
</par>
<par>
<line> *ara Timbó (2021), com o a**dureci*ento, * *ndivíduo a*tist*, esp*cialm*nte o nível </line>
<line> *, apr*nde * desenvolve múltipl*s *abi*ida**s, mas *ão *em m*ito sofrim*nto, * claro. ** se </line>
<line> tor*arem adulto*, passa* a com*r**nder que é possív** *roce*sar as inf**mações sen*oriais e </line>
</par>
<par>
<line> sociais (em*ora de *or*a *iferen*e ** </line>
<line> maioria </line>
<line> d*s pessoas) *em como ger*nciar a energia </line>
</par>
<par>
<line> social, e enco*trar u* senso de i**ntida*e. </line>
<line> E *omo queremos falar *obre * tecn*logia para a e*ti*ulação da comunic*ção e da </line>
</par>
<par>
<line> linguagem </line>
<line> ** alunos com TEA, nada *ais apro*riado *erificar, *m tempos de mode*nidade </line>
</par>
<par>
<line> digital **da vez mais ace*erad*, o **e a I*t*l**ênc*a Ar***icial nos diz sob*e o tema: </line>
<line> Cada pessoa auti**a é única e pode t*r habilidade* e desafio* difere*tes. Algumas </line>
<line> *essoas autistas podem te* habilidades **cepcionais em áreas es*ecíficas, como </line>
<line> matemátic*, mús**a ou art*, enquanto outras pod*m ter dificuldades sign*ficativas </line>
<line> em vá*ias *reas da *ida. É fundament*l **speitar e va*orizar a individuali*ade de </line>
<line> cada pessoa autista e oferecer apoio e comp*e*nsão adequados *s suas necess**a*es </line>
<line> *spec**icas (ChatBoxIA, acess* em *2/11/2023). </line>
</par>
<par>
<line> No tópico seguint* anal*samos a ques*ão da in*l*são </line>
<line> dos alunos com Transtorno *o </line>
</par>
<par>
<line> E*pectro Autis*a, a *a*tir da leg*slação perti**nte ao **m*. </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 A inclusão *e alunos com TEA </line>
</par>
<par>
<line> O Brasil o*t*u pe*a cons**ução de um sistema educacional *ncl*sivo a* conc*rdar c** </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> "*eclaração Mundial de Educação para To*o*", firmada </line>
<line> e* Jomti*n, *a Tailân*i*, em </line>
</par>
<par>
<line> 1990, </line>
<line> be* como </line>
<line> ao most*ar conson*ncia com </line>
<line> o* postulados produzid*s em ****manca, </line>
</par>
<par>
<line> Es*anha. (MEC, 2001). </line>
<line> * Res*lu*ão do Conselho Nacion*l de Ed**ação, CNE/CEB nº 2, de 11 de setem*ro </line>
<line> de 2001, que instituiu a* *iretri*es Naci**a*s *ara a Educaçã* Especia* na Edu*a*ão *á*ica, </line>
</par>
<par>
<line> esta**leceu em artigo </line>
<line> *9, p*rágrafo *, </line>
<line> que os sistemas de ensino dev*rão *ssegu*a* ao* </line>
</par>
<par>
<line> educandos com ne*e*sidades es*eciais currí**los, mét*dos, técn***s, recursos ed*c**ivo* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> org*nização específ*co*, para atende* as suas necess*dades. </line>
</par>
<par>
<line> Em 2008, foi lançada a "**lítica *a*ion*l d* Educação Especial na Perspe*tiva da </line>
</par>
<par>
<line> Educação Inclusiva"1 com * o*jetivo de *stabelece* uma política p*blica volta** aos </line>
<line> alunos </line>
</par>
<par>
<line> com d*ficiência, trans*or*os gl*bais do desenvolvimento e </line>
<line> alt*s *abilidades superdotação. / </line>
</par>
<par>
<line> No </line>
<line> document* apres*ntado pelo Gru*o ** Trabalho da Po*ít*ca Nac**n*l de Educa*ão </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Aces*e o documen*o compl**o em: *t*p://portal.mec.g*v.br/*rq*ivos/pdf/politicae**cespecial.pdf. Ace*so em: </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 18-12-2023. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina *I, v. 21, n. 4, *rt. *, p. 94-131, abr. 2*24 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. M. Neves, M. R. C. Barroso </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> Esp*cial2, c*nsideram-se alunos com deficiência aqueles q*e t*m i*pedimentos de longo </line>
</par>
<par>
<line> prazo, de natureza físi*a, mental, in*electu** ou sensorial, </line>
<line> que em intera*ão *om </line>
<line> diversas </line>
</par>
<par>
<line> ba*r*iras *od*m ter rest*ingida *ua participa*ã* plena e ef**iva n* escola e na *ociedade. </line>
<line> N*s*e docu*ent*, são assegurados *s seguinte* direitos: tr*nsv*rsalidade da educação </line>
</par>
<par>
<line> especial, </line>
<line> desde a e*uca*ão infantil até a educação superior; atendim*nto educa*i*nal </line>
</par>
<par>
<line> espe*i*lizado; f*rmação de pro*essores pa** o atendi*e*to ed*cacional esp*cializado, be* </line>
<line> como par* os demais profissionais da *ducação; particip*ção *a f*mília e da comunidad*, </line>
<line> como, po* ex*mp*o, d*rante a estruturação do proj*t* po*ítico-pe*agógico; acessibilida*e </line>
<line> ur*aní*t*ca, arquitetô*ic* e nos mob*liário*, *quipame*t*s, transport*s e comunicação, dentr* </line>
<line> *utros. De aco*do ainda com es*e docu*ent*, o Atendimento Educaciona* E*pecia*iza*o tem </line>
</par>
<par>
<line> como funç*o id*ntificar, </line>
<line> ela*orar e **gan*z** *ecur*os p*d*gógi*os e de acessibili*ade pa*a </line>
</par>
<par>
<line> ajudar aluno incluído a ter acesso ao mesmo *urrí*ul* dos demais alun*s consi*erados * </line>
</par>
<par>
<line> reg*la*es, de modo adaptado à* </line>
<line> suas n*cessidades individuais, levando à prom*ção da </line>
</par>
<par>
<line> autonomia da independên*ia si**ulares. Isto significa dizer qu* esse tipo de atendimento e </line>
</par>
<par>
<line> tem início logo </line>
<line> na educaç*o infantil com * lúdic* </line>
<line> e </line>
<line> co* riqu**a d* est**ulos cog*itivos, a </line>
</par>
<par>
<line> p*rceptivos, sensoriais, emocionais e psicomotores, que fav*recem o proce**o de s*cialização </line>
<line> e a *alorização da própria criança co*o um su**ito em pote*cial. </line>
<line> * decre** nº 6.5*1, de 17 de setembro d* 20083, sancio*ado pelo então presidente </line>
<line> Lui* **ácio Lula da **lva, dispôs sobre o apoio té*n*co e fi*anceiro *os *istemas públicos de </line>
<line> ens*no dos Estados, do Distrito Federa* e dos Muni*ípio*, * fim de ampliar a *ferta do </line>
<line> Atendimento Educacion*l Especial*zado junto aos alun*s com deficiênc*a, t**nstornos glob*is </line>
<line> do desenvolviment* e alta* habi*idade* ou superdotação, devida*e*te matriculados na re*e </line>
<line> pública de ensino regular. Es*e d*creto estab*lece: a i*plantação de Salas d* Re**rsos </line>
</par>
<par>
<line> Mult*fu*cionais (am*iente* dotados de </line>
<line> equipamentos, m*b*li*rios e *at*riais didát*cos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pedagógicos); * *orm*ç*o continua*a do* professore*, gestores e demais pro*iss*onais que </line>
<line> atu*m junt* a* aluno incluído; a adeq*açã* arquitetônica dos espaços es*olar*s; a *istribu*ção </line>
<line> de recur*os educaciona*s q*e in*luem livro* di*á*icos * paradidáticos em Braille e e* Li*ras, </line>
<line> *inte*i*adores *e voz e softw*res. </line>
<line> Outra *egislaç*o *mportante **e gostaríamos *e citar se refere ao *ecreto nº 7.*11, d* </line>
</par>
<par>
<line> *7 de novembro </line>
<line> de 20114, san*ionado p**a preside*t* Di*ma Rous*e*f, e q*e estabelece </line>
</par>
<par>
<line> di*etrizes para o Atendimento Educacion*l Es*ecializado. Logo em seu ***mei*o art*go </line>
<line> 2 Idem. </line>
<line> 3V e r : ht*p*://ww*2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2008/decreto-6*7*-17-setembro-2008-580775- </line>
<line> pub*icacaoorig*nal-1*364*-pe.html Acesso: 18-12-2023. </line>
<line> 4 *er: htt*s://www.*lanalto.*ov.br/c*ivil_03/_ato*011-**14/20*1/decre*o/*76*1.*tm Ace*so: 16-*2-202*. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 4, **t. 5, p. 94-*3*, abr. 2024 www4.*sanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T*cnologias *ssistivas: A Utilização da *omunic*ção *umentat*va e Al*er*ativa em C*ntextos Escola*es </line>
<line> 101 </line>
</par>
<par>
<line> determina o dev*r do E*tado </line>
<line> em *arantir um sist*ma educacional inclusiv* em todo* *s </line>
</par>
<par>
<line> nív*is, s*m discriminação * *om base na igualdade </line>
<line> de oportun*dades, *l*m da </line>
<line> oferta </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> educação e**ecial prefer*ncialmente na rede regular de ensino. O arti*o 2º provê q** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> educação esp*ci** deve garantir, po* sua vez, os serv*ç*s d* ap**o e*peci*liz*do v*ltado a </line>
<line> *limi**r as barre*r*s q*e possam obstr*ir * esc*larização do* alunos com deficiência, </line>
</par>
<par>
<line> t*anstornos g*obais *o desenvolv*m*nto alt*s habilidades. Par* f*ns desse Decreto, tai* e </line>
<line> *erviço* se consti*uem como o *tend**ent* ed*cac*o**l especializado, c*mpreendido como o </line>
<line> *onjunto de at*vidade*, recursos d* *cessibilidade e pedagógi*os, co*o men*ionad* </line>
<line> ante*iormente (BRASIL, 20*0). </line>
</par>
<par>
<line> *á a Resolução **4/20095, do M*ni*tério da Educ*ção, *o *rti** 5º, apo*ta que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Atendimento Educaciona* Especializa*o (AEE) é *e*l*zado prioritar*ame**e n* sala de </line>
</par>
<par>
<line> recursos multifunciona*s </line>
<line> da própria esco*a ou em outra esc**a de en*ino regular, *ão *endo </line>
</par>
<par>
<line> substitu*ivo à* classe* comuns, podendo t*mb*m ser realizad* em ce**ros *a rede pú*lica ou </line>
<line> de *nsti**içõ*s comunitárias, *onfessionais ** filantróp*cas sem fins lucrativos. Trata-*e, </line>
</par>
<par>
<line> port*nt*, de </line>
<line> um *spaço para *e li*ar com as esp*cificidade* de cada aluno no to*ante ao </line>
</par>
<par>
<line> p*ocess* de **rendizagem. </line>
<line> Post* is**, pode*os salientar q** o atendiment* pedagógico na denomi*ada "Sa*a de </line>
<line> Recu*sos" é extrem*mente imp*rtante pa*a o acompanh*ment* do* alun*s inclu*dos ** </line>
</par>
<par>
<line> tur*a* re*ulares, al*m de *e constituir </line>
<line> *omo um espaço que oferece a oportunidade </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> pot*ncializar o ensino dos alunos *om d***ciência ou su*erdotação, estando assim em sintonia </line>
<line> com os conteúdos curri*ulares. </line>
<line> 3 MET*DOLO*IA </line>
<line> 3.1 * u*o d*s tecnologias *elo aluno c*m TEA e**uanto *erram*nta p*dagógica </line>
<line> Atualmente, muit*s fer*amentas **dagógicas são destin*das a*s alunos in*lu*dos. </line>
<line> Temos, por exemplo, *s Tecnologia* Ass*stiv*s (TA), que podem ser c*m*reendidas como </line>
<line> uma sé*ie de *ecursos par* a pessoa com d**iciência que atendam suas **ces*idades pes*oai* </line>
<line> no exerc*cio das fun*ões do cotidia*o, *e modo m*is *utônomo. Na áre* da e*uc*ç*o, </line>
<line> i*seridas no *ampo das T*cn*log*as Ass*st*v*s, temos as adaptações curriculares, c*m o**rta </line>
<line> *e *ateriais igualm*nte adapt*dos. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 5 </row>
</column>
<column>
<row> Ve*: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_0*.pdf Acesso em: 16-12-2*23. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 21, n. 4, ar*. 5, *. 94-1*1, *br. 2024 </line>
<line> www4.fsa**t.co*.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. M. Neves, M. R. *. Bar*oso </line>
<line> 102 </line>
</par>
<par>
<line> **scimen** e *hagas (2021) destacam como as Tecnologias Assistivas **dem se </line>
<line> apre*enta* de um mo*o geral, tanto n*s áreas da *du*açã* *uanto na *a Saúde: </line>
<line> R**ursos: Podem variar de uma sim*les bengala a um co*plexo sistema compu*ado*i*ado. </line>
</par>
<par>
<line> Estã* incluídos brinquedos </line>
<line> e roupa* </line>
<line> *d*ptada*, comp**adores, </line>
<line> so*twar*s e hardwares </line>
</par>
<par>
<line> es***ia*s, dispo*it*vos pa*a adequação da *ostu** sentada, *quipamentos d* com**ica*ã* </line>
<line> alt*rnativa, acionadores especiais, a*xíl*os *is*ais, mat**i**s *rotéticos e outr*s. </line>
</par>
<par>
<line> Serviços: São aq*e*** p*e*tados p*ofissi*nalmente, de maneir* </line>
<line> transdiscip*in*r, à pessoa </line>
</par>
<par>
<line> com deficiência, como a*aliações e treiname*to de novos equi*a*en*os. </line>
</par>
<par>
<line> A partir </line>
<line> do *xposto e ratifica*do o recorte *eito p*ra este es**do, queremos no* a*er </line>
</par>
<par>
<line> pr*nci*almente no </line>
<line> **m*o </line>
<line> da Comunic*ção Aument*tiv* e *lt*rnativa, t**nologi* que </line>
</par>
<par>
<line> perm*te * </line>
<line> construção d* novos ca*ais *e li*guagem c*mpreensiva e expressiva. *endo </line>
</par>
<par>
<line> assim, *m suma, a CAA </line>
<line> ut*li*a recur*os como </line>
<line> cartõe* ou pra*chas d* co*un*cação, </line>
</par>
<par>
<line> *ocaliza**res e com*utadores. Ne*sa vertente, </line>
<line> o material p*da*ógico ad*ptado *tuará </line>
</par>
<par>
<line> *omo *m facilit*dor, *ermitindo *o al*no ob*e*var, *a**r p*rgun*a*, *olu*ionar pro**em*s </line>
<line> e comunicar ideias. </line>
<line> *s *studos n* *rea da *AA com**aram no final da déca*a de 1950, qu*ndo surgiu * </line>
</par>
<par>
<line> necessidade </line>
<line> de *elh**ar a </line>
<line> eficiência do </line>
<line> atendimento junt* a </line>
<line> p**ientes que, mesm* com </line>
</par>
<par>
<line> su*orte da t*rapia fonoa*diológica, não conseguia* *e*envolver *uas habilida*es </line>
<line> comunicati*as (Lim*, 2008). </line>
<line> Ainda de acordo *om o aut*r, *ara *essoas com TEA, as Tecnol*gia* Assi*tivas </line>
<line> ge*alme*te s*o de c*tegoria 2, devido *s dificuldade* de co*unicação car*c*erí*ticas. </line>
</par>
<par>
<line> Existe *ma *iferença </line>
<line> básic* que nã* *o**mos deixar de sinal*zar: na </line>
<line> comunicaçã* </line>
</par>
<par>
<line> aume*tati*a, há a ampliação das </line>
<line> pos*ibil*dades </line>
<line> de comunicação i*dividuais; já na </line>
</par>
<par>
<line> c*m*nicação al*ern*tiva, d*vid* ao fato d* as formas *radicionais de co*unicação estarem </line>
<line> compr*meti*as, é necessário c*iar alternativas pa*a que a comun*c*ção pos*a aco*tecer. </line>
</par>
<par>
<line> Em *elaçã* às </line>
<line> pranchas d* comuni*ação alt*rnativa, dependen*o da p*ssibi*idade </line>
</par>
<par>
<line> financeir*, Avila destaca **e: </line>
</par>
<par>
<line> Como </line>
<line> exemplo de b*ixa tecnologia, têm-se o* sign*s gr*ficos que constituem as </line>
</par>
<par>
<line> pranchas de comunicação </line>
<line> em papel. Já os rec*rsos de *lta tecn*l*gia são aqueles </line>
</par>
<par>
<line> mediado* po* artefa*os tecn*lógic*s *omputa**rizados. A est*utura dep*n*erá da </line>
<line> po*sibilidade fi*anceira de cada indiví**o (A*IL*, 2011, p. 51). </line>
</par>
<par>
<line> Avila **mbém ressalta *ue: </line>
</par>
<par>
<line> O pro*ess* de comu*icação por meio de pranch*s co*sist* e* apon*a* </line>
<line> pa*a aquilo </line>
</par>
<par>
<line> que se d*seja expressar, comunica**o a*ravés das *magen*, pal*vras contidas *a </line>
<line> Rev. F*A, Teres*na, v. *1, n. 4, a*t. 5, p. 94-131, ab*. 20*4 www4.fsa*et.*om.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Tecn*logia* Ass*stivas: A Uti*iza*ão da *o*unicação Aumentativa e Altern*tiva em Contextos Esc*lar*s </line>
<line> 103 </line>
</par>
<par>
<line> prancha, o* até mesmo formando palavr*s a *artir do alfabeto, no c*so </line>
<line> de sujeitos </line>
</par>
<par>
<line> letr*dos ou em processo *e *etramento. O a*o d* apontar pode *ar*ar segundo o g*a* </line>
<line> de *omp*o**ti*ento mo*or do *suário da prancha. Em alguns ca*os *tiliza-se *AA </line>
<line> *liada a outras tecn***g**s ass*s*ivas, co*o a*ontad*res, v*calizadores **c. (A*IL*, </line>
<line> * 0 1 * , p . 5 3 ). </line>
</par>
<par>
<line> Em suma, o e*paço *es*inado *ão serve apenas para * execução *e </line>
<line> determinada* </line>
</par>
<par>
<line> técnicas, mas sim p*ra traba*har * con*trução de uma identidade, que é única (in *AVONE; </line>
</par>
<par>
<line> RAFAELI, orgs., 2005). Frente a *sses *l*mentos, tecn*logia d*ve ser *ista *omo uma a </line>
<line> fe**amenta que auxilia a r*solução de déf*cits exi*tentes no ensino, in*ependentemente de sua </line>
<line> causa (*IEDO, 202*). </line>
</par>
<par>
<line> S* a *hamada inf*rmá*ica a*essível é um* </line>
<line> denomina*ã* genérica para tod*s os </line>
</par>
<par>
<line> recursos *nform*ticos que possi*ilita* ou *r*po*cio**m **ndições </line>
<line> de aces*o a todas as </line>
</par>
<par>
<line> pess*as, depo*s das elu*i**ções citadas acima, podem*s considerar que a utili*ação </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> te*nologias como computadores, smartphones, tablets, dentre *u*ras, favor*cem </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> aut*exper*m*nt*ção, a at*nção, a interação e a comu*ica*ão. Po* *onseguint*, toda *ssa </line>
<line> *ecn*logia envolve * criança com TEA e co*a*ora para seu desenvolvimen*o cognitivo, *ocial </line>
<line> e e*o**onal. A*sim, j*gos, aplicativos e b*inca**iras pod** *uxiliá-la no *roc*sso de </line>
<line> apren*izagem enquanto se *iverte. Os materiais tecn*lógicos têm, pois, um *o*te estímulo </line>
<line> visual e envo*vem a criança au*ista, *rop*rciona*do seu desenvol*imento cognitivo, social e </line>
<line> **o*i*n*l, despertan*o nos ***udan*es o inte*esse pe*a apre*diza*em e t*r*and* os c*nteúdos </line>
<line> mais atrativos e signific**ivos. </line>
<line> 4 RESULTADOS E DISCU**ÕES </line>
<line> 4.1 Estratégias para estimulação da comunicação e da ap*e*diz*gem através do uso das </line>
<line> tecnolo*ias assisti*as pe*o alun* co* *EA </line>
</par>
<par>
<line> As Te*nologia* Ass*sti*as podem se* de*de uma </line>
<line> prótese **é um software </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *omputador. Um interessante docu*ento </line>
<line> que t*az reflexões sobre a ut*liza*ã* </line>
<line> **ssas </line>
</par>
<par>
<line> tecnologias e * autonom*a </line>
<line> dos suj*itos é o re*at*rio da UN*SCO/M*crosoft6, o qual, </line>
</par>
<par>
<line> *specificamente, recome*da que: </line>
</par>
<par>
<line> *s aluno* de*em *er inc*ntiv*dos a s* \autoacomodar\, ap*endendo as *e*ramentas </line>
<line> do comput**or que melhor se aplicam às suas neces**dad*s: a habilid*de ** </line>
<line> personaliza* a tecno**gia, adaptando-a às preferê*c**s e necess*dades de u*a </line>
<line> pessoa, é u*a *abilidade para a vida toda, capaz de ben*ficiar os alunos à medida </line>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> Ver: h*tps://unes***.unes*o.org/ark:/48223/pf0000228320 *cesso *m 21-12-2023. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 4, *rt. 5, p. 94-131, abr. 2024 </line>
<line> ww*4.fsanet.**m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. M. Neves, *. R. C. Barroso </line>
<line> *04 </line>
</par>
<par>
<line> *ue progridem no sistema educacional (R*L**ÓRIO GLO*AL UNES*O, **14, </line>
<line> p.*5). </line>
</par>
<par>
<line> Ainda de a*ordo *om o relatório: </line>
</par>
<par>
<line> Informações e *onhecim*nt* *el*vante* são elementos fundamentais </line>
<line> *ara conseg**rm*s alcanç*r os objetivos *e Educ*çã* para Todo* c*m </line>
</par>
<par>
<line> seus </line>
<line> trê* p*l*res temáti*os: todas as crianças na **col*, qualidade </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> educação e *id*dania glob**" (...). O *onc**t* de ed*caç*o ao lo*g* da </line>
<line> vida é essencial (REL*TÓRIO GLOB*L UN*S*O, 2014, p.27-*8). </line>
<line> Par* complement*r, novamen*e prestemos *te*ção ao que a Inteligência Ar*ificial </line>
<line> **nsidera sobre * r*lação TEA e tecnologia: </line>
<line> *lém diss*, * tecnologia des*mpenha um papel significativo na v*da das pes*oas </line>
<line> co* *utismo. M*itos in*ivíd*o* *utistas encontr*m na t*cno*ogi* uma forma </line>
<line> al*e*n*tiva de se comunica*, já que **d*m ter dificuldades na comunicação verbal. </line>
<line> Disposit*vos de comu*ica*ão assistida po* m*io d* *ex*o, *plica*ivos de </line>
<line> comunicação por im*gens e sistemas de comunicação *ument*tiva e alt*r**t*va *ã* </line>
<line> a*gumas das tecnologias u**liz*das pa*a auxili*r na comuni*ação de *essoa* com </line>
</par>
<par>
<line> autismo. No *ntanto, vale ressaltar qu* cada ind*víduo *utista </line>
<line> é único, com </line>
</par>
<par>
<line> *aracterísti*as e ne*e*sidad*s di***entes, e nem tod*s os autista* têm proble*as de </line>
<line> comunicação ou *tilizam *ecnolog*as de assistência. * importante não general*zar *u </line>
<line> estigmatiz*r o au*ismo e com*re*nd*r a *iversidade dentro do espec*ro auti*ta </line>
<line> (NOVA, ace*so em 03/1*/2023). </line>
<line> Na mesm* linha de pen*amento, Rodrigues e Mac*do (2012) trazem o *iscu*so de </line>
</par>
<par>
<line> Almei*a (2009), quando *ste </line>
<line> el*cida *ue o termo T** (Tecno*ogias de In*ormação </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Co**nicaçã*) envolve * aquisiçã*, o armazenament*, * processamento a dis**ibuição da e </line>
<line> informação por meio* elet*ônicos * digitai* (rádio, t*le**são, te*efone, comput*d*re*, en**e </line>
<line> outros). As TICs resul*am, *ntão, da f*são das t*cnologia* de inform*ção (antes apresentadas </line>
</par>
<par>
<line> como informática), * as tecno**gias de comunicaç*o (r*lacionada* às telec*munica*ões e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> mídia eletrôni*a co** um to*o). </line>
</par>
<par>
<line> Mu*to* alun** podem apresentar dif**uldades na fala ou na es*rita, que i*terf**em na </line>
<line> *xpress** de s*as necessidades, seus sent**entos e seus níve*s de *onh*cim*nto. </line>
<line> A área que se destina especifica*ente à ampl**ção de habil*dades ** co*un***ção é </line>
</par>
<par>
<line> denom*nad* de Comunicação Aum*n*ativa Alternativa (C**). Rec*rsos **mo car*ões e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *o*unicação, pranchas de comun**açã*, pranchas alfabéticas e de palavra*, *oc*li*adore* ou </line>
<line> o p*ó*ri* *omputado* sã* alg*ns dos *ec*rsos disp*n*veis p*ra a e*timulação dos **pectos </line>
</par>
<par>
<line> qu*, porventur*, encontrem-*e em defasage*. Por ter *ma caracterís*ic* int*rdisciplinar, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> CAA aca*a sendo util**ada por profes***es, fonoaudiólogos, *erapeut*s ocupacionai*, </line>
<line> *sicólogo* e *i*i*terape*t*s (na esc*l*, são os *rofe*sores do Atendime*to E**cacio*al </line>
<line> Especiali*ado que geralmente mais a util*zam durante o suporte pe*ag*gico dado em Sala de </line>
<line> R*cursos). </line>
<line> R**. FSA, T**esina, v. 21, n. 4, a*t. 5, p. 94-131, *br. 2*24 www4.*sanet.com.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Tec**l*gias Ass*sti*as: A U*ilização da Co*unicação Aumentativa e Alte*nat*va em *ontext*s Escolares </line>
<line> 105 </line>
</par>
<par>
<line> *artorett* e Bers*h (2010) orie*tam os prof**so*e* quan*o à seleçã*, à *onf*cção * à </line>
<line> indica*ã* de rec*rso* pedagógicos acessíve*s que pos*ibilitem aos aluno* uma parti*i*ação </line>
<line> ativa duran** as a*ivi*ades escol*res. *esumi*amente, alguns de*ses recursos seriam: </line>
<line> I- PECS, sigl* que em português é *raduzida por símbolos de comunicação pictórica, </line>
<line> *ispo*ibiliz*ndo grande qu*nt*dade de símbolos di*ponív*is no formato colorido </line>
<line> ** pret* e branco. </line>
<line> Figura - * </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: https://ww*.c*nalaut*smo.com.br/numero/0*4/pe*s/ </line>
<line> II-Pranchas de co*unicaç*o: apresenta, de forma organizada, um *onjunto de sí***los que </line>
<line> in*ica* o assunto do *ual se pretende fala*. </line>
<line> F**ura - 2 </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: htt**://images.a*p.goo.gl/b5*8DSo**J6w*vr97 </line>
<line> III- C*rt**s de comunicação: são c*nfec*ionados com vocabulá*io varia*o. </line>
<line> Rev. FS*, Ter*sina PI, v. 21, n. 4, art. 5, p. 9*-*31, *br. 2024 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. M. Neves, M. R. C. Barroso </line>
<line> 106 </line>
<line> Figura - * </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: https://im*ges.app.goo.gl/b5i8DSoV*J6wNvr97 </line>
<line> I*- Vocalizadores: *ecu*so* de comunica*ão que emitem voz gravada ou sintetizada que </line>
<line> pe*mitem ao aluno conversar com seus c**egas, fazer per**nta*, *um*riment*r, fazer </line>
<line> interpre*aç*es em **at*o, responde* pergunt** em um* ava*i*ç*o, fa*er *uas es*ol*a*, etc. </line>
<line> Fi*ura - 4 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: https://tecnologiaassi*tiva.civiam.*om.br/pr*duto/vocali*ador-gota*k-9-lite-touch/ </line>
<line> V- Software espe*íf*co de comunica*ão a*ter*a*iv*: * possíve* co*struir pr*nchas d* </line>
<line> comunic*ção personal*zadas e i*terliga*a* entre si que p*dem ser utiliza*as no p**prio </line>
<line> compu*ador ou *m vocalizadores específi*o* q*e utili*am esses p*ogramas. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter**in*, v. 21, n. 4, *rt. *, p. *4-131, abr. 2024 </line>
<line> www*.fs*net.co*.*r/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Tecnol*gias Assist*vas: * *tilização da Comu*icação Aumen*ativ* e Al**rnativa em C*ntextos *s*ol*res </line>
<line> 107 </line>
</par>
<par>
<line> F*gu*a - * </line>
</par>
<par>
<line> Fonte:h*tps://www.l*jacivi*m.co*.br/tecn*logia-assistiva/softwares/softw*re-p*ra-comunic*cao-a*te*n*tiva- </line>
<line> bo*r*ma*er-7 </line>
<line> N* reali*ade, não há respostas fechadas, apenas tentativas de caminho* a *erem </line>
<line> p*rcorrid*s. </line>
<line> Após a apre*entação *os principais pontos delinea**s para e*te estu*o, apontare*** </line>
<line> a*ora doi* aplicativo* gratu*tos, que podem s*r utiliza*os tanto pela escola q*anto pela </line>
<line> *a*ília, a fim de que se estimu*em os proce*sos c*municativos e as habilid*des r*que*id*s </line>
<line> para o processo de aprendizagem dos alun*s com TEA. </line>
<line> **gu*a 6 - I-Expressia </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Exp*essia. Vers*o 1.9.7. E*p*essia - Express It Al*, 2020. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Te*esin* PI, v. *1, n. 4, art. 5, p. 94-13*, *br. 2*24 </line>
<line> *ww4.*sanet.*om.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. Nev*s, M. R. C. Barroso </line>
<line> 108 </line>
</par>
<par>
<line> O App **pressia7, criado pelo* funda*ores *a TiX Tecno**gia Assi*tiv*, f**ilit* a </line>
</par>
<par>
<line> comunic*ç*o ** pesso*s não **rba*s ou *om dificuldades *a fala, alé* de prop*r*ionar </line>
<line> a*s </line>
</par>
<par>
<line> pr*fission*i* de reabilit**ão e educa*ã* in*lus*va uma ferramenta para a cria*ã*, </line>
<line> pe*so*aliza*ão ou ada*taç*o de atividades p*ra pacie*tes e alu*os diagnosti*ados *om </line>
<line> *eficiências int*lectuais ou trans**rno* de aprendizagem. </line>
<line> Trata-se de *m A** de Co*unicação Aumentativa e A*ter**tiva com versão gr*tuita, </line>
</par>
<par>
<line> que dispon*biliza ativid*des </line>
<line> de asso*iação, *aream**to, ordena*ão ou contação d* </line>
<line> his*órias </line>
</par>
<par>
<line> com *mag**s, vo*, *exto ou áudio. Subd*vide-se *m: </line>
<line> I- P*anchote*a: uma c*l*ção on-l*** *om dezenas de p*anchas d* comu*i*ação al**rnati*a. </line>
<line> Para di*iculdades de fala, é possível: comunicar-se *or imag*ns e *ot** t*cando nos </line>
<line> cartões d* f*la, que representam palavras; usar fotos existentes no próprio disposi*ivo m*v*l </line>
</par>
<par>
<line> *u busca* *m*gens da i*te*ne* p*r *entro do pr*prio App; </line>
<line> organizar </line>
<line> os cartões em pranchas </line>
</par>
<par>
<line> por tem* e tocá-l*s *ara vocalizar frases. </line>
</par>
<par>
<line> II- *entral de Ati*ida**s *daptadas: u*a </line>
<line> co*eção on-line c** deze*a* de atividades </line>
</par>
<par>
<line> te**t*c*s, env*lvendo assuntos q*e vão d*sde a alfabet*zaç*o até AVD* (Ativid*des de Vida </line>
<line> *iária). </line>
</par>
<par>
<line> P*r fim, par* </line>
<line> dificuldades de aprendizage*, é ain*a possível ad*p**r e per*onalizar </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> ativ*dades, seja pa*a o ensino ou para a terapi*. </line>
<line> II-M*traquinha: </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 7 </row>
</column>
<column>
<row> Ver: h*tps://*ix.*ife/comu*icacao-alterna*iva/expre*si* Ace*so em 21-12-*02*. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 21, n. 4, art. *, p. 94-*31, ab*. 2024 </line>
<line> ww*4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Tecno*ogias As*is*ivas: * U*ilização da Com*nicação A*mentativa e Al*erna*iva em Contextos Esc*lares </line>
<line> 109 </line>
</par>
<par>
<line> Figu*a - 7 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Mat*aquinh*. Versão 8.8.3. Ymt4, 2*18. </line>
<line> Trat*-se de *m App par* qu* pess*as com TEA pos*** transmitir *esejo*, emoçõe* e </line>
<line> necessid*des. Foi criado por Wa*ner Y*muto * *ua esposa *razy*lle8, após perceberem qu* </line>
<line> os m*teriais p*r* Comun*caç*o *um*ntati*a e Alternativa a*r*sentados ao seu fi*ho com </line>
<line> *EA não atendiam às expec*ati*as da famí*ia. </line>
<line> O fu*cionam*nto é feito *través de *ais de 250 *artões que, ao *erem clicados, fazem </line>
</par>
<par>
<line> com </line>
<line> que *ma voz re*ro*uza o que dese*am transmitir. *s figuras estão organizadas em </line>
</par>
<par>
<line> diversas catego*ias: como necessidades, emo*ões, rotinas, comida, anima*s, lugares, diversão, </line>
<line> dor, re*postas rápida* e *audações, de*t** outras. Com um click, ge*a-se uma m*nsagem </line>
<line> sonora a p*r*ir d**uilo que * cri*nça dese*a manifestar, com fr*ses tais como: "*st*u co* *or </line>
<line> d* c*b*ç*", "** te amo", "não est** me sen*i*do bem", "quero be*er água" *tc. </line>
<line> Es*á disponív*l *ra**i*amente em *últiplos *d*o*as (po*tugu*s - B*asil, p*rtuguê* - </line>
<line> Port**al, i*glês, Espanhol, fra**ê* e i**liano). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 8 </row>
</column>
<column>
<row> Ve r : </row>
</column>
<column>
<row> h*tp*://www.**l.c**.br/ecoa/ultimas-*oticias/2021/*6/*9/f*mili*-cr*a-ap*icativo-para-aj*dar-f*lho- </row>
</column>
</par>
<par>
<line> au*i*t*-a-s*-comunicar A*esso em 21-12-2023. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina *I, v. 21, n. 4, art. 5, p. 9*-131, a*r. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. Neve*, M. R. C. Barr*so </line>
<line> *10 </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FIN*IS </line>
</par>
<par>
<line> *s estigmas e estereó*ipos que perm*iam a coletividade qua*do se fa*a *m termos de </line>
<line> TEA são eq*ívocos que pr*c*sam c*ir por terra, po*s as pes**as qu* fa*em parte d* es*ectr* </line>
<line> a*tis*a s*o sujeitos com c*p*ci**de de sim**lis** e de represent*tividad* so**al. Mesm* em </line>
</par>
<par>
<line> cas*s mais *everos, o sujeito expressa desejos e intenções </line>
<line> bem como se re*ac*ona *** </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> outr*, embora seja, por mui*a* *ezes, *e *o*ma dive*gen*e ao que é *ido como normalidade. </line>
</par>
<par>
<line> Qua*d* n*s r*ferimos ao* recursos de acessibi**dad* n* esco*a, est*mos tra*ando </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Tecnologia Assistiva apl*c*da à edu*ação, *ob a forma </line>
<line> d* Ate*dim*nto *ducacional </line>
</par>
<par>
<line> E*pe*ial*zado (AEE). À *uz dess* an*lise, é notória * necessidade do *so das tecnol**ias nas </line>
<line> escol*s, sejam elas públicas ou privadas. Isso porque o comp**ador e os dispositivos móve*s </line>
</par>
<par>
<line> se t*rn*ram instr*mentos de </line>
<line> apren*izagem, que p*oporcionam o *esenvolvimento de </line>
</par>
<par>
<line> habilida*es (cogni*ivas, *erceptivas, sociais e e*ocionais) bem c**o o desper*ar d* </line>
<line> *riativida** e da inventividade. *onsequente*ente, *o que *iz re*peito ao alun* c*m *EA, é </line>
</par>
<par>
<line> *neg*vel </line>
<line> também o fa*oreci*ento para s*a </line>
<line> interação </line>
<line> s*cial no *undo e seu prota*onism* </line>
</par>
<par>
<line> *nquanto cidadão crítico e **tô*omo. </line>
<line> Nes*e s*ntido, *imos que a organizaçã* de um espaço como o do Ate*dim*nto </line>
<line> E*ucacio*al Especializado pode fa*or*c*r *m olhar diferenciado que propicia, a* mesm* </line>
</par>
<par>
<line> t*mpo, uma i*uald*de de </line>
<line> direitos mais a*essíve*. </line>
<line> É importante lembrar </line>
<line> *u* as **las de </line>
</par>
<par>
<line> re*ursos não são *s </line>
<line> únicos espaços **sponsáveis pela </line>
<line> o**a*ização das estratégias </line>
<line> de ensino </line>
</par>
<par>
<line> para * </line>
<line> aluno com e*pecificidade*, visto que escol* é a </line>
<line> *ma entidad* social, o*de tod*s se </line>
</par>
<par>
<line> torn*m **spo*sáveis por todas a* med*das educaciona**. </line>
</par>
<par>
<line> Retomando ao objetivo pri*cip** </line>
<line> *o pres*n*e </line>
<line> estudo, podemos co*cluir *ue as </line>
</par>
<par>
<line> p*ssibilidades de uso de Tecnologias Assistivas, através da Comunicaçã* *umentativa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Alte*n*tiva, para e*timulação dos p*oc*sso* de *omunicação * de aprend*zagem do e*tudante </line>
<line> co* TEA, s*o significativ*s e importantes. Para isso, tanto os professo*es *as e*colas comuns </line>
</par>
<par>
<line> quan*o os ** Ate*dimento Educa*iona* Especializado *recis*m se conscientizar de </line>
<line> qu* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> tare*a de en*inar exig* conh*ciment*, competência e muito com**ometi*ento com o ensino. </line>
</par>
<par>
<line> Por *utro la*o, é pr*ciso qu* as políticas públicas sejam cump*idas, </line>
<line> que os professore* </line>
</par>
<par>
<line> ten*am di*eito a apri*orar c*nhecimentos e aperfe*çoar suas prátic** por ***o da formação </line>
<line> continuada, que as unida*es escolares d*sponham de *stru*ura física e financ*ira para *ferecer </line>
<line> ao* a*uno* um cu*rículo que contem*le * uso da* tecnologias. </line>
</par>
<par>
<line> Obviame*te, sem d*sejar </line>
<line> *om*ntiza* o transtorno, co*c*uímos *embrand* que os </line>
</par>
<par>
<line> *ujeitos com TE* possuem **ten*ialidades </line>
<line> e talentos: *ornando-se visív*is diante ** </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teres**a, v. 2*, n. 4, a*t. 5, p. 94-131, a**. 2024 </line>
<line> ww*4.fsanet.**m.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T**nologias *ssistivas: A U*ilização *a Com**icação Aume*t*t*va e A*ter*ativa em Contextos *scolares </line>
<line> 111 </line>
</par>
<par>
<line> soci*dade por meio da *nclusão, terão o direito ao protagonismo em s*a* próprias histórias de </line>
<line> *i*a. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
<line> Associação Americana *e Psi*u**tri*. M*n*al *ia*nó*tico e estatístico de *r*ns*orno* </line>
<line> mentais: DSM-5-TR. Porto Alegre: Artmed Ed*to*a, 2023. </line>
<line> AVILA, B. G. Comunicação aument*tiva e al**rnativa para * *esenvolvi*e*to da </line>
</par>
<par>
<line> or*lidade de p*sso*s com autism*. 2011. 180*. Diss**tação (Mest*ado em *ducação) </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> *nive*si*ade F*dera* do Rio Gran*e do Sul, P**to Ale*re, 2011. </line>
</par>
<par>
<line> BRAS*L. Decr*t* Federal n. 7.611, de 17 d* no*embro d* 2011. C*atBox IA.(2023). </line>
<line> *h*tGPT (Versão1.12.9) [**an*e *odelo d* Li*g*agem]. </line>
<line> COU*O, J. L. P. BRUNO, A. R. Cultura* Contemporânea*: * d*git** e * cib*r em re*ação. </line>
<line> Re**sta Educação e Cultura C*ntemporânea, *ol.*6,n.43, 2019. ISNN on-line 2238-*279. </line>
<line> Dispo*ív*l em: </line>
<line> http://per*od*cos.*stacio.*r/inde*.php/reeduc/article/vi*wAr*icl*/5848Ac*sso e*: 05 nov. </line>
<line> 2023. </line>
<line> *LLIS, *. *utism*. Rio de J*neiro: *evin*e*,1996. </line>
<line> Expr*ss*a. Versã* 1.9.7. Exp*essia - Express It All, 2020. </line>
<line> KLIN, A. Auti*m* e s**d*ome de *sperge*: uma visão *eral. Rev Bras Psiquiatr; </line>
<line> 28(SuplI):S3-S11, 2*06. </line>
<line> LIMA, C. S. Ef*c*c*a de *m program* de comun**ação alternativa aplicado a gr*pos de </line>
<line> esc*la*es com def*ciência intelect*al. *0*8. 2*8f. Disserta*ão (**s*rado em Ciência* </line>
<line> Humanas) - U*iversida*e Federal de São Car*o*, São Carl**, 200*. </line>
<line> Matraq*inha. V*rs*o *.*.3. Ymt*, 2018. </line>
<line> Ministério da Educa**o. Pa*ecer CNE/CEB n.º 17, de 3 *e *ul*o de 2001. B*asília: MEC: </line>
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