<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 6, art. 7, p. 131-145, j*n. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.21.6.7
</line>
</par><par>
<line>
Au*ílio Reclusão em Favor da Crianç*: U*a Abordag*m a *artir ** Teoria de Amar**a Sen
</line>
<line>
Reclus*on Aid for Ch*ldre*: A* Approach *ased on Amart** Sen's *heory
</line>
</par><par>
<line>
Ale*san*ro Bra*i* Lopes
</line>
<line>
M*strado em Direito Un*ve*sidade Regiona* ** Blumenau- *URB
</line>
<line>
Graduação e* Direito p*la Universi*ade Cidade de São *au*o
</line>
<line>
E-mail: aleksan*rol@furb.b*
</line>
<line>
Ma*celino d* *ilva Me*eu
</line>
<line>
*outorado em *i**ito pela *niversidade do V*l* do Rio dos *inos
</line>
<line>
Profes*or permanente e pe*qui*ador do PPGD/F*RB. L*de* do Gr*po de Pesq*is* C*Pq/FURB
</line>
<line>
E-m*il: m*eleu@furb.br
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Aleksandro Brasil Lopes
</line>
<line>
*ditor-Chefe: Dr. T*n*y *e*le* de Al*nca*
</line>
</par><par>
<line>
*PGD-FURB - Rua Antô*i* da Ve*ga, nº 140, Ba*rro
</line>
<line>
Rodr**u*s
</line>
</par><par>
<line>
Itoupava Seca - Blumena*/SC - CEP: *9.*30-903.Bra**l.
</line>
</par><par>
<line>
*nde*eço: Marc*lino da Sil** Meleu
</line>
<line>
Ar*igo rec*bido em 27/*2/202*. Última
</line>
<line>
ve*são
</line>
</par><par>
<line>
PPGD-*URB - Ru* Antônio d* *eiga, nº 14*, Bairro
</line>
<line>
recebi*a em *1/*3/2024. Aprovado em 22/*3/*024.
</line>
</par><par>
<line>
Ito*pava Se** - Blume*au/SC - CEP: 89.030-903.Bra*il.
</line>
</par><par>
</page><line>
Ava**ado pelo sistema Triple R*view: Des* Review a)
</line>
<line>
pelo Editor-Chef*; e b) Dou*l* Blind Rev*ew
</line>
<line>
(avalia*ão c*g* por *ois avaliado*es da área).
</line>
<line>
Revisão: Gra*atical, No*mat*v* e de Fo*matação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. B. Lopes, M. S. M*leu
</line>
<line>
132
</line>
</par><par>
<line>
RES*MO
</line>
</par><par>
<line>
**te arti*o prop*e uma a*á*ise c*ítica dos critéri*s qu* limitam o acess* ao auxílio reclu*ã*
</line>
<line>
*m f*vor das cr*anças no con*ext* brasileiro, *nvestigan*o sua influência na concreti*aç*o d*
</line>
</par><par>
<line>
justiça social, especialmen*e sob a *ers*ectiva teórica de Amartya *en. Isso por*ue h*
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
restr*ção significativa no acesso a* benefíci*,
</line>
<line>
*xcluindo
</line>
<line>
dependentes
</line>
<line>
de recl*s**
</line>
<line>
no *egime
</line>
</par><par>
<line>
se**abe*to * i**ondo limi*ações *e renda a* instituido*, b*seando-*e na necessidade de
</line>
<line>
compr*e*d*r como tais l*mitações afeta* a **e*i**dade dos dire*tos sociais repre*en*ados *elo
</line>
</par><par>
<line>
auxí*io à reclu*ão e, por *onseguinte, à
</line>
<line>
promoção da justiça soci**
</line>
<line>
em um ambiente
</line>
</par><par>
<line>
d*mocrático. Adotando uma a*o*dagem qu*litativa * m*t*do o
</line>
<line>
hipotético-dedutivo de Ka*l
</line>
</par><par>
<line>
Popper, * p*squisa emprega
</line>
<line>
proc*diment*s *e pesquisa bibliográfic* e do*umental pa*a
</line>
</par><par>
<line>
e*umerar as a*terações l*gislat*v*s e
</line>
<line>
**ent*f*c** as limi*açõ*s ** ace*so a* b*nefí*io.
</line>
</par><par>
<line>
Co*siderando *e**pectiv* de Sen, * não a
</line>
<line>
ac**s* ao auxílio *eclusão para crianças
</line>
<line>
vi *l a
</line>
</par><par>
<line>
princípios fundamentais de jus*iça, como igualdade, liberda*e e oportunidade, prejudicando o
</line>
</par><par>
<line>
d*senvo*vimento de crianças e* situação
</line>
<line>
*e vu*nerab*l*dade.
</line>
<line>
*o final, conclui-se que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**evi*ência não d*ve focar nos c*itérios econômicos e sim na justiça so**al, levando em cont*
</line>
<line>
as oportunidades re*is de c*da indivíduo. Port*nto, uma análise mais abrangen*e é nece*sár*a
</line>
<line>
para efetivar a justi*a socia* nesse cont*xto.
</line>
<line>
Palavr*s-Cha*e: Aux*lio Re*lusão. Direito da Crian*a. Justiça Social.
</line>
<line>
AB*TR*CT
</line>
<line>
This artic*e proposes a critica* analysis of *he criteria th*t limit access *o child benefit in t**
</line>
<line>
Brazilian co*text, investi*ating its influence o* t*e real*z*tion of social justic*, especial*y
</line>
<line>
from the theoret*cal *e**pective of Amar*ya Sen. *his is bec*use the*e is a significant
</line>
<line>
rest*ic*i*n on *ccess to t*e benefit, exclud*ng *epen*ents of pris*ne*s in t*e semi-op*n r*gime
</line>
<line>
and imposi** income l**itations on th* i*stitution, *ase* on **e need to underst*n* how such
</line>
<line>
limitations aff*ct the effec*iveness of th* social r*ghts repre*en*ed b* child *enefit and,
</line>
</par><par>
<line>
co*seque*tly, the promotion o* soci*l j*sti*e in
</line>
<line>
a
</line>
<line>
democr*tic env*ronm*n*. Adopting
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
q*a*it*t*ve ap*roach and *arl Poppe*'s hypot*etical-de*uctive method, the rese*rch employ*
</line>
</par><par>
<line>
bibliog*aphical and
</line>
<line>
documenta** research
</line>
<line>
pr*cedures *o list the legislative changes and
</line>
</par><par>
<line>
i*entify the *imita**on* to access to th* benefi*. **om Sen'* perspec*ive, access to chil* bene*i*
</line>
<line>
violat*s *un*ame*tal p*i*ciples of justice, such as equali*y, freedom and o**ortunity, harmin*
</line>
</par><par>
<line>
the develop*ent *f chil**e* in vulnera*le situat*ons.
</line>
<line>
The conclus*on *s that social security
</line>
</par><par>
<line>
sho*ld n*t focus *n economic c*iteria but ** social
</line>
<line>
*ustice, t*king
</line>
<line>
i*to account
</line>
<line>
the real
</line>
</par><par>
<line>
opportunit*es of e**h individua*. There*o**, * m*r*
</line>
<line>
comp*e*ensiv* analysis is *eed*d t*
</line>
</par><par>
<line>
*chieve soc*al justice in this context.
</line>
</par><par>
<line>
Keyw*rd*: Pr*son Assistance. Children's Ri*hts. Social J*stice.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. *1, n. *, art. *, p. 131-145, ju*. 20*4
</line>
<line>
ww*4.**anet.com.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Auxílio Reclusão e* Favor da Criança: Uma *bo*d*gem a Pa*tir *a Teoria d* *ma*t*a Sen
</line>
<line>
133
</line>
</par><par>
<line>
1 I*T*ODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A concreti*açã* ** **stiça s*cial em sociedades dem*cráticas pressupõe uma análise
</line>
</par><par>
<line>
críti** e aprimora**n*o contí*uo de
</line>
<line>
pol*ti*as s*c**is, esp*c*alment* *aquelas
</line>
<line>
re*acionadas
</line>
</par><par>
<line>
aos direit*s fundamen**is *a* cri*nças. No contexto b*asileiro,
</line>
<line>
*s rec*ntes altera**es
</line>
</par><par>
<line>
legislat*vas nas cond*ções
</line>
<line>
de ace*so a* be*e*íc*o do auxílio rec**s*o em favor das c*i**ças
</line>
</par><par>
<line>
sus*itam *ues*ões rel*vant** q*anto à
</line>
<line>
efet**idade **sses direitos e à pro*oção da *us*iça
</line>
</par><par>
<line>
socia*.
</line>
</par><par>
<line>
O presente estu*o concentr*-se na proble*á*ic* dos *ritério* que l*mitam o acess* *o
</line>
<line>
**xílio à *eclusão às crianç*s e sua *ote*cial impli*ação n* c*nc**tiza*ão da justiça social. A
</line>
</par><par>
<line>
*nte*rogação
</line>
<line>
centr*l *ons*ste e* *valiar ess*s crit**ios, d**ineados *e*o
</line>
<line>
s*s*ema legal
</line>
</par><par>
<line>
brasileir*, que prejudicam a **e*iva p*om*ção *a j*stiça socia*,
</line>
<line>
es*ec*almen*e qu***o
</line>
</par><par>
<line>
analis*dos sob a pe*spe*tiva teórica de Amartya Sen.
</line>
</par><par>
<line>
A hipótese subjace*te a e*te estudo sugere que a perspe*tiva teórica de justi*a social
</line>
</par><par>
<line>
proposta por *martya S*n pode fundamenta* um*
</line>
<line>
*rítica *u*stanc*al aos
</line>
<line>
c*itérios *ue
</line>
</par><par>
<line>
*e*t*inge* o acesso *o au*í*io à r*clusão em favor
</line>
<line>
d*s crianças
</line>
<line>
no c*ntex** bras**e*ro. A
</line>
</par><par>
<line>
**fase de *e* na capa*idade das pessoa* de *ere* ag*ntes *iv*es e independentes serve como
</line>
<line>
ba*e pa** q*estionar tais c*i*érios, sob ** prismas da igual*ade, liberda*e e oportunidad*.
</line>
<line>
* presen*e p*s*uisa *ustifi*a-s* d*ante da* últimas alteraçõ*s legis**tivas, a* *xclu*r o
</line>
</par><par>
<line>
direito *o* depende*tes de recl*sos no reg*me *emiabert* imporem *imit*ç*e* quanto e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
renda do in*titu*dor, que
</line>
<line>
instigam a necessidad* de uma inves*ig*ção
</line>
<line>
*pro*undada so*re
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
co*creç*o
</line>
<line>
da justiça social, por meio da
</line>
<line>
efet*v*ção dos direi*os sociais repre*entad** pelo
</line>
</par><par>
<line>
*uxílio à reclus*o. A p*rspec**va teórica de Amar*ya S*n, que de**aca a autono*ia e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
liber*ade como eleme*t*s centrais d* jus*i**, torna-se *rucial para super*r as limita*ões
</line>
<line>
e*er*ent*s.
</line>
</par><par>
<line>
O objetivo g*ral **sta *esquisa é anali*ar
</line>
<line>
de fo*ma cr*tica s* o*
</line>
<line>
*ritérios que
</line>
</par><par>
<line>
restringem o acesso ao auxíli* reclusão *s crianç*s com*rometem a *o*cre*ização da *ustiça
</line>
<line>
*oc*al no **asi*, sob a perspe*tiva *eó**ca de A*a*tya Sen.
</line>
<line>
Já *s o*jetivos específicos são:
</line>
<line>
A. Enumerar as altera**e* legislat*v*s que *mpõem limitações p*ra o acesso ao
</line>
</par><par>
<line>
*enef*c*o do
</line>
<line>
**x*lio reclusão
</line>
<line>
em **vo* das crian**s, * fi* d* compree*der *s *uda*ças
</line>
</par><par>
<line>
j*rídicas *ecent*s no cenário jurídico.
</line>
</par><par>
<line>
*. Identificar a *imitaçã* ao acesso das *rianças a* benefíc*o de aju**
</line>
<line>
reclusão e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
</page><line>
res*riç*o da capaci*ade de obtenção d* recursos es*encia** para seu desenvolvimento e bem-
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. *, *rt. 7, p. *31-1*5, ju*. 2024 www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. B. Lo*es, M. S. Meleu
</line>
<line>
134
</line>
</par><par>
<line>
estar, considerando a *ers*ec*iva *eór*ca de Ama*tya Sen, na vida da* *rian*** em situ*ção de
</line>
<line>
vulner**il*dade.
</line>
<line>
Para ab*rdar esses o*jetivos, adotam*s uma abordagem *ualitativ* de pe*quisa.
</line>
<line>
Utiliza*os o métod* hip*tético-dedu*ivo de Karl *opper, aplicand* uma lent* crí*ica através
</line>
<line>
do false*mento à *er**ec*iva teó*ic* de Amartya Se*. Uma *esquisa bibliográ**ca foi utilizada
</line>
<line>
par* an*lisar as alterações leg*slati*as perti*en*es e as contrib*iç*es acadêmicas relevantes
</line>
</par><par>
<line>
sobre * tema. A*ém d*s*o, uma **squis* d*cu*ental foi re**izada
</line>
<line>
para
</line>
<line>
coletar da*os
</line>
</par><par>
<line>
*specíficos que ajuda*ã* a fundamentar a análi** c*í*ica propo**a.
</line>
</par><par>
<line>
Este *elineamento m*to*ológico *roporcion*u uma *ompreensão aprofundada das
</line>
<line>
mudanças legislativas, qu* pe*miti* uma an*l*se críti*a à *uz da teoria de Ama*tya Sen. *
</line>
<line>
*nvestigação vis* c*ntrib*ir para o deba*e acadêmic* sobre * justiça *ocial no contexto *o
</line>
</par><par>
<line>
au*í*io *eclusão, des*a*ando a im*ortância de se consid*rar a autonomia e a à
</line>
<line>
libe*da*e
</line>
<line>
da*
</line>
</par><par>
<line>
cr*anças na fo*mulação d* polí*icas sociais.
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERE*CIA* TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 As Alter*çõ*s Legisla*iv*s que Impõem Limitações Pa*a o Ace*so ao Benefício do
</line>
<line>
Auxílio Reclusã* em Favor das Cr*a*ça*
</line>
<line>
O auxílio-reclus*o é *m benefíc*o p*evidenciário *once**d* *os dependentes do
</line>
<line>
segurado *reso, desde que o *alário de contribuição do segu*ad* seja igu*l ou inferior a R$
</line>
</par><par>
<line>
752,12 (a partir de *º de fev*rei*o de
</line>
<line>
200*). * ben*fício te* o *bjetiv* de *ara*tir
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
subsi*tência *a *am*lia *o segurado preso, *ue perde uma fon*e de renda com a prisão
</line>
<line>
(DANT*S, *OFR*GUES, 20*9).
</line>
<line>
O a*xíli*-reclusã* surgiu n* B*asil em 1933, com a criação do Inst*tu*o *e
</line>
</par><par>
<line>
Ap*sentadoria e Pe*sões dos Marí*im*s (*AP*), atr*vés ** De*reto 22.87*. O IA*M
</line>
<line>
foi
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
primeiro ins*ituto de previdência so**al no Bras*l e, na época, abr*ngi* **enas tra*al*adores
</line>
<line>
do setor mar*timo. O a*xílio-recl*são *ra c*nc*dido ao* filh*s menores de 14 ano* de idade
</line>
<line>
dos segurad*s preso* (BRASI*, 1993).
</line>
<line>
O auxílio-reclus*o é um benefício previdenciá*io único n* mundo. Ele foi cria*o
</line>
<line>
pioneirame*te n* Bra*il, p*lo extinto **stituto de Apo*entadoria e Pensões dos *arítimos
</line>
</par><par>
<line>
(I**M),
</line>
<line>
em *933. Em se*uida,
</line>
<line>
foi ad*ta*o pelo I*stitut* de Aposentadoria e P*nsões
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
Bancá*ios (IA*B), ** 19*4. Em *960, o **nefício foi gene*ali**do
</line>
<line>
para todos
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
</page><line>
trabalhadores, pela L*i Orgânica da Previ*ência Socia* (LOPS) (DANTA*, ROFRIGUES,
</line>
<line>
20*9).
</line>
<line>
*ev. FSA, Ter*sina, *. *1, n. 6, ar*. 7, *. 131-14*, jun. 2024 www4.fsanet.com.*r/*e****a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aux*lio Reclusão em Fav*r da Cri*nç*: Uma Abordagem a Par*ir da *e*ria de Amartya Sen
</line>
<line>
135
</line>
</par><par>
<line>
A Le* nº *.807/1960, *ue **spõ* sobre a Lei Orgânica da P*evid*n*ia Social, instituiu
</line>
<line>
o *uxíli*-recl*são. O benefí*i* é d**ido a*s de*endentes do segurado preso que não rec*ba
</line>
<line>
re*uneração da e*presa * que tenha real**ad* ao menos 12 con*ribuições mens*is
</line>
<line>
(DANTAS, ROFRIGUES, 2009).
</line>
<line>
Ao *ongo ** tempo, novas legislações imp*s*ram *imita*ões ao acesso ao auxílio-
</line>
<line>
*eclusão, p*ssando a ser mais re**ritivo, o qu* dificultou o acesso ao benefício e af*tou a vida
</line>
<line>
dos familiares d*pendentes dos presos.
</line>
<line>
No* últimos anos, o benefíc*o foi a*vo de três alt*r*ç*** leg*sla*ivas que *riaram regras
</line>
</par><par>
<line>
mais restritivas para o seu acesso. * pr*meira, foi a introdução *o c*itério de baixa
</line>
<line>
renda,
</line>
</par><par>
<line>
passan** o benef**** a *er dev*d* ape*as aos depend**tes do seg*rado pr*so que t*ve*se
</line>
</par><par>
<line>
renda
</line>
<line>
infer*or ao limite estipulado (*RASIL, *99*). segunda, em 2019, e*cluiu os *r*sos A
</line>
</par><par>
<line>
e* regime semiabe*to do benefício,
</line>
<line>
passando
</line>
<line>
a ser devido *pena* aos d*pende*tes *o
</line>
</par><par>
<line>
segurado p*eso que e*te*a cumprindo pena em r*gime fechado (BRASIL, 2019). * ter**ira,
</line>
<line>
também e* 201*, na qu*l f*i *e*erm*n*do carência d* 12 meses de re**lhime*to, p**o artigo
</line>
<line>
10 d* Lei nº 13.8*6/2019, e posteri*rmente *oi em 2*21, com a Lei 14.133 que aument*u *
</line>
<line>
*arência p*ra o be*efício d* 12 pa*a *4 meses, passando o segurado p*es* * *er obrigado a ter
</line>
</par><par>
<line>
24 c*ntribuições mensai*, c*m
</line>
<line>
valor i*ual ou s*perio* a* *al*rio míni*o, nos 12 *eses
</line>
</par><par>
<line>
anterio*es ao *** da pris*o.
</line>
</par><par>
<line>
A Emenda Constitu*ional nº *0/1998, que alter*u os re*u**itos para o receb*mento *o
</line>
<line>
*uxílio-reclusã*, foi alv* de crític*s por parte de dive*sos autores.
</line>
</par><par>
<line>
Hélio Gustavo A*ves (2007) argumenta que a eme*da é inconstitu*ional p*r viola*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pr*ncípio da igua*dade. *e*undo ele, * segurado que já estav* c*ntribu*ndo p*ra * Previdência
</line>
</par><par>
<line>
Soc*al quando foi preso *eria
</line>
<line>
d*reito ad*ui*ido ao benefício, e emen*a não pod*ria r*t*rar a
</line>
</par><par>
<line>
ess* direi*o.
</line>
</par><par>
<line>
Fá*io Zambitte Ibrahim (20*8) *am*ém critic* a eme*da, arg*mentando que ela exclui
</line>
</par><par>
<line>
a *ro*eção de dive*s*s dep*ndente*, cu*os s*gurados estão fora *o limite de baixa
</line>
<line>
r*nda.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo el*, esses
</line>
<line>
dependent*s também podem *n*rentar dificul*ades financ*ira*, pois
</line>
</par><par>
<line>
perde*ão a r**uneração do segurado.
</line>
</par><par>
<line>
Out*os autores *efend**
</line>
<line>
que r*nda do depende*te deveria ser *
</line>
<line>
o
</line>
<line>
critério para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
concessão do aux*lio-reclusão, e n*o a renda do recluso.
</line>
<line>
Dias e Macedo (2010) argumen**m qu*, *esse tipo de benefício, *ão * *ossí*el
</line>
<line>
selecionar os beneficiários levando-se em conta a renda do reclus*. Se*u*do e*es, a reclusão
</line>
</par><par>
<line>
c*u*ará inexo*ave*mente o estado de necessidade par* as pessoas que
</line>
<line>
dependiam
</line>
</par><par>
<line>
econ*micam*n*e *o segurado.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Teresina PI, v. 21, n. *, art. 7, p. 131-14*, *un. 2024 w*w*.fsanet.com.*r/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. B. Lopes, M. S. Meleu
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
*lves (2007) também argumen*a qu* a emenda é injusta, pois não *eva e* conta a
</line>
<line>
*ituaçã* do dependente. Segundo ele, não há diferença entre o cidadão que contri*ui menos
</line>
<line>
para a Prev*dência *oc*al e aq*e** qu* con*ribui mais. Ambos serão presos e de*xarã* de
</line>
<line>
sustent*r su*s f*m*lias.
</line>
<line>
Contudo, as crianças são * gru*o *ai* afet**o p*las restriçõ*s imp**tas pel*s novas
</line>
<line>
l*gi*laçõe* do auxílio-reclusão, po*s **o maioria nas fam*lia* brasileir*s.
</line>
<line>
Conforme dados forneci*os *el* Instituto Brasileiro *e Geograf*a e Estatís*ica
</line>
</par><par>
<line>
(IBGE), a taxa de fecundidade n* Bras*l é
</line>
<line>
de 1,*6 fi*hos por mulhe*. *o entant*, ess* taxa
</line>
</par><par>
<line>
apresent* variações de ac*rdo com a faix* de rend*. Observa-** que as fam*lias com renda per
</line>
</par><par>
<line>
ca*ita d* at* u* quar*o d* salário mínimo tê* uma tax* *e fec*ndidad*
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
3,9 filhos por
</line>
</par><par>
<line>
m*lh*r, en*ua*to as *amí*ias *uja renda
</line>
<line>
*er c*pita é superio* a ci*co salários mí*im*s
</line>
</par><par>
<line>
registram uma *axa de fec*ndidade infe*i*r a 1,0 filho por *ulher (IBGE, 2023), vej*mos:
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: IBGE
</line>
</par><par>
<line>
Diante
</line>
<line>
d*stes números, é possí**l afirm*r que **anto mais p*bre f*r a f*mília *ais
</line>
</par><par>
</page><line>
crianç*s es*arã* expostas e vulneráv*i* às r*gra* *e con*es*ão d* auxílio-re*lus*o. Isso **orre
</line>
<line>
p*rque as famí*ias po*res s*o **is propensas a te* **is fi*hos, como j* *imos nos da*os do
</line>
<line>
IBGE. Além diss*, as fam*li*s *obres t*m **nos acess* a informa*ões e recur*os que podem
</line>
<line>
ajudá-las a compr*ender * cumprir a* *egras *o a*xílio-reclusão.
</line>
<line>
Out*o fat*r que *imita o acess* ao *enefício do auxíl*o reclusão que con**quentemente
</line>
<line>
ating* as crian*as é a b*rocracia *mposta de compr*vação de reclus** a cada três mes*s, o qu*
</line>
<line>
R**. FSA, *e*e**na, v. *1, n. 6, ***. 7, p. 131-145, jun. 202* www4.fsanet.com.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Auxílio Reclus*o em Favor da C*iança: Uma *bordag*m a Partir da *eoria de Amartya Sen
</line>
<line>
137
</line>
</par><par>
<line>
d*ficulta a man**enção do benefício par* as pessoas simples e pobr*s. Is** ocorre *or uma
</line>
<line>
série de razõe*, incluindo:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
A burocracia *e comprovação d* rec*usão a c*da três meses é u* d** principais *otivos
</line>
<line>
para a suspens*o do auxílio-reclusão" (IPEA, 2022).
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
As famílias simpl*s * pobres podem te* dificuldade **
</line>
<line>
a*es*ar in**rmações sobre como
</line>
</par><par>
<line>
ob*er * declaração de reclusão, di*icul*ade de deslo*amento *t* a unidade prisional para
</line>
<line>
obte* a d*claração de r*cl*s*o e custos *ssociados à o**enção ** d*claração de r*clusão"
</line>
<line>
(IPEA, 2022).
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
A burocr*c*a im*osta d* *omprovação de reclusão a cada t*ês m*ses é u*a bar*eira p**a
</line>
</par><par>
<line>
* acesso ao benefício e
</line>
<line>
pode levar à susp*n*ão do bene*ício p*r*
</line>
<line>
família* p*bres"
</line>
</par><par>
<line>
(Comi*são de Direi*os Humano* da OAB, 202*).
</line>
<line>
Esses estudos mostra* que ** **ficulda*es de acesso à *nfo*ma*ão, dificuldade de
</line>
<line>
des*ocame**o e custos associados à obten*ão da declaração de reclu**o são ba*reiras **a*s *ue
</line>
<line>
podem impe*ir que fa*ílias *o*re* t*nham ace**o a esse benefíc*o.
</line>
<line>
D*ssa form*, as alterações legislativas *êm c*iado u* c*im* de incerteza e in*e*urança
</line>
</par><par>
<line>
par* as famílias q** recebe* o auxíli*-**clusão, pois, a*é* *os n**os c*itérios de
</line>
<line>
limit*çã*
</line>
</par><par>
<line>
ao acesso me*cionados acim* a cada três meses, as famíli** precis*m *omp*ov*r a reclusão
</line>
<line>
do segurado, o que *ode levar à suspensão do benefíc*o, *aso isso n*o aconteça.
</line>
<line>
*omo exaustiva*ente divulg**o na mídia, todas *ssas alterações *or*m jus*ificadas
</line>
</par><par>
<line>
pelo governo federa* c*mo uma forma de reduzir o déficit previ*enciá*io. No entanto,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*l**ração foi crit*ca*a por e**i*ades que d*fendem o* direitos d*s preso* * de s*u* familiares.
</line>
</par><par>
<line>
E*es a*eg*m
</line>
<line>
que a exigência di**rimina os presos q*e não têm uma long* história
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
c*ntribu*çã* previdenci*ria, q*e são a maioria, fe*in*o importantes princípios co*stituc*onais,
</line>
<line>
como o da dignidade humana, da proteção f*mi*ia* e da erradicação da pobreza.
</line>
<line>
Contudo, a dispa*idade soci*l e a exc**são social aumentam as pro*ab*lidades de
</line>
</par><par>
<line>
env*l*imen*o
</line>
<line>
e* atividad*s crimi*osas, especia*m*nte quand* *m mem*ro da famíl*a fica
</line>
</par><par>
<line>
desa*s*stido, *eva*do-o a cometer del*tos para
</line>
<line>
ga*antir sua so*rev*vência ou recorrer ao
</line>
</par><par>
<line>
envolvimento com s*bst*ncias ilícitas, uma vez que a principal fonte
</line>
<line>
*e sustent* f*i
</line>
</par><par>
<line>
compro*e*ida. Dian*e desse
</line>
<line>
cenár*o, torna-se i**erativo *p*io do *stado, uma vez *ue o
</line>
</par><par>
<line>
qualquer *essoa qu* tenha um mínimo de compaixã* pelo próximo não d*sej* qu* os demais
</line>
</par><par>
<line>
membros da *amília *ri*he* o m*smo caminho daquele que foi p*i*ad* da
</line>
<line>
liber*ade
</line>
</par><par>
<line>
(Adaptado de ARAÚJO, *012).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, *eresina PI, v. 2*, n. 6, *rt. 7, p. 131-*45, jun. 2**4 www4.fs*n*t.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. B. Lopes, M. S. Meleu
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
<line>
* RESULTADOS * DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
3.1 * Limit*ção *o Acesso das Crianças ao Be*e*ício d* Aux*lio Reclusão e * Res*rição
</line>
<line>
da Capa*idade ** Obt*n*** de Re*urs*s *ssen*iais Para seu Dese*volvi*ento e Bem-
</line>
<line>
Estar, a Partir da Perspectiva Teór*ca de *ma*tya Sen.
</line>
<line>
A fundam*ntação *o pensa*ent* de *martya Sen repousa n* centr*lidade da
</line>
<line>
liberdade como um guia essenc*al para a estruturação das rela*ões h**anas e sociais. No
</line>
</par><par>
<line>
cerne de sua
</line>
<line>
fi*osofia,
</line>
<line>
as capacidades são
</line>
<line>
delineadas
</line>
<line>
como liberda*es substantiv*s
</line>
</par><par>
<line>
fund*men*ais p**a a *eal**ação ind*vidual e i*tegração na dinâmica social. Esse enfoque não
</line>
<line>
apenas deli*eia a importâ**ia da *iberdade, mas t*mbém ressalta a necessidade de eq*ilíbr**
</line>
<line>
nas relaçõ*s soc*ais, na **alia*ão do funcionament* da organizaç*o social e nas condições de
</line>
<line>
bem-***ar individu** e coletivo.
</line>
</par><par>
<line>
Em suas reflexõ*s *obre o *ulticul*ur*lismo e nas relações int*rnacionais,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pensamento de Sen ab*ange as co*diçõ** necessárias pa*a mitigar as desigualdades que
</line>
</par><par>
<line>
a*eaçam a org*nização equitativ* das comunidade*. Re**nhecendo a plu*alidade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
interesse*, cultu*as e f*rmas d* organização presentes *m *iferentes contextos, *le destaca
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
importância de um* ab*rdagem flex*vel e in*lusiva para promove* um* *ociedade *us*a.
</line>
</par><par>
<line>
É notório *ue a es*olha
</line>
<line>
do termo "capacidades",
</line>
<line>
*m *et*iment* de "*apacidade"
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
"capacitações", é um* *ace*a *ssencial n* com*reensão do p*nsamento de Sen. Essa
</line>
<line>
e*col*a
</line>
</par><par>
<line>
vi s a
</line>
<line>
não ape*as um e*t*ndimento filosófico *ais *rofundo, mas também incorpora
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
cont*ib*ição de S*n provenien*e das ciências *co*ômi*as
</line>
<line>
e sociol*gi*. A* cont*ário
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
"capacitação", que pode *ug*rir *ma aç*o *aterna*ista, "capaci*ade" abraç* a presen*a
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
pessoa co** agente ativo,
</line>
<line>
d*tado da capacidade *e interfer*r e t**ar decisões em diversas
</line>
</par><par>
<line>
e*feras da **da social.
</line>
</par><par>
<line>
*o *mb*to da at*a*ão c*mo agente, Sen de*taca a influência crítica que os indiv*duo*
</line>
</par><par>
<line>
exercem na organizaçã* **sti*ucio*al, social e cult*r*l. E*sa atuação vai
</line>
<line>
além
</line>
<line>
do mero
</line>
</par><par>
<line>
recebimento de ben*f*cios, incorporando a capaci*ade
</line>
<line>
de inter*erir *oli*icamente
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
organização *ocial *or
</line>
<line>
me*o de inst*ument*s
</line>
<line>
democrát*cos, **mo os *ireito*
</line>
<line>
d* vo* o ,
</line>
</par><par>
<line>
*iberd*de de *ssoc*ação, expressão do
</line>
<line>
pens**ento i*p*ensa livre. Es*a aborda*em ativa e
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
c*ucial para *oncretizar as liberdades *ubstan*iva*, alcança* a just*ça * fortalec*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
democracia.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
*ompreensão
</line>
<line>
aprofund*da do *ermo "ca*acidade" é desta*ada por Sem,
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
reconhecer *s limit** semâ*tic*s da palavra, ao me**o tempo em que amplia a compreen*ão
</line>
</par><par>
<line>
alé* d*s condições tradiciona** de
</line>
<line>
bem-estar s*cial. Sen afirma que a escolha
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 21, n. 6, a**. 7, p. 131-145, jun. 2*24
</line>
<line>
**w4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Auxílio *e*lu*ão ** Fa*or da *ria*ça: U*a Abord*gem a **rtir da Te*r*a d* Amartya Sen
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
<line>
"ca*aci*ades" represe*ta as combinações altern*tivas que um*
</line>
<line>
pesso* pode fazer e *e*,
</line>
</par><par>
<line>
enfoca*do não
</line>
<line>
apenas a van*a*em individual, mas ta*b*m avali*ndo as cap*cidades
</line>
</par><par>
<line>
i*divi**ais *om* par*e **sencial da base de *nformações relev*ntes para uma *valiaç*o
</line>
<line>
totaliza**ra da vantagem social.
</line>
<line>
Ao ro*per c*m a de*endên*ia de *ondições predefin*d*s de justiça, S** destaca qu*
</line>
<line>
as *azões das esc*lha* i*div**uais n*o podem ser condicionadas a prem*ssas específ*cas.
</line>
<line>
Co*t*d*, ressalta a resp*nsa**li*ade das instituições e mecanism*s sociais em ofer*cer as
</line>
</par><par>
<line>
condiçõe* *ecess*rias para qu* as
</line>
<line>
*essoas possam *eali*ar livr*mente suas escol*as,
</line>
</par><par>
<line>
*onvertendo os *ens p**már*os em cap*cidades.
</line>
<line>
O *roce**o de *scolha operado *elos indivídu** represent* a maturidade de uma
</line>
<line>
sociedade *emocr*ti*a, ref*etindo os d*ver*os interess*s, habilidad*s e valores cultur*is. Nesse
</line>
</par><par>
<line>
*ontex*o, a* *apacidades
</line>
<line>
nece*sá**as
</line>
<line>
pa*a viver em
</line>
<line>
soci**ades com padr*es elevados
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
desenv*lvime*to podem *ariar signi*icativam*nte daque*as requerid*s em a*bi*ntes *ociais,
</line>
<line>
*olí**cos * e*on*micos def*cie*tes.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, a
</line>
<line>
co*preensão profunda do conceito de "capaci*ade" p*oposto por Amartya
</line>
</par><par>
<line>
Sen não ape*as
</line>
<line>
e***quece a filos*fia do pensador, mas
</line>
<line>
também
</line>
<line>
promove uma abordagem
</line>
</par><par>
<line>
mais holís*ica e adaptá*el pa*a a pr*m*çã* da liberdade s*bstantiva, *ustiç* * democ*acia e*
</line>
<line>
cont*xtos diversos e dinâmicos.
</line>
<line>
* part*r da pers**ctiva teórica de Amar*ya Se*, a limitaçã* ao *cesso das crianças ao
</line>
<line>
*enefício de a*xíl*o-rec*usão pode ser comp*e*ndida como uma restri*ão à s*a capacidad* de
</line>
<line>
obtenção d* *ecursos essenciais para s** des*nvolvimen*o e b*m-estar.
</line>
<line>
D* acordo com *en, o conceito d* c*pacida*e e*tá intrinseca*ent* li*a*o a* aspecto
</line>
<line>
de *portunid*de *a li*erdad*, se*d* considerado em relação a oportunida*es "**ran*e*tes" e
</line>
</par><par>
<line>
não apenas c*ncentran*o-se no q*e ocorre na "culminação". A perspectiva da
</line>
<line>
capa*idade
</line>
</par><par>
<line>
destaca a imp*rtância central d*s desigual*a*es d* c*pacidade na ava**açã* da* dis*aridades
</line>
<line>
soc*ais (*EN, 2012, *. *66).
</line>
<line>
Como **s*o anteriormente, a legislação relativa ao auxílio re**usão vem so*rend*
</line>
</par><par>
<line>
divers*s alterações a* longo dos *no*, sem**e no sent*do
</line>
<line>
de ben**iciar os cofres públicos,
</line>
</par><par>
<line>
cob*ir o "déficit", em tro*a de condenar as cria*ças *i*has daqu*les que cumprem pena a viver
</line>
<line>
em **t*do de m*séri*.
</line>
</par><par>
<line>
*xiste tam*ém
</line>
<line>
um* questão relaci***da * políti*as *ue tor*a a distinção e*tre
</line>
</par><par>
<line>
c**acidade* e realizações *mpo**ant* p*r
</line>
<line>
um* razão diferente. Essa questão diz *esp*it*
</line>
<line>
às
</line>
</par><par>
<line>
*espons**i**d*des e obrigações *erais das socied*d** *
</line>
<line>
d* o*tras pe*soas em
</line>
<line>
*uxiliar os
</line>
</par><par>
<line>
necessi*ados, o que pod* se* crucial tanto para as disposiçõ*s públicas dentro
</line>
<line>
do* Estados
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *e*es*na PI, v. 21, n. 6, ar*. 7, p. 131-145, jun. 2024 *ww4.fsanet.c*m.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. B. Lo**s, M. S. Meleu
</line>
<line>
140
</line>
</par><par>
<line>
c*m* para * exe*cício glob** d*s direitos h*manos. Ao av*lia*m*s a* vantagen* *elativ*s
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
adult*s r*sponsáveis, p*de ser ap*opr*ado *onsider*r que as reivindicações i*dividuais *a
</line>
<line>
sociedade s*o m*is bem p*rcebidas em re*ação à *iberd*de *e r*aliza* (dada pel* *onjunto *e
</line>
<line>
oportunid*des reais) em vez das real*za*ões efet*vas. Po* exemp*o, a i*portânci* de g*rantir
</line>
<line>
alg*m ti*o de c*i*ado *á**co *e saú*e **tá p*incipalm**te *elacionada a fornec*r *s pessoa* *
</line>
</par><par>
<line>
capac*dade d* *elhorar seu estado d* saúde. Se um* pessoa tem *portunidade de *ece**r a
</line>
<line>
cuidados de saúde socialmente ga*an**dos, mas decide, c*m plen* conheci*ento, não faz*r
</line>
<line>
uso dessa oportunidade, **t*o pode-se a*gumentar que *ssa privação n*o é uma *uestão social
</line>
</par><par>
<line>
tão pr*mente q*a*to s*ria a omissão em prover a *ssa *esso* oportun*dade *e re*eber *
</line>
<line>
cuidados de saúd* (SEN, 2012, p. 272).
</line>
</par><par>
<line>
C*ntud*, como se pode o*s*rva* no
</line>
<line>
exemplo ac*ma, *emos um problem*
</line>
<line>
socia*
</line>
</par><par>
<line>
*u**do tiramos a oportu*idade de alguém re*eber *uxíl*o - seja médico, como o exe*plo, o*
</line>
<line>
financeiro, como no cas* do auxílio reclu*ã* - pois se apl*car*os ess* per*pectiva *eórica ao
</line>
</par><par>
<line>
*ema
</line>
<line>
da limitação a* acesso das crianças ao b*nefí*io de auxílio rec*usão, poderíamos
</line>
</par><par>
<line>
con*iderar o imp*c*o nas ca*acid*des e fun*ionam*ntos das cria*ças afe*adas.
</line>
<line>
Des*a forma, ao limitar * dire*to das *rianças, tem-se ao *esmo tempo a li**tação das
</line>
</par><par>
<line>
capacid*des de buscar livremen*e sua* opo*tunidades. Sen discute o papel da justiça
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
expansão das capacida*es huma*as. Ele ar*u*enta que a justiça deve s*r e*tendid* como um
</line>
<line>
*roces*o *e promo**o das capacid*des das pe*s*as, não ap*nas como uma di*tribuição
</line>
<line>
equitativa ** be*s e *erviços (SEN, 20**, p. 267).
</line>
<line>
Além dos d*versos *xem*los bri*hantes que Sen traz em sua *bra, *esta*a*os um *u*
</line>
</par><par>
<line>
il*stra bem respei*o às capacidades e reduçã* *as *njustiça* em uma *itu*ção que envolv* o
</line>
</par><par>
<line>
três *riança* (Ann*, Bob e *arla),
</line>
<line>
que viv*m
</line>
<line>
e* contexto* so*iais dif*rentes, e *ma fla*ta;
</line>
</par><par>
<line>
A*ne Reivindi*a qu*rer a *l*uta porque é a única que sabe toc*r e porque seria injus*o ne*ar a
</line>
<line>
flauta à ún*ca que sabe tocá-la. Se isso f*ss* tudo o que você soubes*e, teria uma forte ra*ão
</line>
<line>
para dar a flaut* à *rimeira cria*ça; *ob defende qu* a f*auta seja del* p*rq*e, en*r* *s t*ês, é
</line>
<line>
o ún*co tã* pobre que não possui brinqued* al*um. Se você *iv*sse escutado apena* **b, **ria
</line>
</par><par>
<line>
u*a *orte ra*ão *ara
</line>
<line>
da* a ele *lauta; Carla d** qu* co**tr*iu a flauta us*ndo a* pr*prias *
</line>
</par><par>
<line>
mãos, trabalhou de fo*ma zelosa *urante meses s* quando terminou o *rabalho "*sse* e
</line>
<line>
ex*ropriadores surgiram para tentar me t*rar a flauta". Se você tivesse escu*ado a *e*laração
</line>
</par><par>
<line>
de C*rla, est*ria in*lina*o a dar a ela * *lauta em reconhecime*to a sua
</line>
<line>
compre*nsível
</line>
</par><par>
<line>
p*etensão a algo que e*a mesmo fez (SEN, 2012, p. 43 a 45).
</line>
</par><par>
<line>
O e*emplo an*e*i*r suscita r*fle*ões p*ofundas ace*ca de ques*õ*s relacionadas
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
j*stiça e
</line>
<line>
capac*dades. * criança que
</line>
<line>
con*truiu * fl*u*a, p*r ex**p**, tem a habilidad* de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 21, n. *, art. 7, p. 13*-1**, jun. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Auxílio Reclus*o em Fa*or *a Criança: Uma Abordagem a Partir da Teoria de Amartya Sen
</line>
<line>
1*1
</line>
</par><par>
<line>
*abricar o*tra, *nqu*nto aq*e*a q*e sabe t*car, por não ser economic*men*e des**vorecida,
</line>
</par><par>
<line>
p*s s ui
</line>
<line>
*ecu*sos * capacidade pa*a adquirir ou até me*m* para adquirir matéria-prim*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
aprender a *onstrui* u** flaut*. Em co*trapartida, a crian*a de c**dições s***oeconômica*
</line>
</par><par>
<line>
mai* precárias
</line>
<line>
e*contra-se em uma
</line>
<line>
des*antagem significativa, p*dendo não ter outra
</line>
</par><par>
<line>
*p*rtunidade de ter um brinq*edo. No entanto, a* poss*ir a *lauta, e*a poderia desen*olver a
</line>
</par><par>
<line>
habilidade
</line>
<line>
de tocá-**, u*a
</line>
<line>
*e* que possui a *apac***de pa*a
</line>
<line>
tal. Ess* capaci*ade re*ém-
</line>
</par><par>
<line>
ad*uiri*a *ode*ia a*é mesmo abrir caminho para o desenv**vimento de habilidades m**icais
</line>
<line>
notáveis, pois também demonstra ter potencial nesse *a*po. D*ante desse cenário, questiona-
</line>
<line>
*e: seria just* priv*r a cri*nç* *e condi*ão econô*ica *esf*vorável de *an*er a flauta?
</line>
</par><par>
<line>
Na o**a "A ideia de just*ça", Amartya Sen desenvolve
</line>
<line>
uma te*ria da jus*iça baseada
</line>
</par><par>
<line>
na ideia
</line>
<line>
de *apac*d***s. Sem, ao tratar
</line>
<line>
da ap*icação d*s princí*ios Rawls*an*s de just*ça,
</line>
</par><par>
<line>
de*ende
</line>
<line>
que as capa*idades são as oportunid*des qu* as pess*as
</line>
<line>
*êm *e real*zar e*colha*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
viver uma vida q*e valorize. *s *apacidades são det**minadas por uma série de fatores,
</line>
<line>
incl**ndo *ecursos ma*er**is, sociais e c*lturai* (*EN, 2012, p. 89).
</line>
</par><par>
<line>
Ainda, em sua obr* S** discute p*pel da jus*iça na expa*s*o das capacidades o
</line>
<line>
humanas. Ele argume*ta que a justiça deve ser e*tend*da como u* **oces*o de promoção das
</line>
<line>
capacidade* das pe*soas, não apenas como uma distribuiç*o equitativa de bens e *erviços
</line>
<line>
(**N, 2012).
</line>
<line>
Aplicando o co*ceito de Am*rt*a Sen ao foco deste artigo, que é a restri*ã* *o acesso
</line>
</par><par>
<line>
*as cria*ç** ao
</line>
<line>
a*xílio-recl*são, p*demos entender que essa
</line>
<line>
limi*ação rep*es**ta *ma
</line>
</par><par>
<line>
pos*ível violação da justiça. Iss* se dá pelo f**o d* que ela r*stringe a capa*idade *as *rianças
</line>
<line>
e* o*ter recur*o* c*uciais par* seu pleno desenvolvim**to, p*is as crianças têm o dire*to *e
</line>
<line>
crescere* * s* des**v*lver*m em *m ambi*n*e seguro e protegido. A l*mitação do *ces*o *o
</line>
<line>
auxílio-*eclu*ão pode prej*dicar o de*envolvimen*o d*s crianças, pois pode levar à *edução d*
</line>
<line>
*enda familiar * à *ncerteza.
</line>
<line>
A partir dess* perspec**va, a limitação d* acesso das crianças ao benefício d* auxílio-
</line>
</par><par>
<line>
r*clusã* *ode ser c*nsider*da um* v**lação
</line>
<line>
da justiça, *ois r*str*nge *
</line>
<line>
capacidade
</line>
<line>
*a*
</line>
</par><par>
<line>
c*ianças de obterem r*curso* *s*enciais para seu desenvolvimento.
</line>
<line>
4 CONSIDERAÇÕES *INAIS
</line>
<line>
Ao lo*go d*ste trabalho, ex*l*ram** as *l*eraçõ*s legislativas que impõem *imitações
</line>
</par><par>
<line>
ao acesso ao benefíc*o do
</line>
<line>
au*ílio-recl*s** e* fa*o* d*s crianças, bem
</line>
<line>
como anal**amo* as
</line>
</par><par>
</page><line>
con*equênci*s dessas re*triçõe* à luz d* perspectiva t*órica de Amartya Sen.
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresi*a PI, v. 2*, n. 6, art. 7, p. 131-145, ju*. 2024 www4.fsa*et.com.*r/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. B. L***s, M. S. Meleu
</line>
<line>
142
</line>
</par><par>
<line>
N* primeiro ca*ítulo, "As Al*erações Legislativ*s que Imp*em Limit*ções para o
</line>
</par><par>
<line>
Acesso *o Benefício
</line>
<line>
do Auxílio-R*clu*ão em Favor da* Cria*ças", exami*am*s d*
</line>
<line>
pe*to as
</line>
</par><par>
<line>
mudanças normativas q*e impac*am diretam*nte as cr*anças benef*ciárias des*e auxílio.
</line>
</par><par>
<line>
Identificam*s como
</line>
<line>
essas alt*raçõ*s podem ter *m impacto sig*ifica*ivo n* capacidad*
</line>
<line>
*as
</line>
</par><par>
<line>
cri*nças de ace*sar recu*so* *ssenci*is para s*u desenvo*vimento e bem-es**r.
</line>
<line>
No segundo capítul*, "* Limitação ao Acesso das Criança* ao Be*efício *e Auxíli*-
</line>
</par><par>
<line>
Reclus*o e
</line>
<line>
* *estri*ão da Capacid*d* de *bt**ção de Recursos Essen*ia*s para se*
</line>
</par><par>
<line>
Desenvo*vimento e *em-Estar, a *artir da Perspectiva Teórica de Amartya S*n", aplica**s a
</line>
<line>
perspectiva te*ri*a de Amarty* Sen para *profun*ar no*sa compreensão *as i**lica*ões
</line>
<line>
*oc*ais e **manas dessas restriç**s. Destacamos como a lim*tação ao a*xíli*-*eclu*ão pode
</line>
<line>
**eta* a capacidade das crianças ** desenvolverem-s* int*gra*men*e, restringindo seu acesso a
</line>
<line>
oportun*dades educ**ionais, recu*sos bá**co* e p***icipação n* vid* social.
</line>
<line>
Em síntese, a *n*lise dessas duas per**ect*vas c**verge*tes rev*l* que as restrições ao
</line>
<line>
auxíli*-*ecl*são para crianças não apenas têm im**ic*çõ*s dire*as em *u* qu**idade de v*da,
</line>
</par><par>
<line>
*as
</line>
<line>
t*mbém p*de* perpetua* d*sigua*dade* injustas. Ness* *ontexto,
</line>
<line>
a *bordagem d*
</line>
</par><par>
<line>
Amartya Se* destaca a imp*rtânci* de garantir a i*ua*dad* de oportunidades e o ac*sso
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
recurs** essenciais pa** *romover um desenvo*vimento *umano pleno.
</line>
</par><par>
<line>
Po**anto, refo*ç*m*s * necess*d*de de re*v*liar a* polí*icas que afetam o a*ess*
</line>
<line>
*as
</line>
</par><par>
<line>
cri*nças ao benef*cio do auxílio-reclusão, busca*do alinhar essas medida* co* os princípios
</line>
<line>
funda*entais d* *usti** social, igual*ade de opo*tun*dades e *espeito pelo* dir*itos **m*nos.
</line>
</par><par>
<line>
Este
</line>
<line>
*rab*lho c*ntribui para a *eflexão sobre como as políti*as p*dem
</line>
<line>
s*r ajust*das para
</line>
</par><par>
<line>
assegu*arem um am*iente
</line>
<line>
*ropício ao *leno desen**lv*m*nto d*s criança*
</line>
<line>
e* sit*açõe*
</line>
</par><par>
<line>
familia*e* adver*os.
</line>
</par><par>
<line>
R*FERÊNCIAS
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ANSILIERO, G; COSTANZI, R; PE*EIRA, *. S. A pens*o por morte no *mb*to do
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j un. 2023.
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BRA*IL. Le* n. 10.**9, de 25 de nov*mbro de 2*0*.
</line>
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<line>
BR*SIL. Lei n. *3.1*5, *e 17 de j*nho de 20*5. Alter* as L*is nº 8.2*3, de 24 de julho de
</line>
<line>
1991, nº 10.876, de 2 *e ju*ho de 2004, n* 8.112, *e 1* d* dezemb*o *e 1*90, e n* 10.666, *e
</line>
<line>
8 de maio de 2003, e dá outras providências. Brasília, 17 de jun. *e *015. Di*ponível *m:
</line>
</par><par>
<line>
https://www.p*analto.g*v.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/201*/*ei/L131*5.htm.
</line>
<line>
Ac*sso
</line>
<line>
em:
</line>
<line>
15
</line>
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<line>
j u*. **2*.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL. *ei n. 13.846, de *8 de ju*ho de 2019. Inst*tui o Prog*ama Especial para Aná*ise de
</line>
</par><par>
<line>
Ben*f*cios com Indícios
</line>
<line>
de Irre*ularidade, * Prog*ama de Revisão de Benefíc*os po*
</line>
</par><par>
<line>
Inc*pa*idade, o Bônus de Desempenho Instituciona* por Anál**e d* Benefícios com I*dício*
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
Irregul*ridad*
</line>
<line>
d* Monitoramento Ope*acio*al de Ben*fíci*s e o *ônus de Desemp**ho
</line>
</par><par>
<line>
I*st*tuc*onal p*r Per*ci* Méd*ca em *enefícios por Incapa**dade; altera as Leis no* 6.015, d*
</line>
<line>
31 de *ezembro de **73, 7.783, d* 28 d* j**ho de *989, 8.112, d* 1* d* *ezemb*o de 1**0,
</line>
</par><par>
<line>
8 .2 * 2 , d e * 4 d e j u l h o d e 1 9 9 1 , * .2 1 3 ,
</line>
<line>
de 24 d* julho d* 1*91, 8.742, *e de *ezembro *
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
1993, 9.620, de * *e abril de *9*8, 9.*17, d* 27 de novembro de 1998, 9.796, de * d* ma*o d*
</line>
<line>
1999, 1*.855, de 1º *e ab*il de 2004, 10.876, d* 2 de junh* de 2004, 1*.887, de 18 de ju*ho
</line>
</par><par>
<line>
d e * 0 0 * , 1 1 .4 8 1 ,
</line>
<line>
de
</line>
<line>
31
</line>
<line>
de mai* de
</line>
<line>
2007, e
</line>
<line>
11.907, de 2 ** fev*reiro de 2009; e revoga
</line>
</par><par>
<line>
dispo*it**o da L*i nº 10.666, de 8 de maio de 20*3, e a **i nº 11.720, de 20 de j*nho de 2008,
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</line>
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<line>
Lei nº
</line>
<line>
1 0 .6 6 6 ,
</line>
<line>
de * de maio
</line>
<line>
de
</line>
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200*. Bra**l*a, 30 dez. 201*. Dis*onível em:
</line>
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Rev. **A, Ter*s*na PI, v. 21, n. 6, art. 7, p. **1-*4*, jun. 2*24
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de *bt*nção *a declaração **
</line>
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<line>
*eclusão é bu*ocrát*co e
</line>
<line>
pod* ser inaces*ível para famílias p*bres. *n: Dir**to e Democ*acia.
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T*or** de Amar*ya Sem. *ev. FSA, *eresina, v. 21, n. 6, art. 7, p. 131-145, jun. 2024.
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A*x*l*o Reclu*ão e* Favor da *riança: Uma Abordagem a Pa*t*r *a T*oria de Ama*tya Sen
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145
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Contribui**o do* A*tore*
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A. B. Lo*es
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M . S. Me*eu
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1) co*cepção e planejamento.
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2) *n*lise e i*terp*etação dos *ado*.
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3) e*abo*ação do rascu*ho *u na *evisão cr*tica do *on*eúdo.
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X
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X
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4) parti*ipação na aprov*ção da versão **nal do manusc*ito.
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Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 6, art. 7, p. 131-145, jun. 2024
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**w4.fsanet.com.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)