<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 6, art. 7, p. 131-145, j*n. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.21.6.7 </line>
</par>
<par>
<line> Au*ílio Reclusão em Favor da Crianç*: U*a Abordag*m a *artir ** Teoria de Amar**a Sen </line>
<line> Reclus*on Aid for Ch*ldre*: A* Approach *ased on Amart** Sen's *heory </line>
</par>
<par>
<line> Ale*san*ro Bra*i* Lopes </line>
<line> M*strado em Direito Un*ve*sidade Regiona* ** Blumenau- *URB </line>
<line> Graduação e* Direito p*la Universi*ade Cidade de São *au*o </line>
<line> E-mail: aleksan*rol@furb.b* </line>
<line> Ma*celino d* *ilva Me*eu </line>
<line> *outorado em *i**ito pela *niversidade do V*l* do Rio dos *inos </line>
<line> Profes*or permanente e pe*qui*ador do PPGD/F*RB. L*de* do Gr*po de Pesq*is* C*Pq/FURB </line>
<line> E-m*il: m*eleu@furb.br </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Aleksandro Brasil Lopes </line>
<line> *ditor-Chefe: Dr. T*n*y *e*le* de Al*nca* </line>
</par>
<par>
<line> *PGD-FURB - Rua Antô*i* da Ve*ga, nº 140, Ba*rro </line>
<line> Rodr**u*s </line>
</par>
<par>
<line> Itoupava Seca - Blumena*/SC - CEP: *9.*30-903.Bra**l. </line>
</par>
<par>
<line> *nde*eço: Marc*lino da Sil** Meleu </line>
<line> Ar*igo rec*bido em 27/*2/202*. Última </line>
<line> ve*são </line>
</par>
<par>
<line> PPGD-*URB - Ru* Antônio d* *eiga, nº 14*, Bairro </line>
<line> recebi*a em *1/*3/2024. Aprovado em 22/*3/*024. </line>
</par>
<par>
<line> Ito*pava Se** - Blume*au/SC - CEP: 89.030-903.Bra*il. </line>
</par>
<par>
<line> Ava**ado pelo sistema Triple R*view: Des* Review a) </line>
<line> pelo Editor-Chef*; e b) Dou*l* Blind Rev*ew </line>
<line> (avalia*ão c*g* por *ois avaliado*es da área). </line>
<line> Revisão: Gra*atical, No*mat*v* e de Fo*matação </line>
</par>
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<par>
<line> A. B. Lopes, M. S. M*leu </line>
<line> 132 </line>
</par>
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<line> RES*MO </line>
</par>
<par>
<line> **te arti*o prop*e uma a*á*ise c*ítica dos critéri*s qu* limitam o acess* ao auxílio reclu*ã* </line>
<line> *m f*vor das cr*anças no con*ext* brasileiro, *nvestigan*o sua influência na concreti*aç*o d* </line>
</par>
<par>
<line> justiça social, especialmen*e sob a *ers*ectiva teórica de Amartya *en. Isso por*ue h* </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> restr*ção significativa no acesso a* benefíci*, </line>
<line> *xcluindo </line>
<line> dependentes </line>
<line> de recl*s** </line>
<line> no *egime </line>
</par>
<par>
<line> se**abe*to * i**ondo limi*ações *e renda a* instituido*, b*seando-*e na necessidade de </line>
<line> compr*e*d*r como tais l*mitações afeta* a **e*i**dade dos dire*tos sociais repre*en*ados *elo </line>
</par>
<par>
<line> auxí*io à reclu*ão e, por *onseguinte, à </line>
<line> promoção da justiça soci** </line>
<line> em um ambiente </line>
</par>
<par>
<line> d*mocrático. Adotando uma a*o*dagem qu*litativa * m*t*do o </line>
<line> hipotético-dedutivo de Ka*l </line>
</par>
<par>
<line> Popper, * p*squisa emprega </line>
<line> proc*diment*s *e pesquisa bibliográfic* e do*umental pa*a </line>
</par>
<par>
<line> e*umerar as a*terações l*gislat*v*s e </line>
<line> **ent*f*c** as limi*açõ*s ** ace*so a* b*nefí*io. </line>
</par>
<par>
<line> Co*siderando *e**pectiv* de Sen, * não a </line>
<line> ac**s* ao auxílio *eclusão para crianças </line>
<line> vi *l a </line>
</par>
<par>
<line> princípios fundamentais de jus*iça, como igualdade, liberda*e e oportunidade, prejudicando o </line>
</par>
<par>
<line> d*senvo*vimento de crianças e* situação </line>
<line> *e vu*nerab*l*dade. </line>
<line> *o final, conclui-se que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **evi*ência não d*ve focar nos c*itérios econômicos e sim na justiça so**al, levando em cont* </line>
<line> as oportunidades re*is de c*da indivíduo. Port*nto, uma análise mais abrangen*e é nece*sár*a </line>
<line> para efetivar a justi*a socia* nesse cont*xto. </line>
<line> Palavr*s-Cha*e: Aux*lio Re*lusão. Direito da Crian*a. Justiça Social. </line>
<line> AB*TR*CT </line>
<line> This artic*e proposes a critica* analysis of *he criteria th*t limit access *o child benefit in t** </line>
<line> Brazilian co*text, investi*ating its influence o* t*e real*z*tion of social justic*, especial*y </line>
<line> from the theoret*cal *e**pective of Amar*ya Sen. *his is bec*use the*e is a significant </line>
<line> rest*ic*i*n on *ccess to t*e benefit, exclud*ng *epen*ents of pris*ne*s in t*e semi-op*n r*gime </line>
<line> and imposi** income l**itations on th* i*stitution, *ase* on **e need to underst*n* how such </line>
<line> limitations aff*ct the effec*iveness of th* social r*ghts repre*en*ed b* child *enefit and, </line>
</par>
<par>
<line> co*seque*tly, the promotion o* soci*l j*sti*e in </line>
<line> a </line>
<line> democr*tic env*ronm*n*. Adopting </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> q*a*it*t*ve ap*roach and *arl Poppe*'s hypot*etical-de*uctive method, the rese*rch employ* </line>
</par>
<par>
<line> bibliog*aphical and </line>
<line> documenta** research </line>
<line> pr*cedures *o list the legislative changes and </line>
</par>
<par>
<line> i*entify the *imita**on* to access to th* benefi*. **om Sen'* perspec*ive, access to chil* bene*i* </line>
<line> violat*s *un*ame*tal p*i*ciples of justice, such as equali*y, freedom and o**ortunity, harmin* </line>
</par>
<par>
<line> the develop*ent *f chil**e* in vulnera*le situat*ons. </line>
<line> The conclus*on *s that social security </line>
</par>
<par>
<line> sho*ld n*t focus *n economic c*iteria but ** social </line>
<line> *ustice, t*king </line>
<line> i*to account </line>
<line> the real </line>
</par>
<par>
<line> opportunit*es of e**h individua*. There*o**, * m*r* </line>
<line> comp*e*ensiv* analysis is *eed*d t* </line>
</par>
<par>
<line> *chieve soc*al justice in this context. </line>
</par>
<par>
<line> Keyw*rd*: Pr*son Assistance. Children's Ri*hts. Social J*stice. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. *1, n. *, art. *, p. 131-145, ju*. 20*4 </line>
<line> ww*4.**anet.com.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Auxílio Reclusão e* Favor da Criança: Uma *bo*d*gem a Pa*tir *a Teoria d* *ma*t*a Sen </line>
<line> 133 </line>
</par>
<par>
<line> 1 I*T*ODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A concreti*açã* ** **stiça s*cial em sociedades dem*cráticas pressupõe uma análise </line>
</par>
<par>
<line> críti** e aprimora**n*o contí*uo de </line>
<line> pol*ti*as s*c**is, esp*c*alment* *aquelas </line>
<line> re*acionadas </line>
</par>
<par>
<line> aos direit*s fundamen**is *a* cri*nças. No contexto b*asileiro, </line>
<line> *s rec*ntes altera**es </line>
</par>
<par>
<line> legislat*vas nas cond*ções </line>
<line> de ace*so a* be*e*íc*o do auxílio rec**s*o em favor das c*i**ças </line>
</par>
<par>
<line> sus*itam *ues*ões rel*vant** q*anto à </line>
<line> efet**idade **sses direitos e à pro*oção da *us*iça </line>
</par>
<par>
<line> socia*. </line>
</par>
<par>
<line> O presente estu*o concentr*-se na proble*á*ic* dos *ritério* que l*mitam o acess* *o </line>
<line> **xílio à *eclusão às crianç*s e sua *ote*cial impli*ação n* c*nc**tiza*ão da justiça social. A </line>
</par>
<par>
<line> *nte*rogação </line>
<line> centr*l *ons*ste e* *valiar ess*s crit**ios, d**ineados *e*o </line>
<line> s*s*ema legal </line>
</par>
<par>
<line> brasileir*, que prejudicam a **e*iva p*om*ção *a j*stiça socia*, </line>
<line> es*ec*almen*e qu***o </line>
</par>
<par>
<line> analis*dos sob a pe*spe*tiva teórica de Amartya Sen. </line>
</par>
<par>
<line> A hipótese subjace*te a e*te estudo sugere que a perspe*tiva teórica de justi*a social </line>
</par>
<par>
<line> proposta por *martya S*n pode fundamenta* um* </line>
<line> *rítica *u*stanc*al aos </line>
<line> c*itérios *ue </line>
</par>
<par>
<line> *e*t*inge* o acesso *o au*í*io à r*clusão em favor </line>
<line> d*s crianças </line>
<line> no c*ntex** bras**e*ro. A </line>
</par>
<par>
<line> **fase de *e* na capa*idade das pessoa* de *ere* ag*ntes *iv*es e independentes serve como </line>
<line> ba*e pa** q*estionar tais c*i*érios, sob ** prismas da igual*ade, liberda*e e oportunidad*. </line>
<line> * presen*e p*s*uisa *ustifi*a-s* d*ante da* últimas alteraçõ*s legis**tivas, a* *xclu*r o </line>
</par>
<par>
<line> direito *o* depende*tes de recl*sos no reg*me *emiabert* imporem *imit*ç*e* quanto e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> renda do in*titu*dor, que </line>
<line> instigam a necessidad* de uma inves*ig*ção </line>
<line> *pro*undada so*re </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> co*creç*o </line>
<line> da justiça social, por meio da </line>
<line> efet*v*ção dos direi*os sociais repre*entad** pelo </line>
</par>
<par>
<line> *uxílio à reclus*o. A p*rspec**va teórica de Amar*ya S*n, que de**aca a autono*ia e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> liber*ade como eleme*t*s centrais d* jus*i**, torna-se *rucial para super*r as limita*ões </line>
<line> e*er*ent*s. </line>
</par>
<par>
<line> O objetivo g*ral **sta *esquisa é anali*ar </line>
<line> de fo*ma cr*tica s* o* </line>
<line> *ritérios que </line>
</par>
<par>
<line> restringem o acesso ao auxíli* reclusão *s crianç*s com*rometem a *o*cre*ização da *ustiça </line>
<line> *oc*al no **asi*, sob a perspe*tiva *eó**ca de A*a*tya Sen. </line>
<line> Já *s o*jetivos específicos são: </line>
<line> A. Enumerar as altera**e* legislat*v*s que *mpõem limitações p*ra o acesso ao </line>
</par>
<par>
<line> *enef*c*o do </line>
<line> **x*lio reclusão </line>
<line> em **vo* das crian**s, * fi* d* compree*der *s *uda*ças </line>
</par>
<par>
<line> j*rídicas *ecent*s no cenário jurídico. </line>
</par>
<par>
<line> *. Identificar a *imitaçã* ao acesso das *rianças a* benefíc*o de aju** </line>
<line> reclusão e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> res*riç*o da capaci*ade de obtenção d* recursos es*encia** para seu desenvolvimento e bem- </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. *, *rt. 7, p. *31-1*5, ju*. 2024 www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. B. Lo*es, M. S. Meleu </line>
<line> 134 </line>
</par>
<par>
<line> estar, considerando a *ers*ec*iva *eór*ca de Ama*tya Sen, na vida da* *rian*** em situ*ção de </line>
<line> vulner**il*dade. </line>
<line> Para ab*rdar esses o*jetivos, adotam*s uma abordagem *ualitativ* de pe*quisa. </line>
<line> Utiliza*os o métod* hip*tético-dedu*ivo de Karl *opper, aplicand* uma lent* crí*ica através </line>
<line> do false*mento à *er**ec*iva teó*ic* de Amartya Se*. Uma *esquisa bibliográ**ca foi utilizada </line>
<line> par* an*lisar as alterações leg*slati*as perti*en*es e as contrib*iç*es acadêmicas relevantes </line>
</par>
<par>
<line> sobre * tema. A*ém d*s*o, uma **squis* d*cu*ental foi re**izada </line>
<line> para </line>
<line> coletar da*os </line>
</par>
<par>
<line> *specíficos que ajuda*ã* a fundamentar a análi** c*í*ica propo**a. </line>
</par>
<par>
<line> Este *elineamento m*to*ológico *roporcion*u uma *ompreensão aprofundada das </line>
<line> mudanças legislativas, qu* pe*miti* uma an*l*se críti*a à *uz da teoria de Ama*tya Sen. * </line>
<line> *nvestigação vis* c*ntrib*ir para o deba*e acadêmic* sobre * justiça *ocial no contexto *o </line>
</par>
<par>
<line> au*í*io *eclusão, des*a*ando a im*ortância de se consid*rar a autonomia e a à </line>
<line> libe*da*e </line>
<line> da* </line>
</par>
<par>
<line> cr*anças na fo*mulação d* polí*icas sociais. </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERE*CIA* TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 As Alter*çõ*s Legisla*iv*s que Impõem Limitações Pa*a o Ace*so ao Benefício do </line>
<line> Auxílio Reclusã* em Favor das Cr*a*ça* </line>
<line> O auxílio-reclus*o é *m benefíc*o p*evidenciário *once**d* *os dependentes do </line>
<line> segurado *reso, desde que o *alário de contribuição do segu*ad* seja igu*l ou inferior a R$ </line>
</par>
<par>
<line> 752,12 (a partir de *º de fev*rei*o de </line>
<line> 200*). * ben*fício te* o *bjetiv* de *ara*tir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> subsi*tência *a *am*lia *o segurado preso, *ue perde uma fon*e de renda com a prisão </line>
<line> (DANT*S, *OFR*GUES, 20*9). </line>
<line> O a*xíli*-reclusã* surgiu n* B*asil em 1933, com a criação do Inst*tu*o *e </line>
</par>
<par>
<line> Ap*sentadoria e Pe*sões dos Marí*im*s (*AP*), atr*vés ** De*reto 22.87*. O IA*M </line>
<line> foi </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> primeiro ins*ituto de previdência so**al no Bras*l e, na época, abr*ngi* **enas tra*al*adores </line>
<line> do setor mar*timo. O a*xílio-recl*são *ra c*nc*dido ao* filh*s menores de 14 ano* de idade </line>
<line> dos segurad*s preso* (BRASI*, 1993). </line>
<line> O auxílio-reclus*o é um benefício previdenciá*io único n* mundo. Ele foi cria*o </line>
<line> pioneirame*te n* Bra*il, p*lo extinto **stituto de Apo*entadoria e Pensões dos *arítimos </line>
</par>
<par>
<line> (I**M), </line>
<line> em *933. Em se*uida, </line>
<line> foi ad*ta*o pelo I*stitut* de Aposentadoria e P*nsões </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> Bancá*ios (IA*B), ** 19*4. Em *960, o **nefício foi gene*ali**do </line>
<line> para todos </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> trabalhadores, pela L*i Orgânica da Previ*ência Socia* (LOPS) (DANTA*, ROFRIGUES, </line>
<line> 20*9). </line>
<line> *ev. FSA, Ter*sina, *. *1, n. 6, ar*. 7, *. 131-14*, jun. 2024 www4.fsanet.com.*r/*e****a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aux*lio Reclusão em Fav*r da Cri*nç*: Uma Abordagem a Par*ir da *e*ria de Amartya Sen </line>
<line> 135 </line>
</par>
<par>
<line> A Le* nº *.807/1960, *ue **spõ* sobre a Lei Orgânica da P*evid*n*ia Social, instituiu </line>
<line> o *uxíli*-recl*são. O benefí*i* é d**ido a*s de*endentes do segurado preso que não rec*ba </line>
<line> re*uneração da e*presa * que tenha real**ad* ao menos 12 con*ribuições mens*is </line>
<line> (DANTAS, ROFRIGUES, 2009). </line>
<line> Ao *ongo ** tempo, novas legislações imp*s*ram *imita*ões ao acesso ao auxílio- </line>
<line> *eclusão, p*ssando a ser mais re**ritivo, o qu* dificultou o acesso ao benefício e af*tou a vida </line>
<line> dos familiares d*pendentes dos presos. </line>
<line> No* últimos anos, o benefíc*o foi a*vo de três alt*r*ç*** leg*sla*ivas que *riaram regras </line>
</par>
<par>
<line> mais restritivas para o seu acesso. * pr*meira, foi a introdução *o c*itério de baixa </line>
<line> renda, </line>
</par>
<par>
<line> passan** o benef**** a *er dev*d* ape*as aos depend**tes do seg*rado pr*so que t*ve*se </line>
</par>
<par>
<line> renda </line>
<line> infer*or ao limite estipulado (*RASIL, *99*). segunda, em 2019, e*cluiu os *r*sos A </line>
</par>
<par>
<line> e* regime semiabe*to do benefício, </line>
<line> passando </line>
<line> a ser devido *pena* aos d*pende*tes *o </line>
</par>
<par>
<line> segurado p*eso que e*te*a cumprindo pena em r*gime fechado (BRASIL, 2019). * ter**ira, </line>
<line> também e* 201*, na qu*l f*i *e*erm*n*do carência d* 12 meses de re**lhime*to, p**o artigo </line>
<line> 10 d* Lei nº 13.8*6/2019, e posteri*rmente *oi em 2*21, com a Lei 14.133 que aument*u * </line>
<line> *arência p*ra o be*efício d* 12 pa*a *4 meses, passando o segurado p*es* * *er obrigado a ter </line>
</par>
<par>
<line> 24 c*ntribuições mensai*, c*m </line>
<line> valor i*ual ou s*perio* a* *al*rio míni*o, nos 12 *eses </line>
</par>
<par>
<line> anterio*es ao *** da pris*o. </line>
</par>
<par>
<line> A Emenda Constitu*ional nº *0/1998, que alter*u os re*u**itos para o receb*mento *o </line>
<line> *uxílio-reclusã*, foi alv* de crític*s por parte de dive*sos autores. </line>
</par>
<par>
<line> Hélio Gustavo A*ves (2007) argumenta que a eme*da é inconstitu*ional p*r viola* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pr*ncípio da igua*dade. *e*undo ele, * segurado que já estav* c*ntribu*ndo p*ra * Previdência </line>
</par>
<par>
<line> Soc*al quando foi preso *eria </line>
<line> d*reito ad*ui*ido ao benefício, e emen*a não pod*ria r*t*rar a </line>
</par>
<par>
<line> ess* direi*o. </line>
</par>
<par>
<line> Fá*io Zambitte Ibrahim (20*8) *am*ém critic* a eme*da, arg*mentando que ela exclui </line>
</par>
<par>
<line> a *ro*eção de dive*s*s dep*ndente*, cu*os s*gurados estão fora *o limite de baixa </line>
<line> r*nda. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo el*, esses </line>
<line> dependent*s também podem *n*rentar dificul*ades financ*ira*, pois </line>
</par>
<par>
<line> perde*ão a r**uneração do segurado. </line>
</par>
<par>
<line> Out*os autores *efend** </line>
<line> que r*nda do depende*te deveria ser * </line>
<line> o </line>
<line> critério para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> concessão do aux*lio-reclusão, e n*o a renda do recluso. </line>
<line> Dias e Macedo (2010) argumen**m qu*, *esse tipo de benefício, *ão * *ossí*el </line>
<line> selecionar os beneficiários levando-se em conta a renda do reclus*. Se*u*do e*es, a reclusão </line>
</par>
<par>
<line> c*u*ará inexo*ave*mente o estado de necessidade par* as pessoas que </line>
<line> dependiam </line>
</par>
<par>
<line> econ*micam*n*e *o segurado. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Teresina PI, v. 21, n. *, art. 7, p. 131-14*, *un. 2024 w*w*.fsanet.com.*r/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. B. Lopes, M. S. Meleu </line>
<line> 1*6 </line>
</par>
<par>
<line> *lves (2007) também argumen*a qu* a emenda é injusta, pois não *eva e* conta a </line>
<line> *ituaçã* do dependente. Segundo ele, não há diferença entre o cidadão que contri*ui menos </line>
<line> para a Prev*dência *oc*al e aq*e** qu* con*ribui mais. Ambos serão presos e de*xarã* de </line>
<line> sustent*r su*s f*m*lias. </line>
<line> Contudo, as crianças são * gru*o *ai* afet**o p*las restriçõ*s imp**tas pel*s novas </line>
<line> l*gi*laçõe* do auxílio-reclusão, po*s **o maioria nas fam*lia* brasileir*s. </line>
<line> Conforme dados forneci*os *el* Instituto Brasileiro *e Geograf*a e Estatís*ica </line>
</par>
<par>
<line> (IBGE), a taxa de fecundidade n* Bras*l é </line>
<line> de 1,*6 fi*hos por mulhe*. *o entant*, ess* taxa </line>
</par>
<par>
<line> apresent* variações de ac*rdo com a faix* de rend*. Observa-** que as fam*lias com renda per </line>
</par>
<par>
<line> ca*ita d* at* u* quar*o d* salário mínimo tê* uma tax* *e fec*ndidad* </line>
<line> *e </line>
<line> 3,9 filhos por </line>
</par>
<par>
<line> m*lh*r, en*ua*to as *amí*ias *uja renda </line>
<line> *er c*pita é superio* a ci*co salários mí*im*s </line>
</par>
<par>
<line> registram uma *axa de fec*ndidade infe*i*r a 1,0 filho por *ulher (IBGE, 2023), vej*mos: </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: IBGE </line>
</par>
<par>
<line> Diante </line>
<line> d*stes números, é possí**l afirm*r que **anto mais p*bre f*r a f*mília *ais </line>
</par>
<par>
<line> crianç*s es*arã* expostas e vulneráv*i* às r*gra* *e con*es*ão d* auxílio-re*lus*o. Isso **orre </line>
<line> p*rque as famí*ias po*res s*o **is propensas a te* **is fi*hos, como j* *imos nos da*os do </line>
<line> IBGE. Além diss*, as fam*li*s *obres t*m **nos acess* a informa*ões e recur*os que podem </line>
<line> ajudá-las a compr*ender * cumprir a* *egras *o a*xílio-reclusão. </line>
<line> Out*o fat*r que *imita o acess* ao *enefício do auxíl*o reclusão que con**quentemente </line>
<line> ating* as crian*as é a b*rocracia *mposta de compr*vação de reclus** a cada três mes*s, o qu* </line>
<line> R**. FSA, *e*e**na, v. *1, n. 6, ***. 7, p. 131-145, jun. 202* www4.fsanet.com.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Auxílio Reclus*o em Favor da C*iança: Uma *bordag*m a Partir da *eoria de Amartya Sen </line>
<line> 137 </line>
</par>
<par>
<line> d*ficulta a man**enção do benefício par* as pessoas simples e pobr*s. Is** ocorre *or uma </line>
<line> série de razõe*, incluindo: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> A burocracia *e comprovação d* rec*usão a c*da três meses é u* d** principais *otivos </line>
<line> para a suspens*o do auxílio-reclusão" (IPEA, 2022). </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> As famílias simpl*s * pobres podem te* dificuldade ** </line>
<line> a*es*ar in**rmações sobre como </line>
</par>
<par>
<line> ob*er * declaração de reclusão, di*icul*ade de deslo*amento *t* a unidade prisional para </line>
<line> obte* a d*claração de r*cl*s*o e custos *ssociados à o**enção ** d*claração de r*clusão" </line>
<line> (IPEA, 2022). </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> A burocr*c*a im*osta d* *omprovação de reclusão a cada t*ês m*ses é u*a bar*eira p**a </line>
</par>
<par>
<line> * acesso ao benefício e </line>
<line> pode levar à susp*n*ão do bene*ício p*r* </line>
<line> família* p*bres" </line>
</par>
<par>
<line> (Comi*são de Direi*os Humano* da OAB, 202*). </line>
<line> Esses estudos mostra* que ** **ficulda*es de acesso à *nfo*ma*ão, dificuldade de </line>
<line> des*ocame**o e custos associados à obten*ão da declaração de reclu**o são ba*reiras **a*s *ue </line>
<line> podem impe*ir que fa*ílias *o*re* t*nham ace**o a esse benefíc*o. </line>
<line> D*ssa form*, as alterações legislativas *êm c*iado u* c*im* de incerteza e in*e*urança </line>
</par>
<par>
<line> par* as famílias q** recebe* o auxíli*-**clusão, pois, a*é* *os n**os c*itérios de </line>
<line> limit*çã* </line>
</par>
<par>
<line> ao acesso me*cionados acim* a cada três meses, as famíli** precis*m *omp*ov*r a reclusão </line>
<line> do segurado, o que *ode levar à suspensão do benefíc*o, *aso isso n*o aconteça. </line>
<line> *omo exaustiva*ente divulg**o na mídia, todas *ssas alterações *or*m jus*ificadas </line>
</par>
<par>
<line> pelo governo federa* c*mo uma forma de reduzir o déficit previ*enciá*io. No entanto, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *l**ração foi crit*ca*a por e**i*ades que d*fendem o* direitos d*s preso* * de s*u* familiares. </line>
</par>
<par>
<line> E*es a*eg*m </line>
<line> que a exigência di**rimina os presos q*e não têm uma long* história </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> c*ntribu*çã* previdenci*ria, q*e são a maioria, fe*in*o importantes princípios co*stituc*onais, </line>
<line> como o da dignidade humana, da proteção f*mi*ia* e da erradicação da pobreza. </line>
<line> Contudo, a dispa*idade soci*l e a exc**são social aumentam as pro*ab*lidades de </line>
</par>
<par>
<line> env*l*imen*o </line>
<line> e* atividad*s crimi*osas, especia*m*nte quand* *m mem*ro da famíl*a fica </line>
</par>
<par>
<line> desa*s*stido, *eva*do-o a cometer del*tos para </line>
<line> ga*antir sua so*rev*vência ou recorrer ao </line>
</par>
<par>
<line> envolvimento com s*bst*ncias ilícitas, uma vez que a principal fonte </line>
<line> *e sustent* f*i </line>
</par>
<par>
<line> compro*e*ida. Dian*e desse </line>
<line> cenár*o, torna-se i**erativo *p*io do *stado, uma vez *ue o </line>
</par>
<par>
<line> qualquer *essoa qu* tenha um mínimo de compaixã* pelo próximo não d*sej* qu* os demais </line>
</par>
<par>
<line> membros da *amília *ri*he* o m*smo caminho daquele que foi p*i*ad* da </line>
<line> liber*ade </line>
</par>
<par>
<line> (Adaptado de ARAÚJO, *012). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, *eresina PI, v. 2*, n. 6, *rt. 7, p. 131-*45, jun. 2**4 www4.fs*n*t.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. B. Lopes, M. S. Meleu </line>
<line> 13* </line>
</par>
<par>
<line> * RESULTADOS * DISCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 * Limit*ção *o Acesso das Crianças ao Be*e*ício d* Aux*lio Reclusão e * Res*rição </line>
<line> da Capa*idade ** Obt*n*** de Re*urs*s *ssen*iais Para seu Dese*volvi*ento e Bem- </line>
<line> Estar, a Partir da Perspectiva Teór*ca de *ma*tya Sen. </line>
<line> A fundam*ntação *o pensa*ent* de *martya Sen repousa n* centr*lidade da </line>
<line> liberdade como um guia essenc*al para a estruturação das rela*ões h**anas e sociais. No </line>
</par>
<par>
<line> cerne de sua </line>
<line> fi*osofia, </line>
<line> as capacidades são </line>
<line> delineadas </line>
<line> como liberda*es substantiv*s </line>
</par>
<par>
<line> fund*men*ais p**a a *eal**ação ind*vidual e i*tegração na dinâmica social. Esse enfoque não </line>
<line> apenas deli*eia a importâ**ia da *iberdade, mas t*mbém ressalta a necessidade de eq*ilíbr** </line>
<line> nas relaçõ*s soc*ais, na **alia*ão do funcionament* da organizaç*o social e nas condições de </line>
<line> bem-***ar individu** e coletivo. </line>
</par>
<par>
<line> Em suas reflexõ*s *obre o *ulticul*ur*lismo e nas relações int*rnacionais, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pensamento de Sen ab*ange as co*diçõ** necessárias pa*a mitigar as desigualdades que </line>
</par>
<par>
<line> a*eaçam a org*nização equitativ* das comunidade*. Re**nhecendo a plu*alidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> interesse*, cultu*as e f*rmas d* organização presentes *m *iferentes contextos, *le destaca </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> importância de um* ab*rdagem flex*vel e in*lusiva para promove* um* *ociedade *us*a. </line>
</par>
<par>
<line> É notório *ue a es*olha </line>
<line> do termo "capacidades", </line>
<line> *m *et*iment* de "*apacidade" </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> "capacitações", é um* *ace*a *ssencial n* com*reensão do p*nsamento de Sen. Essa </line>
<line> e*col*a </line>
</par>
<par>
<line> vi s a </line>
<line> não ape*as um e*t*ndimento filosófico *ais *rofundo, mas também incorpora </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> cont*ib*ição de S*n provenien*e das ciências *co*ômi*as </line>
<line> e sociol*gi*. A* cont*ário </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> "capacitação", que pode *ug*rir *ma aç*o *aterna*ista, "capaci*ade" abraç* a presen*a </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> pessoa co** agente ativo, </line>
<line> d*tado da capacidade *e interfer*r e t**ar decisões em diversas </line>
</par>
<par>
<line> e*feras da **da social. </line>
</par>
<par>
<line> *o *mb*to da at*a*ão c*mo agente, Sen de*taca a influência crítica que os indiv*duo* </line>
</par>
<par>
<line> exercem na organizaçã* **sti*ucio*al, social e cult*r*l. E*sa atuação vai </line>
<line> além </line>
<line> do mero </line>
</par>
<par>
<line> recebimento de ben*f*cios, incorporando a capaci*ade </line>
<line> de inter*erir *oli*icamente </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> organização *ocial *or </line>
<line> me*o de inst*ument*s </line>
<line> democrát*cos, **mo os *ireito* </line>
<line> d* vo* o , </line>
</par>
<par>
<line> *iberd*de de *ssoc*ação, expressão do </line>
<line> pens**ento i*p*ensa livre. Es*a aborda*em ativa e </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> c*ucial para *oncretizar as liberdades *ubstan*iva*, alcança* a just*ça * fortalec*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> democracia. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> *ompreensão </line>
<line> aprofund*da do *ermo "ca*acidade" é desta*ada por Sem, </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> reconhecer *s limit** semâ*tic*s da palavra, ao me**o tempo em que amplia a compreen*ão </line>
</par>
<par>
<line> alé* d*s condições tradiciona** de </line>
<line> bem-estar s*cial. Sen afirma que a escolha </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 21, n. 6, a**. 7, p. 131-145, jun. 2*24 </line>
<line> **w4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Auxílio *e*lu*ão ** Fa*or da *ria*ça: U*a Abord*gem a **rtir da Te*r*a d* Amartya Sen </line>
<line> 13* </line>
</par>
<par>
<line> "ca*aci*ades" represe*ta as combinações altern*tivas que um* </line>
<line> pesso* pode fazer e *e*, </line>
</par>
<par>
<line> enfoca*do não </line>
<line> apenas a van*a*em individual, mas ta*b*m avali*ndo as cap*cidades </line>
</par>
<par>
<line> i*divi**ais *om* par*e **sencial da base de *nformações relev*ntes para uma *valiaç*o </line>
<line> totaliza**ra da vantagem social. </line>
<line> Ao ro*per c*m a de*endên*ia de *ondições predefin*d*s de justiça, S** destaca qu* </line>
<line> as *azões das esc*lha* i*div**uais n*o podem ser condicionadas a prem*ssas específ*cas. </line>
<line> Co*t*d*, ressalta a resp*nsa**li*ade das instituições e mecanism*s sociais em ofer*cer as </line>
</par>
<par>
<line> condiçõe* *ecess*rias para qu* as </line>
<line> *essoas possam *eali*ar livr*mente suas escol*as, </line>
</par>
<par>
<line> *onvertendo os *ens p**már*os em cap*cidades. </line>
<line> O *roce**o de *scolha operado *elos indivídu** represent* a maturidade de uma </line>
<line> sociedade *emocr*ti*a, ref*etindo os d*ver*os interess*s, habilidad*s e valores cultur*is. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> *ontex*o, a* *apacidades </line>
<line> nece*sá**as </line>
<line> pa*a viver em </line>
<line> soci**ades com padr*es elevados </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> desenv*lvime*to podem *ariar signi*icativam*nte daque*as requerid*s em a*bi*ntes *ociais, </line>
<line> *olí**cos * e*on*micos def*cie*tes. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, a </line>
<line> co*preensão profunda do conceito de "capaci*ade" p*oposto por Amartya </line>
</par>
<par>
<line> Sen não ape*as </line>
<line> e***quece a filos*fia do pensador, mas </line>
<line> também </line>
<line> promove uma abordagem </line>
</par>
<par>
<line> mais holís*ica e adaptá*el pa*a a pr*m*çã* da liberdade s*bstantiva, *ustiç* * democ*acia e* </line>
<line> cont*xtos diversos e dinâmicos. </line>
<line> * part*r da pers**ctiva teórica de Amar*ya Se*, a limitaçã* ao *cesso das crianças ao </line>
<line> *enefício de a*xíl*o-rec*usão pode ser comp*e*ndida como uma restri*ão à s*a capacidad* de </line>
<line> obtenção d* *ecursos essenciais para s** des*nvolvimen*o e b*m-estar. </line>
<line> D* acordo com *en, o conceito d* c*pacida*e e*tá intrinseca*ent* li*a*o a* aspecto </line>
<line> de *portunid*de *a li*erdad*, se*d* considerado em relação a oportunida*es "**ran*e*tes" e </line>
</par>
<par>
<line> não apenas c*ncentran*o-se no q*e ocorre na "culminação". A perspectiva da </line>
<line> capa*idade </line>
</par>
<par>
<line> destaca a imp*rtância central d*s desigual*a*es d* c*pacidade na ava**açã* da* dis*aridades </line>
<line> soc*ais (*EN, 2012, *. *66). </line>
<line> Como **s*o anteriormente, a legislação relativa ao auxílio re**usão vem so*rend* </line>
</par>
<par>
<line> divers*s alterações a* longo dos *no*, sem**e no sent*do </line>
<line> de ben**iciar os cofres públicos, </line>
</par>
<par>
<line> cob*ir o "déficit", em tro*a de condenar as cria*ças *i*has daqu*les que cumprem pena a viver </line>
<line> em **t*do de m*séri*. </line>
</par>
<par>
<line> *xiste tam*ém </line>
<line> um* questão relaci***da * políti*as *ue tor*a a distinção e*tre </line>
</par>
<par>
<line> c**acidade* e realizações *mpo**ant* p*r </line>
<line> um* razão diferente. Essa questão diz *esp*it* </line>
<line> às </line>
</par>
<par>
<line> *espons**i**d*des e obrigações *erais das socied*d** * </line>
<line> d* o*tras pe*soas em </line>
<line> *uxiliar os </line>
</par>
<par>
<line> necessi*ados, o que pod* se* crucial tanto para as disposiçõ*s públicas dentro </line>
<line> do* Estados </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *e*es*na PI, v. 21, n. 6, ar*. 7, p. 131-145, jun. 2024 *ww4.fsanet.c*m.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. B. Lo**s, M. S. Meleu </line>
<line> 140 </line>
</par>
<par>
<line> c*m* para * exe*cício glob** d*s direitos h*manos. Ao av*lia*m*s a* vantagen* *elativ*s </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> adult*s r*sponsáveis, p*de ser ap*opr*ado *onsider*r que as reivindicações i*dividuais *a </line>
<line> sociedade s*o m*is bem p*rcebidas em re*ação à *iberd*de *e r*aliza* (dada pel* *onjunto *e </line>
<line> oportunid*des reais) em vez das real*za*ões efet*vas. Po* exemp*o, a i*portânci* de g*rantir </line>
<line> alg*m ti*o de c*i*ado *á**co *e saú*e **tá p*incipalm**te *elacionada a fornec*r *s pessoa* * </line>
</par>
<par>
<line> capac*dade d* *elhorar seu estado d* saúde. Se um* pessoa tem *portunidade de *ece**r a </line>
<line> cuidados de saúde socialmente ga*an**dos, mas decide, c*m plen* conheci*ento, não faz*r </line>
<line> uso dessa oportunidade, **t*o pode-se a*gumentar que *ssa privação n*o é uma *uestão social </line>
</par>
<par>
<line> tão pr*mente q*a*to s*ria a omissão em prover a *ssa *esso* oportun*dade *e re*eber * </line>
<line> cuidados de saúd* (SEN, 2012, p. 272). </line>
</par>
<par>
<line> C*ntud*, como se pode o*s*rva* no </line>
<line> exemplo ac*ma, *emos um problem* </line>
<line> socia* </line>
</par>
<par>
<line> *u**do tiramos a oportu*idade de alguém re*eber *uxíl*o - seja médico, como o exe*plo, o* </line>
<line> financeiro, como no cas* do auxílio reclu*ã* - pois se apl*car*os ess* per*pectiva *eórica ao </line>
</par>
<par>
<line> *ema </line>
<line> da limitação a* acesso das crianças ao b*nefí*io de auxílio rec*usão, poderíamos </line>
</par>
<par>
<line> con*iderar o imp*c*o nas ca*acid*des e fun*ionam*ntos das cria*ças afe*adas. </line>
<line> Des*a forma, ao limitar * dire*to das *rianças, tem-se ao *esmo tempo a li**tação das </line>
</par>
<par>
<line> capacid*des de buscar livremen*e sua* opo*tunidades. Sen discute o papel da justiça </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> expansão das capacida*es huma*as. Ele ar*u*enta que a justiça deve s*r e*tendid* como um </line>
<line> *roces*o *e promo**o das capacid*des das pe*s*as, não ap*nas como uma di*tribuição </line>
<line> equitativa ** be*s e *erviços (SEN, 20**, p. 267). </line>
<line> Além dos d*versos *xem*los bri*hantes que Sen traz em sua *bra, *esta*a*os um *u* </line>
</par>
<par>
<line> il*stra bem respei*o às capacidades e reduçã* *as *njustiça* em uma *itu*ção que envolv* o </line>
</par>
<par>
<line> três *riança* (Ann*, Bob e *arla), </line>
<line> que viv*m </line>
<line> e* contexto* so*iais dif*rentes, e *ma fla*ta; </line>
</par>
<par>
<line> A*ne Reivindi*a qu*rer a *l*uta porque é a única que sabe toc*r e porque seria injus*o ne*ar a </line>
<line> flauta à ún*ca que sabe tocá-la. Se isso f*ss* tudo o que você soubes*e, teria uma forte ra*ão </line>
<line> para dar a flaut* à *rimeira cria*ça; *ob defende qu* a f*auta seja del* p*rq*e, en*r* *s t*ês, é </line>
<line> o ún*co tã* pobre que não possui brinqued* al*um. Se você *iv*sse escutado apena* **b, **ria </line>
</par>
<par>
<line> u*a *orte ra*ão *ara </line>
<line> da* a ele *lauta; Carla d** qu* co**tr*iu a flauta us*ndo a* pr*prias * </line>
</par>
<par>
<line> mãos, trabalhou de fo*ma zelosa *urante meses s* quando terminou o *rabalho "*sse* e </line>
<line> ex*ropriadores surgiram para tentar me t*rar a flauta". Se você tivesse escu*ado a *e*laração </line>
</par>
<par>
<line> de C*rla, est*ria in*lina*o a dar a ela * *lauta em reconhecime*to a sua </line>
<line> compre*nsível </line>
</par>
<par>
<line> p*etensão a algo que e*a mesmo fez (SEN, 2012, p. 43 a 45). </line>
</par>
<par>
<line> O e*emplo an*e*i*r suscita r*fle*ões p*ofundas ace*ca de ques*õ*s relacionadas </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> j*stiça e </line>
<line> capac*dades. * criança que </line>
<line> con*truiu * fl*u*a, p*r ex**p**, tem a habilidad* de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 21, n. *, art. 7, p. 13*-1**, jun. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Auxílio Reclus*o em Fa*or *a Criança: Uma Abordagem a Partir da Teoria de Amartya Sen </line>
<line> 1*1 </line>
</par>
<par>
<line> *abricar o*tra, *nqu*nto aq*e*a q*e sabe t*car, por não ser economic*men*e des**vorecida, </line>
</par>
<par>
<line> p*s s ui </line>
<line> *ecu*sos * capacidade pa*a adquirir ou até me*m* para adquirir matéria-prim* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aprender a *onstrui* u** flaut*. Em co*trapartida, a crian*a de c**dições s***oeconômica* </line>
</par>
<par>
<line> mai* precárias </line>
<line> e*contra-se em uma </line>
<line> des*antagem significativa, p*dendo não ter outra </line>
</par>
<par>
<line> *p*rtunidade de ter um brinq*edo. No entanto, a* poss*ir a *lauta, e*a poderia desen*olver a </line>
</par>
<par>
<line> habilidade </line>
<line> de tocá-**, u*a </line>
<line> *e* que possui a *apac***de pa*a </line>
<line> tal. Ess* capaci*ade re*ém- </line>
</par>
<par>
<line> ad*uiri*a *ode*ia a*é mesmo abrir caminho para o desenv**vimento de habilidades m**icais </line>
<line> notáveis, pois também demonstra ter potencial nesse *a*po. D*ante desse cenário, questiona- </line>
<line> *e: seria just* priv*r a cri*nç* *e condi*ão econô*ica *esf*vorável de *an*er a flauta? </line>
</par>
<par>
<line> Na o**a "A ideia de just*ça", Amartya Sen desenvolve </line>
<line> uma te*ria da jus*iça baseada </line>
</par>
<par>
<line> na ideia </line>
<line> de *apac*d***s. Sem, ao tratar </line>
<line> da ap*icação d*s princí*ios Rawls*an*s de just*ça, </line>
</par>
<par>
<line> de*ende </line>
<line> que as capa*idades são as oportunid*des qu* as pess*as </line>
<line> *êm *e real*zar e*colha* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> viver uma vida q*e valorize. *s *apacidades são det**minadas por uma série de fatores, </line>
<line> incl**ndo *ecursos ma*er**is, sociais e c*lturai* (*EN, 2012, p. 89). </line>
</par>
<par>
<line> Ainda, em sua obr* S** discute p*pel da jus*iça na expa*s*o das capacidades o </line>
<line> humanas. Ele argume*ta que a justiça deve ser e*tend*da como u* **oces*o de promoção das </line>
<line> capacidade* das pe*soas, não apenas como uma distribuiç*o equitativa de bens e *erviços </line>
<line> (**N, 2012). </line>
<line> Aplicando o co*ceito de Am*rt*a Sen ao foco deste artigo, que é a restri*ã* *o acesso </line>
</par>
<par>
<line> *as cria*ç** ao </line>
<line> a*xílio-recl*são, p*demos entender que essa </line>
<line> limi*ação rep*es**ta *ma </line>
</par>
<par>
<line> pos*ível violação da justiça. Iss* se dá pelo f**o d* que ela r*stringe a capa*idade *as *rianças </line>
<line> e* o*ter recur*o* c*uciais par* seu pleno desenvolvim**to, p*is as crianças têm o dire*to *e </line>
<line> crescere* * s* des**v*lver*m em *m ambi*n*e seguro e protegido. A l*mitação do *ces*o *o </line>
<line> auxílio-*eclu*ão pode prej*dicar o de*envolvimen*o d*s crianças, pois pode levar à *edução d* </line>
<line> *enda familiar * à *ncerteza. </line>
<line> A partir dess* perspec**va, a limitação d* acesso das crianças ao benefício d* auxílio- </line>
</par>
<par>
<line> r*clusã* *ode ser c*nsider*da um* v**lação </line>
<line> da justiça, *ois r*str*nge * </line>
<line> capacidade </line>
<line> *a* </line>
</par>
<par>
<line> c*ianças de obterem r*curso* *s*enciais para seu desenvolvimento. </line>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES *INAIS </line>
<line> Ao lo*go d*ste trabalho, ex*l*ram** as *l*eraçõ*s legislativas que impõem *imitações </line>
</par>
<par>
<line> ao acesso ao benefíc*o do </line>
<line> au*ílio-recl*s** e* fa*o* d*s crianças, bem </line>
<line> como anal**amo* as </line>
</par>
<par>
<line> con*equênci*s dessas re*triçõe* à luz d* perspectiva t*órica de Amartya Sen. </line>
<line> Rev. F*A, Teresi*a PI, v. 2*, n. 6, art. 7, p. 131-145, ju*. 2024 www4.fsa*et.com.*r/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. B. L***s, M. S. Meleu </line>
<line> 142 </line>
</par>
<par>
<line> N* primeiro ca*ítulo, "As Al*erações Legislativ*s que Imp*em Limit*ções para o </line>
</par>
<par>
<line> Acesso *o Benefício </line>
<line> do Auxílio-R*clu*ão em Favor da* Cria*ças", exami*am*s d* </line>
<line> pe*to as </line>
</par>
<par>
<line> mudanças normativas q*e impac*am diretam*nte as cr*anças benef*ciárias des*e auxílio. </line>
</par>
<par>
<line> Identificam*s como </line>
<line> essas alt*raçõ*s podem ter *m impacto sig*ifica*ivo n* capacidad* </line>
<line> *as </line>
</par>
<par>
<line> cri*nças de ace*sar recu*so* *ssenci*is para s*u desenvo*vimento e bem-es**r. </line>
<line> No segundo capítul*, "* Limitação ao Acesso das Criança* ao Be*efício *e Auxíli*- </line>
</par>
<par>
<line> Reclus*o e </line>
<line> * *estri*ão da Capacid*d* de *bt**ção de Recursos Essen*ia*s para se* </line>
</par>
<par>
<line> Desenvo*vimento e *em-Estar, a *artir da Perspectiva Teórica de Amartya S*n", aplica**s a </line>
<line> perspectiva te*ri*a de Amarty* Sen para *profun*ar no*sa compreensão *as i**lica*ões </line>
<line> *oc*ais e **manas dessas restriç**s. Destacamos como a lim*tação ao a*xíli*-*eclu*ão pode </line>
<line> **eta* a capacidade das crianças ** desenvolverem-s* int*gra*men*e, restringindo seu acesso a </line>
<line> oportun*dades educ**ionais, recu*sos bá**co* e p***icipação n* vid* social. </line>
<line> Em síntese, a *n*lise dessas duas per**ect*vas c**verge*tes rev*l* que as restrições ao </line>
<line> auxíli*-*ecl*são para crianças não apenas têm im**ic*çõ*s dire*as em *u* qu**idade de v*da, </line>
</par>
<par>
<line> *as </line>
<line> t*mbém p*de* perpetua* d*sigua*dade* injustas. Ness* *ontexto, </line>
<line> a *bordagem d* </line>
</par>
<par>
<line> Amartya Se* destaca a imp*rtânci* de garantir a i*ua*dad* de oportunidades e o ac*sso </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> recurs** essenciais pa** *romover um desenvo*vimento *umano pleno. </line>
</par>
<par>
<line> Po**anto, refo*ç*m*s * necess*d*de de re*v*liar a* polí*icas que afetam o a*ess* </line>
<line> *as </line>
</par>
<par>
<line> cri*nças ao benef*cio do auxílio-reclusão, busca*do alinhar essas medida* co* os princípios </line>
<line> funda*entais d* *usti** social, igual*ade de opo*tun*dades e *espeito pelo* dir*itos **m*nos. </line>
</par>
<par>
<line> Este </line>
<line> *rab*lho c*ntribui para a *eflexão sobre como as políti*as p*dem </line>
<line> s*r ajust*das para </line>
</par>
<par>
<line> assegu*arem um am*iente </line>
<line> *ropício ao *leno desen**lv*m*nto d*s criança* </line>
<line> e* sit*açõe* </line>
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<line> familia*e* adver*os. </line>
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<line> de </line>
<line> Irregul*ridad* </line>
<line> d* Monitoramento Ope*acio*al de Ben*fíci*s e o *ônus de Desemp**ho </line>
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<line> I*st*tuc*onal p*r Per*ci* Méd*ca em *enefícios por Incapa**dade; altera as Leis no* 6.015, d* </line>
<line> 31 de *ezembro de **73, 7.783, d* 28 d* j**ho de *989, 8.112, d* 1* d* *ezemb*o de 1**0, </line>
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<line> de </line>
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