Anticonsumo e Veganismo: Motivações para se Tornar Vegano e o Impacto em suas Vidas / Anti-Consumption and Veganism: Motivations to Become Vegan and the Impact on their Lives

Karoline Nery da Silva, Renata Céli Moreira da Silva Paula

Resumo


O anticonsumo é um tema que vem sendo estudado na área de marketing, principalmente no comportamento do consumidor. O veganismo é um comportamento de anticonsumo que apresenta um potencial de crescimento no Brasil e no mundo. O presente artigo buscou analisar as motivações para se tornar vegano e como o veganismo impacta a vida dos seus adotantes. Foram feitas entrevistas em profundidade com pessoas que se consideram veganas, que foram selecionadas em grupos que reúnem veganos nas redes sociais. Foi possível, por meio das entrevistas, identificar as principais motivações para se manter o modo de vida vegano, as dificuldades, os principais hábitos de consumo e as perspectivas futuras. Foi possível observar que a maior motivação para se tornar vegano, segundo os entrevistados, é a preocupação com o bem-estar dos animais. Ao se tornar vegana, uma pessoa muda muitos dos seus antigos hábitos, deixando de consumir diversos alimentos e produtos. Foi observado também que as mudanças de hábitos refletem de forma negativa nos relacionamentos. Porém, os veganos entrevistados estão otimistas quanto ao crescimento do veganismo no Brasil e quanto aos impactos positivos que podem ser gerados à sociedade e ao meio ambiente. Muitos se veem como agentes de mudança do mundo.

 

Palavras-chave: Anticonsumo. Veganismo. Motivações.

 

ABSTRACT

 

Anti-consumption has been studied in marketing and in consumer behavior. Veganism is an anti-consumption behavior that has growth potential in Brazil and worldwide. This study investigated the motivations for becoming vegan and how veganism impacts the lives of its adopters. In-depth interviews were conducted with people who consider themselves vegans. Respondents were selected from veganism groups on social networks. The results showed the main motivations to have a vegan way of life, the difficulties, the main consumption habits and future perspectives. The biggest motivation to be vegan is the concern with the animals’ welfare. In addition, a person changes many of their old habits because of veganism. They stop consuming a lot of food and products. It was observed that changes in habits reflect negatively on relationships. However, respondentes are optimistic about veganism growth in Brazil and the positive impacts that can be generated to society and the environment. Many see themselves as agents of change in the world.

 

Keywords: Anti-Consumption. Veganism. Motivations.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.9.3

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