Saúde Mental e Pandemia: Uma Compreensão do Comportamento de Universitários de Administração / Mental Health and Pandemic: An Understanding of the Behavior of Administration University Students

Maria Andréa Rocha Escobar, Márcio Nannini da Silva Florêncio, Igor Henrique Farias Santos, Amanda Greff Escobar Charlot, Alisson da Silva Santos

Resumo


Este artigo tem como objetivo investigar os impactos da pandemia de COVID-19 na vida e saúde mental dos estudantes do curso de Administração de uma universidade pública. Para tanto, o trabalho apoia-se em uma abordagem quantitativa e descritiva. Participaram desta pesquisa 160 universitários, os quais preencheram o questionário sociodemográfico, comportamental, como também as escalas de ansiedade, depressão e estresse, constituídas de 21 itens que incidem sobre a identificação de sintomas emocionais vivenciados pelos estudantes durante a pandemia. Os dados foram tratados e analisados utilizando-se o software estatístico SPSS 20, e estatística descritiva e inferencial. A maioria dos estudantes foi do sexo feminino (54,4%), com idade média de 24 anos, solteiras (88,7%) e residindo com os pais (51,3%). A maioria afirmou ter estado exposta ao risco de contágio (78,9%). Diante dos resultados obtidos, pode-se perceber que foram encontrados indícios de sintomas depressivos, de ansiedade e estresse nos acadêmicos que participaram desta pesquisa. Sugere-se o monitoramento periódico dos universitários, a implementação e a ampliação de novas estratégias de saúde.

 

Palavras-chave: Covid-19. Depressão. Estresse. Ansiedade. Universitários.

 

ABSTRACT

 

This article aims to investigate the impacts of the COVID-19 pandemic on the lives and mental health of students studying Business Administration at a public university. To this end, the work is based on a quantitative and descriptive approach. 160 university students participated in this research, who completed the sociodemographic and behavioral questionnaire, as well as the anxiety, depression and stress scales, consisting of 21 items that focus on identifying emotional symptoms experienced by students during the pandemic. The data were processed and analyzed using the SPSS 20 statistical software, and descriptive and inferential statistics. The majority of students were female (54.4%), with an average age of 24 years old, single (88.7%) and living with their parents (51.3%). The majority said they had been exposed to the risk of contagion (78.9%). Given the results obtained, it can be seen that signs of depressive symptoms, anxiety and stress were found in the students who participated in this research. Periodic monitoring of university students and the implementation and expansion of new health strategies are suggested.

 

Keywords: Covid-19. Depression. Stress. Anxiety. College students.

 


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


Alghamdi A. A. (2021). Impact of the COVID-19 pandemic on the social and educational aspects of Saudi university students’ lives. Plos One, 16(4): e0250026. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0250026

Araújo, F. J. O., de Lima, L. S. A., Cidade, P. I. M., Nobre, C. B., & Neto, M. L. R. (2020). Impact of Sars-Cov-2 And its reverberation in global higher education and mental health. Psychiatry Research, 288: 112977. doi: 10.1016/j.psychres.2020.112977.

Attia, M., Ibrahim, F.A., Elsady, M.A., Khorkhash, M.K., Rizk, M.A., Shah, J., Amer, S.A. (2022). Cognitive, emotional, physical, and behavioral stress-related symptoms and coping strategies among university students during the third wave of COVID-19 pandemic. Front Psychiatry. 13: 933981.

Bertussi, V. C. Uso de drogas, ansiedade, estresse e depressão entre os profissionais de enfermagem da estratégia saúde da família. 2017. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.

Biron, M., De Cieri, H., Fulmer, I., Lin, C. H., Mayrhofer, W., Nyfoudi, M., Sanders, K., Shipton, H., & Sun, J. M. (2020). Structuring for innovative responses to human resource challenges: A skunk works approach. Human Resource Management Review, 31(2): 100768. Advance online publication. https://doi.org/10.1016/j.hrmr.2020.100768

Brooks, S. K., Webster, R. K., Smith, L. E., Woodland, L., Wessely, S., Greenberg, N., & Rubin, G. J. (2020). The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet, 395(102227), 912-920. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8.

Castillo, A. R. G., Recondo, R., Asbahr, F. R., Manfro, G. G. Transtornos de ansiedade. Brazilian Journal of Psychiatry, 22(Supl II), 1-4. https://doi.org/10.1590/S1516-44462000000600006

Carneiro Pinto, J., Martins, P., Brum Pinheiro, T., & Oliveira, A. C. (2015). Ansiedade, Depressão e Stresse: um estudo com jovens adultos portugueses. Psicologia, Saúde e Doenças 16(2), 148-163.

Fernandes, S. M., Henn, L. G., & Kist, L. B. (2020). Distance learning in Brazil: some notes. Research, Society and Development, 9(1), e21911551. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1551.

Fiorillo, A.; & Gorwwod, P. (2020). The consequences of the COVID-19 pandemic on mental health and implications for clinical practice. European Psychiatry, 63(1), 1-4. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1192/j.eurpsy.2020.35

Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis - FONAPRACE. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e cultural dos (as) graduandos (as) das IFES – 2018. 2019. Disponível em: https://www.andifes.org.br/. Acesso em: 10 mai. 2021.

Grolli, R. E., Mingoti, M., Bertollo, A. G., & Luzardo, A. R., Quevedo, J., Réus, G. Z., & Ignácio, Z. M. (2021). Impact of COVID-19 in the Mental Health in Elderly: Psychological and Biological Updates. Molecular neurobiology, 58(5), 1905–1916. https://doi.org/10.1007/s12035-020-02249-x

Gundim, V. A., Encarnação., J. P., Santos, F.C., Santos, J. E., Vasconcellos, E. A., & Souza, R. C. (2021). Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. Revista Baiana de Enfermagem, 35:e37293. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37293

Horigian, V.E., Schmidt, R.D., Feaster, D.J. (2021). Loneliness, Mental Health, and Substance Use among US Young Adults during COVID-19. Journal of Psychoactive Drugs, 53(1), 1-9. doi: 10.1080/02791072.2020.1836435.

Instituto de Excelência a Serviço do Ensino Superior – SEMESP. Mapa do Ensino Superior no Brasil. 10ª ed. 2020. Disponível em: https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2020/04/Mapa-do-Ensino-Superior-2020-Instituto-Semesp.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.

Lasheras I., Gracia-García P., Lipnicki D. M., Bueno-Notivol J., López-Antón, R., de la Cámara C., Lobo, A., & Santabárbara, J. (2020). Prevalence of Anxiety in Medical Students during the COVID-19 Pandemic: A Rapid Systematic Review with Meta-Analysis. Int. J. Environ. Res. Public Health, 17(18): 6603. doi: 10.3390/ijerph17186603.

Lima, C. K. T., Carvalho, P. M. M., Lima, I. A. S., Nunes, J. A. V. O., Saraiva, J. S., Souza, R. I., & Rolim Neto, M. L. (2020). The emotional impact of coronavirus 2019-Ncov (new Coronavirus Disease). Psychiatry Research, 287, e112915. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112915

Luigi, R., & Senhoras, E. M. (2020). O novo coronavírus e a importância das organizações internacionais. Nexo Jornal [17/03/2020]. Disponível em:. Acesso em: 09/01/2021.

Luo W., Zhong, B. L., & Chiu, H. F. (2021) Prevalence of depressive symptoms among Chinese university students amid the COVID-19 pandemic: a systematic review and meta-analysis. Epidemiology and Psychiatric Sciences, 30; e31: 1-21. doi: 10.1017/S2045796021000202.

Leão, A. M., Gomes, I. P., Ferreira, M. J. M., & Cavalcanti, L. P. de G. (2018). Prevalência e Fatores Associados à Depressão e Ansiedade entre Estudantes Universitários da Área da Saúde de um Grande Centro Urbano do Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, 42(4): 55-65. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4RB20180092

Maia, B. R., & Dias, P. C. (2020). Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200067. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067

Morais, L. M., Mascarenhas, S. A. N., & Ribeiro, J. L. P. (2010). Diagnóstico do estresse, ansiedade e depressão em universitários: desafios para um serviço de orientação e promoção da saúde psicológica na universidade, um estudo com estudantes da UFAM-Brasil. Amazônica - Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação, 4(1), 55-76.

Nadarajah, V. D., Er, H. M., & Lilley, P. (2020). Turning Around a Medical Education Conference: Ottawa2020 in the time of Covid-19. Medical Education, 54(8), 760-761 doi: 10.1111/medu.14197.

Ortega, Johis., Cometto, M. C., Zárate Grajales, R. A., Malvárez, S., Cassiani, S., Falconi, C., Friedeberg, D., Peragallo-Montano, N. (2020). Distance learning and patient safety: Report and evaluation of an online patient safety course. Revista Panamericana de Salud Pública, 44: 1-8. https://doi.org/10.26633/RPSP.2020.33

Osse, C. M. C. (2013). Saúde mental de universitários e serviços de assistência estudantil: estudo multiaxial em uma universidade brasileira. 2013. 246 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade de Brasília, Brasília.

Padovani, R. da C., Neufeld, C. B., Maltoni, J., Barbosa, L. N. F., Souza, W. F. de.; Cavalcanti, H. A. F., & Lameu, J. do N. (2014). Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 10(1), 02-10. https://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20140002

Pasini, C. G. D., Carvalho de E., & Almeida, H. C. (2020). A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. Observatório socioeconômico da covid-19, 1-9. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021

Ramírez-Ortiz, J., Castro-Quintero, D., Lerma-Córdoba, C., Yela-Ceballos, F., & Escobar Córdoba, F. (2020). Consecuencias de la pandemia COVID-19 en la Salud Mental asociadas al aislamiento social. SciELO Preprints, 1, 1–21. doi: https://doi.org/10.1590/SCIELOPREPRINTS.303

Rosin, A., Zanon, C., & Teixeira, M. (2014). Bem-estar Subjetivo, Personalidade e Vivências Acadêmicas em Estudantes Universitários. Interação em Psicologia, 18(1). doi:http://dx.doi.org/10.5380/psi.v18i1.27634

Sahu, P. (2020). Closure of universities due to Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): impact on education and mental health of students and academic staff. Cureus, 12(4): e7541. doi: 10.7759/cureus.7541.

Schmidt, B., Crepaldi, M. A., Bolze, S. D. A., Neiva-Silva, L., & Demenech, L. M. (2020). Impactos na Saúde Mental e Intervenções Psicológicas Diante da Pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19). SciELO Preprints, 1(1), 1–26. https://doi.org/10.1590/SCIELOPREPRINTS.58

Sousa, L. E. E. M. (2017). Um olhar sobre o aluno ingressante no ensino superior de um campus tecnológico: perfil e expectativas. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 11(3), 1-22.

Temsah, M. H., Al-Sohime, F., Alamro, N., Al-Eyadhy, A., Al-Hasan, K., Jamal, A, Al-Maglouth, I., Aljamaan, F., Al Amri, M., Barry, M., Al-Subaie, S., Somily, A. M. (2020). The psychological impact of COVID-19 pandemic on health care workers in a MERS-CoV endemic country. Journal of Infection and Public Health, 13(6): 877-882. doi: 10.1016/j.jiph.2020.05.021.

Vergara, K. A., Cárdenas, S. D., & Martínez, F. G. (2013). Symptoms of Depression, Anxiety and Stress Among Dental Students: Prevalence and Related Factors. Revista Colombiana de Psiquiatría, 42(2), 173-181.

Vignola, R. C. B., & Tucci, A. M. (2014). Adaptation and validation of the depression, anxiety and stress scale (DASS) to Brazilian Portuguese. Journal of Affective Disorders, 155(1), 104–109. https://doi.org/10.1016/j.jad.2013.10.031

Wang, C., Pan, R., Wan, X., Tan, Y., XU, L., HO, C. S., & HO, R. C. (2020). Immediate psychological responses and associated factors during the initial stage of the 2019 coronavirus disease (COVID-19) epidemic among the general population in china. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(5), 1729. https://doi.org/10.3390/ijerph17051729.

Wenjuan, G., Siqing, P., & Xinqiao, L. (2020). Gender differences in depression, anxiety, and stress among college students: A longitudinal study from China. Journal of Affective Disorders, 263, 292–300.

Wind, T. R., Rijkeboer, M., Andersson, G., and Riper, H. (2020). The COVID-19 pandemic: the ‘black swan’ for mental health care and a turning point for e-health. Internet Interventions. 20:10037. doi: 10.1016/j.invent.2020.100317.

World Health Organization WHO. "Depression: let’s talk" says WHO, as depression tops list of causes of ill health. 2017. Disponível em: https://www.who.int/news. Acesso em: 10 ago. 2021.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.8.9

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)