<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 6, art. 11, p. 198-212, *u*. 20*4
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.6.11
</line>
</par><par>
<line>
*omportamento Organizacional P*s*tivo: Conc*pç*es Epi**emológicas e T**ricas
</line>
<line>
Posit*ve Organiza*iona* B*havior: Ep*stemologica* *nd Th*oretical *onc*pts
</line>
</par><par>
<line>
Ve*ô*ica Con*eição Ferreira Bati*ta *ssunção
</line>
<line>
Mestra** *m Psicolo*ia pela Univers*dade Fede*al do Maranh*o
</line>
<line>
Graduada em Psi*ol*gia pelo Centro *niversit*ri* Santo Ag**tinho
</line>
<line>
E-*ai*: veronicaas*u**aopsi@gm*il.com
</line>
<line>
José Rômul* T*avassos d* Silva
</line>
<line>
Douto* em Psicologia pel* Uni*ersidade Sal*ado *e O*ivei*a
</line>
<line>
Profess*r t*t*lar da Uni*ers*dade Estadual *o Maranhão - UEMA
</line>
<line>
E-mail: jose.romu*o@ufma.br
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: *e*ô*ic* Conc*içã* *erreira Batista
</line>
</par><par>
<line>
*s*unçã*
</line>
<line>
Editor-Che*e: Dr. Tonn* *e*ley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Universi*ade Fe*e*al do Mara**ã*, Cen*ro de Ciê*cias
</line>
<line>
Rodri**es
</line>
</par><par>
<line>
Human*s. Aveni*a dos Port*gues*s, 1.966 - CCH -
</line>
</par><par>
<line>
*epartam*nto de *sicologi*, *acanga, CE*: 65.080-040,
</line>
<line>
Arti*o re*e*ido em 11/05/2024. Últi*a
</line>
<line>
*ersão
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
*ompor*ame*to Organizacional Positi*o: Concepçõ*s Ep*stemológ*cas e Teóricas
</line>
<line>
199
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Este
</line>
<line>
*rabalho t** como objetivo
</line>
<line>
discutir os fun*a**nt*s episte**lóg*co* e **óricos
</line>
<line>
da*
</line>
</par><par>
<line>
pesqu*sas cien*íficas de co*p*rtamen*os organizacionais posi*i*o* (COP), com base
</line>
<line>
*as
</line>
</par><par>
<line>
contribuiçõ*s ** P*i**logia Positi*a (PP). O método aplic*do *onsi*te em um e*saio teór*co,
</line>
</par><par>
<line>
expl*rando a literatura sobre COP e PP. Assim, **fende-se a impor*ância
</line>
<line>
de considerar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
var*e*ade
</line>
<line>
de ep*stemolog*a* q*e podem levar a diferentes abo*dagens m*t*dológicas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
teórica* sobre o* f*nômenos psicossociais r*lac*onados ao t*ab*lho. Para is*o, problema*iza-se
</line>
</par><par>
<line>
a *b*rd**em p*s*t**ista na* Ciê*c**s So*iai*. E* segu*da,
</line>
<line>
ab*rda-se sobr* a* *ontrib*ições
</line>
</par><par>
<line>
*a psico**g*a positiva *as organizações para est*dos do COP. Após, se apresenta a relaç*o
</line>
</par><par>
<line>
entre a abordagem objetiv*sta e os
</line>
<line>
paradigmas sociológicos *e Burr*ll e Morgan (1979) nos
</line>
</par><par>
<line>
es*udos de PP * COP. *onclu*-s*
</line>
<line>
que a *lareza das pesquisas a**dêm*cas sobre a* bases
</line>
</par><par>
<line>
episte*ológicas pode implicar
</line>
<line>
uma compreens** mais profunda e co*textualizada para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*esenv*lvimento de pesqu*sas,
</line>
<line>
pessoas
</line>
<line>
e organizações, fo*entand* uma *isão crítica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
reflexi*a.
</line>
</par><par>
<line>
Palav*as-Chaves: E*istemolog*a. Par*digm*s. Comp*rtamento Organizacio*al Positivo.
</line>
<line>
Psicol*gi* Positiva.
</line>
<line>
ABS*RACT
</line>
<line>
This study aims *o discuss ep*stemological *nd theoretica* fundamentals of Po**tive
</line>
<line>
Organiz*tional Behav*or (POB) scientifical r*s*arch b*s*d on Positive Psychol*gy (PP)
</line>
<line>
cont*ibutions. The meth*d ap*l**d consists in a t*eoret*cal essay, *xplori*g POB and PP
</line>
<line>
literature. *hu*, t*e im*ortance o* considering the *ar*ety o* epistemolo*ie* that *an lead t*
</line>
<line>
di*ferent methodo**gical an* *heoretical ap*r*aches to wo*k-re*at** psychosocial ph*n*mena
</line>
<line>
is defended. To achie*e this, the po*itivist appr*ach in so*ial scienc*s i* pro*lemat*zed. Next,
</line>
</par><par>
<line>
the c*ntrib*tions of positive p*ycho*og*
</line>
<line>
in o*ganization* to POB s*udie* a*e
</line>
<line>
discussed.
</line>
</par><par>
<line>
*o*lo*i*g thi*, the relat*onship be*ween th* objectiv*st approach
</line>
<line>
and the soc*ological
</line>
</par><par>
<line>
p*radigms *roposed by Burrell and **rgan (1979) is *resente* in PP and POB studies. The
</line>
</par><par>
<line>
study concl*des that th* clari** of
</line>
<line>
*cademic resea*ch on ep***emolo*ical bas*s can imply a
</line>
</par><par>
<line>
deepe* and m*r* contex*u*li*ed u*ders*a*ding research, people and organi*ations\
</line>
<line>
develo**ent, fostering to * critical an* ref*ectiv* *i*ion.
</line>
</par><par>
<line>
Keywor*s: Epistem*logy.
</line>
<line>
Paradigms.
</line>
<line>
* os * t i ve
</line>
<line>
Organizational
</line>
<line>
Beha*ior.
</line>
<line>
* os i t i v*
</line>
</par><par>
<line>
Psychology.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere**na PI, v. 2*, n. 6, art. 11, *. 198-21*, jun. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. C. F. *. *ssunção, J. R. T. *ilva
</line>
<line>
2*0
</line>
</par><par>
<line>
* **T*O*UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
*s *studo* organizaci*nai* po**tivos vêm g*nhando força nas últimas décad*s,
</line>
</par><par>
<line>
e*pe*ialmente com o movimento da P*icologia Po*itiva (PP) nas organiza*õ*s. A*esa*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
contrib*iç*es i*t**disciplinare* d* vários campos do sab*r, como Psicologia, Ad*in*s*ração,
</line>
<line>
A*tro*ologia, So**ol*g*a e Medicin*, o *omportamento org*niz*****al posi*ivo (COP) é uma
</line>
</par><par>
<line>
ramificaç*o da iniciativa de Psicologia Positiv* *roposta
</line>
<line>
po* *a*tin Sel*gman (QUI*K,
</line>
</par><par>
<line>
2*10).
</line>
</par><par>
<line>
A *P **m enfo*u* nas org**izações en*atiza
</line>
<line>
a promoção de po*tos fortes
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*ot*n*ial*dades humanas, com* espiritu*lida*e, resiliênc**, bem-estar, co*agem, justiç*,
</line>
<line>
engajamen*o, pa*xã* e *ut*os construtos, c** v*stas à melhori* d* *esempe*ho in*ivi*ual e
</line>
<line>
or*aniz**i*nal (BACCIN ** al., 202*), *isando a uma relação *ais sau*áv*l dos indi*íduos
</line>
</par><par>
<line>
com o trab*lho. Essa pe*spectiva, em *o*tr*pos*ção à psi*olog*a tradiciona*, *o**liza
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*ontos fortes dos
</line>
<line>
i*divíd*os, a* invés de co*centr*r *ua
</line>
<line>
**ençã* em disfunções, confli*os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*roblemas orga*i*aci*nais (**LIGMAN; CSI*SZENT**HALY*, *000; YUNE*, 2*03;
</line>
</par><par>
<line>
*A*UDO; KOLLER, 2007; QUIC*, 2010; BACCIN
</line>
<line>
et al., **2*). Cont*do, *aci*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*astianello (*01*) es*larec*m qu* **a não ign*ra ou
</line>
<line>
desva*ori*a os estudos sobre doenças
</line>
</par><par>
<line>
mentais e comportam*ntai*, porém aponta uma proposta de *mpliação do foco da ci*ncia
</line>
<line>
psicológica, sem *esconsi*erar o sofrimento *um**o.
</line>
<line>
Tendo *m *ista q*e a epis*emologi* é u* r*m* filo*ófico qu* ori*n*a o pe*samento
</line>
</par><par>
<line>
humano (B*NEVIDES, 2013),
</line>
<line>
n* pesq**sa em **P, * ess**cial co*s*derá-la *orque
</line>
</par><par>
<line>
diferente* ba*es e*is*emol*gi*as podem levar a diferentes abor*age** t*óricas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
metodo*ó*icas na in**stigação sobre
</line>
<line>
o
</line>
<line>
*rabalho. Iss* pode facilitar **
</line>
<line>
pesqui*ad*r*s
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
t*mada de *ec*s*o sobre * escolha dos proce*imento* *etodol**icos *ais adequa*o*,
</line>
<line>
inclusi*e repercut*ndo em res*lt*dos mais a*licávei* e sig*i*i*ativos. A*sim, este en*aio t*m
</line>
<line>
como objetivo discutir os fu*damentos ep*st*mol*gic*s dos estu*os cie*tífi*os sobre COP, a
</line>
<line>
partir das contribui*õ*s da PP. Para is*o, revisita-se a li*eratu** à luz *os conceitos, te*ria* e
</line>
<line>
pers**ctivas já existen*es s*bre o te**.
</line>
<line>
A reflexão s*bre as impl*cações episte*o*ógicas da pe*qui*a ** COP tamb*m pode
</line>
<line>
levar a uma c*mpreensão *obre * pa*el d*s práticas e p*lít**as o*ganizacionais *a socie*ade e
</line>
</par><par>
<line>
*udanç*s **ciais mais efetivas. Desse modo, relaciona-s* as perspe*tivas ep*stem*lógicas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*e*ric*s de COP co* os para*ig*as so**oló*icos
</line>
<line>
dos fen*meno* or**nizac*o*ais suger*do*
</line>
</par><par>
</page><line>
por Burrell e Morgan (1979), com o intuito de demo**t*ar como es*a* abor*agens
</line>
<line>
influenciam *a visão de hom*m e co*o *ão t**t*das dentro das o**an*zações. Ne**e *en*i*o,
</line>
<line>
Rev. FSA, *ere*i*a, v. 2*, n. 6, ar*. 11, p. 198-2*2, jun. 2*24 www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comport*mento Or*anizacional *ositivo: C*ncepçõe* Episte**lógicas e Teóri*as
</line>
<line>
2*1
</line>
</par><par>
<line>
configur*-se a relevância d* se aprofund*r sobr* * tema, pois possibilita melhor compreensão
</line>
<line>
da dinâmica **gani*aci*nal *, notadamente, dos comportame*tos in*ividuais e coletivos para
</line>
<line>
o bem-esta*, eng*ja*ent* e de*empenho.
</line>
</par><par>
<line>
*ara a consecução ** obje***o propo*to, na primeir* *eç*o, argumenta-*e sobre as
</line>
</par><par>
<line>
ba*es da ciência po*itivista e
</line>
<line>
o rig*r científi*o nas *esquisas das c*ências so*iai*.
</line>
</par><par>
<line>
Posteriorm*nte, aponta-*e conceitos e te*ricas da *P e C*P. Na seção seguinte, a*resent*m-
</line>
</par><par>
<line>
s* *s p*radigm*s p*opostos por B*rre*l e Morgan (1979) e sua **lação com os
</line>
<line>
estudos
</line>
</par><par>
<line>
*rg*nizacionais positivos. *or fim, *onclui-s* qu* a clareza das p*sq*isas acadêmicas sobre as
</line>
</par><par>
<line>
bases e*istem*lóg*c*s pod* *mplic*r *ma
</line>
<line>
*ompreensão **is aprofundada e cont*xt*alizada
</line>
</par><par>
<line>
para o desenv*l*imento de pesquisas, i**l*i*do a adequ**ão dos *rocedimentos
</line>
<line>
*et*dológic*s utilizad*s nes*e eixo temático.
</line>
<line>
2REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 Acuidade Cien*íf*ca Po*itivi*t* nas Ciên*ia* Sociaise Humanas
</line>
<line>
* ciênci* *oderna tem seus p*e*supos*os fincados n* racionali*mo car*esiano d*
</line>
<line>
René Descartes e n* emp*r*sm* de Francis B*c*n, a parti* de concepção objetiv* da realidade
</line>
<line>
(PROLO; LIMA; *IL*A, 20*8). N*sse sentid*, Castañon (*009) d*fine a ciência como um*
</line>
</par><par>
<line>
for*a de conhecer o mund* me*iante lei* un*versais e gerais que possa* ser te*tados
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
validados. Mohajan et al. (202*) argumentam qu* e*a é *rientada por dua* co*cepções
</line>
</par><par>
<line>
e*is*emológicas pr*ncip**s: **s-positivismo e o construti*ismo. Entretant*, em
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
perspectiva ampliada,
</line>
<line>
pa*a e*ses auto*es,
</line>
<line>
os paradigmas relacionados à *iência *oci*l
</line>
<line>
são
</line>
</par><par>
<line>
po**tiv*smo, pós-p*s*tivism*, co*str*tivismo e t*oria cr*t*ca.
</line>
</par><par>
<line>
*est* seção, problemat*za-se abordagem *ositivista nas ciências s*c*ais, *evido a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
for*e inf*uência d*ssa
</line>
<line>
pers*e*tiva nos
</line>
<line>
estudos
</line>
<line>
organizaciona*s, a
</line>
<line>
*a*tir
</line>
<line>
*as contribuiçõ*s
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
PP nas org*ni*a*õe*. Sir *saa* *ew*on, Henry d* Sai*t-Simon, Auguste Com*e, Karl Popper,
</line>
<line>
Spencer e o**ros são es*udiosos que co*tri***ram para * sa*er científico. Espe*ialmen*e,
</line>
</par><par>
<line>
Auguste C*mte, *ons*de*ado pai
</line>
<line>
*o pos*tivismo, adaptou a* metodologias das
</line>
<line>
ci*ncias
</line>
</par><par>
<line>
n*turai* para
</line>
<line>
aplicação nas ci*ncias sociais (MOHAJAN et al., 2*20). Para el*s, as leis que
</line>
</par><par>
<line>
regia* as ciências n*tur*is p*der*am ser apli**das às ciência* sociais por meio da obse*vação
</line>
<line>
e exp**ime*tação.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a tanto, o ri*or *ientíf*co pres*nte nas
</line>
<line>
pesquisas da* ciências human*s e soc*a**
</line>
</par><par>
</page><line>
ba*eia-*e em p**ncípios de obser*açã* *mpírica, mensuração e quantificação, *omo recursos
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina PI, *. 21, n. 6, art. 11, *. 198-212, jun. 20*4 *ww4.fsane*.com.b*/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. *. F. B. Ass*nção, J. R. T. Silva
</line>
<line>
202
</line>
</par><par>
<line>
que ab*r*a* ***erên*ias
</line>
<line>
generalizávei*, replic*çã* de estudos experim*ntos *o*troláveis e
</line>
</par><par>
<line>
(PARK; KONGE; AR*IN*, 2020). Iss* si**ifi*a que as ciências sociai* e hum*n*s devem
</line>
<line>
ser orientada* pelos *esmo* pressupost*s * no**as de *ali*ação científica utilizadas pelas
</line>
</par><par>
<line>
ciê*cias *xatas, a parti* de uma *uposta
</line>
<line>
neutra**da*e do pesquisad*r e distanciame*to
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
objeto de estudo.
</line>
</par><par>
<line>
Nessa *bord**em, entende-se que os fenômeno* s*cia*s são p*ssíveis de observação
</line>
<line>
d*reta e o co*hecimento científ**o é objetiv*. Sendo assim, o positivismo está relac*onado ao
</line>
<line>
modelo hipotétic*-dedutivo da ciência, no q*al evidencia a verific*ção de *ipóteses a pr*o*i, *
</line>
<line>
** exp*rim*ntação, m*diante operacionalização de variáveis e medida*, us*das para informar
</line>
<line>
e ava*ça* na ciência (PARK; KONGE; ARTINO, **20), conf**** q*adro 1. "*a *orm* mais
</line>
<line>
pura do p**itivismo, * único f*co do es*ud* é examinar as r*lações explicativas ou *ausai*
</line>
</par><par>
<line>
en*re variáveis
</line>
<line>
no e*tudo, com* é *eito n*s ciências
</line>
<line>
natu*ais" (PARK; KONGE; ARTINO,
</line>
</par><par>
<line>
2020). No entanto, *á cor*ente* de pen*ame*to das ciênc*as socia*s q*e tecem críticas sob*e a
</line>
<line>
adoção de padrões rigo*oso* * baseados ne*sa v*são (T*IV*Ñ*S, *987; *O*RINHO, 2011;
</line>
<line>
RI*HARDSON et al., **12), con*ide**da reducion*sta e meca*icista, não leva*do em co*ta a
</line>
<line>
co*plexidade dos fenômenos so*i**s e a subje*ivida*e dos ind*vídu*s.
</line>
<line>
*uadro 1 - Pressupostos filosó*ic** *o paradigma positiv*sta
</line>
</par><par>
<line>
ELEMENTOS
</line>
<line>
DESCR*Ç*O
</line>
<line>
CARACT*RÍSTIC*
</line>
</par><par>
<line>
Ontol*g**
</line>
<line>
Na*ureza da *ealida*e
</line>
<line>
Única reali*ade t***ível
</line>
</par><par>
<line>
Ep*stemologia
</line>
<line>
Nature*a do conh*cimento
</line>
<line>
Objeti*ista
</line>
</par><par>
<line>
A*i**ogia
</line>
<line>
Valores do p*ocess* d* investigação
</line>
<line>
E*periên*ias e valo*es subjetivos des*artados, foco na neutralida*e cientifica.
</line>
</par><par>
<line>
Metodologia
</line>
<line>
C*mo conduzir uma *esquis* cientí*ica
</line>
<line>
*odelo hipotét*co-de*u*ivo (teor*a, hipótese, operacion*l*zação, e*peri*en*ação).
</line>
</par><par>
<line>
Rigor
</line>
<line>
Crité*ios para avaliar a q*alida*e da pesq*is*
</line>
<line>
Validade interna, repl*cação e d*senh* d* estudo.
</line>
</par><par>
<line>
C*mo her*nça *ositivista nas ciênci*s *oc*ais, os mét*dos d* pesqu*sa utilizados
</line>
<line>
precisam d*r c*nta de colet*r * anal*sar dad*s d* for*a sistemática e obj*tiva, incluindo
</line>
<line>
té*nicas e método* estatísticos, qu*r seja numa nat*r*za quantitativ*, quer seja qu*lit*tiva ou
</line>
</par><par>
<line>
mis*a. Val* *essaltar que nem sempre a
</line>
<line>
*esquisa po*itivi**a bas*ia-se em método*
</line>
</par><par>
<line>
quantitativo* (PARK; KONGE; ARTINO, 2020), apesar de e*tar fortemente *elacionada
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa de natureza quantitat**a.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Teresina, v. 21, n. 6, art. 1*, p. 1**-212, j*n. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comportamento Organizacional Pos*ti*o: *onc*pções Epistem*l*gicas e Te*ric*s
</line>
<line>
203
</line>
</par><par>
<line>
Ainda, o método científico na* Ciências Sociais envolve a ad*ção de *a*r*es éticos
</line>
</par><par>
<line>
r*go*osos, em respeito ao* direitos hu**nos e pro*e*ão dos part*cipe* *a pesquisa. Além
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
co*f*dencialidade das inform*çõe*, ciência dos prejuízos e
</line>
<line>
be*efíc*os, os
</line>
<line>
pa*ticipa*tes dos
</line>
</par><par>
<line>
estudos têm direito ao consentimento informado e ao anonimat*
</line>
<line>
dos dados coletado*. Para
</line>
</par><par>
<line>
Gu*rr*ero e M*n**o (2*19), a *provação da Resolução CNS nº 510/2*16, qu* trata das n*rma*
</line>
<line>
ap*i*adas às pesquisas em Ciência* Hum*n*s e *ocia**, é u* avanço para a *iênc** brasil*ira.
</line>
</par><par>
<line>
Os au*or*s retr*tam os parâmetros de ci*n**ficidade
</line>
<line>
das Ciê*cia* Humanas e S*ciais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
reforçam o proble*a e*is*emológico
</line>
<line>
da dualidad* humana. Em *ontrapont* à visão
</line>
</par><par>
<line>
predominante de ciênci*, eles *credi*am
</line>
<line>
q*e, apesar do pa**digma po*iti*ista minimiza*
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
vieses prese*tes nas inves*igaçõe*, nenhum e**udo é neut*o, nem nas Ciências Bi*médi*as *
</line>
<line>
n*m nas *iê*cias Humanas e Soc*ais.
</line>
<line>
Ade**is, es*a abord**em pode privile*ia* cer*os *rupo* soc*ais, *endo em vi*ta q*e
</line>
</par><par>
<line>
nem todos têm *ces*o a técnicas e m*to*os, perpetuando *elações
</line>
<line>
d* poder e exclu*ã*.
</line>
</par><par>
<line>
Embora as
</line>
<line>
crít*cas sejam necessár*as par* o avançar
</line>
<line>
do con*ecimento, a
</line>
<line>
perspect**a
</line>
</par><par>
<line>
pos i t * vi s t *
</line>
<line>
*inda é ampl*ment* dif*ndida *m várias ár*as d*s Ci*ncias Humanas e Soci*i*,
</line>
</par><par>
<line>
inc*usi** na Ps*co*ogi* Organizac*ona* Posit**a e nos *studos
</line>
<line>
orga*izaci*nais *o**tivos. Na
</line>
</par><par>
<line>
próxima ***ão, di*cute-se as **ntribuiçõ*s teóricas da PP par* o COP.
</line>
<line>
3 *ES*L*ADOS E D*S**SSÕES
</line>
<line>
3.1 C*ncepções *eóricas da *sicologia Positiva e do Comp*rtame*to Organi**ciona*
</line>
<line>
Po*itivo
</line>
<line>
O marco da ori*em da *sico*ogia Positiv* es*á datado em 2000, qu*ndo Seligman e
</line>
</par><par>
<line>
Csi**zentmihalyi publi*aram o ar*igo "Po*itive Psy*hology:
</line>
<line>
an intro*ution", na revist*
</line>
</par><par>
<line>
*merican Psych*logi*t (**CIC*; B*S**ANE*LO, 2***; SILVA; BOEHS, 2017). *esse
</line>
</par><par>
<line>
artigo, os autores s**erem que o foco d* psicologia
</line>
<line>
d*veria aba*car tam*ém os aspect*s
</line>
</par><par>
<line>
saudáveis do ser humano * não apenas cu**tivo. Porém, questiona-s* suas origens vêm antes
</line>
<line>
de*se f**o, com ra*zes na psicologia hu*anista, uma vez que ponto* discutidos em u*a no*a
</line>
</par><par>
<line>
abord*gem foram traba*h**os por Maslo* Rogers, por exemplo (RI*H, 2001). Aqui se e
</line>
</par><par>
<line>
esclarece que palavra
</line>
<line>
"positiva" da *P *ão se refere ao
</line>
<line>
p*sitivismo (ba** e*is*emol**ica),
</line>
</par><par>
<line>
mas às potenciali*ad*s humanas e institucionai* em pr*l da saúde e d*senvol*i*ento pessoal
</line>
<line>
e organizaciona*.
</line>
<line>
De *cordo com Sel*gm*n * Csikszen*mihalyi (2000, *.*), a Psic**o*ia Positiva s*
</line>
</par><par>
<line>
constitui como ciência p*i*oló*ica qu* *studa: a) experiência subjetiva
</line>
<line>
*osi*iva, b) t*aços
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, **r*sina PI, v. 21, n. 6, art. 11, p. 198-212, jun. 2024
</line>
<line>
ww*4.*sanet.com.*r/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. C. F. B. Ass*n*ão, J. R. T. Sil*a
</line>
<line>
204
</line>
</par><par>
<line>
indivi*uais posi*ivos e c) in*tituições positivas. *onf**** esses au*ores, o objeti*o é m*lh*rar
</line>
<line>
a qualidade de vid*, bem co** prevenir as doenças oriunda* de uma vida sem sentido. Si**a,
</line>
<line>
Cervo * Bento (2**8), *o* exemplo, sali*ntam que * missã* d*s o*g*nizaçõe* *e trabalho,
</line>
<line>
além *e p*omover a*bientes salutogênicos, é pro*ove* o bem-e*t*r e * felicidade das
</line>
</par><par>
<line>
p*s*oas, como ju*tificativa
</line>
<line>
d** esforç*s humano* **spensados. Em*o** atu**men*e tenha se
</line>
</par><par>
<line>
observ*do
</line>
<line>
* aumento exp*essivo de desc*ntentamento e
</line>
<line>
sofrimento **s ambie*t*s de
</line>
</par><par>
<line>
*ra*alho.
</line>
</par><par>
<line>
Sob forte influência da *P desenvolvida por Martin Selig*a*, e dos estu*os
</line>
<line>
organiz*cionais posit*vos impulsi**ados por Kim Cam*ron e colegas, o CO* se *nser* como
</line>
<line>
um campo de investigação *o* estados, traços e processos positivos *entro *as organizaçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
(**ICK, 2010). Não ob*ta*te o CO* *e* suas raíz*s na PP, el* considera
</line>
<line>
*e equiv**ent*
</line>
</par><par>
<line>
i*portância pa*a as*ec*os positivos e nega**vos.
</line>
</par><par>
<line>
Em um ambiente *e trabalho cada v*z mais exigen*e e mutá*el, * COP
</line>
<line>
requer
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*dent*ficação de ponto* fo*tes e assertivos, a fim de prod*zir res*liência e promover saúde nos
</line>
<line>
espaços institu*io*ai* (QUICK, 2010). Luthans e colegas são os pesquis*dores expo*ntes do*
</line>
</par><par>
<line>
*studos em COP. Para eles, COP *ep*esenta o "estud* e * apli*aç*o de força* de recu*sos o
</line>
</par><par>
<line>
humanos *o*itivamen** orie*tadas e cap*cidades ps*c*lógic*s qu*
</line>
<line>
podem
</line>
<line>
ser medida*,
</line>
</par><par>
<line>
desenvolv*das e gerenc*ada* com eficácia para a melhoria do desempen*o no *ocal de trabalho
</line>
<line>
atual" (LUTHANS, 2002, p. 59). Na vi*ão de Silv*, C*rvo e Ben*o (*018), refe*e-se ao
</line>
</par><par>
<line>
intere*se científ**o e práti*o *as fo*ças e capacid*des psicológ*cas posi*ivas
</line>
<line>
(virtudes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
qualidade h*manas positivas), d*rec*on*das ao desempenho no *rabalh*.
</line>
</par><par>
<line>
Es*es *re*supostos da PP e as mudanças n* m*nd* têm cont*ibuído para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
construç*o e o *ult*v* de conhecime*to* sobre CO* e Psico**gia Posi*i*a das Organi*ações e
</line>
</par><par>
<line>
do Trabalho. Pa** Farsen Budd* (2018), e
</line>
<line>
os estud*s
</line>
<line>
da PP *pli*ada às organizações foram
</line>
</par><par>
<line>
*n*roduz*dos *or meio da conc*pçã* de COP. Portan*o, a com**een*ã* ** conc*ito *e *apit*l
</line>
<line>
Psicológico Pos*tivo s* faz importante. Desenvolvido por Luthans, Lu*hans * Lu*hans (2004),
</line>
<line>
consi*te em um *stado d* des*nv*lvimento psicológi*o posi*ivo do ser humano (DELGADO-
</line>
<line>
ABELLA; RODRÍG*EZ; FÚNEZ, 2022) como estratégia p*ra au**ntar o bem-estar pessoal
</line>
<line>
e labor*l. Configura-se também como construto multidimensi*nal, composto p*r quat*o
</line>
</par><par>
<line>
el*ment** ce*tra**:
</line>
<line>
otimism*, autoefic*cia, resiliência e esperança (FARSEN; BUDDE,
</line>
</par><par>
<line>
2018).
</line>
</par><par>
</page><line>
No Brasil, a *ssociação Br**ilei*a de Psicologi* Organizacional e do Trabalho
</line>
<line>
(SBP*T), em 20**, buscou def*nir o* campo* *e atu*ção em Psicologia O*ganizaciona* e do
</line>
<line>
Trabalho, a partir de um ref***ncial para f**mação profissional no paí*. O *ompor*amento
</line>
<line>
R*v. F*A, Teresina, v. 21, n. 6, art. 11, p. *98-212, jun. 2024 www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Com*orta**nto Organizaci*nal Positivo: Concepções Episte*ológicas e *eóricas
</line>
<line>
205
</line>
</par><par>
<line>
Organi*acional insere-*e c**o um subcampo d* Psicologia Organiza*ional, *ue "tr*ta da
</line>
</par><par>
<line>
a*uação e da intervenção e* p*ocessos e dinâmicas
</line>
<line>
d* interação entre indivíduos, g*up*s,
</line>
</par><par>
<line>
organizaç*o e cont*xtos macrossociais" (*BP**, 2020, p. 19).
</line>
<line>
P*r s*a vez, o COP é *ma áre* de estudo que busca compre*n*er * promo*er
</line>
<line>
*otencialid*des do indivíduo e ** org*n*zação, como *nga*amento, resi*iência, criatividade *
</line>
</par><par>
<line>
o be*-estar. Baseia-*e
</line>
<line>
em co*c*itos e teorias tanto d* Psi*ologia Organizacional e do
</line>
</par><par>
<line>
Tr*balh* qu*nto da PP, *endo esta úl*ima subárea da *si*olo*ia, bem como *a A*m*nist*ação.
</line>
<line>
Assim, pode-se afirmar qu* o C*P so*re in*l*ência d* diversas ár*as, porém f*caliza n*
</line>
<line>
d*senvolvim**to de comporta*entos saudáveis do* indivíduo* e da* *rganizações.
</line>
<line>
Alguns estu*iosos in**rnaciona*s, *om* Marisa *a*ano*a, Fred Luthans, K*le
</line>
<line>
Luhans e Brett Luthans, e os pesquisa*ore* brasileiros Narval Si***, Mar*a Cri*tina Ferreira,
</line>
<line>
S*g*ar *alvezzi e Maria do Carmo Fernandes Martins ti*e*am produções importantes p*ra a
</line>
<line>
COP, espe*ific*men*e, sobre o tema da resiliên*ia apl*cada *o contex*o do tr*balho. Adem*is,
</line>
<line>
n* *mbie*te inte*n*, ou*r*s prof*ssio*ais e *nstituições têm colab**ado pa*a * disseminaçã* da
</line>
</par><par>
<line>
PP no c*ntexto das o*ganizaçõe*, como a Associação Brasile*ra
</line>
<line>
de Ps*col*gia
</line>
<line>
P os i * i va
</line>
</par><par>
<line>
(AB*+), La*oratório *e Psicologia Po*itiva nas Organizaçõ*s e no *rabalh* (LAPPOT) o
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
vincul*do à Universidade Federa* de Sant* *atar*na (U*SC) - e o Laboratóri* *e Psicologia
</line>
<line>
Organizacional P*sitiv* (L*POS) - vinculado à Univers**ade Salgado d* Oliveira
</line>
</par><par>
<line>
(UNIVERSO). Esses esforços têm favo*ecido
</line>
<line>
à dif**ão dos estudos *ob** a temática
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
apoi*do a visão de pr*t*ca* e p**ít*cas o*gan*zac*onais m*is sa**áveis, sig*i*ic*tivas e
</line>
<line>
satisf*tó*ias *ara os trabal*adores.
</line>
<line>
Na seção seguinte, *iscute-se co*o as ba*es epistemo*ó*icas da *P têm contribuído
</line>
<line>
*a*a adoção de uma abord*g*m objet*vista das *esquisas *m COP.
</line>
</par><par>
<line>
*.* Int*rf*ces *n**e as Bases Epistem*lógicas os Paradi*mas de Burrel* e Morga* e
</line>
<line>
(1979) nos E**udos de COP
</line>
<line>
As concepções t*óric*s e em*írica* dos e*tudos organizacio*a*s positivos s** vastas
</line>
</par><par>
<line>
e co*pl*xas. Tendo em
</line>
<line>
v*sta *s*o, en**tiza-s* nesta seção o foco nas influênci*s
</line>
</par><par>
</page><line>
epistemoló*icas d* P* p*ra o contexto da* org**iz*ções e suas implicações para as p*squisas
</line>
<line>
desenvo*vidas sobre COP. **se cam*o da Psicolo*ia *em raízes finc*das n*s desdo*ramentos
</line>
<line>
da Psic*lo*ia Humanista, e*peci**men*e de Masl*w, Carl Rog*rs, Vi**or F*ankl (SILVA;
</line>
<line>
BOEH*, 2017; BARDINI; S**VA, 2019) e da *sicologia Cognitiva, a exempl* de Ban*ur* e
</line>
<line>
Aar*n Beck (SILV*; COS*A; BUDDE, 2018).
</line>
<line>
*ev. FSA, Teres*na PI, v. 21, n. 6, art. 11, p. *98-212, ju*. 2024 w*w4.**anet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. *. *. B. Ass*nção, J. R. T. Silva
</line>
<line>
**6
</line>
</par><par>
<line>
Entretanto, * exclusividade sobre * "posit*vidade" d* vida não é re*trita a es*a área.
</line>
</par><par>
<line>
Des*e antiguida*e, fil*so*os, co*o Arist*tel** (384-*2* a. C), *á se inter*ssa*am a
</line>
<line>
sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
fe*ômeno da felicidade humana e virtudes qu* dire*ionam o homem a uma vida feliz e *len*
</line>
<line>
(**LVA; COSTA; BUD*E, 2018). Estudiosos apontam William James como o primeiro
</line>
</par><par>
<line>
psi*ólogo posit*vo (FR*H, 200*; S*LV*; COSTA; BUDDE,
</line>
<line>
20*8), apesar de *artin
</line>
</par><par>
<line>
**ligma*, em seu *iscu*so como presidente da Amer*can P*ycholog**al Association (APA),
</line>
</par><par>
<line>
pr*feri* que introd*zi*
</line>
<line>
a PP. Para William Jame*, a Psicologia *eve*ia re*acionar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
objetiv*d*de e a fenomenologia, e* uma c*mbinação co*plementar (FE**OO, 2013; SILVA;
</line>
</par><par>
<line>
COSTA; BUDDE, 2**8). El* sofre fort*s in*luência* do pragmat*smo, funcional*s*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
empi*is*o norte-americ*no.
</line>
</par><par>
<line>
N* pe*s*ec*iva de Silv*, Costa e Bu*de (*018), *lém da *on*r*buição do movimento
</line>
</par><par>
<line>
humanista,
</line>
<line>
a Psic*lo**a Co*n*tiva e o Construc*onismo So*ial for*am pilares teóricos
</line>
</par><par>
<line>
fundamentais à PP, a exem*lo da proposição do *sicólogo Albert B*ndura, a par*i* da T*o*ia
</line>
</par><par>
<line>
Social Cogni**va. P*ci*o e B*stianello (20*4) af*rmam a e**stênci* *e *imilaridades entre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Psicologia Humanista e a PP, por** com diverg*ncia* ontoló*icas, epistemo*ógicas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
m*to*oló**cas. Froh (*004) argu**nta que psicólogos positivo* negligenciam a in*luência da
</line>
<line>
psicolog*a hu*a*ista, por *creditar que os estudos human**t*s care*em de **gor cient*fico. *al
</line>
</par><par>
<line>
percepção de***re *a inter*er*ncia d* paradigma pos*tivi**a (é
</line>
<line>
valid* o conheciment* que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*ens*r*do, o*servável e empiricamente testáv*l) so*re * na*ureza h**a**.
</line>
</par><par>
<line>
D* ponto de vista
</line>
<line>
on*ológico, Alarcón (*0**) *n*o*ma que a *nvesti*ação em PP é
</line>
</par><par>
<line>
baseada *a experiênci* su*jetiva, ou seja, no mundo interno d*s pessoas. Segundo es*e autor,
</line>
<line>
o modelo *d*ta*o é hipotétic*-dedutivo, como dem*rcação e org*nizaç*o do que é o* *ão
</line>
<line>
científico, *e*do po*ter*ormente re**m*ado pela inf*uência de P*ppe* p*ra *este de hi**teses,
</line>
<line>
t*ndo como *as* um conhecime*to a prio*i. Is*o ex*lica a pr*dominância de pesquisas
</line>
<line>
*uantitati*as nos estudo* or*anizac*onais positiv*s.
</line>
<line>
Rich (*001) af*rm* qu* a PP te* raízes e**dentes n* psicologia *umanista, apesar de
</line>
<line>
pouc* re*erência * essa c*ntrib*içã*. Para esse *uto*, Maslow e Ro*ers, *ensa*o*es
</line>
</par><par>
<line>
h*m**is*as, já *e**nvo*veram
</line>
<line>
tra**lh*s referentes à criat*v*dade e
</line>
<line>
à
</line>
<line>
a**orrea*izaçã*. *le
</line>
</par><par>
<line>
critica o uso de mé*odos quant*tativos em *etrimento de mé*odo* *ualitativos (entrevistas,
</line>
</par><par>
<line>
observaç*es, **squisa de campo). *lém di*so, ressa*ta que o pesq*isador, ao
</line>
<line>
escolher
</line>
<line>
qual
</line>
</par><par>
</page><line>
a**r*agem deve *uiar a pesqui*a, deve também p*nsar s*bre "qual é método cor*eto par* o
</line>
<line>
*sta *uestão de pesquisa espe*ífi*a? E qu*is são os *rós e *ont*as de *ada método"? Isso f*z
</line>
<line>
com que o pesq*isad*r reflita sob*e * uti*ização do mét*do *ais apropriado. (*ICH, 20**).
</line>
<line>
R**. FSA, Teresina, v. 21, n. 6, *rt. 11, p. 198-212, jun. 2*24 ww*4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Compo*tame*to Organizacional Pos*tivo: Concepções *p*stemológi*as e *eóric*s
</line>
<line>
20*
</line>
</par><par>
<line>
Segundo *roh (2004), q*anto ao método, as a*ordagens humanistas te*dem a *ptar
</line>
<line>
por enfoque *ais qualitativo e, em *ontraparti*a, *s psicó*ogos *ositivo* empre*am métodos
</line>
<line>
qu*ntitat*vos, rigo*osos e reducionis*as. Co*tudo, P*cico e Bastianel*o (2014) reforça* *ue a
</line>
</par><par>
<line>
abordagem qua*titativa tem se
</line>
<line>
demons*rado *deq*ada a este último segmento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pesquisadores. O rigor científico no* estudo* da PP e su*
</line>
<line>
i*fluência nos
</line>
<line>
estudos
</line>
</par><par>
<line>
or*an*zacion*is posi*ivos s* d*ve a evi**r confusões c*m indicaç*e* de manua*s de autoajuda
</line>
</par><par>
<line>
*u outro tipo
</line>
<line>
de explica**o a*ti*ientífica. Aqu* *e ressalta a im*ortânc*a de *ompree*der
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pluralismo das base* epi*temo*ó*icas *u* fu*damentam o fenô*eno estudado, tendo em vis**
</line>
</par><par>
<line>
qu* repercut* diret*men*e
</line>
<line>
na forma como *s fenô*enos po*iti*os sã* compreendi*os
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
explorad*s. É *vidente, *o revisa* a hist*ria, *ue as princi*ais *orre*t*s epistemológicas do
</line>
<line>
COP inclu*m o positivismo, o cons*ruc*onismo social * o pragmatismo.
</line>
<line>
Em 1998, Mart*n S*ligman, ocupante da pr*sidência da APA, imp*lsionou as
</line>
<line>
pesqui*a* em PP. Nos anos *00*, Luthans e col*ga* direcionara* e*sa *nfl*ê**ia * litera*ura
</line>
</par><par>
<line>
o*upacional.
</line>
<line>
Da aplicação dessa *bo*dagem da p*ic*logia ao ambiente o***n**acio*a*,
</line>
</par><par>
<line>
emerge * co*ceito *e COP (*ACCIN et al., 20**). Di*er**s
</line>
<line>
c*nstrutos sob*e cap*ta*
</line>
</par><par>
<line>
psico*ógico (resiliência, e*perança,
</line>
<line>
o*imismo, autoef*cácia), felicidade, *em-estar *ubj*tiv*,
</line>
</par><par>
<line>
liderança autêntica, florescimento, c*iatividade, entre outros temas f*zem p*r*e do escopo d*
</line>
<line>
estudo *a área (*ILVA; *OSTA; BUDDE, **18; BARDINI; SILVA, 2019), *uma
</line>
<line>
perspecti*a mais pr*dutiva do comporta*ento humano no contexto de tr*balho.
</line>
<line>
No *a*p* dos estudo* org*niza*ionais, perc*be-se a inc*d*ncia das pesquisa* em
</line>
</par><par>
<line>
relaciona* as dis*ussões epistem*lógic*s c*m *s p*rad**m** sociológicos
</line>
<line>
d* Burrell
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Morga* (1979), a p*rtir do l*v** "Sociological Paradigms *nd Organisational Anal*sis",
</line>
</par><par>
<line>
pu*li*ado em 1979, que propõe um modelo baseado
</line>
<line>
em duas dimensões: * s*ciologia *a
</line>
</par><par>
<line>
re*ula*ão (man*t*nç*o do sta*us quo e ordem social) e a s*cio*ogia *
</line>
<line>
*a mudança r*dica*
</line>
</par><par>
<line>
(pre*cup*ção com
</line>
<line>
emanci*ação humana, confli*o* e contradições). Para compre*nsão das
</line>
</par><par>
<line>
org*nizaçõe*,
</line>
<line>
e**as dim*nsõe* perpassam o confli*o ent** as abord***ns objetivi*tas
</line>
<line>
* as
</line>
</par><par>
<line>
abordage*s subjetivistas, co*forme Figura 1. Ressalta-s* que a compreensão d* e*istemologia
</line>
<line>
dos fenômen*s estudados em C*P atr*ves*a o ente*dimento da natu*eza humana, como é ela
</line>
<line>
conce**d* e *s *ecursos uti*izad** *ara a*essar à r*alidad*.
</line>
<line>
O mode*o de B*rrel* e *org*n co*siste em uma maneira de organizar e **assificar os
</line>
<line>
conceitos t**ricos com base em suas epistemologias subjacentes. Os quat*o* par*digmas
</line>
</par><par>
<line>
propostos são: funcion*lismo, inter*reta*ivism*,
</line>
<line>
es**utural*smo radi*al e *uma*ismo. Silva,
</line>
</par><par>
</page><line>
*os*a e Budde (2018) a**rmam que a conce*ção epistemológica predominan*e na PP, seg*ndo
</line>
<line>
Burrell e Morgan (19*9), se f*z ***sente nos quadrant*s interp*etativi*ta e human*st*. Para
</line>
<line>
Rev. *SA, Te*esina PI, v. 21, n. 6, a*t. 11, p. 198-212, jun. 2024 www*.fsane*.com.br/r*vi*ta
</line>
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<line>
*. C. F. B. As*unçã*, J. R. T. Si*va
</line>
<line>
208
</line>
</par><par>
<line>
Silva, Cost* e Budde (201*),
</line>
<line>
a* bases epistemológ**as dos estudos de PP aplicada às
</line>
</par><par>
<line>
organ**açõ*s se insere* no **radigma inte*pretat**ista com conceitos e teori*s ** Aaron
</line>
</par><par>
<line>
Bec* e Albert B*ndura. Por o*t*o lado, o paradigma humanista concentr*
</line>
<line>
os estudiosos
</line>
</par><par>
<line>
Maslow, Car* Roge*s e Victo* **ankl.
</line>
</par><par>
<line>
*igura 1 - Esquema da análise so*re a na*ureza da Ciência Social
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
E*t*e*anto, Selig*an e Csikszentmihalyi (**00) o*ientam para uma concepç*o
</line>
<line>
f*ncionalis**. E*ses **e*supo*tos *ão uma *a* motivações para os fen*menos orga*iza*i*nais
</line>
</par><par>
<line>
posi*ivos *inda terem u*a base obj*tivista e pr*ti*a. Para Burrell e Morgan (1979),
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
funcion**ismo é um parad*g*a predominante nas inv*stigaçõ** das organizaçõ*s e configura-
</line>
<line>
se como uma abordagem *bjetivis*a da Ci**cia Soci*l. Essa a*orda*e* *em como
</line>
<line>
fundamen*o exp*ica* e pr*ver o compor*a*e*to organizacional *om bas* *m *eis e princípios
</line>
<line>
universais. Inclusive, na visão de L*thans (2002), *s cr*térios adotado* a*s co**tr*t*s
</line>
<line>
estu*ados como COP é que eles dev*m ser mensuráveis, semelhantes * um est*do, ter
</line>
<line>
asp*c**s *au*á*e*s, dinâmico e passíveis d* *ese*volvi*ento. Os c*nstrutos p*ecisam
</line>
</par><par>
<line>
*mpact*r positivamen*e o desempenho e a satisfa*ão no
</line>
<line>
tra*alho (L*THANS,
</line>
<line>
2002;
</line>
</par><par>
<line>
LUTHAN* et al., 2007).
</line>
</par><par>
<line>
Ess* compr*e*são ep*ste***ógica fundame*ta tanto a PP *uanto os es*udos de COP,
</line>
<line>
partindo *o entend*mento de *ue a realidade med*ante pensamentos e emoç*es é *ocialmente
</line>
<line>
c*nstr*ída, apesa* de*sa *ea*idade ser concebida também * priori (*ILVA; COSTA; *UDDE,
</line>
</par><par>
<line>
201*). Para esses a*tores, a abor*agem ontológica é inte*racionista, na q*al a r*alidade
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
o*jetiva, porém *om per*epçõ*s subjetiv** socia*mente cons*ruídas.
</line>
</par><par>
<line>
N* le**ntamen*o da revi*ão sistem*tica sobre as pr**uções científicas n* *rea da PP
</line>
<line>
aplicada ao contexto de *raba*ho, prop*sta por B*ccin et *l. (2**0), os ac*ados evidenc*a*am
</line>
</par><par>
<line>
*ue **ande parte das pesqui*as *e concen*ram na ap*icação e d*senvolvi*ento
</line>
<line>
de escalas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 6, ar*. 11, p. 198-2**, jun. 2024 www4.fsan*t.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comport*mento O*gani*acional Positi*o: Co**epçõ*s Ep*st*moló**cas e Teóricas
</line>
<line>
209
</line>
</par><par>
<line>
ins**umentos
</line>
<line>
psicométrico*. Esse fato *orro**ra co* as
</line>
<line>
idei** de Q*ick (2020), ao afirmar
</line>
</par><par>
<line>
que a "ps**ologia positiva * emp*ric*men*e orientada, o que significa que enco*aja a valid**ão
</line>
<line>
de ferram*ntas d* *ia*nó***co psicome*ric*mente robustas" (QUI*K, *010, p. 257). Essa
</line>
</par><par>
<line>
visão e**á al*nhad*
</line>
<line>
*o pens*mento
</line>
<line>
d* L*thans e Youssef-Morgan (2017), ** enf*tizarem
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
uso de métodos científic** ri*or*sos no *OP. Em *o*so**ncia ao pa*ad*gma *uncio*al*sta, as
</line>
<line>
des*o*ertas *essa *rea focalizam ** soluções *ráticas e r*produzíve*s.
</line>
<line>
5 CONCLUSÃO
</line>
</par><par>
<line>
*ste art*go visou discu*ir
</line>
<line>
*s
</line>
<line>
fu*damentos epistemológ*cos das pesq**sas científic**
</line>
</par><par>
<line>
*e comportamentos o*ganizac*onais positiv** (COP), a part*r *a* c*ntribu*ç*es da PP
</line>
</par><par>
<line>
*p*icada *as or*anizações. Em sínt*se, a* *oncep*ões epistemo*ógicas ainda são
</line>
<line>
pouco
</line>
</par><par>
<line>
explor*das na literatura ocupa*io*al e nos estudos empí*icos pub**cado*. *ara tanto, rea*izou-
</line>
<line>
se um *nsa*o teóri*o, fundamenta*o na *iter**u*a sobre a *rea.
</line>
<line>
*efor*a-se que a epist*mologia do COP, a partir das co*cep*ões t*óricas *a PP,
</line>
<line>
consiste em *omo o conh*cimen*o é produzi*o, validado * *ti*i*ado n*sse campo *e *stu*o.
</line>
<line>
Iss* atraves*a * forma *omo *s pesquisadores compr*endem a r*alidade, formulam q*estões
</line>
</par><par>
<line>
de *e*quisa, definem os **oce*ime*tos metodo*ógi*os e
</line>
<line>
in*erpretam os resu*tados. À luz da
</line>
</par><par>
<line>
revisão de litera*ura e dos resultad*s obtidos, entre as principais contribuições da P* ao es*udo
</line>
<line>
do C*P estão o dese*vo*vimento de novas me*idas e *nstrumentos de avalia**o no c*ntexto
</line>
</par><par>
<line>
de traba*ho, das
</line>
<line>
prática* e *olític*s de gestão de pess*as v*ltados para promo*ão de sa*de,
</line>
</par><par>
<line>
bem-estar no trabalho, melhorias
</line>
<line>
*a performanc* **dividual * org*nizacional, *lém de uma
</line>
</par><par>
<line>
preocupaç*o **nuína p*r uma v**a com sen*ido, feliz * saud**el.
</line>
<line>
A*esar das c*ít**as sobre ênfase na obj*tivi*ade, essa abordagem é i*portant* para
</line>
<line>
co*pre*nsão do comportamen** hu*ano nas organizações. Devido à complexidade dos
</line>
<line>
fenômenos human*s e visões de mu*do díspares, têm suas re*trições me*odológicas. Por*ant*,
</line>
</par><par>
<line>
a c*areza das pe*quisas
</line>
<line>
acadêmicas
</line>
<line>
sobre as bases epistemológ*cas pode implicar uma
</line>
</par><par>
<line>
compreensão **is profunda e c**tex**al*zada pa*a a
</line>
<line>
condução
</line>
<line>
de
</line>
<line>
pe*qu*sas, p**mo*endo
</line>
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uma vi*ão críti** e ref*exi*a *c*rca *o f*nômen* in*e*tigad*.
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Vetor, 20*8.
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SILVA, N; COSTA, *. *; BUDDE, C. As *ase* *onceituai* * epistemológicas d* Psicologia
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*osit*va. In: *ILVA, *arval; FARSEN, *h*i*. (Org*). Qua*idades Psicol*gicas *ositivas
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n*s Organizaçõ*s: desen*olvimento, mens*ração * *estão. São Paulo: Vetor, 2018.
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**v. F*A, Teres*na *I, v. 21, n. *, art. 11, p. 198-212, jun. 202* www4.fsanet.com.br/revis*a
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V. C. *. B. Ass*nção, J. R. *. Silva
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212
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**mo Referenciar es*e *rtigo, conf*rme ABNT:
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BATIST*, V. C. *; SIL*A J. *. T. Comportam*nto Organ*zacional *ositivo: Co*cepç*es
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Epistemológ*cas e Teóricas. Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 6, art. 11, *. 19*-212, *un. 2024.
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Contribui*ão d** Aut*res
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V. C. F. B. Assun*ão
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J. R. *. Silva
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1) concepç*o e pla*ejamento.
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2) análise e in**rpre*ação d*s dados.
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X
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*) elab*ração d* rascunho ou na revisão c**tica d* conteúdo.
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4) partic*pação n* apro*ação da *ersão final do manuscrito.
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X
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Rev. F*A, Teresina, v. 21, n. 6, art. 11, *. 198-*12, ju*. 2024
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www4.f*anet.c*m.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)