<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 6, art. 11, p. 198-212, *u*. 20*4 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.6.11 </line>
</par>
<par>
<line> *omportamento Organizacional P*s*tivo: Conc*pç*es Epi**emológicas e T**ricas </line>
<line> Posit*ve Organiza*iona* B*havior: Ep*stemologica* *nd Th*oretical *onc*pts </line>
</par>
<par>
<line> Ve*ô*ica Con*eição Ferreira Bati*ta *ssunção </line>
<line> Mestra** *m Psicolo*ia pela Univers*dade Fede*al do Maranh*o </line>
<line> Graduada em Psi*ol*gia pelo Centro *niversit*ri* Santo Ag**tinho </line>
<line> E-*ai*: veronicaas*u**aopsi@gm*il.com </line>
<line> José Rômul* T*avassos d* Silva </line>
<line> Douto* em Psicologia pel* Uni*ersidade Sal*ado *e O*ivei*a </line>
<line> Profess*r t*t*lar da Uni*ers*dade Estadual *o Maranhão - UEMA </line>
<line> E-mail: jose.romu*o@ufma.br </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: *e*ô*ic* Conc*içã* *erreira Batista </line>
</par>
<par>
<line> *s*unçã* </line>
<line> Editor-Che*e: Dr. Tonn* *e*ley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Universi*ade Fe*e*al do Mara**ã*, Cen*ro de Ciê*cias </line>
<line> Rodri**es </line>
</par>
<par>
<line> Human*s. Aveni*a dos Port*gues*s, 1.966 - CCH - </line>
</par>
<par>
<line> *epartam*nto de *sicologi*, *acanga, CE*: 65.080-040, </line>
<line> Arti*o re*e*ido em 11/05/2024. Últi*a </line>
<line> *ersão </line>
</par>
<par>
<column>
<row> S*o Luís/M*, *rasil. </row>
<row> *ndereço: José Rômulo T*avass** da Silva </row>
<row> Universidade Es*adual do *aranhão, Centro de Ciênci*s </row>
<row> Soci*i* Aplicada*. Cidade Un*ver*i*ári* Paulo VI, 1000 - </row>
<row> *CSA - Departamento de A*ministra*ão, T*r*rical, *EP: </row>
<row> 65055970 - São Luís, *A, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> re*eb**a em 03/0*/2024. A*rovad* e* 04/06/*024. </row>
<row> Avaliado pelo *ist*ma Triple Revie*: a) Desk Review </row>
<row> pel* E**to*-Chefe; e b) D*uble Blind R*vie* </row>
<row> (avaliação c*ga por dois *valiadores da área). </row>
<row> Revisão: G*am*ti*al, Normativa e de Formatação </row>
</column>
</par>
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<page>
<par>
<line> *ompor*ame*to Organizacional Positi*o: Concepçõ*s Ep*stemológ*cas e Teóricas </line>
<line> 199 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Este </line>
<line> *rabalho t** como objetivo </line>
<line> discutir os fun*a**nt*s episte**lóg*co* e **óricos </line>
<line> da* </line>
</par>
<par>
<line> pesqu*sas cien*íficas de co*p*rtamen*os organizacionais posi*i*o* (COP), com base </line>
<line> *as </line>
</par>
<par>
<line> contribuiçõ*s ** P*i**logia Positi*a (PP). O método aplic*do *onsi*te em um e*saio teór*co, </line>
</par>
<par>
<line> expl*rando a literatura sobre COP e PP. Assim, **fende-se a impor*ância </line>
<line> de considerar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> var*e*ade </line>
<line> de ep*stemolog*a* q*e podem levar a diferentes abo*dagens m*t*dológicas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> teórica* sobre o* f*nômenos psicossociais r*lac*onados ao t*ab*lho. Para is*o, problema*iza-se </line>
</par>
<par>
<line> a *b*rd**em p*s*t**ista na* Ciê*c**s So*iai*. E* segu*da, </line>
<line> ab*rda-se sobr* a* *ontrib*ições </line>
</par>
<par>
<line> *a psico**g*a positiva *as organizações para est*dos do COP. Após, se apresenta a relaç*o </line>
</par>
<par>
<line> entre a abordagem objetiv*sta e os </line>
<line> paradigmas sociológicos *e Burr*ll e Morgan (1979) nos </line>
</par>
<par>
<line> es*udos de PP * COP. *onclu*-s* </line>
<line> que a *lareza das pesquisas a**dêm*cas sobre a* bases </line>
</par>
<par>
<line> episte*ológicas pode implicar </line>
<line> uma compreens** mais profunda e co*textualizada para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *esenv*lvimento de pesqu*sas, </line>
<line> pessoas </line>
<line> e organizações, fo*entand* uma *isão crítica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> reflexi*a. </line>
</par>
<par>
<line> Palav*as-Chaves: E*istemolog*a. Par*digm*s. Comp*rtamento Organizacio*al Positivo. </line>
<line> Psicol*gi* Positiva. </line>
<line> ABS*RACT </line>
<line> This study aims *o discuss ep*stemological *nd theoretica* fundamentals of Po**tive </line>
<line> Organiz*tional Behav*or (POB) scientifical r*s*arch b*s*d on Positive Psychol*gy (PP) </line>
<line> cont*ibutions. The meth*d ap*l**d consists in a t*eoret*cal essay, *xplori*g POB and PP </line>
<line> literature. *hu*, t*e im*ortance o* considering the *ar*ety o* epistemolo*ie* that *an lead t* </line>
<line> di*ferent methodo**gical an* *heoretical ap*r*aches to wo*k-re*at** psychosocial ph*n*mena </line>
<line> is defended. To achie*e this, the po*itivist appr*ach in so*ial scienc*s i* pro*lemat*zed. Next, </line>
</par>
<par>
<line> the c*ntrib*tions of positive p*ycho*og* </line>
<line> in o*ganization* to POB s*udie* a*e </line>
<line> discussed. </line>
</par>
<par>
<line> *o*lo*i*g thi*, the relat*onship be*ween th* objectiv*st approach </line>
<line> and the soc*ological </line>
</par>
<par>
<line> p*radigms *roposed by Burrell and **rgan (1979) is *resente* in PP and POB studies. The </line>
</par>
<par>
<line> study concl*des that th* clari** of </line>
<line> *cademic resea*ch on ep***emolo*ical bas*s can imply a </line>
</par>
<par>
<line> deepe* and m*r* contex*u*li*ed u*ders*a*ding research, people and organi*ations\ </line>
<line> develo**ent, fostering to * critical an* ref*ectiv* *i*ion. </line>
</par>
<par>
<line> Keywor*s: Epistem*logy. </line>
<line> Paradigms. </line>
<line> * os * t i ve </line>
<line> Organizational </line>
<line> Beha*ior. </line>
<line> * os i t i v* </line>
</par>
<par>
<line> Psychology. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere**na PI, v. 2*, n. 6, art. 11, *. 198-21*, jun. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. C. F. *. *ssunção, J. R. T. *ilva </line>
<line> 2*0 </line>
</par>
<par>
<line> * **T*O*UÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> *s *studo* organizaci*nai* po**tivos vêm g*nhando força nas últimas décad*s, </line>
</par>
<par>
<line> e*pe*ialmente com o movimento da P*icologia Po*itiva (PP) nas organiza*õ*s. A*esa* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> contrib*iç*es i*t**disciplinare* d* vários campos do sab*r, como Psicologia, Ad*in*s*ração, </line>
<line> A*tro*ologia, So**ol*g*a e Medicin*, o *omportamento org*niz*****al posi*ivo (COP) é uma </line>
</par>
<par>
<line> ramificaç*o da iniciativa de Psicologia Positiv* *roposta </line>
<line> po* *a*tin Sel*gman (QUI*K, </line>
</par>
<par>
<line> 2*10). </line>
</par>
<par>
<line> A *P **m enfo*u* nas org**izações en*atiza </line>
<line> a promoção de po*tos fortes </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ot*n*ial*dades humanas, com* espiritu*lida*e, resiliênc**, bem-estar, co*agem, justiç*, </line>
<line> engajamen*o, pa*xã* e *ut*os construtos, c** v*stas à melhori* d* *esempe*ho in*ivi*ual e </line>
<line> or*aniz**i*nal (BACCIN ** al., 202*), *isando a uma relação *ais sau*áv*l dos indi*íduos </line>
</par>
<par>
<line> com o trab*lho. Essa pe*spectiva, em *o*tr*pos*ção à psi*olog*a tradiciona*, *o**liza </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *ontos fortes dos </line>
<line> i*divíd*os, a* invés de co*centr*r *ua </line>
<line> **ençã* em disfunções, confli*os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *roblemas orga*i*aci*nais (**LIGMAN; CSI*SZENT**HALY*, *000; YUNE*, 2*03; </line>
</par>
<par>
<line> *A*UDO; KOLLER, 2007; QUIC*, 2010; BACCIN </line>
<line> et al., **2*). Cont*do, *aci*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *astianello (*01*) es*larec*m qu* **a não ign*ra ou </line>
<line> desva*ori*a os estudos sobre doenças </line>
</par>
<par>
<line> mentais e comportam*ntai*, porém aponta uma proposta de *mpliação do foco da ci*ncia </line>
<line> psicológica, sem *esconsi*erar o sofrimento *um**o. </line>
<line> Tendo *m *ista q*e a epis*emologi* é u* r*m* filo*ófico qu* ori*n*a o pe*samento </line>
</par>
<par>
<line> humano (B*NEVIDES, 2013), </line>
<line> n* pesq**sa em **P, * ess**cial co*s*derá-la *orque </line>
</par>
<par>
<line> diferente* ba*es e*is*emol*gi*as podem levar a diferentes abor*age** t*óricas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> metodo*ó*icas na in**stigação sobre </line>
<line> o </line>
<line> *rabalho. Iss* pode facilitar ** </line>
<line> pesqui*ad*r*s </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> t*mada de *ec*s*o sobre * escolha dos proce*imento* *etodol**icos *ais adequa*o*, </line>
<line> inclusi*e repercut*ndo em res*lt*dos mais a*licávei* e sig*i*i*ativos. A*sim, este en*aio t*m </line>
<line> como objetivo discutir os fu*damentos ep*st*mol*gic*s dos estu*os cie*tífi*os sobre COP, a </line>
<line> partir das contribui*õ*s da PP. Para is*o, revisita-se a li*eratu** à luz *os conceitos, te*ria* e </line>
<line> pers**ctivas já existen*es s*bre o te**. </line>
<line> A reflexão s*bre as impl*cações episte*o*ógicas da pe*qui*a ** COP tamb*m pode </line>
<line> levar a uma c*mpreensão *obre * pa*el d*s práticas e p*lít**as o*ganizacionais *a socie*ade e </line>
</par>
<par>
<line> *udanç*s **ciais mais efetivas. Desse modo, relaciona-s* as perspe*tivas ep*stem*lógicas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *e*ric*s de COP co* os para*ig*as so**oló*icos </line>
<line> dos fen*meno* or**nizac*o*ais suger*do* </line>
</par>
<par>
<line> por Burrell e Morgan (1979), com o intuito de demo**t*ar como es*a* abor*agens </line>
<line> influenciam *a visão de hom*m e co*o *ão t**t*das dentro das o**an*zações. Ne**e *en*i*o, </line>
<line> Rev. FSA, *ere*i*a, v. 2*, n. 6, ar*. 11, p. 198-2*2, jun. 2*24 www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comport*mento Or*anizacional *ositivo: C*ncepçõe* Episte**lógicas e Teóri*as </line>
<line> 2*1 </line>
</par>
<par>
<line> configur*-se a relevância d* se aprofund*r sobr* * tema, pois possibilita melhor compreensão </line>
<line> da dinâmica **gani*aci*nal *, notadamente, dos comportame*tos in*ividuais e coletivos para </line>
<line> o bem-esta*, eng*ja*ent* e de*empenho. </line>
</par>
<par>
<line> *ara a consecução ** obje***o propo*to, na primeir* *eç*o, argumenta-*e sobre as </line>
</par>
<par>
<line> ba*es da ciência po*itivista e </line>
<line> o rig*r científi*o nas *esquisas das c*ências so*iai*. </line>
</par>
<par>
<line> Posteriorm*nte, aponta-*e conceitos e te*ricas da *P e C*P. Na seção seguinte, a*resent*m- </line>
</par>
<par>
<line> s* *s p*radigm*s p*opostos por B*rre*l e Morgan (1979) e sua **lação com os </line>
<line> estudos </line>
</par>
<par>
<line> *rg*nizacionais positivos. *or fim, *onclui-s* qu* a clareza das p*sq*isas acadêmicas sobre as </line>
</par>
<par>
<line> bases e*istem*lóg*c*s pod* *mplic*r *ma </line>
<line> *ompreensão **is aprofundada e cont*xt*alizada </line>
</par>
<par>
<line> para o desenv*l*imento de pesquisas, i**l*i*do a adequ**ão dos *rocedimentos </line>
<line> *et*dológic*s utilizad*s nes*e eixo temático. </line>
<line> 2REFERENCIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 Acuidade Cien*íf*ca Po*itivi*t* nas Ciên*ia* Sociaise Humanas </line>
<line> * ciênci* *oderna tem seus p*e*supos*os fincados n* racionali*mo car*esiano d* </line>
<line> René Descartes e n* emp*r*sm* de Francis B*c*n, a parti* de concepção objetiv* da realidade </line>
<line> (PROLO; LIMA; *IL*A, 20*8). N*sse sentid*, Castañon (*009) d*fine a ciência como um* </line>
</par>
<par>
<line> for*a de conhecer o mund* me*iante lei* un*versais e gerais que possa* ser te*tados </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> validados. Mohajan et al. (202*) argumentam qu* e*a é *rientada por dua* co*cepções </line>
</par>
<par>
<line> e*is*emológicas pr*ncip**s: **s-positivismo e o construti*ismo. Entretant*, em </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> perspectiva ampliada, </line>
<line> pa*a e*ses auto*es, </line>
<line> os paradigmas relacionados à *iência *oci*l </line>
<line> são </line>
</par>
<par>
<line> po**tiv*smo, pós-p*s*tivism*, co*str*tivismo e t*oria cr*t*ca. </line>
</par>
<par>
<line> *est* seção, problemat*za-se abordagem *ositivista nas ciências s*c*ais, *evido a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> for*e inf*uência d*ssa </line>
<line> pers*e*tiva nos </line>
<line> estudos </line>
<line> organizaciona*s, a </line>
<line> *a*tir </line>
<line> *as contribuiçõ*s </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> PP nas org*ni*a*õe*. Sir *saa* *ew*on, Henry d* Sai*t-Simon, Auguste Com*e, Karl Popper, </line>
<line> Spencer e o**ros são es*udiosos que co*tri***ram para * sa*er científico. Espe*ialmen*e, </line>
</par>
<par>
<line> Auguste C*mte, *ons*de*ado pai </line>
<line> *o pos*tivismo, adaptou a* metodologias das </line>
<line> ci*ncias </line>
</par>
<par>
<line> n*turai* para </line>
<line> aplicação nas ci*ncias sociais (MOHAJAN et al., 2*20). Para el*s, as leis que </line>
</par>
<par>
<line> regia* as ciências n*tur*is p*der*am ser apli**das às ciência* sociais por meio da obse*vação </line>
<line> e exp**ime*tação. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a tanto, o ri*or *ientíf*co pres*nte nas </line>
<line> pesquisas da* ciências human*s e soc*a** </line>
</par>
<par>
<line> ba*eia-*e em p**ncípios de obser*açã* *mpírica, mensuração e quantificação, *omo recursos </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, *. 21, n. 6, art. 11, *. 198-212, jun. 20*4 *ww4.fsane*.com.b*/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. *. F. B. Ass*nção, J. R. T. Silva </line>
<line> 202 </line>
</par>
<par>
<line> que ab*r*a* ***erên*ias </line>
<line> generalizávei*, replic*çã* de estudos experim*ntos *o*troláveis e </line>
</par>
<par>
<line> (PARK; KONGE; AR*IN*, 2020). Iss* si**ifi*a que as ciências sociai* e hum*n*s devem </line>
<line> ser orientada* pelos *esmo* pressupost*s * no**as de *ali*ação científica utilizadas pelas </line>
</par>
<par>
<line> ciê*cias *xatas, a parti* de uma *uposta </line>
<line> neutra**da*e do pesquisad*r e distanciame*to </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> objeto de estudo. </line>
</par>
<par>
<line> Nessa *bord**em, entende-se que os fenômeno* s*cia*s são p*ssíveis de observação </line>
<line> d*reta e o co*hecimento científ**o é objetiv*. Sendo assim, o positivismo está relac*onado ao </line>
<line> modelo hipotétic*-dedutivo da ciência, no q*al evidencia a verific*ção de *ipóteses a pr*o*i, * </line>
<line> ** exp*rim*ntação, m*diante operacionalização de variáveis e medida*, us*das para informar </line>
<line> e ava*ça* na ciência (PARK; KONGE; ARTINO, **20), conf**** q*adro 1. "*a *orm* mais </line>
<line> pura do p**itivismo, * único f*co do es*ud* é examinar as r*lações explicativas ou *ausai* </line>
</par>
<par>
<line> en*re variáveis </line>
<line> no e*tudo, com* é *eito n*s ciências </line>
<line> natu*ais" (PARK; KONGE; ARTINO, </line>
</par>
<par>
<line> 2020). No entanto, *á cor*ente* de pen*ame*to das ciênc*as socia*s q*e tecem críticas sob*e a </line>
<line> adoção de padrões rigo*oso* * baseados ne*sa v*são (T*IV*Ñ*S, *987; *O*RINHO, 2011; </line>
<line> RI*HARDSON et al., **12), con*ide**da reducion*sta e meca*icista, não leva*do em co*ta a </line>
<line> co*plexidade dos fenômenos so*i**s e a subje*ivida*e dos ind*vídu*s. </line>
<line> *uadro 1 - Pressupostos filosó*ic** *o paradigma positiv*sta </line>
</par>
<par>
<line> ELEMENTOS </line>
<line> DESCR*Ç*O </line>
<line> CARACT*RÍSTIC* </line>
</par>
<par>
<line> Ontol*g** </line>
<line> Na*ureza da *ealida*e </line>
<line> Única reali*ade t***ível </line>
</par>
<par>
<line> Ep*stemologia </line>
<line> Nature*a do conh*cimento </line>
<line> Objeti*ista </line>
</par>
<par>
<line> A*i**ogia </line>
<line> Valores do p*ocess* d* investigação </line>
<line> E*periên*ias e valo*es subjetivos des*artados, foco na neutralida*e cientifica. </line>
</par>
<par>
<line> Metodologia </line>
<line> C*mo conduzir uma *esquis* cientí*ica </line>
<line> *odelo hipotét*co-de*u*ivo (teor*a, hipótese, operacion*l*zação, e*peri*en*ação). </line>
</par>
<par>
<line> Rigor </line>
<line> Crité*ios para avaliar a q*alida*e da pesq*is* </line>
<line> Validade interna, repl*cação e d*senh* d* estudo. </line>
</par>
<par>
<line> C*mo her*nça *ositivista nas ciênci*s *oc*ais, os mét*dos d* pesqu*sa utilizados </line>
<line> precisam d*r c*nta de colet*r * anal*sar dad*s d* for*a sistemática e obj*tiva, incluindo </line>
<line> té*nicas e método* estatísticos, qu*r seja numa nat*r*za quantitativ*, quer seja qu*lit*tiva ou </line>
</par>
<par>
<line> mis*a. Val* *essaltar que nem sempre a </line>
<line> *esquisa po*itivi**a bas*ia-se em método* </line>
</par>
<par>
<line> quantitativo* (PARK; KONGE; ARTINO, 2020), apesar de e*tar fortemente *elacionada </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa de natureza quantitat**a. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *SA, Teresina, v. 21, n. 6, art. 1*, p. 1**-212, j*n. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comportamento Organizacional Pos*ti*o: *onc*pções Epistem*l*gicas e Te*ric*s </line>
<line> 203 </line>
</par>
<par>
<line> Ainda, o método científico na* Ciências Sociais envolve a ad*ção de *a*r*es éticos </line>
</par>
<par>
<line> r*go*osos, em respeito ao* direitos hu**nos e pro*e*ão dos part*cipe* *a pesquisa. Além </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> co*f*dencialidade das inform*çõe*, ciência dos prejuízos e </line>
<line> be*efíc*os, os </line>
<line> pa*ticipa*tes dos </line>
</par>
<par>
<line> estudos têm direito ao consentimento informado e ao anonimat* </line>
<line> dos dados coletado*. Para </line>
</par>
<par>
<line> Gu*rr*ero e M*n**o (2*19), a *provação da Resolução CNS nº 510/2*16, qu* trata das n*rma* </line>
<line> ap*i*adas às pesquisas em Ciência* Hum*n*s e *ocia**, é u* avanço para a *iênc** brasil*ira. </line>
</par>
<par>
<line> Os au*or*s retr*tam os parâmetros de ci*n**ficidade </line>
<line> das Ciê*cia* Humanas e S*ciais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> reforçam o proble*a e*is*emológico </line>
<line> da dualidad* humana. Em *ontrapont* à visão </line>
</par>
<par>
<line> predominante de ciênci*, eles *credi*am </line>
<line> q*e, apesar do pa**digma po*iti*ista minimiza* </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> vieses prese*tes nas inves*igaçõe*, nenhum e**udo é neut*o, nem nas Ciências Bi*médi*as * </line>
<line> n*m nas *iê*cias Humanas e Soc*ais. </line>
<line> Ade**is, es*a abord**em pode privile*ia* cer*os *rupo* soc*ais, *endo em vi*ta q*e </line>
</par>
<par>
<line> nem todos têm *ces*o a técnicas e m*to*os, perpetuando *elações </line>
<line> d* poder e exclu*ã*. </line>
</par>
<par>
<line> Embora as </line>
<line> crít*cas sejam necessár*as par* o avançar </line>
<line> do con*ecimento, a </line>
<line> perspect**a </line>
</par>
<par>
<line> pos i t * vi s t * </line>
<line> *inda é ampl*ment* dif*ndida *m várias ár*as d*s Ci*ncias Humanas e Soci*i*, </line>
</par>
<par>
<line> inc*usi** na Ps*co*ogi* Organizac*ona* Posit**a e nos *studos </line>
<line> orga*izaci*nais *o**tivos. Na </line>
</par>
<par>
<line> próxima ***ão, di*cute-se as **ntribuiçõ*s teóricas da PP par* o COP. </line>
<line> 3 *ES*L*ADOS E D*S**SSÕES </line>
<line> 3.1 C*ncepções *eóricas da *sicologia Positiva e do Comp*rtame*to Organi**ciona* </line>
<line> Po*itivo </line>
<line> O marco da ori*em da *sico*ogia Positiv* es*á datado em 2000, qu*ndo Seligman e </line>
</par>
<par>
<line> Csi**zentmihalyi publi*aram o ar*igo "Po*itive Psy*hology: </line>
<line> an intro*ution", na revist* </line>
</par>
<par>
<line> *merican Psych*logi*t (**CIC*; B*S**ANE*LO, 2***; SILVA; BOEHS, 2017). *esse </line>
</par>
<par>
<line> artigo, os autores s**erem que o foco d* psicologia </line>
<line> d*veria aba*car tam*ém os aspect*s </line>
</par>
<par>
<line> saudáveis do ser humano * não apenas cu**tivo. Porém, questiona-s* suas origens vêm antes </line>
<line> de*se f**o, com ra*zes na psicologia hu*anista, uma vez que ponto* discutidos em u*a no*a </line>
</par>
<par>
<line> abord*gem foram traba*h**os por Maslo* Rogers, por exemplo (RI*H, 2001). Aqui se e </line>
</par>
<par>
<line> esclarece que palavra </line>
<line> "positiva" da *P *ão se refere ao </line>
<line> p*sitivismo (ba** e*is*emol**ica), </line>
</par>
<par>
<line> mas às potenciali*ad*s humanas e institucionai* em pr*l da saúde e d*senvol*i*ento pessoal </line>
<line> e organizaciona*. </line>
<line> De *cordo com Sel*gm*n * Csikszen*mihalyi (2000, *.*), a Psic**o*ia Positiva s* </line>
</par>
<par>
<line> constitui como ciência p*i*oló*ica qu* *studa: a) experiência subjetiva </line>
<line> *osi*iva, b) t*aços </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, **r*sina PI, v. 21, n. 6, art. 11, p. 198-212, jun. 2024 </line>
<line> ww*4.*sanet.com.*r/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. C. F. B. Ass*n*ão, J. R. T. Sil*a </line>
<line> 204 </line>
</par>
<par>
<line> indivi*uais posi*ivos e c) in*tituições positivas. *onf**** esses au*ores, o objeti*o é m*lh*rar </line>
<line> a qualidade de vid*, bem co** prevenir as doenças oriunda* de uma vida sem sentido. Si**a, </line>
<line> Cervo * Bento (2**8), *o* exemplo, sali*ntam que * missã* d*s o*g*nizaçõe* *e trabalho, </line>
<line> além *e p*omover a*bientes salutogênicos, é pro*ove* o bem-e*t*r e * felicidade das </line>
</par>
<par>
<line> p*s*oas, como ju*tificativa </line>
<line> d** esforç*s humano* **spensados. Em*o** atu**men*e tenha se </line>
</par>
<par>
<line> observ*do </line>
<line> * aumento exp*essivo de desc*ntentamento e </line>
<line> sofrimento **s ambie*t*s de </line>
</par>
<par>
<line> *ra*alho. </line>
</par>
<par>
<line> Sob forte influência da *P desenvolvida por Martin Selig*a*, e dos estu*os </line>
<line> organiz*cionais posit*vos impulsi**ados por Kim Cam*ron e colegas, o CO* se *nser* como </line>
<line> um campo de investigação *o* estados, traços e processos positivos *entro *as organizaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> (**ICK, 2010). Não ob*ta*te o CO* *e* suas raíz*s na PP, el* considera </line>
<line> *e equiv**ent* </line>
</par>
<par>
<line> i*portância pa*a as*ec*os positivos e nega**vos. </line>
</par>
<par>
<line> Em um ambiente *e trabalho cada v*z mais exigen*e e mutá*el, * COP </line>
<line> requer </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *dent*ficação de ponto* fo*tes e assertivos, a fim de prod*zir res*liência e promover saúde nos </line>
<line> espaços institu*io*ai* (QUICK, 2010). Luthans e colegas são os pesquis*dores expo*ntes do* </line>
</par>
<par>
<line> *studos em COP. Para eles, COP *ep*esenta o "estud* e * apli*aç*o de força* de recu*sos o </line>
</par>
<par>
<line> humanos *o*itivamen** orie*tadas e cap*cidades ps*c*lógic*s qu* </line>
<line> podem </line>
<line> ser medida*, </line>
</par>
<par>
<line> desenvolv*das e gerenc*ada* com eficácia para a melhoria do desempen*o no *ocal de trabalho </line>
<line> atual" (LUTHANS, 2002, p. 59). Na vi*ão de Silv*, C*rvo e Ben*o (*018), refe*e-se ao </line>
</par>
<par>
<line> intere*se científ**o e práti*o *as fo*ças e capacid*des psicológ*cas posi*ivas </line>
<line> (virtudes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> qualidade h*manas positivas), d*rec*on*das ao desempenho no *rabalh*. </line>
</par>
<par>
<line> Es*es *re*supostos da PP e as mudanças n* m*nd* têm cont*ibuído para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> construç*o e o *ult*v* de conhecime*to* sobre CO* e Psico**gia Posi*i*a das Organi*ações e </line>
</par>
<par>
<line> do Trabalho. Pa** Farsen Budd* (2018), e </line>
<line> os estud*s </line>
<line> da PP *pli*ada às organizações foram </line>
</par>
<par>
<line> *n*roduz*dos *or meio da conc*pçã* de COP. Portan*o, a com**een*ã* ** conc*ito *e *apit*l </line>
<line> Psicológico Pos*tivo s* faz importante. Desenvolvido por Luthans, Lu*hans * Lu*hans (2004), </line>
<line> consi*te em um *stado d* des*nv*lvimento psicológi*o posi*ivo do ser humano (DELGADO- </line>
<line> ABELLA; RODRÍG*EZ; FÚNEZ, 2022) como estratégia p*ra au**ntar o bem-estar pessoal </line>
<line> e labor*l. Configura-se também como construto multidimensi*nal, composto p*r quat*o </line>
</par>
<par>
<line> el*ment** ce*tra**: </line>
<line> otimism*, autoefic*cia, resiliência e esperança (FARSEN; BUDDE, </line>
</par>
<par>
<line> 2018). </line>
</par>
<par>
<line> No Brasil, a *ssociação Br**ilei*a de Psicologi* Organizacional e do Trabalho </line>
<line> (SBP*T), em 20**, buscou def*nir o* campo* *e atu*ção em Psicologia O*ganizaciona* e do </line>
<line> Trabalho, a partir de um ref***ncial para f**mação profissional no paí*. O *ompor*amento </line>
<line> R*v. F*A, Teresina, v. 21, n. 6, art. 11, p. *98-212, jun. 2024 www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Com*orta**nto Organizaci*nal Positivo: Concepções Episte*ológicas e *eóricas </line>
<line> 205 </line>
</par>
<par>
<line> Organi*acional insere-*e c**o um subcampo d* Psicologia Organiza*ional, *ue "tr*ta da </line>
</par>
<par>
<line> a*uação e da intervenção e* p*ocessos e dinâmicas </line>
<line> d* interação entre indivíduos, g*up*s, </line>
</par>
<par>
<line> organizaç*o e cont*xtos macrossociais" (*BP**, 2020, p. 19). </line>
<line> P*r s*a vez, o COP é *ma áre* de estudo que busca compre*n*er * promo*er </line>
<line> *otencialid*des do indivíduo e ** org*n*zação, como *nga*amento, resi*iência, criatividade * </line>
</par>
<par>
<line> o be*-estar. Baseia-*e </line>
<line> em co*c*itos e teorias tanto d* Psi*ologia Organizacional e do </line>
</par>
<par>
<line> Tr*balh* qu*nto da PP, *endo esta úl*ima subárea da *si*olo*ia, bem como *a A*m*nist*ação. </line>
<line> Assim, pode-se afirmar qu* o C*P so*re in*l*ência d* diversas ár*as, porém f*caliza n* </line>
<line> d*senvolvim**to de comporta*entos saudáveis do* indivíduo* e da* *rganizações. </line>
<line> Alguns estu*iosos in**rnaciona*s, *om* Marisa *a*ano*a, Fred Luthans, K*le </line>
<line> Luhans e Brett Luthans, e os pesquisa*ore* brasileiros Narval Si***, Mar*a Cri*tina Ferreira, </line>
<line> S*g*ar *alvezzi e Maria do Carmo Fernandes Martins ti*e*am produções importantes p*ra a </line>
<line> COP, espe*ific*men*e, sobre o tema da resiliên*ia apl*cada *o contex*o do tr*balho. Adem*is, </line>
<line> n* *mbie*te inte*n*, ou*r*s prof*ssio*ais e *nstituições têm colab**ado pa*a * disseminaçã* da </line>
</par>
<par>
<line> PP no c*ntexto das o*ganizaçõe*, como a Associação Brasile*ra </line>
<line> de Ps*col*gia </line>
<line> P os i * i va </line>
</par>
<par>
<line> (AB*+), La*oratório *e Psicologia Po*itiva nas Organizaçõ*s e no *rabalh* (LAPPOT) o </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> vincul*do à Universidade Federa* de Sant* *atar*na (U*SC) - e o Laboratóri* *e Psicologia </line>
<line> Organizacional P*sitiv* (L*POS) - vinculado à Univers**ade Salgado d* Oliveira </line>
</par>
<par>
<line> (UNIVERSO). Esses esforços têm favo*ecido </line>
<line> à dif**ão dos estudos *ob** a temática </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> apoi*do a visão de pr*t*ca* e p**ít*cas o*gan*zac*onais m*is sa**áveis, sig*i*ic*tivas e </line>
<line> satisf*tó*ias *ara os trabal*adores. </line>
<line> Na seção seguinte, *iscute-se co*o as ba*es epistemo*ó*icas da *P têm contribuído </line>
<line> *a*a adoção de uma abord*g*m objet*vista das *esquisas *m COP. </line>
</par>
<par>
<line> *.* Int*rf*ces *n**e as Bases Epistem*lógicas os Paradi*mas de Burrel* e Morga* e </line>
<line> (1979) nos E**udos de COP </line>
<line> As concepções t*óric*s e em*írica* dos e*tudos organizacio*a*s positivos s** vastas </line>
</par>
<par>
<line> e co*pl*xas. Tendo em </line>
<line> v*sta *s*o, en**tiza-s* nesta seção o foco nas influênci*s </line>
</par>
<par>
<line> epistemoló*icas d* P* p*ra o contexto da* org**iz*ções e suas implicações para as p*squisas </line>
<line> desenvo*vidas sobre COP. **se cam*o da Psicolo*ia *em raízes finc*das n*s desdo*ramentos </line>
<line> da Psic*lo*ia Humanista, e*peci**men*e de Masl*w, Carl Rog*rs, Vi**or F*ankl (SILVA; </line>
<line> BOEH*, 2017; BARDINI; S**VA, 2019) e da *sicologia Cognitiva, a exempl* de Ban*ur* e </line>
<line> Aar*n Beck (SILV*; COS*A; BUDDE, 2018). </line>
<line> *ev. FSA, Teres*na PI, v. 21, n. 6, art. 11, p. *98-212, ju*. 2024 w*w4.**anet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. *. *. B. Ass*nção, J. R. T. Silva </line>
<line> **6 </line>
</par>
<par>
<line> Entretanto, * exclusividade sobre * "posit*vidade" d* vida não é re*trita a es*a área. </line>
</par>
<par>
<line> Des*e antiguida*e, fil*so*os, co*o Arist*tel** (384-*2* a. C), *á se inter*ssa*am a </line>
<line> sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> fe*ômeno da felicidade humana e virtudes qu* dire*ionam o homem a uma vida feliz e *len* </line>
<line> (**LVA; COSTA; BUD*E, 2018). Estudiosos apontam William James como o primeiro </line>
</par>
<par>
<line> psi*ólogo posit*vo (FR*H, 200*; S*LV*; COSTA; BUDDE, </line>
<line> 20*8), apesar de *artin </line>
</par>
<par>
<line> **ligma*, em seu *iscu*so como presidente da Amer*can P*ycholog**al Association (APA), </line>
</par>
<par>
<line> pr*feri* que introd*zi* </line>
<line> a PP. Para William Jame*, a Psicologia *eve*ia re*acionar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> objetiv*d*de e a fenomenologia, e* uma c*mbinação co*plementar (FE**OO, 2013; SILVA; </line>
</par>
<par>
<line> COSTA; BUDDE, 2**8). El* sofre fort*s in*luência* do pragmat*smo, funcional*s*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> empi*is*o norte-americ*no. </line>
</par>
<par>
<line> N* pe*s*ec*iva de Silv*, Costa e Bu*de (*018), *lém da *on*r*buição do movimento </line>
</par>
<par>
<line> humanista, </line>
<line> a Psic*lo**a Co*n*tiva e o Construc*onismo So*ial for*am pilares teóricos </line>
</par>
<par>
<line> fundamentais à PP, a exem*lo da proposição do *sicólogo Albert B*ndura, a par*i* da T*o*ia </line>
</par>
<par>
<line> Social Cogni**va. P*ci*o e B*stianello (20*4) af*rmam a e**stênci* *e *imilaridades entre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Psicologia Humanista e a PP, por** com diverg*ncia* ontoló*icas, epistemo*ógicas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> m*to*oló**cas. Froh (*004) argu**nta que psicólogos positivo* negligenciam a in*luência da </line>
<line> psicolog*a hu*a*ista, por *creditar que os estudos human**t*s care*em de **gor cient*fico. *al </line>
</par>
<par>
<line> percepção de***re *a inter*er*ncia d* paradigma pos*tivi**a (é </line>
<line> valid* o conheciment* que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ens*r*do, o*servável e empiricamente testáv*l) so*re * na*ureza h**a**. </line>
</par>
<par>
<line> D* ponto de vista </line>
<line> on*ológico, Alarcón (*0**) *n*o*ma que a *nvesti*ação em PP é </line>
</par>
<par>
<line> baseada *a experiênci* su*jetiva, ou seja, no mundo interno d*s pessoas. Segundo es*e autor, </line>
<line> o modelo *d*ta*o é hipotétic*-dedutivo, como dem*rcação e org*nizaç*o do que é o* *ão </line>
<line> científico, *e*do po*ter*ormente re**m*ado pela inf*uência de P*ppe* p*ra *este de hi**teses, </line>
<line> t*ndo como *as* um conhecime*to a prio*i. Is*o ex*lica a pr*dominância de pesquisas </line>
<line> *uantitati*as nos estudo* or*anizac*onais positiv*s. </line>
<line> Rich (*001) af*rm* qu* a PP te* raízes e**dentes n* psicologia *umanista, apesar de </line>
<line> pouc* re*erência * essa c*ntrib*içã*. Para esse *uto*, Maslow e Ro*ers, *ensa*o*es </line>
</par>
<par>
<line> h*m**is*as, já *e**nvo*veram </line>
<line> tra**lh*s referentes à criat*v*dade e </line>
<line> à </line>
<line> a**orrea*izaçã*. *le </line>
</par>
<par>
<line> critica o uso de mé*odos quant*tativos em *etrimento de mé*odo* *ualitativos (entrevistas, </line>
</par>
<par>
<line> observaç*es, **squisa de campo). *lém di*so, ressa*ta que o pesq*isador, ao </line>
<line> escolher </line>
<line> qual </line>
</par>
<par>
<line> a**r*agem deve *uiar a pesqui*a, deve também p*nsar s*bre "qual é método cor*eto par* o </line>
<line> *sta *uestão de pesquisa espe*ífi*a? E qu*is são os *rós e *ont*as de *ada método"? Isso f*z </line>
<line> com que o pesq*isad*r reflita sob*e * uti*ização do mét*do *ais apropriado. (*ICH, 20**). </line>
<line> R**. FSA, Teresina, v. 21, n. 6, *rt. 11, p. 198-212, jun. 2*24 ww*4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Compo*tame*to Organizacional Pos*tivo: Concepções *p*stemológi*as e *eóric*s </line>
<line> 20* </line>
</par>
<par>
<line> Segundo *roh (2004), q*anto ao método, as a*ordagens humanistas te*dem a *ptar </line>
<line> por enfoque *ais qualitativo e, em *ontraparti*a, *s psicó*ogos *ositivo* empre*am métodos </line>
<line> qu*ntitat*vos, rigo*osos e reducionis*as. Co*tudo, P*cico e Bastianel*o (2014) reforça* *ue a </line>
</par>
<par>
<line> abordagem qua*titativa tem se </line>
<line> demons*rado *deq*ada a este último segmento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pesquisadores. O rigor científico no* estudo* da PP e su* </line>
<line> i*fluência nos </line>
<line> estudos </line>
</par>
<par>
<line> or*an*zacion*is posi*ivos s* d*ve a evi**r confusões c*m indicaç*e* de manua*s de autoajuda </line>
</par>
<par>
<line> *u outro tipo </line>
<line> de explica**o a*ti*ientífica. Aqu* *e ressalta a im*ortânc*a de *ompree*der </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pluralismo das base* epi*temo*ó*icas *u* fu*damentam o fenô*eno estudado, tendo em vis** </line>
</par>
<par>
<line> qu* repercut* diret*men*e </line>
<line> na forma como *s fenô*enos po*iti*os sã* compreendi*os </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> explorad*s. É *vidente, *o revisa* a hist*ria, *ue as princi*ais *orre*t*s epistemológicas do </line>
<line> COP inclu*m o positivismo, o cons*ruc*onismo social * o pragmatismo. </line>
<line> Em 1998, Mart*n S*ligman, ocupante da pr*sidência da APA, imp*lsionou as </line>
<line> pesqui*a* em PP. Nos anos *00*, Luthans e col*ga* direcionara* e*sa *nfl*ê**ia * litera*ura </line>
</par>
<par>
<line> o*upacional. </line>
<line> Da aplicação dessa *bo*dagem da p*ic*logia ao ambiente o***n**acio*a*, </line>
</par>
<par>
<line> emerge * co*ceito *e COP (*ACCIN et al., 20**). Di*er**s </line>
<line> c*nstrutos sob*e cap*ta* </line>
</par>
<par>
<line> psico*ógico (resiliência, e*perança, </line>
<line> o*imismo, autoef*cácia), felicidade, *em-estar *ubj*tiv*, </line>
</par>
<par>
<line> liderança autêntica, florescimento, c*iatividade, entre outros temas f*zem p*r*e do escopo d* </line>
<line> estudo *a área (*ILVA; *OSTA; BUDDE, **18; BARDINI; SILVA, 2019), *uma </line>
<line> perspecti*a mais pr*dutiva do comporta*ento humano no contexto de tr*balho. </line>
<line> No *a*p* dos estudo* org*niza*ionais, perc*be-se a inc*d*ncia das pesquisa* em </line>
</par>
<par>
<line> relaciona* as dis*ussões epistem*lógic*s c*m *s p*rad**m** sociológicos </line>
<line> d* Burrell </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Morga* (1979), a p*rtir do l*v** "Sociological Paradigms *nd Organisational Anal*sis", </line>
</par>
<par>
<line> pu*li*ado em 1979, que propõe um modelo baseado </line>
<line> em duas dimensões: * s*ciologia *a </line>
</par>
<par>
<line> re*ula*ão (man*t*nç*o do sta*us quo e ordem social) e a s*cio*ogia * </line>
<line> *a mudança r*dica* </line>
</par>
<par>
<line> (pre*cup*ção com </line>
<line> emanci*ação humana, confli*o* e contradições). Para compre*nsão das </line>
</par>
<par>
<line> org*nizaçõe*, </line>
<line> e**as dim*nsõe* perpassam o confli*o ent** as abord***ns objetivi*tas </line>
<line> * as </line>
</par>
<par>
<line> abordage*s subjetivistas, co*forme Figura 1. Ressalta-s* que a compreensão d* e*istemologia </line>
<line> dos fenômen*s estudados em C*P atr*ves*a o ente*dimento da natu*eza humana, como é ela </line>
<line> conce**d* e *s *ecursos uti*izad** *ara a*essar à r*alidad*. </line>
<line> O mode*o de B*rrel* e *org*n co*siste em uma maneira de organizar e **assificar os </line>
<line> conceitos t**ricos com base em suas epistemologias subjacentes. Os quat*o* par*digmas </line>
</par>
<par>
<line> propostos são: funcion*lismo, inter*reta*ivism*, </line>
<line> es**utural*smo radi*al e *uma*ismo. Silva, </line>
</par>
<par>
<line> *os*a e Budde (2018) a**rmam que a conce*ção epistemológica predominan*e na PP, seg*ndo </line>
<line> Burrell e Morgan (19*9), se f*z ***sente nos quadrant*s interp*etativi*ta e human*st*. Para </line>
<line> Rev. *SA, Te*esina PI, v. 21, n. 6, a*t. 11, p. 198-212, jun. 2024 www*.fsane*.com.br/r*vi*ta </line>
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<line> Silva, Cost* e Budde (201*), </line>
<line> a* bases epistemológ**as dos estudos de PP aplicada às </line>
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<line> organ**açõ*s se insere* no **radigma inte*pretat**ista com conceitos e teori*s ** Aaron </line>
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<line> Bec* e Albert B*ndura. Por o*t*o lado, o paradigma humanista concentr* </line>
<line> os estudiosos </line>
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<line> *igura 1 - Esquema da análise so*re a na*ureza da Ciência Social </line>
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<row> Abordagem s*bjetivista </row>
<row> nas ciênc*as socia** </row>
<row> Nominalismo </row>
<row> Antipo*itivismo </row>
<row> V*sã* voluntarista </row>
<row> Ideográfica </row>
<row> Fonte: Burr*l* * Morgan (1*79, p.3). </row>
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<row> A d*m**são *ubjetiva e *bjet*va </row>
<row> ONTOLOGIA </row>
<row> EPISTEMOLOGIA </row>
<row> *ATUREZA *UM**A </row>
<row> M*TODOL*GIA </row>
</column>
<column>
<row> Abordagem objetivista </row>
<row> n*s Ciências **ci*is </row>
<row> Reali*mo </row>
<row> Positivism* </row>
<row> Visão *et*rminista </row>
<row> *o*otética </row>
</column>
</par>
<par>
<line> E*t*e*anto, Selig*an e Csikszentmihalyi (**00) o*ientam para uma concepç*o </line>
<line> f*ncionalis**. E*ses **e*supo*tos *ão uma *a* motivações para os fen*menos orga*iza*i*nais </line>
</par>
<par>
<line> posi*ivos *inda terem u*a base obj*tivista e pr*ti*a. Para Burrell e Morgan (1979), </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> funcion**ismo é um parad*g*a predominante nas inv*stigaçõ** das organizaçõ*s e configura- </line>
<line> se como uma abordagem *bjetivis*a da Ci**cia Soci*l. Essa a*orda*e* *em como </line>
<line> fundamen*o exp*ica* e pr*ver o compor*a*e*to organizacional *om bas* *m *eis e princípios </line>
<line> universais. Inclusive, na visão de L*thans (2002), *s cr*térios adotado* a*s co**tr*t*s </line>
<line> estu*ados como COP é que eles dev*m ser mensuráveis, semelhantes * um est*do, ter </line>
<line> asp*c**s *au*á*e*s, dinâmico e passíveis d* *ese*volvi*ento. Os c*nstrutos p*ecisam </line>
</par>
<par>
<line> *mpact*r positivamen*e o desempenho e a satisfa*ão no </line>
<line> tra*alho (L*THANS, </line>
<line> 2002; </line>
</par>
<par>
<line> LUTHAN* et al., 2007). </line>
</par>
<par>
<line> Ess* compr*e*são ep*ste***ógica fundame*ta tanto a PP *uanto os es*udos de COP, </line>
<line> partindo *o entend*mento de *ue a realidade med*ante pensamentos e emoç*es é *ocialmente </line>
<line> c*nstr*ída, apesa* de*sa *ea*idade ser concebida também * priori (*ILVA; COSTA; *UDDE, </line>
</par>
<par>
<line> 201*). Para esses a*tores, a abor*agem ontológica é inte*racionista, na q*al a r*alidade </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> o*jetiva, porém *om per*epçõ*s subjetiv** socia*mente cons*ruídas. </line>
</par>
<par>
<line> N* le**ntamen*o da revi*ão sistem*tica sobre as pr**uções científicas n* *rea da PP </line>
<line> aplicada ao contexto de *raba*ho, prop*sta por B*ccin et *l. (2**0), os ac*ados evidenc*a*am </line>
</par>
<par>
<line> *ue **ande parte das pesqui*as *e concen*ram na ap*icação e d*senvolvi*ento </line>
<line> de escalas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 6, ar*. 11, p. 198-2**, jun. 2024 www4.fsan*t.c*m.br/revist* </line>
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<line> Comport*mento O*gani*acional Positi*o: Co**epçõ*s Ep*st*moló**cas e Teóricas </line>
<line> 209 </line>
</par>
<par>
<line> ins**umentos </line>
<line> psicométrico*. Esse fato *orro**ra co* as </line>
<line> idei** de Q*ick (2020), ao afirmar </line>
</par>
<par>
<line> que a "ps**ologia positiva * emp*ric*men*e orientada, o que significa que enco*aja a valid**ão </line>
<line> de ferram*ntas d* *ia*nó***co psicome*ric*mente robustas" (QUI*K, *010, p. 257). Essa </line>
</par>
<par>
<line> visão e**á al*nhad* </line>
<line> *o pens*mento </line>
<line> d* L*thans e Youssef-Morgan (2017), ** enf*tizarem </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> uso de métodos científic** ri*or*sos no *OP. Em *o*so**ncia ao pa*ad*gma *uncio*al*sta, as </line>
<line> des*o*ertas *essa *rea focalizam ** soluções *ráticas e r*produzíve*s. </line>
<line> 5 CONCLUSÃO </line>
</par>
<par>
<line> *ste art*go visou discu*ir </line>
<line> *s </line>
<line> fu*damentos epistemológ*cos das pesq**sas científic** </line>
</par>
<par>
<line> *e comportamentos o*ganizac*onais positiv** (COP), a part*r *a* c*ntribu*ç*es da PP </line>
</par>
<par>
<line> *p*icada *as or*anizações. Em sínt*se, a* *oncep*ões epistemo*ógicas ainda são </line>
<line> pouco </line>
</par>
<par>
<line> explor*das na literatura ocupa*io*al e nos estudos empí*icos pub**cado*. *ara tanto, rea*izou- </line>
<line> se um *nsa*o teóri*o, fundamenta*o na *iter**u*a sobre a *rea. </line>
<line> *efor*a-se que a epist*mologia do COP, a partir das co*cep*ões t*óricas *a PP, </line>
<line> consiste em *omo o conh*cimen*o é produzi*o, validado * *ti*i*ado n*sse campo *e *stu*o. </line>
<line> Iss* atraves*a * forma *omo *s pesquisadores compr*endem a r*alidade, formulam q*estões </line>
</par>
<par>
<line> de *e*quisa, definem os **oce*ime*tos metodo*ógi*os e </line>
<line> in*erpretam os resu*tados. À luz da </line>
</par>
<par>
<line> revisão de litera*ura e dos resultad*s obtidos, entre as principais contribuições da P* ao es*udo </line>
<line> do C*P estão o dese*vo*vimento de novas me*idas e *nstrumentos de avalia**o no c*ntexto </line>
</par>
<par>
<line> de traba*ho, das </line>
<line> prática* e *olític*s de gestão de pess*as v*ltados para promo*ão de sa*de, </line>
</par>
<par>
<line> bem-estar no trabalho, melhorias </line>
<line> *a performanc* **dividual * org*nizacional, *lém de uma </line>
</par>
<par>
<line> preocupaç*o **nuína p*r uma v**a com sen*ido, feliz * saud**el. </line>
<line> A*esar das c*ít**as sobre ênfase na obj*tivi*ade, essa abordagem é i*portant* para </line>
<line> co*pre*nsão do comportamen** hu*ano nas organizações. Devido à complexidade dos </line>
<line> fenômenos human*s e visões de mu*do díspares, têm suas re*trições me*odológicas. Por*ant*, </line>
</par>
<par>
<line> a c*areza das pe*quisas </line>
<line> acadêmicas </line>
<line> sobre as bases epistemológ*cas pode implicar uma </line>
</par>
<par>
<line> compreensão **is profunda e c**tex**al*zada pa*a a </line>
<line> condução </line>
<line> de </line>
<line> pe*qu*sas, p**mo*endo </line>
</par>
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<line> uma vi*ão críti** e ref*exi*a *c*rca *o f*nômen* in*e*tigad*. </line>
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<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> *) elab*ração d* rascunho ou na revisão c**tica d* conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) partic*pação n* apro*ação da *ersão final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
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</par>
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<line> Rev. F*A, Teresina, v. 21, n. 6, art. 11, *. 198-*12, ju*. 2024 </line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)