Estado da Arte Sobre Pensamento Probabilístico: Reflexões À Luz do Pensamento da Obra Memória e Vida de Henri Bergson / State of the Art on Probabilistic Thinking: Reflections in Light of the Thought of Henri Bergson's Work Memory and Life

Márcio José Silva, Nazaré Cristina Carvalho

Resumo


O estudo em questão objetivou apresentar um Estado da Arte sobre o pensamento probabilístico à luz da obra memória e vida de Henri Bergson. Como metodologia de pesquisa foi adotado o estado da arte de Romaousch e Ens (2006). Utilizou-se como categoria de análise as seguintes tendências em educação matemática: Tratamento de Informação e Resolução de Problemas. Os resultados apontaram para um reduzido número de pesquisas sobre a temática e poucos estudos orientados para a importância de se trabalhar desde as séries iniciais o pensamento probabilístico. Apenas um dos estudos estava relacionado superficialmente com a obra “Memória e Vida” de Henri Bergson, ou seja, constata-se a necessidade de mais pesquisa nesse viés.

 

Palavras-chave: Pensamento Probabilístico. Estado da Arte. Memória e Vida.

 

 

ABSTRACT

 

The study in question aimed to present a State of the Art on probabilistic thinking in the light of Henri Bergson's work memory and life. As a research methodology, the state of the art of Romaousch and Ens (2006) was adopted. The following trends in mathematics education were used as an analysis category: Information Processing and Problem Solving. The results pointed to a reduced number of research on the subject and few studies focused on the importance of working on probabilistic thinking from the beginning of the grades. Only one of the studies was superficially related to the work “Memory and Life” by Henri Bergson, that is, there is a need for more research in this vein.

 

Keywords: Probabilistic Thinking. State of Art. Memory and Life.

 

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.7.8

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