<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 5, art. 12, p. 238-251, *a*. 20*4
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.5.12
</line>
</par><par>
<line>
*egalização do Uso de Drogas: Refl*x*s Sociais * Ju*ídico*
</line>
<line>
*egalization o* *rug Use: Soci*l and Legal C*nseq*e*ces
</line>
</par><par>
<line>
Ferna*do Lucas Lour**ro Li*a Costa
</line>
<line>
Gr*dua*do em D*r*ito pel* Centro Universitár*o S*nto Agostinho (U***SA)
</line>
<line>
E-mail: f*rnandolucasth*.pi@gmail.c*m
</line>
<line>
Edjôfre Co*lho de Oliveira
</line>
<line>
D*ut*r em Educação pe*a Univers*da*e Estadu** do Cear* (UE*E)
</line>
<line>
Professor *a **iversid*de Federal do Pia*í * do Centro *niversitár*o Santo Agostinho
</line>
<line>
*-mai*: edjofrecoel*o@ho*ma*l.com
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: F*rn*n*o Lucas Lo*rei*o Lima Costa
</line>
<line>
Ed*tor-Chefe: Dr. Tonny Kerley de Ale*car
</line>
</par><par>
<line>
Rua Roosvel*t *a*t*s, 1*84 - Ca*pes**e. CEP 64.052-
</line>
<line>
Rodri*u*s
</line>
</par><par>
<line>
750. *eresina/PI, *rasil.
</line>
<line>
Ar**g* recebido em 20/02/2024. Úl*ima
</line>
<line>
ve*s*o
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: *d*ôfr* Coelho d* Oliveira
</line>
<line>
r**ebida em *1/03/202*. Aprovado *m 22/0*/2024.
</line>
</par><par>
<line>
Rua R*imundin*o Vera*, 1784 - Cond. **drid
</line>
</par><par>
<line>
Resi*ence, apt 208. Ca*pes*r*. CEP 64.045-720 -
</line>
<line>
Avalia*o *elo sis*ema Tri**e Revi*w: Desk Review a)
</line>
</par><par>
</page><line>
Teresi*a/PI, Br**il.
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e b) Do*ble Blin* Review
</line>
<line>
(avaliação cega po* dois a*a*iadores d* área).
</line>
<line>
Revi*ão: G*a*ati*al, Normativa * de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Legali*ação do Us* de D*o*as: Ref*exos Sociais e Juríd*cos
</line>
<line>
239
</line>
</par><par>
<line>
RES*MO
</line>
</par><par>
<line>
* *olític* de dro*as no B*a*il re*tringe-se apenas a* enc*rceramento em m*ssa das camadas
</line>
<line>
s*c**is *ulneráve*s, enaltecen*o um* verdadeira *ivisão soc*al, de tal forma que a persecuç*o
</line>
<line>
p*na* é aplicada de forma seletiva * com ri*or a* sujeitos mais pobres. A lei *e drogas nã* foi
</line>
<line>
*apaz de re*uzir o consumo, ao criminaliza* tal condu** como crime, aumentou-se ainda m*i*
</line>
</par><par>
<line>
* co*sumo e fo**ale*eu * s**tema de tr*ficân*ia nacio*al e interna*i*nal. Ass*m, o
</line>
<line>
objetivo
</line>
</par><par>
<line>
desta revisã* i*t*grativa é
</line>
<line>
tr*zer uma discuss*o **b*e ** impactos e re*lexos sociais que
</line>
</par><par>
<line>
*od*riam *dvir da l*galizaçã* para o c*nsumo de substâncias entorpecentes. V**ifica-se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
parti* da literatura que a lei nº *1.*46/06 não *oi capaz d* d*m*nuir o consumo de drogas. Os
</line>
<line>
est*dos cont*m*orâneos apontam que * legali*a*ão poderia diminuir o com*rci* ilegal, bem
</line>
<line>
*om* a condição *e traficân*ia, gera*d* ao **tad* p*s**veis re*eit*s **ra o *ese*v*lvim*nto
</line>
<line>
d* programas *a** educaç*o sobr* drogas * *e*s impactos.
</line>
<line>
*alavras-Chave: Drogas. Leg*lização de entorpecentes. Proibic*onismo. Poder judiciário.
</line>
<line>
AB*TRACT
</line>
</par><par>
<line>
Drug policy in Brazil restr*cted o*ly to the mass incarce*ation of v*lne*able s*c*al st*ata, is
</line>
</par><par>
<line>
highlighting a t**e so*ial divisi*n, in such
</line>
<line>
a way
</line>
<line>
*hat criminal prosecution is applied
</line>
</par><par>
<line>
s**ectively and rigo*ously
</line>
<line>
to the poorest *ubjec*s. The drug law was u*able to reduce
</line>
</par><par>
<line>
consumption, by *rimina*izi*g such conduct as a crim*, consum*tion incre*sed even fu*ther
</line>
<line>
*nd st*ength*ned legalization of th* consumption of nar*ot*c substances. *t can be seen from
</line>
<line>
the *iterature t*at law no. 11,346/*6 was not able t* reduce drug consum**ion, contempo*ary
</line>
</par><par>
<line>
studies i*dicate that legaliza*i*n
</line>
<line>
coul* r*duce illegal trade, as *ell as the *ondition of drug
</line>
</par><par>
<line>
t*aff*c**ng, generating t*e nati*nal and in*ernati*nal drug trafficking s*st*m. *he o*jective o*
</line>
<line>
this integrativ* re*iew i* to bring a di*cu*sion *bout the *mp*cts and social c**sequenc** that
</line>
</par><par>
<line>
could ari*e *rom the pos*ibl* re**nue for the State
</line>
<line>
* o * he
</line>
<line>
development of progra*s for
</line>
</par><par>
<line>
educat*on about drug* and thei* impacts.
</line>
</par><par>
<line>
Ke*wo*ds: D*ugs. Le*alization of *arcot*cs. Prohibitionism. *udic*ar*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina *I, v. 21, n. 5, *rt. 12, *. 2*8-251, mai. 202*
</line>
<line>
w*w4.*s*net.c*m.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. L. L. L. Cos*a, E. C. Oli*eira
</line>
<line>
240
</line>
</par><par>
<line>
1 *NTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Este artigo *e revisão t*m como pr*ncipal intenção trata* *obre o refle*o social
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
jurídico do consumo de substâncias *sicoativa*. Boa pa**e d*ssas substânc*as já sã* **tudad*s
</line>
<line>
pela me*icina moderna que *emon*t*am um ro* d* ev*dên*ias d* s*us males ao sistema
</line>
<line>
fisiológico *umano com um to** e que não existe u*a dosagem pa*rão *u níve* *e*uro para
</line>
<line>
o s*u consumo.
</line>
<line>
*rogas causam de*en*ência e torna real a chance *e le*ar os se*s consumido*es a
</line>
</par><par>
<line>
graves **nos psí*uicos. Sã* exata*ente essas degenerações fisio*ógica* *ue levam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
de*erior*ç** *o*i*l (SAN*A*A, 1999), *ois
</line>
<line>
o compor*ame*to **scontrola*o de um
</line>
</par><par>
<line>
indivíduo suas e
</line>
<line>
ações in*on*eq*entes e violentas destroem o* laços frate*nos de viver em
</line>
</par><par>
<line>
socied*d*.
</line>
</par><par>
<line>
No *ras*l, a lei de dr*ga* nº 1*.3**/2006 tem sido a*v* de
</line>
<line>
grandes discussõ*s
</line>
</par><par>
<line>
jurídicas sob a arg*me*t*ção de q*e a m*sma é resp**sá*e* pelo aumen*o *a população
</line>
</par><par>
<line>
carce*ári* ****ada em v*rtude dos crimes ligad*s a drogas, pela sua baixa efetividade
</line>
<line>
p**a
</line>
</par><par>
<line>
reintrod**ã* e trata*ento do u*uá*io,
</line>
<line>
p*r **o apon*a* medida* *u soluções *dequadas
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
realidade *ocial, apen** pr*d*zin*o um grande volume *rocessua* pena* e mais
</line>
<line>
margi**lização (MED*IROS et al., 20*3). A opinião *úbl*ca *e *on*olida no sentid* *e *ue o
</line>
<line>
consumo de *r**as seja *nfre*tad* não com* ques**o *e seguranç* *úblic*, *as como
</line>
<line>
questões de s*úde e qu* a a*oção de me*idas proibicio*istas para * porte das me*m*s a*ele*a
</line>
<line>
ainda m*is a m*rginalizaçã* * o **carcer*mento.
</line>
<line>
Atualmente * siste*a ma*oritário b*asile*r* (le**slat*vo), tem produzido mass*vam*nte
</line>
<line>
leis de car*t*r co*rcit**o e punitiv*, ou sej*, *ma po**ura de re*r*ss*o * produção e consumo
</line>
<line>
d* substâncias ilí**t*s com* se *ssa *ue*tão pudesse *er *ra*ada ap*nas *** polícia * prisão,
</line>
</par><par>
<line>
não *e ef*tiva ou
</line>
<line>
produz
</line>
<line>
políticas públicas
</line>
<line>
no sentido d* traç*r planos e estratégias para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*revenção e erradicaç*o do consumo de entorp*centes. O *istema contra maj*ri**rio
</line>
</par><par>
<line>
(jud*c*ário)
</line>
<line>
p*rceben*o a luz ce*tr*l *a *uest*o, identi*ica *u* pela* políticas públi*as até
</line>
</par><par>
<line>
então
</line>
<line>
de*envo**idas ** r*vel** insufi*i*ntes e i*adequadas
</line>
<line>
ao com*at* do
</line>
<line>
c*ns*mo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p*om*ve apenas o encarceramento da po*ula**o *rasileira e gra*d* volume pr**essual penal
</line>
<line>
con*irmando a op*nião da socieda** (VALE; FI*HO; *O*TA, 20*7).
</line>
<line>
A lega*iz*ç*o para o *orte de consumo de *ubstân**as psic**tiva* discutida *t*almente
</line>
</par><par>
<line>
*elo judici*rio parec* pr*duzir
</line>
<line>
uma *ontradi*ão na *e*u*nte prop*sição, lega*izar *so o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
criminalizar a produção * venda,
</line>
<line>
gera s*m d*vid*s um* falta
</line>
<line>
de c*areza (*IORE, *012),
</line>
</par><par>
<line>
entretanto, é nesse caminho
</line>
<line>
obs*u*o
</line>
<line>
que novas di*cussões surgem a *espei** da
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. 2*, n. 5, a*t. 12, p. 2**-251, mai. 2024
</line>
<line>
www4.f*ane*.com.br/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Legali*ação do Uso *e Drogas: Refle*o* Sociais e Ju*ídi*o*
</line>
<line>
*41
</line>
</par><par>
<line>
despe*alização do usuár*o, implemen*ação
</line>
<line>
*e p*lít*cas amplas pa*a pr**enç*o contra
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
dive*sos tip*s de d*ogas, m*t**ologias de tratamento e publicidade de val*rização a *ida e à
</line>
<line>
sa*de e, p*incipalm*n*e, di*logos sob*e o comp*rt*ment* *oci*l frente a es*a nov* re**idade
</line>
<line>
*ó*io-jurídi*o.
</line>
</par><par>
<line>
N*sse diapasão, esta revisão integrativa da
</line>
<line>
lit**a*ura, na qua* s* desd*bra a
</line>
<line>
partir
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
sua n*tureza quali*ativ*, b*sca **i*enciar quais sã* *s d*recionam**t*s a *e*em perse*uid*s
</line>
</par><par>
<line>
*ian*e de e*tudos te*ricos *obre os reflexos soci*is e jurídicos *o que diz *espeito
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
leg*lização d* uso
</line>
<line>
de dr*gas no B**sil, que
</line>
<line>
tipo de s*ste*a adota
</line>
<line>
est* país legalista
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
probicioni*ta, qua** são as políticas de prevenção e enfretamento, para tant*, *eces*ári* é
</line>
</par><par>
<line>
co*struir este diálogo
</line>
<line>
afim for*ecer b*se teórico-científica
</line>
<line>
para
</line>
<line>
desmist*fic*r d*scu*sos
</line>
</par><par>
<line>
*utoritá*ios e punitivist** como ** *ossem a *nica solução **ra * enfretamen*o do tema sob*e
</line>
<line>
drogas.
</line>
<line>
2 REFER*NCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
2.* O Uso de Dro*as no *ontexto Mundi*l
</line>
<line>
O grande *ile*a social do m*ndo modern* ao final do sécu*o XX e iní*io d* XXI é o
</line>
<line>
enfretamento *a produ*ão * *on*umo mas*iv* de substânci*s en*orpecentes. Vivenc**mos
</line>
<line>
atualmente um ce*ár*o de transcendência des*as sub*tâncias, *u s*ja, atingindo t*da* as
</line>
</par><par>
<line>
camadas sociais sem
</line>
<line>
distinçã* entre *aça, *o*,
</line>
<line>
sexo * *oder a*u*si*ivo. A global**ação das
</line>
</par><par>
<line>
drogas, sem dú*id*s, tem gerado discussõ*s *as diferentes esfera* *a *o*iedade or**nizad*, o
</line>
</par><par>
<line>
que torna dif*ci* quantif*car o seu im*acto, * que se percebe
</line>
<line>
é que com os
</line>
<line>
avanços
</line>
</par><par>
<line>
tecnológicos desenv*lv*dos p*lo sis*e*a capita*is*a no âmbito global, *acilit**
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimen*o *undia* da indústria *as drogas, b*m como * seu cons*mo massificado
</line>
<line>
(FI*RE, 2*1*).
</line>
</par><par>
<line>
A O*ganização M*n*ial
</line>
<line>
de Sa*de (OMS)
</line>
<line>
define a depend*ncia química (CID-10)
</line>
</par><par>
<line>
como *ma *oen*a c*ônica e rec*rrente, qu* acar*eta sérias consequên*ias *essoais e sociais
</line>
<line>
p*ra * futuro do* jo*ens e de toda a sociedade gl*bal. As *esmas estão inseridas em todas as
</line>
<line>
c*asses sociais *e*an*o graves consequ*nc*as aos val*re* políticos, eco*ômic** e **ciais. No
</line>
<line>
campo político abr*-se a discussão m*ndial pela proibição ou legali*aç*o de tais *ubstâncias,
</line>
</par><par>
<line>
gerando um
</line>
<line>
verdadei*o embat* ide*lógico. ** asp*cto econ*m*co veri*ic*-se o *umento
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
v*olênci* u*ba*a e m*rtes prematuras
</line>
<line>
*, por fim,
</line>
<line>
no campo *ocial temos crescimento d*s
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Teres*na P*, v. 21, n. *, art. 12, p. 2*8-251, mai. *0*4
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. L. L. L. *os*a, *. C. Ol*veira
</line>
<line>
242
</line>
</par><par>
<line>
gasto* com saúde púb*ic*, o* se*a, ma*or n**er* de intern*çõe* e tratamento médic*
</line>
<line>
(VENTURA et al., 2009).
</line>
<line>
Nessa **nha de rac*ocínio, as drog*s, co** *roblema *un*ial de saúde, têm dis*ussão
</line>
<line>
r*cente, o que *evo* o Es*ad* a tomar *ara s* a responsabilida*e coletiva sobre cui*ados em
</line>
<line>
*aúde a*erindo estratégias e *olíticas de enfretamento qu* diminuís*em os impactos das
</line>
</par><par>
<line>
*rogas na vida *uma*a. En*ret*nto, a força **tatal mundial *em demonstrado ser inca*az
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
geren**ar t*l proble*ática, uma v*z q*e, tal fi*ura abs*rata com todo o seu po*erio apenas
</line>
</par><par>
<line>
ofe*tou a s*c**da*e a c*imin**ização das pesso*s qu* *roduziam, comercializavam
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
consumi*m, substâncias veta*as pelo Esta*o, conhecid*s popularmen*e *omo droga* ilíc**as
</line>
<line>
(VEN*U*I, 2017).
</line>
<line>
*.2 Aspectos Jurídicos e S*c*a** ** Cons*mo de Drogas no Bras*l
</line>
</par><par>
<line>
O legi*la*ivo brasileiro ao t*atar *o *ema sobre drogas ao longo
</line>
<line>
*a h*stória, t*m
</line>
</par><par>
<line>
m**tra*o na sua interface a sua
</line>
<line>
l*ta pe*a *ão legalização do con*umo e p*rte d* drogas
</line>
</par><par>
<line>
psic*a*iv** e já d*ixo* claro à sociedade o seu posicionament*, aind* que o
</line>
<line>
Congres*o se
</line>
</par><par>
<line>
re*ove. Exemplo de**a p*stura foi a cri*ção, em 2006, da le* de drogas que criminalizou *s
</line>
<line>
ato* *e adquirir, guardar, ou transp*r*ar, o* culti*ar drogas, para consumo p*ssoal.
</line>
<line>
De f*to, os políticos esp**am não só ga*har votos quando defendem o combate s*m
</line>
</par><par>
<line>
trégua às drogas, como con*eguem tirá-los
</line>
<line>
de advers*rios que ousem propor
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ebate *obre qualque* a*t***ati*a. Ma*, se o faze*, é também porque encontram
</line>
<line>
forte ressonância e ap*io *m praticamente todos o* se*mentos sociais. No caso das
</line>
</par><par>
<line>
dr**as, prev****e
</line>
<line>
*ma reg*a *olí*ica: quanto ma**r a ambiçã* eleito*al, meno* se
</line>
</par><par>
<line>
*eve mexer no ve*peiro. Apenas prometa od*ar e lu*ar *ontra as vespas (P*OCÓPIO
</line>
<line>
F*L*O; VAZ, 1*97).
</line>
<line>
O Brasil é um p*ís de consumo médio de drogas, sendo ca*acte*izad* forte*ent* como
</line>
</par><par>
<line>
um país *e trânsi*o p*ra narcotráfico, bem *omo o
</line>
<line>
ocupa a 70ª posição n* cla**ificação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*aís*s, seg*nd* o *n*ice *e *esenvolvime*to Humano (IDH), ** virtu*e da ** distribuiç*o
</line>
<line>
de renda. * ordenamento ju*ídico r*lacio*ado às drogas evoluiu de mod* g**dativo pa*a um
</line>
<line>
si*tema men*s rep*e*sor devido ao insucesso das l*is *** aqui já produzidas, c*mo exemplos:
</line>
<line>
legisla*ã* antitóx*cos de 1*76; lei *e **im*s hedion*os; lei d* Crime Organi*ado, c***olidou
</line>
<line>
* associação entre o *ependen*e de drogas e o cr*minos*, o* *eja, uma massiva l*gisla*ã* que
</line>
</par><par>
<line>
não
</line>
<line>
obteve s*cesso a*gum. O que s* deve avaliar é
</line>
<line>
que *ntre o uso de drogas e medida*
</line>
</par><par>
<line>
punitivas deve-se sempre le*ar em conta os di*eitos i*dividu*is, a* formas de prev*nção
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
d*sestigm*tizar o usuário brasi*e*ro (DANT*S et a*., 20*7).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 21, n. 5, art. 12, p. 238-25*, mai. 20*4 www4.fs*ne*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Legaliz*ção do Us* de Dr*g*s: Reflex*s Soci*is e *urídicos
</line>
<line>
243
</line>
</par><par>
<line>
O descomp*s*o d* ordename*to ju*ídico *ue trata
</line>
<line>
do tema e a realid*de *ocial
</line>
</par><par>
<line>
brasi*e*ra re*letem, s*m d*vid*s, um debate secular, *ois as políticas p*oibicionista* até então
</line>
<line>
vigent*s pautam-se na g*e*ra contra as dro*as e caberá a* jud*ciário int*rvir, **a vez que, as
</line>
<line>
experiências *o conjunto *e seto**s da s*ciedade e inst*tuições não co*seguem construir um
</line>
<line>
diálogo com c*areza e sem cont*adições, o que gera graves impactos sociais, co** a pr**ução
</line>
<line>
de mais violência * in**lerâ*cia ideológica (MACHADO; BOARINI, 2013).
</line>
<line>
2.3 Impactos na Saúde Pública
</line>
<line>
Su*st*n*ias *sicoativas in*e*endentem*nte *a sua natureza produzem grandes
</line>
</par><par>
<line>
m*danças a nível de sistema nerv*so cen*r*l, * que
</line>
<line>
acarre*a o *esenvolvimento da *oença
</line>
</par><par>
<line>
alvo d* *uestões *e *aúde públi*a, a "de**ndência química", nes*e *stágio o uso das mesmas
</line>
<line>
já *ão é *ecreativo, é compulsivo, de*trui*do a pes*oa nas s*as diferentes esferas de vida, ou
</line>
<line>
seja, modifica de fato sua relação com * ambiente. É notório * largam*nt* já est*d**o p*las
</line>
</par><par>
<line>
*iências em saúde que tais substân*ias a*teram as
</line>
<line>
fu*çõe* co*n*tivas e emocionais e é neste
</line>
</par><par>
<line>
s*nti*o *ue *e abr* *ua* questões cen*rais, * *rimeir* é baixa e*et*vidad* de políticas de saúde
</line>
</par><par>
<line>
p*b**ca para conscien*iza*ão do não us* de drogas e a segunda são a* po*ít*cas criminais a
</line>
<line>
repres*oras (LARA*JEIRA, 2010).
</line>
<line>
* repressão que podemos chamar d* "guer*a às dr*gas" *tinge intima**nte à saú*e
</line>
<line>
pú*lica, pois, o pro*bicionismo ele*a os indicado*es nega*ivos de s**de, como ex*mplo,
</line>
<line>
aumento nos cas*s de i*fe*ç*es HI*, he*atite C, tuberculo*e, uma ve* *ue a f*rça rep**ssiva
</line>
</par><par>
<line>
estatal i*pe*e
</line>
<line>
os *su*rios *té m*smo *ela busca *o tr*tamento, em vir*ude *e se sentirem
</line>
</par><par>
<line>
r*pr*midos e rechaça*os pelo se* comportamen*o *m relação ao us* de drogas. Neste sen*ido,
</line>
</par><par>
<line>
a o*osição moralis*a contra as drogas ac**tuou um *rave **oblema ent*e a me*ica*izaçã*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
criminal*zaç*o do *suário, ou seja, esse d*b*te c*lor**o, mor*li*ta n*o evidenci*, na p*ática *
</line>
</par><par>
<line>
*ida do *ependente q*e vive *as ru*s **s
</line>
<line>
grandes centro* **bano*, acarreta**o ainda mai*
</line>
</par><par>
<line>
riscos à saúde cole*iva (GO*ES-*E*EIROS e* a*., *019).
</line>
<line>
As con*equência* para a soci*dade no que se refere ao consu*o abus*vo de drog** é o
</line>
<line>
aum*nt* da curva para o dese*volv*ment* de comorbida*es, *ortalidade preco*e, aumento da
</line>
</par><par>
<line>
violê**ia criminalidade, a*identes *e trân*ito e de tr*balho, e
</line>
<line>
danos ps*quicos, sociais
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*ulturais. No es*udo d* R**si e *u*c*, *020 *ma a***tra de 101 depend*ntes químicos, sendo
</line>
<line>
51 h**ens (50,5%) e 50 mulh*res (49,5%) com fa*xa etária *ntre 18-*5 anos, evide*ciou-se o
</line>
</par><par>
<line>
predomínio de de*endentes quí**cos com idade entre 31 e *5 anos e
</line>
<line>
que a frequência d*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Teres*na PI, v. 21, n. 5, art. 12, p. 23*-251, mai. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. L. *. L. Co*ta, E. C. Ol*veira
</line>
<line>
244
</line>
</par><par>
<line>
consu*o * *istinta ent*e os gêneros, pois as ca*acterísticas psicossociais refletem diretame*t*
</line>
<line>
o estado de cons*mo.
</line>
<line>
Segundo Bo**e*; Je*us e S**neider (2018),
</line>
<line>
Os cuidad*s e* saúde para as pessoas com p*oble*as relacion*dos ao u*o *e álcool
</line>
<line>
e outras drogas reque*em *ma abordagem *mp*i*da, sendo s*gnificativa * *ediaç**
</line>
</par><par>
<line>
d*
</line>
<line>
condições
</line>
<line>
so*iais, do contexto de uso e a *a*tic*pação ** uma rede de apoio
</line>
</par><par>
<line>
familiar e com*nit*ria. As*im, o c*nsumo **u*ivo de substâncias psicoativas pode
</line>
<line>
t*a*er releva*tes da*o* sociais * à *aúde, e par* compreende* tal situa*ão é preci*o
</line>
</par><par>
<line>
atentar para as múlt*pla*
</line>
<line>
***mas de us* das mais dife*ent*s s*bstâncias e a relação
</line>
</par><par>
<line>
*ue o su**ito estabelece com a droga.
</line>
<line>
Ne*se entendimento, é impres**ndível, *ue o est**o *o*neça alterna*ivas par* usuár*o*
</line>
<line>
de *n*orpecen**s, sem descrimin*-lo*, sem reti*a-los do ambiente público, tra*and* estra*é*ia*
</line>
<line>
junto as família*, c*m o objetiv* de devolver o **nimo de *ignidad* * *sses sujeito*, p**s a
</line>
</par><par>
<line>
f**ça e*tatal não deve ap*na* se concentr*r no que se
</line>
<line>
cons*lidou em chamar de força
</line>
</par><par>
<line>
re**essiva *u *rob*ci*nista contra o
</line>
<line>
uso de entorpe*entes, é necessário e urgente
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
in*e*timento e* políticas *e saúde públic* na prevençã* * educação frent* ao uso de drogas,
</line>
<line>
b*m c*mo ap*rte financeiro e condições de *r*balho para as equipes de saúde da famíl*a e dos
</line>
<line>
*entros de reab*l**ação como form* de *inimi**r * problema (*AVEZZO e* al., 2023).
</line>
<line>
3 RE*ULTADO* * DIS*U*SÕES
</line>
</par><par>
<line>
De acord* com *ei*; Ribeiro (2023) em seu **tudo sob
</line>
<line>
análise d* lei 13.143/06 que
</line>
</par><par>
<line>
i*stitui o Sist*ma Naci*na* de Política* Públ*cas sobre Drogas - *is*ad, revela uma ineficácia
</line>
</par><par>
<line>
do e*tado na *rodução de leis sobre
</line>
<line>
aspectos relacionadas * re*re*são ao uso de drogas,
</line>
</par><par>
<line>
verificando que tais po*íticas ref*etiram ** encarceramento em massa d* cl*sses sociais m*i*
</line>
<line>
vuln*rá*eis de mod* a ensej*r um ambiente *e*etivo, de q** apen*s o usuário *e drogas se*i*
</line>
</par><par>
<line>
morad*r de *eriferias,
</line>
<line>
para t*nto, a aplic*bilidade da *ei d* drogas fortaleceu o racismo
</line>
</par><par>
<line>
estrutural * a se*etividade penal no Brasil, fato esse que fica *vidente a* a*alisar a *o*ulação
</line>
</par><par>
<line>
c*rcerária. De f*to, não rest** dúvidas *u* tal
</line>
<line>
p*lítica troux* reflexos soc*ais nega*ivos,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
primeiro deles é a mar*inalização aos gr*pos *oc*ais mais vulnerávei* e o segu*do * qu* ta*s
</line>
<line>
políticas apenas são utili*a*as *omo form* de controle social sel*tiv*.
</line>
<line>
Dia*o*ando com Reis; *ib*iro (2023), *m estud* *ealizad* p*r Rocha (2016) *obre a
</line>
</par><par>
<line>
regulamentaçã* *as
</line>
<line>
drogas co*o forma de comb*te ao c*ime
</line>
<line>
*rganizado, assevera em seu
</line>
</par><par>
<line>
*s*udo
</line>
<line>
qu* o mo*elo
</line>
<line>
proibicio*ist* no Brasil a pa*tir da **iaç*o ***siva *e le*i*laçã*
</line>
</par><par>
</page><line>
criminalizadora *estou-*e infrutífera, pois ao invés de minimizar a cr*mina*id*de e violência,
</line>
<line>
R*v. FSA, Te*esina, v. *1, n. 5, *rt. *2, p. 238-251, mai. 2024 ww*4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Legalização do Uso de Dr*gas: Reflexos Sociais e Jurídic*s
</line>
<line>
245
</line>
</par><par>
<line>
**rtaleceu mais ainda o comércio *e substâncias entorpecentes, gerando superlotaçã* de
</line>
</par><par>
<line>
prisões com *ndiví*uos *ue
</line>
<line>
nã* *ão *ece**ariamen*e trafica*tes, mas apenas dependentes.
</line>
</par><par>
<line>
Ademais,
</line>
<line>
a legalização de fato *ão será a medi** sane*dora para erra*icar o crime
</line>
</par><par>
<line>
organizado, as mortes *iolen**s e a trafic*ncia, *as é, se* *úvid*s, medida que enfraq*ece o
</line>
<line>
crime de *orma mais pacífica.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse ente***mento, Brand** (2021) evidenciou a
</line>
<line>
partir d* a*álise *a lei de d*og*s
</line>
</par><par>
<line>
brasileira, que com o ad*ento dessa lei aumentou as chance* de um usuá*io se* *ipificado
</line>
</par><par>
<line>
como *raficante
</line>
<line>
e a força de persecuçã* criminal t*ve um maior rigor de*ido
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
discricio*ar**dade policial *ue foi garantida pela *ei, obt*ndo c*mo res*ltado,
</line>
<line>
aumento da
</line>
</par><par>
<line>
popula*ã* carcerária, ou seja, a l*i
</line>
<line>
de drogas não contribui para * at*nuação do am*iente
</line>
</par><par>
<line>
c*iminal, ela apenas en*lt**e o discur*o p*nitivista; *ão bus*a decifrar as nuances verd*d*ir*s
</line>
<line>
que e*se*aram a práti*a do uso ou comerci**iza*ã* de drogas, a*ena* pretende co*o objetivo
</line>
<line>
principal *rim*nalizar o que *era gr*n*es impactos sociais: o *rim*iro deles é o fortalecimento
</line>
<line>
d* comé*ci* ilegal d* substância* entorpecente* e o *res*imento de o*ga*i*açõe* criminosas
</line>
<line>
que atuam nesse s*to*.
</line>
<line>
Em c*nson*n*ia com B*andão (2021), a*severa Ga*vão (2020) *m *eu estudo b**eado
</line>
</par><par>
<line>
numa refl*xão sobre a legaliz*ção das dro*as à **z da bioética
</line>
<line>
da proteção, *oncluiu **e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tema dr*g*s é *m verda*e*ro l*birinto e não po*erá resumir o tema apenas em virtude de *ei,
</line>
<line>
p*is, deve ser pensado com* **obl*ma so*ial global, send* d* ex*rema urgência a discussão
</line>
<line>
interdisciplinar * I*ter setorial para que se pos*a adotar pro*etos *ens*tos, efetivos em relação
</line>
<line>
à *egali*ação *as droga*, princ*palmente n* con**xto b*asilei*o *nd* n*o se co*segu*u ain*a
</line>
<line>
superar as desiguald**es soc*a*s, fome, pobrez*, falta de *aneamento b*sico, ou sej*, dialogar
</line>
</par><par>
<line>
sobre drogas não
</line>
<line>
*ode se r*sum*r apenas
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
deba*e l*gislativ* às formas de per*ecução e
</line>
</par><par>
<line>
criminal, dev* ser e*tendid* no contexto de s*úde pública.
</line>
</par><par>
<line>
Teixeira (201*) em seu e**udo s*bre *s impactos
</line>
<line>
econô**cos da legalização das
</line>
</par><par>
<line>
drogas n* Brasi*, a*severa que Cannabis a
</line>
<line>
at**lmente é a dro*a de maior consumo no país,
</line>
</par><par>
<line>
representando 1,9% *a populaçã*, *erca de 2,7 milh*es ** usuários, acompa*hada da cocaín*
</line>
</par><par>
<line>
t*nd* pr**al*ncia *e 0,4% * que *eprese*ta 60* *il consum*d*re* mensais, bem co*o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*cst*sy 0,2% represe*tando 284 mil usuários e e* último caso * crack *,1% totalizan*o *42
</line>
</par><par>
<line>
mil u*uários. Nesse sent*d*, o fim do mercado ileg*l *e droga* tem como c*nsequênc*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
fo**ali*ad* do c*m**cio de drogas e do c*ltivo, bem como a tr*nsferência d* recurs*s para o
</line>
<line>
Est**o pela tributação sobre a c*merc*aliz*ção. Ad*mais, * legalização possi*i*ita avanços e*
</line>
<line>
*esquisas d* su*stâncias par* fin* m*dic**, cujo r*flexo na saúde é positivo.
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 2*, n. 5, art. *2, *. 2*8-251, mai. 2024 ww*4.fs**et.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. L. L. L. Costa, E. C. Olive*ra
</line>
<line>
246
</line>
</par><par>
<line>
De acordo c*m Ventura et al.
</line>
<line>
(2**9), em se* estudo que a*al*ou percepção
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
fam*liares * pessoas próxima* a u*uários de drog*s da c**ade *e Ribeir*o Preto (SP), *uja
</line>
<line>
a**str* foi composta po* 100 familiare* *u pessoas p*óximas a usuários de drogas, ma*ores
</line>
</par><par>
<line>
d* 18 *nos, r*vela-se que * dro*a mais utili*ada pelos fa*iliares ou pessoa* próxima* é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mac*nh* (*9%), seguida do crac*/co**ína (6*%), o que confirma * *revalência d* estudo
</line>
</par><par>
<line>
anterior real*zado p*r Teixei*a, 2016 adema*s,
</line>
<line>
quando i*dagados s*bre leis pol*tica* so*re e
</line>
</par><par>
<line>
d*ogas il*cit** rei*e*am *ue as mesm*s já *mplementada*, não diminuem o acesso às drogas e
</line>
<line>
a crimin*lida*e, bem como não garante reabili*açã* * *eintegração *ocial do usuário, o efeito
</line>
<line>
é contrário, ou seja, percebe-se uma e*clusão e mar*inal*zaçã* d* in*ivíduo, result*do esse
</line>
<line>
con*irma o **tudo a*terio*.
</line>
<line>
Nest* contexto, no estudo de Lara*jeir* (2010) que **scou avaliar o efeito *a
</line>
<line>
leg*lização de *ro*as, verificou-se que na *erspectiva m*ndi*l exi*tem duas corrente* c*aras
</line>
</par><par>
<line>
no que se refere a* comb*te às drogas, * legalização **
</line>
<line>
contexto de saúde pública *
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
pro*bição como *ust*ça crimi*al. No Brasi*, adotou-se a seg*n*a corre*te *omo alternati*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
s*lu*ã* pa*a o consumo *e drogas, o *ue *est*u-se in*ru*í*era, uma vez que a política nacional
</line>
</par><par>
<line>
de *ro**s
</line>
<line>
au*e*tou significati*amente
</line>
<line>
os *ustos p*ra operacionalização da segurança
</line>
</par><par>
<line>
pública, *em como para o delin*amento da legisla*ão, o fortal*c*men*o *o tráfico
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ent**pec*nt*s, ou *eja, evidenci*-se q*e o cami**o para m**i*izar não é adotar uma política
</line>
<line>
radical e violenta, é ne**ssário con*trui* um deba*e plural, onde l*galistas * pu*iti**stas
</line>
<line>
pos*am chega* * um debate racional de ideias * soluções.
</line>
<line>
Nessa pe*spectiva, Acioli Net* et a*. (2*22) avali*u 4.227 matérias dos jornais Fo**a
</line>
<line>
*a Manh*, Folh* *a Noite e F*lha d* São Paulo sobre ***st*es rela*iv*s ao ál*ool, maconha e
</line>
</par><par>
<line>
c*ack. E**denciou-*e que, de fato, o d*scu**o da* d*oga* não resta
</line>
<line>
dúvidas
</line>
<line>
como objeto que
</line>
</par><par>
<line>
*aus* al*um *ipo de
</line>
<line>
m** s**i*l, entretanto os c*nais de
</line>
<line>
comunica*ã* **o*u*em um
</line>
</par><par>
<line>
me*anismo *e exclusão social p*is associam o *er*o "drogas" aos grupos sociais com b*ixas
</line>
<line>
condições soci*econômicas, o qu* p*om*ve a reclusão *u exclusão das pes*oas depende*tes
</line>
</par><par>
<line>
qu*micas. Des** forma,
</line>
<line>
culpabi*i*am
</line>
<line>
di*eta*ente o
</line>
<line>
usuá**o * substância *elas mazel*s e
</line>
</par><par>
<line>
s*c*ai*, o que gera **a polít*ca de enf*en*amento viole*ta incap*z
</line>
<line>
de *iab*lizar re*lexos
</line>
</par><par>
<line>
sociais positivos, *estando-se *penas caos e m*rt* de grup*s vulneráveis.
</line>
<line>
*ara Al*uquer*ue *el*o e Ram*s (2021), av**iando o c*mportament* estratégico da
</line>
<line>
comerci*li*ação ile*al de d*ogas i*íci*as, prelec*ona* que tal com*rci* ileg*l *ume*t* *s
</line>
</par><par>
<line>
c*stos *o* *pli*ação a
</line>
<line>
da
</line>
<line>
l**, po* meio da necessidade *e *aior pol**iamen*o e for** de
</line>
</par><par>
<line>
repressão ao comb*te do tráfi*o de drogas, *e modo que a aval*açã* *o impacto econômico
</line>
</par><par>
<line>
da legalização
</line>
<line>
*ar**al das drogas, do
</line>
<line>
*onto d* vista da* receitas
</line>
<line>
fi*cais e outras despesas
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *S*, Teresina, *. 21, n. 5, art. 12, p. 2*8-251, mai. 2024
</line>
<line>
w*w4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Leg*lizaçã* d* Uso *e Drogas: Reflexos Socia*s e J*rídi*os
</line>
<line>
247
</line>
</par><par>
<line>
ge*adas, *ond*z a um *istema equilibr*do e enfraquec*ment* do mercado il*g*l de
</line>
</par><par>
<line>
*ntorpecente*, al*m
</line>
<line>
do valor agreg*do que * *o**rno poderá obter co*siderando a recei*a
</line>
</par><par>
<line>
tri*utár*a gerada pelo consumo e *omer*ialização das drogas
</line>
<line>
e *s custos sociais *s*im
</line>
</par><par>
<line>
incorri*os.
</line>
</par><par>
<line>
E* diálo*o se*elhante *os result*dos de Albuquerqu* Mello Ramos (2021), aduz e
</line>
<line>
G*mes-M*deiros et al. (2019) *ue as denominadas po*íticas ao co*b*te sobr* drog*s não são
</line>
<line>
*labor*das como estr*tégias *ara a pro*oção da saúde cole*iva, t*m únic* e exclusivament* a
</line>
</par><par>
<line>
persecução p**al e o encarcerame*to,
</line>
<line>
não
</line>
<line>
há qualquer dimi*uiçã* nos *ndicadores de
</line>
</par><par>
<line>
mortalidade advindos do consumo de tais substânci*s, e essa *roblemá*i*a é justamente em
</line>
<line>
virtud* do *roibic*onismo, *ssoci*d* a uma pi**a nos indicad*res de saú*e *oletiva. *
</line>
<line>
proibicionis*o como grande paradigm* *ol*ti*o embora atend* *omentaneamen*e aos
</line>
<line>
va*ore* de uma s*ciedade conservadora, en*raq*ece o *c*sso à *a*de *oletiva, pois em*urra o
</line>
<line>
usuário cada vez ma** ao *ercado il*gal fo*ent*ndo o uso de div*rsas s*bstânc*as, c*usan*o
</line>
<line>
danos a saú*e c*gnitiva, o* se*a, é neces*ário sai* desse *eba*e proibicio*ist* e bus*a* ampliar
</line>
<line>
a visão relacionada às *olíticas de drogas e c*mpr*endê-la como el* é: interdisciplinar e não
</line>
<line>
s* um* questão de segurança *ública ao combate d* entorpecentes.
</line>
<line>
No*t*o Giro, Moreir* et *l. (2016) em seu e*tu*o avaliando p*r*ep*ões *o* (*s)
</line>
</par><par>
<line>
b*asilei*os (as) *obre descriminalização e leg*li*ação da ma*on*a, verificou que das
</line>
<line>
* .* * 7
</line>
</par><par>
<line>
**trev*s*as tele*ôn*cas re*liza*as entre o per**do *e 0* *e o*tubro e 26 de n*vemb*o d* 2014,
</line>
<line>
o* mesmos consideram-s* mal infor*ados e grande p*rte deles não demo*stra int*res*e so*re
</line>
<line>
o tema. Quando perguntados se concor*avam com a legalização e se consu*iria* m*conha, a
</line>
<line>
resp*sta foi *xtrem*ment* negativa, a**rmando que não consum*ria maconha, ca*o ela fos*e
</line>
<line>
legalizada no Bra*il, e que tal legalização trar*a ao pais *m *o*sumo exace*bad*, bem c*mo
</line>
<line>
aumento s*bstancia* d* violência famili*r, com o conseq*ente a*mento nas despe*as púb*ic*s,
</line>
<line>
*o q*e se **f**e a recursos a sa*de para tratame*to de vi*iados em *ó**cos, bem como maior
</line>
<line>
gasto c*m aparato de forças de se*uranç* e p*rsecução penal.
</line>
<line>
Venturi (2017) em dissonância com o estudo d* M*reira et a*. (201*), uti*izand*-s* de
</line>
</par><par>
<line>
*esquis* sobre opiniões pública* a re*peit* *o consumo e *egal*zaç*o
</line>
<line>
de *rogas, evidenc*ou
</line>
</par><par>
<line>
que o consumo de d*o*as deve ser enfrentado como *ma questão d* saúde pú*l**a e não *omo
</line>
</par><par>
<line>
p*lítica de
</line>
<line>
persecuç*o pen**,
</line>
<line>
existin** * necessidad*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
s* romper o par*digma
</line>
</par><par>
<line>
proibicioni*ta, de modo
</line>
<line>
que a
</line>
<line>
política d* drogas deve ser ins*i*ada na promoção
</line>
<line>
de amplo
</line>
</par><par>
</page><line>
d*bate público e q*e o co*por*amento *o usuário de ent*rpecentes não deve ser ana**s*d*
</line>
<line>
a*enas sob uma *tica ***ativ*, deve hav*r, sobre*udo, o e*alte*imen*o *a au*ono*ia privada,
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. *, *rt. 12, p. 238-251, mai. 2024 www*.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. L. L. L. Costa, E. C. Oliveira
</line>
<line>
248
</line>
</par><par>
<line>
pois, "quem de*i*e so*re o que fazer ou não sobre o cor*o saúde orgâ*ica, d*ve ser *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
p**prio su*eito e nã* o Es*ado.
</line>
</par><par>
<line>
* estudo de F*or* (2012), ao dialog** sobre o lugar do *stado na questão das drogas,
</line>
<line>
demo*stra comp*tibilidade com Moreir* et al. (*0**), *relecionando que e*se parad*gma
</line>
</par><par>
<line>
proi*icionist* do *stado, es*a bus*a incansável pe*a persecução
</line>
<line>
penal ao us* de sub*tância*
</line>
</par><par>
<line>
en*or*ecent*s, agr*gado c*m o histórico leg*slativo
</line>
<line>
do *r*sil, apenas contrib**u para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
fortalecimento do tráfico de **oga* e uma selet*vi**de social, e o S*premo T**bunal Federal
</line>
</par><par>
<line>
irá enfrent*r **a seara mu*to
</line>
<line>
perigo*a ao questi*n*r constitucionalidade a
</line>
<line>
da lei de drog*s,
</line>
</par><par>
<line>
pois os políticos esper*m não *ó ganhar ***os co*
</line>
<line>
o debate
</line>
<line>
antidrogas como tam*ém
</line>
</par><par>
<line>
der*ubar quem quer que seja, ao apresenta* medidas alternativa*.
</line>
</par><par>
<line>
Azevedo ** al. (2023) assevera em s*ntido conj*nt*, ao avaliar a política penal
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
drogas e* B**sil, no qu* se refe*e * *ei n* 11.346/06 (le* de dr*gas), constatou que houve um
</line>
<line>
au*ento exa*er**do *o enca*ceramento pela falta de crit*rios objet**os *esta lei *ois não se
</line>
<line>
dife*encia *su*rio de tra*i*antes. Out*o *e*evante asp*cto é o excesso de prisõ** pro*isórias e
</line>
<line>
condenações, c*nf*rmando que ** a*ord**e*s efe*uad*s sem i*v*stigação e por agentes *a lei
</line>
<line>
por me*o da *o*ícia oste*siva, *ecorrente d* crimes se* violência e *a a*reensão de pequenas
</line>
</par><par>
<line>
quanti*ades de d**gas, terminam e* c*ndenações que levam pe*a privat**a à
</line>
<line>
de liberdade
</line>
</par><par>
<line>
*omo única medida a ser adotada,
</line>
<line>
excl*indo o deb*te
</line>
<line>
par* *olítica* altern*tiva*
</line>
<line>
d**ersas
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
prisão.
</line>
</par><par>
<line>
4 *ONSI*ERA*ÕES *INAIS
</line>
</par><par>
<line>
A polí*i*a *e persecução crimi*al ao c**b*te do uso de entorpecentes revela-se
</line>
</par><par>
<line>
infrutífera e d*sperta ape*as d*bates acalorad*s *m
</line>
<line>
di**rs*s *egmen*os
</line>
<line>
da sociedade,
</line>
</par><par>
<line>
enaltecen*o a seletividade social e racia*, que se *onstata p*l* *n*ar*e*a*ento de grupos mais
</line>
</par><par>
<line>
vuln**áve*s. Ness* entendi*ento, há uma *xtrema *ecess*dade
</line>
<line>
de, com a de*ida urgência,
</line>
</par><par>
<line>
construirm*s um diál*go a re*peito do uso e lega*ização do con*umo de *n*orpec*nte* **
</line>
</par><par>
<line>
sentido de dir*cionar
</line>
<line>
um no*o olhar par* o tema, não como polít*ca crimi*al, mas co*o
</line>
</par><par>
</page><line>
questões de saúd* pública, liberdade indi*idu*l, fator econô*ico e *ributári*.
</line>
<line>
Co*o q*es*ão de saúde pública, permite * uso par* fins de tra*amento m*dicinal sem
</line>
<line>
*ue haja moro*idade para tal, pois não *ecessitaria de *ecis*o judicial *ara concessã* do uso.
</line>
<line>
*dema*s, a legaliz**ão ena*teceria a a*tonomia *ri**da, pois, * cada um é *ado o dire*to de
</line>
<line>
escolher o **e deseja consumir, e o **tado não pode controlar ou inter*erir *a liber*ade
</line>
<line>
Rev. F*A, Teres*na, *. *1, n. 5, ar*. 12, p. 238-251, ma*. 2*24 *ww*.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L*ga*ização d* Uso de Dr*gas: Refle*os Sociai* e Jurídicos
</line>
<line>
249
</line>
</par><par>
<line>
individual do sujeito, é ne*essário **mpreender
</line>
<line>
que o co*po
</line>
<line>
*mbora não s*ja propr*edade
</line>
</par><par>
<line>
e*tata*, e não podendo pr*var * *ujei*o de *on*umir **bstâncias estranhas ** sistema orgânico,
</line>
<line>
não o *xime da re*pons**ilid*de de pr**ove* políticas de prevenção e e**cação sobre
</line>
<line>
drog*s.
</line>
<line>
No*tro *iro, * Estado ao não buscar medidas de flex*bilização ** uso de entor*ecent**
</line>
<line>
pe*de ***eita tribu*ári* para o mercado ileg*l *ma vez que a legaliza**o po*eria **rar re*eitas
</line>
<line>
s*g*ificativas por meio da cobr**ças *e impostos sobre a venda de substân**as *nt*rpece*tes.
</line>
</par><par>
<line>
E *a*s r**ursos pod*ri*m se* direc*on*dos para p*o*ramas *e pre*enção, tratame**o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
educaç*o sobre dro*as, bem como *oderiam fome*tar a in*ústria legal d* ca*nab*s.
</line>
</par><par>
<line>
Portanto, sugere-se a p*rtir dessa r**isão integrat*** que estudos quanti*ativos s*jam
</line>
<line>
realizado* * fim de men*u*a* o* impact*s *ositiv*s * negat*vos d* política de legal*zaç** do
</line>
<line>
con*umo de drogas *á que apenas estudos teóricos *ão são capazes de fornec*r b*se suficiente
</line>
</par><par>
<line>
para o *esenvol**ment* * modernizaçã* de um mode*o de *lexibi*ização e lega*iza*ão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**b*tâncias *nto*pece*tes.
</line>
</par><par>
<line>
REFERÊNCI*S
</line>
</par><par>
<line>
ACIOLI NETO, M. L. et al. A droga c*mo d*spos*tivo de *ontrole social: *ma anális* das
</line>
<line>
re*resentaçõ*s sociais d* *lc*o*, maco*ha e crack *a *mpr*nsa b*asileir*. P*icolo*ia e*
</line>
<line>
Estudo, v. 27, 21 fev. 2022.
</line>
<line>
A*BUQUERQ*EMELLO, V. P. D.; RAMOS, F. S. *egalizat*o* of drugs and stra**gic
</line>
<line>
*eha*iour. Brazi*ian *ourna* of Political Eco*omy, v. 41, n. 3, p. 525-537, set. 2021.
</line>
<line>
BORG*S, C. D.; JESUS, L. O. DE; SCH*EIDER, G. R. Prevenção e promoção da saúde:
</line>
<line>
revisão in*egra*iva de p*squisas sobr* dr*gas. Revista Psicol*gia em *esquisa, v. 12, n. 2, 20
</line>
<line>
ago. 20**.
</line>
<line>
DANT*S, F. S. et al. Impact* do uso de droga* n* qualid*de de vida de usuár*os: d*ferença
</line>
<line>
entre os s*xos. Rev*sta Brasileira de Qualidade de Vid*, v. 9, n. 2, 30 jun. 20**.
</line>
</par><par>
<line>
*IORE,
</line>
<line>
M.
</line>
<line>
O lu*ar
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
Estado
</line>
<line>
na qu*stão
</line>
<line>
das
</line>
<line>
drogas:
</line>
<line>
o par*d**ma
</line>
<line>
proi*icion**ta e as
</line>
</par><par>
<line>
al*ernativa*. Novo* *stu*os - CEBRAP, *. 92, *. *-21, mar. 2012.
</line>
</par><par>
<line>
FIORE,
</line>
<line>
M.
</line>
<line>
O lu*ar
</line>
<line>
do
</line>
<line>
*stado
</line>
<line>
na questão
</line>
<line>
das
</line>
<line>
d*ogas:
</line>
<line>
o pa*adigma
</line>
<line>
*roi*icionista e as
</line>
</par><par>
<line>
alter**ti*as. Novos Estudos - CEBRAP, n. 92, p. 9-21, mar. 2012.
</line>
</par><par>
<line>
GALVÃO, C. A. Legalização D* Drogas: uma opç*o socialmente respons*vel para
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*ireitos. Dispon*vel *m: w*w.academia.e*u. Acesso em: 15.05.2024.
</line>
</par><par>
<line>
GOMES-MEDEIROS, D. et al. Polí*ica de drogas
</line>
<line>
e Saúde Coletiva: diál**os
</line>
</par><par>
<line>
necessário*. *ade**os *e Saúde *ública, v. 35, n. 7, 201*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T**es*na PI, v. 21, n. 5, *rt. 12, p. 23*-*51, ma*. 202*
</line>
<line>
w*w*.fsa*et.*om.br/r*vi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. L. L. L. C*sta, E. C. Oliveira
</line>
<line>
250
</line>
</par><par>
<line>
LARANJEIRA, R. L*galização d* drogas * a saúde
</line>
<line>
públ*ca. Ciênci* & Saúde Coletiva,
</line>
<line>
v.
</line>
</par><par>
<line>
15, p. 621-631, 1 *ai* 2010.
</line>
</par><par>
<line>
LAVEZZO, B. *E O. e* al. A*e*çã* *sicosso*ia* a usuário* de álco*l e outra* drogas: um
</line>
<line>
est*do dos pr*fission*i* de um municíp*o sul-brasileir*. Traba**o, Educação * Saúde, v. *1,
</line>
<line>
p. e02128222, 28 ago. 2023.
</line>
<line>
MA*H*D*, L. V.; BOAR*NI, M. L. Polí*icas sobre drogas n* *ra*il: a es*ra*é*ia de redução
</line>
<line>
de d*no*. Psico**gia: C*ên*ia e Pro*issão, v. 33, n. 3, *. 580-**5, 2013.
</line>
<line>
MEDEIROS, K. T. *t al. Represen*açõe* soc**is do uso e ab*so de dro*a* en*re famil*ar*s *e
</line>
<line>
usuár*os. Psico*ogia em *stu*o, v. 18, p. 2*9-279, 1 jun. 2013.
</line>
<line>
MOREIRA, M. R. et al. Age*das *emocrátic*s par* o s*c*lo XXI: p*r*ep*ões d*s(as)
</line>
<line>
br*sileiros(as) sobre descriminalização e legalização da maco*h*. Saúde *m Debate, *. 40, n.
</line>
<line>
spe, p. 163-*75, dez. 20*6.
</line>
<line>
PROCÓPIO FILHO, A.; VAZ, A. C. O Bras** no cont*xto do n*rcotráfic*
</line>
<line>
**t*rnacio*al. Revista B*asile*ra de Política *nternaci*nal, v. 40, n. 1, p. 75-122, jun. 1*97.
</line>
<line>
REIS, D.; R*B*IRO, L. O perfilamento raci*l nos proce*sos d* tráfico de drogas: um estu*o
</line>
<line>
de c*so e* Be*o Horizonte. Tempo Social, v. 35, n. 2, p. 189-217, 15 *go. 2023.
</line>
<line>
R**SI, *. C. S.; TUCCI, A. M. Acess* Ao Tra*amento Par* Depen*e*tes De Crack Em
</line>
<line>
Situ*ção D* Rua. Psic*logi* & Soc*edade, v. 32, 2020.
</line>
</par><par>
<line>
**CHA, *. DE *. A. Le*aliza*ão da* dr*gas: *escr*minalização e regula**ntação como a
</line>
<line>
forma de *ombat* ao cr*me organiz**o. reposi*ori*.u**ceub.*r, 2016.
</line>
</par><par>
<line>
SAN*A*A, *. * globa*izaç** do n*rco*ráfico. Revista
</line>
<line>
B*asileira
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
Polít*c*
</line>
</par><par>
<line>
Intern*cio*al, v. 42, n. 2, *. 9*-116, dez. 1999.
</line>
</par><par>
<line>
**IXEIRA, L. S. *m*ac*o Ec*nômico da Legalização das Dr*g*s n* Br*sil. Tr*dução:
</line>
<line>
Co*sul*oria Legislativ*. 1. ed. v. 1.p. 5*, 2016.
</line>
<line>
VAL*, C. A. S. DO; FILHO, T. *. DE L.; C*ST*, R. M. L. DA. A Droga na/d* Sociedade:
</line>
</par><par>
<line>
Perspe**iva* Atuais e Históricas. SANARE - *ev**ta
</line>
<line>
de *olíticas Públicas, v. 16, ou*. 6
</line>
</par><par>
<line>
20**.
</line>
</par><par>
<line>
VENTURA, C. A. A. et al. P*líticas e leis so*re drogas ilíc*tas no Bras*l e a pe*spect**a de
</line>
<line>
famil*ares e pessoas p*óxi*as a usuár*os d* *rog**: estudo na Cidade d* Ribeir*o Pr*to, São
</line>
<line>
Pa*lo, Bra*i*. Revist* ***ino-Americana *e Enferm*gem, v. *7, *. spe, p. 81*-*16, 200*.
</line>
<line>
VENTURI, *. Consumo de drogas, opinião pública e moral*dade: mo*iva*õe* * a*gumentos
</line>
<line>
baseados *m *so. Tempo Social, v. 29, n. 2, p. 159, 8 ago. 2017.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 5, art. 12, p. 238-2*1, mai. *0*4
</line>
<line>
*ww4.fsa**t.*om.br/rev*st*
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
Le*a*i*ação do Uso *e Drogas: Reflexos Sociais e Jurídicos
</line>
<line>
251
</line>
</par><par>
<line>
Como Re*erenci*r *ste Artigo, conforme ABN*:
</line>
</par><par>
<line>
COSTA, F. L. L. L; OL*VEI**, E. *. Legalizaç*o do *so de Drogas: R**lexo* S*ciais e Jurídico*.
</line>
<line>
*e*. F*A, Ter*sina, v. 21, n. 5, art. 12, p. *38-251, *ai. 2024.
</line>
</par><par>
<line>
Contr*bui*ão dos Au*ores
</line>
<line>
F. L. *. L. Costa
</line>
<line>
E. C. O*iveira
</line>
</par><par>
<line>
*) concepç*o e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e *nter*retação dos d*d**.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) ela*oração do rascun*o ou na revisã* crítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) p*rti*ipação na aprova*ão d* ve*são fina* do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*es*na P*, v. 21, n. 5, art. *2, p. *38-*51, mai. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.b*/revi*ta
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)