<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 5, art. 12, p. 238-251, *a*. 20*4 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.5.12 </line>
</par>
<par>
<line> *egalização do Uso de Drogas: Refl*x*s Sociais * Ju*ídico* </line>
<line> *egalization o* *rug Use: Soci*l and Legal C*nseq*e*ces </line>
</par>
<par>
<line> Ferna*do Lucas Lour**ro Li*a Costa </line>
<line> Gr*dua*do em D*r*ito pel* Centro Universitár*o S*nto Agostinho (U***SA) </line>
<line> E-mail: f*rnandolucasth*.pi@gmail.c*m </line>
<line> Edjôfre Co*lho de Oliveira </line>
<line> D*ut*r em Educação pe*a Univers*da*e Estadu** do Cear* (UE*E) </line>
<line> Professor *a **iversid*de Federal do Pia*í * do Centro *niversitár*o Santo Agostinho </line>
<line> *-mai*: edjofrecoel*o@ho*ma*l.com </line>
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<line> *ndereço: F*rn*n*o Lucas Lo*rei*o Lima Costa </line>
<line> Ed*tor-Chefe: Dr. Tonny Kerley de Ale*car </line>
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<par>
<line> Rua Roosvel*t *a*t*s, 1*84 - Ca*pes**e. CEP 64.052- </line>
<line> Rodri*u*s </line>
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<line> 750. *eresina/PI, *rasil. </line>
<line> Ar**g* recebido em 20/02/2024. Úl*ima </line>
<line> ve*s*o </line>
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<line> Endereç*: *d*ôfr* Coelho d* Oliveira </line>
<line> r**ebida em *1/03/202*. Aprovado *m 22/0*/2024. </line>
</par>
<par>
<line> Rua R*imundin*o Vera*, 1784 - Cond. **drid </line>
</par>
<par>
<line> Resi*ence, apt 208. Ca*pes*r*. CEP 64.045-720 - </line>
<line> Avalia*o *elo sis*ema Tri**e Revi*w: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Teresi*a/PI, Br**il. </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e b) Do*ble Blin* Review </line>
<line> (avaliação cega po* dois a*a*iadores d* área). </line>
<line> Revi*ão: G*a*ati*al, Normativa * de Formatação </line>
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<line> Legali*ação do Us* de D*o*as: Ref*exos Sociais e Juríd*cos </line>
<line> 239 </line>
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<line> RES*MO </line>
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<line> * *olític* de dro*as no B*a*il re*tringe-se apenas a* enc*rceramento em m*ssa das camadas </line>
<line> s*c**is *ulneráve*s, enaltecen*o um* verdadeira *ivisão soc*al, de tal forma que a persecuç*o </line>
<line> p*na* é aplicada de forma seletiva * com ri*or a* sujeitos mais pobres. A lei *e drogas nã* foi </line>
<line> *apaz de re*uzir o consumo, ao criminaliza* tal condu** como crime, aumentou-se ainda m*i* </line>
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<line> * co*sumo e fo**ale*eu * s**tema de tr*ficân*ia nacio*al e interna*i*nal. Ass*m, o </line>
<line> objetivo </line>
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<line> desta revisã* i*t*grativa é </line>
<line> tr*zer uma discuss*o **b*e ** impactos e re*lexos sociais que </line>
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<line> *od*riam *dvir da l*galizaçã* para o c*nsumo de substâncias entorpecentes. V**ifica-se </line>
<line> a </line>
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<line> parti* da literatura que a lei nº *1.*46/06 não *oi capaz d* d*m*nuir o consumo de drogas. Os </line>
<line> est*dos cont*m*orâneos apontam que * legali*a*ão poderia diminuir o com*rci* ilegal, bem </line>
<line> *om* a condição *e traficân*ia, gera*d* ao **tad* p*s**veis re*eit*s **ra o *ese*v*lvim*nto </line>
<line> d* programas *a** educaç*o sobr* drogas * *e*s impactos. </line>
<line> *alavras-Chave: Drogas. Leg*lização de entorpecentes. Proibic*onismo. Poder judiciário. </line>
<line> AB*TRACT </line>
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<line> Drug policy in Brazil restr*cted o*ly to the mass incarce*ation of v*lne*able s*c*al st*ata, is </line>
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<line> highlighting a t**e so*ial divisi*n, in such </line>
<line> a way </line>
<line> *hat criminal prosecution is applied </line>
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<line> s**ectively and rigo*ously </line>
<line> to the poorest *ubjec*s. The drug law was u*able to reduce </line>
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<line> consumption, by *rimina*izi*g such conduct as a crim*, consum*tion incre*sed even fu*ther </line>
<line> *nd st*ength*ned legalization of th* consumption of nar*ot*c substances. *t can be seen from </line>
<line> the *iterature t*at law no. 11,346/*6 was not able t* reduce drug consum**ion, contempo*ary </line>
</par>
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<line> studies i*dicate that legaliza*i*n </line>
<line> coul* r*duce illegal trade, as *ell as the *ondition of drug </line>
</par>
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<line> t*aff*c**ng, generating t*e nati*nal and in*ernati*nal drug trafficking s*st*m. *he o*jective o* </line>
<line> this integrativ* re*iew i* to bring a di*cu*sion *bout the *mp*cts and social c**sequenc** that </line>
</par>
<par>
<line> could ari*e *rom the pos*ibl* re**nue for the State </line>
<line> * o * he </line>
<line> development of progra*s for </line>
</par>
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<line> educat*on about drug* and thei* impacts. </line>
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<line> Ke*wo*ds: D*ugs. Le*alization of *arcot*cs. Prohibitionism. *udic*ar*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina *I, v. 21, n. 5, *rt. 12, *. 2*8-251, mai. 202* </line>
<line> w*w4.*s*net.c*m.br/revis*a </line>
</par>
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<line> F. L. L. L. Cos*a, E. C. Oli*eira </line>
<line> 240 </line>
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<line> 1 *NTRODUÇÃO </line>
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<line> Este artigo *e revisão t*m como pr*ncipal intenção trata* *obre o refle*o social </line>
<line> * </line>
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<line> jurídico do consumo de substâncias *sicoativa*. Boa pa**e d*ssas substânc*as já sã* **tudad*s </line>
<line> pela me*icina moderna que *emon*t*am um ro* d* ev*dên*ias d* s*us males ao sistema </line>
<line> fisiológico *umano com um to** e que não existe u*a dosagem pa*rão *u níve* *e*uro para </line>
<line> o s*u consumo. </line>
<line> *rogas causam de*en*ência e torna real a chance *e le*ar os se*s consumido*es a </line>
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<line> graves **nos psí*uicos. Sã* exata*ente essas degenerações fisio*ógica* *ue levam </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> de*erior*ç** *o*i*l (SAN*A*A, 1999), *ois </line>
<line> o compor*ame*to **scontrola*o de um </line>
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<line> indivíduo suas e </line>
<line> ações in*on*eq*entes e violentas destroem o* laços frate*nos de viver em </line>
</par>
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<line> socied*d*. </line>
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<line> No *ras*l, a lei de dr*ga* nº 1*.3**/2006 tem sido a*v* de </line>
<line> grandes discussõ*s </line>
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<line> jurídicas sob a arg*me*t*ção de q*e a m*sma é resp**sá*e* pelo aumen*o *a população </line>
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<line> carce*ári* ****ada em v*rtude dos crimes ligad*s a drogas, pela sua baixa efetividade </line>
<line> p**a </line>
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<line> reintrod**ã* e trata*ento do u*uá*io, </line>
<line> p*r **o apon*a* medida* *u soluções *dequadas </line>
<line> à </line>
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<line> realidade *ocial, apen** pr*d*zin*o um grande volume *rocessua* pena* e mais </line>
<line> margi**lização (MED*IROS et al., 20*3). A opinião *úbl*ca *e *on*olida no sentid* *e *ue o </line>
<line> consumo de *r**as seja *nfre*tad* não com* ques**o *e seguranç* *úblic*, *as como </line>
<line> questões de s*úde e qu* a a*oção de me*idas proibicio*istas para * porte das me*m*s a*ele*a </line>
<line> ainda m*is a m*rginalizaçã* * o **carcer*mento. </line>
<line> Atualmente * siste*a ma*oritário b*asile*r* (le**slat*vo), tem produzido mass*vam*nte </line>
<line> leis de car*t*r co*rcit**o e punitiv*, ou sej*, *ma po**ura de re*r*ss*o * produção e consumo </line>
<line> d* substâncias ilí**t*s com* se *ssa *ue*tão pudesse *er *ra*ada ap*nas *** polícia * prisão, </line>
</par>
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<line> não *e ef*tiva ou </line>
<line> produz </line>
<line> políticas públicas </line>
<line> no sentido d* traç*r planos e estratégias para </line>
<line> a </line>
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<line> *revenção e erradicaç*o do consumo de entorp*centes. O *istema contra maj*ri**rio </line>
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<line> (jud*c*ário) </line>
<line> p*rceben*o a luz ce*tr*l *a *uest*o, identi*ica *u* pela* políticas públi*as até </line>
</par>
<par>
<line> então </line>
<line> de*envo**idas ** r*vel** insufi*i*ntes e i*adequadas </line>
<line> ao com*at* do </line>
<line> c*ns*mo </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> p*om*ve apenas o encarceramento da po*ula**o *rasileira e gra*d* volume pr**essual penal </line>
<line> con*irmando a op*nião da socieda** (VALE; FI*HO; *O*TA, 20*7). </line>
<line> A lega*iz*ç*o para o *orte de consumo de *ubstân**as psic**tiva* discutida *t*almente </line>
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<line> *elo judici*rio parec* pr*duzir </line>
<line> uma *ontradi*ão na *e*u*nte prop*sição, lega*izar *so o </line>
<line> e </line>
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<line> criminalizar a produção * venda, </line>
<line> gera s*m d*vid*s um* falta </line>
<line> de c*areza (*IORE, *012), </line>
</par>
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<line> entretanto, é nesse caminho </line>
<line> obs*u*o </line>
<line> que novas di*cussões surgem a *espei** da </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 2*, n. 5, a*t. 12, p. 2**-251, mai. 2024 </line>
<line> www4.f*ane*.com.br/r**ista </line>
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<line> Legali*ação do Uso *e Drogas: Refle*o* Sociais e Ju*ídi*o* </line>
<line> *41 </line>
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<line> despe*alização do usuár*o, implemen*ação </line>
<line> *e p*lít*cas amplas pa*a pr**enç*o contra </line>
<line> os </line>
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<line> dive*sos tip*s de d*ogas, m*t**ologias de tratamento e publicidade de val*rização a *ida e à </line>
<line> sa*de e, p*incipalm*n*e, di*logos sob*e o comp*rt*ment* *oci*l frente a es*a nov* re**idade </line>
<line> *ó*io-jurídi*o. </line>
</par>
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<line> N*sse diapasão, esta revisão integrativa da </line>
<line> lit**a*ura, na qua* s* desd*bra a </line>
<line> partir </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> sua n*tureza quali*ativ*, b*sca **i*enciar quais sã* *s d*recionam**t*s a *e*em perse*uid*s </line>
</par>
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<line> *ian*e de e*tudos te*ricos *obre os reflexos soci*is e jurídicos *o que diz *espeito </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> leg*lização d* uso </line>
<line> de dr*gas no B**sil, que </line>
<line> tipo de s*ste*a adota </line>
<line> est* país legalista </line>
<line> o* </line>
</par>
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<line> probicioni*ta, qua** são as políticas de prevenção e enfretamento, para tant*, *eces*ári* é </line>
</par>
<par>
<line> co*struir este diálogo </line>
<line> afim for*ecer b*se teórico-científica </line>
<line> para </line>
<line> desmist*fic*r d*scu*sos </line>
</par>
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<line> *utoritá*ios e punitivist** como ** *ossem a *nica solução **ra * enfretamen*o do tema sob*e </line>
<line> drogas. </line>
<line> 2 REFER*NCIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.* O Uso de Dro*as no *ontexto Mundi*l </line>
<line> O grande *ile*a social do m*ndo modern* ao final do sécu*o XX e iní*io d* XXI é o </line>
<line> enfretamento *a produ*ão * *on*umo mas*iv* de substânci*s en*orpecentes. Vivenc**mos </line>
<line> atualmente um ce*ár*o de transcendência des*as sub*tâncias, *u s*ja, atingindo t*da* as </line>
</par>
<par>
<line> camadas sociais sem </line>
<line> distinçã* entre *aça, *o*, </line>
<line> sexo * *oder a*u*si*ivo. A global**ação das </line>
</par>
<par>
<line> drogas, sem dú*id*s, tem gerado discussõ*s *as diferentes esfera* *a *o*iedade or**nizad*, o </line>
</par>
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<line> que torna dif*ci* quantif*car o seu im*acto, * que se percebe </line>
<line> é que com os </line>
<line> avanços </line>
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<line> tecnológicos desenv*lv*dos p*lo sis*e*a capita*is*a no âmbito global, *acilit** </line>
<line> o </line>
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<line> desenvolvimen*o *undia* da indústria *as drogas, b*m como * seu cons*mo massificado </line>
<line> (FI*RE, 2*1*). </line>
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<line> A O*ganização M*n*ial </line>
<line> de Sa*de (OMS) </line>
<line> define a depend*ncia química (CID-10) </line>
</par>
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<line> como *ma *oen*a c*ônica e rec*rrente, qu* acar*eta sérias consequên*ias *essoais e sociais </line>
<line> p*ra * futuro do* jo*ens e de toda a sociedade gl*bal. As *esmas estão inseridas em todas as </line>
<line> c*asses sociais *e*an*o graves consequ*nc*as aos val*re* políticos, eco*ômic** e **ciais. No </line>
<line> campo político abr*-se a discussão m*ndial pela proibição ou legali*aç*o de tais *ubstâncias, </line>
</par>
<par>
<line> gerando um </line>
<line> verdadei*o embat* ide*lógico. ** asp*cto econ*m*co veri*ic*-se o *umento </line>
<line> da </line>
</par>
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<line> v*olênci* u*ba*a e m*rtes prematuras </line>
<line> *, por fim, </line>
<line> no campo *ocial temos crescimento d*s </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, Teres*na P*, v. 21, n. *, art. 12, p. 2*8-251, mai. *0*4 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
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<par>
<line> F. L. L. L. *os*a, *. C. Ol*veira </line>
<line> 242 </line>
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<line> gasto* com saúde púb*ic*, o* se*a, ma*or n**er* de intern*çõe* e tratamento médic* </line>
<line> (VENTURA et al., 2009). </line>
<line> Nessa **nha de rac*ocínio, as drog*s, co** *roblema *un*ial de saúde, têm dis*ussão </line>
<line> r*cente, o que *evo* o Es*ad* a tomar *ara s* a responsabilida*e coletiva sobre cui*ados em </line>
<line> *aúde a*erindo estratégias e *olíticas de enfretamento qu* diminuís*em os impactos das </line>
</par>
<par>
<line> *rogas na vida *uma*a. En*ret*nto, a força **tatal mundial *em demonstrado ser inca*az </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> geren**ar t*l proble*ática, uma v*z q*e, tal fi*ura abs*rata com todo o seu po*erio apenas </line>
</par>
<par>
<line> ofe*tou a s*c**da*e a c*imin**ização das pesso*s qu* *roduziam, comercializavam </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> consumi*m, substâncias veta*as pelo Esta*o, conhecid*s popularmen*e *omo droga* ilíc**as </line>
<line> (VEN*U*I, 2017). </line>
<line> *.2 Aspectos Jurídicos e S*c*a** ** Cons*mo de Drogas no Bras*l </line>
</par>
<par>
<line> O legi*la*ivo brasileiro ao t*atar *o *ema sobre drogas ao longo </line>
<line> *a h*stória, t*m </line>
</par>
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<line> m**tra*o na sua interface a sua </line>
<line> l*ta pe*a *ão legalização do con*umo e p*rte d* drogas </line>
</par>
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<line> psic*a*iv** e já d*ixo* claro à sociedade o seu posicionament*, aind* que o </line>
<line> Congres*o se </line>
</par>
<par>
<line> re*ove. Exemplo de**a p*stura foi a cri*ção, em 2006, da le* de drogas que criminalizou *s </line>
<line> ato* *e adquirir, guardar, ou transp*r*ar, o* culti*ar drogas, para consumo p*ssoal. </line>
<line> De f*to, os políticos esp**am não só ga*har votos quando defendem o combate s*m </line>
</par>
<par>
<line> trégua às drogas, como con*eguem tirá-los </line>
<line> de advers*rios que ousem propor </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ebate *obre qualque* a*t***ati*a. Ma*, se o faze*, é também porque encontram </line>
<line> forte ressonância e ap*io *m praticamente todos o* se*mentos sociais. No caso das </line>
</par>
<par>
<line> dr**as, prev****e </line>
<line> *ma reg*a *olí*ica: quanto ma**r a ambiçã* eleito*al, meno* se </line>
</par>
<par>
<line> *eve mexer no ve*peiro. Apenas prometa od*ar e lu*ar *ontra as vespas (P*OCÓPIO </line>
<line> F*L*O; VAZ, 1*97). </line>
<line> O Brasil é um p*ís de consumo médio de drogas, sendo ca*acte*izad* forte*ent* como </line>
</par>
<par>
<line> um país *e trânsi*o p*ra narcotráfico, bem *omo o </line>
<line> ocupa a 70ª posição n* cla**ificação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *aís*s, seg*nd* o *n*ice *e *esenvolvime*to Humano (IDH), ** virtu*e da ** distribuiç*o </line>
<line> de renda. * ordenamento ju*ídico r*lacio*ado às drogas evoluiu de mod* g**dativo pa*a um </line>
<line> si*tema men*s rep*e*sor devido ao insucesso das l*is *** aqui já produzidas, c*mo exemplos: </line>
<line> legisla*ã* antitóx*cos de 1*76; lei *e **im*s hedion*os; lei d* Crime Organi*ado, c***olidou </line>
<line> * associação entre o *ependen*e de drogas e o cr*minos*, o* *eja, uma massiva l*gisla*ã* que </line>
</par>
<par>
<line> não </line>
<line> obteve s*cesso a*gum. O que s* deve avaliar é </line>
<line> que *ntre o uso de drogas e medida* </line>
</par>
<par>
<line> punitivas deve-se sempre le*ar em conta os di*eitos i*dividu*is, a* formas de prev*nção </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> d*sestigm*tizar o usuário brasi*e*ro (DANT*S et a*., 20*7). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 21, n. 5, art. 12, p. 238-25*, mai. 20*4 www4.fs*ne*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Legaliz*ção do Us* de Dr*g*s: Reflex*s Soci*is e *urídicos </line>
<line> 243 </line>
</par>
<par>
<line> O descomp*s*o d* ordename*to ju*ídico *ue trata </line>
<line> do tema e a realid*de *ocial </line>
</par>
<par>
<line> brasi*e*ra re*letem, s*m d*vid*s, um debate secular, *ois as políticas p*oibicionista* até então </line>
<line> vigent*s pautam-se na g*e*ra contra as dro*as e caberá a* jud*ciário int*rvir, **a vez que, as </line>
<line> experiências *o conjunto *e seto**s da s*ciedade e inst*tuições não co*seguem construir um </line>
<line> diálogo com c*areza e sem cont*adições, o que gera graves impactos sociais, co** a pr**ução </line>
<line> de mais violência * in**lerâ*cia ideológica (MACHADO; BOARINI, 2013). </line>
<line> 2.3 Impactos na Saúde Pública </line>
<line> Su*st*n*ias *sicoativas in*e*endentem*nte *a sua natureza produzem grandes </line>
</par>
<par>
<line> m*danças a nível de sistema nerv*so cen*r*l, * que </line>
<line> acarre*a o *esenvolvimento da *oença </line>
</par>
<par>
<line> alvo d* *uestões *e *aúde públi*a, a "de**ndência química", nes*e *stágio o uso das mesmas </line>
<line> já *ão é *ecreativo, é compulsivo, de*trui*do a pes*oa nas s*as diferentes esferas de vida, ou </line>
<line> seja, modifica de fato sua relação com * ambiente. É notório * largam*nt* já est*d**o p*las </line>
</par>
<par>
<line> *iências em saúde que tais substân*ias a*teram as </line>
<line> fu*çõe* co*n*tivas e emocionais e é neste </line>
</par>
<par>
<line> s*nti*o *ue *e abr* *ua* questões cen*rais, * *rimeir* é baixa e*et*vidad* de políticas de saúde </line>
</par>
<par>
<line> p*b**ca para conscien*iza*ão do não us* de drogas e a segunda são a* po*ít*cas criminais a </line>
<line> repres*oras (LARA*JEIRA, 2010). </line>
<line> * repressão que podemos chamar d* "guer*a às dr*gas" *tinge intima**nte à saú*e </line>
<line> pú*lica, pois, o pro*bicionismo ele*a os indicado*es nega*ivos de s**de, como ex*mplo, </line>
<line> aumento nos cas*s de i*fe*ç*es HI*, he*atite C, tuberculo*e, uma ve* *ue a f*rça rep**ssiva </line>
</par>
<par>
<line> estatal i*pe*e </line>
<line> os *su*rios *té m*smo *ela busca *o tr*tamento, em vir*ude *e se sentirem </line>
</par>
<par>
<line> r*pr*midos e rechaça*os pelo se* comportamen*o *m relação ao us* de drogas. Neste sen*ido, </line>
</par>
<par>
<line> a o*osição moralis*a contra as drogas ac**tuou um *rave **oblema ent*e a me*ica*izaçã* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> criminal*zaç*o do *suário, ou seja, esse d*b*te c*lor**o, mor*li*ta n*o evidenci*, na p*ática * </line>
</par>
<par>
<line> *ida do *ependente q*e vive *as ru*s **s </line>
<line> grandes centro* **bano*, acarreta**o ainda mai* </line>
</par>
<par>
<line> riscos à saúde cole*iva (GO*ES-*E*EIROS e* a*., *019). </line>
<line> As con*equência* para a soci*dade no que se refere ao consu*o abus*vo de drog** é o </line>
<line> aum*nt* da curva para o dese*volv*ment* de comorbida*es, *ortalidade preco*e, aumento da </line>
</par>
<par>
<line> violê**ia criminalidade, a*identes *e trân*ito e de tr*balho, e </line>
<line> danos ps*quicos, sociais </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ulturais. No es*udo d* R**si e *u*c*, *020 *ma a***tra de 101 depend*ntes químicos, sendo </line>
<line> 51 h**ens (50,5%) e 50 mulh*res (49,5%) com fa*xa etária *ntre 18-*5 anos, evide*ciou-se o </line>
</par>
<par>
<line> predomínio de de*endentes quí**cos com idade entre 31 e *5 anos e </line>
<line> que a frequência d* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Teres*na PI, v. 21, n. 5, art. 12, p. 23*-251, mai. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. L. *. L. Co*ta, E. C. Ol*veira </line>
<line> 244 </line>
</par>
<par>
<line> consu*o * *istinta ent*e os gêneros, pois as ca*acterísticas psicossociais refletem diretame*t* </line>
<line> o estado de cons*mo. </line>
<line> Segundo Bo**e*; Je*us e S**neider (2018), </line>
<line> Os cuidad*s e* saúde para as pessoas com p*oble*as relacion*dos ao u*o *e álcool </line>
<line> e outras drogas reque*em *ma abordagem *mp*i*da, sendo s*gnificativa * *ediaç** </line>
</par>
<par>
<line> d* </line>
<line> condições </line>
<line> so*iais, do contexto de uso e a *a*tic*pação ** uma rede de apoio </line>
</par>
<par>
<line> familiar e com*nit*ria. As*im, o c*nsumo **u*ivo de substâncias psicoativas pode </line>
<line> t*a*er releva*tes da*o* sociais * à *aúde, e par* compreende* tal situa*ão é preci*o </line>
</par>
<par>
<line> atentar para as múlt*pla* </line>
<line> ***mas de us* das mais dife*ent*s s*bstâncias e a relação </line>
</par>
<par>
<line> *ue o su**ito estabelece com a droga. </line>
<line> Ne*se entendimento, é impres**ndível, *ue o est**o *o*neça alterna*ivas par* usuár*o* </line>
<line> de *n*orpecen**s, sem descrimin*-lo*, sem reti*a-los do ambiente público, tra*and* estra*é*ia* </line>
<line> junto as família*, c*m o objetiv* de devolver o **nimo de *ignidad* * *sses sujeito*, p**s a </line>
</par>
<par>
<line> f**ça e*tatal não deve ap*na* se concentr*r no que se </line>
<line> cons*lidou em chamar de força </line>
</par>
<par>
<line> re**essiva *u *rob*ci*nista contra o </line>
<line> uso de entorpe*entes, é necessário e urgente </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> in*e*timento e* políticas *e saúde públic* na prevençã* * educação frent* ao uso de drogas, </line>
<line> b*m c*mo ap*rte financeiro e condições de *r*balho para as equipes de saúde da famíl*a e dos </line>
<line> *entros de reab*l**ação como form* de *inimi**r * problema (*AVEZZO e* al., 2023). </line>
<line> 3 RE*ULTADO* * DIS*U*SÕES </line>
</par>
<par>
<line> De acord* com *ei*; Ribeiro (2023) em seu **tudo sob </line>
<line> análise d* lei 13.143/06 que </line>
</par>
<par>
<line> i*stitui o Sist*ma Naci*na* de Política* Públ*cas sobre Drogas - *is*ad, revela uma ineficácia </line>
</par>
<par>
<line> do e*tado na *rodução de leis sobre </line>
<line> aspectos relacionadas * re*re*são ao uso de drogas, </line>
</par>
<par>
<line> verificando que tais po*íticas ref*etiram ** encarceramento em massa d* cl*sses sociais m*i* </line>
<line> vuln*rá*eis de mod* a ensej*r um ambiente *e*etivo, de q** apen*s o usuário *e drogas se*i* </line>
</par>
<par>
<line> morad*r de *eriferias, </line>
<line> para t*nto, a aplic*bilidade da *ei d* drogas fortaleceu o racismo </line>
</par>
<par>
<line> estrutural * a se*etividade penal no Brasil, fato esse que fica *vidente a* a*alisar a *o*ulação </line>
</par>
<par>
<line> c*rcerária. De f*to, não rest** dúvidas *u* tal </line>
<line> p*lítica troux* reflexos soc*ais nega*ivos, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> primeiro deles é a mar*inalização aos gr*pos *oc*ais mais vulnerávei* e o segu*do * qu* ta*s </line>
<line> políticas apenas são utili*a*as *omo form* de controle social sel*tiv*. </line>
<line> Dia*o*ando com Reis; *ib*iro (2023), *m estud* *ealizad* p*r Rocha (2016) *obre a </line>
</par>
<par>
<line> regulamentaçã* *as </line>
<line> drogas co*o forma de comb*te ao c*ime </line>
<line> *rganizado, assevera em seu </line>
</par>
<par>
<line> *s*udo </line>
<line> qu* o mo*elo </line>
<line> proibicio*ist* no Brasil a pa*tir da **iaç*o ***siva *e le*i*laçã* </line>
</par>
<par>
<line> criminalizadora *estou-*e infrutífera, pois ao invés de minimizar a cr*mina*id*de e violência, </line>
<line> R*v. FSA, Te*esina, v. *1, n. 5, *rt. *2, p. 238-251, mai. 2024 ww*4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Legalização do Uso de Dr*gas: Reflexos Sociais e Jurídic*s </line>
<line> 245 </line>
</par>
<par>
<line> **rtaleceu mais ainda o comércio *e substâncias entorpecentes, gerando superlotaçã* de </line>
</par>
<par>
<line> prisões com *ndiví*uos *ue </line>
<line> nã* *ão *ece**ariamen*e trafica*tes, mas apenas dependentes. </line>
</par>
<par>
<line> Ademais, </line>
<line> a legalização de fato *ão será a medi** sane*dora para erra*icar o crime </line>
</par>
<par>
<line> organizado, as mortes *iolen**s e a trafic*ncia, *as é, se* *úvid*s, medida que enfraq*ece o </line>
<line> crime de *orma mais pacífica. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse ente***mento, Brand** (2021) evidenciou a </line>
<line> partir d* a*álise *a lei de d*og*s </line>
</par>
<par>
<line> brasileira, que com o ad*ento dessa lei aumentou as chance* de um usuá*io se* *ipificado </line>
</par>
<par>
<line> como *raficante </line>
<line> e a força de persecuçã* criminal t*ve um maior rigor de*ido </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> discricio*ar**dade policial *ue foi garantida pela *ei, obt*ndo c*mo res*ltado, </line>
<line> aumento da </line>
</par>
<par>
<line> popula*ã* carcerária, ou seja, a l*i </line>
<line> de drogas não contribui para * at*nuação do am*iente </line>
</par>
<par>
<line> c*iminal, ela apenas en*lt**e o discur*o p*nitivista; *ão bus*a decifrar as nuances verd*d*ir*s </line>
<line> que e*se*aram a práti*a do uso ou comerci**iza*ã* de drogas, a*ena* pretende co*o objetivo </line>
<line> principal *rim*nalizar o que *era gr*n*es impactos sociais: o *rim*iro deles é o fortalecimento </line>
<line> d* comé*ci* ilegal d* substância* entorpecente* e o *res*imento de o*ga*i*açõe* criminosas </line>
<line> que atuam nesse s*to*. </line>
<line> Em c*nson*n*ia com B*andão (2021), a*severa Ga*vão (2020) *m *eu estudo b**eado </line>
</par>
<par>
<line> numa refl*xão sobre a legaliz*ção das dro*as à **z da bioética </line>
<line> da proteção, *oncluiu **e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tema dr*g*s é *m verda*e*ro l*birinto e não po*erá resumir o tema apenas em virtude de *ei, </line>
<line> p*is, deve ser pensado com* **obl*ma so*ial global, send* d* ex*rema urgência a discussão </line>
<line> interdisciplinar * I*ter setorial para que se pos*a adotar pro*etos *ens*tos, efetivos em relação </line>
<line> à *egali*ação *as droga*, princ*palmente n* con**xto b*asilei*o *nd* n*o se co*segu*u ain*a </line>
<line> superar as desiguald**es soc*a*s, fome, pobrez*, falta de *aneamento b*sico, ou sej*, dialogar </line>
</par>
<par>
<line> sobre drogas não </line>
<line> *ode se r*sum*r apenas </line>
<line> *o </line>
<line> deba*e l*gislativ* às formas de per*ecução e </line>
</par>
<par>
<line> criminal, dev* ser e*tendid* no contexto de s*úde pública. </line>
</par>
<par>
<line> Teixeira (201*) em seu e**udo s*bre *s impactos </line>
<line> econô**cos da legalização das </line>
</par>
<par>
<line> drogas n* Brasi*, a*severa que Cannabis a </line>
<line> at**lmente é a dro*a de maior consumo no país, </line>
</par>
<par>
<line> representando 1,9% *a populaçã*, *erca de 2,7 milh*es ** usuários, acompa*hada da cocaín* </line>
</par>
<par>
<line> t*nd* pr**al*ncia *e 0,4% * que *eprese*ta 60* *il consum*d*re* mensais, bem co*o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *cst*sy 0,2% represe*tando 284 mil usuários e e* último caso * crack *,1% totalizan*o *42 </line>
</par>
<par>
<line> mil u*uários. Nesse sent*d*, o fim do mercado ileg*l *e droga* tem como c*nsequênc*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> fo**ali*ad* do c*m**cio de drogas e do c*ltivo, bem como a tr*nsferência d* recurs*s para o </line>
<line> Est**o pela tributação sobre a c*merc*aliz*ção. Ad*mais, * legalização possi*i*ita avanços e* </line>
<line> *esquisas d* su*stâncias par* fin* m*dic**, cujo r*flexo na saúde é positivo. </line>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 2*, n. 5, art. *2, *. 2*8-251, mai. 2024 ww*4.fs**et.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. L. L. L. Costa, E. C. Olive*ra </line>
<line> 246 </line>
</par>
<par>
<line> De acordo c*m Ventura et al. </line>
<line> (2**9), em se* estudo que a*al*ou percepção </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> fam*liares * pessoas próxima* a u*uários de drog*s da c**ade *e Ribeir*o Preto (SP), *uja </line>
<line> a**str* foi composta po* 100 familiare* *u pessoas p*óximas a usuários de drogas, ma*ores </line>
</par>
<par>
<line> d* 18 *nos, r*vela-se que * dro*a mais utili*ada pelos fa*iliares ou pessoa* próxima* é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mac*nh* (*9%), seguida do crac*/co**ína (6*%), o que confirma * *revalência d* estudo </line>
</par>
<par>
<line> anterior real*zado p*r Teixei*a, 2016 adema*s, </line>
<line> quando i*dagados s*bre leis pol*tica* so*re e </line>
</par>
<par>
<line> d*ogas il*cit** rei*e*am *ue as mesm*s já *mplementada*, não diminuem o acesso às drogas e </line>
<line> a crimin*lida*e, bem como não garante reabili*açã* * *eintegração *ocial do usuário, o efeito </line>
<line> é contrário, ou seja, percebe-se uma e*clusão e mar*inal*zaçã* d* in*ivíduo, result*do esse </line>
<line> con*irma o **tudo a*terio*. </line>
<line> Nest* contexto, no estudo de Lara*jeir* (2010) que **scou avaliar o efeito *a </line>
<line> leg*lização de *ro*as, verificou-se que na *erspectiva m*ndi*l exi*tem duas corrente* c*aras </line>
</par>
<par>
<line> no que se refere a* comb*te às drogas, * legalização ** </line>
<line> contexto de saúde pública * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pro*bição como *ust*ça crimi*al. No Brasi*, adotou-se a seg*n*a corre*te *omo alternati*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> s*lu*ã* pa*a o consumo *e drogas, o *ue *est*u-se in*ru*í*era, uma vez que a política nacional </line>
</par>
<par>
<line> de *ro**s </line>
<line> au*e*tou significati*amente </line>
<line> os *ustos p*ra operacionalização da segurança </line>
</par>
<par>
<line> pública, *em como para o delin*amento da legisla*ão, o fortal*c*men*o *o tráfico </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ent**pec*nt*s, ou *eja, evidenci*-se q*e o cami**o para m**i*izar não é adotar uma política </line>
<line> radical e violenta, é ne**ssário con*trui* um deba*e plural, onde l*galistas * pu*iti**stas </line>
<line> pos*am chega* * um debate racional de ideias * soluções. </line>
<line> Nessa pe*spectiva, Acioli Net* et a*. (2*22) avali*u 4.227 matérias dos jornais Fo**a </line>
<line> *a Manh*, Folh* *a Noite e F*lha d* São Paulo sobre ***st*es rela*iv*s ao ál*ool, maconha e </line>
</par>
<par>
<line> c*ack. E**denciou-*e que, de fato, o d*scu**o da* d*oga* não resta </line>
<line> dúvidas </line>
<line> como objeto que </line>
</par>
<par>
<line> *aus* al*um *ipo de </line>
<line> m** s**i*l, entretanto os c*nais de </line>
<line> comunica*ã* **o*u*em um </line>
</par>
<par>
<line> me*anismo *e exclusão social p*is associam o *er*o "drogas" aos grupos sociais com b*ixas </line>
<line> condições soci*econômicas, o qu* p*om*ve a reclusão *u exclusão das pes*oas depende*tes </line>
</par>
<par>
<line> qu*micas. Des** forma, </line>
<line> culpabi*i*am </line>
<line> di*eta*ente o </line>
<line> usuá**o * substância *elas mazel*s e </line>
</par>
<par>
<line> s*c*ai*, o que gera **a polít*ca de enf*en*amento viole*ta incap*z </line>
<line> de *iab*lizar re*lexos </line>
</par>
<par>
<line> sociais positivos, *estando-se *penas caos e m*rt* de grup*s vulneráveis. </line>
<line> *ara Al*uquer*ue *el*o e Ram*s (2021), av**iando o c*mportament* estratégico da </line>
<line> comerci*li*ação ile*al de d*ogas i*íci*as, prelec*ona* que tal com*rci* ileg*l *ume*t* *s </line>
</par>
<par>
<line> c*stos *o* *pli*ação a </line>
<line> da </line>
<line> l**, po* meio da necessidade *e *aior pol**iamen*o e for** de </line>
</par>
<par>
<line> repressão ao comb*te do tráfi*o de drogas, *e modo que a aval*açã* *o impacto econômico </line>
</par>
<par>
<line> da legalização </line>
<line> *ar**al das drogas, do </line>
<line> *onto d* vista da* receitas </line>
<line> fi*cais e outras despesas </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *S*, Teresina, *. 21, n. 5, art. 12, p. 2*8-251, mai. 2024 </line>
<line> w*w4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Leg*lizaçã* d* Uso *e Drogas: Reflexos Socia*s e J*rídi*os </line>
<line> 247 </line>
</par>
<par>
<line> ge*adas, *ond*z a um *istema equilibr*do e enfraquec*ment* do mercado il*g*l de </line>
</par>
<par>
<line> *ntorpecente*, al*m </line>
<line> do valor agreg*do que * *o**rno poderá obter co*siderando a recei*a </line>
</par>
<par>
<line> tri*utár*a gerada pelo consumo e *omer*ialização das drogas </line>
<line> e *s custos sociais *s*im </line>
</par>
<par>
<line> incorri*os. </line>
</par>
<par>
<line> E* diálo*o se*elhante *os result*dos de Albuquerqu* Mello Ramos (2021), aduz e </line>
<line> G*mes-M*deiros et al. (2019) *ue as denominadas po*íticas ao co*b*te sobr* drog*s não são </line>
<line> *labor*das como estr*tégias *ara a pro*oção da saúde cole*iva, t*m únic* e exclusivament* a </line>
</par>
<par>
<line> persecução p**al e o encarcerame*to, </line>
<line> não </line>
<line> há qualquer dimi*uiçã* nos *ndicadores de </line>
</par>
<par>
<line> mortalidade advindos do consumo de tais substânci*s, e essa *roblemá*i*a é justamente em </line>
<line> virtud* do *roibic*onismo, *ssoci*d* a uma pi**a nos indicad*res de saú*e *oletiva. * </line>
<line> proibicionis*o como grande paradigm* *ol*ti*o embora atend* *omentaneamen*e aos </line>
<line> va*ore* de uma s*ciedade conservadora, en*raq*ece o *c*sso à *a*de *oletiva, pois em*urra o </line>
<line> usuário cada vez ma** ao *ercado il*gal fo*ent*ndo o uso de div*rsas s*bstânc*as, c*usan*o </line>
<line> danos a saú*e c*gnitiva, o* se*a, é neces*ário sai* desse *eba*e proibicio*ist* e bus*a* ampliar </line>
<line> a visão relacionada às *olíticas de drogas e c*mpr*endê-la como el* é: interdisciplinar e não </line>
<line> s* um* questão de segurança *ública ao combate d* entorpecentes. </line>
<line> No*t*o Giro, Moreir* et *l. (2016) em seu e*tu*o avaliando p*r*ep*ões *o* (*s) </line>
</par>
<par>
<line> b*asilei*os (as) *obre descriminalização e leg*li*ação da ma*on*a, verificou que das </line>
<line> * .* * 7 </line>
</par>
<par>
<line> **trev*s*as tele*ôn*cas re*liza*as entre o per**do *e 0* *e o*tubro e 26 de n*vemb*o d* 2014, </line>
<line> o* mesmos consideram-s* mal infor*ados e grande p*rte deles não demo*stra int*res*e so*re </line>
<line> o tema. Quando perguntados se concor*avam com a legalização e se consu*iria* m*conha, a </line>
<line> resp*sta foi *xtrem*ment* negativa, a**rmando que não consum*ria maconha, ca*o ela fos*e </line>
<line> legalizada no Bra*il, e que tal legalização trar*a ao pais *m *o*sumo exace*bad*, bem c*mo </line>
<line> aumento s*bstancia* d* violência famili*r, com o conseq*ente a*mento nas despe*as púb*ic*s, </line>
<line> *o q*e se **f**e a recursos a sa*de para tratame*to de vi*iados em *ó**cos, bem como maior </line>
<line> gasto c*m aparato de forças de se*uranç* e p*rsecução penal. </line>
<line> Venturi (2017) em dissonância com o estudo d* M*reira et a*. (201*), uti*izand*-s* de </line>
</par>
<par>
<line> *esquis* sobre opiniões pública* a re*peit* *o consumo e *egal*zaç*o </line>
<line> de *rogas, evidenc*ou </line>
</par>
<par>
<line> que o consumo de d*o*as deve ser enfrentado como *ma questão d* saúde pú*l**a e não *omo </line>
</par>
<par>
<line> p*lítica de </line>
<line> persecuç*o pen**, </line>
<line> existin** * necessidad* </line>
<line> de </line>
<line> s* romper o par*digma </line>
</par>
<par>
<line> proibicioni*ta, de modo </line>
<line> que a </line>
<line> política d* drogas deve ser ins*i*ada na promoção </line>
<line> de amplo </line>
</par>
<par>
<line> d*bate público e q*e o co*por*amento *o usuário de ent*rpecentes não deve ser ana**s*d* </line>
<line> a*enas sob uma *tica ***ativ*, deve hav*r, sobre*udo, o e*alte*imen*o *a au*ono*ia privada, </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. *, *rt. 12, p. 238-251, mai. 2024 www*.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. L. L. L. Costa, E. C. Oliveira </line>
<line> 248 </line>
</par>
<par>
<line> pois, "quem de*i*e so*re o que fazer ou não sobre o cor*o saúde orgâ*ica, d*ve ser * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> p**prio su*eito e nã* o Es*ado. </line>
</par>
<par>
<line> * estudo de F*or* (2012), ao dialog** sobre o lugar do *stado na questão das drogas, </line>
<line> demo*stra comp*tibilidade com Moreir* et al. (*0**), *relecionando que e*se parad*gma </line>
</par>
<par>
<line> proi*icionist* do *stado, es*a bus*a incansável pe*a persecução </line>
<line> penal ao us* de sub*tância* </line>
</par>
<par>
<line> en*or*ecent*s, agr*gado c*m o histórico leg*slativo </line>
<line> do *r*sil, apenas contrib**u para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> fortalecimento do tráfico de **oga* e uma selet*vi**de social, e o S*premo T**bunal Federal </line>
</par>
<par>
<line> irá enfrent*r **a seara mu*to </line>
<line> perigo*a ao questi*n*r constitucionalidade a </line>
<line> da lei de drog*s, </line>
</par>
<par>
<line> pois os políticos esper*m não *ó ganhar ***os co* </line>
<line> o debate </line>
<line> antidrogas como tam*ém </line>
</par>
<par>
<line> der*ubar quem quer que seja, ao apresenta* medidas alternativa*. </line>
</par>
<par>
<line> Azevedo ** al. (2023) assevera em s*ntido conj*nt*, ao avaliar a política penal </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> drogas e* B**sil, no qu* se refe*e * *ei n* 11.346/06 (le* de dr*gas), constatou que houve um </line>
<line> au*ento exa*er**do *o enca*ceramento pela falta de crit*rios objet**os *esta lei *ois não se </line>
<line> dife*encia *su*rio de tra*i*antes. Out*o *e*evante asp*cto é o excesso de prisõ** pro*isórias e </line>
<line> condenações, c*nf*rmando que ** a*ord**e*s efe*uad*s sem i*v*stigação e por agentes *a lei </line>
<line> por me*o da *o*ícia oste*siva, *ecorrente d* crimes se* violência e *a a*reensão de pequenas </line>
</par>
<par>
<line> quanti*ades de d**gas, terminam e* c*ndenações que levam pe*a privat**a à </line>
<line> de liberdade </line>
</par>
<par>
<line> *omo única medida a ser adotada, </line>
<line> excl*indo o deb*te </line>
<line> par* *olítica* altern*tiva* </line>
<line> d**ersas </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> prisão. </line>
</par>
<par>
<line> 4 *ONSI*ERA*ÕES *INAIS </line>
</par>
<par>
<line> A polí*i*a *e persecução crimi*al ao c**b*te do uso de entorpecentes revela-se </line>
</par>
<par>
<line> infrutífera e d*sperta ape*as d*bates acalorad*s *m </line>
<line> di**rs*s *egmen*os </line>
<line> da sociedade, </line>
</par>
<par>
<line> enaltecen*o a seletividade social e racia*, que se *onstata p*l* *n*ar*e*a*ento de grupos mais </line>
</par>
<par>
<line> vuln**áve*s. Ness* entendi*ento, há uma *xtrema *ecess*dade </line>
<line> de, com a de*ida urgência, </line>
</par>
<par>
<line> construirm*s um diál*go a re*peito do uso e lega*ização do con*umo de *n*orpec*nte* ** </line>
</par>
<par>
<line> sentido de dir*cionar </line>
<line> um no*o olhar par* o tema, não como polít*ca crimi*al, mas co*o </line>
</par>
<par>
<line> questões de saúd* pública, liberdade indi*idu*l, fator econô*ico e *ributári*. </line>
<line> Co*o q*es*ão de saúde pública, permite * uso par* fins de tra*amento m*dicinal sem </line>
<line> *ue haja moro*idade para tal, pois não *ecessitaria de *ecis*o judicial *ara concessã* do uso. </line>
<line> *dema*s, a legaliz**ão ena*teceria a a*tonomia *ri**da, pois, * cada um é *ado o dire*to de </line>
<line> escolher o **e deseja consumir, e o **tado não pode controlar ou inter*erir *a liber*ade </line>
<line> Rev. F*A, Teres*na, *. *1, n. 5, ar*. 12, p. 238-251, ma*. 2*24 *ww*.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
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<par>
<line> L*ga*ização d* Uso de Dr*gas: Refle*os Sociai* e Jurídicos </line>
<line> 249 </line>
</par>
<par>
<line> individual do sujeito, é ne*essário **mpreender </line>
<line> que o co*po </line>
<line> *mbora não s*ja propr*edade </line>
</par>
<par>
<line> e*tata*, e não podendo pr*var * *ujei*o de *on*umir **bstâncias estranhas ** sistema orgânico, </line>
<line> não o *xime da re*pons**ilid*de de pr**ove* políticas de prevenção e e**cação sobre </line>
<line> drog*s. </line>
<line> No*tro *iro, * Estado ao não buscar medidas de flex*bilização ** uso de entor*ecent** </line>
<line> pe*de ***eita tribu*ári* para o mercado ileg*l *ma vez que a legaliza**o po*eria **rar re*eitas </line>
<line> s*g*ificativas por meio da cobr**ças *e impostos sobre a venda de substân**as *nt*rpece*tes. </line>
</par>
<par>
<line> E *a*s r**ursos pod*ri*m se* direc*on*dos para p*o*ramas *e pre*enção, tratame**o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> educaç*o sobre dro*as, bem como *oderiam fome*tar a in*ústria legal d* ca*nab*s. </line>
</par>
<par>
<line> Portanto, sugere-se a p*rtir dessa r**isão integrat*** que estudos quanti*ativos s*jam </line>
<line> realizado* * fim de men*u*a* o* impact*s *ositiv*s * negat*vos d* política de legal*zaç** do </line>
<line> con*umo de drogas *á que apenas estudos teóricos *ão são capazes de fornec*r b*se suficiente </line>
</par>
<par>
<line> para o *esenvol**ment* * modernizaçã* de um mode*o de *lexibi*ização e lega*iza*ão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **b*tâncias *nto*pece*tes. </line>
</par>
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<line> REFERÊNCI*S </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 5, art. 12, p. 238-2*1, mai. *0*4 </line>
<line> *ww4.fsa**t.*om.br/rev*st* </line>
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<line> Le*a*i*ação do Uso *e Drogas: Reflexos Sociais e Jurídicos </line>
<line> 251 </line>
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<line> Como Re*erenci*r *ste Artigo, conforme ABN*: </line>
</par>
<par>
<line> COSTA, F. L. L. L; OL*VEI**, E. *. Legalizaç*o do *so de Drogas: R**lexo* S*ciais e Jurídico*. </line>
<line> *e*. F*A, Ter*sina, v. 21, n. 5, art. 12, p. *38-251, *ai. 2024. </line>
</par>
<par>
<line> Contr*bui*ão dos Au*ores </line>
<line> F. L. *. L. Costa </line>
<line> E. C. O*iveira </line>
</par>
<par>
<line> *) concepç*o e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e *nter*retação dos d*d**. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) ela*oração do rascun*o ou na revisã* crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) p*rti*ipação na aprova*ão d* ve*são fina* do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*es*na P*, v. 21, n. 5, art. *2, p. *38-*51, mai. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.*om.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
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