Aprendizado Contínuo ao Longo da Vida: Seus Benefícios e Oportunidades de Crescimento / Continuous Lifelong Learning: Its Benefits and Growth Opportunities

José Carlos Alves de Freitas

Resumo


Em um mundo em constante mudança, aprender se torna uma necessidade, não uma opção. Mas como garantir que estamos preparados para as novas realidades?  Será que o que aprendemos na escola e no trabalho é suficiente?  O aprendizado ao longo da vida (Lifelong Learning) surge como resposta a esses desafios. Através da busca autônoma por conhecimento, vamos além da sala de aula e descobrimos novas possibilidades. Este artigo analisa como a pesquisa explicativa e a análise bibliográfica podem ajudar na compreensão do aprendizado ao longo da vida, identificando obstáculos e promovendo descobertas pessoais. Mas por que algumas pessoas param de aprender?  O estudo do Lifelong Learning busca entender essa questão e incentivar a retomada do aprendizado.

Curiosidade, motivação e adaptabilidade são essenciais para aplicar o conhecimento na prática e se destacar em um mercado em constante transformação. Investir tempo e esforço no aprendizado é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional. É a chave para um futuro promissor em um mundo em constante evolução. Com isso, desenvolveremos cada vez mais a habilidade de antecipar e prever uma nova onda. A adoção dessa prática é desafiadora, mas será muito gratificante.

 

Palavras-chave: Lifelong learning. Aprendizado contínuo. Dados. Informação. Conhecimento.

 

ABSTRACT

 

In an ever-changing world, learning becomes a necessity, not an option. But how to ensure that we are prepared for the new realities?  Is what we learn at school and at work enough?  Lifelong Learning emerges as a response to these challenges. Through the autonomous search for knowledge, we go beyond the classroom and discover new possibilities. This article analyzes how explanatory research and bibliographic analysis can help understand lifelong learning, identifying obstacles and promoting personal discoveries. But because some people stop learning?  The Lifelong Learning study seeks to understand this issue and encourage the resumption of learning.

Curiosity, motivation and adaptability are essential to apply knowledge in practice and stand out in a constantly changing market. Investing time and effort in learning is essential for personal and professional development. It is the key to a promising future in a constantly evolving world. With this, we will increasingly develop the ability to anticipate and predict a new wave. Adopting this practice is challenging, but it will be very rewarding.

 

 

Keyword: Lifelong learning. Continuous learning. Data. Information. Knowledge.

 

 

Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. 9. ed. São Paulo: Editora Elsevier, 2014.

BUGHIN, Jacques; LUND, Susan; HAZAN, Eric. Automation Will Make Lifelong Learning a Necessary Part of Work. Harvard Business Review, [ano de publicação]. Disponível em: https://hbr.org/2018/05/automation-will-make-lifelong-learning-a-necessary-part-of-work Acesso em: [May 24, 2018].

NONAKA, I. TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

LAAL, Marjan; SALAMATI, Peyman. Lifelong learning; why do we need it? Procedia Elsevier [S.l.], v. X, n. X, p. X-XX, ano. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042811030023. Acesso em: dia 2012, maio.

SENGE, P. M. A quinta disciplina. Arte, teoria e prática da organização de aprendizagem. São Paulo: Best Seller, 1999.

ABUKARI, A. (2004). Conceptualising Lifelong Learning: A Reflection on Lifelong Learning. (pp.1-21), 1st International euredocs conference sciences: Transformations experienced by higher education and research institutions in European countries, Paris. Retrieved 15 May 2011from: euredocs.sciences-po.fr/en/conference/2004/abdulai_abukari.pdf.

TOFFLER, Alvin. A Terceira Onda. 25. ed. Rio de Janeiro: Record, 2015.

ROBERT HALF; FUNDAÇÃO DOM CABRAL. Pesquisa sobre novas formas de trabalhar: impactos do home office em tempos de crise. Revista Época, 2017. Disponível em: https://www.epoca.globo.com/economia/noticia/2017/07/e-na-crise-que-se-decola.html. Acesso em: 05 jun. 2024.

DRUCKER, Peter F. Melhores Práticas. São Paulo: Editora Campus, 1999.

MOODY, D. L.; WALSH, P. R. Enterprise Architecture: A Practitioner's Handbook. 1. ed. Bedford: Trafford Publishing, 1999.

DRUCKER, P. Desafios gerenciais para o século XXI. São Paulo: Pioneira, 1999.

DRUCKER, Peter F. Sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira, 1993.

EDVINSSON, Leif; MALONE, Michel S. Capital intelectual. São Paulo: Makron Books, 1998.

EGOSHI, K. Gestão do conhecimento da era internet. 2006. Artigo em Hypertexto.

Disponível em: . Acesso em: 30 jan. 2015.

STEWART, Thomas A. Capital Intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

STEWART, Thomas. A. Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

DELORS, Jacques. Um Tesouro a Descobrir. São Paulo: Editora Cortez, 2019.

LIMA, Érica. Aprendizado contínuo se tornou prática obrigatória nas empresas, diz estudo. Época Negócios, 2021. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2021/11/aprendizado-continuo-se-tornou-pratica-obrigatoria-nas-empresas-diz-estudo.html. Acesso em: 16 jun. 2024.

ANTONIOLLI, Juliano. Brasileiro valoriza muito a aprendizagem na vida adulta. O Paraná, 23 ago. 2019. Disponível em: https://oparana.com.br/educacao/brasileiro-valoriza-muito-a-aprendizagem-na-vida-adulta/. Acesso em: 16 jun. 2024.

PEARSON. Educação caminha para aprendizado “self-service”, aponta pesquisa mundial. Disponível em: https://br.pearson.com/imprensa-1/noticias/educacao-caminha-para-aprendizado-self-service-aponta-pesquisa-mundial.html. Acesso em: 15 jun. 2024.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007.

CONFERENCE BOARD. Site do Conference Board. Disponível em: https://www.conference-board.org/. Acesso em: 10 jun. 2024.

THE BUSINESS CASE FOR LIFELONG LEARNING. Disponível em: https://www.conference-board.org/councils/learning-development-organizational-performance. Acesso em 10 jun. 2024.

THE FUTURE OF WORK AND SKILLS. Disponível em: https://www.conference-board.org/topics/future-of-work. Acesso em: 05 jun. 2024.

MISHRA, Prasoon. The impact of lifelong learning on employee engagement and retention. International journal of scientific research in engineering and management (IJSREM), vol. 07, no. 05, p. 1, 2023.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O que é Ciência da Informação. São Paulo: Brasiliense, 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.10.3

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)