<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 10, art. 3, p. 45-62, ou*. 2*24
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2024.*1.10.3
</line>
</par><par>
<line>
Ap*endizado Contínuo ao Longo da Vi*a: *eus Benef*ci*s e Opo**unidades de Cr**cimento
</line>
<line>
Con*inuous Life*ong L*a*ning: Its B*nefits and Gr**th Op*ortuniti*s
</line>
</par><par>
<line>
Jo*é Carl*s *lves de *reitas
</line>
<line>
Mestre em Adm*ni*tração e Desenv***imento Em*resarial pela U*iversida*e Estácio de *á
</line>
<line>
Professor da Un*ve*sidade Estácio *e Sá
</line>
<line>
E-mail: *oc*alfreit**@gmail.c*m
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: José *a**os Alves *e Freitas
</line>
<line>
Editor-*h*fe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonn*
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Al*ncar
</line>
</par><par>
<line>
Centro Empre*ari*l Barra Shopp*ng - A*. da* Amér*cas,
</line>
<line>
Rodri*ue*
</line>
</par><par>
<line>
4.*00 - Bloco 1*, Bar*a da Tijuca CEP: *2640-102, Rio
</line>
</par><par>
<line>
de Janeiro/RJ, Brasi*.
</line>
<line>
Artigo recebid* e* 2*/0*/20*4. Últ*ma
</line>
<line>
v**são
</line>
</par><par>
<line>
recebida em 1*/0*/2024. *provado em *6/06/2024.
</line>
</par><par>
</page><line>
**a*iado pelo sistema Tripl* Revie*: D*sk Review *)
</line>
<line>
*e*o Ed*tor-Chef*; e b) Double B**nd Revie*
</line>
<line>
(avalia*ão cega po* dois *valiador*s da área).
</line>
<line>
*evisã*: Gramatic**, Normativ* e de Formataçã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. C. A. *r*itas
</line>
<line>
46
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Em um m*n*o em con*tante m**ança, a*render se torna uma ne*essid**e, não uma opção.
</line>
</par><par>
<line>
Mas como ga*antir qu* estamos preparados para *s
</line>
<line>
nova* r*alidades? *erá que o q*e
</line>
</par><par>
<line>
ap*e*dem*s na escola e n* trabalho é suficient*? O aprendi*ado *o *ongo d* vida (Lifelong
</line>
<line>
Learn*ng) surge co*o r**posta a *sses d*safio*. A*ravé* da busca autônoma *or
</line>
</par><par>
<line>
c*nhecimento,
</line>
<line>
vam*s
</line>
<line>
além da sala de
</line>
<line>
a*l* * de*cobrimos *ovas possib*lid*des. Este art*go
</line>
</par><par>
<line>
analisa *omo a pesquisa explicativa e * an*li*e bibliográfica podem ajuda* na com*ree*são do
</line>
<line>
aprendizado ao long* da vida, ide*tif*cando obs*áculos e promovendo descober*as pessoa**.
</line>
</par><par>
<line>
Mas
</line>
<line>
por
</line>
<line>
que algumas pessoas pa*a* *e a*render? O **tud* do *i**long Lear*ing bu*ca
</line>
</par><par>
<line>
enten*er essa ques*ã* e incen*ivar a retomada do aprend*z*d*.
</line>
</par><par>
<line>
Curiosidad*, motivação e ada*t**i*i**de são
</line>
<line>
essenc*ais para aplicar o *on*ecim*nto
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
pr*tica e se d*stacar *m um mercado em constante transformaç**. Investir tempo * esforço no
</line>
<line>
aprendizado é *u*damenta* para o des*n*o*vimento pessoal e profission*l. É a chav* p*ra um
</line>
<line>
futuro promiss*r em um m*n*o em constante evolução. C*m is*o, desenvol*er*mos cada ve*
</line>
<line>
mais a habi*idade d* a*te**par * p*e**r uma no*a on*a. * *doç*o de*s* prát*ca é d*safiadora,
</line>
<line>
*a* *erá mui*o grat*ficant*.
</line>
<line>
*a*avras-chav*: Lifelong learning. Apren*izado contínuo. Dados. Informação. C*nhecimento.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
In an e*er-changing world, learning becom*s a nec*ssity, not an option. Bu* how to ens*re
</line>
<line>
t*at we a*e *repa*ed for the new realitie*? *s wh*t we learn a* school and at *ork enough?
</line>
<line>
Lifelong Learning emerges ** a response to thes* challenges. Through *he aut*nomous search
</line>
</par><par>
<line>
for *nowledge, we go beyond the clas*room
</line>
<line>
an* dis*over new possibilitie*. This ar*icle
</line>
</par><par>
<line>
analy*es how expl*nato*y res*arch a*d bibliographic analy*is can help underst*nd *ifelong
</line>
<line>
lear*ing, identifying obs*acles and pr*moting person*l discoveries. *ut because some peo**e
</line>
<line>
stop learni*g? The Lifelon* Learning study seeks *o *nders*a*d this issue and encou*age the
</line>
<line>
re*umption of learni*g.
</line>
<line>
Cu*i**ity, motivation *nd ada*tability *re esse*tial to apply knowledg* in *r*cti*e and stan*
</line>
</par><par>
<line>
out in a constant*y
</line>
<line>
c*angi*g market. Inv*st*ng
</line>
<line>
ti*e and eff*rt *n learning
</line>
<line>
is es**ntial fo*
</line>
</par><par>
<line>
*ersonal and pr*f*ssional de*elo*me**. It is the key to a p*o*ising future
</line>
<line>
in constant*y a
</line>
</par><par>
<line>
evolving *orld. With thi*, we will i*creasingl* de*elo* the ab*lity to antic*pate a*d predict a
</line>
<line>
new wave. *dopt*ng *his *ractice is c*alleng*ng, bu* i* will be very *e*ar*i*g.
</line>
<line>
Key*ord: Lifel*ng learni*g. Conti*uous lear*ing. Data. Information. K*owledge.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Tere*ina, v. 21, n.10, art. 3, p. 45-62, o**. 2024
</line>
<line>
www4.fs*net.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aprendizado Contínuo ao Lo*go da Vida: S*us Ben**íc*os e Oportunid*des de C***cimen*o
</line>
<line>
47
</line>
</par><par>
<line>
1 INT*ODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Um dos gran*es de*a*ios do m*n*o c*nte*porâ*e* é provocar e conscientizar sobr*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
importância ** aprendizado con*ínuo. Mais do *ue s*mples**n*e parar
</line>
<line>
de a*render ap*s
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
término de um *ic*o de estudos, retornar ou co*tin*ar o
</line>
<line>
apr*ndizado é um *ema que pod*
</line>
</par><par>
<line>
*ransfo*mar a for*a de pe*sar e encarar o mundo de uma mane*ra dif**ente.
</line>
</par><par>
<line>
Neste a*tigo, i*e*** a*o*dar b*n*fício*, causas e con*equ*nc**s em se adot*r ou
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
práticas para essa cria*ão *e h*bitos
</line>
<line>
de aprendizado. Perceb*remos que a a*rendizagem
</line>
</par><par>
<line>
contínua *s*á p*ese*te em nossa* vi*as d*s** que
</line>
<line>
nascemos. O *o*to crucial é: por que
</line>
</par><par>
<line>
p*ramos e não damos con*in*i*ade a al*o qu* começou a* *as*e*mos?
</line>
<line>
A expre*s*o "lifelong learni*g" ou "*****dizage* ao longo da vida", em port*guês, não
</line>
<line>
se originou de uma única pesso*, *as surgiu c**o *m conce*to ao lon*o d* tem*o, **ldado
</line>
</par><par>
<line>
*o* divers** pensadore* e educadores. A partir *o século XX, **sa *d*ia g*nhou força,
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
medid* que a impo*tânc*a da educaçã* *ontínua se t*rnou eviden*e em divers*s ár*as, *e*de *
</line>
<line>
educação forma* *t* o desenvolvim*n** profis*iona* e o a*rendiz*do in**v*dual.
</line>
<line>
Um dos **imeir** e mais influentes de*ensore* da *prendiza*em ao longo da vi*a foi o
</line>
</par><par>
<line>
educ*dor filósof* a*er*can* John Dew*y1 (18*9-1952), que enf**i**u a impo*tância da e
</line>
</par><par>
<line>
educaç*o
</line>
<line>
cont*nua * da adaptaç*o às mu*a*ça* *a soc*edade moderna. Suas id*ias *iveram
</line>
</par><par>
<line>
um impa*t* pro*undo ** educação e* todo o **ndo, i**pirando *o*im*n*os como a Escola
</line>
<line>
Nova *o Brasil2. Seus li**o*, como "*em*cra*ia * Educação" e "E*pe*iê*cia e E*uca***",
</line>
<line>
ainda sã* leitura ob*iga*ória para educadores e estudantes.
</line>
<line>
Além disso, o*gani*ações internacionais como a *NESCO (Organização da* Nações
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
"lif*lo*g
</line>
<line>
*e*rnin*" desde a s*gun*a *etad*
</line>
<line>
do século XX. Defe*dido pelo pens*dor
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**onom**t* Jac**es Delo*s, * lifelo*g learning possu* qu*tro *il*res: 1) *pr*nder a conhecer;
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
pensador** mais in*lu*n*es do *éculo X*. Fo* o *riador *a chamada Escola N*va. Acre**tava na **ucaç*o pela
</line>
</par><par>
<line>
ação * c*iticava *ducação tr*dicional, * in*electual*smo e a me*oriz*ç*o. *le prega*a uma educa*ão qu* a
</line>
<line>
propiciasse à criança condi*ões de resol*er *or s* pró*ria seus p*oblem*s. Par* ele, a experiência pessoal era
</line>
<line>
fund*m*ntal. Ele acre*itava que a educa*ão dev**ia se* mais do que memo*iza*ão de f**os, mas sim uma
</line>
</par><par>
<line>
opor*uni*ade par* *esenvolver * pensament* crítico, a reso*u*ão
</line>
<line>
de proble*as e *s
</line>
<line>
**bilidad*s sociais dos
</line>
</par><par>
<line>
estu*antes.
</line>
</par><par>
<line>
2 A co*cepç*o E*col* Nova está rel*cio**da a* conjunto de ide*as e a re*liza*ões vo*t**as para a renovação da
</line>
<line>
mentalidade dos educ*dores e da* prática* peda*ógicas. Co*t*do, a*reditamo* que est* co*cepç** se c*nsolidou
</line>
<line>
en*re os *du**dores *o*ente nos a*os *930. Segundo os escolanovistas, a educação tra**c*onal se ac*a*a
</line>
</par><par>
<line>
cen*rada no professor n* transmissão *o con*e*ime**o. * mestre detinha * *ab*r e a autor**a*e, d*r*gia e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pr*ces*o, *, ain*a mai*, se apres*ntava
</line>
<line>
*omo
</line>
<line>
um modelo a seguir.
</line>
<line>
*a escola renov*da, porém, * aluno é o
</line>
</par><par>
</page><line>
cent*o. (retirad* da Revis*a da UNI**MP: https://www.fe.u*ica*p.br/pf-fe/pu*licacao/4901/art*0_22.pdf
</line>
<line>
3 UNE*CO: Pro**tora ativa da "lifelong learning" desde a segunda metade ** sécu*o XX.
</line>
<line>
*ev. F*A, Teresina PI, v. 21, n. 10, art. 3, p. 45-*2, out. 2*24 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. C. A. Fre*tas
</line>
<line>
*8
</line>
</par><par>
<line>
2) *pre*der * fazer; 3) A*render a convive* * 3) Apr***er a ser. *s pilares pod** se*
</line>
<line>
definidos d* seguinte fo*ma:
</line>
<line>
Aprender a co*hecer: envolve e*tar aberto * dife*entes saberes, *ndepende*te d* área
</line>
<line>
de atua*ão. Tem como *remissa conhec*r com mai* pro*undidade os assunto* estuda*os, **m
</line>
</par><par>
<line>
c*mo sua a*li*ação em siste*a - su* conexão com temas d**erentes ou mesmo com *s
</line>
<line>
q* e
</line>
</par><par>
<line>
são correlatos.
</line>
</par><par>
<line>
Aprend*r faze*do: essen*ia*, sobretudo, par* o e*sino de adultos, ele requer a uniã*
</line>
<line>
de teo*ia (o* p*lo me**s uma b*s* ou *undamento) c** a prática, a fim de acel*ra* e
</line>
<line>
melhorar a aprendiz*g*m.
</line>
</par><par>
<line>
Aprender conviver: t** a *e* com outra* *oft Sk*lls4, tais como * re*olução d* a
</line>
<line>
problema* comp*exos, resiliência, colaboração e trabalho em equipe. Pod* se* resu*ido co*o
</line>
<line>
*aber con*iv*r com pessoas de di*erente* *erfis e adaptar-s* a *mbien*es distintos, *e forma
</line>
<line>
ráp*da e se* preconc*itos.
</line>
</par><par>
<line>
Aprender a se*: env*l*e o *esenvolvim*n*o
</line>
<line>
do i ndi *í duo
</line>
<line>
como profission*l e
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
pessoa. Ao pratic*r t*l So*t S*ill, ele se t*rna um cid*dão m*is esclarecido e autô*omo, *ão
</line>
<line>
apenas no concei*o s*cial, mas d*se*volve seu próprio método d* apren*izado
</line>
<line>
(autoconhecimento e autodid*tismo).
</line>
<line>
Ao longo *e*te *rtigo, demonstra*em*s que o con*ei*o lifelong lea*ners * * c**inho
</line>
<line>
mais promissor para no* mantermos rele*antes e ativos, utilizando o apr*nd*zado con*ínuo
</line>
</par><par>
<line>
como uma habilidade capaz d*
</line>
<line>
transf*rma* a vida
</line>
<line>
d** pes*oas. Fare*o* sua int*od*ção,
</line>
</par><par>
<line>
*bordando a
</line>
<line>
*onstru*ã* ao *ong* de nossa vida. Iss* fornecerá info*mações sobre
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
percorr*m*s es*a jorna*a.
</line>
<line>
2 R*FERE*CIAL TEÓ*ICO
</line>
<line>
2.1 Co*e*a de dados
</line>
<line>
Quando criança, aprend*mo* a*s po*cos a juntar dad*s, transformá-*os *m *nf*rma*ões
</line>
<line>
*, *tr*vés de uma *omb*nação de desenvolv*mento cognitivo, linguí**ico e soci*l,
</line>
<line>
comunicamos *om n***os pais o* pe*soas que naquele mo*ento in*eragem con*sco.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
capacidade de lida* positiva*ente com fatores e*ocionais.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*res*na, v. *1, n.10, art. 3, p. **-62, out. 2024
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ap*endizado C**tín*o ao Long* da Vida: Seu* Be*efício* e Oport*nidades de Crescime*to
</line>
<line>
49
</line>
</par><par>
<line>
Desde cedo, *prend*m** a c*let*r dad** sensoriais5 do q*e ac**tece ao nosso redor,
</line>
<line>
classificando-os *omo sons, cheiros, to*ues, gestos e *isões. Obse*vamos os gest*s *ue
</line>
</par><par>
<line>
acompa*ham a* *alavr*s *,
</line>
<line>
aos po*cos, associamos esses ge*t*s *** *bjet*s que referem. A
</line>
</par><par>
<line>
part*r dessa *ol*ta de dados, o cérebr* da cr*a*ça começa a processá-los, f*ca*do sua at*nç**
</line>
</par><par>
<line>
e se*do influenciado pela vo* e
</line>
<line>
pel*s *estos das pessoas. Ess*s
</line>
<line>
proc*ssam*ntos cognit*v*s
</line>
</par><par>
<line>
p**mite* à cr*ança armazenar
</line>
<line>
informações na memóri* e con*truir seu mod*lo men*al,
</line>
</par><par>
<line>
associando **la*ras como "mãe" e "p*i" com a presença *essas figuras, unindo
</line>
</par><par>
<line>
const*ntem**te
</line>
<line>
o significado das figuras *a*ern* e mate*na. Aos poucos, esses dado*
</line>
</par><par>
<line>
sensoria*s coletados são tra**formados e* informações significativas que pod*mos chamar de
</line>
<line>
encadeament*6. Esse encadeamento se a*plia e se generaliza, e a *rianç* aplica o que
</line>
</par><par>
<line>
a*r*n*** a no*as o*orrênci*s, categorizando-as em objetos e ações ou em
</line>
<line>
grupo, c*mo
</line>
</par><par>
<line>
*limentos e brinquedos.
</line>
</par><par>
<line>
*.2 D*dos
</line>
</par><par>
<line>
Os dados são observações **gistra*** *u *esult*d*s de *edições. Eles **rnecem a b*se
</line>
</par><par>
<line>
para * obtenç*o d* informações v*liosas. A
</line>
<line>
coleta de dados *ode oc*rr*r
</line>
<line>
por meio
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
dife*entes mé*o*os, inc*uindo a percepç*o sensorial7,
</line>
<line>
como visão e audição, que *bord*mos
</line>
</par><par>
<line>
n* tópic* 2.1. E*ses dados, qu*ndo anal*sa*os e interpretados, p*dem ser transformados em
</line>
<line>
*nfo**ações que ir*o au*ilia* na *o*a*a de *e*isões e no ent*ndimento de d**ermin*das
</line>
</par><par>
<line>
**tuações. Sua
</line>
<line>
*isponibi*idade e sua qual*dade sã* cruci*is para o desenvolvimento
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
c**heciment*s prec*sos e rel*vant*s.
</line>
<line>
*.3 Informação
</line>
<line>
Quando tratamo* de ***ormação, podemos con*eituá-la como "um conj*n*o de dado*
</line>
<line>
organi*ados q*e ** co*stituem *omo ref*rências sobr* um de***minado *ato ou fenômeno".
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
audição, olfato, *aladar e tato. Estes dados sã* cruciais para a nossa inter*ção com o ambien*e e para * execuç*o
</line>
<line>
de *arefas cotidi*nas.
</line>
<line>
6 * e*cadeame*to, no contexto de vári*s *reas de *stud* e a*licação, refere-s* ao processo de cone*tar
</line>
<line>
el*mentos d* um* sequência ou série de m*neira ló*ica e *o*tínua.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
sen*i*os, pe*mitind*-no* com*reender e interagi* com o mundo ao noss* redor. Este pro*esso é fundament*l
</line>
<line>
para a nossa s*b*evivência e qua*idade de vid*, poi* nos ajuda a *etec**r perigos, encontrar alim*ntos, comun*car
</line>
<line>
e e**lora* nosso ambient*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 21, n. 10, art. 3, p. 45-62, out. 2024 www*.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. C. A. Freitas
</line>
<line>
50
</line>
</par><par>
<line>
(ARAUJO p.15). E é através dess** inf**mações que resolvemos *ro**emas * tomamos
</line>
<line>
decisões, pois seu uso racional é a base do conhecimento.
</line>
<line>
Segu*do *o*an (2*07, p. 87), "na socie*a*e da infor*açã*, todos estamos
</line>
<line>
reaprendendo a con*ecer, a comunicar-nos, a ensinar * a apre*d*r; * integrar o *um*no e o
</line>
<line>
tecnológico; a *ntegrar o in**vidual, o *r*pal e o soci*l".
</line>
<line>
Seg**do Moody e Walsh (1999, *.5*), o valor da informação se f*rma *om base em
</line>
<line>
sete (7) leis:
</line>
<line>
1ª Lei: * info*mação é *ompart*lhada.
</line>
<line>
2ª Lei: O valor da informação aumenta com a precisão.
</line>
<line>
3ª Lei: A infor*ação é perecível.
</line>
<line>
4ª *ei: O val*r d* infor*a**o a*men*a com a precisão.
</line>
<line>
5ª Lei: O valor da in*orma*ão aumenta *uan*o h* c*mbinação de informações.
</line>
<line>
6ª L*i: Ma*s *nf*rmaç**s n*o é necessari*ment* *elhor.
</line>
<line>
7* Lei: A inf*rm*ção se *ultiplica.
</line>
<line>
Unindo as Le*s **ima, apresentada* por *oody e Wals* (1999), podemos afirmar que:
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*.
</line>
<line>
Qua*ti*ade n*o
</line>
<line>
eq*iva*e a qualid*de;
</line>
<line>
o *xcesso de info*maç*es pode ser
</line>
<line>
con*ra*roducente.
</line>
</par><par>
<line>
g.
</line>
<line>
A cr*ação e a di*seminação de *n*ormações tend*m a gerar mais infor*ações.
</line>
<line>
*eparamo-nos con*tantemente com uma s**ie de in*orma**es bombard*adas *m no*sa
</line>
</par><par>
<line>
dir*ção. Nosso c*reb*o re*ebe, analisa, decodif*c*, res*rin**, deci*e e *nte*naliza ape*as o *ue
</line>
<line>
cha** a aten*ão. Assim, ret*mos o q*e é ne*e**ário ou relevant* **ra no*sas neces**dades e
</line>
<line>
des*jos. Com o advento da *ntern*t, a*i*idades *o** fazer com*ras, troca* mensagens *om o
</line>
</par><par>
<line>
outro lado do
</line>
<line>
planeta, est*dar e p*squisar s* *ornar*m c*muns no nosso
</line>
<line>
cotid*ano. M*itas
</line>
</par><par>
<line>
*ezes, realiza*os *ssas tarefas de fo*ma automática, com* *rocar a marcha de um *utomóve*.
</line>
<line>
Tivem*s que nos a*aptar a essas in*vações muitas v**es disruptiva*8 e pa*s**os a *i*e* *m
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
maneir* como indústrias ou socie*ades funcion**. Introduzidas por Clay*on Christensen no livro "T*e
</line>
<line>
In**vator's *ilemma," essas inovaç*es geralmente começam c*mo soluções sim*les *ara nec*ssidades não
</line>
</par><par>
<line>
at*n**das de um mer*ado específico, mas ev*ntualmente evoluem
</line>
<line>
para substituir tecnologia* o* práticas
</line>
</par><par>
<line>
estab*lecidas.
</line>
<line>
Exem**o *e I*ovaç**s Disruptivas: Intern*t e *omunicação Digital: A Inte*net r*volucionou
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *e*esina, v. 21, n.10, art. 3, p. 45-62, out. 20*4
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.*r/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Apren*izado Contín** ao Lon** d* Vida: Seus Ben*fícios e Oportunidades d* C*esc*mento
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
uma Sociedade de Informações9. *ão i*aginá*amos *á pouc** a*os que estaríamos alterando
</line>
<line>
através d*s*as inform*ções v*l*res soci*i*, econômic*s e culturai*.
</line>
<line>
Qual níve* de conseq*ências trará à socied*de, a** **íses, às e*presas, às pes*oas?
</line>
<line>
* es*rutura física do pass*do, usa**o cabos e outros meios físico*, é aos poucos
</line>
<line>
substituída **r uma re*e sem fi*, *a* n*vens10, forma*do estra*as, inf*v*as * s*pervias. **so
</line>
</par><par>
<line>
nos levou a um* co*ectivid*de internacional. E, em curto e*paç* de tem*o, * In*ernet
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
dissemi*o* por pratic*mente todo o m**do. Com e*sa rapid**, *m sua dissemi*a**o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
a**rên*ia por parte da So*ie*ade, sua util*zação se torna *m fator estratégico para
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
*mpresa* e *s pa*se*. Esse ponto alcança uma dimen*ão político-econômica que se tor*a
</line>
<line>
*nfluenci*dora para a *scolha de regi*es para empr**ndimentos e neg*cios. Além disso, e*sa
</line>
<line>
*nfor*ação possui uma dimensão soci*l, *ois promove a integração e reduz a dist*ncia e*tre
</line>
<line>
os países.
</line>
<line>
2.* C**hecimento
</line>
<line>
Exi*te* carac**r*sticas di*tintas e*tre a Socie*ade Ind**tri*l*1 e a Sociedad*
</line>
<line>
Con*em*orânea12. Vivemos e* *ma sociedade pred*minantemente te*nológica, cuj* tempo e
</line>
<line>
*sp*ço sofreram *rans*ormações releva*te*. E isso nos remete ao precurso* desse d*scurso:
</line>
<line>
Peter Senge, que trouxe em 1990 a dissem*na*ão *o conceito das organizações que
</line>
<line>
aprendem1*. (Senge, 1990, *earnin* *rganizations).
</line>
<line>
comunicaçã*, a m*neira como ace*s*mos i*fo*mações e r*alizam*s negócios. Se*v*ços como e-**il, re*es
</line>
</par><par>
<line>
sociais * plataform*s *e comé*cio *letrônico mudar*m fundamen*almente for*a co*o nos comunicamos a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
compramos.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
in*ormações c**o princi*a*s ati*idades econô*icas e cultur*is. Nesta *ociedade, a tecnologia da in*ormação e
</line>
</par><par>
<line>
comunic*ção (*IC) *esempenha
</line>
<line>
um papel c*ucial, t*an*fo*ma*do como as pessoas trabalham, *e *om*nicam e
</line>
</par><par>
<line>
a*essam conhecimento.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*emotos aces*íveis pela int*rnet. I*so p*rmite o armazenamento seg*r*, escal*vel * acessível de d*dos,
</line>
<line>
*acilitando o *cesso ** qua*q*** luga* e a q*a*quer *omento. A nuvem ofe*ece va*tagens como backup
</line>
</par><par>
<line>
automático, compartilha*ento
</line>
<line>
*ác*l de arquivos e c*labora*ão em te*po r*al, *endo amplamente uti*izada *or
</line>
</par><par>
<line>
empresas e indivíduos para gerencia* grandes volumes de informaçõe* de fo**a eficiente.
</line>
<line>
11 A Sociedade Indu*trial refere-se a um período histórico e social marc*do pela predom*nânci* da p*oduç** em
</line>
<line>
*arg* *scala, ut*lizando m*quinas e tecnologia para fabricar bens em grande quantid*de. Surgiu com * *evol*ção
</line>
<line>
Industria* no século XVIII e XIX, transforman*o econ**ias agrári*s em e*onomi** indu*triais. Esta era tro*xe
</line>
<line>
mudanças p*ofundas na organização do tra***ho, urbaniza**o, padrões de consumo e dese*v*lvime*to de nov*s
</line>
<line>
t*cnologias, como máquina* a vapor e linhas de produção.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
tecnológi*os **pidos. Este per*odo é marcado pelo uso *enera*izad* da int*rnet e das redes sociais, *a*ilitando a
</line>
<line>
comunicaç*o instantânea e o acesso à info*ma*ão. Além diss*, questõ*s como sustentabili*ad*, *ireitos h*ma*os
</line>
<line>
e iguald*de de g*nero têm sido foco de debat*s * mu*anças *oc*ais signifi*ativas.
</line>
<line>
13 As organ**açõ*s *ue aprende*, con*orme descri*o por Peter Senge em se* liv*o "A Quinta Dis*iplin*", s*o
</line>
</par><par>
<line>
aquelas capazes de a*apt*r-se
</line>
<line>
continuamente e prospera* em am*ie*tes comp*exos dinâmi*os. Elas cultiv*m e
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Teresina *I, v. *1, *. 10, ar*. 3, p. 45-62, out. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. A. *reitas
</line>
<line>
*2
</line>
</par><par>
<line>
O que surgi* e foi reco*hecida n* d*cada de 70 c**o a Sociedade d* Informação, que
</line>
</par><par>
<line>
abo*damos no tó*ico **terior, a partir do avanço *as tecno**gias de co*u*ic*ção
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
in*o*maç*o, quando aprend*mos que de toda informação podemos pro*uzi* conhecimento.
</line>
</par><par>
<line>
Egoshi (2***, p.2) a*irma *ue:
</line>
</par><par>
<line>
"A gestão do co*h*ci*ento da era da Internet é algo novo, revolucion*r*o e sem
</line>
<line>
precedentes na histó*ia, porque é s*sten*ada *or uma tecnologia de info*maçõe* (TI)
</line>
<line>
al*ada às me*hores *ráticas e t*ori** de ge*tão. Sem *s*es *o*s alic*rces *ão ha*eria
</line>
</par><par>
<line>
a Gestão do Conhec**ento1* q*e tanto falam *or hoje a*
</line>
<line>
em dia, em ple*a era da
</line>
</par><par>
<line>
Int*rnet".
</line>
</par><par>
<line>
O conhecimento pode s*r class*fic*do em dua* categ*ri*s princip*is: tácito e expl*cito.
</line>
<line>
O conhecimento t*cito * aquele *ue as pessoas po*suem, mas que não está form*lmente
</line>
<line>
**cume*tad*. É adquirido atra**s da experiência pessoal e é mui*as vez*s *ifícil de
</line>
<line>
comunicar ou t**nsferir. Por o*tro lado, o conhecimento explícito é aquele *ue está
</line>
</par><par>
<line>
doc**entado, regist*ad* * disponível para
</line>
<line>
*onsulta (NONAK*; T*KE*CH*.*99*). É
</line>
</par><par>
<line>
fac*lme*te c*mparti*hado *
</line>
<line>
*ransmiti*o, *oi* está formaliz*do *m te*tos, manuais, b*ses
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
dados e outros meio*. Compreende* a dist*nção e a
</line>
<line>
rela*ã* entre e*ses dois tipos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
c*n*ecimento é fundamen*a*
</line>
<line>
para a g*stão efic*z do conhe*imen** em q*al*uer
</line>
</par><par>
<line>
*r**nização.15
</line>
</par><par>
<line>
Peter D*ucker16 (1993, p.76) d*staca em seu l*vro que * conhecime**o é o mais
</line>
<line>
importante recur*o na n*va ec*nomia.
</line>
<line>
*pren*er não é simplesmen*e *bsorver info**ação, mas pe*ce*er que o que ac*nte*e
</line>
<line>
*ão é **r acas*, compreendendo que precisamos v*r o mundo não m*is de u*a *o*ma
</line>
</par><par>
<line>
fragmentada. *ntr**an*o,
</line>
<line>
habituamos a ver o mundo dessa f*rma e com isso tiv*mos
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
uma cult**a onde * aprendizag*m i*dividual e col*tiva * valori*ada e incentivad*. Is*o
</line>
<line>
envolve comp*rtil**r
</line>
</par><par>
<line>
co*hecimen*o, promove* a ref**xão * o pensamento si*têmico, além
</line>
<line>
de **corajar a i*ovação e a resolução
</line>
</par><par>
<line>
colabora*iva de *ro*lema*.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
**nhec*mento de
</line>
<line>
uma or**nização de fo*ma eficaz. Ela envolve *denti*icar e de*envolver at*vos de
</line>
</par><par>
<line>
con*ecimento, *omo experiê*cias, *ns*ghts, *nforma*ões * *abi*i*ad*s, para pro*ove* a inovação, me*horar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desempenho e alcançar objetivos *stra*égicos. Isso inclui a utilizaç*o
</line>
<line>
de ***nologias, prá*icas e políticas
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
facilitam a criação de uma cultura orga*izacional q*e val*riza * c*mp*rtilha conhec*mento, prom*vendo
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*prend*zado c*ntín*o e a adaptação às mudanças *o amb*ente ext**no e interno da organi*ação.
</line>
</par><par>
<line>
*5 "Introduç*o à *estão do Conheciment*: "Tácito e Expl*cit*", escr*to por Kazuo Ichij* e *kujiro Nonaka. Este
</line>
</par><par>
<line>
li*ro é u*a
</line>
<line>
obra semin*l que explora ** dimensões do
</line>
<line>
conheciment* *áci*o e explíci*o de*tro do co*texto da
</line>
</par><par>
<line>
ge*tão do conheci*e*to. Kazu*
</line>
<line>
Ic*ijo é coautor d* liv*o j*n*o c*m Ikujiro N*naka, um re*om*do t*órico
</line>
</par><par>
</page><line>
*ap*n*s conhecido por suas contribuições à *eo**a do *o*hecimento organ*zacional.
</line>
<line>
*6 Peter *rucker foi um renomado escritor, professor e *onsultor, consider*do o pai da adminis*ração mode*n*.
</line>
<line>
Ele *e* contribuições **gni*ic*tiv*s para a teori* da a*minist**ção e ge**ã* de empresas, sendo reconhecido por
</line>
<line>
suas ideias inova**ras e persp*caze* sobre l*derança, efici*ncia orga*iz*cio**l e respo*sabilid**e social.
</line>
<line>
Administração por O*jetivos: Drucker i*troduziu o conceito *e Ad*i*istraçã* por Objetivos (APO),
</line>
<line>
enfatizand* * i*portâ*cia d* *efinir me*as cl*ras e mensuráve** *ar* orient*r o *esemp*nho organizac*onal.
</line>
<line>
**v. FSA, Ter*sina, v. 21, n.10, ar*. 3, p. 4*-*2, ou*. 2*24 w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aprendiz*do C*nt*nu* ao Long* *a **d*: Seus Benefícios * Oportunidades d* C***c*m*nto
</line>
<line>
53
</line>
</par><par>
<line>
r*aprend*r que a integração é *ais ampla. E a c*ns*quência é que a velocidade das mu*anças
</line>
<line>
se acelerou, to*nando o mundo ma*s *nt*rligado e os n*gócios mais dinâm*cos. Com esse *ovo
</line>
<line>
ol*ar em rela**o ao conhecime*t*, ele e*erg* como um rec**s* valioso par* as pessoas,
</line>
</par><par>
<line>
*mpr*s*s n*ções. Poss**r um vas*o conhec*me*to não garant* a hegemo*ia p*ra q*em e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
det*m. Mas, quando é gerido, comp*rtilhado e *plicado de fo*ma *straté*ica, gera vanta*ens
</line>
</par><par>
<line>
co*petit*va*. En*retan*o, não adq**rido ins*antaneamen*e. Passa por é
</line>
<line>
etapas cons*ru*das ao
</line>
</par><par>
<line>
lo*go do t*mpo.
</line>
</par><par>
<line>
O c*nhe*imento é u*a ca*acidade hu*ana *ssen*i*l. Po* i**o, m*danç*s ** pos*ura,
</line>
</par><par>
<line>
foco e **io*idades são fundamen*a*s para se* *esenv*lvime**o. Além disso, trocas
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
informaçõ*s e trabalh*s colaborativo* con**ibuem significativamente para apr*mo**r
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
expandir ess* conhe*imento. A *nteração do* diferentes indivíduos e * *d*ptação co*stante às
</line>
<line>
nov*s demandas tor*am-se v*tais para enriquece* e conso*i*ar o *onhecimento humano.
</line>
</par><par>
<line>
Em u*a pe*quis* conduzi*a pel* emp*esa R*bert
</line>
<line>
Half e pela F*ndação Dom Cab*al,
</line>
</par><par>
<line>
di*ulgada pela r*v*sta *poca, em 2017, f*ra* entrevistados *.643 pr**i**ionais divididos e*
</line>
</par><par>
<line>
três categorias: r*crut*dore* (responsáveis pelo rec*utam*nto ou participando
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*reenchimento da*
</line>
<line>
v*gas), profis*ion*is qua*ifi*ados emp*egados e
</line>
<line>
d*sempregados (com
</line>
<line>
2*
</line>
</par><par>
<line>
anos ou mais e formação s*peri*r). Segundo o estud*, 66% dos recrutadores *cham difíci* o*
</line>
</par><par>
<line>
muito d*fíci*
</line>
<line>
contrat*r
</line>
<line>
prof*ssionais qua*ificad*s, enquan*o
</line>
<line>
88% dos empregado* apon*am
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
fa*ta de tempo e ince*tivo como prin**pais desafios par* a qualificação.
</line>
</par><par>
<line>
A infor*ação *olh*da entre os desempregados
</line>
<line>
entrevistados é que cinquenta por cent*
</line>
</par><par>
<line>
(50%)
</line>
<line>
afir*aram
</line>
<line>
nã o
</line>
<line>
*a*er:
</line>
<line>
"quais
</line>
<line>
sã o
</line>
<line>
as
</line>
<line>
habilida*es
</line>
<line>
* ue
</line>
<line>
prec*sam
</line>
<line>
ser
</line>
</par><par>
<line>
*esenv*l*idas ou **rendidas."
</line>
</par><par>
<line>
Ent*e as princ*p*is razõe* dadas pelos br*sileiros para
</line>
<line>
continu**em *st*dando na vida
</line>
</par><par>
<line>
a**lta estão o
</line>
<line>
des*nvolvi*ent* de carr*ira, aprimoramento de hab*lid*des n* a*ual á*e* de
</line>
</par><par>
<line>
*omínio, aprendi*agem de novas habilidade* *ar* realizar *rabal*os
</line>
<line>
d*ferentes e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
po*sibil*dade de *ume*tar a *enda.
</line>
</par><par>
<line>
De acor*o c*m o Jornal * Pa*aná, (agos*o/2019), em
</line>
<line>
*ma pes*uis* da Lifelong
</line>
</par><par>
<line>
*ear*er Su*v*y, conduzida pela Pearson, que ou*iu 21,5 mil pessoas com *dad*s entre 14 e 70
</line>
</par><par>
<line>
a*os em nove países, levou vic*-pr*sidente de Educação d* Pearson no Brasil, J*liano o
</line>
</par><par>
<line>
Costa, a afi*m*r
</line>
<line>
que: "Não sabe*os *o certo quais *cu*ações contin*a*ão
</line>
<line>
*xis*i**o d*qui a
</line>
</par><par>
</page><line>
al*uns a*os como são hoje, ou quais novas *ro*issões ir*o s*rgir. Isso leva à nec***i**de de
</line>
<line>
*u* a pesso* co*tinue *pren*endo novas co**et*nc**s e *abilidades o *empo *od* para e*tar
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 21, n. 10, a*t. 3, p. 45-62, out. 20*4 www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. A. F*eit*s
</line>
<line>
54
</line>
</par><par>
<line>
em dia com essas mudanças e afastar *ada vez mais a ideia de que a educa*ão se *n*erra no
</line>
<line>
ensi*o regul*r".
</line>
</par><par>
<line>
Mesm* perc*bendo que e**ste uma necessidade c*ntínua de
</line>
<line>
apre*dizado, e
</line>
<line>
*er
</line>
</par><par>
<line>
impulsionado pe*as transformações ocorrida* no merca*o *e *rabalho, um *erç* dos a*ultos
</line>
</par><par>
<line>
empre*ados, de ac*r*o com a pesquisa fe*ta pela Lifel*ng Lea*ner Survey, cond*zida
</line>
<line>
p*la
</line>
</par><par>
<line>
*e*rs*n (ag**t* *019), os entrevis*ados disseram q*e: "seus a*uais emp*e**dores não
</line>
<line>
oferecem apoio *ara que eles aprendam. Já *utros *5% d*sseram que a empresa flexibiliza os
</line>
<line>
horários de trabalho *a*a adaptá-l*s ao* est*dos do *u*ci*nário, 2*% recebem apoio
</line>
<line>
financei*o pa*a os e**udos e 11% di*sera* que *s pr*prios emprega*ores oferecem curs*s *
</line>
<line>
programas educacionais".
</line>
<line>
Ou*ros comentá*ios que s* d**tacam *esse *studo publicado sã*:
</line>
<line>
"Para * *aioria d** *rasileiros *a Ge*ação Z (14 a 22 *nos), os dois fatores
</line>
</par><par>
<line>
*ue mais contribuíram par* sua formação nos úl*i*os 12 meses são
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
professo* (57%) e o YouTube (51%) ".
</line>
</par><par>
<line>
*s pai* bra*ileiro* aprovam a prese*ça
</line>
<line>
de tecnologia na educaç** d*s
</line>
</par><par>
<line>
*i*hos: quase tr*s qua***s res*onderam *ue a tec*ologi* torn* o apr*n*iza*o
</line>
</par><par>
<line>
ma*s engajador e divertido e 68% acredi**m que a tecnologia ajuda
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
*studantes a obterem notas melhores.
</line>
</par><par>
<line>
2.5 Aprendendo ao longo *a *ida
</line>
</par><par>
<line>
*m uma publicação pela Harvard *usiness Rev*ew (ht*ps://hbr.*rg/**18/05/au*omation-
</line>
<line>
*ill-*ake-*ifelong-le*rn*ng-a-necessary-**rt-of-work), em um a*tigo intitulado "Automation
</line>
<line>
wil* make life*ong learning a necessa*y par* o* **rk", em uma livre trad*ção: "A aut*mação
</line>
<line>
to*nará o apr*nd*zado con*ínuo *ma parte necess*ria do trabalho", seus aut*res, Ja*ques
</line>
<line>
Bu*hi*, Su*an Lun* e Eri* Hazen (*aio/2018), afirmam *ue:
</line>
<line>
No entan*o, * próxima mudança na* *abilidades da força do trabalho pode **r de
</line>
<line>
*ma escala e*or**. Para ter uma i*eia da m**nitude: mais de um em cada tr*s
</line>
<line>
**abalhado*es vai pre*isar adapt*r *eu conjunto de habilidades até 2030, o q*e é
</line>
<line>
mais que o dobro do núme*o que *oderá se* **sloc*do pela automação em alguns
</line>
<line>
d* nosso* cenários de adoção - e o aprendizado c*ntínuo de novas habil*dades se**
</line>
<line>
essencial para todo*.
</line>
</par><par>
<line>
Diante des*a o*servação,
</line>
<line>
feita em
</line>
<line>
2018, de uma maneira f*t**ista,
</line>
<line>
fic* claro q*e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
*por*unidade de *udar * modelo mental não poderia se* encarad* co** um* adver*idade,
</line>
<line>
mas como oportunidade.
</line>
<line>
*ev. FSA, Tere**na, *. 21, n.10, ar*. 3, p. 45-62, out. 202* www4.f*an*t.com.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aprend*z*d* Contínuo a* Longo da Vida: Seus Bene**cio* e Oportunidades de Cres*im*nto
</line>
<line>
55
</line>
</par><par>
<line>
As em**e*as, a* *e*soas * as n*ções q*e *onseguirem adotar ess*s novas prá*ica* i*ão
</line>
<line>
obter v*ntag*ns signific*tivas ao l*ngo do tempo *m r*lação aos seus concorrente*. Portant*,
</line>
<line>
* aprendizado c*n*ínuo, em sua forma educa*ional, in**ca a necessidad* de revisar o modelo
</line>
<line>
de aprendizado *scolar em *odos o* *íveis e d* se adap*ar às *o**s demandas do mer*ado d*
</line>
<line>
tra*alh*. Por isso, a ed*c*ç*o contínua destaca * impor**n*ia crucial de manter o aprendizado
</line>
</par><par>
<line>
ininterrupto. Pr*mover a soc*eda*e por meio de cam*a*has **uc*c*onais *ue beneficiem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
todos que a*otam a prática de aprendizado c*nstan*e é fundam*n**l *ar* m*n*er esse ciclo
</line>
<line>
sem interr**çõe*.
</line>
<line>
Jacqu*s Delors*7, em um rela*ório pa*a a UNE*CO (2010) sobre a *ducação no século
</line>
</par><par>
<line>
XXI, tra*a sobre o *apel q*e o aprendizado as*umiu
</line>
<line>
nos dias *e hoje: "* c*nceit* de
</line>
</par><par>
<line>
e***ação ao longo d* vida é a chav* que abre as *ortas do século XXI; e*e elimin* a distin*ão
</line>
<line>
tradicional en*re educação formal inic*al e *ducação perm*nent*".
</line>
<line>
Dessa man*ir*, de*on*tra que a estimulação, a busc* consta*te de apren*er é
</line>
</par><par>
<line>
impo*tante de ser *ealizada. Es*as observações nos rem*tem a uma visão d* que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*prendizad* ao longo da
</line>
<line>
vi*a é pri*ordi*l em um mund* *ue sof*e mudanças *onstant*s.
</line>
</par><par>
<line>
A**tar
</line>
<line>
ess* prática *
</line>
<line>
relevant*, tanto
</line>
<line>
para a vid* *rofissional como pe**oal. Podemos citar
</line>
</par><par>
<line>
alguns pontos *ue re*orçam a *mportân*ia dess* ad**ão:
</line>
</par><par>
<line>
a.
</line>
<line>
Ev*lução Tecnol*g*ca: *iv**os em um ritmo acelera*o, a*terando *onstant*mente o
</line>
</par><par>
<line>
ce*ário prof*ssional e pessoal.
</line>
</par><par>
<line>
b.
</line>
<line>
Aprimoramento e habil*dade: O li**long
</line>
<line>
learning, com *ua *doção, perm*te que as
</line>
</par><par>
<line>
*essoas *esen*olvam e aprimor*m su** habi*ida*es * comp**ências.
</line>
</par><par>
<line>
c.
</line>
<line>
Crescimento **ssoal: Promovem o cresc*mento pes*oal, p**que i*centiv*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
cur*osidade, criatividade e a c**acidade de resol*er p*obl*mas.
</line>
</par><par>
<line>
*.
</line>
<line>
Inovação: Pessoas que estão em const*nte aprend**ado surgem c*m nova* *de*as
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
**resentam a*ord*gens inovadoras.
</line>
</par><par>
<line>
e.
</line>
<line>
E*t*mulação cognitiva: O **ren*izad* *ontín*o manté* o *érebro ativo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
estimulado, o **e, cl*nicamente, pode contribuir
</line>
<line>
para a s**de *en*al e a
</line>
<line>
p*even*ã* de
</line>
</par><par>
<line>
**enças neu*od*gen*rativ*s.1*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
da Fra*ça *e 19*1 a 1984 e
</line>
<line>
como Presiden*e da Comissã* *uropeia de 198* * *995. Ele é amplament*
</line>
</par><par>
<line>
reconhe*ido por seu pap** fundamen*a* n* i*tegraç*o *uropei* e *or sua* cont*ibuições para o de*env**vimen*o
</line>
</par><par>
<line>
econômico e *ocial da União Europeia. Merca*o Único Europeu: Delors f*i u*
</line>
<line>
dos arquitetos prin*ipais do
</line>
</par><par>
</page><line>
**rcad* *nico Europeu, *m projeto *ue v*sava re*over barreir*s co*erci**s *ntre os p*íse* memb*os da União
</line>
<line>
Eur*peia, promovendo a livre circ*laç*o de b*ns, serv*ços, pessoas e ca*ital.
</line>
<line>
18 Do*nças n*urodegene*ativas são **nd*ç*es ca*acteriza*a* pel* prog*essiva d*g*neraç*o e m*rte de células
</line>
<line>
nervosa* no céreb*o e/ou na medula espi*hal. Essas *o*nças afetam nega**vam*nte *unções vit*is d* siste*a
</line>
<line>
nervoso, como mo*imento, memória, coordenação e c*gnição.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 21, n. 10, art. 3, p. 45-62, out. 2024 www4.fsanet.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. C. A. *reitas
</line>
<line>
56
</line>
</par><par>
<line>
2.6 B*ne*ícios adquiridos c*m sua i*plantação
</line>
</par><par>
<line>
Um estudo re**izad* pela Universid*de de Michigan*9, *ntitul*do "The Impact of
</line>
<line>
Li*elo*g Learning on Empl*yee Eng*gement and Retention" - O Impacto do L*felong
</line>
<line>
Learn*** no Engaja*ent* e Retenção d* Funcionários - (MISHR*, 2**3), revel* resul**dos
</line>
<line>
surp*eendente* que c**rob*ram toda e*sa **rspectiva em continu*r apr*ndendo.
</line>
<line>
Houve um aumen*o no enga*amento *os f*ncionários nas empr**as *ue investem em
</line>
</par><par>
<line>
lifelong learning. Os dados mostraram que houve um *umento
</line>
<line>
de
</line>
<line>
22% no *ngajamento
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
funcio*ários. Veri*icou-se que ocor*eu u*a r*dução na rot*tividade de funcionários: a taxa de
</line>
</par><par>
<line>
rotativida*e de
</line>
<line>
funcionários em empresas com p**gramas
</line>
<line>
de life**ng l**rn*ng é 34% m*nor
</line>
</par><par>
<line>
do que a média *o m*rcad*. *el*ora da sati*fação no **abal*o: fu*c*o*ári*s c*m foco
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
a*r*ndiza*o contínuo são 78% mais propensos a *e sentirem s*tisfei*os com seus t*abalhos. E,
</line>
</par><par>
<line>
*onsequentemente, a pesquisa *po*tou que aconte*eu u*a ma*o*
</line>
<line>
pr**utivida*e e
</line>
<line>
*novação
</line>
</par><par>
<line>
n*s empre*as com
</line>
<line>
cu*tura de lifel*ng learn*ng em 15% n* p*odutividade * 10%
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
criativid*de dos **ncionário*.
</line>
</par><par>
<line>
A pesqu*sa da Universidade de Mich*g*n *ambém s* debruçou *obre os
</line>
<line>
impactos
</line>
</par><par>
<line>
po**ti*os do l*fe*o*g learning na vid* pe*soal
</line>
<line>
d** indi*íd*os e mos*rou alguns p*nto*
</line>
</par><par>
<line>
*ignificativos, co*o melhora da s*úde m*nta*. * aprendizad* contínu* e*tá *ssociad* a u*a
</line>
<line>
*edução *e 20% no ri*co de de*res*ão e 30% n* risco de ansiedade. Decorreu um au*ent* da
</line>
<line>
autoest*ma e d* au*o*onfian*a: *nd*vídu*s que p*aticam lifelong learning se sentem mais
</line>
</par><par>
<line>
confiantes em suas *a*ilida*es e capa*es de
</line>
<line>
alcanç*r seus ob*etivos. Adveio um
</line>
</par><par>
<line>
fortalecime**o dos re*aciona*entos inte***s*oais: o a*rendizado c*ntínu* contribui par*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
melhora *a comunicação, do trab*lho em equ*p*
</line>
<line>
e da resolução
</line>
<line>
de conflit*s nos
</line>
</par><par>
<line>
relac*onam*ntos, além de um maior enga*amen*o na *om*nidade: pessoas com foco
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
lifelong learn*ng são ma** pr*pensas a se volun*ariar * se envolve* em ati*i*ades
</line>
<line>
comunitárias.
</line>
<line>
*omos *uscar in*orma*ões *a organização **nfe*en*e Bo*rd20, u*a emp*es* de
</line>
</par><par>
<line>
p*squi*a e negócios que se ded**a aprimorar a compree*são do *ifel*ng learnin* * seus a
</line>
<line>
im*act*s ** soci*dade. E atr*v*s ** estud*s rig**oso* e an*lises aprofunda*as, o Confe*ence
</line>
<line>
19 * U*iversi*ade *e Michig*n * uma institu**ão de ensi*o *up*rio* pública de pesquisa, localiz*d* em *nn
</line>
<line>
*rbor, M*chigan. F*nda*a em 1817, é a unive*sidade m*is antig* do estado e um* das m*is *restigiadas dos
</line>
<line>
*stados Unidos. O si** da U*iversidade de Michigan ofe*ec* *ma vi*ão geral abrangente da in*tit**ção,
</line>
<line>
incluindo inf*rmações sobre se*s programas ac*dêmicos e p*squis*s em an**mento.
</line>
<line>
20 A *onference Boar* é um* organiza*ão s** fin* *ucrativos, dedica*a a auxi*iar *íderes e*presa*i*is na
</line>
</par><par>
<line>
to**** de decisões es*ratégic*s inf*r*adas. Fu**ada em
</line>
<line>
*916, a org*nização se consolidou como uma
</line>
</par><par>
</page><line>
referênci* para ex*cut*vo* *e*iores, reunindo-os e* u*a comunidade global para compartilhar conhecimentos,
</line>
<line>
insights e melh*res p*á*i*as.
</line>
<line>
Rev. F**, T*resina, v. *1, n.*0, a*t. *, p. *5-62, out. 202* www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aprendizado Contínuo *o Longo *a *ida: Seus Benefícios e Op*rtunidades d* Cre**i*ento
</line>
<line>
57
</line>
</par><par>
<line>
Boa*d of*rece insight* *alio*o* para indivíduos, **p*e*as e g*vernos que deseja* naveg*r
</line>
<line>
com sucesso *o mu*do em con*tante m*dança. Um de *eus est*dos mais *elevantes sobre
</line>
<line>
lifelong lea*ning * "The Business *a** for Li*elong Learning" - O *aso de Negóci*s para o
</line>
<line>
Aprendizado Cont*nuo (*ovembro/2019). Ele *xpl*ra * importâ*cia do aprendiz*do contín*o
</line>
</par><par>
<line>
p*ra
</line>
<line>
e*presas e
</line>
<line>
i*di*íd*os na era moderna. Essa p*squ*sa ab*angent* r*vela os benefícios
</line>
</par><par>
<line>
compro*ados do l*fe*ong l*a*ning para empre*as e seus f*ncionários, in*luin*o ganhos como
</line>
<line>
aument* da produtivid*de individu*l em 5% a 1*% e 15% a 20% na produt*vidade *a equ*pe.
</line>
<line>
Melho*a d* cria*ividade, pois ***cionários c*m foco *o apren*izado cont*nuo são duas vezes
</line>
</par><par>
<line>
ma*s pro*enso* * gerar
</line>
<line>
ide*as in*vadoras. Empresas que
</line>
<line>
in*est*m em lifel*n* learn*ng
</line>
</par><par>
<line>
a*r*se*tam cr*scimento de rece*t* duas vezes maior q*e a méd*a do mercado, pois geram u*
</line>
</par><par>
<line>
mai*r engajam*nto e r*tenção *e
</line>
<line>
talentos, *eduzindo * rotativi*ade
</line>
<line>
de funcio*ários em até
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
que envolvem o aprend*zado contínuo. * o*jetivo
</line>
<line>
foi, p*r **io da análise da liter*tura
</line>
</par><par>
<line>
cie*tífica já
</line>
<line>
existe*t*, ide**ificar d*fer*ntes per*pectivas para comp*eender a
</line>
<line>
ques*ão
</line>
</par><par>
<line>
*rop**ta.
</line>
</par><par>
<line>
A *e*i*ã* ** literatura s**re ess*s *ópicos demons*rou a re*evân*ia
</line>
<line>
do estud*, a*
</line>
</par><par>
<line>
co**e*tualizar * esclarec*r * i*port*ncia *o t*ma abo*dado. A m*todo**gia *dotada para esta
</line>
</par><par>
<line>
p**q*is* *xplicativa *oi *str**ur**a para investig*r os fatores
</line>
<line>
q*e *nf*uenc*am *des*o e a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
eficácia d* apre*dizad* c*n*ín*o ao longo da *ida, visando proporcionar um* com*reensão
</line>
<line>
abran*ente * detalhada dos mecanismos subja*entes *o Lifelo*g L*arning.
</line>
<line>
Os resultados f*rn*cem insights valios*s sobre como m*lhorar a adesão e a efic*cia do
</line>
</par><par>
<line>
a*r*ndizado contínuo, co*tribuindo pa*a * dese*volvimento
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*olític** e prá*ic*s
</line>
</par><par>
<line>
educaci*na*s mai* e*ica*es.
</line>
</par><par>
<line>
* RESULTADOS E DI*C*SS**S
</line>
</par><par>
<line>
As prop**içõ** em questão, cui*adosame*te **aborad*s à luz *os dad*s coletados,
</line>
<line>
foram analisadas em detalhes, refletindo a dive*si*ade ** *erspe*tivas e a riqueza de *n**ghts
</line>
<line>
*r*v*niente* da p*squisa. E*sa análise foi fundament*l *a*a e*tabelecer *m direcionamento
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Te*e*ina P*, v. 21, n. *0, art. 3, p. *5-62, ou*. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. C. A. Fr*itas
</line>
<line>
*8
</line>
</par><par>
<line>
sólido e t*mar *eci*ões *em fundament*da* par* o futuro. P*ra que a*on*eça, é importan*e
</line>
<line>
implantar pon*os para sua ad**ão que encont*amos através da análise desses resultados.
</line>
<line>
4.1 Imple**ntação do aprendizado cont*nuo
</line>
<line>
I*pl*mentar um *rograma de apre*dizado cont*nuo de forma e*icaz requer um
</line>
<line>
compromisso a*plo, uma a*orda*em estruturada e um amb*ente que valor**e o cresci*ent* *
</line>
<line>
o desenvol**mento constante. Ao *eguir esses *asso*, as pe*soas *odem criar um* f*r*a de
</line>
<line>
*rab*lho adaptável * prepa*ada para en*rentar os des*fios fu*uros.
</line>
<line>
Para nos ma*ter at**lizados e enfrentarmos de**fi*s com co*fi*nça e a*aptabilidade, é
</line>
<line>
neces*ário definir algumas me*as:
</line>
<line>
a. *bjet*vos:
</line>
</par><par>
<line>
É ne*essário que sejam
</line>
<line>
defini*as *e*a* claras para um aprendizado de curto * long*
</line>
</par><par>
<line>
p*azo.
</line>
</par><par>
<line>
b. Rec*rsos:
</line>
</par><par>
<line>
*xiste uma variedade *e recur*os como cursos online, *i*ro*, *odcasts, *ongressos,
</line>
<line>
se*inários, intercâ**ios, vídeos na Inte**e*. Participar de redes profissionais
</line>
</par><par>
<line>
(Li*kedIn), comu*idades com o ob*etivo de trocar *xp*riências
</line>
<line>
e *onhecim*nto,
</line>
</par><par>
<line>
ag*egam
</line>
<line>
val*r ** ger*ção de aprendizad*.
</line>
</par><par>
<line>
c. Há*itos de aprendi**do:
</line>
<line>
Estabelecer um hábito, d*dic***o um te*p* para estudar de for*a regu*ar e ad*uirir
</line>
<line>
com essa prática novas habilidades. Planejar o tempo, reservando **ríodos específic*s
</line>
<line>
*xclusivam*nte para aprend*za*o. Ao *ra*icar e aplic*r conheci*ento atra*és de
</line>
<line>
exerc*cios, *rojetos, estudo* de caso, fazendo a convergência do que apren*eu
</line>
<line>
*eor*camente com a prát*ca s* *efo*çará o seu ente*dime*to com maior pro*rieda*e do
</line>
<line>
tema estudado.
</line>
</par><par>
<line>
Essa p**tica *anter* a motivaç*o a pr*ssegui*, a partir do momento em
</line>
<line>
qu*
</line>
</par><par>
<line>
*odere*os reconhecer que pr*gredim*s e, co* isso, ce*ebrar por essa conquista, por
</line>
<line>
meno* que seja.
</line>
<line>
d. Disciplina e *oti*a:
</line>
<line>
A di*ciplina pa*a a cri*ção do hábito gera con*istência. E com es** ati***ade a rotina
</line>
<line>
se torna parte natural do *rocesso que se *nstala aut*mati*amente.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 21, n.*0, art. 3, p. 45-6*, o*t. 20*4
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*prend*zado Contínuo ao Long* da Vida: *eus Be*ef*cios e *portunidades d* C*escim*nto
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
<line>
5 C*NSIDE*AÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Q*ando a Re**luç*o Industrial começou, *inguém imaginav* o impacto **e ter*a
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
soc**dad*. As m*quinas tra**formar*m as fábr**as e au*entar** a produçã* de bens, levan*o
</line>
<line>
a um cres*imen** econômico s*m *r*cede*tes. * essa mudança gerou * transformação no
</line>
</par><par>
<line>
*undo, quando saí*os
</line>
<line>
de uma economia feudal rural, para uma econ*m*a de máquinas. e
</line>
</par><par>
<line>
Com a urb*n*zação
</line>
<line>
crescente, surgiram novos desa*ios, c*m* * sup*r*o*aç*o e
</line>
<line>
*on*ições
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
trabalho pre*á*ia*. No en*anto, também houve avanços significat*vo*, como a melhoria dos
</line>
<line>
transportes e a *riação d* *ovas oportun**ades de emp*e*o. A Revo*ução Indus*ria* foi a base
</line>
</par><par>
<line>
pa*a o desen*olvi**nto econôm*co mod*rno, gera*do um *re*cime*to se* precedent*s e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
surg**ento d* uma classe m*dia.
</line>
</par><par>
<line>
No* d*as de hoje, estamos vi*en*o o que m*itos c*amam de Quart* R*volução
</line>
</par><par>
<line>
Industr**l, o* I*dústri*
</line>
<line>
4.0, *a*acteriz*da pela fusão de tecno*ogias que estão **a*and* *s
</line>
</par><par>
<line>
*inh*s entr* as esfe**s física, digital e bioló*ica. Por esse m*ti*o, aprendizado contínuo o
</line>
<line>
p*essupõe q*e a*render é um p*oc*sso *ue nunc* termi*a. Portanto, não tem dat* par* aca*ar,
</line>
<line>
nem p*ssui *empo ou ida*e, por**e nunc* será ce*o ou ta*de pa*a *prender a*go *ovo.
</line>
<line>
Ao a*otar es*e "mind set21", assumimos uma postura d* s* re**v*ntar e* um mund*
</line>
<line>
cada vez m*is veloz, dinâmico e com mudanças sociai*, comportame*t*i* e de*ográfica*
</line>
</par><par>
<line>
repenti**s. Nesse
</line>
<line>
contexto, podemos afirm*r que essa *rá*ica torna *s pessoas mais
</line>
</par><par>
<line>
ino*ad*r*s, c*iativas e ma*s a**r*as às mudanças q*e ocorrer*o.
</line>
<line>
Mesmo sa*endo da importânci* d* aprendi**gem *ontínu*, as pes*oa* p**em fr*cassar
</line>
</par><par>
<line>
por vários motivo*. *m no*sa pesquisa,
</line>
<line>
as razõe* a*on*adas fora* identific*d*s como: falta
</line>
</par><par>
<line>
de tempo gera*a por
</line>
<line>
co*promissos profissionais e/ou pess*ais
</line>
<line>
e/o* por escolhas
</line>
<line>
do qu e
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
mai* p*aze*oso naquele mom*nto,
</line>
<line>
ausência de mo*ivação, fa*ta de re**rsos financ*iros *ar*
</line>
</par><par>
<line>
investir em cur*os (apesar de ter na I*t*rnet u*a série de recursos grat*itos), falta d* visão a
</line>
<line>
médio e cu*t* p*azo sobr* * investimen*o que será realizado, d*ficuldade de *e ad*ptar a n*vas
</line>
<line>
tecn*logias e m*dan*as r*p*ntinas, *ão *ausas det*ctadas ao lon*o da *esquisa. Alé* de
</line>
<line>
*roblema* c*gn*tivos, falt* de apoio fa*i*iar, foco e a própria saúde *ental *omp*omet*da,
</line>
<line>
como estresse e ansi**a*e, também podem imped*r * pr*gr*sso na aprendizagem *ont*nua.
</line>
</par><par>
<line>
21 "Mindset" (ou "mind set", *m *ortuguês) refer*-s* ao con*unto de crenças, atitudes e padrões de *ensame*to
</line>
<line>
q*e moldam a maneira como **a **ss*a percebe e responde a s**uaçõe*, desa*ios e op*rtun*dade* na vi*a. Este
</line>
</par><par>
<line>
ter*o é frequentem*nte usado para
</line>
<line>
descrever a *e*talidade ou a dispo*ição mental que uma p*ssoa ad*ta em
</line>
</par><par>
</page><line>
r*laçã* ao *prendiz*do, *r*scimento p*ss*a*, sucesso e *n*r*ntamento de obstáculos.
</line>
<line>
Rev. FS*, Teres**a PI, v. 21, n. *0, art. 3, p. 45-62, out. 20** w*w4.fsanet.**m.*r/r*vista
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J. C. A. Freitas
</line>
<line>
60
</line>
</par><par>
<line>
En*re*ant*, para quem enx*r** e*sa "dificuld**e" de for*a *iferente, ganha a
</line>
<line>
poss*bilidade de aumentar *an*os *m sua emp*eg*bil*dade2*, m*lhores s*lári*s e novas
</line>
<line>
oportuni*ades pro*is*ionais. É olha* pa*a as pro*issões do *assado * ver com* mui*as foram
</line>
<line>
extintas e nova* surgiram.
</line>
<line>
*rovavelmen*e em 2030 teremos *ue rein*e**ar o que *azemos, desco***r n*va*
</line>
<line>
profissões e e*pre*nd*r, com poucas possibil*dades de escolha. E, di*nte dessa foto*ra*ia
</line>
<line>
que está *endo descort*nada de uma no*a e*a que iniciou, s*rá *reciso **c*ntrar e estar aberto
</line>
<line>
à* mudança* e ao *o** tempo.
</line>
<line>
À vista disso, com essa co*sci*nt*zação de qu* o aprendizado não d*ve cessar nunca, a
</line>
<line>
co*tabilidade tradicion*l dos empregos e as naçõ*s i*ão m*nsurar de verdade o valor oc*lto
</line>
<line>
que carregam. Hoje ele é id*ntificável e o ch**amos de Capital ***electual.23 É alimentado
</line>
<line>
pela Gestão *o Conhecimento que trabalha sobre a me*horia e o aperfei*oamento con*ín*o da*
</line>
<line>
pessoas. Esse* ativos intangíveis, *ue são as pesso**, não se*ã* *osses da empr**a *u d**
</line>
<line>
nações, pois agreg*m valor através do *u* sab*m e d*s *nfor*ações e conheciment*s *ue
</line>
<line>
ca*re*am, t*rnando-se *ivres para i*em aonde be* quiserem. Esse conh*cim*nto se torn* um
</line>
</par><par>
<line>
fato* crucial para * suce*s*, à medida que as o*gani*ações investem, gerenciam
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*o*ercializam esse c*nhecimento como u* produt* fundame**** de *uas op**açõe*.
</line>
</par><par>
<line>
Nos pró*imos anos, os *erdadeiros ana*fa*e*os não *erão *q*eles in*apazes *e *er ou
</line>
<line>
es*rever, ma* si* aque*es *ue se neg*rem a ap*ender, desap*ender e reed**a*-se. Es*a
</line>
</par><par>
<line>
mudança de pe*sp*c*iva n*s ajud**á a
</line>
<line>
não mais *os senti*mo* constanteme*t* at*a*ados em
</line>
</par><par>
<line>
*elaç*o à* últimas n*vidades do mo**n**.
</line>
</par><par>
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*EFERÊ*CIAS
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</par>
<par>
<line>
con*iderando su*s *abilidades, **mpetên*ias e *u**ificações, bem com* as dema*das do merca*o *e tr*balho.
</line>
</par><par>
<line>
Um *os *atores fundamen*ais *a **p*ega****dade é a
</line>
<line>
capaci*a*e de realizar um A*rendizado Contí*uo: *
</line>
</par><par>
</page><line>
capac*d*de de aprender co*tinuamente, a*qu**ir novos conhecim*ntos e se adap*ar às mudança* tecnológicas e
</line>
<line>
*e mercado é essen*ial.
</line>
<line>
23 Capita* inte*e*tual r*fere-se ao c*njunto de recurso* intangíveis d* *ma *rgan*zação que contri*uem para seu
</line>
<line>
valor econ**ico e com*etitiv*. Esses r*cursos são distintos dos t*adicionai* at*vos físicos e fin*ncei*os. Ele é
</line>
<line>
essencial para imp*l*io*** a inova*ão, a p*odutividade e a cap*ci*ade de adapt*ç*o de uma organização,
</line>
<line>
torna*do-se um di*er**ci*l *ompetitivo cru*i*l n* a*biente de negócios contemporâneo.
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Cont*i*u*ção dos A*tore*
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J. *. A. **eit*s
</line>
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<line>
1) c**cepç*o e planej**ento.
</line>
<line>
X
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</par><par>
<line>
2) análise * inte*pretação dos *ados.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do r*scunho ou na revisão *rítica do c*nteú*o.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na apro*aç*o da v*r**o final *o m**us*rito.
</line>
<line>
X
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</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 2*, n.10, art. 3, p. 45-*2, out. 2024
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www4.fsanet.c*m.**/revista
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</par>Apontamentos
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)