O Transporte Público e a Segregação Socioespacial: Uma Análise da Mobilidade Rural-Urbana Teresina-PI / Public Transportation and Socio-Spatial Segregation: An Analysis of Rural-Urban Teresina-PI

Aline Maria Libânio da Silva, Abraão Barbosa Lemos, Emyle dos Anjos Garcia, Mário Ângelo de Meneses Sousa

Resumo


Para as populações rurais possuírem acesso ao meio urbano – e a todos os serviços que ele oferece – é necessário que haja transporte público adequado e em quantidade razoável para que ocorra a integração entre o espaço rural e o urbano. Desse modo, o presente trabalho busca analisar como o transporte público interfere na mobilidade rural-urbana e provoca a segregação socioespacial no Loteamento PSH Tabocas, localizado na zona rural de Teresina, Piauí. Para tal, utilizou-se como metodologia a abordagem quali-quantitativa, por meio da aplicação e análise de questionários acerca da mobilidade rural-urbana dessa comunidade. Para contribuir com a interpretação dos dados coletados, realizou-se previamente uma pesquisa bibliográfica em materiais que versam sobre transporte público, mobilidade, dicotomia rural-urbano e segregação socioespacial. Partindo da análise realizada, evidenciou-se que o transporte público ofertado não cumpre a demanda da população diante de seu uso para a execução dos serviços e atividades realizadas na cidade de Teresina. Portanto, quando não ofertado de modo eficiente e condizente com as necessidades dos usuários, esse meio de deslocamento deixa de cumprir sua função de integração espacial e começa a gerar segregações socioespaciais. Portanto, cabe ao poder público municipal mover ações efetivas que garantam o ajuste entre a oferta do transporte público com as necessidades diárias da população.

 

Palavras-chave: População Rural. Integração Espacial. Deslocamento. 

 

ABSTRACT

 

For rural populations to have access to the urban environment – and all the services it offers – there needs to be adequate public transportation in reasonable numbers so that integration between rural and urban areas can occur. In this way, this study seeks to analyze how public transport interferes with rural-urban mobility and causes socio-spatial segregation in the PSH Tabocas Allotment, located in the rural area of Teresina, Piauí. The methodology used for this was a qualitative-quantitative approach, through the application and analysis of questionnaires about rural-urban mobility in this community. In order to contribute to the interpretation of the data collected, bibliographical research was previously carried out on materials dealing with public transport, mobility, the rural-urban dichotomy and socio-spatial segregation. Based on the analysis carried out, it became clear that the public transport on offer does not meet the population's demand when it comes to using it to carry out services and activities in the city of Teresina. Therefore, when it is not provided efficiently and in accordance with users' needs, this means of transportation fails to fulfill its function of spatial integration and begins to generate socio-spatial segregation. It is therefore up to the municipal government to take effective action to ensure that the supply of public transport matches the daily needs of the population.

 

Keywords: Rural Population. Spatial Integration. Displacement. 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.9.9

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