<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 9, art. 9, p. 167-182, s*t. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.21.9.9 </line>
</par>
<par>
<line> O T*ansporte Público e a Segregação *o*ioespaci*l: U*a Anál**e da Mobilidad* *ural-Urbana *o </line>
<line> Loteament* PSH T*b*cas, Teres*na-PI </line>
<line> Public T**nspo*tation an* Soc*o-Spat*a* Segreg*tion: An Analysis of R*ra*-Urban Mobility ** *he </line>
<line> PSH Tab*cas Allotment, T*resina-PI </line>
</par>
<par>
<line> *line Maria L*bânio da Silva </line>
<line> Gr*du*ção em Geografi* pela Univ*rs*dade Fed**al do Pi*uí </line>
<line> *-mail: alinel*b**io2019@g*ail.com </line>
<line> Abraão Ba*b*sa Lemos </line>
<line> G*aduação em G*ografia pela Univ*rsi*ade Federal d* Pia*í </line>
<line> E-*ail: a*raaolemo*56*@g*ail.com </line>
<line> Em*le d*s Anjos Garcia </line>
<line> *raduação em Geografia pela Uni*ersidade Feder*l *o *i*uí </line>
<line> *-mail: *myl**osanjos@gmail.co* </line>
<line> M*rio Â*gelo de Men*ses Sous* </line>
<line> *o*tor em Desenvolvimento *m Meio *m*iente pel* *n*ver*idade Fe*eral do Pia** </line>
<line> Profess*r Adjun*o Nível I d* Univ*rsidade F*deral do *iauí </line>
<line> E-*ail: mario**gelo.ufpi@*mail.com </line>
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<par>
<line> Ender*ço: A*i*e Maria Libânio da Si*v* </line>
</par>
<par>
<line> R. Oito, L*m Miran** dos Mo*ros III, 2740, Vale do </line>
<line> Ed*tor-Ch**e: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonny </line>
<line> Kerley </line>
<line> de </line>
<line> Alenc*r </line>
</par>
<par>
<line> Gavião, *EP: 64069-010, Teresina/PI, B*asil </line>
<line> R*d*igues </line>
</par>
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<line> End*reço: Abra*o Ba*b*sa L*mos </line>
</par>
<par>
<line> R. </line>
<line> Artur </line>
<line> Si*veira, </line>
<line> 730, </line>
<line> Ininga, CEP: 6*048-545, </line>
<line> Ar*igo *e*ebido *m 30/06/2024. Última </line>
<line> ve*são </line>
</par>
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<line> Teresi*a/P*, *rasil </line>
<line> r*cebid* em 15/0*/2*24. Ap*ovado em 16/07/2024. </line>
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<line> *nde*eço: Emyle dos An*os Garcia </line>
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<par>
<line> R. </line>
<line> Artur </line>
<line> *i**ei*a, </line>
<line> 730, </line>
<line> Inin*a, CEP: 64048-5*5, </line>
<line> Av*liado pelo s*stema Trip*e Review: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Teresi*a/P*, Br*sil </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e b) Doub*e Blin* Rev*ew </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Mário Ângelo d* Meneses So*sa </line>
<line> (a*aliação c*ga por dois avaliadores da áre*). </line>
</par>
<par>
<line> Universi**de Federal do Piauí, Campus Pet*ô**o P*rtela, </line>
</par>
<par>
<line> In**ga, C*P:6*0**550, Teres*na/PI, B*asil. </line>
<line> Rev*são: Gramati*a*, Normat*va e de Formatação </line>
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<line> A. M. L. Sil*a, *. B. *emos, E. A. Garc*a, M. A. M. Sousa </line>
<line> 168 </line>
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<line> R*S**O </line>
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<line> *a** as </line>
<line> populaçõe* rurais possuírem *ce*so ao *eio urba*o - e a todos *s servi*os </line>
<line> que ele </line>
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<par>
<line> oferece - é necessário que haj* *ransporte públ*co adequado e em quantida*e *azoável *ara </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> oc*r*a </line>
<line> * </line>
<line> integração entre o espaço rur*l e o urba*o. *esse modo, o presente *rabalh* </line>
</par>
<par>
<line> b*sca analisar como transp*rte *úblico int*rf*re na mobil*dade rural-*rbana e *r*vo** o </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> s*g*e**ção soc*oes*a**al n* Lot*a*ento *SH Ta*ocas, local*z**o na zon* rural *e Teres**a, </line>
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<line> *iauí. Para t*l, utilizou-se como metodo*ogia a abordagem quali-quantitati*a, por meio </line>
<line> da </line>
</par>
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<line> aplicação e aná*ise de questionários acerca da mo*ilida*e rural-urbana dessa c*munidade. </line>
</par>
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<line> *ara *ontri*u*r com * interpretação </line>
<line> dos dad** col*tados, real*zou-se previa*ente uma </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa </line>
<line> bibliográfica </line>
<line> em ma**riais que versam s*bre transporte públ*co, mob*lidade, </line>
</par>
<par>
<line> dicotomia *ural-urbano e segregação soci*espaci*l. Pa*tindo da análise reali*ada, evi*enciou- </line>
<line> se q*e o transpo*te pú*lico *ferta*o não cumpre a demanda d* população diante d* se* uso </line>
<line> para a exe*ução dos serviços e a*ividades re*lizadas na cid*de de Teresina. *ortanto, quando </line>
<line> não **ertado de mod* eficiente e c*ndizente com as neces*i*ades d*s *suários, esse meio de </line>
</par>
<par>
<line> d*slocamen*o deixa </line>
<line> de cumprir *ua f*n**o de integração *spaci*l e </line>
<line> começa * gerar </line>
</par>
<par>
<line> s*gregações socioespac*ai*. P*rta*to, cabe </line>
<line> ao *oder público mun*ci*al mo*er ações efe*iv*s </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> *arantam * aj*ste entre a ofer** do trans**rte público co* a* necessida*es </line>
<line> d*ár**s </line>
<line> da </line>
</par>
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<line> população. </line>
<line> Pa*a*ras-chave: População Rura*. Integração *spacial. Desl*camento. </line>
<line> *BSTRACT </line>
<line> Fo* ru*al p*pulat*ons to have ac*ess to *he urban environme*t - and *ll *he s*rvices it of*ers - </line>
<line> the*e nee*s *o be adequat* p*bl*c *rans*ortation *n reasona*le numb*rs so that *ntegration </line>
<line> between ru*al and urba* areas ca* occur. In this way, this s**dy seeks to a*alyze ho* public </line>
<line> transport interferes with r*ral-urban m*bilit* *nd *auses socio-sp*tial se***gatio* in the PS* </line>
<line> Tabocas Allotmen*, loca*e* in the r*r*l a*ea o* Tere*i*a, Piauí. The methodology used for *his </line>
<line> was a quali**tive-quantitati*e approach, t*rou*h the a**l*cation and *nalysis o* questionnaire* </line>
</par>
<par>
<line> ab*ut rural-urban mobility in *his *ommuni*y. In order to *ontribute ** the int*rpretat*on of </line>
</par>
<par>
<line> t*e data collected, bibliographi*al res**rch was prev*ously *a***e* </line>
<line> o*t </line>
<line> on m*t*rials </line>
<line> *ealing </line>
</par>
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<line> with *ubl*c t**nsport, mob*lity, </line>
<line> the rural-urban dichotomy *nd *oc*o-spatial segregation. </line>
</par>
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<line> Based *n the analys*s carried out, it becam* c*ea* tha* the public *ra*spo*t ** offer does not </line>
<line> *e*t the population's de*and when it comes to u*in* i* to carr* out *ervices a** ac*i*ities in </line>
</par>
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<line> th* c*ty of Teresina. The*efo**, ***n it is </line>
<line> n*t provided efficientl* and in accordance with </line>
</par>
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<line> users' needs, thi* *eans of tra**p*rtatio* fails to *ul*ill *t* *uncti*n *f spati** integrati*n and </line>
<line> begins to genera*e socio-spa**al *e*reg*tion. It is therefo*e up to the *unic*pal governm**t to </line>
<line> take eff*ctive actio* to ensure t*at t*e s*p*ly *f public transp**t *atches the dai*y **eds of </line>
<line> t*e pop*lat*on. </line>
<line> Keyw*rds: R**a* Populatio*. *patia* *ntegration. Displac*ment. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Teresina, *. 21, n. 9, art. 9, p. 167-1*2, set. 2024 </line>
<line> w*w4.fsanet.co*.b*/re*ist* </line>
</par>
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<line> O Transp*rte P*blico e a Segr**a**o Socio*spacial: Uma Análi*e da Mo*ili*ade Rural-U*bana </line>
<line> 1*9 </line>
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<line> * IN**ODUÇ*O </line>
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<line> Desde o processo cre*cen*e de urbanizaç*o *as </line>
<line> s*cied**es, </line>
<line> vêm aume*tando ** </line>
</par>
<par>
<line> disc**sões </line>
<line> em t*r*o d* p*líticas acerca do tr*nsporte público </line>
<line> **m* solu*ão * seg*eg*ção </line>
</par>
<par>
<line> socioes*ac*al * </line>
<line> o cons*que*** acesso d* população * </line>
<line> cid*de de modo integral (MELO; </line>
</par>
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<line> CUNHA; ZECHIN, </line>
<line> 2022). Toda*ia, ta*s debates estão comumente at*elados à mobilidade </line>
</par>
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<line> u*bana, deixando de lado *utro tóp*co também importa*te: * *obilid*d* rural-*rbana - </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> *cesso da *op*l*ç*o rur*l a este e*paç* p*ivil*giado que é a cida*e (SILVA, 1997). </line>
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<line> O t*ansp**te pú**i*o é u* *erviço *u*dament*l na vida da popul*çã*, sen*o </line>
<line> e*te </line>
</par>
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<line> as*eg*rado como direito social no Art. 6 *a Co**t*tuição Federal. *o*to como ga**ntia básica </line>
<line> à soc*edade, esse m*io de deslocame**o deve s*r c*d* vez m*is ofer*ad*, p*incipa*mente no </line>
</par>
<par>
<line> espaço ur*ano, dev**o ao aum**to do *rocesso de *r*anizaçã* que tende a *ificulta* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> m*bilidade *as pesso*s qua*d* r*alizada *e modo deso*dena*o. No entanto, apesar de ser no </line>
<line> ur*ano onde se c*nc*ntr* boa *arte da po*ulaçã* bras*leira, a oferta de transporte públi*o *e </line>
<line> qualidade t*mbém deve ocorre* para o **paço *ural. </line>
</par>
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<line> Apesar de n*o po*suir a* *esmas necessidad*s </line>
<line> do *rbano, p** haver uma </line>
<line> de*sidade </line>
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<line> dem*gráfica menor *m *omparação, S*que*r* *ouza (202*) ressaltam que o ru*al ainda e </line>
</par>
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<line> c*rece *e m*ios *ue possibili*em f**xos *e </line>
<line> pessoas, merca*orias e *ervi*os, </line>
<line> sen*o </line>
</par>
<par>
<line> **ndamentais para o seu desenvolvimento soc*oeconômi*o. </line>
</par>
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<line> À vi s t a </line>
<line> *isso, * transpor*e </line>
<line> *úbl*co desemp*nha </line>
<line> uma *mp*rtan** fun*ão para a </line>
</par>
<par>
<line> pop*laçã* em **ral: a e*e*ução de su*s a*ividades e o suprimento de necessidades dian** d*s </line>
<line> serviço* c*merc*ais que geralmente * espaço urban* ofer*c*. Sen** a*sim, para as popu**çõ*s </line>
<line> rurais p**s*ír*m *cesso ao *eio *r*ano - * a tod*s os serv*ços qu* ele oferece - é necessá*io </line>
<line> que haja tra*sporte p*blico adequa*o e em quan*idade ra*oável p**a que ocorra a in*egr*ção </line>
</par>
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<line> entre o *spaço rural e urb*no. Logo, é de r*spons**ilidade do poder municipal organizar </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> promover o tran**orte *úbl*co p*ra a população local (BRASIL, 1*88, Art. *0). </line>
</par>
<par>
<line> Desse modo, o presente trabalho bus*a an*li*ar c*mo o *ranspor*e público interf**e na </line>
<line> m***lidade *ural-urbana e **ov*ca a segrega*ão socioesp*cial no Loteame*to PSH Tabocas, </line>
</par>
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<line> l*calizado n* zona *ural de Teresi*a, Piauí. Pa*a ta*, parte-se </line>
<line> da i*eia de que o *ransporte </line>
</par>
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<line> públ*co, seja p*r me*o de ônibus, metrô, sej* por out*o m**o, d*ve ser a*se*urado para to*a a </line>
</par>
<par>
<line> p*pulação, rural ou ur**na, visando cumprir s*a f*nção </line>
<line> social posta const*tucio*almente. </line>
</par>
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<line> *ar* além disso, o en*en*emos como imprescindível </line>
<line> para r*duzir *s de*i*uald**es </line>
</par>
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<line> esp*c*al*ente existe**es, seja de modo intrau*ba*o ou rural-urbano. Port*n*o, espera-se que </line>
<line> Rev. FSA, **r*s*na PI, v. 21, n. *, *rt. 9, p. 1*7-182, set. 2024 w*w4.*sanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. L. Si*va, A. B. Lemos, E. A. Garcia, M. A. M. Sousa </line>
<line> 170 </line>
</par>
<par>
<line> este trabalho contri*ua *ara o *ument* d* debate s*br* a importância da o*erta ef**iente e de </line>
<line> qualid*d* do tra*sporte públi*o entre est*s espa*os. </line>
<line> 2 REFE*ENCIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 * dic*t*mi* rural-urban* </line>
<line> A *icotomi* "rural x urbano" passou * ser pensada muito tempo *tr*s, ai*da *a </line>
<line> Antiguid*de, quando *asce* as primeiras cidades, *m co*traposição a "campo * ci*ade"; no </line>
</par>
<par>
<line> ent*nt*, apenas com o </line>
<line> avanço dos pro*essos *e industrialização e urbanização, * partir do </line>
</par>
<par>
<line> sécu*o *VI*I, que passou a ser *ef*etida com *ai*r intensidade (*EGOR**T*; *ANCHES, </line>
<line> 2005). Todavia, estes a*anços, predomin*ntes no espaço urbano, passaram * se* vistos c*mo </line>
</par>
<par>
<line> sinal de desenvolvimento, tor*ando ma*s co*plexo c**ssi*icar ade*u*dament* </line>
<line> es*a </line>
</par>
<par>
<line> co*tradição e*pacial *e* </line>
<line> qu* haj* a exclusão daqui*o </line>
<line> apontado como *ural. Torna-se </line>
</par>
<par>
<line> necessário, e*t*o, en*ender c*mo s* mani*estam as *oncepçõ*s *or trás dessa dicotomia. </line>
<line> À face de*sa *i*cus*ão, surgem algum*s tomadas de p*rt*d*. Ve*ga (2*04), p** </line>
<line> ex*mplo, conf*gur*-se como um dos teóri*os que acreditam num Bra**l majorit*riamente </line>
</par>
<par>
<line> rura*, apo***do-se em </line>
<line> a*to*es como Bernard Kay*er, sob s*a premissa *e re*omp*si*ão </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> s*cied*des rurais, em cont*aposição à urbaniza*ão comp*eta da *ociedade proposta po* Henri </line>
<line> Lefebvre. Apesar de apo*tar que a c*ntradição rural-u*bano não desa*are*erá, * aut*r levanta </line>
<line> d**as críticas a q*em defende a sobreposiç*o do urbano **lo r*ral. </line>
<line> Toda*ia, há autor*s q*e també* critic*m ideias como a de Jos* Eli da Veiga. Ana </line>
</par>
<par>
<line> *ani, a </line>
<line> t*t**o d* ilu*traç**, criticou o </line>
<line> camin*o se**ido por este autor. Assim como ressalt* </line>
</par>
<par>
<line> Oliveira (2004, p. 52), "É *bvio a qualq*er estudio*o da questão u*b*na que o Br*sil e**á </line>
</par>
<par>
<line> defi*i*ivame*te </line>
<line> urbanizado". Desse mod*, A*a ****, como *ma referência </line>
<line> da Ge*grafia </line>
</par>
<par>
<line> *rb*na, aponta como ques*ioná*e* a base classificatória u*il*zada por *ei** par* compor suas </line>
<line> concepções: * dens*d*de demográfica, advin*a de re*lida*es de países *e*tr**s (Car*os, 2*03). </line>
<line> Paralelamente, o Instituto Brasile*ro de *eografia e Es*atíst*ca (IBGE) também **ot* </line>
<line> como critério *undamental a de*sidade demográfica para de*inir ** espaços rurais e urbanos </line>
</par>
<par>
<line> do B*a*il. C*mo bas*, </line>
<line> apoiou-se em tipologias *ceitas ut*lizadas pela Organ**ação para e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Cooperação e Desenvolvimento Econô*ico (OCDE) e pela União Europ*ia (IBGE, 2017). À </line>
</par>
<par>
<line> vi s t a </line>
<line> diss*, torna-se </line>
<line> explícito o co*plexo *ebate que </line>
<line> per*e*a ***a di*oto*ia - rodea*a de </line>
</par>
<par>
<line> generalizações e abstrações. O que </line>
<line> deve ser re*sa*tado, portanto, é que amb*s a* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 9, art. 9, p. **7-182, se*. ***4 </line>
<line> *ww4.fs*n*t.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O T**nsporte P*blico e * Segreg*çã* Socioespacia*: Uma Análise da Mobilida*e Rura*-Ur*ana </line>
<line> 171 </line>
</par>
<par>
<line> espacial*dades co*t*nuarã* existindo, e não *evendo o rural ser visto como </line>
<line> subprod*to </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *rban*. </line>
</par>
<par>
<line> Pegor*tti * Sanches (200*, p. 4) també* fa*em ressalvas a essa c*mplexa contradição, </line>
<line> apon*and* *s várias for*as d* ler e*se* e*p*ços. *a*a elas, esse di*ema surge a pa**ir da </line>
<line> p*rsp**tiva de dive*sas verte*tes: </line>
<line> Econômica (a*ividad*s dese*volvidas nos dois meios), dem*g**fica </line>
</par>
<par>
<line> (dens*dades *opulaci*nais, *i*ensões), ecológica (grau </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> art*fi***lização do ecossist*ma), social (aumento da *u*lidade d* vida </line>
<line> pr*vocad* p** no*as oport*nidade* de trabalho). </line>
<line> P*rtin** *isso, as *utoras destacam a i*portânc*a de considerar * exist*n**a dessa </line>
<line> dicotomi*, mas qu* s* faz necessário *essalt*r as múlti*las possibilidad*s de interpretar essa </line>
<line> contr*dição. Portanto, a única dist*nção possível p*ra se fa*er entr* rur*l e urbano é aqu*la </line>
<line> qu* c*nsidera *m conjunto de critéri*s, *ão se li*itan*o a *m. </line>
<line> Dessa forma, o qu* deve ser salientad* em mei* a essa co*tr*riedade, seja </line>
</par>
<par>
<line> rural/urb*no ou cam*o/cid*d*, é de que a* </line>
<line> áreas *ais *fastadas do que se cunh* c*mo *ocal </line>
</par>
<par>
<line> urba*izad* não de*em ser vistas como um "atra*o"; n* entanto, dev* s*r rec*nhecid* su* fal*a </line>
<line> de assistência no *ue diz respeito a p*líticas públi*as que corrobora* para o desenvo*v*mento </line>
<line> econômic*, social e cul*ura* daquele me*o. Sen** assim, por vezes, é no espaç* urbano que * </line>
<line> popul**ão ru*al consegue te* acesso a servi*os básicos e essenciais, como educ*ção e saúde. </line>
<line> À vis*a disso, essa dificuldade de acesso a alguns se**iço* *úblicos caracteriza e*ta* </line>
</par>
<par>
<line> *reas *soladas </line>
<line> fisicamente como um </line>
<line> espaço segregado, em razão da ausência o* </line>
<line> of*r*a </line>
</par>
<par>
<line> ir*egular </line>
<line> do tran*p*rte públi*o, em *onsonância com </line>
<line> as condições econ*micas, que não </line>
</par>
<par>
<line> possibilitam fa*ilmen*e * a*esso </line>
<line> da pop*la*ão rural ao espaço u*bano - </line>
<line> palco d* *ma </line>
</par>
<par>
<line> varie*a*e de serviç*s púb**cos e privados (PEGOR*T*I; SANCHES, 2005). Portanto, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ran*porte público, favorecend* a mob*lidade *ural-ur*ana, age como determinante </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> desconstrução histórica da segregação *spacial construíd* entre e*te* dois m*i**. </line>
</par>
<par>
<line> As*im c*mo reflete Melo (2017, p. 219), "[...] não foss* a fal*a de políti*as p*bl*c*s </line>
</par>
<par>
<line> que garantem as condições p*ra o* s*je*tos p**ma*ecerem nos se*s ter**tórios *endo </line>
<line> ace*so </line>
</par>
<par>
<line> *quilo *ue lhes cabe de direito, *ã* *averia um fluxo t*o gr*nde de pess*as para os centros </line>
</par>
<par>
<line> urbano*". As*im *endo, torna-se </line>
<line> fundamen*al o desen*olvimento </line>
<line> *e </line>
<line> políticas </line>
<line> públicas </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> espaço *ural. *odavi*, iss* não garante a **peração *a di*otomia "rural x *rbano", mas </line>
<line> promo*e permanênci* e digni*ade de ex**tência às *opulações que resid*m nas *re*s *enos </line>
<line> *ss*stidas pela esfer* munici**l. </line>
<line> Rev. *SA, Tere**na PI, v. 21, n. 9, art. 9, *. 16*-182, *et. *024 w*w4.f*ane*.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. L. Silva, A. B. Lem*s, E. A. *arcia, M. A. M. Sous* </line>
<line> 17* </line>
</par>
<par>
<line> Portanto, em mei* às contra*ições existe*t*s para se defin*r adequadamente os </line>
<line> *spaço* urbanos e rurai*, cabe refletir sobre ** condiç*es po**tico-públi*as, pr*por*ionad*s às </line>
</par>
<par>
<line> popula*ões *e ca*a espaço. Assim sendo, *m* pos*ibi**dade </line>
<line> *e m*nim*zar estas d*fer*nças </line>
</par>
<par>
<line> e**aciai* e oportuniz*r melh*res </line>
<line> c*n**ções de vida à pop***ção r*ral se tra**z por meio d* </line>
</par>
<par>
<line> oferta de transpor*e públ*co *f*ciente * c**stante. A p*rtir diss*, há a promoç*o de uma </line>
<line> mobilidade rural-urb*na e op*rtunidad* *e aces*o a*s serviços encontr*dos n* espa*o urbano. </line>
<line> 2.2 O t*an*porte público e a m*bilidade rural-ur**na </line>
<line> Ao longo da histó*ia, a rela*ão urb*no-rural/c*dade-campo tem s*do marcada por u** </line>
<line> complexa rede *e des*f**s e o*o*t**ida*es. N* **tanto, nota-se uma *isparidade significat**a </line>
<line> com as áreas ru*ais, enfrenta*do uma pro*orção m*ior de adver*idades em comparação com </line>
<line> *s oportunida**s disponíveis no urban*. Tal fato pode ser evidenc*ado **r diver*os fatores, </line>
</par>
<par>
<line> por </line>
<line> exemp*o, </line>
<line> enquanto as cidades of*recem uma gama d*ver*ificad* </line>
<line> de serviços </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> in*r**strutura, </line>
<line> po*sibilitadas pelo ava*ço de políticas públicas, </line>
<line> as áreas rurais muitas </line>
<line> v*z*s </line>
</par>
<par>
<line> sofrem com a fa*ta de acesso o* * p*ec*riza**o desses recursos, enf*en*ando questões como </line>
<line> empreg* limi*ado e acesso *estrit* a *erviços básicos como saúde, ed*ca*ão ou lazer. </line>
<line> En*re*a*to, diante *essa conspíc** discr**â*cia há um serv*ço essencial que em sua </line>
</par>
<par>
<line> au*ê*cia *u prec**ização aprofunda ainda mais ta*anh* </line>
<line> desig*alda*e entr* </line>
<line> *s*es espaços: </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> transporte (PEGORETTI; SAN*H*S, 2004). Tal *eio de *e*locamen*o *etém de um* função </line>
</par>
<par>
<line> na or*anização * estrutur* do espaço e dos territ*rio*; ***o, falta o* debilitação *e um * </line>
</par>
<par>
<line> se*viço de transporte ad*quado **plica uma série de complicaç*es </line>
<line> que podem restringir </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> *ireito* e possi**l*d*des da comuni*ade rura*. </line>
</par>
<par>
<line> Sendo *s*im, * p*rceptív** que tal problem*ti*a remete *o processo de mobilidade, ou </line>
</par>
<par>
<line> s*ja, </line>
<line> a *acili*a*e d* indivíduo em se l*c*mover entr* os espaços (BR**O, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> C*mumente, ***e tema é limit*d* *ome**e ao *rbano, assim a dis*us*ão é mínima q*ando se </line>
<line> liga co* o rural. No entanto, a mobili**de deve *e* tra*al*ada em ambas as realidades co*o </line>
</par>
<par>
<line> um componente da qualidade </line>
<line> de v*d*, visto que * diversida*e do espaço rur*l ressalta </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **portância da mo*ilidade para ate*de* efet*vamente às necessidades de su* p*pulação local. </line>
<line> Nesse contexto, o transp*rte pú*lico emerge co*o **a peça-chave na *ro*oção d* </line>
</par>
<par>
<line> *o*ilidade r*ral-urba*a, "[...] sendo con*iderad*, </line>
<line> *e fo*m* geral, um meio </line>
<line> *ue </line>
<line> v*ab*liza </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> efetivação d* *iversas atividad*s produtivas" (REC*, 2015, p. 3). Porta*to, não é *pe*as um </line>
<line> serviç* isol*do, mas sim uma inf*ae*trutura essencial que promo*e o func*onamento de outras </line>
<line> atividades econômicas, so*ia*s e *ulturais. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 9, art. 9, p. 167-1*2, set. 2024 w*w4.fsan**.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Transport* Pú*lico e a Segreg*ç*o Soc*oe*pacial: Um* Anális* da Mobilidad* R*ral-Urban* </line>
<line> *73 </line>
</par>
<par>
<line> Lo*o, assim com* descrito p*r *oraes *t al. (*023, p. 8), tal discus*ão torna-se *e </line>
<line> grande rel*vân*ia tendo em vista que </line>
<line> O escasso ou precári* ser*iço de transporte está diretamente relacio*ado à </line>
<line> segr*g*ção soci*e*pacial, u*a vez que dete*mina o cont**le sobre * m*bili*ade </line>
<line> social de *eterminados *rupos po*ulacionais. Assim, o transpo*te desempenha pap*l </line>
</par>
<par>
<line> es*ru*urante do espaço, pod*ndo ser *sa*o c*mo *lemento de mitigação da </line>
</par>
<par>
<line> segr*g*çã* espacia* das cidades, seja em áre*s ur*ana* o* rurais. </line>
</par>
<par>
<line> Desse *od*, investi* em infr**strutur* d* transporte *úblico para áreas rur**s não </line>
<line> apenas *acilita a mobi*idade *a po*ulação, como também promov* a *ntegr*ção *ocioespacial, </line>
<line> *ort*lecendo os la*os ent** est*s ***s esp*ços * d*minu*ndo a segregação e*tre el*s. </line>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
<line> Como metodologia, utilizou-s* a abo*da*em quali-quanti*ativa. E* um prim*iro </line>
<line> *om*nto, realizou-se uma p*squis* de campo para fazer uma avaliação diagn*stica acerca da </line>
</par>
<par>
<line> área de estudo. L*go de **ício, </line>
<line> constatou-se a deficiênci* </line>
<line> de transporte público no </line>
</par>
<par>
<line> Loteamento PSH Tabocas, o q*al não se faz su*icien*e pa*a ate**er *s de**ndas da </line>
<line> p*pulação l*cal. Dentre as necessidades da comunidade usuária deste t*ansporte em q**stão, </line>
</par>
<par>
<line> *essalta-se o se* uso </line>
<line> direcionado </line>
<line> para a educação, s*úde e e**rego, encon*rado* em mai** </line>
</par>
<par>
<line> ofer*a no espaço urbano d* Teresina. </line>
<line> Os p*ocedimentos metodológicos d* **squisa volt**am-se para a coleta de dados </line>
<line> *i*ponib*lizados *el* próprio público-alvo. Se*do assim, o instrumento de pesquis* aplicado </line>
</par>
<par>
<line> *e </line>
<line> deu **r meio de questi*nário, qual refere-se a um "[...] instrum*nto de cole*a de dados o </line>
</par>
<par>
<line> constit*ído por uma séri* de **rguntas" (MARCO*I; LAKATOS, 1999, p. 100). A r*aliza*ão </line>
<line> do *uesti*nário teve como objetiv* a*cançar uma dimensão n* que diz respeito à mobilidade </line>
</par>
<par>
<line> *es*a </line>
<line> comunidad* da zona *ural. Para tal, foram d*se**olvidas 5 (*in*o) pergunta* </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> de*imitaram a problemática i*e*ti*icada. </line>
<line> * ap*icação do qu*stionário se deu a**avé* d* ferrament* Goo*le Forms (for*ulários </line>
</par>
<par>
<line> online) dispo*ibi*izados num gr*po de W*a*sApp - aplicativo de me*sag*ns instantâneas </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> que reúne pes*oas d* co*unidade *ara fins inf*rmacionais. Co*o r*tor*o, houve 88 (o*te*t* e </line>
<line> oit*) respostas, as quais foram ana*is*das *or me*o *a geraç*o automátic* de gráfic*s da </line>
<line> próp*i* ferrament* *e compartilha*ento, que possibili*ou maior co*pre**são dos resultados </line>
<line> obtid*s. Para co**ribuir co* a *nt*rpreta*ã* dos *ados coletados *o questionário, realizou-se </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sin* PI, v. 21, n. 9, art. 9, p. 167-182, s**. *024 </line>
<line> *ww4.f*anet.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. *. Silva, A. B. Lemos, E. A. Garcia, M. A. M. Sousa </line>
<line> 174 </line>
</par>
<par>
<line> previam*n*e uma pesquisa bibliográfi*a em materia*s que *ers*m sobre transporte públi*o, </line>
<line> mobi*idad*, dicotom*a rura*-urbano e se*reg**ão so*ioespa*i*l. </line>
<line> 4 *E*ULTAD*S E DI*CUSS*O </line>
<line> O Loteamento PSH Tabo**s se lo*a*iza na zona ru*al de Ter*sina, Piauí, n* porção </line>
<line> sud*ste, a aproximadamente 15 q*ilômet*os d* centro d* cidad* (Fi*ura 1). Foi c*iado a partir </line>
</par>
<par>
<line> do *rojeto Social Habita*iona* (PSH), ent*e 2000 </line>
<line> e 2001. Atu*lmente, conta com uma </line>
</par>
<par>
<line> esti*ativa d* *00 ha*ita*tes. De modo geral, * *ugar em questão pouco dispõe </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *nfrae*t*utura educacional e nen**ma de saúde, ha*endo apenas uma creche. Quanto às outras </line>
<line> dem*ndas de edu**ção, são atendi*as **ravés de transpo*te escolar ofe*t*do, *ue ** di*ecio*a </line>
</par>
<par>
<line> pa*a as </line>
<line> *roximi*ades * *ara a próp*i* ár*a da </line>
<line> cidade. O me*mo *e ap*ica às demand*s de </line>
</par>
<par>
<line> saúde, pois a populaçã* local tem qu* se des*ocar, geralm*n*e, para a *rea urbana, em que h* </line>
<line> m*ior oferta destes se*v*ços. </line>
<line> Fig*ra 1 - Local*zação do L*team**to P*H T*boc*s, **resina/Piauí </line>
</par>
<par>
<line> Font*: IBGE, SEMPLAN/PMT e *oogle Earth (2*22). Geop*ocessamen**: Autores (2023). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 2*, n. 9, ar*. 9, p. 167-*82, se*. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.co*.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Tra**porte Públ*co * a Segregação *oci*e*pac**l: Uma A*álise da Mobilidade Rural-Urban* </line>
<line> 175 </line>
</par>
<par>
<line> Por meio d* análi*e *o* dados coletado*, a pa**ir *a aplicação dos questionários, </line>
<line> e*idenciou-se que, e* relação aos mei** de loc*moção até o c*nt*o urbano da cap*tal, e*iste </line>
<line> gr*nde dependência *o t*ansporte públ*co ne**a co*unidade. *onforme o *ráfi** 1, </line>
<line> 98,*% necessitam des*e meio de deslo**mento, enqu*nto apenas 1,1% afirma não preci*ar. </line>
<line> Des*e m*do, po*e-se conclu*r qu* é por meio do *ransporte p*blico que a grande *aioria d* </line>
<line> popul*çã* *e Tabocas acessa *s s**viço* ofertados no e**aço urbano de *eresina, tais como </line>
<line> edu*ação e *aúde, alé* do próprio t*abalho. </line>
<line> Gr*fico 1 - Voc* necessita d* tran*po*te co*etivo? </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: **abo*a*o p*los autor*s (20*3) </line>
<line> O Gráfico 2 d*staca a natureza do deslocamento, no qual * gran*e parte (46,6%) se </line>
<line> desloca para o tr*bal**. *sso pode ser j*stificado pela maior oferta trabalhista encontrada na </line>
<line> zon* urbana, quan*o se c*mpar* c*m a *ona rural. A uti*ização par* estud* * traba*ho vem </line>
<line> *m seg*ndo, com 42%, enquanto para es*udo a*enas 11,4%. **ra esta pesquisa, busc*u-se </line>
</par>
<par>
<line> s*mente veri*ic*r o uso contínuo do tra*sporte públi*o ne*sa </line>
<line> co*unidade, por isso f*r*m </line>
</par>
<par>
<line> utilizadas unicame*te as *ategorias t*abalho e estu** que, geralmente, são prátic** rea*izadas </line>
<line> dia*iam*nte. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina *I, v. 21, n. 9, art. 9, p. 1*7-*82, set. 2*24 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.*r/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. L. *ilva, A. B. Lem*s, E. A. Garci*, M. A. *. Sou*a </line>
<line> 176 </line>
</par>
<par>
<line> G*áf*c* 2 - Para qual finalidade você utiliza o *ra**por*e *úblico? </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Ela*orado pel*s autor*s (2023) </line>
<line> O Gráfico 3 apresenta o número de ônibu* que os respondente* precisam pegar at* </line>
<line> chegar ao s*u *est*n*, constatando-se **e ma*s d* met*de (53,4%) necess*ta d* 2 trans**rtes. </line>
</par>
<par>
<line> Es** r*sultado é decorrente da rota do ônibus, que passa </line>
<line> pela **calidade i*do ap*nas em </line>
</par>
<par>
<line> d*reção ao centr* de Teresi*a. D*sse **do, as pes*oas que n** trabalham nessa área centra* </line>
<line> têm que se desloca* para as outras zonas *or m*i* de ônibu* do sistema urbano. Vale destac** </line>
<line> q*e o tra*spor** público p*esen*e no PSH Tabocas *** se *ntegra *om *s da li*ha urbana, </line>
</par>
<par>
<line> faze*do </line>
<line> co* *ue os tra*alhadores e es*uda**es q*e *ece*sitam pegar mais de 1 ônibus </line>
</par>
<par>
<line> pague* out*a p*ss*gem. Por **m, **u*les que necessit*m somente de um tr*n***r*e *oletiv* </line>
</par>
<par>
<line> para ch*gar até seu ponto so*aram 36,6%, ao pa*so *ue os que </line>
<line> precisam de 3 ou mais </line>
</par>
<par>
<line> rep*esentam 10,2%. </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico * - Quantos ônibus *o*ê p*ga até chegar *o seu destino? </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Elaborado p*los au*ores (2023) </line>
<line> **v. FSA, Teresina, *. 2*, n. 9, ar*. 9, p. 1*7-182, set. 20** w*w4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Tra*s*or*e Público * * Segreg*ção Soci*es*acial: Uma Aná*ise da Mo*ili*ade *ural-Urb*na </line>
<line> 177 </line>
</par>
<par>
<line> Na Tabela 1, é possív*l verifica* os horários d* tr*nsport* público na loc*lidad*. Por </line>
</par>
<par>
<line> te* so*en*e um ôn*bus, há de**ra </line>
<line> no ate*dimento, poi* uma volta fica distante *a o*tra, </line>
</par>
<par>
<line> cons*deran*o-se os *orá*ios de saí*a da *arada inic*al. P*r ess* r*zão, * ô**bu* real*z* * rot* </line>
<line> até o cent** de *eresina apenas 4 vez*s *or dia, co* *spaço *e temp* *e 4 horas para fazer </line>
</par>
<par>
<line> u*a nova volt*. Portanto, p*ra os usuários q*e de**ndem </line>
<line> desse transporte, o deslocamen*o </line>
</par>
<par>
<line> a** a zona urbana do *unicí*io se tor*a limitado e *emorado. </line>
<line> Tabela 1 - Horário* *o *nibus que *assa no Lotea*ento PSH Taboc*s </line>
<line> LOTE*MENTO PSH TABOCAS </line>
<line> Sa*das da p*r*da i*icial Saídas do Lindolf* Mon*eiro </line>
</par>
<par>
<line> *5h50 </line>
<line> 07h*0 </line>
</par>
<par>
<line> 09h*0 </line>
<line> 10*50 </line>
</par>
<par>
<line> 12*10 </line>
<line> 14h20 </line>
</par>
<par>
<line> 16h10 </line>
<line> 18*00 </line>
<line> Fonte: Elabo*ado p*los autores (2*2*). </line>
</par>
<par>
<line> No G*áfico 4, é dest*ca*a a insatisfaçã* da pop**a**o </line>
<line> em relação aos hor*rios do </line>
</par>
<par>
<line> transport* públ*co, vi*to acima, no </line>
<line> qual todos o* resp*ndentes (100%) afirmam nã* estar </line>
</par>
<par>
<line> satisfeit*s. *omo já menc*ona*o ante*ior*ente, por *aver apen*s um ônibus, não </line>
<line> há </line>
</par>
<par>
<line> v*riedade de horários, lim*tand* o deslocamento d*s usuários. Portanto, * escassez de*s* linha </line>
<line> d* ônib*s pode pr*judic*r o dia a dia do* que dep*ndem exc*usivamente dele, i*terf*rindo *a </line>
<line> qualidade de vi*a dos usuários, **ja emocionalment* e/ou economicamente. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*res*na PI, v. 21, n. 9, art. 9, p. 167-182, set. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. L. Sil*a, A. B. Lem*s, E. A. Garc*a, *. A. M. Sousa </line>
<line> 178 </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico 4 - Vo*ê e*tá sati*feito c*m os ho*á*ios do t**nsporte do se* bairro? </line>
</par>
<par>
<line> Fo*t*: Elabora*o pelos autore* (2023) </line>
<line> No Gráfico 5, desta**-se *ce*ca da qualidad* *o sistema dess* transp*rte *úblico *ue, </line>
<line> segundo mais da metade *os u*uári*s (*1,8%) qu* r*sp*nderam à pesqui*a, ele se configura </line>
</par>
<par>
<line> como pé**im*, enquanto *enhum * ach* ótimo. Outros 1*% o </line>
<line> cons*deram r*im, e*quan*o </line>
</par>
<par>
<line> 1,2% o qualif*ca *omo bom. Pa*ti*do disso, *ode-se ev*denci*r a p*ecariedade *ess* meio *e </line>
</par>
<par>
<line> *eslocamento, por não cumprir a d*manda </line>
<line> da população di*nte *e seu uso para a *xecução </line>
</par>
<par>
<line> dos serviços e ati*id*des realizadas na cid*de de Teresina. </line>
<line> Gráf*co 5 - Como você cons*d*ra atualment* o s*stema de tran*po*te público no *e* </line>
<line> ba*rro? </line>
</par>
<par>
<line> *o**e: E*aborad* pelo* autores (2023) </line>
<line> Partindo dos res*lt*dos obtid*s, p*de-se concluir que o ***e**ento *S* Taboca* </line>
<line> de*e poss*ir um *cesso de qual**ad* ao **st*ma de transpo*te pú*li*o, inde*endentemente de </line>
</par>
<par>
<line> sua *ocalizaç*o espacial, a fi* de garantir acess* desta co*uni*ade *os serviços básicos o </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 21, n. 9, art. 9, p. 167-182, set. 2024 www4.f*anet.*o*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *ranspo*te Púb*ico e * Segregaçã* *ocioespacial: Uma Aná*ise da Mobilid*de Rural-*rbana </line>
<line> 179 </line>
</par>
<par>
<line> (públicos * privados) encontrados na cid*de de Ter*s*n* que, comume*te, s* dá de *orma </line>
<line> precár*a na zona r*r*l, como saúde e educ*ção, além de ou*ros fi*s, como oportuni*ades </line>
<line> l*bo*a*s. D*sse **d*, </line>
</par>
<par>
<line> "* consenso </line>
<line> que o t*ansporte urban* deve se* tratado *o* *elevância, pois </line>
</par>
<par>
<line> possibil*ta a massa populacional *uprir *s s*as necessidades de deslocamento para </line>
<line> que possa exercer s*a* atividad*s. E i*so n*o deve *e* co*sidera*o de forma </line>
<line> diferenciada *ara * popu**ção rural" (P*gore*ti; S*nch*s, 2004, p. 5). </line>
<line> Como p*ntua Maria (2018), em m*n*cípios cujas áreas rurais s*o extensas, </line>
<line> g*ralment*, o **stema *úbli*o de transporte par* esse* *ocais, qu***o ofertado, s* dá d* forma </line>
<line> precá*ia e desordenada. Te*esina, como explanado aci*a, não foge a essa lóg*c*. Com uma </line>
</par>
<par>
<line> área total de </line>
<line> 1.391,*4 km², 81% corresp*ndem * áre* rural, e*quanto apenas 1*% são </line>
<line> área </line>
</par>
<par>
<line> urbana (TERESINA, 2**0). *e*s* modo, mesmo e* meio * **ficu*dade log*stica e *errit*rial </line>
</par>
<par>
<line> *m raz*o *o ta*anh* </line>
<line> da área rural, a </line>
<line> gestão municipal </line>
<line> ai**a tem que se voltar para o </line>
</par>
<par>
<line> a**ndimento das demandas de deslocamento dessas populações *u*ais, *riorizando, </line>
<line> principalmente, a*uelas de mai*r con*entra*ão, **mo é o ca*o do Lote*men*o PS* Tabocas. </line>
<line> Po*ta*to, ao contribu** para o deslocam*nto da população, o transporte pú*lico se </line>
<line> to*na estruturador do esp*ço, mi*i***ando segregações e*paciais *a cidade * entre os m*io* </line>
<line> urbano e *ural (*EGORETTI E SANC*ES, 2004). Desse modo, o tran*porte *úblico *a </line>
</par>
<par>
<line> l*ca*idade, </line>
<line> *uand* posto *e forma precária, *nterfere d*r*tamente </line>
<line> na qualida** de vida </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> população, a qual pode ser li**tad* quanto à ex*cu**o de atividad*s do esp**o urbano. Assim </line>
<line> sendo, quand* n** ofertado *e modo efi*iente e con*i*ente com as necessidades dos usuários, </line>
<line> *sse meio de mobilidade de*xa de *umprir s** *unçã* de integração espacial e com*ça a ge*ar </line>
<line> segregações socioespaciais. </line>
<line> 5 CO*SIDERAÇÕES FINAIS </line>
<line> Da*o o expos**, ressalta-se a import*ncia de gar*nt*r a acessibilidade a este direito </line>
</par>
<par>
<line> fund*m**tal, tend* em vist* o* *ene*ícios que t*aria *o município </line>
<line> como todo. Ao ter u* </line>
</par>
<par>
<line> transpo*te **bl*co bem *struturado e ofertado para a *opulação d* *on* rural, </line>
<line> há </line>
</par>
<par>
<line> *onsequenteme*te um d*se*volvimen*o *ocial e ec*n*m*co para aqu*le espaço. Além disso, o </line>
</par>
<par>
<line> f**o de *er um direito como </line>
<line> esse g*ra*tido, traz </line>
<line> d**n*dad* *a*a as p*sso*s que n*c*ssitam </line>
</par>
<par>
<line> diariamente de*se meio de l*com*ç*o. </line>
<line> Desse mo*o, fic*u nítido que * precarie*ade do trans*or*e público para os residente* </line>
<line> do lotea**nto PSH Taboca* a*eta diretamente a exec*ção de su** atividades, pri*cipalmente </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, *. 9, art. 9, p. 16*-182, se*. *024 www4.*sanet.c*m.br/r*v**ta </line>
</par>
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<page>
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<line> A. M. L. Silva, A. B. Le*os, E. A. *arc*a, M. A. *. Sousa </line>
<line> 180 </line>
</par>
<par>
<line> qu*n*o *o trabalho e estudo *ealiz**o *a cidade de Teresina. Torna-se, então, essencial </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ofer*a constant* e de *ualidade desse *e*o de **sl*c*mento *ara a comunidade em questã* </line>
<line> realizar e acessar os serviços *o espa*o urbano. </line>
</par>
<par>
<line> P*r**n*o, c*m* s*lução a essa problemáti**, cab* ao pod*r </line>
<line> públic* municipal *over </line>
</par>
<par>
<line> aç*es efe*ivas que garan*am o ajuste entre a oferta *o transp*rte pú*lico com as necess*dades </line>
</par>
<par>
<line> diária* da pop*l*ção. Co*o ev***nciado por mei* dos questio*ários, </line>
<line> apen*s um ônibus não </line>
</par>
<par>
<line> atend* à demand*, já que el* consegue realiza* apenas 4 (quatro) vezes a r*ta p*r dia, com </line>
</par>
<par>
<line> horá*ios d*stantes u* do </line>
<line> *ut*o. P*rtanto, com a rota já implant*da, cabe *penas ajus*á-la, </line>
</par>
<par>
<line> torn*ndo-a eficie*te e constan*e. Mediante isso, a popul*ção local deve s* faze* presente n* </line>
<line> cobrança por *elhor*as di*nte da inef**iênci* municipal. </line>
<line> *EFERÊNC*AS </line>
<line> **ASIL. [Co*stituiç*o (1988)]. Con*tituição da Rep**lica Federativa do B**sil de 1988. </line>
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<line> *omo R**ere*cia* este Artigo, conf*rme ABNT: </line>
<line> S*LVA, A. M. L; *E*OS, A. B; GA*CIA, *. A; SOUSA, M. *. M. * Transporte **blico e a </line>
<line> S*g*eg*ção *ocioespacial: Uma Análise da *o*il*da*e Rura*-Urbana n* Lot*amento PSH Taboc*s, </line>
<line> Teresi*a-PI. Rev. F*A, Teresina, v. 2*, n. 9, ar*. 9, p. *67-182, set. 2024. </line>
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<line> Co*tribuição dos Aut**es </line>
<line> A. *. L. Silva </line>
<line> A. B. Lemos </line>
<line> E. A. Garcia </line>
<line> M. A. *. So**a </line>
</par>
<par>
<line> 1) co*cepção e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) an**ise e interpretaç*o dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) e*aboração do ra*cunho ou na *evisã* críti** do conteú*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) partici*açã* na aprova*ão d* *ers** final do manuscri*o. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> Rev. *SA, T*resina, v. *1, n. 9, ar*. 9, *. 167-182, ***. *024 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/re*ista </line>
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