<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 9, art. 9, p. 167-182, s*t. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.21.9.9
</line>
</par><par>
<line>
O T*ansporte Público e a Segregação *o*ioespaci*l: U*a Anál**e da Mobilidad* *ural-Urbana *o
</line>
<line>
Loteament* PSH T*b*cas, Teres*na-PI
</line>
<line>
Public T**nspo*tation an* Soc*o-Spat*a* Segreg*tion: An Analysis of R*ra*-Urban Mobility ** *he
</line>
<line>
PSH Tab*cas Allotment, T*resina-PI
</line>
</par><par>
<line>
*line Maria L*bânio da Silva
</line>
<line>
Gr*du*ção em Geografi* pela Univ*rs*dade Fed**al do Pi*uí
</line>
<line>
*-mail: alinel*b**io2019@g*ail.com
</line>
<line>
Abraão Ba*b*sa Lemos
</line>
<line>
G*aduação em G*ografia pela Univ*rsi*ade Federal d* Pia*í
</line>
<line>
E-*ail: a*raaolemo*56*@g*ail.com
</line>
<line>
Em*le d*s Anjos Garcia
</line>
<line>
*raduação em Geografia pela Uni*ersidade Feder*l *o *i*uí
</line>
<line>
*-mail: *myl**osanjos@gmail.co*
</line>
<line>
M*rio Â*gelo de Men*ses Sous*
</line>
<line>
*o*tor em Desenvolvimento *m Meio *m*iente pel* *n*ver*idade Fe*eral do Pia**
</line>
<line>
Profess*r Adjun*o Nível I d* Univ*rsidade F*deral do *iauí
</line>
<line>
E-*ail: mario**gelo.ufpi@*mail.com
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: A*i*e Maria Libânio da Si*v*
</line>
</par><par>
<line>
R. Oito, L*m Miran** dos Mo*ros III, 2740, Vale do
</line>
<line>
Ed*tor-Ch**e:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Alenc*r
</line>
</par><par>
<line>
Gavião, *EP: 64069-010, Teresina/PI, B*asil
</line>
<line>
R*d*igues
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: Abra*o Ba*b*sa L*mos
</line>
</par><par>
<line>
R.
</line>
<line>
Artur
</line>
<line>
Si*veira,
</line>
<line>
730,
</line>
<line>
Ininga, CEP: 6*048-545,
</line>
<line>
Ar*igo *e*ebido *m 30/06/2024. Última
</line>
<line>
ve*são
</line>
</par><par>
<line>
Teresi*a/P*, *rasil
</line>
<line>
r*cebid* em 15/0*/2*24. Ap*ovado em 16/07/2024.
</line>
</par><par>
<line>
*nde*eço: Emyle dos An*os Garcia
</line>
</par><par>
<line>
R.
</line>
<line>
Artur
</line>
<line>
*i**ei*a,
</line>
<line>
730,
</line>
<line>
Inin*a, CEP: 64048-5*5,
</line>
<line>
Av*liado pelo s*stema Trip*e Review: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
Teresi*a/P*, Br*sil
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e b) Doub*e Blin* Rev*ew
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Mário Ângelo d* Meneses So*sa
</line>
<line>
(a*aliação c*ga por dois avaliadores da áre*).
</line>
</par><par>
<line>
Universi**de Federal do Piauí, Campus Pet*ô**o P*rtela,
</line>
</par><par>
</page><line>
In**ga, C*P:6*0**550, Teres*na/PI, B*asil.
</line>
<line>
Rev*são: Gramati*a*, Normat*va e de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. L. Sil*a, *. B. *emos, E. A. Garc*a, M. A. M. Sousa
</line>
<line>
168
</line>
</par><par>
<line>
R*S**O
</line>
</par><par>
<line>
*a** as
</line>
<line>
populaçõe* rurais possuírem *ce*so ao *eio urba*o - e a todos *s servi*os
</line>
<line>
que ele
</line>
</par><par>
<line>
oferece - é necessário que haj* *ransporte públ*co adequado e em quantida*e *azoável *ara
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
oc*r*a
</line>
<line>
*
</line>
<line>
integração entre o espaço rur*l e o urba*o. *esse modo, o presente *rabalh*
</line>
</par><par>
<line>
b*sca analisar como transp*rte *úblico int*rf*re na mobil*dade rural-*rbana e *r*vo** o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
s*g*e**ção soc*oes*a**al n* Lot*a*ento *SH Ta*ocas, local*z**o na zon* rural *e Teres**a,
</line>
</par><par>
<line>
*iauí. Para t*l, utilizou-se como metodo*ogia a abordagem quali-quantitati*a, por meio
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
aplicação e aná*ise de questionários acerca da mo*ilida*e rural-urbana dessa c*munidade.
</line>
</par><par>
<line>
*ara *ontri*u*r com * interpretação
</line>
<line>
dos dad** col*tados, real*zou-se previa*ente uma
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa
</line>
<line>
bibliográfica
</line>
<line>
em ma**riais que versam s*bre transporte públ*co, mob*lidade,
</line>
</par><par>
<line>
dicotomia *ural-urbano e segregação soci*espaci*l. Pa*tindo da análise reali*ada, evi*enciou-
</line>
<line>
se q*e o transpo*te pú*lico *ferta*o não cumpre a demanda d* população diante d* se* uso
</line>
<line>
para a exe*ução dos serviços e a*ividades re*lizadas na cid*de de Teresina. *ortanto, quando
</line>
<line>
não **ertado de mod* eficiente e c*ndizente com as neces*i*ades d*s *suários, esse meio de
</line>
</par><par>
<line>
d*slocamen*o deixa
</line>
<line>
de cumprir *ua f*n**o de integração *spaci*l e
</line>
<line>
começa * gerar
</line>
</par><par>
<line>
s*gregações socioespac*ai*. P*rta*to, cabe
</line>
<line>
ao *oder público mun*ci*al mo*er ações efe*iv*s
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
*arantam * aj*ste entre a ofer** do trans**rte público co* a* necessida*es
</line>
<line>
d*ár**s
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
população.
</line>
<line>
Pa*a*ras-chave: População Rura*. Integração *spacial. Desl*camento.
</line>
<line>
*BSTRACT
</line>
<line>
Fo* ru*al p*pulat*ons to have ac*ess to *he urban environme*t - and *ll *he s*rvices it of*ers -
</line>
<line>
the*e nee*s *o be adequat* p*bl*c *rans*ortation *n reasona*le numb*rs so that *ntegration
</line>
<line>
between ru*al and urba* areas ca* occur. In this way, this s**dy seeks to a*alyze ho* public
</line>
<line>
transport interferes with r*ral-urban m*bilit* *nd *auses socio-sp*tial se***gatio* in the PS*
</line>
<line>
Tabocas Allotmen*, loca*e* in the r*r*l a*ea o* Tere*i*a, Piauí. The methodology used for *his
</line>
<line>
was a quali**tive-quantitati*e approach, t*rou*h the a**l*cation and *nalysis o* questionnaire*
</line>
</par><par>
<line>
ab*ut rural-urban mobility in *his *ommuni*y. In order to *ontribute ** the int*rpretat*on of
</line>
</par><par>
<line>
t*e data collected, bibliographi*al res**rch was prev*ously *a***e*
</line>
<line>
o*t
</line>
<line>
on m*t*rials
</line>
<line>
*ealing
</line>
</par><par>
<line>
with *ubl*c t**nsport, mob*lity,
</line>
<line>
the rural-urban dichotomy *nd *oc*o-spatial segregation.
</line>
</par><par>
<line>
Based *n the analys*s carried out, it becam* c*ea* tha* the public *ra*spo*t ** offer does not
</line>
<line>
*e*t the population's de*and when it comes to u*in* i* to carr* out *ervices a** ac*i*ities in
</line>
</par><par>
<line>
th* c*ty of Teresina. The*efo**, ***n it is
</line>
<line>
n*t provided efficientl* and in accordance with
</line>
</par><par>
<line>
users' needs, thi* *eans of tra**p*rtatio* fails to *ul*ill *t* *uncti*n *f spati** integrati*n and
</line>
<line>
begins to genera*e socio-spa**al *e*reg*tion. It is therefo*e up to the *unic*pal governm**t to
</line>
<line>
take eff*ctive actio* to ensure t*at t*e s*p*ly *f public transp**t *atches the dai*y **eds of
</line>
<line>
t*e pop*lat*on.
</line>
<line>
Keyw*rds: R**a* Populatio*. *patia* *ntegration. Displac*ment.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Teresina, *. 21, n. 9, art. 9, p. 167-1*2, set. 2024
</line>
<line>
w*w4.fsanet.co*.b*/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Transp*rte P*blico e a Segr**a**o Socio*spacial: Uma Análi*e da Mo*ili*ade Rural-U*bana
</line>
<line>
1*9
</line>
</par><par>
<line>
* IN**ODUÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
Desde o processo cre*cen*e de urbanizaç*o *as
</line>
<line>
s*cied**es,
</line>
<line>
vêm aume*tando **
</line>
</par><par>
<line>
disc**sões
</line>
<line>
em t*r*o d* p*líticas acerca do tr*nsporte público
</line>
<line>
**m* solu*ão * seg*eg*ção
</line>
</par><par>
<line>
socioes*ac*al *
</line>
<line>
o cons*que*** acesso d* população *
</line>
<line>
cid*de de modo integral (MELO;
</line>
</par><par>
<line>
CUNHA; ZECHIN,
</line>
<line>
2022). Toda*ia, ta*s debates estão comumente at*elados à mobilidade
</line>
</par><par>
<line>
u*bana, deixando de lado *utro tóp*co também importa*te: * *obilid*d* rural-*rbana -
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*cesso da *op*l*ç*o rur*l a este e*paç* p*ivil*giado que é a cida*e (SILVA, 1997).
</line>
</par><par>
<line>
O t*ansp**te pú**i*o é u* *erviço *u*dament*l na vida da popul*çã*, sen*o
</line>
<line>
e*te
</line>
</par><par>
<line>
as*eg*rado como direito social no Art. 6 *a Co**t*tuição Federal. *o*to como ga**ntia básica
</line>
<line>
à soc*edade, esse m*io de deslocame**o deve s*r c*d* vez m*is ofer*ad*, p*incipa*mente no
</line>
</par><par>
<line>
espaço ur*ano, dev**o ao aum**to do *rocesso de *r*anizaçã* que tende a *ificulta*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
m*bilidade *as pesso*s qua*d* r*alizada *e modo deso*dena*o. No entanto, apesar de ser no
</line>
<line>
ur*ano onde se c*nc*ntr* boa *arte da po*ulaçã* bras*leira, a oferta de transporte públi*o *e
</line>
<line>
qualidade t*mbém deve ocorre* para o **paço *ural.
</line>
</par><par>
<line>
Apesar de n*o po*suir a* *esmas necessidad*s
</line>
<line>
do *rbano, p** haver uma
</line>
<line>
de*sidade
</line>
</par><par>
<line>
dem*gráfica menor *m *omparação, S*que*r* *ouza (202*) ressaltam que o ru*al ainda e
</line>
</par><par>
<line>
c*rece *e m*ios *ue possibili*em f**xos *e
</line>
<line>
pessoas, merca*orias e *ervi*os,
</line>
<line>
sen*o
</line>
</par><par>
<line>
**ndamentais para o seu desenvolvimento soc*oeconômi*o.
</line>
</par><par>
<line>
À vi s t a
</line>
<line>
*isso, * transpor*e
</line>
<line>
*úbl*co desemp*nha
</line>
<line>
uma *mp*rtan** fun*ão para a
</line>
</par><par>
<line>
pop*laçã* em **ral: a e*e*ução de su*s a*ividades e o suprimento de necessidades dian** d*s
</line>
<line>
serviço* c*merc*ais que geralmente * espaço urban* ofer*c*. Sen** a*sim, para as popu**çõ*s
</line>
<line>
rurais p**s*ír*m *cesso ao *eio *r*ano - * a tod*s os serv*ços qu* ele oferece - é necessá*io
</line>
<line>
que haja tra*sporte p*blico adequa*o e em quan*idade ra*oável p**a que ocorra a in*egr*ção
</line>
</par><par>
<line>
entre o *spaço rural e urb*no. Logo, é de r*spons**ilidade do poder municipal organizar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
promover o tran**orte *úbl*co p*ra a população local (BRASIL, 1*88, Art. *0).
</line>
</par><par>
<line>
Desse modo, o presente trabalho bus*a an*li*ar c*mo o *ranspor*e público interf**e na
</line>
<line>
m***lidade *ural-urbana e **ov*ca a segrega*ão socioesp*cial no Loteame*to PSH Tabocas,
</line>
</par><par>
<line>
l*calizado n* zona *ural de Teresi*a, Piauí. Pa*a ta*, parte-se
</line>
<line>
da i*eia de que o *ransporte
</line>
</par><par>
<line>
públ*co, seja p*r me*o de ônibus, metrô, sej* por out*o m**o, d*ve ser a*se*urado para to*a a
</line>
</par><par>
<line>
p*pulação, rural ou ur**na, visando cumprir s*a f*nção
</line>
<line>
social posta const*tucio*almente.
</line>
</par><par>
<line>
*ar* além disso, o en*en*emos como imprescindível
</line>
<line>
para r*duzir *s de*i*uald**es
</line>
</par><par>
</page><line>
esp*c*al*ente existe**es, seja de modo intrau*ba*o ou rural-urbano. Port*n*o, espera-se que
</line>
<line>
Rev. FSA, **r*s*na PI, v. 21, n. *, *rt. 9, p. 1*7-182, set. 2024 w*w4.*sanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. L. Si*va, A. B. Lemos, E. A. Garcia, M. A. M. Sousa
</line>
<line>
170
</line>
</par><par>
<line>
este trabalho contri*ua *ara o *ument* d* debate s*br* a importância da o*erta ef**iente e de
</line>
<line>
qualid*d* do tra*sporte públi*o entre est*s espa*os.
</line>
<line>
2 REFE*ENCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 * dic*t*mi* rural-urban*
</line>
<line>
A *icotomi* "rural x urbano" passou * ser pensada muito tempo *tr*s, ai*da *a
</line>
<line>
Antiguid*de, quando *asce* as primeiras cidades, *m co*traposição a "campo * ci*ade"; no
</line>
</par><par>
<line>
ent*nt*, apenas com o
</line>
<line>
avanço dos pro*essos *e industrialização e urbanização, * partir do
</line>
</par><par>
<line>
sécu*o *VI*I, que passou a ser *ef*etida com *ai*r intensidade (*EGOR**T*; *ANCHES,
</line>
<line>
2005). Todavia, estes a*anços, predomin*ntes no espaço urbano, passaram * se* vistos c*mo
</line>
</par><par>
<line>
sinal de desenvolvimento, tor*ando ma*s co*plexo c**ssi*icar ade*u*dament*
</line>
<line>
es*a
</line>
</par><par>
<line>
co*tradição e*pacial *e*
</line>
<line>
qu* haj* a exclusão daqui*o
</line>
<line>
apontado como *ural. Torna-se
</line>
</par><par>
<line>
necessário, e*t*o, en*ender c*mo s* mani*estam as *oncepçõ*s *or trás dessa dicotomia.
</line>
<line>
À face de*sa *i*cus*ão, surgem algum*s tomadas de p*rt*d*. Ve*ga (2*04), p**
</line>
<line>
ex*mplo, conf*gur*-se como um dos teóri*os que acreditam num Bra**l majorit*riamente
</line>
</par><par>
<line>
rura*, apo***do-se em
</line>
<line>
a*to*es como Bernard Kay*er, sob s*a premissa *e re*omp*si*ão
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
s*cied*des rurais, em cont*aposição à urbaniza*ão comp*eta da *ociedade proposta po* Henri
</line>
<line>
Lefebvre. Apesar de apo*tar que a c*ntradição rural-u*bano não desa*are*erá, * aut*r levanta
</line>
<line>
d**as críticas a q*em defende a sobreposiç*o do urbano **lo r*ral.
</line>
<line>
Toda*ia, há autor*s q*e també* critic*m ideias como a de Jos* Eli da Veiga. Ana
</line>
</par><par>
<line>
*ani, a
</line>
<line>
t*t**o d* ilu*traç**, criticou o
</line>
<line>
camin*o se**ido por este autor. Assim como ressalt*
</line>
</par><par>
<line>
Oliveira (2004, p. 52), "É *bvio a qualq*er estudio*o da questão u*b*na que o Br*sil e**á
</line>
</par><par>
<line>
defi*i*ivame*te
</line>
<line>
urbanizado". Desse mod*, A*a ****, como *ma referência
</line>
<line>
da Ge*grafia
</line>
</par><par>
<line>
*rb*na, aponta como ques*ioná*e* a base classificatória u*il*zada por *ei** par* compor suas
</line>
<line>
concepções: * dens*d*de demográfica, advin*a de re*lida*es de países *e*tr**s (Car*os, 2*03).
</line>
<line>
Paralelamente, o Instituto Brasile*ro de *eografia e Es*atíst*ca (IBGE) também **ot*
</line>
<line>
como critério *undamental a de*sidade demográfica para de*inir ** espaços rurais e urbanos
</line>
</par><par>
<line>
do B*a*il. C*mo bas*,
</line>
<line>
apoiou-se em tipologias *ceitas ut*lizadas pela Organ**ação para e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Cooperação e Desenvolvimento Econô*ico (OCDE) e pela União Europ*ia (IBGE, 2017). À
</line>
</par><par>
<line>
vi s t a
</line>
<line>
diss*, torna-se
</line>
<line>
explícito o co*plexo *ebate que
</line>
<line>
per*e*a ***a di*oto*ia - rodea*a de
</line>
</par><par>
<line>
generalizações e abstrações. O que
</line>
<line>
deve ser re*sa*tado, portanto, é que amb*s a*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 9, art. 9, p. **7-182, se*. ***4
</line>
<line>
*ww4.fs*n*t.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O T**nsporte P*blico e * Segreg*çã* Socioespacia*: Uma Análise da Mobilida*e Rura*-Ur*ana
</line>
<line>
171
</line>
</par><par>
<line>
espacial*dades co*t*nuarã* existindo, e não *evendo o rural ser visto como
</line>
<line>
subprod*to
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*rban*.
</line>
</par><par>
<line>
Pegor*tti * Sanches (200*, p. 4) també* fa*em ressalvas a essa c*mplexa contradição,
</line>
<line>
apon*and* *s várias for*as d* ler e*se* e*p*ços. *a*a elas, esse di*ema surge a pa**ir da
</line>
<line>
p*rsp**tiva de dive*sas verte*tes:
</line>
<line>
Econômica (a*ividad*s dese*volvidas nos dois meios), dem*g**fica
</line>
</par><par>
<line>
(dens*dades *opulaci*nais, *i*ensões), ecológica (grau
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
art*fi***lização do ecossist*ma), social (aumento da *u*lidade d* vida
</line>
<line>
pr*vocad* p** no*as oport*nidade* de trabalho).
</line>
<line>
P*rtin** *isso, as *utoras destacam a i*portânc*a de considerar * exist*n**a dessa
</line>
<line>
dicotomi*, mas qu* s* faz necessário *essalt*r as múlti*las possibilidad*s de interpretar essa
</line>
<line>
contr*dição. Portanto, a única dist*nção possível p*ra se fa*er entr* rur*l e urbano é aqu*la
</line>
<line>
qu* c*nsidera *m conjunto de critéri*s, *ão se li*itan*o a *m.
</line>
<line>
Dessa forma, o qu* deve ser salientad* em mei* a essa co*tr*riedade, seja
</line>
</par><par>
<line>
rural/urb*no ou cam*o/cid*d*, é de que a*
</line>
<line>
áreas *ais *fastadas do que se cunh* c*mo *ocal
</line>
</par><par>
<line>
urba*izad* não de*em ser vistas como um "atra*o"; n* entanto, dev* s*r rec*nhecid* su* fal*a
</line>
<line>
de assistência no *ue diz respeito a p*líticas públi*as que corrobora* para o desenvo*v*mento
</line>
<line>
econômic*, social e cul*ura* daquele me*o. Sen** assim, por vezes, é no espaç* urbano que *
</line>
<line>
popul**ão ru*al consegue te* acesso a servi*os básicos e essenciais, como educ*ção e saúde.
</line>
<line>
À vis*a disso, essa dificuldade de acesso a alguns se**iço* *úblicos caracteriza e*ta*
</line>
</par><par>
<line>
*reas *soladas
</line>
<line>
fisicamente como um
</line>
<line>
espaço segregado, em razão da ausência o*
</line>
<line>
of*r*a
</line>
</par><par>
<line>
ir*egular
</line>
<line>
do tran*p*rte públi*o, em *onsonância com
</line>
<line>
as condições econ*micas, que não
</line>
</par><par>
<line>
possibilitam fa*ilmen*e * a*esso
</line>
<line>
da pop*la*ão rural ao espaço u*bano -
</line>
<line>
palco d* *ma
</line>
</par><par>
<line>
varie*a*e de serviç*s púb**cos e privados (PEGOR*T*I; SANCHES, 2005). Portanto,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ran*porte público, favorecend* a mob*lidade *ural-ur*ana, age como determinante
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
desconstrução histórica da segregação *spacial construíd* entre e*te* dois m*i**.
</line>
</par><par>
<line>
As*im c*mo reflete Melo (2017, p. 219), "[...] não foss* a fal*a de políti*as p*bl*c*s
</line>
</par><par>
<line>
que garantem as condições p*ra o* s*je*tos p**ma*ecerem nos se*s ter**tórios *endo
</line>
<line>
ace*so
</line>
</par><par>
<line>
*quilo *ue lhes cabe de direito, *ã* *averia um fluxo t*o gr*nde de pess*as para os centros
</line>
</par><par>
<line>
urbano*". As*im *endo, torna-se
</line>
<line>
fundamen*al o desen*olvimento
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
políticas
</line>
<line>
públicas
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
</page><line>
espaço *ural. *odavi*, iss* não garante a **peração *a di*otomia "rural x *rbano", mas
</line>
<line>
promo*e permanênci* e digni*ade de ex**tência às *opulações que resid*m nas *re*s *enos
</line>
<line>
*ss*stidas pela esfer* munici**l.
</line>
<line>
Rev. *SA, Tere**na PI, v. 21, n. 9, art. 9, *. 16*-182, *et. *024 w*w4.f*ane*.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. L. Silva, A. B. Lem*s, E. A. *arcia, M. A. M. Sous*
</line>
<line>
17*
</line>
</par><par>
<line>
Portanto, em mei* às contra*ições existe*t*s para se defin*r adequadamente os
</line>
<line>
*spaço* urbanos e rurai*, cabe refletir sobre ** condiç*es po**tico-públi*as, pr*por*ionad*s às
</line>
</par><par>
<line>
popula*ões *e ca*a espaço. Assim sendo, *m* pos*ibi**dade
</line>
<line>
*e m*nim*zar estas d*fer*nças
</line>
</par><par>
<line>
e**aciai* e oportuniz*r melh*res
</line>
<line>
c*n**ções de vida à pop***ção r*ral se tra**z por meio d*
</line>
</par><par>
<line>
oferta de transpor*e públ*co *f*ciente * c**stante. A p*rtir diss*, há a promoç*o de uma
</line>
<line>
mobilidade rural-urb*na e op*rtunidad* *e aces*o a*s serviços encontr*dos n* espa*o urbano.
</line>
<line>
2.2 O t*an*porte público e a m*bilidade rural-ur**na
</line>
<line>
Ao longo da histó*ia, a rela*ão urb*no-rural/c*dade-campo tem s*do marcada por u**
</line>
<line>
complexa rede *e des*f**s e o*o*t**ida*es. N* **tanto, nota-se uma *isparidade significat**a
</line>
<line>
com as áreas ru*ais, enfrenta*do uma pro*orção m*ior de adver*idades em comparação com
</line>
<line>
*s oportunida**s disponíveis no urban*. Tal fato pode ser evidenc*ado **r diver*os fatores,
</line>
</par><par>
<line>
por
</line>
<line>
exemp*o,
</line>
<line>
enquanto as cidades of*recem uma gama d*ver*ificad*
</line>
<line>
de serviços
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
in*r**strutura,
</line>
<line>
po*sibilitadas pelo ava*ço de políticas públicas,
</line>
<line>
as áreas rurais muitas
</line>
<line>
v*z*s
</line>
</par><par>
<line>
sofrem com a fa*ta de acesso o* * p*ec*riza**o desses recursos, enf*en*ando questões como
</line>
<line>
empreg* limi*ado e acesso *estrit* a *erviços básicos como saúde, ed*ca*ão ou lazer.
</line>
<line>
En*re*a*to, diante *essa conspíc** discr**â*cia há um serv*ço essencial que em sua
</line>
</par><par>
<line>
au*ê*cia *u prec**ização aprofunda ainda mais ta*anh*
</line>
<line>
desig*alda*e entr*
</line>
<line>
*s*es espaços:
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
transporte (PEGORETTI; SAN*H*S, 2004). Tal *eio de *e*locamen*o *etém de um* função
</line>
</par><par>
<line>
na or*anização * estrutur* do espaço e dos territ*rio*; ***o, falta o* debilitação *e um *
</line>
</par><par>
<line>
se*viço de transporte ad*quado **plica uma série de complicaç*es
</line>
<line>
que podem restringir
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
*ireito* e possi**l*d*des da comuni*ade rura*.
</line>
</par><par>
<line>
Sendo *s*im, * p*rceptív** que tal problem*ti*a remete *o processo de mobilidade, ou
</line>
</par><par>
<line>
s*ja,
</line>
<line>
a *acili*a*e d* indivíduo em se l*c*mover entr* os espaços (BR**O, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
C*mumente, ***e tema é limit*d* *ome**e ao *rbano, assim a dis*us*ão é mínima q*ando se
</line>
<line>
liga co* o rural. No entanto, a mobili**de deve *e* tra*al*ada em ambas as realidades co*o
</line>
</par><par>
<line>
um componente da qualidade
</line>
<line>
de v*d*, visto que * diversida*e do espaço rur*l ressalta
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**portância da mo*ilidade para ate*de* efet*vamente às necessidades de su* p*pulação local.
</line>
<line>
Nesse contexto, o transp*rte pú*lico emerge co*o **a peça-chave na *ro*oção d*
</line>
</par><par>
<line>
*o*ilidade r*ral-urba*a, "[...] sendo con*iderad*,
</line>
<line>
*e fo*m* geral, um meio
</line>
<line>
*ue
</line>
<line>
v*ab*liza
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
efetivação d* *iversas atividad*s produtivas" (REC*, 2015, p. 3). Porta*to, não é *pe*as um
</line>
<line>
serviç* isol*do, mas sim uma inf*ae*trutura essencial que promo*e o func*onamento de outras
</line>
<line>
atividades econômicas, so*ia*s e *ulturais.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 9, art. 9, p. 167-1*2, set. 2024 w*w4.fsan**.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Transport* Pú*lico e a Segreg*ç*o Soc*oe*pacial: Um* Anális* da Mobilidad* R*ral-Urban*
</line>
<line>
*73
</line>
</par><par>
<line>
Lo*o, assim com* descrito p*r *oraes *t al. (*023, p. 8), tal discus*ão torna-se *e
</line>
<line>
grande rel*vân*ia tendo em vista que
</line>
<line>
O escasso ou precári* ser*iço de transporte está diretamente relacio*ado à
</line>
<line>
segr*g*ção soci*e*pacial, u*a vez que dete*mina o cont**le sobre * m*bili*ade
</line>
<line>
social de *eterminados *rupos po*ulacionais. Assim, o transpo*te desempenha pap*l
</line>
</par><par>
<line>
es*ru*urante do espaço, pod*ndo ser *sa*o c*mo *lemento de mitigação da
</line>
</par><par>
<line>
segr*g*çã* espacia* das cidades, seja em áre*s ur*ana* o* rurais.
</line>
</par><par>
<line>
Desse *od*, investi* em infr**strutur* d* transporte *úblico para áreas rur**s não
</line>
<line>
apenas *acilita a mobi*idade *a po*ulação, como também promov* a *ntegr*ção *ocioespacial,
</line>
<line>
*ort*lecendo os la*os ent** est*s ***s esp*ços * d*minu*ndo a segregação e*tre el*s.
</line>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
<line>
Como metodologia, utilizou-s* a abo*da*em quali-quanti*ativa. E* um prim*iro
</line>
<line>
*om*nto, realizou-se uma p*squis* de campo para fazer uma avaliação diagn*stica acerca da
</line>
</par><par>
<line>
área de estudo. L*go de **ício,
</line>
<line>
constatou-se a deficiênci*
</line>
<line>
de transporte público no
</line>
</par><par>
<line>
Loteamento PSH Tabocas, o q*al não se faz su*icien*e pa*a ate**er *s de**ndas da
</line>
<line>
p*pulação l*cal. Dentre as necessidades da comunidade usuária deste t*ansporte em q**stão,
</line>
</par><par>
<line>
*essalta-se o se* uso
</line>
<line>
direcionado
</line>
<line>
para a educação, s*úde e e**rego, encon*rado* em mai**
</line>
</par><par>
<line>
ofer*a no espaço urbano d* Teresina.
</line>
<line>
Os p*ocedimentos metodológicos d* **squisa volt**am-se para a coleta de dados
</line>
<line>
*i*ponib*lizados *el* próprio público-alvo. Se*do assim, o instrumento de pesquis* aplicado
</line>
</par><par>
<line>
*e
</line>
<line>
deu **r meio de questi*nário, qual refere-se a um "[...] instrum*nto de cole*a de dados o
</line>
</par><par>
<line>
constit*ído por uma séri* de **rguntas" (MARCO*I; LAKATOS, 1999, p. 100). A r*aliza*ão
</line>
<line>
do *uesti*nário teve como objetiv* a*cançar uma dimensão n* que diz respeito à mobilidade
</line>
</par><par>
<line>
*es*a
</line>
<line>
comunidad* da zona *ural. Para tal, foram d*se**olvidas 5 (*in*o) pergunta*
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
de*imitaram a problemática i*e*ti*icada.
</line>
<line>
* ap*icação do qu*stionário se deu a**avé* d* ferrament* Goo*le Forms (for*ulários
</line>
</par><par>
<line>
online) dispo*ibi*izados num gr*po de W*a*sApp - aplicativo de me*sag*ns instantâneas
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
que reúne pes*oas d* co*unidade *ara fins inf*rmacionais. Co*o r*tor*o, houve 88 (o*te*t* e
</line>
<line>
oit*) respostas, as quais foram ana*is*das *or me*o *a geraç*o automátic* de gráfic*s da
</line>
<line>
próp*i* ferrament* *e compartilha*ento, que possibili*ou maior co*pre**são dos resultados
</line>
<line>
obtid*s. Para co**ribuir co* a *nt*rpreta*ã* dos *ados coletados *o questionário, realizou-se
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sin* PI, v. 21, n. 9, art. 9, p. 167-182, s**. *024
</line>
<line>
*ww4.f*anet.com.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. *. Silva, A. B. Lemos, E. A. Garcia, M. A. M. Sousa
</line>
<line>
174
</line>
</par><par>
<line>
previam*n*e uma pesquisa bibliográfi*a em materia*s que *ers*m sobre transporte públi*o,
</line>
<line>
mobi*idad*, dicotom*a rura*-urbano e se*reg**ão so*ioespa*i*l.
</line>
<line>
4 *E*ULTAD*S E DI*CUSS*O
</line>
<line>
O Loteamento PSH Tabo**s se lo*a*iza na zona ru*al de Ter*sina, Piauí, n* porção
</line>
<line>
sud*ste, a aproximadamente 15 q*ilômet*os d* centro d* cidad* (Fi*ura 1). Foi c*iado a partir
</line>
</par><par>
<line>
do *rojeto Social Habita*iona* (PSH), ent*e 2000
</line>
<line>
e 2001. Atu*lmente, conta com uma
</line>
</par><par>
<line>
esti*ativa d* *00 ha*ita*tes. De modo geral, * *ugar em questão pouco dispõe
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*nfrae*t*utura educacional e nen**ma de saúde, ha*endo apenas uma creche. Quanto às outras
</line>
<line>
dem*ndas de edu**ção, são atendi*as **ravés de transpo*te escolar ofe*t*do, *ue ** di*ecio*a
</line>
</par><par>
<line>
pa*a as
</line>
<line>
*roximi*ades * *ara a próp*i* ár*a da
</line>
<line>
cidade. O me*mo *e ap*ica às demand*s de
</line>
</par><par>
<line>
saúde, pois a populaçã* local tem qu* se des*ocar, geralm*n*e, para a *rea urbana, em que h*
</line>
<line>
m*ior oferta destes se*v*ços.
</line>
<line>
Fig*ra 1 - Local*zação do L*team**to P*H T*boc*s, **resina/Piauí
</line>
</par><par>
<line>
Font*: IBGE, SEMPLAN/PMT e *oogle Earth (2*22). Geop*ocessamen**: Autores (2023).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 2*, n. 9, ar*. 9, p. 167-*82, se*. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Tra**porte Públ*co * a Segregação *oci*e*pac**l: Uma A*álise da Mobilidade Rural-Urban*
</line>
<line>
175
</line>
</par><par>
<line>
Por meio d* análi*e *o* dados coletado*, a pa**ir *a aplicação dos questionários,
</line>
<line>
e*idenciou-se que, e* relação aos mei** de loc*moção até o c*nt*o urbano da cap*tal, e*iste
</line>
<line>
gr*nde dependência *o t*ansporte públ*co ne**a co*unidade. *onforme o *ráfi** 1,
</line>
<line>
98,*% necessitam des*e meio de deslo**mento, enqu*nto apenas 1,1% afirma não preci*ar.
</line>
<line>
Des*e m*do, po*e-se conclu*r qu* é por meio do *ransporte p*blico que a grande *aioria d*
</line>
<line>
popul*çã* *e Tabocas acessa *s s**viço* ofertados no e**aço urbano de *eresina, tais como
</line>
<line>
edu*ação e *aúde, alé* do próprio t*abalho.
</line>
<line>
Gr*fico 1 - Voc* necessita d* tran*po*te co*etivo?
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: **abo*a*o p*los autor*s (20*3)
</line>
<line>
O Gráfico 2 d*staca a natureza do deslocamento, no qual * gran*e parte (46,6%) se
</line>
<line>
desloca para o tr*bal**. *sso pode ser j*stificado pela maior oferta trabalhista encontrada na
</line>
<line>
zon* urbana, quan*o se c*mpar* c*m a *ona rural. A uti*ização par* estud* * traba*ho vem
</line>
<line>
*m seg*ndo, com 42%, enquanto para es*udo a*enas 11,4%. **ra esta pesquisa, busc*u-se
</line>
</par><par>
<line>
s*mente veri*ic*r o uso contínuo do tra*sporte públi*o ne*sa
</line>
<line>
co*unidade, por isso f*r*m
</line>
</par><par>
<line>
utilizadas unicame*te as *ategorias t*abalho e estu** que, geralmente, são prátic** rea*izadas
</line>
<line>
dia*iam*nte.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina *I, v. 21, n. 9, art. 9, p. 1*7-*82, set. 2*24
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.*r/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. L. *ilva, A. B. Lem*s, E. A. Garci*, M. A. *. Sou*a
</line>
<line>
176
</line>
</par><par>
<line>
G*áf*c* 2 - Para qual finalidade você utiliza o *ra**por*e *úblico?
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Ela*orado pel*s autor*s (2023)
</line>
<line>
O Gráfico 3 apresenta o número de ônibu* que os respondente* precisam pegar at*
</line>
<line>
chegar ao s*u *est*n*, constatando-se **e ma*s d* met*de (53,4%) necess*ta d* 2 trans**rtes.
</line>
</par><par>
<line>
Es** r*sultado é decorrente da rota do ônibus, que passa
</line>
<line>
pela **calidade i*do ap*nas em
</line>
</par><par>
<line>
d*reção ao centr* de Teresi*a. D*sse **do, as pes*oas que n** trabalham nessa área centra*
</line>
<line>
têm que se desloca* para as outras zonas *or m*i* de ônibu* do sistema urbano. Vale destac**
</line>
<line>
q*e o tra*spor** público p*esen*e no PSH Tabocas *** se *ntegra *om *s da li*ha urbana,
</line>
</par><par>
<line>
faze*do
</line>
<line>
co* *ue os tra*alhadores e es*uda**es q*e *ece*sitam pegar mais de 1 ônibus
</line>
</par><par>
<line>
pague* out*a p*ss*gem. Por **m, **u*les que necessit*m somente de um tr*n***r*e *oletiv*
</line>
</par><par>
<line>
para ch*gar até seu ponto so*aram 36,6%, ao pa*so *ue os que
</line>
<line>
precisam de 3 ou mais
</line>
</par><par>
<line>
rep*esentam 10,2%.
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico * - Quantos ônibus *o*ê p*ga até chegar *o seu destino?
</line>
</par><par>
</page><line>
Font*: Elaborado p*los au*ores (2023)
</line>
<line>
**v. FSA, Teresina, *. 2*, n. 9, ar*. 9, p. 1*7-182, set. 20** w*w4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Tra*s*or*e Público * * Segreg*ção Soci*es*acial: Uma Aná*ise da Mo*ili*ade *ural-Urb*na
</line>
<line>
177
</line>
</par><par>
<line>
Na Tabela 1, é possív*l verifica* os horários d* tr*nsport* público na loc*lidad*. Por
</line>
</par><par>
<line>
te* so*en*e um ôn*bus, há de**ra
</line>
<line>
no ate*dimento, poi* uma volta fica distante *a o*tra,
</line>
</par><par>
<line>
cons*deran*o-se os *orá*ios de saí*a da *arada inic*al. P*r ess* r*zão, * ô**bu* real*z* * rot*
</line>
<line>
até o cent** de *eresina apenas 4 vez*s *or dia, co* *spaço *e temp* *e 4 horas para fazer
</line>
</par><par>
<line>
u*a nova volt*. Portanto, p*ra os usuários q*e de**ndem
</line>
<line>
desse transporte, o deslocamen*o
</line>
</par><par>
<line>
a** a zona urbana do *unicí*io se tor*a limitado e *emorado.
</line>
<line>
Tabela 1 - Horário* *o *nibus que *assa no Lotea*ento PSH Taboc*s
</line>
<line>
LOTE*MENTO PSH TABOCAS
</line>
<line>
Sa*das da p*r*da i*icial Saídas do Lindolf* Mon*eiro
</line>
</par><par>
<line>
*5h50
</line>
<line>
07h*0
</line>
</par><par>
<line>
09h*0
</line>
<line>
10*50
</line>
</par><par>
<line>
12*10
</line>
<line>
14h20
</line>
</par><par>
<line>
16h10
</line>
<line>
18*00
</line>
<line>
Fonte: Elabo*ado p*los autores (2*2*).
</line>
</par><par>
<line>
No G*áfico 4, é dest*ca*a a insatisfaçã* da pop**a**o
</line>
<line>
em relação aos hor*rios do
</line>
</par><par>
<line>
transport* públ*co, vi*to acima, no
</line>
<line>
qual todos o* resp*ndentes (100%) afirmam nã* estar
</line>
</par><par>
<line>
satisfeit*s. *omo já menc*ona*o ante*ior*ente, por *aver apen*s um ônibus, não
</line>
<line>
há
</line>
</par><par>
<line>
v*riedade de horários, lim*tand* o deslocamento d*s usuários. Portanto, * escassez de*s* linha
</line>
<line>
d* ônib*s pode pr*judic*r o dia a dia do* que dep*ndem exc*usivamente dele, i*terf*rindo *a
</line>
<line>
qualidade de vi*a dos usuários, **ja emocionalment* e/ou economicamente.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*res*na PI, v. 21, n. 9, art. 9, p. 167-182, set. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. L. Sil*a, A. B. Lem*s, E. A. Garc*a, *. A. M. Sousa
</line>
<line>
178
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 4 - Vo*ê e*tá sati*feito c*m os ho*á*ios do t**nsporte do se* bairro?
</line>
</par><par>
<line>
Fo*t*: Elabora*o pelos autore* (2023)
</line>
<line>
No Gráfico 5, desta**-se *ce*ca da qualidad* *o sistema dess* transp*rte *úblico *ue,
</line>
<line>
segundo mais da metade *os u*uári*s (*1,8%) qu* r*sp*nderam à pesqui*a, ele se configura
</line>
</par><par>
<line>
como pé**im*, enquanto *enhum * ach* ótimo. Outros 1*% o
</line>
<line>
cons*deram r*im, e*quan*o
</line>
</par><par>
<line>
1,2% o qualif*ca *omo bom. Pa*ti*do disso, *ode-se ev*denci*r a p*ecariedade *ess* meio *e
</line>
</par><par>
<line>
*eslocamento, por não cumprir a d*manda
</line>
<line>
da população di*nte *e seu uso para a *xecução
</line>
</par><par>
<line>
dos serviços e ati*id*des realizadas na cid*de de Teresina.
</line>
<line>
Gráf*co 5 - Como você cons*d*ra atualment* o s*stema de tran*po*te público no *e*
</line>
<line>
ba*rro?
</line>
</par><par>
<line>
*o**e: E*aborad* pelo* autores (2023)
</line>
<line>
Partindo dos res*lt*dos obtid*s, p*de-se concluir que o ***e**ento *S* Taboca*
</line>
<line>
de*e poss*ir um *cesso de qual**ad* ao **st*ma de transpo*te pú*li*o, inde*endentemente de
</line>
</par><par>
</page><line>
sua *ocalizaç*o espacial, a fi* de garantir acess* desta co*uni*ade *os serviços básicos o
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *. 21, n. 9, art. 9, p. 167-182, set. 2024 www4.f*anet.*o*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *ranspo*te Púb*ico e * Segregaçã* *ocioespacial: Uma Aná*ise da Mobilid*de Rural-*rbana
</line>
<line>
179
</line>
</par><par>
<line>
(públicos * privados) encontrados na cid*de de Ter*s*n* que, comume*te, s* dá de *orma
</line>
<line>
precár*a na zona r*r*l, como saúde e educ*ção, além de ou*ros fi*s, como oportuni*ades
</line>
<line>
l*bo*a*s. D*sse **d*,
</line>
</par><par>
<line>
"* consenso
</line>
<line>
que o t*ansporte urban* deve se* tratado *o* *elevância, pois
</line>
</par><par>
<line>
possibil*ta a massa populacional *uprir *s s*as necessidades de deslocamento para
</line>
<line>
que possa exercer s*a* atividad*s. E i*so n*o deve *e* co*sidera*o de forma
</line>
<line>
diferenciada *ara * popu**ção rural" (P*gore*ti; S*nch*s, 2004, p. 5).
</line>
<line>
Como p*ntua Maria (2018), em m*n*cípios cujas áreas rurais s*o extensas,
</line>
<line>
g*ralment*, o **stema *úbli*o de transporte par* esse* *ocais, qu***o ofertado, s* dá d* forma
</line>
<line>
precá*ia e desordenada. Te*esina, como explanado aci*a, não foge a essa lóg*c*. Com uma
</line>
</par><par>
<line>
área total de
</line>
<line>
1.391,*4 km², 81% corresp*ndem * áre* rural, e*quanto apenas 1*% são
</line>
<line>
área
</line>
</par><par>
<line>
urbana (TERESINA, 2**0). *e*s* modo, mesmo e* meio * **ficu*dade log*stica e *errit*rial
</line>
</par><par>
<line>
*m raz*o *o ta*anh*
</line>
<line>
da área rural, a
</line>
<line>
gestão municipal
</line>
<line>
ai**a tem que se voltar para o
</line>
</par><par>
<line>
a**ndimento das demandas de deslocamento dessas populações *u*ais, *riorizando,
</line>
<line>
principalmente, a*uelas de mai*r con*entra*ão, **mo é o ca*o do Lote*men*o PS* Tabocas.
</line>
<line>
Po*ta*to, ao contribu** para o deslocam*nto da população, o transporte pú*lico se
</line>
<line>
to*na estruturador do esp*ço, mi*i***ando segregações e*paciais *a cidade * entre os m*io*
</line>
<line>
urbano e *ural (*EGORETTI E SANC*ES, 2004). Desse modo, o tran*porte *úblico *a
</line>
</par><par>
<line>
l*ca*idade,
</line>
<line>
*uand* posto *e forma precária, *nterfere d*r*tamente
</line>
<line>
na qualida** de vida
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
população, a qual pode ser li**tad* quanto à ex*cu**o de atividad*s do esp**o urbano. Assim
</line>
<line>
sendo, quand* n** ofertado *e modo efi*iente e con*i*ente com as necessidades dos usuários,
</line>
<line>
*sse meio de mobilidade de*xa de *umprir s** *unçã* de integração espacial e com*ça a ge*ar
</line>
<line>
segregações socioespaciais.
</line>
<line>
5 CO*SIDERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Da*o o expos**, ressalta-se a import*ncia de gar*nt*r a acessibilidade a este direito
</line>
</par><par>
<line>
fund*m**tal, tend* em vist* o* *ene*ícios que t*aria *o município
</line>
<line>
como todo. Ao ter u*
</line>
</par><par>
<line>
transpo*te **bl*co bem *struturado e ofertado para a *opulação d* *on* rural,
</line>
<line>
há
</line>
</par><par>
<line>
*onsequenteme*te um d*se*volvimen*o *ocial e ec*n*m*co para aqu*le espaço. Além disso, o
</line>
</par><par>
<line>
f**o de *er um direito como
</line>
<line>
esse g*ra*tido, traz
</line>
<line>
d**n*dad* *a*a as p*sso*s que n*c*ssitam
</line>
</par><par>
</page><line>
diariamente de*se meio de l*com*ç*o.
</line>
<line>
Desse mo*o, fic*u nítido que * precarie*ade do trans*or*e público para os residente*
</line>
<line>
do lotea**nto PSH Taboca* a*eta diretamente a exec*ção de su** atividades, pri*cipalmente
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, *. 9, art. 9, p. 16*-182, se*. *024 www4.*sanet.c*m.br/r*v**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. M. L. Silva, A. B. Le*os, E. A. *arc*a, M. A. *. Sousa
</line>
<line>
180
</line>
</par><par>
<line>
qu*n*o *o trabalho e estudo *ealiz**o *a cidade de Teresina. Torna-se, então, essencial
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ofer*a constant* e de *ualidade desse *e*o de **sl*c*mento *ara a comunidade em questã*
</line>
<line>
realizar e acessar os serviços *o espa*o urbano.
</line>
</par><par>
<line>
P*r**n*o, c*m* s*lução a essa problemáti**, cab* ao pod*r
</line>
<line>
públic* municipal *over
</line>
</par><par>
<line>
aç*es efe*ivas que garan*am o ajuste entre a oferta *o transp*rte pú*lico com as necess*dades
</line>
</par><par>
<line>
diária* da pop*l*ção. Co*o ev***nciado por mei* dos questio*ários,
</line>
<line>
apen*s um ônibus não
</line>
</par><par>
<line>
atend* à demand*, já que el* consegue realiza* apenas 4 (quatro) vezes a r*ta p*r dia, com
</line>
</par><par>
<line>
horá*ios d*stantes u* do
</line>
<line>
*ut*o. P*rtanto, com a rota já implant*da, cabe *penas ajus*á-la,
</line>
</par><par>
<line>
torn*ndo-a eficie*te e constan*e. Mediante isso, a popul*ção local deve s* faze* presente n*
</line>
<line>
cobrança por *elhor*as di*nte da inef**iênci* municipal.
</line>
<line>
*EFERÊNC*AS
</line>
<line>
**ASIL. [Co*stituiç*o (1988)]. Con*tituição da Rep**lica Federativa do B**sil de 1988.
</line>
</par><par>
<line>
Brasília,
</line>
<line>
DF:
</line>
<line>
Presidên*ia
</line>
<line>
da
</line>
<line>
*epúbli*a,
</line>
<line>
[ 2016] .
</line>
<line>
Di*poníve*
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
**tp://www.*lanalto.gov.b*/c*iv*l_0*/*onstituicao/ Constit*iç*o.htm. Ace*so
</line>
<line>
em: 21 a*o.
</line>
</par><par>
<line>
2023.
</line>
</par><par>
<line>
BRI*O, A. P. A mobi*idade dos moradores do assentamento São C*rlos no m**icípio de
</line>
</par><par>
<line>
Goiás:
</line>
<line>
um* re*lidade
</line>
<line>
do t*ansport* públic* ao ho*em do campo. 2015. *3 f. T**balh*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
C*nc*usão ** Curso (Licenciatura
</line>
<line>
e* *eografia) - Universidad* Estadual
</line>
<line>
*e Goi**, Goiá*,
</line>
</par><par>
<line>
2015.
</line>
</par><par>
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</line>
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urbano *o qu* se c*lcu*a.
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su*erem esta *ico*omia pa*a inclusão da* pop*laçõ** p*bres no B*asi*. Kult-*r, [S. l.], v. 4,
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Rev. FS*, *er*s*na, v. 2*, n. 9, art. 9, p. 1*7-*82, s*t. 202*
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Rev. FSA, Teresin* *I, v. 21, n. 9, art. 9, p. 167-182, s*t. 2024
</line>
<line>
*ww4.f*anet.com.br/**vista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
A. M. *. Sil*a, *. *. Lemo*, E. A. Garcia, *. A. *. S**sa
</line>
<line>
182
</line>
</par><par>
<line>
*omo R**ere*cia* este Artigo, conf*rme ABNT:
</line>
<line>
S*LVA, A. M. L; *E*OS, A. B; GA*CIA, *. A; SOUSA, M. *. M. * Transporte **blico e a
</line>
<line>
S*g*eg*ção *ocioespacial: Uma Análise da *o*il*da*e Rura*-Urbana n* Lot*amento PSH Taboc*s,
</line>
<line>
Teresi*a-PI. Rev. F*A, Teresina, v. 2*, n. 9, ar*. 9, p. *67-182, set. 2024.
</line>
</par><par>
<line>
Co*tribuição dos Aut**es
</line>
<line>
A. *. L. Silva
</line>
<line>
A. B. Lemos
</line>
<line>
E. A. Garcia
</line>
<line>
M. A. *. So**a
</line>
</par><par>
<line>
1) co*cepção e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) an**ise e interpretaç*o dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) e*aboração do ra*cunho ou na *evisã* críti** do conteú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) partici*açã* na aprova*ão d* *ers** final do manuscri*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*resina, v. *1, n. 9, ar*. 9, *. 167-182, ***. *024
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/re*ista
</line>
</par>Apontamentos
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)