<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 11, art. 7, p. 136-154, *o*. 20*4 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.11.7 </line>
</par>
<par>
<line> *olíticas de Formação Continuad* p*ra Profes*or*s na Pe**pectiva na Edu**ção Especia* </line>
<line> Continuing *duca*i*n Policie* for Teachers **om th* Perspect*ve o* Speci*l *ducati*n </line>
</par>
<par>
<line> Gersianne Martins *ia*a dos Santos </line>
<line> Mes***do em Polí*icas Públicas p*la Univer*idade Feder*l do Piauí </line>
<line> Gradua*ão *m Pedagogia pel* Faculdad* de *nsino Su**rior do *ia*í </line>
<line> E-mail: gers*a**@hotmail.*om </line>
<line> Jairo de Carva*h* Guimarãe* </line>
<line> Doutor em Ed*cação pela Univer*ida*e Federal do R*o de *an*iro </line>
<line> E-*ail: jairo*ui*a*aes@ufpi.e*u.br </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: Gersi*nne Martins Viana dos Santos </line>
<line> Ed*tor-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Ton*y </line>
<line> *e*l*y </line>
<line> d* </line>
<line> Alen*ar </line>
</par>
<par>
<line> R. ** de Abril, 142 - Cent*o - *rês P*ntas-MG </line>
<line> Rod*igues </line>
</par>
<par>
<line> , Br**i*. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Jairo de Carva*ho Gui*a*ães </line>
<line> Artig* *e*ebi*o em 30/07/*024. Última </line>
<line> **rsão </line>
</par>
<par>
<line> Uni*ersida*e Federal *o Pia*í, Campus A*ilcar Fe*reira </line>
<line> *ecebida e* *3/08/2024. A*rovado em 14/08/*024. </line>
</par>
<par>
<line> *o*ral (CAFS). BR 343, KM 3,5, M*l*dão, 648*0000 - </line>
</par>
<par>
<line> Fl**iano, P* - Brasil </line>
<line> Avaliado pelo *istem* *riple Review: Desk Review *) </line>
<line> pelo Edi*or-Chefe; e b) Double Blind R*view </line>
<line> (a*a*iação ceg* por dois a*ali*d*res *a área). </line>
<line> Revisã*: Gramatical, Normativ* e de Forma*açã* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P*lític*s de Formação Contin*ada para Pr*fe**ores na *erspe*tiva n* E*ucaç*o Especial </line>
<line> 137 </line>
</par>
<par>
<line> RES*MO </line>
</par>
<par>
<line> O *resente estudo * um recorte de uma *e**ui*a em andam*nto do proje*o de *estrado que </line>
</par>
<par>
<line> *leva a impo*tância do estudo sobre as pol*ti*as </line>
<line> *e formação continuada de pro*essor*s, </line>
</par>
<par>
<line> co*o um dos requisitos para a p*omoção de u*a ed*cação inc*usiva, com foco nas </line>
</par>
<par>
<line> políticas d* Educação **pecial. No entanto, para essa in*e**ig*ção, elen**mos *eg*i**e o </line>
</par>
<par>
<line> proble*a </line>
<line> de pe*quisa: Tê* as política* </line>
<line> d* formaç*o continuada para </line>
<line> profes*o*e* de sala </line>
</par>
<par>
<line> regu*ares contribuí*o **i*a**ente para a </line>
<line> ed*cação inclusiva d*s a*unos * no avanç* das </line>
</par>
<par>
<line> práti*as didá*ico-pedagógicas no âmbito da educação </line>
<line> **pecial? Definim*s como objetivo </line>
</par>
<par>
<line> geral: ana*i*ar as </line>
<line> pol*ticas </line>
<line> de f*r*a*ão continuada para professor*s de sala* r*gulares na </line>
</par>
<par>
<line> ótica da e*ucação *n*lusiva, destacando os des*fio*, as complex*da*es e as poss*bilidades </line>
<line> *ue desc*e*em ** pro*e*s**es que a*uam *a **uca*ão B*s*ca na *ersp*ctiva da Ed*c**ão </line>
</par>
<par>
<line> Espe*ial, </line>
<line> vi*ando às **a* contribui*ões </line>
<line> na inclusão escolar c*ncernente ao seu agir </line>
</par>
<par>
<line> didático-ped*gógico. A presente pesquisa *ossui abordagem qualitativa, de n*turez* </line>
<line> exploratório-descri*iva, e apoi*-se e* fonte* d*cume*tais e bibliográficas. * *esq*isa </line>
<line> aborda *s políticas d* formação continuada de professores n* *erspectiva da edu*ação </line>
</par>
<par>
<line> especial, traze*do abo*dagens teóricas e </line>
<line> *aseadas em resoluções e em lei* que gar*nte* </line>
</par>
<par>
<line> esse direito. No entant*, ao conc*uir </line>
<line> o </line>
<line> estud* e responde*do ao </line>
<line> *robl*ma da p*squisa, </line>
</par>
<par>
<line> percebe-se que a* políticas de forma*ão *ontribuem pa*a o agir pedagógico. E*tretanto, nã* </line>
<line> é essa realida*e colocada pel*s autores pesquisa**s ao se tratar *a efetiva prá*ica docente, </line>
<line> visto que *m *os fat*r*s que mais contribuem *ara exclu*ão é a falta de form*ção *a** </line>
<line> professores no *mbito *a Educaçã* Especi*l. </line>
<line> Palavras-chave: Forma*ão *o*tin*ada. Educa*ão Especial. Polí*ic*s de F*rmação. </line>
<line> ABST*AC* </line>
<line> The p*esent st*dy *s an excerpt fro* *ngoing r**earch from the *a*ter's proje*t wh*ch **ises </line>
<line> the importa*c* of studying continuing t*acher train*ng policies, a* one of th* requireme*ts *or </line>
<line> p*omoti*g inclusive e*ucati*n, with a focus on Spe*ial E*uc*tio* policies. Ho*ever, fo* this </line>
<line> *n*estigation, *e *is* t*e fol*owing res*arch prob*em: Have *ontinuin* training policies for </line>
</par>
<par>
<line> *egular </line>
<line> cla*sroom te*chers contributed </line>
<line> eff**tively to th* inclusi*e education of students and </line>
</par>
<par>
<line> the adva*cement of d*dacti*-*ed*gogical pract*ces wit*** the sc*pe of spe*ial education? We </line>
</par>
<par>
<line> d*fine *s * </line>
<line> genera* o*je*tiv*: to an*l*ze continuing training </line>
<line> policie* for </line>
<line> regular cl**sroom </line>
</par>
<par>
<line> teachers f*om the persp*cti*e of in**u*ive educat*on, highli*hting the chall*ng*s, complexities </line>
<line> and possib*lit*es that *escribe tea*hers who wo** in Basi* Educati*n from *he perspective of </line>
</par>
<par>
<line> Special Educ*tion, a**ing at their *ontri*u***n* i* scho*l </line>
<line> *nclus*on regardin* </line>
<line> its *id**tic- </line>
</par>
<par>
<line> pedago*ical action. This research has q*al*ta*ive approach, of an explorato*y-descripti*e a </line>
</par>
<par>
<line> nature, </line>
<line> and is based *n *oc*men*ary </line>
<line> and bib*io*rap*i**l sources. </line>
<line> The r*s*arch </line>
<line> addresses </line>
</par>
<par>
<line> cont*nuing teacher train*ng *o*icies f*om t*e perspec**ve *f *pecial edu*a*ion, </line>
<line> bringing </line>
</par>
<par>
<line> theo*eti*** **proach*s and based on resoluti*ns and laws that guarantee this right. H**ever, </line>
</par>
<par>
<line> upon c**p*eting t*e study a*d r*spo*d**g to th* r*search **oblem, is it </line>
<line> *lear that training </line>
</par>
<par>
<line> po*icies </line>
<line> cont**bu*e *o </line>
<line> pe*agogical action. H*wever, thi* real*ty is not pos** by the autho*s </line>
</par>
<par>
<line> researche* when deali*g wi*h e*f*ct*ve teaching pra**i*e, since one of t*e **ctors t*at mo*t </line>
<line> co*tribut* to ex**u*ion is the l**k of tr**ning for teachers in *he scop* of *pecial Ed*cation. </line>
<line> Keyword*: Continuin* Training. Sp*c*al *duc*tion. Tra*ning *olicies. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, T**esina P*, v. 21, n. 11, art. 7, p. 136-1*4, nov. 2*24 </line>
<line> w*w4.fsanet.c*m.br/re*i*ta </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> *. *. V. San*os, J. C. Guimarães </line>
<line> 138 </line>
</par>
<par>
<line> 1 I*TRO*UÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O present* a*tig* deco**e de uma pes*uisa e* *ndam**to do pro*e*o d* </line>
</par>
<par>
<line> M*strado em Políticas *úblicas </line>
<line> que elev* * i*port*nc*a do *st*do sobre as p*lí*ic*s de </line>
</par>
<par>
<line> fo*maç** *ontinua*a </line>
<line> de profes*ore*, como um </line>
<line> dos requisitos para a promoção de uma </line>
</par>
<par>
<line> ed*caçã* inclusiva. É nessa perspecti*a </line>
<line> que as políticas púb*icas de educação </line>
<line> pode* </line>
</par>
<par>
<line> contrib*ir nas escolas com *s c**dições *a*eriai*, profis*ionais, e*tr*t*r*is, de*tre outr*s, </line>
</par>
<par>
<line> pa*a *esen*olver o seu papel, *ue o de oferece* um at**dime**o *spe**alizad* p*ra os é </line>
</par>
<par>
<line> a*unos, por meio de c*nh*cim*nt*s, </line>
<line> ati*ud*s, formação e transformação para * inc**s*o de </line>
</par>
<par>
<line> todos, tendo *o*o maior ob**tivo o ensino de q*alidade a o q*al todos têm dir**to. </line>
</par>
<par>
<line> Ao di*cu*i*mos s*bre a ed*ca*ã*, confor*e posto na Constit*ição Fe**ral </line>
<line> bra**leir*, </line>
</par>
<par>
<line> direito de *o*os e deve* do Estado (B*ASIL, 1988), *om*reendemo* que se co*stit*i *i*da </line>
<line> um des*fio reflet*rmos *obre a inclusão para a Educaçã* Especial, co*si*era*do d*sde as </line>
</par>
<par>
<line> nec*ssida*es às *ondições de acesso e </line>
<line> de permanênci* n* </line>
<line> contexto </line>
<line> esc*lar. Nesse sentid*, </line>
</par>
<par>
<line> realç**os a p*rtinência de um *stu*o sobr* *s políticas de for*açã* de prof**sores com fo*o </line>
</par>
<par>
<line> na educaç*o inclusiva. Pe*s*r em educaçã* com* </line>
<line> d**eitos de *odos é refletir so*re como as </line>
</par>
<par>
<line> p*líti*as *e fo*mação contin*ada **ntr*buem desde as co*dições *a prá*ica pe*a**gica </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> inclusão de todos no processo de ensi*o e aprend*zagem, pr*move*do, concre*a*ent*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> autonom*a e a ind*pe*dênc** que *dorno (2022), L*val e *er**e (2023) * H*oks (2017) </line>
<line> p*op*gnam. </line>
</par>
<par>
<line> Esses aspectos têm se constituído em des**i*s e demand*s, * que t*m revelado </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> necess*dade de imple*enta*ã* de p**í*icas da educaçã* *nc*usiva, que **m*nt*m * formaçã* </line>
</par>
<par>
<line> de p*o*ess*res, o*ortuniz*ndo co*dições para construç*o de bases teór*cas, técn*cas a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> metodo*ógicas pa*a criar m*lhoria* *as práticas ped*góg*cas no coti*iano escolar. Tal </line>
<line> *roblemátic* tem re**vância no contexto das discussões acerca dos processo* *duca*ivo*. </line>
<line> Dia*te do exposto, delimitamos co*o obje*o de estudo: as políticas de formação </line>
</par>
<par>
<line> *ont*nu*da d* </line>
<line> pro*essores *ara a educação in**usiv*. **nsider*ndo o objeto p**po*to para </line>
</par>
<par>
<line> essa *nvestigaçã*, elencamos o seg*inte problema d* pesquisa: T*m as p*líticas de for*ação </line>
<line> cont*nua*a para profe*sores de sa*as regulares co*tribuíd* efi*azmente para a educa*ão </line>
<line> incl*si** do* alunos * no *vanço das prá*ica* didático-pedagógi**s no âmbito da educaç*o </line>
<line> e*pecial? Nesse sentido, de*inimo* como obj*ti*o geral: analis*r a* políticas de formação </line>
<line> continua*a para *rof*s*ores ** salas *e*ul*res na ótica ** educação inclusiva, d*st*cando os </line>
</par>
<par>
<line> desafios, as c*m*lexidades e as possib**i*a*es que des**evem o* professores q*e a*uam </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresi*a, v. 21, *.11, art. 7, p. 136-154, nov. 2024 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Polí*ic*s de F*rmaçã* C*ntinuad* pa*a Professores na P*rspect**a na Educação Esp*c*al </line>
<line> 139 </line>
</par>
<par>
<line> *ducação Bási*a na perspe*tiva d* Educaçã* Especial, visando *s su*s *on*ribuições n* </line>
<line> i*clusão e*colar dos estudantes *oncernente ao seu agir d*dá*ico-*ed*gógico. </line>
<line> A pr*sente pes*uisa *ossui abordagem qual*tat*va, de natureza expl*ra*ório-desc*it*va, </line>
<line> e apoia-se em fontes docu*entai* e bibliográficas, buscando aponta* as políticas d* f*rm*ção </line>
<line> continuada d* pr*fessores *a p*rspectiva da e*ucaç** e**ecial, trazendo abordagens *eóricas </line>
<line> nortea*as pelas resoluções e leis. </line>
<line> 2 MET*DO*OGIA </line>
<line> No q*e concerne aos procedimentos me*odológ*cos, * presen** est*do possu* </line>
<line> a*ordage* qu*lit*tiva, de nat*reza ex*l*ra*óri*-descritiva, e apo*a-se em fontes do*umentais </line>
<line> e bibliográfica*. N* vis*o de Gil (*008), * pesq*isa expl*ratória *e* como característica </line>
<line> ampliar o c*nh*c*men*o sobre um deter*inado fenôme*o e*t*da*o, qu* vis* * bu*ca da </line>
<line> real*dad* e é descritiva na me*ida em que se propõe a rel**ar um dado *enômeno em seu </line>
<line> *ese*** realíst*co, *omo forma de compre*nder o a*sunto de ma*eir* cla*a e *bjetiv*, </line>
<line> reve*ando, portanto, tod*s os seus contornos c*ncreto*. Nas pa*avras de Gil (2008, p. 51), "O </line>
<line> *esenvolvimento da pesquisa *ocumenta* segue os mesmos pa*sos da pesqui*a bi*lio*ráf*ca. </line>
</par>
<par>
<line> Apenas h* *ue </line>
<line> se </line>
<line> consider*r </line>
<line> que o primeiro passo co*siste na ex**ora*ão </line>
<line> das </line>
<line> fo*tes </line>
</par>
<par>
<line> docume*ta*s, que sã* em gran*e número". </line>
<line> O estudo apr*senta uma revis*o de li*e**tu*a ab*rdan** teóricos, como Mi*and* </line>
<line> (*003), Rodrigues, Capellini e Santos (201*), Mazzota (1996), Croch*ck , Costa e Fa*ia </line>
<line> (2020), Bra*dão (2006), Rodr*g*es (2006), Ha*hizu** e Alve* (2*22), Bul*ão , Silva e Alves </line>
<line> (2022) e as *e*q****s doc*mentais baseadas n* Consti*ui*ão Federal (Brasil, 1*88), na *D* </line>
<line> - Lei de Diretrizes e Bases *a E*ucação d* 19** (Bra*il, 1996), nas Diretrizes O*erac*o*ais </line>
<line> para a Educação Es*ecial (*rasi*, 2001), nas Pol*t*ca* *acio*ais *e Educação (Brasil, 2014), </line>
<line> entre outras. </line>
<line> 3 R*SULT*DOS E DISCUSS*ES </line>
<line> 3.1 A* Politícas de F**ma*ão Continuada *ara Professore* da Educação Especial </line>
<line> A hist*ria d* *ducação Especial no Brasil t*m *m co*texto *e abandono. A primeira </line>
</par>
<par>
<line> in*tituição *riada para </line>
<line> esse fim **i o Imperia* Instituto de Surdos-Mudos, hoje conhe*ido </line>
</par>
<par>
<line> como Instituto Nacion*l de Educação de surdos. F*ndado em 1857 por dom Pe*ro II, n* Rio </line>
<line> de Janeir* (M*R***A, 20*3). Ne*se aspec*o, Miranda (2003) faz a seguinte observação: </line>
<line> Rev. FSA, T*re*ina PI, v. 21, n. 11, art. 7, p. 136-*54, *ov. 2024 www4.fsanet.com.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. M. V. S****s, *. C. Guim*r*es </line>
<line> 1*0 </line>
</par>
<par>
<line> A Educação E**ecial se c*racter*zou por *çõ*s isoladas e o a*endimento se referiu </line>
<line> ma*s às de*ic*ências visuais, a*ditivas *, e* menor *uantidade, às de*iciências </line>
<line> físicas. Podemos dizer que *m rel*ção à *efici*nci* mental houv* um silên*io *uase </line>
<line> absoluto (MIRAN*A, 2003, p. 3). </line>
<line> Os autores Rodri*ues, **pellini e Sa*tos (*014) d*vi*e* a *ist*r*a da evolução *o </line>
<line> conceito de **ficiê*cia ** três períod*s: o primei*o abrange da pré-*istóri* até a I*ade </line>
<line> Média; o segundo, que vai a*é * *evolução *ndust*ial, que a*onte*e *o final do século XIX ; e </line>
<line> o terce*ro, *** os dias atuais. Essa e*olução, de acordo com *s *utores, p*de ser m*teria*i**da </line>
<line> *m três pa*adigma*, sendo eles: Se*rega***, Integr*ção e Inclusão, (RODR*GUES; </line>
<line> CAP*LLINI; SANTOS, 20*4). A Fig*r* * indica a simbolo*ia de s*g*egação, de acord* com </line>
<line> os a*tores sup*acitados. </line>
<line> Figura 1 - *odelo de Segregação </line>
<line> Segreg*ção </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Rodrigues; Capell*ni; Santos; 2014, p. *. </line>
<line> Para os *utores, * Seg*egação é defin*da co*o: "*nstituc*onalização: fundamen*a-*e </line>
<line> na ide*a e na *on*epção de que o est*dante da Educação E*pecia* não é pro*ut*vo e estaria </line>
</par>
<par>
<line> bem cuidad* se manti*o em a*b*ente </line>
<line> seg*egado. *xpa*são de institutos, hosp*t*is, </line>
</par>
<par>
<line> *anicômio* etc" (R*DRIGU*S; CAPELLINI; SANTOS, 2014, p. *). </line>
<line> Os *utores Rodr*g*es, Ca*ellini * Sa*tos (*014) designam a Inte*ração como apenas * </line>
<line> inserção das p*ssoas com defici*ncias no conte*t* social, sem disp*r de serviço* ou </line>
<line> a*endimento* espe**alizados, conforme pode s*r conferid* na Fig**a 2. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. *1, n.11, art. 7, p. 136-*54, nov. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Políticas de *ormação Continuada para Professores na Pers**cti** na Educação Especial </line>
<line> 1*1 </line>
</par>
<par>
<line> F**ura 2 - *odelo de Integração </line>
</par>
<par>
<line> Integração </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Rodrigues; Capellini; Santos; 2*14, *. 3. </line>
<line> *onf*rme a Figura 2, o* a*tores, Rod*igu*s, Capellini e Santos (2014) definem </line>
<line> *nteração como: </line>
<line> Serviços: Carac*eriza-*e *e*a oferta de *er*iços, organizados e* três etapas: </line>
<line> **aliação *o* uma equipe *e pro**ssionais, intervenç*o * encaminhamentos para a </line>
<line> v*da n* comunidade. expansão das e*cola* especi*is, das e*tidades assistenciais e </line>
<line> dos centros de reabilitação (Rodrigues; Cape*lini ; Santos, 2014, p. 3). </line>
<line> *o que co*ce*ne à In*l**ão, *s au*ores Rodrigues, Capellini e Santo* (2014) </line>
<line> *aracteriz*m co*o s*p*rte no atendimento que respe*te s*a* si*gula**da*es, garantind* </line>
<line> aces**bilida*e e direi*o à *onviv*ncia. Isso pode ser vist*, d* *orma visual, na Fi*ura *. </line>
<line> Figura 3 - Mo*elo de Inclusão </line>
<line> Inclusão </line>
</par>
<par>
<line> *on*e: R*drigues; Capellini; San*os, 2014, p. 4. </line>
<line> *ediante a F*gura 3, os autores enfatizam a In*lusã* no con*ext* em que todos f**em </line>
<line> parte *a so*iedade dispon*o de todos os dir*itos de convi*ência, a*irmando **e Inclusã* é: </line>
<line> Suporte: Parte-se do *ress*po*t* que o *st*dante da Educação *specia* *em di*eito à </line>
<line> c**vivência não se*re*ada * ao *cess* ime*iat* e contínu* aos *ecursos dispo*íve*s </line>
<line> aos demais ci*ad*os. Expansão da d*sponibil*dade de supor*e* materiais e hu*anos, </line>
<line> melhoria de es*rutur* física (acessib*lidade) de forma que o **esso de *odos ** </line>
<line> estudante* a qua*squ*r recu*sos da comu*ida*e se*a garantido reabili*a*ão </line>
<line> ( R*dri**es; Ca*el*ini; *antos, 2014, *. 4). </line>
<line> Re*. FSA, Te**sina P*, v. 21, n. 11, art. 7, *. 136-15*, nov. 2*2* *ww4.fsanet.com.br/***ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. V. Santos, *. *. Guimarães </line>
<line> *42 </line>
</par>
<par>
<line> Partindo da conc*pção d*s a*t*res Rod*i**es, Capell*ni e Santo* (2014), no que *e </line>
<line> refere à igualdades de dire*tos e à* oportuni**des pa*a a* pessoas com defici*ncia*, o últ*mo </line>
<line> paradigma *ef*ne o conceito de re*peito às diferenç**, considerando as si*gularid*des de *ada </line>
<line> pesso*, oferecendo par* o estudante def**iente o suport* que g*r**ta s*u *e**nvo*vim***o </line>
<line> integral e poss*bilitando sua convivên**a na sociedade. </line>
<line> N*sse contexto *e inclusã*, a parti* da década de *0, mais precisamente no an* de </line>
<line> 1957, foi qu* * governo federal assum*u o atendimento educacio*al p**a pesso*s com </line>
</par>
<par>
<line> deficiências, c*m a </line>
<line> criação de </line>
<line> campanhas *oltadas para es*a fi*alidad* (MIRANDA, 2003). </line>
</par>
<par>
<line> Re*g**ando Mazzot*a (1996), tem-se que: </line>
</par>
<par>
<line> Em 196* foi criada a "Campanha Nacional de Educação e Reab*l*tação de </line>
<line> Defici*ntes Mentais" (**D*ME). * CADE** tinha por finalidade *ro*over em </line>
<line> todo território Na*iona*, a "educação, t*einame*t*, reabilitação e assistência </line>
</par>
<par>
<line> e*uc*cional </line>
<line> das cr*an*a* retardad*s e outros def**iente* *e*tais de qualq*er idade </line>
</par>
<par>
<line> ou sexo" (MAZZOTTA, *9*6, p. 5*). </line>
<line> Em 196*, * Lei de Diretrizes e Bases da Edu*açã* traz a *aran*ia do d**e*o de que as </line>
</par>
<par>
<line> pessoas </line>
<line> com condições espec*a*s </line>
<line> deviam f*equen*a* a escola *e*ular (BRAS*L, </line>
<line> 1996). </line>
</par>
<par>
<line> Duran*e Ditatur* Militar, a </line>
<line> *ão </line>
<line> houve políticas pa*a a E****ção Espe*ial. A Constit*içã* </line>
</par>
<par>
<line> Fe*eral de 1988 definiu a *briga**riedade do ensino para pesso*s deficientes em redes </line>
<line> pú**icas (Br*sil, 198*). *m *9*4, a Declaraçã* de Salam*nca fo* i*st*l*da, traze**o os </line>
<line> princípios *ol*ticos e p*dagógicos em Educação Espec*al, e*ualiz*n*o a* oportunidades p*r* </line>
</par>
<par>
<line> pessoas co* deficiência*. </line>
<line> * declar*ção </line>
<line> refo*** o direito de t*d** a um* *duc*ção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> qualidade, *on*iderando as *aracterístic*s e os interesses individu**s de cad* p*sso* </line>
</par>
<par>
<line> (UN*SCO, 1994). A partir </line>
<line> de então, as l*tas voltadas para a garantia dos *i*eitos par* </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> pessoas *om deficiênci*s </line>
<line> obtêm </line>
<line> expr**sividade nas po*íticas públicas, *an*ando *orça </line>
</par>
<par>
<line> mundialmente. Nesse sent*d*, os autores Crochick, Costa e Faria (2020) *firma* que: </line>
</par>
<par>
<line> As polític*s **blicas que se </line>
<line> v*lt*m à inc**s*o de indiv*duos his*oricament* </line>
</par>
<par>
<line> excluí**s fa*e* parte das lut*s po* di*eitos humanos na co**emporaneidade, em*ora </line>
<line> seu caráter u*iversal e ina*ienáve* es*ivesse pres*nte d*sde tempos antig*s. F*i com </line>
<line> o fim da II Guerra Mundia*, todavi*, que os países se organizaram em torno de uma </line>
<line> pa*ta *om*m: a responsabilidade de todos os Estados-na*ão para com * segura**a e </line>
<line> a manutenção da paz mund*al. * concepção de u*a "*omun*da*e interna*ional" q*e </line>
<line> primasse pe*a *roteção e **omoç*o dos direi*os humanos *n*ividu*is e *oletivos, </line>
<line> materi*lizada pel* elaboração * ass*natura da Carta das Nações Unidas, inaugu*ou a </line>
<line> *olítica internacional de direitos humanos (*ROCHICK; C*S*A; FARIA, 2*2*, p. </line>
<line> 11-12). </line>
<line> Os *utores Croch*ck, Costa e F**ia (2020) e*f*tiza* que as políti*as voltadas p*ra as </line>
</par>
<par>
<line> gar*ntias dos direitos </line>
<line> dos indi*íduos historicam*nte *xc*uídos fazem parte de *utas qu* </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, *eresina, v. 21, n.11, art. 7, p. 136-154, *o*. 20*4 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Polí*ica* de F*r*ação Continu*da *ara Prof*ssores ** Perspec*i*a na Educaçã* Especial </line>
<line> 143 </line>
</par>
<par>
<line> apresen**m ao longo da *istória. Em ênf*se nes*a ci*ação estão se referindo à D*c*araçã* </line>
<line> Uni*ersal dos Dire*tos *umanos (ONU, 19*8), docu**nto *s***ado e *pro*a*o por *8 países, </line>
<line> e os trata*os que *he deram a força jurídica necessária para to*ná-la *eg*tima, que têm com* </line>
</par>
<par>
<line> objeti*os gara*tir *s d*reitos civis básico* e libe*dade, entre eles a educação, o trabalho, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> j*stiça, a saúde e o bem-estar (CROCH*CK; CO**A; FARIA, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Desse modo, os desaf*os e os impasses para a Educação Especial estão inse*idos em </line>
<line> um cont*xto so*ial *e lut** em *oda* *s esfera* da socied*de. Aos poucos, as conquistas por </line>
</par>
<par>
<line> igualdade e pela garantia *e </line>
<line> direitos sã* *lcan*adas por meio d* políticas públicas </line>
<line> voltadas </line>
</par>
<par>
<line> par* a incl**ão. Conform* ensi*a Bran**o (200*): </line>
</par>
<par>
<line> A educação do homem *xiste por tod* parte e, muito mais do que a esco**, * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> resultado ** ação de todo o meio sociocu*t*ral so*re seus p*rt*cipantes. É </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> exercício d* viver e conviver o que educa. E a esc*la de qual*uer t**o é apenas um </line>
<line> lug*r e um momento provisórios onde i*to pode aco*tecer (BRANDÃO, 2006, *. </line>
<line> 4 7 ). </line>
<line> A escola é o es*aç* *ocial onde, mui*o provavelmente, mais * possí*el co*preen*er a </line>
</par>
<par>
<line> educação inclusiva, *o* suas ações sistemáti*as e organizadas, respeitando *s </line>
<line> d*ferenças </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*oporci*nando a igualdade, se*do * *aior desa*io *oncretiza* essa p*ática por inúmeros </line>
</par>
<par>
<line> impass*s *oc*ais. So* </line>
<line> e s*e </line>
<line> aspecto, po*emos apontar: a fal** </line>
<line> de r*c*rsos, despr*par* dos </line>
</par>
<par>
<line> profiss*onais, ambiente inade*uad*, entre outros. *erceb*m*s que inclusão de fato, *ind* a </line>
<line> está acompanhada de desigua*dade* e d* inefici*ncias. Convé* pontuar a visã* de *odr*gues </line>
<line> (2006), p*ra *u*m: </line>
</par>
<par>
<line> O co*ceito de Inclusão no âmbito e*pe*ífi*o </line>
<line> da E*u*ação im*lica, antes d* mais, </line>
</par>
<par>
<line> reje*tar, por p*i*cípio, a exc**são (presencia* </line>
<line> ou académica) de qua*quer aluno *a </line>
</par>
<par>
<line> co**nidade escolar. Para isso, * escola q** pretende *e*ui* uma pol*t*ca d* </line>
<line> Educação Inclu*iva (EI) desenvolve políticas, culturas * prá*icas que valorizam o </line>
<line> co***ibu*o ati*o de cada aluno p*r* a c*nstrução de um conhecimento construído e </line>
</par>
<par>
<line> par*i*hado e </line>
<line> desta forma atingir a </line>
<line> *ualidade ac*démi*a e s*ciocultural sem </line>
</par>
<par>
<line> discrim*nação (*odri*ues, 2006, *. 2). </line>
<line> Para * inclusão a*ont**er, a e*cola de*e *as*a* por ad*quaç*es na *ua organização </line>
<line> pedagó**ca e re*o*mulação do Pr*jeto Pol*tico Pedagó*ico (PPP), pos*ibilitando condições de </line>
<line> a*esso e d* per*anência, *artic*pa*ão, qualid*de e transforma*ão educacional. Como b*m </line>
</par>
<par>
<line> pon*ua Mora* (2021, </line>
<line> p. 5), "Somos di*erentes e </line>
<line> aprendemos de f*rmas di**rent*s. </line>
</par>
<par>
<line> Ap*endemos quando e**ontramos significação, valor, l*gação *o* nossa vida, quando saímo* </line>
</par>
<par>
<line> *a zona de conf*rto". Nesse sentido, convém reforçar que o pro*esso de edu**ção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> estudan*es **ficientes impõe *etodologias e *e*ag*gi** es*ecíf*cas, *ncl*siva, se*síve**, </line>
</par>
<par>
<line> cooperat*v*s, i*to porque "A vid* é u* pro*esso de apren*izagem </line>
<line> ativa, criativa, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *nfrentamen*o de de*afios, de amp*i*ção de h*rizontes, de práti*a* mais libertadoras". </line>
<line> R*v. *SA, Tere*ina PI, v. 21, *. 11, art. 7, p. 1*6-154, **v. 20*4 w*w4.f*a**t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. M. *. Santos, J. C. Guimarã*s </line>
<line> 144 </line>
</par>
<par>
<line> Entreta*to, para * inclusão o**rrer no espaço escolar, exi*te um* séri* de fat*res, e*tre </line>
<line> eles a formação *o*tinuada de pr**essores vo*ta*a para a Educa*ão E*p*cia*. *ortan*o, o agir </line>
</par>
<par>
<line> pedagógico do professor *stá ligado bu*ca de à </line>
<line> *o*o* conhecimentos, *s fo**as *e fazer, </line>
</par>
<par>
<line> levando em conta as espec*ficidades de cad* aluno. Portanto, * *ormaç*o de profess*re* </line>
</par>
<par>
<line> também está at*elad* à organ*zação do trabalh* pe*agógico, que é d*senv**vid* </line>
<line> na sala d* </line>
</par>
<par>
<line> aula e na e*cola **mo u* todo (SEWALD; POR*ELINHA; ROCHA, 2**3). Ao falar s*bre </line>
<line> educação inclusiva, perce*em-se i*úm*ros d*safios, com* apo*ta Silva et a*. (2020): </line>
<line> [...] a própr*a conjuntura educ*cional a*resen*a d**afios sociais, cu*tu**is e p*líticos </line>
<line> que po**ibilitam ava*ços e retrocessos no q*e se re*ere aos i*dicadores d* qualidad* </line>
</par>
<par>
<line> para supe*ação </line>
<line> de dado *robl*ma, *eja e*e, refer*nte ** des*g*al*ades soci*is </line>
</par>
<par>
<line> d*svalorizaçã* profissional, má distribuição de recurs*s fin*nceiros nos </line>
<line> diferentes </line>
</par>
<par>
<line> setor*s ed***cionais, entr* outros. Essas problemáticas também recaem ao se </line>
<line> reportar a e*ucação incl*siva, *ois p*e*su*õem barreiras *uanto à gar*ntia d* *ireit* </line>
<line> à educ*ção d* qualidade, sobretudo porq*e a in*lusão de **ssoas com deficiênci*, </line>
<line> tran*tornos glo*ai* e superdotação em esc*la de ensino r*gul*r, mui*as vezes </line>
</par>
<par>
<line> configur* a*enas uma integração d* alun* à </line>
<line> escola. Nes*a perspectiv*, * desafio </line>
</par>
<par>
<line> que se coloca é per**tir *ue os profe*sor*s sejam p*ofissiona*s com amplas </line>
<line> qu*l*ficaçõ*s p*ra oferecerão *lun* um *o*o s*gnifica de *ua partic*pa*ão n* escol*, </line>
<line> co* a *estão da escola, a família e na relação *om * *róp*i* professor[...]. </line>
<line> (SILVA *t al., 2020, p. *4). </line>
<line> Discu*ir sobre educação como direito de todos é ref*etir acerca das con*ribuições das </line>
</par>
<par>
<line> pol*ticas de fo*m*ção *o*tinuada dos pro**sso*es *ue </line>
<line> f*voreçam desd* as c*ndiçõe* </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> práti** p*dagógica à inclusão de todos no processo ensino-apre**izagem. Tra*a-se n*o apena* </line>
<line> de uma ação iso*ada, mas de *m p*oce**o dialóg*co que en**ça a formação inicial do </line>
</par>
<par>
<line> prof*ssor com sua </line>
<line> práti*a, dando ênfase ao pro*ago*i*mo do alu*o, respeitando suas </line>
</par>
<par>
<line> singulari**d*s e esp*cifi**dades. Com *feit*, como assevera S***os (*018, p. 27*), "As *deias </line>
</par>
<par>
<line> *ão sempre medi*ções - **nda que i*diretas - para o *onh**ime*t* e in*ervenção a </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> realidade", isto é, par* que *s m*di*as incl**i**s, *mbora desafiado*as, sejam de fato </line>
<line> i*p***e*t*das com *istas a *tenuar as fissuras *ociais que o d*st*nciamento entre professor e </line>
</par>
<par>
<line> est*dante sugere, há nece*sidade iminent* d* en*ajamento e </line>
<line> de *ompromisso dos at*res </line>
</par>
<par>
<line> envolvi*os, cuj* discurso **tórico apenas *o*enci*liz* o problema ** j*stiça socia* </line>
<line> para este </line>
</par>
<par>
<line> s*gme*t* ed*cacional. </line>
</par>
<par>
<line> **sse sen*ido, a for*aç*o de professo*es deve t*aze* o al*no para o *rotagonismo na </line>
<line> situação *e aprendiz*gem, proporci*na*do diál*gos e discutin*o sobr* quest*es *a r*alida*e </line>
<line> em uma p**spectiv* coletiva (HA*HIZUME; ALVES, 2022). Segun*o B*lcão, Sil*a e Alv*s </line>
</par>
<par>
<line> (2022), * nec*ssário </line>
<line> qu* não </line>
<line> *ó os profes*ore*, mas s*m, *odo* o* *ge*tes d* e**ola </line>
<line> *ejam </line>
</par>
<par>
<line> capa**ta*os para receber os al*n*s e supri* *uas ne*essid**es. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *1, n.11, art. 7, p. *36-154, nov. 2*24 www4.fsanet.c*m.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Políticas de Formação Contin*ad* *ara Professore* na Per*pectiva *a Educação E*pecial </line>
<line> 145 </line>
</par>
<par>
<line> É papel dos pro**s*ores busc*r novas conce*ções, práticas * metod*logias, a fim de haver </line>
<line> *udança* p*sit*vas e significativas qu* ate*dam t*dos os al*nos d* for*a igu*litária. Os </line>
</par>
<par>
<line> docen*es devem valor*zar a* </line>
<line> diversidade*, b*sca* a igualdade d*nt*o da sala de aula </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ampli** o* *urrículos. Para con*truir uma escola q*e ate*da to*o o público-alvo da </line>
<line> Educ*ção E*pecial, é necessário, po*tanto, que assim c*m* os profess*res, *odos o* </line>
<line> pro*issiona*s da escol* estejam capacita*os para atender e suprir *s nec*ssidades de cada </line>
<line> *luno (Bulcão; Silva; Al*es, 2022, p. 3). </line>
<line> Ao *e*sionar *s dis*ussões s*bre as *olíticas de f*rmação *ontinua*a de professores </line>
<line> n* Educ*ção Bá*ica com foco na ed*cação inclusi**, é importante cons*derar o que trazem as </line>
<line> ba*es le*ais. * Constituição Federal (BRASIL, 1988), em seu Art. 208, assegura como </line>
<line> pre*issa a p*ena inte*r*ção de todos na sociedad* e o *ireito * educaç*o, atra*é* de uma </line>
<line> E**cação Inclus*va, em esco*a *e ensino *egular, como fo*ma de assegurar a garan**a d*ss* </line>
</par>
<par>
<line> direito, estab**ecendo que o Es*ado dev* gar*ntir at*ndimento </line>
<line> especializado *os p*rtad*r*s </line>
</par>
<par>
<line> de d*f*ci*ncia, preferenc*almente na rede regular d* *ns*no (BRASIL, *988). En*ret*nto, a </line>
<line> base cons*ituci*nal imp*lsi*nou a *provação da *ov* Lei de Dir*tr*zes e Bas*s da Educ*ção </line>
</par>
<par>
<line> Na*ion*l de 1996 a qu*l de*tino* t*do o Capítulo V dessa Lei, voltad* apenas para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Educaçã* Esp*cial, que deve o*ortunizar a inclusão de to*os (*RASIL, 1996). </line>
</par>
<par>
<line> A Lei de Dir*trizes e Bases da Ed*cação Nacional (LD*E*) em vigor tem u* </line>
</par>
<par>
<line> ca*ítulo especí*ic* </line>
<line> para a Educaç*o *sp*cia*. N**e, a*irma qu* have*á, quando necessário, </line>
</par>
<par>
<line> serviços *e a*oio espec*al*zado, na escola regu***, p**a ate*d*r às pec*li*ridad*s da c*ientela </line>
<line> de Ed**aç*o E**ec*al. O document* lega* ta*bém ac*escenta que o atendi*ento educ*cional </line>
</par>
<par>
<line> será fe*to em classes, esco*as </line>
<line> ou ser*iço* </line>
<line> esp*cializados, sempre em função das condi*ões </line>
</par>
<par>
<line> específicas dos </line>
<line> alunos (BRAS*L, 199*). E*ses aspecto* legais *razem * nece*sidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> f**mação dos </line>
<line> profission*is, como um proc*sso cont*nuo, com políticas p*blicas que </line>
</par>
<par>
<line> proporcionem açõ*s voltad*s *a*a as demand*s da* prát*cas pedagóg*cas no cot*d*ano escolar. </line>
<line> Ainda, * texto da Lei d* Diret*izes e bases da E*ucaçã* de*e*de *ue o* *o**ntes têm que </line>
</par>
<par>
<line> pos*uir [...] </line>
<line> "especializ*ção ade*uada em n*v** médio ou superior, para at*ndimento </line>
</par>
<par>
<line> especializad*, bem co*o p*ofessores do ensino regular capacitados para a integraç*o *esses </line>
<line> edu*and*s na* class*s *om*ns" (Bras*l, 1996, p. 17). </line>
<line> 3.2 Formação Co*tin*ada d* *rofessore* para * Edu*açã* Especial: Desa*io Constante </line>
<line> As pol*t*cas públicas no campo da edu*ação inclus*va para a *d**ação E*peci*l se </line>
<line> referem a todos *s asp**tos de cr***ão e de gestã*, nor*as, condiçõe* materiais e estrut*rais </line>
</par>
<par>
<line> voltadas garantia d* direito à educação *a*a todos, particularmente *ara os segmento* à </line>
<line> soc*ais *istori*amente excluíd*s do sistema de ensino. Perc**e-*e, *n*ão, o enorme d*safi* </line>
<line> **e é li*ar com es*a parce*a da po*ulaç*o, que *e *ê à m*rge* no que remete aos seus </line>
<line> Rev. FSA, Teres**a PI, v. 21, n. 11, art. 7, p. 136-154, n**. 2024 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. M. V. Santos, J. C. Guimarães </line>
<line> 146 </line>
</par>
<par>
<line> *i*eit*s basilares (CUNHA, 2021), legalm*nte assenta*os na *F/88 (BR*SI*, *988). Nes*e </line>
<line> sentid*, Has*izu*e e Alves (20*2) a*irmam que: </line>
<line> As po**ticas e ações af*rmativas são recursos importan*es para a g*rantia de direitos </line>
</par>
<par>
<line> equ*nime* p*** os estudantes com d*ficiênc*a, sendo n*cessário *on*truir </line>
<line> um* </line>
</par>
<par>
<line> cult*ra </line>
<line> de argumenta*ão </line>
<line> e aceitação a tais açõ*s, apre*entand* a h*st*ria de </line>
</par>
<par>
<line> *iscr*minaç*o e exclusão que n*s antecede* (H*SHIZUME; ALVES, 2022, *. *2). </line>
<line> A escola como extensão da sociedade * * loc*l adequado *ar* *ombater qual*uer tip* </line>
<line> *e discriminação ou exclus*o *, *esse sent*do, é impor*ante que se*a* oferecidas para todos </line>
<line> os alunos oport*nidades de aprendizagen*, clar*, respeit***o cad* singularidade. A proposta </line>
</par>
<par>
<line> de *ma edu*ação inclusiva perpassa todo o ambi*nte escolar. Dessa for*a, Figuei**do </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Poulin, (2020) defe*dem que: </line>
</par>
<par>
<line> [...] os p*in*ípios e valores que norteiam a educaçã* i**lusiva, z*lando </line>
<line> p*l* </line>
</par>
<par>
<line> *nte*dimento de *ue nã* se trata de uma ação voltada p*ra aluno* pú**ic*-alvo d* </line>
</par>
<par>
<line> educação especial, mas para u*a proposta ** es*ola que c*ntemple todos *s alun*s </line>
</par>
<par>
<line> e * saber faz*r *e todos </line>
<line> os *r*f*ssores e de*ais profissionais da e**ola. </line>
</par>
<par>
<line> (*IGUEIREDO; POULIN, 2020, p. *28). </line>
<line> *ob esse olh**, a *duc**ã* incl*siv* propo*c*ona uma constante refl*xão em rela*ão à </line>
<line> *ç*o pedagóg*ca, fo*entando as f*agilidad*s encontrad*s n* formação inicial dos profe*sores, </line>
<line> ap**tando a relevâ*c*a de uma formação conti*uada que **oporcione mome*tos de trocas de </line>
<line> conhecimentos, pro*ostas de c*nho re**exivo, ut*lizaçã* de di*e**as estratégias d* ensi*o, de </line>
<line> *odo *ue preparem * d*c*nte para o acolhime*to de t**o* os alunos. </line>
<line> Esses aspectos elevam a importância da fo*mação cont*nua*a de professore*,b*m co** </line>
<line> os *e*afios *o contexto escolar. Essa ca*ência já é percebida na formaçã* acadê*ica dos </line>
</par>
<par>
<line> pr*f**s*on*i* n*s cursos </line>
<line> de Pedagogia e n** dem*is Lic*nciatur*s que </line>
<line> ofere*em, no se* </line>
</par>
<par>
<line> currí*ulo, disciplin*s voltadas </line>
<line> para a Educaçã* Especia*, que ac*bam sendo insufic*entes </line>
</par>
<par>
<line> diante *as sis*e*ática* dem***as. </line>
<line> Alguns apon*amentos se f*zem necess*rios sobre a formaçã* dos prof*ssores e *os </line>
<line> profissionais *ue trabalham com pessoa* com *eficiências. *or ex*mplo: se fa*to* </line>
<line> fo*ma*ão acadêmica necessária à a*uação, d*ve-se busca* as polít*cas no intui*o de criar </line>
<line> co*dições aos profission*is com formação *onti*uada. Diant* desse contex*o, Alon*o et a*. </line>
<line> (2022) afirm** que: </line>
<line> A f*rmação con*inuada p*ra ** profes*ores na e*ucação in*lusiva é indisp**sável </line>
<line> para aperfeiç**r, melhorar e atualizar a prática * os sa*eres do*entes di*nte das </line>
<line> *ov** deman*as de ensinar * a*re*de*. *sto porque assegurar * in*lusão va* além de </line>
<line> i*serir alu*os com def*ciência ou necessidades educacionais es*eciais e* *lasses </line>
<line> regulares, *as * preciso ga*antir qu* seu dir*ito d* aprendizagem s*ja e**tiva*o </line>
<line> (AL*NS* et al. **22, p. 42). </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, *. 21, n.11, art. 7, p. 136-154, nov. *024 www4.f*anet.**m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P**íti*as de Formação Continuada **ra Professores n* Per*pec*iva *a Educação Especial </line>
<line> 147 </line>
</par>
<par>
<line> Evidenteme*te, a formaç** docente e a e*ucaçã* *nc*us*** estão inte*lig*das e são </line>
<line> indissoci*v*is, o que torna o proce**o pe*mane**e, inac*bável, a*p*o e complexo, sendo que </line>
<line> o comp**met*mento das ações desenvolvidas pel** po*ít*cas ed*caci*n*is * *ecessári* pa*a o </line>
</par>
<par>
<line> c*escim*nt* o progres*o *as rel*ções *e aprendizage**, respeita*do o acolhi*ento e e as </line>
</par>
<par>
<line> e*pecificidad*s de cad* aluno e valori*an*o o p*ofissional da educaçã*. </line>
</par>
<par>
<line> A formação c**tinuada em Edu***ão Especial deve co*templar *s caracteriza**es </line>
<line> dessa f*r*a*ã* vincul*d*s a uma p*l*tica d* ampl*ação do acesso aos *urs**, de bar*teamento </line>
<line> dos *ustos, do predomínio da modali*ade à distância, do privi*ég*o da dimensão pragmá*ica e </line>
<line> os e**itos **ssa forma de o*ganizaçã* na f*rmação *ontinuada (BR*DI, 2*11). </line>
<line> É i**o*tante o p*ofe*sor e*tar preparado *ara atender os alunos com def*ciê*cias, </line>
</par>
<par>
<line> *omo tam*ém </line>
<line> os sistemas d* ensino en*olvid*s com a form*ção </line>
<line> contin**da *e *rofe*sores </line>
</par>
<par>
<line> dev*m *rop*ciar *omentos *e *eflex*es e *e discussões sobre a es*olariza*ão do aluno com </line>
<line> defi*iência, pr*p*rando o professo* *ara *ten*er e garant*r um *nsino *nclusivo. Sob ess* </line>
</par>
<par>
<line> olhar, a subjetividade do </line>
<line> profe*sor parece emergi* e se torna essencial no processo ensino- </line>
</par>
<par>
<line> aprendiz*gem, d*do ao re*acionamento *ue *aulatinamente con*trói c*m os estudantes com </line>
</par>
<par>
<line> def**iênc*a, </line>
<line> precisando co*preender a </line>
<line> din*m*ca diár*a dos seus orienta*dos, *espeitando, </line>
</par>
<par>
<line> també*, a subje*ividade do aluno. No que concerne </line>
<line> às *olíticas púb***as </line>
<line> voltad*s pa*a os </line>
</par>
<par>
<line> estudan*es com deficiência, G*i**rães et *l. (2023) **irmam qu*: </line>
<line> A subjeti*idad* *a pe*soa com de*ic**ncia é construída a pa*tir d* diferenças </line>
<line> simbólic*s ou excl*sões di*ers*s. A sua aparência, a su* *el*ção com a sociedade </line>
<line> caracteriza-se por práticas quase sempre pre*udiciais e est*gmatizantes e que aten*am </line>
<line> contra o* direitos dos ou*ros. * ân*ia do govern* por formas diferentes de agir, ser e </line>
<line> pensar se ma*ifesta quando as normas são rigida**nte definidas, **imi**nd* tais </line>
<line> di*erenças (GUIMARÃ*S e* al., 20**, p. 1). </line>
<line> *dicionalm*nte, Poke* (*003) t*az a *e*u*nte *on*epção, *o q*e *oncer*e à formação </line>
<line> dos professores que a*uam na educa*ão incl*siva: </line>
</par>
<par>
<line> A forma*ão de prof*ssores para a educação inclu*iv* precisa estar *ubs*dia*a </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> a**lises do *on*ecimento *ientíf*co acumu*ado a respeit* das comp*tências </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> h*bilidades ne*essárias para a*uar ne**a perspect*va, ou se*a, sua formação deve </line>
<line> basear-*e *a *eflexã* e na criat*vidade. O professor **ce*sita e*ta* p*eparado para </line>
<line> sel*ci*nar co**eúdo*, or*anizar *stratégias * met**ologias diferenc*adas de modo a </line>
<line> *tend*r, ad**uadamente, a *odos os a*u*os (*OKER, 200*, p. 4*). </line>
</par>
<par>
<line> É *mporta*te que o </line>
<line> t*abalho *eda*ógico c*ngregue ações e estratégias que </line>
</par>
<par>
<line> p*ssi*ilitem aos *luno* de*i*ientes *s *es*as op*rtuni*ades de aprendizagens, mas para isso </line>
<line> o professor da sala de au*a *egula* tem que t*r a oportuni*ade de se *specializar. Ao abordar </line>
<line> Rev. FS*, *eresin* PI, v. 21, n. *1, art. 7, p. 136-***, n*v. 2024 w*w4.fsanet.co*.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. M. V. Santos, *. C. Guimarã*s </line>
<line> 148 </line>
</par>
<par>
<line> sobre a formação *e </line>
<line> profess*r*s tem que analisar a motiv*ção e as exp*ctat*vas que </line>
</par>
<par>
<line> interferem na sua *ráti*a, te*do *m vista que, muitas vezes o professor não di*põe de te**o </line>
<line> s*ficiente para a p*ática *e estudos e *perfe*ç*amentos que possam *uxil*ar no seu *gir </line>
<line> p*dag*gico. A partir d**se o*ha*, Bul*ão, Sil*a e Al*es (*022) *firm*m, ao final de sua </line>
<line> pesqu**a sobre a formação con*inuad*, que: </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> *ormação bá**ca e cont*nua*a * *ssen*ial para a *f*t**ação d* boas **áti*as </line>
</par>
<par>
<line> i*clusivas, as próp*ias docen*es deix*m *sso lat*nte *o ressal*a* a necessida** de </line>
</par>
<par>
<line> aperfe*ç*am*nto. *s dados mostram que há um esfo*ç* em *çõ*s </line>
<line> peda*ógicas q*e </line>
</par>
<par>
<line> in*luam a todos os al*nos em sa*a, tanto n* rede pública *uant* na *rivada, chega-se </line>
<line> a*sim à constatação **e as *ráticas pedagógicas vêm se *an** de fo*ma inclusiva, </line>
</par>
<par>
<line> mas ainda ti*ida**nte e que uma forma*ão continuada au*iliará os prof*ssores </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> um *elhor *esenv**vimento d* processo de ens*no (B*LCÃO; SILV*; ALV**, </line>
<line> 2 0 2 * , * . 9 ). </line>
<line> É valido ressalt*r que a e*uca*ão inclu*iva nã* s* destin* ***ente a quem apr*senta </line>
<line> al*uma d*f*ciênci*, *as com*reendem*s que seja para todos a inclusão no process* de ensi*o </line>
<line> e a*re**i*agem. É nessa perspe*t*va que a política do Plano Nacional de Educação - PNE </line>
<line> (BRASIL, 2014) tem a Met* 4, cuj* o*j*tivo é u**v*rsaliza*, pa*a a *o*u*ação de 4 (qu*tro) a </line>
</par>
<par>
<line> 17 (dezessete) anos, com deficiência, transtor*os glob*i* do desenvolvimento e </line>
<line> al*as </line>
</par>
<par>
<line> habilidad*s ou **p*rdotação, o *ces*o à Educação B**ica e *o *tendimento Educ**i*n*l </line>
<line> Esp*cializado (AEE), pre*erenc*almente na re*e re*ular de e*sino, co* a garantia *e siste*a </line>
</par>
<par>
<line> educac*onal inclusivo, de salas de rec*rsos *ultifuncion*i*, *lasse*, escolas </line>
<line> ou servi*os </line>
</par>
<par>
<line> especiali*ados, públicos ou conveni*dos. </line>
</par>
<par>
<line> *a Meta 4 do Plano N*cio*al *e Educaç*o - PNE, na estraté*ia 4.3, comp*ee*de q*e: </line>
<line> "implant*r, a* lo*go deste PNE, salas de re*urs*s mul*ifunci*n*is e fomentar a formação </line>
</par>
<par>
<line> co*tinuada *e p*ofes*o*es professoras *ara o e </line>
<line> ate*dimento educa*iona* especializado nas </line>
</par>
<par>
<line> e*colas urbanas, *o campo, indí*enas e d* comunidades qui*ombola*" (BRAS*L, 2014, p. 5). </line>
</par>
<par>
<line> * po*ític* educacional ***sileira ass*gura q*e o aten*imento ofe*ecido para as </line>
</par>
<par>
<line> crianç*s com *efic**ncia deve *er re*lizado pelo professor e*pec*alizado e* E*ucaçã* </line>
<line> Esp*c*al. *egund* as Diretrizes Na*i*nais para a Educaç*o Espe*ial na Educação Básica </line>
</par>
<par>
<line> (B*asi*, 2001), </line>
<line> deve, *ntre o*tras at*ibuições, </line>
<line> a*oiar o pro*essor da c*asse comum. As </line>
</par>
<par>
<line> *iretrizes Operacionais da *ducação *sp*cial para o At*ndimento Educ*cional Especializado </line>
</par>
<par>
<line> - AEE na educação básica, re*ulamentado pelo Decreto n* 6.571, </line>
<line> de </line>
<line> 18 de setembro de </line>
</par>
<par>
<line> 2*08b, estão assim preconiz*das: </line>
</par>
<par>
<line> a. Identifi*a*, elaborar, pr*d**ir e organizar serviç*s, recurs*s </line>
<line> pedagógicos, de </line>
</par>
<par>
<line> *c*ssi**lidade e *str*tégias c*nsiderando as nece*sidades espe*íf*cas **s </line>
<line> al*n*s </line>
</par>
<par>
<line> *ú***co-alvo da edu**ção es*e*ial; </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 2*, n.11, a*t. 7, p. 136-154, *o*. 20** w*w4.fsanet.*om.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P*líti*as de *or*ação C*ntinua*a par* *rof*ssores na Perspec**v* na **ucação Espe*ia* </line>
<line> 149 </line>
</par>
<par>
<line> *. *la**rar e executar p*ano de atendi*e*to *duca*io*al e*pecializado, av*lian*o a </line>
<line> fun*i*n*li*ade e a aplic*bilidade dos recursos pedag*gic*s e de acessibi*idad*; </line>
</par>
<par>
<line> c. Organizar o tipo e o número de at*ndime*tos </line>
<line> aos a*un*s na sala de recursos </line>
</par>
<par>
<line> mu*ti*uncional; </line>
</par>
<par>
<line> d. Acompanh*r a funcional*dade a aplicabilidade *os recu*s*s e </line>
<line> pedagógicos e de </line>
</par>
<par>
<line> a*essibilidad* n* sala *e aula comum do *nsino r**ular, *em *omo </line>
<line> em out*os </line>
</par>
<par>
<line> *mbie*t*s da *sc*la; </line>
</par>
<par>
<line> e. Estabelece* p*rc**ias com a* *rea* *ntersetoriai* na elabo*aç** de estr*tégia* e na </line>
<line> di*ponibilização de recursos de acessibilidade; </line>
<line> f. Orientar pr*fe*sor** * famíl*as sobre os recurso* p**agóg*c*s * de aces*ibi*idade </line>
<line> ut*lizados pelo aluno; </line>
</par>
<par>
<line> g. Ensi*a* e *sa* recursos d* Tecnologia Assistiv*, *ais </line>
<line> *o*o: as t*cnol*gias da </line>
</par>
<par>
<line> *nform*ção e comunicação, a comuni*a*ão alte*nati*a e aumenta*iva, * inf*rmá*ica </line>
<line> acessíve*, o s*rob*n, os recur*os ópti*os * não ópticos, os *oftwares espec*ficos, os </line>
</par>
<par>
<line> códi**s e linguagen*, as atividades de orientação e mobilidade </line>
<line> entre out**s; de </line>
</par>
<par>
<line> forma a ampliar habilid*des f*nc*onais dos *lunos, promoven*o </line>
<line> autonomia, </line>
</par>
<par>
<line> *tividade e pa*ticipação (Brasil, 2008b, p. 4). </line>
</par>
<par>
<line> Um* das gran*es la*unas no campo educacio*al da realidad* *tual é a fo*maç** </line>
<line> continuad* *os professores, ass*m como dos pr*fiss*onai* da ed*cação voltad* p*r* os a*uno* </line>
<line> com deficiênc*a. Esse *enário ref*ete o grande d*safio d* preparar os pro*issio**is que atuam </line>
<line> diretamente c** es*as cria*ça*, nem ta*to pelas políticas pú*licas já estabelecidas, *as, </line>
</par>
<par>
<line> s*bret*do, pela *alta de aplicabilidade d*ss*s *o*íticas por parte dos gestores munic*pais </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> e*taduais. * fato * que para promover a a*tonomi* dos </line>
<line> estudantes, o prof*s*or **mbém não </line>
</par>
<par>
<line> *rescinde de s*a própria autono**a, muitas vezes atu**d* sob uma pressão político- </line>
<line> institucion*l rígida, qu* suposta ou ilu*oriamente, conf*rm* destaca Co*treras (2*12), </line>
<line> exp*essa uma *u**nom*a de fachada, porqu*nto *ubmissa aos reg**mentos emanados do </line>
<line> gestor *úbl***. </line>
<line> Uma da* a*ões dessas polític*s do Mi*istér*o da Educação (MEC) é a Política Nacional </line>
<line> de Educação Especial na Perspec**va da Educação Inc*u*iva que reg*lamenta o atend*me*to </line>
<line> n* ár*a da Educaçã* Especial, *or meio do *tendiment* Educ*cional Especia*izado-AEE, </line>
<line> definido como um serviço de apoio *ed*góg*co que ocorre no es*aço **col*r conduzido po* </line>
<line> prof*ssores especia*izado*. Como preconizado na leg**laçã*, o prof*ssor resp*nsáv*l pela </line>
<line> c*ndução das práticas em s**a: </line>
<line> Iden*ifica, elabora e orga*iza rec*rsos *edagóg*cos e de acessibilidade que elimi*em </line>
<line> as barreiras para a p*ena *arti*ipação dos *lunos, *onsiderando as suas n*cessidades </line>
</par>
<par>
<line> espe**fic**. *s atividades desenvolvidas no atend*mento </line>
<line> educaci*nal especi*liza*o </line>
</par>
<par>
<line> diferenciam-se da*uelas re*lizadas na *a*a de *ula c*mum, não sendo subs*it*tivas * </line>
<line> escolarização. Esse a*endime*to com*le*enta e/*u suplementa a f*r*ação d*s </line>
<line> alunos *om vis*as à autonomia * indepen**nci* na escola e fora dela. O *tendimento </line>
</par>
<par>
<line> educ*cional es**cial*zado di**oni*ili*a programa* *e enriq*eciment* *urric*lar, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> e**ino de lin*uagens e códi*os especí*icos </line>
<line> ** comunicaçã* s*n*liza*ão, a*udas e </line>
</par>
<par>
<line> técnicas e te*nologia assistiv*, </line>
<line> dentre </line>
<line> outros. A* longo de todo processo de </line>
</par>
<par>
<line> escolarização, ess* a*endimento deve estar a*t*culado com a proposta pedagógica do </line>
<line> e*sino *o**m (BR*S*L, *00*a, p. *6). </line>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 21, n. *1, *rt. *, p. 136-*54, nov. 2024 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. *. V. S*ntos, J. C. Guimarães </line>
<line> 150 </line>
</par>
<par>
<line> Entretanto, o*servand* * panorama da r**lidade edu*a*ional, v*le formula* alg*mas </line>
<line> questõe*, sempre v*sand* * solução do* probl*mas reai* das p*ss*as co* defi*iência: tod*s os </line>
</par>
<par>
<line> alun** que tê* a garantia d*sse at*n*imento, de fato, estão *en*o conte*plado*? Se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> capacita*ã* pedagógica está **nd* o*erecid* e é *a*antida a*enas para o professor *a sala de </line>
<line> AEE, com* *i*a o p**f*sso* da sal* regula* *e ensino? As políticas pú*licas inclus*va* estão </line>
<line> sendo regularmente *bservada* e i*plementada* de *orm* que nin*uém fi*ue para trás? A </line>
</par>
<par>
<line> formaçã* do c*rpo *ocente </line>
<line> * </line>
<line> uma m*dida siste*átic* * perma*ente po* parte *os ge*t*res </line>
</par>
<par>
<line> públi*os *ducaci*nais? A c*dadania, por meio da formulação de de*ú*ci** d*s pais * mães de </line>
</par>
<par>
<line> *studante* </line>
<line> com </line>
<line> deficiência, tem sido ativada para p*omover as ne*e*s*ria* resposta* às </line>
</par>
<par>
<line> deman**s desses estudantes? </line>
<line> Acredita-s* que se é pa*a t*r a inclus*o e a garantia de di*ei*o* de *prendizage*s p**a </line>
<line> *odos, faz-se nece*sário que * formação *ontinuada perpass* p*r todos o* *gen*es de en*ino, </line>
<line> in*lu*i** para * professor da sala de aula **gul*r. </line>
<line> É nesse sentido que *r*ze*os as disc*ssões sobr* a* políticas públicas para * inclus*o </line>
<line> de alunos com deficiência na Educ*ção Es*ecial no contexto do ens*n* reg*lar, destacando * </line>
<line> necessidade da fo*mação con*inuada ** professore*, bem c*mo *s contribuiçõe* para a prática </line>
</par>
<par>
<line> peda*ó*ica, al*m de envolver uma </line>
<line> perspe*tiva que des*reva que medidas * e*t*atégias </line>
</par>
<par>
<line> (**IANT; OLIVER, *012) podem ser </line>
<line> impleme*tadas </line>
<line> com o pr*pós*to de at*nder às </line>
</par>
<par>
<line> n*cessidad*s de*ses *l*nos. Tai* as*ectos ele*am a importân*ia d* temática pa*a f*mentar e </line>
</par>
<par>
<line> *m*li*r </line>
<line> os estudo* acerca de u* t*ma tão relevante, possibi*itand* a </line>
<line> ga*anti* do </line>
<line> direito à </line>
</par>
<par>
<line> educação, c**o </line>
<line> *ireito público e sub*e*iv* a </line>
<line> q*alquer pessoa, indep*nde*temente de </line>
<line> suas </line>
</par>
<par>
<line> condiçõe*. </line>
</par>
<par>
<line> 4 *ONSIDERAÇÕES F*N*IS </line>
<line> As d*scussões sobre as políticas de forma*ão cont*nua*a de professores vêm ga**a**o </line>
</par>
<par>
<line> n*toriedade nos estudos * </line>
<line> *as dir*triz*s que co*ocam *m pau*a a ne*essidade *e os </line>
</par>
<par>
<line> profissio*ais em educação estarem pr*p*rados para constru*r a sua prática pedag*gica </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *eflex*o e em *os*íveis ar*ic*l*ções que fa*or*ç*m aos alun*s *a*ticiparem na sua totalidade </line>
</par>
<par>
<line> d* proce**o de ensi*o </line>
<line> e aprendizagem. A* *e*cionar so**e *or*ação continuada </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pro*es*ore*, pensamos no a*i* *e*agógico vol**do para *i*ersidade a </line>
<line> do aluno re*peitando </line>
</par>
<par>
<line> suas limita*õe* e d*ferença*. </line>
</par>
<par>
<line> O p*ese*te est*d* propôs d*scus*ões no que se refer* à necess*da*e dos docente* em </line>
</par>
<par>
<line> *esenvo*ver, adequ*dament*, a sua </line>
<line> pr*tic* pedagógica relacionad* inclusão *e pessoas à </line>
</par>
<par>
<line> c*m deficiência. Pa*te-se do *p**fundam*nto voltado p*** a c*mp*eensão da impo*tân*ia *e </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, *.11, art. 7, p. 136-154, nov. 2*24 www4.fsanet.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P*líticas de Fo*mação Contin*ad* para Professo*es *a Persp**t*va na Educação Especi*l </line>
<line> 151 </line>
</par>
<par>
<line> pre*ara* e**e profissional que está atuan*o em *al* de aula reg*lar e sobre a import*ncia do </line>
<line> seu agir ped*gógico que atenda à cre*cente demanda de aluno* co* def*ciências que chegam </line>
<line> ao ambi*nte escolar. </line>
<line> Para muitos prof*ssores falta for**ção especializ***, cujo problema vem </line>
<line> aumentando, pois as *scolas a cada dia vêm recebendo mais al*nos que precisam *e um </line>
</par>
<par>
<line> atendim*nt* esp*cializado. Pa*a </line>
<line> atendê-los de forma *umanizada, pre**sa-se d* u* </line>
</par>
<par>
<line> *ediador prep**a*o e **pacitado para fac*litar esse proces*o, * o qu* se o*s*rva s*o </line>
</par>
<par>
<line> professores </line>
<line> angus*i*dos e *em *abe* o que faze* diante dess* realidade. *ontuam- se, </line>
</par>
<par>
<line> também, pr*ble*as </line>
<line> estrutu*ais, poi* a maioria das *scol*s *ão têm um ambien*e e ne* </line>
</par>
<par>
<line> materiais adequados para t*a*alhar com esses al*nos, dificultando *ais ain*a o proce***. </line>
<line> *ot*-se que, **smo a *assos l*ntos, já foi p*rcorrido um lon*o c*m*nho co* rela*ã* </line>
<line> às muda*ças no c*m*o educa*ional no *ue *emet* à e*ucação i*clusiv*. Luta-se para *ue se </line>
<line> alcanc* *m *ugar *nde todos tenh*m s*u* dire*tos ga**ntidos com* já afirm* a C* de 1988. </line>
<line> Aluno* n* es*o*a, não im*orta *ua* sua defic*ência, aprend**d* ** forma *gualitá*i*, **colas </line>
<line> estrutu*adas e profissi*nais capacita*os pa*a ofer*cer na s*a prática *m *n*ino *e *uali**de. </line>
<line> Quere*os e*tar numa posiç** em que a va*orização do profissional não se re*acione </line>
<line> apenas a uma remuneraçã* c*mpatível com os desafio* e j**ta, mas, sobret*d*, que a gestão </line>
</par>
<par>
<line> pública invista na capacitação e na qualificaç*o </line>
<line> dos profis*i*nais envolv**os, a fim *e </line>
</par>
<par>
<line> evi*e**iar a prioridade e* políti*as públicas *u* pro*ovam a ve*da*eira inclusão so*ial, </line>
<line> *u* *s*a nã* ***a apenas tema d* d*bates e de discur*os inócuos, recur*os *ue vêm * c*lhar </line>
</par>
<par>
<line> em situaçõe* de descompro*is** com o bem-estar de g*upos como </line>
<line> os m*s que de fato </line>
</par>
<par>
<line> c*nfigure concre*amente o que está *ssentado na C*nsti*u*ção Fe*eral do Bra*il. </line>
<line> Para futuros es*udos nesta áre*, *ec*mend*m-se pesquisas de *ampo a fim de resgatar </line>
</par>
<par>
<line> o* *elatos d* profes*ores e p*is/mães de estudantes com d*ficiência, </line>
<line> *us*ando desvelar as </line>
</par>
<par>
<line> *ragi*idades, os desafios e as rea*s *os***ilidad*s de c*nsecução </line>
<line> dos direi*os *ociais e das </line>
</par>
<par>
<line> *o*íticas públicas </line>
<line> voltadas *ara essa c*te**ri* d* alunos. Entende-*e *ue *s *istóricos </line>
</par>
<par>
<line> problemas que envolvem a *upressão </line>
<line> d*s direit** a esses estu*ant*s esgo*aram e *ue, </line>
</par>
<par>
<line> atualmente, há uma neces*idade i*ed*ata de que as ações </line>
<line> d* Poder Público ve*çam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> retórica e partam pa*a a concretude das promessas. </line>
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<line> G. M. V. *an*os </line>
<line> *. C. G*imarães </line>
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<line> 1) co*cepção e *la**jamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise * *nt*r*reta*ão dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração d* r*scun*o ou na *evisão crí*ica do c*nt*údo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) pa*ticipação na aprovação *a ve*são final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. F*A, *eresina, v. 21, n.11, art. *, p. 136-*54, n*v. *024 </line>
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