<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 12, art. 9, p. 175-193, *e*. 20*4
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.12.9
</line>
</par><par>
<line>
*inanciamento da Política de Ass*s*ência Soc*al: *roduç** Científica no **asil de 2003 * 2023
</line>
<line>
Financ*ng of *o*ial Assis*ance Policy: S**enti*ic Produc*ion *n Braz*l *rom 200* to 2023
</line>
</par><par>
<line>
Joelma Crist*na *ima Cortez Amor**
</line>
<line>
*ssistent* Social pela Uni*ersidade *ederal do Pi*uí
</line>
<line>
Mestranda em P*lí*icas Públicas-U*iversida*e F*deral do **auí
</line>
<line>
E-ma*l: j*elmalcamor*m@**ail.com
</line>
<line>
O*mar Gomes de Alen*a* Júnior
</line>
<line>
Ec*nomista pel* Universidade Fed*ral *o Ceará
</line>
<line>
Douto* em P*lí*icas *úblicas p*la *n*versidad* Fed*ral do Maranhã*
</line>
<line>
E-mail: jrosmar@ufdpar.edu.br
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: Joelma Cri*t*n* L*ma *orte* Amo**m
</line>
<line>
Editor-Chefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
*o*ny
</line>
<line>
Ke*ley
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Alen*ar
</line>
</par><par>
<line>
Rua Pa**o *arneiro da Cunha, 2190, Ta*credo *e*es,
</line>
<line>
Rodrig**s
</line>
</par><par>
<line>
*ere*ina-PI., Br*sil
</line>
</par><par>
<line>
Endere**: Osmar Go*es de Al*ncar Júni*r
</line>
<line>
Art*go recebi*o em 29/08/*024. Úl*ima versã*
</line>
</par><par>
<line>
*niversid*de Federal Do D*lta *o *arnaíba,
</line>
<line>
recebida em *2/*9/2024. A*rovado ** 13/09/2*24.
</line>
</par><par>
<line>
Departamento de Ci*ncias **onômicas e Quantitativa*.
</line>
</par><par>
<line>
Av. São Se*astião, Ministro Reis Vel*so 640*0*00 -
</line>
<line>
Avalia*o pelo sis*ema *r*ple *eview: Desk Re*iew a)
</line>
</par><par>
<line>
Parnaíba, PI - Bras*l
</line>
<line>
pelo Edi*or-C*e*e; e b) Do*ble Blind Review
</line>
<line>
(ava*iação cega *or **is aval*adore* da áre*).
</line>
</par><par>
</page><line>
R*visã*: Gramatical, Norma*iva *
</line>
<line>
de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. L. C. Amorim, O. G. Alen*a* *ún*or
</line>
<line>
176
</line>
</par><par>
<line>
RES*MO
</line>
</par><par>
<line>
Este arti*o pr*põe uma anál*se acerca d* produção científica voltad* pa*a o *inanciamento da
</line>
<line>
Política de *ssist*nci* Social; o objetivo princip*l do trabal*o é i*entifica* as principais
</line>
</par><par>
<line>
tendências, lac*nas e
</line>
<line>
deba**s
</line>
<line>
presentes na literatura cie*t**ic* relacio**da a* te*a. **te
</line>
</par><par>
<line>
estudo *brang* uma sínt*se de estado *a *rte e bi*liometria de artigos dis*o*í*eis e revisa*os
</line>
<line>
por pares na b*s* *e *a**s CAPES/MEC, pu*licados entre 200* e 2*23. Fo*am anali*ados 57
</line>
<line>
ar*igos, ca*egorizados segundo os critérios de an* *e publicação e p*incipais assuntos
</line>
<line>
abord*d*s. Eviden*iou-se que *s *e*quisas têm-se debruçado, na sua *aioria, a *v*liar o
</line>
<line>
orçamento do e*te fede*a*, em seguida, o dos municípi*s e e*tados. Como *á p*uco destaq*e
</line>
<line>
nas pesqu*sas sob*e *s e**ado*, p*o**em-se es*udo* q** pos*am a*a*iar c*mo es*es entes tê*
</line>
<line>
f**anciad* a polí*ica.
</line>
<line>
Pal**r*s-chave: Ass*stência Social. Financia*ento. Fundo Público.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
This a*ticle proposes an analysis *f scientific production aimed at *inanc*ng Social Assistance
</line>
<line>
*olicy; The *ain *bject*v* of th* work is to identify the **in t*ends, gaps a*d debates pre*ent
</line>
<line>
in the scientific literature rela**d to the topic. This *tudy covers a synthe*is of t*e state of the
</line>
<line>
art a*d bibliometrics of available *nd peer-*evi*wed articles in the CAP*S/MEC da*abase,
</line>
<line>
publ*shed betwe*n 200* and 2*23. 57 a*ticles categorized ac*ording to the crite*ia *f year of
</line>
<line>
publ*cation and main topi*s covered we*e analyzed. It w*s evident that *esearch has focuse*,
</line>
<line>
*or the most pa*t, on evaluati*g the budget of the fed*r*l enti*y, *ollowed by that of
</line>
<line>
mun*cipaliti*s and states. As the*e is *i**le emphasis on r*searc* on states, *tudies *re
</line>
<line>
proposed that can ev*lu*t* how *hese enti*ies have finance* po*icy
</line>
<line>
K*ywords: Soci*l A*sist*nce. Fina*ci*g. Public Fund.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Teres**a, v. 21, n. 12, art. 9, p. *7*-193, Dez. 202*
</line>
<line>
www*.fs**et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*i*anciamento da Política d* Assistênci* Social: Produ*ão Cient*fica no Bra*il *e 20*3 a 202*
</line>
<line>
177
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
O pr*cesso de consolida*ão da *ol*tic* de assistên*ia soci*l no B*a*il foi lento *
</line>
<line>
t*rd*o, *egit*mando-se c*mo um dire*to soci*l apenas n* Constituição Federal *e 1988. Ante*
</line>
</par><par>
<line>
disso, es*a política
</line>
<line>
dependia da **a vontade do* governa*tes e da população, com
</line>
<line>
ações
</line>
</par><par>
<line>
predomi*antemente *ilant**pi*as, frequentem*nte ger***s
</line>
<line>
pela* primeir*s-damas. Assim, sua
</line>
</par><par>
<line>
b*se hi*t*rica es*á *ar*ada *ela c*r*dade e filantropia.
</line>
</par><par>
<line>
A política de *ssistência So**al enfrentou dif*culdades pa*a se *stabe**c*r no contex*o
</line>
<line>
das polí*icas sociais br*si*eiras. Primeiramente, a pro*ulg*ção de s*a lei orgâni*a enfrento*
</line>
</par><par>
<line>
*m
</line>
<line>
longo
</line>
<line>
*traso,
</line>
<line>
de*orand* cinco anos para ser aprovada. Em *egund* *ugar, a quest*o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
fi*a***a*e*to do*
</line>
<line>
s*rviço* e programas *e as*is**ncia socia* que até nos tempos atuais
</line>
</par><par>
<line>
conti*ua *ro*lemática. Apesar do aumento s*gnificativ* nos recursos aplicad*s *os *rog*amas
</line>
<line>
de tra*sf*rên*i* *e renda nos últ*m*s anos, ainda não há um* exigência mínima de *pl*c*ção
</line>
<line>
de r*cur*os orçame**ár*o*, a exemplo d* q*e acontece com saú*e e e*****ão.
</line>
<line>
O deb*te sobre o financiamen*o da Assistência Social não é inédito n** recente. Si**a
</line>
<line>
(*014) abo*da que em *ua *rod*ç** cient*f*ca, no an* *e 2010, real*zou uma pesquisa sobr* a
</line>
<line>
produção **bl*o*ráf*ca do tema, intitul*da "O finan*iame*to da Políti** de Assistên*ia Social
</line>
</par><par>
<line>
no *rasil:
</line>
<line>
a
</line>
<line>
pro*uçã* bi*l*og*áfica de 1985 a 2**8". *o analisar 65 t*t**os, cons*atou *
</line>
</par><par>
<line>
exi*tência *e
</line>
<line>
reg**t*os
</line>
<line>
pontuai* *e
</line>
<line>
prod**ões
</line>
<line>
bibliográficas * partir *e 1*95, com um
</line>
</par><par>
<line>
a*ensamento das d*scussões n*s anos subse*u*nt*s. A p*squisa t*mbém *dentificou q** a*
</line>
</par><par>
<line>
*ublica*ões se concentrar*m em co*uni*ações apre*entad*s *m c**gres*os e
</line>
<line>
encontros
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Polí*ica *ocial e de Serv*ç* Soc*al (SI**A, 2014 apud *ilva, 2**0).
</line>
</par><par>
<line>
Em o**ra pesqu*s*, Si*v*, Campos e Berwig (2019) *firmam que as pro**ç*es so*re *
</line>
</par><par>
<line>
fin*nc*amento da As*is*ên*ia Soc*al p***rizaram * estudo
</line>
<line>
do
</line>
<line>
o*çam*nto federal, com
</line>
</par><par>
<line>
destaque para os seguintes asp*ctos: *) focalização e redução de rec*rsos para serviços,
</line>
</par><par>
<line>
pr*gramas, projetos bene*ícios; b) r*estruturação e
</line>
<line>
do *in**ciamen*o *a Assi*tência *ocial
</line>
</par><par>
<line>
po* me*o *a *mpla*tação do* fun*o* muni*ipais e do cofina*ciamento; c) amp*iaçã* *os
</line>
</par><par>
<line>
re**r*os d**tinado* à *ssistê*cia Social, espec*al*ent*
</line>
<line>
pa*a pro*ra*as de transferência
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
renda.
</line>
</par><par>
<line>
Sil*a e D**t*n (2022) destacam *u* o debate s**re o financiamen*o da Assistê*cia
</line>
</par><par>
<line>
Social se in**nsific*u a*ó* os an*s 2000, e* de*o*rência *o processo de reco*hecime**o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
inst**ucio*alização d* A*sistênc*a Social co*o uma polí*ic* pública i*tegrant* da Se*u*i*ade
</line>
</par><par>
<line>
Soci*l. Esse
</line>
<line>
proc*sso f*i iniciado
</line>
<line>
na Constituição Fe*eral de 1988, *on*oli*ado *ela Lei
</line>
</par><par>
<line>
Or*ânica *a Ass*stência Social (LOAS),
</line>
<line>
em
</line>
<line>
1993, pela Po*í*ica Nacional *e Assistência e
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T**esin* PI, v. 21, n.12, art. 9, p. *75-1*3, Dez. 2**4
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. C. L. *. *morim, O. G. Ale*car Júnior
</line>
<line>
*78
</line>
</par><par>
<line>
Social (PNAS), *m *004, bem como *ela* N**mas Oper*cionais Básicas, e* 2005 e 2012, *
</line>
<line>
pela *ei *2.43*/2011 (Lei do SU*S).
</line>
<line>
Co**udo, *pesar da visibi*idade e *entr*lidad* a**uiridas pela Política de Assistência
</line>
</par><par>
<line>
Soci*l há quase *0 anos, es*a tem*tica aind* é *ouc* estudada, *ois o or*am*nto
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
**equ*ntemente co*side*ad* *ma peç* d* ficção, de *if*cil compreensão e desvelamento. No
</line>
</par><par>
<line>
entanto, se**n*o Salvado* (2*10), o o*çamento deve ser
</line>
<line>
en*endido como a*go in*i*pen**v*l
</line>
</par><par>
<line>
para a compree**ão *a polític* *o*ia*. N*o se trat* ape*a* de u* docu*ento téc*ico-co*tábil,
</line>
<line>
mas de um instru*ento que permi*e avalia* a correlação *e forças e *nteress*s envol**dos na
</line>
<line>
apropria*ão d*s recursos *úblicos.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse se*tido, ainda é *ouca a
</line>
<line>
**enção dada ao comportamento da produção
</line>
</par><par>
<line>
acadêmica sob** esse *ema; *ão r*ras as pesquisas com esse obj*tivo. N* processo de pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
para elaboraç*o de*te *rti*o, fo* encontr*do apenas o estud* *e Sil** (*014 apu* SILVA, a
</line>
<line>
2010), j* *en*ionado ante*iormente.
</line>
<line>
Es*e trabalho pret*nde preencher e*sa lacuna, a*ravé* de uma revisão *ibliomét*ica *e
</line>
</par><par>
<line>
abordagem
</line>
<line>
*ualitativ*
</line>
<line>
da produção nac*onal sob*e o f*nanciamento da Assi*tência *oc**l
</line>
</par><par>
<line>
e*tre 200* e 2*23, e contribu*r pa*a a análise e compre**são de como a produçã* ac*dêmica
</line>
<line>
sobre o financia*ento d* Assistê*ci* Social está es*ru*urada.
</line>
<line>
O objetivo é identificar a *orma c*mo o* a*tore* *êm ela*o*ad* suas contri**ições
</line>
<line>
para a discussã* do *ssunto, evidenciar as *r*ncipais tendências n* *r*d*ção cient**ica,
</line>
<line>
de*inear um cenár*o a*rangent* da trajetó*ia da *rodução acadêmica e propor uma agenda de
</line>
<line>
pesquisa que p*ss* orie*tar no*a* investi*aç*es relacionadas a* financ**mento da Assistê*c*a
</line>
<line>
Soci*l.
</line>
<line>
O artigo est* organizad* em tóp*cos, cont*ndo a introdução, u* bre*e *eb*te sobre as
</line>
</par><par>
<line>
c*t*gorias
</line>
<line>
f*ndamentais para o est*do do tema, a trajetória d* fi*anc*am*nto da Assi*tência
</line>
</par><par>
<line>
So*ial n* Brasil, perfil e análi*e do* trabalhos e as cons*de*ações fin*is.
</line>
<line>
* REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 Ca*egori*s fundamentais para estudo do fina*ciamento da As*i*tê*cia social:
</line>
<line>
Estad*, Fu*do Públic* e P*lítica Social
</line>
<line>
*ilva * *a**on (2022) propõem uma abordag*m metodológica *ientífica para
</line>
<line>
investigar a po*ít*ca de Ass*stência Social e seu financiame*to, enfa*iza*do a imp**tân*ia de
</line>
</par><par>
<line>
ana*i*ar crit*ca*ent* a
</line>
<line>
realidad*, consid*r*nd*
</line>
<line>
a to*alidade do fenôm*no. As autoras
</line>
</par><par>
</page><line>
de*tacam a necessidade de com*r*end*r conce*tos *unda*entais, c*mo Estad*, P*lítica Social
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. *1, n. *2, *rt. 9, *. 175-193, Dez. 2024 *ww4.fsanet.co*.br/*e*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Fi*anc**me*to da Polí*ica *e Assistência Soci*l: Produção Científica n* *rasil de 2*03 a 2023
</line>
<line>
179
</line>
</par><par>
<line>
e F*ndo ***lico. Alé* di*so, sugerem investi*ar a rel*ção entre o *api*ali*mo *ontemp*râne*
</line>
<line>
e o Estado, especia*mente como essa rela*ão se ma*ifest* no contexto brasilei*o. Elas também
</line>
<line>
ressaltam a imp*rtância d* entender a relaçã* entre o Fundo *úbl*co e * pol*tica socia*, *ssim
</line>
</par><par>
<line>
como a est*uturação da lógica orça*entária em
</line>
<line>
**fer*ntes nív*is governa*en*ais (Uni*o,
</line>
</par><par>
<line>
estad*s e municípios).
</line>
</par><par>
<line>
A segu*r, realiza-se uma *ucint* a**li*e da* cate**rias teóricas Es*ado, **ndo Público
</line>
<line>
e Política Social.
</line>
</par><par>
<line>
O Estad* pode ser interpret*do por meio d* várias abo*dagens teóri*a*, incluind*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
per**ectiv* d* marxi*mo clássico. Segundo Len*n (*0**, *. *7), o Es*ado é visto como um
</line>
</par><par>
<line>
i*strume*to *epressor a serviço *a cla*s* burguesa, sendo consider*do "* produto *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
m**ife*tação do antagonismo de *lass*s".
</line>
</par><par>
<line>
*utros
</line>
<line>
autores, dentro
</line>
<line>
*a trad*ção m*rxista, como *l*hu**er (19*9) e P*ulantzas
</line>
</par><par>
<line>
(2019), enfatizam que o Estado
</line>
<line>
é *m
</line>
<line>
apa*elho repress*r
</line>
<line>
e ide*lógico, um inst**me*to
</line>
</par><par>
<line>
utilizado p*la classe
</line>
<line>
domin*nte para
</line>
<line>
promover seus inte*esse*
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
classe. Os autores
</line>
</par><par>
<line>
argument*m *ue o *stado *tiliza a ideologia jurí*ico-polít*ca
</line>
<line>
para dissimular ** interesse*
</line>
</par><par>
<line>
econômicos da classe dominante, tran*formando-os em interesses *upostamente gerais do
</line>
<line>
p*vo ou da nação (ALENCAR J*NIOR, 2*21).
</line>
<line>
Na perspec*i*a ***era*, o Es*ado é con*ebido como um instrumento de conciliação de
</line>
</par><par>
<line>
clas*es, *ncumbido de mediar con*li*os oriundos do modo
</line>
<line>
de produç** capita****a. *ua
</line>
</par><par>
<line>
int*r*enç*o ocorre quan** o mercado *ão cons*gue res*lv*r
</line>
<line>
questões eco*ômicas e sociais,
</line>
</par><par>
<line>
devend* ser es*a i*tervenção mínim*, limitad* à* funçõ*s de "defesa da so*iedade,
</line>
</par><par>
<line>
administração da justiça, man*tenç*o
</line>
<line>
de a*gumas
</line>
<line>
*bra* e instituiç*es não lu*ra*ivas"
</line>
</par><par>
<line>
(ALENCAR JÚNIOR, *021, p. 43).
</line>
</par><par>
<line>
Para caracteriza* a co**epção de fun*o
</line>
<line>
pú*lico, *pt*u-*e *or r*c*rrer a
</line>
<line>
autore*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
orientaçã* *arxis*a co* *asta experi*ncia
</line>
<line>
de
</line>
<line>
pe*quisa relacion*da ao te*a,
</line>
<line>
cuja* análises
</line>
</par><par>
<line>
transcendem a
</line>
<line>
abo*d**em merame*te obj*tiva e su*erfi*i*l, como a contabilidade,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
prop*rc***am uma compreensão m*is ampla ao situá-lo n* c*ntexto d* reprod*ção do *a**ta*
</line>
</par><par>
<line>
e do trab*lho (Sil*a, 2014). Entre e*ses a***res, des*acam-se Francisco d* Oliveir*
</line>
<line>
(1988),
</line>
</par><par>
<line>
Evilásio S*lvado* (2**0), Osmar Gomes de A*encar *ú*ior (2021) e Elain* Behrin* (2021).
</line>
<line>
Na li*eratura especial*zada sobre fundo público, há *onsenso quanto à sua import*ncia
</line>
<line>
fundament*l para a *mpleme*taç*o das política* soci*i*, especia*mente com o surgiment* d*
</line>
</par><par>
<line>
Estado *e Bem-*st*r Social nos país*s
</line>
<line>
do
</line>
<line>
capitalismo ce*tral. O *undo púb*ic*
</line>
<line>
também
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
reconhecido p*r sua rel*ção c*m * padrão d* acumu*açã* capitalista adotado a*ó* a S*gunda
</line>
<line>
Gue*ra Mu*dial e *antido até meados da déca*a d* 1970.
</line>
<line>
Rev. FSA, *e*esin* PI, v. 21, n.*2, a*t. 9, p. *75-193, Dez. 2024 www4.*sanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. C. L. C. Amorim, O. *. Alencar Júnior
</line>
<line>
1*0
</line>
</par><par>
<line>
Em sua anális* s*minal, Oliveira (*998), que, segu*do B*hring (2021, *. 99),
</line>
<line>
"in**gura a formulação sobre f*ndo públic* de for** inst*gante e provoc*tiva", destaca q*e o
</line>
<line>
sistema capitalista historic*mente dependeu *e recursos públicos. No contexto do Estado de
</line>
<line>
B**-Est** Social, o fundo público *as**u a se* essencial para financiar tanto a acumulação de
</line>
</par><par>
<line>
capital quanto a rep*od*ç*o da *orça de trabal*o. *ssa dinâm*ca a*cança globalmente toda
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
populaç*o por meio dos gastos sociais.
</line>
</par><par>
<line>
A *bra de *l*v*ira (1988) ar*um*nta que a natureza d* contribuiç** do fundo *ú*lico
</line>
</par><par>
<line>
para a *orma**o do sistema
</line>
<line>
capital*s*a passou por mudanças ao l*ngo *o tempo.
</line>
</par><par>
<line>
Anteriormente, o fu*do pú*lico ti*ha um ca*áter ex-post, ou seja, agia após a ocorrência de
</line>
<line>
certos eventos econômic*s. Contudo, atualmen*e, ele é c*ns*derad* u* *om*one*te ex-ante,
</line>
</par><par>
<line>
ou seja, antecipa e estab*lece *s condiçõe*
</line>
<line>
nec*ss*r*as para a reprodução de cada c*pit*l
</line>
</par><par>
<line>
*ar*icul** e p*ra as condiçõ*s de v**a.
</line>
</par><par>
<line>
Essa n*va persp*ct*va des*aca a importância do fi*a**iamento público *omo *ma
</line>
</par><par>
<line>
referên*ia fundamental
</line>
<line>
que sinal*za *s p*ssibilidades
</line>
<line>
de repro*ução dent*o do modo de
</line>
</par><par>
<line>
*rodução capitalista. A mudança
</line>
<line>
*e par*digma *efl*te a mudança d* *apel do E*tad* na
</line>
</par><par>
<line>
economia e n* sociedade, reco*hecendo sua i*fluênc*a
</line>
<line>
na dete**inação da* condições
</line>
</par><par>
<line>
estrutur*is pa*a a *e*rodu*ão *os capitais e da fo*ça de tr**alho.
</line>
</par><par>
<line>
*onform* *liveira (1998) ex*li*a, o f*nd* públ*co é *res*ionado de*emp*nha e
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
papel c*uci*l na reproduçã* ta*to do capital qu*nto da for*a de trabalho. *s*a dinâmica ger*
</line>
<line>
uma tensão devido à *esigu*l divisão no fin*nciamento público.
</line>
<line>
S**undo Sa*vado* (*020), o Estad* util*za o *undo p*blico para *obi*iza* recursos,
</line>
</par><par>
<line>
especialm*n*e po* mei* *e tri*ut*s, a f*m de interv*r em *olíti**s
</line>
<line>
públ*cas, incluin*o
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
ec*nômi*a* * sociais. Isso pos***ilit* a modific**ão ou conse*vação da realidade
</line>
<line>
*ocioe*on*m*ca do pa*s. * *rçamento *úblico é o *nstrument* que revela a natureza do fund*
</line>
<line>
públi*o. Mais do q** um sim*le* documento de plane*amen*o téc*ico, o orçamen*o p*blico é
</line>
<line>
uma arena d* disputa política ** qual as alocações d* gastos e *uas fo*tes de fin*nciamento
</line>
</par><par>
<line>
refl*tem não apenas d**isões econômi*as, ma* t**bém *s *e**çõe*
</line>
<line>
de p***r sociais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
polít*cas dominantes na socie**de.
</line>
</par><par>
<line>
Behring (2021) *rgumenta que * fundo púb*ico se o*igina de uma *xtração
</line>
</par><par>
<line>
compulsória por *eio de impost**, contribuições e taxas - *a mais-valia socialmente -
</line>
<line>
*rod**ida. Em o*tras palavras, é a com*inação do trabalho exce*ente com o traba*ho
</line>
</par><par>
<line>
n*cessár*o, apropriado pe*o **tado
</line>
<line>
atravé* da extração
</line>
<line>
de parte d*s juros, lucros, renda da
</line>
</par><par>
<line>
terra e salários. Esse fund* p*blico tem ganha*o
</line>
<line>
cada vez mai* *m*or*ânci* *o processo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
reprodu*ão *o capital e da força de trab*lho, t*rnando-se um *ompone*t* essencial do modo
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*in*, v. 21, n. 12, art. 9, p. *75-*9*, Dez. 2024 w*w4.fsanet.com.**/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F*nanciamento *a Política de Assistênci* S*cia*: Produ**o Científica no Brasil de 2003 a *023
</line>
<line>
*81
</line>
</par><par>
<line>
de p*oduç*o capi**l*sta. Nesse sentido, o fundo público não é *p*nas um ele*ento e* a*te ou
</line>
<line>
ex p*s*, mas está i*trinsecame*te ligado *o fluxo do *apitalismo, presente *m to*** *s etapas
</line>
<line>
*a reprodução *o ca*it*l e das condições de vi*a da so**edade.
</line>
<line>
Segundo Alencar Júnio* (2021), o fundo público dese**enha du*s funçõ** b*s*cas e
</line>
<line>
contrad*tórias n* conte*t* do *a*italism* *ontemporâneo: a*um*lação e l*gitimação. Ele
</line>
<line>
argumenta que * fun*o públ*c* é f*ncional ao capit*l*smo e assum* um papel sign**icativ* na
</line>
<line>
repro***ão tanto do ca*i**l qu**to d* força de trabalh*.
</line>
</par><par>
<line>
Ob*erva-se, port*nto, que o fundo *úblico desempenha um pape* *rucial
</line>
<line>
*a*to n*
</line>
</par><par>
<line>
es*era da acumulação produtiva *uanto na execução das políticas *o*iais. Ele r*presenta u*
</line>
</par><par>
<line>
campo de
</line>
<line>
dispu*a contínuo,
</line>
<line>
n* *ual, em determin*dos momentos, est* ma*s inc*inado a
</line>
</par><par>
<line>
atender
</line>
<line>
às
</line>
<line>
demandas do *a*ital e, em outros, a atender às reivindic*ções d* classe
</line>
</par><par>
<line>
trabal*a**ra.
</line>
</par><par>
<line>
Para compre*nd*r e ana**s*r a políti*a social, *ecessário *m esfor** met*d*lógico, é
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
u*tra*as*e uma análise meram**te descritiva ou p*escritiva. Tal an*lise não
</line>
<line>
deve *er
</line>
</par><par>
<line>
exce*si*amente técn*ca, ne* se limitar a apon*ar *omo as coisas "deveriam ser". Da *esma
</line>
</par><par>
<line>
fo*ma, não pode restringir-se a uma análise
</line>
<line>
unilat*ra* qu* priorize
</line>
<line>
apenas as determinações
</line>
</par><par>
<line>
econômi*as e políti*as. A aná**se da política social requ*r u*a compreensão *o*text*al*zada
</line>
</par><par>
<line>
dent*o do pro*esso social e *i*tórico. A p**ític* social é um* resposta, u* d*sdobr*men*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
uma forma de li*ar
</line>
<line>
com as ex*ressões da q*est*o social, cujas raízes estão nas relações *e
</line>
</par><par>
<line>
ex*loração do capital (BEHRING, 2017).
</line>
<line>
As categori*s Estado, f*n*o públic* e *olítica *ocial estão i*trinsecam**te
</line>
<line>
relac*o*adas * são fundamen*ais para o deb*te sobre * financiamento da assistên*ia social. É
</line>
</par><par>
<line>
crucia* com*re*nder que a concepção
</line>
<line>
*e Estad* ad*ta*a i*á determinar quem se benefic*a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
qu*m financ*a o fundo público.
</line>
</par><par>
<line>
Desse *odo, *ssi* r*sume Alencar *ún*or (2021), o *rçamen** público * o
</line>
<line>
*nstrumento *ais tangível do fundo **blico, por me*o do qual são ex*resso* tod*s os seus
</line>
<line>
objetivos de acor*o *om a or*ent*ção política, e*onô*ica e social. N*le est** exp*i***ados *
</line>
<line>
des*i*o dos *astos e suas respe*tivas *ontes de financiamento.
</line>
</par><par>
<line>
Na próxima seção,
</line>
<line>
dis*ute-s* co*o o financiamen*o da Ass*stênci* Soc*al *e
</line>
</par><par>
<line>
organizou a partir *e sua i*stitucionalização como política públ*ca.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n.12, ar*. 9, p. 17*-*93, Dez. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. C. L. C. Amorim, O. G. Alencar Júnior
</line>
<line>
182
</line>
</par><par>
<line>
2.2 Trajetóri* do financiame*to da a*sis*ênci* *oc*al
</line>
</par><par>
<line>
O **rco hist*rico de re*erência da maioria dos estudos sobre a Política de Assist*ncia
</line>
</par><par>
<line>
Social é * *onst*tuição Federa* de
</line>
<line>
1988 (BRASIL, 2016), que a estabele*eu
</line>
<line>
com* *olítica
</line>
</par><par>
<line>
pú*lica *e resp**sabi*idade do Estado e di*eito dos cida*ãos. A CF-1988 também a incluiu n*
</line>
</par><par>
<line>
**bito da Segu**dade Social,
</line>
<line>
juntamente co* a* polít*cas de sa*de * previdência. A
</line>
</par><par>
<line>
Assistên*ia
</line>
<line>
Social passou a integrar o Sist*ma de Prot*ção S**ial brasileiro, *ue foi
</line>
</par><par>
<line>
reformulado com base na in*tituição d* um extenso conjunt* de
</line>
<line>
direitos
</line>
<line>
soc*ai*, *licerçado
</line>
</par><par>
<line>
nas *iretrizes da descent*aliza*ão, un*versa*ização dos serviços e na *a*ticipação social nos
</line>
<line>
*rocessos de decisão.
</line>
<line>
A Constit*iç*o Federal de *988 tro*xe mudanças signifi*at**as para as *ol*ticas
</line>
<line>
públ*cas, im*actando tanto o seu modelo *e *es*ão, qua*to *e financiam*nto. Antes da CF-
</line>
</par><par>
<line>
198*, * Ass*s*ência Soci*l er* caracteriz*da
</line>
<line>
por
</line>
<line>
ações fragment*das, *esarticulad*s,
</line>
</par><par>
<line>
pulv*r*zadas e descontínuas, *om
</line>
<line>
c*ntralização no âmbito federa* e bas*ad* na lógic*
</line>
</par><par>
<line>
convenial. C*nforme pontua* Si*va e *eixeira (20*0, p. *8*), esta *ostura "visava minimizar
</line>
<line>
as m*ni*est*ções *a *uestão *ocial, não co*o direito *e cidada*i*, mas como um **vor". A
</line>
</par><par>
<line>
maior par*e
</line>
<line>
dos serviços era r*alizada po* ent**ades
</line>
<line>
filantrópicas e rel*giosas, e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*inanciam*n*o d*s ações *s*ist*nciais
</line>
<line>
consist*a principalmente em repasses de recur*os p*ra
</line>
</par><par>
<line>
essas entidades por ***o de *onvê*ios (TEIXEIRA; CO*T*, 20*0).
</line>
</par><par>
<line>
No entanto, a Constituição Federal de
</line>
<line>
1988, po* m*io dos artigos 203 e 204,
</line>
</par><par>
<line>
post*riormente r*gula*ent*dos pela Lei Orgânica da A*sistê*cia S*cial (LOA*) em 199*,
</line>
</par><par>
<line>
redefiniu
</line>
<line>
*sse
</line>
<line>
**nári*. Essas m*d*nç*s *brira* a
</line>
<line>
pos*ibil*dade
</line>
<line>
de transição da As**stênc*a
</line>
</par><par>
<line>
*ocial do camp* das açõe* fragmentad*s para
</line>
<line>
o cam*o dos direitos, tornando-a u*
</line>
</par><par>
<line>
compon*nte *e um sist*ma de
</line>
<line>
p*ot*ção que bu*ca ser universa* no acesso e
</line>
<line>
com primaz*a
</line>
</par><par>
<line>
est*tal. Iss* elevou a Assist*ncia Social ao status de p*lítica **blic*, int*grando-a ao escop*
</line>
<line>
*a Seguridade Social no Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
N* aspec*o *o financiamento, Lei Org**ica da Assist*ncia a
</line>
<line>
Social (LOAS)
</line>
<line>
detalha
</line>
</par><par>
<line>
princípios fund*mentais pa** orientar a for*a c**o esta política é *inanciada: a) es*a*el*ce *
</line>
<line>
*om*ndo ú*ico *a ge*tão da a*sist**cia socia*, i*cl*indo a gestão d*s r*cur*os; b) determin* o
</line>
</par><par>
<line>
caráter compartilhado *o financiam*nto, ex*gindo que os *r*s nívei*
</line>
<line>
de governo aloque*
</line>
</par><par>
</page><line>
r*cursos em seus orçam*n*os; c) ref*rça o cará*er progre*sivo **s fo*te* de f*n**ciamento já
</line>
<line>
previ*tas no artigo 195 d* Constituiçã* Federa* de 1988 (BRA**L, 2016).
</line>
<line>
Após a aprovação da L*AS, di*erso* docum*ntos *ormativos foram in*t*tuídos, como
</line>
<line>
a **rma Operac*on*l Básica de 19*7 e a *e *998, **e esta*eleceram as bases instituciona*s
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 2*, n. *2, *rt. 9, p. 175-193, Dez. *024 **w4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Financiame*to da Política de *ssistência Soc**l: Prod*ção Científ*ca *o Brasil de 200* a 202*
</line>
<line>
183
</line>
</par><par>
<line>
par* a formação do Sis*em* Único
</line>
<line>
de Assis*ênci* *oci*l (SUAS). No *ntanto, so*ente **
</line>
</par><par>
<line>
200* a Política Naci*nal
</line>
<line>
de Assistê**ia Social (P*AS) foi aprovada, seguida pela N*rma
</line>
</par><par>
<line>
Op*ra*iona* Básica do S*AS e* 2005, pela Le* do SUAS em 20*1 (Lei 12.435) e
</line>
<line>
pela
</line>
</par><par>
<line>
N*B/SUAS de *012. Es*es **rcos tiveram um p*pe* *unda*ental na defin**ão do padrão d*s
</line>
</par><par>
<line>
serviços de assistê*cia so*ial, esta*elecendo re*ras
</line>
<line>
e
</line>
<line>
proc*dimentos *e gestão nec*ssár*os
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
sua o*eracio*ali**ção, * c*nt*ibuíram p*ra a *onsolidação *o modelo de financiamento do
</line>
<line>
setor.
</line>
<line>
A Polí*ica N*cional de Assistência Social (*NAS) * * *orma Operaci*nal Básica do
</line>
<line>
Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS) d* 2005 detalh*ram a* resp*n*ab*lidades
</line>
<line>
dos di*erentes ní*eis de **verno *o proc*sso d* implementação do SUAS.
</line>
<line>
No q*e diz *espeito ** financiamento, defin*u-se q*e aos munic*pi*s caberia implantar
</line>
<line>
a *roteção soci*l bá*ica, g*rir a rede de servi*o* oferecidos por entid*des s*cioassiste*ciais e
</line>
</par><par>
<line>
cofin**ciar essas ofertas. Aos
</line>
<line>
est**os, c*beria cofi*anc*ar e forn*cer apoio t*cnico
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
capaci*a*ão para *s m*nicípios, além *e im*la*t*r s*rviços soc*oassiste*ci*is d* abran*ên*i*
</line>
<line>
regionalizada em casos de município* co* *opu*a*ão reduzida, nos q*ais a dema*da não
</line>
<line>
j*stificasse a implantação de serviços locai*. À União, coube estab*lecer as diretriz*s gerais
</line>
<line>
do *i*tem*, a*ém de cofinanci** e fo*ne*er a*oio técnico a*s es*ados (Br**il, 2005).
</line>
<line>
* *o*ma Operacional Básica do Sistema Único de Assistênc** Social (NOB/*UAS)
</line>
<line>
d*termin*u que o financi*mento da p*lí*ica ** Assistê*cia Soci** deve ser detalhado no
</line>
<line>
proces*o de planejamento. *s orçamentos pluria*ual * a*ual expr*ssam a projeção das
</line>
<line>
receitas e **t*rizam *s lim**es de gast*s nos *rojetos e ativi***es *ropost*s p*lo órg*o gestor
</line>
</par><par>
<line>
e apro*ados **los cons*lhos, baseando-*e
</line>
<line>
na **gis*a*ão, n*s
</line>
<line>
princípios e instrumentos
</line>
</par><par>
<line>
orça*ent*ri*s e *a insti**i**o *e fundos de Assis*ência Social con*o*** p*e*onizad* pela Le*
</line>
<line>
Orgânica da Assist*ncia Social (L*AS) * pela Lei nº 4.320/64 (BRASIL, 2005; 19*4).
</line>
<line>
No Brasil, os instru*entos de planej*m*nt* orçamentári* na administração *ública
</line>
<line>
incl*em o Pl*no Pluria**al, a Lei de Dire*r*zes O*çam*ntárias e a **i *rçamentári* Anual.
</line>
</par><par>
<line>
Esse*
</line>
<line>
ins*r*me*tos de pla**jament* público *ev*m refletir o c*nteúdo d* Pol*tic*
</line>
</par><par>
<line>
Naciona* de Assistência Social de *004 (PNAS/20*4) e
</line>
<line>
do Sistema *ni*o de Ass*stência
</line>
</par><par>
<line>
Socia* (SUAS), c*ntemp*an*o a
</line>
<line>
*prese*tação
</line>
<line>
do* *rograma* e
</line>
<line>
ações em co*formidade com
</line>
</par><par>
<line>
os Planos
</line>
<line>
*e A*sistênc*a Soci*l. O orç*men*o da Assis*ênc*a Social de*e se* incl*í*o na
</line>
</par><par>
<line>
*r**os*a da L*i **çam*ntária, na **nç*o 08 - Assistência Soc*a*. Os recur**s são d*stina**s
</line>
<line>
às despesas corren*es e de capi*al relacio*adas aos serviç*s, pr**ramas, projetos e benefícios
</line>
</par><par>
<line>
govern*me**ais e
</line>
<line>
não-govern*menta*s alocad*s nos
</line>
<line>
Fundos *e Assistência Social
</line>
</par><par>
</page><line>
(est**e*ecidos co*o unidades or*amentárias) e a*ueles *irecionados às ativ*dades-m*i*,
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 21, n.12, ar*. 9, p. 1*5-193, *ez. 2024 w*w4.fs*net.*om.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. C. L. C. Amor*m, O. G. Alencar Jú*ior
</line>
<line>
1*4
</line>
</par><par>
<line>
alocados no *r*ame*to do órgão ge*to* dessa política *a resp**t**a esfera de governo (*rasil,
</line>
<line>
2009).
</line>
<line>
Na próx*ma se*ão, ap*esenta-se a maneira com* a pes*uisa foi realizada e o p*rfil dos
</line>
<line>
trabalh*s *elecionad*s.
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
M*TODOL*GIA
</line>
<line>
*ara alca*çar o obje*ivo proposto nest* trabalho, foi realizado *m lev*ntamento
</line>
</par><par>
<line>
biblio*étrico das produçõe* científica* r*ferent*s ao f*nanciam*nto
</line>
<line>
da *ssistência S*cial
</line>
</par><par>
<line>
pu*licadas * partir de 2003. A es*olha *esse r*corte temporal s* justifica pel* *ato de que,
</line>
<line>
após dez *nos da promulgação da L*i Org*nic* da Assistência Social (LOAS), pressupunha-
</line>
</par><par>
<line>
se que os estudos publica*os perm*tiriam
</line>
<line>
a*a*iar os impactos dessa le*is*ação na
</line>
<line>
*xecuçã*
</line>
</par><par>
<line>
das po*í*icas de **sistência so*ial. Além d*s*o, a décad* de 2000 foi mar*ada pela
</line>
<line>
expansão
</line>
</par><par>
<line>
sign**ic*ti*a da Assistênc** Social no Bras*l, propo*cio*ando
</line>
<line>
um *ontexto adequado para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
a*áli*e dos *v*nços * d*sa*ios no financia*ento desta área.
</line>
</par><par>
<line>
Para a rea**za*ão desta p*squis*, for*m selecionado* estud*s publi*ado* em fo*mato
</line>
</par><par>
<line>
de arti*os *evisados *or *ares
</line>
<line>
na B*se de Dad*s CAPE*/MEC. *s artigos co*sid*rado*
</line>
</par><par>
<line>
d*veriam conter, nos títulos, resu*os ou palavras-chave, o* seg*intes termos: "f*ndo
</line>
<line>
público", "seguridade so*ia*", "financiamento", "assis*ência social" e "orça*ento e texto
</line>
</par><par>
<line>
compl*t* disponível. F*ra* excluídos ar*ig*s que
</line>
<line>
não abor*a*am
</line>
<line>
* tem*t**a d*
</line>
</par><par>
<line>
financ*amen*o da Assistência Social, aquel*s q*e não apre*en*avam o
</line>
<line>
texto comple** *u
</line>
</par><par>
<line>
**tava* i*dispon*ve*s na re*e, bem *omo as public**õe* du**ic*das.
</line>
</par><par>
<line>
A análise *os da*os *oi ant*cedida pela leitura * cataloga*ão dos artigos, *eguida da
</line>
</par><par>
<line>
constit*ição de u* ban*o de
</line>
<line>
*ados em planilha Excel. Nesse banco de d*dos, foram
</line>
</par><par>
<line>
sistematizadas infor*açõe* s*bre os autor*s e os ob*etos d* estu*o, agrupada* *onforme as
</line>
<line>
temáticas *mergentes dur*nte a aná*ise dos artigos.
</line>
<line>
Com*inando os critérios de busca, *oram loc*l*z*dos incial*ent* 125 a*tigos
</line>
<line>
refer*ntes ao te*a *inanciamento da a*sistência so*ial no *eríodo definid* para e*tu*o. *pó*
</line>
<line>
a ex**u**o dos trabalhos *ue não atendiam *os crit*rios de i*c**são para a análise, por
</line>
</par><par>
<line>
abo*darem de forma secundár*a a tem*ti*a, foram selecionados 57 artigos que compõem
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
teor deste t*a*alho.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Te*esi*a, v. 21, n. *2, *rt. *, p. 175-19*, Dez. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
**nanciamen*o da P*lít*ca d* Assistência S*cial: Produção Cien*í*ica no Brasil de 2003 a 2023
</line>
<line>
1*5
</line>
</par><par>
<line>
4 RESULTAD*S E DISCU*S**S
</line>
</par><par>
<line>
4 .1 Pe*fil e *nálise dos trabalh*s cie**íficos
</line>
</par><par>
<line>
P*** apresentar *s re*ultados da p*squisa, traçou-se o p*rfil dos trabalhos
</line>
<line>
selec*onados, identifica*d*, inicialmente, a evolução *nual da produçã* cien*ífi*a sobre *
</line>
<line>
financiamento *a Assistência Social.
</line>
<line>
Gráf**o *- E*o*ução anual d* prod***o cie*tífica b*asilei*a sobr* fina*ciam*n*o da
</line>
<line>
*ssi*tência Social
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaboração pr**ria (2024).
</line>
<line>
Observa-se que, no* *rimeiros anos, as publicações foram reduzidas, com um aumen*o
</line>
</par><par>
<line>
*ign*ficativo a partir de 2005. Esse *ncremento p*de se* atrib*íd* *o iníci* de
</line>
<line>
um nov*
</line>
</par><par>
<line>
est*gio *a Assistên*ia *ocial brasile**a a partir de 200*. Conforme indicado por Behring
</line>
<line>
(2*11), esse pe*íodo é marcado por um "ch*que d* g***ão" e regulação na ár*a, manife*tado
</line>
</par><par>
<line>
pri*cipalmen*e a*ravés da *riaç*o do Sistema Úni*o de Assistência Social (*UAS),
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*provaç*o d* Po*ítica *acio*al de A*sistência Socia* e da Norma O*e*acional Básica
</line>
<line>
(NOB/**AS) em julho de 2005. Essas medidas resu**ara* na materia*iz**ão e padroniz*ção
</line>
</par><par>
<line>
dos **uxos de gestão do sistema, p*o**vendo ava*ços signi*icativos n* c*nsolidação
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
modelo de financiament*.
</line>
</par><par>
<line>
Os estudos acadêmicos re*liza*os entre ***3 e 20*0 analisaram o impacto da NOB-
</line>
</par><par>
<line>
*UAS (No*ma Operacional Básica) na padroniza*ão
</line>
<line>
dos serviços e na di*tribuiç**
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 21, n.12, art. *, p. 1*5-193, Dez. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. *. C. Amorim, *. G. Alenc*r **nio*
</line>
<line>
186
</line>
</par><par>
<line>
recurs*s. A im*lementação de programas, com* o Bolsa F*mí**a, t*mbém f*i amplamente
</line>
<line>
estudada, evide*ciando os e**it*s positi*os na redução d* pobre*a e*trema e na *n*lusão
</line>
</par><par>
<line>
soc*a*, m*s
</line>
<line>
também ap*ntando para a fragilid**e do *inanciamento frente às *ri*es
</line>
</par><par>
<line>
econômi**s.
</line>
</par><par>
<line>
*s es**d*s do p*río*o entr* 2*11 e 2016 destacam os de*afios para * fin*n*iamento,
</line>
</par><par>
<line>
a*rava*os por crise* econômic*s e cortes or*am*ntários. As
</line>
<line>
pesquisas evide*ciaram q**
</line>
</par><par>
<line>
houve um consi*e*ável incremento do orç*mento da **sistência Soci*l, conforme apontam
</line>
<line>
Couri e Salvado* (2017), em to*no de 6*%, *o entant*, foram d*reci*n**os para os progra*as
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
*ran*fer*ncia de rend*, t*i* como Benefício de
</line>
<line>
P*estaç** C*ntinuada (BPC) e Bolsa
</line>
</par><par>
<line>
Família (PBF); de outra parte, cons*atou-se a re*uçã* de recursos des*i*ado* *os *e*viços *e
</line>
<line>
proteção social básica e *special. A participação e o cont*ole so*ial ganha*a* *m*or*â*c*a nas
</line>
</par><par>
<line>
análises, apontand* *ara * neces*idade de
</line>
<line>
*ma maior tr*nsparê*cia e e*gajamento
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
s*ciedade civil na fiscali*ação do u*o dos r*cursos públicos.
</line>
<line>
O* estudos mais *ecent*s, *pós 20*7, ab***aram o impacto *a Emenda Con*tituciona*
</line>
</par><par>
<line>
(EC) 95/2016 (teto dos ga*tos) ou No*o Regime *iscal, que
</line>
<line>
impôs um *ongelamento nos
</line>
</par><par>
<line>
gastos *oci*is por 20 anos * prov*cou um des*in*nc*am*nto das políticas sociais,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ocaliz*ram também * impacto *a pandemia d* COVID-19 no f*nanciamento e na gestã* da
</line>
</par><par>
<line>
Assistência *ocia*
</line>
<line>
destacand* que a crise sa*itári*
</line>
<line>
exac*rbou vulne**bilid*de social e *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
demand* po* *erviço* assiste*ciais, col*cando em evidên**a as limitações fina**eiras do
</line>
</par><par>
<line>
sistema. A literatura ac*dêmi*a discu*iu a impo*tância *e p**ítica* emergenciai*, c*mo
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
au**lio emergencial, e a ne*es*idade de *m planej*mento de l*ngo prazo *ara a recuperação
</line>
<line>
econômica e social.
</line>
<line>
Aind* na carac**rização do perfil *as *esquisas s*leciona*as nest* estu*o, procurou-se
</line>
<line>
id*nti**car o* tip*s d* pesq**sa. Foram encontrados ** seguintes tipos: pesqu*sa biblio*ráfi**,
</line>
<line>
pesq*isa doc**ent*l e pesquisa de campo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *eresina, v. 21, n. 12, a*t. 9, p. *75-1*3, De*. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Fina*ciamento d* *olítica de A*sistê**ia *oc***: Produção C*ent*fica no Brasil de 20*3 * 2023
</line>
<line>
187
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 2 - Ti**s de *esqu**a
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Elabor*ç*o própria (2024).
</line>
<line>
Conforme ilu**rad* no Gráfico 2, identificaram-se 14 pe**ui*as *iblio*ráfi*a* qu*, *m
</line>
<line>
linhas g*ra*s, ab*rdara* em *eu escopo *s *rinci*ais c*tegorias rela**onadas ao *ema do
</line>
<line>
fina*ciamento, c*nforme indic*do na se*ão 2, como funda*en*ais *ara compreensão de uma
</line>
<line>
*olítica soc**l: capitalismo ***temporâneo, Estado, *olítica *ocial e fundo p**lico.
</line>
<line>
Outr*s *5 *r*igos fo*a* classi*i*ados c*mo pe*quisa bibliográf*ca e **cumen*al;
</line>
</par><par>
<line>
também apr*sentam discussões sobre as pr*ncipais categorias ali*da* a análises
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
docume*tos na su* *aior** disponíveis *m sites,
</line>
<line>
po*tai* da tran*parência e ar*uiv*s das
</line>
</par><par>
<line>
**c*etarias *sta*uais * municipais. Os *ocumentos mais analisados f*ram * Plan* Pluria*ual
</line>
</par><par>
<line>
(PPA), Lei de Di*etrizes O*çamen*árias (LDO), L*i Orçament**ia *n*al (LO*), planos
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*n*ais *e Ass*stência *o*ial, re*ató*ios de gestão, legislaç*es espec*ficas sobre fundos *e
</line>
<line>
assistê*c*a social (leis de c**açã*, dec*etos, resol*çõe*).
</line>
</par><par>
<line>
Apena* 06 trabalhos rea*izaram pesquisa bibliográfic* e de campo, junto
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
c*nselheiros, gestores e usuários dos serviços da A*sist*ncia So*ial e 12 traba*ho* associaram
</line>
<line>
os tipo* bibli*gráfica, documental e d* *ampo.
</line>
<line>
*odos os trabalh*s apresentara* c*ntextu*lização históric* do o*jeto de análise,
</line>
<line>
es*ecialm*nte com destaque para a referência, *escrição e/ou ***cussão da* leg*slações,
</line>
<line>
res*luções e documentos *f**iais da *olíti** de Assis*ência Soc*al. Ho**e un*nimidade
</line>
<line>
*ev. **A, Teresina PI, v. 21, n.12, a*t. 9, p. 1*5-193, Dez. 2024 www4.fsa*et.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. L. C. *morim, O. G. Alencar Jún**r
</line>
<line>
1*8
</line>
</par><par>
<line>
também em considerar a Constituição Federal
</line>
<line>
c om o um
</line>
<line>
marco
</line>
<line>
para * reconhecimen*o da
</line>
</par><par>
<line>
Assistência como P*lítica Púb*ica de direito.
</line>
</par><par>
<line>
O*tro *le*ento import*nte para traçar o perfil foi a classificação do* artigos segundo a
</line>
<line>
instância pesqu**ada; agruparam-** os a**ig*s confo*me o ente federat*vo *esqu**ad*:
</line>
<line>
instância *ederal, i**tânc*a es*a*u*l e o* de *nstân*ia *u*icipa*.
</line>
<line>
Tabela 1- Percentual das produçõe* por instânc*a do ent* federativo.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
A anál*se revel*u uma pre*a*ência de pesq*isas da Assistê*cia So**al em nível
</line>
<line>
*ederal, *erca de 55% das produções, se*u*d* das de n*vel munic*pal, em torno de 34%, e a*
</line>
<line>
*e n*vel es*ad*a*, apenas 11% das pro*uç*es ana**sada* (Ta*ela 1).
</line>
<line>
Si*va (2019) iden*ifi** que existe uma pre*alência de pe*quis*s co* *oco no
</line>
<line>
orçam*nto fede*a*, um* vez que a *ni*o *presen*a o maior *porte d* rec*rsos. So*a-se a isso
</line>
</par><par>
<line>
o importante papel da in*tân*ia federal *o
</line>
<line>
pro*es*o *e impla*t*çã* e exp*nsão d* SUAS,
</line>
</par><par>
<line>
sobretudo no financiamento e fortalecimento
</line>
<line>
da capac*d*de ins*itucion*l dos estado*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
municí*ios, despertando maior intere**e nessa *nstânc*a de govern*.
</line>
</par><par>
<line>
**m*ém é opo*tuno regist*ar a ex*stência de bas*s de
</line>
<line>
dados *isponíveis com acess*
</line>
</par><par>
<line>
público, c*n*endo informações atuali*adas acerc* do or*amento e da execução fina*ceir* do
</line>
<line>
g*ve*no federal, a exemplo do SIGA Brasil, um sist*ma criad* *el* Consultoria de
</line>
</par><par>
<line>
O*çamen*os, Fiscali*ação e *o*trole do Senado Fed*ral p*ra permi*ir ac*sso *mplo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
facilit**o ao* da*os d* Siste*a Int*gr*do d* Admi*istração Financeira - **AFI e a outras
</line>
<line>
bases de *ados s*bre p*anos e orça**ntos púb*ico* d* *anei*a integra*a.
</line>
<line>
*i**a sobr* esse* *stu*os r*ferentes à instâ*cia feder*l, obser*o*-se que a*ord*m
</line>
<line>
princi*a*mente as seg**ntes temá*i*as: * pap*l do Estado, o fundo público, as *o*ít*ca* socia*s
</line>
<line>
e, com de*taq*e, a Política de Se*uridade *ocial, es*ecialmente a *ssis*ên*ia Social.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 21, n. 12, ar*. *, p. 17*-193, Dez. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*inanciamento da Polític* de A**istência Social: P*odução Científi*a no Brasil de 2*03 a 2023
</line>
<line>
18*
</line>
</par><par>
<line>
Esses *studo* *e concent*am na análise do *ape* do Estado *a fo**ula**o e execução
</line>
</par><par>
<line>
das po*íticas
</line>
<line>
*oci*is, inves*igand* c*mo o fun** **blico é utiliz*do para f*nanc*a*
</line>
<line>
essas
</line>
</par><par>
<line>
p**ítica*. A Políti*a
</line>
<line>
de Seguridade Social e, particularmente, * Assist*nci* So**a*,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
frequentemente d*s*acada, refletindo sua importância e complexidade no
</line>
<line>
contexto das
</line>
</par><par>
<line>
polí*icas *ú*l*cas.
</line>
</par><par>
<line>
As d**c*ssões pr*se*te* n*s*es artigos
</line>
<line>
*ontribuem para uma compreensão mais
</line>
</par><par>
<line>
aprofundad* das din*m*cas e desafios envolvid*s na gestão e f*nan**a*ento das po*íti*as de
</line>
<line>
Assistê**ia So*i*l no âmbito feder**.
</line>
<line>
A*é* diss*, essas produções a*ordam *emas que cont*ibu*m para a a*álise d*s
</line>
<line>
resultad*s espec*ficos da *ssistência Social, tais como o *adrã* de financiam*n** da Pol*tica
</line>
<line>
Nacional de *ssistência S*cial (PNAS), o orçamento da S*gur*dade Social e o or*ame*to *a
</line>
</par><par>
<line>
função *8 - Assistência S*cial. As pu*li*açõ*s destaca* co*qu*stas importantes, como
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
est*bele*imento *e *undos
</line>
<line>
específicos, a estru*uração
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
pi*os e f*n*nciamento por o
</line>
<line>
*locos
</line>
</par><par>
<line>
de p*oteção, as tran*ferê*cias fundo a fundo e a *artilha pactu*da de recurs*s.
</line>
<line>
Entre*anto, os estudos t*mbém id*ntif*cam dive*sa* difi*uldades sign***cativas,
</line>
<line>
inc*uindo * estrut*ração da re*e socioassistencia*, as po*ític** de ajuste *isca* que impactam
</line>
</par><par>
<line>
negativam*nte *os
</line>
<line>
orçame*t*s, o apr*fun*a*en*o dos p*incípios neolib*r*is as constantes e
</line>
</par><par>
<line>
*rocas
</line>
<line>
*e gestores. Essas dificu*dad*s represe*tam
</line>
<line>
ob*táculo* para a impl*mentação
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
polític* de Assistênc*a Social, ressaltando a
</line>
<line>
nece*sidade d* ab*rdagens estr*tégicas para
</line>
</par><par>
<line>
s*perar esses desafios e fortalecer o sistema de p*oteção social no Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Co* relação ao percentual ap*esentado
</line>
<line>
pelas pesquisa* que avaliam a i*s*ância
</line>
</par><par>
<line>
munic*p**, conforme a Tabela 1, re*resenta* cerca de 34% das pr*d*çõe*. *stá sina*iza*o,
</line>
<line>
em Teix*ira e Costa (2020), que * Constituiçã* de *988 **tab*l*c*u * **scentraliza**o como
</line>
</par><par>
<line>
*m* diretriz
</line>
<line>
das p*lítica* soci*is
</line>
<line>
brasile*r*s e, **s*e cenário, * moviment* m*n*cipa*ista
</line>
</par><par>
<line>
*an*ou fôl*go, pois *nfat**ou a* responsabilidad** d*ss* *nte federat*vo *a of**ta ** serviços.
</line>
</par><par>
<line>
Confo*me Silva (2016), *o* mu*icíp*os
</line>
<line>
*oub* uma
</line>
<line>
pesada carg* de at*ibuiç*e*,
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
im*lantação
</line>
<line>
de *erviços, benefícios, program*s e
</line>
<line>
p*ojetos confor*e
</line>
<line>
as e*pecificações do
</line>
</par><par>
<line>
SUAS.
</line>
</par><par>
<line>
Esses arti*os ger*lmente d*st*cam tanto avanços quan*o d*safios na Política d*
</line>
<line>
Assistência *ocial. Como avanços, são *requen*e*ente citados o incre*ento do apara*o *egal,
</line>
<line>
* organização d* um sist**a úni*o e * tipifica*ão *os se*v*ços. *or *utro lado, os des*f*os *
</line>
<line>
*ificuld**es m**s mencionados *ncluem o *ai** invest*mento *a polí*ica, a inexistência de um
</line>
</par><par>
<line>
percentual mínimo obrigatório
</line>
<line>
a ex*mp*o da ***de, um p*rceptível process* d*
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, T*r*sina PI, *. 21, n.*2, art. 9, p. 1*5-193, Dez. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.*o*.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. C. L. C. A*orim, O. G. Alencar Júnio*
</line>
<line>
*90
</line>
</par><par>
<line>
d*s*inan*iame*to e a de*endên*ia de repasses, especialme*t* do gove*no fe*eral, para a
</line>
<line>
*xec*ção *as a*ões socioass*st*nci*is no muni*ípio.
</line>
<line>
Qu*nt* ao interesse n*s pesquisas sob*e o orçamento **s entes estad*ais, assim
</line>
</par><par>
<line>
Teixeira e Costa (2020) argumentam: a eles co**e um papel residual e comple*enta*, e
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
levantam*ntos apontam
</line>
<line>
qu* a menor part*cipação é a do* estados no cofinanciamento *essa
</line>
</par><par>
<line>
pol*tica. *egundo os autores, "uma v*z que têm obrig**ão secund*ria ** formulaçã* *a
</line>
<line>
política e quase n*nhuma na imp*emen*ação * na ex*cução dos ser*i*o* soc*oas*istenciais, os
</line>
</par><par>
<line>
*stado* recebem
</line>
<line>
ba*xos créditos
</line>
<line>
*olític*s pelo desempen*o de su** funções" (TEIXEIRA;
</line>
</par><par>
<line>
COSTA, 20**, p. 1*12).
</line>
</par><par>
<line>
Além *a b*ixa
</line>
<line>
pa*ticipação no
</line>
<line>
gasto em *ssistência social, aind* pes* fato *e não o
</line>
</par><par>
<line>
h*ver sido cumprida pela to*al*d*d* dos estados a responsabilidade de c*fina*c*amento p*r
</line>
</par><par>
<line>
mei* de repasses fundo a
</line>
<line>
f*ndo, que *orresponde à essênci* d* mo**lo de fin*nciamento
</line>
</par><par>
<line>
pr*conizado no SUAS.
</line>
</par><par>
<line>
**s produções que an**i*am o financiamento da Assistência Soc*al na
</line>
<line>
instâ*cia
</line>
</par><par>
<line>
estadual, o* resultados evi*en*iam que os
</line>
<line>
a*tigos ab*rdam a* temátic*s ** fed*ralismo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
descent*ali*ação e
</line>
<line>
como essa*
</line>
<line>
*ategorias impactam o pape* dos ***ados n* e*ecução
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Política *e Assi*tênci* Social.
</line>
</par><par>
<line>
As conclusões desses
</line>
<line>
estudos apontam
</line>
<line>
diversas fragilidades n** políticas estadu*i*,
</line>
</par><par>
<line>
incluindo *m financiament* in*ufi*ie*te. Além diss*, em relaçã* ao papel q*e o estado d*ve
</line>
</par><par>
<line>
ex*rcer, conforme
</line>
<line>
d*finido pela Política Nacional de Assistên*ia *oci*l (PNAS),
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
cofinanc*ar o* *uni*ípios, as inici*tiva* ainda são incip*entes, *videnciando uma forte
</line>
<line>
d**endê*cia do *overno fe*eral.
</line>
</par><par>
<line>
*ais ach*dos sugerem que, apesar d* *strut*ra de descentraliza*ão prev*sta,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*apacid*de dos estados de financiar adequ*damente a Assistência *oci*l é li*itada, o que
</line>
</par><par>
<line>
*ompro*ete a qualidade
</line>
<line>
das po*íticas no âmbito **tad*** e aumenta a dependência
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
recursos f*derais.
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSI*ERAÇÕES FI*AIS
</line>
</par><par>
<line>
O* resultados indica* que as pr*duções aca*ê*ica* sobr* o financiamento
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
As*istên*ia Social nas esferas *ederal * munic*pa* predo*inam em número
</line>
<line>
d* p*blica*ões.
</line>
</par><par>
<line>
Em co*trapa*tida, as que dis*utem
</line>
<line>
o fi**nci*mento na instância es*adual são menos
</line>
</par><par>
<line>
f*equentes ** cont*xto das **bli*açõ*s brasilei**s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresin*, *. 21, n. 12, *rt. 9, p. 1**-193, Dez. 20*4
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Fi**nciamento d* P*l*tica *e As*istência Social: Pr*dução Científica *o Brasil de 2003 * 2023
</line>
<line>
191
</line>
</par><par>
<line>
Esse cenário, como já discutido ante*i*rmente, pode ser explic*d* pelo processo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
descentralização d* polí*i** de A*s*s*ên*ia *oc*al, iniciado com a Cons*i*ui*ão Fe*eral
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
1988 e reforçado por toda a legi*la*ão e normativas subsequentes, como *ei Orgân**a a
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Assistê**ia Social (L*A*), a Polít*ca Naciona* de A*sistência S*cial (PNA*) e a No**a
</line>
<line>
Operacio*al Bás*ca do Sis*ema Ú*ic* de As*istê*cia Social (*OB/SUAS). E**as mud*nças
</line>
<line>
tivera* um imp*c*o significativo na i*pl*mentaç*o do Si*tema Único de *s*istência Social
</line>
<line>
(**AS), *e*letind* de *a*eira dif*renciada em cada ente *a federação.
</line>
</par><par>
<line>
Enq**n*o o g**e*no f*deral *ssumiu ** papel crucial no planej*mento
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
cofin*nc*amento, os municípios dest*caram-se n* im*lantação e e*ec*ção, *specia*mente *os
</line>
<line>
serviços. Em contra*te, o* est*dos fic*ram à *argem, exer*endo ** papel *esidua*.
</line>
<line>
Desse *onto *e *ista, o pap*l e * partic*pação d*s entes estaduais no arranjo federa*i*o
</line>
</par><par>
<line>
d* *r*aniza*ão e pre*tação
</line>
<line>
de s*rviços sociais no Brasil continuam sen*o objeto de d*b*t*,
</line>
</par><par>
<line>
esp*cialment* quanto a* *eu desempenho e efetividade na *olítica d* As*istência *ocial.
</line>
<line>
Vários estu*os *n*ic*m uma lacuna *ig**f*cativa na compr*ensão do p*pel que os
</line>
<line>
*stados desempenha* n*s políti**s so*iais. Co*preen*er *s **rtic*laridades dos orçamento*
</line>
<line>
*sta*uais é crucial, espec*a*me*te para id*ntificar o* i*pactos da direção do fina*ciamen*o.
</line>
<line>
É imprescindível destacar que o t*ma do f*nanciamento da Assistê*c*a So*ial está
</line>
<line>
consta*temente sujeito a *ovas aval*ações e **tudos. A dinâ*ica d* so*iedade, dos gove*nos,
</line>
</par><par>
<line>
e das políticas *o*iais e *conômicas impacta dire*amente essa
</line>
<line>
*olítica
</line>
<line>
pública,
</line>
<line>
*e*a*do
</line>
</par><par>
<line>
conti**amente nova* produções científic*s.
</line>
</par><par>
<line>
Este estudo *eve *omo obj*tivo ide*tificar o *ese*vol*i*ento da* pr*duções
</line>
<line>
ac*dêmicas sobr* o fi*anciamento *a A*sistênc*a *oc*al e contri*uir para o d*s*nvolvimento
</line>
<line>
teórico sob*e o tem*. Par* isso, *oi realizada uma revis** s*stemática e bibliom*t*ic*, al*m da
</line>
<line>
proposta de refl*xõe* e direcionamentos sobre * a*sunto. Constato*-s* que o t*ma possui um
</line>
<line>
referencial teórico exp*essivo * rob*sto, o que permite conte**u**iz*r e avaliar sua relevân**a
</line>
<line>
de fo*ma ab*angent*.
</line>
<line>
Quan*o às l*mita*ões, é impo*tante salient*r que este estudo não teve a *n*enção de
</line>
</par><par>
<line>
esgotar a d*scussão sobre tema, v*sto que *e rest*ingi* à a*álise de *rt*g*s revisado* o
</line>
<line>
p*r
</line>
</par><par>
<line>
*ares em um* ú*i*a base de dados, excluindo diss*rtaçõ** e teses q*e poderiam oferec**
</line>
<line>
a*ordagens **i*io*ais não contempladas a*ui.
</line>
<line>
*uge*e-se que novos *s**d*s sejam real**ados pa*a *profundar as investi*ações em
</line>
</par><par>
<line>
outras bases *e d*do*, variand* os *ipo* de pro*u*ão cient*fica *nalisados,
</line>
<line>
além de *rtigos,
</line>
</par><par>
<line>
i*cl*indo dissert*çõ*s, teses * outros fo*matos.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Te*esi*a PI, v. 21, n.12, art. 9, p. 175-193, *ez. 2024
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. C. L. C. Am*rim, O. G. A*e**ar Júni*r
</line>
<line>
192
</line>
</par><par>
<line>
A relevâ***a d*st* estudo reside *o ma*ea*ento do conhecimento *obre a produção
</line>
<line>
cien*ífica relacio*ad* ao financi*mento da Assi*tência Socia*, of*recendo eleme*to* para a
</line>
<line>
c**p*eensão desse tema e se*vindo co*o um *e**rso importante para futuras p*squ*sa*.
</line>
<line>
REFERÊNCI*S
</line>
</par><par>
<line>
ALENCAR JÚNIOR, O. G. *stado e fundo públi*o: disputa entre o capit*l e o trabalho a
</line>
<line>
pelos re*ur*os o*çamentários no Nordeste do *rasil. Curitiba: CRV, 2021.
</line>
<line>
ALTH*SSER, L. Sobre a rep**dução. Rio de Jan***o: Vozes, 1999.
</line>
<line>
BEHRING, E. R. O Trabalho do A*sistente Social no SUAS. Seminário Nac*onal. CFESS.
</line>
<line>
Brasí*ia, p. 84-95., 201*.
</line>
<line>
BE*RIN*, E. R.; BOSCHETTI, *. Política social: fun*amentos e hist**ia. Cor*e* *ditora,
</line>
<line>
2017.
</line>
<line>
B**R*NG, *. *. Fundo público, val*r e política socia*. S*o Pa*lo: C*r*ez, 20*1.
</line>
<line>
BRASIL. Lei Nº 4.320, d* 1* de ma*ço *e 19*4. Estatui *ormas gerai* de direito *inanceiro
</line>
<line>
para ela*ora*ão e contro*e dos or*amentos e bal*nços *a *nião, dos estado*, dos m*nicípios e
</line>
</par><par>
<line>
do
</line>
<line>
distrito
</line>
<line>
fede*a*.
</line>
<line>
Brasília,
</line>
<line>
4
</line>
<line>
maio
</line>
<line>
19*4.
</line>
<line>
Disponível
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
ht*ps://www.p*analto.g**.**/cc*vil_03/**is/l4*20. Aces*o em 25/04/202*
</line>
<line>
BRASIL. Ministé*io *o *esenv*lvim*n*o Socia* e Comba*e * Fome. No*ma Opera*io*al
</line>
</par><par>
<line>
Bá*ic* (NOB SUAS/ *005). Bra*ília: Minist*rio do Desen**l*imen*o Social Comba*e e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
F*me, 20*5.
</line>
</par><par>
<line>
BRAS**. Ministéri* do Desen*ol*imento Socia* e *om*a*e à Fome. *olít*ca *acional d*
</line>
<line>
Assistência **c*** (PNAS/2*04). Brasí*i*: **nistério do De*envolvimento S*cial e Combate
</line>
<line>
* Fome, *009 (re*mpress*o).
</line>
<line>
BRASIL. C*n*t*tui*ã* da Re**blica Fe*era*iva do Brasil. B**sília, DF: S*nado Federal,
</line>
</par><par>
<line>
2016.
</line>
<line>
Disponível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
ht*ps://www2.senado.leg.br/bdsf/bitst*e*m/handle/id/518231/CF88_L*vr*_*C91_2016.pdf.
</line>
<line>
A*e*so em: 25 ago. 2023.
</line>
</par><par>
<line>
COURI, J.R.; SALVADOR, E. As Dimensões do Financia*ento da Polí*i*a
</line>
<line>
de Assistê**ia
</line>
</par><par>
<line>
Soci*l no B*a**l. Argumentum, S. l., v. 9, *. 3, p. 81-97, *017.
</line>
</par><par>
</page><line>
LENIN, V. I. * E*tad* e a revol*çã*: a doutrina do mar*ism* s**r* o Es**** e as tarefas do
</line>
<line>
*r*letariado na rev*lução. São Paulo: B*it*mpo, 20*7.
</line>
<line>
*LIVEIRA, F. M. C. O sur*imento do ant*va**r: capital, força de *rabalho e fun*o público.
</line>
<line>
Nov*s Estudos, CEBRA*, n. 22, p. 8-28, out. 1988.
</line>
<line>
*OULANTZAS, N. P*der P*l*tico e *lasses Soc*ais. São Paulo: Edit*ra da Unicamp, 2**9.
</line>
<line>
R*v. FSA, *eresina, v. 21, n. 12, a*t. 9, p. 175-193, Dez. 2024 www*.*sanet.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
Fina*ciamento da Política de As*istência S*ci*l: Produção Cient*fica *o Brasil de 2003 a 2023
</line>
<line>
193
</line>
</par><par>
<line>
S*L*AD**, *. Fundo p*blic* e seguridade socia*. Sã* Paulo: Corte*, 2*10.
</line>
</par><par>
<line>
SILVA, J. A. F. Fundo Público * Serviço S*ci**: co*e*ão entre a lógic* o*ça*e*tária e o
</line>
</par><par>
<line>
exercício das competência* e atribuiç*es do Ass**tente Socia* no S*AS. Tes* de Dou*orado
</line>
<line>
em Política Social e *rabalh* - Un*versidade do Estad* do Rio de Janeiro, *io de Janeiro,
</line>
<line>
322f, 2014.
</line>
<line>
SI*VA, J. A. F. O orçamento e o exercíc*o *rofissional do ass*s*en*e soci*l.
</line>
<line>
Argumentum.Vitória v. 8, n. *, p. 73-83, maio/ago. 2016.
</line>
<line>
*I*VA, J. A. *.; D* LIMA CAMPOS, N.; B*RWIG, S.E. F*ndo púb*ico e a*s*stência socia*:
</line>
<line>
O d*s*inan*iamento públic*. Ana*s do Encontr* Intern*c*onal e N*ci*na* de Polític*
</line>
<line>
S*cial, v. *, n. *, 2*19.
</line>
<line>
SI*VA, J. A. *; DALTO*, A. M. Es*udo do Financia*ento *a As*istênci* Soc*al:
</line>
<line>
rep*nsan*o um* *roposta te*r*co metodológica para a p*squisa. In: SIL**, J.A. F;
</line>
<line>
DALTO*, A.M.(orgs.). O fi*an*iamento da pol*t*ca de *ssi*tência social * ajuste
</line>
<line>
est*u*ural n* Bra**l. 1. e*. São Paulo: Annablume, 2022.
</line>
<line>
S**VA, R. N. L. M; TE*X*IR*, S. M. Política *e Assistênc*a S*c**l e a Ar*icul*ção entre os
</line>
<line>
Se*viços Socioassistenciais. *evista F*A, Teresina, v.17, n. 5, art. 9, p. 183-208, mai* 202*.
</line>
</par><par>
<line>
TEIXEIRA, I. V.; COSTA, *. L. D. Des**ios
</line>
<line>
** coordenação federativa da Po*ític* de
</line>
</par><par>
<line>
Assistência Social: * p*pel dos est*dos n* fi*anciame*t*. Cadernos E*AP*.BR, v. 1*, n. 4,
</line>
<line>
p. 1*1*-*025, ou* . *020.
</line>
</par><par>
<line>
Como Referencia* est* Artigo, conform* ABNT:
</line>
<line>
AMORIM, J. C. L. C; ALEN*AR JÚNIOR, O. G. Financ*amento da P*líti*a de *ssis*ência So*ial:
</line>
<line>
Pr*duç*o Ci*ntífica no Br*sil d* *003 a *023. *ev. FSA, Ter*sin*, *. 21, n. 12, art. 9, p. 175-193,
</line>
<line>
Dez. *024.
</line>
</par><par>
<line>
Contri*uiç*o dos A*tor*s
</line>
<line>
*. C. L. *. Amorim
</line>
<line>
O. G. Al*ncar Júnio*
</line>
</par><par>
<line>
1) conc*pção e *lanejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) anál*se e *nterpretação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*) el*bora*ão *o rascu*ho ou n* rev*sã* *rítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) par*icipa*ã* n* aprovação d* versão final do man*scrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere*ina PI, *. *1, n.12, a*t. 9, p. 1*5-193, Dez. *02*
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.*r/r***sta
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)