<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 12, art. 9, p. 175-193, *e*. 20*4 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.12.9 </line>
</par>
<par>
<line> *inanciamento da Política de Ass*s*ência Soc*al: *roduç** Científica no **asil de 2003 * 2023 </line>
<line> Financ*ng of *o*ial Assis*ance Policy: S**enti*ic Produc*ion *n Braz*l *rom 200* to 2023 </line>
</par>
<par>
<line> Joelma Crist*na *ima Cortez Amor** </line>
<line> *ssistent* Social pela Uni*ersidade *ederal do Pi*uí </line>
<line> Mestranda em P*lí*icas Públicas-U*iversida*e F*deral do **auí </line>
<line> E-ma*l: j*elmalcamor*m@**ail.com </line>
<line> O*mar Gomes de Alen*a* Júnior </line>
<line> Ec*nomista pel* Universidade Fed*ral *o Ceará </line>
<line> Douto* em P*lí*icas *úblicas p*la *n*versidad* Fed*ral do Maranhã* </line>
<line> E-mail: jrosmar@ufdpar.edu.br </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: Joelma Cri*t*n* L*ma *orte* Amo**m </line>
<line> Editor-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> *o*ny </line>
<line> Ke*ley </line>
<line> de </line>
<line> Alen*ar </line>
</par>
<par>
<line> Rua Pa**o *arneiro da Cunha, 2190, Ta*credo *e*es, </line>
<line> Rodrig**s </line>
</par>
<par>
<line> *ere*ina-PI., Br*sil </line>
</par>
<par>
<line> Endere**: Osmar Go*es de Al*ncar Júni*r </line>
<line> Art*go recebi*o em 29/08/*024. Úl*ima versã* </line>
</par>
<par>
<line> *niversid*de Federal Do D*lta *o *arnaíba, </line>
<line> recebida em *2/*9/2024. A*rovado ** 13/09/2*24. </line>
</par>
<par>
<line> Departamento de Ci*ncias **onômicas e Quantitativa*. </line>
</par>
<par>
<line> Av. São Se*astião, Ministro Reis Vel*so 640*0*00 - </line>
<line> Avalia*o pelo sis*ema *r*ple *eview: Desk Re*iew a) </line>
</par>
<par>
<line> Parnaíba, PI - Bras*l </line>
<line> pelo Edi*or-C*e*e; e b) Do*ble Blind Review </line>
<line> (ava*iação cega *or **is aval*adore* da áre*). </line>
</par>
<par>
<line> R*visã*: Gramatical, Norma*iva * </line>
<line> de Formatação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. L. C. Amorim, O. G. Alen*a* *ún*or </line>
<line> 176 </line>
</par>
<par>
<line> RES*MO </line>
</par>
<par>
<line> Este arti*o pr*põe uma anál*se acerca d* produção científica voltad* pa*a o *inanciamento da </line>
<line> Política de *ssist*nci* Social; o objetivo princip*l do trabal*o é i*entifica* as principais </line>
</par>
<par>
<line> tendências, lac*nas e </line>
<line> deba**s </line>
<line> presentes na literatura cie*t**ic* relacio**da a* te*a. **te </line>
</par>
<par>
<line> estudo *brang* uma sínt*se de estado *a *rte e bi*liometria de artigos dis*o*í*eis e revisa*os </line>
<line> por pares na b*s* *e *a**s CAPES/MEC, pu*licados entre 200* e 2*23. Fo*am anali*ados 57 </line>
<line> ar*igos, ca*egorizados segundo os critérios de an* *e publicação e p*incipais assuntos </line>
<line> abord*d*s. Eviden*iou-se que *s *e*quisas têm-se debruçado, na sua *aioria, a *v*liar o </line>
<line> orçamento do e*te fede*a*, em seguida, o dos municípi*s e e*tados. Como *á p*uco destaq*e </line>
<line> nas pesqu*sas sob*e *s e**ado*, p*o**em-se es*udo* q** pos*am a*a*iar c*mo es*es entes tê* </line>
<line> f**anciad* a polí*ica. </line>
<line> Pal**r*s-chave: Ass*stência Social. Financia*ento. Fundo Público. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> This a*ticle proposes an analysis *f scientific production aimed at *inanc*ng Social Assistance </line>
<line> *olicy; The *ain *bject*v* of th* work is to identify the **in t*ends, gaps a*d debates pre*ent </line>
<line> in the scientific literature rela**d to the topic. This *tudy covers a synthe*is of t*e state of the </line>
<line> art a*d bibliometrics of available *nd peer-*evi*wed articles in the CAP*S/MEC da*abase, </line>
<line> publ*shed betwe*n 200* and 2*23. 57 a*ticles categorized ac*ording to the crite*ia *f year of </line>
<line> publ*cation and main topi*s covered we*e analyzed. It w*s evident that *esearch has focuse*, </line>
<line> *or the most pa*t, on evaluati*g the budget of the fed*r*l enti*y, *ollowed by that of </line>
<line> mun*cipaliti*s and states. As the*e is *i**le emphasis on r*searc* on states, *tudies *re </line>
<line> proposed that can ev*lu*t* how *hese enti*ies have finance* po*icy </line>
<line> K*ywords: Soci*l A*sist*nce. Fina*ci*g. Public Fund. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *SA, Teres**a, v. 21, n. 12, art. 9, p. *7*-193, Dez. 202* </line>
<line> www*.fs**et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *i*anciamento da Política d* Assistênci* Social: Produ*ão Cient*fica no Bra*il *e 20*3 a 202* </line>
<line> 177 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODU*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> O pr*cesso de consolida*ão da *ol*tic* de assistên*ia soci*l no B*a*il foi lento * </line>
<line> t*rd*o, *egit*mando-se c*mo um dire*to soci*l apenas n* Constituição Federal *e 1988. Ante* </line>
</par>
<par>
<line> disso, es*a política </line>
<line> dependia da **a vontade do* governa*tes e da população, com </line>
<line> ações </line>
</par>
<par>
<line> predomi*antemente *ilant**pi*as, frequentem*nte ger***s </line>
<line> pela* primeir*s-damas. Assim, sua </line>
</par>
<par>
<line> b*se hi*t*rica es*á *ar*ada *ela c*r*dade e filantropia. </line>
</par>
<par>
<line> A política de *ssistência So**al enfrentou dif*culdades pa*a se *stabe**c*r no contex*o </line>
<line> das polí*icas sociais br*si*eiras. Primeiramente, a pro*ulg*ção de s*a lei orgâni*a enfrento* </line>
</par>
<par>
<line> *m </line>
<line> longo </line>
<line> *traso, </line>
<line> de*orand* cinco anos para ser aprovada. Em *egund* *ugar, a quest*o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> fi*a***a*e*to do* </line>
<line> s*rviço* e programas *e as*is**ncia socia* que até nos tempos atuais </line>
</par>
<par>
<line> conti*ua *ro*lemática. Apesar do aumento s*gnificativ* nos recursos aplicad*s *os *rog*amas </line>
<line> de tra*sf*rên*i* *e renda nos últ*m*s anos, ainda não há um* exigência mínima de *pl*c*ção </line>
<line> de r*cur*os orçame**ár*o*, a exemplo d* q*e acontece com saú*e e e*****ão. </line>
<line> O deb*te sobre o financiamen*o da Assistência Social não é inédito n** recente. Si**a </line>
<line> (*014) abo*da que em *ua *rod*ç** cient*f*ca, no an* *e 2010, real*zou uma pesquisa sobr* a </line>
<line> produção **bl*o*ráf*ca do tema, intitul*da "O finan*iame*to da Políti** de Assistên*ia Social </line>
</par>
<par>
<line> no *rasil: </line>
<line> a </line>
<line> pro*uçã* bi*l*og*áfica de 1985 a 2**8". *o analisar 65 t*t**os, cons*atou * </line>
</par>
<par>
<line> exi*tência *e </line>
<line> reg**t*os </line>
<line> pontuai* *e </line>
<line> prod**ões </line>
<line> bibliográficas * partir *e 1*95, com um </line>
</par>
<par>
<line> a*ensamento das d*scussões n*s anos subse*u*nt*s. A p*squisa t*mbém *dentificou q** a* </line>
</par>
<par>
<line> *ublica*ões se concentrar*m em co*uni*ações apre*entad*s *m c**gres*os e </line>
<line> encontros </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Polí*ica *ocial e de Serv*ç* Soc*al (SI**A, 2014 apud *ilva, 2**0). </line>
</par>
<par>
<line> Em o**ra pesqu*s*, Si*v*, Campos e Berwig (2019) *firmam que as pro**ç*es so*re * </line>
</par>
<par>
<line> fin*nc*amento da As*is*ên*ia Soc*al p***rizaram * estudo </line>
<line> do </line>
<line> o*çam*nto federal, com </line>
</par>
<par>
<line> destaque para os seguintes asp*ctos: *) focalização e redução de rec*rsos para serviços, </line>
</par>
<par>
<line> pr*gramas, projetos bene*ícios; b) r*estruturação e </line>
<line> do *in**ciamen*o *a Assi*tência *ocial </line>
</par>
<par>
<line> po* me*o *a *mpla*tação do* fun*o* muni*ipais e do cofina*ciamento; c) amp*iaçã* *os </line>
</par>
<par>
<line> re**r*os d**tinado* à *ssistê*cia Social, espec*al*ent* </line>
<line> pa*a pro*ra*as de transferência </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> renda. </line>
</par>
<par>
<line> Sil*a e D**t*n (2022) destacam *u* o debate s**re o financiamen*o da Assistê*cia </line>
</par>
<par>
<line> Social se in**nsific*u a*ó* os an*s 2000, e* de*o*rência *o processo de reco*hecime**o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> inst**ucio*alização d* A*sistênc*a Social co*o uma polí*ic* pública i*tegrant* da Se*u*i*ade </line>
</par>
<par>
<line> Soci*l. Esse </line>
<line> proc*sso f*i iniciado </line>
<line> na Constituição Fe*eral de 1988, *on*oli*ado *ela Lei </line>
</par>
<par>
<line> Or*ânica *a Ass*stência Social (LOAS), </line>
<line> em </line>
<line> 1993, pela Po*í*ica Nacional *e Assistência e </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T**esin* PI, v. 21, n.12, art. 9, p. *75-1*3, Dez. 2**4 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. C. L. *. *morim, O. G. Ale*car Júnior </line>
<line> *78 </line>
</par>
<par>
<line> Social (PNAS), *m *004, bem como *ela* N**mas Oper*cionais Básicas, e* 2005 e 2012, * </line>
<line> pela *ei *2.43*/2011 (Lei do SU*S). </line>
<line> Co**udo, *pesar da visibi*idade e *entr*lidad* a**uiridas pela Política de Assistência </line>
</par>
<par>
<line> Soci*l há quase *0 anos, es*a tem*tica aind* é *ouc* estudada, *ois o or*am*nto </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> **equ*ntemente co*side*ad* *ma peç* d* ficção, de *if*cil compreensão e desvelamento. No </line>
</par>
<par>
<line> entanto, se**n*o Salvado* (2*10), o o*çamento deve ser </line>
<line> en*endido como a*go in*i*pen**v*l </line>
</par>
<par>
<line> para a compree**ão *a polític* *o*ia*. N*o se trat* ape*a* de u* docu*ento téc*ico-co*tábil, </line>
<line> mas de um instru*ento que permi*e avalia* a correlação *e forças e *nteress*s envol**dos na </line>
<line> apropria*ão d*s recursos *úblicos. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse se*tido, ainda é *ouca a </line>
<line> **enção dada ao comportamento da produção </line>
</par>
<par>
<line> acadêmica sob** esse *ema; *ão r*ras as pesquisas com esse obj*tivo. N* processo de pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> para elaboraç*o de*te *rti*o, fo* encontr*do apenas o estud* *e Sil** (*014 apu* SILVA, a </line>
<line> 2010), j* *en*ionado ante*iormente. </line>
<line> Es*e trabalho pret*nde preencher e*sa lacuna, a*ravé* de uma revisão *ibliomét*ica *e </line>
</par>
<par>
<line> abordagem </line>
<line> *ualitativ* </line>
<line> da produção nac*onal sob*e o f*nanciamento da Assi*tência *oc**l </line>
</par>
<par>
<line> e*tre 200* e 2*23, e contribu*r pa*a a análise e compre**são de como a produçã* ac*dêmica </line>
<line> sobre o financia*ento d* Assistê*ci* Social está es*ru*urada. </line>
<line> O objetivo é identificar a *orma c*mo o* a*tore* *êm ela*o*ad* suas contri**ições </line>
<line> para a discussã* do *ssunto, evidenciar as *r*ncipais tendências n* *r*d*ção cient**ica, </line>
<line> de*inear um cenár*o a*rangent* da trajetó*ia da *rodução acadêmica e propor uma agenda de </line>
<line> pesquisa que p*ss* orie*tar no*a* investi*aç*es relacionadas a* financ**mento da Assistê*c*a </line>
<line> Soci*l. </line>
<line> O artigo est* organizad* em tóp*cos, cont*ndo a introdução, u* bre*e *eb*te sobre as </line>
</par>
<par>
<line> c*t*gorias </line>
<line> f*ndamentais para o est*do do tema, a trajetória d* fi*anc*am*nto da Assi*tência </line>
</par>
<par>
<line> So*ial n* Brasil, perfil e análi*e do* trabalhos e as cons*de*ações fin*is. </line>
<line> * REFERENCIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 Ca*egori*s fundamentais para estudo do fina*ciamento da As*i*tê*cia social: </line>
<line> Estad*, Fu*do Públic* e P*lítica Social </line>
<line> *ilva * *a**on (2022) propõem uma abordag*m metodológica *ientífica para </line>
<line> investigar a po*ít*ca de Ass*stência Social e seu financiame*to, enfa*iza*do a imp**tân*ia de </line>
</par>
<par>
<line> ana*i*ar crit*ca*ent* a </line>
<line> realidad*, consid*r*nd* </line>
<line> a to*alidade do fenôm*no. As autoras </line>
</par>
<par>
<line> de*tacam a necessidade de com*r*end*r conce*tos *unda*entais, c*mo Estad*, P*lítica Social </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *1, n. *2, *rt. 9, *. 175-193, Dez. 2024 *ww4.fsanet.co*.br/*e*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Fi*anc**me*to da Polí*ica *e Assistência Soci*l: Produção Científica n* *rasil de 2*03 a 2023 </line>
<line> 179 </line>
</par>
<par>
<line> e F*ndo ***lico. Alé* di*so, sugerem investi*ar a rel*ção entre o *api*ali*mo *ontemp*râne* </line>
<line> e o Estado, especia*mente como essa rela*ão se ma*ifest* no contexto brasilei*o. Elas também </line>
<line> ressaltam a imp*rtância d* entender a relaçã* entre o Fundo *úbl*co e * pol*tica socia*, *ssim </line>
</par>
<par>
<line> como a est*uturação da lógica orça*entária em </line>
<line> **fer*ntes nív*is governa*en*ais (Uni*o, </line>
</par>
<par>
<line> estad*s e municípios). </line>
</par>
<par>
<line> A segu*r, realiza-se uma *ucint* a**li*e da* cate**rias teóricas Es*ado, **ndo Público </line>
<line> e Política Social. </line>
</par>
<par>
<line> O Estad* pode ser interpret*do por meio d* várias abo*dagens teóri*a*, incluind* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> per**ectiv* d* marxi*mo clássico. Segundo Len*n (*0**, *. *7), o Es*ado é visto como um </line>
</par>
<par>
<line> i*strume*to *epressor a serviço *a cla*s* burguesa, sendo consider*do "* produto * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> m**ife*tação do antagonismo de *lass*s". </line>
</par>
<par>
<line> *utros </line>
<line> autores, dentro </line>
<line> *a trad*ção m*rxista, como *l*hu**er (19*9) e P*ulantzas </line>
</par>
<par>
<line> (2019), enfatizam que o Estado </line>
<line> é *m </line>
<line> apa*elho repress*r </line>
<line> e ide*lógico, um inst**me*to </line>
</par>
<par>
<line> utilizado p*la classe </line>
<line> domin*nte para </line>
<line> promover seus inte*esse* </line>
<line> *e </line>
<line> classe. Os autores </line>
</par>
<par>
<line> argument*m *ue o *stado *tiliza a ideologia jurí*ico-polít*ca </line>
<line> para dissimular ** interesse* </line>
</par>
<par>
<line> econômicos da classe dominante, tran*formando-os em interesses *upostamente gerais do </line>
<line> p*vo ou da nação (ALENCAR J*NIOR, 2*21). </line>
<line> Na perspec*i*a ***era*, o Es*ado é con*ebido como um instrumento de conciliação de </line>
</par>
<par>
<line> clas*es, *ncumbido de mediar con*li*os oriundos do modo </line>
<line> de produç** capita****a. *ua </line>
</par>
<par>
<line> int*r*enç*o ocorre quan** o mercado *ão cons*gue res*lv*r </line>
<line> questões eco*ômicas e sociais, </line>
</par>
<par>
<line> devend* ser es*a i*tervenção mínim*, limitad* à* funçõ*s de "defesa da so*iedade, </line>
</par>
<par>
<line> administração da justiça, man*tenç*o </line>
<line> de a*gumas </line>
<line> *bra* e instituiç*es não lu*ra*ivas" </line>
</par>
<par>
<line> (ALENCAR JÚNIOR, *021, p. 43). </line>
</par>
<par>
<line> Para caracteriza* a co**epção de fun*o </line>
<line> pú*lico, *pt*u-*e *or r*c*rrer a </line>
<line> autore* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> orientaçã* *arxis*a co* *asta experi*ncia </line>
<line> de </line>
<line> pe*quisa relacion*da ao te*a, </line>
<line> cuja* análises </line>
</par>
<par>
<line> transcendem a </line>
<line> abo*d**em merame*te obj*tiva e su*erfi*i*l, como a contabilidade, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> prop*rc***am uma compreensão m*is ampla ao situá-lo n* c*ntexto d* reprod*ção do *a**ta* </line>
</par>
<par>
<line> e do trab*lho (Sil*a, 2014). Entre e*ses a***res, des*acam-se Francisco d* Oliveir* </line>
<line> (1988), </line>
</par>
<par>
<line> Evilásio S*lvado* (2**0), Osmar Gomes de A*encar *ú*ior (2021) e Elain* Behrin* (2021). </line>
<line> Na li*eratura especial*zada sobre fundo público, há *onsenso quanto à sua import*ncia </line>
<line> fundament*l para a *mpleme*taç*o das política* soci*i*, especia*mente com o surgiment* d* </line>
</par>
<par>
<line> Estado *e Bem-*st*r Social nos país*s </line>
<line> do </line>
<line> capitalismo ce*tral. O *undo púb*ic* </line>
<line> também </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> reconhecido p*r sua rel*ção c*m * padrão d* acumu*açã* capitalista adotado a*ó* a S*gunda </line>
<line> Gue*ra Mu*dial e *antido até meados da déca*a d* 1970. </line>
<line> Rev. FSA, *e*esin* PI, v. 21, n.*2, a*t. 9, p. *75-193, Dez. 2024 www4.*sanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. C. L. C. Amorim, O. *. Alencar Júnior </line>
<line> 1*0 </line>
</par>
<par>
<line> Em sua anális* s*minal, Oliveira (*998), que, segu*do B*hring (2021, *. 99), </line>
<line> "in**gura a formulação sobre f*ndo públic* de for** inst*gante e provoc*tiva", destaca q*e o </line>
<line> sistema capitalista historic*mente dependeu *e recursos públicos. No contexto do Estado de </line>
<line> B**-Est** Social, o fundo público *as**u a se* essencial para financiar tanto a acumulação de </line>
</par>
<par>
<line> capital quanto a rep*od*ç*o da *orça de trabal*o. *ssa dinâm*ca a*cança globalmente toda </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> populaç*o por meio dos gastos sociais. </line>
</par>
<par>
<line> A *bra de *l*v*ira (1988) ar*um*nta que a natureza d* contribuiç** do fundo *ú*lico </line>
</par>
<par>
<line> para a *orma**o do sistema </line>
<line> capital*s*a passou por mudanças ao l*ngo *o tempo. </line>
</par>
<par>
<line> Anteriormente, o fu*do pú*lico ti*ha um ca*áter ex-post, ou seja, agia após a ocorrência de </line>
<line> certos eventos econômic*s. Contudo, atualmen*e, ele é c*ns*derad* u* *om*one*te ex-ante, </line>
</par>
<par>
<line> ou seja, antecipa e estab*lece *s condiçõe* </line>
<line> nec*ss*r*as para a reprodução de cada c*pit*l </line>
</par>
<par>
<line> *ar*icul** e p*ra as condiçõ*s de v**a. </line>
</par>
<par>
<line> Essa n*va persp*ct*va des*aca a importância do fi*a**iamento público *omo *ma </line>
</par>
<par>
<line> referên*ia fundamental </line>
<line> que sinal*za *s p*ssibilidades </line>
<line> de repro*ução dent*o do modo de </line>
</par>
<par>
<line> *rodução capitalista. A mudança </line>
<line> *e par*digma *efl*te a mudança d* *apel do E*tad* na </line>
</par>
<par>
<line> economia e n* sociedade, reco*hecendo sua i*fluênc*a </line>
<line> na dete**inação da* condições </line>
</par>
<par>
<line> estrutur*is pa*a a *e*rodu*ão *os capitais e da fo*ça de tr**alho. </line>
</par>
<par>
<line> *onform* *liveira (1998) ex*li*a, o f*nd* públ*co é *res*ionado de*emp*nha e </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> papel c*uci*l na reproduçã* ta*to do capital qu*nto da for*a de trabalho. *s*a dinâmica ger* </line>
<line> uma tensão devido à *esigu*l divisão no fin*nciamento público. </line>
<line> S**undo Sa*vado* (*020), o Estad* util*za o *undo p*blico para *obi*iza* recursos, </line>
</par>
<par>
<line> especialm*n*e po* mei* *e tri*ut*s, a f*m de interv*r em *olíti**s </line>
<line> públ*cas, incluin*o </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> ec*nômi*a* * sociais. Isso pos***ilit* a modific**ão ou conse*vação da realidade </line>
<line> *ocioe*on*m*ca do pa*s. * *rçamento *úblico é o *nstrument* que revela a natureza do fund* </line>
<line> públi*o. Mais do q** um sim*le* documento de plane*amen*o téc*ico, o orçamen*o p*blico é </line>
<line> uma arena d* disputa política ** qual as alocações d* gastos e *uas fo*tes de fin*nciamento </line>
</par>
<par>
<line> refl*tem não apenas d**isões econômi*as, ma* t**bém *s *e**çõe* </line>
<line> de p***r sociais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> polít*cas dominantes na socie**de. </line>
</par>
<par>
<line> Behring (2021) *rgumenta que * fundo púb*ico se o*igina de uma *xtração </line>
</par>
<par>
<line> compulsória por *eio de impost**, contribuições e taxas - *a mais-valia socialmente - </line>
<line> *rod**ida. Em o*tras palavras, é a com*inação do trabalho exce*ente com o traba*ho </line>
</par>
<par>
<line> n*cessár*o, apropriado pe*o **tado </line>
<line> atravé* da extração </line>
<line> de parte d*s juros, lucros, renda da </line>
</par>
<par>
<line> terra e salários. Esse fund* p*blico tem ganha*o </line>
<line> cada vez mai* *m*or*ânci* *o processo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> reprodu*ão *o capital e da força de trab*lho, t*rnando-se um *ompone*t* essencial do modo </line>
<line> Rev. FSA, Tere*in*, v. 21, n. 12, art. 9, p. *75-*9*, Dez. 2024 w*w4.fsanet.com.**/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F*nanciamento *a Política de Assistênci* S*cia*: Produ**o Científica no Brasil de 2003 a *023 </line>
<line> *81 </line>
</par>
<par>
<line> de p*oduç*o capi**l*sta. Nesse sentido, o fundo público não é *p*nas um ele*ento e* a*te ou </line>
<line> ex p*s*, mas está i*trinsecame*te ligado *o fluxo do *apitalismo, presente *m to*** *s etapas </line>
<line> *a reprodução *o ca*it*l e das condições de vi*a da so**edade. </line>
<line> Segundo Alencar Júnio* (2021), o fundo público dese**enha du*s funçõ** b*s*cas e </line>
<line> contrad*tórias n* conte*t* do *a*italism* *ontemporâneo: a*um*lação e l*gitimação. Ele </line>
<line> argumenta que * fun*o públ*c* é f*ncional ao capit*l*smo e assum* um papel sign**icativ* na </line>
<line> repro***ão tanto do ca*i**l qu**to d* força de trabalh*. </line>
</par>
<par>
<line> Ob*erva-se, port*nto, que o fundo *úblico desempenha um pape* *rucial </line>
<line> *a*to n* </line>
</par>
<par>
<line> es*era da acumulação produtiva *uanto na execução das políticas *o*iais. Ele r*presenta u* </line>
</par>
<par>
<line> campo de </line>
<line> dispu*a contínuo, </line>
<line> n* *ual, em determin*dos momentos, est* ma*s inc*inado a </line>
</par>
<par>
<line> atender </line>
<line> às </line>
<line> demandas do *a*ital e, em outros, a atender às reivindic*ções d* classe </line>
</par>
<par>
<line> trabal*a**ra. </line>
</par>
<par>
<line> Para compre*nd*r e ana**s*r a políti*a social, *ecessário *m esfor** met*d*lógico, é </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> u*tra*as*e uma análise meram**te descritiva ou p*escritiva. Tal an*lise não </line>
<line> deve *er </line>
</par>
<par>
<line> exce*si*amente técn*ca, ne* se limitar a apon*ar *omo as coisas "deveriam ser". Da *esma </line>
</par>
<par>
<line> fo*ma, não pode restringir-se a uma análise </line>
<line> unilat*ra* qu* priorize </line>
<line> apenas as determinações </line>
</par>
<par>
<line> econômi*as e políti*as. A aná**se da política social requ*r u*a compreensão *o*text*al*zada </line>
</par>
<par>
<line> dent*o do pro*esso social e *i*tórico. A p**ític* social é um* resposta, u* d*sdobr*men*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> uma forma de li*ar </line>
<line> com as ex*ressões da q*est*o social, cujas raízes estão nas relações *e </line>
</par>
<par>
<line> ex*loração do capital (BEHRING, 2017). </line>
<line> As categori*s Estado, f*n*o públic* e *olítica *ocial estão i*trinsecam**te </line>
<line> relac*o*adas * são fundamen*ais para o deb*te sobre * financiamento da assistên*ia social. É </line>
</par>
<par>
<line> crucia* com*re*nder que a concepção </line>
<line> *e Estad* ad*ta*a i*á determinar quem se benefic*a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> qu*m financ*a o fundo público. </line>
</par>
<par>
<line> Desse *odo, *ssi* r*sume Alencar *ún*or (2021), o *rçamen** público * o </line>
<line> *nstrumento *ais tangível do fundo **blico, por me*o do qual são ex*resso* tod*s os seus </line>
<line> objetivos de acor*o *om a or*ent*ção política, e*onô*ica e social. N*le est** exp*i***ados * </line>
<line> des*i*o dos *astos e suas respe*tivas *ontes de financiamento. </line>
</par>
<par>
<line> Na próxima seção, </line>
<line> dis*ute-s* co*o o financiamen*o da Ass*stênci* Soc*al *e </line>
</par>
<par>
<line> organizou a partir *e sua i*stitucionalização como política públ*ca. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n.12, ar*. 9, p. 17*-*93, Dez. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. C. L. C. Amorim, O. G. Alencar Júnior </line>
<line> 182 </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Trajetóri* do financiame*to da a*sis*ênci* *oc*al </line>
</par>
<par>
<line> O **rco hist*rico de re*erência da maioria dos estudos sobre a Política de Assist*ncia </line>
</par>
<par>
<line> Social é * *onst*tuição Federa* de </line>
<line> 1988 (BRASIL, 2016), que a estabele*eu </line>
<line> com* *olítica </line>
</par>
<par>
<line> pú*lica *e resp**sabi*idade do Estado e di*eito dos cida*ãos. A CF-1988 também a incluiu n* </line>
</par>
<par>
<line> **bito da Segu**dade Social, </line>
<line> juntamente co* a* polít*cas de sa*de * previdência. A </line>
</par>
<par>
<line> Assistên*ia </line>
<line> Social passou a integrar o Sist*ma de Prot*ção S**ial brasileiro, *ue foi </line>
</par>
<par>
<line> reformulado com base na in*tituição d* um extenso conjunt* de </line>
<line> direitos </line>
<line> soc*ai*, *licerçado </line>
</par>
<par>
<line> nas *iretrizes da descent*aliza*ão, un*versa*ização dos serviços e na *a*ticipação social nos </line>
<line> *rocessos de decisão. </line>
<line> A Constit*iç*o Federal de *988 tro*xe mudanças signifi*at**as para as *ol*ticas </line>
<line> públ*cas, im*actando tanto o seu modelo *e *es*ão, qua*to *e financiam*nto. Antes da CF- </line>
</par>
<par>
<line> 198*, * Ass*s*ência Soci*l er* caracteriz*da </line>
<line> por </line>
<line> ações fragment*das, *esarticulad*s, </line>
</par>
<par>
<line> pulv*r*zadas e descontínuas, *om </line>
<line> c*ntralização no âmbito federa* e bas*ad* na lógic* </line>
</par>
<par>
<line> convenial. C*nforme pontua* Si*va e *eixeira (20*0, p. *8*), esta *ostura "visava minimizar </line>
<line> as m*ni*est*ções *a *uestão *ocial, não co*o direito *e cidada*i*, mas como um **vor". A </line>
</par>
<par>
<line> maior par*e </line>
<line> dos serviços era r*alizada po* ent**ades </line>
<line> filantrópicas e rel*giosas, e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *inanciam*n*o d*s ações *s*ist*nciais </line>
<line> consist*a principalmente em repasses de recur*os p*ra </line>
</par>
<par>
<line> essas entidades por ***o de *onvê*ios (TEIXEIRA; CO*T*, 20*0). </line>
</par>
<par>
<line> No entanto, a Constituição Federal de </line>
<line> 1988, po* m*io dos artigos 203 e 204, </line>
</par>
<par>
<line> post*riormente r*gula*ent*dos pela Lei Orgânica da A*sistê*cia S*cial (LOA*) em 199*, </line>
</par>
<par>
<line> redefiniu </line>
<line> *sse </line>
<line> **nári*. Essas m*d*nç*s *brira* a </line>
<line> pos*ibil*dade </line>
<line> de transição da As**stênc*a </line>
</par>
<par>
<line> *ocial do camp* das açõe* fragmentad*s para </line>
<line> o cam*o dos direitos, tornando-a u* </line>
</par>
<par>
<line> compon*nte *e um sist*ma de </line>
<line> p*ot*ção que bu*ca ser universa* no acesso e </line>
<line> com primaz*a </line>
</par>
<par>
<line> est*tal. Iss* elevou a Assist*ncia Social ao status de p*lítica **blic*, int*grando-a ao escop* </line>
<line> *a Seguridade Social no Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> N* aspec*o *o financiamento, Lei Org**ica da Assist*ncia a </line>
<line> Social (LOAS) </line>
<line> detalha </line>
</par>
<par>
<line> princípios fund*mentais pa** orientar a for*a c**o esta política é *inanciada: a) es*a*el*ce * </line>
<line> *om*ndo ú*ico *a ge*tão da a*sist**cia socia*, i*cl*indo a gestão d*s r*cur*os; b) determin* o </line>
</par>
<par>
<line> caráter compartilhado *o financiam*nto, ex*gindo que os *r*s nívei* </line>
<line> de governo aloque* </line>
</par>
<par>
<line> r*cursos em seus orçam*n*os; c) ref*rça o cará*er progre*sivo **s fo*te* de f*n**ciamento já </line>
<line> previ*tas no artigo 195 d* Constituiçã* Federa* de 1988 (BRA**L, 2016). </line>
<line> Após a aprovação da L*AS, di*erso* docum*ntos *ormativos foram in*t*tuídos, como </line>
<line> a **rma Operac*on*l Básica de 19*7 e a *e *998, **e esta*eleceram as bases instituciona*s </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 2*, n. *2, *rt. 9, p. 175-193, Dez. *024 **w4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Financiame*to da Política de *ssistência Soc**l: Prod*ção Científ*ca *o Brasil de 200* a 202* </line>
<line> 183 </line>
</par>
<par>
<line> par* a formação do Sis*em* Único </line>
<line> de Assis*ênci* *oci*l (SUAS). No *ntanto, so*ente ** </line>
</par>
<par>
<line> 200* a Política Naci*nal </line>
<line> de Assistê**ia Social (P*AS) foi aprovada, seguida pela N*rma </line>
</par>
<par>
<line> Op*ra*iona* Básica do S*AS e* 2005, pela Le* do SUAS em 20*1 (Lei 12.435) e </line>
<line> pela </line>
</par>
<par>
<line> N*B/SUAS de *012. Es*es **rcos tiveram um p*pe* *unda*ental na defin**ão do padrão d*s </line>
</par>
<par>
<line> serviços de assistê*cia so*ial, esta*elecendo re*ras </line>
<line> e </line>
<line> proc*dimentos *e gestão nec*ssár*os </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> sua o*eracio*ali**ção, * c*nt*ibuíram p*ra a *onsolidação *o modelo de financiamento do </line>
<line> setor. </line>
<line> A Polí*ica N*cional de Assistência Social (*NAS) * * *orma Operaci*nal Básica do </line>
<line> Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS) d* 2005 detalh*ram a* resp*n*ab*lidades </line>
<line> dos di*erentes ní*eis de **verno *o proc*sso d* implementação do SUAS. </line>
<line> No q*e diz *espeito ** financiamento, defin*u-se q*e aos munic*pi*s caberia implantar </line>
<line> a *roteção soci*l bá*ica, g*rir a rede de servi*o* oferecidos por entid*des s*cioassiste*ciais e </line>
</par>
<par>
<line> cofin**ciar essas ofertas. Aos </line>
<line> est**os, c*beria cofi*anc*ar e forn*cer apoio t*cnico </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> capaci*a*ão para *s m*nicípios, além *e im*la*t*r s*rviços soc*oassiste*ci*is d* abran*ên*i* </line>
<line> regionalizada em casos de município* co* *opu*a*ão reduzida, nos q*ais a dema*da não </line>
<line> j*stificasse a implantação de serviços locai*. À União, coube estab*lecer as diretriz*s gerais </line>
<line> do *i*tem*, a*ém de cofinanci** e fo*ne*er a*oio técnico a*s es*ados (Br**il, 2005). </line>
<line> * *o*ma Operacional Básica do Sistema Único de Assistênc** Social (NOB/*UAS) </line>
<line> d*termin*u que o financi*mento da p*lí*ica ** Assistê*cia Soci** deve ser detalhado no </line>
<line> proces*o de planejamento. *s orçamentos pluria*ual * a*ual expr*ssam a projeção das </line>
<line> receitas e **t*rizam *s lim**es de gast*s nos *rojetos e ativi***es *ropost*s p*lo órg*o gestor </line>
</par>
<par>
<line> e apro*ados **los cons*lhos, baseando-*e </line>
<line> na **gis*a*ão, n*s </line>
<line> princípios e instrumentos </line>
</par>
<par>
<line> orça*ent*ri*s e *a insti**i**o *e fundos de Assis*ência Social con*o*** p*e*onizad* pela Le* </line>
<line> Orgânica da Assist*ncia Social (L*AS) * pela Lei nº 4.320/64 (BRASIL, 2005; 19*4). </line>
<line> No Brasil, os instru*entos de planej*m*nt* orçamentári* na administração *ública </line>
<line> incl*em o Pl*no Pluria**al, a Lei de Dire*r*zes O*çam*ntárias e a **i *rçamentári* Anual. </line>
</par>
<par>
<line> Esse* </line>
<line> ins*r*me*tos de pla**jament* público *ev*m refletir o c*nteúdo d* Pol*tic* </line>
</par>
<par>
<line> Naciona* de Assistência Social de *004 (PNAS/20*4) e </line>
<line> do Sistema *ni*o de Ass*stência </line>
</par>
<par>
<line> Socia* (SUAS), c*ntemp*an*o a </line>
<line> *prese*tação </line>
<line> do* *rograma* e </line>
<line> ações em co*formidade com </line>
</par>
<par>
<line> os Planos </line>
<line> *e A*sistênc*a Soci*l. O orç*men*o da Assis*ênc*a Social de*e se* incl*í*o na </line>
</par>
<par>
<line> *r**os*a da L*i **çam*ntária, na **nç*o 08 - Assistência Soc*a*. Os recur**s são d*stina**s </line>
<line> às despesas corren*es e de capi*al relacio*adas aos serviç*s, pr**ramas, projetos e benefícios </line>
</par>
<par>
<line> govern*me**ais e </line>
<line> não-govern*menta*s alocad*s nos </line>
<line> Fundos *e Assistência Social </line>
</par>
<par>
<line> (est**e*ecidos co*o unidades or*amentárias) e a*ueles *irecionados às ativ*dades-m*i*, </line>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 21, n.12, ar*. 9, p. 1*5-193, *ez. 2024 w*w4.fs*net.*om.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. C. L. C. Amor*m, O. G. Alencar Jú*ior </line>
<line> 1*4 </line>
</par>
<par>
<line> alocados no *r*ame*to do órgão ge*to* dessa política *a resp**t**a esfera de governo (*rasil, </line>
<line> 2009). </line>
<line> Na próx*ma se*ão, ap*esenta-se a maneira com* a pes*uisa foi realizada e o p*rfil dos </line>
<line> trabalh*s *elecionad*s. </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> M*TODOL*GIA </line>
<line> *ara alca*çar o obje*ivo proposto nest* trabalho, foi realizado *m lev*ntamento </line>
</par>
<par>
<line> biblio*étrico das produçõe* científica* r*ferent*s ao f*nanciam*nto </line>
<line> da *ssistência S*cial </line>
</par>
<par>
<line> pu*licadas * partir de 2003. A es*olha *esse r*corte temporal s* justifica pel* *ato de que, </line>
<line> após dez *nos da promulgação da L*i Org*nic* da Assistência Social (LOAS), pressupunha- </line>
</par>
<par>
<line> se que os estudos publica*os perm*tiriam </line>
<line> a*a*iar os impactos dessa le*is*ação na </line>
<line> *xecuçã* </line>
</par>
<par>
<line> das po*í*icas de **sistência so*ial. Além d*s*o, a décad* de 2000 foi mar*ada pela </line>
<line> expansão </line>
</par>
<par>
<line> sign**ic*ti*a da Assistênc** Social no Bras*l, propo*cio*ando </line>
<line> um *ontexto adequado para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> a*áli*e dos *v*nços * d*sa*ios no financia*ento desta área. </line>
</par>
<par>
<line> Para a rea**za*ão desta p*squis*, for*m selecionado* estud*s publi*ado* em fo*mato </line>
</par>
<par>
<line> de arti*os *evisados *or *ares </line>
<line> na B*se de Dad*s CAPE*/MEC. *s artigos co*sid*rado* </line>
</par>
<par>
<line> d*veriam conter, nos títulos, resu*os ou palavras-chave, o* seg*intes termos: "f*ndo </line>
<line> público", "seguridade so*ia*", "financiamento", "assis*ência social" e "orça*ento e texto </line>
</par>
<par>
<line> compl*t* disponível. F*ra* excluídos ar*ig*s que </line>
<line> não abor*a*am </line>
<line> * tem*t**a d* </line>
</par>
<par>
<line> financ*amen*o da Assistência Social, aquel*s q*e não apre*en*avam o </line>
<line> texto comple** *u </line>
</par>
<par>
<line> **tava* i*dispon*ve*s na re*e, bem *omo as public**õe* du**ic*das. </line>
</par>
<par>
<line> A análise *os da*os *oi ant*cedida pela leitura * cataloga*ão dos artigos, *eguida da </line>
</par>
<par>
<line> constit*ição de u* ban*o de </line>
<line> *ados em planilha Excel. Nesse banco de d*dos, foram </line>
</par>
<par>
<line> sistematizadas infor*açõe* s*bre os autor*s e os ob*etos d* estu*o, agrupada* *onforme as </line>
<line> temáticas *mergentes dur*nte a aná*ise dos artigos. </line>
<line> Com*inando os critérios de busca, *oram loc*l*z*dos incial*ent* 125 a*tigos </line>
<line> refer*ntes ao te*a *inanciamento da a*sistência so*ial no *eríodo definid* para e*tu*o. *pó* </line>
<line> a ex**u**o dos trabalhos *ue não atendiam *os crit*rios de i*c**são para a análise, por </line>
</par>
<par>
<line> abo*darem de forma secundár*a a tem*ti*a, foram selecionados 57 artigos que compõem </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> teor deste t*a*alho. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te*esi*a, v. 21, n. *2, *rt. *, p. 175-19*, Dez. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> **nanciamen*o da P*lít*ca d* Assistência S*cial: Produção Cien*í*ica no Brasil de 2003 a 2023 </line>
<line> 1*5 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESULTAD*S E DISCU*S**S </line>
</par>
<par>
<line> 4 .1 Pe*fil e *nálise dos trabalh*s cie**íficos </line>
</par>
<par>
<line> P*** apresentar *s re*ultados da p*squisa, traçou-se o p*rfil dos trabalhos </line>
<line> selec*onados, identifica*d*, inicialmente, a evolução *nual da produçã* cien*ífi*a sobre * </line>
<line> financiamento *a Assistência Social. </line>
<line> Gráf**o *- E*o*ução anual d* prod***o cie*tífica b*asilei*a sobr* fina*ciam*n*o da </line>
<line> *ssi*tência Social </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaboração pr**ria (2024). </line>
<line> Observa-se que, no* *rimeiros anos, as publicações foram reduzidas, com um aumen*o </line>
</par>
<par>
<line> *ign*ficativo a partir de 2005. Esse *ncremento p*de se* atrib*íd* *o iníci* de </line>
<line> um nov* </line>
</par>
<par>
<line> est*gio *a Assistên*ia *ocial brasile**a a partir de 200*. Conforme indicado por Behring </line>
<line> (2*11), esse pe*íodo é marcado por um "ch*que d* g***ão" e regulação na ár*a, manife*tado </line>
</par>
<par>
<line> pri*cipalmen*e a*ravés da *riaç*o do Sistema Úni*o de Assistência Social (*UAS), </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *provaç*o d* Po*ítica *acio*al de A*sistência Socia* e da Norma O*e*acional Básica </line>
<line> (NOB/**AS) em julho de 2005. Essas medidas resu**ara* na materia*iz**ão e padroniz*ção </line>
</par>
<par>
<line> dos **uxos de gestão do sistema, p*o**vendo ava*ços signi*icativos n* c*nsolidação </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> modelo de financiament*. </line>
</par>
<par>
<line> Os estudos acadêmicos re*liza*os entre ***3 e 20*0 analisaram o impacto da NOB- </line>
</par>
<par>
<line> *UAS (No*ma Operacional Básica) na padroniza*ão </line>
<line> dos serviços e na di*tribuiç** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 21, n.12, art. *, p. 1*5-193, Dez. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. *. C. Amorim, *. G. Alenc*r **nio* </line>
<line> 186 </line>
</par>
<par>
<line> recurs*s. A im*lementação de programas, com* o Bolsa F*mí**a, t*mbém f*i amplamente </line>
<line> estudada, evide*ciando os e**it*s positi*os na redução d* pobre*a e*trema e na *n*lusão </line>
</par>
<par>
<line> soc*a*, m*s </line>
<line> também ap*ntando para a fragilid**e do *inanciamento frente às *ri*es </line>
</par>
<par>
<line> econômi**s. </line>
</par>
<par>
<line> *s es**d*s do p*río*o entr* 2*11 e 2016 destacam os de*afios para * fin*n*iamento, </line>
</par>
<par>
<line> a*rava*os por crise* econômic*s e cortes or*am*ntários. As </line>
<line> pesquisas evide*ciaram q** </line>
</par>
<par>
<line> houve um consi*e*ável incremento do orç*mento da **sistência Soci*l, conforme apontam </line>
<line> Couri e Salvado* (2017), em to*no de 6*%, *o entant*, foram d*reci*n**os para os progra*as </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> *ran*fer*ncia de rend*, t*i* como Benefício de </line>
<line> P*estaç** C*ntinuada (BPC) e Bolsa </line>
</par>
<par>
<line> Família (PBF); de outra parte, cons*atou-se a re*uçã* de recursos des*i*ado* *os *e*viços *e </line>
<line> proteção social básica e *special. A participação e o cont*ole so*ial ganha*a* *m*or*â*c*a nas </line>
</par>
<par>
<line> análises, apontand* *ara * neces*idade de </line>
<line> *ma maior tr*nsparê*cia e e*gajamento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> s*ciedade civil na fiscali*ação do u*o dos r*cursos públicos. </line>
<line> O* estudos mais *ecent*s, *pós 20*7, ab***aram o impacto *a Emenda Con*tituciona* </line>
</par>
<par>
<line> (EC) 95/2016 (teto dos ga*tos) ou No*o Regime *iscal, que </line>
<line> impôs um *ongelamento nos </line>
</par>
<par>
<line> gastos *oci*is por 20 anos * prov*cou um des*in*nc*am*nto das políticas sociais, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ocaliz*ram também * impacto *a pandemia d* COVID-19 no f*nanciamento e na gestã* da </line>
</par>
<par>
<line> Assistência *ocia* </line>
<line> destacand* que a crise sa*itári* </line>
<line> exac*rbou vulne**bilid*de social e * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> demand* po* *erviço* assiste*ciais, col*cando em evidên**a as limitações fina**eiras do </line>
</par>
<par>
<line> sistema. A literatura ac*dêmi*a discu*iu a impo*tância *e p**ítica* emergenciai*, c*mo </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> au**lio emergencial, e a ne*es*idade de *m planej*mento de l*ngo prazo *ara a recuperação </line>
<line> econômica e social. </line>
<line> Aind* na carac**rização do perfil *as *esquisas s*leciona*as nest* estu*o, procurou-se </line>
<line> id*nti**car o* tip*s d* pesq**sa. Foram encontrados ** seguintes tipos: pesqu*sa biblio*ráfi**, </line>
<line> pesq*isa doc**ent*l e pesquisa de campo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *eresina, v. 21, n. 12, a*t. 9, p. *75-1*3, De*. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Fina*ciamento d* *olítica de A*sistê**ia *oc***: Produção C*ent*fica no Brasil de 20*3 * 2023 </line>
<line> 187 </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico 2 - Ti**s de *esqu**a </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Elabor*ç*o própria (2024). </line>
<line> Conforme ilu**rad* no Gráfico 2, identificaram-se 14 pe**ui*as *iblio*ráfi*a* qu*, *m </line>
<line> linhas g*ra*s, ab*rdara* em *eu escopo *s *rinci*ais c*tegorias rela**onadas ao *ema do </line>
<line> fina*ciamento, c*nforme indic*do na se*ão 2, como funda*en*ais *ara compreensão de uma </line>
<line> *olítica soc**l: capitalismo ***temporâneo, Estado, *olítica *ocial e fundo p**lico. </line>
<line> Outr*s *5 *r*igos fo*a* classi*i*ados c*mo pe*quisa bibliográf*ca e **cumen*al; </line>
</par>
<par>
<line> também apr*sentam discussões sobre as pr*ncipais categorias ali*da* a análises </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> docume*tos na su* *aior** disponíveis *m sites, </line>
<line> po*tai* da tran*parência e ar*uiv*s das </line>
</par>
<par>
<line> **c*etarias *sta*uais * municipais. Os *ocumentos mais analisados f*ram * Plan* Pluria*ual </line>
</par>
<par>
<line> (PPA), Lei de Di*etrizes O*çamen*árias (LDO), L*i Orçament**ia *n*al (LO*), planos </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *n*ais *e Ass*stência *o*ial, re*ató*ios de gestão, legislaç*es espec*ficas sobre fundos *e </line>
<line> assistê*c*a social (leis de c**açã*, dec*etos, resol*çõe*). </line>
</par>
<par>
<line> Apena* 06 trabalhos rea*izaram pesquisa bibliográfic* e de campo, junto </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*nselheiros, gestores e usuários dos serviços da A*sist*ncia So*ial e 12 traba*ho* associaram </line>
<line> os tipo* bibli*gráfica, documental e d* *ampo. </line>
<line> *odos os trabalh*s apresentara* c*ntextu*lização históric* do o*jeto de análise, </line>
<line> es*ecialm*nte com destaque para a referência, *escrição e/ou ***cussão da* leg*slações, </line>
<line> res*luções e documentos *f**iais da *olíti** de Assis*ência Soc*al. Ho**e un*nimidade </line>
<line> *ev. **A, Teresina PI, v. 21, n.12, a*t. 9, p. 1*5-193, Dez. 2024 www4.fsa*et.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. C. L. C. *morim, O. G. Alencar Jún**r </line>
<line> 1*8 </line>
</par>
<par>
<line> também em considerar a Constituição Federal </line>
<line> c om o um </line>
<line> marco </line>
<line> para * reconhecimen*o da </line>
</par>
<par>
<line> Assistência como P*lítica Púb*ica de direito. </line>
</par>
<par>
<line> O*tro *le*ento import*nte para traçar o perfil foi a classificação do* artigos segundo a </line>
<line> instância pesqu**ada; agruparam-** os a**ig*s confo*me o ente federat*vo *esqu**ad*: </line>
<line> instância *ederal, i**tânc*a es*a*u*l e o* de *nstân*ia *u*icipa*. </line>
<line> Tabela 1- Percentual das produçõe* por instânc*a do ent* federativo. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *nte Feder*tivo </row>
<row> Federal </row>
<row> Estadual </row>
<row> Munic*pa* </row>
<row> Total </row>
<row> Fonte: El*bor*ção *r*pr** (2024). </row>
</column>
<column>
<row> Per*en*ual de pub*icaçõe* </row>
<row> Aprox.) </row>
<row> 55% </row>
<row> *1% </row>
<row> 34% </row>
<row> 100% </row>
</column>
</par>
<par>
<line> A anál*se revel*u uma pre*a*ência de pesq*isas da Assistê*cia So**al em nível </line>
<line> *ederal, *erca de 55% das produções, se*u*d* das de n*vel munic*pal, em torno de 34%, e a* </line>
<line> *e n*vel es*ad*a*, apenas 11% das pro*uç*es ana**sada* (Ta*ela 1). </line>
<line> Si*va (2019) iden*ifi** que existe uma pre*alência de pe*quis*s co* *oco no </line>
<line> orçam*nto fede*a*, um* vez que a *ni*o *presen*a o maior *porte d* rec*rsos. So*a-se a isso </line>
</par>
<par>
<line> o importante papel da in*tân*ia federal *o </line>
<line> pro*es*o *e impla*t*çã* e exp*nsão d* SUAS, </line>
</par>
<par>
<line> sobretudo no financiamento e fortalecimento </line>
<line> da capac*d*de ins*itucion*l dos estado* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> municí*ios, despertando maior intere**e nessa *nstânc*a de govern*. </line>
</par>
<par>
<line> **m*ém é opo*tuno regist*ar a ex*stência de bas*s de </line>
<line> dados *isponíveis com acess* </line>
</par>
<par>
<line> público, c*n*endo informações atuali*adas acerc* do or*amento e da execução fina*ceir* do </line>
<line> g*ve*no federal, a exemplo do SIGA Brasil, um sist*ma criad* *el* Consultoria de </line>
</par>
<par>
<line> O*çamen*os, Fiscali*ação e *o*trole do Senado Fed*ral p*ra permi*ir ac*sso *mplo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> facilit**o ao* da*os d* Siste*a Int*gr*do d* Admi*istração Financeira - **AFI e a outras </line>
<line> bases de *ados s*bre p*anos e orça**ntos púb*ico* d* *anei*a integra*a. </line>
<line> *i**a sobr* esse* *stu*os r*ferentes à instâ*cia feder*l, obser*o*-se que a*ord*m </line>
<line> princi*a*mente as seg**ntes temá*i*as: * pap*l do Estado, o fundo público, as *o*ít*ca* socia*s </line>
<line> e, com de*taq*e, a Política de Se*uridade *ocial, es*ecialmente a *ssis*ên*ia Social. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 21, n. 12, ar*. *, p. 17*-193, Dez. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *inanciamento da Polític* de A**istência Social: P*odução Científi*a no Brasil de 2*03 a 2023 </line>
<line> 18* </line>
</par>
<par>
<line> Esses *studo* *e concent*am na análise do *ape* do Estado *a fo**ula**o e execução </line>
</par>
<par>
<line> das po*íticas </line>
<line> *oci*is, inves*igand* c*mo o fun** **blico é utiliz*do para f*nanc*a* </line>
<line> essas </line>
</par>
<par>
<line> p**ítica*. A Políti*a </line>
<line> de Seguridade Social e, particularmente, * Assist*nci* So**a*, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> frequentemente d*s*acada, refletindo sua importância e complexidade no </line>
<line> contexto das </line>
</par>
<par>
<line> polí*icas *ú*l*cas. </line>
</par>
<par>
<line> As d**c*ssões pr*se*te* n*s*es artigos </line>
<line> *ontribuem para uma compreensão mais </line>
</par>
<par>
<line> aprofundad* das din*m*cas e desafios envolvid*s na gestão e f*nan**a*ento das po*íti*as de </line>
<line> Assistê**ia So*i*l no âmbito feder**. </line>
<line> A*é* diss*, essas produções a*ordam *emas que cont*ibu*m para a a*álise d*s </line>
<line> resultad*s espec*ficos da *ssistência Social, tais como o *adrã* de financiam*n** da Pol*tica </line>
<line> Nacional de *ssistência S*cial (PNAS), o orçamento da S*gur*dade Social e o or*ame*to *a </line>
</par>
<par>
<line> função *8 - Assistência S*cial. As pu*li*açõ*s destaca* co*qu*stas importantes, como </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> est*bele*imento *e *undos </line>
<line> específicos, a estru*uração </line>
<line> d* </line>
<line> pi*os e f*n*nciamento por o </line>
<line> *locos </line>
</par>
<par>
<line> de p*oteção, as tran*ferê*cias fundo a fundo e a *artilha pactu*da de recurs*s. </line>
<line> Entre*anto, os estudos t*mbém id*ntif*cam dive*sa* difi*uldades sign***cativas, </line>
<line> inc*uindo * estrut*ração da re*e socioassistencia*, as po*ític** de ajuste *isca* que impactam </line>
</par>
<par>
<line> negativam*nte *os </line>
<line> orçame*t*s, o apr*fun*a*en*o dos p*incípios neolib*r*is as constantes e </line>
</par>
<par>
<line> *rocas </line>
<line> *e gestores. Essas dificu*dad*s represe*tam </line>
<line> ob*táculo* para a impl*mentação </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> polític* de Assistênc*a Social, ressaltando a </line>
<line> nece*sidade d* ab*rdagens estr*tégicas para </line>
</par>
<par>
<line> s*perar esses desafios e fortalecer o sistema de p*oteção social no Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Co* relação ao percentual ap*esentado </line>
<line> pelas pesquisa* que avaliam a i*s*ância </line>
</par>
<par>
<line> munic*p**, conforme a Tabela 1, re*resenta* cerca de 34% das pr*d*çõe*. *stá sina*iza*o, </line>
<line> em Teix*ira e Costa (2020), que * Constituiçã* de *988 **tab*l*c*u * **scentraliza**o como </line>
</par>
<par>
<line> *m* diretriz </line>
<line> das p*lítica* soci*is </line>
<line> brasile*r*s e, **s*e cenário, * moviment* m*n*cipa*ista </line>
</par>
<par>
<line> *an*ou fôl*go, pois *nfat**ou a* responsabilidad** d*ss* *nte federat*vo *a of**ta ** serviços. </line>
</par>
<par>
<line> Confo*me Silva (2016), *o* mu*icíp*os </line>
<line> *oub* uma </line>
<line> pesada carg* de at*ibuiç*e*, </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> im*lantação </line>
<line> de *erviços, benefícios, program*s e </line>
<line> p*ojetos confor*e </line>
<line> as e*pecificações do </line>
</par>
<par>
<line> SUAS. </line>
</par>
<par>
<line> Esses arti*os ger*lmente d*st*cam tanto avanços quan*o d*safios na Política d* </line>
<line> Assistência *ocial. Como avanços, são *requen*e*ente citados o incre*ento do apara*o *egal, </line>
<line> * organização d* um sist**a úni*o e * tipifica*ão *os se*v*ços. *or *utro lado, os des*f*os * </line>
<line> *ificuld**es m**s mencionados *ncluem o *ai** invest*mento *a polí*ica, a inexistência de um </line>
</par>
<par>
<line> percentual mínimo obrigatório </line>
<line> a ex*mp*o da ***de, um p*rceptível process* d* </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, T*r*sina PI, *. 21, n.*2, art. 9, p. 1*5-193, Dez. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.*o*.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. C. L. C. A*orim, O. G. Alencar Júnio* </line>
<line> *90 </line>
</par>
<par>
<line> d*s*inan*iame*to e a de*endên*ia de repasses, especialme*t* do gove*no fe*eral, para a </line>
<line> *xec*ção *as a*ões socioass*st*nci*is no muni*ípio. </line>
<line> Qu*nt* ao interesse n*s pesquisas sob*e o orçamento **s entes estad*ais, assim </line>
</par>
<par>
<line> Teixeira e Costa (2020) argumentam: a eles co**e um papel residual e comple*enta*, e </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> levantam*ntos apontam </line>
<line> qu* a menor part*cipação é a do* estados no cofinanciamento *essa </line>
</par>
<par>
<line> pol*tica. *egundo os autores, "uma v*z que têm obrig**ão secund*ria ** formulaçã* *a </line>
<line> política e quase n*nhuma na imp*emen*ação * na ex*cução dos ser*i*o* soc*oas*istenciais, os </line>
</par>
<par>
<line> *stado* recebem </line>
<line> ba*xos créditos </line>
<line> *olític*s pelo desempen*o de su** funções" (TEIXEIRA; </line>
</par>
<par>
<line> COSTA, 20**, p. 1*12). </line>
</par>
<par>
<line> Além *a b*ixa </line>
<line> pa*ticipação no </line>
<line> gasto em *ssistência social, aind* pes* fato *e não o </line>
</par>
<par>
<line> h*ver sido cumprida pela to*al*d*d* dos estados a responsabilidade de c*fina*c*amento p*r </line>
</par>
<par>
<line> mei* de repasses fundo a </line>
<line> f*ndo, que *orresponde à essênci* d* mo**lo de fin*nciamento </line>
</par>
<par>
<line> pr*conizado no SUAS. </line>
</par>
<par>
<line> **s produções que an**i*am o financiamento da Assistência Soc*al na </line>
<line> instâ*cia </line>
</par>
<par>
<line> estadual, o* resultados evi*en*iam que os </line>
<line> a*tigos ab*rdam a* temátic*s ** fed*ralismo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> descent*ali*ação e </line>
<line> como essa* </line>
<line> *ategorias impactam o pape* dos ***ados n* e*ecução </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Política *e Assi*tênci* Social. </line>
</par>
<par>
<line> As conclusões desses </line>
<line> estudos apontam </line>
<line> diversas fragilidades n** políticas estadu*i*, </line>
</par>
<par>
<line> incluindo *m financiament* in*ufi*ie*te. Além diss*, em relaçã* ao papel q*e o estado d*ve </line>
</par>
<par>
<line> ex*rcer, conforme </line>
<line> d*finido pela Política Nacional de Assistên*ia *oci*l (PNAS), </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cofinanc*ar o* *uni*ípios, as inici*tiva* ainda são incip*entes, *videnciando uma forte </line>
<line> d**endê*cia do *overno fe*eral. </line>
</par>
<par>
<line> *ais ach*dos sugerem que, apesar d* *strut*ra de descentraliza*ão prev*sta, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *apacid*de dos estados de financiar adequ*damente a Assistência *oci*l é li*itada, o que </line>
</par>
<par>
<line> *ompro*ete a qualidade </line>
<line> das po*íticas no âmbito **tad*** e aumenta a dependência </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> recursos f*derais. </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSI*ERAÇÕES FI*AIS </line>
</par>
<par>
<line> O* resultados indica* que as pr*duções aca*ê*ica* sobr* o financiamento </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> As*istên*ia Social nas esferas *ederal * munic*pa* predo*inam em número </line>
<line> d* p*blica*ões. </line>
</par>
<par>
<line> Em co*trapa*tida, as que dis*utem </line>
<line> o fi**nci*mento na instância es*adual são menos </line>
</par>
<par>
<line> f*equentes ** cont*xto das **bli*açõ*s brasilei**s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresin*, *. 21, n. 12, *rt. 9, p. 1**-193, Dez. 20*4 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Fi**nciamento d* P*l*tica *e As*istência Social: Pr*dução Científica *o Brasil de 2003 * 2023 </line>
<line> 191 </line>
</par>
<par>
<line> Esse cenário, como já discutido ante*i*rmente, pode ser explic*d* pelo processo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> descentralização d* polí*i** de A*s*s*ên*ia *oc*al, iniciado com a Cons*i*ui*ão Fe*eral </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 1988 e reforçado por toda a legi*la*ão e normativas subsequentes, como *ei Orgân**a a </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Assistê**ia Social (L*A*), a Polít*ca Naciona* de A*sistência S*cial (PNA*) e a No**a </line>
<line> Operacio*al Bás*ca do Sis*ema Ú*ic* de As*istê*cia Social (*OB/SUAS). E**as mud*nças </line>
<line> tivera* um imp*c*o significativo na i*pl*mentaç*o do Si*tema Único de *s*istência Social </line>
<line> (**AS), *e*letind* de *a*eira dif*renciada em cada ente *a federação. </line>
</par>
<par>
<line> Enq**n*o o g**e*no f*deral *ssumiu ** papel crucial no planej*mento </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> cofin*nc*amento, os municípios dest*caram-se n* im*lantação e e*ec*ção, *specia*mente *os </line>
<line> serviços. Em contra*te, o* est*dos fic*ram à *argem, exer*endo ** papel *esidua*. </line>
<line> Desse *onto *e *ista, o pap*l e * partic*pação d*s entes estaduais no arranjo federa*i*o </line>
</par>
<par>
<line> d* *r*aniza*ão e pre*tação </line>
<line> de s*rviços sociais no Brasil continuam sen*o objeto de d*b*t*, </line>
</par>
<par>
<line> esp*cialment* quanto a* *eu desempenho e efetividade na *olítica d* As*istência *ocial. </line>
<line> Vários estu*os *n*ic*m uma lacuna *ig**f*cativa na compr*ensão do p*pel que os </line>
<line> *stados desempenha* n*s políti**s so*iais. Co*preen*er *s **rtic*laridades dos orçamento* </line>
<line> *sta*uais é crucial, espec*a*me*te para id*ntificar o* i*pactos da direção do fina*ciamen*o. </line>
<line> É imprescindível destacar que o t*ma do f*nanciamento da Assistê*c*a So*ial está </line>
<line> consta*temente sujeito a *ovas aval*ações e **tudos. A dinâ*ica d* so*iedade, dos gove*nos, </line>
</par>
<par>
<line> e das políticas *o*iais e *conômicas impacta dire*amente essa </line>
<line> *olítica </line>
<line> pública, </line>
<line> *e*a*do </line>
</par>
<par>
<line> conti**amente nova* produções científic*s. </line>
</par>
<par>
<line> Este estudo *eve *omo obj*tivo ide*tificar o *ese*vol*i*ento da* pr*duções </line>
<line> ac*dêmicas sobr* o fi*anciamento *a A*sistênc*a *oc*al e contri*uir para o d*s*nvolvimento </line>
<line> teórico sob*e o tem*. Par* isso, *oi realizada uma revis** s*stemática e bibliom*t*ic*, al*m da </line>
<line> proposta de refl*xõe* e direcionamentos sobre * a*sunto. Constato*-s* que o t*ma possui um </line>
<line> referencial teórico exp*essivo * rob*sto, o que permite conte**u**iz*r e avaliar sua relevân**a </line>
<line> de fo*ma ab*angent*. </line>
<line> Quan*o às l*mita*ões, é impo*tante salient*r que este estudo não teve a *n*enção de </line>
</par>
<par>
<line> esgotar a d*scussão sobre tema, v*sto que *e rest*ingi* à a*álise de *rt*g*s revisado* o </line>
<line> p*r </line>
</par>
<par>
<line> *ares em um* ú*i*a base de dados, excluindo diss*rtaçõ** e teses q*e poderiam oferec** </line>
<line> a*ordagens **i*io*ais não contempladas a*ui. </line>
<line> *uge*e-se que novos *s**d*s sejam real**ados pa*a *profundar as investi*ações em </line>
</par>
<par>
<line> outras bases *e d*do*, variand* os *ipo* de pro*u*ão cient*fica *nalisados, </line>
<line> além de *rtigos, </line>
</par>
<par>
<line> i*cl*indo dissert*çõ*s, teses * outros fo*matos. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Te*esi*a PI, v. 21, n.12, art. 9, p. 175-193, *ez. 2024 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.*r/revista </line>
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<line> J. C. L. C. Am*rim, O. G. A*e**ar Júni*r </line>
<line> 192 </line>
</par>
<par>
<line> A relevâ***a d*st* estudo reside *o ma*ea*ento do conhecimento *obre a produção </line>
<line> cien*ífica relacio*ad* ao financi*mento da Assi*tência Socia*, of*recendo eleme*to* para a </line>
<line> c**p*eensão desse tema e se*vindo co*o um *e**rso importante para futuras p*squ*sa*. </line>
<line> REFERÊNCI*S </line>
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<line> Como Referencia* est* Artigo, conform* ABNT: </line>
<line> AMORIM, J. C. L. C; ALEN*AR JÚNIOR, O. G. Financ*amento da P*líti*a de *ssis*ência So*ial: </line>
<line> Pr*duç*o Ci*ntífica no Br*sil d* *003 a *023. *ev. FSA, Ter*sin*, *. 21, n. 12, art. 9, p. 175-193, </line>
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<line> Contri*uiç*o dos A*tor*s </line>
<line> *. C. L. *. Amorim </line>
<line> O. G. Al*ncar Júnio* </line>
</par>
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<line> 1) conc*pção e *lanejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) anál*se e *nterpretação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *) el*bora*ão *o rascu*ho ou n* rev*sã* *rítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) par*icipa*ã* n* aprovação d* versão final do man*scrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> *ev. FSA, Tere*ina PI, *. *1, n.12, a*t. 9, p. 1*5-193, Dez. *02* </line>
<line> www4.fsa*et.com.*r/r***sta </line>
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