<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 12, art. 1, p. 3-23, Dez. *0*4 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2024.2*.12.1 </line>
</par>
<par>
<line> Foc*arte como Ator nas Relevantes Po*í*icas Públ*ca* Cultu**is em Alagoas </line>
<line> F**uarte as an A*tor in Relev*nt Cu*t*ral Publi* Policies in A**goas </line>
</par>
<par>
<line> *úbia Ivet* Mon*eiro d* O*iveira </line>
<line> *estranda em Adminis*ra*ão Pública pela ***versidad* Federal de Alag*as - UFAL </line>
<line> Gr*duação em Ad*inistração pelo *en*ro Universitár*o CESMAC </line>
<line> E-*ai*: nubia.ol**eira@si*fr*.ufal.br </line>
<line> Rodr*g* *ameiro G*imarães </line>
<line> Doutor e* A*ministra*ão pela Univ*rsidade Federal d* Rio *rande do Sul - U*RGS </line>
<line> *-ma*l: rga*eiro@feac.*fa*.b* </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *úbi* Ivete Monteir* de Oliveira </line>
<line> Editor-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Ton*y </line>
<line> Kerley </line>
<line> de </line>
<line> Alen*a* </line>
</par>
<par>
<line> P*O*IA*/UFAL - </line>
<line> *v. </line>
<line> Lo**ival </line>
<line> Melo </line>
<line> Mota, S/N, </line>
<line> *o*rigu*s </line>
</par>
<par>
<line> Tabuleir* do </line>
<line> Marti**, </line>
<line> M*ceió- </line>
<line> AL, </line>
<line> Cep:57072-970, </line>
</par>
<par>
<line> Bra*il. </line>
<line> Art*g* recebido ** 1*/09/2*24. Últim* </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> End**eço: Rodr*go Game*ro Guimar*es </line>
<line> re*ebida em 2*/09/2024. A*rovad* em 27/09/20**. </line>
</par>
<par>
<line> PROFIAP/U*AL - </line>
<line> Av. </line>
<line> Lourival </line>
<line> *elo </line>
<line> *o*a, S/N, </line>
</par>
<par>
<line> Tabuleiro do </line>
<line> Mar*i*s, </line>
<line> Macei*- </line>
<line> AL, </line>
<line> Cep:5**72-970, </line>
<line> *valiado pelo sistema *riple **view: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
<line> *elo Edit*r-Chefe; e b) Double Blind Re*iew </line>
<line> (av*l*ação cega *or dois av*lia*o*es d* área). </line>
<line> Revisão: *ramatical, Normativa * de Format*ção </line>
</par>
</page>
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<line> *. I. *. Olive*ra, R. G. Guimarães </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> RES*MO </line>
</par>
<par>
<line> O referi*o e**udo tra*a da Fo*uarte, *u* tem p*omovido desde sua *ons*ituição, em junh* de </line>
</par>
<par>
<line> 2020, ações foc*d** </line>
<line> na *ultura po*ular e em sua* div*rsas manife*tações </line>
<line> em A*agoas. O </line>
</par>
<par>
<line> objetivo deste estud* an*li*ar a forma de atuação é </line>
<line> da Focu*rte co*o at*r </line>
<line> no âmbito das </line>
</par>
<par>
<line> políticas p*blicas cul*ura*s do Estad* de Alagoas e sua influência e i*pacto na v**orização, </line>
</par>
<par>
<line> preservação e promo*ã* *a c*ltura po**lar *oc*l. **ata-se </line>
<line> de </line>
<line> p*squis* que, quan*o </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> metodolo*i*, seguiu *ma abordagem qualitativ*, n* q*al os dados c*letados foram </line>
<line> s*b**t*d** à análise de c*nteúdo qualitati*o, r*laci*nando co* a estrutu*a teóri*a das fontes </line>
<line> bibliográficas consulta**s. Destarte, nota-*e que a Focuarte tem influ*n*iado mui*o </line>
<line> positiv*m*n*e a comunidade cultural do Est*do de Ala*o*s. Isso porque as polí*icas cu*t*rais </line>
</par>
<par>
<line> com sua contribuiçã* na f*rmulação </line>
<line> e *mp*ementação </line>
<line> *êm propici*do, por e*e*pl*, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> fin*n*i**ento de *roj*t** cul*ura*s, *romo*endo * populariz*ç** desses *rojet*s e fome**o </line>
<line> *o trabalho *e produtores e mestres cu*turais, o que é notável para a preser*ação cultural. </line>
<line> Palavras-cha*e: Focuarte. Políticas Públicas. Cu*tura. </line>
<line> A*STRACT </line>
<line> The aforement*oned stud* dea*s with *o*uart*, which has been promoti** sin*e its creat*on, </line>
</par>
<par>
<line> in June 202*, actions focused on popular </line>
<line> culture an* *ts various manife*tations in Alagoas. </line>
</par>
<par>
<line> T*e obje*tive </line>
<line> of this study *s to analyze the way Focuarte o*erates *s an *ctor within </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> scope o* </line>
<line> publ i c </line>
<line> *ultural po*icies in th* Stat* of Al*goas </line>
<line> a*d its influence and imp*ct </line>
<line> on </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> appreciat*on, *reservation *nd promotion </line>
<line> of loca* </line>
<line> popular </line>
<line> cul*ure. This is res*arch that, in </line>
</par>
<par>
<line> te*ms of methodology, </line>
<line> f**lowed a quali*ative approa*h, in which </line>
<line> the collect*d *ata wa* </line>
</par>
<par>
<line> s*bjected to qualitati*e content *nalysis, relating *t to *h* *heoretical str*cture </line>
<line> *f t h e </line>
</par>
<par>
<line> bibl*ograph*c sources </line>
<line> consulted. Th*re*o*e, it *s clear th*t Focuarte has ve*y p*siti*ely </line>
</par>
<par>
<line> influen*ed *he cu*tural co*mu*ity in the State ** Alagoas. **is is because c*l*ural polic*es, </line>
</par>
<par>
<line> w*th **eir contributio* t* the formulation </line>
<line> and impl*mentation, </line>
<line> h*ve provided, f*r exampl*, </line>
</par>
<par>
<line> the financ*ng *f cu*tural *rojects, prom*ting t*e popularization o* thes* pr*jec*s and </line>
</par>
<par>
<line> encour*ging th* work </line>
<line> *f *ultural pro*u*er* </line>
<line> a*d mas*ers, which </line>
<line> *s notable *or cult*ral </line>
</par>
<par>
<line> prese*vation. </line>
</par>
<par>
<line> Keywords: Focua*te. Public P*licy. Cul*ure. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 2*, *. 12, art. 1, p. 3-23, *ez. 2024 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Focuarte co*o Ator nas R*levan**s P*líticas Públi*as Cult***is em A*agoas </line>
<line> 5 </line>
</par>
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<line> 1 *NTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A Focua*te fo* f*ndada </line>
<line> e* 2* de *unh* de 20*0, *m resposta à constatação dos </line>
</par>
<par>
<line> par*icipantes sob** a falta de entida*es que estim*las*em e co**c*assem os se*ores da cu*tura </line>
<line> popular e d* ar*esanato em Alagoas (LEVY, 20*1, n.p.). </line>
<line> *esde su* criação, a Fo*uarte tem p**movido *ções com *oco na *ultura popular e no </line>
</par>
<par>
<line> artesanato *lagoa**, dando </line>
<line> ênfas* aos me*t***, p*r*icip*n*es e ao* artesãos em *uas *iv**sas </line>
</par>
<par>
<line> manife*tações. Esse movimento tem reun*do *s s*tores da cultura popular e do *rtesanato e* </line>
</par>
<par>
<line> Alagoas, com o objetiv* </line>
<line> d* es*imu*ar os agent*s c*ltu*a**, </line>
<line> identificar e *p*iar os grupos </line>
</par>
<par>
<line> existe*tes nas diferentes r*gi*e* do Esta*o, pr*porciona**o a*r*sentações, *o*tribuindo para </line>
<line> da* des***** ao seu t*abalho e garantindo a p*eservação de sua identidade cultural. </line>
<line> ** resultado* *u* a Feder*ção das O*ga*iza*õ** da Cul*u*a Popul** e do Artesa*ato </line>
<line> Alagoano - Focuart* - têm conseg**do *ã* dev*dos às ações desen*olvidas n* seto* cultural </line>
<line> e n* *rtesanato d*sde sua cria*ão e eviden*iar*m a *e*es*idade de examin** e *ntender sua </line>
<line> co*f**uração *omo a*ent* políti*o e su* *a*ticipação ** elabo**ção e execução de pol*ticas </line>
</par>
<par>
<line> p*bl*cas volta*as para o artesa*ato e a cult*ra </line>
<line> popular n*s *un*cíp*os de Ala*oas. I*so </line>
</par>
<par>
<line> possibili** c**preend*r o impacto que uma *rgani*açã* não govern*menta* p*de **r den*ro </line>
<line> do contexto de sua á*ea d* atuação, neste *a*o, da *ultu** popular e d* artes**ato e* </line>
<line> *lagoas. </line>
<line> C*m *as* n*sse contexto, foi ela*orada a seguinte **e*tão: D* qu* for*a a *ocuarte </line>
<line> tem *nf*ue*ciado *a fo***lação e i*plementaç*o da* políticas públicas culturais no Estado de </line>
<line> Ala*oas e *os impactos dessa atuação na *alorização e preserv*ção da cultura local? </line>
<line> P*ra busca* uma resposta, obje*iv**-se anal*s*r a for*a de atu*ção da Fo*ua*t* c*mo </line>
</par>
<par>
<line> at*r </line>
<line> no âmbi*o da* p*líti*as públicas cult*rais do Estado *e Ala**as e s** i*flu**cia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> im*a*to na va*orização, preser*aç*o e p*om*ção d* cu*tura local. </line>
<line> Desta forma, pessoalm*nte **m *nteresse em pro*o*er a cultu** local, acredita-s* que </line>
</par>
<par>
<line> compree*der a atuação de **ganiza*õe* c*mo a F*cuarte * </line>
<line> es*e*cial pa*a fortalecer as </line>
</par>
<par>
<line> po*íticas </line>
<line> **e prese**em o p*trimônio e *d*ntidade *ultural de *lagoas. Is*o a </line>
<line> *orque </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pe*quisa pe*mite *m* a*álise </line>
<line> cr*tica do pap*l des*as </line>
<line> entidades e das administra*ões, </line>
</par>
<par>
<line> contrib*in*o pa*a o a*rimorame*to das *olít*cas culturais e para a preservação *a* tradições e </line>
<line> e*pressões cultur*is ala**anas. </line>
</par>
<par>
<line> *rofissionalme*te, a </line>
<line> *esqui** se justifica pela *ece*sidade ** estudos que </line>
<line> *fereçam </line>
</par>
<par>
<line> su*sídios para a e*a*oração de po*íti*a* *úblicas *ulturais mais </line>
<line> efi*azes e incl*siva*. A </line>
</par>
<par>
<line> a*uaç*o da Focuarte *ode **rvi* de inspiração p*ra outr*s reg*ões e a*u**r a criar um ambiente </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, *.12, art. 1, p. 3-*3, Dez. 202* www4.*sanet.com.*r/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. I. M. Oli*eira, R. G. *ui*arãe* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> mai* favorável a* dese*vo**iment* c*ltural no *st*do, valorizando os agentes culturais locais </line>
<line> e **r*ntindo a s*s*enta*ilidade das inicia*ivas cultura*s. </line>
<line> A me*o*olo**a *tilizada se tra** de *ma pesqui** q*e s*g*irá uma a*ord*g*m </line>
</par>
<par>
<line> qu*lita*iva, o que *e just*fica </line>
<line> em razão de que </line>
<line> es*a busca interp*eta os fa*os geradores </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> problem* (PRODANO*; FREITA*, *013), enquadrand*-se p*rfeitamen*e no estudo que fo* </line>
<line> realizado, u*a vez q** foi feita uma leitura crítica da realidade quanto ao Fo**arte * sua </line>
<line> *tua*ão como ator nas políticas pú*licas *ulturais do Estado de Alagoas. Além d*sso, * </line>
<line> ab*rda*em q*alitati*a, é pertinente, po** o est*** descre*eu as condiçõ** em *ue ocorrem o* </line>
<line> impactos na* políticas públ*cas, a fim de inte*pretar e at*ibui* resultados a e*tes. </line>
<line> Quant* à mo*alidade da p*squisa, opt*u-se pela pesqui*a: a) explo*ató*ia: a fim de se </line>
</par>
<par>
<line> familia*izar co* o </line>
<line> a**un*o estud*do, *ma vez que se o*ser*aram as dinâmicas s**iais </line>
</par>
<par>
<line> envolvidas na a*iv*dade a partir da vivênci* pragm*tica car*ct*rística do aut*r n*tivo; b) </line>
</par>
<par>
<line> descritiva: uma </line>
<line> vez que for*m obse*vad*s, </line>
<line> *nali**dos, re*i*tr*dos e catalo**dos os </line>
</par>
<par>
<line> procedimentos *a F*cuarte e da sua atuaçã* c*mo ator nas políticas **b*i*as cultur**s </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Es*ado de Alagoas (*RO*ANOV; FRE*TAS, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> Fo*am in*luídas na pesquisa as fontes que atenderam aos seguint*s c*itér*os: </line>
<line> i) </line>
</par>
<par>
<line> pu*l*cados em </line>
<line> *ín*ua portuguesa ou </line>
<line> e* língua **trangeira com tr*d*ção di*ponível; ii) </line>
</par>
<par>
<line> ab*rdavam, con*untam*nte, os te*as </line>
<line> da Focuarte e su* atu*ç*o c*mo ator nas p*l*ticas </line>
</par>
<par>
<line> pú*licas culturais do Es*ado de Alagoas; iii) envol*es*em a *ul*ura do Esta*o de Alago*s; iv) </line>
<line> u*ilizassem métodos ci*ntí*icos para a obtençã* de *esultado*; iv) *ferecessem informações </line>
</par>
<par>
<line> r*levan*es sobre as </line>
<line> políticas </line>
<line> públicas cul*urais do Estad* d* Al*goas; </line>
<line> v) publicado* há, </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> máximo, c*nc* anos. </line>
<line> 2 REFEREN*IAL T**R**O </line>
<line> 2.1 Políticas Públicas Em A*agoas </line>
</par>
<par>
<line> As </line>
<line> políti*as públicas são o conjunto de aç*es * decisõe* do </line>
<line> governo destinadas </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> solução *e deter*ina*os prob**mas *a socied*d*. Tais po*ít*cas *ossuem com* objeti*o </line>
<line> *ro*ove* o bem-estar da soc*edade, atendend* a interesses públicos e se*d* tra*adas pe*o </line>
<line> go*erno *as mais d*versas e*f*ras, podendo ser nacional, estadu*l o* m*nic*pal. Assim, ações </line>
<line> *idas como pri*ri*a*es *ão s*lec**na*as pelo en*e pú*lico, ações essas qu* refletem na prática </line>
<line> dem**das e expe*tativas da soc*eda** *ivil, que *ão *e expressa integra*mente, m*s sim tem </line>
<line> su*s de*and*s c*naliza*as po* meio de represent*ntes eleitos (SEBRAE, *008). </line>
<line> Rev. *SA, Ter*sina, v. 21, n. 12, art. 1, p. 3-23, *ez. 2024 www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Focua*te como Ator nas Re*evantes Polí*ica* Púb*ica* Culturais ** Alagoas </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> Ness* </line>
<line> perspectiva, Braz (2023) a*nda cita qu* *s </line>
<line> po*íticas c*lturais sã* di*puta po* </line>
</par>
<par>
<line> consen*os na sociedade. Dess* forma, tal dispu*a pode *u**ar * man*tenç** ou transformaçã* </line>
</par>
<par>
<line> da s**iedade, indicando </line>
<line> que as políticas cu*turais envolvem ne*ociações e a*ordos sobr* </line>
</par>
<par>
<line> como orienta* o* mudar asp*ctos **ltura*s * socia*s. Nesse sentido, surge a b*s*a **** </line>
<line> legi*imidade, que está at*elada à *er*anência de institu*ções *u*turais. </line>
<line> Dessa forma, Silva * Zi*iani (202*) de**aca* que as políticas públic*s são *o*postas </line>
</par>
<par>
<line> por mecanismo* de coo*dena*ão, gestão e p*a*ej**ento. </line>
<line> *ais *ecanismos estruturam as </line>
</par>
<par>
<line> políticas </line>
<line> pú*lica*, apontando qu*is rec*rsos podem ser **il*zados e </line>
<line> quais s*o seus </line>
</par>
<par>
<line> responsá*eis, buscando, assim, maior ef*cáci* *a ação pública por meio </line>
<line> de pro*e*ime*tos </line>
</par>
<par>
<line> té*nicos, racionais dispos*tivos con*retos. Assim, e </line>
<line> são em **pecial os </line>
<line> d*spositivos técnicos </line>
</par>
<par>
<line> que modificam o* princípios em ações concr*tas entre poder público * diversos outros fator*s </line>
<line> que p*em em prática *o*í***as c*paz*s de bene*iciar amplas gamas da população. </line>
<line> Assim, as polític*s p*blicas são resultado d* co*stante competição entre agr**amento* </line>
</par>
<par>
<line> ***i*is que *u*cam *efender seus </line>
<line> **óprios in*eresse*, que </line>
<line> pod*m s*r específicos (*omo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> infraestrutura de *m dete*mi*ado local), ou gera*s (como sa*d* e segu*ança pública). Ap*sar </line>
<line> disso, a existência de demandas nã* gara*te su*s real*zaç*es, pois, como *á foi men*io*ado, </line>
<line> os recursos são l*mitados, por isso o reconh*cim**to e a força d*sse* grup*s s* f*z*m </line>
</par>
<par>
<line> ne*e*sários para d*staque de sua* *autas, *ham**do a atenção * </line>
<line> das autor*dades (Sebrae, </line>
</par>
<par>
<line> 20*8). </line>
</par>
<par>
<line> Nessa *erspe*tiva, Capella (2018) destaca q*e **dos os con*litos *ão essen*iais *a*a a </line>
</par>
<par>
<line> atividade política, poden*o s** *xplorados (o que gera * mobilização </line>
<line> popula* e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> transfo*mação e* polít*c* *úb*ica) ou su*rimido*. Tais conflit*s, e o s***sso del*s, dependem </line>
<line> da audiê*cia e da m*bilização soci*l em ci*a **le, pois quanto ma*or o ap*i*, mais </line>
</par>
<par>
<line> potencial*zado el* se torna m*is e </line>
<line> atenção traz p*ra si. Assim, à medida que o con*lito se </line>
</par>
<par>
<line> expande, sua relevân*ia aumenta e </line>
<line> as a*torida*es </line>
<line> nota* seu *alor, </line>
<line> o que </line>
<line> cont*ibui </line>
</par>
<par>
<line> *o*itivame*te para alcançar o obj*t*vo fina*: a cri*çã* de uma política p*blica. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, segund* Capel*a (2018), o p*oc*sso de elaboração de um* </line>
<line> polític* públ*c* </line>
</par>
<par>
<line> engloba *ois el*men*os </line>
<line> fundamentais: a defi*i*ão *a agente (o* seja, * direc*onamento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> atenção para *ue*tões e outro* p*oble*as espe*íf*cos) * a definição das alt*rnativas, que é a </line>
<line> ex*loração e a cri*ção de planos par* ação. </line>
</par>
<par>
<line> Portanto, * n*cessário </line>
<line> compr*ender, de </line>
<line> ant*mão, * motivo pel* </line>
<line> qual </line>
<line> **terminados </line>
</par>
<par>
<line> assuntos gan*am relevân*ia e at**em o i*teresse de vár*os atores, enqu*nto outros não; além </line>
<line> disso, também s* faz necessário *ompreender por que determinadas alternativ** são </line>
</par>
<par>
<line> **nsideradas eficiente* e </line>
<line> o**ras s*o descartadas. Dessa forma, </line>
<line> esses dois elementos são </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. *1, *.12, a*t. 1, p. 3-23, Dez. 202* </line>
<line> w*w4.fsanet.*om.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. I. M. Oliveira, R. G. Guimarãe* </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> fundamentais para que se com*ine a c*m*l*xidade de i*st*tuições e atores en*olvidos no </line>
<line> d**envolvi*e*to de uma po*ític* *ública. </line>
<line> Tabela 1 - Cicl* d*s Políticas Públicas. </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> Fo*maç*o da Agenda </line>
<line> Processo de ide*tifi*ação, re*onheci*ento e definição de quais problemas serão abordados e quais serão pre*eridos. Aqui, vários *atores *nf*uenci*m **s d*cis*es, tais como indicadores de dados, *vent*s simbólic*s e p*oc*s*os institucionais. </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> Formula*ão d* P*lí*icas </line>
<line> **ss* fase são defi*idas ** linhas *e ação, mo*en*o no qu*l muitas vezes são gera*o* *mbates entre gru*os q*e se julgam *avorecidos e desfavorec*do*. É n* Formulação de Polític*s que se de*ine o objet*vo da política, quais serão os pr*gram*s dese*vol*idos e quais s**ão as met*s al*ejadas. </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> Proce*so de Tomada de D*cisão </line>
<line> Esse é o *omento *m que se s**ecionam a*ternativas de ação o* inte*ve*ç*o em r*sp*sta aos problemas *efinid** na pr*meira e**pa. Por exemplo, o* re*urs*s e *s pra*os d* açã* são defin*dos *esta etapa, sen*o el*s expressos em *ei*, decretos, norma*, resoluçõ*s etc. </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> Implem*n*ação </line>
<line> A quarta f*se é marcada pela tr*nsfor*ação de planeja*ento e escolhas em at** concre*os, vi**o que é quan*o há a *mpl*menta*ão. Assim, é n*sta *tap* que se percebem bene*í*ios * fal**s na e*ic*cia *a política *úbl*ca. </line>
</par>
<par>
<line> 5 </line>
<line> Av**iação </line>
<line> *á a fase de av*liaçã* perm*t* * administração d* **form*ções útei* *ara o aprim*ramento das políti*as púb*ic*s, * presta*ã* *e contas, a *ustifica*ão de atos, a *romoção de diálogos etc. </line>
</par>
<par>
<line> Font*: autor*a própria (**24). </line>
<line> Nes*e s*ntido, como polític*s púb*icas *ue podem ser d*st*cadas no estado de </line>
<line> *lagoas, vale salie**ar a Lei nº 6.292, de 3 d* abril de *002, qu* estabele*e a criação do </line>
<line> Fu*do de Desenvolv**ento de Ações C*ltur*i* (*DAC). *s*a **ici*tiv* **gislativa teve c*mo </line>
<line> "finalidade obtenção * *eração de recur*os financeir*s para apl*cação n*s programas </line>
<line> *rioritários de incentiv*s às atividad** de arte e cultura em Ala*oas" (ALAGOAS, 2002). </line>
<line> Assim, a l*i es**belece *ue o gestor da FDAC é o *ecretário de Estado da C*ltura, e finca-se </line>
<line> *omo *uas atr*buições: </line>
<line> I. estab*l**er a polític* de aporte e aplicação *e recursos do Fundo; </line>
<line> II. submeter ao Conselho Estad*a* de Cultura os pr*jetos, progra**s * pl*nos d* </line>
<line> *plicação dos recurso* do *undo; </line>
</par>
<par>
<line> III. promover a execuç*o, o ac*mpanhament*, contro*e * a avaliação o </line>
<line> d as açõ es </line>
</par>
<par>
<line> respec*iv*s; </line>
</par>
<par>
<line> IV. submeter * Au*i*oria Gera* do Estado </line>
<line> os b**ancet** m*nsais e o bala*ço anual </line>
</par>
<par>
<line> dos recursos do F*n*o; e </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T**esina, v. 21, n. 12, art. 1, p. 3-23, Dez. 2024 </line>
<line> *ww4.*sanet.*om.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *o*uarte como Ator nas Relevantes Políti*a* Públicas *ultur*i* em Alago*s </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> V. encamin*ar ao Tribun*l de Conta* do Estado * contabilidade geral * as </line>
<line> d****straçõe* financeiras *o Fu*do (*lagoas, 2002). </line>
</par>
<par>
<line> Nessa per*pecti**, apresentam se </line>
<line> como </line>
<line> benefíci*s da Lei nº 6.292, de 3 de abri* *e </line>
</par>
<par>
<line> 2002, o *inanci**e*t* contínuo </line>
<line> de a*ividade* cultu*a*s e *e*tão orga**zada e controla*a a </line>
</par>
<par>
<line> *estes re*ursos, visto que o FDAC é integ*ado *o orça*e*to *a Secretaria de E*t*do </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Cultu*a (SECULT). Além **sso, o fo*ento à ec***mia criativa * u* *ran** pon*o positivo da </line>
<line> ini*ia*iva, visto qu* a lei estimula * produção artística, cultu**l e arte*a*al, o *ue *limenta o </line>
</par>
<par>
<line> mercado com empreg*s e oferta de produtos, bem como co* a </line>
<line> *romoção d* arte. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> *entido, a trans*arência e a f**calização tamb*m são fortes bene*íc*os do *undo, pois garante </line>
<line> a aplicação *f*ciente e responsável deste, conforme d*ta a le*islação vigen*e. </line>
<line> **ém da lei que es*ab*lece o **A*, também va*e destac*r o Decreto *º 59.240, ** 1º </line>
<line> d* j*nho de 2018, qu* dis*õe *obre a concessão de **centivo para apoi* a projetos cultu*ais e </line>
<line> doação a* própri* FD*C. Nesse decr*to, é c*iado o Plano de In*en*ivo à Cultura, que objetiva </line>
<line> co*tribui* para o livre acesso à produção cultural; a prom*çã* e e*tímulo da regionalização da </line>
</par>
<par>
<line> produção cult*ral artíst*ca alag**na; o apoio e valorização do * </line>
<line> co*junto das </line>
<line> mani*e*taçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> c*lturais; e * proteç*o das express*e* culturai* *os gr*pos formad*res </line>
<line> da soci*d*de </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> re*pon*áveis pelo plura*ismo da cul*ura alagoan*. Alé* disso, o Art. 1º ainda versa sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> proteçã* e es*ímulo </line>
<line> ao uso sustentável </line>
<line> dos bens materiais * </line>
<line> imateria*s * sobre o e*t*mulo </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> fo*mação e aperf*içoamento **ofissio*a* dos p*ofissionais *a área da cult*ra, bem co*o sobre </line>
<line> a ampliação ao acess* à fruição e produç*o de *en* e serviços e conteúd*s cultu*ai*. </line>
<line> Ne*se *ecreto, no Art. 2º (Alagoas, 2018), *ã* di*as as áre*s que poderão se benefi*iar </line>
</par>
<par>
<line> *o pr*j*to, sendo ao to*o 1* áreas, de*tre ela* * </line>
<line> teatro, a *a*ça, o circo, o a*tesanato, entre </line>
</par>
<par>
<line> outra*. *ssim, notave*mente os benef*cios d* Pla*o de </line>
<line> Incentivo à Cultura se *o*figur*m </line>
</par>
<par>
<line> co*o muito import*nte* no cenário cu*tural, **sto *u* **a fin*lid*d* é dem*cratizar o acesso </line>
</par>
<par>
<line> * educa*ão, proporcionando a vários segmentos da pop*laçã* at*vidades </line>
<line> cultur*is. Além </line>
</par>
<par>
<line> *isso, ou*ro a*pe*to positivo é a valor*zação *a cultura local, o que permite que manife*tações </line>
<line> típicas do estado ganhe* visi**lidade e apoio financeiro, bem c*mo a proteção e o fomento à </line>
<line> produção artística diver*ificada. </line>
<line> Outro*sim, na *ers*ecti** mu*ici**l do muni*ípio de Ma*eió, há a Lei Nº 7.520, de </line>
<line> 29 de fevereiro de 2024, que institui o *egistro do Pa**imôn*o Vivo, que tem c*mo objetivo </line>
<line> valorizar, preservar * promo**r a cultura *radi*ional * *opul*r da cidade de Macei*, Alagoas. </line>
<line> Assi*, os benefícios dessa lei desta***-se como send* * promoção de bolsas de ince*t*vo, a </line>
</par>
<par>
<line> pr*moção do *ít*lo de patrimônio vivo de *aceió </line>
<line> àqueles que oficialmente s*rão </line>
</par>
<par>
<line> recon*ecid** como parte </line>
<line> vita* da cultura municipal e a conserv*ção </line>
<line> do conh*cimento </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 21, n.12, a*t. 1, *. *-23, Dez. 2024 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. I. M. Oli*eira, *. G. Guim*rães </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> instigado pelos *r*pos culturais. Além di*so, seu Art. 2º dispõe positivam*nt* sobre uma </line>
</par>
<par>
<line> no*ma de pa*idade de gênero, a qua* ci** que </line>
<line> 50% de m*st*es serão mu*heres * 50% de </line>
</par>
<par>
<line> mestres homens. </line>
</par>
<par>
<line> Nessa *e*sp*ctiva, *or* (2014) destac* que, apesar de cert** par*i*ipações cu*tur*is, as </line>
<line> políti*as culturais são pouc* exp*oradas no Bra*il aca*e*icamente, não sendo el*s, in*lusive, </line>
<line> sequer uma prioridade *a age*da *olítica *o país, se com*arado com outr*s n*çõe* - apesar </line>
</par>
<par>
<line> do c*es*i*ento *ecente no que tange à ênfase c*lt*ral. *lém d*s*o, os </line>
<line> des*fios median*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> implem*ntação d*s*as </line>
<line> polític** públicas tamb*m tornam o processo *ais lento e </line>
<line> *or v**es </line>
</par>
<par>
<line> ineficiente. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, Lim* (2023) des**ca a impor*â*ci* das pol*t*cas * organizações v*ltadas para a </line>
</par>
<par>
<line> cultura, especialmente v*san*o à democratização </line>
<line> do a***so à *ultu*a. Isso porque o B*a*il, </line>
</par>
<par>
<line> *pesar de ter vivido grandes avanços nas últim*s *uatro décadas, possui um per*istente est*do </line>
<line> de *esi*ualdade social, o que limi*a o ace*so de *etermin*das pe*soas não ap*nas * *duca*ão </line>
</par>
<par>
<line> e saú*e, *as *a*bém à c*ltur*. Por </line>
<line> i*so, frequentemente man**estaç*e* culturais sã* vistas </line>
</par>
<par>
<line> c*mo um privil*gio, em espe*ial </line>
<line> em áreas periféricas. D*ssa for*a, Li*a (2023) ai*da cit* </line>
</par>
<par>
<line> qu* a criativ*dade é central p*ra o processo de desen*olvi*ento </line>
<line> so*ial, relacionan*o-a com </line>
</par>
<par>
<line> mudanças signific*tivas n* *ocie*ade. </line>
</par>
<par>
<line> *m outro local de i**ortância, segundo Lima (2023), tam*ém se d*s*aca a associação </line>
<line> entre c**tura e econom*a, visto que a cultura e a criatividade foram *atores que **ntribuíram </line>
<line> co*o 3,*% *o PIB mundial e em*regaram cerca *e *,2% d* gr**de *assa *e tr*bal*adores. </line>
</par>
<par>
<line> *lém d**so, no Bras*l, * pa*ticipação </line>
<line> da c*lt*ra d*s indústrias *riativas na e </line>
<line> economia </line>
</par>
<par>
<line> co*respondem a *,11% do P*B Nacional. P*r*anto, no*a-se que a cultura n* p*ís e no mundo </line>
</par>
<par>
<line> tem </line>
<line> tido *n*luênci* não apena* sobre edu*ação, **tre*en*men*o * *em-estar, mas també* na </line>
</par>
<par>
<line> geração de empr*gos e na diver*ificaç*o econômic*. </line>
<line> *s políticas culturais, val* sali*ntar, *ão de s*ma im*ortância para o des*n*olvimento </line>
<line> de **a sociedad* e p*ra a manutenç*o de *e* bem-**tar. As*im, é de citar em Alagoas </line>
<line> projetos *omo o Fundo de *esenv*l*i*ento de Ações Cu*tur**s, o *egistro do Patrimônio </line>
<line> Vivo e a Fo*uarte, sendo esta *ltima uma organ**ação n*o govername*ta*. Nessa perspec*iva, </line>
</par>
<par>
<line> t*dos os c*tados são projet*s </line>
<line> d* fomento à </line>
<line> arte, *ultu** e ar*esanato </line>
<line> *ue benefi*iam n** </line>
</par>
<par>
<line> ape*as a sociedade e* sua coletivid**e, </line>
<line> mas sim ca*a indivíduo que em seus caminh*s </line>
</par>
<par>
<line> esba*ra. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, Teresina, v. *1, n. 1*, art. 1, p. 3-23, De*. 2024 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ocuarte *omo At*r n** Relevantes Polí*ic** Públ*cas Culturais ** Alagoas </line>
<line> 11 </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 * Participação da Focu*rte e a *omunida*e </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Sa*tos (2020), e* 1948, a Dec*aração Univ*rsal *os *irei*os Huma*os </line>
<line> r**onh*c*u a *ultura co*o pa*te essencial *a dignidade humana, ou seja, entendendo qu* ela </line>
</par>
<par>
<line> n*o é apenas </line>
<line> uma parte de um estud* art***ico ou sociol*gico, mas </line>
<line> um a </line>
<line> parte inerente </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> essência humana. Assim, a declar*ção mundial *aran*e em t*ê* de *eus artigos o d*reito </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> ins*rução, * *artic*pação *ultu*al e à proteção das criaçõe* artí*ticas e c**ntíficas, destacando </line>
<line> *ue os *ireitos cu*tu*ais são fundamentais *ara a dignida*e e o *esen*olvimento pessoa*. </line>
</par>
<par>
<line> A *ocuarte foi criada em *lago*s a partir da </line>
<line> *nsatisfação ** </line>
<line> comunidade cultural </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> qu* *ang* justament* à fa*ta de açõ*s referent*s à cultura do p*d*r públi*o. A*sim, a Focuarte </line>
</par>
<par>
<line> *rga*iz*u-*e e* cima da pro*lematiza*ão *a au*ência *e p*l*ticas referentes à cultura se e </line>
</par>
<par>
<line> organ*zo* *ara *r*mover a criação </line>
<line> d* um espaço *e diálo*o a respeito desse </line>
<line> cenário, </line>
</par>
<par>
<line> envolvendo gesto*es, políticos e prod*tores culturais (A*ais FOCUAR*E, *020). </line>
<line> *e*se modo, vale sal**nta* qu* a Fo*uarte, intitu*ada *ederaç** das Org**i*ações da </line>
</par>
<par>
<line> Cultura Popular e do Artesanato Alagoano, é u** organizaç*o não *overna*ental e </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> pos*ui fins ec*nô*ico*. *ssim, a Fe*eração a**a </line>
<line> com abrangência em todo o Es*ado </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Alagoas, sen*o apresentada por me*o de *e* preside*te e sendo politicamente neut**, s*m </line>
<line> dist*nção ** raça, soci*l, eco*ômica, ideológi** *u d* gênero (*st*tuto S*cial da Federa*ão </line>
<line> da* *rganiza*ões da Cultura *opu**r e d* A*tes*nato Alagoano, 2022). </line>
</par>
<par>
<line> Segundo o Esta*uto *oc*al *a Feder**ã* *a* Organizações da *ultura Popular e </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> ***e*a*ato Ala*oano (20*2), a Focuarte possui *or objetivo p*om*ver a cultura em defesa da </line>
</par>
<par>
<line> conser*ação do patrimônio </line>
<line> h*stórico e artís*i*o; d*fender direi*os e </line>
<line> interesses </line>
<line> do* agentes, </line>
</par>
<par>
<line> mes*res e p*odutores </line>
<line> ** cultura; criar, *e*ende* e in*entivar pr**r*mas voltado* para arte a </line>
</par>
<par>
<line> *ntr* o*tr*s finalid**es - ao to*o, são vin*e o*jetivos list*dos no Es*atu*o. Po*tanto, a </line>
</par>
<par>
<line> F*cuarte em sua função de pr*motora de s*rviços e </line>
<line> de de*en*olvime*to da cultura p*pular, </line>
</par>
<par>
<line> *om a ap*ov*çã* da Lei *mergenc**l Aldir B*anc, passou a *tuar auxiliando a imple*en*ação </line>
<line> des*a nos m*nicíp*os a*agoanos. </line>
<line> D*ant* desse cená*io, é *ssen*i*l de*t**nc*ar a L*i **erg*ncial Ald** Bl*nc para que </line>
<line> se possa f*z*r clara a **a impo*tânci*. *la foi instituída pe*a Lei Feder*l nº 14.017/2*20 </line>
</par>
<par>
<line> (Brasil, 2020) e *sta**leceu </line>
<line> diversas medidas emergencia*s r**erentes </line>
<line> ao seto* cultu*al </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> cria*ivo no conte*to pandêmico. Nesse senti**, e*a garanti* o acesso à ren*a emergencial *os </line>
</par>
<par>
<line> pro*issionais dos setor*s cultu*a*s, ga*antiu subsídio </line>
<line> para a ma*ute*ção d* espaços *ultu*ais </line>
</par>
<par>
<line> *s qua*s estavam com sua* atividades in*erro*pidas e garan*i* açõ*s de fomento à *ul*ura. </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, *. *1, *.*2, art. 1, p. 3-23, Dez. 2024 *ww4.fsanet.com.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. I. M. O*iveira, R. G. Guimarães </line>
<line> 12 </line>
</par>
<par>
<line> *ssim, *oram realizados diálo*os regionais em d*v*rsos munic*pio* de Ala*oas, </line>
</par>
<par>
<line> *romovid*s pela Foc*arte, focalizando *s pautas na acessibilid*de e n* </line>
<line> descentralizaç*o das </line>
</par>
<par>
<line> ações relacion*das à Lei Ald*r *lanc, ob*etiv*ndo leva*tar qu*stões e suges*ões sob*e ações </line>
<line> c*lturais benefici*das p*la lei. *essa forma, a Focu*rte desempenh** um papel fundamen*al </line>
<line> na implementação da *ei em*rge*cial em Alagoas, pois pressionou os municípios a cumprirem </line>
<line> os requ*sitos p*ra acess* a*s recursos destinados a*s t*abalho* cultur*is (Ana*s *ocuart*, </line>
<line> *020). </line>
<line> Nesse sen*ido, a prim*i*a ação re*lizada pela Fo*uarte foi a mediação en**e o* </line>
<line> mu*icípios alago**os e a comunida*e cultu*al a*ravés d*s diálogos regionais, esc*are*endo * </line>
<line> L*i Ald*r *la*c e oferecendo u* espelho de diálogo e de dú**da* procedim*ntais *uan*o ao </line>
</par>
<par>
<line> direito de *artic*pação </line>
<line> d* lei. *orta*to, nota-se qu* de*de o seu in*ci* a Focuar*e possui* </line>
</par>
<par>
<line> essen*ial *mportância *o qu* tang* a* cenário cultural alagoano e à p*omoção de políticas </line>
<line> p*bli*as, garantindo *esde sempre a adesão dos mu*ic*pios (Anais FOCUARTE, 2*20). </line>
<line> Diante desse cen*rio, vale ressalta* q*e posteriorm*nt* houve a criaç*o d* Política </line>
<line> Nac*o*al *ldi* B**nc *e Fomen*o à Cu*tura (PNAB), instituída pela Lei *º 1*.399, de 08 d* </line>
</par>
<par>
<line> ju*ho de 2022 (Brasil, 20**), *o* </line>
<line> * </line>
<line> obje*i*o de fom*nt*r a cul*ura e* nível Nacion**, </line>
</par>
<par>
<line> ap*ia**o t*dos os Estado*, Muni*íp*os e o D*strito Federal. Dess* forma, a PN*B, ao </line>
</par>
<par>
<line> contrário *a Lei Emergencial *ldir Bla*c, pe*mit*rá investimentos regulares </line>
<line> em projet*s </line>
</par>
<par>
<line> culturais, estimulando o finan*iame*t* da cultura e *aranti*do o ap*io a a*entes e esp**os </line>
<line> culturais. </line>
<line> Art. 1º Es*a Lei institui * Polític* Nacional Aldir Bla*c de Fomento à Cultura, </line>
<line> basead* na parce*i* d* União, dos E*tad*s, do D*strito Fede*al e dos Mu*i*ípios </line>
</par>
<par>
<line> com socieda*e civil no set*r da cu*tura, bem como no *espei*o à *i*er*ida**, à * </line>
<line> *emocratização * à universaliza*ão do ac*sso à cul*u** no Brasil (Brasil, 2022). </line>
<line> Ape*ar disso, destaca-se que a *ocuar*e p*ssui recursos financeiros escassos. Assim, </line>
<line> algumas ativi*a*es são rea*iza*as s*m recu*s*s p*ograma*os, sendo movidas exclus*vam*nte </line>
<line> p** amor à caus* e à cu*tur*, poi* os recursos da *ocuarte advêm espe*i*lmente da venda de </line>
<line> camisas a* longo do ano. *lém diss*, o **ojeto *romo*e a arrecadação de a*imen**s, que são </line>
<line> ***tribuídos p*ra f*liados de ba*xa renda e não const*tui como fonte de renda pa*a a fundação. </line>
</par>
<par>
<line> Outros*i*, para além da venda de cami*as, constituem </line>
<line> c*mo fo*te d* recurs* também </line>
</par>
<par>
<line> doações *e pessoas físicas e jurídi**s * c*n*ribuições s*mest***s pag*s pelos f*liados (*nais </line>
<line> F*cuar*e, 202*). </line>
<line> E*tre*ant*, mesmo mediante dificuldades, a Foc**rte segue promovendo açõ**, tais </line>
<line> como a criação da medalha do Mérito Cultural FOCUARTE, *m *023, *or meio da Portaria </line>
</par>
<par>
<line> nº 01/2023 (2*23), sendo ela * </line>
<line> part*r de en*ão * *ais alt* condeco*açã* da F*deração. A </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, Teresina, v. 21, *. *2, art. 1, p. 3-23, Dez. 2*24 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Foc*arte como *tor nas Relevantes Pol*tica* P***icas Culturais em A*agoas </line>
<line> 13 </line>
</par>
<par>
<line> *edalha b*sca </line>
<line> agrac*ar *essoas o* grup*s, físicos ou jur*dicos, que factualmente *ossua* </line>
</par>
<par>
<line> contri*ui*õe* notáv*is em *enefí*io da cultura pop*lar. Além de*a, *ambém foi criada no **o </line>
<line> de 2023 a Portaria nº 02/2023 (2023), que **ia a *omenda Mes*re **ncho de Cultu*a Popul**, </line>
<line> sendo ela outra important* h**raria e um* sincera h*menagem ao *e*tre Ronaldo da Costa, </line>
<line> conhecido como Pa*cho. Nesse caso, a honraria * tamb*m destin*** àque*es que contribuíram </line>
<line> em benef*cio da *ultura e do artesanato local. </line>
<line> Nesse s*ntido, outra iniciati*a foi a cr**ção da Revista Focua*te, que visa * pr*moção </line>
</par>
<par>
<line> da cultura e do artesanato, bem co*o * *ivulgaç*o do tra*a**o de *rodutores </line>
<line> *ultu*ais, </line>
</par>
<par>
<line> artesãos e mestres da cul*ura. Dess* ma**ir*, a Revi*ta Focuarte se propõe a atuar *omo uma </line>
</par>
<par>
<line> pon** en*re esses *gentes e a popu*ação e* ge*al, o </line>
<line> que co*t*ibui para * v*l*rização e </line>
</par>
<par>
<line> d*mocratização da cultu** e da* expressões artísticas *eg*onais. </line>
<line> A Foc**r*e re**i*a fes*iva*s, feir*s, *xposições e campanhas *olidárias. *m ex*m*lo de </line>
<line> um de*ses e*entos foi o F*stival Me*tre Canarin*o, o*orrido no município de Pila*, Alagoas, </line>
<line> ** outubro de 202* e * segundo no mês de maio d* 2024. Nes** sentido, uma par*icularidade </line>
<line> desse evento foi o apo*o da Lei de *ncent**o à Cultu*a de Pil*r. Out*o**im, outros evento* </line>
<line> pode* ser *ita*os, como a Tur*ê *o*embro Sinfônico, qu* passo* *o* Pilar, Maceió, </line>
<line> Coqueiro Seco e São Miguel dos Campos, e* Alagoas, em *ove*bro de 2022; e a ex*o*içã* </line>
<line> *os *r*s anos *a Focuarte, ocorrida em Mac*ió, em junho de 2023 (Portifólio F*cuart*, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Ness* s**t*do, *e*t*ca-se que cultura é essen**al p*ra a pr*moção a </line>
<line> d* dignidade </line>
</par>
<par>
<line> *ndivid*al e co*etiva, sendo vi*ta como uma produção huma*a voltad* ao apr*moramento e à </line>
<line> dign*dade. Assim, a c*ltura * r*sulta*o da ***eração entre o *er humano e s*u ambiente, * que </line>
<line> é capaz de transf*rmar exp*riência* em símbolos e cost*mes. Dessa forma, é fundam*nta* </line>
</par>
<par>
<line> proteger org*niza*ões, seja e*ta*ai*, fi*anceiras ou não, que </line>
<line> promova* cultur*, como a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Foc*arte. Ess*s organizaç*es incentiv*m, além da proteção e pro*oção cultural m*teri*l, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> proteçã* e promoção da *ultur*, que i*ualmente é **sta co*o </line>
<line> de s um a </line>
<line> im*ortânci* </line>
<line> (Sa**os, </line>
</par>
<par>
<line> 2020). </line>
</par>
<par>
<line> *ssim, a im*ortância *e instituições **mo a Focuarte também * *essaltada no sentido da </line>
<line> ampliaç*o da d*mocrat*zação cu*tural, v*st* *ue bas*ia a cultura n*o *om* um **reito </line>
</par>
<par>
<line> individual, mas *ol*tivo, sen*o essenc*al a promo*ão do aces*o igualitário à </line>
<line> cultura e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> incentivo da pa*ticipaç** </line>
<line> popular. Xavier e B*ld*z (2021) aind* ressalt*m a nece*sida*e de </line>
</par>
<par>
<line> desvincula* o </line>
<line> in**ress* pel* cu*tura * *spectos econômicos, v**to que ela </line>
<line> não visa apen*s </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ganhos *inan**iros *u </line>
<line> poder **lít*co, mas ao engrandecimento ** ser. Assim, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> desce*tra*iza*ão d*s políticas </line>
<line> culturais tende tornar * processo d* * </line>
<line> democratiz*ção cu**ur*l </line>
</par>
<par>
<line> R**. *SA, Teresin* PI, v. *1, n.12, art. 1, p. 3-23, Dez. 2*2* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. I. M. Ol**eira, R. *. Guimar*e* </line>
<line> 14 </line>
</par>
<par>
<line> mais acessível, permitin** que *rupos menos favorecidos também pr**uz*m e *ransm*tam </line>
<line> s*a* cu**uras. </line>
<line> Ness* se*tid*, Azere*o, M*llo e Pime*t* (2022) d*stac*m que o desenvo**imento nã* </line>
</par>
<par>
<line> deve ser at*elado apen*s à perspecti*a econô*ica, pois </line>
<line> a </line>
<line> cult*ra * a cr*atividade devem ser </line>
</par>
<par>
<line> vi*tas de uma ma**ira mais ampla, * **o apenas </line>
<line> com a visão *o lucro. N*ssa perspecti**, </line>
</par>
<par>
<line> salienta-*e * n*t*reza se* f*nalida*e *ucrat*va </line>
<line> da *ocuarte, </line>
<line> que apesa* de c**robor*r com </line>
</par>
<par>
<line> Azeredo, *ello e Pimenta (2022), tem sofrid* dificuldades no tocant* à </line>
<line> d*ficiência </line>
</par>
<par>
<line> orçament*ria. Poré*, * esse**ial compreen*er que o de*env*lvimen*o de uma nação *nvo*ve </line>
<line> co**i*urações *oci*is cr*ativas, estrut*ras inovadoras e processos d* int*raçã* entre p*odução </line>
<line> e inovaç*o, o que est* diret*mente liga*o à cultura. </line>
<line> **si*, m*smo n*o sendo mu*t*s ve*es o i*teresse *r*mordi*l da* organizações </line>
<line> cultura*s, a cultu*a tem se tornado uma *ova parce*a *a economia, que va**riz* a in*ormação e </line>
</par>
<par>
<line> a *ria*ivida*e, impulsionadas *or investimentos em educação e *ultura, o </line>
<line> que é um po*t o </line>
</par>
<par>
<line> positivo. Isso porque nos últimos anos tem havi*o uma *udança *a visão reduc*on*sta que </line>
<line> separava a c*ltura (*omo expressão livre e u**vers*l) da economia (co*o razão e merca*o), </line>
<line> *ornand* agora o aspecto cu*tur*l um elemento estr*tégico *ara a diferenciação de produtos e </line>
<line> p*ra o fortalec***nto das ma*cas (*ONTEIRO; SAL*EDO, 2022). </line>
</par>
<par>
<line> Portanto, te*d* *omo </line>
<line> bas* a impo**ância da *romoção d* cult**a, em*asada </line>
<line> pel* </line>
</par>
<par>
<line> De**aração Universal dos *irei*os Humanos e pela Cons*ituição *ederal *e 19*8, é de suma </line>
</par>
<par>
<line> necessida** de*tacar os serviços de valor </line>
<line> prestados à sociedade por entidades c*mo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Focuarte. N*sse sentido, a Federaçã*, em seu iníc*o, teve como prim*rdi*l a </line>
<line> *iscussão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ções emergenciais culturais, no ano de 2020, dur*nte a pandemia, envolvendo a Lei Ald** </line>
</par>
<par>
<line> Blanc. Assim, em **as r**ni*es e dis*ussões, o grupo qu* </line>
<line> co*põe a **cu*rte dissem*nou </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ins**gou o* mun*c*p*os d* Al*goas a *ar*i*ipare* do fomento à cultura desenvolvid* a partir </line>
<line> da L*i. </line>
<line> A Focu*rte teve um p*pel impor*ante como implementador de p*lí*icas públicas, *o </line>
<line> se*tid* d* se* *m elo ent*e a *omunidad* cultur*l e a gest*o pública, haj* vista o d*sprepar* </line>
<line> d* ambos os segm*ntos, no caso dos *unicí**os, servido*es que n*o tinham sido capacitados </line>
</par>
<par>
<line> *a*a *xecuta* as </line>
<line> exigên*ias para participa* * </line>
<line> re*eber </line>
<line> o* re*u*sos da Lei Aldir B*an*, e do </line>
</par>
<par>
<line> ou**o lad*, a c*munida*e cultural q*e at* *ntão desconhecia * existência d* uma l*i co* *ais </line>
<line> parâmet*os. A Focu*r*e f*i muito i*po*t*nte nes*e primei*o conte*to. A*ós sua m*dança para </line>
</par>
<par>
<line> Federação, ela se forta*ece, *omo ator de *olít*ca* p*blicas, *t*an*o na f*rmula*ão </line>
<line> e </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> implementação de suas próprias ações específicas e i*o*adora*, buscand* fomento da g*stão </line>
</par>
<par>
<line> púb*ica para execução dessas açõe*, *omo tam*ém </line>
<line> assu*e um papel d* **o*ositor </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. *1, n. 12, art. 1, p. 3-23, *ez. 2024 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Focuarte *o*o Ator nas Relevantes Pol*ticas Públ*cas C*lturais em Alagoas </line>
<line> 15 </line>
</par>
<par>
<line> for*ulaç*o de *ol*ticas públicas, principalmente em relaçã* à Lei do R**, no *omento que </line>
<line> busca *s muni*ípios, dial*ga com *l*s, informa a importâ*cia d* referid* Lei, n*o ap*nas </line>
<line> para a comu**dad* cu*tur*l, mas p*ra to*a a *oci*dade. </line>
<line> *estaca-se também que, a**sar dos recursos fina*ceiro* esca*sos, a Focua**e entend* </line>
<line> a cu*t**a com* essencia* p*r* * digni*ade e **ent*dad* pessoal e social. *or isso, a F*deraçã* </line>
<line> p*omove, a*ém d* debates * d*scussões, ev**tos em inú*e*os *uni*ípios de Alagoas, bem </line>
<line> como ins*i*a e *ux*lia ho*rarias v*lta*as para os indiví*uos que c*ntribuí*am com a arte e * </line>
<line> arte*an*to alagoano, como * medalha Mérito Cu**ura* FOCUARTE e, em evidência, a Re*is** </line>
<line> Focu*rte. </line>
<line> 2.3 Os Desafios da Focu*rte ** Executar suas Ati*idades e Interaç*o com as Entida*es </line>
<line> Governa*entai* </line>
</par>
<par>
<line> Como m**cionado a*teriormente, a C*nst*tuição Fe*era* *e 19** </line>
<line> integrou a cultur* </line>
</par>
<par>
<line> aos dir*ito* fundame*tais, s*n*o parte *** *ireitos civis * polític*s. Ass*m, </line>
<line> * chamad* </line>
</par>
<par>
<line> "*ireit* cultura*" é entendido como um direito básico, tal com* a liber*ade *nd**i*ual, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> direito autor*l * o direito à participação política, e como qualquer outro direito socia* prec*s* </line>
</par>
<par>
<line> d* condiç**s *ateriai* pa*a s*u *x*rcício, bem </line>
<line> *omo de ações e instituições </line>
<line> para </line>
<line> s ua </line>
</par>
<par>
<line> efetivação (S*LVA; ARA*J*; MIDLEJ, 2021). </line>
</par>
<par>
<line> Apesar diss* e da notada im*ort**c*a </line>
<line> que a cult*ra p*ssui no que </line>
<line> se **fere *o *em- </line>
</par>
<par>
<line> estar social, a**d* h* uma e*cassez no que tang* ao cen*rio de políti*as v*ltadas p*ra esse </line>
</par>
<par>
<line> *ontexto. As*im, Sant*s (2020) de*taca que muitas práticas cult*rais </line>
<line> *stão se torna*d* *ada </line>
</par>
<par>
<line> ve* menos acessívei* à população, c*mo as praticadas em teatr*s ou *useus, o que ocorr* por </line>
<line> *au*a da elit*zação e da falta *e democra*iz*ção *esses esp*ço*, o q*e se configura como um </line>
<line> d*saf*o às p*áticas *u*turais. Além disso, é notado *ue a dist*ib*ição *o *ongo do territó*io </line>
<line> urbano, * até rural, é des*gual. </line>
<line> *esse sentido, Santos (*020) também res*alta o desma*telame*to de instituiçõ*s </line>
<line> dedic*das à *ultura n*s ú*timo* anos, o que mos*** a falta de at*nção d*s agent*s político* à </line>
<line> área, evidenciando * nece*sida** de cuidad* e con*inuidade referente à pr*moç*o de polít*c*s </line>
<line> públ*cas *u*tu*ais. Ou*rossim, a autora d*s*aca a importância *e colo*ar os planejamentos em </line>
</par>
<par>
<line> p*áti*a, juntame*te ao S*stema N*cional </line>
<line> de C*ltura (SNC), *ara garan*ir que a cultu*a seja </line>
</par>
<par>
<line> efetivamente acessí*el e prom*vi*a de forma dem*crática. </line>
<line> Capel*a (2018) faz uma distinção entre uma condição iner*nte à política pública e um </line>
</par>
<par>
<line> *roblema </line>
<line> de política públ*ca. A primeira, a condição, s* se torna um pro*l*ma público </line>
</par>
<par>
<line> R*v. **A, Teresina PI, v. 21, n.12, a*t. 1, p. 3-23, D*z. 2024 </line>
<line> www4.fsane*.c*m.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. I. *. Oli*eira, R. G. G*imarães </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> quando a*eta um número *ig*ifi**tiv* d* p*s***s e tem conseq**ncias *m*las, um exemplo * </line>
<line> a polui*ão ou * congestio*a*en**. J* o problem* público e*v*l*e que*tões *ue *fetam *uitas </line>
<line> p*ssoa*, *ues*ões que têm efeito* *m*lo* * são difícei* ou *mpo**ív**s de serem resol*idas em </line>
</par>
<par>
<line> ações *e*ue*as ou *nd*vid*ais, exigindo, as*im, a i*terve*ç*o *o p*der público. </line>
<line> *esse </line>
</par>
<par>
<line> sentido, vale salientar *ue n*m toda condiçã* se to*na um problema. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, Capella (201*) ainda *enciona *ma *ipologia dos problema* pú*licos, dentre </line>
<line> os quai* vale destaca* um, no que se refere às po*íticas *u*turais: os problemas *elacionados * </line>
<line> r*dist*ibuição de rec*rsos po* *eio d* au*ílios fin*nc*iros, *o*o su*sí*ios, créditos, </line>
<line> ap*s*nt**orias e o**ras **dalidades de t*ansferê*ci* *e renda. *essa f*rma, há * reafirmação </line>
</par>
<par>
<line> da desigualdade </line>
<line> no acesso à cultura, visto que </line>
<line> q*em *ons***e acom*anhar essas atuaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> **tíst*c*s *ão apen*s aq*eles que *ossuem condições financ*i*a* pa*a tal. Torna-*e necessária </line>
</par>
<par>
<line> a segura**a de </line>
<line> *i*trib*ição *esses r*curso* financeiros, visto que suc*s*ivas cr*ses </line>
</par>
<par>
<line> e*onômicas t*nde* a to*nar * financiamen*o a*go i*stável. </line>
</par>
<par>
<line> Os *esafio* ec*nômicos envol*endo as polític*s culturais, i**tituições co*o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Focuarte passam por outros entraves, tais como: o d**afio político de estímulo d* part*ci*ação </line>
</par>
<par>
<line> popu*ar na preservaç*o cultural; o *esafio ideol*gico em identificar um patri*ônio </line>
<line> cul*ural </line>
</par>
<par>
<line> *rasileiro que represe*te toda a gama h**erogênea *as p**ulações; e o **safio administrat*vo, </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> busca *ar co*soli*ação * estrutura bu*o*r*tic* das *nstituições (C*RÁ, 201*). </line>
<line> Nesse </line>
</par>
<par>
<line> sent*do, as relaçõe* entre p*trimônio e iden*idade **cional e regional devem se* *an*idas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*es*rvada*, sendo elas uma parte d* interpretação da socie*ade *rasi*eira. </line>
</par>
<par>
<line> Ap*sar disso, Corá (2014) nota </line>
<line> q*e a* l*n*o da história houve uma </line>
<line> seleção de be*s </line>
</par>
<par>
<line> cul*u*ais no pa*rimô*io </line>
<line> que foi influenci*da pelo *esejo de expressar um* "h*st**ia ofici*l", </line>
</par>
<par>
<line> seja do país *u dos Estados, o qu* *rivilegiou monum**t*s atrelados </line>
<line> aos poderes políticos, </line>
</par>
<par>
<line> rel*giosos e mi*itares. Dessa f*rma, uma consequ*nc*a desse fat* foi o esq*ecime*to dos be*s </line>
</par>
<par>
<line> **ltu*ais </line>
<line> que não perten*em à *lite, visto que f**am expressos apenas aquel*s qu* </line>
</par>
<par>
<line> **prese*t*vam o alto escalão </line>
<line> d* socie*ade, </line>
<line> se*do, as classes mais baixas, relegadas ao </line>
</par>
<par>
<line> esquecimento ou à marginalizaç**. </line>
<line> Assim, Montero e Sa*c*do (2022) des*acam que a cultu*a n*o de*e s*r vista de </line>
<line> ma*eira altr*ísta ou im*arcial, com * simp*es função de mel*orar a vida das pessoas e de </line>
<line> harmonizar a soc*ed*de, m*s como um instrume*to d* *ode* - o que de certa f*rma e*plica a </line>
<line> constan*e falt* de financiamento do pod** públ*co nel*. Dessa for*a, em v*z de ter * função </line>
<line> de diminuir barr**ras so*iais, a cultura pode u*ificar *ifer*ntes gr*po sociais em determinados </line>
</par>
<par>
<line> conte*tos em </line>
<line> prol de um objeti*o, se*a ele *olítico ou *ão, o qu* promove uma aglutina*ão </line>
</par>
<par>
<line> social e refor** sua ***ensão de poder. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 1*, art. 1, p. 3-23, Dez. 2*24 </line>
<line> www4.fsa*et.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Focuart* como Ato* nas Releva*t*s Po*ític*s Públicas Cultur*is *m Alag*as </line>
<line> 17 </line>
</par>
<par>
<line> Dessa forma, surg*m certo* desaf*os *ara os *gentes da cultu*a, *obret*do quand* se </line>
</par>
<par>
<line> lev* em consideraç*o que nen**ma p*lítica pode burocrat*camente </line>
<line> atuar de *orma isol**a, </line>
</par>
<par>
<line> sem *iálogo **m a s*cie*ade ou mesm* *om os </line>
<line> ór*ãos públ**os. Ass*m, é nec**sário que, </line>
</par>
<par>
<line> *ara superar e*ses desaf*os, ha** um diálogo c*m </line>
<line> *s *tore* de d*versas práticas cu*turais, do </line>
</par>
<par>
<line> Estado e *a população, vis*o que, principalmente, os recursos referente* à *atrimonialização </line>
<line> do i*a*erial dentro da administração públi*a são *n**fic*e*t*s (C*RÁ, *01*). </line>
<line> Diante desse cenário, *i*va * Frei*as Filho (2021) corroboram com o que tem s*do *ito </line>
</par>
<par>
<line> e mencionam </line>
<line> que nas últimas déc*das houv* * necessidade ** diversifi*a* e aumen*ar as </line>
</par>
<par>
<line> fonte* de r*cursos para * cultura, </line>
<line> *nfre**ando quest*es ide*lógicas, *dmin*st*ativ*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> op*racionais. *sso porq**, como m*nciona Mont*ro e Sa*c*do (2022), o problema do </line>
<line> *in*nciame*to cul*ural não deve *e* simplificado, ma* *na*i*ado em r*la*ã* às conse*uências </line>
<line> ideológicas, *perações insti**c*ona** e *imi*es do s*stema d* *inanciamento. Assim, o de*ate </line>
<line> sobre o fi*an*iamento deve incluir uma a*pla parti*ip*ção social e *er*ito*ial, per*itind* que </line>
<line> as prioridades se*am d*scu*idas de *orma *emocrátic* e jus**ficad*. </line>
<line> Assim, X*vier e *alde* (2*21) salien*am *ue a cul*ura é um *ireito fundamental que </line>
<line> deve ser pro*e*id*. *o *ntant*, as polí*icas públ*cas culturais enfrentam problemas </line>
</par>
<par>
<line> sem*lhantes às o*t*a* áre*s de polít*cas públ**as, como a falta de recursos fina*ceiros e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *es*ão inadeq*ada, o que prejudic* a f*r*aç*o </line>
<line> cidadã e a p*rt**i*ação democráti*a. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> se*tido, a val*rização da cultura * a *plicaçã* *os d*reitos *ultur*is *ã* *unda*entais para a </line>
</par>
<par>
<line> construção ** </line>
<line> cid*dania, o que promove a </line>
<line> *m*nc*pação e pr*servação </line>
<line> d* m*mória. </line>
</par>
<par>
<line> Entretanto, é notáv*l o esfo*ço que entes públicos e até parte da *opula*ão têm realizado em </line>
<line> desf*v*rec*mento desse bem *ão precioso para a *umanidad*. </line>
</par>
<par>
<line> Sob out** ótica, um des*fio q*e p*de ser destacad* </line>
<line> na perspectiva das *o*ítica* </line>
</par>
<par>
<line> culturais é referente à *aridade de g*nero, que está pre*e*t* em apena* *1% dos consel*os de </line>
<line> cultura municip*is (abrangend* o pa*s intei*o), o que re*uz a repre*ent*tiv*d*de de ar*is*as e </line>
<line> grupo* culturais na* dec*sões - isso é v*st* não apen*s *m p*quenos mun*cípios, mas *a*bém </line>
</par>
<par>
<line> em grandes. Nesse sent*do, val* des*acar *ovamente a Lei Nº </line>
<line> 7.520, d* *9 *e fevereiro </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 2024, q*e *ns*it*i o Registro do Patri*ôni* Vivo, pois nela, em seu Art. 2*, h* uma disposição </line>
</par>
<par>
<line> * r*speit* da paridade </line>
<line> de gênero, citando que 50% d* mestre* ser*o mulheres e 50% de </line>
</par>
<par>
<line> mestr**, h**en*. Diante dessa perspect**a, vale *alie*tar que *s pol*tica* cult*rais envo*vem </line>
<line> várias ref*rências, incluindo a patri*o*ialista (material e *material), a artístic* (artes p*ástic*s, </line>
<line> cin*ma, *eatro, mú*ic*, l*teratura e *an*a) * a antropo*ó*i*a (festas, saberes tradicionai*, </line>
</par>
<par>
<line> folcl**e), portan*o </line>
<line> devem ser vistas **m* um recurs* *o*ia* que gera oportunidade*, be*- </line>
</par>
<par>
<line> est*r e capacidad*s **r* a sociedade (**LVA; ARA*J*; MIDLEJ, 2021). </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 21, n.12, art. 1, p. *-23, *ez. *024 www4.*sa*et.c*m.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. I. M. Ol*veir*, R. G. Guimarães </line>
<line> 18 </line>
</par>
<par>
<line> Ou*rossim, C*rm*, Ferreira e Te*dó*io (2023) *alam em se* trabal*o sobre * </line>
</par>
<par>
<line> dem*cratização do acesso à c*ltura em c*munidades </line>
<line> p*riféricas. Assim, *les sal*e**am </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> exi*tência de um d***fi* cr*scente para me*hor*r a* estruturas, projetos *quipamentos e </line>
<line> cultu*ais para permi*ir * acesso tan*o dentro quan*o fora das per*fe*ias, promovend* o a*esso </line>
</par>
<par>
<line> à c**t*ra e estimulando novo* espaços </line>
<line> *e co*p**tilhamento de saberes. Nesse s*nti*o, </line>
</par>
<par>
<line> r*ssaltam qu* as melhorias nas es*ruturas culturais *evem levar à fruição in*ividual da cultura </line>
<line> e in*en*iva* a criação de novos espaços c*lturais, facilitando o exerc*cio pleno da cida**nia e </line>
<line> da democra*** cultural. </line>
<line> Portanto, a democracia cult*ral é um desafio para os formuladores d* políticas </line>
</par>
<par>
<line> públi*as, </line>
<line> exigindo *ec*nhe*imento e resp*ito pelas múltiplas *ulturas </line>
<line> exist**tes, se* </line>
</par>
<par>
<line> h**rarquização ** s*br**osição. Nesse sent*do, a construção cu*t*ral *eve *e* vist* como uma </line>
<line> atividade c*l*tiva, *sp*cia*mente nas *eriferias, o*de a coleti*idade e a mobilizaç*o pa*a </line>
</par>
<par>
<line> objetivo* comuns *estacam a cul*ura c*m* um bem público e* espa*os </line>
<line> de fruição cultural </line>
</par>
<par>
<line> (CARM*; F*RREIRA; TEODÓSIO, 2*23). </line>
</par>
<par>
<line> Em conclusão, os *rincip*is desaf*** *nf*entad** pela* políti*as voltadas *ara </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cultura co*o a *o*uarte *onst*t*em como, *specia*m*nte, a di*iculdad* no *cess* de*tas. A </line>
<line> dem*cratiz*ção ao acess* às política* *u*tura*s segue sendo u* de*a*io, em *speci** quando </line>
<line> se c*nstata q*e h* uma distribu*ç*o d*s*gual do* recu*so* culturai* e um desmante**m***o de </line>
<line> in*tituiçõ*s ***icadas à cultu*a. Nesse sentido, *onstituem tam*ém co*o desa*ios tan*o o </line>
<line> financ*a*e*to q*e *nfre**a instab*lid*des ao longo do* *nos quant* questões políticas, </line>
<line> ideológicas e *dministrativas, como estimula* a *articipação popular e i*en**ficar um </line>
<line> patr*m*nio cultural representativo. </line>
<line> 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Diant* do exposto, c*n*iderando o i**eresse </line>
<line> *or co*p**ender a forma </line>
<line> como </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Focuar*e tem influe*c*ado *a formul*çã* e implementação *as p*l**i*as p****cas culturais *o* </line>
<line> municípios do Es*ado de Alagoas e n*s i*pacto* d*ssa atuação na va*orização e pr*se**ação </line>
<line> da cultura lo*al, esses prop*sitos foram d*senvolvidos na* três seções, segu*ndo uma pesqu*sa </line>
</par>
<par>
<line> co* a*ordag*m qualitat*va dos dados, corre*acionando dad** co* a </line>
<line> est*utura teórica da* </line>
</par>
<par>
<line> fontes bibliográfica* *onsulta*as. </line>
</par>
<par>
<line> Com b*se niss*, observa-se que o papel da Fo*uarte na </line>
<line> cr*aç*o de políticas pú*lica* </line>
</par>
<par>
<line> culturais em Alagoas é ess*n*ia*, **sto que * Fede*ação promove a cult*ra *opular e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ar*e*anato, bem como a assistênc*a social p*ra **en*e* culturais, mest*e* e p*o*utores locais. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. *2, art. 1, p. 3-23, *ez. 2024 w**4.fsanet.com.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F*cuart* como Ator nas Relevantes P*lítica* Pú*licas Culturais em *lagoas </line>
<line> 19 </line>
</par>
<par>
<line> Seu tra*alho visa fortalecer e vi*ibilizar as manifestações c*l*urais tradicionai* e * ar*esana*o, </line>
<line> o que é crucial para a pre*ervação e valoriza*ã* da cu*t*ra local. Outro*sim, a con*ervaçã* do </line>
</par>
<par>
<line> pat*i*ônio </line>
<line> históric* e a*t*stic* é outro triunfo *a Fe*eração, vist* que sai *m *efesa </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> co*se*vação dess*s *atrim*n*o* imat*riai*, visan*o ao p*otagonismo </line>
<line> dos *estr*s e m*stras, </line>
</par>
<par>
<line> ar*esã*s </line>
<line> espa*hado* em t**o o territó*i* alagoano, bem </line>
<line> como organ*za e coordena ** </line>
</par>
<par>
<line> colabora*ão com outr*s i*stituições aç*e* em pr*l da *ultura. </line>
<line> Nessa p*rspectiva, *e*ifico*-se q** as p*líticas culturais formul**as e imple*e*ta*as </line>
<line> mediante * participaç*o d* F**uarte *stão *empre visando * valorização cultural, mant*ndo </line>
</par>
<par>
<line> viva* as tradições </line>
<line> culturais locais, fo*tal*cendo a identidad* cultu**l e g**antindo que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> patrimônio imat*rial *e Alagoas seja preserv*d* e valoriza*o. Ass*m, v*le salie*t*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mobiliz*çã* da Fe*eraç*o ** prol d* </line>
<line> *tilização de fundos </line>
<line> *úbl*cos de incentiv* à cultura, </line>
</par>
<par>
<line> como foi o ca*o ocorrido com Lei A*dir Blanc, e* 2020. *dem*is, a F*cuarte t*mbém a </line>
</par>
<par>
<line> *rom*ve e *rganiza </line>
<line> even*os cu**urai* com* festivai*, fei**s exposições, além de e </line>
<line> c*iar </line>
</par>
<par>
<line> honrar*as c*mo a Me*alh* d* Mé*ito Cultura* e a Comenda *estre *ancho. </line>
<line> *ma das políticas cult*rai* implementadas pela Focu*rt* foi a *ri*ção da R*vista </line>
<line> *ocu*rt*, *ue tem como objetivo a divu*gação *e *v*ntos cultur*is, tais como festiv*is, feiras </line>
</par>
<par>
<line> * exposiçõe*. Dessa **rma, a r*vist* atua </line>
<line> com* um* platafo*ma de v*si***idade p*ra os </line>
</par>
<par>
<line> a*entes cultu*ais e contribui para a *alori*ação das exp*essões artí*ticas regionais, sempre </line>
<line> refor*and* a importância da *ultura no c*ntexto loc*l. Sob outra pe*spectiva, vale *alie*tar os </line>
<line> di*logos regionais e cul*ura*s promov*dos pela Focuarte, que esclarecem e di*cutem políticas </line>
</par>
<par>
<line> cult**ai* e a *ultu*a, </line>
<line> promovendo a participação ati*a </line>
<line> da com*n*dade cultu*al e garantindo </line>
</par>
<par>
<line> que as nece*s*dades locais sejam atendidas. To*as e*sas *ções da *ocuarte sã* realiz*das d* </line>
<line> *orma autônoma, atu*ndo com* formulad*r e implem*n*ad** de polí**ca* públ*cas. </line>
<line> Por f*m, quanto aos desafios e*f*entado* pela Focuarte, é pos*ível citar a elitização da </line>
<line> cult*ra, * que acarreta a exclusão de mui*as parcelas da *opulação de *sp*ços cu*turais como </line>
<line> teatros e museu*. Sobr* iss*, um d*s motivos pe*os quais essa situação ocorre é a e*istên*ia </line>
<line> de u*a distr*b*ição *esigual das prát*cas **ltu*ais a* longo do ter*it*rio *anto urbano quant* </line>
<line> rural, o que co*pr*mete o acess* uni*ers*l à cultura. A Lei do RPV ve*o para *ontrib*i* na </line>
</par>
<par>
<line> *iminuição dessa </line>
<line> desigual*ade, r*c*nhe*en*o e dand* visi*ilidade aos me*tres e mestras, </line>
</par>
<par>
<line> grupos cult**ais es**lh*dos no *aís, proporcionando a troca de saberes e *azere* e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *erpetuaç*o da cultura c*m o passa* dos temp*s. </line>
</par>
<par>
<line> *or*an*o, nota-se que a Fo*uarte t** influenci*do mu**o positivamente * c*munid**e </line>
<line> que se propõe * abarcar, qu* é o E*tado de A*agoas. Isso porque as políticas *ulturais </line>
</par>
<par>
<line> impleme*tada* por e** tê* most**do *m impacto posit*vo, facilitand* o fina*ci*mento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> R**. FS*, Teres*n* PI, *. 21, n.*2, art. 1, p. 3-23, Dez. 2024 www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. I. M. Oli*eira, R. *. Gui*arães </line>
<line> *0 </line>
</par>
<par>
<line> p*ojetos cultu*ais, prom*vendo a popularizaç*o desses *rojetos e * pop*larizaçã* do *rabalho </line>
</par>
<par>
<line> de produtores * mestres </line>
<line> culturais, o q*e é *otável pa*a a preservação cultura*. No en*anto, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *ossí**l destacar </line>
<line> *ue a Focuarte enfren*a desa*ios, dentre os quais s* de**aca a falta </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> financiame*to, especialme**e porque *e trata de u*a instituição sem </line>
<line> fins lucrativos de * </line>
</par>
<par>
<line> ordem p*ivada, dependendo d* ven*a de seus *rodutos na lojinh* virtu*l Focuart*, de doações </line>
</par>
<par>
<line> *, p*incipa*m*nte, d* </line>
<line> *arceria com os </line>
<line> gesto*e* públicos com *s autorizações *e pr*j*tos e* </line>
</par>
<par>
<line> prol </line>
<line> da reali*ação </line>
<line> de even*os vo*tados à Cultu*a Pop*lar e ao </line>
<line> *rtesanato, visando sempre </line>
</par>
<par>
<line> protago*i*a* e promov*r o re*o*h**ime*to d** mest*es, mestra* * dos artesãos es*alha*os </line>
<line> nos municí*ios alagoanos. Nesse se*tido, o obstáculo da f*lta de demo*rati*ação à cultura é </line>
</par>
<par>
<line> enfrenta*o d*a apó* d** por seu* in**gr*ntes graças à própria *ss*ncia do proj*to, </line>
<line> qu e s e </line>
</par>
<par>
<line> propõe a popul*r**ar a cultura. </line>
</par>
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<line> *EFE*Ê*CIAS </line>
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<line> AL*GOAS, no </line>
<line> us* **s a*ribuições *ue lhe *onfere o inciso </line>
<line> ** do art. 107 *a Consti*ui*ão </line>
</par>
<par>
<line> Estad*al, te*do *m *ista o **sposto n* Convê*i* ICMS nº 9*, de 2* de agosto de 2*17, *ue </line>
</par>
<par>
<line> incluiu o E*t*d* </line>
<line> de Alagoas </line>
<line> nas disposições do C*nvê*io I*M* nº 27, </line>
<line> de 24 </line>
<line> de março *e </line>
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<line> 2006 e </line>
<line> dema*s legisl*ções </line>
<line> pertinen*e*, e * </line>
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<line> Contri*ui*ão dos Autores </line>
<line> N. I. M. Oliveira </line>
<line> R. G. Gui*arães </line>
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<line> 1) c**cep*ão e p*anejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*ál*se e int*rpre*ação dos dad*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabo*ação do rascunho ou na rev*são críti*a do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *) participaçã* na *provação da versão final do manuscrito. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n.*2, art. 1, p. 3-*3, Dez. *024 </line>
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