<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 12, art. 8, p. 161-174, *e*. 20*4 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.12.8 </line>
</par>
<par>
<line> *bordagens e Instrumentos em Ori*n*ação Prof*ss*onal: U** Análise do Con**xto Brasile*ro </line>
<line> Career Gu*danc* A*proaches *nd Instrumen**: An An*lysis Foc*sed *n Braz*l </line>
</par>
<par>
<line> *euza Mi*anda Silva </line>
<line> Graduada *el* Universidade F***ral de Mat* Grosso </line>
<line> Pós-grad*anda em Ne*ropsicolog*a pela Faculdade *íb*no </line>
<line> E-mail: adm.neu*amiranda@*ma*l.com </line>
<line> Rit* *liana M*sa*o </line>
<line> Doutora e p*s-**utora em *sicologia Socia* e *o Trabalh* pela Univer*idade de São Paulo </line>
<line> *rof*ssora/Pesqui*ado*a d* (PPGP*i) da Unive*si*a*e Federal *e Ma*o Grosso </line>
<line> E-mail: *asarorita@gmail.com </line>
<line> Alessandr* Vinicius de Pau*a </line>
<line> *o*t*r e* Admi*ist**ção pelo (PPGA) da U*i*ersi*ade Federa* de Lavra* </line>
<line> *r*fessor/Pesquisador do (P*GPsi) d* U*iversida** F*der*l de Mato *rosso </line>
<line> E-mai*: *vpaula@y*hoo.com.*r </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: Neuz* Miranda S*lva </line>
</par>
<par>
<line> Univ*rsida*e Federal ** Mato Gros*o (UFMT). Avenida </line>
<line> *dit*r-*hefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonny </line>
<line> Kerley </line>
<line> *e </line>
<line> *lencar </line>
</par>
<par>
<line> *ernand* </line>
<line> *orrêa *a </line>
<line> Costa, </line>
<line> nº </line>
<line> 2.367, Cuiabá, </line>
<line> *ato </line>
<line> Ro**igues </line>
</par>
<par>
<line> Grosso, Brasil - CEP 7*060-900. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: </line>
<line> Rita Eliana Masar* </line>
<line> Artig* r*cebido em *5/09/2024. Ú*tim* v*rsã* </line>
</par>
<par>
<line> Universidad* Federal de Mato Gross* (UFMT). Aven*da </line>
<line> r*c*bida e* 16/10/2024. Aprovado e* 17/10/2024. </line>
</par>
<par>
<line> F*rn**do </line>
<line> Corr*a da </line>
<line> Co*ta, </line>
<line> nº </line>
<line> 2.*6*, Cuia*á, </line>
<line> Mato </line>
</par>
<par>
<line> Grosso, Bras*l - CE* 78060-900. </line>
<line> Avali*do pelo sistema T*i**e R*view: Desk *eview a) </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: </line>
<line> *lessandro V*nicius de P*ula </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e b) Doub*e B*in* Review </line>
</par>
<par>
<line> Universidade Federa* de Mat* Gro*so (UFMT). Avenida </line>
<line> (avaliação *ega por doi* ava*iadores d* área). </line>
</par>
<par>
<line> Fernando </line>
<line> Corrêa da </line>
<line> Costa, </line>
<line> *º </line>
<line> 2.367, Cui**á, </line>
<line> Mato </line>
</par>
<par>
<line> Grosso, Brasil - CEP 78060-*0*. </line>
<line> *ev*são: Gram**ica*, No*m**iva e de Fo*mataç*o </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. M. Silv*, R. E. Masaro, A. V. *a*la </line>
<line> 162 </line>
</par>
<par>
<line> R*SUMO </line>
</par>
<par>
<line> Trata-se de um levant*m*n*o bibliográ*ico que objetiv*u **n*e**r os instrume*tos, </line>
<line> procedimento*, in*erve*ções e ab*rdagens u*ilizad*s nas pesquisas de Orientação Profiss**nal </line>
</par>
<par>
<line> (OP), publicad*s na Revista Brasileira d* O*ientaçã* Profissi*n*l (*BOP) entre 2015/1 </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> 2021/1. RBOP </line>
<line> é r*ferênci* n*s estudos de OP no Bra*il. A pes*u*sa resultou 30 artigos qu* </line>
</par>
<par>
<line> dem*nstraram q*e, a*esar de os m*todos psic*métric*s *on**nua*e* a **r forte*ent* </line>
</par>
<par>
<line> u**liz*dos, *ã* fora* empr*gados como *n**os recu*sos no *rocess* </line>
<line> *e *P. Nos </line>
<line> artig*s </line>
</par>
<par>
<line> analisados, três aborda*ens de Psicologia foram explicita*as, sendo as principais a psi*ologia </line>
<line> histórico-cultural; psico*ogia p*sitiva e análise do co*portamen*o. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*avras-*h*ves: O*ientação Profissiona*. *evi*ão da Liter*tura. Revista *rasileira </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Orientação Profissiona*. </line>
</par>
<par>
<line> *BSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> This is a b*bliographic survey *imed a* identifying the i*struments, procedures, interv*ntions, </line>
<line> *nd a*proaches used in Caree* Guidan*e (CG) resear*h publishe* in th* Revi*ta Bra*ileira de </line>
</par>
<par>
<line> Orientação P*ofissional (RBOP) be*we*n </line>
<line> 2015/ 1 </line>
<line> and 20*1/1. The RBOP is a refer*nce for </line>
</par>
<par>
<line> CG st*dies in Brazil. *he research re*ulted in </line>
<line> 30 article*, *hich showed t*at although </line>
</par>
<par>
<line> p*ychometric methods </line>
<line> c*n*inue t* b* widely used, they were *ot </line>
<line> employ*d as the sole </line>
</par>
<par>
<line> resou*ces *n **e CG process. In t*e anal*zed artic*es, thre* psychology approache* we*e </line>
<line> *igh*ighted, wi*h the main ones be*ng *isto*ical-cultur*l p*ycho*ogy, posi*iv* psychology, and </line>
<line> **havior a**lysis. </line>
<line> Keyword*: C*reer Guida*ce. L*te**ture Review. Braz*l*an Journal of Career Guid*nce </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 21, n. 1*, art. 8, p. 16*-174, Dez. 202* </line>
<line> ww*4.fs*net.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ab*rdage*s e Instrumentos em *rien*aç*o Pr*fissional: U*a Análi*e do C*n*exto Brasil*i*o </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> * INTR*DUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A Or*entação P*ofissi*nal (OP) é um *rocesso que contribui *ara que as p*ssoas cr*em </line>
</par>
<par>
<line> um projeto para sua c**reira, auxil*ando-o a e*contrar meios </line>
<line> para identificar seu* medos, </line>
</par>
<par>
<line> anse*os, pos**bi*idades e desej*s (LEITE, ***8). Ness* sentido, * educação e o plane*amen*o </line>
<line> *ara a ca*r*ir* pod*m aux*l*ar em momentos de transições esc*lares e em vári** etapas da </line>
</par>
<par>
<line> vida pr*fissional d*s pe*soas, </line>
<line> p** m*io de proce*sos de apr*ndizagem </line>
<line> que po*si*ilitam a </line>
</par>
<par>
<line> compreensão sobr* os e*os entr* </line>
<line> as pessoas e *uas ocupaç**s, funçõ*s e organ*zaçõe*, para </line>
</par>
<par>
<line> criar estratégias de toma*a de de**são (GUICHAR*, 2001). </line>
<line> A *s***h* p*ofis*i*nal po*e ser influe*cia*a p** múltiplos *atores, sendo as relações </line>
<line> com a f*mí*ia *m dos mais importantes fator*s, devido à in*luência que o núcleo f*m*li*r </line>
<line> ex*rce sobre a *id* dos *o**ns e, consequen*e*ente, em suas decisõe* na hora da escolha </line>
<line> pr*fi*s*onal (PA*LA; D*TRA; VILAS **AS, *0*4). A esse res*e*to, Acuna (2020) ress*lta </line>
</par>
<par>
<line> *** **r meio d* análise </line>
<line> das perspecti*as familiares é </line>
<line> possível identificar **estões </line>
</par>
<par>
<line> rel**i*nadas a *spectos *ub*eti*o* *ue pod*m *nfluen**ar diretam*nte na escolha profis*ional. </line>
<line> Como **st*c*m Pa*la et al. (2014): </line>
<line> A esco*ha profis*iona* deve ser com**eendida com* um processo *ultifator*al, </line>
</par>
<par>
<line> i*fl*e*ci*da </line>
<line> por aspectos **l*ticos, econômi*o*, *ociais, *duca*ion*is, fami*iare* * </line>
</par>
<par>
<line> p*icológico*. * um per**do de transição rico *m possi*il*dades des*stabilizadora*, </line>
<line> especialm*nte, por ser u* m*me*to d* definiç*es di*ersas, dentre **a* * seleçã* de </line>
<line> um campo profis*ional (*. 208). </line>
</par>
<par>
<line> *om a reorga*izaçã* d*s c**text*s de trabalho, surgem n*vas *eflexões </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pos*i*ili*ades ** intervenç*o para **ea da **. Nesse se*t*do, *s *ráticas da área de OP * </line>
<line> superam a condiç** i*divi*ua* do s*je*to, pois tamb*m s* in*erem n*m co***xto polí*ico, </line>
<line> econôm*co, c*ltural, étnico e geográfico (MELO-SILVA; MUNHOZ; D* LEAL, *019). </line>
<line> Apresentaremos, na sequê*cia, uma breve context*alização do panorama *istóric* do </line>
<line> desenvolvimen*o d** prátic*s *e OP no *enário *rasilei*o, m*r*a*do al*uns de se*s pr*n*ipai* </line>
<line> pont os . </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 21, n.1*, art. 8, *. *61-17*, *e*. 202* </line>
<line> *ww4.fsa*e*.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. M. Silva, R. E. *as*ro, A. *. Pa*la </line>
<line> 16* </line>
</par>
<par>
<line> 2 R*FERESNCIAL TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Breve con*ext**l*zação históric* d*s prática* *a orientação pro*issional na*ional </line>
<line> Mesmo con**derand* as *a*ticu*aridad*s e *o*figura*ões sociais de cad* época </line>
</par>
<par>
<line> h**tórica, * *e lon*a data a pre*c*pação co* um process* </line>
<line> que pudes*e </line>
<line> o*ientar/gu*ar as </line>
</par>
<par>
<line> pes*oas p*r* o *xercíci* de uma ocup*ção p*ofissional, tal tema já era abo*dado pelos g*an*es </line>
</par>
<par>
<line> p*nsa*ores da An*iguid*de Cl*ssica e </line>
<line> permanece relevante até os *i*s atuais (RIBE*RO; </line>
</par>
<par>
<line> MELO-SILVA, 201*). Nesse **ntid*, muitos adultos *ons*deram **e o trabalho é uma d*s </line>
<line> at*vidade* *ais importa*tes de suas *idas e demanda *e*isões antec*pad*s **anto à de*inição </line>
</par>
<par>
<line> da </line>
<line> sua traj*tória, cons*dera*do * que *e deseja e o qu* é </line>
<line> po**íve* construir (AMBI*L; </line>
</par>
<par>
<line> HERNA*DEZ, 2*16). </line>
<line> Um m*m**to fundamental para o surgimento e expansã* das bases *ormais d* OP </line>
<line> da*a do sécul* X*, por *eio das co*tribui*õe* de Fr**k Pe*son, que trou*e uma *ov* </line>
<line> *erspe*t*va e impul*io*ou essa área de atuação. É importante menciona* *u* o início d* O* se </line>
<line> de* com problemas que p*ecisaram ser *bord*d*s e c**s*derados, pois o c**eç* foi pauta** </line>
</par>
<par>
<line> e* um* </line>
<line> u*gência </line>
<line> p*áti*a *ue r*spon*ia à nece*sidad* das </line>
<line> demandas socioec*nômicas </line>
</par>
<par>
<line> (RIBEI*O; MELO-SI*VA, 2016). Sobre *ais probl*máticas, *mbiel H**nandez (2016) e </line>
<line> po*tua* que ao long* do século XX o uso *assivo dos t*stes p**cológicos aplicados à OP foi </line>
<line> uma prática constante. </line>
<line> Spa**a, Bar*agi & *eix*ira (2006) indicaram que esse m*delo d* intervenção </line>
<line> construído durante to*o o s*cu*o XX *oi d*nominad* como Modelo de Av**iaçã* **icológ*ca </line>
</par>
<par>
<line> Centrada </line>
<line> n* *es*ltado, pois s* pautava nos *esultados dos t*stes para defin*r escolhas </line>
</par>
<par>
<line> *rofi*sionais. Consi*eráveis </line>
<line> m*dan*as a esse res*eito puder*m ser </line>
<line> identific*das a par*ir </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> ano de 2000, através d* expans*o d* *od*lo de Av*li*ção Psicológ*ca C*ntrado no Processo, </line>
</par>
<par>
<line> **e visa proporcionar *o </line>
<line> o*ientado autoconhecime*to das *uas cond*çõ*s, limitações, </line>
</par>
<par>
<line> p*ss*bilidades e aprendizagem refer*nte ao *roc*s*o de e**olha. </line>
<line> C*n*id*rando o hist**ico das práticas da OP *o B*asil, constatou-se que *t* a década </line>
</par>
<par>
<line> de 1940 exist** u*a *reocupaç** </line>
<line> com o p*eparo das </line>
<line> elit*s, n* que diz r*speito à ed*caçã* </line>
</par>
<par>
<line> escolar/profissional. Com o crescimento populacional * ur*aniz*ção cr*s*ente, sur*iu </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> necessidade de at*nder gr**des contingente* f*rmado* nos centros u*banos. Ness* senti*o, </line>
<line> existi* a hipótese de que n*m to*o* er*m dotados do* a*ributos *ecessários para faze*em uso </line>
</par>
<par>
<line> das oportunidade* ed*cac*on*is concedi*as pelo Es*ado o* testes psicológicos *ass*ram e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, *. 21, n. 12, art. *, p. 1*1-174, Dez. 2024 www4.fsanet.c*m.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Abordagens e Instrumentos em *rientação Pro*i*si*nal: Uma Análise d* Co*texto Bra*il*iro </line>
<line> 165 </line>
</par>
<par>
<line> ser amp*amen** u**lizados como ferramentas d* classificação * para justificar tal hipótese, </line>
<line> u*a v*z que pos*uíam caráter científico (ABADE, 2*05). </line>
</par>
<par>
<line> Com t*l ce*ário, na **cad* de </line>
<line> 1940 s*o *riadas *ns*itu*ções como o *nstitu*o *e </line>
</par>
<par>
<line> S*leç*o e Orientação Pr*fissional (ISOP) *om ênfase </line>
<line> na produtividad* d* tra*alhado*. Os </line>
</par>
<par>
<line> t*stes *ocacion*is prete*d*am orientar profissionalmente *ar* e*col*as coerentes de </line>
<line> *cordo </line>
</par>
<par>
<line> com as a*ti*õ*s d*s in*iví**os * </line>
<line> prover ma*or e*iciência ao proces*o produtivo, porém </line>
</par>
<par>
<line> desco**iderava a* </line>
<line> condições de </line>
<line> c*ass* * *s histór*as *ndividuais dos suj*itos ba*eando-se </line>
</par>
<par>
<line> so*ent* na p*ic*metria (*BADE, *005). </line>
<line> Até a década de *960, o uso de instrume*tos da p*icome*ria foi a principal fo*ma de </line>
</par>
<par>
<line> divulgação das prática* de OP. Com a *riação / legalizad* da prática pr*fis*ion*l </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *sicologia ** Brasil, na déca*a </line>
<line> de 1960, e com a crescent* influênci* *as t*orias </line>
</par>
<par>
<line> de*envolvida* po* Carl Ro*ers e Fr*ud, é que as intervenç*es voltadas </line>
<line> par* o </line>
</par>
<par>
<line> auto*o**ec*men*o pas**ram a fazer parte *o ce**rio de OP nacional, e os testes deixara* de </line>
<line> ser os únicos rec*rsos existe*tes (ABADE, 2*05). </line>
<line> Entre 1964 * 1*68, com um g*vern* *ilita* n* Brasi* intensificando a repre*s*o *** </line>
<line> *rupo* organizados, espec*alment* co* forte repressão ao* movi*e*tos estudantis, o acesso à </line>
</par>
<par>
<line> *du*ação foi *in** mai* limitado. Nesse momento, *corr*u *ma expansão de prátic*s </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Ps*colo*ia com base n* a*or**gem e*per*mental e na psicometria (ABADE 2005). </line>
</par>
<par>
<line> Em 1*70, co* o aumento de e*tudos *obre Psicolog** So*ial e Dinâmica *e Grupo, </line>
</par>
<par>
<line> ocorre </line>
<line> a </line>
<line> *adronização de testes e sur*em as **blicações sobre </line>
<line> Informação *c*pac*onal </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> nível técnico e </line>
<line> univers*tário. Nes*a perspectiva, a OP s* *presentav* como um modelo </line>
</par>
<par>
<line> baseado </line>
<line> na Teoria do Tr*ço Fator que enfatizava e </line>
<line> u* conceito diretivo ao at*ibuir ao </line>
</par>
<par>
<line> orientador pr*fissi*nal o papel de *i*g***tic*r, pr*gnostic*r e </line>
<line> indicar ocupações para os </line>
</par>
<par>
<line> indivíduos (SPARTA, 2*03). </line>
</par>
<par>
<line> *o final da década de 197*, a i*satisfação com a Teoria Traç* * Fator a**** l*gar pa*a </line>
<line> *ova* propostas de **abalho em *P que ab*rdasse* as*ectos da perso*alidade, as relações no </line>
</par>
<par>
<line> t*abalh* e a* </line>
<line> condições do mer*ado. Surg*r*m os pr*meiros trabalh*s sobre OP em grupos, </line>
</par>
<par>
<line> com dinâmicas rea*izad*s em m*is de u*a se*são/encontr* e pautad*s e* autoconhecimento, </line>
</par>
<par>
<line> i*formação ocupacional e c*nhe**mento sobre * </line>
<line> mer*ado d* tr*b*l*o. Já *o* anos 1980, </line>
</par>
<par>
<line> oco*reu uma busca **r (re)de*ini**o das prátic*s da OP e da *rópria Psicolo*ia como *ampo </line>
</par>
<par>
<line> d* </line>
<line> conhecimento e </line>
<line> área </line>
<line> de </line>
<line> atua*ã* *rofissio*al. A tr*nsição </line>
<line> d* regi*e *ilitar </line>
<line> para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> democracia foi *m f***r que favoreceu essa* mudanças (ABADE, 2005). </line>
<line> *o *nício da *écada d* 1990, a* p**li*ações so*re OP, qu* tinham dimin*ído </line>
</par>
<par>
<line> c***iderav*lmente nos anos 197* e 1980, vo*taram a (re)apare*er e, em *9**, criou-se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresi*a *I, v. 21, n.12, art. 8, p. 1*1-174, De*. 2024 www4.*sanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. M. Silva, R. E. Masaro, A. V. Paula </line>
<line> *66 </line>
</par>
<par>
<line> Associação Brasileira d* Orientação Pro*ission*l (ABOP1), *ato *mportante par* a OP </line>
</par>
<par>
<line> n*c*onal, </line>
<line> poi* a ABOP um espaço é </line>
<line> de po*s*bilida*e à co*st*ução da identida*e dos/as </line>
</par>
<par>
<line> profission*is da O*, possibi*it* organização dessa cat*goria e a *efin*ç*o de polí*icas a </line>
<line> *róp*ias para a área (MELO-SIL*A; *AC*UEMIN, 200*). </line>
<line> Cons*deran*o o cenário profissional *ns*ável e em con*t*ntes *odific*çõ*s no *undo </line>
</par>
<par>
<line> do trabalho, a </line>
<line> á*ea da OP tem recebi*o diferentes d*mandas, uma vez </line>
<line> qu* a sociedade </line>
<line> es*á </line>
</par>
<par>
<line> *ivenciando </line>
<line> um p*ocesso de tr*nsi*ão </line>
<line> que obri*a ess* *rea do conhecimento a pen*ar em </line>
</par>
<par>
<line> novos *oncei**s e es*ratégias para * atuação em OP (R*BEIRO; MELO-SILVA, 2016). </line>
<line> A atuação em *P foi o foco de um* pesquisa realizada por Barros, Ambiel & Noronh* </line>
</par>
<par>
<line> (*019), **e buscaram analisar </line>
<line> o c*ná**o no c*ntexto brasileiro, verificar indicadores de </line>
</par>
<par>
<line> formação teórica prát*ca *u*ndo *ssociados às c*m*etências, *orm*ção e desempenho dos e </line>
<line> profission*is atuantes nessa área. Os resu*tados *v*d*nciaram a i*po*tância de investim*ntos </line>
</par>
<par>
<line> na form**ão desse* p*ofissiona*s, ain** que tenham sido cons*a*ados </line>
<line> vários instrumento*, </line>
</par>
<par>
<line> téc*icas e referenciais teóri*os av*nços na *ormaçã* teórico-prática. O estudo demonstrou e </line>
<line> que os profissionais mais expe*ientes são os que es*ão vinc*la*os ao c*n**xt* das *esquisas e </line>
<line> que participam de even*os ci*ntíficos p*rio*ic*m*nte. </line>
</par>
<par>
<line> Esse mesmo estudo verifi*ou q*e *s p*átic** da *P se expandir*m e pa**aram </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*ntempla* di*erent*s públicos que vão além *o* *dolescentes que *usc*m descobri* suas </line>
</par>
<par>
<line> aptidões para escol*a d* </line>
<line> um* profissão. A modalidad* de atendi*entos on-li*e também foi </line>
</par>
<par>
<line> uma nova prática qu* surg*u, acom*anh*ndo as necess**ades da s*cie*ade contempor*nea </line>
<line> (BARROS et al., *019). </line>
<line> Entenden*o a OP co*o um camp* *ue assumi* uma perspectiva de a*ão co*tí*u* ao </line>
</par>
<par>
<line> lo*go *a vida dos </line>
<line> sujeito*, desde a </line>
<line> **fânc*a até a s** aposentadoria, *en*onç* e </line>
<line> S*ntos </line>
</par>
<par>
<line> (*019) *bor*aram o pre*sup*sto de que são o* pró*rios sujeitos *s r*sponsáveis por </line>
</par>
<par>
<line> *onstruír*m sua identid*d* de trabalho po* meio de </line>
<line> um processo </line>
<line> *e refl*xão. Tal process* </line>
</par>
<par>
<line> envolve mudanças de **nho soc*al, pe**oal, indivi*uais * con*extos *e forma que *s ca*rei*as </line>
<line> são construídas e *ã* rev*lad**. Ness* pr*ces*o de constr*ção, * OP pod* *er uti*izada como </line>
</par>
<par>
<line> i*terve*ção e* d**erentes context**, *plic*da de form* *ndividual */ou </line>
<line> em grupo e em </line>
</par>
<par>
<line> dife*entes *om*n*os </line>
<line> da vi*a **is como a f*se escola*, a </line>
<line> inserção *o mercado de trabalho </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desen*olvim*nto e tran**ção de *ar*eira. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Em 2022, refle*indo * novo *ontexto de ca*re*ra do Século XXI, a A*sociação Brasile**a de Orientação </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Pro*issiona* - ABOP a*rescento* a letra C à sigla *a Associação, de**ando seu compr*miss* c** a co*s*r**ão </line>
<line> d* car***ra mais evidente. *través da junção das let**s BRA, ressaltou-*e a missão da m*rca em esf*ra naci*nal </line>
<line> (Associa*ão Brasileira de Orienta*ão Profissio**l e de Carreira [ABRAOPC], *024). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. *2, ar*. *, p. 161-17*, Dez. 2024 www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Abordagen* e Instrumentos *m Or*entaçã* Profissional: U*a **álise do Con*exto Brasileiro </line>
<line> 167 </line>
</par>
<par>
<line> B*rros et al. (2019) apontaram que a maior parte dos pro*i*sionais da área *e embasam </line>
<line> na E**r*té*ia Cl**ica de Bohoslavsky - ar*ab*uço teórico clássico que f*i for*emente </line>
<line> difu*dido no *r*sil na década de 1970 e que infl*en*iou fortemen*e a* p*áticas br*sileiras de </line>
<line> O*, *ato qu* *e*soa até hoje. E*sa mesma pesquisa eviden*i*u qu*, apesa* *e o modelo </line>
<line> teórico mais citado r*met*r à OP c*ássi*a, há te**i*s mais atuais como o modelo life-design </line>
</par>
<par>
<line> *u* faz uso de </line>
<line> *écnic*s *sicodin*m*cas, grupa*s, individua*s e que ofe*ecem serv*ços via </line>
</par>
<par>
<line> internet. A pes*uis* ***ntou par* a predominân*ia d*s </line>
<line> p*áticas tradicionais *m OP co* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> expansão e </line>
<line> o avanço no atendi*ento de novos públicos co* *ovas mo*alidad** </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> a*endimento e a*uações p*ática* (B*RR*S *t al., 2019). </line>
<line> **ferente das teo*ia* do traço * fator, o modelo life-design en*end* que o s*c*ss* do </line>
</par>
<par>
<line> aconselhamen*o *epende do e*tabelecimen** de uma r*lação po***iva e genuína </line>
<line> *n**e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> **ien*adores e orienta*os, *ois esse mov*mento favorec* o </line>
<line> surgimento das reflexõe* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> diálog*s *ura*te * processo de OP (COSTA; CIRINO, 2*21). </line>
</par>
<par>
<line> Como destacado nesse breve re*u*o históri*o do campo d* atuação profi*sional, a OP </line>
</par>
<par>
<line> p**sou por um longo *rocesso de mudan*as *eces*árias para ser um serviço </line>
<line> conf*á*el e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> qualidade, conquistando espaço* e públ*cos que abrang*s**m não apenas jo*en*, mas ta**é* </line>
</par>
<par>
<line> adultos (F*RREIRA, 2*19). Dessa fo*ma, o tra**lho *a *P </line>
<line> precisa ser *lex*ve* e considerar </line>
</par>
<par>
<line> as con**antes mudanças do *undo do trabalho; *ecessita int*grar os *al*res das pess*as e d*s </line>
</par>
<par>
<line> instituições; p*rm*tir que as competências poss*m ser ut*lizadas adequadamente; </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> proporcionar que </line>
<line> as *ua* fe*ramentas sejam utilizadas através </line>
<line> da apre*dizagem, pa*a que </line>
</par>
<par>
<line> no**s competências sejam adqu*ri*as na geração d* a*toco*fi*nça dos jo*ens e ad*ltos. </line>
</par>
<par>
<line> As práti*a* de OP poss**m pon*os de conve*gência </line>
<line> com * á*ea de P*ico*ogia </line>
</par>
<par>
<line> Organizaci*nal, sendo p*ssível, por </line>
<line> e*emp*o, o </line>
<line> us o de </line>
<line> ferramentas auxiliares - como te*tes </line>
</par>
<par>
<line> *sicológicos - </line>
<line> nos processos </line>
<line> decisórios de se*eção ou de*e*volvime*t* de </line>
<line> pesso*s </line>
</par>
<par>
<line> (UVALDO; GARC*A; MUNHOZ, 20**). Nesse se*t*do, Ba*ros e Ambiel (2*20) evidencia* </line>
<line> que os pr*fissionais da área de OP pod*m optar pela utili*açã* de *nstrumentos psicol*gicos </line>
<line> c*mo *st*at*gias para as questões da carr*i*a e *or isso a *reocupação com a quali*ade *ess*s </line>
<line> *erramentas p*ic*lógicas *az com q** inúmero* e*tudos nacio*ais e internacionais **visem e </line>
<line> aval*em tais instru*entos. </line>
<line> *ess* esfera, o Conselho Federal *e *sicol*gia (*FP) permite aos *rof*ssionais da </line>
</par>
<par>
<line> á*ea de O* *til*z***m com*lem*n*arme*te, nos processos d* </line>
<line> avali*ção </line>
<line> psicológica, </line>
</par>
<par>
<line> instrumentos não </line>
<line> psicológ*cos, d*sd* que tenham resp*ldo </line>
<line> cie*tífico, *as p*oí*e uso de o </line>
</par>
<par>
<line> instrument*s não a*rovados pelo Sistema de Avaliação dos T*stes Psicológicos - Satepsi -, de </line>
<line> R*v. FSA, **resina PI, v. 21, n.12, art. 8, p. 161-174, D*z. 2024 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. M. Silva, R. E. Masaro, A. *. Paula </line>
<line> 168 </line>
</par>
<par>
<line> acor*o com a *eso*ução *° *9, </line>
<line> d* 25 d* *bril de 2*18 (CONSEL*O FEDERAL DE </line>
</par>
<par>
<line> PSICOLOGIA [CFP], 2018; FARIA; LOUREIRO, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> A OP é *ma área propí**a na b*sca do </line>
<line> desenvo*vimento e aperfeiçoamento de </line>
</par>
<par>
<line> ins*rumen**s psicológ*cos e *ecurs** </line>
<line> técn*cos que objetivam i*plementar pr*cessos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> avaliação e interve***o especiali**dos, contando com diversos *o*elos e *nstrume*to* de </line>
</par>
<par>
<line> avaliação em OP (SPART* et al., 2006). Logo, é importante e nece*sária a re*liza**o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pesquisas e </line>
<line> *nálises da </line>
<line> produção </line>
<line> científica *oltadas </line>
<line> pa*a a OP, pois os result*dos trazem </line>
</par>
<par>
<line> info*ma**es que contrib*em com </line>
<line> as intervençõe* futur*s rea*izada* pelos profissionais da </line>
</par>
<par>
<line> *r*a. </line>
</par>
<par>
<line> Oliveira e Paula (201*) realizaram um estudo acerca d* pr*dução cient*fica so*re OP </line>
<line> produzida entr* os **os de 2006 * 20*6 e apontar*m que o *studo poderia ser utiliza*o *om* </line>
<line> base e *ns*rumento par* analisar o desenv**vim*n*o da OP em su* áre* de atuação. I*spirados </line>
<line> nos resulta*os d* Oliveira e Pa*la (201*), o *resente artigo objet*vou *ealizar uma revisão de </line>
<line> litera*ura p*ra *dentifi*ar quais são *s principais i*st*ume*tos, proced*me*t*s, int*rvenções e </line>
<line> abordagens utili*ad*s na* pesq*i*as naci*nais de OP, co*siderand* os artig*s *ublicados **la </line>
<line> Revista Bra*ileira de Orientaç*o Profissi*nal (**OP), principal periódico d* divulga**o </line>
<line> científ*c* da *ssocia*ã* Bra*ileira de Orien*ação Profissional e de Carreira - ABRAO*C </line>
<line> (Re*ista Brasileira de Ori***açã* Prof*ssional [RBOP], 20*2). </line>
<line> *ra*a-se de uma revista que presta apoio e incentiv* a *rea da OP no Brasil, através d* </line>
</par>
<par>
<line> publicação *e vas*o ma*erial voltado diretamen*e para * OP e </line>
<line> C*rreira, c*ntemp*ando seus </line>
</par>
<par>
<line> d*ver**s con*extos, s*n*o u*a *eferê*cia n*s est*dos nacionais da OP. </line>
<line> 3 ME**DOLOG*A </line>
<line> *ara a realiza*ão do pre*ente estudo, *esenvolve*-se um levantamento biblio*ráfico </line>
<line> *a ba*e de dado* on-lin* da *evista Br*sileira de Orie*tação Profissional (R*OP). A R*OP é </line>
</par>
<par>
<line> uma *evista eletrôn*ca </line>
<line> que </line>
<line> realiza publicaçõ*s semes**ais d* con*eúdos da Associa**o </line>
</par>
<par>
<line> Brasileira de Orientação Pro*issio*a* e de Carreira (ABRAOPC) e p**lica conteúd* original </line>
</par>
<par>
<line> nas áreas de OP e de Carreira nos </line>
<line> co*textos </line>
<line> da e**cação, </line>
<line> trabalh* e s**de e em </line>
<line> interface* </line>
</par>
<par>
<line> com outras áre*s *o c*nh**im*nto. A *evi*ta c*nsider* mate**ais que se </line>
<line> *n*ua*rem como </line>
</par>
<par>
<line> relat*s d* pes*uisas, estudo* teóricos, revisão crític* da literatu*a, rela*o de experiê*c*a </line>
<line> profi*sional, resenhas e *o*ícias (RBOP, 2022). </line>
<line> Como *r*térios *e inclusã*, as buscas *oram **ali*ad*s co*s**erando todos os ar*igos </line>
<line> completos qu* estivessem d*sponív*is com aces** gratuito na base de dados d* RBOP. *ara </line>
<line> R*v. FSA, T*resi*a, v. 21, n. 12, art. 8, p. 161-1*4, *ez. 2024 www4.f**net.com.br/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Abordagen* e In*t*ume**os em O*ientação Profissional: Uma Anál*se do Context* Brasi*e*r* </line>
<line> 169 </line>
</par>
<par>
<line> efetivação *a bu**a, f*ram utilizados os descritores "o*ientação vocaci*nal" e "orientaçã* </line>
<line> *rofis*ional", consi*er*ndo o período d* publ*cação d*s artigos entre j*ne*ro de 2015 e jun*o </line>
<line> de 2**1. Fo*am consi*erados os *rtig** red*gidos por autor*s/as e pesquisa**res/as naci*nais </line>
<line> e os artigos que trataram *e expe*iê*cias/*ções desen*olv*das no conte*to brasilei*o com foco </line>
<line> em práti*as/inter*ençõe*. Co** critérios de exc*us**, as bu*cas suprimira* *s artigos de </line>
<line> a*tores e filiações de o*tros p*íses e os *rtigos que n*o contemp*assem os t*rmos descri*ores </line>
<line> *ef*renc*ados ne*te e**udo. </line>
</par>
<par>
<line> * a*al*ação das e*idê*cias ocorreu *or meio da leitura cuidadosa dos artigos * </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> fi*hamento individual das infor*açõ** *escritas nos *ritérios estabelecidos para a análise que </line>
<line> foram: frequênci* das publica*ões s*leci*n*da* da RBOP; número *e publicaç*es de a**rdo </line>
<line> co* a regi*o/cid*de brasileira; instituiçõ*s-alv* da pesqu**a; público-alvo; tipo de *esqu*sa; </line>
<line> objetiv*s; i*strumentos, procedim*ntos e interv*nçõ*s de O*; resultados obtid*s * as </line>
<line> abordagens da Psic*logi* utilizadas. </line>
<line> * RESULTADOS E **SCUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com os </line>
<line> cr**éri*s </line>
<line> de inclus*o e e*clusão r*ferenciad*s nesta pesqui*a, </line>
<line> *0 </line>
</par>
<par>
<line> artig*s f*ram considera*os p*ra * a*ál*se, conside*ando o per*od* ent*e jane*ro *e *015 e </line>
<line> junho de 2021. Em relação aos dado* ge**is s*b*e os anos das publ*cações, co*statou-*e que o </line>
</par>
<par>
<line> ano com maior número de material </line>
<line> publi*ado foi ano de 2020 c*m 9 o </line>
<line> artigos (30%), </line>
</par>
<par>
<line> dem*nstrando u* a*men*o *e publicações e* *ela*ão *os a*os anteriore*. </line>
<line> No q*e se ref**e às reg**e* brasileiras e cidades de origem das publicações, not**-se </line>
</par>
<par>
<line> que a reg*ão Su*este fo* a </line>
<line> que </line>
<line> apresent*u maior nú*er* de a**igos pub*icados (1* *rtigos, </line>
</par>
<par>
<line> 60%). A predominância de *rtigos na região S*deste brasileira é u* dad* c*mum em ou*ras </line>
<line> áreas de produção do conhe**m*nto. Es*a pre**lência po*e est*r relacionada a* **to *e que na </line>
<line> *eg*ão Sud*ste está local*zado * *aior núm*ro de institui*ões ** ens*n* e pe*quisa/fomento - </line>
</par>
<par>
<line> como universidade* e fa*ul*ad*s - </line>
<line> envol**d** e* </line>
<line> intervenções na *rea de OP e carrei*a, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> **e *o*eria vi*biliza* o maior número de ap*rte financei*o p*oduções originadas em e </line>
<line> localid*des pertencentes a e*sa região nacio*a*. </line>
</par>
<par>
<line> Os *esultados re*acionados às inst*tuições nas *uais a* </line>
<line> pesquisa* *oram realizad*s </line>
</par>
<par>
<line> *emon*tra*am que o mai** n*mero de pesq*isas foi di*eci*n*do *ara públi**s </line>
<line> da s </line>
</par>
<par>
<line> un*versida*es *úblicas e pri*adas (13 a*tig*s, 43,*3%). Quanto *o </line>
<line> público-alvo escolhido </line>
</par>
<par>
<line> *elos </line>
<line> autor*s dos artigos *el*cionad*s, constatou-se *ue a ma*or par*e d*st* é form*da </line>
<line> po r </line>
</par>
<par>
<line> es**dantes d* ensino médi* (9 artigos, 30%) e ensino sup*ri*r (9 artig*s, 30%). </line>
<line> Re*. FSA, Te*esi*a PI, v. 21, n.1*, art. *, p. 161-174, De*. 202* www4.*s*net.*o*.*r/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. *. *ilv*, R. E. Masaro, *. *. Pa*la </line>
<line> 170 </line>
</par>
<par>
<line> Quanto ao tipo *e *ublicaç** mais p*evale**e, os resultados evid*nciaram tr*s tipos de </line>
</par>
<par>
<line> p*blicações: </line>
<line> rela*os d* *esquisa, revisão crítica da literat*ra/**tudo teórico e r*lato d* </line>
</par>
<par>
<line> experiê*cia. Dentro d*ste escopo, o relato de pes**i*a foi o tip* de publicaçã* que obteve o </line>
<line> ma*or núm*ro de trabalhos (17 ar*igos, 56,*6%). </line>
</par>
<par>
<line> *a an*lise dos objetivos prop*sto* nos 3* artigos *elec*ona*os, ho*ve </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> predominânc*a do objetivo </line>
<line> d* test*gem e adaptaç*o *e es*alas, questio*ár*os e testes, suas </line>
</par>
<par>
<line> *orrel**õ** e evidências de val*dade e fidedignid*de (8 a*tigo*, 26,66%). Indicando uma </line>
<line> pre*cupa*ão em pesquisas que vis*m construção e/ou *d*ptação de i*str*mento* (esc*las, </line>
<line> ques*ionários * testes) para uso no *ontexto nacional. </line>
<line> Outro *esul*ado que compleme*ta esse achado anter*or pode ser v*s*o quand* </line>
<line> anal*samos os *nstru*entos adotad*s para a* pesquis*s. Os resultados de*onst*aram q*e 80% </line>
</par>
<par>
<line> dos artigos a*alisados </line>
<line> apre**ntaram intervenç*es de OP </line>
<line> com a </line>
<line> utilizaçã* de in*tru*entos </line>
</par>
<par>
<line> psicométricos. Cabe destacar que 50% dos artigos analisados, *lém da u*ilizaçã* </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> instrumentos psicomé*ri*os, incl*íam vár*os enc*n*ros e ou**as atividade*. </line>
</par>
<par>
<line> Analisad*s *m </line>
<line> conjun*o, considerand* a análise dos </line>
<line> objetivo* * os *ns*rumentos </line>
</par>
<par>
<line> adot**os nos estudos *aciona*s pu*licado* </line>
<line> na RBOP, no período entre j*nei*o de 2*1* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> jun*o *e 2*21, nota-se que ai*da é muito forte a tradiçã* *e r*alizar pr*ticas *e OP </line>
<line> *inculadas com * avali*ção psi*oló*ica/p*icometria. N* en*anto, essa* pr*ticas sã* realiza*as </line>
<line> de f*rma *ais crítica *o me*o soc*a* no qual tal atuação está inseri*a. </line>
<line> As intervenções rel*tad*s, em grupo ou in*ividual, presencial ou on-l*ne, </line>
<line> *videnciaram que são m*ltiplas as modalid*des de práticas qu* e*tão sendo emp*eg*das pelos </line>
<line> pro*is*ionais. Dessa* m*da*ida*e* *e p*ática, n*tou-s* que em algumas intervenções h*uv* a </line>
<line> aplicaç*o d* instrumentos com p***r**a de O* o*ganiza*o e* vário* enco*tros grupais **s </line>
</par>
<par>
<line> q*ai* *co*reram oficin*s, wor*sh*ps ent*e </line>
<line> outras atividades. *videncia*am-se </line>
<line> programa* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> OP sistematiza*os </line>
<line> em múl*ipl*s se*sões nas quais o orientado participav* de todo o </line>
<line> evento </line>
</par>
<par>
<line> individualment* por m*i* da utilizaç*o de tab*et/com*utad*r e o critér** para liberação </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> pró*ima sessão era * finaliz*ção completa da ses*ão anterior. </line>
</par>
<par>
<line> E, por </line>
<line> fim, esta pes*uisa ver*f*c*u se dentre *s 30 </line>
<line> *rtig*s seleciona*os, se </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> pe*q*isadores explici*aram o uso das *borda*ens teóricas da *sicol*gi* p*ra * rea**z**ão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> suas pesqu*sas e intervenç*es. Fora* encontr*d** três </line>
<line> abordagens/enfoque* teóricos em </line>
</par>
<par>
<line> quatro arti*os (13,3*%): Ps*cologia histórico-cultural (2 artigos, a </line>
<line> 6,66 %); Psicologia a </line>
</par>
<par>
<line> p*s*tiva (1 art*go, 3,*3%); a A*álise *o *om*ortame*to (1 artigo, 3,33%). </line>
</par>
<par>
<line> Com base e* Lim*, Silv*, *uedes & Barr*to (20*0), </line>
<line> as *ont*ibuições da Ps*cologia </line>
</par>
<par>
<line> Histórico-*u*tural para a área da OP são ju*tificadas p*lo fato d* q** o exer*ício </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *1, n. 12, **t. 8, p. 161-1**, *ez. 2024 www4.*san*t.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Abordagens e Ins*rumentos em Orientação P*ofissional: Uma Aná*i*e do Contexto Brasileiro </line>
<line> *71 </line>
</par>
<par>
<line> atividades c*m bas* nes*a abord*gem pode foment*r discussões sobre o conte**o *ó*i*- </line>
<line> histórico e *uas c***radi*ões e con*ribuir *as esc*lhas *onsc*e*tes, *ons*derando os caminhos </line>
<line> possíveis e os **sejáveis dentro de uma so**edade dividida por classes. </line>
<line> Nesse sentido, a Psicologia His*ó*ico-*ultural promove o entendimen*o de que as </line>
<line> es*olha* podem *er **oblema*izadas e *s su*s pr*ticas util*za* ferramentas t**s como as </line>
<line> dinâmi*as, tarefas, discussões e trocas d* experiên*ias para a discussão cr*tica *o*** os </line>
<line> processos de esc*lha. A Psi*ologia S*cio-histó*ic* entende *ue o p*pel do orientad*r </line>
</par>
<par>
<line> profissional como um m*diado* </line>
<line> entre o *on*ec*mento * </line>
<line> os or*entan*os de forma que es*es </line>
</par>
<par>
<line> possam o*t*r maior autonomia </line>
<line> p** meio da compreensão de si e da realida** e co*sigam </line>
</par>
<par>
<line> supe*ar ** aparências e *nfrent** as ocasionais dificuldad*s (**MA et al. 20*0). </line>
</par>
<par>
<line> Barros, N*ronha </line>
<line> e Amb*e* (2015) apontaram a Psicologia Positiva *omo um </line>
</par>
<par>
<line> pressuposto que po*e con*ribuir c***ider*velmente nos processos volt*dos pa*a a OP, pois </line>
</par>
<par>
<line> tem como objetivo explora* potencialidades, mot*vações, r**lizações humanas at*avés </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> com*re*nsão e avaliação dos aspectos positiv*s **esentes *as vivê*c**s do* sujeitos. </line>
</par>
<par>
<line> A*nda n* sentido de contribuições da* </line>
<line> abordag*ns **ic*lógic*s, a Análise do </line>
</par>
<par>
<line> comportamento * </line>
<line> considera** um *rocesso </line>
<line> *ue melhora a </line>
<line> ca*acida*e </line>
<line> d* discrimi*a*ão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> análi*e *e *ariáveis n* tomada de decisão dos o**ent*dos. O estudo de Cippola, D*me*iconi e </line>
</par>
<par>
<line> Sch**d* (201*) *b*rdou * OP c*m base *a* premissas da Análise d* Comportam*nto </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> m*strou que * OP po*e ter um impo*tante pap*l no process* de *lexibilização nas avaliaç*es </line>
<line> dos or**ntados acerca *a* suas escolhas profiss*onais e d* *arreira face às *escrições </line>
<line> socialmente difundida* sobre est*s. </line>
<line> Os re**ltados d* pesqui*a de B*r**s et al. (2019) evide*ciar*m qu* mui*os </line>
</par>
<par>
<line> profissi*n*i* ainda se </line>
<line> pautam na v*são cl**s*ca da OP, já que as práticas focam na escolha </line>
</par>
<par>
<line> profissi*nal prepar*ção *ara mercado de t*a*alh* *ou*o *e enga*am em fomentar </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> process*s de construção de trajetórias *rofis*ionais si*n**i*at*v*s * contextualizadas. </line>
<line> O est**o de *arros *t al. (2019) *borda aind* a OP sob * persp*ctiva de que a á*ea </line>
</par>
<par>
<line> sofreu mudanças signi*icativa* desde </line>
<line> *eu surgimento no s*culo XX e cont*nua se*d* </line>
</par>
<par>
<line> modif*cad* ** acordo com as n*cessidades *e novas for*as de atuação. </line>
<line> 5 CONSI*ERAÇÕES *INAIS </line>
<line> Es*e estudo evidenci*u que a Orientação Profi*sio*al (OP) no cenár*o bra*ileiro te* se </line>
<line> *os*ra*o aberta a novas formas de at*ação e p*rcepções d* mercado *e trabalho. O *ampo de </line>
</par>
<par>
<line> atua*ão profissional e teór*co da OP ultrapa*sou a </line>
<line> *tapa </line>
<line> cláss*ca de inserçã* ao mer*ado d* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter**ina PI, *. 21, n.12, art. 8, *. 161-174, D*z. 2**4 </line>
<line> www4.f*anet.com.*r/revista </line>
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</page>
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<par>
<line> *. M. Silva, R. E. Masar*, *. V. Paula </line>
<line> 172 </line>
</par>
<par>
<line> trabalho (**mum aos jovens) e passou a entende* a OP c*mo um pr*cesso qu* dura ao *on** </line>
<line> de tod* vida. A OP não s* r*st*in** apenas ao contexto es*ol*r, mas se f*z presen*e em todas </line>
<line> *s etapas d* vida de uma pessoa, se considerarmos a adap*abilida** de carreira como u* it*m </line>
<line> importan*e nesse c*ntexto. *ualq*er indivíduo, em *ual**er id*de e *ta*a de s** vida, pode </line>
<line> se valer da O*. </line>
<line> * pesquisa de revisão bi*liográfi*a per**tiu i*entifi**r qu* algumas populações como </line>
<line> o* *rabalhadores na *ran*içã* de s*as carreiras para a aposentadoria n*o tiveram g**nde </line>
<line> relevân*ia no n**er* de ***quisas ide*tif*cadas no nosso estu*o. *pesar desse período </line>
</par>
<par>
<line> **pre*enta* *m marc* na vida *e *m profissional, pode gerar i**act*s negativos </line>
<line> devido </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> sofrimento p**qu*co </line>
<line> *ausad* </line>
<line> pela *e*sa**o de falta *e s*nti*o para * pr*pria vida. *e*sa </line>
</par>
<par>
<line> for*a, res*alta-se a possi**lidade de *ovas pesqu*sas e traba*hos voltados *ara ess* população </line>
<line> em e*pe*ífi*o, pois os resultados po*em trazer be**fícios para mu***s pessoas. </line>
<line> REFERÊNC*AS </line>
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<line> formaç*o t**rica e </line>
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<line> *xercíc*o pr*fissio*al da </line>
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<line> psicóloga e do psicólogo, </line>
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<line> *ATEPSI e revoga as Resoluções nº 002/2003, </line>
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<line> SI**A, N. M; M*SA*O, R. E; PAULA, *. V. A*orda*e*s e I*st*umentos em Orie*t*çã* </line>
<line> *rofissi**al: U** Análise do Con*exto Bra*il**ro. Rev. F*A, Tere*ina, v. 2*, n. 12, art. 8, p. 161-174, </line>
<line> Dez. 2024. </line>
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<line> N. M. Silva </line>
<line> *. E. M*sar* </line>
<line> *. *. Paula </line>
</par>
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<line> *) concepção e planej*m**to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 2) *n*lise e i*ter*retação *os dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração *o *a*cu*ho ou na rev*são crítica do conteú**. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) p*rtic*paçã* na apro*ação d* versão final do manuscrit*. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> Rev. FS*, Tere*ina, v. 21, n. 12, *rt. 8, *. 161-*74, D*z. 2024 </line>
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