<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 12, art. 8, p. 161-174, *e*. 20*4
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.12.8
</line>
</par><par>
<line>
*bordagens e Instrumentos em Ori*n*ação Prof*ss*onal: U** Análise do Con**xto Brasile*ro
</line>
<line>
Career Gu*danc* A*proaches *nd Instrumen**: An An*lysis Foc*sed *n Braz*l
</line>
</par><par>
<line>
*euza Mi*anda Silva
</line>
<line>
Graduada *el* Universidade F***ral de Mat* Grosso
</line>
<line>
Pós-grad*anda em Ne*ropsicolog*a pela Faculdade *íb*no
</line>
<line>
E-mail: adm.neu*amiranda@*ma*l.com
</line>
<line>
Rit* *liana M*sa*o
</line>
<line>
Doutora e p*s-**utora em *sicologia Socia* e *o Trabalh* pela Univer*idade de São Paulo
</line>
<line>
*rof*ssora/Pesqui*ado*a d* (PPGP*i) da Unive*si*a*e Federal *e Ma*o Grosso
</line>
<line>
E-mail: *asarorita@gmail.com
</line>
<line>
Alessandr* Vinicius de Pau*a
</line>
<line>
*o*t*r e* Admi*ist**ção pelo (PPGA) da U*i*ersi*ade Federa* de Lavra*
</line>
<line>
*r*fessor/Pesquisador do (P*GPsi) d* U*iversida** F*der*l de Mato *rosso
</line>
<line>
E-mai*: *vpaula@y*hoo.com.*r
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Neuz* Miranda S*lva
</line>
</par><par>
<line>
Univ*rsida*e Federal ** Mato Gros*o (UFMT). Avenida
</line>
<line>
*dit*r-*hefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
*lencar
</line>
</par><par>
<line>
*ernand*
</line>
<line>
*orrêa *a
</line>
<line>
Costa,
</line>
<line>
nº
</line>
<line>
2.367, Cuiabá,
</line>
<line>
*ato
</line>
<line>
Ro**igues
</line>
</par><par>
<line>
Grosso, Brasil - CEP 7*060-900.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço:
</line>
<line>
Rita Eliana Masar*
</line>
<line>
Artig* r*cebido em *5/09/2024. Ú*tim* v*rsã*
</line>
</par><par>
<line>
Universidad* Federal de Mato Gross* (UFMT). Aven*da
</line>
<line>
r*c*bida e* 16/10/2024. Aprovado e* 17/10/2024.
</line>
</par><par>
<line>
F*rn**do
</line>
<line>
Corr*a da
</line>
<line>
Co*ta,
</line>
<line>
nº
</line>
<line>
2.*6*, Cuia*á,
</line>
<line>
Mato
</line>
</par><par>
<line>
Grosso, Bras*l - CE* 78060-900.
</line>
<line>
Avali*do pelo sistema T*i**e R*view: Desk *eview a)
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço:
</line>
<line>
*lessandro V*nicius de P*ula
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e b) Doub*e B*in* Review
</line>
</par><par>
<line>
Universidade Federa* de Mat* Gro*so (UFMT). Avenida
</line>
<line>
(avaliação *ega por doi* ava*iadores d* área).
</line>
</par><par>
<line>
Fernando
</line>
<line>
Corrêa da
</line>
<line>
Costa,
</line>
<line>
*º
</line>
<line>
2.367, Cui**á,
</line>
<line>
Mato
</line>
</par><par>
</page><line>
Grosso, Brasil - CEP 78060-*0*.
</line>
<line>
*ev*são: Gram**ica*, No*m**iva e de Fo*mataç*o
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. M. Silv*, R. E. Masaro, A. V. *a*la
</line>
<line>
162
</line>
</par><par>
<line>
R*SUMO
</line>
</par><par>
<line>
Trata-se de um levant*m*n*o bibliográ*ico que objetiv*u **n*e**r os instrume*tos,
</line>
<line>
procedimento*, in*erve*ções e ab*rdagens u*ilizad*s nas pesquisas de Orientação Profiss**nal
</line>
</par><par>
<line>
(OP), publicad*s na Revista Brasileira d* O*ientaçã* Profissi*n*l (*BOP) entre 2015/1
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
2021/1. RBOP
</line>
<line>
é r*ferênci* n*s estudos de OP no Bra*il. A pes*u*sa resultou 30 artigos qu*
</line>
</par><par>
<line>
dem*nstraram q*e, a*esar de os m*todos psic*métric*s *on**nua*e* a **r forte*ent*
</line>
</par><par>
<line>
u**liz*dos, *ã* fora* empr*gados como *n**os recu*sos no *rocess*
</line>
<line>
*e *P. Nos
</line>
<line>
artig*s
</line>
</par><par>
<line>
analisados, três aborda*ens de Psicologia foram explicita*as, sendo as principais a psi*ologia
</line>
<line>
histórico-cultural; psico*ogia p*sitiva e análise do co*portamen*o.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*avras-*h*ves: O*ientação Profissiona*. *evi*ão da Liter*tura. Revista *rasileira
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Orientação Profissiona*.
</line>
</par><par>
<line>
*BSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
This is a b*bliographic survey *imed a* identifying the i*struments, procedures, interv*ntions,
</line>
<line>
*nd a*proaches used in Caree* Guidan*e (CG) resear*h publishe* in th* Revi*ta Bra*ileira de
</line>
</par><par>
<line>
Orientação P*ofissional (RBOP) be*we*n
</line>
<line>
2015/ 1
</line>
<line>
and 20*1/1. The RBOP is a refer*nce for
</line>
</par><par>
<line>
CG st*dies in Brazil. *he research re*ulted in
</line>
<line>
30 article*, *hich showed t*at although
</line>
</par><par>
<line>
p*ychometric methods
</line>
<line>
c*n*inue t* b* widely used, they were *ot
</line>
<line>
employ*d as the sole
</line>
</par><par>
<line>
resou*ces *n **e CG process. In t*e anal*zed artic*es, thre* psychology approache* we*e
</line>
<line>
*igh*ighted, wi*h the main ones be*ng *isto*ical-cultur*l p*ycho*ogy, posi*iv* psychology, and
</line>
<line>
**havior a**lysis.
</line>
<line>
Keyword*: C*reer Guida*ce. L*te**ture Review. Braz*l*an Journal of Career Guid*nce
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 21, n. 1*, art. 8, p. 16*-174, Dez. 202*
</line>
<line>
ww*4.fs*net.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ab*rdage*s e Instrumentos em *rien*aç*o Pr*fissional: U*a Análi*e do C*n*exto Brasil*i*o
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
* INTR*DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A Or*entação P*ofissi*nal (OP) é um *rocesso que contribui *ara que as p*ssoas cr*em
</line>
</par><par>
<line>
um projeto para sua c**reira, auxil*ando-o a e*contrar meios
</line>
<line>
para identificar seu* medos,
</line>
</par><par>
<line>
anse*os, pos**bi*idades e desej*s (LEITE, ***8). Ness* sentido, * educação e o plane*amen*o
</line>
<line>
*ara a ca*r*ir* pod*m aux*l*ar em momentos de transições esc*lares e em vári** etapas da
</line>
</par><par>
<line>
vida pr*fissional d*s pe*soas,
</line>
<line>
p** m*io de proce*sos de apr*ndizagem
</line>
<line>
que po*si*ilitam a
</line>
</par><par>
<line>
compreensão sobr* os e*os entr*
</line>
<line>
as pessoas e *uas ocupaç**s, funçõ*s e organ*zaçõe*, para
</line>
</par><par>
<line>
criar estratégias de toma*a de de**são (GUICHAR*, 2001).
</line>
<line>
A *s***h* p*ofis*i*nal po*e ser influe*cia*a p** múltiplos *atores, sendo as relações
</line>
<line>
com a f*mí*ia *m dos mais importantes fator*s, devido à in*luência que o núcleo f*m*li*r
</line>
<line>
ex*rce sobre a *id* dos *o**ns e, consequen*e*ente, em suas decisõe* na hora da escolha
</line>
<line>
pr*fi*s*onal (PA*LA; D*TRA; VILAS **AS, *0*4). A esse res*e*to, Acuna (2020) ress*lta
</line>
</par><par>
<line>
*** **r meio d* análise
</line>
<line>
das perspecti*as familiares é
</line>
<line>
possível identificar **estões
</line>
</par><par>
<line>
rel**i*nadas a *spectos *ub*eti*o* *ue pod*m *nfluen**ar diretam*nte na escolha profis*ional.
</line>
<line>
Como **st*c*m Pa*la et al. (2014):
</line>
<line>
A esco*ha profis*iona* deve ser com**eendida com* um processo *ultifator*al,
</line>
</par><par>
<line>
i*fl*e*ci*da
</line>
<line>
por aspectos **l*ticos, econômi*o*, *ociais, *duca*ion*is, fami*iare* *
</line>
</par><par>
<line>
p*icológico*. * um per**do de transição rico *m possi*il*dades des*stabilizadora*,
</line>
<line>
especialm*nte, por ser u* m*me*to d* definiç*es di*ersas, dentre **a* * seleçã* de
</line>
<line>
um campo profis*ional (*. 208).
</line>
</par><par>
<line>
*om a reorga*izaçã* d*s c**text*s de trabalho, surgem n*vas *eflexões
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pos*i*ili*ades ** intervenç*o para **ea da **. Nesse se*t*do, *s *ráticas da área de OP *
</line>
<line>
superam a condiç** i*divi*ua* do s*je*to, pois tamb*m s* in*erem n*m co***xto polí*ico,
</line>
<line>
econôm*co, c*ltural, étnico e geográfico (MELO-SILVA; MUNHOZ; D* LEAL, *019).
</line>
<line>
Apresentaremos, na sequê*cia, uma breve context*alização do panorama *istóric* do
</line>
<line>
desenvolvimen*o d** prátic*s *e OP no *enário *rasilei*o, m*r*a*do al*uns de se*s pr*n*ipai*
</line>
<line>
pont os .
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 21, n.1*, art. 8, *. *61-17*, *e*. 202*
</line>
<line>
*ww4.fsa*e*.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. M. Silva, R. E. *as*ro, A. *. Pa*la
</line>
<line>
16*
</line>
</par><par>
<line>
2 R*FERESNCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Breve con*ext**l*zação históric* d*s prática* *a orientação pro*issional na*ional
</line>
<line>
Mesmo con**derand* as *a*ticu*aridad*s e *o*figura*ões sociais de cad* época
</line>
</par><par>
<line>
h**tórica, * *e lon*a data a pre*c*pação co* um process*
</line>
<line>
que pudes*e
</line>
<line>
o*ientar/gu*ar as
</line>
</par><par>
<line>
pes*oas p*r* o *xercíci* de uma ocup*ção p*ofissional, tal tema já era abo*dado pelos g*an*es
</line>
</par><par>
<line>
p*nsa*ores da An*iguid*de Cl*ssica e
</line>
<line>
permanece relevante até os *i*s atuais (RIBE*RO;
</line>
</par><par>
<line>
MELO-SILVA, 201*). Nesse **ntid*, muitos adultos *ons*deram **e o trabalho é uma d*s
</line>
<line>
at*vidade* *ais importa*tes de suas *idas e demanda *e*isões antec*pad*s **anto à de*inição
</line>
</par><par>
<line>
da
</line>
<line>
sua traj*tória, cons*dera*do * que *e deseja e o qu* é
</line>
<line>
po**íve* construir (AMBI*L;
</line>
</par><par>
<line>
HERNA*DEZ, 2*16).
</line>
<line>
Um m*m**to fundamental para o surgimento e expansã* das bases *ormais d* OP
</line>
<line>
da*a do sécul* X*, por *eio das co*tribui*õe* de Fr**k Pe*son, que trou*e uma *ov*
</line>
<line>
*erspe*t*va e impul*io*ou essa área de atuação. É importante menciona* *u* o início d* O* se
</line>
<line>
de* com problemas que p*ecisaram ser *bord*d*s e c**s*derados, pois o c**eç* foi pauta**
</line>
</par><par>
<line>
e* um*
</line>
<line>
u*gência
</line>
<line>
p*áti*a *ue r*spon*ia à nece*sidad* das
</line>
<line>
demandas socioec*nômicas
</line>
</par><par>
<line>
(RIBEI*O; MELO-SI*VA, 2016). Sobre *ais probl*máticas, *mbiel H**nandez (2016) e
</line>
<line>
po*tua* que ao long* do século XX o uso *assivo dos t*stes p**cológicos aplicados à OP foi
</line>
<line>
uma prática constante.
</line>
<line>
Spa**a, Bar*agi & *eix*ira (2006) indicaram que esse m*delo d* intervenção
</line>
<line>
construído durante to*o o s*cu*o XX *oi d*nominad* como Modelo de Av**iaçã* **icológ*ca
</line>
</par><par>
<line>
Centrada
</line>
<line>
n* *es*ltado, pois s* pautava nos *esultados dos t*stes para defin*r escolhas
</line>
</par><par>
<line>
*rofi*sionais. Consi*eráveis
</line>
<line>
m*dan*as a esse res*eito puder*m ser
</line>
<line>
identific*das a par*ir
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
ano de 2000, através d* expans*o d* *od*lo de Av*li*ção Psicológ*ca C*ntrado no Processo,
</line>
</par><par>
<line>
**e visa proporcionar *o
</line>
<line>
o*ientado autoconhecime*to das *uas cond*çõ*s, limitações,
</line>
</par><par>
<line>
p*ss*bilidades e aprendizagem refer*nte ao *roc*s*o de e**olha.
</line>
<line>
C*n*id*rando o hist**ico das práticas da OP *o B*asil, constatou-se que *t* a década
</line>
</par><par>
<line>
de 1940 exist** u*a *reocupaç**
</line>
<line>
com o p*eparo das
</line>
<line>
elit*s, n* que diz r*speito à ed*caçã*
</line>
</par><par>
<line>
escolar/profissional. Com o crescimento populacional * ur*aniz*ção cr*s*ente, sur*iu
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
necessidade de at*nder gr**des contingente* f*rmado* nos centros u*banos. Ness* senti*o,
</line>
<line>
existi* a hipótese de que n*m to*o* er*m dotados do* a*ributos *ecessários para faze*em uso
</line>
</par><par>
<line>
das oportunidade* ed*cac*on*is concedi*as pelo Es*ado o* testes psicológicos *ass*ram e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, *. 21, n. 12, art. *, p. 1*1-174, Dez. 2024 www4.fsanet.c*m.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Abordagens e Instrumentos em *rientação Pro*i*si*nal: Uma Análise d* Co*texto Bra*il*iro
</line>
<line>
165
</line>
</par><par>
<line>
ser amp*amen** u**lizados como ferramentas d* classificação * para justificar tal hipótese,
</line>
<line>
u*a v*z que pos*uíam caráter científico (ABADE, 2*05).
</line>
</par><par>
<line>
Com t*l ce*ário, na **cad* de
</line>
<line>
1940 s*o *riadas *ns*itu*ções como o *nstitu*o *e
</line>
</par><par>
<line>
S*leç*o e Orientação Pr*fissional (ISOP) *om ênfase
</line>
<line>
na produtividad* d* tra*alhado*. Os
</line>
</par><par>
<line>
t*stes *ocacion*is prete*d*am orientar profissionalmente *ar* e*col*as coerentes de
</line>
<line>
*cordo
</line>
</par><par>
<line>
com as a*ti*õ*s d*s in*iví**os *
</line>
<line>
prover ma*or e*iciência ao proces*o produtivo, porém
</line>
</par><par>
<line>
desco**iderava a*
</line>
<line>
condições de
</line>
<line>
c*ass* * *s histór*as *ndividuais dos suj*itos ba*eando-se
</line>
</par><par>
<line>
so*ent* na p*ic*metria (*BADE, *005).
</line>
<line>
Até a década de *960, o uso de instrume*tos da p*icome*ria foi a principal fo*ma de
</line>
</par><par>
<line>
divulgação das prática* de OP. Com a *riação / legalizad* da prática pr*fis*ion*l
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*sicologia ** Brasil, na déca*a
</line>
<line>
de 1960, e com a crescent* influênci* *as t*orias
</line>
</par><par>
<line>
de*envolvida* po* Carl Ro*ers e Fr*ud, é que as intervenç*es voltadas
</line>
<line>
par* o
</line>
</par><par>
<line>
auto*o**ec*men*o pas**ram a fazer parte *o ce**rio de OP nacional, e os testes deixara* de
</line>
<line>
ser os únicos rec*rsos existe*tes (ABADE, 2*05).
</line>
<line>
Entre 1964 * 1*68, com um g*vern* *ilita* n* Brasi* intensificando a repre*s*o ***
</line>
<line>
*rupo* organizados, espec*alment* co* forte repressão ao* movi*e*tos estudantis, o acesso à
</line>
</par><par>
<line>
*du*ação foi *in** mai* limitado. Nesse momento, *corr*u *ma expansão de prátic*s
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Ps*colo*ia com base n* a*or**gem e*per*mental e na psicometria (ABADE 2005).
</line>
</par><par>
<line>
Em 1*70, co* o aumento de e*tudos *obre Psicolog** So*ial e Dinâmica *e Grupo,
</line>
</par><par>
<line>
ocorre
</line>
<line>
a
</line>
<line>
*adronização de testes e sur*em as **blicações sobre
</line>
<line>
Informação *c*pac*onal
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
nível técnico e
</line>
<line>
univers*tário. Nes*a perspectiva, a OP s* *presentav* como um modelo
</line>
</par><par>
<line>
baseado
</line>
<line>
na Teoria do Tr*ço Fator que enfatizava e
</line>
<line>
u* conceito diretivo ao at*ibuir ao
</line>
</par><par>
<line>
orientador pr*fissi*nal o papel de *i*g***tic*r, pr*gnostic*r e
</line>
<line>
indicar ocupações para os
</line>
</par><par>
<line>
indivíduos (SPARTA, 2*03).
</line>
</par><par>
<line>
*o final da década de 197*, a i*satisfação com a Teoria Traç* * Fator a**** l*gar pa*a
</line>
<line>
*ova* propostas de **abalho em *P que ab*rdasse* as*ectos da perso*alidade, as relações no
</line>
</par><par>
<line>
t*abalh* e a*
</line>
<line>
condições do mer*ado. Surg*r*m os pr*meiros trabalh*s sobre OP em grupos,
</line>
</par><par>
<line>
com dinâmicas rea*izad*s em m*is de u*a se*são/encontr* e pautad*s e* autoconhecimento,
</line>
</par><par>
<line>
i*formação ocupacional e c*nhe**mento sobre *
</line>
<line>
mer*ado d* tr*b*l*o. Já *o* anos 1980,
</line>
</par><par>
<line>
oco*reu uma busca **r (re)de*ini**o das prátic*s da OP e da *rópria Psicolo*ia como *ampo
</line>
</par><par>
<line>
d*
</line>
<line>
conhecimento e
</line>
<line>
área
</line>
<line>
de
</line>
<line>
atua*ã* *rofissio*al. A tr*nsição
</line>
<line>
d* regi*e *ilitar
</line>
<line>
para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
democracia foi *m f***r que favoreceu essa* mudanças (ABADE, 2005).
</line>
<line>
*o *nício da *écada d* 1990, a* p**li*ações so*re OP, qu* tinham dimin*ído
</line>
</par><par>
<line>
c***iderav*lmente nos anos 197* e 1980, vo*taram a (re)apare*er e, em *9**, criou-se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresi*a *I, v. 21, n.12, art. 8, p. 1*1-174, De*. 2024 www4.*sanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. M. Silva, R. E. Masaro, A. V. Paula
</line>
<line>
*66
</line>
</par><par>
<line>
Associação Brasileira d* Orientação Pro*ission*l (ABOP1), *ato *mportante par* a OP
</line>
</par><par>
<line>
n*c*onal,
</line>
<line>
poi* a ABOP um espaço é
</line>
<line>
de po*s*bilida*e à co*st*ução da identida*e dos/as
</line>
</par><par>
<line>
profission*is da O*, possibi*it* organização dessa cat*goria e a *efin*ç*o de polí*icas a
</line>
<line>
*róp*ias para a área (MELO-SIL*A; *AC*UEMIN, 200*).
</line>
<line>
Cons*deran*o o cenário profissional *ns*ável e em con*t*ntes *odific*çõ*s no *undo
</line>
</par><par>
<line>
do trabalho, a
</line>
<line>
á*ea da OP tem recebi*o diferentes d*mandas, uma vez
</line>
<line>
qu* a sociedade
</line>
<line>
es*á
</line>
</par><par>
<line>
*ivenciando
</line>
<line>
um p*ocesso de tr*nsi*ão
</line>
<line>
que obri*a ess* *rea do conhecimento a pen*ar em
</line>
</par><par>
<line>
novos *oncei**s e es*ratégias para * atuação em OP (R*BEIRO; MELO-SILVA, 2016).
</line>
<line>
A atuação em *P foi o foco de um* pesquisa realizada por Barros, Ambiel & Noronh*
</line>
</par><par>
<line>
(*019), **e buscaram analisar
</line>
<line>
o c*ná**o no c*ntexto brasileiro, verificar indicadores de
</line>
</par><par>
<line>
formação teórica prát*ca *u*ndo *ssociados às c*m*etências, *orm*ção e desempenho dos e
</line>
<line>
profission*is atuantes nessa área. Os resu*tados *v*d*nciaram a i*po*tância de investim*ntos
</line>
</par><par>
<line>
na form**ão desse* p*ofissiona*s, ain** que tenham sido cons*a*ados
</line>
<line>
vários instrumento*,
</line>
</par><par>
<line>
téc*icas e referenciais teóri*os av*nços na *ormaçã* teórico-prática. O estudo demonstrou e
</line>
<line>
que os profissionais mais expe*ientes são os que es*ão vinc*la*os ao c*n**xt* das *esquisas e
</line>
<line>
que participam de even*os ci*ntíficos p*rio*ic*m*nte.
</line>
</par><par>
<line>
Esse mesmo estudo verifi*ou q*e *s p*átic** da *P se expandir*m e pa**aram
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*ntempla* di*erent*s públicos que vão além *o* *dolescentes que *usc*m descobri* suas
</line>
</par><par>
<line>
aptidões para escol*a d*
</line>
<line>
um* profissão. A modalidad* de atendi*entos on-li*e também foi
</line>
</par><par>
<line>
uma nova prática qu* surg*u, acom*anh*ndo as necess**ades da s*cie*ade contempor*nea
</line>
<line>
(BARROS et al., *019).
</line>
<line>
Entenden*o a OP co*o um camp* *ue assumi* uma perspectiva de a*ão co*tí*u* ao
</line>
</par><par>
<line>
lo*go *a vida dos
</line>
<line>
sujeito*, desde a
</line>
<line>
**fânc*a até a s** aposentadoria, *en*onç* e
</line>
<line>
S*ntos
</line>
</par><par>
<line>
(*019) *bor*aram o pre*sup*sto de que são o* pró*rios sujeitos *s r*sponsáveis por
</line>
</par><par>
<line>
*onstruír*m sua identid*d* de trabalho po* meio de
</line>
<line>
um processo
</line>
<line>
*e refl*xão. Tal process*
</line>
</par><par>
<line>
envolve mudanças de **nho soc*al, pe**oal, indivi*uais * con*extos *e forma que *s ca*rei*as
</line>
<line>
são construídas e *ã* rev*lad**. Ness* pr*ces*o de constr*ção, * OP pod* *er uti*izada como
</line>
</par><par>
<line>
i*terve*ção e* d**erentes context**, *plic*da de form* *ndividual */ou
</line>
<line>
em grupo e em
</line>
</par><par>
<line>
dife*entes *om*n*os
</line>
<line>
da vi*a **is como a f*se escola*, a
</line>
<line>
inserção *o mercado de trabalho
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desen*olvim*nto e tran**ção de *ar*eira.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Pro*issiona* - ABOP a*rescento* a letra C à sigla *a Associação, de**ando seu compr*miss* c** a co*s*r**ão
</line>
<line>
d* car***ra mais evidente. *través da junção das let**s BRA, ressaltou-*e a missão da m*rca em esf*ra naci*nal
</line>
<line>
(Associa*ão Brasileira de Orienta*ão Profissio**l e de Carreira [ABRAOPC], *024).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. *2, ar*. *, p. 161-17*, Dez. 2024 www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Abordagen* e Instrumentos *m Or*entaçã* Profissional: U*a **álise do Con*exto Brasileiro
</line>
<line>
167
</line>
</par><par>
<line>
B*rros et al. (2019) apontaram que a maior parte dos pro*i*sionais da área *e embasam
</line>
<line>
na E**r*té*ia Cl**ica de Bohoslavsky - ar*ab*uço teórico clássico que f*i for*emente
</line>
<line>
difu*dido no *r*sil na década de 1970 e que infl*en*iou fortemen*e a* p*áticas br*sileiras de
</line>
<line>
O*, *ato qu* *e*soa até hoje. E*sa mesma pesquisa eviden*i*u qu*, apesa* *e o modelo
</line>
<line>
teórico mais citado r*met*r à OP c*ássi*a, há te**i*s mais atuais como o modelo life-design
</line>
</par><par>
<line>
*u* faz uso de
</line>
<line>
*écnic*s *sicodin*m*cas, grupa*s, individua*s e que ofe*ecem serv*ços via
</line>
</par><par>
<line>
internet. A pes*uis* ***ntou par* a predominân*ia d*s
</line>
<line>
p*áticas tradicionais *m OP co*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
expansão e
</line>
<line>
o avanço no atendi*ento de novos públicos co* *ovas mo*alidad**
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
a*endimento e a*uações p*ática* (B*RR*S *t al., 2019).
</line>
<line>
**ferente das teo*ia* do traço * fator, o modelo life-design en*end* que o s*c*ss* do
</line>
</par><par>
<line>
aconselhamen*o *epende do e*tabelecimen** de uma r*lação po***iva e genuína
</line>
<line>
*n**e
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
**ien*adores e orienta*os, *ois esse mov*mento favorec* o
</line>
<line>
surgimento das reflexõe*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
diálog*s *ura*te * processo de OP (COSTA; CIRINO, 2*21).
</line>
</par><par>
<line>
Como destacado nesse breve re*u*o históri*o do campo d* atuação profi*sional, a OP
</line>
</par><par>
<line>
p**sou por um longo *rocesso de mudan*as *eces*árias para ser um serviço
</line>
<line>
conf*á*el e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
qualidade, conquistando espaço* e públ*cos que abrang*s**m não apenas jo*en*, mas ta**é*
</line>
</par><par>
<line>
adultos (F*RREIRA, 2*19). Dessa fo*ma, o tra**lho *a *P
</line>
<line>
precisa ser *lex*ve* e considerar
</line>
</par><par>
<line>
as con**antes mudanças do *undo do trabalho; *ecessita int*grar os *al*res das pess*as e d*s
</line>
</par><par>
<line>
instituições; p*rm*tir que as competências poss*m ser ut*lizadas adequadamente;
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
proporcionar que
</line>
<line>
as *ua* fe*ramentas sejam utilizadas através
</line>
<line>
da apre*dizagem, pa*a que
</line>
</par><par>
<line>
no**s competências sejam adqu*ri*as na geração d* a*toco*fi*nça dos jo*ens e ad*ltos.
</line>
</par><par>
<line>
As práti*a* de OP poss**m pon*os de conve*gência
</line>
<line>
com * á*ea de P*ico*ogia
</line>
</par><par>
<line>
Organizaci*nal, sendo p*ssível, por
</line>
<line>
e*emp*o, o
</line>
<line>
us o de
</line>
<line>
ferramentas auxiliares - como te*tes
</line>
</par><par>
<line>
*sicológicos -
</line>
<line>
nos processos
</line>
<line>
decisórios de se*eção ou de*e*volvime*t* de
</line>
<line>
pesso*s
</line>
</par><par>
<line>
(UVALDO; GARC*A; MUNHOZ, 20**). Nesse se*t*do, Ba*ros e Ambiel (2*20) evidencia*
</line>
<line>
que os pr*fissionais da área de OP pod*m optar pela utili*açã* de *nstrumentos psicol*gicos
</line>
<line>
c*mo *st*at*gias para as questões da carr*i*a e *or isso a *reocupação com a quali*ade *ess*s
</line>
<line>
*erramentas p*ic*lógicas *az com q** inúmero* e*tudos nacio*ais e internacionais **visem e
</line>
<line>
aval*em tais instru*entos.
</line>
<line>
*ess* esfera, o Conselho Federal *e *sicol*gia (*FP) permite aos *rof*ssionais da
</line>
</par><par>
<line>
á*ea de O* *til*z***m com*lem*n*arme*te, nos processos d*
</line>
<line>
avali*ção
</line>
<line>
psicológica,
</line>
</par><par>
<line>
instrumentos não
</line>
<line>
psicológ*cos, d*sd* que tenham resp*ldo
</line>
<line>
cie*tífico, *as p*oí*e uso de o
</line>
</par><par>
</page><line>
instrument*s não a*rovados pelo Sistema de Avaliação dos T*stes Psicológicos - Satepsi -, de
</line>
<line>
R*v. FSA, **resina PI, v. 21, n.12, art. 8, p. 161-174, D*z. 2024 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. M. Silva, R. E. Masaro, A. *. Paula
</line>
<line>
168
</line>
</par><par>
<line>
acor*o com a *eso*ução *° *9,
</line>
<line>
d* 25 d* *bril de 2*18 (CONSEL*O FEDERAL DE
</line>
</par><par>
<line>
PSICOLOGIA [CFP], 2018; FARIA; LOUREIRO, 2012).
</line>
</par><par>
<line>
A OP é *ma área propí**a na b*sca do
</line>
<line>
desenvo*vimento e aperfeiçoamento de
</line>
</par><par>
<line>
ins*rumen**s psicológ*cos e *ecurs**
</line>
<line>
técn*cos que objetivam i*plementar pr*cessos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
avaliação e interve***o especiali**dos, contando com diversos *o*elos e *nstrume*to* de
</line>
</par><par>
<line>
avaliação em OP (SPART* et al., 2006). Logo, é importante e nece*sária a re*liza**o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pesquisas e
</line>
<line>
*nálises da
</line>
<line>
produção
</line>
<line>
científica *oltadas
</line>
<line>
pa*a a OP, pois os result*dos trazem
</line>
</par><par>
<line>
info*ma**es que contrib*em com
</line>
<line>
as intervençõe* futur*s rea*izada* pelos profissionais da
</line>
</par><par>
<line>
*r*a.
</line>
</par><par>
<line>
Oliveira e Paula (201*) realizaram um estudo acerca d* pr*dução cient*fica so*re OP
</line>
<line>
produzida entr* os **os de 2006 * 20*6 e apontar*m que o *studo poderia ser utiliza*o *om*
</line>
<line>
base e *ns*rumento par* analisar o desenv**vim*n*o da OP em su* áre* de atuação. I*spirados
</line>
<line>
nos resulta*os d* Oliveira e Pa*la (201*), o *resente artigo objet*vou *ealizar uma revisão de
</line>
<line>
litera*ura p*ra *dentifi*ar quais são *s principais i*st*ume*tos, proced*me*t*s, int*rvenções e
</line>
<line>
abordagens utili*ad*s na* pesq*i*as naci*nais de OP, co*siderand* os artig*s *ublicados **la
</line>
<line>
Revista Bra*ileira de Orientaç*o Profissi*nal (**OP), principal periódico d* divulga**o
</line>
<line>
científ*c* da *ssocia*ã* Bra*ileira de Orien*ação Profissional e de Carreira - ABRAO*C
</line>
<line>
(Re*ista Brasileira de Ori***açã* Prof*ssional [RBOP], 20*2).
</line>
<line>
*ra*a-se de uma revista que presta apoio e incentiv* a *rea da OP no Brasil, através d*
</line>
</par><par>
<line>
publicação *e vas*o ma*erial voltado diretamen*e para * OP e
</line>
<line>
C*rreira, c*ntemp*ando seus
</line>
</par><par>
<line>
d*ver**s con*extos, s*n*o u*a *eferê*cia n*s est*dos nacionais da OP.
</line>
<line>
3 ME**DOLOG*A
</line>
<line>
*ara a realiza*ão do pre*ente estudo, *esenvolve*-se um levantamento biblio*ráfico
</line>
<line>
*a ba*e de dado* on-lin* da *evista Br*sileira de Orie*tação Profissional (R*OP). A R*OP é
</line>
</par><par>
<line>
uma *evista eletrôn*ca
</line>
<line>
que
</line>
<line>
realiza publicaçõ*s semes**ais d* con*eúdos da Associa**o
</line>
</par><par>
<line>
Brasileira de Orientação Pro*issio*a* e de Carreira (ABRAOPC) e p**lica conteúd* original
</line>
</par><par>
<line>
nas áreas de OP e de Carreira nos
</line>
<line>
co*textos
</line>
<line>
da e**cação,
</line>
<line>
trabalh* e s**de e em
</line>
<line>
interface*
</line>
</par><par>
<line>
com outras áre*s *o c*nh**im*nto. A *evi*ta c*nsider* mate**ais que se
</line>
<line>
*n*ua*rem como
</line>
</par><par>
</page><line>
relat*s d* pes*uisas, estudo* teóricos, revisão crític* da literatu*a, rela*o de experiê*c*a
</line>
<line>
profi*sional, resenhas e *o*ícias (RBOP, 2022).
</line>
<line>
Como *r*térios *e inclusã*, as buscas *oram **ali*ad*s co*s**erando todos os ar*igos
</line>
<line>
completos qu* estivessem d*sponív*is com aces** gratuito na base de dados d* RBOP. *ara
</line>
<line>
R*v. FSA, T*resi*a, v. 21, n. 12, art. 8, p. 161-1*4, *ez. 2024 www4.f**net.com.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Abordagen* e In*t*ume**os em O*ientação Profissional: Uma Anál*se do Context* Brasi*e*r*
</line>
<line>
169
</line>
</par><par>
<line>
efetivação *a bu**a, f*ram utilizados os descritores "o*ientação vocaci*nal" e "orientaçã*
</line>
<line>
*rofis*ional", consi*er*ndo o período d* publ*cação d*s artigos entre j*ne*ro de 2015 e jun*o
</line>
<line>
de 2**1. Fo*am consi*erados os *rtig** red*gidos por autor*s/as e pesquisa**res/as naci*nais
</line>
<line>
e os artigos que trataram *e expe*iê*cias/*ções desen*olv*das no conte*to brasilei*o com foco
</line>
<line>
em práti*as/inter*ençõe*. Co** critérios de exc*us**, as bu*cas suprimira* *s artigos de
</line>
<line>
a*tores e filiações de o*tros p*íses e os *rtigos que n*o contemp*assem os t*rmos descri*ores
</line>
<line>
*ef*renc*ados ne*te e**udo.
</line>
</par><par>
<line>
* a*al*ação das e*idê*cias ocorreu *or meio da leitura cuidadosa dos artigos *
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
fi*hamento individual das infor*açõ** *escritas nos *ritérios estabelecidos para a análise que
</line>
<line>
foram: frequênci* das publica*ões s*leci*n*da* da RBOP; número *e publicaç*es de a**rdo
</line>
<line>
co* a regi*o/cid*de brasileira; instituiçõ*s-alv* da pesqu**a; público-alvo; tipo de *esqu*sa;
</line>
<line>
objetiv*s; i*strumentos, procedim*ntos e interv*nçõ*s de O*; resultados obtid*s * as
</line>
<line>
abordagens da Psic*logi* utilizadas.
</line>
<line>
* RESULTADOS E **SCUSSÃO
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com os
</line>
<line>
cr**éri*s
</line>
<line>
de inclus*o e e*clusão r*ferenciad*s nesta pesqui*a,
</line>
<line>
*0
</line>
</par><par>
<line>
artig*s f*ram considera*os p*ra * a*ál*se, conside*ando o per*od* ent*e jane*ro *e *015 e
</line>
<line>
junho de 2021. Em relação aos dado* ge**is s*b*e os anos das publ*cações, co*statou-*e que o
</line>
</par><par>
<line>
ano com maior número de material
</line>
<line>
publi*ado foi ano de 2020 c*m 9 o
</line>
<line>
artigos (30%),
</line>
</par><par>
<line>
dem*nstrando u* a*men*o *e publicações e* *ela*ão *os a*os anteriore*.
</line>
<line>
No q*e se ref**e às reg**e* brasileiras e cidades de origem das publicações, not**-se
</line>
</par><par>
<line>
que a reg*ão Su*este fo* a
</line>
<line>
que
</line>
<line>
apresent*u maior nú*er* de a**igos pub*icados (1* *rtigos,
</line>
</par><par>
<line>
60%). A predominância de *rtigos na região S*deste brasileira é u* dad* c*mum em ou*ras
</line>
<line>
áreas de produção do conhe**m*nto. Es*a pre**lência po*e est*r relacionada a* **to *e que na
</line>
<line>
*eg*ão Sud*ste está local*zado * *aior núm*ro de institui*ões ** ens*n* e pe*quisa/fomento -
</line>
</par><par>
<line>
como universidade* e fa*ul*ad*s -
</line>
<line>
envol**d** e*
</line>
<line>
intervenções na *rea de OP e carrei*a,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
**e *o*eria vi*biliza* o maior número de ap*rte financei*o p*oduções originadas em e
</line>
<line>
localid*des pertencentes a e*sa região nacio*a*.
</line>
</par><par>
<line>
Os *esultados re*acionados às inst*tuições nas *uais a*
</line>
<line>
pesquisa* *oram realizad*s
</line>
</par><par>
<line>
*emon*tra*am que o mai** n*mero de pesq*isas foi di*eci*n*do *ara públi**s
</line>
<line>
da s
</line>
</par><par>
<line>
un*versida*es *úblicas e pri*adas (13 a*tig*s, 43,*3%). Quanto *o
</line>
<line>
público-alvo escolhido
</line>
</par><par>
<line>
*elos
</line>
<line>
autor*s dos artigos *el*cionad*s, constatou-se *ue a ma*or par*e d*st* é form*da
</line>
<line>
po r
</line>
</par><par>
</page><line>
es**dantes d* ensino médi* (9 artigos, 30%) e ensino sup*ri*r (9 artig*s, 30%).
</line>
<line>
Re*. FSA, Te*esi*a PI, v. 21, n.1*, art. *, p. 161-174, De*. 202* www4.*s*net.*o*.*r/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. *. *ilv*, R. E. Masaro, *. *. Pa*la
</line>
<line>
170
</line>
</par><par>
<line>
Quanto ao tipo *e *ublicaç** mais p*evale**e, os resultados evid*nciaram tr*s tipos de
</line>
</par><par>
<line>
p*blicações:
</line>
<line>
rela*os d* *esquisa, revisão crítica da literat*ra/**tudo teórico e r*lato d*
</line>
</par><par>
<line>
experiê*cia. Dentro d*ste escopo, o relato de pes**i*a foi o tip* de publicaçã* que obteve o
</line>
<line>
ma*or núm*ro de trabalhos (17 ar*igos, 56,*6%).
</line>
</par><par>
<line>
*a an*lise dos objetivos prop*sto* nos 3* artigos *elec*ona*os, ho*ve
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
predominânc*a do objetivo
</line>
<line>
d* test*gem e adaptaç*o *e es*alas, questio*ár*os e testes, suas
</line>
</par><par>
<line>
*orrel**õ** e evidências de val*dade e fidedignid*de (8 a*tigo*, 26,66%). Indicando uma
</line>
<line>
pre*cupa*ão em pesquisas que vis*m construção e/ou *d*ptação de i*str*mento* (esc*las,
</line>
<line>
ques*ionários * testes) para uso no *ontexto nacional.
</line>
<line>
Outro *esul*ado que compleme*ta esse achado anter*or pode ser v*s*o quand*
</line>
<line>
anal*samos os *nstru*entos adotad*s para a* pesquis*s. Os resultados de*onst*aram q*e 80%
</line>
</par><par>
<line>
dos artigos a*alisados
</line>
<line>
apre**ntaram intervenç*es de OP
</line>
<line>
com a
</line>
<line>
utilizaçã* de in*tru*entos
</line>
</par><par>
<line>
psicométricos. Cabe destacar que 50% dos artigos analisados, *lém da u*ilizaçã*
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
instrumentos psicomé*ri*os, incl*íam vár*os enc*n*ros e ou**as atividade*.
</line>
</par><par>
<line>
Analisad*s *m
</line>
<line>
conjun*o, considerand* a análise dos
</line>
<line>
objetivo* * os *ns*rumentos
</line>
</par><par>
<line>
adot**os nos estudos *aciona*s pu*licado*
</line>
<line>
na RBOP, no período entre j*nei*o de 2*1*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
jun*o *e 2*21, nota-se que ai*da é muito forte a tradiçã* *e r*alizar pr*ticas *e OP
</line>
<line>
*inculadas com * avali*ção psi*oló*ica/p*icometria. N* en*anto, essa* pr*ticas sã* realiza*as
</line>
<line>
de f*rma *ais crítica *o me*o soc*a* no qual tal atuação está inseri*a.
</line>
<line>
As intervenções rel*tad*s, em grupo ou in*ividual, presencial ou on-l*ne,
</line>
<line>
*videnciaram que são m*ltiplas as modalid*des de práticas qu* e*tão sendo emp*eg*das pelos
</line>
<line>
pro*is*ionais. Dessa* m*da*ida*e* *e p*ática, n*tou-s* que em algumas intervenções h*uv* a
</line>
<line>
aplicaç*o d* instrumentos com p***r**a de O* o*ganiza*o e* vário* enco*tros grupais **s
</line>
</par><par>
<line>
q*ai* *co*reram oficin*s, wor*sh*ps ent*e
</line>
<line>
outras atividades. *videncia*am-se
</line>
<line>
programa*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
OP sistematiza*os
</line>
<line>
em múl*ipl*s se*sões nas quais o orientado participav* de todo o
</line>
<line>
evento
</line>
</par><par>
<line>
individualment* por m*i* da utilizaç*o de tab*et/com*utad*r e o critér** para liberação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
pró*ima sessão era * finaliz*ção completa da ses*ão anterior.
</line>
</par><par>
<line>
E, por
</line>
<line>
fim, esta pes*uisa ver*f*c*u se dentre *s 30
</line>
<line>
*rtig*s seleciona*os, se
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
pe*q*isadores explici*aram o uso das *borda*ens teóricas da *sicol*gi* p*ra * rea**z**ão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
suas pesqu*sas e intervenç*es. Fora* encontr*d** três
</line>
<line>
abordagens/enfoque* teóricos em
</line>
</par><par>
<line>
quatro arti*os (13,3*%): Ps*cologia histórico-cultural (2 artigos, a
</line>
<line>
6,66 %); Psicologia a
</line>
</par><par>
<line>
p*s*tiva (1 art*go, 3,*3%); a A*álise *o *om*ortame*to (1 artigo, 3,33%).
</line>
</par><par>
<line>
Com base e* Lim*, Silv*, *uedes & Barr*to (20*0),
</line>
<line>
as *ont*ibuições da Ps*cologia
</line>
</par><par>
<line>
Histórico-*u*tural para a área da OP são ju*tificadas p*lo fato d* q** o exer*ício
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. *1, n. 12, **t. 8, p. 161-1**, *ez. 2024 www4.*san*t.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Abordagens e Ins*rumentos em Orientação P*ofissional: Uma Aná*i*e do Contexto Brasileiro
</line>
<line>
*71
</line>
</par><par>
<line>
atividades c*m bas* nes*a abord*gem pode foment*r discussões sobre o conte**o *ó*i*-
</line>
<line>
histórico e *uas c***radi*ões e con*ribuir *as esc*lhas *onsc*e*tes, *ons*derando os caminhos
</line>
<line>
possíveis e os **sejáveis dentro de uma so**edade dividida por classes.
</line>
<line>
Nesse sentido, a Psicologia His*ó*ico-*ultural promove o entendimen*o de que as
</line>
<line>
es*olha* podem *er **oblema*izadas e *s su*s pr*ticas util*za* ferramentas t**s como as
</line>
<line>
dinâmi*as, tarefas, discussões e trocas d* experiên*ias para a discussão cr*tica *o*** os
</line>
<line>
processos de esc*lha. A Psi*ologia S*cio-histó*ic* entende *ue o p*pel do orientad*r
</line>
</par><par>
<line>
profissional como um m*diado*
</line>
<line>
entre o *on*ec*mento *
</line>
<line>
os or*entan*os de forma que es*es
</line>
</par><par>
<line>
possam o*t*r maior autonomia
</line>
<line>
p** meio da compreensão de si e da realida** e co*sigam
</line>
</par><par>
<line>
supe*ar ** aparências e *nfrent** as ocasionais dificuldad*s (**MA et al. 20*0).
</line>
</par><par>
<line>
Barros, N*ronha
</line>
<line>
e Amb*e* (2015) apontaram a Psicologia Positiva *omo um
</line>
</par><par>
<line>
pressuposto que po*e con*ribuir c***ider*velmente nos processos volt*dos pa*a a OP, pois
</line>
</par><par>
<line>
tem como objetivo explora* potencialidades, mot*vações, r**lizações humanas at*avés
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
com*re*nsão e avaliação dos aspectos positiv*s **esentes *as vivê*c**s do* sujeitos.
</line>
</par><par>
<line>
A*nda n* sentido de contribuições da*
</line>
<line>
abordag*ns **ic*lógic*s, a Análise do
</line>
</par><par>
<line>
comportamento *
</line>
<line>
considera** um *rocesso
</line>
<line>
*ue melhora a
</line>
<line>
ca*acida*e
</line>
<line>
d* discrimi*a*ão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
análi*e *e *ariáveis n* tomada de decisão dos o**ent*dos. O estudo de Cippola, D*me*iconi e
</line>
</par><par>
<line>
Sch**d* (201*) *b*rdou * OP c*m base *a* premissas da Análise d* Comportam*nto
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
m*strou que * OP po*e ter um impo*tante pap*l no process* de *lexibilização nas avaliaç*es
</line>
<line>
dos or**ntados acerca *a* suas escolhas profiss*onais e d* *arreira face às *escrições
</line>
<line>
socialmente difundida* sobre est*s.
</line>
<line>
Os re**ltados d* pesqui*a de B*r**s et al. (2019) evide*ciar*m qu* mui*os
</line>
</par><par>
<line>
profissi*n*i* ainda se
</line>
<line>
pautam na v*são cl**s*ca da OP, já que as práticas focam na escolha
</line>
</par><par>
<line>
profissi*nal prepar*ção *ara mercado de t*a*alh* *ou*o *e enga*am em fomentar
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
process*s de construção de trajetórias *rofis*ionais si*n**i*at*v*s * contextualizadas.
</line>
<line>
O est**o de *arros *t al. (2019) *borda aind* a OP sob * persp*ctiva de que a á*ea
</line>
</par><par>
<line>
sofreu mudanças signi*icativa* desde
</line>
<line>
*eu surgimento no s*culo XX e cont*nua se*d*
</line>
</par><par>
<line>
modif*cad* ** acordo com as n*cessidades *e novas for*as de atuação.
</line>
<line>
5 CONSI*ERAÇÕES *INAIS
</line>
<line>
Es*e estudo evidenci*u que a Orientação Profi*sio*al (OP) no cenár*o bra*ileiro te* se
</line>
<line>
*os*ra*o aberta a novas formas de at*ação e p*rcepções d* mercado *e trabalho. O *ampo de
</line>
</par><par>
<line>
atua*ão profissional e teór*co da OP ultrapa*sou a
</line>
<line>
*tapa
</line>
<line>
cláss*ca de inserçã* ao mer*ado d*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter**ina PI, *. 21, n.12, art. 8, *. 161-174, D*z. 2**4
</line>
<line>
www4.f*anet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. Silva, R. E. Masar*, *. V. Paula
</line>
<line>
172
</line>
</par><par>
<line>
trabalho (**mum aos jovens) e passou a entende* a OP c*mo um pr*cesso qu* dura ao *on**
</line>
<line>
de tod* vida. A OP não s* r*st*in** apenas ao contexto es*ol*r, mas se f*z presen*e em todas
</line>
<line>
*s etapas d* vida de uma pessoa, se considerarmos a adap*abilida** de carreira como u* it*m
</line>
<line>
importan*e nesse c*ntexto. *ualq*er indivíduo, em *ual**er id*de e *ta*a de s** vida, pode
</line>
<line>
se valer da O*.
</line>
<line>
* pesquisa de revisão bi*liográfi*a per**tiu i*entifi**r qu* algumas populações como
</line>
<line>
o* *rabalhadores na *ran*içã* de s*as carreiras para a aposentadoria n*o tiveram g**nde
</line>
<line>
relevân*ia no n**er* de ***quisas ide*tif*cadas no nosso estu*o. *pesar desse período
</line>
</par><par>
<line>
**pre*enta* *m marc* na vida *e *m profissional, pode gerar i**act*s negativos
</line>
<line>
devido
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
sofrimento p**qu*co
</line>
<line>
*ausad*
</line>
<line>
pela *e*sa**o de falta *e s*nti*o para * pr*pria vida. *e*sa
</line>
</par><par>
<line>
for*a, res*alta-se a possi**lidade de *ovas pesqu*sas e traba*hos voltados *ara ess* população
</line>
<line>
em e*pe*ífi*o, pois os resultados po*em trazer be**fícios para mu***s pessoas.
</line>
<line>
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Rev**ta
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Bra*ileira
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formaç*o t**rica e
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*arreira. *evista *ras*leira de
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Orient*ção
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C** - Cons*lh* Federa*
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de
</line>
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Psicolog*a. (20**). Resolução nº
</line>
<line>
09, de *5
</line>
<line>
de abril
</line>
<line>
de 2*18.
</line>
</par><par>
<line>
Es*abe**ce diretriz*s para a r*a*iz*ção de Av*li*ç*o Psico*ógica no
</line>
<line>
*xercíc*o pr*fissio*al da
</line>
</par><par>
<line>
psicóloga e do psicólogo,
</line>
<line>
reg*lam*nta o Siste*a de A*al*a*ão de Te*t*s P*icol*gicos
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
*ATEPSI e revoga as Resoluções nº 002/2003,
</line>
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nº 006/ 2004 e nº 005/ 2*1*.
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Brasilei*a
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Orientaçã*
</line>
<line>
P*ofissional,
</line>
<line>
*(1-*),
</line>
<line>
*-11.
</line>
</par><par>
<line>
http://pepsic.bvsalu*.org/scie*o.php?script=sci_a*t*ext&**d=S1679-3*902*0300010*002
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SPARTA, M; BARDAG*, M. P; TEIXEIRA, M. *. P. (2*06). M**elo* e *n*t***entos de
</line>
</par><par>
<line>
aval**ção em *r*entação profi*sional: *ersp*ctiva hist*r*ca * *i*uação no B*asil.
</line>
<line>
Revi*t*
</line>
</par><par>
<line>
B*asil*ira
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
Or*entaç*o
</line>
<line>
Profi*sion**,
</line>
<line>
7(2),
</line>
<line>
1*-32.
</line>
</par><par>
<line>
https://pepsic.bv**l*d.o**/scielo.php?s*ri*t=sc*_*rt**xt&pid=S1679-339*20060002000*4
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*VA*DO, M. D. *. C e* al. (2*12). Síntese das d*scus*ões e p*o*o*ta* do grupo de t*abalho:
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<line>
Interfaces entre a or*ent*ção profissio*al, ed*cação e psicologia escolar. Revi*ta Bra*ileira
</line>
</par><par>
<line>
d*
</line>
<line>
Or*entação
</line>
<line>
Profissional,
</line>
<line>
*3(1),
</line>
<line>
*25-128.
</line>
</par><par>
<line>
https://pepsic.b*salud.org/sci*lo.php?script=sci_artte*t&pid=S1*7*-33902012000100015
</line>
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<line>
*omo Referenc*a* este *rtigo, conform* ABNT:
</line>
<line>
SI**A, N. M; M*SA*O, R. E; PAULA, *. V. A*orda*e*s e I*st*umentos em Orie*t*çã*
</line>
<line>
*rofissi**al: U** Análise do Con*exto Bra*il**ro. Rev. F*A, Tere*ina, v. 2*, n. 12, art. 8, p. 161-174,
</line>
<line>
Dez. 2024.
</line>
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<line>
Contribuição dos Autores
</line>
<line>
N. M. Silva
</line>
<line>
*. E. M*sar*
</line>
<line>
*. *. Paula
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</par><par>
<line>
*) concepção e planej*m**to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
2) *n*lise e i*ter*retação *os dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração *o *a*cu*ho ou na rev*são crítica do conteú**.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) p*rtic*paçã* na apro*ação d* versão final do manuscrit*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Tere*ina, v. 21, n. 12, *rt. 8, *. 161-*74, D*z. 2024
</line>
<line>
www4.fs*ne*.com.*r/revista
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)