<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 12, art. 10, p. 194-21*, D*z. 2*24 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*24.21.12.*0 </line>
</par>
<par>
<line> Pressupostos da Adequação Soc*o*écnica pa*a E*tudos ** Tecnologia So**al </line>
<line> Assumpti*ns of Socio-T*chni*a* Adaptati*n for Studies ** Soci*l Technol*gy </line>
<line> C*istia*e *pareci*a da Silva </line>
<line> Doutorado *m A*ministração pe** *niversid*de Federal de La*ras </line>
<line> E-mail: *risilvanet@*otmail.com </line>
<line> José d* Ar*matéia Dias Val*dão </line>
<line> Douto* em *dminist**ção pel* Un*versidade F*d**al de Per*ambuco </line>
<line> Professo* A*junto da U*iversidade *ederal de Lavras </line>
<line> E-*ail: *ose.valadao@u*la.b* </line>
<line> Gi*lein* do Carmo </line>
<line> D*ut*r*do em Admi*ist*ação pela Univ*rsidade Federal de Lavras </line>
<line> E-mai*: gisleinecarmo*5@*m*i*.co* </line>
<line> Vane*sa d* *ouza Silva </line>
<line> Mestr* e* prop*iedade int*lectual * *r*nsferência de tecnolog*a para *n*vação pel* *n*ver*idade Fe*eral de São **ão Del- </line>
<line> Re* </line>
<line> E-mail: v*nessaecd@*mail.*om </line>
<line> Fernan*a Nunes M*ciel </line>
<line> M*strado em **ministra*ão pela Univer*ida*e *ederal de Lavras </line>
<line> E-ma*l: *ernand*nunesm**iell@g*ail.com </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Cris*iane A**recida da Silva </line>
</par>
<par>
<line> Universi*ade Fede*al de Lavras, Caixa Postal *037, CE* </line>
</par>
<par>
<line> 3*200-900, La*ras/MG., Bra*il. </line>
<line> E*i*or-C*efe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonny </line>
<line> K*rley </line>
<line> de </line>
<line> Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: José de *rim*t*ia Dia* Valadão </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> U*iversidad* Fe**ral de L*vras, C*ixa Po*t*l 303*, CEP </line>
</par>
<par>
<line> 37200-900, Lavr*s/MG., *rasil. </line>
<line> Artigo re*ebido em 30/09/202*. Ú**im* versão </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Gisle*ne d* Carmo </line>
<line> receb*da em 16/10/2*24. Aprovado em 17/10/2024. </line>
</par>
<par>
<line> Univ*rs*da*e Federal de Lavras, Caixa Pos*al 303*, CEP </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *7200-900, Lavras/MG., Brasil. </row>
<row> E*dereço: Van*ssa *e Souza Si*va </row>
<row> Universidade Federal de Sã* João del-R**, Praça Frei </row>
<row> Orlando, 170 - Centro, *ã* *oã* del Rei - M*, *630*- </row>
<row> 35*, B**sil. </row>
<row> Ender*ço: Fer*anda Nun*s Maciel </row>
<row> Uni*e*sidade *ederal de Lavras, Caixa Po*t*l *037, CEP- </row>
<row> 3720*-900, Lavras/MG., Br*s** </row>
</column>
<column>
<row> A*a**ado pelo sist*ma Triple Review: D*sk *evie* a) </row>
<row> pelo Ed*tor-Chefe; * b) Doubl* Blind Review </row>
<row> (avaliação cega por dois a**liadores da áre*). </row>
<row> Revisão: Gramatical, Norm*t*va e de Fo*matação </row>
</column>
</par>
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<page>
<par>
<line> P*e*s*postos da Adequação Sociotéc*ica para *s*udos em Tecnologia S*cial </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> R*SUMO </line>
</par>
<par>
<line> O artigo examina rel*ção *ntre a Adeq*aç*o Sociotéc*ica (AST) e a T*cnolog*a *oc**l a </line>
<line> (T*), d*s**cando c*mo a *S* *erv* com* u*a bas* teór*ca para est*d** sobre T*. O obje*ivo </line>
<line> pri**i*al foi iden*ificar pressupostos da A*T que favoreçam a compreensão da TS. *ara isso, </line>
</par>
<par>
<line> foi realizada </line>
<line> uma r*visão integrativa da literatura, *nalis*ndo artigos de </line>
<line> divers*s bases de </line>
</par>
<par>
<line> *ado*. Os res*l*ados *ndicaram três pressup**tos *rincipais: * TS idealiza s*luções </line>
<line> tecnológicas para problemas l**ais não resolvido* por tecnologias con*encio*ais; promove a </line>
</par>
<par>
<line> part*cipação ativa da comunidade n* constr*ção * aplicação dessas solu*ões; e </line>
<line> bu*ca </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> inclus*o social de *opul*ções *argin*lizadas. A análise crít*ca resultou em uma p*op*sta de </line>
</par>
<par>
<line> agenda *e pesquisa com cinco *reas para ap*ofundamento. O </line>
<line> *studo conclui *ue a AST é </line>
</par>
<par>
<line> fundament** </line>
<line> para entende* TS e ressalta * </line>
<line> a </line>
<line> importância da part*c*pação *o*unitária </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> desenvol*imento de *ecnologias adequ*das *s **cessidades loc*is. Emb*ra reconh*ça </line>
</par>
<par>
<line> limi*ações, como o número de a*ti*o* ana*isados, ar*igo sugere que es*es *nsig*ts podem o </line>
<line> en*iq*ecer *esquisa* fu*uras na interse**o entre A** e TS, reforçand* o *apel das te*nol*gi** </line>
<line> sociais no desen*o*vimento local e inclusão *ocial. </line>
<line> Palav*as-chave: Adeq*ação Soc*otécnica. T*cn*log*a Soci*l. Revisão. Age*da de P*squisa. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Th* arti*le *xam*nes the rela*ionshi* betw*e* Socio-Techn*c*l A*e*uacy (*ST) and Soc*al </line>
<line> Techno*ogy (TS), h*ghlighti*g how AST serves as a the*retical fo*ndation *or studies on TS. </line>
<line> The mai* *bjective wa* to ident*fy AST assumptions that support the *nderstand*ng of T*. *o </line>
<line> a*hieve this, an i*tegrat*** liter*ture rev*ew was conducted, a*alyz*n* articl*s *ro* var*ous </line>
<line> d*t*bases. The results indicated thr*e main assumpt**ns: TS idealizes t*chnologica* sol*tions </line>
</par>
<par>
<line> **r </line>
<line> *ocal probl*ms </line>
<line> unsolv*d by convention*l </line>
<line> t*chnologies; it promotes ac*ive *ommuni*y </line>
</par>
<par>
<line> participa*ion in the d**elopme*t and </line>
<line> app*icati*n of </line>
<line> these solutions; and it seek* socia* </line>
</par>
<par>
<line> *nclusion fo* margi*a***e* p*pula*i*ns. The *ritical ana*ysi* le* *o a propose* research agenda </line>
</par>
<par>
<line> with five area* fo* fu*ther </line>
<line> exploration. The study c*ncludes tha* AST </line>
<line> is essential for </line>
</par>
<par>
<line> u*d*rs*and*ng TS and </line>
<line> em*ha*ize* t** importance of *o*munity participati*n in developing </line>
</par>
<par>
<line> tech*ol*g*es tail*red *o local ne**s. W*i*e acknowle*g*ng limitations, su*h as *** **mber of </line>
</par>
<par>
<line> *rticles reviewed, the </line>
<line> a*ticle suggests that these insights ca* *nrich futu** r*search *t </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> int*rs*cti*n ** AST an* T*, reinfo**ing the rol* of social technologi*s in local d**el*p*ent </line>
<line> *nd social inclusi*n. </line>
<line> Keyword*: Soci*-Technical A**ptation. Soc*al Technolo*y. Review, Re*ear*h A*e*da. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina **, v. *1, n.12, art. 10, p. 19*-2**, Dez. 202* </line>
<line> www4.*san*t.com.br/*evis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. *. Silva, J. A. D. V**adão, G. **rmo, V. S. Silva, F. N. Macie* </line>
<line> 196 </line>
</par>
<par>
<line> 1 IN*RO*UÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Este *rtigo apresent* pressupos*os da Adequa*ã* So*iot*cnica (AS*), que e*plicam o </line>
</par>
<par>
<line> porq** d* *uitos </line>
<line> p*squisadores opta*em por </line>
<line> *ssa *bordagem a* enqua*r*r e **scre*er </line>
</par>
<par>
<line> conceitualmente a *emá*ica Tecnologi* S*cia* (TS). Em **nhas gerai*, essa r**ação **cora-se </line>
</par>
<par>
<line> n*s *es*l*ados que as aplicaçõ*s tecnológicas p**p*rcio*am * uma *oc*edade, </line>
<line> j á que </line>
</par>
<par>
<line> *er*it*m o des*nvo***mento de </line>
<line> *iversos ca*pos, *omo econômico, cultural, </line>
<line> ambiental </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> social. Os e*emen*os sociais têm se destacado n*s aproximações entre *ST e TS, mesmo em </line>
<line> planos *e pesqui*as e desenvolvime*to ** soluçõ*s *novad*ras. Com* observa*o p*r *a*nino </line>
</par>
<par>
<line> (*014), </line>
<line> não é *emp*e *ue os *onhecimentos ci*ntíficos e tec*ológ**os sã* *u*ici**tes par* </line>
</par>
<par>
<line> d*senvol*er equidade econ*mi*a, ju*ti*a soc*al * sustentabilidade ambiental. </line>
<line> O o*har **b*e o social forta*e*e a perspe**iva da sociedade *a relação en*re ciência e </line>
<line> tec**logia. É *en*a* além *a tecno*iê*c*a, ou sej*, é ampliar a relaçã* linear ** ciênci* * da </line>
<line> te*nologia e i*c*uir a soc*edade, form*ndo a tría*e C*ência, Tec*ologia e *ocie*a*e. * </line>
<line> inserçã* da socieda*e nes*e contexto pode ser entendida *eoricament* a p*rti* da A*T. Com </line>
<line> isso, *onsti*ui-se *ma visão diferenciada voltada par* o* interesses s*ciais com o poten*ial de </line>
<line> ** form*r uma sociedade *tua*te, ema**ipada e capaz de pa*tic*par das **cisões do co*texto </line>
<line> cien*ífico e tecnol*g*co no qual es*eja *n**rida (FRE*TAS; SEGATTO, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> A *ST tem sido *bord*da *or d*versos pesqu*sad**es p*ra </line>
<line> nortear os es*udos so*re </line>
</par>
<par>
<line> te*nolog*a* *lternativas (por exemplo, Tecnologia Socia*). As tecnol*gias alt*rnat*vas </line>
<line> surgi*a* par* contrapo* a hegem*ni* de te**olo*ias direcio*adas *ar* * desen*o*vimento </line>
</par>
<par>
<line> e*on*mico (as ditas convencionais) e que não são capa**s *e resolve* p*oble*as sociais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ambien*ais. Especifi*amen*e, </line>
<line> *s TS **f*rem-se a um quadr* *e e*volvimen** d* pr*p*ia </line>
</par>
<par>
<line> comun*dad* e *e va*oriz*ção </line>
<line> e uti*izaçã* do conhecimento loca* na busca de sol*ções </line>
</par>
<par>
<line> tec*ológicas e al*ernativa* aos prob*emas lo**is. </line>
<line> A utilização *a AS* como persp*ctiva teórica em *esquisas so*re TS f** observada na </line>
<line> revisão realizada por Duque e Valadão (201*), *ue, po* mei* de u* estudo bibliométrico do </line>
<line> per*odo de *012 a 2015, concluíram que existem du*s vi*õe* teó*ica* para emb*sar os estudos </line>
<line> de ** no Br***l. Uma de*as é a AST, que p**si*ilita a comp*eensão da TS *omo prática par* </line>
</par>
<par>
<line> transformação *ocial (DUQU*; VALA*ÃO, 2017), em que a *omunidad* é at*va </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> propos*ção de solu*ões para os seus </line>
<line> *róprios *rob*emas. Coadunando </line>
<line> com *sse </line>
<line> res*lt**o, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *evisão *is*emática </line>
<line> de li*era*ura de </line>
<line> produções </line>
<line> ci**tíficas veiculadas *a S*ience Direct e </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Portal *eriód*co Capes, *ef*rente ao perío*o d* 2007 a 2017, realizada por Nascim*nto, </line>
<line> Re*. FSA, *e*esin*, *. 21, n. 12, *r*. 10, *. 194-210, Dez. 2**4 www4.fsanet.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Pressupostos da Ade*u*ção Sociotécnica par* *s*u*os em Tecn**ogia S*cial </line>
<line> 197 </line>
</par>
<par>
<line> Binot*o e *enini (20*9), constato* que a *ST foi a perspectiva teórica mais recorrente </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> pesqu*sa* real*zadas *o*re TS. </line>
</par>
<par>
<line> Des*e </line>
<line> m*do, constata-se que * AST é um* *as opções teóric*s *ara en*ender a TS. </line>
</par>
<par>
<line> Con*udo, os trab*lhos n*ssa linh* de raciocínio não *nve*t*ga* </line>
<line> como a AST co*f*gura-se </line>
</par>
<par>
<line> c*mo uma perspectiva te*rica basilar para o dese*vo*vim*nt* de TS. </line>
<line> Para r*sponder a *ssa q*estão, realizou-se uma *evi*ão integrativa da l*te*atura, que </line>
</par>
<par>
<line> *ev* </line>
<line> por objetivo elencar pres*upost*s da AST favoráveis ao estudo de TS. M*is </line>
</par>
<par>
<line> especifica*e*te: *) realizou-se a pes*ui*a em quatr* ba*es de dados; b) se*uira*-*e ** </line>
</par>
<par>
<line> recomendações </line>
<line> de Torraco </line>
<line> (2*05, 2016) para ela*oração de uma revisão de litera*ur* que </line>
</par>
<par>
<line> foss* integrativa; e c) foi apresentada *ma prop*sta *e agend* *utu*a de pesq*i*a. </line>
<line> A real*za*ão d*ste trabal*o se jus*i*ic* por *er pertinente ap*ofundar o conhe*imento </line>
<line> sobre a relação exi*t*nte *ntre AS* e TS * por s*rem rele*antes as *o*tribuições de estudos </line>
</par>
<par>
<line> de revisã* </line>
<line> bi*l*ogr*fica para a melh*r compreensã* co*c*it*al e *onv**gê*cia de tem*s </line>
</par>
<par>
<line> di*ersos. Ademais, espe*a-se que </line>
<line> os resultados </line>
<line> de**e estudo s*jam úteis para </line>
<line> *ire***nar </line>
</par>
<par>
<line> pesq*is*s realizadas, princ*palmen*e por ingre*san*es n* ár*a, e ampl*ar a d*scussão sobre TS </line>
<line> a* entender os porquês *e se inv*stiga* a temática sob a persp*ctiva teórica da AST. </line>
<line> Este art*go, além de*ta introdução, pos*ui uma seção q*e di*cor*e so*re conside**ções </line>
</par>
<par>
<line> iniciais *e AST e TS. </line>
<line> Logo após, apres*nta-se a met**olo*ia, segui*a </line>
<line> pela disc*ss*o dos </line>
</par>
<par>
<line> re*ultado*, considerações fina*s e lista de refe*ência*. </line>
<line> 2 **FE*ENC*AL TE**ICO </line>
<line> 2.1 Considera*ões **eliminares sobre Adequação Socioté*nica e Tecnologia S*cial </line>
</par>
<par>
<line> A AST po*e ser </line>
<line> enten*ida como um ra*o *e estudos *obre **cnolo*i*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> des*nvolvimento (BAPTISTA, 2*1*). C*** *raço *a tecnociência (DAG*INO, </line>
<line> 201*) , </line>
</par>
<par>
<line> di*eciona-se para uma v*são m*i* social da construção de t*cn*logias e *no**ção, *eforçando a </line>
</par>
<par>
<line> relação de d*alid*d* </line>
<line> entre técnica e socia* (VALAD*O; AND*ADE; CORDEIR* N*TO, </line>
</par>
<par>
<line> **14). Da*nin* (2014) apresenta um esquema representa*ivo d* quatro conce*ções p*ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tecnociên**a e *itua </line>
<line> a AST no qu*drante em que há *ondicionamento de valores </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> dist**ciamento da visão de tecnolo*i* e </line>
<line> ci*ncia c*mo neutras, caracteriza*do-as como *ma </line>
</par>
<par>
<line> realidade socia**ente const*uída. Na visão da AST, a tecnologia pode *er controlada pelo ser </line>
</par>
<par>
<line> hum*no, o que a distância do de*erminismo mercadológ*co. Ass*m, a AST, na </line>
<line> visã* d*s** </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, Te*esina PI, *. 21, n.12, art. 10, p. 194-210, Dez. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. A. Silva, J. A. D. Valadão, G. *ar*o, V. S. Silva, F. N. Maciel </line>
<line> 198 </line>
</par>
<par>
<line> autor, * *ma pers****i*a tecn*l*gic*, que é portado** de valore* e pode s*r human*me*te </line>
<line> controláve*. </line>
</par>
<par>
<line> A AST é direcionada </line>
<line> para * colet*vi*ade, para </line>
<line> um proce*so de con*t*ução s*cial </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> político (*AGNINO; BRANDÃO; NOVAES, 2004). Ela </line>
<line> envol*e </line>
<line> pro*esso* de tra*alh* </line>
</par>
<par>
<line> coletivos, </line>
<line> a*sociati*os * colaborativos (NEDE*, 2015), cujo </line>
<line> conceito se ali*ha a* </line>
</par>
<par>
<line> *onstrutivi*mo (D*GNIN*, 20*4; *E*ER, 2*1*; VALADÃO; ANDR*DE; CORDEIRO </line>
</par>
<par>
<line> N**O, 2014). *ara **ladão, Andra*e e Cordei*o Neto (2014), o con*eito de </line>
<line> *ST foi </line>
</par>
<par>
<line> *unhado a partir de três abor*a**ns distin*as, mas *nterlig*das: a *i*ão de sistemas </line>
<line> tecnológicos *e T***as Hughes, a teoria at*r-rede de Michael Cal*o*, Bruno La*our e Jo*n </line>
<line> Law, e * c**st*utivism* social *a tecnologia, *trib***o a Wieb* Bijker e Trevor Pin*h. Vale </line>
<line> le*brar que um regi*e soci*t**nico pressupõe m*ior en*a*amento entre os *tores, c*m uma </line>
<line> visã* social construti*ista, na qual a própria socie*ade é o local de experimenta*ão e vivência </line>
<line> de*ses ato*es (SENG*RS; W*ECZOREK; RAVEN, *019). </line>
</par>
<par>
<line> N* </line>
<line> v*são de Da*nino (2014), a AST envolv* o *so de te*nolo*ia, *propriação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> co*hecimento pelos tr*balha*ores, pro*es*os </line>
<line> coletivos de trabal*o e incor*oraç*o </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> conhec*mento *ien*ífico-tecnológico exi*t*nt* e novo. Par* esse *utor, o *apel da </line>
<line> AST é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> adequação </line>
<line> d* te*nologia con*e*cion*l para </line>
<line> a *on*epç*o de </line>
<line> alternativas </line>
<line> v*sando ao </line>
</par>
<par>
<line> atendime*to de situaçõe* não formais. Com i*so, a tecnologi* n*o se restringe à *atisfação d*s </line>
</par>
<par>
<line> ne*essidades *o set** privado, de otimização do </line>
<line> *so de mão de *bra pa** aume*tar o valor </line>
</par>
<par>
<line> agr*gado de produt*s e serviços e, portanto, a </line>
<line> rentabil*dade (DAGNINO; BR*NDÃO; </line>
</par>
<par>
<line> NOVAES, 2004), mas também para a </line>
<line> inclusão so**al. </line>
<line> C** a perspectiva socioté*ni**, </line>
</par>
<par>
<line> inte*ram-se a Ciência e </line>
<line> a Tecnologia e se consolida a sociedade como promot*ra </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> *ese*volvimento ci*n*ífico e te*nol*gico. Assim, a tecnociência passa a *er utilizada de forma </line>
<line> mais hum*nitár*a * e*icaz com a p*rt*cipação comunitár*a e o envolvi**nto soci*l. </line>
<line> *o se falar e* tecn**ogias alternativas, * l*teratura apresenta dive*sas *bordagens, que </line>
<line> se desenvol*eram *o longo *os anos, *omo as tecnologias democráticas na década de 1960, as </line>
<line> tecnologias apr*priadas nas década* de 1960 * 19*0, as te*n**og*as i*termediárias na década </line>
<line> de 1960, as *ecno*ogias alte*nat*va* n* década de 1990, as inovações d* bas*, a* in*vaçõ** </line>
<line> so*iais, as bases *e pir**ide e as *ecnolog*as *ociai* a partir dos anos 2000 (V*L**ÃO; </line>
<line> ANDRADE; CORDE*RO N*TO, 2014). Emb*ra seja consenso que as te*no*og*as </line>
<line> convencionais são o *mpulso de *esenvolvi*ento econômico em uma nação, ela* não s*o </line>
<line> sufi*ien*es para resol**r questõ*s so*iais, principa*mente em países *eriféricos, e *cabam p*r </line>
</par>
<par>
<line> realça* *s interes*es de classes domina*tes, f*to *u* cara*te*iza uma lacuna em s*u uso </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> r**orça * exclus** social (DAGNINO; *RA*DÃO; *OV*ES, 20*4). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *eresina, v. *1, n. 1*, art. 10, p. 194-210, *ez. 2*24 www4.fsanet.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Press*postos da *dequação Soc*o*écnica para Es*udos em Tecnologia *ocial </line>
<line> *99 </line>
</par>
<par>
<line> A ideia </line>
<line> de tec*ologias alternativ** ou apro*riad** (TA) advém do *raba*ho </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Sarov*ya Gandhi, n* déc*da d* 1920, ao proporciona* r*abi*ita**o e ma*or </line>
<line> *ese*volviment* </line>
</par>
<par>
<line> de t*cnolo**as tra*icionais </line>
<line> na* </line>
<line> comun*dade* l**ais (NASCIMENTO; B***TTO; B*NINI, </line>
</par>
<par>
<line> 2019). ** literatur* acadêmica, o surgim*nto do *ov*m*nto de T* s**ua-se nas d*cadas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 1*60 e 1970 (SM*TH; FRESSOLI; THOMAS, 2014) e é co*sider*do como um* *eação *s </line>
</par>
<par>
<line> t*cnologias </line>
<line> convenc*onai*, </line>
<line> que d*monstravam s*r i*apropriadas para *ropiciar melhori** </line>
</par>
<par>
<line> econômicas e socia*s da soci*dade </line>
<line> e* geral, em e*pecial em paíse* em </line>
<line> desenvolvim**to </line>
</par>
<par>
<line> (SHIN; HWANG; K*M, 201*; S**TH; F*E*S**I; TH*MAS, ***4). Para sua </line>
<line> concep*ão, </line>
</par>
<par>
<line> pressupõe-se ser nece**ária a apropria*ão de tecnolo*ias conve*cionai* para propic*ar </line>
<line> desenvolvimento não s* econômico, ma* *ambém social e cultura*. </line>
<line> As TA passaram por crític*s em **lação à *ua aplicabilidade p*ática (SMITH; </line>
<line> FRESSOLI; TH*MAS, 2014), baixa p*odu*ividad* e ineficiência (*H**; HWANG; KIM, </line>
</par>
<par>
<line> 20*9). </line>
<line> Com isso, ganharam fo*ça movimentos com propostas alternativas, despo*t*ndo os </line>
</par>
<par>
<line> que defen*iam a inclusã* *a *as* no pr**esso de inovação, ou se*a, a *alorização </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> comunidade *omo p*ssibilidad* </line>
<line> de se cr*a*em soluções partir das própri*s n*cessidades a </line>
</par>
<par>
<line> *oc*i*. </line>
</par>
<par>
<line> O termo in*vação de base **meçou * *e* utilizado em *orno da década de 1990, ten*o </line>
<line> *omo *ropul**ra uma organização de moviment* soc*al, a Ho*ey Be* Netwo**, l*calizada na </line>
<line> Índia (PARWEZ; SHEKAR, 2019). A*u*lmente, ex*stem d*v*rsos mov*m*ntos, que s*o </line>
</par>
<par>
<line> conhecido* por </line>
<line> desen*olver pro*etos inseridos </line>
<line> nessa *emá****, como, por *xemplo, as Red*s </line>
</par>
<par>
<line> de *ec*ologia Social (RTS) no B*asil. T**bém, podem se enquadrar como i*ovação de base </line>
<line> os movimen**s coope*ativos ** U*u*uai, unidades *e extens*o de P&D *a *rg*n*ina </line>
</par>
<par>
<line> (SMIT*; *RESSOLI; THOMAS, *01*) </line>
<line> e ações n* China conhecidas como a cons*ruç*o de </line>
</par>
<par>
<line> um* s*ci*dade harmoniosa (*U*AR et al., 201*). </line>
<line> Alinhada aos **eceito* da inova*** de base, tem-se, *o**ant*, *os â*bitos brasileir* e </line>
<line> l*tino (DUQUE; V*LADÃO, 2017), a Te*nologia Social (TS), abordag**, que pod* s*r </line>
</par>
<par>
<line> en*en*ida como uso de soluções tecn*lógicas no âmbito de comunidade*, v*lorizand* o </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> conhec*mentos locais, *riando alte**ativas para </line>
<line> pro*lemas cotidiano* e p*opor*ionando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> inclusão social. Alé* d*sso, a TS pode ser adaptada a pessoas de b*ixo po*er econômico, n*o </line>
</par>
<par>
<line> **omove desigua*da*es soc**i*, busca sat*sfação d* a </line>
<line> necessid*des hum**as, v*l*riza </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> saber*s e c*ia*ividade da socieda** e preocupa-se com a *ustentabilidad* </line>
<line> ambiental </line>
</par>
<par>
<line> (DA*NINO, 20*0). </line>
</par>
<par>
<line> P*ra Pozzebon, *ello-*ozas e Heck (2021), a *S é *esultado da interação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> fer*amenta*, </line>
<line> dispositivos, técnicas e metodologias aprop*ia*os *or atores locais, </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, *.12, art. 10, p. 1*4-210, De*. *024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. Silva, J. A. D. Val*d*o, G. Ca*mo, *. S. Silva, F. N. *aciel </line>
<line> 2*0 </line>
</par>
<par>
<line> desenvolve* s*luções a p**blem*s diversos, * que pode pr*m*ver in*lus*o social e melhor*s </line>
<line> condiçõe* de vida. Ness* sen*ido, Nascimento, Binotto e Benini (2019) des*aca* o potencial </line>
<line> das TS, enfatizando a inclusão so*ial, o dese*v*lviment* l*cal e o ac*atamento das *iferenças </line>
</par>
<par>
<line> **istente* </line>
<line> n*s rel*ções econômi*as. Ademais, Fr*itas e Se*atto (2014) reforçam que a TS </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *oerente com a rela*ão C*ên*ia, Tecnologia e Soci*dade e p*de *ro*or*ionar emancipação e </line>
</par>
<par>
<line> valoriz*ç*o d* indivíd*o e da </line>
<line> cultura local. Alé* dis*o, é d*s*aque para o pr*ce*so de </line>
</par>
<par>
<line> con*trução **cial, dem*c*atização do *onhecimento e transf**mação socia*. </line>
<line> 3 PROCEDIMENT*S METO*OLÓ*ICOS </line>
<line> Para responder à prob*e*ática *e pe*quisa propost*, opt*u-se por reali*ar uma **vis*o </line>
<line> ***liog*áfi*a, *prox*mando-a das recome*daçõe* de Torraco (2005, 2016). A revisão </line>
<line> integrativa b*scou *ev*sar, criticar, an*lisar e *inteti*ar a *it*ratura (TORRACO, 2005). *essa </line>
<line> f*rma, em termos metodológicos, foram real*zadas seis etapas sequenciais, *ue es**o descritas </line>
<line> no Quadro 1. </line>
<line> Quadro 1 - *tapas metodológicas realizadas na pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Descr*ção </line>
<line> Ação </line>
<line> Resul*ado </line>
</par>
<par>
<line> 1. </line>
<line> S*leç*o da l**er*tur* *ara revi*ão: defini*ão de termos- chave e ba nc os de dados para pesquisa </line>
<line> Bases de *ados utiliza**s: Web *f Science e Sco*us (internacionais), Redalyc (reúne *evist** científic*s da A*érica **tina, *aribe, Espanha e Por*ugal) e Scielo.*r (nacional). A busca, realizada e* **tubro de 202*, *correu em duas fases para s* t*r maio* cobertu*a d* publicações. 1ª fase - Ter*os aplicados: "adequação sociotéc*ica", "adecu*ción **ciotécnica" e "so*iotechnical adequacy" em todos o* campos de b*sca, conforme a abra*gência de cada b*se ** dados. Foco: art*gos que discutiam sob*e AST, p*ra en*ão sel*cionar, dentre eles, aque*e* que também abordavam *S. 2ª fase - Termos aplicados: "tec*ol*gia social" e "*ecnolo*ía social" em todos os *am**s de busca *a b*se Redalyc, *or est* ter abrangência na Améric* L*ti*a, loca* on*e a temática *em sido mais abord**a. Fo*o: *rtigos que *isc*tiam sobre T* para depois selecion*r aq*eles que tamb*m abor*a*am a AST. Aplicaram-se a* str*ngs combinando com a opção "art*go". </line>
<line> Ar*ig*s seleci*nados 1ª f a s * : 02 - Web of Scien*e 0* - Sco*us 19 - Redal*c 0* - S*ielo.*r Total: 32 2ª f a s e : 122 - Redalyc </line>
</par>
<par>
<line> *. </line>
<line> De*ini*ão de *r*térios *e inclusão e *xclusão d* literat*r* </line>
<line> Critérios ** inclusão: a) art*gos que utilizavam *s expressõ*s (e c**relações) de "adequação so*iotécni**" e "tecnolo*i* so*ial" con*o*me f*ndamentação te*rica deste trabalho; e b) artigos que abo*dav*m as duas temáticas (AST * **) con*unta*ente. Critérios *e *xc*usão: a) artigos que não estavam integralmente *i*ponibilizados nas bases de *ados; e b) arti*os de *evi*ão de literatura. </line>
<line> Artigos *antid*s: nov* em cada f*se. Tot*l: 18 artigo*. </line>
</par>
<par>
<line> 3. </line>
<line> De**niçã* da estr*t*gi* p*ra ref*nar o* resu*tados </line>
<line> Realização de le**ura at*n*a do título, re*umo e pal*vras-chave d*s 154 artig*s selecionados na primeir* etapa. Q*and* a leitur* dos tí*ul*s, resumos * palavras-chave *ão foi suficiente, leu-*e tam*ém a int*odução e se, nece*sário, a versão completa d* artigo, </line>
<line> **z art*gos. (*ito artigos se re**tiram nas duas </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 21, n. 12, *r*. 10, p. 194-210, Dez. 2024 </line>
<line> www4.**anet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Pressupostos da Adequação Sociotécn*ca para Est**os em Tecnolog*a S**ial </line>
<line> 201 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> focando-s* na aplicação d*s *ri*ér**s d* incl*são * exc*usão. </line>
<line> fa*es). </line>
</par>
<par>
<line> 4. </line>
<line> I**ntificaç*o *a s *ategorias a s e* em *nal*sadas </line>
<line> a) carac*erísticas e elementos da *ST; b) caracte*ístic*s e elemento* d* TS. Para *erem selecionado*, o* artigos deveriam te* e* seu cor*o a discus*ão de AST e *S e nã* *pen*s r*fer*n**as superficiais e *em uma explicação *onceitual pa*a uma ou *utra temát**a. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 5. </line>
<line> Análise crítica da lite*atur* </line>
<line> Real*zação *a lei*ura e análise dos 10 *r*igos selecio**dos para a e*ab*ração da sínt*se i*t*gra**va. Ide*tificação de pressupostos da AS* condizentes *om a TS. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *. </line>
<line> S*n*ese </line>
<line> Estruturaç*o de **a s*ntese em formato de agenda de pes*uisa futura. </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Font*: elaboração pró**ia (202*) </line>
<line> 4 RESULTADO* E D*SCUSSÕES </line>
<line> 4.1 A i*bric*ção teó*ica entre Adequa*ão *ociotécnica e *ecno**gia *ocial </line>
<line> Co*o visto na *eção **tod*logia, foram pes*uisadas quatr* *ases de dad*s. Embora </line>
</par>
<par>
<line> as palavras-chave </line>
<line> ten*am ret*rn*do re*ultados em *oda* as bases, des*aca-se que o m*ior </line>
</par>
<par>
<line> volume de trab*lhos est*va ind*xa** na Redalyc. Outro </line>
<line> *on** de de*taque sobre </line>
<line> os **tigos </line>
</par>
<par>
<line> seleci*nados refere-se que a m*ior pa*te deles (*ove em dez) re*ultaram d* estudos d* </line>
<line> pesquisado*es br*si*eiro*, o que nã* cau** sur*r*sa *elo fato d* o mo*imento "tecno*ogia </line>
<line> social" (que também foi veiculado nas *onsu*tas), ao menos com essa denomina*ão, o***rer, </line>
<line> destacad*mente, no âmbito do Brasil (DIAS; NOVAES, 2010). O Quadro 2 resume u* </line>
<line> conjunto de *arac*erís*i*as * elementos da A*T e TS discu*idas e* *ada ar*igo, ev*denc*ando </line>
<line> a relação entre as dua* temá*icas. </line>
</par>
<par>
<line> Alg**s aspectos da AST, que f*ram u*ilizados </line>
<line> n*s a*ordagens dos artigos, *ão </line>
</par>
<par>
<line> potenciai* par* just*ficar o porquê de a*g*ns pesquisadores ado*arem *ssa perspec*iva teórica </line>
</par>
<par>
<line> a* *xplicar as TS. Os pressupos**s id*ntificado* pod*m ser cla*sificados *m três </line>
<line> categor*a*: </line>
</par>
<par>
<line> inclus*o s*cial, contrapo*içã* às *e*no*ogias conv*ncionais * co*str*cioni*mo. </line>
</par>
<par>
<line> * p*imeiro aspecto identificado é a incl*sã* *oci*l. * AST tem um grau de </line>
</par>
<par>
<line> *esponsab*lidade *ara a promoção de inclusão </line>
<line> social, já que, em se* discurso, consider*-se </line>
</par>
<par>
<line> que o desenvolv*mento </line>
<line> ocor*e *ia c*a*ses sociais (FRA**; ALV*AR; *RUZ, *020) e </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> meio *e co*struçã* *oletiv* *e *oluções </line>
<line> tecnológicas (POMPEU </line>
<line> et al., 2018), passando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> at**der intere*ses </line>
<line> d* grupo s*ciais (DAGNINO, *015). Isso q*er *ize* *ue as per*pectiva* </line>
</par>
<par>
<line> *ociotécnicas abrem portas p*ra maior consider*ção do social e ajuda* a pr*m*ver a inc*usão </line>
</par>
<par>
<line> de classes e comunidades </line>
<line> **s*avore*idas. **sa inclus*o dem*raria ou até mes** *ão </line>
</par>
<par>
<line> *correr*a s* preva*ecessem os int*ress** ligados *s tecnologias *onv**cio*a*s. </line>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 21, n.12, art. 10, p. 194-*10, D*z. 2*24 *ww4.fsa**t.**m.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. A. Silv*, J. A. D. Valadão, G. Car*o, *. *. *i*v*, F. N. Maci*l </line>
<line> 202 </line>
</par>
<par>
<line> Qu*dro 2 - Concepções pa*a adequação s*ci*técnica e para tecnologia socia* </line>
</par>
<par>
<line> Artigo </line>
<line> País </line>
<line> Concepç*es para AST </line>
<line> Conc*p*õe* para TS </line>
</par>
<par>
<line> Andra*e, Cordeiro Neto e V*ladão (2013) </line>
<line> </line>
<line> I*terli*ação entr* *écnico e socia*. N*o det*rmi*ismo e neut**l*dade da tecn*logia. Pers*ect*v* co*strucion**ta. Inte*ações so*ia*s. </line>
<line> Vinculação * inovaçã* soc*al. C*ráter es*ecífico do lugar. </line>
</par>
<par>
<line> Freitas * Segatto (20*4) </line>
<line> </line>
<line> Não neutral*da*e da tec*ologia. Tecnol*gia co*struí*a s*ci*lment* (partici**ção de at*res e consid*ração com o contexto). </line>
<line> Pro*ag*nismo do *suári*. Inter*ção *a comunid*de. V*lorização *a cu*tura, *a*ore* e **nh*cime*t* *oca*. Promoção ** tr*nsformação social. C*n*trução p**ticip*tiva. </line>
</par>
<par>
<line> D**nino (2015) </line>
<line> </line>
<line> Adequação *a tecnociê*cia. Atendi*ento aos intere*ses ** grupos sociais. </line>
<line> Autogestionária. Pr*pr**dade coletiva d*s meio* de produ*ão. </line>
</par>
<par>
<line> Medeiros * Silva (2016) </line>
<line> </line>
<line> (Re)significaç** d* tecnolog*as para mudan*as sociais. </line>
<line> Par*icipa*ão popular. Inclusão *ocial. C*n*tru*ão compartilhada. </line>
</par>
<par>
<line> Valad*o, Co*deir* Neto e An*rade (*017) </line>
<line> </line>
<line> *ecno*iência como cons*rução social. </line>
<line> S*mpli*idade e baixo *u*to n*s tecnologia*. Pr*tagonismo do lo*al. Não **o **talmente replicad*s. Promoção da medi*ção d* açõe* sociais. </line>
</par>
<par>
<line> Cejas, Martíne* Coen*a e Vanoli (2017) </line>
<line> </line>
<line> Presenç* de elementos het*r*gêneos que *e re*acion*m: at*res soci*is, artefa*os e sistemas tecn*lógicos. </line>
<line> Participação. U*o de r*cursos naturais, *onhecimento, sabere* e práticas l*c*is. </line>
</par>
<par>
<line> Pomp*u, Ato*ini, Cast*o, Henr*ques, Araújo e *epomuc*no (2018) </line>
<line> </line>
<line> C*nstrução coletiv* de so*uções *ecnológicas. Ate*dimento aos in**resses coletivos * sociais. Autogestão. Em*ncip*ção *e trabalhadores. </line>
<line> Não neutralidade da tecnociência. Inovações cri*das par* e pelos p*ó*rios usuários. </line>
</par>
<par>
<line> Fraga, Alv*ar * Cruz (20*0) </line>
<line> </line>
<line> O dese*volvi*e*to ocor** com as classe* sociais. </line>
<line> I*t*ração co* as pessoas. Inc*usão social. Experiênc** co*ju*ta/coletiva. </line>
</par>
<par>
<line> Ca**ilhos e Silva (2*20) </line>
<line> </line>
<line> Romp*men*o com a v*são estática e normativa *e pr*duto. </line>
<line> *a* além *e *rt*fatos materiai*. Reintegração de saberes. **an*ipação e a*tonom*a do* atores. Constr*ção co*etiva d* sol*ções. </line>
</par>
<par>
<line> *rchanjo Jún*or * Gehlen (20*1) </line>
<line> </line>
<line> T*cnologi* como con*truçã* soc*al. Valoriza*ão e *tend*m*nto aos interesses coletivos/s*ciais. Inclusão e eman*ipa*ão social. Reso*ução de problemas locais. I*te*ração de atores diver*os e conhecimento c*entífico com o pop*l*r e o tradicio*al. </line>
<line> *esolução de p*ob*emas locais. T*c*ic*s re*p**cá*eis. Par*icip*ção da comunidade. Protagonis*o d* local par* de*envolvimento da te***l**ia. Au*o*omia e t*an*forma*ão so*ial. Coaprend**ag*m e **la*oração. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *ados *a p*squis* (2021). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 21, n. 12, ar*. 10, p. 194-210, Dez. *024 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Pr*ssu*ostos da Adequação Sociotécnica para *studos em Tecnologia Social </line>
<line> 203 </line>
</par>
<par>
<line> *esmo *u* a TS seja ide*lizada *ara so*ucio*ar problem** locais (ANDRADE; </line>
<line> CORDE*RO NETO; VALADÃ*, 2013; ARC*ANJO JUNIOR; GEHLEN, *021), conforme </line>
<line> as realidades e * context* d* c*da comunid*de, e*a con*ribui para a *nclusão (F*A*A; </line>
<line> ALVEAR; CRUZ, 2020; *EDEIROS; SILV*, 2016) e * transformação (*RCHAN*O </line>
<line> J*N*OR; *EHL**, 2**1; FREITAS; SEGAT*O, 2014) sociais. P*de-se di*er que, qu*n** </line>
<line> se cria uma alternativa q*e responde a um problema *e uma c*mu*idade em específico, como </line>
<line> questões de saneamento básico, a*e*so à água p*táv*l, al*menta*ã* su*tentáv*l e de qualidade </line>
</par>
<par>
<line> nutriti*a, e a*esso * *ducação e à *ultu*a, de*tre *utros, promove*-se a dignidade e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> in*l*são social das pessoas que c*mpõem essa c*munidad*, c**ferin*o a el*s transformação </line>
<line> no *eu co**diano co* **ior qualida*e de *ida. </line>
<line> Há que se *estacar que autore* como Archanjo Júnior e Ge*len (2021) entendem q*e * </line>
<line> TS envolve técnicas e/ou s*luções que pode* ser r*apl*cadas. N* entanto, pode-se *dmitir até </line>
</par>
<par>
<line> reaplicação pa**i*l, * d*pender da va*oriz***o do c*ntexto e* que se e*quadr* outr* e </line>
<line> com*n*dad* a se* beneficiada. Mas uma reaplicação i**egral torna-se mais compl**a e difícil </line>
<line> de ocorrer devido a algumas características da *S, *omo *er idealizada e desenvolvida *om a </line>
<line> comunid*de (e n*o para * co**nidade) *ara aten*er u* pro*lema local (*ue *aria conforme </line>
<line> **ntexto). Portant*, é possível ocorrer a inclusão so*ial com a a*oção de TS, mas não uma </line>
</par>
<par>
<line> in*lusã* e* **ssa, em que se resolv*m proble*as semel*antes com </line>
<line> *ma *nica </line>
<line> sol*ção </line>
</par>
<par>
<line> d*fusionista. </line>
</par>
<par>
<line> O fa*o de a TS possuir capacid*de de p*omover *nc*us*o soci*l não *ode le*ar a um </line>
<line> entendime*to equivoc*d* de que TS e inovação **cial possuem o mesmo significado. A TS ** </line>
</par>
<par>
<line> enq*adra </line>
<line> na ino*aç** social, mas ne* </line>
<line> toda in**ação social pode ser </line>
<line> class*f**ada como </line>
</par>
<par>
<line> t*cnologia *ocial. Isso *o*que a inovação social inclusiva pode s*r criada por qualquer gru*o </line>
<line> ou e*tidade (n** *eces*ariamente com envolvimento *a comu*idade) e favorecer </line>
<line> determinado grup* necessitado de algum* alterna**va para sanar proble*as diverso*. Já * TS </line>
<line> pressupõe o uso da tecnologia para s*l**ões de pr*blemas *o**nit*rios (seja d* </line>
</par>
<par>
<line> sust*ntabilidade, qualidade de vi*a ou bem-e*ta*) *om * envol*imento da </line>
<line> comunidade, </line>
</par>
<par>
<line> destac*ndo o prota**ni*mo local * conferindo em*odera*en*o, autonom*a * emancipa*ã* d*s </line>
<line> atores. </line>
<line> O s*gundo aspecto, contrap**içã* às tecnologias convenc*on*is, é um pont* *o*te n** </line>
<line> a*orda*ens *ociot*c*icas. A questão central * impor uma n*va v*s*o sobre a t*cnol*gia e seu </line>
</par>
<par>
<line> pap*l </line>
<line> para o de*envolvimen*o. E*a visa a ampliar seu </line>
<line> entendi*ento par* *lém </line>
<line> de questõe* </line>
</par>
<par>
<line> e*onômicas e voltadas pa*a intere**es de poucos, ger*lmente de uma elite privilegiada. A *á </line>
</par>
<par>
<line> tecnolo*ia pas** a ser vis*a como </line>
<line> u*a pos*i**lidade de se cria*em so*uçõ*s pa*a atender </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, *eresina PI, v. 21, n.12, a*t. 10, p. 1**-2*0, Dez. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. A. Silva, J. A. D. Val*dão, G. Carmo, *. S. Si*va, F. N. Maciel </line>
<line> 204 </line>
</par>
<par>
<line> *n*ere**es *o*etivo* e sociais (ARCHANJO JUNIOR; *EHLEN, 2021; POMPEU et al., </line>
<line> 2018) a pa*tir da *xistênci* d* *n*er*ç*o *ntre técnico e social (AN**ADE; *ORDEI*O </line>
<line> NETO; VA*ADÃO, 2013). </line>
<line> A *artir d* abord*gens sociotéc*icas, a relação de Ciência * Tecnolo*ia dei*a de ser </line>
<line> linear e ut*litarista, já *ue o so*i*l pass* a se* **corporado no p*ocesso. A tec*ologia ass*me </line>
</par>
<par>
<line> um novo significa*o, deixa d* ser </line>
<line> ente*dida como neutra e *eterminista (ANDRADE; </line>
</par>
<par>
<line> CO*DEI*O NETO; VALADÃ*, 2013; *REITAS; SE*AT*O, 2*14) * passa a ser favorável </line>
</par>
<par>
<line> a muda*ças soc*ais (Medeir*s; Silva, </line>
<line> 2*16), em que o co*hecimento t*cnico-científico </line>
</par>
<par>
<line> (ciên*ia e </line>
<line> tecnologia) *tua a *avor da </line>
<line> inc*usão e da eman*ipaçã* soci*is. A tecnoc**ncia </line>
</par>
<par>
<line> v*gora, então, *omo cons*ru**o socia* (ARCHANJ* JUNIOR; GE*LEN, 2021; FREITA*; </line>
<line> *EGATTO, 2014; VALADÃO; **RDEIRO NETO; ANDRADE, 2017). </line>
<line> O fio co*duto*, que lig* a AST e a T* sob o as*ec** de con*raposição às *e*no*og**s </line>
<line> convencionais, é a in*lu*ão do soc*al na dis*ussão de t*cnologia * ciência, uma vez que a TS </line>
</par>
<par>
<line> envolve participa*ão, colab**ação e interação d*s </line>
<line> p*ssoas da co*unidade (*RCHANJ* </line>
</par>
<par>
<line> JUNI*R; GEHLEN, 2021; CA*TIL**S; SIL*A, 20*0; F*AGA; A**EAR; CRUZ, 2020; </line>
<line> FREITAS; **GATTO, 2014; MEDEIROS; SI*VA, 2016). Pa*a a TS, * *unda*ental o **tal </line>
</par>
<par>
<line> *nvolvimento da base, onde u** comunidade </line>
<line> ou us*ári* </line>
<line> atu* e de*ide sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento de solu*ões para se** próprios pr*blema*. * in*er*** do social n* dis*ussão </line>
<line> das TS confer* a*tonomia (ARCHANJO JU**OR; G*HLEN, **21; CAS*ILHOS; S*L*A, </line>
<line> 2020) e emancipação dos ato**s (CA*TILHOS; SILVA, 2020). </line>
<line> Deve-se ter claro **e a* aç*es não *corr*m *ar*, *as com a co*un*dad*. Isso q*er </line>
<line> *izer que a *o*ução t*cnol*gica a ser dese**olvida pr*cisa: 1) ser p*nsada loca*mente, 2) ser </line>
<line> re*vindic*da no contexto *o p*obl*ma, 3) considerar os inte*esses e valo**s da comunidad*, *) </line>
<line> *er desenvolvida co* a partic*pação ativa de **em realme*t* v*v*ncia as *i*iculda*e* e 5) </line>
<line> gar*ntir *ue a inovação real*ent* *enha a*licabilidad*. </line>
</par>
<par>
<line> O terceiro </line>
<line> pressuposto é o con*trucionismo, que é um par*di*ma em que se busca </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> co*preensã* *e com* *s </line>
<line> pessoas des*revem ou e*pli*am o mun*o em que elas v*vem </line>
</par>
<par>
<line> (*ASTA**N, *004), quan*o se *arte *a premissa </line>
<line> de q*e o conhecimento (CASTAÑON, </line>
</par>
<par>
<line> 20*4) e a *eali*ade (BER*ER; LUCKMANN, 200*) são socia*mente *onstruído*. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> sent**o, C*j*s, Mar*inez Coen*a * Van*li (20*8) </line>
<line> aponta* q*e a AST *eún* elementos </line>
</par>
<par>
<line> heterogêne*s (que inc*uem atores, artefat*s, sistema* t*cnológicos, conh**ime*tos * recursos </line>
<line> d*ntr* outro*), que se relaciona* (ou interagem) entre si em um proc*sso de construção. </line>
<line> * visão construcionista possibilita a compreens*o de q*e na AST * tecnologia n*o é </line>
<line> *elacionada a apena* artef*tos, ou seja, a algo que se **iliz* para promover a *nclusão socia*, </line>
<line> R*v. FSA, Te*esina, v. 21, n. 12, art. 1*, p. 19*-210, Dez. 2024 www4.f*anet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Pressupostos da Adequa*ão Sociotécn*** para Estu*os e* Tecnologia *ocial </line>
<line> 205 </line>
</par>
<par>
<line> por exempl*. N* *erdade, * que se **m é o prot*gonismo c*njug**o de *odos os el*me**os </line>
<line> (sociais, técnicos e *ater*ais) voltados para sol*ções soc*ais (DUQ*E; VA*ADÃO, 2017), </line>
</par>
<par>
<line> não se rest**ng*ndo a </line>
<line> u m ou </line>
<line> outro elemento, sejam materiais ou pessoas (CASTILHOS; </line>
</par>
<par>
<line> S*LVA, 2020; VALAD*O; ANDRADE; CORDEIRO NET*, 2014). Como e*emplo, pode- </line>
<line> se ci*ar q*e, s*b a visão da A*T, não se busca apenas uma tecnologia para reúso *e água da </line>
</par>
<par>
<line> chuva, mas também se verifi** a adequação de**a al**rn*tiva pa*a a sociedade, o </line>
<line> qu* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> p*ssív** a p*rtir da ins*rção des** soci*dad* (o* s*ja, d* so*ial e d*s m*t*riais * serem </line>
<line> adotados) no contexto de dis*ussão, desen*olvime*to e aplicaç*o da tecno*ogia. </line>
<line> O construcionismo é pon*o i*portante para *e ex*lic*r * po**ncial da *ST *o </line>
<line> entendi*ento so*re o que s*o TS. Coerente * essa lin*a de pens*m*nto, a TS: a) pres*upõe o </line>
</par>
<par>
<line> uso de rec*rsos n**urais, conh*ciment*, saberes e práticas </line>
<line> locais (*E*A*; MARTIN*Z </line>
</par>
<par>
<line> COENDA; V*NOLI, 2018), b) é ideali**da * desen*ol*i*a pela própria co*un*dade a **r </line>
</par>
<par>
<line> ben*fi*iada (PO*PEU et al., 201*) e c) p**move a valorizaçã* da cultura, va*ores </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> con**cimento </line>
<line> loc*is (FREIT*S; *EG*TTO, 2014) </line>
<line> * </line>
<line> a r*i*tegraç*o de sabe*es </line>
</par>
<par>
<line> (CAST*LHO*; SILVA, 2*20) a coaprendizagem (ARCHANJO JUN*OR; G*HLEN, 2021) e </line>
<line> * prot*go*i*mo loca* (A*CH*NJO J*NIOR; G*HLEN, 2021; FREITAS; SEGATTO, 2014; </line>
<line> VALADÃO; CORDEIRO NETO; ANDRA*E, *017). </line>
</par>
<par>
<line> Co* o embasa*ento constr*cionist* da AST, pode-se explicar que o pr**esso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *riação * desenvolv***n*o de alg*ma solução n* âmbit* de tecnologia* sociais d*ve ocorrer </line>
<line> com o envol*imento do* i*tegrantes de uma comunid*de, valoriz*ndo o* saberes, </line>
<line> experiências e t*adiç*es l*ca*s. Isso porque as ideias que surgem a partir *e quem vi**nc*a um </line>
<line> problema pod*m ser c*uciais par* a cons*r*ção de uma proposta *ais a*equada. A*ém di*so, </line>
<line> n*s grupos socia**, há i*te*nal*zadas *ráti*as, *ult*ras e *radições, que ajudam n* *roposta de </line>
<line> alternati*as. </line>
<line> A an*lise *rítica da l**eratura *esu*t** na id*ntificaç*o *o* *rês pr*ssup**tos *tri*uídos </line>
<line> ao conceit* de AST com* potenc*a*s para o *stu*o de TS. O e*f*rço de sínte** foi traze* u*a </line>
</par>
<par>
<line> p*opo*ta de agenda de pesquisa futu*a </line>
<line> *ir*ci*nada p*ra acadê*ico* e estudiosos. Com *sso, </line>
</par>
<par>
<line> dent*e as poss*bilidades de *stud*s f*turos, sugerem-se *inco pontos, que es**o de*critos no </line>
<line> Quadro 3. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*es**a PI, v. *1, n.12, art. 10, p. 194-210, Dez. 20*4 </line>
<line> ww**.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. A. Silva, J. A. D. Va*adão, G. Carmo, V. S. *ilva, F. N. Mac*el </line>
<line> 206 </line>
</par>
<par>
<line> *uadro * - *íntese e p*oposta de agend* fut*ra de pesq*isa </line>
</par>
<par>
<line> **ess *- *ostos </line>
<line> Proposição *e pesqu*sas </line>
<line> </line>
<line> *mpacto d* TS par* a *nclusã* ***ial e política* pública* - A AST * u* forte p**ditor *ara ocor*ência de inclusão social e tal caracterís*ica se e*ten*e à **. V*rificar se realmen*e (* em qual medida) as soluções criadas estão promovendo inclusão social, é *ma op*ã* p*omisso** d* estudos. *ab* ta*b*m *esvendar, m*pear e entender o desenvolvimento de políticas p*blicas *a*a apoiar e manter as solu*ões tecnológ*cas, **m*rando que m*ita* dessas inova**es su*g*m para resolver p**b*e*as re*ultantes da omiss*o da es*era governam*nta*. </line>
<line> </line>
<line> Papel de *rgãos g*vernament*is - A AST *nvolve a *elação entre Ciência, Tecnolo*ia e S*ciedade. No âm*i** do Bra*il, sabe-se que exi*tem política* e órgãos que promovem a re*açã* da Ciência e Tecn*log*a, a *xemplo d*s institutos fe*erais de e*si*o. Re*ta saber s* a s*ci*dade participa dessa r*laç*o. Ent*nder o p*p*l as ações de órgãos e gover*amentai* e d* inst*t*ições diversas, *omo unive*sidades e inst*tuto*, para a propulsão de T* é uma proposta *e pesquisa. R*lação e*tre os termos com * emanci*ação *ocial - Em*or* os au*ores abordem *** as TS ao se co*trapo*em às te*nologias c*nvencionais são cap*zes d* prom**er emanci*ação *ocial, não se tem, de forma *lar*, como isso *c*rre. É i*por*a*te *ntend*r melhor o que ser*a *ssa emancipação s*cial, q*ais as suas característ*cas * em qual fu*damen*o teóri*o ela se apo*a. Um dos br*ços dessa *nvestigação *ode ser a associação de estu*os de col*ni*lidade e deco*onialidade. </line>
<line> </line>
<line> Pr*ticas sociais - A adoção/desenvolvimento de TS é u* fenômeno social, que ocorr* em contextos e locais esp*cíficos e com o envolvime*to colaborati*o *a comunidad* e ** rede de apoiadores. Po*tanto, im*rsão nos a ambien*e* ond* *corre es*e fa*o social, *omando-se a prática *ocal como uni*ad* de a**lis*, c*n*r***i para compre**der co* m*ior profundid*de as nu*nças, *s processo* e *s r**a*ões exist*ntes em um *a*p*, onde *usci*am *roces*os cola*orat**os d* cocriação e apren**z*do **nâmico a par*ir *a vi**nc** cotidiana. Pape* e importânci* d* ap*iado*es - *m as*ecto da AST, que s* inse*e no âm*i*o *a T*, refere-se à c*laboração e participação do* ato*es sociais na c*nstr*ção e desenvolvimento de soluçõ*s tecn*lógicas. *es*o que o protagonismo se*a d* comunidade, é precis* uma rede de co*aboradores capaz de co*tribui*, a*oiar e desenvolver s*luções com os *r*pos d* pessoas, que vi*enciam ** prob*em* para o qua* se *usca * s*luç*o. C*m isso, entende-s* s*r n**essário **ali**r estudos sobr* a atuaçã* de**es cola*orado*es, par* evitar a proliferação de oportunistas e esforços desneces*ár*os d** *ue já e*tão em situação de v*l**rabi*i*a*e. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *lab*ração pr*pria (2021). </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSIDERAÇÕE* F*N*IS </line>
</par>
<par>
<line> *ste artigo *eve como objetivo </line>
<line> ent**der *o* que g*ande *arte de *studo* sobre TS </line>
</par>
<par>
<line> adota a AST como su*o*te teór*co. Pa*a tanto, foi *eal*zad* uma *evisão integ*at*va </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> literatu*a. Reali*ar*m-se a leitura e * análise crític* de dez artigo*, * que possibil*tou listar </line>
</par>
<par>
<line> três pressupostos que são potenciais pa** embasar a explicação de TS s*b a le*te </line>
<line> *a AST. </line>
</par>
<par>
<line> Esse* </line>
<line> pressupostos p*oporcionam * imbricação t*órica entre as duas temática*, ou seja, o </line>
</par>
<par>
<line> *nter-*elacionamento concei*ual entre elas. **esar de te*em s**o identifi**dos apenas três, </line>
</par>
<par>
<line> obs*rva-se que a c*nexã* ocor*e </line>
<line> de t*l forma que as *a*a*ter*sti*as das duas tem*ticas </line>
</par>
<par>
<line> *arecem se c*nfundir. Como *xemplo, *ode-se citar a "em*ncipa**o social", que foi abordada </line>
<line> p**a a *onceit*aç*o de AS* por Pompeu et al. (2018) e *or Archanjo Júnior e Geh*en (2*21). </line>
<line> Já *astilh*s e Silva (2020) mencionara* a e*p*e*são quando estavam se referindo à TS. *sse </line>
<line> R*v. *SA, Teres*na, v. 2*, n. 12, art. 10, p. 194-210, De*. 2024 ww*4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P*es**postos d* Adequação So*iotécnica para E**udos em Tecnologi* *o*ial </line>
<line> 207 </line>
</par>
<par>
<line> fato leva à constatação de que h* um forte al*nhamento das c*racterísticas * co*ceituação *e </line>
<line> AST par* expli*ar TS. </line>
<line> Não *o* *ret*nsão neste estudo *den*ificar todos os **ndamentos da AST, mas somen*e </line>
<line> aq***es que *ã* coerentes no uso de *S. Nest* ponto *a discussão, pode-se dizer que os três </line>
</par>
<par>
<line> pressupostos apresentados da AST **o promissores par* e*plicar e </line>
<line> co*ceituar TS. Isso </line>
</par>
<par>
<line> *or*ue: </line>
</par>
<par>
<line> a) * TS *rata da idea*ização de *oluções t*cnológica* para *tender questõe*/problemas </line>
</par>
<par>
<line> locais de uma dada comunidade </line>
<line> em *ue </line>
<line> *s te*nologias convenc*ona** não *ão capazes de </line>
</par>
<par>
<line> s*luci*nar (uso do press*posto *e contraposição às tecn**ogia* conve*cionais); </line>
</par>
<par>
<line> b) *a TS, a* altern*tivas devem ser constru**as no â*bito da comunidade, o*de </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> usu*rio é *m ator a*ivo, que participa do desenvolvim*nto e aplicação da solu*ão. A*ém di*so, </line>
</par>
<par>
<line> a popula*ão env*lve-se em um </line>
<line> processo d* coconstrução, co**ren***agem, participativo, </line>
</par>
<par>
<line> colaborativo e c*m apoio de dive*sos outros *utor*s (volta-se para a lig*ção para*igmática </line>
<line> d* c*nst*ucio*ismo); e </line>
<line> c) a TS visa à s*lu*ão de p*oblemas locais, situa*ões div*rsas, q*e c*locam *ada </line>
<line> comunidade * m*rgem d* socieda*e sem u*ufruir de dire*tos bási**s co*o saúde, saneamento </line>
</par>
<par>
<line> e e*ucação. A TS busca, *om isso, ma**r val*rizaçã* * ins*rçã* social de </line>
<line> p**ulaçõe* </line>
</par>
<par>
<line> despriv**egiad*s (ness* *entido, te*-se o pressupo*to de incl*são s**ial). </line>
</par>
<par>
<line> Em um seg*n*o *omen*o, de*icou-se a realizar u* processo de sínte*e a partir da </line>
</par>
<par>
<line> aná*ise crítica. Com isso, chegou-se a uma proposta *e </line>
<line> *genda de pesquisa com </line>
<line> c*n*o </line>
</par>
<par>
<line> possibilidades de estudos a que pes*uisa*o**s po*e* s* de*ic*r. A *iscussão de TS envolv* </line>
</par>
<par>
<line> m *i t *s </line>
<line> ele*entos. Por isso, há muito para se entende* e a*pliar os estudos relacionados. </line>
</par>
<par>
<line> Por*anto, a li**a </line>
<line> citada não s* *sgota. Nela, *o*em ser a*nda inseri*as o*tras </line>
<line> aborda*ens </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pon*os de **sta. </line>
</par>
<par>
<line> Consta*a-se qu* esta rev*são t*ve *ambé* suas *imitações. * leitura **s dez a*tigos foi </line>
<line> re*lizad* c*m foco na identifica*ão *as cara*terís*icas das duas *e*áticas. Todavia, e**e </line>
<line> p*o*edimen*o p*d* ter limi*ado os resultados enc*ntrados. Talvez, ** a *eit**a *oss* reali*ada </line>
<line> sem **se enfoque, poderiam oco*rer outros in*ig*ts úteis para a análise crí*ica e a sín*es* desta </line>
<line> revis*o. A *egu*da limi*ação f*i em relação ao número *e ar*igo* analis*dos. E*tende-se qu* </line>
<line> se po**ibili*ou uma a*pla ab*angê*c*a ao se uti*iz*rem qua*ro base* de dados e ao não se </line>
</par>
<par>
<line> estabelecer marc* t*mp**a* algum. *ntreta*to, caso </line>
<line> a b*sca fosse realizada não se </line>
</par>
<par>
<line> delimitando </line>
<line> * expressão "a*e*u*ção *ociotécn*ca", mas ab**ndo para "abordagens </line>
</par>
<par>
<line> sociotécn*cas ou sim*la*es", poderi* ter sido encontra*o u* m*io* número de ar*ig** p*ra </line>
</par>
<par>
<line> serem revisa*os. Assim, o*tros pont*s, além dos </line>
<line> que foram *e*cionado*, *ode*iam ser </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *er*s**a PI, v. *1, n.12, art. 10, p. 194-210, Dez. 20** </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. *. Si*va, J. A. D. Val*dão, G. Carmo, *. S. *ilva, F. N. Maciel </line>
<line> 208 </line>
</par>
<par>
<line> suscit*dos. E a t*rceira limitação refere-se aos pre*supos*os identificados e à age*d* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*squisa </line>
<line> acadêmi*a. Estes foram elab*rados por *eio de p**cesso refle*ivo. P*rt*nto, não </line>
</par>
<par>
<line> foram ta*ativos e não se teve *s*a pret*nsão. Dessa forma, novos e*tudos podem *mpliar esta </line>
<line> disc*s*ã* e propor **vos entendi*entos. </line>
<line> Por fim, entende-*e que este est*do p*de cont*ibuir pa*a pesquis*dor*s e a*a*êmicos </line>
<line> *ue *ueiram re*lizar pesqui*as s*bre TS, relac*on*ndo-a à pe*s*ec*iva da AST, à *edida que </line>
</par>
<par>
<line> e*c*arece e aponta motivos pa*a a cor*ela*ão do* temas. Desse modo, </line>
<line> pode-s* *e* maior </line>
</par>
<par>
<line> segurança em s* d*fe*de* a importância das TS *ara * desenvolvimento local a* s* apresentar </line>
<line> um f*n*ament* teórico consistente. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
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<line> X </line>
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<line> 3) elaboração do ras*unho o* na rev*são crí*i*a do c*nteúdo. </line>
<line> X </line>
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<line> X </line>
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