<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 12, art. 10, p. 194-21*, D*z. 2*24
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*24.21.12.*0
</line>
</par><par>
<line>
Pressupostos da Adequação Soc*o*écnica pa*a E*tudos ** Tecnologia So**al
</line>
<line>
Assumpti*ns of Socio-T*chni*a* Adaptati*n for Studies ** Soci*l Technol*gy
</line>
<line>
C*istia*e *pareci*a da Silva
</line>
<line>
Doutorado *m A*ministração pe** *niversid*de Federal de La*ras
</line>
<line>
E-mail: *risilvanet@*otmail.com
</line>
<line>
José d* Ar*matéia Dias Val*dão
</line>
<line>
Douto* em *dminist**ção pel* Un*versidade F*d**al de Per*ambuco
</line>
<line>
Professo* A*junto da U*iversidade *ederal de Lavras
</line>
<line>
E-*ail: *ose.valadao@u*la.b*
</line>
<line>
Gi*lein* do Carmo
</line>
<line>
D*ut*r*do em Admi*ist*ação pela Univ*rsidade Federal de Lavras
</line>
<line>
E-mai*: gisleinecarmo*5@*m*i*.co*
</line>
<line>
Vane*sa d* *ouza Silva
</line>
<line>
Mestr* e* prop*iedade int*lectual * *r*nsferência de tecnolog*a para *n*vação pel* *n*ver*idade Fe*eral de São **ão Del-
</line>
<line>
Re*
</line>
<line>
E-mail: v*nessaecd@*mail.*om
</line>
<line>
Fernan*a Nunes M*ciel
</line>
<line>
M*strado em **ministra*ão pela Univer*ida*e *ederal de Lavras
</line>
<line>
E-ma*l: *ernand*nunesm**iell@g*ail.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Cris*iane A**recida da Silva
</line>
</par><par>
<line>
Universi*ade Fede*al de Lavras, Caixa Postal *037, CE*
</line>
</par><par>
<line>
3*200-900, La*ras/MG., Bra*il.
</line>
<line>
E*i*or-C*efe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
K*rley
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: José de *rim*t*ia Dia* Valadão
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
U*iversidad* Fe**ral de L*vras, C*ixa Po*t*l 303*, CEP
</line>
</par><par>
<line>
37200-900, Lavr*s/MG., *rasil.
</line>
<line>
Artigo re*ebido em 30/09/202*. Ú**im* versão
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Gisle*ne d* Carmo
</line>
<line>
receb*da em 16/10/2*24. Aprovado em 17/10/2024.
</line>
</par><par>
<line>
Univ*rs*da*e Federal de Lavras, Caixa Pos*al 303*, CEP
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
P*e*s*postos da Adequação Sociotéc*ica para *s*udos em Tecnologia S*cial
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
R*SUMO
</line>
</par><par>
<line>
O artigo examina rel*ção *ntre a Adeq*aç*o Sociotéc*ica (AST) e a T*cnolog*a *oc**l a
</line>
<line>
(T*), d*s**cando c*mo a *S* *erv* com* u*a bas* teór*ca para est*d** sobre T*. O obje*ivo
</line>
<line>
pri**i*al foi iden*ificar pressupostos da A*T que favoreçam a compreensão da TS. *ara isso,
</line>
</par><par>
<line>
foi realizada
</line>
<line>
uma r*visão integrativa da literatura, *nalis*ndo artigos de
</line>
<line>
divers*s bases de
</line>
</par><par>
<line>
*ado*. Os res*l*ados *ndicaram três pressup**tos *rincipais: * TS idealiza s*luções
</line>
<line>
tecnológicas para problemas l**ais não resolvido* por tecnologias con*encio*ais; promove a
</line>
</par><par>
<line>
part*cipação ativa da comunidade n* constr*ção * aplicação dessas solu*ões; e
</line>
<line>
bu*ca
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
inclus*o social de *opul*ções *argin*lizadas. A análise crít*ca resultou em uma p*op*sta de
</line>
</par><par>
<line>
agenda *e pesquisa com cinco *reas para ap*ofundamento. O
</line>
<line>
*studo conclui *ue a AST é
</line>
</par><par>
<line>
fundament**
</line>
<line>
para entende* TS e ressalta *
</line>
<line>
a
</line>
<line>
importância da part*c*pação *o*unitária
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
desenvol*imento de *ecnologias adequ*das *s **cessidades loc*is. Emb*ra reconh*ça
</line>
</par><par>
<line>
limi*ações, como o número de a*ti*o* ana*isados, ar*igo sugere que es*es *nsig*ts podem o
</line>
<line>
en*iq*ecer *esquisa* fu*uras na interse**o entre A** e TS, reforçand* o *apel das te*nol*gi**
</line>
<line>
sociais no desen*o*vimento local e inclusão *ocial.
</line>
<line>
Palav*as-chave: Adeq*ação Soc*otécnica. T*cn*log*a Soci*l. Revisão. Age*da de P*squisa.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
Th* arti*le *xam*nes the rela*ionshi* betw*e* Socio-Techn*c*l A*e*uacy (*ST) and Soc*al
</line>
<line>
Techno*ogy (TS), h*ghlighti*g how AST serves as a the*retical fo*ndation *or studies on TS.
</line>
<line>
The mai* *bjective wa* to ident*fy AST assumptions that support the *nderstand*ng of T*. *o
</line>
<line>
a*hieve this, an i*tegrat*** liter*ture rev*ew was conducted, a*alyz*n* articl*s *ro* var*ous
</line>
<line>
d*t*bases. The results indicated thr*e main assumpt**ns: TS idealizes t*chnologica* sol*tions
</line>
</par><par>
<line>
**r
</line>
<line>
*ocal probl*ms
</line>
<line>
unsolv*d by convention*l
</line>
<line>
t*chnologies; it promotes ac*ive *ommuni*y
</line>
</par><par>
<line>
participa*ion in the d**elopme*t and
</line>
<line>
app*icati*n of
</line>
<line>
these solutions; and it seek* socia*
</line>
</par><par>
<line>
*nclusion fo* margi*a***e* p*pula*i*ns. The *ritical ana*ysi* le* *o a propose* research agenda
</line>
</par><par>
<line>
with five area* fo* fu*ther
</line>
<line>
exploration. The study c*ncludes tha* AST
</line>
<line>
is essential for
</line>
</par><par>
<line>
u*d*rs*and*ng TS and
</line>
<line>
em*ha*ize* t** importance of *o*munity participati*n in developing
</line>
</par><par>
<line>
tech*ol*g*es tail*red *o local ne**s. W*i*e acknowle*g*ng limitations, su*h as *** **mber of
</line>
</par><par>
<line>
*rticles reviewed, the
</line>
<line>
a*ticle suggests that these insights ca* *nrich futu** r*search *t
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
int*rs*cti*n ** AST an* T*, reinfo**ing the rol* of social technologi*s in local d**el*p*ent
</line>
<line>
*nd social inclusi*n.
</line>
<line>
Keyword*: Soci*-Technical A**ptation. Soc*al Technolo*y. Review, Re*ear*h A*e*da.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina **, v. *1, n.12, art. 10, p. 19*-2**, Dez. 202*
</line>
<line>
www4.*san*t.com.br/*evis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. *. Silva, J. A. D. V**adão, G. **rmo, V. S. Silva, F. N. Macie*
</line>
<line>
196
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*RO*UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Este *rtigo apresent* pressupos*os da Adequa*ã* So*iot*cnica (AS*), que e*plicam o
</line>
</par><par>
<line>
porq** d* *uitos
</line>
<line>
p*squisadores opta*em por
</line>
<line>
*ssa *bordagem a* enqua*r*r e **scre*er
</line>
</par><par>
<line>
conceitualmente a *emá*ica Tecnologi* S*cia* (TS). Em **nhas gerai*, essa r**ação **cora-se
</line>
</par><par>
<line>
n*s *es*l*ados que as aplicaçõ*s tecnológicas p**p*rcio*am * uma *oc*edade,
</line>
<line>
j á que
</line>
</par><par>
<line>
*er*it*m o des*nvo***mento de
</line>
<line>
*iversos ca*pos, *omo econômico, cultural,
</line>
<line>
ambiental
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
social. Os e*emen*os sociais têm se destacado n*s aproximações entre *ST e TS, mesmo em
</line>
<line>
planos *e pesqui*as e desenvolvime*to ** soluçõ*s *novad*ras. Com* observa*o p*r *a*nino
</line>
</par><par>
<line>
(*014),
</line>
<line>
não é *emp*e *ue os *onhecimentos ci*ntíficos e tec*ológ**os sã* *u*ici**tes par*
</line>
</par><par>
<line>
d*senvol*er equidade econ*mi*a, ju*ti*a soc*al * sustentabilidade ambiental.
</line>
<line>
O o*har **b*e o social forta*e*e a perspe**iva da sociedade *a relação en*re ciência e
</line>
<line>
tec**logia. É *en*a* além *a tecno*iê*c*a, ou sej*, é ampliar a relaçã* linear ** ciênci* * da
</line>
<line>
te*nologia e i*c*uir a soc*edade, form*ndo a tría*e C*ência, Tec*ologia e *ocie*a*e. *
</line>
<line>
inserçã* da socieda*e nes*e contexto pode ser entendida *eoricament* a p*rti* da A*T. Com
</line>
<line>
isso, *onsti*ui-se *ma visão diferenciada voltada par* o* interesses s*ciais com o poten*ial de
</line>
<line>
** form*r uma sociedade *tua*te, ema**ipada e capaz de pa*tic*par das **cisões do co*texto
</line>
<line>
cien*ífico e tecnol*g*co no qual es*eja *n**rida (FRE*TAS; SEGATTO, 2014).
</line>
</par><par>
<line>
A *ST tem sido *bord*da *or d*versos pesqu*sad**es p*ra
</line>
<line>
nortear os es*udos so*re
</line>
</par><par>
<line>
te*nolog*a* *lternativas (por exemplo, Tecnologia Socia*). As tecnol*gias alt*rnat*vas
</line>
<line>
surgi*a* par* contrapo* a hegem*ni* de te**olo*ias direcio*adas *ar* * desen*o*vimento
</line>
</par><par>
<line>
e*on*mico (as ditas convencionais) e que não são capa**s *e resolve* p*oble*as sociais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ambien*ais. Especifi*amen*e,
</line>
<line>
*s TS **f*rem-se a um quadr* *e e*volvimen** d* pr*p*ia
</line>
</par><par>
<line>
comun*dad* e *e va*oriz*ção
</line>
<line>
e uti*izaçã* do conhecimento loca* na busca de sol*ções
</line>
</par><par>
<line>
tec*ológicas e al*ernativa* aos prob*emas lo**is.
</line>
<line>
A utilização *a AS* como persp*ctiva teórica em *esquisas so*re TS f** observada na
</line>
<line>
revisão realizada por Duque e Valadão (201*), *ue, po* mei* de u* estudo bibliométrico do
</line>
<line>
per*odo de *012 a 2015, concluíram que existem du*s vi*õe* teó*ica* para emb*sar os estudos
</line>
<line>
de ** no Br***l. Uma de*as é a AST, que p**si*ilita a comp*eensão da TS *omo prática par*
</line>
</par><par>
<line>
transformação *ocial (DUQU*; VALA*ÃO, 2017), em que a *omunidad* é at*va
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
propos*ção de solu*ões para os seus
</line>
<line>
*róprios *rob*emas. Coadunando
</line>
<line>
com *sse
</line>
<line>
res*lt**o,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*evisão *is*emática
</line>
<line>
de li*era*ura de
</line>
<line>
produções
</line>
<line>
ci**tíficas veiculadas *a S*ience Direct e
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
</page><line>
Portal *eriód*co Capes, *ef*rente ao perío*o d* 2007 a 2017, realizada por Nascim*nto,
</line>
<line>
Re*. FSA, *e*esin*, *. 21, n. 12, *r*. 10, *. 194-210, Dez. 2**4 www4.fsanet.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pressupostos da Ade*u*ção Sociotécnica par* *s*u*os em Tecn**ogia S*cial
</line>
<line>
197
</line>
</par><par>
<line>
Binot*o e *enini (20*9), constato* que a *ST foi a perspectiva teórica mais recorrente
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
pesqu*sa* real*zadas *o*re TS.
</line>
</par><par>
<line>
Des*e
</line>
<line>
m*do, constata-se que * AST é um* *as opções teóric*s *ara en*ender a TS.
</line>
</par><par>
<line>
Con*udo, os trab*lhos n*ssa linh* de raciocínio não *nve*t*ga*
</line>
<line>
como a AST co*f*gura-se
</line>
</par><par>
<line>
c*mo uma perspectiva te*rica basilar para o dese*vo*vim*nt* de TS.
</line>
<line>
Para r*sponder a *ssa q*estão, realizou-se uma *evi*ão integrativa da l*te*atura, que
</line>
</par><par>
<line>
*ev*
</line>
<line>
por objetivo elencar pres*upost*s da AST favoráveis ao estudo de TS. M*is
</line>
</par><par>
<line>
especifica*e*te: *) realizou-se a pes*ui*a em quatr* ba*es de dados; b) se*uira*-*e **
</line>
</par><par>
<line>
recomendações
</line>
<line>
de Torraco
</line>
<line>
(2*05, 2016) para ela*oração de uma revisão de litera*ur* que
</line>
</par><par>
<line>
foss* integrativa; e c) foi apresentada *ma prop*sta *e agend* *utu*a de pesq*i*a.
</line>
<line>
A real*za*ão d*ste trabal*o se jus*i*ic* por *er pertinente ap*ofundar o conhe*imento
</line>
<line>
sobre a relação exi*t*nte *ntre AS* e TS * por s*rem rele*antes as *o*tribuições de estudos
</line>
</par><par>
<line>
de revisã*
</line>
<line>
bi*l*ogr*fica para a melh*r compreensã* co*c*it*al e *onv**gê*cia de tem*s
</line>
</par><par>
<line>
di*ersos. Ademais, espe*a-se que
</line>
<line>
os resultados
</line>
<line>
de**e estudo s*jam úteis para
</line>
<line>
*ire***nar
</line>
</par><par>
<line>
pesq*is*s realizadas, princ*palmen*e por ingre*san*es n* ár*a, e ampl*ar a d*scussão sobre TS
</line>
<line>
a* entender os porquês *e se inv*stiga* a temática sob a persp*ctiva teórica da AST.
</line>
<line>
Este art*go, além de*ta introdução, pos*ui uma seção q*e di*cor*e so*re conside**ções
</line>
</par><par>
<line>
iniciais *e AST e TS.
</line>
<line>
Logo após, apres*nta-se a met**olo*ia, segui*a
</line>
<line>
pela disc*ss*o dos
</line>
</par><par>
<line>
re*ultado*, considerações fina*s e lista de refe*ência*.
</line>
<line>
2 **FE*ENC*AL TE**ICO
</line>
<line>
2.1 Considera*ões **eliminares sobre Adequação Socioté*nica e Tecnologia S*cial
</line>
</par><par>
<line>
A AST po*e ser
</line>
<line>
enten*ida como um ra*o *e estudos *obre **cnolo*i*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
des*nvolvimento (BAPTISTA, 2*1*). C*** *raço *a tecnociência (DAG*INO,
</line>
<line>
201*) ,
</line>
</par><par>
<line>
di*eciona-se para uma v*são m*i* social da construção de t*cn*logias e *no**ção, *eforçando a
</line>
</par><par>
<line>
relação de d*alid*d*
</line>
<line>
entre técnica e socia* (VALAD*O; AND*ADE; CORDEIR* N*TO,
</line>
</par><par>
<line>
**14). Da*nin* (2014) apresenta um esquema representa*ivo d* quatro conce*ções p*ra
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tecnociên**a e *itua
</line>
<line>
a AST no qu*drante em que há *ondicionamento de valores
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
dist**ciamento da visão de tecnolo*i* e
</line>
<line>
ci*ncia c*mo neutras, caracteriza*do-as como *ma
</line>
</par><par>
<line>
realidade socia**ente const*uída. Na visão da AST, a tecnologia pode *er controlada pelo ser
</line>
</par><par>
<line>
hum*no, o que a distância do de*erminismo mercadológ*co. Ass*m, a AST, na
</line>
<line>
visã* d*s**
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Te*esina PI, *. 21, n.12, art. 10, p. 194-210, Dez. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. A. Silva, J. A. D. Valadão, G. *ar*o, V. S. Silva, F. N. Maciel
</line>
<line>
198
</line>
</par><par>
<line>
autor, * *ma pers****i*a tecn*l*gic*, que é portado** de valore* e pode s*r human*me*te
</line>
<line>
controláve*.
</line>
</par><par>
<line>
A AST é direcionada
</line>
<line>
para * colet*vi*ade, para
</line>
<line>
um proce*so de con*t*ução s*cial
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
político (*AGNINO; BRANDÃO; NOVAES, 2004). Ela
</line>
<line>
envol*e
</line>
<line>
pro*esso* de tra*alh*
</line>
</par><par>
<line>
coletivos,
</line>
<line>
a*sociati*os * colaborativos (NEDE*, 2015), cujo
</line>
<line>
conceito se ali*ha a*
</line>
</par><par>
<line>
*onstrutivi*mo (D*GNIN*, 20*4; *E*ER, 2*1*; VALADÃO; ANDR*DE; CORDEIRO
</line>
</par><par>
<line>
N**O, 2014). *ara **ladão, Andra*e e Cordei*o Neto (2014), o con*eito de
</line>
<line>
*ST foi
</line>
</par><par>
<line>
*unhado a partir de três abor*a**ns distin*as, mas *nterlig*das: a *i*ão de sistemas
</line>
<line>
tecnológicos *e T***as Hughes, a teoria at*r-rede de Michael Cal*o*, Bruno La*our e Jo*n
</line>
<line>
Law, e * c**st*utivism* social *a tecnologia, *trib***o a Wieb* Bijker e Trevor Pin*h. Vale
</line>
<line>
le*brar que um regi*e soci*t**nico pressupõe m*ior en*a*amento entre os *tores, c*m uma
</line>
<line>
visã* social construti*ista, na qual a própria socie*ade é o local de experimenta*ão e vivência
</line>
<line>
de*ses ato*es (SENG*RS; W*ECZOREK; RAVEN, *019).
</line>
</par><par>
<line>
N*
</line>
<line>
v*são de Da*nino (2014), a AST envolv* o *so de te*nolo*ia, *propriação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
co*hecimento pelos tr*balha*ores, pro*es*os
</line>
<line>
coletivos de trabal*o e incor*oraç*o
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
conhec*mento *ien*ífico-tecnológico exi*t*nt* e novo. Par* esse *utor, o *apel da
</line>
<line>
AST é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
adequação
</line>
<line>
d* te*nologia con*e*cion*l para
</line>
<line>
a *on*epç*o de
</line>
<line>
alternativas
</line>
<line>
v*sando ao
</line>
</par><par>
<line>
atendime*to de situaçõe* não formais. Com i*so, a tecnologi* n*o se restringe à *atisfação d*s
</line>
</par><par>
<line>
ne*essidades *o set** privado, de otimização do
</line>
<line>
*so de mão de *bra pa** aume*tar o valor
</line>
</par><par>
<line>
agr*gado de produt*s e serviços e, portanto, a
</line>
<line>
rentabil*dade (DAGNINO; BR*NDÃO;
</line>
</par><par>
<line>
NOVAES, 2004), mas também para a
</line>
<line>
inclusão so**al.
</line>
<line>
C** a perspectiva socioté*ni**,
</line>
</par><par>
<line>
inte*ram-se a Ciência e
</line>
<line>
a Tecnologia e se consolida a sociedade como promot*ra
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
*ese*volvimento ci*n*ífico e te*nol*gico. Assim, a tecnociência passa a *er utilizada de forma
</line>
<line>
mais hum*nitár*a * e*icaz com a p*rt*cipação comunitár*a e o envolvi**nto soci*l.
</line>
<line>
*o se falar e* tecn**ogias alternativas, * l*teratura apresenta dive*sas *bordagens, que
</line>
<line>
se desenvol*eram *o longo *os anos, *omo as tecnologias democráticas na década de 1960, as
</line>
<line>
tecnologias apr*priadas nas década* de 1960 * 19*0, as te*n**og*as i*termediárias na década
</line>
<line>
de 1960, as *ecno*ogias alte*nat*va* n* década de 1990, as inovações d* bas*, a* in*vaçõ**
</line>
<line>
so*iais, as bases *e pir**ide e as *ecnolog*as *ociai* a partir dos anos 2000 (V*L**ÃO;
</line>
<line>
ANDRADE; CORDE*RO N*TO, 2014). Emb*ra seja consenso que as te*no*og*as
</line>
<line>
convencionais são o *mpulso de *esenvolvi*ento econômico em uma nação, ela* não s*o
</line>
<line>
sufi*ien*es para resol**r questõ*s so*iais, principa*mente em países *eriféricos, e *cabam p*r
</line>
</par><par>
<line>
realça* *s interes*es de classes domina*tes, f*to *u* cara*te*iza uma lacuna em s*u uso
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
r**orça * exclus** social (DAGNINO; *RA*DÃO; *OV*ES, 20*4).
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, *eresina, v. *1, n. 1*, art. 10, p. 194-210, *ez. 2*24 www4.fsanet.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Press*postos da *dequação Soc*o*écnica para Es*udos em Tecnologia *ocial
</line>
<line>
*99
</line>
</par><par>
<line>
A ideia
</line>
<line>
de tec*ologias alternativ** ou apro*riad** (TA) advém do *raba*ho
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Sarov*ya Gandhi, n* déc*da d* 1920, ao proporciona* r*abi*ita**o e ma*or
</line>
<line>
*ese*volviment*
</line>
</par><par>
<line>
de t*cnolo**as tra*icionais
</line>
<line>
na*
</line>
<line>
comun*dade* l**ais (NASCIMENTO; B***TTO; B*NINI,
</line>
</par><par>
<line>
2019). ** literatur* acadêmica, o surgim*nto do *ov*m*nto de T* s**ua-se nas d*cadas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
1*60 e 1970 (SM*TH; FRESSOLI; THOMAS, 2014) e é co*sider*do como um* *eação *s
</line>
</par><par>
<line>
t*cnologias
</line>
<line>
convenc*onai*,
</line>
<line>
que d*monstravam s*r i*apropriadas para *ropiciar melhori**
</line>
</par><par>
<line>
econômicas e socia*s da soci*dade
</line>
<line>
e* geral, em e*pecial em paíse* em
</line>
<line>
desenvolvim**to
</line>
</par><par>
<line>
(SHIN; HWANG; K*M, 201*; S**TH; F*E*S**I; TH*MAS, ***4). Para sua
</line>
<line>
concep*ão,
</line>
</par><par>
<line>
pressupõe-se ser nece**ária a apropria*ão de tecnolo*ias conve*cionai* para propic*ar
</line>
<line>
desenvolvimento não s* econômico, ma* *ambém social e cultura*.
</line>
<line>
As TA passaram por crític*s em **lação à *ua aplicabilidade p*ática (SMITH;
</line>
<line>
FRESSOLI; TH*MAS, 2014), baixa p*odu*ividad* e ineficiência (*H**; HWANG; KIM,
</line>
</par><par>
<line>
20*9).
</line>
<line>
Com isso, ganharam fo*ça movimentos com propostas alternativas, despo*t*ndo os
</line>
</par><par>
<line>
que defen*iam a inclusã* *a *as* no pr**esso de inovação, ou se*a, a *alorização
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
comunidade *omo p*ssibilidad*
</line>
<line>
de se cr*a*em soluções partir das própri*s n*cessidades a
</line>
</par><par>
<line>
*oc*i*.
</line>
</par><par>
<line>
O termo in*vação de base **meçou * *e* utilizado em *orno da década de 1990, ten*o
</line>
<line>
*omo *ropul**ra uma organização de moviment* soc*al, a Ho*ey Be* Netwo**, l*calizada na
</line>
<line>
Índia (PARWEZ; SHEKAR, 2019). A*u*lmente, ex*stem d*v*rsos mov*m*ntos, que s*o
</line>
</par><par>
<line>
conhecido* por
</line>
<line>
desen*olver pro*etos inseridos
</line>
<line>
nessa *emá****, como, por *xemplo, as Red*s
</line>
</par><par>
<line>
de *ec*ologia Social (RTS) no B*asil. T**bém, podem se enquadrar como i*ovação de base
</line>
<line>
os movimen**s coope*ativos ** U*u*uai, unidades *e extens*o de P&D *a *rg*n*ina
</line>
</par><par>
<line>
(SMIT*; *RESSOLI; THOMAS, *01*)
</line>
<line>
e ações n* China conhecidas como a cons*ruç*o de
</line>
</par><par>
<line>
um* s*ci*dade harmoniosa (*U*AR et al., 201*).
</line>
<line>
Alinhada aos **eceito* da inova*** de base, tem-se, *o**ant*, *os â*bitos brasileir* e
</line>
<line>
l*tino (DUQUE; V*LADÃO, 2017), a Te*nologia Social (TS), abordag**, que pod* s*r
</line>
</par><par>
<line>
en*en*ida como uso de soluções tecn*lógicas no âmbito de comunidade*, v*lorizand* o
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
conhec*mentos locais, *riando alte**ativas para
</line>
<line>
pro*lemas cotidiano* e p*opor*ionando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
inclusão social. Alé* d*sso, a TS pode ser adaptada a pessoas de b*ixo po*er econômico, n*o
</line>
</par><par>
<line>
**omove desigua*da*es soc**i*, busca sat*sfação d* a
</line>
<line>
necessid*des hum**as, v*l*riza
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
saber*s e c*ia*ividade da socieda** e preocupa-se com a *ustentabilidad*
</line>
<line>
ambiental
</line>
</par><par>
<line>
(DA*NINO, 20*0).
</line>
</par><par>
<line>
P*ra Pozzebon, *ello-*ozas e Heck (2021), a *S é *esultado da interação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
fer*amenta*,
</line>
<line>
dispositivos, técnicas e metodologias aprop*ia*os *or atores locais,
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, *.12, art. 10, p. 1*4-210, De*. *024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. Silva, J. A. D. Val*d*o, G. Ca*mo, *. S. Silva, F. N. *aciel
</line>
<line>
2*0
</line>
</par><par>
<line>
desenvolve* s*luções a p**blem*s diversos, * que pode pr*m*ver in*lus*o social e melhor*s
</line>
<line>
condiçõe* de vida. Ness* sen*ido, Nascimento, Binotto e Benini (2019) des*aca* o potencial
</line>
<line>
das TS, enfatizando a inclusão so*ial, o dese*v*lviment* l*cal e o ac*atamento das *iferenças
</line>
</par><par>
<line>
**istente*
</line>
<line>
n*s rel*ções econômi*as. Ademais, Fr*itas e Se*atto (2014) reforçam que a TS
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*oerente com a rela*ão C*ên*ia, Tecnologia e Soci*dade e p*de *ro*or*ionar emancipação e
</line>
</par><par>
<line>
valoriz*ç*o d* indivíd*o e da
</line>
<line>
cultura local. Alé* dis*o, é d*s*aque para o pr*ce*so de
</line>
</par><par>
<line>
con*trução **cial, dem*c*atização do *onhecimento e transf**mação socia*.
</line>
<line>
3 PROCEDIMENT*S METO*OLÓ*ICOS
</line>
<line>
Para responder à prob*e*ática *e pe*quisa propost*, opt*u-se por reali*ar uma **vis*o
</line>
<line>
***liog*áfi*a, *prox*mando-a das recome*daçõe* de Torraco (2005, 2016). A revisão
</line>
<line>
integrativa b*scou *ev*sar, criticar, an*lisar e *inteti*ar a *it*ratura (TORRACO, 2005). *essa
</line>
<line>
f*rma, em termos metodológicos, foram real*zadas seis etapas sequenciais, *ue es**o descritas
</line>
<line>
no Quadro 1.
</line>
<line>
Quadro 1 - *tapas metodológicas realizadas na pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Descr*ção
</line>
<line>
Ação
</line>
<line>
Resul*ado
</line>
</par><par>
<line>
1.
</line>
<line>
S*leç*o da l**er*tur* *ara revi*ão: defini*ão de termos- chave e ba nc os de dados para pesquisa
</line>
<line>
Bases de *ados utiliza**s: Web *f Science e Sco*us (internacionais), Redalyc (reúne *evist** científic*s da A*érica **tina, *aribe, Espanha e Por*ugal) e Scielo.*r (nacional). A busca, realizada e* **tubro de 202*, *correu em duas fases para s* t*r maio* cobertu*a d* publicações. 1ª fase - Ter*os aplicados: "adequação sociotéc*ica", "adecu*ción **ciotécnica" e "so*iotechnical adequacy" em todos o* campos de b*sca, conforme a abra*gência de cada b*se ** dados. Foco: art*gos que discutiam sob*e AST, p*ra en*ão sel*cionar, dentre eles, aque*e* que também abordavam *S. 2ª fase - Termos aplicados: "tec*ol*gia social" e "*ecnolo*ía social" em todos os *am**s de busca *a b*se Redalyc, *or est* ter abrangência na Améric* L*ti*a, loca* on*e a temática *em sido mais abord**a. Fo*o: *rtigos que *isc*tiam sobre T* para depois selecion*r aq*eles que tamb*m abor*a*am a AST. Aplicaram-se a* str*ngs combinando com a opção "art*go".
</line>
<line>
Ar*ig*s seleci*nados 1ª f a s * : 02 - Web of Scien*e 0* - Sco*us 19 - Redal*c 0* - S*ielo.*r Total: 32 2ª f a s e : 122 - Redalyc
</line>
</par><par>
<line>
*.
</line>
<line>
De*ini*ão de *r*térios *e inclusão e *xclusão d* literat*r*
</line>
<line>
Critérios ** inclusão: a) art*gos que utilizavam *s expressõ*s (e c**relações) de "adequação so*iotécni**" e "tecnolo*i* so*ial" con*o*me f*ndamentação te*rica deste trabalho; e b) artigos que abo*dav*m as duas temáticas (AST * **) con*unta*ente. Critérios *e *xc*usão: a) artigos que não estavam integralmente *i*ponibilizados nas bases de *ados; e b) arti*os de *evi*ão de literatura.
</line>
<line>
Artigos *antid*s: nov* em cada f*se. Tot*l: 18 artigo*.
</line>
</par><par>
<line>
3.
</line>
<line>
De**niçã* da estr*t*gi* p*ra ref*nar o* resu*tados
</line>
<line>
Realização de le**ura at*n*a do título, re*umo e pal*vras-chave d*s 154 artig*s selecionados na primeir* etapa. Q*and* a leitur* dos tí*ul*s, resumos * palavras-chave *ão foi suficiente, leu-*e tam*ém a int*odução e se, nece*sário, a versão completa d* artigo,
</line>
<line>
**z art*gos. (*ito artigos se re**tiram nas duas
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 21, n. 12, *r*. 10, p. 194-210, Dez. 2024
</line>
<line>
www4.**anet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pressupostos da Adequação Sociotécn*ca para Est**os em Tecnolog*a S**ial
</line>
<line>
201
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
focando-s* na aplicação d*s *ri*ér**s d* incl*são * exc*usão.
</line>
<line>
fa*es).
</line>
</par><par>
<line>
4.
</line>
<line>
I**ntificaç*o *a s *ategorias a s e* em *nal*sadas
</line>
<line>
a) carac*erísticas e elementos da *ST; b) caracte*ístic*s e elemento* d* TS. Para *erem selecionado*, o* artigos deveriam te* e* seu cor*o a discus*ão de AST e *S e nã* *pen*s r*fer*n**as superficiais e *em uma explicação *onceitual pa*a uma ou *utra temát**a.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
5.
</line>
<line>
Análise crítica da lite*atur*
</line>
<line>
Real*zação *a lei*ura e análise dos 10 *r*igos selecio**dos para a e*ab*ração da sínt*se i*t*gra**va. Ide*tificação de pressupostos da AS* condizentes *om a TS.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*.
</line>
<line>
S*n*ese
</line>
<line>
Estruturaç*o de **a s*ntese em formato de agenda de pes*uisa futura.
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Font*: elaboração pró**ia (202*)
</line>
<line>
4 RESULTADO* E D*SCUSSÕES
</line>
<line>
4.1 A i*bric*ção teó*ica entre Adequa*ão *ociotécnica e *ecno**gia *ocial
</line>
<line>
Co*o visto na *eção **tod*logia, foram pes*uisadas quatr* *ases de dad*s. Embora
</line>
</par><par>
<line>
as palavras-chave
</line>
<line>
ten*am ret*rn*do re*ultados em *oda* as bases, des*aca-se que o m*ior
</line>
</par><par>
<line>
volume de trab*lhos est*va ind*xa** na Redalyc. Outro
</line>
<line>
*on** de de*taque sobre
</line>
<line>
os **tigos
</line>
</par><par>
<line>
seleci*nados refere-se que a m*ior pa*te deles (*ove em dez) re*ultaram d* estudos d*
</line>
<line>
pesquisado*es br*si*eiro*, o que nã* cau** sur*r*sa *elo fato d* o mo*imento "tecno*ogia
</line>
<line>
social" (que também foi veiculado nas *onsu*tas), ao menos com essa denomina*ão, o***rer,
</line>
<line>
destacad*mente, no âmbito do Brasil (DIAS; NOVAES, 2010). O Quadro 2 resume u*
</line>
<line>
conjunto de *arac*erís*i*as * elementos da A*T e TS discu*idas e* *ada ar*igo, ev*denc*ando
</line>
<line>
a relação entre as dua* temá*icas.
</line>
</par><par>
<line>
Alg**s aspectos da AST, que f*ram u*ilizados
</line>
<line>
n*s a*ordagens dos artigos, *ão
</line>
</par><par>
<line>
potenciai* par* just*ficar o porquê de a*g*ns pesquisadores ado*arem *ssa perspec*iva teórica
</line>
</par><par>
<line>
a* *xplicar as TS. Os pressupos**s id*ntificado* pod*m ser cla*sificados *m três
</line>
<line>
categor*a*:
</line>
</par><par>
<line>
inclus*o s*cial, contrapo*içã* às *e*no*ogias conv*ncionais * co*str*cioni*mo.
</line>
</par><par>
<line>
* p*imeiro aspecto identificado é a incl*sã* *oci*l. * AST tem um grau de
</line>
</par><par>
<line>
*esponsab*lidade *ara a promoção de inclusão
</line>
<line>
social, já que, em se* discurso, consider*-se
</line>
</par><par>
<line>
que o desenvolv*mento
</line>
<line>
ocor*e *ia c*a*ses sociais (FRA**; ALV*AR; *RUZ, *020) e
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
meio *e co*struçã* *oletiv* *e *oluções
</line>
<line>
tecnológicas (POMPEU
</line>
<line>
et al., 2018), passando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
at**der intere*ses
</line>
<line>
d* grupo s*ciais (DAGNINO, *015). Isso q*er *ize* *ue as per*pectiva*
</line>
</par><par>
<line>
*ociotécnicas abrem portas p*ra maior consider*ção do social e ajuda* a pr*m*ver a inc*usão
</line>
</par><par>
<line>
de classes e comunidades
</line>
<line>
**s*avore*idas. **sa inclus*o dem*raria ou até mes** *ão
</line>
</par><par>
</page><line>
*correr*a s* preva*ecessem os int*ress** ligados *s tecnologias *onv**cio*a*s.
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 21, n.12, art. 10, p. 194-*10, D*z. 2*24 *ww4.fsa**t.**m.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. A. Silv*, J. A. D. Valadão, G. Car*o, *. *. *i*v*, F. N. Maci*l
</line>
<line>
202
</line>
</par><par>
<line>
Qu*dro 2 - Concepções pa*a adequação s*ci*técnica e para tecnologia socia*
</line>
</par><par>
<line>
Artigo
</line>
<line>
País
</line>
<line>
Concepç*es para AST
</line>
<line>
Conc*p*õe* para TS
</line>
</par><par>
<line>
Andra*e, Cordeiro Neto e V*ladão (2013)
</line>
<line>
</line>
<line>
I*terli*ação entr* *écnico e socia*. N*o det*rmi*ismo e neut**l*dade da tecn*logia. Pers*ect*v* co*strucion**ta. Inte*ações so*ia*s.
</line>
<line>
Vinculação * inovaçã* soc*al. C*ráter es*ecífico do lugar.
</line>
</par><par>
<line>
Freitas * Segatto (20*4)
</line>
<line>
</line>
<line>
Não neutral*da*e da tec*ologia. Tecnol*gia co*struí*a s*ci*lment* (partici**ção de at*res e consid*ração com o contexto).
</line>
<line>
Pro*ag*nismo do *suári*. Inter*ção *a comunid*de. V*lorização *a cu*tura, *a*ore* e **nh*cime*t* *oca*. Promoção ** tr*nsformação social. C*n*trução p**ticip*tiva.
</line>
</par><par>
<line>
D**nino (2015)
</line>
<line>
</line>
<line>
Adequação *a tecnociê*cia. Atendi*ento aos intere*ses ** grupos sociais.
</line>
<line>
Autogestionária. Pr*pr**dade coletiva d*s meio* de produ*ão.
</line>
</par><par>
<line>
Medeiros * Silva (2016)
</line>
<line>
</line>
<line>
(Re)significaç** d* tecnolog*as para mudan*as sociais.
</line>
<line>
Par*icipa*ão popular. Inclusão *ocial. C*n*tru*ão compartilhada.
</line>
</par><par>
<line>
Valad*o, Co*deir* Neto e An*rade (*017)
</line>
<line>
</line>
<line>
*ecno*iência como cons*rução social.
</line>
<line>
S*mpli*idade e baixo *u*to n*s tecnologia*. Pr*tagonismo do lo*al. Não **o **talmente replicad*s. Promoção da medi*ção d* açõe* sociais.
</line>
</par><par>
<line>
Cejas, Martíne* Coen*a e Vanoli (2017)
</line>
<line>
</line>
<line>
Presenç* de elementos het*r*gêneos que *e re*acion*m: at*res soci*is, artefa*os e sistemas tecn*lógicos.
</line>
<line>
Participação. U*o de r*cursos naturais, *onhecimento, sabere* e práticas l*c*is.
</line>
</par><par>
<line>
Pomp*u, Ato*ini, Cast*o, Henr*ques, Araújo e *epomuc*no (2018)
</line>
<line>
</line>
<line>
C*nstrução coletiv* de so*uções *ecnológicas. Ate*dimento aos in**resses coletivos * sociais. Autogestão. Em*ncip*ção *e trabalhadores.
</line>
<line>
Não neutralidade da tecnociência. Inovações cri*das par* e pelos p*ó*rios usuários.
</line>
</par><par>
<line>
Fraga, Alv*ar * Cruz (20*0)
</line>
<line>
</line>
<line>
O dese*volvi*e*to ocor** com as classe* sociais.
</line>
<line>
I*t*ração co* as pessoas. Inc*usão social. Experiênc** co*ju*ta/coletiva.
</line>
</par><par>
<line>
Ca**ilhos e Silva (2*20)
</line>
<line>
</line>
<line>
Romp*men*o com a v*são estática e normativa *e pr*duto.
</line>
<line>
*a* além *e *rt*fatos materiai*. Reintegração de saberes. **an*ipação e a*tonom*a do* atores. Constr*ção co*etiva d* sol*ções.
</line>
</par><par>
<line>
*rchanjo Jún*or * Gehlen (20*1)
</line>
<line>
</line>
<line>
T*cnologi* como con*truçã* soc*al. Valoriza*ão e *tend*m*nto aos interesses coletivos/s*ciais. Inclusão e eman*ipa*ão social. Reso*ução de problemas locais. I*te*ração de atores diver*os e conhecimento c*entífico com o pop*l*r e o tradicio*al.
</line>
<line>
*esolução de p*ob*emas locais. T*c*ic*s re*p**cá*eis. Par*icip*ção da comunidade. Protagonis*o d* local par* de*envolvimento da te***l**ia. Au*o*omia e t*an*forma*ão so*ial. Coaprend**ag*m e **la*oração.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *ados *a p*squis* (2021).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 21, n. 12, ar*. 10, p. 194-210, Dez. *024
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pr*ssu*ostos da Adequação Sociotécnica para *studos em Tecnologia Social
</line>
<line>
203
</line>
</par><par>
<line>
*esmo *u* a TS seja ide*lizada *ara so*ucio*ar problem** locais (ANDRADE;
</line>
<line>
CORDE*RO NETO; VALADÃ*, 2013; ARC*ANJO JUNIOR; GEHLEN, *021), conforme
</line>
<line>
as realidades e * context* d* c*da comunid*de, e*a con*ribui para a *nclusão (F*A*A;
</line>
<line>
ALVEAR; CRUZ, 2020; *EDEIROS; SILV*, 2016) e * transformação (*RCHAN*O
</line>
<line>
J*N*OR; *EHL**, 2**1; FREITAS; SEGAT*O, 2014) sociais. P*de-se di*er que, qu*n**
</line>
<line>
se cria uma alternativa q*e responde a um problema *e uma c*mu*idade em específico, como
</line>
<line>
questões de saneamento básico, a*e*so à água p*táv*l, al*menta*ã* su*tentáv*l e de qualidade
</line>
</par><par>
<line>
nutriti*a, e a*esso * *ducação e à *ultu*a, de*tre *utros, promove*-se a dignidade e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
in*l*são social das pessoas que c*mpõem essa c*munidad*, c**ferin*o a el*s transformação
</line>
<line>
no *eu co**diano co* **ior qualida*e de *ida.
</line>
<line>
Há que se *estacar que autore* como Archanjo Júnior e Ge*len (2021) entendem q*e *
</line>
<line>
TS envolve técnicas e/ou s*luções que pode* ser r*apl*cadas. N* entanto, pode-se *dmitir até
</line>
</par><par>
<line>
reaplicação pa**i*l, * d*pender da va*oriz***o do c*ntexto e* que se e*quadr* outr* e
</line>
<line>
com*n*dad* a se* beneficiada. Mas uma reaplicação i**egral torna-se mais compl**a e difícil
</line>
<line>
de ocorrer devido a algumas características da *S, *omo *er idealizada e desenvolvida *om a
</line>
<line>
comunid*de (e n*o para * co**nidade) *ara aten*er u* pro*lema local (*ue *aria conforme
</line>
<line>
**ntexto). Portant*, é possível ocorrer a inclusão so*ial com a a*oção de TS, mas não uma
</line>
</par><par>
<line>
in*lusã* e* **ssa, em que se resolv*m proble*as semel*antes com
</line>
<line>
*ma *nica
</line>
<line>
sol*ção
</line>
</par><par>
<line>
d*fusionista.
</line>
</par><par>
<line>
O fa*o de a TS possuir capacid*de de p*omover *nc*us*o soci*l não *ode le*ar a um
</line>
<line>
entendime*to equivoc*d* de que TS e inovação **cial possuem o mesmo significado. A TS **
</line>
</par><par>
<line>
enq*adra
</line>
<line>
na ino*aç** social, mas ne*
</line>
<line>
toda in**ação social pode ser
</line>
<line>
class*f**ada como
</line>
</par><par>
<line>
t*cnologia *ocial. Isso *o*que a inovação social inclusiva pode s*r criada por qualquer gru*o
</line>
<line>
ou e*tidade (n** *eces*ariamente com envolvimento *a comu*idade) e favorecer
</line>
<line>
determinado grup* necessitado de algum* alterna**va para sanar proble*as diverso*. Já * TS
</line>
<line>
pressupõe o uso da tecnologia para s*l**ões de pr*blemas *o**nit*rios (seja d*
</line>
</par><par>
<line>
sust*ntabilidade, qualidade de vi*a ou bem-e*ta*) *om * envol*imento da
</line>
<line>
comunidade,
</line>
</par><par>
<line>
destac*ndo o prota**ni*mo local * conferindo em*odera*en*o, autonom*a * emancipa*ã* d*s
</line>
<line>
atores.
</line>
<line>
O s*gundo aspecto, contrap**içã* às tecnologias convenc*on*is, é um pont* *o*te n**
</line>
<line>
a*orda*ens *ociot*c*icas. A questão central * impor uma n*va v*s*o sobre a t*cnol*gia e seu
</line>
</par><par>
<line>
pap*l
</line>
<line>
para o de*envolvimen*o. E*a visa a ampliar seu
</line>
<line>
entendi*ento par* *lém
</line>
<line>
de questõe*
</line>
</par><par>
<line>
e*onômicas e voltadas pa*a intere**es de poucos, ger*lmente de uma elite privilegiada. A *á
</line>
</par><par>
<line>
tecnolo*ia pas** a ser vis*a como
</line>
<line>
u*a pos*i**lidade de se cria*em so*uçõ*s pa*a atender
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, *eresina PI, v. 21, n.12, a*t. 10, p. 1**-2*0, Dez. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. A. Silva, J. A. D. Val*dão, G. Carmo, *. S. Si*va, F. N. Maciel
</line>
<line>
204
</line>
</par><par>
<line>
*n*ere**es *o*etivo* e sociais (ARCHANJO JUNIOR; *EHLEN, 2021; POMPEU et al.,
</line>
<line>
2018) a pa*tir da *xistênci* d* *n*er*ç*o *ntre técnico e social (AN**ADE; *ORDEI*O
</line>
<line>
NETO; VA*ADÃO, 2013).
</line>
<line>
A *artir d* abord*gens sociotéc*icas, a relação de Ciência * Tecnolo*ia dei*a de ser
</line>
<line>
linear e ut*litarista, já *ue o so*i*l pass* a se* **corporado no p*ocesso. A tec*ologia ass*me
</line>
</par><par>
<line>
um novo significa*o, deixa d* ser
</line>
<line>
ente*dida como neutra e *eterminista (ANDRADE;
</line>
</par><par>
<line>
CO*DEI*O NETO; VALADÃ*, 2013; *REITAS; SE*AT*O, 2*14) * passa a ser favorável
</line>
</par><par>
<line>
a muda*ças soc*ais (Medeir*s; Silva,
</line>
<line>
2*16), em que o co*hecimento t*cnico-científico
</line>
</par><par>
<line>
(ciên*ia e
</line>
<line>
tecnologia) *tua a *avor da
</line>
<line>
inc*usão e da eman*ipaçã* soci*is. A tecnoc**ncia
</line>
</par><par>
<line>
v*gora, então, *omo cons*ru**o socia* (ARCHANJ* JUNIOR; GE*LEN, 2021; FREITA*;
</line>
<line>
*EGATTO, 2014; VALADÃO; **RDEIRO NETO; ANDRADE, 2017).
</line>
<line>
O fio co*duto*, que lig* a AST e a T* sob o as*ec** de con*raposição às *e*no*og**s
</line>
<line>
convencionais, é a in*lu*ão do soc*al na dis*ussão de t*cnologia * ciência, uma vez que a TS
</line>
</par><par>
<line>
envolve participa*ão, colab**ação e interação d*s
</line>
<line>
p*ssoas da co*unidade (*RCHANJ*
</line>
</par><par>
<line>
JUNI*R; GEHLEN, 2021; CA*TIL**S; SIL*A, 20*0; F*AGA; A**EAR; CRUZ, 2020;
</line>
<line>
FREITAS; **GATTO, 2014; MEDEIROS; SI*VA, 2016). Pa*a a TS, * *unda*ental o **tal
</line>
</par><par>
<line>
*nvolvimento da base, onde u** comunidade
</line>
<line>
ou us*ári*
</line>
<line>
atu* e de*ide sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento de solu*ões para se** próprios pr*blema*. * in*er*** do social n* dis*ussão
</line>
<line>
das TS confer* a*tonomia (ARCHANJO JU**OR; G*HLEN, **21; CAS*ILHOS; S*L*A,
</line>
<line>
2020) e emancipação dos ato**s (CA*TILHOS; SILVA, 2020).
</line>
<line>
Deve-se ter claro **e a* aç*es não *corr*m *ar*, *as com a co*un*dad*. Isso q*er
</line>
<line>
*izer que a *o*ução t*cnol*gica a ser dese**olvida pr*cisa: 1) ser p*nsada loca*mente, 2) ser
</line>
<line>
re*vindic*da no contexto *o p*obl*ma, 3) considerar os inte*esses e valo**s da comunidad*, *)
</line>
<line>
*er desenvolvida co* a partic*pação ativa de **em realme*t* v*v*ncia as *i*iculda*e* e 5)
</line>
<line>
gar*ntir *ue a inovação real*ent* *enha a*licabilidad*.
</line>
</par><par>
<line>
O terceiro
</line>
<line>
pressuposto é o con*trucionismo, que é um par*di*ma em que se busca
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
co*preensã* *e com* *s
</line>
<line>
pessoas des*revem ou e*pli*am o mun*o em que elas v*vem
</line>
</par><par>
<line>
(*ASTA**N, *004), quan*o se *arte *a premissa
</line>
<line>
de q*e o conhecimento (CASTAÑON,
</line>
</par><par>
<line>
20*4) e a *eali*ade (BER*ER; LUCKMANN, 200*) são socia*mente *onstruído*. Nesse
</line>
</par><par>
<line>
sent**o, C*j*s, Mar*inez Coen*a * Van*li (20*8)
</line>
<line>
aponta* q*e a AST *eún* elementos
</line>
</par><par>
</page><line>
heterogêne*s (que inc*uem atores, artefat*s, sistema* t*cnológicos, conh**ime*tos * recursos
</line>
<line>
d*ntr* outro*), que se relaciona* (ou interagem) entre si em um proc*sso de construção.
</line>
<line>
* visão construcionista possibilita a compreens*o de q*e na AST * tecnologia n*o é
</line>
<line>
*elacionada a apena* artef*tos, ou seja, a algo que se **iliz* para promover a *nclusão socia*,
</line>
<line>
R*v. FSA, Te*esina, v. 21, n. 12, art. 1*, p. 19*-210, Dez. 2024 www4.f*anet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pressupostos da Adequa*ão Sociotécn*** para Estu*os e* Tecnologia *ocial
</line>
<line>
205
</line>
</par><par>
<line>
por exempl*. N* *erdade, * que se **m é o prot*gonismo c*njug**o de *odos os el*me**os
</line>
<line>
(sociais, técnicos e *ater*ais) voltados para sol*ções soc*ais (DUQ*E; VA*ADÃO, 2017),
</line>
</par><par>
<line>
não se rest**ng*ndo a
</line>
<line>
u m ou
</line>
<line>
outro elemento, sejam materiais ou pessoas (CASTILHOS;
</line>
</par><par>
<line>
S*LVA, 2020; VALAD*O; ANDRADE; CORDEIRO NET*, 2014). Como e*emplo, pode-
</line>
<line>
se ci*ar q*e, s*b a visão da A*T, não se busca apenas uma tecnologia para reúso *e água da
</line>
</par><par>
<line>
chuva, mas também se verifi** a adequação de**a al**rn*tiva pa*a a sociedade, o
</line>
<line>
qu*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
p*ssív** a p*rtir da ins*rção des** soci*dad* (o* s*ja, d* so*ial e d*s m*t*riais * serem
</line>
<line>
adotados) no contexto de dis*ussão, desen*olvime*to e aplicaç*o da tecno*ogia.
</line>
<line>
O construcionismo é pon*o i*portante para *e ex*lic*r * po**ncial da *ST *o
</line>
<line>
entendi*ento so*re o que s*o TS. Coerente * essa lin*a de pens*m*nto, a TS: a) pres*upõe o
</line>
</par><par>
<line>
uso de rec*rsos n**urais, conh*ciment*, saberes e práticas
</line>
<line>
locais (*E*A*; MARTIN*Z
</line>
</par><par>
<line>
COENDA; V*NOLI, 2018), b) é ideali**da * desen*ol*i*a pela própria co*un*dade a **r
</line>
</par><par>
<line>
ben*fi*iada (PO*PEU et al., 201*) e c) p**move a valorizaçã* da cultura, va*ores
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
con**cimento
</line>
<line>
loc*is (FREIT*S; *EG*TTO, 2014)
</line>
<line>
*
</line>
<line>
a r*i*tegraç*o de sabe*es
</line>
</par><par>
<line>
(CAST*LHO*; SILVA, 2*20) a coaprendizagem (ARCHANJO JUN*OR; G*HLEN, 2021) e
</line>
<line>
* prot*go*i*mo loca* (A*CH*NJO J*NIOR; G*HLEN, 2021; FREITAS; SEGATTO, 2014;
</line>
<line>
VALADÃO; CORDEIRO NETO; ANDRA*E, *017).
</line>
</par><par>
<line>
Co* o embasa*ento constr*cionist* da AST, pode-se explicar que o pr**esso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*riação * desenvolv***n*o de alg*ma solução n* âmbit* de tecnologia* sociais d*ve ocorrer
</line>
<line>
com o envol*imento do* i*tegrantes de uma comunid*de, valoriz*ndo o* saberes,
</line>
<line>
experiências e t*adiç*es l*ca*s. Isso porque as ideias que surgem a partir *e quem vi**nc*a um
</line>
<line>
problema pod*m ser c*uciais par* a cons*r*ção de uma proposta *ais a*equada. A*ém di*so,
</line>
<line>
n*s grupos socia**, há i*te*nal*zadas *ráti*as, *ult*ras e *radições, que ajudam n* *roposta de
</line>
<line>
alternati*as.
</line>
<line>
A an*lise *rítica da l**eratura *esu*t** na id*ntificaç*o *o* *rês pr*ssup**tos *tri*uídos
</line>
<line>
ao conceit* de AST com* potenc*a*s para o *stu*o de TS. O e*f*rço de sínte** foi traze* u*a
</line>
</par><par>
<line>
p*opo*ta de agenda de pesquisa futu*a
</line>
<line>
*ir*ci*nada p*ra acadê*ico* e estudiosos. Com *sso,
</line>
</par><par>
<line>
dent*e as poss*bilidades de *stud*s f*turos, sugerem-se *inco pontos, que es**o de*critos no
</line>
<line>
Quadro 3.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*es**a PI, v. *1, n.12, art. 10, p. 194-210, Dez. 20*4
</line>
<line>
ww**.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. A. Silva, J. A. D. Va*adão, G. Carmo, V. S. *ilva, F. N. Mac*el
</line>
<line>
206
</line>
</par><par>
<line>
*uadro * - *íntese e p*oposta de agend* fut*ra de pesq*isa
</line>
</par><par>
<line>
**ess *- *ostos
</line>
<line>
Proposição *e pesqu*sas
</line>
<line>
</line>
<line>
*mpacto d* TS par* a *nclusã* ***ial e política* pública* - A AST * u* forte p**ditor *ara ocor*ência de inclusão social e tal caracterís*ica se e*ten*e à **. V*rificar se realmen*e (* em qual medida) as soluções criadas estão promovendo inclusão social, é *ma op*ã* p*omisso** d* estudos. *ab* ta*b*m *esvendar, m*pear e entender o desenvolvimento de políticas p*blicas *a*a apoiar e manter as solu*ões tecnológ*cas, **m*rando que m*ita* dessas inova**es su*g*m para resolver p**b*e*as re*ultantes da omiss*o da es*era governam*nta*.
</line>
<line>
</line>
<line>
Papel de *rgãos g*vernament*is - A AST *nvolve a *elação entre Ciência, Tecnolo*ia e S*ciedade. No âm*i** do Bra*il, sabe-se que exi*tem política* e órgãos que promovem a re*açã* da Ciência e Tecn*log*a, a *xemplo d*s institutos fe*erais de e*si*o. Re*ta saber s* a s*ci*dade participa dessa r*laç*o. Ent*nder o p*p*l as ações de órgãos e gover*amentai* e d* inst*t*ições diversas, *omo unive*sidades e inst*tuto*, para a propulsão de T* é uma proposta *e pesquisa. R*lação e*tre os termos com * emanci*ação *ocial - Em*or* os au*ores abordem *** as TS ao se co*trapo*em às te*nologias c*nvencionais são cap*zes d* prom**er emanci*ação *ocial, não se tem, de forma *lar*, como isso *c*rre. É i*por*a*te *ntend*r melhor o que ser*a *ssa emancipação s*cial, q*ais as suas característ*cas * em qual fu*damen*o teóri*o ela se apo*a. Um dos br*ços dessa *nvestigação *ode ser a associação de estu*os de col*ni*lidade e deco*onialidade.
</line>
<line>
</line>
<line>
Pr*ticas sociais - A adoção/desenvolvimento de TS é u* fenômeno social, que ocorr* em contextos e locais esp*cíficos e com o envolvime*to colaborati*o *a comunidad* e ** rede de apoiadores. Po*tanto, im*rsão nos a ambien*e* ond* *corre es*e fa*o social, *omando-se a prática *ocal como uni*ad* de a**lis*, c*n*r***i para compre**der co* m*ior profundid*de as nu*nças, *s processo* e *s r**a*ões exist*ntes em um *a*p*, onde *usci*am *roces*os cola*orat**os d* cocriação e apren**z*do **nâmico a par*ir *a vi**nc** cotidiana. Pape* e importânci* d* ap*iado*es - *m as*ecto da AST, que s* inse*e no âm*i*o *a T*, refere-se à c*laboração e participação do* ato*es sociais na c*nstr*ção e desenvolvimento de soluçõ*s tecn*lógicas. *es*o que o protagonismo se*a d* comunidade, é precis* uma rede de co*aboradores capaz de co*tribui*, a*oiar e desenvolver s*luções com os *r*pos d* pessoas, que vi*enciam ** prob*em* para o qua* se *usca * s*luç*o. C*m isso, entende-s* s*r n**essário **ali**r estudos sobr* a atuaçã* de**es cola*orado*es, par* evitar a proliferação de oportunistas e esforços desneces*ár*os d** *ue já e*tão em situação de v*l**rabi*i*a*e.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *lab*ração pr*pria (2021).
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSIDERAÇÕE* F*N*IS
</line>
</par><par>
<line>
*ste artigo *eve como objetivo
</line>
<line>
ent**der *o* que g*ande *arte de *studo* sobre TS
</line>
</par><par>
<line>
adota a AST como su*o*te teór*co. Pa*a tanto, foi *eal*zad* uma *evisão integ*at*va
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
literatu*a. Reali*ar*m-se a leitura e * análise crític* de dez artigo*, * que possibil*tou listar
</line>
</par><par>
<line>
três pressupostos que são potenciais pa** embasar a explicação de TS s*b a le*te
</line>
<line>
*a AST.
</line>
</par><par>
<line>
Esse*
</line>
<line>
pressupostos p*oporcionam * imbricação t*órica entre as duas temática*, ou seja, o
</line>
</par><par>
<line>
*nter-*elacionamento concei*ual entre elas. **esar de te*em s**o identifi**dos apenas três,
</line>
</par><par>
<line>
obs*rva-se que a c*nexã* ocor*e
</line>
<line>
de t*l forma que as *a*a*ter*sti*as das duas tem*ticas
</line>
</par><par>
</page><line>
*arecem se c*nfundir. Como *xemplo, *ode-se citar a "em*ncipa**o social", que foi abordada
</line>
<line>
p**a a *onceit*aç*o de AS* por Pompeu et al. (2018) e *or Archanjo Júnior e Geh*en (2*21).
</line>
<line>
Já *astilh*s e Silva (2020) mencionara* a e*p*e*são quando estavam se referindo à TS. *sse
</line>
<line>
R*v. *SA, Teres*na, v. 2*, n. 12, art. 10, p. 194-210, De*. 2024 ww*4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P*es**postos d* Adequação So*iotécnica para E**udos em Tecnologi* *o*ial
</line>
<line>
207
</line>
</par><par>
<line>
fato leva à constatação de que h* um forte al*nhamento das c*racterísticas * co*ceituação *e
</line>
<line>
AST par* expli*ar TS.
</line>
<line>
Não *o* *ret*nsão neste estudo *den*ificar todos os **ndamentos da AST, mas somen*e
</line>
<line>
aq***es que *ã* coerentes no uso de *S. Nest* ponto *a discussão, pode-se dizer que os três
</line>
</par><par>
<line>
pressupostos apresentados da AST **o promissores par* e*plicar e
</line>
<line>
co*ceituar TS. Isso
</line>
</par><par>
<line>
*or*ue:
</line>
</par><par>
<line>
a) * TS *rata da idea*ização de *oluções t*cnológica* para *tender questõe*/problemas
</line>
</par><par>
<line>
locais de uma dada comunidade
</line>
<line>
em *ue
</line>
<line>
*s te*nologias convenc*ona** não *ão capazes de
</line>
</par><par>
<line>
s*luci*nar (uso do press*posto *e contraposição às tecn**ogia* conve*cionais);
</line>
</par><par>
<line>
b) *a TS, a* altern*tivas devem ser constru**as no â*bito da comunidade, o*de
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
usu*rio é *m ator a*ivo, que participa do desenvolvim*nto e aplicação da solu*ão. A*ém di*so,
</line>
</par><par>
<line>
a popula*ão env*lve-se em um
</line>
<line>
processo d* coconstrução, co**ren***agem, participativo,
</line>
</par><par>
<line>
colaborativo e c*m apoio de dive*sos outros *utor*s (volta-se para a lig*ção para*igmática
</line>
<line>
d* c*nst*ucio*ismo); e
</line>
<line>
c) a TS visa à s*lu*ão de p*oblemas locais, situa*ões div*rsas, q*e c*locam *ada
</line>
<line>
comunidade * m*rgem d* socieda*e sem u*ufruir de dire*tos bási**s co*o saúde, saneamento
</line>
</par><par>
<line>
e e*ucação. A TS busca, *om isso, ma**r val*rizaçã* * ins*rçã* social de
</line>
<line>
p**ulaçõe*
</line>
</par><par>
<line>
despriv**egiad*s (ness* *entido, te*-se o pressupo*to de incl*são s**ial).
</line>
</par><par>
<line>
Em um seg*n*o *omen*o, de*icou-se a realizar u* processo de sínte*e a partir da
</line>
</par><par>
<line>
aná*ise crítica. Com isso, chegou-se a uma proposta *e
</line>
<line>
*genda de pesquisa com
</line>
<line>
c*n*o
</line>
</par><par>
<line>
possibilidades de estudos a que pes*uisa*o**s po*e* s* de*ic*r. A *iscussão de TS envolv*
</line>
</par><par>
<line>
m *i t *s
</line>
<line>
ele*entos. Por isso, há muito para se entende* e a*pliar os estudos relacionados.
</line>
</par><par>
<line>
Por*anto, a li**a
</line>
<line>
citada não s* *sgota. Nela, *o*em ser a*nda inseri*as o*tras
</line>
<line>
aborda*ens
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pon*os de **sta.
</line>
</par><par>
<line>
Consta*a-se qu* esta rev*são t*ve *ambé* suas *imitações. * leitura **s dez a*tigos foi
</line>
<line>
re*lizad* c*m foco na identifica*ão *as cara*terís*icas das duas *e*áticas. Todavia, e**e
</line>
<line>
p*o*edimen*o p*d* ter limi*ado os resultados enc*ntrados. Talvez, ** a *eit**a *oss* reali*ada
</line>
<line>
sem **se enfoque, poderiam oco*rer outros in*ig*ts úteis para a análise crí*ica e a sín*es* desta
</line>
<line>
revis*o. A *egu*da limi*ação f*i em relação ao número *e ar*igo* analis*dos. E*tende-se qu*
</line>
<line>
se po**ibili*ou uma a*pla ab*angê*c*a ao se uti*iz*rem qua*ro base* de dados e ao não se
</line>
</par><par>
<line>
estabelecer marc* t*mp**a* algum. *ntreta*to, caso
</line>
<line>
a b*sca fosse realizada não se
</line>
</par><par>
<line>
delimitando
</line>
<line>
* expressão "a*e*u*ção *ociotécn*ca", mas ab**ndo para "abordagens
</line>
</par><par>
<line>
sociotécn*cas ou sim*la*es", poderi* ter sido encontra*o u* m*io* número de ar*ig** p*ra
</line>
</par><par>
<line>
serem revisa*os. Assim, o*tros pont*s, além dos
</line>
<line>
que foram *e*cionado*, *ode*iam ser
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, *er*s**a PI, v. *1, n.12, art. 10, p. 194-210, Dez. 20**
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. *. Si*va, J. A. D. Val*dão, G. Carmo, *. S. *ilva, F. N. Maciel
</line>
<line>
208
</line>
</par><par>
<line>
suscit*dos. E a t*rceira limitação refere-se aos pre*supos*os identificados e à age*d*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*squisa
</line>
<line>
acadêmi*a. Estes foram elab*rados por *eio de p**cesso refle*ivo. P*rt*nto, não
</line>
</par><par>
<line>
foram ta*ativos e não se teve *s*a pret*nsão. Dessa forma, novos e*tudos podem *mpliar esta
</line>
<line>
disc*s*ã* e propor **vos entendi*entos.
</line>
<line>
Por fim, entende-*e que este est*do p*de cont*ibuir pa*a pesquis*dor*s e a*a*êmicos
</line>
<line>
*ue *ueiram re*lizar pesqui*as s*bre TS, relac*on*ndo-a à pe*s*ec*iva da AST, à *edida que
</line>
</par><par>
<line>
e*c*arece e aponta motivos pa*a a cor*ela*ão do* temas. Desse modo,
</line>
<line>
pode-s* *e* maior
</line>
</par><par>
<line>
segurança em s* d*fe*de* a importância das TS *ara * desenvolvimento local a* s* apresentar
</line>
<line>
um f*n*ament* teórico consistente.
</line>
<line>
REFERÊNCIAS
</line>
<line>
AN*RADE, J. A.; *ORD*IRO NETO, J. R.; VALADÃO, J. A. D. **s**ia*ões
</line>
<line>
sociotécnicas e pr**icas d* gest*o em des*nvol*imen*o: ana*isando ra*tros por entre * traçado
</line>
<line>
do P1MC. Cadernos E*A*E.BR, v. 11, n. 2, p. 274-294, 2*13.
</line>
<line>
ARCHANJO JUNIOR, M. *.; GEHLEN, *. T. A Tec*olog*a S*cial na p*og*a*ação de um
</line>
<line>
c*rr*c*lo crític*-t*a*sformador em educação em ciên*ias. En**io Pesqu*sa em Educação em
</line>
<line>
C**n*ias, Belo H**i*on*e, v. 23, p. 1-21, 2021.
</line>
</par><par>
<line>
BAPTIST*, V. F. *ecn*logia e Desen*o**i*ento Social: **a abord*g*m
</line>
<line>
teórica.
</line>
</par><par>
<line>
Perspectiv*s em Gestão & Conhecime*to, *. 9, n. *, p. 4-23, 201*.
</line>
</par><par>
<line>
BE*GER, *. L.; LUCK*A*N, T. A Cons*ruçã* Social da Realida*e: tratad* de
</line>
<line>
*ociologia do *on*ecimen*o. 24. ed. Pet*ópolis: *ozes, 20*4.
</line>
</par><par>
<line>
CA*TAÑON, G. A. Construcionis*o social:
</line>
<line>
u*a crítica ep*stemológica. Tem*s em
</line>
</par><par>
<line>
Psi*o**gia da S*P, v. 12, n. 1, p. 67-81, ***4.
</line>
</par><par>
<line>
C*ST*LHOS, A.; SILVA, T. N. *ove*na*ça aplicada às tecnol*gias sociais para po*ulações
</line>
<line>
em sit*aç*o de risco s*cioeconômic* associada ao *ar*digma da suste*ta*ilidad*.
</line>
<line>
*d*inistração Pública e *estão So*ial, *. 1*, *. 2, 2020.
</line>
<line>
CEJAS, N.; MARTINEZ COENDA, *.; VAN*LI, *. El lugar de *os artefactos en pr*cesos
</line>
</par><par>
<line>
sociales. Ref*exiones sobre
</line>
<line>
una expe*iencia de tecnología s*ci*l en *ariloche, Argentina.
</line>
</par><par>
<line>
Paakat: *evista de Tecnología y Socie*ad, v. 7, n. 13, p. 001, 201*.
</line>
<line>
*AGNINO, R. A Tecno***ia Social e seus Desafios. In: DAGNINO, R. (*d.). Tecnologia
</line>
<line>
Social: ferramenta para c*nstruir outra so*iedade. Camp*na*: Kom*di, 2010. p. 53-70.
</line>
</par><par>
<line>
*AGNINO, R.
</line>
<line>
"Ciência e te*nologia para a **dadan*a" ** Adequação So**o*éc**ca com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Povo? In: DAG*INO, R. (Ed.). Tecnologi* S*cia*:
</line>
<line>
con*r*buiç*es conceituais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
met*d*lógi*as [*nli*e]. Campina *rande: EDUEP*, 2014. p. 89-11*.
</line>
<line>
DAGNINO, R. Como é a un*ver*idade de qu* o Brasi* precisa? Aval*ação, *. 2*, n. 2, p. 293-
</line>
<line>
333, 2015.
</line>
<line>
*ev. FS*, Teresina, v. 21, n. 12, art. 10, p. 194-*1*, Dez. 2024 www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pr*ssupos*os da Ade****ão *ociot**nica *ara Est*dos em Tecno*ogia Social
</line>
<line>
209
</line>
</par><par>
<line>
*AG*I*O, R.; BRA*DÃO, F. *.; N*VAES, H. T. *obre o M*r*o Analí*ico-conc*it*al da
</line>
<line>
*ec*ologia S*cial. In: *EIDL, D.; CABRA*, S. S. (Ed.). Tecnol**i* Soci*l: uma estratég*a
</line>
<line>
p*r* o des*nvolv**ento. Rio de *aneiro: F*nd*ção Banco do B*a*il, *0*4. p. 15-64.
</line>
<line>
*IAS, R. *.; NO*AES, H. T. Con*ribuições da **o***ia da i*ovação p*r* * *eflexão acerc*
</line>
<line>
da Tecnologia S*cial. In: DAGNIN*, R. (Ed.). T*cnolo*ia Soci*l: ferrame*t* p*ra c*n*trui*
</line>
<line>
*utra soc*eda*e. Campinas: Kom**i, 2010. p. 15*-174.
</line>
<line>
DUQUE, T. O.; VALADÃO, J. A. D. Abordagen* Teóricas de Tecnologia Social. *e*ista
</line>
<line>
Pensamento Contem*or**eo em Adminis*r*ção, v. 11, n. 5, p. 1-19, 2017.
</line>
<line>
FRAGA, L. S.; ALVEAR, C. A. S.; CRUZ, C. C. Na trilha da co*tra-hegemon*a *a
</line>
<line>
engenhari* *o Brasi*: da en*e**aria e desenvolvi*ento so*ial à engenh*r*a po*ular. Rev*st*
</line>
<line>
Iberoamericana *e Ci*n**a, *ecn****ía y Sociedad - C*S, *. 43, n. 15, p. 209-232, 20*0.
</line>
<line>
FREITAS, C. C. G.; SEG*TT*, A. P. Ciê*c*a, tecnologia e so*iedade pelo o*ha* *a
</line>
<line>
Tecnologia Soci*l: um estudo a p*rtir da teori* Crítica da Tecn*logia. Cadernos E*APE.BR,
</line>
<line>
v. 12, n. 2, p. *02-32*, 2*14.
</line>
</par><par>
<line>
KUM*R, V. et al. Gra*sroots Innovatio*s for Inclusiv* *ev*lopm*nt: Need for
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Para*igmatic Shift. Vikalpa, *. *8, n. 3, p. 103-*22, 2013.
</line>
</par><par>
<line>
*EDEIRO*, C. M.
</line>
<line>
B.; SILVA, L. R. Dimensões con*titutivas *e
</line>
<line>
t*cnologias socia*s no
</line>
</par><par>
<line>
c*mpo da saúde: uma proposta d* c*ns***ção e ap*opri*ção de
</line>
<line>
conheciment* em *erritórios
</line>
</par><par>
<line>
*u*neráveis. Textos e Context*s, v. 15, n. 1, p. 1*4-1**, 20*6.
</line>
</par><par>
<line>
*ASCIMENTO, D. T.; BI*O*TO, *.; B*NINI, E. G. O Movimento
</line>
<line>
da Tecnologia So*ial:
</line>
</par><par>
<line>
uma Rev*são Sist**ática de seu* Ele*entos *strut*rantes entre 2007 e 2017. De*envolv*.
</line>
<line>
Re*ista de Gestão da Un*lasalle, v. 8, n. 3, p. 93-*11, 2019.
</line>
<line>
NEDER, R. T. A prática *a adequação sociotécnica en*r* o campesinato: educ*ç*o, c*ência *
</line>
<line>
tecnologia social. Linha* Críticas, v. 21, n. 45, p. 3*7-*81, 20*5.
</line>
<line>
*ARWEZ, S.; SHEKAR, *. C. Unders*anding *f gras*r*ots innovatio*s i* I*dia: e*idence
</line>
<line>
from the *oun*ryside. Soci*ty and B*s*ness Re*ie*, v. 1*, n. 4, p. 273-299, *0*9.
</line>
</par><par>
<line>
POMP*U, *. P. *t
</line>
<line>
al .
</line>
<line>
A *náli*e ergo*ômic*
</line>
<line>
do trabalho com* méto*o
</line>
<line>
de *dequaçã*
</line>
</par><par>
<line>
soc*otécn*ca em *ma e**resa recup*r*da por seus trabalhador*s. Revista Tec**logia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
So*iedade, v. 14, *. 32, *. 78-97, 2018.
</line>
</par><par>
<line>
POZZ*B*N, M.; TE*LO-R*ZAS, S.; HECK, I. Nou*ishing the *o*ial In*ova**on D*bate
</line>
<line>
with the "Social Techn**ogy" South *m*ri*an Research *radition. Vo*un*a*, *. 32, p. 63*-
</line>
<line>
677, 2*21.
</line>
<line>
SENGERS, F.; WI*CZOREK, A. J.; RAVEN, R. Experimen*ing for s*stainability
</line>
<line>
transitions: A syst*mat*c literature revi*w. Tech**log**al Forecasting and Social Cha*ge,
</line>
<line>
v. 1*5, p. 153-164, 1 ago. 2019.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, Teresina P*, v. 21, n.*2, a*t. 10, p. 194-*1*, Dez. 2024
</line>
<line>
ww*4.f*anet.*om.br/*e**sta
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
C. A. **lva, J. A. D. Valadão, G. Car*o, V. S. *ilva, F. N. Maciel
</line>
<line>
2*0
</line>
</par><par>
<line>
SHIN, H.; HWANG, J.; KIM, H. Ap*ropriate technolo*y for grass*oots *nno*atio* in
</line>
<line>
devel*ping c*unt*ies *or sustainab*e dev**opme*t: Th* case of La*s. Jo**nal of Cleaner
</line>
<line>
Product*on, v. 232, p. 11*7-11*5, 20 se*. 201*.
</line>
<line>
S*IT*, A.; FRESSOLI, M.; *HOMAS, H. Gra*sroot* innov*tion movements: chall*nge*
</line>
<line>
and contributions. Journ*l o* Clea*er *roduct*on, v. 63, *. 114-*24, ** jan. 2014.
</line>
<line>
TORRACO, R. J. Writin* Integ*a*i*e Literatur* Reviews: Guideline* and Examp*es. Human
</line>
<line>
Re*ource **velop*ent R*view, v. 4, n. *, p. 3*6-367, 200*.
</line>
<line>
TORRA*O, R. *. **iting I*tegra*ive Literat*re Reviews: Using te Pa*t and P*esent to
</line>
<line>
Exp*ore the Futu*e. Human Resource Development *evi*w, v. 15, n. 4, p. 404-428, 2*16.
</line>
<line>
VALADÃO, *. A. D.; ANDRADE, *. A.; CORDEIRO NE*O, J. R. Abordagen*
</line>
<line>
soci*técnica* e os estudos em tecnol*gia *ocial. Pr*texto, v. 15, n. 1, p. 44-61, 2014.
</line>
<line>
VALADÃO, J. A. D.; CO*DEIRO NETO, J. R.; ANDRADE, *. *. Ba*es *ocio*écnicas de
</line>
<line>
uma tecnologia socia*: o trans*a*ar da pedag*gia da alternância em Rond*n*a. Organizações
</line>
<line>
& Sociedade, v. 24, n. 8*, p. 89-*14, 2*17.
</line>
</par><par>
<line>
Como *eferencia* este Ar*igo, c**forme ABNT:
</line>
<line>
C. A. SILV*, J. A. D. VAL*DÃO, G. CARM*, V. S. SILVA, F. *. M*CI** Pressu**st*s da
</line>
<line>
A*equação *ociotécnica para Estu*o* em Tecn*logia Social. Rev. FS*, Teresina, v. 21, n. 12, art.10,
</line>
<line>
p. 194-210, *ez. *024.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos Autores
</line>
<line>
*. A. Silva
</line>
<line>
J. A. D. Val*dão
</line>
<line>
G. Carmo
</line>
<line>
V. *. Si*va
</line>
<line>
F. N. M*ciel
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e planejam*nto.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) an*lis* e interpret*ção dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do ras*unho o* na rev*são crí*i*a do c*nteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) pa*tic**açã* na ap*ovação da ve*sã* fin*l do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*si*a, v. 21, n. 12, art. *0, p. 1*4-21*, Dez. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revi*ta
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)