<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 12, art. 11, p. 211-22*, D*z. 2*24 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*24.21.12.*1 </line>
</par>
<par>
<line> Repensando o Desenvolvimento: *e*rescimen*o, S*mplic**ade Voluntári* * Bem Viver </line>
<line> Re*hinking Dev*lopm*n*: Degrowth, *oluntary Sim**icit*, and Buen V*vir </line>
</par>
<par>
<line> *na Kar*l*na de Ar*újo </line>
<line> Doutora em Socio*og*a pela Universi***e Federal *a Paraíba </line>
<line> Profe*sora da Un*versidade E*tadual do Tocant*ns / *ampus Paraíso </line>
<line> E-*ail: ana.ka@*ni*ins.br </line>
<line> Ca**os Edua*do *anosso </line>
<line> Dout*r ** Desenvo*vimento, Socieda*e * Cooperaç*o Internaci*nal pela UnB </line>
<line> Profe*sor *o Instituto F*der*l d* Toca*tins / Camp*s P*l*as </line>
<line> Email: p*nos*o@ifto.edu.br </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Ana Karolina de Araújo </line>
<line> Ed*tor-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Ton*y </line>
<line> *e*l*y </line>
<line> d* </line>
<line> Alen*ar </line>
</par>
<par>
<line> Q**dra 106 Sul, Alame*a *, Lote *, Edifício I*acaiúna*, </line>
<line> *o*rigues </line>
</par>
<par>
<line> Plano Diretor Su*, CEP: 70.*2*-054, Palma*/*O, *ras*l. </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: Carlos Ed**rdo Pano*so </line>
<line> Arti*o recebid* em 13/*0/2024. Últ*ma </line>
<line> versã* </line>
</par>
<par>
<line> ARSE 1*, alameda 0*, *ote 20A, ap*rtamento 203A, </line>
<line> *ece*i*a em 24/10/2024. Aprova*o *m 25/10/2*24. </line>
</par>
<par>
<line> Resi**ncial *alifórnia, Plano Dire*or Sul, **P 77.020- </line>
</par>
<par>
<line> 142, Palmas/TO, Bras*l </line>
<line> Avalia*o pelo sistema Triple Rev*ew: Des* R*view a) </line>
<line> pel* Editor-Ch*fe; e *) D*ubl* Blind Review </line>
<line> (*valiação cega por doi* avaliado*es d* á*ea). </line>
<line> Rev*são: Gramatical, Norm*tiva e de Fo*ma**ção </line>
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<line> A. K. A*aújo, C. *. Panos*o </line>
<line> *12 </line>
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<line> RE*UMO </line>
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<line> Este artigo an*lis* como o conceito *e "Bem Viver" pode s*r </line>
<line> **a b*se unific*dora para as </line>
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<line> *rop*stas de decr*scimento s*reno e simplicidade voluntá*ia. *ti*izando uma metodologia </line>
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<line> qual*tativ*, rea*izamos uma revisão biblio*ráfica de </line>
<line> o*ras *e autores *omo Serge Latouche, </line>
</par>
<par>
<line> Paul Ariès * Alberto A**sta, que questionam o modelo de *e**nv*lviment* *con*mi*o </line>
</par>
<par>
<line> **seado no </line>
<line> c*escim*nto cont*nuo. Os resul*a*os indi*am que essas teorias prop*e* </line>
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<line> a*ternativas *ocadas na suste*t**i*i**de ambiental, *ustiça social e me*ho*ia da *ualidad* de </line>
<line> vida, cr*ticand* o consumismo e a exploração descontro**da de recursos n*turais. O artigo </line>
<line> conclui q*e * "Bem Vive*", inspirad* n*s *radições indígenas latino-am*ricanas, *f*rece uma </line>
<line> base teóric* e práti*a *ara repensar o desenvolv*men*o, oferecen*o u*a visão de m*ndo mais </line>
</par>
<par>
<line> ha*mônica *n*re **res *u*a**s e natu*eza, *a**ada </line>
<line> *a ju*t*ça e n* pres*rvação amb*e**al e </line>
</par>
<par>
<line> ali*hada à* necess**a*es contemp*râneas globais. </line>
</par>
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<line> Palavras-*have: Decrescimento </line>
<line> Sereno. </line>
<line> Simpli*idade </line>
<line> Voluntária. </line>
<line> Bem </line>
<line> Viver. </line>
</par>
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<line> *esenvolvimento. Sustentabilida*e </line>
</par>
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<line> ABST*ACT </line>
</par>
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<line> This article iana*yzes how t*e co*cept o* "B*en Vi*ir" can serve as a unifyi** fou*dation for </line>
<line> *he proposals *f serene degrowth and voluntary simpl**ity. Using a qualit*tive methodology, </line>
<line> we *onduc*ed a literature re*iew of works by authors such as *erge La*ouc*e, Paul Ariès, and </line>
<line> Albert* Acosta, *ho challen*e the econo*ic de*elop*ent mo*el based on continuous </line>
<line> *rowth. The results i*di*ate that thes* theories propose al*ernatives f*cused on envir*nmental </line>
<line> susta*nability, social ju**ice, life qual*tes improvem*nt, while criticizing *o*sumer*s* and the </line>
<line> uncontrolled *xploitat*on of natural reso*rce*. T** article conclu*es tha* "Buen Vivi*," </line>
<line> inspir*d by Latin American ind*ge*o*s tr*ditions, o*fers a theoretic*l a*d pra*tical found*ti*n </line>
<line> for *ethinki*g d*velopment. It pr**ents a wo**dview that pro*o*es greater *arm*ny **tween </line>
</par>
<par>
<line> humans and *a*ure, rooted in justice, env*ronmental p*eservation, a*d </line>
<line> aligne* with </line>
</par>
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<line> conte*po*ary *lobal *eeds. </line>
</par>
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<line> Keyword*: Seren* </line>
<line> Degrowth. </line>
<line> Voluntar* </line>
<line> Simp*ic*ty. </line>
<line> B*en </line>
<line> Vivir. </line>
<line> Dev*lopmen*. </line>
</par>
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<line> Sust*i*ability. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *S*, Te*e*ina, v. *1, n. 12, art. 1*, p. 211-229, D*z. 2024 </line>
<line> w*w4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
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<line> Repensan*o o Desenvo*vimento: *ecrescimento, Simplic**ade Voluntá*ia e Bem V*ver </line>
<line> 213 </line>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
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<line> Nos últimos ano*, tem-se obse*vado u* *re*cente interes*e e </line>
<line> deba** *m </line>
<line> torn* </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> novas *deias e paradigma* que r*f*etem ac*r*a d*s de*afio* t*azidos pelas sociedades </line>
</par>
<par>
<line> capita*istas atuais e **e </line>
<line> buscam </line>
<line> pensar o*tras formas </line>
<line> *e de*envol**m*nto que sej*m mais </line>
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<par>
<line> equ*tativas e suste*tá*eis. Entre os paradigmas e i*eia* emerge*tes, destaca*-se </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> "decres**mento s*reno" </line>
<line> pro*osto p*r Serge Latouche, a "simplicidad* volun**ria", de Paul </line>
</par>
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<line> A*iès e </line>
<line> a* r***e*õ*s sob*e * "bem vi*er" (buen vivi*) fei*as **r Alberto A*osta. Cada um </line>
</par>
<par>
<line> destes conceitos o*er*ce *ma crítica profunda ao model* de desenvol*imento baseado no </line>
</par>
<par>
<line> cre*c*me*to e*onômico co*tí*uo e </line>
<line> *o **nsumismo </line>
<line> dese*f*eado, propondo alter*ativas que </line>
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<line> prioriza* a q*a*idade d* vid*, a sustent**il*d*de ambient*l * a justiça social. </line>
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<line> L*tou*** (**09) </line>
<line> ques*iona ideologia do cres*imento infinito em um planeta finito, a </line>
</par>
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<line> **gumentand* *u* a </line>
<line> busca *ncessan*e p*lo a*m**to </line>
<line> do p*o*uto int**no </line>
<line> bruto (PI*) tem </line>
</par>
<par>
<line> contribuído para *rises ambi**ta*s * soc*ais cada vez mais g*aves. Em co*trap*rtida, propõ* </line>
</par>
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<line> *ma redução c*ntrolada vo*untária e </line>
<line> d* con*um*, p*om*vendo uma econo**a *aseada </line>
<line> na </line>
</par>
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<line> sufi*i**cia e na *olid*rie*ade. Por *ua ve*, *l*erto Acost* (*016) re**ata o conceito de bem </line>
<line> *iver, or*un*o das trad*ções indígenas *a América L*tina, que enf*t*za * har*onia ent*e os </line>
<line> s*res humanos e * *a**reza. Ac*sta critica o dese*volvi*ent* convencio*al por *u* te**ênci* </line>
</par>
<par>
<line> a ignorar os limites a*bie*tais a promove* d*sig*alda**s sociais, e </line>
<line> *ropon** uma v**ão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> des*n*ol*i*ento que respeite os *ireitos da natur**a * prom*va * equ*lí*rio ecológi*o. P*r </line>
<line> f*m, Paul *riè* (**13), ao exp*orar a simp*ici*ade voluntária, convida a uma reflexão sobre a </line>
</par>
<par>
<line> c*ltur* do consumismo e os impactos n*gativos </line>
<line> do crescimen*o econômico não regul*do </line>
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<line> sobre * qualidade de vida *um**a e o mei* a*bient*. Ele sug*re que vi*er *o* m*nos p*de </line>
<line> reduz*r o i*p*cto a*biental e propor*ionar uma vida *ais s**isfa**r*a, ba**ada em v*l*res de </line>
<line> s*lidariedade, coo*er*ção * be*-esta* co*etivo. </line>
<line> O objetivo deste artigo é r*ali**r *ma revisão bibl*o*ráfica de **tores que estão </line>
</par>
<par>
<line> r*pensando o d*senvolvimento * *uscand* ca*i*hos </line>
<line> p*ssívei* ao* d*safios </line>
<line> *razidos </line>
<line> pelo </line>
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<line> cres*imento **onômic* *as so*iedades at*a*s. Susten*amos que o i*eal do "Bem *iv*r" pode </line>
<line> ser *ensado c*mo pa*o *e *undo par* interliga* as di*ersas concepções presentes e* autores </line>
<line> que *st*o re*let*ndo e prop*ndo fo*mas a*ternativas de desenvolvimento qu* p*ssa sustenta* e </line>
<line> melhorar a qual*dade d* *ida d*s populações gl*bai*, garan**ndo a preservação *mbi*ntal e a </line>
</par>
<par>
<line> **uidade soci*l. Ao examin*r as contribui*õ*s de </line>
<line> autores *omo *e**e Latouc*e, Alberto </line>
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<line> Acosta </line>
<line> e *aul Ariès, b*scam*s c*mpr*ender suas pr*pos**s te*ricas </line>
<line> e explora* suas </line>
</par>
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<line> ap*icaç*es prá*i**s e </line>
<line> potenciais implicações para </line>
<line> políticas *úblicas p*áticas e*onôm*cas e </line>
</par>
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<line> Rev. F*A, *ere*ina PI, v. 21, *.12, art. 1*, p. 2*1-229, **z. 20*4 </line>
<line> www4.fsane*.com.b*/re**sta </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> A. K. *r*újo, C. E. Pan*ss* </line>
<line> 214 </line>
</par>
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<line> globais. A ideia central é compreender com* *s*as teoria* c*nver*em e se complementa* na </line>
<line> construçã* de um *a*adi**a *lternativo de d**en*olviment* *u* es*e*a alinha*o ao *d*al d* </line>
<line> Bem V*ver. </line>
<line> 2 REF*RENCI*L TEÓRICO </line>
<line> 2.1 O mito ou a *lusão do desen*olvimen*o econômico </line>
<line> E* 1974, no se* livro "O m*to do de**nvolvimento ec*nôm*co", Celso Fu*tado já </line>
<line> denuncia*a o problema *e se pe**ar a questão do desenvolvimento econômico desassocia** </line>
</par>
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<line> de um* aná*ise </line>
<line> *as especificidades históri*as e so*iais, sobretudo nos chamados países "*m </line>
</par>
<par>
<line> de*en*olv*men*o". Furtad* destaca a import**cia d* ** consid*rar as condiç**s h*stóricas </line>
</par>
<par>
<line> es*ecíficas, da* instituições s*ciais e </line>
<line> das </line>
<line> rela*ões de pode* na de*erminação dos *adrões de </line>
</par>
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<line> *ese*volvimento *conômico. </line>
</par>
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<line> A* discutir o conc*ito de de*end*ncia econômica, ele a*onta co*o a* *co*omias d*s </line>
<line> p*íses em desen*olv*mento muitas vezes **tão integradas em es*ru*uras globais que </line>
</par>
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<line> perpet*am rel*ções des*gu*is de poder e tr*ca. *sso contribui para o subdesenvo*vimen*o </line>
<line> ao </line>
</par>
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<line> *n*és do **senvo*v*me*to sustentá**l e equitativo. Vejamo*: </line>
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<line> "O s*bdesenvolvimento te* s*as raízes numa conexã* *r*c*sa, surgid* *m cert*s </line>
<line> condições hi*tó*icas, ent*e o process* inte*no de exploração e o processo externo de </line>
<line> dependência. [...] Qu*nt* mais *ntens* o *nfluxo d* no*os padrões de cons*mo, mais </line>
<line> **ncentrada terá q*e *er a re*da. [...] Assim, taxa* mais altas *e cres*imento, l*nge </line>
<line> de reduzir o su*des*n*ol*imento, tend*m * agravá-l*, no sentido de que tend*m a </line>
<line> aumentar as desigual*ad*s so*ia*s." (FURTADO, 1*74, p. 94). </line>
<line> Sua *ríti*a à homogeneização da* teo*ias econômicas e su* de*esa de abo*da*ens </line>
<line> adaptadas localmente *essoa* com os debates sobre desenvolvime*to econômico i*c*us*vo, a </line>
<line> exemplo das i*ei*s exposta* po* Giovanni Arri*hi, so**ó**go e historiador italiano, e* seu </line>
<line> livro "A ilus*o do desenvolvimento" (1997). </line>
<line> Giov*nn* Arrighi *ferece uma perspectiva crítica *obre o d*sen*olvime**o ec*nômico </line>
</par>
<par>
<line> g*o*al, ques*io*and* suas </line>
<line> premi*sas, con*e*uê*cia* e narrativas ao l*ngo da história. *le </line>
</par>
<par>
<line> investiga como o concei*o *e de*envolv*men*o se d*fundiu e *e tornou *m *specto central das </line>
<line> políticas gl*ba*s *esd* o pós-Segunda Gu*rra Mundial a*é o* d*as *tua*s. Ao **aç*r a evoluç*o </line>
<line> do *onceito de desenvo*vimento desde o século X** até o pres*nte, ele examin* com* **e foi </line>
<line> mol*ad* por contextos geop*lítico*, econômico* e id*oló*ic*s espec*fico* e critica a forma </line>
</par>
<par>
<line> c*mo foi frequentemen*e defin*do e pr*movido pelos países d* norte global </line>
<line> em detrimento </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Tere*ina, v. 21, n. 12, art. 11, p. *11-229, Dez. 202* </line>
<line> www*.fsa*et.c*m.br/revist* </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> *epensando o De*envolvimento: Decresci*ento, Simpl**ida*e Volunt*ria e Bem Vi*er </line>
<line> *15 </line>
</par>
<par>
<line> dos p*íses do *ul. O autor argumenta *ue o projeto do d*senvo*v**en*o mu*tas v**es reproduz </line>
</par>
<par>
<line> rela*ões ** poder desiguais entre países, perpet*ando a dependência *conômica do* </line>
<line> países </line>
</par>
<par>
<line> men*s desenvolvi*o* em relaçã* aos m**s dese*v*lvido*. </line>
</par>
<par>
<line> Compreendemos que sua c*í*i** * *deia *ominante de que o </line>
<line> de*envolv*me*to </line>
</par>
<par>
<line> econômico linea* e bas*a*o </line>
<line> no crescimento contínu* se*a a única *an**ra d* alcançar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> progresso hu*ano e *o*ial, dialoga, por exemp*o, com a* idei*s propostas *o* au**res c*mo </line>
</par>
<par>
<line> S*rge Latouche e Paul Ariès, </line>
<line> objeto de aná*ise d*ste artigo. Ta* como e*tes autores, Ar**gh* </line>
</par>
<par>
<line> também realiz* uma crítica às i*usões e falácias do desenvo*vime**o convencional e sugere </line>
<line> que e*i*tem *ltern*tivas possíveis. Ele exp*ora ideia* como autonomia loc**, resiliênc*a </line>
</par>
<par>
<line> comunitária e </line>
<line> desenvolvimento sus*entável como caminhos par* escapar das armadilhas *o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimentismo. </line>
<line> * RESUL*ADOS E DISCUS*Õ*S </line>
</par>
<par>
<line> *.* *ecr*sci*ento ser*no e </line>
<line> a simplicidade voluntária como alternativa* </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> *esenvolvimentismo </line>
</par>
<par>
<line> O t*rm* decrescimento tem como prec**sores p****d*res co*o * int*lectual fran**s </line>
</par>
<par>
<line> André Go*z, que ut*lizou e*se *ermo pela prim*ira vez, em 1972 e </line>
<line> depois e* seu li*ro </line>
</par>
<par>
<line> *cologia e liberd*de (1977), e * e*onomi*ta Nicholas Geo*gescu-Roegen, considerado o pai </line>
<line> da bio*cono*ia, em *eu liv*o Th* Entropy Law *nd the Ec*no*ic Process (1971). </line>
<line> Para *ngrossar o caldo da críti*a à i**ologia do de*env*lvim*nt* c*n*tan*e, *erge </line>
</par>
<par>
<line> Latouch*, um dos princi**is teó*ico* *o movimento *e decresc*mento, que </line>
<line> tem ga*hado </line>
</par>
<par>
<line> ad*ptos a* redor do mundo como uma resp*s** às crises *mbien*ais e soc*ais, p*b*icou em </line>
<line> 2009 o seu livro "Peque*o t***ado do decresciment* sereno". Latouche rea*i*a uma crí*ica ao </line>
<line> c*escim*n** ec*nômico i*imitad*, defendendo u* mode** *lterna*ivo de sociedade ba*eado </line>
</par>
<par>
<line> na s*stentabilidad*, na sol*d**iedade e na quali*ade de *i*a. A obra </line>
<line> é estrut*rada em </line>
</par>
<par>
<line> *apítulos *ue abordam </line>
<line> difere*tes aspectos do </line>
<line> decrescime*to, começando com uma anális* </line>
</par>
<par>
<line> crítica das ide*logias *conômi*as d*minantes e pas*ando *a*a propos*as concretas e prátic*s </line>
</par>
<par>
<line> *e imple*enta*ão *o decrescimento * </line>
<line> ut i l i z a </line>
<line> uma aborda*em int*rdiscip*in*r, envolvendo </line>
</par>
<par>
<line> aspectos *a econom*a, da e*o*ogia e da *ociol*gia *ara sustentar seus arg*m*nt*s. </line>
<line> Latouch* argu*enta q*e o crescimento econômic* in*inito é impo*s*vel e* um </line>
<line> plan*ta *ini*o e que ele contribu* para a destruição *mbiental e par* a desigualdade s*cial. Ele </line>
</par>
<par>
<line> propõ* q*e a busca incess*nte pelo cre*cim*nto </line>
<line> está le*ando **manidade a um beco sem a </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresi*a PI, v. 2*, *.12, ar*. 11, p. 211-229, Dez. *024 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. K. Araújo, C. E. Panoss* </line>
<line> 216 </line>
</par>
<par>
<line> saída, aumen*ando os </line>
<line> problemas sociais e </line>
<line> ambientais. O </line>
<line> auto* *efe**e o conceito de </line>
</par>
<par>
<line> decresc*me**o com* uma alternativa viável e necessária. Ele não propõe simplesmente </line>
<line> um * </line>
</par>
<par>
<line> re*u*ão d* consumo, mas um* m*dança rad*cal *a maneira como organizamos nossa </line>
<line> *conomia e nossa sociedade, bus*ando u*a *i*inuição co*tr*lada e voluntária d* consumo </line>
<line> de r**ursos. </line>
</par>
<par>
<line> A a*t*rnativa é e*etiv**ente: decrescimento *u *arbárie! Por </line>
<line> todas essas </line>
<line> r*zõe*, o </line>
</par>
<par>
<line> decrescimento só pode se* cons*derado *uma 'soc*edade de decrescimento', ou seja, </line>
<line> no âmbito de um sistema baseado em outr* lógica. Para sermos *igoros*s, e* termo* </line>
</par>
<par>
<line> t**ri*os, c*nvém mais falar de 'a-crescimento', c*mo se </line>
<line> *ala </line>
<line> de ateí*mo, d* qu* d* </line>
</par>
<par>
<line> decrescimento. Trata-se de co*seg*i* ab*ndon** um* fé ou uma reli*ião, a ** </line>
</par>
<par>
<line> econom*a, do prog*es*o e do d*senvolvimento, de reje*t** o culto irracion*l e q*ase </line>
<line> idólat*a do crescimento pelo cre*ci*en*o. (LATOUCHE, 2009, p. 117). </line>
<line> Pa*a Latouch*, a sustenta*ilidade ambiental só pode ser a*canç*da atr*vés *e uma </line>
<line> redução **ástica d* con*umo de recurso* naturais. Isso i*plica uma mud*nça de p*radigma, </line>
</par>
<par>
<line> **ssando de *ma economia baseada *o cre*ci*e*to pa*a </line>
<line> u*a economia que res*eite os </line>
</par>
<par>
<line> **mite* ecológ**os do planeta. O d*cr*sci*en*o não *ign*fic* necessar*ame*te uma diminui*ão </line>
</par>
<par>
<line> d* qualidade </line>
<line> de v*da. *elo contrário, L*touche ar*umenta que, ao *e*uzir o consumo </line>
</par>
<par>
<line> *xcessivo e a busca i*cessa*te pelo ter mais, *odemos alcançar uma **da </line>
<line> mais *atis**tória, </line>
</par>
<par>
<line> foca*a em e*per*ência* significa*iva* e em *elações interpesso*i*. </line>
</par>
<par>
<line> O de*res**ment* nã* sig*ifica nece*sar*ament* *ma reg*essão </line>
<line> ou uma *iminu*ção </line>
</par>
<par>
<line> d* q**lidade de vida. Pe** *ontr*rio, a prop**ta do decre*cimento é a de viver </line>
<line> *elhor *om *e*os, romp*n** com a obse*são consu*ista e foca*do em uma vida </line>
<line> mais rica em ter*os de r*lações so**ais, cu*tu*ais e de tempo livre. *ão se *rata *e </line>
<line> simplesmen*e r*duzir o consumo, ma* de mudar completa**nte o paradigma </line>
<line> eco*ômico, re*peita*do os limi*es ecológicos d* planeta e promo**ndo uma </line>
<line> econom*a que *ã* *epe*d* d* *res*ime*** infinito." (LATOUC*E, 2009, p. 71). </line>
<line> O autor critic* *everamente o co*sumismo dese*freado e a *ultura *o ter mais co*o </line>
</par>
<par>
<line> fonte de felicidade. Ele *ugere que a so**edade atual está presa *m um ciclo vicioso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cons*mo m**eriali*ta que não traz benef*cios genuínos para a mai*ria das pessoas *em p*ra o </line>
</par>
<par>
<line> mei* ambiente. Ao pro*o* * decrescime*to como uma alternati*a ao </line>
<line> desenvolvimento </line>
</par>
<par>
<line> convencional, Latouche con*r*bui para </line>
<line> um deba*e crítico sob** o *ue *ealm**te significa </line>
</par>
<par>
<line> sustent*bi*idade em um contexto globa*. </line>
</par>
<par>
<line> Na me*ma linha de p*nsamen*o, * livro "A Simplicidade Voluntá*ia *ontra o Mito d* </line>
</par>
<par>
<line> Ab*n*ância" (201*), de Paul Ariès, **orda d* *o*ma crítica pr*vocadora o modelo e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> soc*e*ade *apita**sta baseado no consumo excessi*o e n* </line>
<line> busca *onst*nte po* *r*scimento </line>
</par>
<par>
<line> econômico. Ariès propõe um </line>
<line> no*o *aradigma, * da sim*l*cidade v*l*ntária, co*o </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. *1, n. 12, art. 1*, p. 211-229, Dez. 2024 </line>
<line> www4.*san**.**m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Repensand* o De*en*olvimento: Decrescim*nto, Si**licidade Voluntária e Bem Vi*er </line>
<line> 217 </line>
</par>
<par>
<line> alternativa ao que **e denom*na "mito ** a*u*dância" uma cr*nça cole*iva de *u* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> c*e*cimento **onômico e a acum*la*ão de ben* materiais são os principais *ndi*adore* d* </line>
<line> su*esso e felicidad*. </line>
<line> A*iès argume*ta que o capit**ismo mo*erno fom***a uma visão il*s**ia d* *ue o *em- </line>
<line> estar individ*al * coletivo es*á intrinsecam*nte ligado ao consumo sem l**ites. El* s*ger* qu* </line>
</par>
<par>
<line> a sociedade está presa a um ci*lo vicioso, </line>
<line> no qual busca incessa*t* por rique*a status </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *caba por alime*tar </line>
<line> uma lógi** de escassez, ao i*vés de proporcio*ar * abun*ância </line>
</par>
<par>
<line> prometida. De acordo com * a*tor, "o mito da abundância é uma das maior*s arma*ilhas do </line>
<line> nosso *e**o, pois ele desu*an*za, ao t**n*formar o i*divíduo *m mero cons*midor" (A**ès, </line>
<line> 2*1*, p. 48). </line>
<line> Essa lógi*a, se*un*o Ariès, não conside** os limites ecológ*cos e humanos, res*ltando </line>
<line> em deg*adação *mb*ental e alie*ação *ocial. Para ele, a a*un*ância material promove uma </line>
<line> "m*séria p*icológica", em que o ser humano perde o sentido d* co*un*dade e a capacidade de </line>
<line> usufruir de prazeres *imples e au*êntico*. </line>
<line> *omo contraponto, o conceit* de *implicidade v*l*ntár*a é *presenta*o como u*a </line>
</par>
<par>
<line> forma de viv*r *e maneira **is su*tentável, t*nto </line>
<line> em term*s *cológ*cos *uanto pessoais. </line>
</par>
<par>
<line> A*iès </line>
<line> define * simplicida*e </line>
<line> vo*untária como "a </line>
<line> escolha </line>
<line> consciente de red*zir </line>
<line> * </line>
<line> consumo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> viver com menos, mas com maior quali*ade </line>
<line> de vid*" (A*iès, 2013, *. </line>
<line> 7*). Essa pro*osta </line>
</par>
<par>
<line> envolve *ma série de **áticas q*e </line>
<line> *isam *evalorizar o *empo, a </line>
<line> vida co*unitári*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cooperação e uma relação </line>
<line> m*is </line>
<line> harmoniosa com * nat*re*a. Ariès não se limita * discut*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *im*li*idade apenas como uma prátic* i*di*idual, ma* defende que mudança de*e se* a </line>
<line> co*e*iva e estrutu*al, *nvolven*o uma re**são dos v*l*res econômi*os e sociais que molda* </line>
</par>
<par>
<line> *s sociedade* contemporâne*s. Ele c*iti*a duramente o papel </line>
<line> das gra*d*s corp*raç*es e dos </line>
</par>
<par>
<line> govern*s, qu*, segundo ele, p*rpetu** o mi*o ** *bund*nci* </line>
<line> a* prom*verem o crescimen*o </line>
</par>
<par>
<line> econ*mico a qualquer custo. </line>
</par>
<par>
<line> Um dos pontos mais inte*essa*te* do livro é a cone*ão que A*iès faz *ntr* o b*m-estar </line>
<line> subjetivo e a *scolh* por um estilo de vida mais simples. Ele ar*umenta que as pessoas que </line>
<line> adota* a sim**icidade voluntária experimen*am níveis mais altos de satisfação pessoal, pois </line>
<line> tro*am a acumulaçã* de ben* por *xper**nc*as m**s signif*cativas. "A *implicidade voluntária </line>
</par>
<par>
<line> permite </line>
<line> ao indivíduo reconquis*ar o tempo e o p**zer d* viver, que fora* roubados </line>
<line> pela </line>
</par>
<par>
<line> sociedade </line>
<line> de consu*o" (ARIÈ*, *013, p. 95). Ess* pont* é </line>
<line> corr**orad*, segundo </line>
<line> ele, por </line>
</par>
<par>
<line> est*dos </line>
<line> contempo*âneos de </line>
<line> felicidade e bem-esta*, ** sugerirem q**, após certo ponto, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> renda ma*e*ial ad*cional n*o l*va necessariamente a um* maior felicidade, enquanto </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresin* PI, v. 2*, *.12, art. 11, p. 211-22*, Dez. 2024 www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. K. Araújo, *. E. Panosso </line>
<line> 218 </line>
</par>
<par>
<line> quali*ade dos relacio*am**tos, o tempo liv*e e o contato </line>
<line> com a natu*eza se *ostr*m mais </line>
</par>
<par>
<line> *elevantes. </line>
</par>
<par>
<line> Embora Ariès *f*reça uma crítica </line>
<line> inci*iva ao consumismo e ao mito da a*un*ância, </line>
</par>
<par>
<line> sua ob*a, assim *omo de autores do dec*es**mento, tem *id* alvo de crí*icas e *cusada de </line>
</par>
<par>
<line> apresentar algu*a* li*itaçõ*s. E* primeiro lu*ar, a simplicidade **lun*á*ia, como </line>
<line> des*rit*, </line>
</par>
<par>
<line> pode ser vis*a como uma prática ace*sív*l principalm*nte às *l*sses médias e altas. Pa*a </line>
<line> mu*tos que vivem em situações de p*brez* ou *arginal*zação, a idei* de "voluntaria*en*e" </line>
</par>
<par>
<line> es*olher vive* co* m*nos p*de parecer utópica ou mesmo e*it*sta. *m uma </line>
<line> *a*sagem d* </line>
</par>
<par>
<line> livro, ele re*onhece qu* "a simpli*i*ade volunt**ia não pode ser *ma imposição, mas si* uma </line>
<line> escolh* con**iente, feita por aqueles q*e têm a ca**cidade de *e*id*r" (ARIÈS, *0*3, p. 1*0). </line>
</par>
<par>
<line> Dentro desse m*vimento, e em busca de um novo </line>
<line> vocabulár*o </line>
<line> qu* "descolonize" o </line>
</par>
<par>
<line> debate p***ico *a lin*uagem economic*s*a (q*e vê o crescimento econômico como objetivo </line>
<line> so*i*l), foi lançado, em 2016, o livro "*ecrescimen*o: voc*bul*rio para um novo mundo", </line>
<line> que *eúne d*vers*s estudi*sos, pe*quisadore*, ati**stas * autore* r*fe*ê*cias n* lite*atur* pós- </line>
<line> crescimento, tal co** o próp*i* Serge Latouc*e. Palavr*s como "simpl*cidade", </line>
</par>
<par>
<line> "con*ivencialidade", "autonomia", "*uidado" * "rec*rsos </line>
<line> com*nitár*os" *ão propos*os como </line>
</par>
<par>
<line> termos s*gnificativos para re*rese*tar uma *ociedade do dec*escimento. </line>
<line> Apesar deste d*bate em **rno d* ide*a de o decrescime**o nascer em um contexto </line>
<line> europeu, * que é m*i*o interessante neste li**o é o fato de, já *a apresentação, haver uma </line>
</par>
<par>
<line> problematização *obre </line>
<line> como p**sar a ideia </line>
<line> de d*cr**cer no contexto d* </line>
<line> um país como o </line>
</par>
<par>
<line> B*a*il, *ue **m o *resc*men*o co*o um mit* fund**or que é "co*s*an*emente ressig*if*cad* e </line>
<line> rearticula*o pelos ocupantes do pode* central" (D\AL*SA et a*, 2016, p.9). Veja*o*: </line>
<line> Cresci*ento e desenvolvi*e*to têm suas traduçõe* n* agenda *olítica p*lo </line>
</par>
<par>
<line> cresci*enti**o e n* de*env*l**mentismo (com suas *eelaborações tai* como </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> "neodes*nvolvi*entismo" qu* *arcou primeira década do s*culo *XI no *aís). a </line>
<line> M*s é um* ideologia tanto da *i*eita neolibe**l, com o Avan*a B*asil, de Ferna*do </line>
</par>
<par>
<line> H*n*iqu* *ardos*, como do centro-esquerda dos gove*nos Lula Dilm* e seus * </line>
</par>
<par>
<line> P*o*ramas de Aceler*ção ** Cr*scimento (pacs) pac1, pac2 </line>
<line> e pac3, pl*nos </line>
</par>
<par>
<line> sucessivos q*e significam um **escim*nto2, já que s* cr*sce de forma ac*lera*a, </line>
<line> isto é, *uas vezes na potê*ci*, ou até mesmo o O*dem e **ogr*sso, rele*tura </line>
</par>
<par>
<line> reac*onár** pos*tivista do gove*no interino al**do ao </line>
<line> poder *pós um golpe </line>
</par>
<par>
<line> parlamentar, de um </line>
<line> *spect*o d* dire*ta conserv*dor*, por Michel T*mer. Foi no </line>
</par>
<par>
<line> Br*sil que se pensou s*r possív*l cres*er "** anos em 5 anos de m*nd**o", com* </line>
</par>
<par>
<line> propôs o presi**nte Juscelin* Kubitschek no seu "Pla*o de Me*as" de </line>
</par>
<par>
<line> ind*strializaç*o e modern*zação, na e*a do acelera*ioni*mo *undi*l do pós-*uer**. </line>
<line> (D\AL*S* et *l, 2016, p.9-1*). </line>
</par>
<par>
<line> Par* os autores, em *m país </line>
<line> cujo </line>
<line> projeto </line>
<line> político é marcado fu*dame*talmente pela </line>
</par>
<par>
<line> ideia do cresci*ent*, "**plementado a *artir do uso abusivo e extensivo dos recursos </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 21, n. 12, art. *1, p. 21*-229, D*z. *02* www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *epens**do o De*envol*imen*o: Decrescimento, Simplici*ade V*luntári* * Bem Viver </line>
<line> 219 </line>
</par>
<par>
<line> naturai*, tido* como funda*en*o exportador da econo*ia" (D\ALISA </line>
<line> et a*, 201*, p.10), </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ebate sobre o decr*s*imento torna-se urgen*e par* se pensar um* economia pol**ica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ecológica. </line>
</par>
<par>
<line> Todavia, su**e o s*guinte que*tio*amento: c*mo superar *s críticas de q*e, </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> reali*ad* brasileira, a i*eia *e d*c*es*imento não *unciona, v*st* que *omos "u* pa*s *riado a </line>
<line> partir de uma colônia, em um pro*es** de d*s*olonização inco*pleto e ma*cado po* sistemas </line>
</par>
<par>
<line> racializados de exclusão e violên*ia"? (D\ALISA et al, 2016, </line>
<line> *.10). O livro nos traz </line>
<line> *m a </line>
</par>
<par>
<line> perspec*i*a </line>
<line> de *e*posta a essa ind**açã*, po*s qu*, por ser uma co*tri*uição, a* *esmo </line>
</par>
<par>
<line> te**o *e movimentos sociais e da academia ativista europei*, * ideia de de*resc*mento n*o é </line>
</par>
<par>
<line> colocada co*o uma </line>
<line> "pala*ra *e or**m", mas com* "um conju**o de reflexões que </line>
</par>
<par>
<line> compartil*am, a partir da pers*ectiva europeia, a cr*tic* à *deia do c*escimento como única </line>
<line> possibi**d*de de e*istê**ia" (D\ALISA *t al, 2*16, p.10) e que pode* "**ud*r a faze* pe*sar, </line>
<line> a i*ovar nas forma* de co**nicação *e reflexões e a *exe* *m ve*h*s há*itos arraigados na </line>
</par>
<par>
<line> memória </line>
<line> colet*va, </line>
<line> s*br*tu*o </line>
<line> hábit** </line>
<line> c**s*imentistas </line>
<line> que </line>
<line> s* </line>
<line> apresentam </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> *n***r*a*izante*, totali*antes e como a única *ossibilidad* de *xistência civilizacional" </line>
<line> (D\ALI*A et al, 2016, p.10). </line>
</par>
<par>
<line> Vejam*s ainda outro </line>
<line> ap*n*am*nto sobre a po*sibilidade de apl*cação da pro*osta d* </line>
</par>
<par>
<line> decresci**nto em países d* s*l glo*al: </line>
</par>
<par>
<line> U*a crítica f**q*ente à propo*ta do decre*cim*n*o é *ue ele só é **licáve* às </line>
<line> econo*ia* superdesenv*lvidas d* Nor*e gl*bal. Os pa*ses mais pobres do Sul </line>
<line> Glo*al ainda pr*cisam cresce* pa*a satis*azer necessid*des bá*icas. N* ve*da*e, o </line>
</par>
<par>
<line> dec*escimen** no Norte *iberará esp*ço ecológico para o cres*im*nto </line>
<line> no Su*. A </line>
</par>
<par>
<line> pobr*za no S*l é r*sultado d* exp*oração de s*us r*curs*s *atu*a** e h*mano*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **ixo *usto, por p**te *o Norte. O decrescime*t* no Norte **á redu*ir a de**nda e </line>
<line> os preços dos re*ursos natu*ais e dos be*s industriais, t*rna**o-os mais acessíveis </line>
<line> ao Sul em desenv*lv**ento. No entanto, *eve-se *uscar o d*cresciment* no Norte, </line>
<line> não com o objetiv* *e *ermitir q*e o Sul siga o m*smo caminho, ma*, acima *e </line>
</par>
<par>
<line> tudo, visando liber*r espaç* c*nce*tual para que os países </line>
<line> d* sul *ncon*rem suas </line>
</par>
<par>
<line> *rópr*as t*ajet*rias rumo ao que e*es definirem c*mo um* vida boa. (D\ALI*A *t al, </line>
<line> *016, p.26-27). </line>
</par>
<par>
<line> Ess* de*construção do p*ogres** e ** crescimento econô*ico como </line>
<line> única </line>
</par>
<par>
<line> pos*ibil*dade *bre espaço para que out*as </line>
<line> pe*spectivas e imaginári*s possam aflorar *o*o </line>
</par>
<par>
<line> alternat*vas *iávei*, com*, por exem*lo, os para*igmas </line>
<line> da economia *cológica, da ecologia </line>
</par>
<par>
<line> po*ític*, ou mesmo o ideal d* Bem viver da América *atina, Sumak *a*say, no E*uado*, e </line>
<line> do Ubun*u, da Áf*ica do Sul. No c*ntexto *rasilei*o, podemos resgata* o ide*l do "Te*o Porã" </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 21, n.12, **t. 11, p. 211-229, Dez. 20*4 www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. Ara*jo, C. E. Panosso </line>
<line> 220 </line>
</par>
<par>
<line> (filosofia do bem viver na sabedoria dos povos Gua*ani), mui*o bem rep*e*entados </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> intelectua*s i*dígena* como Ai*ton Kr*n*k, Davi K**enawa e Danie* Munduruk*. </line>
</par>
<par>
<line> O *ais impo*tante é perceb*r que, mesmo tendo que le**r e* co*ta as especifi**dades </line>
</par>
<par>
<line> e contra*ições h*stó*icas e c*lturais brasileiras, as i*eia* em to*n* </line>
<line> do de*a*e </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> decrescimento, *m suas diversas perspect**as, *roporcio*a a pos*ibi*idade de imagi*armos, </line>
<line> *lém dos *uro* da ac*demia, outra* fo*mas de exi*tê*cia e de c*nstruçã* de alt*rna*ivas para </line>
<line> o f*tur* que e*t*jam alinhadas com a justiça soc*al e a sustentabilida*e. </line>
<line> De*se modo, para al*m das especificidades cit*da*, o que une os teóricos d* </line>
</par>
<par>
<line> decrescimento é o e*tendimento de que * g*na por cresci*en*o produz cris*s </line>
<line> e*onômicas, </line>
</par>
<par>
<line> soc*a*s e *mbi*n**is * que, por*anto, * preciso pensar outras soluçõ*s, q*e passam p*r p*nsar </line>
<line> "novas formas d* **v**, prod*z*r e cons*mi* em com*m, até *ovas institu**õe* qu* *os*am </line>
<line> garantir a *ubsi*tê*cia de *odos, sem cresciment*" (D\ALISA et *l, 2016, p.17). O obj*tivo é </line>
<line> que: </line>
</par>
<par>
<line> Em </line>
<line> uma so*iedade d* dec*esc*mento, tudo será diferente: atividades *iferentes, </line>
</par>
<par>
<line> diferentes formas e u*os de *n*rgia, relaçõ*s difer*ntes, p*péis *e gênero di**rentes, </line>
<line> diferentes al*cações de temp* entre tr*balho remunerado e *ão remunerado, </line>
<line> diferentes re*ações co* o *u*do não huma*o. (D\A*ISA e* al, 2016, p. 24). </line>
<line> P*rtanto, o d*c*escimento tem, por *m lado, o viés d* críti*a ao cresciment*, ao </line>
<line> cap*ta*i*mo, *o PI* * à **rcantilização *, por outro lado, o *iés con*trutivo, *u** imaginário </line>
</par>
<par>
<line> está voltado *ara a economia reprodut*va </line>
<line> do c*id*do e dos recursos comuns, "corporificado </line>
</par>
<par>
<line> em novas formas </line>
<line> de *i*er e produ*ir, c*mo e*ocomu*i*ad*s e coop*rativas, e </line>
<line> pode ser </line>
</par>
<par>
<line> apoia*o po* nova* *nstituiçõ*s gov*rna*ent*is, como o compa*tilhamento de trab*l*o ou uma </line>
<line> renda básica e renda *áxima (D\ALIS* et al, 201*, p.**). </line>
<line> Mas, af*nal, q*al o problema com o c*esci**nto? Esse * ** questionam*nto </line>
<line> *mportante t*azido pelos autore* do livro "Decrescimento: v*cabulário para um n*v* mundo". </line>
<line> O livro traz uma crí*ica ao crescime*to ec*nôm*co, dest*cando seus aspe*tos negativos, tanto </line>
</par>
<par>
<line> no cam** s*c*a* </line>
<line> quanto ambi*ntal. *** apon*a </line>
<line> que, emb*ra o cre*cimen*o sej* gera*m*nte </line>
</par>
<par>
<line> *ist* como positivo, traz consigo custos **gnificativos, como probl**as </line>
<line> de saúde mental, </line>
</par>
<par>
<line> poluição, jornadas </line>
<line> de trabalho longas e i*j*sti*as sociais. Um ponto central do *rgumento </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> q*e o cr*scime*to **onômic* é susten*ado *or t*abalho inv*sí*el, muitas veze* *ealizado por </line>
<line> mu*heres em casa, e que esse trabalho *ão é valor*zado ou remunerado ade*uada*e***. Além </line>
<line> disso, os autor*s afirma* que o cre*cimento p*rp*tua desi*uald*des, explorando *ecursos de </line>
<line> regiões mais *obres *u de ter*it*ri*s indí*enas, *nquan*o os impactos amb*entais e os </line>
</par>
<par>
<line> *e*íduos são jogados n** periferias, atingindo as </line>
<line> comunidade* *ais *ulnerávei*. Os **tores </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresin*, *. 21, n. 12, art. 11, p. 211-229, Dez. 20*4 </line>
<line> **w4.fsanet.*om.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Repensa*d* o Desenvolvimento: Decrescimento, Sim*licidade Voluntária e Be* Vive* </line>
<line> 221 </line>
</par>
<par>
<line> tamb** *uger*m que o crescimento econômic* não me*hora indefinidamente a qualidade d* </line>
<line> vida, pois acima de um c*rto níve*, *le não aumenta a feli*idade, já qu*, de*ois de atendidas </line>
<line> as necessidades bási*a*, *s pessoa* tendem * c**sum*r para comp*tir e* termos de status </line>
</par>
<par>
<line> social, em ve* de busca* be*-*st*r genu*no. No aspecto ambiental, o cre*cimento é </line>
<line> v* * t o </line>
</par>
<par>
<line> *omo insu*tentável, uma v*z que </line>
<line> u*tr*passa os l*m*tes ecoló*i*o* do planeta. *or fim, os </line>
</par>
<par>
<line> autores defen**m a i*eia de decrescimento, qu* nã* é apenas um* *e*ess**a*e imp*sta *elos </line>
</par>
<par>
<line> l*m*tes do planeta, mas um pr*jeto desej*vel *m *usca de ma*or au*onomia, </line>
<line> just*ça </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> suste*tabilidade, *ef*ndendo que o crescimento ec*nômico, d* *orma como é con*u*ido, </line>
</par>
<par>
<line> beneficia apenas u*a </line>
<line> parcel* *rivilegiada da *ociedade, enquanto marginaliza os *ais </line>
</par>
<par>
<line> vulne*áveis * *grava as *rises e*ológ*c** globais. </line>
<line> O projet* do de*res*ime*to busca aut*n*m*a que, "por sua vez, req*er fer**m*ntas de </line>
</par>
<par>
<line> convivencialidade, ou seja, ferramentas que </line>
<line> *ossam ser c*mpr*endidas, admini*t*ada* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> co*t*olada* por seus usuários" (D\ALISA e* al, 2016, p.30) e que envolvem </line>
<line> traba*ho </line>
</par>
<par>
<line> vol*ntário, ta*s **m* ho*t*s *rbanas em terrenos bald**s, of*cinas *e conser*o de bicicl*tas ou </line>
</par>
<par>
<line> c*sas de *dobe no estilo "*aça </line>
<line> você mesmo". Este ideal *e autono*ia est* relacionado </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> for*as de </line>
<line> autolim*taçõe* c*letiv*s qu* **o invocadas po*que "se conce*e a vida boa *omo </line>
</par>
<par>
<line> viver de forma si*ples e li*itar a pe*ada que deixamos n* mundo não </line>
<line> humano </line>
<line> no qual </line>
</par>
<par>
<line> *ive*os" (D\ALISA et a*, 2016, *.31), ou seja, *st* in*ri*secamente relacionada ao i*eal do </line>
</par>
<par>
<line> B*m viver. Nes*e sentid*, o que todos e*tes autores *ropõem não é </line>
<line> "um </line>
<line> desenvo*vimento </line>
</par>
<par>
<line> melhor, *lter*ativo ou ma*s verde" (D\ALIS* et al, 2*16, p.3*), mas "imagin** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> impl*mentar vis*es alter*at**as ao de*envolvi*ento mode*no" (D\ALISA et al, 2**6, p.31). </line>
</par>
<par>
<line> Um outro ponto i**ortante que este livro nos faz re*leti* é </line>
<line> a rela*ão entre </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> capita*is** e o cre*cimento econ*m*co, *fi**l de contas vivemos em *oc*edades c*pitalis*as, </line>
</par>
<par>
<line> cujo cr*scimento * uma necessidade fundamental </line>
<line> para a sua ma*utenção. **rtanto, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> improváv*l q*e economia* capital*stas es*olha* voluntariamen*e in**rrom*er o *re*cime**o, </line>
</par>
<par>
<line> pois a acumulação de **pital é essencial para * sistema. A *deia </line>
<line> ** "decr*scimen**" pro*õe </line>
</par>
<par>
<line> um desafio ao capitalis**, ao sugerir uma so*ied*de q*e </line>
<line> nã* busca acumular </line>
</par>
<par>
<line> indefinidamente, ma* que reconh**e que tem o su*icien**. O d*cr***imento é vi*to c*mo já </line>
<line> mais do que uma *i*ples redução no uso d* *ecu*sos; e**olve a *onstru*ã* de uma sociedade </line>
</par>
<par>
<line> com valore* * ins*ituições </line>
<line> diferentes das capitali**as, *nd* propr*edad* e * di**eiro são a </line>
</par>
<par>
<line> *en*s ce*trais, *ub*tituídos *o* forma* </line>
<line> de or*anização base**as em </line>
<line> prin*ípios como </line>
</par>
<par>
<line> *implicida*e e cooperaçã*. O decre*cimento, então, *ep*ese*ta uma transição para a*ém </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> capita**smo, rumo a soci***des que vivem de man*ira mais *omunitária, su**entável e </line>
<line> *o* </line>
</par>
<par>
<line> m*n*s exces*o*. Há dive*s*s idei*s sob*e como essa transi*ão p**e ser f*cilitada, a ex*mplo </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n.1*, art. 11, p. 211-229, Dez. 2024 w*w4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. K. Araújo, *. *. Pano**o </line>
<line> 222 </line>
</par>
<par>
<line> de práti*as econôm*cas *e base c*mo "Ecocomuni*ade*, comu**d*des on-li*e, co*unid*des </line>
<line> neorrurai*, cooperativas, hortas urbana*, moe*as so*iais, ba*cos de tempo, fei*as de esca*bo, </line>
<line> ass*ciações pa*a o cuidado ** cr*a*ças o* de saúde" (D\*L*SA e* al, 20*6, p.34): </line>
</par>
<par>
<line> Ess*s </line>
<line> *rátic*s de *ase têm cinco caracter*sticas e* comum. Em primeiro l*gar, há </line>
</par>
<par>
<line> um r*d*recionamento, pa**and*-se d* produção p*ra t*oca à p*odução para uso. E* </line>
<line> segundo lugar, há uma substitui*ão do trabalho ass*lariado por atividade voluntária, </line>
<line> ou seja, desmer*anti*ização * desprofissi*na*ização do trabalho. *ercei*o, elas </line>
<line> seguem uma lógic* *m que * circulação de m*rcadorias é de*e*cadead*, pelo menos </line>
</par>
<par>
<line> em part*, por *ma troca de "presen*es" recí*rocos, e </line>
<line> não pela busca de lucro. Em </line>
</par>
<par>
<line> qu*rto lugar, ao c***rário do q*e ac*ntece com a e*presa capitalista, e*a* *ão têm </line>
<line> e*butid* *m si uma d*nâmica de *cumu**r e s* expandir. *m q**nto, são resultado </line>
<line> de p*oces*os de "fazer comum", ou se*a, as cone*ões e re*açõ*s entre os </line>
</par>
<par>
<line> participa**es *êm um </line>
<line> valor </line>
<line> intrínseco em si e para si. Essas práticas são não </line>
</par>
<par>
<line> capit*listas e dimin*em o papel da proprieda*e privada e *o trabalho assa*ari*do. </line>
<line> *las são nova* formas de recursos comuns. (D\ALISA et al, 2016, p. 35). </line>
</par>
<par>
<line> *or fim, os autores argumentam que a t**nsição </line>
<line> para o d**res**me*to prec*sa ser </line>
</par>
<par>
<line> impulsion*da *or um* *ar*edade </line>
<line> de es*ratégia* * ator*s, fo*m*n*o um "*ov*mento *e </line>
</par>
<par>
<line> m*v*mento*" que transforma tanto as práticas *otidianas q*anto as *nstituiçõe* estatais. * </line>
<line> questão central é sobre como *ss* transição vai *cor*er, q*e* se**o os agen*es, *s aliança* e </line>
<line> os pro*essos qu* a impulsiona*ão. Essa t*ansform*ç*o social é vis*a como algo impr*visív** e </line>
<line> em consta*te cons*rução. A pesquisa acadêmic* s*b*e o decr*scimento *ferece argumentos * </line>
<line> *ar*ativa* qu* p*dem ajudar a guia* es*e proc**so de *ud*nça. </line>
<line> Out*a important* con**ibuição sobre o de*ate do decres*imen*o é o **vro "Enfrent*ndo </line>
</par>
<par>
<line> os li*i*es *o cresci*en*o: *ustent*bilidad*, decres*ime*to e pro*peridade" (2012), que </line>
<line> traz </line>
</par>
<par>
<line> artigos de *ive*sos </line>
<line> autore*, tais *om* o *róprio *e*ge *atou*he, Mic*ael Löwy e François </line>
</par>
<par>
<line> Chesnais. Os </line>
<line> autores apontam que, diante d* u* conte*to de ale*tas de cient*stas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> am*ientalistas sobre o risco de c**apso am*iental, *om destaqu* **r* a urgên*ia de uma </line>
</par>
<par>
<line> mud*nça ra*ical para </line>
<line> evit*r catástr*fes, ou mesmo </line>
<line> de econom*stas que c*m*çaram </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> reconhecer os lim*tes desse m*delo * e </line>
<line> necessidade de uma tran*form*ção *co*ômica para </line>
</par>
<par>
<line> prevenir o colapso e alcançar j*stiça so**al, * solução passa pe*a muda*ça da compe*ição p*r* </line>
<line> a colaboração e pel* tran*ição par* uma s*cie*ade com menor c**sum*, ma*s fo*ada em </line>
</par>
<par>
<line> *uali*ad* de v*da </line>
<line> e f*licidade coletiva. Os **tores enfatizam que e*sas tr*nsfo*mações </line>
</par>
<par>
<line> nor**lmente d*mor*r**m séc*los, mas qu* a *r**e atua* exig* *ção *med*ata. As análises </line>
</par>
<par>
<line> a*resentad*s no liv*o *uscam e*ten*er </line>
<line> as raz*e* </line>
<line> para a inaçã* *ugerem ca*i*ho* e </line>
<line> pa*a </line>
</par>
<par>
<line> superar essa paralisia que *ã* de *nc*ntro a*s autore* ana*isados neste tra*alho, tai* como os </line>
<line> i*eais de bem vi*er, o d*cr*scimento, a suste*tabilidade e a sim**ici*ade voluntária. </line>
<line> Rev. FSA, Tere*in*, *. 21, n. 1*, art. 11, p. 211-229, Dez. 2024 ww*4.fs**et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R*pensando o Desen*olvimento: Dec*escimento, *impli*idade **luntária * Bem Viver </line>
<line> 223 </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 * bem *iver como *und**ent* *ara um outro mundo *ossíve* </line>
</par>
<par>
<line> No l*vro "O Bem *iver: U*a *portun****e para Imagina* Outros M*ndos" (*0*6) , o </line>
</par>
<par>
<line> econ**ista e *x-minist*o equatoriano Alberto Acosta propõe uma c*ítica </line>
<line> a* mod*lo </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> d*senvolvimento oci*e*tal baseado no crescimento econômico ilimitado e na exploração </line>
<line> desen*read* d*s *ecurso* *a*urais. Ac*st*, in*p*r*do por cosm*visões indígenas da América </line>
</par>
<par>
<line> Latina, apresenta o B*m Viver *o*o uma alternativa polít*ca, social e ec*nôm**a *apaz </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> enf*ent*r as crises ec**ógic*s * sociais </line>
<line> do mundo **n*e*porâ*eo. Ele questiona a *oção </line>
</par>
<par>
<line> t*adicional </line>
<line> de *ese*volvime*to e con*ida os leit*res a im*ginarem *ormas de </line>
<line> vi da que </line>
</par>
<par>
<line> priorizem a h*rmon*a entre os ser*s **manos * a natureza. </line>
<line> Acost* argumenta qu* o modelo de desenvolvime*to c*pitalista está a*ice*ça*o em </line>
</par>
<par>
<line> uma v*são linear de </line>
<line> pr*gresso </line>
<line> qu*, hi*tor*camente, d*sc*ns*dera </line>
<line> os limites do plan*ta </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *esre*peita </line>
<line> o* d*reitos dos </line>
<line> povos originár*os das co*un*dade* l*cais. Ele afirma *ue esse e </line>
</par>
<par>
<line> m*delo "não recon*ece a *luralidade de forma* de vida e desva*oriza saber*s tradi*ionais que </line>
<line> são es*enciai* para * sustent*bi*idad*" (ACOSTA, 2016, p. **). *ssa crítica * dirig*da ao qu* </line>
</par>
<par>
<line> ele chama d* "monocultura do cres*imen*o eco**mico", uma l*gica *ue subordina todas as </line>
</par>
<par>
<line> es*era* da vida à e*p*nsão d* cap*t*l, m*itas v*zes à custa do bem-*s*ar humano e ambien*al. </line>
<line> Par* Acosta, essa visão de des*nvo*vimento f*acass* em forn*cer soluçõ*s duradou*as </line>
</par>
<par>
<line> para as *rises globai* e </line>
<line> aprofunda desigualdades *ociais e *eg*ada os </line>
<line> ecossi*temas. Ele </line>
</par>
<par>
<line> ques*iona a ideia de que o crescimento </line>
<line> econômico cont*nuo seja sinônimo de progr*sso </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sugere que é necessá*io desvincular o bem-esta* humano do aume*t* constante d* p**dução e </line>
<line> do consumo. </line>
<line> Com* contrap*nto ao modelo cap*t*lis**, Acosta a*res*nta o Bem *iver (em espanhol, </line>
<line> Bu*n Vivir ou Sum*k K*wsa* *m qu*c*u*), u* **nceito enrai**do nas *o*movisões indí*enas </line>
</par>
<par>
<line> do* Ande*, que </line>
<line> valori*a * eq**l*brio entr* o ser </line>
<line> huma*o * a *atur*za, be* co*o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> con*ivênci* harm**ios* dentro da comunid**e. *if**ente do indi*id*ali**o o**dental, o Bem </line>
</par>
<par>
<line> Viv*r propõe uma é*i*a d* </line>
<line> reci*ro*ida*e e de interdepe*dênc*a. Segu*d* A*os*a, "o Bem </line>
</par>
<par>
<line> Viver *mplica respeitar os ciclos d* nat*reza e reconhe*er qu* os seres humanos são parte de </line>
<line> um t*do, e nã* seus dom*na*ores" (ACOSTA, 2016, p. 78). </line>
<line> Na *es*a linha de pensament* de Acosta, o an*ropólogo Josef Esterm*nn no li*r* </line>
</par>
<par>
<line> "Filosofía Andina: Sa*iduría indíg*n* para *n mundo nuevo" (2*06), expl**a a ri*ue*a e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> compl*xi*ade d*s *rad*çõ*s filosóficas d*s *ov** </line>
<line> andinos, **opo**o uma reflexão *obre </line>
</par>
<par>
<line> com* </line>
<line> es**s </line>
<line> sabed*rias </line>
<line> a*cestr*is </line>
<line> podem </line>
<line> contribuir </line>
<line> para </line>
<line> enfrentar </line>
<line> os </line>
<line> desafios </line>
</par>
<par>
<line> contemporâ*eo*. Est***ann de*taca a importância *e **mpre*n*e* a sabed*ria *ndígena *ão </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, *.1*, a*t. 1*, p. 211-229, De*. 2024 www4.fsanet.com.b*/*evi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. K. Ar*újo, C. *. Panoss* </line>
<line> 224 </line>
</par>
<par>
<line> ap*nas como uma coleção de prá*i*as cult*rais, *as como um s*ste*a de *ens*mento </line>
<line> comple*o e *oes*, que ofere*e insig*ts *rofundos sobr* a relação entre *s seres human** e o </line>
<line> mundo natu*al. </line>
<line> Assim como Acosta, Estermann discute o princípio ** Sumak Kawsay ou "Boa Vida", </line>
<line> fil*sofi* de *ida que en*atiza a harmoni* com a nature*a, a justiça so*ial e a coletividade. Ele </line>
</par>
<par>
<line> argu*enta que, *o con*rário das visões de pro*resso e desenv**vimento d*min**tes </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> mode**idade, Sumak Kawsay *ferece uma o </line>
<line> *lter*ativ* que v*loriza a sust*n*a*ili*ade * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> respeito pel* </line>
<line> terra * propõe que *s formas de sa*edoria* indígenas pode* servi* *omo </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> base </line>
<line> para novas for**s d* entend*r e *borda* questões como a crise *mbiental e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> desigualda*e so*ial. </line>
<line> N* Brasil, * princípio do teko porã é u*a e*p*e*são em guarani que remete à ideia de </line>
</par>
<par>
<line> v*ver b*m, </line>
<line> *m harmon*a com * </line>
<line> natureza e os seres a* </line>
<line> redor. N* contexto das cosmolo*i*s </line>
</par>
<par>
<line> i**ígenas, o *ermo envolve *ão apenas uma dim**são material, mas t**b*m espiritual, ética e </line>
<line> social, promovend* um equilíb*io com o meio am*iente e as relaç*es *nterpesso*is. </line>
</par>
<par>
<line> De aco*do com *ilton Kr*n**, o co*ceito de "bem-viver", </line>
<line> *res*nte em várias </line>
</par>
<par>
<line> co**ologias indígenas, está in*ima***te lig*d* à concepção de que o* seres *umano* são </line>
</par>
<par>
<line> parte de um todo maior, não sendo superiores aos outros seres da natu**za. Para ele, não </line>
<line> há </line>
</par>
<par>
<line> u*a *ierarquia *ue coloque o hum*no *omo * ce*tro de tudo (K*ENAK, 2019), *ois todos </line>
<line> *s elemento*, desd* os rios até as ár*ores, têm um papel fundamental no equilíbri* do *und*. </line>
</par>
<par>
<line> Esse pensamento r*sso* </line>
<line> *o te*o porã, que busc* rest*urar </line>
<line> a harmonia *erdid* pelas práticas </line>
</par>
<par>
<line> destrut**as im*ostas *or uma vis*o oci*ental d* progresso. </line>
<line> Davi Kopenaw*, *íder Y*nomami, traz reflexõ*s semel*ante* ao fala* da importância </line>
</par>
<par>
<line> de manter o respei*o pelos </line>
<line> "xapiri", </line>
<line> os espír*tos *ue ha*itam e prot*gem a f*oresta. Para </line>
</par>
<par>
<line> Kopenawa, * </line>
<line> destruição do am**ent* </line>
<line> **eta </line>
<line> diretamente saúde física e espir*tual a </line>
<line> dos povo* </line>
</par>
<par>
<line> indígenas, *ompr*metendo o "modo de vi*a" em harm*nia com a na*u*eza, *imil*r ao que é </line>
</par>
<par>
<line> expresso *el* teko </line>
<line> p*rã, destacando a inter*ependê*cia en*re *odas a* formas de vida </line>
</par>
<par>
<line> (K*p*nawa e *lbert, 20*5). </line>
<line> Dani*l Munduruku fa*a da impo**ânc*a do respeito às difer*nças e da convivê*cia em </line>
<line> har**nia. E*e afirm* *ue, p*ra o* povos indí**nas, viv*r bem é re**eitar * outro, **speitar a </line>
<line> *iversidade (M*NDURUKU, 2*19). Es** convivênci* p*c*fica * equ*librada, baseada no </line>
</par>
<par>
<line> *espeito </line>
<line> mútuo, est* no cerne do que t*ko porã propõe: um modo o </line>
<line> de vida que promove </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> e*u*dade, a preservação amb*e*tal e o bem-estar coletivo. </line>
<line> Portanto, o t*ko po*ã * *ma f*l*s*fi* qu* tr*nscende o individual*s*o, p*opon*o um </line>
<line> modo de vida que prioriza o bem comu*, o r*speito ao meio ambiente e a conexão *spiritu** </line>
<line> Rev. FSA, Teres**a, v. 21, n. 12, ar*. 1*, p. 211-22*, Dez. 2024 ww*4.fs*net.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Rep*nsan** o Desenvol*iment*: Decresc*ment*, Si*plic*dade *oluntária * Bem Vive* </line>
<line> *25 </line>
</par>
<par>
<line> com * mundo, temas *ue eco*m *mplamente nas falas *e p*nsador*s indí*enas como Kre*a*, </line>
<line> Kopenawa e Mundu**ku. </line>
<line> *l*nhado a *ss* a*gumento, *costa sugere que o Bem *iver vai além de ** s*mpl** </line>
<line> m*del* de des*nvolvi**nto alternativo. Ele o de*creve como um* "no*a ontologia", uma </line>
</par>
<par>
<line> forma de ve* o mundo qu* re*gata a digni*ad* das *ultura* indíg*nas oferece uma visão * </line>
<line> plu*ali*ta de fu*uro. N*sse sentid*, o Bem **ver se *onfigu*a como *ma pr*p*sta de </line>
<line> tra*sf*rmação *adical, *anto política quanto cultural, que r*m*e c** a* bases *a moder*idade </line>
<line> oci*ental. </line>
<line> Uma das questões mais desafiador*s levantada* p*r *cos*a é a imple*entação **ática </line>
</par>
<par>
<line> do Bem Viver, pois embora s*ja uma pro*os*a atraent* do ponto de vista f*lo*ó*ic* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ambiental, *ua **n*retização </line>
<line> em </line>
<line> po*íticas pú*licas efi*azes enfrenta muit*s *bstácul**. Ele </line>
</par>
<par>
<line> *econhe*e que "a </line>
<line> *ra*s**ão pa*a o Bem Viver requer mudan**s es*ruturais profundas, *u* </line>
</par>
<par>
<line> in*luem uma r*configura*ã* das relações de poder, a re*efiniç*o das prioridades econômicas </line>
</par>
<par>
<line> e inc*rpora*ão de saberes indígenas *o *ent*o das decisões p*líticas" (ACOSTA, a </line>
<line> 2*16, p. </line>
</par>
<par>
<line> 113). </line>
</par>
<par>
<line> Ac*sta cit* *s exemplos d* Equa*or * da Bolívia, país*s que incluíram o co*c*ito de </line>
</par>
<par>
<line> *em Viver </line>
<line> em suas Constit*ições, como </line>
<line> a*anços important*s, *a* também d**taca as </line>
</par>
<par>
<line> limi*ações e contradições *esses proces*os. S*gundo o *utor, ape*ar de essa* mud*nça* l*gais </line>
<line> re*re*entarem u*a vitória sim*óli*a, as prática* ec*nômicas * p*lí*icas nesse* países ain*a </line>
<line> *ão amplamente influenci*das pe*as d*nâmi*as do capitalismo glob**, o *ue cria uma tensão </line>
<line> en*r* o d*sc*rso oficial e a reali*ade *rática. Acosta faz uma dis*i*ção importante *n*re o Be* </line>
</par>
<par>
<line> Viver o conceito ocidental de desenv*lvimen*o su*tentável. Enquanto des**v**vi*ento </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> sustentável, ta* *omo é c*mume*te ente*dido, *rocu*a ape*as mitiga* os danos ambie*tais do </line>
<line> crescimento econô*i*o, sem desafiar sua l*gica subjacente, o Be* Viver b*sca um* </line>
<line> tran*fo*mação ma*s p*o*unda. Ele cr*ti*a * desenvol*i*e*to sustentável por "não questi*nar a </line>
<line> l**ica prod*tivista e consumi**a *o capital**m*, ma* apenas tentar torná-lo *en*s de*trutivo" </line>
<line> (ACOS*A, **1*, p. 140). </line>
<line> Nesse s**tido, o B*m *iver oferece uma crít*ca radical ao ambient*li*mo *iberal, </line>
</par>
<par>
<line> p*op*ndo * prese*v*ção de re*urso* para gerações fut*ras e </line>
<line> uma *ec*nciliação en*re </line>
</par>
<par>
<line> *umanid*de e natur*za no pr*sente. P*ra A*osta, não se trata apenas *e garanti* que a Terra </line>
</par>
<par>
<line> c*ntinue a fornece* bens e </line>
<line> s*r**ços, mas *e mudar compl***me*te * relação de exp*ora*ão </line>
</par>
<par>
<line> *ue caracteriza o mode*o de desenvolviment* dominante. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, *eresina PI, *. 21, n.12, art. 11, p. *11-229, Dez. 202* </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. K. A**ú*o, C. E. Panosso </line>
<line> 226 </line>
</par>
<par>
<line> 4 METO*OLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> A *eto*o**gia baseia-se em uma revisão bi*lio*rá*ica qualit*tiva, cujo objetivo </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> explorar as princi*ais teorias e proposta* alternativas ao </line>
<line> desen*ol*ime*to econômico </line>
</par>
<par>
<line> contínuo, com f*co nas abordagens de "Decresc*mento Sereno", "Sim**icidade Volunt***a" e </line>
</par>
<par>
<line> "Bem Viver". Para tanto, foram selecio*adas fontes acadêmicas, incluindo liv*os, artigos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> tese*, que abordam *rí*ica* ao crescimen*o econômico e ao cons*mismo, promove**o uma </line>
<line> r*f**xão sobre a su**e*ta**lidade e a justiça *ocial. </line>
<line> Os autores a*a*isa*os, c*m* Serg* Latouche, Alberto Ac*s*a e Pa*l A*iès, *oram </line>
<line> esco*hidos devid* à relevânc*a de suas contribui*ões *ara o debat* sobre a*ternativas a* </line>
<line> mode*o *e desenvolvime*to ca*italista. A busca por public*ç*es se deu em bases d* dados </line>
</par>
<par>
<line> como Scielo *oogle S*holar, pr****eg*ando t**tos e </line>
<line> *ublica*os entre 200* e 2023. Além </line>
</par>
<par>
<line> diss*, as *b*as for*m org*n*zadas d* forma a *o*sibili*ar </line>
<line> uma vi*ão *ompa*at*va entre </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> autor*s e suas prop*stas. </line>
</par>
<par>
<line> Segund* *a*atos * Marconi (2017), u*a r*v*são b*bliog**fica </line>
<line> permi*e </line>
<line> uma amp*a </line>
</par>
<par>
<line> a*álise sobre d*t*rm*n*do tema *o com*il*r diferen*es perspecti**s ***ricas, * que cont*i*** </line>
</par>
<par>
<line> para a constru*ão de um panoram* crítico e atua*izad* </line>
<line> do cam*o de est*do. Assim, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *e*o*olo*i* </line>
<line> adot**a permit* inv*stigar como os **tores dia*ogam entre si e de que forma </line>
</par>
<par>
<line> suas pro*ostas podem ser integradas na c*n*trução de um paradigma a*te**ativo de </line>
<line> dese*v*lvimento, alinhado com o ideal do Bem Viver. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES F*NAIS </line>
<line> As anál*s*s do Bem Vive* *ropost*s por *l**rto Acosta nos mos*raram q*e os ideais </line>
</par>
<par>
<line> d* B*m </line>
<line> Vi*er funda*en*am e dão a base de </line>
<line> s*ste*t**ã* </line>
<line> às p****stas do decres*i*ento </line>
</par>
<par>
<line> sereno e da s*mplicidade volu*tá*ia, bem *o*o </line>
<line> de outros conce*tos de autore* </line>
<line> qu* *ambém </line>
</par>
<par>
<line> estão pensa*do formas alt*rnativas de d*senvolvimento. *odas essas teori*s convergem n* </line>
</par>
<par>
<line> busc* c*mum de *m novo para*igma ao desenvolv*mento que </line>
<line> tem c**o p*no de *undo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ideal do Be* Viver. </line>
</par>
<par>
<line> As diversas crít**as às for*as de de*envolv*mentismo e a ampla defesa d* alternati*as </line>
<line> *ós-capitalistas *pres*ntadas neste trabalho se b*s*ia* ** fundam*ntos *resentes no ideal d* </line>
<line> Be* Viver, que em*r*em dos conhecimentos trad*cionais i*dí**na* e *m paradigmas te*r*co* </line>
<line> c*íticos que têm sua base em ideias plu*alistas e i*tercult**ais em const*uçã*. Essa </line>
</par>
<par>
<line> d*versi*ade de interpretações ref*rça a id*ia </line>
<line> * e que </line>
<line> o Bem Viver não * um conceito </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 21, n. 12, art. 11, p. *11-229, Dez. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.co*.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Repensand* o *es*nvolv*mento: Decrescimento, Sim*licidade Voluntár*a * Bem V*v*r </line>
<line> 227 </line>
</par>
<par>
<line> homogêne* ou estát*co, mas u* campo *l*ral em constan*e c*n*truç*o, adaptado </line>
<line> às </line>
</par>
<par>
<line> re*lid*des cultura*s e ambi*n*ais de d*fe*en*es povos. Ne*s* senti*o, * B*m Viv*r </line>
<line> não *ode </line>
</par>
<par>
<line> se* </line>
<line> vist* exclusivament* </line>
<line> como *ma </line>
<line> i*eia indí*ena, *ma vez *ue in*orp**a influênc*a* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> diversas correntes d* pensamento, c**o o ambien*alismo oci*en*al e o feminism* c*ític*. O </line>
<line> co*ceito de "inter*ulturalid*d*" é dest*cad* *omo *ma chave para entender a pr**osta, uma </line>
<line> v*z *ue *ejeita a vis*o hegemônic* da *o**rnida*e oci*ental, mas tamb*m não a exclui. Essa </line>
<line> intercul*uralida*e se reflete na incorporação de sa*ere* indígenas e moder*os, pro**ndo **a </line>
</par>
<par>
<line> convivência plural entre di*eren*es formas </line>
<line> de conhecer e *x*stir. O Bem V*ver é *am*ém </line>
</par>
<par>
<line> evide*t* em sua reje*çã* ao an*ropo*e**rismo **idental, </line>
<line> que separa a *uma*idade </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> nature*a. No Bem Viver, as comun*dades são ampliada* para inclu*r ser*s vi*os e e*ementos </line>
<line> *o meio *mbi*nte, *econhecendo *alor** e dir*ito* intrínse*os à **tureza. Isso rompe com a </line>
<line> *isão ocide*tal *e inst*ume*t*li*ação da natu*eza e estab*lece u*a rela*ão de reciprocidade e </line>
<line> *esp*ito entre seres humanos e * me*o nat*ra*. </line>
</par>
<par>
<line> O conce*to de d*cre*ci**nto faz </line>
<line> uma crítica incisi*a ao de*e*v*lvimento, </line>
</par>
<par>
<line> es*ecialmente ao cons*derar a cr*se ecológi*a como **nto ce*tral. *utras ab*rd*gens crí*icas </line>
</par>
<par>
<line> t*nd** * focar m*is na q*estão da des*gualdade social. O Bem *iver p*de ser visto </line>
<line> *omo </line>
</par>
<par>
<line> uma sínt*se e atualização dessas duas v*sõe*. O </line>
<line> Bem Viver enfat*za a import*ncia da esc*la </line>
</par>
<par>
<line> local e reg*onal como a mai* adeq*ada tant* </line>
<line> para resistir aos </line>
<line> imp*cto* negativ*s </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> globalização quanto </line>
<line> para implem*ntar </line>
<line> alternativas pr**ic*s. A *oluç*o para os </line>
<line> problemas </line>
</par>
<par>
<line> atuais, segun*o essa </line>
<line> v*s*o, vai além d* economia, sendo também </line>
<line> uma *u*stão </line>
<line> cultural </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> demanda um "ret*rno *s or*gens", re*onectando-*e com a "i*enti**de natural que exp*essa os </line>
<line> *alores de *armonia e *q*il**rio na c**un*dade" (*COSTA, 20*6, p. 68). </line>
<line> As culturas tradi*i*nais, em *eral, desenvolvera* sistemas de valores menos </line>
</par>
<par>
<line> cent*ad*s na dominação e transformaçã* </line>
<line> da natureza, </line>
<line> al*m de possuír*m c*nheci*entos </line>
</par>
<par>
<line> muito precisos sobre *s eco*sis*ema* locais. Isso *esultou em modos de vida mais resp*itoso* </line>
</par>
<par>
<line> ao mei* ambien*e *, </line>
<line> cons*quentemente, mai* sus**ntá*eis. E*se aspecto é *ar*icu*armente </line>
</par>
<par>
<line> relevant* para o paradi*ma *o decrescim*nto, *ois *ugere que uma mudança em *ireçã* a um </line>
</par>
<par>
<line> mod* d* vi*a mais simples, lento e </line>
<line> loca* não d*v* ser *is*a como u* retr*cesso, </line>
<line> mas sim </line>
</par>
<par>
<line> c*mo uma superação das disto**ões pr**oc*das po* um falso desenvolvimentismo. </line>
</par>
<par>
<line> Em conclu*ão, o pr*se*te artigo *videncia </line>
<line> que *s concei*os de dec*e*ci*en*o, </line>
</par>
<par>
<line> simplicidade </line>
<line> *oluntá**a e </line>
<line> bem vive* repr**entam críticas p*o*undas ** modelo de </line>
</par>
<par>
<line> dese*volviment* eco*ômico ba*eado no crescimento contínuo e *o consumismo dese*frea*o. </line>
</par>
<par>
<line> As </line>
<line> p**po*tas d* *er*e Latouche, Paul *riès e Alberto *costa *on*ergem em u* *on*o </line>
</par>
<par>
<line> comu*: a *ec*ssi*ade de repensar o desenvolvimento e const*uir alter*ativa* que *riori*em * </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 21, *.12, art. 11, p. 211-229, Dez. *024 www4.*sanet.com.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. K. Ar*új*, C. E. Panosso </line>
<line> 228 </line>
</par>
<par>
<line> sustent*bilidade ambiental, a *us*iça socia* e a qualidade de vida. A pa*tir d*ssas r*flex**s, o </line>
<line> ideal do *em Viver se destaca c*mo um p*no de fundo unificad*r d**sas teoria*, promovendo </line>
</par>
<par>
<line> u*a nova visão de **ndo </line>
<line> que r*speite os l*mites ecológicos do planeta e </line>
<line> valori*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> conv*vência harmoniosa *ntr* os seres *umanos e a naturez*. </line>
<line> REFER*NCIAS </line>
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<line> AR*ÚJO, A. K; *ANOSSO, C. E. Rep*nsando o Desenvol*im*nto: *ecresciment*, Simpli**dade </line>
<line> Voluntária e Bem Viver. Rev. FSA, Teresi*a, v. 21, n. 12, a*t. 1*, *. 211-229, Dez. 2024. </line>
</par>
<par>
<line> Cont*ibuição do* Autor*s </line>
<line> A. K. A*aújo </line>
<line> C. E. Pan*sso </line>
</par>
<par>
<line> 1) c*ncep*ão e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise * int*r*retação *os dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do r*scunho ou na re*isão crítica *o cont*údo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) *ar***ipação na aprovação da versão final do man*scrit*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*resin* PI, v. 21, n.12, ar*. 11, p. 211-229, Dez. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
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</document>

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