<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *2, n. 2, art. 10, p. 180-192, *e*. 20*5
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*5.21.2.10
</line>
</par><par>
<line>
*IESC - Programa de Integração Esc*l*-Comunida*e: U*a Expe**ência no Curso **
</line>
<line>
Graduação
</line>
<line>
P*ESC- School-C*mmun*t* Integrat*on Program: An **peri*nce in the *nde*gradu*t* Course
</line>
</par><par>
<line>
*iovanna Solcia Borg*s
</line>
<line>
G*aduada em Letra* **lo Centro *niversitário I*gá -UNINGÁ
</line>
<line>
*-mail: giosbo*ges11@gmail.com
</line>
<line>
L*ti*ia Toniete Izep*e Bisconc*m
</line>
<line>
D*utora em **ucação *el* Universida*e **tadual d* Maringá
</line>
<line>
Profess*r* e Coorden*dora do curs* de Letras pelo Cen*ro U*iversitário *ngá -*NI*GÁ
</line>
<line>
E-m*il: prof.le*ic*a*isconcim@*nin*a.edu.br
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: Giovanna Solcia Borges
</line>
<line>
Edito*-Chefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
K*r*e*
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
Al*ncar
</line>
</par><par>
<line>
*NIN**,
</line>
<line>
Rod. PR
</line>
<line>
317,
</line>
<line>
6114
</line>
<line>
Pa*q*e
</line>
<line>
Ind*strial
</line>
<line>
200,
</line>
<line>
*odrigue*
</line>
</par><par>
<line>
*a*ingá - PR, 87035-510, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
*ndere*o: *eticia To**e*e Iz*ppe Bisc*ncim
</line>
<line>
Artig* *ecebido *m 23/12/2*24. Última
</line>
<line>
*ersã*
</line>
</par><par>
<line>
UNINGÁ,
</line>
<line>
Ro*. PR
</line>
<line>
317,
</line>
<line>
61*4
</line>
<line>
Parq*e
</line>
<line>
Industr**l
</line>
<line>
200,
</line>
<line>
rece*ida em 13/01/202*. Apr*v*do em 14/01/2025.
</line>
</par><par>
<line>
Marin*á - *R, 87035-*10, Bras**.
</line>
<line>
Avali*do pelo sistema Tripl* Revie*: *esk Review a)
</line>
<line>
pelo Editor-C*efe; e b) Do*ble Blind Review
</line>
<line>
(avaliaç*o cega *o* dois aval*adores da *rea).
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*isã*: Gramatical, N*rmativa
</line>
<line>
e de Formataç*o
</line>
</par><page>
<par>
<line>
PIESC - Pr*gra*a *e Inte*ração Escola-Comuni*ade: Uma Exp*ri**cia no C*rso de *radua*ã*
</line>
<line>
181
</line>
</par><par>
<line>
R*SUMO
</line>
</par><par>
<line>
Com o objetiv* de p*omover a integr*ção aluno e comun*d**e, o *IESC comp*e o projeto
</line>
</par><par>
<line>
p*dag*gico da Unin*á, no intuit* também de estimular a formaç*o d* co*petências
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
habilidades em a*bient*s de *rática multiprofissiona*, desenvolv*r as *imensões
</line>
<line>
*ticas,
</line>
</par><par>
<line>
humanas e políticas, tan*o de educa**o ambiental como das relações *t**co-*aciais,
</line>
</par><par>
<line>
d**env*lv*r **lores e
</line>
<line>
at*tudes *rientad*s para a cida*a*ia, os co*teúdos fazem parte dos
</line>
</par><par>
<line>
te*a* t*ansversais *omo: ética, meio a*b**n*e, **uralidade cu*tural, saúde, orien*aç*o sex*al,
</line>
</par><par>
<line>
traba*ho e consu*o. Dessa *orma, este artigo abordará três temas:
</line>
<line>
"A**vidades Lúdica* no
</line>
</par><par>
<line>
Desenvolvimento das P*t*ncialid*des Human*s, *s *uestões Ambientais e Resíduo* Sólidos
</line>
<line>
* a *ção Social, Educação * Cidada*i*", relatando a experiência *o PI*SC em ações *om *
</line>
<line>
comunidad*.
</line>
<line>
Palavras-c*ave: Pie*c. *nt**raç*o. *l**o. Comun*dad*. P**jet* Ped*g*gico.
</line>
<line>
*BSTR*CT
</line>
</par><par>
<line>
Intendi*g ** promot* stude*t and
</line>
<line>
co**u*ity integr*tion, PIESC forms part
</line>
<line>
of U*ingá's
</line>
</par><par>
<line>
pedagogical project, to also *timulate the formation of s*ills and abilities in multi-profe*siona*
</line>
<line>
practice environmen*s, develop *he e*hical, *u*an, an* political dimensions, **th
</line>
<line>
e*vironment*l education a*d ethnic-racial relations, developing **lues and attitude* oriented
</line>
<line>
towards ci*izens*ip, the contents ar* part of cross-cutting themes s*ch as et*ics, *nvironment,
</line>
<line>
cultural p*uralit*, health, sex*al orienta*ion, w*rk, an* consu*ption. Therefore, this a*ticle
</line>
<line>
will address *hr*e themes: "Play*ul Activities in the *evelopment *f Human Potent*al,
</line>
<line>
Environmen*al Issues and Solid **ste and Socia* Action, Educa*ion and Citizenship",
</line>
<line>
r*p*rting *I*SC's experience in act*ons with t*e community.
</line>
<line>
Keywo*ds: P*e**. Integration. St*dent. C*mmunity. P*dagogi*al Project.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*in* P*, v. 22, *. 2, art. 10, p. 1*0-192, fev. 2025
</line>
<line>
www*.fs*net.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. B*rges, *. T. I. Bisco*ci*
</line>
<line>
182
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
* PIESC pr**ove a integraç*o *luno e comu*ida*e e **z parte do projet* p*dagógico
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Uningá, que te* como propos*a uma pesquis* bibliog*áfica e a re*li*açã* do
</line>
<line>
des*nvolvimento *a ação *ducativa e assim de*crev*r q*al a *ção foi dese*volvid*, os pa*s*s
</line>
<line>
de sua real*z*çã*, o*de, qu*ndo o dese*volvimen*o e o res*ltado alc*nçado.
</line>
<line>
É regulamentado *elo Consel*o de Pesq*isa e Extensão, sob Reso**ção n.°16, de 07
</line>
</par><par>
<line>
*e dezemb*o
</line>
<line>
de 202 2, que
</line>
<line>
aprova o REGULAMENTO DO *ROGRAMA DE
</line>
</par><par>
<line>
*NTEGR**ÃO *SCOLA E COMUNI*ADE - PIE** - *os Cur*os de Gra*uação, nas
</line>
<line>
modalid*des p*e*enciai* e *AD *a UN*NGÁ - C*n*ro Universitário Ingá.
</line>
<line>
O PIESC vi*a contribuir c** a formação integ*al dos profi*sio*ais de **d*s as áreas
</line>
</par><par>
<line>
d* conhecim*nto, integrando *eo*ia e a prática, fazendo part* do p*ojeto p*dagógico a
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
universid**e que ar*icula en*ino e p*squisa.
</line>
</par><par>
<line>
Os temas propostos e cit*dos aq** foram: ativi*ades
</line>
<line>
l*d***s *o *esen*o*vimen*o
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
potenc*ali*ad** humanas, as *uestões ambientais e resíduos *ól*do* e ação social, educação e
</line>
<line>
cida*ania. São açõ*s e atividades de ensi*o, *es*uis* e extensão, *ue *usc*m **rimorar nos
</line>
<line>
al*n*s o desenvolvimento *umano e melhorar a qu*li*a*e de vid* de c*munidade*.
</line>
<line>
* im*o*tância do r*g*stro das ações e a o*gan*****o do PIE*C, enquanto trabalho
</line>
<line>
ci*ntífico, trouxeram a oportunidade de s**tematizar **t* artigo, *ubliciz*nd* ass*m **r meio
</line>
<line>
*e*te a opo**unidade de *ompartilhar as exper*ências e vi**nc*a* pel*s alunos enquanto
</line>
<line>
*raduando* e fut*ros pesquis**ores.
</line>
<line>
Destac*mos aqui trê* atividade* pro*os*a* no* anos de 2021, 202* * 2*23, que a
</line>
<line>
gradua*d* *ealizo*, as qu*is a*ordara* três **m*s: "Atividad** Lúdic** no Desenvolvimento
</line>
</par><par>
<line>
*as Pote*ci*lidades H*manas,
</line>
<line>
as Questõ*s Ambienta*s e Resíduos *ó*id*s e a *ção Soci*l,
</line>
</par><par>
<line>
Edu*ação e Cidada**a", **e compl*mentaram sua form*ção ac*dêm*ca.
</line>
<line>
2 REFERE*CIAL T*Ó*IC*
</line>
<line>
*.1 PIE*C- Atividades Lúdicas *o De*envolvimento *a* Pot*ncia**dades Huma*as
</line>
<line>
A pr**osta **ste PIES* f*i p*n*ar em atividades lúd*cas no desenvolv**e*to da*
</line>
</par><par>
<line>
po*enc*al*dades human*s. O
</line>
<line>
*es*nvolv*men** *o aprend*zado
</line>
<line>
infan*il é *requentemente um
</line>
</par><par>
<line>
grande desafio
</line>
<line>
para as crian*as, e é *uito utilizada a pedagogia d* lúdico, que tem como
</line>
</par><par>
<line>
pr*ncipal objetivo inst*gar os al*nos, utilizando jo*os *
</line>
<line>
*rincad*i*as no e*paço lú*ico,
</line>
</par><par>
</page><line>
prom*ve*d* a *pren*izagem e * con*t*ução *e capacidades e p*tencialidade* na cr**nça.
</line>
<line>
R**. F*A, Te**sina, v. 2*, n. *, art.10, p. *80-192, fev. 2025 ww*4.f*ane*.co*.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
PIESC - Programa de Integração E*col*-*o*unidade: Uma Exp*r*ência no C**so de Graduação
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
Observou-s* que muitas esco**s
</line>
<line>
públi*as * p*ivad*s ainda *re*i*am perc*ber o valor
</line>
</par><par>
<line>
dos jog*s em sal* *e aula. P**get (1*87) destaco* q*e as ativ*dades lúdi*as são o in*ci* básico
</line>
<line>
do *esenvol*imen*o *a* ativida*es intelec*uais *as crianças e, portanto, são ess*nciais para *
</line>
<line>
pr*tic* edu*ativa.
</line>
</par><par>
<line>
O lú*ico fa* part* da atividade humana e caracteriza-*e *or ser
</line>
<line>
espont*neo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
satisfatór*o. Segu**o o au*or, o fenômeno da *udi*idade **ca a atividade lúd*ca c*mo uma
</line>
<line>
e**eriência in*erna do suj*ito que a viven*i*, e define com* aqu*l* *ue propi*ia a "plenitude
</line>
<line>
da e*periência" (*UCCK*SI, *002).
</line>
</par><par>
<line>
* termo lúdico * de o**gem *atina
</line>
<line>
"ludus" que *ignifi*a "bri*car". Sa*e**s que as
</line>
</par><par>
<line>
brincadeiras têm um papel importan*e no desen*olvimen*o inf*ntil, é not*v*l o a*mento das
</line>
<line>
*apacid*de* moto**s, so*ioafetivas * cogn*ti**s na cr*a*ça, que é es*im*lada com brincadeiras
</line>
</par><par>
<line>
desde tenra idade. Port**t*, devemos e*a*tece*
</line>
<line>
a importância da in*lusão do lúdi*o na
</line>
</par><par>
<line>
e*u*açã*, * p*incipalmente d**tr* de casa.
</line>
</par><par>
<line>
Os **f*re*t*s acesso* aos *s*aço* de br*ncar, com *oções *e ligação entre o dent*o e o
</line>
</par><par>
<line>
fora, devem *er garan*idos. Um ambie*te aconch*gante, cr*ativo e **azeroso está lo*ge
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
conflitos, *ornando as brinc*deiras tran*uilas * *spontâneas.
</line>
</par><par>
<line>
Nesta proposta, que foi desenvolvida no Pro**ama C*ian*a Fe*iz, um Programa
</line>
<line>
do Governo Fed*ral de*envolvido em Alvorada do Sul-PR, pela *qui*e c*m se*e no *RAS-
</line>
</par><par>
<line>
Cent*o de Referência
</line>
<line>
d* *ssis***cia Soc*al, são realiz**as *rientações *s famílias
</line>
</par><par>
<line>
s*manalmente sob*e como estimula* o desenvol*imen*o infantil até *s três ano* de i*ade e até
</line>
<line>
os s*is anos, daq*elas com defici*ncia. As g*sta*tes também recebem a*endime*to, **ra*és de
</line>
<line>
at*vi*ades lúdicas, *end* este um dos objetiv** do Programa.
</line>
<line>
São elab*ra*as atividades lúdicas, a*ravés *e brinca*ei*as, histórias p*r f*ixa etária,
</line>
<line>
levadas nas visitas, o*ienta*do o* p*is ou **idado* p*ra *ealizar com ** crianças.
</line>
</par><par>
<line>
Nesta ativi*ad* para o
</line>
<line>
PIESC, propomos *
</line>
<line>
u*ilização da contação
</line>
<line>
** h*s*órias com*
</line>
</par><par>
<line>
*orma d* atividade na p*om*ção do de*envolvime*to in*antil e fortalecimento de vínculos.
</line>
<line>
Foi confeccionado *m l*vro c*m a his*ó*ia do Pat*nh* Feio e, junto com el*, foi ent**gue um
</line>
<line>
prendedor *e*orado *om o formato d* um ovo, para *s cria*ças aper*arem e verem o pati*ho
</line>
<line>
f*i* sa*ndo desse ov*. O *rendedo* tinha como proposta r*forçar o movimento moto* fi*o da
</line>
<line>
*ri*nça, já o liv*o adaptad* tinh* como proposta estimu*ar a *eitura, expandir o v*ca*ulário e
</line>
</par><par>
<line>
p*om*ver o vínculo com o cuidado*. A hist*ria do Patinho Feio foi escolhida p*r
</line>
<line>
tratar
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
div*r*os *ssuntos, entre el*s: a*toestima, *en*imento de inad*quaç**, p**tencimento e a busca
</line>
<line>
do eu. Ap*s a confecção, re*lizou-se visita para entrega da *ti*idade, es*imulando o cuidador
</line>
</par><par>
<line>
a realizar j*nto com * cri*nça a aç**. Enq*anto est*g*ária, ex*li*uei *o responsá*el
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, Te*esi*a PI, v. 22, n. 2, art. 10, p. *80-192, fev. 2025 w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. S. *o*ges, *. T. I. Bisc*nci*
</line>
<line>
184
</line>
</par><par>
<line>
i*portânc*a para o d*s*nvolvimento da criança. Esta ati*id*d* foi *ntregue atravé* de visitas
</line>
<line>
do*ic*l*ar*s pa*a 18 **ia*ças, com id*de e*tre 0-3 anos.
</line>
<line>
2.2 PIESC - *uestões Ambientais e Re**duos Sóli*os
</line>
</par><par>
<line>
A atividade *rop***a foi a re*en*a de um artigo sobre * gestão
</line>
<line>
*e resíduos *óli*os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*us*entabi*idad*, com este intuito f*i realizada a pesqui*a bibli*gráfi*a a partir da atividad*
</line>
<line>
proposta no "PIESC I - Questões *mbientai* e Resíduos Sólido*". Iniciou-se co* o
</line>
</par><par>
<line>
le*ant*men*o de inform**ões acerca
</line>
<line>
da E*ucação Ambiental em art*gos cientí**cos *
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
sequê*cia foi rea*iz*da a pro*osta pr*tica. Além da discuss*o no fórum, houve * ativi*a**
</line>
</par><par>
<line>
pr*tic* cons**erando os
</line>
<line>
5
</line>
<line>
R´s, com *oco ** reutilizar e reciclar, confeccionan*o
</line>
<line>
um objeto
</line>
</par><par>
<line>
com mate*ial reciclá*el.
</line>
</par><par>
<line>
A Educaç*o Ambiental n*o *eve ser co*side**da uma *u*stão d*stante do cotidiano da
</line>
<line>
s*c*e****, ou se*a, de nossas vidas, po*s sua re*ev*ncia é crucial para * cons*i*ntização sobre
</line>
<line>
a preserv*çã* do meio a*bi**te e *e todos os seres vivos qu* o hab*t*m, considerando suas
</line>
<line>
i*ter-re*açõe* e consequên*i*s.
</line>
<line>
A **spon*abi*idade em relação a essa preservação de*e com*çar cedo, dess* forma
</line>
</par><par>
<line>
*sta atividade **et*nde levar as al*nas do
</line>
<line>
curso de "F*rmação Docente" do Terceiro *no
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
u** experiência de
</line>
<line>
atividades q*e *rão *repar*-las para que tenham desd* sua forma*ão
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
consciência am**ental e que *uturamente
</line>
<line>
levem atividades para se* cotidiano profissional,
</line>
</par><par>
<line>
b*scando proporcionar às *rianças uma compreens*o desd* as séries fun*a*e***is a*erc* da
</line>
<line>
impor*ância da natureza e meio ambiente.
</line>
</par><par>
<line>
Atualmente, um
</line>
<line>
d*s d*safios ambientais mai* si*nificativos está relaciona**
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
produ*** *
</line>
<line>
d*scart* d* res*duos sólidos, **mumente c*nhecid*s como l*xo. *ada estreita a
</line>
</par><par>
<line>
*elação entre a destinaç*o adeq*ad* dos resíduos
</line>
<line>
sól*dos (RS) e a *r*serva*ão ambiental,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
a*oção de práticas corretas de descart* e uma *bord*gem ma*s ef*ciente por m*io
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
sep*ra*ão e coleta seletiva *odem
</line>
<line>
atenuar a dissemina*ão d**ses resíduo* em d*vers*s
</line>
</par><par>
<line>
l*c*l*dad*s (*OARES et al., 20*7).
</line>
</par><par>
<line>
Dessa forma, **rcebe*-se q** há necessid*de de
</line>
<line>
abor*ar o discurso am*iental
</line>
<line>
*as
</line>
</par><par>
<line>
esc*las e fazer relação dele
</line>
<line>
com *e**idade est*danti* e, em apoi* a iss*, s*rá abordada a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
política
</line>
<line>
dos "3*s" q**
</line>
<line>
*ode ser aplicada, apr*ximando o cotidiano *o* estudan*es a
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
*reocu*a**o e*ológica * susten*ável.
</line>
</par><par>
<line>
O termo "3 *s" der***
</line>
<line>
da abre*iação das três açõe* fundame*tais que as pess*as
</line>
</par><par>
</page><line>
dev*m **otar para aprimo*ar o me*o *mbiente: Reduzi*, Reutil*zar e Reci*lar.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 22, n. 2, art.10, p. 180-192, fev. 20*5 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*IESC - Programa d* Integr*ção Esc*la-C*munidade: Uma E*peri*n*ia no Cur*o de Graduação
</line>
<line>
185
</line>
</par><par>
<line>
Nes*e *entido, *eduz*r é * ato de minimizar *anto a quantidade d* resíd*os quant*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
e*issão de poluentes por *eio de um *onsu*o *ais cons*iente, *res*rvando os recursos
</line>
<line>
nat*r*is. *lgumas pr*tica* exemp*ares incluem o uso de saco*as *etornáveis *m *ez de *acolas
</line>
<line>
*lá*tic*s nos supermercado*; opção por copos e m*teriais reuti*izáveis em vez do*
</line>
</par><par>
<line>
descartáveis; *e*aro de objetos e*
</line>
<line>
vez de
</line>
<line>
desca*tá-l*s e comprar *ovos; **ntenção do
</line>
</par><par>
<line>
consumismo ex*essivo de p*oduto* *esne*essários.
</line>
<line>
Já o t*rmo Reutiliza* implica conferir uma nova utilid*de a um produto q*e, de outra
</line>
</par><par>
<line>
forma, seria descartado. Essa prátic* *vit* * geração de resíduos
</line>
<line>
e a *ec**sida*e de adquirir
</line>
</par><par>
<line>
novos itens,
</line>
<line>
contribuindo para a
</line>
<line>
redução tanto do desca*te *u*nto *o consumo. Algu*s
</line>
</par><par>
<line>
*xemplos i*ust*ativos incluem: a
</line>
<line>
opção de transfo*mar latas em porta-lápis; utili*ação
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
g*r*afas
</line>
<line>
plást*ca* na
</line>
<line>
criação de peque*os assentos; **aprovei*a*ento de águ* usad* *a o
</line>
</par><par>
<line>
lavagem de roupas *a*a limpar o quintal ou a
</line>
<line>
cas*; o re*aro de móveis
</line>
<line>
ou
</line>
<line>
aparelhos
</line>
</par><par>
<line>
*anif*cados e* vez de d*scartá-los.
</line>
</par><par>
<line>
E Reciclar implica a transformação de um produto que não po*e mais ser utilizad* em
</line>
<line>
um no*o p*oduto *u **té*ia-p*ima. Vale ressaltar que reciclar d*fere *a reutiliz*ção, *oi* n*
</line>
</par><par>
<line>
reutilização o material
</line>
<line>
rea*rov*i*ad* perm**ec* o mesmo, embor* poss* *er util*zado par*
</line>
</par><par>
<line>
pr*pósit*s distintos. Exemplifi*a**o:
</line>
<line>
os papéis antig*s po*em ser tran*formados em papéis
</line>
</par><par>
<line>
recic*ad*s; j* o plástico pode ser fun*ido e mold*do para cri*r um produto plástico; no caso
</line>
<line>
do* pneu* de car*os, e*es podem ser r**iclados, *onv*rtendo-se em bo*racha utilizad* para
</line>
</par><par>
<line>
diverso*
</line>
<line>
fins; já *s latas a**igas pode* ser transformadas e* alum*ni*, q*e ser*e c*mo
</line>
</par><par>
<line>
matéria-prima.
</line>
<line>
A* seguir **ses p*ssos, co**ribuímos signi*ic*tiv*me*te pa*a a p*ese*vação amb*ent*l,
</line>
<line>
uma vez que a p*odu*ão de resíduos *el* sociedade fica *eduzida. É *ssencial des*a*ar que,
</line>
<line>
embora n*o seja a única medid* para p*eservar a natur*za, certamente repre**nta um p*sso
</line>
<line>
i**ortante na *ireç*o de *m mund* mais suste*táv*l pa*a as gerações futura*.
</line>
</par><par>
<line>
C *m
</line>
<line>
o p*ssa* *os an*s, a *oci*dade perce*eu
</line>
<line>
q*e depe**er exc*usivamente *as
</line>
</par><par>
<line>
prá*icas * a**es dos 3R's não ser** *ufic*ente
</line>
<line>
para **ingir seus *bjetivos. Em respos*a aos
</line>
</par><par>
<line>
d*sa*i*s e dese*u**íbrios en*rentados, *oram incor*orados novos "R's", levando a uma *evisã*
</line>
<line>
das forma* *e prod*çã* e consumo (LAMEU et a*., 2019).
</line>
</par><par>
<line>
*iant* desse
</line>
<line>
cenári*, as *olíticas pública* direcionaram seu **co para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sustentab*lidade. N* Brasi*, o Ministé*io do Meio Ambie*te
</line>
<line>
(2019) impleme**ou política a
</line>
</par><par>
<line>
d*s 5R's *o** par*e *e ** pro*ess* **ucativo voltado * transformar hábitos no **a a dia das
</line>
</par><par>
<line>
pesso*s. objetivo é l*var os cid*dãos a r*pensarem se*s O
</line>
<line>
valores e práticas, res*ltando
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
</page><line>
red**ão do desperdício e do c*nsumo exacerbado (LAMEU e* al., 2**9).
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 22, n. 2, ar*. 10, p. 180-192, fev. 2025 www4.*sanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. Borge*, L. T. I. Bisconcim
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
**sse sentido, *s 5 Rs correspondem a :1- *epensar, 2- Recusar, 3- Reduzir, 4-
</line>
<line>
Reutilizar, 5- Recicl*r.
</line>
<line>
*e acordo com Bes*en (2015) e Garc** (2*17), * conc**to e a estratégia dos "R'*"
</line>
<line>
pa*saram por inovações ao lon*o do t*mpo. A introd*ção de n*v*s "R's" resultou em diversas
</line>
</par><par>
<line>
abor*ag*ns para busca* a s*s*entabili*ade e reduzir ** impac**s *ausados pelo*
</line>
<line>
resíduos
</line>
</par><par>
<line>
sólidos, como os *o*elo* dos
</line>
<line>
3R'*, *R's e
</line>
<line>
7R's. Contudo,
</line>
<line>
essas categori*açõ*s não s*
</line>
</par><par>
<line>
most*aram t** e*icazes quanto esperado, não proporcio*a*do ganhos *xpres*i*os ou o
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*e*ultados d*sejados.
</line>
</par><par>
<line>
É ev*dente, por*anto, que n* prática, ou de maneira *ais ****sível ao *úblico em ger*l,
</line>
<line>
no*as *bordagens estão send* incor**radas na busca pelo desenvol*imento sustentável e pel*
</line>
<line>
*iminui*ão na ge**ç*o * destino dos r*síduos. N* entan*o, *nd*p*ndentem**te do número de
</line>
<line>
"R'*", é i*perativ* implementar e transformar e*ses *rojet*s *m a*ões concretas qu* t*nham
</line>
<line>
impac*os positivos ** socied*de.
</line>
</par><par>
<line>
Além d* **tudo teórico, *o* *ece**ári* também pesquisa
</line>
<line>
*ob*e atividade* propostas
</line>
</par><par>
<line>
com *s alunos, com o objetivo de c**feccio*a* mat*ri*l didático para as aulas na
</line>
<line>
ed*cação
</line>
</par><par>
<line>
infantil, com o intuito de
</line>
<line>
p*o*over refl*xões sobre
</line>
<line>
* reciclagem, o
</line>
<line>
u*o conscient*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
materiais par* as crianças em sa*a d* aula, *romovendo assim a Educação Am*i*ntal. Após a
</line>
</par><par>
<line>
abordagem do tema, os alunos *ntere*sados foram co*v**ados para ofic*na
</line>
<line>
*e elab**a*ão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ativ*dades co* material r*cicláv**.
</line>
</par><par>
<line>
Des*a *orma, foram re*liz*da* a partir da pesquis* * apresentadas alg*mas atividades e
</line>
</par><par>
<line>
*ferecidos ma*eriais *ar* que
</line>
<line>
os aluno* conf*ccionassem
</line>
<line>
os br*nq*edos, de acordo
</line>
<line>
com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tema de in*eresse * com um objetivo a ser desenvolvido na faixa et*ri* pr*posta.
</line>
<line>
Foram utilizados materiais reciclá*eis e feito *m plane**mento de cada item
</line>
<line>
confecc*on*do com: objetiv*, f*ixa e*ár*a e desenv*lvimen*o da atividad*, c*nforme as **tos.
</line>
<line>
U*a das ativi*ades refer*-s* à conf*cçã* de um binóculo, ut*lizando-se *e rolinho de
</line>
</par><par>
<line>
*ape* higiênico, que seria descartado. Foi pint*do e *onfeccionado pelos alunos, com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
objetivo de *er um brin*u*do que au*i*ia no est*mulo da visão, *a percepçã*, *a coorde*a*ão,
</line>
<line>
pa*a a faixa etár*a 2 a 3 anos.
</line>
<line>
Est*s foram a*gumas ideias de atividades *estinadas a crian*as, d*se*volvidas com os
</line>
<line>
alun*s, a fim d* pr*pi*ia* reflexões sobre as questões *m*ie*tais e o e*tímulo à utilização de
</line>
<line>
*ate*ial *e*iclável nas a*iv*dades, se*do idei** que pode* s*r trabalhad*s também no estágio.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Teresina, *. 22, n. 2, art.10, p. 18*-192, fe*. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*I*SC - Pro*ram* de Integração *sco*a-Comunidade: *ma Exp**iên*i* ** Curs* de G*a*uaçã*
</line>
<line>
187
</line>
</par><par>
<line>
2.3 PIESC - Ação s*cial, e*ucação e cidadania
</line>
</par><par>
<line>
A atividade deste PIESC f*i uma *es*uisa sobre o tem* "Ação so*ial, edu*açã*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c*dadania", em que os aut*res di*cutem esta temática, retirando e citand* as principais ideias
</line>
</par><par>
<line>
dos texto* lido*. * partir disso, estimular a parti*ipação em uma ação social,
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
proporcionará uma ref*exão a partir d* seus c*nhe*imen**s e *abi**dades.
</line>
</par><par>
<line>
Sa*emos que a *ção social é um conjunto de atividades voltadas para o ate*dimento e
</line>
</par><par>
<line>
a pr**oção *e pessoas
</line>
<line>
em si*uação de vulnerabilidade, tais co*o idos**, crianças, j*vens,
</line>
</par><par>
<line>
*ulher**, pess*as com deficiência, *ntre outros. E*contramos em nosso município ***ciativas
</line>
<line>
de **ão social, podemos citar pr*g*amas d* assistê*ci* social, projetos de incl*são digital,
</line>
</par><par>
<line>
ações de saúde, campan*as de soli*arie**de, entre
</line>
<line>
outros *uitas vezes realizados em
</line>
</par><par>
<line>
parce*ias com ins*ituições filantró*icas e voluntár*as ** município, com* exemplo APAE,
</line>
<line>
Casa de A*oio a I*osos, *icent*nos.
</line>
<line>
De acordo com Ashley (*0*3, p.56), responsabilida*e social pode ser entendida co*o:
</line>
<line>
O *ompromisso *ue uma o*ganização deve ter p*ra **m a socied*de, *xpresso po*
</line>
</par><par>
<line>
meio d* atos e atitudes que afetem *o*it*vamen*e, d* modo
</line>
<line>
amplo, o* a alguma
</line>
</par><par>
<line>
comunida**, de m*d* específic*, agi*do proativa*ente e coerentemente *o qu*
</line>
<line>
tange a seu pa*el esp*c*fico na sociedade e na *res*ação de contas para com ela.
</line>
<line>
Já a *duca*ão * fundame*tal na forma*ão humana e faz *ar*e do *esenvolvi*en*o
</line>
<line>
*esso*l e social de cada indivíduo. D*ss* for*a, a ed*c*ção se r*fere não só a* ensino fo*mal
</line>
</par><par>
<line>
nas e*c*las, mas tam**m a programas e *rojetos
</line>
<line>
que visam a*pliar o
</line>
<line>
ace*so à **ucação,
</line>
</par><par>
<line>
desenvolver habi*idades e **mpetênci*s, *om*ntar a c*l*ura *ncentivar a pes*uisa e e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento, seja pelo poder *úbl*co, seja por instituiçõ** *arc*iras, *ngs. Lembramos a*n*a
</line>
</par><par>
<line>
q*e Paulo Freire (1997) afirma que não podem viver *p*nas de constatação, têm
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
p*rticipar, at*avés *e um* prática solidária, contr*buind* para * formaçã* de uma *onsciênci*
</line>
<line>
col**iva, h*maniza*a, *ol*t*ca e cr*tica.
</line>
</par><par>
<line>
*á Mor*n (2007, p.69) revela que "a
</line>
<line>
e**ola nã* p*de apenas ens*nar a
</line>
<line>
apr*nder,
</line>
</par><par>
<line>
prepar*r só para a v*da profissional", ou seja, po*emos ta*bém *prender * anali*ar *s
</line>
</par><par>
<line>
desigua*dades sociais e *ncontrar meios de dim*nuí-l*s.
</line>
</par><par>
<line>
Para D*lors et al. (1996, p. *9-90), "aprender a conhecer é *dquiri* *s ins*rum*ntos da
</line>
</par><par>
<line>
compreen**o; aprender a fazer, para poder ag*r
</line>
<line>
sobr* m*io o
</line>
<line>
envolvente; aprende* *
</line>
<line>
viver
</line>
</par><par>
<line>
juntos, * fim de participar e cooperar com os outros e* todas as at**idades humana*."
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Teresina PI, v. 2*, n. 2, art. 10, p. 180-1*2, *ev. *02*
</line>
<line>
*ww*.fsan*t.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. *. Borg**, L. T. I. Bisco*c*m
</line>
<line>
1*8
</line>
</par><par>
<line>
Vale lembrar *ue *uit*s ações ligad*s à Assistência Social: A A*sistência S*cial,
</line>
</par><par>
<line>
d*reito
</line>
<line>
do cid*d*o e
</line>
<line>
deve* do Estado, é políti*a *e Seguridade Social *ã* contri*utiva, que
</line>
</par><par>
<line>
*rovê os mí*imos **cia*s, r*ali*a** através de um conj*nto integrado de a*ões de inicia*ivas
</line>
<line>
pú*licas e da s**iedade, para garantir o ate*dime*to da* neces*idad*s básicas. (Brasil, 19*3).
</line>
<line>
*esse sentido, **itas unida*es *e proteção so*ial *á*ica ** SUAS t*m por objetivo prevenir
</line>
</par><par>
<line>
a ocorrê*cia
</line>
<line>
de situaç*es de v*l*e*abilidades e ri*cos **ci*is e a ampliação do acesso aos
</line>
</par><par>
<line>
dir*itos de cidadani*. (Orientações Té**icas: C*ntro de Refe*ên*ia
</line>
<line>
de Assistên*ia So*ial
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
CRA*/MDS, 2003 p. 09).
</line>
</par><par>
<line>
A cid*da*ia nos traz a co*diçã* *e no* tornarm*s membros *tivo* * res*onsáveis na
</line>
</par><par>
<line>
soc*edade, partici**ndo
</line>
<line>
ativam*nte de suas
</line>
<line>
dinâmicas e contri*uindo *ar* seu
</line>
</par><par>
<line>
d*senvolvim*nto. *essa forma, n*s tornamos c*dadãos conscient*s de noss*s
</line>
<line>
dire*to*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
deveres, e capaze* de **s eng*jarmos em açõe* *oletivas par* a promoção do bem comu*, a
</line>
<line>
exem*lo das aç*es de solida*iedade de *ingos, rif*s, ações de ar*ecad*çã* de al*mentos, *ntr*
</line>
<line>
*utr*s *ue *ão contri*uin*o para constr*ção da cidadania.
</line>
</par><par>
<line>
Quanto à cidadania, em Sa*tos (2*05) encontramos que exercer a
</line>
<line>
c*dad***a
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
reconhece* e assumir as responsabilidades surgidas a partir de um conj*nto de valor*s da é*ica
</line>
<line>
c*d*dã. *e constitui co*o um espaço *e inst**uiçõe*, valor*s e aç*es capazes de garantir
</line>
<line>
efe*ivas *ondiçõe* *e igualdade, permitin*o aos *idadãos se*em *ujeitos de uma comuni*ade
</line>
</par><par>
<line>
igualitá*ia. N*sse s*ntido, cidadania é "*x*rcício de uma prática *nega*elmente pol*tica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
fundam**tada em valores como a libe**ade, *gualdade, a*ton*mia, resp*ito à difer*nça e
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
identi*a*es, a sol*da*iedade, tolerâ*cia * de*o*ed*ência a pod*res total*tá*ios" (*ANTOS, *
</line>
<line>
20*5, *. 14).
</line>
<line>
O objetivo desta ação da qual parti*ip** foi *s*imular a criança * curiosid*de e ao
</line>
</par><par>
<line>
d*sejo
</line>
<line>
pela leitura, possibilitando
</line>
<line>
que o cuid*dor ao ler a históri*
</line>
<line>
pudesse proporci*nar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
vivên*i* de e*o*ões e o exercíci* *a fa*ta*ia d* imaginação s*sci*ados pe** proces** d* e
</line>
<line>
leitura.
</line>
<line>
Lembrando que "um dos múltiplos desafios a s** enfrentad* pela *scola é * de fazer
</line>
</par><par>
<line>
com qu* os alunos *pr*nda* * ler corr*tamente. **to é lógico, pois a aquisição d* leitura
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
impresc*ndível para agir com *uto*o*ia nas so*iedades letradas (...)" (Solé, 1998, p.3*).
</line>
</par><par>
<line>
*e*se sen*ido, p**pomos uma
</line>
<line>
*efle*ão sobre a leitu**
</line>
<line>
*m c*ntexto
</line>
<line>
*ue *ransp*ssa
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ambiente *scol**, visto qu* o hábito de rea*iza* *eit*r* em c*sa ainda é pouco comum entre as
</line>
<line>
cri*nça* de *os*as esco**s **b*icas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 22, n. 2, art.10, p. *8*-**2, *e*. 2025
</line>
<line>
ww*4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
PIES* - Programa de I*te*ração Escola-Comunidade: Uma Exp*riência no Curso de G*aduação
</line>
<line>
189
</line>
</par><par>
<line>
3 ME*O*OL*GIA, RESULTAD*S E DISCUSSÃO
</line>
</par><par>
<line>
No PI*SC - Atividad*s Lúdi*as no Dese**olvimento das *o*enci*lid*des Humana*,
</line>
</par><par>
<line>
*l*m da pesquis* bibliográ*ica,
</line>
<line>
*m *ue *e
</line>
<line>
buscou e**endime*to sobre *
</line>
<line>
im*ortância das
</line>
</par><par>
<line>
*tividad*s lú*ica*, a escolh* da
</line>
<line>
atividade foi fundame*tal para a e*ecução da pro*os*a:
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
adap*ação e a confec*ão de u* livro *e h*st*ria in*antil fo**m utiliz*das como pro*osta de
</line>
<line>
atividade para e*te*der essa *ção ed*cativ* à co*unidade, o* sej*, em um progr*ma q*e atu*
</line>
<line>
d*ret*m**te *om cr*a**as.
</line>
<line>
P*ra ação ed**at*va realizada no PIES* - Q*estões A**ienta*s e Res**uos Sólidos,
</line>
<line>
houve a n*cessidade *e confecci*nar um objeto a p*rti* *e material reciclável e estender es*a
</line>
<line>
a**o educativa à co*unida*e.
</line>
<line>
Além do *studo teóri*o, foi necessário também p**q*isa sobre *tividades pr*postas
</line>
<line>
com os a*unos, c*m o objetivo de confe*cionar *a*eri*l didático para as aulas *a ed*caçã*
</line>
<line>
infanti*, com i*tui*o de p*omover reflexõe* sobre a recicl*gem, o *so conscient* d* mat*riais
</line>
</par><par>
<line>
para as *ri*nças em sala de a*la,
</line>
<line>
pro**v**do assim a Educação *mbiental. Após
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ab*rdag*m
</line>
<line>
do t*ma, os alunos interessa*os fo*am convidados para
</line>
<line>
ofi*ina
</line>
<line>
de elaboraçã*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
atividade* com *ateri*l re*iclável.
</line>
<line>
*abemos qu* a Educação Ambien*al surge como um instrum*nto c*ucial de
</line>
</par><par>
<line>
conscie*tização para
</line>
<line>
a socie*ade, com o pro*ó*ito de c*ntri*uir para * resol*ção dos
</line>
</par><par>
<line>
probl*mas soc*oambien*ais e aprimorar a r*laçã* entre * ser humano e o mei* ambiente. Seu
</line>
<line>
o**etivo é desempenh*r um papel significati*o na c*nsc*entização da sociedade, destacando a
</line>
</par><par>
<line>
interconexão entre
</line>
<line>
as pesso*s e a nat*reza, evi*e*ciando que fazem
</line>
<line>
parte
</line>
<line>
i*te*rante d*sse
</line>
</par><par>
<line>
sis*ema gl*b*l.
</line>
</par><par>
<line>
Dessa **rma, a ação rea*izada a pa*t*r da pesq*isa e apresent*das algumas atividade* *
</line>
</par><par>
<line>
ma*er*ais para que os **unos confecci*nassem
</line>
<line>
*s br*nquedo* de acordo com o tema
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
int*res*e, e co* u* obje*i*o a *er desenvolvid*
</line>
<line>
na faixa etária proposta, **ra* utilizad*s
</line>
</par><par>
<line>
mate*iai* recicláveis e *eito u* planej*men*o de c*da item conf*cc*onado com *bj*tivo, fai*a
</line>
</par><par>
<line>
etária * desen*olv*mento
</line>
<line>
da ati*ida*e A pr*m*ira atividade referiu-se ao tra*alho
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
coordenação e *ore*, foram utiliza*os
</line>
<line>
caixa de ovos, palitos e t*nt* para colorir. A segund*
</line>
</par><par>
<line>
atividade refere-s* a um binóculo de ro*i*ho de papel
</line>
<line>
hi*iê*ico, que foi pi*ta*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
confeccio*a*o p*los *l**os, *om o obj*tivo *e ser um brinquedo que estimul* a v*são, a
</line>
<line>
perc*pç*o e a coordenação.
</line>
</par><par>
<line>
Es*** f**am al*u*as idei*s d* ativi*ades *estinadas a
</line>
<line>
c**an*as, **ab*radas com os
</line>
</par><par>
</page><line>
a*unos, * fi* de pro*iciar reflexões sob*e as quest*es ambientais * o estímulo à utili*ação de
</line>
<line>
R*v. FS*, Ter*sina PI, v. 22, n. 2, art. 10, p. 180-192, fev. 2025 ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. S. Borges, *. T. I. Bi*c*ncim
</line>
<line>
190
</line>
</par><par>
<line>
mat*rial re*icláv*l nas *tividades **m crianças, sendo idei*s que podem ser *rabalha*as
</line>
<line>
também no estági*.
</line>
<line>
Já na ação educativa propost* no tema: A*ã* s*cial, educa*ão e *idad*nia, o projet*
</line>
</par><par>
<line>
Sacola: co*s*ruindo sonhos, foi *ma ideia em qu* a saco*a circulará dur*nte se*s m*s*s
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
cas* *a* *amílias partic*pantes do Progr*ma Prim*ira Infâ*c**, com ela terão a oportunid*de
</line>
<line>
de levar para casa os l*vros i*fa*tis.
</line>
<line>
Nessa proposta, fazer uma sacola ilustrada com o nome S*c*la dos Son*os n* Pri*eira
</line>
<line>
I*f*nc*a dá a op*rtunidade de levar um li*ro p*ra ca**. Assim, proj*tos s*cia*s ta*bém
</line>
</par><par>
<line>
podem cola*orar em
</line>
<line>
ações de seu *s*aço institucional na "produ*ão de sabere*, escolha*
</line>
</par><par>
<line>
d**ática* e ped*gógicas na alfabet*zaçã* (...)" (*rasil, 20**, *.21) e ajudam n* sel*ção dos
</line>
<line>
inst*umentos do trabalh* pedagógico.
</line>
<line>
Nessa ação, re*lizou-se para crian*a* a disponibilização de li*ros em uma sacol* que
</line>
</par><par>
<line>
v*i at* a casa, c*mo forma de leva*
</line>
<line>
imaginação, através
</line>
<line>
de liv**s, *s*i* foi a ação so*ial
</line>
</par><par>
<line>
p***ejad*.
</line>
</par><par>
<line>
4 CONSID*RAÇÕES *INAIS
</line>
</par><par>
<line>
* prop*sta d* P*ESC *eal*zado abordou temas que permearam a **serção e a garantia
</line>
<line>
da igu**dade, desenvolvimento social e a promoção dos valores demo*r*tic*s. Percebemos
</line>
<line>
que trouxe a cont*ibuição na f*rmaç*o prof*ss**nal, poi* incenti*a o c*mpr*metimento *om *
</line>
<line>
papel do cidad** frente à realid*de.
</line>
<line>
Essas ações promovem a articu*ação entr* teoria e prática, estim*lam a *o***ção de
</line>
<line>
competência* e habili*ades, pro*orcionam *ce*so à pesq*isa c*jas informaçõe* contribuem
</line>
<line>
para o exerc*cio pr*fissio*al, *pr*ximan*o o al*no à po*sibilidade de at*ação em pro*e*os na
</line>
<line>
comunidade.
</line>
</par><par>
<line>
Ao **nsiderar os conhecimentos e habilid**es d*s graduand*s, a **ividade traz
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
possib**idade de implementar suas *p**cabilida*es,
</line>
<line>
em tare*as domésti*a* e escolares, dentre
</line>
</par><par>
<line>
outras.
</line>
</par><par>
<line>
O exemplo do *rojeto Sacola Construin*o Son*os na Pri***ra In*ância foi uma
</line>
<line>
atividade muit* impor*ante. Eles levavam a sacola como se ca*regassem um presente *ara
</line>
</par><par>
<line>
casa. **é o momento, está send* preservad* e b*m cuidada. Assim,
</line>
<line>
nota-se uma atividade
</line>
</par><par>
<line>
d*f**enciada, *
</line>
<line>
que é mu*t* *rat*ficante,
</line>
<line>
po*s, alé* de despertar o cuidado para a *eitura,
</line>
</par><par>
<line>
o*tr** as*ectos *stão sendo adquiridos com o m*nuseio da s**ol* que
</line>
<line>
cheg* à casa das
</line>
</par><par>
<line>
famí*ias.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Teresina, *. 2*, n. 2, art.10, p. *8*-1*2, fev. 2025
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*IES* - Programa de Integração *sc*la-Comunid**e: *ma E**e*iênc*a no *urso d* G*aduação
</line>
<line>
191
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, ao t*azer essas *xpe*i*ncias viv*ncia*as no PIESC, r*alizadas *m períodos
</line>
</par><par>
<line>
d*st*ntos, podemos perceber que c*mprem co* *s objetivos pr*p*stos, principalmente
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
fazer um* *eflexão entre a *eoria e a prática, proporcionando a* graduand* a poss**ilidade
</line>
</par><par>
<line>
*esde o
</line>
<line>
i*ício *e **rticipar de cont*xtos *eme*han*es às condiç*e* e *aracterísticas do
</line>
</par><par>
<line>
*xercí**o *rofissional.
</line>
<line>
REFERÊNCIAS
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BORBA, Â. M. A
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br*ncadeira como experiênc*a de cult*ra
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na e*ucação infantil. B*asília:
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Minis*ério d* E*ucaçã*, Sec***aria de Educaç*o Básica, 200*.
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BORBA, Â. M. O b*incar como um modo de *er e esta* no mundo. *n: BRASIL. Secretar*a de
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Educação Básica. Ens*no F*ndamental de *ove a*os: orient*çã* pa*a i*clusão de criança de 6
</line>
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<line>
anos.
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B*asília,
</line>
<line>
*007.
</line>
<line>
Dispon*vel
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em:<ht*p://portal.mec.*ov.br/seb/arq*ivos/pdf/Ensfund/ensif*nd9anobasefin*l.pdf>. *cesso
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em 03 *e Maio de 2022.
</line>
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<line>
*RASIL. *ecre*aria
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de Edu**ção Bá*ica. Diretr*zes de ap*io * *estão e*ucacion*l. Lei nº
</line>
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<line>
12.*01 de 24 de abril ** 2013. Dispõe sobre ap**o técnico e o
</line>
<line>
financeiro da União *os
</line>
</par><par>
<line>
fe*erados *o âmbito *o Pacto *ac**nal pe*a Alfabetiza*ã* na *da** certa. Brasília: MEC.
</line>
<line>
______, Mi*is*ério do D*senvolv*mento Soc*al e Comba*e à Fome. GESTÃO DO
</line>
</par><par>
<line>
TRABALHO NO ÂMBITO DO SUA*: Uma cont**buição Necessári*. Br*sília,
</line>
<line>
DF: MD*:
</line>
</par><par>
<line>
Secreta*ia Naci*nal d* Assistência So*ial, **11.
</line>
</par><par>
<line>
______. Mi*ist*ri*
</line>
<line>
do De**nvolvimento Social C**bate à Fome. Secretaria *acional d* e
</line>
</par><par>
<line>
Ass**tênc*a Socia* (*NAS). *roteção Básica do Sistema **ico de
</line>
<line>
Assistênc*a So*ial.
</line>
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<line>
*rie*tações Técnicas para o Centro
</line>
<line>
de Ref*rência de A**istência So*ial (CR**). Br*sí***,
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2009.
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</line>
</par><par>
<line>
Como Referenciar este Artigo, conforme ABNT:
</line>
<line>
B*RGES, G. S; BISCON*IM, L. T. I. PIESC - Programa d* Integraçã* Escola-Comunid*de:
</line>
<line>
U*a E*periência n* Curso de Graduação. Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 2, art. 1*, p. 180-192, fev.
</line>
<line>
2025.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos **tores
</line>
<line>
G. S. Borge*
</line>
<line>
*. T. I. B**co*cim
</line>
</par><par>
<line>
1) co*cepção e planeja*en*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) **ál*se e interp*etação d** dado*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) *l*b*raç*o d* rascu*ho *u *a revi*ão crítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) partic*pação na apr*vação d* versão fina* do manusc*ito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 2, *rt.*0, p. 180-192, fev. 2*25
</line>
<line>
w*w4.f*a*et.**m.br/revi*ta
</line>
</par>Apontamentos
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)