Sobre Ensinar Antropologia Brasileira: Um Relato Desde a Licenciatura em Ciências Sociais / About Teaching Brazilian Anthropology: One Narrative from a Graduate in Social Sciences
Resumo
Este artigo parte da experiência de ensino em antropologia brasileira em um curso de licenciatura em ciências sociais. Articula relatos em histórias, apresentando a perspectiva contextualizada do professor e de discentes do curso. Compreendendo a indissociabilidade entre fazer e ensinar antropologia, o artigo descreve as estratégias adotadas para despertar o interesse na antropologia brasileira, ao mesmo tempo que apresenta a sala de aula como um ambiente de possibilidades que auxilia na construção de um senso de autoria, comunidade e entusiasmo no ensino, na escrita e na prática da antropologia. Após refletir essa experiência, concluímos que os exercícios de estranhar o familiar ou mesmo observar a realidade social imediata como parte da antropologia ainda guardam força didática e podem impulsionar o interesse e a prática dessa ciência entre discentes.
Palavras-chave: Ensinar antropologia. Antropologia como educação. Entusiasmo.
ABSTRACT
This article comes from the experience of learning Brazilian anthropology from a graduate in Social Sciences. Articulating narratives into stories, it presents a contextualized perspective from the professor and the students of the course. Understanding the inseparability between make and teach anthropology, this article describes some adopted strategies to arouse interest in Brazilian anthropology, while presenting the classroom as a location of possibility that helps in the development of author’s self, sense of community and generates excitement in teaching, writing, and practicing anthropology. After reflecting on this experience, we conclude that the exercises of to make strange familiar or even observe the immediate social reality as part of anthropology keep their didactic force and can boost the interest and practice of this science among students.
Keywords: Teaching anthropology. Anthropology as education. Excitement.
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