<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *2, n. 3, art. 4, p. 76-92, mar. *0*5
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2025.2*.3.4
</line>
</par><par>
<line>
Sobr* Ensinar Antropologia Brasilei*a: *m Relato D*sd* a Lice**iatura em Ciên**as Sociais
</line>
<line>
A*out Teachin* Braz*l*an Anthro*ology: One Nar**tive *rom a Grad*ate *n Soci*l *cience*
</line>
</par><par>
<line>
Hermes de Sousa Vera*
</line>
<line>
Do*tor em Antropol***a Social p*la Universidad* Federal d* Rio Grande d* Sul.
</line>
<line>
Professor da *ni*ersidade Estad*al do Cear*.
</line>
<line>
E-m*il: herme**ciais@g*ai*.com
</line>
<line>
Warley F*r**ira Silv*
</line>
<line>
Mestrando em Ciê*c*a Polític* pela Univer*idade Federal do P*auí.
</line>
<line>
*-mail: warley.u*pi1@*tl*ok.co*
</line>
<line>
Sarah da S*lv* S*rra
</line>
<line>
Licen*iad* em Ciências So*iais pela Universidade Estadu*l do Piauí.
</line>
<line>
E-mail: *a*a*.s*ss@*mail.*om
</line>
</par><par>
<line>
E**ereço: Hermes de S*u*a Ver*s
</line>
<line>
Editor-Ch*fe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Ton**
</line>
<line>
K*rley
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Alencar
</line>
</par><par>
<line>
UECE - Av. D*. Silas *u*guba, 1700 - **a*eri, *ortalez*
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
- **, 60714-90*. Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: W*rley *erreira S*lva
</line>
<line>
Arti*o rece*ido em 24/1*/*024. Últim* versão
</line>
</par><par>
<line>
UFPI - Ca*pus *n*versitário Ministr* P*trônio *ortell*
</line>
<line>
*ecebi*a em 07/01/2025. Aprovad* em 08/0*/*025.
</line>
</par><par>
<line>
- Ininga, Teresina - PI, 64*49-550. Br*sil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Sarah da Sil*a Serr*
</line>
<line>
A*aliado pe*o sistema *rip*e *evi*w: Desk Review *)
</line>
</par><par>
<line>
UESPI - R. João Cabral - Ma*inha, Tere*ina - *I, *4018-
</line>
<line>
p*lo Editor-Chefe; e b) Do*ble Blind R*vi**
</line>
</par><par>
</page><line>
030. Bra*il.
</line>
<line>
(ava*iação *e*a por *ois avaliadores d* áre*).
</line>
<line>
Revisão: Gramat*cal, Normativa e d* F**ma*ação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Sobr* Ensinar Ant*opo*ogia Brasil*ira: Um Rela*o Desde a Licenciatura em Ciê*ci*s S*ciais
</line>
<line>
77
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Este artigo p*rte da
</line>
<line>
*xpe*iência
</line>
<line>
de ensino em antrop*logia bras*lei*a em um
</line>
<line>
cur*o de
</line>
</par><par>
<line>
licenciatura em ciências *ociais. Ar**cula relatos em histórias, apr*s**ta*do a
</line>
<line>
pers**cti*a
</line>
</par><par>
<line>
c*n**xtualiza*a do
</line>
<line>
pr*fessor e *e discentes *o *urso. Co*preendendo a indissocia*i*i*ade
</line>
</par><par>
<line>
entre fa*er e ensinar ant*o**l*g**,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
artigo desc*eve as estratégia* ad*tada* para des*ertar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
in*eresse *a antropologia brasileira, ao mesmo te**o que apresenta * sala de aula como um
</line>
<line>
ambie*t* de possi*ilidades *u* a*xilia na construção de um sens* de autor*a, *omunidade e
</line>
<line>
entusia*mo no en*i*o, na escrita e na prática d* ant*opologia. A*ós *efletir es*a experiên*ia,
</line>
</par><par>
<line>
conc*u*mo* *ue
</line>
<line>
o* e*e**ícios d* est*a**ar o *ami*i*r ou m*smo o*servar a re*l**ade soc*al
</line>
</par><par>
<line>
ime*iata co** p*rte
</line>
<line>
da antr*pologia ainda guardam
</line>
<line>
fo*ça didática e podem impulsionar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
i*teresse e a prática dessa ci*ncia entre discentes.
</line>
<line>
Palavras-ch*ve: Ens*nar antropologia. Ant*opologia *omo *ducaç*o. *ntus*asmo.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
This art**le c*mes from th* experience o* learning Brazilian anthropology fro* * graduate in
</line>
</par><par>
<line>
Socia* Sciences. Articulat*ng nar*atives
</line>
<line>
into stori*s, it presents a contextualize*
</line>
<line>
perspe*tiv*
</line>
</par><par>
<line>
from the professor and *he stud*nts of
</line>
<line>
the c*urse. Under*tand*ng th* insep*rability between
</line>
</par><par>
<line>
make *nd teach anthropol*gy, *his article d*scribes some adopte* strategies *o arouse inter*st
</line>
<line>
in Brazilia* anthropology, whil* *resenting th* classroom as * location of possibil*t* that
</line>
<line>
h*l*s in the development o* author\s s*lf, sense of commun*ty a*d **nerates excite*ent in
</line>
<line>
*eaching, w*iting, a*d practicing anthropo*og*. A*ter *eflectin* on this experien*e, w*
</line>
<line>
conc*ude that the *xe*cise* of to mak* st*ange familiar o* *ven obse**e the immediat* s*cial
</line>
<line>
reali*y as *ar* *f anthropology k*e* their didactic force and *an boost the *nterest and p*actice
</line>
<line>
o* this scien*e a*ong *tuden*s.
</line>
<line>
Keywords: Te*ching *nthropology. Anthr*polo*y a* edu*ation. Excit*ment.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*r*sina PI, v. 22, n. *, a*t. 4, *. 7*-92, ma*. 2025
</line>
<line>
www4.*sanet.com.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. S. Veras, *. F. Silva, S. S. Serra
</line>
<line>
78
</line>
</par><par>
<line>
1 INT*ODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Com* despert*r o interesse pela antr**ologia?1 E, em *special, *ela antropologia
</line>
<line>
praticada no Bras*l, ou que de a*guma f**ma *enta interpre*á-lo, tra***ormá-l*? Geralme*te
</line>
<line>
faço essas perg*ntas *n*es de co*e*ar *omo *ocen*e *m alguma disciplina de antropol*gia
</line>
<line>
brasileir*. *s perguntas muda* de acordo co* o fo*o da di**i*lina e o seu *úblico.
</line>
</par><par>
<line>
No *ontexto da minh* pr*meira experiência enquan*o pr*fessor
</line>
<line>
*a universid*de, e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
que es**everei *qui esta*á no ca*po da impressão,
</line>
<line>
pois não fiz
</line>
<line>
nen*um lev**tamento
</line>
</par><par>
<line>
exa*stivo * r***e*t* com
</line>
<line>
d*s*entes,
</line>
<line>
*ncontrei um *nte*es** enfraquec*do pela antropologia,
</line>
</par><par>
<line>
como se a n*ss*
</line>
<line>
ci*ncia se perdesse nos temas ur*entes e próx*mos da sociologia,
</line>
</par><par>
<line>
pri*c*pa*men*e da sociol*gi* esc*l**, afinal a licen*i*tura estaria forman*o aquelas pessoas
</line>
</par><par>
<line>
pa*a a*u*rem pri*rit*riamente ** en*i*o de sociol*g*a no ensino médio. P*r ou*** **do,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ciê*cia política parecia f*zer brilhar os olhos por conta de suas p**sibilidad** d* atuaçã* no
</line>
<line>
campo *a p*lít*c* *nstit*c*onal.
</line>
<line>
Qu**do fiz uma s*leção de monitoria pa*a a discipl**a d* I*ici*ção à Antropologi*,
</line>
<line>
essa impr*ssão *oi pintada c** cores mais b*rrantes, poi* uma discen*e de*cr*v*u q*e tinha
</line>
</par><par>
<line>
dificul**d*s em compreend*r ** textos *a dis*ipl*na,
</line>
<line>
cons*dera**o-*s descriçõ** de rit**is,
</line>
</par><par>
<line>
estudos de organi*ação so*ia* e relaçõe* de parentesco e *oisas que p*ssoas fazem *u *iz*ram
</line>
</par><par>
<line>
*m outras
</line>
<line>
*arag*ns, mais dista**e*, *ergulh*da no século passa*o. Enqu*nto *ntropólog*,
</line>
</par><par>
<line>
disco*d*i t**alme*te dessa
</line>
<line>
elaboração, e*con*rando uma resp*s*a ta*vez u* *uanto que
</line>
</par><par>
<line>
á*pera. O**, se vo** é incapa* d* se *n*eressar por temas qu* não estão mergul**d*s na s*a
</line>
</par><par>
<line>
e*per*ên*ia
</line>
<line>
imediata, *oc* já *eixou *orr**, *u nunca t*ve, paixão p*la a*tropologia. Por
</line>
</par><par>
<line>
outro
</line>
<line>
lado, basta um estudo rela*ivam*nte atento para compreender *uanto esses temas o
</line>
</par><par>
<line>
ap*rentemente distante* revelam *obre o que somos e, e* gr**de medi*a, *ostra* que o qu*
</line>
</par><par>
<line>
conside*am*s *i*tant* costuma *er e*e*to da *olonização de no*sas mentalida*es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c**pora**d*des*.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
coautores do *e*to, princi**lmente quando ap*esentam seu* relatos. Por ess* *azão e e*co*h* de es*ilo,
</line>
<line>
o ar*ig*
</line>
</par><par>
<line>
v*i alter*ar entre vozes nar*ativas. * *rimeir* *esso*, com exceçã* d*s tópico* de relatos, *presenta *s r*flexões
</line>
<line>
e *úvidas d* prof*s*o*-autor. Os *elatos, pri*eiro * de Warley e depois o de Sarah, ca*a qual ao seu *od*,
</line>
<line>
apr*sen*am suas pe*spect*vas d* discentes-autores. Quando mobiliz*m*s vozes colet*vas, estamos tent*ndo fa**r
</line>
<line>
um e*forço de conexã* ent*e as au**rias, além de um vot* de e*peranç* *ara que essa *xperiênci* se coletivize
</line>
<line>
*a*s ainda. Cabe *efo*ç** que quan*o menciono que War*ey e Sarah s*o dis*en*es a*tores, não é os *olo**ndo
</line>
<line>
*m um eterno luga* de estu*ante*, afina*, j* *ossuem suas licenciaturas em ciências soc*ais. Entre*anto, est*u
</line>
<line>
dem*rcando qu* a* exp*rimentaç*es dura*te *s aul** aju*aram na cons*ruçã* de**e sens* d* autoria.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*odernidade/C*loni*l*dad* (*a*lestrin, 2013), so**et*do no que c**c*rn* s*multane*dad* d*s ex*eriê*cias a
</line>
</par><par>
<line>
mo*ernas * coloniais. Ao mesmo te*po, confluímos *om Antôn*o Bispo
</line>
<line>
(2023), p*ra quem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Ter*sina, v. 2*, *. 3, art. 4, p. 76-92, mar. *025
</line>
<line>
*ww4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Sob*e Ensinar An*ropol**ia Brasileira: Um Relato Desde a Licenciatura em Ciênci** Soci*is
</line>
<line>
7*
</line>
</par><par>
<line>
Ent*etanto, enquanto professor, e* sabia *ue precisava reforçar na comunidad*
</line>
<line>
dis*en*e o i*ter*sse pela *isciplina e most**r a im***tância *e se fazer ant**po*ogia. Contin*o
</line>
<line>
considera*do que o mais imp*rtante da antro*ologia con*iste *m um exercício *e
</line>
</par><par>
<line>
estranh*men*o e de descen*ralização *o eu individual. * sobretu*o, ce*tra-se
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
desconstru*ão de co*ce**os *ão arra*ga*os em nossa ex*eri*ncia que só o fazemo* *or conta
</line>
</par><par>
<line>
desses proc*ss*s3. Entretanto, para cons*guir
</line>
<line>
e*tabelec*r a*gum tipo de con*xã* com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
comunidade discente, passe* a faze* alg*n* mala**rismo* d* ap*oximação e d**tanciamento, o
</line>
<line>
que evi*en*emente é o trabalho de *m* pessoa docente em ant**p*l*gia (e acre**to que
</line>
<line>
*ambém de quem s* pr*põe a lec*onar socio*ogia *a educação básica).
</line>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 Histórias e *el*tos c*mo exe*c*cios de c*rr*spondência
</line>
</par><par>
<line>
Será e*idenci**a neste
</line>
<line>
artigo4, e* f*rma de *istórias rel*tos, uma exp*riênc*a em e
</line>
</par><par>
<line>
esp*cífico. A aproxima*ão q*e *im *ngold faz en*r* antropo*ogia e educação nos po*sibilitou
</line>
</par><par>
<line>
perceber a at*vi*ade *oc*nte enquan*o necessa*iame*te antropológica, por *ssa *azão
</line>
<line>
trago
</line>
</par><par>
<line>
suas pal*vr*s em diálo*o c*m o filósofo da educação Jo*n Dewe* para justificar, de alguma
</line>
<line>
maneira, * vida deste tex*o: "* qu* importa é que ten*am*s experiê*ci* para comparti*har"
</line>
</par><par>
<line>
(I**O**, 2020, p. 29), o que implica uma
</line>
<line>
es*erança de que de *ato tenhamos tido alguma
</line>
</par><par>
<line>
exper*ên*ia para p*rtilhar ao mesmo tempo em que se a*redita *o pr*cesso d* *ont*r histór*a*
</line>
</par><par>
<line>
como um *ip* de p*olongamen*o da vid*,
</line>
<line>
e* um *xer*ício de correspo*dência e um
</line>
</par><par>
<line>
enve*hecer juntos (INGOLD, 2020)5.
</line>
</par><par>
<line>
*s*e te*to, escr*to
</line>
<line>
e* cole*ivo,
</line>
<line>
desc*eve a exp*r*ência da disciplina de Antropol*gi*
</line>
</par><par>
<line>
B*asi*eira, ministrad* no curso de li*en*i*tu*a de *iên**as *ociais da *niv*rsidade Estadual
</line>
<line>
d* Piauí, no campus Poeta To**uato Neto, *idade de Teres*na. N* **rrículo *ef*rente a essa
</line>
<line>
contra*olonia*ização é um *roc*sso *ai* radica* e con*ctado com as persp*ctivas afro-brasile*ras e in*ígena*,
</line>
<line>
perspectivas essas, o*viamente, fundamentais para *ma compre*nsão mais verdade*ra da antropo*ogi* bra*ile*ra.
</line>
<line>
3 A própr** desconstruçã* da ideia de um sujeito so*erano e ind**isí*el, por ex*mplo, que ne*es*ariame*te deve
</line>
</par><par>
<line>
*er contrastado
</line>
<line>
ou re*acionado com o c*nceit*
</line>
<line>
d* *oc*eda*e. Ess* *xperimentação é *em e**denciada por
</line>
</par><par>
<line>
Marilyn Strathern (2014).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
que todos o* a*t**** seja* divididos pelas se*ões
</line>
<line>
int*od*ção, referencial te*rico, *e*odologia,
</line>
<line>
resultados e
</line>
</par><par>
<line>
di*cu*são e con*id**açõ*s finais. Para uma melhor *eitu*a, *conselhamos que essa* categ*rias *ejam ignora*a*,
</line>
<line>
ex**utan*o-se * introdução e a conclusão, e que a atençã* seja *irecionada p*ra os s*btópicos.
</line>
<line>
5 Já n* *ro*esso de revisã* deste texto, nos *eparamos com o artigo de Cer*s Bru* (*022), no qual ela apresenta
</line>
</par><par>
<line>
a su* t*aje*ória
</line>
<line>
p*rcorrida pelos caminho* da antrop*logia,
</line>
<line>
história e ed**ação, relat*ndo suas experiências
</line>
</par><par>
<line>
docentes, em es*ecial, na disciplina
</line>
<line>
antro*ologia
</line>
<line>
da educação. O diá*ogo que a
</line>
<line>
autora faz com *ngold * a sua
</line>
</par><par>
</page><line>
esperan*a *e ***lia* a su* comunic*ção, a partir de histórias, confluem com a proposta *es*e texto.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* PI, *. 22, n. 3, art. 4, p. 76-92, mar. 2025 www4.**anet.co*.**/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. *. V*ras, *. F. Silva, S. S. Ser**
</line>
<line>
80
</line>
</par><par>
<line>
turma, A*tropol*gia Bra*il*ira é oferecid* como disciplina obriga*ória, g*ra*mente lecionada
</line>
<line>
*o oitavo *l*co, ou s*ja, no último sem*stre. Assim, em situações rotineiras, e*pera-*e que *
</line>
<line>
comun*dad* discente pa*ticipe d*ss* disciplina enquant* encerra e escreve a pesqu*sa d* *eu
</line>
</par><par>
<line>
trabalho *e co*clus*o d* c*r*o. Po* d*versas razõe*,
</line>
<line>
que não vamos **s apro*und** aqui,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
nessa *tapa de
</line>
<line>
es*rita do trabalh* de conc*usão q*e a comunidade discente se s*n** mais
</line>
</par><par>
<line>
pres*ionad*, encontr*ndo a* d*ficuldades inerentes ao pro*es** *e construção da pesq*isa e da
</line>
<line>
escrita nas c*ê*cias soc*ais. Não *amos n*s **er *specifi*amente *obre a escrit* dos t***alhos
</line>
<line>
d* conclusão de curso*, embora a*areça enquanto *ema do* r**atos e de reflexã*. Além d*s*o,
</line>
<line>
a disciplina d* Antrop*logia Bra*ileira, junto com o *itavo bloco da referida tur*a, da qual
</line>
<line>
participam desse t*xto Warley e Sar*h, acont*ceu no s*mes*re letivo de 20*1.2, qu* s*
</line>
<line>
ocorreu *o início de 2023. Estáv*m*s no ret*rno à* au*as presenciais r*sultante do avanço *a
</line>
<line>
vaci*ação con*ra *ovid-19, portanto, após a* paralis*ções *m*ostas pe*a pand*mia. *oi nesse
</line>
</par><par>
<line>
período que ho*v*
</line>
<line>
a r*tomada e a *enta*iva de *ormalizar os ritmos de no*sa* vidas
</line>
</par><par>
<line>
cotid*a*as.
</line>
</par><par>
<line>
Os *ncontr*s a*ont*ceram nas salas de a*la disponibiliza*as para o curso *os campi,
</line>
<line>
com o uso *e máscaras e o a*e*so a higienizad*res, assim co*o a p*rmanência *a sal* *empre
</line>
<line>
arejada. Com isso, pa*samos o sem*stre r**ativ*mente tranqui*os, com poucos c*sos de covid
</line>
</par><par>
<line>
na turma, controlados *om o avanço da va*inação. Entretanto,
</line>
<line>
esse contexto nos inseriu
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
uma **nâmica imprevisível. S* já *
</line>
<line>
*esaf*ador para comunidade discente cursar o a
</line>
<line>
úl t i m o
</line>
</par><par>
<line>
período do curso, poi* te*ã* que *ntregar ao fin*l *o semestr* seu* trabalhos de conclusão,
</line>
<line>
encerrar *sse processo dentro dessa sit*ação f*z *o* que as rela*õe* sociais vivenciad*s no
</line>
<line>
interio* *a discip*i*a de Antrop*logi* *rasileira nos marca*s*m enquanto coletivo. Cabe
</line>
</par><par>
<line>
*enc*onar
</line>
<line>
que o
</line>
<line>
imprevisível e a *ovid*de tamb*m se apr*sentaram para o professor
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
disciplina, em razão desse ter sido o seu p*imeiro semestre pr*sencia* en*uanto *r**es*or d*
</line>
<line>
fato, sem considerar experiência* ante*iores de es*ági* do*ê*cia e monitorias. Assim, além d*
</line>
</par><par>
<line>
ini*i*r a *ua ca**ei*a docente com* subs**tuto na *ESPI, ini*ia*a sua a
</line>
<line>
*resença em sala
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
aula * c** contato mais pró*imo *om a comuni*ade discente naquele per*od*. Fo* com essa
</line>
</par><par>
<line>
turma
</line>
<line>
que o pro*essor ini*iou a práti*a de relacionar elementos de su* form*ção
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
*ntr*pologia
</line>
<line>
com o **sino. Afi*al, a*ém de ministra* Antropologia B*asileira, foi * docent*
</line>
</par><par>
<line>
respons**el pela di*ciplina (optativa) de *ocio*og*a *a Rel*gi*o para a mesma turm*. Até
</line>
</par><par>
</page><line>
6 No**os co*egas Br**o Mello e Lucian*e D*que (*02*) escr*ver*m um *rtigo int*odu*ório sobre ess* ass*nto,
</line>
<line>
que embora *ar*a da experiênci* da licenc*atura em Ciên*i*s Sociais na UE*PI, funciona como um* intro*ução
</line>
<line>
didática e *rática sobre como am**izar as *ific**dades iner*ntes *os p*ocess*s de leitur*, pes*uis* e escrita no
</line>
<line>
campo da* c*ênc*as h**anas.
</line>
<line>
*ev. *SA, T*resina, v. 22, *. 3, ar*. 4, p. 76-9*, *ar. 202* www4.fsanet.*om.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S**re Ensinar Antro***ogia *rasileir*: *m Relato De*de a Licenciatura e* Ciênc*as *o*iais
</line>
<line>
81
</line>
</par><par>
<line>
*n**o, havia se *edicado a*s temas das *ntropologias das populaçõe*
</line>
<line>
e reli*iões afro-
</line>
</par><par>
<line>
**asile*ra* e aos estudos de rel*gião *ompa*ada apenas en*ua*to pesquisador.
</line>
<line>
3 M*TODOLOGIA
</line>
<line>
3.1 O Rel**o Como Antropologi* Pratica*a
</line>
<line>
Ness* relato co*etivo, queremos *ostrar alguns d** desafios, das p*ssib*l**ade* e *a*
</line>
</par><par>
<line>
*str*tég*** do ensino/aprend*zagem da disciplina de A**ropologia Bras*leira, tanto
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
perspect*va disc*nte, quanto d*cente. Nesse sentido, ques*ões como escr**a, pensamento
</line>
<line>
antropol*gico, estímulo criativo e *bse**ação da *ealidade cotidiana *orteiam o nosso relato,
</line>
<line>
a*sim como acompa*har*m as ref*exões exercida* p**o curso.
</line>
</par><par>
<line>
Um es*udo-relato que faz eco
</line>
<line>
*om a
</line>
<line>
nos s a
</line>
<line>
proposta foi escrito pelas antropólog*s
</line>
</par><par>
<line>
*ariane Pisani e *na Clara Damá**o
</line>
<line>
(*02*). Ness* *exto, as autoras elenc*m v*vências do
</line>
</par><par>
<line>
ensino de
</line>
<line>
antro*olog*a durante a t*ansiçã* e*tre o período pandêmico e o ret*rn* às
</line>
</par><par>
<line>
atividade*
</line>
<line>
pr*s*nciais
</line>
<line>
em *uas universi**des, a U**v*rsidade Fede*al do
</line>
<line>
Piauí (UFPI) e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Univer*i*ade *e Bras**ia (UnB). As professoras-autoras l*van*aram d*ficu*dades *
</line>
<line>
*o*t os de
</line>
</par><par>
<line>
reflexão para a
</line>
<line>
formação de cien*i*tas socia*s/antr*p*logos, ta*g*nciando t*mbém
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
exper*ência doc*nte. Relat*s trazidos pelas auto*as d****cam preo*upações dos d*cen*es, *or
</line>
<line>
exemplo, nos tempos *e aula **mota emergencial: "\Como eu pos*o adaptar esse conteúdo d*
</line>
<line>
*aneira *idátic* *a*a *presentar ao* discent*s de ma*e*ra *n-*ine?\; \Por q** os discentes nã*
</line>
<line>
ab*em as câm*ras?\" (PISANI; DAMÁSIO, 2023, p. 33). E*sas *ergun*a* sã* respondidas
</line>
<line>
par*i*lmente pel*s experiênci** trazid*s pelas a***ras. Mariane P*s**i, po* *xem*lo, percebeu
</line>
</par><par>
<line>
que a* fr*gilidades d*s discentes in*luíam desde dificuldade d* *cesso i*t*rne*, a
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
*
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
espaço adequado para o est*do
</line>
<line>
em
</line>
<line>
ambiente doméstico e/ou pri*a*o, até nece*sidade a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*bandono do cur*o para traba**ar e ajudar fina*ceiramente suas *am*lias (*ISANI;
</line>
</par><par>
<line>
DAMÁSIO,
</line>
<line>
2023). Essas dime*s*es
</line>
<line>
estão presentes, de alguma maneira, n*s rela*os
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Warley e S*r**, quando reflet*m a
</line>
<line>
*ransi**o *ntre o ens*no remot* emergenci*l e as au**s
</line>
</par><par>
<line>
pr*s*nciais.
</line>
</par><par>
<line>
As exp*riê*ci*s levantadas pelas **toras supracitad*s, para além das pr*blemáticas
</line>
</par><par>
<line>
e*volven*o o
</line>
<line>
*nsino remot* o pro*esso e
</line>
<line>
delicado d* re*orno ao ensino presencial,
</line>
<line>
qu *
</line>
</par><par>
<line>
também *gravou o nosso cansaço
</line>
<line>
docente/discente até o* os*os (*ELL HOOKS, 2021),
</line>
</par><par>
<line>
menciona
</line>
<line>
um dos aproveitame*tos das tec*ologia* *igitais, que foi a possibil*da*e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
realizaçã* d* even*os *emotos co* os mais *iversos prof*s*ionais da* *iênc*as Sociais,
</line>
<line>
*ev. FSA, Tere*i*a PI, v. 2*, n. 3, a*t. 4, p. 76-92, mar. 2025 *ww4.fsanet.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. S. V*ras, W. F. Silva, S. S. Serra
</line>
<line>
82
</line>
</par><par>
<line>
aproximando, de al*uma *aneira, estudantes de profissionais e refer*ncias. Pel*s *ecanism*s
</line>
</par><par>
<line>
*igitais, *s plataforma* de apoio co** Meet, Cla*s*oom, d*ntre
</line>
<line>
outras e*tratégias,
</line>
<line>
cr*aram
</line>
</par><par>
<line>
con*ições para que estudantes c*rsassem discipli*as e* un*versidades exógena*, amplia*do
</line>
<line>
*ua* re*es e laços de pesquisa e ensin*.
</line>
<line>
O *sc*ito de Ma*iane Pisani e Ana Clara *amá*io (2*2*) conflui com o *os*o relato,
</line>
<line>
*ambém, p**a aborda*e* das autoras, *ue ao terem utilizado * *onfecção e o *so de cadernos
</line>
<line>
*e camp* com* ferramentas de ensino e es*r*ta na a*tro*ologia, nos ins*ira* a pensar a nos*a
</line>
</par><par>
<line>
próp**a
</line>
<line>
pr*t*** na An*rop*l*gia B*asileira e em outr*s disc*plinas. O procedimento das
</line>
</par><par>
<line>
antropólogas-aut*ras s* as*emelha com o que
</line>
<line>
*emos pr*ticado *m no*sa* experiências
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ens*nar e e*crever antropologia, sendo o caderno e o*tros recursos de experimentaç*o
</line>
<line>
ins**umentos de exercício do artesa*ato intelectual, da imaginação sociológica e antro*ológica
</line>
</par><par>
<line>
(MILLS, *009,
</line>
<line>
IN*OLD,
</line>
<line>
*019) q** no* aux**iam nas a*enturas
</line>
<line>
d* ensino e da escrita em
</line>
</par><par>
<line>
ciências sociais7.
</line>
</par><par>
<line>
Antes de avançar*os para as per**ecti*as mais direta* de Warley e Sarah,
</line>
<line>
cabe
</line>
</par><par>
<line>
informar qu* a disc**lina de Ant*opol*gia Br**ilei*a, de acordo com o pro*eto pedagógi*o do
</line>
</par><par>
<line>
curso
</line>
<line>
de 2017 (referente à t***a
</line>
<line>
em questão), **mposta por é
</line>
<line>
90 horas, sendo *0
</line>
<line>
*oras
</line>
</par><par>
<line>
d*dicadas *ar* "prática como component* a
</line>
<line>
curricular". Basicamente, essa pr*tica faz p*rte
</line>
</par><par>
<line>
d* *oda a formação l*cenciada, fazendo com que as disc*plinas, no g*ral, tenham que, de
</line>
<line>
al*uma forma, traba*ha* * dimensão prát*ca da atividade docen*e. As es*raté*ias ad*tadas no
</line>
</par><par>
<line>
curso de Antrop*l*gia Brasileira8, dent*o dessa perspectiva,
</line>
<line>
instigar*m u* senso de aut*ria
</line>
</par><par>
<line>
na c*munidade discente p*r c**ta da cond*çã* que config*rava e*sa
</line>
<line>
comunidade até então,
</line>
</par><par>
<line>
en*r*nt*ndo di*ic*ldades de es*rita e pesquisa de**ro d* c*nclusão do *urs*. Assim, as açõ*s
</line>
</par><par>
<line>
voltadas para
</line>
<line>
a
</line>
<line>
imag*naç*o e a observaç*o (part*c*pante ou não) dos seus e*tor*os,
</line>
</par><par>
<line>
ancoravam-se na perspectiv* de
</line>
<line>
qu* es*as práti*as formam do*entes mais eng*ja*os c*m as
</line>
</par><par>
<line>
ciênci*s s*c*ais e* suas preocupações
</line>
<line>
críticas * cr*ati*as. As *v*liaçõe*, de igual mod*,
</line>
</par><par>
<line>
tentaram *onduzir * c*munidade d**cente para a in*issociabilidade d* observaçã* da v**a
</line>
</par><par>
<line>
cotidiana, com o ensinar * o escrev** nas ciênc*a* so*iais. As *v*lia*ões serão
</line>
<line>
comen*adas
</line>
</par><par>
<line>
nos relatos de Warley e Sarah.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
e Silva 202*).
</line>
<line>
8 *egundo a ementa, a disciplin* de Antropol*gia B*asi*eira aborda: "Principais c*ássic*s da l*teratur*
</line>
<line>
antro*ológica br*sil**ra em *eus pri*ó*di*s. * quest*o da m*stiç*gem e da influência do c**ma na c*n*trução de
</line>
<line>
um \c*ráter na*ional\. Os \Tip*s e Aspecto*\ do Brasil. Os objetos de pes*uisa da *ntr*pologia *rasil*ir*.
</line>
<line>
Discussõ*s sobre prática* culturais brasileir*s con*emporâ*eas em espaços e*ucacionais" (UESPI, 2017).
</line>
<line>
Te*tamos c**duzi* a em*nta mergulhando **s temas essenciais e diversos d* antro*o*ogia brasileira, articu**ndo
</line>
<line>
o ensino c*m observação e escrita.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, *. 3, art. 4, p. 76-9*, *ar. 2025 www4.fs*ne*.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Sob*e Ensinar Antr*p*lo*ia **as*leir*: Um R*lat* Desde a *icen**atura em C*ê*ci*s Sociais
</line>
<line>
83
</line>
</par><par>
<line>
4. R*SU*TAD*S E DISCUSSÃO
</line>
</par><par>
<line>
*.1 Relato de Warley
</line>
</par><par>
<line>
O iníci* da discipli*a de An*ropologia b*a*ileira *oi marcado pelo me*o * pela
</line>
</par><par>
<line>
ansiedade de vo*t*r à sala *e aula. O
</line>
<line>
pe*íodo de
</line>
<line>
au*a rem**a o e
</line>
<line>
*is*anc*a**nto que se
</line>
</par><par>
<line>
estabel*ceu com a pandemia *a covid-19 ger*u muita *ncerteza, p**ncipalmente depois da
</line>
<line>
exp*riên*ia ne*ativa *o ens*no remoto, tanto par* d*scentes quan** para docen*es.
</line>
<line>
* experiência *e au*a *emo** havia *ido extremamente negativa para * maioria dos
</line>
<line>
n*ssos c*l*g*s. As desigualda*es e * *if*cil acesso, para alguns, mostrara* uma realidade qu*
</line>
<line>
não esperávamo*. * acess* às aulas e ao* tr*balhos, que for*m pro*ostos d*rante as
</line>
</par><par>
<line>
discipl*na*, mostrou uma ne*essi**de
</line>
<line>
d* estar pr*sencialm*nte e* *m cu*so como o de
</line>
</par><par>
<line>
Ciên*ias Sociais, pr**cipalment* nos períodos finais.
</line>
<line>
Durante o *eríod* de *etor*o e o primei*o co*tato com a di*ciplina de A*tropologia
</line>
<line>
Brasi*eira, tiv*mos qu*, de **rta forma, reapre*de* * esta* em sala de aula. **s o clima cria*o
</line>
<line>
pela volta, expressa*do que *odos est*vam bem, foi r*conforta*te e de alí*io.
</line>
<line>
Percebi u*a gra*de *esco*exão co* o es**ço (o *a*pu* Poeta Tor*uat* Neto) no
</line>
<line>
qual v*vemos anteriormente, antes de termos sid* inte*rompidos pela pandemia. Acred*to q**
</line>
</par><par>
<line>
*ara o profess*r,
</line>
<line>
talvez, essa tenha sido a maior dificuldade: a de reavivar o e*tusiasmo
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*urma *ue já *e *nc*ntrava
</line>
<line>
em
</line>
<line>
perí*dos finais
</line>
<line>
*o curs*. * de ten*ar des*erta* o nosso olhar
</line>
</par><par>
<line>
que fosse par* além *o modelo **ássico e distante que *ínha*os com a ant*op*logia.
</line>
</par><par>
<line>
Um ponto que des*aco como fund*men*al pa*a uma turma que est*
</line>
<line>
f*nalizando um
</line>
</par><par>
<line>
curso e s* enco*tra na corre*ia de estágio **cente, e principalmente na **abo*ação do tra*alh*
</line>
<line>
de concl*são de curs* (TCC), é a oportun*d*de de di*lo*ar com as temát*cas *ue *s*áv*mos
</line>
</par><par>
<line>
trabal*ando para *
</line>
<line>
no*so T*C, ou qu* já *s*udamos em outros momentos, seja como
</line>
</par><par>
<line>
e*tu**nte*, s*ja como
</line>
<line>
docentes *urante o p*ríodo d* estágios. O professor conheceu e se
</line>
</par><par>
<line>
aproprio* de cada tema, deu dic*s de leitura e escr*ta e buscav*, s*mpr* q*e possível,
</line>
<line>
rela**ona* no*sas *emáticas com *s di*cussõe* *m sala. E**a *bordagem facilitou muita nossa
</line>
<line>
convivência em sala ** aula.
</line>
<line>
Uma ou*ra ab*rdagem *sada pelo prof*ssor foi n*s p*opo* *extos qu* apresen**vam
</line>
</par><par>
<line>
uma Antropologia Brasil*ira com o
</line>
<line>
caráter u*bano e que pudéssemo*, com* a*ividade*,
</line>
</par><par>
<line>
relacionar essas vivências c** a *ossa r*alid**e. A possib*lida*e de inserir Ter***na, *eus
</line>
<line>
gru*os * parti*ularidades em *osso* *scritos *erou uma gama d* dis**ssõ*s *ue e*volveram
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. *, art. *, p. 7*-92, *ar. 2025
</line>
<line>
**w*.*s*net.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. S. Veras, W. F. Silva, *. S. ***r*
</line>
<line>
8*
</line>
</par><par>
<line>
toda a s*la de au*a. Para uma turma de L*cenciatura e* Ci*ncias Sociais, esse formato foi
</line>
<line>
f*ndamental para a nos*a prática docen*e.
</line>
<line>
*ig*ra 1 - Atividad* Descrição de um Gr*po de Teresi*a.
</line>
</par><par>
<line>
Font*: registro ** Google Classr*o*, julh* 202*.
</line>
<line>
Dentre os t**t*s apresenta*os na disci*lin*, d*st*co "O víncu** ritual: *m estudo
</line>
<line>
*ob*e sociabilid*de entre *ove*s no *rbano br*sileiro contemporâneo" (K*URY, 2006) e
</line>
<line>
"U*opia Urbana: u* es*udo de a*tropologia so*ial" (VE*HO, 198*), ut*li*ados p*lo profe**or
</line>
<line>
para p*opor ativid*des para a turma. A utiliz*çã* do Googl* Class*oom co*o fo*ma de apoi*
</line>
</par><par>
<line>
às a*las da disc*pli*a foi *u*to
</line>
<line>
p*o**it*sa. A p*s**bil*dade do co**ar*ilhamento de textos,
</line>
</par><par>
<line>
*í*eos, film**, livro* e a int**ação com os colegas, p*r meio da pl*taforma, au*iliaram os
</line>
<line>
deba*es e* *ala.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 3, art. 4, p. 76-9*, ma*. *025
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
So*re Ensinar A*tropologia Brasileira: U* *e*ato Desde * Licenciatur* em Ciências So*iais
</line>
<line>
8*
</line>
</par><par>
<line>
Figura 2 - Atividade d* Descri*ã* de u* Bairro ou Localidade de *ere*ina
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Regi*tro d* Goo*le Cl*ssroom, julho 202*.
</line>
<line>
A discussão de*sas a*ividades com *e*tez* foi um dos mom*nt*s de grande
</line>
<line>
impo*tânci* *a** a turma. As reflexõe* geradas a partir d*la co*trib*íram fortemente para
</line>
<line>
u*a apr*ximação com a realidad* vivida por cada u* n*quele espa*o, co*o tamb*m au*iliou
</line>
<line>
o p*ofessor n* percepção da cida*e, tendo vista que ele est*va há *ouco tempo em Ter*sina.
</line>
<line>
Vale destacar q*e as conexõe* c*m os tex*os at* então ap*esent*dos surgiram *e forma
</line>
<line>
*spontân*a.
</line>
<line>
Concluindo este *elat*, desta*o que a brevidade *o fim do períod* *ais extremo da
</line>
</par><par>
<line>
pan*emia, um certo estranha*ento
</line>
<line>
*om a
</line>
<line>
*isciplina (antropologia) e as experiências ruins
</line>
</par><par>
<line>
com as aulas remo*as fora* fortes a*v*rsários, pelo menos de
</line>
<line>
pr*me*ro mome*to, para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
disci*l*na de An**opologia Bra*ileira. No *n*anto, com*reendemos o qu* nos faltava:
</line>
<line>
proximida** e i*te*ração com a nos** realidade. Até * moment* do c*rso, as a*ordagens da
</line>
<line>
disciplina n*s pa*ecia* m*ito d*s*an*es. Possivelmen*e, estes devem ser sentime**os *omuns
</line>
<line>
ent*e os mu*tos *studantes de C*ência* Sociai*. Est* foi o *rincipal se*ti*ento queb*ad* com
</line>
</par><par>
<line>
os te*tos, auto*es e ab*rda*ens de pesqu*sa u*iliz*d*s pelo professor e aceitos e
</line>
<line>
dia*ogados
</line>
</par><par>
<line>
pela turma. Com*ree*demos que a prá*ica docente é feita por mei* de *onexão, estar em sala
</line>
<line>
d* aula, principalmen*e em um período tão *e*icado, foi des*fi*dor e essa exp*ri*ncia
</line>
</par><par>
<line>
permane*e *os *esa*i**do. *ão as re*açõe* construídas e percebidas que
</line>
<line>
*od*m tornar
</line>
<line>
e*se
</line>
</par><par>
<line>
*rocesso mais leve.
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. *S*, *eres*n* PI, v. 22, n. *, ar*. 4, p. 76-9*, mar. 2*25
</line>
<line>
www4.fsane*.*om.*r/r**is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. S. Veras, W. F. S*lva, S. *. Se*ra
</line>
<line>
86
</line>
</par><par>
<line>
4.* Relato de Sarah
</line>
</par><par>
<line>
O ret*rno às aul*s presenciais *oi desafiador, uma *ez que a i*cer*eza *o futuro
</line>
</par><par>
<line>
pairava sobre os pensamentos. *as, fora a preocupação em contrai* o vír*s, *etorno foi o
</line>
</par><par>
<line>
*ranqui*o e ver *s col*gas de pert* *oi uma experiência ag*adável,
</line>
<line>
sem con*ar que au*a a
</line>
</par><par>
<line>
presencial é dif*rente.
</line>
</par><par>
<line>
Desse modo, pensar a ant*opologi*, d* i*ício, é pens*r em *lter*dade, ou seja, *ensar o
</line>
</par><par>
<line>
di*e*ente, o distante da*uilo que gera*mente *stamos acostum*dos a v*ve*c*ar. * fat* *u*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
antropologia c*meçou a estudar * difere*te e o dis*a**e (de acordo com a perspect*va de quem
</line>
<line>
produzia o "out*o") como *s p*pulações indígenas e as populações afro-brasileiras por *e*o
</line>
</par><par>
<line>
da etnog*afi*. E du*ante o *u*so *e ciênc*as sociais foi o que
</line>
<line>
mais *ós v*mos n** diversas
</line>
</par><par>
<line>
d*scip*ina* que *ompõem o currí*ulo.
</line>
</par><par>
<line>
Mas, voltando um *o*co para a antropologia bras*leira, o prof*ssor del*
</line>
<line>
n**
</line>
<line>
troux*
</line>
</par><par>
<line>
algo *iferente, em muitos *spec**s mais pr***mo. Como pode*ia d*zer? Uma antr*pologia de
</line>
<line>
bairro, o* seja, nossa rotina, contat*s, modos como grupos *r*ximos a nós se organizam e *e
</line>
</par><par>
<line>
movimentam, ou *eja, t*oux*
</line>
<line>
nosso o*har de algo long* que costuma ser trabalhad* *e*a
</line>
</par><par>
<line>
*e*spectiva da *eori* **trop*lógica, p*ra algo *róxim* - noss*s bai*r*s, pr*dio*, habitações,
</line>
<line>
convivências, etc. Apre**emos que isso também é ant**pologia. A exemplo desses enredos, o
</line>
<line>
professor nos trouxe du*s *bra* que destaco, a leitura de "Cidad* das mulhere*" (Land*s,
</line>
<line>
2002) * o d**umentá*io "Edifí*io M*ste*", de 2002, dir*gi*o por Eduardo C**tinho.
</line>
</par><par>
<line>
Em vista d*sses aspectos, percebemos uma
</line>
<line>
an*ropologi*
</line>
<line>
além da tradicional,
</line>
</par><par>
<line>
re*onhe*e*** o valor das nossas p*óprias c*nstruçõ*s que estã* ch*ias de si*nifi*ados. Aqui
</line>
<line>
não me *efiro a deixar de estuda* junto *s popul*çõ*s o*iginá*ias, a*é porq*e é impossível, só
</line>
<line>
*nfatizei e*s* vertente e possibi**dade da antropologia que antes desco**eci*.
</line>
<line>
Em relação * es**ita, aprendi q*e como c**ntistas sociais devemos s*m**e respeit*r as
</line>
<line>
narra*ivas que no* f*ram confiadas, ou seja, nos desvencilha* o máximo dos preconceito* que
</line>
<line>
c*rregamo*.
</line>
</par><par>
<line>
**ndo
</line>
<line>
a*sim,
</line>
<line>
estudar
</line>
<line>
Antropologia
</line>
<line>
Br*silei*a
</line>
<line>
se
</line>
<line>
constituiu
</line>
<line>
como
</line>
<line>
algo
</line>
</par><par>
<line>
abrangedo*/libertador, porque es*ávamos a**stumados a valoriza* os estudos *e o*tros países.
</line>
<line>
Mas poder olhar com calma e *t**ção noss* própri* v**ênc*a e modo de o*gani*ação torna o
</line>
</par><par>
<line>
processo
</line>
<line>
de
</line>
<line>
estu*o da antr*po**gi* anima*or. Lembro os relatos dos meus *olegas ao
</line>
</par><par>
<line>
c**ga*em na sal* entusiasmado* com su*s d*scoberta* a *espeito d*s *e*s bairros e *e como
</line>
</par><par>
<line>
sua vizinhança s*
</line>
<line>
*omp*rtava. Outro ponto funda*en*al que poss*
</line>
<line>
*l*cid** e*tá
</line>
</par><par>
<line>
fu*dam*ntado *a *elação professor/alun*, nosso
</line>
<line>
prof*sso* e*a novo, sab*a das *ificuldade*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 22, n. 3, *rt. *, p. 76-92, mar. 2025
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Sobre Ensina* A*tropologia Brasileir*: Um Relat* *esde a Licencia*ura em Ciências Sociais
</line>
<line>
87
</line>
</par><par>
<line>
para con*luir um cu*so,
</line>
<line>
ou s**a, dava es*aço par* o diá*o** e trocas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
exper*ênci*s/co*hec*mentos, se pr*o*u*ava em perguntar se * didát**a *dotada por ele estava
</line>
<line>
nos ajudando a aprender Antro*ologia. Por *ais *ue tenha sido de*a*iad** vo*t*r para * sala
</line>
</par><par>
<line>
de aula, ele nos propor*ionou um ambiente de trocas. Des*a form*, a discipl*n* *l*iu *o* e
</line>
<line>
*erteza o aprendizado fo* *ons*ruído * instiga*o.
</line>
<line>
Portanto, * proces*o ensi*o-aprendizage* construído no decorrer d* discipl*na de
</line>
<line>
A*tropologia Brasi*eira foi enri*ueced*r. * didát*ca - p***cupação const*nte do profe*sor -
</line>
<line>
foi sen*o adaptada às necess*dades da *urma. Os t*xtos foram trabal*ados de forma detalhada
</line>
</par><par>
<line>
*elo *rofessor em c*njun*o
</line>
<line>
com cont*ib*iç*es *ercepções dos discentes. Es*a foi a m*nha e
</line>
</par><par>
<line>
exper*ência co* a Antropolo*ia Brasilei*a.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FINA*S
</line>
<line>
Lecionar uma d*scip*ina (de antr*pologia, pelo *enos), m*smo c*m ela já pos**indo
</line>
</par><par>
<line>
u*a ementa pr*-estabel*ci**
</line>
<line>
com alg*ma bibli*grafia ob*igatória, não de**a
</line>
<line>
de ser
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
processo d* *rtesania. O
</line>
<line>
planejamento existe, *as el* funcio*a de uma m*neira m*it*
</line>
</par><par>
<line>
*areci*a de como cond*z*mo* pe**uisas etnográficas. É *a i*ersão, na *rática d* observaç*o
</line>
</par><par>
<line>
partici*ante
</line>
<line>
e na relação com as pessoas envolvida* que a
</line>
<line>
dis**plina acontece. Nã*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
i*comum, port*nto, que t*nhamos *ue mo*ificar as ativi*ade* *revi*tas. *ua*quer **ssoa com
</line>
</par><par>
<line>
experiência ** ensino sabe que mudanç*s de plane*amen** são
</line>
<line>
c*rrique**as. E*tretanto, as
</line>
</par><par>
<line>
mudanças às qu**s estou me referi*do s*o de*eja*as, elas
</line>
<line>
refletem o amadurecimento
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
relação do**nte-discent* e trad**em * co***spondênci*
</line>
<line>
enq*anto fio condutor d* v*da e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
educação. Ness*
</line>
<line>
*ers*ecti**, fazer *ntropo*o*ia como
</line>
<line>
educação, no sentido ** amp*amente
</line>
</par><par>
<line>
citado e ancorado em Tim Ing**d (2*19, *020), im*lica *e* um **ocesso de *ua*e in*istin*ão
</line>
<line>
*ntre antr*p*logia * educ*ção, criando po**ibilidad*s de se mant*r o entusia*mo para com o
</line>
<line>
a*render, *ornando a sala *e a*la e* um "ambiente de possibi*idades" (HOOK*, *021, p.
</line>
<line>
207).
</line>
<line>
A cons***ção do curso e de sua* ativida*es avaliativa* *stão merg*l*a*a* nesse
</line>
</par><par>
<line>
p*o*esso. Nã* c*nsigo *ecor*ar de onde colhi a i*eia
</line>
<line>
* *nform*ção de que Lév*-Strauss a
</line>
</par><par>
<line>
solicitava de sua co*unidade
</line>
<line>
discente na USP *ue *ealizasse etnograf*as de seu* *airr**.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, ele inc*ntivava e*tud*ntes a o*servarem sua* rea*idad**, a* mesmo te*po e* que e*e
</line>
</par><par>
<line>
aprendia mai*
</line>
<line>
sobre São Paulo, ainda descon*eci*a par* ele. Emb*ra não tenha
</line>
<line>
con*eguido
</line>
</par><par>
<line>
ve*ifica* a veracida*e desses fa**s d*r*nte a *rgência d* e*abo*ação *os plano* d* aula e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
viv*ncia da disciplina de A*tropolo*ia Brasileira, reso*vi experi*e*tar esse método,
</line>
<line>
p** s
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, *eresina PI, *. 22, n. *, art. 4, p. *6-92, mar. 2025 www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. S. Veras, W. F. *ilva, S. S. Serra
</line>
<line>
88
</line>
</par><par>
<line>
de*ejava conhecer mais sobre Teresina, ao mesmo temp* que e*peranç*va estabelec*r
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ntusiasmo na turma.
</line>
</par><par>
<line>
*e a ant*opologia tradicional**nte t*m sido pensada p*r essa comunid*d* discen*e
</line>
<line>
como uma discipl*na m*is distante, apost*i que, ao *azer com que cada discente exercit*sse a
</line>
</par><par>
<line>
perspec***a etnográ*ica *esde dentro *e seus bairros, recon*e**riam a i*portâ**ia
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ant*opologia * se em**lga*iam com su*s p**prias realidades, par*, post*riormente, saírem
</line>
</par><par>
<line>
mai*
</line>
<line>
ainda de *i e de su*s re*lidades sociais ime**at*s. Vou concluir enfatizando essas
</line>
</par><par>
<line>
atividades (a descrição do bair*o e a descrição *e um grupo), e aqui, se ence*ro mais uma *ez
</line>
<line>
na voz de prof*sso*-au*or, não é sile*ciando os relatos de meus amigos discentes. Enc*rro
</line>
<line>
com a expectativa de que este te**o foi um exercí**o de **lt*plicaç*o de relatos e, de a*gu*a
</line>
<line>
for**, um* correspon*ência9.
</line>
<line>
O **ntid* das *t*v*dad*s e*tá na p*óp*i* conce*ção da Antropologia Brasileira, d*sde a
</line>
<line>
ementa, *té a nos*a experiênc*a imediat*. A comunidade discente não po*er*a sair do curso
</line>
</par><par>
<line>
*em c*mpr*e*de* *s import*nc*as civili*aciona*s indíge*as, africanas,
</line>
<line>
*fro-bras*leiras
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*i*spóricas, for*ando-se com a
</line>
<line>
cri*icida** suficient* estabe*ecida para compreender
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
s*c*e*ade bra*ileira co*o profundamente af**ad* pelo c*lo*i*lismo, o patriarc*do,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
escra**smo e * ra*ismo. A p*rtir dessa p*rce**ão crítica e na com*reensão da mu*tipl*cid**e e
</line>
</par><par>
<line>
da difere*ça enqua*t* va*or, acred*to *u* a turma *onsegui* aprove*tar * experi*ncia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
estudar antropologia.
</line>
</par><par>
<line>
Qua*to à *imensão bá*ica, q*e e*t* presen*e *m q*ase q*alque* manual
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
antropologia e sociologia, de estranhar o familia*, a* ativi*ades sol*citadas sob*e descri*ões de
</line>
<line>
grupos sociais e de bair**s, prete*dia tam*ém atingir, * **s* é um asp*cto muito su*jetiv* e
</line>
<line>
imprevisíve*, a autoest*ma da comunidade disc*nte. Quand* e*tive morando em Teresina, *ive
</line>
</par><par>
<line>
que res*onde* várias vezes o que eu
</line>
<line>
esta*a faz*ndo
</line>
<line>
*li *aquela cidade "abandonada". No
</line>
</par><par>
<line>
cenário pand*mico, a ci**de *inha ares de desc*so do p*der públic*, de fat*, m*s não era uma
</line>
</par><par>
<line>
experi*ncia *ão
</line>
<line>
avass*lado*a as*im e eu estava f**iz e* as*umi* a resp*nsab*li*ade *e ser
</line>
</par><par>
<line>
*ocente na universida**. Entretanto, esse cená*io des*lado* de sobrepo**ção da pa*dem*a **m
</line>
</par><par>
<line>
a in*tabilida*e *o **der pú*lico
</line>
<line>
**aba*a in*adindo as
</line>
<line>
subjet*vidades d*scente*. A *rópria
</line>
</par><par>
<line>
*ida*e, ou seus *u*os, de igual m**o, express*v*m e*sa i*eia. Era comum me deparar
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
u*a *ix*çã* escri*a "Teresi*a cu *o mundo". Levei ess* comentá*io e esse *ixo para a sal* de
</line>
</par><par>
<line>
au*a e *e fato pedi que a t*rma reconsideras** sua* posições sociais e possibi*id**es
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
* A correspondência, no sen*ido **abalhado por Ingo*d, sobretudo quan*o ele escreve: "A *legação qu* quero
</line>
<line>
*azer é **e a corres*ondência é o mod* de s* relacion*r de ** ser **e habita no hábito * cuja po*tur* é
</line>
<line>
atenci*sa. Poi* é *o atend** **s aos outros, na *edida em *ue ca*i*ham jun**s, que o* seres co*respondem"
</line>
<line>
(Ingold, 2020, p. 46).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 22, n. 3, a*t. 4, p. *6-9*, *a*. 2025 www4.fsanet.co*.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Sobre Ensinar Antropologia Brasileira: Um Relato Desde a Lice*ciat*r* e* Ciênci** S*ciais
</line>
<line>
89
</line>
</par><par>
<line>
*or*aç*o * a*uação enqu*nto futuros licenciados em ciências sociais. Com* relata* W*rley e
</line>
<line>
Sarah, de fato me su*preendi com a *mpo**a*ão da turma *o pr*cesso de exer**cio d*
</line>
<line>
e*nografia para co**r*e*dere* suas próprias rea*idade*.
</line>
<line>
A etnografia *os b*irros, no *eral, fe* com que ele* pensas*em, princ*palmente, que
</line>
<line>
suas realidades *medi*tas poderiam *e**er ref*exões antropoló*icas e que, afi*al, a cidade, ou
</line>
<line>
o Piauí, não e*am t*o desinteressan*es a*si* ao ponto *e serem o "fim do m*ndo". Por ou*ro
</line>
<line>
*ado, * descriçã* de *ru*os colocou a comunidad* dis*ente *tenta à *i*âmica de formação de
</line>
</par><par>
<line>
elos e *ínculos *en*ro de *u*s realidades ma*s imediat*s, fazendo-os pr*blem*tizar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
relativizar (*ão jargões da a*tropologia, *as na vi*a imediata esses *tos ain*a faz*m muito
</line>
<line>
s*nt*do) su*s próprias fa***ias, religio*idade*, víncul*s particul*res e outras peculia*idad*s. A
</line>
<line>
mi**a esperan*a é a d* professor, de que alguma* pes*oas da com*n*dade d*sce*t* co*tinue*
</line>
<line>
seus estudos e pe*c*bam a cidade de Ter*sina, o* o Piauí no geral, como esp*ço p*ssibilit*dor
</line>
<line>
de *eflexã* e pesquisa *ntropoló*ica.
</line>
<line>
Se os m*ros da cidade *xpressavam a indignação co* o descas* do *oder público, *or
</line>
<line>
um lado, de ou*ro, apresentavam uma face quase que oculta, por co*ta de tão reprimida pelo
</line>
</par><par>
<line>
ra*ismo religioso, mas tão pr*sente na
</line>
<line>
cidade. São as exp*riências e com*n*dades afro-
</line>
</par><par>
<line>
b*a**leiras. E aqui, cito um p*xo em esp*cial, com o dizer: "E*u *as e**olas", esp*lha*o por
</line>
<line>
alg*mas ruas e muros da c*dade. Esse, que *st* pre**nte *m *o*o***fia no artigo, **gistr*i *o
</line>
<line>
bairro da Mat*nha, que *ambé* é o bairro d* U*SP*.
</line>
<line>
*i*ura 3 - Exu N*s Escolas.
</line>
</par><par>
</page><line>
*o*t*: foto *e Her*es *e Sous* Veras, T*resi**, 202*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, *. 2*, n. 3, **t. 4, p. 76-92, mar. *02* www*.*sa**t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. Veras, W. F. Sil*a, *. S. S*rra
</line>
<line>
9*
</line>
</par><par>
<line>
Es*e di*o me fez refleti* sobr* a docê*c*a * a r*lação entre *ducação, antropologia e as
</line>
<line>
re*igi*es afro-brasil*iras. * pixo evidencia um desejo de uma e*ucaçã* transfo*ma*ora e que
</line>
</par><par>
<line>
reconheça a im*or*ância das histórias * culturas afr*canas
</line>
<line>
e
</line>
<line>
afro-brasileir*s na nos*a
</line>
</par><par>
<line>
*ociedade. Ao mesmo te*po, reforça a a*l*caçã* quase sempre v*cilant* *as le*s q*e
</line>
<line>
estabel*ce* a obr*g*tor*ed*de do ensino des*a* hi**órias e c**tur** nas escolas (Go*es,
</line>
<line>
2021). C*mo * *eu cont*to foi *nquan*o professor substituto, o fim do vínculo não me
</line>
<line>
permitiu apro*un*ar n* **mplex*dade desse pixo, nem *o**egui (*i*d*) incent*var *enhum
</line>
<line>
di*cente para mobilizar alg*m* p*sq*isa a respe*to, embora eu tenha ori**tad* e *oori*ntad*
</line>
</par><par>
<line>
alguma* pesqu*sas que, de alguma forma, toc*m * temáti*a (hip-*op,
</line>
<line>
graffit* e
</line>
<line>
co*mol*gia*
</line>
</par><par>
<line>
afro-brasile*ra*).
</line>
</par><par>
<line>
Tod* esse univ*rso soc*al * contextual nã* aparece, necess*riamente, na e**nta
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
discip*ina. Mas foram esses elementos que possibilitaram a **vência e o
</line>
<line>
ensino de
</line>
</par><par>
<line>
antropo*ogia *ra*ileira na *niversidade Es*adual do Pia*í e nos coloca*am nessa situação de
</line>
<line>
chegar a*é aqui. Co*o tod* docência, é a continuaç*o das história*, *través do *rol**gamento
</line>
<line>
da **da que faz com que re*istamos, mes*o que *ssa s*ja um* vida "cansada* a*é *s os*os"
</line>
</par><par>
<line>
(B*LL HOOKS, 2021, p.
</line>
<line>
*01). A co*strução de *m ambiente
</line>
<line>
co* histór*as prolongadas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
entre**çadas nos auxilia na insta**çã* de um
</line>
<line>
se*so *e comu*idade
</line>
<line>
e de entusiasmo
</line>
</par><par>
<line>
*ompartilhado que nos mo*e.
</line>
</par><par>
<line>
RE*ERÊN*IAS
</line>
<line>
BAL*ESTRIN, L. América Latina e * gi*o *e*olonial. Revista Brasileira de Ciên*ia
</line>
<line>
Po*í*ica, n. 11, p. *9-117, *aio 2013.
</line>
</par><par>
<line>
BRUM, C. K. Apre*dizado*: uma reflexão sobre os *u*ar** da antro*ologia
</line>
<line>
da
</line>
<line>
edu*ação
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
formação ** cientistas socia**: I*ha Revista de Antropologia, Florianóp*lis, v. 24, n. 1,
</line>
<line>
p.
</line>
</par><par>
<line>
*5-116,
</line>
<line>
2022.
</line>
<line>
DOI:
</line>
<line>
1*.5007/2175-8034.2*22.*80341.
</line>
<line>
Disp*nível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
*ttps://p*riodico*.u**c.br/*ndex.php/ilha/arti*le/v*ew/80341. Acesso **: 23 dez. 2024.
</line>
<line>
DAMÁSIO, A. C; PISA*I, M. S. ***agogi*s *ntropológicas tra*sgres*oras: (r*)fazendo
</line>
</par><par>
<line>
antropologia a
</line>
<line>
partir da
</line>
<line>
costura de cadernos de campo. Ilha Rev**ta de Antropologi*,
</line>
</par><par>
<line>
F*orianópol*s,
</line>
<line>
v. 26, n. 1, 2024. DOI: *0.5*07/2*75-*034.2024.e93*46. Dispon*vel
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
htt*s://periodic*s.ufs*.br/index.php/ilh*/article/view/93946. Acesso em: 23 dez. 2024.
</line>
</par><par>
<line>
GOM*S, N. *. O co*bate ao
</line>
<line>
racismo e a
</line>
<line>
*esc**oni*ação das práti*as ed*cativas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
acadê*icas. R*vista de Filosofia Auro**, [S. l.],
</line>
<line>
v.
</line>
<line>
3*, n. 59, 20*1. DOI: 10.72*3/198*-
</line>
</par><par>
<line>
5934.33.*59.DS06. Disponível
</line>
<line>
em: ht**s://peri*dicos.pucpr.br/auror*/articl*/view/*7991.
</line>
</par><par>
<line>
Ac*sso em: 23 dez. 2024.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 22, n. 3, art. 4, p. 76-92, mar. 202*
</line>
<line>
www*.fsan*t.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
So*re Ensinar Antropolo*ia Brasileira: Um **lat* **sde a Licenciatura em Ciências Socia*s
</line>
<line>
91
</line>
</par><par>
<line>
HOOKS, B. Ens*nando a tra*sgre*ir: educação como pr*tica da l*berdade. Sã* P*ulo: *
</line>
<line>
MEDI*fashion: Folha de S*o P*ulo, 20*1.
</line>
<line>
INGOLD, T. Antropolog*a e/como *ducaç*o. P*trópo*is, RJ: Vozes, 2020.
</line>
<line>
*N*OLD, T. A*tropolo*ia: par* que serve?. Petr*polis, RJ: **zes, *019.
</line>
</par><par>
<line>
KOURY, M. G.
</line>
<line>
O Vínculo *itual: Um estudo s*bre socia**lida*e entre **ven* no u*bano
</line>
</par><par>
<line>
brasi**iro con*emporân**. João P*ssoa: E**tora Univ*rsitária UFP*, 2006.
</line>
<line>
LAND*S, R. A C**ade das Mulh*r*s. *io de *ane*ro: Editora da UFRJ, 2*02.
</line>
</par><par>
<line>
MIGNOLO, W. Colon*alidade: o lado m*is escuro
</line>
<line>
da modernidade. Revista Brasileir* d*
</line>
</par><par>
<line>
Ciências Sociais, v. 32, n. *4, *. e329402, 2017.
</line>
</par><par>
<line>
MILLS, C. W. Sobre o artesan*to in*e**ctu*l * o*tr*s e*sa*os. Rio de Janeiro: Jorg* Z*ha*
</line>
<line>
Ed, 20*9.
</line>
<line>
PUCCI, F. M. S.; VERAS, H. S; SILVA, J. S. Ensinar ci*nc*as sociais temporariamente na
</line>
<line>
Uni*ersidad* *stadual do Pi**í: um relato *e*de a soc*ologia, a an*rop*logia e a ciê*cia
</line>
</par><par>
<line>
polí*ica.
</line>
<line>
H**ana
</line>
<line>
Res,
</line>
<line>
v.
</line>
<line>
6,
</line>
<line>
n.
</line>
<line>
*0,
</line>
<line>
2024.
</line>
<line>
*isponív*l
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
h*tp*://revi*tahu*anares.ues*i.br/inde*.*hp/Hum*naRes/artic*e/view/*1*. Acesso em: 23 dez.
</line>
<line>
2024.
</line>
<line>
*AN*OS, A. B. A t*rra dá, * terra quer. Sã* P*ulo: Ubu, 2023.
</line>
<line>
SOUZ*, *. M; D*Q*E, L. C. C. Da *ol*a *m branco * defesa: os desafios da *laboração do
</line>
<line>
TC* *a *rad**ç*o. Pr*ticas *ducati**s, Memórias e Oralidades - *ev. Pemo, [S. l.], v. 6,
</line>
</par><par>
<line>
p.
</line>
<line>
*12*56,
</line>
<line>
2024.
</line>
<line>
DOI:
</line>
<line>
10.47149/pemo.v6.*12356.
</line>
<line>
Dis*on*vel
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
https://*ev*sta*.uece.br/*ndex.p*p/revpemo/article/vie*/123*6. Ac*sso em: 2* dez. 2*24.
</line>
<line>
STRATHE*N, M. O e**ito et*ográfi*o e out*os en*a*os. São Pau*o: C*sac Nai*y, 2014.
</line>
<line>
U*IVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI). *r*je** P*dagóg*co do Cu*so de
</line>
<line>
Lice*ciatura Plena em Ciências Sociais. Tere*ina: UESPI, 20*7.
</line>
<line>
*E*HO. G. *topia Urb*na: um est**o de antropologia social. Zahar, *989.
</line>
<line>
VERAS, *. S. A *rônica co*o recurso para o en*in* e * es*rita em antr*po**g*a. In: Reunião
</line>
<line>
Bra*ileira de *ntropolo*ia, 34, 2024, Belo Hori*o*te. Anais **ª Re*nião Br*silei*a d*
</line>
</par><par>
<line>
A**ropo*ogia. Brasília: ABA Public**ões, *024. p. 1-10. Disponível
</line>
<line>
*m:
</line>
</par><par>
<line>
*tt*s://www.aban*.org.br/file*/3*rba_570_51844561_671223.p*f. Acess* em: 23 dez. 2024.
</line>
<line>
Como Referenciar est* Artig*, conforme ABNT:
</line>
<line>
VERAS, H. S; S*L*A, W. F; *ERRA, S. S. Sobre En*inar Antropologi* Brasilei*a: Um Rel**o Desde
</line>
<line>
a Lic*ncia*ur* em Ciências Soc*ais. Rev. FSA, Teresin*, v. *2, n. 3, ar*. 4, p. 76-92, mar. 2025.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 2*, n. 3, art. 4, p. 76-92, mar. *0*5
</line>
<line>
*ww4.fsan**.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
H. S. Veras, W. F. Silva, S. S. S*rra
</line>
<line>
92
</line>
</par><par>
<line>
Contri*uiç*o dos Au*ores
</line>
<line>
H. S. V*ras
</line>
<line>
W. F. Sil*a
</line>
<line>
S. S. *err*
</line>
</par><par>
<line>
1) *oncepç*o e *lanejame*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análi*e e i*terpretaçã* do* dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
3) *la*oração do r*scunho ou n* r*visão crítica do conteúd*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) p*rti*ipaç*o na aprovação da versã* *i*al do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FS*, Te*esina, v. 22, n. 3, art. 4, p. 76-*2, ma*. 2025
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*i*ta
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)