<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *2, n. 3, art. 4, p. 76-92, mar. *0*5 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2025.2*.3.4 </line>
</par>
<par>
<line> Sobr* Ensinar Antropologia Brasilei*a: *m Relato D*sd* a Lice**iatura em Ciên**as Sociais </line>
<line> A*out Teachin* Braz*l*an Anthro*ology: One Nar**tive *rom a Grad*ate *n Soci*l *cience* </line>
</par>
<par>
<line> Hermes de Sousa Vera* </line>
<line> Do*tor em Antropol***a Social p*la Universidad* Federal d* Rio Grande d* Sul. </line>
<line> Professor da *ni*ersidade Estad*al do Cear*. </line>
<line> E-m*il: herme**ciais@g*ai*.com </line>
<line> Warley F*r**ira Silv* </line>
<line> Mestrando em Ciê*c*a Polític* pela Univer*idade Federal do P*auí. </line>
<line> *-mail: warley.u*pi1@*tl*ok.co* </line>
<line> Sarah da S*lv* S*rra </line>
<line> Licen*iad* em Ciências So*iais pela Universidade Estadu*l do Piauí. </line>
<line> E-mail: *a*a*.s*ss@*mail.*om </line>
</par>
<par>
<line> E**ereço: Hermes de S*u*a Ver*s </line>
<line> Editor-Ch*fe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Ton** </line>
<line> K*rley </line>
<line> de </line>
<line> Alencar </line>
</par>
<par>
<line> UECE - Av. D*. Silas *u*guba, 1700 - **a*eri, *ortalez* </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> - **, 60714-90*. Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: W*rley *erreira S*lva </line>
<line> Arti*o rece*ido em 24/1*/*024. Últim* versão </line>
</par>
<par>
<line> UFPI - Ca*pus *n*versitário Ministr* P*trônio *ortell* </line>
<line> *ecebi*a em 07/01/2025. Aprovad* em 08/0*/*025. </line>
</par>
<par>
<line> - Ininga, Teresina - PI, 64*49-550. Br*sil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Sarah da Sil*a Serr* </line>
<line> A*aliado pe*o sistema *rip*e *evi*w: Desk Review *) </line>
</par>
<par>
<line> UESPI - R. João Cabral - Ma*inha, Tere*ina - *I, *4018- </line>
<line> p*lo Editor-Chefe; e b) Do*ble Blind R*vi** </line>
</par>
<par>
<line> 030. Bra*il. </line>
<line> (ava*iação *e*a por *ois avaliadores d* áre*). </line>
<line> Revisão: Gramat*cal, Normativa e d* F**ma*ação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Sobr* Ensinar Ant*opo*ogia Brasil*ira: Um Rela*o Desde a Licenciatura em Ciê*ci*s S*ciais </line>
<line> 77 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Este artigo p*rte da </line>
<line> *xpe*iência </line>
<line> de ensino em antrop*logia bras*lei*a em um </line>
<line> cur*o de </line>
</par>
<par>
<line> licenciatura em ciências *ociais. Ar**cula relatos em histórias, apr*s**ta*do a </line>
<line> pers**cti*a </line>
</par>
<par>
<line> c*n**xtualiza*a do </line>
<line> pr*fessor e *e discentes *o *urso. Co*preendendo a indissocia*i*i*ade </line>
</par>
<par>
<line> entre fa*er e ensinar ant*o**l*g**, </line>
<line> o </line>
<line> artigo desc*eve as estratégia* ad*tada* para des*ertar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> in*eresse *a antropologia brasileira, ao mesmo te**o que apresenta * sala de aula como um </line>
<line> ambie*t* de possi*ilidades *u* a*xilia na construção de um sens* de autor*a, *omunidade e </line>
<line> entusia*mo no en*i*o, na escrita e na prática d* ant*opologia. A*ós *efletir es*a experiên*ia, </line>
</par>
<par>
<line> conc*u*mo* *ue </line>
<line> o* e*e**ícios d* est*a**ar o *ami*i*r ou m*smo o*servar a re*l**ade soc*al </line>
</par>
<par>
<line> ime*iata co** p*rte </line>
<line> da antr*pologia ainda guardam </line>
<line> fo*ça didática e podem impulsionar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> i*teresse e a prática dessa ci*ncia entre discentes. </line>
<line> Palavras-ch*ve: Ens*nar antropologia. Ant*opologia *omo *ducaç*o. *ntus*asmo. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> This art**le c*mes from th* experience o* learning Brazilian anthropology fro* * graduate in </line>
</par>
<par>
<line> Socia* Sciences. Articulat*ng nar*atives </line>
<line> into stori*s, it presents a contextualize* </line>
<line> perspe*tiv* </line>
</par>
<par>
<line> from the professor and *he stud*nts of </line>
<line> the c*urse. Under*tand*ng th* insep*rability between </line>
</par>
<par>
<line> make *nd teach anthropol*gy, *his article d*scribes some adopte* strategies *o arouse inter*st </line>
<line> in Brazilia* anthropology, whil* *resenting th* classroom as * location of possibil*t* that </line>
<line> h*l*s in the development o* author\s s*lf, sense of commun*ty a*d **nerates excite*ent in </line>
<line> *eaching, w*iting, a*d practicing anthropo*og*. A*ter *eflectin* on this experien*e, w* </line>
<line> conc*ude that the *xe*cise* of to mak* st*ange familiar o* *ven obse**e the immediat* s*cial </line>
<line> reali*y as *ar* *f anthropology k*e* their didactic force and *an boost the *nterest and p*actice </line>
<line> o* this scien*e a*ong *tuden*s. </line>
<line> Keywords: Te*ching *nthropology. Anthr*polo*y a* edu*ation. Excit*ment. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*r*sina PI, v. 22, n. *, a*t. 4, *. 7*-92, ma*. 2025 </line>
<line> www4.*sanet.com.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. S. Veras, *. F. Silva, S. S. Serra </line>
<line> 78 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INT*ODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Com* despert*r o interesse pela antr**ologia?1 E, em *special, *ela antropologia </line>
<line> praticada no Bras*l, ou que de a*guma f**ma *enta interpre*á-lo, tra***ormá-l*? Geralme*te </line>
<line> faço essas perg*ntas *n*es de co*e*ar *omo *ocen*e *m alguma disciplina de antropol*gia </line>
<line> brasileir*. *s perguntas muda* de acordo co* o fo*o da di**i*lina e o seu *úblico. </line>
</par>
<par>
<line> No *ontexto da minh* pr*meira experiência enquan*o pr*fessor </line>
<line> *a universid*de, e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> que es**everei *qui esta*á no ca*po da impressão, </line>
<line> pois não fiz </line>
<line> nen*um lev**tamento </line>
</par>
<par>
<line> exa*stivo * r***e*t* com </line>
<line> d*s*entes, </line>
<line> *ncontrei um *nte*es** enfraquec*do pela antropologia, </line>
</par>
<par>
<line> como se a n*ss* </line>
<line> ci*ncia se perdesse nos temas ur*entes e próx*mos da sociologia, </line>
</par>
<par>
<line> pri*c*pa*men*e da sociol*gi* esc*l**, afinal a licen*i*tura estaria forman*o aquelas pessoas </line>
</par>
<par>
<line> pa*a a*u*rem pri*rit*riamente ** en*i*o de sociol*g*a no ensino médio. P*r ou*** **do, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ciê*cia política parecia f*zer brilhar os olhos por conta de suas p**sibilidad** d* atuaçã* no </line>
<line> campo *a p*lít*c* *nstit*c*onal. </line>
<line> Qu**do fiz uma s*leção de monitoria pa*a a discipl**a d* I*ici*ção à Antropologi*, </line>
<line> essa impr*ssão *oi pintada c** cores mais b*rrantes, poi* uma discen*e de*cr*v*u q*e tinha </line>
</par>
<par>
<line> dificul**d*s em compreend*r ** textos *a dis*ipl*na, </line>
<line> cons*dera**o-*s descriçõ** de rit**is, </line>
</par>
<par>
<line> estudos de organi*ação so*ia* e relaçõe* de parentesco e *oisas que p*ssoas fazem *u *iz*ram </line>
</par>
<par>
<line> *m outras </line>
<line> *arag*ns, mais dista**e*, *ergulh*da no século passa*o. Enqu*nto *ntropólog*, </line>
</par>
<par>
<line> disco*d*i t**alme*te dessa </line>
<line> elaboração, e*con*rando uma resp*s*a ta*vez u* *uanto que </line>
</par>
<par>
<line> á*pera. O**, se vo** é incapa* d* se *n*eressar por temas qu* não estão mergul**d*s na s*a </line>
</par>
<par>
<line> e*per*ên*ia </line>
<line> imediata, *oc* já *eixou *orr**, *u nunca t*ve, paixão p*la a*tropologia. Por </line>
</par>
<par>
<line> outro </line>
<line> lado, basta um estudo rela*ivam*nte atento para compreender *uanto esses temas o </line>
</par>
<par>
<line> ap*rentemente distante* revelam *obre o que somos e, e* gr**de medi*a, *ostra* que o qu* </line>
</par>
<par>
<line> conside*am*s *i*tant* costuma *er e*e*to da *olonização de no*sas mentalida*es </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c**pora**d*des*. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> * P ar a a </row>
</column>
<column>
<row> e*c*ita des*e texto, contei co* a c*lab*ra*ão de *ar*ey e Sarah. Isso implica, sim, que sã* dis**n*es </row>
</column>
</par>
<par>
<line> coautores do *e*to, princi**lmente quando ap*esentam seu* relatos. Por ess* *azão e e*co*h* de es*ilo, </line>
<line> o ar*ig* </line>
</par>
<par>
<line> v*i alter*ar entre vozes nar*ativas. * *rimeir* *esso*, com exceçã* d*s tópico* de relatos, *presenta *s r*flexões </line>
<line> e *úvidas d* prof*s*o*-autor. Os *elatos, pri*eiro * de Warley e depois o de Sarah, ca*a qual ao seu *od*, </line>
<line> apr*sen*am suas pe*spect*vas d* discentes-autores. Quando mobiliz*m*s vozes colet*vas, estamos tent*ndo fa**r </line>
<line> um e*forço de conexã* ent*e as au**rias, além de um vot* de e*peranç* *ara que essa *xperiênci* se coletivize </line>
<line> *a*s ainda. Cabe *efo*ç** que quan*o menciono que War*ey e Sarah s*o dis*en*es a*tores, não é os *olo**ndo </line>
<line> *m um eterno luga* de estu*ante*, afina*, j* *ossuem suas licenciaturas em ciências soc*ais. Entre*anto, est*u </line>
<line> dem*rcando qu* a* exp*rimentaç*es dura*te *s aul** aju*aram na cons*ruçã* de**e sens* d* autoria. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 *ua*do mencionamos a colonialidade, </row>
</column>
<column>
<row> estamos dial**a*do com Wal*e* Mign*lo (2017) e com o grupo </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *odernidade/C*loni*l*dad* (*a*lestrin, 2013), so**et*do no que c**c*rn* s*multane*dad* d*s ex*eriê*cias a </line>
</par>
<par>
<line> mo*ernas * coloniais. Ao mesmo te*po, confluímos *om Antôn*o Bispo </line>
<line> (2023), p*ra quem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Ter*sina, v. 2*, *. 3, art. 4, p. 76-92, mar. *025 </line>
<line> *ww4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Sob*e Ensinar An*ropol**ia Brasileira: Um Relato Desde a Licenciatura em Ciênci** Soci*is </line>
<line> 7* </line>
</par>
<par>
<line> Ent*etanto, enquanto professor, e* sabia *ue precisava reforçar na comunidad* </line>
<line> dis*en*e o i*ter*sse pela *isciplina e most**r a im***tância *e se fazer ant**po*ogia. Contin*o </line>
<line> considera*do que o mais imp*rtante da antro*ologia con*iste *m um exercício *e </line>
</par>
<par>
<line> estranh*men*o e de descen*ralização *o eu individual. * sobretu*o, ce*tra-se </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> desconstru*ão de co*ce**os *ão arra*ga*os em nossa ex*eri*ncia que só o fazemo* *or conta </line>
</par>
<par>
<line> desses proc*ss*s3. Entretanto, para cons*guir </line>
<line> e*tabelec*r a*gum tipo de con*xã* com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> comunidade discente, passe* a faze* alg*n* mala**rismo* d* ap*oximação e d**tanciamento, o </line>
<line> que evi*en*emente é o trabalho de *m* pessoa docente em ant**p*l*gia (e acre**to que </line>
<line> *ambém de quem s* pr*põe a lec*onar socio*ogia *a educação básica). </line>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 Histórias e *el*tos c*mo exe*c*cios de c*rr*spondência </line>
</par>
<par>
<line> Será e*idenci**a neste </line>
<line> artigo4, e* f*rma de *istórias rel*tos, uma exp*riênc*a em e </line>
</par>
<par>
<line> esp*cífico. A aproxima*ão q*e *im *ngold faz en*r* antropo*ogia e educação nos po*sibilitou </line>
</par>
<par>
<line> perceber a at*vi*ade *oc*nte enquan*o necessa*iame*te antropológica, por *ssa *azão </line>
<line> trago </line>
</par>
<par>
<line> suas pal*vr*s em diálo*o c*m o filósofo da educação Jo*n Dewe* para justificar, de alguma </line>
<line> maneira, * vida deste tex*o: "* qu* importa é que ten*am*s experiê*ci* para comparti*har" </line>
</par>
<par>
<line> (I**O**, 2020, p. 29), o que implica uma </line>
<line> es*erança de que de *ato tenhamos tido alguma </line>
</par>
<par>
<line> exper*ên*ia para p*rtilhar ao mesmo tempo em que se a*redita *o pr*cesso d* *ont*r histór*a* </line>
</par>
<par>
<line> como um *ip* de p*olongamen*o da vid*, </line>
<line> e* um *xer*ício de correspo*dência e um </line>
</par>
<par>
<line> enve*hecer juntos (INGOLD, 2020)5. </line>
</par>
<par>
<line> *s*e te*to, escr*to </line>
<line> e* cole*ivo, </line>
<line> desc*eve a exp*r*ência da disciplina de Antropol*gi* </line>
</par>
<par>
<line> B*asi*eira, ministrad* no curso de li*en*i*tu*a de *iên**as *ociais da *niv*rsidade Estadual </line>
<line> d* Piauí, no campus Poeta To**uato Neto, *idade de Teres*na. N* **rrículo *ef*rente a essa </line>
<line> contra*olonia*ização é um *roc*sso *ai* radica* e con*ctado com as persp*ctivas afro-brasile*ras e in*ígena*, </line>
<line> perspectivas essas, o*viamente, fundamentais para *ma compre*nsão mais verdade*ra da antropo*ogi* bra*ile*ra. </line>
<line> 3 A própr** desconstruçã* da ideia de um sujeito so*erano e ind**isí*el, por ex*mplo, que ne*es*ariame*te deve </line>
</par>
<par>
<line> *er contrastado </line>
<line> ou re*acionado com o c*nceit* </line>
<line> d* *oc*eda*e. Ess* *xperimentação é *em e**denciada por </line>
</par>
<par>
<line> Marilyn Strathern (2014). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> A Revista FSA é um pe*iódico inte*disciplin*r. Como esforç* d* organiza*ão de **us art*g*s, a rev*sta solicita </row>
</column>
</par>
<par>
<line> que todos o* a*t**** seja* divididos pelas se*ões </line>
<line> int*od*ção, referencial te*rico, *e*odologia, </line>
<line> resultados e </line>
</par>
<par>
<line> di*cu*são e con*id**açõ*s finais. Para uma melhor *eitu*a, *conselhamos que essa* categ*rias *ejam ignora*a*, </line>
<line> ex**utan*o-se * introdução e a conclusão, e que a atençã* seja *irecionada p*ra os s*btópicos. </line>
<line> 5 Já n* *ro*esso de revisã* deste texto, nos *eparamos com o artigo de Cer*s Bru* (*022), no qual ela apresenta </line>
</par>
<par>
<line> a su* t*aje*ória </line>
<line> p*rcorrida pelos caminho* da antrop*logia, </line>
<line> história e ed**ação, relat*ndo suas experiências </line>
</par>
<par>
<line> docentes, em es*ecial, na disciplina </line>
<line> antro*ologia </line>
<line> da educação. O diá*ogo que a </line>
<line> autora faz com *ngold * a sua </line>
</par>
<par>
<line> esperan*a *e ***lia* a su* comunic*ção, a partir de histórias, confluem com a proposta *es*e texto. </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, *. 22, n. 3, art. 4, p. 76-92, mar. 2025 www4.**anet.co*.**/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. *. V*ras, *. F. Silva, S. S. Ser** </line>
<line> 80 </line>
</par>
<par>
<line> turma, A*tropol*gia Bra*il*ira é oferecid* como disciplina obriga*ória, g*ra*mente lecionada </line>
<line> *o oitavo *l*co, ou s*ja, no último sem*stre. Assim, em situações rotineiras, e*pera-*e que * </line>
<line> comun*dad* discente pa*ticipe d*ss* disciplina enquant* encerra e escreve a pesqu*sa d* *eu </line>
</par>
<par>
<line> trabalho *e co*clus*o d* c*r*o. Po* d*versas razõe*, </line>
<line> que não vamos **s apro*und** aqui, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> nessa *tapa de </line>
<line> es*rita do trabalh* de conc*usão q*e a comunidade discente se s*n** mais </line>
</par>
<par>
<line> pres*ionad*, encontr*ndo a* d*ficuldades inerentes ao pro*es** *e construção da pesq*isa e da </line>
<line> escrita nas c*ê*cias soc*ais. Não *amos n*s **er *specifi*amente *obre a escrit* dos t***alhos </line>
<line> d* conclusão de curso*, embora a*areça enquanto *ema do* r**atos e de reflexã*. Além d*s*o, </line>
<line> a disciplina d* Antrop*logia Bra*ileira, junto com o *itavo bloco da referida tur*a, da qual </line>
<line> participam desse t*xto Warley e Sar*h, acont*ceu no s*mes*re letivo de 20*1.2, qu* s* </line>
<line> ocorreu *o início de 2023. Estáv*m*s no ret*rno à* au*as presenciais r*sultante do avanço *a </line>
<line> vaci*ação con*ra *ovid-19, portanto, após a* paralis*ções *m*ostas pe*a pand*mia. *oi nesse </line>
</par>
<par>
<line> período que ho*v* </line>
<line> a r*tomada e a *enta*iva de *ormalizar os ritmos de no*sa* vidas </line>
</par>
<par>
<line> cotid*a*as. </line>
</par>
<par>
<line> Os *ncontr*s a*ont*ceram nas salas de a*la disponibiliza*as para o curso *os campi, </line>
<line> com o uso *e máscaras e o a*e*so a higienizad*res, assim co*o a p*rmanência *a sal* *empre </line>
<line> arejada. Com isso, pa*samos o sem*stre r**ativ*mente tranqui*os, com poucos c*sos de covid </line>
</par>
<par>
<line> na turma, controlados *om o avanço da va*inação. Entretanto, </line>
<line> esse contexto nos inseriu </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> uma **nâmica imprevisível. S* já * </line>
<line> *esaf*ador para comunidade discente cursar o a </line>
<line> úl t i m o </line>
</par>
<par>
<line> período do curso, poi* te*ã* que *ntregar ao fin*l *o semestr* seu* trabalhos de conclusão, </line>
<line> encerrar *sse processo dentro dessa sit*ação f*z *o* que as rela*õe* sociais vivenciad*s no </line>
<line> interio* *a discip*i*a de Antrop*logi* *rasileira nos marca*s*m enquanto coletivo. Cabe </line>
</par>
<par>
<line> *enc*onar </line>
<line> que o </line>
<line> imprevisível e a *ovid*de tamb*m se apr*sentaram para o professor </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> disciplina, em razão desse ter sido o seu p*imeiro semestre pr*sencia* en*uanto *r**es*or d* </line>
<line> fato, sem considerar experiência* ante*iores de es*ági* do*ê*cia e monitorias. Assim, além d* </line>
</par>
<par>
<line> ini*i*r a *ua ca**ei*a docente com* subs**tuto na *ESPI, ini*ia*a sua a </line>
<line> *resença em sala </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> aula * c** contato mais pró*imo *om a comuni*ade discente naquele per*od*. Fo* com essa </line>
</par>
<par>
<line> turma </line>
<line> que o pro*essor ini*iou a práti*a de relacionar elementos de su* form*ção </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *ntr*pologia </line>
<line> com o **sino. Afi*al, a*ém de ministra* Antropologia B*asileira, foi * docent* </line>
</par>
<par>
<line> respons**el pela di*ciplina (optativa) de *ocio*og*a *a Rel*gi*o para a mesma turm*. Até </line>
</par>
<par>
<line> 6 No**os co*egas Br**o Mello e Lucian*e D*que (*02*) escr*ver*m um *rtigo int*odu*ório sobre ess* ass*nto, </line>
<line> que embora *ar*a da experiênci* da licenc*atura em Ciên*i*s Sociais na UE*PI, funciona como um* intro*ução </line>
<line> didática e *rática sobre como am**izar as *ific**dades iner*ntes *os p*ocess*s de leitur*, pes*uis* e escrita no </line>
<line> campo da* c*ênc*as h**anas. </line>
<line> *ev. *SA, T*resina, v. 22, *. 3, ar*. 4, p. 76-9*, *ar. 202* www4.fsanet.*om.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S**re Ensinar Antro***ogia *rasileir*: *m Relato De*de a Licenciatura e* Ciênc*as *o*iais </line>
<line> 81 </line>
</par>
<par>
<line> *n**o, havia se *edicado a*s temas das *ntropologias das populaçõe* </line>
<line> e reli*iões afro- </line>
</par>
<par>
<line> **asile*ra* e aos estudos de rel*gião *ompa*ada apenas en*ua*to pesquisador. </line>
<line> 3 M*TODOLOGIA </line>
<line> 3.1 O Rel**o Como Antropologi* Pratica*a </line>
<line> Ness* relato co*etivo, queremos *ostrar alguns d** desafios, das p*ssib*l**ade* e *a* </line>
</par>
<par>
<line> *str*tég*** do ensino/aprend*zagem da disciplina de A**ropologia Bras*leira, tanto </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> perspect*va disc*nte, quanto d*cente. Nesse sentido, ques*ões como escr**a, pensamento </line>
<line> antropol*gico, estímulo criativo e *bse**ação da *ealidade cotidiana *orteiam o nosso relato, </line>
<line> a*sim como acompa*har*m as ref*exões exercida* p**o curso. </line>
</par>
<par>
<line> Um es*udo-relato que faz eco </line>
<line> *om a </line>
<line> nos s a </line>
<line> proposta foi escrito pelas antropólog*s </line>
</par>
<par>
<line> *ariane Pisani e *na Clara Damá**o </line>
<line> (*02*). Ness* *exto, as autoras elenc*m v*vências do </line>
</par>
<par>
<line> ensino de </line>
<line> antro*olog*a durante a t*ansiçã* e*tre o período pandêmico e o ret*rn* às </line>
</par>
<par>
<line> atividade* </line>
<line> pr*s*nciais </line>
<line> em *uas universi**des, a U**v*rsidade Fede*al do </line>
<line> Piauí (UFPI) e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Univer*i*ade *e Bras**ia (UnB). As professoras-autoras l*van*aram d*ficu*dades * </line>
<line> *o*t os de </line>
</par>
<par>
<line> reflexão para a </line>
<line> formação de cien*i*tas socia*s/antr*p*logos, ta*g*nciando t*mbém </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> exper*ência doc*nte. Relat*s trazidos pelas auto*as d****cam preo*upações dos d*cen*es, *or </line>
<line> exemplo, nos tempos *e aula **mota emergencial: "\Como eu pos*o adaptar esse conteúdo d* </line>
<line> *aneira *idátic* *a*a *presentar ao* discent*s de ma*e*ra *n-*ine?\; \Por q** os discentes nã* </line>
<line> ab*em as câm*ras?\" (PISANI; DAMÁSIO, 2023, p. 33). E*sas *ergun*a* sã* respondidas </line>
<line> par*i*lmente pel*s experiênci** trazid*s pelas a***ras. Mariane P*s**i, po* *xem*lo, percebeu </line>
</par>
<par>
<line> que a* fr*gilidades d*s discentes in*luíam desde dificuldade d* *cesso i*t*rne*, a </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> * </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> espaço adequado para o est*do </line>
<line> em </line>
<line> ambiente doméstico e/ou pri*a*o, até nece*sidade a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *bandono do cur*o para traba**ar e ajudar fina*ceiramente suas *am*lias (*ISANI; </line>
</par>
<par>
<line> DAMÁSIO, </line>
<line> 2023). Essas dime*s*es </line>
<line> estão presentes, de alguma maneira, n*s rela*os </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Warley e S*r**, quando reflet*m a </line>
<line> *ransi**o *ntre o ens*no remot* emergenci*l e as au**s </line>
</par>
<par>
<line> pr*s*nciais. </line>
</par>
<par>
<line> As exp*riê*ci*s levantadas pelas **toras supracitad*s, para além das pr*blemáticas </line>
</par>
<par>
<line> e*volven*o o </line>
<line> *nsino remot* o pro*esso e </line>
<line> delicado d* re*orno ao ensino presencial, </line>
<line> qu * </line>
</par>
<par>
<line> também *gravou o nosso cansaço </line>
<line> docente/discente até o* os*os (*ELL HOOKS, 2021), </line>
</par>
<par>
<line> menciona </line>
<line> um dos aproveitame*tos das tec*ologia* *igitais, que foi a possibil*da*e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> realizaçã* d* even*os *emotos co* os mais *iversos prof*s*ionais da* *iênc*as Sociais, </line>
<line> *ev. FSA, Tere*i*a PI, v. 2*, n. 3, a*t. 4, p. 76-92, mar. 2025 *ww4.fsanet.*om.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. S. V*ras, W. F. Silva, S. S. Serra </line>
<line> 82 </line>
</par>
<par>
<line> aproximando, de al*uma *aneira, estudantes de profissionais e refer*ncias. Pel*s *ecanism*s </line>
</par>
<par>
<line> *igitais, *s plataforma* de apoio co** Meet, Cla*s*oom, d*ntre </line>
<line> outras e*tratégias, </line>
<line> cr*aram </line>
</par>
<par>
<line> con*ições para que estudantes c*rsassem discipli*as e* un*versidades exógena*, amplia*do </line>
<line> *ua* re*es e laços de pesquisa e ensin*. </line>
<line> O *sc*ito de Ma*iane Pisani e Ana Clara *amá*io (2*2*) conflui com o *os*o relato, </line>
<line> *ambém, p**a aborda*e* das autoras, *ue ao terem utilizado * *onfecção e o *so de cadernos </line>
<line> *e camp* com* ferramentas de ensino e es*r*ta na a*tro*ologia, nos ins*ira* a pensar a nos*a </line>
</par>
<par>
<line> próp**a </line>
<line> pr*t*** na An*rop*l*gia B*asileira e em outr*s disc*plinas. O procedimento das </line>
</par>
<par>
<line> antropólogas-aut*ras s* as*emelha com o que </line>
<line> *emos pr*ticado *m no*sa* experiências </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ens*nar e e*crever antropologia, sendo o caderno e o*tros recursos de experimentaç*o </line>
<line> ins**umentos de exercício do artesa*ato intelectual, da imaginação sociológica e antro*ológica </line>
</par>
<par>
<line> (MILLS, *009, </line>
<line> IN*OLD, </line>
<line> *019) q** no* aux**iam nas a*enturas </line>
<line> d* ensino e da escrita em </line>
</par>
<par>
<line> ciências sociais7. </line>
</par>
<par>
<line> Antes de avançar*os para as per**ecti*as mais direta* de Warley e Sarah, </line>
<line> cabe </line>
</par>
<par>
<line> informar qu* a disc**lina de Ant*opol*gia Br**ilei*a, de acordo com o pro*eto pedagógi*o do </line>
</par>
<par>
<line> curso </line>
<line> de 2017 (referente à t***a </line>
<line> em questão), **mposta por é </line>
<line> 90 horas, sendo *0 </line>
<line> *oras </line>
</par>
<par>
<line> d*dicadas *ar* "prática como component* a </line>
<line> curricular". Basicamente, essa pr*tica faz p*rte </line>
</par>
<par>
<line> d* *oda a formação l*cenciada, fazendo com que as disc*plinas, no g*ral, tenham que, de </line>
<line> al*uma forma, traba*ha* * dimensão prát*ca da atividade docen*e. As es*raté*ias ad*tadas no </line>
</par>
<par>
<line> curso de Antrop*l*gia Brasileira8, dent*o dessa perspectiva, </line>
<line> instigar*m u* senso de aut*ria </line>
</par>
<par>
<line> na c*munidade discente p*r c**ta da cond*çã* que config*rava e*sa </line>
<line> comunidade até então, </line>
</par>
<par>
<line> en*r*nt*ndo di*ic*ldades de es*rita e pesquisa de**ro d* c*nclusão do *urs*. Assim, as açõ*s </line>
</par>
<par>
<line> voltadas para </line>
<line> a </line>
<line> imag*naç*o e a observaç*o (part*c*pante ou não) dos seus e*tor*os, </line>
</par>
<par>
<line> ancoravam-se na perspectiv* de </line>
<line> qu* es*as práti*as formam do*entes mais eng*ja*os c*m as </line>
</par>
<par>
<line> ciênci*s s*c*ais e* suas preocupações </line>
<line> críticas * cr*ati*as. As *v*liaçõe*, de igual mod*, </line>
</par>
<par>
<line> tentaram *onduzir * c*munidade d**cente para a in*issociabilidade d* observaçã* da v**a </line>
</par>
<par>
<line> cotidiana, com o ensinar * o escrev** nas ciênc*a* so*iais. As *v*lia*ões serão </line>
<line> comen*adas </line>
</par>
<par>
<line> nos relatos de Warley e Sarah. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 7 </row>
</column>
<column>
<row> Out*as r*ferências nos mobiliz**, *as e*as fo*am trabalhadas *m *ut*os momentos (Veras, 2024, Pucci, Veras </row>
</column>
</par>
<par>
<line> e Silva 202*). </line>
<line> 8 *egundo a ementa, a disciplin* de Antropol*gia B*asi*eira aborda: "Principais c*ássic*s da l*teratur* </line>
<line> antro*ológica br*sil**ra em *eus pri*ó*di*s. * quest*o da m*stiç*gem e da influência do c**ma na c*n*trução de </line>
<line> um \c*ráter na*ional\. Os \Tip*s e Aspecto*\ do Brasil. Os objetos de pes*uisa da *ntr*pologia *rasil*ir*. </line>
<line> Discussõ*s sobre prática* culturais brasileir*s con*emporâ*eas em espaços e*ucacionais" (UESPI, 2017). </line>
<line> Te*tamos c**duzi* a em*nta mergulhando **s temas essenciais e diversos d* antro*o*ogia brasileira, articu**ndo </line>
<line> o ensino c*m observação e escrita. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, *. 3, art. 4, p. 76-9*, *ar. 2025 www4.fs*ne*.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Sob*e Ensinar Antr*p*lo*ia **as*leir*: Um R*lat* Desde a *icen**atura em C*ê*ci*s Sociais </line>
<line> 83 </line>
</par>
<par>
<line> 4. R*SU*TAD*S E DISCUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> *.1 Relato de Warley </line>
</par>
<par>
<line> O iníci* da discipli*a de An*ropologia b*a*ileira *oi marcado pelo me*o * pela </line>
</par>
<par>
<line> ansiedade de vo*t*r à sala *e aula. O </line>
<line> pe*íodo de </line>
<line> au*a rem**a o e </line>
<line> *is*anc*a**nto que se </line>
</par>
<par>
<line> estabel*ceu com a pandemia *a covid-19 ger*u muita *ncerteza, p**ncipalmente depois da </line>
<line> exp*riên*ia ne*ativa *o ens*no remoto, tanto par* d*scentes quan** para docen*es. </line>
<line> * experiência *e au*a *emo** havia *ido extremamente negativa para * maioria dos </line>
<line> n*ssos c*l*g*s. As desigualda*es e * *if*cil acesso, para alguns, mostrara* uma realidade qu* </line>
<line> não esperávamo*. * acess* às aulas e ao* tr*balhos, que for*m pro*ostos d*rante as </line>
</par>
<par>
<line> discipl*na*, mostrou uma ne*essi**de </line>
<line> d* estar pr*sencialm*nte e* *m cu*so como o de </line>
</par>
<par>
<line> Ciên*ias Sociais, pr**cipalment* nos períodos finais. </line>
<line> Durante o *eríod* de *etor*o e o primei*o co*tato com a di*ciplina de A*tropologia </line>
<line> Brasi*eira, tiv*mos qu*, de **rta forma, reapre*de* * esta* em sala de aula. **s o clima cria*o </line>
<line> pela volta, expressa*do que *odos est*vam bem, foi r*conforta*te e de alí*io. </line>
<line> Percebi u*a gra*de *esco*exão co* o es**ço (o *a*pu* Poeta Tor*uat* Neto) no </line>
<line> qual v*vemos anteriormente, antes de termos sid* inte*rompidos pela pandemia. Acred*to q** </line>
</par>
<par>
<line> *ara o profess*r, </line>
<line> talvez, essa tenha sido a maior dificuldade: a de reavivar o e*tusiasmo </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *urma *ue já *e *nc*ntrava </line>
<line> em </line>
<line> perí*dos finais </line>
<line> *o curs*. * de ten*ar des*erta* o nosso olhar </line>
</par>
<par>
<line> que fosse par* além *o modelo **ássico e distante que *ínha*os com a ant*op*logia. </line>
</par>
<par>
<line> Um ponto que des*aco como fund*men*al pa*a uma turma que est* </line>
<line> f*nalizando um </line>
</par>
<par>
<line> curso e s* enco*tra na corre*ia de estágio **cente, e principalmente na **abo*ação do tra*alh* </line>
<line> de concl*são de curs* (TCC), é a oportun*d*de de di*lo*ar com as temát*cas *ue *s*áv*mos </line>
</par>
<par>
<line> trabal*ando para * </line>
<line> no*so T*C, ou qu* já *s*udamos em outros momentos, seja como </line>
</par>
<par>
<line> e*tu**nte*, s*ja como </line>
<line> docentes *urante o p*ríodo d* estágios. O professor conheceu e se </line>
</par>
<par>
<line> aproprio* de cada tema, deu dic*s de leitura e escr*ta e buscav*, s*mpr* q*e possível, </line>
<line> rela**ona* no*sas *emáticas com *s di*cussõe* *m sala. E**a *bordagem facilitou muita nossa </line>
<line> convivência em sala ** aula. </line>
<line> Uma ou*ra ab*rdagem *sada pelo prof*ssor foi n*s p*opo* *extos qu* apresen**vam </line>
</par>
<par>
<line> uma Antropologia Brasil*ira com o </line>
<line> caráter u*bano e que pudéssemo*, com* a*ividade*, </line>
</par>
<par>
<line> relacionar essas vivências c** a *ossa r*alid**e. A possib*lida*e de inserir Ter***na, *eus </line>
<line> gru*os * parti*ularidades em *osso* *scritos *erou uma gama d* dis**ssõ*s *ue e*volveram </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. *, art. *, p. 7*-92, *ar. 2025 </line>
<line> **w*.*s*net.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. S. Veras, W. F. Silva, *. S. ***r* </line>
<line> 8* </line>
</par>
<par>
<line> toda a s*la de au*a. Para uma turma de L*cenciatura e* Ci*ncias Sociais, esse formato foi </line>
<line> f*ndamental para a nos*a prática docen*e. </line>
<line> *ig*ra 1 - Atividad* Descrição de um Gr*po de Teresi*a. </line>
</par>
<par>
<line> Font*: registro ** Google Classr*o*, julh* 202*. </line>
<line> Dentre os t**t*s apresenta*os na disci*lin*, d*st*co "O víncu** ritual: *m estudo </line>
<line> *ob*e sociabilid*de entre *ove*s no *rbano br*sileiro contemporâneo" (K*URY, 2006) e </line>
<line> "U*opia Urbana: u* es*udo de a*tropologia so*ial" (VE*HO, 198*), ut*li*ados p*lo profe**or </line>
<line> para p*opor ativid*des para a turma. A utiliz*çã* do Googl* Class*oom co*o fo*ma de apoi* </line>
</par>
<par>
<line> às a*las da disc*pli*a foi *u*to </line>
<line> p*o**it*sa. A p*s**bil*dade do co**ar*ilhamento de textos, </line>
</par>
<par>
<line> *í*eos, film**, livro* e a int**ação com os colegas, p*r meio da pl*taforma, au*iliaram os </line>
<line> deba*es e* *ala. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 3, art. 4, p. 76-9*, ma*. *025 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> So*re Ensinar A*tropologia Brasileira: U* *e*ato Desde * Licenciatur* em Ciências So*iais </line>
<line> 8* </line>
</par>
<par>
<line> Figura 2 - Atividade d* Descri*ã* de u* Bairro ou Localidade de *ere*ina </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Regi*tro d* Goo*le Cl*ssroom, julho 202*. </line>
<line> A discussão de*sas a*ividades com *e*tez* foi um dos mom*nt*s de grande </line>
<line> impo*tânci* *a** a turma. As reflexõe* geradas a partir d*la co*trib*íram fortemente para </line>
<line> u*a apr*ximação com a realidad* vivida por cada u* n*quele espa*o, co*o tamb*m au*iliou </line>
<line> o p*ofessor n* percepção da cida*e, tendo vista que ele est*va há *ouco tempo em Ter*sina. </line>
<line> Vale destacar q*e as conexõe* c*m os tex*os at* então ap*esent*dos surgiram *e forma </line>
<line> *spontân*a. </line>
<line> Concluindo este *elat*, desta*o que a brevidade *o fim do períod* *ais extremo da </line>
</par>
<par>
<line> pan*emia, um certo estranha*ento </line>
<line> *om a </line>
<line> *isciplina (antropologia) e as experiências ruins </line>
</par>
<par>
<line> com as aulas remo*as fora* fortes a*v*rsários, pelo menos de </line>
<line> pr*me*ro mome*to, para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> disci*l*na de An**opologia Bra*ileira. No *n*anto, com*reendemos o qu* nos faltava: </line>
<line> proximida** e i*te*ração com a nos** realidade. Até * moment* do c*rso, as a*ordagens da </line>
<line> disciplina n*s pa*ecia* m*ito d*s*an*es. Possivelmen*e, estes devem ser sentime**os *omuns </line>
<line> ent*e os mu*tos *studantes de C*ência* Sociai*. Est* foi o *rincipal se*ti*ento queb*ad* com </line>
</par>
<par>
<line> os te*tos, auto*es e ab*rda*ens de pesqu*sa u*iliz*d*s pelo professor e aceitos e </line>
<line> dia*ogados </line>
</par>
<par>
<line> pela turma. Com*ree*demos que a prá*ica docente é feita por mei* de *onexão, estar em sala </line>
<line> d* aula, principalmen*e em um período tão *e*icado, foi des*fi*dor e essa exp*ri*ncia </line>
</par>
<par>
<line> permane*e *os *esa*i**do. *ão as re*açõe* construídas e percebidas que </line>
<line> *od*m tornar </line>
<line> e*se </line>
</par>
<par>
<line> *rocesso mais leve. </line>
</par>
<par>
<line> R**. *S*, *eres*n* PI, v. 22, n. *, ar*. 4, p. 76-9*, mar. 2*25 </line>
<line> www4.fsane*.*om.*r/r**is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. S. Veras, W. F. S*lva, S. *. Se*ra </line>
<line> 86 </line>
</par>
<par>
<line> 4.* Relato de Sarah </line>
</par>
<par>
<line> O ret*rno às aul*s presenciais *oi desafiador, uma *ez que a i*cer*eza *o futuro </line>
</par>
<par>
<line> pairava sobre os pensamentos. *as, fora a preocupação em contrai* o vír*s, *etorno foi o </line>
</par>
<par>
<line> *ranqui*o e ver *s col*gas de pert* *oi uma experiência ag*adável, </line>
<line> sem con*ar que au*a a </line>
</par>
<par>
<line> presencial é dif*rente. </line>
</par>
<par>
<line> Desse modo, pensar a ant*opologi*, d* i*ício, é pens*r em *lter*dade, ou seja, *ensar o </line>
</par>
<par>
<line> di*e*ente, o distante da*uilo que gera*mente *stamos acostum*dos a v*ve*c*ar. * fat* *u* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> antropologia c*meçou a estudar * difere*te e o dis*a**e (de acordo com a perspect*va de quem </line>
<line> produzia o "out*o") como *s p*pulações indígenas e as populações afro-brasileiras por *e*o </line>
</par>
<par>
<line> da etnog*afi*. E du*ante o *u*so *e ciênc*as sociais foi o que </line>
<line> mais *ós v*mos n** diversas </line>
</par>
<par>
<line> d*scip*ina* que *ompõem o currí*ulo. </line>
</par>
<par>
<line> Mas, voltando um *o*co para a antropologia bras*leira, o prof*ssor del* </line>
<line> n** </line>
<line> troux* </line>
</par>
<par>
<line> algo *iferente, em muitos *spec**s mais pr***mo. Como pode*ia d*zer? Uma antr*pologia de </line>
<line> bairro, o* seja, nossa rotina, contat*s, modos como grupos *r*ximos a nós se organizam e *e </line>
</par>
<par>
<line> movimentam, ou *eja, t*oux* </line>
<line> nosso o*har de algo long* que costuma ser trabalhad* *e*a </line>
</par>
<par>
<line> *e*spectiva da *eori* **trop*lógica, p*ra algo *róxim* - noss*s bai*r*s, pr*dio*, habitações, </line>
<line> convivências, etc. Apre**emos que isso também é ant**pologia. A exemplo desses enredos, o </line>
<line> professor nos trouxe du*s *bra* que destaco, a leitura de "Cidad* das mulhere*" (Land*s, </line>
<line> 2002) * o d**umentá*io "Edifí*io M*ste*", de 2002, dir*gi*o por Eduardo C**tinho. </line>
</par>
<par>
<line> Em vista d*sses aspectos, percebemos uma </line>
<line> an*ropologi* </line>
<line> além da tradicional, </line>
</par>
<par>
<line> re*onhe*e*** o valor das nossas p*óprias c*nstruçõ*s que estã* ch*ias de si*nifi*ados. Aqui </line>
<line> não me *efiro a deixar de estuda* junto *s popul*çõ*s o*iginá*ias, a*é porq*e é impossível, só </line>
<line> *nfatizei e*s* vertente e possibi**dade da antropologia que antes desco**eci*. </line>
<line> Em relação * es**ita, aprendi q*e como c**ntistas sociais devemos s*m**e respeit*r as </line>
<line> narra*ivas que no* f*ram confiadas, ou seja, nos desvencilha* o máximo dos preconceito* que </line>
<line> c*rregamo*. </line>
</par>
<par>
<line> **ndo </line>
<line> a*sim, </line>
<line> estudar </line>
<line> Antropologia </line>
<line> Br*silei*a </line>
<line> se </line>
<line> constituiu </line>
<line> como </line>
<line> algo </line>
</par>
<par>
<line> abrangedo*/libertador, porque es*ávamos a**stumados a valoriza* os estudos *e o*tros países. </line>
<line> Mas poder olhar com calma e *t**ção noss* própri* v**ênc*a e modo de o*gani*ação torna o </line>
</par>
<par>
<line> processo </line>
<line> de </line>
<line> estu*o da antr*po**gi* anima*or. Lembro os relatos dos meus *olegas ao </line>
</par>
<par>
<line> c**ga*em na sal* entusiasmado* com su*s d*scoberta* a *espeito d*s *e*s bairros e *e como </line>
</par>
<par>
<line> sua vizinhança s* </line>
<line> *omp*rtava. Outro ponto funda*en*al que poss* </line>
<line> *l*cid** e*tá </line>
</par>
<par>
<line> fu*dam*ntado *a *elação professor/alun*, nosso </line>
<line> prof*sso* e*a novo, sab*a das *ificuldade* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 22, n. 3, *rt. *, p. 76-92, mar. 2025 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Sobre Ensina* A*tropologia Brasileir*: Um Relat* *esde a Licencia*ura em Ciências Sociais </line>
<line> 87 </line>
</par>
<par>
<line> para con*luir um cu*so, </line>
<line> ou s**a, dava es*aço par* o diá*o** e trocas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> exper*ênci*s/co*hec*mentos, se pr*o*u*ava em perguntar se * didát**a *dotada por ele estava </line>
<line> nos ajudando a aprender Antro*ologia. Por *ais *ue tenha sido de*a*iad** vo*t*r para * sala </line>
</par>
<par>
<line> de aula, ele nos propor*ionou um ambiente de trocas. Des*a form*, a discipl*n* *l*iu *o* e </line>
<line> *erteza o aprendizado fo* *ons*ruído * instiga*o. </line>
<line> Portanto, * proces*o ensi*o-aprendizage* construído no decorrer d* discipl*na de </line>
<line> A*tropologia Brasi*eira foi enri*ueced*r. * didát*ca - p***cupação const*nte do profe*sor - </line>
<line> foi sen*o adaptada às necess*dades da *urma. Os t*xtos foram trabal*ados de forma detalhada </line>
</par>
<par>
<line> *elo *rofessor em c*njun*o </line>
<line> com cont*ib*iç*es *ercepções dos discentes. Es*a foi a m*nha e </line>
</par>
<par>
<line> exper*ência co* a Antropolo*ia Brasilei*a. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FINA*S </line>
<line> Lecionar uma d*scip*ina (de antr*pologia, pelo *enos), m*smo c*m ela já pos**indo </line>
</par>
<par>
<line> u*a ementa pr*-estabel*ci** </line>
<line> com alg*ma bibli*grafia ob*igatória, não de**a </line>
<line> de ser </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> processo d* *rtesania. O </line>
<line> planejamento existe, *as el* funcio*a de uma m*neira m*it* </line>
</par>
<par>
<line> *areci*a de como cond*z*mo* pe**uisas etnográficas. É *a i*ersão, na *rática d* observaç*o </line>
</par>
<par>
<line> partici*ante </line>
<line> e na relação com as pessoas envolvida* que a </line>
<line> dis**plina acontece. Nã* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> i*comum, port*nto, que t*nhamos *ue mo*ificar as ativi*ade* *revi*tas. *ua*quer **ssoa com </line>
</par>
<par>
<line> experiência ** ensino sabe que mudanç*s de plane*amen** são </line>
<line> c*rrique**as. E*tretanto, as </line>
</par>
<par>
<line> mudanças às qu**s estou me referi*do s*o de*eja*as, elas </line>
<line> refletem o amadurecimento </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> relação do**nte-discent* e trad**em * co***spondênci* </line>
<line> enq*anto fio condutor d* v*da e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> educação. Ness* </line>
<line> *ers*ecti**, fazer *ntropo*o*ia como </line>
<line> educação, no sentido ** amp*amente </line>
</par>
<par>
<line> citado e ancorado em Tim Ing**d (2*19, *020), im*lica *e* um **ocesso de *ua*e in*istin*ão </line>
<line> *ntre antr*p*logia * educ*ção, criando po**ibilidad*s de se mant*r o entusia*mo para com o </line>
<line> a*render, *ornando a sala *e a*la e* um "ambiente de possibi*idades" (HOOK*, *021, p. </line>
<line> 207). </line>
<line> A cons***ção do curso e de sua* ativida*es avaliativa* *stão merg*l*a*a* nesse </line>
</par>
<par>
<line> p*o*esso. Nã* c*nsigo *ecor*ar de onde colhi a i*eia </line>
<line> * *nform*ção de que Lév*-Strauss a </line>
</par>
<par>
<line> solicitava de sua co*unidade </line>
<line> discente na USP *ue *ealizasse etnograf*as de seu* *airr**. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, ele inc*ntivava e*tud*ntes a o*servarem sua* rea*idad**, a* mesmo te*po e* que e*e </line>
</par>
<par>
<line> aprendia mai* </line>
<line> sobre São Paulo, ainda descon*eci*a par* ele. Emb*ra não tenha </line>
<line> con*eguido </line>
</par>
<par>
<line> ve*ifica* a veracida*e desses fa**s d*r*nte a *rgência d* e*abo*ação *os plano* d* aula e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> viv*ncia da disciplina de A*tropolo*ia Brasileira, reso*vi experi*e*tar esse método, </line>
<line> p** s </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *eresina PI, *. 22, n. *, art. 4, p. *6-92, mar. 2025 www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. S. Veras, W. F. *ilva, S. S. Serra </line>
<line> 88 </line>
</par>
<par>
<line> de*ejava conhecer mais sobre Teresina, ao mesmo temp* que e*peranç*va estabelec*r </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ntusiasmo na turma. </line>
</par>
<par>
<line> *e a ant*opologia tradicional**nte t*m sido pensada p*r essa comunid*d* discen*e </line>
<line> como uma discipl*na m*is distante, apost*i que, ao *azer com que cada discente exercit*sse a </line>
</par>
<par>
<line> perspec***a etnográ*ica *esde dentro *e seus bairros, recon*e**riam a i*portâ**ia </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ant*opologia * se em**lga*iam com su*s p**prias realidades, par*, post*riormente, saírem </line>
</par>
<par>
<line> mai* </line>
<line> ainda de *i e de su*s re*lidades sociais ime**at*s. Vou concluir enfatizando essas </line>
</par>
<par>
<line> atividades (a descrição do bair*o e a descrição *e um grupo), e aqui, se ence*ro mais uma *ez </line>
<line> na voz de prof*sso*-au*or, não é sile*ciando os relatos de meus amigos discentes. Enc*rro </line>
<line> com a expectativa de que este te**o foi um exercí**o de **lt*plicaç*o de relatos e, de a*gu*a </line>
<line> for**, um* correspon*ência9. </line>
<line> O **ntid* das *t*v*dad*s e*tá na p*óp*i* conce*ção da Antropologia Brasileira, d*sde a </line>
<line> ementa, *té a nos*a experiênc*a imediat*. A comunidade discente não po*er*a sair do curso </line>
</par>
<par>
<line> *em c*mpr*e*de* *s import*nc*as civili*aciona*s indíge*as, africanas, </line>
<line> *fro-bras*leiras </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *i*spóricas, for*ando-se com a </line>
<line> cri*icida** suficient* estabe*ecida para compreender </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> s*c*e*ade bra*ileira co*o profundamente af**ad* pelo c*lo*i*lismo, o patriarc*do, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> escra**smo e * ra*ismo. A p*rtir dessa p*rce**ão crítica e na com*reensão da mu*tipl*cid**e e </line>
</par>
<par>
<line> da difere*ça enqua*t* va*or, acred*to *u* a turma *onsegui* aprove*tar * experi*ncia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> estudar antropologia. </line>
</par>
<par>
<line> Qua*to à *imensão bá*ica, q*e e*t* presen*e *m q*ase q*alque* manual </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> antropologia e sociologia, de estranhar o familia*, a* ativi*ades sol*citadas sob*e descri*ões de </line>
<line> grupos sociais e de bair**s, prete*dia tam*ém atingir, * **s* é um asp*cto muito su*jetiv* e </line>
<line> imprevisíve*, a autoest*ma da comunidade disc*nte. Quand* e*tive morando em Teresina, *ive </line>
</par>
<par>
<line> que res*onde* várias vezes o que eu </line>
<line> esta*a faz*ndo </line>
<line> *li *aquela cidade "abandonada". No </line>
</par>
<par>
<line> cenário pand*mico, a ci**de *inha ares de desc*so do p*der públic*, de fat*, m*s não era uma </line>
</par>
<par>
<line> experi*ncia *ão </line>
<line> avass*lado*a as*im e eu estava f**iz e* as*umi* a resp*nsab*li*ade *e ser </line>
</par>
<par>
<line> *ocente na universida**. Entretanto, esse cená*io des*lado* de sobrepo**ção da pa*dem*a **m </line>
</par>
<par>
<line> a in*tabilida*e *o **der pú*lico </line>
<line> **aba*a in*adindo as </line>
<line> subjet*vidades d*scente*. A *rópria </line>
</par>
<par>
<line> *ida*e, ou seus *u*os, de igual m**o, express*v*m e*sa i*eia. Era comum me deparar </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> u*a *ix*çã* escri*a "Teresi*a cu *o mundo". Levei ess* comentá*io e esse *ixo para a sal* de </line>
</par>
<par>
<line> au*a e *e fato pedi que a t*rma reconsideras** sua* posições sociais e possibi*id**es </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> * A correspondência, no sen*ido **abalhado por Ingo*d, sobretudo quan*o ele escreve: "A *legação qu* quero </line>
<line> *azer é **e a corres*ondência é o mod* de s* relacion*r de ** ser **e habita no hábito * cuja po*tur* é </line>
<line> atenci*sa. Poi* é *o atend** **s aos outros, na *edida em *ue ca*i*ham jun**s, que o* seres co*respondem" </line>
<line> (Ingold, 2020, p. 46). </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 22, n. 3, a*t. 4, p. *6-9*, *a*. 2025 www4.fsanet.co*.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Sobre Ensinar Antropologia Brasileira: Um Relato Desde a Lice*ciat*r* e* Ciênci** S*ciais </line>
<line> 89 </line>
</par>
<par>
<line> *or*aç*o * a*uação enqu*nto futuros licenciados em ciências sociais. Com* relata* W*rley e </line>
<line> Sarah, de fato me su*preendi com a *mpo**a*ão da turma *o pr*cesso de exer**cio d* </line>
<line> e*nografia para co**r*e*dere* suas próprias rea*idade*. </line>
<line> A etnografia *os b*irros, no *eral, fe* com que ele* pensas*em, princ*palmente, que </line>
<line> suas realidades *medi*tas poderiam *e**er ref*exões antropoló*icas e que, afi*al, a cidade, ou </line>
<line> o Piauí, não e*am t*o desinteressan*es a*si* ao ponto *e serem o "fim do m*ndo". Por ou*ro </line>
<line> *ado, * descriçã* de *ru*os colocou a comunidad* dis*ente *tenta à *i*âmica de formação de </line>
</par>
<par>
<line> elos e *ínculos *en*ro de *u*s realidades ma*s imediat*s, fazendo-os pr*blem*tizar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> relativizar (*ão jargões da a*tropologia, *as na vi*a imediata esses *tos ain*a faz*m muito </line>
<line> s*nt*do) su*s próprias fa***ias, religio*idade*, víncul*s particul*res e outras peculia*idad*s. A </line>
<line> mi**a esperan*a é a d* professor, de que alguma* pes*oas da com*n*dade d*sce*t* co*tinue* </line>
<line> seus estudos e pe*c*bam a cidade de Ter*sina, o* o Piauí no geral, como esp*ço p*ssibilit*dor </line>
<line> de *eflexã* e pesquisa *ntropoló*ica. </line>
<line> Se os m*ros da cidade *xpressavam a indignação co* o descas* do *oder público, *or </line>
<line> um lado, de ou*ro, apresentavam uma face quase que oculta, por co*ta de tão reprimida pelo </line>
</par>
<par>
<line> ra*ismo religioso, mas tão pr*sente na </line>
<line> cidade. São as exp*riências e com*n*dades afro- </line>
</par>
<par>
<line> b*a**leiras. E aqui, cito um p*xo em esp*cial, com o dizer: "E*u *as e**olas", esp*lha*o por </line>
<line> alg*mas ruas e muros da c*dade. Esse, que *st* pre**nte *m *o*o***fia no artigo, **gistr*i *o </line>
<line> bairro da Mat*nha, que *ambé* é o bairro d* U*SP*. </line>
<line> *i*ura 3 - Exu N*s Escolas. </line>
</par>
<par>
<line> *o*t*: foto *e Her*es *e Sous* Veras, T*resi**, 202*. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, *. 2*, n. 3, **t. 4, p. 76-92, mar. *02* www*.*sa**t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. S. Veras, W. F. Sil*a, *. S. S*rra </line>
<line> 9* </line>
</par>
<par>
<line> Es*e di*o me fez refleti* sobr* a docê*c*a * a r*lação entre *ducação, antropologia e as </line>
<line> re*igi*es afro-brasil*iras. * pixo evidencia um desejo de uma e*ucaçã* transfo*ma*ora e que </line>
</par>
<par>
<line> reconheça a im*or*ância das histórias * culturas afr*canas </line>
<line> e </line>
<line> afro-brasileir*s na nos*a </line>
</par>
<par>
<line> *ociedade. Ao mesmo te*po, reforça a a*l*caçã* quase sempre v*cilant* *as le*s q*e </line>
<line> estabel*ce* a obr*g*tor*ed*de do ensino des*a* hi**órias e c**tur** nas escolas (Go*es, </line>
<line> 2021). C*mo * *eu cont*to foi *nquan*o professor substituto, o fim do vínculo não me </line>
<line> permitiu apro*un*ar n* **mplex*dade desse pixo, nem *o**egui (*i*d*) incent*var *enhum </line>
<line> di*cente para mobilizar alg*m* p*sq*isa a respe*to, embora eu tenha ori**tad* e *oori*ntad* </line>
</par>
<par>
<line> alguma* pesqu*sas que, de alguma forma, toc*m * temáti*a (hip-*op, </line>
<line> graffit* e </line>
<line> co*mol*gia* </line>
</par>
<par>
<line> afro-brasile*ra*). </line>
</par>
<par>
<line> Tod* esse univ*rso soc*al * contextual nã* aparece, necess*riamente, na e**nta </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> discip*ina. Mas foram esses elementos que possibilitaram a **vência e o </line>
<line> ensino de </line>
</par>
<par>
<line> antropo*ogia *ra*ileira na *niversidade Es*adual do Pia*í e nos coloca*am nessa situação de </line>
<line> chegar a*é aqui. Co*o tod* docência, é a continuaç*o das história*, *través do *rol**gamento </line>
<line> da **da que faz com que re*istamos, mes*o que *ssa s*ja um* vida "cansada* a*é *s os*os" </line>
</par>
<par>
<line> (B*LL HOOKS, 2021, p. </line>
<line> *01). A co*strução de *m ambiente </line>
<line> co* histór*as prolongadas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> entre**çadas nos auxilia na insta**çã* de um </line>
<line> se*so *e comu*idade </line>
<line> e de entusiasmo </line>
</par>
<par>
<line> *ompartilhado que nos mo*e. </line>
</par>
<par>
<line> RE*ERÊN*IAS </line>
<line> BAL*ESTRIN, L. América Latina e * gi*o *e*olonial. Revista Brasileira de Ciên*ia </line>
<line> Po*í*ica, n. 11, p. *9-117, *aio 2013. </line>
</par>
<par>
<line> BRUM, C. K. Apre*dizado*: uma reflexão sobre os *u*ar** da antro*ologia </line>
<line> da </line>
<line> edu*ação </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> formação ** cientistas socia**: I*ha Revista de Antropologia, Florianóp*lis, v. 24, n. 1, </line>
<line> p. </line>
</par>
<par>
<line> *5-116, </line>
<line> 2022. </line>
<line> DOI: </line>
<line> 1*.5007/2175-8034.2*22.*80341. </line>
<line> Disp*nível </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> *ttps://p*riodico*.u**c.br/*ndex.php/ilha/arti*le/v*ew/80341. Acesso **: 23 dez. 2024. </line>
<line> DAMÁSIO, A. C; PISA*I, M. S. ***agogi*s *ntropológicas tra*sgres*oras: (r*)fazendo </line>
</par>
<par>
<line> antropologia a </line>
<line> partir da </line>
<line> costura de cadernos de campo. Ilha Rev**ta de Antropologi*, </line>
</par>
<par>
<line> F*orianópol*s, </line>
<line> v. 26, n. 1, 2024. DOI: *0.5*07/2*75-*034.2024.e93*46. Dispon*vel </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> htt*s://periodic*s.ufs*.br/index.php/ilh*/article/view/93946. Acesso em: 23 dez. 2024. </line>
</par>
<par>
<line> GOM*S, N. *. O co*bate ao </line>
<line> racismo e a </line>
<line> *esc**oni*ação das práti*as ed*cativas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> acadê*icas. R*vista de Filosofia Auro**, [S. l.], </line>
<line> v. </line>
<line> 3*, n. 59, 20*1. DOI: 10.72*3/198*- </line>
</par>
<par>
<line> 5934.33.*59.DS06. Disponível </line>
<line> em: ht**s://peri*dicos.pucpr.br/auror*/articl*/view/*7991. </line>
</par>
<par>
<line> Ac*sso em: 23 dez. 2024. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 22, n. 3, art. 4, p. 76-92, mar. 202* </line>
<line> www*.fsan*t.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> So*re Ensinar Antropolo*ia Brasileira: Um **lat* **sde a Licenciatura em Ciências Socia*s </line>
<line> 91 </line>
</par>
<par>
<line> HOOKS, B. Ens*nando a tra*sgre*ir: educação como pr*tica da l*berdade. Sã* P*ulo: * </line>
<line> MEDI*fashion: Folha de S*o P*ulo, 20*1. </line>
<line> INGOLD, T. Antropolog*a e/como *ducaç*o. P*trópo*is, RJ: Vozes, 2020. </line>
<line> *N*OLD, T. A*tropolo*ia: par* que serve?. Petr*polis, RJ: **zes, *019. </line>
</par>
<par>
<line> KOURY, M. G. </line>
<line> O Vínculo *itual: Um estudo s*bre socia**lida*e entre **ven* no u*bano </line>
</par>
<par>
<line> brasi**iro con*emporân**. João P*ssoa: E**tora Univ*rsitária UFP*, 2006. </line>
<line> LAND*S, R. A C**ade das Mulh*r*s. *io de *ane*ro: Editora da UFRJ, 2*02. </line>
</par>
<par>
<line> MIGNOLO, W. Colon*alidade: o lado m*is escuro </line>
<line> da modernidade. Revista Brasileir* d* </line>
</par>
<par>
<line> Ciências Sociais, v. 32, n. *4, *. e329402, 2017. </line>
</par>
<par>
<line> MILLS, C. W. Sobre o artesan*to in*e**ctu*l * o*tr*s e*sa*os. Rio de Janeiro: Jorg* Z*ha* </line>
<line> Ed, 20*9. </line>
<line> PUCCI, F. M. S.; VERAS, H. S; SILVA, J. S. Ensinar ci*nc*as sociais temporariamente na </line>
<line> Uni*ersidad* *stadual do Pi**í: um relato *e*de a soc*ologia, a an*rop*logia e a ciê*cia </line>
</par>
<par>
<line> polí*ica. </line>
<line> H**ana </line>
<line> Res, </line>
<line> v. </line>
<line> 6, </line>
<line> n. </line>
<line> *0, </line>
<line> 2024. </line>
<line> *isponív*l </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> h*tp*://revi*tahu*anares.ues*i.br/inde*.*hp/Hum*naRes/artic*e/view/*1*. Acesso em: 23 dez. </line>
<line> 2024. </line>
<line> *AN*OS, A. B. A t*rra dá, * terra quer. Sã* P*ulo: Ubu, 2023. </line>
<line> SOUZ*, *. M; D*Q*E, L. C. C. Da *ol*a *m branco * defesa: os desafios da *laboração do </line>
<line> TC* *a *rad**ç*o. Pr*ticas *ducati**s, Memórias e Oralidades - *ev. Pemo, [S. l.], v. 6, </line>
</par>
<par>
<line> p. </line>
<line> *12*56, </line>
<line> 2024. </line>
<line> DOI: </line>
<line> 10.47149/pemo.v6.*12356. </line>
<line> Dis*on*vel </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> https://*ev*sta*.uece.br/*ndex.p*p/revpemo/article/vie*/123*6. Ac*sso em: 2* dez. 2*24. </line>
<line> STRATHE*N, M. O e**ito et*ográfi*o e out*os en*a*os. São Pau*o: C*sac Nai*y, 2014. </line>
<line> U*IVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI). *r*je** P*dagóg*co do Cu*so de </line>
<line> Lice*ciatura Plena em Ciências Sociais. Tere*ina: UESPI, 20*7. </line>
<line> *E*HO. G. *topia Urb*na: um est**o de antropologia social. Zahar, *989. </line>
<line> VERAS, *. S. A *rônica co*o recurso para o en*in* e * es*rita em antr*po**g*a. In: Reunião </line>
<line> Bra*ileira de *ntropolo*ia, 34, 2024, Belo Hori*o*te. Anais **ª Re*nião Br*silei*a d* </line>
</par>
<par>
<line> A**ropo*ogia. Brasília: ABA Public**ões, *024. p. 1-10. Disponível </line>
<line> *m: </line>
</par>
<par>
<line> *tt*s://www.aban*.org.br/file*/3*rba_570_51844561_671223.p*f. Acess* em: 23 dez. 2024. </line>
<line> Como Referenciar est* Artig*, conforme ABNT: </line>
<line> VERAS, H. S; S*L*A, W. F; *ERRA, S. S. Sobre En*inar Antropologi* Brasilei*a: Um Rel**o Desde </line>
<line> a Lic*ncia*ur* em Ciências Soc*ais. Rev. FSA, Teresin*, v. *2, n. 3, ar*. 4, p. 76-92, mar. 2025. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 2*, n. 3, art. 4, p. 76-92, mar. *0*5 </line>
<line> *ww4.fsan**.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. S. Veras, W. F. Silva, S. S. S*rra </line>
<line> 92 </line>
</par>
<par>
<line> Contri*uiç*o dos Au*ores </line>
<line> H. S. V*ras </line>
<line> W. F. Sil*a </line>
<line> S. S. *err* </line>
</par>
<par>
<line> 1) *oncepç*o e *lanejame*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análi*e e i*terpretaçã* do* dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 3) *la*oração do r*scunho ou n* r*visão crítica do conteúd*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) p*rti*ipaç*o na aprovação da versã* *i*al do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FS*, Te*esina, v. 22, n. 3, art. 4, p. 76-*2, ma*. 2025 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
</document>

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)