O Pensamento Computacional Desplugado: Metodologia Pedagógica para o Ensino de Matemática por Meio de Jogos Educativos na Amazônia/Computational Thinking Unplugged: Pedagogical Methodology for Teaching Mathematics Through Educational Games in the Amazon

Lidiane Caroline Sales Macedo, Fabio José Costa Alves

Resumo


O artigo investiga o ensino de Matemática na região amazônica, com foco nos jogos educativos baseados em conceitos do Pensamento Computacional (PC) de forma desplugada, aplicados à pré-escola. Seu objetivo é identificar, por meio da análise de trabalhos, como atividades lúdicas matemáticas podem tornar o ensino de Geometria mais acessível e inclusivo em contextos de infraestrutura limitada com desafios socioambientais e históricos. A metodologia inclui uma revisão bibliográfica baseada em buscas no portal da Capes e Google Acadêmico, utilizando os descritores, como “Pensamento Computacional Desplugado” e “Educação na Amazônia”. Seguindo as diretrizes de Petersen et al. (2007) cujo intuito foi responder o seguinte questionamento: “Quais vantagens os jogos educativos vinculados ao Pensamento Computacional Desplugado podem oferecer para o ensino de matemática em contextos amazônicos com recursos limitados?” Portanto, a partir dos resultados, são perceptíveis práticas pedagógicas que demonstram o desenvolvimento de competências fundamentais para os dias atuais, tais como autonomia, colaboração e criatividade, além de demonstrarem como o Pensamento Computacional Desplugado contribui para o ensino de matemática em contextos amazônicos. Essas ideias ajudam a criar uma educação mais inclusiva e significativa. A integração do Pensamento Computacional Desplugado ao Ensino de Matemática pode torná-la una disciplina criativa, conforme as demandas educacionais contemporâneas e as necessidades das comunidades amazônicas.

 

 

Palavras-chave: Pensamento Computacional Desplugado. Ensino de matemática. Jogos Educativos. Educação na Amazônia.

 

 

ABSTRACT

 

This article investigates the teaching of Mathematics in the Amazon region, focusing on educational games based on concepts of Computational Thinking (CT) in an unplugged way, applied to preschool. Its objective is to identify, through the analysis of works, how playful mathematical activities can make the teaching of Geometry more accessible and inclusive in contexts of limited infrastructure, with socio-environmental and historical challenges. The methodology includes a bibliographic review based on searches on the Capes portal and Google Scholar, using the descriptors such as “Unplugged Computational Thinking” and “Education in the Amazon”. Following the guidelines of Petersen et al. (2007), whose aim was to answer the following question: “What advantages can educational games linked to Unplugged Computational Thinking offer for the teaching of Mathematics in Amazonian contexts with limited resources?” Therefore, the results reveal pedagogical practices that demonstrate the development of fundamental skills for today, such as autonomy, collaboration and creativity, in addition to demonstrating how Unplugged Computational Thinking contributes to the teaching of mathematics in Amazonian contexts. These ideas help to create a more inclusive and meaningful education. The integration of Unplugged Computational Thinking into Mathematics Teaching can make a creative discipline, according to current educational demands and the needs of Amazonian communities.

 

Keywords: Unplugged Computational Thinking. Mathematics Teaching. Educational Games. Education in the Amazon.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2025.22.3.7

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