<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *2, n. 3, art. 7, p. 137-151, m*r. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.22.3.7
</line>
</par><par>
<line>
O P*nsamento Computacional Desplu*a*o: Metodol*gi* Pedag**ica para o Ensi** de
</line>
<line>
Matemáti*a por Meio de *ogos *d*cativos n* Amazônia
</line>
<line>
Com**tati*nal Think*ng U*plugg*d: *edagog*cal Methodology for *ea*hing Mathemati**
</line>
<line>
*hrough Ed*cational Games *n the Amaz*n
</line>
</par><par>
<line>
Lidiane Ca*oline Sales Mace*o
</line>
<line>
M*strado em educa*ão pela Un*ve*sidade d* *stado d* Pa*á (UEPA)
</line>
<line>
E-mail: *a**dolidia*e64@gmail.com
</line>
<line>
Fab*o *osé Costa *lves
</line>
<line>
Doutor *m Geofísica pela U*ive*sidade Feder*l do *ar*-UFPA
</line>
<line>
*rofessor *dj*n*o IV da Uni*ers*dade do Estado *o Pará-UEPA
</line>
<line>
E-mail: fjca@uepa.br
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Lidiane C*r*l*n* Sa*es Ma*edo
</line>
<line>
**itor-Chefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Ton*y
</line>
<line>
*erle*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Alencar
</line>
</par><par>
<line>
*FPA,
</line>
<line>
R.
</line>
<line>
Aug**t*
</line>
<line>
Corrêa,
</line>
<line>
01
</line>
<line>-</line>
<line>
Guamá,
</line>
<line>
Belém
</line>
<line>-</line>
<line>
PA,
</line>
<line>
*odrig*e*
</line>
</par><par>
<line>
66075-110, **a*il,
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: F*bio José Co**a Alves
</line>
<line>
A*tigo re*ebido em 2*/12/20*4. Última
</line>
<line>
v*rsão
</line>
</par><par>
<line>
UFP*,
</line>
<line>
R.
</line>
<line>
Augu*to
</line>
<line>
Corrêa,
</line>
<line>
**
</line>
<line>-</line>
<line>
Guamá,
</line>
<line>
Bel*m
</line>
<line>-</line>
<line>
PA,
</line>
<line>
recebida e* 14/0*/2*25. Aprovado em 15/01/2*2*.
</line>
</par><par>
</page><line>
66075-1*0, Brasi*,
</line>
<line>
*valia*o pelo sistema Triple *eview: **sk Review a)
</line>
<line>
pelo Editor-Ch*fe; e b) Dou*le Blind Review
</line>
<line>
(avaliaçã* cega p*r *ois avali*dores da á*ea).
</line>
<line>
R*v*são: *ramatical, No*mativa e de Formataçã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. C. S. Maced*, F. J. C. *l*es
</line>
<line>
138
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
artigo
</line>
<line>
inves*iga
</line>
<line>
o ensin* de **temáti*a na re*ião am*z*nica, *om foco nos jogos
</line>
</par><par>
<line>
e*uca*ivos baseados e* conceitos do Pen*a**nt* Computac*onal (PC) de fo*ma d*splugada,
</line>
<line>
ap*icados à pr*-escola. Seu objetivo é identi*ic*r, p*r meio da análise de trabalho*, como
</line>
</par><par>
<line>
a*ivi*ades lúdicas matemáticas *odem torna* o en*ino de Geo*etria mais acessível
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
inclus*vo em cont**tos de infraestrutura limita*a **m d*safios s**ioa*bi*n**is e
</line>
<line>
histó*icos.
</line>
</par><par>
<line>
A *etodolo*ia inclui um* r*visão b*bliográfica baseada em b*s*a* no portal da *apes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Google Ac*d**i*o, **ilizando os d*scritores,
</line>
<line>
como "Pe*sa*ento
</line>
<line>
*omputac*onal
</line>
</par><par>
<line>
Desp*ugado" e "*ducação na Amazônia". Seguindo as diret**zes de Petersen *t al. (2007) cujo
</line>
</par><par>
<line>
intuito foi *e*ponder o *eguinte
</line>
<line>
q*e*t*onamento: "Quais vantagens os j*gos educ*t*vos
</line>
</par><par>
<line>
vinculados ao Pe*sament* C*mputacional Desplugado *ode* oferecer p*ra * ensino de
</line>
</par><par>
<line>
m*temática
</line>
<line>
e* contex*o* am**ôni*o* c** recurs*s li*i**dos?"
</line>
<line>
*ort*n*o, a
</line>
<line>
pa*tir d*s
</line>
</par><par>
<line>
resultad*s, **o perce*tívei*
</line>
<line>
prátic** p*dagógicas *ue demonstram o desenvol*imento de
</line>
</par><par>
<line>
competências fundament*is para
</line>
<line>
os dias atuais, tais
</line>
<line>
c*mo autonomia, colaboração
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
criat*vidad*, além
</line>
<line>
de demonstrarem *omo o Pens*men*o Comp*t*cion*l Desplugado
</line>
</par><par>
<line>
contribu* *ara * ensino de m*temática em c*ntextos amazônicos. Essas ideias ajud** a criar
</line>
</par><par>
<line>
uma educaç*o mais inclusiva e si*nific*tiva. A integração
</line>
<line>
*o Pensamento
</line>
<line>
Computacional
</line>
</par><par>
<line>
D*spluga*o ao *nsino de Matemática po*e torná-*a
</line>
<line>
una disci*lina criat*va, co*form* as
</line>
</par><par>
<line>
dem*ndas educacionais con*emporâneas e as nec*ss*dades das com*nidades amazônicas.
</line>
<line>
*alavras-cha*e: Pensamento C*mputacional D*splugado. Ensino de **temática. Jog*s
</line>
<line>
Educativos. *ducação na Amazônia.
</line>
<line>
A*S*RACT
</line>
</par><par>
<line>
T*i* article investigate* the teach*ng of Mathematics *n
</line>
<line>
th* A**zon region, focu*ing on
</line>
</par><par>
<line>
*ducation*l games *ased on concepts of Com*ut*t*ona* Thinking (*T) in an unplugged *ay,
</line>
</par><par>
<line>
*ppli*d preschool. *ts *bjec*ive is to *de*tify, through th* *nalysis ** works, how play*u* to
</line>
<line>
mathema*ica* ac**vities can make t*e *eaching of Geometry more *ccessible a*d inclusive i*
</line>
</par><par>
<line>
context*
</line>
<line>
of limited *nf*ast*uctur*, with socio-en*ironm*ntal and historica* chal*en*es. T*e
</line>
</par><par>
<line>
methodolo*y inclu*es a b*b*iographic r*v*ew *a*ed on *earches o* the Capes *ortal
</line>
<line>
a*d
</line>
</par><par>
<line>
Google S*holar, using the descri*tors such a*
</line>
<line>
"Unplugg*d Computational Think**g" and
</line>
</par><par>
<line>
"Educat*on in the *mazon". Following the
</line>
<line>
guidelines of P*tersen et a*. (2007), w**se *im
</line>
</par><par>
<line>
was to answe* the fol***ing qu*stion: "Wh*t advantages can e*ucat*o*al game* l*nk*d to
</line>
</par><par>
<line>
*nplu*g*d Computational Thinking offer *or the
</line>
<line>
teachin* *f Mathematics in *mazonian
</line>
</par><par>
<line>
co*tex*s with **m*ted resour*es?" Theref*re, the results r*ve*l pedagogical
</line>
<line>
practices t*at
</line>
</par><par>
<line>
d*monstr*te the devel*pment of fu**amenta* skills f*r toda*, such as autonomy, collaboratio*
</line>
<line>
and cr**tivity, in ad*ition *o ***o*s*rati*g *ow Unp*ugged Compu*ati*na* *hinking
</line>
<line>
co*tributes to the teaching of mat*em*ti*s in Amazonian contexts. Thes* ideas help t* create
</line>
</par><par>
<line>
a more
</line>
<line>
inclusi*e
</line>
<line>
*nd *ean*ngful educ*ti*n. Th* i**egration of Un*l*gged Computational
</line>
</par><par>
<line>
*hinking into Mathem*ti*s *eachin* can *ake a crea**ve *i*cipline, ac*o*ding to current
</line>
<line>
ed*cat***** demand* and the needs of Amazon*an communities.
</line>
<line>
Keywords: Unplugged Co**utational **i*king. Ma*hematic* Te*chi*g. **ucati*n*l Games.
</line>
<line>
**ucation in *he Amazon.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 22, n. 3, a**. 7, p. *3*-151, *ar. 2025
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *ensamento C**putacional *esplugado: M*todologia *eda*óg*c* pa*a o Ensino de Mat**á*ica por Meio
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
<line>
1 **TRODUÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
Est* est*do tem c*mo ob**t*vo investi**r, por m**o de uma revisão e aná*ise de a*ti*os
</line>
</par><par>
<line>
cientí*icos, aspectos
</line>
<line>
d* atual ensi*o de Matemát*c* na *egi*o amazôn*ca co*o práticas
</line>
</par><par>
<line>
re**c**nadas e*
</line>
<line>
estudos específi*os, com *oco *o uso de jog*s educ*t*vo*
</line>
<line>
*a pré-*scola
</line>
</par><par>
<line>
fundamentados *m co*ceitos do Pens*m*nto *ompu**cional (PC), e*pecia**ente **
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
abor*a*em *e*plugada.
</line>
</par><par>
<line>
A abordagem *escrita refere-s* *o *nsin* de *onc*it*s computaci*na*s e *e lógi*a se*
</line>
</par><par>
<line>
* *so de dis*ositivos t*cno*ógicos, utilizando recursos concretos e ativi*ades
</line>
<line>
*ráticas
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
fomentam o racio*ínio lógico e a criati*idade. Essa metodolog*a de form* desplugada ganha
</line>
</par><par>
<line>
*el**ância
</line>
<line>
n* c*ntext* amazôn*co, onde d*sa*i*s *elac*onados à *nfr*e*trut*ra,
</line>
<line>
ao acesso
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
tec*ologia e à nece*sida** de pr**i*as c**turais *o*textua*izadas são parti*ul*rme*te
</line>
<line>
*mpor*an*es, como os jogos educacionais (BR*CKM**N, *017).
</line>
<line>
Os jogos a se*e* desenvol**dos são baseados *m vivências * realidades cul**rais da*
</line>
</par><par>
<line>
co*u*idad*s locai*, re*l*tindo a* diversidades e os *mbient** interc**tura*s
</line>
<line>
presente* n*
</line>
</par><par>
<line>
Amazôni*. Esses
</line>
<line>
jogo* serão con*tr*ídos com b*se
</line>
<line>
nos pr*ncíp*o*
</line>
<line>
d* Pensame*to
</line>
</par><par>
<line>
Computa*iona*, utilizando materiais acessí*eis e susten*áv*is, c*mo s*mentes,
</line>
<line>
pa*ha, bar*o,
</line>
</par><par>
<line>
fol*as, pedras e outros recursos natura*s *isponíveis n*s comunidades. A
</line>
<line>
p*opost* *riar *
</line>
</par><par>
<line>
jogos que integ*em e*ement** culturais e ambie*tai* da regi**, valorizand* o contexto *ocal
</line>
</par><par>
<line>
enquanto
</line>
<line>
*r*movem
</line>
<line>
o
</line>
<line>
dese*vol*i**nto
</line>
<line>
de
</line>
<line>
ha*ilidades
</line>
<line>
ligadas
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
Pensamen*o
</line>
</par><par>
<line>
Com*ut*cio*al, como a abst*açã*, * rec*nhecimento de p*drões e * reso*ução d* p**blemas
</line>
<line>
(LOPES; NASCIMENTO, 2022).
</line>
<line>
Essa abordag*m pedagóg*ca, ao mes*o tem*o que visa *e*pei*ar o meio a*biente,
</line>
</par><par>
<line>
*nt*gra a* *rát*cas cultura*s da r*gi** no ens*n* de matemá*ic*, buscando fomentar, desde
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pré-escola,
</line>
<line>
uma apre**i*agem sign*f*cati*a, que,
</line>
<line>
na perspectiv* de Ausubel (20*0), agu*a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
cur**s*dade intelectu**
</line>
<line>
be*
</line>
<line>
como a per**e*ti*a *e se adqu*rir *o*os c*nhec*mentos
</line>
<line>
q* e
</line>
</par><par>
<line>
faze* sentido e, portanto, mo*ivam a aprendi*agem.
</line>
<line>
O Pe*samento Comp*tacional, *onforme *estaca** por Wing (2006), é u* con*unto
</line>
<line>
de hab*lidades que perm*te resolver *roble**s de maneira lógica e criativa, oferecendo uma
</line>
<line>
nova ling**gem p*ra d*scr*ver hipóteses e teorias.
</line>
<line>
Nest* estud*, os jogos educativos não são apenas f*rra*en*as p*ont*s para ap*icação,
</line>
<line>
mas sim co**truí*** a parti* dos princípi** do *ensamento C*mputaciona*. Essa abordagem
</line>
</par><par>
<line>
*onsidera o dese*volviment*
</line>
<line>
de jo*os como um proc*sso ativo *e en*ino-aprendi*agem, no
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. *2, n. 3, art. 7, *. 137-*51, mar. 2025
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/*ev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. S. Mace*o, F. *. C. Alves
</line>
<line>
140
</line>
</par><par>
<line>
qu*l ha*ilidades como abst**ção, reconhecimento *e p*drões e criação de algor*tmos s*o
</line>
<line>
exerci*ad*s na própria el*bo*ação dos jogos.
</line>
<line>
Assim, os jogos não *penas *sti*u*am a a**endiz*g*m a*iva, mas tamb** integram o
</line>
</par><par>
<line>
Pensament* Co*putacional como uma s*q*ência lógica que guia **s*e *oncepção *
</line>
<line>
*té
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ap*icação pedagó*ic*, promove*do o engaja*ento *as crianças em atividades que conectam a
</line>
</par><par>
<line>
criação dos jo*os *s sua* vivên*i*s e resol*çã* de problemas cont*xtuali**dos (BUNDY, à
</line>
<line>
2007).
</line>
<line>
A *u*tific*tiva para est* trabalho r*side n* necessi*ade de alternativ*s pe*a*óg*cas
</line>
</par><par>
<line>
inovado*a* e inclus*vas, principalmente e* contextos
</line>
<line>
escolares
</line>
<line>
da
</line>
<line>
*ma*ôni*, on*e muitas
</line>
</par><par>
<line>
ve*es faltam *ecur*os, como materiais e in*rae*trutura adequados. *ar* superar e*se* desafios,
</line>
<line>
o Pensamento Com*utaci*nal Desplugado, fundamentado nos p*incípios do co*s*ru*ionismo
</line>
<line>
de Seymo*r P*pert, apre*en*a-se como uma ab*rdag** r**evante (EVARISTO, 2022).
</line>
<line>
Metod*logicamente, es*e artigo é baseado no conceito d* Pe*samento *omputacional
</line>
</par><par>
<line>
desplugado por me*o do ass*nto *ue são a*
</line>
<line>
*orm*s geomét*i*as, apli*ad* com *ateriais
</line>
</par><par>
<line>
c*ncreto*, c*mo *ogo* e atividades col*borativas, para *romover a aprendizagem se*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*epe*dência *e te*nolo*ias digi*ais. Além *e *esenvolver competências matem*ti*a*,
</line>
</par><par>
<line>
pos*ibilita a integ*ação
</line>
<line>
de práti*as *e*ag*gic*s ho**lo*adas às co*pet*ncias da Base
</line>
</par><par>
<line>
Nacio*al Comum Curricular (BNC*) (*EIXEIRA e* al., 2022).
</line>
</par><par>
<line>
Por mei*
</line>
<line>
da a***ise dos e*tu*os levantados nest* pesqui*a, com base e* aut*res,
</line>
</par><par>
<line>
*om* Evaris*o et a*., (2022); Knijnik, (2017) * Teixeira, (2022), foi po*sível a*pliar * olhar
</line>
<line>
sobre como form*s lúdicas e metodologias de r*solução d* problemas podem t*rnar o ensino
</line>
</par><par>
<line>
*e
</line>
<line>
Ma*emá*ica *ais acessí**l, especialmen*e em
</line>
<line>
contextos que
</line>
<line>
exige* estratégi**
</line>
</par><par>
<line>
ped*gógicas *daptadas
</line>
<line>
à* re*lidade* locais *
</line>
<line>
culturais.
</line>
<line>
Dessa for*a, busca-se super*r as
</line>
</par><par>
<line>
di*i**ld*des *istó**cas associadas à *isc**lina, com um ponto de partida fundamen*al: a base
</line>
<line>
estabelec*da na pré-esc*la (KNIJNIK, *017).
</line>
</par><par>
<line>
Além diss*, o *rabalho t*m
</line>
<line>
em v**ta con*r*buir p*ra a formação de profess*r*s **
</line>
</par><par>
<line>
**gião *mazônica, incentiv*ndo prá*ic*s pedagógicas cola*orat*v*s que
</line>
<line>
respondam às
</line>
</par><par>
<line>
necess*da*es educa*io**is l*cais. Sobre esse aspecto, *odem*s *mpliar o entendiment* à luz
</line>
</par><par>
<line>
d*s obr*s de Freire (1*9*), ao **nsid*rar * realidade a
</line>
<line>
partir de uma situação pre*ente
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
concreta. Nes*e sent*do, entende-se q** é n*cessário reco*hecer
</line>
<line>
os sabere* cotidianos
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
estudantes.
</line>
</par><par>
</page><line>
* ques**o que orienta este estudo é: "Qu*i* van*agens *s jogos educativos vinc*lados
</line>
<line>
ao P*nsamento Computac**nal Desplu*ado podem oferecer para o ensino de ma*emática em
</line>
<line>
contextos amaz*nicos com recursos limi*ados?"
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. *2, n. 3, ar*. 7, p. 137-151, mar. *0*5 ***4.fs*net.*om.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Pensamento Computacional Desplugado: Meto*ol*gia Pedagógica para o E*si*o de Matemática por Meio
</line>
<line>
141
</line>
</par><par>
<line>
E **ra resp****r * indag*ç*o, fo* feita uma aná**se por mei* de arti*os que d*sc*tem
</line>
<line>
práticas p*dagógicas em contextos *mazôn*co*, destacando abor*agens qu* u*iliza* recursos
</line>
<line>
acess*veis e valorizam o contexto cultural *ocal (*ORMI*OSA; GI*NGO, *024; RAIOL et
</line>
<line>
*l., 2019). Ne*se* estudos, pode-se veri*icar suas práticas pedag*gic** que não depe*dia* de
</line>
</par><par>
<line>
ma*er*a*s *e di*í*il
</line>
<line>
acesso. Ess* abordagem pe**ite qu* fut**os professo*es e profe*soras
</line>
</par><par>
<line>
possam de*envolv*r habi*idades analíticas e prátic*s, **ansforma*do Mat*mática e* a
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
c*m*o de experimentação criativ* e c***borativa.
</line>
</par><par>
<line>
Dessa form*, o artigo se alinha às *e*andas ed*cacion*is
</line>
<line>
atu*i* * ao* desafio*
</line>
</par><par>
<line>
interc*lturais, ofer*cend* **luções *edagógicas que int*gram o Pe*samento Comput*ciona* e
</line>
</par><par>
<line>
** jogos educativo* para t*r*ar o ensino de Ma*emátic* mais incl*sivo, sustentável
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
significativo para as comu*idades amazônicas. A inclus*o
</line>
<line>
ocorre ao valo*izar pr*ticas
</line>
</par><par>
<line>
p*dag*gicas
</line>
<line>
que
</line>
<line>
util*zam m*t*riais ac*ssíveis e vinculam o e*s*no real*dade *oc*ocultural à
</line>
</par><par>
<line>
dos o*
</line>
<line>
das estudantes, pro*ovend* um apren*iz*do
</line>
<line>
contextualizado e
</line>
<line>
e*uitativ* (MOUR*,
</line>
</par><par>
<line>
2*22).
</line>
</par><par>
<line>
Desse *odo, es*e ar*igo está estruturado e* c*nc* etapas: fo*mula*ão da q*estão de
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa, identi*ic*ção e seleçã* d* estu*os rele*an*es,
</line>
<line>
a*licação de critéri*s de inclusão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
exc*usão, e análise *ualitativa dos m*teriais selec*o*ados.
</line>
</par><par>
<line>
Ao incorpo*ar o Pensame*to C*mputacion*l, os j**os educativos incentiva*
</line>
</par><par>
<line>
habilidad*s, como * *esol*ção de problem*s e
</line>
<line>
o pensament* crítico, enquanto criam
</line>
</par><par>
<line>
oportuni*ades para o dese*volvimento colaborativo criativo, mesmo em a**ien**s com e
</line>
<line>
recursos limita*os (**ACKM*NN, 2017).
</line>
<line>
Assim, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa so*re * p*nsa*ento
</line>
</par><par>
<line>
computac*o*al desplu*ado *omo metodologia de ensino de Mate*ática na Amazônia
</line>
<line>
po r
</line>
</par><par>
<line>
meio de j*gos. A s*g*i*, são destac*do* esses aspectos, evi*enciando su** contrib*i*ões
</line>
<line>
especí*icas **ra o ensino e a aprend*z*gem da Matemática.
</line>
<line>
2 REFER*NCI*L TEORICO
</line>
<line>
2.1 O Pensamento C*mput*cional *lugado * o Desplugado
</line>
<line>
O termo "Pensamento Computacional" (PC) foi popularizado p*r Jeannette Wing, em
</line>
<line>
*006, por *ei* de sua *u**ic*ção *as Comunicações da ACM. Embora Win* não t*nha
</line>
</par><par>
<line>
criado * ter*o, s*a *ontribuição foi essencial p*ra d*s*re*er o
</line>
<line>
p**el
</line>
<line>
*a Ciência da
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, **resina *I, v. 22, n. 3, a*t. 7, *. 137-15*, mar. 2025
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. C. S. Maced*, F. J. C. *lves
</line>
<line>
142
</line>
</par><par>
<line>
Co*putação (CC) como um campo q*e p*de *ferecer ferramentas p*ra resolv*r
</line>
<line>
problema*
</line>
</par><par>
<line>
em diversas áreas do conhecime*to (WI*G, 2006).
</line>
</par><par>
<line>
* Pen*amento Compu**cional
</line>
<line>
v*i al*m da execução d* programas em di*positivos
</line>
</par><par>
<line>
el*trônic*s, evitan** uma visão *ecanizada que limit* a cri*ti*i*ade h*ma*a. Em vez disso,
</line>
<line>
esse *étodo n* *duca*ão é com**eendido como um *on*unt* de *abil*dad*s e e*tratégia* que
</line>
<line>
*ermitem anali*ar e *olucionar pro*le*as de maneira ló*ica, efici*nte e estrutu*a*a (BUNDY,
</line>
<line>
2007). Es*as habilidades inc*uem:
</line>
<line>
Qu*dro 1- Os Pilares *o Pensamento Comput**ional
</line>
</par><par>
<line>
1.
</line>
<line>
*bstr**ão e soluçã* para *ida* com pr*blemas com*lex*s;
</line>
</par><par>
<line>
2.
</line>
<line>
R*conhecimento de pad*õ*s pa*a id**tifi*ar *olu*ões genera*izá*eis;
</line>
</par><par>
<line>
3.
</line>
<line>
O**aniza*ão lógica e a*álise *e dad*s **ra tomada de deci***s;
</line>
</par><par>
<line>
4.
</line>
<line>
Au*omatizaç** de soluçõe* por meio de algorit*os.
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: E*a*orado p*l** autores a *artir de e*tudos de Bu*dy (2007).
</line>
<line>
Esses conceitos, embo*a ampl*mente apl**ados n* Co*putação, também têm *oten*ial
</line>
</par><par>
<line>
p*ra enriquece* ou*ros campos do conh*cimento, incluind* *ducação básica a
</line>
<line>
(BU*DY,
</line>
</par><par>
<line>
2007). O *ensam*nto
</line>
<line>
Compu*acional
</line>
<line>
pode se* estimulado med**nte a utilizaç*o
</line>
<line>
de m*i**s
</line>
</par><par>
<line>
es*r*t**ias, *omo * **brida (ZANETTI; OL*VEIRA, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
Para utilizá-**, há basicamente *uas maneiras. * primeira, *ais
</line>
<line>
dif*ndida e popu*ar,
</line>
</par><par>
<line>
sem dúvida é a plugada. A *omputação pl**ada consiste no ensino *a Ciência da
</line>
<line>
Computação, d* Pen**mento C*mputacional e Progr*mação utilizando recur*os digitais, com
</line>
</par><par>
<line>
*u se* acesso * internet. Esse e*s**o foi impuls*onado
</line>
<line>
pelo professor *eymour Papert,
</line>
</par><par>
<line>
quando criou a linguagem (PAPERT, 19*4).
</line>
</par><par>
<line>
*odavia, a Comput*ção Despluga**, d* ou*ra ma**ira, refere-se ao ensin* do*
</line>
</par><par>
<line>
fundamentos da Ciência Co*puta*ional, do Pen*amento *o*putacional e
</line>
<line>
da programação
</line>
</par><par>
<line>
s*m a *tilização
</line>
<line>
de *ec*r*os digita*s ou internet (**LL et a*., *0*1). Nessa
</line>
<line>
abord*gem
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ensino, os conceito* e *abi*idade* *elacionadas à Computação são a*res*ntado* e tra*alhad**
</line>
</par><par>
<line>
u*ilizando atividades impressas, mater*a*s, como jog*s educ*t*vos ativ*d*des gamif*cadas, e
</line>
<line>
como * proposto * frente.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. 22, n. 3, ar*. 7, p. 1**-**1, mar. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Pensamento Comp*tacio**l Desplugado: Metodologia Pe*agógica para o Ensino de M**emátic* por Mei*
</line>
<line>
*4*
</line>
</par><par>
<line>
2.* A Computação *espluga*a no En*i*o
</line>
</par><par>
<line>
N* B*asil, a Ba** Nacional Comum *ur*icular (B*CC) é um documento que orienta
</line>
<line>
*s co*petên*i*s g*rais e específic*s *ue todos os *lunos e aluna* *evem de*envolve* **rante
</line>
<line>
as dive*s** eta**s da *ducação básica (B*AS*L, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
A BNCC *estaca a impor*ância de trabalhar
</line>
<line>
as comp**ências *e *ane*ra *ntegral,
</line>
</par><par>
<line>
englobando aspecto* cognitivos, emocionais sociais, *e *odo a prep*rar os(as) es*udantes e
</line>
</par><par>
<line>
para *s desafios d* *ida. Para tanto, é *ecessário
</line>
<line>
que as *et*dolo*ias pedagógicas estejam
</line>
</par><par>
<line>
alin*a*as aos contextos, conflitos e problema* viven*iados pelos al*n** e alunas
</line>
<line>
no seu
</line>
</par><par>
<line>
*ot*diano (**B*LA; ARNAU, 2*14).
</line>
</par><par>
<line>
Estru*urada em um* das 10 c**pet*n*ias gerais, a B*CC e*fa*iza a necessidade d*
</line>
</par><par>
<line>
*ormar cidadãos ci*adãs capazes de d*senvolver ha*ilidad*s, c*mo pensamen*o crí*ico, e
</line>
</par><par>
<line>
criativida*e, h*bilidades socioemocionais
</line>
<line>
* compet*ncia científica e tecnológica (Brasil,
</line>
</par><par>
<line>
2018). Ne*se *on*exto,
</line>
<line>
as atividades desplugadas, que não
</line>
<line>
dep*ndem do uso *e tecno**gia,
</line>
</par><par>
<line>
surgem como uma soluçã*
</line>
<line>
vi*vel e eficient* p*ra in*ro*uzir conc*itos fu*damentais da
</line>
</par><par>
<line>
*o*putação.
</line>
</par><par>
<line>
F**dame*tadas no co*strucioni*m* de Sey*our *apert (PAPERT; HAR*L, 1991),
</line>
<line>
que d*riva do cons*rut*vismo, essas abordagens sustentam estra*égi*s pedagógicas que
</line>
</par><par>
<line>
privilegiam práticas cin*stésicas *
</line>
<line>
a*ivas
</line>
<line>
no e*s*no
</line>
<line>
da Com*utação em sal* de aula, com*
</line>
</par><par>
<line>
*tividad*s *ue
</line>
<line>
ut*lizam materi*is
</line>
<line>
concretos *ara prom*ver o aprendizado por meio d*
</line>
</par><par>
<line>
experimentação, c*lab*ra*ão e resolução de pro*lemas, p*rm*ti*do
</line>
<line>
*os estudantes explorar
</line>
</par><par>
<line>
conc*i*os, *ais como *e algoritmos, lógica e a*str*ção, *e *orma prática * ac*ssível (B*LL et
</line>
<line>
al., **97).
</line>
<line>
A inte*r*ção do Pensa*ento Computacional (P*) *as práticas *edagógicas,
</line>
<line>
es*ecial*ent* por meio de atividades des*l*gadas, * fun*amental para o *ese*volvimento d*
</line>
<line>
pensa**nto *e***xivo. *e ac*r*o com *ohn Dewey (1959), a ed*cação *eve ser estruturada de
</line>
<line>
modo a favorecer a cap*cida*e c*ítica e analíti*a dos al*nos e al*nas.
</line>
<line>
*ew*y (1959) argumenta que * pensa*ento, embora seja uma característica hu*ana,
</line>
</par><par>
<line>
pode ser ampliado por meio d*
</line>
<line>
prát**as
</line>
<line>
educativas planejadas, que i*centivem os(as)
</line>
</par><par>
<line>
estudantes a refletirem e resolvere* problemas de f*rma ef*cie*te e c**at*va (D**EY,1959).
</line>
</par><par>
<line>
P*r sua vez, a *tilização
</line>
<line>
de jogos educativos, aliada
</line>
<line>
aos conceitos do Pe*samento
</line>
</par><par>
<line>
Comp**acio*al de forma des*lugada, fornece ao aluno
</line>
<line>
ou à aluna * desen**lvimento
</line>
</par><par>
<line>
s*gnif*cativ*
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
hab*lidades, como análi*e, abstração e *esolução de problemas (PRENSK*,
</line>
</par><par>
<line>
**01, 2012).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, Teresina PI, v. 22, n. 3, art. 7, p. 13*-1*1, mar. 2*25
</line>
<line>
www4.f*an*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. C. S. Mace*o, F. J. C. Alves
</line>
<line>
144
</line>
</par><par>
<line>
A aprendizagem bas*ada em jog*s, con**rme Mattar (2010), *em se mostrado uma
</line>
</par><par>
<line>
abordagem ped*gógica cap*z de envolver os
</line>
<line>
edu*andos e educand*s n*
</line>
<line>
*prendizado de
</line>
</par><par>
<line>
*onteúdos variados e n* desen*olvi*ento d* múltiplas habilidades. *u*damentada nas ideias
</line>
<line>
*e Prensky (2001), esse tipo de abo*da*em é fundame*tado em *uas premissas princ*pa**: (1)
</line>
</par><par>
<line>
os(as) est*da*tes atuais *ifere*
</line>
<line>
das gerações anteriores
</line>
<line>
e (*) p*ss*em
</line>
<line>
car*ct*rísticas
</line>
</par><par>
<line>
es*ecíficas por sere* *ati*o* de uma soci*dad* digital.
</line>
</par><par>
<line>
Pre*sky
</line>
<line>
enfatiza
</line>
<line>
ainda qu* os j*gos, mesmo sen*o
</line>
<line>
digi*a*s ou físicos, comercia*s ou
</line>
</par><par>
<line>
*ducativos, podem ser utilizad*s com* fe*ramenta* para ensina* conceitos e es*im*lar
</line>
</par><par>
<line>
*abilidade* de*i*idas *elos(as) professores(as), deven*o s*r es*olhi*o* com
</line>
<line>
bas* nos
</line>
</par><par>
<line>
objetiv*s pedagóg*cos esta*e*ecidos.
</line>
</par><par>
<line>
Nes** processo, o pap*l do
</line>
<line>
professor e da p*ofessora é *ent**l,
</line>
<line>
pois atuam como
</line>
</par><par>
<line>
facilit*dores, or**ntando os(*s) *st*dantes *a *efl*xão sobre os con*ecimentos adquiridos e as
</line>
<line>
experiênci*s vi*enciadas, especialmen** *or m*io do* jogos educativ*s (*RE*SKY, 2012).
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
integração de atividades despluga*a* com os princípios
</line>
<line>
do Pensam*nto
</line>
</par><par>
<line>
Computa*iona*, por *eio de estratégias, como a *prend*zage* baseada *m jogo* educativo*,
</line>
<line>
per**te a c*iação d* u* am*i*nte ed*caci*nal m*is dinâmico, inclusivo * *ignif*c*tivo. Essa
</line>
</par><par>
<line>
abo*dagem fa*orece o dese*volviment*
</line>
<line>
de competências fundamen*ais, com* pen*amento o
</line>
</par><par>
<line>
*rític* e a *apacidad* de resolução de *roblemas, preparando *s est*dantes *ara enfrentar o*
</line>
<line>
desafios contemporâneo* de form* *ais e*ica* e criativa (MATTA*, *010).
</line>
<line>
Trevisan e Trevisan (2024) de*tacam *u*, quando o foco é voltado p**a a Amazônia, a
</line>
</par><par>
<line>
*ecessidade
</line>
<line>
de metodologias pedagógicas
</line>
<line>
d*ferenciad** se torna ainda *ai*
</line>
<line>
*vidente
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
have* uma carência, e*p*ci*lm**te *as es*ola* de á*eas rur*is e c**unidades *s*la*as, em que
</line>
<line>
muito* de*afi*s são enfrent*dos, a exemplo da escassez *e infraestr*tura e *e recursos
</line>
</par><par>
<line>
t*c*ológic*s. Por fim, a seguir, a*o*da-se acerca da Educa*ã* Matemá*ica, desta*ando
</line>
<line>
seus
</line>
</par><par>
<line>
*unda**nto* te*ric*s, **ordagens pedagóg*cas e sua relevânc*a no
</line>
<line>
desenvol*imento *o
</line>
</par><par>
<line>
raciocín** lógico e crítico.
</line>
</par><par>
<line>
2.3 A educa*ão ma*emát*ca
</line>
</par><par>
<line>
O Pe*same*to Computacional D*s*lugado surge **mo
</line>
<line>
uma alte*na*iva viável, um*
</line>
</par><par>
<line>
vez
</line>
<line>
*u* pod* *er imp*ementado sem a
</line>
<line>
dependência tecn*lógica. Essa a*ordag*m *o*e não
</line>
</par><par>
<line>
apenas con*rib**r p*ra a educação matemática, mas tam*ém promover a inc*usão social
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ed**acion*l,
</line>
<line>
permitind* qu*
</line>
<line>
alunos(as) de co*text*s
</line>
<line>
relev*ntes desenvolva*
</line>
<line>
ha*ilidades
</line>
</par><par>
</page><line>
esse*ciai* *ara *ua forma*ão integr*l (BRA**MAN*, 2017).
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 22, n. 3, art. *, *. 137-151, mar. *025 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Pensa*en*o Com*utacional *esp*ugado: Metod*logia Pedag*gica para o Ensino *e Matemá*ica po* Me**
</line>
<line>
145
</line>
</par><par>
<line>
Desse modo, ao *nt**rar m*todologias at**is à educação *mazônica, o docente po*e
</line>
</par><par>
<line>
torn*r o
</line>
<line>
ensin* matemático *ais acess*vel e adap*ado
</line>
<line>
às reali*ades *oc*is, in*entiva*do
</line>
</par><par>
<line>
p**tic*s *ed*gógicas q*e va*orizem a apre*dizagem cotidiana, colaborativa e conte*tual*zada
</line>
<line>
(OLIVEIRA et al., 2012).
</line>
<line>
Assim, *s jo*** educativos p*ssados como atividades desplugadas, com base nos
</line>
<line>
conceitos *o Pensament* Comp*taci*n*l, p*dem ser usados *omo ferram*nta pa**
</line>
</par><par>
<line>
trans*ormar * ensi*o
</line>
<line>
de Matemática, tornando-o *ais s*gnifica**vo e capacitando
</line>
<line>
os(as)
</line>
</par><par>
<line>
*luno*(as), mesmo em *mb*entes com recursos li*itados (CHARL*T et *l., 200*).
</line>
</par><par>
<line>
Todavia, a matemát*c*
</line>
<line>
na fase da pré-escola é *ssen*ial, já
</line>
<line>
que po*e ser constit**da
</line>
</par><par>
<line>
pelas crianças a partir **s en*aios oport*niz*dos pela* vivências *m seu ambiente *a*ural, no*
</line>
</par><par>
<line>
qu*is
</line>
<line>
os
</line>
<line>
conhecim*nto*
</line>
<line>
po*e*
</line>
<line>
se*
</line>
<line>
reinventa*os
</line>
<line>
e
</line>
<line>
reela*or*dos
</line>
<line>
(*EONAR*O;
</line>
</par><par>
<line>
M*N*STRINA; MIARKA, 2014).
</line>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
<line>
Em b*sc* *e re*e*enciais teórico* que subsi*iam a pe*quisa, foram realizadas buscas
</line>
<line>
no portal da C*pes e no Google Acad*mico. O levantamen*o abrangeu *i*ser*a*ões, teses,
</line>
</par><par>
<line>
artig**
</line>
<line>
cie*tí*ico*, livros e legi*laç*es rela**onadas
</line>
<line>
** e*sino
</line>
<line>
de Matemática. O foco foi
</line>
</par><par>
<line>
direcionado a estudos q** abordasse* o uso *e jogos *ducativos no e*sino de Ge*me*ria,
</line>
</par><par>
<line>
**m ênfase *m formas
</line>
<line>
**ométricas e na aplicação dos
</line>
<line>
*rincípios do Pens*mento
</line>
</par><par>
<line>
Computaciona* Des*l*gado.
</line>
</par><par>
<line>
A pe*quisa estrutura-se com
</line>
<line>
base em
</line>
<line>
**a *nális* bibl**gráfica e*tern* para artigos
</line>
</par><par>
<line>
qu* **re*entam e *is*utem p*áticas e resul*ados **laciona*os à aplicação *o Pe**ame*t*
</line>
<line>
Com*utacional Desplugado em context*s ed*ca*iv*s. Para a**a**a* os objetivos del*neados, o
</line>
<line>
estudo s*g** *s *i*etrize* metodo*ógicas propostas p*r Petersen et *l. (2*07), organizando-se
</line>
<line>
em cinco etapa* principais:
</line>
<line>
A primei*a foi a definiçã* d* qu*stão nortead*ra da pesquisa e do* objetivos, a *artir
</line>
<line>
*a formula**o da questão, qu* f*i ess*nci*l para orie**a* a análise do* estudos e d*lim*t*r o
</line>
<line>
*oco da inv**tigaçã*.
</line>
</par><par>
<line>
A segund* de*-se pela ident*ficação *os e*tud*s releva*tes,
</line>
<line>
que foram realizados
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
partir de p*lavras-chave
</line>
<line>
*el*cionad*s ao tema, como "P*nsame*to Com*ut*ci*nal
</line>
</par><par>
</page><line>
De*plugado", "**gos Educ*tivos", "Ensin* de Geometria" "Educação n* Am*zônia". A e
</line>
<line>
*ercei*a foi a *omb*nação das *ala*ras-chave, p*rti*do da *t*liz*ç** de *stra*é**as p*ra cruzar
</line>
<line>
**rm*s, permitindo maior a*r*ngência * *recis*o na lo**lização dos estudos *ertinente*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 22, n. 3, ar*. 7, p. 1**-151, mar. 2025 www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. *. *. Macedo, F. J. C. Alve*
</line>
<line>
146
</line>
</par><par>
<line>
Na *uarta, fo*am estabele*idos critérios de inclus** e *xclusão, p*ra seleciona*
</line>
<line>
estudos primá*ios re*evantes e eliminar a*ueles q*e *ão a*endessem aos requisito* da
</line>
</par><par>
<line>
p*squi*a, como au*ênci* de v*ncul* com
</line>
<line>
o contexto am*zônico ou com a *emát*ca do
</line>
</par><par>
<line>
Pensame*t* Com*utacional.
</line>
</par><par>
<line>
A q*in*a foi a seleção e *nális* *o* *studos relevantes *m que
</line>
<line>
eles foram av*liad*s
</line>
</par><par>
<line>
com *ase nos critérios esta*elec*dos, garantindo a quali*ade e a pertinênc*a *as fontes. E*sa
</line>
<line>
e*apa vi*ou c*mpreend*r tanto os *esafios quanto as *ontribuições do Pensam*nto
</line>
<line>
C*mputacional Des*lugado no ensino de G*ometria, res*l*ando na *náli*e de dois *rtigo*.
</line>
<line>
Por fim, funda*entado *o método *ialético, o presen*e est*do vis* incentivar futu*os
</line>
<line>
professore* * futuras professo*as a adotarem práticas *edag*gic*s inovadoras, homologadas
</line>
<line>
nos contextos socioculturais das comu*idades *mazônic*s, *om base em uma abordagem
</line>
<line>
*ua*itativ* que vis* sinte*i*ar estu**s qualitativ*s sobre um *ó*ico, a fim *e localizar te*as,
</line>
</par><par>
<line>
conceitos ou teoria*-*ha*e q*e forneçam
</line>
<line>
nov** ou mais podero*as expl*caç*es para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
fenômeno sob análise (SID*AWA*; WOOD; *E*GES, 2*1*).
</line>
<line>
4 R*SULTADOS E DISC*SSÃO
</line>
<line>
Por meio das análise* *os *ois artig*s, fora* fei*as quatro tabe*as, a fi* de se ve*ifi*ar
</line>
<line>
o e*sino de Mate*át*ca na regi*o a*azônica. * primeir* desta*ou o* aspectos do* doi*
</line>
<line>
estu*o*, como o título, autores e ano da pe*quisa, local, particip*nte*, instrumentos *e coleta e
</line>
<line>
conceitos funda*en*ais.
</line>
<line>
A segunda apontou * dimensão investig*da do conheciment* i*icial, desenv*lv*mento
</line>
</par><par>
<line>
da ação * im*acto
</line>
<line>
da inter*e*çã*. A te*c**ra *risou a*erca *as ferramentas, como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Cartogr*fi* Social, Ma*er*ais Visuais e Dinâm***s **ucat*v*s. A quin*a m*strou * aspe*to
</line>
<line>
Metodológ**o p*r m**o d* Conexão com o *onte*to *ocal e *mpacto Educacional.
</line>
<line>
*ssim, as ta*elas abaixo de*tacaram práticas *edagógi*as q*e po*em ser incorporadas
</line>
<line>
em vários context*s amazônicos. Essas práticas não *pena* p*omovem a apr*ndizag*m de
</line>
</par><par>
<line>
co*teúd*s, mas també* *avorecem o desenvolv*mento de compe*ências e*senciais
</line>
<line>
para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
séc*lo XXI (MELAZO, 2005).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 22, *. 3, *r*. 7, p. 137-151, m*r. 20*5 www*.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *e*samento Computac*onal Desplug*do: Met*dologia Pedagó*ica pa*a o *n*in* de M**e**tica por Meio
</line>
<line>
14*
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 1- Caract*rizaçã* dos Estu*o* * Metodologias Utilizada*
</line>
</par><par>
<line>
Aspecto
</line>
<line>
Artigo 1
</line>
<line>
Artigo *
</line>
<line>
Títul* Pe*cando jogos de linguagem e
</line>
<line>
Inovações tecnológicas como
</line>
<line>
s*m*lhanças d* fam*lia *m uma
</line>
<line>
i*s*ru*ento de *ducação para a
</line>
<line>
comunida*e ri*eiri**a do Xingu
</line>
<line>
h*gien*zaç*o do *çaí
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Fo*te: Elaborado p**a autora, a parti* de estudos de Marcos Marques For*igosa e Ie*a Maria Giongo, (2024);
</line>
<line>
Ian*y Fer*e*** Raiol et al. (2019).
</line>
<line>
Os e*tudos ex*loram de *ue modo pr*ti*as cotid*anas *odem ajudar com *onceitos
</line>
<line>
matemáticos. O* artig*s mostr*ra* a i*portâ*cia d* integ*ar os saberes loc*is ao ensin*
</line>
<line>
e*colar. Segundo Cost* * Oliveira (2022), essa abordagem contex**ali*ada promov* um
</line>
<line>
**rendizado ma*s signi**cativo e respeita as vivên*i** das comun*dades.
</line>
<line>
Tab*la 2- Result*d*s Principais
</line>
</par><par>
<line>
Dimensão
</line>
<line>
Artigo 1
</line>
<line>
Artigo *
</line>
</par><par>
<line>
Investigada
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
F*nte: Elabo*ado pela aut*ra, * partir de estudos de Marcos *arques F**migosa e Ieda M*r*a Giongo (2024);
</line>
<line>
Ianny Fer*eira Rai** et al. (2019).
</line>
</par><par>
<line>
A segu*da tabela ilustra os
</line>
<line>
resultados so*re o uso de *borda**ns pedag*gicas q*e
</line>
</par><par>
<line>
inc*n**vam a participaç*o ati*a da *omu*idade com su*s *i*ências. Paulo Freir* (1987, p. **)
</line>
<line>
p*ntua: "só existe saber na invenção, na reinvenção, na bu*ca inquiet*, imp*ciente,
</line>
<line>
permane*t*, que ** ho*e*s faze* no mundo, com o mundo e com os *utros". Desse modo,
</line>
<line>
resgatar esse* saber*s locais é *o**n*ar * p*á*ica e fortalecer compet**cia* educa*ivas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresin* PI, v. 22, n. *, art. 7, p. *37-151, mar. 2025
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. S. Maced*, F. J. C. Al*es
</line>
<line>
148
</line>
<line>
Tabela 3- Fer*amentas Util*zadas
</line>
</par><par>
<line>
*e*ramen*as A***go 1
</line>
<line>
Artigo 2
</line>
</par><par>
<line>
Ca*tografia
</line>
<line>
Co*strução de *apas pelas crianças *om
</line>
<line>
Não ap*icável.
</line>
</par><par>
<line>
S*cial
</line>
<line>
elementos do *otidiano.
</line>
</par><par>
<line>
Materiais
</line>
<line>
Des*nho* realizados p*las c*ianças pa*a
</line>
<line>
E*po*iç*o de imagens explicativas
</line>
</par><par>
<line>
V*suais
</line>
<line>
r*tratar prá*icas da p*sca e da
</line>
<line>
sobr* higienizaç*o do açaí.
</line>
<line>
comunidade.
</line>
</par><par>
<line>
Di*âmicas Narrati*as or*is e prátic*s pedagógica*
</line>
<line>
Ativi*ades *ráticas co* *imula*ão do
</line>
</par><par>
<line>
Educa*ivas ass*ci**as aos j*gos de li*guagem.
</line>
<line>
pr*cesso correto d* *igienização do
</line>
<line>
frut*.
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Elaborado pela autora, a par*ir de *studos *arcos Ma*ques Fo*mi**sa e Ie*a Maria Giong* (2*24); *an**
</line>
<line>
Ferreira Raiol et al. (2*19).
</line>
<line>
*omo vist* nos estu*os, prátic*s com a uti*ização de ferramentas, como cartografia,
</line>
<line>
m*teriais **suais e dinâmicas *du*ativas ass*ciadas a*s jogos *m con*extos sociais
</line>
</par><par>
<line>
a*azô**cos s*o fe*ra*enta* *ficazes para mapear s**eres locais que podem s*r usadas
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
abor**gem v*liosa p**a in*egrar o conhecimento da co**nidade ao proces*o ed*cat*vo. A*ém
</line>
<line>
disso, Melazo (2005) frisa que as per*epções amb**ntais trans*endem ** es*ím***s sensoria*s,
</line>
<line>
en*olvendo outras for*a* de interpretar e per**ber * ambi**te cot*diano. O *u*or enfatiza a
</line>
<line>
necessidade d* *e us*r mais os saberes locais no aprendi**do *as *rianç*s par* f*rt**ecer o
</line>
<line>
vín*ul* est*danti* co* a identid*d* cultu*al.
</line>
<line>
Ta*ela 4- Contribu**ões Metod*lógicas do* Estudos
</line>
</par><par>
<line>
As*ecto
</line>
<line>
Artigo 1
</line>
<line>
*rtigo 2
</line>
</par><par>
<line>
*etodológico
</line>
</par><par>
<line>
C*ne*ão c*m o
</line>
<line>
Análise das prática* culturais e
</line>
<line>
**ordagem das vu***rabilidades
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Fonte: El*bor*do pe*a autor*, a partir de estu*os Marcos *arque* Formigosa * Ieda Maria **on*o (*024); I*nny
</line>
<line>
Ferre*r* Rai*l et a*. (2019).
</line>
<line>
Por *i*, nessa *lti*a tabela, podemos nos ap*oximar d*sses estudos por me*o das
</line>
</par><par>
<line>
meto*o*ogias adotadas, d**tac*ndo * conexão co* o co*texto *ocal e
</line>
<line>
os impacto*
</line>
</par><par>
<line>
educacionais que essas prátic*s trazem para o ens*no.
</line>
</par><par>
<line>
Ambos os artigos problematizam a realidade lo*al, in*egrand*-a à teoria dos *iv*os e
</line>
<line>
conteúdos didá*icos, f*cilitando a compreens** dos e*tudantes. Essas *bordagens
</line>
<line>
met*d*lógica* são essenciais pa*a pr*mover uma aprendi*agem si*nificativa, que valorize as
</line>
</par><par>
<line>
experi*ncias e saber** *os alunos * das *lunas, contr*buindo para
</line>
<line>
uma educ*ç** mais
</line>
</par><par>
<line>
co*textu**izada e r*levante p*ra su** viv*ncias cot*di**as (CARVALHO, 2008).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Ter*sina, v. 22, n. 3, art. 7, p. 137-1*1, mar. 202*
</line>
<line>
www4.fs*net.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Pensa**nt* Computacional Desplugado: Metodologia Pedagógica para o Ensin* de Matemática *or Meio
</line>
<line>
149
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSIDERA*ÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
* presente estud* tev* co*o objetivo i*vestigar o ensino de Matemática na região
</line>
<line>
amaz*nica. Os estudos analisados mostra* *ue a integraçã* *e jo**s e*ucativ*s combinada
</line>
</par><par>
<line>
com P*ns*ment* *om*utacional * as estra**gias *e fo*m* d*spl*ga*as tem *ot*n*ial pa*a o
</line>
</par><par>
<line>
enriquecer o ensino de Matemát*ca nas escol*s da reg*ão amazônic* e teve com*
</line>
<line>
questão
</line>
</par><par>
<line>
norteadora:
</line>
</par><par>
<line>
"Quais va*ta*ens os jogos ed*cat*vos *i*cu**dos ao Pe*sa*ento Comp*tacion*l
</line>
<line>
Desplu*ado podem ofe*ecer par* o ensino *e *atemática em *ontextos amazô*icos c**
</line>
<line>
recursos l*mitado*?"
</line>
<line>
Além disso, ao integrar ess*s *r*ticas p*dagógica* com o contexto loca*, *s e*tudos
</line>
</par><par>
<line>
*em*n*traram ser
</line>
<line>
possí*el *ortal**er o
</line>
<line>
v*nc*lo entr* os alunos, al*nas, **ofessores,
</line>
</par><par>
<line>
profes*oras e a comun*dade,
</line>
<line>
*rom**endo uma apr*ndizage* m*is *ontextu*li*a*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sign*ficativ*.
</line>
</par><par>
<line>
Por mei* da a*álise d*s estudos, foi possível perceber q*e o o*jetivo da p*squi*a f*i
</line>
<line>
*mplame*t* al*ança*o, pois * uso de abordagens desplugadas e jogos educativos mostrou-s*
</line>
</par><par>
<line>
e*icaz p*ra o dese*volvimento *o Pensam*nto Computacional desplugad*
</line>
<line>
*m conte*tos
</line>
</par><par>
<line>
ama*ônicos, amp***n*o as com*etências do* estud*ntes, especial*ente nas á*eas de lógica,
</line>
<line>
organiz*ção e reso*u*ão de problemas matemáti*os.
</line>
<line>
Por fim, p*de-se *otar que este trabalho tr*z con*rib*iç*es importantes para o ensino
</line>
</par><par>
<line>
de Matemátic* como, por **em*lo, o fortalecime*to do
</line>
<line>
a*rendizado
</line>
<line>
*os est*d*ntes e sua
</line>
</par><par>
<line>
autonomi*. Ao me*mo tempo, *juda *
</line>
<line>
pro*over o respeit* * esc*ta * col*boraç*o ent*e
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
par*s. Ass*m, a pesquisa reafirma * *mportância de integr*r prát*cas a*uais com o c**ceito do
</line>
<line>
*ens*m**to Co*putacion*l *o **rrícu*o esc**ar, e* esp*cial no contexto *a educaçã* infant*l
</line>
<line>
*a regiã* ama*ônica.
</line>
<line>
RE*E*ÊNCIAS
</line>
<line>
BELL, *.; *ITTEN, IH; F*L*OW*, M. Ci*ncia da Computação Desconec*a*a...
</line>
<line>
A*iv*dades * Jogos Of*-lin* para Todas as Ida*es (rascu*ho). 1. ed. 19*7.
</line>
<line>
BELL, T.; WITTE*, I. E FE*LO*S, M. (2011). Computer *cience Unplugged -
</line>
<line>
**sin*ndo Ciência da Computação s*m o **o do C*mputador. Tradução de Luc*ano **rto.
</line>
<line>
Barreto, 2011. D*sponível em : http://*sunplugged.or*/ . Acesso em: 1* de out*bro de **24.
</line>
</par><par>
<line>
BUNDY, A.
</line>
<line>
* pensamento com*uta*ional é ge*era**zad*. *ournal of Scienti*ic and
</line>
</par><par>
<line>
P*act*cal Comp*ting, v. *, p. *7-69, 200*.
</line>
</par><par>
</page><line>
***. FSA, Teresina P*, v. 22, n. 3, ar*. 7, p. 13*-1*1, mar. 20**
</line>
<line>
www4.f*anet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. C. S. Macedo, F. J. C. Alves
</line>
<line>
150
</line>
</par><par>
<line>
BRACKMA*N, C. P. Des*nvo*vi**n*o do pensamento com*u*acional através de
</line>
</par><par>
<line>
atividades desplugadas na
</line>
<line>
educação básica.
</line>
<line>
2017. 22* f, Tes* (D*u*orado), U**v*rsidade
</line>
</par><par>
<line>
*ed*ra* d* R*o Grande do *ul, Centro de Estudos Interdisciplinares em Nova* Tecnol*g*as na
</line>
<line>
Educação, Programa *e PósGraduaç*o em **f*rmática na *duc*ção, Porto Ale**e, BRR*,
</line>
<line>
2*17.
</line>
<line>
CARVALHO, I. C. M. E**c*ç*o amb*ental: a formação d* sujei*o ecológico. 4.*d. Sã*
</line>
<line>
Paulo: Co*tez, 200*.
</line>
<line>
COSTA, S. A; OL*VEIRA, L. *. O Jardim *oológico Como Espaço Para o En*ino d*
</line>
</par><par>
<line>
Mamíferos: Te*e**o Uma E*tratégia Invest*gativa. In: VI E*ebio e VIII Erebio Region*l
</line>
<line>
3,
</line>
</par><par>
<line>
2*16, Maringá. I Enco*tro *ac*onal de E*sino de Biologi*, 1 e VIII En*on*ro R*gional
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ns*no *e Biologia da Regional * Sul, *., 2016. *nais... v. 1*7-*38. Disponível
</line>
<line>
em:
</line>
<line>
ht t ps
</line>
</par><par>
<line>
://sbe*bio .org .b* /pu*lica*o*s /anais /VI_Enebi* /VI_Enebio_*ompleto .pdf . Ac*sso e*: 24
</line>
<line>
out . de 2024.
</line>
<line>
EVARIS*O, I. S et al. Do pen*amento comp*tacion*l desplugado ao p*ugado n* proc*sso de
</line>
</par><par>
<line>
ap*en*izag*m da Matemáti**. *ELATEC:
</line>
<line>
revi*ta lat*noamer*cana de tec*ologia
</line>
</par><par>
<line>
educativa, 20*2.
</line>
</par><par>
<line>
FOR*IGOS*, *. M; GIONGO, I. *. Pesc*ndo jogos de linguagem e *eme*hanças de
</line>
<line>
*a*ília e* uma *o*un*dade r*beirinha do Xing*. C*Inspiração-Revis*a dos P*ofessores
</line>
<line>
que Ensinam M*tem*tica, v. 7, p. e*02400*-e20240*5, 2024.
</line>
<line>
FREI*E, P. Pedago*ia do opri*ido. 1987. Rio d* Janeiro: Paz e Terra.
</line>
<line>
FREIRE, P. *edagogi* da *utonomia: sab*res necessári*s à prática educativa. 35. ed. São
</line>
<line>
Paulo: Paz e Terra, 1*96.
</line>
<line>
KNIJNIK, G. A ordem do disc*rso da matemática escola* e jogos de linguagem de ou*ras
</line>
<line>
formas de v*d*. Perspectiv*s ** Educação Matemática - *NMA/UFMS - *. 10, n. 22,
</line>
</par><par>
<line>
Seção
</line>
<line>
Temá*i*a,
</line>
<line>
20**.
</line>
<line>
Disponí*el
</line>
<line>
e*:
</line>
</par><par>
<line>
http://see*.ufms.br/index.php/pe*mat/article/v*ew/*877/**04. A*e*s* e*: ** out. 2024.
</line>
<line>
MOUR*, *. H. Trab*l*o e formação do*ente na *duca*ão profiss*o*al. **2*.
</line>
<line>
MINISTÉR*O DA EDUCA*Ã* (B*ASIL). *ase N*ci*nal Co*um Curr*cula*. *ras*lia,
</line>
<line>
2018.
</line>
<line>
PAPERT, S.; H**E*, I. C**strucionis*o: R*lat**io* *e Pesquisa e Ens*ios, 1985-1990.
</line>
<line>
*o*wo*d, NJ: A*le* Pub. *orp., 1991.
</line>
<line>
PAPERT, *.; SOLO*ON, C. Tw*n*y *hi*gs to Do with * Computer. Educational
</line>
<line>
Techn*log* Magazine, 1972. *ispo*ível em: http ://www.stager.org /artic*es
</line>
<line>
/twe*tything*.pd*. Acesso em: 16 nov. 2023.
</line>
</par><par>
<line>
PR*NS*Y, M. Aprendizagem bas*ada em jogos d*gitais. São
</line>
<line>
Paulo: SENAC, *.
</line>
<line>
575,
</line>
</par><par>
<line>
201*.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. 22, n. 3, *rt. 7, p. 137-151, m*r. *025
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.b*/revist*
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
* Pens*me*to Comput*ci*nal D*s*lug*do: *etodologia Ped*g*gi** para o En**no d* *atemática por *eio
</line>
<line>
151
</line>
</par><par>
<line>
R*IO*, *. F et al. I*ovaçõ*s tecn*lógicas como instrumento de educação para a higienização
</line>
<line>
d* aç*í em *** comun*dade ribeirinha da *m**ônia: *m *e*ato de e*per*ência. Re*ista
</line>
<line>
Eletrônica Acervo S*ú*e, *. 27, *ág. e920-e92*, 2019.
</line>
<line>
SIDDAWAY, A. P.; WOOD, *. *.; HED*E*, L. V. Ho* to do * system*tic re*iew: a best
</line>
</par><par>
<line>
practice guide f*r *onduct*ng an*
</line>
<line>
reporting *arr*tiv* rev*ews,
</line>
<line>
meta-anal*se*, and
</line>
</par><par>
<line>
*etasynth*ses. Ann*al *eview of Psych*logy, v. 70, n. 1, p. 747-*70, 2019.
</line>
</par><par>
<line>
TEIXE**A, J. A. L et al. A ut*lização
</line>
<line>
das tecnologias de informação e
</line>
<line>
comunicaç**
</line>
</par><par>
<line>
(TICs) como ferramenta pedag*gica *me*gencial. 2*22.
</line>
<line>
TREVISAN, A. C. R; *REVISAN, É. P. P*odutos educa*ionais no ensino de matemáti*a:
</line>
<line>
uma aná*ise e*terna para programas p*rtencentes à r**ião da Ama*ôni* *egal. REPPE-
</line>
<line>
**vista de Produtos E*ucacionais * Pesq*isas *m Ens*no, v. 1, pág. 247-2*4, *0*4.
</line>
<line>
DE*EY, J. *emocracia e Ed*cação. *ão Paulo: Co*panhia Edito*a Nacio*al, 1959.
</line>
<line>
WING, J. M. P*nsame**o computacional. Comunica**es *a ACM, v. 4*, n. 3, *. 33, 200*.
</line>
<line>
ZABALA, A; ARNOU, L. Como A*render e Ensinar Compet*nci*s. Edi*ão: Edit*rial
</line>
<line>
GRAÓ, de IRIF, SL, 2014.
</line>
<line>
Z*NE*T*, H; *LIVEIRA, C. Práticas de ensino de Prog*amaç*o *e Comput*dore* com
</line>
</par><par>
<line>
Robótica Pedagó*ica apl*cação de Pensamento C*m*ut**ional. In: *nais dos Work*hops e
</line>
<line>
do Congres** Brasileiro de Inf**m*tica na Educação. 2015. pág. 1236.
</line>
</par><par>
<line>
Como Ref*renciar es*e Artigo, confo*me ABNT:
</line>
<line>
MACEDO, L. *. S; A*VES, F. J. C. O Pe*samento *omput*cional D*s**uga*o: Metodologia
</line>
<line>
Ped*góg*ca para o Ensino ** Matemática por Meio de Jog*s Ed***tivos *a *mazônia. Rev. FSA,
</line>
<line>
Ter*sina, v. *2, n. 3, ar*. 7, p. 137-151, mar. 2025.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos Autores
</line>
<line>
L. C. S. Macedo
</line>
<line>
F. J. C. Alves
</line>
</par><par>
<line>
1) conc**ção e planejament*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e *nterpretação d*s d*dos.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) *laboração d* rascunho *u na revis*o crítica d* cont*údo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) partici*ação na aprovação da versão final do manusc*it*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. *2, n. 3, **t. 7, p. *37-151, mar. 2025
</line>
<line>
*ww4.f*anet.com.br/revi*ta
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)