<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *2, n. 3, art. 7, p. 137-151, m*r. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.22.3.7 </line>
</par>
<par>
<line> O P*nsamento Computacional Desplu*a*o: Metodol*gi* Pedag**ica para o Ensi** de </line>
<line> Matemáti*a por Meio de *ogos *d*cativos n* Amazônia </line>
<line> Com**tati*nal Think*ng U*plugg*d: *edagog*cal Methodology for *ea*hing Mathemati** </line>
<line> *hrough Ed*cational Games *n the Amaz*n </line>
</par>
<par>
<line> Lidiane Ca*oline Sales Mace*o </line>
<line> M*strado em educa*ão pela Un*ve*sidade d* *stado d* Pa*á (UEPA) </line>
<line> E-mail: *a**dolidia*e64@gmail.com </line>
<line> Fab*o *osé Costa *lves </line>
<line> Doutor *m Geofísica pela U*ive*sidade Feder*l do *ar*-UFPA </line>
<line> *rofessor *dj*n*o IV da Uni*ers*dade do Estado *o Pará-UEPA </line>
<line> E-mail: fjca@uepa.br </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Lidiane C*r*l*n* Sa*es Ma*edo </line>
<line> **itor-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Ton*y </line>
<line> *erle* </line>
<line> de </line>
<line> Alencar </line>
</par>
<par>
<line> *FPA, </line>
<line> R. </line>
<line> Aug**t* </line>
<line> Corrêa, </line>
<line> 01 </line>
<line>-</line>
<line> Guamá, </line>
<line> Belém </line>
<line>-</line>
<line> PA, </line>
<line> *odrig*e* </line>
</par>
<par>
<line> 66075-110, **a*il, </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: F*bio José Co**a Alves </line>
<line> A*tigo re*ebido em 2*/12/20*4. Última </line>
<line> v*rsão </line>
</par>
<par>
<line> UFP*, </line>
<line> R. </line>
<line> Augu*to </line>
<line> Corrêa, </line>
<line> ** </line>
<line>-</line>
<line> Guamá, </line>
<line> Bel*m </line>
<line>-</line>
<line> PA, </line>
<line> recebida e* 14/0*/2*25. Aprovado em 15/01/2*2*. </line>
</par>
<par>
<line> 66075-1*0, Brasi*, </line>
<line> *valia*o pelo sistema Triple *eview: **sk Review a) </line>
<line> pelo Editor-Ch*fe; e b) Dou*le Blind Review </line>
<line> (avaliaçã* cega p*r *ois avali*dores da á*ea). </line>
<line> R*v*são: *ramatical, No*mativa e de Formataçã* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. C. S. Maced*, F. J. C. *l*es </line>
<line> 138 </line>
</par>
<par>
<line> *ESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> artigo </line>
<line> inves*iga </line>
<line> o ensin* de **temáti*a na re*ião am*z*nica, *om foco nos jogos </line>
</par>
<par>
<line> e*uca*ivos baseados e* conceitos do Pen*a**nt* Computac*onal (PC) de fo*ma d*splugada, </line>
<line> ap*icados à pr*-escola. Seu objetivo é identi*ic*r, p*r meio da análise de trabalho*, como </line>
</par>
<par>
<line> a*ivi*ades lúdicas matemáticas *odem torna* o en*ino de Geo*etria mais acessível </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> inclus*vo em cont**tos de infraestrutura limita*a **m d*safios s**ioa*bi*n**is e </line>
<line> histó*icos. </line>
</par>
<par>
<line> A *etodolo*ia inclui um* r*visão b*bliográfica baseada em b*s*a* no portal da *apes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Google Ac*d**i*o, **ilizando os d*scritores, </line>
<line> como "Pe*sa*ento </line>
<line> *omputac*onal </line>
</par>
<par>
<line> Desp*ugado" e "*ducação na Amazônia". Seguindo as diret**zes de Petersen *t al. (2007) cujo </line>
</par>
<par>
<line> intuito foi *e*ponder o *eguinte </line>
<line> q*e*t*onamento: "Quais vantagens os j*gos educ*t*vos </line>
</par>
<par>
<line> vinculados ao Pe*sament* C*mputacional Desplugado *ode* oferecer p*ra * ensino de </line>
</par>
<par>
<line> m*temática </line>
<line> e* contex*o* am**ôni*o* c** recurs*s li*i**dos?" </line>
<line> *ort*n*o, a </line>
<line> pa*tir d*s </line>
</par>
<par>
<line> resultad*s, **o perce*tívei* </line>
<line> prátic** p*dagógicas *ue demonstram o desenvol*imento de </line>
</par>
<par>
<line> competências fundament*is para </line>
<line> os dias atuais, tais </line>
<line> c*mo autonomia, colaboração </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> criat*vidad*, além </line>
<line> de demonstrarem *omo o Pens*men*o Comp*t*cion*l Desplugado </line>
</par>
<par>
<line> contribu* *ara * ensino de m*temática em c*ntextos amazônicos. Essas ideias ajud** a criar </line>
</par>
<par>
<line> uma educaç*o mais inclusiva e si*nific*tiva. A integração </line>
<line> *o Pensamento </line>
<line> Computacional </line>
</par>
<par>
<line> D*spluga*o ao *nsino de Matemática po*e torná-*a </line>
<line> una disci*lina criat*va, co*form* as </line>
</par>
<par>
<line> dem*ndas educacionais con*emporâneas e as nec*ss*dades das com*nidades amazônicas. </line>
<line> *alavras-cha*e: Pensamento C*mputacional D*splugado. Ensino de **temática. Jog*s </line>
<line> Educativos. *ducação na Amazônia. </line>
<line> A*S*RACT </line>
</par>
<par>
<line> T*i* article investigate* the teach*ng of Mathematics *n </line>
<line> th* A**zon region, focu*ing on </line>
</par>
<par>
<line> *ducation*l games *ased on concepts of Com*ut*t*ona* Thinking (*T) in an unplugged *ay, </line>
</par>
<par>
<line> *ppli*d preschool. *ts *bjec*ive is to *de*tify, through th* *nalysis ** works, how play*u* to </line>
<line> mathema*ica* ac**vities can make t*e *eaching of Geometry more *ccessible a*d inclusive i* </line>
</par>
<par>
<line> context* </line>
<line> of limited *nf*ast*uctur*, with socio-en*ironm*ntal and historica* chal*en*es. T*e </line>
</par>
<par>
<line> methodolo*y inclu*es a b*b*iographic r*v*ew *a*ed on *earches o* the Capes *ortal </line>
<line> a*d </line>
</par>
<par>
<line> Google S*holar, using the descri*tors such a* </line>
<line> "Unplugg*d Computational Think**g" and </line>
</par>
<par>
<line> "Educat*on in the *mazon". Following the </line>
<line> guidelines of P*tersen et a*. (2007), w**se *im </line>
</par>
<par>
<line> was to answe* the fol***ing qu*stion: "Wh*t advantages can e*ucat*o*al game* l*nk*d to </line>
</par>
<par>
<line> *nplu*g*d Computational Thinking offer *or the </line>
<line> teachin* *f Mathematics in *mazonian </line>
</par>
<par>
<line> co*tex*s with **m*ted resour*es?" Theref*re, the results r*ve*l pedagogical </line>
<line> practices t*at </line>
</par>
<par>
<line> d*monstr*te the devel*pment of fu**amenta* skills f*r toda*, such as autonomy, collaboratio* </line>
<line> and cr**tivity, in ad*ition *o ***o*s*rati*g *ow Unp*ugged Compu*ati*na* *hinking </line>
<line> co*tributes to the teaching of mat*em*ti*s in Amazonian contexts. Thes* ideas help t* create </line>
</par>
<par>
<line> a more </line>
<line> inclusi*e </line>
<line> *nd *ean*ngful educ*ti*n. Th* i**egration of Un*l*gged Computational </line>
</par>
<par>
<line> *hinking into Mathem*ti*s *eachin* can *ake a crea**ve *i*cipline, ac*o*ding to current </line>
<line> ed*cat***** demand* and the needs of Amazon*an communities. </line>
<line> Keywords: Unplugged Co**utational **i*king. Ma*hematic* Te*chi*g. **ucati*n*l Games. </line>
<line> **ucation in *he Amazon. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 22, n. 3, a**. 7, p. *3*-151, *ar. 2025 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *ensamento C**putacional *esplugado: M*todologia *eda*óg*c* pa*a o Ensino de Mat**á*ica por Meio </line>
<line> 13* </line>
</par>
<par>
<line> 1 **TRODUÇ*O </line>
</par>
<par>
<line> Est* est*do tem c*mo ob**t*vo investi**r, por m**o de uma revisão e aná*ise de a*ti*os </line>
</par>
<par>
<line> cientí*icos, aspectos </line>
<line> d* atual ensi*o de Matemát*c* na *egi*o amazôn*ca co*o práticas </line>
</par>
<par>
<line> re**c**nadas e* </line>
<line> estudos específi*os, com *oco *o uso de jog*s educ*t*vo* </line>
<line> *a pré-*scola </line>
</par>
<par>
<line> fundamentados *m co*ceitos do Pens*m*nto *ompu**cional (PC), e*pecia**ente ** </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> abor*a*em *e*plugada. </line>
</par>
<par>
<line> A abordagem *escrita refere-s* *o *nsin* de *onc*it*s computaci*na*s e *e lógi*a se* </line>
</par>
<par>
<line> * *so de dis*ositivos t*cno*ógicos, utilizando recursos concretos e ativi*ades </line>
<line> *ráticas </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> fomentam o racio*ínio lógico e a criati*idade. Essa metodolog*a de form* desplugada ganha </line>
</par>
<par>
<line> *el**ância </line>
<line> n* c*ntext* amazôn*co, onde d*sa*i*s *elac*onados à *nfr*e*trut*ra, </line>
<line> ao acesso </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> tec*ologia e à nece*sida** de pr**i*as c**turais *o*textua*izadas são parti*ul*rme*te </line>
<line> *mpor*an*es, como os jogos educacionais (BR*CKM**N, *017). </line>
<line> Os jogos a se*e* desenvol**dos são baseados *m vivências * realidades cul**rais da* </line>
</par>
<par>
<line> co*u*idad*s locai*, re*l*tindo a* diversidades e os *mbient** interc**tura*s </line>
<line> presente* n* </line>
</par>
<par>
<line> Amazôni*. Esses </line>
<line> jogo* serão con*tr*ídos com b*se </line>
<line> nos pr*ncíp*o* </line>
<line> d* Pensame*to </line>
</par>
<par>
<line> Computa*iona*, utilizando materiais acessí*eis e susten*áv*is, c*mo s*mentes, </line>
<line> pa*ha, bar*o, </line>
</par>
<par>
<line> fol*as, pedras e outros recursos natura*s *isponíveis n*s comunidades. A </line>
<line> p*opost* *riar * </line>
</par>
<par>
<line> jogos que integ*em e*ement** culturais e ambie*tai* da regi**, valorizand* o contexto *ocal </line>
</par>
<par>
<line> enquanto </line>
<line> *r*movem </line>
<line> o </line>
<line> dese*vol*i**nto </line>
<line> de </line>
<line> ha*ilidades </line>
<line> ligadas </line>
<line> *o </line>
<line> Pensamen*o </line>
</par>
<par>
<line> Com*ut*cio*al, como a abst*açã*, * rec*nhecimento de p*drões e * reso*ução d* p**blemas </line>
<line> (LOPES; NASCIMENTO, 2022). </line>
<line> Essa abordag*m pedagóg*ca, ao mes*o tem*o que visa *e*pei*ar o meio a*biente, </line>
</par>
<par>
<line> *nt*gra a* *rát*cas cultura*s da r*gi** no ens*n* de matemá*ic*, buscando fomentar, desde </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pré-escola, </line>
<line> uma apre**i*agem sign*f*cati*a, que, </line>
<line> na perspectiv* de Ausubel (20*0), agu*a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> cur**s*dade intelectu** </line>
<line> be* </line>
<line> como a per**e*ti*a *e se adqu*rir *o*os c*nhec*mentos </line>
<line> q* e </line>
</par>
<par>
<line> faze* sentido e, portanto, mo*ivam a aprendi*agem. </line>
<line> O Pe*samento Comp*tacional, *onforme *estaca** por Wing (2006), é u* con*unto </line>
<line> de hab*lidades que perm*te resolver *roble**s de maneira lógica e criativa, oferecendo uma </line>
<line> nova ling**gem p*ra d*scr*ver hipóteses e teorias. </line>
<line> Nest* estud*, os jogos educativos não são apenas f*rra*en*as p*ont*s para ap*icação, </line>
<line> mas sim co**truí*** a parti* dos princípi** do *ensamento C*mputaciona*. Essa abordagem </line>
</par>
<par>
<line> *onsidera o dese*volviment* </line>
<line> de jo*os como um proc*sso ativo *e en*ino-aprendi*agem, no </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. *2, n. 3, art. 7, *. 137-*51, mar. 2025 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/*ev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. C. S. Mace*o, F. *. C. Alves </line>
<line> 140 </line>
</par>
<par>
<line> qu*l ha*ilidades como abst**ção, reconhecimento *e p*drões e criação de algor*tmos s*o </line>
<line> exerci*ad*s na própria el*bo*ação dos jogos. </line>
<line> Assim, os jogos não *penas *sti*u*am a a**endiz*g*m a*iva, mas tamb** integram o </line>
</par>
<par>
<line> Pensament* Co*putacional como uma s*q*ência lógica que guia **s*e *oncepção * </line>
<line> *té </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ap*icação pedagó*ic*, promove*do o engaja*ento *as crianças em atividades que conectam a </line>
</par>
<par>
<line> criação dos jo*os *s sua* vivên*i*s e resol*çã* de problemas cont*xtuali**dos (BUNDY, à </line>
<line> 2007). </line>
<line> A *u*tific*tiva para est* trabalho r*side n* necessi*ade de alternativ*s pe*a*óg*cas </line>
</par>
<par>
<line> inovado*a* e inclus*vas, principalmente e* contextos </line>
<line> escolares </line>
<line> da </line>
<line> *ma*ôni*, on*e muitas </line>
</par>
<par>
<line> ve*es faltam *ecur*os, como materiais e in*rae*trutura adequados. *ar* superar e*se* desafios, </line>
<line> o Pensamento Com*utaci*nal Desplugado, fundamentado nos p*incípios do co*s*ru*ionismo </line>
<line> de Seymo*r P*pert, apre*en*a-se como uma ab*rdag** r**evante (EVARISTO, 2022). </line>
<line> Metod*logicamente, es*e artigo é baseado no conceito d* Pe*samento *omputacional </line>
</par>
<par>
<line> desplugado por me*o do ass*nto *ue são a* </line>
<line> *orm*s geomét*i*as, apli*ad* com *ateriais </line>
</par>
<par>
<line> c*ncreto*, c*mo *ogo* e atividades col*borativas, para *romover a aprendizagem se* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *epe*dência *e te*nolo*ias digi*ais. Além *e *esenvolver competências matem*ti*a*, </line>
</par>
<par>
<line> pos*ibilita a integ*ação </line>
<line> de práti*as *e*ag*gic*s ho**lo*adas às co*pet*ncias da Base </line>
</par>
<par>
<line> Nacio*al Comum Curricular (BNC*) (*EIXEIRA e* al., 2022). </line>
</par>
<par>
<line> Por mei* </line>
<line> da a***ise dos e*tu*os levantados nest* pesqui*a, com base e* aut*res, </line>
</par>
<par>
<line> *om* Evaris*o et a*., (2022); Knijnik, (2017) * Teixeira, (2022), foi po*sível a*pliar * olhar </line>
<line> sobre como form*s lúdicas e metodologias de r*solução d* problemas podem t*rnar o ensino </line>
</par>
<par>
<line> *e </line>
<line> Ma*emá*ica *ais acessí**l, especialmen*e em </line>
<line> contextos que </line>
<line> exige* estratégi** </line>
</par>
<par>
<line> ped*gógicas *daptadas </line>
<line> à* re*lidade* locais * </line>
<line> culturais. </line>
<line> Dessa for*a, busca-se super*r as </line>
</par>
<par>
<line> di*i**ld*des *istó**cas associadas à *isc**lina, com um ponto de partida fundamen*al: a base </line>
<line> estabelec*da na pré-esc*la (KNIJNIK, *017). </line>
</par>
<par>
<line> Além diss*, o *rabalho t*m </line>
<line> em v**ta con*r*buir p*ra a formação de profess*r*s ** </line>
</par>
<par>
<line> **gião *mazônica, incentiv*ndo prá*ic*s pedagógicas cola*orat*v*s que </line>
<line> respondam às </line>
</par>
<par>
<line> necess*da*es educa*io**is l*cais. Sobre esse aspecto, *odem*s *mpliar o entendiment* à luz </line>
</par>
<par>
<line> d*s obr*s de Freire (1*9*), ao **nsid*rar * realidade a </line>
<line> partir de uma situação pre*ente </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> concreta. Nes*e sent*do, entende-se q** é n*cessário reco*hecer </line>
<line> os sabere* cotidianos </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> estudantes. </line>
</par>
<par>
<line> * ques**o que orienta este estudo é: "Qu*i* van*agens *s jogos educativos vinc*lados </line>
<line> ao P*nsamento Computac**nal Desplu*ado podem oferecer para o ensino de ma*emática em </line>
<line> contextos amaz*nicos com recursos limi*ados?" </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *2, n. 3, ar*. 7, p. 137-151, mar. *0*5 ***4.fs*net.*om.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Pensamento Computacional Desplugado: Meto*ol*gia Pedagógica para o E*si*o de Matemática por Meio </line>
<line> 141 </line>
</par>
<par>
<line> E **ra resp****r * indag*ç*o, fo* feita uma aná**se por mei* de arti*os que d*sc*tem </line>
<line> práticas p*dagógicas em contextos *mazôn*co*, destacando abor*agens qu* u*iliza* recursos </line>
<line> acess*veis e valorizam o contexto cultural *ocal (*ORMI*OSA; GI*NGO, *024; RAIOL et </line>
<line> *l., 2019). Ne*se* estudos, pode-se veri*icar suas práticas pedag*gic** que não depe*dia* de </line>
</par>
<par>
<line> ma*er*a*s *e di*í*il </line>
<line> acesso. Ess* abordagem pe**ite qu* fut**os professo*es e profe*soras </line>
</par>
<par>
<line> possam de*envolv*r habi*idades analíticas e prátic*s, **ansforma*do Mat*mática e* a </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> c*m*o de experimentação criativ* e c***borativa. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa form*, o artigo se alinha às *e*andas ed*cacion*is </line>
<line> atu*i* * ao* desafio* </line>
</par>
<par>
<line> interc*lturais, ofer*cend* **luções *edagógicas que int*gram o Pe*samento Comput*ciona* e </line>
</par>
<par>
<line> ** jogos educativo* para t*r*ar o ensino de Ma*emátic* mais incl*sivo, sustentável </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> significativo para as comu*idades amazônicas. A inclus*o </line>
<line> ocorre ao valo*izar pr*ticas </line>
</par>
<par>
<line> p*dag*gicas </line>
<line> que </line>
<line> util*zam m*t*riais ac*ssíveis e vinculam o e*s*no real*dade *oc*ocultural à </line>
</par>
<par>
<line> dos o* </line>
<line> das estudantes, pro*ovend* um apren*iz*do </line>
<line> contextualizado e </line>
<line> e*uitativ* (MOUR*, </line>
</par>
<par>
<line> 2*22). </line>
</par>
<par>
<line> Desse *odo, es*e ar*igo está estruturado e* c*nc* etapas: fo*mula*ão da q*estão de </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa, identi*ic*ção e seleçã* d* estu*os rele*an*es, </line>
<line> a*licação de critéri*s de inclusão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> exc*usão, e análise *ualitativa dos m*teriais selec*o*ados. </line>
</par>
<par>
<line> Ao incorpo*ar o Pensame*to C*mputacion*l, os j**os educativos incentiva* </line>
</par>
<par>
<line> habilidad*s, como * *esol*ção de problem*s e </line>
<line> o pensament* crítico, enquanto criam </line>
</par>
<par>
<line> oportuni*ades para o dese*volvimento colaborativo criativo, mesmo em a**ien**s com e </line>
<line> recursos limita*os (**ACKM*NN, 2017). </line>
<line> Assim, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa so*re * p*nsa*ento </line>
</par>
<par>
<line> computac*o*al desplu*ado *omo metodologia de ensino de Mate*ática na Amazônia </line>
<line> po r </line>
</par>
<par>
<line> meio de j*gos. A s*g*i*, são destac*do* esses aspectos, evi*enciando su** contrib*i*ões </line>
<line> especí*icas **ra o ensino e a aprend*z*gem da Matemática. </line>
<line> 2 REFER*NCI*L TEORICO </line>
<line> 2.1 O Pensamento C*mput*cional *lugado * o Desplugado </line>
<line> O termo "Pensamento Computacional" (PC) foi popularizado p*r Jeannette Wing, em </line>
<line> *006, por *ei* de sua *u**ic*ção *as Comunicações da ACM. Embora Win* não t*nha </line>
</par>
<par>
<line> criado * ter*o, s*a *ontribuição foi essencial p*ra d*s*re*er o </line>
<line> p**el </line>
<line> *a Ciência da </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, **resina *I, v. 22, n. 3, a*t. 7, *. 137-15*, mar. 2025 </line>
<line> www4.fsanet.co*.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. C. S. Maced*, F. J. C. *lves </line>
<line> 142 </line>
</par>
<par>
<line> Co*putação (CC) como um campo q*e p*de *ferecer ferramentas p*ra resolv*r </line>
<line> problema* </line>
</par>
<par>
<line> em diversas áreas do conhecime*to (WI*G, 2006). </line>
</par>
<par>
<line> * Pen*amento Compu**cional </line>
<line> v*i al*m da execução d* programas em di*positivos </line>
</par>
<par>
<line> el*trônic*s, evitan** uma visão *ecanizada que limit* a cri*ti*i*ade h*ma*a. Em vez disso, </line>
<line> esse *étodo n* *duca*ão é com**eendido como um *on*unt* de *abil*dad*s e e*tratégia* que </line>
<line> *ermitem anali*ar e *olucionar pro*le*as de maneira ló*ica, efici*nte e estrutu*a*a (BUNDY, </line>
<line> 2007). Es*as habilidades inc*uem: </line>
<line> Qu*dro 1- Os Pilares *o Pensamento Comput**ional </line>
</par>
<par>
<line> 1. </line>
<line> *bstr**ão e soluçã* para *ida* com pr*blemas com*lex*s; </line>
</par>
<par>
<line> 2. </line>
<line> R*conhecimento de pad*õ*s pa*a id**tifi*ar *olu*ões genera*izá*eis; </line>
</par>
<par>
<line> 3. </line>
<line> O**aniza*ão lógica e a*álise *e dad*s **ra tomada de deci***s; </line>
</par>
<par>
<line> 4. </line>
<line> Au*omatizaç** de soluçõe* por meio de algorit*os. </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: E*a*orado p*l** autores a *artir de e*tudos de Bu*dy (2007). </line>
<line> Esses conceitos, embo*a ampl*mente apl**ados n* Co*putação, também têm *oten*ial </line>
</par>
<par>
<line> p*ra enriquece* ou*ros campos do conh*cimento, incluind* *ducação básica a </line>
<line> (BU*DY, </line>
</par>
<par>
<line> 2007). O *ensam*nto </line>
<line> Compu*acional </line>
<line> pode se* estimulado med**nte a utilizaç*o </line>
<line> de m*i**s </line>
</par>
<par>
<line> es*r*t**ias, *omo * **brida (ZANETTI; OL*VEIRA, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> Para utilizá-**, há basicamente *uas maneiras. * primeira, *ais </line>
<line> dif*ndida e popu*ar, </line>
</par>
<par>
<line> sem dúvida é a plugada. A *omputação pl**ada consiste no ensino *a Ciência da </line>
<line> Computação, d* Pen**mento C*mputacional e Progr*mação utilizando recur*os digitais, com </line>
</par>
<par>
<line> *u se* acesso * internet. Esse e*s**o foi impuls*onado </line>
<line> pelo professor *eymour Papert, </line>
</par>
<par>
<line> quando criou a linguagem (PAPERT, 19*4). </line>
</par>
<par>
<line> *odavia, a Comput*ção Despluga**, d* ou*ra ma**ira, refere-se ao ensin* do* </line>
</par>
<par>
<line> fundamentos da Ciência Co*puta*ional, do Pen*amento *o*putacional e </line>
<line> da programação </line>
</par>
<par>
<line> s*m a *tilização </line>
<line> de *ec*r*os digita*s ou internet (**LL et a*., *0*1). Nessa </line>
<line> abord*gem </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ensino, os conceito* e *abi*idade* *elacionadas à Computação são a*res*ntado* e tra*alhad** </line>
</par>
<par>
<line> u*ilizando atividades impressas, mater*a*s, como jog*s educ*t*vos ativ*d*des gamif*cadas, e </line>
<line> como * proposto * frente. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 22, n. 3, ar*. 7, p. 1**-**1, mar. 202* </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Pensamento Comp*tacio**l Desplugado: Metodologia Pe*agógica para o Ensino de M**emátic* por Mei* </line>
<line> *4* </line>
</par>
<par>
<line> 2.* A Computação *espluga*a no En*i*o </line>
</par>
<par>
<line> N* B*asil, a Ba** Nacional Comum *ur*icular (B*CC) é um documento que orienta </line>
<line> *s co*petên*i*s g*rais e específic*s *ue todos os *lunos e aluna* *evem de*envolve* **rante </line>
<line> as dive*s** eta**s da *ducação básica (B*AS*L, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> A BNCC *estaca a impor*ância de trabalhar </line>
<line> as comp**ências *e *ane*ra *ntegral, </line>
</par>
<par>
<line> englobando aspecto* cognitivos, emocionais sociais, *e *odo a prep*rar os(as) es*udantes e </line>
</par>
<par>
<line> para *s desafios d* *ida. Para tanto, é *ecessário </line>
<line> que as *et*dolo*ias pedagógicas estejam </line>
</par>
<par>
<line> alin*a*as aos contextos, conflitos e problema* viven*iados pelos al*n** e alunas </line>
<line> no seu </line>
</par>
<par>
<line> *ot*diano (**B*LA; ARNAU, 2*14). </line>
</par>
<par>
<line> Estru*urada em um* das 10 c**pet*n*ias gerais, a B*CC e*fa*iza a necessidade d* </line>
</par>
<par>
<line> *ormar cidadãos ci*adãs capazes de d*senvolver ha*ilidad*s, c*mo pensamen*o crí*ico, e </line>
</par>
<par>
<line> criativida*e, h*bilidades socioemocionais </line>
<line> * compet*ncia científica e tecnológica (Brasil, </line>
</par>
<par>
<line> 2018). Ne*se *on*exto, </line>
<line> as atividades desplugadas, que não </line>
<line> dep*ndem do uso *e tecno**gia, </line>
</par>
<par>
<line> surgem como uma soluçã* </line>
<line> vi*vel e eficient* p*ra in*ro*uzir conc*itos fu*damentais da </line>
</par>
<par>
<line> *o*putação. </line>
</par>
<par>
<line> F**dame*tadas no co*strucioni*m* de Sey*our *apert (PAPERT; HAR*L, 1991), </line>
<line> que d*riva do cons*rut*vismo, essas abordagens sustentam estra*égi*s pedagógicas que </line>
</par>
<par>
<line> privilegiam práticas cin*stésicas * </line>
<line> a*ivas </line>
<line> no e*s*no </line>
<line> da Com*utação em sal* de aula, com* </line>
</par>
<par>
<line> *tividad*s *ue </line>
<line> ut*lizam materi*is </line>
<line> concretos *ara prom*ver o aprendizado por meio d* </line>
</par>
<par>
<line> experimentação, c*lab*ra*ão e resolução de pro*lemas, p*rm*ti*do </line>
<line> *os estudantes explorar </line>
</par>
<par>
<line> conc*i*os, *ais como *e algoritmos, lógica e a*str*ção, *e *orma prática * ac*ssível (B*LL et </line>
<line> al., **97). </line>
<line> A inte*r*ção do Pensa*ento Computacional (P*) *as práticas *edagógicas, </line>
<line> es*ecial*ent* por meio de atividades des*l*gadas, * fun*amental para o *ese*volvimento d* </line>
<line> pensa**nto *e***xivo. *e ac*r*o com *ohn Dewey (1959), a ed*cação *eve ser estruturada de </line>
<line> modo a favorecer a cap*cida*e c*ítica e analíti*a dos al*nos e al*nas. </line>
<line> *ew*y (1959) argumenta que * pensa*ento, embora seja uma característica hu*ana, </line>
</par>
<par>
<line> pode ser ampliado por meio d* </line>
<line> prát**as </line>
<line> educativas planejadas, que i*centivem os(as) </line>
</par>
<par>
<line> estudantes a refletirem e resolvere* problemas de f*rma ef*cie*te e c**at*va (D**EY,1959). </line>
</par>
<par>
<line> P*r sua vez, a *tilização </line>
<line> de jogos educativos, aliada </line>
<line> aos conceitos do Pe*samento </line>
</par>
<par>
<line> Comp**acio*al de forma des*lugada, fornece ao aluno </line>
<line> ou à aluna * desen**lvimento </line>
</par>
<par>
<line> s*gnif*cativ* </line>
<line> *e </line>
<line> hab*lidades, como análi*e, abstração e *esolução de problemas (PRENSK*, </line>
</par>
<par>
<line> **01, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, Teresina PI, v. 22, n. 3, art. 7, p. 13*-1*1, mar. 2*25 </line>
<line> www4.f*an*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. C. S. Mace*o, F. J. C. Alves </line>
<line> 144 </line>
</par>
<par>
<line> A aprendizagem bas*ada em jog*s, con**rme Mattar (2010), *em se mostrado uma </line>
</par>
<par>
<line> abordagem ped*gógica cap*z de envolver os </line>
<line> edu*andos e educand*s n* </line>
<line> *prendizado de </line>
</par>
<par>
<line> *onteúdos variados e n* desen*olvi*ento d* múltiplas habilidades. *u*damentada nas ideias </line>
<line> *e Prensky (2001), esse tipo de abo*da*em é fundame*tado em *uas premissas princ*pa**: (1) </line>
</par>
<par>
<line> os(as) est*da*tes atuais *ifere* </line>
<line> das gerações anteriores </line>
<line> e (*) p*ss*em </line>
<line> car*ct*rísticas </line>
</par>
<par>
<line> es*ecíficas por sere* *ati*o* de uma soci*dad* digital. </line>
</par>
<par>
<line> Pre*sky </line>
<line> enfatiza </line>
<line> ainda qu* os j*gos, mesmo sen*o </line>
<line> digi*a*s ou físicos, comercia*s ou </line>
</par>
<par>
<line> *ducativos, podem ser utilizad*s com* fe*ramenta* para ensina* conceitos e es*im*lar </line>
</par>
<par>
<line> *abilidade* de*i*idas *elos(as) professores(as), deven*o s*r es*olhi*o* com </line>
<line> bas* nos </line>
</par>
<par>
<line> objetiv*s pedagóg*cos esta*e*ecidos. </line>
</par>
<par>
<line> Nes** processo, o pap*l do </line>
<line> professor e da p*ofessora é *ent**l, </line>
<line> pois atuam como </line>
</par>
<par>
<line> facilit*dores, or**ntando os(*s) *st*dantes *a *efl*xão sobre os con*ecimentos adquiridos e as </line>
<line> experiênci*s vi*enciadas, especialmen** *or m*io do* jogos educativ*s (*RE*SKY, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> integração de atividades despluga*a* com os princípios </line>
<line> do Pensam*nto </line>
</par>
<par>
<line> Computa*iona*, por *eio de estratégias, como a *prend*zage* baseada *m jogo* educativo*, </line>
<line> per**te a c*iação d* u* am*i*nte ed*caci*nal m*is dinâmico, inclusivo * *ignif*c*tivo. Essa </line>
</par>
<par>
<line> abo*dagem fa*orece o dese*volviment* </line>
<line> de competências fundamen*ais, com* pen*amento o </line>
</par>
<par>
<line> *rític* e a *apacidad* de resolução de *roblemas, preparando *s est*dantes *ara enfrentar o* </line>
<line> desafios contemporâneo* de form* *ais e*ica* e criativa (MATTA*, *010). </line>
<line> Trevisan e Trevisan (2024) de*tacam *u*, quando o foco é voltado p**a a Amazônia, a </line>
</par>
<par>
<line> *ecessidade </line>
<line> de metodologias pedagógicas </line>
<line> d*ferenciad** se torna ainda *ai* </line>
<line> *vidente </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> have* uma carência, e*p*ci*lm**te *as es*ola* de á*eas rur*is e c**unidades *s*la*as, em que </line>
<line> muito* de*afi*s são enfrent*dos, a exemplo da escassez *e infraestr*tura e *e recursos </line>
</par>
<par>
<line> t*c*ológic*s. Por fim, a seguir, a*o*da-se acerca da Educa*ã* Matemá*ica, desta*ando </line>
<line> seus </line>
</par>
<par>
<line> *unda**nto* te*ric*s, **ordagens pedagóg*cas e sua relevânc*a no </line>
<line> desenvol*imento *o </line>
</par>
<par>
<line> raciocín** lógico e crítico. </line>
</par>
<par>
<line> 2.3 A educa*ão ma*emát*ca </line>
</par>
<par>
<line> O Pe*same*to Computacional D*s*lugado surge **mo </line>
<line> uma alte*na*iva viável, um* </line>
</par>
<par>
<line> vez </line>
<line> *u* pod* *er imp*ementado sem a </line>
<line> dependência tecn*lógica. Essa a*ordag*m *o*e não </line>
</par>
<par>
<line> apenas con*rib**r p*ra a educação matemática, mas tam*ém promover a inc*usão social </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ed**acion*l, </line>
<line> permitind* qu* </line>
<line> alunos(as) de co*text*s </line>
<line> relev*ntes desenvolva* </line>
<line> ha*ilidades </line>
</par>
<par>
<line> esse*ciai* *ara *ua forma*ão integr*l (BRA**MAN*, 2017). </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 22, n. 3, art. *, *. 137-151, mar. *025 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Pensa*en*o Com*utacional *esp*ugado: Metod*logia Pedag*gica para o Ensino *e Matemá*ica po* Me** </line>
<line> 145 </line>
</par>
<par>
<line> Desse modo, ao *nt**rar m*todologias at**is à educação *mazônica, o docente po*e </line>
</par>
<par>
<line> torn*r o </line>
<line> ensin* matemático *ais acess*vel e adap*ado </line>
<line> às reali*ades *oc*is, in*entiva*do </line>
</par>
<par>
<line> p**tic*s *ed*gógicas q*e va*orizem a apre*dizagem cotidiana, colaborativa e conte*tual*zada </line>
<line> (OLIVEIRA et al., 2012). </line>
<line> Assim, *s jo*** educativos p*ssados como atividades desplugadas, com base nos </line>
<line> conceitos *o Pensament* Comp*taci*n*l, p*dem ser usados *omo ferram*nta pa** </line>
</par>
<par>
<line> trans*ormar * ensi*o </line>
<line> de Matemática, tornando-o *ais s*gnifica**vo e capacitando </line>
<line> os(as) </line>
</par>
<par>
<line> *luno*(as), mesmo em *mb*entes com recursos li*itados (CHARL*T et *l., 200*). </line>
</par>
<par>
<line> Todavia, a matemát*c* </line>
<line> na fase da pré-escola é *ssen*ial, já </line>
<line> que po*e ser constit**da </line>
</par>
<par>
<line> pelas crianças a partir **s en*aios oport*niz*dos pela* vivências *m seu ambiente *a*ural, no* </line>
</par>
<par>
<line> qu*is </line>
<line> os </line>
<line> conhecim*nto* </line>
<line> po*e* </line>
<line> se* </line>
<line> reinventa*os </line>
<line> e </line>
<line> reela*or*dos </line>
<line> (*EONAR*O; </line>
</par>
<par>
<line> M*N*STRINA; MIARKA, 2014). </line>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
<line> Em b*sc* *e re*e*enciais teórico* que subsi*iam a pe*quisa, foram realizadas buscas </line>
<line> no portal da C*pes e no Google Acad*mico. O levantamen*o abrangeu *i*ser*a*ões, teses, </line>
</par>
<par>
<line> artig** </line>
<line> cie*tí*ico*, livros e legi*laç*es rela**onadas </line>
<line> ** e*sino </line>
<line> de Matemática. O foco foi </line>
</par>
<par>
<line> direcionado a estudos q** abordasse* o uso *e jogos *ducativos no e*sino de Ge*me*ria, </line>
</par>
<par>
<line> **m ênfase *m formas </line>
<line> **ométricas e na aplicação dos </line>
<line> *rincípios do Pens*mento </line>
</par>
<par>
<line> Computaciona* Des*l*gado. </line>
</par>
<par>
<line> A pe*quisa estrutura-se com </line>
<line> base em </line>
<line> **a *nális* bibl**gráfica e*tern* para artigos </line>
</par>
<par>
<line> qu* **re*entam e *is*utem p*áticas e resul*ados **laciona*os à aplicação *o Pe**ame*t* </line>
<line> Com*utacional Desplugado em context*s ed*ca*iv*s. Para a**a**a* os objetivos del*neados, o </line>
<line> estudo s*g** *s *i*etrize* metodo*ógicas propostas p*r Petersen et *l. (2*07), organizando-se </line>
<line> em cinco etapa* principais: </line>
<line> A primei*a foi a definiçã* d* qu*stão nortead*ra da pesquisa e do* objetivos, a *artir </line>
<line> *a formula**o da questão, qu* f*i ess*nci*l para orie**a* a análise do* estudos e d*lim*t*r o </line>
<line> *oco da inv**tigaçã*. </line>
</par>
<par>
<line> A segund* de*-se pela ident*ficação *os e*tud*s releva*tes, </line>
<line> que foram realizados </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> partir de p*lavras-chave </line>
<line> *el*cionad*s ao tema, como "P*nsame*to Com*ut*ci*nal </line>
</par>
<par>
<line> De*plugado", "**gos Educ*tivos", "Ensin* de Geometria" "Educação n* Am*zônia". A e </line>
<line> *ercei*a foi a *omb*nação das *ala*ras-chave, p*rti*do da *t*liz*ç** de *stra*é**as p*ra cruzar </line>
<line> **rm*s, permitindo maior a*r*ngência * *recis*o na lo**lização dos estudos *ertinente*. </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 22, n. 3, ar*. 7, p. 1**-151, mar. 2025 www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. *. *. Macedo, F. J. C. Alve* </line>
<line> 146 </line>
</par>
<par>
<line> Na *uarta, fo*am estabele*idos critérios de inclus** e *xclusão, p*ra seleciona* </line>
<line> estudos primá*ios re*evantes e eliminar a*ueles q*e *ão a*endessem aos requisito* da </line>
</par>
<par>
<line> p*squi*a, como au*ênci* de v*ncul* com </line>
<line> o contexto am*zônico ou com a *emát*ca do </line>
</par>
<par>
<line> Pensame*t* Com*utacional. </line>
</par>
<par>
<line> A q*in*a foi a seleção e *nális* *o* *studos relevantes *m que </line>
<line> eles foram av*liad*s </line>
</par>
<par>
<line> com *ase nos critérios esta*elec*dos, garantindo a quali*ade e a pertinênc*a *as fontes. E*sa </line>
<line> e*apa vi*ou c*mpreend*r tanto os *esafios quanto as *ontribuições do Pensam*nto </line>
<line> C*mputacional Des*lugado no ensino de G*ometria, res*l*ando na *náli*e de dois *rtigo*. </line>
<line> Por fim, funda*entado *o método *ialético, o presen*e est*do vis* incentivar futu*os </line>
<line> professore* * futuras professo*as a adotarem práticas *edag*gic*s inovadoras, homologadas </line>
<line> nos contextos socioculturais das comu*idades *mazônic*s, *om base em uma abordagem </line>
<line> *ua*itativ* que vis* sinte*i*ar estu**s qualitativ*s sobre um *ó*ico, a fim *e localizar te*as, </line>
</par>
<par>
<line> conceitos ou teoria*-*ha*e q*e forneçam </line>
<line> nov** ou mais podero*as expl*caç*es para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> fenômeno sob análise (SID*AWA*; WOOD; *E*GES, 2*1*). </line>
<line> 4 R*SULTADOS E DISC*SSÃO </line>
<line> Por meio das análise* *os *ois artig*s, fora* fei*as quatro tabe*as, a fi* de se ve*ifi*ar </line>
<line> o e*sino de Mate*át*ca na regi*o a*azônica. * primeir* desta*ou o* aspectos do* doi* </line>
<line> estu*o*, como o título, autores e ano da pe*quisa, local, particip*nte*, instrumentos *e coleta e </line>
<line> conceitos funda*en*ais. </line>
<line> A segunda apontou * dimensão investig*da do conheciment* i*icial, desenv*lv*mento </line>
</par>
<par>
<line> da ação * im*acto </line>
<line> da inter*e*çã*. A te*c**ra *risou a*erca *as ferramentas, como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Cartogr*fi* Social, Ma*er*ais Visuais e Dinâm***s **ucat*v*s. A quin*a m*strou * aspe*to </line>
<line> Metodológ**o p*r m**o d* Conexão com o *onte*to *ocal e *mpacto Educacional. </line>
<line> *ssim, as ta*elas abaixo de*tacaram práticas *edagógi*as q*e po*em ser incorporadas </line>
<line> em vários context*s amazônicos. Essas práticas não *pena* p*omovem a apr*ndizag*m de </line>
</par>
<par>
<line> co*teúd*s, mas també* *avorecem o desenvolv*mento de compe*ências e*senciais </line>
<line> para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> séc*lo XXI (MELAZO, 2005). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 22, *. 3, *r*. 7, p. 137-151, m*r. 20*5 www*.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *e*samento Computac*onal Desplug*do: Met*dologia Pedagó*ica pa*a o *n*in* de M**e**tica por Meio </line>
<line> 14* </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 1- Caract*rizaçã* dos Estu*o* * Metodologias Utilizada* </line>
</par>
<par>
<line> Aspecto </line>
<line> Artigo 1 </line>
<line> Artigo * </line>
<line> Títul* Pe*cando jogos de linguagem e </line>
<line> Inovações tecnológicas como </line>
<line> s*m*lhanças d* fam*lia *m uma </line>
<line> i*s*ru*ento de *ducação para a </line>
<line> comunida*e ri*eiri**a do Xingu </line>
<line> h*gien*zaç*o do *çaí </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Autores e A*o da Marcos Marques *o*migosa e Ieda </row>
<row> Pesquisa Mari* Giongo, (2024) </row>
<row> *ocal Com*n**ade Ca*hoei*a do Jabuti, </row>
<row> Xingu, Pa*á </row>
<row> Par**cipante* ** crianças de * a 12 *nos da escol* </row>
<row> multisseriada </row>
<row> Ins*rumentos de Mapas, desenh*s, narrativas orais * </row>
<row> C*leta vivências </row>
<row> Conceito* Jogos de lingua*em e p*áti*as </row>
<row> Fund*mentais matemá*icas distribuídas </row>
</column>
<column>
<row> Ianny F**r*i*a *aiol et al., 20*9 </row>
<row> Com***dade *ibeirin*a do Rio </row>
<row> *irama*ha Al*o II, I*h* das *nça*, </row>
<row> Barcarena, Pará </row>
<row> 25 ribeirinhos ate**idos pela </row>
<row> Estratégia Saú** da Família (ESF) </row>
<row> Observação da realidade, capacitação, </row>
<row> expos*ç*o de *magens, folders e </row>
<row> dinâmicas in*erativas </row>
<row> Hi*ieni*ação d* fr**o do aça* e </row>
<row> preven*ão d* doe*ça de Chaga* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Elaborado p**a autora, a parti* de estudos de Marcos Marques For*igosa e Ie*a Maria Giongo, (2024); </line>
<line> Ian*y Fer*e*** Raiol et al. (2019). </line>
<line> Os e*tudos ex*loram de *ue modo pr*ti*as cotid*anas *odem ajudar com *onceitos </line>
<line> matemáticos. O* artig*s mostr*ra* a i*portâ*cia d* integ*ar os saberes loc*is ao ensin* </line>
<line> e*colar. Segundo Cost* * Oliveira (2022), essa abordagem contex**ali*ada promov* um </line>
<line> **rendizado ma*s signi**cativo e respeita as vivên*i** das comun*dades. </line>
<line> Tab*la 2- Result*d*s Principais </line>
</par>
<par>
<line> Dimensão </line>
<line> Artigo 1 </line>
<line> Artigo * </line>
</par>
<par>
<line> Investigada </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Conhecimen*o Ide*tificaç** *e prá*icas matemáticas </row>
<row> Inicial re*lizad*s nas atividades de pesca. </row>
<row> Desenvolv*mento Construção de m*pas e nar**tivas pelas </row>
<row> da Ação c*ianças com *as* na sua vivência </row>
<row> cotidiana. </row>
<row> Impacto da D*m**stração *e domín*o **s cr*anças </row>
<row> Inte*venç*o em conceitos matemáticos c*mo </row>
<row> later*li**de, *ompar*ção e localização </row>
<row> espacial. </row>
</column>
<column>
<row> O* participa**es *esconhe*iam os </row>
<row> procedi*entos *or*etos de </row>
<row> hi*i*nização d* a*a*. </row>
<row> Atividade* interativas com image**, </row>
<row> din*micas e distribuição de *as*as </row>
<row> educati**s. </row>
<row> *aio* *o*scie*tiz*ção so*r* a </row>
<row> importância da higie*ização do a*aí </row>
<row> p*r* prevenir * doen*a de Chagas. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> F*nte: Elabo*ado pela aut*ra, * partir de estudos de Marcos *arques F**migosa e Ieda M*r*a Giongo (2024); </line>
<line> Ianny Fer*eira Rai** et al. (2019). </line>
</par>
<par>
<line> A segu*da tabela ilustra os </line>
<line> resultados so*re o uso de *borda**ns pedag*gicas q*e </line>
</par>
<par>
<line> inc*n**vam a participaç*o ati*a da *omu*idade com su*s *i*ências. Paulo Freir* (1987, p. **) </line>
<line> p*ntua: "só existe saber na invenção, na reinvenção, na bu*ca inquiet*, imp*ciente, </line>
<line> permane*t*, que ** ho*e*s faze* no mundo, com o mundo e com os *utros". Desse modo, </line>
<line> resgatar esse* saber*s locais é *o**n*ar * p*á*ica e fortalecer compet**cia* educa*ivas. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresin* PI, v. 22, n. *, art. 7, p. *37-151, mar. 2025 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. C. S. Maced*, F. J. C. Al*es </line>
<line> 148 </line>
<line> Tabela 3- Fer*amentas Util*zadas </line>
</par>
<par>
<line> *e*ramen*as A***go 1 </line>
<line> Artigo 2 </line>
</par>
<par>
<line> Ca*tografia </line>
<line> Co*strução de *apas pelas crianças *om </line>
<line> Não ap*icável. </line>
</par>
<par>
<line> S*cial </line>
<line> elementos do *otidiano. </line>
</par>
<par>
<line> Materiais </line>
<line> Des*nho* realizados p*las c*ianças pa*a </line>
<line> E*po*iç*o de imagens explicativas </line>
</par>
<par>
<line> V*suais </line>
<line> r*tratar prá*icas da p*sca e da </line>
<line> sobr* higienizaç*o do açaí. </line>
<line> comunidade. </line>
</par>
<par>
<line> Di*âmicas Narrati*as or*is e prátic*s pedagógica* </line>
<line> Ativi*ades *ráticas co* *imula*ão do </line>
</par>
<par>
<line> Educa*ivas ass*ci**as aos j*gos de li*guagem. </line>
<line> pr*cesso correto d* *igienização do </line>
<line> frut*. </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Elaborado pela autora, a par*ir de *studos *arcos Ma*ques Fo*mi**sa e Ie*a Maria Giong* (2*24); *an** </line>
<line> Ferreira Raiol et al. (2*19). </line>
<line> *omo vist* nos estu*os, prátic*s com a uti*ização de ferramentas, como cartografia, </line>
<line> m*teriais **suais e dinâmicas *du*ativas ass*ciadas a*s jogos *m con*extos sociais </line>
</par>
<par>
<line> a*azô**cos s*o fe*ra*enta* *ficazes para mapear s**eres locais que podem s*r usadas </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> abor**gem v*liosa p**a in*egrar o conhecimento da co**nidade ao proces*o ed*cat*vo. A*ém </line>
<line> disso, Melazo (2005) frisa que as per*epções amb**ntais trans*endem ** es*ím***s sensoria*s, </line>
<line> en*olvendo outras for*a* de interpretar e per**ber * ambi**te cot*diano. O *u*or enfatiza a </line>
<line> necessidade d* *e us*r mais os saberes locais no aprendi**do *as *rianç*s par* f*rt**ecer o </line>
<line> vín*ul* est*danti* co* a identid*d* cultu*al. </line>
<line> Ta*ela 4- Contribu**ões Metod*lógicas do* Estudos </line>
</par>
<par>
<line> As*ecto </line>
<line> Artigo 1 </line>
<line> *rtigo 2 </line>
</par>
<par>
<line> *etodológico </line>
</par>
<par>
<line> C*ne*ão c*m o </line>
<line> Análise das prática* culturais e </line>
<line> **ordagem das vu***rabilidades </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Conte*to Local *otidianas da p**ca como fo*m* d* </row>
<row> e*sino da *a*emátic*. </row>
<row> I*pacto *romo*emos reflexões so*re c**o </row>
<row> Educ*cional práti*as locais podem estar associa*as a </row>
<row> conceitos matemáti*os *scolares. </row>
</column>
<column>
<row> específic*s da comu**dade </row>
<row> **lacionadas à *igieniza*ão d* açaí. </row>
<row> Co*tribuiu para * mel*oria ** </row>
<row> c*nhecime*to p*átic* sobre prevenç*o </row>
<row> da Doença de Chagas. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Fonte: El*bor*do pe*a autor*, a partir de estu*os Marcos *arque* Formigosa * Ieda Maria **on*o (*024); I*nny </line>
<line> Ferre*r* Rai*l et a*. (2019). </line>
<line> Por *i*, nessa *lti*a tabela, podemos nos ap*oximar d*sses estudos por me*o das </line>
</par>
<par>
<line> meto*o*ogias adotadas, d**tac*ndo * conexão co* o co*texto *ocal e </line>
<line> os impacto* </line>
</par>
<par>
<line> educacionais que essas prátic*s trazem para o ens*no. </line>
</par>
<par>
<line> Ambos os artigos problematizam a realidade lo*al, in*egrand*-a à teoria dos *iv*os e </line>
<line> conteúdos didá*icos, f*cilitando a compreens** dos e*tudantes. Essas *bordagens </line>
<line> met*d*lógica* são essenciais pa*a pr*mover uma aprendi*agem si*nificativa, que valorize as </line>
</par>
<par>
<line> experi*ncias e saber** *os alunos * das *lunas, contr*buindo para </line>
<line> uma educ*ç** mais </line>
</par>
<par>
<line> co*textu**izada e r*levante p*ra su** viv*ncias cot*di**as (CARVALHO, 2008). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Ter*sina, v. 22, n. 3, art. 7, p. 137-1*1, mar. 202* </line>
<line> www4.fs*net.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Pensa**nt* Computacional Desplugado: Metodologia Pedagógica para o Ensin* de Matemática *or Meio </line>
<line> 149 </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSIDERA*ÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> * presente estud* tev* co*o objetivo i*vestigar o ensino de Matemática na região </line>
<line> amaz*nica. Os estudos analisados mostra* *ue a integraçã* *e jo**s e*ucativ*s combinada </line>
</par>
<par>
<line> com P*ns*ment* *om*utacional * as estra**gias *e fo*m* d*spl*ga*as tem *ot*n*ial pa*a o </line>
</par>
<par>
<line> enriquecer o ensino de Matemát*ca nas escol*s da reg*ão amazônic* e teve com* </line>
<line> questão </line>
</par>
<par>
<line> norteadora: </line>
</par>
<par>
<line> "Quais va*ta*ens os jogos ed*cat*vos *i*cu**dos ao Pe*sa*ento Comp*tacion*l </line>
<line> Desplu*ado podem ofe*ecer par* o ensino *e *atemática em *ontextos amazô*icos c** </line>
<line> recursos l*mitado*?" </line>
<line> Além disso, ao integrar ess*s *r*ticas p*dagógica* com o contexto loca*, *s e*tudos </line>
</par>
<par>
<line> *em*n*traram ser </line>
<line> possí*el *ortal**er o </line>
<line> v*nc*lo entr* os alunos, al*nas, **ofessores, </line>
</par>
<par>
<line> profes*oras e a comun*dade, </line>
<line> *rom**endo uma apr*ndizage* m*is *ontextu*li*a*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sign*ficativ*. </line>
</par>
<par>
<line> Por mei* da a*álise d*s estudos, foi possível perceber q*e o o*jetivo da p*squi*a f*i </line>
<line> *mplame*t* al*ança*o, pois * uso de abordagens desplugadas e jogos educativos mostrou-s* </line>
</par>
<par>
<line> e*icaz p*ra o dese*volvimento *o Pensam*nto Computacional desplugad* </line>
<line> *m conte*tos </line>
</par>
<par>
<line> ama*ônicos, amp***n*o as com*etências do* estud*ntes, especial*ente nas á*eas de lógica, </line>
<line> organiz*ção e reso*u*ão de problemas matemáti*os. </line>
<line> Por fim, p*de-se *otar que este trabalho tr*z con*rib*iç*es importantes para o ensino </line>
</par>
<par>
<line> de Matemátic* como, por **em*lo, o fortalecime*to do </line>
<line> a*rendizado </line>
<line> *os est*d*ntes e sua </line>
</par>
<par>
<line> autonomi*. Ao me*mo tempo, *juda * </line>
<line> pro*over o respeit* * esc*ta * col*boraç*o ent*e </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> par*s. Ass*m, a pesquisa reafirma * *mportância de integr*r prát*cas a*uais com o c**ceito do </line>
<line> *ens*m**to Co*putacion*l *o **rrícu*o esc**ar, e* esp*cial no contexto *a educaçã* infant*l </line>
<line> *a regiã* ama*ônica. </line>
<line> RE*E*ÊNCIAS </line>
<line> BELL, *.; *ITTEN, IH; F*L*OW*, M. Ci*ncia da Computação Desconec*a*a... </line>
<line> A*iv*dades * Jogos Of*-lin* para Todas as Ida*es (rascu*ho). 1. ed. 19*7. </line>
<line> BELL, T.; WITTE*, I. E FE*LO*S, M. (2011). Computer *cience Unplugged - </line>
<line> **sin*ndo Ciência da Computação s*m o **o do C*mputador. Tradução de Luc*ano **rto. </line>
<line> Barreto, 2011. D*sponível em : http://*sunplugged.or*/ . Acesso em: 1* de out*bro de **24. </line>
</par>
<par>
<line> BUNDY, A. </line>
<line> * pensamento com*uta*ional é ge*era**zad*. *ournal of Scienti*ic and </line>
</par>
<par>
<line> P*act*cal Comp*ting, v. *, p. *7-69, 200*. </line>
</par>
<par>
<line> ***. FSA, Teresina P*, v. 22, n. 3, ar*. 7, p. 13*-1*1, mar. 20** </line>
<line> www4.f*anet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. C. S. Macedo, F. J. C. Alves </line>
<line> 150 </line>
</par>
<par>
<line> BRACKMA*N, C. P. Des*nvo*vi**n*o do pensamento com*u*acional através de </line>
</par>
<par>
<line> atividades desplugadas na </line>
<line> educação básica. </line>
<line> 2017. 22* f, Tes* (D*u*orado), U**v*rsidade </line>
</par>
<par>
<line> *ed*ra* d* R*o Grande do *ul, Centro de Estudos Interdisciplinares em Nova* Tecnol*g*as na </line>
<line> Educação, Programa *e PósGraduaç*o em **f*rmática na *duc*ção, Porto Ale**e, BRR*, </line>
<line> 2*17. </line>
<line> CARVALHO, I. C. M. E**c*ç*o amb*ental: a formação d* sujei*o ecológico. 4.*d. Sã* </line>
<line> Paulo: Co*tez, 200*. </line>
<line> COSTA, S. A; OL*VEIRA, L. *. O Jardim *oológico Como Espaço Para o En*ino d* </line>
</par>
<par>
<line> Mamíferos: Te*e**o Uma E*tratégia Invest*gativa. In: VI E*ebio e VIII Erebio Region*l </line>
<line> 3, </line>
</par>
<par>
<line> 2*16, Maringá. I Enco*tro *ac*onal de E*sino de Biologi*, 1 e VIII En*on*ro R*gional </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ns*no *e Biologia da Regional * Sul, *., 2016. *nais... v. 1*7-*38. Disponível </line>
<line> em: </line>
<line> ht t ps </line>
</par>
<par>
<line> ://sbe*bio .org .b* /pu*lica*o*s /anais /VI_Enebi* /VI_Enebio_*ompleto .pdf . Ac*sso e*: 24 </line>
<line> out . de 2024. </line>
<line> EVARIS*O, I. S et al. Do pen*amento comp*tacion*l desplugado ao p*ugado n* proc*sso de </line>
</par>
<par>
<line> ap*en*izag*m da Matemáti**. *ELATEC: </line>
<line> revi*ta lat*noamer*cana de tec*ologia </line>
</par>
<par>
<line> educativa, 20*2. </line>
</par>
<par>
<line> FOR*IGOS*, *. M; GIONGO, I. *. Pesc*ndo jogos de linguagem e *eme*hanças de </line>
<line> *a*ília e* uma *o*un*dade r*beirinha do Xing*. C*Inspiração-Revis*a dos P*ofessores </line>
<line> que Ensinam M*tem*tica, v. 7, p. e*02400*-e20240*5, 2024. </line>
<line> FREI*E, P. Pedago*ia do opri*ido. 1987. Rio d* Janeiro: Paz e Terra. </line>
<line> FREIRE, P. *edagogi* da *utonomia: sab*res necessári*s à prática educativa. 35. ed. São </line>
<line> Paulo: Paz e Terra, 1*96. </line>
<line> KNIJNIK, G. A ordem do disc*rso da matemática escola* e jogos de linguagem de ou*ras </line>
<line> formas de v*d*. Perspectiv*s ** Educação Matemática - *NMA/UFMS - *. 10, n. 22, </line>
</par>
<par>
<line> Seção </line>
<line> Temá*i*a, </line>
<line> 20**. </line>
<line> Disponí*el </line>
<line> e*: </line>
</par>
<par>
<line> http://see*.ufms.br/index.php/pe*mat/article/v*ew/*877/**04. A*e*s* e*: ** out. 2024. </line>
<line> MOUR*, *. H. Trab*l*o e formação do*ente na *duca*ão profiss*o*al. **2*. </line>
<line> MINISTÉR*O DA EDUCA*Ã* (B*ASIL). *ase N*ci*nal Co*um Curr*cula*. *ras*lia, </line>
<line> 2018. </line>
<line> PAPERT, S.; H**E*, I. C**strucionis*o: R*lat**io* *e Pesquisa e Ens*ios, 1985-1990. </line>
<line> *o*wo*d, NJ: A*le* Pub. *orp., 1991. </line>
<line> PAPERT, *.; SOLO*ON, C. Tw*n*y *hi*gs to Do with * Computer. Educational </line>
<line> Techn*log* Magazine, 1972. *ispo*ível em: http ://www.stager.org /artic*es </line>
<line> /twe*tything*.pd*. Acesso em: 16 nov. 2023. </line>
</par>
<par>
<line> PR*NS*Y, M. Aprendizagem bas*ada em jogos d*gitais. São </line>
<line> Paulo: SENAC, *. </line>
<line> 575, </line>
</par>
<par>
<line> 201*. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 22, n. 3, *rt. 7, p. 137-151, m*r. *025 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.b*/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Pens*me*to Comput*ci*nal D*s*lug*do: *etodologia Ped*g*gi** para o En**no d* *atemática por *eio </line>
<line> 151 </line>
</par>
<par>
<line> R*IO*, *. F et al. I*ovaçõ*s tecn*lógicas como instrumento de educação para a higienização </line>
<line> d* aç*í em *** comun*dade ribeirinha da *m**ônia: *m *e*ato de e*per*ência. Re*ista </line>
<line> Eletrônica Acervo S*ú*e, *. 27, *ág. e920-e92*, 2019. </line>
<line> SIDDAWAY, A. P.; WOOD, *. *.; HED*E*, L. V. Ho* to do * system*tic re*iew: a best </line>
</par>
<par>
<line> practice guide f*r *onduct*ng an* </line>
<line> reporting *arr*tiv* rev*ews, </line>
<line> meta-anal*se*, and </line>
</par>
<par>
<line> *etasynth*ses. Ann*al *eview of Psych*logy, v. 70, n. 1, p. 747-*70, 2019. </line>
</par>
<par>
<line> TEIXE**A, J. A. L et al. A ut*lização </line>
<line> das tecnologias de informação e </line>
<line> comunicaç** </line>
</par>
<par>
<line> (TICs) como ferramenta pedag*gica *me*gencial. 2*22. </line>
<line> TREVISAN, A. C. R; *REVISAN, É. P. P*odutos educa*ionais no ensino de matemáti*a: </line>
<line> uma aná*ise e*terna para programas p*rtencentes à r**ião da Ama*ôni* *egal. REPPE- </line>
<line> **vista de Produtos E*ucacionais * Pesq*isas *m Ens*no, v. 1, pág. 247-2*4, *0*4. </line>
<line> DE*EY, J. *emocracia e Ed*cação. *ão Paulo: Co*panhia Edito*a Nacio*al, 1959. </line>
<line> WING, J. M. P*nsame**o computacional. Comunica**es *a ACM, v. 4*, n. 3, *. 33, 200*. </line>
<line> ZABALA, A; ARNOU, L. Como A*render e Ensinar Compet*nci*s. Edi*ão: Edit*rial </line>
<line> GRAÓ, de IRIF, SL, 2014. </line>
<line> Z*NE*T*, H; *LIVEIRA, C. Práticas de ensino de Prog*amaç*o *e Comput*dore* com </line>
</par>
<par>
<line> Robótica Pedagó*ica apl*cação de Pensamento C*m*ut**ional. In: *nais dos Work*hops e </line>
<line> do Congres** Brasileiro de Inf**m*tica na Educação. 2015. pág. 1236. </line>
</par>
<par>
<line> Como Ref*renciar es*e Artigo, confo*me ABNT: </line>
<line> MACEDO, L. *. S; A*VES, F. J. C. O Pe*samento *omput*cional D*s**uga*o: Metodologia </line>
<line> Ped*góg*ca para o Ensino ** Matemática por Meio de Jog*s Ed***tivos *a *mazônia. Rev. FSA, </line>
<line> Ter*sina, v. *2, n. 3, ar*. 7, p. 137-151, mar. 2025. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição dos Autores </line>
<line> L. C. S. Macedo </line>
<line> F. J. C. Alves </line>
</par>
<par>
<line> 1) conc**ção e planejament*. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e *nterpretação d*s d*dos. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) *laboração d* rascunho *u na revis*o crítica d* cont*údo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) partici*ação na aprovação da versão final do manusc*it*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. *2, n. 3, **t. 7, p. *37-151, mar. 2025 </line>
<line> *ww4.f*anet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
</document>

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)