Gêneros Textuais e sua Abordagem no Livro Didático “Português: Linguagens”, do Ensino Fundamental II / Textual Genres and their Approach in the Textbook “Portuguese: Languages”, for Elementary School II
Resumo
O livro didático desempenha um papel fundamental no processo ensino-aprendizagem. O presente artigo investiga como o livro “Português: Linguagens” (11ª edição, 2022), do 6º ano de Língua Portuguesa, usa os gêneros textuais como proposta didática no Ensino Fundamental II. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo documental, sobre o livro didatico e os gêneros textuais, embasada por Marcuschi (2002; 2008), Batista (2003), Bezerra (2005), Lajolo (1996), Barbosa (2015), entre outros, levando em consideração as determinações como os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs (1998; 2001) e a Base Nacional Comum Currícular – BNCC (2018). Este estudo teve como elemento principal para o desenvolvimento da pesquisa a 2ª unidade do livro didático, aprovado pelo PNLD 2024 (Programa Nacional do Livro Didático), dos autores William Cereja e Carolina Dias Vianna, publicado pela editora Saraiva. O livro evidencia o texto como unidade de trabalho, apresentando uma variedade de gêneros textuais. Os resultados da investigação se mostraram satisfatórios ao apontarem que esse material didático traz abordagens bastante significativas para a aprendizagem, explorando as especificidades dos gêneros textuais de forma atual e dialógica.
Palavras-chave: Propostas Didáticas; Língua Portuguesa; Educação Básica; Ensino.
ABSTRACT
The textbook plays a fundamental role in the teaching-learning process. This article investigates how the book “Português: Linguagens” (11th edition, 2022), for the 6th year of Portuguese Language, uses textual genres as a didactic proposal in Elementary School II. This is a qualitative, documentary research on the textbook and textual genres, based on Marcuschi (2002; 2008), Batista (2003), Bezerra (2005), Lajolo (1996), Barbosa (2015), among others. Taking into account determinations such as the National Curricular Parameters - PCNs (1998; 2001) and the National Common Curricular Base - BNCC (2018). This study had as its main element for the development of the research the 2nd unit of the textbook, approved by PNLD 2024 (National Textbook Program), by authors William Cereja and Carolina Dias Vianna, published by Saraiva. The book highlights the text as a unit of work, presenting a variety of textual genres. The results of the investigation were satisfactory, indicating that this teaching material brings very significant approaches to learning, exploring the specificities of textual genres, in a current and dialogic way.
Keywords: Didactic Proposals. Portuguese Language. Basic Education. Teaching.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2025.22.3.8
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