<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *2, n. 3, art. 8, p. 152-169, m*r. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.22.3.8 </line>
</par>
<par>
<line> Gê*eros Textuais e sua Abordagem no *i*ro Didáti*o "P*rtugu**: Linguagens", do **sino </line>
<line> Fundam*ntal II </line>
<line> Text*al Ge*r*s and thei* Approach in t** Text*ook "Portu*ues*: Langu*g*s", for El*mentary </line>
<line> School II </line>
</par>
<par>
<line> Da*an* Marque da Costa </line>
<line> ***enciatur* em Letras pela U*iversida*e de Pernamb*co </line>
<line> Professora na *sc*la Nossa Senhor* do Perpét*o S*corro </line>
<line> E-m**l: dmarq*es*18@gmail.com </line>
<line> *r**cisco de *ssis Silva Panta </line>
<line> *e*tre em Edu*ação pela Un*versidade Federa* do E*pírito Santo </line>
<line> *rof*ss*r da U*iversida*e d* P*rnambuco </line>
<line> *-mai*: francisco.pan*a@upe.edu.br </line>
<line> Roberto Remígio Flo*êncio </line>
<line> Doutor em *d*c*ç*o p*la Un*ver**dade Federal da B*h*a </line>
<line> Pro*essora do I*stituto **d*ral do Sertão Pernambuc*no </line>
<line> E-ma*l: *oberto.re**g*o@if*ertao-pe.*du.br </line>
</par>
<par>
<line> Ender**o: Daiany *arque d* Costa </line>
<line> Edi*or-Ch*fe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonn* </line>
<line> Kerley </line>
<line> d* </line>
<line> Alenc*r </line>
</par>
<par>
<line> Rua Barã* *a Boa Vist*, 269, Gercino Co*lho, *e*rolina </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
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<line> - PE. *r*sil. </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: Fr**cisco *e Assis Silva Panta </line>
<line> Ar*igo re**bido em 14/01/2025. Última v*rsão </line>
</par>
<par>
<line> Cid*de Universitária, s/n, Petr*lina-P*. B*asil. </line>
<line> rece*ida em 30/0*/202*. A*rov*do em 31/01/202*. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Roberto Rem*gio Florê*cio </line>
</par>
<par>
<line> *o*ovia B* 235, s/n, Km 22, N4, Petrol*na - PE. Brasi*. </line>
<line> Av**iado pe*o sist*ma Tri*l* Revi*w: Desk Review a) </line>
<line> pel* Edi*or-Chefe; e b) Doub*e Blind Review </line>
<line> (av*l**çã* cega por d*is avaliado*es d* área). </line>
<line> Revisã*: Gramatica*, Normativa e de Formatação </line>
</par>
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<par>
<line> Gê*er*s T*xtuais e sua Abordagem no Liv*o Didá*ico "*ortuguês: Linguagens", do En*ino Fundam*nta* II </line>
<line> 153 </line>
</par>
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<line> RES*MO </line>
</par>
<par>
<line> O livro didático desempenh* um </line>
<line> papel f**damental no processo ensino-a*r**di*agem. </line>
<line> O </line>
</par>
<par>
<line> pr**ent* ar*i** investig* como o *ivro "Por*uguês: Lingu*g*ns" (11ª e*ição, 2022), do 6º ano </line>
<line> de Líng*a *o*tuguesa, usa *s gêneros textu*i* *o*o **oposta didát*ca no Ensino Funda*en*al </line>
</par>
<par>
<line> II. *rata-se </line>
<line> d* um a </line>
<line> pesqu*sa de ab*rdagem </line>
<line> qualitativa, do </line>
<line> tipo documenta*, </line>
<line> *obre o livro </line>
</par>
<par>
<line> did*tico e os gêneros textuai*, e*basada p*r Marcusc*i (*0*2; 2008), Batista (2003), Bezerra </line>
</par>
<par>
<line> (20*5), Lajolo (*9*6), Barbosa (2015), entre </line>
<line> *utros, l*v*ndo em consideração as </line>
</par>
<par>
<line> de*erm*nações com* os *arâmetros *urricular*s Nacio*a*s - P**s (19*8; *0**) e a Base </line>
<line> *aci*n** Com*m Cu*r*cula* - BNCC (*018). Este es*u** teve co*o elem*nto pri**i*al para </line>
<line> o de*envolvimento da pesquis* a 2ª unidade do livro didático, apro*ado pelo PNLD 2024 </line>
<line> (Programa *acional do Livro Didático), dos aut*res Wi*liam Cereja e Carolin* Dias Vian*a, </line>
<line> pu*licad* p*la ed*tora Saraiva. O livro ev**enc*a o texto co*o unidade de t*abalho, </line>
<line> apresentando uma variedade de **neros textuais. Os *esultados da invest*gação *e mostraram </line>
</par>
<par>
<line> satis*atórios ao apontarem que esse *ateria* did*tico traz abordagens </line>
<line> b*stante *ignificat*vas </line>
</par>
<par>
<line> para a a*rend*zage*, explo*ando as especificidad*s dos gêneros textu*is </line>
<line> *e forma atual </line>
<line> * </line>
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<par>
<line> dialógica. </line>
</par>
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<line> Palavras-*have: Propos*as Didáticas; L*ngua Portugue*a; Educação Básica; E**ino. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> *he textbook p*ays a fundamental rol* i* the te*c*ing-learning process. *his artic*e </line>
<line> investigates ho* the *o** "Português: Ling*agens" (*1th editi*n, 2022), f*r the 6th year of </line>
<line> Portug*es* L*ngu*ge, uses te*tual genres as a d*da*tic p*oposal in El*me*tary *chool II. *hi* </line>
<line> is a qualitativ*, *ocument**y research on t*e *extbook an* tex*ua* *enres, based on Ma*c*schi </line>
<line> (2002; 2008), Batista (20*3), Bezerra (20*5), Lajolo (1996), *arbosa (2*15), among ot*er*. </line>
<line> Tak*ng int* account dete*minat*ons such as the Nati*nal C*rr*cul*r Parameter* - PCNs (19*8; </line>
<line> 200*) a*d the Nation*l *om*o* Curr*cular Bas* - BNCC (2018). *his stu*y had as it* main </line>
<line> element for the de*elopment o* the rese*rch the 2nd unit of the t**tbook, appro*ed by PNL* </line>
<line> 2024 (National Textbook Program), by a*thors Will*am Cer**a a*d Carolina Dia* Vianna, </line>
<line> ***lishe* by Sarai*a. The book highlig*ts th* t*xt as a u*i* of *ork, *rese*t*ng a variety of </line>
<line> textual genres. Th* results of the **vestigation wer* satisfacto*y, in*icati** t*at this tea*hing </line>
</par>
<par>
<line> mate*ial brings </line>
<line> very *ig*ificant approaches to lea*nin*, explor*ng the </line>
<line> speci*icities </line>
<line> of **xtual </line>
</par>
<par>
<line> g*nres, in a *urren* and dialogic way. </line>
<line> Keywords: Dida*tic Pr**osals. Portu*uese L*n***g*. B*sic E*u*ation. *eaching. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*re**na PI, v. 22, n. 3, *rt. 8, p. 152-169, mar. 2025 </line>
<line> www4.fsane*.co*.br/*evista </line>
</par>
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<line> D. M. Costa, F. A. S. Panta, R. R. F*orêncio </line>
<line> 154 </line>
</par>
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<line> * INTRODUÇÃO </line>
</par>
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<line> O livro di*á*ic* des*mpenha um p*pe* fun*a**ntal para o pro*e*so de ensino- </line>
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<par>
<line> aprendi*agem na Educação Bás*ca. *e*e, encon*ram-*e textos, a**vi*a*es e inform*ç*es </line>
<line> qu e </line>
</par>
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<line> são utiliza*os n* **** de aula, *ornando-se um dos mais i*portantes recursos </line>
<line> didáticos </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> educ**ão moderna. ** P*râmetr*s Curric*la*es N*c**nais d* L*ngua Po**uguesa, ass*m como </line>
<line> a Base Nacional *omum Curri**la* (B*CC), a*sumem como princí*io a centr*lida*e dos </line>
</par>
<par>
<line> textos, ** seja, que o en*ino de LP </line>
<line> dev* ser contex*ual*za*o, </line>
<line> *on*iderando a vinc**a*ão do </line>
</par>
<par>
<line> conhecim*n** à reali*ade d* alu*o. </line>
</par>
<par>
<line> A part*r dis**, p*demos cons**erar a* *oncepções de Marcus*hi (2002) *ob*e o livro </line>
<line> d*dático, ao defen*er que "o tra*alho com tex*o *ev* ser *eito por *eio d*s gêneros tex**a** e </line>
<line> que el*s se manifestam em *odos o* tex*os que exis*em" (p. 25). *o*ta**o, ten*o o texto como </line>
</par>
<par>
<line> princip*l </line>
<line> te*ática, o presen*e *stu*o se j**tifica </line>
<line> pel* fato d* *ivro **r um supo*t* o </line>
<line> q* e </line>
</par>
<par>
<line> *presenta em seu repe*tório variados t**t*s que *ão *til*za*os na sala de *ul*, se*do o te*to </line>
</par>
<par>
<line> m***festado *través </line>
<line> dos </line>
<line> *êne*os textuais. Assim surgiu interesse de investi*ar co*o esse o </line>
</par>
<par>
<line> material trabalha es*es recursos, levando e* conta se consideram a* caracte*ísticas inerente* </line>
</par>
<par>
<line> ao* *êneros, * u*o da lí*guagem * texto co*o u* g*n*ro te*tual e nã* ape*a* e </line>
<line> com* </line>
</par>
<par>
<line> pretexto para ex*lorar a gramát*ca. </line>
</par>
<par>
<line> Co* *ase n**s*, nas**u esta p*s*uisa, te*do como questão n*rt*ado*a: "c*mo o l*vr* </line>
<line> "Português: Linguagens" de Língua *ort**u*sa, do 6° ano, usa os *ê*eros text**is como </line>
</par>
<par>
<line> proposta *idática?" A pe*quisa fez uso da **todolo*ia *u*lita*iva de n*tu*e*a </line>
<line> docum*ntal, </line>
</par>
<par>
<line> apresentand* como ob**tivo ge**l inv*stigar com* o *ivro cit*do, especif*cando a 2ª *ni*ade, </line>
<line> usa os *êneros t*xtua*s *o*o propos*a de ensino. *ara i*so, foram seguidos alguns pass*s, </line>
<line> como: ident*fi*ar o* gên*ros textu*is pre*ente* no capítulo a ser estudado no LD; ana*i*ar as </line>
<line> metodol*gias de trabalho *tiliz**as a p*rtir dos gênero* tex*uais p**sentes; e averigua* se a* </line>
<line> caract**ísticas são *nerentes a*s gêneros text*a*s. Obtendo co*o pa*t* *e extrem* </line>
</par>
<par>
<line> importância </line>
<line> para * construçã* dest* es*udo *s </line>
<line> contribuiç*es d* *arc*schi (2002; 2008), </line>
</par>
<par>
<line> B*tista (2*03), Be*erra (2*0*), *ajolo (1996), Barbosa (2015), </line>
<line> entre outros. </line>
</par>
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<line> Esta p*squisa se *az relev*nte t*nto para o *e*o so*ial, quant* acadêm*co, *ois m**tra </line>
</par>
<par>
<line> * importânci* do en*in* *om os g*n*ros textu*is *o livro didático </line>
<line> de Língua Portuguesa, </line>
</par>
<par>
<line> sendo, p** m*io deles, e*e*ivaç*o a </line>
<line> da comunicação/i*teração entr* </line>
<line> os in*i*ídu**. A*ém </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mostrar ao* *oc*ntes uma c**p*ee*s*o de como </line>
<line> *stã* s*ndo *irec*onados a *rabal*ar </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> esses textos no *aterial </line>
<line> didát*co, torna*do o ensino ma*s signifi*ativo </line>
<line> pa*a o alun*, *final, </line>
</par>
<par>
<line> para trab*lha* com texto n* sala de aula, é pre*iso falar so*re gên**o textual. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 3, art. 8, p. 152-169, mar. 2025 w**4.fsa*et.c*m.br/*evista </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> Gêneros Textuais e su* Abord*gem no Livro Didático "Português: Lin*uag*ns", *o En*ino *undamen*al II </line>
<line> 155 </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERE**IAL T***ICO </line>
</par>
<par>
<line> Com *ase nas pesqu**as *ealizadas, o *D teve a sua p*odução própria *ó depois da </line>
<line> Inde*endência d* Bras*l, em 1822. Depoi*, houve a ev*luç*o do LD, graça* à criação d* </line>
<line> Instituto Naci*nal do Li*ro. A *rodução desses mate*ais pas*ou * *er *valiad* po* critérios </line>
<line> es*abe*ecidos pelo MEC, por **ver muitos problema* em *elação à qualidade das i*forma*ões </line>
</par>
<par>
<line> pres*nt*s nos </line>
<line> livros di*át*cos, com questões relacionadas a* preco*cei*o, *onte**os </line>
</par>
<par>
<line> des*t*al*zados e algu** erros apontados pelo* av*liadores do Livro Did*t*co, assegurado pelo </line>
<line> Go**r*o *ederal, a p**tir do *rograma Nacio*al *o Livro D*dático (PNL*). </line>
</par>
<par>
<line> P or </line>
<line> d*sfrutar de uma tal </line>
<line> importância na escola brasileira, o l*vr* didá*ico pr*c*sa </line>
</par>
<par>
<line> estar *nc*uído nas política* educac**nais com as quais * p*der pú*lico cumpre s*a </line>
</par>
<par>
<line> parte na g*ranti* de educa*ão de qualidade </line>
<line> pa*a to*o*. Pe*a mesma razã*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *scolha e * utilização dele prec*sam ser fundamentadas n* co*pet*nc*a dos </line>
<line> profe*sores que, *unto *om os alunos, vão fazer *ele (*ivro) instrumento d* </line>
<line> ap*endizage* (LA*OLO, 1996, p. 3). </line>
<line> Assim, pode-se di*er que * forma e o conteúdo passaram por gra*des transform*ç*es </line>
<line> *o LD, porém, depend* do *rofessor *on*uzi-lo da melho* mane**a **é o aluno, até fazer dele </line>
<line> um in*trumento de apr*ndizagem. </line>
<line> O Ministério da Educa*ão (*EC) fez co* que os livros didáticos passass*m por um* </line>
<line> ava*iação, d**ois *ara um ca*á*ogo, e os *ro*ess*res, de cada *scola, e*c*lh*m o m*terial que </line>
</par>
<par>
<line> seja m*is adequado par* as suas metodologias de en*i*o e i*stituí*ão e*cola*. Eles têm </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> durabil*d*de de três anos para que não sejam *lt*a*ass*dos </line>
<line> em </line>
<line> questão d* conteúdo, já q*e </line>
</par>
<par>
<line> s*m*re *á </line>
<line> mu*anç** na* pesquisa* e na *ociedade. Sobre ess*s medidas, Batista (2003) </line>
</par>
<par>
<line> d**cute sobr* o assunto: </line>
<line> O liv*o di***ico torn*u-s* um dos principais f*tores q*e influenc*am o *rab*lh* </line>
<line> pedagó*ico, d*terminando sua fi*alidade, definindo o *urrícu*o, cris*alizando </line>
<line> abordagens *etodológicas e quadros conc*ituais, or*anizando, enfim, o c*tidiano </line>
<line> da sa*a de *ula (*ATI*TA, 2003, p. 28). </line>
</par>
<par>
<line> **sse caso, o LD pa*sou a ser um suporte para * professor, **xil*ando-o no *eu </line>
</par>
<par>
<line> trabalh* na *ala de a*la e aju*ando-o </line>
<line> no processo de *nsino-aprendiz*gem. Es*e **sm* </line>
</par>
<par>
<line> teó*ico a**rma que "o livro di*áti** é um instrumento que favorece a apren*izagem do aluno, </line>
</par>
<par>
<line> no s*ntido de </line>
<line> dom*nio de conh*cimento e no s*n*ido </line>
<line> da ref*exão ** direç*o *o uso </line>
<line> d* s </line>
</par>
<par>
<line> conhecimentos..." (BATIST*, 2*0*, *. **). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 22, n. 3, *rt. 8, p. 15*-16*, mar. 2025 </line>
<line> www4.fsane*.com.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. M. Costa, F. A. S. Panta, R. *. Fl*rêncio </line>
<line> 1*6 </line>
</par>
<par>
<line> O **vro *scolar faz parte da roti*a dos *l*nos e, em muitas escola*, esse m*teri*l é o </line>
<line> único re*u*so **nda d*spo*ível e que, muitas vezes, é um dos únicos l*vros *om o qual gran*e </line>
<line> part* dos estudante* *nt*ará em contato *urante a vida. </line>
<line> Ma*cuschi (2002) afirma que os gê*eros **xtuais são todos os textos ex*s*ent*s e </line>
</par>
<par>
<line> ass*m </line>
<line> devem ser trabalhados *as prátic*s sociais. Há uma var**dade de gên*ros textuais, </line>
</par>
<par>
<line> muitas vezes classific*dos pela forma como são uti*izados nas situações de *omunicação: </line>
<line> carta (pess*al), ofí*io (comercial), *o* e***plo. *ara *arcusch* (2008, p. 84), "gêneros são </line>
</par>
<par>
<line> modelos correspondentes a f*rm*s sociais reconhecíve*s n*s situações de comunicação </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> *ue ocor***. *u* estab*l*dad* é relativa ao **mento his*órico-s*cial em *ue *urgem </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> circul*m". Nesse sentido, os gêner*s text*ai* são sociodiscur*ivos e so*i*comun*cativos, os </line>
<line> quai* surgem de acordo com a sociedade, depe*dend* do mo*ento h*stó*ico-social e* que se </line>
<line> en*on*ram. </line>
</par>
<par>
<line> Com o surgimento </line>
<line> *e diversos gêneros textu*is, f**am exigidas *uda*ças n*s l*v*o* </line>
</par>
<par>
<line> did*t*cos de todos o* componentes **rricu*are*, *m especial d* Língua Po*tuguesa, para se </line>
</par>
<par>
<line> *entar a*ender </line>
<line> *os estudos de </line>
<line> textos </line>
<line> precon*z**os pelos P*râmet*os Curri*ular*s *acionais </line>
</par>
<par>
<line> (PCNs, 1998). </line>
</par>
<par>
<line> A propost* de ** *rabalho que privile*iasse os gêneros, tan*o </line>
<line> *o ensino *a </line>
</par>
<par>
<line> orali*ade, le*t**a, e*crita e a*álise l*nguística fe* emer*** distin*os questionamento*, </line>
<line> dentre e*es: como se carac*eriza*a, **conhecia um gêne*o text*a*/discursivo? O qu* </line>
<line> difere*ciava tex*o, discurso e gêner*? O que configuraria um supor*e de um gênero? </line>
<line> Como surgiam n*vos gêneros? O qu* difere*ciava u* gên*ro de um tipo te*tual? </line>
<line> (*A*CUSCHI; 2*03, p.1). </line>
<line> Nesse aspecto, a p*e*ença do* gêne*os *extuais no mater*al de apoio do profe*sor po*e </line>
<line> desenv*lv*r o conhecimento em vár*os eixos *o ens*n* e, a parti* disso, *urg*rem vários </line>
</par>
<par>
<line> questionam*n*os, *odendo se* expl*rados *om metodologias e ativid*de* adequadas p*r* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> gên*ro. Essa* mu*anç*s ocorreram em razã* de que, para trabal*ar texto teria *ue se falar </line>
<line> sobre *ênero. Essa dis*u*são permeou a ed*cação duran*e as *ltimas déc*das d* *éculo XX, </line>
<line> de forma que se ga*antiu o est*do dos **nero* como impresci*dível para o en*endimento dos </line>
<line> textos, seus contex*os, suas intençõ*s e dimensões (FLORÊNCIO, 2022). </line>
<line> Desde os PCNs, man**m-se * *deia de que a língua se m*te**aliz* através do texto, e o </line>
<line> texto apresenta consigo um discurso, e a sua utili*aç*o *a sa*a de aula deve s*r *ara const*uir </line>
</par>
<par>
<line> *entido. Com a publicação da Base Na*ional Comum Curricular - BNCC (B*asil, 2*1*), </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *exto se man*ém *omo o ponto central </line>
<line> *m Língua Por**guesa, ma* c*m gêneros t*xtua** </line>
</par>
<par>
<line> ligados à tecnologi*, p*óprios da realidade do al*no (F*ORÊNCIO; SILVA; BONILLA, </line>
<line> Rev. *SA, Te*esina, v. *2, n. 3, art. *, p. 152-169, mar. 2025 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gêneros Textuais e sua Abo*dagem no Livro Didá*ico "Por*ug*ês: Lin*u**en*", do E*sino Fundamental II </line>
<line> 157 </line>
</par>
<par>
<line> 2020). Ness* sent*do, os texto* mul*im*d*is surgiram, contendo mais de *ma f*r*a d* </line>
<line> repr**en*ação. </line>
<line> Língua o*al e e**rita (mo*alidade *er*al), lin*uagem corporal (gestua*i**de, danças, </line>
<line> perfor*anc*s, vestimen*as - modalidade gestual), áu*io (*ús*ca e outros sons não </line>
<line> ver*ais - modal*dade sonor*) e imagens estáticas e em movime*to (fo*os, </line>
<line> ilu*tra*ões, grafismo*, *ídeo, ani*açõ*s - modalidades *isuais) compõem *oje os </line>
<line> textos *a conte*poranei**de, tanto e* veículos impressos *omo, p*in*i*alme*te, </line>
<line> *as mídias analógi*as e dig**ais (R*JO; BARB**A, 2015, p. 108). </line>
<line> A uti*iz*ção *es*e tip* de t*xto * fundamen*al p*ra trabalhar n* con*exto escolar, p*is </line>
<line> * relação com a le*tura acon*ece por meio d*s *extos no LD, sej*m eles verbais ou nã* </line>
<line> verba*s. Desse modo, o tr*balho com esses gêne**s multi*odai* * fundament*l par* des*ertar </line>
<line> * interesse *o al*no e * desenvolvimento do *a*o cr*tic* * refl*xi*o do *prendiz. </line>
<line> Se*und* Marcu**hi (200*), "os gêneros t*xtuai* são m*i* *aracterizados p*** funç*o </line>
<line> comunic**iva do que p*los aspectos lingu*stico* e e*t*uturai*". N* *ntanto, mu*tas vezes * </line>
<line> estudo dos *extos com LD na sala de aula li*ita-se *penas à fo**a. Nas p*la*ras de Bezerra </line>
<line> (2007), </line>
</par>
<par>
<line> * estu*o de g*neros pode te* </line>
<line> co*seqüência positi*a nas aulas de Port**uês, pois </line>
</par>
<par>
<line> leva em con*a seus us*s e fun*ões numa s*tuação comunic*tiva. Com isso, as **las </line>
<line> podem deix*r de t*r ** car*t*r **gmá*ico */** fossilizado, poi* a língua a ser </line>
<line> estudada s* *onstitui de for*as diferente* e específ*cas em c*da situação * o aluno </line>
</par>
<par>
<line> poderá construir *eu conhecime**o na interação com o obj*to </line>
<line> de estudo, mediado </line>
</par>
<par>
<line> por p*rce**os mais *xperientes (Bezerra, *007, p. 41). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sentido, é i*portante o trab*lho *om os gê*eros textuais n* s**a de aula de L* </line>
</par>
<par>
<line> envolvendo as compet*ncias fundamentais da língua </line>
<line> materna, como a oral*d*de, </line>
<line> leitura </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> esc*ita, mas també* *e*ar, * part** dos gêneros textuais, * re*lexão sobre a linguagem </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a*rend*zagem sobre *s espec*f*cidades desses gêneros. </line>
</par>
<par>
<line> Contu*o, c*m tantos gêne*os *e*tuais pre*entes no LD e q** devem **r *rabalhados n* </line>
<line> sala de aula, muitas vezes *ã* são *borda**s como deveriam, para deixar um a*ren*izado *o </line>
<line> alu*o em re**ç*o ao gênero e à função social. </line>
</par>
<par>
<line> [...] percebemo* a *reocupaç*o dos a*t*res de </line>
<line> li*r*s </line>
<line> didátic*s em favorec*r ao </line>
</par>
<par>
<line> aluno * contato c*m um número diversifi*ado ** **xtos que *irculam na so*ied*de, </line>
<line> * que é positivo, mas sem *m estu** aprofundado, de modo que se di*tinga tipo de </line>
<line> gênero e se c**sidere* os usos **e*i*os de cada gên*ro (Bezer*a, 2005, *.4*). </line>
</par>
<par>
<line> Al*u*s livros **dáticos aprese*ta* os gêner*s textuais e abordam o texto c*m </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> e*sino c*n*ra*o apenas na gramá*i*a, em regras *ngessadas, em **e há o "ce*to" e o "err***" </line>
<line> em relação ao *s* *a lí**ua. E*es trabalham o gê*er* de forma des*ontextualiza*a e </line>
<line> desassocida quanto ao c**idiano *o *lun*. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 3, art. 8, p. 1*2-169, mar. 2025 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. M. Cos*a, F. A. S. Panta, *. R. Florêncio </line>
<line> 15* </line>
</par>
<par>
<line> Com isso, o im**rtante não é exp*orar os mais vari*do* gêne*os textuais no ensino- </line>
<line> aprendi*a*em, mas é trabalhar com metodologias e a*ivida*es adequadas p*r* *ada gênero, </line>
<line> lev*nd* signi**c*dos para o *luno. </line>
<line> É pa*el do profe*sor apr**ent*r *os alunos e tr*bal*ar *om eles os tipos e os **neros </line>
<line> textuais qu* fazem parte do co*idiano. É fund*mental *ue *s estudante* </line>
<line> comp*eendam que texto *ão *ão somente aquelas composiç*es escr*tas tradicionais </line>
<line> com a qual se trabalha na esc*la - *es*rição, narração e dissertação - mas sim que o </line>
<line> t*xto é produ*ido dia**amente em todos os momento* em *ue nos comunic*m*s, </line>
<line> tan*o n* forma esc*ita com* na oral (CALDA*, 2*21, p. 3). </line>
<line> Enqu**to os *êneros tex*uais são co*o *s text*s se *anifestam no cot*diano, os ti*os </line>
<line> textuais *e re*erem à estrutura linguística de como ess*s te*tos se apresentam. Ainda essas </line>
<line> diferenciaçõ*s não fica*a* muito cl*r*s para os *lunos e, geral*ente, traba**a-se muit* n* </line>
<line> LD co* a forma e o tip* de texto do qu* com a fun*ão do gênero textual. </line>
<line> Desse m*do, para o ensino se* efi*az * para obter a compren*ão dos a*un*s e* re*ação </line>
<line> aos gêneros textuais, a a*o*da*em dos te*tos deve ser realizada *e fo*ma m*i* aprofundada, *r </line>
</par>
<par>
<line> a*ém dos as*ectos g**maticai*, e*plorando as *ompetências da língu*, *om textos re*is </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> relevante* na vid* dos *studantes e que produzem s*g*ifica*os p*ra eles. </line>
</par>
<par>
<line> 3 METOD*LOG*A </line>
</par>
<par>
<line> Esta pesqui*a se ca**cte*i** *omo d*cum*n*al, de *atureza qualitat*va, poi* investiga </line>
</par>
<par>
<line> as abordagens utilizadas a </line>
<line> parti* dos g*ne*os textuais pre*entes n* </line>
<line> 2ª Unid*de </line>
<line> d* LD *o 6º </line>
</par>
<par>
<line> ano do Ensino Fun*ament*l II. Nesse aspecto, o ato de procurar ente*der um fenômeno em </line>
<line> profundidad* cons**te na aborgem qualitativa. Cres*ell (2014, p. 15) analisa esse tipo de </line>
<line> abordagem "como um n*rte e a macro in*erpre*açã* cien**fi*a me**ante um u*iverso </line>
<line> in*estigativo auferido pelo levantamento de dados". </line>
<line> Portant*, este estudo t**bém é *lassificado c*mo documental, pois consiste em um* </line>
<line> colet* *e informaç*es co*tidas ** docu*ento que não foi uti*izado para ne*hum trabalho de </line>
<line> análise anter***, tratando-se ** livro didático. Del-Masso, C*t*a e San*os (2014, p. *6) </line>
</par>
<par>
<line> a*irmam que a pesquisa </line>
<line> doc*mental corresponde a um trabalho *ue consti*ui-se ** fontes </line>
</par>
<par>
<line> primári*s, pois "os conteúdos dos textos ai*da não tive*am nenhum tratamen*o analítico, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> ai*da **téria-prima, a p*rtir da qual o pesquis*dor va* dese*volve* sua investigação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> anál*s*." </line>
</par>
<par>
<line> O documento utilizad* para investigação foi LD "Port*gu*s: Linguagen*", livro o </line>
</par>
<par>
<line> *idático Manual do Pr*fe**or, acessa*o </line>
<line> p*lo portal d* Livro *igital (PNLD 2024) em que </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *S*, Te*esina, *. 22, *. 3, art. 8, p. 152-1*9, mar. 2025 </line>
<line> www4.fsa**t.co*.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gê*ero* Textuais e s*a Abordagem no Livro D*dát*co "Português: *ingua*e*s", do Ensino Fundament*l II </line>
<line> *59 </line>
</par>
<par>
<line> estão as sugestões dos proc*dime*to* e aborda*ens para ser*m utilizadas n* sa*a de *ula. </line>
</par>
<par>
<line> Apesar *a v*r*edad* de gêneros textuais que esse *iv*o of*rece, *s*a pesqu*sa se dedica </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> investig*r as ativ*d*des propos**s para </line>
<line> os gêner*s </line>
<line> que compõem a 2ª Un*dade, intit*lad* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> "*rianças", composta por 3 ca*ítulos. P**a melhor c*m*re*nsão, fo*a* tab*lados os gênero* </row>
<row> textuais propostos para cada capítul* est*dado: </row>
<row> Quadro 1 - Gêneros t***uai* prop*stos no livro di*á*ic* </row>
</column>
<par>
<line> LIVRO DIDÁTICO PORT </line>
<line> UGUÊS: LÍNGUAGENS 6º ANO (2* U*IDADE) </line>
</par>
<par>
<line> 1º e 2º capítulo </line>
<line> Histó*ia em quadri*hos </line>
</par>
<par>
<line> 3* cap*tulo </line>
<line> Resenha crítica </line>
</par>
<column>
<row> Fon*e: Auto*ia pr*pria. </row>
<row> Est* traba*ho tem como *oco ** gêne*os text*a*s: h*s*ória e* quad*inho* e a resenha </row>
</column>
</par>
<par>
<line> crítica, des**nados *s *essões Estud* do Texto * Produção de *exto de cad* capítulo </line>
<line> desse </line>
</par>
<par>
<line> livro, espe*ificam*nte *a Unidad* inves*ig*ndo 2, </line>
<line> se es*ão de acordo com *s características </line>
</par>
<par>
<line> pr*pria* desses *êneros. Além de l*var em consideração se os *ecurso* *etod*lóg*cos </line>
<line> exploram o es**do do gênero textual, tipo textu*l, aspe*t*s estruturais e particu**ridades em </line>
<line> re*ação à linguagem. </line>
<line> 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES </line>
<line> * estrutura ** LD "Português: L*ng**gens" consiste na *ivisão de quat*o *ni*ad** </line>
<line> te*átic*s, co*pos*as por t*ês ca**tulos cad* u*a. E*te estudo foi f*it* a pa*tir da anális* dos </line>
</par>
<par>
<line> gêneros textuais pre*entes na 2ª U*idade, *ue tem como t*m*: "Crianç*s". Cada unidade </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> co*p*sta por três capítul*s. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, T*resina PI, *. 22, n. 3, art. 8, *. 152-1**, mar. *02* </line>
<line> www*.f**net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. Costa, F. A. S. Panta, R. *. Florêncio </line>
<line> 16* </line>
</par>
<par>
<line> Imagem * - Capa do liv** didático </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Cereja e Vi*nna (2*22). </line>
<line> No *omeço *e cad* unidade, é trabalha*o *m texto, ou sej*, *presenta-s* um *ênero </line>
<line> textua*. Os c*p*tul** estão *ivididos em três seções: "Estudo d* texto", "A língu* em foc*" e </line>
<line> *r*dução de texto", a*ém d**so, *o final do 3º capítulo, apresenta-*e a seção "Interva*o", </line>
<line> propondo o tra**lho de *ais uma prod*çã* textual. </line>
<line> Há uma *rdem *os cont*údos abordados n* se*ão "Estudo em fo*o" de c**a ca*ítulo. </line>
<line> Se*ue a estru*ura: "C**pre*nsão e Interpre*ação", "A linguag** do texto", "Cr*zando </line>
<line> linguagens" e "trocando i*eias". N*ss* seçã*, apresenta-*e o g*nero textua* que irá ser </line>
</par>
<par>
<line> t*abalhado </line>
<line> ao longo *o capítu*o. Na pa*te ** seção "Língua em f*co", ** cont*údos são </line>
</par>
<par>
<line> diver**ficados, mas s*mpre relacionados ao *so da l*ngua e gr*mática. Na "Pr*dução de </line>
<line> t*xto" de cad* capítulo, pr*põe-s* o d*senv*lvimen*o de **a pr*d*çã* (escrita o* ora*) de </line>
<line> acordo com * gênero textual estudado. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 22, n. *, art. 8, p. 152-169, mar. 2025 </line>
<line> www4.fsa*et.c**.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gên*ros Textuais e sua Abordagem no Livro Didático "Português: Li*guagens", do E*sino *unda*e*ta* II </line>
<line> 161 </line>
</par>
<par>
<line> Imagem 3 - *umário do l*vro di**tico </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Ce*eja e *ianna (2022). </line>
<line> 4.1 Gêneros Text*ais: P*opostas ** Abordagens no Livro "P*rtug*ês: Linguag*ns" </line>
<line> *ssim como já foram men*ionadas na de*cri*ão da *nvestigação dest* t*abalho, foram </line>
<line> analisa*as al*umas aborda*ens utilizad** para os gêneros textuais p**sen*es nos capí*ulo* 1, 2 </line>
<line> e 3, da 2* Unidade do *D citado. Foi fe*t* um leva*ta*ento sobre as c*rac*er*s*ic*s com base </line>
</par>
<par>
<line> n* </line>
<line> que dizem *s </line>
<line> e*tud*osos d*s g*n*ros abordados, para depois se analisa* al**mas </line>
</par>
<par>
<line> *e*odologias de tra*alho </line>
<line> envo*vendo o* gêneros textuais identificados na unidade, </line>
</par>
<par>
<line> *nterpretando e ave*iguando se elas es*ão de acord* c*m as *a*acterísticas, s** dei*ar *e la*o </line>
<line> a importânc*a do *studo d* *strutu** d* texto, do tipo de línguagem e tipologia textual. </line>
<line> No cap**ulo 1 e 2, são *tili*ados te*tos do mesmo gê*ero textu*l (h*stó**as em </line>
<line> qua*rinhos- H**) como recurso didático. Marca*as pela presença d* multimodalidade, as </line>
</par>
<par>
<line> *Qs s*o *anifest*das por </line>
<line> diversas linguagens, e* *u* há a co*stru**o do senti*o com </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> junção das pala***s e *magens, * qu* se tor*a atrativo par* o ens**o-aprend*zagem, já que as </line>
<line> *ria**as e *d*les*entes vivem em um cenário cada vez *ais *is*al, *om ling**g** m*diática </line>
<line> e rodead*s de inovações te*n***g*c*s. No qua*ro 4, aba*xo, há citações do qu* dizem alguns </line>
<line> *st*diosos sobre as HQs: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 22, n. 3, art. 8, p. 152-*69, mar. 2025 </line>
<line> www4.*s*ne*.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. M. Costa, F. A. S. Panta, *. R. Florêncio </line>
<line> *62 </line>
</par>
<par>
<line> Qua*ro 4 - Conce**os e caracterí*t*cas d*s HQ* </line>
</par>
<par>
<line> AUTORES </line>
<line> CO**E*TOS E CARACT*RÍSTICAS </line>
</par>
<par>
<line> (M*ndo*ç*, 20*5, p. 199-200) </line>
<line> "* *Q é cara*terizad* co*o um gênero ic*nico ou i*ôni*o ve*bal narr*tivo cuja progressão tem*oral se org*niza quadro a *ua*ro, apre*entando como e*ement*s típi*os: *es*nhos, q*adros e b**ões e/ou l*gendas, onde * inserido o texto verbal". </line>
</par>
<par>
<line> (*ui*arães, 19*9, p .6 ) </line>
<line> "A H* é uma f*rma *e express*o ar*ística em q*e há * pred*m*nio *s**mu*o vis*a*, *u se*a, engloba **rm*s de expressão em que * e*pectado* *ara ap*eciá-l** utiliza principalm*nte o senti*o da visão". </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Autoria pró*ria. </line>
<line> **sse sentido, o 1º capítulo da 2ª Unida*e d* *D começa com uma *eitur* orienta*a </line>
<line> de uma hist*ria em quadrinhos "Conta m**s?", *e Ziraldo. *o Manual do pr*fessor, há </line>
<line> suge*tões p*ra o docente aplicar *a hora d* l*itu*a, em que deve orientar os *lun*s sob*e as </line>
</par>
<par>
<line> cara*terí*tic*s do g*nero textual: dif*rentes format*s </line>
<line> de b*lões, onomato*e*as, i*terjeições, </line>
</par>
<par>
<line> l*ng*agem verbal e nã* verba*, *a**res considerados f*ndamentais para o *nsin* da HQ. </line>
<line> *a seção Estudo do Texto, *pres*ntam-se as atividades d* interpretação e </line>
<line> *o*preensão d* his*ória e* qua*rinhos l*da no iníc*o do capítulo. Leva*do em conta que em </line>
</par>
<par>
<line> toda co*stru*ão textual </line>
<line> há um o*jetivo comunicativ*, podendo apr*s*ntar in*orma*ões </line>
</par>
<par>
<line> expl*citas * implícitas p*r meio d* linguag*m verbal e não verb*l. A at*vidad* propõe um </line>
<line> estudo *obre o gênero t**tual, observando o *entido do texto. O profe*sor d*ver* orientar os </line>
<line> alunos que o texto pode apresentar o dito e o não dito, as*im o imp*ícito ap*r*ce através do </line>
</par>
<par>
<line> uso de algu*as *alavra* ou pont*ações, *i*uações </line>
<line> ** comunicação, *xpressõe* e *estos do* </line>
</par>
<par>
<line> personagens. N*ssa atividade, o trabal** fo* ma*s voltado para * *inguagem verb*l e </line>
<line> para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> con*trução *o implícito no texto, pela* que*tões *o*icit*r*m q*e os alunos obse*vassem </line>
<line> somente as palavr** qu* foram dit*s na HQ * ana*isarem o senti*o. </line>
<line> Logo *pós, são *xpl*rado* outros elem*nt*s caracte*ís*icos do g*nero tex*ual, ao *edi* </line>
<line> que sejam id*nti*icad*s *s onomatopeias, figura de lingu*gem que representa os *ons *ela </line>
</par>
<par>
<line> forma escr*ta na história em quadrinh*s. O*tro ponto </line>
<line> que merece s*r destacado consis*e </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> apresentar </line>
<line> qu*s*ões que exige* a o*servação dos </line>
<line> *lu*os em relação * e*pr*ssã* f**ia* dos </line>
</par>
<par>
<line> per*onag*ns para responder o </line>
<line> que se pede. * co*o diz Guim*rã*s (p. 6), nesse gênero </line>
</par>
<par>
<line> pr***m**a o se*t*do da vi*ão, *m que p*ra co*preender e in**rp*et** a H* é preciso obs*rvar </line>
<line> * li*guage* não verbal, além da ve*bal. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 22, n. *, art. 8, p. 152-169, mar. 2*25 </line>
<line> www4.f*ane*.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gêneros Textuais e sua Abord*gem no Livro Didático "Português: *ingu*g*ns", do Ensino *undame*tal II </line>
<line> *63 </line>
</par>
<par>
<line> O 2* capítulo d* *nidade 2 continua com * trabalho com o *ênero te*tual história em </line>
</par>
<par>
<line> qu*drinhos, o que positivo para u*a melhor *p*e*dizagem do* alu*os. Dá *nício com a é </line>
<line> *eitura da *Q *a Turma da Mônica e*: Estatuto da C*iança * do Adolescente, *e Maur*ci* d* </line>
<line> So*za. E**e **ma trazido ness* gênero textual *retend* reforça* o **e já foi estudado sobre as </line>
</par>
<par>
<line> *aracterísticas </line>
<line> do gêne*o e apr*se*tar as leis </line>
<line> de forma agradável </line>
<line> para </line>
<line> os alunos, com </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> lingu*g*m voltada *ara * cot*diano, *r*ba*hando n*o só com o estudo do gêner* tex*ual, m** </line>
<line> também com *uest*es s*cia*s, provocando r*flexão nos estudan*e*. </line>
<line> Antes da produção do gênero *extual, na se*ão de Pro*u**o de Te*to no *º e 2º </line>
<line> capítulo, há at*vida**s voltad** *ara o gênero, *omo * observação *e alguns traços dos </line>
<line> *ersonagens, tais como: exp*essões faciais e mo*i*entos corporais que são a*ompanhados </line>
<line> por *alas, *ode*do expl*rar a informali*ade presente no gênero, já q** s*o *a*rativas que *e </line>
</par>
<par>
<line> apr***mam </line>
<line> d* fala do d*a a dia. A*sim, é e*fati*ado q*e *ant* o </line>
<line> vi*ual </line>
<line> quanto o verbal </line>
</par>
<par>
<line> predominam no g**ero textual história </line>
<line> em q**drinhos, por isso, a classificação de gênero </line>
</par>
<par>
<line> icônico ou icôn*c* ver*al narrativo dada pelo autor M*ndonça (2005). </line>
</par>
<par>
<line> *ambé* se enc*nt** no 1º ca*ítulo </line>
<line> um* ati*ida*e de pesqui*a, e* que os alunos </line>
</par>
<par>
<line> t**iam que formar g*upos e pesquisar sobre algumas H*s conheci*as e suas característi*as, </line>
</par>
<par>
<line> re*p***endo ao questionár*o: Quais s*o os </line>
<line> leit*res </line>
<line> da his*ór*a em quad*inho*? Qual é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> objetiv* desse texto? Por onde cir*ulam? C*mo a his*ór*a e* quadr*nhos *e estr*tura? Como </line>
<line> são seu* personage*s? *uais são as partes d* *nredo? Como é a linguagem da HQ? Como são </line>
</par>
<par>
<line> **dic*dos, no text*, de**lhes relacio*ados ao **paço? Assim, </line>
<line> espera-se </line>
<line> que os *l**os sejam </line>
</par>
<par>
<line> c*pazes de r*sgatar o co*h*cimento que já tenham adquirido sobre * gênero e o intensifiquem </line>
<line> *inda *ais com e*** ativ*dade de pesquisa, conforme os *studo* sobre interpretação de textos </line>
<line> de Fl*rêncio (2022). </line>
<line> No 2º capí*ulo da 2ª **idade, indica-se o que *eve ser fei*o a*tes da produção textual, </line>
</par>
<par>
<line> solicitando a *e**ização d* uma pes*u**a na *nternet </line>
<line> ou *a Bib*ioteca acerca da temática </line>
</par>
<par>
<line> "Di*eito das *ri**ça* e adol*scentes", trabalhando a </line>
<line> quest*o social re**ci*nada ao t*xto do </line>
</par>
<par>
<line> início d* capít*lo, *ncentiva*d* os alunos * p*s*uisa bibli*gráfica, sendo necessá**o an*tar as </line>
</par>
<par>
<line> fontes consultad*s. D*pois, plane**r*m at**v*s do q*e fo* busca*o, *ma situação cotidiana, *s </line>
<line> personag*ns, t*t*lo e confl*to, es*oçando, por f*m, a histór*a em quadrin*os. </line>
<line> * etapa de produzir o gênero t*rinhas r**uer colocar em *r*tica tudo que foi apren*ido </line>
</par>
<par>
<line> sobr* *sse gênero no de*orrer dos </line>
<line> capítulos. A proposta é vo*tada prin*ipalm**te para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ipolog*a tex*u**, em que os alunos v*o con*tru*r um* narrativa c*m: *a*rador, personagens, </line>
<line> *empo e **p*ço, seguindo a estrutura da narração com os três elem*ntos para c*nta* uma </line>
<line> história: in*c*o, me** e f*m. *lém di*so, tem que haver uma associ*ção entre imagem e texto </line>
<line> Rev. FSA, *eresi*a PI, v. 22, n. 3, *r*. *, p. *52-*6*, m*r. 2025 www4.fsanet.com.br/**vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. M. Co*ta, F. A. S. Pa*ta, R. R. Florê*cio </line>
<line> 164 </line>
</par>
<par>
<line> (*ingua*em verbal e não *erbal) uma complementand* a outra, u*iliza*do todos os recurs*s </line>
<line> indispensá*eis na *o*struç*o da **, *omo: desenhos, q*adrinhos, ba*ões, onomat*peias e </line>
<line> linguagem ad*quada pa*a a situa*ão de comunicação *m que se encontram os per*ona*ens. </line>
<line> Dessa for*a, pod*mos dizer *ue *s m*to*ologias empregadas nesses *ois cap*tulos </line>
</par>
<par>
<line> trab*lharam d* forma signi*icativa o gê*ero textual história e* quadrinhos, </line>
<line> con*ider*ndo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> fato d* explorarem t*dos os *ecur*os fundame**ais pa*a o ensino-a*rendiza*em **sse gên*ro, </line>
<line> uma ve* que os aut*res do LD analis**o utilizaram ativid**es que buscavam a compreensão e </line>
<line> i*terp*etação *a HQ. </line>
<line> A ide*tifica*ão **s cara*terísticas e * r*co*he**mento das linguagens *re*ominant*s </line>
<line> desse t*xto mostr* que esse g*nero textual, marcado pela interação entr* a lingua **rbal e não </line>
</par>
<par>
<line> verbal, t*az *ma leitura *nvolven*e, abord*ndo t*máticas </line>
<line> sociai* </line>
<line> atr**adas * rea*id*de </line>
</par>
<par>
<line> co**diana dos alunos. </line>
</par>
<par>
<line> O cap**ulo posterior, intitul*do "Conhec*r par* *scol*er", dese**olv* o estudo </line>
</par>
<par>
<line> basicamente com o **nero textual res*nha *rít*ca. T*atando-se de um gênero com </line>
<line> diversos </line>
</par>
<par>
<line> t*pos linguí**icos, dentre *les o m**s i*po***nte e obrig*tór*o é o argumentativo, *o*s o autor </line>
</par>
<par>
<line> procura def**der *eu o </line>
<line> p**to de v*sta em r*l*ção ao objeto temático para </line>
<line> **e si*va </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> referência para o leitor. No ca**, tr*ta-*e </line>
<line> de um* prof*n*a p**paração p*ra * exe*cício </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> s*bjetivid*d*, indep*ndên*ia comunicati** e organiz*ção de sequ*ncia argum*ntativa. </line>
</par>
<par>
<line> Como *iz no Ma*ual do Profess*r (P*LD 2*24, Português: Linguage*s, p.234), </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> refe**do gênero "proc*** ajudar o leitor a co*hecer ob*etos culturai* * a decidir * r*s*e*to de </line>
</par>
<par>
<line> qu*r*r ou não *o*sumi-l*s." No q*adro 5, situam-se al*uma* *onsid*rações em </line>
<line> rel*ção </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> resenha. </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 5 - Conceit*s e características da r*se*ha crítica </line>
</par>
<par>
<line> AUTORES </line>
<line> C*NCEITOS * *ARAC**RÍSTICAS </line>
</par>
<par>
<line> (Fer*az, 2007, p. 6*) </line>
<line> "Res*nhar te* tudo a ver com *m te*to ar**m*ntativo, *ue v*sa a e*pressar a opin*ão de seu autor, supostamente *lgu*m com *m refer*ncial de conhec*mento cap*z de av*liar o que e*tá sob sua v**ão * p*ssui*or de argu*e*tos *ue co*vençam q*e *ssa av*lia*ão é correta ou, pelo men*s, flua na *ireção exata". </line>
</par>
<par>
<line> (Macha*o, 2004 p. 55) </line>
<line> "(...) * r*senha é um texto s**re o*tro *exto, de out*o au*or. Ass*m, é natural que ha*a menções ao texto original, o qu*, no caso da resenha, *em acompanhado de comentários feitos pelo resen*ista". </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Au*oria própria. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Teresina, v. 22, n. 3, a*t. 8, p. 15*-169, mar. 2025 </line>
<line> www4.fsane*.*om.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gêneros *extuais e sua A*o*dagem n* Livro Didático "Po*tug*ês: Linguagens", do E*sino Fu*damental II </line>
<line> 165 </line>
</par>
<par>
<line> O 3º capítulo começ* introduzind* * *eitura de *ma r*senha críti*a </line>
<line> - Turma </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Mônica: Laç*s, ** que apr*senta **a </line>
<line> s i nops * de um a </line>
<line> gra*hic n**el i*spirada n*s </line>
</par>
<par>
<line> p**sonagens da Turma da M*nica. *lém da linguagem </line>
<line> verb*l, também *ão apre*ent*das </line>
</par>
<par>
<line> ilustrações que **mo*stram o que está sendo dito na resenha, chamando a atenção do leito* e </line>
<line> contribuind* para a sua compreensão. </line>
</par>
<par>
<line> * sugerida n* Manual do Profe*sor *ma *eitura orie*tada pelo docente, que leva </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> aluno a pensar sobr* o gênero, o tipo de linguagem e o meio ** que a resenha c**tic* *ir*ula, </line>
</par>
<par>
<line> sen*o considerada a c*pa*idad* </line>
<line> *e c*nstruir se*tidos </line>
<line> po* *eio </line>
<line> d* tex*o *i*o </line>
<line> e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *on*ecime*to *e *undo d* leitor, para depois partir para a s*ção "Estudo d* Texto". </line>
<line> N*ssa seção, na *ubseção "C*mpreensão e Interpretação", a*re*enta-se a ativi*ade </line>
<line> *obr* o *ên**o textua* ab*rdado ini*ialmen*e na leit*ra do capítul*. A primei*a questã* d*ixa </line>
</par>
<par>
<line> claro par* o </line>
<line> aluno a qual gê*ero se **feriu text* lido e o *eio em que ele circula, ness* o </line>
</par>
<par>
<line> *a*o, o blog. *epois seg*e com as perguntas: V**ê s*be o qu* é u*a *esenha? Qual o obj*to </line>
</par>
<par>
<line> *ultur** rese*ha*o no tex*o lido? Você c*stu** ler ou </line>
<line> produzir re*enhas ou come*tári*s </line>
</par>
<par>
<line> ap**ciativos de *bjetos c*l*ur*is em blo*s, v*o*s ou out*as plata*ormas i*pre*sas ou d*gitais? </line>
</par>
<par>
<line> Observa-se com isso que, ao </line>
<line> p*opo*cionar o le*anta*en*o *e hipót*s*s </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> comp*eensã* do gênero </line>
<line> "resenha", ajudando assimilar que esse texto pode ci*c*lar em * </line>
</par>
<par>
<line> variada* plataforma* digitai*, os autores do LD levam </line>
<line> em conta * *studo d* gênero *extual </line>
</par>
<par>
<line> atr***d* ao conv*vio dos alun*s, que e*tão rodeados d* tecnolog*a, sendo a resenha crít*ca um </line>
</par>
<par>
<line> exem*l* de texto </line>
<line> que circula soci*lmente em d*vers*s meios, como revistas, jor*ais, v*ogs, </line>
</par>
<par>
<line> *lo*s, entre outros. </line>
<line> Nesse mesmo capítulo há out*as quest**s q*e induzem o aluno * pensa* e opinar em </line>
<line> *elaçã* a* conteúdo temático *a res*nha crít*ca e a*pec*os relevantes **ra a *ua *omp*sição, </line>
<line> *lém d* ex*lor*r a im*ortância de utilizar **xto e imagem para a con*truçã* do se*tido. Na </line>
<line> mes** ativida*e, é p*n**ado q*e: ao abord*r *s **curso* artí**ico* vis*ais da obra resen*ada </line>
<line> - quadr*s, expre*s*es, core* - , o au*or da res*n*a afirma que **dos eles p*o*oc*m ce*to </line>
<line> efeito no livro. Em seguida, * q*es*io*ament*: "Segundo * aut*r da resenha, que e*eito o us* </line>
</par>
<par>
<line> intenci*nal </line>
<line> desses re*urso* pr*voca na obra?" "Como *esenha aborda sob** a </line>
<line> um* graphic </line>
</par>
<par>
<line> novel (narrativa em *Q), o* </line>
<line> *luno* retomariam o estudo dess* gên**o em relação aos </line>
</par>
<par>
<line> re*ursos visuais as*ociados ao tex*o verbal, qu* são ut*lizad** como form* de intensifica* as </line>
</par>
<par>
<line> e*oções pre*ent** na n**rativa." </line>
</par>
<par>
<line> Antes de tu*o, na seç*o "Pr*dução de *exto", é *u*erido n* ***ual do Profess*r que </line>
</par>
<par>
<line> o do*ente *e*a aos al**os que *açam uma </line>
<line> *esquisa, levando para sala de aula exemplo* de </line>
</par>
<par>
<line> rese*has *rí**c*s. Com isso, trocarão *s *extos entre si e o professor escolherá um para ler </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *2, n. 3, a*t. *, p. *52-169, m**. 2*25 www4.f*an*t.c*m.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. M. C*sta, F. A. S. Panta, R. R. Florêncio </line>
<line> 166 </line>
</par>
<par>
<line> ser comparado com a *esenha *i*a no início do capítulo. A *tividade mos*ra-s* *e*evante par* </line>
<line> o en*ino-aprendiz**em, po*s * ato de pesquisar **s*i*a o al*no a procurar resp*stas e *er </line>
</par>
<par>
<line> iniciativ*, alé* de fazer </line>
<line> *ma revi*ão do gêner* textua* trabalh*do, aprofundar-se mais na </line>
</par>
<par>
<line> expli*ação *strutural da *e**nha, co*o a estrutura clá*sica da argum*ntação (introdução, </line>
<line> desen*olv*mento e conclusã*), tip*s t*xtuais, m*ios de circulaç*o e função *oc*al d* gênero. </line>
<line> Na* at*vi*ades seguintes, nessa m*sma *eção, *xplora*-s* as tipologias textuais da </line>
</par>
<par>
<line> *esenha </line>
<line> c*ít*ca, ap*e*entando na ques*ão que em </line>
<line> g*ral esse gêner* text*al é constituído de </line>
</par>
<par>
<line> s*quências desc*itivas e ava*iativa*. Assim, </line>
<line> sendo </line>
<line> a res*nha pre*omin*ntement* </line>
</par>
<par>
<line> ar*umen*ativa, esse gê***o tem como ca*acter*stica d*screver o o*jeto cultural, ao mes*o </line>
<line> tem*o que **lga, opina * aval*a. Nesse sentido, é solici*ado *a questão *u* os alu*os, a *a*ti* </line>
<line> dos tr*chos de resenha l*d* ao longo do capítu*o, clas*ifique-os como: sequênci*s de*critivas </line>
<line> *u sequ*ncias a*aliativas, *u seja, ide*tifique s* os trechos sã* focados apenas na descriçã* </line>
<line> ou se há u*a c*ítica positi*a ou negativa p*esentes neles. </line>
<line> Além disso, algumas questões leva* o aluno a compreender que, a*esar da resenha </line>
<line> crítica t*azer pontos de vista do au*or, ela pode se a*r*sentar de fo*m* *mpessoal ou pessoal. </line>
</par>
<par>
<line> G*ralment* nesse gênero é im*r*mid* * neutral*dad*( impesso*lidade) com os verbo* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> terceira </line>
<line> p*ss*a, ut**iza*d* e*p***sões, como: </line>
<line> "Obs**va-se", "C*m*reende-se", </line>
<line> "É pos*ível </line>
</par>
<par>
<line> pe*cebe*", entre outr*s. *nt**t*nto, o auto* pode romp*r *o* essa *stru*ur* padrã* e coloc*r- </line>
</par>
<par>
<line> se n* *ext* de forma explícit* </line>
<line> *o* ve**os na primei*a p*sso*, *om* *contece no text* que </line>
</par>
<par>
<line> inicia o c*p*tu*o 3 da *ª U*ida*e do livro. </line>
</par>
<par>
<line> Para f*nali*ar o ca*í*u*o 3, *ais uma vez s* encontra o incentivo pesqui*a e à </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> inovação, por m*io de *etodologias de trabalho e gêner*s text*ais que u*il*zam a tecnologia, </line>
<line> ao pro*or *ue os alunos (em grupo*) façam uma res*nha crítica em vídeo so*re outr* r*senha </line>
</par>
<par>
<line> (vídeo) encontr*da na interne*, e*colh*ndo o objeto </line>
<line> cu*tural s** rese*ha*o, fazendo *ma * </line>
</par>
<par>
<line> crít*c* des*ri*iva avaliativa *o*o f** estudad* *o e </line>
<line> l**go do </line>
<line> capítulo. *om isso, a* te* </line>
<line> *u e </line>
</par>
<par>
<line> anal*sar e j*lgar, o *enso crítico dos alunos será aguçado, além de trabalhar de fo*ma *rát*** </line>
<line> todos *s aspectos do gêner*. </line>
<line> D**sa fo*m*, o* autore* Wil*iam Cere*a e Carolina Dias Vianna a*r*s*nt*m proposta* </line>
<line> de ensino inovadoras ** LD "P*r*uguê*: Ling*agens", a* explo*arem diversos tipos de tex*o*, </line>
<line> como: os *ulti*odais, visu*is, o*ais * que *irculam no me*o d*git*l, possibi*itando, *am*ém, </line>
</par>
<par>
<line> a utilizaçã* de </line>
<line> dispositivo* eletrônicos **ra o auxílio </line>
<line> d* aprendizagem. A BNCC (2028) </line>
</par>
<par>
<line> fundamenta </line>
<line> qu e </line>
<line> "as </line>
<line> habilid**es </line>
<line> não </line>
<line> são </line>
<line> desenvolvidas </line>
<line> de </line>
<line> *orma </line>
<line> *en*rica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> des*ontextualizad*, mas por meio *a leitura de t*xtos pertencentes a gêneros *ue circu*am </line>
</par>
<par>
<line> no* </line>
<line> diversos </line>
<line> campos de ati*idade humana (B**SIL, 2018, </line>
<line> p. *5)." As**m, podemos d**er </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 22, n. 3, art. 8, p. 1*2-169, *ar. 20*5 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/*e*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G*ner*s Textuais e su* Abord*gem no Livr* Didático "Por*uguês: L*nguagens", do Ens*no Fun**mental II </line>
<line> 167 </line>
</par>
<par>
<line> que o LD está </line>
<line> e* *on*onânci* co* as det*rminações da BNCC (201*), ao desenvolver </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> trabal*o </line>
<line> co* </line>
<line> vari*dos </line>
<line> gên*ros textuais, com metodol*gi*s *u* fazem com que o aluno </line>
</par>
<par>
<line> reconheça e faç* uso </line>
<line> d*s *êneros e* dive*sas situações de com*nicaçã*, já que se trata de </line>
</par>
<par>
<line> text*s *ue **tão em co*stante circu*ação na sociedad*. </line>
<line> * CONSIDERAÇÕES FI**I* </line>
<line> É importante frisar que, segundo as ori*ntações ge*ais no Manual d* Professor, os </line>
<line> au*or*s do livro "P*rtuguês: *ingua*ens" têm o *n**no d* Língua Portugues* cen*rado no </line>
<line> texto, tr**endo em seu bojo vários gên*ros ***tuais, *o*siderando, portant*, as con*epçõe* de </line>
</par>
<par>
<line> Marcuschi (2002) e ideia básica a </line>
<line> dos PCNs (Parâmetros Curriculares Na**onais) de </line>
<line> que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> trab*l*o com texto *a sala de aula de*e s*r fe*to * partir dos g*neros tex*uais, seja* eles orais </line>
<line> *u esc*itos, de modo que * ensino seja produtivo e significativo par* o a*uno. </line>
</par>
<par>
<line> *ssim, o objetivo ge*al p**pos*o por este trab*lho f*i alcançado, ao </line>
<line> p*ssibi*itar </line>
</par>
<par>
<line> compreender quais **todo*ogias *e ensino </line>
<line> s*o uti*izadas *ara o </line>
<line> estudo com os gêner** </line>
</par>
<par>
<line> textu*is no livro didático "*ortugu*s: Lin*uagens", *o 6º ano, do EF, contendo como foco os </line>
<line> *êneros textuais histó*ias *m qua*rinhos e re*enha c*ítica. Diante da análi*e, foi observado </line>
<line> q** as c***cterísticas dos gêneros textuais es*ão sendo explo*adas de aco*do co* cada gênero, </line>
</par>
<par>
<line> fazend* com que o *luno conhe*a *ssa* part*cularidades, pode*do *propi*r-se </line>
<line> delas, </line>
</par>
<par>
<line> proporcion*ndo dom*nio so*re * uso de*ses textos no se* c*tidia*o. </line>
</par>
<par>
<line> Os auto*es tro*xeram abordag*ns relev**tes *ue consideram os aspe*tos da estrutura </line>
</par>
<par>
<line> *omposici**al, </line>
<line> co*teúdo, l**gua*em e *ipo de text* *os gêne*os textu**s, abor*ando o **xto </line>
</par>
<par>
<line> como u* gênero textu*l e </line>
<line> não ape*as co** pretexto pa*a * e*sino *a gr*mática. Além </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> nort*ar o professor com* mediador, ao exp*orar os aspectos inerentes a esses textos e i*s*igar </line>
<line> o aluno a pensar, in*e*pretar e analisar, aguçando, assim, o se*so cr*t**o de*e. </line>
<line> *o *in*l d* an*lise do LD, é possível c*n*lu*r que *ssa obra apresenta uma abordagem </line>
</par>
<par>
<line> inov*do*a eficaz para o ensino da LP. A e </line>
<line> organ*zação do **nteúdo, divid**a </line>
<line> em unidad*s </line>
</par>
<par>
<line> *emátic*s, permite u*a ab*rdagem inte*discipl*nar e **ntextuali*ada, fa*ilitand* a com*re*nsão </line>
<line> * a apl*cação dos c*nceitos **nguís*icos. A inclu*ão de t*x*os literários e não l*te*ários, a*ém de </line>
</par>
<par>
<line> i*agens e </line>
<line> outro* r*cursos visuais, </line>
<line> e**iq*e*e o mate*ia* e *stimula * </line>
<line> criatividade e a refl*xão </line>
</par>
<par>
<line> crítica dos **u*os. A **o*dag*m comu*icativ* * interativa, que prioriz* a prática e a a*li*ação </line>
</par>
<par>
<line> da língua </line>
<line> em contexto* reais, é ou*ra *aracteríst*ca *osi*iva </line>
<line> do l*vro. Em *esumo, o livro </line>
</par>
<par>
<line> didátic* "Por*ugu*s: Lingu*gens" * uma ferram*nta v**iosa </line>
<line> p*ra ensi*o o </line>
<line> da L* no EF, *o*s </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*re*ina PI, v. *2, n. 3, art. *, p. 152-169, mar. 2025 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*v*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. *osta, F. *. S. Panta, *. R. Florênc*o </line>
<line> 168 </line>
</par>
<par>
<line> apresenta uma abordagem inovador*, interdisci*l*n*r e c*municati*a, que pod* *ontribuir </line>
<line> significativament* para o des*nv*lvimento *inguístico e cogn*ti*o *os *lunos. </line>
<line> No ent*nt*, * i*portante desta*ar que a ef*cácia de q*alquer material pe*a*ógico, em </line>
</par>
<par>
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