<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *2, n. 3, art. 8, p. 152-169, m*r. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.22.3.8
</line>
</par><par>
<line>
Gê*eros Textuais e sua Abordagem no *i*ro Didáti*o "P*rtugu**: Linguagens", do **sino
</line>
<line>
Fundam*ntal II
</line>
<line>
Text*al Ge*r*s and thei* Approach in t** Text*ook "Portu*ues*: Langu*g*s", for El*mentary
</line>
<line>
School II
</line>
</par><par>
<line>
Da*an* Marque da Costa
</line>
<line>
***enciatur* em Letras pela U*iversida*e de Pernamb*co
</line>
<line>
Professora na *sc*la Nossa Senhor* do Perpét*o S*corro
</line>
<line>
E-m**l: dmarq*es*18@gmail.com
</line>
<line>
*r**cisco de *ssis Silva Panta
</line>
<line>
*e*tre em Edu*ação pela Un*versidade Federa* do E*pírito Santo
</line>
<line>
*rof*ss*r da U*iversida*e d* P*rnambuco
</line>
<line>
*-mai*: francisco.pan*a@upe.edu.br
</line>
<line>
Roberto Remígio Flo*êncio
</line>
<line>
Doutor em *d*c*ç*o p*la Un*ver**dade Federal da B*h*a
</line>
<line>
Pro*essora do I*stituto **d*ral do Sertão Pernambuc*no
</line>
<line>
E-ma*l: *oberto.re**g*o@if*ertao-pe.*du.br
</line>
</par><par>
<line>
Ender**o: Daiany *arque d* Costa
</line>
<line>
Edi*or-Ch*fe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonn*
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
Alenc*r
</line>
</par><par>
<line>
Rua Barã* *a Boa Vist*, 269, Gercino Co*lho, *e*rolina
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
- PE. *r*sil.
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: Fr**cisco *e Assis Silva Panta
</line>
<line>
Ar*igo re**bido em 14/01/2025. Última v*rsão
</line>
</par><par>
<line>
Cid*de Universitária, s/n, Petr*lina-P*. B*asil.
</line>
<line>
rece*ida em 30/0*/202*. A*rov*do em 31/01/202*.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Roberto Rem*gio Florê*cio
</line>
</par><par>
</page><line>
*o*ovia B* 235, s/n, Km 22, N4, Petrol*na - PE. Brasi*.
</line>
<line>
Av**iado pe*o sist*ma Tri*l* Revi*w: Desk Review a)
</line>
<line>
pel* Edi*or-Chefe; e b) Doub*e Blind Review
</line>
<line>
(av*l**çã* cega por d*is avaliado*es d* área).
</line>
<line>
Revisã*: Gramatica*, Normativa e de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gê*er*s T*xtuais e sua Abordagem no Liv*o Didá*ico "*ortuguês: Linguagens", do En*ino Fundam*nta* II
</line>
<line>
153
</line>
</par><par>
<line>
RES*MO
</line>
</par><par>
<line>
O livro didático desempenh* um
</line>
<line>
papel f**damental no processo ensino-a*r**di*agem.
</line>
<line>
O
</line>
</par><par>
<line>
pr**ent* ar*i** investig* como o *ivro "Por*uguês: Lingu*g*ns" (11ª e*ição, 2022), do 6º ano
</line>
<line>
de Líng*a *o*tuguesa, usa *s gêneros textu*i* *o*o **oposta didát*ca no Ensino Funda*en*al
</line>
</par><par>
<line>
II. *rata-se
</line>
<line>
d* um a
</line>
<line>
pesqu*sa de ab*rdagem
</line>
<line>
qualitativa, do
</line>
<line>
tipo documenta*,
</line>
<line>
*obre o livro
</line>
</par><par>
<line>
did*tico e os gêneros textuai*, e*basada p*r Marcusc*i (*0*2; 2008), Batista (2003), Bezerra
</line>
</par><par>
<line>
(20*5), Lajolo (*9*6), Barbosa (2015), entre
</line>
<line>
*utros, l*v*ndo em consideração as
</line>
</par><par>
<line>
de*erm*nações com* os *arâmetros *urricular*s Nacio*a*s - P**s (19*8; *0**) e a Base
</line>
<line>
*aci*n** Com*m Cu*r*cula* - BNCC (*018). Este es*u** teve co*o elem*nto pri**i*al para
</line>
<line>
o de*envolvimento da pesquis* a 2ª unidade do livro didático, apro*ado pelo PNLD 2024
</line>
<line>
(Programa *acional do Livro Didático), dos aut*res Wi*liam Cereja e Carolin* Dias Vian*a,
</line>
<line>
pu*licad* p*la ed*tora Saraiva. O livro ev**enc*a o texto co*o unidade de t*abalho,
</line>
<line>
apresentando uma variedade de **neros textuais. Os *esultados da invest*gação *e mostraram
</line>
</par><par>
<line>
satis*atórios ao apontarem que esse *ateria* did*tico traz abordagens
</line>
<line>
b*stante *ignificat*vas
</line>
</par><par>
<line>
para a a*rend*zage*, explo*ando as especificidad*s dos gêneros textu*is
</line>
<line>
*e forma atual
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
dialógica.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-*have: Propos*as Didáticas; L*ngua Portugue*a; Educação Básica; E**ino.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
*he textbook p*ays a fundamental rol* i* the te*c*ing-learning process. *his artic*e
</line>
<line>
investigates ho* the *o** "Português: Ling*agens" (*1th editi*n, 2022), f*r the 6th year of
</line>
<line>
Portug*es* L*ngu*ge, uses te*tual genres as a d*da*tic p*oposal in El*me*tary *chool II. *hi*
</line>
<line>
is a qualitativ*, *ocument**y research on t*e *extbook an* tex*ua* *enres, based on Ma*c*schi
</line>
<line>
(2002; 2008), Batista (20*3), Bezerra (20*5), Lajolo (1996), *arbosa (2*15), among ot*er*.
</line>
<line>
Tak*ng int* account dete*minat*ons such as the Nati*nal C*rr*cul*r Parameter* - PCNs (19*8;
</line>
<line>
200*) a*d the Nation*l *om*o* Curr*cular Bas* - BNCC (2018). *his stu*y had as it* main
</line>
<line>
element for the de*elopment o* the rese*rch the 2nd unit of the t**tbook, appro*ed by PNL*
</line>
<line>
2024 (National Textbook Program), by a*thors Will*am Cer**a a*d Carolina Dia* Vianna,
</line>
<line>
***lishe* by Sarai*a. The book highlig*ts th* t*xt as a u*i* of *ork, *rese*t*ng a variety of
</line>
<line>
textual genres. Th* results of the **vestigation wer* satisfacto*y, in*icati** t*at this tea*hing
</line>
</par><par>
<line>
mate*ial brings
</line>
<line>
very *ig*ificant approaches to lea*nin*, explor*ng the
</line>
<line>
speci*icities
</line>
<line>
of **xtual
</line>
</par><par>
<line>
g*nres, in a *urren* and dialogic way.
</line>
<line>
Keywords: Dida*tic Pr**osals. Portu*uese L*n***g*. B*sic E*u*ation. *eaching.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*re**na PI, v. 22, n. 3, *rt. 8, p. 152-169, mar. 2025
</line>
<line>
www4.fsane*.co*.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. M. Costa, F. A. S. Panta, R. R. F*orêncio
</line>
<line>
154
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O livro di*á*ic* des*mpenha um p*pe* fun*a**ntal para o pro*e*so de ensino-
</line>
</par><par>
<line>
aprendi*agem na Educação Bás*ca. *e*e, encon*ram-*e textos, a**vi*a*es e inform*ç*es
</line>
<line>
qu e
</line>
</par><par>
<line>
são utiliza*os n* **** de aula, *ornando-se um dos mais i*portantes recursos
</line>
<line>
didáticos
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
educ**ão moderna. ** P*râmetr*s Curric*la*es N*c**nais d* L*ngua Po**uguesa, ass*m como
</line>
<line>
a Base Nacional *omum Curri**la* (B*CC), a*sumem como princí*io a centr*lida*e dos
</line>
</par><par>
<line>
textos, ** seja, que o en*ino de LP
</line>
<line>
dev* ser contex*ual*za*o,
</line>
<line>
*on*iderando a vinc**a*ão do
</line>
</par><par>
<line>
conhecim*n** à reali*ade d* alu*o.
</line>
</par><par>
<line>
A part*r dis**, p*demos cons**erar a* *oncepções de Marcus*hi (2002) *ob*e o livro
</line>
<line>
d*dático, ao defen*er que "o tra*alho com tex*o *ev* ser *eito por *eio d*s gêneros tex**a** e
</line>
<line>
que el*s se manifestam em *odos o* tex*os que exis*em" (p. 25). *o*ta**o, ten*o o texto como
</line>
</par><par>
<line>
princip*l
</line>
<line>
te*ática, o presen*e *stu*o se j**tifica
</line>
<line>
pel* fato d* *ivro **r um supo*t* o
</line>
<line>
q* e
</line>
</par><par>
<line>
*presenta em seu repe*tório variados t**t*s que *ão *til*za*os na sala de *ul*, se*do o te*to
</line>
</par><par>
<line>
m***festado *través
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
*êne*os textuais. Assim surgiu interesse de investi*ar co*o esse o
</line>
</par><par>
<line>
material trabalha es*es recursos, levando e* conta se consideram a* caracte*ísticas inerente*
</line>
</par><par>
<line>
ao* *êneros, * u*o da lí*guagem * texto co*o u* g*n*ro te*tual e nã* ape*a* e
</line>
<line>
com*
</line>
</par><par>
<line>
pretexto para ex*lorar a gramát*ca.
</line>
</par><par>
<line>
Co* *ase n**s*, nas**u esta p*s*uisa, te*do como questão n*rt*ado*a: "c*mo o l*vr*
</line>
<line>
"Português: Linguagens" de Língua *ort**u*sa, do 6° ano, usa os *ê*eros text**is como
</line>
</par><par>
<line>
proposta *idática?" A pe*quisa fez uso da **todolo*ia *u*lita*iva de n*tu*e*a
</line>
<line>
docum*ntal,
</line>
</par><par>
<line>
apresentand* como ob**tivo ge**l inv*stigar com* o *ivro cit*do, especif*cando a 2ª *ni*ade,
</line>
<line>
usa os *êneros t*xtua*s *o*o propos*a de ensino. *ara i*so, foram seguidos alguns pass*s,
</line>
<line>
como: ident*fi*ar o* gên*ros textu*is pre*ente* no capítulo a ser estudado no LD; ana*i*ar as
</line>
<line>
metodol*gias de trabalho *tiliz**as a p*rtir dos gênero* tex*uais p**sentes; e averigua* se a*
</line>
<line>
caract**ísticas são *nerentes a*s gêneros text*a*s. Obtendo co*o pa*t* *e extrem*
</line>
</par><par>
<line>
importância
</line>
<line>
para * construçã* dest* es*udo *s
</line>
<line>
contribuiç*es d* *arc*schi (2002; 2008),
</line>
</par><par>
<line>
B*tista (2*03), Be*erra (2*0*), *ajolo (1996), Barbosa (2015),
</line>
<line>
entre outros.
</line>
</par><par>
<line>
Esta p*squisa se *az relev*nte t*nto para o *e*o so*ial, quant* acadêm*co, *ois m**tra
</line>
</par><par>
<line>
* importânci* do en*in* *om os g*n*ros textu*is *o livro didático
</line>
<line>
de Língua Portuguesa,
</line>
</par><par>
<line>
sendo, p** m*io deles, e*e*ivaç*o a
</line>
<line>
da comunicação/i*teração entr*
</line>
<line>
os in*i*ídu**. A*ém
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mostrar ao* *oc*ntes uma c**p*ee*s*o de como
</line>
<line>
*stã* s*ndo *irec*onados a *rabal*ar
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
esses textos no *aterial
</line>
<line>
didát*co, torna*do o ensino ma*s signifi*ativo
</line>
<line>
pa*a o alun*, *final,
</line>
</par><par>
</page><line>
para trab*lha* com texto n* sala de aula, é pre*iso falar so*re gên**o textual.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 3, art. 8, p. 152-169, mar. 2025 w**4.fsa*et.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gêneros Textuais e su* Abord*gem no Livro Didático "Português: Lin*uag*ns", *o En*ino *undamen*al II
</line>
<line>
155
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERE**IAL T***ICO
</line>
</par><par>
<line>
Com *ase nas pesqu**as *ealizadas, o *D teve a sua p*odução própria *ó depois da
</line>
<line>
Inde*endência d* Bras*l, em 1822. Depoi*, houve a ev*luç*o do LD, graça* à criação d*
</line>
<line>
Instituto Naci*nal do Li*ro. A *rodução desses mate*ais pas*ou * *er *valiad* po* critérios
</line>
<line>
es*abe*ecidos pelo MEC, por **ver muitos problema* em *elação à qualidade das i*forma*ões
</line>
</par><par>
<line>
pres*nt*s nos
</line>
<line>
livros di*át*cos, com questões relacionadas a* preco*cei*o, *onte**os
</line>
</par><par>
<line>
des*t*al*zados e algu** erros apontados pelo* av*liadores do Livro Did*t*co, assegurado pelo
</line>
<line>
Go**r*o *ederal, a p**tir do *rograma Nacio*al *o Livro D*dático (PNL*).
</line>
</par><par>
<line>
P or
</line>
<line>
d*sfrutar de uma tal
</line>
<line>
importância na escola brasileira, o l*vr* didá*ico pr*c*sa
</line>
</par><par>
<line>
estar *nc*uído nas política* educac**nais com as quais * p*der pú*lico cumpre s*a
</line>
</par><par>
<line>
parte na g*ranti* de educa*ão de qualidade
</line>
<line>
pa*a to*o*. Pe*a mesma razã*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*scolha e * utilização dele prec*sam ser fundamentadas n* co*pet*nc*a dos
</line>
<line>
profe*sores que, *unto *om os alunos, vão fazer *ele (*ivro) instrumento d*
</line>
<line>
ap*endizage* (LA*OLO, 1996, p. 3).
</line>
<line>
Assim, pode-se di*er que * forma e o conteúdo passaram por gra*des transform*ç*es
</line>
<line>
*o LD, porém, depend* do *rofessor *on*uzi-lo da melho* mane**a **é o aluno, até fazer dele
</line>
<line>
um in*trumento de apr*ndizagem.
</line>
<line>
O Ministério da Educa*ão (*EC) fez co* que os livros didáticos passass*m por um*
</line>
<line>
ava*iação, d**ois *ara um ca*á*ogo, e os *ro*ess*res, de cada *scola, e*c*lh*m o m*terial que
</line>
</par><par>
<line>
seja m*is adequado par* as suas metodologias de en*i*o e i*stituí*ão e*cola*. Eles têm
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
durabil*d*de de três anos para que não sejam *lt*a*ass*dos
</line>
<line>
em
</line>
<line>
questão d* conteúdo, já q*e
</line>
</par><par>
<line>
s*m*re *á
</line>
<line>
mu*anç** na* pesquisa* e na *ociedade. Sobre ess*s medidas, Batista (2003)
</line>
</par><par>
<line>
d**cute sobr* o assunto:
</line>
<line>
O liv*o di***ico torn*u-s* um dos principais f*tores q*e influenc*am o *rab*lh*
</line>
<line>
pedagó*ico, d*terminando sua fi*alidade, definindo o *urrícu*o, cris*alizando
</line>
<line>
abordagens *etodológicas e quadros conc*ituais, or*anizando, enfim, o c*tidiano
</line>
<line>
da sa*a de *ula (*ATI*TA, 2003, p. 28).
</line>
</par><par>
<line>
**sse caso, o LD pa*sou a ser um suporte para * professor, **xil*ando-o no *eu
</line>
</par><par>
<line>
trabalh* na *ala de a*la e aju*ando-o
</line>
<line>
no processo de *nsino-aprendiz*gem. Es*e **sm*
</line>
</par><par>
<line>
teó*ico a**rma que "o livro di*áti** é um instrumento que favorece a apren*izagem do aluno,
</line>
</par><par>
<line>
no s*ntido de
</line>
<line>
dom*nio de conh*cimento e no s*n*ido
</line>
<line>
da ref*exão ** direç*o *o uso
</line>
<line>
d* s
</line>
</par><par>
<line>
conhecimentos..." (BATIST*, 2*0*, *. **).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 22, n. 3, *rt. 8, p. 15*-16*, mar. 2025
</line>
<line>
www4.fsane*.com.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. M. Costa, F. A. S. Panta, R. *. Fl*rêncio
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
O **vro *scolar faz parte da roti*a dos *l*nos e, em muitas escola*, esse m*teri*l é o
</line>
<line>
único re*u*so **nda d*spo*ível e que, muitas vezes, é um dos únicos l*vros *om o qual gran*e
</line>
<line>
part* dos estudante* *nt*ará em contato *urante a vida.
</line>
<line>
Ma*cuschi (2002) afirma que os gê*eros **xtuais são todos os textos ex*s*ent*s e
</line>
</par><par>
<line>
ass*m
</line>
<line>
devem ser trabalhados *as prátic*s sociais. Há uma var**dade de gên*ros textuais,
</line>
</par><par>
<line>
muitas vezes classific*dos pela forma como são uti*izados nas situações de *omunicação:
</line>
<line>
carta (pess*al), ofí*io (comercial), *o* e***plo. *ara *arcusch* (2008, p. 84), "gêneros são
</line>
</par><par>
<line>
modelos correspondentes a f*rm*s sociais reconhecíve*s n*s situações de comunicação
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
*ue ocor***. *u* estab*l*dad* é relativa ao **mento his*órico-s*cial em *ue *urgem
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
circul*m". Nesse sentido, os gêner*s text*ai* são sociodiscur*ivos e so*i*comun*cativos, os
</line>
<line>
quai* surgem de acordo com a sociedade, depe*dend* do mo*ento h*stó*ico-social e* que se
</line>
<line>
en*on*ram.
</line>
</par><par>
<line>
Com o surgimento
</line>
<line>
*e diversos gêneros textu*is, f**am exigidas *uda*ças n*s l*v*o*
</line>
</par><par>
<line>
did*t*cos de todos o* componentes **rricu*are*, *m especial d* Língua Po*tuguesa, para se
</line>
</par><par>
<line>
*entar a*ender
</line>
<line>
*os estudos de
</line>
<line>
textos
</line>
<line>
precon*z**os pelos P*râmet*os Curri*ular*s *acionais
</line>
</par><par>
<line>
(PCNs, 1998).
</line>
</par><par>
<line>
A propost* de ** *rabalho que privile*iasse os gêneros, tan*o
</line>
<line>
*o ensino *a
</line>
</par><par>
<line>
orali*ade, le*t**a, e*crita e a*álise l*nguística fe* emer*** distin*os questionamento*,
</line>
<line>
dentre e*es: como se carac*eriza*a, **conhecia um gêne*o text*a*/discursivo? O qu*
</line>
<line>
difere*ciava tex*o, discurso e gêner*? O que configuraria um supor*e de um gênero?
</line>
<line>
Como surgiam n*vos gêneros? O qu* difere*ciava u* gên*ro de um tipo te*tual?
</line>
<line>
(*A*CUSCHI; 2*03, p.1).
</line>
<line>
Nesse aspecto, a p*e*ença do* gêne*os *extuais no mater*al de apoio do profe*sor po*e
</line>
<line>
desenv*lv*r o conhecimento em vár*os eixos *o ens*n* e, a parti* disso, *urg*rem vários
</line>
</par><par>
<line>
questionam*n*os, *odendo se* expl*rados *om metodologias e ativid*de* adequadas p*r*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
gên*ro. Essa* mu*anç*s ocorreram em razã* de que, para trabal*ar texto teria *ue se falar
</line>
<line>
sobre *ênero. Essa dis*u*são permeou a ed*cação duran*e as *ltimas déc*das d* *éculo XX,
</line>
<line>
de forma que se ga*antiu o est*do dos **nero* como impresci*dível para o en*endimento dos
</line>
<line>
textos, seus contex*os, suas intençõ*s e dimensões (FLORÊNCIO, 2022).
</line>
<line>
Desde os PCNs, man**m-se * *deia de que a língua se m*te**aliz* através do texto, e o
</line>
<line>
texto apresenta consigo um discurso, e a sua utili*aç*o *a sa*a de aula deve s*r *ara const*uir
</line>
</par><par>
<line>
*entido. Com a publicação da Base Na*ional Comum Curricular - BNCC (B*asil, 2*1*),
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*exto se man*ém *omo o ponto central
</line>
<line>
*m Língua Por**guesa, ma* c*m gêneros t*xtua**
</line>
</par><par>
</page><line>
ligados à tecnologi*, p*óprios da realidade do al*no (F*ORÊNCIO; SILVA; BONILLA,
</line>
<line>
Rev. *SA, Te*esina, v. *2, n. 3, art. *, p. 152-169, mar. 2025 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gêneros Textuais e sua Abo*dagem no Livro Didá*ico "Por*ug*ês: Lin*u**en*", do E*sino Fundamental II
</line>
<line>
157
</line>
</par><par>
<line>
2020). Ness* sent*do, os texto* mul*im*d*is surgiram, contendo mais de *ma f*r*a d*
</line>
<line>
repr**en*ação.
</line>
<line>
Língua o*al e e**rita (mo*alidade *er*al), lin*uagem corporal (gestua*i**de, danças,
</line>
<line>
perfor*anc*s, vestimen*as - modalidade gestual), áu*io (*ús*ca e outros sons não
</line>
<line>
ver*ais - modal*dade sonor*) e imagens estáticas e em movime*to (fo*os,
</line>
<line>
ilu*tra*ões, grafismo*, *ídeo, ani*açõ*s - modalidades *isuais) compõem *oje os
</line>
<line>
textos *a conte*poranei**de, tanto e* veículos impressos *omo, p*in*i*alme*te,
</line>
<line>
*as mídias analógi*as e dig**ais (R*JO; BARB**A, 2015, p. 108).
</line>
<line>
A uti*iz*ção *es*e tip* de t*xto * fundamen*al p*ra trabalhar n* con*exto escolar, p*is
</line>
<line>
* relação com a le*tura acon*ece por meio d*s *extos no LD, sej*m eles verbais ou nã*
</line>
<line>
verba*s. Desse modo, o tr*balho com esses gêne**s multi*odai* * fundament*l par* des*ertar
</line>
<line>
* interesse *o al*no e * desenvolvimento do *a*o cr*tic* * refl*xi*o do *prendiz.
</line>
<line>
Se*und* Marcu**hi (200*), "os gêneros t*xtuai* são m*i* *aracterizados p*** funç*o
</line>
<line>
comunic**iva do que p*los aspectos lingu*stico* e e*t*uturai*". N* *ntanto, mu*tas vezes *
</line>
<line>
estudo dos *extos com LD na sala de aula li*ita-se *penas à fo**a. Nas p*la*ras de Bezerra
</line>
<line>
(2007),
</line>
</par><par>
<line>
* estu*o de g*neros pode te*
</line>
<line>
co*seqüência positi*a nas aulas de Port**uês, pois
</line>
</par><par>
<line>
leva em con*a seus us*s e fun*ões numa s*tuação comunic*tiva. Com isso, as **las
</line>
<line>
podem deix*r de t*r ** car*t*r **gmá*ico */** fossilizado, poi* a língua a ser
</line>
<line>
estudada s* *onstitui de for*as diferente* e específ*cas em c*da situação * o aluno
</line>
</par><par>
<line>
poderá construir *eu conhecime**o na interação com o obj*to
</line>
<line>
de estudo, mediado
</line>
</par><par>
<line>
por p*rce**os mais *xperientes (Bezerra, *007, p. 41).
</line>
</par><par>
<line>
Nesse sentido, é i*portante o trab*lho *om os gê*eros textuais n* s**a de aula de L*
</line>
</par><par>
<line>
envolvendo as compet*ncias fundamentais da língua
</line>
<line>
materna, como a oral*d*de,
</line>
<line>
leitura
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
esc*ita, mas també* *e*ar, * part** dos gêneros textuais, * re*lexão sobre a linguagem
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
a*rend*zagem sobre *s espec*f*cidades desses gêneros.
</line>
</par><par>
<line>
Contu*o, c*m tantos gêne*os *e*tuais pre*entes no LD e q** devem **r *rabalhados n*
</line>
<line>
sala de aula, muitas vezes *ã* são *borda**s como deveriam, para deixar um a*ren*izado *o
</line>
<line>
alu*o em re**ç*o ao gênero e à função social.
</line>
</par><par>
<line>
[...] percebemo* a *reocupaç*o dos a*t*res de
</line>
<line>
li*r*s
</line>
<line>
didátic*s em favorec*r ao
</line>
</par><par>
<line>
aluno * contato c*m um número diversifi*ado ** **xtos que *irculam na so*ied*de,
</line>
<line>
* que é positivo, mas sem *m estu** aprofundado, de modo que se di*tinga tipo de
</line>
<line>
gênero e se c**sidere* os usos **e*i*os de cada gên*ro (Bezer*a, 2005, *.4*).
</line>
</par><par>
<line>
Al*u*s livros **dáticos aprese*ta* os gêner*s textuais e abordam o texto c*m
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
e*sino c*n*ra*o apenas na gramá*i*a, em regras *ngessadas, em **e há o "ce*to" e o "err***"
</line>
<line>
em relação ao *s* *a lí**ua. E*es trabalham o gê*er* de forma des*ontextualiza*a e
</line>
<line>
desassocida quanto ao c**idiano *o *lun*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 3, art. 8, p. 1*2-169, mar. 2025
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. M. Cos*a, F. A. S. Panta, *. R. Florêncio
</line>
<line>
15*
</line>
</par><par>
<line>
Com isso, o im**rtante não é exp*orar os mais vari*do* gêne*os textuais no ensino-
</line>
<line>
aprendi*a*em, mas é trabalhar com metodologias e a*ivida*es adequadas p*r* *ada gênero,
</line>
<line>
lev*nd* signi**c*dos para o *luno.
</line>
<line>
É pa*el do profe*sor apr**ent*r *os alunos e tr*bal*ar *om eles os tipos e os **neros
</line>
<line>
textuais qu* fazem parte do co*idiano. É fund*mental *ue *s estudante*
</line>
<line>
comp*eendam que texto *ão *ão somente aquelas composiç*es escr*tas tradicionais
</line>
<line>
com a qual se trabalha na esc*la - *es*rição, narração e dissertação - mas sim que o
</line>
<line>
t*xto é produ*ido dia**amente em todos os momento* em *ue nos comunic*m*s,
</line>
<line>
tan*o n* forma esc*ita com* na oral (CALDA*, 2*21, p. 3).
</line>
<line>
Enqu**to os *êneros tex*uais são co*o *s text*s se *anifestam no cot*diano, os ti*os
</line>
<line>
textuais *e re*erem à estrutura linguística de como ess*s te*tos se apresentam. Ainda essas
</line>
<line>
diferenciaçõ*s não fica*a* muito cl*r*s para os *lunos e, geral*ente, traba**a-se muit* n*
</line>
<line>
LD co* a forma e o tip* de texto do qu* com a fun*ão do gênero textual.
</line>
<line>
Desse m*do, para o ensino se* efi*az * para obter a compren*ão dos a*un*s e* re*ação
</line>
<line>
aos gêneros textuais, a a*o*da*em dos te*tos deve ser realizada *e fo*ma m*i* aprofundada, *r
</line>
</par><par>
<line>
a*ém dos as*ectos g**maticai*, e*plorando as *ompetências da língu*, *om textos re*is
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
relevante* na vid* dos *studantes e que produzem s*g*ifica*os p*ra eles.
</line>
</par><par>
<line>
3 METOD*LOG*A
</line>
</par><par>
<line>
Esta pesqui*a se ca**cte*i** *omo d*cum*n*al, de *atureza qualitat*va, poi* investiga
</line>
</par><par>
<line>
as abordagens utilizadas a
</line>
<line>
parti* dos g*ne*os textuais pre*entes n*
</line>
<line>
2ª Unid*de
</line>
<line>
d* LD *o 6º
</line>
</par><par>
<line>
ano do Ensino Fun*ament*l II. Nesse aspecto, o ato de procurar ente*der um fenômeno em
</line>
<line>
profundidad* cons**te na aborgem qualitativa. Cres*ell (2014, p. 15) analisa esse tipo de
</line>
<line>
abordagem "como um n*rte e a macro in*erpre*açã* cien**fi*a me**ante um u*iverso
</line>
<line>
in*estigativo auferido pelo levantamento de dados".
</line>
<line>
Portant*, este estudo t**bém é *lassificado c*mo documental, pois consiste em um*
</line>
<line>
colet* *e informaç*es co*tidas ** docu*ento que não foi uti*izado para ne*hum trabalho de
</line>
<line>
análise anter***, tratando-se ** livro didático. Del-Masso, C*t*a e San*os (2014, p. *6)
</line>
</par><par>
<line>
a*irmam que a pesquisa
</line>
<line>
doc*mental corresponde a um trabalho *ue consti*ui-se ** fontes
</line>
</par><par>
<line>
primári*s, pois "os conteúdos dos textos ai*da não tive*am nenhum tratamen*o analítico,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
ai*da **téria-prima, a p*rtir da qual o pesquis*dor va* dese*volve* sua investigação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
anál*s*."
</line>
</par><par>
<line>
O documento utilizad* para investigação foi LD "Port*gu*s: Linguagen*", livro o
</line>
</par><par>
<line>
*idático Manual do Pr*fe**or, acessa*o
</line>
<line>
p*lo portal d* Livro *igital (PNLD 2024) em que
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, Te*esina, *. 22, *. 3, art. 8, p. 152-1*9, mar. 2025
</line>
<line>
www4.fsa**t.co*.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gê*ero* Textuais e s*a Abordagem no Livro D*dát*co "Português: *ingua*e*s", do Ensino Fundament*l II
</line>
<line>
*59
</line>
</par><par>
<line>
estão as sugestões dos proc*dime*to* e aborda*ens para ser*m utilizadas n* sa*a de *ula.
</line>
</par><par>
<line>
Apesar *a v*r*edad* de gêneros textuais que esse *iv*o of*rece, *s*a pesqu*sa se dedica
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
investig*r as ativ*d*des propos**s para
</line>
<line>
os gêner*s
</line>
<line>
que compõem a 2ª Un*dade, intit*lad*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
crítica, des**nados *s *essões Estud* do Texto * Produção de *exto de cad* capítulo
</line>
<line>
desse
</line>
</par><par>
<line>
livro, espe*ificam*nte *a Unidad* inves*ig*ndo 2,
</line>
<line>
se es*ão de acordo com *s características
</line>
</par><par>
<line>
pr*pria* desses *êneros. Além de l*var em consideração se os *ecurso* *etod*lóg*cos
</line>
<line>
exploram o es**do do gênero textual, tipo textu*l, aspe*t*s estruturais e particu**ridades em
</line>
<line>
re*ação à linguagem.
</line>
<line>
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES
</line>
<line>
* estrutura ** LD "Português: L*ng**gens" consiste na *ivisão de quat*o *ni*ad**
</line>
<line>
te*átic*s, co*pos*as por t*ês ca**tulos cad* u*a. E*te estudo foi f*it* a pa*tir da anális* dos
</line>
</par><par>
<line>
gêneros textuais pre*entes na 2ª U*idade, *ue tem como t*m*: "Crianç*s". Cada unidade
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
co*p*sta por três capítul*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, T*resina PI, *. 22, n. 3, art. 8, *. 152-1**, mar. *02*
</line>
<line>
www*.f**net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. Costa, F. A. S. Panta, R. *. Florêncio
</line>
<line>
16*
</line>
</par><par>
<line>
Imagem * - Capa do liv** didático
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Cereja e Vi*nna (2*22).
</line>
<line>
No *omeço *e cad* unidade, é trabalha*o *m texto, ou sej*, *presenta-s* um *ênero
</line>
<line>
textua*. Os c*p*tul** estão *ivididos em três seções: "Estudo d* texto", "A língu* em foc*" e
</line>
<line>
*r*dução de texto", a*ém d**so, *o final do 3º capítulo, apresenta-*e a seção "Interva*o",
</line>
<line>
propondo o tra**lho de *ais uma prod*çã* textual.
</line>
<line>
Há uma *rdem *os cont*údos abordados n* se*ão "Estudo em fo*o" de c**a ca*ítulo.
</line>
<line>
Se*ue a estru*ura: "C**pre*nsão e Interpre*ação", "A linguag** do texto", "Cr*zando
</line>
<line>
linguagens" e "trocando i*eias". N*ss* seçã*, apresenta-*e o g*nero textua* que irá ser
</line>
</par><par>
<line>
t*abalhado
</line>
<line>
ao longo *o capítu*o. Na pa*te ** seção "Língua em f*co", ** cont*údos são
</line>
</par><par>
<line>
diver**ficados, mas s*mpre relacionados ao *so da l*ngua e gr*mática. Na "Pr*dução de
</line>
<line>
t*xto" de cad* capítulo, pr*põe-s* o d*senv*lvimen*o de **a pr*d*çã* (escrita o* ora*) de
</line>
<line>
acordo com * gênero textual estudado.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 22, n. *, art. 8, p. 152-169, mar. 2025
</line>
<line>
www4.fsa*et.c**.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gên*ros Textuais e sua Abordagem no Livro Didático "Português: Li*guagens", do E*sino *unda*e*ta* II
</line>
<line>
161
</line>
</par><par>
<line>
Imagem 3 - *umário do l*vro di**tico
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Ce*eja e *ianna (2022).
</line>
<line>
4.1 Gêneros Text*ais: P*opostas ** Abordagens no Livro "P*rtug*ês: Linguag*ns"
</line>
<line>
*ssim como já foram men*ionadas na de*cri*ão da *nvestigação dest* t*abalho, foram
</line>
<line>
analisa*as al*umas aborda*ens utilizad** para os gêneros textuais p**sen*es nos capí*ulo* 1, 2
</line>
<line>
e 3, da 2* Unidade do *D citado. Foi fe*t* um leva*ta*ento sobre as c*rac*er*s*ic*s com base
</line>
</par><par>
<line>
n*
</line>
<line>
que dizem *s
</line>
<line>
e*tud*osos d*s g*n*ros abordados, para depois se analisa* al**mas
</line>
</par><par>
<line>
*e*odologias de tra*alho
</line>
<line>
envo*vendo o* gêneros textuais identificados na unidade,
</line>
</par><par>
<line>
*nterpretando e ave*iguando se elas es*ão de acord* c*m as *a*acterísticas, s** dei*ar *e la*o
</line>
<line>
a importânc*a do *studo d* *strutu** d* texto, do tipo de línguagem e tipologia textual.
</line>
<line>
No cap**ulo 1 e 2, são *tili*ados te*tos do mesmo gê*ero textu*l (h*stó**as em
</line>
<line>
qua*rinhos- H**) como recurso didático. Marca*as pela presença d* multimodalidade, as
</line>
</par><par>
<line>
*Qs s*o *anifest*das por
</line>
<line>
diversas linguagens, e* *u* há a co*stru**o do senti*o com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
junção das pala***s e *magens, * qu* se tor*a atrativo par* o ens**o-aprend*zagem, já que as
</line>
<line>
*ria**as e *d*les*entes vivem em um cenário cada vez *ais *is*al, *om ling**g** m*diática
</line>
<line>
e rodead*s de inovações te*n***g*c*s. No qua*ro 4, aba*xo, há citações do qu* dizem alguns
</line>
<line>
*st*diosos sobre as HQs:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 22, n. 3, art. 8, p. 152-*69, mar. 2025
</line>
<line>
www4.*s*ne*.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. M. Costa, F. A. S. Panta, *. R. Florêncio
</line>
<line>
*62
</line>
</par><par>
<line>
Qua*ro 4 - Conce**os e caracterí*t*cas d*s HQ*
</line>
</par><par>
<line>
AUTORES
</line>
<line>
CO**E*TOS E CARACT*RÍSTICAS
</line>
</par><par>
<line>
(M*ndo*ç*, 20*5, p. 199-200)
</line>
<line>
"* *Q é cara*terizad* co*o um gênero ic*nico ou i*ôni*o ve*bal narr*tivo cuja progressão tem*oral se org*niza quadro a *ua*ro, apre*entando como e*ement*s típi*os: *es*nhos, q*adros e b**ões e/ou l*gendas, onde * inserido o texto verbal".
</line>
</par><par>
<line>
(*ui*arães, 19*9, p .6 )
</line>
<line>
"A H* é uma f*rma *e express*o ar*ística em q*e há * pred*m*nio *s**mu*o vis*a*, *u se*a, engloba **rm*s de expressão em que * e*pectado* *ara ap*eciá-l** utiliza principalm*nte o senti*o da visão".
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Autoria pró*ria.
</line>
<line>
**sse sentido, o 1º capítulo da 2ª Unida*e d* *D começa com uma *eitur* orienta*a
</line>
<line>
de uma hist*ria em quadrinhos "Conta m**s?", *e Ziraldo. *o Manual do pr*fessor, há
</line>
<line>
suge*tões p*ra o docente aplicar *a hora d* l*itu*a, em que deve orientar os *lun*s sob*e as
</line>
</par><par>
<line>
cara*terí*tic*s do g*nero textual: dif*rentes format*s
</line>
<line>
de b*lões, onomato*e*as, i*terjeições,
</line>
</par><par>
<line>
l*ng*agem verbal e nã* verba*, *a**res considerados f*ndamentais para o *nsin* da HQ.
</line>
<line>
*a seção Estudo do Texto, *pres*ntam-se as atividades d* interpretação e
</line>
<line>
*o*preensão d* his*ória e* qua*rinhos l*da no iníc*o do capítulo. Leva*do em conta que em
</line>
</par><par>
<line>
toda co*stru*ão textual
</line>
<line>
há um o*jetivo comunicativ*, podendo apr*s*ntar in*orma*ões
</line>
</par><par>
<line>
expl*citas * implícitas p*r meio d* linguag*m verbal e não verb*l. A at*vidad* propõe um
</line>
<line>
estudo *obre o gênero t**tual, observando o *entido do texto. O profe*sor d*ver* orientar os
</line>
<line>
alunos que o texto pode apresentar o dito e o não dito, as*im o imp*ícito ap*r*ce através do
</line>
</par><par>
<line>
uso de algu*as *alavra* ou pont*ações, *i*uações
</line>
<line>
** comunicação, *xpressõe* e *estos do*
</line>
</par><par>
<line>
personagens. N*ssa atividade, o trabal** fo* ma*s voltado para * *inguagem verb*l e
</line>
<line>
para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
con*trução *o implícito no texto, pela* que*tões *o*icit*r*m q*e os alunos obse*vassem
</line>
<line>
somente as palavr** qu* foram dit*s na HQ * ana*isarem o senti*o.
</line>
<line>
Logo *pós, são *xpl*rado* outros elem*nt*s caracte*ís*icos do g*nero tex*ual, ao *edi*
</line>
<line>
que sejam id*nti*icad*s *s onomatopeias, figura de lingu*gem que representa os *ons *ela
</line>
</par><par>
<line>
forma escr*ta na história em quadrinh*s. O*tro ponto
</line>
<line>
que merece s*r destacado consis*e
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
apresentar
</line>
<line>
qu*s*ões que exige* a o*servação dos
</line>
<line>
*lu*os em relação * e*pr*ssã* f**ia* dos
</line>
</par><par>
<line>
per*onag*ns para responder o
</line>
<line>
que se pede. * co*o diz Guim*rã*s (p. 6), nesse gênero
</line>
</par><par>
<line>
pr***m**a o se*t*do da vi*ão, *m que p*ra co*preender e in**rp*et** a H* é preciso obs*rvar
</line>
<line>
* li*guage* não verbal, além da ve*bal.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 22, n. *, art. 8, p. 152-169, mar. 2*25
</line>
<line>
www4.f*ane*.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gêneros Textuais e sua Abord*gem no Livro Didático "Português: *ingu*g*ns", do Ensino *undame*tal II
</line>
<line>
*63
</line>
</par><par>
<line>
O 2* capítulo d* *nidade 2 continua com * trabalho com o *ênero te*tual história em
</line>
</par><par>
<line>
qu*drinhos, o que positivo para u*a melhor *p*e*dizagem do* alu*os. Dá *nício com a é
</line>
<line>
*eitura da *Q *a Turma da Mônica e*: Estatuto da C*iança * do Adolescente, *e Maur*ci* d*
</line>
<line>
So*za. E**e **ma trazido ness* gênero textual *retend* reforça* o **e já foi estudado sobre as
</line>
</par><par>
<line>
*aracterísticas
</line>
<line>
do gêne*o e apr*se*tar as leis
</line>
<line>
de forma agradável
</line>
<line>
para
</line>
<line>
os alunos, com
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
lingu*g*m voltada *ara * cot*diano, *r*ba*hando n*o só com o estudo do gêner* tex*ual, m**
</line>
<line>
também com *uest*es s*cia*s, provocando r*flexão nos estudan*e*.
</line>
<line>
Antes da produção do gênero *extual, na se*ão de Pro*u**o de Te*to no *º e 2º
</line>
<line>
capítulo, há at*vida**s voltad** *ara o gênero, *omo * observação *e alguns traços dos
</line>
<line>
*ersonagens, tais como: exp*essões faciais e mo*i*entos corporais que são a*ompanhados
</line>
<line>
por *alas, *ode*do expl*rar a informali*ade presente no gênero, já q** s*o *a*rativas que *e
</line>
</par><par>
<line>
apr***mam
</line>
<line>
d* fala do d*a a dia. A*sim, é e*fati*ado q*e *ant* o
</line>
<line>
vi*ual
</line>
<line>
quanto o verbal
</line>
</par><par>
<line>
predominam no g**ero textual história
</line>
<line>
em q**drinhos, por isso, a classificação de gênero
</line>
</par><par>
<line>
icônico ou icôn*c* ver*al narrativo dada pelo autor M*ndonça (2005).
</line>
</par><par>
<line>
*ambé* se enc*nt** no 1º ca*ítulo
</line>
<line>
um* ati*ida*e de pesqui*a, e* que os alunos
</line>
</par><par>
<line>
t**iam que formar g*upos e pesquisar sobre algumas H*s conheci*as e suas característi*as,
</line>
</par><par>
<line>
re*p***endo ao questionár*o: Quais s*o os
</line>
<line>
leit*res
</line>
<line>
da his*ór*a em quad*inho*? Qual é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
objetiv* desse texto? Por onde cir*ulam? C*mo a his*ór*a e* quadr*nhos *e estr*tura? Como
</line>
<line>
são seu* personage*s? *uais são as partes d* *nredo? Como é a linguagem da HQ? Como são
</line>
</par><par>
<line>
**dic*dos, no text*, de**lhes relacio*ados ao **paço? Assim,
</line>
<line>
espera-se
</line>
<line>
que os *l**os sejam
</line>
</par><par>
<line>
c*pazes de r*sgatar o co*h*cimento que já tenham adquirido sobre * gênero e o intensifiquem
</line>
<line>
*inda *ais com e*** ativ*dade de pesquisa, conforme os *studo* sobre interpretação de textos
</line>
<line>
de Fl*rêncio (2022).
</line>
<line>
No 2º capí*ulo da 2ª **idade, indica-se o que *eve ser fei*o a*tes da produção textual,
</line>
</par><par>
<line>
solicitando a *e**ização d* uma pes*u**a na *nternet
</line>
<line>
ou *a Bib*ioteca acerca da temática
</line>
</par><par>
<line>
"Di*eito das *ri**ça* e adol*scentes", trabalhando a
</line>
<line>
quest*o social re**ci*nada ao t*xto do
</line>
</par><par>
<line>
início d* capít*lo, *ncentiva*d* os alunos * p*s*uisa bibli*gráfica, sendo necessá**o an*tar as
</line>
</par><par>
<line>
fontes consultad*s. D*pois, plane**r*m at**v*s do q*e fo* busca*o, *ma situação cotidiana, *s
</line>
<line>
personag*ns, t*t*lo e confl*to, es*oçando, por f*m, a histór*a em quadrin*os.
</line>
<line>
* etapa de produzir o gênero t*rinhas r**uer colocar em *r*tica tudo que foi apren*ido
</line>
</par><par>
<line>
sobr* *sse gênero no de*orrer dos
</line>
<line>
capítulos. A proposta é vo*tada prin*ipalm**te para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
*ipolog*a tex*u**, em que os alunos v*o con*tru*r um* narrativa c*m: *a*rador, personagens,
</line>
<line>
*empo e **p*ço, seguindo a estrutura da narração com os três elem*ntos para c*nta* uma
</line>
<line>
história: in*c*o, me** e f*m. *lém di*so, tem que haver uma associ*ção entre imagem e texto
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresi*a PI, v. 22, n. 3, *r*. *, p. *52-*6*, m*r. 2025 www4.fsanet.com.br/**vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. M. Co*ta, F. A. S. Pa*ta, R. R. Florê*cio
</line>
<line>
164
</line>
</par><par>
<line>
(*ingua*em verbal e não *erbal) uma complementand* a outra, u*iliza*do todos os recurs*s
</line>
<line>
indispensá*eis na *o*struç*o da **, *omo: desenhos, q*adrinhos, ba*ões, onomat*peias e
</line>
<line>
linguagem ad*quada pa*a a situa*ão de comunicação *m que se encontram os per*ona*ens.
</line>
<line>
Dessa for*a, pod*mos dizer *ue *s m*to*ologias empregadas nesses *ois cap*tulos
</line>
</par><par>
<line>
trab*lharam d* forma signi*icativa o gê*ero textual história e* quadrinhos,
</line>
<line>
con*ider*ndo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
fato d* explorarem t*dos os *ecur*os fundame**ais pa*a o ensino-a*rendiza*em **sse gên*ro,
</line>
<line>
uma ve* que os aut*res do LD analis**o utilizaram ativid**es que buscavam a compreensão e
</line>
<line>
i*terp*etação *a HQ.
</line>
<line>
A ide*tifica*ão **s cara*terísticas e * r*co*he**mento das linguagens *re*ominant*s
</line>
<line>
desse t*xto mostr* que esse g*nero textual, marcado pela interação entr* a lingua **rbal e não
</line>
</par><par>
<line>
verbal, t*az *ma leitura *nvolven*e, abord*ndo t*máticas
</line>
<line>
sociai*
</line>
<line>
atr**adas * rea*id*de
</line>
</par><par>
<line>
co**diana dos alunos.
</line>
</par><par>
<line>
O cap**ulo posterior, intitul*do "Conhec*r par* *scol*er", dese**olv* o estudo
</line>
</par><par>
<line>
basicamente com o **nero textual res*nha *rít*ca. T*atando-se de um gênero com
</line>
<line>
diversos
</line>
</par><par>
<line>
t*pos linguí**icos, dentre *les o m**s i*po***nte e obrig*tór*o é o argumentativo, *o*s o autor
</line>
</par><par>
<line>
procura def**der *eu o
</line>
<line>
p**to de v*sta em r*l*ção ao objeto temático para
</line>
<line>
**e si*va
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
referência para o leitor. No ca**, tr*ta-*e
</line>
<line>
de um* prof*n*a p**paração p*ra * exe*cício
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
s*bjetivid*d*, indep*ndên*ia comunicati** e organiz*ção de sequ*ncia argum*ntativa.
</line>
</par><par>
<line>
Como *iz no Ma*ual do Profess*r (P*LD 2*24, Português: Linguage*s, p.234),
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
refe**do gênero "proc*** ajudar o leitor a co*hecer ob*etos culturai* * a decidir * r*s*e*to de
</line>
</par><par>
<line>
qu*r*r ou não *o*sumi-l*s." No q*adro 5, situam-se al*uma* *onsid*rações em
</line>
<line>
rel*ção
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
resenha.
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 5 - Conceit*s e características da r*se*ha crítica
</line>
</par><par>
<line>
AUTORES
</line>
<line>
C*NCEITOS * *ARAC**RÍSTICAS
</line>
</par><par>
<line>
(Fer*az, 2007, p. 6*)
</line>
<line>
"Res*nhar te* tudo a ver com *m te*to ar**m*ntativo, *ue v*sa a e*pressar a opin*ão de seu autor, supostamente *lgu*m com *m refer*ncial de conhec*mento cap*z de av*liar o que e*tá sob sua v**ão * p*ssui*or de argu*e*tos *ue co*vençam q*e *ssa av*lia*ão é correta ou, pelo men*s, flua na *ireção exata".
</line>
</par><par>
<line>
(Macha*o, 2004 p. 55)
</line>
<line>
"(...) * r*senha é um texto s**re o*tro *exto, de out*o au*or. Ass*m, é natural que ha*a menções ao texto original, o qu*, no caso da resenha, *em acompanhado de comentários feitos pelo resen*ista".
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Au*oria própria.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Teresina, v. 22, n. 3, a*t. 8, p. 15*-169, mar. 2025
</line>
<line>
www4.fsane*.*om.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gêneros *extuais e sua A*o*dagem n* Livro Didático "Po*tug*ês: Linguagens", do E*sino Fu*damental II
</line>
<line>
165
</line>
</par><par>
<line>
O 3º capítulo começ* introduzind* * *eitura de *ma r*senha críti*a
</line>
<line>
- Turma
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Mônica: Laç*s, ** que apr*senta **a
</line>
<line>
s i nops * de um a
</line>
<line>
gra*hic n**el i*spirada n*s
</line>
</par><par>
<line>
p**sonagens da Turma da M*nica. *lém da linguagem
</line>
<line>
verb*l, também *ão apre*ent*das
</line>
</par><par>
<line>
ilustrações que **mo*stram o que está sendo dito na resenha, chamando a atenção do leito* e
</line>
<line>
contribuind* para a sua compreensão.
</line>
</par><par>
<line>
* sugerida n* Manual do Profe*sor *ma *eitura orie*tada pelo docente, que leva
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
aluno a pensar sobr* o gênero, o tipo de linguagem e o meio ** que a resenha c**tic* *ir*ula,
</line>
</par><par>
<line>
sen*o considerada a c*pa*idad*
</line>
<line>
*e c*nstruir se*tidos
</line>
<line>
po* *eio
</line>
<line>
d* tex*o *i*o
</line>
<line>
e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*on*ecime*to *e *undo d* leitor, para depois partir para a s*ção "Estudo d* Texto".
</line>
<line>
N*ssa seção, na *ubseção "C*mpreensão e Interpretação", a*re*enta-se a ativi*ade
</line>
<line>
*obr* o *ên**o textua* ab*rdado ini*ialmen*e na leit*ra do capítul*. A primei*a questã* d*ixa
</line>
</par><par>
<line>
claro par* o
</line>
<line>
aluno a qual gê*ero se **feriu text* lido e o *eio em que ele circula, ness* o
</line>
</par><par>
<line>
*a*o, o blog. *epois seg*e com as perguntas: V**ê s*be o qu* é u*a *esenha? Qual o obj*to
</line>
</par><par>
<line>
*ultur** rese*ha*o no tex*o lido? Você c*stu** ler ou
</line>
<line>
produzir re*enhas ou come*tári*s
</line>
</par><par>
<line>
ap**ciativos de *bjetos c*l*ur*is em blo*s, v*o*s ou out*as plata*ormas i*pre*sas ou d*gitais?
</line>
</par><par>
<line>
Observa-se com isso que, ao
</line>
<line>
p*opo*cionar o le*anta*en*o *e hipót*s*s
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
comp*eensã* do gênero
</line>
<line>
"resenha", ajudando assimilar que esse texto pode ci*c*lar em *
</line>
</par><par>
<line>
variada* plataforma* digitai*, os autores do LD levam
</line>
<line>
em conta * *studo d* gênero *extual
</line>
</par><par>
<line>
atr***d* ao conv*vio dos alun*s, que e*tão rodeados d* tecnolog*a, sendo a resenha crít*ca um
</line>
</par><par>
<line>
exem*l* de texto
</line>
<line>
que circula soci*lmente em d*vers*s meios, como revistas, jor*ais, v*ogs,
</line>
</par><par>
<line>
*lo*s, entre outros.
</line>
<line>
Nesse mesmo capítulo há out*as quest**s q*e induzem o aluno * pensa* e opinar em
</line>
<line>
*elaçã* a* conteúdo temático *a res*nha crít*ca e a*pec*os relevantes **ra a *ua *omp*sição,
</line>
<line>
*lém d* ex*lor*r a im*ortância de utilizar **xto e imagem para a con*truçã* do se*tido. Na
</line>
<line>
mes** ativida*e, é p*n**ado q*e: ao abord*r *s **curso* artí**ico* vis*ais da obra resen*ada
</line>
<line>
- quadr*s, expre*s*es, core* - , o au*or da res*n*a afirma que **dos eles p*o*oc*m ce*to
</line>
<line>
efeito no livro. Em seguida, * q*es*io*ament*: "Segundo * aut*r da resenha, que e*eito o us*
</line>
</par><par>
<line>
intenci*nal
</line>
<line>
desses re*urso* pr*voca na obra?" "Como *esenha aborda sob** a
</line>
<line>
um* graphic
</line>
</par><par>
<line>
novel (narrativa em *Q), o*
</line>
<line>
*luno* retomariam o estudo dess* gên**o em relação aos
</line>
</par><par>
<line>
re*ursos visuais as*ociados ao tex*o verbal, qu* são ut*lizad** como form* de intensifica* as
</line>
</par><par>
<line>
e*oções pre*ent** na n**rativa."
</line>
</par><par>
<line>
Antes de tu*o, na seç*o "Pr*dução de *exto", é *u*erido n* ***ual do Profess*r que
</line>
</par><par>
<line>
o do*ente *e*a aos al**os que *açam uma
</line>
<line>
*esquisa, levando para sala de aula exemplo* de
</line>
</par><par>
<line>
rese*has *rí**c*s. Com isso, trocarão *s *extos entre si e o professor escolherá um para ler
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *2, n. 3, a*t. *, p. *52-169, m**. 2*25 www4.f*an*t.c*m.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. M. C*sta, F. A. S. Panta, R. R. Florêncio
</line>
<line>
166
</line>
</par><par>
<line>
ser comparado com a *esenha *i*a no início do capítulo. A *tividade mos*ra-s* *e*evante par*
</line>
<line>
o en*ino-aprendiz**em, po*s * ato de pesquisar **s*i*a o al*no a procurar resp*stas e *er
</line>
</par><par>
<line>
iniciativ*, alé* de fazer
</line>
<line>
*ma revi*ão do gêner* textua* trabalh*do, aprofundar-se mais na
</line>
</par><par>
<line>
expli*ação *strutural da *e**nha, co*o a estrutura clá*sica da argum*ntação (introdução,
</line>
<line>
desen*olv*mento e conclusã*), tip*s t*xtuais, m*ios de circulaç*o e função *oc*al d* gênero.
</line>
<line>
Na* at*vi*ades seguintes, nessa m*sma *eção, *xplora*-s* as tipologias textuais da
</line>
</par><par>
<line>
*esenha
</line>
<line>
c*ít*ca, ap*e*entando na ques*ão que em
</line>
<line>
g*ral esse gêner* text*al é constituído de
</line>
</par><par>
<line>
s*quências desc*itivas e ava*iativa*. Assim,
</line>
<line>
sendo
</line>
<line>
a res*nha pre*omin*ntement*
</line>
</par><par>
<line>
ar*umen*ativa, esse gê***o tem como ca*acter*stica d*screver o o*jeto cultural, ao mes*o
</line>
<line>
tem*o que **lga, opina * aval*a. Nesse sentido, é solici*ado *a questão *u* os alu*os, a *a*ti*
</line>
<line>
dos tr*chos de resenha l*d* ao longo do capítu*o, clas*ifique-os como: sequênci*s de*critivas
</line>
<line>
*u sequ*ncias a*aliativas, *u seja, ide*tifique s* os trechos sã* focados apenas na descriçã*
</line>
<line>
ou se há u*a c*ítica positi*a ou negativa p*esentes neles.
</line>
<line>
Além disso, algumas questões leva* o aluno a compreender que, a*esar da resenha
</line>
<line>
crítica t*azer pontos de vista do au*or, ela pode se a*r*sentar de fo*m* *mpessoal ou pessoal.
</line>
</par><par>
<line>
G*ralment* nesse gênero é im*r*mid* * neutral*dad*( impesso*lidade) com os verbo*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
terceira
</line>
<line>
p*ss*a, ut**iza*d* e*p***sões, como:
</line>
<line>
"Obs**va-se", "C*m*reende-se",
</line>
<line>
"É pos*ível
</line>
</par><par>
<line>
pe*cebe*", entre outr*s. *nt**t*nto, o auto* pode romp*r *o* essa *stru*ur* padrã* e coloc*r-
</line>
</par><par>
<line>
se n* *ext* de forma explícit*
</line>
<line>
*o* ve**os na primei*a p*sso*, *om* *contece no text* que
</line>
</par><par>
<line>
inicia o c*p*tu*o 3 da *ª U*ida*e do livro.
</line>
</par><par>
<line>
Para f*nali*ar o ca*í*u*o 3, *ais uma vez s* encontra o incentivo pesqui*a e à
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
inovação, por m*io de *etodologias de trabalho e gêner*s text*ais que u*il*zam a tecnologia,
</line>
<line>
ao pro*or *ue os alunos (em grupo*) façam uma res*nha crítica em vídeo so*re outr* r*senha
</line>
</par><par>
<line>
(vídeo) encontr*da na interne*, e*colh*ndo o objeto
</line>
<line>
cu*tural s** rese*ha*o, fazendo *ma *
</line>
</par><par>
<line>
crít*c* des*ri*iva avaliativa *o*o f** estudad* *o e
</line>
<line>
l**go do
</line>
<line>
capítulo. *om isso, a* te*
</line>
<line>
*u e
</line>
</par><par>
<line>
anal*sar e j*lgar, o *enso crítico dos alunos será aguçado, além de trabalhar de fo*ma *rát***
</line>
<line>
todos *s aspectos do gêner*.
</line>
<line>
D**sa fo*m*, o* autore* Wil*iam Cere*a e Carolina Dias Vianna a*r*s*nt*m proposta*
</line>
<line>
de ensino inovadoras ** LD "P*r*uguê*: Ling*agens", a* explo*arem diversos tipos de tex*o*,
</line>
<line>
como: os *ulti*odais, visu*is, o*ais * que *irculam no me*o d*git*l, possibi*itando, *am*ém,
</line>
</par><par>
<line>
a utilizaçã* de
</line>
<line>
dispositivo* eletrônicos **ra o auxílio
</line>
<line>
d* aprendizagem. A BNCC (2028)
</line>
</par><par>
<line>
fundamenta
</line>
<line>
qu e
</line>
<line>
"as
</line>
<line>
habilid**es
</line>
<line>
não
</line>
<line>
são
</line>
<line>
desenvolvidas
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*orma
</line>
<line>
*en*rica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
des*ontextualizad*, mas por meio *a leitura de t*xtos pertencentes a gêneros *ue circu*am
</line>
</par><par>
<line>
no*
</line>
<line>
diversos
</line>
<line>
campos de ati*idade humana (B**SIL, 2018,
</line>
<line>
p. *5)." As**m, podemos d**er
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 22, n. 3, art. 8, p. 1*2-169, *ar. 20*5
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/*e*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G*ner*s Textuais e su* Abord*gem no Livr* Didático "Por*uguês: L*nguagens", do Ens*no Fun**mental II
</line>
<line>
167
</line>
</par><par>
<line>
que o LD está
</line>
<line>
e* *on*onânci* co* as det*rminações da BNCC (201*), ao desenvolver
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
trabal*o
</line>
<line>
co*
</line>
<line>
vari*dos
</line>
<line>
gên*ros textuais, com metodol*gi*s *u* fazem com que o aluno
</line>
</par><par>
<line>
reconheça e faç* uso
</line>
<line>
d*s *êneros e* dive*sas situações de com*nicaçã*, já que se trata de
</line>
</par><par>
<line>
text*s *ue **tão em co*stante circu*ação na sociedad*.
</line>
<line>
* CONSIDERAÇÕES FI**I*
</line>
<line>
É importante frisar que, segundo as ori*ntações ge*ais no Manual d* Professor, os
</line>
<line>
au*or*s do livro "P*rtuguês: *ingua*ens" têm o *n**no d* Língua Portugues* cen*rado no
</line>
<line>
texto, tr**endo em seu bojo vários gên*ros ***tuais, *o*siderando, portant*, as con*epçõe* de
</line>
</par><par>
<line>
Marcuschi (2002) e ideia básica a
</line>
<line>
dos PCNs (Parâmetros Curriculares Na**onais) de
</line>
<line>
que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
trab*l*o com texto *a sala de aula de*e s*r fe*to * partir dos g*neros tex*uais, seja* eles orais
</line>
<line>
*u esc*itos, de modo que * ensino seja produtivo e significativo par* o a*uno.
</line>
</par><par>
<line>
*ssim, o objetivo ge*al p**pos*o por este trab*lho f*i alcançado, ao
</line>
<line>
p*ssibi*itar
</line>
</par><par>
<line>
compreender quais **todo*ogias *e ensino
</line>
<line>
s*o uti*izadas *ara o
</line>
<line>
estudo com os gêner**
</line>
</par><par>
<line>
textu*is no livro didático "*ortugu*s: Lin*uagens", *o 6º ano, do EF, contendo como foco os
</line>
<line>
*êneros textuais histó*ias *m qua*rinhos e re*enha c*ítica. Diante da análi*e, foi observado
</line>
<line>
q** as c***cterísticas dos gêneros textuais es*ão sendo explo*adas de aco*do co* cada gênero,
</line>
</par><par>
<line>
fazend* com que o *luno conhe*a *ssa* part*cularidades, pode*do *propi*r-se
</line>
<line>
delas,
</line>
</par><par>
<line>
proporcion*ndo dom*nio so*re * uso de*ses textos no se* c*tidia*o.
</line>
</par><par>
<line>
Os auto*es tro*xeram abordag*ns relev**tes *ue consideram os aspe*tos da estrutura
</line>
</par><par>
<line>
*omposici**al,
</line>
<line>
co*teúdo, l**gua*em e *ipo de text* *os gêne*os textu**s, abor*ando o **xto
</line>
</par><par>
<line>
como u* gênero textu*l e
</line>
<line>
não ape*as co** pretexto pa*a * e*sino *a gr*mática. Além
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
nort*ar o professor com* mediador, ao exp*orar os aspectos inerentes a esses textos e i*s*igar
</line>
<line>
o aluno a pensar, in*e*pretar e analisar, aguçando, assim, o se*so cr*t**o de*e.
</line>
<line>
*o *in*l d* an*lise do LD, é possível c*n*lu*r que *ssa obra apresenta uma abordagem
</line>
</par><par>
<line>
inov*do*a eficaz para o ensino da LP. A e
</line>
<line>
organ*zação do **nteúdo, divid**a
</line>
<line>
em unidad*s
</line>
</par><par>
<line>
*emátic*s, permite u*a ab*rdagem inte*discipl*nar e **ntextuali*ada, fa*ilitand* a com*re*nsão
</line>
<line>
* a apl*cação dos c*nceitos **nguís*icos. A inclu*ão de t*x*os literários e não l*te*ários, a*ém de
</line>
</par><par>
<line>
i*agens e
</line>
<line>
outro* r*cursos visuais,
</line>
<line>
e**iq*e*e o mate*ia* e *stimula *
</line>
<line>
criatividade e a refl*xão
</line>
</par><par>
<line>
crítica dos **u*os. A **o*dag*m comu*icativ* * interativa, que prioriz* a prática e a a*li*ação
</line>
</par><par>
<line>
da língua
</line>
<line>
em contexto* reais, é ou*ra *aracteríst*ca *osi*iva
</line>
<line>
do l*vro. Em *esumo, o livro
</line>
</par><par>
<line>
didátic* "Por*ugu*s: Lingu*gens" * uma ferram*nta v**iosa
</line>
<line>
p*ra ensi*o o
</line>
<line>
da L* no EF, *o*s
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*re*ina PI, v. *2, n. 3, art. *, p. 152-169, mar. 2025
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*v*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. *osta, F. *. S. Panta, *. R. Florênc*o
</line>
<line>
168
</line>
</par><par>
<line>
apresenta uma abordagem inovador*, interdisci*l*n*r e c*municati*a, que pod* *ontribuir
</line>
<line>
significativament* para o des*nv*lvimento *inguístico e cogn*ti*o *os *lunos.
</line>
<line>
No ent*nt*, * i*portante desta*ar que a ef*cácia de q*alquer material pe*a*ógico, em
</line>
</par><par>
<line>
**pec*al, o liv*o didá*ic*, d**ende *ambém da forma como é
</line>
<line>
util**ado *elo professor e da
</line>
</par><par>
<line>
in*r*es*rutura da *scola.
</line>
</par><par>
<line>
REFE*Ê*CIAS
</line>
</par><par>
<line>
BATISTA, A. A. G. A avalia*ão dos l*vros didáticos de língua Portugue*a:
</line>
<line>
para *ntender
</line>
<line>
o
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<line>
Programa Naci*n*l do *ivro didático (P*LD). In: R.H.R.Rojo & A.A.G. B*tista (org*.) O
</line>
<line>
livro **dático de li*gual *or*uguesa no Ensin* Fundamental: Letra*e*to esc*lar e cultura
</line>
<line>
da escrita. *ampinas: Mer*ado de letras. 200*.
</line>
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B*Z*RRA, M. A.
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En**no
</line>
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de língua * contextos teórico-me*odológicos. I*: DIO*ISIO,
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Ân*ela Paiv*; MACHADO, A*na R*che*; B*ZERRA, M*ri* Auxiliad*ra (orgs.). Gêner*s
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Secre*aria da *duc*ção Fundamental. - 3ed. - Br**í**a: A *ecretaria, 2001.
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<line>
BRASIL. **creta*ia de *ducaçã* Fund*ment*l. Par*metros Cu*riculares Nac*onais: ensino
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fundamental *º * 4º ciclos: Língua Po*tuguesa. Brasília: ME*/ SEF, 199*.
</line>
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CALDA*, L. K. Tr*ba*hando ti*os/*ê*eros textu*is *m *ala de aul*: u*a *stratégia
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didática na perspe*tiva d* *ediação *ialética. IBILCE/U**S* - São José d* *i* Pr*to,
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GUI*A**ES, E. Uma carac**r*za**o ampla para a Hist*ria em Quadrinhos * s*us
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l*mit*s
</line>
<line>
*om
</line>
<line>
ou*ras
</line>
<line>
formas
</line>
<line>
de
</line>
<line>
expres*ã*.
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Disp*ní*el
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e*:
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*omo Referen*i*r este Artig*, *onform* ABNT:
</line>
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*. M. **STA, F. A. S. PANTA, R. R. FL*RÊNCIO, *bordagens e *n*tru*entos em *ri*ntação
</line>
<line>
Profissi*nal: *m* *n*lis* ** *ontexto Brasi*e*ro. Rev. FSA, Teresi*a, v. 22, n. 3, art. 8, p. 152-*69,
</line>
<line>
*ar. 202*.
</line>
</par><par>
<line>
C*ntribuição dos A*tores
</line>
<line>
D. M. Cost*
</line>
<line>
F. A. *. *anta
</line>
<line>
R. R. Florêncio
</line>
</par><par>
<line>
*) concepção e p*anejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e inte*pretação dos dad*s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elabor*ção d* r*scunh* ou na revis*o crítica do conte*do.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) partici**çã* na ap*ovação da versão *inal do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FSA, Ter*sina PI, *. 22, n. 3, ar*. 8, p. 152-169, mar. 2025
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/re*is*a
</line>
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