<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *2, n. 3, art. 5, p. 93-111, ma*. 2*25 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2025.*2.3.5 </line>
</par>
<par>
<line> Aná*ise de Variáveis Macroeconômic*s * sua Relaç*o c*m a Var**ção do PIB nos P**ses do </line>
<line> G20 </line>
<line> An*lysis of Mac*oeco*o*ic Variab*es and their R**atio*ship with *DP V*riati*n *n G20 </line>
<line> Co*ntries </line>
</par>
<par>
<line> Carlos José V*an* </line>
<line> Mestrado em Adm***stração P*blica pela Univ*rsidade F*deral da Gra*de Dourados </line>
<line> E-mai*: ca*losddos@gmail.c*m </line>
<line> Rafael M*rt*ns Noril**r </line>
<line> Douto* em *iências Con*á**is pela U*iversidade de Br*s*lia </line>
<line> E-mail: *afael.mnori*ler@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: *arlos José Vi*na </line>
<line> E*it*r-Che*e: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonny </line>
<line> *er*e* </line>
<line> de </line>
<line> Alenca* </line>
</par>
<par>
<line> UEM*, R339+GH - Rod. Dou*ados-Itahum, 12 - </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Doura*os, MS, 79804-970, B*a*i*. </line>
</par>
<par>
<line> E*de*eço: R*fae* *artins Noriller </line>
<line> *r*igo r*cebido em 1*/01/2025. Ú**i*a </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> UFGD R. João Rosa *óes, 17*1 - *ila Progr**s*, </line>
<line> rec*bida em 3*/01/2025. Apr**ado em 31/*1/2025. </line>
</par>
<par>
<line> D*urados - MS, *9825-*70. Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> *valiado *elo si*tema Trip** Review: De*k Review a) </line>
<line> pelo *dit*r-*hefe; e b) Double Blind *e*iew </line>
<line> (ava*iação c**a por d*is avaliadores da áre*). </line>
<line> Revis**: Gramatical, Normativa e d* Formata*ão </line>
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<line> C. J. Viana, R. M. Noriller </line>
<line> 94 </line>
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<line> *ESUMO </line>
</par>
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<line> * p*esente tr*balho tem *or </line>
<line> o*j*tiv* analisar a re*ação entre </line>
<line> investime*to em educ*ção, </line>
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<line> *e*quisa * desenvolvimento, co*sumo de ene*gi* *enováv*l, temp* em dia* p*ra ab*ir </line>
<line> empresa e taxa d* imp*sto sobre lucro *om a variação do P*B **s p*íses do G2*, durante o </line>
<line> pe*íod* de 2000 a 201*. Abordagem *uantitativa com dados em pai*el *om *so da Regressão </line>
<line> Múltipla. Dia*te do e*pos*o, as variáveis investimen*o em educaç*o, in*estiment* em P&D e </line>
</par>
<par>
<line> tempo para abrir uma emp*esa não </line>
<line> ap**sentaram significância para * v**ia*ão do PIB. * </line>
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<line> *ons*mo *e **ergia ren*vável *present*u relação ne*a*iva com * PIB, o que pode indicar o </line>
<line> al*o *u*to de invest*mento na produç*o ** e*e**ias renováve*s. Já o imposto sobr* lu*ro </line>
<line> ap*esentou *ma relaçã* positi*a e significativa com o PIB. </line>
<line> Palavras-ch**e: Crescimento E*onômico. PIB. Variáveis Ma*r*econômi*as. Regres*ã* </line>
<line> M*ltipla. </line>
<line> ABSTRACT </line>
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<line> The objectiv* of this w*r* is to analyze </line>
<line> the rel*tionsh*p *etween investment in edu*ati*n, </line>
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<line> research *nd *evelopmen*, consumpti*n of ren*w*bl* *ner*y, *i** in days *o op*n * *omp*ny </line>
<line> a*d *ax ra*e on p*ofit with t*e **riatio* of GDP *n the G2* *o*ntries, dur*ng the period from </line>
<line> 2000 to *019. Quantitative approach with pa*el data using Multiple Regr*ssion. Given the </line>
<line> above, the variabl*s inve*tment in education, in*estment i* R&D a*d time *o *pen a *ompany </line>
<line> did not show sig**fic*nce with th* variation in *DP. Renewable energy consumption show** </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> negative relati*nship with GDP, which *ay ind*cate the high cost *f investment in </line>
</par>
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<line> renewable ene*gy </line>
<line> prod*cti*n. The profit tax, on </line>
<line> the o*her han*, showed a po*itive and </line>
</par>
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<line> s*gnif*cant *elati*nship with GDP. </line>
<line> Keyword*: Economic Growth. GD*. Ma*roeconomic V*riables. Multiple Re*ression. </line>
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<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 2*, n. 3, art. 5, p. 93-111, *ar. 2025 </line>
<line> www4.fsanet.**m.br/revista </line>
</par>
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<line> A*álise de Vari*veis Macroeconômica* e *ua Rel*ç*o com a Variação do PIB *os Países *o G20 </line>
<line> 95 </line>
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<line> 1 INTRODUÇ*O </line>
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<line> Pa*a **esser-Pereira (2*14), o cr*scimento *conômi*o é o motor fundamental *ar* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *rog*esso, </line>
<line> como </line>
<line> *m </line>
<line> processo histó*ic* de ac*mulação de </line>
<line> c*pi*al in*orporad* </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> *onhecimento té**ico que a**enta o padrão d* v*da da popul*ção. * re**ção entre os gast*s </line>
<line> (*nvestimentos) do governo * o crescimen*o econômico é *ma temát*ca amplame*te *isc*tida </line>
</par>
<par>
<line> p*la literatur*, ao </line>
<line> pas*o </line>
<line> que maneira a </line>
<line> como * comp*si*ão d* gasto públi*o afeta * taxa </line>
<line> *e </line>
</par>
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<line> *rescimento *e *m p*í* aind* causa des*onhecime*to (ROCH*; GILBERTI, *007). </line>
<line> O investimento em e*ucação tem *m impact* significativo no dese**olvimento </line>
<line> s*cioecon*mico, pois a expansão educacional co*tribui par* o aume**o d* renda per capi*a no </line>
<line> fut*** (BARRO*; MENDONÇ*, 1997). </line>
</par>
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<line> Não obstante, *s pro*e*sos de a*á*is* eco*ômic* d*vem </line>
<line> considerar </line>
<line> os gastos com </line>
</par>
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<line> Pes*uisa e Desenvo**imento (P&D). Para Je*sen et al. (200*), é in*uesti**á*el a import*ncia </line>
</par>
<par>
<line> que o* gastos em P&D pos*ue* nos </line>
<line> países mais ricos e </line>
<line> des*nvo*vidos. P*de-se ver </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> r*sultados d**se maio* esforço *novad*r em um parque industrial mais a*ançad*, *a geração </line>
</par>
<par>
<line> co*stant* d* **v*s *roce*s*s </line>
<line> e pro*utos e també* na p*óp**a tecnolog*a </line>
<line> de pont a </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvida e utili*ad* po* esses países. </line>
<line> Há de se destaca* ainda os rec*ntes problemas climá*i*os *ue v*m assoland* o m*ndo, </line>
</par>
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<line> *m **nsequência do *u*ento da </line>
<line> concentraçã* de gases de efeito es*uf*, p*ovenie*tes </line>
<line> *e </line>
</par>
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<line> maior at**id*d* industria*, a*rícola e de transp*rte*, * ***o em fun*ão do uso de combustíve*s </line>
<line> fósseis. Tem-se discutido mecanismos ** redução da **i*são de g*s estufa, *ed*ant* </line>
</par>
<par>
<line> i**estim*n*os </line>
<line> em te**ologias ma*s eficientes, substit*ição </line>
<line> de fon**s d* </line>
<line> e*erg*a fósseis por </line>
</par>
<par>
<line> reno*áveis, rac*onal*zação do </line>
<line> us o </line>
<line> ** energia, ref*orestament*, entre outr*s (FE*RE*R*, </line>
</par>
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<line> 20*8). Estudos nesse **n*ido tentam inv*s**gar a re*ação *ntr* o uso de *nerg** r*novável e a </line>
<line> **riaçã* *o PIB ( CAI et al., 2018)). </line>
<line> O T*ibuto s*br* Lucro, con*orme Lee e Gordo* (2005), em uma *esquisa ent*e *aí*es </line>
<line> c*m dados d* 1970 * 1997, mostra q** a**as taxa* de juros às empres*s leva* ao d*clínio o </line>
</par>
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<line> cr*scime*t* ec**ômic*. Já o tempo dispendido </line>
<line> *ara *brir uma empre*a * out*a gra**e </line>
</par>
<par>
<line> variável *entro </line>
<line> ** empr**ndedori*m*, vi*t* que a expectativa gr*nde na é </line>
<line> hora de co**ç*r </line>
</par>
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<line> seu *ró*rio *eg*cio. Quanto m*is *áp*do for * pro***so de abe*tura, melho* par* </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> empresário, que começa a faturar o quanto ante* e a co*her o retorno sobre o investi*ento. </line>
<line> Inclusive, esse p*azo é usado pelo Banco *undial p*ra analisar o ambi*nt* *e negóc*o* dos </line>
</par>
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<line> pa*ses </line>
<line> e </line>
<line> de*erminar * </line>
<line> gr*u *e *esen*olvimen*o do *m*reen*edorismo em cada </line>
<line> *ocal </line>
</par>
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<line> (ESTHER, 20*0). </line>
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<line> Rev. **A, Ter**i*a PI, *. *2, n. 3, art. *, p. *3-111, ma*. 2025 </line>
<line> www4.fsanet.*om.*r/re*is*a </line>
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<line> C. J. V*an*, R. M. Noriller </line>
<line> 96 </line>
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<line> Nesse contexto, es*e tr**a*ho se propõe a es*u*ar as vari**eis macroeconôm*cas </line>
<line> apresen*adas (Investime**o em edu*aç*o, *esqu*sa e des*nv*l*imento, *onsumo de energia </line>
<line> *enováv**, Tribut* *obre *ucro e dias *a*a abrir u*a empresa) e *valiar se *ss*s influen*iam o </line>
<line> cre*cime*t* d* economi* tendo como *ase a *ariação do PIB. </line>
</par>
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<line> Uma das mais imp*rtantes ten*at*vas *e ex*licação d* </line>
<line> cresc*ment* das </line>
<line> atividades do </line>
</par>
<par>
<line> Estado - e consequ*n*emente dos ga*tos públicos - foi *esenv**vida *elo economista *lem*o </line>
<line> Adol* *agner (FERNANDEZ, 2*10). S*gundo W**ner, o cresci*ento da ren*a per capita </line>
</par>
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<line> (ou * c*escimento e*onô*i** em </line>
<line> termo* gerais) exige part*cipação ca*a vez *ai*r do * </line>
</par>
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<line> governo na of*rta ** ben* públicos. E, aind*, que o pr*cess* de ind*s**ialização, </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> crescimento da população, a urb*nização, a *xpansão *a </line>
<line> cul*ura e a dis*r*bui*ão de rend* </line>
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<line> eram fa*or*s que **igi*m do Estado p*rtic*pa**o cada *e* mais inte*sa, *sto é, uma </line>
</par>
<par>
<line> participação crescente a ponto de de**n*olver a ec*n*mia e*icientemente, </line>
<line> aume*tando </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> relaç*o ent*e *ast** p*blicos e o PIB (BO**NI; *ELSON; BEU**N, *01*). </line>
</par>
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<line> N*s trabal*os d* V*eir* et. al (*008), os au*ores i*entificaram que o tra*alhador médio </line>
</par>
<par>
<line> *m países *esenvolvido*, em geral, é *ais </line>
<line> prod*tivo do **e o trabalhador *édi* em </line>
<line> países </line>
</par>
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<line> e* desenvolviment*, </line>
<line> em </line>
<line> virtude d*quele* *ossuírem mais qualificação do que estes. Nesse </line>
</par>
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<line> sentido, **sume-*e qu* o ca*ital humano </line>
<line> é </line>
<line> adquirido por m*io da e*ucação formal e do </line>
</par>
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<line> treinamento info*mal * pe*a ex*eri*ncia na p*ofissão. No entan**, o pro***ma para *s países </line>
<line> em de**nv*lvimento co*siste na dif*culdade de acum*lar capital hum*no, dado os b*ixos </line>
</par>
<par>
<line> *íveis de renda * insufici*nte *nvestiment* público </line>
<line> pa*a prover educaç*o de qual*dad* para </line>
</par>
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<line> t odos . </line>
</par>
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<line> Para Scho* e Stein*ue**er (*018), Pes*ui*a e Desenvolv*men*o foi um </line>
<line> fator </line>
</par>
<par>
<line> funda**ntal para o crescime*to *conômico, principalmen*e após * Segunda *ue*ra Mundial </line>
<line> qua*do, *os Estados Unidos e no Reino Unid*, houve *m in*e*time**o elev*d* em *tividades </line>
</par>
<par>
<line> e**ecíficas, </line>
<line> como defesa, *el*comunicações, pesqui*a *édica, levantamentos **o*ó*icos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> obr** de eng*nharia civil (T*ND*MANS, 200*). Houve, entã*, um en*usiasmo em ampliar o </line>
</par>
<par>
<line> papel do Estado </line>
<line> na realização de pe*qu*sas c*entíf*c*s que dev*ri*m salvaguardar a p*z </line>
<line> e </line>
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<line> traz** benefícios indu*t*iais. </line>
</par>
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<line> A*ém dos invest*mentos em e*ucaçã* e P&D, este *rabalho busca ana*isa* s* </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> c*nsumo de ene*g*a renová*el é um fator que pode l*var ao crescimento da ec*no*ia. L*n e </line>
</par>
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<line> *enjamin (20*8) examina*am as *nterações entre cres*ime*to econômico, </line>
<line> consu*o d* </line>
</par>
<par>
<line> energia e *nv*stimento estrangeiro dir*to (IED), *ntre </line>
<line> outros fatores, para o México, </line>
</par>
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<line> I*donésia, Nigér*a * Tu*quia (MINT), porque *ão </line>
<line> *conomias *me*gentes, têm gra*de </line>
</par>
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<line> po**l**ão e demografia favorável c*m grande expect*tiva de forte crescimento </line>
<line> econ*mi*o. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 22, n. 3, art. 5, p. 93-111, mar. 20*5 www4.f*ane*.com.br/r**ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Análise *e *ariáve*s M*cro*conômicas * sua Rel*ç*o c*m a V*riação do PIB nos *aíses do G20 </line>
<line> 97 </line>
</par>
<par>
<line> O* dados foram examinados pa*a *ada *aís no p*río*o de 1*90 a 2014. *s result*d*s </line>
<line> mostraram relações causais bi*ir*c*ona*s entre o cresci*ento econômi*o e * c*ns*mo d* </line>
<line> ene**ia *os países *nal*sados. </line>
<line> O modelo idea* de um sistema tributári* *epende de *ários fatores * dif*** de país </line>
<line> p*ra *aís. Stoilova (2017) a*irma qu* aumentar o* imp*sto* so*re o con*umo e, *o mesmo </line>
</par>
<par>
<line> tempo, dimi*uí-los sobre o trabal*o e o cap*tal po*e </line>
<line> estimular as forças *e crescimento da </line>
</par>
<par>
<line> economia. Ao *esmo temp*, outros </line>
<line> estudos </line>
<line> ob*ervam que car*a es*rut*ra t*ibutária </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *eriam impacto* diferentes sobre ativi*ade econôm**a em *iferent*s países, pe*ío*os a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ci*cunstâ*cias. A esse respeito, *usca-se verific*r se </line>
<line> os *r**ut*s so*re lu**os impactam, </line>
</par>
<par>
<line> posi*iva ** negativamente, o PIB. </line>
</par>
<par>
<line> Diante da anális* da literatura, busc*-se estabele*er um ponto *e </line>
<line> partida par* </line>
</par>
<par>
<line> i*vestigar *e exi**e rela*ã* entre *esquisa e Desenvolvime*t* (P&*), ***esti*ento </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> educação, co*sumo de *ne*gia renovável, temp* em di*s *ara abrir empresa e taxa d* im*osto </line>
<line> sob*e l**ro n* variação do PIB. Desse mo*o, est* p*squisa tem por objeti*o anal*sar a *elação </line>
<line> entr* i*ve**imen*o em *ducação, pesquisa e desenvolvimento, u*o de e*ergia renová*el, </line>
<line> tem*o em dias para a**ir *mpresa e taxa d* imposto sobre l*cro com a variação do PIB nos </line>
<line> *aíse* *o G20, no período de 2000 a 2019. </line>
<line> * R*FER*NCIAL *EÓRICO </line>
<line> Para Oreiro (2019), * crescime*to da economia perm**e uma reduç*o expressiva da </line>
</par>
<par>
<line> taxa de desemprego, al*m de restaurar a capacidad* </line>
<line> de geração de caixa por </line>
<line> p*rte </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> empresas do set*r indu*trial. Para Br*s*e*-**rei*a (20*4), o cresc*mento econômico é definido </line>
</par>
<par>
<line> como </line>
<line> um fenômeno hist*ri*o, resultado da revoluç*o c*pitalista, </line>
<line> e, consequentemen**, </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> revo****o *omerc*a*, </line>
<line> da i*dustrial e, </line>
<line> no **io delas, d* revolu*ão naci*na*. Portanto, está </line>
</par>
<par>
<line> *ntrinsecamente relaci*nado c*m o *urgimento das na*ões. </line>
<line> Para *o*endey (*011), de 1999 a 200*, o G20 foi apenas um foro de discussões *em </line>
<line> um *apel *ais sa*ien*e. Porém, a cri*e financ*ir* em 2008, deflagrada p*la quebra do banco </line>
</par>
<par>
<line> Lehman *rot**rs, </line>
<line> veio como *m ch*que d*ás*i*o *ara </line>
<line> * </line>
<line> e*onomia globa*, em especial a* </line>
</par>
<par>
<line> *conom*as a**nçadas, uma v*z que os pa*ses do G7 foram d*ssa vez * epice*tro da </line>
<line> crise </line>
</par>
<par>
<line> (COZENDEY, 2011). </line>
</par>
<par>
<line> N* c**texto des*a emer*ência, o G*0 est*v* disponível como um mecanism* </line>
<line> co***gurado e operante, pr*nto para ser utiliza*o, *em a nece*sidade *e uma d*s**ss*o penosa </line>
</par>
<par>
<line> *obre </line>
<line> qu*l a composiçã* adeq***a para u* </line>
<line> grupo </line>
<line> capaz de coor*enar a re*ção à </line>
<line> crise </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Tere*i** PI, v. 22, n. 3, art. 5, p. 93-*11, mar. *0*5 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. J. Vian*, R. M. Noriller </line>
<line> 98 </line>
</par>
<par>
<line> mun*ial. Ao contrário do process* do G8+5, que preservava a dife*enciação entre *ois gru*os </line>
<line> de pa*ses * movia-se lenta*ente * u*a incorp*ração dos emergentes *o* proces*os de*is*rios </line>
</par>
<par>
<line> do G7, no G20, t*dos eram membros pl*nos, </line>
<line> em *gualdad* de *ondições de participa*ão. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa *orma, *l*erou-se a *overn*nça </line>
<line> *conômico-financeira g*o*al *om a conve*são d* </line>
</par>
<par>
<line> reuni*o do G20, em novembro </line>
<line> de 200*, em *ashington, e* u* enco*tro de c*pu*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *íderes. </line>
</par>
<par>
<line> A criação do *20 foi uma respost* dos governos n*cionais para apr*fundar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> coope*a*ão econômica in*ernacional * cri*r mecanism*s par* * prevenção e gestão das cr*ses </line>
<line> econôm*cas in**rnac*onais. Dada a ma*nitude da cris* econômica de 2008, o G20 tornou-se </line>
</par>
<par>
<line> e*grenagem funda*ental para evitar </line>
<line> uma catástrofe financeira </line>
<line> **m </line>
<line> pr**edentes na </line>
<line> história </line>
</par>
<par>
<line> co*te**orân*a (COZENDEY, 2011; MANZI, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> Assim, o crescimento </line>
<line> econômico depende de *un*a*ent*s importantes *a*a </line>
</par>
<par>
<line> concret*zaç*o e continuidade. Zhou e Lou (2018) an*lisaram a relação entre cresc*mento </line>
</par>
<par>
<line> *c*n*mico e educ*çã* na China e </line>
<line> encontra*am forte lig**ão entre *e*envolvime*to </line>
</par>
<par>
<line> ec**ômico e investiment* e* educação, principalment* no e*sino superior, visto que o </line>
</par>
<par>
<line> i*vest*mento n*sse </line>
<line> âmb*to promove </line>
<line> a qualificação </line>
<line> pessoal. Já Barro e Lee </line>
<line> (2013) </line>
</par>
<par>
<line> demonstraram qu* a educação em 146 pa*ses, ent*e o* anos d* 1**0 e *010, *em </line>
<line> forte </line>
</par>
<par>
<line> conexão com variáveis ec*nômi*as e sociai*, com* cr*s*imento econômico, competiti*ida*e </line>
<line> *e m*rcad*, *es*gualdade, dem*crac**, instit*ições e l*be*dade p*lítica. </line>
<line> Ciburiene et al. (*0**) destacam que o in*est*mento em ed*cação leva ao aumento de </line>
<line> r*cu*so* humanos em ciência e te*nologia, o *ue leva ao e*corajamento de investimento e* </line>
</par>
<par>
<line> Pesq*isa e D*sen*olvimento. Po* *ua vez, Ko*ásk*vá et </line>
<line> al. (2018), co* </line>
<line> dados do Banco </line>
</par>
<par>
<line> M*ndial de 1975 * 2016, mo*traram f**te evidên*ia de que níveis mais *leva*os *e *duca*ão </line>
<line> *êm uma correlação *ositiv* *om o c*escime**o econômico. Con*or*e ap*es*ntad* até *gor*, </line>
</par>
<par>
<line> tem-se um e*foq*e positivo na r*laç*o entre as vari*ve*s PIB e investim*nto </line>
<line> em Edu*ação. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa fo*m* teremos </line>
<line> : A rela*ão positiva entre a *ariaç*o do PIB e o Inves*imento em </line>
</par>
<par>
<line> Educação. </line>
</par>
<par>
<line> P**a Miran*a et a*. (*019), o inves*imen*o em *esqui*a e Desenvo*vim*nto (*&D) é </line>
<line> fundamental para * c*esc*men** das e*pr*sas, *ois influe*cia *tivam**te a in*vação. Coad e* </line>
</par>
<par>
<line> al . </line>
<line> (201*) reve*a* *ue a </line>
<line> inovação </line>
<line> aum***a a ef*cácia da i**ústria, pro*ovendo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> competiti*idade *as *m*resas e *e**orando o d*sempenho *rganizaci*nal, o que dinamiza o </line>
<line> crescime*to eco*ômico. Par* *chump*te* (1997), por meio da ino*ação, * modo *e produção </line>
<line> co*se*uiria manter-se cr*scendo, pois as prá**cas e tecnologias e*tabelec*das se*iam sempr* </line>
<line> contestadas po* novas práticas * *ecnologias ma*s efi*i**tes. </line>
<line> *e*. F**, Ter*sin*, *. *2, n. 3, art. 5, p. 93-111, m*r. 2025 www4.fsanet.com.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Análise d* Variáveis Ma*roeconôm*cas e su* Relação com * Variação do PIB nos Paíse* do G20 </line>
<line> 99 </line>
</par>
<par>
<line> Para **lovu e Inglesi-Lotz (202*) P&D, desempenha um papel ch*ve p**a o </line>
<line> dese*volvimento econômi*o, pois contribui para no*os conheciment*s qu*, por sua *ez, </line>
<line> contribui pa*a * *elhoria da p*odução e dos processo* de energia, isso por meio do acúmulo </line>
<line> de conhecimen*o *e novas e mais av*nçadas tecno**g*as, *iste**s de energia alternat*va *em </line>
<line> como nas estratégias de *ongo *razo para co*ter e re*u*ir a emissão de carbono, assim c*mo </line>
<line> *s preços da en*rg*a. *zarowská (*017) explica q** a acum**a*ão de capital, *rodutividade, </line>
</par>
<par>
<line> crescimen*o *opu*acion** </line>
<line> e progresso tecnológico são os *eio* </line>
<line> para </line>
<line> o *resc*mento </line>
</par>
<par>
<line> **o*ômico. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Diante das pesquisas reportada* a*teriorme*te, com *n*oque na r*l*ção posit*va entre </row>
</column>
<par>
<line> P&D e *IB, tem-se c*mo </line>
<line> : A relaç*o positiva entre a var*açã* ** *IB e o Inv*stimento em </line>
</par>
<par>
<line> P&*. </line>
</par>
<column>
<row> Já F*to*rehchi (2017) destaca q*e as po**ticas fiscais devem encoraj*r o </row>
</column>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento do se**r </line>
<line> de ene*gia ren**á*e* e introduzir *s mecani*mos de *n*en*i*o </line>
</par>
<par>
<line> apropr**dos, </line>
<line> para </line>
<line> o desen*ol*imento e *cessibilidade ao mercado de *ner*ia ren*v*ve*. </line>
</par>
<par>
<line> Shakouri e Yazdi (*0*7; </line>
<line> 2019) dest*cam fortes ev**ências *e interd***ndência entr* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> **nsu** de e*ergia renovável * o c*escimento e*onômico. Cai et *l. (2018) destacam que o </line>
<line> consu** de ener*i* ren*vá*el leva ao aumento do PIB para * Canadá, Alemanha e os EUA, e </line>
</par>
<par>
<line> as polí*i*as de emis*ão </line>
<line> de CO2 im*licam um maior *onsumo de en**gia renovável n* </line>
</par>
<par>
<line> Alemanha. </line>
</par>
<par>
<line> Kahia </line>
<line> e* al. (*019) m*stram que </line>
<line> o crescimento econô*i*o leva à degradação </line>
</par>
<par>
<line> ambiental, enquant* as ene*gias renováve*s, * *omércio </line>
<line> inter*ac*onal e ** f*uxos de </line>
</par>
<par>
<line> in*estimen*o estrange*ro dire** lev*m * diminuição d*s em*ss*es de dióxido de car**no. Maji </line>
<line> et al. (2019) i*dicaram que o con*umo de energi* renová*el *etarda o cre*cime*to econômico </line>
<line> nes*es *aíses. Isso pode ser atribuíd* à natur*za e fonte de energia renovável usada na Áfric* </line>
</par>
<par>
<line> Oc*de*tal, que é principalmente biomassa de madei*a. A literat*ra, em su* *aioria, tende </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> hipótese de *ma *elação entre a* v*riáv*is *nalisada*; assim, p*rtindo </line>
<line> desse *o*to, infere-** </line>
</par>
<par>
<line> : A rel*ção negati*a entre a va*i*ção do *IB e * Uso de Energia Re*ovável. </line>
<line> Por *ua vez, o pens*men*o liberal apoia a ideia de que liberdade d* mer*ado aumenta </line>
<line> o bem-estar da população. Teague e* al. (2020) en*a*izam que * l*berdade *conômica imp*cta </line>
<line> o bem-es**r moral e* g*ral e, *specificame*te, como afeta * materia*ismo, mostrando que, ao </line>
</par>
<par>
<line> utili*ar medidas da exte*são *o m*rcado (representado *ela lib*rd*de *co*ômica), </line>
<line> dinheiro </line>
</par>
<par>
<line> (medido pelo P*B *er *apita) e v*rias questões relacio*ada* ao m*t*rialismo ao l*ng* de um </line>
</par>
<par>
<line> per*odo </line>
<line> de </line>
<line> 2* *nos, níve*s *ais elevado* </line>
<line> de liberdade </line>
<line> econômi** e PIB per cap*ta são </line>
</par>
<par>
<line> associa*os a ní*eis *ais baixos de ganância </line>
<line> ou </line>
<line> v*l*res ma*eri*listas, </line>
<line> alcanç*ndo *esultados </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Te**sin* P*, *. *2, n. 3, a*t. 5, p. *3-*11, ma*. 2025 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. J. Viana, R. M. Noriller </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> que sugerem que *s mel*or*as na liberdade *conômi*a estão *sso*ia*as a melhorias nos </line>
<line> va*ores, n*o à degradação deles. </line>
<line> Angulo-Guerrero at *l. (2017) entendem que a economia d* merc**o parece favorecer </line>
<line> o empreende*orismo de oportunidade em detrimento do empreende*orismo de nece*sidad*. </line>
</par>
<par>
<line> Já o *raba**o </line>
<line> d* </line>
<line> Rap**keviciu* et al. (2021) *oncluiu que </line>
<line> o nível geral de liberdade </line>
</par>
<par>
<line> econômica não está *elacionado a* *resc*mento econômi*o, especialmente em longo prazo. </line>
<line> Su*u (2017) **monstrou q*e a re*ução d* *aman*o do governo, o forta*ecimento da </line>
</par>
<par>
<line> e*trutura jurídica e dos direit** *e proprieda** e a manutenção de </line>
<line> uma polít*c* monet*ria </line>
</par>
<par>
<line> está*el (*umentando o acesso à moe*a sólida) são efeitos positivos no *IB. Assim, i*fere-** </line>
<line> : A relação entre * crescimento econômico e a Liber*ade de Merc*do. </line>
<line> Por sua vez, um aum*nto da carga tri*ut**ia acima de det*rminado patamar afet* </line>
</par>
<par>
<line> negat*vame*te o </line>
<line> pa*rão de vida de longo praz* d* uma sociedade (SACHSI*A, 2011). Já </line>
</par>
<par>
<line> McNabb (2018) observa q*e a*mentos nos i*postos *e renda de pessoa fís*ca * *ontribui*õe* </line>
<line> sociais pa*ecem m*is prejudiciais para as ta*a* de *resci*en*o do PIB em lo*go prazo e que </line>
<line> as re**çõe* d* receita fi*cal *os impostos *obre o comércio, compe*sad*s por aumento* nos </line>
<line> im*o*tos sobre o consumo do*ést*co parecem favorecer o cresci*ento *co*ômico. </line>
<line> Ba*ardi et al. (20*9) desenvolver*m u*a an*lise da rel*çã* e*tre c*rga tributária, </line>
</par>
<par>
<line> mudanças fis*ai* em r*ceit*s * cresci*ento econôm*co. Esse es*udo demo*s*rou </line>
<line> que, </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> l**go prazo, a carg* tributária geral é *egativa e e*tat**ticamente significativ* relacio**da ao </line>
</par>
<par>
<line> PIB p*r *ap*ta, e que * m*dan*a tributária em </line>
<line> *ermos de receita de impostos diretos p*ra </line>
</par>
<par>
<line> i*diretos está positiva * **tat*stic*mente relacion*d* ao *rescimento </line>
<line> econômico, mas apenas </line>
</par>
<par>
<line> quando cons*d*rada a amostra de 21 países d* OCDE. </line>
</par>
<par>
<line> Jaimov*ch e R*bel* (2016) destacam que os efei*os da t*ibut*ção sobr* o cres*imento </line>
<line> são *lta**nte n*o linea*e*, as *a*xas ta*as de *mpos*os têm um impacto muito **queno *a* </line>
<line> taxas de cres*imento e* longo prazo, *orém, à medi*a que as taxas de impostos a*mentam, </line>
<line> *eu i*pacto ne*ativo *ob*e o cresci*ento aumenta dr*maticamente. Os estud*s sob*e taxaç*o </line>
</par>
<par>
<line> de imposto sob*e lucro têm mostrado uma r*lação </line>
<line> n**ativ* com * crescimento eco**mico. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa </line>
<line> forma, assumimos </line>
<line> : A re*ação n*g*tiva entre o cresciment* *conômico e Ta*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Imposto sobre Lucro. </line>
<line> 3 PROCEDIMENTOS ME*ODOLÓGICO* </line>
<line> *sta pesquisa c*mp**ende-se como uma a*ordagem quant*t*ti*a, e* *ue *s var*áve*s </line>
</par>
<par>
<line> fo*am </line>
<line> rela*iona**s através *a *eg*essão de dados *m p*ine*. A pesquisa qu*ntitativa utiliza </line>
</par>
<par>
<line> ferra*entas estat*stica*, isto é, o pesq*i*ador fo*mula hipóteses pa*a *onfirmação </line>
<line> Rev. FSA, T*r*sina, v. 2*, n. 3, art. 5, p. 9*-111, mar. 20*5 www*.*san*t.c*m.br/*e**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Análise de Var*áveis Macroeconô*icas e sua Rel*ção com * Variação d* *IB nos Países do G20 </line>
<line> 101 </line>
</par>
<par>
<line> (CRE*WELL, *014). I*so oco*re pa*a que sejam encontr*d*s as possívei* *elações en*re </line>
<line> *ariáveis mac*oec*n*mic** (P&D, Inv*stimento em Educação (IE), Tributo* sobre Lucro </line>
</par>
<par>
<line> (T*), Consu*o *e *nergia renováv*l (CE*) *em*o em dias para se abrir e </line>
<line> uma empre*a </line>
</par>
<par>
<line> (TAE)) e o crescime*to econômico (i.e.**riaçã* percentual *o P*B), com o objetiv* de te*tar </line>
</par>
<par>
<line> as c*nco </line>
<line> hipóteses </line>
<line> da *es*uisa; assim, o pe*quis**or c*leta dad*s e </line>
<line> reflet* sobr* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> con*irmação ou não d*s resultados. A* *nformaçõe* foram obtidas por meio da base *e dado* </line>
</par>
<par>
<line> ex*raíd* do Banco Mu*dia*, World Devel*pment Indic*tors. Foram analis*dos </line>
<line> os </line>
<line> 20 </line>
</par>
<par>
<line> *ntegr*nt** do G20 para o ano d* 20**. </line>
</par>
<par>
<line> A esc*lha do G20 se dá **lo fato desse *er formado por países *esenv*lvidos e </line>
<line> *mergentes, e *er consid*rado como *rincipal me*anis*o d* gove*nança e*onô**co-m*n*ia*. </line>
</par>
<par>
<line> J unt os , </line>
<line> os *aís*s </line>
<line> do grupo rep*esentam cerca de 80% do PIB mundial, 75% do co*érci* </line>
</par>
<par>
<line> internacional e 60% da </line>
<line> populaç*o mu***al. Trata-se, po*tanto, de agrupamento </line>
<line> com grande </line>
</par>
<par>
<line> poder político e econômico *oletivo, cap*z de i*flue*c*ar * agenda intern*cional, de p*omove* </line>
</par>
<par>
<line> *ebate* sobre *s pri*cipais desafios </line>
<line> globais e </line>
<line> *dota* iniciat**as conjuntas para pro*oção </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> crescime*to *conômico e do desenvo*vimento sust*ntá*el (IT*MARATI, 2020). Para u*a </line>
<line> *elhor validação da an*lise *os dados, o pe*íodo coletad* *oi de 20 anos (2000 a 2019) dos </line>
</par>
<par>
<column>
<row> **íse* do G20 na ba*e de *ados da p*squisa. O mo*elo adotado na *e*quisa é </row>
<row> *eg*inte forma: </row>
<row> Em q*e: </row>
<row> PI* = Va*i*çã* percentua* do PIB </row>
<row> IE = I*ve*tim*nto em *du*a*ão (%PIB) </row>
<row> PD = Pesquisa & Desenvolvimento (% P*B) </row>
<row> C** = Con*u*o de energia reno*ável (% em re*ação to*al) </row>
<row> TAE = Tempo para abrir empresa (em dias) </row>
<row> TL = Tax* sobre lucro, receit* e ganho de capital </row>
</column>
<column>
<row> *xpresso na </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *s*im, o *o*tware Eviews 9 f** uti*iz*do p*ra analisar a *sta*ística </line>
<line> **scriti** (i.*., </line>
</par>
<par>
<line> média, máxima, mínima e desvio padrão), e posteriorment* *s hipótese* da pe*quisa p*r meio </line>
</par>
<par>
<line> de regre*são múlti*la. *ara * *egressã* múltipl*, *oram considerados os testes </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Normalidade, Het*rocedasticidade, Mu*tic*l*nearida*e, Estacionariedade e Autocor**l*ção. O </line>
<line> Q*adro * *estaca as *ipót*ses e suas justi***at*vas. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, *eresi*a PI, v. 22, n. 3, art. 5, *. 93-11*, *ar. 2025 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.b*/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. *. V*ana, *. M. Noriller </line>
<line> 102 </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 1 - Justifica*iva *as *ip*teses d* *e**u*sa </line>
</par>
<par>
<line> Variável Inde*endente </line>
<line> Hipótes*s (***s*d*rando o *ariaçã* do PIB) </line>
<line> Pesquisas An*eriores </line>
</par>
<par>
<line> IE </line>
<line> Re*aç*o positiva com Investimento e m e *uc a ç ã o </line>
<line> Zhou e Lou (201*); Katásková et al. (*0*8); C*buriene et al. (*019) </line>
</par>
<par>
<line> PD </line>
<line> Relação pos*tiva com inv*stime*to em P&D </line>
<line> Sz**owská (2017); Mir*n*a et a*. (201*); Ndlovu e In**e*i-Lotz (2020) </line>
</par>
<par>
<line> C*R </line>
<line> Relação c*m o C*n*um* de energi* *enováv*l </line>
<line> Ozcan e *zt*rk (2019); Maji e* al (2019) </line>
</par>
<par>
<line> T*E </line>
<line> Re*açã* com o Tem*o para abrir empresa </line>
<line> Teag*e et al. (2020); *ucu (2017) </line>
</par>
<par>
<line> TL </line>
<line> Re*aç*o negat*va com a Taxa so*re o Lu*ro </line>
<line> Jai*ov*ch * Rebel* (2016) </line>
</par>
<par>
<line> Fon**: Elabora*o pelo autor. </line>
<line> *ara proceder com a model*çã* e estima*ão do m*delo d* dad*s a analis*r, pr*meiro </line>
<line> foi c*nst*uída *m* tab*l* *e d*dos n* s**twa*e Excel da **ít* de aplicativos Micr*s*ft Offic*, </line>
</par>
<par>
<line> *om os d*dos qu* *emontam </line>
<line> os anos 2000 * 2019, os paí*es, a </line>
<line> consta*te e as variávei* </line>
</par>
<par>
<line> esc**hidas. </line>
</par>
<par>
<line> Logo em seguida, utilizou-se o s*ft**re Eviews 9 para *erifi*ar o cump*imento das </line>
<line> s*posições, sendo inicialm**t* com estat*stica descri*iva (i.e., média, má*ima, mí*ima e </line>
<line> desvio padrão), e *osteri*r*ent* com regressão múltipla. *ara * regr*ssão múl*ipla, *ora* </line>
</par>
<par>
<line> aten*ados </line>
<line> os </line>
<line> testes </line>
<line> de </line>
<line> *ormalidade, </line>
<line> He*eroc*dasticidade, </line>
<line> *u*tic*linearidade, </line>
</par>
<par>
<line> *st*cionariedade e *utoco**e**ção. O Quadro 1 desta*a as hipóteses e su*s jus*ific*tivas. </line>
<line> 4 ANÁLISE E DISCU*SÃO D*S RESULTADOS </line>
</par>
<par>
<line> A estatís*ica descritiva, c*n*orme a Tabe*a 1, d*staca: (*) o </line>
<line> cr*sciment* econômic* </line>
</par>
<par>
<line> anual médio é de 2,9*%; (ii) as variáveis apresen*aram *istribuição lep*ocúrtica; (iii) o TAE </line>
<line> mé*io é de 22,59 d*a* com alt* coef*ciente d* varia*ão; (iv) o IE foi d* 4,60%; e (v) a *L </line>
<line> máxima * de 27,59% e a mínima 8,*6%. </line>
<line> Tab*la 1 - Es*atística Descri*iva </line>
</par>
<par>
<line> Variável </line>
<line> M**ia </line>
<line> Máximo </line>
<line> Mínimo </line>
<line> D*svio padrão </line>
<line> Curtose </line>
</par>
<par>
<line> PI* (em Va*iaç*o %) </line>
<line> 2 ,9 8 </line>
<line> 1 4 ,2 3 </line>
<line> -5,91 </line>
<line> 3 ,5 8 </line>
<line> 3 ,7 5 </line>
</par>
<par>
<line> IE (em %) </line>
<line> 4 ,6 0 </line>
<line> 6 ,2 4 </line>
<line> 0 ,6 7 </line>
<line> 1 ,0 1 </line>
<line> 6 ,4 9 </line>
</par>
<par>
<line> PD (em % do PIB) </line>
<line> 1 ,6 9 </line>
<line> 4 ,2 8 </line>
<line> 0 ,0 8 </line>
<line> 0 ,* 9 </line>
<line> 3 ,1 4 </line>
</par>
<par>
<line> CE* (em %) </line>
<line> 1 2 ,4 9 </line>
<line> 4 * ,0 * </line>
<line> 0 ,7 7 </line>
<line> 9 ,4 8 </line>
<line> 6 ,9 5 </line>
</par>
<par>
<line> TAE (Dias) </line>
<line> 2 2 ,5 9 </line>
<line> * 2 1 ,* 0 </line>
<line> 2 ,5 0 </line>
<line> 2 2 ,* 5 </line>
<line> 9 ,2 6 </line>
</par>
<par>
<line> T L ( *m % ) </line>
<line> 1 7 ,3 3 </line>
<line> * 7 ,* 9 </line>
<line> 8 ,5 6 </line>
<line> 5 ,7 * </line>
<line> * ,4 8 </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 22, n. *, a*t. 5, p. 93-11*, mar. 2025 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aná**se *e V*riáveis Macro**onômicas e sua *elação *om a *ariaçã* do PIB nos Países do G20 </line>
<line> 10* </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Ela*o*ado p*l*s a*tores, com base n*s dados da pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> As var**ve*s indepen*entes *pre*entaram estac*onari*dade (Te*tes *DF-Fi*her e PP- </line>
</par>
<par>
<line> Fish*r) e* primeira </line>
<line> *if*rença e a *ariável *epend*nte *ariação </line>
<line> per*ent*al do *I* (ou </line>
</par>
<par>
<line> crescimento econômico) em ní*el. O Teorema do Limite *ent*al foi adotado *ara </line>
</par>
<par>
<line> Normalidade. A Tabela </line>
<line> 2 *ep*rta </line>
<line> a </line>
<line> correlação das v*riáveis, destacand* ausência </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> multi*o*inearidade. </line>
</par>
<par>
<line> T*be*a 2 - Correlaçã* da* variáveis da *e*qu*sa </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> P*B </line>
<line> *(*E) </line>
<line> D(*D) </line>
<line> D(CER) </line>
<line> D(*AE) </line>
<line> D(T*) </line>
</par>
<par>
<line> PIB </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> D(IE) </line>
<line> 0 ,0 2 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> D(PD) </line>
<line> -0,03 </line>
<line> 0 ,1 8 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> D(CER) </line>
<line> -0,48 </line>
<line> -*,03 </line>
<line> * ,0 5 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> D(TAE) </line>
<line> -0,1* </line>
<line> 0 ,0 * </line>
<line> -0,01 </line>
<line> 0 ,3 5 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> D(TL) </line>
<line> 0 ,2 2 </line>
<line> -0,17 </line>
<line> 0 ,* * </line>
<line> * ,0 * </line>
<line> * ,0 3 </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Fo*t*: Elabor*do *elos a*tore*, com base nos d**os *a p**qu*sa. </line>
<line> Austrália, *hina, *nd*a, Indo*ésia e Coreia do Sul f*ram os úni*os países que </line>
</par>
<par>
<line> a*resentaram cresc*mento do *IB e* tod*s os anos, </line>
<line> sendo que a China teve o maior </line>
</par>
<par>
<line> c*escimento, com uma média de 9% ao an*. A Itá*i* obteve a pio* média d* cresc*ment*, com </line>
<line> 0,4% ao an*. </line>
<line> * Arábia Saudita apres*ntou o maior ga*to com IE, *om um gasto médio de *,2% do </line>
<line> PIB. O pior IE ficou a cargo *a Turqui*, c*m *édia de 2,7% d* PIB. * país *om melhor </line>
</par>
<par>
<line> ín*ice de inv*s*imento em P&D foi a C*reia do Sul, co* uma mé*ia de </line>
<line> 3 ,3 7 % </line>
<line> do PIB. N* </line>
</par>
<par>
<line> contr*mã*, a *nd*nés** t** um gasto médio d* apenas 0,14% do PI*. </line>
</par>
<par>
<line> O Brasi* é o país q*e **is consome energia renov*vel, com uma média de 45% </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *otal c*ns*mido. A Arábia Saudita tem o pior resultado de CER, com uma mé*i* de 0,7%, o </line>
<line> que *ão é *e ca*sar es*r*nh*za, vist* que o petróleo represen*a ce*ca de **% das export*ções </line>
<line> *ota*s do *aís e ainda com*õe cerca de 53% do PIB *a*dita (EIA, 2022). </line>
</par>
<par>
<line> O Brasil també* encabeça a l*sta de pa*s** mais b*rocr*ticos: </line>
<line> para se abrir *ma </line>
</par>
<par>
<line> em**esa, tem-s* **a média de 65 *ias, *mbora esse c*nário venha mudand*. No ano de 2019, </line>
<line> o tempo médi* para se abrir uma em*r*sa no Brasil foi de 16,6 dia*. Já o país com a me*hor </line>
<line> T*E fo* a Austr*lia, com uma médi* de 2,6 dias. </line>
<line> O Canadá apresen** u*a *é*ia de 3,7 dias; *orém, ** *ôsse*os consi*erar ap*nas os </line>
<line> *ltim*s 5 an*s, * méd*a ca*adense cairia para 1,5 dias. A maior c**ga tributária ficou com a </line>
<line> **rica do Sul, com uma média de 25,6% e a menor com a Arábia Saudita, *o* 4%. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 3, art. 5, p. 93-*11, mar. 2025 </line>
<line> w*w4.fs*net.co*.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. *. Viana, R. M. *ori*ler </line>
<line> *04 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Por meio *a T*bela 3, a estima**o da regressão d* pesquisa reporta o R2 de 0,29 na </row>
<row> es*imação po* Newey-West (pooled, efei*os fi*o* * *feitos aleatórios *present*ram </row>
<row> auto*orrelaçã*). Em *empo, a es*imaç*o por Newey-West *om correção para autoco*relaç*o e </row>
<row> hete*oc*da*ticid*de. </row>
<row> Ta*ela 3 - E*timação do Model* da Pesquis* </row>
</column>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> % G*P </line>
</par>
<par>
<line> Constante </line>
<line> 3,12*** </line>
</par>
<par>
<line> D(IE) </line>
<line> *,*2 </line>
</par>
<par>
<line> D(PD) </line>
<line> -1,32 </line>
</par>
<par>
<line> D(CER) </line>
<line> -1,87*** </line>
</par>
<par>
<line> D(TAE) </line>
<line> 0,01 </line>
</par>
<par>
<line> D(TL) </line>
<line> 1,22*** </line>
</par>
<par>
<line> R² </line>
<line> 0,2* </line>
</par>
<par>
<line> *dju*ted R² </line>
<line> 0,26 </line>
</par>
<column>
<row> N*we*-*est Estimato* </row>
<row> *Signif**ativo a 10% (P<0,10) </row>
<row> **Significat*v* * 5% (P<0,05) </row>
<row> ***Sig*ificativ* a 1% (P<0,01) </row>
<row> Fon*e: *laborado pelo autor com dados da pesqu*sa. </row>
<row> Por meio da estimação, n*o for*m confir***as as *ipóteses 1, 2, 4 e 5, sendo que o IE </row>
<row> *ão apr*sentou relação significativa a 10% c*m o crescimento econô*ico, não c**roborando </row>
<row> com os tra*alhos de Zh*u e *ou (2018), Katásková et al. (2018) e Ciburien* e* *l. (2019). Os </row>
<row> *esulta*o* *ode* ter sido co*fron*ados pela análise por levar e* conta pa*se* *e c*rater*sticas </row>
<row> econômicas, sociais e *ulturais m**to *istinta* e num interval* de tem*o n*o satisfa*ó*io. </row>
<row> Barros * M*n*onça (1997) e*timaram o impacto de in**sti*entos em educação, em </row>
<row> uma *éc*da, sobre o p**c*sso ** d*senv*lvi*ento n*s *écadas seguintes. Barr* e Lee (2013) </row>
</column>
</par>
<par>
<line> t*mbé* </line>
<line> a*otaram um *nter*alo de </line>
<line> 10 ano* </line>
<line> para a aná*ise de impac*o </line>
<line> d* educação sobre o </line>
</par>
<par>
<line> crescimen*o econôm**o. Kotásková et *l (*018), Ciburiene et al (201*), Zhou e Lo* </line>
<line> (*018) </line>
</par>
<par>
<line> sugerem </line>
<line> que * educação tem </line>
<line> relação causal com cr*scimento *conôm**o, causan*o um o </line>
</par>
<par>
<line> au*ento </line>
<line> *i**to </line>
<line> da taxa </line>
<line> de cres*imen*o </line>
<line> do *IB, p*oduz um efei*o *u*ulativo positivo n* e </line>
</par>
<par>
<line> médi* * l*ngo prazo. Entretanto, não é possível admitir aqui re*ação posit*va c*m </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> crescimento *c*nôm**o. </line>
</par>
<par>
<line> P*r *ua vez, * Investimento em Pesquisa * Desenvolvimento não apresent*u rela*ão </line>
<line> signif*c**i*a a *0% *o* a variável dependente, r**ult*do em d*sacordo *om os traba*hos de </line>
<line> M*randa *t al. (2019) e Ndlo*u e Inglesi-Lotz (2020), poss*velment* pela d*ferença na </line>
<line> amostr* da pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*r*sina, v. *2, n. 3, ***. 5, p. 93-111, mar. 20*5 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Análise de Variáv*is Macro*conômic*s e sua Relação com * Variação do PIB nos País*s do *20 </line>
<line> 105 </line>
</par>
<par>
<line> O CER ap*esen*ou relaçã* ne*at*va * significativa a 1% com o cres*imento </line>
<line> *conômico, c*nfirman*o a hipótese * da pesquisa, *m consonância com os tr*balhos de </line>
</par>
<par>
<line> Ozcan * Oztu*k (2019) e Maj* et al (2019). Em o*tras p*lavr*s, a </line>
<line> utiliza**o de en*rgia </line>
</par>
<par>
<line> renov*vel acab* co**romete*do cresc*mento eco*ômico (i.e., com bas* *o período de o </line>
<line> anális* *000 até 2019). Para Shakouri e Yazd* (2017), * uso de e*ergias r*nováve*s n**essit* </line>
<line> de muita tecn*l*gi*, im**icando altos custos d* in*estimen*o no seto*, o que, no cu*to prazo, </line>
<line> a*abaria comprometendo o PIB. </line>
<line> Apesar de nega*iva, a exp**são do setor de ene*gi*s renováve*s pode se*vir de í*peto </line>
<line> *ara a moderniza*ão d* *etor, *o cu*pr*ment* *os objetivos de suste**abilidade, </line>
<line> especifica*os pelo Ac*rdo d* *aris (*017). A fi* *e fa*ilitar a expansão do setor ** energia </line>
<line> renováv*l, o c*esc*men*o econômico é vital para gerar os rec*rsos neces**rios para a p*squis* </line>
<line> * o d*se***lvimento d* tec*ologias de energia *e*ovável e infraestru**ra c*rres**ndent*. </line>
<line> Em temp*, o *AE não apresentou relação s**nif*cativa a 10% com a variável </line>
<line> dependen** da *es*uisa, r*futa*d* os **abalhos d* Te*ghe *t al. (20*0) e *ucu (2017). J* a *L </line>
</par>
<par>
<line> apre*ento* relação </line>
<line> posit**a e signif*cativa a 1% c*m o crescim*nto econômic*, não </line>
</par>
<par>
<line> cor*oborando com o* tr*bal*os de Jaimovich e Rebel* (2016), Bairdi </line>
<line> ** al. (2019) e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Sac***da (2017). É evidente q*e os impo*tos cumprem um **pel impor*a*t* n* socied*d*, </line>
</par>
<par>
<line> pois é a*r*vés </line>
<line> de*e que * Estado consegue f*nan**ar-se e *rover bens e s*rviços para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> população. </line>
</par>
<par>
<line> Para S*chsida (2011), do ponto de v*st* econômico, o crescim*nto do Es**do ge** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> necessidad* do aument* </line>
<line> da c*rga tri*utária, ainda *ue n*o nec**s*riament* qua*to ma*or </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> carga trib*tária maior o PIB. Para </line>
<line> Stoilo*a (20*7), a es*rutura *ributária tem i*pactos </line>
</par>
<par>
<line> di*erent*s sobre a at*vidade eco**mi*a *m dif*rentes pa*s*s e p*ríod*s em dife*e*tes e </line>
<line> c*rcu*stâncias, mas que aumen*ar os imp*stos sobre o consum* e, ao mesmo *e*po, reduzir </line>
<line> os imp**tos *obr* o trabalho * o ca*ital p*de estimular o cr*scimento da economia. Por fim, a </line>
</par>
<par>
<line> c*nstante apresent*u relação positiva significativa a 1% e </line>
<line> na estimaç*o. Con*ideran*o estes </line>
</par>
<par>
<line> resul*ad*s, </line>
<line> é possível inicia* a disc*ssão pelo prisma </line>
<line> das hi**tese* testadas e </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> c*nfirmadas, de f*r*a sinté*ica, através das an*íte*es encontradas. </line>
<line> A p*imeira *ipótese, de que o investimento em ed*cação contri*** para o cre*cim*nto </line>
<line> econômi*o, não foi confirmada *e**a pesqu*sa, pos**velment*, pelo impa*to se* *eta*dado (i.e. </line>
</par>
<par>
<line> nã* ob**rvado </line>
<line> de forma imedia*a). A se*unda hipótese, de que o *nvestim*nto em P&* </line>
</par>
<par>
<line> aum*ntaria o cresciment* </line>
<line> *co*ômico, também não foi confirmada nesta pesquisa, o </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> sugere uma a*álise separad* entre países com carat*rísticas e*onômicas </line>
<line> parec*das, *om* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 22, n. 3, art. 5, p. 93-111, mar. 2025 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. J. Viana, R. M. Noriller </line>
<line> 106 </line>
</par>
<par>
<line> **irma Miranda e* *l. (20**): no* países *esenvolvidos sã* um *rinc**io *ndispensá*el para o </line>
<line> **senv*lvi*e*t* e cr*sc*mento *co*ô*ico. </line>
</par>
<par>
<line> A t*rceira hipótese foi confirmada </line>
<line> n* pesquisa. A </line>
<line> q*arta </line>
<line> hi*ótese foi de *ue quanto </line>
</par>
<par>
<line> *ais rápido é para se abrir uma *mp*esa maior tend* a se* o cr*s*im**to econô*ic*, visto </line>
<line> que *sse pra*o é usado *elo Banco Mun*ial para *nalisar * a*biente de neg*cios dos países * </line>
<line> deter**nar o grau d* desenv*lvimento do empreendedor*s*o *m cada l*cal (ESTHE*, 2020), </line>
<line> essa hipótese **mb*m não f*i c*n*irmada. Como demo*st*ado po* *stev*o e* al. (2020), </line>
<line> *xistem muit*s ou**os fatores que com*õem o nível de *mpre*nde**rismo. </line>
<line> Quadr* 2 - Teste d* h*pó*eses da r*la*ã* entre a* variáve*s com o c*esc*mento </line>
<line> e*onômico </line>
</par>
<par>
<line> HIPÓTESE </line>
<line> CONFIRMADA? </line>
<line> LIM*TAÇ*ES </line>
</par>
<par>
<line> H1 - Inves*imen*o e* e*ucação </line>
<line> *ã* </line>
<line> Ge*alme*te os r*sultados em educação são demonstrados num período maior qu* 1* anos (B*rro e Lee (*013), Ciburie*e et al (20*9)). </line>
</par>
<par>
<line> H2 - Investimento em P&D </line>
<line> Não </line>
<line> Pod* *ão ter c*rrelaç*o com o cres***e*to econ*mico por cau*a na di*erença da amos*ra (Szarow*ká, 2017) </line>
</par>
<par>
<line> H3 - Consumo de e*ergia ren*v*vel </line>
<line> S im </line>
<line> Confirmou relaçã* negativa e *igni*icativa a 1% com o crescime*to ec*nôm*co. * uso de energias renováveis necessita de m*ita tecn**og*a, implicando alt*s cust*s de invest*mento *o *etor, o que no curto p*azo a*abaria c*mpro*ete*do o PIB (Maji; Su**ima*; Ab*ul-R*him, 20*9; Ozc*n; O*tur*, 2019; *hakouri; Yazdi, 2017) </line>
</par>
<par>
<line> H4 - **mpo para abrir empres* (em dia*) </line>
<line> Não </line>
<line> S*mente a aná**se de tem*o pa*a **rir u*a empresa *ã* d* *ma per*pect**a ge*al d* nível de empreen*edorismo (*stevão *t *l., 2020. </line>
</par>
<par>
<line> H* - Tri*uto sobr* l*cro </line>
<line> Não </line>
<line> A est**tura trib*t*ri* tem *mpactos diferentes sobre a a*i*id*de *conôm*ca em dif*ren*es países e perío*os e em di*erentes *ircunstânci*s. Paí*es *odem ter uma alta *arga tributária e **ixa *istribuição de recursos en*ua**o out*os países podem ter uma ca*ga t**butária menor e di*tribuir melhor o* recursos (Stoi*ova, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Ela*orado **lo autor, c*m dados da pesqu*sa. </line>
<line> 5 *ONSIDERA*ÕES **NAI* </line>
<line> * presente estudo i*vestig*u a r*lação do *IB com *i*co vari****s macroeconôm*cas, </line>
</par>
<par>
<line> send*: inve*t*mento e* </line>
<line> *ducaç*o (% PIB), inv*stimento em P&D (% PIB), consumo de </line>
</par>
<par>
<line> energia reno*ável (% em *ela*ão ** t*tal de energia cons*m*da), tempo para abrir empresa </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 3, art. 5, p. 93-111, mar. 2025 *ww4.f*a*e*.com.br/r**i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Análi*e d* Va*i*v*is Macroec*nômicas e sua Relação com a Variação do PIB nos Paí*es do G2* </line>
<line> 1*7 </line>
</par>
<par>
<line> (em dias) e tributo sobre *ucro. Foram em*reg**a* técnicas d* est*tística desc**tiva * </line>
<line> r*gressão múltipl*. </line>
<line> *s *e*ulta*os empíricos most*am que *s gastos brut*s em *ducação * P&D não s*o </line>
<line> suficien*es para *romover * crescimento do PIB instantân*o. Est* estudo limit*u-** a aval*ar </line>
</par>
<par>
<line> o impacto de um* expansão qua*titativa sem, contudo, ava*iar * impacto de melho*ias </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> q*alidade *a educação e da P&*. Vale ress*lt*r qu* o G20 não d*te*mi*a a política fiscal dos </line>
<line> *aís*s, sen*o assim, * p*ssível que uma seleção de p*íses com *co*omia* s*melhantes trag* </line>
<line> resultad*s distintos do* apre*entados aqui. O tempo *ara se abrir um* empresa não *presen*ou </line>
</par>
<par>
<line> relação signi*icativ* a 10% </line>
<line> c*m o cresc*me*to ec*nômico; por si ** * TAE não gara*te </line>
</par>
<par>
<line> lib*rdade p*ra empreen*er, outros </line>
<line> pontos dev*m ser *evad** em consid*raçã*, como carga </line>
</par>
<par>
<line> tributária, a*bie*te de negó*i*s, etc. </line>
<line> O* efe*t*s d* tribu*ação na variação *o *IB mostraram-se de *orma p*sitiva (para </line>
</par>
<par>
<line> gastar mais, * gov*rno deve a*recad*r mais). P*rém, tal </line>
<line> obs*rvação nã* tem o </line>
<line> i nt u* t o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> defende* o aumento da tributação, pel* </line>
<line> contrár*o, d*ve-se levar se*pre em conside*ação, </line>
</par>
<par>
<line> nesse tipo de análise, questões como o taman*o do governo, inflação, polí*icas de expansão, </line>
<line> para que *aja um equilíbrio fiscal. </line>
<line> *or limitação d* q*antidade de *a**s encontrados, não foi *ossível *azer uma </line>
<line> compara*ã* ent** países i*ola*os ou blo*os econômicos, pois *sso poderia t*az*r um **sul*a*o </line>
<line> *o* **ixa confiabi**dade, p*r*anto, optou-se p*r mante* todo* os países e *d*nt**i*ar neles, d* </line>
<line> modo gera*, q*a* hipó*ese t*ri* signi*icânci*. </line>
</par>
<par>
<line> Cons**era*do pesquisas futu**s, *ev*-*e delimitar * es*aço **os**al e </line>
<line> ampliar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pe*íodo tempora*, a*ém *e ava*ia* nov*s </line>
<line> variáveis que *ossa* influ*n*i*r o *rescimento </line>
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<line> *conômico, como, por exemplo: dí*ida *ública, equilí*rio f*scal, inflação, investimento </line>
<line> est*angei*o. Ainda, p*ra *esquisas futuras, suge*e-s* verificar o efeito d*s variáveis d*fasadas </line>
</par>
<par>
<line> na </line>
<line> análise. É im*ortant* r*afirmar que estudos *ue observam c*e*cime*to econômico p*r </line>
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<line> outra* *ariá*ei* podem ger*r n*vas c*n*rib*iç*es para escolhe* o *ue **ve ser pr**riz**o nas </line>
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<line> 1) *onc**ção * planejamento. </line>
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<line> 2) análise * *nterpret*ç*o d*s dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) e*aboração do *as*u**o ou na *evis*o crítica do co*teúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) participação na a*rovação *a versão final do manuscrito. </line>
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