<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *2, n. 4, art. 3, p. 47-70, abr. *0*5 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2025.2*.4.3 </line>
</par>
<par>
<line> A Ges*ão Universitária em Nível Estra*é*ico na Uni*er*idade **deral do Piauí: **a </line>
<line> Investiga*ão das Compe*ênci*s *equerida* </line>
<line> University M**agem*nt at the S*rat*gic Le*e* at the F*deral University of *ia*í: An </line>
<line> Investigat*** of Requir*d Competencies </line>
</par>
<par>
<line> *elson Fer*eira Bonfim </line>
<line> *estrando em Gest*o P*blica pela Univ*rsidade F*de*al do Pia** </line>
<line> Profes*or *ormador do C*r** de Admin*stração Pública-*a* da UFPI </line>
<line> E-m*il: delson@uf*i.edu.br </line>
<line> João Carlo* Hip*lito Bernard*s Re*s </line>
<line> D*utor *m Ciência* Co*t*beis pela *FRJ </line>
<line> *rofessor do Pr*grama de Pós-Graduação em Gestã* Pública da UFPI </line>
<line> *-m*i*: j*ao*ipol*to@u**i.edu.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *e*son F*rreira Bon*im </line>
<line> Edito*-*h*fe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonny </line>
<line> Kerley </line>
<line> de </line>
<line> Ale*car </line>
</par>
<par>
<line> Ca*p*s Ministr* *e*rôn*o Portel*a - Campus da **inga - </line>
<line> Rod*igues </line>
</par>
<par>
<line> T*resina - PI - *ep 64.*49-550. Bra*il. </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: Joã* Carlos Hi**lito Bern*rdes Reis </line>
<line> Arti*o re*e*ido em 11/02/2025. Últi*a </line>
<line> *ersão </line>
</par>
<par>
<line> C*mpus Mi**stro P*trônio Portella - Camp*s da In**ga - </line>
<line> recebida em 27/02/2025. A*rovado e* 28/02/2025. </line>
</par>
<par>
<line> Teresina - PI - Cep *4.049-5*0. *rasil. </line>
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<line> Ava*iado pelo *ist*m* Tri*le Review: Des* Review a) </line>
<line> pelo Editor-C*efe; e b) Dou*le B*i*d Revi*w </line>
<line> (avaliação cega por *ois avalia*or** da área). </line>
<line> *evisã*: Grama*i*al, No*mativa e de Format*ção </line>
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<line> *. F. Bonfim, J. C. H. B. Re*s </line>
<line> 48 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> O estu*o </line>
<line> **ve *omo objet*vo investig*r as </line>
<line> *ompetência* requerida* para uma </line>
<line> gestão </line>
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<par>
<line> universitár*a e*tr*tégica no âmbito da Universi*ade Fe*era* do Piauí (UFPI). Foi realizad* </line>
</par>
<par>
<line> uma pesqui*a qu*litativa *escritiva com análise catego*ial, </line>
<line> envol**ndo entrevistas </line>
</par>
<par>
<line> semiestrutu*a**s c*m seis do**nte* em </line>
<line> *a**os estrat*gicos *a instit*ição. Os dado* f*ram </line>
</par>
<par>
<line> ana*isados através da técnic* d* a*álise de con*eúdo com auxíli* d* *o*t**re ATLAS.ti. Os </line>
</par>
<par>
<line> *esultados revela*am </line>
<line> *rês g*upos fun*amentais *e compe*ências necessárias: estratégicas </line>
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<par>
<line> (vis** </line>
<line> sistêmica, plan*jamento), relacionais (lid*r*nça, comu*icação) e t*c*i*as </line>
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<par>
<line> (conhecimentos administra*ivos, ges*ã* financeira). A anális* também *d*ntificou </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> importância </line>
<line> d* cul*ura organi*ac*onal e da ca*acitação c*ntínua *o *es**vol*i*e**o </line>
<line> dessa* </line>
</par>
<par>
<line> com*e**nci*s. Co*c*ui-se </line>
<line> *ue ge*tão univer*i**ria req*er uma *bordag** i*tegrada de * </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento de comp*tências, considerando aspectos té*nicos, relacionais e estrat*gicos, </line>
<line> com especial atenção ao con*exto i*stitucional específ*co da UFPI. </line>
<line> *ala*ras-ch*v*: Gest*o Universitária. Compe**nci*s Gerencia*s. Docentes-Ge*tores. </line>
<line> Universidade Pública. Planejam**to Estratégico. </line>
<line> AB*TRACT </line>
<line> The study aime* to inv*stigate the compe*encies required for strategi* univer*ity *anagement </line>
<line> at the Feder*l Unive*sity of Pia*í (UFPI). A des*ript*ve qu*litat*ve research with categ*rical </line>
<line> analysis was *ar*ied out, invol*ing semi-structured *nterviews w*th six profess*rs in strategi* </line>
</par>
<par>
<line> positions at </line>
<line> the in**itution. Data *ere </line>
<line> analyzed *hrough content analy*i* techn*q*e using </line>
</par>
<par>
<line> ATLAS.ti softw*re. The res*lts revealed thre* fun*a**ntal groups of n*cessa*y </line>
<line> compete*cies: st*ategic (systemic visio*, pl*n*ing), *elationa* (leadership, comm*ni*atio*) </line>
<line> and technic*l (a*mini*trative *no*ledge, financia* *anageme**). The analysis a*s* identifie* </line>
<line> the *mp**tance of organiz*t*onal culture and continu*us training *n the develop*ent of th*se </line>
<line> compete*ci*s. It *s conc*uded that uni*ersit* management requir*s an i*te*rat*d approach t* </line>
<line> compet*ncy d*v*lopment, con*i*er*n* tech*ical, rela*ional and *trateg*c aspects, *ith special </line>
<line> attention *o UFPI's spe*ific ins*itutional context. </line>
<line> Key**rds: Univers*ty Manag*ment. Managerial Competencies. Prof*ssor-Manag*rs. Pub**c </line>
<line> U*iversity. Stra*egic Pl***ing. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Tere*ina, v. 22, n. 4, art. 3, p. 47-*0, abr. *0*5 </line>
<line> www4.f*a*et.*om.b*/revi*t* </line>
</par>
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<par>
<line> A Gestão Universitária em Nível *stratégico na **iversidade Fede*al do Piauí: U*a In*estig**ã* </line>
<line> 49 </line>
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<line> 1 INTROD*ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A gest*o das universid*de* públicas brasileiras tem *nfr*ntado d*safios cres*entes nas </line>
<line> ú**imas dé*adas, esp*cialm*nte no que tange à necessidade d* conci**ar sua missã* acadê*i** </line>
<line> *o* u*a adm*n*straç*o eficiente * est*at**ica. Esse ce*ário se torna ainda mais comple*o e* </line>
</par>
<par>
<line> um *ontexto de recursos limitad*s e demandas *ociais cada vez mais d*v*rs*fic*das </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> exige*te* (SIL*A; **SA, 2022). </line>
</par>
<par>
<line> Desde a *e*orma Gerencial do Es*ado nos anos 1990, a ad*in*s*ração p*bli*a </line>
<line> brasile**a t*m *uscado a su*e*ação do modelo bur*crá**** *radici*nal, visando adotar prá*icas </line>
<line> de gestão mais modernas e orienta**s a resulta**s (*RESSER-*EREIRA, 1*96). *ont*d*, </line>
<line> *sse pr*c*sso de m**ernização *dministrativa tem si*o marcado p** av*n*os e *etrocessos, </line>
</par>
<par>
<line> com mu*tas insti*uiçõ*s ainda apre**ntando cara*terísticas *atrimonia*ist*s q*e *if*cultam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> implem**t*ção de uma gest*o **rdadei*amen*e pr*fissio*al (BA**S*A; ROCHA; SAN**S, </line>
<line> 2020). </line>
<line> **sse contexto, os doce*tes uni*er*itários t*m assumido, prog*essivamen*e, funções </line>
<line> de *e*tã* est*atégica *as in*tituições, ac**u**ndo res*onsabilidades ad*inist*ati*as com suas </line>
<line> *tivid*d*s a**dêmi*as tradicionais. Ocup*m po*ições como rei*o*es, p*ó-rei**res, direto*es de </line>
<line> u**dade* * superin*e*de*t*s, entre outros cargo* de relevância es**a*égic* (SI*VA, 2*00). *o </line>
</par>
<par>
<line> entanto, um* qu*st*o </line>
<line> crít*ca e***ge deste *enário: fre*uen*emente, estes professores não </line>
</par>
<par>
<line> possuem formaçã* espe*ífica em gestão, necessitand* desenvolver competê*cias gerenciais </line>
<line> atra*és da exp*riência prática e *o a**endiza*o *otidi*no (SILV*, 2001). </line>
</par>
<par>
<line> A Un*ve*s*d*de Fe*eral do P*auí (*F*I), </line>
<line> com* importante inst*tuição públic* de </line>
</par>
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<line> en**no su**r*or, n** está </line>
<line> al*e*a a esse* desafios. Seus do*en*es-g*st*res e*fr*ntam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> complexa tarefa de lidera* est**t*gicamente a ins*i*uição, dem**dando um conjunt* específico </line>
<line> *e competências **e preci*am *e* iden*ificad*s e *e*envolv*das. </line>
<line> Diante deste c*nário, e**rge a se**inte *uestão de p*s*uisa: Qua*s competên*ias são </line>
</par>
<par>
<line> re*ue*idas </line>
<line> para *ma gestã* univ*r*i*ária </line>
<line> est*atégica no *mbit* da UFPI? Para responder </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> esse q*estionamen*o, e*tab*lec*u-se como o*jetiv* gera* investigar as competências </line>
<line> reque*i*as para uma ge*tão universitár*a estr**égic* no âmbito da UFP*. </line>
<line> Com* objet**os específicos, bu*ca-s*: a) anali**r o processo *e tomada de *ecisão de </line>
</par>
<par>
<line> doce*t*s em posiçõe* est*a**gicas </line>
<line> na *FPI; b) compreender </line>
<line> * processo </line>
<line> d*cisó*io *os </line>
</par>
<par>
<line> d*centes gesto*es e **ent*ficar as prátic*s admin*stra*ivas a*o**das; e c) propor </line>
</par>
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<line> recomendações e </line>
<line> diretrizes p*áticas pa*a potenc*al de*envolvim*n*o da* competên*ias dos * </line>
</par>
<par>
<line> do*ente*. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, Teresina P*, v. 22, n. *, ar*. *, p. 47-70, *b*. 2025 </line>
<line> www4.*sa*et.com.br/revista </line>
</par>
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<par>
<line> D. F. Bonfim, J. C. H. B. Reis </line>
<line> 50 </line>
</par>
<par>
<line> A relev**c*a desta in*e*tiga*ão se justifica pel* centralidad* do pa*e* dos **c*ntes na </line>
</par>
<par>
<line> gestão u**ve*sitária e **l*s d*s*fios ine*ent*s * ess* funç*o, que imp*ctam d*retamente </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> desenvol*imento instit*cional. A*ém disso, os re*ultados p*dem cont*ibuir p**a </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> aprimoramen*o da* práticas d* gestão na UFPI e p*ra o campo de *studo* *obre gestão </line>
<line> universitária de forma mais ampla. </line>
<line> 2 REFERE**IAL T*ÓRI*O </line>
<line> 2.1 * Gestão Universitária e seus *esafi*s no Contexto Brasileiro </line>
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<line> A gestão </line>
<line> un*ver*it*ria *o Br*sil apre*enta peculiarid**es qu* * *isting*em de outros </line>
</par>
<par>
<line> c**te*tos organiz*cionais, esp*cialmente devi*o à natureza com*lexa e mult*face*ada das </line>
<line> instit*ições de e*sin* superior. As *niversida*es públicas bra*ileiras, *m pa*ticular, enfrentam </line>
</par>
<par>
<line> o *esafio *on**an*e de equ*li*rar sua missã* aca*êmica com as demand** por </line>
<line> eficiência </line>
</par>
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<line> admi*is*rativa e responsabilid*de soc*al (SILVA; *OS*, 2022). </line>
</par>
<par>
<line> O desenvo*vi*ento histórico da gestão univer*itári* no p*í* está **trins*c*me*te </line>
</par>
<par>
<line> ligado às **ansformações do </line>
<line> ensi*o s*perior brasileiro. A p*r*ir da reforma univers**á*i* de </line>
</par>
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<line> 1968, as **stitu*ções passaram *or *udanças *ignificat*vas e* sua estrutura organizacional e </line>
</par>
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<line> modelo de gestão. No ent*nt*, como *bserv*m *ampaio </line>
<line> e *an*ado (2009), </line>
<line> essas </line>
</par>
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<line> tra*sforma**es nem sempre for*m *compa*hadas </line>
<line> pelo de*envolvime*to cor*esponde*te das </line>
</par>
<par>
<line> competênci*s ge*e*ci*is necessár*a*. </line>
</par>
<par>
<line> A comple*idade da gestão unive*sitária contemporânea * am*lif*ca*a pela nece*sidade </line>
<line> de *espo*der a múltiplas deman*as s*ciais, políticas e e*on*micas. Com* de*tacam Pascuci et </line>
<line> al. (2016), as *niver*idades públicas precisam concili*r pressões por *f*ci*ncia e resultado* </line>
</par>
<par>
<line> co* sua missã* </line>
<line> fu*damental de pr*duçã* * </line>
<line> d**seminação do conhecimento. *sta dualidade </line>
</par>
<par>
<line> c*ia tensões específicas que imp*ct*m direta*ente o trabalho dos gestores uni*ersitá*ios. </line>
<line> * evoluç** dos *odelos d* g*stão un*ve*sit*ria reflet* as tran*f*rm*çõe* mais amplas </line>
</par>
<par>
<line> da ad*inistração púb*ica brasileira. O moviment* d* mod*rnizaç*o </line>
<line> ad*inis*rativa, i*iciado </line>
</par>
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<line> c*m * reforma gerencial dos anos 1990, *ro*x* nov*s paradigmas pa*a a gestão uni*er*i*ár*a, </line>
<line> in*lui**o a *nfase em r*sul*ados, eficiência e t*ansparência (BRESSER-PE**IRA, 1996). </line>
</par>
<par>
<line> N* entanto, como a*ont** *atista, R*ch* Santos (2020), a imple*entaçã* desses e </line>
<line> no*os m*del*s g*rencia*s nas *niversidades púb*icas enfrenta desaf*os espe*ífico*, incluindo: </line>
<line> a) A necessi*ade de preservar a autonomia *niversit*ria; </line>
<line> b) A complexida*e dos process*s de*isó*ios *olegiados; </line>
<line> **v. FSA, Teresina, *. 22, n. 4, art. 3, p. 47-70, abr. 2025 *ww4.fsanet.**m.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *estão Univ*rs*tária e* Nível E*tratégico na Univer*idade Federal d* Piauí: *m* *nv*sti*ação </line>
<line> ** </line>
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<line> c) A resistência à *uda**a em estruturas tradicionalmente bu*ocráticas; </line>
</par>
<par>
<line> d) A dific*ldade de men*urar resul*ados em ativi*a*es acadêm*cas. </line>
</par>
<par>
<line> A **verna*ç* unive*sitária moderna demand* u*a ****dage* que integre princí*ios </line>
</par>
<par>
<line> ger*nc*ais contemporâneo* com a* e*pecificidades da academ*a. S*hneider *t </line>
<line> a*. (*018) </line>
</par>
<par>
<line> *nfatizam que a gestão do *onhe*i*ento emerge como elem*nto cr*cial </line>
<line> *este contex*o, </line>
</par>
<par>
<line> *er**tind* que *s universidades desenvolvam capacid*des o*ganizaciona*s mais *obustas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> adap**ti*as. </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Competên*ias Gerenciais *o Contexto Universitário </line>
</par>
<par>
<line> O *once**o de competências gerenciai* n* amb*ente u*iversitário tem evoluí*o </line>
<line> signifi*ativamente nas últ**as décadas. *ilva et al. (2022) definem estas competê*cias como </line>
</par>
<par>
<line> um conjunto inte*rado </line>
<line> de conhecimentos, h*bilidades atitudes qu* permi*em ao gestor e </line>
</par>
<par>
<line> *n*v***itá*io d*sempenh*r efetivamente suas funções em um contexto espec*fi*o. </line>
</par>
<par>
<line> A literatura contemp*râ*ea sobre competências </line>
<line> geren**ais em u****r*idade* d*sta*a </line>
</par>
<par>
<line> três dimens**s fundame*tais: </line>
</par>
<par>
<line> a) D*mensão *éc*ica: engloba co*hecimentos específico* sobre *es*ão pública, </line>
<line> legis*ação, pro*e*sos ad*inistrativos e *erramentas gerenciais; </line>
<line> b) Dimensão Co*port*ment*l: incl*i ha*ilidades de *ideranç*, co*unicação, </line>
<line> negociaçã* e gestão de conflitos; </line>
<line> c) Di*ens** Contextual: *bra*ge a c*mp*e*n*ão d* a*biente unive*sitário, suas </line>
<line> **pecif*cid**es e dinâmic*s própria*. </line>
<line> O processo de de*envolv*mento *e competências gerenciais *m **iversida*es </line>
<line> apr*senta ca*acte*í*ticas próprias que o disting*em ** *utros contextos org*nizacionais. Costa </line>
<line> e* a*. (2020) ide*tifica* difer*n**s m*dalidad*s de des*nvolvimento *essa* **mpetên*ias, </line>
<line> que incluem a ap*endizag*m formal atravé* de pro*r**as de capacitaçã*, a apre*d*zagem </line>
<line> experien*ial no e*ercício d* função, a aprendiz*gem social por meio de inter*ções com pares </line>
<line> e o autodesen*olvimento atra*és de es*udos e r*fle*ão sobre a prát*ca. </line>
<line> A t*a*sição do *apel exclusivamente *c*dêmico *ara f*nç*es gerenciais re*resenta um </line>
<line> desafio *ignif*cativo p*ra *s docentes universitá*ios. Barb*sa et *l. (*017) dest*cam qu* est* </line>
</par>
<par>
<line> mudança envolve não ap*n*s a *quisição </line>
<line> *e nov*s comp*tências, mas também uma </line>
</par>
<par>
<line> tr*ns*ormação sig*i*icat*va na id*nt*dad* profissional do do*ente. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 22, n. 4, art. *, p. 47-70, abr. 2025 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. F. Bonfim, J. *. H. B. Reis </line>
<line> 52 </line>
</par>
<par>
<line> Es*a tr*nsição é ca*acte**zada pela necessidade de *quilibrar *tivid**es ac*dêmicas e </line>
<line> admi*istrativas, ad*ptação a novas responsabilidade* e demandas, dese*volvimento de uma </line>
<line> nova perspectiva instituc**nal * *prendizagem de proces*os * *ráti*as gerenciais. </line>
</par>
<par>
<line> Os docentes-gestores enfrentam </line>
<line> desafios </line>
<line> específico* no *x*rcí*io de suas funç*e* </line>
</par>
<par>
<line> gerencia*s. Pe*soa et al. (2022) identificam como pr*ncipais desafios a falta de pr*paraç*o </line>
<line> *o*mal para fu*çõ*s administrativas, * necessidad* *e concil*a* múltiplos *apéi*, * </line>
<line> complexidade dos pr*c*ssos decisórios univers*tár*os e as pressões políticas * inst*tucion*is. </line>
<line> 2.3 As*ectos Organizacionais </line>
<line> A cultura organizacional exerce papel funda*ental na gestão uni*ersitá*ia, </line>
<line> *nflue*c**nd* dir*tamente as práticas gerenciais e * dese*volviment* de c*mp*t*ncias. Dario </line>
<line> e Lourenço (2017) e*fat*z*m q*e a cu**ur* universitár*a pos**i carac*erístic*s p*ópria* que </line>
</par>
<par>
<line> impactam signific*t**amente o trabalh* dos *estores, in*luindo a valorização da </line>
<line> a*to*om*a </line>
</par>
<par>
<line> acadêmica, os process*s decisór*os partici*ativos, a resistência a mudança* orga*izaci*nai* e </line>
<line> a multiplic**ade de su*cul*uras departam*ntais. </line>
<line> A relação *ntre cultura *rganiz*cional e **senvolvi*ento de competência* gere*ci*i* </line>
</par>
<par>
<line> é par*ic*larmente relevan*e </line>
<line> no con**xto </line>
<line> u*iversi**rio. O </line>
<line> ambiente a*ad*mic* po*sui </line>
</par>
<par>
<line> c*rac*erí*ticas cul*ura*s específicas *ue i*fluenciam com* as *ompetências sã* desenvol*idas </line>
<line> e expres*a*, dentre elas a v*lorização do conhe*iment* e da expertise a*adêmica, a ênfase em </line>
<line> p**cessos *emoc**ticos e par*icip*tiv*s, o res*eito à dive*sid*de d* perspectivas e a bus*a *or </line>
<line> c*nse**o nas *ec*sõe*. </line>
<line> A capacita*ão e * desen**lvime*to profissi*nal do* gest*r** universitários *** </line>
<line> ganh*do cresce**e atenção n*s últimas décadas. C*sta et *l. (2*2*) destac*m * *mportânc*a de </line>
</par>
<par>
<line> progr*mas estrut*rados </line>
<line> que considerem </line>
<line> as espe*ifici*ades do co**exto u*iv*rsitário, </line>
</par>
<par>
<line> abrangen*o a fo*maçã* em gestão púb*ic* e universitária, o *esenvolvimento d* *abilidades </line>
</par>
<par>
<line> de lide*ança, a ca*acita*ão em </line>
<line> proc*ssos </line>
<line> administr*tivos e o treina**nto em gestão </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> pess*a* * con*l*t**. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> ge*tão ** *onhecimento eme*ge como elemento crucia* *o desenvolvime*to </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> competê*cias gere*ciais u*iversitári*s. Schneider et al. (2018) enf*tizam a impor**ncia de: </line>
<line> a) Sistematizaç*o de práticas bem-sucedid*s; </line>
<line> b) C**partil*amento de experiênc*as entre gestores; </line>
<line> c) Docu*entação de proc*sso* e decis*es; </line>
<line> d) Criação de c*m**idades de pr*tica. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 22, n. 4, art. 3, p. 47-70, abr. 2025 www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *estão Universi*ária em Nível **t*at*gico ** Universidade Federa* do *iauí: Uma Investigação </line>
<line> 53 </line>
</par>
<par>
<line> 3 *ETOD*LOGIA </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 Car*cteriz*ç*o da Pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> Esta investigaç*o c*racteriza-se *om* u*a pesquis* qualitativa **scrit**a, </line>
<line> *undamentada *a análise categorial con*o*me p*opost* *or Bardin (2020). A escolha desta </line>
<line> a*ord*gem me*odol*gica j**t*fica-se pela necessidade de compreend*r *m profund*dade a* </line>
<line> c*mpetênc*a* requerid*s para a gest*o univers*tária est*atégica, considerand* a co****xidade </line>
<line> d* fenômeno e su*s mú*ti*las dimensões. </line>
<line> A pesqu*sa qua**tativa, segundo Minayo (2014), p*rmite uma compreensão </line>
</par>
<par>
<line> ap**fundad* dos fen**e*o* sociais, valo*izando o* signi*i*ad*s, *otivos, </line>
<line> a**irações, </line>
</par>
<par>
<line> crença*, va*ores e </line>
<line> at*tudes dos sujeitos. No contex*o de*ta inv*s*ig*ção, esta </line>
<line> abordag*m </line>
</par>
<par>
<line> *ossibilit*u captar </line>
<line> as nu**ces e es*ecifici***es das experi*n**as d** doc*ntes-gestores </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> *ua *tuação estr*tégica na univ*rsidade. </line>
<line> 3.2 Campo de Pesqui** </line>
<line> A Unive*s*dad* Fe*eral do Piauí (UFPI), campo dest* pesquisa, é uma instituição </line>
<line> públ*c* de ensino *uperior fu*dada em 1968, qu* desempenha **pel fundamenta* no </line>
<line> desenvolvime*to *duca*ional, científico e cultural d* e*tado do Piauí. A estrutura </line>
<line> organizacio*al da U*PI compreende: </line>
<line> *) A**inistração Su*er*or (Rei**r*a, Pró-Reit*rias e Su*erintendê*cias); </line>
<line> b) C**tro* d* Ensino; </line>
<line> c) Depa*tam*nt*s Acadêmicos; </line>
<line> d) Órgã** Suplementares. </line>
<line> 3.3 *ritérios de Sele*ão do Campo </line>
<line> A e*colha d* UF*I como campo *e pes*uisa fundamento*-se *m critérios específicos </line>
</par>
<par>
<line> que *ncluem *ua representatividade institucional no con*ex*o d* ensino superior público, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> complexidade da *strutura o*ganiza**onal, a acessibilidade par* re*lização da pes*u*sa e s*a </line>
<line> r*levância *straté*ica no desenv*l*imento re**onal. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere*ina PI, v. 22, n. *, a*t. 3, p. 47-*0, ab*. 2025 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. F. Bonfim, J. *. H. B. R*is </line>
<line> 54 </line>
</par>
<par>
<line> 3.4 Sujeitos da Pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> Os particip*nte* </line>
<line> da </line>
<line> pesquisa </line>
<line> foram selecionados </line>
<line> consideran*o </line>
<line> critéri*s </line>
<line> *specífi*o* </line>
</par>
<par>
<line> que gara*tissem a rele*ância e a pr**undidad* d*s dad*s coletados, i*cluindo a ocu*ação de </line>
</par>
<par>
<line> c*rgo </line>
<line> de </line>
<line> gestão </line>
<line> estratégica </line>
<line> n* </line>
<line> instituição, </line>
<line> a </line>
<line> exp*riê*ci* mínima </line>
<line> de </line>
<line> 24 meses na *unção, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ep*es*nt*ção </line>
<line> de </line>
<line> diferentes áreas </line>
<line> de co*h*ci*ento e </line>
<line> a </line>
<line> d*sponibilidade </line>
<line> para </line>
<line> pa*tic*par *a </line>
</par>
<par>
<line> *esquisa. </line>
</par>
<par>
<line> Os pa*ti*ipantes </line>
<line> *a </line>
<line> pesqu**a </line>
<line> foram s*l*cionados </line>
<line> co*siderando </line>
<line> critérios </line>
<line> **pecíficos </line>
</par>
<par>
<line> q*e garantissem * relev*nci* e a profundidade dos dados *o*etado*, inc*uindo a ocupaç*o de </line>
</par>
<par>
<line> *argo </line>
<line> de </line>
<line> gestã* </line>
<line> estra**gic* </line>
<line> n* </line>
<line> **stit*içã*, </line>
<line> a </line>
<line> *xper*ência mínima </line>
<line> de </line>
<line> 24 *eses n* função, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> representação </line>
<line> de </line>
<line> diferentes áreas </line>
<line> *e con*ec*mento e </line>
<line> a </line>
<line> dispon*bilida*e </line>
<line> para </line>
<line> p*rti*ip*r da </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> O rotei*o de en*revista semiestruturado foi desenvol*ido em etapas, que </line>
</par>
<par>
<line> compreendera* a ela**ração inicial com base na liter*tura, a </line>
<line> validação por especialistas, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> realização de *ntrevista pil*to e os *jus*es e f**al*zaç** do instr*mento. </line>
<line> O in*trumento foi organizado em seis blocos temáticos, cada um *om objetivos </line>
</par>
<par>
<line> **pecí*icos, que consi*tem em Introdução e Contexto, que v*sou co**reender a t*ajet*ria </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> e**eriê*cia dos gestores; Co*petências, qu* focou na identificação das co***tências </line>
<line> nec**sárias e desenvolvidas; Pr*c*ssos e *omada de *ec*são, que explorou os meca*ismos </line>
</par>
<par>
<line> decisórios; Capacitação e D*senvolvi*ento, **e investigou pr*cessos de aprendizagem </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> formaç*o; Cultura e *mbiente Organizac*onal, que analis*u o **ntexto instit*cional; </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Reflexões Fi*ais, qu* busc*u insi*hts adicionais e recome*d*ções. </line>
</par>
<par>
<line> Após a aprovação *a pesquisa pelo Comitê de Étic* da *FPI, conform* Parece* nº </line>
</par>
<par>
<line> 5.290.639, as entrev*st** foram rea*iz*das seguin*o um pr*tocolo </line>
<line> específico que inc*u*u </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *genda*en*o prévio em h*rário convenient* *o pa*t*cipante, a r*ali*ação em ambi*nte </line>
<line> reservado e adequ*do, a *ravação medi*nte au*o*ização e a duração méd*a de *0 minutos. </line>
<line> 3.5 Análise dos Dados </line>
<line> * anál*se *os dados *eguiu rigor*samente as eta*as *rop*stas por Ba*di* (2*20). A </line>
</par>
<par>
<line> p*é-análise envolveu a leitura *lu*uan*e do m*t*rial, a o*ganização i*icial </line>
<line> dos *ados, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> fo*m*lação de hi**teses prelimi*ares e a elaboração *e indicado*es. N* *tapa de exploração </line>
</par>
<par>
<line> do mat*rial, rea**zou-se a co*i*ic*ção sis*e*áti*a, a identificaç*o de </line>
<line> unidades de registro, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> classifica*ão e *gregação, e a categoriz***o te*átic*. O tratamento do* r*su*tados contemplou </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 4, art. 3, *. 4*-70, abr. 2025 www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Ge*tão U*ive*sitária em Nível Estraté*ico na *nive*sidade F*deral *o Piauí: Uma *nve**igaç*o </line>
<line> 55 </line>
</par>
<par>
<line> inf*r*nc*a* e inte*pret*ções, *nálise reflexiva e crí**ca, val*d*ção das inter*retaçõe* e </line>
<line> elaboraçã* de síntese*. </line>
<line> 3.5.1. Utilização do Softwar* ATLAS.t* </line>
<line> O pr*cesso de *nális* fo* apoiado p*lo software ATL*S.ti, que permitiu a org*niza*ão </line>
<line> sist*mática dos dado*, a codificação detalhada *as entr**ista*, o es*abelecimento de **lações </line>
<line> entre códigos e a visual*zação *e *edes semânticas. </line>
<line> 4 RESUL**DOS E DISCUSS*O </line>
</par>
<par>
<line> Os participantes apresentaram perfil di*ersificad* *m termos de ida*e, f**mação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> experiên*ia profission*l, *on*or** de*alha*o no *uad*o 1. </line>
</par>
<par>
<line> Quad*o 1 - Pe**il dos Ent*e*is*ados </line>
</par>
<par>
<line> Entrevis* ad* </line>
<line> Ida*e </line>
<line> Gênero </line>
<line> Form*ção Profissional </line>
<line> Tempo d* Formado (ano*) </line>
<line> Tempo *a UFPI (anos) </line>
</par>
<par>
<line> E* </line>
<line> 5* </line>
<line> Femini*o </line>
<line> Docente - Letras </line>
<line> 3* </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> E2 </line>
<line> 45 </line>
<line> Masculino </line>
<line> Doce*t* - Engenh*ria Elétr*ca </line>
<line> 15 </line>
<line> 14 </line>
</par>
<par>
<line> E3 </line>
<line> *1 </line>
<line> Mas**lin* </line>
<line> Do*ent* - M**emática </line>
<line> 50 </line>
<line> 45 </line>
</par>
<par>
<line> E4 </line>
<line> 43 </line>
<line> *asculino </line>
<line> Docente - *nformática </line>
<line> 1* </line>
<line> 11 </line>
</par>
<par>
<line> E5 </line>
<line> 58 </line>
<line> *eminino </line>
<line> Do**nte - Medicina Veterinária </line>
<line> *1 </line>
<line> 17 </line>
</par>
<par>
<line> E* </line>
<line> 62 </line>
<line> Ma*culin* </line>
<line> Doce*te - Multidisciplin*r* </line>
<line> *0 </line>
<line> 37 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Ela**rado pelo a*to* (2024). </line>
<line> *O entrev*sta*o *6 po**ui for*ação em Matemática, Engenharia C*vil, Direito e *dmini*t*a*ão. </line>
<line> A análise das *raj**ór*as dos participantes revelou pa*rões significat*vos que incluem * </line>
</par>
<par>
<line> *rogre*são gradual *m c*rgos de gestão, * expe*iência *révia em coorden*çõ*s e chefias, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> de*envo**ime*to de red*s profiss*onai* *nte*nas e a aprendiz*gem através da **ática </line>
<line> gere*cial. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 4, *rt. 3, p. 4*-70, *br. 20*5 </line>
<line> www4.fsan*t.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. *. Bonfim, J. C. H. B. *eis </line>
<line> 56 </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 Competên*ias Estr*tégic*s </line>
</par>
<par>
<line> A* *ompetências est*at**icas *dentificadas **dem ser categ*rizadas em quatro </line>
</par>
<par>
<line> dim*nsões *rincipa*s. A visão sis*êmica eng*oba a comp*eensão do </line>
<line> co*text* un*vers*tário, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *erc**ção *a* re*ações int*rse*oriais, a capa*idade de análise macroinstitucional e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *nten*imento </line>
<line> do papel social da </line>
<line> univ*rsi***e. O planejame*to estratégico compreende </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> definição de objetivos e metas, * elaboração *e pla*os de *ç*o, a *locação efici*nte de </line>
<line> recu*sos e o **nitor*mento *e res*ltados. Na dimensão da toma*a de d*cisão, de**acam-se a </line>
</par>
<par>
<line> análise de ce*ário*, a </line>
<line> avaliaçã* de *iscos, a consideração *e múltiplos s*ake*olde*s </line>
<line> e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> capacidade de *e*isão em </line>
<line> ambientes </line>
<line> com*lexo*. </line>
<line> A gestão da m*dança abrang* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> identificação de oportun**ade* de melhori*, a co*dução de *rocessos d* transformaçã*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *uperaç*o d* resistências * a pr*mo*ã* da *novação. </line>
</par>
<par>
<line> 4.2 *ompetênc*as *ela*ionai* </line>
</par>
<par>
<line> No *m*ito das competências relacionais, id*nt**ica*a*-se quatro catego*ias princ*pais. </line>
</par>
<par>
<line> A l*derança envolve capacidade de influência, o *esenvolvimento de *quipes, a gestão de * </line>
<line> conflitos * a *rom*ç*o do engajament*. * com*ni*açã* abrange a cla*eza *a trans**ssão de </line>
</par>
<par>
<line> **f*rmações, a habilidade </line>
<line> de escuta ativa, a capacidade de **gociação e </line>
<line> * arti*ulação </line>
</par>
<par>
<line> *nstitucional. * </line>
<line> inteligê*ci* emo**onal com*reende o **toconhecimento, a empatia, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> r*siliência e o equi*íbrio emocional. A ge*tão *e *elacion*mentos inclui a construção de **d*s </line>
<line> de co*pera**o, a articu*ação *olítica, a media*** de *nteres*es * o dese*volvimento de </line>
<line> *arce**as. </line>
<line> 4.3 Com*etências Técn*cas </line>
<line> ** com*e*ênc*as técnicas foram agrupadas em qu*tro *re*s p*incipa**. A **s*ão </line>
</par>
<par>
<line> administrati*a abrange o conhe*i***t* d* proces*os inte*nos, </line>
<line> o domínio da leg*slação </line>
</par>
<par>
<line> perti*en*e, gestão documental e os procedi*entos administrati*os. A gestão fina*c*ir* a </line>
</par>
<par>
<line> compreende * </line>
<line> planejamento orç*mentário, a e*ecuçã* financei**, prestação a </line>
<line> de *o*tas e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> cap*ação de rec**s*s. Na </line>
<line> gestão </line>
<line> d* pessoas, de*tac*m-*e o *esenvolv**ento </line>
<line> de *quipes, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *va*iação de dese*penho, a g*stã* de c*nflitos * os processos de </line>
<line> capacita*ão. A gestão </line>
</par>
<par>
<line> *cadêmica eng*ob* a </line>
<line> compr*ensão dos proc*ssos e*ucaci*na*s, a *estão *urricul**, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> avalia*ão instituc*onal e as políticas acad*mi*as. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teres*na, v. 22, *. 4, ar*. 3, p. 47-70, ab*. 202* </line>
<line> www4.fsane*.com.*r/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A G*s**o U*iver*i**ria *m Nível Es**at*gico na Universidad* F*deral do **auí: Um* Inves**gação </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> 4.4 Processo* de Tomada d* Decisão na *estão Universi*ári* </line>
</par>
<par>
<line> * análise </line>
<line> das entrevistas revelou qu* o p**cesso decisóri* na ges*ão estra*égica da </line>
</par>
<par>
<line> UFP* apresenta característi**s *istintiv*s que reflete* a complexidad* do amb*ente </line>
</par>
<par>
<line> universitário. </line>
<line> *s </line>
<line> docen*e*-ges*ores </line>
<line> relataram </line>
<line> um a </line>
<line> abor*age* </line>
<line> pred*minante*ente </line>
</par>
<par>
<line> *art*cipa*iva, que busca </line>
<line> equ*librar </line>
<line> a neces*idad* de eficiênci* a*min*strativa com *s v*lores </line>
</par>
<par>
<line> democrát*cos da **s**tuição. </line>
</par>
<par>
<line> Um dos entre*istados destacou </line>
<line> *sta c*ract*rística ao afirmar que "*s dec*sões </line>
</par>
<par>
<line> estratégicas na u*iversidade não p*d*m ser tomad*s de *orma i*ola*a; precis*mos consi*erar </line>
<line> múltiplas pe*spectivas e buscar cons*nsos *empre que possív*l" (E1). Esta percepção f*i </line>
</par>
<par>
<line> corrobora*a *or outr* gest*r, que enf*tizou *ue "o processo *ecisór*o na UFPI </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> necessariamente *olet*vo, mes*o que isso impliq*e em tempos mai* *ongos de delibera*ão" </line>
<line> (E4). </line>
<line> A pesquisa identi*icou *uat*o elementos fundamentais que caracterizam o processo </line>
<line> decisório *a gestã* estraté*i*a da UFPI: </line>
</par>
<par>
<line> Os </line>
<line> gestores enf*ti*aram a i*portân*ia de f*n*amenta* *s decisões em *ados </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> inf*r*ações co*sistentes. Com* destacou um </line>
<line> dos partic**an*es: "*rocuramos sem**e basear </line>
</par>
<par>
<line> nossa* decisõ*s em *vidênc*as concretas, seja </line>
<line> atravé* de d*dos q*a*tita*i*os *u qualitativos </line>
</par>
<par>
<line> *ue nos permitam compreen**r m*lhor o con*exto e *s im*licações de ca*a esco*ha" (E2). </line>
</par>
<par>
<line> Es*e as*ecto *e manifesta </line>
<line> *tr*vés de prá*ic*s como o l*vantame*to sis*emá*ico de </line>
</par>
<par>
<line> infor*açõ*s, aná*i*e a </line>
<line> de séries históricas, a consu*ta bases de dados inst*tuc*onais a </line>
<line> e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> est*dos de viabilidade técnic*. </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> c*ráter consultivo </line>
<line> das *ecisões emergiu co*o elemento centra* n* gestão </line>
</par>
<par>
<line> unive*si*ária. Os entre*is*ados destaca*a* a i*por*â**ia *e envol*er </line>
<line> di*erentes </line>
<line> atores </line>
</par>
<par>
<line> instituciona*s n* processo *ec*sório. Como observo* </line>
<line> ** g**tor: "M*n*emos um *iá*ogo </line>
</par>
<par>
<line> co*stan*e com </line>
<line> coorden**or*s, c**fe* de departame*to re*re*entan*es estudantis antes * </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tomar d*cisões que afe*am a comunidade ac*dêmica" (E*). </line>
<line> A ob*erv*ncia do marco regulatório e das normas *nstitucionais foi identificad* como </line>
</par>
<par>
<line> *l*mento cruci*l no pro*esso d*cisó*io. Os gesto**s enfatizaram a neces*idade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> confo*midade </line>
<line> c*m a legislação fede*al, alinhamento com normas in*ernas, re*p*i*o aos </line>
</par>
<par>
<line> proce*ime*tos e*tabelecido* e documen*a*ão adequada dos pr*cessos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teres*na PI, v. 22, n. 4, art. 3, *. 47-70, a*r. 2*2* </line>
<line> ww*4.fs**e*.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. F. *onfim, J. C. H. B. Reis </line>
<line> *8 </line>
</par>
<par>
<line> 4.5 Con*ideraçõ*s **tratégicas </line>
</par>
<par>
<line> As decisões s*o pautadas por consider*ções e*tr*tégicas que incluem a análise do </line>
</par>
<par>
<line> impacto institucional d* l*ngo prazo, * ali*ham*nto co* o *la*ejamen*o estratégico, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sustent*bil*dade **s ações pro*osta* e a v*abi*idade operaci*nal. </line>
</par>
<par>
<line> A análise dos da*o* permitiu identificar três *odelos pred*minante* d* *omada *e </line>
<line> dec*são entre os gestor*s ent**vistado*: </line>
<line> **delo Colegi*do </line>
</par>
<par>
<line> C*racteriza-s* pela deliberação e* órgãos colegiados, com am*la </line>
<line> participação da </line>
</par>
<par>
<line> *o*unidade acadêmica. Como d*stacou um dos en*revi*tad*s: "As dec*sões mais impor*antes </line>
<line> passam necessariam**t* p*l*s conselhos *uper***es, on*e difere*tes per*pecti*as sã* </line>
<line> cons*d*rad*s an*es da deliberação final" (E5). </line>
<line> Modelo C**sultivo-Participativo </line>
<line> E**olve consultas informais e discussões prévias com stakeh*l*ers *elevantes, mesmo </line>
<line> em decisões q*e não exigem *orma*mente *pr**ação co*egiada. E*te m*del* foi descri*o p*r </line>
<line> um gestor com* "*ma forma de cons*ruir consensos e legitimidade p*ra as deci*ões" (E6). </line>
<line> Modelo Técnico-G*renc*a* </line>
<line> **licado principalm*nte em de*isões op*racionai* e t*cnicas, b*sean*o-se em </line>
</par>
<par>
<line> critério* objetivos e análises es*ecial*zadas. C*mo </line>
<line> *bs*rvou u* part*cipan*e: "Em questões </line>
</par>
<par>
<line> téc*icas espec*f*cas, buscamos funda**ntar nossas decisões em pareceres es**cia*izados </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> an*li**s objetivas" (E*). </line>
</par>
<par>
<line> Os entr**istados identificaram de*a**os signif*cativos n* processo </line>
<line> d* t*mada de </line>
</par>
<par>
<line> decisão: </line>
</par>
<par>
<line> Complexidade Institu*ional </line>
<line> A estrutura comple*a da u*iversid*** foi a*ontada como um desafio signi*icati*o. Um </line>
<line> gestor observou que "a multiplic*dade de instâncias de*isórias * * necessidade de arti*ulação </line>
<line> ent*e d*ferentes setores tornam o processo de*i**rio mais *omplex* e, **r ve*es, mais len*o" </line>
<line> (E4). </line>
<line> R*strições Orçamentárias </line>
<line> As l*mitaçõe* or**me*tária* foram identificadas como um *ator que im**ct* </line>
<line> signifi*ativamente o p*ocess* de*isório. Co*o *estacou u* e*t*evistado: "M*itas vezes </line>
<line> precisamos **zer *scolhas difíceis devid* às *estrições ** r*cur**s, *usca*do m*ximiz*r * </line>
<line> impacto positivo com o* recursos d*spo*í*eis" (E1). </line>
<line> Rev. *SA, Te*esina, v. 22, n. 4, *rt. 3, p. 47-70, *br. 2025 www4.*sa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Gestão Un*versitá**a em Nível Estr*t*gico na Universidade F*deral do **auí: Uma Investi*ação </line>
<line> 59 </line>
</par>
<par>
<line> Pressões Temporais </line>
</par>
<par>
<line> A neces*idade de r*spond** rapidam*nte a de*anda* u**entes foi mencio*ada c*mo </line>
<line> u* des*fio signifi*a*i*o. Um gestor observo* que "eq**l*brar a necessidade de decisões </line>
<line> rápidas com a import*ncia da con*ult* e participação * u* des**io *o*stant*" (E3). </line>
<line> Os participantes ident*ficaram estratégias para melh*rar o p*ocesso de *o**d* de </line>
<line> *e*i*ão: </line>
<line> Sistematização de Pr**ess*s </line>
<line> A imp*rtância *e estabele*er proc*dimen*os claros e sis*emáticos para a tomada de </line>
<line> *ecisão f*i enfa*izada. Como observ*u um gestor: "Es*amos t*a*alhan*o pa** *esenvolver </line>
<line> pr*tocolos e fl*xos decisó*ios mais claros e efi*ientes" (E*). </line>
<line> Capacit*ção Específica </line>
<line> A n*cessidade de capacitaç*o em *étodos e ferr*ment*s de tomad* de *ec*sã* foi </line>
<line> destacada como priorit*ria. Um p*rticipant* enfatiz*u que "o desen*olvimento d* </line>
<line> competências específ*cas para a tomad* de de*isão estra*égica é funda*ental *ara a *elhoria </line>
<line> de **ssa ge*tão" (E6). </line>
<line> Supo*te Tecno*óg**o </line>
</par>
<par>
<line> O uso d* sistema* de inform*ção ferramenta* *ecnológicas foi ide**ificado como e </line>
<line> elemento importa*te pa*a aprim*rar o pro*esso de*is**io. Com* destacou um e*t*ev*st**o: </line>
</par>
<par>
<line> "Investir em sistema* qu* nos perm*tam aces*ar </line>
<line> e </line>
<line> anali*ar dados d* forma mais eficiente </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> crucial para quali*icar nos**s decisões" (E2). </line>
</par>
<par>
<line> 4.6 Cu*tu*a Organiza*ional e s*a Influ*ncia *a Gestão </line>
</par>
<par>
<line> A análi*e da* *ntre*ist*s r*velo* *spectos distintivos ** </line>
<line> cultura organizacion*l </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> UFPI q*e inf**enci*m signi**cat*vamente as práticas de ges**o. Os participant*s de*tac*ram * </line>
</par>
<par>
<line> existência de uma cultura fortemen*e orientad* *ara valores *cadêm**os, *om ***ase </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> cole*ial*dade e na autonomia *n*versitária. </line>
</par>
<par>
<line> Um dos en**evi*tado* *nfati*ou que "a *u*tura da UFPI é marcada por um **rte *enso </line>
<line> de identidade institucional * *al*ri*ação d* conh*c*me**o acadêmi*o" (E*). Est* perce*çã* </line>
<line> foi compl*m*ntada *or ou*ro gestor, que o**ervou que "*ossa cultu*a organiza*ional </line>
<line> privil*gia o di*logo e a constr*çã* col*tiva, mesmo que isso imp*ique em proc**sos mais </line>
<line> longo* ** decisão" (E3). </line>
<line> A influê*cia da cu*tura organiza**onal nas p*á*i*a* gerenc*a*s manif*s*a-se em </line>
<line> *ifer*ntes dimensões: </line>
<line> Re*. FSA, **resin* PI, v. 22, n. 4, art. 3, *. 47-70, abr. 2025 www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. F. Bonfim, J. C. H. B. R*is </line>
<line> *0 </line>
</par>
<par>
<line> Processos Decisór*os </line>
</par>
<par>
<line> A cult**a ins**tucional mol*a signifi*ati*amente * forma como as *eci*ões s** </line>
<line> t*madas. Co*o de*taco* um participan*e: "A tradição de decisões cole*iad*s est* </line>
<line> profun*amente enraiza*a em nossa *ultur* e influenc*a mesmo as d**is*e* que n*o exigem </line>
<line> f*r*alm*nte e*sa abord*g*m" (E4). </line>
<line> Re*açõ*s Interpessoais </line>
<line> Os pad*ões de in*eração e comunicaç*o são fort*m*nte influenciad** pel* cul*ura </line>
<line> organi*aci*nal. Um *estor observou q*e "as relações na UFPI são marcad*s por um equilíbri* </line>
<line> entre formalidade institucional e proximidade *esso*l, carac*erístico do a*bi*nte acadêmico" </line>
<line> (E2). </line>
<line> Ge*tão de *udanças </line>
<line> A implementaç** de mu*anças organiza*ionais é signi*i*ativam*nte impactada pel* </line>
<line> cul*ura instituciona*. Como de*tacou um entrevistado: "Qualquer pr*posta de muda*** </line>
<line> precisa c*nsi*erar nossos *alores e tradições i*s**tucion*is par* *er bem-su*edida" (E6). </line>
<line> 4.* Dese**olv*mento Pro*is**onal dos Gestores </line>
<line> A an*lise *evelou padrões signi*icativo* nas tra*etó*ias de desenvolvime**o </line>
<line> p*ofissional dos gestores universitários. Os participantes dest*caram a import*ncia da </line>
<line> experiência pr*tica combi*ada com oportun*dad*s f*rmais de cap*citação. </line>
<line> O aprendizado através da prática emer*iu como elemento central no desenv**vimento </line>
<line> dos ge**ore*. *m p*rticip*nte enfatizou qu* "mu*to do **e a*rendi sobr* gestão u**vers*tár*a </line>
<line> *e*o da *xp*riênc*a d*r*ta, enf*entando desafios reais e aprende*do com acert*s e erro*" (E5). </line>
</par>
<par>
<line> Os gestor*s identif*caram a importância da educa*ão *ormal </line>
<line> e progra*as </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> cap*c*ta**o. Como ob*er*ou um entr*vistad*: "A formaç*o específica *m gestão, *través d* </line>
<line> c*rsos e progra*as estruturado*, forne** ferrament*s essen*iais para nossa atuação" (E1). </line>
<line> *s *a*ticipa*tes ident*ficaram áreas prio**tá*ias pa*a d*s*nvolvimento pro*is*ional: </line>
<line> **mpet*nc*as Técn*cas </line>
<line> A necess*dad* *e atualização em a*pectos técni*os da *est** foi destaca*a. Um gest*r </line>
<line> *bs*rvou que "*re*i*amos co*stantem*nte nos *tua*izar so*re legislação, processos </line>
<line> adminis*rat*vos e novas *erra*en*a* de gest*o" (*3). </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, *eresi*a, v. 22, n. 4, art. 3, p. 47-70, abr. 2025 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Gestã* U*ivers*tária em *ível Estrat*gico na U*iversidade Federal do Piauí: U** Invest*gação </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> Habilidad** *n*erpess*ais </line>
</par>
<par>
<line> O desenv*lvime*to de competên*ias relac*onais foi identifica*o como pri*r*tário. </line>
<line> Como enfatizou um p*rticipant*: "As ha*ilidades de liderança e c*muni*açã* sã* </line>
<line> fundamentais e precisam ser continuamen*e desenv**vi*as" (E2). </line>
<line> 4.8 Impacto d*s Deci*ões na Efet*vidad* I*stitucional </line>
<line> A anál*se id*ntifico* dife*ent*s dimensões em **e as *ec*sõe* geren*iais *mp*cta* a </line>
<line> efe*ividade institucion**: </line>
<line> Desempenho Acadêmic* </line>
<line> Os par*icip*ntes desta**ram como *s de*i**es es*ratégica* i*f**encia* os re**lta*os </line>
<line> a*adêmicos. Um gest*r observo* que "cad* d*cisão q*e to*amos tem *o*encial para **etar </line>
<line> dire*a *u i*dir*tamente a qualidade do ensin*, p*sq*is* e exte*são" (E4). </line>
<line> Ef*ciê*cia Administrat*va </line>
<line> O impa*to das de*isões na efic*ênci* op*racional foi enf*tizado. Como desta**u um </line>
<line> *ntrevistado: "Buscamos toma* de**sões *ue otimizem nossos proce*sos * *ecursos, </line>
<line> melhoran*o a eficiência ad*inistrativa" (E*). </line>
<line> Clima Orga*izaci*nal </line>
<line> A i**luência d*s decisões no am*ien*e institu*ion** foi **conhecida. Um part*cipant* </line>
<line> obs*rvou que "*ecisõ*s *em fund****tadas e comuni*adas ade*uada*e*te cont**buem p*ra </line>
<line> um cli*a organizacional positivo" (E5). </line>
<line> 4.9 Avaliaçã* de Impa*to </line>
<line> O* ge**o*es identificaram m*c*nismos para avaliar o impacto de suas decisões: </line>
<line> Indicadores Quantitat*vos </line>
<line> A *m*o*tância ** m*tricas o*je*iv*s *o* destacada. *omo observou um gestor: </line>
<line> "Utilizamos indicadores d* desemp*n*o para monitorar o impac*o de nossas de*isõ** e* </line>
<line> diferente* áre*s" (E2). </line>
<line> Feedback **alit*t*vo </line>
<line> A relevância d* *e*d*ack d* comunidade acadê*ica fo* enfatizada. U* par*icipant* </line>
<line> destac*u que "o reto*no dos d*ferente* setores da universidade é fun*amen*al para avali*r * </line>
<line> *mpact* real de nossas de*isões" (E1). </line>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 22, n. 4, art. 3, p. *7-70, *br. 2025 www4.fsan*t.co*.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. *. Bonfim, J. C. H. B. Rei* </line>
<line> 62 </line>
</par>
<par>
<line> 4.10 Est*at*gia* para Maxi*iz*r I*pacto Positivo </line>
</par>
<par>
<line> Os entr*vis*ados *dentif*c*ram estratégias para aume*tar o imp*ct* posi*i*o das </line>
</par>
<par>
<line> decisões: </line>
</par>
<par>
<line> P*anejamen*o Integrado </line>
<line> A i*port*ncia de uma abordage* integrada foi *estacada. Co*o obser*ou um gestor: </line>
<line> "Busc*mos ali*har n*ssas dec*sõ*s com * planejament* **tratégico i*stitu*ional p*ra </line>
<line> maximiz*r seu impacto positi*o" (E3). </line>
<line> M*nito**mento Con*ínuo </line>
<line> * necessidade de acompan*ame*to sistem*t*co foi *nfa*i*ad*. Um par*icipante </line>
<line> destac*u *ue "o monitorament* contí*uo nos permite ajustar n*ssa* decisões *uando </line>
<line> *ecessá*io, garanti*do maior e*etividad*" (E4). </line>
<line> 4.11 Síntes* Integrativa dos Resultado* </line>
</par>
<par>
<line> A anális* </line>
<line> in*egrada dos re*ultados revel* a natureza complexa e multifacetada da </line>
</par>
<par>
<line> gestão u*iversitária estratégica *a UFPI. As competências id*ntificadas, os processos </line>
<line> *ecisórios obs*r*ados e os ele*e**os culturais mapeado* formam u* conjunto interl*g*do </line>
<line> q** caracte*iza * gestão e*tratégica na insti*uição. </line>
<line> A pesqu*sa *vid**cio* u*a *o*** conexão entr* *s comp*t*ncias desenvo*vidas p*los </line>
<line> g*stores e a e*e*iv**a*e dos proc*ssos deci*ó*i*s. Com* dest*co* um dos *ntrevi*tado*: "*s </line>
</par>
<par>
<line> co*petências que </line>
<line> des**v*lv**os ao longo d* no*sa t**je**ria moldam dire*amente nossa </line>
</par>
<par>
<line> *a*ac*dade *e t*mar *ecisões estrat*gica* efeti*a*" (E*). Es*a relação ma*ifesta-se </line>
<line> particularmente e* trê* dimensões pri*cipa*s: </line>
<line> Dimensão Estratégica </line>
</par>
<par>
<line> Os resul*ados d*monstra* qu* a visão sistêmica e a ca*ac*dade de </line>
<line> planejament* </line>
</par>
<par>
<line> estratégico *ão fundamentais para a *ualida*e *as decisões tomadas. *m gestor enfa*i*ou qu* </line>
<line> "nossa capacid*de de co**reen*er * contexto *ai* ampl* d* uni*er*idade influenc*a </line>
<line> *ir**amente a **ali**de de nossas de*isões es*ra**gicas" (E*). </line>
<line> Dimen*ão Rel*cional </line>
<line> As competências relacionais mostraram-se cruciais *ar* a im***menta*ão efetiva das </line>
<line> deci*õ**. Como *b*e*vou um p*rti*ipante: "A *abilidade de construir c*n*e*so* e mobiliza* </line>
<line> pessoas é tão importa**e qu*n*o o co*heci*ento té*nico n* gestão universitária" (E1). </line>
<line> R*v. *SA, Tere*ina, v. *2, n. 4, art. 3, p. 4*-70, a*r. 20*5 ww*4.fsanet.com.b*/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Gestão U*iversi*ár*a em Nível Estr*tégico na Unive*sidade Feder** do Piauí: Uma I*vestigação </line>
<line> 63 </line>
</par>
<par>
<line> Dimensão Técnica </line>
<line> O domínio técnico r**elou-se essencial para fund*ment*r a* decisões * garantir sua </line>
<line> vi*bilidade. Um *ntrevistado *estacou que "o conhecimento a*rofunda*o dos *rocessos e </line>
<line> normas inst*tucionais é fu**amental p*ra t**ar decisõe* *em fundamentadas" (E*). </line>
<line> 4.12 Cultura *rgan*zaci*nal c*mo Elemento M*d*a*or </line>
<line> A *nál*se revelou o pa*el cen*ral da cult*ra organizac*onal co*o elemento medi*dor </line>
<line> en**e competências individua** e r*sultad*s i*stitu*ionais. Este aspecto m*nifesta-se em </line>
<line> diferente* nív*is: </line>
<line> Ní*el Inst*tucional </line>
<line> A cultura organ*za*i*n*l mostrou-se determinante na forma c*mo as *o*petênci*s são </line>
<line> *esenvolvidas e apli*adas. Co*o observou um gestor: "N*s*a c**tura ins*itucional mo*da não </line>
<line> apenas o qu* *azemos, mas como fa**m*s" (E3). </line>
<line> Nível Operacional </line>
<line> Os valores e prá*icas cultu*ais influenci*m significativ*me*te a operac*onaliza*ão das </line>
<line> *ecisões. *m **rti*ipante enfatizou *ue "a *fetividade de n**sas ações depende de sua </line>
<line> co*son***ia com *s *alores institucio*ais" (E5). </line>
<line> *.13 Des*nvolvimento Profissional e Efetividade Institucional </line>
<line> A análise evi**nciou uma relação *i*eta entre o *esenvolviment* pr*fis*io*al dos </line>
<line> gesto*es e a efet*vidade in*tituciona*. Esta *elação manifes*a-se em três aspectos principais: </line>
<line> Capacidad* de *nov*ção </line>
</par>
<par>
<line> O desenvolvim*nto </line>
<line> **ntí*uo das competê*cias *erenciais most*ou-se f*ndamental </line>
</par>
<par>
<line> para a capaci**de de *novaç*o institu*iona*. Como de*tacou um entrevistado: "N**sa </line>
<line> cap*cidade de implement*r mudan*as po*itivas *stá diretamente ligada ao nosso p*óprio </line>
<line> desenvolviment* com* gest*res" (E2). </line>
<line> Qual*dade d*s Decisões </line>
<line> O investim*nto no desenvolv**ent* **ofissional reflete-se diretamente n* qualidade </line>
</par>
<par>
<line> das *ecisões to*adas. *m gestor </line>
<line> observou q*e "quanto *ais nos des*n*olv*mos, m*lhor </line>
</par>
<par>
<line> nossa capaci*ad* de tom*r decisões complexas" (*4). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teres*na *I, v. 22, n. *, art. 3, p. 47-70, abr. 2*2* </line>
<line> www4.f*anet.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. F. Bonfim, J. C. *. B. Reis </line>
<line> 64 </line>
</par>
<par>
<line> **ste*tabilidade das Ações </line>
</par>
<par>
<line> * desenvolviment* profissi**al co*tribui **ra a *ust*ntabilida** das açõ*s </line>
<line> instit**ionai*. Como e**atizou um *articipante: "*estores b*m-pre**rados são ca*a*e* de </line>
<line> im*lem*ntar mudanças mais *uradouras e efeti*as" (E1). </line>
<line> 4.14 Desafi*s e Oportunidades Identificados </line>
<line> A análise i*t*grada dos resultados p*r*itiu identificar desafios e oportun*dade* </line>
<line> s**nif*c*t*vo* pa*a a *estão universitária: </line>
<line> *r*nc*pais *esafios </line>
</par>
<par>
<line> Os desafios mais significati*os *ncluem a conciliação entre demand*s acadêm**as </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> administ**tivas, a ges*ã* de recu*sos limita*os, a *mplementaç*o de muda*ças e* *mbiente </line>
<line> co*plexo * o desenv*lvim*nt* cont*nuo d* competênc*as geren**ais. </line>
<line> Op*rtunidades *strat*g*cas </line>
</par>
<par>
<line> As principais op*rt*nidade* ident*ficadas </line>
<line> envo*v*m fortaleciment* *os *r*gramas * </line>
</par>
<par>
<line> de *e*envolvi*ento gerencial, o apri*oramento dos si**e*as d* *u*ort* à deci*ão, a </line>
<line> int**sificação do compartil*amento de exp*ri*ncias e o desenvolvimento *e prática* </line>
<line> in*vadoras de g*st*o. </line>
</par>
<par>
<line> Os *esulta*os da p*squisa sugerem impli*açõ*s im*ortant*s </line>
<line> par* a prática d* gest** </line>
</par>
<par>
<line> unive*sitári*: </line>
</par>
<par>
<line> Impli*açõe* E*tratégic*s </line>
<line> A *esquis* eviden*iou quatro necessidades fundament*i* pa** o *vanço *nstitu*ional. </line>
<line> Pri*eiramente, destaca-se a importância do a*inhamento e*t*e * des*nvolvime*to indiv**ual e </line>
<line> institucional, garantind* que o cres*im*nto profi*sional dos gestor*s c*n*ri*ua diretame*te </line>
</par>
<par>
<line> **r* </line>
<line> os objetivos </line>
<line> or*anizacio*ais. Em seg*ndo </line>
<line> lugar, </line>
<line> observa-s* a *ecessid**e </line>
<line> de *ortale*er </line>
</par>
<par>
<line> os m*ca*i**os de *estão estratégica, asseg**and* uma condução mais ef*t*va *os proces*os </line>
</par>
<par>
<line> institu*i*nais. O terceiro aspecto r*fere-se *o </line>
<line> aprimoramento dos processos dec*sório*, </line>
</par>
<par>
<line> visando maior eficiênc*a * efi*ácia nas delibe*ações organizaci*nais. Por f*m, evide**ia-se a </line>
</par>
<par>
<line> neces*idad* do *esenvolviment* de lideranças estr*t*gicas, *reparando gestores cap*zes </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> condu*ir a instituição *m *i*eção aos **us objetivo* de longo prazo. </line>
</par>
<par>
<line> Implic*ções Prática* </line>
</par>
<par>
<line> A an*lise da* implica*ões práti*as r*vel*u </line>
<line> *uatro a*pe*tos críti*os para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> aper*eiç*amento da ge*tã* univers*t*ri*. A implemen*ação de pro*r*mas estruturados </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> dese*volvi*ent* emer*e </line>
<line> como elemento fundam**t*l, proporcionando um* b*se *ól*da para </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. *2, n. 4, art. 3, p. 47-70, abr. 2025 </line>
<line> ww*4.*sanet.com.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Ges*ão Universitária em Nível Estratégi*o na Uni*ers*dade Federal do Piauí: U** I**es*igação </line>
<line> 65 </line>
</par>
<par>
<line> o cresciment* *as com*etên*ias ger*ncia*s. Par*lela*ente, a cri*ção de mecanis*os de </line>
<line> suporte à decisão apr*s*nta-se como essenci*l para garantir proc*ssos de*isóri*s mai* ef*cazes </line>
<line> e b*m f*n*amentados. * fo*t*leciment* d*s *edes de cooperação interna de*taca-s* *omo um </line>
<line> pi*ar para a construç** d* uma gestã* *a*s c*laborativa e integrad*. Po* fim, * promoção de </line>
</par>
<par>
<line> p*á**c*s inovadora* *e gestã* s*rge como um catalisad*r para a modernização </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ap*im*ramento *os *roc*ssos a*m*nistrat*vos i*stitucionais. </line>
</par>
<par>
<line> 5 CO*SIDERAÇ*ES *INAIS </line>
</par>
<par>
<line> Esta pe*qu*sa inve*tigou as c*mpetên*ias req*eri*as para uma gestão unive*sitária </line>
<line> e*tratégica n* âmbito da Univer*idade F*d**al do Pi*uí, revelando * **mp*ex*dade e as </line>
</par>
<par>
<line> múlti*las *im*nsões envolvidas </line>
<line> nes*e processo. A análise *profundada da* ex*eriências </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> percepções d*s docentes-ge*to*es permitiu co*pr*ender n** a*enas as competências </line>
<line> *ecessár*as, m*s **mbém como estas se desenvolve* e se *an*festam no c*ntexto específico </line>
<line> *a gestão universit*ria. </line>
<line> 5.1 Principais Cons*atações </line>
<line> A investigaçã* ev*den*iou que a gestão universitá*ia estratégica requer uma </line>
<line> co*binação sofisti**da de competênc*** que transcende o conhecimento técni*o tradicional. </line>
</par>
<par>
<line> Os </line>
<line> resultados demonstr*ram que o sucesso *a gestão uni*er*itá*ia depende da *ntegração </line>
</par>
<par>
<line> efetiva </line>
<line> d* competências **traté*i**s, relacionai* * t*cn**as, todas </line>
<line> profunda*ente </line>
</par>
<par>
<line> influenciad*s *elo *ont*x*o ins*itucional e pela cul*u*a org*ni*aci*nal da UFP*. </line>
<line> O processo d* tomada de d*cisão emergiu como *lem*nto centra* na gest*o </line>
</par>
<par>
<line> estratégic*, cara*t*rizado </line>
<line> por sua n*ture*a participativa e </line>
<line> pela nece*s*dade de equilibra* </line>
</par>
<par>
<line> múltiplos intere*ses e de*andas. A p****is* revel** que o* gestor*s desenvolv*m abordagens </line>
</par>
<par>
<line> es*ec*f*cas pa*a lid*r *om a com*lexida*e *ecisór*a, fundam*nt*ndo s*as *scolhas *m </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> co*binação de a*álise técni**, e*peri*ncia acumulad* e </line>
<line> s*n*ibil*dade a* *ontexto </line>
</par>
<par>
<line> in*titucio*al. </line>
</par>
<par>
<line> *.2 Contribuiç*e* Te*r*cas </line>
</par>
<par>
<line> Est* inve*ti*ação ampl*a o conhecime**o ***stent* sobre ge*t** *niversitária *m </line>
</par>
<par>
<line> vários </line>
<line> aspect*s significati*os. Pr*meira*ente, of*rece uma c*m*r*ens*o *ais n**nçada da* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, *. *2, n. 4, art. 3, p. *7-70, abr. 2025 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. F. Bonfim, J. C. H. B. Reis </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> compet*n*ias gerenciais no conte*to **pecífico das *n*versidades públicas brasileiras, </line>
<line> destacando como diferen*es dimensõe* d* competênci* *e inter-*elac*o**m na prática da </line>
<line> ges*ão estr*tégica. </line>
</par>
<par>
<line> A pes*u*sa t*mbém con*ri*ui </line>
<line> para o </line>
<line> entendi*ent* d* *e*açã* ***re cultura </line>
</par>
<par>
<line> org*n*zacional e desen*olvimento de com*et*ncias *e*enciais, demonst*ando como o </line>
<line> co*te**o institucional i*fluencia não *penas o desen*olvimento, mas t*mbém a expressão *as </line>
<line> competênc*as do* g*store* universit*rios. </line>
<line> 5.3 Contribui*ões Práticas </line>
</par>
<par>
<line> D* *on*o de v*sta prático, os re*ultados oferecem insi**ts valio*os para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> desenv*lvimento de programas </line>
<line> de c*pacitação * fo*mação de gestore* </line>
<line> univ*rsitários. As </line>
</par>
<par>
<line> competência* i*en***icadas * as es*ratégias de desenv*lv*mento mapea*a* podem servir como </line>
<line> base par* o planeja*en** de *n*ciativas de des*n*ol*i*ento gerencial mais efetivas. </line>
<line> Adici*nalmente, a *ompreen**o dos proces*os d*cisór*os e do* fatores que os </line>
<line> influencia* pode co*tr*buir para o aprimor*mento das prátic*s de gestão na UFPI e em out*as </line>
</par>
<par>
<line> instituições de ensino </line>
<line> su*e*ior, promovendo uma *o*ad* de dec*são mais informada </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> estr*tégica. </line>
</par>
<par>
<line> 5.4 Implicaç*e* para * G*stão Universi*ária </line>
<line> Imp*icaçõe* Insti*u*ionais </line>
</par>
<par>
<line> Os </line>
<line> resu*ta*o* dest* </line>
<line> pesquisa suger*m a n*cessidade d* uma abo*d*gem mai* </line>
</par>
<par>
<line> es*ru*urada para * d*senvo*v*m*nto d* comp*tênci*s ger*nciais na UFPI. I*to in*lui * criação </line>
</par>
<par>
<line> *e pr*grama* form*is d* *apacitaçã*, o *stabelecimento </line>
<line> de sist*mas de mentor** e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> fortal*cimento do* me*anismos de com*a*tilh*men*o de experiênc*as entre ge*t*res. </line>
<line> A c*mpr**nsã* da influência da cultura o**anizacio*a* na* práticas de *estão també* </line>
</par>
<par>
<line> su*e** a impo*tânc*a de considera* aspectos </line>
<line> culturais no </line>
<line> plan*jamento * implementação de </line>
</par>
<par>
<line> mudanças organ*zac*onais, buscando al*nhar i**cia**vas de desenvolvimento com os *alor*s e </line>
<line> práticas instituci*n*is estabel*cido*. </line>
<line> Im*licaçõe* p*ra o Desenv*lv*ment* Prof*s**onal </line>
<line> P**a os docentes que ass*mem *u pretendem ass*mir funções gerencia*s, os resultados </line>
<line> des*acam a impo*tânc*a do *esen*olvimen*o cont*nuo *e co*petências em *últi**as </line>
<line> Re*. FSA, *eresina, v. *2, n. 4, **t. 3, p. 47-70, abr. 2025 www4.f*anet.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Ge*tão *n*ve*sitária em N*vel Estrat*gico n* Unive*sidade Federal do Pia*í: Um* Investigação </line>
<line> 67 </line>
</par>
<par>
<line> dimensõ*s. A *esqu*sa *ugere q*e o suc*sso *a g**tão universitária requer *m comp*o*i*so </line>
<line> com o apre*dizado permanente * a capacid*de de adapt*r-se a c**texto* em co*stante </line>
<line> e*ol*ção. </line>
<line> 5.5 Li*itaçõ*s e ***estões *ara Pe*quisas Futu*as </line>
<line> Esta investigação *prese*ta limitaçõ*s que devem s*r consideradas na interpreta*ão </line>
<line> d*s resultados. O fo*o em gestor*s estratég*cos de uma úni*a instituição, *mbor* permiti*do </line>
<line> uma análise aprofu*dad* do conte*to específico, pode limitar a general*zação dos resultados </line>
<line> **ra *ut*os co*textos institucionais. </line>
<line> 5.5.1. Suge*tões pa*a *esquisas F*turas </line>
<line> Futuros estudos pod*r*am explorar: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> A comparação das com*etê*cia* gerenc*ais entre d*ferent*s nív**s hierárquicos </line>
<line> da *estão u*iversitá*ia; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> O desen*o*vi**nto de e**ud*s </line>
<line> com*arativo* entre diferentes inst*t*ições </line>
<line> d* </line>
<line> ensino superior; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> A i*vestigação longitudinal do de*en*olvimento de competências ge*enciais ao </line>
<line> lon*o do tempo; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> A a*ál*se </line>
<line> do i*pacto de programas formais *e </line>
<line> des*nvo*vim*nto gerenci*l </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> efetividade da gestão univer*itári*. </line>
<line> 5.6 Con*ideraç*e* Conc*usivas </line>
<line> Esta pesq*isa **mon*tra q*e a gestão un*ve*sit*ria estratégica é *m processo </line>
</par>
<par>
<line> co*pl*xo que deman*a </line>
<line> um* com*inação sofisticada de c*mpetê*cias, pr*f*nd*mente </line>
</par>
<par>
<line> influenciada pelo c*ntex*o *nst*tu*ional e *ultu*al. O desenvolv*mento dessas competência* </line>
<line> *equer **a a*ordag*m sistemática e integrada, que consider* tanto *sp*ctos técn*cos quanto </line>
<line> co*portame*tais. </line>
<line> Os r*s*lt*do* obtidos não ape*as cont**buem para o *vanç* *o conhecimento s*b*e </line>
</par>
<par>
<line> gest** </line>
<line> universitári*, mas </line>
<line> também *fer*cem insi*hts práticos para o desenvolvi*ento de </line>
</par>
<par>
<line> gestores m*is ef*tivo* *o c*ntex** do *nsino superior *úblico brasil*iro. A c*mp*eensão da* </line>
<line> *ev. *SA, Ter*s*na *I, v. 2*, n. 4, art. 3, p. 47-70, abr. 2025 www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
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</page>
<page>
<par>
<line> D. F. Bo*fim, J. C. *. B. Re*s </line>
<line> 68 </line>
</par>
<par>
<line> co*pe*ências neces*árias e d*s processos através *os quais *las se des*nvo*vem pode </line>
</par>
<par>
<line> i*fo*mar políticas e prátic*s institucionais vol*ad*s para o fo*talecimento da </line>
<line> gestão </line>
</par>
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<line> u*iver*itári*. </line>
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<line> *. C. H. B. Reis </line>
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<line> 2) an*lise * interpr*t*ção dos dados. </line>
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<line> *) ela*ora*ão do *a*cun*o ** *a revisão c*ítica do *on*eúdo. </line>
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<line> 4) partici*a**o na aprova*ão da ver*ão *inal do manuscrito. </line>
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