Estratégias da Psicologia Escolar no Desenvolvimento de Habilidades Sociais na Escola / School Psychology Strategies in Developing Social Skills at School

Louanne Emanuelle Rufino de Almeida, Maria Tayrine Santos de Sá, Lívia Cibelly Rodrigues de Melo, Camila Siqueira Cronemberger Freitas

Resumen


Este estudo é uma revisão de literatura e tem como foco analisar estratégias de intervenção da psicologia escolar no desenvolvimento de habilidades sociais na educação básica, buscando identificar, descrever e discutir as práticas utilizadas e seus resultados. A pesquisa utilizou uma revisão integrativa, analisando artigos publicados entre 2014 e 2024 nas bases Scielo, Pepsic, CAPES, Researchgate. A amostra foi composta por oito artigos selecionados com base em critérios de inclusão e exclusão. As análises basearam-se na metodologia de análise de conteúdo de Bardin. As principais estratégias identificadas foram: psicoeducação, dinâmicas de grupo, dramatizações, ensaio comportamental, uso de recursos audiovisuais e programas estruturados, como o Protocolo de Terapia de Regulação Infantil. Além disso, instrumentos, como escalas e inventários, foram amplamente utilizados para avaliar a eficácia das intervenções. A maioria das ações foi realizada em grupos e voltada para alunos, contribuindo para a melhoria de habilidades como autocontrole, empatia e resolução de conflitos. As estratégias analisadas evidenciaram impacto positivo no desenvolvimento das habilidades sociais dos estudantes, fortalecendo vínculos interpessoais e promovendo um ambiente escolar mais acolhedor. O estudo destaca a necessidade de ampliar as intervenções para outros atores escolares, como professores, e recomenda mais pesquisas sobre os resultados das ações desenvolvidas.

 

Palavras-chave: Habilidades Sociais. Psicologia Escolar. Intervenção. Educação Básica. Regulação Emocional.

 

ABSTRACT

 

This study is a literature review and focuses on analyzing school psychology intervention strategies in the development of social skills in basic education, seeking to identify, describe and discuss the practices used and their results. The research used an integrative review, analyzing articles published between 2014 and 2024 in the Scielo, Pepsic, CAPES, Researchgate databases. The sample consisted of eight articles selected based on inclusion and exclusion criteria. The analyzes were based on Bardin's content analysis methodology. The main strategies identified were: psychoeducation, group dynamics, dramatizations, behavioral rehearsal, use of audiovisual resources and structured programs, such as the Child Regulation Therapy Protocol. Furthermore, instruments such as scales and inventories were widely used to evaluate the effectiveness of interventions. Most of the actions were carried out in groups and aimed at students, contributing to the improvement of skills such as self-control, empathy and conflict resolution. The strategies analyzed showed a positive impact on the development of students' social skills, strengthening interpersonal bonds and promoting a more welcoming school environment. The study highlights the need to expand interventions to other school actors, such as teachers, and recommends further research into the results of the actions developed.

 

Keywords: Social Skills. School Psychology. Intervention. Basic Education. Emotional Regulation.

 

 


Referencias


ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia escolar e educacional, v. 12, n. 2, p. 469-475, 2008.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para Atuação de Psicólogas (os) na Educação Básica / Conselho Federal de Psicologia. 2 ed. - Brasília: CFP, 2019.

CRUZ, Jéssica Reusch; WAGNER, Márcia Fortes; PATIAS, Naiana Dapieve. Habilidades Sociais na Escola: Relato de Experiência de Estágio em Psicologia Escolar. PSI UNISC, Santa Cruz do Sul, v. 4, n. 1, p. 107-120, 2019.

DE LIMA DANTAS, Hallana Laisa et al. Como elaborar uma revisão integrativa: sistematização do método científico. Revista Recien-Revista Científica de Enfermagem, v. 12, n. 37, p. 334-345, 2022.

DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem: Questões conceituais, avaliação e intervenção. São Paulo: Alínea, 2007.

DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Competência social e habilidades sociais: manual téorico-prático. Petrópolis, RJ: Editora vozes, 2017.

DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Psicologia das Habilidades Sociais: Terapia, Educação e Trabalho. Petrópolis, RJ: Editora vozes, 2009b).

DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Psicologia das relações interpessoais e habilidades sociais: vivências para o trabalho em grupo . Petrópolis, RJ: Editora vozes, 2001.

DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; DEL PRETTE, Almir. Habilidades sociais e desenvolvimento socioemocional na escola. EdUFSCar, 2022.

DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; PAIVA, Mirella Lopez Martini Fernandes; DEL PRETTE, Almir. Contribuições do referencial das habilidades sociais para uma abordagem sistêmica na compreensão do processo de ensino-aprendizagem. Interações, v. 10, n. 20, p. 57-72, 2005.

DIAS, Ana Cristina Garcia; PATIAS, Naiana Dapieve; ABAID, Josiane Lieberknecht Wathier. Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: Algumas reflexões. Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, p. 105-111, 2014.

DIAS, Ana Lívia et al. Entre o aprendizado e o suporte emocional: O papel do Psicólogo na educação básica. Bioethics Archives, Management and Health, v. 3, n. 1, p. 40-48, 2023.

GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Arte Médicas, 1994.

GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Plageder, 2009.

GLICK, Ira D. et al. Effectiveness in Psychiatric Care: III: Psychoeducation and Outcome for Patients with Major Affective Disorder and Their Families. The British journal of psychiatry, v. 164, n. 1, p. 104-106, 1994.

GOLEMAN, Daniel; BOYATZIS, Richard; MCKEE, Annie. O poder da inteligência emocional. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional. A teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, Tradução revista em 2001 do original, 1995.

HEINEN, Marina et al. Efeitos do trabalho de regulação infantil nas competências socioemocionais de crianças no ambiente escolar. ESTUDO E PESQUISAS EM PSICOLOGIA, 2022a.

HEINEN, Marina et al. Protocolo preventivo da terapia de regulação infantil:Estudo piloto no Ambiente escolar. Psico, v . 52, n 4, p.e 36589 e 36589, 2022b.

LESSA, Tatiane Cristina Rodrigues; FELICIO, Natalia Costa de; ALMEIDA, Maria Amélia. Práticas pedagógicas e habilidades sociais: Possibilidade de pesquisa de intervenção com professores. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, p. 167-174, 2017.

MARIN, Angela Helena et al. Competência socioemocional: conceitos e instrumentos associados. Revista brasileira de terapias cognitivas, v. 13, n. 2, p. 92-103, 2017.

MARTINEZ, Albertina Mitjáns. Psicologia Escolar e Educacional: compromissos com a educação brasileira. Psicologia Escolar e Educacional, v. 13, p. 169-177, 2009.

MARTINS, Ernesto Candeias. Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio) emocionais. Boletim Técnico do Senac, v. 47, n. 1, p. 6-23, 2021.

MARTINS, João Batista. A atuação do psicólogo escolar: multirreferencialidade, implicação e escuta clínica. Psicologia em estudo, v. 8, p. 39-45, 2003.

NASCIMENTO, Lorenna Munise Santos do. Competência socioemocional no currículo: itinerários de Colégios da Rede Jesuíta de Educação. 2024.

O QUE É A ABRAPEE. ABRAPEE, 2022. Disponível em: . Acesso em: 25 mai 2022

PEREIRA-GUIZZO, Camila de Sousa et al. Programa de habilidades sociais para adolescentes em preparação para o trabalho. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, p. 573-581, 2018.

PFEILSTICKER, Alice França Nery. ONU, BNCC E Brasil: Localizando A Educação Socioemocional na Atualidade. Amazônica-Revista de Psicopedagogia, Psicologia escolar e Educação, v. 25, n. 2, jul-dez, p. 268-280, 2020.

PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico- 2ª Edição. Editora Feevale, 2013.

RIBEIRO, João Paulo Rocha. A utilização da psicoeducação no processo de ensino-aprendizagem sobre gênero e sexualidade no ensino fundamental. Seminário Internacional Fazendo Gênero, v. 11, 2017.

RODRIGUES, Pedro Vítor Souza; SOARES, Adriana Benevides; SANTOS, Z. A. Efeitos de um treinamento de habilidades sociais educativas para professores. Contextos Clínicos, v. 15, n. 1, p. 227-247, 2022.

SILVA, Beatriz B.; FERREIRA, Maria Clemência Pinheiro Lima. Educação socioemocional e suas repercussões no contexto escolar. 2020.

SILVA, C.A; LEMOS, D.C.R.B(org.). Memórias e vivências da Psicologia escolar: uma prática de vanguarda no instituto Dom Barreto. 1. Ed - Teresina: Instituto Dom Barreto, 2017.

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), v. 8, p. 102-106, 2010.

TESSARO, Fernanda; LAMPERT, Claudia Daiane Trentin. Desenvolvimento da inteligência emocional na escola: relato de experiência. Psicologia Escolar e Educacional, v. 23, p. e178696, 2019.

TRINDADE, Magliane Soares. Habilidades para Vida com adolescentes: Um itinerário da Psicologia Escolar e Educacional. Research, Society and Development, v. 12, n. 8, p. e14012842949-e14012842949, 2023..

World Health Organization. Division of Mental Health. (1994). Life skills education for children and adolescents in schools. Pt.3, Training workshops for the development and implementation of life skills programmes, 1st rev. World Health Organization. https://apps.who.int/iris/handle/10665/59117. Acesso em 23 de Novembro de 2024.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2025.22.3.10

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)