A Terapia Cognitivo-Comportamental no Tratamento da Ansiedade em Adolescentes: uma Revisão / Cognitive-Behavioral Therapy in the Treatment of Anxiety in Adolescents: A Review
Abstract
A ansiedade é um estado emocional desagradável acompanhado de desconforto somático relacionado ao medo; é uma resposta de preparação para enfrentar situações de perigo, comumente manifestada por aumento da atenção e respostas corporais. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) visa identificar e modificar pensamentos e comportamentos problemáticos associados aos transtornos de ansiedade. O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão da literatura para examinar a eficácia da TCC no tratamento da ansiedade em adolescentes. Foi realizado um estudo de revisão da literatura. Os artigos e dissertações sobre a eficácia da TCC no tratamento da ansiedade na adolescência revelam um consenso sobre sua eficácia. Os estudos destacam a eficácia da terapia na redução dos sintomas de ansiedade em crianças e adolescentes e enfatizam a importância da identificação precoce, do diagnóstico adequado e da possível combinação da TCC com medicamentos, dependendo da gravidade dos sintomas. Os estudos destacam algumas técnicas da TCC, como psicoeducação, estabelecimento de metas e reestruturação cognitiva. Os autores concordam sobre os fatores genéticos, ambientais e cognitivos na etiologia dos transtornos de ansiedade, bem como na importância da intervenção precoce e da consideração de múltiplos fatores no tratamento. Os estudos concluem sobre a importância da avaliação diagnóstica precoce e da sugestão de combinar TCC com medicamentos, como ISRS. Porém, também apontam que, embora existam evidências favoráveis à TCC no tratamento da ansiedade com crianças e adolescentes, há a necessidade de mais estudos para aprimorar o tratamento.
Palavras-chave: Terapia Cognitivo- Comportamental. Ansiedade. Adolescência. Revisão.
ABSTRACT
Anxiety is an unpleasant emotional state accompanied by somatic discomfort related to fear. It is a preparatory response to facing dangerous situations, commonly manifested by increased attention and bodily responses. Cognitive-Behavioral Therapy (CBT) aims to identify and modify problematic thoughts and behaviors associated with anxiety disorders. This study aims to conduct a literature review to examine the efficacy of CBT in treating anxiety in adolescents. It is a literature review study. Studies on the efficacy of CBT in treating adolescent anxiety reveal a consensus on its effectiveness. The studies highlight CBT's effectiveness in reducing anxiety symptoms in children and adolescents and emphasize the importance of early identification, accurate diagnosis, and possible combination of CBT with medication, depending on the severity of symptoms. The literature highlights some CBT techniques, such as psychoeducation, goal setting, and cognitive restructuring. Authors agree on genetic, environmental, and cognitive factors in the etiology of anxiety disorders, as well as the importance of early intervention and consideration of multiple factors in treatment. The studies conclude on the importance of early diagnostic assessment and suggest combining CBT with medications such as SSRIs. However, they also point out that while there is favorable evidence for CBT in treating anxiety in children and adolescents, further studies are needed to refine treatment.
Keywords: Cognitive-Behavioral Therapy. Anxiety. Adolescence. Review.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2025.22.3.11
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