Alinhamento Estratégico de Produção: Estudo de Caso em uma Empresa do Setor de Nutrição Animal / Strategic Production Alignment: Case Study in an Animal Nutrition Company

Isabella Fachiano Trindade, Marcela Lara Rodrigues Schott, Érika Mayumi Kato-Cruz, Gustavo Yuho Endo

Resumo


Ao longo da história é notória a evolução das estratégias nas empresas. Esta evolução se dá pelo constante crescimento das organizações, exigindo dos gestores uma melhor habilidade para a execução de ações estratégicas, a fim de atingir os objetivos definidos. Ainda no contexto de estratégia, quando focada no setor de produção, é umas das que demonstram maior impacto no sucesso competitivo das empresas. No intuito de apresentar resultados satisfatórios, de ter metas e objetivos organizados e evidenciados de forma transparente, é de suma importância que as empresas realizem o alinhamento estratégico juntamente com a criação de um planejamento estratégico. As organizações que não têm como hábito realizar o alinhamento entre as estratégias corporativas, sistemas de informações e estratégias operacionais terão maiores chances de não desperdiçar seus recursos de forma desnecessária, principalmente aqueles que são considerados escassos. Pensando nisso, o referido trabalho buscou compreender, por meio de um estudo de caso, a importância e o processo de alinhamento estratégico entre organização e setor produtivo em uma empresa do ramo de nutrição animal localizada no Oeste Paulista. Os resultados apontam que existe um pensamento em comum sobre a realidade da empresa e a existência do alinhamento, especialmente no que diz respeito à manutenção de qualidade do produto.

 

Palavras-chave: Alinhamento Estratégico. Produção. Estratégia. Região Oeste Paulista.

 

ABSTRACT

 

Throughout history, the evolution of corporate strategies has been evident. This evolution is due to the constant growth of organizations, requiring managers to have better skills to execute strategic actions to achieve defined objectives. Still, in the context of strategy, when focused on the production sector, it demonstrates the most significant impact on the competitive success of companies. To present satisfactory results and have goals and objectives organized and demonstrated transparently, it is of utmost importance that companies carry out strategic alignment together with the creation of a strategic plan. Organizations that do not have the habit of aligning corporate strategies, information systems and operational strategies will have a greater chance of not wasting their resources unnecessarily, especially those considered scarce. With this in mind, this work sought to understand, through a case study, the importance and process of strategic alignment between the organization and the production sector in a company in the animal nutrition sector in Western São Paulo. The results indicate that there is a standard view about the reality of the company and the existence of alignment, especially about maintaining product quality.

 

Keywords: Strategic Alignment. Production. Strategy. Western Region of São Paulo.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2025.22.5.2

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