<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 5, art. 2, p. 22-37, *a*. 20*5
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*5.22.5.2
</line>
</par><par>
<line>
A*inhamento Estratégico de Produ*ã*: Estudo de *as* em uma **presa do Setor ** Nutrição
</line>
<line>
An*mal
</line>
<line>
Strateg*c Pro*u*tion Alig*ment: Case Stu** in an *nimal Nut*iti*n Comp*n*
</line>
</par><par>
<line>
Isabel*a Fachiano Trindade
</line>
<line>
*ac*arela em Admini***ação pela *usiness School *NOESTE
</line>
<line>
E-m*il: isabella*202@gmail.com
</line>
<line>
Mar*el* Lara Rodrigues *chott
</line>
<line>
Bac*ar*la em Adm**istraç*o p*la Business *c**ol UNOES*E
</line>
<line>
E-mail: maah_scho*t@*otmail.co*
</line>
<line>
Érika Mayum* Kato-Cruz
</line>
<line>
Doutora *m Ad*inistração p*la E*co*a de A*ministra*ão *e *mpresas d* São *aulo (EAESP)
</line>
<line>
Pro*essora da Business School UNOE*TE
</line>
<line>
E-mail: erikak*t*@u*o*st*.br
</line>
<line>
Gu*tav* *uho Endo
</line>
<line>
Doutora*d* em En*enharia de *rodução **l* Universidade Tecnológ*ca Fed*r*l do Paran*
</line>
<line>
*r*fes*or da Bus*ness Schoo* *NOESTE
</line>
<line>
E-*ail: gus*avo_endo@y*hoo.c*m.br
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: Isabe*la Fac*iano Trin**de
</line>
</par><par>
<line>
Busine*s School UNOES*E - Ro*o*ia Raposo Tavares,
</line>
<line>
Ed*t*r-Chefe:
</line>
<line>
*r.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
**rley
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
Alencar
</line>
</par><par>
<line>
km 572 - Bairro *imoei**, CEP: 19.067-175, Presidente
</line>
<line>
*odrigue*
</line>
</par><par>
<line>
Prudente/SP, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: Mar*e*a Lara Rod*igues Sch*tt
</line>
<line>
A*t*go r*cebido em 06/0*/2025. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Bu*iness Sch*ol U*O*STE - Ro*ovia Raposo Tavares,
</line>
<line>
*ecebida em *7/0*/*025. Apr*vado e* 28/03/2*2*.
</line>
</par><par>
<line>
km 57* - Bairro Limoeiro, C*P: 19.*67-175, Presiden*e
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Alinha*ento Es*ratégico de Produção: Estudo de Caso em **a Empresa do Set*r de Nutrição Animal
</line>
<line>
23
</line>
</par><par>
<line>
RE*U*O
</line>
</par><par>
<line>
Ao long* da histór*a * n*tória a
</line>
<line>
evolução das estratég*as nas em*r*sas. Esta evolução se
</line>
<line>
*á
</line>
</par><par>
<line>
pelo c*n*tante crescimento das
</line>
<line>
or*ani*ações, exig*nd* dos gestor*s uma melho* habili*a*e
</line>
</par><par>
<line>
p**a a e*e*u**o de açõ*s es*r**égi*as, a *i* de at*ngir *s objetivo* d**inidos. *inda
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
contex** d* estratégi*, quando focada no setor de *rodução, é umas das que demonstram
</line>
<line>
m*ior impacto no sucesso comp*titivo das empresas. No intuito de *prese*tar resultados
</line>
<line>
satis*atórios, d* ter *etas e *b*etiv*s organizados e eviden**ado* de forma tr*nsparente, é d*
</line>
</par><par>
<line>
suma importância que as empresas real**em o alinhamento e*tratégico juntamen*e com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*riação de um plane*amento estratégico. As organi*ações q*e nã* têm como hábito realiz*r o
</line>
</par><par>
<line>
alin*amento ent*e as estrat*gias *orpo*ativa*, sistemas
</line>
<line>
de informaçõ*s e estratégias
</line>
</par><par>
<line>
ope*ac*onais terão m*iores chances de não *esperdiçar *eus recursos d* forma desnece*sária,
</line>
</par><par>
<line>
principalme**e aqueles
</line>
<line>
que *ão considera*os escassos. Pensando *i*so, o
</line>
<line>
re*e*ido trabalho
</line>
</par><par>
<line>
buscou c*mpreende*, por meio
</line>
<line>
de
</line>
<line>
um estu*o de *a**, a importância e * proce*so de
</line>
</par><par>
<line>
alin*amento *stratégico entre orga*iz*ç*o e s*tor
</line>
<line>
produ*ivo em uma empres* do *amo d*
</line>
</par><par>
<line>
nutrição an*ma* loca*izada no *es*e Paulista. Os re**ltados a**ntam que exist* u*
</line>
</par><par>
<line>
pensament* em
</line>
<line>
c*mu* *obre a realidade *a *mpresa e a existência do a*inhamento,
</line>
</par><par>
<line>
e*pecialmente *o que diz *espeito à m*nu*enç*o de qu*lidade do pro*uto.
</line>
<line>
Pa*avras-chave: Alinha*ento *st*até*ico. Produçã*. Estrat*gia. R*g*ão Oeste Pau*i*ta.
</line>
<line>
*B*TRAC*
</line>
</par><par>
<line>
Througho*t
</line>
<line>
history, *he evol*tion of
</line>
<line>
co*porate strategies has *een eviden*. This evo*ution is
</line>
</par><par>
<line>
due to the cons**nt growth of
</line>
<line>
*rganiza*ions, requiring managers to have bet*er skills t*
</line>
</par><par>
<line>
execu** st*ategic action* to achi*** defin*d object*ves. Still, in the co*text *f *trateg*, w*en
</line>
<line>
*ocu*ed on *h* production sector, it demonstra*es the most sig**ficant impact on *he
</line>
</par><par>
<line>
competit*ve s*ccess
</line>
<line>
** c*mpanies. To *resent sa*isfactory resu*ts *nd
</line>
<line>
have goals and
</line>
</par><par>
<line>
objectiv*s
</line>
<line>
or*anized *nd demonstr*ted transp**ently, i* is
</line>
<line>
of
</line>
<line>
utm*st imp*rtance that
</line>
</par><par>
<line>
companies carry ou* strat**ic alignmen* toget*e* **t* t*e cre*t*on of a *trategic pl*n.
</line>
<line>
Or*an**ations tha* do not have the habit of alignin* co*po*ate strategies, information *ystems
</line>
</par><par>
<line>
and o*erational strategie* w*ll *ave * greater
</line>
<line>
ch*nc* of n*t **sting their re*o*rces
</line>
</par><par>
<line>
unnecessarily, *specially those con*id*r*d scarc*. Wit* this in mi**, th*s *ork sought *o
</line>
</par><par>
<line>
*nderstand, throug* a ca** ***dy, the i*portance and process o* strategic alignment between
</line>
</par><par>
<line>
the orga**zation
</line>
<line>
and **e *roduct*on secto* in * com*a** in the
</line>
<line>
*n*mal nut**tion secto* in
</line>
</par><par>
<line>
Western São Paulo. T*e results i**ic*t* tha* there is a standar* view abou* the r*ality of the
</line>
<line>
**mpany and th* existence o* alignment, *spe*ia*l* ab*ut maintaining **o*uct quality.
</line>
<line>
Ke*w**ds: Stra*egic *lig*ment. Pr*duct**n. *trategy. We**ern Re**on of São Paulo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresi*a P*, v. 22, n. 5, art. *, p. 22-37, mai. 2025
</line>
<line>
w*w4.Unifsan*t.com.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. F. *rin*ade, M. L. R. S*hott, *. M. Kato-Cruz, G. Y. **d*
</line>
<line>
*4
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR*DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A palavra "es*ratég*a" é d* origem gre*a e no i*í*io **a uti*izada em âmbito milit*r
</line>
</par><par>
<line>
pe*os
</line>
<line>
generais, no *n*uit* da cr**ção de plan*s de ma**bra, v**ando a qu* s*u e*é*cito
</line>
</par><par>
<line>
alcançasse o êx*to de derrotar o i**m*go. At*al*ent*,
</line>
<line>
no *ontexto org*ni*ac*onal, e*ist**
</line>
</par><par>
<line>
*ois prin*ipais tipo* de e*tratégias, sendo elas: estratégia competitiva, *ue é a *orma como a
</line>
</par><par>
<line>
organização plan*ja se posicionar no me*cado, considerando os *eus conc*rrentes; e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
estrat*gi* *orpora*i*a que é * modo co*o são exp*ic*d*s *s açõ*s estrat*gic*s *as em*resas
</line>
<line>
(ALMEIDA, 20*0).
</line>
<line>
Ao longo da hi*tóri*, * notó**a * evo**ção das *s*ratégi*s nas empresas. Es*a
</line>
<line>
e*olu*ão *e dá p*lo *onstante crescimento das organ*zaç**s, *xigindo dos ges*o*es uma
</line>
<line>
mel**r habilidade par* a execução d* ações estratég**as, a fim *e a*i*gir o* objeti*os
</line>
<line>
*e*inidos (*UWER; REIS, 2018).
</line>
<line>
Qua*do foca** no seto* *e pro*ução, nota-s* q*e a estra*égia demon*tra signi*ic*tivo
</line>
</par><par>
<line>
impa*to no suc*sso c*m*e*itivo da* empresas, d*do qu* o gerenciamento estratégico
</line>
<line>
*os
</line>
</par><par>
<line>
recursos *ri* com*etê*cias estr*tégic*s em s*as operações (KAPLAN; NORTON, 2006).
</line>
</par><par>
<line>
Se*u*do Porter (197*), o alinhamento es*ratég**o rep*esenta dois eix*s, so*re o
</line>
</par><par>
<line>
tó**co "vantagem compe*iti*a". No pri**iro eixo, a ên*ase no pode*
</line>
<line>
de mercado, faz*n*o
</line>
</par><par>
<line>
com que o al*nha*e**o seja um* condição particu*ar no proce*so de *ju*te d*s estratégia* às
</line>
</par><par>
<line>
a**aça* e oportunidade* na área *e atu*ção da
</line>
<line>
*r**nização; o segundo eixo, por sua vez,
</line>
</par><par>
<line>
recai sob*e os fator*s intern*s da e*presa, com * u*o de *ma visão b*seada e* se*s rec**sos
</line>
<line>
(*ARNEY, 1991; C*LLIS; *ON**OMERY, *9*5; WERNERF*LT, *984).
</line>
<line>
Segundo Santa et al. (2020), as organizações q** n*o têm como *á*ito r*alizar o
</line>
<line>
alinhamen*o entre as est*atég*a* cor**r*tivas, sistemas ** in*ormações * *s*ra*é*ias
</line>
<line>
oper*cio*a*s te*ão ma*ores cha*ces de *esperdiçar seus recu*sos de forma de*necessá*ia,
</line>
<line>
principal*ente aque*es que sã* consid**ados escassos.
</line>
</par><par>
<line>
O *rin*ipal propó*ito do alinhamen*o em
</line>
<line>
uma orga*izaçã*
</line>
<line>
* assegurar que
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
estratégias sejam compartilhadas e a**njam *odo* os n*veis existentes na empresa, g*ranti*do a
</line>
<line>
sinergia entre as equipes, unida*es, p*oc*sso* e pa*cerias e*ternas (KAPLAN; NO**ON,
</line>
<line>
20**).
</line>
<line>
*o intui*o de apresent** re*ultados sat*sfatórios, d* ter metas e obje*ivos organizad*s
</line>
</par><par>
<line>
e evidenc*ados *e forma
</line>
<line>
transp*rente, é de *uma *mportância *ue as empre*as realizem
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
al*nhament* jun*amente com a criação *e um pla*ej**en*o estra*ég*co (MEIRA et al., *021).
</line>
<line>
*essa forma, o planej**ento se mostra muito *ai* vantajoso para as organ*zaçõe*, pois com
</line>
<line>
*ev. *SA, Teresina, v. 2*, n. 5, *rt. 2, p. 22-37, mai. 2025 www4.Unifsane*.com.br/*evi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Alin**mento *s*ra*égico de Pro**ção: Estudo de Caso em u*a E*presa do Setor de Nutr*ç*o Animal
</line>
<line>
25
</line>
</par><par>
<line>
a sua impla**a*ã*, a empresa **de ter *uitos benefíc*os, *rincipa*mente na ár*a fin*nceira e
</line>
<line>
competitiva (ECKERT; ANZILIERO; PAULA, 2022).
</line>
</par><par>
<line>
Quan*o c*nsid*rado o *e*ário atu*l d* mercado, a união do *linham**to com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
planejam*n*o estr*tégico conta
</line>
<line>
*omo uma que*tão vi*al de sob*evivência das emp*esa*
</line>
</par><par>
<line>
(E*KE*T; ANZILIERO; *A*LA, 2022).
</line>
</par><par>
<line>
A *rodução de bens de con*umo teve seu início na Re*ol*ção *nd*strial,
</line>
<line>
poi* foi
</line>
</par><par>
<line>
nesse *omen*o que se abriu a possib*lid*de de criar meios qu* pe*mitissem *
</line>
<line>
pr*dução e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
consumo em massa (L*STOSA *t al., 2008).
</line>
</par><par>
<line>
No contexto de estratégia*
</line>
<line>
na área de prod*ç*o, a *rincipal questã*
</line>
<line>
pa*a a sua
</line>
</par><par>
<line>
def*ni*ão é encontrar *ma va**a**m competitiva da empresa em *elação aos
</line>
<line>
seus
</line>
</par><par>
<line>
*oncorrentes e, a partir disso, ap*ov*itar os p*ntos fortes e melhorar os seus po*tos fra*os,
</line>
<line>
c*nsider**do s*mpre o ce*á*io em qu* a o*gan*zação está *nserid* (P*ME*TEL; *ARRIERI;
</line>
<line>
SILVA, 20*9).
</line>
</par><par>
<line>
Conforme o pen*amento de Wheel Wright (198*), n*ta-s* que a es*rat*gia
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
produçã* deve ser * s*porte para a estratégia competi*iv* d*ntr* da organização *ogo que está
</line>
<line>
e* um *í*el *ier*rqu**o "i*ferior".
</line>
<line>
No *ue s* refere ao alinhame*to entre as estratégias **rporativ* e de produção, n*ta-
</line>
<line>
s* * *uanto é i*po*tante para o desenv*lvimen*o da empres* que *s se*or*s respo*sáve*s pela
</line>
</par><par>
<line>
confecção d*s
</line>
<line>
produtos particip*m do pla*ejame*to de
</line>
<line>
elaboração de es*ratégias, a fim de
</line>
</par><par>
<line>
alinhar ess*s estraté*ias, garantindo qu* a organizaçã* con*iga *ant*r o seu dife**ncial
</line>
<line>
(RIZZON e* al.,2017).
</line>
<line>
A presente pesqu*sa teve com* *bje*ivo comp*eender com* oc*rre o al*nhamen*o
</line>
</par><par>
<line>
estratégico corpo*ativo e da área d* produ*ã*
</line>
<line>
*m u*a
</line>
<line>
em*resa **calizada no inte*ior **
</line>
</par><par>
<line>
estado de São Paulo, com foco em sua imp*rtância e desafios.
</line>
</par><par>
<line>
*esta
</line>
<line>
primei*a seção, foi *presentada a *n*rodução s*bre o **ma do e*t*do e
</line>
<line>
se*s
</line>
</par><par>
<line>
principais objetivos. *a *e****cia, n* tópico fundamenta*ão teór*ca, *erá apresentada a t*oria
</line>
</par><par>
<line>
*n*lisada para
</line>
<line>
o desenvolvi*en*o do estu*o, j* *a pr*xima seção os procedime*tos
</line>
</par><par>
<line>
m*t*dológicos. Na seção se*uinte, *náli*e e
</line>
<line>
discussã* d*s r**ulta*os e, *or fim, na última
</line>
</par><par>
<line>
seção, as consideraçõe* fina*s.
</line>
</par><par>
<line>
2 FUNDAMENT*ÇÃO TE*RICA
</line>
</par><par>
<line>
O alinham**to *stratégico é u* processo que ta*bém é visto como um resultad*,
</line>
</par><par>
<line>
quan** utilizado como forma de ajus*a* a
</line>
<line>
di*âmica *os ambientes da
</line>
<line>
empresa (*ILES;
</line>
</par><par>
</page><line>
SNOW, *984). O nível de alinh**ento entre *s estratégias organizacionais e os o*jetivos
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 22, n. 5, art. 2, p. 22-37, mai. 202* www4.Unifsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. F. Trindade, M. L. *. S*h***, E. M. K*to-C*uz, G. Y. End*
</line>
<line>
26
</line>
</par><par>
<line>
globais da empresa são fatores primordiais pa*a o *lcance da eficácia no s*u
</line>
<line>
p*ocesso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
implementação. Des** modo, é p****v*l comp*e*nde* que quanto ma** alinhado* e bem
</line>
<line>
de*inidos *st*verem os objet*vos e as estratégias, mai*r será * ch*nce de sucesso no *mbito de
</line>
<line>
*a*tagem *ompetitiva. (BAR*OS, 2007; FORONI, 2014; BARNEY; HERSTERLY, *011).
</line>
<line>
S*gund* Miles * Sno* (1984), as orga*izações *ev*m desenvolver um ali*hamento
</line>
</par><par>
<line>
que seja consist*nte
</line>
<line>
**m as
</line>
<line>
estraté*ias *
</line>
<line>
o mod*lo *e
</line>
<line>
*e*óci* d* empresa, bem c*mo
</line>
</par><par>
<line>
entender a **portâ*cia ** considerar *s escolha* que
</line>
<line>
tenham enfo*ue na te*nolog*a e
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
capacidade organizac*o**l da insti*uição.
</line>
</par><par>
<line>
*penas co* um al*n*amento e gerenciamento coer*nt** * sincrônicos das est*atégias
</line>
<line>
operaciona*s, *orporat*vas e os *eus si*t**as *e inform*ção é qu* será possíve* ter u** *aior
</line>
</par><par>
<line>
ca*acidade de geração *e inovaç*es dinâmicas, re*ultan*o ** vantagem compet*tiva
</line>
<line>
p*r*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
organização (N*IROTI e* al., 2006; SM*UREANU; DIAB, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
A*nda, dentro da
</line>
<line>
conceituação *o que é o alinhamento estrat*gico e sua serve*tia
</line>
</par><par>
<line>
den*ro das e*pre*as, alguns auto*es co*p*eendem q*e o
</line>
<line>
alinhamento é um re*u*sito qu* se
</line>
</par><par>
<line>
fa* pr*sente tanto nos p*ocessos
</line>
<line>
de formula*ão, qua*to no mom*nt*
</line>
<line>
de aplicação das
</line>
</par><par>
<line>
estra*égias (HR*BINI*K; *OYCE,
</line>
<line>
200*; VENKA*RAM*N; CAMILLUS, 1984). No
</line>
</par><par>
<line>
mome*t* de *ormulaçã*, o ali*hamen*o se refere à criação de
</line>
<line>
es*ra*égias, consi*e*ando
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ambien*e
</line>
<line>
c*mpe*itivo em que a organ*zação está inseri*a, enquanto na i*plementação,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
al*nhamento faz p*r*e da integração *ntre vários
</line>
<line>
*lem*ntos, tais c*mo es**utura, pessoas,
</line>
</par><par>
<line>
métricas, r*compensas * siste**s de i*formação (EISE*HARDT, 1999; FLO*D;
</line>
<line>
WOOLDRIDGE, 1992).
</line>
<line>
Nos estudos sob*e as estratégia* de gestão das organizações, o alinhamento se
</line>
</par><par>
<line>
a**ese**a como tópico central d*s d**ensõ*s presentes
</line>
<line>
no processo de gerenciamento
</line>
</par><par>
<line>
(RODRIGUES, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
A gestão ou *dm*n*str*ção estratégi*a * um proced*men*o que tem como principal
</line>
</par><par>
<line>
objetivo *efinir quais serão
</line>
<line>
as decisõe* serem *o*a*as, a
</line>
<line>
bem com*
</line>
<line>
de*envolver visões
</line>
</par><par>
<line>
tá*icas diante ** cliente*, c*ncorrente*, merc**o e ambiente em que
</line>
<line>
es*á *nserido (AAKER,
</line>
</par><par>
<line>
2007).
</line>
</par><par>
<line>
Os aju*tes *ealizados nos processos o*gani*aciona*s, conte*do característica
</line>
</par><par>
<line>
estratégica, envolve a adequação entre a estratég*a
</line>
<line>
usada pela organi*ação
</line>
<line>
co* o c*ntext*
</line>
</par><par>
<line>
e**er*o e t*dos
</line>
<line>
os seus processos internos, le*ando *m conta que, *uan*o
</line>
<line>
m*i*r for essa
</line>
</par><par>
<line>
adequação, maior e m*lho* s*rá * alin**me*to das
</line>
<line>
estrat*gias **
</line>
<line>
empres* (CORDEIR*,
</line>
</par><par>
<line>
20*5).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 22, n. 5, art. 2, p. *2-**, mai. 2025
</line>
<line>
www4.Uni*san*t.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Alinhamento Estraté*ic* de *rodução: Estudo de Caso *m uma Empr*sa do Setor *e Nutrição Animal
</line>
<line>
27
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Vi*na, Ro*ha e Ch*rut*i (2020, p.108),
</line>
</par><par>
<line>
A c**petitiv*dad* entre organiz*ções
</line>
<line>
ganha dest*que em função *as cons*antes
</line>
</par><par>
<line>
mu**nças econ*micas, culturais e so*iais *o c*n*rio m*nd*al. À medida que as
</line>
</par><par>
<line>
t*cnolog**s e as *novaçõ** avançam, a
</line>
<line>
comun*ca*ão r*mp* barr*ira* e fr*nteiras,
</line>
</par><par>
<line>
c*ian*o um ambiente a*nda *ais competiti*o e*tre as empresas, *a tentati*a de
</line>
<line>
domínio d* á*ea de atuação e *ercado.
</line>
<line>
Tendo isso e* mente, * possível compr*ender que, conforme a* *ecnolo*ias
</line>
<line>
a**nçam, cabe à *rgan*zaç*o busc*r atualiza* sua* est*atégias e formas de a*u*ção, * fim **
</line>
<line>
mant*r s*a ef*ciência, de*taq*e e lid**ança n* mercado em q*e atua (*IANA; *O**A;
</line>
<line>
CHERUTTI, 2020).
</line>
<line>
A***a sob*e o ambien** competiti*o, é necessário ente*der qu* el* é *ormado *o*
</line>
<line>
*odas as em*resas que *presentam *otencial de criar valor para * consu*idor da or**nizaç*o
</line>
</par><par>
<line>
e* questão. Dessa mane*ra, é p*ssív*l dizer que é
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
ex*rema importância * estudo do
</line>
</par><par>
<line>
ambient* *ompetitivo de uma e*presa, pa*a que e*sa organi*ação possa esta*
</line>
<line>
sempre
</line>
</par><par>
<line>
prepara** para possívei* cont*a**eda*e*
</line>
<line>
e*
</line>
<line>
*ela*ão a** *oncorrentes do m*smo segmento
</line>
</par><par>
<line>
(CHURCHILL; **TER, 2010).
</line>
</par><par>
<line>
Para Ko*ler e Armstro*g (2015), o de*envolv*mento de est*atégias competitivas te*
</line>
<line>
início com a p**cepção e identificaçã* da concorrência, a fim de c*iar **ra a org*nização uma
</line>
<line>
vantage* competitiva que a desta*ue no mercado em *ue e*tá inse*ida.
</line>
<line>
Para Heizen * M**inho (2019), a m*lhor forma de reduzir *s incertezas presentes no
</line>
</par><par>
<line>
ambiente organizacio*a* é buscando o máx*mo de conheci**n*o
</line>
<line>
s*bre a* *ossibilidades de
</line>
</par><par>
<line>
fut*ro *entro
</line>
<line>
daquele mercado. Por *eio d* análises de *enário*
</line>
<line>
f*turos, a organização
</line>
</par><par>
<line>
poderá to*ar *ecisões mais *ss*r*ivas
</line>
<line>
com r*lação aos mét**os par*
</line>
<line>
*t*ngir
</line>
<line>
os objet*vos
</line>
</par><par>
<line>
anteriormente defin*d*s.
</line>
</par><par>
<line>
Se*undo P**eto, Carvalho e Fischmann (2009), d*ant* do com*lexo *enári*
</line>
</par><par>
<line>
*o*petitivo, o
</line>
<line>
alinhamento estratégico t*m *omo funçã*
</line>
<line>
garan*i* que o pro*e*so de
</line>
</par><par>
<line>
tran*formação da* estratég*as em açõe* seja
</line>
<line>
ordenado de mane*ra l****a, permit*ndo que
</line>
</par><par>
<line>
mudan*as e*tr*tégicas sejam incorp*radas ** processo produtivo.
</line>
<line>
As estra*égias, quando diretament* *linhad*s às mud**ç*s *ue ocorrem no *ercado
</line>
<line>
e* que as *m*re*a* estão in**ridas, possibil*ta* a criaçã* de um ambiente melhor de
</line>
<line>
comp*tiç*o no me*c*do. *iante disso, são g*r*das melhor*as, com a criaç** de estr*tégias
</line>
<line>
b** *ormuladas e a*i**ada* *om a *issão e visão do m*de*o de negócio *a empresa
</line>
<line>
(TEIX*IRA, 2010).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina P*, *. 22, n. 5, ar*. 2, *. 22-3*, ma*. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. F. Trindade, M. L. R. Schott, E. M. Ka*o-*ruz, G. Y. End*
</line>
<line>
28
</line>
</par><par>
<line>
É notóri* que a forma com* as empresas **alizam a defini*ão do produto ou s*rv*ço
</line>
<line>
qu* desenvolverão tem variado co* o *assar dos anos, assim como as formas de g*renci*r
</line>
<line>
esse process* p**dutivo (LAUGEN*; MA*TINS, 2**5).
</line>
<line>
*egundo La*geni e Ma*tins (2015), n* início ** his*ó*ia, os artesão* cri*va* os
</line>
<line>
produtos de acor** com as necessidad*s específicas de *ada um de seus *liente*, da*do a eles
</line>
</par><par>
<line>
o po*er de "*itar as regras", po*ém, *om Revolução Industrial, vei* a a
</line>
<line>
nece*sidade da
</line>
</par><par>
<line>
padronização
</line>
<line>
dos produtos e proces*os *ro*utivos,
</line>
<line>
ampliando o poder de definição
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
p*odutos par* os fabr**antes. Logo, cabe também ao s*to* de produção o g*r*ncia*en*o de
</line>
<line>
recur*os de cr*ação e entreg* d* produtos * *ervi*os.
</line>
</par><par>
<line>
A produç*o de bens de *o*sumo t*ve i*ício
</line>
<line>
na Revoluçã*
</line>
<line>
Industria* com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
possib*lid*de de criar meios que permitissem a produ*ão e * consumo em massa (LUSTOSA
</line>
<line>
et al., 2008). Nota-se qu* este tipo *e *tividad* e*tá prese*te na vida hum*na desde o i**cio
</line>
<line>
dos t*m*os, qu*ndo os homens *ré-histórico* transfo*mavam pedras em utensílios *ue
</line>
<line>
auxiliavam na s*a ex*st*ncia (LAUGENI; MARTIN*, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
O g*re*ci*me*to da área produtiva, assim, é
</line>
<line>
d* s*ma *mportân*ia para todas as
</line>
</par><par>
<line>
organi*açõ*s, ga*a*tindo que ela* po*sam cria* e entre**r seus pr*d*tos e serviç*s seguros, de
</line>
</par><par>
<line>
alta qual**ade, sustent*veis e lucrati*os, com *fic*ência eficácia (SLACK; BRAN*O*- e
</line>
<line>
JONE*; JOH*STON, 2023).
</line>
<line>
As es*rat*gias dentro d* setor **odu*i** *ão de*ini*a* como *m esforço sistêmi*o,
</line>
</par><par>
<line>
com i*tuito de alinhar o
</line>
<line>
os objetivos internos des*e set*r c*m
</line>
<line>
os interesses *ompeti*ivos
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*mpr*sa *m relação ao seu merc*do de a*uação. Desse modo, faz com que o setor pass*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
uma atuação
</line>
<line>
passiva para um
</line>
<line>
c*ntex** ativo em relação aos objetivos *ompetitivos
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
organização (LIRA; GOMES; CAVALCANTE, *015).
</line>
</par><par>
<line>
3 METODOLO*IA
</line>
</par><par>
<line>
Par* a re*liza**o d*ste **abalho f*i utiliza*o o método qualitativo e descritivo
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
método de
</line>
<line>
controle e o*ganização de
</line>
<line>
**dos q*e preserva os d*dos originais acrescenta e
</line>
</par><par>
<line>
vol um *
</line>
<line>
com re**mos e texto*
</line>
<line>
sobr* cada u* *os da*os que serão analis*dos -, ou seja,
</line>
</par><par>
<line>
en*loba a obtenção de dados descr***vos, por meio ** contato do pesquisador co*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*enôme*o em estu*o, c*m vista a compreendê-lo m*diante a perspectiva dos sujeito*
</line>
<line>
(GODOY, 199*; GIBB*, *LICK, 2009).
</line>
<line>
Quand* o assunto é pesquisas de caráter *ualitativ*, é possível compree*der que esse
</line>
</par><par>
<line>
tip* de **tudo tem como p*incipal preocupação *
</line>
<line>
análi*e e
</line>
<line>
o e*tendi*ento do mundo
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*s*na, v. 22, n. 5, art. 2, p. 22-37, ma*. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsanet.com.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Alinhament* Estrat*gico de Produção: Est*do ** Caso em um* Em*resa do Set*r de Nu*rição Animal
</line>
<line>
29
</line>
</par><par>
<line>
empírico, n* q*al * valor*za*o o contato d*reto do pesquisad** com * a*biente e a s*tua*ão
</line>
<line>
estudada (*ODOY, 1995).
</line>
<line>
Na referida *esq*isa foi reali*ado um *s*udo de caso (instrumen*al), p*oporcionando
</line>
<line>
uma visão holís*ica d* co*o ocorre * funcioname*to de determin*do* pro*essos dent*o d*
</line>
<line>
o*gani*ação, no caso o alinhamento es*ra*égi*o ent*e * organi*ação e o seto* de produç*o. Os
</line>
<line>
inve*t*gadores, as**m, focam na anál*se de um caso especí*ico e a orga*iza**o escolhida para
</line>
<line>
o estudo *erve de b**e para tal *n*es*igação (*T*KE, 1*95; YIN, 2015).
</line>
<line>
O est*do, assim, foi realizado em uma empresa d* set*r de nutrição animal,
</line>
<line>
es***ial*zada *m biotecnologi* e *m d*senvolvimento de produtos e soluções natura*s *om o
</line>
<line>
uso de microrganismos p*obióticos, l*cali*ada *o interior do estado de Sã* Paulo.
</line>
<line>
* méto*o de estu*o de ca*o foi propo*to, a **m de a*alisar * a*in*a*ento d*s
</line>
</par><par>
<line>
est*atég*as do setor produtivo a** objet*v*s estratégic*s corpor*tivos, e
</line>
<line>
o qua*to esse
</line>
</par><par>
<line>
ali*hamento,
</line>
<line>
na prática, impact* na real*dad* atual e n* futur* da *mpresa, as*im como
</line>
</par><par>
<line>
represe*ta um desafio de gestã* para * empres* em questão.
</line>
<line>
Para * coleta dos dados foram re*lizada* *ntre*ist*s com os responsá**is pelos
</line>
</par><par>
<line>
setores estudados e en*olvid*s *o
</line>
<line>
processo, a saber: os sup**visores do se*or de produção
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
setor financeiro/administ*ativo, e o co**ultor de estra*ég**s da empresa.
</line>
<line>
A bas* utilizada par* c*ia*ão ** ro*eiro *e en*rev*sta foi *apla* *orton (200*), e
</line>
<line>
*or*er (1979) e Ursul*no (*014). * partir disso, *oi possível criar as cate*orias e subc*tegor*as
</line>
</par><par>
<line>
do roteir*, a *im de po*sibilitar a obten*ã* das informações nec*s*árias p*ra
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desen*olviment* do pr**ent* es*udo *u**nte as entrevista* (Quadro 1).
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 1 - C*tegoria e sub*ategor*as do estud*
</line>
</par><par>
<line>
*ATEGORIAS
</line>
<line>
SUBCATEGORIAS
</line>
<line>
*ASE T*ÓRIC*
</line>
</par><par>
<line>
Produ*ão Co*correntes
</line>
<line>
Plano de *r*dução Alinha**nto com a de*an*a do mercado A*min*s*raç** da pro*ução Estratégias de produção Po*icionamento *e merc*d* V*ntagem competi*iva
</line>
<line>
**pl*n e Norton (2006), Porter (1979) e Ursu*ino (2014)
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: El*borado pelos au**res (20*3)
</line>
</par><par>
<line>
Para a anál*se *os dados, o estu*o fez *so
</line>
<line>
de An*lise de Conteúdo *ue, *egundo
</line>
</par><par>
<line>
Bardin (*977, p. **), con*iste em
</line>
</par><par>
</page><line>
U* conjunto *e téc**cas *e análise das co*unicações vis**do obter, po*
</line>
<line>
procedimentos sistemáticos * objet*vo* de de*crição do c*nte*do das mensa*ens,
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 22, n. 5, ar*. 2, p. 22-37, m*i. 2025 *ww*.*nifsanet.com.br/r*vi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. F. T*indade, M. L. R. Sch**t, E. M. Kato-Cruz, *. Y. Endo
</line>
<line>
30
</line>
</par><par>
<line>
indicadores (*uanti*ativos o* não) que perm*tam a infe*ência de c*nhecimento*
</line>
<line>
rela*iv*s às c*ndiçõe* de p**duç*o/*ec*pção (vari*vei* inferidas) de*tas mensagens.
</line>
<line>
Compreende-se que a anális* de co*teúdo acontece em três etapas *rin***ais, sendo
</line>
<line>
ela*: (1) pré-análise, (2) exploração do material e (3) tratamento dos dad*s e interpre*ação.
</line>
</par><par>
<line>
*sso o*o*re *pós a classifi*ação
</line>
<line>
dos da*os em c**egori*s
</line>
<line>
de ac*rdo c*m
</line>
<line>
o objetivo da
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa, a
</line>
<line>
f*m de f*cilitar * *nterpretação dos dad*s que *oram obtid*s a*teriormente
</line>
</par><par>
<line>
(BARDIN, 1*77).
</line>
<line>
Com base ne*se e*tend*mento foi, então, re*l*zada uma análise dos d*dos o*tidos a
</line>
<line>
part*r das transcr**ões e anotações das entrev**tas, *endo como i*tui*o realiz*r um
</line>
<line>
compar*tivo entre a pr*t*ca exec*ta*a na empresa e a *eor*a d* t*ma *m questão, c*m apoio
</line>
<line>
do *of*war* Atlas/*i.
</line>
<line>
P*r *im, a pesquisa se enquadra no Inciso VI*, da **sol*ç*o Nº 510 CEP/CONEP,
</line>
</par><par>
<line>
*or se trat*r
</line>
<line>
de pes*uisa que
</line>
<line>
visa "aprofundamento teórico de sit*ações que emergem
</line>
</par><par>
<line>
e*pontânea e contin*encialmen*e *a pr*t*ca profissiona*" *em i*en*ifi*ação do sujei*o
</line>
<line>
(CO*SELHO N**IONAL D* *A*DE, 2016).
</line>
<line>
4 ANÁLISE E DISCUSSÕES DOS RESULTADOS
</line>
</par><par>
<line>
A empre** utilizada *omo o*jeto de *studo, para a re*lização
</line>
<line>
d*st* tra**lho, foi
</line>
</par><par>
<line>
f*ndada em **90, com o objetivo de
</line>
<line>
oferecer *rodutos inovador*s para a indústria e p*ra o
</line>
</par><par>
<line>
*a*po, no seg*ento de nutrição animal. A empr**a *
</line>
<line>
espec*aliz**a em biote*nolo*ia e
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
desenvol***en*o de pro*ut*s e sol*ções naturais, *azen** uso de mi*rorganismos p*obi**ico*.
</line>
<line>
A *rga*ização esforça-se para atender de*de p*qu*no* produt**e* *u*ais até grandes
</line>
<line>
i*dústrias, tendo a*u***o *o *ercado *aciona* e internacional.
</line>
</par><par>
<line>
C o*
</line>
<line>
vista a alcan*ar * objetivo proposto e analisar o p*ocesso
</line>
<line>
de alinhamen*o
</line>
</par><par>
<line>
estratégico c*r*or*tivo e de prod*ção da empresa est*dada, é apres*ntado * quadro 2, o **al
</line>
<line>
descreve os *u*eito* da p*squisa.
</line>
<line>
Qua**o * - Entrevista*os para rea*iza*ã* do *studo
</line>
</par><par>
<line>
ENT**VISTAD*S
</line>
<line>
CARGOS */OU *UNÇÕES
</line>
</par><par>
<line>
Entre*istado 1
</line>
<line>
*upe*vis*r do seto* administrativo/ finance*ro
</line>
</par><par>
<line>
Entrevi*tado 2
</line>
<line>
Consul*or *e estra*égias
</line>
</par><par>
<line>
Entrevi*tado 3
</line>
<line>
*uperv*so* de *roduç*o
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: E**borado p*los autores (*023)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, *. 5, a*t. 2, p. 22-37, *ai. 202*
</line>
<line>
www4.U*ifs*net.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Alinham*nto *stra*é*ico *e **od*ção: E*t**o de *aso em uma **pr*sa do Setor de Nutriç*o *nimal
</line>
<line>
31
</line>
</par><par>
<line>
**seand*-se ini**almente na entrevis*a realizad* com os entr*vistados 1 e 2, é
</line>
</par><par>
<line>
p*ssí**l compreender que existem na organi*aç**
</line>
<line>
planos que estã* diret*mente li*ados,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
modo *ue para todo o desenvolvi**n*o do setor *rodutivo exi*te um contato d*reto c*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
parte administra*iva da e*p*esa, *rincipalmente para a co*pra *e ins*mos. Mesm* com e*sa
</line>
<line>
l*gaçã*, o setor produtiv* é independent*, no qu* diz respeito *s *tit*des, principa*me*te com
</line>
</par><par>
<line>
relação a
</line>
<line>
*uanti**d** que deverão ser adq*iridas. Todavia, to*a dec*são, s*ja produtiva ou
</line>
</par><par>
<line>
admini*trat*va, é pautada em uma prem*ssa de "qualidade" *e*inida pelo *íve* insti*uci*nal da
</line>
</par><par>
<line>
em*resa. Ness* quesito, todos os s*tores da empresa se enco*tram
</line>
<line>
*linhados na
</line>
<line>
busc* pela
</line>
</par><par>
<line>
manutenção des*e padrão que, *o* sua vez, *a reg*ão em que * empre*a está instal*da, a tor*a
</line>
<line>
referê*cia.
</line>
</par><par>
<line>
De forma compl*ment*r, os en*revistados 1 e 2 c*tam que a compr**nsão sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
merca*o e a formação das princ*pais *str*tégias que refletem no melhor funcionamento da
</line>
<line>
empresa ocorrem e* uma reu*ião deno*i*ada "Reunião de análises *rí*icas". Na *resent*
</line>
</par><par>
<line>
reuni*o, *odos os **sponsáveis p*r cada um d*s *etores d* empresa
</line>
<line>
parti*ipam, fim a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
realizar a **mp*ee*são geral dos c**ários da empre*a, as met*s os *eus obj*tivos futuros, e
</line>
<line>
baseando- *e na *eali*a*e atu*l *a e*presa. Tais reun*ões ocorrem com uma frequ**ci*
</line>
</par><par>
<line>
mínima se*estra*, ou c*nforme a neces*idade *entida *elo*
</line>
<line>
seto*es corporat*vo*
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
produt*vo*.
</line>
</par><par>
<line>
Para os t*ês entre*istad*s, ex*ste um esque*a be* defi*i*o sobre como é executado
</line>
<line>
o plano *e produção atual da em*res* e as estratégi*s produtivas. Esse plano é ú*ic*, porém
</line>
<line>
flexível, e pode *er alterado confor*e as estratégias f*r*uladas na reu*iã* de análises
</line>
<line>
c*ít*cas.
</line>
<line>
Dentro do *o*te*to d* p**no *e produ*ão, to*o o controle sobre ele é perten*en*e ao
</line>
<line>
respo*sá*el pelo setor produ***o, **e com*n*a todo o *es*nvolv*ment* dos planos
</line>
</par><par>
<line>
im**an*ad** pe*a
</line>
<line>
empresa, sem*re co* ba*e no
</line>
<line>
cr*tério principal, qua*idade dos *rodutos.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse *ópico, destaque se *az à nece*sid*de d* alinhamento entre os setores, de modo q*e a
</line>
</par><par>
<line>
qualidade não esteja apenas n*s pro*u*os acabados, *as
</line>
<line>
tamb*m
</line>
<line>
nas m*téri*s-primas
</line>
</par><par>
<line>
ut**izadas pela empresa. D*ntre as ações d* empresa,
</line>
<line>
*o que tange a esse al*nhamento, está
</line>
</par><par>
<line>
um programa de *ualific*ç*o *e forneced*res, *onfo*me as certif*cações qu* e*es possuem,
</line>
<line>
entre o*tros critéri*s, que v*riam de acordo c*m o ins*mo *u* se*á ad**i**do, dessa forma o*
</line>
<line>
possíveis forn*cedore* são apro*a**s e entram para a lista de f*rnecedores habilitado*. Com
</line>
</par><par>
<line>
es*a l*sta, é possível analisar
</line>
<line>
qual fornecedor apresenta as mel*o*es opções, *ons*der*ndo,
</line>
</par><par>
<line>
re*p*ct*vament*, qualidade e valor para a*uis*ção.
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Teresi*a PI, v. *2, n. 5, *rt. 2, *. 22-37, mai. 2025
</line>
<line>
w*w4.Unifsanet.com.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. F. Trindade, M. L. R. Schott, *. M. Kato-Cruz, G. *. Endo
</line>
<line>
32
</line>
</par><par>
<line>
A *m**esa em *stud* possui uma varieda*e de p**dutos, ma* * *rodução de g*and*
</line>
<line>
parte deles *ossui a mesma matér*a-prima. Para não haver per*a ou acúmulo de prod*t*s
</line>
<line>
acabados, a produção é ex*cutada conform* a dem*nda.
</line>
<line>
*nalisa*do a resposta do* três entrevistados, é poss**e* p*r*eber um cons*nso
</line>
<line>
q***do pe*guntado* sobre a *mpres*. Segu*do in*o*maç*es p*ssadas por eles, a empresa não
</line>
<line>
possu* *m número elevado de conco**entes, facilitando a manutenção de sua vantagem
</line>
<line>
competiti*a.
</line>
<line>
*om o *ntuito de manter sua atual pos*ção de desta*ue, em *odas a* re**iões de
</line>
<line>
*nálises *rít*cas, *s análises *e m*rcado e de conc**rência de fazem *resentes, a fim de que a
</line>
<line>
empresa en*enda semp*e sobre como está funci*nand* e * **nâmica do mercado n* ramo do
</line>
</par><par>
<line>
q*al faz pa*te. A parti*
</line>
<line>
da *nálise d* cená*ios, assim, procu*am entender suas forças,
</line>
</par><par>
<line>
*raque*as, bem
</line>
<line>
c*mo
</line>
<line>
*s o*ortun*dade* e amea*as presentes.
</line>
<line>
Par* tanto, a emp*e*a faz uso
</line>
</par><par>
<line>
frequente ** Análise SWOT, de forma detalhada, como **io p*ra elabora*ão ** estratégias.
</line>
</par><par>
<line>
*al prát**a se alinha às ideias
</line>
<line>
de Gal*ã* * Melo (2008), *em como Pa*iwal (2006),
</line>
<line>
q*a*do
</line>
</par><par>
<line>
destacam a importância da Análise d* SWOT como meio para a comp*eens*o da real***de
</line>
</par><par>
<line>
at*al da empresa relacionada ao
</line>
<line>
*mbien*e externo da organização, de modo que *sta possa
</line>
</par><par>
<line>
aproveitar *s
</line>
<line>
pont os ** s i t i vos ,
</line>
<line>
melhorar os *egativos, b*sc*ndo lidar com as ameaças do
</line>
</par><par>
<line>
mercado e ap*o**itar as o*ortuni*a**s. Pi*entel, Carr*eri e *ilva (2009) complementam tal
</line>
</par><par>
<line>
a*gumento, *ra**nd*
</line>
<line>
desta*ue para importância da compr*ensão da va**ag*m compet*tiva a
</line>
</par><par>
<line>
da organ*zação *om *eio para a*r*morament* d* s*as fraquez*s.
</line>
</par><par>
<line>
Nota-se que o primordi**
</line>
<line>
par* empresa estudada é a qua*id*de dos prod**o*. O a
</line>
</par><par>
<line>
e**r*vist*do 2 *eixa c*a*o que, quando eles mantê* esse padrã*, par*e *a preocup*ção c*m o
</line>
</par><par>
<line>
seu conco*rente dim*nui, pois
</line>
<line>
os
</line>
<line>
c*ie*tes se fidelizam por ter a ga*antia qu* *omprando
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
em*r*sa analisada não haver*
</line>
<line>
nenhum o* *uase nenhum pro*lema com o uso dos produtos
</line>
</par><par>
<line>
adquiri*os e, dessa *orma,
</line>
<line>
q**m, na verd*de, prec*sa te* m**or preocupação c*m ino*açã*
</line>
</par><par>
<line>
par* se sobressa*r *ã* as outras empresas *ue est** n* mesmo segmento de mercado.
</line>
</par><par>
<line>
Ainda no contexto de posi*ionamento *e me*cado, entrevist*d* 3, po* *ua *e*, o
</line>
<line>
afir*a que, além de focar na quali*ade dos produtos e ter isso como *eu pri*cipal dif*r**c*al,
</line>
</par><par>
<line>
* e*p*esa
</line>
<line>
também está sempre i**est*ndo em *esquisa* que agregu*m melho*ias e o*tros
</line>
</par><par>
</page><line>
tipos de d*ferenciais aos seus prod*tos. Dess* forma, *esmo que seus conc*rrentes cons*gam
</line>
<line>
im*l*ntar a*gum* **tratégia boa o *uficiente p*ra alcança* a posição da empresa *nalisad*, a
</line>
<line>
empres* possui uma "carta n* manga", de aplicar outros *ife*enciais que j* são e*tudados p*ra
</line>
<line>
*e m*nt*r sempre em posição de desta*ue.
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, *. 22, n. 5, art. *, p. 22-37, mai. 20*5 www4.Unifs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Alin*amento Estraté*ico d* Produção: E*tudo de Caso e* uma Em*resa *o Setor de N**rição *nimal
</line>
<line>
33
</line>
</par><par>
<line>
Em *onsonân*ia **m a visã* de Rizzo* et al. (2017), *m que os autores **irmam que
</line>
<line>
o alinhame**o entre os setores corporativo e *rodu*ivo é es*encial p*ra o des*nv**vimen*o da
</line>
</par><par>
<line>
empresa, s*n*o f*nd**ental que o setor resp*ns*vel pela
</line>
<line>
*onfecçã* dos
</line>
<line>
produ*os, também
</line>
</par><par>
<line>
*onhecido como setor de produção, particip* das elab**ações das estraté*ia* como garan*ia de
</line>
</par><par>
<line>
ali*hament*, poss*vel notar, na fal* dos *
</line>
<line>
*ntre*ist*do*, que t**os os setores da empre**
</line>
</par><par>
<line>
participam da reunião *ue tem com* foco * *esen*olvime**o de *stratégias, a fim de alinha*
</line>
<line>
*s planos individ*ais * cor*ora*ivos.
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, nota-se que a empresa
</line>
<line>
est*dada
</line>
<line>
se
</line>
<line>
pau** no alinhame*to
</line>
<line>
ent** os *et***s
</line>
</par><par>
<line>
para dese*vol*er seus planos estr*t*gicos, de modo que tal **inh*ment* *ontri*ui para *u* a
</line>
<line>
organização faça a manute**ão d* sua vantagem competitiva no merca**. A p*in*ipal p*átic*
</line>
</par><par>
<line>
d* al**hamento d* em*res*, em
</line>
<line>
âmb*to *eral, é por *e*o da "re*nião *e análises crí**cas",
</line>
</par><par>
<line>
reali*ada period*camente pe*o nível insti*uciona* em conjunto co* as *rin*ipais lideranças.
</line>
</par><par>
<line>
No qu*
</line>
<line>
di z
</line>
<line>
respeit* *o setor de prod***o, o alinhamento se f*z presen*e
</line>
</par><par>
<line>
principalme**e
</line>
<line>
relacio*a*o * g*rantia *e *ualida*e
</line>
<line>
*o prod*to. Um*
</line>
<line>
observação cabe
</line>
<line>
n*ste
</line>
</par><par>
<line>
**nto co* relação à com*reensão
</line>
<line>
de outros aspectos qu* envolvem a execução do
</line>
</par><par>
<line>
a*in*amento estratégico
</line>
<line>
*m
</line>
<line>
uma org**izaç**,
</line>
<line>
como
</line>
<line>
pessoas, *rocessos, *eco*pensas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
sistemas de i*for*ação (**S*NHARDT, 1*99; F*OYD; W*OLDRIDGE, 1992).
</line>
<line>
*m relação ao futuro, nota-se a p*eoc*paçã* da empr*sa com o alinham*nto ao cit*r
</line>
<line>
o ter*o "carta na m*nga" ao se re**ri* a *ossí*eis ações *u* pos*am se* necessá*i*s dian*e de
</line>
<line>
*lguma movimentação da *oncorrê*cia. Tal atividade s* alinha à v*s*o de Heizen e Mari**o
</line>
<line>
(20*9) qu*ndo destac*m a i*portâ*cia de se buscar c*nhecimento sobre cenários com* forma
</line>
<line>
de redução d* incertezas.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕS FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Este trabalho *usco* compre*nder,
</line>
<line>
por meio *e u* estudo de
</line>
<line>
caso, como *corre
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
alinhamento estratég**o
</line>
<line>
ent*e a empresa e o se*or produtivo e* u*a empre*a do ramo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
nutriç*o
</line>
<line>
an*mal, com o intuito d* compre*nder o posicionamento de mercado d* empresa
</line>
</par><par>
<line>
anal***da, como el* rea*iza o alinha*ento e possíveis mel*o**as.
</line>
</par><par>
<line>
As en*revis**s aponta* que exist* um pe**ame*to em comu* so**e a realidade
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
empre*a a ex*stência do alinhamen*o, especi*lmente *o qu* diz respeito à manut**çã* de e
</line>
<line>
qualidade do produto. De forma geral, a prática da "reunião de an*lises crítica*" consiste no
</line>
<line>
principal *eio de alin*amento estraté*ico, *on*iderando a e*presa como um todo e os setores
</line>
<line>
individualment*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 5, art. 2, p. 22-3*, *ai. 2025 www4.Un**san**.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. F. Trindade, M. L. *. Sc*ott, E. *. *at*-Cruz, G. Y. End*
</line>
<line>
34
</line>
</par><par>
<line>
A part** dess* ali*h*m*nto, * or*aniza*ão *e*liza a *anutenção de sua vantagem
</line>
</par><par>
<line>
compet*tiva, estand* a análi*e
</line>
<line>
de SWOT e de *enários e*tre as principais ferrament*s
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
gestão em uso. D*ssa *orm*, a *do**o do alin*am*nto estra*égico, a*ém de con*ribuir para a
</line>
</par><par>
<line>
*estão da *antagem *o*petitiva, pro*orciona unidad*
</line>
<line>
de dir**ão, de manei*a que to*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
empresa trabalhe em pro* d*s *esmos o*jetivos.
</line>
</par><par>
<line>
E*te trabalho aprese**ou *lguma* li*i*ações no seu dese*vo*vimen**. As en*re*istas
</line>
<line>
s* foram possí*eis **m funcionários pr*sentes no nív*l est*até**co da empres*, direcio*a*do
</line>
</par><par>
<line>
* visão de *li*h*mento n* percepç*o dos ge*tor*s. Outra *imitação
</line>
<line>
f oi a
</line>
<line>
quantidade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
entr*vis*ados, restr*ngin*o-s* à*ueles p*r*it*dos p*la org*nização.
</line>
</par><par>
<line>
Compreendendo as limitações apresentadas, as poss*v*is sug*stões de *rabalhos
</line>
</par><par>
<line>
fu*uros são: *bordar funcionários de todos **
</line>
<line>
níveis *a empre*a, relacion***s *o setor
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
produção, c*m vist* a compreender * fundo o al*nhamento no que tange * execução *m *i das
</line>
<line>
atividades operaci*nais do set*r; amp*iar o estudo para a anális* de al*nha*en*o da estratégia
</line>
</par><par>
<line>
corporativa com outros se*ores tát**os, *uscando
</line>
<line>
analisa* se o al*nhamento o*orre t*m*ém
</line>
</par><par>
<line>
nestes departam*ntos.
</line>
</par><par>
<line>
*EFERÊNC*AS
</line>
<line>
AA*ER, D. *. Administraçã* *str*té*ica *e Merc*do. Po*to *leg*e: Boo*man, 2007.
</line>
</par><par>
<line>
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</line>
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*s**atég*co com a ut*l*z**ão de p*anil**s Ex*el. 3. *d. São Paulo: Atlas, *010.
</line>
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BARDI*, L. Análi*e *e conte*do. L*sboa: Edi*õ*s 70, 1977.
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**o Pa**o, 2007.
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35
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Dispo*íve* *m: < *ttps://conse*ho.s*ude.gov.br/res**ucoe*/2*16/Reso510.pdf>. Ac**s*
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e*:
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03 ma*. 2023.
</line>
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atravé* de
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*ma indústria m*vele*ra gaúcha. Revista de
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*xtenção e Inic*ação Cientí*ica da U*ISOCIES, v. 10, n. 1, 27 *ez. 2022.
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e*tu*o de ca*o sobre o alinham*n*o
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estratégico.
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201*. Disse*tação (Mestrado em Admin*str*ção) - Facul*ade de *conomi*,
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*-b*ok.
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I**N
</line>
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978853*321*32.
</line>
<line>
Dispo*ível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
https://integ*ada.minhabib*io*eca.**m.br/#/*o*k*/9***536321332/.
</line>
</par><par>
<line>
GO**Y, A. S. In*r*dução à
</line>
<line>
pesqui*a quali*ativ*
</line>
<line>
e suas poss*b*li**d*s, In Revis*a de
</line>
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<line>
Admin*s*r*ção d* Empr*sa*, v.35, n.2, *ar./Abr. 1*95, p. 5*-*3.
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<line>
HE*ZEN, D. A. M.; MARINHO, S.
</line>
<line>
V. **i*ha**nto
</line>
<line>
entre fo*mu*açã* *
</line>
<line>
im**ementação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
es*ratégia em In*t*tu*ções *e E*sin* Superior
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no Bra*il.Or*aniza*õ*s *m c*ntexto, São
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B*rnardo do Campo, v. 15, n. 29, p. 279-3*2, ja*./jun. 2019.
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Como R*ferenc*ar este Artigo, conforme ABNT:
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TRIND*DE, I. F; S*HOTT, M. L. R; KATO-CRUZ, E. M; END*, G. *. Ali*hamento Estrat*gico
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<line>
de Produção: E*tudo de Ca*o em uma **presa do Set*r de N*tr*ção Animal. Rev. F*A, Teresina, v.
</line>
<line>
22, n. 5, ar*. 2, *. 22-37, m*i. 2025.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos *utores
</line>
<line>
I. F. Tr*ndade
</line>
<line>
M. L. R. Schott
</line>
<line>
*. M. *a*o-Cruz
</line>
<line>
G. Y. **do
</line>
</par><par>
<line>
1) concepç*o e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) *nálise e inte*pre*ação do* dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elabora*ão d* ras*u*ho ou na *ev*são críti*a do conteúdo.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) participaç*o n* aprovaç*o *a v*rsão final *o manuscri*o.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. *, art. 2, p. *2-37, *ai. 20*5
</line>
<line>
www4.Unifsanet.com.br/**v*sta
</line>
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