<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 5, art. 2, p. 22-37, *a*. 20*5 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*5.22.5.2 </line>
</par>
<par>
<line> A*inhamento Estratégico de Produ*ã*: Estudo de *as* em uma **presa do Setor ** Nutrição </line>
<line> An*mal </line>
<line> Strateg*c Pro*u*tion Alig*ment: Case Stu** in an *nimal Nut*iti*n Comp*n* </line>
</par>
<par>
<line> Isabel*a Fachiano Trindade </line>
<line> *ac*arela em Admini***ação pela *usiness School *NOESTE </line>
<line> E-m*il: isabella*202@gmail.com </line>
<line> Mar*el* Lara Rodrigues *chott </line>
<line> Bac*ar*la em Adm**istraç*o p*la Business *c**ol UNOES*E </line>
<line> E-mail: maah_scho*t@*otmail.co* </line>
<line> Érika Mayum* Kato-Cruz </line>
<line> Doutora *m Ad*inistração p*la E*co*a de A*ministra*ão *e *mpresas d* São *aulo (EAESP) </line>
<line> Pro*essora da Business School UNOE*TE </line>
<line> E-mail: erikak*t*@u*o*st*.br </line>
<line> Gu*tav* *uho Endo </line>
<line> Doutora*d* em En*enharia de *rodução **l* Universidade Tecnológ*ca Fed*r*l do Paran* </line>
<line> *r*fes*or da Bus*ness Schoo* *NOESTE </line>
<line> E-*ail: gus*avo_endo@y*hoo.c*m.br </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: Isabe*la Fac*iano Trin**de </line>
</par>
<par>
<line> Busine*s School UNOES*E - Ro*o*ia Raposo Tavares, </line>
<line> Ed*t*r-Chefe: </line>
<line> *r. </line>
<line> Tonny </line>
<line> **rley </line>
<line> d* </line>
<line> Alencar </line>
</par>
<par>
<line> km 572 - Bairro *imoei**, CEP: 19.067-175, Presidente </line>
<line> *odrigue* </line>
</par>
<par>
<line> Prudente/SP, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: Mar*e*a Lara Rod*igues Sch*tt </line>
<line> A*t*go r*cebido em 06/0*/2025. Última </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Bu*iness Sch*ol U*O*STE - Ro*ovia Raposo Tavares, </line>
<line> *ecebida em *7/0*/*025. Apr*vado e* 28/03/2*2*. </line>
</par>
<par>
<line> km 57* - Bairro Limoeiro, C*P: 19.*67-175, Presiden*e </line>
</par>
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<column>
<row> Prudente/SP, Bra*i*. </row>
<row> *nd*reço: Érik* Mayumi Kato-*ruz </row>
<row> *usiness Sch*ol UNOESTE - *odovia Raposo Tavares, </row>
<row> km 572 - *ai*ro *imoeiro, CEP: 19.067-175, Presid*nte </row>
<row> Pr*den*e/SP, Brasil. </row>
<row> Endereço: Gusta*o Yuho Endo </row>
<row> *usi*ess Schoo* UNOESTE - Rodovia Raposo Tavar*s, </row>
<row> km 572 - Ba**ro Limoeiro, CEP: 19.067-175, Pres*d**te </row>
<row> *rudente/**, Bra*il. </row>
</column>
<column>
<row> *v**iado pelo *istem* Triple R*view: Desk Re*i*w a) </row>
<row> pelo *ditor-Chefe; e b) Double Bli*d *e*iew </row>
<row> (avaliaç*o cega por dois a*a**a*o**s da área). </row>
<row> Revi*ão: Gramatical, Nor*at*va e d* Formata*ão </row>
</column>
</par>
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<line> Alinha*ento Es*ratégico de Produção: Estudo de Caso em **a Empresa do Set*r de Nutrição Animal </line>
<line> 23 </line>
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<line> RE*U*O </line>
</par>
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<line> Ao long* da histór*a * n*tória a </line>
<line> evolução das estratég*as nas em*r*sas. Esta evolução se </line>
<line> *á </line>
</par>
<par>
<line> pelo c*n*tante crescimento das </line>
<line> or*ani*ações, exig*nd* dos gestor*s uma melho* habili*a*e </line>
</par>
<par>
<line> p**a a e*e*u**o de açõ*s es*r**égi*as, a *i* de at*ngir *s objetivo* d**inidos. *inda </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> contex** d* estratégi*, quando focada no setor de *rodução, é umas das que demonstram </line>
<line> m*ior impacto no sucesso comp*titivo das empresas. No intuito de *prese*tar resultados </line>
<line> satis*atórios, d* ter *etas e *b*etiv*s organizados e eviden**ado* de forma tr*nsparente, é d* </line>
</par>
<par>
<line> suma importância que as empresas real**em o alinhamento e*tratégico juntamen*e com </line>
<line> a </line>
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<par>
<line> *riação de um plane*amento estratégico. As organi*ações q*e nã* têm como hábito realiz*r o </line>
</par>
<par>
<line> alin*amento ent*e as estrat*gias *orpo*ativa*, sistemas </line>
<line> de informaçõ*s e estratégias </line>
</par>
<par>
<line> ope*ac*onais terão m*iores chances de não *esperdiçar *eus recursos d* forma desnece*sária, </line>
</par>
<par>
<line> principalme**e aqueles </line>
<line> que *ão considera*os escassos. Pensando *i*so, o </line>
<line> re*e*ido trabalho </line>
</par>
<par>
<line> buscou c*mpreende*, por meio </line>
<line> de </line>
<line> um estu*o de *a**, a importância e * proce*so de </line>
</par>
<par>
<line> alin*amento *stratégico entre orga*iz*ç*o e s*tor </line>
<line> produ*ivo em uma empres* do *amo d* </line>
</par>
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<line> nutrição an*ma* loca*izada no *es*e Paulista. Os re**ltados a**ntam que exist* u* </line>
</par>
<par>
<line> pensament* em </line>
<line> c*mu* *obre a realidade *a *mpresa e a existência do a*inhamento, </line>
</par>
<par>
<line> e*pecialmente *o que diz *espeito à m*nu*enç*o de qu*lidade do pro*uto. </line>
<line> Pa*avras-chave: Alinha*ento *st*até*ico. Produçã*. Estrat*gia. R*g*ão Oeste Pau*i*ta. </line>
<line> *B*TRAC* </line>
</par>
<par>
<line> Througho*t </line>
<line> history, *he evol*tion of </line>
<line> co*porate strategies has *een eviden*. This evo*ution is </line>
</par>
<par>
<line> due to the cons**nt growth of </line>
<line> *rganiza*ions, requiring managers to have bet*er skills t* </line>
</par>
<par>
<line> execu** st*ategic action* to achi*** defin*d object*ves. Still, in the co*text *f *trateg*, w*en </line>
<line> *ocu*ed on *h* production sector, it demonstra*es the most sig**ficant impact on *he </line>
</par>
<par>
<line> competit*ve s*ccess </line>
<line> ** c*mpanies. To *resent sa*isfactory resu*ts *nd </line>
<line> have goals and </line>
</par>
<par>
<line> objectiv*s </line>
<line> or*anized *nd demonstr*ted transp**ently, i* is </line>
<line> of </line>
<line> utm*st imp*rtance that </line>
</par>
<par>
<line> companies carry ou* strat**ic alignmen* toget*e* **t* t*e cre*t*on of a *trategic pl*n. </line>
<line> Or*an**ations tha* do not have the habit of alignin* co*po*ate strategies, information *ystems </line>
</par>
<par>
<line> and o*erational strategie* w*ll *ave * greater </line>
<line> ch*nc* of n*t **sting their re*o*rces </line>
</par>
<par>
<line> unnecessarily, *specially those con*id*r*d scarc*. Wit* this in mi**, th*s *ork sought *o </line>
</par>
<par>
<line> *nderstand, throug* a ca** ***dy, the i*portance and process o* strategic alignment between </line>
</par>
<par>
<line> the orga**zation </line>
<line> and **e *roduct*on secto* in * com*a** in the </line>
<line> *n*mal nut**tion secto* in </line>
</par>
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<line> Western São Paulo. T*e results i**ic*t* tha* there is a standar* view abou* the r*ality of the </line>
<line> **mpany and th* existence o* alignment, *spe*ia*l* ab*ut maintaining **o*uct quality. </line>
<line> Ke*w**ds: Stra*egic *lig*ment. Pr*duct**n. *trategy. We**ern Re**on of São Paulo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresi*a P*, v. 22, n. 5, art. *, p. 22-37, mai. 2025 </line>
<line> w*w4.Unifsan*t.com.br/revi*t* </line>
</par>
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<line> I. F. *rin*ade, M. L. R. S*hott, *. M. Kato-Cruz, G. Y. **d* </line>
<line> *4 </line>
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<line> 1 INTR*DUÇÃO </line>
</par>
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<line> A palavra "es*ratég*a" é d* origem gre*a e no i*í*io **a uti*izada em âmbito milit*r </line>
</par>
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<line> pe*os </line>
<line> generais, no *n*uit* da cr**ção de plan*s de ma**bra, v**ando a qu* s*u e*é*cito </line>
</par>
<par>
<line> alcançasse o êx*to de derrotar o i**m*go. At*al*ent*, </line>
<line> no *ontexto org*ni*ac*onal, e*ist** </line>
</par>
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<line> *ois prin*ipais tipo* de e*tratégias, sendo elas: estratégia competitiva, *ue é a *orma como a </line>
</par>
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<line> organização plan*ja se posicionar no me*cado, considerando os *eus conc*rrentes; e </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> estrat*gi* *orpora*i*a que é * modo co*o são exp*ic*d*s *s açõ*s estrat*gic*s *as em*resas </line>
<line> (ALMEIDA, 20*0). </line>
<line> Ao longo da hi*tóri*, * notó**a * evo**ção das *s*ratégi*s nas empresas. Es*a </line>
<line> e*olu*ão *e dá p*lo *onstante crescimento das organ*zaç**s, *xigindo dos ges*o*es uma </line>
<line> mel**r habilidade par* a execução d* ações estratég**as, a fim *e a*i*gir o* objeti*os </line>
<line> *e*inidos (*UWER; REIS, 2018). </line>
<line> Qua*do foca** no seto* *e pro*ução, nota-s* q*e a estra*égia demon*tra signi*ic*tivo </line>
</par>
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<line> impa*to no suc*sso c*m*e*itivo da* empresas, d*do qu* o gerenciamento estratégico </line>
<line> *os </line>
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<line> recursos *ri* com*etê*cias estr*tégic*s em s*as operações (KAPLAN; NORTON, 2006). </line>
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<line> Se*u*do Porter (197*), o alinhamento es*ratég**o rep*esenta dois eix*s, so*re o </line>
</par>
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<line> tó**co "vantagem compe*iti*a". No pri**iro eixo, a ên*ase no pode* </line>
<line> de mercado, faz*n*o </line>
</par>
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<line> com que o al*nha*e**o seja um* condição particu*ar no proce*so de *ju*te d*s estratégia* às </line>
</par>
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<line> a**aça* e oportunidade* na área *e atu*ção da </line>
<line> *r**nização; o segundo eixo, por sua vez, </line>
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<line> recai sob*e os fator*s intern*s da e*presa, com * u*o de *ma visão b*seada e* se*s rec**sos </line>
<line> (*ARNEY, 1991; C*LLIS; *ON**OMERY, *9*5; WERNERF*LT, *984). </line>
<line> Segundo Santa et al. (2020), as organizações q** n*o têm como *á*ito r*alizar o </line>
<line> alinhamen*o entre as est*atég*a* cor**r*tivas, sistemas ** in*ormações * *s*ra*é*ias </line>
<line> oper*cio*a*s te*ão ma*ores cha*ces de *esperdiçar seus recu*sos de forma de*necessá*ia, </line>
<line> principal*ente aque*es que sã* consid**ados escassos. </line>
</par>
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<line> O *rin*ipal propó*ito do alinhamen*o em </line>
<line> uma orga*izaçã* </line>
<line> * assegurar que </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> estratégias sejam compartilhadas e a**njam *odo* os n*veis existentes na empresa, g*ranti*do a </line>
<line> sinergia entre as equipes, unida*es, p*oc*sso* e pa*cerias e*ternas (KAPLAN; NO**ON, </line>
<line> 20**). </line>
<line> *o intui*o de apresent** re*ultados sat*sfatórios, d* ter metas e obje*ivos organizad*s </line>
</par>
<par>
<line> e evidenc*ados *e forma </line>
<line> transp*rente, é de *uma *mportância *ue as empre*as realizem </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> al*nhament* jun*amente com a criação *e um pla*ej**en*o estra*ég*co (MEIRA et al., *021). </line>
<line> *essa forma, o planej**ento se mostra muito *ai* vantajoso para as organ*zaçõe*, pois com </line>
<line> *ev. *SA, Teresina, v. 2*, n. 5, *rt. 2, p. 22-37, mai. 2025 www4.Unifsane*.com.br/*evi*t* </line>
</par>
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<par>
<line> Alin**mento *s*ra*égico de Pro**ção: Estudo de Caso em u*a E*presa do Setor de Nutr*ç*o Animal </line>
<line> 25 </line>
</par>
<par>
<line> a sua impla**a*ã*, a empresa **de ter *uitos benefíc*os, *rincipa*mente na ár*a fin*nceira e </line>
<line> competitiva (ECKERT; ANZILIERO; PAULA, 2022). </line>
</par>
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<line> Quan*o c*nsid*rado o *e*ário atu*l d* mercado, a união do *linham**to com </line>
<line> o </line>
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<line> planejam*n*o estr*tégico conta </line>
<line> *omo uma que*tão vi*al de sob*evivência das emp*esa* </line>
</par>
<par>
<line> (E*KE*T; ANZILIERO; *A*LA, 2022). </line>
</par>
<par>
<line> A *rodução de bens de con*umo teve seu início na Re*ol*ção *nd*strial, </line>
<line> poi* foi </line>
</par>
<par>
<line> nesse *omen*o que se abriu a possib*lid*de de criar meios qu* pe*mitissem * </line>
<line> pr*dução e </line>
<line> o </line>
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<line> consumo em massa (L*STOSA *t al., 2008). </line>
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<line> No contexto de estratégia* </line>
<line> na área de prod*ç*o, a *rincipal questã* </line>
<line> pa*a a sua </line>
</par>
<par>
<line> def*ni*ão é encontrar *ma va**a**m competitiva da empresa em *elação aos </line>
<line> seus </line>
</par>
<par>
<line> *oncorrentes e, a partir disso, ap*ov*itar os p*ntos fortes e melhorar os seus po*tos fra*os, </line>
<line> c*nsider**do s*mpre o ce*á*io em qu* a o*gan*zação está *nserid* (P*ME*TEL; *ARRIERI; </line>
<line> SILVA, 20*9). </line>
</par>
<par>
<line> Conforme o pen*amento de Wheel Wright (198*), n*ta-s* que a es*rat*gia </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> produçã* deve ser * s*porte para a estratégia competi*iv* d*ntr* da organização *ogo que está </line>
<line> e* um *í*el *ier*rqu**o "i*ferior". </line>
<line> No *ue s* refere ao alinhame*to entre as estratégias **rporativ* e de produção, n*ta- </line>
<line> s* * *uanto é i*po*tante para o desenv*lvimen*o da empres* que *s se*or*s respo*sáve*s pela </line>
</par>
<par>
<line> confecção d*s </line>
<line> produtos particip*m do pla*ejame*to de </line>
<line> elaboração de es*ratégias, a fim de </line>
</par>
<par>
<line> alinhar ess*s estraté*ias, garantindo qu* a organizaçã* con*iga *ant*r o seu dife**ncial </line>
<line> (RIZZON e* al.,2017). </line>
<line> A presente pesqu*sa teve com* *bje*ivo comp*eender com* oc*rre o al*nhamen*o </line>
</par>
<par>
<line> estratégico corpo*ativo e da área d* produ*ã* </line>
<line> *m u*a </line>
<line> em*resa **calizada no inte*ior ** </line>
</par>
<par>
<line> estado de São Paulo, com foco em sua imp*rtância e desafios. </line>
</par>
<par>
<line> *esta </line>
<line> primei*a seção, foi *presentada a *n*rodução s*bre o **ma do e*t*do e </line>
<line> se*s </line>
</par>
<par>
<line> principais objetivos. *a *e****cia, n* tópico fundamenta*ão teór*ca, *erá apresentada a t*oria </line>
</par>
<par>
<line> *n*lisada para </line>
<line> o desenvolvi*en*o do estu*o, j* *a pr*xima seção os procedime*tos </line>
</par>
<par>
<line> m*t*dológicos. Na seção se*uinte, *náli*e e </line>
<line> discussã* d*s r**ulta*os e, *or fim, na última </line>
</par>
<par>
<line> seção, as consideraçõe* fina*s. </line>
</par>
<par>
<line> 2 FUNDAMENT*ÇÃO TE*RICA </line>
</par>
<par>
<line> O alinham**to *stratégico é u* processo que ta*bém é visto como um resultad*, </line>
</par>
<par>
<line> quan** utilizado como forma de ajus*a* a </line>
<line> di*âmica *os ambientes da </line>
<line> empresa (*ILES; </line>
</par>
<par>
<line> SNOW, *984). O nível de alinh**ento entre *s estratégias organizacionais e os o*jetivos </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 22, n. 5, art. 2, p. 22-37, mai. 202* www4.Unifsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. F. Trindade, M. L. *. S*h***, E. M. K*to-C*uz, G. Y. End* </line>
<line> 26 </line>
</par>
<par>
<line> globais da empresa são fatores primordiais pa*a o *lcance da eficácia no s*u </line>
<line> p*ocesso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> implementação. Des** modo, é p****v*l comp*e*nde* que quanto ma** alinhado* e bem </line>
<line> de*inidos *st*verem os objet*vos e as estratégias, mai*r será * ch*nce de sucesso no *mbito de </line>
<line> *a*tagem *ompetitiva. (BAR*OS, 2007; FORONI, 2014; BARNEY; HERSTERLY, *011). </line>
<line> S*gund* Miles * Sno* (1984), as orga*izações *ev*m desenvolver um ali*hamento </line>
</par>
<par>
<line> que seja consist*nte </line>
<line> **m as </line>
<line> estraté*ias * </line>
<line> o mod*lo *e </line>
<line> *e*óci* d* empresa, bem c*mo </line>
</par>
<par>
<line> entender a **portâ*cia ** considerar *s escolha* que </line>
<line> tenham enfo*ue na te*nolog*a e </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> capacidade organizac*o**l da insti*uição. </line>
</par>
<par>
<line> *penas co* um al*n*amento e gerenciamento coer*nt** * sincrônicos das est*atégias </line>
<line> operaciona*s, *orporat*vas e os *eus si*t**as *e inform*ção é qu* será possíve* ter u** *aior </line>
</par>
<par>
<line> ca*acidade de geração *e inovaç*es dinâmicas, re*ultan*o ** vantagem compet*tiva </line>
<line> p*r* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> organização (N*IROTI e* al., 2006; SM*UREANU; DIAB, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> A*nda, dentro da </line>
<line> conceituação *o que é o alinhamento estrat*gico e sua serve*tia </line>
</par>
<par>
<line> den*ro das e*pre*as, alguns auto*es co*p*eendem q*e o </line>
<line> alinhamento é um re*u*sito qu* se </line>
</par>
<par>
<line> fa* pr*sente tanto nos p*ocessos </line>
<line> de formula*ão, qua*to no mom*nt* </line>
<line> de aplicação das </line>
</par>
<par>
<line> estra*égias (HR*BINI*K; *OYCE, </line>
<line> 200*; VENKA*RAM*N; CAMILLUS, 1984). No </line>
</par>
<par>
<line> mome*t* de *ormulaçã*, o ali*hamen*o se refere à criação de </line>
<line> es*ra*égias, consi*e*ando </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ambien*e </line>
<line> c*mpe*itivo em que a organ*zação está inseri*a, enquanto na i*plementação, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> al*nhamento faz p*r*e da integração *ntre vários </line>
<line> *lem*ntos, tais c*mo es**utura, pessoas, </line>
</par>
<par>
<line> métricas, r*compensas * siste**s de i*formação (EISE*HARDT, 1999; FLO*D; </line>
<line> WOOLDRIDGE, 1992). </line>
<line> Nos estudos sob*e as estratégia* de gestão das organizações, o alinhamento se </line>
</par>
<par>
<line> a**ese**a como tópico central d*s d**ensõ*s presentes </line>
<line> no processo de gerenciamento </line>
</par>
<par>
<line> (RODRIGUES, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> A gestão ou *dm*n*str*ção estratégi*a * um proced*men*o que tem como principal </line>
</par>
<par>
<line> objetivo *efinir quais serão </line>
<line> as decisõe* serem *o*a*as, a </line>
<line> bem com* </line>
<line> de*envolver visões </line>
</par>
<par>
<line> tá*icas diante ** cliente*, c*ncorrente*, merc**o e ambiente em que </line>
<line> es*á *nserido (AAKER, </line>
</par>
<par>
<line> 2007). </line>
</par>
<par>
<line> Os aju*tes *ealizados nos processos o*gani*aciona*s, conte*do característica </line>
</par>
<par>
<line> estratégica, envolve a adequação entre a estratég*a </line>
<line> usada pela organi*ação </line>
<line> co* o c*ntext* </line>
</par>
<par>
<line> e**er*o e t*dos </line>
<line> os seus processos internos, le*ando *m conta que, *uan*o </line>
<line> m*i*r for essa </line>
</par>
<par>
<line> adequação, maior e m*lho* s*rá * alin**me*to das </line>
<line> estrat*gias ** </line>
<line> empres* (CORDEIR*, </line>
</par>
<par>
<line> 20*5). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 22, n. 5, art. 2, p. *2-**, mai. 2025 </line>
<line> www4.Uni*san*t.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Alinhamento Estraté*ic* de *rodução: Estudo de Caso *m uma Empr*sa do Setor *e Nutrição Animal </line>
<line> 27 </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Vi*na, Ro*ha e Ch*rut*i (2020, p.108), </line>
</par>
<par>
<line> A c**petitiv*dad* entre organiz*ções </line>
<line> ganha dest*que em função *as cons*antes </line>
</par>
<par>
<line> mu**nças econ*micas, culturais e so*iais *o c*n*rio m*nd*al. À medida que as </line>
</par>
<par>
<line> t*cnolog**s e as *novaçõ** avançam, a </line>
<line> comun*ca*ão r*mp* barr*ira* e fr*nteiras, </line>
</par>
<par>
<line> c*ian*o um ambiente a*nda *ais competiti*o e*tre as empresas, *a tentati*a de </line>
<line> domínio d* á*ea de atuação e *ercado. </line>
<line> Tendo isso e* mente, * possível compr*ender que, conforme a* *ecnolo*ias </line>
<line> a**nçam, cabe à *rgan*zaç*o busc*r atualiza* sua* est*atégias e formas de a*u*ção, * fim ** </line>
<line> mant*r s*a ef*ciência, de*taq*e e lid**ança n* mercado em q*e atua (*IANA; *O**A; </line>
<line> CHERUTTI, 2020). </line>
<line> A***a sob*e o ambien** competiti*o, é necessário ente*der qu* el* é *ormado *o* </line>
<line> *odas as em*resas que *presentam *otencial de criar valor para * consu*idor da or**nizaç*o </line>
</par>
<par>
<line> e* questão. Dessa mane*ra, é p*ssív*l dizer que é </line>
<line> d* </line>
<line> ex*rema importância * estudo do </line>
</par>
<par>
<line> ambient* *ompetitivo de uma e*presa, pa*a que e*sa organi*ação possa esta* </line>
<line> sempre </line>
</par>
<par>
<line> prepara** para possívei* cont*a**eda*e* </line>
<line> e* </line>
<line> *ela*ão a** *oncorrentes do m*smo segmento </line>
</par>
<par>
<line> (CHURCHILL; **TER, 2010). </line>
</par>
<par>
<line> Para Ko*ler e Armstro*g (2015), o de*envolv*mento de est*atégias competitivas te* </line>
<line> início com a p**cepção e identificaçã* da concorrência, a fim de c*iar **ra a org*nização uma </line>
<line> vantage* competitiva que a desta*ue no mercado em *ue e*tá inse*ida. </line>
<line> Para Heizen * M**inho (2019), a m*lhor forma de reduzir *s incertezas presentes no </line>
</par>
<par>
<line> ambiente organizacio*a* é buscando o máx*mo de conheci**n*o </line>
<line> s*bre a* *ossibilidades de </line>
</par>
<par>
<line> fut*ro *entro </line>
<line> daquele mercado. Por *eio d* análises de *enário* </line>
<line> f*turos, a organização </line>
</par>
<par>
<line> poderá to*ar *ecisões mais *ss*r*ivas </line>
<line> com r*lação aos mét**os par* </line>
<line> *t*ngir </line>
<line> os objet*vos </line>
</par>
<par>
<line> anteriormente defin*d*s. </line>
</par>
<par>
<line> Se*undo P**eto, Carvalho e Fischmann (2009), d*ant* do com*lexo *enári* </line>
</par>
<par>
<line> *o*petitivo, o </line>
<line> alinhamento estratégico t*m *omo funçã* </line>
<line> garan*i* que o pro*e*so de </line>
</par>
<par>
<line> tran*formação da* estratég*as em açõe* seja </line>
<line> ordenado de mane*ra l****a, permit*ndo que </line>
</par>
<par>
<line> mudan*as e*tr*tégicas sejam incorp*radas ** processo produtivo. </line>
<line> As estra*égias, quando diretament* *linhad*s às mud**ç*s *ue ocorrem no *ercado </line>
<line> e* que as *m*re*a* estão in**ridas, possibil*ta* a criaçã* de um ambiente melhor de </line>
<line> comp*tiç*o no me*c*do. *iante disso, são g*r*das melhor*as, com a criaç** de estr*tégias </line>
<line> b** *ormuladas e a*i**ada* *om a *issão e visão do m*de*o de negócio *a empresa </line>
<line> (TEIX*IRA, 2010). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, *. 22, n. 5, ar*. 2, *. 22-3*, ma*. 2025 </line>
<line> www4.Unifsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I. F. Trindade, M. L. R. Schott, E. M. Ka*o-*ruz, G. Y. End* </line>
<line> 28 </line>
</par>
<par>
<line> É notóri* que a forma com* as empresas **alizam a defini*ão do produto ou s*rv*ço </line>
<line> qu* desenvolverão tem variado co* o *assar dos anos, assim como as formas de g*renci*r </line>
<line> esse process* p**dutivo (LAUGEN*; MA*TINS, 2**5). </line>
<line> *egundo La*geni e Ma*tins (2015), n* início ** his*ó*ia, os artesão* cri*va* os </line>
<line> produtos de acor** com as necessidad*s específicas de *ada um de seus *liente*, da*do a eles </line>
</par>
<par>
<line> o po*er de "*itar as regras", po*ém, *om Revolução Industrial, vei* a a </line>
<line> nece*sidade da </line>
</par>
<par>
<line> padronização </line>
<line> dos produtos e proces*os *ro*utivos, </line>
<line> ampliando o poder de definição </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> p*odutos par* os fabr**antes. Logo, cabe também ao s*to* de produção o g*r*ncia*en*o de </line>
<line> recur*os de cr*ação e entreg* d* produtos * *ervi*os. </line>
</par>
<par>
<line> A produç*o de bens de *o*sumo t*ve i*ício </line>
<line> na Revoluçã* </line>
<line> Industria* com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> possib*lid*de de criar meios que permitissem a produ*ão e * consumo em massa (LUSTOSA </line>
<line> et al., 2008). Nota-se qu* este tipo *e *tividad* e*tá prese*te na vida hum*na desde o i**cio </line>
<line> dos t*m*os, qu*ndo os homens *ré-histórico* transfo*mavam pedras em utensílios *ue </line>
<line> auxiliavam na s*a ex*st*ncia (LAUGENI; MARTIN*, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> O g*re*ci*me*to da área produtiva, assim, é </line>
<line> d* s*ma *mportân*ia para todas as </line>
</par>
<par>
<line> organi*açõ*s, ga*a*tindo que ela* po*sam cria* e entre**r seus pr*d*tos e serviç*s seguros, de </line>
</par>
<par>
<line> alta qual**ade, sustent*veis e lucrati*os, com *fic*ência eficácia (SLACK; BRAN*O*- e </line>
<line> JONE*; JOH*STON, 2023). </line>
<line> As es*rat*gias dentro d* setor **odu*i** *ão de*ini*a* como *m esforço sistêmi*o, </line>
</par>
<par>
<line> com i*tuito de alinhar o </line>
<line> os objetivos internos des*e set*r c*m </line>
<line> os interesses *ompeti*ivos </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *mpr*sa *m relação ao seu merc*do de a*uação. Desse modo, faz com que o setor pass* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> uma atuação </line>
<line> passiva para um </line>
<line> c*ntex** ativo em relação aos objetivos *ompetitivos </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> organização (LIRA; GOMES; CAVALCANTE, *015). </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOLO*IA </line>
</par>
<par>
<line> Par* a re*liza**o d*ste **abalho f*i utiliza*o o método qualitativo e descritivo </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> método de </line>
<line> controle e o*ganização de </line>
<line> **dos q*e preserva os d*dos originais acrescenta e </line>
</par>
<par>
<line> vol um * </line>
<line> com re**mos e texto* </line>
<line> sobr* cada u* *os da*os que serão analis*dos -, ou seja, </line>
</par>
<par>
<line> en*loba a obtenção de dados descr***vos, por meio ** contato do pesquisador co* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *enôme*o em estu*o, c*m vista a compreendê-lo m*diante a perspectiva dos sujeito* </line>
<line> (GODOY, 199*; GIBB*, *LICK, 2009). </line>
<line> Quand* o assunto é pesquisas de caráter *ualitativ*, é possível compree*der que esse </line>
</par>
<par>
<line> tip* de **tudo tem como p*incipal preocupação * </line>
<line> análi*e e </line>
<line> o e*tendi*ento do mundo </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*s*na, v. 22, n. 5, art. 2, p. 22-37, ma*. 2025 </line>
<line> www4.Unifsanet.com.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Alinhament* Estrat*gico de Produção: Est*do ** Caso em um* Em*resa do Set*r de Nu*rição Animal </line>
<line> 29 </line>
</par>
<par>
<line> empírico, n* q*al * valor*za*o o contato d*reto do pesquisad** com * a*biente e a s*tua*ão </line>
<line> estudada (*ODOY, 1995). </line>
<line> Na referida *esq*isa foi reali*ado um *s*udo de caso (instrumen*al), p*oporcionando </line>
<line> uma visão holís*ica d* co*o ocorre * funcioname*to de determin*do* pro*essos dent*o d* </line>
<line> o*gani*ação, no caso o alinhamento es*ra*égi*o ent*e * organi*ação e o seto* de produç*o. Os </line>
<line> inve*t*gadores, as**m, focam na anál*se de um caso especí*ico e a orga*iza**o escolhida para </line>
<line> o estudo *erve de b**e para tal *n*es*igação (*T*KE, 1*95; YIN, 2015). </line>
<line> O est*do, assim, foi realizado em uma empresa d* set*r de nutrição animal, </line>
<line> es***ial*zada *m biotecnologi* e *m d*senvolvimento de produtos e soluções natura*s *om o </line>
<line> uso de microrganismos p*obióticos, l*cali*ada *o interior do estado de Sã* Paulo. </line>
<line> * méto*o de estu*o de ca*o foi propo*to, a **m de a*alisar * a*in*a*ento d*s </line>
</par>
<par>
<line> est*atég*as do setor produtivo a** objet*v*s estratégic*s corpor*tivos, e </line>
<line> o qua*to esse </line>
</par>
<par>
<line> ali*hamento, </line>
<line> na prática, impact* na real*dad* atual e n* futur* da *mpresa, as*im como </line>
</par>
<par>
<line> represe*ta um desafio de gestã* para * empres* em questão. </line>
<line> Para * coleta dos dados foram re*lizada* *ntre*ist*s com os responsá**is pelos </line>
</par>
<par>
<line> setores estudados e en*olvid*s *o </line>
<line> processo, a saber: os sup**visores do se*or de produção </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> setor financeiro/administ*ativo, e o co**ultor de estra*ég**s da empresa. </line>
<line> A bas* utilizada par* c*ia*ão ** ro*eiro *e en*rev*sta foi *apla* *orton (200*), e </line>
<line> *or*er (1979) e Ursul*no (*014). * partir disso, *oi possível criar as cate*orias e subc*tegor*as </line>
</par>
<par>
<line> do roteir*, a *im de po*sibilitar a obten*ã* das informações nec*s*árias p*ra </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desen*olviment* do pr**ent* es*udo *u**nte as entrevista* (Quadro 1). </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 1 - C*tegoria e sub*ategor*as do estud* </line>
</par>
<par>
<line> *ATEGORIAS </line>
<line> SUBCATEGORIAS </line>
<line> *ASE T*ÓRIC* </line>
</par>
<par>
<line> Produ*ão Co*correntes </line>
<line> Plano de *r*dução Alinha**nto com a de*an*a do mercado A*min*s*raç** da pro*ução Estratégias de produção Po*icionamento *e merc*d* V*ntagem competi*iva </line>
<line> **pl*n e Norton (2006), Porter (1979) e Ursu*ino (2014) </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: El*borado pelos au**res (20*3) </line>
</par>
<par>
<line> Para a anál*se *os dados, o estu*o fez *so </line>
<line> de An*lise de Conteúdo *ue, *egundo </line>
</par>
<par>
<line> Bardin (*977, p. **), con*iste em </line>
</par>
<par>
<line> U* conjunto *e téc**cas *e análise das co*unicações vis**do obter, po* </line>
<line> procedimentos sistemáticos * objet*vo* de de*crição do c*nte*do das mensa*ens, </line>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 22, n. 5, ar*. 2, p. 22-37, m*i. 2025 *ww*.*nifsanet.com.br/r*vi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I. F. T*indade, M. L. R. Sch**t, E. M. Kato-Cruz, *. Y. Endo </line>
<line> 30 </line>
</par>
<par>
<line> indicadores (*uanti*ativos o* não) que perm*tam a infe*ência de c*nhecimento* </line>
<line> rela*iv*s às c*ndiçõe* de p**duç*o/*ec*pção (vari*vei* inferidas) de*tas mensagens. </line>
<line> Compreende-se que a anális* de co*teúdo acontece em três etapas *rin***ais, sendo </line>
<line> ela*: (1) pré-análise, (2) exploração do material e (3) tratamento dos dad*s e interpre*ação. </line>
</par>
<par>
<line> *sso o*o*re *pós a classifi*ação </line>
<line> dos da*os em c**egori*s </line>
<line> de ac*rdo c*m </line>
<line> o objetivo da </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa, a </line>
<line> f*m de f*cilitar * *nterpretação dos dad*s que *oram obtid*s a*teriormente </line>
</par>
<par>
<line> (BARDIN, 1*77). </line>
<line> Com base ne*se e*tend*mento foi, então, re*l*zada uma análise dos d*dos o*tidos a </line>
<line> part*r das transcr**ões e anotações das entrev**tas, *endo como i*tui*o realiz*r um </line>
<line> compar*tivo entre a pr*t*ca exec*ta*a na empresa e a *eor*a d* t*ma *m questão, c*m apoio </line>
<line> do *of*war* Atlas/*i. </line>
<line> P*r *im, a pesquisa se enquadra no Inciso VI*, da **sol*ç*o Nº 510 CEP/CONEP, </line>
</par>
<par>
<line> *or se trat*r </line>
<line> de pes*uisa que </line>
<line> visa "aprofundamento teórico de sit*ações que emergem </line>
</par>
<par>
<line> e*pontânea e contin*encialmen*e *a pr*t*ca profissiona*" *em i*en*ifi*ação do sujei*o </line>
<line> (CO*SELHO N**IONAL D* *A*DE, 2016). </line>
<line> 4 ANÁLISE E DISCUSSÕES DOS RESULTADOS </line>
</par>
<par>
<line> A empre** utilizada *omo o*jeto de *studo, para a re*lização </line>
<line> d*st* tra**lho, foi </line>
</par>
<par>
<line> f*ndada em **90, com o objetivo de </line>
<line> oferecer *rodutos inovador*s para a indústria e p*ra o </line>
</par>
<par>
<line> *a*po, no seg*ento de nutrição animal. A empr**a * </line>
<line> espec*aliz**a em biote*nolo*ia e </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> desenvol***en*o de pro*ut*s e sol*ções naturais, *azen** uso de mi*rorganismos p*obi**ico*. </line>
<line> A *rga*ização esforça-se para atender de*de p*qu*no* produt**e* *u*ais até grandes </line>
<line> i*dústrias, tendo a*u***o *o *ercado *aciona* e internacional. </line>
</par>
<par>
<line> C o* </line>
<line> vista a alcan*ar * objetivo proposto e analisar o p*ocesso </line>
<line> de alinhamen*o </line>
</par>
<par>
<line> estratégico c*r*or*tivo e de prod*ção da empresa est*dada, é apres*ntado * quadro 2, o **al </line>
<line> descreve os *u*eito* da p*squisa. </line>
<line> Qua**o * - Entrevista*os para rea*iza*ã* do *studo </line>
</par>
<par>
<line> ENT**VISTAD*S </line>
<line> CARGOS */OU *UNÇÕES </line>
</par>
<par>
<line> Entre*istado 1 </line>
<line> *upe*vis*r do seto* administrativo/ finance*ro </line>
</par>
<par>
<line> Entrevi*tado 2 </line>
<line> Consul*or *e estra*égias </line>
</par>
<par>
<line> Entrevi*tado 3 </line>
<line> *uperv*so* de *roduç*o </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: E**borado p*los autores (*023) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, *. 5, a*t. 2, p. 22-37, *ai. 202* </line>
<line> www4.U*ifs*net.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Alinham*nto *stra*é*ico *e **od*ção: E*t**o de *aso em uma **pr*sa do Setor de Nutriç*o *nimal </line>
<line> 31 </line>
</par>
<par>
<line> **seand*-se ini**almente na entrevis*a realizad* com os entr*vistados 1 e 2, é </line>
</par>
<par>
<line> p*ssí**l compreender que existem na organi*aç** </line>
<line> planos que estã* diret*mente li*ados, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> modo *ue para todo o desenvolvi**n*o do setor *rodutivo exi*te um contato d*reto c*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> parte administra*iva da e*p*esa, *rincipalmente para a co*pra *e ins*mos. Mesm* com e*sa </line>
<line> l*gaçã*, o setor produtiv* é independent*, no qu* diz respeito *s *tit*des, principa*me*te com </line>
</par>
<par>
<line> relação a </line>
<line> *uanti**d** que deverão ser adq*iridas. Todavia, to*a dec*são, s*ja produtiva ou </line>
</par>
<par>
<line> admini*trat*va, é pautada em uma prem*ssa de "qualidade" *e*inida pelo *íve* insti*uci*nal da </line>
</par>
<par>
<line> em*resa. Ness* quesito, todos os s*tores da empresa se enco*tram </line>
<line> *linhados na </line>
<line> busc* pela </line>
</par>
<par>
<line> manutenção des*e padrão que, *o* sua vez, *a reg*ão em que * empre*a está instal*da, a tor*a </line>
<line> referê*cia. </line>
</par>
<par>
<line> De forma compl*ment*r, os en*revistados 1 e 2 c*tam que a compr**nsão sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> merca*o e a formação das princ*pais *str*tégias que refletem no melhor funcionamento da </line>
<line> empresa ocorrem e* uma reu*ião deno*i*ada "Reunião de análises *rí*icas". Na *resent* </line>
</par>
<par>
<line> reuni*o, *odos os **sponsáveis p*r cada um d*s *etores d* empresa </line>
<line> parti*ipam, fim a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> realizar a **mp*ee*são geral dos c**ários da empre*a, as met*s os *eus obj*tivos futuros, e </line>
<line> baseando- *e na *eali*a*e atu*l *a e*presa. Tais reun*ões ocorrem com uma frequ**ci* </line>
</par>
<par>
<line> mínima se*estra*, ou c*nforme a neces*idade *entida *elo* </line>
<line> seto*es corporat*vo* </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> produt*vo*. </line>
</par>
<par>
<line> Para os t*ês entre*istad*s, ex*ste um esque*a be* defi*i*o sobre como é executado </line>
<line> o plano *e produção atual da em*res* e as estratégi*s produtivas. Esse plano é ú*ic*, porém </line>
<line> flexível, e pode *er alterado confor*e as estratégias f*r*uladas na reu*iã* de análises </line>
<line> c*ít*cas. </line>
<line> Dentro do *o*te*to d* p**no *e produ*ão, to*o o controle sobre ele é perten*en*e ao </line>
<line> respo*sá*el pelo setor produ***o, **e com*n*a todo o *es*nvolv*ment* dos planos </line>
</par>
<par>
<line> im**an*ad** pe*a </line>
<line> empresa, sem*re co* ba*e no </line>
<line> cr*tério principal, qua*idade dos *rodutos. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse *ópico, destaque se *az à nece*sid*de d* alinhamento entre os setores, de modo q*e a </line>
</par>
<par>
<line> qualidade não esteja apenas n*s pro*u*os acabados, *as </line>
<line> tamb*m </line>
<line> nas m*téri*s-primas </line>
</par>
<par>
<line> ut**izadas pela empresa. D*ntre as ações d* empresa, </line>
<line> *o que tange a esse al*nhamento, está </line>
</par>
<par>
<line> um programa de *ualific*ç*o *e forneced*res, *onfo*me as certif*cações qu* e*es possuem, </line>
<line> entre o*tros critéri*s, que v*riam de acordo c*m o ins*mo *u* se*á ad**i**do, dessa forma o* </line>
<line> possíveis forn*cedore* são apro*a**s e entram para a lista de f*rnecedores habilitado*. Com </line>
</par>
<par>
<line> es*a l*sta, é possível analisar </line>
<line> qual fornecedor apresenta as mel*o*es opções, *ons*der*ndo, </line>
</par>
<par>
<line> re*p*ct*vament*, qualidade e valor para a*uis*ção. </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, Teresi*a PI, v. *2, n. 5, *rt. 2, *. 22-37, mai. 2025 </line>
<line> w*w4.Unifsanet.com.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I. F. Trindade, M. L. R. Schott, *. M. Kato-Cruz, G. *. Endo </line>
<line> 32 </line>
</par>
<par>
<line> A *m**esa em *stud* possui uma varieda*e de p**dutos, ma* * *rodução de g*and* </line>
<line> parte deles *ossui a mesma matér*a-prima. Para não haver per*a ou acúmulo de prod*t*s </line>
<line> acabados, a produção é ex*cutada conform* a dem*nda. </line>
<line> *nalisa*do a resposta do* três entrevistados, é poss**e* p*r*eber um cons*nso </line>
<line> q***do pe*guntado* sobre a *mpres*. Segu*do in*o*maç*es p*ssadas por eles, a empresa não </line>
<line> possu* *m número elevado de conco**entes, facilitando a manutenção de sua vantagem </line>
<line> competiti*a. </line>
<line> *om o *ntuito de manter sua atual pos*ção de desta*ue, em *odas a* re**iões de </line>
<line> *nálises *rít*cas, *s análises *e m*rcado e de conc**rência de fazem *resentes, a fim de que a </line>
<line> empresa en*enda semp*e sobre como está funci*nand* e * **nâmica do mercado n* ramo do </line>
</par>
<par>
<line> q*al faz pa*te. A parti* </line>
<line> da *nálise d* cená*ios, assim, procu*am entender suas forças, </line>
</par>
<par>
<line> *raque*as, bem </line>
<line> c*mo </line>
<line> *s o*ortun*dade* e amea*as presentes. </line>
<line> Par* tanto, a emp*e*a faz uso </line>
</par>
<par>
<line> frequente ** Análise SWOT, de forma detalhada, como **io p*ra elabora*ão ** estratégias. </line>
</par>
<par>
<line> *al prát**a se alinha às ideias </line>
<line> de Gal*ã* * Melo (2008), *em como Pa*iwal (2006), </line>
<line> q*a*do </line>
</par>
<par>
<line> destacam a importância da Análise d* SWOT como meio para a comp*eens*o da real***de </line>
</par>
<par>
<line> at*al da empresa relacionada ao </line>
<line> *mbien*e externo da organização, de modo que *sta possa </line>
</par>
<par>
<line> aproveitar *s </line>
<line> pont os ** s i t i vos , </line>
<line> melhorar os *egativos, b*sc*ndo lidar com as ameaças do </line>
</par>
<par>
<line> mercado e ap*o**itar as o*ortuni*a**s. Pi*entel, Carr*eri e *ilva (2009) complementam tal </line>
</par>
<par>
<line> a*gumento, *ra**nd* </line>
<line> desta*ue para importância da compr*ensão da va**ag*m compet*tiva a </line>
</par>
<par>
<line> da organ*zação *om *eio para a*r*morament* d* s*as fraquez*s. </line>
</par>
<par>
<line> Nota-se que o primordi** </line>
<line> par* empresa estudada é a qua*id*de dos prod**o*. O a </line>
</par>
<par>
<line> e**r*vist*do 2 *eixa c*a*o que, quando eles mantê* esse padrã*, par*e *a preocup*ção c*m o </line>
</par>
<par>
<line> seu conco*rente dim*nui, pois </line>
<line> os </line>
<line> c*ie*tes se fidelizam por ter a ga*antia qu* *omprando </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> em*r*sa analisada não haver* </line>
<line> nenhum o* *uase nenhum pro*lema com o uso dos produtos </line>
</par>
<par>
<line> adquiri*os e, dessa *orma, </line>
<line> q**m, na verd*de, prec*sa te* m**or preocupação c*m ino*açã* </line>
</par>
<par>
<line> par* se sobressa*r *ã* as outras empresas *ue est** n* mesmo segmento de mercado. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda no contexto de posi*ionamento *e me*cado, entrevist*d* 3, po* *ua *e*, o </line>
<line> afir*a que, além de focar na quali*ade dos produtos e ter isso como *eu pri*cipal dif*r**c*al, </line>
</par>
<par>
<line> * e*p*esa </line>
<line> também está sempre i**est*ndo em *esquisa* que agregu*m melho*ias e o*tros </line>
</par>
<par>
<line> tipos de d*ferenciais aos seus prod*tos. Dess* forma, *esmo que seus conc*rrentes cons*gam </line>
<line> im*l*ntar a*gum* **tratégia boa o *uficiente p*ra alcança* a posição da empresa *nalisad*, a </line>
<line> empres* possui uma "carta n* manga", de aplicar outros *ife*enciais que j* são e*tudados p*ra </line>
<line> *e m*nt*r sempre em posição de desta*ue. </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, *. 22, n. 5, art. *, p. 22-37, mai. 20*5 www4.Unifs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Alin*amento Estraté*ico d* Produção: E*tudo de Caso e* uma Em*resa *o Setor de N**rição *nimal </line>
<line> 33 </line>
</par>
<par>
<line> Em *onsonân*ia **m a visã* de Rizzo* et al. (2017), *m que os autores **irmam que </line>
<line> o alinhame**o entre os setores corporativo e *rodu*ivo é es*encial p*ra o des*nv**vimen*o da </line>
</par>
<par>
<line> empresa, s*n*o f*nd**ental que o setor resp*ns*vel pela </line>
<line> *onfecçã* dos </line>
<line> produ*os, também </line>
</par>
<par>
<line> *onhecido como setor de produção, particip* das elab**ações das estraté*ia* como garan*ia de </line>
</par>
<par>
<line> ali*hament*, poss*vel notar, na fal* dos * </line>
<line> *ntre*ist*do*, que t**os os setores da empre** </line>
</par>
<par>
<line> participam da reunião *ue tem com* foco * *esen*olvime**o de *stratégias, a fim de alinha* </line>
<line> *s planos individ*ais * cor*ora*ivos. </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, nota-se que a empresa </line>
<line> est*dada </line>
<line> se </line>
<line> pau** no alinhame*to </line>
<line> ent** os *et***s </line>
</par>
<par>
<line> para dese*vol*er seus planos estr*t*gicos, de modo que tal **inh*ment* *ontri*ui para *u* a </line>
<line> organização faça a manute**ão d* sua vantagem competitiva no merca**. A p*in*ipal p*átic* </line>
</par>
<par>
<line> d* al**hamento d* em*res*, em </line>
<line> âmb*to *eral, é por *e*o da "re*nião *e análises crí**cas", </line>
</par>
<par>
<line> reali*ada period*camente pe*o nível insti*uciona* em conjunto co* as *rin*ipais lideranças. </line>
</par>
<par>
<line> No qu* </line>
<line> di z </line>
<line> respeit* *o setor de prod***o, o alinhamento se f*z presen*e </line>
</par>
<par>
<line> principalme**e </line>
<line> relacio*a*o * g*rantia *e *ualida*e </line>
<line> *o prod*to. Um* </line>
<line> observação cabe </line>
<line> n*ste </line>
</par>
<par>
<line> **nto co* relação à com*reensão </line>
<line> de outros aspectos qu* envolvem a execução do </line>
</par>
<par>
<line> a*in*amento estratégico </line>
<line> *m </line>
<line> uma org**izaç**, </line>
<line> como </line>
<line> pessoas, *rocessos, *eco*pensas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> sistemas de i*for*ação (**S*NHARDT, 1*99; F*OYD; W*OLDRIDGE, 1992). </line>
<line> *m relação ao futuro, nota-se a p*eoc*paçã* da empr*sa com o alinham*nto ao cit*r </line>
<line> o ter*o "carta na m*nga" ao se re**ri* a *ossí*eis ações *u* pos*am se* necessá*i*s dian*e de </line>
<line> *lguma movimentação da *oncorrê*cia. Tal atividade s* alinha à v*s*o de Heizen e Mari**o </line>
<line> (20*9) qu*ndo destac*m a i*portâ*cia de se buscar c*nhecimento sobre cenários com* forma </line>
<line> de redução d* incertezas. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕS FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Este trabalho *usco* compre*nder, </line>
<line> por meio *e u* estudo de </line>
<line> caso, como *corre </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> alinhamento estratég**o </line>
<line> ent*e a empresa e o se*or produtivo e* u*a empre*a do ramo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> nutriç*o </line>
<line> an*mal, com o intuito d* compre*nder o posicionamento de mercado d* empresa </line>
</par>
<par>
<line> anal***da, como el* rea*iza o alinha*ento e possíveis mel*o**as. </line>
</par>
<par>
<line> As en*revis**s aponta* que exist* um pe**ame*to em comu* so**e a realidade </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> empre*a a ex*stência do alinhamen*o, especi*lmente *o qu* diz respeito à manut**çã* de e </line>
<line> qualidade do produto. De forma geral, a prática da "reunião de an*lises crítica*" consiste no </line>
<line> principal *eio de alin*amento estraté*ico, *on*iderando a e*presa como um todo e os setores </line>
<line> individualment*. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 5, art. 2, p. 22-3*, *ai. 2025 www4.Un**san**.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
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<line> I. F. Trindade, M. L. *. Sc*ott, E. *. *at*-Cruz, G. Y. End* </line>
<line> 34 </line>
</par>
<par>
<line> A part** dess* ali*h*m*nto, * or*aniza*ão *e*liza a *anutenção de sua vantagem </line>
</par>
<par>
<line> compet*tiva, estand* a análi*e </line>
<line> de SWOT e de *enários e*tre as principais ferrament*s </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> gestão em uso. D*ssa *orm*, a *do**o do alin*am*nto estra*égico, a*ém de con*ribuir para a </line>
</par>
<par>
<line> *estão da *antagem *o*petitiva, pro*orciona unidad* </line>
<line> de dir**ão, de manei*a que to*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> empresa trabalhe em pro* d*s *esmos o*jetivos. </line>
</par>
<par>
<line> E*te trabalho aprese**ou *lguma* li*i*ações no seu dese*vo*vimen**. As en*re*istas </line>
<line> s* foram possí*eis **m funcionários pr*sentes no nív*l est*até**co da empres*, direcio*a*do </line>
</par>
<par>
<line> * visão de *li*h*mento n* percepç*o dos ge*tor*s. Outra *imitação </line>
<line> f oi a </line>
<line> quantidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> entr*vis*ados, restr*ngin*o-s* à*ueles p*r*it*dos p*la org*nização. </line>
</par>
<par>
<line> Compreendendo as limitações apresentadas, as poss*v*is sug*stões de *rabalhos </line>
</par>
<par>
<line> fu*uros são: *bordar funcionários de todos ** </line>
<line> níveis *a empre*a, relacion***s *o setor </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> produção, c*m vist* a compreender * fundo o al*nhamento no que tange * execução *m *i das </line>
<line> atividades operaci*nais do set*r; amp*iar o estudo para a anális* de al*nha*en*o da estratégia </line>
</par>
<par>
<line> corporativa com outros se*ores tát**os, *uscando </line>
<line> analisa* se o al*nhamento o*orre t*m*ém </line>
</par>
<par>
<line> nestes departam*ntos. </line>
</par>
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<line> Como R*ferenc*ar este Artigo, conforme ABNT: </line>
<line> TRIND*DE, I. F; S*HOTT, M. L. R; KATO-CRUZ, E. M; END*, G. *. Ali*hamento Estrat*gico </line>
<line> de Produção: E*tudo de Ca*o em uma **presa do Set*r de N*tr*ção Animal. Rev. F*A, Teresina, v. </line>
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<line> Contribuição dos *utores </line>
<line> I. F. Tr*ndade </line>
<line> M. L. R. Schott </line>
<line> *. M. *a*o-Cruz </line>
<line> G. Y. **do </line>
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<line> 1) concepç*o e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
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<par>
<line> 2) *nálise e inte*pre*ação do* dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabora*ão d* ras*u*ho ou na *ev*são críti*a do conteúdo. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) participaç*o n* aprovaç*o *a v*rsão final *o manuscri*o. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. *, art. 2, p. *2-37, *ai. 20*5 </line>
<line> www4.Unifsanet.com.br/**v*sta </line>
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