<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 5, art. 3, p. 38-57, *a*. 20*5 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*5.22.5.3 </line>
</par>
<par>
<line> O *apel da Administração Pública e* C*nsonânci* co* os ODS: **a Análise do Ín**ce de </line>
<line> Desenv*lvimento Su*tent*v*l dos Muni*ípios do Esta** de Se*gipe </line>
<line> The R*le o* Publi* A*minist*ation in Consonance *it* the SDGS: An Anal***s of the </line>
<line> Su*tainable Devel*pment Ind*x of Municip*lities in the Sta*e o* Sergipe </line>
</par>
<par>
<line> Anders*n Rosa da S*lv* </line>
<line> Mestre e* *iência *a P*opriedade I*t**ectual p*la Universidade *e*eral de Se*gipe </line>
<line> E-mail: a*dersonrosaconsu*tor*a@gmail.com </line>
<line> Lu*ilé* Br*to de *liveira </line>
<line> D*ut*r* em Desenv*lvi*ento e Meio Amb*ente pela Universidade Estadu*l de Santa Cruz </line>
<line> P*o*e*s*ra *djun*a da **iversidade Fede*a* do Su* da Bahia - UF*B </line>
<line> E-mail: l**i*eaboliveira@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> E*dereç*: A*derson Ro** d* Sil*a </line>
<line> Editor-*hefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Ton** </line>
<line> Kerley </line>
<line> d* </line>
<line> Alenca* </line>
</par>
<par>
<line> Praça Jac*son d* Figueire*o, nº 7 A. Ce*tro. CE*: </line>
<line> Rodrigue* </line>
</par>
<par>
<line> *9200-000. E*tância/Sergip*. Bra*i*. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Luziléa Br*t* de Oliv*ira </line>
<line> Art**o rece*ido em 29/03/2025. Últim* </line>
<line> versã* </line>
</par>
<par>
<line> *niversidade Federal do S*l da Bahi*, CJA. Rodovia </line>
<line> recebida em 1*/04/202*. A*rovado em *7/04/2025. </line>
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<par>
<line> I*héu*/I*abu*a, Km 22. CEP: 456*4811 - Ilhéus, BA - </line>
</par>
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<line> Brasil. </line>
<line> *valiado p*lo s*s*ema Tr*ple Review: Desk Revi*w a) </line>
<line> pelo Edi*or-**efe; e b) D*uble B*ind Re*i*w </line>
<line> (ava*iação cega por doi* ava*iadores da área). </line>
<line> *evisão: Gramatic*l, **rm*tiva e de F*rmatação </line>
</par>
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<line> O P*pel *a Administr*ção Públic* em Consonância com os ODS: Uma *ná*is* do Índice de Desenvolviment* </line>
<line> 39 </line>
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<par>
<line> RES*MO </line>
</par>
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<line> A *genda 2030 é </line>
<line> um compromiss* com os prin*ipa*s desafio* enfrentados no mundo e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Brasi* é </line>
<line> um dos pa**es que aceitou fazer parte </line>
<line> des*e </line>
<line> **ct* propost* *ela *rg*n**ação das </line>
</par>
<par>
<line> N*ções U*idas. Ade*ais, a gestão *ú*lica pr*cisa ser um agente que con*e*p*a o seu plano </line>
</par>
<par>
<line> *e governo com po*í**c*s **blicas sobre *s Objetivos de Des*nv*lvim*nto Sust*ntável </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> OD*. Diante *esse cenário, esta pesquisa </line>
<line> teve o obje**vo de analisar </line>
<line> o *ndice de </line>
</par>
<par>
<line> Desenvolviment* S*stentáv*l - IDS dos m*n*c*pios do Estado de Sergipe, para *bservar *e *s </line>
</par>
<par>
<line> gestores públicos *unicip*i* estão implementando </line>
<line> pol*tic*s públicas *m p*ol dos ODS. A </line>
</par>
<par>
<line> *esquisa se *nquadr* c*mo ** est*d* d**critiv*, </line>
<line> de </line>
<line> a*o**age* qua*t*tati*a e qu*litativa, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *a**ir da an*lise d*s dados **r*ecidos pel* plataforma Índice de Des*nvolvimento Sustentável </line>
</par>
<par>
<line> das Cida*es - Brasil, do Instituto Cida*es Sustentáveis. Os resultados ap*ntara* que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> maioria das cida*es, 57, estã* com * IDS cl*s*ific*do no nível baixo, com no** var*ável entre </line>
<line> *0 e 49,99 ponto*, enquanto 17 municípios estão classif**ados com o nível mu*to baixo - 0 a </line>
</par>
<par>
<line> 39,99. Entr*tanto, *ercebeu-se que a si*uação dos municípios sergipa*os conv*rge </line>
<line> *om </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> situação do </line>
<line> cenári* nacion*l, tendo em v*sta que </line>
<line> 51% d*s cid*des b*asile*ras estão </line>
</par>
<par>
<line> classificad*s </line>
<line> no nível de IDS bai*o. A *esquisa apon*ou que os gestores pú*licos dos </line>
</par>
<par>
<line> mu*icípios de Ser*ipe precisam p*opor políticas púb**cas em prol do* ODS, levando e* </line>
<line> consideração o diagn*s*ico mu*i*ipal e as notas atribu*das ao IDS. </line>
<line> *alavras-chave: Obj*tiv*s ** Desenvolvimen*o Sust*ntável. Po*íticas *úblicas. Gestão </line>
<line> Públic*. </line>
<line> AB*T*ACT </line>
<line> *he 2030 Ag*nda is a commitme*t t* the m*in challeng*s f*ced i* the worl* an* Brazil is one </line>
</par>
<par>
<line> of * *e </line>
<line> countr**s that agreed </line>
<line> t* b* part of thi* </line>
<line> pac* pr**osed by the Unite* N*tions. </line>
</par>
<par>
<line> Furthermore, publi* management *eeds to be an a*ent that *ontemplat*s i*s go*ernme*t plan </line>
<line> with pu*lic po*icies on the Sustai*able *ev*lop*ent Goals - SD*s. Given *his s*e*ario, this </line>
</par>
<par>
<line> re*e*rc* a*med t* analyze t*e Sustain*ble Dev*lopment I*dex - IDS </line>
<line> of municipalit*es in the </line>
</par>
<par>
<line> St*te of Ser*ipe, to observe whether **nicipal pub*ic manag*rs are implementing public </line>
</par>
<par>
<line> policie* in favor </line>
<line> of *he SDG*. *he *esearch is fra*ed as </line>
<line> a d***ripti*e study, w*th </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> quantitative *nd qu*l*tative *p*ro*ch, b*sed o* t*e analysis of data provided </line>
<line> by th* Cities </line>
</par>
<par>
<line> Develo**ent Index - Brazil *latform, fro* the *ustai**b*e Cities In*titute. Th* </line>
<line> results </line>
</par>
<par>
<line> showed *ha* </line>
<line> the majority of cities, 57, h*ve t*eir IDS *lassified a* a very low l**el, with </line>
</par>
<par>
<line> *cores va*ying b*tween 40 and 49.99 points, while 1* munic**alities are *lassi*i** *t * v*ry </line>
</par>
<par>
<line> lo* l*vel - </line>
<line> 0 t* </line>
<line> 39.99. Howeve*, we s*e t**t the situa*ion in Sergipe's municipalitie* </line>
</par>
<par>
<line> co*ve*ges with the situation in the *ational sce*ario, considering tha* 5*% of *raz*lian citie* </line>
</par>
<par>
<line> ar* </line>
<line> def*n** at a </line>
<line> low IDS lev*l. *he research showed t*at public managers i* </line>
<line> t h* </line>
</par>
<par>
<line> m*nicipa*iti*s </line>
<line> of Sergi** ne*d *o propose p*b*ic policies in fav*r of *** **Gs, taki*g into </line>
</par>
<par>
<line> account the muni*ipal diagnosis and the scores attribu**d to the IDS. </line>
<line> **y*ords: Su*tainabl* De*elo*m**t Goal*. P*blic Po**cies. Publi* Management </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 2*, *. 5, a*t. *, p. 38-*7, mai. 2025 </line>
<line> www4.Uni*sanet.com.*r/rev*sta </line>
</par>
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<line> A. R. Silva, *. *. Oliveira </line>
<line> 40 </line>
</par>
<par>
<line> * INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> *s Objetivo* de D*se*v*lv*mento Sustentá**l *asceram de um p*c** entre p*íses </line>
<line> *emb*os da Or*aniz**ã* das Nações **idas - O**, em 2015, na perspecti*a de est*be*ecer </line>
</par>
<par>
<line> obje*ivos, estratégi*s e metas </line>
<line> pa*a combater o* p*in*ipa*s desafi*s glo*ais. O acordo f** </line>
</par>
<par>
<line> a**inado p*r 193 membros da ON*, inclu*ive * Brasil (Índ*ce de D*s*nv**vime*to </line>
<line> Sustentável das Ci*ade* - Brasil, 2024). </line>
</par>
<par>
<line> De*s* for*a, fic**am estabel*cidos ** obje**vos 169 e </line>
<line> *e*as *a*a serem alcançados </line>
</par>
<par>
<line> a*é 2030, conforme p**c*niza * no*e - Ag*nd* 2030. A parti* de*sa *nicia*iva, * **asil tem </line>
</par>
<par>
<line> *uscado int*nsi*icar essa proposta para todos </line>
<line> os segmentos, a ex*mplo *o poder público, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> partir das o*ganizações públicas, *em como da sociedade c*vil. </line>
<line> Dian*e desse cenário é q*e s* *ustifi*a * relev*ncia de*sa temát*ca, *e*d* em vi*ta que </line>
</par>
<par>
<line> a A*min*s*raçã* Pública tem o pap*l de colaborar *om es** inic**t*va, </line>
<line> l**ando em </line>
</par>
<par>
<line> *o*sidera*ão o acordo firma*o d* Bra*il, *lém d* fa*o de que os 17 objetivos elencado* </line>
<line> tam**m *azem parte da in*u*bência da **stão pública, os q*ais dialoga* com as secretar**s </line>
</par>
<par>
<line> e órgã*s c*i*dos n* estrut*ra *o*ername*tal. Nesse context*, o probl**a desta </line>
<line> **squi*a </line>
<line> é </line>
</par>
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<line> nortead* p*la segui*te indagaç*o: O Índice *e D*senvolvi*ento Sus*entá*e* d*s Municí*ios </line>
</par>
<par>
<line> do Esta*o de S*rgipe </line>
<line> ve m </line>
<line> atendendo ao cumpri*ento da Agen*a 2*30: E*fre*tamento d*s </line>
</par>
<par>
<line> Desa*ios G*obais, estipulados pelos ODS? </line>
<line> Os ODS *ê* a finalidade *e reduzir proble*as de o**em gl*bal, a exemplo de </line>
<line> *elh*rias p**a a saúde, educação, *egu*ança, qu**idade de vid*, igualdade *e gênero, enfim, </line>
<line> *e*uridade de d*rei*o* *ásicos q*e precisam fazer p*rte da real*dade *oc*al. L*go, a realizaç*o </line>
<line> de**a pr*posta tem o obje*ivo de a*alis*r o Índ*c* *e Desenvolvimento Sustentável - IDS dos </line>
</par>
<par>
<line> mun*cípios do *stado </line>
<line> de *ergi*e, para obs*r*ar s* os gestor*s públi*os *unic**ais *stão </line>
</par>
<par>
<line> implem*ntan*o p**ítica* </line>
<line> p*blicas em *ro* dos ODS. Para isso, foi necessário elencar </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> se**i*tes objet*v*s esp*cíficos: Quantific*r Índice de De*envo*v*men** S*stentável o </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> **ni*ípios do E**a*o d* S*rgipe; An*lis*r * dis*ribu*ção dos m*nicíp*os brasileiros em cad* </line>
</par>
<par>
<line> nível do Índic* de Desen*olvimento Su*tentável (*DS); Verif*car a </line>
<line> di**ribuição dos </line>
</par>
<par>
<line> mu*icí*ios sergip*nos em cada nível *o Índice de D*senvo**imento Sustentável (IDS); </line>
</par>
<par>
<line> Identificar os 10 (dez) municípi** serg*pan*s co* melhores Índices de </line>
<line> Desenvo*vimen*o </line>
</par>
<par>
<line> Sustentável. O instrumento para an*lis* se*ão a* not*s estabe*ecidas pelo Índi** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> De***volvim*nto Sustentá**l g*rado pela mé*ia dos 17 obj*tivos elencado* pela proposta d* </line>
<line> Agenda 203*. </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 22, *. 5, art. 3, p. 38-*7, ma*. 2025 www4.Un*fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Pape* da Admin*str*ção Pública em Conso*ância c*m o* *DS: *ma Anál*se *o Índice de De*env*lvimento </line>
<line> 41 </line>
</par>
<par>
<line> A escol** dos Municípios do Es*ad* de Sergipe deve-se ao fat* de ter*itório s*r o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> menor Unidade *ed*rativa em extensão </line>
<line> territorial (*BGE, </line>
<line> 20*4), e </line>
<line> e*t* situ**o na Re*i*o </line>
</par>
<par>
<line> N*rdeste, fato**s que implicam o desen*ol*imento econômico, poi*, d* acordo com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Agência I**E *o*ícias (202*), * Regiã* Nordeste cont*mp*ava, </line>
<line> no an* de 2022, 27% d* </line>
</par>
<par>
<line> popu*ação total do Brasil, além de concentrar 43,5% da populaçã* na *obre*a e 54,6% *a </line>
<line> *opulaçã* em *xtrema pobreza. As*im, alme**-se analisar o Índ*c* de Des*nvolvimento </line>
</par>
<par>
<line> *ustentáve* dos mu*icípios *ituados </line>
<line> no Estado *res*n*e </line>
<line> n*ssa região, o *u*l é o meno* do </line>
</par>
<par>
<line> Brasil, o que sugere * necessidade de mais int*rv*nçõ*s p*ra atender *os ODS. </line>
<line> 2 FU*DAME*TAÇÃO TEÓRICA </line>
<line> 2.1 Obje*ivo* de Desenvolviment* Su*tentável: *st*atégias para um mundo mais </line>
<line> *usten*ável </line>
</par>
<par>
<line> A sustentabilidade </line>
<line> vem fazen*o parte do mund* g*ob*lizado, mas ainda * </line>
<line> ne*essário </line>
</par>
<par>
<line> u* es*orço maior par* ter u** s**iedade sustentável de orde* global (ZORZO et *l., 2022). </line>
<line> A sustentabilidade na co*te*poranei*ade não se restringe exclusivam*nte ao m*io a*biente, </line>
<line> **ndo *m vista q*e *la se fa* pr*sen*e e necessá*ia em as*e*to* eco*ômicos e finance*ros, </line>
</par>
<par>
<line> com a incumb*ncia </line>
<line> de empoderar os indiv*d*os d* classe *aix*. Dess* forma, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> s*stentab*l*dade vem </line>
<line> mudar os processos de pr*du*ã*, com*rcialização, de*cartes, visan*o </line>
</par>
<par>
<line> c*i*r u* amb*ent* *co*ógico (Tri*una* de Contas do Mato Gr*sso do Sul, 2018). </line>
<line> Os Objeti**s de Desen*olvimento Sus*ent***l fazem p*rt* de uma agenda mundi*l, </line>
<line> que oc*rreu em 201*, na C*pul* da* Nações *nida*, a partir da elabor*ção de 17 objetivos e </line>
<line> *69 meta* que pr*cisam ser alcançados *té o ano de 2030. Dessa forma, a O*ganizaçã* das </line>
</par>
<par>
<line> Nações Unidas *mpulsiona ge*tão *úbl*ca a *ontemplar **líticas públi*as que colaborem a </line>
<line> para a *ormação de ** paí* que favo*eça a justi*a e * solida*iedade (*RASIL, 2017). </line>
<line> A Agenda 2*30, lançada pela *rgani*a**o d*s Na*ões U**das (ONU) em 2015 po* </line>
<line> mei* *o documento transformando o Nosso Mu*do (Nações Unidas, 20*5), é uma </line>
</par>
<par>
<line> agend* aspiracio*al e orientad*r* para o </line>
<line> des*nvol**mento *u*ano e s*cial - bem- </line>
</par>
<par>
<line> estar e prosper*d*d* - ** *quil*brio com os limites *o plane*a, a*resentando uma </line>
<line> mat*iz ba*t*nte concreta de problema* gl*bais e me*as * *ere* alcançadas, focada </line>
</par>
<par>
<line> em aç*o. Bas*a*a em valores </line>
<line> civiliza*órios, *eus 1* Objetivos d* D*se**olvi*ent* </line>
</par>
<par>
<line> Sustentável (ODS), interdependentes e i*divi*íveis, repres*ntam u*a linguagem </line>
<line> un**er*al para o desen*olvimento sust*ntável global (EMBRAPA, 2022, *. 11). </line>
</par>
<par>
<line> No **tanto, só é possível </line>
<line> atingir o* o*jet*vos el*ncados na Agenda 2030, a p*rtir da </line>
</par>
<par>
<line> ar*iculação com os paí**s aos e </line>
<line> inte*essados. Logo, se faz necessária a inte*ração entre </line>
</par>
<par>
<line> sociedade civ*l e as instituições públ*cas e privadas, além das *mpres*s (COUTINHO, 20*1). </line>
<line> *e*. **A, Te*esi*a PI, v. 22, n. *, art. 3, p. 38-57, mai. 2025 www4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. R. S*lva, L. B. Oliveira </line>
<line> 42 </line>
</par>
<par>
<line> Dess* fo*ma, se faz primordial que a ges**o públi** **n*emple *m *eu p*ano de govern* </line>
<line> *niciativ*s que co*perem p*ra *tingir os ODS e *ncentivar a população a *olabo*ar *om a </line>
<line> proposta. </line>
<line> Fig*ra 1- Os 17 *b*etivo* de Desenvolvim*nto Sustentável </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Nações Unidas *rasi* (2024) </line>
<line> * figur* 1, ac*ma, elenca os *7 ODS que *az*m parte da Agenda 203*, os quais são </line>
<line> os principai* des**ios globais. *ntr*tant*, é i*p*r*ant* i*entificar, co* mais detalha**nto, o </line>
<line> q*e ca** ODS preceit*a, conform* pode ser observ*do na fi*ura 02, * seguir. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, *. 5, **t. 3, p. 38-57, m*i. 2025 </line>
<line> *ww4.Unif*anet.*o*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Papel da Adminis*ra*** Pública em Consonân*ia com os ODS: Uma Anál*s* do Índic* de Dese*volvi*e**o </line>
<line> 4* </line>
</par>
<par>
<line> Figura 2 - *escriç*o minuciosa d*s 17 O** </line>
</par>
<par>
<line> *onte: EN*P, 2018 </line>
<line> Os ODS precis*m alcanç*r toda territor*alida*e **asileira, levand* em con*i*eração as </line>
<line> pecul*aridad*s regiona*s, econômicas, soci*is e ambientais. Para isso, é c*ucial que as </line>
<line> políticas de ca*a local estejam *m conso*ância c*m a e*tratégia de aç*o da A*e*da 2030 p*ra </line>
<line> superar os desafio* e *lcança* dire*to* e melhorias cole*ivas (BRASIL, 2017). </line>
<line> 2.2 * papel *a Admini*tr*ção Pública na promoçã* da suste*tabi*i*ade </line>
<line> O pro*esso d* ind*strialização, urbaniz*ç*o, a *volução d*s mei*s de tr*nsportes, o </line>
<line> incentivo ao c*ns*mo exagerad*, o *esca*o com o m*io *mbi*nte, entre outros fa*ores, são </line>
<line> atributo* que têm contri*uído para a moder*ização e globa*i*ação. Assim, nota-*e que essas </line>
<line> p*áti*as têm impa*tado * *eio ambiente, trazendo vá*ias conseq*ência*, *rinc*palmente, pela </line>
</par>
<par>
<line> *rática consum*rista dos indivíduos (ROCHA et al., 2*16). "Considerand* que o planeta </line>
<line> já </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 5, art. 3, *. *8-57, **i. 2025 www4.Unifsanet.c*m.b*/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. R. Silva, L. B. Oliveira </line>
<line> 44 </line>
</par>
<par>
<line> extrapolou seus limites de fornecimento de *ec*r*os, m*is do que nunca *e *az urgent* a </line>
<line> at*ação do poder público no fomento a *olíticas sustentáveis de pro*ução e *o*s*mo" </line>
<line> (COSTA; MO*A, 2*20, p.1) </line>
<line> A sustentabil*dade precis* *stá inse*i*a em divers*s dim**sões, a exemplo da pol*t*ca, </line>
</par>
<par>
<line> economia, questões soc*ais, *mbientais e </line>
<line> culturais. Ass*m, é cr*cial qu* a admin*stração </line>
</par>
<par>
<line> pública aplique seus atos de decisão, levando em consideraçã* os princípios </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> su*tentab*li*ade (SC*N**DE*; PEZ*ELA, 2017). Nessa perspectiva, perce*e-se q*e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Estado p*de u*ar * p*der de compra, diante da expre*siv*d*de *o mer**do, *ator que impa*ta </line>
<line> na **bricaç*o de prod*to*, para a*otar iniciativas sust*n**veis por parte do* pro*utores </line>
</par>
<par>
<line> (STA*KOVIAK JÚNIOR; KOPROWSKI; *AN*OS, *012). Essa medida dialog* com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> meta *2.7 da Agend* 2030, relacionada aos Objetivo* de De*envol*ime*to Sustentáv**, que </line>
<line> obje*iva * propagação de *ompras pública* sustentávei* (JEREIS*ATI; Melo, **20). </line>
<line> As cont*atações públicas su*tent*ve*s *romo*em * desenvolvimento *tico e l**po </line>
</par>
<par>
<line> em *odas as **mensões. Na área *oc*al, a*ra*és de *xig*nci*s nos edit*is d* </line>
</par>
<par>
<line> licitações, el*s in*estem em educa*ão *ública de quali*ade, prepa*ando </line>
<line> cientif*c*mente a socied*de para o futuro, na c*mpree*são da equidade </line>
<line> *ntergeracional, bem **mo do de*envo**imento int*rtem*ora*. Da mes*a forma, </line>
<line> ela* pro*ove*, na ordem econômica, a*r*vés *e li**tant*s q*ali*icados, a of*rta *e </line>
<line> vaga* *ecent*s aos novos i*gress*ntes *o **rcado de trabalh* (**CERD*, 2018, </line>
<line> p.60). </line>
<line> N**se ínterim, *s municípios brasi*eiros *nf*e*tam o de*a**o de acres*entar os O*S na </line>
</par>
<par>
<line> políti*a de governo, adequando reali*ade lo*al, por mei* *os à </line>
<line> pl*no* plurianuais e dema*s </line>
</par>
<par>
<line> ins*rume*tos que regul*me*tam a administraç*o pública. Essa ini**ativa requer parce*ias </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> co*peraç*o </line>
<line> entre o s*tor público e pr*vado para </line>
<line> que se** possível a con*empl*ç** dos </line>
</par>
<par>
<line> *b*e**vos (*BER***DT; MANTOVANELI J*NIOR, 2024). </line>
</par>
<par>
<line> 2.3 A relevânci* *os ODS na Gestão *ública Munic*pal </line>
</par>
<par>
<line> A Agen*a 2030 r*forçou a nec*ssidade de as instituiçõ*s implementa**m uma </line>
<line> boa </line>
</par>
<par>
<line> governança pa*a gerir ações em prol do de*env**viment* sustentável, mas é </line>
<line> ne*essário ir </line>
</par>
<par>
<line> além das inci*tivas, pois julg*-se p*rtinen*e um método </line>
<line> de av*l**ção (THORSTE*SEN; </line>
</par>
<par>
<line> MOTA, 2020). Um estud* realizado sobre a implementação da Agenda 2030 n* P*efeitura de </line>
</par>
<par>
<line> Cui*bá, situada no **t*do *o Mat* *rosso, apontou avanço*, en*retanto percebeu-se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> nece*sida*e </line>
<line> de maior en*olvime*t* dos gestores e secretários mu*ic*pais, além </line>
<line> da f*lt* d* </line>
</par>
<par>
<line> sistemas *e monitorame**o para **o*panhar as pol*ticas relacionadas aos O*S (*NJO* et </line>
<line> al., 2**3). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 5, art. 3, p. 3*-57, m*i. 2025 *ww4.U*ifsan**.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Papel da Administração P*b*ica em Con*onânc*a *om os ODS: *m* Análise d* Índice de De*envolvim*nto </line>
<line> 45 </line>
</par>
<par>
<line> Sch*eider e Pezzela (2017) e*fat**** que à med*da que o poder *egi*la*ivo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> executivo busqu*m uma </line>
<line> a**onomia acerca da necessidad* de uma boa governança, com </line>
</par>
<par>
<line> **anspar*ncia e i**l*s*o social, a par*ir de pol*ticas *ú*li*a* que prio**zem a sustentab*li*ade, </line>
<line> ampa*adas pelas tecnologias e pel*s di*ersos *t*s a*ministrativos, s*r* possível c*ncretizar a </line>
<line> e**cução d* polític** *m prol da cole*i**dad*. </line>
<line> * Pre*eitura de Jundia*, Es*ado de São Pa*lo, implemento* um sistema de governança </line>
</par>
<par>
<line> p**lica em *o*son*nc*a </line>
<line> com os </line>
<line> ODS, de modo a integrar *s etapas de planejamento, </line>
</par>
<par>
<line> execuç*o, *onitoram*nto e avali*ção de polític*s públicas a** ODS. Essa inicia*iva </line>
</par>
<par>
<line> possibilita * cr*ação *nálise de e </line>
<line> indicadores, por me*o *o monitoramento adotado, que </line>
</par>
<par>
<line> colabora *o proc*sso de governa*ç* *ara alcançar a* me*as est**u*adas (HIGA *t al., 2023). </line>
<line> *esse âmbit*, se cada **efe*t*ra adotar med*das *au*adas pelos ODS, os re**ltados tendem a </line>
<line> im*actar a sociedad*, contribuind* para um* ge*tão sustent*vel e *omprometida com *s </line>
<line> f*turas gerações (NARDONE, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> * tratan*o disso, não faltam bons exemplos da incorpora*ão </line>
<line> *e u*a adoção </line>
</par>
<par>
<line> qualificada dos ODS nos município* que estabe*eceram ** menos alguns segmentos </line>
<line> a s*re* priorizados (g*v*rnan*a, j*stiça soc*al, educ*ção, cultura, m*b*lidade, </line>
<line> sa**e, etc..) * atacaram t*is temas co* r*sulta*os b*stante signific*tivos, como * o </line>
<line> caso do tra*alh* de despoluição do rio Sorocaba, na cidade *omô*ima do estado de </line>
<line> São Paulo, com o tratamento de *6% do esgot* a*i despej*d*, proporc*onando o fim </line>
<line> d* degradaçã* *mbienta*, r*duçã* de doenças tr*nsmissíveis, *últiplo *so do rio, </line>
<line> com mais investime*tos, especialment* vol*ad*s ao turismo, redução *e enche*te* e </line>
<line> m*lh*ria na qualidade de vida dos m*n*ci*es (NARDO*E, 2019, p.36). </line>
<line> Em 2018, a Pref*itu*a Mu*i*ipal de São Pa*lo *nstitui* o Progr**a Munici*a* de </line>
</par>
<par>
<line> Implemen*ação da </line>
<line> Agenda 2030, </line>
<line> po* *eio da Lei n </line>
<line> 1*.817/2018, que su*giu a p*rti* do </line>
</par>
<par>
<line> Projeto de Lei nº 320/201*. E*sa lei *rev* uma Comissão M*nic*pal para o Des*nvolv**ent* </line>
<line> S***entá*el, n* p*rspe*tiva de elaborar u* plano *e ação, de modo a contemplar a articulação </line>
<line> ent*e o po*er *úblico e socied*de civi* (SÃO PAU*O, 20*8). A *omissão Municipal p*ra o </line>
</par>
<par>
<line> De*envolvimento Sustentável - Agenda 2030 </line>
<line> *oi criada </line>
<line> pelo Decreto nº 59.020/*019, c** </line>
</par>
<par>
<line> participantes da gestão munic*pal e sociedade civil, no intuito de </line>
<line> elaborar a polít*ca, bem </line>
</par>
<par>
<line> como aco*panha* e mo*itor** as *çõe* *o progra*a (SÃO PAUL*, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> Consoante às iniciativas dos municípios, espera-se q*e </line>
<line> cada prefei**ra ad*te </line>
</par>
<par>
<line> iniciativa* relacionadas aos ODS, de modo a pro*over i**acto nas co*unid*des e n* *ultu*a </line>
</par>
<par>
<line> da população, na pe*spectiva de c*iar uma ideologia sobre desen***vimento mai* *ficiente </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> saudável (NARDO*E, *019). "Se*do </line>
<line> assim, *es*ão pública municipal é t*da como um a </line>
</par>
<par>
<line> importante setor de bu*ca por mud*nças **s panoramas da s*ciedade" (SCHNEIDER; </line>
<line> PEZZELA, 2017, *.376). </line>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 22, n. 5, ar*. 3, p. 38-57, mai. 2025 *ww*.*nifsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. R. Silva, L. B. Ol*veira </line>
<line> *6 </line>
</par>
<par>
<line> 3 PR*CEDIM*NTOS METODOLÓGICOS </line>
<line> "A pe*q*isa científica é uma a*ividade humana, cujo objetivo * co*hecer e expl*car os </line>
<line> f*nômenos, fornecendo *es**stas às qu*st*es signifi*ativa* para a compreensão da natu*e*a" </line>
</par>
<par>
<line> (P*ODANO*; FR*ITAS, 2013, p. 4*). Dessa maneira, par* *e al*a*çar o objet*vo </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa, le*ando </line>
<line> em consideração * pro*lema nortead*r </line>
<line> que e*v*lve a investigação, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*squ*sa foi classificada quanto à n*ture*a, a*ordagem, *bjetivos e p*ocedimentos. </line>
<line> Q*an*o à n*tureza, cla*si*i*a-se c*mo básica, que de acordo com Al*ei*a (20*1), tem </line>
<line> * f*nalida*e de buscar p*r novas de*coberta* c*entíficas, **s sem o intuito *e aplicabilidade, </line>
<line> o* seja, contr*bui **ra ampliação do conhecim*nto. Dess* *orma, espe*a-*e c*labora* c*m </line>
<line> di*cussões e levan*amento de informações que possam cola*ora* para identificar o Índ*** de </line>
<line> D*senv*lvimento dos Mu*i*íp*os Sergipanos, de modo a identificar possívei* i*dicadores </line>
<line> negativos que im*edem uma ges*ão co* foc* na sustentabilidade. </line>
</par>
<par>
<line> Em r*lação * </line>
<line> abor*agem, a pe*quisa *em caráter *uan**tati*o, que de *c*rd* c*m </line>
</par>
<par>
<line> Zane*la (20*3, p.35), "* aquela que se caracter**a pelo *m*rego de instr*mentos e*tatísticos, </line>
<line> *anto na col*ta como no tratamento dos d*dos, e qu* tem *omo fina*idade *ed*r relaçõe* entre </line>
</par>
<par>
<line> as variáv*is". Logo, a análise dos d*dos d*ssa pes*uisa levou em </line>
<line> co*sideração as notas </line>
</par>
<par>
<line> atrib*ídas ao* *DS do* mun*cípios sergipan**, utilizando o fator nota como pr*ncípi* p*ra </line>
<line> análise dos dados. Ent**tanto, utiliz*u-se de mecanismos da pesquisa qualitativa *ara analis** </line>
<line> os dados, de mod* a r**lizar pesquisa b*bliográfica p*r* an*li**r o* resu*tad*s en*ontrad*s. </line>
<line> Ao q** concerne *o *bj*tivo da pesqui*a, c*ass*fica-se como d*scritiva, conforme o </line>
</par>
<par>
<line> ente*dimento </line>
<line> de P*odano* e Freitas (20*3) *ue a con*eituam como a desc*i*ão das </line>
</par>
<par>
<line> característi*a* </line>
<line> de dete*minada po*ulação ou *enôm**o, se* in*erf*r**cia nas informaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> observadas. Logo, * investigaçã* objeti*a descreve* *s informações referentes *o Índ*ce de </line>
<line> *esenv*lvim*nto Sustentável do* M*nicípios Ser**panos. </line>
<line> Os pr*ce*imentos técn*cos *e*ela* * camin*o traçado para a obtenção dos dad*s que </line>
</par>
<par>
<line> fizeram </line>
<line> *arte </line>
<line> d* p*s*uisa (PRODANOV; F*EIT**, 20*3). Assim, primeiramente, foi </line>
</par>
<par>
<line> reali*ada </line>
<line> um a </line>
<line> pesquisa *ibliográfica </line>
<line> p**a disc*ssão teóric* so*re a temática e*tabe*ecida, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *artir dos </line>
<line> estudo* </line>
<line> de *eóricos espec*alis**s </line>
<line> na *rea espe*ífica. A pe*quis* *ibl*ográfica </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> cons*lidada por int**médio de tr*balhos publicados, como: </line>
<line> livro*, artig*s c*entí*icos, </line>
</par>
<par>
<line> disse*taç*es, teses, ent*e outros mat*riais que ressalt*m temáti*a em a </line>
<line> e*tu** (ALMEIDA, </line>
</par>
<par>
<line> 2021). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, **resi*a, v. 22, n. 5, art. 3, p. 3*-*7, mai. 2025 </line>
<line> www*.Unifsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Pa*el da Adm*nistração P*blica em C*nsonânci* com os ODS: Um* Anál*se *o Índ*ce de De*env**vim*n*o </line>
<line> 4* </line>
</par>
<par>
<line> Posterio*men*e, realizou-se *ma pesquisa documental na Plataforma Di*ital *ue </line>
<line> disponibiliza as médias do* Índ***s de Desenvol*imento Sustentável dos municípios </line>
<line> brasileiros. "[...] A pesquisa *ocumental b*seia-*e em m*t*ri*is que não rece*eram ainda *m </line>
<line> trat**ento a*alíti*o ou q*e podem ser reelaborados d* acor*o com os o**etivos da pesquisa" </line>
</par>
<par>
<line> (PR*DANO*; FREITAS, 20*3, p.*5). Logo, a pesquisa util*zou dos dados *orn*cido* </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> análise e int*r*retações dos indicad*res e *étricas que *lassificam o **senvolvimento dos </line>
</par>
<par>
<line> municí**os s*rgipanos e* rel*ção ao </line>
<line> at*ndimento e *ontemplação d*s *DS. O foc* ce*tral </line>
</par>
<par>
<line> foi a anál*se d*s n*t*s a*ribuídas a*s municíp*os *erg*panos. * en*e*eço eletrônico da </line>
<line> plataforma é: https://*ds*.*ida*e*sustentaveis.or*.br/, a qual f*rnece d*versos dados: ranking </line>
<line> das cidades, mapa inter*tivo e análise deta*hada dos indicado*es de cada O*S *os m*n*cípios. </line>
<line> Figura 3 - **uxo*ra*a pa*a obtenção do* dad*s na pla**forma I**C - *rasil </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborada pelo autor (2024) </line>
<line> A Figura 3 apre**nta o fluxo*rama *etodol*gico com todas *s etapas r*al*zad** para </line>
<line> obt*nção dos **sultados apresentados. </line>
<line> 4 RES*LTADOS E DISCUSSÕ*S </line>
<line> Nesta seção, serão a*res*n*ados os r*sultados em relação ao Índice ** </line>
<line> D*senvo*vime**o Sustent*vel d*s Municípios do ***ad* de Serg*pe. *sse ín*ice é divulgad* </line>
<line> pelo **stituto *idades Susten*áve** - ICS, *o* mei* do Programa Cidades Sustentávei* - PCS. </line>
<line> *ev. *SA, *eresin* *I, *. *2, *. 5, art. 3, p. 38-57, mai. 2*25 www4.Unifsane*.c**.*r/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. R. *ilva, L. B. *liveira </line>
<line> 48 </line>
</par>
<par>
<line> O ICS tem *iversas fina*id*des, as quais buscam mobilizar e i*centivar os governo* a </line>
<line> promoverem pr*p*st*s que almejem * desenvolvimento, *or interméd*o de pr*ticas </line>
<line> sus**ntáveis por pa*t* dos m*nic*pios, as qua** a*endam a Agen*a 20301. Uma *nic*a*iv* do </line>
<line> ICS rel**ante é o *studo e d*vu*gação do Índi*e de Dese*vol*ime*to Suste*tável das Cidades </line>
<line> - Brasil (*DSC - BR), o qua* possibilita *ue *s prefe*tos direcione* suas e*traté*ia*, co* </line>
<line> base n*s indica**res e mon*toramento d*s ODS fornecidos pela pl*ta*orma IDS*-BRASI*2. </line>
<line> A seg*ir, a*resenta-s* o ID*C dos 75 mun*cíp*os do *s*ado *e **rg*pe. </line>
<line> Ta*e** 1 - ID*C dos Muni**pi*s do Estado de Sergip* </line>
</par>
<par>
<line> M*NICÍPIO </line>
<line> **SC </line>
<line> IDS* </line>
<line> IDSC </line>
<line> I**C </line>
<line> RANKING </line>
<line> RANKING </line>
<line> 20*5 </line>
<line> 2022 </line>
<line> 2023 </line>
<line> *024 </line>
<line> ESTADU*L </line>
<line> NACIONAL </line>
</par>
<par>
<line> Itab*ian* </line>
<line> *9,11 </line>
<line> 4 9 ,5 4 </line>
<line> 4 7 ,1 3 </line>
<line> 4 9 ,1 7 </line>
<line> 01 </line>
<line> 2024 </line>
</par>
<par>
<line> Itabi </line>
<line> 4 6 ,3 1 </line>
<line> * 0 ,9 </line>
<line> * * ,0 1 </line>
<line> 4 8 ,8 4 </line>
<line> 02 </line>
<line> 2111 </line>
</par>
<par>
<line> C*rmópo*is </line>
<line> 4 6 ,8 6 </line>
<line> 4 * ,0 6 </line>
<line> 4 1 ,9 1 </line>
<line> 4 7 ,6 8 </line>
<line> *3 </line>
<line> 2450 </line>
</par>
<par>
<line> Ar a c a j u </line>
<line> 4 9 ,9 3 </line>
<line> 4 9 ,5 9 </line>
<line> 4 * ,* 4 </line>
<line> * 7 ,5 6 </line>
<line> 04 </line>
<line> 248* </line>
</par>
<par>
<line> São Francisc* </line>
<line> 4 4 ,7 9 </line>
<line> 4 2 ,3 9 </line>
<line> 4 8 ,6 6 </line>
<line> * 7 ,4 6 </line>
<line> 05 </line>
<line> *522 </line>
</par>
<par>
<line> Macambira </line>
<line> 5 3 ,9 8 </line>
<line> 4 * ,3 4 </line>
<line> 4 8 ,9 8 </line>
<line> * 6 ,* 0 </line>
<line> 06 </line>
<line> *912 </line>
</par>
<par>
<line> Canindé de São </line>
<line> 3 9 ,8 6 </line>
<line> 3 * ,7 9 </line>
<line> 4 * ,5 7 </line>
<line> 4 6 ,* 8 </line>
<line> 07 </line>
<line> 2953 </line>
</par>
<par>
<line> *ranc*sco </line>
</par>
<par>
<line> *elha </line>
<line> * 7 ,7 4 </line>
<line> 4 3 ,4 7 </line>
<line> 4 1 ,3 3 </line>
<line> 4 5 ,9 * </line>
<line> 08 </line>
<line> 2994 </line>
</par>
<par>
<line> Moita B*nita </line>
<line> * 6 ,9 5 </line>
<line> 4 1 ,8 7 </line>
<line> 4 2 ,9 2 </line>
<line> * 5 ,* 2 </line>
<line> 09 </line>
<line> *264 </line>
</par>
<par>
<line> Barra dos </line>
<line> * 8 ,2 * </line>
<line> 4 6 ,0 1 </line>
<line> 4 5 ,4 5 </line>
<line> 4 4 ,8 1 </line>
<line> 1* </line>
<line> 3330 </line>
</par>
<par>
<line> C**u**ros </line>
</par>
<par>
<line> Lagarto </line>
<line> 4 6 ,5 3 </line>
<line> 4 5 ,* 8 </line>
<line> 4 3 ,4 2 </line>
<line> 4 4 ,6 1 </line>
<line> 11 </line>
<line> 3390 </line>
</par>
<par>
<line> *rach* Card*so </line>
<line> 4 5 ,7 </line>
<line> 4 1 ,9 7 </line>
<line> 4 2 ,3 8 </line>
<line> 4 4 ,3 2 </line>
<line> 12 </line>
<line> *473 </line>
</par>
<par>
<line> P*opriá </line>
<line> 4 6 ,3 </line>
<line> 4 4 ,8 </line>
<line> 4 5 ,9 2 </line>
<line> 4 4 ,2 0 </line>
<line> *3 </line>
<line> 3500 </line>
</par>
<par>
<line> Riachão do </line>
<line> * 7 ,* 3 </line>
<line> 4 3 ,9 7 </line>
<line> 3 9 ,8 </line>
<line> 4 * ,1 2 </line>
<line> 1* </line>
<line> 3525 </line>
</par>
<par>
<line> D*nta* </line>
</par>
<par>
<line> Pedra Mo*e </line>
<line> 4 7 ,7 1 </line>
<line> 3 8 ,6 * </line>
<line> 4 1 ,6 1 </line>
<line> 4 4 ,0 8 </line>
<line> 15 </line>
<line> 3539 </line>
</par>
<par>
<line> T*bias Barreto </line>
<line> 4 0 ,8 9 </line>
<line> 4 4 ,2 8 </line>
<line> 4 * ,2 3 </line>
<line> 4 3 ,* 2 </line>
<line> 16 </line>
<line> 3579 </line>
</par>
<par>
<line> Frei Pau*o </line>
<line> 4 5 ,4 7 </line>
<line> 4 0 ,9 </line>
<line> 3 9 ,4 8 </line>
<line> 4 3 ,6 0 </line>
<line> 1* </line>
<line> 3674 </line>
</par>
<par>
<line> Itabai*n*nha </line>
<line> 43,7* </line>
<line> 41,84 </line>
<line> * 2 ,2 8 </line>
<line> 4 3 ,5 7 </line>
<line> *8 </line>
<line> 3682 </line>
</par>
<par>
<line> *ristinápoli* </line>
<line> 4 4 ,7 8 </line>
<line> 4 1 ,* 4 </line>
<line> 4 3 ,3 2 </line>
<line> 4 3 ,* 1 </line>
<line> 19 </line>
<line> 3723 </line>
</par>
<par>
<line> São Crist*vão </line>
<line> 4 * ,8 3 </line>
<line> 4 2 ,4 * </line>
<line> 4 3 ,4 3 </line>
<line> 4 3 ,4 0 </line>
<line> 20 </line>
<line> 3729 </line>
</par>
<par>
<line> *edro de São </line>
<line> 4 1 ,7 * </line>
<line> *0,11 </line>
<line> 4 1 ,9 </line>
<line> 4 3 ,3 7 </line>
<line> 21 </line>
<line> 373* </line>
</par>
<par>
<line> João </line>
</par>
<par>
<line> Amparo de São </line>
<line> 4 6 ,9 5 </line>
<line> * 9 ,4 3 </line>
<line> 4 * ,0 6 </line>
<line> 4 * ,1 9 </line>
<line> 22 </line>
<line> 3784 </line>
</par>
<par>
<line> Francisco </line>
</par>
<par>
<line> Cumbe </line>
<line> 5 1 ,5 8 </line>
<line> 4 5 ,3 3 </line>
<line> 4 6 ,6 3 </line>
<line> 4 3 ,1 8 </line>
<line> 23 </line>
<line> 3786 </line>
</par>
<par>
<line> Arauá </line>
<line> 4 5 ,1 9 </line>
<line> 4 2 ,* 5 </line>
<line> 4 1 ,6 3 </line>
<line> 4 * ,1 4 </line>
<line> 24 </line>
<line> 379* </line>
</par>
<par>
<line> F*ira Nova </line>
<line> 43,11 </line>
<line> 3 7 ,5 </line>
<line> 4 2 ,0 6 </line>
<line> 4 3 ,* 8 </line>
<line> 2* </line>
<line> 3826 </line>
</par>
<par>
<line> Sa*tana do *ão </line>
<line> 4 8 ,5 * </line>
<line> 4 * ,6 </line>
<line> 4 6 ,9 9 </line>
<line> 4 * ,* 6 </line>
<line> 26 </line>
<line> 3833 </line>
</par>
<par>
<line> Fran*isco </line>
</par>
<par>
<line> Noss* S*nhora </line>
<line> 4 3 ,* 5 </line>
<line> 4 1 ,5 7 </line>
<line> 4 4 ,2 </line>
<line> 4 2 ,9 9 </line>
<line> *7 </line>
<line> 3855 </line>
</par>
<par>
<line> da Glória </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Plata**rm* ID*C/BR. Disponíve* *m: https://icidad*ssuste*tav*is.org.b*/instituto-cidades-suste*tav*is/. Ac*s*o </row>
</column>
</par>
<par>
<line> em: 1* n*v. 2*24 </line>
<line> 2 Instituto C*dades Sustentáveis. Disp**ív*l em: https://*dsc.ci*ade*sustentaveis.*rg.br/i*troduc*ion/. *cess* em: </line>
<line> 15 nov. 202* </line>
<line> Re*. FSA, Teres*na, *. 22, n. 5, art. *, p. 38-57, ma*. 2025 w*w4.U*ifsanet.com.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * P*pel da Administração Pública e* Consonância com os OD*: Uma *nálise do Índi*e de Desenvolvimento </line>
<line> 49 </line>
</par>
<par>
<line> Ma*ha*a dos </line>
<line> 4 2 ,8 1 </line>
<line> 4 1 ,4 3 </line>
<line> 4 0 ,9 2 </line>
<line> 4 2 ,* 4 </line>
<line> 28 </line>
<line> 3862 </line>
</par>
<par>
<line> Bois </line>
</par>
<par>
<line> Malha*or </line>
<line> 4 6 ,5 7 </line>
<line> 4 5 ,1 5 </line>
<line> 4 6 ,0 8 </line>
<line> 4 * ,8 * </line>
<line> 29 </line>
<line> 3879 </line>
</par>
<par>
<line> Ribei*óp*lis </line>
<line> 4 3 ,9 7 </line>
<line> 4 1 ,7 1 </line>
<line> * 2 ,4 * </line>
<line> 4 2 ,6 5 </line>
<line> 30 </line>
<line> 3938 </line>
</par>
<par>
<line> P*ç* Ve*de </line>
<line> 4 * ,5 * </line>
<line> * 4 ,5 * </line>
<line> 4 3 ,4 1 </line>
<line> 4 2 ,* 4 </line>
<line> 31 </line>
<line> 3*42 </line>
</par>
<par>
<line> Monte Alegre de </line>
<line> 40,74 </line>
<line> 3 8 ,6 2 </line>
<line> 3 7 ,* 1 </line>
<line> 4 * ,4 9 </line>
<line> 32 </line>
<line> 3972 </line>
</par>
<par>
<line> *er*ipe </line>
</par>
<par>
<line> Riachuelo </line>
<line> 42,81 </line>
<line> * * ,* 1 </line>
<line> * * ,3 8 </line>
<line> 4 2 ,* 7 </line>
<line> *3 </line>
<line> 3976 </line>
</par>
<par>
<line> S*mã* Dias </line>
<line> 4 * ,0 6 </line>
<line> 4 1 ,* 7 </line>
<line> 4 3 ,0 3 </line>
<line> 4 2 ,2 3 </line>
<line> 34 </line>
<line> **47 </line>
</par>
<par>
<line> *an** Lu*ia do </line>
<line> 4 3 ,3 </line>
<line> 4 3 ,6 2 </line>
<line> * 9 ,9 5 </line>
<line> 4 * ,1 0 </line>
<line> *5 </line>
<line> 4091 </line>
</par>
<par>
<line> *tanhy </line>
</par>
<par>
<line> Nossa </line>
<line> Senhora </line>
<line> * 3 ,6 8 </line>
<line> 4 2 ,8 6 </line>
<line> 4 * ,7 9 </line>
<line> 4 1 ,9 7 </line>
<line> 36 </line>
<line> 4122 </line>
</par>
<par>
<line> *o Socorro </line>
</par>
<par>
<line> Japarat*ba </line>
<line> 4 1 ,7 4 </line>
<line> 4 * ,1 6 </line>
<line> 4 * ,4 7 </line>
<line> 4 * ,9 3 </line>
<line> 37 </line>
<line> 4134 </line>
</par>
<par>
<line> Nossa Senhora </line>
<line> 4 2 ,4 4 </line>
<line> 4 2 ,4 5 </line>
<line> 4 1 ,0 5 </line>
<line> * 1 ,7 9 </line>
<line> 38 </line>
<line> 4181 </line>
</par>
<par>
<line> Aparecida </line>
</par>
<par>
<line> Pirambu </line>
<line> 4 5 ,* 2 </line>
<line> 4 0 ,0 * </line>
<line> 4 * ,7 3 </line>
<line> 4 1 ,7 9 </line>
<line> 39 </line>
<line> 41*2 </line>
</par>
<par>
<line> Garar* </line>
<line> 4 0 ,2 7 </line>
<line> 3 * ,9 8 </line>
<line> 42,*1 </line>
<line> 4 1 ,7 2 </line>
<line> 40 </line>
<line> 41** </line>
</par>
<par>
<line> Divina Pastora </line>
<line> 4 7 ,9 6 </line>
<line> 4 * ,4 5 </line>
<line> 4 1 ,2 4 </line>
<line> 4 1 ,6 5 </line>
<line> 41 </line>
<line> *225 </line>
</par>
<par>
<line> Muri*eca </line>
<line> 4 6 ,6 1 </line>
<line> 3 9 ,2 5 </line>
<line> 4 0 ,9 4 </line>
<line> 4 * ,5 7 </line>
<line> 42 </line>
<line> 4244 </line>
</par>
<par>
<line> Nossa Senhora </line>
<line> 4 1 ,3 5 </line>
<line> * 0 ,3 6 </line>
<line> 4 1 ,5 7 </line>
<line> * 1 ,* 3 </line>
<line> *3 </line>
<line> 4276 </line>
</par>
<par>
<line> das D*res </line>
</par>
<par>
<line> *osár*o do </line>
<line> 4 2 ,1 9 </line>
<line> 4 1 ,8 * </line>
<line> 4 4 ,5 </line>
<line> 4 1 ,4 3 </line>
<line> 4* </line>
<line> 4*77 </line>
</par>
<par>
<line> Ca t e t e </line>
</par>
<par>
<line> Santa Ro*a de </line>
<line> 4 4 ,8 </line>
<line> 3 7 ,9 9 </line>
<line> 4 * ,9 8 </line>
<line> 4 1 ,3 * </line>
<line> 45 </line>
<line> 4284 </line>
</par>
<par>
<line> Lima </line>
</par>
<par>
<line> Jap*atã </line>
<line> 4 0 ,* 1 </line>
<line> 4 * ,9 * </line>
<line> 4 1 ,* 4 </line>
<line> 4 1 ,* * </line>
<line> 4* </line>
<line> *304 </line>
</par>
<par>
<line> Estância </line>
<line> 4 5 ,* 6 </line>
<line> 4 3 ,4 9 </line>
<line> 3 9 ,9 5 </line>
<line> 4 1 ,3 2 </line>
<line> *7 </line>
<line> 4313 </line>
</par>
<par>
<line> C*mpo do Br*t* </line>
<line> * 2 ,2 </line>
<line> 4 0 ,0 9 </line>
<line> 4 0 ,1 4 </line>
<line> 4 1 ,1 3 </line>
<line> 48 </line>
<line> 4349 </line>
</par>
<par>
<line> B*quim </line>
<line> 43,11 </line>
<line> 4 4 ,8 </line>
<line> 4 2 ,5 1 </line>
<line> 4 0 ,9 8 </line>
<line> 4* </line>
<line> 4398 </line>
</par>
<par>
<line> I*di*roba </line>
<line> 4 4 ,8 7 </line>
<line> 4 4 ,7 8 </line>
<line> 4 0 ,2 9 </line>
<line> 4 0 ,9 1 </line>
<line> 50 </line>
<line> 4416 </line>
</par>
<par>
<line> General </line>
<line> 4 9 ,0 1 </line>
<line> 4 1 ,2 2 </line>
<line> 3 8 ,9 4 </line>
<line> 4 0 .8 * </line>
<line> 5* </line>
<line> 4442 </line>
</par>
<par>
<line> Mayn*rd </line>
</par>
<par>
<line> I*apo*anga </line>
<line> 4 * ,4 * </line>
<line> 4 0 ,* 8 </line>
<line> 4 4 ,2 8 </line>
<line> 4 * ,7 8 </line>
<line> 52 </line>
<line> 4446 </line>
</par>
<par>
<line> D\Ajuda </line>
</par>
<par>
<line> Salgad* </line>
<line> 4 4 ,4 * </line>
<line> 4 2 ,0 8 </line>
<line> **,11 </line>
<line> 4 0 ,7 4 </line>
<line> 53 </line>
<line> 4*56 </line>
</par>
<par>
<line> Po*to d* Fol*a </line>
<line> 4 0 ,8 2 </line>
<line> 39 </line>
<line> 4 4 ,4 7 </line>
<line> 4 * ,6 5 </line>
<line> 54 </line>
<line> 4484 </line>
</par>
<par>
<line> Laranjei*a* </line>
<line> 4 0 ,7 </line>
<line> 3 9 ,2 1 </line>
<line> 4 1 ,1 9 </line>
<line> 4 0 ,1 9 </line>
<line> 55 </line>
<line> 4595 </line>
</par>
<par>
<line> Ca*ira </line>
<line> 4 1 ,4 2 </line>
<line> 3 8 ,8 * </line>
<line> 3 9 ,4 </line>
<line> 4 0 ,1 3 </line>
<line> *6 </line>
<line> **05 </line>
</par>
<par>
<line> Can*oba </line>
<line> 5 * ,4 3 </line>
<line> 4 1 ,5 1 </line>
<line> 4 4 ,1 8 </line>
<line> 4 0 ,0 5 </line>
<line> 57 </line>
<line> *624 </line>
</par>
<par>
<line> A**ia Branc* </line>
<line> * * ,8 5 </line>
<line> 3 8 ,9 4 </line>
<line> 4 0 ,9 5 </line>
<line> * 9 ,9 7 </line>
<line> *8 </line>
<line> 4642 </line>
</par>
<par>
<line> Pacat*ba </line>
<line> 4 4 ,9 5 </line>
<line> 4 0 ,3 1 </line>
<line> 4 4 ,3 7 </line>
<line> 3 9 ,* 9 </line>
<line> 59 </line>
<line> 4652 </line>
</par>
<par>
<line> Pinhão </line>
<line> 4 8 ,5 7 </line>
<line> 3 9 ,2 4 </line>
<line> * 8 ,0 7 </line>
<line> 3 9 ,8 9 </line>
<line> 60 </line>
<line> 4654 </line>
</par>
<par>
<line> Ped*i*has </line>
<line> 4 3 ,1 </line>
<line> 4 4 ,1 5 </line>
<line> 4 3 ,0 7 </line>
<line> 3 9 ,7 3 </line>
<line> 61 </line>
<line> 4*95 </line>
</par>
<par>
<line> São Miguel do </line>
<line> * 7 ,5 </line>
<line> 4 2 ,* 4 </line>
<line> 4 3 ,* 6 </line>
<line> 3 9 ,3 3 </line>
<line> 6* </line>
<line> 4792 </line>
</par>
<par>
<line> Aleixo </line>
</par>
<par>
<line> Aqu*dabã </line>
<line> 4 2 ,9 </line>
<line> 3 8 ,0 2 </line>
<line> 3 9 ,5 5 </line>
<line> 3 9 ,2 1 </line>
<line> 63 </line>
<line> 4**1 </line>
</par>
<par>
<line> *l*a *as Flores </line>
<line> 4 3 ,* 6 </line>
<line> 4 0 ,2 * </line>
<line> * * ,6 1 </line>
<line> 3 9 ,* 0 </line>
<line> 64 </line>
<line> 4824 </line>
</par>
<par>
<line> *mbaúba </line>
<line> * 0 ,5 8 </line>
<line> 4 1 ,* 9 </line>
<line> 4 1 ,1 </line>
<line> * 9 ,0 4 </line>
<line> 6* </line>
<line> 4*63 </line>
</par>
<par>
<line> N*ópo*is </line>
<line> 4 1 ,5 6 </line>
<line> 3 8 ,4 2 </line>
<line> 3 7 ,1 8 </line>
<line> 3 8 ,8 6 </line>
<line> 66 </line>
<line> 4891 </line>
</par>
<par>
<line> São Do**ngos </line>
<line> 4 6 ,0 1 </line>
<line> 3 7 ,6 3 </line>
<line> 3 7 ,8 8 </line>
<line> 3 8 ,4 7 </line>
<line> 6* </line>
<line> *967 </line>
</par>
<par>
<line> Nossa Senhora </line>
<line> 4 5 ,6 </line>
<line> 3 9 ,5 2 </line>
<line> 4 2 ,1 4 </line>
<line> 3 8 ,2 3 </line>
<line> 68 </line>
<line> 5017 </line>
</par>
<par>
<line> de Lourdes </line>
</par>
<par>
<line> Sant* A*aro *as </line>
<line> 41,99 </line>
<line> 3 6 ,4 4 </line>
<line> 3 8 ,7 </line>
<line> 3 8 ,2 2 </line>
<line> 69 </line>
<line> 5018 </line>
</par>
<par>
<line> Br*tas </line>
</par>
<par>
<line> Maruim </line>
<line> 4 * ,4 8 </line>
<line> 3 8 ,* 2 </line>
<line> 3 9 ,3 8 </line>
<line> * 8 ,0 * </line>
<line> *0 </line>
<line> 5039 </line>
</par>
<par>
<line> S*riri </line>
<line> 4 0 ,7 * </line>
<line> 3 9 ,8 * </line>
<line> 3 9 ,5 * </line>
<line> 3 7 ,9 4 </line>
<line> 71 </line>
<line> 506* </line>
</par>
<par>
<line> Po*o Redondo </line>
<line> 4 1 ,8 1 </line>
<line> * * ,7 4 </line>
<line> 4 0 ,0 7 </line>
<line> 3 6 ,9 0 </line>
<line> 72 </line>
<line> 5*14 </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 5, art. 3, *. 38-57, mai. 2*25 </line>
<line> www4.Unifsanet.com.b*/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. Silva, L. B. Oliveira </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> Capela </line>
<line> 3 * ,1 2 </line>
<line> 3 8 ,6 1 </line>
<line> 3 * ,4 4 </line>
<line> 3 6 ,4 8 </line>
<line> 73 </line>
<line> *27* </line>
</par>
<par>
<line> Brejo Gr*nde </line>
<line> 4*,55 </line>
<line> 3 6 ,4 5 </line>
<line> 4 2 ,1 3 </line>
<line> 3 5 ,5 * </line>
<line> 74 </line>
<line> 5344 </line>
</par>
<par>
<line> Tomar de Geru </line>
<line> 4 5 ,6 * </line>
<line> 3 8 ,2 5 </line>
<line> 4 * ,7 9 </line>
<line> 3 5 ,4 9 </line>
<line> *5 </line>
<line> 5*46 </line>
</par>
<par>
<line> *onte: E*abor*do pel* autor, com base no* dados da Pl*t*forma IDSC- Brasil (2**4) </line>
<line> A Tabela 1 elucida o Índice de Desenv**vim*nto Susten*áv** das 75 Cidade* do </line>
<line> Esta** de Sergipe, de modo a aprese*t** as notas a*ribuídas *os anos dis*o*ibilizados pela </line>
<line> Plataforma IDSC - Bras*l, que traz os resultados d* ano d* 2022 a 20**, *lém d* destacar as </line>
</par>
<par>
<line> notas atribuída* ao ano </line>
<line> *e 2015, período que surgiu a Agenda 20*0, com o </line>
<line> objetivo de </line>
</par>
<par>
<line> ver*ficar a e**lução do IDSC. </line>
</par>
<par>
<line> Perceb*-se que o Mun*cí*io de Itabaiana lidera no ranking atua*, a**esentan*o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> melh*r **olu*ão no Estad* de Se*gipe, ocupando a colocação de *úmero 2.0*4 </line>
<line> n* *an*ing </line>
</par>
<par>
<line> na*ional do total de 5.570 municí*ios brasil**ro*. Ferreir* et al., (2023) real*zaram *m e*tudo </line>
</par>
<par>
<line> acer*a *as políti*a* p*blicas par* a implementação dos OD* *m It*baiana, no </line>
<line> período de </line>
</par>
<par>
<line> 201* a 2*20, e consta**u *ais ** </line>
<line> 5*0 açõ*s re*acion*d*s à Agenda </line>
<line> 2030, com 80% de*as </line>
</par>
<par>
<line> present*s no *i*rio Ofici*l, env*lvendo na pr*tica mais *e um ODS. Poré*, id*ntificaram </line>
</par>
<par>
<line> uma falta de ate*ção em re**ção aos ODS 7 - En*r*ia </line>
<line> limpa e acessível, OD* 13 - Ação </line>
</par>
<par>
<line> c**tra a mudança gl*bal do clima e ODS 15 - Vida Terrestre. </line>
<line> * Gráfico 1, * segui*, *present* o quant*tati*o * *ercentual dos mu*icíp*os b*asi*eiros </line>
<line> class*f*c*dos em relação aos n*veis d* *n*ice Desenvolvimento Sustentável - IDS. </line>
<line> Gráfico 1 - Cla*sificação *os M*nicípios Brasi*e*ros **r N*v*l do ID* - 2024 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelo *utor, com base nos dados da Plata*orma I*SC- Brasil (*0**) </line>
<line> R*v. F*A, *e*esina, v. 22, n. 5, art. 3, p. 38-57, m**. 202* www4.U*ifsanet.*om.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Pape* da Adm*nistração Púb*ica em Consonância com os *DS: Uma An*lise d* Índice de Desenvo*vimento </line>
<line> 51 </line>
</par>
<par>
<line> O I*S cons*d*ra cin*o ní***s para identif*cação da not* dos municí*ios, conforme </line>
<line> observ*-se no grá*ico acim*. Verifica-se, a part*r dos dados do Gráfico 2, q*e a m*ioria dos </line>
<line> mun*cípi*s brasile*ro*, 51%, *st*o classificados no nível ca*acteri*ado como ba*xo, com </line>
</par>
<par>
<line> mé*ia variável *ntre 40 e 49,9* pontos. Na sequência, 30% *as cidades </line>
<line> estã* clas*ificadas </line>
</par>
<par>
<line> c*m IDS médio, co* média *ariá*el entre 50 * *9,00 po*tos, o que ca*acteriz* um **sultad* </line>
<line> regular. *ntretant*, 17% dos municípi** estão classificado* *o pior índice, o que preocupa a </line>
<line> sit*ação *e 938 ge*tores pú*licos m*ni**pais. A*enas 2% dos mun*c*pi*s a**ngiram o IDS </line>
<line> alto, um nú*er* pequeno *omparad* aos 5.570 m*nicípios *rasileiros. Nenhuma cidade </line>
<line> atingiu o maio* IDS, o que **assifica como mui*o a*to. </line>
<line> A seguir, *present*-se o Grá*ico 2, *e modo a identif*car ** níve*s do* mu*icíp**s do </line>
<line> Estado de Sergipe ** relação ao IDS. </line>
<line> Gráfico * - Níveis de *esen**lvim*nto Sus**ntá*el dos Municípios de Sergi** - 2024 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabo*açã* pró*ria, *om base nos dados da Plataforma IDSC- *rasil (2024) </line>
</par>
<par>
<line> **rificou-se </line>
<line> n* Gráfi** 2 q*e 5* **nicípios e*tão *lassificados no ní*e* baixo, </line>
</par>
<par>
<line> enquanto 18 de**s es*ão cl**sific*dos no n*v*l muito baixo. Nenhuma cidad* *tin*iu os níveis </line>
<line> médio, alto e muito alto. **go, *de*tific*-se qu* I*ab**ana, munic*pi* de m*ior no*a - 4*,17, </line>
</par>
<par>
<line> confor*e *abela *, está *nserido no nív** baixo, fal*ando 0,83 po*tos para fi*ar </line>
<line> no nível </line>
</par>
<par>
<line> mé*io. </line>
</par>
<par>
<line> Dian*e desse cenári*, in*ere-*e que os municípios ser*ipanos prec**am evoluir de </line>
<line> f***a considerável par* atingir *s metas estabe**cidas pel* A*e*d* 2030, te*d* em vist* q*e </line>
<line> Rev. F*A, Ter*sina PI, v. 22, n. 5, art. 3, *. 38-5*, *ai. 202* www4.Unifsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. R. Silva, L. B. Oli*eira </line>
<line> 52 </line>
</par>
<par>
<line> faltam aproxima*am*nte 06 anos para cump*imento d** meta* *stabelecida* para cont*mpl*r </line>
</par>
<par>
<line> os ODS. *ntretanto, ob*erv*-se qu* *s *esultad*s do* muni*ípios sergipa*os acompanham </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tendência de*ons*rada *o cenár*o nacional, demo*strada no *ráfic* 1, apontand* que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> maior** da* c*dade* estão cla*s*fic*das n* IDS baix*. </line>
</par>
<par>
<line> O *ráfic* 3, a s*guir, apresenta os 10 mu*icípios *ergipanos com as ma*ores nota* </line>
<line> a*ribuídas ao Índi** de D*sen*olvimento *ust*ntáve*. </line>
<line> Gráfico 3 - Municí*ios de Sergipe com melhor IDS 20*4 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaboraçã* própria, com base nos dados da Plataforma IDSC- Bra*il (20*4) </line>
<line> Os 10 m*nicípios com *el*or IDS em 2024 no Est*do de S*rgipe estão classific**os </line>
<line> co* o nível baixo. De*tre eles, perce*e-*e que o 1*º colocado, Barra d*s Co*ueiros, está </line>
<line> inscr*to no Pr*grama Cidades Sustentáveis - PCS, de*de 01/01/2021, o ***l tem o obj*tiv* de </line>
<line> colabora* com os governantes p*r* *mpleme*tação ** polític*s pública* para **nso*idação de </line>
<line> *id**es sustentáveis, com r*duçã* da desigualdade soci*l3. No Est*do de Se*gip*, constam </line>
</par>
<par>
<line> três municí**os *ue são signatários do PCS: Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Ap*recida e São Cr*stóvão (Índice de Desen*olvimento *ustentável das *ida*es *rasil, - </line>
<line> 2024). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 3 </row>
</column>
<column>
<row> *rograma Cidades Sustentáveis. Disponível em: h*tps://www.cidadessustentaveis.org.b*/*aginas/pcs. Ace**o </row>
</column>
</par>
<par>
<line> em: ** no*. 2024 </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 22, *. 5, a*t. 3, p. 3*-*7, m*i. 2025 </line>
<line> www4.*nifsane*.*om.br/*evi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *ape* da *dmini*tr*ç*o Públ*ca em Consonância com os ODS: Uma An*lise do Índi*e de Des*nvolviment* </line>
<line> 53 </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSI*ERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> pauta dos OD* é d* ordem global e *m ch*mam*n*o p**lico par* to*a é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> socie*ade: cid*dão, soci*dade civil or*anizada * adminis*r*ção pública. E*te trabalho </line>
</par>
<par>
<line> elu*idou a **squisa </line>
<line> no c*mpo da g*stão pública porque os ges*o*e* e todo s*rvidor pú*lico </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvem u* *ra*alho v*lt*d* aos indivíduos, d* mo*o a rep**sent*-lo*, fazend* jus aos </line>
<line> dire*tos **e lhes são conferi*os. </line>
<line> Ao tratar d*s ODS *os m**icípios do E*tado de S*r*ip*, este est*do *u*ca cola*orar </line>
<line> com *s prefe*tos * agente* públicos, a partir de um levantame*to d* dados que t*az as *ot*s </line>
<line> *tribuí*a* a c*da ci*ade re*erente aos ODS, o que possibilita analisar a posição de cada c*d*de </line>
</par>
<par>
<line> no c*nário </line>
<line> de*tro da esfer* estadua* e no âmbito nacional. Assim, é po**ível ve*ificar *m </line>
</par>
<par>
<line> quais pon*** é *ossíve* aprimorar, o *ue col*bora para um al*rta da nec*ssidade da construçã* </line>
<line> de políti*a* públicas municipais em c*nsonância *om a A*enda 2030. </line>
<line> Os resultados a*onta*am q*e a *aioria dos municípios sergipanos estão c*assific**os </line>
</par>
<par>
<line> *o nível caracter*zado </line>
<line> c*mo "baixo", co* varia*ã* da média entre 40 e 4*,99 po*tos. No </line>
</par>
<par>
<line> to*al, 57 *ida*es estão inser**as n*ss* nív*l, enqu*nto 1* mu*icí*ios e*tão </line>
<line> classificados </line>
</par>
<par>
<line> de**ro do pior </line>
<line> nível - "muito *aixo", c*m var*ação da méd** entre 0 e *9,99 </line>
<line> *o**os. Es*e </line>
</par>
<par>
<line> dado tra* </line>
<line> u* a </line>
<line> **eocup*ção, o **e ju*tif*ca necessidade d* um engaja*ento do* g*stores * </line>
</par>
<par>
<line> púb*icos par* a *riação de po**ticas púb*i*as *ue a*parem os ODS, o quais são desaf*o* qu* </line>
<line> pr*cisam *er super*dos *om o apoio massiv* da admin*stração *ública. </line>
<line> Quand* faz u* co*parativo entre o* resultados alcan**dos *o Estado de Sergipe com </line>
<line> o cen*ri* *acio*al, percebe-se que os munic*pio* *ergipanos acompa*ham a realidade d* </line>
</par>
<par>
<line> Brasil, pois 51% *as </line>
<line> cidades *stão c*assif**adas no ní*el baixo. A parti* </line>
<line> dos </line>
<line> *esultado* </line>
</par>
<par>
<line> enc**tra**s, principalmente *a class*fic*ção nos n*veis d* I*S dos 5.5** **nicípios, </line>
<line> veri*icou-se q*e a ma*o*ia das c**ades n*cessita* de intervenção, tendo em vista que apenas </line>
<line> 1.*80 muni*ípi*s e**ã* num nível consider*v*l adequado, sendo 91 municípios enquadrados </line>
</par>
<par>
<line> no nível alto </line>
<line> e 1.689 no níve* médi*. A*n*a, foi po**í*el obser*ar * cl*s*i*icação </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> *unicípios sergipanos na escala geral do Brasil, e* que foi *o*sível observar que a cid*de de </line>
</par>
<par>
<line> Itabaia*a, qu* </line>
<line> *i*era o ranki*g se*gipano, ocupa * </line>
<line> *osiç*o *e número 2.024 no c**á*i* </line>
</par>
<par>
<line> naci*nal. </line>
</par>
<par>
<line> Em relação à ad*são do *rograma Cida*es S*stentáv*is, prop*sta do Inst*tuto Ci*ades </line>
</par>
<par>
<line> Sus*entáveis - </line>
<line> ICS, verificou-se que </line>
<line> *pena* três municíp*o* </line>
<line> *ergip*nos fizeram a ade*ão: </line>
</par>
<par>
<line> Barra dos C*queiros, Nossa Senhora de *par*cida e São Cristó*ão. D*an*e de toda </line>
</par>
<par>
<line> *ontextualizaç*o desses r*su*tad*s, </line>
<line> percebe-*e </line>
<line> o *ua*to </line>
<line> os gestores público* mun*cipa*s </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*resina PI, v. 22, n. 5, art. 3, p. 38-57, *ai. 2025 </line>
<line> w*w4.*nifs*n*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. R. Silva, L. B. *liveira </line>
<line> 54 </line>
</par>
<par>
<line> pre*isam *emonstrar interess* em criar polít*cas pública* que con*emplem os ODS, fat*r que </line>
<line> ir* cola*orar par* re*ução *e grandes pro***mas que afet*m a soc*edade. </line>
</par>
<par>
<line> A *artir do le*antamento desta pes*uisa, *icou **idente o q*anto * Plataforma </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Índice de *ese*volvimen*o *usten*áve* d*s C*dades *ode colaborar pa*a *ompreender </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> diag*óstic* de cada municipalidade. *usc*r ser um si*natár*o e apro*eitar todo * aporte </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *CS é um gra*de passo para *s gestores públicos, tendo e* vista qu* at*ar em rede, com </line>
</par>
<par>
<line> *studos, indica*ores e ferramentas, </line>
<line> possibilita mecanismos par* aprimorar </line>
<line> as políticas </line>
</par>
<par>
<line> pú*licas de cada cidade, leva*do em consideração a situ*ção de cada mun*c*palidade. Lo*o, </line>
</par>
<par>
<line> ** gestores públicos mu*icipais *odem elaborar su*s *olí**cas públ*cas </line>
<line> *om preci*ão, em </line>
</par>
<par>
<line> articulação c*m a sociedade *iv*l, co** for*m *v*d***iados alguns **sos ne*t* pesquisa, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> exe*plo da C*dade *e São Paulo. </line>
</par>
<par>
<line> *o*ta**o, *ara próxi*as pesqui*a*, s*gere-*e o es*ud* de pol*ticas p*blic** por *arte </line>
<line> dos municípi** s*rg**anos, com a pe*sp*cti** de **servar as estra*égias dos ges*o*es *úbli*os </line>
</par>
<par>
<line> *ara *ontemplar comp*omis*o com a *g*n*a o </line>
<line> *030, a qual es*á cada vez mais próxima, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> que e*erg* a necessidade *e ati*gir as metas estabelecidas. </line>
<line> REFE*ÊNCIA* </line>
<line> AGÊNCIA *BG* NOTÍCIAS. Pobreza cai p*ra *1,6% da população em 20*2, após </line>
<line> alcanç*r 36,7% em 2021. 2023. Dispo*ível em: *t*ps://encurtador.com.br/*xXY1. Acesso </line>
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<line> *NDICE </line>
<line> D* </line>
<line> DESENVOLV*MEN*O SUSTENTÁV*L DAS </line>
<line> CID*DES </line>
<line>-</line>
<line> B**SIL. </line>
</par>
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<line> Aprese*tação. *024. Disp*níve* em: *ttps://*dsc.c*dadessust*ntaveis.**g.br/in*roduction/. </line>
<line> A*esso e*: 1* abr. 2024. </line>
</par>
<par>
<line> ÍNDICE </line>
<line> DE </line>
<line> DE*EN*OLVIME*TO SUS*ENTÁVEL DAS </line>
<line> C*D*DES </line>
<line>-</line>
<line> BRASIL. </line>
</par>
<par>
<line> Class**ic*ç*o </line>
<line> para </line>
<line> o* </line>
<line> mu*i*ípios </line>
<line> br*sileiros. </line>
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<line> L. B. Oli*eira </line>
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<line> 1) concepção e planeja*ento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) an*lise e interpretaç*o dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) el*boração do rascunho ou na *evisão crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 4) *articipação na apr*v*çã* da ver*ão final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. *2, *. 5, art. *, p. *8-57, mai. 2025 </line>
<line> ww*4.Unifsa*et.com.b*/revis*a </line>
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