<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 5, art. 3, p. 38-57, *a*. 20*5
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*5.22.5.3
</line>
</par><par>
<line>
O *apel da Administração Pública e* C*nsonânci* co* os ODS: **a Análise do Ín**ce de
</line>
<line>
Desenv*lvimento Su*tent*v*l dos Muni*ípios do Esta** de Se*gipe
</line>
<line>
The R*le o* Publi* A*minist*ation in Consonance *it* the SDGS: An Anal***s of the
</line>
<line>
Su*tainable Devel*pment Ind*x of Municip*lities in the Sta*e o* Sergipe
</line>
</par><par>
<line>
Anders*n Rosa da S*lv*
</line>
<line>
Mestre e* *iência *a P*opriedade I*t**ectual p*la Universidade *e*eral de Se*gipe
</line>
<line>
E-mail: a*dersonrosaconsu*tor*a@gmail.com
</line>
<line>
Lu*ilé* Br*to de *liveira
</line>
<line>
D*ut*r* em Desenv*lvi*ento e Meio Amb*ente pela Universidade Estadu*l de Santa Cruz
</line>
<line>
P*o*e*s*ra *djun*a da **iversidade Fede*a* do Su* da Bahia - UF*B
</line>
<line>
E-mail: l**i*eaboliveira@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
E*dereç*: A*derson Ro** d* Sil*a
</line>
<line>
Editor-*hefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Ton**
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
Alenca*
</line>
</par><par>
<line>
Praça Jac*son d* Figueire*o, nº 7 A. Ce*tro. CE*:
</line>
<line>
Rodrigue*
</line>
</par><par>
<line>
*9200-000. E*tância/Sergip*. Bra*i*.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Luziléa Br*t* de Oliv*ira
</line>
<line>
Art**o rece*ido em 29/03/2025. Últim*
</line>
<line>
versã*
</line>
</par><par>
<line>
*niversidade Federal do S*l da Bahi*, CJA. Rodovia
</line>
<line>
recebida em 1*/04/202*. A*rovado em *7/04/2025.
</line>
</par><par>
<line>
I*héu*/I*abu*a, Km 22. CEP: 456*4811 - Ilhéus, BA -
</line>
</par><par>
</page><line>
Brasil.
</line>
<line>
*valiado p*lo s*s*ema Tr*ple Review: Desk Revi*w a)
</line>
<line>
pelo Edi*or-**efe; e b) D*uble B*ind Re*i*w
</line>
<line>
(ava*iação cega por doi* ava*iadores da área).
</line>
<line>
*evisão: Gramatic*l, **rm*tiva e de F*rmatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O P*pel *a Administr*ção Públic* em Consonância com os ODS: Uma *ná*is* do Índice de Desenvolviment*
</line>
<line>
39
</line>
</par><par>
<line>
RES*MO
</line>
</par><par>
<line>
A *genda 2030 é
</line>
<line>
um compromiss* com os prin*ipa*s desafio* enfrentados no mundo e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Brasi* é
</line>
<line>
um dos pa**es que aceitou fazer parte
</line>
<line>
des*e
</line>
<line>
**ct* propost* *ela *rg*n**ação das
</line>
</par><par>
<line>
N*ções U*idas. Ade*ais, a gestão *ú*lica pr*cisa ser um agente que con*e*p*a o seu plano
</line>
</par><par>
<line>
*e governo com po*í**c*s **blicas sobre *s Objetivos de Des*nv*lvim*nto Sust*ntável
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
OD*. Diante *esse cenário, esta pesquisa
</line>
<line>
teve o obje**vo de analisar
</line>
<line>
o *ndice de
</line>
</par><par>
<line>
Desenvolviment* S*stentáv*l - IDS dos m*n*c*pios do Estado de Sergipe, para *bservar *e *s
</line>
</par><par>
<line>
gestores públicos *unicip*i* estão implementando
</line>
<line>
pol*tic*s públicas *m p*ol dos ODS. A
</line>
</par><par>
<line>
*esquisa se *nquadr* c*mo ** est*d* d**critiv*,
</line>
<line>
de
</line>
<line>
a*o**age* qua*t*tati*a e qu*litativa,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*a**ir da an*lise d*s dados **r*ecidos pel* plataforma Índice de Des*nvolvimento Sustentável
</line>
</par><par>
<line>
das Cida*es - Brasil, do Instituto Cida*es Sustentáveis. Os resultados ap*ntara* que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
maioria das cida*es, 57, estã* com * IDS cl*s*ific*do no nível baixo, com no** var*ável entre
</line>
<line>
*0 e 49,99 ponto*, enquanto 17 municípios estão classif**ados com o nível mu*to baixo - 0 a
</line>
</par><par>
<line>
39,99. Entr*tanto, *ercebeu-se que a si*uação dos municípios sergipa*os conv*rge
</line>
<line>
*om
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
situação do
</line>
<line>
cenári* nacion*l, tendo em v*sta que
</line>
<line>
51% d*s cid*des b*asile*ras estão
</line>
</par><par>
<line>
classificad*s
</line>
<line>
no nível de IDS bai*o. A *esquisa apon*ou que os gestores pú*licos dos
</line>
</par><par>
<line>
mu*icípios de Ser*ipe precisam p*opor políticas púb**cas em prol do* ODS, levando e*
</line>
<line>
consideração o diagn*s*ico mu*i*ipal e as notas atribu*das ao IDS.
</line>
<line>
*alavras-chave: Obj*tiv*s ** Desenvolvimen*o Sust*ntável. Po*íticas *úblicas. Gestão
</line>
<line>
Públic*.
</line>
<line>
AB*T*ACT
</line>
<line>
*he 2030 Ag*nda is a commitme*t t* the m*in challeng*s f*ced i* the worl* an* Brazil is one
</line>
</par><par>
<line>
of * *e
</line>
<line>
countr**s that agreed
</line>
<line>
t* b* part of thi*
</line>
<line>
pac* pr**osed by the Unite* N*tions.
</line>
</par><par>
<line>
Furthermore, publi* management *eeds to be an a*ent that *ontemplat*s i*s go*ernme*t plan
</line>
<line>
with pu*lic po*icies on the Sustai*able *ev*lop*ent Goals - SD*s. Given *his s*e*ario, this
</line>
</par><par>
<line>
re*e*rc* a*med t* analyze t*e Sustain*ble Dev*lopment I*dex - IDS
</line>
<line>
of municipalit*es in the
</line>
</par><par>
<line>
St*te of Ser*ipe, to observe whether **nicipal pub*ic manag*rs are implementing public
</line>
</par><par>
<line>
policie* in favor
</line>
<line>
of *he SDG*. *he *esearch is fra*ed as
</line>
<line>
a d***ripti*e study, w*th
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
quantitative *nd qu*l*tative *p*ro*ch, b*sed o* t*e analysis of data provided
</line>
<line>
by th* Cities
</line>
</par><par>
<line>
Develo**ent Index - Brazil *latform, fro* the *ustai**b*e Cities In*titute. Th*
</line>
<line>
results
</line>
</par><par>
<line>
showed *ha*
</line>
<line>
the majority of cities, 57, h*ve t*eir IDS *lassified a* a very low l**el, with
</line>
</par><par>
<line>
*cores va*ying b*tween 40 and 49.99 points, while 1* munic**alities are *lassi*i** *t * v*ry
</line>
</par><par>
<line>
lo* l*vel -
</line>
<line>
0 t*
</line>
<line>
39.99. Howeve*, we s*e t**t the situa*ion in Sergipe's municipalitie*
</line>
</par><par>
<line>
co*ve*ges with the situation in the *ational sce*ario, considering tha* 5*% of *raz*lian citie*
</line>
</par><par>
<line>
ar*
</line>
<line>
def*n** at a
</line>
<line>
low IDS lev*l. *he research showed t*at public managers i*
</line>
<line>
t h*
</line>
</par><par>
<line>
m*nicipa*iti*s
</line>
<line>
of Sergi** ne*d *o propose p*b*ic policies in fav*r of *** **Gs, taki*g into
</line>
</par><par>
<line>
account the muni*ipal diagnosis and the scores attribu**d to the IDS.
</line>
<line>
**y*ords: Su*tainabl* De*elo*m**t Goal*. P*blic Po**cies. Publi* Management
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 2*, *. 5, a*t. *, p. 38-*7, mai. 2025
</line>
<line>
www4.Uni*sanet.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. R. Silva, *. *. Oliveira
</line>
<line>
40
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
*s Objetivo* de D*se*v*lv*mento Sustentá**l *asceram de um p*c** entre p*íses
</line>
<line>
*emb*os da Or*aniz**ã* das Nações **idas - O**, em 2015, na perspecti*a de est*be*ecer
</line>
</par><par>
<line>
obje*ivos, estratégi*s e metas
</line>
<line>
pa*a combater o* p*in*ipa*s desafi*s glo*ais. O acordo f**
</line>
</par><par>
<line>
a**inado p*r 193 membros da ON*, inclu*ive * Brasil (Índ*ce de D*s*nv**vime*to
</line>
<line>
Sustentável das Ci*ade* - Brasil, 2024).
</line>
</par><par>
<line>
De*s* for*a, fic**am estabel*cidos ** obje**vos 169 e
</line>
<line>
*e*as *a*a serem alcançados
</line>
</par><par>
<line>
a*é 2030, conforme p**c*niza * no*e - Ag*nd* 2030. A parti* de*sa *nicia*iva, * **asil tem
</line>
</par><par>
<line>
*uscado int*nsi*icar essa proposta para todos
</line>
<line>
os segmentos, a ex*mplo *o poder público,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
partir das o*ganizações públicas, *em como da sociedade c*vil.
</line>
<line>
Dian*e desse cenário é q*e s* *ustifi*a * relev*ncia de*sa temát*ca, *e*d* em vi*ta que
</line>
</par><par>
<line>
a A*min*s*raçã* Pública tem o pap*l de colaborar *om es** inic**t*va,
</line>
<line>
l**ando em
</line>
</par><par>
<line>
*o*sidera*ão o acordo firma*o d* Bra*il, *lém d* fa*o de que os 17 objetivos elencado*
</line>
<line>
tam**m *azem parte da in*u*bência da **stão pública, os q*ais dialoga* com as secretar**s
</line>
</par><par>
<line>
e órgã*s c*i*dos n* estrut*ra *o*ername*tal. Nesse context*, o probl**a desta
</line>
<line>
**squi*a
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
nortead* p*la segui*te indagaç*o: O Índice *e D*senvolvi*ento Sus*entá*e* d*s Municí*ios
</line>
</par><par>
<line>
do Esta*o de S*rgipe
</line>
<line>
ve m
</line>
<line>
atendendo ao cumpri*ento da Agen*a 2*30: E*fre*tamento d*s
</line>
</par><par>
<line>
Desa*ios G*obais, estipulados pelos ODS?
</line>
<line>
Os ODS *ê* a finalidade *e reduzir proble*as de o**em gl*bal, a exemplo de
</line>
<line>
*elh*rias p**a a saúde, educação, *egu*ança, qu**idade de vid*, igualdade *e gênero, enfim,
</line>
<line>
*e*uridade de d*rei*o* *ásicos q*e precisam fazer p*rte da real*dade *oc*al. L*go, a realizaç*o
</line>
<line>
de**a pr*posta tem o obje*ivo de a*alis*r o Índ*c* *e Desenvolvimento Sustentável - IDS dos
</line>
</par><par>
<line>
mun*cípios do *stado
</line>
<line>
de *ergi*e, para obs*r*ar s* os gestor*s públi*os *unic**ais *stão
</line>
</par><par>
<line>
implem*ntan*o p**ítica*
</line>
<line>
p*blicas em *ro* dos ODS. Para isso, foi necessário elencar
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
se**i*tes objet*v*s esp*cíficos: Quantific*r Índice de De*envo*v*men** S*stentável o
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
**ni*ípios do E**a*o d* S*rgipe; An*lis*r * dis*ribu*ção dos m*nicíp*os brasileiros em cad*
</line>
</par><par>
<line>
nível do Índic* de Desen*olvimento Su*tentável (*DS); Verif*car a
</line>
<line>
di**ribuição dos
</line>
</par><par>
<line>
mu*icí*ios sergip*nos em cada nível *o Índice de D*senvo**imento Sustentável (IDS);
</line>
</par><par>
<line>
Identificar os 10 (dez) municípi** serg*pan*s co* melhores Índices de
</line>
<line>
Desenvo*vimen*o
</line>
</par><par>
<line>
Sustentável. O instrumento para an*lis* se*ão a* not*s estabe*ecidas pelo Índi**
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
De***volvim*nto Sustentá**l g*rado pela mé*ia dos 17 obj*tivos elencado* pela proposta d*
</line>
<line>
Agenda 203*.
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. 22, *. 5, art. 3, p. 38-*7, ma*. 2025 www4.Un*fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Pape* da Admin*str*ção Pública em Conso*ância c*m o* *DS: *ma Anál*se *o Índice de De*env*lvimento
</line>
<line>
41
</line>
</par><par>
<line>
A escol** dos Municípios do Es*ad* de Sergipe deve-se ao fat* de ter*itório s*r o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
menor Unidade *ed*rativa em extensão
</line>
<line>
territorial (*BGE,
</line>
<line>
20*4), e
</line>
<line>
e*t* situ**o na Re*i*o
</line>
</par><par>
<line>
N*rdeste, fato**s que implicam o desen*ol*imento econômico, poi*, d* acordo com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Agência I**E *o*ícias (202*), * Regiã* Nordeste cont*mp*ava,
</line>
<line>
no an* de 2022, 27% d*
</line>
</par><par>
<line>
popu*ação total do Brasil, além de concentrar 43,5% da populaçã* na *obre*a e 54,6% *a
</line>
<line>
*opulaçã* em *xtrema pobreza. As*im, alme**-se analisar o Índ*c* de Des*nvolvimento
</line>
</par><par>
<line>
*ustentáve* dos mu*icípios *ituados
</line>
<line>
no Estado *res*n*e
</line>
<line>
n*ssa região, o *u*l é o meno* do
</line>
</par><par>
<line>
Brasil, o que sugere * necessidade de mais int*rv*nçõ*s p*ra atender *os ODS.
</line>
<line>
2 FU*DAME*TAÇÃO TEÓRICA
</line>
<line>
2.1 Obje*ivo* de Desenvolviment* Su*tentável: *st*atégias para um mundo mais
</line>
<line>
*usten*ável
</line>
</par><par>
<line>
A sustentabilidade
</line>
<line>
vem fazen*o parte do mund* g*ob*lizado, mas ainda *
</line>
<line>
ne*essário
</line>
</par><par>
<line>
u* es*orço maior par* ter u** s**iedade sustentável de orde* global (ZORZO et *l., 2022).
</line>
<line>
A sustentabilidade na co*te*poranei*ade não se restringe exclusivam*nte ao m*io a*biente,
</line>
<line>
**ndo *m vista q*e *la se fa* pr*sen*e e necessá*ia em as*e*to* eco*ômicos e finance*ros,
</line>
</par><par>
<line>
com a incumb*ncia
</line>
<line>
de empoderar os indiv*d*os d* classe *aix*. Dess* forma,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
s*stentab*l*dade vem
</line>
<line>
mudar os processos de pr*du*ã*, com*rcialização, de*cartes, visan*o
</line>
</par><par>
<line>
c*i*r u* amb*ent* *co*ógico (Tri*una* de Contas do Mato Gr*sso do Sul, 2018).
</line>
<line>
Os Objeti**s de Desen*olvimento Sus*ent***l fazem p*rt* de uma agenda mundi*l,
</line>
<line>
que oc*rreu em 201*, na C*pul* da* Nações *nida*, a partir da elabor*ção de 17 objetivos e
</line>
<line>
*69 meta* que pr*cisam ser alcançados *té o ano de 2030. Dessa forma, a O*ganizaçã* das
</line>
</par><par>
<line>
Nações Unidas *mpulsiona ge*tão *úbl*ca a *ontemplar **líticas públi*as que colaborem a
</line>
<line>
para a *ormação de ** paí* que favo*eça a justi*a e * solida*iedade (*RASIL, 2017).
</line>
<line>
A Agenda 2*30, lançada pela *rgani*a**o d*s Na*ões U**das (ONU) em 2015 po*
</line>
<line>
mei* *o documento transformando o Nosso Mu*do (Nações Unidas, 20*5), é uma
</line>
</par><par>
<line>
agend* aspiracio*al e orientad*r* para o
</line>
<line>
des*nvol**mento *u*ano e s*cial - bem-
</line>
</par><par>
<line>
estar e prosper*d*d* - ** *quil*brio com os limites *o plane*a, a*resentando uma
</line>
<line>
mat*iz ba*t*nte concreta de problema* gl*bais e me*as * *ere* alcançadas, focada
</line>
</par><par>
<line>
em aç*o. Bas*a*a em valores
</line>
<line>
civiliza*órios, *eus 1* Objetivos d* D*se**olvi*ent*
</line>
</par><par>
<line>
Sustentável (ODS), interdependentes e i*divi*íveis, repres*ntam u*a linguagem
</line>
<line>
un**er*al para o desen*olvimento sust*ntável global (EMBRAPA, 2022, *. 11).
</line>
</par><par>
<line>
No **tanto, só é possível
</line>
<line>
atingir o* o*jet*vos el*ncados na Agenda 2030, a p*rtir da
</line>
</par><par>
<line>
ar*iculação com os paí**s aos e
</line>
<line>
inte*essados. Logo, se faz necessária a inte*ração entre
</line>
</par><par>
</page><line>
sociedade civ*l e as instituições públ*cas e privadas, além das *mpres*s (COUTINHO, 20*1).
</line>
<line>
*e*. **A, Te*esi*a PI, v. 22, n. *, art. 3, p. 38-57, mai. 2025 www4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. S*lva, L. B. Oliveira
</line>
<line>
42
</line>
</par><par>
<line>
Dess* fo*ma, se faz primordial que a ges**o públi** **n*emple *m *eu p*ano de govern*
</line>
<line>
*niciativ*s que co*perem p*ra *tingir os ODS e *ncentivar a população a *olabo*ar *om a
</line>
<line>
proposta.
</line>
<line>
Fig*ra 1- Os 17 *b*etivo* de Desenvolvim*nto Sustentável
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Nações Unidas *rasi* (2024)
</line>
<line>
* figur* 1, ac*ma, elenca os *7 ODS que *az*m parte da Agenda 203*, os quais são
</line>
<line>
os principai* des**ios globais. *ntr*tant*, é i*p*r*ant* i*entificar, co* mais detalha**nto, o
</line>
<line>
q*e ca** ODS preceit*a, conform* pode ser observ*do na fi*ura 02, * seguir.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, *. 5, **t. 3, p. 38-57, m*i. 2025
</line>
<line>
*ww4.Unif*anet.*o*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Papel da Adminis*ra*** Pública em Consonân*ia com os ODS: Uma Anál*s* do Índic* de Dese*volvi*e**o
</line>
<line>
4*
</line>
</par><par>
<line>
Figura 2 - *escriç*o minuciosa d*s 17 O**
</line>
</par><par>
<line>
*onte: EN*P, 2018
</line>
<line>
Os ODS precis*m alcanç*r toda territor*alida*e **asileira, levand* em con*i*eração as
</line>
<line>
pecul*aridad*s regiona*s, econômicas, soci*is e ambientais. Para isso, é c*ucial que as
</line>
<line>
políticas de ca*a local estejam *m conso*ância c*m a e*tratégia de aç*o da A*e*da 2030 p*ra
</line>
<line>
superar os desafio* e *lcança* dire*to* e melhorias cole*ivas (BRASIL, 2017).
</line>
<line>
2.2 * papel *a Admini*tr*ção Pública na promoçã* da suste*tabi*i*ade
</line>
<line>
O pro*esso d* ind*strialização, urbaniz*ç*o, a *volução d*s mei*s de tr*nsportes, o
</line>
<line>
incentivo ao c*ns*mo exagerad*, o *esca*o com o m*io *mbi*nte, entre outros fa*ores, são
</line>
<line>
atributo* que têm contri*uído para a moder*ização e globa*i*ação. Assim, nota-*e que essas
</line>
<line>
p*áti*as têm impa*tado * *eio ambiente, trazendo vá*ias conseq*ência*, *rinc*palmente, pela
</line>
</par><par>
<line>
*rática consum*rista dos indivíduos (ROCHA et al., 2*16). "Considerand* que o planeta
</line>
<line>
já
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 5, art. 3, *. *8-57, **i. 2025 www4.Unifsanet.c*m.b*/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. R. Silva, L. B. Oliveira
</line>
<line>
44
</line>
</par><par>
<line>
extrapolou seus limites de fornecimento de *ec*r*os, m*is do que nunca *e *az urgent* a
</line>
<line>
at*ação do poder público no fomento a *olíticas sustentáveis de pro*ução e *o*s*mo"
</line>
<line>
(COSTA; MO*A, 2*20, p.1)
</line>
<line>
A sustentabil*dade precis* *stá inse*i*a em divers*s dim**sões, a exemplo da pol*t*ca,
</line>
</par><par>
<line>
economia, questões soc*ais, *mbientais e
</line>
<line>
culturais. Ass*m, é cr*cial qu* a admin*stração
</line>
</par><par>
<line>
pública aplique seus atos de decisão, levando em consideraçã* os princípios
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
su*tentab*li*ade (SC*N**DE*; PEZ*ELA, 2017). Nessa perspectiva, perce*e-se q*e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Estado p*de u*ar * p*der de compra, diante da expre*siv*d*de *o mer**do, *ator que impa*ta
</line>
<line>
na **bricaç*o de prod*to*, para a*otar iniciativas sust*n**veis por parte do* pro*utores
</line>
</par><par>
<line>
(STA*KOVIAK JÚNIOR; KOPROWSKI; *AN*OS, *012). Essa medida dialog* com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
meta *2.7 da Agend* 2030, relacionada aos Objetivo* de De*envol*ime*to Sustentáv**, que
</line>
<line>
obje*iva * propagação de *ompras pública* sustentávei* (JEREIS*ATI; Melo, **20).
</line>
<line>
As cont*atações públicas su*tent*ve*s *romo*em * desenvolvimento *tico e l**po
</line>
</par><par>
<line>
em *odas as **mensões. Na área *oc*al, a*ra*és de *xig*nci*s nos edit*is d*
</line>
</par><par>
<line>
licitações, el*s in*estem em educa*ão *ública de quali*ade, prepa*ando
</line>
<line>
cientif*c*mente a socied*de para o futuro, na c*mpree*são da equidade
</line>
<line>
*ntergeracional, bem **mo do de*envo**imento int*rtem*ora*. Da mes*a forma,
</line>
<line>
ela* pro*ove*, na ordem econômica, a*r*vés *e li**tant*s q*ali*icados, a of*rta *e
</line>
<line>
vaga* *ecent*s aos novos i*gress*ntes *o **rcado de trabalh* (**CERD*, 2018,
</line>
<line>
p.60).
</line>
<line>
N**se ínterim, *s municípios brasi*eiros *nf*e*tam o de*a**o de acres*entar os O*S na
</line>
</par><par>
<line>
políti*a de governo, adequando reali*ade lo*al, por mei* *os à
</line>
<line>
pl*no* plurianuais e dema*s
</line>
</par><par>
<line>
ins*rume*tos que regul*me*tam a administraç*o pública. Essa ini**ativa requer parce*ias
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
co*peraç*o
</line>
<line>
entre o s*tor público e pr*vado para
</line>
<line>
que se** possível a con*empl*ç** dos
</line>
</par><par>
<line>
*b*e**vos (*BER***DT; MANTOVANELI J*NIOR, 2024).
</line>
</par><par>
<line>
2.3 A relevânci* *os ODS na Gestão *ública Munic*pal
</line>
</par><par>
<line>
A Agen*a 2030 r*forçou a nec*ssidade de as instituiçõ*s implementa**m uma
</line>
<line>
boa
</line>
</par><par>
<line>
governança pa*a gerir ações em prol do de*env**viment* sustentável, mas é
</line>
<line>
ne*essário ir
</line>
</par><par>
<line>
além das inci*tivas, pois julg*-se p*rtinen*e um método
</line>
<line>
de av*l**ção (THORSTE*SEN;
</line>
</par><par>
<line>
MOTA, 2020). Um estud* realizado sobre a implementação da Agenda 2030 n* P*efeitura de
</line>
</par><par>
<line>
Cui*bá, situada no **t*do *o Mat* *rosso, apontou avanço*, en*retanto percebeu-se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
nece*sida*e
</line>
<line>
de maior en*olvime*t* dos gestores e secretários mu*ic*pais, além
</line>
<line>
da f*lt* d*
</line>
</par><par>
</page><line>
sistemas *e monitorame**o para **o*panhar as pol*ticas relacionadas aos O*S (*NJO* et
</line>
<line>
al., 2**3).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 5, art. 3, p. 3*-57, m*i. 2025 *ww4.U*ifsan**.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Papel da Administração P*b*ica em Con*onânc*a *om os ODS: *m* Análise d* Índice de De*envolvim*nto
</line>
<line>
45
</line>
</par><par>
<line>
Sch*eider e Pezzela (2017) e*fat**** que à med*da que o poder *egi*la*ivo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
executivo busqu*m uma
</line>
<line>
a**onomia acerca da necessidad* de uma boa governança, com
</line>
</par><par>
<line>
**anspar*ncia e i**l*s*o social, a par*ir de pol*ticas *ú*li*a* que prio**zem a sustentab*li*ade,
</line>
<line>
ampa*adas pelas tecnologias e pel*s di*ersos *t*s a*ministrativos, s*r* possível c*ncretizar a
</line>
<line>
e**cução d* polític** *m prol da cole*i**dad*.
</line>
<line>
* Pre*eitura de Jundia*, Es*ado de São Pa*lo, implemento* um sistema de governança
</line>
</par><par>
<line>
p**lica em *o*son*nc*a
</line>
<line>
com os
</line>
<line>
ODS, de modo a integrar *s etapas de planejamento,
</line>
</par><par>
<line>
execuç*o, *onitoram*nto e avali*ção de polític*s públicas a** ODS. Essa inicia*iva
</line>
</par><par>
<line>
possibilita * cr*ação *nálise de e
</line>
<line>
indicadores, por me*o *o monitoramento adotado, que
</line>
</par><par>
<line>
colabora *o proc*sso de governa*ç* *ara alcançar a* me*as est**u*adas (HIGA *t al., 2023).
</line>
<line>
*esse âmbit*, se cada **efe*t*ra adotar med*das *au*adas pelos ODS, os re**ltados tendem a
</line>
<line>
im*actar a sociedad*, contribuind* para um* ge*tão sustent*vel e *omprometida com *s
</line>
<line>
f*turas gerações (NARDONE, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
* tratan*o disso, não faltam bons exemplos da incorpora*ão
</line>
<line>
*e u*a adoção
</line>
</par><par>
<line>
qualificada dos ODS nos município* que estabe*eceram ** menos alguns segmentos
</line>
<line>
a s*re* priorizados (g*v*rnan*a, j*stiça soc*al, educ*ção, cultura, m*b*lidade,
</line>
<line>
sa**e, etc..) * atacaram t*is temas co* r*sulta*os b*stante signific*tivos, como * o
</line>
<line>
caso do tra*alh* de despoluição do rio Sorocaba, na cidade *omô*ima do estado de
</line>
<line>
São Paulo, com o tratamento de *6% do esgot* a*i despej*d*, proporc*onando o fim
</line>
<line>
d* degradaçã* *mbienta*, r*duçã* de doenças tr*nsmissíveis, *últiplo *so do rio,
</line>
<line>
com mais investime*tos, especialment* vol*ad*s ao turismo, redução *e enche*te* e
</line>
<line>
m*lh*ria na qualidade de vida dos m*n*ci*es (NARDO*E, 2019, p.36).
</line>
<line>
Em 2018, a Pref*itu*a Mu*i*ipal de São Pa*lo *nstitui* o Progr**a Munici*a* de
</line>
</par><par>
<line>
Implemen*ação da
</line>
<line>
Agenda 2030,
</line>
<line>
po* *eio da Lei n
</line>
<line>
1*.817/2018, que su*giu a p*rti* do
</line>
</par><par>
<line>
Projeto de Lei nº 320/201*. E*sa lei *rev* uma Comissão M*nic*pal para o Des*nvolv**ent*
</line>
<line>
S***entá*el, n* p*rspe*tiva de elaborar u* plano *e ação, de modo a contemplar a articulação
</line>
<line>
ent*e o po*er *úblico e socied*de civi* (SÃO PAU*O, 20*8). A *omissão Municipal p*ra o
</line>
</par><par>
<line>
De*envolvimento Sustentável - Agenda 2030
</line>
<line>
*oi criada
</line>
<line>
pelo Decreto nº 59.020/*019, c**
</line>
</par><par>
<line>
participantes da gestão munic*pal e sociedade civil, no intuito de
</line>
<line>
elaborar a polít*ca, bem
</line>
</par><par>
<line>
como aco*panha* e mo*itor** as *çõe* *o progra*a (SÃO PAUL*, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
Consoante às iniciativas dos municípios, espera-se q*e
</line>
<line>
cada prefei**ra ad*te
</line>
</par><par>
<line>
iniciativa* relacionadas aos ODS, de modo a pro*over i**acto nas co*unid*des e n* *ultu*a
</line>
</par><par>
<line>
da população, na pe*spectiva de c*iar uma ideologia sobre desen***vimento mai* *ficiente
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
saudável (NARDO*E, *019). "Se*do
</line>
<line>
assim, *es*ão pública municipal é t*da como um a
</line>
</par><par>
</page><line>
importante setor de bu*ca por mud*nças **s panoramas da s*ciedade" (SCHNEIDER;
</line>
<line>
PEZZELA, 2017, *.376).
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 22, n. 5, ar*. 3, p. 38-57, mai. 2025 *ww*.*nifsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. R. Silva, L. B. Ol*veira
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
3 PR*CEDIM*NTOS METODOLÓGICOS
</line>
<line>
"A pe*q*isa científica é uma a*ividade humana, cujo objetivo * co*hecer e expl*car os
</line>
<line>
f*nômenos, fornecendo *es**stas às qu*st*es signifi*ativa* para a compreensão da natu*e*a"
</line>
</par><par>
<line>
(P*ODANO*; FR*ITAS, 2013, p. 4*). Dessa maneira, par* *e al*a*çar o objet*vo
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa, le*ando
</line>
<line>
em consideração * pro*lema nortead*r
</line>
<line>
que e*v*lve a investigação,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p*squ*sa foi classificada quanto à n*ture*a, a*ordagem, *bjetivos e p*ocedimentos.
</line>
<line>
Q*an*o à n*tureza, cla*si*i*a-se c*mo básica, que de acordo com Al*ei*a (20*1), tem
</line>
<line>
* f*nalida*e de buscar p*r novas de*coberta* c*entíficas, **s sem o intuito *e aplicabilidade,
</line>
<line>
o* seja, contr*bui **ra ampliação do conhecim*nto. Dess* *orma, espe*a-*e c*labora* c*m
</line>
<line>
di*cussões e levan*amento de informações que possam cola*ora* para identificar o Índ*** de
</line>
<line>
D*senv*lvimento dos Mu*i*íp*os Sergipanos, de modo a identificar possívei* i*dicadores
</line>
<line>
negativos que im*edem uma ges*ão co* foc* na sustentabilidade.
</line>
</par><par>
<line>
Em r*lação *
</line>
<line>
abor*agem, a pe*quisa *em caráter *uan**tati*o, que de *c*rd* c*m
</line>
</par><par>
<line>
Zane*la (20*3, p.35), "* aquela que se caracter**a pelo *m*rego de instr*mentos e*tatísticos,
</line>
<line>
*anto na col*ta como no tratamento dos d*dos, e qu* tem *omo fina*idade *ed*r relaçõe* entre
</line>
</par><par>
<line>
as variáv*is". Logo, a análise dos d*dos d*ssa pes*uisa levou em
</line>
<line>
co*sideração as notas
</line>
</par><par>
<line>
atrib*ídas ao* *DS do* mun*cípios sergipan**, utilizando o fator nota como pr*ncípi* p*ra
</line>
<line>
análise dos dados. Ent**tanto, utiliz*u-se de mecanismos da pesquisa qualitativa *ara analis**
</line>
<line>
os dados, de mod* a r**lizar pesquisa b*bliográfica p*r* an*li**r o* resu*tad*s en*ontrad*s.
</line>
<line>
Ao q** concerne *o *bj*tivo da pesqui*a, c*ass*fica-se como d*scritiva, conforme o
</line>
</par><par>
<line>
ente*dimento
</line>
<line>
de P*odano* e Freitas (20*3) *ue a con*eituam como a desc*i*ão das
</line>
</par><par>
<line>
característi*a*
</line>
<line>
de dete*minada po*ulação ou *enôm**o, se* in*erf*r**cia nas informaçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
observadas. Logo, * investigaçã* objeti*a descreve* *s informações referentes *o Índ*ce de
</line>
<line>
*esenv*lvim*nto Sustentável do* M*nicípios Ser**panos.
</line>
<line>
Os pr*ce*imentos técn*cos *e*ela* * camin*o traçado para a obtenção dos dad*s que
</line>
</par><par>
<line>
fizeram
</line>
<line>
*arte
</line>
<line>
d* p*s*uisa (PRODANOV; F*EIT**, 20*3). Assim, primeiramente, foi
</line>
</par><par>
<line>
reali*ada
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
pesquisa *ibliográfica
</line>
<line>
p**a disc*ssão teóric* so*re a temática e*tabe*ecida,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*artir dos
</line>
<line>
estudo*
</line>
<line>
de *eóricos espec*alis**s
</line>
<line>
na *rea espe*ífica. A pe*quis* *ibl*ográfica
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
cons*lidada por int**médio de tr*balhos publicados, como:
</line>
<line>
livro*, artig*s c*entí*icos,
</line>
</par><par>
<line>
disse*taç*es, teses, ent*e outros mat*riais que ressalt*m temáti*a em a
</line>
<line>
e*tu** (ALMEIDA,
</line>
</par><par>
<line>
2021).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, **resi*a, v. 22, n. 5, art. 3, p. 3*-*7, mai. 2025
</line>
<line>
www*.Unifsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Pa*el da Adm*nistração P*blica em C*nsonânci* com os ODS: Um* Anál*se *o Índ*ce de De*env**vim*n*o
</line>
<line>
4*
</line>
</par><par>
<line>
Posterio*men*e, realizou-se *ma pesquisa documental na Plataforma Di*ital *ue
</line>
<line>
disponibiliza as médias do* Índ***s de Desenvol*imento Sustentável dos municípios
</line>
<line>
brasileiros. "[...] A pesquisa *ocumental b*seia-*e em m*t*ri*is que não rece*eram ainda *m
</line>
<line>
trat**ento a*alíti*o ou q*e podem ser reelaborados d* acor*o com os o**etivos da pesquisa"
</line>
</par><par>
<line>
(PR*DANO*; FREITAS, 20*3, p.*5). Logo, a pesquisa util*zou dos dados *orn*cido*
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
análise e int*r*retações dos indicad*res e *étricas que *lassificam o **senvolvimento dos
</line>
</par><par>
<line>
municí**os s*rgipanos e* rel*ção ao
</line>
<line>
at*ndimento e *ontemplação d*s *DS. O foc* ce*tral
</line>
</par><par>
<line>
foi a anál*se d*s n*t*s a*ribuídas a*s municíp*os *erg*panos. * en*e*eço eletrônico da
</line>
<line>
plataforma é: https://*ds*.*ida*e*sustentaveis.or*.br/, a qual f*rnece d*versos dados: ranking
</line>
<line>
das cidades, mapa inter*tivo e análise deta*hada dos indicado*es de cada O*S *os m*n*cípios.
</line>
<line>
Figura 3 - **uxo*ra*a pa*a obtenção do* dad*s na pla**forma I**C - *rasil
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: Elaborada pelo autor (2024)
</line>
<line>
A Figura 3 apre**nta o fluxo*rama *etodol*gico com todas *s etapas r*al*zad** para
</line>
<line>
obt*nção dos **sultados apresentados.
</line>
<line>
4 RES*LTADOS E DISCUSSÕ*S
</line>
<line>
Nesta seção, serão a*res*n*ados os r*sultados em relação ao Índice **
</line>
<line>
D*senvo*vime**o Sustent*vel d*s Municípios do ***ad* de Serg*pe. *sse ín*ice é divulgad*
</line>
<line>
pelo **stituto *idades Susten*áve** - ICS, *o* mei* do Programa Cidades Sustentávei* - PCS.
</line>
<line>
*ev. *SA, *eresin* *I, *. *2, *. 5, art. 3, p. 38-57, mai. 2*25 www4.Unifsane*.c**.*r/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. R. *ilva, L. B. *liveira
</line>
<line>
48
</line>
</par><par>
<line>
O ICS tem *iversas fina*id*des, as quais buscam mobilizar e i*centivar os governo* a
</line>
<line>
promoverem pr*p*st*s que almejem * desenvolvimento, *or interméd*o de pr*ticas
</line>
<line>
sus**ntáveis por pa*t* dos m*nic*pios, as qua** a*endam a Agen*a 20301. Uma *nic*a*iv* do
</line>
<line>
ICS rel**ante é o *studo e d*vu*gação do Índi*e de Dese*vol*ime*to Suste*tável das Cidades
</line>
<line>
- Brasil (*DSC - BR), o qua* possibilita *ue *s prefe*tos direcione* suas e*traté*ia*, co*
</line>
<line>
base n*s indica**res e mon*toramento d*s ODS fornecidos pela pl*ta*orma IDS*-BRASI*2.
</line>
<line>
A seg*ir, a*resenta-s* o ID*C dos 75 mun*cíp*os do *s*ado *e **rg*pe.
</line>
<line>
Ta*e** 1 - ID*C dos Muni**pi*s do Estado de Sergip*
</line>
</par><par>
<line>
M*NICÍPIO
</line>
<line>
**SC
</line>
<line>
IDS*
</line>
<line>
IDSC
</line>
<line>
I**C
</line>
<line>
RANKING
</line>
<line>
RANKING
</line>
<line>
20*5
</line>
<line>
2022
</line>
<line>
2023
</line>
<line>
*024
</line>
<line>
ESTADU*L
</line>
<line>
NACIONAL
</line>
</par><par>
<line>
Itab*ian*
</line>
<line>
*9,11
</line>
<line>
4 9 ,5 4
</line>
<line>
4 7 ,1 3
</line>
<line>
4 9 ,1 7
</line>
<line>
01
</line>
<line>
2024
</line>
</par><par>
<line>
Itabi
</line>
<line>
4 6 ,3 1
</line>
<line>
* 0 ,9
</line>
<line>
* * ,0 1
</line>
<line>
4 8 ,8 4
</line>
<line>
02
</line>
<line>
2111
</line>
</par><par>
<line>
C*rmópo*is
</line>
<line>
4 6 ,8 6
</line>
<line>
4 * ,0 6
</line>
<line>
4 1 ,9 1
</line>
<line>
4 7 ,6 8
</line>
<line>
*3
</line>
<line>
2450
</line>
</par><par>
<line>
Ar a c a j u
</line>
<line>
4 9 ,9 3
</line>
<line>
4 9 ,5 9
</line>
<line>
4 * ,* 4
</line>
<line>
* 7 ,5 6
</line>
<line>
04
</line>
<line>
248*
</line>
</par><par>
<line>
São Francisc*
</line>
<line>
4 4 ,7 9
</line>
<line>
4 2 ,3 9
</line>
<line>
4 8 ,6 6
</line>
<line>
* 7 ,4 6
</line>
<line>
05
</line>
<line>
*522
</line>
</par><par>
<line>
Macambira
</line>
<line>
5 3 ,9 8
</line>
<line>
4 * ,3 4
</line>
<line>
4 8 ,9 8
</line>
<line>
* 6 ,* 0
</line>
<line>
06
</line>
<line>
*912
</line>
</par><par>
<line>
Canindé de São
</line>
<line>
3 9 ,8 6
</line>
<line>
3 * ,7 9
</line>
<line>
4 * ,5 7
</line>
<line>
4 6 ,* 8
</line>
<line>
07
</line>
<line>
2953
</line>
</par><par>
<line>
*ranc*sco
</line>
</par><par>
<line>
*elha
</line>
<line>
* 7 ,7 4
</line>
<line>
4 3 ,4 7
</line>
<line>
4 1 ,3 3
</line>
<line>
4 5 ,9 *
</line>
<line>
08
</line>
<line>
2994
</line>
</par><par>
<line>
Moita B*nita
</line>
<line>
* 6 ,9 5
</line>
<line>
4 1 ,8 7
</line>
<line>
4 2 ,9 2
</line>
<line>
* 5 ,* 2
</line>
<line>
09
</line>
<line>
*264
</line>
</par><par>
<line>
Barra dos
</line>
<line>
* 8 ,2 *
</line>
<line>
4 6 ,0 1
</line>
<line>
4 5 ,4 5
</line>
<line>
4 4 ,8 1
</line>
<line>
1*
</line>
<line>
3330
</line>
</par><par>
<line>
C**u**ros
</line>
</par><par>
<line>
Lagarto
</line>
<line>
4 6 ,5 3
</line>
<line>
4 5 ,* 8
</line>
<line>
4 3 ,4 2
</line>
<line>
4 4 ,6 1
</line>
<line>
11
</line>
<line>
3390
</line>
</par><par>
<line>
*rach* Card*so
</line>
<line>
4 5 ,7
</line>
<line>
4 1 ,9 7
</line>
<line>
4 2 ,3 8
</line>
<line>
4 4 ,3 2
</line>
<line>
12
</line>
<line>
*473
</line>
</par><par>
<line>
P*opriá
</line>
<line>
4 6 ,3
</line>
<line>
4 4 ,8
</line>
<line>
4 5 ,9 2
</line>
<line>
4 4 ,2 0
</line>
<line>
*3
</line>
<line>
3500
</line>
</par><par>
<line>
Riachão do
</line>
<line>
* 7 ,* 3
</line>
<line>
4 3 ,9 7
</line>
<line>
3 9 ,8
</line>
<line>
4 * ,1 2
</line>
<line>
1*
</line>
<line>
3525
</line>
</par><par>
<line>
D*nta*
</line>
</par><par>
<line>
Pedra Mo*e
</line>
<line>
4 7 ,7 1
</line>
<line>
3 8 ,6 *
</line>
<line>
4 1 ,6 1
</line>
<line>
4 4 ,0 8
</line>
<line>
15
</line>
<line>
3539
</line>
</par><par>
<line>
T*bias Barreto
</line>
<line>
4 0 ,8 9
</line>
<line>
4 4 ,2 8
</line>
<line>
4 * ,2 3
</line>
<line>
4 3 ,* 2
</line>
<line>
16
</line>
<line>
3579
</line>
</par><par>
<line>
Frei Pau*o
</line>
<line>
4 5 ,4 7
</line>
<line>
4 0 ,9
</line>
<line>
3 9 ,4 8
</line>
<line>
4 3 ,6 0
</line>
<line>
1*
</line>
<line>
3674
</line>
</par><par>
<line>
Itabai*n*nha
</line>
<line>
43,7*
</line>
<line>
41,84
</line>
<line>
* 2 ,2 8
</line>
<line>
4 3 ,5 7
</line>
<line>
*8
</line>
<line>
3682
</line>
</par><par>
<line>
*ristinápoli*
</line>
<line>
4 4 ,7 8
</line>
<line>
4 1 ,* 4
</line>
<line>
4 3 ,3 2
</line>
<line>
4 3 ,* 1
</line>
<line>
19
</line>
<line>
3723
</line>
</par><par>
<line>
São Crist*vão
</line>
<line>
4 * ,8 3
</line>
<line>
4 2 ,4 *
</line>
<line>
4 3 ,4 3
</line>
<line>
4 3 ,4 0
</line>
<line>
20
</line>
<line>
3729
</line>
</par><par>
<line>
*edro de São
</line>
<line>
4 1 ,7 *
</line>
<line>
*0,11
</line>
<line>
4 1 ,9
</line>
<line>
4 3 ,3 7
</line>
<line>
21
</line>
<line>
373*
</line>
</par><par>
<line>
João
</line>
</par><par>
<line>
Amparo de São
</line>
<line>
4 6 ,9 5
</line>
<line>
* 9 ,4 3
</line>
<line>
4 * ,0 6
</line>
<line>
4 * ,1 9
</line>
<line>
22
</line>
<line>
3784
</line>
</par><par>
<line>
Francisco
</line>
</par><par>
<line>
Cumbe
</line>
<line>
5 1 ,5 8
</line>
<line>
4 5 ,3 3
</line>
<line>
4 6 ,6 3
</line>
<line>
4 3 ,1 8
</line>
<line>
23
</line>
<line>
3786
</line>
</par><par>
<line>
Arauá
</line>
<line>
4 5 ,1 9
</line>
<line>
4 2 ,* 5
</line>
<line>
4 1 ,6 3
</line>
<line>
4 * ,1 4
</line>
<line>
24
</line>
<line>
379*
</line>
</par><par>
<line>
F*ira Nova
</line>
<line>
43,11
</line>
<line>
3 7 ,5
</line>
<line>
4 2 ,0 6
</line>
<line>
4 3 ,* 8
</line>
<line>
2*
</line>
<line>
3826
</line>
</par><par>
<line>
Sa*tana do *ão
</line>
<line>
4 8 ,5 *
</line>
<line>
4 * ,6
</line>
<line>
4 6 ,9 9
</line>
<line>
4 * ,* 6
</line>
<line>
26
</line>
<line>
3833
</line>
</par><par>
<line>
Fran*isco
</line>
</par><par>
<line>
Noss* S*nhora
</line>
<line>
4 3 ,* 5
</line>
<line>
4 1 ,5 7
</line>
<line>
4 4 ,2
</line>
<line>
4 2 ,9 9
</line>
<line>
*7
</line>
<line>
3855
</line>
</par><par>
<line>
da Glória
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
em: 1* n*v. 2*24
</line>
<line>
2 Instituto C*dades Sustentáveis. Disp**ív*l em: https://*dsc.ci*ade*sustentaveis.*rg.br/i*troduc*ion/. *cess* em:
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15 nov. 202*
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* P*pel da Administração Pública e* Consonância com os OD*: Uma *nálise do Índi*e de Desenvolvimento
</line>
<line>
49
</line>
</par><par>
<line>
Ma*ha*a dos
</line>
<line>
4 2 ,8 1
</line>
<line>
4 1 ,4 3
</line>
<line>
4 0 ,9 2
</line>
<line>
4 2 ,* 4
</line>
<line>
28
</line>
<line>
3862
</line>
</par><par>
<line>
Bois
</line>
</par><par>
<line>
Malha*or
</line>
<line>
4 6 ,5 7
</line>
<line>
4 5 ,1 5
</line>
<line>
4 6 ,0 8
</line>
<line>
4 * ,8 *
</line>
<line>
29
</line>
<line>
3879
</line>
</par><par>
<line>
Ribei*óp*lis
</line>
<line>
4 3 ,9 7
</line>
<line>
4 1 ,7 1
</line>
<line>
* 2 ,4 *
</line>
<line>
4 2 ,6 5
</line>
<line>
30
</line>
<line>
3938
</line>
</par><par>
<line>
P*ç* Ve*de
</line>
<line>
4 * ,5 *
</line>
<line>
* 4 ,5 *
</line>
<line>
4 3 ,4 1
</line>
<line>
4 2 ,* 4
</line>
<line>
31
</line>
<line>
3*42
</line>
</par><par>
<line>
Monte Alegre de
</line>
<line>
40,74
</line>
<line>
3 8 ,6 2
</line>
<line>
3 7 ,* 1
</line>
<line>
4 * ,4 9
</line>
<line>
32
</line>
<line>
3972
</line>
</par><par>
<line>
*er*ipe
</line>
</par><par>
<line>
Riachuelo
</line>
<line>
42,81
</line>
<line>
* * ,* 1
</line>
<line>
* * ,3 8
</line>
<line>
4 2 ,* 7
</line>
<line>
*3
</line>
<line>
3976
</line>
</par><par>
<line>
S*mã* Dias
</line>
<line>
4 * ,0 6
</line>
<line>
4 1 ,* 7
</line>
<line>
4 3 ,0 3
</line>
<line>
4 2 ,2 3
</line>
<line>
34
</line>
<line>
**47
</line>
</par><par>
<line>
*an** Lu*ia do
</line>
<line>
4 3 ,3
</line>
<line>
4 3 ,6 2
</line>
<line>
* 9 ,9 5
</line>
<line>
4 * ,1 0
</line>
<line>
*5
</line>
<line>
4091
</line>
</par><par>
<line>
*tanhy
</line>
</par><par>
<line>
Nossa
</line>
<line>
Senhora
</line>
<line>
* 3 ,6 8
</line>
<line>
4 2 ,8 6
</line>
<line>
4 * ,7 9
</line>
<line>
4 1 ,9 7
</line>
<line>
36
</line>
<line>
4122
</line>
</par><par>
<line>
*o Socorro
</line>
</par><par>
<line>
Japarat*ba
</line>
<line>
4 1 ,7 4
</line>
<line>
4 * ,1 6
</line>
<line>
4 * ,4 7
</line>
<line>
4 * ,9 3
</line>
<line>
37
</line>
<line>
4134
</line>
</par><par>
<line>
Nossa Senhora
</line>
<line>
4 2 ,4 4
</line>
<line>
4 2 ,4 5
</line>
<line>
4 1 ,0 5
</line>
<line>
* 1 ,7 9
</line>
<line>
38
</line>
<line>
4181
</line>
</par><par>
<line>
Aparecida
</line>
</par><par>
<line>
Pirambu
</line>
<line>
4 5 ,* 2
</line>
<line>
4 0 ,0 *
</line>
<line>
4 * ,7 3
</line>
<line>
4 1 ,7 9
</line>
<line>
39
</line>
<line>
41*2
</line>
</par><par>
<line>
Garar*
</line>
<line>
4 0 ,2 7
</line>
<line>
3 * ,9 8
</line>
<line>
42,*1
</line>
<line>
4 1 ,7 2
</line>
<line>
40
</line>
<line>
41**
</line>
</par><par>
<line>
Divina Pastora
</line>
<line>
4 7 ,9 6
</line>
<line>
4 * ,4 5
</line>
<line>
4 1 ,2 4
</line>
<line>
4 1 ,6 5
</line>
<line>
41
</line>
<line>
*225
</line>
</par><par>
<line>
Muri*eca
</line>
<line>
4 6 ,6 1
</line>
<line>
3 9 ,2 5
</line>
<line>
4 0 ,9 4
</line>
<line>
4 * ,5 7
</line>
<line>
42
</line>
<line>
4244
</line>
</par><par>
<line>
Nossa Senhora
</line>
<line>
4 1 ,3 5
</line>
<line>
* 0 ,3 6
</line>
<line>
4 1 ,5 7
</line>
<line>
* 1 ,* 3
</line>
<line>
*3
</line>
<line>
4276
</line>
</par><par>
<line>
das D*res
</line>
</par><par>
<line>
*osár*o do
</line>
<line>
4 2 ,1 9
</line>
<line>
4 1 ,8 *
</line>
<line>
4 4 ,5
</line>
<line>
4 1 ,4 3
</line>
<line>
4*
</line>
<line>
4*77
</line>
</par><par>
<line>
Ca t e t e
</line>
</par><par>
<line>
Santa Ro*a de
</line>
<line>
4 4 ,8
</line>
<line>
3 7 ,9 9
</line>
<line>
4 * ,9 8
</line>
<line>
4 1 ,3 *
</line>
<line>
45
</line>
<line>
4284
</line>
</par><par>
<line>
Lima
</line>
</par><par>
<line>
Jap*atã
</line>
<line>
4 0 ,* 1
</line>
<line>
4 * ,9 *
</line>
<line>
4 1 ,* 4
</line>
<line>
4 1 ,* *
</line>
<line>
4*
</line>
<line>
*304
</line>
</par><par>
<line>
Estância
</line>
<line>
4 5 ,* 6
</line>
<line>
4 3 ,4 9
</line>
<line>
3 9 ,9 5
</line>
<line>
4 1 ,3 2
</line>
<line>
*7
</line>
<line>
4313
</line>
</par><par>
<line>
C*mpo do Br*t*
</line>
<line>
* 2 ,2
</line>
<line>
4 0 ,0 9
</line>
<line>
4 0 ,1 4
</line>
<line>
4 1 ,1 3
</line>
<line>
48
</line>
<line>
4349
</line>
</par><par>
<line>
B*quim
</line>
<line>
43,11
</line>
<line>
4 4 ,8
</line>
<line>
4 2 ,5 1
</line>
<line>
4 0 ,9 8
</line>
<line>
4*
</line>
<line>
4398
</line>
</par><par>
<line>
I*di*roba
</line>
<line>
4 4 ,8 7
</line>
<line>
4 4 ,7 8
</line>
<line>
4 0 ,2 9
</line>
<line>
4 0 ,9 1
</line>
<line>
50
</line>
<line>
4416
</line>
</par><par>
<line>
General
</line>
<line>
4 9 ,0 1
</line>
<line>
4 1 ,2 2
</line>
<line>
3 8 ,9 4
</line>
<line>
4 0 .8 *
</line>
<line>
5*
</line>
<line>
4442
</line>
</par><par>
<line>
Mayn*rd
</line>
</par><par>
<line>
I*apo*anga
</line>
<line>
4 * ,4 *
</line>
<line>
4 0 ,* 8
</line>
<line>
4 4 ,2 8
</line>
<line>
4 * ,7 8
</line>
<line>
52
</line>
<line>
4446
</line>
</par><par>
<line>
D\Ajuda
</line>
</par><par>
<line>
Salgad*
</line>
<line>
4 4 ,4 *
</line>
<line>
4 2 ,0 8
</line>
<line>
**,11
</line>
<line>
4 0 ,7 4
</line>
<line>
53
</line>
<line>
4*56
</line>
</par><par>
<line>
Po*to d* Fol*a
</line>
<line>
4 0 ,8 2
</line>
<line>
39
</line>
<line>
4 4 ,4 7
</line>
<line>
4 * ,6 5
</line>
<line>
54
</line>
<line>
4484
</line>
</par><par>
<line>
Laranjei*a*
</line>
<line>
4 0 ,7
</line>
<line>
3 9 ,2 1
</line>
<line>
4 1 ,1 9
</line>
<line>
4 0 ,1 9
</line>
<line>
55
</line>
<line>
4595
</line>
</par><par>
<line>
Ca*ira
</line>
<line>
4 1 ,4 2
</line>
<line>
3 8 ,8 *
</line>
<line>
3 9 ,4
</line>
<line>
4 0 ,1 3
</line>
<line>
*6
</line>
<line>
**05
</line>
</par><par>
<line>
Can*oba
</line>
<line>
5 * ,4 3
</line>
<line>
4 1 ,5 1
</line>
<line>
4 4 ,1 8
</line>
<line>
4 0 ,0 5
</line>
<line>
57
</line>
<line>
*624
</line>
</par><par>
<line>
A**ia Branc*
</line>
<line>
* * ,8 5
</line>
<line>
3 8 ,9 4
</line>
<line>
4 0 ,9 5
</line>
<line>
* 9 ,9 7
</line>
<line>
*8
</line>
<line>
4642
</line>
</par><par>
<line>
Pacat*ba
</line>
<line>
4 4 ,9 5
</line>
<line>
4 0 ,3 1
</line>
<line>
4 4 ,3 7
</line>
<line>
3 9 ,* 9
</line>
<line>
59
</line>
<line>
4652
</line>
</par><par>
<line>
Pinhão
</line>
<line>
4 8 ,5 7
</line>
<line>
3 9 ,2 4
</line>
<line>
* 8 ,0 7
</line>
<line>
3 9 ,8 9
</line>
<line>
60
</line>
<line>
4654
</line>
</par><par>
<line>
Ped*i*has
</line>
<line>
4 3 ,1
</line>
<line>
4 4 ,1 5
</line>
<line>
4 3 ,0 7
</line>
<line>
3 9 ,7 3
</line>
<line>
61
</line>
<line>
4*95
</line>
</par><par>
<line>
São Miguel do
</line>
<line>
* 7 ,5
</line>
<line>
4 2 ,* 4
</line>
<line>
4 3 ,* 6
</line>
<line>
3 9 ,3 3
</line>
<line>
6*
</line>
<line>
4792
</line>
</par><par>
<line>
Aleixo
</line>
</par><par>
<line>
Aqu*dabã
</line>
<line>
4 2 ,9
</line>
<line>
3 8 ,0 2
</line>
<line>
3 9 ,5 5
</line>
<line>
3 9 ,2 1
</line>
<line>
63
</line>
<line>
4**1
</line>
</par><par>
<line>
*l*a *as Flores
</line>
<line>
4 3 ,* 6
</line>
<line>
4 0 ,2 *
</line>
<line>
* * ,6 1
</line>
<line>
3 9 ,* 0
</line>
<line>
64
</line>
<line>
4824
</line>
</par><par>
<line>
*mbaúba
</line>
<line>
* 0 ,5 8
</line>
<line>
4 1 ,* 9
</line>
<line>
4 1 ,1
</line>
<line>
* 9 ,0 4
</line>
<line>
6*
</line>
<line>
4*63
</line>
</par><par>
<line>
N*ópo*is
</line>
<line>
4 1 ,5 6
</line>
<line>
3 8 ,4 2
</line>
<line>
3 7 ,1 8
</line>
<line>
3 8 ,8 6
</line>
<line>
66
</line>
<line>
4891
</line>
</par><par>
<line>
São Do**ngos
</line>
<line>
4 6 ,0 1
</line>
<line>
3 7 ,6 3
</line>
<line>
3 7 ,8 8
</line>
<line>
3 8 ,4 7
</line>
<line>
6*
</line>
<line>
*967
</line>
</par><par>
<line>
Nossa Senhora
</line>
<line>
4 5 ,6
</line>
<line>
3 9 ,5 2
</line>
<line>
4 2 ,1 4
</line>
<line>
3 8 ,2 3
</line>
<line>
68
</line>
<line>
5017
</line>
</par><par>
<line>
de Lourdes
</line>
</par><par>
<line>
Sant* A*aro *as
</line>
<line>
41,99
</line>
<line>
3 6 ,4 4
</line>
<line>
3 8 ,7
</line>
<line>
3 8 ,2 2
</line>
<line>
69
</line>
<line>
5018
</line>
</par><par>
<line>
Br*tas
</line>
</par><par>
<line>
Maruim
</line>
<line>
4 * ,4 8
</line>
<line>
3 8 ,* 2
</line>
<line>
3 9 ,3 8
</line>
<line>
* 8 ,0 *
</line>
<line>
*0
</line>
<line>
5039
</line>
</par><par>
<line>
S*riri
</line>
<line>
4 0 ,7 *
</line>
<line>
3 9 ,8 *
</line>
<line>
3 9 ,5 *
</line>
<line>
3 7 ,9 4
</line>
<line>
71
</line>
<line>
506*
</line>
</par><par>
<line>
Po*o Redondo
</line>
<line>
4 1 ,8 1
</line>
<line>
* * ,7 4
</line>
<line>
4 0 ,0 7
</line>
<line>
3 6 ,9 0
</line>
<line>
72
</line>
<line>
5*14
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 5, art. 3, *. 38-57, mai. 2*25
</line>
<line>
www4.Unifsanet.com.b*/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. Silva, L. B. Oliveira
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
Capela
</line>
<line>
3 * ,1 2
</line>
<line>
3 8 ,6 1
</line>
<line>
3 * ,4 4
</line>
<line>
3 6 ,4 8
</line>
<line>
73
</line>
<line>
*27*
</line>
</par><par>
<line>
Brejo Gr*nde
</line>
<line>
4*,55
</line>
<line>
3 6 ,4 5
</line>
<line>
4 2 ,1 3
</line>
<line>
3 5 ,5 *
</line>
<line>
74
</line>
<line>
5344
</line>
</par><par>
<line>
Tomar de Geru
</line>
<line>
4 5 ,6 *
</line>
<line>
3 8 ,2 5
</line>
<line>
4 * ,7 9
</line>
<line>
3 5 ,4 9
</line>
<line>
*5
</line>
<line>
5*46
</line>
</par><par>
<line>
*onte: E*abor*do pel* autor, com base no* dados da Pl*t*forma IDSC- Brasil (2**4)
</line>
<line>
A Tabela 1 elucida o Índice de Desenv**vim*nto Susten*áv** das 75 Cidade* do
</line>
<line>
Esta** de Sergipe, de modo a aprese*t** as notas a*ribuídas *os anos dis*o*ibilizados pela
</line>
<line>
Plataforma IDSC - Bras*l, que traz os resultados d* ano d* 2022 a 20**, *lém d* destacar as
</line>
</par><par>
<line>
notas atribuída* ao ano
</line>
<line>
*e 2015, período que surgiu a Agenda 20*0, com o
</line>
<line>
objetivo de
</line>
</par><par>
<line>
ver*ficar a e**lução do IDSC.
</line>
</par><par>
<line>
Perceb*-se que o Mun*cí*io de Itabaiana lidera no ranking atua*, a**esentan*o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
melh*r **olu*ão no Estad* de Se*gipe, ocupando a colocação de *úmero 2.0*4
</line>
<line>
n* *an*ing
</line>
</par><par>
<line>
na*ional do total de 5.570 municí*ios brasil**ro*. Ferreir* et al., (2023) real*zaram *m e*tudo
</line>
</par><par>
<line>
acer*a *as políti*a* p*blicas par* a implementação dos OD* *m It*baiana, no
</line>
<line>
período de
</line>
</par><par>
<line>
201* a 2*20, e consta**u *ais **
</line>
<line>
5*0 açõ*s re*acion*d*s à Agenda
</line>
<line>
2030, com 80% de*as
</line>
</par><par>
<line>
present*s no *i*rio Ofici*l, env*lvendo na pr*tica mais *e um ODS. Poré*, id*ntificaram
</line>
</par><par>
<line>
uma falta de ate*ção em re**ção aos ODS 7 - En*r*ia
</line>
<line>
limpa e acessível, OD* 13 - Ação
</line>
</par><par>
<line>
c**tra a mudança gl*bal do clima e ODS 15 - Vida Terrestre.
</line>
<line>
* Gráfico 1, * segui*, *present* o quant*tati*o * *ercentual dos mu*icíp*os b*asi*eiros
</line>
<line>
class*f*c*dos em relação aos n*veis d* *n*ice Desenvolvimento Sustentável - IDS.
</line>
<line>
Gráfico 1 - Cla*sificação *os M*nicípios Brasi*e*ros **r N*v*l do ID* - 2024
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: Elaborado pelo *utor, com base nos dados da Plata*orma I*SC- Brasil (*0**)
</line>
<line>
R*v. F*A, *e*esina, v. 22, n. 5, art. 3, p. 38-57, m**. 202* www4.U*ifsanet.*om.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Pape* da Adm*nistração Púb*ica em Consonância com os *DS: Uma An*lise d* Índice de Desenvo*vimento
</line>
<line>
51
</line>
</par><par>
<line>
O I*S cons*d*ra cin*o ní***s para identif*cação da not* dos municí*ios, conforme
</line>
<line>
observ*-se no grá*ico acim*. Verifica-se, a part*r dos dados do Gráfico 2, q*e a m*ioria dos
</line>
<line>
mun*cípi*s brasile*ro*, 51%, *st*o classificados no nível ca*acteri*ado como ba*xo, com
</line>
</par><par>
<line>
mé*ia variável *ntre 40 e 49,9* pontos. Na sequência, 30% *as cidades
</line>
<line>
estã* clas*ificadas
</line>
</par><par>
<line>
c*m IDS médio, co* média *ariá*el entre 50 * *9,00 po*tos, o que ca*acteriz* um **sultad*
</line>
<line>
regular. *ntretant*, 17% dos municípi** estão classificado* *o pior índice, o que preocupa a
</line>
<line>
sit*ação *e 938 ge*tores pú*licos m*ni**pais. A*enas 2% dos mun*c*pi*s a**ngiram o IDS
</line>
<line>
alto, um nú*er* pequeno *omparad* aos 5.570 m*nicípios *rasileiros. Nenhuma cidade
</line>
<line>
atingiu o maio* IDS, o que **assifica como mui*o a*to.
</line>
<line>
A seguir, *present*-se o Grá*ico 2, *e modo a identif*car ** níve*s do* mu*icíp**s do
</line>
<line>
Estado de Sergipe ** relação ao IDS.
</line>
<line>
Gráfico * - Níveis de *esen**lvim*nto Sus**ntá*el dos Municípios de Sergi** - 2024
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabo*açã* pró*ria, *om base nos dados da Plataforma IDSC- *rasil (2024)
</line>
</par><par>
<line>
**rificou-se
</line>
<line>
n* Gráfi** 2 q*e 5* **nicípios e*tão *lassificados no ní*e* baixo,
</line>
</par><par>
<line>
enquanto 18 de**s es*ão cl**sific*dos no n*v*l muito baixo. Nenhuma cidad* *tin*iu os níveis
</line>
<line>
médio, alto e muito alto. **go, *de*tific*-se qu* I*ab**ana, munic*pi* de m*ior no*a - 4*,17,
</line>
</par><par>
<line>
confor*e *abela *, está *nserido no nív** baixo, fal*ando 0,83 po*tos para fi*ar
</line>
<line>
no nível
</line>
</par><par>
<line>
mé*io.
</line>
</par><par>
</page><line>
Dian*e desse cenári*, in*ere-*e que os municípios ser*ipanos prec**am evoluir de
</line>
<line>
f***a considerável par* atingir *s metas estabe**cidas pel* A*e*d* 2030, te*d* em vist* q*e
</line>
<line>
Rev. F*A, Ter*sina PI, v. 22, n. 5, art. 3, *. 38-5*, *ai. 202* www4.Unifsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. R. Silva, L. B. Oli*eira
</line>
<line>
52
</line>
</par><par>
<line>
faltam aproxima*am*nte 06 anos para cump*imento d** meta* *stabelecida* para cont*mpl*r
</line>
</par><par>
<line>
os ODS. *ntretanto, ob*erv*-se qu* *s *esultad*s do* muni*ípios sergipa*os acompanham
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tendência de*ons*rada *o cenár*o nacional, demo*strada no *ráfic* 1, apontand* que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
maior** da* c*dade* estão cla*s*fic*das n* IDS baix*.
</line>
</par><par>
<line>
O *ráfic* 3, a s*guir, apresenta os 10 mu*icípios *ergipanos com as ma*ores nota*
</line>
<line>
a*ribuídas ao Índi** de D*sen*olvimento *ust*ntáve*.
</line>
<line>
Gráfico 3 - Municí*ios de Sergipe com melhor IDS 20*4
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaboraçã* própria, com base nos dados da Plataforma IDSC- Bra*il (20*4)
</line>
<line>
Os 10 m*nicípios com *el*or IDS em 2024 no Est*do de S*rgipe estão classific**os
</line>
<line>
co* o nível baixo. De*tre eles, perce*e-*e que o 1*º colocado, Barra d*s Co*ueiros, está
</line>
<line>
inscr*to no Pr*grama Cidades Sustentáveis - PCS, de*de 01/01/2021, o ***l tem o obj*tiv* de
</line>
<line>
colabora* com os governantes p*r* *mpleme*tação ** polític*s pública* para **nso*idação de
</line>
<line>
*id**es sustentáveis, com r*duçã* da desigualdade soci*l3. No Est*do de Se*gip*, constam
</line>
</par><par>
<line>
três municí**os *ue são signatários do PCS: Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Ap*recida e São Cr*stóvão (Índice de Desen*olvimento *ustentável das *ida*es *rasil, -
</line>
<line>
2024).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
em: ** no*. 2024
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. 22, *. 5, a*t. 3, p. 3*-*7, m*i. 2025
</line>
<line>
www4.*nifsane*.*om.br/*evi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *ape* da *dmini*tr*ç*o Públ*ca em Consonância com os ODS: Uma An*lise do Índi*e de Des*nvolviment*
</line>
<line>
53
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSI*ERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
pauta dos OD* é d* ordem global e *m ch*mam*n*o p**lico par* to*a é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
socie*ade: cid*dão, soci*dade civil or*anizada * adminis*r*ção pública. E*te trabalho
</line>
</par><par>
<line>
elu*idou a **squisa
</line>
<line>
no c*mpo da g*stão pública porque os ges*o*e* e todo s*rvidor pú*lico
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvem u* *ra*alho v*lt*d* aos indivíduos, d* mo*o a rep**sent*-lo*, fazend* jus aos
</line>
<line>
dire*tos **e lhes são conferi*os.
</line>
<line>
Ao tratar d*s ODS *os m**icípios do E*tado de S*r*ip*, este est*do *u*ca cola*orar
</line>
<line>
com *s prefe*tos * agente* públicos, a partir de um levantame*to d* dados que t*az as *ot*s
</line>
<line>
*tribuí*a* a c*da ci*ade re*erente aos ODS, o que possibilita analisar a posição de cada c*d*de
</line>
</par><par>
<line>
no c*nário
</line>
<line>
de*tro da esfer* estadua* e no âmbito nacional. Assim, é po**ível ve*ificar *m
</line>
</par><par>
<line>
quais pon*** é *ossíve* aprimorar, o *ue col*bora para um al*rta da nec*ssidade da construçã*
</line>
<line>
de políti*a* públicas municipais em c*nsonância *om a A*enda 2030.
</line>
<line>
Os resultados a*onta*am q*e a *aioria dos municípios sergipanos estão c*assific**os
</line>
</par><par>
<line>
*o nível caracter*zado
</line>
<line>
c*mo "baixo", co* varia*ã* da média entre 40 e 4*,99 po*tos. No
</line>
</par><par>
<line>
to*al, 57 *ida*es estão inser**as n*ss* nív*l, enqu*nto 1* mu*icí*ios e*tão
</line>
<line>
classificados
</line>
</par><par>
<line>
de**ro do pior
</line>
<line>
nível - "muito *aixo", c*m var*ação da méd** entre 0 e *9,99
</line>
<line>
*o**os. Es*e
</line>
</par><par>
<line>
dado tra*
</line>
<line>
u* a
</line>
<line>
**eocup*ção, o **e ju*tif*ca necessidade d* um engaja*ento do* g*stores *
</line>
</par><par>
<line>
púb*icos par* a *riação de po**ticas púb*i*as *ue a*parem os ODS, o quais são desaf*o* qu*
</line>
<line>
pr*cisam *er super*dos *om o apoio massiv* da admin*stração *ública.
</line>
<line>
Quand* faz u* co*parativo entre o* resultados alcan**dos *o Estado de Sergipe com
</line>
<line>
o cen*ri* *acio*al, percebe-se que os munic*pio* *ergipanos acompa*ham a realidade d*
</line>
</par><par>
<line>
Brasil, pois 51% *as
</line>
<line>
cidades *stão c*assif**adas no ní*el baixo. A parti*
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
*esultado*
</line>
</par><par>
<line>
enc**tra**s, principalmente *a class*fic*ção nos n*veis d* I*S dos 5.5** **nicípios,
</line>
<line>
veri*icou-se q*e a ma*o*ia das c**ades n*cessita* de intervenção, tendo em vista que apenas
</line>
<line>
1.*80 muni*ípi*s e**ã* num nível consider*v*l adequado, sendo 91 municípios enquadrados
</line>
</par><par>
<line>
no nível alto
</line>
<line>
e 1.689 no níve* médi*. A*n*a, foi po**í*el obser*ar * cl*s*i*icação
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
*unicípios sergipanos na escala geral do Brasil, e* que foi *o*sível observar que a cid*de de
</line>
</par><par>
<line>
Itabaia*a, qu*
</line>
<line>
*i*era o ranki*g se*gipano, ocupa *
</line>
<line>
*osiç*o *e número 2.024 no c**á*i*
</line>
</par><par>
<line>
naci*nal.
</line>
</par><par>
<line>
Em relação à ad*são do *rograma Cida*es S*stentáv*is, prop*sta do Inst*tuto Ci*ades
</line>
</par><par>
<line>
Sus*entáveis -
</line>
<line>
ICS, verificou-se que
</line>
<line>
*pena* três municíp*o*
</line>
<line>
*ergip*nos fizeram a ade*ão:
</line>
</par><par>
<line>
Barra dos C*queiros, Nossa Senhora de *par*cida e São Cristó*ão. D*an*e de toda
</line>
</par><par>
<line>
*ontextualizaç*o desses r*su*tad*s,
</line>
<line>
percebe-*e
</line>
<line>
o *ua*to
</line>
<line>
os gestores público* mun*cipa*s
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*resina PI, v. 22, n. 5, art. 3, p. 38-57, *ai. 2025
</line>
<line>
w*w4.*nifs*n*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. Silva, L. B. *liveira
</line>
<line>
54
</line>
</par><par>
<line>
pre*isam *emonstrar interess* em criar polít*cas pública* que con*emplem os ODS, fat*r que
</line>
<line>
ir* cola*orar par* re*ução *e grandes pro***mas que afet*m a soc*edade.
</line>
</par><par>
<line>
A *artir do le*antamento desta pes*uisa, *icou **idente o q*anto * Plataforma
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Índice de *ese*volvimen*o *usten*áve* d*s C*dades *ode colaborar pa*a *ompreender
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
diag*óstic* de cada municipalidade. *usc*r ser um si*natár*o e apro*eitar todo * aporte
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*CS é um gra*de passo para *s gestores públicos, tendo e* vista qu* at*ar em rede, com
</line>
</par><par>
<line>
*studos, indica*ores e ferramentas,
</line>
<line>
possibilita mecanismos par* aprimorar
</line>
<line>
as políticas
</line>
</par><par>
<line>
pú*licas de cada cidade, leva*do em consideração a situ*ção de cada mun*c*palidade. Lo*o,
</line>
</par><par>
<line>
** gestores públicos mu*icipais *odem elaborar su*s *olí**cas públ*cas
</line>
<line>
*om preci*ão, em
</line>
</par><par>
<line>
articulação c*m a sociedade *iv*l, co** for*m *v*d***iados alguns **sos ne*t* pesquisa,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
exe*plo da C*dade *e São Paulo.
</line>
</par><par>
<line>
*o*ta**o, *ara próxi*as pesqui*a*, s*gere-*e o es*ud* de pol*ticas p*blic** por *arte
</line>
<line>
dos municípi** s*rg**anos, com a pe*sp*cti** de **servar as estra*égias dos ges*o*es *úbli*os
</line>
</par><par>
<line>
*ara *ontemplar comp*omis*o com a *g*n*a o
</line>
<line>
*030, a qual es*á cada vez mais próxima,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
que e*erg* a necessidade *e ati*gir as metas estabelecidas.
</line>
<line>
REFE*ÊNCIA*
</line>
<line>
AGÊNCIA *BG* NOTÍCIAS. Pobreza cai p*ra *1,6% da população em 20*2, após
</line>
<line>
alcanç*r 36,7% em 2021. 2023. Dispo*ível em: *t*ps://encurtador.com.br/*xXY1. Acesso
</line>
<line>
e*: 1* abr. 2*24.
</line>
<line>
ALMEIDA, Í. D. M*todolo**a do t*ab*lho cient*fi*o. Col*ç*o Ge*gr*fia, Ed. UFPE, 2021.
</line>
</par><par>
<line>
*i*po**vel em: ht**s://re**sitorio.ufpe.b*/handle/1*34**789/494*5. Aces*o em:
</line>
<line>
14 *ov.
</line>
</par><par>
<line>
2024.
</line>
</par><par>
<line>
ANJOS, S. M et al.Objetivos do Desenvolvimento Sustent*ve* na g***ão púb*ica: avanços
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
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<line>
*NDICE
</line>
<line>
D*
</line>
<line>
DESENVOLV*MEN*O SUSTENTÁV*L DAS
</line>
<line>
CID*DES
</line>
<line>-</line>
<line>
B**SIL.
</line>
</par><par>
<line>
Aprese*tação. *024. Disp*níve* em: *ttps://*dsc.c*dadessust*ntaveis.**g.br/in*roduction/.
</line>
<line>
A*esso e*: 1* abr. 2024.
</line>
</par><par>
<line>
ÍNDICE
</line>
<line>
DE
</line>
<line>
DE*EN*OLVIME*TO SUS*ENTÁVEL DAS
</line>
<line>
C*D*DES
</line>
<line>-</line>
<line>
BRASIL.
</line>
</par><par>
<line>
Class**ic*ç*o
</line>
<line>
para
</line>
<line>
o*
</line>
<line>
mu*i*ípios
</line>
<line>
br*sileiros.
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desen*olv*men*o suste*táve* (ODS) no Bras*l: ava**os
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p*blica
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sustent*bilidade. *evista El*trônica Direito e P*l*tica, Pro**ama
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2030 para
</line>
<line>
o
</line>
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<line>
De*envolvimento Suste*tável da Organ*za*ão das Naçõ*s Unidas (ONU) c*mo diretriz d*
</line>
<line>
po*íticas públic*s e* âmbito **n*cipal, institui o Prog*ama de su* imp*e**ntação, autoriza a
</line>
<line>
criação da C*mis*ão *unicipal p*ra o Desenvolvimen*o Sustentável (Agen*a 2030) e dá
</line>
<line>
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(**os e pr*c**sos
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administ**t*vo*) *os municípios sob * perspectiva de um*
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</line>
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<line>
Contri**ição dos Aut*res
</line>
<line>
*. R. Silv*
</line>
<line>
L. B. Oli*eira
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e planeja*ento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) an*lise e interpretaç*o dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) el*boração do rascunho ou na *evisão crítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
4) *articipação na apr*v*çã* da ver*ão final do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. *2, *. 5, art. *, p. *8-57, mai. 2025
</line>
<line>
ww*4.Unifsa*et.com.b*/revis*a
</line>
</par>Apontamentos
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)