<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *2, n. 4, art. 5, p. 88-105, ab*. 2*25 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2025.*2.4.5 </line>
</par>
<par>
<line> Os A*pectos Penais do Tráfico Intern*c*onal de Mu*he*es par* *ins de Explora**o Sexual: </line>
<line> Des*fios para a P*oteç*o * Justiça </line>
<line> T*e Criminal As**cts o* Internat*ona* Traff*c*ing in W*men for the Purposes *f S*xual </line>
<line> Exploitat***: Challeng*s for Protectio* and Justi*e </line>
</par>
<par>
<line> Luma Emanu*lly Sousa Lustos* </line>
<line> Gr*duação em direi*o pelo Cen*ro *niversi**rio San*o A*ostinho </line>
<line> lum*s**saemanu*lly13@gmail.com </line>
<line> S*r* Nascimen*o Gonçalves </line>
<line> *raduação em direi*o pe*o Centro Univ*rsi*ár*o San*o Agostin*o </line>
<line> l*m*sousaema*uel*y13@gmail.com </line>
<line> W*rna Maria Alves da Silva </line>
<line> Doutor* em Ciências Cri*i*a*s *el* Esco*a de **reito da PUC do Ri* G*ande *o Sul </line>
<line> Profe*sora do C**t*o Universitário Santo A*ostin*o </line>
<line> *-mail: wirn**l*es@u*ifsa.com.*r </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: **ma Emanu*lly Sou*a Lustosa </line>
<line> *dito*-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> T*nny </line>
<line> Kerl*y </line>
<line> de </line>
<line> Al*ncar </line>
</par>
<par>
<line> Av. Pr**. Valter Al*ncar, 665 - São Pe*ro, T*r*sina - PI, </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> 64*1*-625, Bra*il. </line>
</par>
<par>
<line> Ende**ço: Sar* Nascimento Gonçalve* </line>
<line> Artig* *ecebido em 02/04/2025. Últi*a </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> *v. Prof. Valter Alencar, 665 - *ão Ped*o, *eresina - P*, </line>
<line> recebida *m 08/*4/*025. *provado em 09/*4/2025. </line>
</par>
<par>
<line> 64019-625. Brasi*. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *irn* M*ria Al*es da Silva </line>
<line> Avaliado *elo sistem* Tr**le Revi*w: Desk *eview *) </line>
</par>
<par>
<line> A*. Prof. *alter Alencar, 665 - *ão P*dro, Teresina - PI, </line>
<line> *elo Editor-Chefe; * b) **ub*e Blind Re*iew </line>
</par>
<par>
<line> 64019-62*. Bra*il. </line>
<line> (avaliaçã* cega por do*s avaliadores da área). </line>
</par>
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<line> Revisã*: Gr*ma*ical, Normativa e de </line>
<line> Formataç*o </line>
</par>
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<par>
<line> Os As*ect*s Penais do Tráfico Intern*cional de M*lhe*es para fi*s de Exploração Sexual: Desafi*s para </line>
<line> 89 </line>
</par>
<par>
<line> R**UMO </line>
</par>
<par>
<line> O p r e s e n t e a r t i go a n a l i s a * t * * f i * o i n t e r n * * i on * l d * m * * h e r e s </line>
<line> p ar* </line>
<line> e x p lo * a ç ã o s e x * a l, </line>
</par>
<par>
<line> d e s t a c a n * o * s d e s a f * o s de p r o t e ç ã o e j u s t i ç a . P * r * e * o d e r e v i s ã o * i b l i o gr á f i c a e * e * * á * i * * s </line>
<line> d a l i t e r a t u * a , s e r ã o a p r e s e n t a * a s * s p r i * c i p a i s c * r a c t e r í s * i c a s d o * r i m e , o s d e s a f i o s de </line>
<line> proteção às vítima* * as contramedid*s legais, a ser exemplo a Le* n* 13.344/20*6 e o </line>
<line> Proto*o*o *e Palermo, com o fito de elucida* como os p*i*cipais desafios enf*entado* p*lo </line>
</par>
<par>
<line> sistema de justiça pen*l im*actam na pe*pe*uação dess* </line>
<line> crime. Logo, * estudo *e*ta** a </line>
</par>
<par>
<line> n e * e * s * * a d e d e p * l í t * c * * p ú b * i c a * m * i s e f * c a z e * e d e m a i o r c *l * * o r a ç ã o * n t r e a * i n s t i t ** ç * e s </line>
<line> j u d i c i a *s . </line>
<line> Palavras-chave: Tráfico *nternacional de Mulheres. Explora*ão Sexual. Desafios. Polític*s </line>
<line> Públicas. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> This article </line>
<line> *nalyz*s the international t*affickin* of w*men fo* s*xual *xploitation, </line>
</par>
<par>
<line> highligh**ng t*e </line>
<line> challeng*s of protecti*n and justice. Through a bibliographic** review and </line>
</par>
<par>
<line> analys*s of the literature, t*e main *haracteristics o* the crime will be the main char*cteris*ics </line>
</par>
<par>
<line> *f the crime, the challen*es of pr*tecting vi*tims </line>
<line> and th* lega* vict*ms </line>
<line> and *egal </line>
</par>
<par>
<line> countermeasures, *uch as Law No. 13.344/2*16 *nd the Palerm* Protocol, with the ai* of </line>
<line> Palermo P*otocol, with th* aim of elucida*ing how the main cha**enges faced b* the criminal </line>
</par>
<par>
<line> *ustice system the cri*i*al jus*i*e system have an impac* on </line>
<line> the per*etuation of this c*ime. </line>
</par>
<par>
<line> *h**efore, the study *ighli*hts the ne*d for mo*e </line>
<line> effective public pol*ci*s *nd g*eater </line>
</par>
<par>
<line> col*aboration betwe*n j*dici*l instituti*ns. </line>
</par>
<par>
<line> *eywo*ds: Inter*at*onal Trafficki** in Women. **xual Exploita*i*n. Challeng*s. Pu*li* </line>
<line> *olicies. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*r*sina PI, v. 22, n. 4, art. 5, p. 88-105, *br. 2025 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. E. *. Lustosa, S. N. *on*alv*s, W. M. A. S*lva </line>
<line> 90 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRO*UÇÃO </line>
</par>
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<line> O *ráfico internacio*al de *ul*ere* para fins de *xplora*ão se*u*l é um </line>
<line> crime </line>
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<line> t*a*sn*c*onal *xtremame*te grave, a*ém de se* </line>
<line> um a </line>
<line> viola*ão sistemática dos dir*itos </line>
</par>
<par>
<line> human*s. Desse m*do, é também um dos princ**ais desafio* que o sis*ema de justiça criminal </line>
<line> enfrenta at*almente. Ta* situa**o é *mpulsionada p*r redes ***minos*s altame*te organizadas, </line>
<line> qu* gera* m*lhares *e *il*ões *e dól*r*s anualmente e são apoiadas por u* conjunto </line>
<line> comp**xo de fatores soc*ais, econômi*os, p*lític** e *ulturais. C*m isso, a gl*balização e os </line>
</par>
<par>
<line> a*an*os nas tecnologias de </line>
<line> comu*ica*ão aume*taram </line>
<line> as opo*tunidades ** manipu*ação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> de*locam*nto de vítimas, tornando mais </line>
<line> co*plexa **tecção e rep*essão *e***s * </line>
<line> a*ivid*d*s </line>
</par>
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<line> ileg*is. </line>
</par>
<par>
<line> No âmbito *urí*ic*, *anto em nív*l nacional quanto internacion*l, </line>
<line> v*ri*s </line>
</par>
<par>
<line> regulamentações buscam </line>
<line> co*bater esse c*ime, mas ainda existem *e*af*os e*truturais *ue </line>
</par>
<par>
<line> *ifi*u**am a proteção d*s *ítimas e a responsab*lização dos infrato*es. *e*se viés, *o Br*sil, a </line>
</par>
<par>
<line> Lei n* *3.3*4/*016, a qual t*a*a sobre a </line>
<line> repressã* ao t*****o human*, marca um avanço </line>
</par>
<par>
<line> signif*cativo na luta contra esse crime, enqua**o, em </line>
<line> nível i**e*nacion*l, o proto*ol* de </line>
</par>
<par>
<line> P*l**mo - Dec*e*o nº 5.01* *ornece ori*ntações fundamentai* - </line>
<line> para colab**aç*o *ntr* os a </line>
</par>
<par>
<line> países. Contud*, a escasse* de re*ursos, a corr**ção e a </line>
<line> falta *e uma aborda*em integra*a </line>
</par>
<par>
<line> li*it*m * ex*cução dessas le**s*ações, continu*n** a permi*ir a i*pun*dade do* traf**a*tes e </line>
<line> a vuln**abili**de das vítimas. </line>
</par>
<par>
<line> Não </line>
<line> ob*tante, c*mp*exidade d*ste crime vai a </line>
<line> a*ém do siste*a </line>
<line> penal e req*e* um* </line>
</par>
<par>
<line> aná*ise mult*disc*plinar. A pres**ç* *e barre*ras linguísticas * cultu*ais, * desconfia*ça das </line>
<line> *í*im** em re*ação às autoridades e * dif*culdade no ace*s* a ap*io ju**dico e psic*lógic* *ão </line>
<line> el**entos qu* d*fi*u*tam as denúncias e a a*olhida adequada **s *ulhe*es *raf*ca*as. A falta </line>
<line> de *ol*ti*as efi*aze* * * baixa co*scientiza*ão d* sociedade pioram essa situação, </line>
</par>
<par>
<line> contribuindo *ara a *ubnotificação dos incident*s e a </line>
<line> execução de ações *reventivas </line>
<line> e </line>
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<line> punitiv*s. </line>
</par>
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<line> Nesse c*nário, esta pesqui*a p**tende e*p*orar o* obstác*los que o *is*e*a *e </line>
<line> jus*iça </line>
</par>
<par>
<line> pena* enf*e*ta na *dentificação, in*estigação e pu*ição **s res**n*áve** pelo </line>
<line> tr*f*co </line>
</par>
<par>
<line> inte*nacional de mulh*re* </line>
<line> par* ex*lora*ão </line>
<line> *exual. Para </line>
<line> isso, a análise inclui *s le**s*ações </line>
</par>
<par>
<line> pertinen*e*, as dificu**ades práticas em *oibir esse c*ime e as estraté**as de pr*te*ã* para *s </line>
</par>
<par>
<line> vítim*s. P*r *eio de u*a revisão da liter*tura, o o**etivo i**ntif*car falhas * </line>
<line> n*s atuais </line>
</par>
<par>
<line> *odelos e su*erir estr*té*ias que po*sam refo*çar a *e*p*sta lega* e instituc*onal, * que </line>
<line> assegura uma maior eficác*a no combate *o c*ime *e tr*fico inte*nacio*al de *ulheres </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 4, art. *, p. *8-105, abr. 2025 *ww4.fsanet.com.br/*evist* </line>
</par>
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<line> *s Asp*ctos Penais do T*áfi*o Inte**acional de Mulher*s pa*a fins d* *xploração S*xual: Desaf*os para </line>
<line> 91 </line>
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<par>
<line> 2 REF*R*NCIAL TEÓRI*O </line>
</par>
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<line> 2.1 *o**ticas Pú*licas e Ações Gove*namentais *a Pre*en*ão e *ombate ao Trá*ico ** </line>
<line> Mul*eres </line>
<line> Para compr*ender o* elem*ntos d*s** pesquisa, é de suma importância avaliar a </line>
<line> ef*tividade *as polít*cas p*blicas e i*i*iat*vas do gov*rno bra*il*iro n* *nfr*ntamento ao </line>
</par>
<par>
<line> *ráfi*o d* *ulher*s. *om isso, ef*cá*ia dessas ações é imprescindível para diminu** a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> vulnerab*l*dade *as vítimas e debili*ar as organiz*ções *r*min**a*. Sem uma análise **ta*hada </line>
<line> de su* *m*le*e*tação e d*tec*ã* de f*lhas, *ão é poss*vel co*preender os obstácul*s </line>
<line> encontrados * sugerir *primorament*s na defes* das víti*as e no s**tema de justiça *rim*nal. </line>
<line> Nesse c*nário, o conceito *e tráfico hu*ano, co**orme estabelecido no Protocolo de Palermo, </line>
<line> ganha desta**e. </line>
<line> A ex*res*ão "t*áfico de pessoas" significa o *ecrut*mento, o transporte, a </line>
</par>
<par>
<line> transferência, * </line>
<line> alo*am*nto *u o a*olhimen*o de pessoas, reco**endo * </line>
<line> **eaça ou </line>
</par>
<par>
<line> *so da força ou * *ut*as formas de *oação, ao rap*o, à fraude, ao eng*no, ao abuso </line>
</par>
<par>
<line> de au*oridade ou * situ*ção de vulnera*ilidade o* à en*rega ou acei*ação de </line>
</par>
<par>
<line> pag*mentos ou benef*cios par* obt*r o consentimento de *ma pess*a q** te*ha </line>
<line> auto*id*de sobre outr* par* fins de exploração. * *xploração incluirá, *o m*nimo, a </line>
</par>
<par>
<line> exploração </line>
<line> da pro*titui*ão de out*em *u outras forma* de </line>
<line> *xploração sexual, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> trabalho ou s*rviço* for*a*os, es**avatu*a </line>
<line> *u p*áticas simi**res à escravatura, a </line>
</par>
<par>
<line> se*vi*ão ou a remoção de órgã*s. (*RASIL. Decreto nº 5017, ** 2*0*. Protocol* *e </line>
<line> Pale*mo) </line>
</par>
<par>
<line> Depreende-s* do *xcerto q*e o Protoco*o de P*lermo determina que a permissão </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ví t i m a é </line>
<line> dispensáve* qu*ndo o*orre e*p*oração, p*rt*cularmente em cir*unstân**as </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vulnerabil*d*de. Est* definição fo* essencial *ara es*abelece* um quadro legal mu*dia* c*nt*a </line>
<line> o tráfico h*m*no, enfat*zando a necessidade d* políticas públicas efe*iv*s pa*a s*lvaguarda* </line>
</par>
<par>
<line> as vítima* e </line>
<line> pen*lizar os infratores. A*nda *esse viés, consoant* Ma*ia Paula D*ll*ri Bucci, </line>
</par>
<par>
<line> políticas públic*s são c*racterizadas como diretrizes gov*rnamentais. </line>
</par>
<par>
<line> Po*í*ic*s públicas são pr*gr*mas de açã* go*ernamental </line>
<line> vi*ando * *o**denar os </line>
</par>
<par>
<line> meios à disposição *o Estado e as ati*idades privadas, para a realiza*ão *e objeti*os </line>
<line> socialmente relevantes e pol*ticame*te d*termin**os. (B*CCI, Mari* P*ula Dal*ar*, </line>
<line> 200*, p. 241) </line>
</par>
<par>
<line> Tal de*inição *e*ta*a o p*pel do Estado </line>
<line> na g*rantia de direi*os e no atendimento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> dema*d*s so*iais, so*ret*do qu*nto ao co*bate ao t*á*ico de mulheres para exploração </line>
<line> *ex*a*, o qu* exige política* públicas efi*az*s *ue *nte*rem **ev*nção, repr*ssã* e suporte às </line>
<line> vítima*. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. *, *rt. 5, p. 88-10*, abr. 2025 www4.f*ane*.**m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. E. S. Lustosa, S. N. Gonça*ves, W. M. A. *ilva </line>
<line> 92 </line>
</par>
<par>
<line> A lu*a co*tra * tr*fico de *ulhe*es requer prevenç*o através da educaçã* e campa*has </line>
<line> de *ensibilização, junta*ente com políticas governam*ntais que *ssegurem redes de *roteção, </line>
<line> supo*te p*ico*ógi*o e legal, be* *omo a reintegr*ção social das vítimas. </line>
<line> P*ra tanto, a i**erv*nção do E*tado é esse*ci*l para f*rtalec*r a cooperação </line>
<line> inter*acional e a apli*ação d* t**ta*os c*mo o P**tocolo de Palerm*. Sem **líticas públicas </line>
<line> estruturadas, o com*ate ao tráfico de mu*heres se tor*a ineficaz * fragmentado. *s*im, Bucci </line>
<line> r*forç* * neces*i*ade de *ma abordagem estatal co*t*n** **ra pr*teger grupos vulne*áveis e </line>
<line> *ar*ntir seus direitos *unda*e*tais. </line>
<line> Ademais, é important* es*abelece* po**tic*s públicas nas áreas eco*ômic*, m*gratória e </line>
<line> de combate *o tráf*co de *rogas. No con*e*to ** tráf*co d* mulheres, as políticas econômicas </line>
<line> des*mpen*am um papel fu*damen*al, uma vez que a **si*ualdade e a esc*ssez de emprego* </line>
</par>
<par>
<line> elevam a vulnerabilidade </line>
<line> f*mini**, em que as mulheres se tornam a*v*s fá*eis pa*a </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> traficantes. Assim, i*centivar * </line>
<line> crescimento econô**co e gerar o*ortunidades de </line>
<line> trabalho, </line>
</par>
<par>
<line> principalm*nte em </line>
<line> áreas vulneráveis, </line>
<line> c*ntribui para a prevençã* do tráfico, diminuindo *s </line>
</par>
<par>
<line> circ*nstâncias qu* f*v***cem * exp*oração. </line>
</par>
<par>
<line> P*ra mais, as </line>
<line> políticas migratórias, que controlam a *as*agem de fronteiras, são </line>
</par>
<par>
<line> *un*amentais na luta contra o trá**co de mu****e*. Um mon*t*ram*nto eficient* *ossibili*a a </line>
</par>
<par>
<line> dete*ção de </line>
<line> a*õe* suspeitas, </line>
<line> evi*ando a </line>
<line> exploração de mul*eres s*du*idas por falsas </line>
</par>
<par>
<line> p*omessas *e *rabal*o no </line>
<line> exterior. Ai*da, políticas de migração que honram </line>
<line> o* dire*tos </line>
</par>
<par>
<line> h*manos *rop*rcionam sup*rte a imi*ra*tes em situação de vu*nerabilidade, diminuind* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pr**abilidade d* exp*oraç*o, c*n*t*tui*d* medidas impo*tantes para a **evenç*o do **áfico </line>
</par>
<par>
<line> human*. Portanto, * essencial uma p*lítica </line>
<line> *igrat*ria que resguarde as mulher*s **ra </line>
</par>
<par>
<line> combat*r o trá*ico inte*naci*n*l. </line>
</par>
<par>
<line> Desse modo, as políticas de c*mb*** ao tráfico de pessoa* devem visar preveni*, p*nir </line>
</par>
<par>
<line> e err*dicar o *rime, c*m **co *a repres*ão e </line>
<line> no a*oio às vítima*. Elas ***olvem l*is </line>
</par>
<par>
<line> específicas, </line>
<line> cam*anhas de *ensibilização, *edes d* </line>
<line> p**teção e cooperaç*o inte*n*cional. No </line>
</par>
<par>
<line> caso d* tráfic* </line>
<line> de mulher*s para exploração *exual, essas políticas são f*ndamentais para </line>
</par>
<par>
<line> desmantel*r redes </line>
<line> crimino*as, prot*ger as </line>
<line> v*tim*s e facilitar s*a rei*t*gração s*cial, sendo </line>
</par>
<par>
<line> necessári*s *ara abr*nger *re*enção, punição do* traficantes e reab*litaç*o das vít*ma*. Logo, </line>
<line> Leila Bijos e Cecí*ila Bijo* expõ*m *ue: </line>
</par>
<par>
<line> Há trê* tipos *e po*íticas que devem ser co*s*de*adas quan*o se </line>
<line> t*ata de *ráfico de </line>
</par>
<par>
<line> pessoas: políti*as *conômicas, p*l*tica* de migr*çã* e po*íticas de enfrenta*ento ao </line>
<line> tráfico de *essoas, sendo a *ltima dependent* das restantes. *a* tipificação ac*rreta a </line>
<line> nece*sid*de de a polí*ica d* *nfrentamento ao tráfico *e seres hum*nos te* *m </line>
<line> car*ter multidisc*plinar, cujas a*ões devem ser estabelecidas e exe*utadas </line>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 22, n. 4, art. 5, p. 88-105, abr. 2025 www4.fsanet.**m.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Aspectos Pena*s d* *ráfi*o Internacional de Mulheres para fins de Exploração Sexual: Desafio* pa*a </line>
<line> *3 </line>
</par>
<par>
<line> co*juntamente co* d*versos se*ore* e sob vários aspectos. Uma polític* pública para </line>
<line> o combate do fenô*eno de*e *e* como estra*ég*a fundamental - a art*culação - ent** </line>
<line> as difer*n*es polític*s e se**res para implementa* u*a concepção multidimens*ona* </line>
<line> e Intersetorial na esfera *o púb*ico e do* movime*tos sociais, o que certamente </line>
<line> apressará os passos da Política e do Plan* Nacional de Enfren*amento *o T*áfico *e </line>
<line> **ss*as." (B*JOS, Leila; BIJOS, Cecília. 2011, p. 210) </line>
<line> *s aut*ras enfati*am a *om*l*xidade do tráfico humano e a e*igê*c*a d* uma </line>
</par>
<par>
<line> e**ra*égia unifica*a par* *nfrent*-lo. Elas s*ge*em que *ma </line>
<line> política pública ef*c**nte deve </line>
</par>
<par>
<line> abrange* med*das econôm*cas, migratórias e de comb*te *o t*áfico. Logo, a efetivida*e dessas </line>
<line> m*didas está *ndissociavelmente ligada às c*ndiç*es soc*oec*nômicas e às n**mas defi*ida* </line>
<line> pelas polític*s econômicas e m*gratórias, qu* contri*uem para **minuir a v*lnerabilidade </line>
<line> dess*s gru*os. </line>
<line> *ã* obst*nt*, a escassez de fund*s e a bai** qual*ficaçã* *as entidades en*ar*ega*as </line>
</par>
<par>
<line> *a exe*uçã* des*as políti*as </line>
<line> p*ejudicam a sua *fet*vidade, pois, se* um *nvestimento </line>
</par>
<par>
<line> ap*opriado e* capacitação * r*cursos, as agên*ias se deparam com d*safio* operacionais q*e </line>
<line> comprometem a impl**entaçã* das a**es previst*s. </line>
<line> Alé* dis*o, as de*igualdade* reg*ona*s podem resultar em e*t*até*ias **dron*za*as e </line>
<line> *enéricas q*e ig*oram a* *speci*icidades de *ada re*ião. P*r **so, faz-se necessá*** ajus*ar as </line>
</par>
<par>
<line> polí**cas às </line>
<line> cond*ções socioeconômi*as de d*ve*s*s regiõ*s **ra salvag*ardar efe*ivamente </line>
</par>
<par>
<line> m*lheres e meninas suscetívei* ao trá*ico. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda, * *esist*nc*a cultural e o estig*a ass*ciad* às </line>
<line> vítimas de *rá*ico representam </line>
</par>
<par>
<line> b*rreiras signific**ivas. O preconceito * a desinf*rmaçã*, particul*rmente em relaç*o </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> violência de **nero, complica* o sup*r** soc*a* à* *íti*as, a***ntando o desafio *ara </line>
<line> organizações e movi**ntos sociais. </line>
<line> Fi*almente, a nec*ssidade d* cooper*ção interna*ional é de máxima importâ*cia, dado </line>
<line> que o **áfico de pessoas é um pr*blema transnacional. Ass*m, a f**ta de al*nhamento entre </line>
<line> polí*icas de diferentes país*s pode permitir *ue r*des de t*áfico operem se* o**táculos, já q*e </line>
<line> muitos casos envolv*m migrações através de fronteiras. </line>
<line> 2.2 Desafios e B*r*eiras na Proteç*o das Vítimas ** T*áf*co In**rnacional de Mulhere*: </line>
<line> Pe*spectivas Legais, Sociais * Inst*tucionais </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> *ráfico *e *ulheres </line>
<line> para fins de </line>
<line> exploraç*o </line>
<line> s*xual é uma que*tã* c*mplexa qu* </line>
</par>
<par>
<line> engloba aspe**os jur**i*os, sociais e i*stitucionais. Apesar do </line>
<line> r*c*nhe*iment* *rescente do </line>
</par>
<par>
<line> problema, ainda per*ist*m </line>
<line> dive*sos o*stácu**s, * ser </line>
<line> exemplo brechas na legislação e </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Teres*na PI, v. *2, *. 4, art. 5, p. 8*-1*5, abr. 2025 </line>
<line> *ww4.fsanet.c*m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. E. S. Lust*sa, S. N. Gonçalves, W. M. A. Si*va </line>
<line> 9* </line>
</par>
<par>
<line> ***lementa*ão das leis, qu* lev*m à *mpunidade dos trafic*ntes e * *scassez de recursos para </line>
<line> as v*timas, comprometendo sua **oteção * acesso * *u*t*ça. </line>
</par>
<par>
<line> As falhas j*rídicas *o enfr*n*am*n*o ao tráf**o de mulheres en*lo*am a ausê*cia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> uma definição precisa *o de*ito, pe*a*id*des inadequadas * a*sistência *nsuficiente ** vítima*. </line>
</par>
<par>
<line> A ausênc** *e leis mais se*e**s pe**ite *ue organizações *ri*inosas apro*eitem falhas, e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ineficácia das legislaçõ** vigent*s *esu*ta *m impunidade, complicando as *enúncias e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> intervenção das aut*r*dades. A co*plexidade *o tráfico, que a*range diver**s agentes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> fron*eiras, requer uma *st*atég*a legal sólida para assegurar * e*etividade das políticas </line>
<line> públicas. </line>
</par>
<par>
<line> É de *uma im*ortância iden*i**car e corrigir *s f*lhas j**í*icas para </line>
<line> *alvagua*dar as </line>
</par>
<par>
<line> víti*as e est**ele*e* um sistema le*al e*ic*ente na luta contra **áfico de mulheres. *sso o </line>
<line> requer cola*oração entre *nstitu*çõ*s e uma persp*ctiv* multidisciplin*r, q*e envolva </line>
</par>
<par>
<line> legisladores, ONGs, *ocieda*e civil </line>
<line> e entidades internacionais. Com isso, t*rn*-se </line>
</par>
<par>
<line> *mprescindível revisar e atualizar consta*temente as *eis </line>
<line> par* *idar com as alterações no </line>
</par>
<par>
<line> t*áf*co internacio*a* de mu*he*es. </line>
</par>
<par>
<line> Do pont* de vist* social, a esti*m*tização e ** disc*iminações *nfrentada* p*las </line>
</par>
<par>
<line> ví*ima* dificultam </line>
<line> sua r*integraçã* à sociedade, *eva*do-as à marginalização e à exclusão. </line>
</par>
<par>
<line> Essas *arr*iras afetam a saúde mental e emocional </line>
<line> das ví*imas e lim*t*m sua cap*c*dade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> b*scar ajuda e r*construir **as vidas. </line>
</par>
<par>
<line> * r*sist*ncia cultura* e a estigmati*ação </line>
<line> das *ítimas de </line>
<line> tráfico, alimenta*as </line>
<line> pelo </line>
</par>
<par>
<line> preconcei*o e p*la *esinformação, dific*ltam o a*oi* so*ia* e tornam o trabalho </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> organi*a*õe* e movime*tos sociais mais desaf*ado*. </line>
</par>
<par>
<line> Cri*t*na Paranhos O*mo* explica *ue a dis**iminaçã* n* tráfico de m*lheres é baseada </line>
<line> em pr**onceitos es*ruturais e cul*urais, *omo *aça, sexo ou nacionalidade. *s*e "juíz* </line>
<line> sed*mentado desqu*lif*cador" reforç* a vuln**abi*i***e das *íti*a* e, ao m*smo tempo, </line>
<line> dificul*a o apo*o e a proteção da sociedade e das instituiçõe*. </line>
</par>
<par>
<line> Para *ss*, o comércio de mu*heres u*iliza e*ter*ót*pos </line>
<line> preconceituoso*, </line>
<line> impac*ando </line>
</par>
<par>
<line> principalmente mulheres pertenc*ntes a grupos marginalizados, t*is co** minorias étnicas ou </line>
</par>
<par>
<line> classes so*iais inferiores. Desse modo, essas </line>
<line> vítimas são class*ficadas de man*ira </line>
</par>
<par>
<line> pr*con*eitu**a, r*sul**ndo em um* percepçã* equivocada de que o tráfico é uma "opção" ou </line>
<line> "modo de vida", igno*ando a violên**a ine*ente. Isso leva * uma dupla marginalização, devido </line>
<line> *o crim* *ue cometem * ao ju*gamen** soci*l. </line>
</par>
<par>
<line> Urge ressaltar qu* a violência </line>
<line> d* gênero tem </line>
<line> um papel fundament** *o tráfico </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **lheres para fins sexuais, f*c*litan*o a </line>
<line> coaçã* e m*nipulação das </line>
<line> vítimas, a*ém </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 4, art. 5, p. *8-105, abr. 2*25 </line>
<line> ww**.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Aspectos Penais do Tráfi*o Internac*onal de Mulheres pa*a fins de Explor*çã* *exual: Desafio* para </line>
<line> 95 </line>
</par>
<par>
<line> intensificar * estig*a que *mpede *ua reintegração e prote*ã*. Esta violência, funda*entada </line>
<line> em desigualdades soci*is * culturais, f*z das mu*heres presas fáceis *ar* *edes de ex*lo*ação, </line>
<line> que se *avore*em da objetificação femin*n*. Na* palav*as *e Sérgio Gom*s da Silva, </line>
<line> (...) não comp**end*m*s a violênc*a co*tra as mulhe*es apenas como um ou vá*ios </line>
<line> *tos sistemat*zados *e *gressão contra o seu c*rpo, *eja da ordem do abuso sexual, </line>
</par>
<par>
<line> se*a do e*pa*camento, *a tortura fí*ica ou psicoló*ic*. No n*sso entend*r, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *i*lênc*a que a mulher sofre está no se* </line>
<line> di* a di*, inco*p*rada en*aizada no e </line>
</par>
<par>
<line> i*aginário *ocial co*e*ivo da noss* *ociedade, de ho*ens, mas também de mu*heres, </line>
<line> que l*git**am a subordinação do suje*to femin**o ao domín*o *o p*der mas*u*ino. </line>
</par>
<par>
<line> * violência </line>
<line> cont*a as mulheres está velada no mascarame*to e *a subordinação da </line>
</par>
<par>
<line> noss* **ngu*gem c*tidiana, no uso d* e*pr*ssões e de diversos jogos de linguagem, </line>
</par>
<par>
<line> nas pal*v*as de duplo sentido, na criaç*o </line>
<line> de referen*iais *ara *ar conta de uma </line>
</par>
<par>
<line> realidade *ue não * mais *ondizen*e com o *eu papel na *oci**ade, t*mbém na * </line>
</par>
<par>
<line> c*ia*ã* de est*reót*pos q*e moldam formas singul**es </line>
<line> de p*e*onceito </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> dis*riminaç*o através de *ersonagen* da vida cotidiana, tais com* a domés*ica, * </line>
</par>
<par>
<line> dona de c*sa, a pr*fe*sorinha, a *ãe e a </line>
<line> garota de p*ograma </line>
<line> estilo export*ção, </line>
</par>
<par>
<line> e*tre tan*os outros tipos, *uja imagem se transformo* em um ob**to tã* ven*ável </line>
</par>
<par>
<line> quanto qual**er outro </line>
<line> produto de consumo, com * </line>
<line> corpo *x*lorado através da </line>
</par>
<par>
<line> mídia, **ém de servir à* leis imperativas do comércio e do turismo s*xual. (GOMES </line>
<line> ** Silva, S, 2010, p. 2*) </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> a**or analisa como a *iolência cont*a </line>
<line> *s m*lh**es *stá e*rai*ada *o imagi*ário </line>
</par>
<par>
<line> **cial, alim*n*an*o uma lógica de *ub*rdi*ação feminin* que vai além das agressõe* físicas </line>
</par>
<par>
<line> ou p*icoló*icas. Essa vi*l*ncia se *erpetua através d* e*tereótipos sociais *u* reduze* as </line>
</par>
<par>
<line> mulher*s a papéis *ubor**nad*s, c*mo o *a "**rota de programa e*tilo exportação", o *ue </line>
<line> agrava a es*igmati*ação das ví**mas do tráfico internacio*al pa*a exp*oraçã* sexu*l. </line>
<line> As pessoas trafic*d*s, muitas veze* *ercebidas *om* "mercadorias *exu*i*", sof**m </line>
</par>
<par>
<line> disc*iminação e estigma tanto em suas *omunidades l*cais </line>
<line> q*a*t* em escala globa*. Est* </line>
</par>
<par>
<line> *st*gma, fundamentado em estereótip*s </line>
<line> sociais, result* em dupla margin**izaçã*: como </line>
</par>
<par>
<line> vítima* de *iolência e com* alvo* de uma c*ltura que as obje*if*ca. Este estigm* as im**de d* </line>
<line> procura* auxílio, p*is re**iam *er julgadas e a s*ciedade norma**zar sua exp*oração. </line>
<line> A imagem da mulher como "*rosti*ut*" ou "mu*her descar*áve*" intensific* o ciclo de </line>
<line> vi*lência, desumaniz*ndo-a e di*icult*nd* *ara a sociedade a *de**ific*ção dela como v**ima. </line>
<line> Esta norm*lização, resultante d* violê*cia simb*lica e estru*ural, torn* a explora*ão sexual </line>
<line> co*side*ad* norm*l pela s*cie**de e *e*os *istemas q*e se *avorecem do t*áfico. </line>
</par>
<par>
<line> Além </line>
<line> disso, aplicação dessas norma*ivas *sbarra em recursos insuficie*tes * ** a </line>
</par>
<par>
<line> sistemas ju*iciais sobrecarregados, resultando </line>
<line> em uma execução falha e *ma fiscaliz*ção </line>
</par>
<par>
<line> i*adeq*a*a. E*bora a legisla*ão interna*ional **rneça *ma bas* para *roteger os direitos das </line>
<line> ví*imas, * realida** é que, sem uma estrutur* de co*peração ef*ci*nte e sem um compromis*o </line>
</par>
<par>
<line> robusto dos </line>
<line> *ove*nos, e*ses instrumentos *e*ais permanecem subut*liza*os e, muitas v*zes, </line>
</par>
<par>
<line> ineficaz**. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 4, a**. 5, p. 8*-105, abr. 202* </line>
<line> www*.fsanet.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. E. S. Lustosa, S. N. *o*çalves, *. M. A. *ilva </line>
<line> 96 </line>
</par>
<par>
<line> Em suma, * exi*tê*c*a d* legislaçõ*s interna*io*ais *mplam*nt* r*conhecidas reflete </line>
<line> um importante co*pr**iss* c*m a proteção dos d*reitos hu*anos e a *rradicação do tráfico </line>
<line> de mulheres. No entant*, as barreiras insti*ucionais, a falta d* articulaç*o *ntr* a* entidades e </line>
<line> a au**nci* de *m pl*no de ação coo*den*do comp**metem a **p*ementação e a eficácia </line>
</par>
<par>
<line> desses dispositivos. Logo, a su**ração dess*s </line>
<line> bar*eiras d*ve passar pela *riação de *ed*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **oio inte*institu**onais, pelo investimento em c*pacitação e recur*os e pela conscienti*açã* </line>
<line> p*blica, pa*a que os direitos previstos no* *r*tados *nter**cionais s*jam, d* fato, assegurad** </line>
<line> *a p*ática. </line>
<line> 3 *ES*LTADO* E DISCUSSÕES </line>
<line> 3.* Vuln**abilida*e e Perpetuaçã* do T**fic* I*ter*acional de Mulheres: Uma Análise </line>
<line> d* Per*il *as *ítimas </line>
<line> * *r**i*o internacional *e pessoas é um cri*e *** a*e*a milhõ*s de ind*víduos em todo </line>
</par>
<par>
<line> o mun*o, mas um aspec*o p*rticularmente alarmante desse *enômeno é a </line>
<line> predomin*ncia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mulhere* </line>
<line> e*tr* suas </line>
<line> vítimas. *studos e pesquisa* têm demonst*ado </line>
<line> qu* as </line>
<line> mulher** </line>
</par>
<par>
<line> representam u*a *arte *ign*ficativa d** p*ssoas trafi*adas, espec*alm*n*e p*ra fins de </line>
</par>
<par>
<line> **ploraç*o sexual. *ss* realidade re*lete não *pen*s a </line>
<line> v*lnerabi*idade inerente de </line>
<line> mulher*s </line>
</par>
<par>
<line> em contex*os de desigua*da*e socio*conômica e dis*rimin*ção de *ên*ro, *as tam*ém as </line>
<line> din**icas de p*der que sust*ntam o tráfico. </line>
<line> Nesse sen*id*, a Pesqui*a de Av*liaçã* de N*cessidad*s so*re o Tráfic* Int*rnac*o*al </line>
<line> d* P**so*s e Cr*m** Cor*elatos, re**iz*da em 2022, revela que *s *ulheres **o os pr*ncipa** </line>
<line> alvos dos criminoso*, sobretudo *ara fins de *xploração sexu*l. Um **vantamento realizado </line>
<line> pela Clínica *e T**balho Escravo e *ráfic* de Pesso*s da Faculda*e de Direito da </line>
<line> Universid**e *ederal de *inas Gerais (C*ETP/UFMG), com ba*e em 14* processos, </line>
</par>
<par>
<line> identifi*ou </line>
<line> 714 </line>
<line> v*t*mas, *as </line>
<line> quais 688 são mulhere* (96,3*% do to*al) e seis *ão ho*ens </line>
</par>
<par>
<line> (*,84%). Ad*mais, Anna Caroli*a da Conceição *urel*ano, mestra </line>
<line> em *e*açõ*s </line>
</par>
<par>
<line> Internacio*ai*, afirma que: </line>
</par>
<par>
<line> É um c*ime qu* *e* *erspectiva de gêne*o. As relações desi*uais *e gên*ro </line>
<line> socialmente constr*ídas, *ulturalmente aceitas * historicamente *e*roduzidas </line>
<line> *onf*rmam-s* de f*rma defi*itiva no â*bito do tráfico de *essoas, configurando-se </line>
<line> *omo u*a das piores form*s de violência de gên*ro. Ainda é ne*e*sário c*minh*r </line>
<line> para al*ançar * combate aos e*emento* inerent*s ao fenômeno do tr*fico </line>
<line> *ntern*cional de pessoa*, sobretudo no q** se refere à articu*ação e transversaliza*ão </line>
<line> da* pol*ticas nacionais e regionais, para a efetividade de uma rede de enfr*ntamen*o, </line>
<line> com est*a*égias de superação das d*si*ualdad*s e viol*ncias *e *ênero. (A**ncia do </line>
<line> Senad*. 2023) </line>
<line> Rev. F*A, *eresina, *. 22, n. 4, art. 5, p. 88-1*5, abr. 2025 www4.fsanet.c**.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Aspecto* *enais do Tráfi*o Inter*aci*nal de M*lheres para fins de Explo*açã* Sexu*l: *esaf*o* pa*a </line>
<line> 97 </line>
</par>
<par>
<line> O tráfico in*ernacional de pessoas é u* *ri*e que reve*a uma c*ara *erspectiva de </line>
</par>
<par>
<line> *ênero, *om um pe*fil *as ví*imas que, </line>
<line> na m*io*ia das vez*s, é *omposto *or mulhe*es. As </line>
</par>
<par>
<line> r*laç*es desiguai* de g*nero, *u* são socialmente construídas e *ulturalmente aceita*, cri*m </line>
</par>
<par>
<line> um contexto p*opício </line>
<line> para exploração de*sa* mulheres, a </line>
<line> configura*do o tráfico como um* </line>
</par>
<par>
<line> das mais graves fo*m*s de violênci* de *ênero. Tais de*ig*aldades estr*t*ra*s nã* a**na* </line>
<line> tornam *s mul*eres alvos mais vulneráveis, m*s t*mbém refl*te* uma dinâmica de pod** *u* </line>
<line> *erpe*u* a subor*in*ção fe*inin* em diversas e**er*s s**ia*s. </line>
<line> Logo, a predo*inân*ia *e mulh*res entre as vítimas *o tráfico * um indicativo *e que </line>
</par>
<par>
<line> as estrutura* sociais * </line>
<line> as n*rma* culturais continuam a legitimar e ref*rçar exploração a </line>
</par>
<par>
<line> sexual e a viol*ncia. *o*o afirma a Ag*ncia </line>
<line> do *enado, *inda * necessári* *vançar na </line>
<line> l ut a </line>
</par>
<par>
<line> contra *s elementos qu* compõem *sse fenômeno, espec*almente no que tange à articu*ação e </line>
<line> tr*n*v*rsalizaçã* das *olít*cas naciona*s e region*i*. Para isso, a implem*ntação de uma *ede </line>
<line> de *nfrentamento q*e inte*re *i*er*nte* *e**res da sociedad* é fundamental p*ra dese*volver </line>
<line> e*t**tégias eficazes que vise* à superação das desigua*dades * da* violências de gênero. </line>
<line> Portanto, a efetividade das polític*s *úblicas e *as i*ici*tivas *e *om*ate ao t*áfico de </line>
<line> pessoas passa p*la n*cess**ade de reco*hece* e ab*rda* as relações de *ênero que alimenta* </line>
<line> e*se crime. É imprescindível q*e os esforço* para com*a**r o trá*ico i*ternacional de pes*oas </line>
<line> s**am acomp***ados de açõe* que *romovam a ig*aldade de gênero, ga*antindo não apenas a </line>
<line> prot*ção das vítimas, mas *a*bém a transformação das e*truturas socia*s que *erp*tuam su* </line>
<line> vulnerabilida*e. </line>
</par>
<par>
<line> Consoante a </line>
<line> especialist* *o *o*b*te ao tráfic* de pe***as </line>
<line> do *scritór*o das Na*ões </line>
</par>
<par>
<line> Un*das s*bre D*o*as e *rim* - UNODC - , Heloisa Greco, que elaborou o **latório, mais de </line>
<line> 90% dos pro**ssionais que forneceram informações concluíram que a pob*e*a e o *esemprego </line>
<line> são as principais r*zões pelas q*ais a* pesso*s s* *ornam v*timas de*se c*ime, *obretudo n*s </line>
<line> c*sos de trabalh* *orçado. Condiçõ*s econômicas precárias e falta d* perspect*vas de emprego </line>
</par>
<par>
<line> podem </line>
<line> le*ar as *e***as a </line>
<line> aceitar oferta* degrada*tes, que m*is tarde a*ab*m por se r*vela* </line>
</par>
<par>
<line> uma forma de exp*oração. Muitas vezes, é a ú*ica op*ão de so*re*iv*ncia q*e enc*ntram. </line>
</par>
<par>
<line> *ssim, a relação en*re </line>
<line> pobreza *r*fico sexual e </line>
<line> é </line>
<line> ampl**ente documentada. Em </line>
</par>
<par>
<line> regiões </line>
<line> onde fal**m em*regos e </line>
<line> ser*iç** essenciais, a* vítima* *uitas vezes veem </line>
<line> essas </line>
</par>
<par>
<line> "ofe*t**" como opor*unidades *e melhorar *u*s condições de vida, sem perceber o risc* real </line>
<line> envolvido. Esse cicl* de ex*loração * **forç*do por uma estrutura social q*e limi*a o acesso </line>
<line> das mulheres a recursos e p*rspectivas econômic*s, criand* *ma vulnerabilidade *ue diverso* </line>
<line> tr*ficantes exploram deliberadamente. </line>
<line> R*v. **A, Teresi*a PI, v. 22, *. 4, **t. 5, p. *8-105, abr. 20*5 www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. E. S. Lus*osa, S. N. Go*ça**es, *. M. A. Sil*a </line>
<line> 98 </line>
</par>
<par>
<line> Além disso, a Organização *as Nações U**da* aponta q*e essa vulnera*ilida*e s*cial </line>
<line> é mai* c*ítica ent*e *r*pos margin*lizados, onde mulheres **o de*proporcionalmente afe*ad*s </line>
</par>
<par>
<line> devido a </line>
<line> d**i*ual**d*s de g*ner*, além d* p*econceitos e violênci*s que dific*lta* a *aída </line>
</par>
<par>
<line> dess* cicl*. Portanto, o t*áfico int*rnacional d* mu*heres para fins de exploraç*o sexual *, *m </line>
<line> muitos aspec*o*, um reflexo de desigual*ades sis**micas que exige* uma abordagem </line>
<line> integrada e prevent*va para co*bater ** raízes d* pobrez* e pro*o**r a igualdade de g*nero. </line>
</par>
<par>
<line> *.2 An*lis* Crítica da L*g*s*ação Nacional Inte*nacio**l *o Combate ao Tráfico de e </line>
<line> Mulheres para Exploração S*xual: Norma* e Tr*tados Fundamen*a*s </line>
</par>
<par>
<line> O c**ér*i* de mul*eres para fins de </line>
<line> exploraç*o sexual constitui uma séria in*ração </line>
</par>
<par>
<line> *os </line>
<line> direit*s </line>
<line> **m*no* e *m*acta milhões de indivíd**s </line>
<line> gl*balme*te. Diver*as legisla*ões </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> tr*tados *nternacionai* e nacionais tratam de com*ater ess* práti*a, estabelecendo n*rmas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> diretr*zes </line>
<line> pa*a *reven*r o t***ico, punir os in*ratores e ap*iar as víti*as. A seguir, serão </line>
</par>
<par>
<line> ana*isadas a*gumas da* principais legis*ações e tratados intern*cio*ais e naciona*s que *ervem </line>
<line> com* ba*e p*ra * enfrentamento desse crime. </line>
<line> * Conven*ão para a Su*ressão d* Tráfico de P*ssoas e da Ex*loração da Prostituiç*o </line>
</par>
<par>
<line> de Outrem, de 19*9, est*belece a pr*ibição da </line>
<line> exp*oraçã* sexu*l, mesmo com </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *onsen*imento das *ítimas, e *on**ca os Es*ados a im*lementar *ções para errad**ar o tráfico </line>
<line> de pesso**. Com isso, Artigo 1º da referida le*isla*ão aduz *ue: </line>
<line> Art. 1ª. *s Parte* na **esent* Convenção co*v*nc*on** punir toda a pessoa qu*, </line>
<line> pa*a satisf*zer as pa*xões de ou*rem: </line>
<line> 1) Alic*e, atraia ou desvie com vista à prostituiçã* uma outr* *essoa, mesmo com o </line>
<line> a*or*o desta; </line>
<line> 2) Ex*lore a pr*stitui*ão de *ma outra pessoa, *esm* *om o s*u co*se*time**o. </line>
<line> A Convenção para a Su**essão do Tráfico de Pes*oas e da Ex*lora**o da P*ostitu**ão </line>
</par>
<par>
<line> d* Outrem um marco no combate ** tráfico de pesso*s, es*eci*lme*te de mulheres é </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> crianças, para fins *e exploraç** sexual. Esse *ratad* * si*ni***ativo, porq*e re*onhece </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> exploraçã* d* prostituição como i**omp*tíve* *om os d*reitos *u*anos estabelece que e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> cons**tim*nto da vítima não é </line>
<line> uma justificati** pa*a </line>
<line> e*sa cru*l exp*o*aç**. Assim, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> co*ve*ção *dota u*a p*stura fir*e *ontra * merc*ntilização do **rpo human*, condenand* o </line>
<line> tráfico, i*dependentem*nte de o *to ser forçado *u c*nse*tido. </line>
<line> Ainda, a convenção *ambém é fund**ental para o en***ntamento do tráfic* </line>
</par>
<par>
<line> interna*ional </line>
<line> de mulhe**s, pois exi*e </line>
<line> *u* o* Estado* s*gnatár*o* tomem *edid*s concretas </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Ter**ina, v. 2*, n. 4, art. 5, p. 88-10*, abr. 2025 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Aspectos Penais d* Tr*fico Internacional *e Mulher** para **ns de Explora*ão Sexual: *esa*ios par* </line>
<line> 99 </line>
</par>
<par>
<line> para crimi*ali*ar o t**f*co, punir *s re*pons*veis e protege* as vítimas. Ela obriga os país*s a </line>
</par>
<par>
<line> c*labo*arem na *revenção e repr*ssão do tr*fico d* pessoas e d*staca a imp**tâ*c*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> m*didas pre*e*tiv*s, com* o combat* à* causa* sub*acentes, incluindo a po*reza e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> d*sigualdade de gêne*o. Para apo*a* as vítimas, a conv**ção *eco*enda a cria*ão d* polít*cas </line>
<line> de assistênc*a e reabilitação, promovendo um* abordagem humani*ária e de direitos humanos </line>
<line> no enfrentamento dess* crim*. </line>
<line> A impor*ância da conv*nç*o se reflete na form* como i*fluenciou legislaçõe* </line>
</par>
<par>
<line> *acio*ais e protocolo* subsequentes, *o*o o Prot*colo de Palermo (20*0), qu* detalha </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> definiç*o de trá*ico de pessoas e reforça a cooperaç*o internacio*** no combat* ao p*oblema. </line>
<line> Ao es*abelecer uma base pa*a **is e pol*ticas **ntra a ex*loração s*xual, * *onv*nção ajud* a </line>
</par>
<par>
<line> g**ar esforços globais p*ra de*mantelar redes </line>
<line> de trá*ico </line>
<line> e </line>
<line> pro*eger ví*ima*, especialmente </line>
</par>
<par>
<line> mulh**es * crianças, que são majoritariamente afetadas por essa forma de vi*lência. </line>
</par>
<par>
<line> O Proto*olo de Palermo, formalm*nte conhec*do como Protoco*o Ad*ci*nal </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> Conven*ão das Nações Unidas contra o Crime Organizado *ransnacional, relativo </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> Prevençã*, *epressão e Pun**ão d* *rá*ico de P*ssoas, em especia* Mu*here* * Cr*anças, foi </line>
<line> a*otado em **00 co*o um *o* p*oto*ol*s supl*me*t*res à C*nvenção das Nações Unidas </line>
</par>
<par>
<line> contra </line>
<line> * Crime Organ*zado Tr*nsnacional. *le repres*nta uma importante evolução *o </line>
</par>
<par>
<line> c*mbate ao tráfi*o de </line>
<line> *ess*a*, es**belecen*o u*a definiç*o clara * abrange*te de tráfico </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> promove*do a coop*r*ção internac*onal como um mei* de enf**ntar essa q*estão g*obal. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> definição trazida p*l* p*otocol* consider* tráfico de pessoas </line>
<line> **al*uer aç*o q*e </line>
</par>
<par>
<line> *nvolva o "recruta*en*o, tran**orte, *ra*sferên*ia, alojamen*o ou **olhimento de pess*as, </line>
</par>
<par>
<line> recorrend* à ame*ça o* *so </line>
<line> da força o* outras f*r*as *e coação" *ar* f*ns de ex*loração, </line>
</par>
<par>
<line> *ncluin*o ex*loraçã* sexual. Esta definição fundament*l, po*s não se res*ring* ao *r*fico é </line>
<line> p*r* ex*lora*ão sex*al, abarcando também o trabalho forçado, a escravidão, e a remo*ã* de </line>
</par>
<par>
<line> órg*os. Contu*o, no </line>
<line> context* da explo*ação sexual de mulheres, o prot**olo é am*lament* </line>
</par>
<par>
<line> reconheci** *o*o uma fe*ramenta que *ortal*ce as legislaç*es e práti*as de combate a esse </line>
<line> ti*o de tráfi*o, *mpliando suas definiçõe*, consoante * arti*o 3º da referida legislaç*o. </line>
<line> Art. *º. Pa*a e*eitos do presente Protocolo: </line>
<line> a) A expressão "*ráfico d* *es*oas" significa o r*cruta*ento, o tran*porte, * </line>
</par>
<par>
<line> t*ansferência, o </line>
<line> aloj*ment* ou o acol*imen*o de *essoas, recorr**do à </line>
<line> *me*ça o* </line>
</par>
<par>
<line> uso da *orça *u a *utr*s for*as de coação, ao rapto, à **aude, ao engano, ao abus* </line>
</par>
<par>
<line> de aut*rida*e ou à situa**o de vuln*rab*l**ade o* à entrega *u *c**tação *e </line>
</par>
<par>
<line> pag**ent*s ou *enefícios para o*ter o cons*ntimen*o *e uma pe*soa *ue tenha </line>
<line> *u*oridade sob** outra par* f*ns *e ex*loração. A exploração inclui*á, *o m*ni*o, a </line>
</par>
<par>
<line> exp*oração d* pro*tituição de outr*m ou outr*s formas *e exploração *exua*, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, *. 22, n. 4, art. 5, p. 88-105, a**. 202* www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. *. S. L**tosa, *. N. Gonçalves, W. M. A. Silva </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> *rab**ho ou serviços for*ados, escravatur* ou práticas si*ilares à es*ravat*ra, a </line>
<line> se**idão ou a r*moção de órgãos; </line>
<line> *) O co*sentimen*o da** pel* *ítima de tráfico d* pessoa*, ten*o em vist* qualq*e* </line>
<line> tipo de ****oração descri*o na alín*a a) do *r*sente A**igo, se*á consid*rado </line>
<line> irrelevante se tiver sido utilizado *ualque* um d*s m**o* referidos na alíne* a); </line>
<line> *) O recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhim*nto d* </line>
<line> u*a *riança **r* fins de e*pl*ra*ã* s*rão consid*rados "tráfico de pessoas", mesmo </line>
<line> que não envolvam n*nhum do* m*ios referidos da alínea *) do presente A*tig*; </line>
<line> *m *specto cru*ial *o tráfico de p**soas * q*e o consentiment* *a *í*ima s* torna </line>
<line> irrelevant* se qua*quer um dos mé*odo* mencion*dos for *tilizado. I*so refl*te a comp*eensão </line>
<line> de que o consentimento *btid* sob coerção o* e**ano nã* é genuíno e, porta*to, não pode se* </line>
<line> utilizado como justific*tiv* para a exploraçã*. </line>
</par>
<par>
<line> Out*os*im, é um im*ortante instru*ento para *ri*nta* as leis na*io*ai*, pois desde </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sua adoção, * Pro*ocol* de Pale*m* tem servido como modelo pa*a a criaç*o e *tual*z*ção de </line>
<line> legislaç*es nacion*is sobre tráfi*o hum*no em diversos paíse*, incluindo o Br*sil, que </line>
<line> prom*lgou a L*i nº 13.344/2016 em *onform*dade *om os pri*cí*ios d* protocolo. Es** *ei é </line>
<line> um refle*o dire*o do com*romisso do *rasil com os padrões *nter*acio**is estabe*ecid*s pelo </line>
<line> protocolo, inclui*do a *riminali*a*ão do t*áfi*o *ar* explo*ação sexual e a im*l*mentação de </line>
<line> medid*s de ap*io às vítimas. </line>
</par>
<par>
<line> Embora a CE*AW t*ate </line>
<line> ampla*ente d* várias *ormas de di*criminaç*o contra </line>
</par>
<par>
<line> m*lheres, seu Ar*igo 6º é relevante para o enf*entamen*o a* tráfico de pe*soas, pois obri*a os </line>
</par>
<par>
<line> Estados "tomarem todas as medidas apropriad*s, incluindo legislação, pa*a suprimir todas a </line>
</par>
<par>
<line> as </line>
<line> form*s de tráfico de mulheres e *xploração da p*o*tituição de *u**eres." A Convenção </line>
</par>
<par>
<line> reco*hece que * discriminação e *s *esi**aldades *e gê*ero dese*penham papel funda*ental </line>
</par>
<par>
<line> na vuln*ra*ili**de d*s *u*h***s ao tráfico, r**orçan*o * necessidade d* uma abo*dage* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> gênero n*s *ol**i*as de comb*te a esse c*i*e. </line>
</par>
<par>
<line> * Conv*nção *ob*e a Eli*inação </line>
<line> *e Tod** as F*rmas de Discrimin**ã* co**ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Mulher (C*DA*), ado**da **la Assembleia G*ral da ONU em 1*7*, é u* </line>
<line> trat*do </line>
</par>
<par>
<line> *nte*nacional funda*enta* para a *r*m*çã* dos direito* das mulheres e o combate a div*rsa* </line>
<line> formas de disc*imin*ção, incluindo o tráfico interna*ional *e pessoa* pa*a fins de exploração. </line>
<line> Co*he*ida como a "Carta Inte*nacional dos *ireitos da Mulher", a CED*W adota *m* </line>
<line> abordagem abrangen*e para garant*r * igua*dade de gênero * exige q** os Es*ad*s signatá*io* </line>
<line> impl*m*nte* po*íticas eficaze* p*ra **iminar a **scr**inação contra *s mulher*s e* *odos os </line>
<line> *mbito* socia*s, econômicos e políticos. </line>
<line> Assim, urge mencionar o teor do arti*o 6* da m***ionad* Convenção: </line>
<line> Rev. FSA, T*r**ina, v. *2, *. 4, *rt. 5, p. 88-*05, a*r. 2025 ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os *s*e*to* Penais do T*áfico Internacional ** Mul*e*es pa*a fin* de Expl*ração *exual: Desafios para </line>
<line> 101 </line>
</par>
<par>
<line> Ar*. 6*. Os Esta*os-Pa*tes tomarã* tod*s as *edi*as apropriad*s, i*clu*ive de </line>
</par>
<par>
<line> car*ter leg*sl*tivo, para supr*mir todas as for*as de tráfico ** mulheres e ex*loração </line>
<line> da prostituição da mulher. </line>
</par>
<par>
<line> A CEDAW reconhec* *ue as desigualdades </line>
<line> de gêne*o con*ri*uem </line>
<line> para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ulnerabilidad* das mulhere* ao tráfico e à *xploração. Em seu artigo 6º, a c*nvenção </line>
<line> *spec*ficamente insta os Est*dos a tomarem m**idas para *omb**er o tráfic* *e mulheres e a </line>
<line> explo*ação da pros*itui*ão fe*inin*, considerand* e*s*s cr*mes *omo formas de v*olênc*a de </line>
</par>
<par>
<line> gênero. *o colocar </line>
<line> o </line>
<line> tr*fico </line>
<line> de *ulheres </line>
<line> sob per*pecti** dos direitos humanos da </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **ua*dade de *ên*ro, a CE*AW </line>
<line> oferece uma base pa*a que os países combatam * trá*ico </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *roteja* as vítimas de maneira mai* ef*c*z, </line>
<line> *romovendo tanto a prevenção quanto </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> repr*s*ão. </line>
</par>
<par>
<line> Adema*s, qua*to ao incentivo refe*ente a m*didas legislativas e *d*in**trativa*, a </line>
</par>
<par>
<line> CEDAW estim*la os países a ado**rem leis e polític** e*pecíficas </line>
<line> para prevenir e punir </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tráf*co de pesso*s, integrando a *erspectiva de </line>
<line> g*ne*o na criaçã* de polít*cas na*ionais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *r**ram*s de </line>
<line> combate. Essa r*com*ndação visa ass**urar que as medidas adotad*s se*** </line>
</par>
<par>
<line> efica*e* no combate ao tráfi*o e ada*tadas *s necessidades das mulheres vítimas desse crime. </line>
<line> Com isso, no que tange a** mecanismos de mon*t*ramento e r*latórios, a CEDA* </line>
</par>
<par>
<line> es*abe*ec* o Comitê CED*W, respons*vel por mo*itorar a </line>
<line> im*leme*tação da conven*ão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> exigir que os países apresentem relató*io* per*ódicos sobre as aç*es a**tad*s. Esse </line>
<line> monitor*ment* garante uma ava*iação *ontínua do progresso no **mbat* ao trá*ico e perm*te </line>
<line> a r*visão d* políticas para maior ef**ácia. </line>
<line> A *ei nº 13.344, sanciona*a em 6 de *utub*o de 201*, representa um marco no </line>
</par>
<par>
<line> combate ao *ráfico </line>
<line> de pessoas no Br*sil, *spec*almente no *ue se r*fere à proteção </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> prev*nção de vítimas d**se c***e. Essa legislação é fundamental para * fortalecimen*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> uma abo*dage* integrada e multid*sciplin*r, essencia* p*ra l*dar c*m a complexidade d* </line>
</par>
<par>
<line> tr*fico d* pessoas, que frequent*mente e*volve </line>
<line> *sp*ctos s*ciais, econômic*s * </line>
<line> cultu*ais, </line>
</par>
<par>
<line> conf*rme di*posto no artig* 4º </line>
</par>
<par>
<line> Art. 4º * *rev*nção ao tráfico de pes*oas dar-se-á por me*o: </line>
<line> I - da impl**enta*ão de me**das *nte*setoriais * *ntegra*as nas ár**s de sa*de, </line>
<line> edu**ção, traba*ho, segurança *ública, ju*tiça, **rismo, assis*ê*c*a soc*al, </line>
<line> d*senvolvimento rur*l, esportes, comuni*ação, cultura e d*reitos humanos; </line>
<line> II - de campanhas socioeducat*v*s e de conscientização, *o*siderando as diferentes </line>
<line> realidades * ling*a**ns; </line>
<line> I*I - *e *nc*nt*vo * mobilização e à parti*i*aç*o da s*ciedade civil; e </line>
<line> IV - de incentivo a proje*os *e prevenção ao tráfico de pessoas. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Ter**ina PI, v. 22, n. 4, a**. 5, p. 88-105, ab*. 2*25 </line>
<line> www4.*sanet.com.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. E. S. Lust*sa, S. N. Gon*alve*, *. M. A. Silva </line>
<line> 10* </line>
</par>
<par>
<line> Essa l*gislaçã* enfa*iz* a rea*izaç*o de campan*as educa**vas e d* sensibiliz*ção, </line>
<line> es*e*ialmente direciona*as * comuni*ades v*lneráveis, co*o *orma de fortalec** a v*g*lância </line>
<line> *as *r*nteiras * impedir práticas de a*iciamento. Essa* *ç*es v**a* ata*ar as c*usas es**uturais </line>
<line> do tráfico, como * desigualdad* so*ial, a pobreza e a falta de ac*sso a opor*un*dades, </line>
<line> busca*do *ria* um ambi*nte ma*s seguro e informado. </line>
<line> A *ei t*mbé* se dest*ca pe*o aumento d*s pen** e pela *epress*o ao tr*fico *e </line>
<line> *essoas. Pr*ve*m-se san*ões sev*ras, especialmente para casos que en*o*ve* *i*lênci*, </line>
<line> crianç*s ou redes *riminosas organizadas, como as máfias t*ansnaciona*s. *s *ena* de </line>
<line> reclus*o visam d**estimular o crime e oferecer um* resposta *ai* eficaz di*nte da gravidade </line>
<line> d* si*u*çã*, reforçando * po**u*a punitiva do Es*ado. </line>
<line> Por fi*, a Lei nº 13.*44/2016 reconhece a *a*ureza tr**sna*ional d* tráfi*o d* p**soas </line>
</par>
<par>
<line> * incentiva a cooperação i**ern*cional e interinsti*u*io*al. A colab*ração </line>
<line> entr* i*stituições </line>
</par>
<par>
<line> nacionais, ór*ãos int*rnacionais ONGs é crucial, e </line>
<line> uma vez *ue o tr*fico frequentemente </line>
</par>
<par>
<line> en*o*ve r*des </line>
<line> que operam e* diversos países. E*sa </line>
<line> cooper*ção int**rada é vital *ara </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *om*ate efetivo a </line>
<line> es*e crime, permitindo * t*oca de *nformações e experiênc*as, além de </line>
</par>
<par>
<line> fo*talecer as ações *e *n*rentame**o em uma esca*a global. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, tal leg*slação é um in*tru*ento fu*damenta* no enfren*ame*to a* t*áfico </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> pe*soas no Br*sil, consolid*ndo *m conjunto d* aç*es </line>
<line> estra*é*ic*s que busca* prevenir o </line>
</par>
<par>
<line> *r*me, punir os envolvidos e, s*bretu*o, pr*tege* e reabilitar </line>
<line> as </line>
<line> vítima*. *s*a legislação </line>
</par>
<par>
<line> coloca * B*as*l e* uma posição mais ali*had* aos padrões internacion*i*, promovendo uma </line>
<line> *e*posta *ntegrada e humanitária a um problema *lobal. </line>
<line> O *rti*o 149-A do Código Penal B**s**ei*o, introduzido pela Lei ** 13.344/*016, </line>
</par>
<par>
<line> e*tabele*e uma *efin*ção a*rangente *o </line>
<line> crime de tráf*co de pessoas, especifican*o *ções </line>
</par>
<par>
<line> como agenciar, *liciar, recrutar, tra*sporta*, trans*erir, *om*rar, </line>
<line> aloj*r </line>
<line> o* a*olher pess*as </line>
</par>
<par>
<line> *e*iante gra*e *m*aça, violência, coação, fraude o* abuso. * *nclusão *a exploração sexu** </line>
<line> c*mo uma das **n*li*ades desse crime é uma r*sp*sta *egislativa à *r**i*ade dessa vi**ação </line>
</par>
<par>
<line> do* d*reitos humanos, que af*ta especialmente mul*er*s e </line>
<line> *rianças, *ol*can*o-as em </line>
</par>
<par>
<line> *i*uações d* vuln*rabilidade extre*a. </line>
</par>
<par>
<line> Tráfic* de *essoas </line>
</par>
<par>
<line> Art. 14*-A. A*enciar, *liciar, re*rutar, t*anspor*ar, t*ansferir, comprar, </line>
<line> aloja* ou acolhe* pessoa, medi*nte grave ameaça, *iolênc*a, **ação, </line>
<line> fr*ude ou abuso, c** * fi*al*dade de: </line>
<line> V - explo*açã* se*ual. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *2, n. 4, art. 5, p. 88-105, abr. 2*25 </line>
<line> www4.fsanet.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O* Aspectos Pen*is do Tráfico *nt*rnacional de M*lh*res par* *i*s de Exploração Sexua*: Desafio* par* </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> O artigo enfatiza que o consen*ime*to *orçado não *egitima a exploraç*o e destaca os </line>
<line> avanç*s da Lei 13.344/2016, que f*rnece uma definição ma*s c*ara * eficaz para o combate </line>
<line> ao trá*ico de pessoas, especialment* em redes transna**onais. A legisla*** reforça, assim, a </line>
<line> proteção das vítimas * a importância da luta contra o tráfico *e mulheres para f*ns sexuais. </line>
<line> O *la*o Na*ional de Enfr*ntamento ao Tráfico *e Pessoas é uma **lític* p**lica </line>
</par>
<par>
<line> brasile**a *ue **sa combater o tráf*co de pessoas em su*s *ive*sas * </line>
<line> f*rmas, *ncluindo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tráfico i*t*rnac*on*l de *ulheres p*ra fins de </line>
<line> ex*loração se*ual. O plano é um esfo*ço d* </line>
</par>
<par>
<line> governo br*sileir* para alinhar * país </line>
<line> *s *iretrizes inte*naci*nais e oferecer uma abordag*m </line>
</par>
<par>
<line> *ais ampla e estrat*gica para enfrent*r essa v*olação d* ***ei*os hum**os. </line>
<line> O t*áfico d* mulheres pa*a exploração se*ua* é *m dos f*cos d* p*ano, con*ideran*o </line>
</par>
<par>
<line> *ue a gra*de maior*a d*s vít*ma* do tráfi*o human* são mulhere*, muitas veze* *l*ciad*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> transporta*as *a*a for* do paí* *om promess*s falsas *e e*prego ou estu*o. * pl*n* trabal*a </line>
</par>
<par>
<line> par* en*rentar tr*fico de mulhe**s *** uma vi*ão de gên*r*, **conhecendo qu* essas o </line>
<line> mulhere* enfrentam for*as de *iolên*ia espe*íficas e p*e*i*am d* p*líti**s que res*ond*m a </line>
</par>
<par>
<line> essas neces**dades. A ex*loração sexual é uma violação </line>
<line> grav* e persistente dos direitos das </line>
</par>
<par>
<line> *u*heres e exige respostas *oo**enadas que </line>
<line> ab*r*em as causas </line>
<line> estruturais, como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> desigualdade de gênero e a vu*nerabilida*e *ocioeconôm**a. </line>
</par>
<par>
<line> O Plan* Naci*n** de Enfrentamento *o Tráfi*o de Pessoas *e*res*nta, </line>
<line> port*nt*, um </line>
</par>
<par>
<line> esforço relev*nte *a** g*ran*** *ue </line>
<line> as política* p*blicas brasilei*as sejam mais efi*az*s na </line>
</par>
<par>
<line> pr*t*ção das mulheres *ontra o tráfi*o, p**movendo estratég*as de prevenç*o, apoio e puni*ão </line>
<line> que reconheç*m a complexidade * os fatores es*ecíf*c*s que e*volvem ess* crime. </line>
<line> 4 CONSIDERA*ÕES FINAIS </line>
<line> Est* *rt*go ab*rdou os aspectos *enais do tráfico inter**cional d* mulher*s para </line>
</par>
<par>
<line> e*ploração sexual, destacan*o os desafi*s n* </line>
<line> proteção das vít*mas e *a punição dos </line>
</par>
<par>
<line> responsávei*. P*ra ***o, foram *nali*adas as </line>
<line> dinâmicas d*ss* crime em nív*l *lobal, as </line>
</par>
<par>
<line> medidas legais vi*entes e as *if**ul*a*es enfrentadas *e*o s*s*ema de justiça na investigação e </line>
<line> com*ate ao tráf*co. </line>
</par>
<par>
<line> O estu** permitiu av*lia* a </line>
<line> efic*cia da* políticas públicas e açõe* govern*me*tais, </line>
</par>
<par>
<line> identificand* barreiras legai*, sociais e institucionai* que dificultam a proteção da* v*timas. </line>
</par>
<par>
<line> Também foram *n*li*ados o *erfil </line>
<line> dessas vítimas e do* traficantes, consi*e*ando *a*ores </line>
</par>
<par>
<line> socioeco*ômicos q*e contr*buem p*r* a vulnerabili*ad* e *erpe*uação desse cri*e. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresin* PI, v. 22, n. *, a*t. 5, p. 88-1*5, a*r. 2*25 </line>
<line> www4.fsa*e*.com.br/*e*i*ta </line>
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<line> L. E. *. Lust*sa, S. N. G*nçal*es, W. M. A. Silva </line>
<line> 104 </line>
</par>
<par>
<line> * difi*uld*de em ide*tif*car ví*imas * inv**tigar rede* c*iminosas favorece a </line>
<line> imp*nidade, torna**o essenci*l o fortale*im*nto da coopera*ã* inte*nac*onal, a capacit*ção </line>
<line> das aut*r*dades * a im**eme*tação de ações preventiva*. *lém disso, *a*an*ir proteção *fetiva </line>
<line> às ví*im*s * *undam*ntal *ara reduzir os *mpactos do tráfico e facili*ar sua re*ntegração social. </line>
</par>
<par>
<line> Esperamos que e*te e*tudo contribua pa*a </line>
<line> a con**ien**zação da sociedade e </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> autor*dade*, incentivando o </line>
<line> aprimo*a*ento das po*ític*s d* combate *o </line>
<line> *ráfico hum*no </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> asse*uran*o **stiça **ra as vítimas. Assim, r*com*nda-se um </line>
<line> aprofu*damento contínuo do </line>
</par>
<par>
<line> t*ma para fortalecer *s estratég*as de *nfr*ntam*nto dess* crime *lob*l. </line>
</par>
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<line> RE*ERÊNCIAS </line>
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<line> BRASIL. Decreto nº 12**1, d* 30 *e jul*o de 2024. </line>
<line> BRASIL. Decreto nº 5017, d* 12 de ma*ç* de 2004. Pro*ocolo de Palermo. </line>
<line> BRASIL. De*r*to Lei nº 2848, de 7 de dezembro de 1*40. </line>
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<line> Disp*nível </line>
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<line> sexual-e-tr*ba**o-escravo-u*a-conexao-ala*mante-no-brasi*. *cesso em: *2 fev. 2025. </line>
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<line> C*mo Referenciar este Artigo, conforme *BNT: </line>
<line> LUS*OSA, L. E. S; GONÇALVES, S. *; SIL*A, W. M. A. Os A*pectos Penais do T*áfico </line>
<line> *nternaci*nal de Mulh*r*s para f*n* de Ex**oração Sexual: Desaf*o* para a Proteç*o e Justiça. Rev. </line>
<line> F*A, Te*e*ina, v. *2, n. 4, art. 5, p. 88-1*5, abr. 2025. </line>
</par>
<par>
<line> Co*trib*ição dos Auto*es </line>
<line> L. E. *. Lustos* </line>
<line> S. N. Gonçalves </line>
<line> W. M. A. Silva </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção * p*a*ejament*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) *n*l**e e i*ter**etaç*o dos dado*. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração *o ras*unho ou na rev*são crítica do conteúd*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação n* aprovação *a ver*ão final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*r**ina PI, v. *2, n. *, *rt. *, p. 88-105, abr. 2025 </line>
<line> www4.f*an*t.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
</document>

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