<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *2, n. 4, art. 5, p. 88-105, ab*. 2*25
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2025.*2.4.5
</line>
</par><par>
<line>
Os A*pectos Penais do Tráfico Intern*c*onal de Mu*he*es par* *ins de Explora**o Sexual:
</line>
<line>
Des*fios para a P*oteç*o * Justiça
</line>
<line>
T*e Criminal As**cts o* Internat*ona* Traff*c*ing in W*men for the Purposes *f S*xual
</line>
<line>
Exploitat***: Challeng*s for Protectio* and Justi*e
</line>
</par><par>
<line>
Luma Emanu*lly Sousa Lustos*
</line>
<line>
Gr*duação em direi*o pelo Cen*ro *niversi**rio San*o A*ostinho
</line>
<line>
lum*s**saemanu*lly13@gmail.com
</line>
<line>
S*r* Nascimen*o Gonçalves
</line>
<line>
*raduação em direi*o pe*o Centro Univ*rsi*ár*o San*o Agostin*o
</line>
<line>
l*m*sousaema*uel*y13@gmail.com
</line>
<line>
W*rna Maria Alves da Silva
</line>
<line>
Doutor* em Ciências Cri*i*a*s *el* Esco*a de **reito da PUC do Ri* G*ande *o Sul
</line>
<line>
Profe*sora do C**t*o Universitário Santo A*ostin*o
</line>
<line>
*-mail: wirn**l*es@u*ifsa.com.*r
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: **ma Emanu*lly Sou*a Lustosa
</line>
<line>
*dito*-Chefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
T*nny
</line>
<line>
Kerl*y
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Al*ncar
</line>
</par><par>
<line>
Av. Pr**. Valter Al*ncar, 665 - São Pe*ro, T*r*sina - PI,
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
64*1*-625, Bra*il.
</line>
</par><par>
<line>
Ende**ço: Sar* Nascimento Gonçalve*
</line>
<line>
Artig* *ecebido em 02/04/2025. Últi*a
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
*v. Prof. Valter Alencar, 665 - *ão Ped*o, *eresina - P*,
</line>
<line>
recebida *m 08/*4/*025. *provado em 09/*4/2025.
</line>
</par><par>
<line>
64019-625. Brasi*.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *irn* M*ria Al*es da Silva
</line>
<line>
Avaliado *elo sistem* Tr**le Revi*w: Desk *eview *)
</line>
</par><par>
<line>
A*. Prof. *alter Alencar, 665 - *ão P*dro, Teresina - PI,
</line>
<line>
*elo Editor-Chefe; * b) **ub*e Blind Re*iew
</line>
</par><par>
<line>
64019-62*. Bra*il.
</line>
<line>
(avaliaçã* cega por do*s avaliadores da área).
</line>
</par><par>
</page><line>
Revisã*: Gr*ma*ical, Normativa e de
</line>
<line>
Formataç*o
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os As*ect*s Penais do Tráfico Intern*cional de M*lhe*es para fi*s de Exploração Sexual: Desafi*s para
</line>
<line>
89
</line>
</par><par>
<line>
R**UMO
</line>
</par><par>
<line>
O p r e s e n t e a r t i go a n a l i s a * t * * f i * o i n t e r n * * i on * l d * m * * h e r e s
</line>
<line>
p ar*
</line>
<line>
e x p lo * a ç ã o s e x * a l,
</line>
</par><par>
<line>
d e s t a c a n * o * s d e s a f * o s de p r o t e ç ã o e j u s t i ç a . P * r * e * o d e r e v i s ã o * i b l i o gr á f i c a e * e * * á * i * * s
</line>
<line>
d a l i t e r a t u * a , s e r ã o a p r e s e n t a * a s * s p r i * c i p a i s c * r a c t e r í s * i c a s d o * r i m e , o s d e s a f i o s de
</line>
<line>
proteção às vítima* * as contramedid*s legais, a ser exemplo a Le* n* 13.344/20*6 e o
</line>
<line>
Proto*o*o *e Palermo, com o fito de elucida* como os p*i*cipais desafios enf*entado* p*lo
</line>
</par><par>
<line>
sistema de justiça pen*l im*actam na pe*pe*uação dess*
</line>
<line>
crime. Logo, * estudo *e*ta** a
</line>
</par><par>
<line>
n e * e * s * * a d e d e p * l í t * c * * p ú b * i c a * m * i s e f * c a z e * e d e m a i o r c *l * * o r a ç ã o * n t r e a * i n s t i t ** ç * e s
</line>
<line>
j u d i c i a *s .
</line>
<line>
Palavras-chave: Tráfico *nternacional de Mulheres. Explora*ão Sexual. Desafios. Polític*s
</line>
<line>
Públicas.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
This article
</line>
<line>
*nalyz*s the international t*affickin* of w*men fo* s*xual *xploitation,
</line>
</par><par>
<line>
highligh**ng t*e
</line>
<line>
challeng*s of protecti*n and justice. Through a bibliographic** review and
</line>
</par><par>
<line>
analys*s of the literature, t*e main *haracteristics o* the crime will be the main char*cteris*ics
</line>
</par><par>
<line>
*f the crime, the challen*es of pr*tecting vi*tims
</line>
<line>
and th* lega* vict*ms
</line>
<line>
and *egal
</line>
</par><par>
<line>
countermeasures, *uch as Law No. 13.344/2*16 *nd the Palerm* Protocol, with the ai* of
</line>
<line>
Palermo P*otocol, with th* aim of elucida*ing how the main cha**enges faced b* the criminal
</line>
</par><par>
<line>
*ustice system the cri*i*al jus*i*e system have an impac* on
</line>
<line>
the per*etuation of this c*ime.
</line>
</par><par>
<line>
*h**efore, the study *ighli*hts the ne*d for mo*e
</line>
<line>
effective public pol*ci*s *nd g*eater
</line>
</par><par>
<line>
col*aboration betwe*n j*dici*l instituti*ns.
</line>
</par><par>
<line>
*eywo*ds: Inter*at*onal Trafficki** in Women. **xual Exploita*i*n. Challeng*s. Pu*li*
</line>
<line>
*olicies.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*r*sina PI, v. 22, n. 4, art. 5, p. 88-105, *br. 2025
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. E. *. Lustosa, S. N. *on*alv*s, W. M. A. S*lva
</line>
<line>
90
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRO*UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O *ráfico internacio*al de *ul*ere* para fins de *xplora*ão se*u*l é um
</line>
<line>
crime
</line>
</par><par>
<line>
t*a*sn*c*onal *xtremame*te grave, a*ém de se*
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
viola*ão sistemática dos dir*itos
</line>
</par><par>
<line>
human*s. Desse m*do, é também um dos princ**ais desafio* que o sis*ema de justiça criminal
</line>
<line>
enfrenta at*almente. Ta* situa**o é *mpulsionada p*r redes ***minos*s altame*te organizadas,
</line>
<line>
qu* gera* m*lhares *e *il*ões *e dól*r*s anualmente e são apoiadas por u* conjunto
</line>
<line>
comp**xo de fatores soc*ais, econômi*os, p*lític** e *ulturais. C*m isso, a gl*balização e os
</line>
</par><par>
<line>
a*an*os nas tecnologias de
</line>
<line>
comu*ica*ão aume*taram
</line>
<line>
as opo*tunidades ** manipu*ação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
de*locam*nto de vítimas, tornando mais
</line>
<line>
co*plexa **tecção e rep*essão *e***s *
</line>
<line>
a*ivid*d*s
</line>
</par><par>
<line>
ileg*is.
</line>
</par><par>
<line>
No âmbito *urí*ic*, *anto em nív*l nacional quanto internacion*l,
</line>
<line>
v*ri*s
</line>
</par><par>
<line>
regulamentações buscam
</line>
<line>
co*bater esse c*ime, mas ainda existem *e*af*os e*truturais *ue
</line>
</par><par>
<line>
*ifi*u**am a proteção d*s *ítimas e a responsab*lização dos infrato*es. *e*se viés, *o Br*sil, a
</line>
</par><par>
<line>
Lei n* *3.3*4/*016, a qual t*a*a sobre a
</line>
<line>
repressã* ao t*****o human*, marca um avanço
</line>
</par><par>
<line>
signif*cativo na luta contra esse crime, enqua**o, em
</line>
<line>
nível i**e*nacion*l, o proto*ol* de
</line>
</par><par>
<line>
P*l**mo - Dec*e*o nº 5.01* *ornece ori*ntações fundamentai* -
</line>
<line>
para colab**aç*o *ntr* os a
</line>
</par><par>
<line>
países. Contud*, a escasse* de re*ursos, a corr**ção e a
</line>
<line>
falta *e uma aborda*em integra*a
</line>
</par><par>
<line>
li*it*m * ex*cução dessas le**s*ações, continu*n** a permi*ir a i*pun*dade do* traf**a*tes e
</line>
<line>
a vuln**abili**de das vítimas.
</line>
</par><par>
<line>
Não
</line>
<line>
ob*tante, c*mp*exidade d*ste crime vai a
</line>
<line>
a*ém do siste*a
</line>
<line>
penal e req*e* um*
</line>
</par><par>
<line>
aná*ise mult*disc*plinar. A pres**ç* *e barre*ras linguísticas * cultu*ais, * desconfia*ça das
</line>
<line>
*í*im** em re*ação às autoridades e * dif*culdade no ace*s* a ap*io ju**dico e psic*lógic* *ão
</line>
<line>
el**entos qu* d*fi*u*tam as denúncias e a a*olhida adequada **s *ulhe*es *raf*ca*as. A falta
</line>
<line>
de *ol*ti*as efi*aze* * * baixa co*scientiza*ão d* sociedade pioram essa situação,
</line>
</par><par>
<line>
contribuindo *ara a *ubnotificação dos incident*s e a
</line>
<line>
execução de ações *reventivas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
punitiv*s.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse c*nário, esta pesqui*a p**tende e*p*orar o* obstác*los que o *is*e*a *e
</line>
<line>
jus*iça
</line>
</par><par>
<line>
pena* enf*e*ta na *dentificação, in*estigação e pu*ição **s res**n*áve** pelo
</line>
<line>
tr*f*co
</line>
</par><par>
<line>
inte*nacional de mulh*re*
</line>
<line>
par* ex*lora*ão
</line>
<line>
*exual. Para
</line>
<line>
isso, a análise inclui *s le**s*ações
</line>
</par><par>
<line>
pertinen*e*, as dificu**ades práticas em *oibir esse c*ime e as estraté**as de pr*te*ã* para *s
</line>
</par><par>
<line>
vítim*s. P*r *eio de u*a revisão da liter*tura, o o**etivo i**ntif*car falhas *
</line>
<line>
n*s atuais
</line>
</par><par>
</page><line>
*odelos e su*erir estr*té*ias que po*sam refo*çar a *e*p*sta lega* e instituc*onal, * que
</line>
<line>
assegura uma maior eficác*a no combate *o c*ime *e tr*fico inte*nacio*al de *ulheres
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 4, art. *, p. *8-105, abr. 2025 *ww4.fsanet.com.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*s Asp*ctos Penais do T*áfi*o Inte**acional de Mulher*s pa*a fins d* *xploração S*xual: Desaf*os para
</line>
<line>
91
</line>
</par><par>
<line>
2 REF*R*NCIAL TEÓRI*O
</line>
</par><par>
<line>
2.1 *o**ticas Pú*licas e Ações Gove*namentais *a Pre*en*ão e *ombate ao Trá*ico **
</line>
<line>
Mul*eres
</line>
<line>
Para compr*ender o* elem*ntos d*s** pesquisa, é de suma importância avaliar a
</line>
<line>
ef*tividade *as polít*cas p*blicas e i*i*iat*vas do gov*rno bra*il*iro n* *nfr*ntamento ao
</line>
</par><par>
<line>
*ráfi*o d* *ulher*s. *om isso, ef*cá*ia dessas ações é imprescindível para diminu** a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
vulnerab*l*dade *as vítimas e debili*ar as organiz*ções *r*min**a*. Sem uma análise **ta*hada
</line>
<line>
de su* *m*le*e*tação e d*tec*ã* de f*lhas, *ão é poss*vel co*preender os obstácul*s
</line>
<line>
encontrados * sugerir *primorament*s na defes* das víti*as e no s**tema de justiça *rim*nal.
</line>
<line>
Nesse c*nário, o conceito *e tráfico hu*ano, co**orme estabelecido no Protocolo de Palermo,
</line>
<line>
ganha desta**e.
</line>
<line>
A ex*res*ão "t*áfico de pessoas" significa o *ecrut*mento, o transporte, a
</line>
</par><par>
<line>
transferência, *
</line>
<line>
alo*am*nto *u o a*olhimen*o de pessoas, reco**endo *
</line>
<line>
**eaça ou
</line>
</par><par>
<line>
*so da força ou * *ut*as formas de *oação, ao rap*o, à fraude, ao eng*no, ao abuso
</line>
</par><par>
<line>
de au*oridade ou * situ*ção de vulnera*ilidade o* à en*rega ou acei*ação de
</line>
</par><par>
<line>
pag*mentos ou benef*cios par* obt*r o consentimento de *ma pess*a q** te*ha
</line>
<line>
auto*id*de sobre outr* par* fins de exploração. * *xploração incluirá, *o m*nimo, a
</line>
</par><par>
<line>
exploração
</line>
<line>
da pro*titui*ão de out*em *u outras forma* de
</line>
<line>
*xploração sexual,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
trabalho ou s*rviço* for*a*os, es**avatu*a
</line>
<line>
*u p*áticas simi**res à escravatura, a
</line>
</par><par>
<line>
se*vi*ão ou a remoção de órgã*s. (*RASIL. Decreto nº 5017, ** 2*0*. Protocol* *e
</line>
<line>
Pale*mo)
</line>
</par><par>
<line>
Depreende-s* do *xcerto q*e o Protoco*o de P*lermo determina que a permissão
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ví t i m a é
</line>
<line>
dispensáve* qu*ndo o*orre e*p*oração, p*rt*cularmente em cir*unstân**as
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
vulnerabil*d*de. Est* definição fo* essencial *ara es*abelece* um quadro legal mu*dia* c*nt*a
</line>
<line>
o tráfico h*m*no, enfat*zando a necessidade d* políticas públicas efe*iv*s pa*a s*lvaguarda*
</line>
</par><par>
<line>
as vítima* e
</line>
<line>
pen*lizar os infratores. A*nda *esse viés, consoant* Ma*ia Paula D*ll*ri Bucci,
</line>
</par><par>
<line>
políticas públic*s são c*racterizadas como diretrizes gov*rnamentais.
</line>
</par><par>
<line>
Po*í*ic*s públicas são pr*gr*mas de açã* go*ernamental
</line>
<line>
vi*ando * *o**denar os
</line>
</par><par>
<line>
meios à disposição *o Estado e as ati*idades privadas, para a realiza*ão *e objeti*os
</line>
<line>
socialmente relevantes e pol*ticame*te d*termin**os. (B*CCI, Mari* P*ula Dal*ar*,
</line>
<line>
200*, p. 241)
</line>
</par><par>
<line>
Tal de*inição *e*ta*a o p*pel do Estado
</line>
<line>
na g*rantia de direi*os e no atendimento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
dema*d*s so*iais, so*ret*do qu*nto ao co*bate ao t*á*ico de mulheres para exploração
</line>
<line>
*ex*a*, o qu* exige política* públicas efi*az*s *ue *nte*rem **ev*nção, repr*ssã* e suporte às
</line>
<line>
vítima*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. *, *rt. 5, p. 88-10*, abr. 2025 www4.f*ane*.**m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. E. S. Lustosa, S. N. Gonça*ves, W. M. A. *ilva
</line>
<line>
92
</line>
</par><par>
<line>
A lu*a co*tra * tr*fico de *ulhe*es requer prevenç*o através da educaçã* e campa*has
</line>
<line>
de *ensibilização, junta*ente com políticas governam*ntais que *ssegurem redes de *roteção,
</line>
<line>
supo*te p*ico*ógi*o e legal, be* *omo a reintegr*ção social das vítimas.
</line>
<line>
P*ra tanto, a i**erv*nção do E*tado é esse*ci*l para f*rtalec*r a cooperação
</line>
<line>
inter*acional e a apli*ação d* t**ta*os c*mo o P**tocolo de Palerm*. Sem **líticas públicas
</line>
<line>
estruturadas, o com*ate ao tráfico de mu*heres se tor*a ineficaz * fragmentado. *s*im, Bucci
</line>
<line>
r*forç* * neces*i*ade de *ma abordagem estatal co*t*n** **ra pr*teger grupos vulne*áveis e
</line>
<line>
*ar*ntir seus direitos *unda*e*tais.
</line>
<line>
Ademais, é important* es*abelece* po**tic*s públicas nas áreas eco*ômic*, m*gratória e
</line>
<line>
de combate *o tráf*co de *rogas. No con*e*to ** tráf*co d* mulheres, as políticas econômicas
</line>
<line>
des*mpen*am um papel fu*damen*al, uma vez que a **si*ualdade e a esc*ssez de emprego*
</line>
</par><par>
<line>
elevam a vulnerabilidade
</line>
<line>
f*mini**, em que as mulheres se tornam a*v*s fá*eis pa*a
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
traficantes. Assim, i*centivar *
</line>
<line>
crescimento econô**co e gerar o*ortunidades de
</line>
<line>
trabalho,
</line>
</par><par>
<line>
principalm*nte em
</line>
<line>
áreas vulneráveis,
</line>
<line>
c*ntribui para a prevençã* do tráfico, diminuindo *s
</line>
</par><par>
<line>
circ*nstâncias qu* f*v***cem * exp*oração.
</line>
</par><par>
<line>
P*ra mais, as
</line>
<line>
políticas migratórias, que controlam a *as*agem de fronteiras, são
</line>
</par><par>
<line>
*un*amentais na luta contra o trá**co de mu****e*. Um mon*t*ram*nto eficient* *ossibili*a a
</line>
</par><par>
<line>
dete*ção de
</line>
<line>
a*õe* suspeitas,
</line>
<line>
evi*ando a
</line>
<line>
exploração de mul*eres s*du*idas por falsas
</line>
</par><par>
<line>
p*omessas *e *rabal*o no
</line>
<line>
exterior. Ai*da, políticas de migração que honram
</line>
<line>
o* dire*tos
</line>
</par><par>
<line>
h*manos *rop*rcionam sup*rte a imi*ra*tes em situação de vu*nerabilidade, diminuind*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pr**abilidade d* exp*oraç*o, c*n*t*tui*d* medidas impo*tantes para a **evenç*o do **áfico
</line>
</par><par>
<line>
human*. Portanto, * essencial uma p*lítica
</line>
<line>
*igrat*ria que resguarde as mulher*s **ra
</line>
</par><par>
<line>
combat*r o trá*ico inte*naci*n*l.
</line>
</par><par>
<line>
Desse modo, as políticas de c*mb*** ao tráfico de pessoa* devem visar preveni*, p*nir
</line>
</par><par>
<line>
e err*dicar o *rime, c*m **co *a repres*ão e
</line>
<line>
no a*oio às vítima*. Elas ***olvem l*is
</line>
</par><par>
<line>
específicas,
</line>
<line>
cam*anhas de *ensibilização, *edes d*
</line>
<line>
p**teção e cooperaç*o inte*n*cional. No
</line>
</par><par>
<line>
caso d* tráfic*
</line>
<line>
de mulher*s para exploração *exual, essas políticas são f*ndamentais para
</line>
</par><par>
<line>
desmantel*r redes
</line>
<line>
crimino*as, prot*ger as
</line>
<line>
v*tim*s e facilitar s*a rei*t*gração s*cial, sendo
</line>
</par><par>
<line>
necessári*s *ara abr*nger *re*enção, punição do* traficantes e reab*litaç*o das vít*ma*. Logo,
</line>
<line>
Leila Bijos e Cecí*ila Bijo* expõ*m *ue:
</line>
</par><par>
<line>
Há trê* tipos *e po*íticas que devem ser co*s*de*adas quan*o se
</line>
<line>
t*ata de *ráfico de
</line>
</par><par>
</page><line>
pessoas: políti*as *conômicas, p*l*tica* de migr*çã* e po*íticas de enfrenta*ento ao
</line>
<line>
tráfico de *essoas, sendo a *ltima dependent* das restantes. *a* tipificação ac*rreta a
</line>
<line>
nece*sid*de de a polí*ica d* *nfrentamento ao tráfico *e seres hum*nos te* *m
</line>
<line>
car*ter multidisc*plinar, cujas a*ões devem ser estabelecidas e exe*utadas
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina, v. 22, n. 4, art. 5, p. 88-105, abr. 2025 www4.fsanet.**m.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Aspectos Pena*s d* *ráfi*o Internacional de Mulheres para fins de Exploração Sexual: Desafio* pa*a
</line>
<line>
*3
</line>
</par><par>
<line>
co*juntamente co* d*versos se*ore* e sob vários aspectos. Uma polític* pública para
</line>
<line>
o combate do fenô*eno de*e *e* como estra*ég*a fundamental - a art*culação - ent**
</line>
<line>
as difer*n*es polític*s e se**res para implementa* u*a concepção multidimens*ona*
</line>
<line>
e Intersetorial na esfera *o púb*ico e do* movime*tos sociais, o que certamente
</line>
<line>
apressará os passos da Política e do Plan* Nacional de Enfren*amento *o T*áfico *e
</line>
<line>
**ss*as." (B*JOS, Leila; BIJOS, Cecília. 2011, p. 210)
</line>
<line>
*s aut*ras enfati*am a *om*l*xidade do tráfico humano e a e*igê*c*a d* uma
</line>
</par><par>
<line>
e**ra*égia unifica*a par* *nfrent*-lo. Elas s*ge*em que *ma
</line>
<line>
política pública ef*c**nte deve
</line>
</par><par>
<line>
abrange* med*das econôm*cas, migratórias e de comb*te *o t*áfico. Logo, a efetivida*e dessas
</line>
<line>
m*didas está *ndissociavelmente ligada às c*ndiç*es soc*oec*nômicas e às n**mas defi*ida*
</line>
<line>
pelas polític*s econômicas e m*gratórias, qu* contri*uem para **minuir a v*lnerabilidade
</line>
<line>
dess*s gru*os.
</line>
<line>
*ã* obst*nt*, a escassez de fund*s e a bai** qual*ficaçã* *as entidades en*ar*ega*as
</line>
</par><par>
<line>
*a exe*uçã* des*as políti*as
</line>
<line>
p*ejudicam a sua *fet*vidade, pois, se* um *nvestimento
</line>
</par><par>
<line>
ap*opriado e* capacitação * r*cursos, as agên*ias se deparam com d*safio* operacionais q*e
</line>
<line>
comprometem a impl**entaçã* das a**es previst*s.
</line>
<line>
Alé* dis*o, as de*igualdade* reg*ona*s podem resultar em e*t*até*ias **dron*za*as e
</line>
<line>
*enéricas q*e ig*oram a* *speci*icidades de *ada re*ião. P*r **so, faz-se necessá*** ajus*ar as
</line>
</par><par>
<line>
polí**cas às
</line>
<line>
cond*ções socioeconômi*as de d*ve*s*s regiõ*s **ra salvag*ardar efe*ivamente
</line>
</par><par>
<line>
m*lheres e meninas suscetívei* ao trá*ico.
</line>
</par><par>
<line>
Ainda, * *esist*nc*a cultural e o estig*a ass*ciad* às
</line>
<line>
vítimas de *rá*ico representam
</line>
</par><par>
<line>
b*rreiras signific**ivas. O preconceito * a desinf*rmaçã*, particul*rmente em relaç*o
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
violência de **nero, complica* o sup*r** soc*a* à* *íti*as, a***ntando o desafio *ara
</line>
<line>
organizações e movi**ntos sociais.
</line>
<line>
Fi*almente, a nec*ssidade d* cooper*ção interna*ional é de máxima importâ*cia, dado
</line>
<line>
que o **áfico de pessoas é um pr*blema transnacional. Ass*m, a f**ta de al*nhamento entre
</line>
<line>
polí*icas de diferentes país*s pode permitir *ue r*des de t*áfico operem se* o**táculos, já q*e
</line>
<line>
muitos casos envolv*m migrações através de fronteiras.
</line>
<line>
2.2 Desafios e B*r*eiras na Proteç*o das Vítimas ** T*áf*co In**rnacional de Mulhere*:
</line>
<line>
Pe*spectivas Legais, Sociais * Inst*tucionais
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
*ráfico *e *ulheres
</line>
<line>
para fins de
</line>
<line>
exploraç*o
</line>
<line>
s*xual é uma que*tã* c*mplexa qu*
</line>
</par><par>
<line>
engloba aspe**os jur**i*os, sociais e i*stitucionais. Apesar do
</line>
<line>
r*c*nhe*iment* *rescente do
</line>
</par><par>
<line>
problema, ainda per*ist*m
</line>
<line>
dive*sos o*stácu**s, * ser
</line>
<line>
exemplo brechas na legislação e
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Teres*na PI, v. *2, *. 4, art. 5, p. 8*-1*5, abr. 2025
</line>
<line>
*ww4.fsanet.c*m.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. E. S. Lust*sa, S. N. Gonçalves, W. M. A. Si*va
</line>
<line>
9*
</line>
</par><par>
<line>
***lementa*ão das leis, qu* lev*m à *mpunidade dos trafic*ntes e * *scassez de recursos para
</line>
<line>
as v*timas, comprometendo sua **oteção * acesso * *u*t*ça.
</line>
</par><par>
<line>
As falhas j*rídicas *o enfr*n*am*n*o ao tráf**o de mulheres en*lo*am a ausê*cia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
uma definição precisa *o de*ito, pe*a*id*des inadequadas * a*sistência *nsuficiente ** vítima*.
</line>
</par><par>
<line>
A ausênc** *e leis mais se*e**s pe**ite *ue organizações *ri*inosas apro*eitem falhas, e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ineficácia das legislaçõ** vigent*s *esu*ta *m impunidade, complicando as *enúncias e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
intervenção das aut*r*dades. A co*plexidade *o tráfico, que a*range diver**s agentes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
fron*eiras, requer uma *st*atég*a legal sólida para assegurar * e*etividade das políticas
</line>
<line>
públicas.
</line>
</par><par>
<line>
É de *uma im*ortância iden*i**car e corrigir *s f*lhas j**í*icas para
</line>
<line>
*alvagua*dar as
</line>
</par><par>
<line>
víti*as e est**ele*e* um sistema le*al e*ic*ente na luta contra **áfico de mulheres. *sso o
</line>
<line>
requer cola*oração entre *nstitu*çõ*s e uma persp*ctiv* multidisciplin*r, q*e envolva
</line>
</par><par>
<line>
legisladores, ONGs, *ocieda*e civil
</line>
<line>
e entidades internacionais. Com isso, t*rn*-se
</line>
</par><par>
<line>
*mprescindível revisar e atualizar consta*temente as *eis
</line>
<line>
par* *idar com as alterações no
</line>
</par><par>
<line>
t*áf*co internacio*a* de mu*he*es.
</line>
</par><par>
<line>
Do pont* de vist* social, a esti*m*tização e ** disc*iminações *nfrentada* p*las
</line>
</par><par>
<line>
ví*ima* dificultam
</line>
<line>
sua r*integraçã* à sociedade, *eva*do-as à marginalização e à exclusão.
</line>
</par><par>
<line>
Essas *arr*iras afetam a saúde mental e emocional
</line>
<line>
das ví*imas e lim*t*m sua cap*c*dade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
b*scar ajuda e r*construir **as vidas.
</line>
</par><par>
<line>
* r*sist*ncia cultura* e a estigmati*ação
</line>
<line>
das *ítimas de
</line>
<line>
tráfico, alimenta*as
</line>
<line>
pelo
</line>
</par><par>
<line>
preconcei*o e p*la *esinformação, dific*ltam o a*oi* so*ia* e tornam o trabalho
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
organi*a*õe* e movime*tos sociais mais desaf*ado*.
</line>
</par><par>
<line>
Cri*t*na Paranhos O*mo* explica *ue a dis**iminaçã* n* tráfico de m*lheres é baseada
</line>
<line>
em pr**onceitos es*ruturais e cul*urais, *omo *aça, sexo ou nacionalidade. *s*e "juíz*
</line>
<line>
sed*mentado desqu*lif*cador" reforç* a vuln**abi*i***e das *íti*a* e, ao m*smo tempo,
</line>
<line>
dificul*a o apo*o e a proteção da sociedade e das instituiçõe*.
</line>
</par><par>
<line>
Para *ss*, o comércio de mu*heres u*iliza e*ter*ót*pos
</line>
<line>
preconceituoso*,
</line>
<line>
impac*ando
</line>
</par><par>
<line>
principalmente mulheres pertenc*ntes a grupos marginalizados, t*is co** minorias étnicas ou
</line>
</par><par>
<line>
classes so*iais inferiores. Desse modo, essas
</line>
<line>
vítimas são class*ficadas de man*ira
</line>
</par><par>
<line>
pr*con*eitu**a, r*sul**ndo em um* percepçã* equivocada de que o tráfico é uma "opção" ou
</line>
<line>
"modo de vida", igno*ando a violên**a ine*ente. Isso leva * uma dupla marginalização, devido
</line>
<line>
*o crim* *ue cometem * ao ju*gamen** soci*l.
</line>
</par><par>
<line>
Urge ressaltar qu* a violência
</line>
<line>
d* gênero tem
</line>
<line>
um papel fundament** *o tráfico
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**lheres para fins sexuais, f*c*litan*o a
</line>
<line>
coaçã* e m*nipulação das
</line>
<line>
vítimas, a*ém
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 4, art. 5, p. *8-105, abr. 2*25
</line>
<line>
ww**.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Aspectos Penais do Tráfi*o Internac*onal de Mulheres pa*a fins de Explor*çã* *exual: Desafio* para
</line>
<line>
95
</line>
</par><par>
<line>
intensificar * estig*a que *mpede *ua reintegração e prote*ã*. Esta violência, funda*entada
</line>
<line>
em desigualdades soci*is * culturais, f*z das mu*heres presas fáceis *ar* *edes de ex*lo*ação,
</line>
<line>
que se *avore*em da objetificação femin*n*. Na* palav*as *e Sérgio Gom*s da Silva,
</line>
<line>
(...) não comp**end*m*s a violênc*a co*tra as mulhe*es apenas como um ou vá*ios
</line>
<line>
*tos sistemat*zados *e *gressão contra o seu c*rpo, *eja da ordem do abuso sexual,
</line>
</par><par>
<line>
se*a do e*pa*camento, *a tortura fí*ica ou psicoló*ic*. No n*sso entend*r,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*i*lênc*a que a mulher sofre está no se*
</line>
<line>
di* a di*, inco*p*rada en*aizada no e
</line>
</par><par>
<line>
i*aginário *ocial co*e*ivo da noss* *ociedade, de ho*ens, mas também de mu*heres,
</line>
<line>
que l*git**am a subordinação do suje*to femin**o ao domín*o *o p*der mas*u*ino.
</line>
</par><par>
<line>
* violência
</line>
<line>
cont*a as mulheres está velada no mascarame*to e *a subordinação da
</line>
</par><par>
<line>
noss* **ngu*gem c*tidiana, no uso d* e*pr*ssões e de diversos jogos de linguagem,
</line>
</par><par>
<line>
nas pal*v*as de duplo sentido, na criaç*o
</line>
<line>
de referen*iais *ara *ar conta de uma
</line>
</par><par>
<line>
realidade *ue não * mais *ondizen*e com o *eu papel na *oci**ade, t*mbém na *
</line>
</par><par>
<line>
c*ia*ã* de est*reót*pos q*e moldam formas singul**es
</line>
<line>
de p*e*onceito
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
dis*riminaç*o através de *ersonagen* da vida cotidiana, tais com* a domés*ica, *
</line>
</par><par>
<line>
dona de c*sa, a pr*fe*sorinha, a *ãe e a
</line>
<line>
garota de p*ograma
</line>
<line>
estilo export*ção,
</line>
</par><par>
<line>
e*tre tan*os outros tipos, *uja imagem se transformo* em um ob**to tã* ven*ável
</line>
</par><par>
<line>
quanto qual**er outro
</line>
<line>
produto de consumo, com *
</line>
<line>
corpo *x*lorado através da
</line>
</par><par>
<line>
mídia, **ém de servir à* leis imperativas do comércio e do turismo s*xual. (GOMES
</line>
<line>
** Silva, S, 2010, p. 2*)
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
a**or analisa como a *iolência cont*a
</line>
<line>
*s m*lh**es *stá e*rai*ada *o imagi*ário
</line>
</par><par>
<line>
**cial, alim*n*an*o uma lógica de *ub*rdi*ação feminin* que vai além das agressõe* físicas
</line>
</par><par>
<line>
ou p*icoló*icas. Essa vi*l*ncia se *erpetua através d* e*tereótipos sociais *u* reduze* as
</line>
</par><par>
<line>
mulher*s a papéis *ubor**nad*s, c*mo o *a "**rota de programa e*tilo exportação", o *ue
</line>
<line>
agrava a es*igmati*ação das ví**mas do tráfico internacio*al pa*a exp*oraçã* sexu*l.
</line>
<line>
As pessoas trafic*d*s, muitas veze* *ercebidas *om* "mercadorias *exu*i*", sof**m
</line>
</par><par>
<line>
disc*iminação e estigma tanto em suas *omunidades l*cais
</line>
<line>
q*a*t* em escala globa*. Est*
</line>
</par><par>
<line>
*st*gma, fundamentado em estereótip*s
</line>
<line>
sociais, result* em dupla margin**izaçã*: como
</line>
</par><par>
<line>
vítima* de *iolência e com* alvo* de uma c*ltura que as obje*if*ca. Este estigm* as im**de d*
</line>
<line>
procura* auxílio, p*is re**iam *er julgadas e a s*ciedade norma**zar sua exp*oração.
</line>
<line>
A imagem da mulher como "*rosti*ut*" ou "mu*her descar*áve*" intensific* o ciclo de
</line>
<line>
vi*lência, desumaniz*ndo-a e di*icult*nd* *ara a sociedade a *de**ific*ção dela como v**ima.
</line>
<line>
Esta norm*lização, resultante d* violê*cia simb*lica e estru*ural, torn* a explora*ão sexual
</line>
<line>
co*side*ad* norm*l pela s*cie**de e *e*os *istemas q*e se *avorecem do t*áfico.
</line>
</par><par>
<line>
Além
</line>
<line>
disso, aplicação dessas norma*ivas *sbarra em recursos insuficie*tes * ** a
</line>
</par><par>
<line>
sistemas ju*iciais sobrecarregados, resultando
</line>
<line>
em uma execução falha e *ma fiscaliz*ção
</line>
</par><par>
<line>
i*adeq*a*a. E*bora a legisla*ão interna*ional **rneça *ma bas* para *roteger os direitos das
</line>
<line>
ví*imas, * realida** é que, sem uma estrutur* de co*peração ef*ci*nte e sem um compromis*o
</line>
</par><par>
<line>
robusto dos
</line>
<line>
*ove*nos, e*ses instrumentos *e*ais permanecem subut*liza*os e, muitas v*zes,
</line>
</par><par>
<line>
ineficaz**.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 4, a**. 5, p. 8*-105, abr. 202*
</line>
<line>
www*.fsanet.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. E. S. Lustosa, S. N. *o*çalves, *. M. A. *ilva
</line>
<line>
96
</line>
</par><par>
<line>
Em suma, * exi*tê*c*a d* legislaçõ*s interna*io*ais *mplam*nt* r*conhecidas reflete
</line>
<line>
um importante co*pr**iss* c*m a proteção dos d*reitos hu*anos e a *rradicação do tráfico
</line>
<line>
de mulheres. No entant*, as barreiras insti*ucionais, a falta d* articulaç*o *ntr* a* entidades e
</line>
<line>
a au**nci* de *m pl*no de ação coo*den*do comp**metem a **p*ementação e a eficácia
</line>
</par><par>
<line>
desses dispositivos. Logo, a su**ração dess*s
</line>
<line>
bar*eiras d*ve passar pela *riação de *ed*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**oio inte*institu**onais, pelo investimento em c*pacitação e recur*os e pela conscienti*açã*
</line>
<line>
p*blica, pa*a que os direitos previstos no* *r*tados *nter**cionais s*jam, d* fato, assegurad**
</line>
<line>
*a p*ática.
</line>
<line>
3 *ES*LTADO* E DISCUSSÕES
</line>
<line>
3.* Vuln**abilida*e e Perpetuaçã* do T**fic* I*ter*acional de Mulheres: Uma Análise
</line>
<line>
d* Per*il *as *ítimas
</line>
<line>
* *r**i*o internacional *e pessoas é um cri*e *** a*e*a milhõ*s de ind*víduos em todo
</line>
</par><par>
<line>
o mun*o, mas um aspec*o p*rticularmente alarmante desse *enômeno é a
</line>
<line>
predomin*ncia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mulhere*
</line>
<line>
e*tr* suas
</line>
<line>
vítimas. *studos e pesquisa* têm demonst*ado
</line>
<line>
qu* as
</line>
<line>
mulher**
</line>
</par><par>
<line>
representam u*a *arte *ign*ficativa d** p*ssoas trafi*adas, espec*alm*n*e p*ra fins de
</line>
</par><par>
<line>
**ploraç*o sexual. *ss* realidade re*lete não *pen*s a
</line>
<line>
v*lnerabi*idade inerente de
</line>
<line>
mulher*s
</line>
</par><par>
<line>
em contex*os de desigua*da*e socio*conômica e dis*rimin*ção de *ên*ro, *as tam*ém as
</line>
<line>
din**icas de p*der que sust*ntam o tráfico.
</line>
<line>
Nesse sen*id*, a Pesqui*a de Av*liaçã* de N*cessidad*s so*re o Tráfic* Int*rnac*o*al
</line>
<line>
d* P**so*s e Cr*m** Cor*elatos, re**iz*da em 2022, revela que *s *ulheres **o os pr*ncipa**
</line>
<line>
alvos dos criminoso*, sobretudo *ara fins de *xploração sexu*l. Um **vantamento realizado
</line>
<line>
pela Clínica *e T**balho Escravo e *ráfic* de Pesso*s da Faculda*e de Direito da
</line>
<line>
Universid**e *ederal de *inas Gerais (C*ETP/UFMG), com ba*e em 14* processos,
</line>
</par><par>
<line>
identifi*ou
</line>
<line>
714
</line>
<line>
v*t*mas, *as
</line>
<line>
quais 688 são mulhere* (96,3*% do to*al) e seis *ão ho*ens
</line>
</par><par>
<line>
(*,84%). Ad*mais, Anna Caroli*a da Conceição *urel*ano, mestra
</line>
<line>
em *e*açõ*s
</line>
</par><par>
<line>
Internacio*ai*, afirma que:
</line>
</par><par>
</page><line>
É um c*ime qu* *e* *erspectiva de gêne*o. As relações desi*uais *e gên*ro
</line>
<line>
socialmente constr*ídas, *ulturalmente aceitas * historicamente *e*roduzidas
</line>
<line>
*onf*rmam-s* de f*rma defi*itiva no â*bito do tráfico de *essoas, configurando-se
</line>
<line>
*omo u*a das piores form*s de violência de gên*ro. Ainda é ne*e*sário c*minh*r
</line>
<line>
para al*ançar * combate aos e*emento* inerent*s ao fenômeno do tr*fico
</line>
<line>
*ntern*cional de pessoa*, sobretudo no q** se refere à articu*ação e transversaliza*ão
</line>
<line>
da* pol*ticas nacionais e regionais, para a efetividade de uma rede de enfr*ntamen*o,
</line>
<line>
com est*a*égias de superação das d*si*ualdad*s e viol*ncias *e *ênero. (A**ncia do
</line>
<line>
Senad*. 2023)
</line>
<line>
Rev. F*A, *eresina, *. 22, n. 4, art. 5, p. 88-1*5, abr. 2025 www4.fsanet.c**.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Aspecto* *enais do Tráfi*o Inter*aci*nal de M*lheres para fins de Explo*açã* Sexu*l: *esaf*o* pa*a
</line>
<line>
97
</line>
</par><par>
<line>
O tráfico in*ernacional de pessoas é u* *ri*e que reve*a uma c*ara *erspectiva de
</line>
</par><par>
<line>
*ênero, *om um pe*fil *as ví*imas que,
</line>
<line>
na m*io*ia das vez*s, é *omposto *or mulhe*es. As
</line>
</par><par>
<line>
r*laç*es desiguai* de g*nero, *u* são socialmente construídas e *ulturalmente aceita*, cri*m
</line>
</par><par>
<line>
um contexto p*opício
</line>
<line>
para exploração de*sa* mulheres, a
</line>
<line>
configura*do o tráfico como um*
</line>
</par><par>
<line>
das mais graves fo*m*s de violênci* de *ênero. Tais de*ig*aldades estr*t*ra*s nã* a**na*
</line>
<line>
tornam *s mul*eres alvos mais vulneráveis, m*s t*mbém refl*te* uma dinâmica de pod** *u*
</line>
<line>
*erpe*u* a subor*in*ção fe*inin* em diversas e**er*s s**ia*s.
</line>
<line>
Logo, a predo*inân*ia *e mulh*res entre as vítimas *o tráfico * um indicativo *e que
</line>
</par><par>
<line>
as estrutura* sociais *
</line>
<line>
as n*rma* culturais continuam a legitimar e ref*rçar exploração a
</line>
</par><par>
<line>
sexual e a viol*ncia. *o*o afirma a Ag*ncia
</line>
<line>
do *enado, *inda * necessári* *vançar na
</line>
<line>
l ut a
</line>
</par><par>
<line>
contra *s elementos qu* compõem *sse fenômeno, espec*almente no que tange à articu*ação e
</line>
<line>
tr*n*v*rsalizaçã* das *olít*cas naciona*s e region*i*. Para isso, a implem*ntação de uma *ede
</line>
<line>
de *nfrentamento q*e inte*re *i*er*nte* *e**res da sociedad* é fundamental p*ra dese*volver
</line>
<line>
e*t**tégias eficazes que vise* à superação das desigua*dades * da* violências de gênero.
</line>
<line>
Portanto, a efetividade das polític*s *úblicas e *as i*ici*tivas *e *om*ate ao t*áfico de
</line>
<line>
pessoas passa p*la n*cess**ade de reco*hece* e ab*rda* as relações de *ênero que alimenta*
</line>
<line>
e*se crime. É imprescindível q*e os esforço* para com*a**r o trá*ico i*ternacional de pes*oas
</line>
<line>
s**am acomp***ados de açõe* que *romovam a ig*aldade de gênero, ga*antindo não apenas a
</line>
<line>
prot*ção das vítimas, mas *a*bém a transformação das e*truturas socia*s que *erp*tuam su*
</line>
<line>
vulnerabilida*e.
</line>
</par><par>
<line>
Consoante a
</line>
<line>
especialist* *o *o*b*te ao tráfic* de pe***as
</line>
<line>
do *scritór*o das Na*ões
</line>
</par><par>
<line>
Un*das s*bre D*o*as e *rim* - UNODC - , Heloisa Greco, que elaborou o **latório, mais de
</line>
<line>
90% dos pro**ssionais que forneceram informações concluíram que a pob*e*a e o *esemprego
</line>
<line>
são as principais r*zões pelas q*ais a* pesso*s s* *ornam v*timas de*se c*ime, *obretudo n*s
</line>
<line>
c*sos de trabalh* *orçado. Condiçõ*s econômicas precárias e falta d* perspect*vas de emprego
</line>
</par><par>
<line>
podem
</line>
<line>
le*ar as *e***as a
</line>
<line>
aceitar oferta* degrada*tes, que m*is tarde a*ab*m por se r*vela*
</line>
</par><par>
<line>
uma forma de exp*oração. Muitas vezes, é a ú*ica op*ão de so*re*iv*ncia q*e enc*ntram.
</line>
</par><par>
<line>
*ssim, a relação en*re
</line>
<line>
pobreza *r*fico sexual e
</line>
<line>
é
</line>
<line>
ampl**ente documentada. Em
</line>
</par><par>
<line>
regiões
</line>
<line>
onde fal**m em*regos e
</line>
<line>
ser*iç** essenciais, a* vítima* *uitas vezes veem
</line>
<line>
essas
</line>
</par><par>
</page><line>
"ofe*t**" como opor*unidades *e melhorar *u*s condições de vida, sem perceber o risc* real
</line>
<line>
envolvido. Esse cicl* de ex*loração * **forç*do por uma estrutura social q*e limi*a o acesso
</line>
<line>
das mulheres a recursos e p*rspectivas econômic*s, criand* *ma vulnerabilidade *ue diverso*
</line>
<line>
tr*ficantes exploram deliberadamente.
</line>
<line>
R*v. **A, Teresi*a PI, v. 22, *. 4, **t. 5, p. *8-105, abr. 20*5 www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. E. S. Lus*osa, S. N. Go*ça**es, *. M. A. Sil*a
</line>
<line>
98
</line>
</par><par>
<line>
Além disso, a Organização *as Nações U**da* aponta q*e essa vulnera*ilida*e s*cial
</line>
<line>
é mai* c*ítica ent*e *r*pos margin*lizados, onde mulheres **o de*proporcionalmente afe*ad*s
</line>
</par><par>
<line>
devido a
</line>
<line>
d**i*ual**d*s de g*ner*, além d* p*econceitos e violênci*s que dific*lta* a *aída
</line>
</par><par>
<line>
dess* cicl*. Portanto, o t*áfico int*rnacional d* mu*heres para fins de exploraç*o sexual *, *m
</line>
<line>
muitos aspec*o*, um reflexo de desigual*ades sis**micas que exige* uma abordagem
</line>
<line>
integrada e prevent*va para co*bater ** raízes d* pobrez* e pro*o**r a igualdade de g*nero.
</line>
</par><par>
<line>
*.2 An*lis* Crítica da L*g*s*ação Nacional Inte*nacio**l *o Combate ao Tráfico de e
</line>
<line>
Mulheres para Exploração S*xual: Norma* e Tr*tados Fundamen*a*s
</line>
</par><par>
<line>
O c**ér*i* de mul*eres para fins de
</line>
<line>
exploraç*o sexual constitui uma séria in*ração
</line>
</par><par>
<line>
*os
</line>
<line>
direit*s
</line>
<line>
**m*no* e *m*acta milhões de indivíd**s
</line>
<line>
gl*balme*te. Diver*as legisla*ões
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
tr*tados *nternacionai* e nacionais tratam de com*ater ess* práti*a, estabelecendo n*rmas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
diretr*zes
</line>
<line>
pa*a *reven*r o t***ico, punir os in*ratores e ap*iar as víti*as. A seguir, serão
</line>
</par><par>
<line>
ana*isadas a*gumas da* principais legis*ações e tratados intern*cio*ais e naciona*s que *ervem
</line>
<line>
com* ba*e p*ra * enfrentamento desse crime.
</line>
<line>
* Conven*ão para a Su*ressão d* Tráfico de P*ssoas e da Ex*loração da Prostituiç*o
</line>
</par><par>
<line>
de Outrem, de 19*9, est*belece a pr*ibição da
</line>
<line>
exp*oraçã* sexu*l, mesmo com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*onsen*imento das *ítimas, e *on**ca os Es*ados a im*lementar *ções para errad**ar o tráfico
</line>
<line>
de pesso**. Com isso, Artigo 1º da referida le*isla*ão aduz *ue:
</line>
<line>
Art. 1ª. *s Parte* na **esent* Convenção co*v*nc*on** punir toda a pessoa qu*,
</line>
<line>
pa*a satisf*zer as pa*xões de ou*rem:
</line>
<line>
1) Alic*e, atraia ou desvie com vista à prostituiçã* uma outr* *essoa, mesmo com o
</line>
<line>
a*or*o desta;
</line>
<line>
2) Ex*lore a pr*stitui*ão de *ma outra pessoa, *esm* *om o s*u co*se*time**o.
</line>
<line>
A Convenção para a Su**essão do Tráfico de Pes*oas e da Ex*lora**o da P*ostitu**ão
</line>
</par><par>
<line>
d* Outrem um marco no combate ** tráfico de pesso*s, es*eci*lme*te de mulheres é
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
crianças, para fins *e exploraç** sexual. Esse *ratad* * si*ni***ativo, porq*e re*onhece
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
exploraçã* d* prostituição como i**omp*tíve* *om os d*reitos *u*anos estabelece que e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
cons**tim*nto da vítima não é
</line>
<line>
uma justificati** pa*a
</line>
<line>
e*sa cru*l exp*o*aç**. Assim,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
co*ve*ção *dota u*a p*stura fir*e *ontra * merc*ntilização do **rpo human*, condenand* o
</line>
<line>
tráfico, i*dependentem*nte de o *to ser forçado *u c*nse*tido.
</line>
<line>
Ainda, a convenção *ambém é fund**ental para o en***ntamento do tráfic*
</line>
</par><par>
<line>
interna*ional
</line>
<line>
de mulhe**s, pois exi*e
</line>
<line>
*u* o* Estado* s*gnatár*o* tomem *edid*s concretas
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Ter**ina, v. 2*, n. 4, art. 5, p. 88-10*, abr. 2025
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Aspectos Penais d* Tr*fico Internacional *e Mulher** para **ns de Explora*ão Sexual: *esa*ios par*
</line>
<line>
99
</line>
</par><par>
<line>
para crimi*ali*ar o t**f*co, punir *s re*pons*veis e protege* as vítimas. Ela obriga os país*s a
</line>
</par><par>
<line>
c*labo*arem na *revenção e repr*ssão do tr*fico d* pessoas e d*staca a imp**tâ*c*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
m*didas pre*e*tiv*s, com* o combat* à* causa* sub*acentes, incluindo a po*reza e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
d*sigualdade de gêne*o. Para apo*a* as vítimas, a conv**ção *eco*enda a cria*ão d* polít*cas
</line>
<line>
de assistênc*a e reabilitação, promovendo um* abordagem humani*ária e de direitos humanos
</line>
<line>
no enfrentamento dess* crim*.
</line>
<line>
A impor*ância da conv*nç*o se reflete na form* como i*fluenciou legislaçõe*
</line>
</par><par>
<line>
*acio*ais e protocolo* subsequentes, *o*o o Prot*colo de Palermo (20*0), qu* detalha
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
definiç*o de trá*ico de pessoas e reforça a cooperaç*o internacio*** no combat* ao p*oblema.
</line>
<line>
Ao es*abelecer uma base pa*a **is e pol*ticas **ntra a ex*loração s*xual, * *onv*nção ajud* a
</line>
</par><par>
<line>
g**ar esforços globais p*ra de*mantelar redes
</line>
<line>
de trá*ico
</line>
<line>
e
</line>
<line>
pro*eger ví*ima*, especialmente
</line>
</par><par>
<line>
mulh**es * crianças, que são majoritariamente afetadas por essa forma de vi*lência.
</line>
</par><par>
<line>
O Proto*olo de Palermo, formalm*nte conhec*do como Protoco*o Ad*ci*nal
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
Conven*ão das Nações Unidas contra o Crime Organizado *ransnacional, relativo
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
Prevençã*, *epressão e Pun**ão d* *rá*ico de P*ssoas, em especia* Mu*here* * Cr*anças, foi
</line>
<line>
a*otado em **00 co*o um *o* p*oto*ol*s supl*me*t*res à C*nvenção das Nações Unidas
</line>
</par><par>
<line>
contra
</line>
<line>
* Crime Organ*zado Tr*nsnacional. *le repres*nta uma importante evolução *o
</line>
</par><par>
<line>
c*mbate ao tráfi*o de
</line>
<line>
*ess*a*, es**belecen*o u*a definiç*o clara * abrange*te de tráfico
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
promove*do a coop*r*ção internac*onal como um mei* de enf**ntar essa q*estão g*obal.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
definição trazida p*l* p*otocol* consider* tráfico de pessoas
</line>
<line>
**al*uer aç*o q*e
</line>
</par><par>
<line>
*nvolva o "recruta*en*o, tran**orte, *ra*sferên*ia, alojamen*o ou **olhimento de pess*as,
</line>
</par><par>
<line>
recorrend* à ame*ça o* *so
</line>
<line>
da força o* outras f*r*as *e coação" *ar* f*ns de ex*loração,
</line>
</par><par>
<line>
*ncluin*o ex*loraçã* sexual. Esta definição fundament*l, po*s não se res*ring* ao *r*fico é
</line>
<line>
p*r* ex*lora*ão sex*al, abarcando também o trabalho forçado, a escravidão, e a remo*ã* de
</line>
</par><par>
<line>
órg*os. Contu*o, no
</line>
<line>
context* da explo*ação sexual de mulheres, o prot**olo é am*lament*
</line>
</par><par>
<line>
reconheci** *o*o uma fe*ramenta que *ortal*ce as legislaç*es e práti*as de combate a esse
</line>
<line>
ti*o de tráfi*o, *mpliando suas definiçõe*, consoante * arti*o 3º da referida legislaç*o.
</line>
<line>
Art. *º. Pa*a e*eitos do presente Protocolo:
</line>
<line>
a) A expressão "*ráfico d* *es*oas" significa o r*cruta*ento, o tran*porte, *
</line>
</par><par>
<line>
t*ansferência, o
</line>
<line>
aloj*ment* ou o acol*imen*o de *essoas, recorr**do à
</line>
<line>
*me*ça o*
</line>
</par><par>
<line>
uso da *orça *u a *utr*s for*as de coação, ao rapto, à **aude, ao engano, ao abus*
</line>
</par><par>
<line>
de aut*rida*e ou à situa**o de vuln*rab*l**ade o* à entrega *u *c**tação *e
</line>
</par><par>
<line>
pag**ent*s ou *enefícios para o*ter o cons*ntimen*o *e uma pe*soa *ue tenha
</line>
<line>
*u*oridade sob** outra par* f*ns *e ex*loração. A exploração inclui*á, *o m*ni*o, a
</line>
</par><par>
<line>
exp*oração d* pro*tituição de outr*m ou outr*s formas *e exploração *exua*,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina PI, *. 22, n. 4, art. 5, p. 88-105, a**. 202* www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. *. S. L**tosa, *. N. Gonçalves, W. M. A. Silva
</line>
<line>
100
</line>
</par><par>
<line>
*rab**ho ou serviços for*ados, escravatur* ou práticas si*ilares à es*ravat*ra, a
</line>
<line>
se**idão ou a r*moção de órgãos;
</line>
<line>
*) O co*sentimen*o da** pel* *ítima de tráfico d* pessoa*, ten*o em vist* qualq*e*
</line>
<line>
tipo de ****oração descri*o na alín*a a) do *r*sente A**igo, se*á consid*rado
</line>
<line>
irrelevante se tiver sido utilizado *ualque* um d*s m**o* referidos na alíne* a);
</line>
<line>
*) O recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhim*nto d*
</line>
<line>
u*a *riança **r* fins de e*pl*ra*ã* s*rão consid*rados "tráfico de pessoas", mesmo
</line>
<line>
que não envolvam n*nhum do* m*ios referidos da alínea *) do presente A*tig*;
</line>
<line>
*m *specto cru*ial *o tráfico de p**soas * q*e o consentiment* *a *í*ima s* torna
</line>
<line>
irrelevant* se qua*quer um dos mé*odo* mencion*dos for *tilizado. I*so refl*te a comp*eensão
</line>
<line>
de que o consentimento *btid* sob coerção o* e**ano nã* é genuíno e, porta*to, não pode se*
</line>
<line>
utilizado como justific*tiv* para a exploraçã*.
</line>
</par><par>
<line>
Out*os*im, é um im*ortante instru*ento para *ri*nta* as leis na*io*ai*, pois desde
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sua adoção, * Pro*ocol* de Pale*m* tem servido como modelo pa*a a criaç*o e *tual*z*ção de
</line>
<line>
legislaç*es nacion*is sobre tráfi*o hum*no em diversos paíse*, incluindo o Br*sil, que
</line>
<line>
prom*lgou a L*i nº 13.344/2016 em *onform*dade *om os pri*cí*ios d* protocolo. Es** *ei é
</line>
<line>
um refle*o dire*o do com*romisso do *rasil com os padrões *nter*acio**is estabe*ecid*s pelo
</line>
<line>
protocolo, inclui*do a *riminali*a*ão do t*áfi*o *ar* explo*ação sexual e a im*l*mentação de
</line>
<line>
medid*s de ap*io às vítimas.
</line>
</par><par>
<line>
Embora a CE*AW t*ate
</line>
<line>
ampla*ente d* várias *ormas de di*criminaç*o contra
</line>
</par><par>
<line>
m*lheres, seu Ar*igo 6º é relevante para o enf*entamen*o a* tráfico de pe*soas, pois obri*a os
</line>
</par><par>
<line>
Estados "tomarem todas as medidas apropriad*s, incluindo legislação, pa*a suprimir todas a
</line>
</par><par>
<line>
as
</line>
<line>
form*s de tráfico de mulheres e *xploração da p*o*tituição de *u**eres." A Convenção
</line>
</par><par>
<line>
reco*hece que * discriminação e *s *esi**aldades *e gê*ero dese*penham papel funda*ental
</line>
</par><par>
<line>
na vuln*ra*ili**de d*s *u*h***s ao tráfico, r**orçan*o * necessidade d* uma abo*dage*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
gênero n*s *ol**i*as de comb*te a esse c*i*e.
</line>
</par><par>
<line>
* Conv*nção *ob*e a Eli*inação
</line>
<line>
*e Tod** as F*rmas de Discrimin**ã* co**ra
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Mulher (C*DA*), ado**da **la Assembleia G*ral da ONU em 1*7*, é u*
</line>
<line>
trat*do
</line>
</par><par>
</page><line>
*nte*nacional funda*enta* para a *r*m*çã* dos direito* das mulheres e o combate a div*rsa*
</line>
<line>
formas de disc*imin*ção, incluindo o tráfico interna*ional *e pessoa* pa*a fins de exploração.
</line>
<line>
Co*he*ida como a "Carta Inte*nacional dos *ireitos da Mulher", a CED*W adota *m*
</line>
<line>
abordagem abrangen*e para garant*r * igua*dade de gênero * exige q** os Es*ad*s signatá*io*
</line>
<line>
impl*m*nte* po*íticas eficaze* p*ra **iminar a **scr**inação contra *s mulher*s e* *odos os
</line>
<line>
*mbito* socia*s, econômicos e políticos.
</line>
<line>
Assim, urge mencionar o teor do arti*o 6* da m***ionad* Convenção:
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r**ina, v. *2, *. 4, *rt. 5, p. 88-*05, a*r. 2025 ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os *s*e*to* Penais do T*áfico Internacional ** Mul*e*es pa*a fin* de Expl*ração *exual: Desafios para
</line>
<line>
101
</line>
</par><par>
<line>
Ar*. 6*. Os Esta*os-Pa*tes tomarã* tod*s as *edi*as apropriad*s, i*clu*ive de
</line>
</par><par>
<line>
car*ter leg*sl*tivo, para supr*mir todas as for*as de tráfico ** mulheres e ex*loração
</line>
<line>
da prostituição da mulher.
</line>
</par><par>
<line>
A CEDAW reconhec* *ue as desigualdades
</line>
<line>
de gêne*o con*ri*uem
</line>
<line>
para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ulnerabilidad* das mulhere* ao tráfico e à *xploração. Em seu artigo 6º, a c*nvenção
</line>
<line>
*spec*ficamente insta os Est*dos a tomarem m**idas para *omb**er o tráfic* *e mulheres e a
</line>
<line>
explo*ação da pros*itui*ão fe*inin*, considerand* e*s*s cr*mes *omo formas de v*olênc*a de
</line>
</par><par>
<line>
gênero. *o colocar
</line>
<line>
o
</line>
<line>
tr*fico
</line>
<line>
de *ulheres
</line>
<line>
sob per*pecti** dos direitos humanos da
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**ua*dade de *ên*ro, a CE*AW
</line>
<line>
oferece uma base pa*a que os países combatam * trá*ico
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*roteja* as vítimas de maneira mai* ef*c*z,
</line>
<line>
*romovendo tanto a prevenção quanto
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
repr*s*ão.
</line>
</par><par>
<line>
Adema*s, qua*to ao incentivo refe*ente a m*didas legislativas e *d*in**trativa*, a
</line>
</par><par>
<line>
CEDAW estim*la os países a ado**rem leis e polític** e*pecíficas
</line>
<line>
para prevenir e punir
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tráf*co de pesso*s, integrando a *erspectiva de
</line>
<line>
g*ne*o na criaçã* de polít*cas na*ionais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*r**ram*s de
</line>
<line>
combate. Essa r*com*ndação visa ass**urar que as medidas adotad*s se***
</line>
</par><par>
<line>
efica*e* no combate ao tráfi*o e ada*tadas *s necessidades das mulheres vítimas desse crime.
</line>
<line>
Com isso, no que tange a** mecanismos de mon*t*ramento e r*latórios, a CEDA*
</line>
</par><par>
<line>
es*abe*ec* o Comitê CED*W, respons*vel por mo*itorar a
</line>
<line>
im*leme*tação da conven*ão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
exigir que os países apresentem relató*io* per*ódicos sobre as aç*es a**tad*s. Esse
</line>
<line>
monitor*ment* garante uma ava*iação *ontínua do progresso no **mbat* ao trá*ico e perm*te
</line>
<line>
a r*visão d* políticas para maior ef**ácia.
</line>
<line>
A *ei nº 13.344, sanciona*a em 6 de *utub*o de 201*, representa um marco no
</line>
</par><par>
<line>
combate ao *ráfico
</line>
<line>
de pessoas no Br*sil, *spec*almente no *ue se r*fere à proteção
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
prev*nção de vítimas d**se c***e. Essa legislação é fundamental para * fortalecimen*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
uma abo*dage* integrada e multid*sciplin*r, essencia* p*ra l*dar c*m a complexidade d*
</line>
</par><par>
<line>
tr*fico d* pessoas, que frequent*mente e*volve
</line>
<line>
*sp*ctos s*ciais, econômic*s *
</line>
<line>
cultu*ais,
</line>
</par><par>
<line>
conf*rme di*posto no artig* 4º
</line>
</par><par>
<line>
Art. 4º * *rev*nção ao tráfico de pes*oas dar-se-á por me*o:
</line>
<line>
I - da impl**enta*ão de me**das *nte*setoriais * *ntegra*as nas ár**s de sa*de,
</line>
<line>
edu**ção, traba*ho, segurança *ública, ju*tiça, **rismo, assis*ê*c*a soc*al,
</line>
<line>
d*senvolvimento rur*l, esportes, comuni*ação, cultura e d*reitos humanos;
</line>
<line>
II - de campanhas socioeducat*v*s e de conscientização, *o*siderando as diferentes
</line>
<line>
realidades * ling*a**ns;
</line>
<line>
I*I - *e *nc*nt*vo * mobilização e à parti*i*aç*o da s*ciedade civil; e
</line>
<line>
IV - de incentivo a proje*os *e prevenção ao tráfico de pessoas.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Ter**ina PI, v. 22, n. 4, a**. 5, p. 88-105, ab*. 2*25
</line>
<line>
www4.*sanet.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. E. S. Lust*sa, S. N. Gon*alve*, *. M. A. Silva
</line>
<line>
10*
</line>
</par><par>
<line>
Essa l*gislaçã* enfa*iz* a rea*izaç*o de campan*as educa**vas e d* sensibiliz*ção,
</line>
<line>
es*e*ialmente direciona*as * comuni*ades v*lneráveis, co*o *orma de fortalec** a v*g*lância
</line>
<line>
*as *r*nteiras * impedir práticas de a*iciamento. Essa* *ç*es v**a* ata*ar as c*usas es**uturais
</line>
<line>
do tráfico, como * desigualdad* so*ial, a pobreza e a falta de ac*sso a opor*un*dades,
</line>
<line>
busca*do *ria* um ambi*nte ma*s seguro e informado.
</line>
<line>
A *ei t*mbé* se dest*ca pe*o aumento d*s pen** e pela *epress*o ao tr*fico *e
</line>
<line>
*essoas. Pr*ve*m-se san*ões sev*ras, especialmente para casos que en*o*ve* *i*lênci*,
</line>
<line>
crianç*s ou redes *riminosas organizadas, como as máfias t*ansnaciona*s. *s *ena* de
</line>
<line>
reclus*o visam d**estimular o crime e oferecer um* resposta *ai* eficaz di*nte da gravidade
</line>
<line>
d* si*u*çã*, reforçando * po**u*a punitiva do Es*ado.
</line>
<line>
Por fi*, a Lei nº 13.*44/2016 reconhece a *a*ureza tr**sna*ional d* tráfi*o d* p**soas
</line>
</par><par>
<line>
* incentiva a cooperação i**ern*cional e interinsti*u*io*al. A colab*ração
</line>
<line>
entr* i*stituições
</line>
</par><par>
<line>
nacionais, ór*ãos int*rnacionais ONGs é crucial, e
</line>
<line>
uma vez *ue o tr*fico frequentemente
</line>
</par><par>
<line>
en*o*ve r*des
</line>
<line>
que operam e* diversos países. E*sa
</line>
<line>
cooper*ção int**rada é vital *ara
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*om*ate efetivo a
</line>
<line>
es*e crime, permitindo * t*oca de *nformações e experiênc*as, além de
</line>
</par><par>
<line>
fo*talecer as ações *e *n*rentame**o em uma esca*a global.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, tal leg*slação é um in*tru*ento fu*damenta* no enfren*ame*to a* t*áfico
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
pe*soas no Br*sil, consolid*ndo *m conjunto d* aç*es
</line>
<line>
estra*é*ic*s que busca* prevenir o
</line>
</par><par>
<line>
*r*me, punir os envolvidos e, s*bretu*o, pr*tege* e reabilitar
</line>
<line>
as
</line>
<line>
vítima*. *s*a legislação
</line>
</par><par>
<line>
coloca * B*as*l e* uma posição mais ali*had* aos padrões internacion*i*, promovendo uma
</line>
<line>
*e*posta *ntegrada e humanitária a um problema *lobal.
</line>
<line>
O *rti*o 149-A do Código Penal B**s**ei*o, introduzido pela Lei ** 13.344/*016,
</line>
</par><par>
<line>
e*tabele*e uma *efin*ção a*rangente *o
</line>
<line>
crime de tráf*co de pessoas, especifican*o *ções
</line>
</par><par>
<line>
como agenciar, *liciar, recrutar, tra*sporta*, trans*erir, *om*rar,
</line>
<line>
aloj*r
</line>
<line>
o* a*olher pess*as
</line>
</par><par>
<line>
*e*iante gra*e *m*aça, violência, coação, fraude o* abuso. * *nclusão *a exploração sexu**
</line>
<line>
c*mo uma das **n*li*ades desse crime é uma r*sp*sta *egislativa à *r**i*ade dessa vi**ação
</line>
</par><par>
<line>
do* d*reitos humanos, que af*ta especialmente mul*er*s e
</line>
<line>
*rianças, *ol*can*o-as em
</line>
</par><par>
<line>
*i*uações d* vuln*rabilidade extre*a.
</line>
</par><par>
<line>
Tráfic* de *essoas
</line>
</par><par>
<line>
Art. 14*-A. A*enciar, *liciar, re*rutar, t*anspor*ar, t*ansferir, comprar,
</line>
<line>
aloja* ou acolhe* pessoa, medi*nte grave ameaça, *iolênc*a, **ação,
</line>
<line>
fr*ude ou abuso, c** * fi*al*dade de:
</line>
<line>
V - explo*açã* se*ual.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. *2, n. 4, art. 5, p. 88-105, abr. 2*25
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O* Aspectos Pen*is do Tráfico *nt*rnacional de M*lh*res par* *i*s de Exploração Sexua*: Desafio* par*
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
O artigo enfatiza que o consen*ime*to *orçado não *egitima a exploraç*o e destaca os
</line>
<line>
avanç*s da Lei 13.344/2016, que f*rnece uma definição ma*s c*ara * eficaz para o combate
</line>
<line>
ao trá*ico de pessoas, especialment* em redes transna**onais. A legisla*** reforça, assim, a
</line>
<line>
proteção das vítimas * a importância da luta contra o tráfico *e mulheres para f*ns sexuais.
</line>
<line>
O *la*o Na*ional de Enfr*ntamento ao Tráfico *e Pessoas é uma **lític* p**lica
</line>
</par><par>
<line>
brasile**a *ue **sa combater o tráf*co de pessoas em su*s *ive*sas *
</line>
<line>
f*rmas, *ncluindo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tráfico i*t*rnac*on*l de *ulheres p*ra fins de
</line>
<line>
ex*loração se*ual. O plano é um esfo*ço d*
</line>
</par><par>
<line>
governo br*sileir* para alinhar * país
</line>
<line>
*s *iretrizes inte*naci*nais e oferecer uma abordag*m
</line>
</par><par>
<line>
*ais ampla e estrat*gica para enfrent*r essa v*olação d* ***ei*os hum**os.
</line>
<line>
O t*áfico d* mulheres pa*a exploração se*ua* é *m dos f*cos d* p*ano, con*ideran*o
</line>
</par><par>
<line>
*ue a gra*de maior*a d*s vít*ma* do tráfi*o human* são mulhere*, muitas veze* *l*ciad*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
transporta*as *a*a for* do paí* *om promess*s falsas *e e*prego ou estu*o. * pl*n* trabal*a
</line>
</par><par>
<line>
par* en*rentar tr*fico de mulhe**s *** uma vi*ão de gên*r*, **conhecendo qu* essas o
</line>
<line>
mulhere* enfrentam for*as de *iolên*ia espe*íficas e p*e*i*am d* p*líti**s que res*ond*m a
</line>
</par><par>
<line>
essas neces**dades. A ex*loração sexual é uma violação
</line>
<line>
grav* e persistente dos direitos das
</line>
</par><par>
<line>
*u*heres e exige respostas *oo**enadas que
</line>
<line>
ab*r*em as causas
</line>
<line>
estruturais, como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
desigualdade de gênero e a vu*nerabilida*e *ocioeconôm**a.
</line>
</par><par>
<line>
O Plan* Naci*n** de Enfrentamento *o Tráfi*o de Pessoas *e*res*nta,
</line>
<line>
port*nt*, um
</line>
</par><par>
<line>
esforço relev*nte *a** g*ran*** *ue
</line>
<line>
as política* p*blicas brasilei*as sejam mais efi*az*s na
</line>
</par><par>
<line>
pr*t*ção das mulheres *ontra o tráfi*o, p**movendo estratég*as de prevenç*o, apoio e puni*ão
</line>
<line>
que reconheç*m a complexidade * os fatores es*ecíf*c*s que e*volvem ess* crime.
</line>
<line>
4 CONSIDERA*ÕES FINAIS
</line>
<line>
Est* *rt*go ab*rdou os aspectos *enais do tráfico inter**cional d* mulher*s para
</line>
</par><par>
<line>
e*ploração sexual, destacan*o os desafi*s n*
</line>
<line>
proteção das vít*mas e *a punição dos
</line>
</par><par>
<line>
responsávei*. P*ra ***o, foram *nali*adas as
</line>
<line>
dinâmicas d*ss* crime em nív*l *lobal, as
</line>
</par><par>
<line>
medidas legais vi*entes e as *if**ul*a*es enfrentadas *e*o s*s*ema de justiça na investigação e
</line>
<line>
com*ate ao tráf*co.
</line>
</par><par>
<line>
O estu** permitiu av*lia* a
</line>
<line>
efic*cia da* políticas públicas e açõe* govern*me*tais,
</line>
</par><par>
<line>
identificand* barreiras legai*, sociais e institucionai* que dificultam a proteção da* v*timas.
</line>
</par><par>
<line>
Também foram *n*li*ados o *erfil
</line>
<line>
dessas vítimas e do* traficantes, consi*e*ando *a*ores
</line>
</par><par>
<line>
socioeco*ômicos q*e contr*buem p*r* a vulnerabili*ad* e *erpe*uação desse cri*e.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresin* PI, v. 22, n. *, a*t. 5, p. 88-1*5, a*r. 2*25
</line>
<line>
www4.fsa*e*.com.br/*e*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. E. *. Lust*sa, S. N. G*nçal*es, W. M. A. Silva
</line>
<line>
104
</line>
</par><par>
<line>
* difi*uld*de em ide*tif*car ví*imas * inv**tigar rede* c*iminosas favorece a
</line>
<line>
imp*nidade, torna**o essenci*l o fortale*im*nto da coopera*ã* inte*nac*onal, a capacit*ção
</line>
<line>
das aut*r*dades * a im**eme*tação de ações preventiva*. *lém disso, *a*an*ir proteção *fetiva
</line>
<line>
às ví*im*s * *undam*ntal *ara reduzir os *mpactos do tráfico e facili*ar sua re*ntegração social.
</line>
</par><par>
<line>
Esperamos que e*te e*tudo contribua pa*a
</line>
<line>
a con**ien**zação da sociedade e
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
autor*dade*, incentivando o
</line>
<line>
aprimo*a*ento das po*ític*s d* combate *o
</line>
<line>
*ráfico hum*no
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
asse*uran*o **stiça **ra as vítimas. Assim, r*com*nda-se um
</line>
<line>
aprofu*damento contínuo do
</line>
</par><par>
<line>
t*ma para fortalecer *s estratég*as de *nfr*ntam*nto dess* crime *lob*l.
</line>
</par><par>
<line>
RE*ERÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
BIJ*S, L; BI**S, C. Tr*fic* internac*ona* *e pessoas: instrumento*
</line>
<line>
legais e po*íti*as
</line>
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púb*ica*. 2*11. *34 f. Tese (Dou*orado) - Curs* de Dir*ito, Re*ista de Mestrado em Di*eit*,
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Osasco, 2011.
</line>
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fatores-que-inf*uenci*m-o-trafico-d*-pessoas-no-b*asil.html
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</line>
</par><par>
<line>
BRASI*. Convenção *º Decreto 46.9*1, de
</line>
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21 de março *e 195*. Convenç*o para a
</line>
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<line>
Repressão do T*áfi*o de Pess*as e do Lenocínio. Lake Success, Nova Yo*k.
</line>
<line>
BRASIL. Decreto nº 12**1, d* 30 *e jul*o de 2024.
</line>
<line>
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</line>
<line>
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</line>
<line>
B*ASI*. Lei nº 1*344, de 06 de *utubro *e 201*.
</line>
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</line>
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R*v. FSA, T*resina, v. 22, n. 4, art. 5, p. 88-105, abr. 2025 www4.f*anet.c*m.b*/revista
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<line>
O* Aspectos Pen*is do Trá*ico Inte*n*ci*na* de Mulheres par* fins de **ploração S*xual: **safios para
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<line>
SENADO, Agênci*. Tráfico *e pessoas, *xpl*ração sex*al * trabalho escravo: uma
</line>
</par><par>
<line>
c*nexão
</line>
<line>
alarmante
</line>
<line>
no
</line>
<line>
Br*si*.
</line>
<line>
2023.
</line>
<line>
Disp*nível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
https://www12.sen*do.le*.br/not*cias/**fomateria*/2023/07/trafico-de-pe*soas-e*ploracao-
</line>
<line>
sexual-e-tr*ba**o-escravo-u*a-conexao-ala*mante-no-brasi*. *cesso em: *2 fev. 2025.
</line>
</par><par>
<line>
C*mo Referenciar este Artigo, conforme *BNT:
</line>
<line>
LUS*OSA, L. E. S; GONÇALVES, S. *; SIL*A, W. M. A. Os A*pectos Penais do T*áfico
</line>
<line>
*nternaci*nal de Mulh*r*s para f*n* de Ex**oração Sexual: Desaf*o* para a Proteç*o e Justiça. Rev.
</line>
<line>
F*A, Te*e*ina, v. *2, n. 4, art. 5, p. 88-1*5, abr. 2025.
</line>
</par><par>
<line>
Co*trib*ição dos Auto*es
</line>
<line>
L. E. *. Lustos*
</line>
<line>
S. N. Gonçalves
</line>
<line>
W. M. A. Silva
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção * p*a*ejament*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) *n*l**e e i*ter**etaç*o dos dado*.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração *o ras*unho ou na rev*são crítica do conteúd*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação n* aprovação *a ver*ão final do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*r**ina PI, v. *2, n. *, *rt. *, p. 88-105, abr. 2025
</line>
<line>
www4.f*an*t.com.br/revi*ta
</line>
</par>Apontamentos
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Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)