<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 6, art. 1, p. 3-28, j*n. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.22.6.1 </line>
</par>
<par>
<line> Es*ratégia e Gestão de Stakeholder* n* Setor Púb*ic*: Uma An**ise Bibliomét**ca </line>
<line> Strategy *nd Stakehol*er Ma*a*ement in t*e Public Sect**: A Bib*iometric *nal*sis </line>
</par>
<par>
<line> Jo*é *lves do* Santos Júnior </line>
<line> Mestr*do *o PROFIAP pela U***ersidade *ederal de Alago*s </line>
<line> E-mail: jo*e.junior@ara*iraca.ufal.br </line>
<line> Car*os *lberto de Araúj* Oliveira </line>
<line> *es*rado do P**FIAP pe*a U*iversidade *e**ral de Al*goas </line>
<line> E-mail: carlo*.o*iveira@ar*piraca.ufal.*r </line>
<line> Rodrigo Cesar Re*s de *liveira </line>
<line> Dout*r em *dm*nist*ação pela *ni*e*sidade Fe*era* da Bahia </line>
<line> Profe*sor Adjunto da Universidade Fe*eral de Alagoas - *a*p*s *. C. S*mões </line>
<line> *-mai*: *odrigo.oliveira@*e*c.ufa*.br </line>
<line> Madson B*uno da Si**a *onte </line>
<line> Doutor em Engenhar*a de Pr*d*ção pela U**v*rsi*ade Fede*al de Perna**uco </line>
<line> Prof*ssor Ad*unto da Un*vers*dade Fede*al de Ala*oas - Ca*pus A. C. Sim**s </line>
<line> E-mail: ma*son.monte@feac.*fal.*r </line>
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<column>
<row> *ndereço: José Alves d*s *antos J*nior </row>
<row> Un**ersid*de Federal de Alagoas, *ampus *. *. Simões </row>
<row> - Av. Lourival Melo M*ta, S/N, Tab*leiro do Martins, </row>
<row> CEP: 57.07*-900, Ma*e*ó/AL, Brasi*. </row>
<row> Endereço: *arl*s *lbe*to de Araújo O*iveira </row>
<row> Universidade *ederal de *lag*a*, Campu* A. C. Simões </row>
<row> - Av. Louriva* Melo Mota, S/*, Ta**leiro d* Marti*s, </row>
<row> CEP: 5*.0*2-900, *aceió/AL, Brasil. </row>
<row> En*ere*o: Rodrigo Cesar *eis de Oliveira </row>
<row> U*i**rs*dade Fede*al de Alagoa*, Cam*us A. C. Simões </row>
<row> - *v. Lourival *elo Mota, S/N, Tabuleiro do Mart*ns, </row>
<row> *EP: *7.072-900, Maceió/AL, Brasil. </row>
<row> End*reço: M*dso* Bruno da Silva Monte </row>
<row> Unive*sidade Fed*ral *e Alagoas, *ampus A. C. Simões </row>
<row> - Av. Lourival Me*o Mota, S/N, T**uleiro do Martins, </row>
<row> CEP: 57.072-90*, M**ei*/AL, Brasi*. </row>
</column>
<column>
<row> *dit*r-C*e**: Dr. Tonny K*rley d* Alencar </row>
<row> *odrigues </row>
<row> Ar*i*o receb*do em 07/04/2025. Última ver*ã* </row>
<row> r*cebida em 24/*4/2025. Aprovado *m **/0*/2**5. </row>
<row> Avaliado pe*o sistema Triple R*vi*w: a) De*k Review </row>
<row> *elo Edito*-Chefe; e *) Double Blind Review </row>
<row> (avaliação cega po* *ois avaliadore* da área). </row>
<row> Revisão: Gramatic*l, *ormativ* e de Forma*a*ã* </row>
</column>
</par>
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<line> J. A. Santos Júnior, C. A. A. Oliveira, *. C. R. Olive*r*, M. B. S. Monte </line>
<line> 4 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> Es*e estud* d* Revisão Bibliométrica t*m co*o objetivo *na*isar a prod*ção cientí*ica sob*e </line>
<line> * es**até*i* e **stão de *tak*h**der* no s*t*r púb*ico, e*aminando s*a **olução *as últ*mas </line>
</par>
<par>
<line> dua* *é*adas e iden*ificando as </line>
<line> principais t*ndências e lacunas </line>
<line> de pesquisa. O es*udo, com </line>
</par>
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<line> foco na base de dados *copus, utiliza uma metodologia ri*orosa, *aseada na sistematiz*ção de </line>
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<line> pro*oco*o de pe*q*isa d* Tranfield, Denyer e Sma** (200*). A análise b*bliométrica </line>
<line> *ara </line>
</par>
<par>
<line> explorar o tema contou com um corpu* *inal de 1.232 docum*ntos, após a adoção de *odos o* </line>
<line> critérios de incl*são e exclusão. A pesquisa dest*ca o cre*cim*nto significativo da p*odução </line>
</par>
<par>
<line> *ientífica, *om a </line>
<line> partic*paçã* de di*ersos *utores e </line>
<line> instituições *m países como os Est*do* </line>
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<line> Unidos, Reino *nido, Austrália, Chin* e Canadá. O es*udo identific* a importância *a gestão </line>
<line> de stakeho**ers para o suc*sso das polít*cas públicas e a neces*i*ade de *p*imorar práticas de </line>
<line> go*ernança, c*municação e colab*raç*o. * *esquisa conclu* com re*omendaçõ*s para f*turas </line>
</par>
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<line> investigações, e*pl*r*ndo *emas como *s tecnologias em*rg*ntes, * </line>
<line> sustentabi*id*de e </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> *ntegraç*o d* stakeholders m**ginaliz**os. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-ch*v*: Stakehold*rs. S*to* *úblico. Gestão de *r*pos de Interesse. Análise </line>
<line> *ibliométri*a. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
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<line> Th*s Biblio*etric Revi*w s*udy *ims </line>
<line> to </line>
<line> *nalyze the sc*entif*c production on str*tegy *nd </line>
</par>
<par>
<line> *tak*holder mana*ement i* the </line>
<line> p*b*ic sector, ex*m*ni*g *ts ev*lution </line>
<line> ov*r the past *wo </line>
</par>
<par>
<line> deca*es and ide*tifying the main trend* and resear*h gaps. Th* study, focusing on the S**pus </line>
</par>
<par>
<line> databas*, </line>
<line> uses a ri*orous methodology based on the rese*rch protoc*l syst**at*zation by </line>
</par>
<par>
<line> Tran*ield, De***r, and S*art (2003). *he bibliometric a*alys*s *o explo*e *he *opi* incl*d*d a </line>
</par>
<par>
<line> final corpus of 1,232 document*, after adoptin* </line>
<line> *ll inclusion and *xclusion cr*ter*a. The </line>
</par>
<par>
<line> r**e*rch </line>
<line> highli*hts the si*nificant growt* of *cientific production, wit* the *artici*ation of </line>
</par>
<par>
<line> var*ous author* </line>
<line> *nd inst*tutions </line>
<line> *n coun*ries such as the United States, U*ited K**gdom, </line>
</par>
<par>
<line> Austra*ia, Chi*a, *** C*n*da. Th* s*udy id*ntifies the *mpo*ta**e of stakeh*lder management </line>
</par>
<par>
<line> for the succes* </line>
<line> of *ub*ic policies and the </line>
<line> need to im*rove govern*nce, communication, an* </line>
</par>
<par>
<line> c*ll*bor*tion pract*ce*. The *e**arch conclude* w*th recommendations *or future </line>
</par>
<par>
<line> investiga*io*s, </line>
<line> *xplori*g to*ics such a* *me*g*ng technol*g*es, sustainabilit*, and </line>
<line> * ** </line>
</par>
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<line> **tegrat*on of marginalized sta*eholders. </line>
<line> Keywords: Stakeholders. Publ** Sector. Int**e*t Group *anageme*t. B*bli*m**ric An*l*sis. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Teresina, *. 22, n. 6, art. 1, p. 3-28, jun. 202* </line>
<line> www4.Unifs**et.*o*.br/r*vista </line>
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<line> Estratégia * Gestão de *take*olders no Se**r Público: Um* Análise Bib*iométrica </line>
<line> * </line>
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<line> 1 IN*RO*U*ÃO </line>
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<line> * gestão de stake**l*ers vai além da *i**les ide*tifi*açã* e mapea*ento **s *tores. </line>
<line> Ela v**a cons**uir relacionamento* fortes, *as*ados em co*fiança, colabor*ção e comun*cação </line>
</par>
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<line> trans*a*en*e. Es*a </line>
<line> aborda*em co*tribui para a **i**ão de va*or compartilhado, *ument* </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> le*itimidade *as açõ*s *a o**aniz*ção e fortalece sua re*uta*ão (SARTURI; VAL*E, *022). </line>
<line> *or is**, é impresci*dível **e os g**tores co*h*ça* b*m os stakeholders, in*o além de </line>
<line> apenas r**o*hece* se*s pa*éi* e incluindo * co*pr*ensão *e su** *ecessid*des, seus </line>
<line> in*ere*ses e suas circunstâncias (MENEZES; VIEIRA; OLIV*IRA, 2*22). </line>
<line> Não diferente, no setor púb*ico a gestão de stakeh*lders também é um tema *e grande </line>
<line> *elevância, com imp*ic**ões prá*i*as em d*versas *reas da a*mi*i*t*ação *ública, i*clu*n*o a </line>
<line> se*urança e a formul*ção de polític*s vol**das à **s*ent**ilidad*. </line>
<line> S*lvalla*a et al. (2022), const*to* que, *o c*ntex*o d*s mídias sociais, as instituiçõe* </line>
</par>
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<line> púb**c*s podem utiliza* e*sas plata**rmas para </line>
<line> estabe*ecer diálog*s significativ** com seu* </line>
</par>
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<line> st*k*hold*rs. No en*an*o, *lertam *ara o risco de diál*gos mon**ógicos, **e bus*am apenas </line>
<line> c*n*encer o p*blico, sem c*nsiderar *ua* opiniões. *m contra*arti*a, * a*ministr*ção públic* </line>
<line> deve *dotar uma postura dialógica, a*erta ao diál*go * à co*abo*ação na to*ada de *ecis*es, </line>
<line> incentivando a participação at*v* dos stakehol*ers. </line>
<line> Já no terceir* setor, ** orga*izações freque*tem*nte ad**am práticas de ges*ão d* </line>
<line> setor e**resarial pa*a ganhar le*itimidade e me*h*rar sua repu*açã*. N* *ntanto, e*sa busca </line>
</par>
<par>
<line> por legit*midade pod* leva* </line>
<line> a </line>
<line> u* </line>
<line> foc* excessivo em *ndi**dor*s e metas de dese*penho, </line>
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<line> d*svia*do a at*n**o da missão social da organização (LEBEC; DUD*U, 2024). </line>
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<line> No â*bito </line>
<line> da s*gura*ça </line>
<line> públic*, a *est*o de stake*olders *ss*me um* *mpo*tância </line>
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<line> fund*ment*l. F**sdike *t *l. (2024) des*ac*m, ao estudar a segurança das mulheres no </line>
<line> trans**r*e público *u*tral*ano, que a colaboraç*o entre diver*os at*r*s, in**u*ndo lideranças * </line>
<line> *rg*nizações **t*ri*s*itucion*is, é *u*dam*ntal *ara impl*menta* soluções eficazes e g*rantir </line>
<line> um ambi*nte segu*o para todos. </line>
</par>
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<line> Q*ando se tr*ta da imp*ementa**o de requisitos </line>
<line> *e su*tentabili*ade em projetos d* </line>
</par>
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<line> construção, *orgad* * Lins (2024) ressaltam a necessidade </line>
<line> de se fazer uma abord**em </line>
</par>
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<line> co*abo*ati*a, na qual todos os stakeholde*s dese*penham papéis relevantes. As organi*açõ*s </line>
<line> l*der*s de*em adota* práticas susten**veis, ***uanto s*akeholders e**er*os, como inve*tidores </line>
</par>
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<line> e re*uladores, garan*em </line>
<line> que os projet*s sejam des*nvol*idos de forma r*sponsáve*. A </line>
</par>
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<line> co*scientizaç*o e o engaja*ento de todos os *nvolvid*s sã* fundamentais para s*perar </line>
<line> b*rr**ra* e alcan*ar * sucesso. </line>
<line> Rev. F*A, Te*esina PI, v. 22, n. 6, art. 1, *. *-28, jun. 2025 www4.Unif*an*t.com.br/revista </line>
</par>
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<line> J. A. Santo* Júnio*, C. A. A. Oliv*ir*, R. C. R. Oliveira, M. *. S. M*nte </line>
<line> 6 </line>
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<line> Como se vê, os governos inter*gem co* uma *a*a div**sific*d* de *takeholder*, *ada </line>
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<line> um com seus </line>
<line> própri*s i*teresses e expectati*a*, com por exemplo: cidad**s, *o*unidades </line>
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<line> **cais, o*tros entes fed*ra*ivos, mem*ros eleito*, ONGs, *tc. Contudo, apesar de ser um tema </line>
<line> relevante na literatur*, a f*lta d* indic*d*res de de*em*enho específicos *ificul** a realização </line>
<line> de e*t*dos de *ausalidade, o* seja, fica d*fícil *etermin*r com precisão com* a in*l*ên*ia de </line>
<line> cada st*k*holder i*pacta o desempenho do *overno (GOMES; OSBORNE; GU*RN*ERI, </line>
<line> *02*) </line>
<line> Para isso, a *estão dos *take*olders é crucial e o ma*eam*nto adequado permi*e </line>
<line> i*entifica* os *tores-chave que podem infl*encia* ou ser influenciados pela polític* pública, </line>
<line> enqua*t* a a*álise do seu envo*vi*ento poss*bi*ita compreend*r sua* *e**ssidades, </line>
<line> expectativas e po*encial de colab*ração. Esse processo facilita a *on*trução d* alianças </line>
<line> estratégicas, a gestão *e confl*tos * a promo**o de *olítica* p*blicas *ai* efi*azes e alin*adas </line>
<line> co* o* in*ere*ses da sociedade (*ZAJKOWSKI JR., 20*2). </line>
<line> Diante desse contexto, es*e *rti*o busca *nve*tiga* como os e*tudos so*r* estratégia e </line>
<line> gestão de stakehol*er* n* set*r público evolu*ram nas últim*s d*a* dé*ada* e qu**s s*o as </line>
</par>
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<line> princ*pai* tendências </line>
<line> na lite*atura. O objetivo é anali**r a produç*o científica s*bre ***a, o </line>
</par>
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<line> ident*fi*ando tendências, pa*rões de *olaboraçã* e la*una* de *esquis* por m*io de uma </line>
<line> abordage* bibliométrica. Espe*a-se que * leito* reconheça os princip*is autores, instituições e </line>
<line> pa*ses que co*tribuem para a áre*, assim como as *ubl*caç*es e *emas mais r**evantes, além </line>
<line> d* compreender os tópicos *ecorrente* * eme*gentes, e *s áreas ain*a p*uco exp*oradas. </line>
<line> * REFERENCIAL TEÓRIC* </line>
</par>
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<line> Uma das definiç*es mai* u**li*ada* é a de **eeman, que define *tak**olders </line>
<line> como </line>
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<line> "grupos ou indivíduos que *odem afetar ou são a*etados pela *onsecução *os objetivos *a </line>
</par>
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<line> *rganizaç*o" (FRE**AN, 201*). E*sa def*nição destaca a relação *i*i****onal *ntre </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> organização * seus st*ke*olders, reconhecen*o que *s *ções da organização pode* im*actar </line>
<line> di*er**s gr*pos e indivíduos, e que es*es, po* s*a vez, podem influenci*r o alc*nce d*s </line>
<line> objetivos *r*an**acio*ais (*ALLE; SARTURI, 2022). </line>
<line> A geração de valor ta*bém é *m conceito fu*damen*al para a compr**ns*o da teoria </line>
</par>
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<line> dos *takeholders. A t*oria defende que a </line>
<line> criação d* valo* *stá no </line>
<line> cerne das atividades </line>
</par>
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<line> e*p*esa*iais q*e as e </line>
<line> empresas devem bus*ar maximi*ar o valor gerado pa** todos os se*s </line>
</par>
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<line> stakeholders, não se limitando apen*s aos acionistas, mas consi*erando todos os </line>
<line> grupos </line>
</par>
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<line> e*volvidos ou impactado* </line>
<line> pelas *perações da o*g*n***ção, *ue p*dem ser c*ientes, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 6, art. 1, p. 3-28, jun. 2025 </line>
<line> w*w4.*nifsanet.com.br/revist* </line>
</par>
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<par>
<line> Es*ratégia e Gestão de Stakehol**rs no Se*** *ú*lico: U*a *nál*se Bibliomét**ca </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> funci*nários, *ornece*or*s, comunidade, g*verno, entre outros. Além *isso, a *oc*iação de </line>
<line> valor po*e levar a *i*ersos *enefícios, como *umento da satisfação dos grupos de in*eres*e, </line>
<line> mai*r inov*ção, *elhor desem*enho org*ni*acional e maior sust*ntabilidade (LEANDRO; </line>
<line> RIB*IRO, **22). </line>
<line> A teoria d*s st*keho*de*s *v*lui* a* longo do temp*, abrangendo n** apena* a ge**ão </line>
</par>
<par>
<line> de intere*ses </line>
<line> priva*os, mas também su* aplica*ão em c*nários públicos. Essa expan*ã* </line>
</par>
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<line> *essalta a *ecess*dade de u*a abo*d*gem inclusiva e participati*a p*** lidar com as </line>
</par>
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<line> complex*s relações entre gov*r*o, </line>
<line> cidadã*s e orga*izaçõ*s (**EE*AN; HARRI*ON; </line>
</par>
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<line> WICK*, 2021). </line>
</par>
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<line> No setor *úbli**, * teoria *esempenha um papel *ssencia* </line>
<line> na compreensão *os </line>
</par>
<par>
<line> pro*e**os de </line>
<line> formulação * imple*e*tação de políti*as públ*cas, abord*ndo interesses </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> v*lores diversos. A participa*ão dos stakeholders é vista *omo um mecanism* para au*entar </line>
<line> a *egi*imidade e efic*cia d*s *ecisões *overnamentais (BRYSO*; C*OSBY; BL*OMBE*G, </line>
<line> 2*17). </line>
<line> A aplicação de*sa teoria no setor p*blico *emanda u*a a*álise cuidadosa do pod*r e </line>
<line> influ*ncia *x*rcidos p*los di*ers*s grupos de stakeholde*s, *ss*m como do g*au de *ntere*se </line>
</par>
<par>
<line> de cada um nas decisões *ol*ticas. Essas </line>
<line> *n*lise* permit*m q*e ge*tores públicos ado*em </line>
</par>
<par>
<line> alocações estr*tégicas de açõ*s e recursos, prom*vendo maior ef*c*ência (MENDELOW, </line>
</par>
<par>
<line> *020). </line>
<line> Ademais, * gov*rnança púb*ica c**temporânea exige uma abo*dagem fund*menta** </line>
</par>
<par>
<line> nos p*incípios dess* teoria, destac*ndo a importância da colaboração *ntre governo, so*iedade </line>
<line> civil e setor privado na busca de soluç**s pa** desafios complexos (BO*AI**; LÖFF*ER, </line>
<line> 2018). </line>
<line> Nesse contexto, a teoria dos stakeholders também sublinha a n*ce*s*dad* de equilibrar </line>
<line> *s *nteresse* div*rgentes dos diferentes grupos en*olvidos. Esse equilíbrio é ess*ncial *a*a </line>
</par>
<par>
<line> *ue decisõe* se*am tomadas de forma *usta e trans**rente, ga*a*tindo a sus*enta**lidade </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> longo prazo, *s*ecialmente no setor públ*co (C*ARKSON, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> A diversidade *e sta*eholde*s é um el*mento </line>
<line> essencial </line>
<line> para </line>
<line> impulsionar tanto </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sustentabilidade quanto a *novação dentro das *rganiz*çõ*s. Ao in*o**or*r di*erentes </line>
<line> perspectivas e interess*s, é po*sível toma* dec*sõ*s *ais robustas e inclusivas, o q*e se *o*na </line>
</par>
<par>
<line> *inda **is *elevante </line>
<line> em c*nári** comple*os, como o *et*r públ*co (MITCHELL; AGLE; </line>
</par>
<par>
<line> WOOD, 2*2*). *essa perspectiv*, </line>
<line> a di*ersidade n*o se limita à </line>
<line> variedade de *ru*os </line>
</par>
<par>
<line> *nvolvidos, mas abrange *ambém a mu*tiplicida*e </line>
<line> de </line>
<line> valores, expectativas e nec*ssid*des </line>
</par>
<par>
<line> re*res*ntados por es**s stakeh*lde*s. No setor públ*co, esse reconhe*imento é </line>
<line> fund*mental </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Te**sina PI, v. 2*, n. 6, art. 1, p. 3-28, jun. 2025 *ww4.U*if*a*et.co*.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. Santos J*nior, C. A. *. *live*ra, R. C. R. O**veira, M. B. S. Monte </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pa*a qu* as *olít*cas *úbl*cas consi*am a*ender às ampla* dem*ndas sociais (H*RR*SON; </line>
<line> WICKS, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> A*ém disso, t*oria dos stak*h*lders precisa *voluir para abarca* uma vi*ão mais a </line>
</par>
<par>
<line> ampla d* diversidade, levand* *m conta *ão ap**as </line>
<line> questõe* de id*nti*ade, ma* também as </line>
</par>
<par>
<line> d*nâm*cas </line>
<line> *e poder </line>
<line> e influência *n*re o* gru**s. Ess* am*lia*ão é partic*lar*ente </line>
</par>
<par>
<line> s**nific*tiva no </line>
<line> seto* públi*o, ond* a **omoção da </line>
<line> equida** * da ju*tiça é uma **ioridade </line>
</par>
<par>
<line> c*ntral (DONALDSON; PR*STON, 2*18). </line>
<line> * e*etiva i*c**são de gru*os margin*lizados na *omada de decisão é fundament*l para </line>
</par>
<par>
<line> *romover j**tiça s*ci*l e equidade. No </line>
<line> seto* públ*co, is*o exige o dese*vo*vimento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mecani*mos que </line>
<line> assegurem * *articipação ativa *e comuni*ades h*storicam*nte </line>
</par>
<par>
<line> desfavorec*das (FRASER, 2021). </line>
<line> * *nclusão de gru*os ma*g**ali*a*o* *rec*sa i* **ém do caráter sim*ólico, tornando-se </line>
</par>
<par>
<line> efeti**mente substant*va. Para isso, é *ssencial </line>
<line> *stabel*cer espaços </line>
<line> *eliberativos que </line>
</par>
<par>
<line> permit*m que essas vo**s excluídas influenci*m de maneira direta tanto *s po**ticas p*blicas </line>
<line> quanto as prá*icas institucionais (YO*NG, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> A concep*ão </line>
<line> d* justiç* como equidade e*f**iza que </line>
<line> as in*tituições públicas d*vem </line>
</par>
<par>
<line> colocar como prioridade a inclusão </line>
<line> de grupos *a*ginalizados, as*egurando que **a* </line>
</par>
<par>
<line> de*anda* *ontos de vista sejam d*vi*amente integrados no plan*jame*to e execuçã* e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pol*t*cas públicas (RAWLS; KELLY, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> * pa*ticipação ef*ti*a *e grupos m*rginalizado* * um ele**n*o essencial p*ra avaliar </line>
<line> o desenvolvim*n*o so*ial. No **tor público, isso requer a imple*ent*ção de *olít*cas vo**a*as </line>
</par>
<par>
<line> à eliminação de barreiras estrutur*i* à promoçã* da inc*u*ão e </line>
<line> ativ* d*sses grup*s (SEN, </line>
</par>
<par>
<line> 2020). </line>
</par>
<par>
<line> O B*g Data tem *esempenh*do um papel transform*dor ** **mada de d*cisão por </line>
<line> org*niz*çõ*s e governos, oferecen*o a cap**idade de analisar grandes vo*umes de dados em </line>
<line> tempo rea*. *a esfer* públic*, *s*a *ecnologia se *estaca p*la efi*i*nc*a *o reconh**imento e </line>
<line> engaja*en*o de stak*holders, possibilitando a pe*son*lizaç*o *e s*rviços e polític*s *ara </line>
</par>
<par>
<line> atende* às necessida**s espec*ficas </line>
<line> de ***erentes grup*s (**YER-**HÖN*ERGER; </line>
</par>
<par>
<line> CUKIER, 202*). </line>
</par>
<par>
<line> Al*m do mais, o us* do Big Data pod* melhorar significativam**te a tra*s*arê*ci* e a </line>
</par>
<par>
<line> accountability no setor p*blico, ao mesmo tempo </line>
<line> em que facil*t* a </line>
<line> identif*cação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> st*keholders mar*inalizados, **jas perspectiv*s muitas vezes nã* sã* capt*das </line>
<line> por métodos </line>
</par>
<par>
<line> tradicionais *e *oleta de dados (GEORGE; HAAS; PENTLAND, 20*9). No en*anto, para </line>
</par>
<par>
<line> gara*t** o uso responsá*el *essa t**n*logia, é es*encial q*e sua aplic*ção sej* *uia*a </line>
<line> *o r </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sin*, v. 2*, n. 6, art. 1, p. 3-28, jun. 202* *ww4.Unifsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Estrat*gia e Gestão d* Stakeh*ld*rs no Setor P*blic*: Uma Análise Bibl*om*trica </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> princípios éticos qu* protej*m a privacidade e os direitos dos cidadãos. Ass*m, é </line>
<line> *nd*spensável a criação de frameworks capazes *e integrar *iferen**s fontes de dados, </line>
<line> promoven*o u*a gestão de sta*e*olde*s i*clusiva e *ficien*e (KITCHIN, 202*). </line>
<line> A *nteligên**a Art*ficial (IA) p*ssui um gra*d* poten*ial *ara transformar * gestão de </line>
</par>
<par>
<line> s*akeholders *o se*or público. Com sua capacidade de automat*zar *rocessos </line>
<line> de análise </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> prever necessidades, I* facilita * c*municaç*o *ersonal*zada com dife*entes grup** de a </line>
<line> inte*e*se, pr*movendo maio* eficiência e *ficácia *as interações (BRYNJOLFSSO*; </line>
<line> MCAFEE, 2021). </line>
<line> Adici*nal*en*e, a IA pode ser uma fer*amenta *al*os* pa*a mapear e priorizar </line>
<line> stakeho*d*rs, *onsider*ndo seus níveis de infl*ênc*a e i*t*resse. Essa fu*ci*nalidad* permit* </line>
<line> *ue gesto*e* públicos di*ecionem recursos de m**eira mais es*ratégica e efi*iente, *tim*zando </line>
<line> os processos de toma*a *e deci*ão (D*VENPORT; RONAN*I, 20*8). </line>
<line> No entanto, a *plica**o da *A ** *etor *úbl*c* tamb*m enfrenta desafi*s étic*s </line>
</par>
<par>
<line> significativos. É imprescindível garanti* que o* si*temas de IA seja* desenv*lvidos </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> imp*em*ntados de forma just*, trans*arente e inclusiva, especialmente </line>
<line> quan*o utilizados na </line>
</par>
<par>
<line> gestão de stake*olde** diversos e marginalizados (FLO*IDI, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Para que </line>
<line> a IA contribua efetivamente para a *dentificação * inclu*ão d* </line>
<line> grup** </line>
</par>
<par>
<line> ma*gin**izados n* formulaç*o de políticas públicas, é indispensável o desenvolvimen*o de </line>
<line> algoritm** proj*tados para evi*ar vieses e promover a equidade, fo*talec**do assim o i*pact* </line>
<line> socia* *essa* iniciativas (CATH, 2*18). </line>
<line> Uma gestão *ficaz de stakeholders exige a ***lementação ** medidas que respondam </line>
</par>
<par>
<line> a qu*s*ões fu*damenta*s: i) *uem são </line>
<line> os stakeholders *nvolvidos; ii) que desafios ou </line>
</par>
<par>
<line> opor*unidades </line>
<line> *sses **ores trazem par* a organização; iii) quais são as re*ponsabili*ades </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> organizaçã* em relação esse* st**eholders; e iv) q*ais estratégias ou aç*es a or*aniz*ção a </line>
<line> d*ve adotar em relação a es*e* atores. Além disso, um p*nto crucial relacionado à teo*ia *os </line>
</par>
<par>
<line> stakehol*ers é o p*pel das instituiçõe* ou ** contexto *ns*itucional, *ue inf*uencia tanto </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> comportame*t* da* organ*za*ões quanto o *os stakeholders, m**dan*o *s interaçõ*s e a* </line>
<line> expectativ*s entre ambos (MENEZES; *IEI*A; OLIVEIRA, 20*2). </line>
</par>
<par>
<line> A ide*t*ficação precisa </line>
<line> dos s*ake*olders e seus papéis também é e*senc*al </line>
<line> *a r a </line>
</par>
<par>
<line> gara*tir uma gest*o mais eficien*e e * ger*ção </line>
<line> de valo* pa*a *odos *s envolvidos. Três </line>
</par>
<par>
<line> modelos de *la*sif*caçã* s*o mais c*mumente </line>
<line> uti*izados: i) c*m base em *e* potencial </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> ameaça ou coop*ração; ii) com base em *eus atribu*os d* *oder, legitimidade e urgê*cia; e iii) </line>
<line> **m base no t*p* de *nfluên*i* que *s stakeholders *xercem na tomada de decisões do </line>
<line> govern* (MEN*ZES; VIEIRA, 2022). </line>
<line> Rev. FSA, ***esi*a PI, v. *2, n. 6, art. 1, p. 3-28, ju*. 2*25 *ww4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. Santos Júnior, *. A. *. Oliveira, R. C. R. Oliveira, M. B. S. M*nte </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> O mape*ment* dos *takeholders permite ide*tific*r os a*ores-cha*e que p*dem </line>
<line> influe*cia* *u ser *nfluen*i*do* p*la pol*tica *úbli*a, enquanto a análise do **u envo*v*mento </line>
<line> possib*lita com*reender sua* necessida*es, expectativas e potenci*l de col*bor*ção. Esse </line>
<line> *roces*o f*cilita a c*nstrução de ali*nças estratégicas, a g*stão *e confl*tos e a promoção *e </line>
<line> políticas públicas mai* eficaz** e ali*had*s com os interess** da sociedade (CZAJKOWSKI </line>
<line> JR. 202*). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse *o*to, é importante mencion** conceito de s*liência de stakeholders trazido o </line>
<line> por Mitc*ell e Agle (1**7), o qual não se c*nf**de com a identifi*ação de stakeh*l*er*. Em </line>
</par>
<par>
<line> **sê*cia, a *den*ifi*ação de </line>
<line> *take**lders res*o*de * pergunta "Quem *ão </line>
<line> *os s *s </line>
</par>
<par>
<line> stakeholde*s?", enquanto a saliência de *takeholder* respo*de à pergunt* "Q*ais sta*eholders </line>
</par>
<par>
<line> realmen*e </line>
<line> *mportam?". Em síntese, t*a*a-se de u* conceito *inâmico e *epen**nte </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> p*rce*ç** dos gestores, uma v*z que importância *elativa dos g*upos a </line>
<line> d* </line>
<line> interesse **de </line>
</par>
<par>
<line> mudar com o tempo e em dif*rent*s con*extos, *epen*endo de como os gest*r*s avaliam seu </line>
<line> **der, legiti*id*de e urgência *m um *e*erm**ado mo*ento. </line>
<line> Em contratações públicas, a *estão eficie*te dos *t*k*holders intern*s é d* *xt*ema </line>
<line> importância, devido ao conhe*imento profundo *ue possuem da or**nizaç*o, o que permi*e a </line>
<line> *efinição prec*sa do* termos *ontratuais e a co*se*uente otimiza*ão do **o de *ecursos. *ua </line>
</par>
<par>
<line> partic*paçã* *m </line>
<line> to*as as fases do pr*cesso assegur* *ransparên*ia, controle e o bom </line>
</par>
<par>
<line> desempenho *as con*ra*açõe*, alinhando *xpe*tativas e fo*entando sol*ções inovadoras. A* </line>
</par>
<par>
<line> atuarem *omo in*er**diários entre a a*mi**stra*ão e os cidadão*, *sses </line>
<line> stakeho*ders </line>
</par>
<par>
<line> garantem que os s*rviço* contrat*dos respond*m efetiva*ente às ne*essidades d* popu*aç*o, </line>
<line> pro*ovendo * qua**dad* d* vi*a e o bem-es*ar s*cial (RODRIGU*S; REIS, 2023). </line>
<line> Nesse contexto, faz-se necessá*ia a a*oção de uma abordagem colabor*tiv*, **aptável </line>
<line> e tra*sparente, que considere os interesses de todos os stakehold*rs, não apena* dos a*ioni*t*s </line>
<line> o* financiadore*. Um plano de *omuni**ção ef*caz é i*pres*indível para manter os </line>
<line> sta*ehol*ers info**ados durante todo o pr*cess* (LARSSON; LA*SS*N, 2020). A criação </line>
</par>
<par>
<line> conju*ta de soluçõe* que </line>
<line> *enef*ciem todos os stak*h*lders permite uma dis*ribu*ção </line>
</par>
<par>
<line> equilib*ada de riscos * *esponsabilidades, especi**men*e em projet*s de *rande es*ala ou com </line>
<line> a*to grau de ince*t*za (BUSC* et *l., 2024). </line>
</par>
<par>
<line> Diante d* exp*st*, f*ca </line>
<line> *laro que a g*stão </line>
<line> de st*ke*old*rs no </line>
<line> s*to* p*blico tem </line>
</par>
<par>
<line> implicações práticas sign*fi**tiv*s *m várias áreas da *dministr*ção púb*ica, como segurança </line>
</par>
<par>
<line> e a formulação </line>
<line> de polític*s voltadas sustent*bilidade. Por essa *azão, a impl*m*nta*ã* à </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> estratégia* *fic*ze* de g*stão de stake*old*rs é fun**mental **r* assegurar o fortalecimento </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 6, a**. 1, p. 3-28, jun. 2*25 ww*4.Unifs*net.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Estrat*gi* e Ge**ão de Sta*eholder* *o Setor Público: Uma Análise B*bliométrica </line>
<line> 11 </line>
</par>
<par>
<line> da* instituições públi*as, p*o*ovendo m*ior eficiência, transparênci* * a*inham*nto c** as </line>
<line> necess*dade* e expectativas ** *oc*edade. </line>
<line> 3 *ET*DOLOG*A </line>
<line> Esta seção te* como **opósito *etalhar o proc*sso **tod*l*gic* utilizado nesta </line>
<line> pesquisa, assegu*and* a e*tr*ção ade**a** d* corpus e permiti*do que outros pes*u***d*r*s </line>
<line> possa* reprod*zir este trabalho c*m precisão. </line>
<line> A m*to*ologia deste estudo bibliométr*co segue o protocolo *e Tranfield, Den*e* e </line>
<line> S*art (2003), que é *ividido em três fa*es: a) Planeja*ento: d*fine a nec**sidade e o esco*o </line>
</par>
<par>
<line> *a rev*são; *) Execução: c**p*sta por vári*s etapas, es*a fa*e *oc* na realiz**ão da </line>
<line> re*isão </line>
</par>
<par>
<line> pro*ri*mente dita; c) D*ssemina*ão: e*vol*e a elabo*ação de um relatório deta*hado com os </line>
<line> *esultados da *ev*são e su*s recomendaçõ*s. </line>
<line> De ac*rdo co* Do*th* et al. (2*21), a bibl**metria é *mplamente u*ilizada e </line>
<line> reconhecida p*r s*a precis*o na in*estig*ção * análise d* gra*des quanti*ade* de da*o* </line>
</par>
<par>
<line> cie*t**ic*s, pos*i**lit*ndo </line>
<line> a comp**en*ão detalhada das mud*n*as dentr* *e um ca*po </line>
</par>
<par>
<line> esp**ífico, além de identi*icar novas *reas de des*nvolvimento. </line>
<line> Co*ple**ntando essa percepção, Lim e Kumar (20*4) d**tacam que, apesa* de a </line>
<line> an*lise bib*iométrica s*r essencialmente quanti**t*va e objet*va, ela requer *nterpretação. *sse </line>
<line> pr*cesso de interpreta*ão adic*o*a um *omponente subjetivo, co*ver*endo *ados bru*os em </line>
<line> *nsi*hts v*liosos. </line>
<line> A sistema*ização do prot*colo *esta pesquis* b*bli*métrica está *et*lhada no diagra*a </line>
<line> apre**n**do na Figura 1, que il*stra passo a passo *s trê* etap*s deste método. A primei*a </line>
<line> eta*a é o planejamento da re*isão, seguida pel* e*ecução prá*ica *, por fi*, a di*ulgação *os </line>
<line> result*dos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 22, n. 6, art. 1, p. 3-28, jun. 2*25 </line>
<line> ww*4.Unifsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> J. A. Santos Jú*ior, C. A. A. Oliv*i*a, R. C. R. Ol*veir*, M. B. S. Mont* </row>
<row> Figur* 1 - Sistematiz*ção do p*otocolo *e pesquisa </row>
<row> SISTEM*TIZA*ÃO DO P*OTOCOLODEPESQU*SA </row>
<row> Visão Geral ** Pesquisa Científ*ca sobre Estratégia e G*stãa* de S*akeholdersno Setor Público: Uma Revisão Bibliométrica. </row>
<row> Pergunta *e Pesqu*sa: </row>
<row> Comoa *s*ratégia e gestãode stak*ho*dersno*etor pú*licot*m *voluíd**olongodasúl*imasduas*é*adas, e qu*is </row>
<row> sãoasprinc*paistendênciasident**ic*da*na literatura? </row>
<row> **jetivo Centra*: </row>
<row> Analis*r a p*odução *ientífica sobre estraté*ia e *estã* d*stak*h*ld*rsno setor públ*co, identificando tendên**as, *adrõesde </row>
<row> *olabo*açã* e lacunasde pe*quisa *través*e um* abor*agem biblio*ét*ica. </row>
<row> Funda*en*ação Teó*ica </row>
<row> Proc*sso de *ons*rução do Cor*us </row>
<row> F*m da P*i*eira Etapa Início da Segunda Et*pa </row>
<row> Definiçãode Palav*as-c*ave a Serem Pes*uisadas </row>
<row> Scopus- SC </row>
<row> Aplicaç*o d* Filtros: Termos-chave: ( *ITLE-ABS-KEY( "Estrat*gia </row>
<row> Corporativa" ) O* T*TLE-ABS-KEY( co*po*ate AND strat*gy ) *R </row>
</column>
<par>
<line> String: TITL*-A*S-K*Y </line>
<line> "pa*t**in*eressa*as" ) OR *ITLE-ABS-KEY( stakeholder* ) ) </line>
<line> Busc* In*cial na Ba*e d* Dados: 10.136docume***s. </line>
</par>
<par>
<line> **.136 D*c*mentos </line>
<line> *oc*ment o* Incl*ídos Filt rad** po*: Ma**ge*ent AND publi* AND </line>
</par>
<par>
<line> O*tr*sFilt*os: 6.925 documentos </line>
<line> a*minist ra* ion OR governm*nt </line>
<line> 3.211 document o* </line>
</par>
<par>
<line> Livro, Ca*ítu*o de *ivro e Conferência: </line>
<line> Inclusão de Artigo* e Revisões: 2.736 documentos </line>
</par>
<par>
<line> 475 d*cume*t*s </line>
<line> Documento* inclui*do som*nte a*tigos e rev**ões em estágio final </line>
</par>
<par>
<line> O*trosAcessos: 8* documen*os </line>
<line> de publicação: 2.6*9 documerntos </line>
</par>
<par>
<line> OutrosAcesso*: 1.417 doc*m*n*os </line>
<line> Documen*os I*cluí*os de Acesso *berto: 1.23* d*cumenos </line>
<line> Total deA*tigos Após a A*oção d*sCritérios de S*leção: </line>
<line> *.23* a*ti*os </line>
</par>
<par>
<line> A**i**sDuplicados: 0 a*ticles </line>
<line> Não-dupl*cados: 1.*32 artig*s </line>
</par>
<par>
<line> **ício da Terceira Etapa </line>
<line> In*cio da Terceira Etapa </line>
</par>
<par>
<line> Pr*meira *as*: Análise Detalhada </line>
<line> Segunda Fase: Análise Profunda </line>
</par>
<column>
<row> TITLE-A*S-*EY( organi*ati*nal *NDstr*t*gy ) *ND TITL*-ABS-KEY( </row>
<row> CorpusFinal Sel*cio*ado: 1.**2 artigos </row>
<row> F*m da T*rce*ra E*apa </row>
<row> Fonte: Adap*ado de Transfield, D*n*er e Smart (2003). </row>
</column>
<column>
<row> 12 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 22, n. 6, a*t. 1, p. 3-28, j*n. **25 </line>
<line> www*.Unif*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *stra**gia e Ges*** de Stakehol*ers *o Setor Públ*co: Uma Análise Bibl*ométrica </line>
<line> 13 </line>
</par>
<par>
<line> Essa metodol*gia assegura </line>
<line> que a R*v*são Bibliométrica seja c*nduzida de form* </line>
</par>
<par>
<line> abra*gen*e e impa*cial, proporcio*ando uma valiosa contribu**ã* p*r* a temática E*trat***a e </line>
<line> Ge*tão de St*kehold*rs no S*tor P*blic*. </line>
<line> O* dad*s fo*am analisados através do Microsof* *xcel e de ferramentas bib**ométricas </line>
<line> como VOSviewer versão 1.6.20. Com base nas ferrame*t*s pr*porcionadas pelo VOSviewer </line>
<line> v*rsão 1.6.20, fo* poss*vel cr*ar * *xplora* mapas de *ede* por *eio do acop*am*nto </line>
<line> bibliográ**co (CAMARGO; JUST*, 2018; VAN ECK; WALTMAN, 2022). </line>
<line> 3.1. Font* de Coleta *os Estudos Primários </line>
<line> O* arti*o* **ra esta pesquisa fo*am colet*dos na ba*e de dados *co*us, abran*endo * </line>
<line> período de 1993 * 2024. A escolha por esta b*se se d*ve à sua *at*re*a inte*disc*plina* e à sua </line>
<line> capacidad* de cobrir u*a *mpla gama de áreas d* *onhecimento. A Scopus contém mais de </line>
<line> 1,* *ilh*o de citaçõ*s d**umentadas (EL*EVIER, 2**4) e oferece acesso gratuit* a **a </line>
<line> vasta va*iedade de *eriódicos *c*dêmicos, abrangendo mais de 250 discip*inas. </line>
<line> A escolha pela coleç*o pri*cipal da ***e de d*dos Scopus se justifica pela </line>
</par>
<par>
<line> *ossib*lidade de </line>
<line> aplicar filtros avançado*, que oferecem uma ampl* varieda** </line>
<line> de variáveis </line>
</par>
<par>
<line> (rótulo* de campo). Is*o p*rmite exportação de resultados com me*a**dos bibl*ográfi*o* * </line>
</par>
<par>
<line> det*lhados, inc*uind* as referências citadas nos a*tigos, en*iq**ce*do sig*ificativamente </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa a*adêmica. </line>
</par>
<par>
<line> 3.2. **it*rios de S*leção dos Estu*os do C*rp*s </line>
</par>
<par>
<line> Segundo *r*nfiel, Den*e* e *mart (2003), o* critérios de inclusão **ra u*a Revisão </line>
<line> da Literatura *ev*m ser rigor**o*, inc**i*do ap*nas *studo* q*e atendam plenamente a*s </line>
<line> critério* pré-*e*inidos. Es*es cr*térios são b*seados na* palavras-ch*ve *elacionadas ao </line>
<line> fenômeno es*udado, or**ntando os pesq*i*adores na resposta à qu*stão de p**quisa. </line>
<line> Os critér*os de inclusão utilizados foram: (a) F*ltrados p*r: (TITL*-*BS-KEY ( </line>
<line> "Es*ratégi* Corp*r**iva" ) OR TITLE-ABS-K*Y ( cor*ora*e AN* strategy ) OR *I*L*- </line>
<line> ABS-KEY ( organizati*nal AN* *t*ategy ) AND TITLE-ABS-KEY ( "partes interessadas" ) </line>
<line> OR TITL*-ABS-KEY ( sta*eho*der* ) ); (b) Somente ar*i*os c**nt*f*cos; (c) S*mente artigos </line>
<line> de revisão s*stemática; (d) Somente documento* em est*gio final *e **b*ic*ç*o; (*) Somente </line>
</par>
<par>
<line> documentos com **vre *cesso. </line>
<line> *pós a apl*cação dos f*ltros f*ram en*ontrados 1.232 </line>
</par>
<par>
<line> *ocumentos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 22, n. *, art. 1, p. *-28, jun. 2025 </line>
<line> www4.Un*fsanet.com.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. Santo* Jún***, C. A. A. Oliveira, R. *. R. Oliveira, M. *. S. Monte </line>
<line> 14 </line>
</par>
<par>
<line> 3.*. Definição das Palav*as-Chave * String d* Busca </line>
</par>
<par>
<line> As palavras-*have selecionadas </line>
<line> fora* der*vadas da ques*ão de *esquisa a*re*en*ad* </line>
</par>
<par>
<line> na seção inicial deste estu*o. A ques*ão central *nvestig* a dinâmica e*tre os termo* </line>
<line> principais: "Estratégi* e Gestão de Stak*hold*rs no Setor *úblico". </line>
<line> Nas pa*avras *entr*is e os seus **spect*vos sinôni*os, formu*ou-** a segui*te strin* </line>
<line> de busca, u*ilizando-se os c**ectores "AND" e "OR": </line>
</par>
<par>
<line> ( ( TITL*-*BS-KEY ( "Estrat&#233;gia Corporativ*" ) OR TI*LE-ABS-K*Y </line>
<line> ( </line>
</par>
<par>
<line> corpor*te AND s*ra**gy ) OR T*TLE-ABS-KEY ( or*a*iz*ti**al AND strategy ) AND TI*LE- </line>
</par>
<par>
<line> *BS-KEY ( "pa*tes inte*essadas" ) O* TITLE-ABS-*EY ( stakeholder* ) ) ) AND </line>
<line> ( </line>
</par>
<par>
<line> management AND public *ND admin**tration OR </line>
<line> govern*en* ) AND ( LIMIT-T* </line>
<line> ( </line>
</par>
<par>
<line> DOCTYPE , "*r" ) OR </line>
<line> LIM*T-TO ( D*CTYPE , "re" ) ) AND ( LIM*T-TO ( **BSTA*E , </line>
</par>
<par>
<line> "fi*al" ) ) *ND ( LI**T-TO ( OA , "all" ) ) </line>
</par>
<par>
<line> Os termos pr**iamente definidos par* a formula*ão da **ring *e </line>
<line> busca **ram </line>
</par>
<par>
<line> *plicados na base de dados S**pus, conforme ilu*tra*o na *abe*a 1. </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 1- String de Busca e número d* artigos em ** de setembro *e 2024. </line>
</par>
<par>
<line> **ri*g </line>
<line> B*** </line>
<line> Resultado* </line>
</par>
<par>
<line> ( TIT*E-ABS-KEY ( "Estratégi* C*rporativa" ) OR TITLE-A**-KEY ( *orpo**te AND *trateg* ) O* TITLE-ABS-KEY ( organization** AND *trategy ) AND TITLE-ABS-KEY ( "partes in**re*sa*as" ) OR T*TLE-A*S- *EY ( **akeholde** ) ) </line>
<line> Sc*pus </line>
<line> *0.136 </line>
</par>
<par>
<line> ( ( T*TL*-ABS-KEY ( "Es*r*tégia *orpo*ativa" ) OR TITLE-**S-KEY ( corp*rate AND st*ategy ) OR TI*LE-ABS-KEY ( org*nizati*nal AND strate*y ) A*D TI*LE-ABS-KEY ( "partes inter*ssadas" ) OR TI**E-ABS- KEY ( stake***der* ) ) ) AND ( management *ND publi* AND administr**ion OR gov*r*m*n* ) </line>
<line> Scopus </line>
<line> * .2 * 1 </line>
</par>
<par>
<line> ( ( TITLE-*B*-KEY ( "Es*rat&#2*3;gia Corporativa" ) *R TI**E-ABS-K*Y ( corporate A*D strategy ) OR TITLE-ABS-KEY ( org*nizational AND strateg* ) AN* TITLE-ABS-KEY ( "partes *nteress**as" ) OR **TLE-ABS-KEY ( st*keholder* ) ) ) *ND ( m*nageme*t AND public A*D ad*inis**a*ion OR go*ern*ent ) A*D ( LIMIT-TO ( DOCT*PE , "ar" ) OR LIMIT-TO ( DOCTYPE , "re" ) ) </line>
<line> Sc*pus </line>
<line> * .7 3 6 </line>
</par>
<par>
<line> ( ( T*TLE-ABS-*EY ( "Estrat&#233;gi* Corporat*va" ) OR T*TLE-ABS-KEY ( *orporate A** st*a*egy ) O* TITLE-ABS-*E* ( org*niza*ional AN* s*rateg* ) AND *ITLE-ABS-KEY ( "partes int*ressada*" ) OR TITLE-ABS-KEY ( sta*eholder* ) ) ) A*D ( *anagement AND pu**ic A*D ad*inistrati*n OR *overn*ent ) AND ( LIMIT-TO ( D*CTYPE , "ar" ) OR LIMIT-TO ( DOCTYPE , "re" ) ) A*D ( LIMIT-TO ( PUBSTAG* , "final" ) ) </line>
<line> Scopus </line>
<line> 2 .4 6 9 </line>
</par>
<par>
<line> ( ( TITLE-ABS-KEY ( "Estrat&#233;gia Cor*orat*va" ) OR TI*LE-ABS-KEY ( cor*or*te AND strategy ) OR T*TLE-AB*-KEY ( organizational AN* *trat*gy ) AND TITLE-ABS-*EY ( "partes inte*e*sadas" ) O* TITLE-ABS-KEY ( stak*hol*er* ) ) ) AND ( management *ND publ*c AND administration OR governmen* ) AND ( LIMIT-TO ( D***YPE , "ar" ) OR L*MIT-*O ( DOCTYPE , "re" ) ) *ND ( LIMIT-TO ( PUBSTAGE , "*i**l" ) ) AND ( LI*IT- TO ( O* , "*ll" ) ) </line>
<line> Scopu* </line>
<line> 1 .2 3 2 </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Elab**ado *elos Auto*es. </line>
</par>
<par>
<line> **v. FSA, Teresina, v. 22, n. 6, a*t. 1, p. 3-*8, jun. 2025 </line>
<line> www4.Unifsa*et.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *str*tégia e Gestão de Sta**ho*ders no Setor Público: Uma Análise Bibliométrica </line>
<line> 15 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESULTADOS * DISCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> Ne*ta fase, </line>
<line> avaliamos </line>
<line> um to*al de 1.232 a*tigos, denomina*os e*tu*os primário*, </line>
</par>
<par>
<line> publicados em 600 periódicos. Os indicadores f*ram extraídos utilizando o softwa** </line>
<line> Vosviewer, e pl**ilh* *ic*osoft E*cel, com dados obt*do* na ba** de *eriódicos *copus, </line>
<line> al** da pr*pri* b*s* de d*do*. </line>
<line> 4.1. Aná*is* D*scrit*va e Temporal do Corpus </line>
</par>
<par>
<line> O corpus av*liado abran*e um per*odo de consu*ta de 1993 * </line>
<line> 2024, totalizando 31 </line>
</par>
<par>
<line> anos. For*m i*entificados 5.*43 a*tor*s * co**tores, co* um* taxa de cr*scimen*o de </line>
</par>
<par>
<line> apro*imadamente 1*.900% </line>
<line> no nú*ero de ar*i*os publicado* ao longo </line>
<line> desse </line>
<line> p*ríodo, * *ue </line>
</par>
<par>
<line> represe*ta um cr*scimento médio anual de pu*l*c*ções de *5,67%. Isso m*stra que, </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> média, a p**du*ão mai* qu* d*brou a cada 4 anos *es*e perí**o. </line>
</par>
<par>
<line> Os i*di*adores *ais relevan*es d* *rodução científi*a, presentes n*s art*gos **imários </line>
</par>
<par>
<line> rel*cionado* à *em*tica abo*da*a, *erão de*tacados * </line>
<line> seguir *ara *acilit*r a compreensão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> análise do conte*do. </line>
</par>
<par>
<line> O *ráfico da f*gura </line>
<line> *, ab*i*o, demon*t*a </line>
<line> u*a for*e tend*ncia de crescimento </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> produção de documentos sobre a temát*c*, princ*palment* a partir de 2*09, chega*do ao seu </line>
<line> pico em 2023, ultrapas**ndo 170 *ocumen*os produzi*** s*mente n*ste ano. </line>
<line> Figu*a 02 - Do*umentos por an* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Sco*us </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 22, n. 6, art. 1, *. 3-*8, jun. 2025 </line>
<line> www4.Unifsanet.*om.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. S*ntos Júnior, C. A. A. Oliveira, *. C. R. Ol*vei*a, M. *. S. Monte </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> Os dados evidenciam que os paíse* líderes ** pu*licações sobre a *emáti*a foram </line>
<line> Est*dos Un*d*s, Reino Unido, Austr*lia, C*ina e Can*dá, re*pec*ivamente, conf**me v*st* na </line>
<line> f*gura 3. </line>
<line> * gráf*co *obr* a pro*ução de documentos po* *aís, focado na temátic* "Estra*égia * </line>
<line> Gestão de S**keholde*s no *e**r Púb*ico", apres*n*a **ndênc*as re**van*es, q*e refletem o </line>
<line> envo*vimento a*adêmic* g*obal e a* con*ribuiçõ*s *specíficas ** cada regi*o. </line>
</par>
<par>
<line> * gr*fic* evidencia uma </line>
<line> diversidade g*o*rá*ic* signi*icativa, *om m*itos </line>
</par>
<par>
<line> países </line>
<line> cont*ibuindo *e forma r*levante para * lite*at*ra acadêmica sob*e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tema. Essa distr**uiç*o sugere que </line>
<line> o assunto é impo*ta**e em d*versos </line>
</par>
<par>
<line> contextos nacion*is e **gionais. </line>
</par>
<par>
<line> Podemos </line>
<line> i*entificar os paí*es que lideram * pesquisa n*sse ca*po. Aqu**es </line>
</par>
<par>
<line> com o ma*or número de pub*ica*ões prova*elm**te p**suem universidad*s ou </line>
</par>
<par>
<line> ins*itu*ções de p*squis* c*m grand* ***eresse e exper*ise na ge*tão </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> s*akehol**rs no s*tor públ*co. </line>
</par>
<par>
<line> A alta produção acadêmica em certos paí*es pode *sta* li**d* a iniciativas </line>
</par>
<par>
<line> gove*n*mentais, políticas públicas ou programas de financiamento </line>
<line> destinado* </line>
</par>
<par>
<line> a apr*m*r*r a gest** d* stakeho*de*s n* s*t*r público. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> *iversidade de países </line>
<line> participantes </line>
<line> também indi*a a poss*b*lidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> colaborações *nternaciona*s. Pe**u*sadores de *ári*s regiões pod** esta* </line>
<line> u*indo esforços pa** r*s*lver *uestões comuns no *etor p*blico. </line>
<line> Ao comp*rar *s contri*uições *os países, é *ossíve* identif*car tendências </line>
<line> regionais esp*cífi*as e o nível de *r**ridad* atribuído à gest*o de stakehol*ers </line>
<line> em diversos contexto* cul*urais e administ*ati*os. </line>
<line> *ssas aná*ises contribue* para dest*ca* pot*nciais ár*as *e c*laboração internacio*al </line>
</par>
<par>
<line> e *dent*ficar l*c*nas em pesquisa que demand*m maior a*en*ão e p*s*uisa, </line>
<line> oferecend* </line>
</par>
<par>
<line> direcion*mentos estrat*gico* para aprofundar o de*envolvimento *a temática e *omenta* </line>
<line> inovações no cam*o de est*do. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Tere*in*, v. 22, n. *, art. 1, p. 3-28, jun. ***5 </line>
<line> www4.Unifs*net.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Estraté*ia e Gestão de Stakeh*lder* no Se**r Público: *ma An*lise Bibliométrica </line>
<line> 17 </line>
</par>
<par>
<line> F*gur* 03 - Docume*t*s por p*ís </line>
</par>
<par>
<line> F*n*e: S*opus </line>
<line> F*i identificado, c*n*orme consta na fig*ra 4, qu* o autor com maior contri*uiç*o em </line>
</par>
<par>
<line> produ*ão de d*cument*s do corpus *oi Aarons, *.A., com 11 </line>
<line> pu*licações. Gre*ory A. </line>
</par>
<par>
<line> Aarons é professor do D*partame*to *e Psiquiatri* da Escola de Me*icina da UC San Diego, </line>
<line> Estados Unidos. O autor já fo* citado 43.337 vezes, sendo q*e 27.447 somente nos últim*s 5 </line>
<line> anos (a partir de 2019). Al*m disso possui *m "*ndice h" gera* d* *4 e, levando em conta os </line>
</par>
<par>
<line> *ltimos 5 *nos, esse índice é </line>
<line> *e *9. Já * "*ndice de *ita*ão </line>
<line> i10" é d* 262 e, considerando </line>
</par>
<par>
<line> *penas os últi*os * ano*, * índ*c* i*0 * ** 234 (dados do G**gle Sc*o*ar em outubro d* </line>
<line> 2024). </line>
<line> De *cord* com o AD Sci*n*if** I*dex (2024), a* pontuaçõ*s *o*ais d* índi*e h *ão </line>
<line> uti*izadas *ara c**ssi*icar cientistas e**r* os **lhores do mu*do. *sta **ál**e inclui dados d* </line>
</par>
<par>
<line> 707.343 cient*s*as *rove*ie*tes *e 14.035 univers*dade* em 210 *a*s*s, e * baseada </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> r*gistros do Google Scholar. </line>
</par>
<par>
<line> O í*dic* h, também conhe*ido c*mo h-index, é uma métrica que avali* tanto </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> produti*id*de quanto o impacto das *ub*icações de um pesqui*ador. Ele é det*rminado pelo </line>
</par>
<par>
<line> número </line>
<line> de *rtigos *u* o </line>
<line> pesquisador </line>
<line> publi*ou e o </line>
<line> número d* </line>
<line> v*zes q*e esses artigo* foram </line>
</par>
<par>
<line> c**ados *or *utros pes*ui*ador*s. *or e*em*lo, um pesquisad*r *om **dice h ig**l a 1* *em </line>
<line> 10 artigos q*e foram c*ta**s, no mín*mo, 10 v*zes ca*a. </line>
<line> O índice i10, semelhante ao índice h, avalia a influência de u* pe*qui***or ao </line>
<line> c*nsiderar apenas os *r**gos q*e *e*eberam *elo *enos 10 c*tações. Ele é uma maneira d* </line>
<line> m*d*r o *mpacto aca*êmico com base em um nú**ro m*n*r de c*taçõ*s, mas ai*da ass*m </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 6, *r*. 1, p. 3-28, j*n. 202* www4.Unifs*net.*om.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. Santos *ún*or, C. *. A. Oliveir*, R. C. R. Oli*ei*a, M. B. S. Monte </line>
<line> 18 </line>
</par>
<par>
<line> c*m relevância si*nificativa. E**as métricas s*o amplamente utilizadas para julgar a </line>
<line> qualidade e o **pacto do trabalho acadêmic* de pe*qu*sadores e* várias discipl*nas. </line>
<line> Figura 0* - Produção de d*cumentos por autor </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Sco*us </line>
</par>
<par>
<line> O gráf*co da *igura 5 lista as princi*ais instituiç**s pelo núm*ro d* *ublicaçõe*, </line>
</par>
<par>
<line> *efletindo sua prod*tividade ac*dêmi*a e co*prom*sso com a pesq*i*a *m "Es*rat*gia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Gestão de *takeh*lders no Se*or Público". As *nstitu*ções no topo são *entro* *e excelência </line>
<line> que influenc**m p*lítica* pú*licas * práticas de gestão. A d*versidade geográfica d*s </line>
<line> in*titu*ções in*ica um interesse global p*lo *e*a, * comparar o número de publicações aj*da a </line>
<line> i*e*tificar *egiõ*s mais avançadas na p*squisa. </line>
<line> *igura 05 - Produção de d*c*me**os por af*liação </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *copus </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter**ina, v. 22, n. 6, art. 1, p. 3-2*, *u*. 2025 </line>
<line> www4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Est*atégia e Ge*tão de Stakeho*ders no Setor Pú*li*o: Uma Análi*e Biblio*étric* </line>
<line> 19 </line>
</par>
<par>
<line> Const*t**os p*la análise da figu*a 6 q*e mais da metade ** toda a produção relativa à </line>
<line> *est** *e Stak*h*lders no Setor públ*co est* conce*trada em três grandes áreas: Ciências </line>
<line> Sociais (19,5%), Medicina (16,8%) e Negóci** / Gestão 15%). Meio Amb*e*te represe*ta </line>
<line> (11,5%), mostrand* re*evâ*ci*. A partir des*as inform*ções, é pos*ível concl*ir qu* a gestão </line>
<line> de stak*holders no setor público é interdisciplin*r, e*vol*endo áreas divers*s. </line>
<line> A p**tir *a análise visu*l do g*áfico, podemos o*serva* as seguintes tendência*: </line>
<line> *redo*inânc*a das Ciên*ias S*ciais e *edicina, representando * *aior p*rte do </line>
</par>
<par>
<line> gráfico, indic*ndo </line>
<line> uma *rodu*ão docu*ental mais significativa nessas *reas em </line>
</par>
<par>
<line> comparação com *utr*s. </line>
<line> Cre*cimento em *iênci*s da Computação e Ener*ia. Essas áreas mo**ram *** </line>
<line> porcentagem considerável de public*ções, sugerind* um aumento *o int*resse por </line>
<line> pesquisa* nesses c*mpos. </line>
<line> Menor *e*res*ntat*vidade em Outras Á*ea*. Áreas, *omo Engenharia, Econo*ia, </line>
<line> Ciên*ias Am*ie*tais e *egócios, embora *e*evant*s, têm uma *epres*ntatividade </line>
<line> m*nor no co**unt* de documentos analis*dos. </line>
<line> Figura 06 - Doc*mentos po* *rea t*mática. </line>
</par>
<par>
<line> **nte: *cop*s </line>
<line> O gráfico ** figura * demonst** que a t*ndênc** de cresci*ento do númer* de citaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> por **o sobre a Est*a*é*ia e G*stã* de Stakeholders fo* consistente, acom*anhando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tendê*cia de crescimento de documentos produzido*, t*ndo em 2023 o seu pico. Is*o *ode ser </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 6, art. 1, *. 3-28, j*n. **25 </line>
<line> w*w*.U*if*an*t.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. Santos *ú*io*, C. A. A. O*iveira, R. C. R. Oliveira, M. B. S. Monte </line>
<line> 20 </line>
</par>
<par>
<line> resul*ad* da publicação de artigos influent*s ou do la**amento </line>
<line> de pol**icas públi*a* que </line>
</par>
<par>
<line> inc*ntivam a pe*qui*a nessa área. </line>
</par>
<par>
<line> *os últim*s ano*, * gráfico mo*tra um* estabil*zaçã* co* tend*ncia *e crescime*to </line>
</par>
<par>
<line> contí**o, o que *ndica que a </line>
<line> p*squis* e* "Estratégia e Gestão *e S*akehol*ers no *etor </line>
</par>
<par>
<line> Público" *s*á se consolidand* *om* u*a área i*po*t*nte. Esse *rescimento contínuo *eflete o </line>
<line> aument* *o *nte**s*e e d* relev*ncia de**e tema no cenário acadêm*co e prático. </line>
<line> A* ci*ações realizadas em um det*rminado a*o r*fletem a rel*vâ*cia *e publi*ações </line>
<line> *nteriores, destacand* com* a in*luênci* de es*udos impor*ante* *ode se *stende* por lo*gos </line>
<line> p*r*odos, cont*ib*indo pa*a o avan*o contínuo do conhecimento na área. </line>
<line> E*s*s d**o* podem *evelar *eríodos-c*ave de inovação e progresso na pesquisa *obre </line>
<line> gestão *e *t*keh*lders no s*tor públ**o, podendo direcionar futuras p*squisas, d*st*cando os </line>
<line> m*mentos de maior im*ac*o * re*evância. </line>
<line> Fig*ra ** - C*tações por ano. </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Scopu* </line>
</par>
<par>
<line> Ao realiz*r a análise de citaç*o *or autor ** Vos*iewer, c*m </line>
<line> parâ*et*o* *ara n* </line>
</par>
<par>
<line> mínimo dois documentos p** aut*r e no mínimo cinco ci*a*õe*, destacam-*e os autore* </line>
<line> P*well, B. J., com 2.505 citações. *yron J. P*well é Professor Associado e Reito* Assoc*ado </line>
<line> de Pesquisa da Brown *c*ool, *ashington Univ*rsity in St. Louis, E*tados Uni*os. </line>
<line> De ac**do com dados *o Goo*le *cholar (coleta e* outubro de 2024), o au*o* já foi </line>
<line> *itado 18.660 vezes, sendo *ue 16.554 som*nte nos últimos 5 *n*s (* partir d* *019). Além </line>
<line> dis*o possui um "índice h" ge*al de 50 e leva*do e* conta o* últimos * anos, esse *ndi*e é d* </line>
<line> 4*. Já o "índ*ce *e citação *10" é de 108 e co*sid*rando apena* os *ltimos 5 *n*s, o *ndice i10 </line>
<line> é *e 105. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*resina, v. 22, n. 6, art. 1, p. 3-28, ju*. 2025 </line>
<line> w*w4.U*ifsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Estra**g*a e Gestão de Stakeho*d*rs *o S*tor Público: Uma Anál*se B*bliométrica </line>
<line> 21 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 08 - *i*ações por autor. </line>
</par>
<par>
<line> *o*te: Vos*iewer </line>
<line> A figura 09 demonstra a análise *e cooco*rên*ia de palavras, gerada p**o **ft*are </line>
<line> Vosviewer, que indi** as áre*s de m*ior int*ress* da pe*quis*. </line>
<line> Os termos *ais centrais c*nectados na rede são "human*", \s*akeholder", </line>
<line> "organiz*ção", "gestão e "polític* de saúd*. Esses *ermo* at*am como c*ne*t*res para vá*io* </line>
<line> c*usters, in*i*a*do sua importância na rede. </line>
<line> Clu*ters (A**upament*s): </line>
<line> Cluster Verde: Fo** e* termos re**c*on*dos a "cuidados de saúde" * "or*ani*ação e </line>
</par>
<par>
<line> gestão", *o* *e*mos proemin**tes com* "q*alidade </line>
<line> dos cuidados *e saúde", </line>
</par>
<par>
<line> "planejamento *os *ui*ados de s*úd*" e "or*aniza*ã* e gestão". </line>
<line> *lust*r Amarelo: Central*zado em "p*lí*ica de saúde" e "*ov*rno", com *ermos com* </line>
<line> "políti*a de saú*e", "go*erno" e "gestão". </line>
<line> Cluster Ve*melho: Gir* em torno de "s*akeholder" e "estr*tégia c*r**rativa", *om </line>
<line> termos com* "**ak*ho*der", "estratégi* cor*or*tiva" e "tomada de decis*o". </line>
<line> Cluster Azul: Inclu* termos relaci*na*os a "humano" * "liderança", co* termos como </line>
<line> "h*ma*o", "liderança" e "C*VI*-19". </line>
<line> Tema* *e*trais da nuvem de pala*ras: </line>
<line> Polí*ica *e **úde: identificada através de t*rmo* co*o "health po*icy", "government", </line>
</par>
<par>
<line> "gov*rnment programs", </line>
<line> "po*itics" indicam um forte *oco nas políticas públ*ca* </line>
</par>
<par>
<line> rel*cionadas à saúde, incluindo *lanejamento, gestão e financ*amento. </line>
<line> Rev. FSA, Te**sina PI, v. 22, n. 6, ar*. *, *. 3-28, jun. 2025 www4.Unifsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. Santos Júnior, C. A. A. Oliveira, R. C. R. O*iveira, M. B. S. Monte </line>
<line> *2 </line>
</par>
<par>
<line> Qualidade *a A*sis*ência: Palavr*s como "health care qu*lity", "quality", "e**dence- </line>
<line> *a**d practice" su**r*m u* *nteresse em melho*ar a qualidade dos *e*viç*s de *a*de </line>
<line> e a *ficácia das interve*ç*es. </line>
<line> Ge*tã* em S*úde: Termo* como "manage*ent", "organi*ation and manageme*t", </line>
</par>
<par>
<line> "st*ategic app*oach" in*icam um foco n*s </line>
<line> prá*i*as de gestão em o*gani*ações </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> saúde, incluindo pl*n*jamento estratég*co, tomada de decis*o e aval*ação de </line>
<line> d****pe*ho. </line>
<line> Imp**ment*ção de P*ogramas: Pal*vras como "imple*en*a*ion", "fe*sibi*i*y study", </line>
<line> "*ilot" su*e*em um in*eresse e* pe*quis*s s*bre a imp*ementa*ão de novas p*líticas, </line>
<line> pro**a*as e t*cnologias. </line>
<line> COV*D-1*: A *rese*ça pro**inente de t*rmos com* "CO*ID-19", "pandemi*", </line>
</par>
<par>
<line> "t*le*e*lth" </line>
<line> ind*ca </line>
<line> qu* a n*vem de pal*vras reflete ** c***us de t*xtos que *n***i </line>
</par>
<par>
<line> publicações </line>
<line> *ecentes relaci*nadas pandemi* e sua* impli*ações p*ra o siste*a *e * </line>
</par>
<par>
<line> saú*e. </line>
</par>
<par>
<line> *lgum** observa*ões *mportantes: </line>
<line> Po**tica e Qua*idade: A coocorrência frequente de *ermos relacionados à política * à </line>
</par>
<par>
<line> *ualidade sugere que as p*lí**cas públicas, *o*retudo da </line>
<line> área de saúde, são </line>
</par>
<par>
<line> consideradas um fator crucial pa*a a melhoria *a *ualidade da **sistên*ia. </line>
</par>
<par>
<line> Ge*t** e Implementação: A *ssocia*ão entre ter*o* </line>
<line> rel*cionado* à g*stão </line>
<line> e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> implemen*açã* i**i*a qu* </line>
<line> ** *ráticas de ges*ã* são essenciais p*ra o sucesso da </line>
</par>
<par>
<line> im*le*entaç*o *e novas iniciati*as. </line>
<line> COVID-19 e T*le**alth: A forte cooco*rência entre "*OVID-19" e "tele*ealth" reflete </line>
<line> a *rescente import*ncia da telem*dici*a *urant* a pandemia. </line>
<line> *esquisa e Prática: * presença de te**os *omo "r*search", "qualitat*ve research", </line>
<line> "evidence-b**ed pract*ce" indi*a que a p*squisa desempenha um pape* important* na </line>
<line> *eração de evidên*ias p*ra a tomada de decisões. </line>
<line> Per*p*ct*** Multid*scip*inar: A diversidade *e t*rmos sugere *u* a nuvem de palavras </line>
<line> repres*nta um cor*us ** te*t*s com uma perspe*t*va *u*tidisciplinar, abrangendo </line>
</par>
<par>
<line> diversa* áreas </line>
<line> do co*hecimen**, como saúde p*bli*a, admi*istra*ão, </line>
<line> economia, </line>
</par>
<par>
<line> sociologia e o*tras. </line>
<line> Es*a a*álise de coocorrên*ia da nuvem de pal*vras oferece uma visão ge*al dos temas </line>
</par>
<par>
<line> mais relevantes, *o* um foco particular *m *aú*e, polí*icas públicas, qualidade </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> assistência, gest*o * impl*m*ntação de prog*amas. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Tere*ina, v. 2*, n. *, art. 1, p. 3-28, jun. 2*25 *w*4.Uni*sanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *stratégia e *estão d* S*akehol*er* no *etor Públi*o: *ma Aná*i*e *ibli*métr*ca </line>
<line> 23 </line>
</par>
<par>
<line> F*gura *9 - Análise de coo*orrê*cia *e palavr*s. </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Vos*iewe* </line>
<line> A fi**ra da rede d*s*aca a importância de uma *bordagem mul**discipli*ar e integr*da </line>
<line> *a gestão de sta*e*olde*s no *etor público. A *nálise de c*o*orrên*ia d* *ala*ras evidencia </line>
<line> que a pesqui** sobre est* t*ma * ampla e abra*ge diversas *re*s ** conhe*imen*o, refletindo a </line>
<line> *omplexidade e a relevância *a gestão *e stakeholders para a formulação *e po*íticas públicas </line>
<line> e*icaze* * inc**sivas. </line>
</par>
<par>
<line> A análise do panorama da* publ*cações, a partir dos dad*s *presentad*s, des*ac* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> relevâ*c*a e a evoluç*o d* estr*tégi* </line>
<line> e **stão d* *takeholders no </line>
<line> seto* púb*ico nas </line>
</par>
<par>
<line> publica*ões acadêmicas de div*rsas áreas do conhe*imento em t*do o p*ane*a. </line>
<line> 5 CO*SIDERAÇ*ES FIN*IS </line>
<line> N*s úl*imos vinte an*s, a es**atég*a e g*stão de st*keh**ders no setor público </line>
<line> p*ssaram por *ma e*oluçã* not*v*l, e*idenciando *ma complex*dade c*escen*e e uma maior </line>
<line> demanda p*r tr*nsparência e accountabi*it*. </line>
<line> A aná*is* biblio*étric* dem*ns**ou um aumento significati*o na pr*d*ç*o científic* </line>
<line> sobre o tema, especi*lmente na *ltima déca*a, com u* *resci*ento *ubstanc*al *o número *e </line>
<line> publ*ca***s e cola*oraçõ*s internaci*nais. Entre os princip*is mar*os históric*s, destacam-s* </line>
<line> a adoção de novas tecnologias *e co*unicação e a cres*ente relev*ncia da sus*entabilidad* </line>
<line> nas políticas *úbli*as. </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 22, n. 6, art. *, p. 3-2*, jun. 2025 *ww4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. Santo* Júnior, C. A. A. Oliveira, R. *. *. Ol*ve*ra, M. B. *. Monte </line>
<line> 24 </line>
</par>
<par>
<line> Os achados sugerem que a *estão d* s*akeholder* no setor público desempen*a *m </line>
</par>
<par>
<line> papel </line>
<line> vital </line>
<line> na formulação de po*íti*as e*icazes * na melhori* da gove*nanç*. * </line>
</par>
<par>
<line> implementação de *onselh*s consult*vos e o uso *e *la**formas **gi*ais p*ra o enga*amento </line>
<line> dos stakeholde*s *êm se mo*trado práticas efi*azes. Contudo, persistem desafi*s </line>
<line> c*nsideráveis, como a necessida*e de equilibra* a busca por l*gi*imida*e com a missão social </line>
<line> das org*niza*ões *úbl*cas. </line>
<line> É import*nte apontar que esta pesquisa bib*iomét*ica po*sui alg*m*s lim*tações no </line>
<line> que se r*fer* * abr*ngên*ia e aprofun*am*nto *a temática. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, a* seguir as rec*me*dações aqui *pre*ent*das, as futuras </line>
<line> pesquisa* poder*o </line>
</par>
<par>
<line> colab*r*r </line>
<line> p*ra fortalecer os estudos s*bre a *s*rat*gi* gestão *e sta*holders no set*r e </line>
</par>
<par>
<line> público. </line>
</par>
<par>
<line> Para pesquisas **turas, * *ec*menda*o investigar o potencial das tecnologi*s </line>
<line> emer*en*es, como in*eligência ar*ificial * big data, *a*a a*ri*orar a gestão de *takeho**ers no </line>
<line> seto* públ**o. Além disso, é imp*r*ante c**duzir estudos *ongitudin*is p*ra avali*r o impacto </line>
<line> das estratégias de g*stão de stakehold*rs na *ficá**a d*s pol**ic*s públicas e na s*tisfação dos </line>
<line> c*dadão*. </line>
<line> Ta*bém se faz **ce*sário *x*mi*ar c*mo a diversidade de stakeholders, incluin*o </line>
<line> grupos m*rgina*iza*os, pod* se* mais bem inte*rada nas *stratégias de gestã* para pro*over </line>
<line> uma g*ver*ança mais *nc*usiva. </line>
</par>
<par>
<line> Outra área de inv*stigação é como a gest*o d* stakehol*ers pode contribuir par* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> imp*ement*ção d* *olíticas p*blicas sustentávei*, com ên*ase em práticas </line>
<line> que p*om**am </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> respon*abilidade am*iental e socia*. </line>
</par>
<par>
<line> *or fim, an*lisar as re*es de colaboração entre diferentes p*íses in*tituições pode e </line>
</par>
<par>
<line> aj*dar * identif*car </line>
<line> boas práticas * promo*er a troca *e conhecim*n*os na ge*t*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> s**keholders no setor p*b*ico. </line>
<line> Estas rec*mendações são v*lio*a* tant* para pesquis*dores quant* para *estores, pois </line>
</par>
<par>
<line> *rien*am futu*as pesquisas e colaboram para apri*o*a* a gestão *e sta*e*o**ers </line>
<line> *o se**r </line>
</par>
<par>
<line> púb*ico promo**r uma administr*ção m*is eficaz e em *intonia com os interes*es da e </line>
<line> sociedade. </line>
</par>
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<line> REF*RÊNCIAS </line>
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<line> M. B. S. Monte </line>
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<line> 1) co*cepção e p*an*ja*ento. </line>
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<line> X </line>
<line> </line>
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<line> 2) anál*se e i*terpret*ç** dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
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<par>
<line> *) elaboraçã* do rasc*nho ou na revis*o crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> *) participação na a*rovação da versã* final do manuscr**o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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