<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 6, art. 1, p. 3-28, j*n. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.22.6.1
</line>
</par><par>
<line>
Es*ratégia e Gestão de Stakeholder* n* Setor Púb*ic*: Uma An**ise Bibliomét**ca
</line>
<line>
Strategy *nd Stakehol*er Ma*a*ement in t*e Public Sect**: A Bib*iometric *nal*sis
</line>
</par><par>
<line>
Jo*é *lves do* Santos Júnior
</line>
<line>
Mestr*do *o PROFIAP pela U***ersidade *ederal de Alago*s
</line>
<line>
E-mail: jo*e.junior@ara*iraca.ufal.br
</line>
<line>
Car*os *lberto de Araúj* Oliveira
</line>
<line>
*es*rado do P**FIAP pe*a U*iversidade *e**ral de Al*goas
</line>
<line>
E-mail: carlo*.o*iveira@ar*piraca.ufal.*r
</line>
<line>
Rodrigo Cesar Re*s de *liveira
</line>
<line>
Dout*r em *dm*nist*ação pela *ni*e*sidade Fe*era* da Bahia
</line>
<line>
Profe*sor Adjunto da Universidade Fe*eral de Alagoas - *a*p*s *. C. S*mões
</line>
<line>
*-mai*: *odrigo.oliveira@*e*c.ufa*.br
</line>
<line>
Madson B*uno da Si**a *onte
</line>
<line>
Doutor em Engenhar*a de Pr*d*ção pela U**v*rsi*ade Fede*al de Perna**uco
</line>
<line>
Prof*ssor Ad*unto da Un*vers*dade Fede*al de Ala*oas - Ca*pus A. C. Sim**s
</line>
<line>
E-mail: ma*son.monte@feac.*fal.*r
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
J. A. Santos Júnior, C. A. A. Oliveira, *. C. R. Olive*r*, M. B. S. Monte
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Es*e estud* d* Revisão Bibliométrica t*m co*o objetivo *na*isar a prod*ção cientí*ica sob*e
</line>
<line>
* es**até*i* e **stão de *tak*h**der* no s*t*r púb*ico, e*aminando s*a **olução *as últ*mas
</line>
</par><par>
<line>
dua* *é*adas e iden*ificando as
</line>
<line>
principais t*ndências e lacunas
</line>
<line>
de pesquisa. O es*udo, com
</line>
</par><par>
<line>
foco na base de dados *copus, utiliza uma metodologia ri*orosa, *aseada na sistematiz*ção de
</line>
</par><par>
<line>
pro*oco*o de pe*q*isa d* Tranfield, Denyer e Sma** (200*). A análise b*bliométrica
</line>
<line>
*ara
</line>
</par><par>
<line>
explorar o tema contou com um corpu* *inal de 1.232 docum*ntos, após a adoção de *odos o*
</line>
<line>
critérios de incl*são e exclusão. A pesquisa dest*ca o cre*cim*nto significativo da p*odução
</line>
</par><par>
<line>
*ientífica, *om a
</line>
<line>
partic*paçã* de di*ersos *utores e
</line>
<line>
instituições *m países como os Est*do*
</line>
</par><par>
<line>
Unidos, Reino *nido, Austrália, Chin* e Canadá. O es*udo identific* a importância *a gestão
</line>
<line>
de stakeho**ers para o suc*sso das polít*cas públicas e a neces*i*ade de *p*imorar práticas de
</line>
<line>
go*ernança, c*municação e colab*raç*o. * *esquisa conclu* com re*omendaçõ*s para f*turas
</line>
</par><par>
<line>
investigações, e*pl*r*ndo *emas como *s tecnologias em*rg*ntes, *
</line>
<line>
sustentabi*id*de e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ntegraç*o d* stakeholders m**ginaliz**os.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-ch*v*: Stakehold*rs. S*to* *úblico. Gestão de *r*pos de Interesse. Análise
</line>
<line>
*ibliométri*a.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
Th*s Biblio*etric Revi*w s*udy *ims
</line>
<line>
to
</line>
<line>
*nalyze the sc*entif*c production on str*tegy *nd
</line>
</par><par>
<line>
*tak*holder mana*ement i* the
</line>
<line>
p*b*ic sector, ex*m*ni*g *ts ev*lution
</line>
<line>
ov*r the past *wo
</line>
</par><par>
<line>
deca*es and ide*tifying the main trend* and resear*h gaps. Th* study, focusing on the S**pus
</line>
</par><par>
<line>
databas*,
</line>
<line>
uses a ri*orous methodology based on the rese*rch protoc*l syst**at*zation by
</line>
</par><par>
<line>
Tran*ield, De***r, and S*art (2003). *he bibliometric a*alys*s *o explo*e *he *opi* incl*d*d a
</line>
</par><par>
<line>
final corpus of 1,232 document*, after adoptin*
</line>
<line>
*ll inclusion and *xclusion cr*ter*a. The
</line>
</par><par>
<line>
r**e*rch
</line>
<line>
highli*hts the si*nificant growt* of *cientific production, wit* the *artici*ation of
</line>
</par><par>
<line>
var*ous author*
</line>
<line>
*nd inst*tutions
</line>
<line>
*n coun*ries such as the United States, U*ited K**gdom,
</line>
</par><par>
<line>
Austra*ia, Chi*a, *** C*n*da. Th* s*udy id*ntifies the *mpo*ta**e of stakeh*lder management
</line>
</par><par>
<line>
for the succes*
</line>
<line>
of *ub*ic policies and the
</line>
<line>
need to im*rove govern*nce, communication, an*
</line>
</par><par>
<line>
c*ll*bor*tion pract*ce*. The *e**arch conclude* w*th recommendations *or future
</line>
</par><par>
<line>
investiga*io*s,
</line>
<line>
*xplori*g to*ics such a* *me*g*ng technol*g*es, sustainabilit*, and
</line>
<line>
* **
</line>
</par><par>
<line>
**tegrat*on of marginalized sta*eholders.
</line>
<line>
Keywords: Stakeholders. Publ** Sector. Int**e*t Group *anageme*t. B*bli*m**ric An*l*sis.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Teresina, *. 22, n. 6, art. 1, p. 3-28, jun. 202*
</line>
<line>
www4.Unifs**et.*o*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estratégia * Gestão de *take*olders no Se**r Público: Um* Análise Bib*iométrica
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*RO*U*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
* gestão de stake**l*ers vai além da *i**les ide*tifi*açã* e mapea*ento **s *tores.
</line>
<line>
Ela v**a cons**uir relacionamento* fortes, *as*ados em co*fiança, colabor*ção e comun*cação
</line>
</par><par>
<line>
trans*a*en*e. Es*a
</line>
<line>
aborda*em co*tribui para a **i**ão de va*or compartilhado, *ument*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
le*itimidade *as açõ*s *a o**aniz*ção e fortalece sua re*uta*ão (SARTURI; VAL*E, *022).
</line>
<line>
*or is**, é impresci*dível **e os g**tores co*h*ça* b*m os stakeholders, in*o além de
</line>
<line>
apenas r**o*hece* se*s pa*éi* e incluindo * co*pr*ensão *e su** *ecessid*des, seus
</line>
<line>
in*ere*ses e suas circunstâncias (MENEZES; VIEIRA; OLIV*IRA, 2*22).
</line>
<line>
Não diferente, no setor púb*ico a gestão de stakeh*lders também é um tema *e grande
</line>
<line>
*elevância, com imp*ic**ões prá*i*as em d*versas *reas da a*mi*i*t*ação *ública, i*clu*n*o a
</line>
<line>
se*urança e a formul*ção de polític*s vol**das à **s*ent**ilidad*.
</line>
<line>
S*lvalla*a et al. (2022), const*to* que, *o c*ntex*o d*s mídias sociais, as instituiçõe*
</line>
</par><par>
<line>
púb**c*s podem utiliza* e*sas plata**rmas para
</line>
<line>
estabe*ecer diálog*s significativ** com seu*
</line>
</par><par>
<line>
st*k*hold*rs. No en*an*o, *lertam *ara o risco de diál*gos mon**ógicos, **e bus*am apenas
</line>
<line>
c*n*encer o p*blico, sem c*nsiderar *ua* opiniões. *m contra*arti*a, * a*ministr*ção públic*
</line>
<line>
deve *dotar uma postura dialógica, a*erta ao diál*go * à co*abo*ação na to*ada de *ecis*es,
</line>
<line>
incentivando a participação at*v* dos stakehol*ers.
</line>
<line>
Já no terceir* setor, ** orga*izações freque*tem*nte ad**am práticas de ges*ão d*
</line>
<line>
setor e**resarial pa*a ganhar le*itimidade e me*h*rar sua repu*açã*. N* *ntanto, e*sa busca
</line>
</par><par>
<line>
por legit*midade pod* leva*
</line>
<line>
a
</line>
<line>
u*
</line>
<line>
foc* excessivo em *ndi**dor*s e metas de dese*penho,
</line>
</par><par>
<line>
d*svia*do a at*n**o da missão social da organização (LEBEC; DUD*U, 2024).
</line>
</par><par>
<line>
No â*bito
</line>
<line>
da s*gura*ça
</line>
<line>
públic*, a *est*o de stake*olders *ss*me um* *mpo*tância
</line>
</par><par>
<line>
fund*ment*l. F**sdike *t *l. (2024) des*ac*m, ao estudar a segurança das mulheres no
</line>
<line>
trans**r*e público *u*tral*ano, que a colaboraç*o entre diver*os at*r*s, in**u*ndo lideranças *
</line>
<line>
*rg*nizações **t*ri*s*itucion*is, é *u*dam*ntal *ara impl*menta* soluções eficazes e g*rantir
</line>
<line>
um ambi*nte segu*o para todos.
</line>
</par><par>
<line>
Q*ando se tr*ta da imp*ementa**o de requisitos
</line>
<line>
*e su*tentabili*ade em projetos d*
</line>
</par><par>
<line>
construção, *orgad* * Lins (2024) ressaltam a necessidade
</line>
<line>
de se fazer uma abord**em
</line>
</par><par>
<line>
co*abo*ati*a, na qual todos os stakeholde*s dese*penham papéis relevantes. As organi*açõ*s
</line>
<line>
l*der*s de*em adota* práticas susten**veis, ***uanto s*akeholders e**er*os, como inve*tidores
</line>
</par><par>
<line>
e re*uladores, garan*em
</line>
<line>
que os projet*s sejam des*nvol*idos de forma r*sponsáve*. A
</line>
</par><par>
</page><line>
co*scientizaç*o e o engaja*ento de todos os *nvolvid*s sã* fundamentais para s*perar
</line>
<line>
b*rr**ra* e alcan*ar * sucesso.
</line>
<line>
Rev. F*A, Te*esina PI, v. 22, n. 6, art. 1, *. *-28, jun. 2025 www4.Unif*an*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. A. Santo* Júnio*, C. A. A. Oliv*ir*, R. C. R. Oliveira, M. *. S. M*nte
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
Como se vê, os governos inter*gem co* uma *a*a div**sific*d* de *takeholder*, *ada
</line>
</par><par>
<line>
um com seus
</line>
<line>
própri*s i*teresses e expectati*a*, com por exemplo: cidad**s, *o*unidades
</line>
</par><par>
<line>
**cais, o*tros entes fed*ra*ivos, mem*ros eleito*, ONGs, *tc. Contudo, apesar de ser um tema
</line>
<line>
relevante na literatur*, a f*lta d* indic*d*res de de*em*enho específicos *ificul** a realização
</line>
<line>
de e*t*dos de *ausalidade, o* seja, fica d*fícil *etermin*r com precisão com* a in*l*ên*ia de
</line>
<line>
cada st*k*holder i*pacta o desempenho do *overno (GOMES; OSBORNE; GU*RN*ERI,
</line>
<line>
*02*)
</line>
<line>
Para isso, a *estão dos *take*olders é crucial e o ma*eam*nto adequado permi*e
</line>
<line>
i*entifica* os *tores-chave que podem infl*encia* ou ser influenciados pela polític* pública,
</line>
<line>
enqua*t* a a*álise do seu envo*vi*ento poss*bi*ita compreend*r sua* *e**ssidades,
</line>
<line>
expectativas e po*encial de colab*ração. Esse processo facilita a *on*trução d* alianças
</line>
<line>
estratégicas, a gestão *e confl*tos * a promo**o de *olítica* p*blicas *ai* efi*azes e alin*adas
</line>
<line>
co* o* in*ere*ses da sociedade (*ZAJKOWSKI JR., 20*2).
</line>
<line>
Diante desse contexto, es*e *rti*o busca *nve*tiga* como os e*tudos so*r* estratégia e
</line>
<line>
gestão de stakehol*er* n* set*r público evolu*ram nas últim*s d*a* dé*ada* e qu**s s*o as
</line>
</par><par>
<line>
princ*pai* tendências
</line>
<line>
na lite*atura. O objetivo é anali**r a produç*o científica s*bre ***a, o
</line>
</par><par>
<line>
ident*fi*ando tendências, pa*rões de *olaboraçã* e la*una* de *esquis* por m*io de uma
</line>
<line>
abordage* bibliométrica. Espe*a-se que * leito* reconheça os princip*is autores, instituições e
</line>
<line>
pa*ses que co*tribuem para a áre*, assim como as *ubl*caç*es e *emas mais r**evantes, além
</line>
<line>
d* compreender os tópicos *ecorrente* * eme*gentes, e *s áreas ain*a p*uco exp*oradas.
</line>
<line>
* REFERENCIAL TEÓRIC*
</line>
</par><par>
<line>
Uma das definiç*es mai* u**li*ada* é a de **eeman, que define *tak**olders
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
"grupos ou indivíduos que *odem afetar ou são a*etados pela *onsecução *os objetivos *a
</line>
</par><par>
<line>
*rganizaç*o" (FRE**AN, 201*). E*sa def*nição destaca a relação *i*i****onal *ntre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
organização * seus st*ke*olders, reconhecen*o que *s *ções da organização pode* im*actar
</line>
<line>
di*er**s gr*pos e indivíduos, e que es*es, po* s*a vez, podem influenci*r o alc*nce d*s
</line>
<line>
objetivos *r*an**acio*ais (*ALLE; SARTURI, 2022).
</line>
<line>
A geração de valor ta*bém é *m conceito fu*damen*al para a compr**ns*o da teoria
</line>
</par><par>
<line>
dos *takeholders. A t*oria defende que a
</line>
<line>
criação d* valo* *stá no
</line>
<line>
cerne das atividades
</line>
</par><par>
<line>
e*p*esa*iais q*e as e
</line>
<line>
empresas devem bus*ar maximi*ar o valor gerado pa** todos os se*s
</line>
</par><par>
<line>
stakeholders, não se limitando apen*s aos acionistas, mas consi*erando todos os
</line>
<line>
grupos
</line>
</par><par>
<line>
e*volvidos ou impactado*
</line>
<line>
pelas *perações da o*g*n***ção, *ue p*dem ser c*ientes,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 6, art. 1, p. 3-28, jun. 2025
</line>
<line>
w*w4.*nifsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Es*ratégia e Gestão de Stakehol**rs no Se*** *ú*lico: U*a *nál*se Bibliomét**ca
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
funci*nários, *ornece*or*s, comunidade, g*verno, entre outros. Além *isso, a *oc*iação de
</line>
<line>
valor po*e levar a *i*ersos *enefícios, como *umento da satisfação dos grupos de in*eres*e,
</line>
<line>
mai*r inov*ção, *elhor desem*enho org*ni*acional e maior sust*ntabilidade (LEANDRO;
</line>
<line>
RIB*IRO, **22).
</line>
<line>
A teoria d*s st*keho*de*s *v*lui* a* longo do temp*, abrangendo n** apena* a ge**ão
</line>
</par><par>
<line>
de intere*ses
</line>
<line>
priva*os, mas também su* aplica*ão em c*nários públicos. Essa expan*ã*
</line>
</par><par>
<line>
*essalta a *ecess*dade de u*a abo*d*gem inclusiva e participati*a p*** lidar com as
</line>
</par><par>
<line>
complex*s relações entre gov*r*o,
</line>
<line>
cidadã*s e orga*izaçõ*s (**EE*AN; HARRI*ON;
</line>
</par><par>
<line>
WICK*, 2021).
</line>
</par><par>
<line>
No setor *úbli**, * teoria *esempenha um papel *ssencia*
</line>
<line>
na compreensão *os
</line>
</par><par>
<line>
pro*e**os de
</line>
<line>
formulação * imple*e*tação de políti*as públ*cas, abord*ndo interesses
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
v*lores diversos. A participa*ão dos stakeholders é vista *omo um mecanism* para au*entar
</line>
<line>
a *egi*imidade e efic*cia d*s *ecisões *overnamentais (BRYSO*; C*OSBY; BL*OMBE*G,
</line>
<line>
2*17).
</line>
<line>
A aplicação de*sa teoria no setor p*blico *emanda u*a a*álise cuidadosa do pod*r e
</line>
<line>
influ*ncia *x*rcidos p*los di*ers*s grupos de stakeholde*s, *ss*m como do g*au de *ntere*se
</line>
</par><par>
<line>
de cada um nas decisões *ol*ticas. Essas
</line>
<line>
*n*lise* permit*m q*e ge*tores públicos ado*em
</line>
</par><par>
<line>
alocações estr*tégicas de açõ*s e recursos, prom*vendo maior ef*c*ência (MENDELOW,
</line>
</par><par>
<line>
*020).
</line>
<line>
Ademais, * gov*rnança púb*ica c**temporânea exige uma abo*dagem fund*menta**
</line>
</par><par>
<line>
nos p*incípios dess* teoria, destac*ndo a importância da colaboração *ntre governo, so*iedade
</line>
<line>
civil e setor privado na busca de soluç**s pa** desafios complexos (BO*AI**; LÖFF*ER,
</line>
<line>
2018).
</line>
<line>
Nesse contexto, a teoria dos stakeholders também sublinha a n*ce*s*dad* de equilibrar
</line>
<line>
*s *nteresse* div*rgentes dos diferentes grupos en*olvidos. Esse equilíbrio é ess*ncial *a*a
</line>
</par><par>
<line>
*ue decisõe* se*am tomadas de forma *usta e trans**rente, ga*a*tindo a sus*enta**lidade
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
longo prazo, *s*ecialmente no setor públ*co (C*ARKSON, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
A diversidade *e sta*eholde*s é um el*mento
</line>
<line>
essencial
</line>
<line>
para
</line>
<line>
impulsionar tanto
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sustentabilidade quanto a *novação dentro das *rganiz*çõ*s. Ao in*o**or*r di*erentes
</line>
<line>
perspectivas e interess*s, é po*sível toma* dec*sõ*s *ais robustas e inclusivas, o q*e se *o*na
</line>
</par><par>
<line>
*inda **is *elevante
</line>
<line>
em c*nári** comple*os, como o *et*r públ*co (MITCHELL; AGLE;
</line>
</par><par>
<line>
WOOD, 2*2*). *essa perspectiv*,
</line>
<line>
a di*ersidade n*o se limita à
</line>
<line>
variedade de *ru*os
</line>
</par><par>
<line>
*nvolvidos, mas abrange *ambém a mu*tiplicida*e
</line>
<line>
de
</line>
<line>
valores, expectativas e nec*ssid*des
</line>
</par><par>
<line>
re*res*ntados por es**s stakeh*lde*s. No setor públ*co, esse reconhe*imento é
</line>
<line>
fund*mental
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te**sina PI, v. 2*, n. 6, art. 1, p. 3-28, jun. 2025 *ww4.U*if*a*et.co*.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. A. Santos J*nior, C. A. *. *live*ra, R. C. R. O**veira, M. B. S. Monte
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
pa*a qu* as *olít*cas *úbl*cas consi*am a*ender às ampla* dem*ndas sociais (H*RR*SON;
</line>
<line>
WICKS, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
A*ém disso, t*oria dos stak*h*lders precisa *voluir para abarca* uma vi*ão mais a
</line>
</par><par>
<line>
ampla d* diversidade, levand* *m conta *ão ap**as
</line>
<line>
questõe* de id*nti*ade, ma* também as
</line>
</par><par>
<line>
d*nâm*cas
</line>
<line>
*e poder
</line>
<line>
e influência *n*re o* gru**s. Ess* am*lia*ão é partic*lar*ente
</line>
</par><par>
<line>
s**nific*tiva no
</line>
<line>
seto* públi*o, ond* a **omoção da
</line>
<line>
equida** * da ju*tiça é uma **ioridade
</line>
</par><par>
<line>
c*ntral (DONALDSON; PR*STON, 2*18).
</line>
<line>
* e*etiva i*c**são de gru*os margin*lizados na *omada de decisão é fundament*l para
</line>
</par><par>
<line>
*romover j**tiça s*ci*l e equidade. No
</line>
<line>
seto* públ*co, is*o exige o dese*vo*vimento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mecani*mos que
</line>
<line>
assegurem * *articipação ativa *e comuni*ades h*storicam*nte
</line>
</par><par>
<line>
desfavorec*das (FRASER, 2021).
</line>
<line>
* *nclusão de gru*os ma*g**ali*a*o* *rec*sa i* **ém do caráter sim*ólico, tornando-se
</line>
</par><par>
<line>
efeti**mente substant*va. Para isso, é *ssencial
</line>
<line>
*stabel*cer espaços
</line>
<line>
*eliberativos que
</line>
</par><par>
<line>
permit*m que essas vo**s excluídas influenci*m de maneira direta tanto *s po**ticas p*blicas
</line>
<line>
quanto as prá*icas institucionais (YO*NG, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
A concep*ão
</line>
<line>
d* justiç* como equidade e*f**iza que
</line>
<line>
as in*tituições públicas d*vem
</line>
</par><par>
<line>
colocar como prioridade a inclusão
</line>
<line>
de grupos *a*ginalizados, as*egurando que **a*
</line>
</par><par>
<line>
de*anda* *ontos de vista sejam d*vi*amente integrados no plan*jame*to e execuçã* e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pol*t*cas públicas (RAWLS; KELLY, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
* pa*ticipação ef*ti*a *e grupos m*rginalizado* * um ele**n*o essencial p*ra avaliar
</line>
<line>
o desenvolvim*n*o so*ial. No **tor público, isso requer a imple*ent*ção de *olít*cas vo**a*as
</line>
</par><par>
<line>
à eliminação de barreiras estrutur*i* à promoçã* da inc*u*ão e
</line>
<line>
ativ* d*sses grup*s (SEN,
</line>
</par><par>
<line>
2020).
</line>
</par><par>
<line>
O B*g Data tem *esempenh*do um papel transform*dor ** **mada de d*cisão por
</line>
<line>
org*niz*çõ*s e governos, oferecen*o a cap**idade de analisar grandes vo*umes de dados em
</line>
<line>
tempo rea*. *a esfer* públic*, *s*a *ecnologia se *estaca p*la efi*i*nc*a *o reconh**imento e
</line>
<line>
engaja*en*o de stak*holders, possibilitando a pe*son*lizaç*o *e s*rviços e polític*s *ara
</line>
</par><par>
<line>
atende* às necessida**s espec*ficas
</line>
<line>
de ***erentes grup*s (**YER-**HÖN*ERGER;
</line>
</par><par>
<line>
CUKIER, 202*).
</line>
</par><par>
<line>
Al*m do mais, o us* do Big Data pod* melhorar significativam**te a tra*s*arê*ci* e a
</line>
</par><par>
<line>
accountability no setor p*blico, ao mesmo tempo
</line>
<line>
em que facil*t* a
</line>
<line>
identif*cação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
st*keholders mar*inalizados, **jas perspectiv*s muitas vezes nã* sã* capt*das
</line>
<line>
por métodos
</line>
</par><par>
<line>
tradicionais *e *oleta de dados (GEORGE; HAAS; PENTLAND, 20*9). No en*anto, para
</line>
</par><par>
<line>
gara*t** o uso responsá*el *essa t**n*logia, é es*encial q*e sua aplic*ção sej* *uia*a
</line>
<line>
*o r
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sin*, v. 2*, n. 6, art. 1, p. 3-28, jun. 202* *ww4.Unifsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estrat*gia e Gestão d* Stakeh*ld*rs no Setor P*blic*: Uma Análise Bibl*om*trica
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
princípios éticos qu* protej*m a privacidade e os direitos dos cidadãos. Ass*m, é
</line>
<line>
*nd*spensável a criação de frameworks capazes *e integrar *iferen**s fontes de dados,
</line>
<line>
promoven*o u*a gestão de sta*e*olde*s i*clusiva e *ficien*e (KITCHIN, 202*).
</line>
<line>
A *nteligên**a Art*ficial (IA) p*ssui um gra*d* poten*ial *ara transformar * gestão de
</line>
</par><par>
<line>
s*akeholders *o se*or público. Com sua capacidade de automat*zar *rocessos
</line>
<line>
de análise
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
prever necessidades, I* facilita * c*municaç*o *ersonal*zada com dife*entes grup** de a
</line>
<line>
inte*e*se, pr*movendo maio* eficiência e *ficácia *as interações (BRYNJOLFSSO*;
</line>
<line>
MCAFEE, 2021).
</line>
<line>
Adici*nal*en*e, a IA pode ser uma fer*amenta *al*os* pa*a mapear e priorizar
</line>
<line>
stakeho*d*rs, *onsider*ndo seus níveis de infl*ênc*a e i*t*resse. Essa fu*ci*nalidad* permit*
</line>
<line>
*ue gesto*e* públicos di*ecionem recursos de m**eira mais es*ratégica e efi*iente, *tim*zando
</line>
<line>
os processos de toma*a *e deci*ão (D*VENPORT; RONAN*I, 20*8).
</line>
<line>
No entanto, a *plica**o da *A ** *etor *úbl*c* tamb*m enfrenta desafi*s étic*s
</line>
</par><par>
<line>
significativos. É imprescindível garanti* que o* si*temas de IA seja* desenv*lvidos
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
imp*em*ntados de forma just*, trans*arente e inclusiva, especialmente
</line>
<line>
quan*o utilizados na
</line>
</par><par>
<line>
gestão de stake*olde** diversos e marginalizados (FLO*IDI, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
Para que
</line>
<line>
a IA contribua efetivamente para a *dentificação * inclu*ão d*
</line>
<line>
grup**
</line>
</par><par>
<line>
ma*gin**izados n* formulaç*o de políticas públicas, é indispensável o desenvolvimen*o de
</line>
<line>
algoritm** proj*tados para evi*ar vieses e promover a equidade, fo*talec**do assim o i*pact*
</line>
<line>
socia* *essa* iniciativas (CATH, 2*18).
</line>
<line>
Uma gestão *ficaz de stakeholders exige a ***lementação ** medidas que respondam
</line>
</par><par>
<line>
a qu*s*ões fu*damenta*s: i) *uem são
</line>
<line>
os stakeholders *nvolvidos; ii) que desafios ou
</line>
</par><par>
<line>
opor*unidades
</line>
<line>
*sses **ores trazem par* a organização; iii) quais são as re*ponsabili*ades
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
organizaçã* em relação esse* st**eholders; e iv) q*ais estratégias ou aç*es a or*aniz*ção a
</line>
<line>
d*ve adotar em relação a es*e* atores. Além disso, um p*nto crucial relacionado à teo*ia *os
</line>
</par><par>
<line>
stakehol*ers é o p*pel das instituiçõe* ou ** contexto *ns*itucional, *ue inf*uencia tanto
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
comportame*t* da* organ*za*ões quanto o *os stakeholders, m**dan*o *s interaçõ*s e a*
</line>
<line>
expectativ*s entre ambos (MENEZES; *IEI*A; OLIVEIRA, 20*2).
</line>
</par><par>
<line>
A ide*t*ficação precisa
</line>
<line>
dos s*ake*olders e seus papéis também é e*senc*al
</line>
<line>
*a r a
</line>
</par><par>
<line>
gara*tir uma gest*o mais eficien*e e * ger*ção
</line>
<line>
de valo* pa*a *odos *s envolvidos. Três
</line>
</par><par>
<line>
modelos de *la*sif*caçã* s*o mais c*mumente
</line>
<line>
uti*izados: i) c*m base em *e* potencial
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
</page><line>
ameaça ou coop*ração; ii) com base em *eus atribu*os d* *oder, legitimidade e urgê*cia; e iii)
</line>
<line>
**m base no t*p* de *nfluên*i* que *s stakeholders *xercem na tomada de decisões do
</line>
<line>
govern* (MEN*ZES; VIEIRA, 2022).
</line>
<line>
Rev. FSA, ***esi*a PI, v. *2, n. 6, art. 1, p. 3-28, ju*. 2*25 *ww4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. A. Santos Júnior, *. A. *. Oliveira, R. C. R. Oliveira, M. B. S. M*nte
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
O mape*ment* dos *takeholders permite ide*tific*r os a*ores-cha*e que p*dem
</line>
<line>
influe*cia* *u ser *nfluen*i*do* p*la pol*tica *úbli*a, enquanto a análise do **u envo*v*mento
</line>
<line>
possib*lita com*reender sua* necessida*es, expectativas e potenci*l de col*bor*ção. Esse
</line>
<line>
*roces*o f*cilita a c*nstrução de ali*nças estratégicas, a g*stão *e confl*tos e a promoção *e
</line>
<line>
políticas públicas mai* eficaz** e ali*had*s com os interess** da sociedade (CZAJKOWSKI
</line>
<line>
JR. 202*).
</line>
</par><par>
<line>
Nesse *o*to, é importante mencion** conceito de s*liência de stakeholders trazido o
</line>
<line>
por Mitc*ell e Agle (1**7), o qual não se c*nf**de com a identifi*ação de stakeh*l*er*. Em
</line>
</par><par>
<line>
**sê*cia, a *den*ifi*ação de
</line>
<line>
*take**lders res*o*de * pergunta "Quem *ão
</line>
<line>
*os s *s
</line>
</par><par>
<line>
stakeholde*s?", enquanto a saliência de *takeholder* respo*de à pergunt* "Q*ais sta*eholders
</line>
</par><par>
<line>
realmen*e
</line>
<line>
*mportam?". Em síntese, t*a*a-se de u* conceito *inâmico e *epen**nte
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
p*rce*ç** dos gestores, uma v*z que importância *elativa dos g*upos a
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
interesse **de
</line>
</par><par>
<line>
mudar com o tempo e em dif*rent*s con*extos, *epen*endo de como os gest*r*s avaliam seu
</line>
<line>
**der, legiti*id*de e urgência *m um *e*erm**ado mo*ento.
</line>
<line>
Em contratações públicas, a *estão eficie*te dos *t*k*holders intern*s é d* *xt*ema
</line>
<line>
importância, devido ao conhe*imento profundo *ue possuem da or**nizaç*o, o que permi*e a
</line>
<line>
*efinição prec*sa do* termos *ontratuais e a co*se*uente otimiza*ão do **o de *ecursos. *ua
</line>
</par><par>
<line>
partic*paçã* *m
</line>
<line>
to*as as fases do pr*cesso assegur* *ransparên*ia, controle e o bom
</line>
</par><par>
<line>
desempenho *as con*ra*açõe*, alinhando *xpe*tativas e fo*entando sol*ções inovadoras. A*
</line>
</par><par>
<line>
atuarem *omo in*er**diários entre a a*mi**stra*ão e os cidadão*, *sses
</line>
<line>
stakeho*ders
</line>
</par><par>
<line>
garantem que os s*rviço* contrat*dos respond*m efetiva*ente às ne*essidades d* popu*aç*o,
</line>
<line>
pro*ovendo * qua**dad* d* vi*a e o bem-es*ar s*cial (RODRIGU*S; REIS, 2023).
</line>
<line>
Nesse contexto, faz-se necessá*ia a a*oção de uma abordagem colabor*tiv*, **aptável
</line>
<line>
e tra*sparente, que considere os interesses de todos os stakehold*rs, não apena* dos a*ioni*t*s
</line>
<line>
o* financiadore*. Um plano de *omuni**ção ef*caz é i*pres*indível para manter os
</line>
<line>
sta*ehol*ers info**ados durante todo o pr*cess* (LARSSON; LA*SS*N, 2020). A criação
</line>
</par><par>
<line>
conju*ta de soluçõe* que
</line>
<line>
*enef*ciem todos os stak*h*lders permite uma dis*ribu*ção
</line>
</par><par>
<line>
equilib*ada de riscos * *esponsabilidades, especi**men*e em projet*s de *rande es*ala ou com
</line>
<line>
a*to grau de ince*t*za (BUSC* et *l., 2024).
</line>
</par><par>
<line>
Diante d* exp*st*, f*ca
</line>
<line>
*laro que a g*stão
</line>
<line>
de st*ke*old*rs no
</line>
<line>
s*to* p*blico tem
</line>
</par><par>
<line>
implicações práticas sign*fi**tiv*s *m várias áreas da *dministr*ção púb*ica, como segurança
</line>
</par><par>
<line>
e a formulação
</line>
<line>
de polític*s voltadas sustent*bilidade. Por essa *azão, a impl*m*nta*ã* à
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
estratégia* *fic*ze* de g*stão de stake*old*rs é fun**mental **r* assegurar o fortalecimento
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 6, a**. 1, p. 3-28, jun. 2*25 ww*4.Unifs*net.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estrat*gi* e Ge**ão de Sta*eholder* *o Setor Público: Uma Análise B*bliométrica
</line>
<line>
11
</line>
</par><par>
<line>
da* instituições públi*as, p*o*ovendo m*ior eficiência, transparênci* * a*inham*nto c** as
</line>
<line>
necess*dade* e expectativas ** *oc*edade.
</line>
<line>
3 *ET*DOLOG*A
</line>
<line>
Esta seção te* como **opósito *etalhar o proc*sso **tod*l*gic* utilizado nesta
</line>
<line>
pesquisa, assegu*and* a e*tr*ção ade**a** d* corpus e permiti*do que outros pes*u***d*r*s
</line>
<line>
possa* reprod*zir este trabalho c*m precisão.
</line>
<line>
A m*to*ologia deste estudo bibliométr*co segue o protocolo *e Tranfield, Den*e* e
</line>
<line>
S*art (2003), que é *ividido em três fa*es: a) Planeja*ento: d*fine a nec**sidade e o esco*o
</line>
</par><par>
<line>
*a rev*são; *) Execução: c**p*sta por vári*s etapas, es*a fa*e *oc* na realiz**ão da
</line>
<line>
re*isão
</line>
</par><par>
<line>
pro*ri*mente dita; c) D*ssemina*ão: e*vol*e a elabo*ação de um relatório deta*hado com os
</line>
<line>
*esultados da *ev*são e su*s recomendaçõ*s.
</line>
<line>
De ac*rdo co* Do*th* et al. (2*21), a bibl**metria é *mplamente u*ilizada e
</line>
<line>
reconhecida p*r s*a precis*o na in*estig*ção * análise d* gra*des quanti*ade* de da*o*
</line>
</par><par>
<line>
cie*t**ic*s, pos*i**lit*ndo
</line>
<line>
a comp**en*ão detalhada das mud*n*as dentr* *e um ca*po
</line>
</par><par>
<line>
esp**ífico, além de identi*icar novas *reas de des*nvolvimento.
</line>
<line>
Co*ple**ntando essa percepção, Lim e Kumar (20*4) d**tacam que, apesa* de a
</line>
<line>
an*lise bib*iométrica s*r essencialmente quanti**t*va e objet*va, ela requer *nterpretação. *sse
</line>
<line>
pr*cesso de interpreta*ão adic*o*a um *omponente subjetivo, co*ver*endo *ados bru*os em
</line>
<line>
*nsi*hts v*liosos.
</line>
<line>
A sistema*ização do prot*colo *esta pesquis* b*bli*métrica está *et*lhada no diagra*a
</line>
<line>
apre**n**do na Figura 1, que il*stra passo a passo *s trê* etap*s deste método. A primei*a
</line>
<line>
eta*a é o planejamento da re*isão, seguida pel* e*ecução prá*ica *, por fi*, a di*ulgação *os
</line>
<line>
result*dos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 22, n. 6, art. 1, p. 3-28, jun. 2*25
</line>
<line>
ww*4.Unifsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 22, n. 6, a*t. 1, p. 3-28, j*n. **25
</line>
<line>
www*.Unif*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*stra**gia e Ges*** de Stakehol*ers *o Setor Públ*co: Uma Análise Bibl*ométrica
</line>
<line>
13
</line>
</par><par>
<line>
Essa metodol*gia assegura
</line>
<line>
que a R*v*são Bibliométrica seja c*nduzida de form*
</line>
</par><par>
<line>
abra*gen*e e impa*cial, proporcio*ando uma valiosa contribu**ã* p*r* a temática E*trat***a e
</line>
<line>
Ge*tão de St*kehold*rs no S*tor P*blic*.
</line>
<line>
O* dad*s fo*am analisados através do Microsof* *xcel e de ferramentas bib**ométricas
</line>
<line>
como VOSviewer versão 1.6.20. Com base nas ferrame*t*s pr*porcionadas pelo VOSviewer
</line>
<line>
v*rsão 1.6.20, fo* poss*vel cr*ar * *xplora* mapas de *ede* por *eio do acop*am*nto
</line>
<line>
bibliográ**co (CAMARGO; JUST*, 2018; VAN ECK; WALTMAN, 2022).
</line>
<line>
3.1. Font* de Coleta *os Estudos Primários
</line>
<line>
O* arti*o* **ra esta pesquisa fo*am colet*dos na ba*e de dados *co*us, abran*endo *
</line>
<line>
período de 1993 * 2024. A escolha por esta b*se se d*ve à sua *at*re*a inte*disc*plina* e à sua
</line>
<line>
capacidad* de cobrir u*a *mpla gama de áreas d* *onhecimento. A Scopus contém mais de
</line>
<line>
1,* *ilh*o de citaçõ*s d**umentadas (EL*EVIER, 2**4) e oferece acesso gratuit* a **a
</line>
<line>
vasta va*iedade de *eriódicos *c*dêmicos, abrangendo mais de 250 discip*inas.
</line>
<line>
A escolha pela coleç*o pri*cipal da ***e de d*dos Scopus se justifica pela
</line>
</par><par>
<line>
*ossib*lidade de
</line>
<line>
aplicar filtros avançado*, que oferecem uma ampl* varieda**
</line>
<line>
de variáveis
</line>
</par><par>
<line>
(rótulo* de campo). Is*o p*rmite exportação de resultados com me*a**dos bibl*ográfi*o* *
</line>
</par><par>
<line>
det*lhados, inc*uind* as referências citadas nos a*tigos, en*iq**ce*do sig*ificativamente
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa a*adêmica.
</line>
</par><par>
<line>
3.2. **it*rios de S*leção dos Estu*os do C*rp*s
</line>
</par><par>
<line>
Segundo *r*nfiel, Den*e* e *mart (2003), o* critérios de inclusão **ra u*a Revisão
</line>
<line>
da Literatura *ev*m ser rigor**o*, inc**i*do ap*nas *studo* q*e atendam plenamente a*s
</line>
<line>
critério* pré-*e*inidos. Es*es cr*térios são b*seados na* palavras-ch*ve *elacionadas ao
</line>
<line>
fenômeno es*udado, or**ntando os pesq*i*adores na resposta à qu*stão de p**quisa.
</line>
<line>
Os critér*os de inclusão utilizados foram: (a) F*ltrados p*r: (TITL*-*BS-KEY (
</line>
<line>
"Es*ratégi* Corp*r**iva" ) OR TITLE-ABS-K*Y ( cor*ora*e AN* strategy ) OR *I*L*-
</line>
<line>
ABS-KEY ( organizati*nal AN* *t*ategy ) AND TITLE-ABS-KEY ( "partes interessadas" )
</line>
<line>
OR TITL*-ABS-KEY ( sta*eho*der* ) ); (b) Somente ar*i*os c**nt*f*cos; (c) S*mente artigos
</line>
<line>
de revisão s*stemática; (d) Somente documento* em est*gio final *e **b*ic*ç*o; (*) Somente
</line>
</par><par>
<line>
documentos com **vre *cesso.
</line>
<line>
*pós a apl*cação dos f*ltros f*ram en*ontrados 1.232
</line>
</par><par>
<line>
*ocumentos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 22, n. *, art. 1, p. *-28, jun. 2025
</line>
<line>
www4.Un*fsanet.com.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. Santo* Jún***, C. A. A. Oliveira, R. *. R. Oliveira, M. *. S. Monte
</line>
<line>
14
</line>
</par><par>
<line>
3.*. Definição das Palav*as-Chave * String d* Busca
</line>
</par><par>
<line>
As palavras-*have selecionadas
</line>
<line>
fora* der*vadas da ques*ão de *esquisa a*re*en*ad*
</line>
</par><par>
<line>
na seção inicial deste estu*o. A ques*ão central *nvestig* a dinâmica e*tre os termo*
</line>
<line>
principais: "Estratégi* e Gestão de Stak*hold*rs no Setor *úblico".
</line>
<line>
Nas pa*avras *entr*is e os seus **spect*vos sinôni*os, formu*ou-** a segui*te strin*
</line>
<line>
de busca, u*ilizando-se os c**ectores "AND" e "OR":
</line>
</par><par>
<line>
( ( TITL*-*BS-KEY ( "Estratégia Corporativ*" ) OR TI*LE-ABS-K*Y
</line>
<line>
(
</line>
</par><par>
<line>
corpor*te AND s*ra**gy ) OR T*TLE-ABS-KEY ( or*a*iz*ti**al AND strategy ) AND TI*LE-
</line>
</par><par>
<line>
*BS-KEY ( "pa*tes inte*essadas" ) O* TITLE-ABS-*EY ( stakeholder* ) ) ) AND
</line>
<line>
(
</line>
</par><par>
<line>
management AND public *ND admin**tration OR
</line>
<line>
govern*en* ) AND ( LIMIT-T*
</line>
<line>
(
</line>
</par><par>
<line>
DOCTYPE , "*r" ) OR
</line>
<line>
LIM*T-TO ( D*CTYPE , "re" ) ) AND ( LIM*T-TO ( **BSTA*E ,
</line>
</par><par>
<line>
"fi*al" ) ) *ND ( LI**T-TO ( OA , "all" ) )
</line>
</par><par>
<line>
Os termos pr**iamente definidos par* a formula*ão da **ring *e
</line>
<line>
busca **ram
</line>
</par><par>
<line>
*plicados na base de dados S**pus, conforme ilu*tra*o na *abe*a 1.
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 1- String de Busca e número d* artigos em ** de setembro *e 2024.
</line>
</par><par>
<line>
**ri*g
</line>
<line>
B***
</line>
<line>
Resultado*
</line>
</par><par>
<line>
( TIT*E-ABS-KEY ( "Estratégi* C*rporativa" ) OR TITLE-A**-KEY ( *orpo**te AND *trateg* ) O* TITLE-ABS-KEY ( organization** AND *trategy ) AND TITLE-ABS-KEY ( "partes in**re*sa*as" ) OR T*TLE-A*S- *EY ( **akeholde** ) )
</line>
<line>
Sc*pus
</line>
<line>
*0.136
</line>
</par><par>
<line>
( ( T*TL*-ABS-KEY ( "Es*r*tégia *orpo*ativa" ) OR TITLE-**S-KEY ( corp*rate AND st*ategy ) OR TI*LE-ABS-KEY ( org*nizati*nal AND strate*y ) A*D TI*LE-ABS-KEY ( "partes inter*ssadas" ) OR TI**E-ABS- KEY ( stake***der* ) ) ) AND ( management *ND publi* AND administr**ion OR gov*r*m*n* )
</line>
<line>
Scopus
</line>
<line>
* .2 * 1
</line>
</par><par>
<line>
( ( TITLE-*B*-KEY ( "Es*rat*3;gia Corporativa" ) *R TI**E-ABS-K*Y ( corporate A*D strategy ) OR TITLE-ABS-KEY ( org*nizational AND strateg* ) AN* TITLE-ABS-KEY ( "partes *nteress**as" ) OR **TLE-ABS-KEY ( st*keholder* ) ) ) *ND ( m*nageme*t AND public A*D ad*inis**a*ion OR go*ern*ent ) A*D ( LIMIT-TO ( DOCT*PE , "ar" ) OR LIMIT-TO ( DOCTYPE , "re" ) )
</line>
<line>
Sc*pus
</line>
<line>
* .7 3 6
</line>
</par><par>
<line>
( ( T*TLE-ABS-*EY ( "Estratégi* Corporat*va" ) OR T*TLE-ABS-KEY ( *orporate A** st*a*egy ) O* TITLE-ABS-*E* ( org*niza*ional AN* s*rateg* ) AND *ITLE-ABS-KEY ( "partes int*ressada*" ) OR TITLE-ABS-KEY ( sta*eholder* ) ) ) A*D ( *anagement AND pu**ic A*D ad*inistrati*n OR *overn*ent ) AND ( LIMIT-TO ( D*CTYPE , "ar" ) OR LIMIT-TO ( DOCTYPE , "re" ) ) A*D ( LIMIT-TO ( PUBSTAG* , "final" ) )
</line>
<line>
Scopus
</line>
<line>
2 .4 6 9
</line>
</par><par>
<line>
( ( TITLE-ABS-KEY ( "Estratégia Cor*orat*va" ) OR TI*LE-ABS-KEY ( cor*or*te AND strategy ) OR T*TLE-AB*-KEY ( organizational AN* *trat*gy ) AND TITLE-ABS-*EY ( "partes inte*e*sadas" ) O* TITLE-ABS-KEY ( stak*hol*er* ) ) ) AND ( management *ND publ*c AND administration OR governmen* ) AND ( LIMIT-TO ( D***YPE , "ar" ) OR L*MIT-*O ( DOCTYPE , "re" ) ) *ND ( LIMIT-TO ( PUBSTAGE , "*i**l" ) ) AND ( LI*IT- TO ( O* , "*ll" ) )
</line>
<line>
Scopu*
</line>
<line>
1 .2 3 2
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Elab**ado *elos Auto*es.
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FSA, Teresina, v. 22, n. 6, a*t. 1, p. 3-*8, jun. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsa*et.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*str*tégia e Gestão de Sta**ho*ders no Setor Público: Uma Análise Bibliométrica
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
4 RESULTADOS * DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
Ne*ta fase,
</line>
<line>
avaliamos
</line>
<line>
um to*al de 1.232 a*tigos, denomina*os e*tu*os primário*,
</line>
</par><par>
<line>
publicados em 600 periódicos. Os indicadores f*ram extraídos utilizando o softwa**
</line>
<line>
Vosviewer, e pl**ilh* *ic*osoft E*cel, com dados obt*do* na ba** de *eriódicos *copus,
</line>
<line>
al** da pr*pri* b*s* de d*do*.
</line>
<line>
4.1. Aná*is* D*scrit*va e Temporal do Corpus
</line>
</par><par>
<line>
O corpus av*liado abran*e um per*odo de consu*ta de 1993 *
</line>
<line>
2024, totalizando 31
</line>
</par><par>
<line>
anos. For*m i*entificados 5.*43 a*tor*s * co**tores, co* um* taxa de cr*scimen*o de
</line>
</par><par>
<line>
apro*imadamente 1*.900%
</line>
<line>
no nú*ero de ar*i*os publicado* ao longo
</line>
<line>
desse
</line>
<line>
p*ríodo, * *ue
</line>
</par><par>
<line>
represe*ta um cr*scimento médio anual de pu*l*c*ções de *5,67%. Isso m*stra que,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
média, a p**du*ão mai* qu* d*brou a cada 4 anos *es*e perí**o.
</line>
</par><par>
<line>
Os i*di*adores *ais relevan*es d* *rodução científi*a, presentes n*s art*gos **imários
</line>
</par><par>
<line>
rel*cionado* à *em*tica abo*da*a, *erão de*tacados *
</line>
<line>
seguir *ara *acilit*r a compreensão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
análise do conte*do.
</line>
</par><par>
<line>
O *ráfico da f*gura
</line>
<line>
*, ab*i*o, demon*t*a
</line>
<line>
u*a for*e tend*ncia de crescimento
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
produção de documentos sobre a temát*c*, princ*palment* a partir de 2*09, chega*do ao seu
</line>
<line>
pico em 2023, ultrapas**ndo 170 *ocumen*os produzi*** s*mente n*ste ano.
</line>
<line>
Figu*a 02 - Do*umentos por an*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Sco*us
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 22, n. 6, art. 1, *. 3-*8, jun. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsanet.*om.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. A. S*ntos Júnior, C. A. A. Oliveira, *. C. R. Ol*vei*a, M. *. S. Monte
</line>
<line>
16
</line>
</par><par>
<line>
Os dados evidenciam que os paíse* líderes ** pu*licações sobre a *emáti*a foram
</line>
<line>
Est*dos Un*d*s, Reino Unido, Austr*lia, C*ina e Can*dá, re*pec*ivamente, conf**me v*st* na
</line>
<line>
f*gura 3.
</line>
<line>
* gráf*co *obr* a pro*ução de documentos po* *aís, focado na temátic* "Estra*égia *
</line>
<line>
Gestão de S**keholde*s no *e**r Púb*ico", apres*n*a **ndênc*as re**van*es, q*e refletem o
</line>
<line>
envo*vimento a*adêmic* g*obal e a* con*ribuiçõ*s *specíficas ** cada regi*o.
</line>
</par><par>
<line>
* gr*fic* evidencia uma
</line>
<line>
diversidade g*o*rá*ic* signi*icativa, *om m*itos
</line>
</par><par>
<line>
países
</line>
<line>
cont*ibuindo *e forma r*levante para * lite*at*ra acadêmica sob*e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tema. Essa distr**uiç*o sugere que
</line>
<line>
o assunto é impo*ta**e em d*versos
</line>
</par><par>
<line>
contextos nacion*is e **gionais.
</line>
</par><par>
<line>
Podemos
</line>
<line>
i*entificar os paí*es que lideram * pesquisa n*sse ca*po. Aqu**es
</line>
</par><par>
<line>
com o ma*or número de pub*ica*ões prova*elm**te p**suem universidad*s ou
</line>
</par><par>
<line>
ins*itu*ções de p*squis* c*m grand* ***eresse e exper*ise na ge*tão
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
s*akehol**rs no s*tor públ*co.
</line>
</par><par>
<line>
A alta produção acadêmica em certos paí*es pode *sta* li**d* a iniciativas
</line>
</par><par>
<line>
gove*n*mentais, políticas públicas ou programas de financiamento
</line>
<line>
destinado*
</line>
</par><par>
<line>
a apr*m*r*r a gest** d* stakeho*de*s n* s*t*r público.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
*iversidade de países
</line>
<line>
participantes
</line>
<line>
também indi*a a poss*b*lidade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
colaborações *nternaciona*s. Pe**u*sadores de *ári*s regiões pod** esta*
</line>
<line>
u*indo esforços pa** r*s*lver *uestões comuns no *etor p*blico.
</line>
<line>
Ao comp*rar *s contri*uições *os países, é *ossíve* identif*car tendências
</line>
<line>
regionais esp*cífi*as e o nível de *r**ridad* atribuído à gest*o de stakehol*ers
</line>
<line>
em diversos contexto* cul*urais e administ*ati*os.
</line>
<line>
*ssas aná*ises contribue* para dest*ca* pot*nciais ár*as *e c*laboração internacio*al
</line>
</par><par>
<line>
e *dent*ficar l*c*nas em pesquisa que demand*m maior a*en*ão e p*s*uisa,
</line>
<line>
oferecend*
</line>
</par><par>
<line>
direcion*mentos estrat*gico* para aprofundar o de*envolvimento *a temática e *omenta*
</line>
<line>
inovações no cam*o de est*do.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Tere*in*, v. 22, n. *, art. 1, p. 3-28, jun. ***5
</line>
<line>
www4.Unifs*net.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estraté*ia e Gestão de Stakeh*lder* no Se**r Público: *ma An*lise Bibliométrica
</line>
<line>
17
</line>
</par><par>
<line>
F*gur* 03 - Docume*t*s por p*ís
</line>
</par><par>
<line>
F*n*e: S*opus
</line>
<line>
F*i identificado, c*n*orme consta na fig*ra 4, qu* o autor com maior contri*uiç*o em
</line>
</par><par>
<line>
produ*ão de d*cument*s do corpus *oi Aarons, *.A., com 11
</line>
<line>
pu*licações. Gre*ory A.
</line>
</par><par>
<line>
Aarons é professor do D*partame*to *e Psiquiatri* da Escola de Me*icina da UC San Diego,
</line>
<line>
Estados Unidos. O autor já fo* citado 43.337 vezes, sendo q*e 27.447 somente nos últim*s 5
</line>
<line>
anos (a partir de 2019). Al*m disso possui *m "*ndice h" gera* d* *4 e, levando em conta os
</line>
</par><par>
<line>
*ltimos 5 *nos, esse índice é
</line>
<line>
*e *9. Já * "*ndice de *ita*ão
</line>
<line>
i10" é d* 262 e, considerando
</line>
</par><par>
<line>
*penas os últi*os * ano*, * índ*c* i*0 * ** 234 (dados do G**gle Sc*o*ar em outubro d*
</line>
<line>
2024).
</line>
<line>
De *cord* com o AD Sci*n*if** I*dex (2024), a* pontuaçõ*s *o*ais d* índi*e h *ão
</line>
<line>
uti*izadas *ara c**ssi*icar cientistas e**r* os **lhores do mu*do. *sta **ál**e inclui dados d*
</line>
</par><par>
<line>
707.343 cient*s*as *rove*ie*tes *e 14.035 univers*dade* em 210 *a*s*s, e * baseada
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
r*gistros do Google Scholar.
</line>
</par><par>
<line>
O í*dic* h, também conhe*ido c*mo h-index, é uma métrica que avali* tanto
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
produti*id*de quanto o impacto das *ub*icações de um pesqui*ador. Ele é det*rminado pelo
</line>
</par><par>
<line>
número
</line>
<line>
de *rtigos *u* o
</line>
<line>
pesquisador
</line>
<line>
publi*ou e o
</line>
<line>
número d*
</line>
<line>
v*zes q*e esses artigo* foram
</line>
</par><par>
</page><line>
c**ados *or *utros pes*ui*ador*s. *or e*em*lo, um pesquisad*r *om **dice h ig**l a 1* *em
</line>
<line>
10 artigos q*e foram c*ta**s, no mín*mo, 10 v*zes ca*a.
</line>
<line>
O índice i10, semelhante ao índice h, avalia a influência de u* pe*qui***or ao
</line>
<line>
c*nsiderar apenas os *r**gos q*e *e*eberam *elo *enos 10 c*tações. Ele é uma maneira d*
</line>
<line>
m*d*r o *mpacto aca*êmico com base em um nú**ro m*n*r de c*taçõ*s, mas ai*da ass*m
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 6, *r*. 1, p. 3-28, j*n. 202* www4.Unifs*net.*om.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. A. Santos *ún*or, C. *. A. Oliveir*, R. C. R. Oli*ei*a, M. B. S. Monte
</line>
<line>
18
</line>
</par><par>
<line>
c*m relevância si*nificativa. E**as métricas s*o amplamente utilizadas para julgar a
</line>
<line>
qualidade e o **pacto do trabalho acadêmic* de pe*qu*sadores e* várias discipl*nas.
</line>
<line>
Figura 0* - Produção de d*cumentos por autor
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Sco*us
</line>
</par><par>
<line>
O gráf*co da *igura 5 lista as princi*ais instituiç**s pelo núm*ro d* *ublicaçõe*,
</line>
</par><par>
<line>
*efletindo sua prod*tividade ac*dêmi*a e co*prom*sso com a pesq*i*a *m "Es*rat*gia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Gestão de *takeh*lders no Se*or Público". As *nstitu*ções no topo são *entro* *e excelência
</line>
<line>
que influenc**m p*lítica* pú*licas * práticas de gestão. A d*versidade geográfica d*s
</line>
<line>
in*titu*ções in*ica um interesse global p*lo *e*a, * comparar o número de publicações aj*da a
</line>
<line>
i*e*tificar *egiõ*s mais avançadas na p*squisa.
</line>
<line>
*igura 05 - Produção de d*c*me**os por af*liação
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *copus
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter**ina, v. 22, n. 6, art. 1, p. 3-2*, *u*. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Est*atégia e Ge*tão de Stakeho*ders no Setor Pú*li*o: Uma Análi*e Biblio*étric*
</line>
<line>
19
</line>
</par><par>
<line>
Const*t**os p*la análise da figu*a 6 q*e mais da metade ** toda a produção relativa à
</line>
<line>
*est** *e Stak*h*lders no Setor públ*co est* conce*trada em três grandes áreas: Ciências
</line>
<line>
Sociais (19,5%), Medicina (16,8%) e Negóci** / Gestão 15%). Meio Amb*e*te represe*ta
</line>
<line>
(11,5%), mostrand* re*evâ*ci*. A partir des*as inform*ções, é pos*ível concl*ir qu* a gestão
</line>
<line>
de stak*holders no setor público é interdisciplin*r, e*vol*endo áreas divers*s.
</line>
<line>
A p**tir *a análise visu*l do g*áfico, podemos o*serva* as seguintes tendência*:
</line>
<line>
*redo*inânc*a das Ciên*ias S*ciais e *edicina, representando * *aior p*rte do
</line>
</par><par>
<line>
gráfico, indic*ndo
</line>
<line>
uma *rodu*ão docu*ental mais significativa nessas *reas em
</line>
</par><par>
<line>
comparação com *utr*s.
</line>
<line>
Cre*cimento em *iênci*s da Computação e Ener*ia. Essas áreas mo**ram ***
</line>
<line>
porcentagem considerável de public*ções, sugerind* um aumento *o int*resse por
</line>
<line>
pesquisa* nesses c*mpos.
</line>
<line>
Menor *e*res*ntat*vidade em Outras Á*ea*. Áreas, *omo Engenharia, Econo*ia,
</line>
<line>
Ciên*ias Am*ie*tais e *egócios, embora *e*evant*s, têm uma *epres*ntatividade
</line>
<line>
m*nor no co**unt* de documentos analis*dos.
</line>
<line>
Figura 06 - Doc*mentos po* *rea t*mática.
</line>
</par><par>
<line>
**nte: *cop*s
</line>
<line>
O gráfico ** figura * demonst** que a t*ndênc** de cresci*ento do númer* de citaçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
por **o sobre a Est*a*é*ia e G*stã* de Stakeholders fo* consistente, acom*anhando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tendê*cia de crescimento de documentos produzido*, t*ndo em 2023 o seu pico. Is*o *ode ser
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 6, art. 1, *. 3-28, j*n. **25
</line>
<line>
w*w*.U*if*an*t.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. A. Santos *ú*io*, C. A. A. O*iveira, R. C. R. Oliveira, M. B. S. Monte
</line>
<line>
20
</line>
</par><par>
<line>
resul*ad* da publicação de artigos influent*s ou do la**amento
</line>
<line>
de pol**icas públi*a* que
</line>
</par><par>
<line>
inc*ntivam a pe*qui*a nessa área.
</line>
</par><par>
<line>
*os últim*s ano*, * gráfico mo*tra um* estabil*zaçã* co* tend*ncia *e crescime*to
</line>
</par><par>
<line>
contí**o, o que *ndica que a
</line>
<line>
p*squis* e* "Estratégia e Gestão *e S*akehol*ers no *etor
</line>
</par><par>
<line>
Público" *s*á se consolidand* *om* u*a área i*po*t*nte. Esse *rescimento contínuo *eflete o
</line>
<line>
aument* *o *nte**s*e e d* relev*ncia de**e tema no cenário acadêm*co e prático.
</line>
<line>
A* ci*ações realizadas em um det*rminado a*o r*fletem a rel*vâ*cia *e publi*ações
</line>
<line>
*nteriores, destacand* com* a in*luênci* de es*udos impor*ante* *ode se *stende* por lo*gos
</line>
<line>
p*r*odos, cont*ib*indo pa*a o avan*o contínuo do conhecimento na área.
</line>
<line>
E*s*s d**o* podem *evelar *eríodos-c*ave de inovação e progresso na pesquisa *obre
</line>
<line>
gestão *e *t*keh*lders no s*tor públ**o, podendo direcionar futuras p*squisas, d*st*cando os
</line>
<line>
m*mentos de maior im*ac*o * re*evância.
</line>
<line>
Fig*ra ** - C*tações por ano.
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Scopu*
</line>
</par><par>
<line>
Ao realiz*r a análise de citaç*o *or autor ** Vos*iewer, c*m
</line>
<line>
parâ*et*o* *ara n*
</line>
</par><par>
<line>
mínimo dois documentos p** aut*r e no mínimo cinco ci*a*õe*, destacam-*e os autore*
</line>
<line>
P*well, B. J., com 2.505 citações. *yron J. P*well é Professor Associado e Reito* Assoc*ado
</line>
<line>
de Pesquisa da Brown *c*ool, *ashington Univ*rsity in St. Louis, E*tados Uni*os.
</line>
<line>
De ac**do com dados *o Goo*le *cholar (coleta e* outubro de 2024), o au*o* já foi
</line>
<line>
*itado 18.660 vezes, sendo *ue 16.554 som*nte nos últimos 5 *n*s (* partir d* *019). Além
</line>
<line>
dis*o possui um "índice h" ge*al de 50 e leva*do e* conta o* últimos * anos, esse *ndi*e é d*
</line>
<line>
4*. Já o "índ*ce *e citação *10" é de 108 e co*sid*rando apena* os *ltimos 5 *n*s, o *ndice i10
</line>
<line>
é *e 105.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*resina, v. 22, n. 6, art. 1, p. 3-28, ju*. 2025
</line>
<line>
w*w4.U*ifsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estra**g*a e Gestão de Stakeho*d*rs *o S*tor Público: Uma Anál*se B*bliométrica
</line>
<line>
21
</line>
</par><par>
<line>
Figura 08 - *i*ações por autor.
</line>
</par><par>
<line>
*o*te: Vos*iewer
</line>
<line>
A figura 09 demonstra a análise *e cooco*rên*ia de palavras, gerada p**o **ft*are
</line>
<line>
Vosviewer, que indi** as áre*s de m*ior int*ress* da pe*quis*.
</line>
<line>
Os termos *ais centrais c*nectados na rede são "human*", \s*akeholder",
</line>
<line>
"organiz*ção", "gestão e "polític* de saúd*. Esses *ermo* at*am como c*ne*t*res para vá*io*
</line>
<line>
c*usters, in*i*a*do sua importância na rede.
</line>
<line>
Clu*ters (A**upament*s):
</line>
<line>
Cluster Verde: Fo** e* termos re**c*on*dos a "cuidados de saúde" * "or*ani*ação e
</line>
</par><par>
<line>
gestão", *o* *e*mos proemin**tes com* "q*alidade
</line>
<line>
dos cuidados *e saúde",
</line>
</par><par>
<line>
"planejamento *os *ui*ados de s*úd*" e "or*aniza*ã* e gestão".
</line>
<line>
*lust*r Amarelo: Central*zado em "p*lí*ica de saúde" e "*ov*rno", com *ermos com*
</line>
<line>
"políti*a de saú*e", "go*erno" e "gestão".
</line>
<line>
Cluster Ve*melho: Gir* em torno de "s*akeholder" e "estr*tégia c*r**rativa", *om
</line>
<line>
termos com* "**ak*ho*der", "estratégi* cor*or*tiva" e "tomada de decis*o".
</line>
<line>
Cluster Azul: Inclu* termos relaci*na*os a "humano" * "liderança", co* termos como
</line>
<line>
"h*ma*o", "liderança" e "C*VI*-19".
</line>
<line>
Tema* *e*trais da nuvem de pala*ras:
</line>
<line>
Polí*ica *e **úde: identificada através de t*rmo* co*o "health po*icy", "government",
</line>
</par><par>
<line>
"gov*rnment programs",
</line>
<line>
"po*itics" indicam um forte *oco nas políticas públ*ca*
</line>
</par><par>
</page><line>
rel*cionadas à saúde, incluindo *lanejamento, gestão e financ*amento.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te**sina PI, v. 22, n. 6, ar*. *, *. 3-28, jun. 2025 www4.Unifsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. A. Santos Júnior, C. A. A. Oliveira, R. C. R. O*iveira, M. B. S. Monte
</line>
<line>
*2
</line>
</par><par>
<line>
Qualidade *a A*sis*ência: Palavr*s como "health care qu*lity", "quality", "e**dence-
</line>
<line>
*a**d practice" su**r*m u* *nteresse em melho*ar a qualidade dos *e*viç*s de *a*de
</line>
<line>
e a *ficácia das interve*ç*es.
</line>
<line>
Ge*tã* em S*úde: Termo* como "manage*ent", "organi*ation and manageme*t",
</line>
</par><par>
<line>
"st*ategic app*oach" in*icam um foco n*s
</line>
<line>
prá*i*as de gestão em o*gani*ações
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
saúde, incluindo pl*n*jamento estratég*co, tomada de decis*o e aval*ação de
</line>
<line>
d****pe*ho.
</line>
<line>
Imp**ment*ção de P*ogramas: Pal*vras como "imple*en*a*ion", "fe*sibi*i*y study",
</line>
<line>
"*ilot" su*e*em um in*eresse e* pe*quis*s s*bre a imp*ementa*ão de novas p*líticas,
</line>
<line>
pro**a*as e t*cnologias.
</line>
<line>
COV*D-1*: A *rese*ça pro**inente de t*rmos com* "CO*ID-19", "pandemi*",
</line>
</par><par>
<line>
"t*le*e*lth"
</line>
<line>
ind*ca
</line>
<line>
qu* a n*vem de pal*vras reflete ** c***us de t*xtos que *n***i
</line>
</par><par>
<line>
publicações
</line>
<line>
*ecentes relaci*nadas pandemi* e sua* impli*ações p*ra o siste*a *e *
</line>
</par><par>
<line>
saú*e.
</line>
</par><par>
<line>
*lgum** observa*ões *mportantes:
</line>
<line>
Po**tica e Qua*idade: A coocorrência frequente de *ermos relacionados à política * à
</line>
</par><par>
<line>
*ualidade sugere que as p*lí**cas públicas, *o*retudo da
</line>
<line>
área de saúde, são
</line>
</par><par>
<line>
consideradas um fator crucial pa*a a melhoria *a *ualidade da **sistên*ia.
</line>
</par><par>
<line>
Ge*t** e Implementação: A *ssocia*ão entre ter*o*
</line>
<line>
rel*cionado* à g*stão
</line>
<line>
e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
implemen*açã* i**i*a qu*
</line>
<line>
** *ráticas de ges*ã* são essenciais p*ra o sucesso da
</line>
</par><par>
<line>
im*le*entaç*o *e novas iniciati*as.
</line>
<line>
COVID-19 e T*le**alth: A forte cooco*rência entre "*OVID-19" e "tele*ealth" reflete
</line>
<line>
a *rescente import*ncia da telem*dici*a *urant* a pandemia.
</line>
<line>
*esquisa e Prática: * presença de te**os *omo "r*search", "qualitat*ve research",
</line>
<line>
"evidence-b**ed pract*ce" indi*a que a p*squisa desempenha um pape* important* na
</line>
<line>
*eração de evidên*ias p*ra a tomada de decisões.
</line>
<line>
Per*p*ct*** Multid*scip*inar: A diversidade *e t*rmos sugere *u* a nuvem de palavras
</line>
<line>
repres*nta um cor*us ** te*t*s com uma perspe*t*va *u*tidisciplinar, abrangendo
</line>
</par><par>
<line>
diversa* áreas
</line>
<line>
do co*hecimen**, como saúde p*bli*a, admi*istra*ão,
</line>
<line>
economia,
</line>
</par><par>
<line>
sociologia e o*tras.
</line>
<line>
Es*a a*álise de coocorrên*ia da nuvem de pal*vras oferece uma visão ge*al dos temas
</line>
</par><par>
<line>
mais relevantes, *o* um foco particular *m *aú*e, polí*icas públicas, qualidade
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
assistência, gest*o * impl*m*ntação de prog*amas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Tere*ina, v. 2*, n. *, art. 1, p. 3-28, jun. 2*25 *w*4.Uni*sanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*stratégia e *estão d* S*akehol*er* no *etor Públi*o: *ma Aná*i*e *ibli*métr*ca
</line>
<line>
23
</line>
</par><par>
<line>
F*gura *9 - Análise de coo*orrê*cia *e palavr*s.
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Vos*iewe*
</line>
<line>
A fi**ra da rede d*s*aca a importância de uma *bordagem mul**discipli*ar e integr*da
</line>
<line>
*a gestão de sta*e*olde*s no *etor público. A *nálise de c*o*orrên*ia d* *ala*ras evidencia
</line>
<line>
que a pesqui** sobre est* t*ma * ampla e abra*ge diversas *re*s ** conhe*imen*o, refletindo a
</line>
<line>
*omplexidade e a relevância *a gestão *e stakeholders para a formulação *e po*íticas públicas
</line>
<line>
e*icaze* * inc**sivas.
</line>
</par><par>
<line>
A análise do panorama da* publ*cações, a partir dos dad*s *presentad*s, des*ac*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
relevâ*c*a e a evoluç*o d* estr*tégi*
</line>
<line>
e **stão d* *takeholders no
</line>
<line>
seto* púb*ico nas
</line>
</par><par>
</page><line>
publica*ões acadêmicas de div*rsas áreas do conhe*imento em t*do o p*ane*a.
</line>
<line>
5 CO*SIDERAÇ*ES FIN*IS
</line>
<line>
N*s úl*imos vinte an*s, a es**atég*a e g*stão de st*keh**ders no setor público
</line>
<line>
p*ssaram por *ma e*oluçã* not*v*l, e*idenciando *ma complex*dade c*escen*e e uma maior
</line>
<line>
demanda p*r tr*nsparência e accountabi*it*.
</line>
<line>
A aná*is* biblio*étric* dem*ns**ou um aumento significati*o na pr*d*ç*o científic*
</line>
<line>
sobre o tema, especi*lmente na *ltima déca*a, com u* *resci*ento *ubstanc*al *o número *e
</line>
<line>
publ*ca***s e cola*oraçõ*s internaci*nais. Entre os princip*is mar*os históric*s, destacam-s*
</line>
<line>
a adoção de novas tecnologias *e co*unicação e a cres*ente relev*ncia da sus*entabilidad*
</line>
<line>
nas políticas *úbli*as.
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 22, n. 6, art. *, p. 3-2*, jun. 2025 *ww4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. A. Santo* Júnior, C. A. A. Oliveira, R. *. *. Ol*ve*ra, M. B. *. Monte
</line>
<line>
24
</line>
</par><par>
<line>
Os achados sugerem que a *estão d* s*akeholder* no setor público desempen*a *m
</line>
</par><par>
<line>
papel
</line>
<line>
vital
</line>
<line>
na formulação de po*íti*as e*icazes * na melhori* da gove*nanç*. *
</line>
</par><par>
<line>
implementação de *onselh*s consult*vos e o uso *e *la**formas **gi*ais p*ra o enga*amento
</line>
<line>
dos stakeholde*s *êm se mo*trado práticas efi*azes. Contudo, persistem desafi*s
</line>
<line>
c*nsideráveis, como a necessida*e de equilibra* a busca por l*gi*imida*e com a missão social
</line>
<line>
das org*niza*ões *úbl*cas.
</line>
<line>
É import*nte apontar que esta pesquisa bib*iomét*ica po*sui alg*m*s lim*tações no
</line>
<line>
que se r*fer* * abr*ngên*ia e aprofun*am*nto *a temática.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, a* seguir as rec*me*dações aqui *pre*ent*das, as futuras
</line>
<line>
pesquisa* poder*o
</line>
</par><par>
<line>
colab*r*r
</line>
<line>
p*ra fortalecer os estudos s*bre a *s*rat*gi* gestão *e sta*holders no set*r e
</line>
</par><par>
<line>
público.
</line>
</par><par>
<line>
Para pesquisas **turas, * *ec*menda*o investigar o potencial das tecnologi*s
</line>
<line>
emer*en*es, como in*eligência ar*ificial * big data, *a*a a*ri*orar a gestão de *takeho**ers no
</line>
<line>
seto* públ**o. Além disso, é imp*r*ante c**duzir estudos *ongitudin*is p*ra avali*r o impacto
</line>
<line>
das estratégias de g*stão de stakehold*rs na *ficá**a d*s pol**ic*s públicas e na s*tisfação dos
</line>
<line>
c*dadão*.
</line>
<line>
Ta*bém se faz **ce*sário *x*mi*ar c*mo a diversidade de stakeholders, incluin*o
</line>
<line>
grupos m*rgina*iza*os, pod* se* mais bem inte*rada nas *stratégias de gestã* para pro*over
</line>
<line>
uma g*ver*ança mais *nc*usiva.
</line>
</par><par>
<line>
Outra área de inv*stigação é como a gest*o d* stakehol*ers pode contribuir par*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
imp*ement*ção d* *olíticas p*blicas sustentávei*, com ên*ase em práticas
</line>
<line>
que p*om**am
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
respon*abilidade am*iental e socia*.
</line>
</par><par>
<line>
*or fim, an*lisar as re*es de colaboração entre diferentes p*íses in*tituições pode e
</line>
</par><par>
<line>
aj*dar * identif*car
</line>
<line>
boas práticas * promo*er a troca *e conhecim*n*os na ge*t*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
s**keholders no setor p*b*ico.
</line>
<line>
Estas rec*mendações são v*lio*a* tant* para pesquis*dores quant* para *estores, pois
</line>
</par><par>
<line>
*rien*am futu*as pesquisas e colaboram para apri*o*a* a gestão *e sta*e*o**ers
</line>
<line>
*o se**r
</line>
</par><par>
<line>
púb*ico promo**r uma administr*ção m*is eficaz e em *intonia com os interes*es da e
</line>
<line>
sociedade.
</line>
</par><par>
<line>
REF*RÊNCIAS
</line>
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www*.U**fsanet.*om.**/re*ista
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*. A. A. Olivei*a
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M. B. S. Monte
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1) co*cepção e p*an*ja*ento.
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<line>
*
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<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) anál*se e i*terpret*ç** dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*) elaboraçã* do rasc*nho ou na revis*o crítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) participação na a*rovação da versã* final do manuscr**o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
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*ev. FSA, Teresina, v. 22, n. 6, art. 1, p. 3-2*, jun. 202*
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www4.*nif*anet.com.br/re*ista
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