Análise Crítico-Pedagógica dos Elementos Linguísticos de Origem Africana em Tayó em Quadrinhos, de Kiusam de Oliveira / Critical-Pedagogical Analysis of Linguistic Elements of African Origin in Tayó em Quadrinhos, by Kiusam de Oliveira
Resumo
Este trabalho investiga as boas práticas de letramento racial para crianças nos anos iniciais da educação básica, por meio do estudo e da valorização da linguagem de origem africana. O escopo da análise é o quadrinho “Palavras”, da obra de Kiusam de Oliveira (2021), ilustrado por Amora Moreira. Por meio desse estudo, busca-se destacar a importância do reconhecimento da literatura como instrumento de encantamento e valorização ancestral. A investigação aborda a literatura negro-brasileira infantojuvenil sob a perspectiva da criança negra como protagonista dessas histórias, refletindo sobre o processo de emancipação epistemológica no processo formativo-cultural decolonial e na luta por uma educação antirracista. Além disso, enfatiza a importância da efetiva implementação das Leis 10.639/03, assim como a 7.716/89. Esta discussão se dará tanto nas esferas educacional quanto literária. Isso possibilita que seus leitores reflitam sobre a língua e seu processo de autovalorização que enriquece o repertório cultural, transcendendo as referências eurocêntricas e, assim, destaca uma identidade afrodescendente libertadora. Essa abordagem é especialmente essencial no ambiente escolar, espaço em que a importância da herança cultural dos estudantes negros pode impulsionar a autoestima e o sentimento de pertencimento, além de promover práticas inclusivas e de pertencimento.
Palavras-chave: Quadrinhos. Literatura negra. Kiusam de Oliveira. Letramento Racial.
ABSTRACT
This paper investigates the good practices of racial literacy for children in the early years of basic education through the study and valorization of the language of African origin. This work analyzes the comic "Words", from the work of Kiusam de Oliveira (2021), illustrated by Amora Moreira. Through this study, we seek the importance of recognition of literature in the service of ancestral enchantment and appreciation. Discuss the black- brazilian infantil-juvenil literature under the perspective of the black child as protagonists of these stories, and reflect on the process of epistemological emancipation in the formative-processcultural decolonial and in the struggle for an anti-racist education and effective guarantee of the implementation of Law 10.639/03, as well as 7.716/89. This discussion will take place both in the educational and literary spheres. This allows its readers to reflect on the language and its self-valorization process that enriches our cultural repertoire, transcending the eurocentric references, thus highlighting a liberating Afro-descendant identity. This approach is especially essential in the school environment, where valuing the cultural heritage of black students can boost self-esteem and a sense of belonging, as well as promote inclusive practices and belonging.
Keywords: Comics. Black literature. Kiusam de Oliveira. Racial Literacy.
Referências
CARNEIRO, Edison. Línguas Africanas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.
CASTRO, Yeda Pessoa de. Falares Africanos na Bahia: um vocabulário afro-brasileiro. Salvador: EDUFBA, 2001.
CUTI, (Luiz Silva. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010.
FANON, Frantz. Peles negras, máscaras brancas; título original: peau noir, masques blancs; traduzido por Sebastião Nascimento e colaboração de Raquel Camargo. São Paulo: Ubu Editora, 2020/320 pp.
FERNANDES, Alexandre de Oliveira; SOUZA, Marcos Lopes de. Epistemologias negras: fortalecer os laços e os afetos (ancestrais), de(s)colonizar o pensamento. Revista Espaço Acadêmico, n. 207, ago. 2018, p. 1-3. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/43998. Acesso em: 31 ago. de 2024.
Lei 10.639/03 : a atuação das Secretarias Municipais de Educação no ensino de história e cultura africana e afrobrasileira / [organização Beatriz Soares Benedito, Suelaine Carneiro, Tânia Portella]. - São Paulo, SP. Instituto Alana, 2023.
MOORE, C. Prefácio. In: OLIVEIRA, Kiusam de. O mar que banha a ilha de Goré.
São Paulo: Peirópolis, 2014.
OLIVEIRA, Kiusam de (org.). LINEBEIJU - Literatura Negro-brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil. Belo Horizonte: Nandyala, 2022.
OLIVEIRA, Kiusam de. Pedagogia da Ancestralidade. Sesc, São Paulo, 18 jul. 2019. Disponível em. Acesso em: 2 mar. 2024.
OLIVEIRA, Kiusam de; TRANCOSO, Joelma dos Santos Rocha. Pedagogia Ecoancestral: caminhos para (r)existência de infâncias negras. Revista @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 8, n. 17, 2020. Disponível em: Acesso em: 4 mar. 2024.
OLIVEIRA, Kiusam: Oficina de como Kiusam de Oliveira redimenciona noção de corpo a partir da ancestralidade africana. UNILAB: Universidade da Integração Internacional da lusofonia afro-brasileira. 20/04/2017. disponivel em: https://unilab.edu.br/2017/04/20/oficina-com-kiusam-de-oliveira-redimensiona-a- nocao-de-corpo-a-partir-da-ancestralidade-africana/ . acesso em 24 de jan. de 2024.
PASSOS, Luana. Poéticas de identidade e ancestralidade negra na literatura para crianças e jovens. 2024 Tese ( Doutorado em Letras) – Universidade Estadual “ Júlio Mesquita Filho” – Ibilce/UNESP – São Paulo, 2024.
RANCIÈRE, Jacques: A partilha do sensível; estética e política. São Paulo: Editora 34, 2020.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
UNICEF BRASIL. Um rosto familiar: a violência na vida de crianças e adolescentes. Paraná: Ministério Público do Paraná, 2017. Disponível em: Acesso em: 4 mar. 2024.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2025.22.5.7
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)