<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 5, art. 7, p. 115-1*3, *ai. *025
</line>
<line>
ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/*025.22.5.*
</line>
</par><par>
<line>
Análise Crítico-Pedagógica dos *l*mentos Li*gu*stico* *e Origem Afric**a em Tayó em
</line>
<line>
Q*adrinhos, de *iusa* d* Oliveira
</line>
<line>
*ritical-Peda**gica* Analysis *f Li*guist*c *lement* of African Origin in *ay* em Quadrinhos,
</line>
<line>
b* **usam de Ol*veira
</line>
</par><par>
<line>
Paulo Hen*ique Gonç*lves Aranha
</line>
<line>
*estrando em Letr*s p*la Universidad* Estadual *au*ista Júl** de Mesq*it* Filho
</line>
<line>
Profe*s** da Educa*ão Básica da Pref*i*ura Munic*pal de Ferna*dópolis
</line>
<line>
E-mail: phg.*ran*a7@gmail.com
</line>
<line>
L*ís G*st*vo da *onceição *al*g*
</line>
<line>
Doutor em *ioc*ências pela Un*versidade Estadual Paulista J*lio de Mesquita *i*h*
</line>
<line>
P*of*ssor *sso**ado III da Univer*i*ade F*deral do Tr*ângulo M**e*ro
</line>
<line>
E-mail: luis.galego@uft*.edu.br
</line>
</par><par>
<line>
*n*ereço: Pau** H*nri*ue Gonça*ves Aranha
</line>
<line>
**itor-Che*e:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Ton*y
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
Alen*ar
</line>
</par><par>
<line>
Avenid* Milton T*rra Ve*di - de 419/4** a 653/654 -
</line>
<line>
R*drigues
</line>
</par><par>
<line>
Jardi* Amé*i*a 15607016 - Fernandó*o*is, SP - Br*sil
</line>
</par><par>
<line>
Art**o rece*ido em 17/04/2025. Últim* versã*
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: Luís Gustavo da C*nceição *alego
</line>
<line>
recebida em 05/05/20*5. Apro*a*o em 06/06/2*25.
</line>
</par><par>
<line>
ICENE/U*TM - A*. R*ndo*fo Borges Jr., 1*00,
</line>
</par><par>
<line>
Univerdecidade, CE*: 38.064-200, *ber*b*/MG, Bra*il.
</line>
<line>
Avaliado pelo sis*ema Triple *ev**w: Desk R*view a)
</line>
<line>
*elo Ed*t*r-Che*e; e b) Double Blind R*vie*
</line>
</par><par>
</page><line>
.
</line>
<line>
(avaliação cega *or dois avaliado*e* *a á*ea).
</line>
<line>
Revisã*: Gramatical, *orm*tiva e de For*atação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. H. G. *ranha, L. G. C. Galego
</line>
<line>
116
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
E*te *ra*alho investiga as boas práti*as
</line>
<line>
de l*tra*ento racial para crianças *os anos ini*iai*
</line>
</par><par>
<line>
da educaç*o básica, por meio do estudo e da *alorizaç** da linguagem de origem africa*a. *
</line>
<line>
*sc*po da aná**se é * qu*d**nho "Palav*as", da o*ra de Kiu*am de Olivei*a (*021), ilu*trado
</line>
</par><par>
<line>
por Amora Moreira. P*r *e*o desse estu*o,
</line>
<line>
busca-se desta*a* * i*p**tância do
</line>
</par><par>
<line>
rec*nhecimento da lit*ra*ura c*mo instr*mento de e*cantam*nto e valorização ancestral. A
</line>
</par><par>
<line>
investi**ção aborda a
</line>
<line>
lit*ratura negro-brasileira *n*antojuv*nil sob a p*r*p*ctiva
</line>
<line>
da criança
</line>
</par><par>
<line>
negra como pr*tagonis*a
</line>
<line>
*essas histórias, ref*etindo *o*re o processo de emancipa*ão
</line>
</par><par>
<line>
e*istemológ*ca *o processo
</line>
<line>
*ormativo-c*ltural *e*ol**ial * n*
</line>
<line>
l**a por um* edu*a**o
</line>
</par><par>
<line>
an*irr*c*sta. A*ém di*so, enfatiz* a **portân*ia da e*etiva i**l*mentação d*s Leis
</line>
</par><par>
<line>
10.639/03, assim como * 7.716/89. Esta
</line>
<line>
discussão
</line>
<line>
se dará tant* nas
</line>
<line>
esferas educacional
</line>
</par><par>
<line>
qu*nto
</line>
<line>
literária. Isso possibilita q*e seus *eitores reflitam sob*e a língua * seu *roces*o *e
</line>
</par><par>
<line>
aut*valorização
</line>
<line>
que
</line>
<line>
enriq**ce o *epertório *ultural, tran*cendendo as referências
</line>
</par><par>
<line>
eurocêntric** e, assim, destaca um* identidade afrodes*enden*e libertadora. Ess* abordagem
</line>
</par><par>
<line>
é especialmente es*encial
</line>
<line>
*o am*iente escolar, espaço e*
</line>
<line>
que a im*ortância d*
</line>
<line>
herança
</line>
</par><par>
<line>
cu*tura* dos e*tudan*es negros pode impulsi*nar
</line>
<line>
a autoestima e o *en*imento de
</line>
</par><par>
<line>
per*encimento, além de pr*mover práti*as inclusivas * de pertencime*to.
</line>
<line>
Palavras-chave: Q**drinhos. Lite*atura negra. K*usam de Oliveira. Letr*m*nto Ra*i*l.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
This paper *nvestiga*es the good practi*es o* r**ial literacy fo* child*en in the e*rly yea*s of
</line>
<line>
basic education th*ou*h *he s*udy and va*orization of the *an*uage *f African or*gi*. This
</line>
<line>
*ork anal*ze* the comic "Words", **om the wo** of Kiusam de Ol*v*ira (2021), il*ust*at**
</line>
<line>
by Amora Moreira. *h*ough this study, we seek th* importance *f recognitio* of liter*ture in
</line>
<line>
the *er*ice *f ance*tral enchant*ent an* appreciation. Disc*ss th* bl*ck- b*azilian inf*ntil-
</line>
<line>
ju*enil *i*erature und*r *he *e*spec*ive of the *lack chil* as prot*gonists o* these stories, and
</line>
</par><par>
<line>
refl*ct on the pr*cess of e*istemological emanci**tion
</line>
<line>
in the f*rmative-*rocesscultural
</line>
</par><par>
<line>
decolonial and in t*e struggle *or an a**i-r*cist educatio* and eff***ive gu*rantee o* the
</line>
<line>
implementati*n of L*w *0.639/03, *s *el* as 7.*16/89. *h*s discussion will take place bot*
</line>
<line>
in the educati**al and literary s*heres. This a*low* its re**e*s to reflec* on the lan*uage and
</line>
<line>
its sel*-va*orization process that en*ich*s our cu*tural reper*oire, trans**nding t*e euroce*tric
</line>
</par><par>
<line>
r*ferences,
</line>
<line>
thus highlighting a l*berat**g Afro-desce*dant i*e***t*. T*is
</line>
<line>
ap*r*ach
</line>
<line>
is
</line>
</par><par>
<line>
*specially e*sen*ia* *n the schoo* environment, where valuing the *ul*ur*l heritage of black
</line>
</par><par>
<line>
students *an boost sel*-esteem and a sense
</line>
<line>
of b*l*ng*ng, a* well as pro*ot* inc*u**ve
</line>
</par><par>
<line>
practices a*d *elonging.
</line>
</par><par>
<line>
Keywords: C*mics. Black literatu*e. K*u*am de Ol*vei*a. Racial L**er*c*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*s*na, v. 22, n. 5, art. 7, p. 115-*33, m**. ***5
</line>
<line>
www4.U*ifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*nálise Crítico-Pedagógica dos Elemen**s Linguíst**o* de Orig*m Africa*a e* Tay* e* *uadri*h*s
</line>
<line>
117
</line>
</par><par>
<line>
1 I**RODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Qu*lquer adulto,
</line>
<line>
ao ser
</line>
<line>
in*agado sobr* *ua*
</line>
<line>
p*ime*ras experiências *o mundo
</line>
</par><par>
<line>
li*erár*o
</line>
<line>
durante os **os iniciais *a
</line>
<line>
educação
</line>
<line>
b*sica ou ao l*ngo *e s*a *ra*etória escolar,
</line>
</par><par>
<line>
**o*avelmente rel*t**á o enca*tame*to p*r histó*ias d* *a*as e
</line>
<line>
prince**s opri**das por suas
</line>
</par><par>
<line>
madrast*s ou out*os *ntagonis*as, que em dado mo*ento eram r*sgatadas po* p*ín*ipe* em
</line>
<line>
caval*s bra*cos, culminan** e* *asamen*os e finais felize*. Essas *arr*tivas fize*am par*e
</line>
<line>
*o i**giná*io de muitas crianças *or u* longo tempo.
</line>
<line>
No *n*ant*, em co**raste com o *anora** desc**to, as exp*r*ên*i*s de crianças
</line>
<line>
negras *ão refletiam sua* *e*dade*ra* ide*ti*ades, freque*te*en*e apag*das ** *aneira
</line>
</par><par>
<line>
c*uel. A ausên*ia d* representatividade tanto em livros didático* quan*o paradidáticos
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
excluía d* posições de protagon*smo em suas próprias h*stórias. *ssas crianças não *e v**m
</line>
<line>
repre*e*tadas *as narr*tivas, de*co*h*c*am su*s cultur*s e e*p*riên*ias encentrais. N*s
</line>
</par><par>
<line>
raros moment*s em q** pers**a*ens
</line>
<line>
**gros er*m
</line>
<line>
*eprese*tados, essas repr*se*taç*es
</line>
</par><par>
<line>
*ecaí*m s*bre estereótipos que reforçava* pre**n*eitos raciais.
</line>
<line>
D*v*do a essas **rrativas centra*as em perspe*tivas eurocênt**cas, ain*a é *o*síve*
</line>
</par><par>
<line>
observ*r, m*s*o na atu*lidade, crianças n*gras qu*, *o
</line>
<line>
se ret**tare* em
</line>
<line>
ativida*e*
</line>
</par><par>
<line>
escolar*s, buscam lá*is em tons *la*os para se *epresen*arem, *p*s*r de sua p*le negra. Ta*
</line>
</par><par>
<line>
comp*rtamento reflete questões so*ioculturai* a f*lta *
</line>
<line>
de r*presenta*ivida*e, som*do ao
</line>
</par><par>
<line>
impacto do racismo estrutura* p*esente em tod*s as esferas soci*is. Nes** cont*xto, crianças
</line>
<line>
ne*ras *reque**emente se veem est*tic*mente c**o pertencen*es à branqu*tude, associan*o-
</line>
</par><par>
<line>
*e ao conceit* de b*l**a social*ente
</line>
<line>
valorizado e,
</line>
<line>
*onsequent*ment*, à a*eit*ção
</line>
<line>
de seus
</line>
</par><par>
<line>
co*pos. ** con*rapartida, as ca*acterí*tica* negra* s** sistematicamente desvalorizadas
</line>
<line>
pela so*iedade, o q*e afeta, d* form* direta, a p*r*epç*o das cria*ças sob*e s* mesm**.
</line>
<line>
Ess* fenômeno re*lete *s e**itos d* r*cismo est*ut*ral no processo de construção da
</line>
</par><par>
<line>
autoimagem d* *r*anças. Por *ã* se
</line>
<line>
ve*em representadas d* forma positi*a nos *m*ien**s
</line>
</par><par>
<line>
*ue frequentam, s**te* a
</line>
<line>
necessi**d* in*o*untária *e se
</line>
<line>
*e*res*ntar*m nos pad*ões
</line>
</par><par>
<line>
do*inantes. Desse modo, há *oda uma inculc*ção,
</line>
<line>
há to*o um processo *e subjeti*icação
</line>
</par><par>
<line>
n*sse cen**io que as levam s*rem *etratadas *om tons claros em *esenhos, bus*ando a
</line>
<line>
**tegração em uma coletividade branca. Como argumenta Al**ida (2*20, p. *3), "vi*to que
</line>
<line>
o racismo, enquanto pro*esso p*lítico e histórico, é também um proce*so d* co*tri*uiç*o e
</line>
</par><par>
<line>
subje*ividades, de indi**duos
</line>
<line>
***a consc*ência e afeto* *st*o
</line>
<line>
de algum mo*o conectado*
</line>
</par><par>
<line>
com as práticas *ociais".
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. *2, n. 5, a*t. 7, p. 115-133, mai. *025
</line>
<line>
www4.U*ifs*net.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. H. G. Ar*nha, L. G. C. Galego
</line>
<line>
1*8
</line>
</par><par>
<line>
Esse ce*ári* evidencia a urgênci* de prát*ca* *du*ativas *ue *romovam a
</line>
</par><par>
<line>
rep*ese*tatividade e
</line>
<line>
celeb**m a pluralidade cult*ra*, possibilitando
</line>
<line>
que cri*nças n*gras
</line>
</par><par>
<line>
rec*nh*çam e valorize* su*s próprias identidades. Nesse
</line>
<line>
co*texto,
</line>
<line>
*liv*i*a e Tr**coso
</line>
</par><par>
<line>
(2*2*, p. 1*) afirmam que "* *ducação Infantil tam*ém
</line>
<line>
*eproduz marcas
</line>
<line>
nos pr*c*ssos de
</line>
</par><par>
<line>
exclusão capa**s *e *omentar a
</line>
<line>
**gação *a cultura de ne*ro* e seus de*cendentes",
</line>
</par><par>
<line>
*cres*entando
</line>
</par><par>
<line>
Que, para além da negação social, do mesmo modo, fo*-lh*s neg*do o di*e*to de
</line>
</par><par>
<line>
ide*ti*ade literária e af*tiva na **nstrução de repe*t*rio li*guístico que
</line>
<line>
*ossibilit*sse a i*clusão e *ompartilhamento *e sa*e*es *ncentrais e *o
</line>
<line>
*econhec*mento e valorização d* quem a toma para si.
</line>
<line>
A próp*ia *ius*m d* Oliveira, n* seção "Sob*e o Li*ro", aponta "As narrativ*s de*te
</line>
</par><par>
<line>
livro são inspir*da*
</line>
<line>
em cenas r*ai* que
</line>
<line>
presenciei ao longo
</line>
<line>
do* anos. E*sas situações
</line>
</par><par>
<line>
ocorreram com crian*as de quatro a o*t* an*s em ambiente esc*la* nos espaç*s p*blicos"
</line>
</par><par>
<line>
(OLIVEI*A, 202*, *. 2*). *ssa
</line>
<line>
reflexão evidencia que *s espaços forma*s de educação
</line>
</par><par>
<line>
muitas vezes se to*na* os prime*ros - e mais dolorosos
</line>
<line>
- cenários on*e crian*as
</line>
</par><par>
<line>
e*perien**am o *acismo, p*a*icado e* um *spa*o que dever*a ofere*e* ac*lhi*ento e respeito
</line>
<line>
à* diferenças.
</line>
<line>
Com*reendendo a relevância de *n*lui* as vivê*cia* negr*s neglig*nciadas *m *bras
</line>
</par><par>
<line>
literárias que combatem o r*ci*m*, é
</line>
<line>
es*encial reconhe*er
</line>
<line>
que, como po*tu* O*iv*ira
</line>
</par><par>
<line>
(*021, *. *8), d*ve haver " a *mpo*tância de se pensar *m um processo educativo **e parta
</line>
</par><par>
<line>
da* realidades vi*ida* **las
</line>
<line>
cria*ça*, isso me parece algo *nquest*onável". Est* pro*ess*
</line>
</par><par>
<line>
po*sibili*a con*truções identitá*ias que
</line>
<line>
destacam
</line>
<line>
dif*rentes *spect*s culturais e fomenta*
</line>
</par><par>
<line>
saberes ancestrais.
</line>
</par><par>
<line>
Este tra*alho expl*ra como Kiusam de O*iveira incor*ora *lem*nto*
</line>
<line>
linguísti**s
</line>
</par><par>
<line>
africanos em *ua obra, analisando sua r*levância e
</line>
<line>
**pac*o na repr*sentação c*lt*ral
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
so*ial. Em T*yó Quadrinhos, a auto*a utiliza a ling*agem a*r**an* não *pena* *omo
</line>
</par><par>
<line>
ferramenta d* pre**rvação
</line>
<line>
de saberes ancestrais, mas tam*ém como uma forma de
</line>
</par><par>
<line>
*esistência * celebraçã* da herança cu*t*ral afric*na e a**o-bras*l*ira.
</line>
<line>
A i*clusão de temas que cont*m*l** **mpon*ntes da estética li*erário-*ul*ural
</line>
<line>
negro-ancestr*l sig*i*ica valorizar e centrali*ar *as discu*sõ** as t*ajetórias de crianças
</line>
</par><par>
<line>
n*gras *u* se reconhecem nas
</line>
<line>
his*órias *pres*ntadas, prom*v*nd* *ma
</line>
<line>
id*nti*icação que
</line>
</par><par>
<line>
represente de fato quem são. *esse *entido, a ling*agem a*range modalid**es *extuais
</line>
</par><par>
<line>
pluri*ormes que podem *er percebidas nos elemento* da
</line>
<line>
co**oreidade, como
</line>
<line>
descreve
</line>
</par><par>
<line>
Oliv*i*a (20*7):
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 22, n. 5, art. 7, p. 1*5-133, mai. 2*25
</line>
<line>
www4.Unifsanet.c**.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*nálise Crítico-Pedagógica dos Eleme*tos Linguísticos de Orige* Africana em Tayó em Quad*inhos
</line>
<line>
119
</line>
</par><par>
<line>
Na sociedade * noção *e corpo é cons*i*u*** de m*nei*a hegemô*ica. Os corpos
</line>
<line>
são construídos numa lógica eurocê*tr*ca. Um corpo mecânico, di*id*do, que tem
</line>
<line>
uma estética rígid* * defini** ** c*mport*m*nto, *e como deve se **rtar,
</line>
<line>
cami*har e vi*er, essa *óg*ca eurocêntri*a desconhece ou não leva *m
</line>
<line>
cons*de*ação nosso corpo *fro-bras*l*iro, no*sa ancestralid*de africana, que é
</line>
<line>
totalmente diferen*e na s*a for*a de an*ar, d*nçar e se ves*ir.
</line>
<line>
Explo*ar *últiplas linguagen* que tratam do enaltecime*to e **olhimento a*ces*ral
</line>
</par><par>
<line>
p*rm*t* u*
</line>
<line>
enc*n*ro com a cosmo*isão literár** afro-b*asi**ira. Essa vis*o torna-se
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
elemento esse*cial pa*a qual*uer abordagem que busque va*o**zar a cult*ra na c*nstruçã* de
</line>
<line>
id*n*idade das crianças negras.
</line>
<line>
Es*as ***ticas "definem a mane*ra como obras ou perf*r*ances "fa*em polí*ica\,
</line>
<line>
qu*i**ue* que seja* as inte*ções que as re*em, os ***os de in*erção social dos ar*istas ou *
</line>
</par><par>
<line>
modo como as for*as
</line>
<line>
art*s**cas refletem est*utura* o* movimentos soc*ais" (RAN*IÈRE,
</line>
</par><par>
<line>
2020, *. 18). Assim, ressalta-*e a importância de um ensino *ue aborde e problematize
</line>
</par><par>
<line>
qu*stões sociais
</line>
<line>
d* forma a *ontemp*ar a* singularidad*s da h*r*nça cult*ral e promova a
</line>
</par><par>
<line>
valori*a*ão da es*étic* ne*ra na interface e*tre ensino e letram*nto li*erário-a*ce*tral.
</line>
<line>
Para sustentar ta*s reflex*es, es*e *studo ba*eia-se *as c*ntribuições teóricas *e *ut*
</line>
</par><par>
<line>
(2001), na ob*a de K*isam d* Oliveira (2023), e nos
</line>
<line>
conce*to* de Luana Pas*o* (2024),
</line>
</par><par>
<line>
*ssim co*o e* sua *ese de doutorado de*endida em 2024. A pe*quisa destaca *spectos de
</line>
<line>
ident*dade cultural, *r*lidade e oralei*uras, os quai* enf*tizam a cen*rali**de da linguagem
</line>
<line>
na constr*ção e negoc*ação d* *dent*dades individ*ais e coletiva*.
</line>
<line>
Este estudo propõe a análise do us* da linguagem de *rigem africana nas obras de
</line>
<line>
Kiusam de Oliveir*, *om ê**ase no quadrinho "Palav*as", **tegr*nte da obra Tayó em
</line>
</par><par>
<line>
Quadrinhos. O objetivo é investigar
</line>
<line>
de que forma es*a l*n*uag*m contribui pa*a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
construç*o da *dentidade, para a promoção
</line>
<line>
da repr*sentatividade e
</line>
<line>
para o resgat* cultu*a*
</line>
</par><par>
<line>
a*ro-brasile*ro. * abordagem busca de*tacar o pape* *a lingua*e* enquanto f*rram**ta de
</line>
<line>
valorização da* a*cestralidades negras, be* com* refletir sobre sua relevâ*cia n* formaç*o
</line>
<line>
de um i*aginário coletivo mais inclusivo e representativo.
</line>
<line>
A obra escrita po* Kiusam de Oliveira * ilustr*da *or Ama*a **re*ra a*resenta uma
</line>
</par><par>
<line>
narrativa motivador* e env*lvente que *ai a*ém *o *ntretenimento, oferecendo
</line>
<line>
u*
</line>
</par><par>
<line>
arc*b*uç* cult**al * educativo em *eran** dos pov*s de orig*m a*rican*. A abordagem da
</line>
<line>
linguag*m **rdada por esses p*vos, *resente no *ivro é de suma importânci*, po*s c*nduz a
</line>
</par><par>
<line>
uma reflexão pro*unda sobr* a diversid*de linguística e
</line>
<line>
a
</line>
<line>
preservação *as
</line>
<line>
tr*diçõe*
</line>
</par><par>
<line>
anc*strais.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *eresina *I, v. 2*, n. 5, art. 7, p. 115-13*, mai. 2025
</line>
<line>
www4.Un*fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. H. G. Aranh*, *. G. C. Galego
</line>
<line>
*20
</line>
</par><par>
<line>
Ao explorar a ling*agem *fr*c*na em *ua* histórias, Kiusam *ão apen** resg*ta e
</line>
</par><par>
<line>
cel**ra as raízes afr*ca*as, c*mo *ambé* des*fia
</line>
<line>
*stereóti*os, p*omovendo a val*riz*ção
</line>
</par><par>
<line>
da plurali*ad* linguística. Es*a literat*ra, conforme d*s*aca Cuti (2010, p. *4), "nasceu da
</line>
<line>
populaç*o negr* fora da África e *e sua experiência no **asil" (CU*I, 201*, *. 44), sendo,
</line>
<line>
po*tant*, par*e inte*rante da id*nti*ade *rasileira.
</line>
<line>
O estudo d* l*ngu*gem ** orig*m a*ric*na tem ganh*do c*escen** atenç*o no campo
</line>
<line>
do* estud*s lin*u**ticos e culturai* **ntem*orâneos. N* *ontexto li*erário brasileiro, *bras
</line>
</par><par>
<line>
c*mo "*a*ó
</line>
<line>
em Qua*r**hos" se des*acam não
</line>
<line>
a*enas por su* narrativa
</line>
<line>
envolvente, mas
</line>
</par><par>
<line>
ta*bém pe*a abordag** sensí*el *rofunda e
</line>
<line>
da lingua*em af*ican* e sua influên*ia
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
construção iden*itária dos person**ens e na estrutura d* trama.
</line>
<line>
Pa*a Oliv*ira (2021, p.*), "a subjetividad* da pessoa negra **tá historicam*nte
</line>
<line>
a*s**iad* à *x**usã*. Des** *orma, a literatur* negro-brasileira infan**juvenil, aprese*ta-se
</line>
</par><par>
<line>
como uma *iteratur* que
</line>
<line>
pro*õe justamen*e o acolhimento, a inclusã* e o combate
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
**cismo (...)". Com base nessa
</line>
<line>
pe*spectiva, observa-se que e*sa l**eratur* tem
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
consolidado e* diversas obras que têm e*ergido há algum *emp*, repres*ntando de forma
</line>
<line>
*x**essiva a rel*vância do tema.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse c*ntexto, a literatura desempenha um papel crucial
</line>
<line>
*a *romoção
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
dive*sidade, inclu**o *
</line>
<line>
au*oafi**ação das crianças e jo*en* afrodescendentes. Essas
</line>
<line>
o*ras
</line>
</par><par>
<line>
o*erecem uma p*atafor*a *ignificativa para a expressã*
</line>
<line>
da *dentidade ne*ra, *o*batendo
</line>
</par><par>
<line>
e*tereótipos e **omove**o *ma visão mais
</line>
<line>
*mpla e equilibrada da cul*u*a e h*stóri* *fro-
</line>
</par><par>
<line>
brasileira. A
</line>
<line>
justificativ* par* a impo*tânc*a dess**
</line>
<line>
c*ntribuições
</line>
<line>
pode ser analisada sob
</line>
</par><par>
<line>
di*e*entes per*pecti*a*.
</line>
<line>
A litera*u*a afro-bra*ileira infa*tojuveni* proporci*na às crianças e joven* neg***
</line>
</par><par>
<line>
*ersonag*ns
</line>
<line>
com os quai* ele* po*em se
</line>
<line>
identificar, rec*nhece**o em suas próprias
</line>
</par><par>
<line>
histórias *eflexos de suas experiên**as real*dades. E**e *s*ecto é fundam*ntal par* e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
con*t*uç*o *e uma aut**magem positiva * pa*a o forta*ecimento
</line>
<line>
da
</line>
<line>
autoestima,
</line>
</par><par>
<line>
espe*ial*ente e* u* co*texto no qual ess*s *ovens freq*entemente sã* *ub-repr*sentado*
</line>
<line>
** literatura.
</line>
</par><par>
<line>
P*r* *uti, (**10, p. *0), "O racismo const*tu*-se uma atitu*e coletiva
</line>
<line>
de b*ancos
</line>
</par><par>
<line>
para perpetuar a dom**ação so*r* os n*gr*s. Difícil conseguir desvenc*lhar-se, sobretudo
</line>
</par><par>
<line>
porque
</line>
<line>
os prec*n*eitos tra*em fortes s*gnificados de *rivilégios".
</line>
<line>
**se contexto ref*ete-se
</line>
</par><par>
</page><line>
muitas vez*s n* lite*atura dominante, que retrata o* a*rodescendentes de forma
</line>
<line>
estereotipa*a, cari*ata, violenta o* u**dimensional.
</line>
<line>
R*v. F*A, Tere**n*, v. 22, n. 5, art. *, p. 115-133, *ai. 2025 www*.Unifsa**t.co*.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Anál*se C*ít*co-Pedagógica dos E**mentos Linguísti*os de Origem Afri*ana em Tayó em *uadrin*os
</line>
<line>
*21
</line>
</par><par>
<line>
Essas cir*unst*ncias contribue* pa*a a perpetuação de preconcei*os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
dis*riminação. Cuti (2010, p.63)
</line>
<line>
ainda argumenta que "p*rs*na*ens negras deveriam
</line>
</par><par>
<line>
mostrar tão somente
</line>
<line>
os *ales da esc*avidão **mo estatuto legal". Nesse se*ti*o, obras
</line>
</par><par>
<line>
como as *e *iusa* de *liveira r*mpem co* tais padrões, *f*recendo u** repr*sentação
</line>
<line>
m*is autênti*a * multi*ace*ada da comunidad* negra e enr*quecendo o r*per*ório literário de
</line>
<line>
crianças e jovens.
</line>
<line>
Ao vi*enc*arem histórias de personagens negros que su*eram desa*i*s, alcanç*m
</line>
</par><par>
<line>
*eus obje*ivos e celebr*m suas iden**dades,
</line>
<line>
cr*a*ças
</line>
<line>
e *ovens afrode*cendentes sã*
</line>
</par><par>
<line>
motivad*s a perseguir seus sonhos e p*eparados para enf*ent*r a* adversidades. A lite*atura
</line>
<line>
a*ro-*ra*il*ira infantojuvenil, incluin*o *s o*ras de Ki*sam de Oliveira, aprese*ta m*del*s
</line>
</par><par>
<line>
*os i t i vos e
</line>
<line>
em*od*radores *ue cont**buem par* a *onstituiçã* de uma geração mais
</line>
</par><par>
<line>
co**iante e dete*minada.
</line>
<line>
A integ*ação d* lit*ratura afro-brasileira in*a*tojuv*nil *o currículo es*ola* não
</line>
</par><par>
<line>
apenas va*oriza * *xpe*i***ia
</line>
<line>
ed*cac*o*al de
</line>
<line>
*lunos afrodescen*entes, *as também
</line>
</par><par>
<line>
promove a sensibilização o entend*ment* en*re os alunos de d*ferent*s orige*s ét*ic*s. e
</line>
</par><par>
<line>
Essa
</line>
<line>
inclusão con*ribui *ara uma educação mais equitativa e incl*siva, alinhada aos
</line>
</par><par>
<line>
princípios d* just**a social e respeito à diversida*e.
</line>
<line>
Portanto, as contribuições da literatura afro-bra*ileira infant*juven*l sã*
</line>
<line>
fund**en*ais **ra const*ução de um* sociedade mais justa, inclusiva e respeitosa, criando
</line>
</par><par>
<line>
opo*tunidades pa** que t*das as criança* e jovens
</line>
<line>
possam se reconhecer, val*rizar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*rgulhar-se *e sua* ident**ades *ulturais e étnicas.
</line>
</par><par>
<line>
* DESENVOLVIM*NTO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Reflexões sobre as Leis **.*39/03 e 7.716/8* * as Boas Práticas na Litera*u*a Infa*til com
</line>
<line>
B*se *a Obra Tayó em Quadrinho*
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
valorização da cultura afro-bra*ileira
</line>
<line>
no *onte**o escolar tem se *poiado em
</line>
</par><par>
<line>
pilares importantes, c*mo a Lei 10.6*9/03 e a Lei 7.716/89. A
</line>
<line>
p*imeira altera a *ei **
</line>
</par><par>
<line>
Diretrizes e B*ses da Educação Nacio*al (LDB), *orna*do obr*gatório o ensino de hist*r*a e
</line>
<line>
cultura afro-brasi*eira e africana em todas as esc*la* do país, enqu*nto a se*unda tipifica
</line>
<line>
crime *od** ações rel*ci*nadas à dis*rimin*ção racial ou à cor da pele, f*r*al*cendo * lu*a
</line>
</par><par>
<line>
contra o ra*ismo em diversos â**ito* d* sociedade. *o co*texto educa*ional,
</line>
<line>
essas leis
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Te*esina PI, v. 22, n. *, art. 7, p. *1*-133, mai. 2025
</line>
<line>
www4.Unif*ane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. H. G. Aranha, L. G. C. G*lego
</line>
<line>
*22
</line>
</par><par>
<line>
*ferecem *m suporte no*mativo essenc*al *ara *ráticas qu* pr*m*vam e*uidade racial,
</line>
<line>
diversidade e *lu*ali*ade c*l*ural de *odo geral1.
</line>
<line>
D*do o impac*o dessas *e*s, é crucial **e a escola assu*a o papel de agente
</line>
<line>
t*ansformad*r, to**ando-se um espaço que valo*ize a rec**strução d* c*ná*ios de c*n*açã* de
</line>
</par><par>
<line>
histórias de *aráter ficcional ou
</line>
<line>
baseados em
</line>
<line>
exper*ênc*as reais, capazes de abo***r
</line>
</par><par>
<line>
vi*ênci*s diversas. Ness* s*nt*do, a literatura infantojuvenil surge como um* f*rramenta
</line>
<line>
poderosa para for*ação de repe*tóri*s, um* vez que apresenta elemen*os cap*zes d* gerar
</line>
<line>
id*ias e c*ntribuir p*ra c**stru*ão de um* e*uc*ç*o incl*siva. * obra *ayó em Quadrinhos
</line>
<line>
é uma **empli*i*ação dessa pr*posta, ao *alorizar a c*ltura negr*, combater o racismo e fomen*ar o
</line>
<line>
res*eit* à identi*ade da* cr*anças neg*as desde os anos *niciais da educação b*sica.
</line>
<line>
* narrat*va Tayó em Quadr*nhos acompanha a históri* de uma j**em ne*ra, T*yó,
</line>
</par><par>
<line>
e seu amigo Kay**ê, que expressam
</line>
<line>
orgulho de
</line>
<line>
suas *denti*a*es, de suas famílias e,
</line>
</par><par>
<line>
pri**ipalmente, su*s ancestralidades. A escolha da
</line>
<line>
linguagem a*essível do **rmato em e
</line>
</par><par>
<line>
quad*in**s facilita o enga*amento
</line>
<line>
das cri*n*as, *or**nd* a obr* atr*tiv* e didát*ca, ao
</line>
</par><par>
<line>
**smo tempo *m *ue *roporciona
</line>
<line>
um *ro*ess* de aprendiza*em enriquecedor
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
signif*cativo. Kius*m de Ol*veira, escri*o*a e educ*dora, constrói um u*i*erso que valoriza
</line>
<line>
a d*v*rsidad* e desafia *s narrati*as eu**cên*ri*as f*e**entemente presen*es nos currículos
</line>
<line>
*scolares.
</line>
<line>
A in*egraçã* de obras, co** a que é objeto deste estudo *o amb*ente *ducac*onal,
</line>
</par><par>
<line>
*esempenha um papel *m*ortante na pr**oção de ati*id*des culturai*
</line>
<line>
ant*r*aci**as. Ess*s
</line>
</par><par>
<line>
iniciativas ampliam as habili*ades de escri*a e esc*t* d*s crianças, além *e in**nt*var
</line>
</par><par>
<line>
reflexões que celebram a his*ória e a cultura a*ro-brasileira. A**mais,
</line>
<line>
e*sas prática*
</line>
</par><par>
<line>
pr*movem questio*amen*os sobr* identidade, gera* em*ções positiva* e fav**ece*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
inclus*o, ao abord*r asp**tos *ue frequenteme*te são neglige**iados no co*idiano escolar.
</line>
<line>
A proposta de a*ivida*es *ssoc*adas à obra *ayó *m Quadrinho* visa desenv*lver práticas
</line>
</par><par>
<line>
col*borativ*s que i*te**em conhecimento, *is**ria e *ncestralidad*. *or
</line>
<line>
exemplo,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
n*rrativa de Tayó pode s*r util*zada com* ponto de par*ida para o *studo das *ontribuiçõ*s
</line>
<line>
dos *fr*cano* na form*ção ** cul*u*a b*asileira, *or m*io de element*s como música, dança
</line>
</par><par>
</page><line>
e culinária. Paralela*ente, * leitura da obra e realização d* dis***sões crítica* podem a
</line>
<line>
estimular as crianças a compreenderem e refletirem *obre as ques*ões r*laci*n*da* ao
</line>
<line>
racismo, pro*ovendo val*res co** paz e h*rmoni* desd* a infância.
</line>
<line>
1 Neste ponto, é i*port*nte traz** à baila a Lei 11. 645/08, q*e tor*a obrigató*io * estudo da cultura afr*-
</line>
<line>
brasileira e *ndí*ena n* ensino fundament*l * médio em todos os esta*elec*mentos de en*ino, públicos *
</line>
<line>
*rivados. A lei foi sanciona** em 1* de março de *008.
</line>
<line>
*ev. FSA, Te*esina, v. 22, n. *, art. 7, p. 115-133, m*i. *025 www*.Un*fsanet.com.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A*á*is* Crítico-Pe*agógica d*s E*eme*tos Li*gu*s*icos de Origem Africana em Tayó em Qua*ri**os
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
*or outro lado, o co*prometim*nto com * cumprimento das Leis 10.639/03 e
</line>
</par><par>
<line>
7.716/89 deman*a capacitação cont*nuada de professo*es em temas *e*aci*n*dos ao a
</line>
<line>
racismo. * *sse*ci*l qu* os educadore* sej*m forma**s para r**o*hecer os efeitos do
</line>
<line>
racismo no contexto educacional * *esenvolve* estr*tégias *edagógicas qu* não apena*
</line>
<line>
fo*neç** conheci*ento sob** a cultura negra, mas que també* promovam transfo*mações
</line>
<line>
sociais. Ness* sen*i*o, obras c*mo Tayó em Quadrinhos podem se* *n*luída* aos p**gramas
</line>
</par><par>
<line>
de *orma*ão de professor**,
</line>
<line>
*es*acando-*e c*mo imp*rtantes ferra*enta* *idático-
</line>
</par><par>
<line>
*edagógicas.
</line>
</par><par>
<line>
Po* out** lad*, a *alt* de formação adequada dos profess*res * de *at*riais
</line>
</par><par>
<line>
d**á**c*s específicos di*iculta a
</line>
<line>
aplicaç*o ***t*v* das lei* na prát*ca escolar. Muitas
</line>
</par><par>
<line>
i*stituições d* en*ino não possuem políticas insti*ucionais que incent*vem a discussão *o*re
</line>
</par><par>
<line>
* desigualdad* racial e a valoriz*ção da diver*idade *tnico-cul**ral
</line>
<line>
no
</line>
<line>
cotidia*o *scol*r,
</line>
</par><par>
<line>
re*tringindo
</line>
<line>
**i* debates eve*tos e comem*raç*e* a
</line>
<line>
q*e acontec** especi*lmente n* mê*
</line>
</par><par>
<line>
de novembro q*ando se c*mem*ra o *ês da con*ciência negra.
</line>
<line>
Com pouco m*is de vinte *nos de existê*ci*, a lei 10.*39 apresenta-s* em um
</line>
</par><par>
<line>
c*nário
</line>
<line>
*ad* an*mador. *egundo u** pesquis* feita pelo g*upo Feledés e Instituto *la*a,
</line>
</par><par>
<line>
mostro*-se um n*mero f*ust*ante
</line>
<line>
quan*o tr*ta do quant*
</line>
<line>
o te*a
</line>
<line>
é tr*b*lha*o **la*
</line>
</par><par>
<line>
secr*t**ias *a educaçã* *ra*il afora. Suelaine Ca*n*iro (2023) **staca * impor**ncia da
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa fei*a e seus ref*exos
</line>
<line>
nas po*íticas
</line>
<line>
pública*, ela **lienta "que monitorar a Lei
</line>
</par><par>
<line>
10.639 é fu*da**ntal
</line>
<line>
porque
</line>
<line>
ela *ossib*lita por *eio da
</line>
<line>
aplic*ção em sala de aula que
</line>
</par><par>
<line>
faç**o* uma corre*a reflexão de *omo os grupos é*nicos *ue
</line>
<line>
formaram o nosso p*ís se
</line>
</par><par>
<line>
re*a*ion*m no espaço escolar e for* del*."
</line>
</par><par>
<line>
A pes*uisa apr*sent* vár*os da*os detalhados so*re como esses t*mas s*o tratados
</line>
<line>
em *s*ola*. De modo geral, * te*a é pouco trabal*ado, ap**t**do que 71% dos municí*ios
</line>
</par><par>
<line>
no país não a cu*prem,
</line>
<line>
*lém d*sso, aponta pesquisa a
</line>
<line>
q*e, "os p*incipais desafios par*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
implementação *a *ei 10,639/03 *ão: a*sênci* de a*oio, falt* de conhec*mento de como
</line>
<line>
apli*ar o ensino, baixo engaja*ento */ou interesse dos *rofissionais nas es*olas", portan*o *
</line>
<line>
contex*o ger*l não é fa*oráve* para uma sati*fatóri* aplicaç*o da Lei e bons resu*tado*.
</line>
<line>
Dessa *orma, o espaço esc*lar acaba repr**uzindo uma lógica *xcludente, em que a
</line>
<line>
temá*ica r*cia* é vista como um tema secundário, abordado apenas em momentos
</line>
</par><par>
<line>
espec*ficos d*
</line>
<line>
calendá*i* letivo. Para que essas le*s
</line>
<line>
c*mpram s*u papel *ransf*r*ador,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
n**essário
</line>
<line>
um co*prometim*n*o real da*
</line>
<line>
escolas, gesto*es e educadores na
</line>
<line>
cons**uç*o d*
</line>
</par><par>
<line>
uma educação a**irracista con*ínua e e*eti*a.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 22, n. 5, art. 7, p. 1*5-13*, mai. 2*2*
</line>
<line>
www4.*n*fs*net.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. H. G. Aranha, L. G. C. Galego
</line>
<line>
12*
</line>
</par><par>
<line>
* ar*iculação *ntre l*gis*ações antidis*rimin*tórias, *duc*ção e *ateriais qu*
</line>
</par><par>
<line>
va*orizam a c*lt*ra afro-b*asileir* é esse*cia*
</line>
<line>
para promoç*o de *m amb*e*te
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
aprendizagem verdadeira*ente
</line>
<line>
inclusivo. O uso c*nsi*tente e criati*o dessas ideias nas
</line>
</par><par>
<line>
escola* br*sileiras não apenas f*rtalecerá o empode*amento cultural d* c*ianças negra*, ma*
</line>
</par><par>
<line>
também promo*er* uma maior inc*u*ão *oci*l, **nt*ibuind* para * desestímulo
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
discriminaçã* e p*ra a valor*za*ão da diversidade c***u**l e hi*t*rica
</line>
</par><par>
<line>
2.2 *nt*e raíz*s e na*rativas: um ol**r p*ra * *br* Tayó em Quadr*nhos
</line>
</par><par>
<line>
*iu*am de O*iveira, reconhecida *utora da l*teratura infa*tojuvenil brasil*ira,
</line>
</par><par>
<line>
apre*ent* em "T*yó em Quadrinhos" ( F i g u r a 1 ) uma narrativ* que vai além
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
mera
</line>
<line>
diversão, est*bele*e*do um diálog* profíc*o com q*estõ*s identitá**as, de
</line>
</par><par>
<line>
pertencimento e *e resistência *ultural. * obra mantém o foco n* valorização da cultura
</line>
<line>
afro-*rasilei*a, *m*liando sua *ens*gem p*r meio do for*ato visua*, e*plorando imagens
</line>
<line>
*arcadas pela *ivaci*ade e pela criat*vidad* so* a *er*pec**v* *frocentrada.
</line>
<line>
Fi*ura 1. Capa da obr* "Tayó em *uadrinh*s", ** Kiusan de Oliveira
</line>
<line>
(2021)
</line>
</par><par>
</page><line>
N* centro da narrativa est*o Tayó * Ka*odê. Tayó é uma menina negra de cabelos
</line>
<line>
crespos e volumosos, *u* simboliz* o or*ulh* de sua* r*íz*s afrod*scendentes. Kayodê, por
</line>
<line>
s*a ve*, é um j**em negro, ca*acte*iza*o po* sua alegria co*tagiante, que compa*t*lha com
</line>
<line>
Tayó as experiência* de infância *ividas p*r **iança* negr*s. Um aspecto import*nte d*
</line>
<line>
*bra é a fo*** como a autor* apr*senta seus p*rsonagens nominal*ente, rompendo com
</line>
<line>
prátic*s discriminatória* n*s quais pessoas negras, hi*toricamente, tê* seus *ome* ignora*os ou
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 22, n. 5, art. 7, p. 115-133, ma*. *0*5 *w*4.Unifsanet.*om.br/***ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*nálise C*ítico-P*dagóg*ca do* Elem*n*os L*ngu*sticos de Origem Africana em Tayó e* *uadrinhos
</line>
<line>
125
</line>
</par><par>
<line>
substituí**s por apelidos pejorativos. Nesse contexto, Passos e Passos (*0*9, p. 5*6) destacam
</line>
<line>
que:
</line>
<line>
"Comum em prátic*s racistas e *reco*ceitu*sa*, "*esnome*r"
</line>
<line>
pessoa* neg*as d* todas as id*de* é comum dentro * *ora dos
</line>
</par><par>
<line>
espaços *scolares. Akin tem nome próprio. A
</line>
<line>
*inguagem
</line>
</par><par>
<line>
"*iusamiana" corrobora n* cons*r*** identitário a part*r do nome, *
</line>
</par><par>
<line>
qual imp*rtante pa*a a *onstruç*o par* o fortalecimen*o da
</line>
</par><par>
<line>
é
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
identidade indiv*dual".
</line>
</par><par>
<line>
A *bra, amb*en*ad* em cen*rios *ivers*s, explora as dinâ*icas do rac*s*o
</line>
</par><par>
<line>
estrutural enfre**adas por
</line>
<line>
crianças negras, oferecendo **mul*aneamente *ma **ntra narrati*a
</line>
</par><par>
<line>
empod**adora. Tayó não apenas enfr*n** episódio* de precon*eito, mas ta*b*m
</line>
</par><par>
<line>
ressignifica sua identidade a parti* de um discurso afirmativ* e de v*lorizaç** *e
</line>
<line>
s ua
</line>
</par><par>
<line>
*ncestralidade. Desde a capa, T*yó mos*ra-se como uma garota EM-PO-DE-RA-DA2, co*
</line>
</par><par>
<line>
a palavra
</line>
<line>
escrita em l*tras mai**culas e separadas si*abicament* pa*a enfatizar toda
</line>
<line>
su a
</line>
</par><par>
<line>
consciência cult*r** e sua cos*ovisão *o** uma *riança afr*-letr*da. A personagem
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
ilustrada c*m adereç*s q** re*lçam s*a beleza e ancestralidade: se* cabelo,
</line>
<line>
em u*
</line>
</par><par>
<line>
*en*eado afr*, é adornado por *ma bri*ha*te coroa, q*e *imboliza * s*a *utoestima,
</line>
<line>
*onfiança e altivez.
</line>
<line>
A hi**óri* inicia-se com a apresent*çã* de Tayó, con**d*ndo * *e*tor a *ma i*ersão
</line>
</par><par>
<line>
*a *ultura afro-brasileir*, com destaq*e pa*a *alavra co*o ins*rumento de a*irmação a
</line>
<line>
*dentitária, *om*çando pela explicação de se* próprio **me,
</line>
<line>
Olá, eu sou Ta*ó! *oi o meu avô quem escolh*u o meu no**, que significa "d*
</line>
<line>
alegria" em ioruba. Algumas pessoas *á me conhe*em, poi* *ndaram v*sitand* o
</line>
<line>
meu *u**o em outras histó*ias r*ple*as d* pessoas com *a*e*eiras crespas e alt*s
</line>
<line>
como * *i*ha - um penteado chamado Black Power. (OLIVEIRA, 2021, p.4).
</line>
<line>
*m seguida, K*yod* é apresentado a* l*ito*. * jo*e* é retr*tado, assim como Tayó,
</line>
</par><par>
<line>
de man*ira vibrante, utilizando de
</line>
<line>
cor*s expr*ssivas qu* e**l*am *u*
</line>
<line>
p*le negra. Seu cabelo
</line>
</par><par>
<line>
apre**nta *orte b*ack, e um d*talhe marc*nte na i*ustra*ão é o vitiligo *m sua pele, o que não
</line>
</par><par>
<line>
apenas *ealça se*s traç*s, mas também traz à
</line>
<line>
*ona outras di*cussõ*s, *omo as *ela***nadas
</line>
</par><par>
<line>
ao color*smo dentro d* própria co*unidade negra. Ao se a*resenta*, Kayodê d*clara:
</line>
<line>
Oi, eu sou Kay*dê! Foi minha mãe quem esc*lhe* o meu nome, que *igni*ica
</line>
<line>
"caçad*r d* al*gr*a" em ioruba. Minha mãe sempre *iz que s*u incrível, *ois
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
*ev. FSA, Ter*sina PI, v. 22, n. 5, ar*. *, p. 115-133, mai. 2025
</line>
<line>
www*.*nifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. H. G. Aran*a, L. G. C. *alego
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
Sobre o* nomes d*s p**sonag*ns, Passos e Pa*s*s (2*23, *. *12) destacam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
importâ*ci* e o signi*icado da* escolhas: "*ela sabed*ria do avô ao escolher o nome da neta; e
</line>
<line>
pela e*plicaçã* *eita a partir do gr*po *tnolinguí*tico afr*cano io*ubá, e* que o nome própr*o
</line>
<line>
me**fori*a a m*ni*a Tay* *e forma positiva". De ma**ira similar, os pesquis*dores
</line>
<line>
res*alta* * impa*to do no** Kay*dê: "Assim como a positivida** do nome de Tayó, a d*
</line>
</par><par>
<line>
Kay*dê d*mon*tra ao leitor
</line>
<line>
que a questão familiar *ambém é des**cada,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
alegr*a está
</line>
</par><par>
<line>
**es*nt*, * * identidad* est* firmada".
</line>
<line>
As ilustra*õ*s que acompanham a ob** pro*uzem **rsona*ens com *m* relevância
</line>
</par><par>
<line>
expressiva sim**lic* importância, incorporando elemen**s d* cu*tura a*cest*a* af**cana. e
</line>
</par><par>
<line>
Sob*e e*ses *dorno*, Ol*veira (202*, p.*5) apon*a "a ca*iseta
</line>
<line>
da menin* *m que há um
</line>
</par><par>
<line>
*ímbolo and*nka, o sanko*a, que pode sig*ificar *mportância em *e a*ren*er com o a
</line>
</par><par>
<line>
passado. Além d*sses, há outr** figuras espal***as pela página que d*alogam c*m
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
universo in**ntil e os
</line>
<line>
t*m*s *r*sentes *a
</line>
<line>
*bra". Ass*m, * possí*el af*rmar que,
</line>
<line>
além da
</line>
</par><par>
<line>
na*rat**a text*al, há também u*a narrativa visual
</line>
<line>
composta p*r cores e símbolos que
</line>
</par><par>
<line>
en*iq*em a obra.
</line>
</par><par>
<line>
O formato do* quadrin**s int**sifica a comu*icação co* o pú*lico in*antojuvenil, *o
</line>
<line>
in*egra* *l*mentos v*sua*s que *ialogam diret*mente com suas experiências. * art* vibr*nte
</line>
</par><par>
<line>
e ex*ressiva destac* as emoçõe* dos pe*sonagens,
</line>
<line>
a* mesmo temp* *m q*e *nfat*za os
</line>
</par><par>
<line>
traç*s *ult*rais *ue perme*a* a hist*ria.
</line>
<line>
*esde
</line>
<line>
penteados afro at* acessór*os e estampas
</line>
</par><par>
<line>
simbó*icas, cada
</line>
<line>
*e*alhe visual cont**bui *ara * imersão em
</line>
<line>
*m un*verso *ue celebra
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
negr*tude e reforça uma mensagem edu*ativa e cultural s*gnificativa.
</line>
<line>
Um dos aspectos mais marcantes da ob*a é a m*neira c*mo a autora ar*ic*la
</line>
<line>
educação e resis*ência *ultural. Por meio de uma **ngua*em acessível e e*volvente,
</line>
</par><par>
<line>
Tayó *m *uadrin*os se configura co*o um *elevante instrum*nto ped*gógico
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
abordar questões rela*ionadas ao ra***mo, à autoe*tim* e à diversid*de
</line>
<line>
cultural nas
</line>
</par><par>
<line>
esco*a* * em outr*s espa**s de form*ção educa*iva. A **ota*onista, co* su*
</line>
<line>
*oragem
</line>
</par><par>
<line>
e determinaçã*, não a*enas
</line>
<line>
defende sua
</line>
<line>
próp*ia digni*ade, mas *amb*m inspira outros a
</line>
</par><par>
<line>
re**nh*cerem e valorizarem suas origens. Além disso, a obra de Kiusam poss*i
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
caráter in*erseccional, ao retrat*r as nuance* do preconceito
</line>
<line>
*aci*l n*
</line>
<line>
contexto
</line>
</par><par>
<line>
br*sileiro, especialmente no que se refere à infân*ia. O uso do humor, da criatividade e d*
</line>
<line>
*irismo transf**ma a **it*ra em um* experiência não *pe*as ed**at*va, mas tamb*m
</line>
<line>
emocio**lmen*e en*i*u*ced*ra, * que co*tr*b*i para *m impacto duradouro nos leitores.
</line>
<line>
*s narrativa* presen*es na obra vã* além de um* simples adaptação literári*.
</line>
</par><par>
<line>
Tr*ta-se de um proj*to q*e al*a *rt* *arrativ* co* um e
</line>
<line>
propó*ito
</line>
<line>
cul*ural e ed*cativo,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresin*, v. 22, n. 5, ar*. 7, *. 115-133, mai. 20*5
</line>
<line>
www4.Unifsane*.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Anál*se Crít*co-Pedagógica dos Element*s *i*guísti*os de Orig*m Africana em Tayó e* *ua*rinho*
</line>
<line>
12*
</line>
</par><par>
<line>
c*nvidando os leit*re* a refl**irem *ob*e suas i*entidades e * cel**rarem a diversida*e.
</line>
</par><par>
<line>
Por meio das *vent*ras
</line>
<line>
** Tayó, a autor* nos enfa*i*a q*e a liter*tu*a *ode des*mpenhar
</line>
</par><par>
<line>
*m papel *ran*formad*r na formação
</line>
<line>
de mentalidades e na *ons*rução de um *utur* ma*s
</line>
</par><par>
<line>
*usto e i*c*us*vo. O l*vro
</line>
<line>
es*rito
</line>
<line>
por Kiusam converge com a
</line>
<line>
intencionalidade de uma
</line>
</par><par>
<line>
educ*ç*o étni*o-racial *ue valoriza * enaltec* saberes que historicamente s** invisi*ilizad*s.
</line>
</par><par>
<line>
A temátic* * *b*rdada e *elebrada
</line>
<line>
de *odo pr*moroso no quad*inho
</line>
<line>
"Pala*ras", que
</line>
</par><par>
<line>
apresenta a in*luência d* p*lavras de origem african* no portugu*s fal*do no Brasil.
</line>
<line>
Essas palavr*s são *mpl*me*te empregadas no linguajar popular (Figur* 2). Termos **mo
</line>
<line>
*carajé, babá, bagu*ça, ber*mbau, cafun*, caçul*, c*chicho, fuxico e jab*, exem*lificam *
</line>
</par><par>
<line>
sign*fic*tiva influênc** das *ín*uas *frica*as na *ul*ura *rasi*eira. Este capítulo ce**bra
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
presta homenage* à resi*tênc*a e permanê**ia da cul*ura *f**cana *a língua p*r*u**esa e n*
</line>
<line>
imag**ári* col*tivo do brasilei*o, funcion*ndo com* u* podero*o in*trument* d* educação e
</line>
<line>
v**orização *a* ra*zes *frodescendentes.
</line>
<line>
Figura 1. Um* d*s h*st*rias e* quadrin*os i*titulada "Palavr*s, Raízes *ue Falam: *cos da
</line>
<line>
Ancest*alid*de *fricana" na obra "T*yó em quadrinhos", d* *ius*n de Oliveira (2021).
</line>
</par><par>
<line>
Segundo o* es**dos d* Carneiro (1970), Castro (200*) e Lo**s (1996), a
</line>
<line>
composiçã* do português bra*ileiro sofreu *orte influ*ncia d*s líng**s african*s trazidas
</line>
<line>
pelo* pov*s escravi*ado* *ntr* *s séculos XVI e XIX. *urante *sse *eríodo, m*lhões *e
</line>
<line>
*frican**, **pecialmente d*s regiõe* da Áf*i*a Ocide**al e Ce*tro-Ocid*ntal, foram
</line>
</par><par>
<line>
transportados para o Brasil,
</line>
<line>
in*roduzi*do e*em**t*s linguísticos e cu*t*rais
</line>
<line>
que marcaram
</line>
</par><par>
<line>
profundamente o idioma. A influência linguística af*ican* p*d* ser obs**v*da
</line>
<line>
princ*pa*me*t* e* três grand*s grupos: o banto, que abrange as línguas faladas em *egiões
</line>
</par><par>
<line>
*o*o Angola, Moçambique o Co*go, e que legou *o po**u*uês brasil*iro *ermos e
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, T*r*sina PI, v. 22, n. 5, art. *, *. 1*5-*33, ma*. 2025 www4.Unifsan*t.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. H. G. A*anh*, L. G. C. Gale*o
</line>
<line>
128
</line>
</par><par>
<line>
"mo*eque", "bagun*a" e "cafu*é"
</line>
<line>
(LOPES,
</line>
<line>
1*96); as línguas da família Gbe, co*o Jej* e
</line>
</par><par>
<line>
Fon, proveni*n**s do an*igo Reino do Daom* (atual Benim e *ogo), cuja presença é notáv*l
</line>
<line>
no *ocabulário reli*ios* af*o-brasil*iro, com palavra* como "vodu*" e "a*é"
</line>
<line>
(CA*NEIRO, 197*); e o *or*bá, pertencente à famíl*a Ka*a e fa*ado na N*g*ria, Benim e
</line>
</par><par>
<line>
Togo, que influe*ciou sig*if*cati*a*ente as
</line>
<line>
tradiçõ*s religio*as e culturais *o Bra*il,
</line>
</par><par>
<line>
contribuindo com *ermos como "ori*á", "xangô" e "ebó" (*ASTRO, 2*01).
</line>
<line>
O quadrinho co*strói u*a nar*ativa qu* ex*lora * herança cult***l africana p*esent*
</line>
</par><par>
<line>
na líng*a portugue*a, destacando como os *ovos *fric**os, trazid*s
</line>
<line>
ao B*asil
</line>
<line>
durante o
</line>
</par><par>
<line>
período
</line>
<line>
e*cra*ocrata, co*t*ibuír*m pa*a * co*struç*o da identidade n*c*onal. Estas palavr*s
</line>
</par><par>
<line>
refl*tem a riqueza
</line>
<line>
da cultura *fro-*rasileir*, enqua*to term*s como cafu*é e caçula
</line>
</par><par>
<line>
*videncia* a mescla cult*ral e a evolução dos signifi*ados no u*o c*tidiano.
</line>
</par><par>
<line>
Por e*emplo, o acaraj*, que remonta língua iorubá (akará, "bola de fogo" e jé *
</line>
</par><par>
<line>
"comer"), significa "comer bol*
</line>
<line>
de fogo". Este alimento sag*ado possui raízes profun*as
</line>
</par><par>
<line>
nas religiõ*s *e matriz afr*c**a, como o candomblé, e é o*erecido *m rituais às divi*d*des
</line>
<line>
**ngô e Ian*ã. Já * berimba*, instrumento music*l de origem af*ic*na, é **nda*e*t*l ***a a
</line>
</par><par>
<line>
prática da **poeir*, s*mbolizando
</line>
<line>
re*istênc*a ide*tidade afr*-b*as**e*ra. Esses e*ementos e
</line>
</par><par>
<line>
*e*r*sent*m sím*ol*s cult*rais qu* pres**vam *emórias e valores **c*st**is.
</line>
<line>
O quadrin*o r*ssa**a a **portância de re*onhecer e val*r*za* a ori*em *fri*ana em
</line>
</par><par>
<line>
elemento*
</line>
<line>
da cu*tura b*a*i*ei*a, como as pal*vras "babá" e "bagunça",
</line>
<line>
que, apesa*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
r*ssignificada*, aind* carregam traços
</line>
<line>
de um passado ma*cado p*lo preco*ce*to.
</line>
</par><par>
<line>
Frequentemente ass*ci*dos a estereótipos n*gativos, essa* palavras refletem as v*sões
</line>
<line>
ra*i*tas que permeiam a so*iedade brasi*e*ra. En*retanto, o quad*inho ad**a uma *bo*dagem
</line>
</par><par>
<line>
did*ti*a e
</line>
<line>
lú*i*a pa*a c*nvidar os leito*e*
</line>
<line>
a r**letirem **bre * *acismo linguí*tico,
</line>
</par><par>
<line>
pro*ov**do uma c*mpree*são
</line>
<line>
ma*s respeitosa e
</line>
<line>
informada sobre essas palavras e suas
</line>
</par><par>
<line>
verdad*ir*s ra***s.
</line>
</par><par>
<line>
Outr* aspecto relevante
</line>
<line>
*o **adri*h* é * seu imp*cto *a esfera *ducacional.
</line>
</par><par>
</page><line>
Kiusam de Oli*e*r*, co*o escritor* e ativista, compreend* * efi*á*ia da *epre*entati*idade
</line>
<line>
*a formação de crianças e jo*e*s leito*es. Ao *estacar pa*avr*s co*o ca*uné, caçula,
</line>
<line>
co*hi*ho, f*xico e jab*, a autor* pr*move a diversi*ade linguístic* e reafirma qu* * Brasil é
</line>
<line>
um pa*s de múltiplas influências culturais que devem ser **lorizadas e respeitadas.
</line>
<line>
A i*clus*o d*ssas pala*ras, que carrega* histórias e *alores afric*nos, em materiais
</line>
<line>
acessíveis * criança* e jov*ns, configura-se como um* estratégia ef**az de educ*ção
</line>
<line>
**tirracist*. * quadrinho possibi*ita que os le*tore* reco*heça* a presença ne*r* n*
</line>
<line>
for*açã* do país e se org*lhem d*sso. Além di*so, a obra cont*ibui pa*a desmistifica* ideia*
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, v. 22, n. 5, art. 7, *. *15-*33, mai. 2*25 *ww4.Un*fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*nálise Crítico-Pedagóg*ca d*s Ele*entos L*nguísticos de Origem Afr*ca*a *m *ayó em Quadrinhos
</line>
<line>
129
</line>
</par><par>
<line>
preconceituo*as, pr*m*vendo o r*spei*o pela pluralidade c*ltural * reforçando a importâ*c*a
</line>
<line>
d* *ma educa*ão que valori*e as múltiplas id**tidades e históri** q*e compõem a sociedade
</line>
<line>
brasileira.
</line>
<line>
Há em *lgum senti*o certa inters*ção entre O Negr* e a *inguagem, c*pítulo d* livro
</line>
</par><par>
<line>
"*ele Negr*, M**car*s Brancas" (2020), de F*ant* Fanon, obra
</line>
<line>
cujo **nteúdo é uma
</line>
</par><par>
<line>
ferrenha crít*ca a* **lonia*i*mo francês e o quadr*nho "Pa*avras", *e Kiusam de Oliveira. Tal
</line>
<line>
conceito pode ser explorado através da relaçã* *ntre linguagem, id*n*idade e res*stência
</line>
</par><par>
<line>
cultur*l. O *scr*to* afirma
</line>
<line>
que "f*lar é ser c*paz de emp*egar deter*inad* sintaxe, é se
</line>
</par><par>
<line>
apo*sar de determinada morfologia de uma ou out*a l*ngu*, mas é acima de tudo *ssu**r um*
</line>
<line>
cultura, supor*ar o p*so de uma civili*ação" (F*NON, 2020, p. 31). Sendo assim, **sumi* sua
</line>
<line>
an*estralid*de e a *anifes*ar através da linguagem * *m proc*sso de assimilação c*ltural *e
</line>
<line>
ext*ema imp*rtância.
</line>
<line>
Fanon (2020) discute como a *íngua pode ser uma ferr*men*a de o*ressão e al*enaçã*,
</line>
</par><par>
<line>
ele argumenta que,
</line>
<line>
no
</line>
<line>
c*ntexto colonial, **
</line>
<line>
neg*** foram forçados a adotar a língua do
</line>
</par><par>
<line>
co*onizador, muit*s vezes sen*o jul*ados pela sua capac*dade de f*lar corret*m*nte * fran*ês.
</line>
<line>
Esse processo l*va * inter*orização da inferior*dade e a* dista*ci*mento *a cultura ances*r*l.
</line>
</par><par>
<line>
Ele v* a lingua*em com*
</line>
<line>
um marcador de
</line>
<line>
*dentida** e, ao *esmo tempo, um meio de
</line>
</par><par>
<line>
d*minação, ademais, *abe-se que ** um pr*cesso d* *omi*açã* colonial, é **tirado *o povo
</line>
</par><par>
<line>
op**mido t*do que * *aracteri*e; sua cultura *esmantel*da e a **ngua é um for*e *a*cado* é
</line>
<line>
cu*tural, portanto sua *nulação e um mecan*smo autoritári* vigente.
</line>
</par><par>
<line>
P or
</line>
<line>
outro lado, no quadrinho Palavra*, h* um resgate de termos de *r*gem africana
</line>
</par><par>
<line>
como uma forma de valori*ação
</line>
<line>
*a **ltu*a *e*ra * da *nc*stralidade. A obra pro*õ* um
</line>
</par><par>
<line>
*ovim*nto contrário ao que Fanon
</line>
<line>
descreve: em *ez *e a língua ser um instrumento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
opr*ssão, ela ** torna um meio ** resistênc*a * fortal*cimento da *den*idade negra. * uso de
</line>
</par><par>
<line>
pa*avra* *fricanas r*verte * lógica d* colo*iz*ção
</line>
<line>
l*nguí*tica e reaf*rma impo**ância *as a
</line>
</par><par>
<line>
raízes a*rican*s *a formação cultural *o B*asil.
</line>
</par><par>
<line>
A i*terse*ão entre as du*s *bras está, portan**, na *o*preens*o d* p*der
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
li*guagem na construção *a identidade. En**a*to F**o* den*ncia a *mposiç** de uma língua
</line>
<line>
que aliena, *iusam de Oliv*ir* propõe a retomada de uma li*guagem qu* em*odera.
</line>
<line>
2.3 Res*at*ndo *rigens: *ropos*a de Atividade Educat*va
</line>
<line>
E*bor* Kiusam *e Oli*eira tenha *labo**do o "Gu*a de apo*o às ed*cado*a* e
</line>
<line>
educado*es" (*021), est* tópico *ropõe uma atividade que pode orient*r *rá**c*s educ*tivas
</line>
<line>
R*v. FSA, Tere*ina PI, v. 22, n. 5, art. 7, p. 115-133, mai. 2025 www4.U*ifsanet.com.*r/*e*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. H. G. Aranh*, L. G. C. Gale**
</line>
<line>
130
</line>
</par><par>
<line>
em sala de aula. No material, a *esquisad*ra *presenta *ropostas pedagóg*ca* p*ra *odos os
</line>
<line>
quad*in**s *e sua obra. Em cad* uma delas, *bservam-s* reflexões sobre a r*l*vância d*
</line>
<line>
*rab*lhos vo*tados *ar* c**ança* negras, conforme destaca * *uto*a:
</line>
<line>
Convido vocês, educ*d*ra* e educado*es, a fazer u*a *eflexão comigo: O que
</line>
</par><par>
<line>
dete*mina
</line>
<line>
um* literatura como universal? Esses a*pecto* consideram como
</line>
</par><par>
<line>
crianç*s *egr*s e indígenas se *entem ao não se rec*nhecerem *m uma li**ratura
</line>
<line>
que s* quer *ni*ersal? Quais os i*pactos que tal univ*r*alida*e pode provocar em
</line>
<line>
suas i*entidades? (O*IVEIRA, 2021, p. 6).
</line>
<line>
Co* b*s* em eleme**os destacad*s pela autora no mater*al, a atividad* pro*osta
</line>
<line>
po*e aborda* temas rel*cio*ado* à *ducaçã* pa*a as relaç*es étnico-rac*ais. *ssim, tudo o
</line>
<line>
q*e f*r trabal*a*o s*rá ancorad* nas habili*a*es previstas na Base Naci*nal Co*um
</line>
<line>
C*rric*lar (BNCC). Para o tema abo**a*o no quadrinho "Palav*a*", as *ab*lidades
</line>
<line>
contemplad*s sã* as seguintes: EF02LP26, E F *4*F03, E F 15LP04, E F *5*P14,
</line>
</par><par>
<line>
E F *5LP15, EF15LP18. Os textos completos r*ferent*s
</line>
<line>
às *ompetências e habilid**e*
</line>
</par><par>
<line>
*od*m ser consultados no si** da BNC*: http://*asenac*onal*omum.*ec.go*.br/.
</line>
<line>
A ativi*ade poderá ser *estinada a alunos do 3º ano *t* 5º do ensino fundam*ntal dos
</line>
</par><par>
<line>
anos inicia*s e base*a-se em *esqu*sa * context*al*z*ção. Inicia*me*t*,
</line>
<line>
os alunos *e*ã*
</line>
</par><par>
<line>
apresentados à obra por meio d* leitu** orienta*a, com contato visu** c*m
</line>
<line>
os
</line>
<line>
eleme**o*
</line>
</par><par>
<line>
gr*ficos que acompanham o *re*ho e* estudo. Após a *e**u*a atenta, pod* *er prom*v*do um
</line>
<line>
debate sobre as c*riosidades e os signi*ic*do* das pala*ra* de o*igem a*r*cana men*iona*as
</line>
<line>
no texto.
</line>
<line>
Na sequ*ncia, os a*un*s poderão ser *ns*igados * realizar*m uma pe*quisa s*bre *
</line>
<line>
cultura e a história dos *ovos afri*anos e suas c*ntribuições lin*uístic*s. **ós esse
</line>
</par><par>
<line>
*evantamento, *(*) *ur*a(a*) pode(rão) ser di*idi*a(s) *m grupos,
</line>
<line>
cada qual res*onsável
</line>
</par><par>
<line>
por apresen*ar propostas d*st*ntas, como: i*ustrações
</line>
<line>
da* palavras e se*s s*gnificados,
</line>
</par><par>
<line>
cr*aç*o de his**r*as ou poemas c o m
</line>
<line>
palav*as de ori*em a*r**ana, criação de cartazes
</line>
</par><par>
<line>
ilust*ati*os *u ainda con*ecção de um dicioná*io bilíngue em
</line>
<line>
que c*nstem as
</line>
<line>
palavras
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
seu* significados.
</line>
</par><par>
<line>
Essas pr*du*ões *oderão culminar na sociali*ação do trabalho na escola, am*liando o
</line>
<line>
alcance ** aprendizado e p***ovendo o reconhecimento da herança c*ltural afro-brasileira no
</line>
</par><par>
<line>
ambiente
</line>
<line>
es*olar. Essa aborda*em integra p*át*cas *edagógicas i*clusivas que
</line>
<line>
destac*m
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
valor das co**ribui*õ** culturais do* *o*os **ricanos e fomenta* a valorização da d*v*rsi*ade
</line>
<line>
*i*guís*ica e cultural.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*resi*a, v. *2, n. 5, *rt. 7, p. 115-1*3, mai. 2025
</line>
<line>
ww*4.Unifsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Anál*se C*ítico-Peda*ógica d*s Elementos L*nguí*t*cos de Origem Af*ican* em Tayó em Quadrinhos
</line>
<line>
131
</line>
</par><par>
<line>
3 C*N*IDERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
*pós leitura e estu*os sobr* a questã* ***gu*stica ** orig*m afric*na
</line>
<line>
na cultur*
</line>
</par><par>
<line>
brasileira, con*ta*a-*e a inc*rpor*ç*o a nece*sidade *
</line>
<line>
d* reconh*cimento *o v*sto l*ga*o
</line>
</par><par>
<line>
cultur*l afro-b*asileiro na *ormação da i**n*idad* nacional. Cont*do, *p*sar d*s avan**s
</line>
</par><par>
<line>
alcançad*s, é funda*en*al
</line>
<line>
realizar m*i*re* r*sgates
</line>
<line>
*e his*ór*as, fortal*cer identida**s
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
**mbate* a invisi*i***ação
</line>
<line>
de
</line>
<line>
sabere* historicament* marginalizad*s. Nes*e cont*xto, a
</line>
</par><par>
<line>
ob*a "Tayó em Q*a*r*nho*", d* Kius**
</line>
<line>
de Olive*ra,
</line>
<line>
d*staca-se como
</line>
<line>
u* *nstrumen*o
</line>
</par><par>
<line>
significativo
</line>
<line>
para a educação an*irracista, pois apresenta uma n*r*ativa que
</line>
<line>
exalta a
</line>
</par><par>
<line>
ances*ra**dade african* e * identidade negra de maneira positiva e empoderada.
</line>
</par><par>
<line>
O impact* de "Tayó em Qu*d*inhos" trans**nde a re*rese*t**ividade
</line>
<line>
visual
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
t*xtual, d*sempenhand* u* pap*l crucia* na *onstrução de uma *uto*m**e* for****cida em
</line>
<line>
crianç*s *egras e proporci*nando um espaço d* re*lexão *a*a leitores de dif*rentes orige*s. O
</line>
<line>
**adrinho evidenci* a importânci* de reconhece* e valorizar a cu*tura afro-brasil*ira desde
</line>
<line>
a in*ânci*, c*ntrib*indo para u*a formação mais cr*tica e sensíve* *s q*estõ*s raciais.
</line>
<line>
Da mesm* forma, o quadrinho "Pala**as" també* se inse*e nesse *enário ao
</line>
<line>
ressaltar o pape* fundament*l d* linguagem na pre*erva*ão da memória cultural. Por *e*o d*
</line>
<line>
**sgate d* term*s e expressões de or*ge* africana, re*f*rma-se a riqueza da influên*ia negra
</line>
<line>
n* po**ug*ê* falado no Brasi*, d*sa*i*ndo a normatividade eurocêntrica e *romovendo *m
</line>
</par><par>
<line>
olhar m**s
</line>
<line>
abrangent* sob*e a div*rsida*e linguística. Assim, ao val*rizar e*sa* palavras,
</line>
</par><par>
<line>
"Palavras" *ontribui direta*ente para a promoção da cu*tura afro-brasileira e a cons*r*ção
</line>
<line>
de um imaginári* m*is *epres*ntativo e inclusivo.
</line>
<line>
Port*nto, a obra analisad* e*iden*i* que a literatu*a e os qua*rinhos *odem s*r
</line>
</par><par>
<line>
*oderosos
</line>
<line>
alia*os *a *uta c*ntra racismo, in*ent*vando a refl*xão e a d*s*onstru*ão *e o
</line>
</par><par>
<line>
*reconceit*s. * incor*o*a*ão de*ses m*teria*s no
</line>
<line>
a*biente
</line>
<line>
escolar *
</line>
<line>
acad*mic* reforça
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
nec*ssida*e de u* ens**o que conte*p*e a diversidade cultura* e histórica d* *rasil. Nes*e
</line>
<line>
sentido, a *al*rização das pa*a*ras d* ori*em africana e d* cultura ne*r*, como u* tod* *
</line>
</par><par>
<line>
dim*nsão linguística, configu**-se como um *t* po*ítico e soci*l, indispens*ve* p**a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
con*truç*o de uma socied*de mais justa, equitativa e r*speitos*.
</line>
</par><par>
<line>
REFERÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
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</line>
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Rev. FS*, Tere*ina PI, v. 22, n. 5, art. 7, p. 115-1*3, *ai. 2025
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www*.Unif*an*t.com.br/r*v*sta
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FANON, F. Pele* negr**, másc*ras *rancas; tí*ulo **iginal: peau noir, masqu*s blancs;
</line>
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tr*duz*do por *eba*t*ão *ascimento e *olaboraçã* de Raq*el Cam*rgo. São Paulo: Ubu
</line>
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Edit*ra, 2*20/320 pp.
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FERNANDES, A. O; SOU*A, M. *. Epis*em*logias *egras: *ort*le**r os laços e os afetos
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OLIVEIR*, K. Oficina de como Kiusam
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de Olivei*a redi*encio*a noção *e *orpo
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
partir da ancest*ali**de a*rica*a. UNILAB: Uni*er*ida*e
</line>
<line>
da Integração In*ernacional
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
lu*ofonia afro-*ras*lei*a. 20/04/2017. disponivel e*: https://*nilab.e*u.*r/2*17/04/20/oficina-
</line>
</par><par>
<line>
com-kiusam-*e-oli*e*ra-r*di*ension*-a- noc*o-de-corpo-a-par*ir-da-ancestralidade-afri**na/
</line>
<line>
.
</line>
</par><par>
<line>
ace**o e* 24 de j*n. de 2024.
</line>
</par><par>
<line>
PASSOS, Luana. Poéticas de ident*dade e *nc*stralida*e negra na lit*ratura p*ra
</line>
<line>
crian*a* e j*ve*s. 2024 Tese (Dout*rado em **tras) - Unive*sida** Estadual "Júlio
</line>
<line>
M*s*uita F**ho" - Ibilce/UNES* - São Paulo, 2*24.
</line>
<line>
R*NCIÈRE, J: * partilha do sensível; estética * política. São Paul*: Edit*ra 34, **20.
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*IBEI**, D. P*queno manual an*irracista. São *aulo: C*mp*nhia das L**ra*, 2019.
</line>
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U*I*EF *RAS*L. Um rosto familiar: violência na vida a
</line>
<line>
de c*ianças e a*olesc*nte*.
</line>
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<line>
Paran*: Mi*istério Públ*co do Par*ná, 2017. Disponível e*: Acesso e*: 4 mar. 2024.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Teresin*, v. 2*, n. 5, art. 7, p. 115-133, mai. 202*
</line>
<line>
www4.Unifsanet.com.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
Análi*e Crítico-Pedagógica do* Elem*ntos L*nguí**icos de Ori*em Africana em Tayó e* Quadr*nhos
</line>
<line>
133
</line>
</par><par>
<line>
Como Refere*ci** este Artig*, conforme ABN*:
</line>
<line>
P. H. G. ARANHA, L. G. C. **LEGO. Aná*ise Crític*-Pedagógica dos Elementos Linguísti*os de
</line>
<line>
Or*gem Africana em Tay* em Q*adrinho*, de Kiusam de Olive*ra. Rev. *SA, Teresi*a, v. 22, n. 5,
</line>
<line>
art. *, p. *15-133, m*i. *025.
</line>
</par><par>
<line>
C**tribuição dos Autor*s
</line>
<line>
*. H. G. Aranha
</line>
<line>
L. G. C. *alego
</line>
</par><par>
<line>
1) concepç*o e p*a*ejam*nto.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análi*e e interpre*ação *os dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) e*abor*ção do r*scunho ou na revisão crítica do con*e*d*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) part*cipa*ã* n* *pro*açã* *a ver*ão final d* *anuscrito.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Te*esina PI, v. 22, n. *, art. 7, p. 115-133, mai. 2025
</line>
<line>
w*w4.Unifsanet.com.br/r*vista
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)