<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 5, art. 7, p. 115-1*3, *ai. *025 </line>
<line> ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/*025.22.5.* </line>
</par>
<par>
<line> Análise Crítico-Pedagógica dos *l*mentos Li*gu*stico* *e Origem Afric**a em Tayó em </line>
<line> Q*adrinhos, de *iusa* d* Oliveira </line>
<line> *ritical-Peda**gica* Analysis *f Li*guist*c *lement* of African Origin in *ay* em Quadrinhos, </line>
<line> b* **usam de Ol*veira </line>
</par>
<par>
<line> Paulo Hen*ique Gonç*lves Aranha </line>
<line> *estrando em Letr*s p*la Universidad* Estadual *au*ista Júl** de Mesq*it* Filho </line>
<line> Profe*s** da Educa*ão Básica da Pref*i*ura Munic*pal de Ferna*dópolis </line>
<line> E-mail: phg.*ran*a7@gmail.com </line>
<line> L*ís G*st*vo da *onceição *al*g* </line>
<line> Doutor em *ioc*ências pela Un*versidade Estadual Paulista J*lio de Mesquita *i*h* </line>
<line> P*of*ssor *sso**ado III da Univer*i*ade F*deral do Tr*ângulo M**e*ro </line>
<line> E-mail: luis.galego@uft*.edu.br </line>
</par>
<par>
<line> *n*ereço: Pau** H*nri*ue Gonça*ves Aranha </line>
<line> **itor-Che*e: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Ton*y </line>
<line> Kerley </line>
<line> d* </line>
<line> Alen*ar </line>
</par>
<par>
<line> Avenid* Milton T*rra Ve*di - de 419/4** a 653/654 - </line>
<line> R*drigues </line>
</par>
<par>
<line> Jardi* Amé*i*a 15607016 - Fernandó*o*is, SP - Br*sil </line>
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<line> Art**o rece*ido em 17/04/2025. Últim* versã* </line>
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<par>
<line> *ndereço: Luís Gustavo da C*nceição *alego </line>
<line> recebida em 05/05/20*5. Apro*a*o em 06/06/2*25. </line>
</par>
<par>
<line> ICENE/U*TM - A*. R*ndo*fo Borges Jr., 1*00, </line>
</par>
<par>
<line> Univerdecidade, CE*: 38.064-200, *ber*b*/MG, Bra*il. </line>
<line> Avaliado pelo sis*ema Triple *ev**w: Desk R*view a) </line>
<line> *elo Ed*t*r-Che*e; e b) Double Blind R*vie* </line>
</par>
<par>
<line> . </line>
<line> (avaliação cega *or dois avaliado*e* *a á*ea). </line>
<line> Revisã*: Gramatical, *orm*tiva e de For*atação </line>
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<line> P. H. G. *ranha, L. G. C. Galego </line>
<line> 116 </line>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> E*te *ra*alho investiga as boas práti*as </line>
<line> de l*tra*ento racial para crianças *os anos ini*iai* </line>
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<line> da educaç*o básica, por meio do estudo e da *alorizaç** da linguagem de origem africa*a. * </line>
<line> *sc*po da aná**se é * qu*d**nho "Palav*as", da o*ra de Kiu*am de Olivei*a (*021), ilu*trado </line>
</par>
<par>
<line> por Amora Moreira. P*r *e*o desse estu*o, </line>
<line> busca-se desta*a* * i*p**tância do </line>
</par>
<par>
<line> rec*nhecimento da lit*ra*ura c*mo instr*mento de e*cantam*nto e valorização ancestral. A </line>
</par>
<par>
<line> investi**ção aborda a </line>
<line> lit*ratura negro-brasileira *n*antojuv*nil sob a p*r*p*ctiva </line>
<line> da criança </line>
</par>
<par>
<line> negra como pr*tagonis*a </line>
<line> *essas histórias, ref*etindo *o*re o processo de emancipa*ão </line>
</par>
<par>
<line> e*istemológ*ca *o processo </line>
<line> *ormativo-c*ltural *e*ol**ial * n* </line>
<line> l**a por um* edu*a**o </line>
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<line> an*irr*c*sta. A*ém di*so, enfatiz* a **portân*ia da e*etiva i**l*mentação d*s Leis </line>
</par>
<par>
<line> 10.639/03, assim como * 7.716/89. Esta </line>
<line> discussão </line>
<line> se dará tant* nas </line>
<line> esferas educacional </line>
</par>
<par>
<line> qu*nto </line>
<line> literária. Isso possibilita q*e seus *eitores reflitam sob*e a língua * seu *roces*o *e </line>
</par>
<par>
<line> aut*valorização </line>
<line> que </line>
<line> enriq**ce o *epertório *ultural, tran*cendendo as referências </line>
</par>
<par>
<line> eurocêntric** e, assim, destaca um* identidade afrodes*enden*e libertadora. Ess* abordagem </line>
</par>
<par>
<line> é especialmente es*encial </line>
<line> *o am*iente escolar, espaço e* </line>
<line> que a im*ortância d* </line>
<line> herança </line>
</par>
<par>
<line> cu*tura* dos e*tudan*es negros pode impulsi*nar </line>
<line> a autoestima e o *en*imento de </line>
</par>
<par>
<line> per*encimento, além de pr*mover práti*as inclusivas * de pertencime*to. </line>
<line> Palavras-chave: Q**drinhos. Lite*atura negra. K*usam de Oliveira. Letr*m*nto Ra*i*l. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> This paper *nvestiga*es the good practi*es o* r**ial literacy fo* child*en in the e*rly yea*s of </line>
<line> basic education th*ou*h *he s*udy and va*orization of the *an*uage *f African or*gi*. This </line>
<line> *ork anal*ze* the comic "Words", **om the wo** of Kiusam de Ol*v*ira (2021), il*ust*at** </line>
<line> by Amora Moreira. *h*ough this study, we seek th* importance *f recognitio* of liter*ture in </line>
<line> the *er*ice *f ance*tral enchant*ent an* appreciation. Disc*ss th* bl*ck- b*azilian inf*ntil- </line>
<line> ju*enil *i*erature und*r *he *e*spec*ive of the *lack chil* as prot*gonists o* these stories, and </line>
</par>
<par>
<line> refl*ct on the pr*cess of e*istemological emanci**tion </line>
<line> in the f*rmative-*rocesscultural </line>
</par>
<par>
<line> decolonial and in t*e struggle *or an a**i-r*cist educatio* and eff***ive gu*rantee o* the </line>
<line> implementati*n of L*w *0.639/03, *s *el* as 7.*16/89. *h*s discussion will take place bot* </line>
<line> in the educati**al and literary s*heres. This a*low* its re**e*s to reflec* on the lan*uage and </line>
<line> its sel*-va*orization process that en*ich*s our cu*tural reper*oire, trans**nding t*e euroce*tric </line>
</par>
<par>
<line> r*ferences, </line>
<line> thus highlighting a l*berat**g Afro-desce*dant i*e***t*. T*is </line>
<line> ap*r*ach </line>
<line> is </line>
</par>
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<line> *specially e*sen*ia* *n the schoo* environment, where valuing the *ul*ur*l heritage of black </line>
</par>
<par>
<line> students *an boost sel*-esteem and a sense </line>
<line> of b*l*ng*ng, a* well as pro*ot* inc*u**ve </line>
</par>
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<line> practices a*d *elonging. </line>
</par>
<par>
<line> Keywords: C*mics. Black literatu*e. K*u*am de Ol*vei*a. Racial L**er*c*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*s*na, v. 22, n. 5, art. 7, p. 115-*33, m**. ***5 </line>
<line> www4.U*ifsanet.com.br/revista </line>
</par>
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<line> *nálise Crítico-Pedagógica dos Elemen**s Linguíst**o* de Orig*m Africa*a e* Tay* e* *uadri*h*s </line>
<line> 117 </line>
</par>
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<line> 1 I**RODUÇÃO </line>
</par>
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<line> Qu*lquer adulto, </line>
<line> ao ser </line>
<line> in*agado sobr* *ua* </line>
<line> p*ime*ras experiências *o mundo </line>
</par>
<par>
<line> li*erár*o </line>
<line> durante os **os iniciais *a </line>
<line> educação </line>
<line> b*sica ou ao l*ngo *e s*a *ra*etória escolar, </line>
</par>
<par>
<line> **o*avelmente rel*t**á o enca*tame*to p*r histó*ias d* *a*as e </line>
<line> prince**s opri**das por suas </line>
</par>
<par>
<line> madrast*s ou out*os *ntagonis*as, que em dado mo*ento eram r*sgatadas po* p*ín*ipe* em </line>
<line> caval*s bra*cos, culminan** e* *asamen*os e finais felize*. Essas *arr*tivas fize*am par*e </line>
<line> *o i**giná*io de muitas crianças *or u* longo tempo. </line>
<line> No *n*ant*, em co**raste com o *anora** desc**to, as exp*r*ên*i*s de crianças </line>
<line> negras *ão refletiam sua* *e*dade*ra* ide*ti*ades, freque*te*en*e apag*das ** *aneira </line>
</par>
<par>
<line> c*uel. A ausên*ia d* representatividade tanto em livros didático* quan*o paradidáticos </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> excluía d* posições de protagon*smo em suas próprias h*stórias. *ssas crianças não *e v**m </line>
<line> repre*e*tadas *as narr*tivas, de*co*h*c*am su*s cultur*s e e*p*riên*ias encentrais. N*s </line>
</par>
<par>
<line> raros moment*s em q** pers**a*ens </line>
<line> **gros er*m </line>
<line> *eprese*tados, essas repr*se*taç*es </line>
</par>
<par>
<line> *ecaí*m s*bre estereótipos que reforçava* pre**n*eitos raciais. </line>
<line> D*v*do a essas **rrativas centra*as em perspe*tivas eurocênt**cas, ain*a é *o*síve* </line>
</par>
<par>
<line> observ*r, m*s*o na atu*lidade, crianças n*gras qu*, *o </line>
<line> se ret**tare* em </line>
<line> ativida*e* </line>
</par>
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<line> escolar*s, buscam lá*is em tons *la*os para se *epresen*arem, *p*s*r de sua p*le negra. Ta* </line>
</par>
<par>
<line> comp*rtamento reflete questões so*ioculturai* a f*lta * </line>
<line> de r*presenta*ivida*e, som*do ao </line>
</par>
<par>
<line> impacto do racismo estrutura* p*esente em tod*s as esferas soci*is. Nes** cont*xto, crianças </line>
<line> ne*ras *reque**emente se veem est*tic*mente c**o pertencen*es à branqu*tude, associan*o- </line>
</par>
<par>
<line> *e ao conceit* de b*l**a social*ente </line>
<line> valorizado e, </line>
<line> *onsequent*ment*, à a*eit*ção </line>
<line> de seus </line>
</par>
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<line> co*pos. ** con*rapartida, as ca*acterí*tica* negra* s** sistematicamente desvalorizadas </line>
<line> pela so*iedade, o q*e afeta, d* form* direta, a p*r*epç*o das cria*ças sob*e s* mesm**. </line>
<line> Ess* fenômeno re*lete *s e**itos d* r*cismo est*ut*ral no processo de construção da </line>
</par>
<par>
<line> autoimagem d* *r*anças. Por *ã* se </line>
<line> ve*em representadas d* forma positi*a nos *m*ien**s </line>
</par>
<par>
<line> *ue frequentam, s**te* a </line>
<line> necessi**d* in*o*untária *e se </line>
<line> *e*res*ntar*m nos pad*ões </line>
</par>
<par>
<line> do*inantes. Desse modo, há *oda uma inculc*ção, </line>
<line> há to*o um processo *e subjeti*icação </line>
</par>
<par>
<line> n*sse cen**io que as levam s*rem *etratadas *om tons claros em *esenhos, bus*ando a </line>
<line> **tegração em uma coletividade branca. Como argumenta Al**ida (2*20, p. *3), "vi*to que </line>
<line> o racismo, enquanto pro*esso p*lítico e histórico, é também um proce*so d* co*tri*uiç*o e </line>
</par>
<par>
<line> subje*ividades, de indi**duos </line>
<line> ***a consc*ência e afeto* *st*o </line>
<line> de algum mo*o conectado* </line>
</par>
<par>
<line> com as práticas *ociais". </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. *2, n. 5, a*t. 7, p. 115-133, mai. *025 </line>
<line> www4.U*ifs*net.com.br/re*ista </line>
</par>
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<line> P. H. G. Ar*nha, L. G. C. Galego </line>
<line> 1*8 </line>
</par>
<par>
<line> Esse ce*ári* evidencia a urgênci* de prát*ca* *du*ativas *ue *romovam a </line>
</par>
<par>
<line> rep*ese*tatividade e </line>
<line> celeb**m a pluralidade cult*ra*, possibilitando </line>
<line> que cri*nças n*gras </line>
</par>
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<line> rec*nh*çam e valorize* su*s próprias identidades. Nesse </line>
<line> co*texto, </line>
<line> *liv*i*a e Tr**coso </line>
</par>
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<line> (2*2*, p. 1*) afirmam que "* *ducação Infantil tam*ém </line>
<line> *eproduz marcas </line>
<line> nos pr*c*ssos de </line>
</par>
<par>
<line> exclusão capa**s *e *omentar a </line>
<line> **gação *a cultura de ne*ro* e seus de*cendentes", </line>
</par>
<par>
<line> *cres*entando </line>
</par>
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<line> Que, para além da negação social, do mesmo modo, fo*-lh*s neg*do o di*e*to de </line>
</par>
<par>
<line> ide*ti*ade literária e af*tiva na **nstrução de repe*t*rio li*guístico que </line>
<line> *ossibilit*sse a i*clusão e *ompartilhamento *e sa*e*es *ncentrais e *o </line>
<line> *econhec*mento e valorização d* quem a toma para si. </line>
<line> A próp*ia *ius*m d* Oliveira, n* seção "Sob*e o Li*ro", aponta "As narrativ*s de*te </line>
</par>
<par>
<line> livro são inspir*da* </line>
<line> em cenas r*ai* que </line>
<line> presenciei ao longo </line>
<line> do* anos. E*sas situações </line>
</par>
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<line> ocorreram com crian*as de quatro a o*t* an*s em ambiente esc*la* nos espaç*s p*blicos" </line>
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<line> (OLIVEI*A, 202*, *. 2*). *ssa </line>
<line> reflexão evidencia que *s espaços forma*s de educação </line>
</par>
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<line> muitas vezes se to*na* os prime*ros - e mais dolorosos </line>
<line> - cenários on*e crian*as </line>
</par>
<par>
<line> e*perien**am o *acismo, p*a*icado e* um *spa*o que dever*a ofere*e* ac*lhi*ento e respeito </line>
<line> à* diferenças. </line>
<line> Com*reendendo a relevância de *n*lui* as vivê*cia* negr*s neglig*nciadas *m *bras </line>
</par>
<par>
<line> literárias que combatem o r*ci*m*, é </line>
<line> es*encial reconhe*er </line>
<line> que, como po*tu* O*iv*ira </line>
</par>
<par>
<line> (*021, *. *8), d*ve haver " a *mpo*tância de se pensar *m um processo educativo **e parta </line>
</par>
<par>
<line> da* realidades vi*ida* **las </line>
<line> cria*ça*, isso me parece algo *nquest*onável". Est* pro*ess* </line>
</par>
<par>
<line> po*sibili*a con*truções identitá*ias que </line>
<line> destacam </line>
<line> dif*rentes *spect*s culturais e fomenta* </line>
</par>
<par>
<line> saberes ancestrais. </line>
</par>
<par>
<line> Este tra*alho expl*ra como Kiusam de O*iveira incor*ora *lem*nto* </line>
<line> linguísti**s </line>
</par>
<par>
<line> africanos em *ua obra, analisando sua r*levância e </line>
<line> **pac*o na repr*sentação c*lt*ral </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> so*ial. Em T*yó Quadrinhos, a auto*a utiliza a ling*agem a*r**an* não *pena* *omo </line>
</par>
<par>
<line> ferramenta d* pre**rvação </line>
<line> de saberes ancestrais, mas tam*ém como uma forma de </line>
</par>
<par>
<line> *esistência * celebraçã* da herança cu*t*ral afric*na e a**o-bras*l*ira. </line>
<line> A i*clusão de temas que cont*m*l** **mpon*ntes da estética li*erário-*ul*ural </line>
<line> negro-ancestr*l sig*i*ica valorizar e centrali*ar *as discu*sõ** as t*ajetórias de crianças </line>
</par>
<par>
<line> n*gras *u* se reconhecem nas </line>
<line> his*órias *pres*ntadas, prom*v*nd* *ma </line>
<line> id*nti*icação que </line>
</par>
<par>
<line> represente de fato quem são. *esse *entido, a ling*agem a*range modalid**es *extuais </line>
</par>
<par>
<line> pluri*ormes que podem *er percebidas nos elemento* da </line>
<line> co**oreidade, como </line>
<line> descreve </line>
</par>
<par>
<line> Oliv*i*a (20*7): </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 22, n. 5, art. 7, p. 1*5-133, mai. 2*25 </line>
<line> www4.Unifsanet.c**.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *nálise Crítico-Pedagógica dos Eleme*tos Linguísticos de Orige* Africana em Tayó em Quad*inhos </line>
<line> 119 </line>
</par>
<par>
<line> Na sociedade * noção *e corpo é cons*i*u*** de m*nei*a hegemô*ica. Os corpos </line>
<line> são construídos numa lógica eurocê*tr*ca. Um corpo mecânico, di*id*do, que tem </line>
<line> uma estética rígid* * defini** ** c*mport*m*nto, *e como deve se **rtar, </line>
<line> cami*har e vi*er, essa *óg*ca eurocêntri*a desconhece ou não leva *m </line>
<line> cons*de*ação nosso corpo *fro-bras*l*iro, no*sa ancestralid*de africana, que é </line>
<line> totalmente diferen*e na s*a for*a de an*ar, d*nçar e se ves*ir. </line>
<line> Explo*ar *últiplas linguagen* que tratam do enaltecime*to e **olhimento a*ces*ral </line>
</par>
<par>
<line> p*rm*t* u* </line>
<line> enc*n*ro com a cosmo*isão literár** afro-b*asi**ira. Essa vis*o torna-se </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> elemento esse*cial pa*a qual*uer abordagem que busque va*o**zar a cult*ra na c*nstruçã* de </line>
<line> id*n*idade das crianças negras. </line>
<line> Es*as ***ticas "definem a mane*ra como obras ou perf*r*ances "fa*em polí*ica\, </line>
<line> qu*i**ue* que seja* as inte*ções que as re*em, os ***os de in*erção social dos ar*istas ou * </line>
</par>
<par>
<line> modo como as for*as </line>
<line> art*s**cas refletem est*utura* o* movimentos soc*ais" (RAN*IÈRE, </line>
</par>
<par>
<line> 2020, *. 18). Assim, ressalta-*e a importância de um ensino *ue aborde e problematize </line>
</par>
<par>
<line> qu*stões sociais </line>
<line> d* forma a *ontemp*ar a* singularidad*s da h*r*nça cult*ral e promova a </line>
</par>
<par>
<line> valori*a*ão da es*étic* ne*ra na interface e*tre ensino e letram*nto li*erário-a*ce*tral. </line>
<line> Para sustentar ta*s reflex*es, es*e *studo ba*eia-se *as c*ntribuições teóricas *e *ut* </line>
</par>
<par>
<line> (2001), na ob*a de K*isam d* Oliveira (2023), e nos </line>
<line> conce*to* de Luana Pas*o* (2024), </line>
</par>
<par>
<line> *ssim co*o e* sua *ese de doutorado de*endida em 2024. A pe*quisa destaca *spectos de </line>
<line> ident*dade cultural, *r*lidade e oralei*uras, os quai* enf*tizam a cen*rali**de da linguagem </line>
<line> na constr*ção e negoc*ação d* *dent*dades individ*ais e coletiva*. </line>
<line> Este estudo propõe a análise do us* da linguagem de *rigem africana nas obras de </line>
<line> Kiusam de Oliveir*, *om ê**ase no quadrinho "Palav*as", **tegr*nte da obra Tayó em </line>
</par>
<par>
<line> Quadrinhos. O objetivo é investigar </line>
<line> de que forma es*a l*n*uag*m contribui pa*a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> construç*o da *dentidade, para a promoção </line>
<line> da repr*sentatividade e </line>
<line> para o resgat* cultu*a* </line>
</par>
<par>
<line> a*ro-brasile*ro. * abordagem busca de*tacar o pape* *a lingua*e* enquanto f*rram**ta de </line>
<line> valorização da* a*cestralidades negras, be* com* refletir sobre sua relevâ*cia n* formaç*o </line>
<line> de um i*aginário coletivo mais inclusivo e representativo. </line>
<line> A obra escrita po* Kiusam de Oliveira * ilustr*da *or Ama*a **re*ra a*resenta uma </line>
</par>
<par>
<line> narrativa motivador* e env*lvente que *ai a*ém *o *ntretenimento, oferecendo </line>
<line> u* </line>
</par>
<par>
<line> arc*b*uç* cult**al * educativo em *eran** dos pov*s de orig*m a*rican*. A abordagem da </line>
<line> linguag*m **rdada por esses p*vos, *resente no *ivro é de suma importânci*, po*s c*nduz a </line>
</par>
<par>
<line> uma reflexão pro*unda sobr* a diversid*de linguística e </line>
<line> a </line>
<line> preservação *as </line>
<line> tr*diçõe* </line>
</par>
<par>
<line> anc*strais. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *eresina *I, v. 2*, n. 5, art. 7, p. 115-13*, mai. 2025 </line>
<line> www4.Un*fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. H. G. Aranh*, *. G. C. Galego </line>
<line> *20 </line>
</par>
<par>
<line> Ao explorar a ling*agem *fr*c*na em *ua* histórias, Kiusam *ão apen** resg*ta e </line>
</par>
<par>
<line> cel**ra as raízes afr*ca*as, c*mo *ambé* des*fia </line>
<line> *stereóti*os, p*omovendo a val*riz*ção </line>
</par>
<par>
<line> da plurali*ad* linguística. Es*a literat*ra, conforme d*s*aca Cuti (2010, p. *4), "nasceu da </line>
<line> populaç*o negr* fora da África e *e sua experiência no **asil" (CU*I, 201*, *. 44), sendo, </line>
<line> po*tant*, par*e inte*rante da id*nti*ade *rasileira. </line>
<line> O estudo d* l*ngu*gem ** orig*m a*ric*na tem ganh*do c*escen** atenç*o no campo </line>
<line> do* estud*s lin*u**ticos e culturai* **ntem*orâneos. N* *ontexto li*erário brasileiro, *bras </line>
</par>
<par>
<line> c*mo "*a*ó </line>
<line> em Qua*r**hos" se des*acam não </line>
<line> a*enas por su* narrativa </line>
<line> envolvente, mas </line>
</par>
<par>
<line> ta*bém pe*a abordag** sensí*el *rofunda e </line>
<line> da lingua*em af*ican* e sua influên*ia </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> construção iden*itária dos person**ens e na estrutura d* trama. </line>
<line> Pa*a Oliv*ira (2021, p.*), "a subjetividad* da pessoa negra **tá historicam*nte </line>
<line> a*s**iad* à *x**usã*. Des** *orma, a literatur* negro-brasileira infan**juvenil, aprese*ta-se </line>
</par>
<par>
<line> como uma *iteratur* que </line>
<line> pro*õe justamen*e o acolhimento, a inclusã* e o combate </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> **cismo (...)". Com base nessa </line>
<line> pe*spectiva, observa-se que e*sa l**eratur* tem </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> consolidado e* diversas obras que têm e*ergido há algum *emp*, repres*ntando de forma </line>
<line> *x**essiva a rel*vância do tema. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse c*ntexto, a literatura desempenha um papel crucial </line>
<line> *a *romoção </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> dive*sidade, inclu**o * </line>
<line> au*oafi**ação das crianças e jo*en* afrodescendentes. Essas </line>
<line> o*ras </line>
</par>
<par>
<line> o*erecem uma p*atafor*a *ignificativa para a expressã* </line>
<line> da *dentidade ne*ra, *o*batendo </line>
</par>
<par>
<line> e*tereótipos e **omove**o *ma visão mais </line>
<line> *mpla e equilibrada da cul*u*a e h*stóri* *fro- </line>
</par>
<par>
<line> brasileira. A </line>
<line> justificativ* par* a impo*tânc*a dess** </line>
<line> c*ntribuições </line>
<line> pode ser analisada sob </line>
</par>
<par>
<line> di*e*entes per*pecti*a*. </line>
<line> A litera*u*a afro-bra*ileira infa*tojuveni* proporci*na às crianças e joven* neg*** </line>
</par>
<par>
<line> *ersonag*ns </line>
<line> com os quai* ele* po*em se </line>
<line> identificar, rec*nhece**o em suas próprias </line>
</par>
<par>
<line> histórias *eflexos de suas experiên**as real*dades. E**e *s*ecto é fundam*ntal par* e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> con*t*uç*o *e uma aut**magem positiva * pa*a o forta*ecimento </line>
<line> da </line>
<line> autoestima, </line>
</par>
<par>
<line> espe*ial*ente e* u* co*texto no qual ess*s *ovens freq*entemente sã* *ub-repr*sentado* </line>
<line> ** literatura. </line>
</par>
<par>
<line> P*r* *uti, (**10, p. *0), "O racismo const*tu*-se uma atitu*e coletiva </line>
<line> de b*ancos </line>
</par>
<par>
<line> para perpetuar a dom**ação so*r* os n*gr*s. Difícil conseguir desvenc*lhar-se, sobretudo </line>
</par>
<par>
<line> porque </line>
<line> os prec*n*eitos tra*em fortes s*gnificados de *rivilégios". </line>
<line> **se contexto ref*ete-se </line>
</par>
<par>
<line> muitas vez*s n* lite*atura dominante, que retrata o* a*rodescendentes de forma </line>
<line> estereotipa*a, cari*ata, violenta o* u**dimensional. </line>
<line> R*v. F*A, Tere**n*, v. 22, n. 5, art. *, p. 115-133, *ai. 2025 www*.Unifsa**t.co*.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Anál*se C*ít*co-Pedagógica dos E**mentos Linguísti*os de Origem Afri*ana em Tayó em *uadrin*os </line>
<line> *21 </line>
</par>
<par>
<line> Essas cir*unst*ncias contribue* pa*a a perpetuação de preconcei*os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> dis*riminação. Cuti (2010, p.63) </line>
<line> ainda argumenta que "p*rs*na*ens negras deveriam </line>
</par>
<par>
<line> mostrar tão somente </line>
<line> os *ales da esc*avidão **mo estatuto legal". Nesse se*ti*o, obras </line>
</par>
<par>
<line> como as *e *iusa* de *liveira r*mpem co* tais padrões, *f*recendo u** repr*sentação </line>
<line> m*is autênti*a * multi*ace*ada da comunidad* negra e enr*quecendo o r*per*ório literário de </line>
<line> crianças e jovens. </line>
<line> Ao vi*enc*arem histórias de personagens negros que su*eram desa*i*s, alcanç*m </line>
</par>
<par>
<line> *eus obje*ivos e celebr*m suas iden**dades, </line>
<line> cr*a*ças </line>
<line> e *ovens afrode*cendentes sã* </line>
</par>
<par>
<line> motivad*s a perseguir seus sonhos e p*eparados para enf*ent*r a* adversidades. A lite*atura </line>
<line> a*ro-*ra*il*ira infantojuvenil, incluin*o *s o*ras de Ki*sam de Oliveira, aprese*ta m*del*s </line>
</par>
<par>
<line> *os i t i vos e </line>
<line> em*od*radores *ue cont**buem par* a *onstituiçã* de uma geração mais </line>
</par>
<par>
<line> co**iante e dete*minada. </line>
<line> A integ*ação d* lit*ratura afro-brasileira in*a*tojuv*nil *o currículo es*ola* não </line>
</par>
<par>
<line> apenas va*oriza * *xpe*i***ia </line>
<line> ed*cac*o*al de </line>
<line> *lunos afrodescen*entes, *as também </line>
</par>
<par>
<line> promove a sensibilização o entend*ment* en*re os alunos de d*ferent*s orige*s ét*ic*s. e </line>
</par>
<par>
<line> Essa </line>
<line> inclusão con*ribui *ara uma educação mais equitativa e incl*siva, alinhada aos </line>
</par>
<par>
<line> princípios d* just**a social e respeito à diversida*e. </line>
<line> Portanto, as contribuições da literatura afro-bra*ileira infant*juven*l sã* </line>
<line> fund**en*ais **ra const*ução de um* sociedade mais justa, inclusiva e respeitosa, criando </line>
</par>
<par>
<line> opo*tunidades pa** que t*das as criança* e jovens </line>
<line> possam se reconhecer, val*rizar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *rgulhar-se *e sua* ident**ades *ulturais e étnicas. </line>
</par>
<par>
<line> * DESENVOLVIM*NTO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Reflexões sobre as Leis **.*39/03 e 7.716/8* * as Boas Práticas na Litera*u*a Infa*til com </line>
<line> B*se *a Obra Tayó em Quadrinho* </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> valorização da cultura afro-bra*ileira </line>
<line> no *onte**o escolar tem se *poiado em </line>
</par>
<par>
<line> pilares importantes, c*mo a Lei 10.6*9/03 e a Lei 7.716/89. A </line>
<line> p*imeira altera a *ei ** </line>
</par>
<par>
<line> Diretrizes e B*ses da Educação Nacio*al (LDB), *orna*do obr*gatório o ensino de hist*r*a e </line>
<line> cultura afro-brasi*eira e africana em todas as esc*la* do país, enqu*nto a se*unda tipifica </line>
<line> crime *od** ações rel*ci*nadas à dis*rimin*ção racial ou à cor da pele, f*r*al*cendo * lu*a </line>
</par>
<par>
<line> contra o ra*ismo em diversos â**ito* d* sociedade. *o co*texto educa*ional, </line>
<line> essas leis </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te*esina PI, v. 22, n. *, art. 7, p. *1*-133, mai. 2025 </line>
<line> www4.Unif*ane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. H. G. Aranha, L. G. C. G*lego </line>
<line> *22 </line>
</par>
<par>
<line> *ferecem *m suporte no*mativo essenc*al *ara *ráticas qu* pr*m*vam e*uidade racial, </line>
<line> diversidade e *lu*ali*ade c*l*ural de *odo geral1. </line>
<line> D*do o impac*o dessas *e*s, é crucial **e a escola assu*a o papel de agente </line>
<line> t*ansformad*r, to**ando-se um espaço que valo*ize a rec**strução d* c*ná*ios de c*n*açã* de </line>
</par>
<par>
<line> histórias de *aráter ficcional ou </line>
<line> baseados em </line>
<line> exper*ênc*as reais, capazes de abo***r </line>
</par>
<par>
<line> vi*ênci*s diversas. Ness* s*nt*do, a literatura infantojuvenil surge como um* f*rramenta </line>
<line> poderosa para for*ação de repe*tóri*s, um* vez que apresenta elemen*os cap*zes d* gerar </line>
<line> id*ias e c*ntribuir p*ra c**stru*ão de um* e*uc*ç*o incl*siva. * obra *ayó em Quadrinhos </line>
<line> é uma **empli*i*ação dessa pr*posta, ao *alorizar a c*ltura negr*, combater o racismo e fomen*ar o </line>
<line> res*eit* à identi*ade da* cr*anças neg*as desde os anos *niciais da educação b*sica. </line>
<line> * narrat*va Tayó em Quadr*nhos acompanha a históri* de uma j**em ne*ra, T*yó, </line>
</par>
<par>
<line> e seu amigo Kay**ê, que expressam </line>
<line> orgulho de </line>
<line> suas *denti*a*es, de suas famílias e, </line>
</par>
<par>
<line> pri**ipalmente, su*s ancestralidades. A escolha da </line>
<line> linguagem a*essível do **rmato em e </line>
</par>
<par>
<line> quad*in**s facilita o enga*amento </line>
<line> das cri*n*as, *or**nd* a obr* atr*tiv* e didát*ca, ao </line>
</par>
<par>
<line> **smo tempo *m *ue *roporciona </line>
<line> um *ro*ess* de aprendiza*em enriquecedor </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> signif*cativo. Kius*m de Ol*veira, escri*o*a e educ*dora, constrói um u*i*erso que valoriza </line>
<line> a d*v*rsidad* e desafia *s narrati*as eu**cên*ri*as f*e**entemente presen*es nos currículos </line>
<line> *scolares. </line>
<line> A in*egraçã* de obras, co** a que é objeto deste estudo *o amb*ente *ducac*onal, </line>
</par>
<par>
<line> *esempenha um papel *m*ortante na pr**oção de ati*id*des culturai* </line>
<line> ant*r*aci**as. Ess*s </line>
</par>
<par>
<line> iniciativas ampliam as habili*ades de escri*a e esc*t* d*s crianças, além *e in**nt*var </line>
</par>
<par>
<line> reflexões que celebram a his*ória e a cultura a*ro-brasileira. A**mais, </line>
<line> e*sas prática* </line>
</par>
<par>
<line> pr*movem questio*amen*os sobr* identidade, gera* em*ções positiva* e fav**ece* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> inclus*o, ao abord*r asp**tos *ue frequenteme*te são neglige**iados no co*idiano escolar. </line>
<line> A proposta de a*ivida*es *ssoc*adas à obra *ayó *m Quadrinho* visa desenv*lver práticas </line>
</par>
<par>
<line> col*borativ*s que i*te**em conhecimento, *is**ria e *ncestralidad*. *or </line>
<line> exemplo, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> n*rrativa de Tayó pode s*r util*zada com* ponto de par*ida para o *studo das *ontribuiçõ*s </line>
<line> dos *fr*cano* na form*ção ** cul*u*a b*asileira, *or m*io de element*s como música, dança </line>
</par>
<par>
<line> e culinária. Paralela*ente, * leitura da obra e realização d* dis***sões crítica* podem a </line>
<line> estimular as crianças a compreenderem e refletirem *obre as ques*ões r*laci*n*da* ao </line>
<line> racismo, pro*ovendo val*res co** paz e h*rmoni* desd* a infância. </line>
<line> 1 Neste ponto, é i*port*nte traz** à baila a Lei 11. 645/08, q*e tor*a obrigató*io * estudo da cultura afr*- </line>
<line> brasileira e *ndí*ena n* ensino fundament*l * médio em todos os esta*elec*mentos de en*ino, públicos * </line>
<line> *rivados. A lei foi sanciona** em 1* de março de *008. </line>
<line> *ev. FSA, Te*esina, v. 22, n. *, art. 7, p. 115-133, m*i. *025 www*.Un*fsanet.com.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A*á*is* Crítico-Pe*agógica d*s E*eme*tos Li*gu*s*icos de Origem Africana em Tayó em Qua*ri**os </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> *or outro lado, o co*prometim*nto com * cumprimento das Leis 10.639/03 e </line>
</par>
<par>
<line> 7.716/89 deman*a capacitação cont*nuada de professo*es em temas *e*aci*n*dos ao a </line>
<line> racismo. * *sse*ci*l qu* os educadore* sej*m forma**s para r**o*hecer os efeitos do </line>
<line> racismo no contexto educacional * *esenvolve* estr*tégias *edagógicas qu* não apena* </line>
<line> fo*neç** conheci*ento sob** a cultura negra, mas que també* promovam transfo*mações </line>
<line> sociais. Ness* sen*i*o, obras c*mo Tayó em Quadrinhos podem se* *n*luída* aos p**gramas </line>
</par>
<par>
<line> de *orma*ão de professor**, </line>
<line> *es*acando-*e c*mo imp*rtantes ferra*enta* *idático- </line>
</par>
<par>
<line> *edagógicas. </line>
</par>
<par>
<line> Po* out** lad*, a *alt* de formação adequada dos profess*res * de *at*riais </line>
</par>
<par>
<line> d**á**c*s específicos di*iculta a </line>
<line> aplicaç*o ***t*v* das lei* na prát*ca escolar. Muitas </line>
</par>
<par>
<line> i*stituições d* en*ino não possuem políticas insti*ucionais que incent*vem a discussão *o*re </line>
</par>
<par>
<line> * desigualdad* racial e a valoriz*ção da diver*idade *tnico-cul**ral </line>
<line> no </line>
<line> cotidia*o *scol*r, </line>
</par>
<par>
<line> re*tringindo </line>
<line> **i* debates eve*tos e comem*raç*e* a </line>
<line> q*e acontec** especi*lmente n* mê* </line>
</par>
<par>
<line> de novembro q*ando se c*mem*ra o *ês da con*ciência negra. </line>
<line> Com pouco m*is de vinte *nos de existê*ci*, a lei 10.*39 apresenta-s* em um </line>
</par>
<par>
<line> c*nário </line>
<line> *ad* an*mador. *egundo u** pesquis* feita pelo g*upo Feledés e Instituto *la*a, </line>
</par>
<par>
<line> mostro*-se um n*mero f*ust*ante </line>
<line> quan*o tr*ta do quant* </line>
<line> o te*a </line>
<line> é tr*b*lha*o **la* </line>
</par>
<par>
<line> secr*t**ias *a educaçã* *ra*il afora. Suelaine Ca*n*iro (2023) **staca * impor**ncia da </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa fei*a e seus ref*exos </line>
<line> nas po*íticas </line>
<line> pública*, ela **lienta "que monitorar a Lei </line>
</par>
<par>
<line> 10.639 é fu*da**ntal </line>
<line> porque </line>
<line> ela *ossib*lita por *eio da </line>
<line> aplic*ção em sala de aula que </line>
</par>
<par>
<line> faç**o* uma corre*a reflexão de *omo os grupos é*nicos *ue </line>
<line> formaram o nosso p*ís se </line>
</par>
<par>
<line> re*a*ion*m no espaço escolar e for* del*." </line>
</par>
<par>
<line> A pes*uisa apr*sent* vár*os da*os detalhados so*re como esses t*mas s*o tratados </line>
<line> em *s*ola*. De modo geral, * te*a é pouco trabal*ado, ap**t**do que 71% dos municí*ios </line>
</par>
<par>
<line> no país não a cu*prem, </line>
<line> *lém d*sso, aponta pesquisa a </line>
<line> q*e, "os p*incipais desafios par* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> implementação *a *ei 10,639/03 *ão: a*sênci* de a*oio, falt* de conhec*mento de como </line>
<line> apli*ar o ensino, baixo engaja*ento */ou interesse dos *rofissionais nas es*olas", portan*o * </line>
<line> contex*o ger*l não é fa*oráve* para uma sati*fatóri* aplicaç*o da Lei e bons resu*tado*. </line>
<line> Dessa *orma, o espaço esc*lar acaba repr**uzindo uma lógica *xcludente, em que a </line>
<line> temá*ica r*cia* é vista como um tema secundário, abordado apenas em momentos </line>
</par>
<par>
<line> espec*ficos d* </line>
<line> calendá*i* letivo. Para que essas le*s </line>
<line> c*mpram s*u papel *ransf*r*ador, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> n**essário </line>
<line> um co*prometim*n*o real da* </line>
<line> escolas, gesto*es e educadores na </line>
<line> cons**uç*o d* </line>
</par>
<par>
<line> uma educação a**irracista con*ínua e e*eti*a. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 22, n. 5, art. 7, p. 1*5-13*, mai. 2*2* </line>
<line> www4.*n*fs*net.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. H. G. Aranha, L. G. C. Galego </line>
<line> 12* </line>
</par>
<par>
<line> * ar*iculação *ntre l*gis*ações antidis*rimin*tórias, *duc*ção e *ateriais qu* </line>
</par>
<par>
<line> va*orizam a c*lt*ra afro-b*asileir* é esse*cia* </line>
<line> para promoç*o de *m amb*e*te </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> aprendizagem verdadeira*ente </line>
<line> inclusivo. O uso c*nsi*tente e criati*o dessas ideias nas </line>
</par>
<par>
<line> escola* br*sileiras não apenas f*rtalecerá o empode*amento cultural d* c*ianças negra*, ma* </line>
</par>
<par>
<line> também promo*er* uma maior inc*u*ão *oci*l, **nt*ibuind* para * desestímulo </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> discriminaçã* e p*ra a valor*za*ão da diversidade c***u**l e hi*t*rica </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 *nt*e raíz*s e na*rativas: um ol**r p*ra * *br* Tayó em Quadr*nhos </line>
</par>
<par>
<line> *iu*am de O*iveira, reconhecida *utora da l*teratura infa*tojuvenil brasil*ira, </line>
</par>
<par>
<line> apre*ent* em "T*yó em Quadrinhos" ( F i g u r a 1 ) uma narrativ* que vai além </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> mera </line>
<line> diversão, est*bele*e*do um diálog* profíc*o com q*estõ*s identitá**as, de </line>
</par>
<par>
<line> pertencimento e *e resistência *ultural. * obra mantém o foco n* valorização da cultura </line>
<line> afro-*rasilei*a, *m*liando sua *ens*gem p*r meio do for*ato visua*, e*plorando imagens </line>
<line> *arcadas pela *ivaci*ade e pela criat*vidad* so* a *er*pec**v* *frocentrada. </line>
<line> Fi*ura 1. Capa da obr* "Tayó em *uadrinh*s", ** Kiusan de Oliveira </line>
<line> (2021) </line>
</par>
<par>
<line> N* centro da narrativa est*o Tayó * Ka*odê. Tayó é uma menina negra de cabelos </line>
<line> crespos e volumosos, *u* simboliz* o or*ulh* de sua* r*íz*s afrod*scendentes. Kayodê, por </line>
<line> s*a ve*, é um j**em negro, ca*acte*iza*o po* sua alegria co*tagiante, que compa*t*lha com </line>
<line> Tayó as experiência* de infância *ividas p*r **iança* negr*s. Um aspecto import*nte d* </line>
<line> *bra é a fo*** como a autor* apr*senta seus p*rsonagens nominal*ente, rompendo com </line>
<line> prátic*s discriminatória* n*s quais pessoas negras, hi*toricamente, tê* seus *ome* ignora*os ou </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 22, n. 5, art. 7, p. 115-133, ma*. *0*5 *w*4.Unifsanet.*om.br/***ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *nálise C*ítico-P*dagóg*ca do* Elem*n*os L*ngu*sticos de Origem Africana em Tayó e* *uadrinhos </line>
<line> 125 </line>
</par>
<par>
<line> substituí**s por apelidos pejorativos. Nesse contexto, Passos e Passos (*0*9, p. 5*6) destacam </line>
<line> que: </line>
<line> "Comum em prátic*s racistas e *reco*ceitu*sa*, "*esnome*r" </line>
<line> pessoa* neg*as d* todas as id*de* é comum dentro * *ora dos </line>
</par>
<par>
<line> espaços *scolares. Akin tem nome próprio. A </line>
<line> *inguagem </line>
</par>
<par>
<line> "*iusamiana" corrobora n* cons*r*** identitário a part*r do nome, * </line>
</par>
<par>
<line> qual imp*rtante pa*a a *onstruç*o par* o fortalecimen*o da </line>
</par>
<par>
<line> é </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> identidade indiv*dual". </line>
</par>
<par>
<line> A *bra, amb*en*ad* em cen*rios *ivers*s, explora as dinâ*icas do rac*s*o </line>
</par>
<par>
<line> estrutural enfre**adas por </line>
<line> crianças negras, oferecendo **mul*aneamente *ma **ntra narrati*a </line>
</par>
<par>
<line> empod**adora. Tayó não apenas enfr*n** episódio* de precon*eito, mas ta*b*m </line>
</par>
<par>
<line> ressignifica sua identidade a parti* de um discurso afirmativ* e de v*lorizaç** *e </line>
<line> s ua </line>
</par>
<par>
<line> *ncestralidade. Desde a capa, T*yó mos*ra-se como uma garota EM-PO-DE-RA-DA2, co* </line>
</par>
<par>
<line> a palavra </line>
<line> escrita em l*tras mai**culas e separadas si*abicament* pa*a enfatizar toda </line>
<line> su a </line>
</par>
<par>
<line> consciência cult*r** e sua cos*ovisão *o** uma *riança afr*-letr*da. A personagem </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> ilustrada c*m adereç*s q** re*lçam s*a beleza e ancestralidade: se* cabelo, </line>
<line> em u* </line>
</par>
<par>
<line> *en*eado afr*, é adornado por *ma bri*ha*te coroa, q*e *imboliza * s*a *utoestima, </line>
<line> *onfiança e altivez. </line>
<line> A hi**óri* inicia-se com a apresent*çã* de Tayó, con**d*ndo * *e*tor a *ma i*ersão </line>
</par>
<par>
<line> *a *ultura afro-brasileir*, com destaq*e pa*a *alavra co*o ins*rumento de a*irmação a </line>
<line> *dentitária, *om*çando pela explicação de se* próprio **me, </line>
<line> Olá, eu sou Ta*ó! *oi o meu avô quem escolh*u o meu no**, que significa "d* </line>
<line> alegria" em ioruba. Algumas pessoas *á me conhe*em, poi* *ndaram v*sitand* o </line>
<line> meu *u**o em outras histó*ias r*ple*as d* pessoas com *a*e*eiras crespas e alt*s </line>
<line> como * *i*ha - um penteado chamado Black Power. (OLIVEIRA, 2021, p.4). </line>
<line> *m seguida, K*yod* é apresentado a* l*ito*. * jo*e* é retr*tado, assim como Tayó, </line>
</par>
<par>
<line> de man*ira vibrante, utilizando de </line>
<line> cor*s expr*ssivas qu* e**l*am *u* </line>
<line> p*le negra. Seu cabelo </line>
</par>
<par>
<line> apre**nta *orte b*ack, e um d*talhe marc*nte na i*ustra*ão é o vitiligo *m sua pele, o que não </line>
</par>
<par>
<line> apenas *ealça se*s traç*s, mas também traz à </line>
<line> *ona outras di*cussõ*s, *omo as *ela***nadas </line>
</par>
<par>
<line> ao color*smo dentro d* própria co*unidade negra. Ao se a*resenta*, Kayodê d*clara: </line>
<line> Oi, eu sou Kay*dê! Foi minha mãe quem esc*lhe* o meu nome, que *igni*ica </line>
<line> "caçad*r d* al*gr*a" em ioruba. Minha mãe sempre *iz que s*u incrível, *ois </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> enc*ntro alegri* em todos os l*gares. Sou assim mesmo: m* </row>
<row> mundo alegre" (OL*VEIR*, 2021, p.5). </row>
<row> Nes*e trabalho, op*ou-se p*r man*er a grafia * *ivisã* silábica q*e a obra t*az. </row>
</column>
<column>
<row> **virto v*ndo todo </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Ter*sina PI, v. 22, n. 5, ar*. *, p. 115-133, mai. 2025 </line>
<line> www*.*nifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. H. G. Aran*a, L. G. C. *alego </line>
<line> 1*6 </line>
</par>
<par>
<line> Sobre o* nomes d*s p**sonag*ns, Passos e Pa*s*s (2*23, *. *12) destacam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> importâ*ci* e o signi*icado da* escolhas: "*ela sabed*ria do avô ao escolher o nome da neta; e </line>
<line> pela e*plicaçã* *eita a partir do gr*po *tnolinguí*tico afr*cano io*ubá, e* que o nome própr*o </line>
<line> me**fori*a a m*ni*a Tay* *e forma positiva". De ma**ira similar, os pesquis*dores </line>
<line> res*alta* * impa*to do no** Kay*dê: "Assim como a positivida** do nome de Tayó, a d* </line>
</par>
<par>
<line> Kay*dê d*mon*tra ao leitor </line>
<line> que a questão familiar *ambém é des**cada, </line>
<line> a </line>
<line> alegr*a está </line>
</par>
<par>
<line> **es*nt*, * * identidad* est* firmada". </line>
<line> As ilustra*õ*s que acompanham a ob** pro*uzem **rsona*ens com *m* relevância </line>
</par>
<par>
<line> expressiva sim**lic* importância, incorporando elemen**s d* cu*tura a*cest*a* af**cana. e </line>
</par>
<par>
<line> Sob*e e*ses *dorno*, Ol*veira (202*, p.*5) apon*a "a ca*iseta </line>
<line> da menin* *m que há um </line>
</par>
<par>
<line> *ímbolo and*nka, o sanko*a, que pode sig*ificar *mportância em *e a*ren*er com o a </line>
</par>
<par>
<line> passado. Além d*sses, há outr** figuras espal***as pela página que d*alogam c*m </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> universo in**ntil e os </line>
<line> t*m*s *r*sentes *a </line>
<line> *bra". Ass*m, * possí*el af*rmar que, </line>
<line> além da </line>
</par>
<par>
<line> na*rat**a text*al, há também u*a narrativa visual </line>
<line> composta p*r cores e símbolos que </line>
</par>
<par>
<line> en*iq*em a obra. </line>
</par>
<par>
<line> O formato do* quadrin**s int**sifica a comu*icação co* o pú*lico in*antojuvenil, *o </line>
<line> in*egra* *l*mentos v*sua*s que *ialogam diret*mente com suas experiências. * art* vibr*nte </line>
</par>
<par>
<line> e ex*ressiva destac* as emoçõe* dos pe*sonagens, </line>
<line> a* mesmo temp* *m q*e *nfat*za os </line>
</par>
<par>
<line> traç*s *ult*rais *ue perme*a* a hist*ria. </line>
<line> *esde </line>
<line> penteados afro at* acessór*os e estampas </line>
</par>
<par>
<line> simbó*icas, cada </line>
<line> *e*alhe visual cont**bui *ara * imersão em </line>
<line> *m un*verso *ue celebra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> negr*tude e reforça uma mensagem edu*ativa e cultural s*gnificativa. </line>
<line> Um dos aspectos mais marcantes da ob*a é a m*neira c*mo a autora ar*ic*la </line>
<line> educação e resis*ência *ultural. Por meio de uma **ngua*em acessível e e*volvente, </line>
</par>
<par>
<line> Tayó *m *uadrin*os se configura co*o um *elevante instrum*nto ped*gógico </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> abordar questões rela*ionadas ao ra***mo, à autoe*tim* e à diversid*de </line>
<line> cultural nas </line>
</par>
<par>
<line> esco*a* * em outr*s espa**s de form*ção educa*iva. A **ota*onista, co* su* </line>
<line> *oragem </line>
</par>
<par>
<line> e determinaçã*, não a*enas </line>
<line> defende sua </line>
<line> próp*ia digni*ade, mas *amb*m inspira outros a </line>
</par>
<par>
<line> re**nh*cerem e valorizarem suas origens. Além disso, a obra de Kiusam poss*i </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> caráter in*erseccional, ao retrat*r as nuance* do preconceito </line>
<line> *aci*l n* </line>
<line> contexto </line>
</par>
<par>
<line> br*sileiro, especialmente no que se refere à infân*ia. O uso do humor, da criatividade e d* </line>
<line> *irismo transf**ma a **it*ra em um* experiência não *pe*as ed**at*va, mas tamb*m </line>
<line> emocio**lmen*e en*i*u*ced*ra, * que co*tr*b*i para *m impacto duradouro nos leitores. </line>
<line> *s narrativa* presen*es na obra vã* além de um* simples adaptação literári*. </line>
</par>
<par>
<line> Tr*ta-se de um proj*to q*e al*a *rt* *arrativ* co* um e </line>
<line> propó*ito </line>
<line> cul*ural e ed*cativo, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresin*, v. 22, n. 5, ar*. 7, *. 115-133, mai. 20*5 </line>
<line> www4.Unifsane*.com.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Anál*se Crít*co-Pedagógica dos Element*s *i*guísti*os de Orig*m Africana em Tayó e* *ua*rinho* </line>
<line> 12* </line>
</par>
<par>
<line> c*nvidando os leit*re* a refl**irem *ob*e suas i*entidades e * cel**rarem a diversida*e. </line>
</par>
<par>
<line> Por meio das *vent*ras </line>
<line> ** Tayó, a autor* nos enfa*i*a q*e a liter*tu*a *ode des*mpenhar </line>
</par>
<par>
<line> *m papel *ran*formad*r na formação </line>
<line> de mentalidades e na *ons*rução de um *utur* ma*s </line>
</par>
<par>
<line> *usto e i*c*us*vo. O l*vro </line>
<line> es*rito </line>
<line> por Kiusam converge com a </line>
<line> intencionalidade de uma </line>
</par>
<par>
<line> educ*ç*o étni*o-racial *ue valoriza * enaltec* saberes que historicamente s** invisi*ilizad*s. </line>
</par>
<par>
<line> A temátic* * *b*rdada e *elebrada </line>
<line> de *odo pr*moroso no quad*inho </line>
<line> "Pala*ras", que </line>
</par>
<par>
<line> apresenta a in*luência d* p*lavras de origem african* no portugu*s fal*do no Brasil. </line>
<line> Essas palavr*s são *mpl*me*te empregadas no linguajar popular (Figur* 2). Termos **mo </line>
<line> *carajé, babá, bagu*ça, ber*mbau, cafun*, caçul*, c*chicho, fuxico e jab*, exem*lificam * </line>
</par>
<par>
<line> sign*fic*tiva influênc** das *ín*uas *frica*as na *ul*ura *rasi*eira. Este capítulo ce**bra </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> presta homenage* à resi*tênc*a e permanê**ia da cul*ura *f**cana *a língua p*r*u**esa e n* </line>
<line> imag**ári* col*tivo do brasilei*o, funcion*ndo com* u* podero*o in*trument* d* educação e </line>
<line> v**orização *a* ra*zes *frodescendentes. </line>
<line> Figura 1. Um* d*s h*st*rias e* quadrin*os i*titulada "Palavr*s, Raízes *ue Falam: *cos da </line>
<line> Ancest*alid*de *fricana" na obra "T*yó em quadrinhos", d* *ius*n de Oliveira (2021). </line>
</par>
<par>
<line> Segundo o* es**dos d* Carneiro (1970), Castro (200*) e Lo**s (1996), a </line>
<line> composiçã* do português bra*ileiro sofreu *orte influ*ncia d*s líng**s african*s trazidas </line>
<line> pelo* pov*s escravi*ado* *ntr* *s séculos XVI e XIX. *urante *sse *eríodo, m*lhões *e </line>
<line> *frican**, **pecialmente d*s regiõe* da Áf*i*a Ocide**al e Ce*tro-Ocid*ntal, foram </line>
</par>
<par>
<line> transportados para o Brasil, </line>
<line> in*roduzi*do e*em**t*s linguísticos e cu*t*rais </line>
<line> que marcaram </line>
</par>
<par>
<line> profundamente o idioma. A influência linguística af*ican* p*d* ser obs**v*da </line>
<line> princ*pa*me*t* e* três grand*s grupos: o banto, que abrange as línguas faladas em *egiões </line>
</par>
<par>
<line> *o*o Angola, Moçambique o Co*go, e que legou *o po**u*uês brasil*iro *ermos e </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, T*r*sina PI, v. 22, n. 5, art. *, *. 1*5-*33, ma*. 2025 www4.Unifsan*t.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. H. G. A*anh*, L. G. C. Gale*o </line>
<line> 128 </line>
</par>
<par>
<line> "mo*eque", "bagun*a" e "cafu*é" </line>
<line> (LOPES, </line>
<line> 1*96); as línguas da família Gbe, co*o Jej* e </line>
</par>
<par>
<line> Fon, proveni*n**s do an*igo Reino do Daom* (atual Benim e *ogo), cuja presença é notáv*l </line>
<line> no *ocabulário reli*ios* af*o-brasil*iro, com palavra* como "vodu*" e "a*é" </line>
<line> (CA*NEIRO, 197*); e o *or*bá, pertencente à famíl*a Ka*a e fa*ado na N*g*ria, Benim e </line>
</par>
<par>
<line> Togo, que influe*ciou sig*if*cati*a*ente as </line>
<line> tradiçõ*s religio*as e culturais *o Bra*il, </line>
</par>
<par>
<line> contribuindo com *ermos como "ori*á", "xangô" e "ebó" (*ASTRO, 2*01). </line>
<line> O quadrinho co*strói u*a nar*ativa qu* ex*lora * herança cult***l africana p*esent* </line>
</par>
<par>
<line> na líng*a portugue*a, destacando como os *ovos *fric**os, trazid*s </line>
<line> ao B*asil </line>
<line> durante o </line>
</par>
<par>
<line> período </line>
<line> e*cra*ocrata, co*t*ibuír*m pa*a * co*struç*o da identidade n*c*onal. Estas palavr*s </line>
</par>
<par>
<line> refl*tem a riqueza </line>
<line> da cultura *fro-*rasileir*, enqua*to term*s como cafu*é e caçula </line>
</par>
<par>
<line> *videncia* a mescla cult*ral e a evolução dos signifi*ados no u*o c*tidiano. </line>
</par>
<par>
<line> Por e*emplo, o acaraj*, que remonta língua iorubá (akará, "bola de fogo" e jé * </line>
</par>
<par>
<line> "comer"), significa "comer bol* </line>
<line> de fogo". Este alimento sag*ado possui raízes profun*as </line>
</par>
<par>
<line> nas religiõ*s *e matriz afr*c**a, como o candomblé, e é o*erecido *m rituais às divi*d*des </line>
<line> **ngô e Ian*ã. Já * berimba*, instrumento music*l de origem af*ic*na, é **nda*e*t*l ***a a </line>
</par>
<par>
<line> prática da **poeir*, s*mbolizando </line>
<line> re*istênc*a ide*tidade afr*-b*as**e*ra. Esses e*ementos e </line>
</par>
<par>
<line> *e*r*sent*m sím*ol*s cult*rais qu* pres**vam *emórias e valores **c*st**is. </line>
<line> O quadrin*o r*ssa**a a **portância de re*onhecer e val*r*za* a ori*em *fri*ana em </line>
</par>
<par>
<line> elemento* </line>
<line> da cu*tura b*a*i*ei*a, como as pal*vras "babá" e "bagunça", </line>
<line> que, apesa* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> r*ssignificada*, aind* carregam traços </line>
<line> de um passado ma*cado p*lo preco*ce*to. </line>
</par>
<par>
<line> Frequentemente ass*ci*dos a estereótipos n*gativos, essa* palavras refletem as v*sões </line>
<line> ra*i*tas que permeiam a so*iedade brasi*e*ra. En*retanto, o quad*inho ad**a uma *bo*dagem </line>
</par>
<par>
<line> did*ti*a e </line>
<line> lú*i*a pa*a c*nvidar os leito*e* </line>
<line> a r**letirem **bre * *acismo linguí*tico, </line>
</par>
<par>
<line> pro*ov**do uma c*mpree*são </line>
<line> ma*s respeitosa e </line>
<line> informada sobre essas palavras e suas </line>
</par>
<par>
<line> verdad*ir*s ra***s. </line>
</par>
<par>
<line> Outr* aspecto relevante </line>
<line> *o **adri*h* é * seu imp*cto *a esfera *ducacional. </line>
</par>
<par>
<line> Kiusam de Oli*e*r*, co*o escritor* e ativista, compreend* * efi*á*ia da *epre*entati*idade </line>
<line> *a formação de crianças e jo*e*s leito*es. Ao *estacar pa*avr*s co*o ca*uné, caçula, </line>
<line> co*hi*ho, f*xico e jab*, a autor* pr*move a diversi*ade linguístic* e reafirma qu* * Brasil é </line>
<line> um pa*s de múltiplas influências culturais que devem ser **lorizadas e respeitadas. </line>
<line> A i*clus*o d*ssas pala*ras, que carrega* histórias e *alores afric*nos, em materiais </line>
<line> acessíveis * criança* e jov*ns, configura-se como um* estratégia ef**az de educ*ção </line>
<line> **tirracist*. * quadrinho possibi*ita que os le*tore* reco*heça* a presença ne*r* n* </line>
<line> for*açã* do país e se org*lhem d*sso. Além di*so, a obra cont*ibui pa*a desmistifica* ideia* </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 22, n. 5, art. 7, *. *15-*33, mai. 2*25 *ww4.Un*fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *nálise Crítico-Pedagóg*ca d*s Ele*entos L*nguísticos de Origem Afr*ca*a *m *ayó em Quadrinhos </line>
<line> 129 </line>
</par>
<par>
<line> preconceituo*as, pr*m*vendo o r*spei*o pela pluralidade c*ltural * reforçando a importâ*c*a </line>
<line> d* *ma educa*ão que valori*e as múltiplas id**tidades e históri** q*e compõem a sociedade </line>
<line> brasileira. </line>
<line> Há em *lgum senti*o certa inters*ção entre O Negr* e a *inguagem, c*pítulo d* livro </line>
</par>
<par>
<line> "*ele Negr*, M**car*s Brancas" (2020), de F*ant* Fanon, obra </line>
<line> cujo **nteúdo é uma </line>
</par>
<par>
<line> ferrenha crít*ca a* **lonia*i*mo francês e o quadr*nho "Pa*avras", *e Kiusam de Oliveira. Tal </line>
<line> conceito pode ser explorado através da relaçã* *ntre linguagem, id*n*idade e res*stência </line>
</par>
<par>
<line> cultur*l. O *scr*to* afirma </line>
<line> que "f*lar é ser c*paz de emp*egar deter*inad* sintaxe, é se </line>
</par>
<par>
<line> apo*sar de determinada morfologia de uma ou out*a l*ngu*, mas é acima de tudo *ssu**r um* </line>
<line> cultura, supor*ar o p*so de uma civili*ação" (F*NON, 2020, p. 31). Sendo assim, **sumi* sua </line>
<line> an*estralid*de e a *anifes*ar através da linguagem * *m proc*sso de assimilação c*ltural *e </line>
<line> ext*ema imp*rtância. </line>
<line> Fanon (2020) discute como a *íngua pode ser uma ferr*men*a de o*ressão e al*enaçã*, </line>
</par>
<par>
<line> ele argumenta que, </line>
<line> no </line>
<line> c*ntexto colonial, ** </line>
<line> neg*** foram forçados a adotar a língua do </line>
</par>
<par>
<line> co*onizador, muit*s vezes sen*o jul*ados pela sua capac*dade de f*lar corret*m*nte * fran*ês. </line>
<line> Esse processo l*va * inter*orização da inferior*dade e a* dista*ci*mento *a cultura ances*r*l. </line>
</par>
<par>
<line> Ele v* a lingua*em com* </line>
<line> um marcador de </line>
<line> *dentida** e, ao *esmo tempo, um meio de </line>
</par>
<par>
<line> d*minação, ademais, *abe-se que ** um pr*cesso d* *omi*açã* colonial, é **tirado *o povo </line>
</par>
<par>
<line> op**mido t*do que * *aracteri*e; sua cultura *esmantel*da e a **ngua é um for*e *a*cado* é </line>
<line> cu*tural, portanto sua *nulação e um mecan*smo autoritári* vigente. </line>
</par>
<par>
<line> P or </line>
<line> outro lado, no quadrinho Palavra*, h* um resgate de termos de *r*gem africana </line>
</par>
<par>
<line> como uma forma de valori*ação </line>
<line> *a **ltu*a *e*ra * da *nc*stralidade. A obra pro*õ* um </line>
</par>
<par>
<line> *ovim*nto contrário ao que Fanon </line>
<line> descreve: em *ez *e a língua ser um instrumento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> opr*ssão, ela ** torna um meio ** resistênc*a * fortal*cimento da *den*idade negra. * uso de </line>
</par>
<par>
<line> pa*avra* *fricanas r*verte * lógica d* colo*iz*ção </line>
<line> l*nguí*tica e reaf*rma impo**ância *as a </line>
</par>
<par>
<line> raízes a*rican*s *a formação cultural *o B*asil. </line>
</par>
<par>
<line> A i*terse*ão entre as du*s *bras está, portan**, na *o*preens*o d* p*der </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> li*guagem na construção *a identidade. En**a*to F**o* den*ncia a *mposiç** de uma língua </line>
<line> que aliena, *iusam de Oliv*ir* propõe a retomada de uma li*guagem qu* em*odera. </line>
<line> 2.3 Res*at*ndo *rigens: *ropos*a de Atividade Educat*va </line>
<line> E*bor* Kiusam *e Oli*eira tenha *labo**do o "Gu*a de apo*o às ed*cado*a* e </line>
<line> educado*es" (*021), est* tópico *ropõe uma atividade que pode orient*r *rá**c*s educ*tivas </line>
<line> R*v. FSA, Tere*ina PI, v. 22, n. 5, art. 7, p. 115-133, mai. 2025 www4.U*ifsanet.com.*r/*e*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. H. G. Aranh*, L. G. C. Gale** </line>
<line> 130 </line>
</par>
<par>
<line> em sala de aula. No material, a *esquisad*ra *presenta *ropostas pedagóg*ca* p*ra *odos os </line>
<line> quad*in**s *e sua obra. Em cad* uma delas, *bservam-s* reflexões sobre a r*l*vância d* </line>
<line> *rab*lhos vo*tados *ar* c**ança* negras, conforme destaca * *uto*a: </line>
<line> Convido vocês, educ*d*ra* e educado*es, a fazer u*a *eflexão comigo: O que </line>
</par>
<par>
<line> dete*mina </line>
<line> um* literatura como universal? Esses a*pecto* consideram como </line>
</par>
<par>
<line> crianç*s *egr*s e indígenas se *entem ao não se rec*nhecerem *m uma li**ratura </line>
<line> que s* quer *ni*ersal? Quais os i*pactos que tal univ*r*alida*e pode provocar em </line>
<line> suas i*entidades? (O*IVEIRA, 2021, p. 6). </line>
<line> Co* b*s* em eleme**os destacad*s pela autora no mater*al, a atividad* pro*osta </line>
<line> po*e aborda* temas rel*cio*ado* à *ducaçã* pa*a as relaç*es étnico-rac*ais. *ssim, tudo o </line>
<line> q*e f*r trabal*a*o s*rá ancorad* nas habili*a*es previstas na Base Naci*nal Co*um </line>
<line> C*rric*lar (BNCC). Para o tema abo**a*o no quadrinho "Palav*a*", as *ab*lidades </line>
<line> contemplad*s sã* as seguintes: EF02LP26, E F *4*F03, E F 15LP04, E F *5*P14, </line>
</par>
<par>
<line> E F *5LP15, EF15LP18. Os textos completos r*ferent*s </line>
<line> às *ompetências e habilid**e* </line>
</par>
<par>
<line> *od*m ser consultados no si** da BNC*: http://*asenac*onal*omum.*ec.go*.br/. </line>
<line> A ativi*ade poderá ser *estinada a alunos do 3º ano *t* 5º do ensino fundam*ntal dos </line>
</par>
<par>
<line> anos inicia*s e base*a-se em *esqu*sa * context*al*z*ção. Inicia*me*t*, </line>
<line> os alunos *e*ã* </line>
</par>
<par>
<line> apresentados à obra por meio d* leitu** orienta*a, com contato visu** c*m </line>
<line> os </line>
<line> eleme**o* </line>
</par>
<par>
<line> gr*ficos que acompanham o *re*ho e* estudo. Após a *e**u*a atenta, pod* *er prom*v*do um </line>
<line> debate sobre as c*riosidades e os signi*ic*do* das pala*ra* de o*igem a*r*cana men*iona*as </line>
<line> no texto. </line>
<line> Na sequ*ncia, os a*un*s poderão ser *ns*igados * realizar*m uma pe*quisa s*bre * </line>
<line> cultura e a história dos *ovos afri*anos e suas c*ntribuições lin*uístic*s. **ós esse </line>
</par>
<par>
<line> *evantamento, *(*) *ur*a(a*) pode(rão) ser di*idi*a(s) *m grupos, </line>
<line> cada qual res*onsável </line>
</par>
<par>
<line> por apresen*ar propostas d*st*ntas, como: i*ustrações </line>
<line> da* palavras e se*s s*gnificados, </line>
</par>
<par>
<line> cr*aç*o de his**r*as ou poemas c o m </line>
<line> palav*as de ori*em a*r**ana, criação de cartazes </line>
</par>
<par>
<line> ilust*ati*os *u ainda con*ecção de um dicioná*io bilíngue em </line>
<line> que c*nstem as </line>
<line> palavras </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> seu* significados. </line>
</par>
<par>
<line> Essas pr*du*ões *oderão culminar na sociali*ação do trabalho na escola, am*liando o </line>
<line> alcance ** aprendizado e p***ovendo o reconhecimento da herança c*ltural afro-brasileira no </line>
</par>
<par>
<line> ambiente </line>
<line> es*olar. Essa aborda*em integra p*át*cas *edagógicas i*clusivas que </line>
<line> destac*m </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> valor das co**ribui*õ** culturais do* *o*os **ricanos e fomenta* a valorização da d*v*rsi*ade </line>
<line> *i*guís*ica e cultural. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*resi*a, v. *2, n. 5, *rt. 7, p. 115-1*3, mai. 2025 </line>
<line> ww*4.Unifsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Anál*se C*ítico-Peda*ógica d*s Elementos L*nguí*t*cos de Origem Af*ican* em Tayó em Quadrinhos </line>
<line> 131 </line>
</par>
<par>
<line> 3 C*N*IDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> *pós leitura e estu*os sobr* a questã* ***gu*stica ** orig*m afric*na </line>
<line> na cultur* </line>
</par>
<par>
<line> brasileira, con*ta*a-*e a inc*rpor*ç*o a nece*sidade * </line>
<line> d* reconh*cimento *o v*sto l*ga*o </line>
</par>
<par>
<line> cultur*l afro-b*asileiro na *ormação da i**n*idad* nacional. Cont*do, *p*sar d*s avan**s </line>
</par>
<par>
<line> alcançad*s, é funda*en*al </line>
<line> realizar m*i*re* r*sgates </line>
<line> *e his*ór*as, fortal*cer identida**s </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> **mbate* a invisi*i***ação </line>
<line> de </line>
<line> sabere* historicament* marginalizad*s. Nes*e cont*xto, a </line>
</par>
<par>
<line> ob*a "Tayó em Q*a*r*nho*", d* Kius** </line>
<line> de Olive*ra, </line>
<line> d*staca-se como </line>
<line> u* *nstrumen*o </line>
</par>
<par>
<line> significativo </line>
<line> para a educação an*irracista, pois apresenta uma n*r*ativa que </line>
<line> exalta a </line>
</par>
<par>
<line> ances*ra**dade african* e * identidade negra de maneira positiva e empoderada. </line>
</par>
<par>
<line> O impact* de "Tayó em Qu*d*inhos" trans**nde a re*rese*t**ividade </line>
<line> visual </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> t*xtual, d*sempenhand* u* pap*l crucia* na *onstrução de uma *uto*m**e* for****cida em </line>
<line> crianç*s *egras e proporci*nando um espaço d* re*lexão *a*a leitores de dif*rentes orige*s. O </line>
<line> **adrinho evidenci* a importânci* de reconhece* e valorizar a cu*tura afro-brasil*ira desde </line>
<line> a in*ânci*, c*ntrib*indo para u*a formação mais cr*tica e sensíve* *s q*estõ*s raciais. </line>
<line> Da mesm* forma, o quadrinho "Pala**as" també* se inse*e nesse *enário ao </line>
<line> ressaltar o pape* fundament*l d* linguagem na pre*erva*ão da memória cultural. Por *e*o d* </line>
<line> **sgate d* term*s e expressões de or*ge* africana, re*f*rma-se a riqueza da influên*ia negra </line>
<line> n* po**ug*ê* falado no Brasi*, d*sa*i*ndo a normatividade eurocêntrica e *romovendo *m </line>
</par>
<par>
<line> olhar m**s </line>
<line> abrangent* sob*e a div*rsida*e linguística. Assim, ao val*rizar e*sa* palavras, </line>
</par>
<par>
<line> "Palavras" *ontribui direta*ente para a promoção da cu*tura afro-brasileira e a cons*r*ção </line>
<line> de um imaginári* m*is *epres*ntativo e inclusivo. </line>
<line> Port*nto, a obra analisad* e*iden*i* que a literatu*a e os qua*rinhos *odem s*r </line>
</par>
<par>
<line> *oderosos </line>
<line> alia*os *a *uta c*ntra racismo, in*ent*vando a refl*xão e a d*s*onstru*ão *e o </line>
</par>
<par>
<line> *reconceit*s. * incor*o*a*ão de*ses m*teria*s no </line>
<line> a*biente </line>
<line> escolar * </line>
<line> acad*mic* reforça </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> nec*ssida*e de u* ens**o que conte*p*e a diversidade cultura* e histórica d* *rasil. Nes*e </line>
<line> sentido, a *al*rização das pa*a*ras d* ori*em africana e d* cultura ne*r*, como u* tod* * </line>
</par>
<par>
<line> dim*nsão linguística, configu**-se como um *t* po*ítico e soci*l, indispens*ve* p**a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> con*truç*o de uma socied*de mais justa, equitativa e r*speitos*. </line>
</par>
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<line> REFERÊNCIAS </line>
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<line> tr*duz*do por *eba*t*ão *ascimento e *olaboraçã* de Raq*el Cam*rgo. São Paulo: Ubu </line>
<line> Edit*ra, 2*20/320 pp. </line>
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<line> Paran*: Mi*istério Públ*co do Par*ná, 2017. Disponível e*: Acesso e*: 4 mar. 2024. </line>
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<line> *ev. F*A, Teresin*, v. 2*, n. 5, art. 7, p. 115-133, mai. 202* </line>
<line> www4.Unifsanet.com.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Análi*e Crítico-Pedagógica do* Elem*ntos L*nguí**icos de Ori*em Africana em Tayó e* Quadr*nhos </line>
<line> 133 </line>
</par>
<par>
<line> Como Refere*ci** este Artig*, conforme ABN*: </line>
<line> P. H. G. ARANHA, L. G. C. **LEGO. Aná*ise Crític*-Pedagógica dos Elementos Linguísti*os de </line>
<line> Or*gem Africana em Tay* em Q*adrinho*, de Kiusam de Olive*ra. Rev. *SA, Teresi*a, v. 22, n. 5, </line>
<line> art. *, p. *15-133, m*i. *025. </line>
</par>
<par>
<line> C**tribuição dos Autor*s </line>
<line> *. H. G. Aranha </line>
<line> L. G. C. *alego </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepç*o e p*a*ejam*nto. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análi*e e interpre*ação *os dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) e*abor*ção do r*scunho ou na revisão crítica do con*e*d*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) part*cipa*ã* n* *pro*açã* *a ver*ão final d* *anuscrito. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Te*esina PI, v. 22, n. *, art. 7, p. 115-133, mai. 2025 </line>
<line> w*w4.Unifsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
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