<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 5, art. 5, p. 76-95, *a*. 20*5 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*5.22.5.5 </line>
</par>
<par>
<line> E*olução das Ações de Nulidade de P*t*ntes Entr* 20*9 a 202* * Propostas par* *inimizar a </line>
<line> S*bjetividad* na An*l*se de Obvi*dade </line>
<line> Evoluti** of Pa*ent Nulli*y Ac*ions f*o* 2019 To *024 and Proposals to *in*mize Subjectiv*** </line>
<line> in the Ana*ysis of Obvious*ess </line>
</par>
<par>
<line> Fábio *liveira Uch*a </line>
<line> Mestrado do Pro*ra*a de Pós-Graduaç*o em Ciênc*a d* Proprie**de Inte*ec*ual (PPGPI / UF*) </line>
<line> f**iooucho*@gmail.com </line>
<line> Flávia *u*za Araújo *avares da Si*va </line>
<line> Doutorado do Pr*gra*a de Pós-Gradu*ção *m B*otec*ologia - RE*OR*I*/SE - UFS </line>
<line> fla*ial*ats@hotmail.co* </line>
<line> João Antônio Belmino dos Santo* </line>
<line> Doutor em Engen*a*i* d* Pr*cess*s pe** Universidade Fe*e*al de *ampina Gra*de </line>
<line> Profe**o* do Programa de Pós-Gradu*ção em *i*ncia da Pr**r*eda*e Intele*tual (PPGPI / **S) </line>
<line> santos*abpb@gm*il.com </line>
</par>
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<line> End*reço: *ábio Oliv*ira Uchô* </line>
<line> Edito*-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> T**ny </line>
<line> Kerley </line>
<line> *e </line>
<line> Alencar </line>
</par>
<par>
<line> UFS, </line>
<line> A*eni*a </line>
<line> *arcelo </line>
<line> Deda </line>
<line> Chagas, s/*, </line>
<line> B*irro Ro*a </line>
<line> Rodri**es </line>
</par>
<par>
<line> Elz*, São Cristóvão, CEP 491*7-230. B**sil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Flávia Luiz* Araújo T*vares da Silva </line>
<line> Artigo rec*bido </line>
<line> e* 2*/04/2025. Úl*ima </line>
<line> versã* </line>
</par>
<par>
<line> UFS, </line>
<line> *v*nid* </line>
<line> Marcelo </line>
<line> Deda </line>
<line> *hagas, s/n, </line>
<line> Bairro Rosa </line>
<line> r*cebida em *3/05/*0*5. Apro*ado em 14/05/2025. </line>
</par>
<par>
<line> Elze, *ão Cristóv*o, C** 49107-2*0. Bras*l. </line>
</par>
<par>
<line> Ende*e*o: Joã* Antônio Belmino d*s Sa*tos </line>
<line> Avaliado pe*o sistema Triple *e**ew: *esk Revie* a) </line>
</par>
<par>
<line> UFS, </line>
<line> Avenid* </line>
<line> Mar*elo </line>
<line> Deda </line>
<line> Cha*as, s/n, </line>
<line> Bairr* Rosa </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e b) Dou*le *li*d Review </line>
</par>
<par>
<line> Elze, São Cristóvão, C*P 4910*-230. *rasil. </line>
<line> (avaliação cega por d*is avaliad*res *a área). </line>
<line> Rev*são: Gramatical, Normativa e de *ormataçã* </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> *volução das Ações de Nulidade *e **te*tes Entr* *019 * 20*4 * *ropostas *ara Mi*imizar a *ubjetivida*e </line>
<line> *7 </line>
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<line> RESUM* </line>
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<par>
<line> Este trabalho discute o e*e*t* retrospect*vo na avaliação *o **q*i**to de patente *ara atividade </line>
</par>
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<line> inv*nt*va, um *enômeno *ue </line>
<line> consti*ui um gr*nde obstáculo à objetividade nas aval**ções de </line>
</par>
<par>
<line> patente*. Desse modo, o objetivo pri*c*pal é ana*isar as aç*e* d* nulidade de patentes entre </line>
</par>
<par>
<line> 20*9 e 2024 e* r*lação ao requisito </line>
<line> d* ativid*d* inventiva no Brasil, a fim </line>
<line> *e </line>
<line> ap*imorar </line>
<line> o </line>
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<line> ex*me *e patentes * formular d*retriz*s *ue **nim*z*m * *ubjeti*ida*e **cor*ent* d* viés </line>
<line> *etro*pectivo. In*c**lmente, *oi ado*ado o mé**d* de abordag*m qualitativo, caracteri*ando-se </line>
</par>
<par>
<line> também como uma pesquisa </line>
<line> ap*icada, com </line>
<line> consulta documen*al em bases de patentes, </line>
</par>
<par>
<line> legislaçõ*s, manu*is e jurisprudência n*cional e i*ter*acion*l. *m seg*ndo momento, foi </line>
<line> realiz**a a a*álise do im*acto da avali*ção da obviedade sobre as invenções, pr**cipalmente </line>
<line> no que *e refere ao número de *ções n*lidades de patent*s nos últimos seis anos. Além di*so, </line>
<line> abor*a-se * impacto subjetivismo *a análi*e de obvied*de. Em relaç*o ao q*anti*ativo *e </line>
<line> nulidades de patente* no período de 2019 a *02*, verificou-se *m número elevado, no e*tanto </line>
<line> relat*vamente estáv*l quando compa*ado aos anos anteri**es. Não obstan*e, os dados sob*e a </line>
<line> invalidação de pat*n*es con*i*mam que essa questão n*o é um prob*ema restrito ao Br*sil. *o* </line>
</par>
<par>
<line> *im, com </line>
<line> base nos p*incíp*os e </line>
<line> diret*izes ta*to do INPI quanto </line>
<line> do IP5, *or*m *ont*adas </line>
</par>
<par>
<line> suge*tões buscando af*st*r ao m*ximo o subje*iv*smo d* examina*or/*ulgador. Dessa </line>
</par>
<par>
<line> m**eira, pro**e-se que </line>
<line> as deci*õ*s sobre pat*nte* se **rnem mais eficaz*s * de maior </line>
</par>
<par>
<line> qualidade, garan*indo não ape*as salvaguar*ar os </line>
<line> dir*itos dos cr*ad*res, *as tam*ém </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> ambient* mais e*uitativo e competi*ivo p*ra * ino*ação. </line>
</par>
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<line> Palavr*s-chave*: Juri*p*udência. Nul*d*de. *n*ençã*. </line>
</par>
<par>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
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<line> *his work d*scusse* the retro*pective effect in the a*sessment o* </line>
<line> t he </line>
<line> pate*t </line>
<line> requirement for </line>
</par>
<par>
<line> inve**ive step, a ph*nomenon *hat poses a major obstacle to object*vity in pat*nt eva**at*ons. </line>
<line> Thus, the ma*n objec***e is to *nalyze p*tent nullity acti*ns be*w*en 2019 *n* 20*4 in </line>
</par>
<par>
<line> *elat*o* to the inventive step requireme*t in Brazil, in o**er to improve </line>
<line> pat*nt examinat*on </line>
</par>
<par>
<line> a*d form**a*e guidelin*s that min*mize the subjec*iv*ty arising from hindsight *ias. *nitial*y, a </line>
<line> qualitat*ve approac* *as adop*ed for th*s stud*, which is also characterized as *pplie* </line>
<line> *esearch, inv*lving *o***e*t*ry an*l*sis of *atent datab*ses, *eg**lation, man*als, and both </line>
</par>
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<line> national and inter*at*on*l case law. In a second </line>
<line> stage, th* impact </line>
<line> of </line>
<line> th* obviousness </line>
</par>
<par>
<line> assessm*n* on *nve*tions was a*al*zed, *a**icularly with *e*ard to the number of p*tent </line>
</par>
<par>
<line> nullity action* ov*r *he past *ix y*ars. Addit**na*l*, the study a*d*esses </line>
<line> the influen*e of </line>
</par>
<par>
<line> *****ctivit* in the analysis </line>
<line> of obvi*usness. Regarding the number of patent **llities fr** </line>
</par>
<par>
<line> 2*19 to 20*4, the fin*in*s in*i**te a </line>
<line> hi*h *ut rela**vely stabl* figure compared prev*ous to </line>
</par>
<par>
<line> year*. *ev*r*hel*ss, the data on pate*t invalid*tion *onfirm that **is issue is n*t exclusive *o </line>
<line> Brazil. Fi*all*, ba*e* on *he principles a** g*idelines of bo*h **e INPI a*d the *P5, </line>
<line> s*ggesti*ns we** p*oposed aim**g to mi**mize examiner/judge *ubject*vi*y. In this w*y, the </line>
<line> work propo*es that pat*nt decision* b*co*e mo*e effect*ve an* of higher qua**t*, *nsurin* not </line>
<line> only the prote*tion o* cre*tors' right* but al*o * fa**er an* more competitive env*ron*ent for </line>
<line> innova*i*n. </line>
<line> Ke*word*: *ase law. Inv*lidit*. *nven**on. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*re*i*a PI, v. 22, n. 5, art. 8, p. 76-95, *ai. 2025 </line>
<line> www4.Unif**n*t.com.*r/r*vis*a </line>
</par>
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<line> F. *. Uchôa, F. L. A. T. S*lv*, J. A. *. Santo* </line>
<line> 78 </line>
</par>
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<line> 1 ***RODUÇÃO </line>
</par>
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<line> *ara Lévêqu* e Mé*ière (2004), o benefício social líquido de uma ino*ação * a </line>
<line> diferença entre o bem-estar *ocial por ela trazido * seu custo. Desse modo, q*alquer i*ovação </line>
<line> cujo benef*ci* *ocial l*q*ido se*a posit*vo deve s*r e*t*m*lada. *s extern*lid*d*s ger*das pela </line>
<line> dissemi*ação do conhec*ment* *ontr**u*m po**tivame*t* para o b*nefício social. P*r p*rmi*ir </line>
<line> *ue os *no*adores colham os frutos de suas i*ova**e* e que a sociedad* s* benefici* *om o </line>
</par>
<par>
<line> aumento do es*oque de conh*cimento técnic* *isponí*el *o *stad* </line>
<line> das art*s, a* p*tentes *e </line>
</par>
<par>
<line> veem perto do obj*tivo de **centiv** a ino*ação tecno*ó*ica e pro*utiva. </line>
<line> Com e*eito, a lóg*ca *onvencio*al de que *s pat*n*e* estimul*m a inovaçã* base*a-se </line>
</par>
<par>
<line> numa barganha cuidadosam*nte elabora*a q*e in*ent*va a criaç*o e div*lgaç*o </line>
<line> públ i c a </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> novos e úteis inventos *m *roca </line>
<line> de um mon*pólio exclusivo *or um p**íodo *imitado de </line>
</par>
<par>
<line> temp*, </line>
<line> num* artic**ação onde se busca *o me*mo temp* *ompensar os *nvestimen*os em </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa * d*senvolvime*to (P&*), p**mover a d*fusão do conhecim*nto técnic* e est*mu*ar </line>
<line> n*vas invençõe*, gar**tin*o um balanço equ*librad* dos i*teres*e* *úblicos e privados </line>
<line> envolvidos (BRASIL, 2013). </line>
<line> *o entanto, *ara se al*ança* esse resu*t*do d*sejado, a L*i de Pro*ri*dade **dus*rial </line>
<line> LPI (Lei *º 9.27*, de ** de mai* d* 1996) esta*el*ce uma série de requisitos que as invenções </line>
<line> de**m *tender. Um* d*ssas *ondicionantes é a e*igência de qu* poss*a *tiv**a*e inventiva, a </line>
</par>
<par>
<line> qu** oc*rrerá sem**e </line>
<line> *ue *a*a </line>
<line> um técn*co n* </line>
<line> a*sun*o, a in*enção "nã* decor*a de maneira </line>
</par>
<par>
<line> evidente *u óbvia do esta*o da técn*ca" (BRASIL, 199*). </line>
</par>
<par>
<line> Contudo, e* razão de *ua subj**ividade, a avali*ção *esse requi*ito é por </line>
<line> demais </line>
</par>
<par>
<line> p*oblemática, *endo s**o fruto de inúmeras controvérsias acerca de sua interp**taçã* em </line>
<line> v*ria* jurisdições, conforme apont* Souto *aior (2010). Garcez Júnior, Eloy e Santo* (202*) </line>
<line> re*liz*ram *m estudo *mpírico acerca d* *uali***e dos pr*vilégios pat**tá*ios concedi*o no </line>
</par>
<par>
<line> Brasil s*b a </line>
<line> ótica </line>
<line> das açõ*s judiciais de n*lidade de p*tent* e constataram *ue 57% das </line>
</par>
<par>
<line> i*val*dações são m*tivadas po* problemas de au*ência de </line>
<line> *tiv*dade inventiva, perc*ntual </line>
</par>
<par>
<line> s*gn**ic*tivame*te *mpliado em ou*ras *urisdições, e suger** como explicação raz*áv*l para </line>
</par>
<par>
<line> este resultado - te*dênci* mundial *ar* um alto </line>
<line> índice *e i*validação de patentes </line>
<line> -a </line>
</par>
<par>
<line> divergê*cia do*tri*á*ia e j**ispru*e*ci*l, em </line>
<line> todo o mu**o, acerca </line>
<line> do conceito (f*ui*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> subjetivo) de ativi*a*e inventiva. </line>
</par>
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<line> Um estudo **p*r*mental de **ndel (2*06) mostra que a* pe*soas são *ognitivam*nte </line>
<line> i*capazes de fazer uma análise de obviedade sem qualquer *nf*uênc*a de hi*d*ight, ou s*ja, *o </line>
</par>
<par>
<line> ter conheciment* da solu**o </line>
<line> não há como a pes*o* ter um* decisão igua* à que </line>
<line> teria </line>
<line> *e não </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Ter*sina, v. 22, n. 5, art. 8, p. 7*-95, m*i. *02* </line>
<line> www4.Unifsa*e*.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Evolução das Açõ*s de Nulidade de Patente* En*re 2*19 * 2024 E Prop*stas para *inim*zar a Subjetividade </line>
<line> 7* </line>
</par>
<par>
<line> sou*esse dela. O estudo a*nd* fornece a *ri*eira demonstração empíri*a do vi*s retrospectivo </line>
<line> no direito de pate*tes, com implic*ç*es *ignificativas p*ra * política *e i*ovação, indica*do </line>
</par>
<par>
<line> qu* *e**isito </line>
<line> da atividade inventi*a (não-obviedade), *a verdade, muitas vezes pode ser </line>
</par>
<par>
<line> *pl*cado de f*rma muito rigorosa. O viés de retr*specti*a (hi*dsight **as) é *pontado </line>
<line> *o * </line>
</par>
<par>
<line> Willia*s e *and*opadhyay (2*09) como *e*do * que*tão crítica na </line>
<line> an*lise da obvieda*e. </line>
</par>
<par>
<line> Para Souto Maior (2010), na o*o*rên*ia do vi*s de *etro*pectiva, * obvieda*e *eria um "ovo </line>
</par>
<par>
<line> de Colombo", ou seja, alg* in*s*tad* que, </line>
<line> após conhec*dos e ensinad*s o* m*io* uti*iza**s </line>
</par>
<par>
<line> p*ra sua cri*ção, *assa a ser visto com* não inventivo, quando na **rdade ess* conclusão </line>
</par>
<par>
<line> ser*a im***sível se* o p*évio conhecimento *a própr*a </line>
<line> invenção * do m*do d* co*o havia </line>
</par>
<par>
<line> *ido f*ito. O autor ainda a*erta para o fato de qu*, embora * requi*ito da atividade inve*tiva </line>
</par>
<par>
<line> possa parecer lógico, na *rática o e*aminador/juiz pod* ser incapaz d* apl*cá-l* com </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> imparcial**ade que ele exi*e. </line>
</par>
<par>
<line> Diante do exposto, evid*ncia-se um d** pri*cipais d*safios no c*mp* da prop*iedade </line>
</par>
<par>
<line> *ntelectual, relacio*ado ao viés retr*spect*v*, * qu*l po*e ger** distorções na av*lia**o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> obviedade, comprometendo, assim, a *mparcialidade das *ecisões. Des*arte, este t*abalho se </line>
</par>
<par>
<line> jus*i*ica pela </line>
<line> n*cess**ade de *p*imora* </line>
<line> o processo de </line>
<line> exame </line>
<line> de pa*e*t** </line>
<line> ** Bras*l, </line>
</par>
<par>
<line> especialmente no *ue se re*er* à redução do subjet*vism* n* análise da atividade inv*nt*va. A </line>
<line> infl*ên**a de *atores subjetivos nas d*cisõ*s *ode comprometer a qua*idade * impa*cialidade </line>
</par>
<par>
<line> d*s *va**açõe*, pre*udicando, assim, o objetivo central do s*stem* de patentes, q*al sej*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> promoção da i**va*ão e o desenvol*imento econômi*o do país. Nesse contexto, a bu*ca po* </line>
</par>
<par>
<line> *oluções que proporcionem ma*o* obj*tivid*de ao exame de patentes é *ssencial *ara </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> fortalecimen** do sistema *e propriedade intelectual brasilei*o e seu alinhamento às melh*res </line>
</par>
<par>
<line> práticas internaci*nais. O presente estudo *isa, po*tanto, estuda* e *u***ifi*ar a* ações </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ulidade de patentes e propor alternativas que co*tr*buam para uma análise m*is *usta </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> precisa das invenções, </line>
<line> **omoven** ** a*bient* p*opí*io à inovação * *o crescim*nto </line>
</par>
<par>
<line> eco*ômico n*ci*nal. </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENC*AL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 Fundament*s do Si*te*a de Patentes no B*asil </line>
<line> No B*a*il, o si*tema de patente* é um elemento de extrema importância *a pol*tica *e </line>
</par>
<par>
<line> prop*ied*de intelect*al, </line>
<line> proje*ad* </line>
<line> para salvaguardar a* criações fomentar a inov*ção. * * </line>
</par>
<par>
<line> principal l*gis*ação *ob*e * t*ma é * L*i de Propried*de Industria* (*ei nº 9.*79/1**6), que </line>
<line> Rev. FSA, *eresina P*, v. 22, n. 5, art. 8, p. 76-9*, mai. 202* www4.U*ifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. O. Uc*ô*, *. L. A. T. Silva, *. A. B. San*os </line>
<line> 80 </line>
</par>
<par>
<line> est*bele*e *s critérios para a concessão *e p***ntes, bem como os dire*tos e responsabilid*d*s </line>
<line> dos seu* detent*res (AR*O**; SA*TOS, 2016). </line>
<line> *istori*amente, o país *asso* **r diver*as fases em sua abor*agem à pr*priedade </line>
<line> intel*ctual. *t* * década de 1990, o s*stema *r*sileiro era car*cteriz*do por um a*biente </line>
<line> permissiv*, no qual inovações eram freq*entemente replicadas sem r*strições signi*icativ*s. </line>
</par>
<par>
<line> C ont u*o, </line>
<line> co* a aprovação da *ei de *r*priedad* Industrial em 1996, o B*a*il inic*ou um </line>
</par>
<par>
<line> *ro*esso de alinhame*to com normas inter*acion*is, espec*al*ente a Convenção de Par*s e o </line>
</par>
<par>
<line> Acor*o TRI*S </line>
<line> *a Organi*ação M*ndi*l do Comércio (TATUM; TAT*M; *AB*IS; </line>
</par>
<par>
<line> RUSSO; J*SUS, 2*18). Ess* marco regulatório estab*le*eu bases mai* r*gida* para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*ot*ção *as criações intele*tuais, fortalecen*o a segurança j*rídica dos titul*res de patente*. </line>
</par>
<par>
<line> O *nstituto Nacio*al da Propri*dad* Industria* (INPI) * * entidade </line>
<line> responsável pe*a </line>
</par>
<par>
<line> avaliaçã* e conc**são d* patentes no Br*sil (INPI, 2017). S*u processo de exame baseia-se na </line>
</par>
<par>
<line> ve*ificação dos re*uisitos de novidade, atividade inventiva e ap**caç** industrial </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> inovaç*es. **tret*nto, a </line>
<line> avaliação da atividade inventiva enfrenta desafios signific*ti*o*, </line>
</par>
<par>
<line> esp*cialmente dev*d* ao viés re*ros*ectivo, </line>
<line> que pode comprometer a imp*rcialidade </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> decisões. </line>
</par>
<par>
<line> Nos ú*timos *n*s, * Brasil tem *eg*strado um crescime*to expressi** nos pedi*o* de </line>
</par>
<par>
<line> patente*, </line>
<line> evid**ciando </line>
<line> um a </line>
<line> maior con*c*entização </line>
<line> sobre a import*nci* da proteção </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> propriedad* inte*ectual *ara o de*envolvimento econômico e tecnológico do </line>
<line> país </line>
<line> (INPI, </line>
</par>
<par>
<line> 2021). No entanto, o I*PI ainda </line>
<line> enfrenta d*safios *om* a moro*i**de *os p*ocessos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> análise e a necessidad* de </line>
<line> mo*ernização </line>
<line> *e su*s p*á*icas para acompanhar </line>
<line> o avanç* </line>
</par>
<par>
<line> tec*o*óg*co e a* *em*ndas do setor *rodu**vo. </line>
</par>
<par>
<line> Além *e seu imp*ct* </line>
<line> econô*ico, a proteção de paten*e* *o Brasil está dir*tam*nte </line>
</par>
<par>
<line> relaci*nada a questões sociais, u*a v*z q*e a inovação desempenh* um papel e*sencial </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *elhoria da qualidade de vida da *opul*ção. O e*tím*lo à pesquisa * *o desenv*lvi*ento em </line>
</par>
<par>
<line> setore* estratégicos, c*mo saúde, tecn*logia e </line>
<line> *ustenta**lidade, é f*ndamental </line>
<line> para </line>
<line> que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *iste*a d* p*tent*s c*mpra sua função na *ocieda** (GARC*Z JÚNIO*; *LOY; SANTOS, </line>
<line> 2021). </line>
</par>
<par>
<line> *es*a fo*ma, * sist*ma d* </line>
<line> pat*ntes bras*lei*o se apresenta *omo *m mecanismo </line>
</par>
<par>
<line> es*en*ial para impuls*onar inov*ção e garanti* a *roteção dos di*eitos dos inventor*s. No a </line>
</par>
<par>
<line> e*tanto, para que e*e opere de maneira ma** eficie*te ju**a, é impresc*ndív*l su*erar o* e </line>
</par>
<par>
<line> desafios *xis*ent*s, </line>
<line> promovendo um </line>
<line> ambi*n*e ma*s </line>
<line> fa**ráve* ao *ese*volviment* </line>
</par>
<par>
<line> tec*ológi** e econ*mico do país. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *eres*n*, *. 22, n. 5, art. 8, p. 76-95, m**. *025 </line>
<line> w*w4.Unifsa**t.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Evolução das Aç*es de N*li*a*e de Pat*n**s Entre 20*9 a 2024 E P*opostas pa*a Minimizar a Subjetividade </line>
<line> *1 </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Im*ortância ** Ativi*ad* Inventiva no Proce*so de *aten*eamento </line>
</par>
<par>
<line> De ac*rd* com Garcez Júnior, *loy e Santos (2021), o **ocesso de patentea*ento se </line>
<line> b*seia f*ndamenta*mente na ativid*de inventiva, qu* *em um papel cru*ial n* d**erm*n*ç** </line>
</par>
<par>
<line> das *irc***tâncias </line>
<line> em que um* invenção pode ser prote**da por direitos *e propriedad* </line>
</par>
<par>
<line> intelect*al. A sua *elevância é *videnciada em várias fac*tas interlig**as. Inicialmente, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ativ*dade de invenção é um dos c*ité**os fund*mentais para a conce*são de patentes, </line>
<line> juntame*te com a novidad* e a u*ilidad* industrial. Par* s** reconhecid* como uma invenção, </line>
<line> é es*encial que ela possua um grau de inovação que não s*j* evidente para u* especialist* *a </line>
<line> *re* técn**a relevante. </line>
</par>
<par>
<line> Esta </line>
<line> aval*aç*o tem uma </line>
<line> natureza crítica, </line>
<line> *om o o*jetivo de ga*antir </line>
<line> q*e *omente </line>
</par>
<par>
<line> invenções genuinamen*e i*ovadoras rec*ba* p*oteção, pr*venindo a </line>
<line> con**ssão d* *a*entes </line>
</par>
<par>
<line> para co*ceitos que possam ser vis*o* com* trivi**s ou óbvios. </line>
</par>
<par>
<line> Além </line>
<line> disso, a proteçã* ofe*ecida *or um* paten** </line>
<line> s*rve como um incentivo para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa e * a*anço tecn*lógic*, o*erecend* a*s invento*es a </line>
<line> proteçã* necessár*a para </line>
</par>
<par>
<line> gar*ntir a proteção de sua* cri****s contra *ópias e uso in*evi*o p*r terceiros. Esta </line>
</par>
<par>
<line> esta*ilida** legal incentiva empresas pe*soas a aportarem recurso* *inance*ros hum**o* </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> em novas idei*s e tecno*ogias, </line>
<line> *o*tr*b*indo de m**eira relevante *ar* o progre*so </line>
</par>
<par>
<line> tecnológico econômico. A a*ivi*ade in*e*ti*a e </line>
<line> também incent*v* a </line>
<line> apreciaç*o do saber </line>
</par>
<par>
<line> téc**co e cie*tífico, p*** requer um gra* c**sid**áve* de inovação. Isso *ig*ifica que so*ente </line>
</par>
<par>
<line> as inovaç*es que realmente contribu** para o a*a*ço t*cn*co são reconhecidas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> salvag*ardadas, promovendo dessa </line>
<line> forma * p*opagação *o saber e a </line>
<line> c*operação entr* </line>
</par>
<par>
<line> pesquisado**s e organizaçõe* empresariais (AB*AN*ES, 20*8). </line>
<line> Outro ponto importante é que, *m *m cenário econômico globalizado, a hab*lidad* de </line>
<line> resguardar *n**ações através *o s*stema ** p*tentes po*e repres*ntar um sig*ificat**o </line>
<line> di*e*encial compe*iti*o p*ra as empresas. A dem**da por atividade i*ventiva assegur* que as </line>
</par>
<par>
<line> empres*s possa* cr*ar produtos *xclu*ivos e inovadore*, co*solidando </line>
<line> s ua </line>
<line> posição no </line>
</par>
<par>
<line> mer*ado e au*iliando no desenvolvimento econômico suste*tá*el. </line>
</par>
<par>
<line> *demais, a exigência da atividade inventiva *rocura har*onizar </line>
<line> ** interesses dos </line>
</par>
<par>
<line> inventore* co* os interesses *a*s abr*ng*ntes da so*iedade. *o garantir qu* s*mente </line>
</par>
<par>
<line> inv**ções *ue represe*tem um prog*e*so tec*oló*ico sejam patent*adas, </line>
<line> previ*e-se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> monopo*iza*ão de </line>
<line> conceitos </line>
<line> comuns ou evidentes, asse*ura*do que o saber continue </line>
</par>
<par>
<line> disponível para todo* e incenti*a*do a comp*t*ção saud*vel. </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 2*, *. 5, art. 8, p. 7*-9*, mai. 2*25 www4.Unifs*net.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. O. Uc*ôa, F. L. A. T. Silva, J. A. B. Santos </line>
<line> 82 </line>
</par>
<par>
<line> D*ssa forma, é import*nte *nf*tizar que a atividad* de inov*çã* es*á d*retamente </line>
</par>
<par>
<line> associada à criaç*o *e </line>
<line> s*luções i*ovadoras em setores cr*tic*s co*o *aúde pública, *ei* </line>
</par>
<par>
<line> ambient* e tecno**gias </line>
<line> sus*e*táveis. As pa*entes que resguardam **ovações nes*es campos </line>
</par>
<par>
<line> pode* ter um *ape* fundamental na solução de *r*blema* glo*ais atuais, fom*nta*do assim </line>
<line> um pr*gress* *ais *u***ntáv*l e i*c*usiv* (SOUZA, 2019). </line>
<line> Em resu*o, a ati*idade inventiva desempenha um papel de extr*ma im*or*ância no </line>
</par>
<par>
<line> proces*o de pat*nteame*to, g*ra*tindo a qualidade da* inova*ões protegidas, estimulando </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> investim*nto em pesquisa e desenvolvime*to, va**rizando o saber técnico e cient*fico, </line>
<line> fomentando a competitividade no mercado e pro*urando harmon*zar os *ire*tos d** </line>
</par>
<par>
<line> in*ent**es com as *ecessida*es sociais. Este </line>
<line> equilíbrio é importante para </line>
<line> estabelece* </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> ambiente f**oráv*l à inovação co*stante e ao avanço econômico dura*ouro. </line>
<line> 3. **TODOLOGIA </line>
<line> *.1 Cla*sific**ão da *esquisa </line>
<line> a) Quanto à a*ordagem: Qual*tativa; </line>
<line> b) Quanto aos objetivos: ***loratória e **scritiva; </line>
<line> c) Quanto à nature*a: *esqui*a aplica*a; </line>
</par>
<par>
<line> d) *uanto aos procedimento* técnicos: Revisão sistemática da </line>
<line> *iteratur*; Pesq**sa </line>
</par>
<par>
<line> documental; P*squisa comparativa; Análise de j*risprudên*ia e Estudo crítico. </line>
<line> *.2 Etapas da pesq*is* </line>
<line> * pesquisa foi d*senvolvida em três et*pas, co*form* os obj*tivos específicos: </line>
<line> 1. Rev*s*o sistemática e levan*amento documental; </line>
</par>
<par>
<line> 2. Análise q*an*itativa </line>
<line> das *ções de </line>
<line> *ulidade de patentes *ar* *dentific*r p*drões </line>
</par>
<par>
<line> inte*preta*ivos adotados pelo Judici*r*o b*asile*ro; </line>
<line> *. Formulação *e propostas para a**imo*a*ento do exa*e de *atentes no B*asil. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 22, n. *, art. 8, p. 76-95, ma*. 2025 </line>
<line> w*w*.Unifsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*olução das Ações de Nulidade d* Pate*te* Entre 20*9 a 2024 E Pro*ostas para Min*mi*ar a *ubjetivid*de </line>
<line> *3 </line>
</par>
<par>
<line> * RESU*TADOS E DISCUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 Pesquis* Ju*isp*uden*i*l Sobre *ulidade De P*tentes </line>
</par>
<par>
<line> A q*estão da *u*idade de pa**ntes é de grand* importância no âmb*to do direi*o de </line>
<line> **opriedade intelectual, a*resenta**o questõe* c*mp*exas ac*r*a da *alidade e legit*midade das </line>
<line> invenções resguardadas po* pat*ntes. A jurisprudência ***re a *ulid*de de patentes é *x*en*a e possui </line>
</par>
<par>
<line> sutilezas que </line>
<line> diferem </line>
<line> entre as juri*d*ções, contudo algumas quest*es fundamen*ais s*o co*uns em </line>
</par>
<par>
<line> diversos sistemas *urídi*os. </line>
<line> Vá*ios fund*mento* podem just*fic** a nul*dade de *m* pa*e*te, sen*o os m*is fr*quentes a </line>
</par>
<par>
<line> ausência de n**idade, * s*mplicidade e </line>
<line> * insufic*ência descr*tiva. A inov*ção é uma condição </line>
</par>
<par>
<line> fundame*tal par* a ob*enção de *atent*s; u*a invençã* precisa ser ino*adora em comparação c*m a </line>
<line> té*nica an*erior. Se ficar p*ovado que a invenção já er* conhec**a ou d*vul*ada antes do requ**ito da </line>
</par>
<par>
<line> patente, pode-se argument*r pela *u* invalidade. Por outro la**, a obviedade </line>
<line> s*gere que a invenção </line>
</par>
<par>
<line> não deve ser evidente pa*a um especi**ista no campo, l*va**o em conta as info*mações anteri*r*en*e </line>
</par>
<par>
<line> d**po*ívei*. Se </line>
<line> u*a in*enção f*r vis** como uma r*u*iã* </line>
<line> clara de </line>
<line> eleme*to* já c*nhecidos, sua </line>
</par>
<par>
<line> *atente pode ser revogada (*LVES; PINHO, 2*24). </line>
<line> Apo*tada por seu* a*oiador*s como uma solução *a*a as questões relaci*n*das ao s*stema </line>
</par>
<par>
<line> bif*rcado de </line>
<line> d*sput** de p*te*tes, * o**ão de </line>
<line> apresentar u*a alegação incide*tal de nulida*e </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> Jus*iça estadu** não está livre de complica*ões. A *elat*vizaç*o da </line>
<line> p*esunção de legalid*d* dos atos </line>
</par>
<par>
<line> admi**strativos </line>
<line> *or*a-se mais clar* qua*d* o ju** estad*al, </line>
<line> ao considerar a patente invál*da, nega </line>
</par>
<par>
<line> eficá*ia ao a*o *d*inistrativo fe*era* *ar* julgar a ação de infração improc*dente (ALVES; PINH*, </line>
<line> 2024) . </line>
</par>
<par>
<line> Como menci**ado an*eriormente, </line>
<line> * pr*sunção mencio*ada n*o é abso*uta, podendo ser </line>
</par>
<par>
<line> d*sc*rtada diante </line>
<line> d* evid**cia* contrár*as. No enta*to, me**o qu* se obtenha evid*ncia técnica </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *ulidade da *atente na ação de infração (por *xempl*, ev*dênc*as documen*ais, *epoimentos, *xames </line>
<line> peric*ais), permitir que u* tribuna* estad*al **peça um ato admin*st**tivo *ederal de prod**ir efeitos </line>
<line> vi*laria o próprio pacto *edera*ivo, que t*m respaldo c*nstituci*nal (BRASI*, 2023). </line>
<line> De acor*o com *lv*s e Pi*ho (2024, *. 6), </line>
</par>
<par>
<line> "No **lga*e*to *o Recurso *spe*ial nº 1.843.50*/SP, citado no </line>
<line> item anterior, </line>
</par>
<par>
<line> o Ministro </line>
<line> Rel*tor p*ntuou que o pedido incidental *e nu***ade da patent* </line>
</par>
<par>
<line> não implica "usurpação da competência da Justiça Federal", na *edida em que "* </line>
<line> comp*tênc*a *ed*ral não é deter*inada em ra*ão da m**éria, m*s, sim, e* razã* da </line>
</par>
<par>
<line> pessoa" e "não é a Constitu*ção, m*s a própr** Lei n. 9.279/96 quem </line>
<line> esta*elec* a </line>
</par>
<par>
<line> necessid*de *e </line>
<line> participação </line>
<line> do INP* nas ações de n*lid*de"(Br*sil, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Entretan*o, *esmo que a LPI não prev*sse a </line>
<line> *articipaçã* obrigatória ** INPI, a </line>
</par>
<par>
<line> autarquia federal é **tis*onsorte ne*ess*rio na aç*o buscando * </line>
<line> declaração de </line>
</par>
<par>
<line> *u*idade d*s s*us atos admini*tra*iv*s. *on*oante o art. *14 do CPC, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *it*sco*sórci* ne*e*sário </line>
<line> ocorre não apenas por disposiç*o d* *ei, m*s *ambém </line>
</par>
<par>
<line> "quando, pel* natureza *a relaç*o jurídica controvertida, a eficácia da sent*nça </line>
<line> depender da cit*ção de todos que de*am ser liti*c*nso*t*s". A ação anulató**a de *to </line>
</par>
<par>
<line> *dmi*istrativo </line>
<line> re*uer * partic**ação do **t* responsável pela emanação do ato. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. *2, n. 5, art. 8, p. 7*-95, ma*. 2025 </line>
<line> ww*4.Unifsanet.co*.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. O. *chô*, *. L. A. T. Silv*, J. A. B. Sant** </line>
<line> 84 </line>
</par>
<par>
<line> Sendo esse ente uma autarq*ia federal, atrai-s* a competência absol*ta d* J*stiça </line>
<line> Fe*eral." </line>
<line> Adicionalmente, a declar**ã* incid*ntal ** nulidade *a pat*nte possibilit* * *om*da de </line>
</par>
<par>
<line> de*is*es con*raditórias. Co*o a so**ção </line>
<line> dest* questão preju*ici** pel* t*ibu*al estadual não </line>
</par>
<par>
<line> estabelece coisa *ulg*da *at*rial e p**d** e*eitos apenas ent*e as partes, não há *e***i*ã* para </line>
<line> a p*oposit*ra de ações indepen*entes na Just*ça *ederal sobre a validade da paten*e, incluindo </line>
<line> as mesma* partes que se en*o*ve*am ou se envol*eram na ação de inf*ação. </line>
<line> Por fim, *e o acu*ado na açã* *e infração inv*c*r a nu*ida*e da patent* *o*o </line>
<line> argumento *e defesa, o a*tor *r*nc*pal tem o d**eito le*al de obt*r u*a declaração *udicial *e </line>
<line> va*ida*e da pate*te, o que justifica a propo*itura de um* ação declara*ór*a na Jus*iça Federal, </line>
<line> co* a part*cipaç*o d* IN*I. Ness* context*, *ma paten*e pode ser co*siderada válida por um </line>
<line> t*ib*nal e con*idera*a nula *or o*tro. </line>
<line> Em con*rap*rtida, deve-*e co*side*a* com *u**ad* o arg*m**to d* que a proi**çã* </line>
<line> geral à alegação inc*d*ntal de n**idade *a pate**e infringe a garanti* constituc*onal da amp*a </line>
<line> defesa. Isso oc*rre **rque permitir a alegação de nulidad* de **tente na Justiç* estad*al </line>
<line> infri*ge outras no*mas constitucionais, com* * p*cto feder*tivo e a segur*nça jurídica </line>
<line> (B*RBOSA, *012). </line>
<line> A insuficiência *escrit*v* diz *espeito à necessidade d* que * pedi*o de pate*te in*lua *ma </line>
</par>
<par>
<line> de*crição detalhad* e clara da inve*ção, </line>
<line> p*ssibilitand* q*e um *erito no assu*to * </line>
<line> replique. Se ess* </line>
</par>
<par>
<line> descr**ã* *or insuficiente ou *mprecisa, pode-se d*fend*r a </line>
<line> nu*idade da patente. Adema*s, asp*ctos </line>
</par>
<par>
<line> éticos e morais po*em ser levados em *o*ta na análi*e da *alida*e da* patente*, particul*rmente em </line>
<line> campos c*mo biotecnologia e farm*cia. </line>
<line> A *ecisão judicial *em um papel fundamen*al na determ*n*ção dos *rité*ios usad*s para </line>
<line> *valiar a nuli*ade das *atentes. *m várias sentença* judi*iais, a* cortes têm defin*do precedente* *ue </line>
<line> direcionam a in*erpretação das exigên*ias l*gai* para a salvaguarda das invenções. Por exemplo, em </line>
<line> casos marcantes n*s EUA, co*o o "KSR In*e*national Co. v." O Supremo T*ib*nal, em "T*leflex </line>
<line> *nc.", rei*e*ou que o **ste de obvied*de deve se* u*a avalia*ão mais versát*l e completa do que apen** </line>
<line> um* me*a combinação m**ânica de refer*ncias p*ssa*as. </line>
<line> No Br*sil, o Instituto Nacional *e Pr*prie*a*e Ind*s*ri*l (INPI) também te* se manifestado </line>
<line> acerca de **su*tos ligad*s à inv*lid*de das patente*. A Lei d* Propri*dad* Indu*trial (Lei no </line>
<line> *.27*/96), em seu a*ti*o 46, defi*e os moti*os que *ode* resultar na *nul*ção a*m*nistrativa das </line>
<line> patentes conce*idas. Ademais, o Poder J*dic*ário do Brasil *em se posicionado em casos *ar*iculares </line>
<line> onde a nulid*de foi solicitada, c*nsiderando tanto *s *atores técni*os *uanto os jurí*ic*s envolvidos </line>
<line> (*N*I, 2*17). </line>
</par>
<par>
<line> R*v. **A, T*resina, *. 22, n. 5, *rt. 8, p. 76-95, mai. 2025 </line>
<line> www4.Unifsa*et.*om.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *volução das Ações d* **l**ade d* P*tentes *nt*e 2019 * 2024 * Propostas pa** Mi*im**ar * Subjetivida*e </line>
<line> 85 </line>
</par>
<par>
<line> A* co*sequê*cias de uma patente i*válida ul*rapassam a que*tão jurídica imed*ata; afet*m </line>
<line> di*eta*ente o ambiente de inovação e a competi*ividade no mercado. A presença de *aten*e* inválidas </line>
<line> p*de esta*elece* obst*culos arti**ciais ao avanço tecno*ógico e à compe*ição sau*ável entre as </line>
</par>
<par>
<line> empre*as. Em contrapartida, o reconh*cimento *a *u*idade favo*ece </line>
<line> *m sis*ema mais equ*tativo e </line>
</par>
<par>
<line> b*l*nceado, no qual ape*as inovações *enuin*mente originai* e não ó*vi*s *ão *alv**u**dadas. </line>
<line> Assim, o es*udo da jurispru*ência a*erca da n*l**ade de patentes indica um *ampo dinâmico e </line>
</par>
<par>
<line> sempre e* trans*or*ação no âmbito do direito de propriedade intelectual. A av*l*ação crít*ca </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> se*tença* j*di*iais po*sibilita entender mane*ra c*mo os **ibunais in*erpr*tam *s cr*térios legais * </line>
<line> ligados à validade *a* patentes e o impacto dessas *nterpretaç*es no con*e**o da in*vaçã*. O desafio </line>
<line> constant* é enc**trar um e***líbrio entr* sal*aguardar os *ireitos dos invent*res e fomentar um </line>
<line> cenário *avorável ao progre*s* tecnológico e à concorrê*cia equitativa *o mer*ado. </line>
<line> *.1.1 Leva*tamento das Açõ*s de Nulidade Ajuizadas no **a*i* (2*19-2024) </line>
</par>
<par>
<line> Com b*se no ***anta*ento das *ções de </line>
<line> *ulida*e de p*tent*s *onc*did*s pelo INPI, </line>
</par>
<par>
<line> iniciado por Garcez Jún**r, Eloy e Santos (2021) para o **ríodo de 2006 a 2018, utilizou-se a </line>
<line> base da RPI do INPI e o despa*h* 22.1* para estender a análise ao int*rvalo de 201* a 202*, </line>
<line> com o o*je**vo de co*parar a e*olu*ão o* regressão *es*as ações. Segui**o a metodologia </line>
<line> *dotada pelos autores, esta pesqu*sa também *xcluiu da contagem pro*esso* p***entes de </line>
<line> decisão, fi*alizado* por desi*tência ou *le*itimida*e da p*rte, bem como aqu*les arquivados </line>
<line> por perd* do obj*to da aç*o o* da *ompet*ncia *urisd*cional. </line>
</par>
<par>
<line> No períod* de 2019 a 20*4, *oram registradas 3** ações </line>
<line> de nulidade, conforme </line>
</par>
<par>
<line> represen**do n* Gráfico 3. P*ra **ns comparati*os, Garc** Júnior, Eloy e Santos (2021) </line>
<line> i*e**ificaram *m total de *46 ações en*r* 2006 e 2018. A análise desses dados reve*a um </line>
<line> crescimento express*vo no *olume de ***ígio*, embora com tendência a certa *stabi*idade nos </line>
<line> últimos anos. </line>
<line> O Gráfico 1 de*onstra que 2023 foi o a*o com o me**r número de ações, tot*lizando </line>
<line> 47 *eg*stros. Por outro lado, 2022 apresentou o *a**r volume *e conte*t**ões *entro do </line>
<line> pe*íodo *nalisado, mantendo-se como o a*o de maio* in**dê*cia no *enário recente. Esse </line>
<line> dado é co*parável ao **co *bservad* no levantamen*o ante*io* (2006-2018), *o *ual o ano d* </line>
<line> 2*1* registrou * maior número de ações d* *uli*ade, totalizando 61 caso*. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresi** P*, v. 22, *. *, a*t. 8, p. 7*-95, m*i. 2025 </line>
<line> *w*4.Unifsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. O. Uchôa, *. L. A. T. *i*va, J. A. B. San*os </line>
<line> 86 </line>
</par>
<par>
<line> *ráfico 1 - Qua*tidade de *ções de nuli*ad* de patente no INPI (2019-2024) </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Ela**ração própria (*0*4). </line>
<line> O Gráfico 2, apresenta*o por Gar**z Júnior, Eloy e S*ntos (2021), evidencia que, no </line>
<line> período *e 2006 a 20*8, os li**gios env*lvendo *aten*e* *e invenção foram *igni*ica*iva*ente </line>
<line> mais nu*e*o*os, totalizando 286 *ções d* *u*idade, em comparação às 160 registradas para </line>
<line> modelo* de utilida*e. </line>
<line> Gr*fico 2 - Litígios *g*ega**s p*r *odali*ade de patentes (2006-2018) </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Adaptado de GARCEZ JÚNIOR; E*OY; SAN*OS (2021). </line>
<line> No *e**o*o d* 2*1* a 2024, a distribuição pe**ent*al dos *itígios *gregados m*ntém- </line>
<line> se *imila* à observada en*re 2006 e 2018, conforme il*strado n* Gráfi*o 3. Entretanto, ape*ar </line>
<line> dessa esta*ilida*e *ropor*ion**, *s dados mais re*entes revel*m a ocorrên*ia de 210 ações de </line>
<line> nul*dade rel*cionada* a patentes de inve*ção e 116 referentes a mo*elo* de utilidade, </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, Teresina, *. 22, *. 5, a*t. 8, *. 76-95, mai. 2025 </line>
<line> www4.Unifsane*.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Evol*ção das A*ões de Nulid*de de Patent*s Entre 2019 a 2024 E Pro*ostas para Mini*izar * Subjetivi*ade </line>
<line> 87 </line>
</par>
<par>
<line> eviden*iando * cont*nuidade do* *esafi*s relacion*dos à con*es**ção da v*lidade d*s direito* </line>
<line> patentários. </line>
<line> Gr**ico 3 - Litígios agreg**os por modalidade de patentes (20*9-202*) </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: E*aboraçã* própri* (20**). </line>
<line> Com o i*tuito de eluc*d*r a *el**ão entre patentes de i*ve*ção e mod*los de ut*lidade, </line>
</par>
<par>
<line> fo*am analis*dos dados quantitativos sobre o volume de *epósito* *m </line>
<line> cada modalidade. </line>
</par>
<par>
<line> *on*tatou-se qu* a maior i*cidênc*a de a*ões de nulidade *olt**as às *ate*te* de in**nção </line>
</par>
<par>
<line> reflete a propor**o superior de seus depó*itos em co*para**o aos *odelos ** </line>
<line> uti*idade, </line>
</par>
<par>
<line> conforme </line>
<line> ilustrado ** Gráfico 4. Especi*ica*ent*, os r*gistros indicam que o número de </line>
</par>
<par>
<line> depó*itos </line>
<line> de pat**tes de inven*ão cor**sp*nd*, **roximadam*nte, *o dobro daqueles </line>
</par>
<par>
<line> re*e*entes às patentes de **del* de ut**idade, *videnc*a*do uma correlação direta en**e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> v*lume de pedidos e a contestação de s** va*id*de. </line>
</par>
<par>
<line> Grá*ico 4 - *e*ós**o de paten*es *or m*dalid*de (*019-2023) </line>
</par>
<par>
<line> F*n*e: Elab*raçã* própria (2025). </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, Teres*na PI, v. 22, n. 5, *rt. 8, p. 76-95, m*i. 2025 </line>
<line> www4.Un*fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. *. Uc*ôa, F. *. A. T. Silva, J. A. B. Santos </line>
<line> 88 </line>
</par>
<par>
<line> O*serva-se que * *levada incidê***a de pedidos de depó*ito em de*erminada </line>
<line> moda**dade tend* a *o*r*lacion*r-*e com um *u*ento n* núme*o de ações de nulid*de. U** </line>
<line> possí*el explicaçã* para esse fenômeno reside na s*brecarga dos examinado*es, *ue </line>
<line> enfrentam um volu*e signif**ativ* *e pedidos em c*ntraste c*m o t*mpo dis*onível para </line>
</par>
<par>
<line> c*ndu*ir bu**a* de anter*ori*ade </line>
<line> d* forma abrange*te rigorosa. Consequentemen*e, es*e e </line>
</par>
<par>
<line> ce*ário po*e resultar na co*cessão de *atent*s para inve*ções que nã* *te*d*m ple*amente </line>
<line> ao *e*uis*to de *ovidade, *o*forme *enc*onado por Garcez Júnio*; Eloy; San*os (2021). </line>
</par>
<par>
<line> O Gráfico </line>
<line> 5 e*idencia q*e * alta taxa de inva**daç*o de *atentes nã* é um* </line>
</par>
<par>
<line> parti*ularidade do cen*rio brasileiro. Outros </line>
<line> escritó*ios de patentes ap*esentam percentuais </line>
</par>
<par>
<line> ainda mais elevados, como a A*eman*a e o Jap*o, com taxas de *nv*lidação de 79% e 73%, </line>
<line> re*pecti*amente (OYAMA, 2012; HESS, **LLER-*TOY; WINTERMEIE*, 2014). </line>
<line> Gráfico 5 - *a*a de inv*lidação de patent* nos *iversos centros p*tentár*os </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: adaptado de GARCEZ JÚNIOR; *LOY; SANTOS (20**). </line>
<line> *e acordo M*ior (*010), dentro d*ssa taxa de invalida*ã* *presen*ada pe** Brasil, </line>
<line> 5*% delas é re*acio**da à *alta de at*vi**de inventiva, requisi*o nec*ssário para depósito. *s </line>
<line> esforç*s do esc*itó*io brasileiro e da ju**sp*udência para conferir maior clareza, objetividade e </line>
</par>
<par>
<line> uniformida*e ao conceito d* atividade inventiva r*presentam *m avanço signif*cat*vo </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> mitigação *e divergências técnicas sobre o tema. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, Gar*ez Júnior, Eloy e Santos (2021) destac** em sua pesquis* *m pr**le*a </line>
<line> signi*icativo: a falta o* in*fici**ci* da comunic*ção entr* * Judi*iár*o * o *NPI. *nt*e as 76 </line>
<line> *at*n*es anu*adas no período de 2006 a 2012, apen*s 18 tiveram * despac*o 16.4 (conces*ão </line>
<line> anulad*) devidamente publicado na RP*. Is*o indica que, em *6% do* cas*s *e i**alidaçã*, o </line>
<line> R*v. FSA, Tere*ina, v. 22, *. 5, art. 8, p. 7*-95, mai. 2025 ww*4.Unifsa*et.com.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Evoluçã* das Ações de Nul*dade d* *atentes En*re 2019 * 2024 E Propostas para Mini*i*a* a Subje*ividade </line>
<line> 8* </line>
</par>
<par>
<line> registro oficial n* *PI *ão foi *ea*i*ado, evidenciand* um* lacun* *a atu*li*ação de*sas </line>
<line> informa*ões. </line>
<line> *.* Propostas para o A*rimoramento *o Exa*e de **tentes no Br*sil </line>
<line> Com b*s* na *nálise d*s d*s*fios id*ntifica*os por M*tia*-Pereir* (2011), Souza, </line>
</par>
<par>
<line> Zucoloto e Porto (2014), D* Bar*os (2017), Per*ira e* al. (*0*1) e Garc*z *ún*or, El*y </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> San*os (2021), bem como nos resultados obtidos ao longo desta pesqu*s*, foram *ormulad*s </line>
<line> as sugestõ*s descri*as nas Tabelas 2, 3 e 4. As proposi**es apre*entada* estão em </line>
</par>
<par>
<line> co***r*idade c*m a Lei nº 9.27*/1996, q*e disciplina o* direitos * obrigações relativo* </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> proprie*a*e industrial no Brasil, o A*ordo TRIPS, *rata*o internacional que esta*elec* </line>
</par>
<par>
<line> nor*as *ínimas para a proteção de direitos de prop*iedade i**el*ctual, e </line>
<line> as diretr*zes do </line>
</par>
<par>
<line> *ratado da C*nvenç*o *e Paris para a Prote*ão da *ropried*de In*ust*ial. </line>
</par>
<par>
<line> Figura 1 - Su**stõ*s p*ra o *perfe*çoam*nt* do e*ame d* patentes no Brasil </line>
</par>
<par>
<line> Fo**e: Elaboração própria (*025). </line>
<line> As *ropo*tas aprese**adas vis*m fo*t**ecer * sistema d* p*o**iedad* indu**ria* no </line>
<line> B*asil, com foco no a*rimorame*to do pr*c*sso de c*nce*são de pa*e*tes, promove**o maior </line>
<line> se*u*an*a ju*ídica, transparência e quali*a*e d*s d*cisõe* técnica* e ad*inistrativas. A </line>
<line> c*pacitaç*o contín*a dos examina*ores, *om *nfase em novas te*nologias e tendên**as </line>
<line> g*obais, associada ao uso de fe*ra**ntas *omo o Teste de Motivação C*iat**a e à criação de </line>
</par>
<par>
<line> dir*trizes mais clar*s, contribui pa*a um exame m*is rig*roso d* *tividade *nventiva e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> no*ida*e, preveni*do a **nce**ão de patentes frá*eis </line>
<line> ou ó*via*. Além dis*o, a ado*ã* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, **resina PI, v. 22, n. *, art. 8, p. 76-*5, mai. *0*5 </line>
<line> www4.U**fsane*.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. O. Uchôa, F. L. A. T. Silva, J. A. B. Santos </line>
<line> 90 </line>
</par>
<par>
<line> solu*ões tec*oló*ic** b*seadas em inteligê*c*a artificial e machine learning pode otimizar a </line>
<line> análise e reduzir o tem*o de r*s*o*ta, aume**a*do a efic*ên*ia *o *n*tituto Nac*onal da </line>
<line> Propriedade Industrial (INPI). </line>
</par>
<par>
<line> Do ponto de v*sta jur*d*co, a integração entre IN*I e o Judiciár*o, po* *e*o o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> siste*as d* informação i**erin*t*tucionais, permi** m*i*r coe*ência entre as dec*sões </line>
</par>
<par>
<line> a*ministrativ*s e j*diciais, *ortale*endo a prev*sibili*ade e a se*urança dos direitos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> propri*dade *ntelectual. A *b**tura d* dados, a criação d* portais de co*sulta pública e a </line>
<line> promoçã* do e*gajamento da com*nid*de *cadêmic* ampliam a trans*arência e *eg*tim*dade </line>
<line> do si*te*a. A* alinhar-se às melhores *rát*cas i*ternac*o*ais, o Brasil não apenas se i*sere </line>
<line> mai* co*peti*i*amente no merca*o global, c*mo também esti*ula o *epósito de patentes *or </line>
</par>
<par>
<line> inventores *acionais, fo*talece*do a cultura da in*vação a * </line>
<line> prot*ção jurí*ic* de cr*ações </line>
</par>
<par>
<line> intele***ais. </line>
</par>
<par>
<line> Figura 2 - *ropos*as para *eduzir o su*jetivismo na anális* da at*vida** inventiv* no </line>
<line> ex*me de patentes </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Ela*ora*ão própri* (2*25). </line>
<line> As p*opo*t*s a*resen*adas visam conso*i*ar um sistema de ex*me de p*tentes mais </line>
</par>
<par>
<line> técnico, obj*tiv* e juridic*mente *eguro, </line>
<line> p*r meio da fo*malizaçã* de critér*os claros </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> me*suráveis para a </line>
<line> avaliação d* ativida*e i*ventiva. A cri*ção de listas d* verificação, </line>
</par>
<par>
<line> rubricas e guias detalhados permi*e </line>
<line> que os examinadores atue* com maior uniformidade, </line>
</par>
<par>
<line> r*duzindo a margem de subje*ividade e asse*u*ando maior p*e**sibilidade nas </line>
<line> decis*es </line>
</par>
<par>
<line> admin*strativas. O aces*o * bas** de dados *obu*tas, alia*o à capacitação téc*ica contínua *os </line>
</par>
<par>
<line> *xam**ado*e* e* </line>
<line> á***s especializ**as, fav*r*ce a aplicação *recisa *os re*uisitos le*a*s </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Teres*na, v. 22, n. 5, a*t. *, p. *6-95, m*i. 202* </line>
<line> ww*4.Unif*anet.co*.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *volução das Ações ** N*li**de de Patent*s E*tre **19 * *024 E Propostas *ara Minimiza* a *ub*etiv*da*e </line>
<line> 91 </line>
</par>
<par>
<line> *ovidade e ativi*ade i*venti*a, *o* ba*e no estado d* técnica. Ao fortalecer os fun*ame*tos </line>
<line> técnicos d* anál*se, promove-se também a segurança *urídi*a indisp*ns*vel à proteção efetiva </line>
<line> *os *ireitos de propried*de intelectu*l. </line>
</par>
<par>
<line> A adoção </line>
<line> de mecanismo* de revi*ã* por especialistas e*ternos, </line>
<line> consu*t*s a me*bros </line>
</par>
<par>
<line> da academ*a ou da </line>
<line> i**ústr*a e* casos com*le*os e s*s*ema* de *eedback estrut*r*do </line>
</par>
<par>
<line> **ntribue* *ara **ior legitimid*de e cont*ol* *e quali*ade na* decis*es, conferindo </line>
<line> transparência e rigor ao processo. Além disso, *xi*ir j***ifica*ivas fundamentada* e **essí*e*s </line>
<line> *o públi*o pa*a cada de*isão proferida reforça a *e*p*ns*bilidade t*cnica e jurídica do ex**e, </line>
</par>
<par>
<line> al*n*ando *roce*imento *dmini*trativo aos princípios da *u*licida*e e da *otivação d*s o </line>
<line> a*os p*bli*os. A integraç*o d* tec*ologias c*mo inte*ig*ncia artifici*l no apoio à iden*ificação </line>
<line> de s**ilaridades e *a avaliação de inventividade representa um avanço **ra a objetividade e </line>
</par>
<par>
<line> eficiên*ia do *is*ema. Essas *edidas, ao mesmo </line>
<line> *empo em que a*rimoram </line>
<line> os as*ectos </line>
</par>
<par>
<line> técnicos do exame, fort*lecem a a*lica*ão coerente do direito *a esfera da </line>
<line> pro**iedade </line>
</par>
<par>
<line> in*ele**ual, promov**do um ambiente mais *onfiável pa*a a in*vaçã* o des*nvolvimento * </line>
<line> t*c*oló*ico. </line>
<line> *igura 3 - Propos*as par* promover o *linhamento d* exame d* patentes a Legi*lação </line>
<line> **tria e Direito Comparado </line>
</par>
<par>
<line> F**te: *labora*ão *rópri* (2025). </line>
<line> O aprimoramento *a avaliação da atividad* inv*ntiv* no âmbi*o do exame de patentes </line>
<line> exi*e a *n*t*tucionalização de critérios objet*vos, m*n*uráveis * unif*rmemente aplicávei*, </line>
<line> capaze* de garantir a previsi*i*id**e e a segu*ança jurídic* no reconhecimen** de direitos de </line>
<line> pro**i*dade intelectual. A formalização de li*tas de veri*icação, rubric*s e guias detalh*do* </line>
</par>
<par>
<line> com exempl*s prátic*s prop*rciona m*i** </line>
<line> pad*onização entre os *xam*nadores e reduz </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 5, ar*. 8, p. 7*-**, mai. 20*5 </line>
<line> *ww4.Unifsanet.com.b*/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. O. Uc*ôa, F. L. A. T. Silva, J. A. B. Santos </line>
<line> 92 </line>
</par>
<par>
<line> margem </line>
<line> de discricionariedade na aplicação **s requisitos </line>
<line> lega*s. * uso de base* de dados </line>
</par>
<par>
<line> técnic*s e *ate*tá*ias atualiz*das, aliad* à capacit*ção especí*ica d*s examinadores *m áreas </line>
</par>
<par>
<line> tecnológicas emergentes, fortalec* a f*nda*entação técnica </line>
<line> d*s </line>
<line> de**sõe* e contribui pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> co*sistência na an*lise d* caráter inventivo, ao pe**itir *ma apr*ciação ma*s pre*isa daq*ilo </line>
<line> que representa um av**ço téc*ico significativo p*ra o est*do da *écnica. </line>
</par>
<par>
<line> * adoção de práticas como painéis d* revisão externos, cons*lta* a esp*cialistas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> siste*as de feedback contín*o reforça a impar**ali***e e a legitimidade do processo </line>
</par>
<par>
<line> decisó*io, mitigando </line>
<line> i*fluências *ubje*ivas e garantindo o *espeito *o </line>
<line> devido pr*c*sso *egal. </line>
</par>
<par>
<line> * exigência de just*fi*ativa* técnicas bem fundame*tadas, p*blica*as *m base* acessíveis ao </line>
</par>
<par>
<line> p*b*ico, </line>
<line> nã* apenas </line>
<line> a*plia a *ransparência * a accoun**bil*ty institucional, com* também </line>
</par>
<par>
<line> contribu* para a con**ruçã* </line>
<line> de uma j**isp*udê*cia admini**rativa *m matéri* *e pate*tes. A </line>
</par>
<par>
<line> i**orporaçã* de treinamen*os em pens*ment* </line>
<line> *rítico e </line>
<line> aná*i*e *ógic*, bem *omo o uso de </line>
</par>
<par>
<line> ferrame*tas tecnológicas *omo inteligênc*a artificial, confere maior objetividade e e*i*iência à </line>
<line> atividade est*t*l, promovendo um sistema de proprieda*e int*l**tua* m*i* ro*us*o, c*nfiável e </line>
<line> alinhado às *x*gê*cias *o ordenamento jurídico e às práticas i*te*nacionais. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> * alta tax* *e nulidade re**strada ent*e *019 e </line>
<line> 20*4, totaliza*do </line>
<line> 3*6 ações, </line>
</par>
<par>
<line> repr*senta um *ncre**nto signif*cativ* em compa*ação *os *erío*os an*eriores, ev*dencian** </line>
</par>
<par>
<line> a pers*stente subj*tivid*d* na avaliação da </line>
<line> ativ*da*e inven*iva. Em*ora essa elev*ç*o possa </line>
</par>
<par>
<line> sugerir a **nc*s*ão de pa*en*e* de baixa *ualidade, também refl*te desafios int**p*eta**v*s e </line>
<line> m*todol*gicos q** afetam diretamente as d*cisões gover*am*ntais. A ausência de um regi*tro </line>
</par>
<par>
<line> siste*át*co das inval*da*ões *a Revis*a da Pr*priedade Industrial (*PI) c*mpr*mete </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> t*ansp*rência do s*stem* * </line>
<line> impac*a negat*vamen*e a se*u*ança jurí*ic* dos ter*eiros </line>
</par>
<par>
<line> i*teressados. </line>
</par>
<par>
<line> Além disso, a atuação do P*d*r J**i*iário *eve ser *ais proat*va na revogação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> privilégios indevid*mente conce*i*o*, ass*gurando a *bservân**a </line>
<line> estrita das disposições </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
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<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> 2) análise e inter*ret*ção dos d*dos. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rascunho ou na *evisão crítica do con**úd*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> 4) par*icipação na aprovação da versão *inal do *a*uscrito. </line>
<line> X </line>
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