<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 5, art. 5, p. 76-95, *a*. 20*5
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*5.22.5.5
</line>
</par><par>
<line>
E*olução das Ações de Nulidade de P*t*ntes Entr* 20*9 a 202* * Propostas par* *inimizar a
</line>
<line>
S*bjetividad* na An*l*se de Obvi*dade
</line>
<line>
Evoluti** of Pa*ent Nulli*y Ac*ions f*o* 2019 To *024 and Proposals to *in*mize Subjectiv***
</line>
<line>
in the Ana*ysis of Obvious*ess
</line>
</par><par>
<line>
Fábio *liveira Uch*a
</line>
<line>
Mestrado do Pro*ra*a de Pós-Graduaç*o em Ciênc*a d* Proprie**de Inte*ec*ual (PPGPI / UF*)
</line>
<line>
f**iooucho*@gmail.com
</line>
<line>
Flávia *u*za Araújo *avares da Si*va
</line>
<line>
Doutorado do Pr*gra*a de Pós-Gradu*ção *m B*otec*ologia - RE*OR*I*/SE - UFS
</line>
<line>
fla*ial*ats@hotmail.co*
</line>
<line>
João Antônio Belmino dos Santo*
</line>
<line>
Doutor em Engen*a*i* d* Pr*cess*s pe** Universidade Fe*e*al de *ampina Gra*de
</line>
<line>
Profe**o* do Programa de Pós-Gradu*ção em *i*ncia da Pr**r*eda*e Intele*tual (PPGPI / **S)
</line>
<line>
santos*abpb@gm*il.com
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: *ábio Oliv*ira Uchô*
</line>
<line>
Edito*-Chefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
T**ny
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
Alencar
</line>
</par><par>
<line>
UFS,
</line>
<line>
A*eni*a
</line>
<line>
*arcelo
</line>
<line>
Deda
</line>
<line>
Chagas, s/*,
</line>
<line>
B*irro Ro*a
</line>
<line>
Rodri**es
</line>
</par><par>
<line>
Elz*, São Cristóvão, CEP 491*7-230. B**sil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Flávia Luiz* Araújo T*vares da Silva
</line>
<line>
Artigo rec*bido
</line>
<line>
e* 2*/04/2025. Úl*ima
</line>
<line>
versã*
</line>
</par><par>
<line>
UFS,
</line>
<line>
*v*nid*
</line>
<line>
Marcelo
</line>
<line>
Deda
</line>
<line>
*hagas, s/n,
</line>
<line>
Bairro Rosa
</line>
<line>
r*cebida em *3/05/*0*5. Apro*ado em 14/05/2025.
</line>
</par><par>
<line>
Elze, *ão Cristóv*o, C** 49107-2*0. Bras*l.
</line>
</par><par>
<line>
Ende*e*o: Joã* Antônio Belmino d*s Sa*tos
</line>
<line>
Avaliado pe*o sistema Triple *e**ew: *esk Revie* a)
</line>
</par><par>
<line>
UFS,
</line>
<line>
Avenid*
</line>
<line>
Mar*elo
</line>
<line>
Deda
</line>
<line>
Cha*as, s/n,
</line>
<line>
Bairr* Rosa
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e b) Dou*le *li*d Review
</line>
</par><par>
</page><line>
Elze, São Cristóvão, C*P 4910*-230. *rasil.
</line>
<line>
(avaliação cega por d*is avaliad*res *a área).
</line>
<line>
Rev*são: Gramatical, Normativa e de *ormataçã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*volução das Ações de Nulidade *e **te*tes Entr* *019 * 20*4 * *ropostas *ara Mi*imizar a *ubjetivida*e
</line>
<line>
*7
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
Este trabalho discute o e*e*t* retrospect*vo na avaliação *o **q*i**to de patente *ara atividade
</line>
</par><par>
<line>
inv*nt*va, um *enômeno *ue
</line>
<line>
consti*ui um gr*nde obstáculo à objetividade nas aval**ções de
</line>
</par><par>
<line>
patente*. Desse modo, o objetivo pri*c*pal é ana*isar as aç*e* d* nulidade de patentes entre
</line>
</par><par>
<line>
20*9 e 2024 e* r*lação ao requisito
</line>
<line>
d* ativid*d* inventiva no Brasil, a fim
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
ap*imorar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ex*me *e patentes * formular d*retriz*s *ue **nim*z*m * *ubjeti*ida*e **cor*ent* d* viés
</line>
<line>
*etro*pectivo. In*c**lmente, *oi ado*ado o mé**d* de abordag*m qualitativo, caracteri*ando-se
</line>
</par><par>
<line>
também como uma pesquisa
</line>
<line>
ap*icada, com
</line>
<line>
consulta documen*al em bases de patentes,
</line>
</par><par>
<line>
legislaçõ*s, manu*is e jurisprudência n*cional e i*ter*acion*l. *m seg*ndo momento, foi
</line>
<line>
realiz**a a a*álise do im*acto da avali*ção da obviedade sobre as invenções, pr**cipalmente
</line>
<line>
no que *e refere ao número de *ções n*lidades de patent*s nos últimos seis anos. Além di*so,
</line>
<line>
abor*a-se * impacto subjetivismo *a análi*e de obvied*de. Em relaç*o ao q*anti*ativo *e
</line>
<line>
nulidades de patente* no período de 2019 a *02*, verificou-se *m número elevado, no e*tanto
</line>
<line>
relat*vamente estáv*l quando compa*ado aos anos anteri**es. Não obstan*e, os dados sob*e a
</line>
<line>
invalidação de pat*n*es con*i*mam que essa questão n*o é um prob*ema restrito ao Br*sil. *o*
</line>
</par><par>
<line>
*im, com
</line>
<line>
base nos p*incíp*os e
</line>
<line>
diret*izes ta*to do INPI quanto
</line>
<line>
do IP5, *or*m *ont*adas
</line>
</par><par>
<line>
suge*tões buscando af*st*r ao m*ximo o subje*iv*smo d* examina*or/*ulgador. Dessa
</line>
</par><par>
<line>
m**eira, pro**e-se que
</line>
<line>
as deci*õ*s sobre pat*nte* se **rnem mais eficaz*s * de maior
</line>
</par><par>
<line>
qualidade, garan*indo não ape*as salvaguar*ar os
</line>
<line>
dir*itos dos cr*ad*res, *as tam*ém
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
ambient* mais e*uitativo e competi*ivo p*ra * ino*ação.
</line>
</par><par>
<line>
Palavr*s-chave*: Juri*p*udência. Nul*d*de. *n*ençã*.
</line>
</par><par>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
*his work d*scusse* the retro*pective effect in the a*sessment o*
</line>
<line>
t he
</line>
<line>
pate*t
</line>
<line>
requirement for
</line>
</par><par>
<line>
inve**ive step, a ph*nomenon *hat poses a major obstacle to object*vity in pat*nt eva**at*ons.
</line>
<line>
Thus, the ma*n objec***e is to *nalyze p*tent nullity acti*ns be*w*en 2019 *n* 20*4 in
</line>
</par><par>
<line>
*elat*o* to the inventive step requireme*t in Brazil, in o**er to improve
</line>
<line>
pat*nt examinat*on
</line>
</par><par>
<line>
a*d form**a*e guidelin*s that min*mize the subjec*iv*ty arising from hindsight *ias. *nitial*y, a
</line>
<line>
qualitat*ve approac* *as adop*ed for th*s stud*, which is also characterized as *pplie*
</line>
<line>
*esearch, inv*lving *o***e*t*ry an*l*sis of *atent datab*ses, *eg**lation, man*als, and both
</line>
</par><par>
<line>
national and inter*at*on*l case law. In a second
</line>
<line>
stage, th* impact
</line>
<line>
of
</line>
<line>
th* obviousness
</line>
</par><par>
<line>
assessm*n* on *nve*tions was a*al*zed, *a**icularly with *e*ard to the number of p*tent
</line>
</par><par>
<line>
nullity action* ov*r *he past *ix y*ars. Addit**na*l*, the study a*d*esses
</line>
<line>
the influen*e of
</line>
</par><par>
<line>
*****ctivit* in the analysis
</line>
<line>
of obvi*usness. Regarding the number of patent **llities fr**
</line>
</par><par>
<line>
2*19 to 20*4, the fin*in*s in*i**te a
</line>
<line>
hi*h *ut rela**vely stabl* figure compared prev*ous to
</line>
</par><par>
<line>
year*. *ev*r*hel*ss, the data on pate*t invalid*tion *onfirm that **is issue is n*t exclusive *o
</line>
<line>
Brazil. Fi*all*, ba*e* on *he principles a** g*idelines of bo*h **e INPI a*d the *P5,
</line>
<line>
s*ggesti*ns we** p*oposed aim**g to mi**mize examiner/judge *ubject*vi*y. In this w*y, the
</line>
<line>
work propo*es that pat*nt decision* b*co*e mo*e effect*ve an* of higher qua**t*, *nsurin* not
</line>
<line>
only the prote*tion o* cre*tors' right* but al*o * fa**er an* more competitive env*ron*ent for
</line>
<line>
innova*i*n.
</line>
<line>
Ke*word*: *ase law. Inv*lidit*. *nven**on.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*re*i*a PI, v. 22, n. 5, art. 8, p. 76-95, *ai. 2025
</line>
<line>
www4.Unif**n*t.com.*r/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. *. Uchôa, F. L. A. T. S*lv*, J. A. *. Santo*
</line>
<line>
78
</line>
</par><par>
<line>
1 ***RODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
*ara Lévêqu* e Mé*ière (2004), o benefício social líquido de uma ino*ação * a
</line>
<line>
diferença entre o bem-estar *ocial por ela trazido * seu custo. Desse modo, q*alquer i*ovação
</line>
<line>
cujo benef*ci* *ocial l*q*ido se*a posit*vo deve s*r e*t*m*lada. *s extern*lid*d*s ger*das pela
</line>
<line>
dissemi*ação do conhec*ment* *ontr**u*m po**tivame*t* para o b*nefício social. P*r p*rmi*ir
</line>
<line>
*ue os *no*adores colham os frutos de suas i*ova**e* e que a sociedad* s* benefici* *om o
</line>
</par><par>
<line>
aumento do es*oque de conh*cimento técnic* *isponí*el *o *stad*
</line>
<line>
das art*s, a* p*tentes *e
</line>
</par><par>
<line>
veem perto do obj*tivo de **centiv** a ino*ação tecno*ó*ica e pro*utiva.
</line>
<line>
Com e*eito, a lóg*ca *onvencio*al de que *s pat*n*e* estimul*m a inovaçã* base*a-se
</line>
</par><par>
<line>
numa barganha cuidadosam*nte elabora*a q*e in*ent*va a criaç*o e div*lgaç*o
</line>
<line>
públ i c a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
novos e úteis inventos *m *roca
</line>
<line>
de um mon*pólio exclusivo *or um p**íodo *imitado de
</line>
</par><par>
<line>
temp*,
</line>
<line>
num* artic**ação onde se busca *o me*mo temp* *ompensar os *nvestimen*os em
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa * d*senvolvime*to (P&*), p**mover a d*fusão do conhecim*nto técnic* e est*mu*ar
</line>
<line>
n*vas invençõe*, gar**tin*o um balanço equ*librad* dos i*teres*e* *úblicos e privados
</line>
<line>
envolvidos (BRASIL, 2013).
</line>
<line>
*o entanto, *ara se al*ança* esse resu*t*do d*sejado, a L*i de Pro*ri*dade **dus*rial
</line>
<line>
LPI (Lei *º 9.27*, de ** de mai* d* 1996) esta*el*ce uma série de requisitos que as invenções
</line>
<line>
de**m *tender. Um* d*ssas *ondicionantes é a e*igência de qu* poss*a *tiv**a*e inventiva, a
</line>
</par><par>
<line>
qu** oc*rrerá sem**e
</line>
<line>
*ue *a*a
</line>
<line>
um técn*co n*
</line>
<line>
a*sun*o, a in*enção "nã* decor*a de maneira
</line>
</par><par>
<line>
evidente *u óbvia do esta*o da técn*ca" (BRASIL, 199*).
</line>
</par><par>
<line>
Contudo, e* razão de *ua subj**ividade, a avali*ção *esse requi*ito é por
</line>
<line>
demais
</line>
</par><par>
<line>
p*oblemática, *endo s**o fruto de inúmeras controvérsias acerca de sua interp**taçã* em
</line>
<line>
v*ria* jurisdições, conforme apont* Souto *aior (2010). Garcez Júnior, Eloy e Santo* (202*)
</line>
<line>
re*liz*ram *m estudo *mpírico acerca d* *uali***e dos pr*vilégios pat**tá*ios concedi*o no
</line>
</par><par>
<line>
Brasil s*b a
</line>
<line>
ótica
</line>
<line>
das açõ*s judiciais de n*lidade de p*tent* e constataram *ue 57% das
</line>
</par><par>
<line>
i*val*dações são m*tivadas po* problemas de au*ência de
</line>
<line>
*tiv*dade inventiva, perc*ntual
</line>
</par><par>
<line>
s*gn**ic*tivame*te *mpliado em ou*ras *urisdições, e suger** como explicação raz*áv*l para
</line>
</par><par>
<line>
este resultado - te*dênci* mundial *ar* um alto
</line>
<line>
índice *e i*validação de patentes
</line>
<line>
-a
</line>
</par><par>
<line>
divergê*cia do*tri*á*ia e j**ispru*e*ci*l, em
</line>
<line>
todo o mu**o, acerca
</line>
<line>
do conceito (f*ui*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
subjetivo) de ativi*a*e inventiva.
</line>
</par><par>
<line>
Um estudo **p*r*mental de **ndel (2*06) mostra que a* pe*soas são *ognitivam*nte
</line>
<line>
i*capazes de fazer uma análise de obviedade sem qualquer *nf*uênc*a de hi*d*ight, ou s*ja, *o
</line>
</par><par>
<line>
ter conheciment* da solu**o
</line>
<line>
não há como a pes*o* ter um* decisão igua* à que
</line>
<line>
teria
</line>
<line>
*e não
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Ter*sina, v. 22, n. 5, art. 8, p. 7*-95, m*i. *02*
</line>
<line>
www4.Unifsa*e*.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Evolução das Açõ*s de Nulidade de Patente* En*re 2*19 * 2024 E Prop*stas para *inim*zar a Subjetividade
</line>
<line>
7*
</line>
</par><par>
<line>
sou*esse dela. O estudo a*nd* fornece a *ri*eira demonstração empíri*a do vi*s retrospectivo
</line>
<line>
no direito de pate*tes, com implic*ç*es *ignificativas p*ra * política *e i*ovação, indica*do
</line>
</par><par>
<line>
qu* *e**isito
</line>
<line>
da atividade inventi*a (não-obviedade), *a verdade, muitas vezes pode ser
</line>
</par><par>
<line>
*pl*cado de f*rma muito rigorosa. O viés de retr*specti*a (hi*dsight **as) é *pontado
</line>
<line>
*o *
</line>
</par><par>
<line>
Willia*s e *and*opadhyay (2*09) como *e*do * que*tão crítica na
</line>
<line>
an*lise da obvieda*e.
</line>
</par><par>
<line>
Para Souto Maior (2010), na o*o*rên*ia do vi*s de *etro*pectiva, * obvieda*e *eria um "ovo
</line>
</par><par>
<line>
de Colombo", ou seja, alg* in*s*tad* que,
</line>
<line>
após conhec*dos e ensinad*s o* m*io* uti*iza**s
</line>
</par><par>
<line>
p*ra sua cri*ção, *assa a ser visto com* não inventivo, quando na **rdade ess* conclusão
</line>
</par><par>
<line>
ser*a im***sível se* o p*évio conhecimento *a própr*a
</line>
<line>
invenção * do m*do d* co*o havia
</line>
</par><par>
<line>
*ido f*ito. O autor ainda a*erta para o fato de qu*, embora * requi*ito da atividade inve*tiva
</line>
</par><par>
<line>
possa parecer lógico, na *rática o e*aminador/juiz pod* ser incapaz d* apl*cá-l* com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
imparcial**ade que ele exi*e.
</line>
</par><par>
<line>
Diante do exposto, evid*ncia-se um d** pri*cipais d*safios no c*mp* da prop*iedade
</line>
</par><par>
<line>
*ntelectual, relacio*ado ao viés retr*spect*v*, * qu*l po*e ger** distorções na av*lia**o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
obviedade, comprometendo, assim, a *mparcialidade das *ecisões. Des*arte, este t*abalho se
</line>
</par><par>
<line>
jus*i*ica pela
</line>
<line>
n*cess**ade de *p*imora*
</line>
<line>
o processo de
</line>
<line>
exame
</line>
<line>
de pa*e*t**
</line>
<line>
** Bras*l,
</line>
</par><par>
<line>
especialmente no *ue se re*er* à redução do subjet*vism* n* análise da atividade inv*nt*va. A
</line>
<line>
infl*ên**a de *atores subjetivos nas d*cisõ*s *ode comprometer a qua*idade * impa*cialidade
</line>
</par><par>
<line>
d*s *va**açõe*, pre*udicando, assim, o objetivo central do s*stem* de patentes, q*al sej*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
promoção da i**va*ão e o desenvol*imento econômi*o do país. Nesse contexto, a bu*ca po*
</line>
</par><par>
<line>
*oluções que proporcionem ma*o* obj*tivid*de ao exame de patentes é *ssencial *ara
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
fortalecimen** do sistema *e propriedade intelectual brasilei*o e seu alinhamento às melh*res
</line>
</par><par>
<line>
práticas internaci*nais. O presente estudo *isa, po*tanto, estuda* e *u***ifi*ar a* ações
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ulidade de patentes e propor alternativas que co*tr*buam para uma análise m*is *usta
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
precisa das invenções,
</line>
<line>
**omoven** ** a*bient* p*opí*io à inovação * *o crescim*nto
</line>
</par><par>
<line>
eco*ômico n*ci*nal.
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENC*AL TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 Fundament*s do Si*te*a de Patentes no B*asil
</line>
<line>
No B*a*il, o si*tema de patente* é um elemento de extrema importância *a pol*tica *e
</line>
</par><par>
<line>
prop*ied*de intelect*al,
</line>
<line>
proje*ad*
</line>
<line>
para salvaguardar a* criações fomentar a inov*ção. * *
</line>
</par><par>
</page><line>
principal l*gis*ação *ob*e * t*ma é * L*i de Propried*de Industria* (*ei nº 9.*79/1**6), que
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina P*, v. 22, n. 5, art. 8, p. 76-9*, mai. 202* www4.U*ifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. O. Uc*ô*, *. L. A. T. Silva, *. A. B. San*os
</line>
<line>
80
</line>
</par><par>
<line>
est*bele*e *s critérios para a concessão *e p***ntes, bem como os dire*tos e responsabilid*d*s
</line>
<line>
dos seu* detent*res (AR*O**; SA*TOS, 2016).
</line>
<line>
*istori*amente, o país *asso* **r diver*as fases em sua abor*agem à pr*priedade
</line>
<line>
intel*ctual. *t* * década de 1990, o s*stema *r*sileiro era car*cteriz*do por um a*biente
</line>
<line>
permissiv*, no qual inovações eram freq*entemente replicadas sem r*strições signi*icativ*s.
</line>
</par><par>
<line>
C ont u*o,
</line>
<line>
co* a aprovação da *ei de *r*priedad* Industrial em 1996, o B*a*il inic*ou um
</line>
</par><par>
<line>
*ro*esso de alinhame*to com normas inter*acion*is, espec*al*ente a Convenção de Par*s e o
</line>
</par><par>
<line>
Acor*o TRI*S
</line>
<line>
*a Organi*ação M*ndi*l do Comércio (TATUM; TAT*M; *AB*IS;
</line>
</par><par>
<line>
RUSSO; J*SUS, 2*18). Ess* marco regulatório estab*le*eu bases mai* r*gida* para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p*ot*ção *as criações intele*tuais, fortalecen*o a segurança j*rídica dos titul*res de patente*.
</line>
</par><par>
<line>
O *nstituto Nacio*al da Propri*dad* Industria* (INPI) * * entidade
</line>
<line>
responsável pe*a
</line>
</par><par>
<line>
avaliaçã* e conc**são d* patentes no Br*sil (INPI, 2017). S*u processo de exame baseia-se na
</line>
</par><par>
<line>
ve*ificação dos re*uisitos de novidade, atividade inventiva e ap**caç** industrial
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
inovaç*es. **tret*nto, a
</line>
<line>
avaliação da atividade inventiva enfrenta desafios signific*ti*o*,
</line>
</par><par>
<line>
esp*cialmente dev*d* ao viés re*ros*ectivo,
</line>
<line>
que pode comprometer a imp*rcialidade
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
decisões.
</line>
</par><par>
<line>
Nos ú*timos *n*s, * Brasil tem *eg*strado um crescime*to expressi** nos pedi*o* de
</line>
</par><par>
<line>
patente*,
</line>
<line>
evid**ciando
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
maior con*c*entização
</line>
<line>
sobre a import*nci* da proteção
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
propriedad* inte*ectual *ara o de*envolvimento econômico e tecnológico do
</line>
<line>
país
</line>
<line>
(INPI,
</line>
</par><par>
<line>
2021). No entanto, o I*PI ainda
</line>
<line>
enfrenta d*safios *om* a moro*i**de *os p*ocessos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
análise e a necessidad* de
</line>
<line>
mo*ernização
</line>
<line>
*e su*s p*á*icas para acompanhar
</line>
<line>
o avanç*
</line>
</par><par>
<line>
tec*o*óg*co e a* *em*ndas do setor *rodu**vo.
</line>
</par><par>
<line>
Além *e seu imp*ct*
</line>
<line>
econô*ico, a proteção de paten*e* *o Brasil está dir*tam*nte
</line>
</par><par>
<line>
relaci*nada a questões sociais, u*a v*z q*e a inovação desempenh* um papel e*sencial
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
*elhoria da qualidade de vida da *opul*ção. O e*tím*lo à pesquisa * *o desenv*lvi*ento em
</line>
</par><par>
<line>
setore* estratégicos, c*mo saúde, tecn*logia e
</line>
<line>
*ustenta**lidade, é f*ndamental
</line>
<line>
para
</line>
<line>
que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*iste*a d* p*tent*s c*mpra sua função na *ocieda** (GARC*Z JÚNIO*; *LOY; SANTOS,
</line>
<line>
2021).
</line>
</par><par>
<line>
*es*a fo*ma, * sist*ma d*
</line>
<line>
pat*ntes bras*lei*o se apresenta *omo *m mecanismo
</line>
</par><par>
<line>
es*en*ial para impuls*onar inov*ção e garanti* a *roteção dos di*eitos dos inventor*s. No a
</line>
</par><par>
<line>
e*tanto, para que e*e opere de maneira ma** eficie*te ju**a, é impresc*ndív*l su*erar o* e
</line>
</par><par>
<line>
desafios *xis*ent*s,
</line>
<line>
promovendo um
</line>
<line>
ambi*n*e ma*s
</line>
<line>
fa**ráve* ao *ese*volviment*
</line>
</par><par>
<line>
tec*ológi** e econ*mico do país.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, *eres*n*, *. 22, n. 5, art. 8, p. 76-95, m**. *025
</line>
<line>
w*w4.Unifsa**t.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Evolução das Aç*es de N*li*a*e de Pat*n**s Entre 20*9 a 2024 E P*opostas pa*a Minimizar a Subjetividade
</line>
<line>
*1
</line>
</par><par>
<line>
2.2 Im*ortância ** Ativi*ad* Inventiva no Proce*so de *aten*eamento
</line>
</par><par>
<line>
De ac*rd* com Garcez Júnior, *loy e Santos (2021), o **ocesso de patentea*ento se
</line>
<line>
b*seia f*ndamenta*mente na ativid*de inventiva, qu* *em um papel cru*ial n* d**erm*n*ç**
</line>
</par><par>
<line>
das *irc***tâncias
</line>
<line>
em que um* invenção pode ser prote**da por direitos *e propriedad*
</line>
</par><par>
<line>
intelect*al. A sua *elevância é *videnciada em várias fac*tas interlig**as. Inicialmente,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ativ*dade de invenção é um dos c*ité**os fund*mentais para a conce*são de patentes,
</line>
<line>
juntame*te com a novidad* e a u*ilidad* industrial. Par* s** reconhecid* como uma invenção,
</line>
<line>
é es*encial que ela possua um grau de inovação que não s*j* evidente para u* especialist* *a
</line>
<line>
*re* técn**a relevante.
</line>
</par><par>
<line>
Esta
</line>
<line>
aval*aç*o tem uma
</line>
<line>
natureza crítica,
</line>
<line>
*om o o*jetivo de ga*antir
</line>
<line>
q*e *omente
</line>
</par><par>
<line>
invenções genuinamen*e i*ovadoras rec*ba* p*oteção, pr*venindo a
</line>
<line>
con**ssão d* *a*entes
</line>
</par><par>
<line>
para co*ceitos que possam ser vis*o* com* trivi**s ou óbvios.
</line>
</par><par>
<line>
Além
</line>
<line>
disso, a proteçã* ofe*ecida *or um* paten**
</line>
<line>
s*rve como um incentivo para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa e * a*anço tecn*lógic*, o*erecend* a*s invento*es a
</line>
<line>
proteçã* necessár*a para
</line>
</par><par>
<line>
gar*ntir a proteção de sua* cri****s contra *ópias e uso in*evi*o p*r terceiros. Esta
</line>
</par><par>
<line>
esta*ilida** legal incentiva empresas pe*soas a aportarem recurso* *inance*ros hum**o*
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
em novas idei*s e tecno*ogias,
</line>
<line>
*o*tr*b*indo de m**eira relevante *ar* o progre*so
</line>
</par><par>
<line>
tecnológico econômico. A a*ivi*ade in*e*ti*a e
</line>
<line>
também incent*v* a
</line>
<line>
apreciaç*o do saber
</line>
</par><par>
<line>
téc**co e cie*tífico, p*** requer um gra* c**sid**áve* de inovação. Isso *ig*ifica que so*ente
</line>
</par><par>
<line>
as inovaç*es que realmente contribu** para o a*a*ço t*cn*co são reconhecidas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
salvag*ardadas, promovendo dessa
</line>
<line>
forma * p*opagação *o saber e a
</line>
<line>
c*operação entr*
</line>
</par><par>
<line>
pesquisado**s e organizaçõe* empresariais (AB*AN*ES, 20*8).
</line>
<line>
Outro ponto importante é que, *m *m cenário econômico globalizado, a hab*lidad* de
</line>
<line>
resguardar *n**ações através *o s*stema ** p*tentes po*e repres*ntar um sig*ificat**o
</line>
<line>
di*e*encial compe*iti*o p*ra as empresas. A dem**da por atividade i*ventiva assegur* que as
</line>
</par><par>
<line>
empres*s possa* cr*ar produtos *xclu*ivos e inovadore*, co*solidando
</line>
<line>
s ua
</line>
<line>
posição no
</line>
</par><par>
<line>
mer*ado e au*iliando no desenvolvimento econômico suste*tá*el.
</line>
</par><par>
<line>
*demais, a exigência da atividade inventiva *rocura har*onizar
</line>
<line>
** interesses dos
</line>
</par><par>
<line>
inventore* co* os interesses *a*s abr*ng*ntes da so*iedade. *o garantir qu* s*mente
</line>
</par><par>
<line>
inv**ções *ue represe*tem um prog*e*so tec*oló*ico sejam patent*adas,
</line>
<line>
previ*e-se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
monopo*iza*ão de
</line>
<line>
conceitos
</line>
<line>
comuns ou evidentes, asse*ura*do que o saber continue
</line>
</par><par>
</page><line>
disponível para todo* e incenti*a*do a comp*t*ção saud*vel.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 2*, *. 5, art. 8, p. 7*-9*, mai. 2*25 www4.Unifs*net.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. O. Uc*ôa, F. L. A. T. Silva, J. A. B. Santos
</line>
<line>
82
</line>
</par><par>
<line>
D*ssa forma, é import*nte *nf*tizar que a atividad* de inov*çã* es*á d*retamente
</line>
</par><par>
<line>
associada à criaç*o *e
</line>
<line>
s*luções i*ovadoras em setores cr*tic*s co*o *aúde pública, *ei*
</line>
</par><par>
<line>
ambient* e tecno**gias
</line>
<line>
sus*e*táveis. As pa*entes que resguardam **ovações nes*es campos
</line>
</par><par>
<line>
pode* ter um *ape* fundamental na solução de *r*blema* glo*ais atuais, fom*nta*do assim
</line>
<line>
um pr*gress* *ais *u***ntáv*l e i*c*usiv* (SOUZA, 2019).
</line>
<line>
Em resu*o, a ati*idade inventiva desempenha um papel de extr*ma im*or*ância no
</line>
</par><par>
<line>
proces*o de pat*nteame*to, g*ra*tindo a qualidade da* inova*ões protegidas, estimulando
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
investim*nto em pesquisa e desenvolvime*to, va**rizando o saber técnico e cient*fico,
</line>
<line>
fomentando a competitividade no mercado e pro*urando harmon*zar os *ire*tos d**
</line>
</par><par>
<line>
in*ent**es com as *ecessida*es sociais. Este
</line>
<line>
equilíbrio é importante para
</line>
<line>
estabelece*
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
ambiente f**oráv*l à inovação co*stante e ao avanço econômico dura*ouro.
</line>
<line>
3. **TODOLOGIA
</line>
<line>
*.1 Cla*sific**ão da *esquisa
</line>
<line>
a) Quanto à a*ordagem: Qual*tativa;
</line>
<line>
b) Quanto aos objetivos: ***loratória e **scritiva;
</line>
<line>
c) Quanto à nature*a: *esqui*a aplica*a;
</line>
</par><par>
<line>
d) *uanto aos procedimento* técnicos: Revisão sistemática da
</line>
<line>
*iteratur*; Pesq**sa
</line>
</par><par>
<line>
documental; P*squisa comparativa; Análise de j*risprudên*ia e Estudo crítico.
</line>
<line>
*.2 Etapas da pesq*is*
</line>
<line>
* pesquisa foi d*senvolvida em três et*pas, co*form* os obj*tivos específicos:
</line>
<line>
1. Rev*s*o sistemática e levan*amento documental;
</line>
</par><par>
<line>
2. Análise q*an*itativa
</line>
<line>
das *ções de
</line>
<line>
*ulidade de patentes *ar* *dentific*r p*drões
</line>
</par><par>
<line>
inte*preta*ivos adotados pelo Judici*r*o b*asile*ro;
</line>
<line>
*. Formulação *e propostas para a**imo*a*ento do exa*e de *atentes no B*asil.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 22, n. *, art. 8, p. 76-95, ma*. 2025
</line>
<line>
w*w*.Unifsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*olução das Ações de Nulidade d* Pate*te* Entre 20*9 a 2024 E Pro*ostas para Min*mi*ar a *ubjetivid*de
</line>
<line>
*3
</line>
</par><par>
<line>
* RESU*TADOS E DISCUSSÃO
</line>
</par><par>
<line>
4.1 Pesquis* Ju*isp*uden*i*l Sobre *ulidade De P*tentes
</line>
</par><par>
<line>
A q*estão da *u*idade de pa**ntes é de grand* importância no âmb*to do direi*o de
</line>
<line>
**opriedade intelectual, a*resenta**o questõe* c*mp*exas ac*r*a da *alidade e legit*midade das
</line>
<line>
invenções resguardadas po* pat*ntes. A jurisprudência ***re a *ulid*de de patentes é *x*en*a e possui
</line>
</par><par>
<line>
sutilezas que
</line>
<line>
diferem
</line>
<line>
entre as juri*d*ções, contudo algumas quest*es fundamen*ais s*o co*uns em
</line>
</par><par>
<line>
diversos sistemas *urídi*os.
</line>
<line>
Vá*ios fund*mento* podem just*fic** a nul*dade de *m* pa*e*te, sen*o os m*is fr*quentes a
</line>
</par><par>
<line>
ausência de n**idade, * s*mplicidade e
</line>
<line>
* insufic*ência descr*tiva. A inov*ção é uma condição
</line>
</par><par>
<line>
fundame*tal par* a ob*enção de *atent*s; u*a invençã* precisa ser ino*adora em comparação c*m a
</line>
<line>
té*nica an*erior. Se ficar p*ovado que a invenção já er* conhec**a ou d*vul*ada antes do requ**ito da
</line>
</par><par>
<line>
patente, pode-se argument*r pela *u* invalidade. Por outro la**, a obviedade
</line>
<line>
s*gere que a invenção
</line>
</par><par>
<line>
não deve ser evidente pa*a um especi**ista no campo, l*va**o em conta as info*mações anteri*r*en*e
</line>
</par><par>
<line>
d**po*ívei*. Se
</line>
<line>
u*a in*enção f*r vis** como uma r*u*iã*
</line>
<line>
clara de
</line>
<line>
eleme*to* já c*nhecidos, sua
</line>
</par><par>
<line>
*atente pode ser revogada (*LVES; PINHO, 2*24).
</line>
<line>
Apo*tada por seu* a*oiador*s como uma solução *a*a as questões relaci*n*das ao s*stema
</line>
</par><par>
<line>
bif*rcado de
</line>
<line>
d*sput** de p*te*tes, * o**ão de
</line>
<line>
apresentar u*a alegação incide*tal de nulida*e
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
Jus*iça estadu** não está livre de complica*ões. A *elat*vizaç*o da
</line>
<line>
p*esunção de legalid*d* dos atos
</line>
</par><par>
<line>
admi**strativos
</line>
<line>
*or*a-se mais clar* qua*d* o ju** estad*al,
</line>
<line>
ao considerar a patente invál*da, nega
</line>
</par><par>
<line>
eficá*ia ao a*o *d*inistrativo fe*era* *ar* julgar a ação de infração improc*dente (ALVES; PINH*,
</line>
<line>
2024) .
</line>
</par><par>
<line>
Como menci**ado an*eriormente,
</line>
<line>
* pr*sunção mencio*ada n*o é abso*uta, podendo ser
</line>
</par><par>
<line>
d*sc*rtada diante
</line>
<line>
d* evid**cia* contrár*as. No enta*to, me**o qu* se obtenha evid*ncia técnica
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*ulidade da *atente na ação de infração (por *xempl*, ev*dênc*as documen*ais, *epoimentos, *xames
</line>
<line>
peric*ais), permitir que u* tribuna* estad*al **peça um ato admin*st**tivo *ederal de prod**ir efeitos
</line>
<line>
vi*laria o próprio pacto *edera*ivo, que t*m respaldo c*nstituci*nal (BRASI*, 2023).
</line>
<line>
De acor*o com *lv*s e Pi*ho (2024, *. 6),
</line>
</par><par>
<line>
"No **lga*e*to *o Recurso *spe*ial nº 1.843.50*/SP, citado no
</line>
<line>
item anterior,
</line>
</par><par>
<line>
o Ministro
</line>
<line>
Rel*tor p*ntuou que o pedido incidental *e nu***ade da patent*
</line>
</par><par>
<line>
não implica "usurpação da competência da Justiça Federal", na *edida em que "*
</line>
<line>
comp*tênc*a *ed*ral não é deter*inada em ra*ão da m**éria, m*s, sim, e* razã* da
</line>
</par><par>
<line>
pessoa" e "não é a Constitu*ção, m*s a própr** Lei n. 9.279/96 quem
</line>
<line>
esta*elec* a
</line>
</par><par>
<line>
necessid*de *e
</line>
<line>
participação
</line>
<line>
do INP* nas ações de n*lid*de"(Br*sil, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
Entretan*o, *esmo que a LPI não prev*sse a
</line>
<line>
*articipaçã* obrigatória ** INPI, a
</line>
</par><par>
<line>
autarquia federal é **tis*onsorte ne*ess*rio na aç*o buscando *
</line>
<line>
declaração de
</line>
</par><par>
<line>
*u*idade d*s s*us atos admini*tra*iv*s. *on*oante o art. *14 do CPC,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*it*sco*sórci* ne*e*sário
</line>
<line>
ocorre não apenas por disposiç*o d* *ei, m*s *ambém
</line>
</par><par>
<line>
"quando, pel* natureza *a relaç*o jurídica controvertida, a eficácia da sent*nça
</line>
<line>
depender da cit*ção de todos que de*am ser liti*c*nso*t*s". A ação anulató**a de *to
</line>
</par><par>
<line>
*dmi*istrativo
</line>
<line>
re*uer * partic**ação do **t* responsável pela emanação do ato.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. *2, n. 5, art. 8, p. 7*-95, ma*. 2025
</line>
<line>
ww*4.Unifsanet.co*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. O. *chô*, *. L. A. T. Silv*, J. A. B. Sant**
</line>
<line>
84
</line>
</par><par>
<line>
Sendo esse ente uma autarq*ia federal, atrai-s* a competência absol*ta d* J*stiça
</line>
<line>
Fe*eral."
</line>
<line>
Adicionalmente, a declar**ã* incid*ntal ** nulidade *a pat*nte possibilit* * *om*da de
</line>
</par><par>
<line>
de*is*es con*raditórias. Co*o a so**ção
</line>
<line>
dest* questão preju*ici** pel* t*ibu*al estadual não
</line>
</par><par>
<line>
estabelece coisa *ulg*da *at*rial e p**d** e*eitos apenas ent*e as partes, não há *e***i*ã* para
</line>
<line>
a p*oposit*ra de ações indepen*entes na Just*ça *ederal sobre a validade da paten*e, incluindo
</line>
<line>
as mesma* partes que se en*o*ve*am ou se envol*eram na ação de inf*ação.
</line>
<line>
Por fim, *e o acu*ado na açã* *e infração inv*c*r a nu*ida*e da patent* *o*o
</line>
<line>
argumento *e defesa, o a*tor *r*nc*pal tem o d**eito le*al de obt*r u*a declaração *udicial *e
</line>
<line>
va*ida*e da pate*te, o que justifica a propo*itura de um* ação declara*ór*a na Jus*iça Federal,
</line>
<line>
co* a part*cipaç*o d* IN*I. Ness* context*, *ma paten*e pode ser co*siderada válida por um
</line>
<line>
t*ib*nal e con*idera*a nula *or o*tro.
</line>
<line>
Em con*rap*rtida, deve-*e co*side*a* com *u**ad* o arg*m**to d* que a proi**çã*
</line>
<line>
geral à alegação inc*d*ntal de n**idade *a pate**e infringe a garanti* constituc*onal da amp*a
</line>
<line>
defesa. Isso oc*rre **rque permitir a alegação de nulidad* de **tente na Justiç* estad*al
</line>
<line>
infri*ge outras no*mas constitucionais, com* * p*cto feder*tivo e a segur*nça jurídica
</line>
<line>
(B*RBOSA, *012).
</line>
<line>
A insuficiência *escrit*v* diz *espeito à necessidade d* que * pedi*o de pate*te in*lua *ma
</line>
</par><par>
<line>
de*crição detalhad* e clara da inve*ção,
</line>
<line>
p*ssibilitand* q*e um *erito no assu*to *
</line>
<line>
replique. Se ess*
</line>
</par><par>
<line>
descr**ã* *or insuficiente ou *mprecisa, pode-se d*fend*r a
</line>
<line>
nu*idade da patente. Adema*s, asp*ctos
</line>
</par><par>
<line>
éticos e morais po*em ser levados em *o*ta na análi*e da *alida*e da* patente*, particul*rmente em
</line>
<line>
campos c*mo biotecnologia e farm*cia.
</line>
<line>
A *ecisão judicial *em um papel fundamen*al na determ*n*ção dos *rité*ios usad*s para
</line>
<line>
*valiar a nuli*ade das *atentes. *m várias sentença* judi*iais, a* cortes têm defin*do precedente* *ue
</line>
<line>
direcionam a in*erpretação das exigên*ias l*gai* para a salvaguarda das invenções. Por exemplo, em
</line>
<line>
casos marcantes n*s EUA, co*o o "KSR In*e*national Co. v." O Supremo T*ib*nal, em "T*leflex
</line>
<line>
*nc.", rei*e*ou que o **ste de obvied*de deve se* u*a avalia*ão mais versát*l e completa do que apen**
</line>
<line>
um* me*a combinação m**ânica de refer*ncias p*ssa*as.
</line>
<line>
No Br*sil, o Instituto Nacional *e Pr*prie*a*e Ind*s*ri*l (INPI) também te* se manifestado
</line>
<line>
acerca de **su*tos ligad*s à inv*lid*de das patente*. A Lei d* Propri*dad* Indu*trial (Lei no
</line>
<line>
*.27*/96), em seu a*ti*o 46, defi*e os moti*os que *ode* resultar na *nul*ção a*m*nistrativa das
</line>
<line>
patentes conce*idas. Ademais, o Poder J*dic*ário do Brasil *em se posicionado em casos *ar*iculares
</line>
<line>
onde a nulid*de foi solicitada, c*nsiderando tanto *s *atores técni*os *uanto os jurí*ic*s envolvidos
</line>
<line>
(*N*I, 2*17).
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. **A, T*resina, *. 22, n. 5, *rt. 8, p. 76-95, mai. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsa*et.*om.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*volução das Ações d* **l**ade d* P*tentes *nt*e 2019 * 2024 * Propostas pa** Mi*im**ar * Subjetivida*e
</line>
<line>
85
</line>
</par><par>
<line>
A* co*sequê*cias de uma patente i*válida ul*rapassam a que*tão jurídica imed*ata; afet*m
</line>
<line>
di*eta*ente o ambiente de inovação e a competi*ividade no mercado. A presença de *aten*e* inválidas
</line>
<line>
p*de esta*elece* obst*culos arti**ciais ao avanço tecno*ógico e à compe*ição sau*ável entre as
</line>
</par><par>
<line>
empre*as. Em contrapartida, o reconh*cimento *a *u*idade favo*ece
</line>
<line>
*m sis*ema mais equ*tativo e
</line>
</par><par>
<line>
b*l*nceado, no qual ape*as inovações *enuin*mente originai* e não ó*vi*s *ão *alv**u**dadas.
</line>
<line>
Assim, o es*udo da jurispru*ência a*erca da n*l**ade de patentes indica um *ampo dinâmico e
</line>
</par><par>
<line>
sempre e* trans*or*ação no âmbito do direito de propriedade intelectual. A av*l*ação crít*ca
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
se*tença* j*di*iais po*sibilita entender mane*ra c*mo os **ibunais in*erpr*tam *s cr*térios legais *
</line>
<line>
ligados à validade *a* patentes e o impacto dessas *nterpretaç*es no con*e**o da in*vaçã*. O desafio
</line>
<line>
constant* é enc**trar um e***líbrio entr* sal*aguardar os *ireitos dos invent*res e fomentar um
</line>
<line>
cenário *avorável ao progre*s* tecnológico e à concorrê*cia equitativa *o mer*ado.
</line>
<line>
*.1.1 Leva*tamento das Açõ*s de Nulidade Ajuizadas no **a*i* (2*19-2024)
</line>
</par><par>
<line>
Com b*se no ***anta*ento das *ções de
</line>
<line>
*ulida*e de p*tent*s *onc*did*s pelo INPI,
</line>
</par><par>
<line>
iniciado por Garcez Jún**r, Eloy e Santos (2021) para o **ríodo de 2006 a 2018, utilizou-se a
</line>
<line>
base da RPI do INPI e o despa*h* 22.1* para estender a análise ao int*rvalo de 201* a 202*,
</line>
<line>
com o o*je**vo de co*parar a e*olu*ão o* regressão *es*as ações. Segui**o a metodologia
</line>
<line>
*dotada pelos autores, esta pesqu*sa também *xcluiu da contagem pro*esso* p***entes de
</line>
<line>
decisão, fi*alizado* por desi*tência ou *le*itimida*e da p*rte, bem como aqu*les arquivados
</line>
<line>
por perd* do obj*to da aç*o o* da *ompet*ncia *urisd*cional.
</line>
</par><par>
<line>
No períod* de 2019 a 20*4, *oram registradas 3** ações
</line>
<line>
de nulidade, conforme
</line>
</par><par>
<line>
represen**do n* Gráfico 3. P*ra **ns comparati*os, Garc** Júnior, Eloy e Santos (2021)
</line>
<line>
i*e**ificaram *m total de *46 ações en*r* 2006 e 2018. A análise desses dados reve*a um
</line>
<line>
crescimento express*vo no *olume de ***ígio*, embora com tendência a certa *stabi*idade nos
</line>
<line>
últimos anos.
</line>
<line>
O Gráfico 1 de*onstra que 2023 foi o a*o com o me**r número de ações, tot*lizando
</line>
<line>
47 *eg*stros. Por outro lado, 2022 apresentou o *a**r volume *e conte*t**ões *entro do
</line>
<line>
pe*íodo *nalisado, mantendo-se como o a*o de maio* in**dê*cia no *enário recente. Esse
</line>
<line>
dado é co*parável ao **co *bservad* no levantamen*o ante*io* (2006-2018), *o *ual o ano d*
</line>
<line>
2*1* registrou * maior número de ações d* *uli*ade, totalizando 61 caso*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresi** P*, v. 22, *. *, a*t. 8, p. 7*-95, m*i. 2025
</line>
<line>
*w*4.Unifsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. O. Uchôa, *. L. A. T. *i*va, J. A. B. San*os
</line>
<line>
86
</line>
</par><par>
<line>
*ráfico 1 - Qua*tidade de *ções de nuli*ad* de patente no INPI (2019-2024)
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Ela**ração própria (*0*4).
</line>
<line>
O Gráfico 2, apresenta*o por Gar**z Júnior, Eloy e S*ntos (2021), evidencia que, no
</line>
<line>
período *e 2006 a 20*8, os li**gios env*lvendo *aten*e* *e invenção foram *igni*ica*iva*ente
</line>
<line>
mais nu*e*o*os, totalizando 286 *ções d* *u*idade, em comparação às 160 registradas para
</line>
<line>
modelo* de utilida*e.
</line>
<line>
Gr*fico 2 - Litígios *g*ega**s p*r *odali*ade de patentes (2006-2018)
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Adaptado de GARCEZ JÚNIOR; E*OY; SAN*OS (2021).
</line>
<line>
No *e**o*o d* 2*1* a 2024, a distribuição pe**ent*al dos *itígios *gregados m*ntém-
</line>
<line>
se *imila* à observada en*re 2006 e 2018, conforme il*strado n* Gráfi*o 3. Entretanto, ape*ar
</line>
<line>
dessa esta*ilida*e *ropor*ion**, *s dados mais re*entes revel*m a ocorrên*ia de 210 ações de
</line>
<line>
nul*dade rel*cionada* a patentes de inve*ção e 116 referentes a mo*elo* de utilidade,
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, Teresina, *. 22, *. 5, a*t. 8, *. 76-95, mai. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsane*.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Evol*ção das A*ões de Nulid*de de Patent*s Entre 2019 a 2024 E Pro*ostas para Mini*izar * Subjetivi*ade
</line>
<line>
87
</line>
</par><par>
<line>
eviden*iando * cont*nuidade do* *esafi*s relacion*dos à con*es**ção da v*lidade d*s direito*
</line>
<line>
patentários.
</line>
<line>
Gr**ico 3 - Litígios agreg**os por modalidade de patentes (20*9-202*)
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: E*aboraçã* própri* (20**).
</line>
<line>
Com o i*tuito de eluc*d*r a *el**ão entre patentes de i*ve*ção e mod*los de ut*lidade,
</line>
</par><par>
<line>
fo*am analis*dos dados quantitativos sobre o volume de *epósito* *m
</line>
<line>
cada modalidade.
</line>
</par><par>
<line>
*on*tatou-se qu* a maior i*cidênc*a de a*ões de nulidade *olt**as às *ate*te* de in**nção
</line>
</par><par>
<line>
reflete a propor**o superior de seus depó*itos em co*para**o aos *odelos **
</line>
<line>
uti*idade,
</line>
</par><par>
<line>
conforme
</line>
<line>
ilustrado ** Gráfico 4. Especi*ica*ent*, os r*gistros indicam que o número de
</line>
</par><par>
<line>
depó*itos
</line>
<line>
de pat**tes de inven*ão cor**sp*nd*, **roximadam*nte, *o dobro daqueles
</line>
</par><par>
<line>
re*e*entes às patentes de **del* de ut**idade, *videnc*a*do uma correlação direta en**e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
v*lume de pedidos e a contestação de s** va*id*de.
</line>
</par><par>
<line>
Grá*ico 4 - *e*ós**o de paten*es *or m*dalid*de (*019-2023)
</line>
</par><par>
<line>
F*n*e: Elab*raçã* própria (2025).
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Teres*na PI, v. 22, n. 5, *rt. 8, p. 76-95, m*i. 2025
</line>
<line>
www4.Un*fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. *. Uc*ôa, F. *. A. T. Silva, J. A. B. Santos
</line>
<line>
88
</line>
</par><par>
<line>
O*serva-se que * *levada incidê***a de pedidos de depó*ito em de*erminada
</line>
<line>
moda**dade tend* a *o*r*lacion*r-*e com um *u*ento n* núme*o de ações de nulid*de. U**
</line>
<line>
possí*el explicaçã* para esse fenômeno reside na s*brecarga dos examinado*es, *ue
</line>
<line>
enfrentam um volu*e signif**ativ* *e pedidos em c*ntraste c*m o t*mpo dis*onível para
</line>
</par><par>
<line>
c*ndu*ir bu**a* de anter*ori*ade
</line>
<line>
d* forma abrange*te rigorosa. Consequentemen*e, es*e e
</line>
</par><par>
<line>
ce*ário po*e resultar na co*cessão de *atent*s para inve*ções que nã* *te*d*m ple*amente
</line>
<line>
ao *e*uis*to de *ovidade, *o*forme *enc*onado por Garcez Júnio*; Eloy; San*os (2021).
</line>
</par><par>
<line>
O Gráfico
</line>
<line>
5 e*idencia q*e * alta taxa de inva**daç*o de *atentes nã* é um*
</line>
</par><par>
<line>
parti*ularidade do cen*rio brasileiro. Outros
</line>
<line>
escritó*ios de patentes ap*esentam percentuais
</line>
</par><par>
<line>
ainda mais elevados, como a A*eman*a e o Jap*o, com taxas de *nv*lidação de 79% e 73%,
</line>
<line>
re*pecti*amente (OYAMA, 2012; HESS, **LLER-*TOY; WINTERMEIE*, 2014).
</line>
<line>
Gráfico 5 - *a*a de inv*lidação de patent* nos *iversos centros p*tentár*os
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: adaptado de GARCEZ JÚNIOR; *LOY; SANTOS (20**).
</line>
<line>
*e acordo M*ior (*010), dentro d*ssa taxa de invalida*ã* *presen*ada pe** Brasil,
</line>
<line>
5*% delas é re*acio**da à *alta de at*vi**de inventiva, requisi*o nec*ssário para depósito. *s
</line>
<line>
esforç*s do esc*itó*io brasileiro e da ju**sp*udência para conferir maior clareza, objetividade e
</line>
</par><par>
<line>
uniformida*e ao conceito d* atividade inventiva r*presentam *m avanço signif*cat*vo
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
mitigação *e divergências técnicas sobre o tema.
</line>
</par><par>
</page><line>
Assim, Gar*ez Júnior, Eloy e Santos (2021) destac** em sua pesquis* *m pr**le*a
</line>
<line>
signi*icativo: a falta o* in*fici**ci* da comunic*ção entr* * Judi*iár*o * o *NPI. *nt*e as 76
</line>
<line>
*at*n*es anu*adas no período de 2006 a 2012, apen*s 18 tiveram * despac*o 16.4 (conces*ão
</line>
<line>
anulad*) devidamente publicado na RP*. Is*o indica que, em *6% do* cas*s *e i**alidaçã*, o
</line>
<line>
R*v. FSA, Tere*ina, v. 22, *. 5, art. 8, p. 7*-95, mai. 2025 ww*4.Unifsa*et.com.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Evoluçã* das Ações de Nul*dade d* *atentes En*re 2019 * 2024 E Propostas para Mini*i*a* a Subje*ividade
</line>
<line>
8*
</line>
</par><par>
<line>
registro oficial n* *PI *ão foi *ea*i*ado, evidenciand* um* lacun* *a atu*li*ação de*sas
</line>
<line>
informa*ões.
</line>
<line>
*.* Propostas para o A*rimoramento *o Exa*e de **tentes no Br*sil
</line>
<line>
Com b*s* na *nálise d*s d*s*fios id*ntifica*os por M*tia*-Pereir* (2011), Souza,
</line>
</par><par>
<line>
Zucoloto e Porto (2014), D* Bar*os (2017), Per*ira e* al. (*0*1) e Garc*z *ún*or, El*y
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
San*os (2021), bem como nos resultados obtidos ao longo desta pesqu*s*, foram *ormulad*s
</line>
<line>
as sugestõ*s descri*as nas Tabelas 2, 3 e 4. As proposi**es apre*entada* estão em
</line>
</par><par>
<line>
co***r*idade c*m a Lei nº 9.27*/1996, q*e disciplina o* direitos * obrigações relativo*
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
proprie*a*e industrial no Brasil, o A*ordo TRIPS, *rata*o internacional que esta*elec*
</line>
</par><par>
<line>
nor*as *ínimas para a proteção de direitos de prop*iedade i**el*ctual, e
</line>
<line>
as diretr*zes do
</line>
</par><par>
<line>
*ratado da C*nvenç*o *e Paris para a Prote*ão da *ropried*de In*ust*ial.
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1 - Su**stõ*s p*ra o *perfe*çoam*nt* do e*ame d* patentes no Brasil
</line>
</par><par>
<line>
Fo**e: Elaboração própria (*025).
</line>
<line>
As *ropo*tas aprese**adas vis*m fo*t**ecer * sistema d* p*o**iedad* indu**ria* no
</line>
<line>
B*asil, com foco no a*rimorame*to do pr*c*sso de c*nce*são de pa*e*tes, promove**o maior
</line>
<line>
se*u*an*a ju*ídica, transparência e quali*a*e d*s d*cisõe* técnica* e ad*inistrativas. A
</line>
<line>
c*pacitaç*o contín*a dos examina*ores, *om *nfase em novas te*nologias e tendên**as
</line>
<line>
g*obais, associada ao uso de fe*ra**ntas *omo o Teste de Motivação C*iat**a e à criação de
</line>
</par><par>
<line>
dir*trizes mais clar*s, contribui pa*a um exame m*is rig*roso d* *tividade *nventiva e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
no*ida*e, preveni*do a **nce**ão de patentes frá*eis
</line>
<line>
ou ó*via*. Além dis*o, a ado*ã*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, **resina PI, v. 22, n. *, art. 8, p. 76-*5, mai. *0*5
</line>
<line>
www4.U**fsane*.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. O. Uchôa, F. L. A. T. Silva, J. A. B. Santos
</line>
<line>
90
</line>
</par><par>
<line>
solu*ões tec*oló*ic** b*seadas em inteligê*c*a artificial e machine learning pode otimizar a
</line>
<line>
análise e reduzir o tem*o de r*s*o*ta, aume**a*do a efic*ên*ia *o *n*tituto Nac*onal da
</line>
<line>
Propriedade Industrial (INPI).
</line>
</par><par>
<line>
Do ponto de v*sta jur*d*co, a integração entre IN*I e o Judiciár*o, po* *e*o o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
siste*as d* informação i**erin*t*tucionais, permi** m*i*r coe*ência entre as dec*sões
</line>
</par><par>
<line>
a*ministrativ*s e j*diciais, *ortale*endo a prev*sibili*ade e a se*urança dos direitos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
propri*dade *ntelectual. A *b**tura d* dados, a criação d* portais de co*sulta pública e a
</line>
<line>
promoçã* do e*gajamento da com*nid*de *cadêmic* ampliam a trans*arência e *eg*tim*dade
</line>
<line>
do si*te*a. A* alinhar-se às melhores *rát*cas i*ternac*o*ais, o Brasil não apenas se i*sere
</line>
<line>
mai* co*peti*i*amente no merca*o global, c*mo também esti*ula o *epósito de patentes *or
</line>
</par><par>
<line>
inventores *acionais, fo*talece*do a cultura da in*vação a *
</line>
<line>
prot*ção jurí*ic* de cr*ações
</line>
</par><par>
<line>
intele***ais.
</line>
</par><par>
<line>
Figura 2 - *ropos*as para *eduzir o su*jetivismo na anális* da at*vida** inventiv* no
</line>
<line>
ex*me de patentes
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Ela*ora*ão própri* (2*25).
</line>
<line>
As p*opo*t*s a*resen*adas visam conso*i*ar um sistema de ex*me de p*tentes mais
</line>
</par><par>
<line>
técnico, obj*tiv* e juridic*mente *eguro,
</line>
<line>
p*r meio da fo*malizaçã* de critér*os claros
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
me*suráveis para a
</line>
<line>
avaliação d* ativida*e i*ventiva. A cri*ção de listas d* verificação,
</line>
</par><par>
<line>
rubricas e guias detalhados permi*e
</line>
<line>
que os examinadores atue* com maior uniformidade,
</line>
</par><par>
<line>
r*duzindo a margem de subje*ividade e asse*u*ando maior p*e**sibilidade nas
</line>
<line>
decis*es
</line>
</par><par>
<line>
admin*strativas. O aces*o * bas** de dados *obu*tas, alia*o à capacitação téc*ica contínua *os
</line>
</par><par>
<line>
*xam**ado*e* e*
</line>
<line>
á***s especializ**as, fav*r*ce a aplicação *recisa *os re*uisitos le*a*s
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Teres*na, v. 22, n. 5, a*t. *, p. *6-95, m*i. 202*
</line>
<line>
ww*4.Unif*anet.co*.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*volução das Ações ** N*li**de de Patent*s E*tre **19 * *024 E Propostas *ara Minimiza* a *ub*etiv*da*e
</line>
<line>
91
</line>
</par><par>
<line>
*ovidade e ativi*ade i*venti*a, *o* ba*e no estado d* técnica. Ao fortalecer os fun*ame*tos
</line>
<line>
técnicos d* anál*se, promove-se também a segurança *urídi*a indisp*ns*vel à proteção efetiva
</line>
<line>
*os *ireitos de propried*de intelectu*l.
</line>
</par><par>
<line>
A adoção
</line>
<line>
de mecanismo* de revi*ã* por especialistas e*ternos,
</line>
<line>
consu*t*s a me*bros
</line>
</par><par>
<line>
da academ*a ou da
</line>
<line>
i**ústr*a e* casos com*le*os e s*s*ema* de *eedback estrut*r*do
</line>
</par><par>
<line>
**ntribue* *ara **ior legitimid*de e cont*ol* *e quali*ade na* decis*es, conferindo
</line>
<line>
transparência e rigor ao processo. Além disso, *xi*ir j***ifica*ivas fundamentada* e **essí*e*s
</line>
<line>
*o públi*o pa*a cada de*isão proferida reforça a *e*p*ns*bilidade t*cnica e jurídica do ex**e,
</line>
</par><par>
<line>
al*n*ando *roce*imento *dmini*trativo aos princípios da *u*licida*e e da *otivação d*s o
</line>
<line>
a*os p*bli*os. A integraç*o d* tec*ologias c*mo inte*ig*ncia artifici*l no apoio à iden*ificação
</line>
<line>
de s**ilaridades e *a avaliação de inventividade representa um avanço **ra a objetividade e
</line>
</par><par>
<line>
eficiên*ia do *is*ema. Essas *edidas, ao mesmo
</line>
<line>
*empo em que a*rimoram
</line>
<line>
os as*ectos
</line>
</par><par>
<line>
técnicos do exame, fort*lecem a a*lica*ão coerente do direito *a esfera da
</line>
<line>
pro**iedade
</line>
</par><par>
<line>
in*ele**ual, promov**do um ambiente mais *onfiável pa*a a in*vaçã* o des*nvolvimento *
</line>
<line>
t*c*oló*ico.
</line>
<line>
*igura 3 - Propos*as par* promover o *linhamento d* exame d* patentes a Legi*lação
</line>
<line>
**tria e Direito Comparado
</line>
</par><par>
<line>
F**te: *labora*ão *rópri* (2025).
</line>
<line>
O aprimoramento *a avaliação da atividad* inv*ntiv* no âmbi*o do exame de patentes
</line>
<line>
exi*e a *n*t*tucionalização de critérios objet*vos, m*n*uráveis * unif*rmemente aplicávei*,
</line>
<line>
capaze* de garantir a previsi*i*id**e e a segu*ança jurídic* no reconhecimen** de direitos de
</line>
<line>
pro**i*dade intelectual. A formalização de li*tas de veri*icação, rubric*s e guias detalh*do*
</line>
</par><par>
<line>
com exempl*s prátic*s prop*rciona m*i**
</line>
<line>
pad*onização entre os *xam*nadores e reduz
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 5, ar*. 8, p. 7*-**, mai. 20*5
</line>
<line>
*ww4.Unifsanet.com.b*/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. O. Uc*ôa, F. L. A. T. Silva, J. A. B. Santos
</line>
<line>
92
</line>
</par><par>
<line>
margem
</line>
<line>
de discricionariedade na aplicação **s requisitos
</line>
<line>
lega*s. * uso de base* de dados
</line>
</par><par>
<line>
técnic*s e *ate*tá*ias atualiz*das, aliad* à capacit*ção especí*ica d*s examinadores *m áreas
</line>
</par><par>
<line>
tecnológicas emergentes, fortalec* a f*nda*entação técnica
</line>
<line>
d*s
</line>
<line>
de**sõe* e contribui pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
co*sistência na an*lise d* caráter inventivo, ao pe**itir *ma apr*ciação ma*s pre*isa daq*ilo
</line>
<line>
que representa um av**ço téc*ico significativo p*ra o est*do da *écnica.
</line>
</par><par>
<line>
* adoção de práticas como painéis d* revisão externos, cons*lta* a esp*cialistas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
siste*as de feedback contín*o reforça a impar**ali***e e a legitimidade do processo
</line>
</par><par>
<line>
decisó*io, mitigando
</line>
<line>
i*fluências *ubje*ivas e garantindo o *espeito *o
</line>
<line>
devido pr*c*sso *egal.
</line>
</par><par>
<line>
* exigência de just*fi*ativa* técnicas bem fundame*tadas, p*blica*as *m base* acessíveis ao
</line>
</par><par>
<line>
p*b*ico,
</line>
<line>
nã* apenas
</line>
<line>
a*plia a *ransparência * a accoun**bil*ty institucional, com* também
</line>
</par><par>
<line>
contribu* para a con**ruçã*
</line>
<line>
de uma j**isp*udê*cia admini**rativa *m matéri* *e pate*tes. A
</line>
</par><par>
<line>
i**orporaçã* de treinamen*os em pens*ment*
</line>
<line>
*rítico e
</line>
<line>
aná*i*e *ógic*, bem *omo o uso de
</line>
</par><par>
<line>
ferrame*tas tecnológicas *omo inteligênc*a artificial, confere maior objetividade e e*i*iência à
</line>
<line>
atividade est*t*l, promovendo um sistema de proprieda*e int*l**tua* m*i* ro*us*o, c*nfiável e
</line>
<line>
alinhado às *x*gê*cias *o ordenamento jurídico e às práticas i*te*nacionais.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
* alta tax* *e nulidade re**strada ent*e *019 e
</line>
<line>
20*4, totaliza*do
</line>
<line>
3*6 ações,
</line>
</par><par>
<line>
repr*senta um *ncre**nto signif*cativ* em compa*ação *os *erío*os an*eriores, ev*dencian**
</line>
</par><par>
<line>
a pers*stente subj*tivid*d* na avaliação da
</line>
<line>
ativ*da*e inven*iva. Em*ora essa elev*ç*o possa
</line>
</par><par>
<line>
sugerir a **nc*s*ão de pa*en*e* de baixa *ualidade, também refl*te desafios int**p*eta**v*s e
</line>
<line>
m*todol*gicos q** afetam diretamente as d*cisões gover*am*ntais. A ausência de um regi*tro
</line>
</par><par>
<line>
siste*át*co das inval*da*ões *a Revis*a da Pr*priedade Industrial (*PI) c*mpr*mete
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
t*ansp*rência do s*stem* *
</line>
<line>
impac*a negat*vamen*e a se*u*ança jurí*ic* dos ter*eiros
</line>
</par><par>
<line>
i*teressados.
</line>
</par><par>
<line>
Além disso, a atuação do P*d*r J**i*iário *eve ser *ais proat*va na revogação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
privilégios indevid*mente conce*i*o*, ass*gurando a *bservân**a
</line>
<line>
estrita das disposições
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Le* da Propri*da*e Industr*al (LPI). A adoção do T*st* d* Mo*ivação Cria*iv* *e*o INPI
</line>
</par><par>
<line>
marca um p*ogresso r*levante n* busca por uma avali*ç*o mais un**orm* e
</line>
<line>
objet*va
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
a*iv*d**e inv*ntiva. No entanto, para que **ja e*icaz, será necessári* u* es*orço cont*nuo
</line>
<line>
para ga*a*tir a clareza e a consistê*cia das *iretrizes de análise.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 22, *. 5, art. 8, p. 76-95, mai. 2025
</line>
<line>
www*.U*ifs*net.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Evolução das Açõ*s de Nulid*de de Pa**ntes Entre 2*19 a 2*24 * Propostas para *inimizar a Subjeti*i*ade
</line>
<line>
93
</line>
</par><par>
<line>
*or fim, reforça-se a neces*idade de uma *ooperação mais e*t*e*ta entre * *oder
</line>
<line>
Judici*rio e o INPI, com vistas * consolidaçã* de u* sistem* de propr*edade int*lec*ual
</line>
<line>
*o*usto e c*nf*ável no Br*sil.
</line>
<line>
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de *996. Regula di***to* e
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o*rigações rela*ivo* à
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p*opriedade
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</document><par>
<line>
E*olu*ão das Ações de Nulidade d* Pa*ente* En*re 2019 * 2024 E *rop*st** para Minimizar a Subjetiv*dade
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9*
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C*m* Referencia* este Artigo, confor*e ABNT:
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UCH*A, F. O; SILVA, F. *. A. T; SAN**S, J. A. B. E*oluç*o das Açõ*s d* Nulidad* de Pat*nt**
</line>
<line>
*ntre 20*9 a 202* E Propostas *ara Minimizar a Subje*ivida*e na Análise *e Obviedade. *ev. FSA,
</line>
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Teresina, v. 22, n. 5, art. 8, p. 76-*5, ma*. 2025.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuiç*o dos Autor*s
</line>
<line>
F. O. Uchôa
</line>
<line>
F. *. A. T. Silva
</line>
<line>
J. A. B. S*ntos
</line>
</par><par>
<line>
1) concepç*o e pl*nejamen*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e inter*ret*ção dos d*dos.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rascunho ou na *evisão crítica do con**úd*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
4) par*icipação na aprovação da versão *inal do *a*uscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 5, a*t. *, p. 76-95, mai. 2025
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<line>
www4.Unifsanet.co*.br/r*vis*a
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.

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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)