<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 5, art. 6, p. 96-11*, m*i. 2*25 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*25.22.5.6 </line>
</par>
<par>
<line> *ivre Convencimento Motivado: Um *n*trumento *e M*nuten**o do Autoritar**mo em um </line>
<line> Esta*o Democráti*o de D*r*ito </line>
<line> Free C*nviction in C**mina* Proceedi*gs: A* Instr*m*nt for t*e Maintenance of </line>
<line> Aut*or*tarianism in a D***cratic Ru*e of Law </line>
</par>
<par>
<line> Luciano *eovane Co*ta Salmento </line>
<line> *acharelando do C*rs* de Direito do Ce*tro Unive*si*ário San** Agosti*ho </line>
<line> *-mail: lgeova*e**@gmail.co* </line>
<line> Juliano de Olive*r* Leonel </line>
<line> Do*tor em Ciênc*as Criminais/Pont*fíc*a Universida*e Ca*ól*ca do *io Grande *o S*l </line>
<line> *rofessor * Ori*ntador do Curs* de Direito do Centro Universit*rio Santo Agost*n*o </line>
<line> *u*ia*o.leo*el@d**ensoria.pi.def.br </line>
</par>
<par>
<line> *n*ereç*: Luciano Ge*vane Cos** S*lmento </line>
<line> Editor-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> T*nny </line>
<line> Ke*l*y </line>
<line> de </line>
<line> Alenc** </line>
</par>
<par>
<line> R*a Or*ando Pin*eiro, nº 129*, *airro Cr*sto Rei, </line>
<line> *odrigues </line>
</par>
<par>
<line> *eres*na-PI, Bras*l, CEP 640*5-320 </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Ju**ano de Oli*eira Leonel </line>
<line> Ar*igo *e*ebido em 13/05/2025. Úl*i*a </line>
<line> versã* </line>
</par>
<par>
<line> Faculd**e Sant* Agostinho - Av. Valter A*encar, **6, </line>
<line> recebida em 19/05/2025. Ap*ovado em *0/05/2025. </line>
</par>
<par>
<line> São Pedro, CEP: 64.0*9-625, T*r*sina/PI, Br*sil. </line>
<line> Avali*do p*l* sis*ema Triple Re*iew: a) Desk Review </line>
<line> pelo *ditor-Che*e; e b) *o*ble Bl*nd Review </line>
<line> (avaliação *ega por doi* av**iadore* da áre*). </line>
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<line> Revis*o: *rama*ical, Normativa e d* </line>
<line> For*atação </line>
</par>
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<par>
<line> Análise *e Variáveis Macr*e**nô*icas e sua *elação com a *ari*ção do PIB no* Países do G*0 </line>
<line> 97 </line>
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<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
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<line> O presente artigo *os*ui *elevância no cenário jurídi*o naci*nal, *endo em vista que se volta à </line>
</par>
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<line> *nálise da c*teg*ria do Liv*e Convencimento Motivado, </line>
<line> pre*isto no ar*. *55 </line>
<line> do Código </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Processo Penal, *o* * lu* das Gara**ias *on*t**ucionais, *em com* do prism* da filosofi* d* </line>
<line> direit*. Nesse contexto, tem-se por *r*b*ema de pesqu*sa: as alteraçõe* s**r*d** pela categor*a </line>
</par>
<par>
<line> foram capazes de *et*rar s*u viés au*oritário? *lém dis*o, na sua atual conjuntura, tal o </line>
<line> instrum**to é compatível *om a Constituição Federa* d* 1988? Val*ndo-se da p*s*u*sa </line>
<line> bibliográfica, com vistas à *undamen*a*ão teórico-metodoló*ica, a co*s*rução deste trabalho </line>
</par>
<par>
<line> pos*ui c*mo objetiv* </line>
<line> an*lisar uma p*ssível mud*nça na </line>
<line> h*r*en**tic* j*r**ica tra*ici*n** </line>
</par>
<par>
<line> com* con*i*ão de *ossi*ilidade pa*a * *fastam*nto do *utorit**i*mo nas </line>
<line> deci*ões na esfera </line>
</par>
<par>
<line> processual *enal. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-Chave: Processo Pena*. Livre Convencimento Motiv*do. Hermenêutica. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> This ar*icle i* relevant in the natio*al legal l*nds*ape, as *t *ocus*s on the analysis of the </line>
<line> **teg*ry of Free M*tivated Conv*ction, provided for in Article 155 of th* *ode of Criminal </line>
<line> Pr*cedure, under the len* of Con*titutional Guara*tees as well as from the perspe*tive of *ega* </line>
<line> philosophy. In this con*ext, the *esearch pr*blem is: hav* the c*ange* under*one by this </line>
<line> category be*n able to remove its *ut*oritarian bi*s? Moreover, in its cur*ent context, *s such </line>
<line> an instr*ment compatib*e with the 1988 Fede**l Constituti*n? Using bibli*graphic research to </line>
</par>
<par>
<line> e*t*blish *h*oretical and methodo*ogical fo*ndation, this work *ims *o **alyze a possibl* a </line>
</par>
<par>
<line> shif* in tradit*onal le*al hermeneutics as a co*di*i*n fo* the remov*l of authoritari*ni*m in </line>
</par>
<par>
<line> d*cisions wit*in *he cr*minal pr*ce*ural sphere. </line>
</par>
<par>
<line> Key**rds: Crim**al Procedure. F*e* Motivated *onv*ct**n. Hermeneutics. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, Teresina PI, v. 22, n. 5, art. 6, *. 96-114, mai. 20*5 </line>
<line> www4.Unifsa*et.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. G. C. *al*ent*, J. O. Leo*el </line>
<line> 98 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTROD*ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O C*digo de Processo Pe*al br*si*eir* adotou, em su* elabor*ção, o *i*tema do "livr* </line>
<line> c*nv*n*imen*o motivad*". Tal categ*ria, pre*ente no ar*. 155 do CPP, confere ao ma*istrado </line>
</par>
<par>
<line> a d*scricio*ariedade para formula* *ua convicçã* através *a livre a </line>
<line> apreciação das provas </line>
</par>
<par>
<line> prod*zidas. Ante * ausên**a d* critérios obj*tivos e ***mas </line>
<line> in*erpreta*ivas ou valorativ*s, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ju*g*dor se e*c*nt*a li*re pa*a *roferir a sentença a partir da pe*suasão racion** que formara </line>
<line> sobr* o conteúdo p*oba*ório. </line>
</par>
<par>
<line> E**o*a vigente n* CPP, o refe*ido Diploma Leg*l n*o criou o </line>
<line> do gm a do </line>
<line> livre </line>
</par>
<par>
<line> con*enc*mento. T*ata-se de um i*strumento **e encon*ra suas o*igens </line>
<line> *o período </line>
</par>
<par>
<line> inquisitorial, entre *s sécu**s XVII e XVII*, época *m *** o* p*oced*m*ntos j*diciais </line>
<line> era* </line>
</par>
<par>
<line> nor*ea**s pela busc* da suposta "verdade real". Nesse c*nt*xt*, juiz-inquisidor promovia o </line>
</par>
<par>
<line> d* ofício as de*isões que entendia ne*e*sá*ias *ara a produ*ão *as p*o**s que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> aproxim*s*em de uma suposta ver*ade </line>
<line> factual, absolut* al*a*çável. D*sta*ava-se, nes** e </line>
</par>
<par>
<line> c*n*rio, a confi*s*o do acusado como a *rov* **** valios*, de modo que não incomum *ra a </line>
<line> adoção da tortura como instrument* "*ecessário" ** a*cance d* tal obje*iv*. </line>
<line> Oco*r* *ue, à ép*c* da prom**gação do CP* brasileiro, o país se e*contrava s** um </line>
<line> *e*ime *itatorial, o que su*ere um con*exto *istórico-po**tico que pod*ria justifi*ar a adoção </line>
</par>
<par>
<line> *as c*te*o*ia* subjetivistas **e, *onsequenteme*t*, *oderia *ervi* com* condiç*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p**s*bilidade p**a a </line>
<line> man**enção das práticas a*toritá*ia*. No entant*, em um estado que *e </line>
</par>
<par>
<line> propõe, ai*da que minim*m*nt*, a se* democrá*ico, c*tegoria do li**e **nvenci*ento a </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> sua atual *onjun*ura *merge como *ma afr*n*a n** apen*s à própria democraci*, mas *ambém </line>
<line> à Consti*u*ção *eder** de 1988 e às *arant**s fun**mentais *o* ci*a*ãos brasileiros. </line>
<line> As a*terações sofrid** p*la ca*eg*ria *o d*correr do te*po *ev*laram-*e in***iciente* </line>
<line> para afast*r o s*u viés autoritário. Pelo contrário, sua naturez* subj*tiva foi amplamente </line>
</par>
<par>
<line> explora*a por regimes autorit*rios como instrument* de impos*ção da </line>
<line> pretensão p*ni**va do </line>
</par>
<par>
<line> Es*a*o. Um ex*mplo em*lemátic* é o "*ó*i*o Roc*o", denomi*açã* a*ribu*da ao Código de </line>
<line> Pr*cesso Penal it*lian*, *romu**a*o em **30, dura*t* o regim* fascista lidera*o p*r Be*it* </line>
<line> Muss*li*i, que o utilizou como ferramenta *e co**r*le e repressão e*t*tal. </line>
<line> Nesse **rne, o objetivo do *resente art*go consiste na a**lise da *ri*e* e apl*cação d* </line>
<line> li*r* conven*imento no âmbito d* proces** penal, c** vist*s a demonst*a* que as mu*ações </line>
</par>
<par>
<line> sofr*das pela c*te*oria ao lo*go do tem*o não *o*a* suficie*tes para de*vinc*lá-las </line>
<line> de seu </line>
</par>
<par>
<line> viés autoritário </line>
<line> *as decisões *ud*cia*s. Ta* caracter*stica *evel*-se em dissonância com os </line>
</par>
<par>
<line> fundament*s *o Estado Demo*rático de Direit*, </line>
<line> evide**iand* a sua </line>
<line> necessári* sup*ração. </line>
</par>
<par>
<line> **v. FSA, Teresina, v. 22, *. 5, ar*. 6, p. 96-11*, *ai. 2025 </line>
<line> www4.*nifsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> An*l*se de Variáv*is M*c**econômi*as e sua Relação co* a Variação *o PIB *os *aís*s do G20 </line>
<line> 99 </line>
</par>
<par>
<line> Nes*e co**ext*, será discutido * papel d* uma "n*va her*e**utica" como instrumento viável </line>
<line> na criação d* uma nova t*oria da d*cisã* jurídica *a*az d* controla*, ou ao me*os *itig** os </line>
</par>
<par>
<line> d*nos decorre*tes d* </line>
<line> au**ritar*s*o latente *a d*scricionariedade judicial, especialmente </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> *u* tange à li*r* valo*ação probatória e à *rópria conce*ção d* l*vre **n*encimento. </line>
<line> 2 REF**EN*IAL TEÓRI** </line>
<line> 2.* O l*v*e conven*ime*t* mot*vado, *ma categ*ria de *anutenção do autorit*rismo </line>
<line> Segundo *ury Lope* Jr. (2021), o "Livr* Convenci*ento Mot*vado" se **ata de um </line>
<line> instru*ent* que confer* ao magistrado am*la discrici*narie**de para apreciar livremente as </line>
<line> provas produzidas na fa** inst*utó*ia d* processo penal, com vistas à f*rmaçã* de sua </line>
</par>
<par>
<line> convicção. Em razão da inexist*nci* de *rit*rio* objetiv*s ou normas inter**etat***s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> valo*ativas previ**en*e estabelec*das, o juiz ex*rce tal liberda*e decisória fun*amentando </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> sent*nça na persuas*o raciona* que *esenvolveu * partir do c*njunto probató*io apres*nta*o </line>
<line> nos autos. </line>
<line> Contudo, c*nforme *es**ca *loeckn*r (2*18), tal catego*ia s*bjaz a uma </line>
<line> arbitrar**dade exacerbada, uma *ez *ue outorga aos juízes po*eres q*e lhes pe*mi*em decidir </line>
<line> de a*or*o com a sua conveniência e em valo*es mor*is s*b*etiv**. Desse *o*o, m*itas vezes, </line>
<line> p**cebem a si mesmos e ao s*u c*rgo como representan*e* da pretensão punitiv* *o *s*ado. </line>
<line> Exami**r o liv*e convencimen*o m*tivado, t*nto no pres*nte q*anto em sua utilização </line>
<line> em códigos anteriores, nos propo*ci*na um* compr*e*são mais *pr*fundada dos risco* </line>
<line> ineren**s à subjetividad* c*nferi*a aos magistr*dos na emis*ão das *ecisões *enais. A análise </line>
</par>
<par>
<line> da *mpl*m*nt*ção </line>
<line> desse si*t*ma, em per*odos históricos ante*iores, cuja origem remon*a </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> *ove*no* autoritár*os, pode ev*denc*ar sua incompatibili*ade *om os princípios fu*da*entais </line>
<line> de *m E*tado Democrático de Direi*o. </line>
</par>
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<line> "O liv*e convencimento parte de uma "teori* romântica da p*o*a m*ral", com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> consequ*nt* obrigaçã* de *otivar o fato q*e deu **g** a fenômenos negativos na </line>
<line> cu*tura processua* europeia, como o impedimento da *ri*ção de um *ireito das </line>
<line> provas penais. Além di*so, deu o*ige* a um fen**eno *egenera*i*o que to*no* </line>
<line> pos*ível uma cu*tura in*u*si*óri* circundada em to*no da figura do j*iz como senhor </line>
<line> da prova na b*s*a da *erdade *eal * do us* do livre *onvenci*e*to para justificar a </line>
</par>
<par>
<line> superação d* qu*i*que* limites à admis*ão das provas" </line>
<line> (*LO*C*NE*, 201*, p. </line>
</par>
<par>
<line> 30* * 30*). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esi*a PI, v. 22, n. 5, art. 6, p. 96-1*4, mai. 2025 </line>
<line> www4.Unifsane*.*om.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. G. C. Salment*, J. O. L***el </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> Ne*se *entido, a categoria *o livre *onvencime*to, o*igi*al*ente, co*figu*ava-se </line>
<line> como um inst*umento em que o juiz-i*quisid*r, ao co*duzir a produção prob*tória, buscava </line>
</par>
<par>
<line> alcançar a den*minada "ve*dade real". Sendo es*e o escopo que </line>
<line> *ust*fic*va a* juiz </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> flex**ilização ou at* a mesmo a inobservância *e quaisque* *imi*es na pro*ução e admi*sã* </line>
<line> das pro*as de mo*o a conceder ao julga*or a autoridade *e agir *e **íc*o pa*a a su* *btenção. </line>
</par>
<par>
<line> Entreta*to, d**emos nos atentar que, em dissonância </line>
<line> c*m o sistema inquisi*orial, </line>
</par>
<par>
<line> atrav*s do qual co*centrava nas *ã*s do julga*or a g**tão da* p*ovas, a *onstituição Federal </line>
</par>
<par>
<line> de *9*8 ****bele*e expressamente a </line>
<line> a*oção do *is*ema acusatório, que, *or su* v*z, visa </line>
</par>
<par>
<line> delimitar as funçõ*s d* juiz, com * in**ito *e mitigar as arbitrarie*ades * e*cessos. O sistema </line>
<line> acus*tório *mpõe * separação d* f*nç**s no p*oce*so, vendando ao juiz a possibilidade de </line>
<line> *gir d* ofício no que *ange à *rodução proba**ri*, sendo esta uma *arefa das parte* (acusador </line>
<line> e acusado) envolvi*as. </line>
<line> Gl**ckner (2018) ressalta ainda a s*g*ifi*ativa *nfluência do Código Roc*o na </line>
<line> elabo*ação do Código de Pr**esso Penal *rasileiro. Sendo este o Código de Proc*sso Penal da </line>
</par>
<par>
<line> Itália, promul*ado em 1930, período </line>
<line> cara*terizado pelo regime f*scist* liderado por *e*i** </line>
</par>
<par>
<line> *uss*lin*. Alfredo *occo, autor do referido diploma, o descreveu como "o *ai* fascista </line>
<line> dentre todos *s c*digos". </line>
<line> Através da Exposição d* *otivos ** **d*go de P*o*ess* Penal brasil**ro, promul*ado </line>
<line> em 1*41, nos d*pa*amos de maneir* expressa com a influênc*a do Có*ig* Rocco ao CPP </line>
<line> como * seu refe*e*cial m*tivador, incorp*rando, inclusive, diversas categoria* de vi*s </line>
<line> aut*ritar*sta. *stas, presen*es no reg*me *ascista, existiam co* o único fim de servirem co*o </line>
<line> in**rumentos de *anu*ençã* do *u*o*ita*i*mo, do control* e da repressã* *stata*. </line>
<line> "Qua**o da última r*forma do p*ocesso penal na *tália, o *inist*o Rocco, referindo- </line>
</par>
<par>
<line> se a </line>
<line> algum*s **ssas medi*as e ou*ras anál*gas, i*t*oduzidas no projeto prelimi*ar, </line>
</par>
<par>
<line> ***ertia que elas certa*ente iriam provocar * d*sagrado *aquele* que es*a**m </line>
<line> a*ostumad*s a apro*eitar e mesmo *busa* **s invet*radas deficiência* e fraque*as </line>
<line> da processua*ístic* p**al até então vige*te. A me*m* precisão é de se* feita e* </line>
<line> relação a* presente projeto, *as são também de repetir-se a* palavras de Rocco: "Já </line>
<line> se foi o *empo em que a alv*roçada *oligaç*o de *lguns poucos i*tere*s*dos podi* </line>
<line> frustrar as mais acer*a*as urge*tes r*fo*mas legislativa*" (CAMPOS, 1941, p. 1 e 2). </line>
<line> A a*álise *a trajet*ri* histórica e da aplicaç*o da cate*oria *o *ivre con*encim*nto, </line>
</par>
<par>
<line> *evela a sua instrument*l*za*ão para a m*nute*ção </line>
<line> do *utoritarismo. Mesmo adap*an*o-se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> difere*t*s con*extos t*mp*rai*, a essência subjace*te da </line>
<line> outorga de su*jetividade ao </line>
</par>
<par>
<line> *agistrado e sua t*ndência arbit*á*ia permanecera* inalterada*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresin*, v. 22, n. *, *rt. 6, p. 96-114, mai. 2025 </line>
<line> www4.U*ifsanet.co*.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> An*lise de Variáv*is Macroeconô*icas e sua Relação com a Variação d* PIB nos Países d* G20 </line>
<line> 101 </line>
</par>
<par>
<line> "O fascismo </line>
<line> não criou o axioma. Já presen** nos **digos anteriores e vel*o </line>
</par>
<par>
<line> c**heci*o do sistema inquisitório, adaptou-se plenamente a um sistema autori*ár*o, </line>
<line> *o qu*l as provas era* l*vres e o ju*z de*eria proceder à busca da verdade r*al: "o </line>
<line> eufemismo \motivação livr*\ signi*i*a \*scolha sob*ra*a\, nem mais nem menos" </line>
<line> (*LOECKNER, 20**, p. 305). </line>
</par>
<par>
<line> O co*t*xto em que s* deu a **omulgação do Código *e *rocessualística Penal </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Bra*il, em 1941, pressupõe, por si *ó, a id*ia de um *ódigo </line>
<line> d* raízes autoritárias. Naquela </line>
</par>
<par>
<line> ocasião, o Congresso Nacional encontra*a-se fechado. De modo *ue o cód*go *roces*u**ís*ico </line>
<line> *ora implementado mediante Decre*o-Lei. * cenário co*tri*ui* p*ra que o código refletisse os </line>
</par>
<par>
<line> *rin*í*io* auto**tá*ios do regime, *onso**dando u* modelo p*oc*ssual *ue favorecia </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> concent*a**o de poderes esta*ais *m detrimen*o das garantias individu*is * da *articipação </line>
<line> democrát*ca. O insti*uto do Livr* Convencimento Motivado, naque*a con*untur*, mos*rava-se </line>
</par>
<par>
<line> como i**trument* que </line>
<line> *ossibilitava * imposição das v*ntades do reg*me atra*és da esf**a </line>
</par>
<par>
<line> judiciá*ia. </line>
</par>
<par>
<line> É certo que ao long* do te*po * i*stit*to * código processua*ístico **freu *iversa* </line>
</par>
<par>
<line> *eformas. Entret*nt*, mos*ra*am-se *nsu*ici*ntes para </line>
<line> *lim*nar a sua essên*ia a*toritária. </line>
</par>
<par>
<line> Atu*lm*nte, ainda nos de*aramos co* a matriz inqu*s*torial </line>
<line> atravé* </line>
<line> de práticas como, po* </line>
</par>
<par>
<line> exemp*o, a possibilida*e de o juiz optar pela **ndenaç*o do a**sado mesmo </line>
<line> *os ca*os </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> que o M*nistério P*bli*o, ti*ular da ação penal e d*t*nto* da p**tens*o a*usa*ória, pleit*ar p*la </line>
<line> sua **solvi*ão. </line>
<line> Nesse sen*ido, o q*e se e*i**ncia é que o adven** *a Con*tituição ** 1988 se mos*rou </line>
</par>
<par>
<line> incapaz de exti*guir o </line>
<line> *ié* a*toritá*i* *o process* penal bra*ileiro. Tan*o a </line>
<line> existência </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> categoria* autor*tárias qu**to do p*óp*io pensamento auto*itár*o em s*, vigoram, conf*rm* </line>
</par>
<par>
<line> acentua Gloeckne* (2018), </line>
<line> (i) em razão do p**cário ensino juríd*co brasi*eiro, m*rcado </line>
</par>
<par>
<line> evi*entemente pela *oupagem tecnic**ta, onde </line>
<line> as inst*tuiç*e* *urí*i*a* *ue m*ntê* </line>
<line> ** suas </line>
</par>
<par>
<line> atribuiçõe* estão voltadas à prepar**ão </line>
<line> para concurs*s públicos e n*o para bas*s sólid*s da </line>
</par>
<par>
<line> essênci* do direito em si; (ii) pela pr*pria formata**o dos concursos públic*s, que selecionam </line>
<line> os candi*ato* "*specia*izados em técnicas d* memorizar questões"; (iii) *elo esvaziamen*o </line>
</par>
<par>
<line> do* debate* a fundo sobre pr*c**so o </line>
<line> penal e d*s seus fundamentos po*íticos; (iv) pela </line>
</par>
<par>
<line> resistência das classes forenses *m *ão se desvincul*rem das velha* *o*ma* repr**uzidas; (v) </line>
<line> pela incapac*da*e de o Brasil estabelecer f*rmul*s não puniti*istas d* l*gislação, superando a </line>
</par>
<par>
<line> velha co*pr*ensão de que a *ri*i*alidade d*ve ser combat**a com r**t*ições de dire*tos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> penas cada vez mais a*e*tua*as. </line>
</par>
<par>
<line> A pr**is processual penal manteve vi*os e*ses in*titu*os pen**s *e caráter autoritário </line>
</par>
<par>
<line> sem que fosse fe*t* uma devid* "filtr*g*m consti*u*ional", o qu* resultou </line>
<line> em *ma clara </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Tere*ina PI, v. 22, n. 5, art. 6, p. 96-1*4, ma*. ***5 </line>
<line> www4.Un*fsanet.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. G. C. Salmento, J. O. Leonel </line>
<line> *02 </line>
</par>
<par>
<line> des**nformidade com a constituiç*o na medida em que foram re**pciona*os sem a **c*s*ária </line>
<line> adaptaç*o aos pri*cípio* d*mo*r*ticos e à* *arantias funda*en*ais. </line>
<line> Adem*is, contemporaneamente, depa*amo-*os com * i*st*umentalização d* l*vre </line>
<line> conven*imento motiv**o no pro*esso pen**, *presentando *m* *nqu**tan*e semelhança com * </line>
<line> fi*alidade arb*trária que, em o*tras épocas, caracterizou **a utili*a*ão e* re*imes totalitários. </line>
</par>
<par>
<line> Tal categ*ria, vulnerável às conveniência* i*dividuai* subjetivi*tas dos magist*ados </line>
<line> ou da </line>
</par>
<par>
<line> re**ncia da esfera p*lítica do poder p*ni*ivo e*tatal, assume um viés evidente*e*te </line>
<line> inquisitorial, à medida que as práti*as arb*trárias e medi*a* *enais populis*as *reque**e*ente </line>
<line> conf*ontam a C*nstituiçã* Federa* *e 19*8. </line>
<line> * RESULTADOS E *ISC*SS*ES </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 A tradicional **rmenêutica juríd*ca e os paradigma* da metafísic* clássi*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *oderna </line>
</par>
<par>
<line> A con*ianç* na subjetividad* do *ulgador e em seus </line>
<line> valores ind*viduai* </line>
<line> perpassa, </line>
</par>
<par>
<line> diametralmente, por </line>
<line> uma falsa persp*ct*va </line>
<line> *e que as decisões judiciais seriam eivadas </line>
</par>
<par>
<line> *xclusivam*nte por **itérios racionais. Isso im*li*a dizer que o ju*z *pera*ia *m caráter *e um </line>
</par>
<par>
<line> sup*sto distanci*m*nto de seu* *rópr*os (pre)conc*itos e ideo*o*ias, be* </line>
<line> com* das </line>
</par>
<par>
<line> influências *xternas e d* enviesamen*o em*cional na tomada de decisões. </line>
</par>
<par>
<line> Esta perspe*tiv* é influenciada pela "filosofia da consciênc*a", corrent* q*e se </line>
<line> expa*d*u no perí*do da moderni*ade, que bus** reinter*r*tar o *ue é o conheci*ento e quais </line>
<line> a* formas d* alcançá-lo. O período em ques*ão, cristalizado n* Ilu*in*smo, entre os séculos </line>
<line> *VII e XI*, fi*ou *ar*ado pela valorização de noçõ*s *om* verdade, *azão, objetividade e, </line>
<line> co*o ve*emo* a*iante, a crenç* ab*oluta no *rogres** científ*c*. Dentre os pr*ncipais </line>
</par>
<par>
<line> representan**s do pensame*to moderno, pod*mos ci*ar R*né Descartes, John Locke </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> I*m*nuel K*nt. </line>
</par>
<par>
<line> N*sse sentido, no*ada*ente em René D*scart** , cuj* t***ia pr*põe *u* o ser *umano, </line>
</par>
<par>
<line> ao tomar sua* decis*es, estaria suscetível a uma suposta </line>
<line> possibi*idad* de *isão entre </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> as*ectos r*cionai* e em*ti*os. Desse modo, o julga*or pod*ria realizar o ato decisório </line>
</par>
<par>
<line> valendo-se </line>
<line> *penas de sua racionalidade, afa*tand*, *ssim, sua emoção e seus valores a </line>
</par>
<par>
<line> *ubjetivos estariam naturalmente afastados. </line>
<line> Ocorr* que, conforme b*m nos a*sev*ra o M**ic* e Ne**ologist* António R. *amásio </line>
<line> (1996) em sua obra "O Erro de Descartes", a composição co*nitiva no que **nge à *omada de </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 22, n. 5, art. 6, p. 96-114, mai. 20*5 www4.**ifsanet.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A**lise *e Variáveis Macroe*onômicas e su* Relação com a Variação do PIB n** *aíses do G20 </line>
<line> **3 </line>
</par>
<par>
<line> decisões não se dá median*e * separ*ção entr* a r*zão e a emoção. Ainda que a* decisões </line>
<line> possam ser proferidas c*m a prepon*erân**a da razão em alg*mas situações, e da emoção em </line>
<line> outr*s, todas as e*colhas que fazemos, *or mais que haja * pr**alência de uma *obre a outra, </line>
</par>
<par>
<line> contará c*m infl*ênci* de amb*s. Melhor dizendo, não se t*a*a de dois lados. Uma est* a </line>
</par>
<par>
<line> enraizada sobre a outra e </line>
<line> tod* at* decisório p*essupõ* a existência elemen*ar **s aspecto* </line>
</par>
<par>
<line> ra*ionais e em*ciona*s. </line>
</par>
<par>
<line> "(...)a razão pode não ser tão pu*a *ua*to a ma*or*a de nós pens* que é ou desejaria </line>
<line> **e fo*s*, e que as emo*ões * os sentimen*os podem não ser de tod* uns *ntrusos no </line>
<line> ba*tião d* r*zão, podendo encontra*-se, p*lo contrário, enredados nas su*s tei*s, </line>
</par>
<par>
<line> p*ra o melh*r e para o pio*. (...) </line>
<line> certos aspect*s d* pro*esso da emo*ão * </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> sent*mento são indispensáveis pa*a a *aci*nali*a*e. No que *êm de melhor, *s </line>
<line> sentime*tos enca*i*ham-nos na d**eção correta, l*vam-nos para o lugar *propriado </line>
<line> *o es**ço de tomada de decisão on*e podemo* *irar part*d* do* instru*e*tos *a </line>
<line> lógica" (DAMÁSI*, 1999, p. 11). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sentido, refletir sobre *s </line>
<line> de*isões judiciais impli**, *ece*sari*mente, uma </line>
</par>
<par>
<line> análi*e *ai* aprofundada acerca da hermenêutica jurídic* e *eu papel. Esta que, no âmbito d* </line>
<line> hermenêuti*a jur*dic* clássica, pode ser compre*ndida *omo o *stabele*iment* de métodos </line>
</par>
<par>
<line> *nte**reta*ivos </line>
<line> do* t*xt*s </line>
<line> *ormat*vos, v*sand* à sua correta aplicaçã* *o caso *o*creto. </line>
</par>
<par>
<line> Dentro *e </line>
<line> uma per*pectiva obj*tivista, o j*lgador se valeria da metod*logia h*rme*êutica </line>
</par>
<par>
<line> p*ra ext*ai* do texto j*rídico a sua ess*ncia, ou seja, a </line>
<line> "verdade" *a lei, *resumi*do </line>
<line> que o </line>
</par>
<par>
<line> sentido *ntegral da norma reside n* própri* *edaç*o le*al. </line>
</par>
<par>
<line> No entanto, com* *e verá adiante, a ideia do alcanc* da ple*a *ssência da lei por meio </line>
</par>
<par>
<line> d* *etodologia h*rmenêutica </line>
<line> adquire caráter utópico. Coloc*do em práti**, o movimento </line>
</par>
<par>
<line> he*me**utico revela-se n*o como uma extr*ç*o d* es**nc*a da n*rma, *as s*m da atr*buiç** </line>
</par>
<par>
<line> do sentid* </line>
<line> q*e r*sulta da conve*gê*cia *ntre as exper*ências de vida do intérpr*te, de sua </line>
</par>
<par>
<line> tra*ição e * caso concre*o. </line>
</par>
<par>
<line> * ideia o*jetivista de capt*r * real sentido da norm* r*monta à *oncepção </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> positiv*smo j**ídi*o. H*sto*i**mente forjado em d*versas vertentes *esde o século *IX, tend* </line>
<line> a sua orige* *o positivismo científico, * posi*ivis*o jurí*ico t*m como máxima a prem*s*a </line>
<line> da existênc** apenas de f*to*, de modo que a v*rda*e *obr* *ais fa*os nada mais seria que o </line>
<line> resultad* obtido exclu*ivame*t* a*ravés da aplica*ão d** mé*odos científicos. Nesse cenário, </line>
<line> * concepção objet*vista visa alca**ar a ce*teza na apli*aç*o do direito, em *ue o "s*ber </line>
<line> cie*tífico" (leia-se mé*od*s) traria a verd*de do **rei*o ao caso *oncreto. N*ssa v**ão, o* fatos </line>
</par>
<par>
<line> sociais s*riam </line>
<line> decorren**s da </line>
<line> constr*ção humana, de modo </line>
<line> que caberia *o juri*ta *pena* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sin* PI, v. 22, n. 5, art. *, p. 96-114, mai. 2*25 </line>
<line> www4.Unifsanet.*om.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. G. *. Sa**ento, J. O. Leonel </line>
<line> 10* </line>
</par>
<par>
<line> de**reve* esse fato, isto *, *escrever a le* sendo devidamente </line>
<line> ap*icada *o caso co*creto </line>
</par>
<par>
<line> (STREC*, 2014, p. 160). </line>
</par>
<par>
<line> *ensar em u*a "metodolog*a da c*rt*za", di*eciona*a à i**erp*e*aç*o como for*a de </line>
<line> *fastar a poss*bilidade de o juiz proferir decisões aut*ritá*ias pode, à primeira vista, pare*er </line>
<line> u* **minho promis*or a ser trilhado. A noção de que decisões judiciais poderiam *er tomadas </line>
<line> c*m bas* excl*s*va*ente em critér*os raciona*s, deri**dos do *lcanc* da ve*dade da norma </line>
</par>
<par>
<line> jurídica, ser*a ide*l, se não f**se utópico. O positivi*mo ci*ntífico - e, p*r c*nsequência, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> positiv*smo jurídico - *cab* por i*norar a condição h*m*na do intérprete, pres*upos*o que </line>
<line> imposs*bilita a toma** de decisões puramente rac**nai*, desconsid*ran*o emoçõe*, tampouco </line>
<line> o *xistencial do *u*gador. </line>
<line> A *us*a pela compree*são *o p*s*ti*ismo juríd*co à luz da *il*sof*a expõ*, em *u*s </line>
<line> matrizes, a existência de elementos *íp**os t*n*o da filosofia cl*ssica qua*to da fi*osofia </line>
<line> moderna. No plano da metafísica moder*a (filosofia da cons*iência), releva-se a *deia de que </line>
<line> * r*zão *u*ana atribui sen**do à* co*sas, *e modo que o mu*do s* consti**i no suj**t* e este </line>
<line> se levanta como o assujeitador do mundo. Juridi**mente fala*do, é d*zer: a ra*ão humana diz </line>
<line> o *ue é o dire*to. * rai* *o positi*ismo jur**ico é o direito como sendo um f*to social posto </line>
<line> pe*a razão humana - seja u*a no*m*, um prece*ente ou um conceito jurídico. A **t*dolog*a </line>
<line> cie**ificista, *a bus*a por certezas n* **li*ação do *ir*ito, pr*ssupõe a elabo*ação **s leis po* </line>
<line> uma autoridad* leg**ima*a, *ual *eja, a figura do legislador, de modo *ue e*te *et*rminar** o </line>
<line> (**t* social) direito p*sitivado nas nor*a* **r*d*cas. Con*orme já *encionado, ao julga*or </line>
</par>
<par>
<line> estaria </line>
<line> in*um*ido apenas aplicar a lei ali </line>
<line> desc*ita, e esta, sendo elab*rada pela metod*l*gi* </line>
</par>
<par>
<line> dita como cor*eta, seria a "verdad*" do direito e, *ntão, a*licá-la ao **so concreto (ST*E*K, </line>
<line> 201*, p.16*). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sent**o, *bservamos </line>
<line> q*e a filosof*a mo*e*na *stabelec* </line>
<line> *ma rela*ão centr*l </line>
</par>
<par>
<line> c*m o sujeito do *squema s*jei*o-ob*eto. Dent*o dessa relação metafísi*a, as coisas *dquirem </line>
<line> sent*do *a razão *umana, e não em s* mesma*. Nesse *on*ex*o, o fat* social é **entific*do na </line>
<line> autoco*sciência da autoridade *eg*timada, q*e pres*reve o *ire*to positi*ado. * método, nes*e </line>
</par>
<par>
<line> ca*o, </line>
<line> não *e *efe*e * *ma *etod*l**ia d* pesquisa, **s s*m a um caminho </line>
<line> que vi s * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *etermin**ão ess*ncial </line>
<line> ** verdade, fundamenta*a na capaci*ade racion*l-individual do </line>
</par>
<par>
<line> *ome*. </line>
</par>
<par>
<line> *ara além </line>
<line> da elaboração do direito, os *ar**igmas da filoso*ia da c*nsciênc*a no </line>
</par>
<par>
<line> âmbito j*rídico surgem como eleme**o* constitu*ivos da discr*cionariedade *udici*l. Em uma </line>
<line> perspectiva *ue beir* o *oma*tismo, a percepção de que * lib*rdad* de decis*o do j*iz r*flet* </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 22, n. 5, art. 6, p. 96-1*4, mai. *025 www4.Unif*a*et.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A*ál*se de Variáveis *acroe**n**icas e sua Relação c*m a Variação do PIB *os Pa*ses d* G20 </line>
<line> 105 </line>
</par>
<par>
<line> a vontade insti*ucio*al do poder judiciário, *aseada em sua sub*e*ividade, im*lic* diret*men*e </line>
<line> a remoç*o do carát*r institucional e *olítico que, em tese, deve*ia re*estir as decisõe*. </line>
<line> Por outro lado, a apli*ação do dire*t* positi*ado - d* lei ao ca*o conc*eto - ocorreri* </line>
<line> em um at* descrit*vo do julgador que, * part*r de um *lhar externo, con*ece o texto nor**tivo </line>
<line> e exerce um mo*imento dedutivo em bus*a da e*sên*ia do texto à correta aplicação no caso </line>
</par>
<par>
<line> concreto. O movimento de teo* adequa*ionista, *o*o bem acentua Streck (201*), </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *plicaç*o da coi*a (norm*) a* intele**o (caso </line>
<line> concre*o) subjaz, a*n*a, nos pre*supostos da </line>
</par>
<par>
<line> fi*osofia clássica, cujo s**ti*o d* substância se **contra no próp*io obje*o, de *orma já </line>
<line> *cessível ao sujeito. Assi*, o ju*z, dia*t* do di*e*to *ositivo aprese*tado, como o objeto que </line>
</par>
<par>
<line> se </line>
<line> i**õe *o sujeito, *ealiz* o mo*imento </line>
<line> de adap*ação d* </line>
<line> dado (di*eit*) ao ca*o concreto. </line>
</par>
<par>
<line> D*í, p*rtanto, a e*id*nciação *a presen*a da me*afí*ica clássic* na p*átic* d*cisória. </line>
</par>
<par>
<line> As mutações sofridas a* longo do tempo pela he*men*utica jurídic* tradicional </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> foram cap*ze* de retirar os paradig*as metafísicos clá*sico e moderno de s*a *oncepção. </line>
</par>
<par>
<line> Str*ck </line>
<line> (*014) aponta qu*, co*temporaneam*n*e, a *pli*a**o d* direit*, erro*eamente ainda </line>
</par>
<par>
<line> prescinde o mét*do *u a forma </line>
<line> p*ra * alcance </line>
<line> da "vontade ** *o**a", da "i*t*nção do </line>
</par>
<par>
<line> *eg*slado*", etc.; d* modo que atra**s d* at* *nt*rpretativo p*las m*to*ologi*s existentes, em </line>
<line> tese, *eria poss*vel extrair da *ei sua essência em *ua total*dad*. Ess* questão é fundamental </line>
<line> para a compreen*ão do problema da metafísica no c*mpo j*r*dico. </line>
<line> A relaç*o sujei*o-obje*o na m*tafísica s* *evela como uma questã* aporética. No </line>
<line> c*mpo da me*afísica moderna, o m*todo cientificista enquant* caminho *e*u*o para a ver*ade </line>
<line> *onfe*e à subjetiv*dade e, con*e*uentemente, à razã*, a alçada de in*taura*ora do mundo. No </line>
</par>
<par>
<line> e*tanto, * </line>
<line> un*v*rs*liz**ã* *os métodos </line>
<line> como *nico modelo do s*ber ign*ra a próp*i* </line>
</par>
<par>
<line> *mparcialidade no conjun*o de sua existência huma*a e da s*a r*cionalidade (GADAMER, </line>
<line> 2011, p. 565). </line>
<line> Por outro lado, a concepção *u*ostament* obj*tiv*sta da *e*af*sica cl*ssica ainda </line>
</par>
<par>
<line> dominante n* her*enêu**ca jurídic* </line>
<line> pres*ind* o mé*odo para extra*r do texto a "verdade </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> *orma", teoricamente única e i*tegralment* disponí*e* * todos. *esse *entido, perspectiv* a </line>
</par>
<par>
<line> da m**afísica ***ssica no cam*o </line>
<line> ju*ídico nos le*aria a crer que a rel*ção sujeito-objeto se </line>
</par>
<par>
<line> dar*a de modo que o sujei*o *etiraria do texto o seu se*tido, toda a sua e*sênc*a. Es*e proce*so </line>
<line> interpretat*vo clássico pressupõe uma **e*a*ã* que se divid* em tr** *omen*os: subti*itas </line>
</par>
<par>
<line> in*ellig*ndi, s*btil*t*s </line>
<line> ex*lic*ndi, subtilitas aplicandi, isto é, </line>
<line> "pr**eiro </line>
<line> compreendo, </line>
<line> depois </line>
</par>
<par>
<line> i**erpreto e, assim, posso aplicar". </line>
<line> A articulação de uma espécie *e *ibr*dismo entre a metafísica clás*ica e a metaf*sica </line>
</par>
<par>
<line> *odern*, no **bito do *ositivi*mo e *a he*menêutica *ur*dica tradicio**l, </line>
<line> incorre em um </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 5, art. 6, p. 96-1*4, mai. 2025 </line>
<line> *ww4.Unifsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. G. *. **lmento, J. O. Leonel </line>
<line> 10* </line>
</par>
<par>
<line> objetiv*smo que n*o consegu* su*erar as c*tego*ias que possibi*itam decisões discrici*nária* </line>
</par>
<par>
<line> e autor*tá*ia*, </line>
<line> tampo*co ga*ante </line>
<line> a *egurança jurídi*a. Tal probl*m*tica se agrava pela </line>
</par>
<par>
<line> **ncepção comum, tanto à metafísica clá**ica *uanto à mod*rn*, *e que a lingua*em poss** </line>
<line> um caráter estritamente i*s**umental, s*rvindo ap*nas como me*o *elo qual o sujeito acessa o </line>
</par>
<par>
<line> sentido do o*jeto. No entanto, a realida*e é di*tinta: é </line>
<line> n* **ópri* linguagem que atribuímos </line>
</par>
<par>
<line> se*tidos *s coisas. </line>
</par>
<par>
<line> Embora o viés subjetivista *ossa, em alguns casos, r*sultar e* *ecisões legítimas, </line>
</par>
<par>
<line> c*mo nos caso* me*os complexos, a pretensão de </line>
<line> alcançar u*a **posta es*ência </line>
<line> d*s**nív*l </line>
</par>
<par>
<line> do </line>
<line> direit* o e </line>
<line> di*tanciamento do "ser" do julgad*r implic* a p**si*ilida*e de decisões </line>
</par>
<par>
<line> autoritárias </line>
<line> e </line>
<line> *ncompatív**s c*m a Const*tuição Federa* de </line>
<line> 198*, a n*rma máxim* </line>
</par>
<par>
<line> c*nstituin*e *o *stado e reg*nte do Direito brasile**o (GA*AMER, 2011, p. 381). </line>
<line> 3.2 a (neces*ár*a) superaçã* *a *rad**ã* da me*afí*ica pr*s*nte na hermenêutica </line>
<line> ju*ídica: a her*enê*t*ca filosó*ica c*mo o caminho *ara um pen*ar do direit* </line>
<line> Em *eados do século XX, inicialm*nte por m**o de Martin Hei*e*ger, o conceito de </line>
<line> herme*êutica p**sa a ser radical*ente repensado. O filósofo insere o *lemento a*tropo**gico </line>
<line> com* uma que*tão i*t**nseca no process* de co*pre*nsã*. Para além di*s*, a *ova </line>
<line> perspectiva da *ermen**t*ca põe em xeque o uso restrito do termo quanto à inter*retação de </line>
<line> *ext*s, a cisão entre i*t*rpr**aç*o * compr*ensão e, também, a metodolog*a como meio </line>
<line> seguro para o alcanc* da cer*eza e da ve*d**e *o p*o*e*so interpretativo. </line>
</par>
<par>
<line> Ness* *ont*xto, He*degger (2*04) aponta q*e toda c*mpree*são - e aqui seja *la </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> um texto ou da própri* históri* se enc*ntra fundamental*ente influen*iada p*r*anto, j* </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> e, </line>
</par>
<par>
<line> fu***mentada na pré-*ompreensão </line>
<line> *ue o intérp*ete tem de si, enquant* ser dota*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> exis*ência. Desse modo, a *uestão hermenêutica so*re </line>
<line> u*a espécie de r*aloc*ção e </line>
<line> assu*e </line>
</par>
<par>
<line> u* pa*el *ue fundamenta a própria exi*tência *umana: a com*reensão *a nossa hist*ria e de </line>
</par>
<par>
<line> noss* existência se revela </line>
<line> c*mo condição de </line>
<line> p*ssib*lidade par* que possamos *ompre*nder </line>
</par>
<par>
<line> *extos, obje**s, açõe*, histórias, *tc. </line>
<line> Nesse *en**do, em um *rimeiro *om de supe*ação dos pressu**stos da hermenêutic* </line>
</par>
<par>
<line> *lássica, Heidegger (2004) </line>
<line> não só ap*nta p*ra a imp*ssibili*ade da c*sã* *o </line>
<line> proc*sso </line>
</par>
<par>
<line> hermenêu*i*o c*mo **mbém reordena a impor*ân*ia da com*reensão *obre a int*rpretaçã*. </line>
</par>
<par>
<line> Enquanto na hermenêutica tradicional </line>
<line> ex*ste uma v**orização da inter*re*ação sobre </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> compree*são, a he*menê*tica heidegger*ana, **essu*ond* um* comp**ensão existencial </line>
<line> Re*. *SA, Teresina, v. 22, n. 5, art. 6, *. 96-114, mai. *025 w**4.Uni*sanet.c**.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Análise de Variávei* *acroeconômicas * sua *ela*ão c*m a Variação do PIB nos Países do G20 </line>
<line> 1*7 </line>
</par>
<par>
<line> própria, a **terpretaçã* dá </line>
<line> lug** à c*mp***nsão. É dize*: com*reendo para, só </line>
<line> entã*, </line>
</par>
<par>
<line> i*terpretar (STRECK, p. 2**, 201*). </line>
<line> Reco**ecer a *ondiçã* e*istencial e histórica no pr**ess* de compreensão do mundo, </line>
</par>
<par>
<line> implica </line>
<line> to**r c*ns*iênci* de qu* o *ró**io fato da *xi*tên*ia, na c*nd*ção de ser *u*ano </line>
</par>
<par>
<line> do*ado d* historicidad*, *onstitui-*e como um el*mento intr*nseco para qu*lquer </line>
</par>
<par>
<line> i*terpretação. I*to *, não *á uma transparência ou *aptação uni**rsal de sentid* **ssível </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ser alcan*ada. A com*reensão </line>
<line> que o s** tem </line>
<line> sobre * s*u *x*stenci*l *onstit*i-*e como </line>
</par>
<par>
<line> *ossi*ilidade para a com*ree**ão do m*ndo. O acontec*r da compreensão é um moviment* </line>
<line> único, individual. </line>
<line> A real*ca*ão da hermenêutica r*alizada **r Hei**gger (2004), até *ntão util*zad* </line>
<line> como mé*odo de interp*eta*ão te**u*l, passa a *und*ment*r-se na factici*ade. Lênio Streck </line>
<line> (2014) afirma *ue o *ilós*fo deno*ina o homem ao no*e de ser-aí (*asein), * que o modo- </line>
<line> d*-ser deste e**e s*r*a a ex*stência. N*s*e co*text*, o passad* é * selo h*stó*ico de nosso ser, </line>
</par>
<par>
<line> ou seja, *aticida*e. O futuro define-se *omo o ter-q*e-*er </line>
<line> que caracteri** o mo*o-de-*er do </line>
</par>
<par>
<line> ente q*e so*os (ser-*í): a existência. As*im, em Heidegger, a hermenêutica * aplicada para </line>
<line> com*reender o ser (faticidade) do Ser-aí, condição de pos*ibil*dade do *orizonte que *e a*re e </line>
<line> para o qual ele s* dirig* (existência). </line>
<line> Em se trata**o a co*preensão de uma *igura históri*a (*aticid*de), a captação das </line>
</par>
<par>
<line> e*tru*uras dessa </line>
<line> compre*nsão nã* possível de é </line>
<line> ser feita pela via do m*todo, uma vez q** </line>
</par>
<par>
<line> *omo eleme*to i*terpretati*o, o método sempre ser* p**cedido *ela hi**oricida*e do ser-aí. </line>
<line> *m um p**ces*o de aprop*ia**o da filosofia hermen*utic* heideggeriana, o filó*ofo </line>
<line> Hans-*eorg Ga*ame* (1994), em sua obra-prim* *er*ade e Método, encontrará o espaço para </line>
<line> a hermenêutica filosófica, *través do qual * hermenêutica servirá *omo um, em su*s palavras: </line>
<line> "agir *edi*do* através da e*periência, da história e da arte". Nesse contexto, * filósofo tece </line>
</par>
<par>
<line> sua crítica ao </line>
<line> proce**o interpretat**o cl**si*o que, co*forme mencionad*, pr*ssup** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i*terpretaç*o como um* *pera*ão d*v*d*da e* tr*s part*s, o*d* o inté*prete opera </line>
<line> em </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> caráter de </line>
<line> dista*ciamento do *exto pa*a compreend*r, interpr*tar e, assim, extrair o seu </line>
</par>
<par>
<line> sent*do (*ADAMER, 1994, p. 1*8). </line>
<line> O m*vim*n*o d* *nterpre*aç*o ocorre c*m a fusã* do horiz*nte fático do *ntérpre*e </line>
<line> com o ho*i*onte que se le*anta frente a el*, de mod* *ue a atribu*ção do s*ntido do horizonte </line>
<line> se dá at*a*é* da cond*ção de pos*ibilidade fundada ** ex*stenc*al. * c*mpreensão possu* um* </line>
<line> estru**ra (fa*ic*dade) qu* antecipa o s*nti** e, assim, atribui o s*ntido. </line>
<line> A inova*ão pr*pos** pela hermen*utica fi*o*óf*ca passa, *un*a*entalm*nte, pela </line>
<line> *lteraç*o do *aráter *nstrumental da linguagem adotad* tan*o na metafí*ica c*ás*i*a, quant* n* </line>
<line> Re*. FSA, T*resin* PI, v. 22, n. 5, art. 6, p. 96-114, mai. 2025 www4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. *. C. *almen*o, J. O. Leon*l </line>
<line> 108 </line>
</par>
<par>
<line> metafí*ica mode*na. Em Gadamer, todo ser que pode **r compr*endido * linguagem. * </line>
<line> **i*mação d* autor subja* a posi*ão central da l*nguagem c*mo a constituidora do* sentidos, </line>
<line> *e *odo que a linguagem é a con*ição (impre*cind*vel) de possibilidade par* o com*ree*de*. </line>
<line> Nessa linha, o filósofo, em sua crítica à met*física n** re*ai em uma rejeiçã* dos </line>
<line> mé*odos. A ques*ão sus*i*ada por Gadamer imp*ica, e* suas pal*vras, *m at*ibuir à filoso**a o </line>
<line> p*pe* de e*igir d*s mét*do* e da *iênc*a o reconhecimento de **a parcialidade, no con*unto </line>
<line> d* exis*ência huma** e de sua r*cio*a**dade (*ADAMER, 19*5, *.5**). </line>
</par>
<par>
<line> Sob a ó*ica d* </line>
<line> *erm*nêu*ica filosófica, L*nio Strec* (2014) pr*p*e a supe*açã* da </line>
</par>
<par>
<line> metaf*s*ca associad* *o direito, *r*mo*end* o rompimento com a perspecti*a *bj*ti*ista </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> interpr*taç*o jurídica. O ato d* interpr*tar não s* restringe à b*sca d* um* suposta essênci* </line>
<line> do direito, como su**re a *ermenêutica tradicional, m*s e**olve *ma compreensão situada n* </line>
<line> hor**onte existencial * histórico do int*rprete. </line>
<line> Em outr*s palavras, * juiz n*o é um m**o aplicad*r neutro das nor*as j*rídicas, m*s </line>
<line> um **jei** que, ao interpreta*, o faz a p*rti* de sua pr*pria c*n*ição de ***-*o-mundo. Desse </line>
<line> m*do, o sent*do do *i*eito nã* *stá pr*viament* dado em um plano metafísico, mas emerge na </line>
</par>
<par>
<line> i*teraçã* din*mi** e*tre o texto normati*o * compreensão do intérprete sobre si, e e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> compreensão que ele tem ao inte*agir *o* o *exto le**l. </line>
</par>
<par>
<line> * viragem *er*en*u*i*o-ontológi*a, provocada por Sein und Zeit (1927), de Martin </line>
<line> Heide*ger, e a p*b*icação, anos depois, de Wa*reit und Meth*de (1**0), *or Hans- </line>
<line> Geo*g Ga*amer, foram fu**amen*a*s para um novo olh** s*b*e a he*menêutica </line>
<line> jurídi*a. A par*ir dessa onto*ogi*che Wend*ng, inic*a-se o proce*so de su*eração d*s </line>
<line> paradigmas metafísicos obj*tivi*ta aristotél*c*-*omist* e subjetivista (f*losofia da </line>
<line> co*sciência), os quais, de um mo*o ou *e outro, até hoje t*m su*te*tado as t*ses </line>
<line> exegético-d*dutivist*s-s*bsu*tivas dom*na*te* naquilo que vem sendo d*nom*nado </line>
<line> *e herme*ê*tica jurídica (STRECK, 2014, *. 261). </line>
<line> Adem*is, *ara c*m*ater o autorita*ismo no Pr*cesso Penal br*sile*ro, é fundamental </line>
</par>
<par>
<line> rec*nhecer </line>
<line> as </line>
<line> limi*ações do pos*tivism* jurídico enquan*o métod* cien*ificist*, qu* se </line>
</par>
<par>
<line> ap*esenta </line>
<line> como c***z de pôr ao di*eito e </line>
<line> *os inté*pretes o se*tido integral das no*mas </line>
</par>
<par>
<line> j*rídi**s por meio *e sua *plicação. </line>
</par>
<par>
<line> A incorporaçã* da f*losofia h*r*enêut*ca e *a </line>
<line> *er*enêut*ca filosófica ao *a*po </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> hermenêutic* juríd*ca implica o reconhecim*nto *e que cate*oria d* livre c*nvencimen*o, a </line>
</par>
<par>
<line> em sua a*ual conju*tura, manifes*a-se como condição de possib*lidade p*ra *ue </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> magistr*dos, dotados in*ividualmente de seu próprio existencial, inter*retem a lei e os casos à </line>
</par>
<par>
<line> sua m*neira. Nesse cerne, urge a n*cessidade </line>
<line> de uma teoria d* decisão que re*o*heça </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> impar*i**idade natural dos mét*dos cien*ificistas, bem co*o *os a**icadore* do d*reito. </line>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 22, n. 5, *rt. 6, p. 96-114, ma*. 20*5 ww**.Uni*s*n*t.***.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> An**ise de *a*iáveis Macroe*onômic*s e su* Relação co* a *ar**ç*o do PIB no* Países do *2* </line>
<line> 1*9 </line>
</par>
<par>
<line> Apl*car a *er*enêut*ca filo*ófic* *o âm*ito da hermenêuti** j*rí**ca signific* di*er </line>
</par>
<par>
<line> q** o c**ário jurídico-p*nal brasilei*o *em*nda </line>
<line> p*r u*a de*isão judicial q*e est*beleç* </line>
</par>
<par>
<line> d*r*tr*zes que dire*ionem discricionariedade d* jul*ador. O process* pena* brasileiro não a </line>
</par>
<par>
<line> pode figurar co*o cond*ção </line>
<line> de po*si*ilidade de imposições *e v*ntades individuais *u </line>
</par>
<par>
<line> autoritári*s estatais. </line>
</par>
<par>
<line> 3.3 A concepç*o "DWORK*N*ANA" sobre as respost*s corretas no *i*eito: * condição de </line>
</par>
<par>
<line> po*sibili**de da </line>
<line> *ec*são juríd*ca *nqua*t* res*os*a instituciona* c*ns**tuciona**ent* </line>
</par>
<par>
<line> *dequada </line>
</par>
<par>
<line> Um dos *rincipa*s f**ósofos *o Dire*to con*emporâneo, Ronald Dworkin (1986), </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> "O Império do Direito", apont* pa*a a </line>
<line> i***rtânc*a do direito na vida *m **cied*d*. O </line>
</par>
<par>
<line> *rdenam*nto *urídico *olda a nossa vida e define, *m *r*nd* medida, que* nós somos, nossa </line>
<line> ident**ade. *i*emos *ob os *omando* das le*s, cumprindo suas determin*ç*es e abs*endo-*os </line>
<line> das cond*tas *ue e*as p*oíbem. </line>
<line> A socie*ad* ced*u ao Estad* o direi*o d* autogoverno e *utodefesa, de mo*o que o </line>
</par>
<par>
<line> cidadã*, *o ter um deter*inado direito violado, recorrerá ao poder judiciár** </line>
<line> para buscar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> reparação, ten*o, nas *ei*, o seu pres*uposto de "ataqu*, defesa e ame*ça". Portanto, s*mos, </line>
<line> em síntese, o que o direito *stabele*e, bem *omo agimos conforme su*s diretrizes. </line>
</par>
<par>
<line> A **eia do dir*ito **quanto nor** reguladora da vida *m sociedade *ubja* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pro*lemá*ica </line>
<line> acerca da *f*c*ênc*a de*ta regulament*ção no* casos em qu* uma decisão </line>
</par>
<par>
<line> j*dicial *mbígua, autorit*ria ou **é mesmo quando é </line>
<line> as leis não **o c*aras o s*fi*iente. *al </line>
</par>
<par>
<line> problemática nada *ais é senão a evidenciaç*o pr*tica *a filos*fia da linguagem </line>
<line> Heidegg*ri*n*, c*ja compreensão se fundamenta na pró*ria l*n*uagem. </line>
<line> É n*sse s*ntido que Dworkin (19*6), adept* da filosofia hermenê*t*ca, **ncebe o </line>
</par>
<par>
<line> d*reito como um* verdadeira "prát**a </line>
<line> argumentativa", r**e*tando a existência </line>
<line> de princípios </line>
</par>
<par>
<line> ou le*s que sejam *bsolutamente *ncontestáveis. *eg*ndo o autor, * direito *e mani*esta com* </line>
<line> u* *spa*o de debate e justi*ica*ão, cujas partes **volvidas reivindicam dir*ito* **r meio *a </line>
<line> *onstrução de argum*ntos q*e busc*m demonstrar por que são legítimos titulares daquele </line>
<line> direito em quest**. </line>
</par>
<par>
<line> Cada parte, ao inte*p*etar a norm* </line>
<line> que supostamen*e l*e </line>
<line> as*eg*ra o direito </line>
</par>
<par>
<line> *eivindic*do, constr*i uma narra*iva q*e conecta o text* legal ao caso concreto, segundo sua </line>
<line> própria *nt*rpr*tação. Simultanea*ent*, *que*es que se opõem * pret*nsão reivindic*da faz*m </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, *. *, art. 6, *. 96-114, *ai. 2025 ww*4.Uni*sanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. G. C. Salment*, *. O. Leon*l </line>
<line> 110 </line>
</par>
<par>
<line> o mesmo, buscand* demons*rar ("c*nvence*") ao juiz que o seu direito é o legíti*o, mas </line>
<line> também deslegiti*ar o* supo*tos fundam*ntos a*resentados pela part* adversa. </line>
<line> Essa din**ica ***ela o caráter dialético do direito, em *ue a decisão ju*icial não </line>
<line> d*corr* de uma aplicação me*ânica de *ormas abso*u*as d* inte*pretação única, ma* si* do </line>
<line> con*ronto argumentativo *om a com*reens*o i*divid*al do julgador q*e *isa à c*nstruçã* de </line>
</par>
<par>
<line> uma *nterpretação *ais cons**ten*e e </line>
<line> coerente com os pre*eitos Constituc*onais, bem **mo </line>
</par>
<par>
<line> co* o que se **per* de u* Estado Dem**rático *e Direit*. </line>
<line> [...] * práti*a do di**ito é argu*entativa. Tod*s os envol*idos **ssa prática </line>
</par>
<par>
<line> *o*p*eend*m qu* aquilo que ela perm*te </line>
<line> ou exige depend* da verdade de ce*tas </line>
</par>
<par>
<line> proposições que só adquirem sentido atr*v*s e no âmbito dela mesma; * p*ática </line>
</par>
<par>
<line> consiste, em grande parte, em mob*liza* e </line>
<line> **scu*i* e*sa* pr*po*ições (DWORKIN, </line>
</par>
<par>
<line> 1 9 8 6 , p . 1 * ). </line>
</par>
<par>
<line> A *er*pect*va do Direito sob o novo paradigma da fi*os*fia jurídica e hermenêutica, </line>
</par>
<par>
<line> artic*lada à vi**o dworkinian* *o direito e*q*anto pr*tica argum*nta*iva, </line>
<line> nos reme*e à sua </line>
</par>
<par>
<line> co*cepç** da "respost* corre*a no dire*to". Se*un*o o au*or, </line>
<line> em*ora o posit*vismo ju**dico </line>
</par>
<par>
<line> p*ssa oferece* soluç*e* relativamente </line>
<line> efic*ze* em lide* mais s*mples, </line>
<line> cujas r*g*as são mais </line>
</par>
<par>
<line> clara* * de *á*il apli*aç*o, *al abord*gem revela suas limit*ções diante dos **a*ado* "*a*d </line>
<line> ca*es" - cas*s compl**os. </line>
<line> Nesses casos em que as *ormas jurídi*as *e mostram insuficientes o* conflita*te*, os </line>
<line> juízes de*er*am d*cidir c*m base *m princípios jurídic*s qu* faç*m jus ao *iste*a jurídico * </line>
<line> seus **essup*stos in*tituc*onai* c*mo um todo, * di*er: à Con*tituiç*o. </line>
</par>
<par>
<line> Desse modo, a concepção dworkinian* n*o a**n*s rech*ça supo*ta neutra*idade a </line>
<line> objetiva atribuída ao positivi*mo, mas també* r*f*rça * papel int*rpretat**o e argumentativo </line>
<line> dos juízes co*o agentes *e r*alização *o direito, comprom*ti*o* co* a busca pela *el**r </line>
</par>
<par>
<line> *esposta </line>
<line> possív*l aquela </line>
<line> q*e mais ade*uadamente reflita *s *rincípi** con*tituti*os do </line>
</par>
<par>
<line> s*st*m* *uríd*co em sua totalidade. </line>
<line> A ide** de r*sposta correta está *i*ad* à ideia de *workin (198*) d* direito como </line>
</par>
<par>
<line> integridad*. Para </line>
<line> o j*sfilósofo, o Direito deve ser visto *omo um *istema coerente de </line>
</par>
<par>
<line> prin*í*ios * regras normati*as que se harmoniz*m e reflet*m a melh** justificat*va da *rá*ica </line>
<line> jurídica. </line>
<line> Em *pertada síntese, a t*s* da res*osta correta reflete a v*são de Dwork*n de que o </line>
</par>
<par>
<line> direito, *u*n*o interp**tado </line>
<line> com vis*as </line>
<line> a materializar os p*eceitos cons*itu*ionais, *ode </line>
</par>
<par>
<line> forn*cer soluç*es o*jet*v*s e just*fi*áveis par* os casos mais *omp*exos, com bas* em </line>
<line> *rincípi*s *ur*dicos e con*tituciona*s. </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 22, n. 5, art. *, p. 96-11*, mai. *025 w*w4.Unifsanet.com.br/rev**t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Análise de Variávei* M*cr*ec*nômicas e sua Relaçã* com * Variação do PIB nos Paíse* d* G20 </line>
<line> 111 </line>
</par>
<par>
<line> Contudo, *m *ossa v*são, fortemente embasada pela concep*ão de Lê*io S*reck </line>
</par>
<par>
<line> (2014) no âmbito da T**r** da *ecisão </line>
<line> Judicial e do Li**e Conv*ncim*nto Mot*vado, *s </line>
</par>
<par>
<line> noç*es de *esposta c*rreta no direi*o e do direito como integri*a*e não alcançariam p*ena </line>
<line> eficácia, caso pe*manece*sem co*fiad*s à *ubjetiv*da*e *o juiz nos m*ld*s *o sistema </line>
<line> *u*í*ico atual. Nesse cenário, os mag*strad** acabari*m por encontrar ap**a* um novo ei** </line>
</par>
<par>
<line> "m*ti*ador" para fundamentar *ua* dec*sões previam*n** f*rmadas em su** </line>
<line> pré- </line>
</par>
<par>
<line> com*r*ensões. É dizer: a subje*ividade, e em decorrên*ia *is*o, a possi*il*dad* do </line>
<line> vié* </line>
</par>
<par>
<line> a*toritár*o, con*inuaria a desempe*har um pa*el *entral no pro*es*o decis*rio. </line>
</par>
<par>
<line> O proc*sso de c*mbate a* aut*ritarismo das decisões *udiciais, *em como ao pr*prio </line>
<line> positivism* jurídi*o, **quer mu*anças mais ín***me*. Um* suposta restr*ção *a s*bjetividade </line>
</par>
<par>
<line> ou um con*role de redução de da*os perpassa </line>
<line> pe*a c*rrelação e*tre as concep*ões do novo </line>
</par>
<par>
<line> pa*ad*gma da hermenê*ti*a filos**i*a e das respostas corr*tas no di*eit*. R**postas estas que, </line>
</par>
<par>
<line> por sua vez, en*ont*ar-*e-iam como c*rretas, uma vez que </line>
<line> a* decisões judiciai* fossem </line>
</par>
<par>
<line> instrumentos d* materialização da dem*cr*cia *onstitucional, dos objetiv*s e </line>
<line> garantias </line>
</par>
<par>
<line> fundamentais e*encadas pela nos** Carta Magna. </line>
</par>
<par>
<line> Em t***os práticos: todo jurisdicionado pos*ui direito a uma resposta jurídico- </line>
</par>
<par>
<line> ins*itucional const*tucionalme*te *deq*ada, não volun*arista e livre da pos*ibilidade </line>
<line> de s** </line>
</par>
<par>
<line> subme*i** ao autoritar**m*, do* *uízos subjetivos *orais, dos pré-conc*i*os e *ré-j*í*os do* </line>
<line> julgadores. </line>
<line> O caminh* p*ra a r*du*ão d* danos da s*bjetividad* dos julgad*res, sob a ótica da </line>
<line> "no*a he*menêutica *urídic*", nos conduz à d*scus*ã* acerca do nasci*ento *e uma teoria da </line>
<line> decisão judi*i*l que, eivada de pre*supostos capazes *e mater*alizar a* ***po*tas co**etas *o </line>
</par>
<par>
<line> direi*o, que atribu*m a </line>
<line> cada decisão *ud*c*al o ca*áter *e *ateria*ização *o* princí*ios </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> dir*it*s fun*am*ntais </line>
<line> co*sagrad*s na Constit*ição; </line>
<line> que sej* *o*dize*te com um Estad* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> De*o*ráti*o de Di**ito. </row>
</column>
<par>
<line> 4 </line>
<line> CONSI*ERAÇÕES *IN*IS </line>
<line> Com base em *o*o o *x*osto, co*stat*-se *ue a categ*ria </line>
<line> do Livre C**v***iment* </line>
</par>
<column>
<row> Motivad*, e* **a atual conjun*ura na esfera pr*cessualístic* pena*, ainda *e apres*nta como </row>
</column>
</par>
<par>
<line> c*n*i*ão d* p*ssib**idade pa*a qu* as decisões ju**ciais sej*m </line>
<line> proferidas com base em </line>
</par>
<par>
<line> aspectos m*rais </line>
<line> individuais e subjetivos *o* magistrados, ainda </line>
<line> que m*it** vezes de form* </line>
</par>
<par>
<line> i*consciente, bem como para atender à imposição da pretensão </line>
<line> p*ni t i vi s t a e *o*ul i s t a </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Es**do. Com e*eito, *a** condutas </line>
<line> acabam p*r perpe*uar o autori*a*ism* que, por s*a v*z, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. *2, *. *, a*t. 6, p. **-**4, mai. 2025 </line>
<line> www4.*n*fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. G. C. Salmento, *. O. L*onel </line>
<line> 1*2 </line>
</par>
<par>
<line> *esde a sua origem *m períodos hi*tó**cos pretéritos, va*eu-se da discr*cionariedad* conferida </line>
<line> por e*se instrumento a* julgador par* sua i*p*ement*ção. </line>
<line> A análi*e da persistência *e uma categori* *e o*igem *utoritária, mesm* após o </line>
</par>
<par>
<line> advento da Const**uição Fe*eral de </line>
<line> *988, sus*ita questionamentos acer*a de sua </line>
</par>
<par>
<line> com*at*bilidade com os p*incí*ios constitucionais. A ide*a *e q** * juiz po*sa fi*urar como o </line>
<line> "senhor d* pr*cesso", de mod* a *e tornar, como há muito asse*era Strec* (20**), o "j*i* </line>
</par>
<par>
<line> solipsista" vai *e *nc*n*ro com os fundamentos do sistema </line>
<line> acu*atório con*agrados ** Carta </line>
</par>
<par>
<line> Magna. </line>
</par>
<par>
<line> *ess* senti*o, deno*a-se que a práxis processua* </line>
<line> mantev* vi*os institutos pena*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cunho autori*ário, tais como o Livre Con*encimento, em virtude da ausê*c*a de uma filtragem </line>
<line> c*n*ti*ucion*l no momento de sua recepç*o. Tornando, portant*, o *roce*s* penal suscetí*el à </line>
</par>
<par>
<line> "conf*ança na *ondad* d*s bons" juízes e *e s*a* subj*tividades mora*s e i*eológicas, </line>
<line> b*m </line>
</par>
<par>
<line> como n* c*ença de *ue *ua *ontade ref*e*e a von*a*e *nsti*ucio*al est*tal-j*diciária. </line>
</par>
<par>
<line> A conf*ança </line>
<line> *a su*jetivid*de d* julga*or, </line>
<line> at*avé* </line>
<line> *a discrici*n*riedade inerente </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> Liv*e Convencime**o, encontr* fundament*da *a perspectiva </line>
<line> *a *ilos*fia *a consciência. </line>
</par>
<par>
<line> *ssa aborda*e*, no ent*nto, **pli*a uma falsa premissa de que ** decisões *o*er*am ser </line>
<line> pauta*as exclusiv*me*t* *or cri*ério* racionais, pre*supondo-se, assim, que o julga*or </line>
</par>
<par>
<line> poder*a operar em </line>
<line> um movimento de distan*iam*nto de suas emoçõe*, das in**uên**as </line>
</par>
<par>
<line> externas e de seus próprios (*re)co*ceitos e ideologias. </line>
</par>
<par>
<line> Ne*s* cerne, indi*pens*ve* se faz a r*f*exão aprof*nd*da so*re o p*p** </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> her**nêutica jurídica. A i*eia *a inafastabili*ade dos critérios sub*etivos </line>
<line> do julgador *evela </line>
</par>
<par>
<line> que o *ovim*nto *erme*êutico n*o se tr*ta, p*rta*to, de uma ciên*ia cu** apli*açã* resultar*a </line>
<line> em ** significado universa* do texto da *ei e *ispon*vel *a*a t*dos. Ao contr*rio, trata-s* de </line>
</par>
<par>
<line> um p*ocess* de atribuição do sent*do q*e se levanta a </line>
<line> partir da </line>
<line> co*ve*gênc*a </line>
<line> e*tre as </line>
</par>
<par>
<line> e*periê*cia* de **da do intérprete, de sua tra*ição e *s *a*ticularida*es do caso concreto. </line>
</par>
<par>
<line> * ponto ful*ral neglig*nciad* *ela he*menê*tica jur*di*a </line>
<line> tradic*onal </line>
<line> e *el* </line>
</par>
<par>
<line> **sitivi*mo jur*dico reside *a ignorância da condi*ão hum*na do julgad*r, a qual, conf*rme </line>
<line> já dito, inviabiliza a toma*a de *ecisões puramen*e racionai*, mesmo medi*nte a aplicaç*o de </line>
</par>
<par>
<line> métodos ci*ntif*cistas. N*sse sentido, </line>
<line> atribuir * sub*etivida*e do julgador crença de que a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> vontade </line>
<line> *aquele reflete a vont**e i*st*tuci*nal do Poder Judiciário do Estad* implic*, e </line>
</par>
<par>
<line> *iretament*, na supressão do caráter in*t*tucional e político que, em tese, </line>
<line> d*ver*a re*estir a* </line>
</par>
<par>
<line> decisões. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Te*esin*, *. 22, n. 5, art. 6, p. 96-114, m*i. 2025 </line>
<line> w*w4.Unifsa*et.com.br/r*v*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *nálise ** Va*iáve*s Macroe*onômicas e sua Relação *o* a Varia*ão do PIB nos Países *o G20 </line>
<line> 113 </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sentido, como há m*it* acentua Martin Heidegger (200*), urge </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> reconhe*imento do el*me*to ant*opológico como uma questão *ndis*oci*vel *o processo </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> compreensão. A ideia de </line>
<line> que t od a a </line>
<line> c*mpree*são </line>
<line> es*á sempr* f*ndam*ntada na pré- </line>
</par>
<par>
<line> comp*een**o qu* o </line>
<line> int*rprete, em de*or*ênc*a de sua existênci* e tradição, re*el* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> necessida*e da *upe*ação da hermenêutica ju*ídica *radici*n*l e *os paradigmas da metafísi*a </line>
</par>
<par>
<line> clá*s*ca e *od*rna que * sust*ntam. Assim, atr*bui-se à filosofia hermenê**ica o p**el </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> exig*r dos métodos e da ciência o reconhecime*to de s*a p*rcialida*e, inseridos n* context* </line>
<line> da exist*n*ia *um*na e de sua racio*alidad*. </line>
</par>
<par>
<line> * sustentaç*o de D**rkin (1986), </line>
<line> ao conc*b*r o dir**to como </line>
<line> "prátic* </line>
</par>
<par>
<line> argumenta*iva", *ejeitan*o a ideia </line>
<line> de princípios ou leis q*e sejam absolutam*nte </line>
</par>
<par>
<line> i*cont**tá*eis, </line>
<line> a**nh*-se à filosofia h*rmenêutica e à *ermen*ut*ca Filosó**ca. *ssa </line>
</par>
<par>
<line> pe*s*ec*iva *emete à tese Dowrkiniana de que o direito d*ve ser rev*stido *e in*egrid*de </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> coerência. De*se modo, a *inâmica </line>
<line> dialética d* direito *videncia * inc*mpatibil*da*e </line>
<line> com a </line>
</par>
<par>
<line> aplicação mecân*ca de normas de interp*et*ção </line>
<line> única *bsoluta, rejeitando tan*o pre*ensa a </line>
</par>
<par>
<line> *eutr**idade obje*iva atribuída ao pos*tivis*o quanto a subjetivi*ad* *iscricion*ria do Livre </line>
<line> C*nvencimento, q** confere *o magistra*o a representação institucional e ju*iciári*. </line>
</par>
<par>
<line> Ademais, o processo *e </line>
<line> co*bate ao a*toritarismo deco*rente *o uso do Li*re </line>
</par>
<par>
<line> Convenc*m*nto nas *e*isõe* *udiciais perpassa, e*s*ncialmente, p*r mudanças mais *ngr*m*s </line>
<line> no q*e tange à supe*ação da herm*nêut*ca jurídica t*adic*onal e à *eformulação da Teoria da </line>
<line> Decisão J*d*c*al. As noç*es de "*e*p**ta c*rre** no di*eito" e do "d**eito como integ*idad*" </line>
</par>
<par>
<line> demandam, pri*ordialmente, o reconhe*imento da condição </line>
<line> h*mana dos ju*gado*es e, </line>
</par>
<par>
<line> consequentemente, a a*oç*o da "n*v* *ermenê*ti** ju*ídica", de modo a mitiga* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> s*bjetividad* dos aspectos morais in*i**duais no exe*cíc*o *a jurisdição. Alé* diss*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> discu*são cond*z à necessid*de de construçã* d* u** teo*i* da de*isão judic*al q*e, ali*hada </line>
</par>
<par>
<line> a* novo pa*a*igma h*r*en*utic* </line>
<line> proposto, seja capaz </line>
<line> de *alizar o Livre *onvencim*nto, </line>
</par>
<par>
<line> as*egur*ndo </line>
<line> decisõ*s </line>
<line> que </line>
<line> se </line>
<line> a*re***tem </line>
<line> como </line>
<line> re*post*s </line>
<line> ju*í*ico-instit*c**nal </line>
</par>
<par>
<line> constituc*ona*mente adequadas, *ão voluntaristas e imunes à submis*ão ao auto***ar*smo, em </line>
<line> cons*nânci* com os direitos **ndamenta*s consag*ad*s na Cons*itui*ão *e*eral. </line>
<line> R**ERÊNCIA* </line>
<line> BRONC*A*T, J. P. Ativ*dad* de linguagem, *is*urso e desenv*l*i*ento humano. </line>
<line> Campinas, SP: Mercad* das *etr*s, *006. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 22, n. 5, ar*. 6, p. 96-114, *ai. 2025 </line>
<line> www4.Un*f*a*et.c*m.br/*e*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. G. C. Salmento, J. O. Leon*l </line>
<line> 114 </line>
</par>
<par>
<line> C**P*S, *. R. L.; FID***O, S. S. F. Um* abordagem para * *nsino de po**ug**s *omo L2 </line>
<line> com o apoio *m Libras. **: LOURENÇO, E. *. *. (Coord.). Educaç*o bilíng*e para surdos. </line>
<line> São Paulo: Alam*d*, 2017. p. 59-71. </line>
<line> *AINEZ, D; SMOL*A, A. L. B. O *onceit* d* compe*sação *o diál*go de Vigotski c*m </line>
<line> Adler: *esenvol*i*e*to humano, **u*açã* e *e**ciê**ia. Educ. Pesqui., São **ulo, *. 40, n. </line>
<line> 4, p. *093-1108, out./*ez. *014. *is**nível em: <http://www.s*ielo.br/pdf/e*/v40n4/*5.pdf>. </line>
<line> Acesso em 10 de maio de 2017. </line>
<line> V*GOTSK*, *. S. Obra* esc*gidas V: fund*me*tos de defectología. Madrid: *isor, </line>
<line> 1924/ 1997 </line>
<line> ______.A formaç*o soc*al d* ment*. São *aulo: Mart*ns Fontes, 1*30/1991. </line>
</par>
<par>
<line> ______. A </line>
<line> const*uç*o </line>
<line> do pensamento e da linguage*. São Pa*lo: *artins Fontes, </line>
</par>
<par>
<line> 1934/ 2*09 </line>
</par>
<par>
<line> Como Referenciar este *rti*o, confor*e ABNT: </line>
<line> SALMEN**, L. G. C; LEONEL, J. O. Livre Con**nciment* Motiv*do: Um Ins*ru*ento de </line>
<line> Ma**tenção do Autori*aris** em um Estado Democrá*ico de Direito. Rev. F*A, Teresina, v. **, *. 5, </line>
<line> art. 6, p. 96-114, mai. 20*5. </line>
</par>
<par>
<line> *ontribuiç*o dos Autores </line>
<line> L. G. *. Salme*to </line>
<line> J. O. Leonel </line>
</par>
<par>
<line> 1) *oncepção e planej*me*to. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e in*erpret**ão dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rascunho ou *a revisão *rí**ca do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 4) par*icipação n* aprov*ção d* versão fin*l do ma*uscr*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 5, ar*. 6, p. 9*-1*4, mai. 202* </line>
<line> www4.Unifsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
</document>

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